Foram encontrados 51 registros para a palavra: otto

Declaração de ex-assessor de Bolsonaro à VEJA repercute e deve esquentar CPI da Pandemia

Segue repercutindo muito, especialmente nos bastidores da política em Brasília, a entrevista que o ex-chefe da Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto, Fábio Wajngarten, que tem relações muito próximas ao presidente e seus filhos, deu à Revista VEJA, esta semana, em que acusa o Ministério da Saúde, sob a chefia de Eduardo Pazuello, de "ineficácia" e "incompetência".

Com sessão inicial marcada para esta quinta-feira (27), sob a presidencia provisória do baiano Otto Alencar, a CPI da pandemia deve colocar a entrevista na pauta e já começar em clima quente...

O senador baiano Otto Alencar vai presidir a primeira reunião da CPI da Pandemia

O senador da Bahia, Otto Alencar, vai presidir a primeira reunião da CPI da Pandemia, ganhando a prerrogativa de definir a data em que ela será instalada e comandar a eleição para a escolha dos cargos de direção na Comissão.

O senador baiano vai comandar a primeira reunião por ser o mais velho entre os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito, como determina o regimento do Senado...

Otto defende a senadores criação de 'CPI da Covid' para investigar Bolsonaro

Insatisfeitos com a postura de Jair Bolsonaro, senadores de oito partidos, alguns deles de apoio ao governo, defenderam a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar e responsabilizar a atuação do presidente durante a pandemia.

Prints de mensagens trocadas no sábado (27) em um grupo de WhatsApp que reúne os 81 senadores mostram que, em resposta a críticas feitas por Tasso Jereissati (PSDB-CE), parlamentares de PSD, MDB, PT, Cidadania, Rede, PROS, Podemos e Republicanos concordaram com a necessidade de responsabilizar Bolsonaro. Um deles foi o senador baiano Otto Alencar (PSD). ..

Eleição da UPB: Otto afirma que "apoio do PSD é integral" à candidatura de Zé Cocá

 

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, nesta terça-feira (2), o senador Otto Alencar (PSD) declarou que seu partido caminhará com o prefeito de Jequié, o pepista Zé Cocá, na eleição da União dos Municípios da Bahia (UPB)...

Campo Formoso: PSD vai avaliar caso de vereador acusado de agredir filha, diz Otto

Acusado de agredir a filha, o presidente da Câmara de Vereadores de Campo Formoso, José Alberto de Carvalho, pode ser submetido à Comissão de Ética do Partido, no caso do PSD, o que pode resultar em expulsão da legenda. O presidente da sigla na Bahia, senador Otto Alencar, disse nesta segunda-feira (13) que a agremiação vai analisar o caso assim que o processo for esclarecido. Alencar afirmou que repudia “qualquer” violência contra mulheres.

“Eu não conheço os autos do processo para fazer um julgamento de valor. Nós do PSD temos um procedimento muito ao favorável aos direitos da mulher, à lei Maria da Penha, isso é uma coisa geral. Tanto que o partido é que mais tem mulheres como prefeitas, além de deputadas estaduais”, disse ao BN...

Diego Coronel defende o nome do pai para prefeito de Salvador e Otto para governador

O deputado estadual Diego Coronel (PSD) defendeu e entrevista concedida ao ontem no programa Política na Mesa, da TV Câmara Municipal, em Salvador, a candidatura do senador Otto Alencar ao governo da Bahia. É um nome "excepcional”, disse o parlamentar. No mesmo programa o deputado defendeu o nome do senador Angelo Coronel (PSD) para a prefeitura de Salvador no ano que vem.

As declarações de Diego Coronel devem colocar mais fervura na disputa por espaços no grupo do Governador Rui Costa, onde aperecem muitos pretendentes ao cargo de prefeito da capital, boa parte do PT, partido do governador...

Professor da Univasf é homenageado com Prêmio Otto Gottlieb

O professor do Colegiado de Farmácia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Jackson Guedes foi homenageado, dia 13, com o Prêmio Otto Gottlieb 2019, concedido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ). A premiação aconteceu durante a 7ª Conferência Brasileira de Produtos Naturais, realizada no Rio de Janeiro, de 10 a 13 de novembro. Guedes, que também é pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Univasf, recebeu a Medalha Professor Otto Richard Gottlieb na categoria Jovem Talento, concedida a pesquisadores com até 40 anos de idade.

O prêmio tem como objetivo reconhecer pesquisadores brasileiros que se destacam pelas pesquisas realizadas na área de produtos naturais, cujos resultados de seus trabalhos tenham impactado positivamente o desenvolvimento da área e, consequentemente, a Química do Brasil. O prêmio Otto R. Gottlieb é concedido a cada dois anos nas categorias Sênior e Jovem Talento. Guedes já havia sido indicado para receber a homenagem em 2017...

Partilha de leilão do Pré-Sal dá "fôlego novo" à saúde fiscal dos municípios, diz presidente da UPB

Senadores aprovaram nesta terça-feira (15) a proposta que direciona cerca de R$11 bilhões do mega leilão do excede do pré-sal para os municípios brasileiros. A chamada cessão onerosa levou prefeitos da Bahia e de todo o Brasil a mobilizações em Brasília nas últimas semanas. Sem mudanças no texto já aprovado pela Câmara, fica garantido o repasse desses recursos para os cofres das prefeituras e em igual valor aos estados, até o final deste ano.

De acordo com o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, o incremento de receita dá "fôlego novo" à saúde fiscal dos municípios. "Passamos por um momento de estagnação econômica, que compromete os investimentos das prefeituras. Então acredito que a partilha faz justiça aos municípios e vai permitir investir em obras e serviços para gerar emprego e mais desenvolvimento local", ressaltou Ribeiro que é prefeito de Bom Jesus da Lapa no oeste baiano e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM). ..

Senadores da Bahia votaram pela punição a juízes e procuradores que abusarem da autoridade

O texto-base do PLC 27 de 2017, que prevê punições a juízes e procuradores por abuso de autoridade, obteve 48 votos favoráveis e dentre estes os dos senadores baianos Otto Alencar, Jaques Wagner e Angelo Coronel. O projeto votado nesta quarta-feira (26) propôs também tipificar o crime de caixa 2 eleitoral e tornar a corrupção um crime hediondo, com penas mais duras. 

O texto foi originado do projeto “10 medidas contra a corrupção”, que sofreu alterações ao ser votado na Câmara, como a inclusão do trecho sobre abuso de autoridade. O projeto de lei foi aprovado por deputados e senadores, mas deve retornar à Câmara para ser votado novamente. Os três senadores baianos nem sempre votam na mesma linha, como hoje. Em votação recente o senador Angelo Coronel divergiu de Otto e Wagner, que votaram para derrubar o Projeto de lei encaminhado ao senado pelo presidente Jair Bolsonaro, que tratava da flexibilização do uso de armas pela população...

Decreto das armas foi derrotado no senado com votos de Wagner e Otto. Angelo Coronel votou a favor

A bancada baiana no senado federal, em que pese serem todos da base do governador Rui Costa, no estado, divergiram na votação de ontem, terça-feira (18), no senado federal, que barrou o projeto de lei do presidente Jair Bolsonaro, que propôs a facilitação do porte de armas. A votação que barrou o desejo expresso do presidente Jair Bolsonaro teve 47 votos contrários e dentre estes os dos senadores baianos Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD).

O senador Angelo Coronel, do mesmo PSD de Otto Alencar, destoou dos colegas de bancada e votou favorável à liberação das armas. Nas suas páginas nas redes sociais Coronel defendeu sua posição: “Sou a favor da defesa da propriedade e não posso de maneira nenhuma ser omisso nesse quesito, sou a favor!”, expressou...

Bancada baiana no senado se divide na votação que manteve proposta de retirada do COAF de Sérgio Moro

Dos senadores baianos, apenas Wagner votou para manter texto que retirou COAF de  Sérgio Moro

O Senado aprovou nesta terça-feira (28) a medida provisória (MP), editada em janeiro pelo presidente Jair Bolsonaro, que reestruturou o governo e reduziu de 29 para 22 o número de ministérios. Durante a votação, os senadores decidiram manter a alteração feita pela Câmara, que transferiu o COAF do Ministério da Justiça para o Ministério da Economia. Com receio de que uma nova votação na Câmara pudesse atrasar a MP, em função do prazo apertado para a medida não deixar de valer, o próprio governo apressou-se a defender a manutenção do texto vindo da Câmara. 

Quando editou a medida provisória o presidente Bolsonaro transferiu o Coaf do extinto Ministério da Fazenda (atual pasta da Economia) para o Ministério da Justiça, mas em votação na Câmara, semana passada, os parlamentares fizeram a mudança, tirando do ex-Juiz sérgio Moro a pasta que ele muito cobiçava. O Coaf é um órgão de inteligência que atua no combate à lavagem de dinheiro e a fraudes financeiras e passa a ser comandado pelo Ministro Paulo Guedes.

Na sessão desta terça-feira (28), por 70 votos favoráveis contra 4, os senadores confirmaram a versão oriunda da Câmara, frustrando o desejo de Moro e de milhares de manifestantes que foram às ruas no último domingo (26). Na bancada baiana somente o Senador Jaques Wagner votou pela manutenção do texto que retirava o Coaf do organograma do Ministério da Justiça. Os senadores Coronel e Otto Alencar disseram não à proposta vinda da Câmara, mas foram voto vencido...

Em Brasília, Genário Rabelo discute projetos para Canudos com Senador Otto Alencar

Em mais uma oportunidade, o Prefeito de Canudos, Genário Rabelo (Geo), esteve com o senador Otto Alencar discutindo projetos para o desenvolvimento de Canudos. Desta vez em Brasília, Geo e o diretor da Uneb, Luiz Paulo, entregaram o plano de Desenvolvimento Sustentável de Canudos, com o objetivo de reivindicar emendas parlamentares e apoio dos ministérios e nas secretarias do estado.

O Prefeito e o Senador discutiram recursos para infraestrutura turística, como a construção de uma cidade cenográfica e urbanização de praças. Na ocasião, enquanto Presidente do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), Geo também solicitou a destinação de emenda parlamentar para asfaltamento urbano nas dez cidades do território...

Asfaltamento de áreas urbanas em 10 municípios do território é discutido por Presidente do Constesf e Senador Otto Alencar

O Presidente do Consórcio sustentável do Território do São Francisco (Constesf), o Prefeito de Canudos Genário Rabelo (Geo), esteve em Brasília em reunião com o Senador Otto Alencar, discutindo a destinação de emendas parlamentares para atender aos 10 municípios consorciados com pavimentação urbana.

O objetivo é incrementar o desenvolvimento nos municípios por meio de investimentos em infraestrutura. "Estamos aqui em Brasília buscando recursos e parcerias para melhorar a infraestrutura dos nossos municípios,. Eu e e meus colegas Prefeitos sabemos que obras como essas melhoram e muito a qualidade de vida da população. Essa já é a segunda vez que o Senador nos recebe e prontamente se coloca a disposição em nos ajudar nessa empreitada", afirmou o Presidente do Constesf...

Senadores cobram esclarecimentos a Bolsonaro e Otto Alencar atribui crises ao próprio governo

Senadores fizeram nesta terça-feira (21) duras críticas à maneira como o governo do presidente Jair Bolsonaro se relaciona com o Congresso. Além de apontar a falta de articulação, eles cobraram esclarecimentos sobre um texto compartilhado pelo presidente, segundo o qual o Brasil é “ingovernável fora de conchavos políticos”. Para os senadores, o presidente precisa apontar nomes em vez de jogar uma suspeita sobre todo o Congresso Nacional.

A discussão sobre o tema durante a ordem do dia começou quando o senador Omar Aziz (PSD-AM) manifestou a intenção de enviar um requerimento aos ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e da Secretaria de Governo, General Santos Cruz, para que esclarecessem as acusações. O senador se queixou de ataques sofridos nos meios de comunicação por aliados do presidente, que não aceitam críticas. Para ele, Bolsonaro precisa falar...

Otto Alencar (BA) e Fernando Bezerra (PE) votaram pela manutenção do COAF na pasta de Moro, mas divergiram em pautas do mesmo projeto

Por um placar de 14 votos a 11 e com votos contrários dos senadores Otto Alencar (BA) e Fernando Bezerra (PE), a Comissão Mista do Congresso aprovou, nesta quinta-feira (9), a transferência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça e Segurança Pública para o Ministério da Economia.

A mudança, com voto favorável de outro baiano, o deputado federal Elmar Nascimento, prejudica às investigações contra corrupção e lavagem de dinheiro, na avaliação e juristas e membros da Operação Lava Jato. O resultado da votação, para analistas, foi mais uma derrota do Governo Federal e do Ministro Sérgio Moro no Congresso...

Bahia pode ter autorizado € 200 mi de empréstimo, diz Otto

O senador Otto Alencar (PSD) disse que o ministro da Economia, Paulo Guedes, mostrou "boa vontade" para autorizar a liberação de empréstimo de 200 milhões de euros do Banco Europeu para a Bahia.

Otto, o vice-governador da Bahia, João Leão (PP), e os senadores Jaques Wagner e Angelo Coronel (PSD), se reuniram com o ministro na noite da última quarta-feira (13). Segundo o social-democrata, Guedes já passou a informação sobre o recurso para a Secretaria de Tesouro. "Ele mostrou boa vontade", frisou Otto...

Para ex-ministro Pazzianotto, Justiça do Trabalho precisa e deve continuar

A manutenção da Justiça do Trabalho ganha mais um aliado de peso. Desta vez, quem a defende, e com notório conhecimento de causa, é o histórico advogado trabalhista, ex-ministro do Trabalho e ex-presidente do TST, Almir Pazzianotto Pinto. Em entrevista à Agência Sindical, o jurista alerta para os prejuízos que o fechamento traria ao trabalhador brasileiro.

O presidente Jair Bolsonaro, em um de seus arroubos, ameaçou a permanência da Justiça do Trabalho. Almir Pazzianotto, que presidiu a principal Corte da área, o Tribunal Superior do Trabalho, avalia a fala de Bolsonaro.

A seguir, trechos da entrevista.

Constituição - "Eu acredito que o Presidente em início de mandato, tomado por alguma sensação, emoção, um sentimento, não refletiu bem sobre aquilo que iria dizer. Para extinguir a Justiça do Trabalho será necessário alterar toda a estrutura do Poder Judiciário. Porque, dentro dessa estrutura, a Justiça do Trabalho tem uma série de competências que lhes são atribuídas pela Constituição, no Artigo 114".

Utopia - "Ora, o trabalhador, como cidadão, tem o direito de recorrer ao Judiciário quando se sentir lesado ou ameaçado em algum direito. Nós conhecemos o sistema econômico brasileiro, o capitalismo brasileiro, como ele surgiu, como evoluiu e como se encontra. Se nós imaginarmos uma vida econômica num regime capitalista sem conflito de interesses entre patrões e empregados, estamos sendo tomados por uma grave utopia incurável. Existe o conflito. Então, é preciso que haja uma ferramenta para se resolver o conflito. Alguns países preferiram a greve. O que não me parece seja vantajoso".

Conflitos - "Getúlio Vargas criou a Justiça do Trabalho. Criou para evitar o conflito aberto. As partes recorriam a um órgão de composição paritária, que na época nem era órgão do Poder Judiciário; passou a ser órgão do Judiciário na Constituição de 1946. Isto há 72 anos. Se extinguirmos a Justiça, nem acabamos com a sua história, nem acabamos com os processos".

A quem recorrer - "O trabalhador recorrerá a quem para, eventualmente, defender-se de uma ameaça ou lesão a um direito seu? E, além disso, esse enorme estoque de processos em andamento será remetido para onde? Para a Justiça comum estadual, os juízes não vão querer. Para os juízes federais? Eles vão rejeitar. Como é que ficamos? É uma proposta de viabilidade impossível. Eu tenho certeza que, a esta altura, o Presidente não vai insistir na sua apresentação".

Para assistir à entrevista, acesse aqui o Canal YouTube da Agência Sindical...

Otto declara apoio a Coronel na disputa pela presidência do Senado

Presidente do PSD na Bahia, o senador Otto Alencar afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias, que pretende votar no aliado Angelo Coronel (PSD) na disputa pela presidência da Câmara Alta do Congresso Nacional. A eleição acontece no início de fevereiro. Na avaliação de Otto, que é o futuro líder do PSD no Senado, Coronel tem “chance de vitória” e representa uma “renovação na prática política”. 

“Existe um sentimento de renovação não pela idade cronológica, mas pela prática política. Embora entre os senadores que estão lá, inclusive eu, tenha gente que faça uma prática política contemporânea. Mas, diante de um cenário indefinido, a candidatura do senador Angelo Coronel tem chance de vitória. Eu defendo e apoio. Seria uma posição fantástica para a Bahia e para o governador Rui Costa ter um presidente no Senado para ajudar a Bahia a ter os recursos federais”, declarou...

Sem vagas na chapa oficial, PCdoB e PSB vão disputar o quase nada que sobrou  


O anúncio oficial, que excluiu o PCdoB e o PSB da chapa do Governador Rui Costa, incluindo o descarte da Senadora Lídice da Mata, continua causando burburinho nos bastidores da base governista na Bahia.

Aliados, inclusive militantes do próprio PT, ainda não digeriram a preferência pelo Deputado estadual Ângelo Coronel, nome bancado pelo Senador Otto Alencar, do PSD, que sai muito fortalecido no processo...

“O PSD não abre mão de seu espaço na chapa”, diz Otto

Presidente do PSD na Bahia, o senador Otto Alencar criticou duramente, em entrevista exclusiva à Tribuna, o “desprestígio” que hoje a Bahia tem, segundo ele, com o governo federal. “Para fazer uma comparação do desprestígio que o governo Michel Temer teve com a Bahia, o governo dele deu quatro ministérios para Pernambuco. Alagoas tem dois. Ou seja, dois estados que somados não chegam a metade do PIB da Bahia. Os dois juntos têm seis ministérios. O governo Temer ignorou completamente o estado da Bahia. Marcou Rui Costa não passando quase nenhum recurso, mas o governador conseguiu administrar bem. Portanto, avalio como altamente positivo o governo de Rui Costa. Foi muito discriminado pelo governo Michel Temer”, disse o congressista. Ainda na entrevista, Otto disse que o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, é o melhor nome do PT para ser candidato a presidente, se Lula for barrado pela Justiça. “Tem um conhecimento muito grande do Brasil. Tem uma vocação natural para fazer um governo bem voltado para as questões sociais do país. Acho que ele mostrou isso quando foi governador. É um nome que tem condições para ser presidente do Brasil”, avaliou o senador, que também refirmou o espaço do PSD na chapa majoritária de Rui. ..