Foram encontrados 105 registros para a palavra: Suicídio

Servidores conversam sobre prevenção ao suicídio em evento do Setembro Amarelo na PGE-PE

Servidores da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) participaram, na tarde de quinta-feira (26/9), de uma roda de diálogo sobre depressão, sofrimento e suicídio, como parte das atividades do Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. O evento foi promovido pela Divisão de Desenvolvimento de Pessoas da Unidade de Recursos Humanos (URH) e pela Superintendência Administrativa e Financeira (SAF).

A roda de conversa foi conduzida pelas psicólogas clínicas Isabelle Vesper, Manuela Patriota e Marina Austregésilo, que fazem residência no Imip. À medida que os participantes traziam seus conhecimentos sobre o assunto, as profissionais pontuavam informações sobre estatísticas, como perceber que o outro está em sofrimento, como oferecer ajuda, como buscar tratamentos, a influência das redes sociais, o papel do psicólogo, fatores que podem estar envolvidos na depressão e transtornos ligados ao suicídio, entre outros tópicos. ..

188: EM PETROLINA CENTRO VALORIZAÇÃO DA VIDA COMPLETA 15 ANOS E AUMENTA A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO VOLUNTÁRIO

Setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação. Segundo dados, 42 brasileiros se suicidam por dia no país, taxa superior às mortes causadas por câncer e AIDS. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos.

Angústia, tristeza, estresse. A depressão causada pela morte de um ente querido ou o cansaço de um dia inteiro de trabalho, e outras infinitos casos. A solidão ao chegar em um apartamento vazio, onde a única companhia, é a voz que ressoa da televisão, e ou a solidão entre a multidão. A perda do emprego, uma inevitável discussão com o chefe ou a conta bancária no vermelho. Qualquer sinal de desespero pode ser minimizado com um telefonema ao Centro de Valorização da Vida (CVV)...

Setembro Amarelo em Sobradinho: CRAS promove roda de conversa com mães e gestantes sobre prevenção ao suicídio

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou na manhã desta terça-feira (17), uma palestra em alusão à campanha "Setembro Amarelo". A palestra ministrada pelo psicólogo André Maturano foi direcionada as gestantes que fazem parte do grupo assistido pela entidade.

" Esta palestra faz parte das ações do "Setembro Amarelo", uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que alerta a população a respeito da realidade do suicídio do Brasil e em todo o mundo, esclarecendo sobre os fatores de riscos e as formas de acolhimento. O CRAS está envolvendo os grupos atendidos pela entidade desta importante discussão", disse a coordenadora do CRAS, Vanderléa Reis...

Pastor Teobaldo realizará Palestra de Prevenção ao Suicídio no Colégio Paulo VI

A crescente onda de suicídios na região de Juazeiro assusta a muitos. Há mais de 15 anos o Psicanalista Teobaldo Pedro realiza palestras preventivas e gratuitas para jovens na Cidade de Juazeiro-BA. Em 2019, dentro da Campanha do Setembro Amarelo de Prevenção à ideação suicida e à prática do suicídio ele tem levado esclarecimentos para a população. O Psicanalista, que também é Pastor, Filósofo e Pedagogo Cristão, bastante atuante em Juazeiro da Bahia, realizará mais uma das suas inúmeras palestras gratuitas que vem realizando em Escolas do Município e outras entidades, públicas e privadas da região.

Desta vez o local será o Colégio Paulo VI, o maior da Rede Pública Municipal de Ensino em Juazeiro. A Palestra, além de abordar a questão da ideação suicida, alertará sobre sinais de ideação suicida a serem observados e cuidados na forma de abordagem diante da possibilidade de tais sinais. Também falará de temas como Bullying no ambiente escolar, solidão existencial, automutilação, ansiedade e depressão. Segundo o Palestrante tais temas merecem uma especial atenção, pois muitos adolescentes e jovens convivem com a solidão em meio à multidão, o que dificulta diálogo e convívio, a seu ver, bases primárias para acionar possíveis gatilhos pre-existentes na alma humana. Estes no caso de adolescentes e Jovens, pela inexperiência de vida, pode ser agravado ao nível de desenvolver patologias psicológicas as quais, se não forem devidamente atendidas e acompanhadas, poderão evoluir para situações mais graves e, em alguns casos, levando à desistência da vida pelo triunfo da desesperança...

DIA MUNDIAL DA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO É LEMBRADO NESTA TERÇA-FEIRA (10)

Celebra-se no dia 10 de setembro o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, que faz parte da Campanha Setembro Amarelo. Essas ações conscientizadoras, instituídas em 2003 pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo prevenir o ato do suicídio, mediante a adoção de estratégias pelos governos dos países.

O suicídio é uma das maiores causas de morte no mundo, principalmente entre adolescentes e adultos até os 35 anos, o que o torna um problema de saúde pública. A OMS estima que o suicídio seja a 13ª causa de morte no mundo, sendo responsável pela perda de 800 mil pessoas que tiram a própria vida anualmente, conforme indica o primeiro – e até agora único – Relatório Global para Prevenção do Suicídio da OMS, de 2014...

Setembro Amarelo: Prefeitura de Petrolina ilumina equipamentos públicos em alusão à campanha de combate ao suicídio 

Quem passa pela Prefeitura de Petrolina e também pelo Monumento da Integração, na área central, já pode perceber que os locais ganharam uma iluminação especial. Na cor amarela, os equipamentos públicos chamam a atenção para o Setembro Amarelo, mês em que se intensifica o combate ao suicídio. 

O monumento e a sede do poder municipal, devem continuar amarelos até o final do mês, quando a cor amarela abrirá espaço para o rosa num alerta ao combate ao câncer de mama. ..

SETEMBRO AMARELO ALERTA PARA O SUICÍDIO E A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DA SAÚDE MENTAL

A cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida. Esse número já deveria ser suficiente para estimular as pessoas a se mobilizarem pela prevenção dessas mortes precoces, mas apesar dos avanços, os tabus, preconceitos e vergonhas ainda são adversários nessa luta. 

Durante todo o mês de setembro diversas ações serão vistas em todo o Brasil, em um movimento chamado de Setembro Amarelo, para chamar a atenção da população para esse problema. O suicídio é um assunto complexo, pois ninguém se mata por um único motivo, mas a prevenção é possível e algumas ações podem ser feitas por todas as pessoas. Permitir que as pessoas desabafem e falem sobre seus sentimentos sem receber críticas é um meio de evitar que se pense na morte como solução para as dores...

Secretarias estaduais da Educação e da Saúde realizam nas escolas ações de prevenção ao suicídio

No mês dedicado ao "Setembro Amarelo" – campanha que visa a conscientização sobre a prevenção ao suicídio –, as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB) realizarão nas escolas da rede estadual uma grande campanha sobre a temática. A programação será iniciada nesta terça-feira (3), às 14h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), com a palestra "O império das imagens, a era digital e a saída suicida". A atividade envolverá a participação dos professores e estudantes do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, que participam do projeto Grupo de Amigos Motivadores (GAM), cujo objetivo é prestar apoio socioemocional aos colegas que sofrem de problemas a exemplo da depressão.
 
Além de palestras presenciais nas escolas ministradas por psicólogos e assistentes sociais, serão veiculadas palestras virtuais com diversos temas e que poderão ser acessadas por professores das redes estadual e municipais de educação, além de profissionais da atenção básica da área da Saúde e população em geral.  O link das web palestras estará disponível, a partir de terça (3), nos portais das duas secretarias (www.educacao.ba.gov.br e www.saude.ba.gov.br).

A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, falou da importância da campanha. "A Secretaria da Educação está potencializando estas ações nas unidades escolares como uma forma de mobilizar, prevenir e enfrentar o tema, pois esta é uma questão de saúde pública delicada e da maior gravidade, mas que temos a responsabilidade de enfrentar e, por isso, a SEC e a SESAB estão mais uma vez juntas em uma ação de prevenção. Nosso compromisso com o 'Setembro Amarelo' é desmistificar e trazer a importância de se falar sobre o tema como medida de prevenção. Assim, podemos dar início a essa batalha pela vida", destacou.
 
