Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Variadas
26 de Maio / 2014 às 17:00 | 3 Comentários

Três postes desabaram em cima das residências na rua 03, e por pouco não se registra uma tragédia na tarde desta segunda-feira (26), no bairro Tabuleiro. Segundo o comunitário Valmir Belizário, popular Valmir das Uvas, não há ainda uma análise técnica, mas aparentemente o primeiro poste onde estava instalado um transformador, comido pela ferrugem, não segurou o peso e caiu sobre uma casa, arrastando dois outros postes.

“Não houve uma tragédia porque as crianças estavam a escola, caso contrário a gente poderia estar aqui lamentando uma tragédia, e não foi por falta de alerta. Há algum tempo nós chamamos à atenção da Coelba que não deu importância e dada a falta de manutenção, vejam o que aconteceu”, falou Valmir Belizário.

“Outra coisa, uma equipe da Coelba esteve aqui e disse que ia trocar só os três postes que desabaram, nós não vamos aceitar. Três outros postes estão na mesma situação de ferrugem e podem cair a qualquer momento”, insistiu no alerta Valmir das Uvas.

Enquanto a reportagem do Blog esteve no local chegou uma empresa terceirizada, que presta serviços à Coelba, para começar o serviço de reinstalação dos postes para restabelecer a energia da rua 03 e do entorno no bairro Tabuleiro.

Política
26 de Maio / 2014 às 16:30 | 2 Comentários

“É natural que o desespero esteja batendo, mas esperamos que o pré do governador Jaques Wagner mantenha o decoro e respeite a inteligência do povo baiano. Chega de bravata!”, diz o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, ao saber que o adversário petista do pré-candidato da oposição a governador, Paulo Souto, já começa a baixar o nível do debate na pré-campanha.

Em Cruz das Almas, participando de encontro político com a chapa de pré-candidatos da oposição, Paulo Souto, Joaci e Geddel, Aleluia observou que quem entra numa disputa eleitoral precisa ter dignidade para ganhar ou perder. “O pré-candidato da situação precisa entender que o povo não quer mais a Bahia como está. Ninguém aguenta mais tanta promessa não cumprida e propaganda enganosa. Quanto à renúncia de Leão, ele deve resolver o problema com o próprio”.

Variadas
26 de Maio / 2014 às 16:00 | 1 Comentário

Os Diretores dos Campi do interior Professores Moisés Almeida de Petrolina e Clóvis Gomes de Garanhuns foram a Brasília acompanhar as emendas parlamentares que estão para ser liberadas e visitaram o FNDE – Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, buscando informações da tramitações e dos prazos para liberação dos recursos já aprovados paras as respectivas unidades. Nesse órgão apresentaram novo plano de trabalho e discutiram com a equipe técnica que cuida da educação no campo e saberes da terra. O Campus Petrolina tem dois projetos aprovados: uma licenciatura para pessoas que moram no campo e outro de especialização para docentes que trabalham com jovens e adultos, também nas áreas rurais. A licenciatura deverá ser viabilizada com novo plano de trabalho e a especialização poderá não acontecer porque o curso não está mais sendo oferecido pela MEC. Porém, como o convênio está prorrogado até dezembro de 2014, o Professor Moisés solicitou reanálise do caso. 

Quanto aos recursos oriundos das emendas parlamentares, o Diretor do Campus Petrolina obteve informações que o processo de análise para pagamento dos recursos destinados a reforma do auditório, no valor de oitocentos e cinquenta mil,  estão no SESU – Secretaria de Educação Superior para parecer final. Professor Moisés Almeida acredita que ainda nesse ano os recursos serão liberados. Outras duas emendas estão no orçamento de 2014 e já estão tramitando nos órgãos superiores em Brasília, dependo apenas da Casa Civil se pronunciar sobre a liberação. O valor na ordem de seiscentos e trinta mil, é para aquisição de novos equipamentos e ampliação da biblioteca. Tanto as emendas do auditório, como as da biblioteca foram viabilizadas pelos deputados federais Fernando Filho e Gonzaga Patriota. Os pedidos de emendas para 2015 já foram solicitados aos  assessores de parlamentares que apoiam a Universidade de Pernambuco, visando o fortalecimento da interiorização no Estado.

Com informações do Prof. Moisés Almeida Diretor Campus UPE - Petrolina
Variadas
26 de Maio / 2014 às 15:31 | Nenhum Comentário

Em cumprimento ao art. 11 da lei eleitoral 9.504/97, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, conselheiro Valdecir Pascoal e o corregedor-geral conselheiro Marcos Loreto, entregam nesta sexta-feira (23), ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ao Ministério Público Eleitoral, a lista provisória de gestores públicos estaduais e municipais que tiveram suas contas rejeitadas pelo TCE nos últimos oito anos.

