Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Eleições
04 de Setembro / 2014 às 19:00 | 4 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Principal responsável pelo salto econômico que Pernambuco deu nos últimos anos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez questão de declarar, em passagem por Petrolina, nesta quinta-feira (4), que o nome mais preparado para assumir o governo do Estado nos próximos quatro anos é o candidato Armando Monteiro (PTB), da Coligação Pernambuco Vai Mais Longe. Em entrevista exclusiva ao Programa Frente a Frente, da Rede Nordeste de Rádio, e ao Blog do Magno, Lula rechaçou a tese de que a eleição deste ano pode ser movida pelo sentimento dos pernambucanos com a perda de Eduardo Campos, que provocou uma profunda comoção, ou pelo reconhecimento do próprio Lula como presidente da República que muito fez e favor do Estado.
 
“Não será nenhuma coisa nem outra. O povo pernambucano vai escolher o candidato mais preparado para governar o Estado, que é o Armando”, disse, ao desembarcar em Petrolina, para o primeiro dos dois atos programados no Estado. Aliados desde sua chegada à Presidência da República, em 2003, Lula veio dar mais força às candidaturas de Armando Monteiro a governador e à de João Paulo (PT) ao Senado, além do reforço à campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) em Pernambuco. O líder petista, neste momento, está com os integrantes da chapa majoritária em Petrolina.
 
Após encerrar as atividades no município sertanejo, Lula se juntará à presidente Dilma, a Armando e João Paulo e demais lideranças num grande comício no bairro de Brasília Teimosa, no Recife. O evento está previsto para começar às 19h30. Ao lado de Armando, Paulo Rubem (vice) e João Paulo (senador), além do prefeito Julio Lóssio (PMDB) e o líder do PT no Senado, Humberto Costa, entre outras lideranças, Lula foi enfático ao defender o petebista como melhor opção para governar Pernambuco. "Eu conheço esse caboclo. Quando ele foi presidente da CNI e eu precisava reduzir a visão negativa que o empresariado tinha do nosso governo, foi esse aqui do meu lado que marcou reuniões e dizia: 'Temos que acreditar em Lula porque ele é um homem de bem e quer o melhor para o Brasil'. E eu sei ter gratidão", afirmou.

Depois de defender as obras contra a seca feitas pelo seu governo e do governo Dilma Rousseff, além da instalação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Lula lembrou sua amizade com o ex-governador Eduardo Campos e da responsabilidade que o povo pernambucano tem com a eleição para governador. "Minha relação com Eduardo não era fictícia. Veio desde 1989, quando fui candidato a presidente pela primeira vez. Gostaria que nunca tivéssemos nos separado. E o fato de ele ter morrido não muda um milímetro a minha relação de respeito com ele e com a família dele. Mas o que está em jogo é o futuro de Pernambuco", ressaltou.

Ascom Foto: Alexandre Albuquerque/Divulgação
Política
04 de Setembro / 2014 às 18:30 | 2 Comentários

O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho e o diretor do SAAE, Joaquim Neto, inauguraram na tarde desta quarta-feira (03), no povoado de Açude da Rancharia, distrito de Pinhões mais três poços tubulares. Prestigiaram o evento os vereadores Agnaldo Meira e Anastácio Assis, o secretário Jorge Cerqueira (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), funcionários da autarquia e moradores da comunidade.

Os poços apresentaram uma vazão de 5.100 mil litros/hora e irão atender a 60 famílias e 1.500 animais, beneficiando ainda as localidade de Tanque Novo e Impueira. "Levar água para as comunidades do interior foi uma das prioridades dessa gestão e temos feito isso", disse o diretor da autarquia, Joaquim Neto, lembrando de outras ações estruturantes executadas na zona rural como a instalação de bombas submersas em várias localidades, colocação e manutenção de cataventos, construção de adutoras e em parceria com a Codevasf, a construção de sistemas de abastecimentos de água. 

Na oportunidade, o prefeito Isaac Carvalho anunciou a vinda de outra obra para a localidade. "Em parceria com a CERB, estaremos atendendo a comunidade com um sistema simplificado de água", colocou o prefeito citando que a gestão já atendeu em todo o município o numero de cinco mil novas ligações de água. Dos 50 poços perfurados, 15 já foram entregues. O prefeito lembrou ainda que  em breve estará inaugurando a adutora do forró, em Pinhões. 

Ascom SAAE
Política
04 de Setembro / 2014 às 18:00 | 1 Comentário

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), a partir desta sexta-feira (05), vai intensificar o recadastramento do Programa Bolsa Família (PBF) para os beneficiários que precisam realizar a revisão cadastral 2014. A ação será realizada nas unidades dos CRAS e na zona rural do município, com a Unidade Móvel Estação Cidadania. O recadastramento encerra no dia 19 deste mês.

A coordenadora do Centro Integrado de Desenvolvimento Social (CIDS), Polliana Pacheco, explicou que a ação itinerante foi preparada para garantir maior agilidade no processo. "Além do atendimento normal, que realizamos no CIDS, vamos levar a equipe para as unidades dos CRAS e o interior. Já atendemos mais de 4.300 famílias, acreditamos que vamos atingir a meta de atualizações, que é de 6 mil. A lista das pessoas que ainda não atualizaram os dados se encontram nos CRAS", ressaltou. A coordenadora informou que durante a ação serão realizadas palestras informativas para os beneficiários.

De acordo com a secretária da SEDIS, Célia Regina Carvalho, somente no mês de julho o valor do repasse ‎para Juazeiro do PBF foi de aproximadamente 4,5 milhões de reais. "Os benefícios do Bolsa Família são muitos, além de tirar milhões de pessoas da extrema pobreza, alcançou impactos notáveis na saúde, educação, na segurança alimentar e nutricional do povo brasileiro", ressaltou Célia Regina.

Para fazer o recadastramento, o titular do cartão deve apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade (RG), CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, cartão Bolsa Família, comprovante de residência, certidão de nascimento ou RG dos filhos e declaração escolar (menores de 18 nos). Se o beneficiário tiver companheiro (a) deverá apresentar os documentos do cônjuge. 

Acesse AQUI a lista dos beneficiários que faltam se recadastrar.

Cronograma de Recadastramento do Bolsa Família 2014

           Localidade/Bairro

Data

Horário

CRAS João Paulo II

05/06- sexta

08 as 12 h

Massaroca/Juremal

06/09- sábado

08 as 14 h

CRAS Tabuleiro

10/09-quarta

08 as 12 h

CRAS Itaberaba

11/09-quinta

08 as 12 h

CRAS Malhada da Areia

12/09-sexta

08 as 12 h

Carnaíba

13/09-sábado

08 as 12 h

Abóbora

14/09-domingo

08 as 14 h

CRAS Quidé

16/09-terça

08 as 12 h

 
Ascom SEDIS
Eleições
04 de Setembro / 2014 às 17:30 | 5 Comentários

Nesta quarta-feira (03), o município de Gongogi presenciou a entrega da BA-120, que foi totalmente restaurada. Esta obra vai beneficiar cerca de 57 mil habitantes das cidades de Barra do Rocha, Ibirapitanga, Gongogi e Ubatã.

Segundo o prefeito de Gongogi, Altamirando de Jesus (Sapão), o deputado Roberto Carlos tem sido um verdadeiro representante do município no parlamento baiano. “Juntos, conquistamos a BA-120 totalmente recuperada, a ampliação do sistema de energia elétrica, viaturas, ambulâncias, ônibus escolar, calçamento de ruas, reforma de postos de saúde e muito mais. Isso foi possível, através do empenho do deputado Roberto Carlos, frente às secretarias do Estado. Por isso, queremos a continuidade do seu trabalho. Estou com ele”, disse o prefeito Altamirando de Jesus (Sapão).

Foram reformados 13,2 quilômetros da estrada BA-120, com o investimento de R$ 9 milhões do Governo do Estado para melhorias no asfalto e sinalização.

Lisandra Lopes Ascom Dep. Roberto Carlos
Variadas
04 de Setembro / 2014 às 17:26 | 4 Comentários

Por volta das 17h desta quinta-feira (04), uma Kombi, placa da cidade de Alagoinhas na Bahia, pegou fogo no contorno do Assaí Atacadista, em Juazeiro. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram chamados e o trânsito está lento no local. O episódio despertou à atenção de centenas de curiosos.

Foto e Informação: Geraldo José
Eleições
04 de Setembro / 2014 às 17:02 | Nenhum Comentário

Ao lado de lideranças políticas, autoridades, jornalistas, militantes e amigos, o candidato a deputado estadual, Tiziu (PT-BA), inaugurou em Juazeiro, o comitê de campanha, na noite de ontem (03). O local é destinado para receber toda a população que deseje apoiar o candidato nessa caminhada rumo à Assembleia Legislativa da Bahia. 

Os destaques foram as declarações espontâneas dos participantes em defesa a candidatura de Tiziu e a importância de eleger este nome para Assembleia Legislativa. Dentre estas pessoas estavam o vereador Tiano (PT), a secretaria municipal de Desenvolvimento e Igualdade Social, Célia Regina Carvalho, as jornalistas Érica Daiane e Gisa Ramos, o advogado Aderbal Vargas. Demais lideranças, não apenas de Juazeiro, como também do Salitre, Sobradinho e instituições com atuação no Semiáriado, a exemplo de Mineia Clara, Gilmar Nascimento, Socorro Varela e Cícero Félix, respectivamente. Na ocasião, todos destacaram momentos da luta de Tiziu em defesa do povo.

Quem não pode comparecer pessoalmente, também enviou depoimentos em vídeos, dando ainda mais respaldo à candidatura de Tiziu. Assim aconteceu com Paul Singer, economista e um dos fundadores do PT, Rui Costa, candidato ao governo da Bahia os deputados federais Josias Gomes e Afonso Florence, todos do PT.  As declarações dos seus filhos, Ianará e Ian, surpreenderam e também emocionaram a Tiziu e todos os presentes.  Após os vídeos, a pedagoga e radialista, Jamielle Dantas, apresentou o cordel que ela compôs inspirado na vida de Tiziu.

Ao final, Tiziu agradeceu a todos pela presença e apoio recebidos, falou de suas propostas e defendeu o projeto iniciado pelo ex-presidente Lula ,e precisa ter continuidade com as eleições de  Rui Costa para governador, Otho Alencar Senador e a reeleição de Dilma Presidente, para que o  Brasil e a Bahia possam “avançar mais”, concluiu Tiziu. O comitê  Tiziu 13213 está localizado à rua Dr. Dewilson, 91, no bairro Coreia e funcionará  de segunda a sábado em horário comercial.

Ascom Tiziu
Variadas
04 de Setembro / 2014 às 16:33 | Nenhum Comentário

O Ministério da Educação anunciou nesta quinta-feira (04), os 39 municípios selecionados para receber cursos de medicina e a cidade de Juazeiro, no norte da Bahia foi contemplada.  O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Henrique Paim, em entrevista coletiva que contou com a presença do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, e da secretária de regulação e supervisão da educação superior do MEC, Marta Abramo.

O processo de seleção e avaliação dos municípios, realizado por uma comissão de especialistas, sob a coordenação da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), começou em outubro de 2013. No total, 205 municípios manifestaram interesse em sediar os cursos e 154 encaminharam a documentação solicitada. Foram pré-selecionados 49. Destes, 39 preencheram os requisitos para receber os cursos e sete têm prazo de seis meses para se adequar.

Interiorização — De acordo com a secretária Marta Abramo, os critérios para seleção dos municípios buscam a interiorização dos cursos de medicina. “Para participar do edital, os municípios deveriam ter população superior a 70 mil habitantes, não ser capital de estado e não ter cursos de medicina no seu território”, disse. “Outra preocupação foi com os equipamentos de saúde, como ao menos cinco leitos SUS [do Sistema Único de Saúde] disponíveis por aluno, mínimo de três programas de residência médica e hospital de ensino ou unidade hospitalar com potencial para hospital de ensino.”

As cidades com 70 mil habitantes ou mais que não dispunham de curso superior para a formação de médicos estão localizadas em 11 estados – Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo – de quatro regiões do país.

Está prevista para setembro uma chamada pública de apresentação de propostas pelas instituições privadas de educação superior para a implantação dos cursos de medicina nos municípios selecionados.

Há no Brasil 21.674 vagas autorizadas para cursos de medicina, conforme dados consolidados até 23 de julho de 2014. Desse total, 11.269 estão no interior e 10.405 em capitais, resultado do processo de interiorização da educação superior. Até 2012, predominava a oferta de vagas nas capitais (8.911 do total), enquanto no interior havia 8.772.

Informações: MEC
Eleições
04 de Setembro / 2014 às 16:30 | Nenhum Comentário
Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José
Em encontro com empresários do ramo de hotelaria, Rui Costa assegurou que o desenvolvimento do turismo é uma das prioridades do seu programa de governo
 
As obras que já estão sendo feitas e as que se encontram prontos para serem iniciadas na Bahia vão permitir que o Estado receba ainda melhor os seus visitantes, aumentando o fluxo de turistas e gerando emprego e renda para os baianos. Esta foi uma das informações passadas a empresários do ramo de hotelaria por Rui Costa, candidato a governador pela coligação Pra Bahia Mudar Mais, durante um encontro na manhã desta quarta-feira com os representantes do setor, acrescentando que no seu programa de governo, o desenvolvimento do turismo é uma das principais prioridades, em decorrência da importância estratégica do segmento para a economia baiana.
 
Obras de mobilidade urbana em Salvador, como o Metrô, a implantação e duplicação de avenidas estruturantes, como a Gal Costa, a 29 de Março e a Pinto de Aguiar, o complexo de viadutos do Imbuí, e outras destinadas a melhorar a logística e a movimentação de cargas e pessoas, a exemplo da duplicação das BR’s 101 e 116, a recuperação e ampliação de 20 aeroportos regionais, a criação de vôos regulares das principais cidades do interior para os grandes centros, são algumas das ações citados pelo candidato do PT. Rui disse que, antes do governo Wagner, o Estado sofreu pela falta de planejamento e de projetos estruturantes: “O governador tirou esse atraso e eu vou dar passos ainda maiores para incrementar o turismo baiano, que gera muitos empregos e é uma vocação natural da Bahia”.
 
Rui garantiu que já existem recursos assegurados para a reforma da orla do subúrbio de Salvador e que todas as propostas que tem apresentado durante esta campanha eleitoral são perfeitamente viáveis e que, se o Estado não puder fazer com recursos próprios ele irá buscar investimentos junto ao governo federal e à iniciativa privada. “Vamos trocar o trem do subúrbio por um moderno VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), tornando possível valorizar a orla do subúrbio que é um dos lugares mais lindos de Salvador. Vamos urbanizar a orla e criar mais um espaço de visitação na cidade”.
 
Para o turismo no interior, além das obras já programadas nos aeroportos, Rui reafirmou o compromisso de realizar melhorias no santuário de Bom Jesus da Lapa, melhorando o acesso de romeiros. Lembrou que o novo aeroporto de Ilhéus, que será internacional e alfandegado, já está em fase final de aprovação e também citou, na região cacaueira, a duplicação da BBR-415 no trecho entre Ilhéus e Itabuna, obra que também já está em vias de ser iniciada. E assegurou: “Vamos realizar as obras e manter um diálogo permanente com o setor para que as nossas ações sejam sempre na direção de atender as demandas e resolver os problemas”.
Asscom
Charges
04 de Setembro / 2014 às 16:00 | 14 Comentários

O vereador Alex Tanuri, calado durante boa parte deste período legislativo, voltou à tribuna e desta feita para bater forte nos adversários de seu partido, o PSDB.

Analisando a campanha política, Alex lembra  “eles diziam a turma do PT, o time do PT, o time do 13, mas hoje percebo que eles têm vergonha de dizer PT e 13. Agora é turma do Lula” – ironizou – “Quando eu era criança, nos filmes, via os xerifes colocando os ladrões na cadeia; hoje, e deve ser por isso eu eles têm vergonha, eles veem as estrelas na cadeia”.

“E na campanha esquecem até do “Wagner Vaselina”, que em oito anos só tem uma obra em Juazeiro, a Avenida Nova Juazeiro duplicada” – e provocou – “Mas me digam outra! Hospital Regional? É meio a meio. Quem começou foi o governador Paulo Souto, o governador do Cabra Forte, o governador do sertanejo”.

“Me digam uma obra de Wagner!” Agora Paulo Souto... lembram da Lagoa de Calú? – indagou, dirigindo-se ao vereador Anderson – “Você conhecia a Lagoa de Calú, como era a Lagoa de Calú antes?”

Listando as unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida, “que eles se apropriam, mas não é obra de Wagner; as escolas “um esforço do Prefeito Isaac”, Tanuri reforça: “Nenhuma obra. Por isso é que Paulo Souto vai tirar Wagner Vaselina e o Povo brasileiro vai tirar Dilma. O povo já cansou da roubalheira”.

Terminou com uma provocação aos vereadores do PT: “Se Wagner fosse bom elegeria esse candidato... Que não é o seu, Vereador Mitonho! Que não é o seu, Vereador Tiano! Wagner chegou e disse: tem de ser Rui Costa e vocês aceitaram calados”.

Asscom
Variadas
04 de Setembro / 2014 às 15:30 | Nenhum Comentário

Recentemente o laboratório Sanofi Pasteur anunciou que a vacina experimental contra dengue desenvolvida pela empresa conseguiu reduzir em 60,8% o número de casos da doença em estudo que envolveu quase 21 mil crianças e adolescentes da América Latina e Caribe. De acordo com o laboratório, os testes foram feitos entre junho de 2011 e abril de 2013 em crianças e adolescentes de idade entre 9 e 16 anos.

Participaram do estudo Brasil, México, Honduras, Colômbia e Porto Rico. Somente no Brasil foram 3.550 participantes que receberam três doses da vacina, com intervalos de seis meses entre cada, e foram escolhidas cinco cidades brasileiras com índices altos de dengue: Natal, Fortaleza, Campo Grande, Goiânia e Vitória.

Vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL) e profissional de saúde, a deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) ressalta importância da notícia. "Essas informações nos deixam contentes, uma vez que a dengue é uma doença que causa tantas tristezas e mortes no mundo. Porém, mesmo com essa boa notícia, não podemos deixar de fazer a nossa parte no combate ao mosquito Aedes Aegypti, evitando acúmulo de água em pneus, caixas d'água, vasos de plantas e garrafas, e evitando também o acúmulo de lixo e entulhos e água parada em piscinas. O combate à dengue é constate e, se agirmos, podemos evitar", declara a parlamentar.

Com estes dados, a empresa encerra a última etapa de testes clínicos, que era o que faltava para completar o dossiê que deve ser submetido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início de 2015. Caso o órgão aprove a vacina, esta deve passar a ser comercializada no país até o final do ano que vem, de acordo com o laboratório. Vale ressaltar que a vacina teve níveis de proteção diferentes para cada sorotipo. Para o sorotipo 1, a proteção foi de 50%; para o sorotipo 2, de 42%; para o sorotipo 3 foi de 74% e para o sorotipo 4, 77,7%. 

Asscom
Variadas
04 de Setembro / 2014 às 15:00 | Nenhum Comentário
No dia 5 de setembro, Petrolina receberá especialistas em tecnologia LED, iluminação pública e energias renováveis durante o evento, MUNICIPALIZAÇÃO E EFICIENTIZAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA: Novas Tecnologias, Desafios, Oportunidades, Casos de Sucesso e Fontes de Recursos. 
 
Durante o encontro serão mostradas as novas tecnologias de iluminação LED para cidades, empresas e residências, com luminárias e lâmpadas que podem economizar mais de 65% do consumo de energia e durar mais de 10 anos. Novas formas de usar  a energia renovável vindas do sol, vento e lixo, serão apresentadas como  soluções inteligentes e viáveis para os desafios das cidades que precisam reduzir o consumo de energia e  que ate o fim do ano tem que assumir a manutenção da Iluminação publica. 
 
SERVIÇOS:

MUNICIPALIZAÇÃO E EFICIENTIZAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA: Novas Tecnologias, Desafios, Oportunidades, Casos de Sucesso e Fontes de Recursos
Data: 5 de setembro de 2014  
Horário: das 13:30 as 18:00 
Local: Auditório da  Secretaria de Educação de Petrolina Endereço: Avenida Trinta e Um de Março, s/n, Centro de Convenções Sen. Nilo Coelho   
Asscom
Eleições
04 de Setembro / 2014 às 14:30 | 1 Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

“O governo do PT virou as costas para o Oeste. Mas, se eu for eleito, essa região vai ter a atenção merecida”, afirmou o candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, em comício em Riachão das Neves, ontem à noite, após ouvir queixas da população sobre a falta de realizações da atual administração petista na região. Na manhã desta quinta-feira (04), Souto participa de missa em homenagem ao aniversário do senador Antonio Carlos Magalhães e faz carreata na Cidade Baixa, em Salvador.

De acordo com Souto, a frustração do povo em relação ao governador Wagner, que teve oito anos para trabalhar pelo Oeste, é compreensível, já que, nesse período, ele nada fez além de promessas. “Cada vez que Wagner vinha aqui, prometia algo novo. Disse que a ferrovia iria chegar, falou que iria melhorar os serviços de saúde e a segurança, e chegou até a assinar várias ordens de serviço para recuperar as estradas, mas nada aconteceu. O PT não reconheceu a grandeza dessa região”, asseverou.

Para o candidato democrata, é inadmissível que uma região tão relevante economicamente não tenha estradas em boas condições de trafegabilidade para escoar sua produção. “Está aí a vergonha do Anel da Soja e da estrada que vai em direção a Coaceral”. Se os investimentos em infraestrutura fossem feitos, segundo Paulo Souto, a região aumentaria a produção, criando novos empregos e melhorando a arrecadação de impostos, gerando mais recursos públicos para áreas essenciais à vida da população, como saúde, segurança e educação.

Na saúde, Souto criticou a falta de iniciativas para ampliar os serviços do Hospital do Oeste, construído em sua gestão. “O PT cruzou os braços. Mas, caso eleito, irei implantar serviços de cardiologia e de tratamento ao câncer nesse hospital”, informou. Ele ainda destacou o tempo gesto pelo atual governo na construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Barreiras, que continua inconclusa. “Lá estão a placa e o terreno cercado, mas, em cinco anos, não foram capazes de levantar sequer uma parede para construir a UPA. É isso que precisa mudar na Bahia”, assinalou, lembrando que, quando governador, em dois anos iniciou as obras, concluiu e colocou o Hospital do Oeste para funcionar.

A falta de compromisso com a gestão da segurança pública do governo petista foi outro ponto criticado por Paulo Souto. “Eu criei a Companhia do Cerrado, mas a atual administração a abandonou, reduzindo sua capacidade de operação, deixando que voltassem os assaltos a bancos, a explosão de caixas eletrônicos e o roubo de carga, aumentando a criminalidade e a intranquilidade das famílias baianas”.

Além do companheiro de chapa, o candidato a senador Geddel Vieira Lima, Souto esteve acompanhado dos postulantes a deputado federal, Lúcio Vieira Lima e Cláudio Taboada, e estadual, Pablo Barrozo, Karlúcia Macedo, Tom Araújo e Herbert Barbosa, além de lideranças regionais.

Asscom
Política
04 de Setembro / 2014 às 13:30 | Nenhum Comentário

Ricardo Rocha, até então secretário de infraestrutura do governo Julio Lossio deixa pasta e envia carta aberta à população, confira abaixo na íntegra:

Sinto – me inicialmente honrado em poder contribuir com essa cidade que há anos acolheu a mim e minha família. Tendo oportunidades de crescer e ver crescer essa terra.

Quando fui convidado pelo Prefeito Julio Lossio, à época candidato, vi nele o sonho de fazer ainda mais por essa cidade e compartilhei com desse sentimento que até hoje é o mesmo que nos motiva dia-a-dia. Juntos, a cada missão dada, senti que tinha em mãos um desafio, cada vez maior e não desisti de nenhum, honrando esse compromisso e confiança do Prefeito, a quem hoje quero agradecer por acreditar naquilo que podia oferecer a Petrolina, como cidadão e como servidor.

Nos últimos anos, a frente da Secretaria de infraestrutura pude contar com pessoas generosas e dedicadas ao mesmo propósito. Encontrei nas lideranças de bairro, pessoas responsáveis, incansáveis por conquistar benefícios e melhorias para esse povo. Sempre estive sensível aos problemas da população, pois entendemos que ainda temos desafios a serem superados; e vamos superar. Essas lideranças, se tornaram companheiros, amigos de caminhada que muito me ajudaram a detectar onde era mais urgente nossa atuação, e chegamos lá. Rotineiramente estávamos empenhados em fazer com que as pessoas tivessem a certeza de que estavam sendo vistas pelo poder público.

Ao assumir a pasta, disse em meu discurso, que meu gabinete seria a rua e assim o fiz, além de dispor sempre em todos os meios de comunicação meus telefones pessoais por entender que ser servidor público, é estar a disposição das pessoas. Aos amigos lideres de bairro, meu mais sincero obrigado pela preciosa colaboração.

Falando em meios de comunicação, agradeço aos amigos radialistas que sempre dispuseram com muita presteza seus microfones para que eu pudesse ocupar seu espaço levando informações e respondendo os reclames da população. Com o trabalho da imprensa, com seu imediatismo, que é uma voz ativa para nós, acredito que chegamos sempre cada vez mais perto de quem mais precisa.

Ainda quero também externar meu agradecimento a minha equipe da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, onde consegui com todo o aval do Prefeito, reunir pessoas capacitadas e de uma presteza inigualável. Pessoas que a todo momento em que foram requisitadas, fosse dia ou noite, fim de semana, feriado, com sol ou chuva, estavam nas ruas comigo para ajudar quem mais precisava. Obrigado equipe.

A Deus agradeço aqui por todas essas pessoas, que juntos construímos um caminho do bem. Finalizo reforçando que termina uma etapa para dar início a outra, talvez ainda maior, ou tanto quanto, que quero desempenhar com o mesmo amor e dedicação pelas mesmas pessoas dessa cidade.

Vamos em frente com força e fé em Deus de que mais e melhor ainda podemos fazer por Petrolina.

Ricardo Rocha

Informativos
04 de Setembro / 2014 às 13:00 | 1 Comentário

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas, até o dia 26 deste mês, para o curso “Infâncias e Educação Infantil: formando profissionais entre saberes, práticas e histórias de vidas”. O curso será realizado quinzenalmente, aos sábados, de 27 de setembro a 8 de novembro, das 8h às 12h, no Campus Juazeiro (BA). O objetivo do evento é discutir questões relacionadas ao desenvolvimento na infância e à educação infantil. Promovido pelo Núcleo de Estudos e Práticas sobre Infâncias e Educação Infantil (Nupie), do Colegiado de Psicologia, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o curso é gratuito e aberto à comunidade. 

Ao todo, estão sendo ofertadas 60 vagas. Para se inscrever, o candidato deve enviar um e-mail para nuclenupie@gmail.com, contendo nome completo, número do RG, número do telefone celular e a instituição à qual está vinculado. O curso está dividido em quatro módulos com carga horária diária de quatro horas. No final das atividades, os participantes receberão certificados. A programação completa está disponível no link abaixo. 

Segundo o coordenador do curso, professor Marcelo Ribeiro, é importante discutir questões referentes ao desenvolvimento infantil. “A nossa proposta é oferecer um espaço formativo, onde pessoas interessadas na temática possam compartilhar saberes, discutir e refletir sobre a questão da infância e educação infantil”, comenta. A primeira edição do curso aconteceu no semestre passado e contou com a participação de cerca de 60 pessoas. 
Cronograma: 
27 de setembro – Módulo 1: “História e Política da Educação Infantil – quem são os protagonistas?” e “Nossas infâncias: sociedade, histórias e memórias” 
11 de outubro – Módulo 2: “Desenvolvimento infantil: o que a criança precisa para se desenvolver?” 
25 de outubro – Módulo 3: “Sobre o cuidar e o educar – o que precisamos aprender” 
8 de novembro – Módulo 4: “Histórias de infâncias” e “A prática nossa de cada dia – o professor de educação infantil reflexivo” 

 Programação Curso sobre Educação Infantil

Mayra Coelho Ascom Univasf
Eleições
04 de Setembro / 2014 às 12:30 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, decidiu incluir Vitória da Conquista no roteiro da visita que fará à Bahia, no próximo sábado (6), A informação foi confirmada à candidata a governadora Lídice da Mata, nesta quarta-feira (3).

"A futura presidente do Brasil cancelou a ida a Fortaleza, inicialmente prevista para a tarde de sábado, especialmente para visitar Vitória da Conquista, município em que ela tem grande aprovação junto ao eleitorado", explicou Lídice.

De acordo com a candidata a governadora, Marina irá inicialmente a Brumado, onde chegará na manhã do sábado e participará de caminhada pelas ruas centrais da cidade. "Além da importância estratégica da região, Brumado foi escolhida também porque é o município de Eduardo Vasconcelos, meu candidato a vice-governador", disse Lídice.

"De acordo com a agenda preliminar, Marina chegará a Brumado em avião, e lá, faremos uma caminhada das 9h às 12h. Em seguida, partiremos para Vitória da Conquista, que é o terceiro maior município do estado e tem forte presença do nosso partido", acrescentou Lídice.

Ascom PSB-Bahia
Variadas
04 de Setembro / 2014 às 12:00 | 2 Comentários

Família do jornalista Glauber Dantas, presta homenagem no dia do seu aniversário, veja abaixo:
 
QUEREMOS RENDER NOSSAS HOMENAGENS E DESEJAR A ESTE MARAVILHOSO FILHO QUE, CONTINUE SENDO O QUE ELE É, BRINCALHÃO, RESPONSÁVEL, AFETUOSO... (FALTAM ADJETIVOS PARA ELOGIÁ-LO). QUE DEUS PAI, ABENÇOE A SUA VIDA E CONCEDA SABEDORIA E PROTEÇÃO ETERNA.
TE AMAMOS, FILHO!
BEIJO GRANDE DOS PAIS E IRMÃO.
Eleições
04 de Setembro / 2014 às 11:30 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O prefeito de Parnamirim (PE), no Sertão Central, enalteceu o trabalho do deputado federal e candidato à reeleição pelo PSB, Fernando Filho. O parlamentar esteve na cidade esta semana e fez uma grande caminhada pela feira livre, recebendo o apoio de feirantes, moradores e lideranças locais.

Ferdinando Carvalho, mais conhecido como ‘Nininho’, destacou a presença constante de Fernando Filho na cidade, assim como suas ações em benefício da região. “Fernando Filho é um deputado presente em Parnamirim. O cidadão olha para ele e o trata como gente daqui. Tenho a convicção de que ele será muito bem votado”, disse o prefeito. A caminhada contou ainda com a participação do vice-prefeito Tácio de Danielzinho, secretários municipais e vereadores da cidade.

Ascom Dep. Fernando Filho
Política
04 de Setembro / 2014 às 10:30 | 1 Comentário

A Prefeitura de Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, está selecionando estudantes de comunicação para estágio no setor de jornalismo. O requisito principal é que os candidatos estejam no 8° período do curso. A jornada é de seis horas diárias, das 8h às 14h.

Os interessados deverão fazer sua inscrição no site do Ciee (www.ciee-pe.org.br), como estudante, e enviar currículo até o dia 12 para os e-mails brunabatista@ciee-pe.org.br ou tamylisoliveira@ciee-pe.org.br.

Os selecionados vão receber uma bolsa no valor de R$ 600 e o transporte será fornecido pelo própria prefeitura. Mais informações, entrar em contato com o CIEE através dos telefones (87) 3864-7401/3862- 5165.

Ascom Lagoa Grande
Charges
04 de Setembro / 2014 às 10:00 | Nenhum Comentário

Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC), realiza e coordena o Desfile Cívico – Militar de 7 de Setembro e em reunião que aconteceu na tarde desta quarta-feira, 03, no auditório da Secretaria, a Coordenação Organizadora divulgou a programação do desfile. Esse ano o tema será “Desbravando o Semiárido: eu sou espelho do meu lugar.”

O objetivo do desfile, além de homenagear a data da Independência do Brasil, é valorizar atitudes cívicas colaborando para o exercício da cidadania pelo respeito à pátria e à promoção de valores educacionais e de paz no município, além de contribuir para a expressão cívica de todos os segmentos e possibilitar a participação coletiva da comunidade. Este ano o desfile também contará com a participação do Corpo de Bombeiros de Petrolina.

De acordo com o Coordenador da Comissão Organizadora, Alfredo Gonçalves, o início do evento será às 7h30, com o hasteamento da bandeira no Paço Municipal. Logo após, às 08h30, haverá o início do desfile militar e às 09h o início do desfile cívico. “Tanto o desfile militar quanto o cívico sairão do início da orla I nas imediações do Rei do Caldo e seguirão a Avenida Adolfo Viana,  finalizando na Rua Oscar Ribeiro”, informa Alfredo.

Na reunião ficou definida toda a logística e organização do desfile. Banheiros químicos, por exemplo, serão colocados em locais estratégicos. Assim como haverá distribuição de água mineral para todos os participantes e também foram estabelecidas regras. “De acordo com o regimento não será permitido a qualquer instituição participante divulgar propaganda política ou qualquer alusão a candidato. Carros alegóricos motorizados ou não também não serão permitidos durante o desfile e fica ainda proibido o trânsito de cavalos, carroças, ciclistas e motociclistas no percurso”, alertou o coordenador do evento.

Confira a programação:

HORÁRIO     EVENTO        LOCAL

07: 00h         Concentração dos Militares       Rua: ao lado dos Correios

07: 00h         Concentração das Escolas          Orla Nova

07: 30h         Solenidade de Hasteamento      Paço Municipal

08: 15h         Revista às tropas    Rua ao lado dos Correios

08: 30h         Início do Desfile Militar    Roteiro Oficial

09: 00h         Início do Desfile Civil        Roteiro Oficial

12: 00h         Previsão de término         Dispersão

ORDEM DO DESFILE 2014 EM JUAZEIRO

1º Marinha

2º Exercito

3º Aeronáutica

4º Corpo de Bombeiros DE JUAZEIRO

5º Corpo de Bombeiros DE PETROLINA

6º Policia Militar

7º Soapom

8º Colégio Policia Militar – CPM

9º Escolteiro Mirim em Defesa

10º Guarda Municipal

11º Clube dos Desbravadores Igreja Adventista

12º Assoc. Juazeirense Deficientes Físicos

13º Loja Maçônica Harmonia e Amor

14º Loja Maçônica Segredo Força e União

COLÉGIOS

1º COLÉGIO MUNICIPAL PAULO VI

2º COLÉGIO ESTADUAL PEDRO RAIMUNDO MOREIRA RÊGO

3º ESCOLINHA DE FUTEBOL JUAZEIRINHO

4º COLÉGIO ESTADUAL PROF. ARTHUR OLIVEIRA DA SILVA

5º COLÉGIO ESTADUAL LOMANTO JUNIOR

6º COLÉGIO ESTADUAL JUTAHY MAGALHÃES

7º CODEFAS

8º COLÉGIO ESTADUAL ROTARY CLUBE

9º ESCOLA MUNICIPAL CELSO CAVALCANTE DE CARVALHO

10º COLÉGIO ESTADUAL DONA GUIOMAR BARRETO MEIRA

11º COLÉGIO MODELO LUIS EDUARDO MAGALHÃES

12º COLÉGIO ESTADUAL HELENA CELESTINO MAGALHÃES

Por Ramáiana Leal/ SEDUC
Eleições
04 de Setembro / 2014 às 09:46 | 4 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O ex-presidente Lula participará nesta quinta-feira (04/09) junto com os candidatos a governador, Armando Monteiro (PTB) e a senador João Paulo (PT) de uma caminhada em Petrolina, no Sertão de São Francisco. Eles serão recepcionados no município pelo prefeito Júlio Lóssio (PMDB). A caminhada será no centro do município, com concentração na orla a partir das 15h e vai até a Praça 21 de setembro.

Depois, às 19h, Lula terá a companhia de Dilma no bairro de Brasília Teimosa, no centro de Recife, para um comício. No palanque junto com Lula e Dilma estarão os políticos Armando Monteiro e João Paulo. O bairro é muito importante para história política de Lula. Em 2003, ele realizou um dos primeiros atos administrativos lá. O ex-presidente levou 29 ministros e secretários de Estado para conhecer a realidade das pessoas que viviam em palafitas. A partir daí iniciou o processo de urbanização e construção de casas populares na cidade.

Variadas
04 de Setembro / 2014 às 09:33 | 3 Comentários

No município baiano de Casa Nova estão sendo implantados, pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), três Parques Eólicos, com capacidade instalada de 180MW, 28MW e 26MW, somando 234MW, representando um dos maiores empreendimentos de geração de energia eólica do País. Na tarde desta quarta-feira (03), o Superintendente de Projetos e Construção de Geração da Chesf, Ruy Barbosa Pinto Júnior, durante coletiva com a imprensa, informou que a companhia pretende colocar o primeiro circuito do Parque Eólico Casa Nova I, com 52 aerogeradores, em operação comercial em janeiro de 2015.

“A Chesf tinha uma estratégia inicial de implantar o parque com uma diferença muito pequena entre a primeira máquina e a última, ou seja, iríamos trabalhar simultaneamente em todo o parque. Mudamos a estratégia e priorizamos o circuito, assim que concluir, poderá entrar em operação. São 52 máquinas que representam aproximadamente 45% do parque. Nossa meta é em janeiro de 2015 entrar em operação comercial”, explicou, Ruy.

Segundo o Superintendente, a partir da entrada de operação do Parque Eólico, os proprietários receberão os pagamentos referentes ao uso das terras utilizadas para instalação dos aerogeradores. Os valores variam de R$ 300 chegando ao valor máximo de R$ 8 mil, dependendo do tamanho da propriedade e da quantidade de aerogeradores instalados.

“Isso traz benefícios para os arrendatários, a receita como parte operacional do parque vai ser entregue a sociedade na mesma proporção da entrada do parque. Pretendemos fazer esse adiantamento para cerca de 80 proprietários das terras onde está implantado o parque”, declarou.

Os estudos para implantação do Parque Eólico de Casa Nova começaram em 2005, numa área onde a Chesf já tem uma inserção por conta da barragem de Sobradinho. Este será o primeiro projeto próprio da Chesf.

“Temos atualmente 40 projetos em implantação, mas em sociedade, como o que temos no município de Sento-Sé em parceria com a Brennand Energia, que já está em operação, com capacidade instalada de 90MW, e que chegará a 150MW quando estiver concluída, até o final de 2016. O Parque de Casa Nova vai ser o primeiro projeto 100% Chesf que estamos implantado”, disse, Ruy.

Segundo dados da companhia, a energia gerada por Casa Nova I, II e III será suficiente para abastecer uma população de, aproximadamente, 1,6 milhão de habitantes. O corporativo da Companhia é de R$ 930 milhões.
 

Da Redação, Itamara Costa
Eleições
04 de Setembro / 2014 às 09:30 | 1 Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Guilherme Coelho (PSDB) participou anteontem (2/9) da rodada de entrevistas com candidatos a deputado federal, promovida pela rádio Voluntários da Pátria, na cidade de Ouricuri. Guilherme respondeu à questionamentos feitos pela produção do programa Nossa Voz e ouvintes, e apresentou suas propostas, que tem como principal bandeira a irrigação. Falou sobre as ações públicas voltadas para esta área e como elas podem trazer mais progresso para a região do Araripe e todo o Sertão pernambucano.

Durante a entrevista, o candidato ressaltou a urgência de se promover uma reforma política no país, defendendo o voto distrital, que garantirá que políticos sejam eleitos para beneficiar regiões específicas dentro dos estados. “Quero ter o voto do Araripe para ser deputado federal e trazer a prosperidade para toda essa região”, defendeu Guilherme Coelho.

