Conheça as seleções com mais títulos da Copa do Mundo

Após mais de vinte edições da Copa do Mundo até o momento, o Mundial do Catar em 2022 é uma nova oportunidade para que as seleções mais habilidosas do planeta conquistem uma das taças mais cobiçadas do mundo esportivo.

A primeira edição do campeonato contou com 13 equipes, mas desde então o número se expandiu para 32 e em 2026 serão impressionantes 48 nações em busca do maior título que pode ser alcançado no futebol.

É verdade que o número de conquistas das seleções abaixo ainda pode aumentar dependendo do resultado do torneio atual e é possível até mesmo descobrir quais times têm mais chances de vencer ao procurar as probabilidades de apostas Copa do Mundo 2022, mas no momento as equipes abaixo são as com o maior número de troféus na competição.

Brasil reina supremo no topo com 5 títulos

Não há qualquer sombra de dúvida sobre o fato de que o Brasil é a nação mais bem-sucedida na história da Copa do Mundo.

A seleção canarinho conquistou o maior número de títulos até agora, com cinco conquistas, vencendo o torneio em 1958, 1962, 1970, 1994 e, mais recentemente, em 2002, e cada uma delas conta com pelo menos um momento marcante que ficou gravado para sempre na memória do país.

Em 1958 foi a atuação impecável do jovem Pelé, que marcou dois gols na final contra a Suécia na primeira vitória do Brasil em uma Copa do Mundo e sedimentou ainda mais seu legado como um dos melhores jogadores da história e um dos brasileiros mais importantes de todos os tempos.

Já em 1962 quem mais marcou presença foram os jogadores Amarildo, Zito e Vavá, que foram os responsáveis pelos gols inesquecíveis que garantiram a vitória do Brasil sobre a Tchecoslováquia na final.

Em 1970 foi a vez de Pelé novamente ser o maior responsável pela vitória da seleção nacional quando o craque marcou outra vez na final com o Brasil vencendo a Itália por 4 a 1. Vale mencionar que em 1994 o Brasil venceu de novo sobre a Itália, mas dessa vez a partida foi decidida por uma disputa de pênaltis.

Finalmente, em 2002, o inesquecível Ronaldo Fenômeno marcou os dois gols da vitória do Brasil sobre a Alemanha e garantiu o penta e o posto de seleção mais bem premiada da história para a nação.

Itália e Alemanha estão empatadas com quatro títulos

Conforme já foi mencionado, a Itália participou de pelo menos duas finais de Copa do Mundo contra o Brasil e, mesmo não tendo participado da edição de 2018 e de 2022, vale mencionar que as conquistas da seleção italiana também contam com momentos memoráveis.

Em 1934 foi o gol de Angelo Schiavio que permitiu a Itália vencer a Tchecoslováquia após a prorrogação, enquanto em 1938 Silvio Piolo e Gino Colaussi foram os que marcaram dois gols cada um para a Itália na vitória por 4 a 2 sobre a Hungria.

Mais tarde, no ano de 1982, a Itália venceu a Alemanha Ocidental por 3 a 1 na final, com gols decisivos de Paolo Rossi, Marco Tardelli e Alessandro Altobelli. Já em 2006 a seleção italiana venceu nos pênaltis, com Fabio Grosso sendo o herói após a expulsão de Zinedine Zidane.

A outra seleção que conta com quatro títulos da Copa do Mundo é a Alemanha, que ao longo das últimas décadas tem se solidificado cada vez mais como uma das favoritas no Mundial.

A seleção, conhecida como Die Mannschaft, venceu em 1954 após um gol de Helmut Rahn da Alemanha Ocidental sobre a Hungria, em 1974 em uma vitória de 2 a 1 contra a Holanda, marcada pela presença de Gerd Muller, em 1990 devido a um gol de pênalti de Andy Brehme sobre a Argentina e finalmente em 2014, quando o excelente Mario Gotze marcou o gol da vitória da Alemanha aos 113 minutos da final contra a Argentina.

Argentina, Uruguai e França estão empatadas com dois títulos

Para completar as seleções mais vitoriosas da história do Mundial é preciso mencionar a Argentina, o Uruguai e a França.

A Argentina conquistou seus dois títulos em 1978 e 1986, sendo auxiliada respectivamente por atuações decisivas de Mario Kempes e Jorge Burruchaga. Enquanto isso, a França venceu em 1998 e 2018, contando com a ajuda essencial de Zinedine Zidane e Kylian Mbappé.

Já o Uruguai cravou a edição inaugural do torneio sobre a Argentina por 4 a 2 e em 1950 a equipe venceu o Brasil no Maracanã em uma das partidas mais assistidas da história do futebol.

Quem conquistará mais vitórias

As seleções acima são as que possuem mais troféus da Copa do Mundo no momento, mas isso não significa que outras equipes não possam se destacar e conquistar títulos na edição de 2022 ou nas próximas, de modo que essa competição internacional sempre será muito disputada e interessante para os fãs do esporte.

Foto: Pexels