Foram encontrados 167 registros para a palavra: VERAO

Dermatologista do IMIP alerta para os cuidados com a pele no verão

De acordo com o dermatologista do IMIP, Valter Kozmhinsky, é muito importante o uso de protetor solar para se proteger do sol. O médico dá algumas dicas de como utilizá-lo de forma eficaz e segura, chamando a atenção para o cuidado redobrado que os pais devem ter com as crianças.

Confira as dicas:..

Chuvas de verão aumentam os riscos de quedas de energia: Saiba como proteger aparelhos eletrônicos e evitar acidentes

Apesar das altas temperaturas que a estação mais quente do ano apresenta, existem outros transtornos ligados ao Verão, como é o caso das fortes chuvas que acontecem em boa parte do Brasil.

Além dos perigos causados por alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores, que resultam em mortes e na perda de bens materiais, bem como as dificuldades de transporte, as fortes chuvas de Verão também podem afetar a rede elétrica e, por consequência prejudicar não só aparelhos eletrônicos, como causar acidentes. De acordo com Pedro Al Shara, CEO e engenheiro elétrico da TS Shara, fabricante nacional de nobreaks e estabilizadores de tensão, este é um momento que todos devem tomar muito cuidado. “As fortes chuvas podem causar tanto apagões como choques elétricos provenientes dos raios, dessa forma, além dos aparelhos elétricos e telefônicos correrem riscos, os seus consumidores também são um alvo”, comenta...

Bahia deve receber mais de 6,2 milhões de turistas durante o verão

Mais de 6,2 milhões visitantes são esperados na Bahia neste verão. A estimativa da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) representa um incremento de 4,5% em relação ao movimento do ano passado. Além de Salvador, que receberá 30% desse volume, destinos das 13 zonas turísticas baianas, como Porto Seguro, Itacaré, Morro de São Paulo, roteiros da Chapada Diamantina e do Rio São Francisco deverão ser beneficiados pelo aumento no número de turistas, atribuído ao investimento feito pelo governo estadual no setor.

A gente vem fazendo um trabalho de promoção junto aos principais mercados emissores de turistas, no Brasil e no exterior, e também de captação de novos voos. Temos ainda uma infraestrutura melhor aqui na Bahia, de estradas e aeroportos como o Aeroporto de Vitória da Conquista. Neste ano, nós vamos ter um acréscimo grande de voos no verão. Entre voos regulares e extras, serão 14 mil para a Bahia. Em Porto Seguro, houve um acréscimo em torno de 40%”, afirmou o chefe de gabinete da Setur, Benedito Braga...

OPERAÇÃO VERÃO NA REGIÃO NORTE REFORÇA SEGURANÇA DURANTE OS MESES DE DEZEMBRO, JANEIRO E FEVEREIRO

Desde do lançamento em dezembro do ano de 2015, a Operação Verão coordenada pela Polícia Militar da Bahia tem usado como ação estratégica a intensificação do policiamento nos principais pontos turísticos do estado. Na região norte as ações estão sendo coordenadas pelo Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN), comandado pelo Coronel José Anselmo Moreira Bispo.

A Operação Verão teve início no mês de dezembro do ano de 2019, e estendendo-se até o mês de fevereiro de 2020. Por meio de escalas extras, neste período serão empregados um total de 342 policiais para reforçar o policiamento ostensivo durante os finais de semana e feriados.
Turistas e baianos terão sua segurança aumentada com os reforços, sendo que os policiais militares serão distribuídos nas ruas, unidades ribeirinhas, rodovias e pontos turísticos da região, além dos grandes eventos e festas populares. ..

Ocupação hoteleira na Bahia registra números elevados neste verão

Ocupação hoteleira em torno de 100% no Réveillon e acima de 90% para a primeira quinzena de janeiro de 2020. Assim será esta temporada de verão nos destinos litorâneos da Bahia, os mais procurados por turistas, como as badaladas praias de Morro de São Paulo, Itacaré, Praia do Forte, Porto Seguro (e seus distritos) e Prado (98%).

E a alta taxa de ocupação vai desde as pousadas com preços mais em conta, passando por hotéis de luxo, como o Fera Palace, que fica no Centro Histórico de Salvador e que até o momento já registra 90%, até os resorts, a exemplo do complexo turístico de Costa de Sauípe, no Litoral Norte, que, para janeiro, tem ocupação prevista de 89%...

Mesmo sem horário de verão, usuários relatam que celulares adiantaram hora

Apesar de ter sido revogado por Jair Bolsonaro, o horário de verão – ou a falta dele – agitou as redes sociais na madrugada deste domingo (20). No Twitter, centenas de usuários relataram que os celulares adiantaram automaticamente em 1 hora e questionaram o horário certo.

O problema já era previsto. Na última sexta-feira, o Google havia publicado um anúncio oficial em seu blog recomendando que usuários de Android no Brasil alterassem as configurações automáticas de data e hora; saiba como fazer isso...

Bolsonaro afirma que deve extinguir o horário de verão este ano

Em um café da manhã com jornalistas, nesta sexta-feira (5/4), o presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou a intenção de extinguir o horário de verão.

Apesar de dizer que a decisão final não está tomada, Bolsonaro indicou que o fim da mudança nos relógios pode ocorrer já este ano. “Não teremos horários de verão este ano, está quase certo”, disse o presidente...

Metereologista da Apac explica que as chuvas são normais neste período no Sertão

O município de Orocó, no Sertão de Pernambuco, foi o que recebeu o maior volume de chuva nas últimas 24 horas, entre as 10h dessa terça-feira (5) até as 10h desta quarta (6) segundo a Agência Pernambucana de águas e Clima (Apac). De acordo com o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Vinícius Gomes, as chuvas são normais para essa época. 

A Apac emitiu alerta no começo da noite desta terça avisando da possibilidade de chuvas moderadas e fortes nas regiões da Mata Norte e Sul, Agreste e Região Metropolitana do Recife (RMR). Nesta quarta, segundo a Agência, as chuvas vão ser moderadas ou fortes e devem se concentrar na manhã e tarde desta terça no litoral e Sertão de Pernambuco. Já à noite, a previsão é de que ocorra fortes chuvas no Agreste...

Vistorias às barragens de mineração deverão ser concluídas neste semestre

As instituições fiscalizadoras federais e estaduais deverão realizar até o final deste ano vistorias às 3.386 barragens que apresentam riscos. Deste universo, 205 barramentos de mineradoras terão suas inspeções priorizadas para ocorrer até o mês de junho. Os prazos foram indicados aos órgãos responsáveis na última quinta-feira (31/1) pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, na condição de presidente do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).

Por meio de ofício, também foi solicitado às entidades a apresentação das demandas de pessoal, caso a capacidade de trabalho não esteja adequada à execução das vistorias nos períodos indicados. As instituições têm até a próxima semana para enviar as informações ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Todo o diagnóstico será encaminhado ao Ministério da Economia. A Pasta avaliará procedimentos necessários ao exercício temporário dos servidores que irão reforçar o efetivo de fiscalização das barragens...

Verão aquece economia baiana e gera 4 mil voos extras

Com o maior litoral do país, temperaturas agradáveis durante todo o ano, diversos patrimônios históricos e atrativos culturais, a Bahia tem recebido mais turistas a cada ano. De acordo com a Secretaria do Turismo do Estado (Setur), seis milhões de visitantes de diversas partes do mundo devem chegar à Bahia durante o verão 2018-2019. O número é 7,5% maior que na temporada anterior. 

Incentivos estaduais, realizados por meio de políticas públicas, têm alimentado toda a cadeia de serviços, gerando novos empregos e alavancando a economia baiana, a exemplo da capacitação de profissionais da área turística e da promoção da Bahia em feiras nacionais e internacionais. Já os incentivos fiscais possibilitaram a criação de 4 mil voos extras para a alta temporada de 2019. ..

SESAU alerta quanto aos cuidados com animais peçonhentos no verão em Juazeiro

A Secretaria Municipal da Saúde alerta a população juazeirense com dicas para prevenir acidentes com animais peçonhentos como escorpiões, aranhas e lagartas no período do verão que vai de dezembro a março. É nesse período que são registrados acidentes com estes animais que escolhem locais de ambiente quente e úmido como habitat, em especial os escorpiões.

Os escorpiões presentes na área urbana se alimentam de baratas e são encontrados facilmente próximos a ambiente com acúmulo de lixo, além de se abrigarem em esgotos e entulhos. A Superintendente de Vigilância em Saúde de Juazeiro Tatiane Malta, alerta: “é importante que os moradores estejam sempre atentos, busquem isolar frechas de portas, mantenham os ralos de casa fechados, não acumulem lixo ou joguem entulho em locais impróprios, mantenham os quintais limpos. Os cuidados começam de maneira individual, mas também são coletivos”, explicou...

Espaço do Leitor: Até quando os juazeirenses deverão recorrer a Petrolina?

É notória a deficiência de Juazeiro em todos os aspectos, ultimamente quem procura lazer e diversão tem que ir até Petrolina, acompanhei com bastante pesar a falta de apoio da Prefeitura Municipal com quem não lhes convém, ao que parece algo só é viável em Juazeiro se atender aos interesses dos donos da cidade. 

A arcaSport recebeu da prefeitura por meio da secretaria de meio ambiente uma notificação informando da degradação do meio ambiente, ou seja, realmente o Prefeito ou o secretário que emitiu uma notificação nesse grau de leviandade não anda na cidade, muito menos nas margens do Rio São Francisco...

Chegada do verão faz Estado ampliar esforços para combater o avanço de doenças como Dengue, Zika e Febre Chikungunya

A chegada do verão faz a Bahia aumentar os esforços para conter o avanço das arboviroses típicas da estação. Além de promover o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como Dengue, Zika e Febre Chikungunya, o Estado também centra foco no diagnóstico rápido dos pacientes – medida que permite, além do tratamento eficiente e adequado, o monitoramento constante dos casos em cada região.

Nesta terça-feira (22), foi realizado, no auditório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), uma capacitação sobre o uso dos kits de diagnóstico rápido de Dengue, Zika e Chikungunya, produzidos pela Bahiafarma e distribuídos por todo o País pelo Ministério da Saúde. ..

Umbu é uma das opções de frutas saudáveis para o Verão

O Verão, com altas temperaturas e muito calor, é um convite para preferir alimentos leves, nutritivos e saudáveis, a exemplo de frutas, especialmente as da época, como umbu, seriguela, caju, melancia, abacaxi e frutas vermelhas, encontradas em diversos municípios baianos, algumas delas típicas de regiões semiáridas.

"As frutas são uma ótima pedida para os dias quentes, pois contêm um teor alto de água, que auxilia na hidratação, são refrescantes e desintoxicantes, possuem sais minerais e vitaminas, que aumentam a imunidade e previnem doenças de pele, o que é muito comum no verão, além de serem alimentos ricos em fibras, que fazem o intestino funcionar melhor, e ainda promovem sensação de saciedade", destacou a nutricionista clinica funcional e gourmet, Marilúcia Lopes.

De acordo com a nutricionista, é importante consumir as frutas da estação por ter um aproveitamento melhor dos nutrientes e o recomendado é a utilização de três a cinco porções de frutas ao dia e que, na hora da escolha, o ideal é pegar uma fruta lisa, sem pontos pretos, com furos ou amassadas. Lopes observa ainda que para evitar o desperdício de frutas tropicais e tê-las disponíveis em períodos não sazonais, o melhor é fazer um aproveitamento das frutas muito maduras, para o preparo de polpas, compotas, geleias, sorvetes e sucos, entre outras.

Maior produtor de umbu..

Produtores de coco do Vale do São Francisco estão animados com as vendas durante o verão

Os produtores de coco do Vale do São Francisco estão animados com as vendas já que durante o verão o consumo do fruto aumenta. Com isso, os produtores conseguem faturar bem mais, já que os preços também sobem. O cultivo de coco na região do Vale do São Francisco é feito em larga escala. Em Petrolina, No Sertão de Pernambuco, a área plantada com coco é de 2 mil 262 hectares, com uma produção de 6 milhões 135 mil e 300 unidades do fruto por mês.

"Aqui o destaque da nossa região é a irrigação. Como é uma irrigação continua, a produtividade é contínua. O coqueiral aqui na nossa região tem alta produtividade, chegando a 350 frutas per ano. Então é uma produtividade muito alta. A qualidade do fruto que nós temos aqui é ímpar, realmente é destacado isso. Nossos solos são férteis, e apresentam. A cultura do coqueiro é bem adaptado a essa região. Realmente a produtividade aqui é em destaque mesmo", destaca o agrônomo Pedro Ximenes...

Prefeitura alerta população sobre cuidados com o mosquito Aedes aegypti no verão em Petrolina

Com a chegada dos dias mais quentes, a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chygungunya aumenta em decorrência das altas temperaturas, que facilitam a eclosão dos ovos. Apesar da redução de 83% dos casos no ano de 2018, a prefeitura de Petrolina alerta sobre a importância de redobrar a atenção, principalmente, com recipientes que podem se tornar criadouros do mosquito.

Qualquer local que acumule água parada, como vasos de plantas, latas, caixas d' água mal tampadas, pneus, calhas e até mesmo uma tampa de garrafa, pode virar um criadouro do mosquito. De acordo com a gerente de Endemias, Rânmilla Castro, a principal arma é a conscientização da população no combate ao Aedes aegypti...

DERMATOLOGISTA DO IMIP ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DO USO DO PROTETOR SOLAR NO VERÃO

No verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados devido às altas temperaturas, sobretudo no Nordeste. De acordo com o dermatologista do IMIP, Valter Kozmhinsky, é muito importante o uso de protetor solar para se proteger do sol. O médico dá algumas dicas de como utilizá-lo de forma eficaz e segura, chamando a atenção para o cuidado redobrado que os pais devem ter com as crianças.

Confira as dicas:..

OFTALMOLOGISTA DO IMIP DÁ DICAS DE COMO EVITAR A CONJUNTIVITE NO VERÃO

Ardor, secreção, vermelhidão e coceira nos olhos são os sintomas mais comuns da conjuntivite. A conjuntivite é uma irritação ou inflamação da conjuntiva, que recobre a parte branca do olho. "Ela pode ser causada por alergias ou por uma infecção bacteriana ou viral. A conjuntivite pode ser extremamente contagiosa, sendo transmitida pelo contato com as secreções oculares da pessoa infectada", explica o oftalmologista do IMIP, Luciano Lira. A infecção provoca bastante desconforto e atinge adultos e crianças, mas no período de férias, os pequenos acabam se contaminando com mais facilidade. 

Passeios em lugares com grande aglomeração de pessoas é um dos programas prediletos das famílias nessa época do ano, mas é justamente nesse tipo de ambiente que a contaminação ocorre com maior facilidade, explica o oftalmologista do IMIP, Luciano Lira. "Lugares públicos e fechados são mais propícios para a transmissão do vírus ou da bactéria; por isso, é importante sempre lavar as mãos. A higiene das mãos é muito importante para evitar a doença ", alerta o médico...

Verão exige cuidados para evitar doenças causadas por mosquito

A chegada do verão é caracterizada pelo aumento da umidade, devido à maior ocorrência de chuvas e temperaturas elevadas. Essas características são propícias para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito que transmite doenças como dengue, zika e chikungunya. Além disso, o tempo de formação do mosquito diminui no verão, caindo quase pela metade – o que facilita o aumento dos casos.

Recentemente, o Ministério da Saúde fez a entrega de mil caminhonetes a diferentes regiões do País, como força efetiva no combate ao mosquito, no atual cenário de risco dos municípios...

Governador lança Operação Verão e entrega mais de R$ 7 milhões em equipamentos

Na véspera do início da estação mais quente do ano, o governador Rui Costa lançou, nesta quinta-feira (20), a Operação Verão 2018/2019, ampliando as ações de segurança pública no período, com o objetivo de garantir um verão tranquilo para baianos e turistas. Durante o evento, realizado na praia do Jardim de Alah, em Salvador, foram apresentadas as estratégias da operação, que englobam ações preventivas nas áreas litorâneas, nos pontos turísticos e em eventos da capital, além de ações em outros 50 municípios e localidades.

“Além do investimento em equipamentos, que somam aproximadamente 7,5 milhões, serão R$ 2,5 milhões em hora extra, para o reforço do policiamento durante a operação. A atuação será em Salvador e em cidades litorâneas que recebem um maior número de visitantes nesta época”, explicou o governador.

Rui aproveitou a oportunidade para destacar a redução da criminalidade na Bahia. “Conseguimos colocar todos os índices de segurança no verde. Isso significa que alcançamos uma redução em todos os tipos de crime no estado, este ano, em comparação com 2017. Por isso, quero agradecer aos nossos policiais, pela dedicação e empenho”, afirmou. 

Equipamentos

Na ocasião, o governador fez a entrega de dez caminhonetes, 115 motocicletas e 10 quadriciclos para a Polícia Militar; além de cinco motos aquáticas, três veículos e 12 desencarceradores - equipamento utilizado para cortar grandes estruturas e livrar vítimas de acidentes -, para o Corpo de Bombeiros. Aproximadamente, R$ 6,5 milhões foram empregados na aquisição dos equipamentos.

Reforço

A Polícia Militar terá 23 mil plantões a mais nos serviços ordinário, extraordinário e de logística, com o objetivo de reforçar a ação nas orlas marítimas e fluviais, grutas e santuários. Em razão do fluxo turístico, Salvador e outras cidades como Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Lençóis e Mucugê, na Chapada Diamantina, recebem reforço. A Polícia Civil também ampliará o efetivo nas delegacias territoriais da capital e região metropolitana, especialmente em Vera Cruz, Madre de Deus, e na Linha Verde, a exemplo de Praia do Forte.

Já o Corpo de Bombeiros Militar vai ter um reforço de 990 escalas extras nos 16 grupamentos de bombeiros militares (GBM) em todo o estado, nas atividades de guarda-vidas, mergulhadores, combate a incêndio, busca e salvamento, e atendimentos pré-hospitalares, o que corresponde, em média, a 61 bombeiros empregados por unidade/mês. Também estarão atentos, durante os finais de semana, às praias.

Os tradicionais eventos religiosos, como as lavagens do Bonfim e de Itapuã, e a festa de Iemanjá, contarão com estruturas de Polícia Judiciária. Além do aumento no policiamento ordinário, unidades especializadas, como o Batalhão Especializado de Polícia Turística da Bahia (Beptur), da Polícia Militar, e a Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), da Polícia Civil, também apresentam reforço de pessoal nos quase três meses de operação...