Foram encontrados 97 registros para a palavra: Olímpiada

Seleção masculina de vôlei perde para Comitê Olímpico Russo e se distancia da ponta

A seleção brasileira de vôlei masculino perdeu nesta quarta-feira (28) para o Comitê Olímpico Russo por 3 sets a 0. Foi o primeiro tropeço da equipe nas Olimpíadas de Tóquio. Com a derrota, o Brasil fica na terceira posição do Grupo B, com cinco pontos. Os EUA assumem a vice-liderança, com seis, e os russos disparam na ponta, com nove.

O próximo jogo do Brasil, o penúltimo da fase de grupos, é contra os Estados Unidos. O duelo será às 23h05 (de Brasília) desta quinta (29)...

Brasil vence Arábia Saudita por 3x1 e avança às quartas de final das Olimpíadas

A seleção brasileira venceu a Arábia Saudita por 3 a 1 pelo torneio de futebol masculino das Olimpíadas de Tóquio. Os gols foram de Matheus Cunha e Richarlison (2). O atacante do Everton, da Inglaterra, chegou à artilharia da competição, com 5 gols.

Com o resultado, terminou o Grupo D na primeira posição e agora aguarda adversário, que virá do Grupo C da competição. O jogo será no próximo sábado, às 7h, em Saitama...

Curiosidades sobre os Jogos Olímpicos

Quando todas as nações se reúnem para competir em diversos esportes, o mundo todo assiste. A cada quatro anos, milhares de atletas disputam por um lugar no podium e um dos maiores símbolos de nobreza dentro do esporte: uma medalha olímpica. Muitos desses competidores, treinam arduamente durante anos e tem apenas alguns segundos para demonstrar que são os melhores em sua categoria. Em um evento com tantos anos de história, alguns acontecimentos chamam atenção e ficaram marcados em nossas memórias. Outros, ainda permanecem fora do conhecimento da maioria. Confira alguns deles. 

Mais antigo que Cristo..

Rayssa Leal, de apenas 13 anos, é medalha de prata nas olimpíadas de Tóquio

Uma pequena gigante escreveu seu nome na história dos Jogos Olímpicos no início da madrugada desta segunda-feira (26). Rayssa Leal, a Fadinha, de apenas 13 anos de idade, conquistou a medalha de prata para o skate brasileiro, em Tóquio, na categoria street.

O esporte que é estreante em uma edição de Olimpíada garantiu duas medalhas para o Brasil. O ouro ficou com a japonesa Nishiwa Momiji...

OLIMPÍADAS: Brasil fatura suas duas primeiras medalhas em Tóquio

As Olimpíadas de Tóquio 2021 estão no segundo dia de competições. O Brasil conquistou as duas primeiras medalhas no torneio, na modalidade de street do skate e no judô. 

O skatista Kelvin Hoefler conquistou a medalha de prata na modalidade street, ficando atrás apenas do japonês japonês Yuto Horigome. Hexacampeão mundial, o brasileiro fez história no esporte estreante nos Jogos Olímpicos ao carimbar o primeiro pódio do país. A segunda medalha veio com o judoca Daniel Cargnin, que conquistou o bronze na categoria até 68 kg. Na disputa pela medalha, ele venceu o israelense Baruch Shmailov...

Futebol Olimpíadas: Brasil e Costa do Marfim jogam neste domingo (25)


Depois de uma boa estreia dianta da Alemanha, o Brasil volta campo para encarar a Costa do Marfim no segundo jogo da fase de grupos dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. 

A partida acontece neste domingo (25), às 5h30 (de Brasília)...

Futebol feminino: Brasil empata com a Holanda e fica perto da classificação

O Brasil se exibiu de forma madura e organizada no empate por 3 a 3 com a Holanda na manhã deste sábado (24), em Miyagi. Os gols brasileiros foram de Debinha, Marta e Ludmila, e o empate serviu como uma injeção de otimismo para quem esperava um grande teste para o time de Pia Sundhage.

O time brasileiro mostrou poder de reação, repertório ofensivo e ainda viu boas atuações de quem veio do banco de reservas...

Olimpíada de Tóquio começa nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (23), os olhos de boa parte da população mundial estarão voltados para a cidade de Tóquio. Após o adiamento de um ano por causa da pandemia da covid-19 e ameaças de cancelamento, a 32ª edição da Olimpíada de verão ter á a abertura oficial a partir das 8h (horário de Brasília) no Estádio Olímpico de Tóquio (também chamado de Estádio Nacional).

