Foram encontrados 78 registros para a palavra: Realidade

Com apoio da Codevasf , mais de mil famílias rurais vivem uma nova realidade agrícola no Norte da Bahia

Agricultores familiares do Norte da Bahia já vivem uma nova realidade no campo, graças ao apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Cerca de 30 associações de produtores rurais foram estruturadas com kits de máquinas e implementos agrícolas no primeiro semestre deste ano. A ação facilitou o trabalho no campo para mais de 1,1 mil famílias na área de atuação 6ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Juazeiro (BA).

Os investimentos federais ultrapassaram R$ 3,5 milhões, com recursos de destaque orçamentário do Ministério da Integração Nacional e do Orçamento Geral da União, repassados à Companhia por meio de emendas parlamentares. "Estamos muito gratos e felizes pelo desenvolvimento da nossa associação. Com esses maquinários, o nosso trabalho no campo ficou muito mais rápido e prático. O trator facilita a locomoção das mercadorias, sem falar que é uma máquina de importância singular, versátil na produção agropecuária. Só temos que agradecer à Codevasf pelo trabalho prestado à nossa associação, e tantas outras das quais ela é parceira", afirma o agricultor José Francisco, presidente da Associação Comunitária do Povoado de Algodões, no município de Santa Brígida...

Casa Nova: Prefeito transforma sonho em realidade. A UNIFAN chegou!

O primeiro grande passo para transformar um dos mais caros sonhos da juventude casanovense em realidade foi dado nessa quinta-feira (27/07), pelo prefeito Wilker Torres: Assinou o termo de cessão à UNIFAN – Faculdade Alfredo Nasser dos terrenos e galpões que a Câmara autorizou doar para a instalação de uma unidade de ensino superior e recebeu do Professor Alcides Ribeiro Filho, Diretor Geral da instituição, uma placa a ser afixada no local da construção com o registro "Futuras Instalações da Faculdade de Casa Nova – Bahia".

Na placa constam os nomes do Prefeito Municipal Wilker Oliveira Torres, do Diretor Geral da UNIFAN, Professor Alcides Ribeiro Filho e de todos que contribuíram para tornar real este sonho de Casa Nova.

Visivelmente satisfeito, o prefeito Wilker Torres falou sobre a importância de uma graduação, que possibilita "benefícios profissionais, ganhos pessoais, estima social e reconhecimento" e do orgulho que sente por ser o responsável por esta conquista de Casa Nova: "Esta não é uma conquista só minha. A Câmara de Vereadores contribuiu, nossos parceiros incentivaram, mas quem nos deu forças para esta vitória foram os jovens de Casa Nova. A eles dedico meu reconhecimento e renovo o compromisso de fazer tudo que for possível e lhes dar condições e oportunidades para conquistar melhores condições de vida". ..

Taxas apresentadas em Atlas não representam a realidade baiana

A Secretaria da Segurança Pública acionará as instituições realizadoras do Atlas da Violência 2017 divulgado ontem, que apontou com dados não oficiais os municípios de Lauro de Freitas, Simões Filho, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Barreiras, Camaçari, Alagoinhas e Feira de Santana na lista das 30 cidade mais violentas do Brasil. Após análise dos dados apresentados pela pesquisa e a realização do comparativo com os números oficiais foi constatado que os índices apresentados pelo estudo estão longe de representar a realidade dos municípios baianos citados.

Diferente do apresentado no Atlas, que apontou o município de Lauro de Freitas com a taxa de 97,7 mortes por 100 mil habitantes, a cidade da Região Metropolitana registrou 65,8 mortes por 100 mil. Já Simões Filho apresentou 87,8 mortes por 100 mil e não 92,3 como divulgado. Há discrepância também na contabilidade de mortes em Teixeira de Freitas, que apresentou 72,2 de taxa e não 88,1...

ESPAÇO DO LEITOR. CIDADÃO SENTOSEENSSE CONTA REALIDADE DO GARIMPO DE QUIXABA EM RITMO DE CORDEL.

Quero desde já parabenizar a todos desse blog pelo belíssimo trabalho que tem realizado. Em tempo quero pedir ajuda de vocês para divulgar esse belíssimo cordel de autoria do meu pai: NETO ESPLANADA .

GARIMPO EM QUIXABA SENTO-SÉ  ..

Campo Alegre de Lourdes: Água, um sonho que se torna realidade

Campo Alegre de Lourdes é um município no extremo norte da Bahia. Com mais de 2.700 quilômetros de área territorial e em torno de 30 mil habitantes, calor o ano inteiro, Campo Alegre, já foi Peixe e Catita nos tempos em que era distrito de Remanso. Se não lhe faltavam nomes; nunca do agrado dos que lá nascem e vivem, sempre faltou água.

Ao longo de 70 anos, desde o reconhecimento como vila em 1938, inúmeros políticos faturaram votos e liderança com duas promessas básicas ao povo de Campo Alegre: Estrada e Água. Poucos levaram a sério as promessas, que apesar do esforço de alguns, nunca saíram do papel...

Obra de urbanização no distrito de Maniçoba vem mudando a realidade da comunidade

Iniciada há pouco mais de 2 meses a obra de urbanização da Vila Santa Inês, no Distrito de Maniçoba vem mudando a realidade da comunidade local e, para muitos, alavanca o desenvolvimento. Maria Luiza, mãe de duas filhas, que estudam na escola municipal localizada na Av. Jorge Khoury, que está recebendo toda a intervenção acredita que a intervenção vai melhorar a mobilidade e a segurança do distrito.

“Há muito precisávamos dessa intervenção que vai melhorar a vida da comunidade e principalmente das nossas crianças. A Vila estava carente de estrutura de calçadas, a maioria das pessoas anda pela pista, dividindo espaço com os carros, com a implantação dos calçadões vai organizar e melhorar”, destacou Maria Luiza...

Parceria entre PM e Ifba transforma a realidade de jovens baianos

Jovens baianos têm recebido atenção especial depois de uma parceria estabelecida entre a Polícia Militar  e o Instituto Federal da Bahia (Ifba). Eles são alunos dos cursos preparatórios para ingresso no Ifba, o Pré-Ifba, e na PMBA, desenvolvidos em parceria com o projeto Arte é Vida.

A ação tem apresentado bons resultados. Nove alunos já foram aprovados na seleção do instituto federal neste ano. Entre eles, o estudante Cleibson Santos, 14 anos, que chorou de emoção ao descobrir que havia sido aprovado. ..

Projeto Parque Fluvial está prestes a se tornar realidade

O Projeto Parque Fluvial está prestes a se tornar realidade e promover uma verdadeira transformação na Orla fluvial de Juazeiro. Representantes da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Serviço de Água Saneamento Ambiental de Juazeiro (SAAE), Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAO), Secretaria de Serviços Públicos (SESP) e Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDIS) estiveram reunidos nesta quarta (01) para discutir o planejamento das ações que irão envolver os diversos setores do município durante a execução das obras.

Apoiado por uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) DO Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal (CEF), o projeto da Prefeitura de Juazeiro concorreu com outros 12 municípios localizados a margem do Rio São Francisco onde somente 4 foram selecionados: Juazeiro, Petrolina, Pirapora e Januária...

ESPAÇO DO LEITOR: FANTASIA × REALIDADE!

Os últimos oito (8) anos período de 2009 a 2016 o Município de Juazeiro-Bahia, esteve sob o comando de um comunista à administra-lo.

Com forte aparato midiático, conseguiu o Sr. Ex-Prefeito Isaac Carvalho transformar ou manipular dados inverídicos, como se reais fossem...

SAAE transforma a realidade do abastecimento de água no interior de Juazeiro

Melhorar o abastecimento de água em todo o interior do município foi um dos desafios da gestão do prefeito Isaac Carvalho. Através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto/SAAE, diversas ações estruturantes ao longo dos oito anos de governo foram implementadas, entre elas: Perfuração de 200 poços tubulares; construção de redes coletoras de esgoto; aquisição e instalação de mais de 250 bombas submersas; instalação de cataventos; aquisição de motocicletas e manutenções diárias. 

Comunidades dos distritos de Pinhões, Itamotinga, Massaroca, Maniçoba, Juremal, Carnaíba do Sertão, Junco/Salitre e Abóbora já estão utilizando água dos poços tubulares para o consumo animal, como também para o plantio de pastos, a exemplo da palma forrageira...

