Foram encontrados 456 registros para a palavra: emprego

O PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO EMPREGO E A NECESSÁRIA REFORMA TRABALHISTA

*Josemar Santana

A criação do PPE (Programa de Proteção ao Emprego) foi uma saída encontrada pelo governo no sentido de evitar demissões em massa nos diversos setores da economia e, obviamente, para diminuir os gastos com os programas assistenciais dirigidos aos desempregados, como observa Danilo Pieri Pereira, advogado especializado em Direito e Processo do Trabalho, em artigo publicado na edição nº 128 da Revista Visão Jurídica...

Brasil perde 1,3 milhão de vagas de emprego formal em 2016, diz Caged

O país perdeu 462.366 vagas de emprego formal em dezembro de 2016, uma variação negativa de 1,19% em relação ao mês de novembro do mesmo ano, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta sexta-feira (20) pelo Ministério do Trabalho. No acumulado de 2016, foram eliminados 1.321.994 postos de trabalho no Brasil, diminuindo o estoque de vagas formais em 3,33%.

Foram registradas 869.439 admissões e 1.331.805 desligamentos no período. O resultado mantém a tendência de mais demissões que contratações no mercado de trabalho brasileiro. A queda no estoque de emprego nas cinco regiões foi 22,4% menor que a observada no mesmo período de 2015. A série histórica do Caged mostra que entre 2002 e 2016 ocorreram resultados negativos no estoque de vagas formais apenas em 2015 e 2016. A maior geração de empregos no período foi em 2010, quando 2.223.597 postos de trabalho foram criados. Os anos seguintes apresentaram resultados positivos, mas decrescentes...

OIT: efeitos da recessão vão aumentar desemprego mundial em 2017

A taxa mundial de desemprego continuará subindo em 2017, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). O novo relatório divulgado pela organização estima que este ano haverá um aumento de 3,4 milhões de pessoas desempregadas.

A previsão é que o número de pessoas desempregadas no mundo inteiro chegue a aproximadamente 201 milhões. A tendência de crescimento deve se estender até 2018, ano que deve registrar aumento de 2,7 milhões de desempregados em relação a 2017...

Jovens do Primeiro Emprego ingressam na Secretaria da Educação

Cento e dezessete jovens já estão contratados pelo programa Primeiro Emprego, sendo que 19 deles, da Região Metropolitana de Salvador (RMS), vão trabalhar na Secretaria da Educação do Estado, onde foram recebidos, nesta sexta-feira (6), em um seminário, no auditório. Com esses, no total, 63 vão atuar no órgão. Os jovens são técnicos, em sua maioria, das áreas de Administração, Logística e Informática, provenientes da rede estadual de ensino profissionalizante, e devem começar a trabalhar na próxima semana.

Para ingressar nas vagas, os estudantes só dependem do desempenho escolar. A técnica em Informática, Vanessa Lopes, 18 anos, mora em Sussuarana, está entre as melhores colocadas no ranking divulgado pela Secretaria da Educação e assumiu uma das vagas. "Hoje, diante dessa chance, a gente vê que valeu a pena ter me dedicado aos estudos. Por isso, o programa estimula os estudantes que estão fazendo curso técnico a se empenharem mais. Eu nunca imaginei ter essa oportunidade, mas o Programa Primeiro Emprego veio proporcionar o meu primeiro emprego"...

Jovens do Programa Primeiro Emprego começam a trabalhar na SSP

A animação que estampa o rosto da técnica em administração Larissa Lopes, 20 anos, é resultado do segundo dia em seu primeiro emprego. Graças aos bons resultados obtidos no Colégio Estadual Severino Vieira, em Salvador, onde concluiu o curso técnico, ela foi uma das selecionadas para participar do Programa Primeiro Emprego, que insere alunos egressos da rede estadual de ensino no mercado de trabalho. Os selecionados para atuar na Secretaria da Segurança Pública (SSP) começaram na segunda-feira (2) e vão realizar atividades administrativas.

Lotada na Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), com sede no Centro de Operações e Inteligência, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), Larissa foi uma das 38 pessoas selecionadas para atuar em diferentes setores da pasta, como Polícias Militar, Técnica e Corpo de Bombeiros. Essa é a primeira etapa e, até 2018, a SSP receberá 446 novos trabalhadores...

Prefeito de Salvador garante priorizar grandes obras e redução do desemprego

O prefeito ACM Neto (DEM) tomou posse ontem com duas metas para o início de seu segundo mandato à frente do Palácio Thomé de Souza. A primeira será concluir duas grandes obras: o Hospital Municipal na região de Cajazeiras, em construção há seis meses, e o corredor de BRT entre o Parque da Cidade e o Iguatemi, cujo edital de licitação vai ser lançado ainda este mês. Ao mesmo tempo, Neto quer manter o foco em programas para geração de empregos.

“Ainda este ano deve ser lançado um pacote de incentivos fiscais para empresas que se instalem em determinadas regiões da cidade. Quero que Salvador saia na dianteira e comece a superar a crise na frente das outras cidades”, disse, após a cerimônia de posse do prefeito, do vice, Bruno Reis, e dos 43 vereadores da capital, realizada na Câmara Municipal. ..

Desemprego fica em 11,9% no trimestre encerrado em novembro

O desemprego ficou em 11,9% no trimestre encerrado em novembro, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As informações são fruto da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. É a taxa mais elevada desde o início de toda a série histórica, que começou em 2012. No mesmo trimestre do ano passado, o índice era de 9%. O número de pessoas desocupadas no período considerado, no setembro a novembro, chegou a 12,1 milhões de pessoas, maior contigente da série histórica e representa um aumento de 33,1% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. A população ocupada, por sua vez, foi estimada em 90,2 milhões - redução de 2,1% em comparação com o mesmo trimestre de 2015. ..

Jovens do Programa Primeiro Emprego começam a trabalhar em unidades de saúde

O sonho da carteira assinada se tornou realidade para 40 jovens de Salvador. Eles são técnicos da rede estadual de educação profissional formados nas áreas de enfermagem, administração, informática e logística. O seminário de acolhimento dos jovens foi realizado nesta quarta-feira (28), no auditório da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), em Salvador.Eles tiveram as carteiras de trabalho assinadas e foram encaminhados para atuação em unidades de saúde do Estado, a exemplo dos hospitais gerais do Estado (HGE) e Roberto Santos (HGRS), além do Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba) e das maternidades Tsylla Balbino e Albert Sabin.

Convocados a partir do ranking de notas obtidas no ensino médio, eles passaram por exames médicos, entregaram a documentação necessária e serão contratados por meio das fundações Estatal Saúde da Família (Fesf) e Luís Eduardo Magalhães (Flem)...

Desemprego deve ser maior em 2017

Em 2016, o número de desempregados no Brasil subiu em mais de 2 milhões, equivalendo a cerca de 12 milhões de pessoas. E, de acordo com reportagem do G1, o cenário para 2017 não é nada animador. A publicação conversou com analistas que explicam que, no próximo ano, o mercado só deve melhorar depois da primeira metade. Antes disso, a taxa de desemprego deve subir ainda mais.  

Isso porque, para eles, 2017 vai marcar o ano em que a economia vai se estabilizar e, dessa forma, apenas mais para frente é que vai haver a aceleração nas contratações. "No final do ano as empresas costumam contratar mais. Então não dá para dizer que o desemprego está estável. Se considerarmos o ajuste sazonal, continua subindo", diz ao G1 o economista Luiz Castelli, da GO Associados.  ..

Programa Primeiro Emprego reconvoca 786 beneficiários; veja lista

Os técnicos de nível médio formados pela rede estadual de educação profissional em 2015 têm mais uma chance de serem beneficiados pelo programa Primeiro Emprego, lançado pelo governador em novembro. Os 786 egressos (ver lista) que foram convocados pelo Diário Oficial do Estado de 24 de novembro de 2016, edição Nº 22.062, para se apresentarem aos postos do Sinebahia e que  ainda não o fizeram, devem comparecer até o próximo dia 30 de dezembro. É preciso levar os seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho e comprovante de residência. Veja aqui a lista dos postos do Sinebahia.

O Sinebahia verificará, segundo a lei, a elegibilidade do egresso às vagas existentes e, caso haja compatibilidade, entregará carta de encaminhamento para emprego, o que acontecerá após os exames médicos e verificação documental pelas entidades contratantes. O contrato de trabalho é de dois anos para atuar em órgãos públicos do Estado, analisando processos de trabalho e propondo inovações, ao tempo em que adquire a primeira experiência profissional na sua área de formação...

Em oito anos de gestão, Juazeiro se destaca na atração de grandes investimentos e na geração de emprego e renda

Em 2009 o prefeito Isaac Carvalho criou uma assessoria de planejamento com o objetivo de desenvolver a economia municipal. A missão atribuída à Secretaria de Desenvolvimento Econômica e Turismo/Sedetur foi clara: criar políticas de atração e manutenção de empresas, além de gerar de empregos, ocupação e renda.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Neiva, a atual gestão da Prefeitura de Juazeiro/PMJ encontrou o município economicamente desestruturado. “A matriz da nossa economia foi e é o agronegócio, mas costumo dizer que Juazeiro colocava todos os ovos em uma cesta só e não procurava diversificar. Percebendo isso, elaboramos uma política de atração de indústrias e de empresas de serviço, setores que até então passavam por um momento de estagnação”, afirma...

Petróleo e gás: senador Fernando Bezerra apela por geração de empregos e matriz energética renovável

Nesta quarta-feira (14), o senador Fernando Bezerra Coelho fez um apelo a dois especialistas sabatinados, na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), à diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Dirigindo-se a Décio Fabrício Oddone da Costa – indicado à ANP por Fernando Bezerra – e também a Felipe Kury, o senador defendeu que os dois especialistas atuem em duas principais agendas: geração de empregos e ampliação das energias renováveis.

“O setor de petróleo e gás tem grande importância e influência na economia, na indústria nacional”, observou. “Por isso, é fundamental que a agência desenvolva medidas voltadas a uma matriz enérgica mais limpa e diversificada, que garanta um ambiente facilitado ao mercado e à indústria, geradores de empregos”, destacou o senador, ao apoiar o aumento da produção de combustíveis renováveis, como o etanol de segunda geração e o bioquerosene. “O Brasil precisa caminhar para uma economia de baixo carbono, com menos emissões de gases de efeito estufa”, acrescentou Fernando Bezerra, que também sugeriu a renovação do parque térmico brasileiro: “pode ser adaptado para o consumo de gás natural”...

Desemprego eleva abertura de novas empresas nos últimos 6 anos, diz Serasa

O número de empresas abertas entre janeiro e setembro deste ano aumentou 1,3%, somando 1.542.967 de novas companhias. Foi a maior quantidade já registrada desde 2010, segundo o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas. Apesar de ter atingido um recorde no período, em setembro último comparado a igual mês do ano passado, houve retração de 6% com o surgimento de 162,9 mil empresas.

Na avaliação dos economistas da Serasa Experian, o crescimento do desemprego é que está estimulando o empreendedorismo. “Pessoas que perderam seus empregos estão abrindo novas empresas visando alguma renda dadas as dificuldades econômicas atuais”, diz a nota técnica da Serasa...

OPORTUNIDADE: PARCEIRA DO BLOG, A KASATEK ESTÁ SELECIONANDO CURRÍCULOS

A Kasatek, empresa parceira do Blog Geraldo José que atua no fornecimento de internet via fibra ótica localizada em Juazeiro, está selecionando currículos para o seguinte cargo:

  •  Instalador e Reparador de Redes;

Estão sendo oferecidas 3 vagas e os interessados devem ter Habilitação AB - Carro e Moto...

Bahia: Programa Primeiro Emprego já tem adesão de 96 empresas

Até novembro deste ano, 96 empresas já aderiram ao termo de adesão ao Programa Primeiro Emprego - criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e lançado esta semana pelo governador Rui Costa -, gerando um total de 1.567 novas vagas de Menor Aprendiz, Estágio e Primeiro Emprego. "A SDE tem obtido o apoio das empresas contempladas com benefícios fiscais na adesão do programa. Nosso intuito é estimular a capacitação técnico e profissional do estudante para o seu desenvolvimento", afirma o secretário Jorge Hereda.

A Bridgestone, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, foi uma das empresas a aderir ao termo em fevereiro passado, quando assinou protocolo com o Governo para ampliação da sua unidade industrial em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Na época, o diretor-presidente, Fábio Marcel Fossen, se disse animado com a conversa com o governador sobre a educação como ferramenta indutora do desenvolvimento. "Minha formação foi em escola técnica e sei da importância do estágio e do primeiro emprego. Por isso, assinamos, com muito prazer, nossa adesão ao programa estadual de estágio e estímulo ao primeiro emprego de jovens estudantes de cursos profissionalizantes. A nossa companhia vai se engajar totalmente neste programa".

A Indústria Plástica Conquista, em Vitória da Conquista (sudoeste), que deve entrar em operação no início do ano, também aderiu ao termo e já está em fase de identificação dos estudantes. A Engeflex, localizada no mesmo município e integrante do mesmo grupo, emprega 12 menores aprendizes. Valdevino Souza, diretor das duas empresas, diz que o programa dá oportunidade para os jovens serem inseridos no mercado de trabalho de forma organizada.

Quando alguém vai procurar emprego, afirma Souza, "as empresas cobram experiência. Mas se ninguém empregar, isso nunca vai existir. Além da experiência do primeiro emprego, o jovem adquire experiência técnica e profissional. Ele aprende como atuar na empresa, a se portar, e passa a entender as leis trabalhistas, seus deveres e direitos".

O Projeto Estadual de Incentivo à Concessão de Estágio e Primeira Experiência Profissional, também conhecido como Programa Primeiro Emprego, foi instituído pela Lei Estadual nº 13.459 de 10 de dezembro de 2015 e regulamentado pelo Decreto nº 16.761 de 07 de junho de 2016, sendo regido pelos princípios, objetivos, diretrizes e instrumentos estabelecidos por esta mesma lei. Seu objetivo é promover uma maior articulação entre a escola e o mundo do trabalho. ..

Prefeitura de Juazeiro contesta declarações de ex-candidato a vereador quanto a geração de empregos em 2015

Nesta manhã o Blog publicou o relato do economista e candidato a vereador no último pleito Carlos Alberto, popular Cacá, que reiterava a informação de que diferente do que a administração municipal propaga, Juazeiro não foi campeã na geração de emprego em 2015. Veja Aqui.

Em contato com a nossa redação, através de nota, a Prefeitura de Juazeiro negou a afirmação feita por Carlos Alberto e disse que "Tudo que foi publicado e divulgado no que se refere à geração de empregos na cidade teve como única e exclusiva fonte de informação o Ministério do Trabalho, através do Caged – Cadastro Geral de Empregos". Em nota a Prefeitura Municipal disse ainda que "oposição insiste em colocar a cidade para baixo". Confira a nota na íntegra a seguir!..

ECONOMISTA REITERA QUE JUAZEIRO NÃO FOI CAMPEÃ NA GERAÇÃO DE EMPREGOS EM 2015

Em contato com o Blog o economista e candidato a vereador no último pleito Carlos Alberto, popular Cacá, reiterou a informação de que diferente do que a administração municipal propaga Juazeiro não foi campeã na geração de emprego em 2015.

A variação de admissão e demissão de janeiro à dezembro de 2015 registrou um saldo negativo de 1.544 vagas ano passado. Segundo Cacá, os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI)...

Na Fieb, Rui anuncia novos investimentos para a Bahia: "nossa obsessão é gerar emprego"

A capacidade de investimentos em infraestrutura e desenvolvimento social, mesmo em tempo de crises econômica e política, garantindo o desenvolvimento baiano, foi o destaque da palestra 'Desenvolvimento Econômico da Bahia', realizada pelo governador Rui Costa para representantes de diversos segmentos industriais, nesta quinta-feira (24), na Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), em Salvador. Na ocasião, Rui anunciou o lançamento do Programa Primeiro Emprego no próximo dia 30. "Vamos contratar nove mil jovens para, em todas as áreas do estado, ocuparem contratos temporários de dois anos, onde terão a primeira experiência profissional", disse. 

Ele ainda lembrou que diversos contratos já estão assinados com empresas privadas. "E quero convidar todos para abraçar este programa. A única exigência que fazemos é que a seleção seja feita a partir da média de nota dos últimos três anos desses alunos. Nós vamos divulgar o rankeamento da escola pública a partir do primeiro ano do ensino médio. Isso deve ser um estímulo à dedicação. Devemos contratar 4,5 mil alunos no ano que vem e mais 4,5 mil em 2018"...

Desemprego vai a 11,8% e país tem 12 milhões de desocupados

A taxa de desocupação cresceu 0,5 ponto percentual ao passar de 11,3% para 11,8%, entre o trimestre encerrado em junho (abril, maio e junho) e o encerrado em setembro (julho, agosto e setembro) deste ano. Com o resultado, a população desempregada atingiu em setembro 12 milhões de pessoas, um crescimento de 3,8% em relação ao trimestre encerrado em junho – o equivalente a mais 437 mil pessoas desocupadas.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), divulgada hoje (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números do trimestre encerrado em setembro indicam, em contrapartida, uma ligeira melhora no salário real pago ao trabalhador, embora ele ainda esteja abaixo do valor pago em igual trimestre de 2015...

Desemprego sobe para 11,8% e atinge 12 milhões de pessoas, diz IBGE

A taxa de desemprego no Brasil, medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), subiu para 11,8% no trimestre encerrado em agosto, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (30). Nos três meses anteriores, a taxa estava em 11,2%, e já era a maior da série histórica.

A pesquisa aponta 12 milhões de pessoas desocupadas no país, população classificada assim por ter procurado emprego sem encontrar. Em relação a março, abril e maio, a população desempregada de junho, julho e agosto aumentou em 583 mil pessoas, ou 5,1%...