Foram encontrados 5 registros para a palavra: Congos

Tradição: Apresentação dos Congos encerra a programação do 'Natal Iluminado' em Juazeiro

A última apresentação do projeto 'Natal Iluminado', da Prefeitura de Juazeiro, foi realizada no sábado (06), na Praça da Catedral Santuário Nossa Senhora das Grotas.

O público conferiu a apresentação dos Congos, grupo cultural tradicional em Juazeiro, homenageando o Dia de Reis, movimento centenário na cultura popular brasileira, que é a passagem das folias pelas ruas, reunindo grupos de cantadores e instrumentistas em homenagem aos três reis magos: Baltazar, Belchior e Gaspar...

Grupo dos Congos de Juazeiro-BA recebe Prêmio de Reconhecimento por Trajetória Cultural

Ana Carla Pereira Martins Conselho, doutora em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, teve como tema em sua tese a “Inclusão das pessoas com deficiências: um estudo sobre as manifestações culturais de dança em espaços não formais de educação”. 


Drª Ana Conselho foi a autora e responsável pela inscrição do Grupo dos Congos de Nossa Senhora do Rosário de Juazeiro-BA, no EDITAL Nº PG18.2023 – PRÊMIO PRESERVAR: CULTURAS, IDENTIDADES E SABERES ANCESTRAIS Prêmio Reconhecimento por Trajetória Cultural. ..

Deputado Zó lamenta falecimento de Zé Gouvéi, Rei dos Congos de Juazeiro

O deputado estadual Zó recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento da liderança dos Congos de Juazeiro, José Pereira Filho, Gó véi, ou Zé Gouvéi, ocorrida na tarde desta segunda-feira, 16 de outubro. 

Gouvéi foi um resistente em manter a tradição cultural-folclórica-religiosa dos Congos, que saia às ruas de Juazeiro dançando e louvando à nossa Senhora do Rosário. ..

Morre em Juazeiro "Véi Gó", tradicional puxador dos "congos". O poeta Maurício Dias homenageia

O poeta Maurício Dias, Juazeirense apaixonado pela cultura da sua terra, registrou hoje (16) nas suas redes sociais a morte do “Rei do Congo”, conhecido como “vei Gó”.

O congo é uma tradicional dança folclórica de Juazeiro...

PELA PRESERVAÇÃO DA TRADIÇÃO DOS CONGOS DE JUAZEIRO

Feijoada musical - Mauricio Dias & convidados - Domingo dia 29 de abril a partir das 12h, no Celeiro, rua 8, bairro Maringá. Ingressos: Super feijoada + um CD especial do compositor Maurício Dias Cordeiro = R $20,00. Casadinha = R$30,00 + CD. Ingressos na Seculte (Praça da Catedral) 3611-4338, 3613-0654, 74-9-8846-8738 - zap 71-99115-1278.

Segundo a professora e antropóloga Odomaria Bandeira, vários africanos ao virem para o Brasil  como escravos acabaram trazendo esta tradição e adaptando com a cultura local. " O que a gente tem hoje dos congos é o que conseguiu sobreviver ao longo de tantos anos dessa história. Porque na verdade a prática dos congos tem muito haver com a prática da escravidão que atingiu o brasil praticamente por mais de 200 anos, e que chegou até essa região. Essa própria presença de Nossa Senhora do Rosário, é bem significativa dessa presença do negro no contexto de escravatura como um segmento social marginal, praticamente sem espaço para manifestar a sua religiosidade"...