A Embaixada FLA-Juazeiro/BA homenageia neste sábado o ícone do rádio esportivo juazeirense Herbet Mouze Rodrigues

Nascido em Juazeiro no dia 08 de Outubro de 1937, o radialista, publicitário e cronista esportivo Herbet Mouze Rodrigues iniciou sua brilhante trajetória na comunicação em 1958, aos 21 anos de idade, no serviço cultural de alto-falantes de seu Júlio Matutino como auxiliar do tio Eurípedes Lima (Seu Galo) e também no programa de esportes do serviço Paraíso, de Joaquim Gonçalves da Silva. 

Sua incursão radiofônica aconteceu em 1960 ao lado de outro ícone, o radialista Clésio Athanásio. Desde então Herbet Mouze dedicou sua vida a essa que foi uma de suas grandes paixões: o rádio esportivo. Foi o primeiro repórter a fazer entrada ao vivo quando da instalação da repetidora da TV Itapuã no antigo prédio da extinta Telebahia. Na TV Norte, afiliada da TV Bahia/Rede Globo, atuou como o primeiro comentarista esportivo da emissora. 

Herbet Mouze se notabilizou como um dos mais atuantes e brilhantes repórteres do rádio juazeirense. Entrevistou algumas das maiores personalidades do futebol brasileiro, tais como o rei Pelé, Garrincha, Rivelino, Zagalo, Júnior, Bebeto e diversos outros craques. Outra grande paixão que sempre fez questão de demonstrar por onde andou foi o Flamengo. Raras são as vezes em que se encontra o agora octogenário rubro-negro sem estar ostentando com orgulho o "manto" flamenguista.

Durante a fase de ouro do "Mais Querido", Mouze demonstrava sua gratidão ao escrete comando por Zico pelas inúmeras alegrias e títulos organizando carreatas festivas. Em 1981, durante a consagração máxima do clube do povo com a conquista do mundial de clubes no Japão contra o time do Liverpol, Mouze fez questão de recepcionar "João Danado" Nunes com direito a desfile de Carnaíba até as principais ruas da cidade. A empreitada rubro-negra parou Juazeiro e custou a Caravan do abnegado torcedor toda amassada, mas com uma felicidade que não teve preço, de acordo com o protagonista. 

Logo após a diplomação da FLA-Juazeiro como Embaixada oficial do Flamengo na região em 2008, o presidente Luiz Hélio fez justa homenagem ao famoso flamenguista da cidade o nomeando "Presidente de Honra Ad Perpetum" da embaixada local.

E para comemorar tão importante data natalícia dessa que é uma das mais marcantes personalidades do município, com destacada atuação na política como ex-vereador e presidente da Câmara, além de combativo militante social no Lions Clube, a Embaixada FLA-Juazeiro e alguns amigos de Herbet Mouze farão justa homenagem com uma feijoada festiva neste sábado, 28 de Outubro, com shows de Paulo César, Maurício Dias, Wellington Miranda e participações especiais. O evento acontecerá no Check-in Bar e Petiscaria para 100 convidados, entre familiares e amigos do homenageado, além de sócios da FLA-Juazeiro.

Viva Herbet Mouze Rodrigues, o baluarte da comunicação esportiva juazeirense.

"Flamengo, se por querer-te tanto, te quero mais que a minha vida, que mais quero? Querer mais?". Poema declamado em 1995 pelo então octogenário argentino Agustin Valido, eterno herói do primeiro tricampeonato em 1944, para o especial da TVE exibido no ano do centenário e que bem traduz o sentimento de Mouze pelo Mengo, uma vida de paixão! 

Ascom/EFJ