Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Política
25 de Setembro / 2014 às 19:29 | 14 Comentários

Em e-mail ao Blog a direção do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde da Prefeitura de Juazeiro informa tentativa de arrombamento da sua sede em Juazeiro. Confira:

A diretoria do SINTRAB/Saúde vem por meio desta nota, tornar ciente a todos os seus filiados, além da comunidade Juazeirense de que na noite dessa quarta feira (24), houve uma tentativa de arrombamento da sede da entidade. Coincidentemente hoje, dia 25/09, pela manhã, um celta prata  em atitude suspeita com adesivo da “forever” circulou pela frente do sindicato.   

Às 16:38h uma mulher ainda não identificada ao ver o carro do SINTRAB/Saúde estacionado na porta da entidade, colou adesivo de um candidato a governador,  e posteriormente o carro já citado, parou próximo e tirou algumas fotos. Tais acontecimentos foram visualizados por testemunhas e prestada queixa na delegacia de polícia civil de Juazeiro.  Nº da ocorrência 8192/14.

A Diretoria do SINTRAB/Saúde informa a seus filiados que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas.

Atenciosamente,

Telma Marineide C. T. Bento

Presidente do SINTRAB/Saúde

Informativos
25 de Setembro / 2014 às 19:00 | 3 Comentários

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) comunica que a Avenida Santos Dumont , localizada no Centro da cidade, estará interditada a partir das 7 horas desta sexta-feira (26), para serviços de recapeamento asfáltico. O trecho interditado começa da Via Show (Antiga Nossa Casa) no sentido Orla.

E no sábado dia (27) o serviço continuará a partir das 7 horas no sentido contrário (Orla até a Via Show). Essa é mais uma ação da administração municipal para desenvolver ações de melhoria na infraestrutura urbana de Juazeiro.

Ascom/PMJ
Eleições
25 de Setembro / 2014 às 18:30 | 8 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Mais de 20 mil pessoas saíram às ruas de Feira de Santana ao lado da candidata a presidência da República Dilma Roussef, dos candidatos Rui Costa (governador), Otto Alencar (senador), João Leão (vice-governador) e do governador Jaques Wagner, durante atividade de campanha na manhã dessa quinta-feira (25). A multidão andou da Praça dos Nordestinos, até a Avenida Senhor dos Passos. Ao final os candidatos fizeram um rápido comício. Dilma aproveitou para reforçar o compromisso com as obras de infraestrutura e mobilidade na região, a exemplo do  BRT, conclusão do Contorno Rodoviário, duplicação das BR's 101 e 116 e via expressa do aeroporto João Durval Carneiro. "Feira é uma cidade muito importante para a Bahia e para o Nordeste, é um centro logístico com grande potencial de desenvolvimento e por isso temos um olhar especial sobre a cidade”.

Rui reafirmou que vai transformar Feira de Santana com obras  e ações “que vão fazer o município voar mais alto e ser respeitado como uma grande metrópole”. Ele garantiu que será o governador a inaugurar o Complexo de viadutos da Avenida Nóide Cerqueira e que vai construir o maior aeroporto de cargas do Norte/Nordeste em Feira. A candidata Dilma destacou seu compromisso com uma das principais proposta de Rui Costa, que é ampliar a oferta de vagas nos cursos técnicos de profissionalização. "Vou implantar 300 escolas em tempo integral e abrir 150 mil vagas de ensino técnico em toda Bahia, com a garantia do 1º estágio", destacou Rui.

O candidato ao governo pela coligação Pra Bahia Mudar Mais agradeceu a presença maciça dos feirenses e convocou todos a lembrar como era a cidade na época da gestão do candidato adversário. “A Bahia e o Brasil melhoraram muito, precisamos continuar nesse caminho", afirmou. "A Bahia não quer voltar ao passado. A Bahia quer seguir em frente, com saúde, educação e boas estradas”, continuou. “É só comparar: como era e como está hoje. A Bahia ganhou mais cuidado, atenção e investimentos em educação e saúde; áreas prioritárias.

Antes da caminhada, Dilma conversou com jornalistas e respondeu perguntas sobre criticas feitas no programa eleitoral. “Não estou criticando os outros candidatos, mas sim os planos de governo”, destacou. "O Brasil tem uma das menores dividas líquidas do mundo. O choque fiscal que estão prometendo é desnecessário, prejudicial e extremamente eleitoreiro". Sobre denúncias feitas para prejudicar candidatos, disse:  "Denuncias são feitas para serem investigadas, apuradas e os responsáveis punidos. Não podemos culpar as pessoas antecipadamente e sem provas, apenas com base no que alguém disse".

No corpo a corpo com o eleitores, no quarto evento realizado em Feira de Santana como candidato Rui afirmou que um governador não é só gerente e maquina de obras, “é também um ser humano, por isso, vou governar com o coração do menino nascido na Liberdade, que conhece os problemas e lutas do povo”. Sobre as críticas dirigidas às propostas de governo ele foi taxativo: "Eu não improviso promessa em palanque. Meu programa de governo foi feito junto com o povo, em plenárias realizadas em toda a Bahia, onde mais de 50 mil pessoas apresentaram propostas. Tá tudo escrito e registrado"!

Ascom Rui Costa Foto: Mateus Pereira
Política
25 de Setembro / 2014 às 18:01 | Nenhum Comentário

Com o objetivo de divulgar a importância da palma forrageira para alimentação animal e possibilitar aos agricultores familiares acesso às mudas de palma; a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro irão realizar na manhã desta sexta-feira (26), no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, a apresentação do Programa de Segurança Alimentar dos Rebanhos. Na ocasião serão distribuídas mudas de palma resistente à cochonilha do carmim para 100 (cem) agricultores familiares presentes. Essa distribuição que integra o programa de segurança alimentar, pretende possibilitar a distribuição de 2,5 milhões de mudas para agricultores familiares de 22 municípios baianos, que por sua vez fazem parte da gerência regional de Juazeiro.

"A nossa gerência foi contemplada com a estação experimental de Pilar – município de Jaguarari, estação essa que irá fornecer as raquetes de palma aos agricultores familiares desses municípios", explicou Osvaldo Lopes Ribeiro Júnior, gerente regional da EBDA em Juazeiro. A previsão é que a Estação Experimental de Pilar entregue aos municípios mais de 2,5 milhões de raquetes de palma miúda. Juazeiro receberá 100.000 mudas, contemplando por sua vez 100 (cem) agricultores familiares com 1000 (mil) mudas para cada. Num prazo de 12 meses o produtor beneficiado deverá repassar mil mudas a outro agricultor familiar, ampliando cada vez mais o programa.

De acordo com Rodrigo Bonfim, chefe da Estação Experimental da EBDA em Pilar a distribuição das mudas de palma ajuda a resolver significativamente os problemas enfrentados pelos agricultores durante a estiagem. "Para a convivência com o semiárido, o agricultor necessita plantar reservas estratégicas e a palma tem sido a melhor opção para a alimentação animal. As mudas plantadas proporcionam qualidade fitossanitária aos nossos agricultores familiares por serem resistentes à cochonilha do carmim", afirmou.

A distribuição das mudas de palma está sendo articulada entre a EBDA, Prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e sociedade civil através de mobilização nos municípios que sediam as estações experimentais onde foram plantadas as mudas. O objetivo da mobilização é de firmar parcerias para assegurar a colheita, o transporte e a entrega das mudas de palma forrageira aos agricultores familiares. 

