Blog do Geraldo José - Opinião: Violência desenfreada
Vale do São Francisco - 17 de Setembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 25 de Maio / 2019 às 23:00

Opinião: Violência desenfreada

"Pecuarista é raptado e após três dias é encontrado morto com requintes de crueldade. Acusados foram presos e com eles foram apreendidas duas espingardas e uma pistola". Este fatídico acontecimento chamou a atenção de autoridades policiais e da população baiana pelo modus operandi utilizado pelos criminosos, que agiram com frieza e crueldade. A vítima, um pai de família trabalhador, confiou ao seu vaqueiro – o principal suspeito de ter arquitetado e participado do crime – os serviços de sua propriedade.

A cada dia acontecem diversos casos de violência no Brasil. A banalização de atitudes ruins, que fazem mal e que até mesmo matam é preocupante. O brasileiro tem dado sinais claros de egoísmo, onde o que importa é apenas a sua defesa pessoal. Quem está em sua volta que se vire, que dê seus pulos.

A prática e a incitação da discórdia têm colocado o país em sinal de alerta. Nunca se verificou, na história das eleições democráticas do país, a disseminação de tanto ódio e de tantas mentiras. Amigos se tornaram inimigos, familiares brigaram entre si e os diferentes ideologicamente chegaram inclusive a matar seus potenciais oponentes.

No momento em que a sociedade mais precisa de apaziguamento atitudes irresponsáveis, por parte dos que deveriam garantir a ordem e incentiva a redução da violência são repetidas comumente. Discutir posse e porte de armas de fogo neste momento tão atribulado é no mínimo, uma insensatez, o cúmulo do absurdo. Arma remete à violência e à morte.

Em um manifesto publicado em 2016, 57 pesquisadores de instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior (entre eles: Robson Sávio Reis Souza - Doutor em Ciências Sociais, coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Edward J. Laurance - PhD em Relações Internacionais, professor e Gordon Paul Smith Chair no Middlebury Institute of International Studies at Monterey nos Estados Unidos), defenderam a manutenção do Estatuto do Desarmamento brasileiro. Eles afirmaram que o intuito do documento é "informar a sociedade sobre as evidências científicas disponíveis" sobre o tema, e que "o relaxamento da atual legislação sobre o controle do acesso às armas de fogo implicará mais mortes e ainda mais insegurança".

Eles citaram uma série de pesquisas que embasam seus posicionamentos. Já os principais estudos que contabilizam e analisam homicídios no Brasil: 'Mapa da Violência', 'Atlas da Violência' e o 'Anuário Brasileiro da Segurança Pública', também indicam que mais armas em circulação se relacionam a mais homicídios.

 O ditame que se faz urgente é a humanização das relações sociais. Vida pela vida.

Gervásio Lima-Jornalista e historiador

POSTAR
13 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 26 de Maio / 2019 às 03:54
QUIM

PARA NÃO HAVER HIPOCRISIA,QUE TAL,DESARMARMOS OS CRIMINOSOS PRIMEIRO ? HOMENS DE BEM,NÃO SE APOSSAM DE UMA ARMA PARA SAIREM PRA RUA PRATICANDO CRIMES,SENDO ASSIM,PARA SE DEFENDEREM,AO MENOS EM SUAS CASAS,DEVEM TER TODO O DIREITO DE LEGALMENTE,POSSUÍREM UMA ARMA.VALE SEMPRE LEMBRAR QUE LULA DIVIDIU O BRASIL ENTRE NÓS E ELES E COROOU ESTA DIVISÃO COM O ÓDIO O RESULTADO NÃO PODERIA SER DIFERENTE.VOU ME HABILITAR TER UMA ARMA EM MINHA CASA,QUANDO DESARMAREM OS CRIMINOSOS EU ME DESFAREI DELA.

publicado em 26 de Maio / 2019 às 06:43
ruty

Verdade doutor Gervásio. Se Bostanaro ta liberando uso de mais armas então vai ter mais morte.

publicado em 26 de Maio / 2019 às 06:46
Getúlio

Hoje tudo piorando. Bolsonaru e Moru acabando com tudo. Bolsunaro acabando com a saúde e a nossa paz

publicado em 26 de Maio / 2019 às 06:48
Jurema

Amigo Gervásio a verdade ta nos blog.

publicado em 26 de Maio / 2019 às 06:49
Fatima

Filho de Bostanaro comprou 19 apartamentos e Moru fica caladinho??? pesquisa na Internet

publicado em 26 de Maio / 2019 às 06:52
iara

Médico conceituado afirma que Bostanaro não eh doente mental. Bestanaro eh criminosos quando corta verba da educação?

publicado em 26 de Maio / 2019 às 07:37
Fernando Costa

O cara foi morto pela quadrilha de seu empregado. Como o PT fez com Celso Daniel. No Brasil os bandidos escapam da Lei. Na guerra contra a violência só os bandidos estão armados. Não é preciso ser PhD para saber disso, e nem fazer pesquisas, pois desarmar a população, principalmente os pais de família, faz parte da estratégia comunista de poder. A população fica à mercê dos bandidos, e quem se une ao crime organizado tem o poder, como o PT faz. CADÊ MARIELLE? Pois é. Sempre disse que ela tinha sido assassinada pelos próprios traficantes que defendia.

publicado em 26 de Maio / 2019 às 07:40
Fatima

Só queria lembrar uma coisa aqui: não foi detectada qualquer prova de ilicitude. Mas a Ferrari de ouro, o jato, a mansão no interior de São Paulo, a fazenda no Uruguai, a Friboi? Nada, gente, nada. Já o zero um...Moru foi comprado ou vendido pela elite que tá no poder???Este Blog sempre falou a verdade

publicado em 26 de Maio / 2019 às 07:41
verônica

ÁGUA NA MIRA DE BOLSONARO Está na pauta da Câmara de Deputados para terça-feira (28) a MP 868, que privatiza as companhias de água em todo o Brasil. Nos países em que houve a privatização, tarifa subiu em média 60% e qualidade do serviço caiu. 265 cidades que privatizaram voltaram atrás, como Berlim e Londres. Para debater o assunto, teremos como convidado Danilo Assunção, coordenador do SINDAE. Participe!

publicado em 26 de Maio / 2019 às 07:43
paula

queiroz, flavio bolsonaro,ornix,. CADE MORO/?Quim??

publicado em 26 de Maio / 2019 às 07:46
nara

O único objetivo dessa farsa jato, foi tão somente tirar Lula e o PT do governo.

publicado em 26 de Maio / 2019 às 12:45
QUIM

PAULA- MORO ? ESTA SE PREPARANDO PARA COLOCAR MAIS CRIMINOSOS DA QUADRILHA DO PR NA CADEIA ! VAI FALTAR CADEIA !

publicado em 26 de Maio / 2019 às 17:00
Wanderson Nunes

Gervásio, pare de escrever. Você presta o desserviço a memoria como historiador e como jornalista vc lembra as fake news tão comentadas ultimamente. Você traça uma linha de mentiras dentro da realidade citando dados mal interpretados que confundem as pessoas menos preparadas, o que você faz é um crime contra a consciência histórica e existencial das pessoas. Resta saber quem lhe paga no pc de b para fazer isso. Um dia será desmascarado e será a maior vergonha da sua vida ser mais militante do que honesto.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.