Blog do Geraldo José - Operação flagra 32 veículos com irregularidades ambientais no Sertão de Pernambuco
Vale do São Francisco - 16 de Junho de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 02 de Junho / 2019 às 21:00

Operação flagra 32 veículos com irregularidades ambientais no Sertão de Pernambuco

Uma operação de combate à poluição gerada por veículos de carga flagrou 32 veículos com irregularidades ambientais, entre os dias 17 a 29 de maio, em Salgueiro, Serra Talhada e Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Intitulada de “Bodas de Caná III”, a iniciativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) teve como objetivo coibir fraudes no uso do ARLA 32, um reagente que reduz a emissão de poluentes na atmosfera, além de prevenir danos à saúde humana.

Esse tipo de fiscalização ocorre em todo o país e conta com o apoio do Ministério Público e de órgãos ambientais. As fraudes mais comuns são o uso irregular do diesel s500, a falta ou adulteração do ARLA misturado a outros líquidos, além da alteração no sistema eletrônico do caminhão que faz a leitura dos gases poluentes.

Durante a operação, foram fiscalizados 1457 veículos e 1578 pessoas, sendo emitidas 795 autuações por diversas irregularidades. Além disso, foram apreendidos entorpecentes, armas, veículos adulterados e madeira ilegal.

A fiscalização também identificou um posto de combustível no município de Salgueiro que estava comercializando ARLA adulterado. O estabelecimento foi autuado e a bomba foi lacrada pela prática irregular. Ao todo, foram emitidos 35 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e recolhidos 13 veículos que estavam em desacordo com a norma.

Como a utilização do Diesel S500 é comumente encontrada em ocorrências na fraude do ARLA 32, a Resolução nº 50/2013, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, proíbe o uso de combustível tipo S500 (diesel comum, de cor vermelha) para veículos com Peso Bruto Total (PBT) acima de 3.856 kg, produzidos a partir de 2012.

Ascom PRF PE
POSTAR
nenhum comentário
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.