Pela primeira vez na história, as cerimônias de abertura e encerramento, assim como as competições na capital do Japão, não terão a presença de público. A decisão de proibir espectadores foi tomada por conta da decretação do estado de emergência em Tóquio até o final das competições até 8 de agosto, e em meio a críticas de autoridades de saúde do país e rejeição da população à competição...

Jogos de Tóquio começam com protocolos rígidos e medo da pandemia

Não é a primeira vez que Tóquio teve que lidar com incertezas quanto à realização da Olimpíada. A edição que deveria ser realizada no país em 1940 foi transferida para Helsinque, na Finlândia, por conta de guerra e instabilidade política (leia mais). Oitenta anos depois, em 2020, a pandemia de covid-19 trouxe um novo clima de insegurança e medo, com a doença tomando conta do mundo e ameaçando a realização da competição.

Após muita pressão, em março de 2020, logo após a declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) elevando o estado de contaminação pelo novo coronavírus como pandemia, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou o adiamento da 32ª edição do evento para 2021. ..

 "Sou como o Benjamin Button", diz Daniel Alves, antes da estreia da Seleção nas Olimpíadas

Jogador mais experiente da seleção brasileira masculina de futebol que vai disputar as Olimpíadas de Tóquio, o lateral-direito Daniel Alves, de 38 anos, recorreu a um personagem do cinema para se definir.

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, o jogador se comparou ao protagonista do filme "O Curioso Caso de Benjamin Button", que nasce idoso e rejuvenesce à medida que o tempo passa...

Marta se torna 1ª jogadora a marcar em cinco Olimpíadas seguidas

Marta se tornou a primeira jogadora de futebol da história a marcar em cinco edições seguidas dos Jogos Olímpicos ao anotar duas vezes na goleada de 5 x 0 do Brasil sobre a China nesta quarta-feira (21) no Estádio de Miyagi, em Rifu, na estreia da seleção feminina nas Olimpíadas de Tóquio.

Marta, considerada a maior jogadora de futebol de todos os tempos, tendo sido eleita cinco vezes a melhor do mundo, marcou seu primeiro gol em uma Olimpíada em Atenas 2004 e, após os gols desta quarta, tem 12 anotados em Olimpíadas...

GARANHUNS TÁ ON NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Os Professores de Português da Rede Municipal de Garanhuns estão participando da 7ª edição da Olímpiada de Língua Portuguesa. O concurso é uma iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, que reconhece o trabalho de professores(as) e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil.

Segundo dados do site do evento, mesmo diante do cenário de insegurança causado pela crise sanitária, Garanhuns é um dos 3.877 municípios que realizaram a adesão para participar do concurso. ..

Pfizer faz acordo para vacinar atletas da Olimpíada de Tóquio

Os laboratórios Pfizer e BioNTech anunciaram nesta quinta-feira (6) que chegaram um acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para fornecer vacinas contra a Covid-19 aos atletas e membros das delegações dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

As empresas anunciaram que as primeiras entregas de vacinas começarão no fim de maio, para que as delegações recebam a segunda dose antes de desembarcar em Tóquio...

Brasil reencontrará a Alemanha na fase de grupos do torneio de futebol masculino das Olimpíadas

O Brasil terá um duelo de peso contra a Alemanha logo no início da luta pela medalha de ouro no futebol masculino nas Olimpíadas de Tóquio. Os grupos do torneio foram sorteados na manhã desta quarta-feira, em evento na sede da Fifa, em Zurique, e a seleção brasileira caiu na chave D, junto a Costa do Marfim e Arábia Saudita, além dos germânicos.

Desta forma, o time comandado por André Jardine estará mais uma vez frente à frente contra o rival da final no Rio de Janeiro, em 2016, quando levou a melhor nos pênaltis, no Maracanã. Além disso, terá como adversários equipes que foram vice-campeãs continentais de torneios sub-23: Costa do Marfim (África) e Arábia Saudita (Ásia)...

Onze estudantes da Bahia estão na final da Olimpíada da Língua Portuguesa. Tem aluno de Campo Formoso

Alunos seguem para a grande final que será realizada em São Paulo, no dia 9 de dezembro

A Olimpíada de Língua Portuguesa completou na última terça-feira (19) a fase semifinal do concurso e apresentou todos os finalistas nas cinco categorias de gênero textual. O estado da Bahia terá onze alunos e seus professores na final que será realizada no dia 9 de dezembro, em São Paulo, quando serão conhecidos os vencedores nacionais. (veja abaixo a lista de finalistas). ..