A lei estabelece que a remessa da lista deve ser feita até o dia 5 de julho. O TCE antecipou o prazo para que o Ministério Público Eleitoral tenha mais tempo para análise, a fim de imprimir maior efetividade ao comando da Lei da Ficha Limpa. Ressalte-se que TCE cumpre a sua atribuição legal ao fazer o envio da lista ao TRE, mas a competência para declarar a inelegibilidade de gestores é da Justiça Eleitoral, a partir de provocação do Ministério Público Eleitoral ou de Partido Político.

A relação traz 1.624 nomes de gestores, um número que ainda pode mudar em razão do julgamento de recursos no Tribunal de Contas ou de decisões emanadas do Poder Judiciário. Na listagem enviada pelo Tribunal de Contas ao TRE em 2008, constavam 731 nomes. Na de 2010, 1.160 e em 2012, foram 1.404 nomes relacionados.

Clique aqui para ver a lista completa. As informações são da Gerência de Jornalismo (GEJO) do TCE-PE.

Com informações do Jornal Gazzeta do São Francisco
Política
26 de Maio / 2014 às 15:00 | Nenhum Comentário

O fim de semana foi de muito trabalho para o deputado federal Fernando Filho (PSB). O parlamentar acompanhou, desde a última sexta-feira (23), mais uma visita dos postulantes da Frente Popular ao Sertão de Pernambuco. Ao lado de Paulo Câmara e Fernando Bezerra Coelho, ambos do PSB, Fernando Filho escutou a população e recebeu o apoio de várias lideranças políticas.

A primeira cidade visitada foi Serrita, no Sertão Central. No sábado (24), o deputado esteve prestigiando o aniversário do amigo e líder comunitário, Zé Branco, no Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho, na zona rural de Petrolina.

Ainda no sábado, Fernando Filho participou da festa em homenagem a Santa Rita de Cássia na comunidade de Picos, na zona rural de Iguaraci, no Sertão do Pajeú. Na cidade, o parlamentar recebeu o apoio dos ex-prefeitos Pedro Alves e Albérico, além dos vereadores Zé Inha, Fábio Torres, Odete, Simão e Chico de Sales. 

Retomando a agenda junto aos pré-candidatos da Frente Popular, o deputado foi ao município de Tabira, no Sertão do Pajeú, onde participou de um encontro na Câmara de Vereadores e concedeu entrevista a uma emissora de rádio da cidade. Fernando Filho, Paulo Câmara e Fernando Bezerra Coelho apresentaram suas ideias e receberam o carinho dos moradores do município. 

Ascom Dep. Fernando Filho
Política
26 de Maio / 2014 às 14:30 | Nenhum Comentário

O Projeto de Lei, de autoria do deputado federal Luiz de Deus (DEM-BA), que altera a legislação vigente sobre a política energética nacional, teve um parecer favorável pelo relator,  deputado Rodrigo de Castro (PSDB-MG), na Comissão de Minas e Energia, pela aprovação da matéria. A PL nº. 5.868/2013 altera a Lei nº. 9.478, de 06 de agosto de 1997, e atribui a União a responsabilidade de extração e distribuição de gás natural canalizado. Com isso, todos os estados brasileiros passariam a dispor deste bem.

Para Luiz de Deus, “muitas Unidades da Federação não podem ainda prestar os serviços locais de gás canalizado, em conformidade com o disposto no § 2º do artigo 25 da Carta  Magna. Essa situação persiste porque a União não adotou as medidas de sua competência para suprir esses entes federativos com gás natural”, justifica o parlamentar. Já o relator do projeto, deputado Rodrigo de Castro (PSDB), que deu o parecer favorável, afirmou que a proposição irá “reduzir as desigualdades regionais, em consonância com o disposto no artigo 3º da Constituição Federal, que define os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil”.

O parecer pontua ainda a importância do projeto do deputado Luiz de Deus para a sociedade brasileira, sobretudo, as mais carentes.  “A disponibilidade de gás natural canalizado favorece o bem-estar das famílias, com redução das despesas com energia, eleva a competitividade da indústria e contribui para a segurança energética, pela diversificação da matriz elétrica”, ressalta.

“Portanto, a expansão desse serviço trará expressivo incremento da atividade econômica nas regiões que passarem a dispor de gás natural, aumentando a renda e o número de empregos. A arrecadação de tributos nesses locais também se elevará, possibilitando o atendimento a legítimas demandas sociais, como a melhoria da qualidade dos serviços de saúde, educação e segurança”, concluiu o deputado Rodrigo de Castro.  

