Feira de Economia Solidária integra programação de reabertura do Centro de Cultura João Gilberto neste sábado (29)

Empreendimentos atendidos pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (Cesol-SSF) participarão de mais uma edição da Feira de Economia Solidária, que vai acontecer no próximo sábado (29), às 16h, na área externa do Centro de Cultura João Gilberto.

A ação integra a programação de reabertura do anfiteatro que reabre as portas, após um ano de reforma.

O equipamento cultural foi totalmente requalificado pelo Governo do Estado da Bahia e a cerimônia contará com a presença de Jerônimo Rodrigues e do Secretário de Cultura Bruno Monteiro.

O espaço da Feira de Economia Solidária receberá 15 empreendimentos econômicos solidários dos municípios atendidos pelo Cesol-SSF, e entre os produtos que serão comercializados no local estarão queijos de leite de cabra, doces, geleias, licores de frutas nativas da caatinga, hortaliças orgânicas e artesanatos.

A programação contará também com apresentações artísticas da região e da capital. Entre elas, destaca-se a exposição da escultura de quase três metros do artista João Gilberto, que é de autoria do artista plástico Lêdo Ivo. Também haverá a performance urbana e música teatral "Dois de Sete" da TV Pelourinho, além de shows musicais dos artistas João Sereno e Gerônimo Santana. O foyer do CCJG receberá ainda uma exposição coletiva dos artistas visuais Yga Eloi, Marlus Daniel, Iehoshua, Ledô Ivo, Ruy Carvalho e Alex Moreira.

Visitas às salas multiuso do espaço vão reunir intervenções artísticas, performances e contação de histórias. O público ainda poderá conferir roda de capoeira, grafitagem, atração circense, fanfarra e muito mais.

HISTÓRICO: O Centro de Cultura João Gilberto foi inaugurado em 1986, em homenagem ao compositor, cantor, violonista, músico e filho ilustre de Juazeiro, João Gilberto. O anfiteatro passou por uma reforma e requalificação entre os anos de 2022 e 2023, modernizando as instalações e os equipamentos. Porém, a espera foi mais longa devido ao fechamento do espaço em 2020 e 2021, por conta da pandemia da COVID-19.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa), investiu mais de 2,2 milhões de reais, ampliando a capacidade técnica para atender às mais diversas linguagens artísticas e demandas culturais do município e da região.

PROGRAMAÇÃO

17h, no Foyer

·         Exposição Coletiva de Artes Visuais: Yga Eloi, Marlus Daniel e Iehoshua, Ledô Ivo, Ruy Carvalho, Alex Moreira

·         Apresentação Jam no João

·         Feira da Economia Solidária com apresentação do repentista Valdir Lemos

·         Roda de Capoeira

·         Apresentação da Fanfarra Colégio Ruy Barbosa

·         Performances circenses

·          18h, nas Salas Multiuso

Sala 01 – Intervenção artística/projeção com Leonardo Leopoldo "Documentário Teatro Escola no Centro de Cultura João Gilbert

Sala 02 – Performances de dança com Zezinho Lecter

Sala 03 – Exposição de Will Soares "Contadores de História"

18h30, na Sala Principal

Apresentação de Vídeos institucionais

Quinteto de Metais Os Cariris

Galeota das Artes de Curaçá-BA

Apresentação de fragmentos do espetáculo "Gota D"água", com Devilles

Pronunciamento oficial

20h, no Anfiteatro

Apresentação da performance urbana músico-teatral "Dois de Sete" da TV Pelourinho

Show de João Sereno

Show de Gerônimo Santana

Ascom Cesol