Foram encontrados 84 registros para a palavra: vINHO

"Obrigado, Sobradinho": Prefeito Cleivinho Sampaio é aprovado por 75,94% da população, segundo pesquisa do Instituto Séculus

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Séculus Análises e Pesquisas, sob encomenda do Bahia Notícias, a gestão do Prefeito de Sobradinho, Cleivynho Sampaio, foi aprovada por 75,94% dos eleitores do município. Segundo o levantamento, 16,89% desaprovam a gestão e 7,17% não opinaram.

A atual administração foi avaliada como ótima por 21,33% das pessoas, 43,69% avaliaram como boa, e 15,36% como regular, o que representa 80,38% de aceitação. ..

Ministro defende defende a liberação do uso de cana queimada no Nordeste e desoneração dos vinhos brasileiros

Com a intenção de preservar milhares de empregos e evitar a queda na produção da cana de açúcar no Nordeste, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, defendeu na quinta-feira (03), a liberação do uso de cana queimada na região.

Durante audiência pública, realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o ministro do Turismo destacou a importância deste movimento para o setor, principalmente no estado de Pernambuco – 2º maior produtor de cachaça no Brasil...

Vereador Nalvinho propõe convocação de Superintendente de Cultura que ofendeu piauienses que residem em Juazeiro (BA)

O vereador Nalvinho Leopoldo (Patriotas) sugeriu na sessão desta quarta-feira coletar assinaturas para que o Superintendente Municipal de Cultura que integra o primeiro escalão do Governo Novo Tempo, explicasse no púlpito do legislativo, os atos de xenofobia gravado por Junior Mota por meio de áudios em grupo de WhatsApp.

Alguns parlamentares sugeriram que a prefeita exonere o Superintendente. O requerimento de Nalvinho será analisado na próxima sessão ordinária...

Ônibus do cantor Devinho Novaes tomba na BR-101

O ônibus do cantor Devinho Novaes tombou na BR-101, na madrugada desta segunda-feira (31), no município de São Sebastião, interior de Alagoas. No domingo (30), a banda se apresentou em um show na cidade alagoana de Capela e voltava para Sergipe.

Segundo o empresário do artista, Teo Santana, no momento do acidente estavam no ônibus toda a banda, inclusive, o cantor e sua avó. ..

Sobradinho: Prefeito Cleyvinho Sampaio se reúne com novo superintendente da Codevasf, em Juazeiro e discute ações para o município

Nesta sexta-feira (12), o Prefeito de Sobradinho, Cleivynho Sampaio, se reuniu, com o novo titular da 6ª Superintendente Regional (SR) da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Miled Cussa Filho.

Na visita de boas-vindas ao novo gestor, também foram discutidas futuras ações no município, em parceria com a Companhia, que está sempre presente no município...

Produtores de vinho franceses virão à Bahia conhecer potencial para produção de espumantes

Uma delegação de negócios composta por representantes da Organização Internacional do Vinho (OIV) e outros produtores de vinho franceses deverão vir à Bahia em março de 2022 para conhecer o potencial do estado na produção de uva voltada à fabricação de espumantes. A visita foi combinada, nesta quinta-feira (28), na Embaixada do Brasil na França, durante encontro entre a comitiva do Governo do Estado, que cumpre agenda internacional em Paris, França, o embaixador Luís Fernando Serra e o presidente da OIV, Poul Rocca. 

O vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, reagiu com satisfação ao resultado do encontro. "Saímos daqui com a excelente notícia da visita dos produtores franceses às regiões do Vale do São Francisco e Chapada Diamantina, em março, onde poderão conferir de perto o grande potencial que temos na Bahia para produção de vinho. Isso nos deixa muito felizes, porque o que nós queremos é ver as coisas acontecendo na prática", ressaltou. ..

Produtores de vinho catarinenses conhecem oportunidades de investimento na Bahia

Um grupo formado por 12 produtores de vinho de Santa Catarina visitou o Vale do São Francisco e Médio São Francisco baiano, neste final de semana, para conhecer oportunidades de investimentos e o potencial produtivo das regiões.

Os empresários, representantes das vinícolas Floreti, Santa Augusta, Sam Michele, Girola e Panceri, integraram a comitiva do Governo do Estado liderada pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento. ..

Artigo: Dia do Vinho Brasileiro 2021

A expressão "em se plantando tudo dá", atribuída a Pero Vaz de Caminha por ocasião da chegada dos primeiros portugueses no Brasil, tem um forte significado até hoje em nossa (agri)cultura. É verdade que os grandes ciclos de produção, com destaque à cana de açúcar, ao café, ao cacau, à borracha e mais recentemente a soja marcaram a história brasileira. No entanto, uma fruta, inexistente no país à época do descobrimento e colonização, e que é matéria prima para processamento e elaboração de nobres produtos, foi introduzida em território nacional e conquista cada vez mais os brasileiros.

A implantação de vinhedos destinados à elaboração de vinhos iniciou no Brasil de forma modesta, principalmente na região Sul do país, utilizando cultivares de uvas de origem americana (Isabel, Bordô, etc), devido à resistência destes genótipos às principais doenças que afetam a cultura. Até hoje os vinhos elaborados com essas uvas têm destaque no mercado, apreciados pelos consumidores por trazerem memórias de infância, associado ao tradicional "gosto da uva" mencionado por muitos. No entanto, com o passar dos anos, o leque de cultivares de uva disponíveis para cultivo foi ampliado e novos produtos têm sido elaborados, garantindo aos vinhos made in Brasil um espaço crescente e de destaque...

Morador de Sobradinho denuncia caos na saúde do município. “Falta até soro fisiológico”

Um morador de sobradinho (BA) expressou com indignação, nas redes sociais, a situação caótica, que segundo ele, está vivendo a população do município.

Em vídeo, o jovem relata que esteve com a esposa, grávida, num posto de saúde, e que foi informado que não havia nenhum tipo de vacina pré-natal disponível na UBS...

Vereador Nalvinho encaminha demandas à direção do SAAE

O vereador Nalvinho Leopoldo esteve na última semana visitando a Diretora-Presidente do Saae Josilene Alixandre em seu gabinete para tratar de assuntos relevantes da cidade de Juazeiro.

Uma das reivindicações do vereador Nalvinho Leopoldo foi água potável para as comunidades do Morrão e Serra da Batateira de grande importância para população desses espaços...

Produtores de uva e vinho têm até o dia 3 de maio para se cadastrarem no novo Sistema de Informação de Vinhos e Bebidas (Sivibe)

Os produtores de uva e vinho têm até o dia 3 de maio para se cadastrar no novo Sistema de Informação de Vinhos e Bebidas (Sivibe). O sistema vai otimizar a fiscalização e o gerenciamento das declarações de viticultores, vitivinicultores e vinicultores.

O cadastro foi estabelecido por uma Instrução Normativa publicada em novembro, que deu prazo de 180 dias para o registro. O sistema permite o envio pelos produtores das declarações sobre áreas cultivadas, quantidade produzida na safra por variedade e a destinação desta produção. Também permite a comprovação e análise desses dados por parte da fiscalização agropecuária, visando o controle da produção vinícola nacional...

Cleyvinho vence eleições em Sobradinho (BA)

Com 100% das urnas apuradas em Sobradinho o candidato apoiado pelo prefeito Luiz Vicente, Cleyvinho (PSD) foi o vencedor do pleito com 48,61% dos votos válidos. Confira o resultado do TSE:

Sobradinho, BA..

Vinho Malbec baiano produzido na Chapada ganha prêmio nacional 

A vinícola baiana Vaz, localizada em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, ganhou a 9ª edição da Grande Prova Vinhos do Brasil (GPVB) e a 4ª edição da Grande Prova Sucos de Uva do Brasil.

Na categoria de vinhos, o premiado foi o Tinto Malbec, nos rótulos de espumantes os premiados foram o Brut Branco Charmat e o Brut Rosé Charmat, ambos de 2019. Para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), que comemorou a premiação, a localização estratégica, que facilita a distribuição dos produtos, o clima, a qualidade da água e o potencial frutífero são fatores responsáveis pela qualidade dos produtos do segmento de bebidas na Bahia.  ..

Dia do Enólogo: produção de vinhos de qualidade gera emprego e renda na Bahia

A localização estratégica, que facilita a distribuição dos produtos para as diversas regiões do país, o clima, a qualidade da água e o potencial frutífero são fatores responsáveis pela atração de empreendimentos no segmento de bebidas na Bahia. São 23 empresas implantadas incentivadas pelo governo baiano, que geram 8,8 mil empregos e investiram mais de R$ 4 bilhões no Estado.

Além de abrigar grandes cervejarias, fábricas de bebidas não alcoólicas, a Bahia produz uvas viníferas de alta qualidade no meio do semiárido. No Dia do Enólogo, 22 de outubro, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) celebra o profissional que estuda a elaboração de vinhos e cuida dos rótulos baianos destacando o potencial de industrialização e geração de empregos no setor. ..

IF Sertão-PE realiza Mês do Enólogo em celebração ao vinho do Nordeste

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE realiza, entre os dias 5 e 28 de outubro, o Mês do Enólogo, trazendo como temática "Viva o vinho do Nordeste". 

O evento tem como objetivo promover o diálogo entre profissionais da área, alunos e empresas do setor e realizar a divulgação do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia, além de ser alusivo ao Dia do Enólogo, celebrado em 22 de outubro...

Uvas do Vale: Agricultura irrigada na região do São Francisco rende vinhos de qualidade

Quem poderia imaginar que, no meio do Semiárido, produtores rurais conseguiriam produzir uvas viníferas com tanta qualidade? A agricultura irrigada na região do São Francisco não só possibilitou a produção de uvas, como também, de vinhos, que passaram a ter seus rótulos premiados, além de outros produtos.

A Miolo Wine Group, a Rio Sol e a GrandValle são os três casos de sucesso que foram visitados pela comitiva técnica do Governo do Estado da Bahia, nesta sexta-feira (07). ..

Franceses visitam a Embrapa Uva e Vinho

Um grupo de 42 pessoas incluindo viticultores, enólogos,  representantes de  cooperativas,  consultores na área do vinho e técnicos do Instituto Francês da Vinha e do Vinho (IFV) da região Sudoeste da França visitaram a Embrapa Uva e Vinho nesta terça-feira, dia 28 de janeiro. Na ocasião os franceses tiveram a oportunidade de conhecer a vitivinicultura brasileira e gaúcha através de palestras apresentados pelos pesquisadores.

O Chefe Geral da Embrapa Uva e Vinho, o pesquisador José Fernando da Silva Protas apresentou o contexto sócio econômico da vitivinicultura brasileira e gaúcha, bem como o marco organizacional brasileiro no setor. Patrícia Ritschel expôs o programa de melhoramento genético “Uvas do Brasil” com as novas variedades de uvas criadas pela Embrapa para mesa e para a agroindústria do vinho, as quais são mais  resistentes a pragas e doenças, com melhores padrões de  produtividade e qualidade destinadas aos diversos estados produtores do Sul, de clima temperado, ao Nordeste, de clima tropical.  ..

Vinho do Vale do São Francisco e ações sociais no Soterópolis da TVE

O vale do São Francisco e sua produção de vinhos é um dos destaques do Soterópolis desta quinta-feira (19). O projeto ‘Se essa rua fosse minha’, e iniciativas de acolhimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social também fazem parte dos destaques desta edição, que vai ao ar às 22h, na TVE. 

A produção de uvas e vinhos na região do Vale do São Francisco tem crescido devido aos avanços tecnológicos na agricultura. Na visita à vinícola Miolo, junto ao enólogo Rafael Loura, a reportagem mostra como acontece os processos de transformação da uva no vinho, desde o cultivo. ‘Se essa rua fosse minha’, projeto de Luriana Moraes e Ive Deoníseo, busca ocupar os espaços públicos de Salvador e cidades próximas, a fim de que pessoas ganhem as ruas e conheçam histórias e personagens. No programa, as idealizadoras fazem um passeio pelo bairro de Monte Serrat e contam sobre a ideia, os lugares visitados e como isso mudou a forma delas viverem a cidade...

Corrida do Vinho cresce e se consolida no cenário esportivo do Nordeste


 
Em sua segunda edição, a Corrida do Vinho deixou de ser apenas um evento esportivo do Vale do São Francisco. A corrida, realizada no último domingo (8), contou com a participação de mais de mil atletas, entre amadores e profissionais, vindos de 15 estados. A competição, que teve patrocínio da Caixa Econômica Federal, levou parte do Brasil para a vinícola Rio Sol, no município de Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco.

"Para nós, que lutamos para realizar essa corrida, o orgulho e a sensação de dever cumprido são indescritíveis. Ter o retorno positivo por parte dos atletas nos motiva para a próxima edição", afirma o coordenador da Corrida do Vinho, Natanael Barros, garantindo que em 2020 a prova mais charmosa do Nordeste estará de volta.

Ivan Hostil saiu de Salvador para participar da Corrida do Vinho. "Corro viajando há sete anos. Sem dúvida, a experiência mais divertida foi a edição de 2019 com a Corrida do Vinho. O percurso e a hidratação foram perfeitos, como em provas de grande repercussão nacional", elogia o professor de inglês, que também é administrador o blog Teacher que Corre.

Além dos atletas, a Corrida do Vinho conseguiu atrair um número expressivo de visitantes. Cerca de 2 mil pessoas foram até a vinícola para acompanhar as provas de 12 km e 6 km. Além de prestigiar uma competição, realizada entre os parreirais, o público e os atletas, após a competição, saborearam os espumantes produzidos na Rio Sol, durante a "Festa do espumante"...

Matéria do Jornal Correio da Bahia revela Mitos e verdades sobre os vinhos produzidos no Vale do São Francisco

Matéria assinada pela jornalista Paula Theotonio e publicada no último sábado, dia 24,no Jornel Correio da Bahia, revela mitos e verdades sobre os vinhos produzidos no Vale do São Francisco. Confira: Desde que seus rótulos começaram a chamar atenção no mercado e nas premiações especializadas pelo mundo, os tintos, brancos e espumantes do Vale do São Francisco vem causando um misto de fascínio e incredulidade entre os apreciadores. 

Não é por menos: a região que compreende a produção anual de 4 milhões de litros de vinhos finos está no semiárido brasileiro, em meio à Caatinga. Fica a apenas 8 graus da linha do Equador, enquanto as áreas tradicionais do Velho e Novo Mundo estão para além dos Trópicos de Capricórnio e Câncer. A média de chuvas é baixa, de 470 mm anuais; e a terra está exposta a mais de 3.100 horas nesse período. E, mesmo assim, as cinco vinícolas em plena produção colhem até duas safras e meia por ano. Como isso se explica?..