Foram encontrados 107 registros para a palavra: margens

Casas em situação de risco são removidas das margens do canal Malhada da Areia

A obra de urbanização do Canal Malhada da Areia segue em ritmo acelerado e, seguindo o cronograma da obra, na manhã desta quarta-feira (28), 16 casas construídas em áreas impróprias, ou em situação de risco às margens do canal, foram demolidas para que a obra avance ainda mais.

Desde o mês de setembro a equipe técnica social responsável pelo acompanhamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) em Juazeiro, coordenada pela diretoria de habitação da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade (SEDIS) está em campo identificando todas as situações de risco...

Entre Margens chega a terceira edição discutindo memória e tecnologia

Tendo como mote a temporalidade, enquanto memória e tecnologia, e a proximidade literária entre as cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, começa nesta segunda (07) o Entre Margens, um evento literário realizado pelo Sesc Petrolina. A programação vai até o sábado (12), contando com recitais, lançamentos de livros e revistas, conversas com escritores e outras atividades.  

O projeto traz nomes da Literatura de outras partes do país para dialogar com os artistas da região, como os escritores Fernanda Takai (Belo Horizonte - MG), Fabrício Carpinejar (Porto Alegre - RS) e a artista visual Rosana Ricalde (Rio de Janeiro - RJ). Takai se apresenta no dia da abertura, às 20h, com uma conversa no Teatro Dona Amélia. Também na segunda, haverá uma intervenção poética com o Clã Virá (Petrolina-PE), a “Passagem Literária”, às 17h, nas orlas de Petrolina e Juazeiro...

Chama olímpica faz festa nas margens baiana e pernambucana do Velho Chico

Cantada em versos musicais, a parceria entre Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, representa muito mais uma continuidade do que uma divisa marcada pelo Rio São Francisco. No revezamento da tocha não poderia ser diferente. Nesta quinta-feira (26.05), as duas cidades receberam o símbolo olímpico e se uniram mais uma vez às margens do Velho Chico. Jaguarari e Sobradinho, na Bahia, também fizeram festa para a passagem da chama.

Apesar de separadas por uma ponte de oitocentros metros, o clima foi bem diferente. Enquanto Juazeiro aproveitou o feriado para lotar as ruas, Petrolina ficou pacata. Mas, como sempre na história, coube ao rio São Francisco unir a população que foi para as orlas e recepcionou a chegada da tocha. Com a bandeira do Brasil na mão e um sorriso no rosto, a jornalista Sueli Leal queria aproveitar cada minuto da passagem por Petrolina. "A chama encontrando o Rio São Francisco nos traz dois símbolos: a união dos povos com o esporte e a união das pessoas da região com a força do lugar em virtude do Rio", acredita.
 
Na terra de João Gilberto e Ivete Sangalo, na Bahia, 30 condutores e 6 quilômetros foram suficientes para animar o público. Mais de 10 mil alunos das escolas municipais de Juazeiro se espalharam pelas ruas e muitos se apresentaram com quadrilhas, fanfarra e forró. Em Petrolina, do cantor Geraldo Azevedo, foram mais de 100 condutores e 21km com histórias de inspiração, como a do estudante de enfermagem Daniel Dias e do educador físico Geraldo Luiz.

Nascido em Salvador, mas petrolinense de coração, Daniel Dias é defensor do tratamento humanizado nos hospitais e integrante da Unidade de Palhaçada Intensiva (UPI), projeto de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco que ensina a arte clown (palhaço em inglês). Sua dedicação aos pacientes fez com que fosse escolhido para ser um dos condutores da chama olímpica em Petrolina. Sem conseguir dormir na véspera, ele disse sentir um misto de emoções. "Estou nervoso e ansioso pelo momento, mas ao mesmo tempo muito feliz por saber que minha história foi escolhida entre tantas outras", confessa.

Para o estudante de enfermagem, carregar a tocha é um reconhecimento para seguir firme na tarefa que tem como recompensa maior a consideração dos doentes. "É uma via de mão dupla, faço e recebo o bem. O olhar deles é gratificante". Para ele, a tocha vai ensinar, principalmente, o respeito às diferenças entre os povos, o que se assemelha, segundo ele, a uma das funções do palhaço. Daniel brincou, ainda, que a chama vai sair ainda mais quente. "Ela vai ser aquecida pelo calor humano e o sol abundante do semiárido de Petrolina"...

Semaop realiza demolição de barraca irregular às margens da BR 235

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (Semaop) realizou nesta segunda-feira, 11, a demolição de uma barraca instalada às margens da BR 235. A ação realizada pelos Fiscais de Postura contou antes com a retirada dos objetos do morador e realocação do mesmo em casa de um parente próximo para em seguida ser feita a demolição.  

Ações como esta acontecem todas as semanas e são iniciadas com inspeções da equipe no local (no caso de barracas). Em seguida acontece a notificação ao morador, que recebe um prazo de até 15 dias, dependendo da situação, para se mudar do local. “Após esse prazo os ficais vão até o local e realizam a demolição. Não há necessidade dessas instalações de madeira porque a grande maioria possuem uma casa própria ou têm parentes com residências fixas na cidade. A fiscalização será cada dia mais intensa em nossa cidade”, pontuou o Secretário Agenor Souza...

SEMAOP ORIENTA E PROPRIETÁRIO RETIRA ANIMAL QUE ESTAVA ÀS MARGENS DA BR-407

Ontem (25), a leitora Luciana Andrade informou ao Blog sobre um animal que estava há vários dias amarrado às margens da BR-407, proximidades do contorno da São Luiz, o que gerava a suspeita de maus tratos ao referido animal. Na parte da tarde, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública por meio de nota anunciou a seguinte ação:

A fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública já se dirigiu ao local para efetuar a apreensão do animal que se encontra próximo à Lagoa do Calu. Maus tratos a animal é crime, se o proprietário quiser retirar o animal terá que pagar uma multa no valor de R$ 102,19. A população pode fazer reclamações e denúncias a SEMAOP pelo telefone (74) 3612 3574...

INSTITUTO VELHO CHICO DENUNCIA AO INEMA SERVIÇO REALIZADO ÀS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO

Senhor Coordenador,    

O Instituto Velho Chico - IVC, entidade ambientalista fundada em 09 de fevereiro de 2001, com relevantes serviços prestados às comunidades ribeirinhas, visando a conservação e a otimização do uso sustentado das águas brasileiras e ecossistemas associados da bacia do Rio São Francisco, vem denunciar e cobrar providências desta instituição governamental, Inema, a devida fiscalização e imediata interdição dos serviços que estão sendo realizados na antiga Barca Sucateada, localizada nas imediações da Diocese de Juazeiro, devido a ausência de Licença Ambiental, Alvará de Obras, Anotações de Responsabilidades Técnicas, Ausência de Registro da reforma no CREA, Registro de Empregados, colocando em risco pessoas e a integridade do cais, dos processos  naturais, o equilíbrio ambiental e o bem estar social.  ..

Barragens privadas impedem salvamento do Rio Jacaré, às margens do Rio São Francisco

As chuvas providenciais que contemplam a região de Irecê desde o início do ano poderiam salvar o Rio Jacaré,localizado às margens do rio São Francisco, entre as cidades de Morro do Chapéu e Barra do Mendes.  No entanto, apesar do grande volume de água, o que se ver às margens do rio é um cenário devastador, com mortes de animais de diversas espécies. As barragens privadas na região são apontadas como as principais causas. Somente entre as nascentes de Barra do Mendes e América Dourada, são 28 reservatórios particulares que impedem as águas descerem para o rio São Francisco.

Segundo o pesquisador em projetos ambientais, Maykon Mendes, as barragens são construídas de forma desenfreada e sem qualquer fiscalização.   “Além de impedir a passagem da água, as barragens não têm nenhuma viabilidade econômica porque não produzem energia elétrica. E quando as águas são aproveitadas, apenas um produtor se beneficia, prejudicando a fauna, a flora e os ribeirinhos”, relata Maykon, que coordena estudos In Loco no rio através do Programa Cofpisne Sustentável, que trabalha em parceria com diversos órgão na execução de ações de revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco e da Caatinga...