Foram encontrados 47 registros para a palavra: abate

Rui entrega abatedouro e frigorífico e anuncia licitação para projeto do novo aeroporto de Bom Jesus da Lapa

A pecuária de corte de Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, ganhou reforço. O Matadouro e Frigorífico Municipal, localizado no povoado de Salinas, foi reconstruído.  Inaugurado pelo governador Rui Costa neste sábado (9), a nova unidade passa a ter capacidade para abater 100 bovinos por dia. O projeto desenvolvido pelo Governo do Estado representa um avanço na cadeia produtiva, pois atende plenamente a legislação sanitária. Foram investidos cerca de R$5 milhões na obra e equipamentos. 

"Um investimento importantíssimo para a economia da região. O objetivo é abater animais de grande e pequeno porte. A importância disso para uma cidade de 70 mil habitantes e uma região de 200 mil habitantes, é que a gente consuma carne com os cuidados sanitários porque isso é saúde. Isso ajuda a economia da região. Quem cria animal pode aumentar a criação e a economia vai ficar mais forte", explicou Rui. ..

Deputado Zó visita instalações de Abatedouro de Caprinos e Ovinos em Abaré

Atento ao fortalecimento da cadeia produtiva de Caprinos e Ovinos no estado da Bahia, o deputado estadual Zó esteve quinta-feira (18), no distrito da Icozeira, município de Abaré, para visitar as instalações do Abatedouro de Caprinos e Ovinos do local. De acordo com Zó foi feito um relatório técnico sobre a situação do matadouro e apresentado os caminhos para a liberação do seu funcionamento. “Com o abatedouro é garantido o fortalecimento da cadeia produtiva da carne de Caprinos e Ouvinos, gerando ainda um considerável aumento na oferta de carne segura no Estado. Obtendo a liberação dos órgãos competentes fica assegurado para a população da região produtos inspecionados e de qualidade.”

De acordo com o deputado o abatedouro tem capacidade para 40 animais dias. Abaré é uma das grandes produtoras de rebanhos de caprino e ovino no estado. “O funcionamento do abatedouro, significa fortalecer a economia da região do semiárido, gerando mais empregos e renda. Estou acompanhando o processo de autorização junto com meus companheiros de luta: o prefeito Fernando Tolentino, o dirigente do PCdoB Marcelo da Abaré radiadores, o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Fazenda Boqueirão e Regiões Circunvizinhas, Miguel, o secretário da agricultura do município Júnior de Genérito e a gerente da ADAB- Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia- em Abaré, a engenheira agrônoma, Valma Fonsêca”, concluiu Zó...

Deputado Marcell Moraes propõe instalação de câmeras em abatedouros de todo estado da Bahia

O deputado estadual e protetor da causa animal Marcell Moraes (PV), apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia, um Projeto de Lei nº (22.143/17), que obriga que os abatedouros do território baiano instalarem câmeras de monitoramento em toda linha de produção. Segundo explica o parlamentar, o objetivo é garantir transparência e diminuir o sofrimento dos animais criados para o abate na Bahia.

“A instalação de câmeras em abatedouros já é uma realidade em muitos países que se preocupam não apenas com a manutenção da dignidade dos animais, como também com qualidade da produção da indústria alimentícia. A lei que estou propondo vai garantir que os bichos não passem por excesso de o sofrimento, além de manter a população bem informada sobre o modo de produção desses abatedouros”, disse Moraes...

Com apoio do Governo, frigorífico inicia abate de jumentos em Amargosa

O Frinordeste, frigorífico localizado no município de Amargosa, iniciou o abate de jumentos nesta quarta-feira (26). A unidade gera 150 empregos diretos e 270 indiretos. A empresa vai produzir cerca de 300 toneladas de carne por mês, que serão exportadas para o mercado asiático. 

A operação do frigorífico é consequência das negociações realizadas pelo governador Rui Costa na China. "Os 420 empregos gerados são resultado concreto da viagem que fizemos à China em março de 2016. Retornaremos ao país asiático ainda este ano com o objetivo de confirmar investimentos de grande porte, que vão gerar ainda mais empregos e desenvolvimento para o nosso estado", afirma Rui. 

Um dos sócios da empresa, Mairton Souza, destaca que "o governador visualizou uma nova pecuária não apenas para a Bahia, como também para o Nordeste, para a região semiárida. Ele não mediu esforços, com apoio incondicional de todas as secretarias. Foi ele, inclusive, que trouxe os chineses e me apresentou".

O Frinordeste funciona na área de um antigo frigorífico, que havia encerrado as atividades há dois anos. "Com a intenção de reabri-lo, o governador trouxe esse projeto novo. Para conhecer o mercado, nós iniciamos o abate, de forma experimental, no frigorífico da Chapada Diamantina [FrigoCezar], em Miguel Calmon. A partir desse teste, nós destinamos um frigorífico apenas para este tipo de abate", acrescenta Mairton. 

O objetivo é exportar a carne e também o couro animal, que será direcionado às indústrias de cosméticos e farmacêuticos. O projeto engloba desde a aquisição de jumentos de pequenos produtores rurais até a procriação pela empresa, inclusive com melhoramento genético da espécie na Bahia, a partir de animais trazidos da China...

Artigo: O que Temer

O Golpe se consuma. 

E a herança mais amaldiçoada que o governo com Dilma deixará para o povo brasileiro é exatamente seu sucessor, Michel Temer. ..

ADAB regulamenta abate inspecionado de eqüídeos e matadouro inicia atividade com 300 jumentos

Após publicação da Portaria nº 255 (29/06), que define critérios para o abate de eqüídeos na Bahia, pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada a Secretaria da Agricultura (SEAGRI), o frigorífico Frigocesar, registrado no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), em Miguel Calmon, iniciou o abate de jumentos. Neste primeiro momento foram abatidos mais de 300 animais, e toda a atividade contou com a inspeção de cinco médicos veterinários da ADAB, que garantiram o cumprimento de todas as exigências higiênico-sanitárias e de bem-estar animal.

Antes do abate, os animais são encaminhados a uma propriedade para realização de exames clínico e laboratorial. Só são abatidos os jumentos que pesem, no mínimo, 100 quilos. O procedimento é praticamente igual ao realizado com bovinos. O estabelecimento que está realizando os abates encontra-se dotado de instalações, equipamentos e utensílios adequados para este fim, e também para manipulação, acondicionamento e conservação, permitindo a segregação em câmaras frias exclusivas para este tipo de atividade...

Artigo: O Facebook proibido de Letícia Sabatella

A primeira vez que vi Letícia pessoalmente foi quando ela veio visitar Frei Luis, em Sobradinho, quando ele estava em greve de fome. Desde então ficamos amigos.

Eu dirigia o carro e íamos de Juazeiro a Sobradinho quando o telefone tocou e era o aviso que a mãe da colega que estava com ela tinha acabado de falecer. Sem saber o que fazer, encostei o carro e perguntei o que faríamos. Ambas choravam, mas a colega dela disse que era para seguirmos em frente...