Guilherme Coelho falou ainda sobre saúde, meio ambiente, infraestrutura e destacou uma de suas propostas para a educação, que é a expansão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), levando extensões da Universidade também para o Araripe.

Assessoria de Imprensa / Guilherme Coelho
Variadas
04 de Setembro / 2014 às 09:00 | 2 Comentários

O Município de Sento Sé e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) firmaram dia (2) três Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Publico estadual com o objetivo de assegurar o bom funcionamento do Conselho Tutelar e do CMDCA, bem como garantir a regulamentação do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fia). Os compromissos foram firmados em audiência realizada pela promotora de Justiça Daniele Cochrane Santiago Dantas Cordeiro, com a presença de representantes do Poder Executivo Municipal e do CMDCA de Sento Sé.

Quanto à estruturação do CMDCA, o próprio conselho se comprometeu a realizar um diagnóstico sobre a situação infantojuvenil do Município e elaborar um um plano de ação deliberando sobre as políticas públicas a serem desenvolvidas, bem como sobre as obrigações do colegiado e dos demais integrantes do Sistema de Garantia de Direitos. Ao Município caberá fornecer a estrutura de funcionamento. No que toca ao Conselho Tutelar, o Município se comprometeu a lotar três servidores à exclusiva disposição do conselho, bem como a disponibilizar os equipamentos, mobiliário, telefones e computadores necessários ao bom funcionamento do órgão. Quanto à remuneração mínima dos conselheiros, o Município se comprometeu a fixá-la em R$ 1.448,00, a partir de 1º de janeiro de 2015, passando a R$1.810,00 a partir de 1º de Julho do mesmo ano, com reajustes no mesmo percentual do salário mínimo.

A fim de regulamentar o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fia), o CMDCA se comprometeu a estabelecer as prioridades para as quais serão destinados os recursos do fundo. O Poder Executivo, por sua vez, abrirá uma conta bancária específica para o funcionamento do Fia, para a qual serão encaminhados os recursos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA). O Município deve assegurar ainda que os recursos destinados à execução do plano de ação do CMDCA estejam contemplados nas leis orçamentárias. O descumprimento de qualquer uma das cláusulas acarretará multa diária de um salário mínimo a ser revertida ao Fia. Na reunião, o município de Sento Sé assumiu ainda o compromisso de adotar todas as providências necessárias a implantar o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) no Município no ano de 2015.

Cecom/MP
Variadas
04 de Setembro / 2014 às 08:30 | 1 Comentário

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) de Juazeiro iniciou esta semana os serviços de terraplenagem da Avenida Cristalina, localizada no bairro Antonio Conselheiro. Com extensão de 2.600 metros, a obra também faz parte do projeto da Poligonal da Intervenção Urbana do PAC 2 e tem como objetivo melhorar a infraestrutura urbana de Juazeiro.

A obra irá beneficiar também os bairros Argemiro, Quidé, Malhada da Areia, Antonio Conselheiro, além da BA 210, facilitando o tráfego de veículos na cidade. Nélia Dias mora há 8 anos na avenida e diz que pela primeira vez está vendo um  grande volume de obras no bairro e entorno. “Estão sendo recuperadas as avenidas Girassol no Argemiro, a Irmã Dulce II na Malhada da Areia, a Giuseppe Muccini em Piranga e isso trará melhorias para nossas comunidades”, avaliou.

Já a moradora Suelly Amorim Santiago cita os benefícios que a obra trará. “Vai diminuir muito a poeira dentro de casa, além de valorizar os imóveis. Estou muito satisfeita de estar acompanhando esse momento”, disse Suelly, que vive há 49 anos no bairro.

Por Adzamara Amaral/SEDUH
Espaço do Leitor
04 de Setembro / 2014 às 08:00 | 2 Comentários

A leitora Joedna enviou fotos e e-mail ao Blog relatando o sofrimento da população do bairro Dom Tomaz em razão do esgotamento sanitário entupido com os dejetos fecais retornando para o interior das residências. Confira:

Geraldo,

Estou te enviando umas fotos para você ver a situação dos moradores no bairro Dom Thomaz. Já tem quatro dias que a rede de esgoto está entupida fazendo com que o esgoto volte para dentro das casas. Ligamos várias vezes para o SAAE solicitando providências... Isso vem acontecendo constantemente na rua Imperatriz, número 233, Dom Thomaz. Venho aqui pedir a sua ajuda divulgando sobre o assunto em seu blog. Desde já agradeço.

Joedna

Policial
04 de Setembro / 2014 às 07:30 | 1 Comentário


Pedro Alcântara e João Honorato concorrem num chapão governista com 61 candidatos

Para os analistas de plantão eis a relação de candidatos a deputado federal pela “COLIGAÇÃO MAIS MUDANÇAS, MAIS CONQUISTAS” onde está inserido o nome de concorrentes da região, a exemplo de Pedro Alcantara (PR), Juazeiro, e João Honorato (PP0, de Casa Nova. O chapão da base governista, tem 61 candidatos e é formado por diversos partidos: PT, PCdoB, PR, PDT, PSD, PTB e PP.

O BLOG já disponibilizou nomes da coligação “COLIGAÇÃO UM NOVO CAMINHO PARA A BAHIA”, formada pelo PSB, PSL e PPL, com 25 concorrentes e entre eles dois representantes de Juazeiro Joseph Bandeira e Amadeus. Veja aqui.

 Confira a relação de candidatos da COLIGAÇÃO MAIS MUDANÇAS, NOVAS CONQUISTAS:

AFONSO FLORENCE

PT

ALICE PORTUGAL

PCdoB

AMAURI TEIXEIRA

PT

ANIZETE LABORDA

PSD

ANTONIO BRITO

PTB

MAURICIO LABORDA

PSD

BENITO GAMA

PTB

CARLITO FERREIRA

PR

CACÁ LEÃO

PP

CESINHA

PDT

CLÁUDIA XAVIER

PP

DANIEL ALMEIDA

PCdoB

DAVIDSON MAGALHÃES

PCdoB

DILEUZA

PSD

EDSON PIMENTA

PSD

ELISANGELA ARAUJO

PT

EMILIANO JOSÉ

PT

ÉRICA BATISTA

PP

FELIX JR

PDT

FERNANDO TORRES

PSD

FLAVIA GHISSONI

PDT

GERALDO SIMÕES

PT

KIKO BARREIROS

PT

JOÃO BACELAR

PR

JOÃO HONORATO

PP

JORGE SOLLA

PT

JOSÉ ROCHA

PR

JOSÉ CARLOS ARAUJO

PSD

PROFESSOR ZÉ LUIZ

PT

JOSÉ NUNES

PSD

JOSIAS GOMES

PT

JUSMARI OLIVEIRA

PSD

LEILA CARLA

PT

LENICE FERREIRA

PT

LUIZ ALBERTO

PT

CAETANO

PT

MANUELA MENEZES

PSD

MARIA DAS GRAÇAS

PTB

MÁRIO NEGROMONTE JR

PP

MOEMA GRAMACHO

PT

NALVA SAMPAIO

PDT

PELEGRINO

PT

NIVALDO TEIXEIRA

PDT

ODIOSVALDO VIGAS

PDT

PAULO MAGALHÃES

PSD

PEDRO ALCANTARA

PR

RAIMUNDO CALIXTO

PT

PATRICIA MORELLI

PDT

HOLLYFIELD

PDT

ROBERTO BRITTO

PP

ROBINSON ALMEIDA

PT

RONALDO CARLETTO

PP

SARA GABRIELA

PT

SÉRGIO BRITO

PSD

SEVERIANO ALVES

PDT

SUZETE SPINOLA

PR

TABATA

PSD

TEREZA SILVA

PR

VALMIR ASSUNÇÃO

PT

WALDENOR PEREIRA

PT

YULO

PT

           
           
           
Policial
04 de Setembro / 2014 às 07:00 | 3 Comentários

A comunidade de fundo de pasto de Tamanduá, em Pilão Arcado, denuncia a tentativa de invasão de sua terra, ameaças, além do não registro de queixa por parte da delegacia de Polícia Civil local.

Quando a comunidade começou a demarcar a área coletiva de criação de caprinos e ovinos, a partir da lei estadual de regularização fundiária 12.910/2013, pessoas estranhas à comunidade apareceram no local dizendo-se donas da área. Em seguida, esses supostos donos começaram a cercar indevidamente a terra da comunidade.  

De acordo com um abaixo-assinado produzido pelos comunitários após estes acontecimentos, no dia 28 de agosto, trabalhadores e trabalhadoras da comunidade foram até à delegacia. “Fomos recebidos pelo escrivão Dorilvado que reafirmou que a delegacia não resolve e nem encaminha conflitos de terra”, diz o documento produzido pela comunidade.

Contudo, a posição da delegacia sobre o fato teria mudado. Segundo o abaixo-assinado comunitário, “ no dia 1/09/2014, o referido escrivão Dorivaldo juntamente com Sr. Pedro Sena e o Sr. Abmael que se apresentou como investigador da Polícia Civil chegaram na comunidade na viatura da Polícia Civil, chegaram procurando membros da Associação dizendo que a terra pertence a Srª  Marota, vulgo Mercês e que o serviço de cercamento do Fundo de Pasto da Associação iria continuar e se flagrasse membros da Associação na área de cercamento iria ser detido  e levado algemado para a  delegacia.”     

A comunidade irá denunciar o ocorrido à Corregedoria de Polícia Civil do Estado. 

A nova lei estadual de regularização fundiária prevê que as comunidades que vivem em sistema de fundo de pasto têm até dezembro de 2018 para dar início ao processo de reconhecimento  de sua área. 

Comissão Pastoral da Terra da Diocese de Juazeiro. 

Confira a denúncia AQUI.

Policial
04 de Setembro / 2014 às 06:36 | 24 Comentários

A Polícia Civil de Juazeiro iniciou investigações mais ainda não tem dados reveladores sobre a morte do jovem Valdir da Silva Macêdo, 28 anos, que foi assassinado noite passada, às 18 e 40h, próximo ao semáforo da Sote. Ele residia no bairro João Paulo II, e foi alvejado com vários disparos de arma de fogo por dois elementos em uma moto. Valdir, que trabalhava na Bari, estava em um veículo Corsa e ainda vestia a farda da empresa quando sofreu os disparos. O ocorrido deixou o trânsito lento por quase duas horas na Avenida Adolfo Viana, uma das principais da cidade.

Eleições
04 de Setembro / 2014 às 06:33 | 7 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Com a Praça da Revolução completamente lotada e uma estimativa de público superior a dez mil pessoas, o comício realizado pela chapa majoritária da coligação Pra Bahia Mudar Mais, na noite desta quarta-feira, em Periperi, subúrbio ferroviário de Salvador, foi considerado pelos participantes como uma grande demonstração da força popular e que deverá se constituir num marco desta campanha eleitoral. Ao lado de Rui Costa, candidato a governador, do governador Jaques Wagner e dos candidatos ao Senado, Otto Alencar, e a vice-governador, João Leão, o ex-presidente Lula manifestou sua confiança total na vitória nas eleições de outubro, tanto na Bahia, com Rui, como no plano federal, com Dilma Rousseff.

Lula disse não ter dúvidas de que a eleição da chapa majoritária da coligação Pra Bahia Mudar Mais é a melhor solução para que o Estado continue na sua rota de crescimento que começou com o governo Jaques Wagner “e que tanto tem ajudado o governo federal a reduzir as desigualdades no Brasil”. Referindo-se aos programas sociais do governo federal, o ex-presidente disse que não se pode permitir que o povo pobre seja excluído do orçamento da União e acrescentou que, no Brasil, “acabou essa história de dizer que escola é para rico. É também para o rico, mas é principalmente para o pobre. Hoje o ajudante de pedreiro pode estudar engenharia na mesma sala que o filho do patrão”.

Rui Costa celebrou o trabalho que já vem sendo feito pelo governador Jaques Wagner e, garantindo que irá fazer o Estado avançar ainda mais, disse que está em campanha para defender um projeto político para a Bahia e para o Brasil. “Um projeto que, com Lula e Dilma, já fez a maior transformação social e econômica nesse país. E que, na Bahia, com Wagner, tirou milhões da miséria, deu acesso à água e à luz a mais de 6 milhões de baianos”.

Rui comentou que a grande manifestação que estava vendo naquele momento e a forma como ele, Otto e Leão foram recebidos nos mais de 120 municípios visitados desde o início da campanha lhe dão a certeza da vitória em outubro. E reiterou: “Depois que este presidente (citando Lula) foi eleito, o nosso povo passou a ser visto, deixou de ser invisível. A Bahia já entregou 130 mil casas para o povo pobre”. Depois de dizer que a presidente Dilma conseguiu ir além do que Lula tinha feito, Rui informou que ela já autorizou a liberação de R$ 600 milhões para obras que vão mudar a cara do subúrbio ferroviário de Salvador, inclusive com a revitalização da orla marítima daquela região.

O governador Jaques Wagner lembrou que as pesquisas não merecem crédito, citando como exemplo sua eleição, em 2006, quando todas as consultas de opinião diziam que o seu adversário (Paulo Souto) iria ganhar no primeiro turno e quem terminou vencendo no primeiro turno foi ele. “Tenho certeza de que o povo vai comparar e decidirá pelos que realmente têm trabalhado em seu benefício. Tenho certeza de que a escolha será entre dois caminhos: o que vem resgatando a cidadania da Bahia e o que anda para trás. Vocês querem futuro e futuro é Rui Costa, jovem de 51 anos que veio da Liberdade e é o candidato mais preparado”.

Para Otto Alencar, as manifestações populares por toda a Bahia são um sinal inequívoco da vitória e disse que o povo baiano “vai desmoralizar as pesquisas encomendadas” e acrescentou que, sendo eleito para o Senado, irá dedicar a vitória ao ex-governador Waldir Pires. João Leão também destacou as realizações dos governos Lula, Dilma e Wagner: “O Brasil cresceu e se desenvolveu. Lula fez o que nunca ninguém fez na historia desse país. A juventude que aqui está é a juventude que quer mais, mais progresso, participação e um novo caminho. E isso nós vamos ter com o jovem Rui Costa”, afirmou.

Ascom rui Costa Foto: Mateus Pereira
Eleições
04 de Setembro / 2014 às 06:00 | 13 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O ex-presidente do Partido dos Trabalhadores na Bahia e candidato a deputado estadual Jonas Paulo esteve terça (02) e também nesta quarta-feira (03) em Juazeiro ocasião em que se reuniu com lideranças comunitárias e políticas da cidade. A política nacional e regional foi a temática que permeou os discursos. Participaram do encontro, além de lideranças da cidade, o candidato a deputado federal, Pedro Alcântara, a Secretária de Desenvolvimento Social, Célia Regina e o Secretário de Governo, Paulo Bonfim. “Sempre fui bem recepcionado em Juazeiro, o nosso projeto tem avançado de forma significativa”, destacou Jonas Paulo.

Na tarde desta quarta-feira Jonas Paulo concedeu entrevista ao radialista Geraldo José na Transamérica FM quando defendeu o projeto do partido que trabalha pela reeleição de Dilma Rousseff para presidência da República e de Rui Costa para o governo da Bahia. O ex-presidente petista declarou que a campanha começa a esquentar agora com o guia eleitoral. “Nós temos pesquisas internas para nossa alegria que já asseguram o segundo turno na Bahia, e em nível nacional não será novidade o segundo turno porque foi assim nas duas eleições de Lula e também na vitória de Dilma”.

Evitando lembrar o episódio que impediu a candidatura de Joseph Bandeira no último pleito e resultou na sua desfiliação do PT, Jonas Paulo optou por enaltecer a reeleição de Isaac Carvalho (PCdoB) como parte deste projeto considerando-o como a “grande” liderança regional. Aos ouvintes que o colocaram como “forasteiro” Jonas Paulo recordou o período em que esteve na Codevasf, na Assessoria da gestão Joseph Bandeira em que esteve envolvido em vários projetos, grande parte deles destinados a defender o Rio São Francisco. Ele concluiu argumentando que “a partir do momento em que o eleitorado fizer um comparativo com os outros governos vai perceber o quanto foi feito na Bahia e no Brasil, pela pobreza e nos demais segmentos, razão pela qual não dá para retroceder”, disse.

Espaço do Leitor
03 de Setembro / 2014 às 23:00 | 5 Comentários

Houve um tempo, não muito longe, que a nossa região era representada por seis deputados, sendo três federais e três Estaduais. Era uma boa representação, pelo menos em quantidade, mas como diz o ditado popular, quantidade não é qualidade, verdade é que despencamos para apenas um representante no legislativo Estadual, o que é muito pouco, na verdade um absurdo para uma cidade do porte de Juazeiro da Bahia e, com o número de eleitores que tem, ficar apenas com um representante da nossa região.

Juazeiro, segundo o Tribunal Regional do Estado, é o 6º Colégio Eleitoral do Estado da Bahia com   um número de eleitor de 133.846, representa um percentual no Estado de 1,324%. Perdemos apenas para a capital Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari e Itabuna. Observem que temos um peso significativo dentro do processo eleitoral do Estado. Esses são dados das eleições de 2012. Para as eleições de 2014 devemos ter um número maior de votantes.

Acredito que os partidos fazem seus estudos, suas pesquisas e delimitam o espaço geográfico de atuação dos seus candidatos de acordo com a região de cada postulante, pelo menos sempre foi assim, na verdade é assim, então o que aconteceu aqui em nossa cidade? A base Estadual dos nossos postulantes não acredita em seus candidatos regionais e liberaram geral? É cada um por si e Deus por todos? Somar é melhor que dividir.

Juazeiro da Bahia sempre foi um referencial político para várias cidades baianas, mas o que será que aconteceu ou tem acontecido? Será que nossos representantes brincaram de legislar? Será? Porque a descrença dos nossos eleitores em nossos postulantes regionais? Porque eles foram perdendo o crédito do cidadão juazeirense? Olha aí um belo tema para algum trabalho acadêmico regional.

Sempre houve candidatos ao legislativo Estadual e Federal de outras regiões pleiteando votos em nossa região, mas o que vemos agora é uma invasão sem precedentes, o que está acontecendo? Será que os nossos representantes locais perderam a confiança do cidadão juazeirense? Será que o povo de Juazeiro não se sente mais representado pelos antigos e velhos nomes da nossa política local? Ou será que os nossos queridos postulantes regionais são vítimas da sua própria astúcia, pois, no intuito de fortalecer seu grupo, seu partido e seu poder, introduziram peixes de outras regiões na região Sanfranciscana, colocando em risco o seu próprio hábitat?

As eleições se aproximam, e nós eleitores temos o dever de refletir, analisar e decidir, não pensando no bem particular, mas pensando no desenvolvimento da região. A decisão é nossa, caro eleitor!  Vamos votar sabendo o peso de cada voto para um futuro melhor de toda região.

Professor Edi Santana

Variadas
03 de Setembro / 2014 às 22:30 | Nenhum Comentário

No último sábado, dia 30 de agosto, os alunos do Colégio Tableau, da unidade de Juazeiro, participaram do III Campeonato Baiano de Robótica promovido pela Lego Education em parceria com a ZOOM Education for Life que aconteceu na cidade de Salvador-BA, cujo tema foi “Cidade Sustentável” com o objetivo de sensibilizar alunos de 35 instituições baianas sobre a importância da cidadania no que se refere à sustentabilidade.

Um campeonato dessa natureza proporciona ao educando o desenvolvimento cognitivo, o aprimoramento das habilidades motoras e do raciocínio lógico-matemático.  Os alunos por sua vez deram um show de conhecimento e criatividade. Participaram duas equipes monitoradas pelo nosso instrutor de robótica, Rômulo Pereira, que inclusive levou o prêmio de melhor mentor do campeonato.

Informativos
03 de Setembro / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

O IF Sertão-PE divulgou, na noite de ontem (2), seis novos editais de processos seletivos para professores bolsistas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições para a maioria das seleções já estão abertas e seguem até a próxima segunda-feira (8). Qualquer pessoa pode participar, desde que atenda aos requisitos de cada edital.

A seleção é destinada à formação de cadastro de reserva para atender às necessidades do Instituto na oferta de cursos técnicos concomitantes e subsequentes e/ou de Formação Inicial e Continuada (FIC) nos campi Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Floresta, além do Centro de Referência de Afrânio. Os professores bolsistas poderão atuar nos campi ou nas unidades remotas de Petrolândia, Tacaratu, Belém de São Francisco, Itacuruba, Lagoa Grande, Orocó e Cabrobó.  

Foi lançado também um edital que vai selecionar bolsista orientador, supervisor e para apoio às atividades acadêmicas e administrativas do Pronatec no campus Santa Maria da Boa Vista, para atuação unidade remota de Cabrobó. Para se inscrever, os candidatos deverão comparecer aos respectivos locais de inscrição definidos em cada edital e entregar a documentação necessária. Os resultados das seleções serão divulgados a partir do dia 12 setembro. Os candidatos deverão consultar outras informações nos editais de cada processo seletivo, disponíveis no site do Pronatec no IF Sertão-PE (www.ifsertao-pe.edu.br/pronatec). 

Ascom IF-SERTÃO PE
Política
03 de Setembro / 2014 às 21:30 | Nenhum Comentário

Trabalhando de forma preventiva e com alcance em vários pontos do município, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), deu início esta semana à limpeza e manutenção das galerias de águas pluviais. Os serviços consistem na retirada de entulhos, lixo, vegetais e outros dejetos que obstruem a rede de drenagem.  Os profissionais da SESP já atuaram no Angary, Orla I e em trechos da área central.

O secretário de Serviços Públicos, Eduardo Lopes, informa que a prefeitura tem mantido um intenso trabalho de manutenção na rede de drenagem do município. "Todo este trabalho busca garantir o escoamento das águas pluviais e reduzir as possibilidades de pontos de alagamentos que causam transtorno para quem trafega pelas ruas de Juazeiro em épocas de chuvas", disse Eduardo.

O trabalho preventivo irá beneficiar mais de 20 pontos específicos, entre os quais, Parque Lagoa de Calu, Terminal de Ônibus, Rodoviária, as avenidas Raul Alves, Adolfo Viana e Luiz Inácio Lula da Silva, além dos bairros Mussambê, Maringá, Country Club, Matatu, Alto da Maravilha, Piranga, Novo Encontro, Maria Gorete, Castelo Branco, Monte Castelo, Dom José Rodrigues, João XXIII, Nova Esperança, Jardim Universitário, Residencial São Francisco e Residencial Praia do Rodeadouro.

Eduardo ressalta ainda que mesmo com o trabalho diário das equipes existe uma quantidade grande de resíduos jogados nas vias públicas. "Normalmente em sacos de supermercado e acondicionados de forma inadequada, o lixo doméstico acaba sendo levado diretamente para as bocas de lobo, entupindo as galerias pluviais da cidade. Essa atitude compromete a vazão da água que provoca alagamentos e em casos extremos, casas acabam sendo invadidas pelas águas das chuvas", finalizou.

Ascom SESP
Política
03 de Setembro / 2014 às 21:00 | 1 Comentário

O prefeito de Petrolina, Julio Lossio, nomeou na noite desta segunda-feira (1/9) o Dr. Fábio Lima como novo procurador geral do município. Lima assume o cargo anteriormente ocupado pelo Dr. Humberto Borges, que deixa a gestão municipal para compor, junto ao Dr. Gustavo Severo, a equipe de advogados que atuam na coligação “Com a Força do Povo”, da candidata a reeleição presidencial Dilma Rousseff(PT).

O êxito de Humberto Borges na absolvição de Julio Lossio, nos processos eleitorais movidos pelo Deputado Federal Fernando Filho (PSB), o credenciou para desempenhar atividades designadas ao Tribunal Superior Eleitoral – TSE.  Dr. Humberto é o primeiro advogado, da história de Petrolina, a atuar diretamente em uma campanha presidenciável junto ao TSE.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage