Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 04 de Dezembro de 2016
|
Torne o Blog a sua página inicial

FAÇA DO BLOG SUA PÁGINA INICIAL

1 - Vá no ícone de lista no canto superior direito e escolha a opção Configurações.

2 - Em "Inicialização", selecione "Abre uma página específica ou um conjunto de páginas".

3 - No campo "Adicionar nova página", digite: http://www.geraldojose.com.br

Clique em Ok e pronto.

Fechar

|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 03 de Outubro / 2016 às 10:40

Paulo Bomfim, novo prefeito de Juazeiro concede entrevista nesse momento

O candidato eleito em Juazeiro, Paulo Bomfim concede entrevista coletiva nesse momento no Grande Hotel.

Paulo está acompanhado do atual prefeito Isaac Carvalho e de sua vice Dra Dulce Ribeiro.

O blog estão acompanhando e trará as notícias em breve.

publicado em 03 de Outubro / 2016 às 10:28

Em plenário, senadores defendem proposta de Muniz para unificar eleições em 2022

A proposta de emenda à Constituição que unifica as eleições, de autoria do senador Roberto Muniz (PP-BA), foi objeto de discursos na última semana, no Plenário do Senado. A PEC 45/2016 institui eleições gerais, a partir de 2022, para escolha de vereadores, deputados estaduais e federais, senadores, prefeitos, governadores e presidente da República. 

A senadora Ana Amélia (PP/RS) defendeu que a unificação das eleições em 2022 trará ganhos sociais e econômicos, além de maior estabilidade política. "Sou francamente favorável, Senador Roberto Muniz, à iniciativa de V. Exª de apresentar essa emenda constitucional, que teve o meu apoio, a minha assinatura. Acho que temos que ter coragem de fazer esta coincidência de mandatos em todos os níveis: num mesmo dia, uma eleição para prefeito, para governador e para Presidente da República. Eu penso que, dessa forma, estaremos caminhando definitivamente para uma situação de maior estabilidade política, de maior estabilidade econômica e de maior estabilidade social no nosso País. Penso que esse é o caminho mais adequado", disse a senadora.

O senador Waldemir Moka (PMDB/MS) engrossou o coro de apoio à PEC, ao afirmar que a iniciativa vai ao encontro do desejo da maioria da sociedade brasileira. "A proposta de eleição geral de prefeito a Presidente da República, de cinco em cinco anos, sem direito à reeleição, é realmente uma proposta que, neste momento, pode não ser unanimidade, mas tenho certeza de que a maioria pensa assim – acho que as duas Casas – e, principalmente, a maioria da sociedade brasileira", disse o pemedebista.

Assessoria de Comunicação do senador Roberto Muniz (PP-BA)
publicado em 03 de Outubro / 2016 às 10:26

Vereador mais votado em Juazeiro, Gleidson Medrado se coloca à disposição para dirigir a câmara

Gledson Medrado concedeu agora a pouco entrevista ao blog e fez questão de agradecer a Deus e ao povo pela expressiva votação  e acrescentou que como faz parte de um projeto, coloca seu nome a disposição para dirigir a câmara municipal: "Estou preparado para dar continuidade ao trabalho do meu pai na casa do povo".

publicado em 03 de Outubro / 2016 às 10:00

Espaço do Leitor: Descaso em atendimentos na policlínica.

Geraldo! 

Sexta-feira (30), aconteceu uma situação desastrosa que mostra o real motivo que Juazeiro e a prefeitura se encontram com a atual gestão. Naquele dia, minha vó dirigiu-se a policlínica para uma consulta que havia seis meses que estava esperando para um médico que já se consulta há mais de dez anos.

Chegou antes das 8h, a princípio não encontraram sua ficha e pediram para aguardar, e o tempo foi passando e todos sendo atendidos e as incompetentes procurando ficha e pedindo para minha vó ir no arquivo morto, e ela foi várias vezes, falou com todos e ninguém encontrou. E no final justificaram pedindo o telefone dela porque assim que encontrassem a ficha a ligariam. 

Minha vó já é uma pessoa de idade e não tem mais saúde e nós moramos em um distrito juazeiro. Ela saiu de lá aos prantos porque não é fácil esperar tanto tempo para ser atendida sentindo várias dores e incômodos e simplesmente quando chega o dia não ser atendida? 

