Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Esporte
22 de Junho / 2014 às 21:05 | Nenhum Comentário

Portugal esteve a poucos segundos de se despedir da Copa do Mundo da FIFA. A equipa das quinas estava perdendo até o último minuto dos descontos, mas um cruzamento de Cristiano Ronaldo e um cabeçada de Silvestre Varela adiaram todas as decisões do Grupo G. Após duas rodadas, os quatro times do Grupo G têm chance de classificação. Alemanha e EUA, que se enfrentam em Recife, têm 4 pontos. Já Portugal e Gana, jogo em Brasília também no dia 26 de junho, estão cada um com 1 ponto.

Nani abriu o placar para Portugal. Jones e Dempsey viraram para os Estados Unidos. Mas as atenções estavam sempre voltadas para apenas um nome. Feito um popstar, Cristiano Ronaldo foi ovacionado ao ter seu nome exibido no telão. Durante o jogo, ouviu um misto de vaias e aplausos a cada vez que pegava na bola. O melhor jogador do mundo correu, driblou quatro jogadores na mesma jogada, fez graça para o bandeirinha ao ser pego em impedimento, distribuiu passes certeiros... Mas sofreu com a falta de qualidade ao seu lado. Ainda assim, apareceu na hora certa para salvar sua nação com a assistência para Varela.

Com o empate, Portugal depende de uma combinação de resultados para se classificar. Precisa vencer Gana na próxima quinta-feira, às 13h, em Brasília, e ainda esperar pelo resultado do jogo entre Alemanha e Estados Unidos - no mesmo dia e horário, em Recife - para tentar tirar a diferença no saldo de gols. Empate neste confronto, no entanto, garante a vaga de alemães e americanos.

Esporte
22 de Junho / 2014 às 21:00 | Nenhum Comentário

Daniel Alves foi veemente ao falar sobre algumas críticas que os jogadores têm recebido por ser emocionar durante a execução do Hino Nacional brasileiro antes das partidas da Copa do Mundo. Na segunda rodada do Grupo A, no empate por 0 a 0 com o México, Neymar foi flagrado chorando. - Só quem vive e sente isso pode explicar esse momento. É emocionante, digno de parabenizar as pessoas que sentem. O cara está indo competir, não está fraco porque chora, está emocionado, chorando diante de milhões de pessoas. Isso é para ver o que sentimos ao disputar uma competição como essa, nosso prazer de viver esse momento. Falam que homem chora de fraqueza, mas é de emoção do ser humano, não pode controlar uma emoção. Incontrolável, morreu ali, bola rolou e vamos competir. Quem não chora, não mama – discursou o lateral.

Globo Esporte
Política
22 de Junho / 2014 às 20:00 | Nenhum Comentário

O deputado estadual Adalberto Cavalcanti (PTB) e a prefeita de Afrânio, Lúcia Mariano (PSB), participaram, na última sexta-feira (20), da abertura da XII Feira de Caprinos, Ovinos e Bovinos de Afrânio, durante o IV Seminário de Bovinocultura Leiteira. A edição também contará com o II Concurso de Vaca Leiteira de Afrânio e Região. O deputado estadual Odacy Amorim também acompanhou o evento.

Em sua fala, Lúcia Mariano falou sobre os prejuízos causados pela seca nos últimos, mas destacou as ações da prefeitura. “Não poupamos esforços para conter os efeitos da seca. Ampliamos a oferta da água para que os animais não morressem de cede. Fomos o município que menos perdeu rebanho porque agimos com rapidez. Nossos esforços agora se concentram na melhoria e ampliação do rebanho”, frisou a prefeita.

O vice-líder do PTB na Assembleia Legislativa de Pernambuco classificou a Feira como essencial para o desenvolvimento e ampliação da bacia leiteira do município. “A Expoafra é extremamente importante para o desenvolvimento econômico de Afrânio. Graças a Deus contamos com a colaboração de grandes parceiros, como o Banco do Brasil, o SEBRAE, o IF Sertão, a Coafra e tantos outros. Nossos objetivos são apontar os melhores e mais viáveis caminhos para ver o nosso município e o nosso povo crescer", revelou Adalberto.

À noite, eles ainda prestigiaram a abertura do São João de Afrânio, viabilizado através de uma emenda do deputado Adalberto Cavalcanti. Com o tema “Arraiá Cinquentenário Rumo ao Hexa”, a animação ficou por conta da banda Mala 100 Alça, e do Vaqueiro Ranyere e Banda. A festa vai até o dia 24 de junho, quando acontecerá a Passeata de Animais de Afrânio.

Ascom Dep. Adalberto cavalcanti
Policial
22 de Junho / 2014 às 19:00 | Nenhum Comentário

Ações policiais realizadas pelo efetivo do 5º Batalhão de Policia Militar de Pernambuco neste sábado e domingo, dias 20 e 21/06, resultaram em apreensões de arma de fogo e prisão de assaltantes de celulares a transeuntes. 

Na tarde do sábado, por volta das 17h, a viatura 26277 foi solicitada em via pública pelas vítimas: M.G.S e T.S.S.S, as quais informaram que foram assaltadas no dia anterior e que sabiam onde moravam os assaltantes. Os policias se deslocaram até o endereço informado e conseguiram localizar o imputado Maicon Kleiton Pereira da Silva, residente à Rua 04, nº 471, bairro Mandacaru – Petrolina, tendo este indicado que o celular roubado e a arma de fogo, um revólver calibre .32 e 04 munições CBC empregada na prática do crime, estavam na casa do comparsa Jhone Souza Silva, localizada à Rua 07 do bairro Antônio Cassimiro também em Petrolina. Os envolvidos e todo material apreendido foram entregues através do Boletim de Ocorrência nº 2973/2014 à DPC para as providências legais cabíveis.

FOTOS DOS IMPUTADOS E DO MATERIAL APREENDIDO

APREENSÃO DE ARMA DE FOGO

Na madrugada do dia 22/06 (Domingo) por volta das 05h00min, ao realizar patrulhamento no pátio de evento São João do Vale, a equipe do GATI tomou conhecimento de que o menor de iniciais R. G. A. encontrava-se armado e ao realizar revista pessoal foi encontrada em seu poder uma pistola calibre 7.65mm. O menor e a arma apreendida foram entregues através do Boletim de Ocorrência nº. 2983/2014 à DPC para as providências legais cabíveis.

Assessoria de Imprensa do 5º BPM - Petrolina-PE
Esporte
22 de Junho / 2014 às 18:00 | Nenhum Comentário

GRUPO H

A Bélgica está nas oitavas de final da Copa do Mundo da FIFA, após vencer a Rússia, por 1 a 0. Ainda com uma rodada para jogar no Grupo H, a classe de Eden Hazard surgiu nos últimos minutos e deixou a seleção do Leste europeu em situação bem complicada. O Maracanã recebeu uma das seleções europeias mais badaladas dos últimos tempos, mas a Bélgica não teve uma tarde nada fácil no palco da final do Mundial. Depois do empate com a Coreia do Sul, na estreia, a Rússia foi sempre um adversário bem complicado e chegou a ameaçar o gol nos primeiros minutos, mas Thibaut Courtois defendeu o chute de Fayzulin.

O primeiro tempo teve poucas chances e a melhor surgiu bem perto do intervalo, quando um cabeceio de Kokorin saiu muito perto do gol belga. O cenário não foi muito diferente no segundo tempo, mas depois de mais uma ameaça russa, os últimos 10 minutos da Bélgica foram arrasadores. Tudo começou numa cobrança de falta de Hazard que bateu na trave de Igor Akinfeev e, a partir daí, o astro do Chelsea não mais parou. Voltou a ameaçar com um chute ao lado e, aos 88 minutos, cumpriu. Brilhante jogada do lado esquerdo e assistência perfeita para Divock Origi encostar. Aos 19 anos, o atacante se tornou no sétimo mais jovem a marcar em Mundiais e mostrou que Marc Wilmots está com feeling.

É que a Bélgica fez a festa da classificação graças ao terceiro gol marcado por jogadores saídos do banco por ordem do técnico. Apesar da derrota e de apenas somar um ponto ao fim de dois jogos, a Rússia continua na luta pela segunda vaga, enquanto, sem surpresa, Hazard foi escolhido o Craque do Jogo Budweiser.

GRUPO H

ARGÉLIA VENCE CORÉIA DO SUL E ENCAMINHA CLASSIFICAÇÃO

No Estádio Beira-Rio em Porto Alegre, também pelo grupo H, a Argélia venceu a Coréia do Sul por 4 a 2 e assumiu a segunda colocação do grupo com três pontos. Coreia e Rússia vêm atrás, com um ponto cada. A Bélgica, que venceu seus dois jogos, já está classificada. A equipe africana encerrou neste domingo um jejum de 32 anos sem vitórias em Copas do Mundo, admitido como obsessão, ao superar a Coreia do Sul por 4 a 2, no Beira-Rio. Slimani, Halliche, Djabou e Brahimi foram os heróis de sua seleção, que havia triunfado pela última vez na edição de 1982, sobre o Chile. De lá para cá, foram sete jogos, com três empates e quatro derrotas. Também foi a primeira vez que um time da África marcou quatro gols em um só jogo na história do torneio. Son Heung Min e Koo Ja Cheol descontaram para os coreanos.

Com uma de suas tarefas no Mundial cumprida, agora a Argélia sonha com a inédita classificação para as oitavas de final. Para que isso se concretize, um empate diante da Rússia pode ser o suficiente, uma vez que os argelinos têm três gols de diferença no saldo para os coreanos, que pegam a líder e já classificada Bélgica. Argélia e Rússia se enfrentam na Arena da Baixada, em Curitiba, enquanto Coreia do Sul e Bélgica jogam na Arena Corinthians, em São Paulo. As duas partidas serão realizadas na próxima quinta-feira, às 17h (de Brasília).

Com informações do site da Fifa Foto: Getty Images
Política
22 de Junho / 2014 às 17:00 | 1 Comentário

A convenção do Partido dos Trabalhadores, realizada neste sábado (21) em Brasília, reuniu lideranças políticas e militantes de movimentos sociais para homologar a candidatura de Dilma Rousseff para reeleição à presidência da República. O deputado federal baiano Valmir Assunção (PT-BA) esteve na capital federal para acompanhar a reunião nacional. Além de ratificar seu apoio irrestrito a Dilma, ainda cobrou uma participação mais ampla de mulheres na política. “Vamos reeleger esse projeto que está em curso pelo PT e brigar na Bahia para que Dilma seja bem votada como foi na eleição passada. Além disso, temos de lutar pela participação de mais mulheres na política. Nosso partido já tem resoluções que criam paridades, mas precisamos incentivar a maior participação feminina nas eleições”, pontua Valmir.

Na mesma linha do discurso da presidente Dilma, o parlamentar federal destacou ainda o atual cenário político no Brasil. “Não podemos deixar que o ódio prospere em nossas almas. Vamos recolher essas pedras que atiram contra o PT e contra o governo para transformar em mais projetos e mais políticas públicas”, completa Valmir. No discurso, a presidente Dilma, junto com o ex-presidente Lula, destacou que os impropérios e as grosserias que recebeu devem ser transformados em versos de canções de esperança para o futuro do país. “Nós - o PT e os partidos aliados - tivemos competência de implantar, nos últimos 11 anos, o mais amplo e vigoroso processo de mudança da história do país: colocamos o povo como protagonista; retiramos 36 milhões de brasileiros da miséria; levamos 42 milhões para a classe média e fizemos, em pouco mais de uma década, a maior redução da desigualdade social de nossa história”.

Ainda em seu discurso, Dilma lembrou do governo Lula e falou da importância de “vencer a mentira e a desinformação”. “Se na eleição do presidente Lula a esperança venceu o medo, nessa eleição a verdade deve vencer a mentira e a desinformação; o nosso projeto de futuro deve vencer aqueles cuja proposta é retornar ao passado. Presidente Lula, quando há 12 anos, você assumiu a presidência, o Brasil era um. Quando a deixou, o Brasil era outro, completamente diferente e muito melhor. De fato, a esperança tinha, em definitivo, vencido o medo”, frisa Dilma se referindo ao ex-presidente. A presidente estará em Salvador com Lula na pré-campanha na Bahia, participando dos eventos do PT baiano: o Encontro Estadual na próxima quinta-feira (26), no Hotel Matiz, e a Convenção que homologa Rui Costa como candidato do partido, na sexta-feira (27), no Parque de Exposições.

Ascom do deputado Valmir Assunção
Política
22 de Junho / 2014 às 16:00 | 16 Comentários

Pelo menos duas obras importantes estão sendo construídas em Itapera, a 7 km da cidade de Sento-Sé: Um ginásio de esportes coberto, com vestiários, banheiros, alambrados e iluminação e um moderno Sistema de Abastecimento de Água, que vai garantir a distribuição de água potável e tratada para todas as casas. Há muito tempo os moradores reclamavam do antigo sistema de água, que não atendia mais a demanda da população, que sofria com a constante falta dágua no período de vazão do Rio São Francisco. Outra reivindicação antiga era a construção de uma quadra de esportes para atender a juventude e a comunidade escolar. O prefeito Ednaldo Barros destinou essas obras importantes, adquiridas junto ao Governo Federal, que depois de prontas e inauguradas vão beneficiar os moradores. Durante a execução das obras estão sendo gerados emprego e renda, com a contratação de mão de obra local. A principal escola da comunidade já foi totalmente reformada, garantindo mais conforto e dignidade para todos.

Ascom Sento-Sé
Política
22 de Junho / 2014 às 15:00 | 2 Comentários

Na sua movimentação pelo interior da Bahia, o pré-candidato do PT ao governo da Bahia, Rui Costa, participou, neste sábado (dia 21), de uma série de eventos na cidade de Itagibá, no sul do Estado, incluindo a inauguração de uma praça e de equipamentos de lazer, construídos com recursos próprios pela Prefeitura Municipal. Antes de chegar a Itagibá, Rui passou em Itagi, onde foi recepcionado por um grupo de lideranças políticas da região composto por cerca de 100 pessoas, entre as quais estavam o ex-secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, os prefeitos de Boa Nova, Aete Sá Meira (PMDB), de Aiquara, Oseas Rebouças (Tico, do PCdoB), de Dário Meira, João Caetano (PDT) e o vice-prefeito de Barra do Rocha , Valdir Tavares (PT), além dos prefeitos de Itagibá, Marquinhos Barreto (PCdoB)  e de Itagi, Railton de Oliveira Santos (PT).

A comitiva seguiu junta até Itagibá, onde Rui elogiou as ações do prefeito Marquinhos Barreto, que estava entregando à população a Praça Itassucê Índio da Costa e 11 quiosques. “Este jovem tem feito muito com recursos próprios e tem iniciativa de ir ao Estado e ao governo federal para conseguir obras de maior porte. Ele já contratou a construção de uma creche com o governo federal e isto numa cidade de 15 mil habitantes. Enquanto há municípios, como o de Salvador, que não construíram nem uma creche sequer”. O pré-candidato petista destacou o potencial de crescimento de Itagibá e da região, ante as perspectivas positivas geradas pela exploração de níquel e da implantação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, a FIOL. E, depois de falar da importância da FIOL, perguntou, e ele mesmo respondeu: “Há 50 anos esse projeto estava pronto. Porque não foi construído? Porque faltou vontade, faltou amor pelo interior da Bahia, faltou força de trabalho para ir ao governo federal buscar recursos e trazer empregos desenvolvimento para o interior”.

Ascom Rui Costa
Policial
22 de Junho / 2014 às 14:00 | 1 Comentário

Policiais Militares do 5º BPM, da Patrulha Rural 26103, por volta das 23h40 da sexta-feira, dia 20, ao realizarem abordagens a veículos e motocicletas em bloqueio próximo ao antigo Posto Fiscal no povoado de Izacolândia na BR 428, avistaram o veículo Siena, cor prata, placa JSJ 3066, que ao ser dada a ordem para a parada o motorista acelerou o carro tentando empreender fuga e ao perceber que a viatura policial, que fazia o acompanhamento tático, estava próxima, o mesmo parou bruscamente e os três elementos que estavam em seu interior empreenderam fuga no matagal como também efetuaram disparos de arma de fogo contra o policiamento, que de imediato foi revidado. Ao revistarem o veículo foram encontrados em seu interior 65 kg de cannabis sativa (maconha). Todo material foi entregue na 1ª DPC para as providencias cabíveis ao fato.

Política
22 de Junho / 2014 às 13:00 | 4 Comentários

Vaiada e xingada na abertura da Copa do Mundo, no Itaquerão, a presidente Dilma Rousseff buscou transformar essa situação desconfortável em oportunidade de crescimento, de olho nas eleições presidenciais deste ano. "Vamos recolher xingamentos e transformá-los em canção de esperança sobre futuro do País. Vamos transformar pedras em tijolos para o Minha Casa Minha Vida", defendeu, em discurso na Convenção Nacional do PT. Nessa reunião de hoje, o partido manifestou oficialmente que Dilma é a candidata petista ao Planalto nas próximas eleições. 

Em referência às críticas que recebeu por causa dos gastos com a Copa, Dilma argumentou que "as grandes obras são construídas com o fermento do otimismo". Defendeu, ainda, que "a Copa está dando uma goleada nos pessimistas, nos que diziam que ela não ocorreria. A nossa força está no fato que sonhamos, queremos mais, temos sonhos utópicos." Houve também um momento de volta ao passado, especificamente à epoca do regime militar. Dilma citou "apesar de você, amanhã há de ser outro dia", para logo em seguida dizer que "temos de lembrar sempre disso". "Apesar de Você" é uma música de Chico Buarque do início da década de 1970, símbolo de crítica e resistência ao regime militar. "Vamos amar o nosso País, amar a camiseta verde-amarela, torcer pro nosso time. Temos a certeza de que, com a força do povo, vamos vencer de novo", misturando campanha e futebol. E encerrou o discurso dizendo: "Viva a Brasil e ao povo brasileiro".

Agência Brasil
Variadas
22 de Junho / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário

Com as festividades do São João, comemorado neste dia 24 de junho, a Unidade de Pronto Atendimento e de Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), juntamente com os Hospitais Dom Malan (HDM) e Regional de Juazeiro (HRJ), geridos pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), estão alertando a população sobre os cuidados, formas de prevenção e o que se deve fazer em casos de queimaduras provenientes dos fogos de artifício e fogueiras.

Segundo a médica da UPAE, Monaise Leal, durante os festejos juninos a incidência de queimaduras aumentam nas emergências, principalmente com crianças, que ficam mais vulneráveis, assim como com os idosos e pessoas alcoolizadas. “Em casos de acidentes fazemos a abordagem com o paciente, classificamos se a queimadura é de 1º, 2º ou 3º grau, aplicamos a medicação para aliviar a dor, em alguns casos fazemos a hidratação venosa e observamos se houve comprometimento de outros órgãos, em especial o pulmão. Todo o tratamento é feito de acordo com a lesão, extensão e gravidade”, avalia.

A pediatra do HDM, Hellen Brandão, reforça ainda que todos os casos devem ser previamente avaliados por um profissional e que assim como muitos costumam fazer, não é aconselhável colocar condimentos, como café, açúcar, manteiga e pasta, para evitar infecções secundárias. “O que deve ser feito sempre é lavar o ferimento com água corrente em temperatura ambiente, cobrir com pano limpo e levar a vítima a uma unidade de saúde. As bolhas nunca devem ser estouradas. Casos mais simples serão avaliados, medicados, ficarão em observação e serão encaminhados para acompanhamento ambulatorial”.

O Hospital Regional de Juazeiro é referência neste tipo de atendimento na região. A clínica de Queimados do HRJ recebeu 144 pacientes durante o ano de 2013, desse total 62 foram crianças. Nos primeiros meses deste ano já foram 46 pacientes internados para tratamento na unidade. De acordo com o Coordenador do setor, Hermes Willer, as crianças normalmente são mais expostas aos riscos. “As queimaduras em crianças representam 50% dos casos, e em sua maioria, acontecem em ambiente doméstico. A prevenção ainda é a melhor maneira de evitar este tipo de acidente.”

Segundo Dr. Hermes, o menosprezo às noções básicas de segurança e a falta de atenção às situações de risco são comuns em todos os casos de queimaduras. “É preciso cuidado no manuseio de produtos e durante procedimentos que são de risco de queimaduras. Nunca é demais lembrar as orientações para evitar acidentes como: manter as crianças longe da cozinha e do fogão, principalmente durante o preparo das refeições, como também longe das chamas oriundas de fogueiras e fogos de artifício; armazenar produtos químicos em local seguro e verificar sempre o estado das instalações elétricas”.

Taisa Alencar Ascom UPA 24h / UPAE
Variadas
22 de Junho / 2014 às 11:00 | 2 Comentários

A Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Juremal (ADESJUL) vem através deste conceituado meio de comunicação agradecer ao Secretário de Serviços Públicos, Eduardo Lopes, pelo atendimento a solicitações realizadas pela ADESJUL, de acordo com ofícios nºs 02/2014 e 08/2014.

Na ultima quarta-feira, dia 18, a SESP esteve realizando o Mutirão de Limpeza na sede do Distrito de Juremal (fotos), além da reposição de lâmpadas e reforma em calçamentos.

Na oportunidade reiteramos a solicitação encaminhada no sentido da realização da reforma das praças e Teatro Municipal José Guilherme da Cunha, e poda das árvores.

Grato,

Diretoria da ADESJUL

Espaço do Leitor
22 de Junho / 2014 às 10:00 | 15 Comentários

Em dois e-mails ao Blog o leitor Paulo Henrique Vianna faz uma ironia em relação a presença de animais e lixo no bairro em que reside e posteriormente questiona sobre a conclusão de uma obra voltada para a educação infantil. Confira:

Jardim Vitória recebe decoração moderna pro São João 2014.

O povo de Juazeiro-Ba quer saber se vai concluir até 2016???

Variadas
22 de Junho / 2014 às 09:22 | Nenhum Comentário

O Pátio de Eventos Ana das Carrancas já está aberto a temporada de shows no São João do Vale em Petrolina. Durante a abertura oficial, na noite desse sábado (21), um misto de ritmos embalou o grande público que prestigiou a primeira das sete noites de festa. Ao todo foram sete atrações revezando nos dois trios; que servem de palco para as aprasentações.

Com animação garantida, as atrações trouxeram ao pátio desde o forró pé de serra ao sertanejo romântico, e a animação do arrocha entre os ritmos mais cantados. Esse ano a Philarmônica 21 de Setembro consagrou junto a abertura, os sons do sertão cantados pela artista Fabiana Santiago. Além da Philarmônica, também se apresentaram Ana Costa, Jorge de Altinho, Forró Pegado, Leo e Leno e forró Três Desejos e Silvano Sales, que cantou seus maiores sucessos junto com o público.

O pátio conta com estrutura composta ainda de barracas de comidas típicas e espaço cenográfico. Além da estrutura em logística e segurança, a Prefeitura Municipal de Petrolina está com a equipes da Emprensa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) auxiliando no trânsito, Guarda Municipal que realiza o monitoramento através de câmeras espalhadas para garantir o conforto das pessoas, e saúde fazendo o trabalho de orietação e distribuição de preservativos. Todo o evento conta também com a presença de equipes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
22 de Junho / 2014 às 09:00 | 1 Comentário

Osvaldo Coelho prestigiou o lançamento  do livro “Crônicas do Amor de  Totonho e Raquel “ do escritor e jornalista Carlos Laerte Agra de Sá,  no ultimo  dia 16 deste mês na Livraria SBS, em Petrolina. Durante o evento o deputado foi cumprimentado por muitos presentes, sempre com muito carinho. Expressou sua satisfação em comparecer ao lançamento pela consideração que tem pelo autor e também pela importância que o livro representa na cultura de Petrolina. “Gostei muito do local, com um publico grande e composto por muitos jovens, realmente um sucesso. Fico muito feliz porque isso colabora enormemente para a educação e para o desenvolvimento cultural de nossa cidade” comentou Osvaldo.

Ascom
Variadas
22 de Junho / 2014 às 08:00 | Nenhum Comentário

Seguindo a programação de inaugurar uma Nova Semente, a cada 15 dias, o prefeito Julio Lossio inaugurou sexta-feira (20), no Km 25, Projeto Maria Tereza, a unidade Nova Geração, incluindo mais 60 crianças de zero a seis anos. Durante a solenidade de inauguração a gestora Socorro Macedo, agradeceu ao prefeito a inauguração do Nova Semente e reafirmou seu compromisso junto as famílias do Maria Tereza. “Quero primeiro agradecer a Deus e ao prefeito Julio Lossio que implantou esse programa aqui na área irrigada e dizer que na próxima segunda começamos nossas atividades e nos comprometemos em cuidar das nossas crianças para que seus pais possam trabalhar tranquilos”, expôs.

Já o padrinho da unidade Nova Geração, Lorival Macedo, afirmou que o prefeito Julio Lossio foi bem feliz ao criar o Nova Semente, segundo o mesmo o futuro do país passa primeiro pela primeira infância, alvo do programa. “O senhor prefeito acertou em cheio ao criar o programa  Nova Semente, pois começamos um país melhor dando educação as nossas crianças. Esse é um exemplo que o Brasil deve copiar”, declarou com entusiasmo.

Sob aplausos o prefeito Julio Lossio disse está realizado, pois está cumprindo sua meta cuidar de quem mais precisa. “Os números mostram o nosso trabalho. Hoje o Nova Semente atende 6.545 crianças, serve por mês 719. 950 refeições e já contratou 1. 972 sementeiras. Estamos no caminho certo, mas o programa não seria um sucesso sem a parceria das famílias que acreditaram no Programa. E vou novamente reafirmar nosso compromisso o de cuidar dos seus filhos”, declarou. O programa Nova Semente, idealizado pelo gestor municipal Julio Lossio, funciona desde outubro de 2010 e 6.545 crianças recebem diariamente cinco refeições, acompanhamento médico, odontológico e nutricional. O ensino oferecido nas unidades seguem o programa pedagógico do Instituto Alfa e Beto. A ação conta ainda com parcerias de entidades sociais como o Petrape e a comunidade local.

Lidiane Souza Secom PMP Fotos: Gilson Pereira
Espaço do Leitor
22 de Junho / 2014 às 07:00 | 7 Comentários

Vista da caixa de armazenamento de água destruída.

O sistema de abastecimento de água para consumo humano das comunidades de Vazinha, Barreiro, Caiçara e Lagoa dos Cavalos foi construído pela Construtora FOCOS, contratada pela CODEVASF, que atendia esta população com água do Canal do Projeto Pontal. Foi inaugurado em 31 de agosto/2013 servia a cerca 85 famílias e já vinha apresentando problemas operacionais não chegando água nas residências localizadas nos pontos de altitudes mais elevadas. Atualmente o sistema estava sendo gerido pela Construtora Venâncio contratada pela CODEVASF para o funcionamento do Canal e dos sistemas de água do entorno do Projeto Pontal.

Na manhã da terça-feira passada (17/06/2014), os funcionários da Construtora Venâncio ao chegarem no local de captação do sistema de abastecimento, situado próximo a BR 428 nas imediações do Alto do Angico, encontraram a caixa da água que tinha capacidade de 20 mil litros e era responsável pelo armazenamento e distribuição para as casas totalmente destruída como pode ser visto na figura 1 em anexo. Essa caixa era sustentada por três vigas com altura de 7 metros, cada, e uma dessas arriou como também pode ser visto da figura 1.

Vista das bases dos filtros com sinais de desmoronamento.

Infelizmente esse não é o primeiro problema. As bases dos filtros já haviam desmoronado, como pode ser observado na figura 2, e estes estão sendo apenas Elefante Branco, fornecendo apenas água bruta.

Disse uma das moradoras, “o resultado da obra sonrisal é que o sonrisal foi dissolvido com a própria água sem acabar com a dor de cabeça das comunidades acima citada, ou seja, causando outros transtornos para os moradores”. Quem vai pagar este prejuízo!!! Será que a população novamente?

Geraldo Adalberto Nunes dos Santos

Presidente da ACOPRULAC - Associação Comunitária dos Produtores Rurais de Lagoa dos Cavalos

Espaço do Leitor
21 de Junho / 2014 às 23:00 | 9 Comentários

Patativa do Assaré

Prefeitura sem prefeito Nessa vida atroz e dura Tudo pode acontecer Muito breve há de se ver Prefeito sem prefeitura; Vejo que alguém me censura E não fica satisfeito Porém, eu ando sem jeito, Sem esperança e sem fé, Por ver no meu Assaré Prefeitura sem prefeito. Por não ter literatura, Nunca pude discernir Se poderá existir Prefeito sem prefeitura.


Porém, mesmo sem leitura, Sem nenhum curso ter feito, Eu conheço do direito E sem lição de ninguém Descobri onde é que tem Prefeitura sem prefeito. Ainda que alguém me diga Que viu um mudo falando Um elefante dançando No lombo de uma formiga, Não me causará intriga, Escutarei com respeito, Não mentiu este sujeito. Muito mais barbaridade É haver numa cidade Prefeitura sem prefeito.

Não vou teimar com quem diz que viu ferro dar azeite, um avestruz dando leite e pedra criar raiz, ema apanhar de perdiz, um rio fora do leito, um aleijão sem defeito e um morto declarar guerra, porque vejo em minha terra prefeitura sem prefeito.

Poema: Patativa do Assaré enviado pelo leitor Agnaldo José do Alto da Aliança

Política
21 de Junho / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

Os usuários do SUS em Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, já podem procurar a Secretaria municipal de Saúde para solicitar o cartão SUS. A apresentação do documento será obrigatória nas unidades públicas de saúde a partir de julho. Pensando nisso, a secretaria está realizando uma campanha para incentivar a retirada do cartão.

A apresentação do documento será obrigatória devido à implantação de um novo sistema de informação, o e-SUS. Com a mudança, o Ministério da Saúde pretende informatizar o SUS de forma qualificada, reestruturando as informações da Atenção Básica em nível nacional e ampliando a qualidade do atendimento à população.

Em Lagoa Grande, o cartão SUS é entregue na hora, sem fila ou espera. A campanha será encerrada com um grande mutirão marcado para o dia 28 de junho, em que equipes da Secretaria de Saúde estarão realizando o cadastramento dos usuários na zona urbana do município, em Jutaí e Vermelhos. 

Ascom Lagoa Grande
Esporte
21 de Junho / 2014 às 21:03 | Nenhum Comentário

Foi preciso esperar 16 anos para que a Nigéria voltasse a vencer uma partida de Copa do Mundo da FIFA. Depois de surpreender na França 1998 e amargar três campanhas ruins nas décadas seguintes, os africanos enfim voltaram a sorrir em um Mundial ao bater neste sábado a Bósnia e Herzegovina por 1 a 0, em partida realizada em Cuiabá. O fim da série negativa de nove partidas foi um alívio para os comandados de Stephen Keshi, mas foi mesmo a proximidade da vaga às oitavas de final que fez com que a comemoração fosse ainda maior.

Com quatro pontos no Grupo F, a Nigéria passou a depender apenas de um empate contra a já classificada Argentina na última rodada para assegurar sua passagem, e até mesmo uma derrota seguida por um tropeço do Irã não encerraria o sonho. Já a Bósnia, que havia deixado uma boa impressão na estreia, se despede de forma precoce de seu primeiro Mundial.

A classificação argentina ainda neste sábado havia colocado uma pressão maior nas equipes, mas foram os africanos que lidaram melhor com a situação no início. Mesmo sem muita organização, o ataque liderado por Emannuel Emenike criou inúmeras chances, principalmente pela direita, de onde saiu o gol da vitória, ainda aos 29 minutos: abusando da força física, o camisa 9 ganhou da defesa e cruzou para Peter Odemwingie, Craque do Jogo Budweiser, completar na cara do gol.

Do lado bósnio, Edin Dzeko era o único que chegava com perigo à meta de Enyeama. Ele ainda chegou a balançar a rede rival após bela tabela no meio de campo, mas o impedimento já havia sido assinalado. Na segunda etapa, mesmo à frente do placar, os africanos seguiram melhor, arriscando chutes de longa distância – sempre com Emenike – e assustando Begovic.

Sem o mesmo fôlego que havia mostrado no fim do jogo contra a Argentina, a Bósnia sofreu com as chegadas constantes do ataque nigeriano e demorou para pressionar Enyeama. Foi só mesmo no finzinho que Dzeko quase frustraria os planos de Keshi, perdendo uma chance clara de cabeça e outra incrível, na marca do pênalti, que o goleirão salvou com categoria. Com o apito final, a decepção bósnia seria inversamente proporcional à alegria nigeriana. E com justiça.

Com informações do site da Fifa Foto: Getty Images
Variadas
21 de Junho / 2014 às 21:00 | 1 Comentário

O Ministério da Educação (MEC) abriu processo administrativo para punir 79 instituições de educação superior que obtiveram resultados insatisfatórios no Índice Geral de Cursos (IGC) e que não tenham assinado Termo de Saneamento de Deficiências do MEC. Seis delas estão na Bahia. A decisão e a lista de instituições estão publicadas no Diário Oficial da União desde a última quarta-feira (18).

O IGC é construído com base numa média das notas de cada instituição formando um indicador de qualidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma organização de ensino. O índice tem notas de 1 a 5 e é divulgado anualmente pelo MEC. As instituições com IGC 1 ou 2 estão abaixo da média e sofrem penalidades como suspensão de vestibulares e até fechamento do curso.

As instituições notificadas têm 15 dias, a partir do dia 18 de junho, para apresentar defesa à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC. Quem não atingir o índice considerado suficiente fica impedido de firmar novos contratos do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), de participar de processo seletivo para oferta de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Na Bahia, as faculdades que estão na lista divulgada pelo MEC são: Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia, Faculdade do Sul da Bahia, Faculdade do Descobrimento, Faculdade São Camilo, Instituto de Educação Superior Unyahna de Salvador e Faculdade Castro Alves.

G1 Bahia
Política
21 de Junho / 2014 às 20:00 | 2 Comentários

O programa “Viver Melhor no Campo” que foi lançado no dia 24/05, com objetivo de garantir a qualidade de vida aos homens e mulheres do campo, visando uma proximidade maior do governo municipal de Remanso com as comunidades da zona rural, vem realizando várias ações conferidas na última terça-feira, dia 17/06, pelo prefeito Dr. Celso.

A Prefeitura vem investindo em melhorias para o homem do campo, o reflexo desse trabalho são as boas estradas vicinais que foram feitas e recuperadas, possibilitando que o agricultor trafegue com segurança para a realização dos serviços. Várias localidades da zona rural já foram e estão sendo contempladas com a presença de uma verdadeira força tarefa de máquinas e horas de trabalho. Mais de 150 barreiros e 20 barragens foram construídos para o armazenamento de água em maior volume.

O Secretário de Infraestrutura Adriano Paes Landim, Secretário do Interior Carlos Castro, Chefe de Transportes Ruidalton e a equipe da Assessoria de Comunicação da prefeitura estiveram vistoriando as obras e perceberam a satisfação do homem do campo. Para o secretário de Infraestrutura Adriano Paes Landim, o Governo Municipal vem fazendo um belo trabalho através do programa “Viver Melhor Campo” com intuito de melhorar a qualidade de vida do homem do campo. Segundo o secretário, várias ações foram realizadas e muitas outras estão por vir.

O Secretário do Interior, Carlos Castro parabenizou o prefeito Dr. Celso pelo bom trabalho que está sendo realizado através do programa, levando ao homem do campo ações que possam resolver de uma vez o problema da água. O prefeito Dr. Celso afirmou que o Programa se estenderá por todas as regiões da zona rural do município, sempre com o objetivo de levar melhorias que beneficiem o homem do campo. (Com informações e fotos do site Remanso Online)

Política
21 de Junho / 2014 às 19:00 | 1 Comentário

As vésperas de começar a campanha eleitoral, os partidos e candidatos continuam em busca de posições que fortaleçam sua condição de disputa em 2014. Entre os deputados estaduais baianos, Marcelino Galo tem se mostrado habilidoso em costurar espaços para apoiadores em posições estratégicas no plano nacional. Depois de emplacar a historiadora Luciana Mandelli na Fundação Perseu Abramo e a jornalista Camila Vieira no Ministério dos Direitos Humanos, agora é a vez de Ademário Costa, seu coordenador de campanha, que assumiu, nesta sexta-feira (20), em Brasília, a vaga no Diretório Nacional do PT, em nome da tendência Movimento PT, que tem Marcelino Galo e o prefeito de Vitória da Conquista Guilherme Menezes como principais expoentes na Bahia.

O ingresso de Ademário Costa no time nacional dos dirigentes petistas agradou Geraldo Magela, Secretário Geral da Executiva Nacional do Partido, deputado federal por Brasília e pré-candidato ao Senado Federal. Ele comemorou a posse do baiano.  "A participação de Ademário Costa no Diretório Nacional e na convenção nacional que oficializará o nome de Dilma como nossa candidata fortalece o Movimento PT na Bahia, Estado fundamental para a eleição de Dilma. Lá a reeleição de Marcelino é nossa prioridade", afirmou o dirigente petista.

Tendo como principal missão o fortalecimento do partido com sua reaproximação dos movimentos estudantis e sociais, Ademário Costa, que já foi vice-presidente e Secretário de Finanças do PT da Bahia, afirmou que o aprofundamento e consolidação das transformações sociais e econômicas no Brasil, iniciadas com a eleição do ex-presidente Lula em 2002, são os grandes desafios da legenda para os próximos 4 anos.

Variadas
21 de Junho / 2014 às 18:00 | 1 Comentário

A secretaria de Cidadania, através da secretaria Executiva de Acessibilidade, estará disponibilizando para os deficientes, durante o São João do Vale, 20 pulseiras por noite para entrada no Espaço Vip, um espaço que também é reservado para os deficientes. A área tem espaço satisfatório para a circulação de cadeira de rodas e as pessoas podem ficar sentadas ou em pé.

Neste sábado (21) e domingo (22),  haverá um representante da secretaria Executiva de Acessibilidade fazendo a entrega das pulseiras no próprio espaço, a partir de segunda-feira os interessados devem fazer a reserva na secretaria  Executiva de Acessibilidade, que fica localizada no Centro de Convenções Senador Coelho,  ou através do telefone 3861-2084 , o ingresso da direito ao deficiente de  levar um acompanhante para área vip. 

Ascom Cidadania
Esporte
21 de Junho / 2014 às 17:57 | Nenhum Comentário

GRUPO F

Foi preciso sofrer e acreditar até ao finalzinho, mas a Argentina conseguiu o segundo triunfo consecutivo no Grupo F da Copa do Mundo da FIFA ao vencer o Irã, por 1 a 0. O gol que coloca os sul-americanos nas oitavas de final só surgiu no primeiro minuto de acréscimos do segundo tempo e graças a uma verdadeira obra de arte do pé esquerdo de Lionel Messi.

O Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, esteve muito perto de assistir a mais uma zebra neste Mundial. Depois de conseguir um empate a zero na estreia contra a Nigéria, o Irã esteve muito perto de repetir o feito, desta vez contra a super-favorita Argentina.  A equipe de Carlos Queiroz resistiu a tudo menos a um chute perfeito do três vezes vencedor do prêmio Jogador do Ano da FIFA.

GRUPO G

Depois de um primeiro tempo truncado, 45 minutos alucinantes decretaram o empate em 2 a 2 entre Alemanha e Gana, pela segunda rodada do Grupo G, que continua com todas as possibilidades em aberto na luta pelas oitavas de final. O grande herói do dia foi Miroslav Klose. O atacante não só marcou no primeiro toque que deu na bola após entrar em campo como igualou um recorde na história das Copas do Mundo da FIFA. Foi em 2006, na Alemanha, que Ronaldo se consagrou como maior artilheiro da história dos Mundiais, com 15 gols - o último marcado precisamente contra Gana. Oito anos depois, Miroslav Klose igualou o Fenômeno brasileiro e, para o momento ser ainda mais marcante, o alemão, de 36 anos, também o conseguiu contra os ganeses.

Mas o duelo no Estádio Castelão teve muito mais do que isso. Teve emoção, virada no resultado e incerteza até o apito final. Após perder o primeiro jogo, contra os Estados Unidos, Gana sabia que tinha de partir para cima da Alemanha, moralizada pela goleada de 4 a 0 contra Portugal. E foi isso que o time africano fez. Teve as melhores chances do primeiro tempo, mas o intervalo chegou com 0 a 0 no placar - algo que mudaria radicalmente nos segundos 45 minutos. Logo no início, Thomas Mueller assistiu Mario Goetze que, com alguma sorte, assinou o cabeceio para o 1 a 0.

Os germânicos corriam para as oitavas, mas Gana tinha outros planos. Apenas três minutos depois, Christian Atsu centrou da direita e Andre Ayew subiu mais alto que os zagueiros alemães para fazer o empate. E a virada não demorou. A Alemanha perdeu a bola na saída para o ataque a Asamoah Gyan não perdoou, com um chute cruzado sem chances para Manuel Neuer. Festa africana em Fortaleza, mas faltava o homem do momento. Klose entrou no gramado e, apenas dois minutos depois, mostrou todo o seu oportunismo, garantindo o empate com um desvio na pequena área. O meia germânico Mario Goetze foi eleito como o Craque do Jogo Budweiser.

Com informações do site da Fifa Foto: Getty Images

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage