Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 


Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
16,7%
Atualizado em: 29/07/2015
publicidade
Política
08 de Maio / 2015 às 15:30 | 6 Comentários

Na manhã desta sexta-feira (08), o Blog Geraldo José postou uma denuncia feita por um morador do bairro Castelo Branco refente a falta de iluminação pública na Quadra E. A secretaria de Serviços Públicos do município enviou nota a nossa redação informando que os danos já foram reparados no local. Confira!

A Secretaria de Serviços Públicos informa a Carlos Lopes, que todo o bairro Castelo Branco foi atendido esta semana pela Gerência de Iluminação com serviços de manutenção. 

Da Redação com informações da Ascom/Juazeiro
Política
08 de Maio / 2015 às 15:00 | 9 Comentários

Nesta quinta-feira (07), o Prefeito Isaac Carvalho visitou os residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida que estão em construção no Município, iniciando pelos Residenciais Juazeiro I, II e III (nomes provisórios), no bairro Itaberaba. O Juazeiro I, que está praticamente finalizado, contará com 1.480 casas e a previsão de entrega é para o final de junho. O Juazeiro II terá 1.000 casas e a entrega está prevista para o final de julho. O Juazeiro III, que está iniciando as obras, terá 500 casas.

De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Álvaro Reis, os moradores dos três residenciais terão à disposição três Centros Comunitários (dois deles com dois pavimentos) e cinco quadras poliesportivas (uma delas coberta). Também está previsto vários equipamentos públicos, a exemplo de Unidade Básica de Saúde – que será inaugurada junto com o Juazeiro I -, um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), duas Escolas e duas creches. Um investimento de R$ 10 milhões e 600 mil.

Em seguida, o prefeito foi ao Residencial Mairi, localizado na BA-210. Este empreendimento contará com 1000 casas e a previsão de entrega é para o final de setembro. De acordo com Humberto Macedo, engenheiro responsável pela obra, os moradores poderão usufruir de dois Centros Comunitários, dois quiosques e duas quadras poliesportivas.

Por último, Isaac visitou o Residencial Humberto, também localizado na BA-210. De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Lucas Bulhões, o residencial terá 1000 casas e a previsão de entrega é para o início de agosto. O empreendimento contará com duas quadras cobertas, dois campos society e duas academias ao ar livre.

Outro diferencial do Residencial Dr. Humberto é que todas as casas terão um aparelho chamado boiler, um aquecedor de água solar, para os moradores terem água morna no chuveiro. Acompanharam o Prefeito o assessor de Infraestrutura do Município, Flávio Luiz, os secretários Jorge Barbosa (SEDUH), Célia Regina (SEDIS), Paulo Bomfim (Governo) e Edvan Gonçalves (Finanças), e os vereadores Caffé e Sargento Bastos.

Irislane Pacheco/SEDUH
Variadas
08 de Maio / 2015 às 14:45 | Nenhum Comentário

A Secretaria Executiva de Cultura – a Secult – realiza mais uma série de concertos musicais. É o projeto ‘Banda na Praça’, com uma programação especial no bairro Km 02, na Praça da Sementeira, em Petrolina. A abertura acontece nesta terça-feira (12), às 20h, com apresentação da banda centenária Philarmonica 21 de Setembro.

A programação prevê visitas de grupos musicais, valorizando a diversidade cultural da cidade e interagindo com os moradores.

Dia 12, o concerto é com a Philarmonica 21 de Setembro, dia 19 (outra terça) é com a Banda Marcial Império Petrolinense e, no dia 26, será a vez da Banda da Escola Marechal Antônio Alves Filho. 

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Policial
08 de Maio / 2015 às 14:30 | 11 Comentários

No início da tarde desta sexta-feira (08) aconteceu mais um homicídio em Juazeiro, desta vez no bairro Sol Nascente.

De acordo com as primeiras informações, a vítima, de prenome, Janicleide, tinha 32 anos e era vendedora de lanches no Mercado do Produtor. Janicleide já tinha sofrido uma tentativa de homicídio há alguns meses, mas ainda não se sabe a causa e o autor do crime.

O Blog do Geraldo José está acompanhando o fato e nas próximas horas trará mais informações.

Da redação
Variadas
08 de Maio / 2015 às 14:00 | 6 Comentários


O público que gosta de fugir do calor no final da semana e tomar um banho nas águas do Rio São Francisco, pode mudar a programação, que pelo menos na Ilha do Fogo, o banho não será permitido neste final de semana. O 72° Batalhão de Infantaria Motorizado, responsável pela administração da Ilha do Fogo, informou por meio de nota enviada à nossa redação, que não será permitido o acesso dos banhistas a Ilha do Fogo em todo final de semana. Segundo a nota, a medida foi tomada pela impossibilidade do Corpo de Bombeiros de Pernambuco fornecer a guarnição de salva vidas: “esta medida está sendo tomada com o intuito salvaguardar a vida dos usuários do balneário e tem caráter temporário, pois a Prefeitura de Petrolina foi previamente informada sobre a situação e adotará as medidas necessárias para resolução do problema, possibilitando a abertura da mesma, em curto prazo, para uso das populações de Petrolina e Juazeiro”.

Política
08 de Maio / 2015 às 13:30 | 1 Comentário

Referente à Ordem Judicial de autoria do Juiz do Trabalho Juarez Dourado Wanderley, da 13ª Vara do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, que determinou a reintegração dos trabalhadores da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), a Procuradoria Geral do Estado esclarece que:

1- O Estado da Bahia e a EBDA estão analisando as medidas cabíveis visando sustar os efeitos da decisão. 

2- O Estado da Bahia e a EBDA se comprometem a ampliar o canal de negociação com o Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Área Agrícola do Estado da Bahia (Sintagri), a despeito das demissões serem decorrentes da extinção da EBDA, determinada pela Lei nº 13.204/2014.   

3- Em que pese não tenha qualquer obrigação legal para tanto, foi informado aos servidores e ao Juiz do Trabalho, em petição do dia 30.04.15, a intenção do Governo do Estado de encaminhar Projeto de Lei à Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, com o objetivo de alterar a legislação do Planserv, a fim de incluir como beneficiários deste Plano de Saúde os empregados demitidos da referida empresa. O encaminhamento de tal Projeto, já analisado pela PGE, foi reiterado na defesa apresentada na audiência do dia 04.05.2015. 

4 - Considerando que a EBDA encontra-se em processo de liquidação, como informado acima, tem-se que a reintegração é abusiva, tendo em vista que a empresa não mais exerce suas atividades finalísticas, senão os atos necessários ao seu encerramento. 

Secom Bahia
Política
08 de Maio / 2015 às 13:00 | 4 Comentários

Para evitar o desperdício de água na Bahia, o deputado Roberto Carlos (PDT) apresentou projeto de lei que proíbe a lavagem de calçadas e carros com água potável fornecida pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). As infrações do projeto de lei estão passíveis de advertência escrita e multa com valores em dinheiro para reincidentes.

“A função precípua desse projeto de lei é evitar o desperdício de água, nosso bem mais precioso e cada vez mais escasso no mundo. É sabido por todos que a água é fundamental para o funcionamento da vida, pois ela participa das reações químicas do nosso corpo, dos ciclos biológicos da natureza e é essencial na manutenção dos ecossistemas”, reitera o parlamentar.

No documento, fica estabelecido uma advertência por escrito para a primeira infração e uma multa no valor de meio salário-mínimo para reincidência. A multa ainda poderá ser dobrada caso a infração se repita pela terceira vez. Estão isentos os lava a jato, que deverão usar sistemas de diminuição ou reutilização da água. O Poder Executivo, junto à Embasa, deverá definir regulamentação posterior específica para a fiscalização e cobrança das infrações.

O deputado atribui ao mau hábito do cidadão o maior problema do desperdício, pois “segundo a Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, muitas pessoas não dão muita importância para o consumo consciente de água”. Entre os recursos naturais do planeta Terra, a água ocupa a extensão de 70%, porém só 2,5% desse número é constituído por água doce, usado para o consumo humano. “Por essas e outras razões, fica evidente que a água tratada não deve ser usada para lavar calçadas e carros. Objetivamos aqui criar medidas que conscientizem a população sobre o problema da falta de água, pois a água não é um bem infinito”, conclui.

Fonte: Diário Oficial da Bahia
Informativos
08 de Maio / 2015 às 12:30 | 1 Comentário

Com o objetivo de oportunizar aos pecuaristas da região melhorias tecnológicas, de manejo e comerciais, além de discutir avanços e perspectivas de mercado para o setor pecuário do Vale do São Francisco, a Prefeitura de Juazeiro e a ACCOSSF irão realizar de 13 a 17 de maio, na Orla II de Juazeiro, a IX Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (EXPOVALE). O evento que também é uma realização do SEBRAE, contará com a participação de entidades, empresários rurais, técnicos, pesquisadores, fabricantes de máquina e equipamentos, produtores de insumos e de sistemas agroindustriais, além de fabricantes e distribuidores de embalagens.

A programação pretende contemplar os diferentes produtores envolvidos com a atividade pecuária e em particular com a caprinovinocultura. "Desde aquele considerado de base familiar ao grande produtor", explicou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Juazeiro, Jorge Cerqueira, informando também que o evento terá uma grande representação de cursos de ciências agrárias da região, "e por esse motivo espera-se também uma participação efetiva de discentes das diferentes Universidades da região", disse.

Animais, máquinas, tratores, veículos, implementos agrícolas, estarão presentes em uma área de 5 mil m². Segundo Rafael Sene, presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco (ACCOSSF), "o público estimado para este ano é de 30 mil pessoas, onde estarão presentes mais de 150 expositores e 1500 animais, para ocupar as 200 baias disponíveis". O evento também conta com a parceria da ACCOBA, ASJ, ABCC, Nowa Comunicação Visual e Conrad Herbst Boerbok Stoet.

Para um dos coordenadores do evento e técnico da SEAPA, Geraldo Araújo, o principal objetivo da Expovale é fomentar e divulgar a exposição dos caprinos e ovinos da região. "A Bahia é o primeiro produtor nacional de caprinos e o segundo de ovinos, sendo Juazeiro a maior região produtora do estado. Este evento irá fomentar a cadeia produtiva da caprinovinocultura, possibilitando uma qualidade de vida melhor ao produtor rural e, consequentemente, estimulando a permanência deste no campo", destacou.

Programação técnico-científica

Dia 14 de maio

8h – Abertura e entrega de material

8h30 às 9h20 - Manejo reprodutivo de caprinos leiteiros. Palestrante: Dr. Madriano Christilis (Embrapa Semiárido) professor colaborador da pós-graduação em Ciências Veterinárias do Semiárido- Univasf

9h30 às 10h20 – Momento empresa (DNA)

10h30 às 11h – Coffee Break

11h10 às 12h - Atualidades da caprinovinocultura no semiárido no contexto sustentável. Palestrante: André Rocha (Univasf)

14h às 14h50 - Boas praticas de ordenha em caprinos. Palestrante: Júlio César (Univasf)

15h às 15h50 – Inclusão da torta/farelo de algodão na dieta de caprinos e ovinos – rentabilidade e produtividade. Palestrante: Douglas Ferraz (ICOFORT)

16h às 16h50 - Manejo de ovinos em pastejo rotacionado. Palestrante: Prof. Dr. Luiz Mauricio Cavalcanti Salviano (UNIVASF)

Dia 15 de maio

8h às 8h50 – Estratégias alimentares para caprinos e ovinos no semiárido

Palestrante: Dr. Tadeu Vinhas Voltolini – Embrapa Semiárido

8h55 às 9h45 – A importância da correta suplementação mineral. Palestrante: Jair Soraes II – Matsuda

9h50 às 10h20 - Resistência anti-helmíntica em caprinos e ovinos. Palestrante: Elaine Monalisa (Ciência Animal – Univasf)

10h25 às 11h05 - Leptospirose em caprinos e ovinos. Palestrante: Laís Ferrari (Ciência Animal – Univasf)

11h10 às 12h - Gestão da sanidade de caprinos e ovinos. Palestrante - Sebastião Faria (MSD SAÚDE ANIMAL)

14h às 14h50 – Berganês: o ovino do sertão pernambucano. Palestrante: João Bandeira (IFE Sertão pernambucano)

15h às 15h50 – Avaliação de carcaças ovinas e caprinas. Palestrante – Profa. Dra. Sandra Mari Yamamoto (Univasf)

16h às 16h50 – Nutrição e manejo de ovinos e caprinos. Palestrante – Adelmo Severino dos Santos (Casa das Rações)

Ascom/Juazeiro
Política
08 de Maio / 2015 às 12:00 | 3 Comentários

Eduardo Salles encerrou, na noite desta quinta-feira (7), sua peregrinação pelos gabinetes da Câmara Federal, em Brasília. A missão do parlamentar estadual baiano na capital foi sensibilizar os deputados federais sobre a necessidade de manter o direito dos pescadores de receber concomitantemente o seguro-defeso e o Bolsa Família. O pagamento em conjunto dos dois benefícios estava em risco após a aprovação da MP (Medida Provisória) 665. “É uma injustiça”, protestou Eduardo Salles, que contou em Brasília com a ajuda dos deputados federais Mário Júnior e Cacá Leão.

“O seguro-defeso serve principalmente para garantir uma renda ao pescador no momento em que ele não pode exercer sua atividade e é uma política efetiva de preservação ambiental. Já o Bolsa Família tem finalidade social”, alertou o parlamentar baiano. “Só a Bahia tem 135 mil pescadores cadastrados no Ministério da Pesca e 60% deste total tem direito ao seguro-defeso”, informou Eduardo Salles. Os deputados federais aprovaram o texto em que os pescadores terão o Bolsa Família suspenso nos meses em que receber pagamento do seguro-defeso. A proposta inicial era que o trabalhador estivesse cadastrado em apenas um programa e fosse excluído sumariamente do outro.

“Não é o que queríamos, pois desejávamos que continuasse como estava. Mas conseguimos evitar que o pescador perdesse completamente o acesso a um dos dois benefícios”, reconheceu o parlamentar. Para Eduardo Salles, a transferência do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a competência para concessão do seguro-defeso ao pescador prejudica a categoria. “Essa modificação vai atrapalhar muito a vida do trabalhador”, lamentou.

PEDIDO

Eduardo Salles ouviu na última segunda-feira (4), durante a abertura do 18º Encontro de Pescadores da Bahia, o pedido dos trabalhadores para lutar contra a votação que podia cancelar completamente o pagamento de um dos dois benefícios. “Eu considero os pescadores verdadeiros guerreiros. Não podemos abandoná-los. Lamentamos não ter revertido completamente, mas acho que se não fosse a mobilização, os trabalhadores perderiam muito mais”, concluiu Eduardo Salles.

ASCOM – Deputado Estadual Eduardo Salles
Variadas
08 de Maio / 2015 às 11:30 | Nenhum Comentário

O município de Petrolina - PE, a porta de entrada do Vale do São Francisco - considerado o maior e mais dinâmico polo de agricultura irrigada e de exportação de frutas do Brasil, poderá, muito em breve, também figurar no mapa nacional como um polo de produção de artefatos em couro. O pontapé inicial para a realização deste projeto, foi dado  recentemente com a formatura de 75 alunos (4 turmas), do Curso de Artefatos em Couro, que já promete movimentar o mercado com o desenvolvimento de vários produtos, dentre eles, pastas, bolsas, cintos, maletas e carteiras. 

O Curso  gratuito para pessoas de baixa renda, que começou em março último, a partir de uma parceria entre o Sest Senat e a Prefeitura de Petrolina, com as aulas sendo ministradas na Escola Municipal do Couro, ganhou corpo com a participação também do Sebrae e do Senar, que vieram somar com a ideia, através de técnicas e noções de empreendedorismo e comercialização. Entre os alunos, artesãos do município além de estudantes e pessoas interessadas em novas oportunidades profissionais. 

De acordo com a coordenadora de Promoção Social do Sest Senat Eva Sá, o resultado dos trabalhos dos primeiros alunos impressionou tanto, pela qualidade e o bom gosto, que os responsáveis pelo projeto resolveram expor as peças em um estande na 4ª Feincartes – Feira Internacional de Artesanato e Decoração, que vem movimentando a região com a participação de 300 artesãos de nove países e 15 estados brasileiros, no período de 1º a 10 de maio. “È a primeira vez que estes novos talentos apresentam suas criações em público. São produtos bem elaborados, com técnicas de desenho de moda que chamam atenção dos visitantes da feira, muitos deles perguntando se os mesmos são trabalhos de profissionais com bastante tempo e experiência em couro. Um dos pontos que mais me impressionou foi a determinação das turmas em aprender”, resumiu Eva Sá.

Instrumento Cultural

Segundo a instrutora do curso e designer de moda Kamila Coelho, o curso tem duração de 60 horas, em dois meses e  as novas turmas deverão ter início no segundo semestre. “Com aulas teóricas e práticas, os alunos aprendem desde o corte das peças, modelagem, passando pelo manuseio das máquinas e ajustes finais, além dos cursos complementares de técnicas de apresentação e comercialização do produto”, pontuou Kamila Coelho. Para a aluna Aguida Anjos, que já trabalha com artesanato, o curso além de reciclar os conhecimentos também veio ensinar novas técnicas e ampliar a capacidade criativa da comunidade. “Com certeza, a partir de agora já sou mais uma multiplicadora deste sensacional instrumento de capacitação profissional e incentivador da nossa cultura”, concluiu a aluna. A Escola do Couro fica na Rua das Pedrinhas, na Vila Eduardo Outras informações podem ser obtidas através do telefone (87) 3862-9153 ou ainda na Secretaria Executiva de Juventude e qualificação profissional que fica no Parque Josefa Coelho.

Clas Comunicação & Marketing
Espaço do Leitor
08 de Maio / 2015 às 11:00 | 5 Comentários

Estão aumentando consideravelmente as reclamações contra o setor de iluminação da Prefeitura de Juazeiro. Desta feita o morador Carlos Lopes reivindica a recuperação da iluminação no bairro Castelo Branco. Confira:

Geraldo,

Por favor poste aí no seu blog que há seis meses a escuridão toma conta da avenida do CSU no bairro Castelo Branco, quadra E, n° 64, e a população pagando a taxa de iluminação pública

Carlos Lopes

Política
08 de Maio / 2015 às 10:12 | 5 Comentários

Saindo das questões pontuais que sempre movimentam a Câmara de Vereadores de Juazeiro, na sessão desta terça-feira (05), a vereadora Suzana Ramos (PT do B), questionou a aprovação da Medida Provisória 664, ocorrida momentos antes da sessão. “Temos que demonstrar desagrado com essa aprovação, pois as modificações na relação entre as faixas de idade e o tempo da pensão não são boas. Até 21 anos, o cônjuge continua tendo direito a três anos do benefício. De 21 a 26 anos, passa a ter direito a seis anos; de 27 a 29, a dez anos; de 30 a 40 anos, a 15 anos; de 41 a 43 anos, a 20 anos; de 44 anos adiante, pensão vitalícia. Além disso, o valor do benefício das pensões em caso de morte do cônjuge também foi reduzido. Se pensarmos em uma mãe ficando sozinha com três filhos e com um baixo salário, iremos entender que essa redução é muito negativa principalmente para as mulheres”, declarou Suzana.

“Sei que podem dizer que discutir aqui esta Medida da Presidente Dilma pode ser motivo de crítica, mas acho que o vereador tem se preocupar também com as grandes questões do Brasil, que são discutidas em Brasília, mas quem acaba pagando a conta e sofrendo com maus soluções é a nossa comunidade, são os municípios” – Acrescenta Suzana, lembrando que “toda minha vida, todos os dias, atendo as pessoas e vejo, se houvesse vontade política, grande parte destes problemas nem existiria” – citando a questão da saúde pública.

Sobre a MP

A Medida Provisória reduz a carência de contribuição previdenciária para que o cônjuge tenha direito pleno à pensão por morte. A regra em vigor atualmente, colocada na MP, é a seguinte: até 21 anos, três anos do benefício; de 22 a 27 anos, seis anos; de 28 a 32 anos, nove anos; de 33 a 38 anos, 12 anos; de 44 anos ou mais, benefício vitalício. Ainda foi retirado o artigo que previa o pagamento de 60% da aposentadoria para o cônjuge mais 10% por dependente, até o limite de 100%.

Por Laiza Campos Ascom CMJ Foto Joselito Tavares
Política
08 de Maio / 2015 às 10:00 | 13 Comentários

Com executiva renovada, o Partido Verde já começa a planejar ações de construção de um projeto político para 2016, que engloba, além do reforço nos seus quadros de filiados, o planejamento para as eleições proporcionais e para a prefeitura de Juazeiro.

De acordo com Edna França, da executiva, "há um indicativo das executivas estadual e federal no sentido do Partido Verde ter candidaturas próprias para prefeitos em todos os municípios onde houver um atuação política de destaque e Juazeiro se enquadra muito bem nesse quesito", afirmou.

A nova executiva do Partido Verde conta com o empresário e militante da legenda, Fonseca Fraga, na presidência e Wank Medrado, na vice. Para Fonseca Fraga, "o PV tem quadros valiosos, tem se destacado em todas as eleições que participou e não pode se abster de participar do processo político, dando a Juazeiro opções comprometidas e capacitadas para gerir o município", destacou, sem apontar nomes.

Wank Medrado, agora na vice presidência da legenda, disse que o Partido Verde não pode se omitir de participar desse processo. "O Partido Verde vai ajudar a construir esse novo momento político, ouvindo outras legendas, construindo parcerias e dialogando com a sociedade para ver o que é melhor para Juazeiro", pontuou.

Variadas
08 de Maio / 2015 às 09:45 | 1 Comentário

No dia 20 de março, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) fez uma apresentação conceitual do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) e ficou de enviar a última versão do plano da proposta das tabelas de vencimentos para validação do Prefeito e da equipe técnica antes de apresentar aos sindicatos. Estamos exatamente nesta fase. 

A FGV já enviou e a equipe técnica da Prefeitura está fazendo os últimos ajustes na  minuta da lei e analisando o impacto financeiro das tabelas de vencimento apresentadas pela Fundação.

Destacamos que um plano desta dimensão (que envolve Prefeitura, SAAE e CSTT), que trata da carreira dos servidores até a sua aposentadoria, não pode ser apresentado sem que a Prefeitura tenha feito todas as análises necessárias para sua implantação e implementação. 

Neste sentido, tranquilizamos os servidores do SAAE que o PCCR está sendo feito e estamos na fase de conclusão para darmos início aos debates com os sindicatos, conforme dito no encontro dia 20/03.

Ascom SAAE
Espaço do Leitor
08 de Maio / 2015 às 09:25 | 6 Comentários

Geraldo,

Anualmente a Prefeitura de Juazeiro em gestões passadas anunciava programação e ações noturnas, e nos finais de semana com objetivo de recolher animais vadios das ruas da cidade como forma de preservar a integridade física dos condutores de veículos e transeuntes. Então eu pergunto: Cadê este serviço?

Veja Geraldo as fotos que eu tirei esta semana na avenida em direção ao Polo Armazem Caffé, um dos principais polos gastronômicos de Juazeiro, que recebe visitantes todos os dias.

Isto é uma vergonha. Gostaria de saber do prefeito para que tanto assessores, secretarias e cargos de confiança, quando o governo não consegue elencar os mais básicos dos serviços.

Edgar Lopes da Silva

Esporte
08 de Maio / 2015 às 08:52 | Nenhum Comentário

N

Juazeiro como sempre muito bem representada no futebol. Mesmo sem nenhuma estrutura para revelar talentos, nosso blog costumeiramente divulga notícias de jogadores da terra brilhando Brasil afora. E agora foi a vez do já conhecido pelo torcedor da região, Nino Guerreiro.

O atacante, conhecido por marcar muitos gols, fez o gol que deu o título do Cuiabá da Copa Verde 2015. O Dourado como é conhecido, perdeu o primeiro jogo por 4 a 1 em Belém, e na partida de volta, em casa, o time de Nino vencia de 4 a 1 quando aos 32", apareceu o faro de artilheiro do juazeirense e marcou o quinto gol, de cabeça, cheio de estilo. Uma virada e tanto.

Veja o gol do atacante Nino abaixo:

No final do jogo, Nino disse orgulhoso ser de Juazeiro da Bahia, agardeceu ao seu pai Emerson Oliveira "Zirilau", e toda sua família e ainda mandou uma mensagem pela recuperação do filho do seu amigo Índio ex-Juazeiro Social Clube que está de leucemia. Veja o vídeo:

 

Bruno Lopes
Variadas
08 de Maio / 2015 às 08:30 | Nenhum Comentário

Muito Forró pé-de-serra, comidas e bebidas típicas, é o que promete o Arraiá do Dadau que acontecerá neste sábado (09) no Depósitto Polo Armazém Café, em Juazeiro. O idealizador do evento, Dadau Barbosa, participou do programa Geraldo José desta quinta-feira (07) e falou com exclusividade sobre os últimos preparativos para o arrasta pé.

O Arraiá do Dadau contará com a apresentação do poeta cantador Flávio Leandro, do cantor Iohannes Cavalcante e banda, além de sanfoneiros da região. Todo um cenário junino já está sendo montado para receber os amantes do forró pé-de-serra com destaque para o espaço Ralabuxo, a Cidade Cinematográfica, a Barraca do Beijo, a Tenda Cigana e o Park Infantil.

“O Arraiá do Dadau promete muita fartura em bebidas e comidas, além de um grande show com os artistas renomados. Uma das novidades deste ano é o sushi nordestino e a degustação de espumantes Rio Sol. O nosso propósito é o melhor e nós estaremos esperando todos de braços abertos”, enfatizou Dadau Barbosa.

Os ingressos para a festa estão sendo vendidos nos postos credenciados ao evento.

Da redação Alinne Torres/Fotos: Geraldo José
Política
08 de Maio / 2015 às 08:00 | 6 Comentários

Três semanas é o prazo que a Comissão Especial Provisória tem para concluir relatório sobre os questionamentos do ex-vereador Antônio Carlos Chaves, sobre a construção das elevatórias que compõe o saneamento básico em Juazeiro. Na reunião de quarta-feira (06), os vereadores Mitonho Vargas (PT), Anderson Alves Cruz (PP), Francinalvo Leopoldo do Carmo (PT do B), Adriano Amorim Bastos (PROS) e José Carlos Medeiros (PV), membros da Comissão votaram e aprovaram os encaminhamentos para a conclusão do relatório respondendo à sociedade sobre o andamento das obras.

O presidente da CP, vereador Mitonho Vargas ratificou a função da comissão que tem como objetivo avaliar a documentação apresentada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE órgão responsável pelo Saneamento, e verificar o andamento da construção das elevatórias. “A Comissão tem como função fiscalizar a construção das elevatórias após ouvida do ex-vereador Antônio Carlos Chaves. Em seus questionamentos, Chaves questionou a quantidade de elevatórias e sobre recurso e prazo do andamento da obra. Já fizemos também a ouvida do engenheiro e técnico do SAAE, Henrique Santiago”, colocou.

Após debate sobre as atribuições da comissão, os vereadores aprovaram visitas às 18 elevatórias do total de 21, e solicitação de documentação à Secretaria de Desenvolvimento e Turismo – Sedur, que antes era o órgão responsável pelo saneamento. Na próxima terça-feira (12), a comissão visitará às 18 elevatórias para finalizar os trabalhos. O prazo final para entrega do relatório e dia 31 de maio.

Iana Lima Ascom Câmara de Juazeiro Foto: Joselito Tavares
Política
08 de Maio / 2015 às 07:30 | 1 Comentário

Quadra poliesportiva coberta será inaugurada nesta sexta-feira (08) no bairro Itaberaba, em Juazeiro. A informação foi dada pelo secretário de Educação do município, Clériston Andrade, durante entrevista, na tarde desta quinta-feira (07), ao programa Geraldo José. O equipamento esportivo, de acordo com o secretário, dará mais conforto a comunidade na promoção de eventos, prática de educação física e lazer.

A obra é uma parceria do governo municipal com o Ministério da Educação. “Essa quadra já existia, mas estava em péssimo estado de conservação. A cobertura foi feita através de recursos do Ministério da Educação, mas nós realizamos melhorias no entorno da quadra para atender melhor a comunidade do bairro, como também na escola municipal”, ressaltou Clériston Andrade.

Sobre as estratégias de conservação dos prédios públicos que estão sendo reformados, o secretário adiantou que já está buscando parcerias com a Polícia Militar, além dos gestores escolares, para o auxílio na manutenção desses locais. “A ideia é que cada Companhia da Polícia Militar também fique responsável por esses equipamentos. Os militares irão ajudar na manutenção e também na segurança pública nos arredores das quadras”, disse o secretário.

Durante a entrevista com o secretário Cleriston Andrade, o professor Jailson Rego também participou do programa acompanhado do seu filho e atleta Patrikson Rego. O jovem é um dos novos nomes do ciclismo em Juazeiro. Desde 2011 vem treinando e participando de provas e já coleciona diversas medalhas.

Na ocasião o jovem atleta, juntamente com seu pai, solicitaram ao secretário a construção de ciclovias e a inclusão de práticas de incentivo ao ciclismo em Juazeiro. " É muito difícil treinar aqui em Juazeiro, mas a gente encontra alternativas que é por exemplo a estrada que dá acesso a Afrânio ou a estrada que dá acesso ao Projeto Mandacaru. Os motoristas nos respeitam nesse trecho. Nas ruas da cidade os condutores as vezes não respeitam os ciclistas", salientou o jovem.

Patrikson lidera o Campeonato Baiano Juvenil de Ciclismo e representou a Bahia na Copa Nordeste de Ciclismo. 

Da redação Alinne Torres/Fotos: Geraldo José
Política
08 de Maio / 2015 às 07:00 | 1 Comentário

Nesta sexta-feira (08) acontecerá na Associação de Deficientes de Juazeiro, situada na Rua Cícero Feitosa, Centro, a Pré-Conferência da Pessoa com Deficiência. O encontro, que terá início às 8h30, tem como objetivo divulgar a temática da Conferência da Pessoa com Deficiência que acontecerá no dia 10 de junho, bem como mobilizar a sociedade para o evento.

De acordo Luana Rodrigues, umas das organizadoras do encontro, durante entrevista ao programa Geraldo José nesta quinta-feira (07), um dos temas que será discutido na Pré-Conferência será o da sexualidade. “As pessoas ainda tem preconceito com o que acontece no privado e por isso é importante ampliar essa discussão”, afirmou Luana.

Para Iuana Louise, que também participou da entrevista, a Pré-Conferência será o primeiro passo para se discutir políticas públicas para as pessoas com deficiência. "Estarei participando desse momento como pesquisadora, militante e acredito que será a prévia de uma discussão maior sobre os direitos da pessoa com deficiência em Juazeiro", frisou.

Da redação Alinne Torres/Foto: Geraldo José
Policial
08 de Maio / 2015 às 06:28 | 9 Comentários

Com objetivo de aproximar cada vez mais a Polícia Militar da sociedade, o coronel Anselmo Brandão, juazeirense, atual comandante da Polícia Militar da Bahia criou o site comandantepmba.com.br.

Na sua apresentação dia 25 de fevereiro, o comandante assim se expressou: “É com prazer que inauguro este novo veículo de comunicação, para me aproximar ainda mais tanto do cidadão que é beneficiário dos serviços da Polícia Militar da Bahia quanto dos cidadãos policiais e bombeiros militares, que terão neste espaço a oportunidade não só de se informar sobre medidas adotadas pelo Comando da PMBA, mas também de se manifestar com críticas, elogios e sugestões produtivas para o engrandecimento da Segurança Pública na Bahia. As novas tecnologias de comunicação possibilitaram uma verdadeira revolução nas sociedades contemporâneas, e acredito que a PMBA, como uma instituição que lida com a preservação dos laços sociais, deve estar aproveitando todos os recursos viáveis possíveis para desenvolver melhor o seu trabalho. Este blog é mais uma oportunidade para reafirmar aquilo que venho dizendo: que a Polícia Militar deve integrar-se à comunidade e a comunidade deve integrar-se à Polícia Militar em uma corrente do bem para a produção da Paz Pública. Como todo iniciante, peço paciência aos amigos e amigas. Aos poucos vamos encontrando o tipo de conteúdo e a frequência que mais serão proveitosos. Para isso peço a colaboração de todos e todas, para construirmos colaborativamente este espaço” concluiu o policial militar e agora também blogueiro.

Política
08 de Maio / 2015 às 06:00 | 4 Comentários

O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, participou do programa Geraldo José nesta quinta-feira (07) e anunciou a entrega de 5 mil casas pelo programa Minha Casa Minha Vida até o final do ano. De acordo com o prefeito, no mês de junho 1.500 unidades serão entregues no bairro Itaberaba. Em julho, no aniversário de Juazeiro, também serão entregues 1.000 casas no Itaberada.

Em agosto a previsão é que mais 1.000 casas sejam inauguradas no Residencial Dr. Humberto, situado na saída para o Rodeadouro. Em Setembro mais 1.000 casas serão entregues no Residencial Mairi. No mês de dezembro o bairro Itaberaba será contempaldo com mais 500 apartamentos.

“Se ocorrer tudo certo no andamento das obras estaremos entregando 5 mil casas em Juazeiro até o final de 2015. É um volume de casas jamais visto na história de Juazeiro. Estamos satisfeito porque é mais qualidade de vida para as pessoas”, ressaltou o gestor municipal. Segundo o prefeito nos próximos dias sairá uma lista com os nomes das famílias contempladas.

Da redação Alinne Torres/Foto: Geraldo José
Esporte
07 de Maio / 2015 às 23:00 | 1 Comentário

Recentemente, comentei sobre a organização do CT “TOCA DO JUÁ”. Fui lá, fiquei maravilhado pela estrutura que ví. Jogadores do sub-20 da JUAZEIRENSE, alguns ali formados, desfrutavam daquele ambiente, que fica ao lado da rodovia que nos leva à Agrovale.

“OS MENINOS DA TOCA” conquistaram uma honrada colocação no campeonato SUB-20(2015), promovido pela Federação Baiana de Futebol-FBF, e sua diretoria, através do empresário Josué Nascimento idealizou e construiu o Centro de Treinamento “TOCA DO JUÁ”, se diz realizado e que o ideal maior era continuar firme aqui, servindo o futebol da nossa cidade, porem, motivos particulares, lhe levam a transferir para outra cidade, seu trabalho de revelar atletas, e administrar futebol.

É sempre bom lembrar, que seus “meninos” já serviram o futebol sub-20, no Petrolina, pelo campeonato pernambucano, obtendo o 8°lugar.

Ainda participaram do futebol alagoano, no campeonato estadual da categoria, ficando em 5°lugar. Recentemente, como já registramos, no certame baiano, ficaram entre os quatro melhores clubes do estado da Bahia.

Josué afirma que a “TOCA DO JUÁ” vai fechar possivelmente por sessenta dias. Ele está indo para a cidade de Propriá - SE, assumir a gestão do clube profissional sergipano (2ªDIVISÃO) por quatro anos, com o objetivo de levar o time para a divisão principal. E tem mais, já assinou comodato registrado legalmente, por vinte anos para administrar e reformar o estádio de futebol da cidade de Propriá. Esse dirigente, sempre faz questão de dizer que até agora, fez investimento na administração do futebol, mas não teve lucros com esse investimento, trabalho que se orgulha muito e gostaria de não sair daqui para outras plagas, pois desejava que esses atuais projetos de grande vulto, em que está envolvido, fossem aqui, em nossa cidade.

Segundo informações de Josué, dirigente do CT-“TOCA DO JUÁ”, ele vai ficar lá e cá. A “TOCA” não vai fechar. Em julho ou agosto, disse ele, iniciarei esse vai e vêm, entre Propriá – SE e nossa cidade. Ele preparará jogadores para abastecer o time sergipano, ESPORTE CLUBE PROPRIÁ.

Na verdade, é uma pena que uma organização tão valiosa que temos aqui, de formação de atletas de futebol, vai dividir ou perder seu salutar objetivo de formar atletas para o futebol e formação moral.

Por Herbet Mouze

Política
07 de Maio / 2015 às 22:30 | Nenhum Comentário

O prefeito Julio Lossio dedicou parte de sua manhã desta quarta-feira (06) para ver de perto a adaptação dos pequenos na unidade do programa Nova Semente no bairro Vila Marcela. O gestor ficou satisfeito ao ver a dedicação das cuidadoras com as crianças. "Os primeiros dias são difíceis. Os pequenos ainda estão se adaptando, alguns nunca saíram de perto dos pais, mas a família tem consciência que aqui eles são bem tratados e recebem atenção especial de pessoas qualificadas", esclareceu o prefeito.

O Programa iniciado no ano de 2010, numa ação integrada que envolve as secretarias municipais de Educação, Saúde e, Desenvolvimento Social, hoje atende mais de 7.800 crianças com educação de qualidade, por 12 horas e ainda oferece 05 (cinco) refeições ao dia, além de alfabetização, cuidados médicos e odontológicos. O Nova Semente recebe crianças de 0 a 5 anos de idade, tendo como prioridade os pequenos de 0 a 3 anos e possui 132 unidades padrão, nas diversas regiões do município, com investimento estimado em 36 milhões para o ano de 2015.

Ascom/Petrolina
Espaço do Leitor
07 de Maio / 2015 às 22:00 | 1 Comentário

No segundo domingo de Maio comemoramos o Dia das Mães, dia que deve ser lembrado e vivenciado por todos que tem a sua mãe. A mãe é a maior professora de seus filhos. É com ela que as crianças ainda no ventre, recebem as primeiras instruções.

Todos os dias é dia de comemorar aquela que nos trouxe ao mundo, que nos ensina as coisas da vida, que nos protege nos momentos difíceis, que nos entendem quando nós erramos.

Sou do tempo em que ao acordar, ao anoitecer, chegar ou voltar de viagem, pedir a benção ao meu pai e a minha mãe, de chamar meu pai de Senhor e Minha mãe de Senhora, mas para muitas pessoas, esse respeito não existe mais, muitas mães são tratadas como se fossem irmãos ou empregados de seus filhos, não existe em muitos casos o respeito a sua mãe.

Na sociedade em que vivemos é muito comum ouvir situação do tipo: ESTOU DE MAU DE MINHA MÃE, AQUELA VELHA NUM VALE NADA, CALE A BOCA MINHA MÃE E ETC, lamentável tal comportamento, infelizmente muitos só dão valor quando perdem (MORRE).

Nesse dia das mães seria bom que cada um analisasse a forma que sua mãe está sendo tratada por você, faça um teste e procure dar mais valor a pessoa que Deus usou para lhe trazer ao mundo.

PROFESSOR: ENOOC EVANGELISTA

Política
07 de Maio / 2015 às 21:30 | 1 Comentário

A Secretaria de Infraestrutura de Petrolina está trabalhando na limpeza do Canal localizado no bairro Pedro Raimundo. Uma máquina retroescavadeira e um caminhão atuam no local. O objetivo é deixar o canal limpo para que a água possa escoar com maior fluidez.

De acordo com a secretária de Infraestrutura, Tatyanne Lima, o município promove regularmente a limpeza do canal, quando retirado grande quantidade de lixo, além da vegetação acumulada. Estão sendo recolhidos restos de entulhos, sacolas plásticas, garrafas PET, restos de objetos, como sofá, fogão e até entulho de obras, dentre outros.

"Sempre realizamos a limpeza do canal para retirada do lixo jogado no local. É importante que a população se conscientize que jogar lixo no Canal acaba prejudicando os moradores, que sofrem com os alagamentos quando as chuvas chegam", destaca a secretária.

Ascom/Petrolina
Esporte
07 de Maio / 2015 às 20:30 | 3 Comentários

Carnaíba e Junco estão liderando os grupos A e B, respectivamente, do Campeonato de Futebol Interdistrital, que está indo para a 4ª rodada no próximo domingo, 10 de maio, às 15h30, nos campos de Abóbora e Juremal. Em Abóbora, disputarão a partida os times de Maniçoba e Abóbora; no campo do Juremal, o dono da casa enfrentará o Junco.

Na última rodada, que aconteceu no dia 03 de maio em Pinhões e Massaroca, o resultado foi Junco 2 x 1 Abóbora, com gols marcados pelos atacantes José Carlos e Francisco Itamar do Junco, e um gol de Igor Fernando, do Abóbora. O Massaroca ganhou por 2 x 0 para o Itamotinga, com gols de Allef Alves e Geovane Heyder.

Para o supervisor de Esportes do Município, Joaci Oliveira, a "expectativa de um bom campeonato é das melhores. Quantos aos times, o Junco vai defender a liderança do grupo dele e o Juremal jogará pela vitória para continuar no campeonato".

Veja como está a classificação do campeonato:

Grupo A   Grupo B
 1º Carnaíba: 6 pontos     1º Junco: 6 pontos
2º Massaroca: 3  pontos  2º Maniçoba: 3 pontos
3º Pinhões: 3 pontos   3º Abóbora: 3 pontos
4º Itamotinga: 0 pontos    4º Juremal: 0 pontos
Ascom/Juazeiro
Informativos
07 de Maio / 2015 às 20:30 | Nenhum Comentário

Até o dia 15 de maio, estão abertas as inscrições para o Processo de Seleção Simplificada de Estagiários de nível superior e Técnico em Segurança do Trabalho do Sesc Pernambuco. São oferecidas 30 vagas distribuídas pelas cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Goiana, São Lourenço da Mata, Arcoverde, Caruaru, Petrolina, Triunfo, Araripina e Bodocó.

Podem se candidatar estudantes dos cursos de Artes Cênicas, Artes Plásticas, Biblioteconomia, Dança, Educação Física, Letras, Medicina, Pedagogia, Serviço Social, Turismo, Web Designer e Segurança do Trabalho. O estágio garante bolsa de formação no valor de R$ 656 para nível superior e R$ 430 para técnico, mais auxílio-transporte de R$ 140 e recesso remunerado proporcional ao período de atuação, que vai de junho a dezembro de 2015.

Para participar é necessário pertencer a Instituição de Ensino Superior e Instituição de Ensino Técnico credenciadas (Federal, MEC, Conselho Estadual de Educação) e cursar um dos quatro últimos períodos da graduação regular. Para Medicina, o candidato deverá estar no 7°, 8° ou 9° período. Ter disponibilidade para trabalhar quatro horas por dia ou 20 horas semanais, possuir conhecimento básico em informática (Windows, Word, Power Point, Excel e Internet).

A inscrição será realizada pelo estudante gratuitamente, através de preenchimento de ficha, junto à entrega do Histórico Escolar Atualizado na unidade de interesse. No Recife, os interessados devem procurar a Gerência de Recursos Humanos, na Sede Administrativa, localizada à Rua 13 de Maio, 455, Santo Amaro. De 20 a 26 de maio, será realizada entrevista coletiva e ainda prova de informática para os candidatos de Web Designer e técnico em Segurança do Trabalho. O resultado final será divulgado a partir do dia 26. O estágio tem início no dia 1° de junho. O edital pode ser conferido no www.sescpe.com.br.

Ascom/ SESC PE
Variadas
07 de Maio / 2015 às 20:00 | Nenhum Comentário

Estão abertas as inscrições para o projeto Territórios Nordeste: Mapeamento Cultural Multimídia, no Centro de Artes e Esportes Integrados (CEU) do bairro Rio Corrente, em Petrolina, Pernambuco. A iniciativa, prevê o mapeamento de agentes, grupos e instituições culturais dos bairros que estão no entorno da praça do CEU e da cidade, serão desenvolvidos trabalhos em fotografia, vídeo e produção textual como ferramentas para registro e divulgação da cultura local. 

Ao todo estão sendo disponibilizadas 20 vagas para participar do projeto, que acontecerá quinzenalmente, nas terças, quartas e quintas-feiras, até meados de junho. Os interessados podem se inscrever presencialmente, na praça do CEU, no mês de maio, das 15h às 18h. Todas as atividades são gratuitas. 

De acordo com Elaine Gomes, idealizadora da proposta, a ideia do Territórios é estimular o reconhecimento e valorização da identidade cultural local. “Um dos assuntos que quero debater é a do pertencimento da própria comunidade, que muitas vezes não conhece seus potencialidade artística, seus artesãos… A ideia é que eles se vejam a partir do que eles mesmos produziram”, contou. 

A praça do CEU -Centros de Artes e Esportes Unificados – integram num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social da cidade de Petrolina. Confira abaixo o cronograma das atividades do projeto Territórios Nordeste:

08/05 – 9h às 12h / 17h às 20h – Oficina de sensibilidade e técnica fotográfica 

09/05 – 9h às 12h – Oficina de sensibilidade e técnica fotográfica ( CAMPO) 

21/05 – 17h às 21h – Oficina de audiovisual 

22/05 – 9h às12h / 17h às 20h – Oficina de audiovisual 

23/05 – 9h às 12h – Oficina de audiovisual. (CAMPO) 

04/06 – 17 às 21h – Oficina de produção textual e projetos 

05/06 – 9h às 12h / 17 às 20h – Oficina de produção textual e projetos 

06/06 – 9h às 12h – Oficina de produção textual e projetos 

11/06 – 17 às 21h – Atividades de alimentação colaborativa do Blog (Explorando a plataforma) 

12/06 – 9h às 12h / 17h às 20h – Oficina “Troca de saberes e vivência – Samba de Véio e Coco de Roda falando de Território.” 

13/06 – 13h às 19h – Atividade de registro multimídia em campo (Festa de Santo Antônio. Ilha do Massangano) 

14/06 – (Horário a combinar) Encerramento do projeto. ( valiação, apresentação do Blog e Lanche) 

Para mais informações sobre a ocupação Territórios Nordeste: 

http://culturadigital.br/territoriosnordeste 

(81) 9719-0556 / (81) 8699-8348 – Elaine Gomes 

(87) 8846-9970 – Jaiane Silva (

87) 8806-2016 – Edcarlos 

Texto Cauby Fernandes/Ascom -Cidadania

Asscom
Política
07 de Maio / 2015 às 19:30 | Nenhum Comentário

Sábado, 9, das 8 às 17 horas Sobradinho realizará o dia "D" da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (vírus que causa a gripe). Além de idosos, acima de 60 anos, podem receber a dose da vacina gestantes, crianças (de 06 meses a menores de 5 anos), trabalhadores da área da saúde, indígenas, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 e portadores de doenças crônicas. 

A vacinação acontecerá nos PSFs das Quadras 1, 3, S5, 17, Policlinica, PSF Maria Ribeiro, PSF da Portelinha e Clube Santana. Também haverá equipes volantes atendendo a população em vários pontos da cidade. Desde o dia 4 de maio a vacina vem sendo ofertada em todos os Postos de Saúde e também na Policlínica. A campanha segue até o dia 22 de maio. Sendo que, para a zona rural, foi montado um calendário especial no período de 18, 19 e 20 , quando as equipes estarão visitando as comunidades do interior do município.

"O Dia "D" atende aquelas pessoas que durante a semana trabalham e não tem tempo de se dirigirem aos postos de saúde. Estamos mobilizados para imunizar todo público alvo, promovendo assim a saúde preventiva. Chamamos atenção para aquelas pessoas que tem alergia grave ao ovo e não podem receber a vacina, já que o ovo faz parte do processo de fabricação da vacina e por isso ela está contraindicada para os alérgicos", esclareceu o Secretário de Saúde Antônio Carlos. 

Ascom/Sobradinho
Política
07 de Maio / 2015 às 19:00 | Nenhum Comentário

Os dez membros que integram o programa das Unidades de Conservação da Caatinga (UCCA´s) em Petrolina, sertão do estado, farão uma visita técnica ao meliponário da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), situada às margens da BR 428. A iniciativa acontece na próxima segunda (11), a partir das 8h. A proposta é que haja uma integração e troca de conhecimentos entre os pesquisadores do órgão federal, técnicos da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) que acompanham o desenvolvimento das UCCA´s e os produtores rurais.

Em 2015, os produtores inscritos no programa serão estimulados a potencializarem a criação de abelhas nativas, como Mandaçaia, Manduri e Cupira. Além de estarem contribuindo para a proliferação das espécies- que correm riscos de extinção-  os membros do programa de Conservação da Caatinga também poderão obter uma fonte extra de renda: das abelhas podem surgir diversos derivados, a exemplo do mel, geleias, sem contar na venda de enxames para recria e aluguel de colmeias para polinização.

A visita técnica faz parte de um calendário mensal de palestras e cursos que os membros das UCCA´s devem participar, como condição de permanência no programa Municipal de Proteção à Caatinga. Nos próximos meses serão debatidos temas como "Sistemática do manejo florestal sustentável da Caatinga"; "Produção, coleta de sementes, armazenagem, plantio e replantio de mudas da Caatinga"; Capacitação para captação e reaproveitamento de água"; "Capacitação em compostagem"; "Criação de outros meios econômicos e sustentáveis para a Caatinga"; dentre outros. O objetivo é fazer com que os produtores rurais troquem experiências, adquiram conhecimentos, possam incrementar suas atividades sempre tendo como foco a preservação e conservação do bioma Caatinga.

Criado através da Lei Municipal 2575/ 2013, o Programa de Proteção à Caatinga é coordenado pela AMMA e acompanhado de perto pelo Conselho Municipal da Caatinga (COMUCA). Os produtores rurais que fazem parte das Unidades de Conservação recebem uma remuneração mensal para auxiliarem na preservação do Bioma.

Abelhas nativas- Nas áreas das  UCCA`s, as abelhas a serem adquiridas deverão vir de áreas de desmatamento legal, com a devida autorização de órgãos competentes. A criação de abelhas sem ferrão tem um manejo mais simples e possibilita com que o produtor possa agregar produtos em termos de beneficiamento, melhorando assim sua renda. Uma das vantagens para o produtor rural ao criar abelhas nativas diz respeito ao manejo: não é preciso que haja a utilização efetiva de equipamentos de segurança.

Ascom/Petrolina
Variadas
07 de Maio / 2015 às 18:25 | 2 Comentários

Uma solenidade muito prestigiada marcou, na última terça-feira (5), a entrega da medalha de honra ao mérito Dom Malan, ao gerente de infraestrutura e desenvolvimento regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paranaíba (Codevasf), Gervilson Duarte.

A comenda de honra ao mérito é um dos principais instrumentos do legislativo petrolinense para homenagear pessoas que tem relevantes serviços prestados ao município e teve a indicação do vereador Ronaldo Souza. De acordo com Ronaldo, “O engenheiro Gervilson Duarte é um técnico da mais alta qualidade, honra os demais companheiros da Codevasf e o cargo que ocupa”, justificou, diante de grandiosa platéia.

Durante o seu pronunciamento Gervilson agradeceu a lembrança, dividindo o premio com os colegas de trabalho. “Receber essa medalha da casa é um daqueles momentos que se eternizam. Nunca fiz nada a esperar pelo reconhecimento. Eu continuarei sempre a servir e assim contribuir pra um mundo melhor”, disse Duarte, que emocionou a todos ao dedicar o título a dois colegas de Codevasf e ao pai, “Seu Cacá”, falecidos recentemente.

Natural de Juazeiro e concursado há mais de nove anos, o engenheiro civil Gervilson Duarte já ocupou por diversas vezes, interinamente, a superintendência da CODEVASF. Após a solenidade oficial, Gervilson Duarte, que é musico nas horas de folga, brindou os presentes com um belo show musical ao som da sua sanfona.

Policial
07 de Maio / 2015 às 18:20 | Nenhum Comentário
 
A Polícia Federal em Pernambuco, por intermédio da Delegacia de Salgueiro e a Controladoria Geral da União, Regional de Pernambuco, deflagraram na manhã de hoje, dia 07/05, a operação Paradise. Foram cumpridos 23 (vinte e três) mandados de busca e apreensão, 12 (doze) mandados de prisão temporária. O objetivo da ação é debelar uma associação criminosa, que se instalou na prefeitura de Araripina/PE. As investigações revelaram desvios de recursos públicos, que deveriam ter sido utilizados na construção de escolas, creches e quadras poliesportivas naquele município com verbas oriundas do Ministério da Educação.
 
O nome da operação é uma alusão a um condomínio fechado, denominado Paraíso, que um dos investigados está construindo na cidade de Araripina. As investigações se iniciaram em 2013 e revelaram que há um ajuste, um acordo entre os licitantes para fraudar as licitações, uma vez que pela análise dos quadros societários das empresas licitantes e vencedoras, há empregados domésticos e parentes dos principais envolvidos nos quadros societários. Igualmente, foi verificada a concessão de descontos padrões nas ofertas realizadas, típico de quem não está realmente disputando, “brigando” para vencer a licitação.
 
Após a licitação, com a assinatura do contrato, não é a empresa vencedora que executa a obra, mas sim, as empresas de parentes de um determinado político do governo municipal que executam as obras. Também verificou-se o não pagamento dos encargos sociais (não há recolhimento do INSS e do FGTS); as obras se protraem no tempo, no intuito de se conseguir mais e mais aditivos contratuais, sempre com a intenção de lucrar mais bem como serviços que não são executados, porém são pagos; algumas vezes pagos em duplicidade. Os engenheiros da prefeitura inserem dados falsos (fotografias e atestes de medições nos sistemas do FNDE) – tudo para liberar os recursos federais.
 
Estão sendo cumpridos mandados nas cidades de Araripina/PE, Juazeiro do Norte/CE, Assaré/CE e Jaicós/PI. Ao todo, mais de duzentos policiais federais e fiscais da CGU participaram da operação. Os presos foram conduzidos para a delegacia de Polícia Federal em Salgueiro, a fim de serem interrogados em sede de inquérito policial.
 
Os presos serão indiciados de acordo com o seu grau de participação pelos crimes de associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informática, falsidade ideológica, frustrar o caráter competitivo do procedimento licitatório, peculato, prevaricação, sonegação de contribuição previdenciária, uso de documento falso e corrupção passiva com penas que variam de 1 até 12 anos de reclusão caso sejam condenados.
 
Comunicação Social SR-PE-DPF/SGO
Com informações e fotos do Araripina em Foco
Variadas
07 de Maio / 2015 às 18:00 | Nenhum Comentário

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) conseguiu gerar energia elétrica a partir da atividade de bactérias Escherichia coli cultivadas em solução de água e nutrientes em ambiente controlado. Durante 11 dias, as bactérias geraram continuamente 0,5V, atingindo, nesta fase, o ápice da produção de energia. O trabalho é realizado pelos professores Helinando Pequeno de Oliveira, do Colegiado de Engenharia Elétrica; e Mateus Matiuzzi, do Colegiado de Zootecnia, em conjunto com a estudante de doutorado em Engenharia Industrial da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Ariadne Helena Pequeno de Oliveira. 

A pesquisa teve início no final do ano passado, após a aprovação da proposta pelo Edital N° 11 de Cooperação Internacional Facepe/MIT e será desenvolvida na Univasf e no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. O projeto contará com a participação do professor do Departamento de Química do MIT Timothy Swager, que trabalha com a produção de grafenos modificados quimicamente. Os primeiros resultados são animadores, segundo o coordenador da pesquisa, Helinando de Oliveira. “Nosso objetivo é cultivar bactérias para que elas sejam geradoras de energia e no futuro possamos transformar células bacterianas em fonte alternativa de energia e produzi-las em escala industrial”, informa. Uma das metas, de acordo com ele, é fazer com que as bactérias gerem energia em quantidade equivalente à produzida por células solares.

Com esse intuito, a equipe desenvolveu no Laboratório de Espectroscopia de Impedância e Materiais Orgânicos (Leimo), do Instituto de Pesquisa em Ciência dos Materiais (IPCM), Campus Juazeiro (BA), um reator, formado por dois compartimentos de teflon separados por um trocador de prótons. Num dos compartimentos, foram inseridas as células bacterianas, cultivadas pelo microbiologista Mateus Matiuzzi, e a solução de água limpa e nutrientes. Elas são mantidas numa estufa, com temperatura controlada a 37°C. 

Ao se reproduzirem, as bactérias geram energia e enviam para o outro lado, por meio de eletrodos de carbono, a água limpa purificada devido à troca de prótons pela membrana disposta entre os compartimentos. Esta purificação da água é outro efeito da atividade bacteriana. Oliveira observa que este resultado já era esperado, mas destaca o fato de a produção energética e a descontaminação da água ocorrerem num ambiente totalmente controlado e com um único tipo de bactéria, o que distingue o trabalho de outras pesquisas já realizadas com as Microbial Fuel Cells (MFC), como são chamadas as células bacterianas geradoras de energia.

Os pesquisadores da Univasf estão testando, no momento, a energia gerada pelas células bacterianas quando acopladas a um resistor. Ao conectá-las a um resistor de 1.000 ohms, eles obtiveram uma tensão de 53 milivolts, ainda considerada pequena. Mas a pesquisa, que está no início, será desenvolvida até dezembro de 2016. Parte do estudo será realizada no MIT, com a colaboração do professor Timothy Swager. A ideia é utilizar os eletrodos de grafeno, produzidos por ele, em substituição aos de carbono que estão sendo utilizados aqui. O objetivo é verificar se há incremento na energia gerada. “Estamos confiantes de que até o final da pesquisa teremos bons resultados a apresentar”, afirma Oliveira.

Ascom Univasf
Informativos
07 de Maio / 2015 às 17:45 | 1 Comentário

O anuncio foi feito na tarde desta quinta-feira (07) em assembleia geral realizada no teatro do campus I, em Salvador. Os docentes da Uefs, Uesb e Uesc também realizaram assembleia na tarde de hoje e pautaram a deflagração da greve em todas as Universidades Estaduais da Bahia (Ueba).

De acordo com informações obtidas no site da Associação dos Docentes da Uneb (ADUNEB), após a aprovação são necessários três dias úteis para o início da greve. Sendo assim, os portões da Uneb serão fechados na próxima quarta-feira (13). A norma está prevista no art. 37, inciso VI da Constituição Federal, utilizando o art. 13, da Lei n. 7.783/89.  

Dentre as reivindicações dos docentes estão:  revogação da lei 7176/97; destinação de, no mínimo, de 7% da Receita Liquida de Impostos do Estado da Bahia para o orçamento anual, com revisão do percentual a cada dois anos e de tal forma que o orçamento do ano não seja inferior ao executado no ano anterior; ampliação do quadro de vagas para professores; respeito aos direitos trabalhistas dos docentes, a exemplo de promoções, progressões, mudanças de regime de trabalho e insalubridade; alterações no Estatuto do Magistério Superior que valorizem o trabalho docente (aumento na quantidade de níveis, incentivos de pós-graduação e regime de dedicação exclusiva), pagamento do reajuste linear integral, em única parcela, retroativo a 1º de janeiro, no valor de 6,41% (IPCA/inflação 2014).

Da redação com informações da ADUNEB

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage