Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

ARTIGO – COMPRAMOS A NOSSA INDEPENDÊNCIA!

Acima, quadro de Pedro Américo retratando a Independência do Brasil.

Ainda que seja indesejável que a Nação tenha que conviver com um clima político maculado por inseguranças e cruéis incertezas, temos de juntar todas as forças possíveis para a superação de tamanho impasse institucional. Conquanto empossado oficialmente o Vice-Presidente, após a definição do impeachment pelo Senado e sob a Presidência do STF, as sequelas ficaram e permanecerão por um bom tempo...

AUTOR: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor

PSICOLOGIA AO SEU ALCANCE - A importância dos limites na educação

Lendo um texto sobre como desvirtuar a educação de uma criança, dois pontos me chamaram bastante atenção. O primeiro “comece na infância a dar ao seu filho tudo o que ele quiser. Assim, quando crescer, ele acreditará que o mundo tem a obrigação de lhe dar tudo o que deseja.” O apelo comercial dos dias de hoje, fazem com que os pais sem firmeza e esclarecimento cedam aos desejos dos filhos, passem a comprar tudo, mesmo que para isso se sacrifiquem. O fazem para agradar, para evitar birra, ou mesmo para não escutá-lo chorar, sem darem-se conta do futuro do filho e da armadilha que estão montando para si próprios. Muitos entendem que os filhos assim agem porque são crianças e com o simples passar do tempo se tornarão adolescentes maduros e compreenderão os pais. Ledo engano, ninguém amadurece sem limites, sem compreender a conseqüência dos seus atos, sem vivenciar que o mundo não gira ao seu redor.

Segundo ponto, “apanhe tudo o que ele deixar jogado: livros, sapatos, roupas. Faça tudo para ele, para que aprenda a jogar aos outros toda a responsabilidade.” Me chamou atenção, não o comportamento dos pais, mas a antecipação que fiz ao procurar visualizar quem seria esse adolescente e passei a reconhecer diversos clientes, conhecidos, filhos de amigos e companheiros de esportes. Todos lidam muito bem quando todo o ambiente está equilibrado, mas na primeira dificuldade, vejo o quanto é fácil acharem culpados. A ênfase com que fazem as críticas aos demais e a facilidade de salvarem a própria imagem é algo visível, despercebido apenas a quem o faz. Muitos pais acham bonita a bagunça que os filhos fazem porque avaliam a esperteza da criança, esquecendo-se de ensinar que a bagunça também pode ser arrumada e é responsabilidade de quem fez. Porém esses mesmos pais ficam horrorizados quando aos 18 anos o filho continua fazendo bagunça e não cuidando dos bens familiares...

ARTIGO - A SANTA, A FÉ, A PROCISSÃO.

Desde a mais tenra infância, acompanho com fervor a procissão de Nossa Senhora das Grotas. Profundamente comovido, corro os olhos pra multidão de fiéis e sinto que naquele momento céu e terra se encontram no solo juazeirense, num enlace que torna tudo divino e a todos nós irmãos uns dos outros como queria o filho da homenageada. A santa, representada na velha imagem encontrada por um índio cariri, numa das grotas feitas pelo rio sinuoso, tem seu dia de glória e se torna de fato a majestosa mãe de todos nós. 

Debalde, os políticos procuram chamar a atenção dos fiéis que tem os olhos voltados pro alto do andor, com fé ardorosa e em clima de oração...

Espaço do Leitor: SESP responde reclamação do morador do Residencial Juazeiro II

Secretaria de Serviços Públicos informa que o Residencial Juazeiro II está inserido no cronograma antecipado do setor de iluminação da SESP e que até segunda-feira (12) as lâmpadas queimadas da Rua M, bloco 124, serão substituídas.

Já a respeito dos animais soltos na localidade, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP) comunica que na próxima segunda-feira (12), pela manhã, será enviada uma equipe para o recolhimento dos mesmos. Vale destacar, que a população pode solicitar a apreensão de animais soltos pela cidade, através do telefone (74) 3612 – 3564...

ESPAÇO DO LEITOR: Morador do Residencial Juazeiro II reclama de falta de iluminação

Em contato via e-mail com o blog, o morador Rô Santos, pede providências para a falta de iluminação no Residencial Juazeiro II. Veja abaixo na íntegra:

GERALDO, VENHO NOVAMENTE ATRAVÉS DO SEU BLOG PEDIR AO SETOR DE ILUMINAÇÃO QUE VENHAM AQUI AQUI NO RESIDENCIAL JUAZEIRO II, POIS O MESMO ESTÁ NA ESCURIDÃO NOVAMENTE, PRINCIPALMENTE NA RUA M EM FRENTE A QUADRA E AO BLOGO 124, POIS NESSA RUA  HÁ VÁRIOS POSTES COM AS LÂMPADAS QUEIMADAS  DEIXANDO ASSIM O RESIDENCIAL AS ESCURAS,  E OLHA QUE É AO LADO DA AVENIDA ...

ARTIGO - TONHA VAI VOTAR, SIM! ORA BOLAS...

Me pediu que avisasse. E dissesse : Inté sairei num vestido de rendas comprado à altura  no calçadão da Benjamin Constant . Perfume escolhido de primeira a seu gosto, joiada, erotizada, a mais desejada eleitora de Juazeiro. Nesse dia nenhuma dandoca filha da mãe e daquela a usurparia em ser a linda garota, não de Ipanema e sim do Angary, insofismável, escrota e acariciada Rainha Elizabete do Brasil e da Juá dos campos de cá.

Criolagem, loiragem, João Doido, Neto, Mundinho, João Sereno, Boneco, amigo Seu Né, leitor danado, não é nem vai ser mole   isso não. TONHA VAI VOTAR, SIM!  ORA BOLAS... Imagine, pois, depois de super elogiada por   um professor aloprado que a sussurou num dos ouvidos, no outro fez boas cosquinhas, de que era uma tal de Leila Diniz que o gênio Glauber Rocha profetizou em DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL? ..

"Doce companheira, Dá-nos entrada em teu coração" Homenagem de Mauriçola à Nossa Senhora das Grotas

Ilumine Juazeiro e seus mais de 220 mil habitantes...lucidez e razão aos seus mais 146 mil eleitores...  lá no coração, pelo menos um pouquinho de sensibilidade na canção!

Será que "você estava certa quando preferiu a estrada errada"!?..

ARTIGO: A verdade sobre o orçamento público para 2017

Tem duas coisas que pela sua própria condição e natureza o povo jamais vai compreender: a diferença de projetos políticos em disputa, e o orçamento público. Em relação ao primeiro para o povo tanto faz quem ganhe as eleições, o importante é que realize sempre um bom governo, principalmente que favoreça o próprio povo. As pessoas somente têm lapsos de noção dos projetos políticos quando lhes atingem os bolsos, porque como o próprio Maquiavel dizia nas entrelinhas a memória do povo é curta.

Em relação à questão do orçamento público, como se vai querer que o povo vá estudar um documento de 3.681 páginas da proposta orçamentária para ano que vem, apresentada pelos Ministros do Planejamento, Dyogo Oliveira, e da Fazenda, Henrique Meirelles ao Congresso Nacional logo após o impeachment de Dilma Rousseff?..

Genaldo Melo

Espaço do Leitor: SESP responde reclamação de morador do Loteamento Barranqueiro II

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informa que está fazendo melhorias na drenagem dos bairros da região do Canal do Mulungu remanescente, retificando e enlarguecendo aquele canal. Com isso, as pontes antes existentes que ligam o Loteamento Barranqueiro II ao Loteamento Monte Castelo estão sendo deslocadas para novo traçado do canal.

Tudo que está sendo feito respeita as regras de engenharia e meio ambiente e estão sendo realizadas estritamente na área inundável do canal do Mulungu, não havendo, portanto a mínima hipótese de crime ambiental. O trabalho em umas das pontes já foi concluído; a segunda encontra-se em execução, pois foi detectado um problema técnico com necessidade de drenagem complementar, mas as equipes já estão resolvendo e na próxima semana essa ponte será liberada para uso...

ESPAÇO DO LEITOR: SAAE responde reclamação de comerciante da Travessa Josino Ribeiro

O SAAE informa, após reclamação enviada ao blog do comerciante Ricardo Monteiro, que foi enviado um caminhão hidrojateador na tarde de segunda-feira (05), para solucionar a obstrução na rede coletora de esgoto, porém o poço de visita (PV) estava cheio de areia e gordura, dificultando a limpeza do PV. Sendo assim, o serviço continuará nesta terça (06). ..

ASCOM

Espaço do Leitor: A Ponte do descaso.

Caro amigo Geraldo José,

Queremos solicitar o seu apoio nesse espaço do seu site para informar o descaso que a prefeitura tem tratado os moradores do loteamento Barranqueiro II e adjacências, pois tínhamos uma ponte que ligava o Loteamento Barranqueiro II ao Loteamento Monte Castelo onde milhares de pessoas passavam por ela diariamente, mas a SESP desfez há duas semanas e até hoje não refez e com isso tem causado vários transtornos aos moradores...

ARTIGO: O DESENROLAR DO GOLPE E O DESFECHO DELE!

Desde o início do impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff do PT, intensificaram-se houve ou não crime, é ou não “golpe”, mas, algumas coisas intercaladas, chamam a atenção, alimentam desconfiança, apresentam certezas, e, geram decepções: tanto na Câmara como no Senado as opiniões estiveram divididas, sobre o assunto, mesmo em partes numéricas desiguais; representantes da Suprema Corte (STF) que comentou sobre o fato, apresentaram visões divergentes; artistas e intelectuais se dividiram com as respectivas diferenças; a parte da população que protestou nas ruas mostrou claramente a divisão ideológica do país em cores e dias diferente; parte da imprensa internacional e líderes de Nações Estrangeiras que ver o impeachment como “golpe” se posicionaram abertamente; técnicos e testemunhas, pró e contra, chamados às seções, mantiveram a divisão política ideológica sobre o assunto; e quem está por trás do chamado “golpe” foi observado muito mais através do poder da dedução.

Dois dias depois da votação final, o Senado da República aprovou lei que legaliza a chamada “pedalada” como se tivesse afirmando que a defesa da Dilma Rousseff do PT tinha razão. Ex-ministros da Dilma e até de Lula, principalmente os filiados ao PMDB, conhecedores do conteúdo da documentação do governo, votaram pra caçar o mandato e contra as outras punições, como quem acha que não houve crime, mas, a ordem era conduzir os partidos da direita ao comando do Governo Federal...

Laurenço Aguiar – Militante Socialista e Filiado Histórico do PT.

Espaço do Leitor: Comerciante reclama de esgoto na Travessa Josino Ribeiro em Juazeiro

O Blog Geraldo José recebeu nesta segunda-feira (05) a reclamação do comerciante Ricardo Monteiro, que trabalha na Travessa Josino Ribeiro em Juazeiro, referente a um esgoto entupido...

Espaço do Leitor: SAAE responde reclamação de morador do Dom José Rodrigues

O SAAE informa aos moradores das Ruas J e M, do bairro Dom José Rodrigues que uma equipe se dirigiu ao local e nenhuma obstrução na rede coletora de esgoto foi encontrada. Quem tiver solicitações referentes ao abastecimento de água e manutenção das redes coletoras de esgoto ou problemas na rede deve entrar em contato com o SAAE através do telefone: 3614 – 9800 e informar o número da matrícula da conta de água ..

ESPAÇO DO LEITOR: GRANDE PAÍS... PEQUENOS GOVERNANTES!

Por falar em grande, o Grande Agenor, Cronista habitual dos domingos às 23:00h, aqui prega um raciocínio lógico, e daqui vai, para os quatro cantos do mundo através da alta visibilidade que tem o Blog do Geraldo José, ou Blog do Povo como merecidamente aprendi a chamar. Ele, nas suas sábias palavras, cuidadosamente transformadas num Artigo, ora é questionador, ora orientador, ora transformador, mas, sempre respeitador...!!!

Por que citá-lo? Porque assim como tantos outros colaboradores que aqui escrevem, sempre se preocupa com a situação nacional e com esse Povo tão forte e varonil, dessa terra chamada Brasil.....

Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.

ESPAÇO DOM LEITOR: BARRACAS NO MEIO DA RUA DO MERCADO DO PRODUTOR.

Caro Geraldo,

A minha reclamação sobre as "barracas no meio da rua", no Mercado do Produtor, não são referentes às de fora, mas às de dentro (permissionárias), as bancas de hortifruti, próximas à saída do mercado...

Foto Ilustrativa da Internet

Único Hospital Municipal de Sento-Sé (BA) está parcialmente fechado

Moradores do município de Sento Sé, norte da Bahia, denunciam o fechamento Hospital e Maternidade Dr. Heitor de Sento Sé (BA), por falta de médico. Além da deficiência na estrutura, equipamento, remédios e funcionários com salários atrasados. Os profissionais que estavam na unidade de plantão não desejam se identificar, por medo de represália. “Os médicos estão faltando por falta de pagamento e salários atrasados”. “Nós estamos trabalhando com cara e a coragem, não temos o mínimo de equipamento de segurança para trabalhar. Peço desculpa aos pacientes por muitas vezes. Nós funcionários e os pacientes tomamos água direto da torneira, sem tratamento algum. Falta tudo”, finalizou.

Segundo Maria, que trabalha na saúde do município há quase dez anos. “Nunca vi tanto descaso, falta tudo. Quando tem uma coisa, falta outra. No posto que trabalho sempre falta material de limpeza, equipamento de segurança. O pessoal da limpeza, trabalha sem proteção, não tem luva, bota, mascara, falta até saco de lixo (...) Não tem medicamento, falta remédio de pressão e diabetes”, ressalta...

ARTIGO – ENQUANTO O POVO CHORA... ELES RIEM DE QUÊ?

Foi estafante e cansativo o longo período em que se desenvolveu o processo histórico de impeachment da Presidente Dilma Rousseff, que chegou ao fim no último dia 31 de agosto, com o impedimento aprovado pelo Senado Federal pelo placar de 61 x 20. Embora o desfecho provoque dor e ressentimento a quantos integram a corrente de pensamento da base de sustentação do projeto político-partidário que a conduziu à Presidência da República, posição que democraticamente respeito, o grupo pagou um preço alto por não entender que o exacerbado populismo político não se sobrepõe às Leis do País.

Não tenho qualquer apreço pessoal por esse tipo de transição governamental, ainda que, mesmo devidamente enquadrada em dispositivo constitucional (Art. 85 e 86-Caput, da Constituição Federal de 1988 e Lei 1079/1950), sempre será classificado por aqueles contrários ou diretamente atingidos, com a fantasiosa denominação de “Golpe”. Se houve o rigoroso cumprimento de um rito estabelecido, acompanhado e supervisionado pela mais alta Corte de Justiça do país, o Supremo Tribunal Federal, além dos capítulos finais do processo terem sido conduzidos pelo seu Presidente, como exige a lei, como se interpretar esse processo como um Golpe?..

ESPAÇO DO LEITOR: DEMARCAÇÃO DE ASFALTO RUIM EM JUAZEIRO.

Sr. Prefeito,

Gostaria de saber qual a razão das demarcações nos asfaltos em nossa cidade serem tão ruim, não é porque a tinta seja a base de solvente que, tenha que ser mais solvente e muita pouca tinta, prefeito se espelhe na nossa vizinha Petrolina, tudo lá é bem feito, inclusive as demarcações. Veja as fotos do dia 02/09/16 na Av. Adolfo Viana, não vão durar nem 15 dias. Isso é uma vergonha...

ARTIGO - BAIXOU O FOGO POLÍTICO DA RENITENTE VANA!

“Quem aos céus quem quer subir e as nuvens quer pegar, as estrelas estão sorrindo da queda que vai levar!” O fim do mês de agosto foi o dia patente do desgosto da democracia brasileira contra a ex-presidente Dilma Vana Rousseff, a qual se saiu de vez do gosto do povo!

O julgamento do impeachment de Vana fora coroado de princípios democráticos, um verdadeiro espelho de polidez política, sessão presidida pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, afastando-se assim insinuações de golpismo como alegam o sistema doentio petista que não tem como se justificar das acusações imputadas a Dilma Rousseff, sobre os crimes de responsabilidade no que tange a tomada delituosa de empréstimos junto à instituição financeira controlada pela União e a abertura de créditos sem autorização do Congresso Nacional. Célebres pedalas largas!..

Economize pensamento, sujeito!

Com seus mais de 206 milhões de habitantes o Brasil é formado como demonstrou os fatos políticos recentes por uma população que tem aversão ao exercício do pensamento, ou seja, na sua grande maioria nosso povo não pensa, simplesmente repete o que ouve diariamente como personagens do livro "1984" de George Orweel. A verdade que é produzida e repassada num dia pelos mentores da Opinião Pública torna-se obra do esquecimento no outro dia, com aparecimento de outra nova verdade, a depender dos rumos que interesse exatamente a quem realmente pensa.

Estamos cansados de ver pessoas em todos os lugares que esbravejam "isso e aquilo" contra a ordem estabelecida, que basta passar a hora da doutrinação das oito horas da noite, quando o Jornal Nacional da Rede Globo impõe seu ponto de vista, para que elas mudem de opinião em relação aquele mesmo discurso proferido no mesmo dia. Impressionante também é que quem ouviu as opiniões das pessoas que mudaram de opinião no mesmo dia, também necessariamente para se adequar e se manter em harmonia com a ordem estabelecida, esquece também do que ouviu em horas anteriores...

Por Genaldo de Melo

Depois do Golpe ou Apenas mais um dia

* Paulo Carvalho

Não foi uma explosão,
Nem um atentado, 
Uma guerrilha...
Morte ou coisa assim,
Não é o mesmo setembro
Da história de outro país,
Nem outra página,
Nem outra bomba, sei lá!
Tem coisa que nem me lembro,
Ah, mas eu falo de outro setembro,
Aquele azul, de sol, primavera?
Não! Aquele do discurso falso,
Do sermão enojado, 
Dos picaretas, golpistas.
Aqueles caras, das velhas caras,
Sim, estão na minha lista!..