Isso poderia ter acontecido com qualquer um, no entanto quando sentimos na pele o descaso e abandono que tratam os pacientes sus é bem diferente. Falam que sus é assim porque é de graça, mas quem disse isso? Todos nós pagamos o sistema único de saúde e isso que aconteceu é uma tremenda falta de respeito e de compromisso com os pacientes.  

O  mais engraçado é que umas das propostas que um dado candidato tem é uma policlínica da mulher, não deram conta de uma policlínica e agora prometem outra? Meio clichê isso. 

Estaremos tomando nossas providências, não é assim que tem que funcionar.

Andreza dos Santos

publicado em 03 de Outubro / 2016 às 09:50

Sistema de apuração do Blog acompanha desempenho dos gigantes da comunicação nas apurações 2016

O Blog Geraldo José mais uma vez inovou e deu aos seus leitores a possibilidade de acompanhar o desempenho eleitoral dos candidatos, em todo o país, através de um moderno sistema de apuração, que destacou ainda as cidades da região no seu painel principal, facilitando os números da apuração aos internautas.

Aproximadamente 100 mil pessoas visitaram o Blog no dia de ontem, o que comprova a estabilidade do sistema de apuração montado pela nossa equipe técnica. Na página do Blog, tanto a apuração para prefeito, como para vereador, era disponibilizada em tempo real, dando aos candidatos e seguidores, de toda região, um painel com informações precisas sobre possíveis eleitos por coligação e por partidos, a cada instante.

O sistema de apuração do Blog Geraldo José, em parceria com o TSE, foi compatível com os sistemas já conhecidos dos grandes veículos da comunicação nacional, a exemplo do UOL, Terra, G1, dentre outros gigantes da comunicação nacional.

O Blog, ao tempo que parabeniza toda equipe técnica, jornalística, parceiros e colaboradores, agradece a confiança do nosso público leitor pela extraordinária visitação e confiança demonstrada através dos milhares de visitantes.

Os números da eleição no País, com detalhes para eleitos para as Câmaras Municipais e prefeituras continua disponível aos leitores no endereço: www.geraldojose.com.br/eleicoes

publicado em 03 de Outubro / 2016 às 09:30

Rua Paulo Bispo no Jardim Flórida ganha pavimentação

Sexta-feira, 30 de setembro, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Jorge Barbosa, entregou mais uma rua calçada no bairro, a Paulo Bispo. Residente desde o ano de 1992 no bairro, o aposentado José Pinto de Moura disse que a vida agora será melhor. "Tudo melhora com uma obra como essa".

A dona de casa e feirante, Lena Carvalho também não escondeu sua felicidade. "Moro aqui há 20 anos. Era um bairro esquecido, quando chovia era uma lama só. Hoje a gente sai na porta e vê a rua bonita assim. Demorou, mas chegou", disse a dona de casa.

O presidente da Associação de Moradores do Jardim Flórida, Geraldo Bezerra, agradeceu. "Quero aqui parabenizar a todos que lutaram pela conquista dessa obra", disse.

Francisco Odécio, popular Chico Bito, presidente da Federação Municipal das Associações de Moradores e Entidades afins (FMAMEAJ) também participou do ato. "Sou testemunha do grande número de obras que hoje acontece em Juazeiro. Tudo isso graças a um prefeito que soube fazer projetos e buscar apoio dos governos estadual e federal", observou Chico Bito.

Além do Jardim Flórida onde outras ruas estão em obras como a Rua 8 e a 3 e também a Arnaldo Vieira, as obras de pavimentação atendem ainda bairros como o Jardim Vitória, João XXIII e o João Paulo II. "Até 31 de dezembro o prefeito Isaac Carvalho estará entregando obra. Temos hoje mais de 100 em execução e mais de 400 obras já foram entregues. Esse bairro com mais de 40 anos não tinha uma rua pavimentada. Essa gestão trabalhou muito para conquistar todos esses projetos e vamos deixar o Jardim Flórida 100% calçado", destacou o secretário Jorge Barbosa.

publicado em 03 de Outubro / 2016 às 09:00

Município de Prado receberá capacitação sobre o Enfrentamento ao Tráfico de Mulheres

A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) realiza a partir do próximo dia 04 de outubro, uma Capacitação sobre o Enfrentamento ao Tráfico de Mulheres, no município de Prado, localizado a aproximadamente 800 Km de Salvador. A atividade, que será realizada até o dia 07 de outubro, no Auditório da Pousada Guaratiba, faz parte do Projeto “Promoção dos Direitos Humanos das Mulheres na Bahia: Cidadania e Erradicação da Violência Contra as Mulheres Urbanas e Rurais”.

Servidoras/es públicas/os municipais e estaduais, profissionais que atuam nas áreas do Turismo, de enfrentamento à violência e de segurança pública, além de operadores do Direito serão os beneficiados com a capacitação, que terá carga horária de 30 horas. Dentre as temáticas que serão abordadas na qualificação estão: Tráfico de mulheres, Políticas de enfreNtamento ao tráfico de pessoas; Exploração de gênero no desenvolvimento do Turismo; Noções e relações de gênero; e Noções de raça e racismo.

O projeto

“Promoção dos Direitos Humanos das Mulheres na Bahia” é um projeto realizado pela SPM-BA, que conta com o apoio da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH), da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), da Prefeitura Municipal de Prado e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Prado.

Dentre os seus principais objetivos estão: promover cursos de capacitação para organizações da sociedade civil e instituições públicas que compõem a Rede de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, sobre a temática da violência doméstica, o tráfico e a exploração de mulheres; e capacitar internas de unidades prisionais em Direitos Humanos e Cidadania.

Secom Bahia
publicado em 03 de Outubro / 2016 às 08:29

Facape abre vagas para estágio em design gráfico

Uma boa oportunidade para os estudantes do Ensino Superior que buscam um estágio na área de design gráfico: a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) está com duas vagas abertas na Assessoria de Comunicação da autarquia. Os interessados devem enviar currículo e uma peça publicitária para o e-mail ascom@facape.br até a próxima quinta-feira (6). Após análise do material, os candidatos aptos serão convocados para uma entrevista, marcada posteriormente pela equipe de seleção do estágio.

Os estudantes devem possuir habilidades em programas como Corel Draw e Photoshop.  As atividades desempenhadas são: produção de cards para as redes sociais, logotipos, cartazes, convites e peças publicitárias em geral. As vagas são para os turnos da manhã e noite. O estagiário receberá bolsa de R$ 452, mais auxílio-transporte de R$ 99. A carga horária é de 20 horas semanais. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (87) 3866-3207 ou via e-mail.

Ascom Facape
publicado em 03 de Outubro / 2016 às 08:00

ÚLTIMOS DIAS DE INSCRIÇÃO NO II CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR

Os participantes que desejam submeter Resumo ou Artigo Completo para publicação nos Anais do II Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar, deverão se apressar, pois o prazo se encerra no final deste mês de Setembro. O COBEAI está previsto para ocorrer nos dias 9, 10, 11 e 12 de Novembrodeste ano, no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Campus de Juazeiro-BA.

O tema central do evento é "Meio Ambiente: Nosso desafio comum" e a programação será composta por 15 Minicursos, 8 Oficinas, 5 Visitas Técnicas, 7 Conferências, 7 Mesas Redondas, além de Lançamento de livro, Apresentações e Exposições Artísticas e Científicas, apresentações orais e banners dos Artigos e Resumo aprovados nos 16 Grupos de Trabalho (GTs) do evento. O público-alvo são professores, estudantes, gestores públicos, profissionais e ativistas da área ambiental; mas o evento estará aberto ao público em geral.

CONFERÊNCIA DE ABERTURA

O Prof Dr Pedro Jacobi (USP) confirmou sua participação na Conferência de Abertura do II Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar, com o tema "A importância da Educação Ambiental para as transformações sociais" no dia 9 de Novembro, às 9horas da manhã, no Complexo Multieventos da Univasf/Juazeiro-BA. Considerado uma sumidade nos temas socioambientais e da educação ambiental, o Prof Jacobi é reconhecido nacional e internacionalmente por suas ideias expressas em dezenas de obras publicadas.

Além deste importante conferencista, o COBEAI contará com outros ilustres participantes, como a Prof Dra. Elvira Bitencourt Garção (UFS), Dr Andre Monteiro (Fiocruz), Prof Dr Antonio Marcos (UPE), Prof Alexandre Henrique Reis (UNIVASF), Prof Dra. Luzineide Dourado (UNEB), Profa. Maria Lúcia Carvalho (UFBA) Profa Eliane Oliveira (UEMG), Profa Dra Clécia Pacheco (IF-Sertão-PE), Profa Cleciene Nunes (UFRGS), Profa Juliana Schneider (UFPA), Prof. Raimundo Eudes Bandeira (IF-CE) e o Prof. Rafael Dias (UERJ), dentre outras personalidades de vários estados brasileiros.

Por Ascom
publicado em 03 de Outubro / 2016 às 07:25

Bahia fecha um mês sem registro de ataques a bancos

Nos 417 municípios baianos, nenhum caso de assalto a banco foi registrado nos trinta dias entre 29 de agosto e 29 de setembro. O levantamento, realizado pela Secretaria da Segurança Pública diariamente, aponta que o período foi o maior deste ano mantendo zerado o número de casos em todo o estado. Segundo dados da Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial (Siap) da SSP, o penúltimo ataque a banco ocorrido na Bahia foi à agência do Bradesco do município de Quixabeira, só voltando a ter outro caso no último dia 30, em Aratuípe. "Um resultado conquistado por todos os policiais que se dedicam à prevenção e repressão deste tipo de crime, que demanda muito empenho e trabalho integrado", afirmou o secretário da SSP, Maurício Teles Barbosa.

A diminuição desde o início do ano também foi ressaltada pelo titular da SSP. O comparativo entre janeiro a setembro dos anos de 2016 e 2015, aponta a redução na casa dos 63%. Para o coronel Lazaro Raimundo Oliveira Monteiro, comandante de Policiamento Especializado da Polícia Militar, as unidades táticas especializadas da corporação têm participação direta nestes resultados.

Coordenador de Repressão a Roubos Contra Instituições Financeiras do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), o delegado Maurício Moradillo, também atribui a redução ao enfraquecimento do poder de fogo das quadrilhas especializadas, a desarticulação de inúmeras grupos e ao aumento da apreensão de armamentos de grosso calibre, geralmente utilizados nos ataques. Só este ano até agosto, quase quatro mil armas, grande parte de grosso calibre, foram apreendidas pela polícia baiana.

Secom Bahia
publicado em 03 de Outubro / 2016 às 07:00

Federação Nacional dos Médicos se posiciona contra novos cursos de Medicina

Nota de alerta da FENAM sobre a distribuição de vagas para faculdades de Medicina

A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) através do seu presidente Otto Baptista, vem a público repudiar com veemência o posicionamento do Ministério da Educação (MEC) em relação ao edital que cria cursos de medicina para o Programa Mais Médicos em 39 municípios do Brasil, cujo qual instituições filantrópicas de ensino superior acusam o MEC de beneficiar faculdades e universidades privadas.

O Governo está aplicando em uma única portaria, publicada nesta terça-feira (27/09), no Diário Oficial da União, um golpe na saúde e na educação brasileira. Ao favorecer grandes grupos educacionais privados com abertura de 37 novos cursos de medicina, o MEC desconsidera, de forma completa, os princípios que sustentam os direitos universais à saúde e à educação.

O edital foi lançado em dezembro de 2014 pelo Ministério da Educação e previa a criação de 2.400 vagas. O processo foi dividido em três etapas: o primeiro, baseado na qualidade de mantenedora teve o resultado divulgado em abril de 2015. A Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), no Espírito Santo, mantida pelo Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória, ficou em primeiro lugar na disputa com a Faculdade Multivix pelo curso de medicina da cidade de Cachoeira do Itapemirim (ES).

Na segunda fase do edital, foi avaliada a oferta de Programa de Mestrado e Doutorado na área de Saúde, cujo qual o resultado classificatório final foi divulgado em julho de 2015. Nesta fase a Multivix ultrapassou a Emescam, e passou a ocupar a primeira colocação. Porém, as instituições filantrópicas alegam que a concorrente Multivix não oferece o curso de residência médica e programas de mestrado e doutorado, no entanto, teria sido pontuada mesmo assim.

Segundo o conteúdo que consta no edital, estabelece como critério de habilitação de participantes, a necessidade da instituição candidata possuir uma situação de equilíbrio econômico e financeiro baseado em modelo demonstrativo, que somente é utilizada por sociedades anônimas de capital aberto com ações na Bolsa de Valores (modelo da Comissão de Valores Mobiliários).

O edital cita que permite a participação de uma única instituição na concorrência pela abertura de faculdades em até 05 municípios, gerando alta concentração das atividades. Existe desconsideração do critério de avaliação de programas de residência médica, como ocorreu no processo relativo à Cachoeira de Itapemirim, no Espírito Santo, onde a instituição vencedora EMBRAE (Multivix), obteve pontuação neste item sem possuir nenhum programa de residência, confirmado pelo próprio MEC. Processo do qual a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), que possui uma história de filantropia de mais de 400 anos e conta com 11 programas de residência em funcionamento, não recebeu a pontuação a que teria, por direito.

Os grupos econômicos educacionais foram abastecidos, nos últimos anos, com dinheiro oriundo da construção civil e de capital estrangeiro, posto que empresas internacionais perceberam o tamanho do mercado da educação superior paga, no Brasil.

Enquanto isto, a classe média brasileira compromete a maior parte da sua renda com educação e saúde, pois não acredita mais nos serviços públicos. As faculdades médias e pequenas, a maioria de natureza comunitária ou filantrópica e sem fins lucrativos tem sofrido forte pressão econômica em suas atividades, devido ao verdadeiro dumping praticado pelos empresários das faculdades privadas, que baixam o preço das mensalidades dos seus cursos, atraindo a transferência de alunos  para suas redes de ensino. O compromisso com a qualidade da educação desapareceu e o que importa é o preço cobrado e o lucro crescente.

Segundo a EMESCAM, o MEC está validando um processo fraudulento e que favorece os Grupos Educacionais Privados, conforme já constatado pelo próprio TCU, permitindo que empresários se beneficiem e materializem seu projeto de concentração de riqueza a qualquer custo, mesmo sacrificando a saúde e a educação do país.

Assim, em nome dos profissionais que exercem a medicina, comprometidos com o fortalecimento do movimento médico, a FENAM reitera posicionamento contrário ao resultado do edital divulgado. O presidente da FENAM e do Sindicato Médico do Espírito Santo, Otto Baptista, defende que o trâmite legal seja realizado de forma imparcial. "É inaceitável que haja uma desigualdade no sistema educacional brasileiro, principalmente no curso de medicina, quando formam-se salvadores de vida", conclui.

Atenciosamente,

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS MÉDICOS (FENAM) 

publicado em 03 de Outubro / 2016 às 06:29

Rui destaca parceria do Governo com prefeitos eleitos para o desenvolvimento da Bahia

O governador Rui Costa parabenizou os prefeitos eleitos neste domingo (2) e destacou a importância da parceria dos Municípios com o Governo para o desenvolvimento da Bahia. “Independentemente dos resultados, continuarei sendo o governador de toda a Bahia, portanto estarei sempre aberto a novas parcerias com os prefeitos eleitos. Seguirei em ritmo acelerado de trabalho em todo o estado”, afirmou o governador. 

“O que interessa a partir de agora é desenvolver os projetos que têm como objetivo melhorar a vida dos baianos que mais precisam. Juntos, Governo e Prefeituras podem garantir a realização desses projetos, gerando emprego e renda em todos os municípios”, acrescentou o governador, que ainda está avaliando o novo quadro político da Bahia após o pleito deste domingo. 

Rui lembrou que, à frente do Governo do Estado desde janeiro de 2015, nunca praticou qualquer tipo de retaliação a prefeitos que não fazem parte de sua base alidada. “Os baianos exerceram sua cidadania e a vontade das urnas têm que ser respeitada. O Governo continuará de portas abertas para as Prefeituras que quiserem trabalhar pelo desenvolvimento da Bahia, sem retaliação a gestores que não fazem parte da nossa base”, garantiu Rui. 

"Nós asseguramos o clima de paz para as eleições nos 417 municípios baianos, e agora temos que garantir a continuidade da convivência harmônica na nossa sociedade democrática de direito. As diferenças políticas devem ser respeitadas e o trabalho em prol dos baianos deve ser a prioridade de todos”, concluiu o governador.

Secom Bahia
publicado em 03 de Outubro / 2016 às 06:00

Os sintomas da longa estiagem no Rio São Francisco

O Rio São Francisco sempre foi sinônimo de riqueza, prosperidade e vida! Na próxima terça-feira (04) o Velho Chico completa 515 anos do seu descobrimento, mas nesse aniversário as comunidades ribeirinhas pouco terão o que comemorar. A seca que se prolonga na bacia do São Francisco tem provocado a falta de pescado, de trabalho para pescadores, e a redução da produção nos perímetros irrigados.

Em Juazeiro, segundo o presidente da Colônia de Pescadores Domingos Rodrigues, 2.600 pescadores sofrem com a diminuição do volume das águas no São Francisco. Com a estiagem, um pescador que no período da cheia do Velho Chico pescava 20 peixes hoje volta da pescaria com um saldo de até quatro peixes.

Essa redução da pesca fez com que 60% das vendas dos pescadores diminuíssem. “Os pescadores hoje só conseguem pescar de três a quatro peixes e por isso preferem vender nas ruas. Não vale mais a pena passar a mercadoria pelo fornecedor. Antes quando o rio estava cheio os pescadores traziam os peixes para a associação ou levaram direto ao fornecedor. Toda essa situação tem prejudicado os pescadores”, afirmou Domingos Rodrigues ao Blog Geraldo José.

Na última semana o IBAMA autorizou a diminuição da vasão das Usinas de Sobradinho e Xingó (SE), de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 700m³/s. O início dos testes está previsto para o dia 10 de outubro.

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) disse ao Blog Geraldo José que a medida garantirá o uso múltiplo das águas do Rio São Francisco no Nordeste, com prioridade no abastecimento humano e produção de alimentos, tendo em vista o esvaziamento que vem sofrendo o Reservatório de Sobradinho, o maior da Região, em decorrência das condições hídricas críticas dos últimos cinco anos.

Segundo a CHESF, no momento, o reservatório de Sobradinho tem recebido, em média, 400m³/s de água e está liberando o dobro. Hoje o Lago de Sobradinho está com 12,7% da sua capacidade.

A CHESF disse ainda que, mesmo com a diminuição da vasão, a geração de energia não será prejudicada. “Temos como importar energia de outras regiões, por meio do Sistema Interligado Nacional – SIN, além de outras fontes de geração no Nordeste, como eólica e térmica”, declarou o diretor de Operação da CHESF, João Henrique Franklin.

Para o diretor neste momento em que a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco está vivenciando a maior estiagem já registrada a prioridade é a utilização dos recursos hídricos e não a geração de energia elétrica. O diretor pediu ainda que a população se esforce e economize água para que o líquido não falte.  “A CHESF já vem informando aos usuários sobre a possível redução da vazão do Rio São Francisco, para que possam se adequar a essa condição hídrica, que exige um esforço de todos, poupando água para não faltar”, ressaltou o diretor.

Ler Matéria Completa
Da redação Alinne Torres/Foto Geraldo José
publicado em 02 de Outubro / 2016 às 23:00

ARTIGO 210 – A REFORMA SONHADA

A população brasileira tem sido atormentada nos últimos tempos, 24 horas por dia, com as estressantes notícias sobre a corrupção, esta sobejamente assumida e incorporada como um valor componente da nossa cultura, para tristeza dos brasileiros. Tal ênfase é atribuída pelos que cercam os assim acusados, ao defenderem o desvio de caráter como uma contingência normal e cujos efeitos negativos devam ser minimizados...! Tanto isso é uma deprimente verdade, que os arautos defensores desses indignos “marginais da República” – como os chamou o Decano do STF Ministro Celso de Melo, olhando nos olhos de muitos deles presentes na sessão solene de posse da Ministra Carmen Silva -, já estão com os discursos decorados e frases repetitivas à exaustão, quando entrevistados.

Os nobres e respeitáveis advogados integrantes dos mais famosos Escritórios de Brasília, Curitiba e São Paulo, nunca faturaram tão alto como agora, uma vez que os seus clientes especiais de hoje não mais escondem dinheiro na “cueca” e sim na Suíça...! O advogado do último ex-ministro preso, por exemplo, não conseguia esconder um certo ar de riso ao ser entrevistado. Via de regra, os profissionais defensores já não sabem o que respondem aos repórteres das televisões e se restringem a dizer futilidades, como: “não havia necessidade dessa prisão, foi uma violência, o ministro tem família, endereço certo e não se constitui em qualquer ameaça à sociedade; isso é pirotecnia dos Procuradores de Curitiba, etc....”! Só falta aos doutos juristas acrescentarem que os ministros presos deveriam ter pensado em tudo isso antes de assaltarem os cofres públicos ou se saciarem no propinoduto que se tornou uma peste incurável na nossa República. Mas, nós entendemos o lado deles; afinal, a fatura é robusta!

Da punição, certamente os investigados e denunciados como réus pela Lava-Jato não escaparão, não importa a que sigla partidária pertençam. Os choros melodramáticos e artísticos em palanques e comitês, são uma contingência natural no comportamento daqueles que querem salvar a popularidade pela lágrima, e se projetarem como pretensos candidatos ao altar dos mártires nacionais... O Senador Jeferson Peres, falecido em 23/05/2008, pronunciou discurso na Tribuna e nos deixou essas verdades: “[...] O que há é a dilapidação do capital ético deste país [...] O que está faltando e sempre faltou é uma elite dirigente com compromisso com a coisa pública capaz de fazer neste país o que precisaria ser feito, que era o investimento em capital humano [...].  Disse tudo, pena que dessa sábia lição não aproveitaram uma vírgula.

Nesta última semana a Nação voltou a conviver com mais um pleito eleitoral, desta feita para a eleição de Vereadores e Prefeitos. Muita coisa tem sido dita quanto ao nível de responsabilidade do eleitor, geralmente culpando-o por eventuais erros na escolha dos candidatos. Devido a um apelido histórico, muitos são cognominados como “Eleitores de Cabresto” (vide a ilustração). Efetivamente esse eleitor não pode ser totalmente inocentado, principalmente quando, conscientemente, pratica o ato irresponsável de comercializar o seu voto. Mas, a maior culpa deve ser atribuída aos nossos legisladores que não votam uma Reforma Eleitoral que discipline e estabeleça controles mais rígidos e seletivos aos nomes que se habilitam ao exercício dos cargos públicos, apesar da Lei da Ficha Limpa. Chega de nomes sujos e currículos manchados de vergonha, com trânsito livre entre os Poderes!

Um fato concreto é a certeza de que os membros do Legislativo quase sempre migram de volta aos cargos do Executivo e assim não há qualquer interesse em leis moralizadoras mais profundas no processo eleitoral. Já foi um belo progresso a decisão adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral-TSE, avalizada por toda a população, de proibir a exibição de cartazes, pinturas em paredes e outdoors com propaganda eleitoral, o que evitou a sujeira das cidades. Mas a melhor reforma, poderosa e definitiva, contudo, é aquela que se define como mudança de caráter e atitudes no perfil de cada cidadão, o senhor dos seus atos, legítimo e independente para mudar e influenciar nos novos rumos da sociedade onde se acha integrado, e que não depende de Deputados, Senadores, Doutores ou Medidas Provisórias.

Essa transformação no interior de cada um é A REFORMA SONHADA, e se constitui na maior esperança deste país. Sonhemos juntos, porque: “Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade” - assim escreveu o escritor romancista e poeta espanhol Miguel de Cervantes (em Dom Quixote de La Mancha, 1605), a 411 anos atrás. Essa bela mensagem foi popularizada em “Prelúdio”, do baiano Raul Seixas, em 2011.

AUTOR: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público (Salvador-BA).

publicado em 02 de Outubro / 2016 às 22:18

"Se eu já amava Juazeiro, agora amo muito, muito mais", declara Charles Leão 

Concorri pela primeira vez a um pleito eleitoral pela cidade que sempre me acolheu e demonstrou seu amor, por mim e pelo meu trabalho. Agradeço imensamente, e de coração a confiança de 23.212 pessoas que acreditaram no nosso projeto de desenvolvimento para Juazeiro. Se eu já amava Juazeiro, agora amo muito, muito mais.

Continuo com o sonho de uma nova cidade, com ações efetivas nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, meio ambiente, e desenvolvimento econômico, com distribuição igualitária de renda. 

Agradeço o apoio que recebi de cada eleitor, nessa primeira disputa, e serei eternamente grato a cada um de vocês. Não desistirei de Juazeiro, aqui é o meu lar, e aqui quero e vou continuar sonhando.
Juazeiro precisa de renovação e quer essa renovação.

Ao novo gestor, ressalto que a prioridade seja cuidar das pessoas. 

Charles Leão

Ascom Charles Leão
publicado em 02 de Outubro / 2016 às 21:45

AGORA: Novo prefeito de Juazeiro já está nas ruas comemorando a vitória

O candidato eleito de Juazeiro, Paulo Bomfim, já está nas ruas da cidade comemorando sua vitória nas eleições. O candidato do atual prefeito Isaac Carvalho saiu em carreata pelas ruas e é calorosamente abraçado por seus correligionários, veja foto:

Paulo Bonfim acompanhou a apuração no Mandacaru, e conquistou o pleito com 46.183 votos, representando 40.29% da votação. Ironizado durante a campanha pelo fato de já ter sido garçom o novo prefeito de Juazeiro Marcus Paulo Alcântara Bomfim resolveu se vestir a caráter para comemorar a vitória na cidade.

Acompanhado do seu padrinho e principal avalizador, o prefeito Isaac Carvalho que estava vestido de vaqueiro, Paulo Bomfim reuniu-se com a militância e saiu em carreata pelas ruas de Juazeiro.

Confira a votação completa AQUI

Fotos: Divulgação
publicado em 02 de Outubro / 2016 às 21:42

Afonso é o novo prefeito de Pilão Arcado

O prefeito eleito de Pilão Arcado é Afonso, que obteve 44.37% dos votos e uma votação de 8.536 votos. Aliado do atual prefeito, Joãozinho Porfírio, Afonso é filiado ao PP.

O segundo colocado foi Mundoca, do PDT, com 6.910 votos e 35.92% da votação. Everton, do PCdoB, foi o terceiro colcado com 3.369 votos e Dr. João Batista obteve 419 votos.

publicado em 02 de Outubro / 2016 às 21:30

Gleidson Medrado foi o vereador mais votado em Juazeiro; Veja relação completa dos eleitos

Com 100% das urnas já apuradas e tendo o candidato Paulo Bonfim como novo prefeito de Juazeiro, chegou a hora de conhecer os vereadores eleitos. Gleidson Medrado do PSD foi o mais votade com 3.264 votos. O segundo mais votado foi Hélio do PCdoB com 2.331 e o terceiro foi Alex Tanuri com 2.290 votos.

CONFIRA AQUI A LISTA COMPLETA DOS VEREADORES ELEITOS

publicado em 02 de Outubro / 2016 às 21:08

LUIZ VICENTE É REELEITO EM SOBRADINHO

Com 96,49 dos votos apurados, faltando apenas duas urnas, ou seja, 3,51 %, o prefeito Luiz Vicente Berti foi reeleito na cidade de Sobradinho. Ele já soma 8.049 votos contra 6.291 de Tiziu.

Enorme festa verde tomou conta da cidade. Os partidários de Luiz Vicente fazem carreata neste momento pelas ruas de Sobradinho.

publicado em 02 de Outubro / 2016 às 21:00

Curaçá: Pedro Oliveira é eleito prefeito

O ex-vereador Pedro Oliveira foi eleito como prefeito de Curaçá pelo Partido Social Cristão (PSC). O candidato teve 62,37% dos votos válidos 8.114 votos. O segundo colocado na cidade foi o atual prefeito Carlinhos Brandão, porém não teve os votos computados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O candidato Flambinho ficou em terceiro lugar e teve 5.208 dos votos válidos.

Da redação
publicado em 02 de Outubro / 2016 às 20:42

Dr.Rafael tem 57,88% dos votos e se torna o novo prefeito de Afrânio

A cidade de Afrânio, em Pernambuco, já tem novo prefeito. Venceu as eleições o candidato Dr.Rafael (PMDB) com 57,88% dos votos válidos. Dr. Rafael derrotou a esposa do deputado estadual Adalberto Cavalcanti e candidata, Lucia Mariano (PTB) que obteve 42,12% dos votos. 

Da redação
publicado em 02 de Outubro / 2016 às 20:31

Ana Passos vence em Sento Sé e é a nova prefeita da cidade

Com 89,90% das urnas já apuradas, matematicamente, Ana Passos é a nova prefeita de Sento Sé. Até o momento, Ana conta com 55.56%, seguida por Uendel Barros que se encontra com 42.37% dos votos válidos. 

Veja a votação completa AQUI 

publicado em 02 de Outubro / 2016 às 20:30

Dr. Enilson ganha as eleições e se torna prefeito de Campo Alegre de Lourdes

Com 76,76% dos votos válidos Dr. Elenildo (PCdoB) é eleito prefeito da cidade de Campo Alegre de Lourdes. Dr. Elenildo venceu a candidata Delaneide (PSD) que obteve 34,85% dos votos válidos. Veja a votação completa Aqui.

Da redação
publicado em 02 de Outubro / 2016 às 20:25

Uauá conhece seu novo prefeito

Com todas as urnas já apuradas, Uauá já tem um novo prefeito. Lindomar Dantas foi eleito com 58.93% dos votos, seguido por Moisés Ribeiro com 41.06% dos votos. Outro candidato que estava na disputa, Jorge Lobo, não teve seus votos contabilizados por estar inelegível.

Veja a votação completa AQUI.

publicado em 02 de Outubro / 2016 às 20:05

Faltando apenas 6% para fechamento das urnas, Petrolina conhece seu novo prefeito, Miguel Coelho

Com 94,29% dos votos válidos apurados até o momento, o candidato Miguel Coelho já pode ser considerado o novo prefeito de Petrolina. O candidato do PSB foi seguido por Odacy Amorim e em terceiro ficou Edinaldo Lima, candidato do atual prefeito Julio Lossio. 

Veja a votação completa AQUI

 

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2016. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.