Foram encontrados 10 registros para a palavra: MUSEU REGIONAL DO SÃO FRANCISCO

JAM NO JOÃO ABRE TEMPORADA NO MUSEU REGIONAL DO SÃO FRANCISCO

O projeto Jam no João, que agitou a música instrumental de Petrolina e Juazeiro nos últimos anos antes da pandemia, está de volta a partir desta quarta-feira (09/11), a partir das 18h,no Museu Regional do São Francisco, no Centro de Juazeiro-BA, com entrada gratuita. E o projeto segue pelas quartas-feiras de novembro no mesmo local.

Esta é a terceira temporada do projeto, já conhecido do público da região, por oferecer música instrumental de qualidade, com o formato característico das jam sessions, encontros de músicos que permitem interpretações despojadas, onde o destaque é a improvisação sobre harmonias de clássicos do jazz e da música brasileira. ..

Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência realiza visita ao Museu Regional do São Francisco e avalia acessibilidade no local

No mês de Conscientização e Inclusão dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Setembro Verde, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) de Juazeiro realizou uma visita, nesta quarta-feira (14), ao Museu Regional do São Francisco com o objetivo de vistoriar o ponto turístico e verificar as condições de acessibilidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

A visita foi realizada pelo presidente do conselho, José Wilson Souza, e pelos membros Antônio Canário Spinola, Maria Lidia de Oliveira e Gilson dos Santos Queiroz. ..

Quase mil crianças visitam o Museu Regional do São Francisco através do projeto 'Viagens no Tempo'

Olhares atentos e curiosos, conversas empolgadas, vontade e ansiedade de entrar no Museu Regional do São Francisco. Eram essas as expressões e emoções das, aproximadamente, mil crianças que participaram do projeto 'Viagens no Tempo', entre os dias 16 e 31 de agosto, em Juazeiro-BA. Toda essa agitação, era porque a maioria estava visitando o espaço cultural pela primeira vez. 

Essa viagem pela história do Território do São Francisco, através da visitação ao museu, foi encerrada ontem (31), após os 10 dias de mergulho na memória cultural do povo ribeirinho, a partir do patrimônio material guardado no museu. Adriano Alves, coordenador do projeto, diz que "a possibilidade de criar pontes entre crianças e os patrimônios da nossa região é empolgante para nós produtores culturais. Assim, esses futuros cidadãos se tornam defensores da nossa Cultura e sonhamos com uma sociedade mais consciente". ..

MUSEU REGIONAL DO SÃO FRANCISCO É ARROMBADO EM JUAZEIRO (BA)

Após receber informações de alguns leitores a redação do Blog GJ Notícias conversou com a diretora Rosy Costa que confirmou a notícia de que o Museu Regional do São Francisco em Juazeiro (BA) foi arrombado na madrugada desta segunda-feira, 24, sendo que alguns pertences foram levados pelos arrombadores.

Ainda segundo Rosy o acervo do museu foi preservado, mas levaram alguns equipamentos do espaço.  “Forçaram tanto a porta que lascou na lateral. Eu digo que pela abertura foi menino. Agora estando lá dentro podem abrir portas para que adultos façam a festa. Levaram um ventilador grande, e bagunçaram a recepção. Devia ser atrás de dinheiro. Arrombaram a biblioteca e levaram todo o material de limpeza e uma caixa cheia de ferramentas. As lanchonetes que ficam no fundo do museu também foram assaltadas, semana passada. E pela largura da abertura que entraram está claro que são meninos. Abriram com pé de cabra e forçaram com uma carranca que decora a sala lateral. Deixaram janela do fundo e portas abertas. O pessoal sugere que coloquemos câmeras. Eu te pergunto, para quê? Apreendem estes meninos hoje e soltam amanhã. O certo é ter um vigia armado, que mesmo que fique se protegendo dentro do museu, como os dos bancos, impediria que fizessem o que fizeram. Chamei a polícia para testemunhar a situação em que o museu se encontra e fui na Delegacia fazer o Boletim de Ocorrência” explicou a diretora do Museu...

DIRETORA DO MUSEU REGIONAL DO SÃO FRANCISCO ROSY COSTA ASSUME CONDIÇÃO DE PRÉ-CANDIDATA A PREFEITA DE JUAZEIRO (BA)

Além dos nomes tradicionais e já conhecidos da população Joseph Bandeira, Misael Aguilar, Allan Jones, Wank Medrado, Coronel Anselmo Bispo, Targino Gondim, Carlos Neiva e Bené Marques as eleições para prefeito de Juazeiro em 2020 devem apresentar algumas surpresas, entre elas o Capitão Moreira e agora surge o nome da pré-candidata Rosy Costa do PTB – Partido Trabalhista Brasileiro, que num primeiro contato com o Blog GJ Notícias revelou a vontade de dirigir os destinos da sua cidade.

Numa rápida entrevista Rosy Costa expressou insatisfação com os candidatos que apoiou nos últimos pleitos razão maior que a motivou a colocar seu nome para apreciação na disputa pelo Paço Municipal em 2020. Rosy dirige o Museu Regional do São Francisco há anos e tem como principal proposta a valorização dos bairros de Juazeiro...

MUSEU REGIONAL DO SÃO FRANCISCO REALIZA EXPOSIÇÃO EM HOMENAGEM ÀS FORÇAS ARMADAS NO MÊS DA PÁTRIA

A diretora do Museu Regional do São Francisco Rosy Costa esteve na tarde desta segunda-feira (03) no Programa Geraldo José (Transrio FM) para convidar a sociedade juazeirense a participar da exposição que acontecerá a partir desta quarta-feira, dia 05 de setembro, em homenagem alusiva as às Forças Armadas do Brasil: Exército, Marinha e Aeronáutica.

“O convite vai especialmente para as escolas públicas que terão até o final do mês para observar o acervo que está sendo disponibilizado pelos organismos que representam esses órgãos na região. Queremos lembrar que as forças auxiliares do Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, também vão compor a exposição” lembrou Rosy...

MUSEU REGIONAL DO SÃO FRANCISCO, EM JUAZEIRO/BA, SERÁ PALCO PARA COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DO CHORO

Há 118 anos, nasceu um dos maiores compositores brasileiros, Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha. E, em homenagem a essa data, comemora-se, todo 23 de abril, desde 2000, o Dia Nacional do Choro.

O Choro ou Chorinho, como é mais conhecido, é um estilo musical próprio da esfera urbana no Brasil. É um ritmo instrumental produzido no âmago das classes populares, que surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX. Os músicos que executam este gênero foram batizados de chorões. Ele é assim chamado por seu jeito lamentoso e choroso, embora seja caracterizado por uma musicalidade inquieta e eufórica, marcada pela habilidade excepcional dos instrumentistas na execução deste ritmo e também por seu poder de improvisação...

LEITOR DENUNCIA PODA IRREGULAR DE ÁRVORE E “PUXADINHO” NO MUSEU REGIONAL DO SÃO FRANCISCO, CENTRO, DE JUAZEIRO

O leitor do Blog Roberto Silva, que já foi servidor público municipal, enviou denúncia a este noticioso dando conta de que a proprietária da loja Exata Modas e Acessórios, localizada à rua Coronel João Evangelista (rua da 28) “cometeu um verdadeiro crime ambiental!  A referida empresária mandou torar ao meio uma árvore que fica ao lado da sua loja alegando que esta estava tomando a frente da sua loja. Vale salientar que quando a empresaria ‘sic’ começou o seu negócio a árvore já se encontrava no local, assim como um ambulante que vende água de coco e salada de frutas!  Com a palavra as autoridades locais! Essa mesma senhora está tentando levantar um puxadinho no fundo da loja, descaracterizando um prédio histórico do município! Na Rua da 28, centro, fundos do Museu Regional do São Francisco” expressou Roberto Silva. ..

Prefeitura celebra aniversário com lançamento de livro e exposição no Museu Regional do São Francisco

Na noite desta quinta-feira, 13, a Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, apoiou o lançamento do livro Canções de Ninar Nego D'água, do artista Wellington Monteclaro, e a exposição ‘Juazeiro nos Caminhos da História’, no Museu Regional do São Francisco. O evento entrou no calendário de comemorações dos 139 anos de Juazeiro e contou com a presença do prefeito Paulo Bomfim e secretários municipais, além de Dalva Lima, mãe de Wellington.

Dalva emocionou o público com suas palavras. "Quero agradecer a quem idealizou esse evento e a Luíz Hélio, que aceitou o desafio de publicar o livro. Agradeço ainda ao ex-prefeito Isaac por todo apoio que deu ao meu filho e a Paulo Bomfim por este reconhecimento. Esse livro é um hino de amor a Juazeiro. As qualidades de Wellington ficarão para sempre entre nós. Wellington vive!", disse emocionada a mãe do autor de Canções de Ninar Nego D'água...

Secretário visita Fundação Museu Regional do São Francisco e prestigia exposição Recordar é Viver

Desde a última sexta-feira, 27, a Fundação Museu Regional do São Francisco está com uma exposição dos antigos carnavais de Juazeiro, a ‘Recordar é Viver’ e nesta quinta-feira, 02, o Secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Fernandes, acompanhado de seus Superintendentes Maurício Dias e Josinaldo Cícero e do Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Elder Ferrari, visitou a exposição e colocou a SECULTE à disposição do Museu.

A exposição Recordar é Viver acontece há alguns anos e tem a finalidade de resgatar na memória a festa que se fazia anos atrás. "Eu diversifico as fantasias e a disposição de peças. A intenção é que a gente possa mostrar como eram os blocos dos anos 80, 90, qual a fantasia que eles usavam, como eles se portavam nas ruas, como era feito o carnaval. Nossa visitação é intensa todos os dias. Hoje recebemos a visita do Secretário de Cultura, tivemos uma boa conversa e certamente faremos parcerias juntos", comenta a Diretora do Museu, Rosy Costa...