Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 23 de Março de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 24 de Janeiro / 2017 às 07:26

Secretaria da Educação do Estado divulga resultado de sorteio eletrônico para Educação Profissional

Um total de 11.748 mil estudantes foram beneficiados com o sorteio eletrônico da Educação Profissional realizado, nesta segunda-feira (23), no auditório da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. São jovens e trabalhadores, que já concluíram o Ensino Médio e vão voltar a estudar. As vagas são para 33 cursos técnicos de nível médio de 11 Eixos Tecnológicos, oferecidos nos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e seus anexos, em 57 municípios baianos, nos 27 Territórios de Identidade. O resultado está disponível no Portal da Educação .

Segundo o superintendente da Educação Profissional da Bahia, Durval Libânio, os cursos ofertados abrangem diversas áreas de atuação. “Oferecemos cursos de diferentes áreas do conhecimento como Saúde, Produção Cultural, Recursos Naturais, Controle e Processos Industriais, Informática, Gestão e Negócios, Administração, Logística, entre outros que oportunizam a formação para os jovens e trabalhadores em toda a Bahia”, afirmou.
 

A matrícula para os contemplados no Sorteio Eletrônico ocorre no período de 1º a 3 de fevereiro de 2017. Os candidatos contemplados devem se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, histórico escolar, Carteira de Identidade e comprovante de residência. O início das aulas está previsto para 06 de fevereiro de 2017.

O sorteio foi direcionado a estudantes que concluíram o Ensino Médio e suas modalidades, de forma gratuita, em estabelecimentos de ensino da rede pública de Educação – no âmbito federal, estadual ou municipal. Ou ainda que tenham, comprovadamente, cursado o Ensino Médio em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista integral. Das vagas ofertadas, 9.288 foram para o interior do Estado e 2.460 mil para Salvador e Região Metropolitana de Salvador (RMS). 

Fonte: Ascom/ Secretaria de Educação do Estado
publicado em 24 de Janeiro / 2017 às 07:00

Agente Comunitária de Saúde desenvolve projeto "Primeiro Passo Para a Saúde" com apoio do Sinserp

O Sindicato dos Servidores Municipais (SINSERP) de Juazeiro está realizando o projeto Primeiro Passo para a Saúde. Os servidores e também a comunidade estão recebendo serviços de promoção a saúde como aulas de dança, zumba, hidroginástica, acompanhamento nutricional, psicológico, entre outros. O projeto acontece no Clube do SINSERP e é gratuito.

O presidente do SINSERP, Cícero Sales, participou do programa Geraldo José desta segunda-feira (23) e deu mais detalhes sobre o projeto. “Nós temos também o compromisso com o social. Temos 44 pessoas inscritas e precisamos do apoio dos amigos para tocarmos esse projeto. Os trabalhadores e a população não pagam nada. É um projeto muito importante. Estamos agregando muitas atividades que irão promover o bem-estar dos servidores e da população”, afirmou.

A agente Comunitária de Saúde e uma das idealizadoras do projeto, Maria Aparecida Cardoso, também participou da entrevista e agradeceu a colaboração da população e da gestão municipal na realização das atividades. “Vocês sabem a minha luta pelo bem das pessoas e eu só tenho a agradecer. A secretaria de saúde tem nos ajudado com profissionais. Temos psicológos para atender a demanda. Gostaria de pedir a colaboração da comunidade em doações para continuarmos com o atendimento. Fazemos tudo de graça simplesmente para termos qualidade de vida”.

Os interessados em participar do projeto devem se dirigir a sede do SINSERP para realizar a inscrição.

Da redação Blog Geraldo José - Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
publicado em 24 de Janeiro / 2017 às 06:43

Em áudio, piloto de avião de Teori relata chuva e não fala em falhas

Segundo peritos da aeronáutica, a gravação do áudio do avião que levava o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki e outras quatro pessoas, e caiu, na última quinta-feira (19), no litoral de Paraty, no Rio de Janeiro, indica que não houve relatos de problemas na aeronave antes do acidente. As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de S.Paulo.

Os registro da cabine apontam que o piloto Osmar Rodrigues conversou com outros pilotos que voavam na região. Em um dos diálogos, Osmar relata que vai esperar a chuva diminuir antes de pousar. Pouco depois, a gravação é interrompida, segundo análise preliminar. 

Ainda de acordo com a publicação, na avaliação dos técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), o piloto pode ter perdido o controle da aeronave, levando ao choque com a água. Porém, o áudio não explica muito bem o que aconteceu.

 

Na noite de ontem, a Aeronáutica confirmou que os técnicos conseguiram ouvir o conteúdo das gravações da cabine do avião, mas as informações não foram divulgadas, já que a Justiça Federal decretou sigilo sobre as investigações. O aparelho foi danificado ao entrar em contato com a água, mas os danos não foram tão graves a ponto de impedir as investigações e os técnicos conseguiram recuperar os últimos 30 minutos de conversa na cabine do avião.

Nesta terça-feira, 24, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal vão ouvir depoimentos de testemunhas que viram o Beechcraft King Air C90GT, prefixo PR-SOM, mergulhar na água perto da Ilha Rasa, no início da tarde do dia 19, em meio a uma tempestade. Algumas pessoas relataram ter visto fumaça saindo do aparelho, o que não foi confirmado por outras. Muitas recordaram que as condições de visibilidade eram muito ruins. Todas as investigações ficarão a cargo das autoridades federais.

Depoimentos que tenham sido prestados à Polícia Civil do Rio, que também abriu inquérito por determinação do Ministério Público Estadual, deverão ser encaminhados ao inquérito conduzido pela União.

Fonte: Jornal Folha de S.Paulo.
publicado em 24 de Janeiro / 2017 às 06:30

“Janeiro Roxo” da UPAE/IMIP de Petrolina alerta sobre a Hanseníase

No mês de janeiro cabem muitas cores, como o branco que serve de alerta sobre a saúde mental e o roxo, que remete à campanha de conscientização sobre a hanseníase (popularmente conhecida como lepra) – cujo agente infeccioso foi descoberto em 1873, mas que até hoje é cercada de preconceitos, visto que as deformidades que pode provocar nos portadores acabam os excluindo socialmente. Com o objetivo de desmitificar o assunto, o dermatologista da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina, Dr. Elson Marques, aproveita a data para levar esclarecimentos à população, ressaltando as principais questões ligadas à hanseníase.

“Para começar podemos dizer que o diagnóstico da hanseníase pode ser feito de forma clínica, sem precisar de outros exames. O tratamento é realizado na atenção básica com medicamentos via oral, de forma gratuita, e deve ser procurado na fase inicial da doença, pois a hanseníase tem cura, mas se não for tratada adequadamente pode apresentar complicações, levando a sérias incapacidades físicas”, ressalta.

Ler Matéria Completa
Ascom/UPAE/IMIP
publicado em 24 de Janeiro / 2017 às 06:00

Secretário MUNICIPAL DE OBRAS é entrevistado no Programa Geraldo José

O Secretário Municipal de Obras, Anderson Alves, popular Anderson da Iluminação, participou do Programa e Blog Geraldo José nesta segunda-feira (23). Durante a entrevista o secretário respondeu diversos questionamentos dos ouvintes sobre a prestação dos serviços pela cidade como recolhimento de entulhos, realização de obras de pavimentação, entre outros assuntos.

O secretário adiantou ainda algumas obras que já estão previstas para acontecer pela cidade. “Muito fizemos por Juazeiro e a cidade precisa de mais obras. Estamos com a cidade organizada, diferente de quando o ex-prefeito Isaac encontrou há oito anos, e temos obras em curso e outros projetos que estamos acompanhando. Nós temos projetos para recuperação da Praça da Mônica, da Lagoa de Calu, Praça do Alto do Cruzeiro e mais outros que estão entrando no orçamento da secretaria”, disse.

No interior do município os trabalhos de serviços públicos serão intensificados, como que declarou o secretário. “Urbanização na sede do distrito de Itamotinga, Campo dos Cavalos, Pinhões. Carnaíba e Abóbora também irão receber obras. Peço a comunidade que cuide das praças”.

Anderson Alves garantiu a construção do Parque Fluvial a partir do mês de março na Orla de Juazeiro. “É um projeto de quatro milhões de reais. Já temos empresa contratada e licitada. Logo vamos dá início começando pela Marinha até o Angari. Vamos recuperar as barracas, construir áreas de lazer, fazer saneamento. Vamos fazer um trabalho descente na Orla. Queremos até o mês de março dá início a essa obra”, afirmou.

Da redação Blog Geraldo José - Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
publicado em 23 de Janeiro / 2017 às 23:00

EU PENSO ASSIM...SUCESSO NO LANÇAMENTO DA CAMPANHA “SÓCIO TORCEDOR”

Fui convidado pelo presidente Roberto Carlos, para fazer o cerimonial do ato de lançamento da campanha promovida pela JUAZEIRENSE, seja “SÓCIO TORCEDOR”, na praça da alimentação do JUÁ GARDEN SHOPPING. O local estava praticamente lotado por pessoas que atentas, acompanhavam a palavra do presidente do Clube anunciando com detalhes, sobre a campanha “SEJA SÓCIO TORCEDOR” e agradeceu a todos que estão envolvidos na campanha. Estiveram presentes a vice-prefeita Dra. Dulce, Secretários Municipais, Vereadores, convidados, atletas e diretores do Clube.

Roberto detalhou sobre como funcionam os planos. O primeiro plano recebeu o nome de “SOU MAIS JUAZEIRENSE” que com apenas R$150,00 à vista ou R$170,00, em três vezes, no cartão de crédito e o torcedor, de posse deste cartão ele vai assistir todos os jogos da JUAZEIRENSE em todas competições, deste ano, como exemplo: já agora, no próximo domingo, no “Adautão” o torcedor vai ver aqui, o E. C. VITÓRIA, pelo Campeonato Baiano, da 1ª divisão, é só mostrar o cartão e você entra no estádio, sem pagar nada. Também, dia 06 de fevereiro, teremos o SPORT de Recife aqui, pelo NORDESTÃO. Ainda tem o Campeonato Brasileiro da série “D”.

No outro plano: “JUAZEIRENSE MAIS FORTE”, o valor é de R$250,00 à vista, ou R$270,00 dividido em três vezes, no cartão de crédito, aí, você tem direito a assistir os jogos do “CANCÃO DE FOGO”, em nosso estádio grátis e ainda tem o direito de levar um convidado.

A direção do clube, avisa que já foram procurados cerca de quatrocentos CARTÕES “SÓCIO TORCEDOR” e que esses continuam à disposição no JUÁ GARDEN SHOPPING, no Estádio Adauto Moraes no horário comercial e também na Praça da Misericórdia, nesses locais a procura está sendo a esperada, boa.

“PARA VENCER, A JUAZEIRENSE PRECISA DE VOCÊ.”

A diretoria convoca a todos, “SEJA SÓCIO TORCEDOR”.

EU PENSO ASSIM, E VOCÊ?

Por Herbert Mouze

publicado em 23 de Janeiro / 2017 às 22:30

Delator da Lava Jato aluga mansão para família de Cláudia Leitte

O lobista Cláudio Melo Filho, um dos principais delatores da Odebrecht na Operação Lava Jato, teria alugado um imóvel de alto padrão na Bahia para a família da cantora Claudia Leitte.

As informações são da coluna Expresso, do site da revista Época, de domingo (22).

Por meio de assessoria de imprensa, a cantora disse não saber que a mansão pertencia a Melo, já que o contrato está em nome da esposa do lobista.

publicado em 23 de Janeiro / 2017 às 22:00

Programa Caravana da Saúde realiza atendimentos no bairro Alagadiço

A comunidade do bairro Alagadiço, em Juazeiro, receberá a Caravana da Saúde nesta quarta-feira (25), das 08h às 14h. As especialidades que serão levadas para a Unidade Básica de Saúde (UBS) localidade são: Clínica Geral, Ortopedia, Cardiologia e Odontologia, além de serem realizados exames laboratoriais e eletrocardiogramas.

O programa foi criado há um ano pela Secretaria de Saúde de Juazeiro com o objetivo de reduzir a demanda reprimida nas Unidades de Saúde da Família no município. Para isso, médicos especializados realizam atendimentos nos bairros e, de acordo com a superintendente de Atenção Primária a Saúde, Rosa Miguelino, desde então, mais de 17 mil atendimentos já foram realizados.

O secretário de Saúde, Plínio Amorim, salienta que a Caravana também é um momento para identificar as deficiências da unidade visitada. “A qualidade na Atenção Básica é uma prioridade da gestão de Paulo Bomfim. Além das visitas que já estamos realizando em todos os postos, também contamos com o olhar da equipe da Secretaria de Saúde, para identificar os problemas a serem solucionados em outro momento”, finaliza. 

Ascom/Juazeiro
publicado em 23 de Janeiro / 2017 às 21:29

Bahia: Estratégia de controle da febre amarela será discutida com prefeitos

Desde a semana passada, 67 municípios do oeste, sudoeste e extremo sul baiano intensificaram a vacinação contra a febre amarela. A recomendação para imunizar 100% da população foi emitida pela Vigilância Epidemiológica do Estado, que levou em conta a situação da doença no país, com a ocorrência recente de óbitos em São Paulo, Goiás e Minas Gerais, incluindo regiões que fazem divisa com a Bahia.

Para reforçar e debater estratégias para controle da febre amarela e para imunização de toda a população desses 67 municípios, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e técnicos da Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde se reunirão com prefeitos e secretários municipais de saúde. O encontro acontece nesta terça-feira (24), a partir das 14h, no auditório da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Dos 67 municípios, 45 estão localizados na área de risco para transmissão da febre amarela silvestre. São eles: Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Carinhanha, Casa Nova, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Itaguaçu da Bahia, Iuiú, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Malhada, Mansidão, Morpará, Muquém de São Francisco, Paratinga, Pilão Arcado, Remanso, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Sobradinho, Tabocas do Brejo Velho, Wanderley e Xique-Xique.

Os demais 22 apresentam grande circulação de pessoas vindas do estado de Minas Gerais. São eles: Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz de Cabrália, Teixeira de Freitas, Vereda e Vitória da Conquista.

Secom
publicado em 23 de Janeiro / 2017 às 21:00

Curaçá: Fé e tradição marcaram os 101 anos da festa do Padroeiro de São Bento

Entre os dias 11 à 20 de janeiro o povoado de São Bento realizou a sua 101ª Festa do Padroeiro de São Sebastião. Na programação, além das novenas temáticas, houve ainda, batizados, recepção dos Romeiros que saíram a pé de Curaçá até a comunidade num percurso de 40 km, missa, procissão e festa dançante.

O Festejo foi marcado por grandes momentos, entre esses a missa, celebrada pelo o Pe. João Sena que destacou a importância de se defender o meio ambiente, ou seja, “a nossa casa comum”. Para ele todos devem se empenhar na defesa dessa causa, uma vez que, todos são responsáveis pelos maus tratos proferidos ao lugar em que vivemos.

Após missa, houve procissão. O povo saiu pelas as ruas do povoado em direção a Igreja. Foi realizada uma parada na casa dos idealizadores do novenário Né Pereira e Sinhá, que levaram para o São Bento a devoção de São Sebastião.  

Antes da festa dançante teve ainda a apresentação da Quadrilha Junina Gdecc que trouxe como temática a valorização da mulher e o empoderamento feminino. Quadrilha essa que nos últimos anos tem adquiridos vários títulos na região.

Por fim, no palco montado na praça central do São Bento o público dançou ao som dos shows de Zé Ildo, Marcelo Silva e Adennys Vaqueiro.

Ascom/PMC
publicado em 23 de Janeiro / 2017 às 20:29

SAAE responde a reclamação de moradores do bairro Piranga sobre rede de esgoto

Em resposta aos moradores da Rua Tobias Barreto, no bairro Piranga, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro informa que na semana passada foi feito um mutirão para a limpeza das redes coletoras de esgoto em todos os pontos críticos do bairro, e que a citada rua estava normal.

A responsável pelo setor de esgoto Evanilda de Barros, já se deslocou com uma equipe para o local a fim de verificar a situação e resolver o problema.

A obra de esgotamento sanitário continua sendo executada em vários bairros da cidade e, após a conclusão dos serviços Juazeiro ficará com 95% de área saneada, acabando de vez com estes transtornos pontuais. 

Lembramos aos usuários que, ao fazerem qualquer solicitação, anotem o número do protocolo fornecido pelo setor para facilitar o serviço das equipes. Qualquer reclamação ou sugestão pode ser feita através do telefone: 3614 9800.

Ascom/SAAE
publicado em 23 de Janeiro / 2017 às 20:00

Governador e Miguel Coelho entregam pacote de investimentos e fortalecem parcerias para Petrolina

Novas escolas em tempo integral, quatro quadras cobertas, lançamento do programa Chapéu de Palha, barragens e anúncio de obras para ampliação do esgotamento sanitário. Esse foi o pacote de novidades apresentado pelo governador Paulo Câmara e o prefeito Miguel Coelho numa agenda realizada nesta segunda-feira (23), em Petrolina. 

O evento marcou também um reencontro histórico entre as administrações estadual e municipal, que atravessaram durante oito anos caminhos políticos divergentes. A aproximação foi comemorada pelo prefeito Miguel, que destacou a importância do anúncio das obras e ações já no primeiro mês do novo governo municipal. "A vinda do governador é muito simbólica. Tinha muito tempo que Petrolina perdia investimento por causa de uma birra, por briga política. Esse tempo passou, a gente está preocupado em fazer mais e melhor." 

O governador adiantou que novas parcerias serão realizadas com a Prefeitura de Petrolina e prometeu voltar logo para a capital do São Francisco. "Sabemos que a educação precisa continuar avançando, a agricultura familiar ser fortalecida, precisamos atrair empresas, entre outras ações. É com unidade que Pernambuco vai avançar. Agora, espero voltar muitas vezes a Petrolina para fortalecer as parcerias com o prefeito Miguel."  

Saneamento – Entre as ações anunciadas, uma das mais celebradas foi o edital do projeto de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário dos bairros Vale do Grande Rio, Pedro Raimundo e Jardim Amazonas. Orçado em R$ 1,4 milhão, o projeto beneficiará 12 mil pessoas.  

Barragens - Petrolina ainda foi contemplada com uma ordem de serviço para construção, recuperação e desassoreamento de oito pequenas barragens na região do São Francisco. A iniciativa é fruto de emendas parlamentares do ex-deputado e prefeito Miguel Coelho. O prazo para a conclusão das obras é de 90 dias. 

Chapéu de Palha – Cerca de R$ 54 milhões serão destinados ao programa Chapéu de Palha neste ano. A iniciativa foi lançada em Petrolina durante o ato de anúncio de investimentos para a cidade.  

Escolas - O governador também anunciou quatro novas escolas em tempo integral. As unidades de ensino Gercino Coelho, Padre Manoel de Paiva Netto, Dom Malan e Jesuíno Antônio D'Ávila serão adaptadas para este formato a partir deste ano. Paulo Câmara também adiantou que vai construir uma escola técnica em Petrolina durante a gestão do prefeito Miguel Coelho. 

Quadras - Ainda na área de educação, foram entregues quatro quadras cobertas para as escolas estaduais Professor Humberto Soares, Jornalista João Ferreira Gomes, Professor Manoel Paes Barreto e Professora Adelina Almeida.

Assessor de Imprensa do prefeito Miguel Coelho Foto Ivaldo Reges
publicado em 23 de Janeiro / 2017 às 19:26

Rui empossa sete novos secretários de Estado

A equipe do Governo do Estado conta com sete novos secretários, empossados pelo governador Rui Costa nesta segunda-feira (23), em solenidade no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. José Vivaldo Mendonça assume a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); Jaques Wagner, de Desenvolvimento Econômico (SDE); Fernando Torres, de Desenvolvimento Urbano (Sedur); Olívia Santana, do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); Carlos Martins, de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (JDHDS); Geraldo Reis, do Meio Ambiente (Sema); e Julieta Palmeira, de Políticas para as Mulheres (SPM).

Na ocasião, Rui indicou o critério para a escolha dos secretários. "O equilíbrio entre o técnico e alguma sensibilidade política. É isso que nós buscamos. Não interessa ter alguém técnico que não tem sensibilidade do quanto aquilo impacta na melhoria na vida das pessoas. E também não adianta a pessoa apenas com perfil político, que não saberá executar aquilo que tem feito. A escolha partiu de quem tem conhecimento técnico, além de saber manter ou mudar uma equipe que já está em andamento. Os projetos são do Governo do Estado e não dos secretários", afirmou. 

Secom Bahia Foto: Mateus Pereira/GOVBA
publicado em 23 de Janeiro / 2017 às 19:00

Equipe da Secretaria de Saúde de Juazeiro realiza reunião com Conselho Municipal de Saúde

Nesta terça-feira (24), representantes da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) estarão reunidos com o Conselho Municipal de Saúde no distrito de Carnaíba, das 08h30 às 17h, com intuito de informar aos conselheiros acerca da estrutura organizacional da Sesau e de aproximá-los o da gestão municipal.

De acordo com o secretário de Saúde, Plínio Amorim, na ocasião também será feita a leitura do regimento interno do Conselho Municipal de Saúde.  “A gente pretende orientar os conselheiros em relação às suas atribuições, além de fomentar a participação no controle social do SUS”, explica o secretário.

O Conselho Municipal conta com 20 membros titulares e o mesmo número de suplentes. Segundo o presidente do órgão, Roque Carneiro, a reunião ajudará também a traçar as metas de 2017. “Além de conhecer a nova equipe de superintendentes, apresentaremos os pontos mais críticos que identificamos nas unidades do município”, informa.

Ascom/Juazeiro
publicado em 23 de Janeiro / 2017 às 18:29

Espaço do Leitor: Morador do bairro Codevasf reclama de entulho acumulado na Rua Progresso

Venho através deste meio de comunicação, que por sinal de boa credibilidade, fazer um pedido emergencial que divulgue esta imagem com o intuito de pedir ao órgão responsável que tire este entulho (aterro) da pavimentação das ruas adjacentes que colocaram na Rua do Progresso no Bairro Codevasf. Está causando medo aos moradores da rua e quem passa nela durante à noite. Nada contra a administração pública, é apenas só um pedido. 

Irlan Gabriel

publicado em 23 de Janeiro / 2017 às 18:15

Justiça decreta sigilo de investigação de acidente com Teori

O Juiz da 1ª Vara Federal de Angra dos Reis, Raffaele Felice Pinto, decretou hoje (23) o sigilo das investigações sobre a queda do avião King Air C 90, que transportava o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki e outras quatro pessoas. A aeronave caiu no mar, a 2 quilômetros da Ilha Rasa, em Paraty, na última quinta-feira (19), matando todos os ocupantes. A partir de amanhã (24), o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal começam a ouvir testemunhas do acidente.

Terra
publicado em 23 de Janeiro / 2017 às 18:00

Políciais Militares DESARTICULAM QUADRILHA DE TRAFICANTES

Neste domingo (22/01), Policiais Militares da 75ª CIPM que participavam da Operação Fênix juntamente com a viatura 9.7305, desarticularam uma quadrilha de traficantes, em Juazeiro-BA e Petrolina-PE.

A Viatura 7305 solicitou apoio à "Operação Fênix" para interceptar uma mulher que estaria trazendo certa quantidade de droga para o indivíduo de nome André Souza Lima, de 21 anos, vulgo Chuca, que eles haviam detido. De imediato, o PETO 75 prestou o apoio e ambas as viaturas seguiram até um hotel no centro de Juazeiro. Chegando ao local, a senhora Ingrid Kawanne Lopes Neves, de 22 anos, já aguardava o rapaz no saguão do hotel, quando foi surpreendida pelos policiais, que, ao ser questionada sobre o material que havia combinado de entregar, a mesma foi até o quarto e, de dentro da sua mala, retirou 04 (quatro) tabletes de uma substância branca, semelhante à cocaína.

Em continuação à diligência, tanto ela quanto André permaneceram mantendo contato com seus respectivos parceiros pelo celular, confirmando que o negócio estava fechado e que o pagamento já poderia ser efetuado. Foi quando Jaílson (Chefe, que está no presídio), falou com André pra guardar a droga em casa e tirar uma foto para ele. O PETO 75 foi até a residência de André, em Petrolina-PE, e de lá mantiveram contato com Jailson, seguindo todos os procedimentos que ele havia determinado, foi quando o mesmo informou que uma mulher seguiria até o Hotel para fazer o pagamento da droga. Foi mantido contato com os policiais da 7305, para que os mesmos aguardassem a chegada da tal mulher. Assim que Cintia Santos Souza, de 30 anos, chegou, ela e o moto táxi foram detidos e com ela foi encontrada a quantia de R$ 21.000,00(vinte e um mil reais), que seria usada para o pagamento da droga.

O PETO 75 retornou e, em contato com a senhora Cintia, a mesma disse que os levaria na casa do rapaz que pediu pra ela realizar esse pagamento. Ao chegar à residência de Wallace Rodrigues de Santana, de 22 anos, vulgo Neném, o mesmo ofereceu resistência e foi contido pelos policiais. Lá dentro, foram encontrados 01 pedra média de uma substância sólida semelhante ao Crack, 01 pedra média de uma substância sólida semelhante à cocaína, mais algumas trouxinhas de cocaína prontas para comercialização, além de R$ 300,00(trezentos reais) em espécie.

Ainda na residência de Wallace, a senhora Cintia disse que numa outra residência de André, também em Petrolina, estariam escondidos mais entorpecentes. O PETO 75 foi até o local e, acompanhado do proprietário, adentramos a residência e lá foram encontrados mais 4,5kg de uma substância sólida semelhante à cocaína, mais de 9kg de uma substância sólida semelhante ao Crack, 02(duas) balanças de precisão, além de R$ 225,00 em espécie. Após isso, a senhora Cintia ainda nos levou na sua residência e nos entregou diversos comprovantes de depósitos que somados chegam à quantia de R$ 60.700,00.

Doravante, todos foram encaminhados para Delegacia de Polícia Federal, em Juazeiro, para lavratura do flagrante. Vale salientar que se toda essa droga fosse comercializada, geraria uma receita de aproximadamente 01 milhão de reais aos cofres do crime. A Operação Fênix é formada pelos PETO´s de todas as unidades de Juazeiro e aproveita a folga dos Policiais Militares para reforçar o policiamento de forma mais ostensiva e objetiva.

Com informações da 75° CIPM
publicado em 23 de Janeiro / 2017 às 17:30

Hildécio Meireles cobra solução da Embasa para falta d'água na Gamboa do Morro

Após receber denúncias de moradores da Gamboa do Morro, localizada na Ilha de Tinharé, município de Cairu, de que a localidade encontra-se sem água há dias, o deputado estadual, Hildécio Meireles (PMDB), cobrou, através de ofício, esclarecimentos e solução com brevidade da Embasa para o impasse.  Mais além, o parlamentar pede que o Governo do Estado, em meio a situação de caos que acomete não apenas os moradores, como milhares de turistas, acate indicação de sua autoria de nº 21.434/2015, encaminhada ao governador Rui Costa, ao secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti e ao presidente da Embasa, Rogério Cedraz, de ampliação da rede de captação e distribuição de água tratada na Gamboa.

"Levando em conta a precariedade dos serviços que atualmente são postos à disposição, que não mais atendem às necessidades do contingente populacional, seja dos residentes ou dos visitantes, ocasionando intermitência no fornecimento de água, nos diversos pontos de consumo, de forma a evitar um colapso do atual sistema, fiz esse pedido em 7 de outubro do ano passado, porém mais um verão chega e nada é feito neste sentido", frisou o deputado Hildécio Meireles.           

Conforme Meireles, a Embasa, em documento em resposta ao reforço do seu pedido, admitiu que existe, de fato, pontos críticos no abastecimento da Gamboa, porém a intervenção atual se tratava do aumento da coluna do poço 02, montado emergencialmente para atender o acréscimo de demanda das festas de fim de ano, mas infelizmente, o mesmo desmoronou. Técnicos estariam no local para avaliar os danos e as intervenções necessárias para retomar a operação do poço.  "Contudo, é mais do que claro que somente a elevação da coluna do poço não resolverá o problema que se arrasta há tantos anos e o executivo estadual precisa se posicionar e apresentar soluções", enfatizou, relembrando o apelo turístico da região e que: "o acesso à água é elemento essencial para a dignidade da pessoa humana, previsto constitucionalmente". 

Ascom Dep. Hildécio Meireles
publicado em 23 de Janeiro / 2017 às 17:10

CONDOMÍNIO ASSUNÇÃO DE MARIA CONVOCA MORADORES PARA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Os moradores do Condomínio Assunção de Maria, situado na Rua Sebastião Almeida Branco, Pedra do Lord, em Juazeiro, deverão comparecer a uma Assembleia Geral Extraordinária no dia 31 de janeiro, às 19h, em primeira convocação com a maioria dos condôminos, e às 19h30 em segunda convocação com o número de presentes, no escritório da administração do condomínio Assunção de Maria, na Rua Sebastião Almeida Branco, nº 100, Sala Comercial 01, Pedra do Lord.

Na pauta serão tratados os seguintes assuntos:

  • Análise, Discussão, Aprovação ou Reprovação, no todo ou em parte, das contas do período de Junho a Dezembro de 2016;
  • Eleição de sindico, subsindico e membros do Conselho Consultivo.
publicado em 23 de Janeiro / 2017 às 17:00

ESPAÇO DO LEITOR: Morador cobra lombadas na avenida Miguel Silva em Juazeiro

A leitora do blog Joelma Souza enviou para nossa redação, um e-mail cobrando de autoridades, a colocação de lombadas em sua rua. Veja abaixo na íntegra:

"Essa foto é da Avenida Miguel Silva. A mesma do condominio country club. Uma avenida muito estreita, os carros passam em alta velocidade. Vários acidentes já aconteceram aqui. Pedimos urgência na construção de lombadas. Já foram solicitadas por moradores, mas até agora nada. Nossa indignação maior, é que foram colocadas duas lombadas em frente ao condomínio, beneficiando somente eles. Pedimos à prefeitura providências.

publicado em 23 de Janeiro / 2017 às 16:45

ARTIGO: FRAUDES NÃO ACONTECEM APENAS EM GRANDES EMPRESAS

A Revista VISÃO JURÍDICA, da Editora Escala, Edição nº 124 traz interessante matéria sobre o envolvimento de pequenas e médias empresas em algum tipo de fraude, afirmando que 60% dessas empresas que chegam à falência cometeram fraudes.

A matéria faz referência ao professor de História da Universidade Estadual de Campinas (SP), Leandro Karnal, autor de vários livros e que tem sido destaque nas discussões mais inteligentes que se propagam pela internet sobre o caráter do brasileiro.

Karnal tem observado que as pessoas têm substituído o culto do “Papai Noel e do Colelhinho” (isto é, o culto da crença na bondade, na solidariedade, no comportamento ético), pelo culto da corrupção isolada, pela qual apenas alguns poucos agentes da sociedade seriam corruptos, quando na realidade, segundo sua observação, a corrupção tem ocupado escala bem maior de pessoas, citando alguns exemplos: dirigir pelo acostamento; comprar recibos de despesas para abater no imposto de renda; obter atestado médico falso para si ou para um filho, entre outras práticas bastante comuns.

Ler Matéria Completa
*Maiana Santana
publicado em 23 de Janeiro / 2017 às 16:20

João Martins é internado em estado grave no Hospital Regional de Juazeiro

Através do Superintendente de Cultura de Juazeiro e músico, Maurício Dias, popular Mauriçola, recebemos a informação de que o estimado João Martins de Souza, conhecido como João Doido, 74 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e encontra-se internado em estado grave na UTI do Hospital Regional. João Doido foi passar o final de semana em Sobradinho e teve uma grave hemorragia abdominal. Hoje pela manhã foi levado pelo Samu para o HRJ.

A equipe do Blog torce pela recuperação do amigo João Martins.

Da redação Blog Geraldo José
publicado em 23 de Janeiro / 2017 às 16:10

ESPAÇO DO LEITOR: SESP responde a reclamação de morador do Alto da Maravilha sobre entulho na rua

Na manhã de hoje (23) o Blog postou o apelo dos moradores da Rua 5 Alto da Maravilha para a retirada de entulhos. Veja aqui. A secretária de Serviços Públicos de Juazeiro enviou uma nota ao Blog sobre o assunto. Confira a seguir:

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informa que a retirada do entulho na Rua 05, no bairro Alto da Maravilha será realizada essa semana, dentro da programação diária da gerência de limpeza. A SESP esclarece que o lixo depositado no endereço acima surge da falta de colaboração do cidadão que descarta irregularmente entulho no local.

A Secretaria solicita a participação e fiscalização da comunidade para coibir esse tipo de ação nos espaços públicos. Para solicitar qualquer serviço de limpeza o cidadão deve ligar para o telefone (74) 3612 5411.

publicado em 23 de Janeiro / 2017 às 16:00

Solução da crise penitenciária está nas mãos dos Estados, diz Jungmann

O ministro da Defesa, Raul Jungmann disse na manhã desta segunda-feira, 23, em entrevista à Rádio CBN que a crise penitenciária no País tem solução, mas a resolução está nas mãos dos Estados, que por sua vez vivem um período econômico difícil. “Acho que tem (solução), mas está predominantemente em grande medida nas mãos dos Estados, pela Constituição, mas os Estados vivem um período difícil na parte fiscal”, afirmou o ministro.Tropas das Forças Armadas foram enviadas ao Rio Grande do Norte no fim de semana para conter os avanços da guerra entre facções que deixou mortos no Estado. Segundo o ministro, a ordem nas ruas do RN foi restabelecida fora dos presídios após o envio dos militares. “Já não temos incêndio de ônibus, não há descontrole nas ruas.

Ler Matéria Completa
publicado em 23 de Janeiro / 2017 às 15:29

Carnaval 2017: SEMAO informa novas datas para pré-inscrição de vendedores ambulantes

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano informa aos vendedores ambulantes interessados em trabalho durante o Carnaval de Juazeiro de 10 a 12 de Fevereiro, que a pré-inscrição terá início nesta quarta-feira (25/01) e segue até o próximo sábado (28/01).

Os horários de atendimento ao público serão os seguintes: quarta-feira (25), quinta-feira (26) e sexta-feira (27) de 14h às 20h e no sábado (28) de 08h às 14h. Os interessados devem se dirigir até a sede da Secretaria que fica na Rua Oscar Ribeiro, s/n Centro.

Ao realizar a pré-inscrição, o ambulante poderá escolher uma área designada a sua atividade e entregar a documentação exigida: RG, CPF e comprovante de residência. Após essa etapa, a Vigilância Sanitária, Polícia Militar e a Coelba irão se reunir no dia 30 de janeiro com os ambulantes para uma capacitação sobre alimentos e prevenções durante as atividades no período festivo.

Para deficientes físicos que tenham interesse em trabalhar na festa a SEMAO informa que eles terão prioridade quanto à localização do espaço no circuito do Carnaval.

Para a concessão os ambulantes deverão também fazer o pagamento do DAM (Documento de Arrecadação Municipal) que pode ser emitido após a apresentação da documentação. O credenciamento que irá identificar o ambulante como apto a comercialização, será realizado também na SEMAO entre os dias 01, 02 e 03 de fevereiro no horário das 14h às 20h. A Secretaria lembra ainda que a entrega de credenciamento será somente para quem cumprir as etapas anteriores.

A SEMAO informa ainda que todo e qualquer tipo de comercialização nos percursos de carnaval só será permitida mediante a licença e a capacitação. Com isso, solicita que os interessados procurem a sede da Secretaria no período descrito acima para a pré-inscrição e fique apto para tal exercício.  Durante todos os dias a fiscalização estará nos pólos da festa e quem for pego irregular infelizmente não poderá continuar a atividade.

Ascom/Juazeiro
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.