Vereador Tiano Félix declara que Câmara na legislatura até 2012 deu autonomia ao SAAE para aumentar tarifa de água

O programa Geraldo José recebeu como convidado nesta terça-feira (10) o vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Tiano Félix, que na oportunidade avaliou as obras de urbanização que estão sendo realizadas pela cidade.

“Tudo que melhorou na educação, infraestrutura, educação é fruto de uma política de homens e mulheres bem intencionados na política e que acreditam nessa transformação. Vamos olhar Juazeiro de 10 anos atrás e vamos olhar Juazeiro hoje. A cidade é outra. Há muitos desenvolvimentos que foram relacionados através da política”, pontuou.

O vereador aproveitou a oportunidade para comentar as indicações do PT na gestão de Paulo Bomfim. “Mintonho Vargas e Maraíse, apesar de serem nomes ligados ao PT, dão a demonstração para aqueles que pensavam que o PT poderia não se reoxigenar que nós continuamos com a capacidade de nos reoxigenarmos e de nos recuperar na política trazendo novos cidadãos, novas pessoas e novos pensamentos”, disse.

Questionado sobre o posicionamento da Câmara de Vereadores quanto ao aumento da tarifa de água em Juazeiro, Tiano Félix afirmou: “Eu propus a criação de uma agência reguladora de água e esgoto porque eu acho que o SAAE precisa ser regularizado, monitorado. Mas eu entrei na Câmara em 2013, portanto a Lei que dá autonomia ao SAAE de fazer reajuste sem consultar a Câmara Municipal não foi da minha legislatura. Foi dada uma autonomia ao SAAE de reajuste. De 2013 até hoje não chegou nenhum projeto do SAAE de reajuste de cobrança por conta dessa autonomia. Agora, eu votei a favor do aumento dos salários dos vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários, mas não foi nada fora do normal. A taxa aumenta de quatro em quatro anos e está abaixo da inflação”,concluiu.

A declaração do vereador Tiano gerou uma série de participações dos ouvintes por telefone, whatsapp, skipe e facebook, todos eles indignados com a posição do Poder Legislativo Municipal. Eis alguns desses questionamentos dos ouvintes:

Alexandre Mesquita: Geraldo, será que iria adiantar alguma coisa, os vereadores iriam aprovar qualquer aumento solicitado pelo Executivo ou qualquer autarquia... O povo tem que participar da gestão, ir em busca de seus direitos.

.x.x.

Mário Augusto: Sugiro ao Vereador colocar em pauta um novo projeto de lei para voltar ao legislativo a decisão sobre os reajustes das taxas do SAAE.

.x.x.

Marcos André: Nojo desse tipo de aprovação dessa lei dando autonomia ao Saae. Essas coisas têm que ser divulgada para nós sabermos quem realmente está interessado no bem-estar do povo. Até o canal do YouTube da Câmara está desativado para que a população não tome conhecimento disso.

.x.x.

Marileide Sales: Assinaram porque certamente receberam algum benefício em troca. Qual o político que fala a verdade Geraldo, tampouco antes das eleições, cada dia acredito menos. Fazer um debate onde? Se na casa que diz que é do povo, esse mesmo povo não pode falar, apenas ouvir e engolir. Ai Geraldo, essas políticas me deixam revoltada, decepcionada.

.x.x.

Luis Alberto: Geraldo sempre vi o ex-vereador Zé Carlos Medeiros dizendo que entregaram um cheque em branco ao prefeito.

.x.x.

João Gilberto Guimarães: Geraldo isso acontece porque os vereadores se elegem na sombra dos prefeitos, depois que ganham fazem tudo que o Executivo manda. Os vereadores deviam proteger o povo não o prefeito, quem paga a conta somos nós. A função da política não é eleger é cuidar da coisa pública.

.x.x.

Alexander Dias: Como disse Rubens Ricupero “o que é bom a gente fatura o que é ruim a gente esconde”. Penso eu que se o povo ficasse sabendo disso antes das eleições o bicho ia pegar e temos também o direito de saber os nomes dos vereadores que aprovou isso. Concorda?

O ex-vereador José Carlos Medeiros disse ao Blog que “essa história é sem fundamento! Segundo informações, o Saae passou a se valer de uma portaria da ANA - Agência Nacional das Águas para garantir a tal ‘autonomia’ para majorar a água e esgoto sem precisar da autorização da Câmara de Vereadores.  Na legislatura de 2008/2012, passou o projeto das "PPP’s" onde dos 13 vereadores somente eu votei contra” declarou Medeiros.

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José