Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 23 de Novembro de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 01 de Outubro / 2017 às 10:10

Atletas de Juazeiro participam do Circuito Sesc Corrida

O Circuito Sesc de Corrida e Caminhada, com apoio da Rede Bahia (TV São Francisco), foi realizado na manhã deste domingo (01). O evento foi a 9ª etapa na cidade de Juazeiro. A largada aconteceu às 7h na praça Cordeiro de Miranda.

Todos os atletas receberam o kit atleta (camisa, sacola, numeração de corrida e ticket lanche).  Os participantes que completarem a prova receberam medalhas. As próximas etapas serão realizadas em Vitória da Conquista 29,  Ilhéus 19/11, Porto Seguro 03/12.

Redação blog
publicado em 01 de Outubro / 2017 às 10:00

Pesquisa sobre zika vírus desenvolvida por mestranda da Univasf foi premiada no IV Congresso Internacional Health Dialogue Culture

Durante o IV Congresso Internacional Health Dialogue Culture, realizado em São Paulo (SP) entre 7 e 10 de setembro deste ano, Andréa Kedima Diniz Cavalcanti, estudante da Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológicas (PPGCSB) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), apresentou cinco trabalhos em formato de pôster. Além dela, pessoas de 14 países diferentes apresentaram outros 46 trabalhos na mesma modalidade – uma concorrência alta para a premiação que seria entregue no penúltimo dia do evento. Ainda assim, no momento do anúncio das melhores apresentações, Andréa foi escolhida como a autora do melhor pôster. O título do trabalho premiado é “Aspectos epidemiológicos do zika vírus no Brasil”, realizado no mestrado sob a orientação da professora do PPGCSB Lucia Marisy.

A pesquisa também teve a participação da professora do PPGCSB Márcia Bento Moreira, do professor do Colegiado de Medicina do Campus Paulo Afonso (BA) Pedro Pereira Tenório e da graduanda de Medicina Iara Ferreira Lima. Estes dois últimos integram o Núcleo de Estudos Aplicados em Ciências Patológicas (Neacip) da Univasf, também localizado em Paulo Afonso, onde a pesquisa foi desenvolvida.

Ler Matéria Completa
Ascom Univasf Foto Arquivo pessoal
publicado em 01 de Outubro / 2017 às 09:00

Deputado quer aliança da região Nordeste contra perseguição de Temer e seus aliados

O deputado estadual Alex Lima (Podemos) aproveitou a presença dos nove presidentes de Assembleias Legislativas do Nordeste, em Salvador, e sugeriu união de forças da região contra as retaliações e abusos do governo Temer e seus aliados. "A direita nunca respeitou a região Nordeste. Vivemos tempos sombrios, nos quais os interesses políticos são mais importantes do que os interesses dos nordestinos. Precisamos nos manter fortes e unidos contra articulações maldosas", disse o deputado, destacando ainda o barramento do empréstimo do Banco do Brasil para a Bahia. "Um ótimo exemplo disso aqui na Bahia, são as manobras do DEM contra a liberação do empréstimo do BB. Estradas estão impedidas de serem construídas por pura perseguição e interesses pessoais", afirmou.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), após o governo Temer, a região Nordeste tem enfrentado uma queda vertiginosa nos indicadores econômicos e sociais. O desemprego na região, inclusive, já atingiu um patamar superior ao da média do país. Além disso, a reforma da previdência atinge de um modo particular a população nordestina, pela baixa taxa de urbanização relativa e a grande proporção de trabalhadores rurais. "O Nordeste já foi muito castigado e não merece continuar sofrendo retaliações de Temer e seus aliados. Precisamos demonstrar a força da nossa região e o quanto sempre soubemos escolher nossos representantes", disse. 

O II Encontro de Presidentes das Assembleias Legislativas dos Estados do Nordeste, ocorreu na manhã desta sexta-feira (29), no Salão Nobre da ALBA. O colegiado tem como objetivo discutir os assuntos que sejam de interesse do Nordeste, assim como fortalecer o Parlamento da região e seus projetos.

Ascom Dep. Alex Lima
publicado em 01 de Outubro / 2017 às 08:00

Centro comercial de Juazeiro recebe lixeiras sustentáveis

A Rua Coronel João Evangelista, conhecida como Rua da 28, a Praça Aprígio Duarte e a Travessa do Museu, no Centro de Juazeiro, receberam nesta quinta-feira, 28, 14 lixeiras sustentáveis com tecnologia giratória, que facilita a coleta e descarte de resíduos sólidos. A iniciativa faz parte do projeto de Revitalização dos Espaços Comerciais de Juazeiro, desenvolvido pelo Sebrae e empresários de diversos segmentos, em parceria com a prefeitura municipal, por meio do Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro (SAAE) e Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) e empresa privada.

Para o técnico do Sebrae em Juazeiro, Rinaldo Moraes, a implantação das lixeiras traz melhoria de estrutura para as vias públicas do centro comercial, além de dar um charme aos espaços de compra por meio da padronização. "A ação só foi possível graças à parceria público-privada. Além dessa conquista, o comitê gestor do projeto busca outras medidas para as áreas comerciais, como padronização de iluminação pública e segurança. A ideia é ampliar as ações e beneficiar os mais de mil empreendimentos que integram o projeto de revitalização dos espaços comerciais de Juazeiro", ressaltou Rinaldo.

O projeto das lixeiras foi desenvolvido pelo empresário Geovani Vargas, da Papa Entulho, que atua no setor de coleta de resíduos há cinco anos na cidade. "Foi muito gratificante poder contribuir com o desenvolvimento de Juazeiro. O equipamento sustentável foi produzido aqui mesmo na cidade, com um investimento de quase oito mil reais e se destaca pela praticidade e durabilidade", frisou o empresário.

O gestor técnico do SAAE, Jadson Pereira, também avalia a parceria de forma positiva e ressaltou a importância do apoio às ações que visam o desenvolvimento de Juazeiro. "O município é um aliado das instituições e empresas que buscam melhorias para Juazeiro. Agora a população só precisa ter zelo pelo bem público e, claro, manter a cidade limpa", destacou.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
publicado em 01 de Outubro / 2017 às 07:30

Juazeiro Petrolina e a ponte entre o arqueólogo Leonardo Farias e o poeta Mané Gostoso

O arqueólogo e artesão Leonardo Farias Leal nasceu em Floresta, Pernambuco, cidade que se destaca no cancioneiro de Luiz Gonzaga, quando imortalizou o Riacho do Navio. Formado em São Raimundo Nonato, Piauí, Leonardo mora em Juazeiro, Bahia e é conhecido no mundo das artes como "Mané Gostoso Neto", autor de centenas de cordeis, entre eles, A moça que virou carranca, O romance do Nego d'agua,  O cari encantado ou a Serpente dourada.

A inquientação está na harmonia da arte do filho do Pajeú, o Mané Gostoso Neto, o escultor, poeta, desenhista, que traz na alma a rebeldia e a saudade do lugar onde nasceu. No mesmo corpo, o arqueólogo, preocupado em dialogar com a sociedade: é cada vez mais urgente a necessidade de todos tomarem conhecimento de um passado milenar que está sendo destruído.

Juntos o poeta e o arqueólogo se complentam, o passado e o olho no futuro. Para concretizar este desafio Leornado já expôs em São Raimundo Nonato-Piauí. Realizou trabalhos no sudeste. Em Juazeiro e Petrolina parte de sua criação pode ser encontrada no Espaço Multicultural Cubículo, local coordenado por Candyce Duarte, formada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, em artes visuais. O Cubículo funciona em Petrolina desde dezembro do ano passado. "O espaço nasceu com este propósito, um espaço multicultural, afetivo e intimista para quem gosta, curte, ama artes e cultura".

No Cúbilo funciona uma galeria e acontecem apresentações culturais, Projeto Som na Salinha, Tudo Cacto tudo Frida. Vale conferir. Fone: 87 (9)88176357

Redação blog Foto: Ney Vital
publicado em 01 de Outubro / 2017 às 07:01

Circuito Sesc Corrida e Caminhada etapa Juazeiro acontecerá neste domingo (01)

O Circuito Sesc de Corrida e Caminhada, com apoio da Rede Bahia (TV São Francisco), realiza neste domingo (01), a 9ª etapa na cidade de Juazeiro. A largada acontece daqui a pouco, às 7h na praça Santiago Maior.

Todos os atletas receberão o kit atleta (camisa, sacola, numeração de corrida e ticket lanche).  Os participantes que completarem a prova receberão medalhas.

Redação blog Foto: Divulgação
publicado em 30 de Setembro / 2017 às 23:00

Não se governa uma democracia com a força das armas

Em toda e qualquer sociedade quando um grupo específico que forma o seu corpo social coordena o governo, os resultados são desastrosos, e essa mesma sociedade passa a ser um regime de exceção, simplesmente porque quem governa deixa de ser governo para todos e passa a ser o governo de um grupo específico de interesses.

Esses governos nascem da existência de crises políticas e distúrbios institucionais, e como sempre se comprovou historicamente eles não servem para nenhuma sociedade, exatamente porque a sociedade é formada por muitos outros grupos de interesses, que podem naturalmente quando se mobilizar politicamente serem eliminados pelo grupo que governa, principalmente quando o grupo governante tem a força das armas.

