Centros de Referência fortalecem processo de aprendizagem dos estudantes de Petrolina

Com um trabalho que busca a excelência e qualidade, a Prefeitura de Petrolina, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esportes, tem feito investimentos e desenvolvido ações inovadoras na Rede Municipal, com o objetivo de fortalecer a educação básica, do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. Através da implantação de quatro Centros de Referência em Alfabetização, nas Escolas Municipais Professor José Joaquim, João Nunes, Ana Leopoldina dos Santos e Professora Lúcia Moreira, a atual gestão assumiu um compromisso com a educação de todas as crianças: alfabetizá-las na idade certa.

Com grandes eixos de atuação, a iniciativa é voltada para as turmas do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental. O plano de ações dos Centros envolve formações dos professores alfabetizadores, distribuição de material pedagógico complementar, avaliações diagnósticas, monitoramento dos dados e estratégias de ensino que sejam eficientes, visando sempre o desenvolvimento dos alunos. Além disso, o espaço físico das quatro unidades é pensado para esse público, com toda estrutura adequada para estimular o aprendizado da criança e garantir um ambiente alfabetizador.

Produção de textos; roda de conversa; roda literária, contato com diferentes suportes textuais; formas diversificadas de interação; trabalho com o calendário anual e alfabetário são alguns dos trabalhos executados em sala de aula."Na escola desenvolvemos práticas pedagógicas e lúdicas que garantem a alfabetização e o letramento dos estudantes, trazendo ainda um grande impacto na vida das crianças que apresentam baixo nível de aprendizagem. Esse trabalho vai fazer uma grande diferença no futuro e na formação das novas gerações", explicou a gestora da Escola José Joaquim, Ilma Nogueira.

A meta do Governo Municipal é implantar mais Centros de Referência nas escolas municipais de Petrolina."É uma estratégia inovadora da Prefeitura de Petrolina. Para o prefeito Simão Durando, a alfabetização é uma das principais prioridades da política pública educacional. Ele quer promover o avanço efetivo dos indicadores de aprendizagem, principalmente nessa etapa, que é a base para o futuro das crianças", finalizou o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim.

Ascom PMP