Foram encontrados 217 registros para a palavra: professora

Alunos da Escola Municipal Maria de Lourdes Duarte homenageiam a professora pelos 100 anos

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) e os alunos da Escola Maria de Lourdes Duarte prestaram uma homenagem nesta segunda-feira (26), durante a missa na Catedral Diocesana Nossa Senhora das Grotas, em comemoração aos 100 anos da professora Maria de Lourdes, exemplo de dedicação e contribuição a Educação de Juazeiro.

A secretária da SEDUC, Lucinete Alves, a gestora da escola, Auxiliadora Rodrigues e a diretora da EFEJ, Cristine Hermenegildo também participaram das homenagens. "A professora Maria de Lourdes é uma mulher admirável, que dedicou a sua vida profissional a Educação de Juazeiro, com muito amor e competência. Agradecemos a oportunidade de participar das comemorações do seu aniversário, e trazer os nossos alunos para tocarem as músicas que ela tanto gosta. Parabéns professora Lourdes, a senhora merece todas as homenagens dos juazeirenses", ressaltou Lucinete...

Juazeiro: Professora Lourdes Duarte completa 100 anos e Câmara homenageia

A Câmara de Vereadores de Juazeiro está liderando as homenagens ao centenário da Professora Maria de Lourdes Duarte, completados nesta segunda feira (26).

Placa alusiva à data foi afixada na sua residência na tarde de hoje e uma sessão especial será realizada amanhã, a partir das 19:00 horas no Plenário da Casa Aprigio Duarte...

Juazeiro: Professora Lourdes Duarte completa 100 anos e Câmara homenageia

A Câmara de Vereadores de Juazeiro está liderando as homenagens ao centenário da Professora Maria de Lourdes Duarte, completados nesta segunda feira (26). Placa alusiva à data foi afixada na sua residência na tarde de hoje e uma sessão especial será realizada amanhã, a partir das 19:00 horas no Plenário da Casa Aprigio Duarte.

Para o Presidente Alex Tanuri, acompanhado de 15 vereadores, que esteve na residência da Professora Maria de Lourdes Duarte para o descerramento da placa alusiva ao centenário “A Câmara de Juazeiro entende que a educação é o único pilar que dá sustentação a uma sociedade mais justa, que oferece perspectiva de futuro aos jovens e dá esperança a todos nós que o Brasil será uma grande Nação. Homenagear a Professora Lourdes Duarte, símbolo vivo da educação em Juazeiro, é nosso dever”...

Espaço do Leitor: 100 anos de uma cidadã emérita de Juazeiro-BA: a professora Maria de Lourdes Duarte

Era o dia 26 de junho de 1917 quando a primeira filha do casal Antonio Rodolfo Duarte e Maria Benevides Duarte nasceu à rua Visconde do Rio Branco. Batizaram-na de Maria de Lourdes Duarte. Naqueles idos, Juazeiro era uma senhorita de 38 anos, que ostentava, nas páginas de uma imprensa atuante, a lordeza de um comércio pujante. Vapores e vagões atracavam as novidades do mundo e integravam a princesa do São Francisco às grandes cidades brasileiras, em uma encruzilhada de duas grandes artérias de comunicação interior, como testemunhou Teodoro Sampaio.

Naquele cenário idílico de uma cidade que apresentava perspectivas prodigiosas de um futuro promissor, as crianças inundavam as ruas com as mais variadas brincadeiras e a menina Lourdinha se divertia entretendo-se com bonecas de pano, chicotinho queimado, pula corda, esconde-esconde e, como se fosse um presságio, brincando de escola. Sempre queria ser a professora da turma e cabia à criançada da Conselheiro Luis Viana experimentar os primeiros ensinamentos da futura mestra, quiçá derivados de seus aprendizados na escola particular da professora leiga Honorina Puccini de Almeida, onde aprendeu a ler nos difíceis livros de leitura de Felisberto de Carvalho, e na escola pública da professora Angélica Maltez, onde cursou a terceira e quarta séries primárias, recebendo o diploma de conclusão do curso primário com “distinção e louvor”...

PRIMEIRA DAMA DE JUAZEIRO AJUDA LAR FELIZ E INSTITUTO PROFESSORA CRISTINA E SE COMPROMETE COM OUTRAS AÇÕES SOCIAIS

Extremamente feliz com o resultado do jantar beneficente em favor da Fundação Lar Feliz e Instituto Professora Cristina, realizado quinta-feira passada no Clube do Sasesp, tendo como atrações Alan Cleber e Forró Pega Leve, a Primeira Dama do Município Nelma Bomfim expressou em mensagem ao Blog se comprometendo a realizar outras ações, fazendo do social o seu compromisso com a gestão do marido, o Prefeito Paulo Bomfim. Diz a mensagem de Nelma Bomfim:

“Quando comecei a pensar em ajudar e retribuir à Juazeiro tudo o que ela me deu, e tem dado. Percebi que primeiro tinha que conhecer alguns trabalhos, ações de pessoas e instituições. E comecei a rodar, perguntar, até chegar a estas duas Instituições: Fundação Lar Feliz e Instituto Professora Cristina. O resultado disso tudo foi maravilhoso. E eu só tenho a agradecer a todos e todas que colaboraram com as cotas e aos voluntários que estiveram comigo todo esse tempo. Meus amigos, minha família, Paulo Bomfim que está sempre me apoiando e Gal Gomes. Vocês foram maravilhosos! Espero contar com todos vocês para as próximas que virão. E quem sabe ampliar as ações. O que eu quero é ajudar. Sintam-se todos e todas beijados e abraçados!  Nelma Bomfim”...

Deputado Odacy Amorim entrega Medalha Leão do Norte à Professora Terezinha Teixeira

A professora Terezinha Teixeira Coelho, ex-vereadora e educadora tradicional de Petrolina, foi agraciada na noite desta terça-feira, 29, com a Medalha Leão do Norte Mérito Educacional Paulo Freire, principal honraria da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O autor da homenagem à Terezinha Teixeira foi do deputado estadual Odacy Amorim, do PT-PE.

A cerimônia de entrega foi realizada no plenário principal da Alepe, no Palácio Joaquim Nabuco e contou com homenageados de vários cantos de Pernambuco, deputados e deputadas e autoridades diversas, além de parentes, amigos e convidados da reunião solenes. Odacy foi colega de Terezinha no parlamento quando os dois eram vereadores de Petrolina e justificou a escolha da professora que dirigiu por mais de 40 anos o tradicional Colégio Dom Bosco, ligado à Diocese da cidade.  ..

Professoras, professores e estudantes da UPE – Petrolina fazem café da manhã e panfletagem no centro de Petrolina contra a PEC 241 (55)

Nesta sexta-feira (04), as professoras e professores da Universidade de Pernambuco – campus Petrolina fizeram um café da manhã em frente a unidade e seguiram para a praça do Bambuzinho, localizada no centro da cidade para dialogar com a população sobre a greve deflagrada no último dia 28.10. Os estudantes da UPE que estão ocupados na instituição há 23 dias também construíram essa atividade e levaram a sua batucada para a praça, animando e entoando gritos de ordem para toda a comunidade.

Para estudantes e professores, as medidas que o governo de Michel Temer anunciou desde o início do seu governo, como a Medida Provisória que propõe a Reforma do Ensino Médio, o Projeto de Lei que prevê a inclusão do Programa Escola Sem Partido e a PEC 241 (agora no Senado como PEC 55) que determina o congelamento de investimentos na Saúde, Educação, Previdência e outras áreas, são algumas das razões para lutar. O atual momento é de aliança entre estudantes, profissionais da educação, servidores e a sociedade em geral...

Escola Nota 10: EMTI Professora Iracema Pereira da Paixão realiza IV Mostra Cultural

A Escola Municipal de Tempo Integral Professora Iracema Pereira da Paixão realizou a quarta edição da Mostra Cultural. Na ocasião, os alunos montaram stands e explanaram sobre assuntos trabalhados em sala de aula desde o início do ano. A exposição foi aberta para a comunidade e contou com a visita de instituições parceiras.

O tema escolhido este ano foi “Toda criança tem direito a aprender: O olhar infantil na construção do saber”. Dessa forma, as crianças abordaram questões sobre direitos e deveres da criança, bullying nas escolas, alimentação saudável e poesia. De acordo com a gestora, Ileane Imoto, o objetivo da Mostra Cultural é que os alunos compartilhem o que aprenderam. “É um trabalho de contextualização dentro da proposta de aprendizagem significativa, ou seja, damos sentido ao conteúdo que eles estão vendo em sala de aula”, argumenta...

Professora da Facape lança último livro da trilogia Dragutã

Para encerrar a saga dos personagens de Dragutã, a professora de Direito da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Jaiza Sammara, lançará nesta sexta-feira (2) o último livro da trilogia. ‘Dragutã- A Redenção’ conta com 415 páginas envolventes, que versam sobre imortalidade, instinto de sobrevivência e metamorfoses.

A saga sobre o vampirismo teve início em 2013 com o lançamento de ‘Dragutã – A Transformação’, continuou em 2014 com ‘Dragutã – A Submissão’ e finaliza este ano com a história da personagem principal Stoyna num paradoxo entre o bem e o mal, amor e ódio, atração e repulsão. ..

Escola Municipal Professora Leopoldina Leal desenvolve atividades na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência é comemorada no Brasil dos dias 21 a 28 de agosto. Durante esse período, em Juazeiro, as escolas municipais desenvolveram atividades sobre o tema com o objetivo de trabalhar a inclusão dentro da sala de aula. Cada instituição elaborou seu próprio calendário de ações, que variaram de gincanas até o debate em sala de aula.

Na Escola Municipal Professora Leopoldina Leal duas atividades foram desenvolvidas por grupos. Segundo a professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Jandira Rodrigues da Silva, a primeira foi a exibição de dois vídeos motivacionais, um sobre a superação no esporte e o outro sobre atletas paraolímpicos. "Tentamos aliar um assunto atual, que é a olimpíada, com o debate sobre a inclusão. Depois que eles assistiram, conversamos sobre a importância de respeitar o diferente e também sobre a grande capacidade da pessoa com deficiência", relata...

Título de Cidadã Juazeirense: Câmara de Vereadores reconhece contribuição da professora Esmelinda Pergentino para as tradições culturais no município

A Câmara de Vereadores concedeu o título de cidadã juazeirense à professora Esmelinda Pergentino, reconhecida no município como uma das personalidades que contribui efetivamente para divulgação e manutenção da cultura no município. O proponente do título foi o vereador Damião Medrado, presidente da Casa, que junto dos colegas Amilton Ferreira e Anderson Alves conduziram a homenageada. Para compor a mesa foram convidados a ex-vereadora e ex-presidente da Câmara, Flor de Maria e o Coronel da Reserva Remunerada Geraldo Dias de Andrade, que também representou a Academia Juazeirense de Letras.

Natural de Afrânio em Pernambuco, estudou o secundário no antigo Ginásio de Juazeiro, localizado no centro da cidade, após residir na capital paulista. Iniciou os estudos primários em São Paulo na cidade de Getulina. Sua formação de nível médio foi o Magistério; é servidora concursada no Estado da Bahia. Sua formação superior foi em Letras na Faculdade de Formação de Professores de Petrolina/PE - FFPP e concluída na Faculdade Diocesana de Caruaru/PE. Casou-se com o Engenheiro Agrônomo José Malan Calazans Nunes com quem teve três filhos...

VIDA LONGA PROFESSORA LOURDES DUARTE!

Geraldo,

A professora Lourdes Duarte completa 99 anos. É uma história viva de Juazeiro, repleta de luz e memória...

Docente da UNIVASF é reconhecida como artista-professora de impacto internacionalmente

A docente do Colegiado de Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, Flávia Pedrosa Vasconcelos, foi selecionada entre uma série de profissionais que atuam na produção, na pesquisa e no ensino artístico que tem impacto sobre o pensar/fazer Arte para participar de um livro, organizado pelo pesquisador Raphael Vella, da Universidade de Malta.

O livro, é parte da série Doing Arts Thinking: Arts practice, Research and Education, publicado pela Sense Publishers em Rotterdam, Holanda em 2016, Artist-teachers in context: international dialogues, reúne entrevistas e narrativas visuais de 21 artistas-professores de diversos países. A docente da UNIVASF juntamente com uma artista suiço-brasileira, Sonia Guggisberg, são as referências brasileiras as quais traçam trajetórias de comprensão do local ao global em espaços artísticos e educativos...

Colégio Municipal Paulo VI lamenta morte de professora Jonailde Costa; Veja a nota de pesar abaixo:

O Colégio Municipal Paulo VI sente a dor da perda da Professora Jonailde Costa, uma guerreira na arte de ensinar, educadora exemplar, transmissora de alegria e conhecimento.

A Família  Paulo VI agradece a Deus por Você ter feito parte de nossa Vida. Sua história continuará sendo escrita por seu filho Professor Ramon...

Secretaria de Educação emite nota de pesar por morte de professora

A Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC e a Rede Municipal de Ensino lamenta o falecimento da professora Jonailde Costa,do Colégio Paulo VI, ocorrido neste domingo. Jonailde estava em tratamento contra um câncer. Neste momento de dor, a administração municipal se solidariza com familiares, amigos e colegas de trabalho e se coloca a disposição. O velório está sendo realizado no SAF e o sepultamento será as 17h. ..

MORRE EM JUAZEIRO A PROFESSORA JONAILDE COSTA

A Educação de Juazeiro está de luto. Faleceu na noite deste domingo (05), no Hospital Regional, a professora Jonailde Costa, esposa do conhecido goleiro do futebol amador e da seleção juazeirense Railson Silva.

Jonailde Costa estava a algum tempo realizando tratamento contra um câncer no intestino, inclusive, contando com apoio de toda família e dos amigos do setor educacional...

PROFESSORA DE MINAS GERAIS SE PROPÕE A DOAR LIVROS PARA ESCOLA DE JUAZEIRO E REGIÃO

Com grande alegria a redação do Blog recebeu na noite desta quarta-feira (27), mensagem da professora Berenice Brum Nascimento Penido de Minas Gerais se propondo a ajudar escolas carentes de Juazeiro e região, com a doação de livros didáticos. Confira a mensagem:

Geraldo José,..