Foram encontrados 107 registros para a palavra: margens

Deputados a favor da instalação de Usina Nuclear nas margens do Rio São Francisco visitam complexo em Angra dos Reis

Um grupo de deputados participou hoje 18, de uma visita às usinas Nucleares localizadas em Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro, a convite da Eletronuclear. De acordo com um dos parlamentares que participou da visita, a equipe do Ministério de Minas e Energia está cada vez mais disposta a investir no projeto de energia nuclear proposto para Itacuruba (Sertão de Itaparica) – estimado em mais de R$ 20 bilhões.

O objetivo da visita foi a Eletronuclear esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do empreendimento...

SESP realiza limpeza das galerias de águas pluviais e margens dos canais da cidade

Trabalhando de forma preventiva, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) realiza a limpeza das galerias de águas pluviais. Os serviços consistem na retirada de entulhos, lixo e outros materiais que obstruem a rede de drenagem. Os trabalhos já foram realizados esta semana na Orla I, Avenida Raul Alves (Santo Antônio), Centro, bairros Angari, Country Clube e bairro Maringá. E nesta quinta-feira (17), a equipe se encontra no Terminal de Ônibus Urbano.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Celso Leal, Juazeiro possui uma média de 588 galerias de águas pluviais. “Dessas, 110 já foram receberam os serviços de limpeza. Vamos continuar trabalhando intensamente para atender várias áreas da cidade e garantir o escoamento das águas pluviais, para quando as chuvas chegarem à região, reduzir as possibilidades de pontos de alagamentos”, explicou Celso Leal...

EXCLUSIVO: GOVERNO BOLSONARO GANHA FORÇA PARA INSTALAR USINA NUCLEAR EM ITACURUBA, NAS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO

No próximo dia 30, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético, Reive Barros, do Ministério de Minas e Energia, e o presidente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, têm uma reunião com o governador Paulo Câmara. Na pauta principal, o pleito para o Estado sediar, em Itacuruba, uma usina nuclear, conforme estudos já feitos pelo Ministério de Minas e Energia.

Conforme este Blog Geraldo José denunciou com exclusividade no mês de janeiro deste ano, já existem estudos para implantar um centro de energia nuclear no município de Itacuruba, Sertão de Itaparica, município localizado nas margens do Rio São Francisco. ..

SENADOR, LÍDER DO GOVERNO BOLSONARO DEFENDE INSTALAÇÃO DE USINA NUCLEAR NAS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO; MOVIMENTOS SOCIAIS REAGEM

Em entrevista ao Programa de Rádio Frente a Frente, direto de Brasília, o líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB), anunciou que irá procurar o governador Paulo Câmara, nos próximos dias, para convencê-lo a aceitar a instalação de uma usina nuclear no município de Itacuruba, investimento, segundo ele, da ordem de U$ 2,5 bilhões. 

O senador explicou explicou que o Governo Bolsonaro está retomando o projeto de abertura de novas usinas no País e que no caso de Pernambuco a melhor localização ainda continua sendo Itacuruba, conforme estudos anteriores. “Pernambuco não pode ficar de fora, em todo lugar do mundo existe usina nuclear, que gera uma energia limpa, sem nenhum risco”, disse. Sobre a reação negativa da população quando se discutiu o assunto em governos anteriores, o senador afirmou que não há mais preconceito em relação à energia nuclear. ..

Poluição: Grande quantidade de baronesas continua invadindo o rio São Francisco em Petrolina e Paulo Afonso

A grande quantidade de baronesas às margens do Rio São Francisco está diretamente relacionada a qualidade das águas do Velho Chico. A proliferação de macrófitas, as chamadas baronesas além de Petrolina (PE), atinge a região de Paulo Afonso e Glória, municípios baianos. A promotora do Ministério Público da Bahia (MPE/BA), Luciana Khoury, relatou sua preocupação com o problema, cujos impactos são sentidos na economia da região, na saúde pública e abastecimento humano. 

“A área conhecida como Prainha, em Paulo Afonso, tem um forte apelo turístico e após o aparecimento das baronesas, ficou esvaziada. Os prejuízos são relatados por comerciantes, pescadores e todos os que dependem de alguma forma da saúde do Rio São Francisco”, relatou Luciana...

45ª CIPM/CURAÇÁ FAZ GRANDE APREENSÃO E INCINERAÇÃO DE APROXIMADAMENTE 100.000 PÉS DE MACONHA AS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO

Por voltas das 04h desta terça-feira, dia 11 de junho, policiais militares da 45ª CIPM/Curaçá, desencadearam operação no intuito de averiguar denúncia recebida através da ferramenta "ZAP DENÚNCIA", no número (74) 99974 – 1181, dando conta que as margens do Rio São Francisco, mais precisamente na Fazenda Matinha, município de Curaçá/BA, havia grande plantio de cannabis sativa, vulgarmente conhecida como maconha.

Ao chegar no local indicado, confirmou-se a veracidade da denúncia, sendo que os responsáveis pelo cultivo ilegal ao avistar a presença policial empreenderam fuga, deixando para trás vários objetos pessoais. Vale destacar que no momento da chegada dos policiais, os marginais estavam irrigando o plantio...

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado com ações ambientais às margens do velho Chico

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6) o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro, Escola Verde da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), 9º Grupamento de Bombeiros Militares de Juazeiro e as Escolas Misael Aguilar, Nossa Senhora das Grotas, Dr. José de Araújo, Cecílio Matos e Centro Territorial de Educação do Sertão do São Francisco (CETEP) realizaram nesta quarta-feira ações ambientais às margem do Velho Chico, com a soltura de três mil alevinos de Piau, plantio de árvores nativas, limpeza e um abraço simbólico no rio.

Para o professor Antônio Filho, da Escola Verde da Univasf, o evento foi “um chamamento para que todos possam assumir o compromisso com o meio ambiente, em especial com o nosso maior patrimônio que é o Rio São Francisco”, pontuou. Já a educadora Luzinete Alves, considerou a ação como uma aula diferente para os seus alunos. “É um momento de integração e de conscientização sobre o nosso meio que tanto precisa de cuidados. De parabéns a todos que hoje estão fazendo a sua parte em defesa do ambiente”, reforçou...

SAAE e Escola Verde da Univasf elevam ações às margens do Velho Chico no Dia Mundial do Meio Ambiente 

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de Junho, estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) que integram o projeto  Escola Verde em parceria com o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro, 9º Grupamento de Bombeiros Militares, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, escolas da rede pública e grupo de mergulhadores irão desenvolverem ações às margem do Rio São Francisco.

Das 08 às 10h as equipes e alunos irão soltar 5 mil alevinos no rio, realizando ainda limpeza nas margens, plantio de árvores e recebendo orientações sobre a preservação do meio ambiente. Os mergulhadores retirarão objetos do fundo do rio e a equipe social do SAAE estará expondo diversos produtos feitos com material reciclável.  O ato será encerrado com um abraço simbólico ao Velho Chico. Para o professor Paulo Ramos, coordenador do Projeto Escola Verde,  o objetivo da comemoração é despertar na sociedade a conscientização sobre a data e mobilizar, principalmente, os estudantes nessa luta pela preservação...

Secretaria de Meio Ambiente realiza limpeza e plantio de mudas nas margens do Velho Chico

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), deu início no último sábado (01) ao projeto ‘Eu viro carranca para defender o Velho Chico’. O evento, realizado em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), está em sua 6º edição.

Em parceria com os alunos do Colégio da Polícia Militar (CPM), a equipe técnica da SEMAURB realizou a limpeza das margens do Velho Chico – da Orla II até o Angary. No final da ação, os estudantes realizaram o plantio de mudas nativas e aprenderam sobre os cuidados necessários para o desenvolvimento das plantas...

Construções irregulares nas margens do Rio São Francisco afronta órgãos públicos

Conforme este Blog Geraldo José publicou na quarta-feira (29), uma construção irregular nas margens do Rio São Francisco, na Ilha do Fogo chamou a atenção dos leitores e cidadãos de Juazeiro e Petrolina. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Petrolina (Sedurbh) agiu rápido e esclareceu que a construção exibida no vídeo é irregular. Informou ainda que uma equipe de fiscalização de Obras será encaminhada até o local para notificar o autor, que terá um prazo de 24h para demolir o que já foi levantado e uma equipe da Ordem Pública seria enviada ao local para fazer a demolição.

A redação do Blog tentou contato com o Ibama (Instituto do Meio Ambiente (Ibama) mas não obteve sucesso.  Os telefones que estão disponibilizados como canal de diálogo com o orgão, nenhum dos dois tem as chamadas completadas. O objetivo é questionar se existe multas e fiscalização para este tipo de ação: casas construídas de forma irregular às margens do Rio São Francisco. Além da Prefeitura que orgãos são responsáveis pela preservação das margens do Rio São Francisco. Os responsáveis serão autuadas e recebem multas?..

Secretaria de Saúde aplica cal nas margens do Canal do Macarrão para combater o Aedes aegypti e a muriçoca

A equipe do Núcleo de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde No combate a reprodução das larvas do Aedes aegypti, realizou na última sexta-feira (26), a aplicação de cal nas margens do Canal do Macarrão. A ação tem por objetivo impedir a reprodução dos mosquitos Aedes aegypti e Cullex (muriçoca comum). Foram utilizados 480kg de cal.

"Quando a cal entra em contato com a água eleva a temperatura da mesma e cria um ambiente alcalino, eliminando todas as larvas existentes naquele local e impedindo a reprodução", esclarece Klynger Farias, diretor de Vigilância em Saúde. O trabalho realizado pelo núcleo de combate às endemias acontece após a limpeza dos canais, realizado pela Secretaria de Serviços Públicos...

Itacuruba, localizada às margens do Rio São Francisco volta ter ameaça da instalação de Usina Nuclear

Entra Governo Federal e sai e o assunto de instalar uma Usina Nuclear no Nordeste continua na pauta dos gabinetes oficiais. Em todo o mundo, a tendência tem sido a de desativar as usinas nucleares. Todavia o Governo Bolsonaro voltou a causar pânico aos ambientalistas. O Ministério de Minas e Energia (MME) declarou que pretende retomar o Plano Nacional de Energia 2030 onde está prevista a construção de quatro a oito usinas nucleares no País. 

Detalhe: Com exclusividade, o Blog Geraldo José apurou que um dos locais escolhidos é o Nordeste. Estudos oficiais apontam o municipio de Itacuruba, localizado em Pernambuco às margens do Rio São Francisco. O ainda deputado do Psol, Edilson Silva, avalia o risco, que segundo ele é real. "O pior desta proposta, instalar a usina nuclear às margens de um dos principais rios brasileiros, o Rio São Francisco. Um acidente poderá, certamente, anular para sempre o sertão do São Francisco como o conhecemos e levar para as demais regiões o trauma de Chernobil...

Petrolina: MPPE e MPF se unem e conseguem compromisso da Prefeitura em regularizar ocupações nas margens do Rio São Francisco

A Prefeitura de Petrolina e a Agência de Meio Ambiente do município firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no qual se comprometeram com o Ministério Público Federal (MPF) e com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que vão prosseguir com o plano de regularização fundiária das ocupações em área de preservação permanente do Rio São Francisco, situadas no perímetro urbano da cidade.

A preocupação do MPF e do MPPE deve-se aos diversos inquéritos civis que tramitam e tratam de ocupações irregulares em áreas de preservação, que têm causado impactos ambientais na paisagem e precisam de um estudo-diagnóstico, onde serão observadas as medidas mínimas exigidas para a prevenção e mitigação de danos ao meio ambiente...

Corpo de um homem é encontrado às margens do rio São Francisco em Juazeiro (BA)

Moradores do bairro Angary, encontraram o corpo de um homem às margens do Rio São Francisco no início da tarde de hoje (11). De acordo com testemunhas a vítima é conhecido por "Italo Carroceiro" e teria sofrido um ataque cardíaco. O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde será realizada perícia médica. ..

Juazeiro e Petrolina enfrentam o desafio de frear as ocupações irregulares nas margens do rio São Francisco

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizou, na manhã desta segunda-feira (17), a segunda de três reuniões públicas sobre os riscos da ocupação irregular do solo às margens do Rio São Francisco. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores da cidade de Petrolina, interior de Pernambuco, situada na região do Submédio São Francisco. De acordo com o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, as reuniões acontecem de modo preventivo e para emitir alertas sobre as ocupações irregulares do solo em áreas inundáveis.

“Devido ao longo período de estiagem, as pessoas se acostumam a ver aquela área antes com abundância de água, virando deserto, mas ali é o curso da água e pode voltar a ter água a qualquer momento. Essa é a preocupação do Comitê que vê como urgência a discussão sobre esse tema a fim de que possamos evitar catástrofes, como acontece com muita regularidade todos os anos”, explicou Miranda. Segundo relatório feito pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), as cidades, de maneira geral, enfrentam o desafio de frear as ocupações irregulares e, mediante o cenário traçado, os municípios de Petrolina e Juazeiro – BA, cidade divisa, seguem o padrão de dificuldades...

Prefeitura faz mobilização e retira 6 toneladas de lixo das margens do Velho Chico em Petrolina

Celebrado em cerca de 150 países, o Dia Mundial da Limpeza, comemorado neste sábado (15), também teve ações em Petrolina. A proposta da prefeitura foi levar conscientização sobre os prejuízos do descarte de lixo em locais inapropriados e destacar a importância da preservação ambiental.

Através de um mutirão coordenado pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), equipes da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA); representantes da Faculdade Maurício de Nassau; voluntários e organizações parceiras retiraram cerca de 6 toneladas de entulho de construção civil; plástico; vidro; papel e outros materiais não orgânicos das margens do Rio São Francisco, na altura da Orla I. O local é uma das áreas de preservação permanente...

Discussão sobre os riscos de ocupação irregular do solo às margens do Rio São Francisco será tema reunião pública em Petrolina

Dando continuidade às discussões sobre os riscos da ocupação irregular do solo às margens do São Francisco, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) vai realizar a próxima reunião pública para alertar a população ribeirinha e o poder público sobre as suas responsabilidades, no dia 17 de setembro, em Petrolina (PE), às 10h, na Câmara Municipal, Praça Santos Dumont, s/n.

De acordo com dados da Defesa Civil, nas duas últimas décadas, 96 mil pessoas foram atingidas de alguma forma por algum tipo de desastre natural. O resultado é um prejuízo anual para o país de aproximadamente R$ 40 milhões apenas em casos de inundações e deslizamentos. Anualmente, são registrados no Brasil, cerca de 2.500 mortes causadas por esse tipo de desastre. Por isso a preocupação do CBHSF. Para o presidente Anivaldo Miranda, “é preciso mudar essa cultura e agir antes do problema acontecer”...

Ocupações irregulares do solo às margens do Rio São Francisco será tema de audiência pública

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) vai realizar audiências públicas para alertar a população ribeirinha e o poder público sobre as suas responsabilidades e os riscos da ocupação irregular do solo às margens do São Francisco, fato que pode acarretar sérios danos caso haja elevação do nível das águas, provocando enchentes.

A primeira delas ocorrerá em Propriá (SE), município localizado no Baixo São Francisco, no dia 31 de agosto, no Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFS), Campus Propriá, às 10h...

Audiência pública discutirá riscos de ocupação irregular do solo às margens do Rio São Francisco

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) vai realizar três audiências públicas para alertar a população ribeirinha e o poder público sobre as suas responsabilidades e os riscos da ocupação irregular do solo às margens do São Francisco, fato que pode acarretar sérios danos caso haja elevação do nível das águas, provocando enchentes. A primeira delas ocorrerá em Propriá (SE), município localizado no Baixo São Francisco, no dia 31 de agosto, no Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFS), Campus Propriá, às 10h.

De acordo com o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, a baixa vazão impede que as pessoas vejam a possibilidade de cheia como uma ameaça possível. “Como as pessoas não conseguem enxergar a possibilidade de cheias no São Francisco, devido ao período de longa estiagem, começa a haver a ocupação do solo e falta às Prefeituras esse trabalho de orientação”, afirma...

Jacarés voltam a "rondar' pelas margens do Rio São Francisco

Este Blog publicou o vídeo alerta do leitor Larício Lafaiete mostrando a presença dois jacarés "tomando banho de sol" próximo as baronesas, e um grupo de capivaras logo à frente. De acordo com o leitor, um  pescador que estava indo olhar o barco disse que já chegou a avistar dez jacarés". E o que mais lhe preocupa é a noite, quando está armando as redes. Ele ainda reforçou dizendo que os jacarés têm em média uns dois metros...