Ascom Dep. Luiz de Deus
Policial
26 de Maio / 2014 às 14:00 | Nenhum Comentário

Policiais Militares da Patrulha Rural do 5º BPM, por volta das 17h30min deste domingo (25), quando realizavam blitz bloqueio nas imediações da Vila do Serrote Pelado, na BR 428, abordaram o veículo F-4000 de cor vermelha, placa NYQ-0092, conduzida por Wallysson Maxhell Brito de Carvalho, 23 anos, residente em Petrolina, encontraram, após busca no interior, debaixo do banco do motorista um revólver calibre 38 nº FN 560603 inoxidável com seis munições intactas. O acusado, juntamente com a arma apreendida, foi apresentado na Delegacia e autuado em Flagrante Delito. BO nº 2670/14 5º BPM. (Assessoria de Imprensa do 5º BPM - Petrolina-PE)

Variadas
26 de Maio / 2014 às 13:32 | Nenhum Comentário

Dos mais de 9 milhões de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, a Bahia foi o terceiro estado em número de inscrições. No total, 707.835 estudantes baianos se cadastraram para fazer as provas que dão acesso a cursos superiores em todo o Brasil. Em primeiro e segundo lugar ficou o estado de São Paulo ( 1.476.041) e Minas Gerais (1.057.521), respectivamente. O Rio de Janeiro ficou em quarto (691.789). Os dados foram divulgados pelo ministro da Educação, Henrique Paim, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Chico Soares.

Para Paim, o crescimento é resultado de novas oportunidades de acesso à educação superior, profissional e técnica garantidas com a participação no Enem. “O número surpreendeu porque vivemos um processo de mudança no imaginário dos jovens em relação à questão educacional”, disse. “Em todos os estados, o número cresceu e isso reflete a percepção de que o Enem abre oportunidades e promove inclusão”, destacou o presidente do Inep, Chico Soares.

Informativos
26 de Maio / 2014 às 13:00 | Nenhum Comentário

Empresa em Petrolina (DIPEVALE) seleciona estagiários: Cursando Técnico em Logística (3° ao 6° período), com carga horária de 6h diárias.

Benefícios:

Bolsa-auxílio: R$524,00 (mensal)

Auxílio transporte: R$200,00 (mensal)

Candidatos interessados deverão fazer sua inscrição no site do CIEE (www.ciee-pe.org.br), como estudante, e enviar currículo até o dia 30/05/2014 para: brunabatista@ciee-pe.org.br/ tamylisoliveira@ciee-pe.org.br.

Mais informações, entrar em contato pelos fones do CIEE: 87 3864- 7401/ 87 3862- 5165.

Política
26 de Maio / 2014 às 12:30 | Nenhum Comentário

O deputado estadual Augusto Castro (PSDB) repudiou, em sua rede social,  a atitude da direção do presídio de Itabuna, que impediu os membros das comissões da OAB e carcerária de entrar para ver em que condições ficaram a unidade prisional e os detentos depois da rebelião da sexta-feira,23. " Quero saber do governo do Estado o que ele tem a esconder no presídio de Itabuna", questionou o deputado, que considerou uma falta de respeito a atitude da direção, que até a PM chamou para impedir a entrada dos advogados da OAB, liderados pelo presidente da Ordem em Itabuna, Andirlei Nascimento Silva Andirlei, e o Frei Gilton. "Estou solidário a OAB e a Comissão Carcerária", disse Augusto Castro, acrescentando que o diretor Adriano Valério Jacome e a Secretaria de Justiça devem uma explicação pela atitude adotada.

Ascom Dep. Augusto Castro
Variadas
26 de Maio / 2014 às 12:00 | 5 Comentários

O Blog divulgou em vários momentos a colocação de lixo em um terreno baldio no prolongamento da Avenida Santos Dumont, na convergência com a rua Cícero Feitosa, bairro Alagadiço.

O proprietário murou o terreno, mas a falta de educação de alguns munícipes que insistem em colocar o lixo na área, acabam por transformar a área um lixão em pleno centro da cidade.

Variadas
26 de Maio / 2014 às 11:25 | 2 Comentários

O SAAE informa que a lagoa que formou ao lado da Câmara de Vereadores em Juazeiro, em frente à casa de espetáculos “O Casarão”, foi devido a um entupimento do poço de visita (PV) e com as últimas chuvas ocorridas na cidade misturou com a água de esgoto. Porém, a equipe do órgão já esteve no local realizando a desobstrução do PV.

Ascom SAAE

Política
26 de Maio / 2014 às 11:00 | Nenhum Comentário

Na última sexta-feira (23), a prefeitura de Petrolina e o SESC Petrolina, se reuniram com membros das diversas secretarias municipais com o intuito de  unir forças e ajustar a parceria em prol da execução  do Dia do desafio. O evento é uma iniciativa adotada por mais de três mil cidades, de 21 países do continente Americano com objetivo de criar um movimento de incentivo à prática diária da atividade física, com uma filosofia simples, baseada na competição amigável para mobilizar cidadãos de diversos perfis socioculturais, em uma celebração da diversidade, credibilidade e livre expressão.

