Foram encontrados 1164 registros para a palavra: política

Roberto Carlos participa de missa em homenagem ao aniversário de emancipação política de São Miguel das Matas

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo, depois de apresentar a moção de congratulação, na Assembleia Legislativa da Bahia, à cidade de São Miguel das Matas pela passagem do aniversário de sua emancipação política e administrativa, que ocorreu nesta quarta-feira (08), visitou o município, onde participou da missa em homenagem à comunidade.

Na oportunidade, o parlamentar expressou sua congratulação. “Sinto-me honrado em poder, junto às principais lideranças políticas desta cidade, bem como o prefeito Manuel Alves (Teté), homenagear o município e desejar o crescimento contínuo, através de obras que garantam mais qualidade de vida para a população”...

Artigo - A luta de classe e a representação politica

 
Durante a mobilização paredista dos policiais e bombeiros militares baianos no ano de 2001, vivemos na pele a falta de representantes políticos. Foi um momento muito importante para toda classe, porém muitos foram duramente punidos. Quando não demitia sumariamente, o comandante geral a serviço do governo destilava o seu ódio contra as praças, muitos foram transferidos para os lugares mais distantes do estado. Uma forma cruel e desumana de tratar quem simplesmente lutava pelos os seus direitos.
 
As últimas eleições para deputado estadual e federal um fenômeno claro: cada vez mais policiais são eleitos para as assembleias legislativas nos estados e para a Câmara Federal. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, iniciaram o mandato em 2015 cerca de 15 deputados estaduais e 40 estaduais são policiais, que de algum modo atuaram discutindo polícia e segurança pública. É um sinal claro de que há uma mobilização entre os integrantes da categoria visando defender seus interesses.
 
Durante o processo de elaboração da atual carta política do país e no período que antecedeu às suas primeiras emendas, em 1993, as Policias Militares e os Corpos de Bombeiros tiveram seus interesses seriamente ameaçados, o que deu origem ao início de movimentos em defesas dessas instituições.  Nesse contexto surge varias associações em defesa dos policiais e bombeiros militares. Nessas ações ficou evidenciada a necessidade dessas instituições contarem com representações políticas nas casas legislativas de todos os níveis.
 
Com o passar do tempo, essa necessidade foi percebida pelos dirigentes das Associações representativas de classe dessas corporações, e absorvida também pelo espírito de cidadania dos policiais e bombeiros militares, que teve um grande impulso com o advento da Constituição atual. Levadas por esse sentimento, as Associações de policiais foram se articulando e criando entidades nacionais, na busca de criação de meios de pressão política na luta em defesa dos seus interesses.
 
Dessa forma, teve início um processo de politização desses profissionais e uma busca cada vez maior pela ocupação de espaços políticos nas esferas Municipal, Estadual e Nacional. Nas eleições realizadas ao longo desse tempo, policiais, do serviço ativo e da reserva, foram eleitos para os Cargos de Vereadores, Prefeitos, Deputados Estaduais e Federais, em todo país. 
 
Em grande parte das policiais brasileiras há um sentimento de abandono entre os policiais em relação as suas necessidades trabalhistas. Às vezes faltam condições básicas e segurança para as realizações das missões. 
 
Para entender que há uma luta de classes na polícia brasileira. Um exemplo bem simples: existe um grupo formado por pessoas do alto escalão das policias (oficiais e delegados) com o lobby muito bem articulado no congresso e que não tem o menor interesse nos avanços da segurança pública. Esse grupo necessita desse lobby para garantir a manutenção de poder dentro do sistema atual, visto que para superar as contradições apresentadas por esse modelo vigente, é necessário que se mude as estruturas de poder dentro das corporações.
 
Existe um abismo salarial entre os cargos ocupados pelos oficiais e os ocupados pelas praças. Isso se dar pela ausência de um plano de carreira para as Praças, por isso defendemos a carreira única. Que o ingresso na corporação seja através do posto de soldado e ao longo do tempo sendo promovido ao último posto, que é o de coronel, habilitado para comandar a corporação. 
 
Por fim, somente através da representação politica, com escolhas bem definidas dos seus representantes, com discussões e organização politica, os policiais e bombeiros militares, assim como outras classes sociais e profissionais terão vez e voz nas decisões das politicas públicas.
 
Enio Silva da Costa
Sgt BM e Diretor da ASPRA/Juazeiro
..

Senhor do Bonfim: PSOL realiza Oficina de Formação Política com Pré-candidatos da região norte da Bahia

 
Domingo (5), o Partido Socialismo e Liberdade realizou a primeira Oficina de Formação Política com lideranças e militantes da região Norte da Bahia. A atividade conseguiu envolver militantes e pré-candidatos de Itiúba, Andorinha, Campo Formoso, Juazeiro e demais cidades. O evento contou com a participação de Cleide Coutinho, da Secretaria de Direitos Humanos do PSOL, Cris Bantu, representante da Secretaria de Movimentos Sociais,  Rafaela Cardoso,  responsável pela Secretaria de Formação Política da Executiva Estadual;  Jamerson Santos, pré-candidato à prefeitura de Senhor do Bonfim, e o Presidente Estadual do PSOL na Bahia, Ronaldo Santos. 
 
No período da manhã foi promovido um debate sobre conjuntura política brasileira, socialismo e a história  e processo de fundação do PSOL. Segundo Rafaela Cardoso, da Secretaria de Formação Política,  uma das organizadoras da atividade, a oficina ajudou a compartilhar a experiência regional e a promover a integração do partido.  A militante  salientou que o evento foi extremamente  importante para o processo de qualificação da militância que vive no interior baiano.  De acordo com a psolista, o debate sobre o socialismo gera muitas confusões e, ao fazer uma discussão desse tipo, o PSOL mostra que faz parte do processo de construção do socialismo no Brasil. 
 
"O PSOL se  reafirma como instrumento de luta pela implementação do sistema socialista, na luta por uma sociedade mais justa.  Precisamos reafirmar o papel protagonista das pessoas. Elas precisam se enxergar  como  sujeitos da sua própria história. Precisam entender que não devem ficar esperando pelo surgimento de super-heróis que vão resolver os seus problemas cotidianos!", pontuou Rafaela Cardoso, lembrando ainda que objetivo da oficina foi promover o empoderamento da militância partidária e construir de forma coletiva um programa  que envolva toda a sociedade brasileira. 
 
No período da tarde o público foi dividido em  grupos que debateram as seguintes pautas: cultura, mulheres, educação, urbanismo, meio ambiente, agricultura, comércio e turismo. Cada grupo escolheu um relator que leu para o público as propostas de intervenção destinadas à região. Uma metodologia utilizada  durante a atividade   usou o fósforo como elemento para  apresentação da plateia.  As pessoas presentes tinham que se apresentar de acordo com a chama do fósforo aceso. "O nosso objetivo  foi debater as demandas da região norte com intuito de elaborar um programa político que  dispute os corações e mentes da população local", frisou a Secretária de Formação Política.  
 
 Para o pré-candidato à prefeitura de Senhor do Bonfim pelo PSOL,  Jamerson Santos, a oficina ajudou a discutir pontos que são muito importantes aos moradores   da região Norte. Jamerson destacou que o  o evento foi uma preparação para construção de uma plataforma partidária que vai ser defendida  durante o período eleitoral.  " Foi muito interessante  porque ajudou a fazer um trabalho de formação dos pré-candidatos a vereadores e às  prefeituras da região.  Conseguiu discutir temas que são indispensáveis para o desenvolvimento dos Municípios  e promoveu um debate democrático com a base da legenda", afirmou o pré-candidato, destacando ainda que  a atividade conseguiu aproximar alguns movimentos sociais como o " Movimento Em Defesa da Cultura" e o "Movimento dos Produtores Acampadas (MPA)".
..

Impactos da crise econômica nas políticas culturais serão discutidos em Juazeiro

Os impactos da crise econômica e política na gestão da Cultura serão discutidos no próximo dia 16 de junho, em Juazeiro, no Centro de Cultura João Gilberto. O evento será uma Sessão Plenária do Conselho Estadual de Cultura, com objetivo de reunir agentes culturais de três territórios de identidade cultural: Sertão do São Francisco, Piemonte Norte do Itapicuru e Itaparica, que, juntos, reúnem 25 municípios da região Norte da Bahia. Na pauta da Sessão Plenária estão ainda questões ligadas ao fortalecimento do Sistema Estadual e dos Sistemas Municipais de Cultura. A entrada é gratuita.

Pela manhã, o evento terá início às 9 horas e contará com a presença de dois palestrantes: o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira e o gestor cultural Pedro Vasconcellos, ex-diretor de políticas culturais do Ministério da Cultura (MinC). No turno da tarde, a partir das 14 horas, integrantes do Conselho Estadual de Cultura se reúnem para debater os sistemas de cultura no âmbito estadual e municipal, com discursos focados na importância de fortalecer as políticas culturais no interior da Bahia...

Movimento Juazeiro no Rumo Certo discute políticas públicas com lideranças da área rural

Na noite desta quinta-feira (2) o movimento Juazeiro no Rumo Certo realizou mais um grande encontro, dessa vez, no espaço da APLB/Sindicato. Com o  tema  'Desenvolvimento Rural', o evento reuniu dezenas de lideranças dos nove distritos que compõem o município...

Impactos da crise econômica nas políticas culturais serão discutidos em Juazeiro

Os impactos da crise econômica e política na gestão da Cultura serão discutidos no próximo dia 16 de junho, em Juazeiro, no Centro de Cultura João Gilberto. O evento será uma Sessão Plenária do Conselho Estadual de Cultura, com objetivo de reunir agentes culturais de três territórios de identidade cultural: Sertão do São Francisco, Piemonte Norte do Itapicuru e Itaparica, que, juntos, reúnem 25 municípios da região Norte da Bahia. Na pauta da Sessão Plenária estão ainda questões ligadas ao fortalecimento do Sistema Estadual e dos Sistemas Municipais de Cultura. A entrada é gratuita.

Pela manhã, o evento terá início às 9 horas e contará com a presença de dois palestrantes: o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira e o gestor cultural Pedro Vasconcellos, ex-diretor de políticas culturais do Ministério da Cultura (MinC). No turno da tarde, a partir das 14 horas, integrantes do Conselho Estadual de Cultura se reúnem para debater os sistemas de cultura no âmbito estadual e municipal, com discursos focados na importância de fortalecer as políticas culturais no interior da Bahia...

Artigo - Das contradições políticas dos tempos atuais

Fui convidado por alguns amigos a prestigiar um evento do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em Juazeiro-BA, ocasião onde seriam apresentados à comunidade os pré-candidatos ao cargo de chefe do Executivo Municipal. Estava eu sem fazer nada, resolvi participar desse momento importante para os rumos da minha cidade.

O fato é que estava indo tudo normal, seguindo o protocolo. A militância seguia ativa como sempre, a plateia – um misto de políticos, funcionários, amigos, familiares, curiosos, entusiastas, gente contra e a favor do governo – parecia aquelas de festival de música: muita animação, gritos e aplausos, principalmente no momento da fala do pré-candidato preferido de cada grupo...

Conjuntura do Brasil: Divisão Social; Liberdade de Imprensa; Lógica Política e Poder Judiciário!

Ouvindo Rádio, assistindo Televisão, lendo Jornal e Revista, depois da posse do presidente senhor Michel Temer, tá dando a impressão que a crise econômica já passou; a corrupção acabou; os Problemas Sociais foram resolvidos; O Sistema Política foi consertado, o Poder Judiciário está ágil, eficiente e justo!... Com essa visão não quero fazer nenhuma cobrança do “novo governo” – nem acusa-lo de culpado pela realidade socioeconômica de dificuldades circunstanciais da população – muito menos achar é composto pelos “santos” do sistema!

A realidade conjuntural brasileira do momento pede reflexão, sem esconder lógicas nem contradições!... A divisão de classe foi previsto pela filosofia Marxista, lá pelo Século XVIII, as disputas políticas e sociais estão bem definidas entre partidos distintos, e as representações do poderio econômico tem, de forma direta e indireta, se confrontado com as forças populares, independente do grau de elevação do processo democrático em curso...

Pedro Alcântara parabeniza Prefeito e secretaria de Agricultura de Juazeiro pela política de incentivo à caprinovinocultura

O secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Juazeiro, Pedro Alcântara, esteve presente nestes dois dias da 10ª Expovale, que acontece desde o dia 17 e segue até o dia 21 deste mês. O ex-deputado fez uma avaliação positiva do evento, que potencializa toda a cadeia produtiva da criação de caprinos e ovinos de Juazeiro e toda a Região.

De acordo com Pedro Alcântara, a Expovale é a culminância da política de fortalecimento da cadeia produtiva. "Nós realizamos feiras nos distritos e contemplamos os produtores locais para em seguida realizarmos este grande evento de reconhecimento e incentivo para fortalecer a caprinovinocultura aqui em Juazeiro. A gente faz o alicerce e o grande encontro é a Expovale. Temos um volume de geração de negócios acima dos R$ 2 milhões, além de destacar a grande quantidade e a qualidade da exposição", pontua...

Eduardo Cunha: me sinto injustiçado, mas sei que o processo é de "natureza política"

Em seu depoimento no Conselho de Ética, nesta quinta-feira, 19, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) disse que “nem uma criança acreditaria” que ele participou do esquema de corrupção da Petrobras. “Em 2006 eu fiz oposição ferrenha ao governo Lula, como alguém ia me dar o controle do petrolão?”, questionou. Segundo Cunha, “é muito fácil tentar encontrar um suposto chefe do petrolão para esconder a sujeira debaixo do tapete”.

O peemedebista disse que rompeu com o governo Dilma Rousseff por ser alvo de “manipulações”. Em seu questionamento, Onyx Lorenzoni (DEM-RS) perguntou a Cunha se há uma conspiração contra ele e se existe, que essa conspiração é “planetária”, já que “envolve STF, PGR, delatores, Edison Lobão, Nestor Cerveró e o Ministério Público da Suíça, entre outros”...

Deputado Roberto Carlos promove Audiência Pública da Comissão de Agricultura e Política Rural, em Juazeiro

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo e presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural, na Assembleia Legislativa da Bahia, participou da audiência pública, na Câmara de Vereadores de Juazeiro, nesta quarta-feira (18), para tratar do valor cobrado pela Mineração Caraíba referente ao sistema de abastecimento de água, que atende cerca de 700 famílias.

Segundo o parlamentar, esta iniciativa aprovada por unanimidade na Comissão de Agricultura é fundamental para alavancar essa discussão. “A maioria das famílias beneficiadas com este sistema de abastecimento vive da agricultura familiar e a taxa cobrada pela Mineração Caraíba está acima do valor aplicado por outras empresas, bem como Embasa e Codevasf. Precisamos garantir que o valor seja justo”, disse o deputado Roberto Carlos...

Nove governadores do Nordeste se reúnem para discutir crise política

Os nove governadores do Nordeste estarão reunidos na próxima quinta-feira, (19) em Maceió, Alagoas, para discutir a atual situação política e econômica do país. O objetivo da reunião, segundo o governador Rui Costa, que tomou a iniciativa de articular o encontro, é buscar o entendimento entre os nove governadores a fim de se estabelecer um posicionamento único sobre o processo político em curso no país. Segundo Rui, o Estado da Bahia não pode tomar uma decisão isolada, tendo em vista um acordo estabelecido entre os governadores em 2014, segundo o qual, nos principais assuntos do país, os estados nordestinos iriam tomar uma posição conjunta. 

"O Nordeste foi desprezado durante décadas, e só nos últimos anos nós vimos chegar universidades, investimentos educacionais, empregos, e o Nordeste não quer perder essa posição. E por isso há um sentimento dos governadores que nós devemos caminhar sempre juntos, em posição unificada, e nós vamos discutir essa posição agora, na quinta-feira", afirmou Rui, durante a entrega de 118 viaturas à Polícia Militar de Salvador e Região Metropolitana, nesta segunda-feira. ..

PSOL realiza primeira oficina de formação política com os pré-candidatos a vereadores de Salvador

Como preparação para disputar a corrida eleitoral deste ano, o Partido Socialismo e Liberdade realizou a primeira oficina de formação política destinada aos pré-candidatos a vereadores da capital baiana, neste sábado(14). Discussões sobre o papel desempenhado pelos parlamentares do PSOL no Brasil, racismo, machismo, homofobia, socialismo, conjuntura política nacional esquentaram o debate.

O Presidente do Diretório Municipal, Fábio Nogueira, esclareceu que  a perspectiva do socialismo deve ter  a pauta racial como elemento central e o povo negro como sujeito de transformação social. "O PSOL combate à intolerância religiosa, o racismo, o machismo. Não adianta tentar fazer revolução sem o povo", frisou . Nogueira salientou que a diferença entre o PSOL e o PT consiste no fato de que o Partido dos Trabalhadores não implementou o Programa Democrático Popular como havia prometido.  " Um projeto de esquerda se constrói coletivamente, a partir do diálogo. O socialismo se faz no cotidiano, através das lutas sociais. Precisamos construir uma ferramenta política-partidária articulada com os movimentos sociais", frisou Nogueira...

Deputado Roberto Carlos preside sessão para discutir políticas públicas que estimulem a ovinocaprinocultura na Bahia

Com o objetivo de discutir políticas públicas que estimulem a ovinocaprinocultura, no semiárido baiano, que representa cerca de 70% da produção no país, o deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa e presidente da Comissão de Agricultura, promoveu uma sessão para explanar as principais dúvidas do setor.

Segundo o parlamentar, é fundamental que sejam discutidas maneiras de garantir técnicas que possibilitem a modernização do sistema de produção e fomentem o crédito para os criadores de caprinos e ovinos. “Hoje, trouxemos para esta comissão o representante de produtores de caprinos e ovinos do semiárido e representantes regionais dos bancos do Nordeste e Caixa Econômica Federal para apresentar as principais diretrizes que viabilizem este projeto, que sem dúvida, vai gerar mais sustentabilidade aos produtores que não estão explorando esta criação com maior otimização da ovinocaprinocultura”, disse o deputado Roberto Carlos...

Deputado Roberto Carlos parabeniza o município de Filadélfia por seu aniversário de Emancipação Política

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa a Bahia, apresentou a Moção de Congratulações à cidade de Filadélfia pela passagem do aniversário de sua emancipação política e administrativa de 31 anos, que ocorreu nesta segunda-feira (09).

Segundo o parlamentar, Filadélfia é uma cidade promissora, mas, como tudo na vida, ainda há muito a se desenvolver. “Com o meu amigo, o prefeito Barbosa Júnior, estou trabalhando para garantir mais qualidade de vida aos filadelfenses. Já garantimos importantes obras para o município e sei que estamos no caminho do desenvolvimento, mas também sei que precisamos continuar o trabalho para garantir mais benefícios para nossa querida Filadélfia”, disse o deputado Roberto Carlos...

Renan mantém rito de impeachment e Dilma tem nova derrota

O presidente do Senado, Renan Calheiros, rejeitou o cancelamento da votação da Câmara dos Deputados que definiu a continuidade do processo deimpeachment contra a presidente Dilma Rousseff. A anulação das sessões dos dias 15,16 e 17 de abril foi deteminada hoje pelo deputado Waldir Maranhão, presidente interino da Casa. "Aceitar essa brincadeira com a democracia seria ficar pessoalmente comprometido com o atraso do processo", afirmou Calheiros na decisão. 

Os argumentos para a anulação..

Deputado Roberto Carlos visita Valente e prestigia o esporte, correligionários e lideranças políticas do município

O deputado Roberto Carlos(PDT), vice-líder do governo na assembleia Legislativa da Bahia, visitou a cidade de Valente, na região do sisal, onde foi recebido pelo presidente do PDT, Ângelo Mota e pelo prefeito Ismael Ferreira, além de vereadores, lideranças políticas, desportistas de clubes amadores de todo o município.

Na ocasião, realizava-se a final do campeonato regional entre clubes do interior, que sagrou campeão o São Paulo e, como vice-campeão, o Cruzeiro da Raposa. O deputado Roberto Carlos saudou os organizadores da competição, bem como Carlinhos Gordo, presidente da Liga Valentense, os clubes, o prefeito e sua equipe o apoio recebido...

Uauá sedia encontros para discutir políticas públicas para jovens e mulheres rurais

Debater avanços e desafios das políticas públicas para o desenvolvimento territorial de mulheres e jovens rurais. Esse foi o principal objetivo dos seminários realizados nesta quinta-feira, dia 28, na praça principal de Uauá, no norte Baiano. O encontro reuniu  agricultores e agricultoras familiares, representantes de cooperativas da agricultura familiar de várias cidades do estado e autoridades políticas regionais . As palestras e rodadas de conversas fazem parte da programação do 8ª Festival Regional do Umbu, que terá abertura oficial nesta sexta-feira, 29.

Entre as políticas públicas para mulheres do campo foram destaques a campanha de documentação rural, a linha de crédito Pronaf Mulher, além de editais lançados exclusivamente para contratação de mulheres, em projetos de assistência técnica. A assessora de gênero, raça e etnia da Pró-Semiárido, projeto ligado ao Governo do Estado, Beth Siqueira, explicou que parte dessas iniciativas surge dos movimentos sociais e organizações não governamentais e são incorporadas pelas instituições para trabalhar a inclusão das mulheres nos espaços produtivos e incentivar o empoderamento. “As mulheres precisam ter acesso às políticas públicas para se tornarem protagonistas da própria vida, pois ao perceberem o poder que têm, deixarão de ocupar uma posição secundária, para assumirem o poder de decisão, de gestão e liderança, seja nas comunidades ou em empreendimentos”, ressalta...

JOAQUIM BARBOSA DIZ QUE NOVA ELEIÇÃO É SOLUÇÃO IDEAL PARA CRISE POLÍTICA

Ao participar da abertura do Simpósio das Unimeds, em Florianópolis, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e o ministro aposentado, Joaquim Barbosa, disse ontem que a justificativa do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) é fraca e causa desconforto.

Barbosa afirmou que quebrar regras do orçamento é normal no país e a solução ideal para a crise política instaurada com o impedimento da presidente é uma nova eleição. "Sinto um mal estar com esse fundamento. A alegação é fraca e causa desconforto. Descumprimento de regra orçamentária é regra de todos os governos da Nação. Não é por outro motivo que os Estados estão quebrados", argumentou Barbosa.

"Não estou dizendo que ela não descumpriu as regras orçamentárias. O que estou querendo dizer é que é desproporcional tirar uma presidente sobre esse fundamento num país como o nosso. Vão aparecer dúvidas sobre a justeza dessa discussão. Mais do que isso, essa dúvida se transformará em ódio entre parcelas da população", destacou o ex-presidente do STF. ..

Partido Democratas forma grupo de discussão política com jovens de Juazeiro

Membros do Juventude Democratas participaram do programa Geraldo José desta terça-feira (19). Durante as entrevistas ressaltaram os trabalhos desenvolvidos pelo grupo referente a formação política com os jovens do município de Juazeiro.

“É uma formação política que não tem cunho socialista, marxista, mas com cunho econômico liberal e conservador na política. São pontos apagados hoje, que sumiram da política. Nós estamos trabalhando com esses 22 jovens para que eles alcancem o debate político estadual e nacional”, afirmou Fred Pontes, um dos membros da Juventude Democratas...