Estagiários da Regional de Petrolina se destacam na Olimpíada Jurídica Nacional

A estudante de Direito Maria Cláudia Pedrosa, estagiária da Procuradoria Regional do Estado em Petrolina, integrou a equipe que ficou em segundo lugar na 14ª Olimpíada Jurídica Nacional da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), no Espírito Santo. O resultado da competição, que envolve alunos de faculdades de todo o país, foi divulgado na sexta-feira (8/11). É a terceira vez consecutiva que um grupo da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) – campus Juazeiro participa da competição e conquista a segunda colocação. No ano passado, outro estagiário da Regional de Petrolina, João Ricardo Alencar, fez parte da equipe premiada.

A Olimpíada Jurídica é uma competição nacional que testa o conhecimento de alunos regularmente matriculados em cursos de graduação em Direito, observando habilidades como trabalho em grupo, oralidade e argumentação. As equipes de quatro participantes passam por três fases: as duas primeiras online e a terceira presencial, ocorrida na última sexta-feira (8/11) na capital capixaba. ..

Estudante de Petrolina é prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Os alunos da rede municipal de Petrolina não cansam de conquistar bons resultados em 2019. O triunfo mais recente foi divulgado pela organização da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), nesta segunda-feira (11), quando foram apresentados os nomes dos medalhistas da 22ª edição do concurso. A estudante Raylla Teles Santos, 14 anos, da Escola Municipal José Cícero de Amorim, do distrito de Rajada, zona rural de Petrolina, superou milhares de alunos e conquistou a medalha de prata. 

Cerca de 18 mil escolas foram cadastradas este ano na OBA e cerca de 800 mil estudantes brasileiros do ensino fundamental e médio participaram da competição. Todos os alunos recebem um certificado de participação impresso e para os premiados também será enviada uma medalha referente ao seu resultado. Os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados...

Estudante do SESI-PE ganha medalha de prata na Olimpíada Nacional de Ciências

A pernambucana Maria Clara Aguiar, de 16 anos, conquistou a medalha de prata na Olímpiada Nacional de Ciências (ONC). A aluna do 3º ano do SESI Paulista competiu com estudantes do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental de todo país. Em sua 4ª edição, a ONC contou com cerca de 1 milhão de participantes.

Com o objetivo de estimular o ingresso dos jovens nas áreas científicas e tecnológicas, a ONC foi constituída de duas fases e testou os conhecimentos dos jovens em biologia, física, astronomia e química. A primeira etapa foi realizada entre os dias 15 e 17 de agosto e a segunda avaliação em 21 de setembro...

Aluna da rede municipal de Petrolina é finalista da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa

Foi envolvida na bandeira do município de Petrolina que, na quarta-feira (6), em São Paulo, a estudante Maysa Evelyn Nascimento Araújo recebeu o comunicado da sua classificação para a grande final da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, categoria Poema. Acompanhada da sua professora Maria do Perpetuo Socorro Granja, a estudante agora irá se preparar para o último desafio da competição estudantil que acontecerá em dezembro.  

Representando a Escola Municipal Felix Manoel dos Santos, do povoado de Tapera e também o Sertão pernambucano, a estudante vai disputar a Etapa Final da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa com mais 19 estudantes das regiões Centro-Oeste, Norte, Sudeste, Sul e também do Nordeste.  A Olimpíada é promovida pelo Itaú Social e o Ministério da Educação para ajudar professores da rede pública de todo país no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. ..

Petrolina será representada em São Paulo na etapa Regional da Olimpíada de Língua Portuguesa

Começou nesta segunda-feira (28), na cidade de São Paulo, a etapa Regional da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). O concurso avalia produções de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. A rede municipal de Petrolina conquistou vaga na competição em duas categorias e nos próximos dias, professores e estudantes semifinalistas viajarão juntos para a capital paulista, onde participarão de atividades culturais e oficinas entre os meses de outubro e novembro. Serão cinco encontros, divididos de acordo com as categorias da Olimpíada: Crônica, Memórias Literárias, Poema, Documentário e Artigo de Opinião.

Representando o interior de Petrolina, a estudante Joelma Alves Soares dos Santos, 13 anos, da Escola José Martins de Deus, do povoado de Pau Ferro, vai ter a oportunidade de dividir com outros estudantes de várias regiões do país a produção literária "Se esse terreiro falasse...". O texto retrata histórias da infância de pessoas da comunidade contadas por sua avó. Inscrita na categoria 'Memórias Literárias', a estudante espera aproveitar bem essa oportunidade. "Fiquei muito feliz quando recebi essa notícia. Minha família também ficou orgulhosa ao saber. Estou muito ansiosa, até porque será minha primeira viagem de avião. Ainda não sei como será lá no encontro, mas espero representar bem minha cidade", afirma...