Blog do Geraldo José - VEREADORES DE PETROLINA DISCUTIRAM NA MANHÃ DESTA TERÇA (13) A SITUAÇÃO DO SANATÓRIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA DE JUAZEIRO
Vale do São Francisco - 20 de Agosto de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 13 de Agosto / 2019 às 12:13

VEREADORES DE PETROLINA DISCUTIRAM NA MANHÃ DESTA TERÇA (13) A SITUAÇÃO DO SANATÓRIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA DE JUAZEIRO

O Sanatório Nossa Senhora de Fátima, localizado em Juazeiro-Bahia, atende pacientes da Rede PEBA, do SUS (Sistema Único de Saúde), envolvendo 53 municípios dos Estados da Bahia, Pernambuco e Piauí, foi um dos assuntos tratados na sessão da Câmara de Vereadores de Petrolina, na manhã desta terça-feira (13).

"Como podemos ajudar o Sanatório Nossa Senhora de Fátima? Como ajudar as dezenas de famílias que precisam da instituição? Com este questionamento a vereadora Cristina Costa (PT), proclamou que a crise na saúde a "situação merece a união de todos os juazeirenses e petrolinenses". A vereadora também declarou que os funcionários do Sanatório estão com salários atrasados.

Participaram da sessão a presidente do Sanatório, Elisabete Teixeira de Almeida, e Maria Olívia de Oliveira. "Recebemos nessa terça-feira (13), a direção do Sanatório Nossa Senhora de Fátima em Juazeiro para compartilhar a situação da instituição", escreveu a vereadora Cristina Costa em suas redes sociais. "Temos que nos unir para que o Sanatório Nossa Senhora de Fátima de Juazeiro não feche as portas".

No relatório apresentado, segundo informações para efetivar o pagamento dos funcionários, remédios e empréstimos feitos para cobrir despesas do período que a entidade estava sem receber verbas, o sanatório gasta em média 250 mil (Duzentos e cinquenta mil reais) por mês. Desses recursos, 113 mil (cento e treze mil) são provenientes do Governo Federal. O restante era repassado até janeiro de 2019 pela prefeitura de Juazeiro. 

Dos 82 pacientes internados, 25 foram dispensados por falta de recursos. Os 57 restantes podem ser dispensados porque o sanatório não tem como se manter apenas com os recursos atuais. Trinta porcento (30%) dos pacientes são de Juazeiro, 15% de Petrolina, os outros, dos municípios da rede PEBA que apenas encaminham os pacientes e não repassam nenhum recurso ao hospital psiquiátrico. 

A folha de pagamento do sanatório gira em torno de 90 mil reais (noventa mil reais) e os profissionais também podem ser demitidos com o fechamento da unidade de saúde mental. A preocupação é das dezenas de famílias que não tem onde tratar os pacientes na rede privada.

Semana passada, quarta-feira (07), os vereadores de Petrolina, Major Enfermeiro, Zenildo do Alto do Cocar, Gilberto Melo e Cristina Costa, se reuniram com a direção do Sanatório Nossa Senhora de Fátima, Maria Olívia Dewilson Oliveira e Ivonete de Souza Silva Melo, para buscar soluções e evitar o fechamento da unidade. 

Uma das propostas citadas na reunião de hoje na Câmara de Vereadores é marcar encontros com o Ministério Público Federal, Secretárias Municipais de Saúde de Petrolina e Juazeiro e Prefeitos dos dois municípios. Os parlamentares também pretendem marcar uma audiência pública para chamar os municípios da Rede PEBA que encaminham paciente ao Sanatório nossa Senhora de Fátima.

Redação Blog
POSTAR
8 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 13 de Agosto / 2019 às 12:20
Maria Maria

E agora José...chama o sindico para ajudar os vereadores de Juazeiro. Uma vergonha isto.

publicado em 13 de Agosto / 2019 às 12:27
Josehilton Leal

Meu Deus que vergonha...

publicado em 13 de Agosto / 2019 às 12:30
Brito

Sinto tristeza, não vergonha, mas tristeza pelo povo de Juazeiro. O municipio não se encontra, falta a tal da "matéria", a tal da substância, que é gente política, ou agentes políticos que tratem do interesse público, que preocupe-se com a cidade, que tenha a responsabilidade de assumir seu compromisso. Que inclusive é até recompensado com salário, não é de graça e é muito bem pago. Não existe explicação para tanto descaso com o povo de Juazeiro que não seja o mal viver, o agrouro, a preguiça talvez, a má vontade. É tudo junto.

publicado em 13 de Agosto / 2019 às 12:46
TOCADOR

Se o prefeito e os vereadores de Juazeiro incompetentes e sem compromisso nada fazem, os edis de Petrolina, com competência, irão resolver essa parada. Isso é a cara da política de Juazeiro: SEBOSA e INOPERANTE.

publicado em 13 de Agosto / 2019 às 17:15
Adriano Souza

S.O.S ... MAYDAY ... HELP... Salvem-nos políticos de Petrolina ! Salvem-nos COELHOS!

publicado em 13 de Agosto / 2019 às 20:55
Reginaldo

Porque não constrói em Petrolina

publicado em 13 de Agosto / 2019 às 21:49
Joselito alves ( atento)

Primeiramente quero agradecer a intervenção dos vereadores de petrolina - pe, afim de que se encontre uma maneira plausível para que essa instituição que muito fez e muita fará pelas pessoas que necessitam de atendimento naquela unidade . E aos vereadores de juazeiro , dizer que vocês deveriam Analisarem as atitudes , pois o povo de juazeiro os elegeram para que vocês cumpram com suas responsabilidades constitucional. Um verdadeiro absurdo isso aí , além de dependermos de petrolina para uma série de coisas , ainda mais essa .vergonha ...vergonha ...vergonha

publicado em 13 de Agosto / 2019 às 22:19
genival oliveira

os vereado de juazeiro que sõ vida boa anda de carrão belas mulheres churrasco boa morada E quem vota passa fome vai liga para sanatorio anda tudo trancado dentro do carro kkkkkkkkkkkkkk

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.