Foram encontrados 33 registros para a palavra: agronomia

Mestrado em Agronomia da Uneb, inscreve até dia 23 de novembro, em Juazeiro (BA)

O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Agronomia: Horticultura Irrigada, ofertado pelo Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Juazeiro, está com inscrições para aluno regular 2019 abertas até o dia 23 de novembro (sexta-feira).

Poderão se inscrever candidatos portadores de diploma de curso superior em Engenharia Agronômica e cursos afins, reconhecidos ou revalidados, tratando-se de cursos realizados no exterior. ..

MESTRADO AGRONOMIA UNEB DIVULGA O PROCESSO SELETIVO ALUNO REGULAR 2019 PPGHI

Estão abertas desde o dia 05 e vão até o dia 23 de novembro de 2018 (sexta-feira), as inscrições para o Processo Seletivo de aluno regular 2019 do Programa de Pós-Graduação em nível de Mestrado em Agronomia: Horticultura Irrigada (PPGHI), do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro.

As inscrições poderão ser feitas através do endereço eletrônico https://www.siar.uneb.br/fichaInscricao/listSelecoes. Estão sendo oferecidas 16 vagas, distribuídas entre as três linhas de pesquisa: Proteção de Plantas Hortícolas; Melhoramento e Manejo de Plantas Hortícolas; Fisiologia Vegetal e Pós-Colheita de Plantas Hortícolas, conforme critérios estabelecidos no Edital Nº 125/2018 (http://www.selecao.uneb.br/editais2018/) (https://portal.uneb.br/ppghi/). Este ano o edital prevê a realização de prova à distancia (ver edital). O público alvo são os profissionais do campo da agronomia e áreas afins, ..

Mercado do Produtor de Juazeiro recebe visita de estudantes de Agronomia da Universidade Estadual do Maranhão

Ontem sexta-feira (19), estudantes do oitavo período do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Maranhão/UEMA visitaram o Mercado do Produtor de Juazeiro. Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre a prática de embalagens, conservação e classificação dos vegetais, comercialização dos produtos e funcionamento do entreposto.

A rotina do Mercado do Produtor foi apresentada aos 22 alunos do curso de agronomia, que puderam avaliar o espaço. “Foi uma visita enriquecedora para nossa graduação. Explanamos sobre o histórico do Mercado e sobre a organização da rotina de entrada e saída de mercadorias da central. Visitamos os boxes de comercialização dos hortifruti”, afirmou a estudante Ivana de Souza...

Mestrado em Agronomia: Horticultura Irrigada da Uneb, em Juazeiro, está com inscrições abertas para aluno especial

Estão abertas até o dia 07 de agosto (terça-feira), as inscrições para o Processo Seletivo para aluno de matrícula especial do Programa de Pós-graduação em nível de Mestrado em Agronomia: Horticultura Irrigada (PPGHI), do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro.

As inscrições poderão ser feitas pessoalmente, das 09h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria do PPGHI, no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), Campus III, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), localizada na Avenida Dr. Edgard Chastinet Guimarães, s/nº, Bairro São Geraldo – Juazeiro-BA, CEP: 48.904-711; ou por representante, com procuração do candidato, com firma reconhecida e acompanhada de fotocópia de RG do procurador, e /ou via correio (SEDEX)...

Mestrado em Agronomia: Horticultura Irrigada da Uneb, em Juazeiro, está com inscrições abertas para aluno especial

Estão abertas até o dia 03 de agosto (terça-feira), as inscrições para o Processo Seletivo para aluno de matrícula especial do Programa de Pós-graduação em nível de Mestrado em Agronomia: Horticultura Irrigada (PPGHI), do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro.

As inscrições poderão ser feitas pessoalmente, das 09h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria do PPGHI, no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), Campus III, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), localizada na Avenida Dr. Edgard Chastinet Guimarães, s/nº, Bairro São Geraldo – Juazeiro-BA, CEP: 48.904-711; ou por representante, com procuração do candidato, com firma reconhecida e acompanhada de fotocópia de RG do procurador, e /ou via correio (SEDEX)...

Mercado do Produtor de Juazeiro recebe visita de estudantes de Agronomia do Maranhão

Durante a sexta-feira (29), estudantes do terceiro período do curso de Agronomia, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão estiveram com a direção da Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA, em visita ao Mercado do Produtor de Juazeiro. Na ocasião os estudantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre a prática de embalagens, conservação e classificação dos vegetais, comercialização dos produtos e funcionamento do  entreposto.

A rotina do Mercado do Produtor foi apresentada aos 42 alunos do curso de agronomia, que puderam avaliar o espaço. “Foi uma visita enriquecedora para nossa graduação. Explanamos sobre o histórico do Mercado e sobre a organização da rotina de entrada e saída de mercadorias da central. Visitamos os boxes de comercialização dos hortifruti”, afirmou um dos estudantes, Amadeus dos Santos...

MESTRADO EM AGRONOMIA: HORTICULTURA IRRIGADA DA UNEB ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA ALUNO REGULAR ATÉ 23 DE FEVEREIRO, EM JUAZEIRO

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia: Horticultura Irrigada (PPGHI) oferecido pelo Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), do Campus III, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, está com inscrições abertas até o dia 23 de fevereiro para a seleção de aluno regular do curso de mestrado (stricto sensu).

Estão sendo ofertadas 11 vagas dentro das seguintes linhas de pesquisa: Proteção de Plantas Hortícolas; Melhoramento e Manejo de Plantas Hortícolas; e Fisiologia Vegetal e Pós-colheita de Plantas Hortícolas. Do total geral de vagas ofertadas, em atendimento a Resolução nº 468/07 do CONSU, 40% (04 vagas) se destinam para aqueles que se declararem negros e 5% para indígenas (01vaga)...

Juazeiro sedia 6º Encontro Preparatório da Engenharia e Agronomia para Fórum Mundial da Água

O município de Juazeiro, situado a 500 km de Salvador, vai sediar entre os dias 18 e 20 de outubro o 6º Encontro Preparatório da Engenharia e Agronomia para o 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado em Brasília em março de 2018. O evento, que será realizado no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), vai discutir questões relacionadas ao manejo sustentável dos recursos hídricos na região, que é banhada pelo Rio São Francisco, um dos mais importantes do Brasil e da América do Sul, cortando cinco estados e 521 municípios. Os Creas de todo o Nordeste participarão do encontro reforçando a participação da região na discussão de medidas que tenham como foco a preservação do rio e seus afluentes.

Os eventos preparatórios vêm sendo realizados desde março pelo Confea, em parceria com os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas), entidades de classe e com a Seção Brasil do Fórum Mundial da Água. Os encontros já foram realizados em Campinas (SP), Manaus (AM), Balneário de Camboriú (SC) e Cuiabá (MT) e contaram com a participação de lideranças do Sistema, gestores públicos e especialistas em meio ambiente, água e energia, além de representantes de instituições de ensino. O Conselho Federal espera coletar e sistematizar contribuições de profissionais das cinco regiões brasileiras e levá-las ao Fórum Mundial da Água...

Instrução de Serviço da Câmara de Agronomia fortalece a vigilância fitossanitária da Bahia

Estabelecer critérios para a fiscalização de atividades referentes ao registro de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) pela Emissão de Laudos, além de instituir a ART Múltipla de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e de Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC). Essas são as premissas da instrução de serviço, nº 001/2016, da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-BA (Ceagro).

A instrução de serviço permite duas formas de emissão de ART: múltipla - para cada documento serão vinculados no máximo 50 laudos de CFO ou CFOC, emitidos por mês; e anual - quando a propriedade possuir um profissional habilitado responsável pela assistência técnica e manutenção da cultura, devidamente registrado, através da ART anual, as emissões dos respectivos CFO/CFOC já estarão contemplados, não necessitando ART múltipla, desde que a atividade seja discriminada na ART anual. A taxa de ART será calculada da mesma forma que o valor de Receituário Agronômico...

*Seu Berto, Fazenda Barão e Faculdade de Agronomia de Juazeiro-Bahia

Eu vi a Morte, a moça Caetana,
com o Manto negro, rubro e amarelo.
Vi o inocente olhar, puro e perverso,
e os dentes de Coral da desumana.
Eu vi o Estrago, o bote, o ardor cruel,
os peitos fascinantes e esquisitos.
Na mão direita, a Cobra cascavel,
e na esquerda a Coral, rubi maldito.
Na fronte, uma coroa e o Gavião.
Nas espáduas, as Asas deslumbrantes
que, rufiando nas pedras do Sertão,
pairavam sobre Urtigas causticantes,
caules de prata, espinhos estrelados
e os cachos do meu Sangue iluminado.

Os versos  acima são de Ariano Suassuna. Sempre que recebo a notícia de um amigo chamado para o "Grande Sertão da Eternidade", me vem ao pensamento.

Hoje recebi a notícia da morte/desencarne/descanso do meu amigo Bartolomeu Venâncio dos Santos, meu amigo "Seu Berto". Lembrei de nossas conversas, lições, também da cachaça, nosso cigarro, sorrisos e rádio de pilha lá na Fazenda Barão.

Divido minha saudade com a viúva Dona Janina, os filhos, César, Sônia, Fátima e Mazarelo. Seu Berto era sogro do sanfoneiro e cantor Flávio Baião.

"Seu Berto foi aluno da primeira turma de agronomia da Universidade Estadual da Bahia que se formou em 1965. Ao falar da história da Universidade o ex-aluno se emocionava ao lembrar com carinho os momentos vividos em sala de aula, a luta pelo reconhecimento da Instituição e dos colegas então falecidos.

“A Faculdade ela significa tudo para mim. Eu deixava de dormir em casa para estudar com meus amigos à noite. Na época  trabalhava e estudava. Vencemos. A educação nos libertou", contava Seu Berto.

Lembro da alegria dele dizendo que teve a oportunidade de visitar uma exposição de fotos antigas que aconteceu no prédio da Uneb, ao lado do primeiro ônibus da Universidade, conhecido como Belo Antônio pelas turmas de agronomia da década de 1960 e de 1970.

Lembrarei hoje quando os ponteiros anunciarem 18 horas o que diz a Escritura Sagrada: "Para tudo há o seu tempo. Há tempo para nascer e tempo para morrer". A morte e a vida não são contrárias. São irmãs. A "reverência pela vida" exige que sejamos sábios para permitir que a morte chegue quando a vida deseja ir".

Boa Viagem meu amigo Seu Berto...Inté qualquer outra hora!

*Ney Vital-jornalista ..

EX-Alunos do Curso de Agronomia do DTCS (Famesf) realizarão 7º Encontro em Juazeiro

Solenidade de Formatura da primeira turma de agronomia da Famesf (1965)

O 7º Encontro de Ex-alunos da Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco (Famesf) será realizado neste sábado (10), no Auditório Antônio Carlos Magalhães, no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), bairro São Geraldo, em Juazeiro. Os eventos começam a partir das 8h e fazem parte da comemoração dos 56 anos de história da instituição...

Nota esclarecimento do diretório acadêmico livre de agronomia -Uneb campus III

O Diretório Acadêmico Livre de Agronomia- D.A.L.A. é uma ENTIDADE, RECONHECIDA, LEGAL,VERDADEIRA, INDEPENDENTE, que a mais de 55 anos está em luta pelos direitos dos estudantes,não está vinculado a nenhuma organização RADICAL e EXTREMISTA nem a PARTIDOS seja de esquerda, direita ou centro.

O que interessa para D.A.L.A. é um ensino de superior de qualidade e não fazer politicagem...

Convivência com o Semiárido desperta interesse de estudantes de agronomia da Uneb

Estudantes da disciplina de ecologia do curso de agronomia da Universidade do Estado da Bahia - Uneb, no Campus Juazeiro, visitaram o Centro de Formação Dom José Rodrigues, na tarde da última quarta-feira (21). Durante a visita os/as estudantes puderam conhecer o trabalho desenvolvido pelo Irpaa na consolidação da proposta de Convivência com o Semiárido, a região semiárida e as peculiaridades do Bioma Caatinga.

A ideia da visita foi uma proposta da professora Lívia Jesus, que pontua a necessidade dos/das estudantes perceberem a relação da ecologia com o curso de agronomia, entre outros fatores...