O caso mais emblemático e conhecido em nossa sociedade foi o governo da ditadura militar de 21 anos, que transformou o país exatamente num regime político de exceção, porque quando um determinado setor da sociedade não concordou com as posturas políticas dos militares foram exterminados pelo uso da força das armas.

Nesse sentido, como estamos vivendo uma espécie de regime brando de exceção, quase que uma ditadura porque o governo não tem apoio da população, a crise política e os distúrbios institucionais atingiram os limites daquilo que pode ser tolerado numa sociedade, e assim uma luz amarela se acendeu. Principalmente quando vemos um general do Exército Brasileiro assumir um discurso de que pode haver intervenção militar no Brasil.

Como o general Antonio Mourão afirmou de que se o judiciário brasileiro não resolver o problema da crise política do país o Alto Comando do Exército pode intervir politicamente (mesmo que a resposta do próprio Exército chegou em conta), é bom que as instituições sérias desse país que não estão no olho do furação da própria crise criada por outras instituições, façam um debate na sociedade, porque tudo o que o país não precisa nesse momento é um novo regime de exceção pautado na força das armas de apenas um grupo de interesses.

O discurso do general mesmo que rechaçado pelo Alto Comando do Exército foi perigoso, porque tudo o que o Exército não pode e nem tem competência para fazer é Segurança Pública como está querendo fazer no Rio de Janeiro, e principalmente lograr a fazer política, pois ao Exército cabe a defesa da nação e a grupos componentes da sociedade civil cabe governar. 

Governar é coisa séria, mesmo sabendo que Michel Temer e sua organização estranha que assaltou o poder pautado nas regras e nos rigores cegos constitucionais, representam uma espécie de distúrbio da libido política desse país. É hora de pensar e não de criar mais crise!

Por Genaldo de Melo
publicado em 30 de Setembro / 2017 às 22:00

UPAE/IMIP de Petrolina dá dicas para um envelhecimento saudável

Próximo ao Dia do Idoso, comemorado em 01 de outubro, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) dá dicas para um envelhecimento saudável, que pode ser alcançado através da promoção da saúde e prevenção de doenças, entre outros fatores. 

Não há fórmula do sucesso, mas alguns fatores combinados podem contribuir para esse tão sonhado envelhecimento saudável. Dicas básicas: tenha uma vida ativa; coma alimentos saudáveis; mantenha o cérebro em funcionamento; cultive seus relacionamentos; durma o suficiente; reduza o estresse; controle e cuide da sua saúde; pratique a prevenção e tenha envolvimento com a comunidade. 

Ascom-UPAE-IMIP- Anna Monteiro
publicado em 30 de Setembro / 2017 às 21:00

Outubro terá palestras e eventos para desmistificar a figura do morcego

1º de outubro é o Dia Internacional do Morcego e para celebrar a data o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) preparou uma programação especial para proporcionar maior conhecimento sobre esse mamífero tão temido pela maioria da população. O ‘Mês do Morcego’ acontecerá durante todo o mês de outubro no Museu de Fauna da Caatinga que localiza-se no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), zona rural de Petrolina (PE).

O intuito é desmistificar a figura do morcego através de palestras tanto educativas quanto mais acadêmicas (relacionadas tanto a história natural dos quirópteros quanto as questões epidemiológicas e de saúde pública), além de atividades mais lúdicas para o público infanto-juvenil. Dessa forma, o laboratório de Mastozoologia do Cemafauna propõe uma grade de palestras semanais com ministrantes convidados, como também palestras de educação ambiental desenvolvidas por estagiários (dos cursos de Ciências Biológicas, Zootecnia e Medicina Veterinária da Univasf) que atuam no próprio Centro, para o público das escolas que sempre visitam o Museu de Fauna. Além disso, haverá também exposição de morcegos do acervo da coleção científica do Museu, painel de fotos, pintura facial infantil, desenhos para colorir e origamis.


Os eventos são abertos ao público em geral, com entrada gratuita, mas vagas limitadas e acontecem no auditório do Museu de Fauna da Caatinga no Campus de Ciências Agrárias da Univasf. Outras informações e agendamento de visitas em grupo (acima de 10 pessoas) pelo telefone 87 2101-4821 ou ainda pelo e-mail museu.cemafauna@univasf.edu.br.

Asco-Cemafauna
publicado em 30 de Setembro / 2017 às 20:00

Câmara de Vereadores de Petrolina analisará mudanças no novo Código Tributário

A Câmara de Vereadores de Petrolina vai iniciar as discussões, na próxima segunda-feira (2), sobre as mudanças do Código Tributário Municipal. O vereador da situação Ronaldo Souza (PTB), disse que é necessário o debate. "É uma necessidade urgente da população para que as cobranças de impostos sejam justas".

De acordo com Ronaldo a última reforma no Código Tributário da Cidade foi feita em 2001 e depois foi feito um replanejamento em 2013. "É justo um cidadão pagar R$ 320 em um apartamento de R$ 1 milhão na Orla e um cidadão que mora na Av. São Francisco R$ 330, se a casa não vale R$ 1 milhão? Essas correções estão sendo feitas. Quem pode pagar mais vai pagar mais”, avaliou Ronaldo.

Em nota os vereadores da opsição questionaram o porque do  governo considerar de “Urgência urgentíssima”,  a cobrança tributária e a arrecadação do município.

Redação blog
publicado em 30 de Setembro / 2017 às 19:00

Butantan inicia fabricação de 60 milhões de vacinas contra gripe para 2018

O Instituto Butantan iniciou nesta semana a fabricação das 60 milhões de doses de vacina contra a gripe que serão usadas na campanha do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde em 2018. Com investimento de R$ 5 milhões, o instituto irá fornecer 15 milhões de doses a mais do que no ano passado.

O início da produção neste ano está ocorrendo concomitante à divulgação das cepas do vírus que estão mais circulantes, feita anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Esse investimento possibilitou aumentar a produção, garantindo segurança e agilidade nos processos produtivos e, posteriormente, na entrega das doses ao Ministério da Saúde”, disse o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

O processo utilizará 60 milhões de ovos de galinha fecundados, necessários para o cultivo dos vírus usados na vacina. No interior dos ovos embrionados, com 10 a 11 dias, é injetado o inóculo viral do vírus H1N1 e das outras duas cepas da gripe incluídas na vacina: H3N2 e B. Os ovos ficam em período de incubação, quando o vírus injetado se replica no líquido alantoico, que envolve o pintinho. De acordo com o Butantan, após 60 a 72 horas de incubação, o líquido é retirado do ovo e purificado, para que apenas os vírus sejam extraídos. Em seguida, é feita a inativação e fragmentação do vírus.

A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas da boca, olhos, e nariz.

O Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar locais com aglomeração de pessoas.

Os sintomas da gripe são febre, tosse ou dor na garganta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. O agravamento da doença pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, problemas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Agencia Brasil
publicado em 30 de Setembro / 2017 às 18:00

Feira de produtos orgânicos de Juazeiro é aberta e acontecerá toda quinta-feira

A Feira de Orgânicos do Vale foi aberta ontem quinta-feira (28), na Praça Santiago Maior, centro de Juazeiro em espaço dedicado à comercialização de frutas, verduras e hortaliças orgânicas. Com periodicidade semanal (todas as quintas-feiras) das 16h às 20h a Feira é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, em parceria com a Associação de Produtores de Orgânicos do João Paulo II e a Associação de Produtores e Produtores de Orgânicos de Vale do São Francisco (APROVASF).

Para a presidente da Associação de Produtores de Orgânicos do João Paulo II, Jovita Pereira da Silva, a feira já é um sucesso. “O público está comprando e consumindo bem os produtos aqui apresentados. Os produtores presentes estão felizes e satisfeitos com o número de consumidores que visita o espaço. Uma grande felicidade para todos nós”, disse. Vale salientar, que o espaço conta com barracas padronizadas que ocupa um espaço físico de 3m² e está de acordo com as normas de produção e comercialização de produtos orgânicos.

O prefeito Paulo Bomfim parabenizou a equipe e falou do compromisso com o setor no município. “Quero parabenizar a todos que organizaram essa grande ação e afirmar que a feira já é um sucesso. Nós sabemos que a mola mestra econômica da região é a agricultura irrigada e o setor de orgânicos tem crescido cada vez mais. O nosso papel é incentivar e apoiar”, afirmou.

Ascom ADEAP-Lene Radina
publicado em 30 de Setembro / 2017 às 17:43

Corpo de ex-diretor Antonílio, foi sepultado neste sábado em Juazeiro

Foi sepultado no Cemitério Central, em Juazeiro-BA, por volta das 10 horas deste sábado, o corpo do professor e ex-diretor do Colégio Dr. Edson Ribeiro, Antonílio da França Cardoso. O professor, que faleceu ontem, teve uma vida de serviços prestados à educação no Vale do São Francisco, sendo por longos anos diretor do tradicional Colégio Edson Ribeiro.

Em nota enviada ao Blog a Associação Educacional José Inácio da Silva, entidade que cuida da gestão do Colégio, comunica a todos que em virtude do falecimento do seu ex-diretor Prof. Antonílio da França Cardoso, só retornará suas atividades normais no dia 03/10/2017.

publicado em 30 de Setembro / 2017 às 17:00

Seminário: 120 Anos da Guerra de Canudos

Inúmeros eventos realizados em Salvador e diversas cidades baianas, dentre elas Canudos, marcam as comemorações do final da Guerra de Canudos e relembram os 120 anos da morte do seu grande líder, Antônio Conselheiro. A Guerra de Canudos foi um dos maiores movimentos ocorridos no Brasil e é um exemplo da resistência e organização de um povo sofrido, contra a opressão dos grandes proprietários de terras e das Forças Armadas. Um dos encontros, o Seminário Canudos: 120 anos de uma guerra, será realizado nos dias 02 e 03.10, das 9h às 19h no Museu Eugênio Teixeira Leal, Pelourinho. Inscrições e informações  no site: www.canudoslet.ufba.br.

Ascom
publicado em 30 de Setembro / 2017 às 16:00

Congresso Mariano promoverá a Hora do Angelus com oração

Em comemoração aos 300 anos do achado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, a Diocese de Juazeiro irá arealizar no próximo dia 08 de outubro um Congresso Mariano. O evento acontecerá no bairro João Paulo II,a partir das 8h. Uma das temáticas que serão tratadas no evento será a defesa do Rio São Francisco e a convivência com o Semi-Árido. O assunto será apresentado em parceria com o Irpaa – Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada. A entidade preparou textos para serem distribuídos aos congressistas junto com o Kit mariano. A parceria está em sintonia com a preocupação do Papa Francisco com as questões ambientais. Na programação consta ás 18hs a Oração do Ângelus e Ave-Maria Sertaneja com participação do cantor e sanfoneiro Targino Gondim.

Ascom-Diocese
publicado em 30 de Setembro / 2017 às 15:09

Agrovale esclarece reportagem sobre Força Tarefa realizada em fazendas do norte da Bahia

Em resposta à matéria publicada com o título 'Força-tarefa encontra irregularidades trabalhistas em fazendas do norte da Bahia', a Agrovale esclarece vários pontos equivocados.
1º: Quando a matéria informa que os trabalhadores estavam exercendo suas atividades sem nenhuma pausa e durante 7 horas consecutivas. A empresa não reconhece tal informação, pois a atividade do corte de cana exige na sua operacionalização, paradas obrigatórias a cada período de 30 minutos, com pausas de até 15 minutos, onde os trabalhadores se sentam para ajuste das ferramentas de trabalho. Durante a jornada de trabalho, além das pausas citadas acima, os trabalhadores têm direito a duas paradas adicionais de 10 minutos para reidratação com o soro repositor de sais minerais oferecido pela empresa.
 
2º: A afirmação de que os trabalhadores estavam sem refeições não procede. A alimentação distribuída pela Agrovale, primeira empresa rural do Brasil a fornecer alimentação quente aos seus colaboradores, chegou à frente de trabalho fiscalizada às 12h10, contendo alimentação de excelente qualidade, fornecida por empresa multinacional, que figura entre as maiores fornecedoras de alimentação do planeta; Ressalta-se que a fiscalização não permitiu qualquer argumentação dos líderes de frente de serviço durante a sua abordagem e nem relacionou quais seriam os trabalhadores que estariam em desconformidade;
 
3º: Com relação à água disponibilizada na frente de serviço, os 130 trabalhadores possuíam garrafões térmicos com a capacidade de 05 litros, conforme determina a legislação. A Agrovale possui uma câmara fria de 24.000 litros de capacidade e serve água resfriada para todos os seus colaboradores, sendo este um diferencial da empresa, uma vez que a legislação não exige esta condição;  No dia da fiscalização, por volta das 8h, o caminhão que transportava a água gelada passou por todas as frentes de trabalho, inclusive a frente fiscalizada, para que os trabalhadores pudessem reabastecer seus garrafões;
 
 4º: No que diz respeito aos sanitários, a empresa possui mais de 150 sanitários fixos e móveis em toda sua extensão. No entanto, durante a fiscalização, os fiscais não localizaram a chave de 01 sanitário fixo e atribuíram na matéria em questão como uma prática da empresa. É necessário também esclarecer que a empresa disponibiliza equipe de auxiliares de serviços gerais exclusiva para higienização diária dos módulos sanitários e, portanto, refuta também como inverídicas as alegações da matéria neste sentido;
 

5º: A interdição que a força tarefa se refere na matéria foi numa área de meio (0,5) hectare da empresa que possui mais de 30.000 hectares em sua extensão; Quanto às afirmações do Defensor Público em relação aos alojamentos, a empresa informa que não foi notificada e desconhece qualquer problema relativo a este tema.

