Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
21,2%
Atualizado em: 03/05/2015
Política
05 de Fevereiro / 2015 às 08:30 | 1 Comentário

Ao fazer um balanço das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Bahia com o ministro Nelson Barbosa (Planejamento), nesta quarta-feira (4), em Brasília, o governador Rui Costa, acompanhado do secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, apresentou prioridades. Entre elas está a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador, que substituirá o trem do Subúrbio; a integração deste moderno transporte sobre trilhos com o metrô; a ampliação da capacidade de barragens já construídas; e o projeto batizado como Canal do Sertão Baiano, que resolverá a questão hídrica do Norte do estado.

O governador tem buscado a execução desses projetos em diferentes setores do governo federal onde eles tramitam. Há duas semanas, Rui esteve no Ministério das Cidades reforçando um a um. "Vir a Brasília defender os interesses da Bahia é nossa tarefa. Apesar de este ser um ano difícil, as necessidades da nossa gente são para ontem", afirmou.

SAÚDE

No Ministério da Saúde, o governador solicitou ao ministro Arthur Chioro parcerias para regionalizar os serviços de alta e média complexidade. Ele citou a necessidade de ampliação do Samu, do Programa Saúde em Movimento e da rede de laboratórios. Na audiência, o governador foi acompanhado pelos secretários estaduais Fábio Vilas Boas (Saúde) e Bruno Dauster (Casa Civil).

TCU

Ainda em Brasília, o governador participou na manhã da quarta-feira da posse do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo.

Secom Bahia Foto: Rodrigo Nunes/Ministério da Saúde
Política
05 de Fevereiro / 2015 às 08:00 | Nenhum Comentário

O Secretário de Ciência e Tecnologia, Newton Matsumoto, discutiu com o prefeito Julio Lossio, na manhã desse dia 04, ações para evitar um colapso hídrico nos perímetros irrigados. Segundo o secretário, a Barragem de Sobradinho apresenta hoje 18% da sua capacidade de armazenamento d'água. No entanto, o esperado para a época seria pelo menos 40%. “Essa redução na capacidade pode comprometer a captação d'água para os canais de irrigação do município. Precisamos agir junto ao Ministério da Integração e Codevasf para evitar maiores problemas”, explicou Newton.

O prefeito Julio Lossio se comprometeu em buscar ajuda junto ao Governo Federal para evitar um desastre econômico para nossa região, entrando em contato imediato com o ministro Gilberto Ochi da Integração Nacional. “Após conversa com o Secretário de Ciência e Tecnologia, Newton Matsumoto, entrei em contato com o ministro Gilberto que se comprometeu em avaliar a situação e buscar uma solução para o caso”, expôs o prefeito, acrescentando que algumas medidas podem ser tomadas entres elas o alargamento dos canais ou a instalações de bombas de captação em balsas.

O problema de capacidade da Barragem de Sobradinho não atinge apenas as áreas irrigadas.  Caso uma medida urgente não seja tomada o sistema elétrico também pode vir, no futuro, ser prejudicado.

Ascom Prefeitura Petrolina
Variadas
05 de Fevereiro / 2015 às 07:00 | 2 Comentários

Em resposta a reclamação da senhora Naildes da Silva Cruz (MÃE DE TRÊS FILHOS APELA PARA SER CONTEMPLADA NO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA EM JUAZEIRO), a SEDIS enviou a seguinte nota de esclarecimento. Confira:

A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS informa que a senhora Naildes da Silva Cruz está inscrita no Programa Minha Casa Minha Vida, e apta a ser contemplada nos novos residenciais localizados no bairro Itaberaba ou na BA 210, na estrada do Rodeadouro. A coordenadora de Habitação, Gilnágila Barbosa ressalta que a senhora Naildes preenche os requisitos que a colocam dentro do público prioritário, por ser mãe solteira com três filhos, sendo um com deficiência, por tanto, ela deve aguardar os próximos sorteios da Caixa Econômica Federal.

Variadas
05 de Fevereiro / 2015 às 06:30 | 5 Comentários

                                                                                                                                                                                                       

No mundo em que vivemos, não ter que enfrentar um trânsito engarrafado diariamente, ter horários flexíveis, acessibilidade, comodismo, são alguns fatores que fazem a diferença. E a possibilidade de estudar com todas essas vantagens parece bastante atraente. Por isso, muitas pessoas têm optado por realizar curso a distância, no qual aluno e professor se comunicam virtualmente. Mas, será que vale tanto a pena como o curso presencial?

No curso à distância, o primeiro atrativo talvez seja o financeiro. Depois, a flexibilidade dos horários, o fato de não ter que sair de casa e acessar o conteúdo já dado a qualquer hora e lugar são apenas algumas vantagens. Por outro lado, o curso presencial oferece a possibilidade de debate com alunos e/ou professores, as dúvidas podem ser tiradas na hora e, claro, o envolvimento é maior, pois o aluno interage muito mais com atividades extras da universidade, por exemplo.

O curso tradicional ainda é o preferido pela maioria, até por que existe um certo preconceito em relação ao ensino à distância, causado, talvez, pela falta de mais informação e debate sobre o assunto. Porém, se pararmos para pensar, veremos que valor de um curso à distância não é pouca coisa, não.

Na modalidade à distância, o aluno tem que ser muito mais disciplinado. Como não há alguém “cobrando serviço” todos os dias – o professor – o estudante tem que se policiar. Além disso, como foi dito acima, as dúvidas não são tiradas na hora, obrigando o indivíduo a buscar por conhecimento sozinho. Vale ressaltar que nenhum tipo de curso é melhor do que o outro. Ambos são diferentes. Sendo assim, cada pessoa deve se questionar acerca do que é melhor para si, sempre levando em conta sua rotina diária, suas necessidades, possibilidades.

Política
05 de Fevereiro / 2015 às 06:00 | 4 Comentários

Em seu primeiro pronunciamento, na tarde desta quarta-feira (4/2), o senador Otto Alencar (PSD-BA) destacou a importância da revitalização do Rio São Francisco. “Só se fala em transposição e não se fala em revitalização”, disse. Ele afirmou que é preciso investimentos do governo federal para evitar que o rio vire um “caminho de areia” como se encontram hoje afluentes do São Francisco.

Segundo o senador, nada valerá a transposição do rio se não houver recuperação. “O Rio São Francisco está morrendo. O rio está desidratado. O rio está maltratado. Sequer aquela prática tradicional de captar água para levar a casa das pessoas está mais assegurada, tampouco água para irrigar as pequenas plantações à margem do rio”, disse.

Para o senador, o São Francisco é o bem mais importante para preservar a vida do povo nordestino e de Minas Gerais e merece ser cuidado. “O rio está ameaçado. Em 20 anos pode ser um retrato na parede. Não vejo outra solução do que investimentos da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba). A seca não me assusta, pois nasci na seca, em Rui Barbosa, mas o que me assusta é o que pode acontecer com as futuras gerações se não houver um trabalho do governo federal”, afirmou.

Otto Alencar disse que pretende priorizar ações para mobilizar parlamentares, a Codevasf e o Governo Federal para essa pauta que considera urgente. Em sua fala, o senador agradeceu ao povo baiano pelos mais de 3,3 milhões de votos recebidos. Ele foi aparteado por parlamentares que o cumprimentaram pela eleição e destacaram a importância de sua trajetória de vida e política. Entre eles, os senadores Lídice da Mata (PSB-BA) e Walter Pinheiro (PT-BA). 

Assessoria de Imprensa do Senador Otto Alencar (PSD/BA)
Espaço do Leitor
04 de Fevereiro / 2015 às 23:00 | 4 Comentários

A temperatura no dia era de muito calor. O céu escondeu a sua beleza habitual, cobrindo de nuvens levemente escuras, temporariamente, a beleza do seu azul celeste. Embora tenha a convicção de que nada acontece sobre a terra sem a permissão do Criador de todas as coisas, era visível que até as principais criações divinas – clima, sol, céu, nuvens, as pessoas, os pássaros – esboçavam profunda tristeza pela constatação de que chegara a hora de um ser muito especial que, pela sua vida e obra, estava deixando em estado de comoção toda uma comunidade. Era o dia 29 de janeiro de 2015, às 07:15 da manhã. Partiu para a eternidade o MEU AMIGO E GURU: Coronel JERÔNIMO RIBEIRO, aos 98 anos!

A comunidade de Uauá tem todos os motivos do mundo para derramar lágrimas nessa data, porque deixou a sua terra, a sua cidade querida e o seu povo, o seu mais imponente e respeitável cidadão. Foram anos repletos de muita história para contar; experiência, integridade, dignidade, cultura, poesia que aflorava com abundância em palavras cheias de sabedoria! Autodidata das letras, não precisou esquentar os bancos das faculdades para falar como escritor e acadêmico. Ouvi-lo falar ou declamar longos versos, era como sentir o som agradável das águas de um manancial que banha com suavidade as pedras de uma cachoeira, em seguida projetando-se em queda livre, sonora e linda, como a proclamar os encantos da vida!

Além de ter sido uma incontestável liderança política nessa sua quase secular trajetória, recheou a sua laboriosa história de vida com quatro mandatos como Prefeito de Uauá. QUATRO! Para os mais jovens é importante registrar em que tempo isso ocorreu: de 1948 a 1951; de 1955 a 1959; de 1962 a 1966; e de 1970 a 1972. Existe prova de capacidade e liderança mais contundente que esta, numa época de grandes dificuldades, em que a luta pela sobrevivência era sofrida, em que os recursos técnicos e financeiros eram ainda um sonho? O Fundo de Participação dos Municípios-FPM (criado em 1965 - só alcançou o seu último mandato); Programas Sociais de Políticas Públicas e outros recursos que hoje inspiram a luta política e irrigam as Prefeituras de muitas verbas para a realização de obras de construção de Quadras Esportivas, Bibliotecas Públicas, Prédios Escolares, Postos de Saúde, campos de futebol, calçamentos, praças e estradas, sequer passavam pelo imaginário de qualquer mortal de então! As viagens à Bahia (como no interior chamavam antigamente a nossa capital do Estado,) para visitar deputados ou mesmo S. Excia. o Governador, eram feitas em caminhões, quando não algum trecho percorrido em lombos de burros, e que demandavam dias para realizá-las.

Como os tempos mudaram! Hoje o prefeito viaja em carros importados e com motorista (ou em aviões); já não se quer andar sobre cascalho, mas asfalto; se não deseja viajar, fala pelo celular, de qualquer lugar; e o computador, tem melhor Assessor que ele? Usa-se a internet para elaborar e encaminhar Projetos, e ainda para monitorar todos os passos desse Projeto, descobrindo onde estão os recursos federais ou estaduais que podem ser utilizados! Como no seu tempo era tudo tão diferente e tão difícil, hein meu Coronel Jerônimo?! Eu queria ver tantos candidatos de hoje brigando pelo cargo de Prefeito, na sua época...! Esta analogia dos diferentes tempos objetiva mostrar a verdadeira dimensão e grandeza desse grande homem, legítimo exemplo de uma vida honrada e cuja memória haverá de se constituir numa referência permanente para aqueles que almejarem fazer alguma coisa por esta terra. Deixou-nos “o último Coronel dos Sertões de Canudos”, conforme o homenageou o poeta Basílio Gonçalves, BGG, seu filho adotivo por opção de carinho e amor.

Na celebração final muitos falaram com a voz embargada e soluçante. Optei pelo silêncio. Preferi guardar na lembrança a imagem viva e inspiradora do meu conselheiro e guru, e as boas recordações de alguém que amava a sua terra com honestidade e pureza. O meu abraço com muito afeto e carinho a toda a Família Jerônimo Ribeiro, à qual dedico grande respeito.

Autor:   Adm.  Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação     no Setor Público – Salvador – BA.

Espaço do Leitor
04 de Fevereiro / 2015 às 22:31 | 6 Comentários

Olá Geraldo,

Acompanho seu programa todos os dias, na rádio e pelo Blog também, e vejo que a maioria dos problemas citados são resolvidos. Ficaria meramente feliz se o meu problema fosse resolvido, como o de tantos outros moradores dessa cidade. 

O problema é o de sempre: iluminação pública. Na rua Anísio Rodrigues, bairro Pedra do Lord, tem três postes completamente apagados, e tememos todos os dias, pois já ocorreram vários arrombamentos, assaltos e uso de drogas.

O bairro está completamente abandonado, muito mato nas ruas, além da escuridão. Pagamos impostos, a energia é paga em dia, só queremos viver tranquilamente.

Muito obrigada, admiro muito seu trabalho.

Atenciosamente,

Gilmara Medrado Torres.

Política
04 de Fevereiro / 2015 às 22:00 | Nenhum Comentário

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) enviou requerimento ao Ministro de Estado dos Transportes, no sentido de permitir que os estabelecimentos comerciais, instalados há décadas às margens das Rodovias 407 e 428, nas Avenidas Sete de Setembro e Honorato Viana, em Petrolina, possam continuar exercendo suas atividades comerciais ao longo dessas rodovias.

"Estou apresentando a presente indicação no sentido de que o Ministério dos Transportes, através do Departamento Nacional de Infraestrutura – DNIT busque uma solução em relação aos estabelecimentos comerciais instalados há décadas ao longo das Rodovias BR 407 e BR 428, em Petrolina/PE", explica o socialista.

No documento, Patriota ainda comunica que não se tem verificado acidentes nestes trechos das rodovias, cuja causa possa ser atribuída a presença desses estabelecimentos, consolidados ao longo de décadas, de maneira a formar um importante centro comercial.

Para Gonzaga Patriota, é necessário que se leve em consideração as situações já consolidadas e não prejudicar os empreendedores, gerando desemprego e insegurança aos empresários. É não se pode, nas ações de remoção que vêm sendo propostas pelo DNIT, ignorar que os problemas de hoje nas faixas de domínio das duas BRs citadas, são frutos de erros de planejamento do passado, que não podem inviabilizar as empresas existentes nessas avenidas e em outras localidades no estado de Pernambuco.

Ascom Dep. Gonzaga Patriota
Política
04 de Fevereiro / 2015 às 21:30 | Nenhum Comentário

O deputado federal Fernando Filho (PSB) participou nesta terça-feira da primeira reunião de líderes na Câmara Federal. O parlamentar, que está no terceiro mandato consecutivo, assumiu no domingo a condição de líder do PSB. A bancada conta atualmente com 34 integrantes. 

Variadas
04 de Fevereiro / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário

Foto: Arquivo

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC – vai inaugurar, na próxima sexta-feira (06), às 17 horas, no distrito de Carnaíba do Sertão, a tão esperada Escola Municipal de Educação Infantil Amélia Borges. A nova creche funcionará com cinco turmas de 01 a 05 anos. De acordo com o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, a reforma e ampliação que transformou o prédio em creche era uma cobrança da comunidade. "É um sonho da comunidade de Carnaíba que irá se realizar. Agora o distrito vai ganhar uma grande creche e exatamente no momento em que mais precisa. Uma instituição que estava sendo pouco utilizada agora vai fazer a diferença", disse.

A Engenheira da SEDUC, uma das responsáveis pela obra, Cristina Gomes Bigossi, disse que foi feita a ampliação com a construção de duas novas salas, dois novos banheiros, uma sala de banho, uma cozinha com depósito e uma sala de secretaria. "Além disso, nós reformamos toda a estrutura. Encontramos apenas uma carcaça, todo o prédio destruído com madeiramento podre e telhado gasto. Iremos entregar uma nova escola e temos certeza de que será muito bem utilizada pela comunidade", ressalta a engenheira.

Ascom SEDUC
Política
04 de Fevereiro / 2015 às 20:30 | 17 Comentários


 

Quem quiser encher o tanque do seu carro, moto, caminhão, terá que pagar cerca de 166 reais (gasolina comum). Através de um decreto presidencial, o aumento do preço do combustível foi autorizado e a novidade passou a valer, em todo o país, desde o último dia primeiro de fevereiro. O reajuste é de R$ 0,22 para gasolina e R$ 0,15 para diesel.

Na nossa região, a mudança ainda não foi totalmente concretizada. Em Petrolina, alguns postos de gasolina ainda mantiveram o preço do combustível mesmo após o reajuste. Mas, quem não teve a sorte de encontrar um desses postos, se surpreendeu com o valor, que chega a R$ 3,70 (e antes girava em torno de R$ 3,40). Já em Juazeiro, a maioria dos preços ainda não mudou.

Com todo o país ainda na fase de adaptação, até parece que a mudança não é tão brusca. Porém, muita gente já está planejando como serão as despesas – principalmente as relacionadas a transporte – de agora em diante. E a expectativa é de que, consequentemente, o preço de outros serviços sofram com o novo ajuste.

Beatriz Braga
Policial
04 de Fevereiro / 2015 às 20:00 | Nenhum Comentário

Em Jaguarari, na Rua do Campo, nesta terça feira (3), policiais da 3ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por disparo de arma de fogo. Josevan Rodrigues da Silva, de 31 anos, ao manusear uma espingarda de fabricação caseira, provocou um disparo acidental, atingindo o rosto de sua irmã.

A vítima foi socorrida ao hospital e, em seguida, transferida para a Cidade de Petrolina. O acusado foi apresentado, juntamente com a arma, na delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante.

Imagem ilustrativa da internet
Policial
04 de Fevereiro / 2015 às 19:29 | 11 Comentários

Nesta quarta-feira (04), policiais militares da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar – "Base Sertão"- receberam família do Povoado de Piçarrão, em Sento Sé, região norte da Bahia, que vem à Juazeiro para atendimento médico, mas não sabia como ser atendido.

Em virtude do Povoado de Piçarrão não oferecer o tratamento adequado, o senhor Nilson Gil dos Santos, 47 anos, chegou à Juazeiro pela manhã, acompanhado da esposa e de seu filho Leandro Gil da Silva, 27 anos, na esperança de conseguir atendimento médico para o filho, que sofre de hérnia de disco e já se encontra afastado do trabalho por recomendação médica, relatou o Ten Cel PM Jorge Sampaio Silva, Comandante da 75ª CIPM.

“Como Seu Nilson não conhecia nada em Juazeiro, deslocou-se até a 75ª CIPM na esperança de encontrar um policial militar que o ajudasse a resolver o problema. Os policiais militares de serviço na Companhia, de imediato providenciaram atendimento médico e o encaminharam ao Posto de Saúde do Centro Social Urbano, no bairro Castelo Branco, em Juazeiro”.

O senhor Nilson agradeceu a ajuda dos policiais. “Peço proteção divina aos policiais da 75ª CIPM, estava sem saber como resolver, mas Deus irá abençoar todos os policiais militares pela ajuda que recebi", disse. Segundo o comandante da 75ª CIPM, desde a implantação da filosofia e estratégia organizacional da polícia comunitária, há uma nova forma de conceber e pensar as ações de polícia, que agora são realizadas de forma mais sensível e solidária, pronta para servir e proteger o cidadão.

Informações 75ª CIPM
Variadas
04 de Fevereiro / 2015 às 19:00 | Nenhum Comentário

O cantor Joãozinho Maravilha está confiormado para animar os foliões este ano no Carnaval em Petrolina. A programação da festa ainda não foi divulgada, o que deve acontecer até o final de semana. Em entrevista ao programa Geraldo José na Transamérica FM desta quarta-feira (04), Joãozinho deu detalhes de sua participação na folia de Momo, com uma Orquestra de Sopro.

“Estou feliz da vida em participar mais uma vez. Este ano puxaremos o Bloco Arrastão Maravilha, que sairá no domingo, às 20h. Além disso, estaremos com uma cabana do Joãozinho Maravilha na descida do terminal da barquinha, orla de Petrolina e no sábado, às 16h será o esquenta do carnaval no quiosque, que vai funcionar de sexta de carnaval até a terça-feira, para o pessoal curtir”, informou.

Segundo o artista, há cerca de cinco anos participa da Folia na cidade pernambucana, e conta com apoio da Prefeitura de Petrolina para puxar seu bloco. Questionado sobre a ausência no carnaval de Juazeiro, o músico respondeu que teria sido a falta de patrocínio da gestão pública local.

“De cinco anos pra cá faltou apoiou do poder público pra gente aqui em Juazeiro. Continuo morando na cidade, mas sempre estamos nas festividades de Petrolina, foi um leque que abriu, é sempre uma alegria colocar o bloco na rua. Aqui em Juazeiro há uma dificuldade de patrocínio e não conseguimos mais participar de festas aqui”, contou.

da
Política
04 de Fevereiro / 2015 às 18:30 | Nenhum Comentário

Acontece no Centro de convenções -Teatro Guararapes em Olinda, dos dias 05 a 07 de fevereiro o Encontro Regional do CONGEMAS – Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social. A secretária municipal de cidadania, Célia Regina Carvalho , representará a cidade de Petrolina neste grande evento. 

“Participar de um evento como esse, além de trazer novas idéias, esclarece ainda mais o nosso papel como gestor de uma pasta tão importante. É preciso que esse conhecimento e entendimento esteja pautado no cotidiano da cidadania do município”. Disse a secretária. 

Participarão do encontro representantes das seguintes instituições: Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS; Governo do Estado de Pernambuco ; Prefeitura Municipal de Petrolina; Colegiado Regional de Gestores Municipais de Assistência Social – CONGEMAS; Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS; Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Pernambuco - COEGEMAS; Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS; Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Assistência Social – FONSEAS. 

O Encontro debaterá assuntos direcionados ao Sistema Único de Assistencia Social- SUAS, metodologia de trabalho do SCFV- Serviço de Convivencia e fortalecimento de Vinculos -, Gestão da Informação, Intersetorialidade, dentre outros. 

O Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) representa os municípios brasileiros junto ao Governo Federal, especialmente junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e aos governos estaduais, para fortalecer a representação municipal nos Conselhos, Comissões e Colegiados, em todo o território nacional. 

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
04 de Fevereiro / 2015 às 18:00 | 1 Comentário

O governador Rui Costa comemorou a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Comércio Eletrônico (197/12) na terça-feira (3), pela Câmara dos Deputados, e está certo de que a proposta receberá o aval do Senado Federal. "A votação no Senado reparará um grande erro que é o estado de São Paulo ficar com o ICMS dos baianos, dos nordestinos e do Norte do país". O governador defende que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) deve ficar com o estado que "consome" o produto ou o serviço, já que trata-se de um tributo sobre a circulação. 

Na avaliação do governador baiano, nenhum estado sairá perdedor com a aprovação da PEC, nem mesmo o estado de São Paulo, onde grande parte das sedes das empresas de comércio online estão instaladas. "São Paulo, estado mais rico do país, se apropria de um imposto que é do Nordeste, do Centro-Oeste e do Norte. A sede dessas empresas está lá, porém o consumidor está na Bahia, nos municípios baianos", assinalou.  A expectativa do governador Rui é que, com a aprovação da PEC, o Estado tenha um crescimento de R$ 100 milhões na receita deste ano e que a cifra na arrecadação tende a aumentar no anos seguintes, dado o aumento desse tipo de prática pelo consumidor brasileiro.

Posse de Vital do Rêgo no TCU

Em Brasília, o governador prestigiou a posse do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, na manhã desta quarta-feira (4), na sala de sessões do Tribunal. Rui ressaltou a importância do TCU no serviço prestado à sociedade e desejou sucesso ao ministro. "A experiência do ministro Vital à frente da Comissão Mista de Orçamento, da qual fui integrante, certamente vai colaborar para o trabalho que ele passa a desempenhar a partir de hoje", disse o governador. Vital é nordestino, nascido da Paraíba, possui duas graduações: Direito e Medicina, e já representou o povo paraibano e nordestino no Congresso Nacional, como senador e deputado federal. 

Agenda - Também nesta quarta, o governador Rui Costa vai pedir ao ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, celeridade na liberação de recursos para as obras do VLT, em Salvador. A reunião acontecerá no início da tarde e Rui deve tratar de outros pleitos para as áreas de mobilidade e infraestrutura hídrica, já apresentados ao governo federal. Ele ainda terá agenda com o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Secom Bahia
Policial
04 de Fevereiro / 2015 às 17:30 | 1 Comentário

Uma Van que faz o transporte do Porto Fluvial na sede do município de Sento Sé, região norte da Bahia, para o Povoado de Riacho dos Paes, cerca de 18 quilômetros de distância, foi assaltada no início da noite desta terça-feira (03), quando trafegava pela estrada que liga o Povoado à BA-210.
Segundo  informações de moradores, o assaltante interceptou o veículo usando um revólver e saqueou  valores dos passageiros, que teriam sacado os benefícios do Seguro Pesca na cidade de Remanso. Ainda segundo um passageiro, o motorista da Van foi atingido por dois tiros, um na perna e outro no braço, e foi conduzido para o Hospital.

Segundo o site Sento Sé Agora, “o pânico tomou conta de todos os passageiros. Os pescadores embarcaram nas primeiras horas dia em uma barca, que faz a linha Sento Sé / Remanso. No retorno, com chegada no porto fluvial em Sento Sé, combinaram com o motorista da Van para transporta-los até a comunidade”.

O caso será investigado pela Delegacia de Sento Sé.

Informações: Sento Sé Agora
Variadas
04 de Fevereiro / 2015 às 17:01 | Nenhum Comentário

Desfilar pelas ruas de Petrolina, espalhando alegria e brincadeiras, no ritmo das marchinhas de carnaval. Este é o papel dos blocos de rua que marcam a cara da festividade em Petrolina. Com o objetivo de manter a tradição destes grupos, a Prefeitura Municipal abre inscrições para o cadastro dos blocos que desejam participar do Carnaval em 2015.

Os interessados devem se dirigir à Sedesa, no Centro de Convenções Nilo Coelho, nesta quinta-feira, no horário de 8h as 12h. Para fazer a inscrição, é necessário levar uma documentação com informações do bloco, roteiro a ser percorrido, além da comprovação do seu quantitativo de integrantes, que pode ser feita a partir de alguns documentos (registro de participantes do ano passado; quantidade de camisas que estão sendo produzidas, etc.).

Com o cadastro, a Prefeitura vai organizar as orquestras que vão acompanhar os blocos no percurso do carnaval. Mais informações podem ser concedidas através do telefone (87) 3862 9259.

Ascom Sedesa / PMP
Política
04 de Fevereiro / 2015 às 16:30 | 3 Comentários

Novos executivos serão eleitos em reunião na sexta-feira (6).

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, e outros cinco diretores da petroleira renunciaram ao cargo, segundo comunicado da estatal nesta quarta-feira (4). A empresa não confirmou os nomes dos executivos que deixam a diretoria, composta por sete pessoas. Segundo a assessoria de imprensa da estatal, no entanto, o diretor de Governança João Adalberto Elek, que tomou posse no mês passado, é um dos dois que permanecerão. Os novos ocupantes dos cargos na diretoria serão eleitos em reunião do Conselho de Administração que será realizada na sexta-feira (6), informou a empresa.

Os diretores que renunciaram são Almir Barbassa (financeiro), José Alcides Santoro Martins (negócios de gás e energia), José Miranda Formigli Filho (exploração e produção) e José Carlos Cosenza (abastecimento).

Os rumores sobre a saída de Graça ao longo da terça-feira fizeram disparar as ações da Petrobras, que fecharam em alta de mais de 15% na Bovespa. Nesta quarta, os papéis da petroleira chegaram a subir mais de 7%, mas reduziram o ritmo de alta.  A saída da diretoria acontece em meio às investigações da Operação Lava Jato de um escândalo de corrupção na estatal e à dificuldade da atual gestão da companhia para quantificar os prejuízos com fraudes em contratos de obras durante anos.

O governo vinha sofrendo pressão do mercado pela saída da executiva, cuja gestão foi marcada por graves denúncias de corrupção e pelo acúmulo de resultados negativos.

Embora a maior parte dos problemas tenha sido agravada por decisões feitas antes da chegada de Graça Foster à presidência da estatal, a executiva – ainda que não tenha sido implicada diretamente nas investigações da Lava Jato – acabou perdendo as condições políticas para se manter no cargo. Graça passou a tarde de terça-feira reunida com a presidente Dilma Rousseff, mas nenhuma decisão foi anunciada até a manhã desta quarta.

Às 10h13, a Petrobras enviou um comunicado dizendo: "A Petrobras informa que seu Conselho de Administração se reunirá na próxima sexta-feira, dia 06.02.2015, para eleger nova Diretoria face à renúncia da Presidente e de cinco Diretores".

do G1
Espaço do Leitor
04 de Fevereiro / 2015 às 16:00 | 6 Comentários

Em resposta a publicação: ESPAÇO DO LEITOR: MORADORA REIVINDICA PODA NO CENTRO DE JUAZEIRO, a Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro (SESP) informa à moradora do bairro Santo Antônio, Marilúcia, que a poda na Praça da Paz, assim como na Rua do Paraíso, já está inserida na programação da Gerência de Parques e Jardins para este mês de fevereiro.

"Os serviços de poda acontecem através de um planejamento que observa a necessidade dos bairros e também em pontos específicos, como praças e avenidas de grande fluxo, além do atendimento de demandas da população que apresenta suas necessidades através dos canais de comunicação da Secretaria. As solicitações chegam via atendimento telefônico (3612-5411), e também via ofício, encaminhado à SESP'" diz a nota.

Ascom SESP
Espaço do Leitor
04 de Fevereiro / 2015 às 15:30 | 3 Comentários

Pelo whatsApp o leitor Marcelo José reivindica a reposição de Lâmpadas no bairro Novo Encontro. Confira:

Olá Geraldo,

Mais uma vez veio uso este espaço para fazer apelo junto a prefeitura, mais precisamente ao setor de iluminação porque a rua Irmã Dulce no bairro Novo Encontro está às escuras.

Geraldo, estão ocorrendo assaltos dia a noite. E no fundo da creche do Novo Encontro também tá no escuro.

Obrigado Geraldo, mais uma vez Deus te ilumine.

Marcelo José

Resposta - Em nota, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informa ao morador do bairro Novo Encontro, Marcelo José, que irá inserir as solicitações na programação da Gerência de Iluminação. A SESP informa que a nova empresa de iluminação pública contratada pela Prefeitura de Juazeiro iniciou os serviços no dia 14 de janeiro, e está trabalhando diariamente para sanar a demanda reprimida no município.

Variadas
04 de Fevereiro / 2015 às 15:00 | Nenhum Comentário

A secretária de Saúde, Lucia Giesta, a coordenadora da Atenção Básica, Germana Sulpino e o engenheiro do Núcleo de Obras, Adjair Leite, aproveitaram a terça-feira (03) para vistoriar algumas obras da pasta. O ciclo de visita começou no canteiro de obras da UPA 24H do município; em seguida o terreno da Academia da Saúde da Vila Eulália; a construção das AME’s Jardim Amazonas e Ouro Preto e as últimas obras visitadas foram a reforma da unidade do projeto C1 e a Academia da Saúde Cosme e Damião.   

Durante a vistoria a gestora e sua equipe fiscalizou a rotina dos profissionais das empresas responsáveis pelas obras. “Semanalmente nossa equipe técnica do Núcleo de Obras visita todas as obras, sempre estabelece contato com as construtoras, mas é importante que o gestor vá ‘in loco’ para saber a situação e dificuldades de cada projeto”, pontuou Lucia.

Para 2015 já estão previstas a inauguração de quatro unidades AME – Ouro Preto, Pedra Linda, Antônio Cassimiro e Jardim Amazonas. “Além destas, vamos entregar unidades básicas reformadas e, também, desejamos entregar avançar com a obra da UPA 24h, que será de fundamental importância para os atendimentos de urgência'", acrescentou.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
04 de Fevereiro / 2015 às 14:30 | 3 Comentários

                                                         

Você mal acabou de desfazer as malas das férias de janeiro e já vai fazer de novo para o carnaval, na semana que vem? Não... Não é o seu caso. Assim como não é o de muita gente que, voluntária ou involuntariamente, não vai viajar para os grandes centros do país para “brincar” o carnaval. Por isso, essa matéria é especialmente para você, que pode até ser que tenha que fazer a mala, mas com certeza não é para ver Ivete Sangalo cantando em cima do trio, em Salvador.

Selecionamos algumas opções de programação para você que vai passar longe do frevo, do axé, do samba, das fantasias e do empurra-empurra este ano e o melhor, gastando pouco e perto de casa.

1) Acampar na Ilha do Rodeadouro

Aqui mesmo, na nossa região, temos um paraíso. E nada melhor do que passar uns dias nele para esquecer do estresse da vida moderna. A Ilha do Rodeadouro existem lugares mais desertos (afinal, de que adianta acampar ouvindo barulho de som e gente falando?), onde muita gente acampa. Dormir uns dias às margens do Rio São Francisco deve ser uma boa... Então, pegue já a sua barraca e seu saco de dormir, chame os amigos e divirta-se!


2) Dunas do Velho Chico 

Você não precisa ir até Natal, no Rio Grande do Norte, para conhecer as dunas. A pouco mais de 100 km de Petrolina, no município de Casa Nova, na Bahia, as Dunas do Velho Chico surpreendem os turistas com a beleza natural. E aí, que tal visitar (ou revisitar) essa praia de água doce que, segundo muitos que já foram, é uma das mais belas do mundo?!

Obs.: a distância de condução, saindo de Petrolina é de 65 km até a cidade de Casa Nova (BA) + 50 km até o destino final (sem tempo estimado).

3) Juazeiro do Norte

Não tão distante daqui, no Ceará, mais precisamente na região do Cariri, Juazeiro do Norte é um lugar que vale a pena visitar. A religiosidade, o artesanato, a literatura de cordel são algumas "marcas" da cidade que respira cultura. Vale a pena conhecer nesse feriadão quem vem por aí...

 

Obs.: a distância de condução é de cerca de 330 a 350 km; a viagem dura, em média, entre 4 horas e meia e 5 horas.

4) Exu
A terra de Luiz Gonzaga guarda toda a história de Rei do Baião. No lugar onde era a fazenda do cantor, você pode visitar o Museu do Gonzagão, cujo acervo foi construído com roupas, objetos, fotos, entre outras coisas do sanfoneiro. Além disso, Exu tem muita história para contar, o que pode ser notado por causa das suas árvores e construções centenárias. Há muito o que se aprender nessa cidade pernambucana!



Obs.: a distância de condução é de cerca de 260 km; a viagem dura cerca de 3 horas.

5) Chapada Diamantina

Um pouco mais distante, em comparação às cidades acima citadas, a Chapada Diamantina, na Bahia, é aquele lugar que ninguém pode morrer sem conhecer. Trilhas, cachoeiras e grutas são só alguns atrativos desse lugar exuberante em sua natureza. Paz, tranquilidade e ar puro serão os seus "amigos inseparáveis" caso você decida visitar a Chapada. Com certeza não tem nada a ver com carnaval...



Obs.: a distância de condução é de cerca de quase 500 km; a viagem dura, em média, 6 horas (saindo de Petrolina).

E aí? Já decidiu o que vai fazer nesse feriadão de carnaval? A partir da próxima sexta-feira (13), a festa mais animada do país vai dar, mais uma vez, o ar da graça, e aí "vale tudo"... Só não vale ficar em casa assistindo o desfile das escolas de samba na televisão!

Portal Zap
Policial
04 de Fevereiro / 2015 às 14:00 | 1 Comentário

Segunda-feira, 02, Policiais Militares da 24ª CIPM ao tomarem conhecimento de um homicídio praticado por dois homens em uma motocicleta contra o senhor Jairo Erondino Pereira, de 45 anos, ocorrido na cidade de Piritiba, se deslocaram até o Povoado da Cigana, pertencente a Várzea do Poço, momento em que os dois acusados ao avistarem a viatura efetuaram disparos de arma de fogo contra a Guarnição PM que revidou, vindo a  atingi-los. Os policiais ainda prestaram socorro aos indivíduos, conduzindo-os ao hospital de Serrolândia, onde foi constatado que ambos estavam sem vida. Foram apreendidos 02 (dois) revólveres cal. 38 e uma motocicleta, utilizados na prática do crime. As informações acerca da localização dos criminosos dadas pela  população foi crucial para o êxito da diligência realizada pelos policiais militares.

Espaço do Leitor
04 de Fevereiro / 2015 às 13:30 | 8 Comentários

Outro dia, em encontro com alguns colegas do 1° grau no Colégio Dr. Edson Ribeiro, recordávamos com alegria e saudade momentos especiais e inesquecíveis. Cursávamos a 7° série em uma das salas na parte que foi recentemente devolvida à antiga Praça. As aulas de português tinham um sabor especial, emoção e pressão. O professor era rígido, transmitia e exigia bastante. Mesmo nas altas temperaturas o mestre vestia camisa com manga comprida e gola de padre. Se não me falha a memória ele tinha passado pelo Seminário, desistiu do caminho do ordenamento, mas mantinha-se fiel a um estilo próprio, conservando características do clero, com uma verve militar, aliás, ainda estávamos vivendo o finalzinho da ditadura militar. Silêncio total na sala de aula, o professor chegou. Faz-se a chamada, registra-se as presenças, inicia-se a leitura das redações após sorteio dos alunos. A colega, meio trêmula e nervosa, lê em voz alta o seu caprichado texto com riqueza de vocabulário. No meio da leitura o Prof. Leônidas surpreende a todos e a interrompe aos gritos, com o dedo em riste, bastante irritado e de pé, movimentando-se na ponta dos pés, como se quisesse voar e agarrar a aluna pelo pescoço, tamanha sua indignação: _ “ponha aspas, ponha aspas, essa frase não é sua, é de Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac.”

No “ponha aspas” estava embutida e muda a expressão “sua irresponsável”.  Ali, estávamos aprendendo literatura, a função e importância das aspas nas citações e outras tantas lições, além de arte dramática, é claro. Aprendemos a conjugar os verbos regulares e irregulares, em suas formas, tempo, pessoas. No mesmo estilo carrasco, movimentado e sob pressão, conhecemos concordância verbal e nominal, colocação pronominal e suas próclises, mesóclises; objeto direto, indireto, metáforas e prosopopéias, ortografia, pontuação, crases, poesia, prosa, crônica e todos os demais pontos necessários ao conhecimento da Língua Portuguesa, tão rica e bela, de tantos extraordinários escritores e poetas como Luiz Vaz de Camões e Guimarães Rosa, apenas para citar alguns dos grandes Mestres.

Foi na pressão, no rigor da cobrança, nas ameaças, que aprendemos tanto. Já não havia a palmatória de outrora, protagonizada por outros ícones da história de nossa educação, em que os hematomas dimensionavam o grau de aprendizado daqueles que resistiam a absorver o conhecimento, sem, digamos, aquele estímulo. O curioso é que não ficavam sequelas, recalques ou revoltas. Aqueles alunos que se relacionavam com aquela metodologia de ou aprende ou machuca a mão, tornaram-se exemplos de cidadãos, de excelentes profissionais e zelosos pais de família. Hoje, mais de 500 mil estudantes zeraram a prova de redação do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Convivemos também com a diretriz educacional da não repetência, como política para evitar a evasão escolar, dentre outros objetivos.

Hoje professores sentem-se ameaçados e são agredidos verbal e até fisicamente por alunos rebeldes e muitos desses docentes, em função dessas mazelas comportamentais, são portadores de doenças do trabalho como depressão, ansiedade, síndrome do pânico e outros quadros clínicos decorrentes ou relacionados ao stress. Nos dias atuais, o mínimo de rigor de um professor com o aluno, um tom de voz mais severo, é motivo de reclamações junto ao Ministério Público e outras instâncias de controle e fiscalização.

Como eram emocionantes e divertidas as aulas do Professor Leônidas e que legado extraordinário nos deixou aquele mestre meio padre, meio general, meio carrasco, meio tudo que se fizesse necessário para prender a nossa atenção, que agitava e envolvia a todos com as gincanas culturais e que nos incutiu tanto respeito pela língua de Castro Alves, Fernando Pessoa, Machado de Assis, em que “Camões chorou no exílio amargo, o gênio sem ventura e o amor sem brilho”.

Muito obrigado, Professor! Saudades...

Jaime Badeca Filho

Espaço do Leitor
04 de Fevereiro / 2015 às 13:00 | 7 Comentários

Período chuvoso chegando e o leitor Marcos Cardoso enviou pelo whatsapp uma imagem que confirma a falta de consciência de alguns munícipes. Confira:

Geraldo,

 Se todos nós não fizermos a nossa parte, não teremos nunca uma sociedade organizada.

Estou enviando essa foto, pois fiquei indignado em ver essa imagem, um colchão jogado no canal que fica próximo a casa do menor.

Marcos Cardoso

Policial
04 de Fevereiro / 2015 às 12:30 | 2 Comentários

Nesta terça-feira (03), policiais militares da ROCAM/5º BPM, foram solicitados por populares os quais denunciaram que nas imediações do Centro de Convenções, precisamente na Junta Militar, encontrava-se um  indivíduo causando tumulto. Ao chegarem, os policiais militares perceberam certo volume na cintura do Sr. Givaldo Leite da Silva, e, ao abordá-lo, constataram que o mesmo portava uma pistola calibre .380.

Ao ser questionado, Givaldo Leite identificou-se como sendo Policial Civil de Pernambuco, apresentando um documento de identidade de características duvidosas. Diante das circunstâncias, os policiais, de forma proativa, realizaram pesquisa e constataram que o documento apresentado era falsificado. Após esse fato, Givaldo Leite informou que possuía mais armas em sua residência. De imediato, os milicianos deslocaram-se para o endereço indicado e encontraram três espingardas sendo uma calibre 36, outra calibre 38 e a terceira de calibre 12. As armas foram de pronto apreendidas e conduzidas juntamente com o seu proprietário para a delegacia de polícia civil onde foram adotadas as medidas legais indicadas para o caso.

Assessoria de Imprensa do 5º BPM/PMPE
Variadas
04 de Fevereiro / 2015 às 12:00 | Nenhum Comentário

Entre os dias 28 e 31 de janeiro, a equipe contratada pelo DNIT alertou os foliões sobre o risco de acidente após o consumo de bebida alcoólica.

“Parabéns pela campanha”, “Muito boa iniciativa”, “É importante uma ação como essa na nossa cidade”. Esses foram alguns dos muitos elogios que a equipe da Gestão Ambiental da BR-235/BA recebeu durante os quatro dias de campanha educativa de trânsito no Carnaval de Juazeiro 2015. A ação foi realizada em parceria com a prefeitura da cidade baiana, por meio da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), com o intuito de alertar os foliões sobre os riscos de dirigir após o consumo de bebida alcoólica.

As ventarolas (abanador de papel) fizeram sucesso na folia, juntamente com os desfiles de artistas, como Saulo Fernandes, Margareth Menezes, Bel Marques e Luiz Caldas. O material ajudava o público a espantar o calor, além de conter instruções descontraídas para o folião se divertir sem exagerar no consumo da bebida alcoólica.

Uma cobertura fotográfica também foi realizada pelas equipes da Supervisão Ambiental e Programas de Comunicação Social e Educação Ambiental. O folião pode conferir as fotos na fanpage do facebook da rodovia,facebook.com/br235ba. Outro ponto alto da campanha foi a instalação de um veículo acidentado no circuito Ivete Sangalo (Avenida Adolfo Viana/Orla I) e no Polo João Gilberto (Orla II).  

A Gestão Ambiental da BR-235/BA, executada pela Universidade Federal de Viçosa em razão do termo de cooperação assinado com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), seguirá com a campanha educativa de trânsito por cidades diretamente influenciadas pela obra de implantação e pavimentação da rodovia até 2016.

Fonte: Gestão Ambiental da BR-235/BA – www.br235.com.br
Política
04 de Fevereiro / 2015 às 11:31 | Nenhum Comentário

Apesar da discussão histórica sobre os serviços de água e esgoto em Petrolina, a Prefeitura Municipal e a Compesa sinalizaram para o diálogo e a formalização de parcerias para não prejudicar a execução de obras e, consequentemente a população. O canal para o entendimento foi estabelecido no dia (3) em uma reunião entre o presidente da Compesa, Roberto Tavares, e o prefeito Julio Lossio, agendada para apresentação do novo diretor Regional do Interior, Leonardo Selva, e do novo gerente de Unidade de Negócios do São Francisco, João Raphael de Queiroz, que gerencia o município de Petrolina. Com a recondução do presidente pelo governador Paulo Câmara, muitas mudanças de gestão têm sido empreendidas na Compesa para preparar a empresa para enfrentar o ano de 2015.

O presidente da estatal, Roberto Tavares, elogiou a decisão do prefeito Julio Lossio em receber a Compesa para o diálogo. “Não podemos melhorar a prestação dos nossos serviços se não contarmos com a parceria do município. É muito importante para dar celeridade às ações necessárias para o bem-estar da sociedade, que deseja solução e não desentendimento”, destacou Tavares. Esse entendimento também foi compartilhado pelo prefeito Julio Lossio. “A decisão sobre a municipalização está na Justiça e não compete nem a mim, enquanto gestor, nem ao presidente da Compesa. Por isso, a proposta para um entendimento é a solução mais viável para resolvermos problemas da cidade", afirmou o prefeito. Segundo ele, a Compesa está realizando importantes investimentos em Petrolina, assim como a prefeitura, e é preciso interação para resolver as questões necessárias para atender aos anseios da população.

Durante o encontro, foi definida a criação de um grupo de trabalho, formado por representantes da Compesa e da Prefeitura de Petrolina com o objetivo de fiscalizar as obras em andamento e definir novas ações que resultem em projetos e na captação de novos recursos para investimentos em Petrolina. “Vamos repactuar o Plano de Metas firmado em 2007 e agregar novos projetos para melhorar ainda mais a vida dos petrolinenses”, argumentou Julio Lossio.

O presidente da Compesa lembrou o montante de R$ 156 milhões aplicados em Petrolina na construção do Sistema Vitória, que já está em fase inicial de funcionamento, ofertando mais água para a cidade, e a obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade. “Petrolina tem um dos melhores sistema de abastecimento de água de Pernambuco, com água todos os dias nas torneiras, e queremos continuar investindo e melhorando a vida das pessoas desta cidade”, ressaltou Roberto Tavares. Ainda de acordo com Tavares, a Compesa está disposta a ajudar a prefeitura a captar mais recursos para a cidade. “Não tenho dúvidas que esta aliança com a prefeitura de Petrolina trará bons frutos para o município de Petrolina e para a sua população”, finalizou Tavares.

Ascom Compesa
Variadas
04 de Fevereiro / 2015 às 11:00 | 5 Comentários

A ASPRA BAHIA - Regional Juazeiro, realizou durante o carnaval na cidade um protesto pacífico pedindo paz e em memória dos 32 policiais mortos em 2014. Foram expostas fardas manchadas de "sangue" na orla da cidade com o objetivo de chamar a atenção dos foliões que passavam no local para o número crescente de profissionais da segurança pública que são mortos no exercício da função ou em ataques de criminosos durante a folga. "A sociedade pode até esquecer, mas nós devemos mostrar nossa indignação, basta de ver tantos policiais mortos, o policial é o único profissional que morre apenas por ser identificado pelo seu serviço", assim falaram os diretores que organizaram a silenciosa manifestação, porém, impactante e reflexiva."

Variadas
04 de Fevereiro / 2015 às 10:30 | 6 Comentários

Uma dona-de-casa mãe de três crianças apela ao Poder público municipal de Juazeiro para ser contemplada numa casa do Programa Minha Casa, Minha Vida. Naildes da Silva Cruz explicou, durante participação ao Programa Geraldo José na Rádio Transamérica FM nesta terça-feira (03), que não tem renda fixa e precisa dar toda atenção ao filho de quatro anos, que tem necessidades especiais e problema cardíaco, além de cuidar dos outros dois filhos, um de oito anos e outro de dois anos de idade.  

Após participar de duas seleções do MCMV, ela ainda não conseguiu realizar o sonho da casa própria, mas conseguiu morar em uma unidade habitacional no Residencial Praia do Rodeadouro em Juazeiro, cedida por um contemplado do Programa, que se solidarizou com o drama da dona de casa e a deixou morar com os filhos na residência. O que Naildes também sabe, e teme, é que essa irregularidade lhe custe uma ação de despejo.  Por isso a dona de casa apela ao poder público municipal para ser contemplada com a moradia.

“Gostaria na não me tirasse da casa que estou, preciso de um lugar para criar meus filhos. Fui ao CRAS e as assistentes pediram que eu provasse que teria necessidade dessa casa, já mandei um relatório completo. As assistentes sociais me atenderam muito bem, elas entendem como funciona o Programa, meu receio é ser despejada com três crianças. Sei que não tenho direito a ficar com essa casa, pois não está no meu nome, mas se for colocada para fora, ficarei na rua com três crianças. Não tenho condições de pagar aluguel”, lamenta.

Naildes contou ainda que passa muito tempo no hospital em Petrolina para atendimento ao filho de oito anos, que possuí a enfermidade Epilepsia desestabilizada e também um problema cardíaco. “Quando meu filho tem crise, ele paralisa todo o corpo, não posso trabalhar com uma criança especial, não tenho quem cuide dele, ainda mais com problema de saúde. Os médicos do hospital em Petrolina já conhece o caso dele, infelizmente no hospital da criança de Juazeiro não tem como tratá-lo”, contou.

A dona de casa aguarda um parecer da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social de Juazeiro (SEDIS), responsável pela seleção do Programa MCMV, do governo federal. 

Esporte
04 de Fevereiro / 2015 às 10:00 | Nenhum Comentário

Superando as dificuldades e com projetos para 2016, o ciclista paratleta juazeirenses Ulberte Oliveira sonha em chegar às Paraolimpíadas de 2016, que acontecerá no Rio de Janeiro. Ulberte concedeu entrevista na tarde desta terça-feira (03) ao Programa Geraldo José na Rádio Transamérica FM. No dia 25 de janeiro participou do Desafio Tour Rio, no Rio de Janeiro, conquistando 1º lugar, foi o único representante do nordeste na competição.

O ciclista contabiliza cerca de 35 vitórias no currículo em três anos de competição. Ulberte conquistou provas em São Paulo, Florianópolis, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Salvador.  Seu próximo desafio é conseguir patrocínio para a seletiva da Paraolimpíadas que acontece na Itália.

“Estou conquistando aos poucos, divulgando meu projeto e devagar estou conseguindo conquistar provas importantes. Meu foco é chegar na Paraolimpíadas em 2016. Estou em busca de apoio de empresas para ir à Itália, na primeira seletiva para Paraolimpíadas. Quero ser o primeiro paratleta da região a disputar uma competição olímpica”, contou o atleta.  

Patrocínio

O atleta disse que ainda sofre com falta de patrocínio, para a competição do Rio de Janeiro, contou com apoio da Secretaria de Educação de Juazeiro. “Conversei com o secretário Clériston Andrade e ele está me ajudando. Mas nenhuma empresa nunca me ligou para me patrocinar, acredito que alguns empresários desconhecem a lei , caso queira patrocinar um atleta recebe desconto no Imposto de Renda. Rodo toda a região norte da Bahia, Salvador, vou concluir oito etapas no Rio e posso divulgar a empresa, seria boa para as empresas também”, disse.

Para manter a linha de treinamento, conta com a ajuda de amigos na região, já que seu o treinador mora no Rio de Janeiro, cidade a qual é filiado na Federação Brasileira de Ciclismo.

Da redação, Itamara Costa com foto de Geraldo José
Espaço do Leitor
04 de Fevereiro / 2015 às 09:32 | Nenhum Comentário

Geraldo José,

Bom dia!

Utilizo novamente seu blog no espaço do leitor para solicitar a Coelba ou Prefeitura (Setor de Poda) a poda de um pé de Juazeiro, que fica localizado na Praça da Paz, Bairro Santo Antônio no final da Rua Joana Angélica.

Este pé de Juazeiro está bastante volumoso e a necessidade com urgência do serviço de poda, pois existe uma rede elétrica que fica entre os galhos. Confira fotos em anexo.

Na verdade Geraldo, essa praça está totalmente abandonada assim como as outras. Já foi solicitado por telefone a Coelba e até o momento o pedido não foi efetuado.

Solicito ao município que faça o serviço de poda de outras arvores existentes.

Grata,

Marilúcia

Esporte
04 de Fevereiro / 2015 às 09:00 | Nenhum Comentário

Uma bomba explodiu no mundo do MMA nesta terça-feira. Ex-campeão dos pesos-médios UFC, Anderson Silva foi flagrado no exame antidoping após metabólitos de drostanolona e androsterona serem encontrados em seu exame de sangue, realizado pela Comissão Atlética de Nevada (NSAC) no dia 9 de janeiro, portanto antes da luta contra Nick Diaz, no UFC 183, no último sábado, em Las Vegas. O resultado do teste foi revelado nesta terça-feira, e o UFC confirmou a informação através de um comunicado oficial. O lutador ainda pode solicitar a contraprova.

Anderson foi submetido a três exames: de sangue, nos dias 9 e 19 de janeiro, e de urina, no dia 31. Os dois últimos deram limpos, ao contrário do primeiro. Nick Diaz também caiu no doping, no entanto, em exame feito após o confronto com Spider. O resultado do teste do americano aponta para metabólitos de maconha, segundo informações do "Yahoo!Sports". Esta é terceira vez que ele é pego nesta situação pela Comissão Atlética de Nevada. Em 2007, pelo Pride, e no UFC 143, em 2012, quando enfrentou Carlos Condit pelo cinturão interino dos meio-médios, Diaz testou positivo para THC, princípio ativo da maconha. Anderson pode ser punido, pois as substâncias encontradas em seu organismo, são passíveis de pena dentro ou fora do período de competição. Flagrado no exame pós-luta, Diaz, reincidente, também não deverá passar impune.

Confira a íntegra do comunicado oficial do UFC:

"Em 03 de fevereiro de 2015, a organização do UFC foi notificada pela Comissão Atlética de Nevada que Anderson Silva testou positivo para Drostanolona no teste para sua luta, realizado no dia 09 de janeiro. O UFC compreende que mais testes serão conduzidos pela Comissão para confirmar estes resultados preliminares. Anderson Silva tem sido um excelente campeão e um verdadeiro Embaixador do esporte das artes marciais mistas e do UFC. O UFC está desapontado por saber destes resultados iniciais. O UFC tem uma rígida e consistente política contra o uso de qualquer droga ilegal, de alteração de desempenho ou agentes mascarantes, por parte de seus atletas".

G1 (Foto: reprodução TV Globo)

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage