Foram encontrados 114 registros para a palavra: mudas

Nossa Árvore: crianças de escola pública de Petrolina plantam cem mudas no parque Josepha Coelho

Uma aula diferente para os estudantes da rede municipal de Petrolina. Na tarde de terça-feira (31), cerca 50 crianças, de 9 a 13 anos, da Escola Municipal Eliete Araújo aprenderam a cuidar melhor do meio ambiente. A criançada colocou a mão na massa e junto com o prefeito Miguel Coelho plantaram cem mudas de ipê, pata-de-vaca e sibipiruna no Parque Josepha Coelho. A ação contou também com a presença de parceiros como a Embrapa e o 72º Batalhão de Infantaria Motorizada e empresas que doaram algumas mudas para o programa.

Além de fazer o plantio e ampliar a cobertura vegetal do parque, as crianças aprenderam sobre outros temas ambientais. A garotada descobriu a importância das abelhas para o meio ambiente, tendo inclusive o contato monitorado com espécies  sem ferrão...

Pesquisadores do IF Sertão distribuem mudas medicinais orgânicas e orientam sobre seu uso correto no Projeto de Assentamento Catalunha em Santa Maria da Boa Vista-PE

Pesquisadores do IF Sertão, campus Petrolina Zona Rural, realizam distribuição de mudas medicinais orgânicas e orientam sobre seu uso correto no Projeto de Assentamento Catalunha no Município de Santa Maria da Boa Vista- PE

A utilização das plantas medicinais é uma prática desde os primórdios da civilização. Na pré-história, o homem procurava amenizar suas dores ou tratar suas moléstias através da ação dos princípios ativos existentes nos vegetais. Segundo o pesquisador Teonis Batista da Silva esse projeto é de suma importância para a comunidade sendo uma alternativa de um princípio ativo de fácil acesso. Esse projeto é desenvolvido sobre a orientação da professora Dra. Flávia Cartaxo Ramalho Vilar, ao lado de estudantes de Agronomia...

Prefeitura doa mudas nativas para plantio em escola de Juazeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) na tarde desta quinta-feira (24), doou mudas de árvores nativas para representantes do Colégio Polivante Américo Tanuri. A ação foi realizada pela equipe de Educação Ambiental da SEMAURB e as plantas foram recebidas pela direção e os alunos da instituição.

De acordo com o diretor da escola, Márcio Dias do Santos, nesse sábado (26) acontecerá na escola uma feira de ciência e o tema será o meio ambiente. “Não podemos falar de meio ambiente e os cuidados que devemos ter se não começarmos pelo mais simples, uma árvore faz toda a diferença para o ecossistema. Vamos realizar o plantio com os alunos da escola e a comunidade e, além de cuidarmos delas, esse também é um trabalho de conscientização que a escola faz junto com sociedade”, explicou...

Centro POP realiza plantio de mudas em alusão ao Dia do Agricultor

O dia do Agricultor, festejado nesta sexta, 28 de julho, foi lembrado pelos usuários do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Dom José Rodrigues (Centro POP) com uma ação de plantio de mudas realizada na Praça Alsus Sangalo, no bairro Country Clube.

O coordenador do Centro Pop, Jadilson Oliveira, destaca a importância de envolver os usuários nessas ações. “É uma ação simbólica, mas acreditamos que tem um resultado bastante positivo, já que envolve os usuários e também a comunidade. Escolhemos essa data por ser a agricultura a base de nossa economia e é uma forma de também homenagear os profissionais. Tivemos a colaboração de todos que utilizam os serviços do centro em torno da atividade e esperamos que os cuidados com essas mudas que plantamos seja constante e que se estenda para outros lugares”, afirmou...

Ação de reflorestamento apoiada pela Codevasf contabiliza mais de 30 mil mudas semeadas em Alagoas

Juazeiro, angico de caroço, catingueira, ipês roxo e amarelo. Mais de 30 mil mudas de espécies florestais nativas da Caatinga e da Mata Atlântica contribuem para recuperar áreas degradadas das regiões Agreste e Sertão do Baixo São Francisco alagoano. A ação é resultado de parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas do Baixo São Francisco (Crad/Ufal), unidade que atua na realização de pesquisas e na capacitação de pessoal, como parte do Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente.

Iniciado há seis anos, o plantio das mudas de espécies nativas tem o objetivo de contribuir para a recuperação da biodiversidade e para a melhoria da qualidade de vida e das condições de convivência com o semiárido do estado. As espécies possuem as características necessárias de resistência e de adaptação morfológica e fisiológica que garantem sua sobrevivência mesmo em períodos de secas extremas...

Embrapa Semiárido promove distribuição de sementes e mudas e movimenta a Expoleite 2017 em Afrânio

Durante a Expoleite 2017, em Afrânio-PE, a Embrapa Semiárido montou estande para difundir suas tecnologias e passar informações aos produtores e público em geral presente à feira.

Um dos pontos alto da participação da Embrapa Semiárido ocorreu no sábado, quando seus representantes promoveram distribuição de sementes de guandu e milheto e mudas de gliricídia, o que atraiu um grande número de produtores ao local, interessados em adquirir os produtos e ávidos por informações que possibilitem melhoria de suas atividades...

Grupo Amigos de Luiz Gonzaga pretende plantar 113 mudas de árvore umbuzeiro

Com a proposta de ajudar construir um Vale do São Francisco mais Verde, o Grupo Amigos de Luiz Gonzaga recebeu apoio do empresário Neto Tintas para estimular o plantio de árvores. Fazenda Barão, Aldizio Barboza também aderiram ao Projeto.

A proposta de acordo com o jornalista Ney Vital é ampliar o plantio de árvores, principalmente o Umbuzeiro. "O nome umbu ou imbu deriva do tupi-guarani yumbu e significa árvore que dá de beber. Vamos em breve também plantar árvores além de Petrolina e Juazeiro vamos chegar no Exu, Terra de Luiz Gonzaga", disse Ney Vital...

Sento-Sé: Plantio de mudas na entrada da cidade marcam o Dia do Meio Ambiente

A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo - SEMATUR, deu início nesta segunda-feira, 05, a ação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, plantando de 23 mudas de ipês (roxo, amarelo e branco) e duas jabuticabas em área verde da Avenida Raul Alves. 

Participaram da ação a Prefeita, Ana Passos, o Secretário de Meio Ambiente, Izamar Reis, as crianças do serviço de convivência da Secretaria de Ação Social, os alunos do Colégio Estadual Dr. Juca Sento-Sé e da Escola João Paulo II.

O Secretário de Meio Ambiente, fez uma avaliação desta ação, "é importante conscientizar nossas crianças para a necessidade de arborizar, preservar o meio ambiente e assegurar os recursos naturais para as futuras gerações", afirmou Izamar Reis.

A Prefeita, falou do bioma caatinga, "este é um bioma único, com espécies somente encontradas aqui, nós sertanejos devemos cuidar e preservar nossa vegetação", disse Ana Passos. ..

SEMAO doa mudas de árvores nativas e frutíferas para contemplados do PNHR de Campos

Dentro do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) onde a Prefeitura Municipal de Juazeiro em Parceria com o IDESA e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais entregou nesta sexta-feira, 20 à comunidade de Campos no distrito de Maniçoba, 42 residências, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano doou aos moradores 125 mudas de árvores nativas e frutíferas. 

Durante a solenidade de entrega oficial das moradias, representantes da área de Gerência do Meio Ambiente junto à representantes do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Araci (IDESA) fizeram a doação de mudas nativas como Ipê Roxo, Jamelão, Jatobá e Espinheiro, mudas frutíferas como abacate, manga, pinha, romã e limão. Pelo IDESA foram doadas o Nim, árvore de crescimento rápido e copa frondosa o que proporcionará uma área mais refrescante. ..

Distribuição de mudas promove o fortalecimento da mandiocultura da Bahia

Foto: Ascom/SDR

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tem incentivado o cultivo de mandioca no estado, garantindo o fortalecimento da cadeia produtiva da mandiocultura e o aumento da renda dos agricultores familiares baianos, através da distribuição de mudas de mandioca de variedades adaptadas a cada região.

Nesta semana, 120 famílias de agricultores do Território de Identidade Velho do Chico receberam 60 mil mudas. A ação foi realizada pelo Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf/SDR), localizado em Bom Jesus da Lapa. 

A entrega beneficiou agricultores dos municípios de Paratinga, Bom Jesus da Lapa e Sitio do Mato, que contaram com também com a orientação de técnicos da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR), sobre o manejo da cultura, colheita das sementes e plantio. 

De acordo com a técnica Ivani Santos, os agricultores da região passaram por um período crítico de seca e a ação possibilita a revitalização do plantio. “Havia grande dificuldade de resgatar as plantações de mandioca e, principalmente, do tipo específico plantado por agricultores desse território, que é utilizada para fazer farinha. Essa ação possibilita fortalecer a mandiocultura desse território”. 

Multiplicação de mudas

A distribuição faz parte do projeto Reniva, coordenado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, com apoio do IF Baiano e Bahiater, com o objetivo de promover a multiplicação de mudas de mandioca com qualidade genética e fitossanitária aos agricultores familiares, para que eles se tornem agentes multiplicadores na sua comunidade e região. 

Os convênios do Reniva são realizados, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), com associações e cooperativas, através de recursos oriundos da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf/SDR), para a implantação de maniveiros, onde são produzidas as manivas-semente, que posteriormente são distribuídas para os agricultores familiares. 

Entre os benefícios dessa ação estão a oferta de manivas-semente de mandioca com alta qualidade genética e fitossanitária, resistentes a pragas e doenças, com excelente produtividade, a articulação de políticas públicas para as famílias assistidas, o fomento à agroindustrialização da agricultura familiar da Bahia, a promoção da agregação de valor aos produtos dos sistemas de produção de mandioca e, consequentemente, o aumento de renda das famílias através da expansão da produtividade dessa cultura...

Viveiro Municipal produz mudas de espécies da Caatinga para serem doadas à comunidade

Mais de três mil espécies típicas da Caatinga, produzidas no Viveiro Municipal, estão prontas para serem distribuídas em Petrolina, sertão do Estado. Ipês, Mulungus, Caraibeiras, Pereiro, dentre outras, deverão contribuir para o processo de arborização da cidade, bem como manutenção da flora típica do ecossistema.

"É intencional distribuirmos as espécies nativas por vários motivos, dentre eles, a adaptação total ao meio em que vivemos e a divulgação do nosso bioma, que é extremamente rico mas sofre com a devastação causada pelo homem", pontua a gestora da Agência do Meio Ambiente de Petrolina (AMMA), Denise Lima. "Além disso, as raízes de árvores de Caatinga não causam transtornos no perímetro urbano como os que são comumente registrados em espécies exóticas", complementa...

Governo baiano distribui mudas de árvores no Dia do Meio Ambiente

 
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste domingo (5), o governador Rui Costa plantou uma muda de árvore no canteiro da nova avenida Orlando Gomes, acompanhado do secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler. Outras 100 mudas foram distribuídas pelo Governo do Estado para os baianos durante a inauguração da nova via, como parte do evento 'Viva Bahia, um Dia de Lazer'.
 
"O objetivo com o plantio dessas mudas é primeiro a arborização e o paisagismo dessa área, do canteiro da avenida, mas também a neutralização da emissão de gás carbônico. Sabemos que uma das grandes questões deste século é a questão do aquecimento global e das mudanças climáticas. Essa é uma atitude simples, mas que demonstra comprometimento do Governo do Estado com essas demandas. Além disso, esse é um processo de sensibilização e educação da população com relação à preservação do planeta", explicou o secretário.
 
No total, 250 mudas foram plantadas ao longo da nova Orlando Gomes. As mudas de médio e pequeno porte são nativas da Mata Atlântica. Elas se integram às outras intervenções de paisagismo realizadas na avenida, incluindo jardins que mudam a cara da via. Além da ação em prol do meio ambiente, o dia está cheio de atividades de lazer e serviços para a população do entorno da Orlando Gomes.
 
O 'Viva Bahia, um Dia de Lazer', que começou com um passeio ciclístico, contou com uma apresentação do cantor Magary Lord, brincadeiras infantis, aulão de ginástica e diversos serviços, como orientações de saúde bucal, aferição da pressão, emissão de carteira de trabalho, CPF, identidade, além de biblioteca e informações sobre carreira profissional. As ações foram iniciadas às 8h e seguem até o fim da tarde.
..

Espécies da Caatinga serão doadas para moradores do Monsenhor Bernardino em Petrolina

Uma equipe da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) vai estar na manhã do próximo sábado (30), no residencial Monsenhor Bernardino, distribuindo mudas de espécies da Caatinga, produzidas no Viveiro Municipal. A ação é resultado de um convite feito pelo PROATEC (Projetos, Assessoria Técnica e Consultoria), responsável pelo acompanhamento técnico social dos contemplados do programa Minha Casa Minha Vida. A distribuição terá início às 9h. Esta é a segunda vez somente neste mês, que a AMMA distribui mudas em residenciais do programa do Governo Federal. A primeira, há quinze dias, contemplou moradores do Residencial Nova Petrolina.

Serão disponibilizadas para a população, espécies como Ipê, Angico, Aroeira, Caraibeira, Mulungu, dentre outras. Além da doação, técnicos da AMMA irão orientar às pessoas como elas devem proceder para fazer o plantio adequado, espaçamento ideal para o desenvolvimento das raízes, importância da poda correta, dentre outras questões. "Com essa parceria entre o poder público e o cidadão, a gente vai conseguindo dar um novo aspecto paisagístico para cidade, preservando e conservando as espécies de Caatinga e, acima de tudo, promovendo uma melhor qualidade de vida para as pessoas que residem em nossa cidade", destaca a gestora da AMMA, Denise Lima...

AMMA distribui mudas de Caatinga no Residencial Nova Petrolina

Mudas de espécies da Caatinga foram distribuídas pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), na manhã desta sexta (08), no Residencial Nova Petrolina, zona oeste da cidade, durante ação social promovida pelo PROATEC (Projetos, Assessoria Técnica e Consultoria), que faz um trabalho técnico social junto aos contemplados do Programa Minha Casa, Minha Vida. Além da distribuição, os técnicos do órgão ambiental orientaram os moradores sobre os cuidados no plantio e manutenção das espécies.

" Tão importante quanto doar é explicar como fazer o manejo de maneira adequada, para que a espécie possa crescer e atingir a maturidade ideal e, desta forma, contribuir efetivamente para o processo de arborização da cidade. Nestas ações também destacamos a importância de preservarmos as espécies típicas do Bioma Caatinga, que é único, e que vem sendo devastado pela ação humana", pontuou a responsável pelo setor de distribuição de mudas da AMMA, Maria Eugênia Barbosa...