Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 28 de Setembro de 2016
|
Torne o Blog a sua página inicial

FAÇA DO BLOG SUA PÁGINA INICIAL

1 - Vá no ícone de lista no canto superior direito e escolha a opção Configurações.

2 - Em "Inicialização", selecione "Abre uma página específica ou um conjunto de páginas".

3 - No campo "Adicionar nova página", digite: http://www.geraldojose.com.br

Clique em Ok e pronto.

Fechar

|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 31 de Julho / 2016 às 20:35

ROBERTO CARLOS E DALMIR PEDRA CONSOLIDAM APOIO À PAULO BOMFIM. VICE SERÁ INDICADO PELO PDT

Numeroso público compareceu na tarde/noite deste domingo (31), à quadra do Colégio Municipal Paulo VI onde se realizou a convenção do PCdoB (Partido Comunista do Brasil) e de alguns partidos da base aliada.

O nome de Paulo Bomfim foi confirmado como pré-candidato da legenda, sendo que a grande surpresa ficou reservada para o apoio do Deputado Estadual Roberto Carlos (PDT), que deve indicar a vice na chapa, fala-se nos nomes de Jane, irmã do parlamentar, ou da Dra. Dulce que também é membro do Partido Democrático Trabalhista. A vice deve ser anunciada nas próximas horas.

Jane Leal pode ser a vice de Paulo Bomfim.

A outra surpresa ficou relacionada à presença do vereador Dalmir Pedra, presidente do Diretório Municipal do PP (Partido Progressista), que também abdicou da pré-candidatura em favor do projeto do PCdoB. Dalmir já exerceu, inclusive, a função de Secretário de Saúde neste segundo mandato de Isaac Carvalho e saiu disparando farpas pelo fato de não ter o seu nome indicado para sucedê-lo.

No discurso deste domingo, Dalmir disse que abdicava “ em prol de um projeto maior para Juazeiro. Eu acredito em Paulo Bomfim, e haveremos de ajudar a fazer uma grande gestão” disse o vereador.

Roberto Carlos argumentou que não poderia ficar no palanque dos que ajudaram a praticar o golpe contra o Brasil. “Estou muito bem neste palanque de onde não deverei sair nunca. Não poderia ficar no palanque dos que traíram o Brasil, que praticaram um golpe contra a nação. Com os nossos correligionários vamos ajudar Paulo Bomfim a realizar um grande mandato e fazer com que a nossa cidade cresça ainda mais” revelou.

“Juazeiro melhorou ou não melhorou nesses sete anos e meio da gestão Isaac?” Questionou o Deputado Estadual Crisóstomo Lima (Zó do PCdoB) no discurso durante a convenção do seu partido. “E vai avançar muito mais no governo de Paulo Bomfim, porque além de todo esse apoio político também conta com aval do seu povo” declarou Zó.

O prefeito Isaac Carvalho agradeceu ao público presente oriundo dos bairros e distritos de Juazeiro. “Eu não tenho dúvidas que no governo de Paulo Bomfim Juazeiro vai continuar crescendo, se desenvolvendo. Agradeço também aos demais partidos que compreenderam a importância desse projeto e em algum momento abdicaram dos seus interesses para consolidar a pré-candidatura de Paulo Bomfim. Agradeço a Roberto que entendeu a mensagem e hoje faz parte desse nosso projeto” disse.

“Vou fazer mais e melhor do que Isaac, o maior prefeito desta cidade, exatamente porque vou pegar a prefeitura arrumada, com projetos encaminhados, diferente do que quando a gente pegou em 2009, onde as gavetas estavam vazias e a auto-estima do juazeirense lá embaixo. Nosso município hoje respira desenvolvimento e com fé em Deus, haveremos de dar andamento a este projeto a partir de janeiro de 2017” frisou Paulo Bomfim que ainda aproveitou para agradecer o apoio do seu e dos demais partidos que fecharam apoio e devem integrar a coligação “NO RUMO CERTO” este ano.

Estão coligados e participaram da convenção hoje representantes do PCdoB, PDT, PT, PP, PR, PSL, PSOL, PSD, PROS, PRB, PSC e PTB.

Fotos Geraldo José
publicado em 31 de Julho / 2016 às 20:00

Minas Gerais finaliza eleições para o próximo mandato do CBHSF

O Estado de Minas Gerais elegeu, na última quinta-feira (28.07), em plenária realizada na cidade de Lagoa da Prata, 12 novos membros para a próxima composição do Comitê do São Francisco. Foram eleitos representantes dos segmentos Consórcios e Associações Intermunicipais de Bacias Hidrográficas, Organizações Técnicas de Ensino e Pesquisa e Organizações Civis (ONG). Eles vão compor o quadro dos 124 membros a serem empossados em plenária que acontecerá em Belo Horizonte nos dias 13 e 14 de setembro.

No segmento de Consórcios e Associações Intermunicipais as vagas ficaram com o Consórcio dos Municípios do Lago de Três Marias – Comlago (titular) e a Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco - AMMES (suplente). No segmento Organizações Técnicas de Ensino e Pesquisa, ficaram com as vagas a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Abes (titular) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais - Crea (suplente).

Já no segmento de Organizações Não Governamentais os representantes titulares serão o Instituto Opará: Cultura Meio Ambiente e Cidadania, a Associação Ambientalista do Alto São Francisco, a Associação Comunitária de Estiva II, e o Instituto Guaicuy - SOS Rio das Velhas. Como suplentes, foram eleitos: Movimento Ecológico São Francisco de Assis, Associação dos Apicultores de Engenheiro Navarro, Associação de Usuários Opará e Associação Comunitária Sobradinho II.

O segmento Organizações Não Governamentais foi o que registrou maior número de concorrentes – cerca de 60 instituições. Nos demais segmentos, a concorrência não chegou a cinco interessados."Foi um processo de eleição muito democrático e que, com certeza, elegeu instituições e organizações sérias que darão continuidade a atuação do Comitê em prol da sustentabilidade do rio São Francisco", avaliou o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco, Márcio Tadeu Pedrosa.

Todas as sessões eleitorais em Lagoa da Prata foram presididas pela diretora de Integração da agência delegatária do CBHSF, AGB Peixe Vivo, Ana Cristina Silveira, e secretariada pelo assessor jurídico Pedro Lima e a analista ambiental, Rúbia Mansur, ambos também da AGB. "O comitê é um lugar de consenso e não de divisões", lembrou Ana Cristina Silveira, que falou sobre a bacia do Velho Chico e os critérios das eleições.

Ascom CBHSF
publicado em 31 de Julho / 2016 às 19:00

Secretário de Meio Ambiente de PE vai se reunir com conselheiro da FIEPE para discutir mudanças nas licenças ambientais

Uma resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), que limita a autonomia dos municípios para conceder licença ambiental, levou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, a convidar um representante do Conselho Empresarial da unidade regional da Federação das Indústrias de Pernambuco (URSF /FIEPE), em Petrolina, para uma reunião nesta terça-feira (2) no Recife. A proposta de estadualização tem preocupado empresários das 14 cidades que realizam o licenciamento em Pernambuco.

Dentre os municípios que podem ser afetados estão Olinda, Caruaru, Jaboatão, Serra Talhada, Salgueiro, Lagoa Grande e Recife. Integrante do conselho da URSF /FIEPE, o empresário Alexandre Araújo será o representante da entidade no encontro com Sérgio Xavier. Araújo deve expor ao titular da pasta de Meio Ambiente a posição que a Unidade Regional do Sertão do São Francisco tem em relação à proposta do Consema.

No meio empresarial de Petrolina, há um entendimento de que a mudança promoveria maior burocratização, falta de profissionais e diminuição das licenças ambientais para áreas que vem impulsionando a economia petrolinense, como a construção de conjuntos habitacionais, empreendimentos imobiliários, indústrias, comércios e serviços.  

“A possibilidade da estadualização preocupa os empresários locais porque os problemas práticos, que são resolvidos aqui no município, passariam a ser tratados na capital, gerando necessidade de deslocamento, aumento de custos e, possivelmente, de tempo”, afirma o gerente da URSF /FIEPE, Ricardo Miranda, que tem mantido diálogo com o empresariado e o Poder Executivo estadual.

Em Petrolina, a iniciativa também chama a atenção da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), que realiza trabalhos como orientação, fiscalização e concessão das licenças ambientais. A autarquia foi criada em 2010 para dar celeridade às ações do município e desde então já compõe um quadro de 60 profissionais, entre geólogos, arquitetos, agrônomos, advogados e técnicos. Na visão da gestão local, além de provocar a diminuição desse efetivo, a nova regra causaria impactos financeiros, visto que o dinheiro oriundo da compensação ambiental é revertido em obras e doações de plantas nativas dentro do seu território.

Preservação Ambiental

O Conselho Temático do Meio Ambiente é um fórum empresarial idealizado pela FIEPE, que visa integrar os interesses industriais à pauta de preservação e sustentabilidade. Em Petrolina, a URSF realiza reuniões mensais para discutir o tema com empresários de diversos setores do Vale do São Francisco. Em novembro, a entidade promove um grande seminário sobre sustentabilidade, que deve movimentar a região.

CLAS Comunicação & Marketing
publicado em 31 de Julho / 2016 às 18:23

Deputado Roberto Carlos confirma apoio à chapa de Paulo Bomfim

O deputado Roberto Carlos, do PDT, acabou de chegar à convenção do PCdoB e declarou apoio à candidatura de Paulo Bomfim. A notícia que corria nos bastidores se confirmou com a presença do deputado na convenção do grupo do prefeito Isaac Carvalho.

As informações dão conta de que o apoio vai permitir ao deputado Roberto Carlos a indicação na vaga de vice-prefeito no grupo liderado pelo prefeito de Juazeiro.

A decisão causou surpresa nos meios políticos, uma vez que o deputado sempre esteve em palanques opostos.

Em pronunciamento o deputado do PDT começou falando da emoção de estar decidindo pelo apoio ao grupo de Isaac Carvalho: “É uma emoção muito grande”, disse.

Roberto Carlos falou da dificuldade da decisão, por militar há mais de duas décadas num outro grupo político. “Eu estava num grupo político há mais de 20 anos, não foi fácil, mas os amigos me disseram: Você tem que estar do lado do desenvolvimento.”

O deputado Roberto Carlos enfatizou que Paulo Bomfim encontrará mais facilidades para governar “porque vai encontrar uma prefeitura mais organizada.”.

Maiores informações sobre o nome do vice indicado em instantes.

publicado em 31 de Julho / 2016 às 18:00

Governo do Estado deve publicizar Osba a partir de 2017

As conquistas que a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) obteve nos últimos anos devem ser ampliadas a partir de 2017, quando o Governo do Estado pretende publicizar o grupo. Para que a meta seja alcançada, uma série de reuniões está sendo realizada com representantes das secretarias de Cultura (Secult), Comunicação (Secom) e Casa Civil, por determinação do governador Rui Costa. 

O Governo também planeja apresentar um plano de comunicação específico para a orquestra, que terá suas ações amplamente divulgadas. "O objetivo do Governo sempre foi de retomar o processo de fortalecimento da Osba, iniciado ainda na gestão anterior à nossa. Estamos ajustando nosso planejamento ao cenário nacional de crise econômica para assegurar mais essa conquista", garantiu o secretário de Cultura, Jorge Portugal.

Secom Bahia
publicado em 31 de Julho / 2016 às 17:00

Para debater pautas do servidor, Sindsemp vai sabatinar candidatos a prefeito de Petrolina

Visando colaborar com a melhor discussão sobre os temas pertinentes os servidores públicos municipais de Petrolina, a diretoria do sindicato que representa a classe, Sindsemp, junto com os representantes das associações, abrem as portas da entidade para receber os candidatos e seus assessores com o objetivo de estreitar os laços com a representação sindical, ao passo de debater as pautas dos trabalhadores.

De acordo com Edson Santos, diretor de Politicas Sindicais, o espaço, ainda no processo de convenções partidárias, será importante para que os pontos possam ser incluídos no plano de governo que será entregue no registro de chapas. Em reunião na ultima sexta-feira, 29, os assessores e representantes das coligações acertaram os detalhes.

No calendário definido por sorteio, a entidade estará à disposição para receber os pré-candidatos. Na segunda-feira, 01, pela manhã, o espaço estará franqueado ao candidato do PTB, Adalberto Cavalcanti, a partir das 8h; Miguel Coelho do PSB, às 14h; Na terça, 02, a candidata do PSOL, Maria Perpetua, às 8h; Quarta – feira, 03, o Sindsemp deve receber, às 8h, Odacy Amorim (PT) e pela tarde, 14, Edinaldo Lima do PMDB.

Outro espaço que será franqueado  aos, então,  já candidatos, uma sabatina no programa ‘A Voz do Servidor’, transmitido pela Emissora Rural, AM 730, das 10h às 11h.O programa será dividido em dois blocos: 1º terá duração de 15 minutos e deve abordar os temas cotidianos do sindicato. 2º terá duração de 40 minutos exclusivos com o candidato.

No primeiro momento, o locutor fará a leitura sobre a biografia do candidato, seguindo da realização de perguntas de cunho público, não partidário, sobre os temas relevantes à categoria; no segundo momento, através de contato telefônico, filtrado, previamente, pela produção do programa, o servidor poderá dirigir a pergunta ao candidato. Nesse momento, não haverá nenhum tipo de contagem de tempo. a condução ficará a cargo do locutor – que possibilitará a maior interação e debate.

A ordem dos entrevistados também foi definida em sorteio na presença dos representantes. 20/08 – Edinaldo Lima; 27/08 – Adalberto Cavalcanti; 03/09 – Maria Perpétua; 10/09 – Odacy Amorim; 17/09 – Miguel Coelho. A entrevista do candidato Odacy será gravada previamente, pois, por questões religiosas, ele não tem atividades aos sábados. A questão foi acordada entre os presentes. Outra data definida pelos representantes foi a do debate do Servidor. No dia 23/09/2016, no Clube de Lazer. Em próxima reunião as regras do espaço serão debatidas.

Ascom Sindsemp
publicado em 31 de Julho / 2016 às 16:00

Governo inaugura Praça da Ciência em Nova Canaã

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) acabou de ultrapassar 50% da meta total do projeto Praças da Ciência, ao inaugurar mais uma unidade do equipamento, desta vez, em Nova Canaã, município da região Sudoeste da Bahia. O diretor de Inovação e Inclusão da Secti, Aderbal Meira Filho, entregou, no final da tarde deste sábado (30), a 21ª Praça instalada na Bahia à comunidade novacanaense, acompanhado de autoridades locais.

A Praça vai permitir que professores de Nova Canaã, dos ensinos Médio e Fundamental, transfiram ensinamentos e noções de ciência de uma maneira mais divertida, por intermédio dos oito brinquedos lúdico-científicos que compõem o equipamento: conchas acústicas; bicicletas geradoras; harpas de tubo; alavancas; cadeiras e basquete giratórios e balanços de comprimentos diferentes. Embora seja, majoritariamente, voltada para professores e alunos, a Praça da Ciência pode ser usada, ainda, por líderes comunitários, tendo capacidade de beneficiar mais de 15 mil pessoas.

Para receber uma unidade do projeto, o município escolhe e cede, como contrapartida, o espaço, que precisa medir, minimamente, 18 metros quadrados e estar na vizinhança de escolas. As cidades de Muritiba, Mulungu do Morro, Caém, Maetinga, Caetité, Irecê, América Dourada, Biritinga, Brumado, Aurelino Leal, Senhor do Bonfim, Uauá, Catu, Jitaúna, Condeúba, Oliveira dos Brejinhos, Araci, Muquém do São Francisco e Juazeiro já possuem uma unidade do equipamento, com exceção de Juazeiro, que conta com duas Praças. 

“Nos últimos meses aceleramos, consideravelmente, o ritmo de entregas e essa velocidade tende a ser mantida, nos aproximando, ainda mais, do alcance total do objetivo do projeto, que é 40 praças inauguradas”, lembrou Aderbal.

Capacitação

Durante a quinta edição do Secti na Área, evento realizado na última quarta-feira (27), foi firmado o compromisso de que educadores da rede estadual e dos 20 municípios que já abrigam as Praças da Ciência receberão formação para dinamizar e fortalecer o uso pedagógico do equipamento. A capacitação é fruto de uma parceria com o Instituto Anísio Teixeira. “Uma cartilha para ser distribuída entre os educadores será confeccionada, a fim de fortalecer a educação científica nas escolas”, completa a coordenadora do programa Ciência na Escola, da SEC, Shirley Costa.

Secom Bahia
publicado em 31 de Julho / 2016 às 15:00

Jaguarari: Almejando a unidade no PT, Yon Fontes retira pré-candidatura a prefeito

Pré-candidato ao pleito em 2016, Yon Fontes veio ao público anunciar a retirada da sua pré-candidatura a prefeito de Jaguarari (PT). A decisão foi tomada nessa semana após reuniões realizadas com o prefeito Antonio Nascimento e o pré-candidato Antônio Xavier, com o coletivo do PT Distrito Pilar, lideranças sociais e partidárias do município que foram incentivadoras do indicativo do seu nome no processo democrático, com amigos e também com a sua família. 

Para tomada dessa decisão foi apontada enquanto méritos fundamentais, a unidade interna no PT e a busca pela aliança ampla na perspectiva da continuidade do projeto político e de gestão pública implementada nesses findos oito anos das gestões PT/PV - PT/PP, sendo seu compromisso na construção dessa frente política de alianças com os partidos aliados objetivando fortalecer essa união em Jaguarari. Justifica que dará apoio direto nessa construção para formar uma base aliada forte na disputa pela candidatura que melhor reúne as condições político-eleitorais e aceitação social na busca pela uma vitória em outubro 2016. 

A aliança eleitoral deve ter como base um Programa de Governo Participativo/PGP com a sua integração no contexto Político-gestão-administrativo para o município de Jaguarari 2017/2020, que, entre outros pontos se comprometa com:

– Criação do Conselho Político objetivando o fortalecimento da gestão pública compartilhada, representativa e participativa;

– O desenvolvimento sustentável da cidade e a gestão ética dos recursos públicos, com transparência e isonomia;

– A implementação continuada das prioridades das políticas públicas definidas pela sociedade com foco na saúde, educação e cultura, desenvolvimento rural e ação social;

– O fortalecimento dos mecanismos de participação e controle social sobre as políticas públicas e tomadas de decisões objetivando a geração de emprego e renda;

– O fortalecimento das relações democráticas com as entidades e instituições e com os movimentos sociais;

- Projeto político de Unidade interpartidário, com perspectivas no desenvolvimento socioeconômico do município Jaguarari para o período 2017-2024. 

“Estou retirando a candidatura no sentido de que a gente possa ter unidade política. Eu estou retirando a candidatura em prol da unidade do PT e formação da base aliada. Sou fundador do PT e faço parte desse governo eleito e construído por nós. Então, acredito que a gente possa construir essas alianças e eleger o novo gestor público para dá continuidade ao projeto político necessário e atender aos anseios da sociedade jaguarariense”, afirmou Yon Fontes. 

Ainda completa a sua posição: “Enquanto referência social e político, não apenas local, mas também territorial, fico à disposição do Partido dos Trabalhadores para contribuir na continuidade desse projeto político em 2018, e também 2020. Projeto esse que começou com governos do PT: Lula, Dilma, Wagner e Seu Antônio, e com o apoio dos Deputados Estaduais/Federais Afonso Florence, Josias Gomes, Fátima Nunes e Bobô. E também, Ex-Deputados Estaduais/Federais Carlos Brasileiro, Yulo Oiticica, Nelson Pelegrino, Walter Pinheiro e Guilherme Menezes”.

Ascom
publicado em 31 de Julho / 2016 às 14:00

PM são treinados para primeiras respostas em caso de explosivos

Para proporcionar ao agente de segurança pública conhecimentos básicos para localizar, identificar e remover bombas e objetos suspeitos, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar da Bahia (PMBA) está realizando, desde a última segunda-feira (25), o curso de primeiras respostas com explosivos, na sede da unidade em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A capacitação, que é mais um investimento do Governo do Estado para o fortalecimento do sistema de segurança, busca capacitar pessoal especializado para ação mais rápida e segura no cotidiano das cidades baianas e também em eventos de grande porte como as Olimpíadas.

A turma é composta de 39 alunos, entre oficiais e praças da PMBA, peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e agentes de segurança da Casa Militar do Governador, totalizando a carga de 60 horas/aula. No curso, que segue até este sábado (30), são ministradas as disciplinas Doutrina de Operações Antibombas, e Terrorismo e Percepção de Ameaça Terrorista. "Nós tivemos desde o início uma extensa explicação sobre explosivos e aprendemos a fazer o primeiro contato com esses materiais numa ocorrência. Aprendemos a identificar potenciais situações de perigo e até mesmo a fazer o isolamento dessa ameaça", disse o major Ferreira Lopez, aluno do curso.

Simulação

Nesta sexta feira (29), o batalhão realizou simulação prática com a turma, na qual os alunos foram submetidos a diversos cenários e condições. Eles puderam colocar em prática as noções adquiridas sobre identificação e manuseio de explosivos. O grupo de alunos foi acompanhado por uma equipe de instrutores até o pátio da unidade, onde foram realizadas demolições, brechas e extração de obstáculos com o auxílio de robôs, atividades desenvolvidas para melhorar o tempo de resposta e a eficácia dos agentes para atuar em ocorrências que envolvam artefatos explosivos.

Para o capitão Érico de Carvalho, especialista em explosivos que ministra o curso, o conhecimento adquirido pelos agentes garante maior segurança não apenas para o operador, mas para a população. "Explosivos têm um grande poder de destruição, eles não dão margem para erro. Uma aproximação errada pode [resultar em] fatalidade. Portanto, tendo o conhecimento de como manusear e se comportar numa situação com bombas e explosivos, o policial está preservando a própria vida e também a vida de terceiros". 

Secom Bahia Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA
publicado em 31 de Julho / 2016 às 13:00

PRÉ-CANDIDATO DO PRP PERCORRE O INTERIOR DE JUAZEIRO

Nos dias 27 e 28 de julho, Dr. Márcio Feitosa, pré-candidato a prefeito de Juazeiro, visitou mais uma vez a zona rural do município onde foi muito bem recepcionado pela população local. Ouviu de cada um a determinação de construir um novo tempo para quem vive, trabalha e ama Juazeiro. “Lamentavelmente, constatamos o absoluto estado de abandono que vivem essas comunidades. Falta tudo saúde, educação, lazer, infraestrutura, segurança, transporte, ou seja, as famílias não têm qualidade de vida” declarou o pré-candidato.

Ouvindo as pessoas, Dr. Márcio aprendeu e transmitiu a mensagem da esperança de um vindouro tempo novo, onde prevalecerá a honestidade e o respeito às pessoas de Juazeiro. Enfatizou, ainda, que, cuidará principalmente de pessoas, mudando, por exemplo, o sistema de saúde pública, com a contratação e concursos de médicos especialistas.

O Partido Republicano Progressista - PRP de Juazeiro, através da sua Comissão Provisória, protocolou na Justiça Eleitoral, a convocação da sua Convenção Municipal para as Eleições 2016. A convenção ocorrerá dia 05, no prédio do Círculo Operário, na rua Visconde do Rio Branco, S/N - centro (ao lado da Casa Episcopal), conforme o seu Edital de Convocação.

Ascom Márcio Feitosa
publicado em 31 de Julho / 2016 às 12:00

Charles Leão (PPS) debate segurança pública com Delegados de Juazeiro e Região

O pré-candidato a prefeito de Juazeiro Charles Leão (PPS) foi convidado pelas Delegadas de Polícia Civil Rosineide Mota e Licelma Gomes, e pelos DelegadosReginaldo Cesar, Barcos Aíra, Ranieri Barbosa e Flávio Martins, que atuam na cidade de Juazeiro e Região, paradebater sobre segurança pública para o município. O encontro ocorreu numa churrascaria da cidade, na tarde desta sexta-feira (29).

Na ocasião, Charles Leão ouviu as demandas das autoridades policiais sobre segurança pública para a cidade de Juazeiro, e juntos, discutiram propostas e possíveis parcerias entre as entidades de segurança e a gestão pública.

“É sempre bom ouvir as demandas e as melhorias sobre a segurança pública para nossa querida Juazeiro. Agradeço a disponibilidade dos colegas que atuam na região, e que muito contribuem para nossa cidade, e para o bem estar das pessoas.  Nosso objetivo é ouvir as demandas do povo, e trabalhar em prol da qualidade de vida das pessoas e o que é melhor para nossa cidade ”, destacou Charles Leão.

Charles Leão já é bastante conhecido pelas autoridades policiais do Estado da Bahia, já atuou como Delegado Regional da 17ª Coordenadoria de Polícia do Interior em Juazeiro e como Coordenador do Grupo Especializado em Repressão aos Crimes por Meios Eletrônicos da Bahia, e se sentiu bastante a vontade junto às autoridades policiais da região.

Ascom Charles Leão
publicado em 31 de Julho / 2016 às 11:00

“Não vai faltar raça”, garante Toni Galego para duelo contra o São Raimundo-PA

Elenco da Juazeirense está pronto para o jogo contra o São Raimundo-PA, neste domingo, às 16h, no Adauto Moraes, pela partida de ida do mata-mata da segunda fase da Série D do Brasileiro. O Cancão aproveitou os últimos dez dias para intensificar a preparação para o primeiro desafio após a primeira fase da competição nacional. O time se classificou em segundo no Grupo A5, com 11 pontos.

“É jogo de mata-mata, eliminatório. Estamos bastante focados, temos uma responsabilidade muito grande de fazer o resultado no jogo aqui dentro de casa. Os treinos da semana foram baseados nisso aí. Fazer um resultado bom aqui em Juazeiro para darmos um passo grande rumo à classificação”, analisa o atacante Toni Galego.

Toni aproveita para enfatizar que não vai faltar garra do elenco do Cancão nessas próximas fases da competição nacional. “São jogos que você ganha até na raça. Você tem que se concentrar bem. Tá todo mundo focado, disposto a lutar, se doar. Com isso, a técnica vai sair. A equipe tem que se abraçar mais, dar um ombro ao outro. Não vai faltar raça. Vamos vencer juntos e com certeza a classificação vai vir”, ressalta.

O adversário é pouco conhecido, mas os jogadores já estão cientes das dificuldades que vão encontrar no domingo. “O professor Barbosa já tem algumas informações e está passando pra gente. Vamos trabalhar em cima dessas informações. De certa forma não são muitas, por ser uma equipe um pouco desconhecida, de longe, né?! Mas vão nos ajudar bastante no jogo aqui dentro de casa”, revela Toni.

De acordo com o atacante, muito do sucesso da Juazeirense na campanha da Série D se dá pelo excelente relacionamento que o grupo tem com o técnico Barbosinha. “O professor Barbosa é um pai para nós. Ele dá todo o apoio e carinho que precisamos para estar bem dentro de campo e confortável. Com isso, tá todo mundo se doando e o relacionamento que temos com o professor é um passo muito grande para que possamos subir à Série C”, finaliza.

Da redação com informações do site da Juazeirense
publicado em 31 de Julho / 2016 às 10:00

ESPAÇO DO LEITOR: TRANSPORTE COLETIVO.

Geraldo,

Gostaria que você publicasse a nossa indignação com a prefeitura, pois estamos sofrendo com o descaso da gestão desde a última quinta-feira (21), os ônibus não estão entrando nos residenciais Juazeiro I e II. Temos que ficar no bairro Itaberaba e ir caminhado até os residenciais. Durante o dia ainda vai, mas quem tem que chegar em casa depois da 9h da noite fica bem difícil, pois o caminho é longo e fora que a avenida Abram Lincoln os postes quase nem clareiam nada, passamos por lá com o coração na mão.  Sei que é por uma boa causa, mas eles deveriam interditar só um lado da rua e não impedir que os coletivos entrem para os residenciais.

Desde já pedimos que resolvam esse problema o mais rápido possível.

Moradores dos residenciais Juazeiro I e II, desde já agradecem.

Roberta Santos

publicado em 31 de Julho / 2016 às 09:40

Goleada humilhante deixa Juazeiro Social Clube longe do sonho da primeira divisão

O Juazeiro Social Clube foi humilhado em pleno Adauto Moraes e sofreu uma goleada histórica pela quarta rodada do Campeonato Baiano da segunda divisão. O humilhante placar de 6 a 1, dentro dos seus domínios, mostra a pouca qualidade do time das carrancas, que ocupa a lanterna da competição.

O Juazeiro saiu na frente, com Ebinho, aos 24 do primeiro tempo, mas a partir dos 32 minutos, até o final o Teixeira de Freitas foi construindo o placar elástico com gols de Robert, Narciso, Ninho e Dinda, que marcou 3 na maior goleada já sofrida pelo Juazeiro Social Clube.

Com o placar o Teixeira de Freitas ocupa a terceira posição na tabela. Na outra partida do sábado (30) a Catuense e o Atlântico empataram em 2 a 2. Neste domingo a rodada será complementada com Atlético e Ypiranga.

Pela série D do Brasileiro a Juazeirense tenta melhor sorte jogando contra o São Raimundo (PA) no Adauto Moraes. Os dois times tentam uma vaga na próxima etapa do Brasileiro e a Juazeirense precisa construir um bom resultado em casa para jogar mais tranquilo no jogo de volta, em Belém do Pará.

Da redação Foto: Carlos Humberto
publicado em 31 de Julho / 2016 às 09:00

Democratas reafirma apoio à chapa de Charles Leão e Suzana

A união das pré-candidaturas do PPS, com Charles Leão, e do PSDB, com Suzana Ramos teve o apoio irrestrito do Democratas (DEM) da cidade. A informação foi confirmada pelo o vice-presidente da legenda, Márcio Jandir.

Márcio Jandir, que já tinha declarado apoio à pré-candidatura de Leão no último mês, comemorou o entendimento das forças políticas. “Deu-me Deus o seu gládio, que venham dias melhores para o povo de Juazeiro, nas mãos de Charles Leão e Suzana deposito os meus sonhos de uma Cidade melhor. À vitória Juazeiro!”, alegrou-se.

De acordo com Jandir, a união entre os pré-candidatos só vai favorecer o projeto de uma cidade melhor. “A nossa união é pelo bem da nossa cidade. Aqui não temos vaidades, nem egoísmo. Estamos construindo um novo caminho com foco em cuidar da cidade e das pessoas e estou muito feliz com a chegada da grande mulher que é Suzana ao projeto que acreditamos”, pontuou.  

“A história de vida e de atuação política da vereadora Suzana Ramos enobrece nossa cidade e nosso grupo. Tenho certeza que Charles vai agregar as boas ideias, os projetos que Suzana e seu partido, o PSDB, tem estruturado para nossa querida Juazeiro. Com sua atenção aos que mais precisam, Suzana só tem agregar ao nosso caminho”, ressaltou Jandir.

 Segundo o democrata, a união do PSDB prova que o entendimento feito com o prefeito de Salvador, ACM Neto, que o líder das pesquisas encabeçaria à chapa das oposições, foi cumprido. “Quem tem responsabilidade, compromisso e amor por nossa terra está ao lado desse projeto. Estamos abertos a todos e todas que querem um novo futuro”, finaliza Márcio.

Assessoria de Comunicação e Imprensa Márcio Jandir
publicado em 31 de Julho / 2016 às 08:00

RECICLAGEM GERA OPORTUNIDADES EM ARCOVERDE

Reciclar materiais pode ser uma boa alternativa  para economizar dinheiro. A partir do reaproveitamento de objetos que são jogados no lixo ou no meio ambiente, como garrafas pet, vidros, papelão, vários artigos podem ser confeccionados para uso pessoal e doméstico, além de brinquedos e peças de decoração, a exemplo de vassouras, porta-retratos, pufs, bolsas femininas, sacolas de compras, entre outros utensílios. A proposta está sendo desenvolvida pelo Centro de Educação Socioambiental da Compesa (Cesac), localizado no município de Arcoverde, no Sertão do Estado de Pernambuco, que oferece oficinas de  reciclagem de materiais.

Com os ítens retirados do lixo doméstico e também do meio ambiente, moradores de Arcoverde e regiões próximas estão aprendendo a  reutilizá-los de forma criativa através das oficinas desenvolvidas pelo Cesac. Um dos objetos ensinados nas oficinas é a produção de vassouras feitas com 14  garrafas pets. Já com 18 garrafas pet, uma pequena caixa de papelão, espuma de colchonete mais durex e cola quente se monta um bonito e utilitário puf.

“Quando olhamos os sacos de lixo dentro das nossas casas e nas ruas nem imaginamos quantas coisas podem ser reaproveitadas a partir destes materiais”, comenta a  supervisora do Cesac, Carmem Tavares. Um rolo de papel filme, por exemplo, pode virar um porta-lápis nas mãos de quem participa das oficinas. Reproduzindo o que é aprendido no Centro de Educação Ambiental da Compesa,  os alunos encontram na criatividade, uma oportunidade para gerar renda de maneira sustentável e com respeito ao meio ambiente.  Outras pessoas participam  dos cursos para aprender a produzir artigos para uso pessoal ou para presentear parentes e amigos.“ Algumas mulheres participaram das oficinas e hoje estão vendendo seus artigos  em feiras. Nossa motivação é ensinar às pessoas a reutilizarem objetos jogados no lixo e criar coisas criativas e ainda preservar o meio ambiente”, conclui Carmem Tavares.

Ascom Compesa
publicado em 31 de Julho / 2016 às 07:00

Pavimentação da Av. Manoel Borges será concluída nos próximos dias

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) informa que a obra de pavimentação da Av. Manoel Borges, localizada no Bairro João Paulo II está em fase de conclusão. A empresa executora da obra já finalizou todo o pavimento em asfalto e está concluindo a execução das calçadas e linha d'água. "Estivemos visitando a obra e fomos informados pelo encarregado que dentro dos próximos 15 dias a obra deverá ser concluída, já estamos encaminhando para a equipe da CSTT a solicitação da implantação das lombadas e toda a sinalização horizontal e vertical", explica o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Jorge Barboza.

Ascom/Juazeiro
publicado em 30 de Julho / 2016 às 23:00

Saúde: o paciente nunca é o culpado

Com termos como "juidicialização da saúde", o paciente carrega a culpa que de fato não é dele

Muito se tem falado ultimamente sobre o aumento de ações judiciais movidas por pacientes contra o SUS e contra os planos de saúde privados. Também se discute o impacto dessas decisões sobre os orçamentos dos entes estatais e sobre o equilíbrio dos contratos entabulados pelas operadoras. A narrativa que se vem construindo é no sentido de que a chamada "judicialização da saúde" é nociva, prejudica muitos em detrimento de alguns poucos pacientes e que, a médio e longo prazo, tende a tornar o sistema insustentável.

Observa-se um clima crescente de quase "criminalização" do paciente, que recorre à Justiça para garantir acesso efetivo ao Direito à Saúde. Procura-se, em alguns meios, impor ao cidadão a pecha de "oportunista", que busca na Justiça a chancela para direitos que supostamente não tem, o que causaria desequilíbrio no sistema. Neste ponto, é preciso dizer com todas as letras: o paciente não é o culpado!

A garantia de acesso à saúde é dever do Estado, previsto expressamente na Constituição Federal (art. 196, CF/88), e os serviços de assistência à saúde são livres à iniciativa privada pelos planos de saúde (art. 199, CF/88), sendo a atividades destes regulamentada pela Lei nº 9.656/98, e sujeita aos ditames do Código de Defesa do Consumidor. A Constituição Federal também garante expressamente em seu art. 5.º, inciso XXXV, a inafastabilidade da jurisdição. Ou seja, que todo cidadão tem o direito constitucional de submeter ao Judiciário a apreciação da defesa de seus interesses.

Portanto, a insinuação de que um cidadão age mal ao procurar o Judiciário para ver tutelados os seus direitos, consiste em verdadeiro ataque ao Estado Democrático de Direito e não deve ser levada a sério. Um estudo realizado recentemente pela USP constatou que em São Paulo 92,4% das ações judiciais movidas contra planos de saúde foram favoráveis aos pacientes. Ora, a resposta do Judiciário às demandas envolvendo as questões relacionadas à saúde é sinal inequívoco de que os direitos reclamados pelos pacientes são legítimos. Também é importante consignar que o número de ações judiciais é pequeno, considerado o universo de pacientes.

Neste sentido, basta mencionar que o levantamento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontou que, em 2010, haviam cerca de 240 mil ações judiciais em curso no Brasil envolvendo questões relacionadas à saúde sendo que 46,6 milhões de pessoas possuíam planos de saúde. Ou seja, corresponderam a menos de 0,52% do número de beneficiários.

Veja-se, portanto, que a chamada "judicialização da saúde" não é, em hipótese alguma, causa absoluta das mazelas do setor, como alguns querem fazer crer, mas, sim, consequência de um sistema falho. Antes de colocar o paciente que recorre ao Judiciário para garantir efetivo acesso à saúde, na posição de vilão, é preciso repensar o sistema de gestão do sistema público e dos planos de saúde.

Como negar ao cidadão o acesso a medicamentos, exames e internações sob a invocação de princípios como o da "reserva do possível", quando bilhões de reais se esvaem pelo esgoto da corrupção e da má gestão? É inadmissível que a direção de órgãos de regulação, como a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), seja entregue por indicação política a indivíduos com notória ligação aos interesses de operadoras privadas, as quais, é bom lembrar, são grandes financiadoras de campanhas eleitorais, exercendo um lobby gigantesco com entes políticos e mesmo no seio do Judiciário.

Desburocratizar, buscar eficiência, transparência entre médicos, hospitais e operadoras, reestruturar modelos de operação que já se provaram ineficientes, centralizar a compra de medicamentos e de materiais de alto custo são caminhos efetivos para a redução do desperdício sem, necessariamente, implicar em prejuízo aos pacientes.

Repensar a forma de remuneração dos planos de saúde privados é, também, necessário. O sistema de coparticipação (em que o usuário arca com parte do valor de consultas e exames, por exemplo), estimula uma racionalização dos recursos. Garantir descontos para usuários que venham a aderir a programas de medicina preventiva (o que a longo prazo pode reduzir despesas com tratamentos mais caros) é igualmente uma saída interessante. É necessário, ainda, equalizar os reajustes entre usuários mais novos e mais idosos.

O fato é que o sistema atual enseja desperdícios, está viciado por má gestão, falta transparência entre os entes envolvidos, prestadores e operadoras. Reconhecer a gravidade da situação é o primeiro passo para se chegar a um modelo sustentável, próspero e eficiente para todos: Estado, operadoras, prestadores e consumidores. Enquanto isso não ocorre, o Judiciário é a última trincheira da dignidade onde o paciente ainda pode buscar refúgio. E não há nada de ilegítimo nisso.

Artigo de: Luciano Correia Bueno Brandão, advogado especialista em Direito à Saúde, do escritório Bueno Brandão Advocacia (http://www.buenobrandao.adv.br/).

publicado em 30 de Julho / 2016 às 22:00

Unidades geridas pelo IMIP em Petrolina apresentam seus perfis em reunião da Rede PEBA

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina e o Hospital Dom Malan, geridos pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (UPAE/HDM/IMIP), apresentaram seus perfis de atendimento na tarde de ontem (28), durante reunião da comissão da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco que está discutindo o serviço de urgência e emergência oferecido na região.

O encontro com as entidades de saúde aconteceu no auditório da VIII Gerência Regional de Saúde e também contou com a participação do HU-Univasf, Hospital Materno Infantil de Juazeiro, SOTE, SAMU de Petrolina, Comissão de Co-gestão da Região Interestadual de Saúde (CRIE), Hospital Regional Fernando Bezerra (do município de Ouricuri) e Hospital Inácio de Sá (do município de Salgueiro).

A reunião foi a 5ª da série de debates realizada. “A Rede Assistencial PEBA é composta por 64 unidades hospitalares solicitantes de 53 municípios, ou seja, unidades de pequeno porte e baixa complexidade resolutiva que envia pacientes para unidades maiores; e apenas 11 unidades executantes para receber essa demanda. Só por essa conta podemos perceber que temos uma sobrecarga nos serviços de urgência e emergência de média e alta complexidade. Diante dessa realidade, formamos uma comissão técnica para analisar como poderemos desafogar as unidades executantes, melhorando assim os serviços prestados à população”, esclarece a gestora de regulação da IV Macroregional, Cláudia Galindo, sobre o objetivo dos encontros.

Ler Matéria Completa
Ascom/HDM-IMIP
publicado em 30 de Julho / 2016 às 21:00

MPF apura omissão da Codevasf em relação à ocupação irregular na barragem de Poço do Magro, em Guanambi (BA)

MPF apura omissão da Codevasf em relação à ocupação irregular na barragem de Poço do Magro, em Guanambi (BA)

Órgão recomenda que a companhia adote providências para coibir danos ao lago, e efetue levantamento da área de preservação permanente

Após a realização de apurações preliminares, o Ministério Público Federal (MPF) instaurou na última quinta-feira, 28 de julho, inquérito civil público para apurar a omissão da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) com relação a ocupações indevidas no entorno da barragem de Poço do Magro, localizada no município de Guanambi (BA), a 790km de Salvador.

Segundo as apurações, a Codevasf tem conhecimento da ocupação indevida da área por particulares, pelo menos desde junho de 2015. Em maio do presente ano, o MPF recomendou à companhia a adoção de medidas como o levantamento da área de preservação permanente (APP), conforme estabelecido na licença de instalação da barragem; a realização de fiscalização sistemática na APP; a apresentação de relatório anual da ocupação da APP; e a promoção de reuniões anuais com a participação de órgãos como o Inema e a prefeitura de Guanambi.

O MPF concedeu uma dilação de prazo de 120 dias para o levantamento da área de preservação, acrescentando a recomendação de que a Codevasf elabore e inicie a implementação do Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório do Açude de Poço Magro, adote as providências necessárias para salvaguardar a área federal ocupada no entorno do açude, bem como adote as providências para responsabilização dos ocupantes ilegítimos, assim que identificados, para que promovam a reparação dos danos ambientais causados.

Assessoria de Comunicação Ministério Público Federal na Bahia
publicado em 30 de Julho / 2016 às 20:00

Exposição de Celestino Gomes abre 12ª edição do Festival Aldeia do Velho Chico em Petrolina

O Serviço Social do Comércio (Sesc) em Petrolina inaugura na Galeria de Artes Ana das Carrancas,  às 19h da quinta-feira (4), a exposição Celestino Gomes – Tempo e Memória, com as obras e objetos pessoais deste artista plástico, conhecido pelo trabalho de valorização do Sertão nordestino. São 12 obras selecionadas pela coordenação do 12º Festival de Artes do Vale do São Francisco - Aldeia do Velho Chico, que estarão expostas ao público durante o evento, que vai até dia 20 de agosto.

A curadoria é do coordenador de Artes Visuais e Cinema do Sesc Petrolina, André Vitor Brandão, com expografia de Sandra Guimarães. A mostra leva os visitantes a entender os conceitos de tempo e memória articulados por Celestino nas suas criações. A exposição permanece até o dia 2 de outubro, de segunda a sexta, das 8h às 20h e nos sábados e domingos, das 16h às 20h.

O artista nasceu em Petrolina em 1931 e fez carreira como pintor, escultor e escritor. Retratando a vida dos sertanejos, mulheres, paisagens e as festas populares da região, Celestino Gomes passou uma temporada na Europa, nas décadas de 1960 e 70, resultando em dois livros: 'Da Roça a Roma' e 'De Roma a Roça', que narram suas descobertas e evolução profissional no Velho Continente. O petrolinense morreu em 2004, aos 73 anos.

 O Aldeia

A 12ª edição do Aldeia do Velho Chico traz para a região cerca de mil artistas locais e nacionais, que através das linguagens da  música, dança, teatro, literatura, artes visuais e o audiovisual, vão dialogar com as 70 mil pessoas que participarão do evento  em Petrolina e Lagoa Grande (PE).

A abertura Oficial é no domingo (31) a partir das 18h, em Lagoa Grande, com o espetáculo 'Eu vim da Ilha', da Cia. de Dança do Sesc Petrolina, que faz uma releitura do 'Samba de Véio' da Ilha do Massangano. Em seguida, o Reisado da Comunidade Quilombola do Lambedor também será mostrado aos visitantes da Ilha do Pontal, local das duas apresentações. O festival faz uma homenagem à Dona Águida Borges, um dos nomes representativos do Reisado e da cultura quilombola da região, que faleceu em 2015.

Mais informações sobre a programação completa do Aldeia do Velho Chico podem ser obtidas pelos telefones (87) 3866-7450 e (87) 3866-7474, ou no site  .

Clas Comunicação
publicado em 30 de Julho / 2016 às 19:00

Ministério Público da Bahia pede a candidatos que respeitem crença religiosa

A pouco mais de duas semanas para o início das campanhas eleitorais nos municípios, o Ministério Público (MP) da Bahia recomendou aos candidatos e aos partidos que respeitem, na propaganda eleitoral, a liberdade de crença religiosa.

Segundo a recomendação, os candidatos a prefeito e a vereador não devem praticar a intolerância religiosa, o que incita o ódio, e devem evitar o preconceito contra qualquer religião, em especial, as de matrizes africanas, a exemplo do candomblé e da umbanda. Cabe aos partidos a fiscalização do conteúdo das propagandas políticas veiculadas em todos os meios de comunicação.

O documento do Ministério Público leva em conta a possibilidade da repetição de um caso ocorrido em 2014, quando foi reportado ao Grupo de Atuação Especial de Promoção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação, do Ministério Público da Bahia, ato de intolerância religiosa praticado por um candidato.

Outro fator citado na recomendação é a Constituição Federal, que assegura a todo brasileiro o direito à crença e ao livre exercício do culto religioso. O não cumprimento da recomendação pode gerar penalidades como a tomada de “providências cabíveis pelos Promotores Eleitorais e pelo Ministério Público do Estado da Bahia”, diz a recomendação.

Agência Brasil
publicado em 30 de Julho / 2016 às 18:00

Missão técnica leva panificadores de Juazeiro à maior feira do setor em São Paulo

Panificadores e empresários de confeitaria de Juazeiro participam até esta sexta-feira, 29, da Feira Internacional da Panificação, Confeitaria e do Varejo (Fipan), que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo. A missão técnica, coordenada pelo Sebrae Juazeiro, levou 17 empreendedores ao evento, que é considerado o principal em negócios da indústria de panificação, confeitaria e outros estabelecimentos, como restaurantes, pizzarias, bufês ou potenciais empreendedores.

Na feira, os empreendedores têm acesso a novos conhecimentos e tecnologias do segmento. A empresária Regina Lúcia Ramos é uma das participantes da missão. Ela administra há oito anos a panificadora que herdou do pai e viu a oportunidade de buscar inovação e conhecimento para torna-se cada vez mais competitiva e atender os níveis de exigências dos consumidores.

"São várias portas que se abrem, vários grupos de empresários trocando ideias, conhecendo novos equipamentos, ingredientes, materiais e tendências inovadoras no mundo", afirmou Regina. Ela conta que pretende investir em novos produtos artesanais e na linha integral, bem como aperfeiçoar formatos e embalagens. "Estou cheia de ideias e, sem dúvida, vou chegar à minha empresa renovada, analisar o que é possível implementar e botar a mão na massa", completou.

Além da troca de experiências e contato com produtos e equipamentos de ponta, a Fipan também proporciona informação, por meio de palestras, oficinas e estandes com demonstrações sobre processos e atendimento ao cliente, contato com fornecedores e efetivação de negócios. O grupo também realizou visitas técnicas a empreendimentos tradicionais do ramo de panificação em São Paulo.

O técnico do Sebrae Juazeiro, Rinaldo Moraes, que acompanha os empresários à feira, avalia que eles retornam aos seus negócios com uma bagagem de informações, novas ideias e com a possibilidade de inovar em produtos e serviços. "As panificadoras e confeitarias estão expandindo os serviços prestados aos clientes. Muitas já passaram a servir refeições no horário do almoço, rodízio de sopas e pizzas, no jantar, além de um café da manhã com várias opções", contou Moraes. De acordo com o técnico, a Fipan reúne essas tendências do setor. "São produtos, indústrias fornecedoras de máquinas, equipamentos e automação comercial, traduzindo em grandes oportunidades de negócios aos pequenos empresários, que buscam capacitação e inovação para as empresas", ressaltou.

O grupo de empreendedores que participa da missão integra o Projeto Indústria Setorial, desenvolvido pelo Sebrae Juazeiro, e que visa o fortalecimento e o aumento da competitividade dos pequenos negócios do segmento de panificação e massas alimentícias, com foco em melhoria da gestão empresarial, inovação e sustentabilidade.

Iniciada na terça-feira, 26, a Fipan segue até esta sexta-feira, 29.

Ascom/Sebrae-BA
publicado em 30 de Julho / 2016 às 17:00

Esporte aliado à educação forma paratletas campeões na Bahia

Jovens que colecionam medalhas e pódios de campeonatos dentro e fora do País. Esse é o retrato dos paratletas formados em organizações como o Instituto de Cegos da Bahia e o Instituto de Organização Neurológica da Bahia (ION-BA), que desenvolvem o potencial de portadores de necessidades especiais através da educação e do esporte. Potencial que muitos deles não acreditavam que teriam. 

Para o professor do ION-BA, Virgílio José Rios, é impressionante o efeito do esporte na vida dos alunos, como Matheus Santos Garcia. "A natação foi o grande transformador da vida dele. Matheus tem um potencial muito grande e é uma grande promessa para o paratletismo olímpico brasileiro", contou o professor. 

Ler Matéria Completa
Secom Bahia
publicado em 30 de Julho / 2016 às 16:00

UNEB OFERTA CURSO DE EXTENSÃO: PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E CONTEXTUALIZAÇÃO

Sob a Coordenação dos Professores Edmerson dos Santos Reis, Francisca de Assis de Sá e Edilane Carvalho Teles, teve início neste sábado dia 30/07 e prossegue até o dia 15/010/2016 a oferta pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Departamento de Ciências Humanas – Campus III,  do Curso de Extensão em Pedagogia da Alternância e Contextualização. O Curso é gratuito e foram destinadas 40 vagas, preenchidas no segundo dia de abertura das inscrições.

O CURSO ABORDARÁ AS SEGUINTES TEMÁTICAS:

1º - Contextualização do Currículo;

2º - Pedagogia da Alternância e suas Vertentes;

3º - Metodologia da Pedagogia da Alternância e seus instrumentos pedagógicos;

4º - Itinerários Pedagógicos da Educação Contextualizada;

5º - Fundamentos e Princípios da Educação do Campo;

6º - Fundamentos e princípios da Educação Contextualizada;

7º - Experiências diversas em Educação Contextualizada e em alternância.

PROGRAMAÇÃO:

Os encontros presenciais acontecerão aos sábados pela manhã, das 08h00min as 12h00min nas seguintes datas:  30/07; 06/08; 20/08; 03/09; 17/09; 01/10 e 15/10. O Curso contará  também com 7 encontros não presenciais (alternados), totalizando 60 horas de carga horária.

O certificado será disponibilizado ao final do Curso.

LOCAL:

Departamento de Ciências Humanas – DCH/III, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Juazeiro – Bahia.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2016. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.