Blog do Geraldo José - ARTIGO - NÚMERO DE ABERTURA DE SINDICATOS CAIU DRASTICAMENTE. POR QUE SERÁ?
Vale do São Francisco - 15 de Setembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 26 de Agosto / 2019 às 23:00

ARTIGO - NÚMERO DE ABERTURA DE SINDICATOS CAIU DRASTICAMENTE. POR QUE SERÁ?

É incrível, como as coisas aparecem tão explicitas no Brasil e ainda tem gente que faz questão de não enxergar. É sabido que o PT durante toda sua trajetória política sempre trabalhou em conjunto com os sindicatos de várias entidades pelo simples fato de se apoiar na pecha de ser um "partido dos trabalhadores!" E sabemos muito bem como era esse modos operandi todo com o surgimento a operação Lava-Jato, embora não seja uma novidade para você meu caro leitor (a), que acorda cedo, trabalha tanto e não vê seus direitos assegurados.

Mas hoje os "ventos são outros!" O Governo mudou e a forma de administrar o dinheiro público também. Após o fim da contribuição sindical obrigatória em vigor desde novembro de 2017 no governo de Michel Temer, os números de pedidos de abertura de sindicatos aqui no Brasil caíram drasticamente. Nesse ano de 2019, de acordo com dados do Cadastro Nacional de Entidades Sindicais, do MINISTÉRIO DA ECONOMIA, apenas 176 registros foram solicitados até meados de agosto.

Em anos anteriores à mudança, este número girava na casa dos 800 pedidos! Em 2018, primeiro ano cheio, com o fim da obrigatoriedade foram realizadas apenas 470 solicitações. Agora em 2019 enquanto escrevo esse artigo foram 106 os que conseguiram.  Pois é... Vemos então que para a "indústria dos sindicatos", a criação dos mesmos visando o retorno financeiro advindo da obrigatoriedade das contribuições é hoje uma canoa furada!

Mas, pare para pensar um pouco. Em quê um sindicato tem sido útil para você como trabalhador de carteira assinada ou não? Você concorda em pagar uma contribuição obrigatória por uma "entidade protetora" que na verdade tem sido mais "parceira de patrões e empresários" do que defensora de empregados? Se procurarmos em matérias jornalísticas, artigos e até mesmo em boletins de ocorrências policiais, diversas atrocidades protagonizadas por líderes sindicais não só dentro da era PT, mas também fora dela foram protagonizadas!

Se formos buscar à luz da história, o modelo de organização sindical vigente no Brasil tem raízes na Carta Constitucional de 1937. Seguindo uma lógica de mistura entre o Estado e os trabalhadores, percebemos claramente o objetivo desses sindicatos, que na verdade dão sustentação aos atos do governo e não aos interesses dos trabalhadores. Isso é muito claro devido aos privilégios que essas entidades têm: são verdadeiros monopólios graças à unicidade sindical e ainda recebem dinheiro público, a Contribuição Social Sindical (no popular, o Imposto Sindical).

É por isso que eu defendo a tese que é preciso que haja liberdade sindical para que apenas continuem existindo sindicatos realmente representativos para os trabalhadores. O trabalhador não pode ter descontos de seu salário se não apoia a luta daquele sindicato! Detalhe: você está pensando que somente eu defendo isso? Pasme, o Lula do PT nos anos 1990 falava exatamente essa mesma teoria. Só que, a defesa pela liberdade sindical não durou ao longo dos anos em que o PT esteve à frente da Presidência da República e teve maioria nas casas legislativas. Ficou impressionado com essa? Sim, o PT era também contra a obrigatoriedade dessa contribuição. Mas por que mudou? (risos)

ERRY JUSTO

Radialista e Jornalista

POSTAR
78 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 26 de Agosto / 2019 às 23:54
ARMANDINHO

Estamos mal DEFENDIDOS! E esses corruptos terem a cara de pau de ficar reclamando do corte do Imposto Sindical?

publicado em 26 de Agosto / 2019 às 23:56
SOUZA E LIMA

Uma lástima, os trabalhadores estão ruins de opção...

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 00:02
CLEBER ASSUNÇÃO

As crônicas de ERRY JUSTO semanalmente nos levam a uma boa reflexão com sua capacidade de perceber a realidade e nos apresentá-la com clareza! Cabe mais uma vez à população a fiscalização do cumprimento deste pleito. O Brasil precisa estar atento, pois todo dia é um jogo de xadrez.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 00:07
ADELSON RIOS

ERRY SEMPRE SE SUPERANDO! ACABOU O FAVORECIMENTO, AGORA TEM PRESIDENTE ESSE BRASIL E NÃO CÚMPLICE DE ILICITUDE.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 00:12
GETULINO DO CURTUME

Mas que diferença de comportamento hein! Para melhor. Nisso tanto Temer como Bolsonaro acertaram. Chega de sustentar pelegos. Aliás, de pelego eu entendo...

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 00:18
O BOM JORNALISTA NUNCA PERDE O FARO

Justão, é assim mesmo. A hierarquia tem que ser respeitada. Sindicatos devem ser extintos, qualquer um.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 00:26
NORDESTINA SIM SENHOR!

A gente vê cada coisa nessa política de nossa terra. As centrais ficavam com 10% do valor arrecadado pelos sindicatos relativos a um dia de salário de cada trabalhador. A queda da arrecadação para algumas centrais chegou a 90%.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 00:35
EXCELENTE ANÁLISE

Jornalista Conservador é outro nível. Dá o nome certo aos bois... Agora, sindicatos, federações, confederações e centrais que dividiam parte da arrecadação do imposto, terão de buscar outras alternativas para manter seus custos.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 01:07
Getúlio

Hoje estamos Lascados na mão de Bolsominios que SÓ pense em si próprio. Bolsonaro SÓ ajudar os 3 filhos de sangue

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 01:10
rui

Bolsominios Não precisa me dizer que Lula tá preso. Eu já Sei. Se Lula tivesse Livre o Bostanaro Não era presidente. Bolsominios VTNC

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 01:14
neusa

JUIZ SÉRGIO MORO, GRAMPEAR LULA E DILMA FOI LEGAL. AGORA, AO SER GRAMPEADO, DIZ QUE O GRAMPO FOI ILEGAL.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 01:17
neusa

JUIZ SÉRGIO MORO, GRAMPEAR LULA E DILMA FOI LEGAL. AGORA, AO SER GRAMPEADO, DIZ QUE O GRAMPO FOI ILEGAL.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 01:18
ROSENILDA

Realmente, um ótimo artigo. Mas você, que se identifica como um conservador creio que vai concordar comigo. Eu acho que eles atrapalham os empreendedores. Acho que em certos pontos os sindicatos exageram e só atrapalham mais a nossa economia...

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 01:23
dario

TEM QUE INVESTIGAR MESMO Boso Filho DESMASCARAR ESTE SUJEITO CARA DE PAU IMPEACHMENT JÁ FORA BOZO FORA BOZO

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 01:26
yolanda

E por essas e outras que as autoridades de mau caráter estão fazendo protestos contra a lei de abuso de altoridade, junto com a globo é claro.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 01:28
É TANTA SAFADEZA...

Vc é sarcástico mesmo... Conseguiu ressuscitar uma antiga fala do lula em 1990... Não basta ser escritor, tem que ser JORNALISTA. A UNEB ou tá de parabéns ou tá se roendo de desgosto kkkk...

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 01:37
jurema

Bolsonaro em chamas Coluna de hoje no site da Cult Não é só a Amazônia que está em chamas, nem foi só o investimento de 30 anos na imagem internacional do Brasil que virou definitivamente cinzas nos últimos dias. É a própria percepção de que temos um adulto capaz governando o país é que está pegando fogo. A Amazônia em chamas é no fundo uma metáfora do país, devorado pelas labaredas de três crises sem precedentes: a crise econômica, que está no seu quinto ano apesar de prometerem que cessaria assim que Dilma fosse substituída por outra pessoa; Temir e Bozonaro na Cadeia

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 07:44
Eu heim

Não se preocupe sr. Erre! o seu presidente que tanto falou de corrupção, está TENTANDO DE TUDO para livrar a cara do " ZERO 1" APROVEITANDO O GANCHO! CADÊ QUEIROZ?

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 09:03
TOCADOR

Jornalista Diga-nos o que fez o psicopata de bom para o Brasil e para o povo brasileiro até a presente data??? Cadê o Queiroz? O cheque de R$24.000,00 de Micheque que é neta de traficante e filha de estelionatária? E o filho com suas ações corruptas? Quem tem rabo de palha não passa perto de fogo. Vc é um "jornalista" tendencioso e parcial, não tem crédito algum, a não ser com os bolsominons robotizados como você, que calado é um poeta. Se toque cara e volta para o Rio que tem o pior prefeito e governador do país.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 09:04
1 Laurenço Aguiar - do PT de Sento-Sé/BA.

Sindicato: Disso eu entendo bastante: Todos sindicalistas politizados sabem que o “Imposto Sindical”, alimenta o peleguismo – mas, os sindicatos sempre precisaram e usaram esse recurso previsto em lei; O governo do PT atraiu sindicalistas para ocuparem cargos e isso faz enfraquecer à militância sindical em qualquer lugar do mundo; a liberdade sindical sempre foi combatida e controlada pela concepção de estado repressor; o PT nunca teve maioria no congresso – o seu governo, sim; Quem era de direita e apoiava o governo do PT, não apoiaria medidas muito à esquerda, isso contra classe rica...

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 09:13
2 Laurenço Aguiar - do PT de Sento-Sé/BA.

... O Brasil já tem uma quantidade de sindicatos, muito acima do necessário!... Quanto mais sindicato mais enfraquece a luta dos trabalhadores: Na Alemanha, por exemplo, tem menos de 20 sindicato – às categorias são organizadas (unificadas) em Sindicato Nacional (único). A mentalidade é tão avançada que é comum uma ou mais categorias fazer greve em solidariedade a outra que esteja em negociação coletiva, ou qualquer problema. A cultura do Brasil por ser capitalista selvagem de direita, não favorece a quer tipo de organização popular!

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 09:25
3 Laurenço Aguiar - do PT de Sento-Sé/BA.

... O PT sempre teve como base, o “sindicalismo combativo”, ligado à CUT que surgiu logo depois da criação do partido. A ideologia do PT e das entidades populares (sindicato, associação, cooperativa, etc.) é a mesma, a Socialista. Porém muitas das vezes essas entidades são criadas e funcionam sobre a influência cultural viciosa do sistema vigente capitalista...

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 09:36
Mário da Piranga

Se fosse vc estaria preocupado era com o fechamento do manicômio, pode precisar.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 10:44
Madalena

“Deve ser incompreensível para um homem, em seu terceiro casamento (este com uma mulher quase 30 anos mais nova que ele), aceitar que um presidente de uma das nações mais importantes do mundo inverta essa lógica e procure em uma mulher sexagenária, o companheirismo de um casamento. Para aquele-que-não-deve-ser-nomeado, é "humilhante" um presidente ser casado com uma mulher que não possa ser exibida como troféu ou chaveiro. Afinal, é para isto que elas servem. Para o chefe maior da nossa nação, é aceitável que a primeira-dama poste imagem de suas lingeries no Instagram porque isso faz com que

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 13:15
AMO ESSE BLOG E SEUS COLUNISTAS

Infelizmente, queria eu, queria mesmo, que a lisura dos Sindicatos tivesse permanecido ao longo dos anos conforme fora instituído na década de 30. Nosso movimento sindical brasileiro tornou-se uma incrível máfia, isto mesmo, um cartel de presidentes e participantes corruptos, onde utilizam da fragilidade de suas classes trabalhadoras para gerarem fortunas.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 13:16
JUSTUS SENDO JUSTUS

Estamos diante de uma guerra de territórios, onde vale tudo!!! Sindicatos brigando entre si como se fosse um ringue, o objetivo é atropelar seus adversários, crescer, e por fim tentar de alguma forma trazer de volta o imposto sindical. Onde já se viu um negócio desses?

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 13:17
LEAL E JUSTÍSSIMA

Euzinha fico aqui a pensar: o foco principal de um sindicato, deveria ser obviamente a proteção de seus empregados ali enquadrados, mas não, para eles tampouco importa, eles simplesmente ao invés de ajudar, desestimulam a classe empresária, diante de suas convenções mal formuladas e sem nexo.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 13:18
MARCUS VINÍCIUS

O objetivo desses sindicatos é lucrar! Realmente aqui nesse Blog se encontra muito conteúdo e não conversa fiada pra boi dormir! Parabéns...

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 13:19
ANDRÉIA CHRISTINY

Coitado daqueles que ainda acham que somos palhaços... Vejo que tem gente aqui que por não concordar com o autor do artigo, ficam escrevendo inverdades! Não existe perda de direitos, procurem-se informar melhor de como é feito uma contratação.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 13:19
LIGADÍSSIMA

Só sindicatos têm “motivos” para se opor à reforma pró-trabalhadores! A mamata deles acabou.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 13:20
ENSAIOS E REENCONTROS

O que mais incomoda “os valentes?” O fato do fim ao imposto sindical... Parabéns Justo por sua honestidade e coragem.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 13:24
GRAÇA

Os sindicalistas estão em pé de guerra e com a devida vênia, fingem defender direitos dos trabalhadores. De fato, estão ocupados, como de hábito, em tentar preservar os seus próprios privilégios.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 13:24
MÁRCIO SANTANA

Erry Justo, realmente uma contribuição é voluntária. Se o trabalhador formal não tem como não doar aos sindicalistas o valor correspondente a um dia do seu trabalho, e se essa cobrança é feita pelo estado e por este distribuída, então é… imposto!

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 13:25
CRIS REACIONÁRIA

Muito bom, agora poderia acabar com a obrigatoriedade de se ter OAB!!!!!

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 13:26
HELEONORA SOBREIRA

Não existe contribuição sindical, o nome disso é o confisco sindical ou expropriação sindical , também pode ser apropriação indébita sindical... e aí vai, agora contribuição? Jamais.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 13:28
CACHOEIRINHA DO SALITRE

Meu caro Erry Justus, colocamos um sindicalista num palácio, e vimos o que aconteceu…..

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 13:30
TED BOY MARINO, O POLVO

Essa tua matéria é exatamente o espelho do que está acontecendo atualmente no Brasil. O numero de sindicatos realmente diminuiu... Sorte nossa e desespero do PT!

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 13:31
EU HEIN? ME DIXE VIU...

Cara, foi neste ambiente brasileiro propicio à proliferação de injustiças e desonestidade que nasceu e cresceu o PT, partido da atual administração e do Lula que foi seu fundador e que desde então nunca trabalhou, apenas aproveitou o esforço de outros para se locupletar. E ainda usava os sindicatos para fazer a famigerada lavagem de dinheiro...

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 13:32
HAJA DIÁLOGO

Entendam: o fim do imposto corresponde ao fim de uma mamata espantosa. É por isso que quase ninguém mais quer abrir sindicatos...

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 13:33
JUSTO, PERFEITO E SUBLIME.’.

Eu vejo que as máquinas sindicais não precisavam conquistar associados, adesões, nada. O dinheiro, aparentemente, lhes cai do céu, mas na verdade saia do bolso dos trabalhadores.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 13:36
SEVERINO ROQUE

Isso mesmo Erry Justo! É claro que não faz sentido obrigar alguém a financiar uma entidade sindical, cuja natureza, nos regimes democráticos, é ser livre. Ora, se livre é, o estado não impõe obrigações aos cidadãos nesse particular.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 13:38
HUNFREY MEDRADO

Pela primeira vez alguém nesse Blog realmente mostra a verdade. Agora é preciso dizer o que ocorre com a previdência, pois tudo esta sendo feito para encobrir os servidores e rurais e diminuir os contribuintes, os mais prejudicados. Também é preciso dizer a verdade, quanto á educação, pois o que se faz e privilegiar os bons professores e eliminar os maus. A cada ano o ensino fica pior, pois na maioria é ensinada por quem não tem a didática e conhecimento, são os PROFESSORES DO SINDICATO, e que vai acabar logo.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 13:39
SILVANIR ARANTES – FORA PC do B!!!

MITOU! ESTES SINDICATOS, ALÉM DE FINANCIAR A BADERNA, SÃO A MAIOR TETA PARA OS SEUS DIRIGENTES E FUNCIONÁRIOS. EU MESMO TENHO UM VIZINHO QUE TRABALHA PARA UM SINDICATO. VIVE SÓ NA MAMATA E GANHA UM MONTE. TROUXA DE QUEM PAGA ESSA PORCARIA. BEM FEITO... TEM MAIS É QUE ACABAR!

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 13:40
IN JUSTUS WE TRUST

Fico impressionado com a falta de comunicação do governo Bolsonaro. O que os sindicatos mais se rebelam é fim do imposto sindical obrigatório. Não era o caso do governo explorar a tremenda rejeição que este imposto tem pelos trabalhadores que têm que deixar um dia de salário por ano para sindicados que nem sabem o que são?

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 13:41
BOAS IDEIAS E ANTIGOS IDEAIS!

Erry, adorei aquele vídeo que você ridiculariza a cantora Anitta! Muito pertinentes foram suas observações. Eu sinceramente odeio os sindicatos, o imposto sindical e os sindicalistas. Atrasam o país.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 13:42
SEM COMPLICAÇÕES

A maioria dos Sindicatos é como urubu na carniça, a vida fornece a eles comida farta de graça a vida inteirinha sem a necessidade de movimentar uma palha!

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 13:46
CARMEN FRANÇA

Texto verdadeiro... Dezessete mil sindicatos, na lógica, implicam dezessete mil categorias de trabalho? Impossível! O problema no Brasil é a quantidade de Sindicatos que representam a mesma categoria nos estados e nas cidades. Foi como vc Justão bem escreveu: “É por isso que eu defendo a tese que é preciso que haja liberdade sindical para que apenas continuem existindo sindicatos realmente representativos para os trabalhadores.” Perfeito!!!

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 13:48
LÊUDO MARTINS

Tem que se fazer um estudo das principais atividades de trabalho do País e daí estabelecer um único Sindicato para cada região. Assim penso e parabéns pelo elucidativo texto.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 13:50
VAQUEIRA da MANIÇOBA

Esse é o presidente que o Brasil sempre precisou ter. Enfrenta os canalhas vagabundos sem dó nem piedade. Viva Bolsonaro!!!!

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 15:01
Roberto

Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos. (Nelson Rodrigues)

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 18:19
PREGO BATIDO E PONTA VIRADA

Aqui no Brasil, os trabalhadores tinham a obrigação legal de contribuir um dia de seu salário para os sindicatos. Isto gerava a luxúria dos sindicatos que viviam apenas deste repasse, sem fazer absolutamente nada.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 18:20
APRÍGIO DUARTE

Sempre lúcido e intrépido em suas palavras... Detesto ver que os líderes ficam muito melhores do que os sindicalizados, sem fazer absolutamente nada, a não ser conversa fiada, e eles têm uma atitude muito semelhante aos cartolas do futebol, que invariavelmente ficam muito ricos, e os clubes e os atletas que se danem.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 18:21
ALERTA DO BAIRRO CASTELO BRANCO

Erry, “Se queres conhecer o Inácio, coloque-o em um palácio”... Esta frase do Barão de Itararé foi cunhada dez anos antes do Lula nascer.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 18:22
GORETE SEMPRE GORETE

Precisamos passar uma vassoura nesses vagabundos que enriquecem e não fazem nada desfilando com seus carrões e vestindo as mais caras roupas. Estou falando não dos empresários, mas sim dos sindicalistas que de fato apoiam esses empresários!

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 18:22
CABRA MACHO SIM SENHOR!

Nunca é tarde para lembrar que os sindicalistas comemoraram efusivamente quando o STF decidiu que não seria necessário prestar contas deste "imposto" sindical, por ser "sui generis". Se é imposto, tem que prestar contas. Ao TCU e aos TCE´s. Como este imposto é inconstitucional (mas nenhum dos legitimados questiona tal vício junto ao STF) o STF preferiu não por lenha na fogueira e liberou os sindicatos do dever de apresentar prestações de contas.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 18:24
LEVANTE 362

Atacar os sindicatos? vc como jornalista é sindicalizado? Vc um dia precisou de um sindicato?

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 18:25
KLÉBIA DA NATTA

Parabéns pelo texto. Passou da hora de acabar com essa teta. Nossa CLT precisa ser renovada com urgência! Chega de sustentar sindicatos, quantos presidentes de sindicatos estão vivendo do nosso suor?

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 18:26
LEITOR DESSE BLOG

Erry Justus... Excelente texto esse que vc fez. Escreva também sobre a máfia dos Conselhos Regionais e Federais de profissões (Engenharia, Arquitetura, Medicina, etc...) que cobram anualidades absurdamente elevadas para a sua pouca serventia de "fiscalizar" o exercício profissional. Tratam-se de aparelhos para criadouro de políticos cooptáveis, acolher apadrinhados e políticos não eleitos.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 18:27
MAGDA ALVES

Pois é, esses parasitas sobrevivem do suor do trabalhador, e vão fazer de tudo (inclusive botar fogo no Brasil) para permitir a volta da mamata. Duvida? Vejam só a Amazônia...

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 18:28
CIDA NUNES

Parabéns Erry justo, como sempre perfeitas as suas colocações! Eu já trabalhei num sindicato e sei que a coisa é bem por aí do jeito que você falou.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 18:31
JOVEM IDEALISTA

É um despautério ler essa coisa toda e sentir-se um perfeito idiota! Assim me sinto quando vejo que contribui durante 20 anos de minha vida profissional a um sindicato que se dizia "defender nossa categoria" mas que na verdade "corria do lado dos patrões!" Estou falando do sindicato de Hotelaria da Bahia! Muita gente até hoje não conseguiu obter seus direitos e reivindicações junto a essa m...

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 18:32
MANUELA SANTANA

Imposto sindical e "direitos" trabalhistas não passam de formas de roubar o dinheiro do trabalhador, limitar empregos e desestimular o desenvolvimento econômico. Ainda bem que essa farra tá acabando. Eu mesma já deixei de pagar esse imposto.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 18:33
NANDO MORA

O que notamos aqui nesse texto? A falta de mencionar como têm funcionado os sindicatos, entidades de classe e associações, parecendo mais como igrejas em suas cúpulas espertas socando crenças ou ideologias de cima para baixo, para manipularem as bases, as massas, sem refletirem as bases de baixo para cima. Até mesmo os partidos funcionam exatamente como as igrejas aqui no Brasil, que dirá Sindicatos. Amém???

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 18:41
JEGUE EMPACADO DA ORLA

Pois é meu nobre jornalista, na atualidade, esses Sindicatos que deveriam ser o único são transformados em centenas de “micro sindicatos distribuídos” em várias cidades, e o que vemos na realidade, é a não necessidade de suas existências! Escrevestes corretamente à despeito daqueles que defendem um partido de ladrões e acham que intimidam ... O nível da baixaria denunciam que estão sem a "mamadeira" já faz algum tempo!

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 18:44
AGAMENON MENESES

Justo, vc me fez refletir que nosso País é campeão do mundo em várias modalidades incluindo a criação desnecessária, onerosa e vergonhosa desses famosos Sindicatos que apenas retiram dinheiro do bolso do trabalhador e assim viverem à custa de outrem. É o que eu vejo.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 18:48
ABÓBORA AMARELA

Eu acho que temos que moralizar este País. O brasileiro aprendeu ao longo dos anos a querer conquistar seus desejos através do suor de outros trabalhadores, entre muitas categorias que lhes facilitam essa conquista, a principal delas é realmente a criação de Sindicatos. Temos que nos mirar nos Países com suas economias adiantadas onde o numero dessas entidades é mínimo.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 18:49
MADALENA BRITES

O papel da imprensa é passar ao povo aquilo que nenhum governo ou entidade quer que apareça. Vc consegue desempenhar bem esse papel do "cão de guarda" né Erry Justus?

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 18:50
OBSERVADOR DESSE BLOG

POIS É... TRATA-SE DE UMA VERDADEIRA CAIXA-PRETA A PRÁTICA DO SINDICALISMO NO BRASIL, TENDO EM CONTA QUE, APESAR DE FINANCIADOS COM RECURSOS PÚBLICOS, NÃO HÁ QUALQUER PRESTAÇÃO DE CONTAS E TRANSPARÊNCIA. POR TUDO ISSO, É COMUM OS SINDICATOS BRASILEIROS SEREM CONSIDERADOS IRRELEVANTES.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 21:06
4 Laurenço Aguiar - PT de Sento-Sé

... Maioria dos comentários são despolitizados reacionários alienados, teleguiados e resultantes de manipulação!... Um retrato do pervil que elege Bolsonaro como presidente fascista, racista, machista e amante da tortura!

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 22:35
EUDES PAIVA

Senhor 4 Laurenço Aguiar, menos, tá? Fascista, machista é o teu presidiário de estimação que falou que nordestino é feio e burro, que as mulheres de seu partido têm o "grello duro" e que Pelotas-RS é exportadora de "veados!" Pare de chamar os outros daquilo que o senhor e teu partido é! Respeite a diversidade de idéias. Se vc não gosta do que lê aqui no blogue, vá procurar o Tijolaço. Lá que é lugar de gente hostil e intolerante. Afinal não foi o teu José Direceu que ameaçou dizendo que "se o Lula não ganhasse a eleição, o PT botaria fogo no Brasil?" Já estamos vendo esse fogo ardendo...

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 22:39
LÉO CANTUÁRIA

Você disse muito bem em suas colocações desse texto. Esses sangue-sugas são muito caras de pau.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 22:40
A SMURFETTE

Além deles, os Sindicalistas receberem o imposto sindical eles também tentavam sugar contribuições dos trabalhadores como se eles fossem filiados ao sindicato mesmo não sendo.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 22:42
UM CONTEÚDO

Realmente, os sindicatos usam ainda a legislação bem fascista de Getúlio Vargas copiando a Carta de Lavoro de Mussolini, com enormes chapões costurado pelos capas pretas de forma a nunca mais perderem eleições em tais supostos aparelhos de representação das bases, dos cidadãos, e supostamente democráticos, e as vezes ou quase sempre até com chapa única...

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 22:44
GABRIELA IRLA

Parabéns Erry, mais um interessante texto... Resta aos cidadãos somente carregarem os andores de tais cúpulas espertas socando crenças ou ideologias, e rezarem por suas cartilhas... Ainda bem que essa farra está acabando.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 22:48
VAPORZINHO DE JUAZEIRO

VEJA BEM: SINDICATOS, ENTIDADES DE CLASSE, VÁRIAS ONGS, ASSOCIAÇÕES E ATÉ PARTIDOS FUNCIONAM COMO IGREJAS... SEM DEMOCRACIA!!!

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 22:53
CLEYTON NEVES

Após a saída dos militares ou logo no final do regime militar a esquerda (PT e CUT) começaram a tomar sindicatos e entidades de classe alegando tomarem o lugar dos "pelegos" mas desde então acomodaram-se nas velhas estruturas sindicais do getulismo e nada mudaram e hoje então pode-se dizer que se tomaram o lugar dos "pelegos" continuam usando a mesma estrutura "pelega" de sempre ou são pelegos também.

publicado em 27 de Agosto / 2019 às 22:53
ALINE INDIGNADÍSSIMA

Pois bem... As centrais anularam os sindicatos que já não eram assim tão fortes ou independentes ou batalhadores de fato pelos cidadãos trabalhadores ou pelas bases.

publicado em 28 de Agosto / 2019 às 11:44
Anunnaki

...e o curioso é que esse pessoal que comenta nos artigos do Erry Justo, desaparecem em outras matérias. Seriam comentaristas fakes? Ou seria o próprio Erry?

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.