Para a coordenadora do Programa Saúde do Professor da SEC, Elisabete Dias Assunção, é essencial que todos acessem as web palestras para terem conhecimentos sobre os temas a serem abordados. "Os conteúdos buscam conscientizar sobre os sintomas e fatores de risco, além de desconstruir mitos e enfatizar a importância do gerenciamento do autocuidado", afirmou.
 
Suicídio: estigma e enigma social..

Suicídio será tema de Workshop em Juazeiro

O Brasil ocupa, atualmente, a oitava posição entre os países com maior número de suicídios, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No mundo, há uma tentativa a cada três segundos e um suicídio concretizado a cada 40 segundos. No total, chega-se a 1 milhão de suicídios no planeta. Provocar o fim da própria vida está entre as principais causas de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

Com objetivo de discutir sobre essa temática, acontecerá no 17/08, a primeira edição do Workshop "Suicídio, uma enganosa solução". O evento será realizado das 14h às 17h, no Auditório do Complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro-BA. O Workshop será ministrado pela filosofa, neuropedagoga, especialista na psicologia do feto e do bebê, e na psicossomática do feto ao adulto, mestra em psicanálise, psicanalista clínica, escritora e conferencista, Solange Meinking (Salavador-BA). Além dela, o evento contará com a participação do poeta Peu Miranda (Petrolina-PE)...

Homicídio, acidente de trânsito e suicídio são as 3 principais são causas de mortes de jovens

A metade das mortes de jovens entre 10 e 24 anos em países do continente americano ocorre por causas evitáveis. As três principais são os homicídios, os acidentes de trânsito e os suicídios. O dado é de relatório recente da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) que analisa informações sobre a saúde dos jovens das Américas entre 2010 e 2018

O relatório registra que a taxa de mortalidade de jovens na região é maior entre os homens. Os homicídios matam a cada ano mais de 45 mil jovens entre 15 e 24 anos nas Américas. A maioria dos casos envolve armas de fogo...

Sabrina Bittencourt, ativista que desmascarou João de Deus, comete suicídio

Ativista social e uma das mulheres que ajudou a desmascarar abusos sexuais de João de Deus e Prem Baba, Sabrina Bittencourt, 38, cometeu suicídio no sábado (02/02). Em nota de falecimento comunicada à imprensa assinada por Maria do Carmo Santos, presidente da ONG Vitimas Unidas, com a qual Sabrina trabalhava, a morte de Bittencourt foi confirmada.

“O grupo Vítimas Unidas comunica com pesar o falecimento de Sabrina de Campos Bittencourt ocorrido por volta das 21h deste sábado, 02 de fevereiro, na cidade de Barcelona, na Espanha, onde vivia. A ativista cometeu suicídio e deixou uma carta de despedida relatando os porquês de tirar sua própria vida. Pedimos a todos que não tentem entrar em contato com nenhum integrante da família, preservando-os de perguntas que sejam dolorosas neste momento tão difícil. Dois dos três filhos de Sabrina ainda não sabem do ocorrido e o pai, Rafael Velasco, está tentando protege-los. A luta de Sabrina jamais será esquecida e continuaremos, com a mesma garra, defendendo as minorias, principalmente as mulheres que são vítimas diárias do machismo”...

Igreja Comunidade Novo Tempo realiza palestra sobre prevenção ao suicídio

O suicídio é um assunto de saúde pública, em pleno século XXI, ainda é tabu! Um estigma milenar com raízes histórico-culturais, que dificulta que a sociedade, as mídias, as famílias, falem dele abertamente. Dificulta também a existência de investimentos adequados em pesquisa e uma melhor compreensão do problema. Lutar contra o estigma é também lutar pela prevenção do suicídio.

Como entender o recente fenômeno da automutilação em nossos jovens e adolescentes e o aumento nas taxas de suicídio nessa faixa etária? Como entender o contágio do suicídio? Por que alguns grupos específicos parecem ter risco maior de comportamento suicida do que outros? Como prevenir o suicídio nesses grupos?..

Jeremoabo/BA: espetáculo cultural abordar a prevenção do suicídio no centro da cidade

Quem passou pela Praça do Forró, no Centro de Jeremoabo/BA, na noite da última quinta-feira (04), pode perceber uma movimentação diferente no local. Cerca de 300 pessoas assistiram à apresentação de dança contemporânea, do grupo do Colégio Leonardo da Vince. O espetáculo encerrou as atividades, realizadas pela Gestão Ambiental da BR-235/BA, em alusão ao Setembro Amarelo - campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV). 

A equipe da Universidade Federal de Viçosa (UFV) tratou o tema, durante todo o mês de setembro, em palestras para mais de1000 estudantes e pais, além das ações de capacitação para identificação e acolhimento de alunos em sofrimento com 123professores e diretores de 10 escolas que ficam às margens dos Lotes 1, 2 e 5 da rodovia, que cortam os municípios de Pedro Alexandre, Jeremoabo e Juazeiro, no sertão do norte da Bahia. Cada escola recebeu uma muda de Caraibeira (ipê amarelo), árvore símbolo da prevenção ao suicídio. ..

Setembro Amarelo: prevenção do suicídio é tema em escolas do sertão baiano

Em alusão ao Setembro Amarelo - campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) -, a Gestão Ambiental da BR-235/BA, executada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), tratou sobre o tema em palestras para mais de 1000 alunos e pais, capacitação para identificação e acolhimento de alunos em sofrimento com 123 professores e diretores de 10 escolas que ficam às margens dos Lotes 1, 2 e 5 da rodovia, que cortam os municípios de Pedro Alexandre, Jeremoabo e Juazeiro, no sertão do norte da Bahia.

A iniciativa foi realizada por meio dos Programas de Comunicação Social (PCS) e Educação Ambiental (PEA). Entre os dias 12 e 27 de setembro, as atividades foram realizadas nas escolas municipais dos povoados Lagoa do Mato, Malhada nova, Brancos, Água Branca, além do distrito de Pinhões e dos colégios José Lourenço, Antônio Carlos Magalhães – ACM, Menino Jesus e Ideal, todos na cidade Jeremoabo...

Profissionais do Hospital Materno Infantil participam de palestra sobre prevenção ao suicídio em Juazeiro

Os profissionais do Hospital Materno Infantil de Juazeiro (HMIJ) participaram nos dias 25 e 26 de setembro de uma palestra sobre a prevenção ao suicídio.  Na programação, discussões sobre mitos e verdades, além de dicas de como identificar alguém com pensamento suicida.

A Secretaria Municipal da Saúde realizou encontros com profissionais de toda a rede municipal e com profissionais da própria área da saúde, entre eles agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. A ação realizada no HMIJ nesta semana teve como objetivo levar informações no próprio local de trabalho dos profissionais que dedicam seus dias ao atendimento materno infantil da cidade de Juazeiro e demais municípios circunvizinhos...

75ª CIPM Conclui dentro do Setembro Amarelo, o Projeto “Dê Uma Chance a Vida”

Com a coloboração da professora Vitória Pessoa, Head Trainer do Insittuto Nacional de Excelência Humana, foi dado por encerrado o Projeto "Dê Uma Chance a Vida". O encerramento acontecu ontem (27) no Colégio Modelo em Juazeiro. Na ocasião, alunos do 2ºe 3º Anos do Ensino Médio, tiveram contato com o que de mais atual há, na área de Programação Neurolingüística (PNL), incluindo conteúdos de Motivação e Automotivação; Auto Estima e Confiança e Persistência Frente a Obstáculos.

O Comando da 75ªCIPM e CONSEG, além de materializar a filosofia do Cmd Geral PMBA e CPRN, busca com essa iniciativa atender a preocupação contemporânea de preservação da Vida, já que é pacifico de que ocorrências de suicídio, muitas vezes decorrentes de circunstâncias que levam a depressão, não estão circunscritas a um grupo ou classe social, raça, credo, idade ou sexo...

Setembro Amarelo: Sobradinho no enfrentamento ao suicídio na terceira idade

O município de Sobradinho vem desenvolvendo uma série de atividades referentes ao "Setembro Amarelo", que chama atenção para a prevenção do suicídio. Palestras, rodas de conversas e oficinas abriram o diálogo sobre o tema, seguindo a proposta do "Setembro Amarelo", de quebrar o tabu e fazer o enfrentamento ao problema, despertando nas pessoas a necessidade de ajudar aqueles que apresentem qualquer comportamento suicida.

Encerrando a programação, o CRAS, em parceria com a Clinica Médica Popular Do Vale, realizou no Plenário da Câmara Municipal uma palestra sobre a prevenção do suicídio e qualidade de vida na terceira idade. Segundo a palestrante Viviane Jatobá, de todas as doenças e transtornos que chegam com frequência nessa etapa da vida, a depressão pode ser um dos fatores de risco mais difíceis de identificar...

Setembro Amarelo: prefeitura discutirá prevenção ao suicídio durante evento na Areia Branca

Para sensibilizar a população sobre a prevenção ao suicídio, por meio da campanha Setembro Amarelo, a Prefeitura de Petrolina tem realizado ações de conscientização sobre o assunto. Desde o início do mês, a Secretaria de Saúde vem intensificando as ações em diversas unidades de saúde, através dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF) e também nos Centros de Atenção Psicossocial da cidade. A culminância da campanha acontecerá na próxima terça-feira (25), às 8h, na unidade de saúde Dr. Manoel Possídio, no bairro Areia Branca.

O evento contará com uma roda de conversa com psicólogos sobre “mitos e verdades do suicídio”, aula de dança com educadores físicos, atividade de auriculoterapia com os médicos da unidade, além de voz e violão.

De acordo com a gerente do NASF, Iara Catarine, a culminância será um momento de integração entre os profissionais e a população, para alertar sobre um assunto delicado. “Pretendemos alertar sobre a necessidade de acolher o próximo, oferecer ajuda quando o outro precisar de apoio, perceber que há saída para qualquer problema e a importância da valorização da vida. É uma reflexão importante, e por isso, convidamos a população para participar do evento”, diz...

Secretaria da Saúde finaliza encontros de prevenção ao suicídio com profissionais da saúde em Juazeiro

A Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) e a Escola de Gestão Pública de Juazeiro (EGESP) de Juazeiro finalizaram nesta quinta-feira (20), uma série de palestras desenvolvidas com objetivo de preparar os profissionais da rede de saúde do município a identificar os sinais nas pessoas com indícios de suicídio. A ação é em alusão ao setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio.

As ações contaram com rodas de conversa para servidores de toda a rede municipal voltadas também para a primeira turma de agentes comunitários e agentes de endemias. “Com esse treinamento passei a ter uma visão mais ampla sobre as problemáticas das pessoas que possuem pensamento de suicídio. Percebi que precisamos interagir com essas pessoas, a fim de prevenir e evitar que seja consumado o suicídio”, pontuou a agente de endemias Valice Rodrigues. Para ela, o treinamento conseguiu chegar ao objetivo proposto, visto que colaborou para o conhecimento a respeito dos sinais que as pessoas desenvolvem antes de cometer suicídio...

"Suicídio: desafios do psicólogo" é tema de mesa-redonda em Petrolina

Com o objetivo de sensibilizar e fortalecer as ações de prevenção ao suicídio a faculdade Uninassau Petrolina vai realizar na próxima quarta-feira (19), às 18h, no auditório da Instituição, mesa-redonda sobre os "Desafios Regionais frente à demanda do suicídio". O tema será abordado por Leonardo Sacramento, psicólogo hospitalar na Ebsher, Ramessa Florêncio, psicóloga clínica, e Melina Carvalho, psicóloga do Ceppsi-Univasf.

"Será um momento de reflexão sobre um tema que ainda é tabu em nossa sociedade, além de uma oportunidade para entender os aspectos relacionados ao suicídio e, assim, construir ações efetivas para valorização da vida", destacou a coordenadora do curso de Psicologia, Samara Oliveira...