A Agrovale, empresa detentora de vários certificados que atestam sua responsabilidade socioambiental, lamenta veementemente a forma como a fiscalização foi conduzida, impossibilitando qualquer tipo de explicação ou demonstração em relação às supostas irregularidades, que a empresa não reconhece como verídicas.
 Atenciosamente,
 Guilherme Bastos Colaço Dias-Presidente_ Agrovale

Ascom-Agrovale Foto: STR
publicado em 30 de Setembro / 2017 às 15:00

Juazeiro abre Semana Sebrae de Capacitação Empresarial com o tema Varejo de Rua

Inscrições podem ser feitas na unidade do Sebrae em Juazeiro e as vagas são limitadas

Especialista em gestão de varejo, o empresário e professor Marcelo Dória abre a programação da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial em Juazeiro com a palestra "Revitalização do Varejo de Rua" na próxima segunda-feira, 2, às 19h, no Grande Hotel de Juazeiro. Ele vai apresentar as ferramentas do varejo para melhorar a gestão do negócio e alavancar as vendas dos empreendimentos.

As inscrições para a palestra custam R$ 30 e podem ser feitas no site do evento, pela Central de Relacionamento Sebrae, no 0800 570 0800, ou ainda presencialmente na unidade do Sebrae, que fica na Rua Coronel João Evangelista (Rua da 28), no Centro de Juazeiro.

Graduado em Direito pela Universidade do Grande ABC, Marcelo Dória é empresário no segmento de produtos e serviços há mais de 15 anos. Ele é pós-graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista e palestrante em Varejo pelo Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getulio Vargas. Atualmente está como Presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Mateus.

Ler Matéria Completa
Agência Sebrae de Notícias Bahia
publicado em 30 de Setembro / 2017 às 14:00

Uneb Campus Juazeiro realizará Sessão Científica

O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA, realizará na próxima quarta-feira, (04/10) a 28ª Sessão Científica.  O Coordenador do Programa, Edmerson dos Santos Reis, diz que "o evento visa promover um diálogo entre os saberes acadêmicos que vem sendo produzidos no âmbito do Programa, junto à comunidade acadêmica (graduação, pós-graduação, professores), à comunidade em geral e aos interessados em pesquisas semelhantes ou que, de certa forma, estejam em consonância com o que o Programa vem defendendo enquanto Linhas de Pesquisa e Área de Concentração.

As Sessões Científicas tem ainda o objetivo de ser um espaço formativo para àqueles alunos que pretendem ingressar no mestrado, aperfeiçoar o seu caminho na construção do seu trabalho de conclusão de curso, uma vez que durante as mesmas estão sendo socializados desde a construção do objetivo, da questão de pesquisa, os métodos e o caminho para análise daquilo que vem sendo pesquisado.

Ascom-Uneb
publicado em 30 de Setembro / 2017 às 13:00

Fiscalização notifica condomínios quanto a Área de Proteção Permanente e ordena empreendimentos e obras em Juazeiro

Em mais uma semana intensa de atividades, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro através da fiscalização ambiental, de Ordenamento Urbano e a Guarda Civil Municipal atuaram em diversas frentes de serviço no município.

A ação teve como objetivo verificar se as Áreas de Proteção Permanente (APP) que ficam próximos aos condomínios estão sendo respeitadas. Da margem até a construção das residências a metragem deve ser de 30m a 500m. Alguns condomínios foram notificados quanto a realizar o plantio de mudas nativas em áreas que estavam degradadas. No total a fiscalização ambiental realizou seis vistorias e foram aplicadas cinco notificações.

Para o gerente de fiscalização ambiental, Hudson Duarte, é necessário sempre acompanhar os empreendimentos na cidade, uma vez que durante a apreciação do projeto todos prometem cumprir o que foi apresentado, mas na execução acabam que avançando para a área de APP. “Já estamos acompanhando os condomínios há algum tempo e sempre informamos que a APP deve ser respeitada, porque o Rio precisa dessa proteção através da mata ciliar e quando descumprem, realizamos os trâmites legais, com notificação, autuação e até interdição da área, se necessário for”, explicou

Ler Matéria Completa
Débora Sousa/ SEMAURB
publicado em 30 de Setembro / 2017 às 12:00

Prefeitura de Juazeiro inicia pavimentação de mais uma rua no bairro Argemiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano iniciou nesta sexta-feira (29), a pavimentação asfaltica de mais uma rua no bairro Argemiro: a Rua Alecrim. Os trabalhos começaram com o levantamento topográfico e corte da via para posterior preparação da base e sub-base. Com 280 m de extensão a Rua do Alecrim está sendo beneficiada com os serviços de pavimentação asfaltica, drenagem superficial (meio fio e linha d’água) e calçadas.

“Com a Rua Alecrim totalizamos 3 vias em obra no bairro Argemiro. Iniciamos essa semana a Rua da Imperatriz e a Travessa Mandacaru - são vias que se completam, como é o caso da Rua Alecrim que liga a Travessa Mandacaru à Av. Girassol e potencializam a mobilidade na Poligonal Urbana”, observou o engenheiro da SEDUR, Rodrigo Cid Passos.

Ler Matéria Completa
Por Gardennia Garibalde/SEDUR
publicado em 30 de Setembro / 2017 às 11:07

MÚSICO DENUNCIA FALTA DE INEDITISMO EM CANÇÕES DO FESTIVAL EDÉSIO SANTOS DA CANÇÃO. SECULTE ESTÁ INVESTIGANDO

Músico juazeirense, que pediu para não ser identificado, em e-mail ao Blog Geraldo José, denuncia irregularidades (descumprimento) num dos principais critérios de certificação do Festival Edésio Santos da Canção: O ineditismo das canções inscritas. Confira:

"Amigo comunicador, venho através desta, mostrar, não só a minha, mas a indignação de muitos artistas e compositores do Vale do São Francisco. Recentemente a Prefeitura de Juazeiro divulgou as 24 músicas classificadas para o Festival Edésio Santos da Canção, entretanto, o Festival, nos últimos anos, tem se mostrado desacreditado e muito pouco confiável, pois a qualidade da curadoria e júri deixa muito a desejar. E neste ano a preguiça ou, arrisco até mesmo a dizer, falta de boa fé pela a organização deste festival. Eu não quero me identificar.

Veja só, a curadoria, neste ano, foi feita em Salvador, na sala de dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, como bem diz o texto da assessoria da Prefeitura de Juazeiro. A desculpa é que, fora de Juazeiro, haveria ISONOMIA, DE FORMA IDÔNEA e com curadores que já trabalham na área constantemente.

Para conferir a matéria da Prefeitura: Conheça as 24 músicas selecionadas para o Festival Edésio Santos da Canção

Só que esses mesmos curadores, que por motivos desconhecidos, por mim e por você leitor, não cumpriram uma regra bem explicita no Edital do Festival: Link do Edital AQUI

Cito abaixo quais foram as duas músicas irregulares: 

Ler Matéria Completa
publicado em 30 de Setembro / 2017 às 11:01

Câmaras de Juazeiro e Curaçá discutem Programa Luz Para Todos no Açude de Pinhões

As Câmaras Municipais de Vereadores de Juazeiro e Curaçá realizaram na manhã desta sexta-feira (29.09), Audiência Pública para discutir o Programa Luz Para Todos nas bordas do Açude de Pinhões e na região da divisa entre Juazeiro e Curaçá. O evento aconteceu no Distrito de Pinhões, a 72 km de Juazeiro.

O autor e coautor da proposição da audiência foram os vereadores, Fabinho de Pinhões (PRB) de Juazeiro e José Henrique Ferreira (PDT), mais conhecido como Dedé, de Curaçá. O evento contou com a participação além dos vereadores, do Prefeito Paulo Bomfim (PCdoB) e secretários municipais; do deputado estadual, Zó (PCdoB); e do representante do deputado estadual, Roberto Carlos (PDT), o vereador, Charles Leal (PDT).

Os proponentes ressaltaram em suas falas a dificuldade que produtores e a população têm de realizar seu trabalho. O vereador destacou que os empreendedores não têm acesso, apesar de a energia passar perto de suas propriedades. Também lamentou a realidade de localidades próximas que estão há mais de dez anos esperando a situação se resolver por parte do Programa Luz Para Todos.

Ler Matéria Completa
Eudes Sampaio Assessoria CMJ Foto: Joselito Tavares
publicado em 30 de Setembro / 2017 às 10:10

PETROLINA: BANCADA DA OPOSIÇÃO CRITICA GOVERNO MIGUEL COELHO E A INTENÇÃO DE APROVAR NOVO CÓDIGO TRIBUTÁRIO SEM DISCUSSÃO

NOTA DA BANCADA DE OPOSIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE PETROLINA

Petrolina-PE, 29 de setembro de 2017

O Brasil passa por um dos momentos mais difíceis de sua história recente. Ao contrário do ciclo virtuoso de desenvolvimento que marcou a primeira década dos anos dois mil, assistimos agora à queda brutal do padrão de vida da população, assombrada pela violência, por demissões e fechamento de postos de trabalho, pelo aumento dos preços que vai dos alimentos aos combustíveis, ao passo que se anuncia o fim da política de valorização do salário mínimo.

Uma situação produzida e mantida por um governo que sequer foi eleito e, o que é pior, um governo que tem entre seus principais apoiadores donos de malas cheias de milhões frutos de corrupção, empresários que enriquecem com a compra de informações privilegiadas e uma bancada formada por deputados e senadores que sangram os cofres públicos a cada nova denúncia contra o seu dito Presidente.

Em Petrolina, diariamente, sentimos na pele os impactos desta crise. A nossa querida cidade tem rapidamente se transformado. Crescem nas ruas o número de pessoas desabrigadas e desamparadas. Consolidam-se bolsões de pobreza que até recentemente imaginávamos estar se ultimando. Circulam pela cidade pessoas cada dia mais amedrontadas pela insegurança. Padecem centenas de pacientes nas filas dos hospitais aguardando tratamento.

Enquanto este cenário trágico se desenha, aqueles que deveriam se ocupar de lutar para melhorar a vida das pessoas, viram as costas e servem a outro senhor. Nosso exemplo mais próximo é filho de Petrolina, o Deputado Federal e hoje Ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho. É ele um dos principais entusiastas da trágica entrega da CHESF (assim como de todo o sistema energético do país) para que sirva aos interesses dos ricos e poderosos, contra o povo, que mais uma vez sai prejudicado.

O mesmo caminho, aparentemente, é trilhado por seu irmão, Miguel Coelho, eleito Prefeito sob a consigna de trazer um Novo Tempo para Petrolina, mas que apenas tem submetido os interesses da maioria de nossa população aos interesses de seus aliados, que nada de novo possuem, a não ser o medo da transparência.

Ler Matéria Completa
publicado em 30 de Setembro / 2017 às 10:00

Divulgado resultado de prova objetiva da PM e Bombeiros

Foi divulgado na manhã deste sábado (30), o resultado provisório das provas da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros. Confira lista. Com essa divulgação, os candidatos já poderão conferir as folhas de resposta das provas no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, organizadora do certame.

Quem tiver interesse em interpor recurso tem o prazo de dois dias úteis para fazer, ou seja, segunda (02) e terça-feira (03). O resultado da interposição será divulgado no site do IBFC e no Portal do Servidor. Depois disso o resultado definitivo será publicado.

Aqueles que forem habilitados para o curso de formação da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar, irá ingressar no quadro das corporações como aluno soldado. A remuneração é de R$ 937 durante o curso de formação.

Depois disso, lotado na região de sua escolha, o soldado da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar terá carga horária de 40 horas semanais. A remuneração, composta de soldo e gratificação, é de R$ 3.019 (40h) tanto para a Polícia Militar como para o Corpo de Bombeiros.

15.338 candidatos se inscreveram para fazer a prova e concorrer a uma das 90 vagas - 60 para oficial da PM e 30 para bombeiro militar, realizadas no dia 20 de agosto. Uma confusão marcou a realização do certame no Colégio Rafael Serra Vale, em Salvador. Comunicados de que deveriam estar em posse da cópia do documento de identificação, poucos minutos antes da liberação dos portões para entrada, a grande maioria dos candidatos deixou a unidade às pressas em busca de um local para fazer reprodução da carteira de identidade. No meio da confusão, houve discussão e até gente passando mal.

Ler Matéria Completa
Fonte: Correio da Bahia
publicado em 30 de Setembro / 2017 às 09:31

Após velório e homenagens, o Professor Antonílio será sepultado às 10 horas deste sábado, em Juazeiro.


Será sepultado no Cemitério Central, em Juazeiro-BA, em instantes, por volta das 10 horas deste sábado, o corpo do professor e ex-diretor do Colégio Dr. Edson Ribeiro, Antonílio da França Cardoso. O professor, que faleceu ontem, teve uma vida de serviços prestados à educação no Vale do São Francisco, sendo por longos anos diretor do tradicional Colégio Edson Ribeiro.

Em nota enviada ao Blog a Associação Educacional José Inácio da Silva, entidade que cuida da gestão do Colégio, lamentou a morte do professor. “O Colégio Dr. Edson Ribeiro, cumpre o doloroso dever de comunicar e lamentar profundamente o falecimento do Professor Antonílio da França Cardoso, ocorrido nesta sexta-feira, 29 de setembro. Neste momento de dor , cumprimentos, consternados, à família, os amigos e os colegas da instituição”, escreveu.

Ler Matéria Completa
Da Redação Blog Geraldo José
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.