Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 16 de Janeiro de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 17 de Novembro / 2016 às 07:30

SEDUH executa desvio temporário das águas do Canal Malhada da Areia

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), iniciou nesta quarta-feira (16), a execução de um desvio das águas do Canal Malhada da Areia dentro da obra de urbanização e requalificação, no trecho que passa pela entrada principal do bairro Alto da Aliança (próximo à ponte situada entre as Avenidas Benedito Almeida e Irmã Dulce I).

De acordo com o Antero Alves, encarregado de obras da empresa responsável pela execução dos serviços (Construtora Venâncio), o desvio temporário tem como objetivo deixar o canal livre para a execução dos trabalhos de desassoreamento, drenagem, desmatamento, entre outros. "Iniciamos os serviços hoje abrindo a via junto a ponte que fica sobre o Canal, onde estamos colocando manilhas com espessura de 1,50m para desviarmos o fluxo das águas e assim podermos trabalhar melhor, concluídos os trabalhos voltamos o fluxo do Canal", explica Alves.

Segundo o titular da SEDUH, Jorge Barboza, durante a execução do desvio do fluxo do Canal o trânsito em parte das Avenidas Benedito Almeida e Irmã Dulce I está interditado. "Os serviços são executados por máquinas pesadas, bem como precisamos efetuar um corte no pavimento da via o que impossibilitou o trânsito no local, por conta disso estamos contando com a parceria da CSTT no sentido de interditar e desviar o trânsito", ressalta Barboza.

O Canal Malhada da Areia possui aproximadamente 1,5 km de extensão, corta os bairros Malhada da Areia e Alto da Aliança. Com a atual intervenção será totalmente urbanizado, fechado e receberá duas avenidas paralelas que vão ligar a Av. Irmã Dulce à BA 210.

Ascom/Juazeiro
publicado em 17 de Novembro / 2016 às 07:16

Ex-governador Sérgio Cabral é preso pela PF na Zona Sul do Rio

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta (17), o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral sob a acusação de cobrança de propina em contratos com o poder público. O ex-governador foi alvo de dois mandados de prisão preventiva, um expedido pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, e outro pelo juiz Sergio Moro, em Curitiba. Além de Cabral, outras nove pessoas tinham sido presas até as 7h30.

Uma das operações é Calicute, considerada um braço da Operação Lava-Jato no Rio, que tem como base a delação premiada do empresário Fernando Cavendish. A esposa de Cabral, Adriana Ancelmo, também é alvo de condução coercitiva por essa operação. A outra ação é da Lava-Jato, que teve como base a delação da Andrade Gutierrez e da Carioca Engenharia. Por volta das 6h50, um carro saiu da garagem do ex-governador e muitas pessoas que estavam na porta tentaram invadir o local e gritavam pela prisão dele. Para sair do local, a polícia chegou a jogar spray de pimenta.

A ação tem o objetivo de investigar o desvio de recursos públicos federais em obras realizadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, cujo prejuízo estimado é superior a R$ 220 milhões. No início da manhã também foi preso o assessor de Cabral, Wagner Jordão Garcia, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Ao todo, a polícia visa cumprir 38 mandados de busca e apreensão, 8 de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 14 conduções coercitivas.

A polícia chegou à casa de Cabral, no Leblon, Zona Sul do Rio, por volta das 6h. Cabral e os outros acusados são suspeitos de receber propina em troca da concessão de obras públicas como a reforma do Maracanã e a construção do Arco Metropolitano.

A investigação teve como ponto de partida as delações de Clóvis Primo e Rogério Numa, executivos da Andrade Gutierrez, feitas no âmbito do inquérito do caso Eletronuclear. Os dois revelaram à força-tarefa que os executivos das empreiteiras se reuniram no Palácio Guanabara, sede do governo, para tratar da propina e que houve cobrança nos contratos de grandes obras. Só a Carioca Engenharia comprovou o pagamento de mais de R$ 176 milhões em propina para o grupo. O mandado expedido pelo juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, visa cumprir, de forma coordenada, 14 mandados de busca e apreensão, 2 mandados de prisão preventiva e 1 mandado de prisão temporária.

Agentes da Polícia Federal chegaram ao prédio do ex-governador por volta das 6h (Foto: Carlos Brito / G1)

Agentes da Polícia Federal chegaram ao prédio do ex-governador por volta das 6h (Foto: G1)

Além de Cabral, a polícia também busca cumprir mandados de prisão preventiva contra o ex-secretário de governo de Cabral, Wilson Carlos, e do ex-secretário de obras, Hudson Braga. A operação foi batizada de “Calicute”, região da Índia onde o descobridor do Brasil, Pedro Álvarez Cabral, teve uma de suas maiores tormentas.

Fonte: G1 (Foto: Reprodução TV GLOBO)
publicado em 17 de Novembro / 2016 às 07:00

Prefeitura de Juazeiro realizou com sucesso mais uma Caravana da Saúde

Foi realizado com sucesso nesta quarta-feira (16), mais uma edição do programa Caravana da Saúde. Desta vez, cerca de 140 moradores do bairro Alto do Cruzeiro foram contemplados com diversos atendimentos médicos na unidade de saúde da comunidade. O programa completa quarenta e duas edições e já ultrapassa os 16 mil atendimentos médicos especializados.

O programa Caravana da Saúde tem como  objetivo diminuir a fila de espera nas Unidades Básicas de Saúde do município, além de garantir o acesso ao serviço aos usuários que estão aguardando consultas especializadas há algum tempo. Wanda Almeida, de 51 anos passou pelas consultas com o ortopedista, clinico geral e realizou o exame de eletrocardiograma, a dona de casa aprovou a caravana em seu bairro. “A comunidade do Alto do Cruzeiro agradece ao prefeito Isaac Carvalho o cuidado com nossa saúde. Fico feliz de mais uma vez participar do programa e conseguir atendimento médico”, pontuou a dona de casa.

Seu João Antônio, de 63 anos realizou durante a caravana o exame de eletrocardiograma e agradeceu por ter o programa em sua comunidade. “Estava sentindo umas dores no peito, fiz o exame e já vou mostrar ao médico o resultado. Muito bom esse serviço na área de saúde, esperamos que a próxima gestão também permaneça com programa na área de saúde”, disse o aposentado.

A diretora da Atenção Básica, Lara Ramos avaliou o programa de forma positiva para a população. “A Caravana da Saúde desde o mês de Janeiro vem desafogando as demandas reprimidas das unidades de Juazeiro. A saúde passa por muitos desafios, mas ficamos felizes em poder dar celeridades às filas de esperas dos bairros e distritos do município”, concluiu Lara.

Daniela Duarte/SESAU
publicado em 17 de Novembro / 2016 às 06:27

SSP registra queda de 26% nos homicídios dolosos em Juazeiro

Apoio: Ações das policiais Civil e Militar tiraram de circulação 751 criminosos, que atuavam na região em 2016.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou, sábado (12), dados que demonstram um aumento no índice de prisões no município de Juazeiro. De janeiro a outubro de 2016, as ações das policias Civil e Militar retiraram de circulação 751 criminosos, 38% a mais do que no mesmo período do ano passado. Houve também uma queda nos casos de homicídios dolosos em cerca de 26%.

As informações apontam ainda um aumento nas prisões em flagrante e no cumprimento de mandados. Em 2015, foram autuados em flagrante 431 pessoas e 696 em 2016, o que significa um aumento de 38%. Quanto aos mandados de prisão em aberto, o crescimento nos cumprimentos foi de 45%. A eficácia da atividade policial também apareceu nos registros de inquéritos remetidos à Justiça. Nos últimos 10 meses, foram enviados 1.262, um acréscimo de 5,1%, se comparado a igual período do último ano.

O trabalho integrado das policiais também contribuiu para a redução de homicídios dolosos em Juazeiro, registrando-se este ano uma queda de aproximadamente 26% nesta modalidade delituosa. Respondendo interinamente pela 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Juazeiro), a delegada Adelina Maria de Araújo Castro lembra que o acréscimo dos mandados cumpridos vem refletindo sobre a queda de homicídios na cidade. "Nos próximos meses, o trabalho será intensificado para melhorar ainda mais os índices", garantiu.

O programa 'Um Norte Para Todos', implementado pelo Comando de Policiamento da Região Norte desde dezembro de 2015, vem contribuindo para a melhora dos índices criminais, segundo afirmou o comandante da unidade, coronel PM Alfredo Nascimento. Ele explicou que, a cada três meses, "nós nos reunimos para analisar o perfil dos crimes e apontar medidas a serem adotadas para inibi-los".

Disse que nesses encontros são discutidas ideias que deram certo numa companhia da região e o que fazer para aplicá-las também com sucesso em outras unidades. "Nossas ações buscam ampliar a sensação de segurança para a população", garantiu.

Investimento

A Governo do Estado fez investimentos na região para melhorar as estruturas de segurança. Em novembro de 2015, por exemplo, inaugurou no município a primeira unidade do interior 'Operação Ronda Maria da Penha', que objetiva prevenir e combater à violência contra a mulher. Também em 2015, a Coordenadoria Regional de Polícia Técnica de Juazeiro disponibilizou um laboratório para realização de perícias de definitivos de drogas, exames de PSA e pesquisa de espermatozoide.

Em setembro deste ano, o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, inaugurou uma nova sede para a 76° Companhia Independente da Polícia Militar e entregou 17 novas viaturas. A 1ª Delegacia Territorial também recebeu três delegados e três escrivães aprovados no último concurso da Polícia Civil. O grupo, que está cumprindo estágio obrigatório, tem auxiliado no trabalho realizado pela Coorpin.

Ascom SSP/BA
publicado em 17 de Novembro / 2016 às 06:00

AGENDAS DO GOVERNADOR EM CAPIM GROSSO E VALENÇA FORAM ADIADAS

Em email ao Blog a Secretaria de Comunicação do Governo da Bahia comunicou o adiamento da visita do governador Rui Costa aos municípios de Capim Grosso e Valença. Confira?

Informamos que as agendas que seriam cumpridas pelo governador Rui Costa nos dias 18 e 19, Capim Grosso e Valença, respectivamente, foram adiadas para a próxima semana. As mesmas foram agendadas para o dia 25/11 em Valença e 26/11 no município de Capim Grosso.

Secretaria de Comunicação da Bahia

publicado em 16 de Novembro / 2016 às 23:00

ARTIGO - DEMOCRACIA: A DESEJADA E A QUE VIVEMOS

*Josemar Santana

Mesmo vivendo numa DEMOCRACIA poucos brasileiros sabem qual é o seu verdadeiro significado e muito menos sabem que existem diferentes DEMOCRACIAS pelo mundo afora.

Se consultarmos qualquer dicionário vamos encontrar várias definições e conceitos de DEMOCRACIA, mas todos eles são incompletos, porque não trazem um significado ou conceito que satisfaça o desejo de cada ser humano.

O significado mais comum é o que afirma ser a DEMOCRACIA tipo de “Governo que o poder é exercido pelo povo”. Esse conceito, apesar de mais popular é o mais complexo, porque não encontramos em nenhuma parte do mundo UM PODER EXERCIDO DIRETAMENTE PELO POVO.

O que conhecemos, verdadeiramente, é O PODER EXERCIDO INDIRETAMENTE PELO POVO, por meio de representantes. E é exatamente nessa representação que o povo perde o exercício do poder, porque elegemos nossos representantes e eles, na sua maioria, não atuam em defesa dos interesses coletivos, preferindo atuar  em defesa dos próprios interesses, ou de grupos limitados.

Nesse sentido podemos aceitar o conceito de DEMOCRACIA como sendo “sistema governamental em que dirigentes são escolhidos através de eleições populares”, e nessa linha de entendimento podemos afirmar que O BRASIL É UMA DEMOCRACIA.

Sabemos, entretanto, que não basta escolhermos pelo voto direto os nossos representantes, para termos UM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, se considerarmos que um estado assim exige que as leis sejam respeitadas e quem as desrespeita, obrigatoriamente sofre uma punibilidade na proporção da ofensa causada, porque não está apenas desrespeitando dispositivos legais, mas, sobretudo, desrespeitando a sociedade em que vive.

É certo que, do ponto de vista sociológico, vivemos uma DEMOCRACIA, porque não somos uma ARISTOCRACIA, uma MONARQUIA, ou mesmo UMA OLIGARQUIA.

Ler Matéria Completa
Por Josemar Santana
publicado em 16 de Novembro / 2016 às 22:30

3º BEIC/Juazeiro realizará Solenidade de Culto à Bandeira Nacional

O 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação, (3º BEIC)/Juazeiro promoverá no próximo sábado (19), às 11h30, a Solenidade de Culto à Bandeira Nacional.

A Cerimônia será realizada no Pátio do Batalhão, tendo sua principal finalidade reverenciar o mais representativo Símbolo Nacional, tendo seu ápice, a condução do Pavilhão Nacional pelo policial mais antigo e o mais novo da Unidade e incineração das bandeiras inservíveis ao sol de meio dia.

A Bandeira Nacional foi adotada  pelo Decreto nº 4, de 19 de Novembro de 1889 e atualmente tem sua previsão na Constituição Federal com o Símbolo Nacional e a regulamentação do seu uso através da Lei nº 5.443, de 28 de Maio de 1968. 

Com informações do 3° BEIC/Juazeiro
publicado em 16 de Novembro / 2016 às 22:00

Cadastros de 140 mil beneficiários do Bolsa Família serão revisados na BA

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou que 141.481 beneficiários do Bolsa Família na Bahia tenham o cadastro revisado. Eles são suspeitos de receberem irregularmente o dinheiro repassado pelo programa. O projeto do MPF, intitulado Raio-X Bolsa Família, identificou que R$ 536.716.597,00 foram destinados a esses beneficiários no estado. Segundo o MPF,  empresários, servidores públicos, estelionatários que usaram dados de pessoas falecidas e doadores de campanhas teriam recebido dinheiro do programa. Ainda segundo o órgão, entre as cidades baianas que mais tiveram o benefício irregularmente estão São Francisco do Conde, Tremedal , Ipecaetá, Gongogi e Itaju do Colônia.

O MPF aponta que a Bahia foi o estado que repassou mais recursos para beneficiários suspeitos de receber irregularmente o Bolsa Família. Segundo o Raio-X Bolsa Família, de 2013 a maio de 2016, os pagamentos a perfis suspeitos de irregularidades totalizam um prejuízo de mais de R$ 3,3 bilhões no país. Em outra operação, que começou em junho deste ano e foi realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), 55 mil beneficiários do programa Bolsa Família tiveram os benefícios cancelados, enquanto 77 mil foram bloqueados no estado neste mês de novembro.

Entre as irregularidades encontradas, alguns beneficiários tinham renda maior do que a permitida pelas regras do programa, que estabelece como critério o valor per capita de até R$ 170. De acordo com o MPF, a situação de irregularidade não atinge só a Bahia e por isso foram expedidas recomendações a 4.703 prefeituras em todo o país. O objetivo é que elas realizem visitas domiciliares a mais de 870 mil beneficiários do programa suspeitos de não cumprimento dos requisitos econômicos estabelecidos pelo governo federal para recebimento do benefício.

Ler Matéria Completa
Fonte: G1 Bahia
publicado em 16 de Novembro / 2016 às 21:30

JUÁ GARDEN CAPRICHA EM DECORAÇÃO E TRAZ A MAGIA DO NATAL EM CASTELO DE LUZES, CORES E ALEGRIA

Em seu primeiro Natal, o Juá Garden Shopping surpreende com uma decoração natalina encantadora, com uma grande riqueza de detalhes em cada ambiente montado. Dos variados espaços super produzidos, um dos locais que mais atrai a atenção dos visitantes é o castelo com inspiração medieval.  A estrutura tem cerca de 5m, e as crianças podem atravessar seu interior, por meio de um túnel de cordas, chegar até a torre central e descer por um escorrega. 

Ainda compondo o cenário, o castelo conta com 18 pinheiros em volta, além de um trenó, carroça de madeira com flores, caixas de presentes e bichos de pelúcias. E sabe quem é que fica neste lindo castelo? O Papai Noel, grande estrela do mall. Sentado em seu trono, o bom velhinho está no Garden atendendo os visitantes de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos das 13 às 20h.

Muitas famílias já conheceram a decoração e fizeram questão de comentar nas redes sociais: "Muito linda está a decoração, minha filha ficou encantada, parabéns Juazeiro pelo grande Juá Garden Shopping". "Adorei a abertura de Natal do Juá Garden, gostei tanto que já montei minha árvore. Foi, com certeza, maravilhoso!".

Outro espaço que chama a atenção é o cenário que pode ser utilizado como lounge ou painel fotográfico. O local disponibiliza de uma bela ornamentação com um painel 3D, onde os visitantes podem registrar seus momentos especiais de Natal vividos no shopping.

Ascom/JUÁ GARDEN SHOPPING
publicado em 16 de Novembro / 2016 às 21:00

Voluntariado do HDM/IMIP lança 7ª edição da Campanha 'Enxoval do Bebê'

O Voluntariado do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), lançou a tradicional Campanha do Enxoval do Bebê da Unidade. A ação visa a arrecadação de materiais de primeira necessidade como: roupas para recém-nascidos e produtos de higiene pessoal para os bebés e mães carentes que são atendidos na instituição.

A campanha vai até o próximo 20 de dezembro. As doações podem ser feitas diretamente na sala do Voluntariado do HDM. Pessoas interessadas em doar, que não tiverem disponibilidade para entregas, podem entrar em contato pelo número (87) 3202 7027 e solicitar que o voluntariado recolha no local indicado.

Ascom/HDM-IMIP
publicado em 16 de Novembro / 2016 às 20:30

SEMAOP intensifica fiscalizações para combater som alto em Juazeiro

Em mais um fim de semana de cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em Maio deste ano, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP) juntamente com a Guarda Civil Municipal e a 75º Companhia Independente de Policia Militar (CIPM) realizaram fiscalizações pela cidade para coibir a poluição sonora e notificar espaços que realizavam eventos e práticas remuneradas sem a licença do município.

Para o trabalho do fim de semana na cidade participaram da operação dois fiscais, um supervisor e o gerente de fiscalização da SEMAOP, duas guarnições da Guarda Municipal e a uma equipe da Policia Militar. As fiscalizações aconteceram nos bairros Quidé e Dom José Rodrigues e ambos tiveram estabelecimentos fechados, uma vez que estavam funcionando sem o alvará.

Seguindo para mais fiscalizações as equipes se deslocaram ao Residencial Juazeiro I, onde um carro foi deslocado até a SEMAOP para retirada do som automotivo, o mesmo estava ligado a uma altura de 80 decibéis, sendo o permitido de 40 decibéis.  A última operação aconteceu quando a Policia Militar solicitou o apoio da SEMAOP no Bairro Tabuleiro para encerrar uma festa que estava acontecendo sem a licença, com a chegada dos Fiscais o evento foi terminado.

As ações com a Polícia Militar e os fiscais acontecem semanalmente. "Estamos realizando um trabalho contínuo na cidade e, durante a semana, nossos fiscais saem para fiscalizações nos bairros e na área central. A parceria entre Policia Militar e Guarda Municipal é importante, uma vez que as duas instituições agem nos fins de semana também com suporte de nossos fiscais. Intensificamos ainda mais as ações, não com o objetivo de apreensão, mas com o dever de manter o ordenamento e o sossego da maioria da população", pontuou Agenor Souza, Secretário da SEMAOP.

Ascom/Juazeiro
publicado em 16 de Novembro / 2016 às 20:00

SESP faz remoção preventiva de árvores na Avenida Paulo Afonso

Após um estudo realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP), em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (SESP), foi constatado que algumas algarobas localizadas no canteiro central da Avenida Paulo Afonso, bairro Alto da Maravilha, precisam ser removidas. As árvores encontram-se com as raízes expostas e com a chegada do período chuvoso, o risco de queda é iminente. A SESP irá realizar as remoções a partir desta quinta-feira (17) e, logo em seguida, será feito o plantio de mudas nativas da região.  

Ascom/Juazeiro
publicado em 16 de Novembro / 2016 às 19:49

Chuvas começam a cair na região do São Francisco, trazendo alento para os ribeirinhos


Em Sobradinho, conforme registro de leitores, a chuva alagou ruas centrais  

As chuvas que começaram a cair com mais intensidade no Vale do São Francisco, trazem alento aos ribeirinhos, diante do quadro de intensa estiagem que vinha assolando a região e provocando niveis baixos de água no Lago de Sobradinho, principal reservatório do semiárido.

Na tarde desta quarta-feira (16), em Juazeiro, as chuvas alternaram de intensidade em diversas localidades, com informações de chuvas mais fortes no interior, a exemplo do Distrito de Massaroca, onde alguns riachos chegaram a escoar bom volume de água.

Em praticamente todas as cidades do Vale do São Francisco foram registradas chuvas, que embora moderadas, trazem esperança de boas colheitas no campo e contribuição valiosa para o nível de água no Rio São Francisco.

De acordo com previsões do Climatempo as chuvas devem continuar caindo na região, com índices que variam de 5 a 15 milímetros por dia, até domingo. As informações dão conta de chuvas ainda mais volumosas na região norte de Minas Gerais.

Em Sobradinho, de acordo com informações, a chuva foi intensa, chegando a alagar algumas vias da cidade, conforme imagens registradas pelos leitores.

Da redação - Blog Geraldo José
publicado em 16 de Novembro / 2016 às 19:27

Petrolina: Ordem Pública, Guarda Municipal e Polícia Militar realizam operação conjunta

Em atendimento as requisições do Ministério Público Estadual sobre denúncias de perturbação do sossego alheio, na noite deste último sábado (12), a equipe do Núcleo de Operações da Ordem Pública, Guarda Municipal e GATI, realizaram fiscalização em vários bares da zona urbana e no perímetro irrigado de Petrolina, com o objetivo de coibir abusos na emissão de sons e ruídos na cidade.

Durante a operação os agentes verificaram a regularidade dos estabelecimentos que se encontravam realizando evento ao vivo ou mecânico, através da análise da documentação e da medição dos níveis de ruídos emitidos por esses empreendimentos. A ação resultou na apreensão de 03 paredões de som automotivo por infração as Leis Municipais nº 2.556/2013 e nº 1.164/2002, que proibi a utilização de paredão de som na zona urbana da cidade, e que estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes e similares que não possuam alvará sonoro e licença ambiental promovam eventos festivos, ao vivo ou mecânico. 

De acordo com o secretário de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Jenivaldo Santos, "além da sanção administrativa de apreensão dos equipamentos sonoros pela ordem pública, os infratores ainda tiveram seus veículos multados pelos agentes do GATI do 5º BPM, com base na nova resolução CONTRAN nº 624, que determina a autuação do condutor que for pego com som automotivo audível pelo lado externo do veículo, com volume ou frequência que perturbe o sossego público. A multa para cada caso é de aproximadamente R$ 800,00 e R$ 2.000,00." Explicou o secretário.

Ascom Prefeitura/Petrolina
publicado em 16 de Novembro / 2016 às 19:00

Sobradinho garante segurança hídrica do NE

O  diretor de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, concedeu, hoje (16/11), entrevista coletiva em Petrolina (PE), reunindo emissoras de rádios, TVs e blogs, para anunciar os testes de redução da vazão do Rio São Francisco de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 700m³/s, gradativamente. 

A primeira etapa começa na segunda-feira (21), quando a vazão ficará para 750m³/s. A ação foi autorizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Ibama, com o objetivo de poupar água no Reservatório de Sobradinho para garantir a segurança hídrica do Nordeste. A redução de 750m³/s para 700 m³/s somente acontecerá após o monitoramento dos usos múltiplos da água no patamar de 750m³/s. 

“O principal tema discutido atualmente é a segurança hídrica, para dar condições ao abastecimento humano e à produção de alimentos na região do São Francisco. O abastecimento energético está garantido por outras fontes”, destacou o diretor de Operação da Chesf, João Henrique Franklin.

Ele explicou que a diversificação da matriz energética e a transferência de energia de outras regiões pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) vêm assegurando menor dependência da energia gerada pelas águas do Rio São Francisco. Atualmente, 25% a demanda de energia elétrica do Nordeste está sendo atendida pela produção hidrelétrica da Região, outros 25% a partir de termelétrica, 30% por meio da energia eólica e 20% com transferência de energia do Norte e do Sudeste, através do Sistema Interligado Nacional – SIN. “Não há nenhum risco de desabastecimento ou racionamento”, disse Franklin.

Com a redução para 750m³/s e possibilidade de chegar a 700m³/s o Rio São Francisco alcança a menor vazão histórica, desde 1979, quando o Reservatório de Sobradinho foi inaugurado. “Essa seca prolongada mostrou a importância de Sobradinho para a regularização da vazão e para a garantia da segurança hídrica da Região. Caso não existisse a barragem, a situação estaria muito mais crítica para os usuários e vazões inferiores a 400 metros cúbicos por segundo teriam sido registradas nos anos de seca”, explicou o diretor de Operação da Chesf.

Ascom Chesf
publicado em 16 de Novembro / 2016 às 18:30

Paulo Bomfim participa de Encontro do TCM em Salvador

O Prefeito eleito de Juazeiro, Paulo Bomfim, participa nesta quarta-feira (16), do Encontro de Orientação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), com os prefeitos eleitos e reeleitos da Bahia, para debater aspectos legais e administrativos relacionados à transmissão de cargo e início de mandato. O evento acontece até as 18h, no Centro de Convenções do Hotel Fiesta, em Salvador.

"Quero parabenizar a iniciativa do TCM, que além de fiscalizar, está auxiliando a nós prefeitos, de modo a atender os anseios da população, aplicando corretamente o dinheiro público, em uma educação de qualidade, serviços de saúde eficientes e a melhor prestação de serviço possível dos órgãos municipais.E também parabenizar a UPB e o Sebrae, pelo apoio ao evento, trazendo temas importantes para as discussões", ressaltou Paulo Bomfim.

O presidente do TCM, conselheiro Francisco de Souza Netto em seu pronunciamento disse que "o tribunal está de portas abertas para os prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos, nosso missão é orientar. Preparamos uma cartilha para vocês com orientações básicas sobre providências administrativas e exigências legais que devem ser respeitadas no processo de transmissão de cargo para evitar prejuízo para o erário e até a interrupção dos serviços prestados por parte das prefeituras aos cidadãos. Os nossos técnicos estão aqui para eventuais dúvidas", disse o conselheiro.

Na pauta do encontro está sendo discutidos sobre "A responsabilidade do gestor público municipal", com o assessor jurídico do TCM, Alessandro Macedo; "Aspectos procedimentais relevantes para a transmissão do cargo", tema que será apresentado pelo conselheiro substituto Ronaldo Sant'Anna; "Consequências e penalidades na inobservância dos procedimentos de transição", pelo procurador Danilo Diamantino Gomes, do Ministério Público de Contas; "Aquisição e contratações públicas no período de transição do mandato", com a assessora jurídica do TCM Maria da Conceição Castelluci; "Equilíbrio fiscal e transparência", com o diretor adjunto da DAM, auditor Antônio Dourado Vasconcelos; "Os sistemas SIGA e e-TCM", apresentado pelo diretor de Tecnologia da Informação, Pedro Vieira e o diretor de Controle Externo, Josival Cristo; e "A importância da Lei Geral das ME,EPP e MEI para o desenvolvimento econômico do município, com Madalena Seixas, do Sebrae.

Ascom/Paulo Bomfim
publicado em 16 de Novembro / 2016 às 18:20

Casal morre afogado no Rio São Francisco em Juazeiro

Na tarde desta quarta-feira (16), um homem e uma mulher, ainda não identificados, morreram afogados nas proximidades do porto e os corpos foram encontrados às margens do Rio São Francisco em Juazeiro.

Em contato com o Corpo de Bombeiros de Juazeiro, foi informado ao Blog que os corpos foram encontrados por mergulhadores e removidos para o Instituto Médico Legal do município.

Ainda não se sabe o que teria provocado o afogamento.

publicado em 16 de Novembro / 2016 às 18:00

CCR Alto e Submédio SF têm encontro nesta semana 

As Câmaras Consultivas Regionais do Submédio e do Alto São Francisco, instâncias ligadas ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, se reúnem nesta semana (16 a 18.11), respectivamente nas cidades de Petrolina (PE) e Belo Horizonte (MG), para alinhar o planejamento de ações do mandato 2016-2020. Esta será a primeira reunião da nova coordenadoria das CCR`s, assumida no último mês de setembro, sob responsabilidade da ambientalista Sílvia Freedman (CCR Alto) e do professor Julianeli Tolentino (CCR Submédio). 

Nos 16 e 17 de novembro, os membros da CCR Alto discutem, entre outros assuntos, o andamento dos projetos da região que vêm sendo executados com recursos da cobrança pelo uso da água na bacia. O início da reunião será às 9 horas, na sede da AGB Peixe Vivo, agência delegatária do CBHSF, localizada na rua Carijós, 166, 5º andar, Centro, Belo Horizonte (MG). 

Já no dia 18 de novembro, o colegiado da CCR Submédio tem encontro, também às 9 horas, no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), situado na Av. José de Sá Maniçoba, s/n , Centro, Petrolina (PE). Na pauta, a definição de atividades prioritárias a serem executadas com os recursos da cobrança. Todas as discussões serão abertas ao público.

Ascom CBHSF
publicado em 16 de Novembro / 2016 às 17:43

Maia determina prisão de manifestantes que invadiram o plenário da Câmara

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), determinou ao Departamento de Polícia Legislativa que prenda todos os manifestantes que invadiram o plenário da Câmara. “Eles entraram no plenário, depredaram e a ordem que dei ao diretor do Depol é que todos saiam daqui presos e sejam levados com o apoio da Polícia Federal, porque nós não vamos aceitar esse tipo de abuso e de agressão ao Parlamento”, assegurou Maia.

Ele informou que foi procurado para negociar depois que o grupo já havia tomado o plenário e que, nesta condição, ele não conversaria. “Não há negociação porque ela teria que ser feita antes da invasão. Agora, já determinei a prisão de todos.” A maioria dos manifestantes está deixando o plenário acompanhado de policiais legislativos. “Nós vamos e voltaremos”, disse um dos manifestantes ao ser retirado do local escoltado. 

No meio da tarde, manifestantes invadiram o plenário da Câmara dos Deputados. Houve tumulto, a sessão foi suspensa e o local fechado. O grupo, formado por cerca de 50 pessoas de dez estados do país, gritava as palavras: "Queremos general". A porta de vidro que dá acesso ao plenário foi quebrada.

Agência Brasil Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
publicado em 16 de Novembro / 2016 às 17:15

Espaço do Leitor: SESP responde a reclamação sobre poda de árvore na Avenida Raul Alves

Nesta quarta-feira (16), a redação do Blog postou mais uma vez a denúncia sobre a falta de poda de árvore na Avenida Raul Alves, no centro da cidade. Em resposta, através de nota, a Gerência de Praças e Poda da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), informou que tem priorizado a remoção preventiva de árvores que estejam com risco de queda e, paralelamente, tem executado o serviço de poda. A SESP disse ainda que a equipe atende a sede e o interior, por isso, algumas solicitações podem ter atrasos. No entanto, a poda das árvores da Avenida Raul Alves está na programação e será realizada em breve. 

publicado em 16 de Novembro / 2016 às 17:00

DETRAN-PE abre inscrições para temporada 2016 da CNH Popular

A Secretaria Das Cidades, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, abre a partir desta quarta-feira, 16, as inscrições para a obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH, dentro do Programa CNH Popular, que atende também renovação, adição e mudança de categoria. Para participar do processo seletivo, os candidatos têm até o dia 4 de dezembro e devem fazer o procedimento exclusivamente pelo site www.detran.pe.gov.br

Em 2016, o Programa vai beneficiar 4.504 cidadãos, divididos igualmente entre a Região Metropolitana do Recife (RMR) e o interior do Estado. Eles terão a oportunidade de realizar, gratuitamente, todas as etapas do processo e o resultado da classificação estará disponível pelo site www.detran.pe.gov.br, a partir do dia 14 de dezembro. Nesta rodada, serão beneficiados exclusivamente os candidatos à CNH para conduzir veículos de duas rodas (categoria A) e automóvel (categoria B).

De acordo com o diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, o público-alvo do CNH Popular é formado por pessoas em situação social de vulnerabilidade como cidadãos de baixa renda, desempregados, alunos e ex-alunos de escolas públicas, trabalhador com remuneração de até dois salários mínimos e beneficiários de programas assistenciais, como o Chapéu de Palha e o Bolsa Família.  

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 16 de Novembro / 2016 às 16:45

Vigilância Sanitária interdita supermercado no bairro Vila Eduardo em Petrolina

Mais uma denúncia, por parte da população, leva a interdição de um supermercado em Petrolina. Dessa vez foi o Supermercado G Barbosa no bairro Vila Eduardo, nesta quarta-feira (16). De acordo com a equipe de fiscalização da Agência Municipal de Vigilância Sanitária da Prefeitura (AMVS), o estabelecimento foi fechado por oferecer risco a saúde do consumidor. 

Durante inspeção foi identificado que os alguns produtos de origem animal não estavam sendo armazenados na temperatura adequada, bem como foram encontradas fezes de roedores em alguns compartimentos do estabelecimento. Segundo Aionne Guimarães, médica Veterinária da AMVS, o depósito do supermercado teria sido outro ponto que levou a interdição. "Encontramos além de muita sujidade no local, fezes de animais, o que inviabiliza completamente o seu funcionamento", expôs. 

Diante desse quadro a equipe de fiscalização notificou, aplicou o Auto de Infração, procedeu com a interdição e o mesmo será multado, tendo um prazo de 24h para as adequações solicitadas. Os donos do estabelecimento vão pagar uma multa de R$75.000,00. 

O diretor-presidente da AMVS Jarbas Costa agradece a população e solicita que mantenham essa parceria. "O trabalho da Vigilância Sanitária tem como foco prezar pela saúde da população e os maiores fiscais estão inseridos na sociedade, pois são eles que estão diariamente comprando e consumindo os produtos. Sempre que suspeitarem que algo está errado e fora dos padrões mantenham imediato contato", assegurou.

Ascom/Petrolina
publicado em 16 de Novembro / 2016 às 16:30

ESPAÇO DO LEITOR: RECLAMAÇÃO DO BAIRRO ALTO DA MARAVILHA.

Moradores da Rua 06 no Alto da Maravilha solicitam que a Prefeitura de Juazeiro e autoridades cabíveis tomem providências urgentes, pois a Rua está intransitável causando muitos transtornos aos moradores e pessoas que ali transitam, devido a uma tampa de esgoto que foi removida com a passagem de um veiculo. 

Atenciosamente,

Eliana Santiago

publicado em 16 de Novembro / 2016 às 16:00

AÇOUGUES, FRIGORÍFICOS, MERCADINHOS e SUPERMERCADOS TÊM ATÉ SEXTA-FEIRA PARA ADERIR A IMPLANTAÇÃO DE CORTES ESPECIAIS DE CARNES

Em época de poucas vendas e dificuldades nos negócios é importante inovar para conquistar novos consumidores e novos mercados. E para comercializar e acessar novos mercados é importante estar preparado para vender e negociar.

A cidade de Juazeiro e municípios vizinhos são os maiores consumidores de carne de caprinos e ovinos do país. Enquanto no restante do Brasil as pessoas consomem 700 gramas de carne de bode e de carneiro por ano, aqui cada pessoa come em média 14 kg de carne caprina e ovina a cada 12 meses. 

No entanto, não são disponibilizados no mercado cortes diferenciados desses animais, que venham agregar valor ao produtor e possibilitar um melhor sabor da carne a quem consome. É mais comum encontrar em açougues, frigoríficos e mercadinhos a carne de bode fresca resfriada no balcão refrigerado ou retalhada e salgada em manta.

Com o objetivo de oferecer inovações às empresas que trabalham com esses produtos, o Projeto Bioma Caatinga do SEBRAE e Fundação Banco do Brasil em parceria com o Banco do Brasil e o Governo do Estado da Bahia, está oferecendo um curso individual a cada empresa sobre Cortes Especiais de Carne de Caprinos e Ovinos. 

É uma consultoria de 30 horas que será ministrada por um profissional contratado pelo SEBRAE que irá a cada empresa que aderir a proposta, repassar técnicas para os funcionários que trabalham no setor de carnes possam extrair do carneiro e do bode cortes como a paleta, pernil, picanha, costela com lombo, carré francês, filé mignon, contra filé e outros.

"O nosso propósito é oferecer inovação a empresas que possam oferecer um produto diferenciado, com qualidade, para que os consumidores tenham opção de levar pra casa um material novo que outras lojas do ramo não disponibilizam" destacou Robério Araújo, analista do SEBRAE e Coordenador Geral do Projeto Bioma Caatinga.

A consultoria será realizada através do Programa SEBRAEtec que oferece soluções que permitem às micro e pequenas empresas e produtores rurais o acesso subsidiado a serviços em inovação e tecnologia. Podem se inscrever empresas de Juazeiro, Remanso, Casa Nova, Curaçá e Uauá. Os empresários interessados em melhorar seus negócios podem procurar os Agentes de Desenvolvimento Rural Sustentável do Projeto Bioma Caatinga em sua cidade ou ligar para o SEBRAE no telefone 3612-0827.

Ascom/ Coapseri/ Bioma Caatinga
publicado em 16 de Novembro / 2016 às 15:45

ESPAÇO DO LEITOR – SESP responde a reivindicação de morador do distrito de Abóbora

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) comunica aos moradores do distrito de Abóbora que a reposição de lâmpadas da localidade será incluída na programação diária da equipe de iluminação. Quanto à segunda reivindicação a secretaria informa que o patrolamento do acesso ao distrito foi realizado a menos de dois meses. A SESP tem uma extensa lista de solicitação de patrolamento de estradas vicinais, mas assim que for possível, irá retornar à Abóbora. 

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.