Blog do Geraldo José - Informativos
Vale do São Francisco - 20 de Janeiro de 2020
|
Redação: (74) 3613-3479

Informativos

publicado em 17 de Abril / 2012 às 20:30

Ministério Público exige dos prefeitos do sertão de Pernambuco relação dos profissionais de saúde com acúmulo de cargos no âmbito municipal

O MINISTERIO PÚBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, por seus Promotores de Justiça, em exercício nas Promotorias das Comarcas de Cabrobó, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Petrolina, Afrânio e Dormentes, integrantes da 2ª Circunscrição Ministerial, com atribuições, respectivamente, na Promoção e Defesa do Patrimônio Publico, Cidadania e Educação resolvem recomendar aos prefeitos (as) desses municípios que:

1. Exijam dos profissionais de saúde lotados nos órgãos públicos da administração direta e indireta o preenchimento, no prazo de ate 30 (trinta) dias, da declaração de acúmulo, arquivando-a na respectiva repartição de pessoal e encaminhando cópia do material às Promotorias de Justiça local.

2. Cientificar aos Excelentíssimos Senhores Prefeitos que o não atendimento da presente recomendação na sua forma e termos implicara na adoção de todas as medidas necessárias a sua implementação, inclusive com a responsabilização por improbidade administrativa daqueles que não Ihe derem cumprimento.

O Ministério Público suspeita de que profissionais da área de saúde estejam acumulando mais de dois cargos e empregos remunerados nos órgãos da administração direta e indireta do Município, do Estado e da União, acumulação vedada pela Constituição, exceto, quando houver compatibilidade de horários sendo permitida apenas a acumulação de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas.

O órgão estadual explica que a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiarias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder publico e que essas remunerações percebidas cumulativamente podem estar proporcionando rendimentos que excedem ao subsidio mensal, nos municípios, do Prefeito, no Estado, o subsidio mensal do Governador no âmbito do Poder Executivo, o subsidio dos Deputados Estaduais no âmbito do Poder Legislativo e o subsidio dos Desembargadores do Tribunal de Justiça no Poder Judiciário.

Assinam:

publicado em 16 de Abril / 2012 às 13:30

Problemas cardiovasculares matam em Juazeiro Nélia de Souza Costa

Está sendo velado no SAF, na avenida rua Raul Alves, bairro Santo Antonio, o corpo de Nélia de Souza Costa, filha do comerciante Dudu Costa e mãe do advogado, Luiz Antonio Costa de Santana. Ela adoeceu no início do mês e faleceu neste domingo (15) de complicações cardiovasculares. O sepultamento ocorrerá logo mais às 17 horas, saindo do SAF em direção ao cemitério central da cidade.

Numa das suas participações no blog em uma quinta-feira - 28/04/2011 às 20:26, Nélia Costa expressava o amor e admiração que nutria pelo filho advogado, Luis Antonio Costa. Confira:

Sou suspeita para falar de Luiz, por ser mãe. Mas preciso dizer que ele é honesto, inteligente e trabalhador. Por mérito, pulou do pré para a 3a Serie e passou em oito vestibulares e concursos, inclusive antes de terminar o ensino médio. Foi 5o colocado no Brasil no provão do MEC e 4o na prova da OAB. Faz doutorado sem se afastar das aulas, para não prejudicar os alunos, mesmo tendo direito ao afastamento. Mesmo não sendo candidato, é uma pessoa que contribui e pode contribuir muito com Juazeiro. Precisamos que a sociedade também faça o seu papel. Isaac acaba sendo prejudicado pelo Governo Federal que tira mais de Juazeiro do que manda. Ai não tem prefeito bom que resolva! Sou fã dele!

Nélia de Souza Costa

publicado em 15 de Abril / 2012 às 10:00

Associação da Guarda Municipal lança edital para eleição da entidade em Juazeiro

No próximo dia 11 de maio, na sede do Sinserp – Sindicato dos Servidores Municipais da Prefeitura de Juazeiro, será realizada a eleição para renovação da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Associação da Guarda Municipal. O edital apresenta algumas orientações importantes para os que pretendem disputar o pleito. Confira:

I – A eleição para membros da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, Dar-se-á por votação direta e secreta, quando da presença de mais de uma chapa.

II – Em caso de única chapa, a eleição será por votação direta e aberta.

Art. 49º - O mandato da diretoria executiva será de dois anos (02) vai de 11 de junho de 2012 a 11 de junho de 2014, com direito a reeleição. O tempo de atuação do conselho fiscal é de um ano (01), com direito a reeleição.

Art. 50º – Só poderão participar das chapas como candidatos nas eleições, e ter direito a voto, os associados em dia com suas mensalidades e obrigações.

Art. 51º - Cada Associado terá direito a um só voto e esteja filiado há um (01) ano.

Art. 52º - Os eleitos para os cargos citados acima tomarão posse no prazo de 30 dias após a eleição ou imediatamente na mesma Assembleia.

Art. 53º - O Presidente afixará em local público, com antecedência de 30 (trinta dias) antes da eleição os prazos para registro de chapas, a contar do dia da publicação deste Edital. O requerimento, acompanhado de cópias dos documentos previstos no art. 56º - Da Associação e da ficha de qualificação (todos em duas vias), deverão ser dirigidos ao Presidente da Associação, sendo entregues na Sede Social da AGMJ ou no SINSERP, podendo ser assinado por qualquer integrante da chapa. Só serão aceitas chapas que apresentarem o número de candidatos previsto no art. 21º do Estatuto e que estejam acompanhados de ficha de qualificação assinada pelo candidato.

Do regimento interno da eleição da administração direta os candidatos terão que preencher as condições de elegibilidade, não ter o nome com restrição no sistema SPC E SERASA. Art. 54º - Para registro de chapas, onde se encontrará pessoa habilitada a fornecer todas as informações necessárias para o processo eleitoral. O prazo para registro de chapas vai do dia 16/04/2012 a 23/04/2012, passada esta data AGMJ inicia prazo de 5 cinco dias para recursos de possível irregularidade, publicando a impugnação da chapa. Não será permitido inscrição de chapas após o dia 23/04/2012, a contar do dia 23 de abril de 2012, a Associação publicará as chapas registradas, abrindo prazo de 5 (cinco) dias para recursos de  impugnação de candidatura a publicação das Chapas será no dia 30/05/2012. A eleição dar-se-á no dia11 de maio de 2012, através de uma mesa apuradora formada por um Presidente, um Secretário e dois mesários e Suplentes, de preferência em comum acordo com os representantes das chapas concorrentes.

Serão observados os Arts. 30º, 31º e 33º. Caso não seja obtido o quorum de 51% (cinqüenta por cento) dos votos da lista dos associados (eleitores) na primeira convocação, será realizada uma nova eleição em segunda convocação prevista para o dia 11 de junho de 2012, e não conseguindo quorum dos votos da lista de eleitores.

Será proclamada eleita a chapa que obtiver a maioria simples dos votos, em caso de empate vence o mais idoso. Os votos serão colhidos em uma urna que funcionará das 7h às 16h na sede do SINSERP na Rua Oscar Ribeiro nº. 24. 

Cícero José da Silva

Presidente

publicado em 13 de Abril / 2012 às 21:30

Juazeiro sedia encontro do Rotary International

Neste sábado (14) estará acontecendo em Juazeiro, na Câmara de Vereadores, o I° interclubes do Distrito 4390 das áreas 13 e 15 do Rotary International. Neste evento os rotarianos juazeirenses contarão com as presenças de companheiros de várias Estados da Federação, como Alagoas , Minas Gerais , São Paulo, Sergipe, Pernambuco e Bahia. O evento tem como finalidade o intercâmbio de experiências de cada clube na área social em suas cidades, divulgação do turismo em nossa cidade e momentos de companheirismo.

publicado em 10 de Abril / 2012 às 09:00

APLB convoca assembléia geral para os professores da rede estadual em Juazeiro

A direção da APLB Sindicato em Juazeiro, através do seu Presidente Antonio Carlos dos Santos, no uso de suas atribuições legais e seguindo orientação da Estadual informa: O Governo da Bahia firmou acordo com os Educadores da Rede Estadual garantindo um reajuste salarial para 2012, igual ao ofertado pela Presidente Dilma ao Piso Nacional, ou seja: 22,22%. Diante da Demora no cumprimento do acordo, a APLB Convoca: ASSEMBLÉIA GERAL dia 11 de Abril (quarta-feira), às 16h, no Auditório do sindicato, à rua Cícero Feitosa 166.

Pauta:

1. Cumprimento do Piso

2. O que ocorrer

OBS: SÓ PARA A REDE ESTADUAL.

publicado em 09 de Abril / 2012 às 20:30

Univasf realiza o 3º Encontro de Análise do Comportamento do Vale do São Francisco

Já estão abertas as inscrições para o 3º Encontro de Análise do Comportamento do Vale do São Francisco (EAC do Vale), evento que acontecerá entre os dias 20 e 21 de abril no auditório da biblioteca do campus Petrolina Sede da Univasf. Nesta edição serão discutidos os “Diálogos com outras teorias, disciplinas e profissões”, através de palestras e mesas-redondas, onde os convidados irão abordar as relações da análise do comportamento com áreas como a neuropsicologia, ciências sociais e a fonoaudiologia, e debater temas como transtorno obsessivo-compulsivo, cognição e linguagem. As inscrições podem ser feitas online ou presencialmente até o dia do evento. Os valores são: R$ 20,00 para estudantes e R$ 40,00 para profissionais da área.

Para se inscrever presencialmente, os interessados devem se dirigir pela manhã, no pavilhão de aulas do campus Petrolina Sede, no horário das 9 às 11h, e á tarde, das 14 ás 17h, no colegiado de psicologia. O EAC do Vale tem como objetivo divulgar os estudos realizados na área de análise do comportamento, trazendo profissionais de outros locais para falar sobre o tema e mostrar o que é feito na Univasf sobre esta temática. Além disso, o evento busca também mostrar estudos que são feitos com matérias que se relacionam com a psicologia como a biologia, a antropologia e as ciências sociais.

A abertura do evento acontecerá às 14:30h, com a palestra “Análise Funcional do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC): Implicações Clínicas e Relações com a Neuropsicologia”, ministrada pelo professor especialista em Neuropsicologia e mestre em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Sandro Iêgo da Silva Santos. O 3º Encontro de Análise do Comportamento do Vale do São Francisco é promovido pelo Laboratório de Análise Experimental do Comportamento da Univasf (LAEC-UNIVASF), com o apoio do colegiado de Psicologia, da Pró-reitoria de Integração (Proin), em parceria com o site Comporte-se. A programação completa está disponível no blog http://analisedocomportamento.wordpress.com. Outras informações podem ser consultadas via e-mail: eacdovale@gmail.com, ou por telefone (87) 2101-6868.

Raoni Santos Ascom Univasf
publicado em 09 de Abril / 2012 às 19:30

Extrato da Declaração do Imposto de Renda 2012 está disponível na internet

O contribuinte pessoa física já pode acessar o extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 e identificar eventuais pendências com o objetivo de evitar a retenção na malha fina. O documento está disponível no Centro Virtual de Atendimento ao contribuinte (e-CAC). Para acessá-lo, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital  emitido por autoridade habilitada. Para gerar o código, o contribuinte precisará informar o número do recibo de entrega das declarações de Imposto de Renda dos últimos dois exercícios.

A regularização por meio do e-CAC pode evitar muita dor de cabeça. Um contribuinte que acredita ter direito à restituição pode, por descuido, não perceber que tem, na verdade, imposto a pagar. Como ficará aguardando pela restituição e tem dívida com a Receita, terminará arcando com multa e juros sobre o tributo. Portanto, é melhor que o contribuinte faça as correções assim que identificar o erro. O e-CAC é um portal eletrônico de atendimento virtual em que diversos serviços protegidos por sigilo fiscal podem ser realizados via internet pelo próprio contribuinte.

O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda em 2012 começou no dia 1º de março e termina em 30 de abril. A expectativa da Receita é receber aproximadamente 25 milhões de declarações neste ano. O programa gerador da declaração está disponível na página da Receita na internet. O contribuinte deve baixar ainda o Receitanet, aplicativo para a transmissão dos dados, disponível no mesmo endereço.  Para facilitar o preenchimento, a Receita atualizou a página especial com o tutorial que simula o desenho de uma linha de metrô, em que cada estação representa uma etapa a ser cumprida até a entrega da declaração. Para encontrá-la, o contribuinte deve acessar o endereço eletrônico www.receita.fazenda.gov.br/irpf2012.

Fonte: Agência Brasil
publicado em 09 de Abril / 2012 às 15:00

Univasf reunirá estudiosos de diversos locais do país para discutir “As Ciências Sociais no Nordeste”

Pesquisadores de diversos locais do país se reúnem no Complexo Multieventos do campus Juazeiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a partir desta segunda-feira (9), na I Semana de Ciências Sociais, com o tema “As Ciências Sociais no Nordeste: um desafio”, cujo objetivo é o de discutir as contribuições atuais da sociologia, da antropologia e da ciência política. A programação será composta por mesas-redondas, grupos de trabalho, conferências e um minicurso. Os interessados em participar como ouvintes ainda podem se inscrever no local do evento. A Semana de Ciências Sociais é aberta a toda a comunidade e se estende até o dia 14 de abril.

A programação tem início ás 15h, com a Mesa Redonda “Grandes projetos e desenvolvimento no Vale”, que trará pesquisadores de instituições como a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a tribo indígena Truká. Durante o evento serão discutidos outros temas, a exemplo do “Marxismo e Ciências Sociais”, “Drogas, cultura, saúde e políticas públicas” e “As dinâmicas agrárias no Nordeste”. Já os grupos de trabalho abordam temáticas como “Substâncias psicoativas: cultura e política”, “Desigualdades em matizes: educação, trabalho e cultura” e “Cultura política, instituições políticas e políticas públicas”. Haverá ainda, no dia 13 de abril, um show da banda “Ética com éter”, formada por alunos da Univasf.

O minicurso do evento será ministrado no dia 14, a partir das 9h, pelo mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Eduardo Dullo, com o tema “Educação, política e religião: Paulo Freire e o Brasil do século XX”. A I Semana de Ciências Sociais é organizada por professores e alunos do respectivo curso, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A programação completa e mais informações sobre o evento podem ser conferidas no blog: http://www.semanacienciassociaisunivasf.blogspot.com.

Raoni Santos - Ascom Univasf
publicado em 04 de Abril / 2012 às 10:30

EPTTC inicia ações para melhorar a fluidez no trânsito

Melhorar a fluidez do trânsito de Petrolina tem sido um dos desafios da Empresa Petrolinense de Trânsito de Transporte Coletivo (EPTTC). De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Detran – Pernambuco), a frota de veículos no município de Petrolina passou de 29.448 em 2000, para 87.890 em 2012. E só no primeiro mês deste ano, quase dois mil novos veículos passaram a circular na cidade.

Pensando em otimizar o trânsito petrolinense, a prefeitura de Petrolina, através da EPTTC, iniciou mais uma das ações previstas para o município, a implantação da mão única para a Avenida Guararapes. Segundo o diretor-presidente do órgão, Paulo Valgueiro, depois de um estudo realizado, foi constatado que a avenida não suportava mais o quantitativo de veículos que ali circulavam. “São mais de 87 mil veículos matriculados na cidade, soma-se a isso os demais, oriundos de outros municípios. Assim, nós estimamos que Petrolina tem uma frota circulante de, aproximadamente, 100 mil veículos e destes, mais de 50% circulam pelo centro da cidade”, explicou o gestor.

O diretor-presidente da EPTTC também salienta que haverá mudanças na rua Antonio Santana Filho, mas tranquiliza os moradores da rua sobre o possível aumento do fluxo. “Nós faremos tudo paulatinamente, colocaremos as devidas sinalizações, redutores de velocidade e teremos uma ostensiva fiscalização”, assegurou Paulo Valgueiro.

O gestor da EPTTC também destacou que todas as mudanças que estão sendo realizadas foram explicitadas para os moradores e comerciantes locais. “Essas mudanças estão sendo bem absorvidas”, afirmou. Além disso, todos os agentes de trânsito estão prontos para orientar os condutores, já que neste primeiro momento as ações são estritamente educacionais. “Só depois de consolidadas as mudanças é que iniciaremos um trabalho ostensivo”, finalizou Valgueiro.

Mão única na Avenida Guararapes  

Desde o último sábado (31), a Av. Guararapes encontra-se interditada, no sentido Av. Souza Filho / Viaduto Barranqueiro e os veículos que circulam neste sentido devem utilizar a Rua Souza Júnior. Já os usuários de transporte coletivo que utilizam o ponto de parada da avenida, devem dirigir-se para ponto da Rua Souza Junior (próximo a loja Casa Club) ou para a Rua Dom Vital (próximo ao banco Bradesco).

Carol Souza - Foto: Gilson Pereira - Secom PMP
publicado em 03 de Abril / 2012 às 19:30

Univasf: Abertas as inscrições para reintegração e diplomado do PS-PVO 2012

A Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA/Univasf) informa a abertura das inscrições para o Processo Seletivo para Preenchimento de Vagas Ociosas (PS-PVO 2012) nas modalidades Reintegração e Diplomado. Para se inscrever, os interessados devem comparecer na sede da SRCA, localizada no prédio administrativo da Univasf, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, no período de 3 a 12 de abril. As inscrições custam R$ 30,00. Mais informações sobre no site da SRCA (http://www.srca.univasf.edu.br/?pg=paginas|pspvo2012-html) ou pelo telefone (87) 2101 – 6764.

Raoni Santos/Ascom UNIVASF
publicado em 30 de Março / 2012 às 12:00

JUNTA MÉDICA ESPECIAL DO DETRAN RETORNA AO POLO DE JUAZEIRO ESTE FIM DE SEMANA

A junta médica especial do Detran-BA estará novamente em Juazeiro neste sábado (31) e domingo (1º de abril). A finalidade é facilitar a avaliação pericial de portadores de deficiência física que precisam retirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O atendimento será na clínica do Centro Médico e Empresarial Dr. Balbino, Rua do Paraíso, bairro Santo Antonio (Centro), das 8h às 17h.

No dia do atendimento é necessário estar em mãos com a carteira de identidades e relatórios atualizados dos médicos assistentes com a identificação da patologia. A Junta Médica visa também atender aos candidatos das jurisdições de Juazeiro, Euclides da Cunha, Jacobina, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim.

publicado em 28 de Março / 2012 às 20:30

Mutirão da Saúde e do Cartão SUS será realizado neste sábado pelo HRJ

Com o intuito de promover o cadastramento do Cartão SUS e oferecer serviços de saúde, como aferição de pressão e testes de glicemia, o Hospital Regional de Juazeiro vai realizar neste sábado (31) o seu I Mutirão de Saúde. A ação vai ocorrer na recepção central da própria unidade de saúde, das 08h00 às 12h00.

De acordo com a assistente social do HRJ, Samara Oliveira, o mutirão foi organizado com base na Portaria Nº. 763 do Ministério da Saúde, que determina a obrigatoriedade do uso do Cartão SUS em todos os atendimentos realizados no país a partir de 1º de março de 2012. “O cartão SUS já era utilizado para a realização de procedimentos de alta complexidade, como cirurgias, mas, agora, o Ministério da Saúde determinou que o cadastro é necessário em todos os atendimentos. O objetivo dessa medida é melhorar a assistência e organizar o atendimento”, explica.

O mutirão tem como público alvo pessoas que residem no município de Juazeiro. Os interessados no cadastramento do Cartão SUS deverão trazer documento de identidade e comprovante de residência. “É importante destacar que o Hospital Regional de Juazeiro já solicita o número de cartão SUS aos seus pacientes. Aqueles que ainda não foram cadastrados e precisarem de atendimentos de urgência e emergência terão o seu cartão emitido no próprio hospital, no momento de atendimento”, conclui Samara.

Ascom HRJ
publicado em 26 de Março / 2012 às 21:00

Univasf seleciona estudantes de jornalismo para estágio na Assessoria de Comunicação Social

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) abre seleção de estágio em Jornalismo. São duas vagas para a Assessoria de Comunicação Social. Para se candidatar é necessário estar matriculado em curso de jornalismo e ter conhecimento em informática (Word, Internet, Excel, Power Point) e ter disponibilidade para estágio de seis horas/dia. Os interessados devem enviar currículo até 2 de abril de 2012 para o e-mail ascomunivasf@hotmail.com No título da mensagem deve constar Estágio 2012. O prazo para envio de currículo começa nesta segunda, 26, encerrando no dia 2 de abril de 2012.

O processo seletivo constará de três etapas: avaliação de currículo, teste prático de redação jornalística e entrevista apenas para os que forem aprovados nas duas primeiras etapas. Além da bolsa de R$ 520,00, os selecionados receberão auxílio-transporte de R$ 132,00 . O estágio terá a duração de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Raoni Santos / Asscom UNIVASF
publicado em 26 de Março / 2012 às 17:30

HRJ convoca a população juazeirense para Mutirão de Saúde

Com o objetivo de garantir o acesso da população aos serviços de saúde, o Hospital Regional de Juazeiro (gestão IMIP) vai realizar no próximo sábado (31), das 08h00 às 13h00, um mutirão para cadastramento dos juazeirenses ao Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS). O documento, que constitui um número nacional de identificação, passou a ser exigido em todos os atendimentos de saúde realizados no país a partir de 1º de março de 2012 (conforme a Portaria Nº. 763 do Ministério da Saúde, datada de 20 de julho de 2011).

De acordo com a Coordenadora do Setor de Contas Médicas do HRJ, Ana Letícia Luz, o mutirão será uma boa oportunidade para que os juazeirenses ainda não cadastrados possam ter acesso ao Cartão SUS, garantindo, assim, a facilidade no atendimento, nas marcações de consultas e na realização de exames e internamentos. “O Cartão SUS é hoje um documento como a carteira de identidade, que deve ser guardado e é exigido em todos os hospitais brasileiros, independente de serem públicos ou não. É importante que a população se conscientize quanto ao seu uso para que o atendimento aconteça com mais agilidade. Aqui no HRJ, todas as recepções já cobram o número do cartão aos pacientes que chegam”, explica.

A ação, que deverá ocorrer na recepção central do próprio HRJ, também contará com a realização de serviços como vacinação, teste de glicemia, aferição de pressão, atendimento social e orientações gerais (com a distribuição de materiais informativos). Os interessados no cadastramento do Cartão SUS deverão comparecer trazendo documento de RG (ou certidão de Nascimento) e comprovante de residência. Só serão atendidos aqueles que trouxerem a documentação completa.

Ascom/HRJ
publicado em 22 de Março / 2012 às 13:00

Agentes de Trânsito de Juazeiro participam de curso de capacitação

Vinte agentes de trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) de Juazeiro estão participando de curso de capacitação no Sest/Senat, em Petrolina. O curso com 180 horas, tem como objetivo a reciclagem dos profissionais no âmbito teórico, para posterior aplicação do aprendizado no momento da atuação nas ruas.

Além dos agentes, mais nove guardas municipais que são lotados na CMTT fazem parte do curso. “Aqui na CMTT os guardas municipais trabalham dando apoio aos agentes, então entendemos que eles tinham que acompanhar o nível de ensino do curso para terem uma noção mais ampla da sua importância nas vias públicas”, disse Marcos Cardoso, gerente de trânsito da CMTT.

Em sala, eles serão avaliados diariamente, e só obterão o certificado sendo aprovados em todas as vezes que forem avaliados. “Esse curso foi traçado como meta pelo Prefeito Isaac em reunião para estabelecer uma melhoria na atuação desses profissionais do trânsito, e com isso, aprimorar os conhecimentos e suas ações nas ruas”, afirma Paulo Bomfim, diretor-presidente da CMTT e secretário de serviço público.

Ascom PMJ
publicado em 21 de Março / 2012 às 17:30

Petrolina: Merendeiras passam por capacitação em manipulação de alimentos

Cerca de 100 merendeiras da rede municipal de ensino de Petrolina participaram, na manhã de ontem (20), de um curso de capacitação em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, promovido pela Vigilância Sanitária e Ambiental de Petrolina (VISA), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão).

No curso, ministrado pela professora do IF Sertão, Marta Eugênia Cavalcanti Ramos, e pelas alunas do curso superior em tecnologia de alimentos, Daniela Catarine Fernandes Maia Braga e Jéssica Santos Mendes da Silva, as merendeiras aprenderam sobre a importância de ofertar aos estudantes um alimento seguro e livre de contaminação. “Nesse tempo de atividade, abordamos questões como a presença de microrganismos em alimentos, doenças transmitidas por alimentos, legislação, e as boas práticas de manipulação. Trouxemos para essas profissionais, alguns instrumentos que podem ajudar a melhorar o trabalho que é desenvolvido diariamente”, relatou a professora.

Para a merendeira Inês dos Santos, da Escola Municipal Manoel Alves Nogueira, localizada no Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 4, o curso é uma oportunidade de reciclar os conhecimentos. “Essa atividade foi muito boa porque nos informamos e aprendemos coisas novas que podemos praticar na escola. Além disso, a gente aprende que precisa ter mais atenção na hora de manusear os alimentos”, declarou.

O coordenador da VISA, Jarbas Costa, explicou que a iniciativa faz parte da educação sanitária, um dos papéis desenvolvido pela Vigilância. “Antes da ação de fiscalização, precisamos orientar a comunidade sobre o modo correto de manipulação dos alimentos. Por isso, estamos organizando uma série de capacitações com comerciantes, feirantes e outros agentes manipuladores de alimentos para garantir a qualidade do que é oferecido à nossa população, especialmente às nossas crianças”, frisou. Hoje (21), uma nova turma com aproximadamente 100 participantes também participará da atividade.

Eneida Trindade Secom PMP
publicado em 20 de Março / 2012 às 16:00

SINTERP/BA faz convite à imprensa

Através de seus diretores, Leane Aline e Mario Pereira, SINTERP faz convite à imprensa local, veja o convite na íntegra:

O Sindicato dos Trabalhadores em Rádio, TV e Publicidade da Bahia (SINTERP/BA), têm a honra de convidar os companheiros que fazem parte da imprensa local, para uma coletiva com o Coordenador Geral do Sinterp Bahia Everaldo Monteiro, seguida de um Coffe Break, na manhã desta quinta feira dia 22 de Março as 08hs no Terraço do Baia Cook Hotel.

Desde já agradecemos,

Leane Aline e Mario Pereira diretores do SINTERP

Foto de arquivo do blog
publicado em 20 de Março / 2012 às 15:30

Enquanto navega pelo Facebook, acesse a página do Blog do Geraldo

O blog do Geraldo José cada vez se faz mais presente nas redes sociais. Você poderá, enquanto se diverte nas redes sociais, se informar com o que de acontece na região e o melhor pode opinar também, deixando o seu post em cada matéria. Acesse nosso facebook, agora mesmo. Clique aqui.

publicado em 20 de Março / 2012 às 15:00

Prazo para recurso do Concurso da Saúde de Juazeiro encerra amanhã

Já está disponível no endereço eletrônico: www.aocp.com.br o link para o candidato ter acesso ao formulário de recurso contra o caderno de questões e o gabarito preliminar do Concurso Público da Secretaria da Saúde de Juazeiro, realizado no último domingo (18). O prazo para impetrar recurso encerra nesta quarta-feira (21/03), às 23h59.

O Concurso Público da Saúde está disponibilizando 626 vagas para os níveis médio e superior. Mais de 6,7 mil candidatos estão disputando as oportunidades de emprego estável, sob regime estatutário. Desde 2001 que a prefeitura não realizava concurso neste porte para a área.

Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU (Prefeitura Municipal de Juazeiro)
publicado em 20 de Março / 2012 às 14:30

SAAE estará negociando débitos esta semana

Por meio de email enviado ao blog o SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Juazeiro informa aos moradores da comunidade de Jatobá, distrito de Maniçoba que a equipe do setor comercial estará desta quarta-feira (21) até sexta-feira (23) das 8hs às 17hs, na Igreja, dialogando com os usuários sobre a negociação de débitos referente à água.  O órgão pede a colaboração e a presença de todos os usuários.

Ascom/SAAE
publicado em 19 de Março / 2012 às 20:00

CMTT informa sobre manutenção no semáforo do Alto do Cruzeiro

Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) informa que durante três dias, desta segunda-feira (19) até quarta-feira (21), o semáforo do bairro Alto do Cruzeiro, situado na BR 407, estará em manutenção.

Durante o período citado o equipamento funcionará de forma intermitente, até a troca da nova peça. “Solicitamos aos condutores e pedestres a compreensão para a realização deste serviço. Haverá fiscalização no local com a ajuda da viatura a fim de orientar o trânsito, onde permanecerá presente até que volte o funcionamento normal da sinalização”, comunica Paulo Bomfim, diretor-presidente da CMTT e secretário de Serviços Públicos.

publicado em 11 de Março / 2012 às 13:00

Bahia terá parque eólico financiado pelo BNDES

Bahia terá parque eólico financiado pelo BNDES
Foi aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) o financiamento de quase R$ 390 milhões para a construção de cinco parques eólicos na região Nordeste, um deles na Bahia. Os outros quatro serão construídos no Rio Grande do Norte. A Neoenergia e a Iberdrola Renováveis do Brasil vão controlar os complexos. Os projetos, que foram vencedores do leilão de fontes alternativas de 2010, integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em 2011, mais de R$ 5 bilhões foram investidos em energia eólica no país, sendo R$ 3,4 bilhões financiados pelo BNDES. Com informações do Portal Band.com.
publicado em 09 de Março / 2012 às 11:40

Petrolina receberá o V Fórum Regional do Controle Social em Saúde do Trabalhador

Petrolina irá sediar o V Fórum Regional do Controle Social em Saúde do Trabalhador, que realizar-se-á entre os dias 12 a 15 de Março de 2012, em Petrolina-PE, no Palace Hotel, situado na Av. Cardoso Sá, 845, Centro - Petrolina.

Este evento vem reforçar a necessidade de discutir saúde do trabalhador com outros atores tão importantes na garantia de um trabalho saudável e decente. A sua realização objetiva fortalecer o controle social o controle social no âmbito da saúde do trabalhador no território de abrangência do CEREST-Petrolina, promover junto aos conselhos municipais desta abrangência a importância da CIST e a sua implantação neste território e avaliar a implementação da política de Saúde do Trabalhador e o funcionamento das Unidades Sentinelas no território do CEREST-Petrolina. 

O CMS através da CIST-PE tem como proposta lembrar e evidenciar o caráter intersetorial sobre a saúde do trabalhador, construir um espaço de diálogo junto aos diversos atores do controle social, a fim de promover a universalidade, integralidade e transversalidade entre as políticas públicas, e elaborar a partir do olhar intersetorial um conjunto de propostas que expressem as demandas da sociedade frente ao atual modelo apresentado.

publicado em 08 de Março / 2012 às 20:08

Prefeitura de Petrolina recupera mais trechos danificados na cidade e melhora trânsito

Com um trabalho contínuo, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de infraestrutura, vem realizando intervenções de recuperação das vias públicas em asfalto e paralelo. Nesta semana, a ação acontece na Orla I e II e no Centro da cidade, onde a ação do tempo e desgaste devido a alta movimentação abriu pontos nas vias.

 O trabalho, que é ininterrupto desde o final de 2010, vem melhorando as vias do município dando maior fluidez e segurança no trânsito. “O prefeito Julio Lossio tem a preocupação de sempre acompanhar os trabalhos realizados, assim como estamos com todos os funcionários da prefeitura empenhados em apontar os locais que necessitam de intervenção. Fazemos isso porque acreditamos em um trabalho feito em parceria, ouvindo a todos e, assim, conseguimos construir uma cidade cada vez melhor”, explicou o Secretário de Infraestrutura, Ricardo Rocha.

A ação, que já beneficiou mais de 40 bairros e localidades, compreende aproximadamente 30 mil metros de intervenções realizadas. As intervenções têm um prazo de 15 dias aproximadamente até liberação total das vias após o serviço. Elaborada através de um cronograma semanal, a intervenção de recuperação das vias públicas continuará em toda Petrolina, seguindo com o cuidado e melhoria do trânsito da cidade.

Juciana Cavalcante Secom PMP
publicado em 08 de Março / 2012 às 08:10

Acontece hoje o Prêmio Zap

O Portal Zap realizou entre os meses de janeiro e fevereiro, a votação dos melhores do ano em 2011. O público votou em 10 categorias para concorrer ao Prêmio Zap, que mobilizou artistas, produtoras e o público do Vale do São Francisco, sendo computados mais de 30 mil votos nas dez categorias. Sucesso total antes mesmo de acontecer.

Hoje, acontece a entrega dos troféus no Espaço Alegria em Petrolina. Beto Binga, responsável pela organização do evento, está super empolgado com o Prêmio Zap. "Rodrigo Carvalho e Anamara (EX´S-BBB), que apresentarão a cerimônia, vão ensaiar para quebrar a formalidade da premiação, pois a gente procurou fazer um mix de clássico e moderno. Os convidados vão poder curtir à vontade, num clima de balada, haverá lounges e uma decoração bastante clean, iluminação direcionada, com direito a tapete vermelho, afinal nunca aconteceu um prêmio como esse na região", disse. O DJ Sérgio Cenoura  vai badalar a noite do Dia Intercional da Mulher, com direito a homenagem ao sexo feminino. "Anamara e Rodrigo apresentam, vamos colocar uma mulher em cada categoria para entregar o troféu e ainda haverá uma atração surpresa no evento", conclui Beto.

Bruno Lopes, diretor do Portal Zap, também não esconde a empolgação. "Será um momento muito importante para a história do Portal Zap. Estamos todos ansiosos pela festa de premiação", conta.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2020. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.