Petrolinense que mudou realidade de morro carioca fará palestra na região

Atualmente atuando como presidente do Instituto Cultural Pólen, uma ONG de promoção de desenvolvimento comunitário nas favelas cariocas, Charles Siqueira traz para a região as experiências de suas jornadas sociais por comunidades periféricas. Siqueira participa da conferência de encerramento do II Congresso de Integração Acadêmica e Social do Vale do São Francisco, Coninta 2016, na sexta-feira (23), às 18h30, na Faculdade São Francisco de Juazeiro (FASJ).

Charles Siqueira é petrolinense, mas reside no Rio de Janeiro desde 1992, onde desenvolve um trabalho de combate a desigualdade social. O desejo de trabalhar com ações em favelas surgiu em 2004, quando conheceu a situação do Morro dos Prazeres, em Santa Tereza, no Rio. Impressionado com a miséria das pessoas, ele resolveu se mudar e montar um programa para jovens. Jovens que hoje são o resultado vivo da sua empreitada, cursando faculdades e sendo reconhecidos fora do país. Como reconhecimento, Siqueira recebeu o Prêmio Carioca Nota 10, concedido pela revista Veja Rio em 2014, e a Medalha Dom Malan, na Câmara de Vereadores de Petrolina.

Quem não está inscrito no projeto, mas quer aproveitar a oportunidade pode optar por uma única atividade, que custa apenas R$ 30,00. O dia de encerramento do Coninta começa ainda mais cedo, às 14h, com minicursos e oficinas. Às 16h, inicia a Mostra de graduação. Após a conferência com Siqueira, que acontece até às 20h, os alunos que apresentaram banners serão premiados. O congresso é finalizado com um momento cultural às 21h30, ao som do cantor Alan Cleber...

ARTIGO – FIM DO ENCANTAMENTO... E VOLTA À REALIDADE!

Passado o período apoteótico das Olimpíadas 2016, somente merece aplauso à cidade do Rio de Janeiro e aos organizadores do evento, pela competência com que honraram o país, e resgataram um novo conceito de respeito perante o mundo que nos olhava desconfiado diante da corrupção que campeia e da violência que se alastra no país. As palavras dos atletas e turistas foram de ufanismo e evidente nostalgia por ter de deixar o Brasil ao final da festa Olímpica. A todos quantos assistiram pela televisão às apresentações da abertura e encerramento, as reações eram de emoção pela criatividade dos shows artísticos e de fogos, e pela exaltação da mais fina música brasileira, além da utilização privilegiada dos nossos artistas em todas as etapas dos festejos.

Superada a fase da exuberância e do encantamento, contudo, volta o país a conviver com a triste realidade nacional de convulsão e instabilidade política. Estamos às portas de uma decisão de grande impacto, com o possível impeachment da Presidente da República, o qual, conquanto seja o anseio de grande parte da população, se concretizado, não trará a paz política pretendida ao país, bem como a volta ao desejado ritmo de trabalho, produção e crescimento. Não se recupera a desacreditada economia de um país da noite para o dia, em que empresas comerciais e industriais estão fechando as suas portas, mais de 11,5 milhões de trabalhadores estão desempregados e há visível fuga dos investidores pela falta de confiança nas instituições nacionais...

Programa Raízes já é realidade em Petrolina

Petrolina ganhou mais um programa social. Criado pela Prefeitura Municipal e desenvolvido pela Secretaria de Cidadania, em parceria com a sociedade civil e iniciativas privadas, o Programa "Raízes" foi inaugurado na última segunda-feira, 08 , com a 1ª Unidade batizada de  Vovó Lourdes no bairro José e Maria. O Programa está interligado com os Centros de Convivência dos Idosos do município e busca assegurar a articulação dos serviços municipais de assistência a esse grupo, que é uma das prioridades da gestão municipal.

Durante a inauguração, o Prefeito Julio Lossio falou sobre as expectativas que esse novo projeto está trazendo para Petrolina. "Assim como o Programa Nova Semente, o programa  "Raízes" vem para mudar a vida das pessoas. É essa a nossa missão como gestor que aprendeu a cuidar de gente! Petrolina tem sido palco de programas de sucesso, e certamente com  o Raízes não será diferente", disse...

ARTIGO – ENTRE O REINO DA FANTASIA E A REALIDADE

Qualquer país relativamente jovem como o nosso, e que pretenda estabelecer as regras e normas básicas para o seu desenvolvimento cultural, tem a obrigação de buscar no mundo os bons exemplos de outras nações com séculos e mais séculos de história, a fim de que nas mais simples atitudes comportamentais sejam sedimentados os bons princípios, desde cedo. O Ministro do STF Luiz Barroso escreveu em artigo: “o Brasil só teve início, verdadeiramente, em 1808, com a vinda da família real. Antes disso, os portos eram fechados, era proibido abrir estradas e não podia haver manufaturas na colônia. Não existiam escolas, nem moeda, 98% da população eram analfabetos e um terço era de escravos”. Nos 308 anos anteriores à chegada da Família Real, quando o país viveu sob a tutela portuguesa, esteve sempre evidente que a preocupação fundamental não era consolidar uma nova nação, nem qual formação cultural teria, mas se beneficiar com a extração das riquezas minerais que a terra descoberta oferecia. Isso não significa minimizar o papel dos nossos colonizadores, mas, na sua maioria, não eram portadores das melhores intenções ou referências, senão servir à Corte de Portugal e buscar o enriquecimento pessoal de cada um.

Assim, aquilo que começa errado fica mais difícil de alcançar a recuperação. É inquestionável que a família representa o mais extraordinário e inquebrantável patrimônio da sociedade, cuja estrutura dá sustentação e sentido à nossa própria existência. Se nos desvios dos costumes e hábitos educacionais uma família enfrenta enormes obstáculos para encontrar os caminhos da reorientação, muito mais difícil é reformular a cultura de toda uma sociedade. Diante dos desequilíbrios sócioculturais ela é vulnerável e sofre as agressivas consequências. E aqui cabe lembrar e questionar: “o pau que nasce torto, realmente morre torto”?..

ESPAÇO DO LEITOR: CONCURSO E SUAS REALIDADES

Caro Geraldo José,

Gostaria que divulgasse essa indignação antecipada para com esse concurso da Prefeitura Municipal de Juazeiro que foi realizado recentemente, em especial para GUARDA MUNICIPAL. O último concurso para guarda foi em 2003, são mais de 12 anos que a referida GUARDA MUNICIPAL está trabalhando com o seu efetivo baixo, até mesmo contra a lei federal e a lei do próprio municipio que diz que que o efetivo tem que ter uma quantidade de 250 GUARDAS MUNICIPAIS. ..

Gonzaga Patriota luta para transformar o PL de interligação do rio Tocantins com o rio São Francisco em realidade

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) tem se movimentado bastante em Brasília em busca de tornar o seu Projeto de Lei (PL 6569/13) de interligação do Rio Tocantins com o Rio São Francisco uma realidade. Nesta terça-feira (07), o parlamentar se reuniu com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e com o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, para tratar sobre o referido projeto.

Um dos grandes receios do deputado é que as providências em prol do rio São Francisco cheguem tarde demais, por isso, o socialista pede agilidade na implantação da transposição do rio Tocantins com o nosso Velho Chico...

Alfabetização na idade certa transforma a realidade de crianças

O fortalecimento da educação básica na rede estadual de ensino e o estimulo do protagonismo juvenil compõem um dos cinco eixos temáticos do Programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação. Mas para que esses resultados sejam alcançados, um trabalho de base tem sido desenvolvido com excelência por profissionais engajados nas escolas estaduais. 

O programa inclui atividades que contemplam o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, compromisso firmado entre o governo federal e os estados, com o objetivo de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. "A proposta do Educar para Transformar é que os alunos tenham o seu direito de aprendizagem garantido", afirma Sandra Regina Souza, professora do Colégio Estadual Vale dos Lagos, em Salvador. ..

Márcio Jandir: "O governo municipal só se preocupa com a maquiagem, mas realidade é bem diferente"

"Juazeiro sofre com a falta de atenção do governo nos serviços básicos, nos serviços que atende a comunidade no dia a dia". Essa afirmação é do candidato a prefeito pelas oposições, em 2012, Márcio Jandir, vice-presidente do partido Democratas (DEM).  ..