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Juazeiro, Jorge Cerqueira essa é mais uma oportunidade de proporcionar aos agricultores familiares acesso a alimentação de qualidade para os seus rebanhos. "Devido à escassez da palma forrageira para alimentação animal em nossa região, a mobilização do programa irá oportunizar para os agricultores familiares o acesso às mudas. A prefeitura através da secretaria de Agricultura está focada em apoiar e realizar ações que possibilitem o desenvolvimento e melhorias para o homem do campo", declarou. 

Ascom SEAPA
Eleições
25 de Setembro / 2014 às 17:30 | 24 Comentários

Faltando dez dias para as eleições (2014), a pesquisa realizada pelo Instituto Babesp apontou que o deputado Roberto Carlos (PDT) ocupa o segundo lugar na Bahia, entre os governistas, com 0,90% das intenções de voto.

Em seguida, Marcelo Nilo (PDT) tem 0,85%, Ivana Bastos (PSD) 0,65%, Robério Oliveira (PSD) 0,65%, Alex Piatã (PMDB) 0,55%, Carlos Brasileiro (PT) 0,55%, Carlos Geilson (PTN) 0,50%, Lucas Bocão (PTC) 0,50% e Rogério Andrade (PSD) 0,45%, são os dez postulantes mais lembrados na pesquisa espontânea.

Fonte: Bocão News
Política
25 de Setembro / 2014 às 17:00 | Nenhum Comentário

Em resposta a versão da Empresa ART Construtora e Serviços Ltda, sobre a paralisação dos trabalhadores da coleta de lixo de Juazeiro na última segunda-feira (22), a direção do Sindilimp Regional emite os seguintes esclarecimentos: 

A direção vem mais uma vez esclarecer o que ocorre na empresa acima citada. Chegamos à cidade de Juazeiro em novembro de 2013 e os funcionários só recebiam o salário mínimo e o vale transporte, em constantes atrasos. O tempo foi passando e a direção do sindicato trabalhando em prol dos agentes de limpeza da cidade.

É muito fácil a empresa ART informar que está tudo correto na empresa, quando na verdade ainda tem muito a se fazer, por exemplo: os funcionários que são demitidos não recebem seus direitos trabalhistas 100%. Gostaria que o gerente, Alberto Azevedo, explicasse porque até hoje está devendo a multa de 40% de alguns funcionários que já foram homologados há dois meses, e que explicasse por que os trabalhadores não realizam exames médicos, por que não tem cartão de ponto na empresa e por que falta E’pis. Isso é só a metade dos problemas que a direção do Sindilimp está enfretando na empresa ART. Já denunciamos ao Ministério do Trabalho.

Esses benefícios citados pelo gerente da empresa são conquistas do Sindilimp regional e temos como provar, por que foi realizada uma reunião para fechar o acordo coletivo, com as assinaturas 

dos representantes da empresa e do sindicato, com anuência dos trabalhadores que foram informados em assembleia. A pauta foi aumento salarial, cesta básica, vale-refeição e café da manhã.

Por diversas vezes já denunciamos a empresa ART no Blog Geraldo José, e de imediato os problemas são parcialmente resolvidos, mas com o passar do tempo os problemas voltam a aparecer. Não tem condições de um coletor trabalhar dessa forma (FOTO) podendo a qualquer momento acontecer um grave acidente.

A sociedade de Juazeiro tem que saber que não estamos aqui para prejudicar a cidade, mas sim para cuidar dos Agentes de Limpeza, por que eles são os médicos da cidade. Sem o “GARI” a cidade fica doente, então pedimos a compreensão de todos e iremos em frente porque a luta continua.

Direção do Sindilimp – Regional

Variadas
25 de Setembro / 2014 às 16:31 | Nenhum Comentário

É com imenso pesar que o deputado Cacá Leão recebeu, na manhã desta quinta-feira (25), a notícia do falecimento do amigo, vereador do município de Luis Eduardo Magalhães e parceiro de caminhada nas eleições deste ano como candidato a deputado estadual, Ondumar Ferreira Borges, conhecido como Ondumar Marabá, que sofreu um grave acidente na BR 349. “Com muita tristeza, hoje perdemos um homem de bem e amigo querido por todos no oeste baiano”, lamentou o deputado Cacá Leão.

Ascom Cacá Leão
Variadas
25 de Setembro / 2014 às 16:30 | Nenhum Comentário

O vereador e candidato a deputado estadual pela cidade de Luis Eduardo Magalhães, no oeste do estado, Ondumar Ferreira Borges (PSC), morreu após sofrer um acidente nesta quinta-feira (25). Ele viajava em campanha política e seu carro bateu em uma kombi, por volta de 7h. Ao todo, cinco pessoas morreram e outras duas ficaram feridas. Segundo informações da prefeitura de Luis Eduardo Magalhães, Ondumar estava em um veículo com sua esposa, Miriam Borges, e o pastor da igreja que ele frequentava, Adail José dos Santos Martins. Os três morreram no local do acidente. O caso aconteceu perto do trevo da cidade de Correntina, a cerca de 930 quilômetros de Salvador, onde o político faria campanha.

O veículo onde estava o vereador, modelo Triton, bateu de frente com uma kombi, onde morreram o motorista e seu irmão, que ainda não tiveram a identidade divulgada. A esposa do motorista, que está grávida, e o seu filho ficaram feridos e foram encaminhados para o Hospital Municipal de Correntina.

A Delegacia de Correntina ainda não tem informações sobre as circunstâncias do acidente. Também segundo a prefeitura de Luis Eduardo Magalhães, Ondumar foi eleito vereador em 2008 e reeleito em 2012. Ele também já havia atuado como secretário da indústria e comércio na cidade. O município decretou luto oficial de três dias por conta da morte.

Fotos e Informações: Correio 24 Horas
Variadas
25 de Setembro / 2014 às 16:00 | Nenhum Comentário

A organização não governamental Instituto de Educação de Petrolina, que tem como presidente o médico oncologista Gray Portela, lança campanha para adesão de psicólogos que se interessem em ser voluntários nas ações promovidas para a Escola Municipal de Tempo Integral São Domingos Sávio.

O IEP já realiza atividades em psicopedagogia, nutrição e de cunho estrutural como a reforma da biblioteca da escola. Tendo em vista cumprir a missão a que se propõe o presidente Gray Portela ressalta a importância do voluntariado das mais variadas searas como também a participação dos pais, professores e gestores. “Nós temos a humilde tarefa de contribuir com a escola municipal, de início a São Domingos Sávio, para atingir maior qualificação da educação global. Citando Imannuel Kant: “O homem não é nada, além daquilo que a educação faz dele”.

Atualmente a ong conta com o apoio da Universidade de Pernambuco campus Petrolina que já disponibiliza estudantes dos cursos de Matemática, Letras e Pedagogia para estágios organizados e acompanhados pelo IEP.

Outras informações pelo site www.iepeduca.com.br ou ainda pelo e-mail iepeduca@gmail.com

Asscom
Política
25 de Setembro / 2014 às 15:30 | 1 Comentário

Mais uma ferramenta está disponível para uso dos profissionais da Seduc.  O treinamento para o uso do COLAB está sendo feito pelo Núcleo de Tecnologia Educacional da secretaria de Educação.  A formação sobre o aplicativo é direcionada para todos os setores da Seduc.