O Dia do Desafio tem a realização da Prefeitura Municipal de Petrolina e coordenação do Serviço Social do Comércio – SESC e insere-se na campanha MOVE Brasil, que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas, estabelecendo uma meta até 2016, período em que sediaremos os maiores eventos esportivos do mundo: a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

Leia mais.

Janaina Paiva Ferraz Foto: Google ASCOM – PMP
Política
26 de Maio / 2014 às 10:30 | 1 Comentário

A chapa majoritária liderada por Rui Costa, pré-candidato do PT ao Governo da Bahia, segue com o pé na estrada, ouvindo o que o povo quer para o programa de governo 2014. Neste domingo (25), a escuta aconteceu na cidade de Brumado, com mais de 700 pessoas - moradores, lideranças, dez prefeitos, quatro ex-prefeitos, 25 vereadores, 13 deputados e três suplentes dos territórios Sertão Produtivo e Bacia do Paramirim. Entre dos prefeitos, o anfitrião, Aguiberto Lima Dias, foi calorosamente aplaudido durante a fala: “Quero deixar claro que a nossa relação está acima da política local”. Presidentes estaduais e lideranças representaram os partidos PSD, PCdoB, PDT, PP, PR, PRB, PSL, PTB e Solidariedade.

Os moradores da região levaram para a 25ª plenária um conjunto de propostas para as mais diversas áreas: apoio a criação da Universidade Federal do Sertão Produtivo, conclusão da segunda etapa da barragem de Cristalândia, fomento e apoio a indústria mineral, novos parques de energia eólica, criação da delegacia da mulher, defensoria pública, programa de recaatingamento, recuperação das bacias do Rio do Antônio. O coordenador do grupo, Luiz Frederico, finalizou a apresentação das propostas com a mensagem: “A participação é a raiz da democracia”. Rui Costa agradeceu a participação de cada um nesse processo, ao definir a elaboração do programa como a construção de uma Bahia melhor. Ele também fez referência ao projeto político do PT, em curso na Bahia e no Brasil. “O mais importante é que temos um projeto político que trabalha para que direitos de uns passem a ser de todos”.

O vice-governador e pré-candidato ao Senado, Otto Alencar (PSD), agradeceu a participação dos territórios na elaboração do texto do programa e falou sobre questões nacionais, como a reforma política e tributária. “O Brasil não aguenta eleições de dois em dois anos. E, hoje, prefeitos justos e trabalhadores têm contas rejeitadas por causa do atual sistema tributário do país”. Ao receber as propostas, o pré-candidato a vice-governador, João Leão (PP) afirmou que tem a certeza de que elas são a real demanda das cidades. “Eu quero prestar serviço à Bahia. Estou pronto para acolher essas propostas e ir pra luta”.

A elaboração do Programa de Governo 2014 já conta com 35 mil pessoas mobilizadas e está chegando ao final. Já foram realizadas 25 plenárias territoriais e quatro temáticas – Mulheres, Mundo do Trabalho, Campo e Salvador nos Trilhos. A previsão é que até 5 de junho as contribuições recolhidas por toda a Bahia estejam consolidadas no documento que Rui Costa apresentará durante a campanha. No próximo fim de semana, a caravana tem como destino a cidade de Euclides da Cunha, cidade que sedia as discussões sobre os territórios Itaparica e Semiárido Nordeste II.

Imprensa PGP
Variadas
26 de Maio / 2014 às 10:00 | 1 Comentário

Após aderir à construção do Plebiscito Popular pela Reforma Política, integrando a Secretaria Operativa no Vale do São Francisco, o Irpaa vem se organizando para envolver a equipe de colaboradores/as na mobilização popular, que deve ser intensificada na primeira semana de setembro. Um dia de Estudo com a maioria da equipe foi realizado na última quinta-feira (22) para aprofundar a temática e assim ampliar o número de Agentes Multiplicadores/as que atuarão na mobilização da população no Vale do São Francisco, especialmente nos 15 municípios onde a entidade tem atuação direta, com foco no meio rural.

O incentivo à criação de Comitês municipais ou nas comunidades, vilas e bairros será uma das tarefas do Irpaa, compreendendo que a construção e implementação de uma Política Nacional de Convivência com o Semiárido é uma das lutas que depende de uma Reforma na Política brasileira que hoje conta, por exemplo, com um grande número de ruralistas mantenedores de um modelo de sociedade destoante desta proposta de “bem viver”. 

“Esse plebiscito será uma forma do povo brasileiro dizer: 'eu tô vivo'”, diz Jackson Lopes, colaborador que atua no município de Curaçá, defendendo que esta discussão possa ganhar as escolas e espaços comuns de convivência e de formação política das bases. Após uma mística inicial, a formação de três grupos possibilitou as/os participantes discutirem o tema em três espaços com diferentes metodologias, uma prática conhecida como carrossel. Através de vídeos, leituras e diálogos, os grupos conheceram a Campanha para posteriormente definir como contribuir com a construção do Plebiscito nos municípios.

Leia mais.

Comunicação Irpaa
Política
26 de Maio / 2014 às 09:30 | 2 Comentários

Líderes políticos e comunitários destacaram as realizações de Paulo Souto na cidade de Cruz das Almas, no encontro Unidos pela Bahia, realizado na Câmara dos Vereadores da cidade, neste domingo (25). “Fico muito feliz por ter contribuído para o desenvolvimento local ao atrair para esta pujante cidade durante o meu governo a fábrica de calçados infantis Bibi, que tantos empregos gera para a população cruz-almense e região”, disse o pré-candidato oposicionista a governador.

Além da industrialização do interior do estado, desencadeada pelo seu governo com o polo calçadista, Souto mencionou outras ações, como os programas Bahia Citrus e Nossa Raiz, voltadas para os pequenos produtores. “Infelizmente, iniciativas tomadas por mim para o desenvolvimento social e econômico de várias cidades, como Cruz das Almas, foram abandonadas pelo atual governo, que não fez nada em favor da melhoria de vida das pessoas que moram no interior”.

Para Paulo Souto, o descaso do atual governo com as pessoas é geral e se evidencia aberrantemente na saúde pública, onde as prefeituras de todo o estado estão sem receber medicamentos básicos para atender a população. “Na educação, eles humilharam os professores, não sendo diferente o tratamento desrespeitoso com os policiais. O resultado são a péssima educação e os índices crescentes de violência. Mas vamos tirar a Bahia desta situação”.

Na avaliação do pré-candidato ao senado, Geddel Vieira Lima, definitivamente não é esta a Bahia que os baianos querem. “Tenho certeza que vocês não fazem parte desse time de pessoas que não têm esperança. Ao lado de vocês, eu, Joaci e Paulo Souto vamos devolver a esperança e a fé no futuro desta terra”.

Ascom DEM BA Fotos: Valter Pontes
Política
26 de Maio / 2014 às 09:00 | 17 Comentários

Em atenção às proposições dos vereadores João Borges de Almeida e Rudival Caetano Damasceno Silva, a Mesa Diretora da Câmara de Sento-Sé, convocará para a próxima sessão, o comandante da Capitania dos Portos de Juazeiro, Claudio Luis, para prestar esclarecimentos sobre o naufrágio da embarcação Travessia do Mar Vermelho, ocorrido no último dia 29/04, quando seis pessoas foram vitimadas fatalmente, sendo que três delas ainda estão desaparecidas.

Os parlamentares querem saber detalhes das condições de navegação da embarcação, bem como da responsabilidade do resgate dos corpos que estão submersos nas águas do velho Chico. Os parlamentares alegam que estão sendo pressionados pela população que não entende a incapacidade e a impotência da Marinha do Brasil, que não consegue reflutuar uma embarcação que está submergida a tão somente 12 metros de profundidade.

O vereador Rudival Caetano foi mais enfático ao afirmar que a prefeitura se prontificou a contratar a empresa ICOFORTE, a única da região que dispõe de balsas para fazer o serviço, mas a empresa não está habilitada legalmente junto a Marinha para tais procedimentos, e que a reflutuação só será efetivada, mediante um prévio plano de reflutuação, apresentado por uma empresa credenciada, e devidamente autorizada pelo comando do segundo Distrito Naval da Bahia, o que na opinião do vereador só estaria atrapalhando o resgate.

Ascom Câmara de Sento-Sé
Variadas
26 de Maio / 2014 às 09:00 | Nenhum Comentário

Ao ser dispensado sem justa causa, o trabalhador poderá requerer o seguro-desemprego, benefício permite uma assistência financeira temporária e o valor varia de acordo com a faixa salarial, sendo pago em até cinco parcelas, conforme a situação do beneficiário. O trabalhador receberá do empregador o formulário próprio "Requerimento do Seguro-Desemprego", em duas vias, devidamente preenchido. O benefício é concedido em no máximo cinco parcelas, de forma contínua ou alternada, a cada período aquisitivo de 16 meses, conforme a seguinte relação: 

- três parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício de no mínimo seis meses e no máximo onze meses, nos últimos trinta e seis meses;

- quatro parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício de no mínimo doze meses e no máximo 23 meses, nos últimos 36 meses;

- cinco parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício de no mínimo 24 meses, nos últimos 36 meses.

Período aquisitivo é o limite de tempo que estabelece a carência para recebimento do benefício. Assim, a partir da data da última dispensa que habilitar o trabalhador a receber o Seguro-Desemprego, deve-se contar os 16  meses que compõem o período aquisitivo.

Documentação necessária.

Mais informações: http://portal.mte.gov.br/portal-mte/

 
Esporte
26 de Maio / 2014 às 08:30 | 4 Comentários

Baiano, nascido em Juazeiro, 24 anos, o novo meio-campo do Corinthians, Petros, já chama atenção do treinador do clube, Mano Menezes. Desde as primeiras rodadas do Brasileirão, lá está o nome de Petros entre os titulares, das seis partidas, o juazeirense jogou cinco. Petros é considerado até esta rodada, o melhor desarmador do Campeonato Brasileiro com 27 roubadas de bola. O jogador é só elogios ao seu novo professor. "Treinador a nível mundial, a nível de seleção brasileira. Um grande campeão. Nosso relacionamento é o melhor possível".

Em entrevista para o Programa Esporte Fantástico da Record, o baiano contou a origem do nome: "Iria me chamar Petrônio II, acho que meu pai não estava muito legal, por que o nome dele é Petrônio e o apelido dele era Petros. Minha mãe, por um minuto de consciência e bom senso, não deixou ele fazer isso, e ficou Petros", contou.

Petros foi levado pela reportagem do Esporte Fantástico para um passeio em Salvador. O jogador começou a carreira em times como o Fluminense de Santana, Boa Esporte e o Penapolense.

R7
Variadas
26 de Maio / 2014 às 08:00 | 5 Comentários

Enorme lagoa de dejetos fecais se formou ao lado da Câmara de Vereadores em Juazeiro, em frente à casa de espetáculos “O Casarão”. Segundo populares, o resíduos são oriundos do esgotamento sanitário do Residencial São Francisco e já promoveram transtornos no bairro Alto da Aliança. Mesmo com todo esse problema ao lado da Casa Legislativa Municipal nenhum vereador ainda se manifestou da tribuna sobre o problema. E é porque a fedentina é grande no local.

Variadas
26 de Maio / 2014 às 07:57 | 2 Comentários

Faleceu na tarde deste domingo a esposa do ex-vereador e atual Diretor da Câmara de Vereadores de Juazeiro Webster Moraes (Bité), Terezinha Maria da Silva Ribeiro, aos 76 anos.

O sepultamento deve ocorrer na manhã desta segunda-feira, às 11:00 horas, saindo o féretro da residência na Praça 15 de Novembro.

O Presidente da Câmara, Vereador Pedro Alcântara Filho, em consideração aos serviços prestados à Juazeiro e à Câmara pelo Diretor e ex-vereador Bité, determinou a suspensão do expediente e da Sessão Ordinária da Casa Aprígio Duarte nesta segunda feira e hasteamento da bandeira a meio pau em sinal de pesar e luto.

Ascom CMJ Por Manoel Leão
Política
26 de Maio / 2014 às 07:30 | 6 Comentários
 

O Partido Verde da Bahia (PV) ainda não definiu apoio a nenhuma das alianças para as eleições de outubro, mas acredita-se que está prestes a oficializar a continuidade da aliança com os Democratas. Na aliança em Salvador, o prefeito ACM Neto (DEM) é cabo eleitoral da campanha do pré-candidato ao governo do Estado, Paulo Souto (DEM). Em reunião, as lideranças teriam colocado as questões na mesa para decidir sobre o apoio, mas ainda faltam alguns ajustes antes da confirmação. Os acertos envolvem a integração no conteúdo do programa de Souto ao governo, com chance de o PV apresentar um plano de sustentabilidade, além de outra situação mais complexa, que seria a coligação na proporcional.

Informou o Bahia Econômica
Espaço do Leitor
26 de Maio / 2014 às 07:00 | 11 Comentários

Geraldo José,

Segue texto com denuncia de descaso no Programa Internação Domiciliar do IMIP em Juazeiro.

Boa tarde, Ouvidor (a)!

É com grande tristeza e pesar, que venho através desta externar a grande decepção, o desrespeito aos nossos direitos garantidos pela constituição, a falta de ética, profissionalismo e abandono que eu e a minha família passamos e repudiamos os atos prestados por membros da equipe do Programa Internamentos Domiciliar desta grande instituição com grandes serviços prestados a diversas pessoas na nossa cidade, estado e no país, o IMIP tem cinquenta anos de relevantes serviços prestados que tem como objetivo e filosofia “Transformar o dia a dia dessas pessoas, proporcionando-lhes saúde física, mental e emocional”. Filosofia essa impraticável por alguns membros da equipe que visitou a minha residência.

Dos Fatos:

 A paciente Antônia da Cruz Ferreira, deu entrada no Hospital Regional de Juazeiro na data de 13 de abril de 2014, transferida em caráter de urgência e emergência da cidade de Casa Nova-Bahia, onde passou por intervenção cirúrgica no dia 14 do referido mês, não entrarei em detalhes técnicos pois não sou da área de saúde, passando ainda por outros procedimentos cirúrgicos no intestino. Ficou internada na UTI por diversos dias, passando 38 dias internada nesta unidade de referência, onde adquiriu uma bactéria que foi tratada, salientando que a paciente tem 40 anos é incapaz onde o seu genitor é o seu curador.

A família foi informada que a paciente iria ser liberada e que iria ser tratada em casa no programa Internamento Domiciliar, que seria assistida por profissionais de saúde. Nossos sinceros agradecimentos aos profissionais que abaixo de Deus trataram e recuperaram a vida da nossa querida Antônia enquanto ela estava internada, todos médicos, técnicos em enfermagens, residentes, enfim todo quadro clínico que ali tratou ela. Nós somos leigos em certos aspectos do programa, mas fomos informados que haveria uma visita de uma assistente social que verificaria as condições físicas do ambiente onde a paciente ficaria, fato este que ocorreu sem nenhum problema.

Com esta informação de que a Antônia seria liberada para ir para casa e ser assistida com essa equipe de internação domiciliar, que seria feito os procedimentos como curativos e avaliações medicas periódicas como no mínimo três vezes na semana, de posse destas informações aceitamos o tal programa.

A paciente teve a “alta” no dia 21/05/2014 e ficamos conscientes que haveria a visita da equipe que segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia “O atendimento é prestado por equipes multidisciplinares que atuam nos níveis da medicina preventiva, terapêutica e reabilitadora”. No dia seguinte a alta, fato este que não aconteceu, deslocamos na tarde de ontem uma pessoa da família para ir até a unidade hospitalar, onde foi informado que a visita estava OK, quer dizer que havia ocorrido, quando informamos que não ocorrera, ficou certa para o dia de hoje.

Agora sabendo que A Internação Domiciliar é uma modalidade de atenção realizada por uma equipe multiprofissional específica para esse fim, com ações de promoção à saúde, prevenção, e por prestar assistência a pessoas com quadros clínicos mais graves, porém estáveis, que exijam cuidados mais complexos e com necessidade de tecnologia especializada, que superam aqueles que possam ser oferecidos pela Atenção Primária (PSF – Programa Saúde da Família; PACS – Programa de Agentes Comunitários de Saúde e CS – Centros de Saúde) e que dentre outros objetivos estão: Restaurar e manter o melhor nível possível de independência funcional do paciente, Humanizar o atendimento e o cuidado ao paciente, Reduzir o período de convalescença para os egressos da internação hospitalar, Reintegrar o paciente em seu meio familiar e social, Capacitar um cuidador, formal ou informal às necessidades do paciente, Educar familiares e pacientes para o fortalecimento do autocuidado, Proporcionar suporte emocional aos familiares para maior integração com a nova situação no domicílio.

Relato dos acontecimentos ocorridos na visita:

Por volta do meio dia da última sexta-feira, dia 23/05/14 chegaram na minha residência o Doutor Mauro, que não trouxe um estetoscópio, luvas entre outros, para a realização da visita, salientando que sou leigo, o mesmo não analisou clinicamente a paciente, ficou de longe, a enfermeira verificou os curativos só no olhar, os curativos que se encontram na paciente foram feitos no dia 21/05/2014 ainda se encontra com os dados que foram colocados no HRJ (data e nome da técnica em enfermagem). Diante disso foi indagado se não iria ser feito os procedimentos como a troca do curativo e a analise clínica, foi informado pela enfermeira que a cuidadora iria  providenciar a troca dos curativos e que ali era uma visita de avaliação para a aceitação no programa, diante do exposto me indignei e falei que “só queriam se livrar do problema”, que não foi o que passaram para a família.

O médico Mauro tentou explicar que aquela era a forma de agir, foi quando questionei como uma paciente no estado que se encontrava debilitada, sem andar, precisando trocar o curativo e de atenção médica poderia ficar quase 48 horas sem atendimento nenhum e que ainda não se encontrava no programa? O referido médico se exaltou e tentou impor a sua opinião que aquela não era uma visita do programa era uma análise e que ela não estava participando do programa. Eu falei: - Como ela não está! Se ela saiu do internamento fragilizada, desnutrida, com curativos e necessitando de um tratamento e ficou certo que ela estava no programa, ela está sim no programa se isso foi o que ficou acertado.

O médico que é muito mal educado, pois se achou agredido quando foi questionado das suas ações, que não condiziam com os objetivos do programa e os erros que ali estavam acontecendo, ele gritou que ela não está mais participando do programa, ordenou a toda equipe que ali se encontrava que se retirasse e levou consigo todos os documentos da vida hospitalar da paciente que se encontrava em nosso poder, apropriando-se do que não lhe pertencia.

Ficam as perguntas: Se necessitarmos de um médico o que faremos pois o Doutor Mauro levou o relatório médico que acompanhava a paciente? A ameaça de que a paciente não estava em programa nenhum é real? Ele tem o poder mandar retirar ou colocar quem necessita e se enquadra nos pré-requisitos dos programas sociais e da saúde do nosso país? Aonde está o preparo psicológico desse profissional que não aguentou ser questionado? Aonde está o atendimento humanizado?

A família também se encontra doente com o seu familiar e necessita de apoio psicológico e suporte emocional para maior integração com a nova situação no domicílio e é abordada por profissionais que não têm o devido preparo para gerenciar uma situação dessas, trazem mais aflição a família do doente. Saliento ainda que a única pessoa da equipe que se comportou profissionalmente foi a técnica em enfermagem que não realizou os procedimentos por que não foi determinada pelos responsáveis que ali estavam: O médico e se não me engano a Enfermeira e a fisioterapeuta. Para que uma equipe desse tamanho se não iriam cumprir com os seus deveres de profissionais da saúde?

Ficam ai externados os nossos questionamentos e indignação por não haver um tratamento digno a um enfermo e seus familiares nesse programa Internação em Domicilio ou domiciliar.

Exijo o devido respeito para com o cidadão que abriu as portas para esse profissional atuar e repudio veementemente essa atitude, que ao me sentir agredido por seus desmandos e sua negligencia o questionou e mantive o mesmo nível de tom de voz a qual me foi dispensado. E a título de informação após a saída deste médico fui informado por vizinhos que já passaram por atendimento dele em outros hospitais que é de costume o atendimento grosseiro deste profissional e por isso peço-lhes que nos enviem outro médico que seja realmente mais humanizado e que cópia deste e-mail será enviado a quem de direito, imprensa e as comissões de direitos humanos da ALBA e da Câmara dos Deputados e da OAB-BA.

Grato,

José Rivaldo Matias dos Santos.

Informativos
26 de Maio / 2014 às 06:30 | Nenhum Comentário

O SineBahia divulgou as vagas de emprego válidas para segunda-feira (26), na cidade de Juazeiro, na Bahia. Os trabalhadores interessados na vaga devem procurar o posto de atendimento do órgão e levar número do PIS, PASEP ou NIS; Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Confira abaixo a lista completa:

Esteticista facial
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
01 vaga

Mecânico de automóvel
Ensino fundamental incompleto
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Tratorista agrícola
Ensino fundamental incompleto
Experiência mínima de 06 meses na função
06 vagas

Trabalhador rural na cultura da uva:

Com experiência em poda e amarração,

Sexo masculino

Técnico em enfermagem do trabalho

Com experiência comprovada em Carteira de trabalho

Técnicos agrícolas para trainne

Com experiência comprovada em Carteira de trabalho.

Variadas
26 de Maio / 2014 às 06:00 | Nenhum Comentário

O mestrado em Ciências da Educação da Unidade Superior de Educação do Vale (Univale), mantedora do Instituto Euro Americano de Educação, promoveu aula inaugural para recepcionar seus novos alunos, nesta sexta-feira (23), no Quality Hotel. A solenidade contou com a presença do magnífico reitor da Universidade Leonardo da Vinci, professor doutor Washington Torreani, o gestor da Univale, professor Doutor Luiz Hipólito Valeriano, Hudson Feitosa, Clebson de Rocha e a professora e gestora da GRE, Anete Ferraz.  O evento ainda reuniu autoridades e alunos.

Durante a palestra do professor Washington Torreani, foram apresentados aos novos alunos relatos de experiências de intercâmbio, estrutura e funcionalidades do programa, além de serem sanadas as dúvidas dos novos mestrandos. Na ocasião, o professor Washington Torreani homenageou a professora Anete Ferraz com o título de Doutora Honoris Causa em Ciência da Educação pela Faculdade Leonardo Da Vinci. 

Para o professor Luiz Hipólito Valeriano, o curso é extremamente importante e oferecerá qualificação na área da educação, possibilitando o desenvolvimento da região. Na oportunidade, o professor também alertou para os falsos cursos de mestrados oferecidos e reforçou o comprometimento da faculdade para com os alunos. 

O Mestrado em Educação tem como objetivo: interligar os pressupostos da educação e os pressupostos da psicanálise, buscando formação para a prática de pesquisa pedagógica do magistério superior e para a produção, socialização e humanização dos conteúdos epistemológicos na área de educação e psicanálise.O curso é totalmente presencial com uma carga horária de 960 horas. As aulas serão ministradas uma vez ao mês, nos finais de semana, assim o curso terá validade de dois anos (02) para o cumprimento dos créditos. Os certificados serão emitidos pelo consorcio Universitário Euro Americano e ULDV- Universidade Leonardo da Vinci.


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage