Foram encontrados 185 registros para a palavra: Canudos

Justiça suspende licenças ambientais do Complexo Eólico de Canudos

A Justiça suspendeu os efeitos das licenças prévia, de instalação e de operação concedidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) no procedimento de licenciamento do Complexo Eólico Canudos, instalado na região do Raso da Catarina, município de Canudos.

A decisão judicial, deferida ontem, dia 13, acatou pedido liminar realizado em ação civil pública ajuizada pelos Ministérios Público estadual e federal da Bahia...

Cia Biruta de Teatro vai homenagear Canudos em novo espetáculo

A Cia Biruta de Teatro (PE) vai estrear nos dias 25 e 26 de março, no Teatro Dona Amélia, em Petrolina, o espetáculo inédito “Notícias do dilúvio: um canto a Canudos”.

A apresentação sobre a história e resistência do povo de Belo Monte integra a programação do projeto “Temporada Casas de Espetáculo”, do Sesc Petrolina. As apresentações vão acontecer no sábado, às 20h, e domingo, às 19h...

Espaço do Leitor: Romance histórico retrata a fragilidade humana na sangrenta Guerra de Canudos

Na aridez do sertão baiano, com armas em punho sob o sol escaldante, tropas avançam prontas para dizimar civis e enfrentar jagunços que têm como trunfo o conhecimento geográfico - e a capacidade de sobreviver em situação miserável.

A fome, a desidratação, as feridas abertas, as privações de sono e descanso rondam ambos os lados, assim como os urubus se aglomeram ansiosos pelas sobras dos embates...

Defensoria Pública do Estado da Bahia vai até Uauá nesta terça (18) e Canudos (20)

Os moradores de Uauá e Canudos, no nordeste da Bahia, receberão os serviços da Unidade Móvel de Atendimento (UMA) da Defensoria Pública do Estad (DPE/BA) na próxima semana. A última visita aos municípios tinha ocorrido em maio de 2019.

No dia 18 de outubro (terça-feira) Uauá, a “capital do bode”, recebe a UMA na Praça São João Batista, Centro. Já no dia 20 de outubro é a vez do caminhão da UMA estacionar em Canudos, terra da histórica resistência de caboclos sertanejos liderados por Antônio Conselheiro, na rua Av. Santo Antônio, s/n, em frente à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Combate à Pobreza. Os atendimentos, em ambos os municípios, vão das 8 às 12h e das 13h às 16h...

Romaria de Canudos celebra a força do povo de Conselheiro e prega a tolerância religiosa

Canudos é um lugar procurado por diversas pessoas que admiram e buscam compreender, refletir e absorver uma inspiração pela história de luta e partilha que aconteceu a partir de 1893.

Seja a história da bem sucedida comunidade de Belo Monte, liderada por Antônio Conselheiro, o enfrentamento corajoso e a vitória dos/as conselheiristas durante três expedições das forças militares, ou o triste massacre da quarta expedição, em 1897 e a mobilização para manter viva a história de resistência daquele povo, apesar da inundação da velha Canudos com as águas da Barragem do Vaza Barris, uma aparente tentativa de encobrir o que se passou...

Artigo - Canudos ontem e hoje

No dia 5 de outubro de 1897 (portanto há 125 anos), ocorreu o desfecho de um dos episódios mais dramáticos da história brasileira.

Tudo começou quando o recém-instaurado governo republicano, com o apoio de setores significativos da elite brasileira (notadamente a igreja Católica, os latifundiários e a imprensa), decidiu exterminar a comunidade sertaneja de Canudos, mobilizando, para tanto, mais da metade de todo o efetivo do exército, que, à época, era de aproximadamente de 20 mil homens...

Artigo: Conselheiro e Canudos-Vítimas do ódio de classe

Escreveu o velho Marx: “a história acontece duas vezes. A primeira vez, como tragédia; a segunda, como farsa.”
Para além de toda a complexidade que tal afirmativa pode implicar, tomo aqui a liberdade (a liberdade e a ousadia) de aplicá-la ao episódio de Canudos, estabelecendo a conexão deste com a atual conjuntura brasileira.

Nesta perspectiva, diríamos que Canudos foi uma das principais vítimas da polarização política, que, a exemplo do que ocorre hoje, dividia a nação brasileira naquele final do século XIX, como consequência de uma sucessão de golpes desferidos pelas elites políticas e econômicas, com o apoio dos veículos de imprensa da época.  ..

Audiências públicas debaterão mecanismos de combate à exploração sexual infanto juvenil em Canudos e Uauá

Estratégias e mecanismos para prevenção e combate da exploração sexual infantojuvenil no âmbito da rede hoteleira de Canudos e Uauá serão debatidas em audiências públicas promovidas pelo Ministério Público estadual nos municípios.

As audiências serão realizadas no próximo dia 16 e, segundo o promotor de Justiça Samory Pereira Santos, terão o intuito de apresentar informações e obter dados, subsídios, sugestões, críticas ou propostas relativas ao tema. Ele explica que o MP instaurou procedimento para fomentar a discussão e a adoção de providências em relação a esse tipo de crime...

Euclides da Cunha e a realidade brasileira serão temas de debate na III Feira Literária Internacional de Canudos

As mesas de conversa da III Feira Literária Internacional de Canudos (Flican) vão contar com a participação de grandes especialistas sobre a realidade brasileira de instituições nacionais e internacionais.

O evento, que é promovido pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), vai oferecer ao público uma série de eventos simultâneos relacionados à produção científica e cultural, além de apresentações musicais, programação infantil e exposições de arte. A Flican acontece de 24 a 28 de agosto, em espaços múltiplos da cidade histórica de Canudos...

Estado leva novos projetos para os municípios de Uauá e Canudos

Novas obras serão entregues e autorizadas, nesta quarta-feira (dia 27), pelo Governo do Estado, nos municípios de Uauá e Canudos. Às 9h, será inaugurado em Uauá o laticínio da comunidade de Testa Branca, implantado pela secretaria estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). 

Já às 14h, será assinada ordem de serviço para a  Embasa, empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (Sihs), implantar o Sistema de Abastecimento de água (SAA) Bendegó e Alto Alegre. O governador Rui Costa participará dos atos nas duas cidades. ..

Ministério do Desenvolvimento Regional reconhece Canudos e Curaçá em situação de emergência por falta de chuvas

Os municípios de Canudos e Curaça, ambos na Bahia, obtiveram o reconhecimento federal, na segunda-feira (4), de situação de emergência devido à estiagem que atinge a região. Ao todo, 48 municípios do estado estão em situação emergencial devido à falta de chuvas.

Com isso, a gestão municipal pode solicitar recursos federais para auxílio à população. Os valores podem ser utilizados nas ações de socorro e assistência humanitária...

Cerca de 50 quilos de maconha são localizados pela Cipe Caatinga em Canudos

Cerca de 50 quilos de maconha foram apreendidos, na manhã desta quinta-feira (8), pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga. Duas pessoas foram capturadas durante a ação realizada na BR 116, distrito de Bendengó, próximo a Canudos. 

Os PMs abordaram um veículo ocupado por um casal. Durante a revista do automóvel foram encontrados 47 pacotes de maconha pronta para o consumo. De acordo com o comandante da especializada, major Ednaldo Siqueira Vieira, o veículo, modelo Chevrolet Onix, placa QTU0A29, usado pela dupla tinha o chassi clonado. ..

TCM-BA acata recurso e aprova contas de Canudos

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), na sessão desta terça-feira (26), acataram recurso ordinário apresentado pelo ex-prefeito de Canudos, Genário Rabelo Neto, para alterar o mérito do parecer, de rejeição para aprovação com ressalvas, das contas relativas ao exercício de 2020.

Na fase recursal, o gestor apresentou nova documentação e comprovou que os recursos deixados em caixa – no montante de R$2.213.394,67 – foram suficientes para pagamento das despesas inscritas em restos a pagar no último ano do seu mandato – no total de R$2.096.792,86 –, em cumprimento ao previsto no artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal...

MPBA recomenda medidas para diminuir poluição sonora em Canudos

O Ministério Público da Bahia (MPBA), por meio da promotora de Justiça Samara Oliveira, recomendou a todos os todos os proprietários de veículos que não utilizem equipamentos, principalmente sons automotivos, ‘paredões’ e descargas em desacordo com as normas regulamentares, independentemente do volume ou frequência. “Precisamos prevenir e reprimir a poluição sonora e o abuso de instrumentos sonoros, garantindo paz, sossego e tranquilidade à população”, destacou a promotora de Justiça.

A recomendação também foi expedida ao Município de Canudos para que não conceda alvarás de funcionamento e de utilização de aparelho sonoro e sanitário aos estabelecimentos comerciais que não atendam às legislações pertinentes e não possuam adequado sistema de proteção acústica e planos de segurança; aos proprietários de estabelecimentos comerciais para que coíbam o uso de sons automotivos em suas dependências, inclusive acionando a polícia e não fornecendo energia para alimentação da bateria dos automóveis e dos aparelhos; à população em geral para que não produza barulho acima do estabelecido legalmente; e aos agentes de trânsito para que realizem a lavratura de auto de infração, nos termos do artigo 228 do Código de Trânsito Brasileiro, aplicando ao infrator as respectivas penalidades, inclusive a medida administrativa de retenção do veículo para regularização...

Artigo - Toda reverência ao solo sagrado de Canudos

Sempre que eu visito os sítios históricos de Canudos faço questão de tirar o meu calçado e permanecer o máximo que posso com os pés apoiados sobre aquele solo ao mesmo tempo quente, sagrado e santificador.

Faço-o por duas razões:

Primeiro, em sinal de respeito aos heroicos sertanejos e às heroicas sertanejas que ali tombaram, a maioria deles e delas insepulta e profanada ante os olhos de cruéis e insensíveis sanguinários, muitos dos quais travestidos de pios cristãos ou de ilustres e conceituados cidadãos de bem.

Isso no país que acabava de proclamar uma república e uma constituição, ambas consideradas como o último bastião do humanismo e do processo civilizatório.

Segundo, porque sinto emanar daquela terra, daquele chão, daquelas escarpas, daqueles arbustos retorcidos alguma coisa que não se explica pela nossa vã filosofia, alguma coisa de místico, de divino, de sobrenatural.

E pisar descalço ali é como entrar em estreita sintonia com aquele universo povoado de tanta energia boa, de uma espiritualidade que se faz presente em cada folha seca, em cada flor mirrada e entristecida, em cada pássaro solitário que vagueia por aqueles céus límpidos e azulados.

Pisar descalço ali é para mim ainda estreitar laços e comunhão com aqueles homens e mulheres, proto-mártires do Brasil republicano – eles que, subjugados pela bala e pela gravata vermelha, acabaram por dar o mais elevado testemunho de fé, de amor e de solidariedade...

Contas de 2020 da Prefeitura de Canudos são rejeitadas

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) emitiram parecer, na sessão desta terça-feira (7), pela rejeição das contas de governo e de gestão da Prefeitura de Canudos, da responsabilidade do ex-prefeito Genário Rabelo de Alcântara Neto, relativas ao exercício de 2020. As contas foram consideradas irregulares diante do desequilíbrio fiscal apurado no último ano do mandato, vez que os recursos deixados em caixa – R$2.213.394,67 – não foram insuficientes para os pagamentos das obrigações de curto prazo no montante de R$3.800.427,69, em descumprimento ao estabelecido pelo artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal. Pela mesma razão o relator determinou que seja feita formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor.

Após a apresentação do voto, com parecer sugerindo a rejeição das contas pela Câmara de Vereadores, o conselheiro Raimundo Moreira apresentou uma Deliberação de Imputação de Débito – DID, propondo uma punição de multa ao gestor no valor de R$5 mil pelas demais irregularidades apuradas durante a análise do relatório das contas – que foi aprovada pelo plenário...

34º Romaria de Canudos, o Grito do Belo Monte em Defesa da Vida, vai prestar homenagem a Afonso Conselheiro

A histórica Romaria de Canudos representa uma das mais importantes expressões religiosas populares, caracterizada pela força de resistência social, que a cada ano busca unir as experiências de fé e vida, à luz da espiritualidade do beato dos sertões, Antonio Conselheiro.

Com o tema: O grito do Belo Monte em Defesa da Vida, e o lema: “Eis que vou fazer uma obra nova, a qual já surge: não a vedes?” (Is 43,19), devido às restrições ainda impostas pela Pandemia, a 34ª Romaria de Canudos ocorrerá de forma remota, entre os dias 22, 23 e 24 de outubro deste ano de 2021...

Quarto envolvido em quadrilha de sequestro é preso em Canudos

O quarto integrante da quadrilha envolvida em sequestros ocorridos em Salvador e RMS, foi preso na tarde desta quarta-feira (15) por policiais da Delegacia Territorial (DT) de Canudos. Os policiais da Coordenação de Repressão a Extorsão Mediante Sequestro do Departamento de Repressão e Combate a Crime Organizado (Draco) ao tentarem cumprir o mandado, em Salvador, foram informados que o criminoso, atuava na logística do grupo, estava no município de Canudos.

"Logo entramos em contato com os policiais de Canudos que lograram êxito no cumprimento de mandado de prisão. Ele fazia parte da logística da quadrilha", explicou o coordenador da Coordenação de Repressão a Extorsão Mediante Sequestro, delegado Adailton Adan...

Em live, organizações evidenciam desrespeito às comunidades e ao meio ambiente durante implantação de parque eólico em Canudos

No dia 2 de setembro foi promovida, pela Articulação Regional de Fundo de Pasto CUC, a live "A ameaça ao modo de vida das comunidades tradicionais e à Fauna com a implantação do complexo eólico de Canudos".

O evento contou com a presença de organizações que têm debatido os impactos promovidos por empreendimentos eólicos. O diálogo teve como foco a denúncia das irregularidades do empreendimento que a empresa francesa Voltalia está tentando instalar na zona rural do Município de Canudos...

Conselhos de Biologia debatem Complexo Eólico de Canudos e a conservação da arara-azul-de-lear

A  arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) é uma espécie exclusivamente encontrada na Caatinga. Os dois principais dormitórios das araras-azuis-de-lear ficam localizados nos municípios de Jeremoabo e Canudos.

E é justamente nesse último que está prevista a instalação de um parque eólico que ameaça a conservação da espécie. Esse assunto será discutido pelo Conselho Regional de Biologia da 5ª Região (CRBio-05) e Conselho Regional de Biologia da 8ª Região (CRBio-08), que promoverão uma live no dia 26 (quinta-feira), às 19h30, com transmissão ao vivo no canal do YouTube dos dois conselhos...