Sesp executa ações para escoar a água das chuvas acumuladas no IFBA e Residencial São Francisco

Nesta segunda-feira, 25, equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) de Juazeiro trabalham na abertura de valas para o escoamento das águas das chuvas acumuladas nas proximidades do Residencial São Francisco e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). No Residencial São Francisco, a água será drenada para o canal do Riacho do Macarrão, direto para o Rio São Francisco. Enquanto no IFBA a água será escoada para o canal do riacho Malhada também direto para o São Francisco. 

O secretário de Serviços Públicos, Fernando Dantas, informa que as equipes da Prefeitura continuam de plantão na cidade. “Atendemos ocorrências em diversos pontos da cidade. A Prefeitura está mobilizada para minimizar os problemas causados pelas chuvas, por isso as equipes técnicas estão visitando os pontos críticos e estudando soluções para sanar as demandas que surgiram com as fortes chuvas. Gradativamente os trabalhos serão realizados”, explicou Fernando.

Outra frente de trabalho continua atuando na limpeza das comportas da Barragem do São Geraldo para retirar além da vegetação aquática, dejetos que são descartados irregularmente pela população nas vias públicas e nos canais da cidade. Esta é a mais importante de todas as ações de limpeza do sistema de drenagem da cidade já que por estas comportas passam mais de 90% das águas pluviais que caem em Juazeiro e descem para o rio São Francisco.

“Diante das chuvas que caem na cidade muitos dejetos como sofá, plástico, pedaço de madeira, galhos de árvores, ficaram acumuladas nas comportas da Barragem São Geraldo, o que diminui o seu funcionamento. Solicitamos mais uma vez a contribuição da população que não descarte nenhum tipo de objeto nas vias e nos canais, pois o lixo obstrui os canais, galerias de drenagem da cidade e as comportas da Barragem do São Geraldo, diminuindo desta forma a sua eficiência e fazendo represar ainda mais as águas pluviais que caem em Juazeiro”, disse Fernando.

Elaine Barbosa/Sesp Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA