Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 24 de Abril de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 22 de Fevereiro / 2017 às 13:25

Projeto inclui saúde bucal como serviço obrigatório do SUS

Inclusão do acesso à serviços de saúde bucal como um direito dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Com este objetivo, o deputado federal Jorge Solla (PT-BA) apresentou na Câmara de Deputados o PL 6836/17, que insere a Política Nacional de Saúde Bucal na Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que regulamentou o SUS.

A matéria dá à saúde bucal o status de “efetiva política pública de Estado”, com a devida promoção do acesso universal. “Em 2003, o governo Lula lançou o Programa Brasil Sorridente, dentro do Plano Nacional de Saúde,que incluiu uma série de diretrizes e medidas que efetivamente garantiram a implementação de ações e serviços que hoje compõem o SUS. O que foi uma exitosa política de governo, dos governos de Lula e Dilma, precisa agora entrar na lei para que se constitua como um direito, uma política de estado, e sirva de trincheira para evitarmos regressões”, defendeu Solla.

O texto estabelece que os serviços de saúde bucal devem compor “todas as redes de atenção à saúde, nos diversos níveis de complexidade, com a finalidade de garantir a integralidade da atenção à saúde”. A proposta normatiza desde a obrigatoriedade da adição de flúor às águas de abastecimento público como medida de prevenção à cárie, bem como o financiamento ao desenvolvimento de ciência e tecnologia odontológicas.

A reorientação do modelo de atenção em saúde bucal, a articulação com os setores da educação e da ciência e tecnologia foram ressaltados no documento sobre as diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. “A aprovação do projeto vai garantir, vai dar amparo legal promoção, proteção e recuperação da saúde bucal respeitando as regras de universalidade, integralidade e gratuidade do SUS. É uma garantia de que não voltaremos ao tempo em que tratamento odontológico para pobre significava exclusivamente a mutilação, a extração dentária”, completou o petista.

Ascom Dep. Jorge Solla
publicado em 22 de Fevereiro / 2017 às 13:00

Prefeito Paulo Bomfim se reúne com Comissão de Produtores dos Perímetros Irrigados

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, se reuniu nesta terça-feira, 21, com a Comissão dos Produtores dos Perímetros Irrigados de Maniçoba, Projetos Curaçá, Mandacaru e Tourão para tratar de demandas comuns às localidades, mas, principalmente, da renegociação das dívidas. O secretário de Governo, Clériston Andrade, e o Chefe de Gabinete, Vilmar Ferreira, participaram do encontro, que também contou com a presença do ex-prefeito Isaac Carvalho.

De acordo com o produtor rural do Projeto Curaçá NNH2, Josival Barbosa, o principal objetivo da reunião é buscar o apoio do poder público no sentido de agilizar a Lei 13340/2016, regulamentada pelo Decreto 8929/2016, que trata de negociação e liquidação das dívidas.

“A lei vence daqui a dez meses, no dia 30 de dezembro de 2017, mas o Banco do Nordeste (BNB) e Banco do Brasil (BB), ainda não conseguiram acelerar o processo. Somente na agência do BNB são em torno de 10 mil produtores, mas pouco mais de 300 viabilizaram a renegociação. O objetivo é buscar o entendimento com as instituições financeiras e disponibilizar mais funcionários, principalmente no BNB. Já o Banco do Brasil precisa estabelecer uma Normativa para atender aos produtores. Acreditamos que o prefeito, sua equipe e articulação política podem colaborar com este pleito, que é importante para a economia de Juazeiro e Vale do São Francisco”, declarou Josival Barbosa.

Após ouvir as demandas dos produtores, o prefeito Paulo Bomfim se colocou à disposição para colaborar com a classe. “Desde a gestão Isaac Carvalho, temos nos reunido com a Comissão para buscar saídas e solucionar esta situação. Através de articulação com os políticos que nos apoiam, como o deputado federal Daniel Almeida, tivemos êxito em algumas frentes, mas já percebemos que a solução vem de uma integração de forças. Ainda vamos procurar as instituições financeiras para que entendam o contexto da seca, da pouca vazão da barragem de Sobradinho e suas conseqüências na produção e na economia local e regional. Esperamos sensibilizá-los para que possamos dar um fôlego a este importante setor, que é base econômica em nossa região”, ressaltou o prefeito.

Ascom Prefeitura de Juazeiro
publicado em 22 de Fevereiro / 2017 às 12:29

Espaço do Leitor: SEDUR responde leitor sobre melhorias para a Rua Adão Pereira

Na tarde desta terça-feira (21), o Blog Geraldo José postou a denúncia do morador Francimário Soares Rocha sobre a falta de infraestrutura na Rua Adão Pereira, no bairro Jardim Flórida, em Juazeiro. Veja Aqui.

Em nota enviada a nossa redação, a Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) informou que a obra de pavimentação na Rua Adão Pereira está em processo de finalização. A SEDUR disse que o trecho mostrado pelo leitor é onde termina a extensão beneficiada com a pavimentação em paralelepípedo granítico e também se dá o entroncamento da via com a Travessa Projetada que ainda não é pavimentada. A secretaria adiantou ainda que empresa responsável pela execução da obra está em campo para revisão de toda a intervenção e as correções necessárias.

publicado em 22 de Fevereiro / 2017 às 12:00

Meio ambiente é tema de reunião entre Unidade Regional da FIEPE e presidente da AMMA

Coleta seletiva do lixo, poluição do rio São Francisco, arborização da cidade e licenças ambientais foram alguns dos temas discutidos, nesta terça-feira (21), durante o encontro 'Diálogo com os Poderes Públicos em Petrolina' realizado pela Unidade Regional da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) com a participação do diretor-presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente  (AMMA), Rafael Oliveira.

Depois de ouvir, na semana passada, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Petrolina, Eduardo Carvalho, os conselheiros da URSF/FIEPE discutiram com o presidente da AMMA propostas como a retirada dos lançamentos de esgoto in natura no rio São Francisco e a recuperação da mata ciliar. Para o diretor da Unidade Regional do Sertão do São Francisco da FIEPE, Albânio Nascimento, adotar como meta o saneamento básico e água potável para 100% da população é outro compromisso que a atual gestão municipal precisa incorporar ao seu calendário de metas.

Em resposta aos pedidos da FIEPE, Rafael Oliveira adiantou que a prefeitura de Petrolina já começou um projeto visando à despoluição da orla do município e ponderou que algumas outras ações cobram a desburocratização dos processos, mudanças nas leis municipais, além da atualização do código florestal.

Ao final da reunião, que contou ainda com a presença da diretora de Licenciamento Ambiental do município, Wyara Valença, ficou combinado um maior intercâmbio entre a FIEPE e a AMMA com a inclusão de dois conselheiros da FIEPE no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Condema. Também foram propostos a criação de um Cadastro de Empreendimento e de uma agenda propositiva, além da implantação de um processo digital para aprovação com maior agilidade das licenças ambientais.

Clas Comunicação e Marketing
publicado em 22 de Fevereiro / 2017 às 11:45

SEDUR se manifesta sobre a falta de infraestrutura em alguns pontos da cidade

Nesta terça-feira (21) o Blog Geraldo José postou denúncias de moradores de Juazeiro que sofrem com a falta de pavimentação e infraestrutura principalmente no período chuvoso. Veja Aqui!

Em contato com a nossa redação nesta quarta-feira (22), a Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) informou que está ciente de todos os pontos elencados pela população. No bairro Monte Castelo a secretaria frisou que realizou recentemente o patrolamento de todas as ruas e está concluindo a pavimentação asfaltica de uma das principais vias de acesso ao bairro, a Rua Propriá. No Parque Centenário, uma importante obra está em andamento nas proximidades, a pavimentação da Rua Nova Juazeiro, mais conhecida como Rua dos 3 Postes.

Já no bairro Jardim Vitória, a SEDUR explicou que está em andamento um projeto de pavimentação que prevê o calçamento de 14 ruas - 4 já foram entregues, na próxima sexta mais duas serão inauguradas pelo prefeito Paulo Bonfim e as obras continuarão até a conclusão do projeto.  A SEDUR informou ainda que está realizando levantamento para buscar recursos para futuros projetos de pavimentação, recapeamento e operação tapa buraco onde não só os bairros apresentados, mas outros também possam ser atendidos.

publicado em 22 de Fevereiro / 2017 às 11:00

Secretários visitam Distrito de Carnaíba a convite da comunidade

Os titulares da SEDUR e SESP, Anderson Alves e Celso Leal, respectivamente, visitaram nesta terça-feira (21) espaços que precisam de intervenção no distrito de Carnaíba do Sertão atendendo a solicitação do vereador Bartolomeu Cardoso dos Santos (Bertinho da Carnaíba), que apresentou aos gestores as necessidades da comunidade.

Entre as demandas apresentadas estão a pavimentação do acesso aos cemitérios do distrito e a construção das praças da Igreja e da Rua São Geraldo. “Convidamos os secretários para que analisem os espaços com um olhar mais sensível e assim possamos concretizar a realização desses sonhos, que são antigos aqui na nossa comunidade”, explica o vereador.

Os secretários comunicaram que estarão designando suas equipes ao distrito para viabilizar um projeto de pavimentação das vias, bem como a construção das praças. “O próximo passo será buscar recursos com a orientação do nosso prefeito Paulo Bonfim”, informou o secretário de obras, Anderson Alves. Participaram ainda da visita os vereadores Gleidson Medrado, Hélio Gonçalves, e os assessores da SEDUR, Elianderson Coelho e José Adelson Siqueira.

Ascom/Juazeiro
publicado em 22 de Fevereiro / 2017 às 10:30

Homem perde controle da direção e carro capota na Orla de Petrolina

 

 

Um motorista perdeu o controle da direção e capotou o carro que conduzia, nesta terça-feira (21), na Avenida Cardoso de Sá, Zona Leste de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Ninguém ficou ferido.

O condutor do carro disse a equipe de reportagem da TV Grande Rio, que perdeu o controle do carro ao tentar desviar de um buraco. O veículo desceu a ribanceira e capotou na avenida paralela a Cardoso de Sá.

Texto: G1/Petrolina / Foto: Emerson Rocha
publicado em 22 de Fevereiro / 2017 às 10:00

Sindicato dos Bancários de Juazeiro e região move ação contra a Caixa Econômica Federal abertura de agências aos sábados

O Sindicato dos Bancários de Juazeiro e região moveu Ação Civil Pública contra a Caixa Econômica Federal pelo descumprimento do acordo coletivo de trabalho e a lei 4.178 (instituições financeiras e de crédito não pode funcionar as sábados). O sindicato considera um desrespeito da direção da Caixa a abertura das agências aos sábados. A carga horária da categoria bancária é de seis horas, de segunda a sexta-feira, mas o banco insiste em ignorar. O trabalho no sábado, além de desrespeitar a lei, inviabiliza o repouso semanal remunerado pelo empregado, previsto em Acordo Coletivo.

O cronograma que prevê o funcionamento das agências no fim de semana foi divulgado na última terça-feira (14) pelo banco. A ampliação da carga de trabalho dos empregados foi definida para atender a demanda dos saques das contas inativas do FGTS. E as agências já abriram no último sábado, 18 de fevereiro.

De acordo com o Presidente do Sindicato dos Bancários de Juazeiro, Maribaldes da Purificação a entidade vai continuar lutando pela categoria e não vai aceitar esse procedimento. "Queremos mais contratação e não sobrecarregar os funcionários. Essa medida é inaceitável por isso movemos esta ação. Entendemos que o banco precisa com caráter de urgência contratar mais pessoas.Os empregados não são obrigados a trabalhar no sábado. O trabalho em horários diferentes do contrato de trabalho é facultativo e é obrigatório o pagamento de horas extras", explicou Maribaldes. 

Entenda os Horários estendidos

A Caixa quer abrir agências nos primeiros sábados dos cronogramas mensais de pagamento (com exceção de abril, mês que o cronograma de pagamentos coincide com a Semana Santa): 18 de fevereiro, 11 de março, 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho.

Os trabalhadores que nasceram em janeiro e fevereiro poderão realizar o saque da conta inativa do FGTS de 10 de março a 9 de abril. Os nascidos em março, abril e maio poderão realizar o saque da conta inativa do FGTS entre 10 de abril e 11 de maio. Nascidos nos meses de junho, julho e agosto vão sacar entre os dias 12 de maio e 15 de junho. Quem nasceu em setembro, outubro e novembro vai receber os valores em entre 16 de junho e 13 de julho. Já os nascidos em dezembro vão fazer o saque entre os dias 14 e 31 de julho.

Ascom/Seeb Juazeiro
publicado em 22 de Fevereiro / 2017 às 09:29

Polo Teatral celebra mês do Teatro em Juazeiro

Em março, mês do teatro, a capital do São Francisco será palco do 2ª Polo Teatral – Festival de Teatro do Interior da Bahia. Entre os dias 08 e 11 de março, o projeto retoma temporada em Juazeiro, após estreia na cidade de Itabuna. O Centro de Cultura João Gilberto abrirá as cortinas para a programação do evento, que contará com apresentação de espetáculos, roda de conversa e mesa redonda. Em parceria com o Prêmio Braskem de Teatro, a iniciativa tem como proposta fomentar a produção teatral em municípios do interior baiano. Após temporada em Juazeiro, o projeto segue para a cidade de Feira de Santana.

No dia 08 de março, às 15h, o espetáculo Os Fogatas abre as apresentações do Festival na região do São Francisco. Trata-se de uma comédia de famílias para toda a família. A livre adaptação da Cia Cuca de Teatro, de Feira de Santana, inspirada no texto "Os Cigarras e os Formigas" de Maria Clara Machado conta a história de três famílias muito diferentes, Os Formigas, Os Cigarras e Os Batistas. No mesmo dia, às 20h, a montagem do Grupo Conto em Cena, de Feira de Santana, traz o espetáculo Amor. Encena a história de vida de Ana, uma mulher casada com um lar e uma vida familiar e social aparentemente estável e firme. Até que um dia, depara-se com um homem cego que não para de mascar chicletes e desequilibra a personagem. Na quinta-feira (09), haverá reapresentação dos dois espetáculos, nos mesmos horários.

Nos dias 10 e 11 de março, às 15h, sobe ao palco o espetáculo O Candelabro, uma produção da Cia Távola de Teatro, de Lauro de Freitas. A peça é um solo teatral que aborda um tema provocante sobre a crueldade dos atos de violência que vitimam milhares de mulheres e revela a dimensão de aspectos que circundam as vidas de quem está diante desta situação. Às 20h, será a vez do espetáculo O Quinze, da Cia 1º Ato, de Juazeiro. O Quinze tem seu roteiro inspirado na obra homônima de Rachel de Queiroz. Exterioriza, através da metáfora teatral, o cenário emblemático da seca de 1915 e pelo romance da escritora cearense no inicio da década de 1930. Os ingressos para os espetáculos custam R$4,00 (inteira) e R$2,00 (Meia).

Para promover uma discussão sobre o mercado cultural, o 2º Polo Teatral promoverá, no dia 09/03, às 14h, uma Roda de Conversa com o tema Profissionalização e Mercado. Já no dia 10, também às 14h, haverá uma Mesa Redonda sobre Política Cultural para as Artes. As oficinas gratuitas que serão ministradas de quinta a sábado, das 09h às 13h, os interessados deverão inscrever-se através do e-mail oficinas@poloteatral.com.br. As vagas são limitadas.

Ler Matéria Completa
publicado em 22 de Fevereiro / 2017 às 08:44

Conselho de Promoção da Igualdade Racial (Compir) recebe denúncia de violência policial no Vale do Salitre

O Conselho de Promoção da Igualdade Racial (Compir) recebeu uma denúncia de violência policial, cometida pela Polícia Militar do Estado da Bahia, particularmente, Rondesp, contra os moradores das comunidades de Alfavaca e Angico, na madrugada do ultimo dia 10 de fevereiro de 2017. Os relatos compreendem uma série de ações repressivas, arbitrárias e irregulares que violam os direitos constitucionais e humanos de moradores e moradoras, tais como: racismo, injúria racial, invasão de residência sem mandado e em horário inapropriado, tortura de jovens, ameaças de morte a mulheres e crianças, agressão a grávidas e idosos. Segundo relatado na denúncia recebida por este Conselho, esse tipo de abordagem tem sido recorrente na região do Salitre.

O Compir vem a público repudiar veementemente tais procedimentos e informar à sociedade que está envidando esforços no sentido do correto encaminhamento do caso às devidas instâncias legais.  Neste sentido, foi realizada uma escuta com a comunidade, sendo a denúncia devidamente formalizada pela comunidade e pelo Conselho junto ao Ministério Público do Estado da Bahia. Do mesmo modo, o caso está sendo encaminhado para a Defensoria Pública do Estado da Bahia e para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O Compir reitera as palavras das comunidades publicadas em nota divulgada à imprensa: "Reforçamos, por fim, a importância do trabalho correto da Polícia Militar, que respeite o direito dos cidadãos e cidadãs e que acima de tudo preze pela paz. Com isto esperamos que medidas sejam tomadas no sentido de coibir qualquer ação futura que torne a amedrontar e desrespeitar nossa gente". Sendo assim, destacamos o compromisso do poder público municipal, através do Compir, de promover a igualdade racial e zelar pelos direitos de todo e qualquer cidadão.

Ascom Compir
publicado em 22 de Fevereiro / 2017 às 08:30

Senac abre inscrições para cursos técnicos em Petrolina

Capacitar profissionais para o mercado de trabalho de forma rápida e eficiente, aliando conhecimento teórico à vivência prática. É com esse objetivo que o Senac oferta cursos técnicos em vários municípios de Pernambuco, com oportunidades para turmas presenciais e também para Educação a Distância (EAD). Em Petrolina, por exemplo, a instituição está com vagas abertas para quatro cursos em diferentes áreas.

Técnico em Administração e Técnico em Transações Imobiliárias são as opções presenciais, com aulas acontecendo de segunda a sexta-feira. O curso Técnico em Transações Imobiliárias aborda conteúdos referentes a processos documentais na venda de imóveis, ensinando o aluno a ter conhecimento nos trâmites desse mercado. Já o Técnico em Administração busca orientar os estudantes sobre como gerenciar uma empresa, tendo como foco o setor financeiro.

As inscrições podem ser feitas presencialmente, na secretaria do Senac (Rua Projetada, nº 650, Antigo Aeroporto), até a data de início de cada curso ou enquanto houver vagas disponíveis.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 22 de Fevereiro / 2017 às 08:15

Juazeirense enfrenta Sampaio Correia (MA) esta noite, no Adauto Moraes


Lateral Elton Lira ainda acredita na classificação

A Juazeirense entra em campo em jogo marcado para às 19:30h de hoje, no Adauto Moraes, em jogo válido pela 4ª rodada da Copa do Nordeste, contra o Sampaio Correia. Com 3 derrotas e sem nenhum ponto marcado na competição só um milagre colocaria o time na segunda fase da competição, mas ainda há que acredite nessa possibilidade. Elton Lira, lateral, é um deles: “Os líderes já somam sete pontos, mas ainda é possível chegar. E qualquer possibilidade de classificação passa por uma vitória diante do Sampaio. Esses três pontos ainda são fundamentais para que a gente possa ter mais tranquilidade para trabalhar no Carnaval e nos recuperarmos também no Baiano”, disse.

O Sampaio Correia (MA) também não vem bem na tabela e marcou seus primeiros pontos exatamente contra a Juazeirense, em jogo realizado em São Luiz, pela 3ª rodada. Uma vitória hoje deixaria o time maranhense em condições de brigar por uma vaga na segunda fase da copa.

A partida, anteriormente marcada para às 20h, foi antecipada em meia hora atendendo a uma solicitação do Canal Interativo que vai transmitir o jogo em rede nacional pelo canal EI Maxx.

Pelo campeonato baiano o próximo confronto da Juazeirense será também em casa, domingo, contra a Jacuipense, uma das lanternas da competição.

com informações e foto da:Look Assessoria
publicado em 22 de Fevereiro / 2017 às 08:00

O cantor Nilton Freittas canta o carnaval

O projeto "Carnaval de Todos os Tempos" fez tanto sucesso que vai invadir a cervejaria Haus Bier e o Bar Hey Chico, em Petrolina, na próxima quinta-feira, 23 e na abertura do carnaval, na sexta-feira , 24, com apresentações do cantor Nilton Freittas nas duas casas respectivamente

Carnaval de ontem, de hoje, Carnaval de Todos os tempos! A folia começou fervendo em Petrolina e a prévia do carnaval produzida pelo músico e cantor Nilton Frettas foi estendida para que os foliões pudessem curtir ainda mais a democracia dos ritmos carnavalescos, embalada na irmandade do frevo, das marchinhas, do afoxé, do samba e do axé.

E a agenda do cantor Nilton Freittas segue na folia carnavalesca. Fique atento: 25 de fevereiro sábado, no Clube Bridas, em Uauá às 22h; 26 de fevereiro domingo,Uauá no trio às 17h, 27 de fevereiro segunda, em Senhor do Bomfim.

Ascom
publicado em 22 de Fevereiro / 2017 às 07:26

Paulo Bomfim discute com governo do Estado e entidades políticas públicas para a agricultura familiar na região

O prefeito Paulo Bomfim, acompanhado pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho, participou nesta terça-feira (21), na sede do SETAF em Juazeiro, de reunião técnica de organização, funcionamento e planejamento dos Serviços Territorial e Municipal de Apoio à Agricultura Familiar – SETAF e SEMAF. O chefe de gabinete Vilmar Ferreira também esteve presente no evento, assim como o ex-prefeito Isaac Carvalho.

Uma realização da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), o evento teve o intuito de promover um alinhamento institucional na operacionalização de políticas públicas para o desenvolvimento rural dos municípios baianos. "Estamos compartilhando responsabilidades e alegrias com a implementação do serviço municipal. São ações direcionadas aos agricultores familiares, visando a melhoria e crescimento das comunidades rurais dos municípios pertencentes ao território. É um prazer saber que estamos trabalhando em prol desse desenvolvimento", afirmou o prefeito.

O momento foi de diálogo, reflexão, ajustes e pactuações envolvendo gestores municipais e estaduais. “O objetivo dessa ação é fortalecer a estratégia de articulação e descentralização de políticas públicas através dos SETAFs e SEMAFs, possibilitando a ampliação dos arranjos institucionais capazes de executar e monitorar estas políticas", explicou José Augusto Tosato, representante do titular da SDR, Jerônimo Rodrigues.

Ler Matéria Completa
Ascom/Juazeiro
publicado em 22 de Fevereiro / 2017 às 07:00

SINTRAB-SAÚDE discute campanha salarial em Juazeiro

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde da Prefeitura de Juazeiro (SINTRAB-SAÚDE), Telma Marineide, participou do Programa e Blog Geraldo José desta terça-feira (21) e deu mais detalhes sobre o processo de campanha salarial que está sendo debatido pelos trabalhadores da saúde de Juazeiro. Segundo Telma Marineide, o SINTRAB-SAÚDE irá seguir as mesmas determinações de reajuste do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro (SINSERP).

“No primeiro momento só tínhamos pedido a correção salarial, mas depois de tudo que vem ocorrendo nessa gestão, decidimos pedir de igual ao SINSERP. O SINSERP pediu 15% de reajuste e 20% no auxílio alimentação. Estamos acreditando que o servidor terá um bom reajuste. O SINSERP já mais iria pedir algo que não fosse acontecer. Espero que se leve a sério. A situação do servidor é crítica”, frisou Telma.

A sindicalista também citou alguns problemas que enfrentam os servidores. “Licença saúde, férias, regulamentação da carga horária são algumas das reivindicações tratadas pela categoria. Espero que a Câmara de Vereadores não aprove nenhum projeto sem antes tratar com o sindicato, pois terá problemas sérios”, declarou. Telma ressaltou ainda que o SINTRAB irá tratar sobre fardamento, especialização dos profissionais e também sobre o Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos.

Da redação Blog Geraldo José - Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
publicado em 22 de Fevereiro / 2017 às 06:27

LEITOR RELATA OBSTRUÇÃO DE BUEIROS NO CENTRO DE JUAZEIRO

O leitor do Blog Sergio Adriano Brito gravou dois vídeos na tarde desta terça-feira (21) relatando a sujeira nas sarjetas próximas aos bueiros das ruas J.J Seabra e Joaquim de Queiroz, centro de Juazeiro, cujo lixo deixado pela empresa que construiu o piso intertravado na Travessa Ribeiro e Avenida Benjamin Constant, está impedindo o escoamento das águas das chuvas. Como cidadão ele solicita da gestão municipal a limpeza do local para evitar que as residências e casas comerciais sofram danos com a invasão das águas das chuvas. Confira os vídeos:

Nota resposta SESP:

A Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro comunica ao leitor Adriano Brito que a remoção do lixo próximo às Ruas J.J Seabra e Joaquim Queiroz será incluída na programação desta semana. Para solicitar os serviços de limpeza é preciso entrar em contato com a SESP através do telefone (74) 3612-5411.

publicado em 22 de Fevereiro / 2017 às 06:00

Gestantes realizam testes rápidos para detectar o vírus da Zika em Juazeiro

Com o intuito de fazer uma triagem do vírus Zika em Juazeiro, a secretaria de Saúde do município está realizando testes rápidos. Os exames estão sendo realizados no Laboratório Central de Saúde Pública e o resultado fica pronto em 30 minutos.

Podem realizar este exame, bebês que nascerem com o perímetro cefálico igual ou inferior ao parâmetro padrão definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS): 31,9 para meninos e para meninas 31,5, além de grávidas que apresentem os sintomas da doença ou por prescrição médica.

“O Estado e a União passaram a elaborar estratégias para que o vírus Zika seja diagnosticado ainda na gestação para que a criança seja acompanhada na gestação, nascimento e nos primeiros momentos de vida. As crianças com microcefalia tem um desenvolvimento muito mais defasado, existe um déficit, e para essa criança não sofrer prejuízos e sua família tenha um suporte melhor o teste rápido é aplicado nas gestantes”, explicou Tatiane Malta.

Caso o resultado do teste for positivo, uma mostra de sangue será enviada para Salvador para ter a confirmação. As mulheres que tiverem a doença confirmada serão encaminhadas para o pré-natal de alto risco.

As gestantes para realizarem os testes devem se dirigir ao posto de saúde mais próximo da sua residência para realizarem uma avaliação. Em seguida, havendo a necessidade, são encaminhadas para o no Laboratório Central de Saúde Pública.

Da redação Blog Geraldo José - Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
publicado em 21 de Fevereiro / 2017 às 23:00

A verdade sobre Lula, Bolsonaro e as mentiras repetidas mil vezes

 
Com os últimos fatos do mundo político no Brasil, a verdade precisa ser dita em contrário às teses de Joseph Goebbels, principalmente a de que a mentira repetida mil vezes se torna uma espécie de verdade absoluta. Apesar de que Hitler conseguiu governar a Alemanha por mais de uma década, e de também ter convencido o próprio povo alemão da grandeza de seus desígnios como povo superior aos demais existentes na face da terra, o seu projeto mentiroso não passou dos anos em que foi o líder doente mental, autoritário, prepotente e carniceiro. Ou seja, a mentira repetida mil vezes um dia ela acaba sendo revelada, colocando seu inventor em situação constrangedora, e tendo que ser julgado pelos seus resultados práticos pela própria história.
 
É evidente que não estamos no Brasil vivendo um projeto parecido com o projeto dos nazistas, mas que estamos do mesmo modo vivendo sob o signo da mentira que se repete mil vezes, isso ninguém em sã consciência, e que conhece o mínimo do mínimo de propaganda política, pelo menos conceitos elementares do Jean-Marie Domenach (que nada tem a haver com Goebbels), jamais vai ser contrário a tal afirmativa. Estamos falando da guerra política imprimida pela direita brasileira contra o projeto político da esquerda, que esteve na coordenação do Estado durante mais de uma década.
 
Se a mentira não está sendo repetida mil vezes como alguns especialistas da mídia do Jornalismo da Obediência têm afirmado, pelo menos o conceito de criação do "inimigo único" está em pleno vigor. Mas não está funcionando exatamente como querem os mentores da idéia de Estado Mínimo, e de menos privilégios para o povo. Exatamente porque a cada vez que apresentam, como se fosse teoria literária de George Orwell, um fenômeno "pós-verdade" contra o principal representante das correntes do pensamento político da esquerda brasileira, e quiçá latino-americana, Luís Inácio Lula da Silva, e não provam nada contra o mesmo, o projeto político da esquerda que foi assaltado sem as urnas, na própria pessoa do Lula cresce em pesquisas de opinião sobre as eleições de 2018.
 
A mentira repetida mil vezes está se tornando uma verdadeira catástrofe, do mesmo modo que o projeto do Fuhrer de mil anos, que teve que se contentar com os resultados pífios de seu governo de expansão de apenas 12 anos. O grande problema brasileiro é que com a decadência moral e estatística do projeto que repete mil vezes a mentira, é que está criando aos poucos exatamente um representante de projeto político, parecido com o projeto da Alemanha dos anos trinta e quarenta. Em vez de conseguir imprimir no imaginário brasileiro a idéia de um projeto melhor do que aquele que foi representado na figura de Lula está se criando também a figura da solução imaginária de Bolsonaro. O que é muito mais perigoso para o país como nação soberana do que inclusive o projeto da direita tradicional.
 
Corruptos por natureza, desde sempre utilizaram até mesmo o discurso de combate à corrupção, mas não conseguiram fazer com que a maioria dos brasileiros assimilasse o conceito único de Lula como o grande chefe da corrupção no Brasil, exatamente porque falam, esbravejam, inventam mentiras repetidas mil vezes, mas não conseguem provar nada contra Lula (se provassem o homem já estava preso!). E assim, aos poucos até mesmo quem não gosta do PT e de Lula começa a sentir saudades da verdade, e repudiar em números a idéia de ser governado pela mentira, pela corrupção, pela suprema necessidade de governo apenas para poucos iluminados do mundo econômico.
 
Em face disso tudo, o que se constrói aos poucos como cenário para 2018 é a disputa dos dois pólos extremos do mundo político: a esquerda representada por Lula, e a direita representada nada mais nada menos do que por Jair Bolsonaro, e não mais por um representante do consórcio PSDB/PMDB/DEM. E a esquerda mais uma vez despontando como solução para acabar com a crise política e econômica, que provada está de que não foi Dilma Rousseff que a criou, pois ela é resultado do contexto prático da própria idéia da mentira repetida mil vezes, e do capital especulativo em detrimento do capital produtivo.
 
A mentira repetida mil vezes e não se concretizando em pequeno espaço de tempo pode criar outras sombrias mentiras, capazes de não entender que a diversidade existe, e que ninguém vai mudar essa natureza das coisas em si. No mais das coisas, gostando ou não gostando de Lula, ele representa ideologicamente um projeto mil vezes melhor do que o projeto que quer apresentar para a sociedade brasileira o deputado federal Jair Bolsonaro, porque o consórcio PSDB/PMDB/DEM ainda não conseguiu, e parece que não vai conseguir até 2018 um adversário que enfrente tanto Lula, quanto o próprio representante da idéia de extrema-direita no Brasil. É aceitar a idéia de Lula ou aceitar a idéia que está entrando em moda no mundo todo a partir da vitória de Donald Trump nos EUA. Os números não mentem!
Por Genaldo de Melo
publicado em 21 de Fevereiro / 2017 às 22:30

Ministros Helder Barbalho e Fernando Coelho Filho anunciam ampliação da oferta de água e energia elétrica na região do Xingu

O Prefeito de Altamira, Eng. Domingos Juvenil, participou nesta terça-feira 21, do lançamento do início das obras do programa Luz Para Todos e Água Para Todos que irá beneficias famílias da região da UHE Belo Monte. Os Programas são uma ação do Ministério de Minas e Energia e o Ministério da Integração Nacional, em parceria com a Celpa.

A iniciativa deve atender os municípios do entorno da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e os moradores da Reserva Extrativista Verde para Sempre. O evento contou com as presenças do presidente da Celpa, Nonato Castro, do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho e do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

As obras do Programa Luz Para Todos viabilizarão contratos de serviços orçados em mais de R$ 224 milhões e a previsão para que as mesmas sejam concluídas é até o primeiro semestre de 2018. Serão atendidos os municípios de Altamira, Anapú, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz (município onde fica localizada a Resex Verde para Sempre), Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.

No total, 13.834 famílias devem ser beneficiadas pela ação que leva energia elétrica de qualidade aos rincões do Pará. Nos municípios do entorno de Belo Monte devem ser construídos cerca de quatro mil quilômetros de rede de distribuição. Já na reserva Verde para Sempre, o atendimento será por meio de sistemas individuais fotovoltaicos, no qual são utilizados painéis solares, para atendimento as 2.300 famílias da reserva.

O Programa Água Para Todos do Ministério da Integração Nacional, contará com investimentos de 20 milhões, e comunidades de 26 municípios do Pará serão beneficiadas neste anos o com a instalação de 94 sistemas simplificados de abastecimento de água.

Por Gleyson Araujo com informações da ASCOM/PMA
publicado em 21 de Fevereiro / 2017 às 22:00

Sento-Sé: Secretaria de Educação promove primeira reunião com educadores do município

A secretaria de educação, em parceira com prefeitura de Sento-Sé, promoveu na última semana, a primeira reunião com os diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos da cidade e interior, no salão de júri do Fórum Desembargador Osvaldo Nunes Sento-Sé.O encontro veio com o propósito de orientar as ações necessárias para a reorganização da rede municipal de ensino, a partir de um levantamento da situação da educação. E definição de estratégias para iniciar mais um ano letivo, elaborado pelo grupo pedagógico da Secretaria de Educação junto com as equipes gestores nas escolas.

Além de planejar a jornada pedagógica que acontecerá nos dias 23 e 24/02, em duas etapas: a primeira na sede do município com todos os professores da rede e a segunda nas Escolas/Núcleos da sede ao interior. Estavam presentes na reunião Diretores, Vice-diretores e Coordenadores das Escolares Municípais. O Secretário de Educação, José Renato Silva, a chefe de Departamento Pedagógico, Adébora Carvalho, a equipe pedagógica da secretaria e a Prefeita, Ana Passos.

A prefeita fez questão de participar desse momento por saber da importância do mesmo para início do ano letivo no primeiro ano de seu governo. "Confio no trabalho, competência de cada um e que gostaria de contar com todos para desenvolver uma educação de qualidade para nossos alunos", afirmou Ana Passos.

Tâmara Tárcia/Ascom PMSSE
publicado em 21 de Fevereiro / 2017 às 21:32

CHUVAS CHEGAM E OS VELHOS PROBLEMAS DOS BAIRROS DE JUAZEIRO REAPARECEM

MONTE CASTELO

O período úmido mal começou e a área urbana de Juazeiro já apresenta diversos transtornos. Patrick Santos do bairro Monte Castelo faz um relato do que aconteceu com a sua comunidade: “Com as chuvas venho através desta mostrar a situação da minha rua no loteamento barranqueiro II do bairro Monte Castelo. Depois da chuva de ontem até agora onde carros atolaram os pedestres ficam impedidos de sair de casa. Quero pedir o auxílio e uma posição da prefeitura em relação a esse bairro”.

JARDIM VITÓRIA

Moradora da Travessa Idália de Melo, no bairro Jardim Vitória faz apelo semelhante. “Calçaram as duas ruas do lado da Travessa Idália de Melo, no Jardim Vitória, por trás do armazém, e deixaram essa sem calçar. A água escorre toda para minha rua por ter ficado mais baixa do que as que calçaram. Era para ter pelo menos alinhado com as outras. Pedimos a intervenção da gestão nesse processo”.

PARQUE CENTENÁRIO

Edileide do Parque Centenário critica também o acúmulo de água em sua comunidade onde não há pavimentação: “Graças a Deus choveu, mas estou triste, pois basta cair uma chuva para ficarmos nessa situação que você sabe que não é de hoje. Falta iluminação, abandono dos terrenos, falta de pavimentação que é o que mais clamamos. Representante de bairro temos, mas não há retorno por parte do mesmo, pois estamos do lado da pavimentação e fica a lama nas nossas portas e eu ainda tenho que aceitar as motos passando na minha calçada. Então tive que por pedras numa parte da rua Agapanto, no bairro Parque Centenário. Se você observar só uma parte da rua está assim, isto por conta do serviço mal feito pelo SAAE, ainda me vem uma caçamba dessa obra retirando os entulhos e jogou bem na entrada da rua obstruindo o fluxo da água. Socorro prefeito”.

publicado em 21 de Fevereiro / 2017 às 21:30

Prefeitura de Petrolina começa recadastramento de servidores em março 

Com a finalidade de validar o quadro de pessoal, assim como atualizar os dados cadastrais e funcionais dos servidores, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Administração, começará, a partir de março, o recadastramento de todos os servidores.

A secretária de Administração, Lucivane Lima, informou que o recadastramento acontecerá em duas etapas: virtual e presencial com a entrega dos documentos e, ressalta, que pretende fazer esse processo sem causar transtornos aos servidores.

Ainda, segundo a secretária, o último recadastramento realizado pelo município aconteceu em 2008, porém os dados não foram atualizados na prática. Ela reforça a importância de manter essas informações atualizadas.

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 21 de Fevereiro / 2017 às 21:00

Carnaval da Bahia: Rui destaca uso da tecnologia para reforçar a segurança no Carnaval

Todos os acessos aos circuitos da folia monitorados em tempo real por profissionais do Centro de Operações e Inteligência - 2 de Julho. Esta é a novidade da Secretaria da Segurança Pública (SSP) para o Carnaval 2017. Sucesso na edição passada, os 46 portais de abordagem foram aperfeiçoados e este ano, além de controlarem a entrada de objetos nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha com a ajuda de detectores de metais, também vão apresentar câmeras acopladas, que permitirão o acompanhamento das entradas e saídas dos circuitos.

Outro destaque este ano é a estreia do simulador de ocorrências, software que traça o diagnóstico do que deve ser feito de imediato pela segurança pública nos casos de ocorrências em locais com multidões. Na prática, o software permite a avaliação rápida sobre os aparatos necessários para sanar algum tipo de incidente na folia, através de simulações. No total, mais de 25 mil profissionais entre policiais civis, militares, técnicos e bombeiros militares vão atuar no Carnaval em Salvador e em mais 31 municípios do estado.

Os detalhes da megaoperação da SSP na maior festa de rua do planeta foram apresentados na manhã desta terça-feira (21), em uma coletiva de imprensa, em Salvador. O evento contou com a presença do governador Rui Costa, que destacou a importância do emprego da tecnologia para garantir a segurança dos foliões.

O esquema oficial da segurança começa na quarta-feira (22), com a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo e segue até a Quarta-feira de Cinzas (1º). A polícia baiana também estará presente nos carnavais de bairro da capital, que acontecem em Cajazeiras, Periperi, Itapuã, Liberdade, Boca do Rio, Pau da Lima, Nordeste de Amaralina e Pituba.

Ler Matéria Completa
Secom/ Foto Google
publicado em 21 de Fevereiro / 2017 às 20:35

CAFÉ COM BLOG: Como anda a saúde em Juazeiro? Plínio Amorim é o entrevistado da semana

A Saúde em Juazeiro será um dos temas do Café com Blog desta quarta-feira (22), oportunidade em que o jornalista Geraldo José aborda, com transmissão ao vivo na TV do Blog e Facebook, os assuntos que marcaram a semana na região.

O secretário de Saúde de Juazeiro, Plínio Amorim, será o entrevistado do dia e terá espaço para falar dos programas e temas ligados à saúde no municpio.

O secretário responderá a questionamentos dos jornalistas do Blog e dos internautas, que tem no canal a oportunidade de participar e esclarecer dúvidas sobre o tema, em tempo real, via redes sociais.

Deixe seu questionamento aqui e acompanhe a entrevista nesta quarta-feira, a partir das 17 horas, na página do Blog ou no nosso endereço no facebook.

publicado em 21 de Fevereiro / 2017 às 20:28

CHUVA VOLTOU A CAIR EM JUAZEIRO NESTA TERÇA E DEVE CONTINUAR NOS PRÓXIMOS DIAS

As chuvas voltaram a cair no final da tarde desta terça-feira (21) em Juazeiro- Ba, confirmando previsões dos institutos de meteorologia que preveem mais chuvas até o final de semana. De acordo com o INMET a previsão de chuvas no período deve superar os 50 milímetros em algumas localidades da região.

De acordo com o Climatempo a quarta-feira segue com previsão de chuva e trovoada no período da tarde e temperatura oscilando entre 21 e 33 graus. Na sua página o INMET informa a possibilidade de corte de energia, riscos de quedas de galhos e leves alagamentos.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.