Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 22 de Abril de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 02 de Março / 2018 às 07:24

SecultBA abre inscrições do Programa Fazcultura a partir desta sexta (02)

Estão abertas a partir de sexta-feira, 02 de março de 2018, as inscrições para propostas culturais a serem apoiadas pelo Fazcultura - Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural. As inscrições podem ser feitas até 01 de dezembro deste ano, pelo Sistema de Informações e Indicadores em Cultura (SIIC), disponível no endereço http://siic.cultura.ba.gov.br. Com base no Orçamento Estadual, o Governador da Bahia, Rui Costa, assegurou para o Fazcultura, em 2018, R$ 15 milhões. A legislação do Fazcultura autoriza propostas de qualquer segmento cultural, podendo se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, sediadas no estado da Bahia.

O Fazcultura tem efetivamente contribuído para a dinamização cultural na Bahia apoiando projetos em vários segmentos e práticas culturais. Sua principal finalidade é patrocinar, via isenção fiscal, projetos e atividades culturais que se enquadrem na Política Cultural do Estado, a partir da Lei Orgânica de Cultura da Bahia (Lei 12.365/2011), ao tempo que possibilita empresas patrocinadoras apostarem na cena cultural do estado, valorizando a marca e a responsabilidade social da empresa.

Ler Matéria Completa
Ascom - Secretaria Cultura Bahia
publicado em 02 de Março / 2018 às 07:00

Sesc Petrolina realiza mostra de cinema com Clássicos Sci-Fi

Na próxima terça-feira (6) e nos dias 13 e 20 de março o Sesc Petrolina apresenta no Teatro Dona Amélia, a Mostra de Cinema “Clássicos Sci-Fi - Uma Jornada de Quatro Décadas pelo Fantástico Mundo dos Filmes B de Ficção Científica”. As exibições acontecem sempre às 19h, com classificação indicativa de 14 anos.

Com entrada gratuita, durante a mostra serão exibidas três obras-primas da ficção científica. A abertura acontece na terça-feira com o filme “A Ameaça que veio do Espaço”. Com direção de Jack Arnold, o longa norte-americano de 1953 se passa no interior do Arizona, quando um astrônomo descobre que uma espaçonave caiu no deserto, mas ninguém acredita nele. Quando moradores começam a desaparecer, ele decide investigar. O filme é baseado em um conto de Ray Bradbury, que também é autor de Fahrenheit 451.

Ler Matéria Completa
Ascom-Fabiano Barros
publicado em 02 de Março / 2018 às 06:55

COMUNICAÇÃO DE LUTO: MORRE O RADIALISTA FERNANDO DE OLIVEIRA

Nas primeiras horas desta sexta-feira (02) chega à nossa redação a informação da morte do radialista Fernando de Oliveira. Atualmente, radicado em Morro do Chapéu, Fernando de Oliveira era radialista e Pastor com programa na Rádio Comunitária Diamantina FM que emitiu a seguinte nota:

“Deus chama os seus filhos quando é chegada à hora de cumprir outra missão ao seu lado no céu… Com pesar comunicamos que o pastor Fernando de Oliveira que estava em Salvador para se submeter a uma cirurgia de cateterismo hoje (quinta-feira, dia 01) pela manhã… Passou por complicações cardíacas, necessitando de uma angioplastia. Durante esse procedimento o quadro se complicou, e com o coração partido informamos que o Pastor não está mais em nosso meio. Em virtude desse triste fato comunicamos que nesta sexta feira a programação será apenas com musicas evangélicas. Abraços em todos e oremos”

Fernando de Oliveira durante anos foi âncora com comprovada audiência na Emissora Rural, em Petrolina, bem como na Rádio Juazeiro onde apresentou o Bom Dia São Francisco que em 2000 foi substituído pelo Sem Fronteiras.

Inteligente, formador de opinião e um defensor das camadas mais carentes, Fernando de Oliveira deixou uma legião de fãs e admiradores em Juazeiro mesmo residindo em Morro do Chapéu.

Aos familiares, amigos e seguidores da sua forma de comunicar os pêsames de toda equipe do Blog.

Da redação
publicado em 02 de Março / 2018 às 06:39

Ex-vereador denunciado pela “Operação Carro Fantasma” é preso em Remanso

Acusado de integrar uma organização criminosa que perpetrou diversos crimes contra o erário do Município de Remanso, o ex-vereador Jorge Brito foi preso ontem, dia 28. Segundo o promotor de Justiça Rafael Rocha, o mandado de prisão foi expedido pela Vara de Combate às Organizações Criminosas de Salvador após pedido de prisão preventiva ser apresentado pela promotoria de Justiça local e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Crimonosas (Gaeco). Foi constatado que o ex-vereador estava descumprindo medidas cautelares impostas a ele pela Justiça, explicou o promotor. Rafael Rocha informou ainda que o mandado de prisão foi expedido no âmbito da “Operação Carro Fantasma” e cumprido por policiais Civis e Militares de Remanso.

Cecom/MP Foto de arquivo do Blog
publicado em 02 de Março / 2018 às 06:26

Movimentos sociais assinam moção de repúdio à venda da Eletrobrás

Uma Moção de Repúdio contra a decisão do Governo do Presidente Temer em privatizar a Eletrobrás e suas subsidiárias, foi assinada ontem (01) em Brasília, pelos membros do Movimento Popular que compõem a estrutura partidária do PSB - o Partido Socialista Brasileiro. A iniciativa aconteceu durante a realização do Congresso Nacional do MPS.

Acompanhado da secretária Nacional do MPS, Maria de Jesus, e do secretário estadual do Movimento pelo Rio Grande do Sul, Elói Frizzo, foi debatido a conjuntura política atual, criticando as Reformas Trabalhista e Previdenciária, assim como a decisão do Governo do presidente Temer em privatizar o sistema energético brasileiro.

Ler Matéria Completa
Ascom-MPS
publicado em 02 de Março / 2018 às 06:00

Agência de Meio Ambiente começa a monitorar qualidade da água do Rio São Francisco em Petrolina

Profissionais da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) começaram a monitorar, desde quarta-feira (28), as condições da água em trechos do Rio São Francisco, em Petrolina. A medição ocorrerá nos próximos oito meses e será informada junto ao relatório de balneabilidade do órgão. A ação é de responsabilidade da Prefeitura e faz parte do Projeto Orla Nossa.

A captação e acompanhamento de toda pesquisa será feita em parceria com o curso de Química do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão), sob a coordenação da professora Dr.ª Clecia Pacheco, no laboratório da Niagro.

Ler Matéria Completa
Ascom AMMA
publicado em 01 de Março / 2018 às 23:00

EU PENSO ASSIM... CONVOCAÇÃO

No próximo domingo, 04, o torcedor de toda região vai vibrar com o jogão JUAZEIRENSE, 16    pontos ganhos e BAHIA, 14 pontos, pelo “BAIANÃO”. É bom que se diga, não é todo dia que temos aqui, em nosso estádio, um dos grandes e famosos CLUBES do nordeste brasileiro, como o ESPORTE CLUBE BAHIA.

O “ESQUADRÃO DE AÇO” chega sabendo que vai enfrentar um time que vem liderando o campeonato por longo tempo e que tem somente uma derrota e um empate. O BAHIA, tem consciência que vai enfrentar um “OSSO DURO DE ROER”, dentro de sua casa. A JUAZEIRENSE vai a campo com o pensamento único de vencer ou vencer, para poder carimbar sua classificação para as semifinais do certame. Sabendo disso, o torcedor tem que prestigiar o nosso representante.

Ler Matéria Completa
Herbet Mouze
publicado em 01 de Março / 2018 às 22:56

MORRE EM PETROLINA, MÃE DA VEREADORA CRISTINA COSTA

Nesta noite de quinta-feira (01),  a Vereadora Cristina Costa perdeu sua mãe, Dona Judith Costa de Carvalho, de 86 anos. Foi dessa guerreira todas as referências de luta, de caráter e de dignidade que Cristina herdou. Esse momento é de dor,  lamento e tristeza. Mas é também de orgulho de ser filha de Dona Judith, de amor incondicional e que valentemente, lutou anos pela vida. Doente e acamada há dois anos, ela se comunicava com o olhar para distribuir seu afeto aos sete filhos e aos cinco netos. Não perdeu a batalha. Descansou  depois de cumprir uma linda jornada. Combateu o bom  combate. Deixou exemplos para gerações. Marcou a vida dos que compartilharam com ela seu caminho.

O corpo de Dona Judith Costa será velado em sua residência, à Rua Cesário Silva, número 69, Centro de Juazeiro, a partir da 0h desta sexta-feira (02). O sepultamento está marcado para as 16h, no cemitério Central da cidade.

Assessoria de Imprensa do Gabinete da vereadora Cristina Costa
publicado em 01 de Março / 2018 às 22:33

Jogador Marcelinho Paraíba é internado após sofrer AVC, em Campina Grande

Com princípio de AVC (acidente vascular cerebral), o meio-campista Marcelinho Paraíba foi internado em um hospital particular de Campina Grande, na Paraíba, no início da tarde desta quinta-feira (1º). Segundo informações apuradas pela Rádio CBN Campina Grande, o jogador teve uma isquemia de pequeno porte no cérebro - apresentou pressão arterial um pouco mais elevada -, mas o seu estado de saúde não é grave. Após chegar consciente ao local, mas com dificuldade na fala, o atleta passou por exames de imagem e ficará em observação por 48 horas, sem risco de sequela.

Aos 42 anos, Marcelinho é o camisa 10 e o capitão do Treze/Paraiba, onde disputa a sua segunda temporada seguida. Inclusive, esteve em campo na derrota para o Santa Cruz por 3x0, no estádio do Arruda, no dia 6 de fevereiro, pela 3ª rodada do Grupo A da Copa do Nordeste. 

Este ano, o veterano disputou cinco partidas até aqui. Ele já marcou história no futebol mundial. Destacou-se no São Paulo, Grêmio e foi ídolo da torcida do Herta Berlim (2001-2007), da Alemanha. Fora do País, também atuou no Wolfsburg, da Alemanha, e no Olympique de Marseille, da França. Já vestiu a camisa da Seleção Brasileira, onde teve passagens marcantes. Além disso, defendeu outros clubes brasileiros, como Flamengo, Santos, Coritiba, Sport, Fortaleza, Campinense/PB, Grêmio Barueri/SP, Fortaleza, Joinville/SC, Inter de Lajes/SC, Ypiranga/RS, Boa Esporte/MG, Oeste/SP e Portuguesa.

Marcelinho Paraíba jogaria contra o Campinense/PB, no Clássico dos Maiorais, pelo Campeonato Paraibano, mas não vai estar em campo no próximo domingo (4).

 

Rádio Caturité-PB
publicado em 01 de Março / 2018 às 22:00

Comprar pela internet vai ficar mais caro a partir de terça-feira

Os Correios anunciaram um aumento no valor do frete que está deixando consumidores, pequenos empreendedores e até um gigante do e-commerce, como o Mercado Livre (ML), preocupados.Apesar de os Correios anunciarem um aumento médio de 8% nas tarifas, um levantamento do Mercado Livre indica um reajuste bem maior. Segundo o site de vendas, o reajuste médio no país é de 23%, chegando a 51% em determinadas localidades. Aqui na Bahia, o maior aumento é de 31,49%, no caso do PAC (encomendas simples), que passam de R$ 16,79 para R$ 22,06, em pacotes com até meio quilo. O envio de sedex para cidades do interior, como Porto Seguro e Juazeiro, fica até 24,47%, passando de R$ 36,70 para R$ 45,68, em embalagens entre 300 gramas e meio quilo. O envio para Salvador ficará até 15,88%, pasando dos atuais 27,27% para R$ 31,60.

O reajuste pegou algumas pessoas de surpresa, apesar de os Correios afirmarem que o mesmo acontece todos os anos. Em nota, os Correios informaram que o reajuste não é somente para o e-commerce (compra e venda pela internet), mas para os serviços de encomendas de forma geral, e que trata-se de uma revisão anual, prevista em contrato. “A definição dos preços é sempre baseada no aumento dos custos relacionados à prestação dos serviços, que considera gastos com transporte, pagamento de pessoal, aluguéis de imóveis, combustível, contratação de recursos para segurança, entre outros”, diz.

Correio
publicado em 01 de Março / 2018 às 21:29

Philarmônica 21 de Setembro prepara repertório especial para recepcionar novo bispo de Petrolina

A Philarmônica 21 de Setembro está fazendo os últimos ensaios para recepcionar o VIII bispo de Petrolina, Dom Francisco Canindé Palhano. A sinfônica tem tradição em participar da cerimônia e está preparando um repertório especial para receber a autoridade com músicas tocadas apenas em ocasiões festivas da Igreja Católica.

Serão cerca de 4 músicas na cerimônia eclesiástica tocadas em momentos solenes, como as  procissões da igreja Matriz Nossa Senhora Rainha dos Anjos a Catedral Sagrado Coração de Jesus e a procissão do colegiado  de padres do Colégio Nossa Senhora Maria Auxiliadora e até a Catedral. A posse de Dom Francisco Canindé Palhano, será neste sábado (03), às 18h, na Catedral de Petrolina.

Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 01 de Março / 2018 às 21:28

Tribunal recua e ação contra Lula volta para juiz original em Brasília

O TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) recuou parcialmente de decisão que mandava redistribuir parte dos processos criminais em curso na 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília. Entre eles, há ações penais contra políticos importantes, acusados de corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico de influência. O conselho de administração da corte decidiu nesta quinta (1º) que não mudarão de vara os casos mais avançados, que já tenham audiências e/ou interrogatórios realizados.

Esse grupo inclui ação que apura se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vendeu prestígio a lobistas com a promessa de viabilizar a compra de caças de defesa e a edição de uma medida provisória pelo governo da sucessora, Dilma Rousseff. Também se enquadra nessa categoria a ação na qual os ex-presidentes da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ) e Henrique Eduardo Alves (MDB-RN) são acusados de desviar recursos da Caixa Econômica Federal.

Também deve permanecer na 10ª Vara o caso em que o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA) responde por tentativa de atrapalhar investigações ao, supostamente, monitorar a delação premiada do corretor Lúcio Bolonha Funaro. A relação completa dos processos que ficam na vara, comandada pelos juízes Vallisney de Souza Oliveira e Ricardo Augusto Soares Leite, ainda será elaborada.

Ler Matéria Completa
publicado em 01 de Março / 2018 às 21:20

Sobradinho inicia o ano letivo dando boas-vindas aos estudantes

Nesta quinta feira (01), iniciaram as aulas para os mais de 3.718 alunos matriculados da rede municipal de ensino em Sobradinho. O município conta com 17 escolas, sendo 10 na sede, duas creches e 7 escolas no interior. São 178 turmas distribuídas na sede e no interior do município e mais 27 para alunos com necessidades especiais. Para receber os alunos, as unidades de ensino passaram por serviços de pintura, retelhamento, reparos nas instalações elétricas e hidráulicas, capina, poda de árvores, dedetização e reposição de forros.

Os professores estão animados para o início do ano letivo "As nossas expectativas são de que realmente seja um ano com grande aprendizagem, que todos estejam mais envolvidos. Contamos com a participação da família, pois sem o suporte familiar, não teremos êxito. Nossos alunos foram recebidos em um ótimo ambiente, tudo bonito e organizado. Isso levanta a auto estima do aluno", destaca a professora do Colégio 24 de Fevereiro, Marizalva Ribeiro.

Ler Matéria Completa
Ascom PMS
publicado em 01 de Março / 2018 às 21:16

Auxílio-moradia: juízes federais farão paralisação no dia 15, diz Associação

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Roberto Veloso, anunciou nesta quinta-feira (1°/3) por meio de nota, que os juízes federais farão uma paralisação no dia 15 de março, uma semana antes do julgamento previsto no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o auxílio-moradia da magistratura.

A decisão foi tomada após a Ajufe realizar uma consulta entre os associados, que começou na última quinta-feira (22/2) - um dia após a presidente do STF marcar o julgamento - e se encerrou na quarta-feira (28), com mais de 81% dos votos a favor da realização da paralisação. 

Ler Matéria Completa
Jornal O Estado de São Paulo
publicado em 01 de Março / 2018 às 21:13

CPRN promove solenidade de formatura do II Treinamento de Motopatrulhamento Tático nesta sexta (02)

O comando do CPRN emitiu convite ao Blog para participar da solenidade de formatura do II Treinamento de Motopatrulhamento Tático do Comando de Policiamento Regional Norte cujo treinamento foi realizado com as Companhias Independes de Polícia Militar (73, 74, 75, 76, 91, 96) e Rondesp-Norte, todas pertencentes ao CPRN.

A solenidade de encerramento ocorrerá nesta sexta-feira (02), na sede da 76 CIPM, localizada no Loteamento Padre Vicente, próxima à Praça da Juventude.

publicado em 01 de Março / 2018 às 21:04

Vice-Prefeita de Juazeiro trata sobre serviços de saúde para o município com Reitor da UNIVASF

Atuante nas ações voltadas para melhor atender a população, a médica e vice-prefeita de Juazeiro, Dulce Ribeiro, acompanhada da secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, se reuniu em Petrolina com o reitor da UNIVASF Julianeli Tolentino de Lima. 

O encontro – que também contou participação da assessora de Planejamento Ianni Almeida e do assessor Técnico da SESAU Álvaro Pacheco – teve como objetivo a retomada das ações voltadas ao atendimento das comunidades, a exemplo Programa de Saúde na Escola, que ofertava atendimento oftalmológico, realização de exames e fornecimento de óculos gratuitos dentro da Caravana da Saúde. Outra solicitação levada pela vice-prefeita é com relação a ampliação no atendimento odontológico através dos consultórios itinerantes. 

Os consultórios itinerantes são veículos adaptados e equipados para o desenvolvimento de ações de atenção à saúde bucal e oftalmológica, compostos por caminhão para locomoção dos baús: de carga geral; odontológico com 2 (dois) consultórios e 1 aparelho de Raio  X;  oftalmológico com 2 consultórios e 1 laboratório de montagem de óculos.

Ler Matéria Completa
Débora Sousa/ PMJ
publicado em 01 de Março / 2018 às 21:00

Sete meses de Sala do Empreendedor resulta em mais de quatro mil atendimentos aos empresários da região

A Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) em parceria com as secretarias; de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), da Fazenda (SEFAZ) e Saúde (SESAU) através da Vigilância Sanitária; inaugurou em agosto de 2017 a Sala do Empreendedor; espaço que disponibiliza informações e orientações sobre a abertura, funcionamento e formalização de empresas de forma simples e facilitada e capacitação para os Microempreendedores Individuais/MEI.

De acordo com o REGIM (sistema informatizado que visa desburocratizar, o processo de abertura e alteração de empresas), a Sala do Empreendedor acelerou consideravelmente os processos de validação na abertura de empreendimentos no município, desafogando processos que estavam em pendência desde 2007 O município hoje atende ao que determina a lei no que se refere ao prazo de validação em dois dias.

Ler Matéria Completa
Lene Radina/ ASCOM ADEAP
publicado em 01 de Março / 2018 às 20:53

ALEX TANURI VOLTA A SE MANIFESTAR SOBRE A REPERCUSSÃO DO SEU PRONUNCIAMENTO EM RELAÇÃO À SAÚDE DE JUAZEIRO

Ao Povo de Juazeiro e às pessoas de bem de Curaçá e Casa Nova:

Uma comparação que fiz, entre o Prefeito Paulo Bonfim, que não discrimina atendimento na rede PEBA, mesmo a prefeitos que não comungam com nossas propostas políticas e o Governador Rui Costa, que contribui com a melhoria da saúde em Salvador, mesmo sendo perseguido pela TV, foi transformada por politiqueiros em acusações das mais baixas.

Envolveram companheiros nossos, dedicados à melhoria da vida das pessoas, que trabalham incansavelmente em busca de mais educação, mais saúde e mais segurança; distorcendo minhas palavras, solapando a verdade em favor de seus interesses eleitoreiros.

Não vou alimentar a discussão que só interessa a eles, sem proveito para o povo.

A eles me recuso a responder. Devo satisfações ao povo.

Alex Tanuri

Vereador Presidente da Câmara de Juazeiro

Ouça o áudio do pronunciamento:

Manoel Leão Ascom CMJ
publicado em 01 de Março / 2018 às 20:25

Prefeito Paulo Bomfim acompanha início da obra do Programa “Transformar” em Juazeiro

O prefeito Paulo Bomfim, acompanhado da secretária Cida Gama, acompanhou o início das obras nas residências dos primeiros contemplados através do programa “Transformar”, respectivamente, nos bairros Quidé e Antonio Guilhermino.

As famílias das donas de casa Graciele Bezerra e Maria Firmino são as primeiras beneficiadas e terão suas casas adaptadas com adequações de acessibilidade. O prefeito Paulo Bomfim, durante a visita, destacou a importância do início das obras do “Transformar”. “Lançamos o Programa para melhorar ainda mais a vida das pessoas com algum tipo de deficiência, e assim, visitando essas famílias e acompanhando de perto, tratamos de cuidar da nossa gente. Nosso propósito é sempre fazer mais e melhor”, finalizou.

Ler Matéria Completa
Fabiana Diniz/SEDES
publicado em 01 de Março / 2018 às 19:30

CSTT iniciou vistoria para mototáxi nesta quinta-feira (01)

Começaram nesta quinta-feira (01) as vistorias para a categoria de mototáxi cadastrado em Juazeiro. A ação é realizada na Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), das 08 às 13h, e objetiva levar segurança à população que utiliza esses serviços. De acordo com o gerente de Transportes, Francisco Paulo, atualmente existem 700 mototaxistas cadastrados para atuar em Juazeiro. Durante a vistoria são verificados os equipamentos de segurança, pneus, amortecedores, documentação do veículo e do condutor.

Para a realização da vistoria, os mototaxistas devem comparecer ao pátio da CSTT (localizada na Rua Oscar Ribeiro, S/Nº, Centro) com a motocicleta e apresentar (cópias e originais) da CNH categoria A, comprovante de residência (atual), documentação do veículo, antecedentes criminais, duas fotos 3x4, nada consta na CNH e comprovante de pagamento de INSS (atual). A documentação pode ser entregue na sede da CSTT até as 17h. As inspeções seguem até o dia 27 de abril.

Irislane Pacheco/CSTT
publicado em 01 de Março / 2018 às 19:00

Mercado de estética é o 2º no país; maior feira do segmento é lançada em Petrolina

O mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos é o segundo maior em investimento entre micros e pequenos empreendedores no país.  Fatura anualmente mais de R$ 38 bilhões, é o que aponta dados do Sebrae, que participou na noite desta quarta-feira (28) do lançamento da Feira de Beleza do Vale do São Francisco – a HairVale. O evento aconteceu no Senac Petrolina e contou com representantes da prefeitura, empresários do setor, a imprensa e parceiros.

No lançamento, promovido pelo diretor geral da HairVale, Emanuel Luna, também foram apresentados outros dados sobre a feira e o mercado de beleza no Brasil. Segundo o organizador, são esperadas mais de 10 mil pessoas no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, entre os dias 10 e 12 de novembro, quando ocorrerá o evento. Para esta primeira edição, a expectativa é de que 150 marcas exponham seus serviços e produtos.

Emanuel Luna destacou o incentivo do Sebrae e da prefeitura para que a HairVale fosse executada em Petrolina e lembrou do potencial de mercado do município. “Recebemos convites de várias cidades para fazermos a feira, mas Petrolina se destacou. Ao chegarmos aqui, recebemos o apoio do prefeito Miguel Coelho e pudemos conferir a força que o segmento tem na região. Além disso, verificamos que a área de influência do evento, num raio de 400km, chega a 4,5 milhões de pessoas. É muita gente”, ressaltou.

Ler Matéria Completa
Clas Comunicação
publicado em 01 de Março / 2018 às 18:30

Falta de professores deixa estudantes sem aula em Petrolina

Mães dos alunos das escolas municipais de Petrolina reclamam que a volta às aulas está acontecendo de forma frustrante, pois é grande a falta de professores. É o que acontece com alunos da Escola Valter Gil do bairro Mandacaru, da Creche Tereza Maria de Amorim, no Rio Corrente. A zona rural também foi atingida. No Núcleo 4 do distrito de irrigação Nilo Coelho, mais de 800 estudantes estão sem aula desde segunda-feira (26) na Escola Municipal Manoel 

A secretária de Educação de Petrolina informa que a falta pontual dos professores deve ser sanada após a localização dos convocados no processo seletivo. A previsão é de que até o final da semana todas as unidades estejam com seu quadro completo. Até lá as gestoras estão sendo orientadas a organizar as aulas e atividades pedagógicas para contemplar todos os alunos. Em tempo a Secretaria solicita que os professores selecionados se apresentem para tomar posse e ressalta a importância da atenção dos aprovados à lista de convocação.

Redação blog Foto: TV Grande RIO
publicado em 01 de Março / 2018 às 18:00

Baile de máscara encerra projeto de férias nos CRAS de Juazeiro

As crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/SCFV atendidas nos cinco CRAS do município produziram um verdadeiro baile de carnaval na quarta-feira (28) como parte das atividades de encerramento do projeto “Férias: Pintando o 7”. Muita música e animação fizeram parte da programação.

A principal finalidade do projeto, idealizado através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade/SEDES foi motivar os usuários a continuarem participando dos serviços mesmo em período de férias. “Conseguimos cumprir nosso objetivo de trazer os usuários para os CRAS nesse período de menor participação. Desenvolvemos apresentações culturais e diversas atividades que envolveram não só os usuários, mas também seus familiares”, destacou a coordenadora do CRAS da Malhada da Areia, Eucimara Morais.

Ler Matéria Completa
Fabiana Diniz/SEDES
publicado em 01 de Março / 2018 às 17:15

Direito de resposta da Secretaria de Saúde de Curaçá Sobre o pronunciamento do Presidente da Câmara de Juazeiro

A Secretaria Municipal de Saúde de Curaçá vem através desta nota, tornar público a decepção com que os curaçaenses recebem o desabafo frustrado do Presidente da Câmara de Juazeiro, Alex Tanurio, no seu pronunciamento na última sessão. 

O que para o vereador é um favor, em afirmar que Juazeiro atende a cidade de Curaçá e demais localidades que compõe o território, nós conhecemos como pactuação integrada. Tratando – se de um documento assinado por prefeitos e secretários de Saúde desses Municípios, para que os recursos da união fossem alocados na Secretaria de Juazeiro, com vista a prestar serviços de média e alta complexidade. 

Por meio desse processo, o Município de Juazeiro recebe por ano, R$ 1.730,148,40 pelo o serviço prestado à população de Curaçá. Para maiores informações, quem tem o déficit com Curaçá é a Secretaria de Juazeiro, de quase 400 mil reais. 

É inaceitável o senhor presidente querer defender a péssima gestão em saúde que Juazeiro oferece, onde essa mesma secretaria ultrapassou a sua meta, cerca de 1 milhão e meio de reais, vindo a utilizar recursos das demais secretarias. E se todos os municípios forem fazer um acerto de contas a situação ficará pior. 

Caro vereador, o Sistema Único de Saúde – (SUS), prega o atendimento igualitário e universal para todo cidadão e essa deveria ser também a sua bandeira, como representante do povo. Ainda, esclarecemos que o povo de Curaçá é digno de usar qualquer serviço de qualidade, sem distinção de cor, raça, sexo e etnia. Quando for usar a tribuna que seja para defender a população e não angariar votos para o seu deputado federal ou outro candidato qualquer, por que esse é seu papel. 

Reafirmamos que o nosso povo merece o melhor e continuaremos a buscar serviços de qualidade, pois pagamos muito bem. 

Atenciosamente, 

Gilberto Libório

Secretário de Saúde de Curaçá

Ascom Prefeitura de Curaçá
publicado em 01 de Março / 2018 às 16:46

Operação Minar é realizada pela Polícia Civil de Juazeiro

Uma operação da Polícia Civil (PC) em Juazeiro resultou na prisão de um homem e apreensão de mais de R$ 200 mil em dinheiro. A ação batizada de Operação ‘Minar’, foi realizada no distrito de Maniçoba, zona rural, e teve como objetivo cumprir mandados de buscas em 5 alvos relacionados a pessoas ligadas a homicídio, tráfico de drogas e roubos.

A polícia prendeu Edeilton Eduardo da Silva, conhecido como “Nenê”. As investigações estão em andamento para identificar a origem do dinheiro, tendo em vista um assalto a carro-forte ocorrido na região, mais precisamente na BA-210, onde houve um roubo com essas características no final do ano passado.

Ascom Policia Civil
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.