O COLAB é uma rede social para a cidadania, cujo objetivo é disponibilizar um aplicativo para que o cidadão possa colaborar com a gestão pública, fiscalizando, propondo e avaliando os serviços públicos. Eleito o melhor aplicativo urbano do mundo, aproximando o cidadão da administração pública. 

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
25 de Setembro / 2014 às 15:00 | 1 Comentário

A presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 13.033 que aumenta os porcentuais de adição de biodiesel ao óleo diesel e de etanol à gasolina. O texto está publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira. A lei eleva para 6% o porcentual obrigatório de mistura do biodiesel ao óleo diesel, a partir de 1º de julho deste ano. Antes, o porcentual era de 5%. Pela norma, a partir de 1º de novembro, o porcentual subirá novamente, passando para 7%. Esse porcentual, no entanto, poderá ser reduzido pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), a qualquer tempo, por motivo justificado, para até 6%. No caso do etanol na gasolina, a lei estabelece que o Poder Executivo poderá elevar o porcentual obrigatório de adição de álcool anidro à gasolina para 27,5%, desde que constatada sua viabilidade técnica. Antes, segundo a Lei 8.723/1993, o governo poderia elevar o porcentual de mistura do etanol até o limite de 25%, ou reduzi-lo até 18%, piso que ficou mantido pela nova lei.

Agência Estado
Política
25 de Setembro / 2014 às 14:30 | Nenhum Comentário

Uma Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a Bahia foi o estado do Nordeste que mais reduziu a taxa de analfabetismo em 2013. O estado registrou a taxa de 14,9% entre pessoas com 15 anos ou mais, ficando abaixo da média da região Nordeste que foi de 16,9%.

A taxa de analfabetismo em 2007 era de 18,3% entre pessoas com 15 anos ou mais, o que demonstra, segundo a pesquisa, uma redução de 3,4%. Entre os jovens de 15 a 24 anos, a Pnad/IBGE mostra que a taxa de analfabetismo na Bahia caiu de 3,5%, em 2007, para 1,9%, em 2013. Entre aqueles com 40 anos ou mais, a taxa caiu de 33,4%, em 2007, para 26,3%, em 2013.

Na faixa etária de 15 anos ou mais, a pesquisa revela ainda que a Bahia foi o terceiro estado no país que mais conseguiu reduzir a taxa de analfabetismo. As informações em questão animam a deputada estadual Graça Pimenta (PMDB), mas a mesma ressalta a necessidade de investimentos na educação. "Me anima ver que esta pesquisa aponta melhorias na educação baiana, mas ainda assim acredito que a educação como um todo precisa ser revista. É preciso investir no aperfeiçoamento dos professores, oferecer estruturas escolares adequadas aos alunos e buscar mecanismos que permitam que os mesmos aprendam o que é ensinado", pontua a parlamentar.

Vale ressaltar que, no mês de junho deste ano, uma pesquisa internacional sobre ensino e aprendizagem intitulada Talis, coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), informou que docentes brasileiros gastam, em média, um quinto do tempo de aula para manter o bom comportamento dos estudantes: a cada cinco minutos de ensino, um é dedicado à medida disciplinar.

"É preciso instituir uma política de promoção da aprendizagem no âmbito da rede estadual de educação, tema do projeto nº 20.177/2013 apresentado por mim na Assembleia Legislativa (AL). Essa pesquisa Talis, por sua vez, demonstra a necessidade urgente de adotar medidas eficazes no que diz respeito ao aprendizado dos nossos estudantes. Muitas vezes a indisciplina deles é ocasionada por transtornos de aprendizagem como dislexia, distúrbios de aprendizagem relacionados à visão, disgrafia, discalculia e o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade - desconhecidos e, em sua maioria, de identificação e tratamento simples", considera Graça Pimenta. Mais informações sobre o projeto em http://www.gracapimenta.com.br/noticias.php?id=1579#conteudo.

Asscom
Variadas
25 de Setembro / 2014 às 14:00 | Nenhum Comentário

Será realizado mais uma edição do concurso de beleza – MISS PETROLINA 2015 - que acontecerá no dia 24 do mês de outubro (sexta-feira) - a partir das 21h30 – no Hotel do Grande Rio – onde na ocasião será eleito também o MISTER PETROLINA 2015. O evento contará com 15 casais participando semi-finalistas – que estarão concorrendo representando empresas, academias e clubes sociais da cidade, e de onde sairão os vencedores para concorrerem ao MISS PERNAMBUCO 2015 no mês de maio de ano próximo, e, MISTER PERNAMBUCO 2015 que será realizado no dia 06 de mês de dezenbro do corrente ano – ambos realizados pela produtora Miguel Braga Produções, e, terá a presença de BRUNO MOONEYHAN (Mister Brasil e Mister Universo 2014), além de shows musicais e culturais.

As (os) vencedoras (os) receberão como premiação viagens, books fotográficos e brindes do comércio local - além do direito de representar a cidade nos certames estaduais e regionais. A promoção do concurso MISS e MISTER PETROLINA 2015, é de única e intransferível responsabilidade do colunista social e promoter RONI FIGUEIREDO - que detém das franquias de concursos regionais e estaduais - e que tem registrado a marca do evento na cidade. Personalidades, socialites, cabeleireiros, maquiadores, produtores de moda, jornalistas, colunistas sociais e formadores de opinião estarão compondo a “Comissão Julgadora”. Contatos: 87 8871 8442 / 87 9627 1616.

Asscom
Eleições
25 de Setembro / 2014 às 13:30 | 6 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

“O governo do PT não tem compromisso com a vida dos baianos. Não cuidou da saúde pública nem evitou os mais de 37 mil assassinatos em quase oito anos”, disse o candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, no bairro Baianão, em Porto Seguro, onde fez comício na noite de ontem (24), ao lado dos companheiros de chapa Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador). Na jornada pelo Extremo-Sul, nesta quarta-feira, os líderes nas pesquisas estiveram ainda em Belmonte e Santa Cruz de Cabrália.

De acordo com Paulo Souto, um governador precisa ter consciência de que a maior prioridade de um gestor público é dar atenção especial aos setores que afetam diretamente a vida das pessoas, como a segurança, saúde, educação e o desenvolvimento econômico, que proporciona a criação de empregos. “O atual governo não cumpriu suas obrigações com o povo baiano, que agora diz: chega de PT”.

Na ocasião, Souto defendeu medidas para a contenção da criminalidade na Bahia, envolvendo ações de repressão policial, passando ainda por um maior esforço do governo para cuidar dos jovens. “Se eleito, irei implantar escolas em tempo integral no nível médio, para que os jovens possam fazer o curso normal pela manhã e ter aulas de reforço e atividades esportivas e culturais pela tarde, tornando mais difícil a cooptação para o crime, melhorando as perspectivas de futuro do povo de nossa terra”, afirmou.

O candidato democrata a governador observou a necessidade de estimular o turismo em Porto Seguro, aumentando a oferta de empregos na região. “Para ajudar os jovens a aproveitar mais as oportunidades, vamos investir na qualificação da mão de obra, dando cursos profissionalizantes de boa qualidade, tendo como entidades parceiras o Sesi e o Senai”, informou.

Paulo Souto criticou a falta de vontade política do atual governo para construir um novo aeroporto em Porto Seguro, com capacidade para receber voos internacionais diretos. “Faltou interesse a um governador que dizia o tempo todo ser íntimo do ex-presidente e ter vantagens por ser do mesmo partido da presidenta”, disse, lembrando que, na sua gestão, iniciou a construção de estradas na região, como aquelas de Arraial d´Ajuda e Trancoso, favorecendo a instalação de novos empreendimentos hoteleiros, gerando empregos para a população. “E tudo isso de repente parou com o PT”, lamentou.

Em discurso, o ex-prefeito de Porto Seguro, Ubaldino Jr., denunciou o uso de dinheiro público pela prefeitura na campanha de Rui Costa. “Na última sexta-feira aconteceu um grave crime eleitoral aqui, quando mais de 1,5 mil carros foram abastecidos no posto de gasolina da prefeitura para a carreata do candidato petista a governador. Estão fazendo campanha com o dinheiro do povo. Isso é ainda mais grave numa cidade em que faltam remédios e médicos no posto de saúde”, afirmou.

Além de Joaci Góes e Geddel Vieira Lima, acompanharam Paulo Souto o ex-prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, o candidato a deputado federal, Uldurico Jr., o vereador Danilo Suprilar e lideranças políticas locais e regionais.

Asscom
Variadas
25 de Setembro / 2014 às 13:00 | Nenhum Comentário

Em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF e o Conselho Regional de Farmácia, a Secretaria Municipal de Petrolina (SMS) realizará nesta sexta-feira (26) atividades de promoção à saúde no hall da SMS, em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico celebrado no dia 25 de setembro. O evento começará às 8h e se estenderá até 12h.  

Os profissionais farmacêuticos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) estarão aferindo a pressão arterial, medindo a taxa de glicemia e orientando a população sobre o uso correto de medicamentos. “Não há melhor forma de comemorar uma data tão importante para os profissionais da área do que ofertando os nossos serviços, por isso convidamos aqueles que vão estar pelo centro da cidade a comparecer à SMS e realizar os procedimentos”, destaca a coordenadora de Assistência Farmacêutica de Petrolina Maria Thereza Morais. 

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
25 de Setembro / 2014 às 12:30 | 1 Comentário

Smartphones, tablets, computadores e outros dispositivos eletrônicos vêm fazendo cada vez mais parte da rotina das pessoas. Acessar a internet em locais públicos em breve será uma realidade também em Lagoa Grande (PE), assim como já acontece em outros municípios brasileiros. Recentemente, a cidade foi contemplada com o programa ‘Cidades Digitais’, do Governo Federal.

De acordo com o assessor de planejamento da prefeitura e autor do projeto, Williams Bartolomeu Baracho, além dos benefícios do acesso gratuito e de qualidade à internet, a população poderá acompanhar a gestão pública por meio de softwares disponibilizados pelo governo. “Serão aplicativos que permitem a consulta e o acesso a informações de interesse público”, explicou.

O programa promete colocar Lagoa Grande em um patamar de acesso à informação nunca antes experimentado, através da tecnologia de fibra óptica que será instalada em diversos pontos estratégicos da cidade, como postos de saúde, CRAS, CREAS, praças, pontos de mototáxi, escolas, entre outros.

A expectativa do prefeito Dhoni Amorim é de que além da cobertura Wi-Fi em fibra óptica em toda a sede, sejam contemplados também os distritos de Jutaí e Vermelhos com a internet via rádio. Os recursos para o investimento são do Governo Federal e próprios do município. “Dentro de alguns dias, a equipe técnica do Ministério das Comunicações estará na cidade para realizar os estudos de implantação do projeto, que deverá funcionar ainda este ano”, disse o prefeito.

Ascom Lagoa Grande
Eleições
25 de Setembro / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

A candidata a governadora Lídice da Mata, do PSB, afirmou que em seu governo irá manter os programas do atual governo do PT que estão dando certo, mas resgatará também as experiências positivas de administrações anteriores do DEM. Em entrevista à Rádio Recôncavo, de Santo Antônio de Jesus, ela explicou que a nova política defendida por ela e por Marina Silva, a candidata do PSB à Presidência da República, tem como objetivo manter e aprimorar o que há de positivo e avançar em políticas sociais que não foram executadas pelos governos antecedentes.

“Não sou da política de terra arrasada. Faço críticas ao atual governo, mas sempre reconhecendo que ele liberou a Bahia do atraso do carlismo, executou políticas públicas de igualdade social importantes e investiu na infraestrutura. Mas, mesmo assim, não fez o suficiente para o salto de desenvolvimento que a Bahia precisa. Não fez pela educação, para melhorar o ensino médio e superior, por exemplo. É preciso dar um passo adiante”, disse.

Na entrevista, a candidata destacou que apesar de ter sido perseguida pelo governo carlista e ter se oposto àquele modelo de gestão em sua carreira política, reconhece que há programas que podem ser resgatados. “Apesar de lesivo à Bahia pelo modelo concentrador do desenvolvimento e pouco democrático, acho que os governos carlistas também tiveram algumas políticas interessantes e vou resgatá-las. Quero as políticas boas do PT e do DEM. Mas irei além, vou fazer o que eles não fizeram, que é cuidar do nosso povo de verdade, com mais educação, mais saúde, mais segurança, mais emprego e renda”, completou. A candidata criticou o abandono do Pelourinho pelo atual governo estadual devido a fato de a recuperação do Centro Histórico de Salvador ter si

Ascom PSB-Bahia
Espaço do Leitor
25 de Setembro / 2014 às 11:32 | 3 Comentários

Olá Geraldo, bom dia!

Diante mão te aviso que já enviei essa mensagem ao Bocão e Varella. Te envio também pois ouvi falar bastante de sua luta e credibilidade na busca pela defesa do Povo de Juazeiro e região. Conto com sua ajuda.

Gostaria que você pudesse ajudar a Casa de Apoio da Cidade de Juazeiro, localizada em Salvador, no Bairro do Rio Vermelho. Ao fazer uma visita a uma paciente amiga de minha esposa presenciei algo nada agradável. Esta paciente encontra-se com câncer nos pulmões, não anda mais, e devido a ser obrigada a passar a maior parte do tempo deitada possui inúmeras escaras (feridas) nas costas, ela só tem o apoio do marido, o qual largou e vendeu tudo para cuidar de sua amada e vivem apenas com a pensão dela (Paga aluguel, alimentação, remédios, fraldas, transporte, roupa, etc). Sei que essa condição pode ser comum a muitos nessa nossa Bahia, mas tenho ajudado a essa senhora.

Geraldo, pense que ela tem feito Radioterapia no Hospital Sta. Izabel e existe uma Van da Prefeitura de Juazeiro vai buscar e pegar. Agora eu pergunto: Como uma pessoa que não consegue ficar sentada, devidos as feridas nas costas que usa fralda, faz quimioterapia vai realizar o percurso do bairro de Nazaré (Sta. Izabel) até o Rio Vermelho na Casa de Apoio em quase 6 horas, um percurso de menos que 5km? Isso porque o motorista da Van diz ter que fazer um roteiro por todos os hospitais para depois retornar, um percurso que duraria se muito 30 minutos. Fora que a casa está abandonada, reboco de teto solto bem acima de onde os pacientes dormem.

Há relatos que o SAMU, quando solicitada nega atendimento pelo fato deles não serem de Salvador. Um absurdo! Na verdade te peço um apoio, para que as pessoas possam fazer doações, principalmente de fraldas geriátricas, tamanho G, pois além de tudo ela não controla o xixi e por várias vezes a falta das fraldas faz ela usar a que tem por muito tempo e o xixi encharca as feridas e elas não secam. Soro para lavar e pó secante para as escaras, xilocaína, dentre outros.

Te agradeço do fundo do coração e daqui vou fazendo minha parte. Peço manter em sigilo o nome deles para evitar represália, mas acredito que a ajudar superará qualquer inconveniente. 

David Oliveira

Variadas
25 de Setembro / 2014 às 11:30 | 3 Comentários

Em nota encaminhada na manhã desta quninta-feira (25) a empresa Vale Norte, responsável pelos caminhões coletores de lixo em Juazeiro, informou que continua trabalhando normalmente e cumprindo com as atribuições garantidas no contrato firmado com a prefeitura de Juazeiro.

Na nota a Vale Norte reforça que “o serviço contratado pelo município junto à Vale Norte tem como objetivo apenas a contratação de caminhões coletores e motoristas e estamos operando estes serviços dentro da normalidade e sem nenhum tipo de paralisação”, informou.

De acordo com a gerencia da Vale Norte, a nota tem como objetivo esclarecer algumas informações distorcidas, que apontavam para uma paralisação dos funcionários da empresa, o que não procede.

A empresa reafirma seu “compromisso de continuar dando o melhor para garantir os serviços e contribuir com o atendimento da população”, destacou.

Eleições
25 de Setembro / 2014 às 11:00 | 34 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O candidato a Deputado Estadual David Lima, do PTC, participou na noite de terça-feira (23) de caminhada nos conjuntos habitacionais Minha Casa Minha Vida, Morada do Salitre e Praia do Rodeadouro, oportunidade em que reafirmou o seu propósito de lutar pelos mais humildes.

David Lima, sentiu-se muito à vontade, pois além de comunitário idealizador e fundador da Federação das Associações de Moradores e Entidades Afins, instituição criada para dar suporte as lutas das comunidades carentes contra os opressores do povo, é morador do Conjunto Praia do Rodeadouro, e tem batalhado incessantemente pelo direito daqueles que adquiriram o imóvel, já que apenas construíram as casas e não levaram os equipamentos necessários para suprir as necessidades básicas das pessoas, tais como: postos de saúde, coleta de lixo entre outros, isso tem, tornado também uma bandeira de luta de David Lima, ao lado dos adquirentes daqueles imóveis.

E por falar em Bandeira, na ocasião, o candidato David Lima com a sua equipe, foram integrados a uma multidão que acompanhava o candidato a deputado Federal Joseph Bandeira, do PSB. Os dois candidatos, David Lima e Joseph Bandeira foram bem recebidos nas portas das residências em clima de muita alegria e descontração.

Ascom David Lima
Variadas
25 de Setembro / 2014 às 10:30 | Nenhum Comentário

A medalha no peito é resultado de mais uma grande conquista: Cynthia Emanuelle, judoca e estudante de Ciência da Computação da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), ganhou medalha de ouro na seletiva estadual dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). E a boa notícia não para por aí: com o resultado, a judoca foi classificada para a fase nacional da competição, que acontecerá entre os dias 29 de outubro e 9 de novembro em Aracaju, capital de Sergipe. Cynthia foi a única atleta de Petrolina a participar da seletiva, que aconteceu no Recife. No tatame, além das adversárias, a judoca teve que controlar a ansiedade e a pressão das outras torcidas.

“Fui sozinha e fiquei na casa de umas amigas, que também iam competir. Enfrentei duas judocas, uma das Salesianas e outra da Uninassau, instituições conhecidas pelo incentivo ao esporte. No local, as outras torcidas ainda tomaram conta das arquibancadas, mas já fui psicologicamente preparada”, comentou.

A medalha de ouro colocou a Facape no ranking das cinco primeiras instituições pernambucanas classificadas. Para o presidente da autarquia, Rinaldo Remígio, Cynthia é um exemplo para a juventude da região. “Cynthia é uma guerreira e merece nosso apoio. Estamos felizes não apenas por ela levar o nome da Facape para os quatro cantos do país, mas por representar o Vale do São Francisco em competições de alto nível. Isso prova que todo esforço, sacrifício e força de vontade valem a pena e servem de exemplo para os jovens da nossa região”, disse.

Falta de patrocínio

Cynthia tem 19 anos e treina judô há 11. Já foi campeã brasileira regional e possui um estoque de medalhas que já não cabe mais nem no pescoço. No entanto, a atleta enfrenta o mesmo adversário em todas as competições: a falta de patrocínio. “As despesas são muitas e na maioria das competições preciso viajar sozinha, sem o apoio do treinador. Tenho a esperança de que isso mude e as pessoas, assim como os governantes, possam valorizar mais o esporte”, disse. Enquanto o JUBs 2014 não chega, a atleta intensifica os treinos e divide o tempo entre a faculdade e o tatame. “A Facape e Petrolina terão uma campeã brasileira de judô”, garante.

Ascom Facape
Política
25 de Setembro / 2014 às 10:00 | 1 Comentário

Em entrevista ao radialista Geraldo José, na Rádio Transamérica, o ex-assessor de Políticas Sociais, Carlos Neiva falou do novo desafio em reassumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, convocado pelo prefeito Isaac Carvalho.

“O prefeito Isaac está sempre buscando algumas adequações para cada momento do governo, que pede uma equipe estruturada de maneira diferenciada. O prefeito tem essa grande habilidade de remanejar, buscando aperfeiçoar as ações. Sinto-me honrado por ter sido escalado desde 2009 para integrar sua equipe de governo. Assumi a Assessoria com a certeza de ter prestado um bom serviço. Agora, o prefeito convidou para retornar a essa pasta, uma honra, pois foi uma pasta construída durante seu primeiro governo e foi muito bem conduzida, a pasta está organizada”, disse.

Carlos Neiva foi escolhido para presidir o Fórum Estadual de Secretários do Trabalho (FST) na Bahia,  que vai discutir as questões de geração do trabalho e a geração de emprego e renda na Bahia, além da criação do Sistema Único do Trabalho (SUT). "Mais uma vez, nos empenharemos ao máximo para contribuir com o nosso município no segmento do Desenvolvimento Econômico e Turismo através de ações efetivas que possam permitir melhorias na geração de trabalho e renda buscando elevar o nível de bem estar da nossa população. Nosso foco é vender a imagem de que Juazeiro é a melhor cidade para se investir. Trabalhamos muito para  atrair grandes empresas, e de nesse período, Juazeiro tem se destacado na geração de emprego e renda. São mais de 100 empresas que se instalaram no Distrito Industrial de Juazeiro, uma área estruturada e podemos atrair mais grande empresas para nossa cidade", finalizou. 

 

Da redação, Itamara Costa
Espaço do Leitor
25 de Setembro / 2014 às 09:30 | 6 Comentários

Caro Geraldo,

Tenho acompanhado a polêmica sobre candidatos de fora fazendo campanha em Juazeiro (o que lhes é de direito), apoiados por vereadores, candidatos ou não, e por candidatos a deputados estaduais apoiando candidatos de fora a federais (o que também lhes é de direito).

Não quero entrar no mérito da questão, mas só citar o ex-deputado federal Leur Lomanto que, fazendo campanha aqui há mais de 20 anos, jurou “de pés juntos” que iria se empenhar seriamente na aprovação do projeto de pavimentação da BR-235, da qual não poderia se esquecer, porque tinha o mesmo número dele de candidato, 235. Nunca fez nada a respeito. Lembrei-me desse fato ao ver aqui os cartazes de seu filho, Leur Lomanto Jr., em campanha para deputado estadual.

Resultado: somente agora, décadas depois, quando ele não é mais deputado federal, que a tão necessária rodovia está sendo construída.

Agora vejo dezenas de candidatos, daqui e de fora, fazendo campanha em Juazeiro; especula-se que não vamos eleger nenhum. VAMOS, SIM! Basta escolhermos aqueles já fizeram alguma coisa por nossa cidade, seja como vereador (cuidado, porque tem gente que nunca fez nada), ou como deputado estadual ou federal (também tem aqueles que só falam).

Votem em quem quiser votar, todos tem liberdade para isso. EU VOU VOTAR EM CANDIDATOS DE JUAZEIRO!

Zoroastro Cedro

Eleições
25 de Setembro / 2014 às 09:00 | 5 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Rui disse que, efetivamente, “não tem o menor interesse na pesquisa feita pelo Dataneto, que ao lado do jornal da família do prefeito faz campanha em favor do candidato da oposição”. Para o petista é notório o esforço em produzir fatos difamatórios a respeito dele. “O que importante não são os números manipulados da pesquisa encomendada pelo Dataneto, que agora ajusta os resultados para, ao final da corrida eleitoral, não sofrer a total desmoralização da derrota”, afirmou.

Rui Costa reforça que tanto a pesquisa Ibope divulgada na noite dessa quarta-feira (24) quanto as anteriores não refletem, absolutamente, o resultado das ruas. “Nos mais de 200 municípios que visitamos, desde o  início de junho, por todos os lugares que passamos, reunimos multidões e somos calorosamente recebidos pelo povo que não quer voltar atrás e, por isso abraça nossas propostas para a Bahia avançar mais”.

Ascom Rui Costa Foto: Mateus Pereira
Variadas
25 de Setembro / 2014 às 08:30 | 1 Comentário

No lançamento da nova versão do blog, o pessoal da Nativa Comunicação convidou o consultor Cesar Brod (http://brodtec.com) para fazer uma palestra sobre a importância da presença web.

Cesar havia chegado à Juazeiro há poucos meses, para atuar como consultor de projetos para a Sysvale (http://sysvale.com), empresa criada para ser a base de uma residência em tecnologia para os alunos da Univasf (http://www.univasf.edu.br). "Meus leitores que têm filhos médicos já sabem: o menino se forma clínico geral em seis anos e, depois, se especializa em pediatria, cardiologia, o que for. A ideia dos meninos da Sysvale é uma cópia disso. O menino se forma um engenheiro geral mas, ao passar pela residência, se tornará um especialista em alguma coisa necessária ao nosso país. O foco inicial deles é a transparência pública. Mas esse é assunto para outro artigo!"

Pois bem, voltando à palestra do Brod, ele foi bem contundente ao falar que empresas gastam fortunas para criar uma presença física no mundo real e, na hora de investir na internet, querem pagar o mínimo possível e, com isso, recebem do mal e do pior e acham que o investimento não valeu a pena. O palestrante usou o exemplo de um jegue em uma autobahn (estrada de alta velocidade) na Alemanha. Segundo ele “estar na internet é ter uma vitrine para o mundo e isso não deve ser negligenciado”.

Falei com o Cesar após a palestra e perguntei a ele o que ele traçava de planos para a nossa região. Ele disse-me que queria colocar aSysvale no topo da busca do Google quando as pessoas pesquisassem pelos termos: “presença web” “vale do são francisco”

E mais, ele me disse que uma simples busca por “presença web” já colocaria a Sysvale na primeira página de resultados do Google. E não é que isso já acontece? 

Há dois anos ele fez o exercício de, em pleno carnaval, colocar um artigo que ficaria em primeiro lugar no Google usando as palavras mais buscadas naquele momento. O artigo está lá até hoje e as dicas são as mesmas que ele usou para colocar a presença web no vale do São Francisco no topo da busca do Google. Confere aí!

Link

Eu tenho certeza que a Nativa Comunicação, com o trabalho espetacular que já vem fazendo e com a constante valorização de parcerias como essa, adicionará ainda mais valor às vitrines de nosso vale pelo mundo afora. Os valores do vale digital já estão aqui!

A partir desta publicação a Sysvale terá, aqui no blog, uma coluna assinada onde iremos falar sobre vários aspectos do mundo web, com dicas para empresas que desejam extrair o máximo de seus investimentos no mundo digital. Fique ligado, ou melhor, plugado!

Variadas
25 de Setembro / 2014 às 08:05 | Nenhum Comentário

Um caminhão carregado com adubo capotou na manhã desta quinta-feira (25) na BR-428, em Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco. Nele, estavam quatro pessoas, três delas ficaram gravemente feridas, segundo informações da Polícia Militar.

O caminhoneiro, de 31 anos, teve traumatismo no abdômen. Já os caronas, de 19 e 20 anos, ficaram com traumatismo crânio-encefálico. Todos eles foram levados para o Hospital Universitário de Petrolina, também no Sertão do estado. Uma jovem, de 25 anos, que também estava no caminhão, fraturou a clavícula e está em observação no Hospital de Lagoa Grande, aguardando ser levada para o HU.

A possível causa do acidente é que o motorista teria dormido ao volante quando perdeu o controle do veículo. A carga ficou espalhada pela rodovia.

G1 Petrolina Imagem Ilustrativa da Internet
Variadas
25 de Setembro / 2014 às 08:00 | Nenhum Comentário

Nesta quarta-feira (24), o zootecnista e colaborador do Eixo Produção Irpaa (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada) Cleriston Belém, participou do Programa Geraldo José, na Rádio Transamérica para divulgar a atuação do Instituto, nesses 25 anos de existência.  Há dois anos, Cleriston vem atuando e desenvolvendo projetos de Assessoria Técnica e Extensão Rural em todo o território do São Francisco.

“É um prazer, como colaborador, divulgar as ações voltados para o agricultor familiar. O Irpaa buscou primeiramente entender como vive o agricultor familiar na região semiárida, para depois intervir. O produtor sempre reage bem, pois é uma luta em comum”, comemora.

O Colaborador lembrou que o Irpaa realiza atividades práticas com as famílias assessoradas, no intuito de desenvolver a agricultura sustentável para o clima semiárido. “A gente vem trazendo elementos da produção que sejam viáveis para nossa região, como a utilização de plantas forrageiras adaptáveis a nossas condições, e o uso sustentável da caatinga. É a oportunidade da instituição estar divulgando e consolidando a convivência com o semiárido. Tem uma frase de Dom José que diz que no semiárido não falta água, falta justiça, que retrata a luta que a instituição trava no dia-a-dia.

Na terça-feira (23), foi aprovado na Câmara de Vereadores de Juazeiro, a Lei municipal de Segurança Alimentar, segundo Cleriston, o Irpaa busca agora a ativação do serviço de inspeção municipal para comercialização da produção da agricultura familiar.

“É uma discussão que alguns membros do Irpaa participa, que está voltado para a produção da agricultura familiar, buscando a melhoria da alimentação do nosso povo. O Irpaa busca também lutar para desenvolver na nossa região a ativação do serviço de inspeção municipal,  pois o agricultor familiar precisa comercializar seus produtos. Precisamos trabalhar nesse sentido, para que o agricultor não transporte seu produto como algo proibido e não ser barrados pelos órgãos de fiscalização”, ressaltou

Da redação
Política
25 de Setembro / 2014 às 07:35 | 9 Comentários

A nascente do rio São Francisco, que está localizada dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais, está seca. Segundo o chefe do parque, diretor Luiz Arthur Castanheira, o evento é inédito e o motivo disso foi a sucessão de secas que atingem a região há pelo menos três anos. O fato deixou o deputado federal Gonzaga Patriota estarrecido. O parlamentar sempre defendeu o Velho Chico, inclusive, apresentando um Projeto de Lei que propôs a interligação da hidrovia do São Francisco com a Bacia Amazônica o que, segundo ele, garantiria a navegabilidade e a regularização do nível das águas do São Francisco. "A execução desse projeto é indispensável. Não se pode falar em transposição do São Francisco sem garantir a regularização do nível do rio", justificou. A proposta aguarda, atualmente, a designação de relator na Comissão de Viação e Transportes (CVT).

Estimado em R$ 1 bilhão, o projeto prevê a construção de um canal, com cerca de 200 quilômetros de extensão, entre o rio Tocantins, no Centro-Oeste, e o rio Preto, que corta os municípios a Oeste da Bahia. O tráfego hidroviário do rio São Francisco seria feito pelo canal do rios Preto, Tocantins e Amazonas, facilitando, inclusive, o transporte das cargas da Ferrovia Norte-Sul para o Porto de Suape, no Recife. O deputado Gonzaga Patriota lembra que a proposta, entregue ao relator do Grupo de Trabalho de Transposição do São Francisco, Marcondes Gadelha (PFL/PB) é antiga. Em 1987, a ideia foi apresentada à Câmara Federal. "O plano ficou engavetado e só no ano de 1995 chegou a receber pareceres favoráveis das Comissões de Viação e Transporte e de Constituição e Justiça", explicou.

E completa: “Há que se reconhecer à viabilidade deste projeto desde que, no  livro clássico de Geraldo Rocha “o Rio São Francisco, precípuo para o  desenvolvimento do Brasil”, publicado em 1940, numa antevisão genial, já aventava com a possibilidade da abertura de um canal para o rio São Francisco, vindo do rio Tocantins”. Por fim, o socialista explica que sem transporte hidroviário e água suficiente  capazes de  estabelecer o fluxo de produção dos ribeirinhos são-franciscanos, teremos  uma pletora de homens inertes por culpa única e exclusiva dos poderes  públicos que não zelam pela realidade socioeconômica e cultural do povo nordestino. “Este Projeto de Lei é mais do que uma tarefa parlamentar, é uma questão que deve ser resolvida para dar sentido à fecundidade da terra, do trabalho para a riqueza do homem, para o Nordeste, dádiva primeira do rio São Francisco”, finalizou.

Aline Benevides Ascom Dep. Gonzaga Patriota
Política
25 de Setembro / 2014 às 07:00 | Nenhum Comentário

A equipe de educação para o trânsito da Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) de Juazeiro realizou seu terceiro dia de atividade nesta quarta-feira (24) cumprindo mais uma parte da programação da Semana Nacional de Trânsito. Com a participação do grupo de teatro Nego D' Água a equipe passou de forma interativa mensagens importantes quanto aos itens obrigatórios utilizados para um trânsito seguro.

Além dos panfletos distribuídos que abordam o respeito ao pedestre, das encenações que orientam a parada correta antes da faixa pelo condutor ou motociclista, a equipe direcionou a atenção das pessoas a itens de segurança como: o uso do capacete, do cinto de segurança e calçado adequado para o motociclista e/ou condutor. Marcos dos Santos calçava sandália enquanto pilotava e disse não saber que se tratava de uma infração. "Achei que era apenas uma orientação para não pilotar de sandália. Não achei que era proibido", contou Marcos.

A orientação tem base no Código de Trânsito Brasileiro, Lei 9.503/97, artigo 252-inciso 4º onde trata que deve-se usar calçados que se firme aos pés e não comprometa a utilização dos pedais (condutos e motociclistas). A regra serve ainda no caso daqueles que retiram a sandália (de dedo) e pilotam descalços, pois também é proibido. Desobedecer a esta regra é considerada infração média e gera multa. "É importante que estejam atentos as exigências para um trânsito seguro. O objetivo da equipe nessas ações é dar oportunidade as pessoas a agirem corretamente após serem orientadas", pontuou o gerente de trânsito, Marcos Cardoso.

Ascom CSTT
Variadas
25 de Setembro / 2014 às 06:30 | 2 Comentários

A proposta do Instituto de Previdência de Juazeiro - IPJ era que tudo melhoraria para o servidor municipal no momento da aposentadoria. Mas para o professor aposentado Djalma Amorim Regis não está sendo nada tranquilo, ele solicitou o benefício no mês de março de 2014, e no dia 29 de agosto recebeu a informação que a aposentadoria teria sido concedida, mas sem o pagamento do auxílio-acidente de trabalho, um direito adquirido desde 1997.  

 “Quero fazer um apelo ao Conselho Gestor do IPJ, que por força de lei, foi levado para o IPJ todas as garantias previdenciárias que a gente tinha asseguradas do INSS. Dei entrada na minha aposentadoria e no mesmo requerimento solicitei o recebimento do benefício auxílio-acidente do trabalho. No final de agosto recebi o telefonema que a minha aposentadoria foi concedida, mas não concederam o meu auxílio, que corresponde a 50% do salário. Se paguei, se contribuir, tenho meu direito adquirido, não posso esperar que o IPJ resolva minha situação no tempo que lhe convier”, disse, durante participação no Programa Geraldo José, na Rádio Transamérica.

“Não tenho resposta e não tem previsão de quando será resolvido. Nem a carta de aposentadoria tenho em mãos, e não posso sequer sacar outros benefícios. A perícia funciona muito bem, mas a estrutura está deficitária. Se só tem um advogado, tem que contratar mais, se não tem técnico, que contrate, se pagamos e tem recursos, é pra isso. Precisa tomar providências para que o atendimento fiquei mais célere e o segurado não seja prejudicado”, apelou.

Da redação
Política
25 de Setembro / 2014 às 06:00 | 1 Comentário

O Polo da Universidade Aberta do Brasil irá realizar, nesta quinta-feira, 25, às 18h30, na sala sete do Espaço MultiEventos da UNIVASF, uma aula Inaugural de chegada da Universidade Federal do Piauí. A Universidade Federal do Piauí dispõe, aqui no Polo UAB de Juazeiro, de três cursos de Licenciatura na modalidade à distancia: Filosofia, Letras/Português e Pedagogia.

155 alunos já estão matriculados para assistirem a aula Novas Maneiras de Ensinar e Aprender em Educação à Distancia, proferida pelo diretor do Centro de Educação a Distância da Universidade Federal do Piauí, Professor Dr. Gildazio Guedes.

Para a Coordenadora do Polo UAB Juazeiro, Rosangela Cunha, "essa aula consolida a chegada de uma Universidade de outro Estado, em Juazeiro, por meio da política de educação que foi implementada nessa gestão, onde educação chega para todos".

Outras informações: http://polouabjuazeiroba.blogspot.com.br

Polo Juazeiro: 74- 3613-2144

Ascom SEDUC
Espaço do Leitor
24 de Setembro / 2014 às 23:00 | 2 Comentários

Em função de convocação do Prefeito Isaac Carvalho estamos assumindo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo fato que muito nos honra, principalmente pela confiança demonstrada pelo Chefe do Executivo em nosso trabalho desde o início do seu primeiro mandato.

À frente da Assessoria de Articulação de Políticas Sociais desenvolvemos, em parceria com os secretários e as suas equipes, algumas ações que entendemos serem muito importantes no âmbito da sistematização de Políticas Públicas tais como: ênfase na Gestão e otimização de processos, a questão específica da intersetorialidade; realização de workshop com as equipes das respectivas secretarias; levantamento de Programas que tinham ligação para evitar superposições; identificação de gargalos; definição de prioridades, estabelecimento dos pontos a serem enfrentados; proposição de agenda futura e monitoramento das ações.

Nesse meio tempo, fomos eleitos Presidente de uma instituição a nível estadual o FST-BA- Fórum Estadual de Secretários Municipais do Trabalho instância que buscará contribuir de maneira sistêmica para a construção do SUT Sistema Único do trabalho que está sendo discutido a nível Nacional.

Neste momento estamos nos afastando da Assessoria de Articulação de Políticas Sociais e diante disso queremos externar o nosso agradecimento aos secretários da administração municipal e, em particular, aos secretários de Saúde, Cássio Garcia, de Educação Clériston Andrade, de Desenvolvimento e Igualdade Social, Célia Regina, de Desenvolvimento econômico e Turismo, Juvenilson Passos e aos seus colaboradores cujo apoio permanente possibilitou o alcance dos nossos objetivos. Foi um período de grande aprendizado e de crescimento pessoal e profissional. OBRIGADO A TODOS!

Estejam certos de que, mais uma vez, nos empenharemos ao máximo para contribuir com o nosso município no segmento do Desenvolvimento Econômico e Turismo através de ações efetivas que possam permitir melhorias na geração de trabalho e renda buscando elevar o nível de bem estar da nossa população.

QUE DEUS ABENÇÕE A TODOS NÓS, HOJE E SEMPRE.

CARLOS NEIVA

Política
24 de Setembro / 2014 às 22:25 | Nenhum Comentário

Com o tema 'Acessibilidade com Visibilidade', o 1º Seminário do Beneficio de Prestação Continuada (BPC) na Escola, foi realizado com sucesso, na manhã desta quarta-feira (24), no auditório da Câmara Municipal de Juazeiro reunindo centenas de pessoas entre portadores de deficiência, assistentes sociais, professores, estudantes e representantes de associações. O Programa de BPC na Escola foi criado pela portaria normativa interministerial e tem como objetivo garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência entre 0 a 18 anos. O grupo gestor local foi criado a partir do decreto municipal e é integrado pelas secretarias de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), Saúde (SESAU), Educação (SEDUC) e Cultura (SECJU). 

O coordenador do BPC em Juazeiro, Josewilson Batista de Souza, emocionou a todos cantando a música 'Não Morrerei' de Marquinhos Moura, que retrata a luta, superação e fé do ser humano na abertura do evento. Em seguida o ator, atleta e fundador presidente da União dos Deficientes de Camaçari – BA (UNDEC), Jailson Ferreira fez um relato sobre a sua história de superação, após um acidente que o deixou paraplégico.

"No inicio foi muito difícil aceitar essa nova realidade, mas através do teatro e da natação tive a oportunidade de me ver como um cidadão atuante e capacitado. Tenho participado de lutas em prol da inclusão na minha cidade e hoje já alcançamos grandes feitos, a exemplo do 'Projeto Cadeiras Motorizadas' que possibilita a doação do equipamento para deficientes físicos no município de Camaçari", destacou Jailson.

Já a secretária de Acessibilidade do município de Petrolina, Rosemary Andrade, em seu discurso falou sobre a acessibilidade no comércio e no mercado de trabalho. "Precisamos de uma sociedade inclusiva, que enxergue o outro com um olhar igual independente dele ser deficiente, negro ou idoso. O importante é que todos tenham a oportunidade de se qualificar, de se aprimorar e isso vai fazer com que a oportunidade de emprego surja. Empregar apenas não é o que realmente importa, mas sim oportunizar a qualificação, porque a partir do momento que o profissional está qualificado ele está apto a exercer a função independente de ser deficiente ou não", frisou.

Na ocasião o secretário de Planejamento e Aceleração do Crescimento de Juazeiro, João Pedro discorreu sobre a realidade e planejamento da acessibilidade em Juazeiro. "Estamos verificando como os nossos projetos municipais podem se adequar à lei da mobilidade e acessibilidade, aplicando assim todas as necessidades regidas legalmente. Iremos implementar o Plano de Mobilidade Urbana, que é participativo, e que proporcionará a sociedade o entendimento da sua importância como um todo. Um exemplo é o transporte público, uma discussão que abrange desde a acessibilidade dos ônibus as ciclovias, ciclofaixas, pedestres e veículos", observou.

O seminário é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), e conta com a parceria da fundação ABRINQ, UNICEF, CONAD e Secretaria de Acessibilidade de Petrolina. Para a titular da SEDIS, Célia Regina o momento é de unir forças na luta contra o preconceito e a favor de oportunidades.

"Temos apenas 3% das vagas de empregos destinadas às pessoas com deficiência, isso mostra o quanto ainda temos que percorrer para alcançar uma situação mais justa. Fico imensamente feliz em unir forças com o município de Petrolina na luta por essas melhorias. O prefeito Isaac Carvalho criou a nossa secretaria para trabalhar em prol do desenvolvimento social através de políticas públicas direcionadas para cada setor. Fico grata em poder trabalhar para a melhoria de todos", declarou Célia. O evento que também contou com palestra sobre prioridades e oportunidades proferida pelo gerente de turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro, Jomar Benvindo; foi finalizado com a entrega de certificados de participação para todos os presentes.

Ascom PMJ
Policial
24 de Setembro / 2014 às 22:03 | Nenhum Comentário

Foi realizado na última sexta-feira, 19/09, o encerramento do Curso de Horticultura Orgânica ministrado para internos do Conjunto Penal de Juazeiro (CPJ). No total, 27 internos e internas participaram do curso, que tem como objetivo formar profissionais que  atuam na cadeia produtiva da horticultura, estimulando o desenvolvimento da economia regional, além de fornecer conhecimentos teóricos para que o auxiliar técnico Horticultor possa participar dos novos processos de organização e produção de hortaliças face às demandas regionais, além de proporcionar o desenvolvimento de um conjunto de habilidades em relação ao cultivo orgânico, tanto em relação ao próprio empreendedorismo quanto auxiliando os agricultores da região na gestão e desempenho da unidade de produção.

O curso é fruto da parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização e o SENAR, através do PRONATEC. O Curso teve duração de 160 horas, dividido entre as disciplinas teóricas e práticas, com a construção de uma horta orgânica nas dependências do CPJ, que já está abastecendo a Unidade com hortaliças 100% orgânicas. Segundo a direção  do CPJ, "para os internos que participaram do curso foram momentos de aprendizagens e novas oportunidades para uma nova vida".

Ascom - CPJ
Eleições
24 de Setembro / 2014 às 21:30 | 30 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

A noite desta terça-feira (23) foi marcada por uma grande festa no bairro do Tabuleiro, onde centenas de pessoas participaram da caminhada do Roberto Carlos (PDT) cuja adesão cresce, cada dia mais, na cidade. “É uma grande alegria ver que a população da minha querida Juazeiro sai às ruas para prestigiar a minha caminhada. Isso é um incentivo para o meu trabalho. Sei que ainda temos muito para fazer por nossa cidade e por isso vamos juntos para fazermos mais e melhor”, ressaltou o deputado Roberto Carlos.

Lisandra Lopes Ascom Dep. Roberto Carlos

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage