Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
20,2%
Atualizado em: 10/02/2016
Variadas
20 de Novembro / 2015 às 08:30 | 2 Comentários

O whatsapp a ferramenta mais utilizada por pessoas ou grupos para se comunicar hoje em todo o planeta conseguiu reunir e congregar em torno de 100 juazeirenses da sede e interior no grupo denominado “Grupo Cotidiano Maniçoba/Brasil”. Idealizado pelo produtor Gildásio o grupo que inicialmente pretendia propagar valores de produtos, discutir as culturas da região fez tanto sucesso que se notabilizou pela celeridade na divulgação de toda e qualquer informação da região.

Atualmente o “Cotidiano Maniçoba/Brasil” tem uma lista de espera com aproximadamente 30 pessoas e para comemorar todo esse sucesso, o administrador Gildásio resolveu promover um churrasco na chácara de um dos membros neste domingo dia 22. As camisas foram comercializadas ao valor de R$ 50 reais, assegurando uma camisa e o direito a churrasco e bebida free.

“Foram feitas 100 camisas para o nosso primeiro encontro e acreditamos que serão todas comercializadas. Tive a ideia de criar esse grupo com o objetivo exclusivo de passar notícias, informações... Foram criadas algumas regras e todos os participantes cumprem à risca. Quem desobedecer é excluído. A partir das informações todos os participantes elogiam, dizem que é um eco só, o melhor da nossa região” comemora Gildásio.

“Claro Geraldo, temos o apoio de outros grupos de Juazeiro e Petrolina os quais repassamos muitas informações. O que os participantes daqui de Maniçoba ficam abismados é como consegui juntar políticos de grupos políticos adversários oposição e situação, advogados, jornalistas, radialistas que o pessoal só conhece a voz e esse encontro será uma oportunidade de expor nosso potencial econômico e cultural e que aqui Geraldo já temos porte de cidade, no consumo, na renda, etc” acrescentou.

“Esta é uma ferramenta onde o jovem repassa vários assuntos políticos, assassinatos, oportunidades de emprego, segurança. Acredito que esse veículo de comunicação sendo usado de maneira sadia traz muitos benefícios para nós. Um exemplo: temos o prefeito Isaac, Márcio Jandir, Charles Leão, Pedro Alcântara, Wank Medrado etc. São políticos de peso hoje que estão prestigiando nossa região aqui de Maniçoba quando fazem parte do grupo” concluiu Gildásio.

Informativos
20 de Novembro / 2015 às 08:00 | Nenhum Comentário

A Escola de Ballet Geraldo Pontes, promoverá no dia 11 de dezembro, às 20h, no Centro de Cultura João Gilberto, o Festival de Ballet “Acerte o Passo no Compasso”, com a participação de alunos da escola, crianças da Apae de Juazeiro, Escola de Dança Marcos Canuto e dos bailarinos cubanos: Ruben Gonzalez e  Idannis Perez.

A Escola, hoje com 36 anos educando crianças e adolescentes através da arte na região, tem o compromisso de desenvolver no aluno, além de habilidades artísticas, o cognitivo, psicomotor e o afetivo, pensando num corpo criativo e somático!

O professor Geraldo Pontes é  Licenciado em Dança pela UFBA e Pedagogia pela UNEB, com especialização em Psicopedagogia, Dança educacional e Artes Cênicas pela Faculdade Angel Vianna; sempre inovando e em busca de novos conhecimentos, Traz para a região a Metodologia da Escola Cubana de Ballet, aplicando a mesma, que foi desenvolvida para o corpo latino.Recentemente participou do Fórum de Educadores de Dança em Salvador, com Ana Botafogo.

Os bailarinos cubanos convidados a participarem do festival Acerte o Passo no Compasso, Ruben Gonzalez e Idannis Perez, formados pela Escola Cubana de Ballet, com grande trajetória Internacional,  trazem para o festival dois números de ballet de repertório. O Maitre de Ballet Ruben Gonzalez, já ministrou curso de ballet para iniciantes e intermediários no Ballet Geraldo Pontes e no dia 12 de dezembro as 09:00 da manhã, ministra curso de ballet no Centro de Cultura João Gilberto, com vagas limitadas. Maiores informações podem ser obtidas atrvés do número 074 988056071.

Ascom
Informativos
20 de Novembro / 2015 às 08:00 | 14 Comentários

Nesta sexta-feira (20), às 19h, no Espaço de Festas Arena Canal – próximo à Avenida Luís Inácio Lula da Silva – em Juazeiro, acontecerá um debate sobre o Dia da Consciência Negra promovido pela Juventude do Movimento Democratas.

O encontro contará com a participação do professor Reginho da Bahia, Cesar Miller (PTB), vereadora Neguinha da Santa Casa (PV) e do pré-candidato a prefeito de Juazeiro Marcio Jandir (DEM). Os músicos Xandão e Junior Mota irão animar o evento.

“Nós vamos abrir um canal de diálogo sobre o Dia da Consciência Negra. O preconceito ainda não é discutido como deve. Vamos debater fatos verdadeiros da História que não são debatidos nas escolas”, afirmou o presidente da Juventude do Movimento Democratas Valdício Pinheiro na companhia de Jorge Lucas em entrevista ao programa Geraldo José.

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
Informativos
20 de Novembro / 2015 às 07:30 | Nenhum Comentário

O município de Juazeiro até este sábado (21) conta com os serviços oferecidos pelo ônibus da Fundação Hemoba. O Hemóvel atenderá todos os munícipes de Juazeiro e região, que vão doar sangue de maneira voluntária e fazer cadastro de medula óssea.

O veículo encontra-se estacionado no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), funcionando das 7h30 às 17h. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

Saúde Sem Fronteiras

A unidade móvel da Hemoba faz parte do programa Saúde Sem Fronteiras, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) que engloba serviços itinerantes para levar assistência ao interior da Bahia. Os serviços são: rastreamento do câncer de mama, odontologia, oftalmologia e doação de sangue. Mais de 12 mil pessoas serão atendidas pelo programa no período de 18 a 24 de novembro, no município de Juazeiro. Ao todo, em 2015, cerca de 104 mil pessoas já foram atendidas nos diferentes serviços, que conta com um investimento anual de até R$ 40 milhões.

Como doar

Para ser doador é necessário apresentar documento com foto, pesar acima de 50 kg, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas), não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes, estar alimentado (evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação) e ter entre 16 e 69 anos.

Ascom/Hemoba
Variadas
20 de Novembro / 2015 às 07:00 | Nenhum Comentário

A secretária Municipal de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, recebeu, nesta quarta-feira (18), a equipe da pesquisa Região em Redes, desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). Os profissionais estão na região para estudar o processo de regionalização da saúde.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Ana Luíza d'Ávila Viana, a região foi escolhida para representar o Nordeste no estudo por sua experiência pioneira com a Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA). "Nós selecionamos cinco regiões brasileiras, uma em cada Macrorregião. Petrolina e Juazeiro são as cidades polo para o nosso estudo no Nordeste".

A pesquisa compreende a realização de entrevistas com gestores municipais e estaduais de saúde, prestadores e gestores hospitalares a fim de avaliar toda a rede de atenção à saúde e a conexão entre os serviços. "Estudamos vários componentes do processo de regionalização, como a integração das redes temáticas e da própria Rede de Assistência à Saúde (RAIS), como a Atenção Primária e a Atenção Especializada. Nosso objetivo é criar instrumentos e metodologias que sirvam para avaliar o processo de regionalização da saúde no Brasil", explicou a coordenadora da Pesquisa.

Para a secretária Lucia Giesta a iniciativa pode contribuir com o processo de estruturação da Rede PEBA. "Apesar de realizarmos avaliações frequentes da nossa rede, esta pesquisa será um importante instrumento de avaliação externo e pode trazer boas contribuições para a estruturação da Rede", declarou.

Ascom/Petrolina
Variadas
20 de Novembro / 2015 às 06:30 | Nenhum Comentário

Iniciada na última terça-feira, 17, A Feira de Serviços – Saúde Sem Fronteiras, vem prestando serviços odontológicos (Odontomóvel), atendimentos oftalmológicos (catarata e glaucoma), rastreamento do câncer de mama (mamografia) e doação de sangue (Hemóvel). O evento, idealizado pelo Governo do Estado da Bahia, está sendo realizado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Juazeiro e reunindo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dos dez municípios da microrregião (Casa Nova, Sobradinho, Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Uauá, Canudos, e Sento Sé). 

Para assegurar o atendimento aos usuários de Sobradinho, a Prefeitura, através da Secretária de saúde, disponibilizou transporte, alimentação e agentes de saúde para orientar e acompanhar os pacientes. Dona Maria Ferreira Coelho, residente em Sobradinho, que estava com sérias dificuldades visuais, fez cirurgia de catarata e não escondeu a emoção de voltar a enxergar " Estou muito satisfeita. Eu vinha sofrendo muito, sem poder mais fazer nada em casa, nem sair na rua. Fiz minha cirurgia e vou fazer a revisão. Nunca vi um atendimento tão bom. Eles estão trabalhando pra ninguém botar defeito. Agradeço a Prefeitura de Sobradinho por esta oportunidade de ter a minha visão de volta", declarou a aposentada.

Seu Francisco Manoel de Aquino, também de Sobradinho, fez a consulta e já está com a cirurgia marcada para amanhã, 20. " Venho sofrendo com esse problema de visão desde muito tempo. Agora, vou voltar a enxergar como antes. Nunca tive uma oportunidade desta. A Prefeitura nos deu total apoio, o que não aconteceu em outras gestões. Estou muito agradecido a equipe da prefeitura, que está nos acompanhando e nos trouxe até aqui. Estou muito satisfeito mesmo", afirmou Francisco Manoel. 

A agente comunitária de saúde de Sobradinho, Cláudia Souza e Silva, está acompanhando os pacientes e ressalta a importância desta ação, principalmente para os idosos. "Nós tínhamos uma demanda reprimida de cirurgia de catarata e agora nossos idosos estão podendo fazer essa cirurgia com excelentes profissionais. A Prefeitura deu total apoio e todos os pacientes estão sendo acompanhados desde que saem da cidade até a volta. Nós estamos aqui para orientá-los, acolhe-los e dar suporte aos que não puderem trazer acompanhantes. Uma iniciativa muito boa da prefeitura, principalmente para atender a população mais carente", esclareceu a agente. 

"O Prefeito Luiz Vicente Berti nos orientou a garantir todo suporte aos usuários de Sobradinho. Vamos participar de todos os dias desta feira, trazendo nossos pacientes em ônibus, Vans e também oferecendo alimentação e apoio dos agentes de saúde. Até agora 160 pessoas foram atendidas com cirurgias de catarata e consultas. Já temos agendados mais 60 e este número vai aumentar até o final da feira. Ficamos felizes com a felicidade dos pacientes que trazemos e aqui conseguiram solucionar seus problemas de saúde e ganharam mais qualidade de vida", declarou Ebezion, representante da Secretaria de Saúde de Sobradinho. 

O "Saúde Sem Fronteiras", segue até o dia 24 de novembro e tem como objetivo, reduzir as demandas reprimidas e dar maior celeridade aos procedimentos. Esta é a primeira feira de serviços realizada na região e que traz uma estrutura que engloba diversos procedimentos através de um atendimento humanizado com médicos oftalmologistas, anestesiologistas, enfermeiros e técnicos. A meta é realizar 5.000 atendimentos de triagem para catarata (1.500 cirurgias), 1.800 atendimentos de glaucoma (com a entrega de colírio para o controle da pressão ocular), 1.250 mamografias e 770 procedimentos odontológicos. 

Ascom/Sobradinho
Variadas
20 de Novembro / 2015 às 06:00 | 6 Comentários

O policial militar e Deputado Estadual Marco Prisco esteve visitando Juazeiro nesta quinta-feira (19) para uma reunião com os membros da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus familiares do Estado da Bahia (ASPRA).

Em entrevista ao programa Geraldo José, o deputado comentou sobre a sua trajetória política dentro da corporação e frisou os momentos em que foi perseguido pelo governo do Estado.

“Toda a perseguição que eu sofri causou um clamor público. Eu tenho uma vida extremamente privada, ando escoltado o tempo todo, meus telefones são grampeados, não fui reintegrado. Os meus familiares vivem em condomínio fechado e só os vejo 10 dias no mês. Mas não há nenhum arrependimento, mesmo que eles tentem me perseguir”, afirmou.

Marco Prisco salientou que está visitando toda a Bahia em agradecimento a sua saída da prisão e também com o intuito de avaliar as condições de trabalho dos policiais militares. “Estou viajando a Bahia toda para agradecer e fiscalizar as condições de trabalho dos nossos companheiros. Minha vista a Juazeiro é também com esse objetivo”.

Sobre as acusações que ainda responde na Justiça, o deputado relatou que: “Eu fui preso injustamente. Eu fui enquadrado na Lei de Segurança Nacional e em todos os artigos. Mas tudo que eu vivi não fez com que eu perdesse o meu perfil”.

Um dos membros da diretoria da ASPRA, em Juazeiro, o Sargento Ênio Silva, elogiou a vinda do deputado a região e sua história na polícia baiana. “Para nós que fazemos a luta no dia-a-dia nas corporações é oxigênio ouvir as histórias de luta de Marco Prisco”, disse.

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
Espaço do Leitor
19 de Novembro / 2015 às 23:00 | Nenhum Comentário

Na história da poesia, poucas obras obtiveram tanto sucesso quanto “Morte e vida Severina”. Escrito há sessenta anos, o belo poema de João Cabral de Melo Neto é um marco da cultura brasileira, capaz de arrancar aplausos dos mais diferentes públicos.

O autor, diplomata de carreira, mas sem se desvencilhar da realidade sertaneja, em especial do seu estado, Pernambuco, busca no retirante nordestino a inspiração para a sua obra maior. A figura do retirante, já presente em Raquel de Queiroz, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Cândido Portinari, dentre outros, atende aqui pelo nome de Severino. Severino que, aliás, “é santo de romaria”, venerado em grande parte do nordeste.

Como tantos brasileiros, Severino larga seu torrão natal e vai para a cidade grande. Vai não por “cobiça”, mas com o propósito de “defender a vida”. Não por acaso, a trilha escolhida é a do rio Capibaribe (o “fio” da “vida”), que após serpentear entre sertão, agreste e zona da mata, desemboca preguiçoso no mar do grande Recife.

Tão logo principia sua caminhada, o esperançoso retirante começa a deparar-se com a triste realidade da morte. Morte que o acompanhará até o fim da longa jornada. O próprio Capibaribe, “o caminho mais certo” e “o melhor guia”, está seco, morto, pois como “ os rios lá de cima”, na seca ele também “corta”.

No primeiro momento, encontra Severino dois homens que carregam um defunto, aos gritos de “irmãos das almas”. O "finado", que também se chama Severino, morreu de “morte matada”, “numa emboscada”. Tinha ele “somente dez quadras” de terra, “todas nos ombros da serra, nenhuma várzea”. “Queria mais espalhar-se”, “voar livre”, num mundo dominado pela força do latifundiário. Queria “ter uns hectares de terra”, “de pedra e areia lavada”. Por isso o mataram de “bala” de “espingarda”.

Andando mais adiante, depara-se o retirante com um velório onde se cantam “excelências” ao morto, que, de novo, se chama Severino. Por último, assiste ao enterro de um lavrador de eito, sem exagero a cena mais dramática da peça. A passagem, magistralmente musicada por Chico Buarque, narra a descida do morto à sua “cova”; “cova” que nem é “larga” nem “funda”, é apenas a parte que lhe “cabe” nesse imenso “latifúndio”. “Não é cova grande, é cova medida, é a terra que (ele) queria ver dividida”.

Trata-se de mais uma vítima do “latifúndio”; “Latifúndio” que nunca foi “dividido”, privando o nordestino (da “caatinga” ao “agreste”, do “agreste” à “zona da mata”) do direito sagrado da terra – seu único meio de subsistência. Latifúndio que tirou do camponês o direito ao “brim”, à “camisa”, ao “sapato”, ao “chapéu”, ao “xale ou véu”, à “roupa melhor”, à “fazenda”. Latifúndio que é responsável por tanto “sangue” de “pouca tinta”; por tantas “mortes e vidas severinas”.

Cansado da árdua viagem, resolve o retirante buscar “um trabalho de que viva”. Mas como “a morte é tanta” por aquelas paragens, “só os roçados da morte” “compensam” “cultivar”. Os únicos ofícios que lhe são oferecidos são aqueles relacionados à morte: “benditos”, “rezas” “excelências”, “ladainhas”, “enterros”. Ou seja, como “a morte é tanta” por “lá”, “só é possível trabalhar nessas profissões que fazem da morte ofício ou bazar”.

Ao longo do caminho, Severino encontrará outros Severinos. Assim, o retirante funde sua saga à saga dos demais retirantes que, como ele, resolvem partir em busca de melhores condições de “vida”. Nessa realidade social marcada pela fome, pela pobreza e pela morte, todos são Severinos, “iguais em tudo e na sina”.

Depois de penosa via crucis, “saltando de conta em conta” o “rosário” da “morte”, finalmente, aporta em Recife, “onde o rio some” e a “viagem se fina” O retirante, que antes só pensava em “defender a vida” encontra-se de todo desiludido. Ele, que almejava “aumentar” a “água pouca” “dentro da cuia”, “a farinha, o algodãozinho da camisa”, agora se dá conta de que desde que partira do “sertão”, “seguia” seu “próprio enterro”. E, numa espécie de crise existencial, chega a cogitar a possibilidade de “saltar” “fora” da "vida”.

É quando, num jogo de antítese extraordinário, uma mulher noticia a “explosão” da “vida”. Uma criança acabara de nascer, “saltara” “para dentro da vida”. O nascimento que ora se anuncia opõe-se à desesperança de Severino, que, a partir daí, assiste a tudo em silêncio, como que inebriado com a “beleza” da vida que “brota”.

A afinidade com o evento natalino não é casual, haja vista que a peça é um “auto de natal” (pernambucano). O pequeno Severino que acaba de nascer é comumente associado ao menino Jesus, que surge dos manguezais recifenses, e que tem como pai um carpinteiro (Seu José Mestre Carpina), filho de Nazaré (Nazaré das Matas), nordeste do Brasil.

As últimas palavras (proferidas pelo velho Carpina) “celebram” a “explosão” da “vida”, que vence a morte e a desesperança: “não há melhor resposta/que o espetáculo da vida:/vê-la desfiar seu fio/que também se chama vida/vê-la brotar como há pouco/em nova vida explodida/mesmo quando é a explosão/de uma vida Severina”. E a morte, que pareceu sempre "ativa", acaba vencida pela "vida" "com sua presença viva".

"Morte e vida Severina" é, acima de tudo, um hino à esperança.

José Gonçalves do Nascimento

Poeta e cronista

Esporte
19 de Novembro / 2015 às 22:59 | 1 Comentário

Com três rodadas de antecedência o Corinthians conquistou o título do Campeonato Brasileiro de 2015, o sexto da sua história, ao empatar com o Vasco da Gama no Estádio de São Januário no Rio de Janeiro.

Júlio César abriu o marcador para o time da Colina, enquanto Wagner Love, empatou para o coringão. A equipe do Corinthians ainda recebeu ajuda do São Paulo que venceu o Atlético Mineiro no Morumbi por 4 a 2, que era o adversário direto na disputa do título.

O campeão chegou aos 77 pontos, teve o melhor ataque, a melhor defesa números que consagram a equipe dirigida por Tite e verdadeiramente o credenciaram ao título deste ano.

Parabéns aos loucos da fiel na região do São Francisco.

Informativos
19 de Novembro / 2015 às 22:30 | 2 Comentários

Mais de 600 atendimentos foram registrados no Mutirão de Saúde do Homem promovido pela equipe da AME Manoel Possídio, no bairro Areia Branca. A ação, realizada na noite desta quarta-feira (18), integra a programação da Campanha Novembro Azul, em Petrolina. Centenas de homens participaram do Mutirão, número que surpreendeu os organizadores. "Foi uma surpresa ver tantos homens participando do evento. É uma satisfação saber que conseguimos alcançar o nosso objetivo e chamar a atenção desse público. É importe que os homens procurarem a unidade de saúde com mais frequência, pois quando qualquer doença, a exemplo do câncer de próstata, é diagnosticada no início as chances de cura são maiores", alerta a secretária de Saúde, Lúcia Giesta.

O público teve acesso a serviços como consultas médicas, atendimento nutricional, testes rápidos para HIV e Sífilis, aferição da pressão arterial e teste de glicemia. "Esse evento foi muito bom. Muitas vezes a gente precisa perder o dia de trabalho para ir ao médico e isso atrapalha. Aqui nós conseguimos fazer tudo à noite. Foi ótimo", disse Aurelino Bispo dos Santos, morador da Vila Mocó. A programação da Campanha Novembro Azul ainda vai contar com ações nas unidades de saúde do Projeto N11 (26/11), do KM25, Jardim São Paulo e Cosme e Damião (28/11).

Ascom/Petrolina
Variadas
19 de Novembro / 2015 às 22:01 | Nenhum Comentário

O último debate da Consulta Eleitoral Informal 2015 para os cargos de Reitor e Vice-Reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para o quadriênio 2016-2020 será realizado amanhã (20) pela manhã. O debate acontece no auditório do Cemafauna, no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE), das 8h às 12h, e será transmitido ao vivo pela TV Caatinga. 

Seis debates já foram realizados desde 4 de novembro. Nesta segunda-feira (23), será realizada a pesquisa eleitoral, com votação em todos os campi da Univasf, no horário das 8h às 21h, conforme o cronograma da Consulta Eleitoral Informal 2015, que está disponível no site

Renata Freitas Ascom Univasf
Variadas
19 de Novembro / 2015 às 21:30 | 1 Comentário

‘Rian’ e ‘Barco sem pescador’ são os dois filmes locais escritos pelo ator e diretor teatral Hertz Félix que serão lançados neste domingo (22) na cidade de Juazeiro Bahia.

‘Barco sem pescador’ narra a saga do jovem exportador de frutas do Vale do São Francisco, Ricardo Jordão, que se entrega à tentação do demônio, com a proposta de matar um pescador desconhecido, que vive numa ilha do Velho Chico, a fim de que toda sua fortuna seja recuperada. Contudo, após a assinatura do contrato diabólico, Jordão passa a ser perseguido por sua consciência e viaja à procura da família do pescador. Ao desembarcar na vila de pescadores, Jordão conhece a viúva Estela, por quem se apaixona. Com ela, Ricardo Jordão se ver diante da chance de começar um novo caminho, ao tempo que vai descobrindo e discutindo a qualidade de vida dos ribeirinhos ante a dramática situação da morte do Rio São Francisco.

‘RYAN’ conta a história do adolescente Ryan em profundo conflito entre a fé e sua orientação sexual. Filho de pais evangélicos em dor. Um casal fervoroso cristão não viu o destino trágico que se escrevia a sua frente quando rejeitava seu filho por ser homossexual. O texto narra, infelizmente, uma história que se repete, mas que serve de alerta.

Os filmes fazem parte do Projeto Social ‘Cinema na Praça’ que vai ser realizado a partir de janeiro do ano que vem, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro.  O acesso no lançamento neste final de semana é gratuito, porém apenas para convidados formadores de opinião,  como educadores, imprensa, e artistas. 

Ficou curioso? Assista ao trailer dos dois filmes.

Barco sem pescador: https://www.youtube.com/watch?v=xq9kXv-62Q4
Ryan: https://www.youtube.com/watch?v=HW6-ihLfCQA

Fernando Alves / Portal Zap
Informativos
19 de Novembro / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário

Vitória para a comunidade escolar de Petrolina.  Com auditório lotado por servidores municipais da Educação, a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade o Projeto de Lei que contemplava o prêmio de gestão na Educação,  o Troféu Eficiência Deputado Osvaldo Coelho. Promovido pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação (Seduc).  A iniciativa visa para destacar as ações cotidianas de qualidade no âmbito escolar, cujos indicadores, contribuem efetivamente com a otimização funcional nas escolas municipais, com vistas a melhorar a eficiência das atividades em âmbito geral no sistema municipal de educação.

Vários vereadores usaram da palavra apoiando a iniciativa e reconhecer o trabalho realizado pela pasta da educação, prioridade da gestão Julio Lossio.  O vereador e professor José Batista, exaltou o nível dos alunos do  Sistema Municipal de Ensino Rede Municipal que chegam até o IF Sertão, passando por processos de seleção onde o vereador leciona.

Foram elencados 22 indicadores para serem acompanhados e avaliados durante o ano letivo, pelos setores correspondentes. Assim, as escolas irão ganhar uma pontuação em cada indicador de eficiência e no final do ano letivo serão premiadas todas aquelas que conseguirem executar com êxito as ações avaliadas. O prêmio, que avalia indicadores, premiará todos os servidores da Rede Municipal de Educação com um abono salarial proporcional à faixa em que sua unidade escolar se classificar. Além disso, a unidade escolar classificada em primeiro lugar receberá um prêmio institucional.

O Secretário de Educação Cel Heitor Leite declarou-se muito satisfeito e agradecido pelo apoio e compreensão por parte dos vereadores e espera, com esse prêmio, motivar mais ainda os servidores da Educação para que alcancem melhores resultados, fazendo Petrolina avançar mais ainda. "Queremos dispor sempre de condições para alunos, pais, funcionários participarem do cotidiano escolar nas suas variadas e múltiplas dimensões, abrindo caminho para um  ambiente escolar democrático e inclusivo, "finaliza.

Ascom/Petrolina
Policial
19 de Novembro / 2015 às 20:55 | 3 Comentários

No útimo dia 14, o GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições, à vista da orientação da Procuradoria Geral do Estado e demais elementos constantes do Processo nº 0100150044728, resolveu promover ao posto de Tenente-Coronel do QOPM, pelo critério de merecimento, o Major PEDRO LUIZ BRANDÃO JUNIOR, matrícula nº 30.177.112-8, com base nos artigos 126, inciso II, § 2º, e 137,caput, da Lei nº 7.990, de 27 de dezembro de 2001.

O Major PM Brandão é natural de Juazeiro-BA, ingressou nas fileiras da Corporação como Aluno Oficial em 1984, formado em 1986 pela Academia de Polícia Militar como Aspirante a Oficial PM. Seguiu sua trajetória no mesmo ano para o 13º BPM em Teixeira de Freitas; em 1990 serviu no 15º BPM na cidade de Itabuna; em 1995 assumiu o Comando do 3º Pelotão de Polícia Rodoviária Estadual em Morro do Chapéu; em 2000 assumiu a Coordenação da 15ª CIRETRAN de Irecê-BA, onde permaneceu até 2007; em seguida fora transferido para o 7º BPM/Irecê, atuando como Subcomandante daquela Unidade até 2012; no mesmo ano assumiu o Comando da 24º Companhia Independente de Polícia Militar sediada na cidade de Jacobina-BA, permanecendo até junho de 2015.

No dia 18 de junho. Assumiu a Direção do Colégio da Polícia Militar de Juazeiro. No decorrer desses três meses de trabalho o então Diretor Geral do CPM Juazeiro tem demonstrado garra e entusiasmos em trabalhar no âmbito educacional. A promoção ao posto de Tenente Coronel é recebida com alegria e satisfação por familiares, amigos e equipe que trabalha e já trabalhou com o referido comandante. Isso se dá pela sua capacidade de liderança, amizade e respeito para com a sua tropa.

Variadas
19 de Novembro / 2015 às 20:27 | Nenhum Comentário

Os alunos de Ciências Biológicas da UNIVASF juntamente com o CRAD/UNIVASF (Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga) sensibilizados com os profissionais que há vinte dias combatem os incêndios que atingem o Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, considerados os mais graves desde 2008, quando quase metade da área foi atingida, resolveram criar uma campanha de apoio aos membros do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e outros organismos que trabalham incessantemente na tentativa de debelar os diversos sinistros.

Os alunos estão recolhendo doações de equipamentos que possam auxiliar no combate aos incêndios, como:  Água potável, Alimentos que não precise cozinhar, Pomada (hipoglos, bepantol), Lanternas, Pilhas (AA e AAA), Botas resistentes, Luvas resistentes, Máscaras, Macacões de obra, Ferramentas de corte (foices, facão, serra...), Cordas, tala de imobilização, colar cervical, antisséptico, spray para "pancadas", gaze, atadura, esparadrapo.

O material recolhido será encaminhado para o Parque Nacional da Chapada Diamantina na próxima terça-feira, dia 24. O posto de arrecadação em Juazeiro é o Blog do Geraldo José que está localizado à rua Floriano Peixoto, número 73, telefone: 3613-3479.

“As perdas são muito grandes. Talvez não se possa superar [danos]”. Assim o secretário de Meio Ambiente da Bahia (Sema), Eugênio Spengler, define os prejuízos que os incêndios espalhados pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina provocam em todo o estado. Identificado pelas equipes de combate no dia 12 de novembro, o fogo já consumiu mais de 15 dos 152 mil hectares de vegetação entre os municípios de Andaraí, Ibicoara, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras, cerca de 10% do total.  A destruição de orquídeas, a morte de animais e impacto sobre as nascentes são apontados como as principais consequências do incêndio.

Localizada no Centro da Bahia, a Chapada Diamantina é apontada pela Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) como coração do estado. Embora vital, Spengler detalha que a região está ferida. O Rio Paraguaçu, por exemplo, responsável por parte do abastecimento das regiões metropolitanas de Salvador e Feira de Santana, sofre com os impactos do fogo.

(Foto: Divulgação/ICMBio)
Variadas
19 de Novembro / 2015 às 20:00 | Nenhum Comentário

O prefeito Julio Lossio lançou, nesta quinta-feira (19), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, o Programa Municipal de Laqueadura. O evento contou com a participação da secretária Lucia Giesta e sua equipe, além da presença de 60 mulheres que serão as primeiras beneficiadas do Programa. "Hoje é um dia muito feliz para todos nós. Representa a realização de um desejo antigo. A construção do Programa foi um processo difícil e exigiu muito empenho de toda a nossa equipe, pois há uma série de critérios que o Ministério da Saúde exige para a realização da laqueadura", revelou o prefeito Julio Lossio.

A secretária de saúde, Lucia Giesta, reiterou o discurso do prefeito e lembrou às usuárias sobre os tramites que deverão ser seguidos a partir de agora para a realização da laqueadura. "Este é um sonho que perseguimos há muito tempo e agora concretizamos. O sonho de garantir às nossas mulheres petrolinenses o direito de escolher realizar a sua cirurgia. Hoje, todas as sairão daqui com suas consultas pré-operatórias e exames agendados com prioridade. A seguir entraremos em contato para informar a data da cirurgia", frisou.

Para Ana Cláudia Aguiar, 27 anos, mãe de sete filhos, o Programa põe fim a uma preocupação. "Faz muito tempo que eu quero fazer a cirurgia, mas nunca tive essa oportunidade. A situação é muito difícil e mesmo me prevenindo já acabei engravidando. A laqueadura vai acabar com essa preocupação. Agradeço à todos". As cirurgias serão realizadas nos Hospitais Memorial e Neurocárdio. Para participar do programa a mulher precisa atender alguns critérios, como ter mais de 25 anos, pelo menos dois filhos e ter o consentimento do marido ou companheiro.

Ascom/Petrolina
Policial
19 de Novembro / 2015 às 19:50 | Nenhum Comentário

O 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação – 3º BEIC/Juazeiro promoveu na manhã desta quinta-feira (19/11) a Solenidade de Culto à Bandeira Nacional, com presença de autoridades civis e militares da região.                       

A Bandeira Nacional foi criada através do Decreto nº 4, de 19 de novembro de 1.889. Este significativo símbolo nacional veio quatro dias após a Proclamação da República. A presente representação da Bandeira vigora desde o dia 11 de maio de 1.892.

Presente em todas as celebrações oficiais, a Bandeira Nacional eleva o sentimento cívico e o amor pelo Brasil, e, especialmente no seu dia, onde o hasteamento ocorre ao sol do meio dia.

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL e CERIMONIAL
Política
19 de Novembro / 2015 às 19:30 | 5 Comentários

O prefeito Isaac Carvalho compareceu na manhã desta quinta-feira, 19, ao lançamento da Ronda Maria da Penha, um núcleo da Polícia Militar da Bahia para prevenir e coibir possíveis casos de agressão às mulheres, bem como auxílio à justiça nas medidas protetivas. A inauguração contou com a presença do Comandante Geral da PM, Coronel Anselmo Brandão, e do Comandante de Policiamento Regional Norte, Tenente Coronel Neves, além de outras autoridades.

Há alguns meses, o prefeito Isaac participou da solenidade de implantação da Vara de Combate à Violência Doméstica. Naquele momento, foi reforçado o pedido para que a instalação da Ronda fosse o mais breve possível, um pleito originado pela então vereadora Poliane Amorim. Toda essa estrutura é devido ao alto índice de violência contra as mulheres registrados no município. "Esta é uma luta diária e a gente só tem a agradecer ao Comando Geral da PM, ao Governo do Estado e às mulheres que mantém esta luta. A Ronda será mais um instrumento para colaborar na redução desse índice alarmante, pois além da proteção ele também vai buscar a conscientização das pessoas, dos homens, principalmente", declarou o prefeito Isaac Carvalho.

O Comandante Geral da PM, o juazeirense Anselmo Brandão, destacou que a Ronda também tem um caráter educativo. "Não é prendendo pessoas que nós vamos inibir. Seremos duros com os agressores, mas o mais importante é o simbolismo que a estrutura representa para a sociedade. Nós não queremos sair daqui para pegar os "batedores", pois se a agressão existir perde o sentido da agressão. Mas também queremos que o criminoso saiba que o Estado vai dar resposta", garantiu o coronel. 

A Ronda Maria da Penha funcionará de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, e contará com o apoio de uma viatura e assistência administrativa. A sede da Ronda Maria da Penha estará situada na Vara da Família.

Por Raphael Leal/PMJ
Política
19 de Novembro / 2015 às 19:00 | 5 Comentários

O vereador Anderson Alves, líder do Prefeito Isaac na Câmara de Vereadores de Juazeiro, registrou da tribuna, a comemoração da agenda do "Toda Sexta tem Obra", que neste dia 20 irá completar um ano.

Para ele, com um ano de obras todas as sextas-feiras, 70 inauguradas e outras 100 em andamento, a oposição ficou sem discurso e agora quer até mesmo se aproveitar das obras que estão sendo realizadas: "Tem vereador que já veio para a tribuna dizer que indicou todas, que fez todas" e completa: "Até concordo com ele", pois, a cobrança e a crítica é parte importante da democracia.

Anderson começou o discurso enfatizando uma matéria publicada pela Revista Istoé (setembro/2015), que traz Juazeiro como a terceira melhor cidade no quesito qualidade de vida (entre municípios de médio porte, com população de 50 a 200 mil habitantes).

Em seguida, o vereador ressaltou que Juazeiro é a única cidade do Brasil que inaugura obra toda semana, e parabenizou a gestão Isaac Carvalho, que na próxima sexta-feira (20/11), irá inaugurar a 70ª obra, em apenas 50 semanas.

Em aparte, o vereador Anastácio Assis também parabenizou o governo municipal: "Vossa excelência está de parabéns mencionando as obras que o executivo tem feito, engrandecendo os bairros de Juazeiro através desse projeto "Toda Sexta tem Obra". E a gente observa que são obras macros. É perceptível o quanto mudou a infraestrutura dos bairros periféricos da cidade", afirmou Anastácio.

O vereador Anderson deplorou a falta de cooperação da oposição em Juazeiro: "Ao invés de só virem para a tribuna sem discurso nenhum, só para dizer que Juazeiro está mal, os vereadores da oposição deveriam ir atrás dos seus deputados e trazer recursos para o município e fazer com que obras paradas, como a Praça da Juventude, tenham recursos assegurados". Finalizou convidando os juazeirenses para a comemoração na próxima sexta: "Juazeiro está vivendo o melhor momento político da sua história. É uma nova cidade a cada dia. E neste "Toda Sexta tem Obra" vamos inaugurar uma creche, no Alto da Aliança, e a Travessa da Paz, na Codevasf. Estão todos convidados para fazer parte dessa comemoração".

Ascom/ Câmara de Vereadores de Juazeiro
Informativos
19 de Novembro / 2015 às 18:30 | Nenhum Comentário

O Dia da Consciência Negra, celebrado nesta sexta-feira - 20 de novembro-, será marcado por uma série de atividades em Casa Nova. A data que marca a morte de "Zumbi dos Palmares", escravo líder do Quilombo dos Palmares, terá uma programação que contempla apresentações culturais, como Maculelê, Samba de Veio, Roda de Capoeira, apresentações de Candomblé, além da exibição de filme e peça teatral com a temática.
  
A atividade será realizada na quadra poliesportiva a partir das 20h. A organização é da coordenação de Cultura e Turismo da cidade.
 
Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695 por bandeirantes.
A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que seus descendentes reivindicam.

Ascom/Casa Nova
Variadas
19 de Novembro / 2015 às 18:00 | Nenhum Comentário

 
Dando continuidade as ações de conscientização e cuidado à saúde, a Unidade pernambucana de Atenção Especializada de Petrolina (UPAE)  está realizando palestras com diversos profissionais em comemoração ao Novembro Azul, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
 
Os pacientes da unidade poderão participar durante este mês, de palestras com as equipes da Nutrição, Médica e do Serviço Social. Semana passada os participantes receberam orientações da nutricionista, Paola Souza, sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis na prevenção de doenças como por exemplo o câncer.
 
A nutricionista enfatizou que bons hábitos alimentares são uma excelente maneira de prevenir o câncer, assim como evitar o sedentarismo. O serviço Social também tem realizado ações que informam os pacientes sobre normas e rotinas da unidade, além de mostrar como funciona a rede de atendimento à saúde para o paciente que recebeu o diagnóstico. "É importante fazer a conversa com esse paciente e com seus familiares, pois como a notícia de um câncer é bastante impactante, muitas vezes a família precisa dessa orientação para iniciar o tratamento o mais precoce possível. Além disso, o paciente com este diagnóstico tem uma série de direitos que precisam ser informados e aqui na Unidade nós fazemos esse trabalho de esclarecimento, visando o olhar holístico para este paciente. Enfatizamos que apesar da doença, a vida continua e estimulamos para que o percurso do tratamento seja mais facilmente atravessado", explicou Paola Souza.'
 
Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que entre a população masculina total, o câncer de próstata representa a segunda causa de mortalidade por neoplasias. A ocorrência desse tipo de câncer se dá de forma muito mais acentuada entre homens idosos, com um aumento significativo de incidência a partir dos 60 anos e maior mortalidade após os 80 anos.
 
Segundo a coordenadora do Serviço Social, Nazaré Cunha, as ações realizadas na unidade reforçam a importância de envolver os profissionais de saúde, assegurando assim um atendimento adequado e mais humanizado, além de orientar os pacientes sobre os sinais e sintomas da doença, formas de prevenção e informações sobre a realização de exames quando houver a indicação clínica. 
Asscom
Política
19 de Novembro / 2015 às 17:00 | 3 Comentários

A administração da presidente Dilma Rousseff (PT) é avaliada como ruim ou péssima por 81% dos entrevistados por um levantamento realizado pelo Instituto Babesp. Para 47% dos 1.001 entrevistados, a presidente é considerada péssima e outros 34% apontam que a administração da petista é ruim. Apenas 1% avaliam a gestão de Dilma como ótima e 4% sugerem que a administração é boa. A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 18 de novembro de 2015 e aponta que a gestão é considerada regular por 13% dos entrevistados; 2% não souberam responder.

BN
Variadas
19 de Novembro / 2015 às 16:45 | Nenhum Comentário

Segundo dados da secretaria de Saúde de Juazeiro, enviados com exclusividade ao Blog Geraldo José, nenhum caso de microcefalia foi registrado no município até esta quinta-feira (19). Em todo o estado da Bahia, conforme a secretaria de Saúde, 13 casos de microcefalia haviam sido diagnosticado até o dia 11 deste mês, número considerado dentro da normalidade.

Em decorrência do aumento de casos da doença no Nordeste, o Ministério da Saúde decretou situação de emergência em saúde. De acordo com o MS os casos de contaminação por zika vírus registrados no primeiro semestre são a "principal hipótese" para explicar o aumento da ocorrência de microcefalia na região.

Em Pernambuco foram registrou 268 casos, mas segundo informações da secretaria de Saúde de Petrolina ao Blog Geraldo José, até o momento foram registrados dois casos de microcefalia no município, número compatível com a média anual da cidade.

A secretaria de Saúde de Petrolina esclareceu que está seguindo o protocolo do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco para colaborar com a investigação dos casos de microcefalia no município e que o MS, junto à técnicos e pesquisadores da Fio Cruz, está acompanhando de perto os casos de microcefalia em Pernambuco e conduzindo as Secretarias Municipais através de notas técnicas.

Já a secretaria de Saúde de Juazeiro afirmou que entrou em contato com o Ministério da Saúde e com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) do Estado da Bahia, e está aguardando as orientações sobre o processo de notificação, vigilância e assistência às gestantes.  

A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal.  A doença é diagnosticada quando o perímetro da cabeça é igual ou menor do que 33 cm – o esperado é que bebês tenham pelo menos 34 cm. Isso vale apenas para crianças nascidas a termo (com 9 meses de gravidez). No caso de prematuros, esses valores mudam e dependem da idade gestacional em que ocorre o parto.

Da redação Alinne Torres/ Foto: Rede Globo
Política
19 de Novembro / 2015 às 16:30 | 1 Comentário

O Deputado Federal Adalberto Cavalcanti (PTB-PE) recebeu no começo da semana uma ótima notícia da Assembleia Legislativa de Pernambuco e do Governo do Estado. Trata-se da liberação de uma emenda parlamentar orçada em R$ 1,3 (Um milhão e trezentos mil reais) solicitada ano passado, quando Adalberto, era deputado estadual por Pernambuco.

A verba foi disponibilizada pelo Governador Paulo Câmara, PSB, na terça-feira, 17, e será distribuída em ações parlamentares nas cidades do Sertão pernambucano. Para compartilhar a boa notícia, o deputado reuniu em Petrolina, lideranças políticas.  Participaram do encontro os Vereadores: Ramsés Sobreira, PSB, e Barná Russo PSD, de Cabrobó. Representando a Câmara Municipal de Lagoa Grande, Edneuza Lafaiete PDT e Zé Baiano, PR. O líder politico de Santa Maria da Boa Vista Humberto Mendes, e as lideranças de Parnamirim, Múcio e Pedrão.

Na reunião ficou decidido que o montante liberado pelo Governo do Estado será dividido entre as cidades de Petrolina, Parnamirim, Lagoa Grande, Cabrobó, e Santa Maria da Boa Vista. Segundo o deputado federal Adalberto Cavalcanti, "cada município receberá R$150.000 (Cento e Cinquenta Mil Reais) para serem investidos em recuperação de barreiros", destacou.

O parlamentar garantiu ainda, mais R$700 mil reais que serão investidos em 4 mil hora-máquina, no município de Petrolina.

Asscom
Política
19 de Novembro / 2015 às 16:00 | Nenhum Comentário
Jailton Marques é agricultor familiar no Perímetro Irrigado Boacica, localizado às margens do rio São Francisco no município de Igreja Nova (AL). Ele foi um dos agricultores que realizou o Cadastro Ambiental Rural (CAR) deste ano, durante o mutirão realizado pela Codevasf e Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL). De acordo com o irrigante, os produtores do Boacica sempre aderem ao cadastro. “Todos os agricultores estão aderindo ao cadastro. E veio hoje os que estão em falta, pois muitos já se cadastraram”, explicou.
 
O cadastro é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis do campo. Os agricultores familiares do Brasil têm até o dia 6 de maio de 2016 para efetuar o registro. De acordo com o agricultor, a adesão ao cadastro representa a oportunidade de equilibrar o desenvolvimento agricola à sustentabilidade ambiental. “Para mim tem que haver um reflorestamento muito sério, porque cada dia que passa a dificuldade de água pra gente é muito grande. E a gente tem que se preocupar com isso. Eu acredito que se todo mundo se conscientizar e plantar árvores em seu lote é importante”, defendeu Marques.
 
Os irrigantes que não puderam comparecer ao mutirão, podem entrar em contato com a Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf em Alagoas por meio do telefone (82) 3551-9435.
Asscom
Política
19 de Novembro / 2015 às 15:30 | 1 Comentário

2

Reunidos nesta quarta-feira (18), em Brasília, deputados e senadores da Frente Parlamentar em Defesa da PRF criticaram o Governo Federal pela demora nas negociações salariais com a categoria. A Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF), com o apoio dos sindicatos filiados, realizou um café parlamentar para pedir o apoio na retomada das conversas com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Demonstrando respeito e apoio às demandas da categoria, 52 parlamentares, sendo 48 deputados e 4 senadores, prestigiaram o evento no restaurante do Anexo IV. Colegas PRFs também participaram do encontro e integrantes do cadastro de reserva do concurso de 2013 tiveram a oportunidade de pedir apoio aos deputados e senadores de seus Estados de origem. O Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF) foi representado pelo chefe de gabinete da direção-geral, Adriano Furtado.

A presidente da Frente Parlamentar em Defesa da PRF, Alice Portugal (PCdoB/BA), criticou duramente o Governo Federal pela demora na retomada das negociações com a categoria. "Eu já protocolei mais de dez ofícios no gabinete do Ministro Nelson Barbosa. Peço também o apoio dos parlamentares, para que possamos formar uma comitiva e cobrar do MPOG uma audiência da FenaPRF com o Ministro", explicou a deputada da Bahia.

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE), vice-presidente da Frente  Parlamentar em Defesa da PRF, cobrou o aumento do efetivo da PRF e a convocação dos mais de 986 excedentes do concurso da categoria. O parlamentar destacou a importância dos PRFs para a segurança pública do país e defendeu a reestruturação da Polícia Rodoviária Federal.

O presidente da FenaPRF, Pedro Cavalcanti, solicitou o apoio dos parlamentares e também reclamou do tratamento dado pelo Governo Federal à categoria. Ele afirmou ainda que os policiais rodoviários federais não vão desistir e todos vão se manter firmes nas mobilizações até o fim das negociações salariais.

"Em tempos de crise, nós precisamos de criatividade, como ouvi de alguns deputados aqui. Nós temos essa criatividade e já protocolamos duas propostas muito boas no MPOG. Elas levam em consideração o momento de crise na economia, mas não consigo entender porque o Governo não nos recebe. Quero agradecer à dedicação de todos os colegas e dizer que nós não vamos desistir por cansaço. Ficaremos firmes até o fim das negociações. Trabalhamos duramente quatro anos, demos resultados e o Governo tem a obrigação de nos receber. Temos colegas que já querem a greve. Não é uma ameaça ao governo, mas eles precisam reconhecer e valorizar os PRFs", afirmou Cavalcanti.

Os colegas PRFs e os dirigentes sindicais continuam a mobilização e as ações por Brasília nesta semana. Após o evento com a Frente Parlamentar em Defesa da PRF, todos permaneceram no Congresso Nacional, percorrendo os gabinetes e pedindo o apoio de deputados e senadores para a Campanha Salarial 2015 e pela retomada das negociações com o Governo Federal. Após serem informados sobre a repercussão do evento no Congresso Nacional, representantes do MPOG entraram em contato com os parlamentares e prometeram agendar, nos próximos dias, uma reunião com a categoria.

Asscom
Política
19 de Novembro / 2015 às 15:00 | 2 Comentários

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou as contas da Prefeitura de Sobradinho referentes ao exercício de 2014, em sessão realizada nesta quarta-feira, 18.  Com essa aprovação a atual gestão municipal já tem duas contas aprovadas pelo TCM, referentes aos anos de 2013 e 2014. As contas de 2015 serão analisadas até o final deste ano, uma vez que o exercício do ano em curso só se encerra em dezembro. 

O Gestor Luiz Vicente Berti, Presidente do  Consórcio do Território do São Francisco, teve também as contas de 2014, da entidade que representa, aprovadas pelo TCM.     

Foi com muita tranquilidade e sensação de dever cumprido, que Luiz Vicente Berti recebeu a notícia. 

"Desde o primeiro dia do nosso governo, temos trabalhado com transparência, eficiência e responsabilidade com o erário público. A seriedade na aplicação dos recursos já é uma marca do nosso governo. A prova está com o TCM, que aprovou as nossas contas de 2013, 2014 e, certamente, aprovará as do ano em curso. Com muita dificuldade, conseguimos colocar a vida financeira de Sobradinho em dia, resgatar a credibilidade e a idoneidade do nosso município. Encontramos a prefeitura com sérios problemas financeiros, endividada, inadimplente e com uma demanda reprimida no que diz respeito ao seu desenvolvimento. Essa notícia nos dá a sensação de dever cumprido e confirma que estamos trabalhando no rumo certo", externou o Prefeito.

Ascom/Sobradinho
Política
19 de Novembro / 2015 às 14:36 | 5 Comentários

A pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal, através da juíza Andréa Márcia Vieira de Almeida, decidiu condenar o ex-prefeito do  município de Sobradinho, Bahia, Luiz Berti tomas Sanjuan, a seis meses de prisão. Na denuncia, o MPF relata possíveis casos de irregularidades praticadas pelo ex-gestor com recursos da educação e do Ministério do Meio Ambiente.

De acordo a denuncia apresentada pelo MPF afirma que: “O Tribunal de Contas da União (CGU) constatou irregularidades na execução do convênio, no ano de 2001, firmado entre o Município de Sobradinho e o Ministério do Meio Ambiente, cujo objeto era a construção de um sistema simplificado de abastecimento de água (…) Desta forma,  o ex-gestor aplicou indevidamente rendas ou verbas públicas”.

Educação

Em um outro ponto do processo é destacado que o “relatório do TCU apontou irregularidades na aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do magistério – FUNDEF nos exercícios de 2001 e 20012”.

Segundo informa o relatório da auditoria do TCU, que “alguns pagamentos teriam sido efetuados a pessoas ocupantes de cargo de confiança da Prefeitura de Sobradinho, sem realização de concurso e sem formalizar processo de dispensa ou inexigibilidade de licitação. O MPF aponta que alguns cheques, totalizando o valor de R$ 6.130,00 (seis mil, cento e trinta reais) foram pagos aos servidores LUIZ EDUARDO SOLEDADE DE PAIVA (secretário de educação), DUCILENE SOARES SILVA KESTERING (chefe do departamento pedagógico) e TÂNIA MARIA MOURAO SANTANA (chefe de núcleo), para ministrarem cursos de treinamentos para professores, sem que estes possuíssem sequer qualificação necessária para tanto (…) pois o ex-gestor e o ex-secretário de educação teriam favorecido servidores municipais com a contratação de serviços sem o devido processo licitatório, além do próprio secretário de educação ter se favorecido com a conduta ilegal”.

Mais bronca

Em um outro ponto do processo se destaca irregularidades na execução de um  convênio entre o município e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) no ano de 2001 quando foi repassado o valor de R$ 1.684.255,52 que teria como destino a construção do sistema de captação e elevação de água bruta, sendo que R$ 1.600.042,77 por conta do Governo Federal. ” O valor de R$ 84.212,75 restantes por conta do município de Sobradinho. Alega o MPF que o objeto do convênio foi ampliado indevidamente, incluindo-se itens que não constavam nas cláusulas contratuais, sem que houvesse lastro orçamentário para tanto, bem como que o acusado não obedeceu à regra”.

Outro fato constatado pelo MPF foi com relação aos serviços para implantação das obras da ET A – Estação fie Tratamento de Água, quando foram executados parcialmente e constatado a sua não eficiência, eficácia e efetividade do sistema na aplicação dos recursos, devido ao não funcionamento integral do conjunto das obras. O valor orçado na época foi de R$ 13.579.674,09, para a execução do projeto, como consta nos autos.

Mais problemas com recursos da educação

A aplicação irregular de recursos públicos oriundos do Fundo de Manutenção e de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério – FUNDEF, entre 2001 e 2002 são abordados. A suposta malversação das verbas foi detectada em Relatório de Auditoria realizada por técnicos do TCU junto à Prefeitura Municipal, em observância ao Plano de Auditorias do primeiro semestre de 2002, para fins de apuração da regularidade, ou não, na aplicação dos recursos oriundos do FUNDEF, dentre outros.

Segundo narra o MPF, “os acusados Luiz Eduardo Soledade de Paiva recebera R$ 4.130,00, enquanto que Ducilene Soares Silva Kestering e Tânia Maria Mourão Santana receberam R$ 1.000,00 cada uma, valores esses que deveriam ter sido pagos aos servidores para que estes ministrassem cursos aos professores do município de Sobradinho durante Jornadas Pedagógicas. Tais valores teriam sido pagos por meio dos cheques. Os documentos comprovam que os valores recebidos pelos referidos cheques não foram utilizados para remunerar os servidores, mas sim para pagamento de despesas relativas a eventos realizados pela Secretaria de Educação, tais como, Jornadas Pedagógicas e Premiações de Concursos de Redação”.

Em outro trecho do processo é destacado suposto caso de corrupção. Veja: “Ademais, extrai-se do depoimento prestado pelas testemunhas na audiência de instrução, que nenhum dos acusados ministrou curso para os professores durante a Jornada Pedagógica.”

Diante dos fatos apresentados, a justiça determinou a condenação do ex-prefeito Luiz Berti a seis meses de prisão com a prerrogativa de apelar em liberdade.

Com informações do Jornal Ação Popular
Policial
19 de Novembro / 2015 às 14:30 | Nenhum Comentário

Em Pilar, na Rua da Baraúna, na madrugada desta quinta-feira (19), à 1 hora, policiais da 3ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militarprenderam Paulo da Silva Cardoso, 33 anos, por agredir a companheira de 26.

O acusado foi apresentado na delegacia de Polícia Civil de Senhor do Bonfim e autuado em flagrante.

Asscom
Variadas
19 de Novembro / 2015 às 14:00 | Nenhum Comentário

A secretaria de Cidadania e a Coordenação do Programa Bolsa Família em Petrolina, avisam aos beneficiários do Programa, que o dia  04 de dezembro de 2015,  é o prazo final estipulado pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) para atualizarem seus de dados.

Segundo a Coordenação do Bolsa Família em  Petrolina, 2 mil famílias ainda não atualizaram seus dados cadastrais. Os beneficiários precisam se dirigir até a Sedesc ou ao CRAS de seu bairro, para que seu  beneficio não seja  bloqueado ou cancelado . A cada dois anos  os beneficiários precisam atualizar seus dados para que haja continuidade no repasse do beneficio.

O Bolsa Família é um programa criado pelo governo federal para apoiar as famílias mais pobres e garantir  o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde, visando a inclusão social , por meio da transferência de renda e da garantia de acesso a serviços essenciais.

Os documentos necessários para atualização do cadastro das famílias no Programa do Bolsa Família são os seguintes: para o titular e/ou responsável pelo cartão, além dos dependentes maiores de 18 anos, levar os originais do RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, contrato de trabalho (caso tenha outro vínculo empregatício) e para os menores de 18 anos, basta apenas o original da certidão de nascimento e da declaração escolar deste ano.

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
19 de Novembro / 2015 às 13:30 | 6 Comentários

Na sessão da última terça-feira (17), o vereador Tiano Félix (PT) saiu em defesa da mobilização conduzida pela Articulação do Semiárido – ASA que reuniu outros movimentos sociais como o MST, MPA, Levante Popular da Juventude, Contag, Fetraf, FETRAF, Marcha Mundial de Mulheres, MAB e MMTR-NE em defesa da política de gestão do governo federal e afirmou “a nossa crise é muito mais de instabilidade política do que econômica”, disse.

De acordo com informações dos organizadores, mais de 20 mil pessoas ocuparam a Orla de Juazeiro (BA) com a nomenclatura #SemiáridoVivo e #NenhumDireitoaMenos, em defesa dos direitos adquiridos de política de convivência com o semiárido.

“Quero parabenizai a ASA pela belíssima festa da democracia porque entendemos que nos 12 anos construímos um novo caminho e foram muitos espaços dados em direção a mudança do povo brasileiro, da vida dos nordestinos que moram no semiárido brasileiro, até a mudança do próprio nome que antigamente éramos tratados como a área da seca, hoje a nomenclatura é semiárido”, afirmou o vereador Tiano Félix (PT).

Félix destacou o papel do ex-presidente Luiz Inácio, Lula na construção dessa política de convivência com o semiárido. “Política adotada pelo nosso Presidente, aquele que muitas vezes tratado como analfabeto, que não tinha várias línguas para falar, mas que efetivamente conseguiu falar a língua do povo brasileiro, do nordestino”, argumentou e completou, “Em nenhum lugar do mundo houve uma transformação tão grande na vida de mais de 40 milhões de pessoas tirando da pobreza absolta 20 milhões”.

Tiano citou programas do governo destinados à população de renda mínima como Luz para Todos e Água para Todos, “A educação, saneamento básico, habitação, direitos adquiridos das populações mais carentes, mais pobres, direitos aos negros, às mulheres”, pontuou.

O vereador comentou as atuais dificuldades do país, mas argumentou que o cenário é superior se comparado às gestões anteriores. “O que esse país tem não é nem perto do pior momento de FHC e seus partidos aliados. No governo de FHC (Fernando Henrique Cardoso) o dólar custava R$ 4,00, a inflação chegou a 70% ao dia. Basta olhar as manchetes dos grandes jornais que dizem sobre a capacidade que o Brasil tem hoje de superar essa crise”, exemplificou.

Segundo Félix, os aliados admitem que alguns pontos devem mudar para a consolidação da democracia. “Temos a compreensão da importância de defesa da política de governo construída ao longo desses 12 anos, mas também temos a compreensão em vários pontos, de mudar o rumo, mudar para consolidar a democracia, para acertar muito mais”, finalizou.

Asscom
Variadas
19 de Novembro / 2015 às 13:00 | Nenhum Comentário

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cidadania, inaugurou nesta última quarta-feira (18), a Escola de Alimentos. Esse é  mais um grande passo rumo a qualificação  e profissionalização dos petrolinenses que desejam atuar na área de alimentos, e obter renda extra. 

A Escola de Alimentos  é uma parceria idealizada com a  Secretaria de Cidadania (SEDESC), Secretaria executiva de Juventude e Qualificação Profissional e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e capacitará jovens e adultos para atuar no processamento e conservação de alimentos. A ideia é formar profissionais qualificados que possam concorrer em termos de igualdade no mercado do trabalho.

Mas a noite foi de emoção, já que os que usaram da palavra, lembraram o ex-deputado Osvaldo Coelho (Falecido recentemente), que era ardente defensor da educação. A secretária de Cidadania, Célia Regina Carvalho,falou dos sentimentos de saudade e agradecimento."  O primeiro sentimento é o de  agradecimento, e quero  agradecer ao Prefeito Julio Lóssio, que tem nos confiado o trabalho. E posso dizer que confiança  é uma marca desse governo.  O segundo sentimento é de saudade. Dr. Osvaldo Coelho deixou um legado de luta pela educação, e eu quero fazer essa homenagem dizendo que essa saudade, dá lugar a alegria vendo essa Escola sendo Inaugurada, pois também tem um pouco dele nesse lugar" , falou emocionada.

O prefeito Julio Lóssio, disse que o futuro é qualificação profissional, e que as portas estão sendo abertas  para quem deseja ter profissão. "Oferecer qualificação para as pessoas é a porta para o futuro, e essa parceria com a SEDESC e SENAI, só fortalece o emprego. Eu diria que Petrolina vive em situação melhor que a do Brasil e Pernambuco, pois estamos abrindo as portas  e gerando empregos, através da qualificação profissional. E queremos abrir mais vagas para qualificação e profissionalização. Temos Escola do Couro, Casa do Empreendedor, Central de Cursos,  ou seja, estamos trabalhando pelo povo. Queremos trazer mais alegria para as pessoas ,por que o que importa é ser feliz", disse o prefeito.

A inauguração foi prestigiada por diversas autoridades e principalmente pela população da Cohab Massangano, que compareceu em massa para prestigiar o nascimento da Escola de Alimentos. A nova escola de qualificação do município oferecerá cursos de: confeitaria, fabricação de  alimentação alternativa,  de bolos e tortas,  panetones,  fabricação de produtos derivados de frutas, confecção de ovos de páscoa, panificação e confeitaria. A carga horária varia de 20h a 100h de aulas. Nessa primeira etapa serão qualificados 800 pessoas no espaço de um ano.

A Escola de Alimentos funciona na Av. Dr. Ulisses Guimarães, COHAB Massangano, S/nº. O espaço oferece uma estrutura de salas de aulas, Laboratório de Processamento de Alimentos, Sala de fornos, Sala de fermentação, Sala de recepção da matéria-prima, deposito e almoxarifado. 

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
19 de Novembro / 2015 às 12:30 | Nenhum Comentário

O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) irá realizar, através de um convênio realizado com a Coordenação de Desenvolvimento Agrário do Estado da Bahia (CDA), o serviço de regularização fundiária nos municípios que compõem o território. A realização do convênio foi confirmada em reunião promovida pelaFederação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia, na qual contou com a presença da secretária executiva do Constesf, Thamires Gomes; Victor Berti, representando o presidente do Constesf e prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti e representantes de outros consórcios do estado.

O objetivo do Constesf é cadastrar gratuitamente cerca de dois mil agricultores familiares garantindo-os o acesso à propriedade da terra que já habitam e tiram o seu sustento. O Constesf busca, também, por meio da regularização fundiária, possibilitar a inserção das famílias nas políticas públicas dos governos estadual e federal. O Território do São Francisco possui, hoje, aproximadamente 495 mil habitantes, sendo 178.664 pessoas vivem nas áreas rurais, correspondendo a 36,12% da população.

"Com o trabalho de regularização fundiária, o Constesf vai oferecer o acesso a terra a muitas famílias que hoje se encontram em situação de exclusão social no nosso território. Pessoas que vivem em uma instabilidade e insegurança em relação as suas terras. Com a terra devidamente  regulamentada, o trabalhador vai poder conseguir investimentos para suas propriedades tendo acesso a diversas políticas públicas", salienta o presidente do Constesf e prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti. A assinatura do convênio junto ao CDA está prevista para o próximo dia 01, para, a partir de então, o Constesf comece o processo de estruturação para realização do trabalho dentro do território.

Ascom Constesf
Política
19 de Novembro / 2015 às 12:00 | 17 Comentários

Segunda e terça-feira (16 e 17/11), foram dias do Vereador Caffé externar sua alegria: “Estou feliz! Estou supercontente” – registrou na segunda-feira da tribuna da Câmara – “Por que deito e acordo com o zunir das máquinas trabalhando na Avenida Manoel Borges, que para mim foi um sofrimento muito tempo. Acordo com pessoas trabalhando, fazendo saneamento, quase acabando... no meu bairro! Durmo e acordo com os calceteiros colocando paralelos na grande avenida que dá acesso ao cemitério! Durmo e acordo tranquilo e feliz, porque lá na Batateira conseguimos implantar o Luz Para Todos”.

Na terça-feira “para externar a felicidade e a alegria”, como um dos mais assíduos oradores da Casa, registrou a oficialização do nome de “Vila Nova Fé’ para “Bairro Nova Fé” e enviou “votos de sucesso e felicidades” aos representantes da ASA – Articulação do Semiárido, promotores do grande ato público realizado pela manhã: “Conseguimos implantar 20 cisternas no Vale do Salitre através da ASA! ”

“Cada dia que passa sou mais feliz! ” – Comemorou, elencando os elogios que recebe por seu trabalho, o reconhecimento e agradecimento pelas conquistas e o espaço conquistado “sem pisar ninguém, sem trair ninguém” e arrematou: “Posso dizer que hoje já me sinto o mais vitorioso de todos os vereadores que Juazeiro já teve”!

Elogiando, mas “sem esquecer do dever de cobrar e criticar”, exemplificando com a falta de fiscalização para o desmatamento indiscriminado do Serrote da Batateira; comemorando o reconhecimento à sua atuação, nas ruas, nas comunidades que representa, escolhido parlamentar destaque do ano pela imprensa, Caffé, respira satisfeito: “Podem ter certeza que eu só posso sentir-me feliz e realizado! ”. Encerrou agradecendo “a todos aqueles que confiaram neste vereador”!

Ascom Vereador Caffé
Policial
19 de Novembro / 2015 às 11:30 | Nenhum Comentário

Terça-feira (17), quando a viatura da PETO75 estava passando pela Travessa da rua 11, bairro Itaberaba, foi avistado um homem em atitude suspeita e quando foi abordado o mesmo não se encontrava com os documentos. A guarnição foi em sua residência e lá ele apresentou a Certidão de Nascimento do seu irmão; enquanto apresentava o documento a sua avó disse que ele se chamava Marcos e não Sérgio como ele tinha mostrado.

Depois de ter sido desmascarado o imputado apresentou a identidade onde foi averiguado pelo Sinesp-cidadão que se referia a pessoa de Marcos Silva Melo. Diante dos fatos o autor foi conduzido e apresentado à Delegacia de Polícia de Juazeiro, onde foi constatado que o mesmo tem dois mandados de prisão do estado da Paraíba.

Com a facilidade de acesso aos aplicativos como o MOP e o SINESP-CIDADÃO pelo celular, essas ferramentas tem colaborado bastante com a captura de foragidos com mandados de prisão em aberto, carros roubados e pessoas desaparecidas.

Assessoria de Comunicação Social da 75ª CIPM

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage