Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 18 de Março de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 13 de Novembro / 2011 às 10:00

Comissão esclarece dúvida de leitor sobre concurso em Juazeiro

 
Prezado Valdemir,
 
O Edital do Concurso Público para provimento de cargos na Secretaria de Educação de Juazeiro especifica apenas o salário inicial para cada uma das funções. Os acréscimos oriundos de vantagens adicionais, com promoções horizontais e verticais são determinados pelo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração. Uma exemplificação disso: O salário inicial para o professor graduado do Município de Juazeiro é de R$ 598,02, com carga horária de 20h, conforme especifica o Edital do Concurso SEDUC. O professor das séries iniciais recebe um acréscimo de 40% referente a produtividade e regência de classe, já o professor da séries finais, recebe acréscimo de 30% .
 
Segundo o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público da Rede Municipal de Juazeiro, o professor que ingressa no Serviço Público pertence ao Nivel 1. Após o estágio probatório, o professor poderá requerer mudança de nível por tempo de serviço e acréscimo de 3%.
 
A SEDUC pretende implantar, até o final do próximo ano, a revisão do referido plano, promovendo diferenciações que estimulem meritocraticamente o desempenho e assegurem ganhos diferenciados de remuneração de acordo com novas titulações adquiridas pelos docentes.
 
Mary Adriana dos Santos Evangelista
Presidente da Comissão de Fiscalização e Avaliação do Concurso Seduc 2011
Imagem Ilustrativa
publicado em 13 de Novembro / 2011 às 07:00

II COLÓQUIO DE AFRICANIDADES EM SALA DE AULA

O II Colóquio de Africanidades em sala de aula, que foi realizado nos dias 09, 10 e 11 deste mês no auditório da faculdade de Pernambuco campus Petrolina.

O Colóquio que teve como objetivo principal discutir estratégias e metas para o ensino de história da África, assuntos como: História, identidade, ensino de História da África, religiosidade e cultura afro-brasileira, metodologias no ensino da África e etnicidade no ensino da África no Brasil.

O evento contou com a participações de professores e pesquisadores todos qualificados e preparados para discutir a temática do II Colóquio.

Cerca de 600 inscritos de todos os cursos da UPE-Campus Petrolina, e para finalizar o Colóquio, foi realizada uma palestra de encerramento com a temática: A escravidão e o comércio de escravos no Período moderno, com o Profº Dr. Marcus Carvalho (UFPE), durante o evento foi realizado apresentações culturais ligados a culturais.

publicado em 12 de Novembro / 2011 às 22:10

Reaberto o famoso bar Lua Rio em Juazeiro

Foi reaberto em Juazeiro, na noite de ontem, o bar e restaurante Lua Rio. Diversos convidados e também com a presença do prefeito Isaac Carvalho, o Lua Rio promete ser o novo point das noites juazeirenses. Ivete, proprietária da casa, fez homenagens a artistas da região com quadros espalhados pelo bar, são eles: Targino Gondim, Ivete Sangalo, Geraldo Azevedo, João Gilberto, entre outros.

Confira a cobertura completa de fotos através do site www.portalzap.com

publicado em 12 de Novembro / 2011 às 21:10

Prorrogado prazo para o Processo de Certificação do Coordenador Pedagógico

A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC) informa que foi prorrogado o prazo para as inscrições do Processo de Certificação do Coordenador Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro. Os professores agora terão até o dia 23 de novembro para realizarem o procedimento.
 
O Processo Seletivo de Certificação visa ao provimento de 102 vagas para os cargos de Coordenador Pedagógico I, II e de Educação Infantil. As inscrições são gratuitas e os interessados deverão se inscrever (até a nova data) na SEDUC, de segunda a sexta-feira, durante horário comercial.
 
Para participar o professor terá que possuir vínculo efetivo ou estável com a SEDUC; ter experiência comprovada de, no mínimo, três anos de efetivo exercício na função de magistério na rede municipal; ser licenciado em Pedagogia ou graduado em outras áreas, e, neste último caso, desde que possua especialização em cursos de Gestão Educacional, Psicopedagogia, Coordenação e Supervisão Pedagógica; e ter disponibilidade para a jornada de trabalho de 8h diárias.

Os documentos comprobatórios do atendimento aos requisitos fixados são exigidos do candidato no ato da inscrição. As cópias dos mesmos devem ser apresentadas com autenticação. As comprovações de contagem de tempo devem ser feitas via declaração emitida pelo órgão competente, com carimbo e assinatura do responsável pelo Setor, e/ou cópias dos contratos e ou nomeações devidamente autenticados.

A seleção contará com três etapas: prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, dividida em duas partes distintas: prova escrita objetiva e prova escrita subjetiva; entrevista, de caráter eliminatório e classificatório; e participação obrigatória em curso presencial de 40 (quarenta) horas, de caráter eliminatório e classificatório, voltado à formação teórico-metodológica para o desempenho da função.

A prova escrita, que será aplicada dia 04 de dezembro, terá 25 questões objetivas (envolvendo conhecimentos de Língua Portuguesa, Didática Geral, Didática de Alfabetização, História da Educação e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), e 05 subjetivas para avaliação do desempenho pedagógico do candidato e da capacidade para tomar decisões frente a situações práticas no desenvolvimento/acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental, EJA, Educação Especial e de Educação Infantil.

A classificação final será feita, em ordem decrescente, de acordo com a média aritmética entre os pontos obtidos na prova escrita, na entrevista e no curso de formação. O professor deverá, no ato de inscrição, indicar a unidade de ensino de preferência. A lotação será de responsabilidade da Secretaria de Educação e Esportes, e o processo seletivo terá validade de dois anos.

publicado em 12 de Novembro / 2011 às 20:10

Mulher encontra passarinho dentro de lata de refrigerante em churrascaria baiana

Uma professora de 44 anos afirma ter encontrado um passarinho dentro de uma latinha de fanta servida a ela no restaurante em Salvador, em um almoço nesta terça-feira (8). Ana Cristina França Costa só percebeu que havia uma ave em sua bebida após tomar quase a metade do refrigerante. “A cor estava diferente, tinha uns pontinhos pretos dentro do copo. Aí sacudi e percebi que havia algo lá dentro”, explicou. Os funcionários da churrascaria garantem que levaram a lata fechada à mesa e culpam a Coca-cola, distribuidora do refrigerante, pelo grave erro. Ana Cristina prestou queixa na Delegacia de Defesa do Consumidor e aguarda a perícia, que deve sair em 30 dias. Garçons, o maitre e outras testmunhas irão depor a seu favor. Já o diretor industrial da fornecedora, Sidnei Leite, considerou como “extremamente improvável” que a lata tenha sido embalada com o bichano. “Nada sai ou entra naquele espaço. Isso tudo em uma produção de mil latinhas por minuto. É praticamente impossível alguém parar e colocar um passarinho”, afirmou

BN
publicado em 12 de Novembro / 2011 às 19:16

SEDUC informa sobre Concurso Público

A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC) alerta que, os candidatos ao Concurso Público da pasta deverão ficar atentos ao prazo da Prova de Títulos (que encerra dia 15 de novembro) e ao local, data e horários de provas. Todas as informações detalhadas estão disponíveis no site da empresa AOCP (www.aocp.com.br), que está realizando o certame.

Deverão participar da Prova de Títulos todos os inscritos no concurso, com exceção dos candidatos ao cargo de Secretário Escolar, que corresponde ao nível médio. Para esta etapa os concorrentes terão até o dia 15 deste mês para preencher o Requerimento de Cadastro de Títulos no site da AOCP (www.aocp.com.br), e até o dia 16 (será observada a data de postagem) para enviar à empresa os documentos comprobatórios dos títulos relacionados.

As provas objetivas serão realizadas no dia 20 de novembro. No turno da manhã os portões serão abertos às 7h e fechados impreterivelmente às 7h45 (observado o horário oficial de Brasília). No turno da tarde os portões serão abertos às 13h e fechados às 13h45 (horário de Brasília). Não serão tolerados atrasos. O início dos exames em cada turno está previsto para 15 minutos após o fechamento dos portões e os candidatos terão 4h para responder às questões.

A SEDUC também informa que é de inteira responsabilidade do candidato verificar nas tabelas disponíveis no site o turno e locais de realização das provas, bem como consultar e imprimir o Cartão de Informação. No dia do exame os concurseiros deverão estar munidos de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, documento oficial de identificação com foto e Cartão acima relacionado.

Ascom
publicado em 12 de Novembro / 2011 às 18:07

Criança nasce às 11h11 do dia 11/11/11 no Jorge Valente

Um bebê veio ao mundo no exato minuto em que foi registrado a coincidência de 10 algarismos "1" na data do momento, no hospital Jorge Valente, nesta sexta-feira (11). Ao nascer às 11h11 do dia 11/11/11, Lucca Nunes Alencar conseguiu esta façanha por coincidência, de acordo com os pais. O médico havia marcado o parto por cesárea para esta data, mas o horário não havia sido combinado. Ele nasceu com 3,6 quilos e 49 centímetros. Informações do BATV.

BN
publicado em 12 de Novembro / 2011 às 16:21

Unidade Básica de Saúde de Juazeiro está em fase de conclusão

Após a regularização dos terrenos, as obras da Unidade Básica de Saúde (UBSs), localizada no Parque Residencial, foram retomadas na última terça-feira (08). No total serão entregues três UBSs para a comunidade de Juazeiro, duas estão localizadas na zona rural, nos distritos de Mandacarú e Maniçoba.

A unidade do Parque Residencial está em fase de acabamento. “Os operários estão trabalhando na parte de revestimento, instalação elétrica e pintura. As obras da UBS de Mandacarú serão retomadas nos próximos dias e a de Maniçoba iniciada, assim que a empresa responsável concluir a contratação dos funcionários”, informou a secretária de Desenvolvimento Urbano, Célia Regina Carvalho.

A implantação das UBSs no município é uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Saúde, e faz parte da Política Nacional de Fortalecimento da Atenção Básica, que busca incentivar os gestores locais do SUS a melhorar o padrão de qualidade da assistência médica nos municípios.

O secretário de Saúde, Ubiratan Pedrosa informou que cada UBS terá dois consultórios clínicos e dois odontológicos. “As unidades irão oferecer para a população consultas médicas, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica”, explicou o secretário. Ele ressaltou ainda, que além dessas três UBSs em construção, a população de Juazeiro receberá mais 15 unidades, com recursos já aprovados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II).

Por Emanuelle Lustosa/SEDUR
publicado em 12 de Novembro / 2011 às 15:12

SAAE dá aumento de salário e reajuste de tarifa

Com muita satisfação e entusiasmo os funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro – SAAE presenciaram nesta quarta-feira (09), na Casa Aprígio Duarte a aprovação do projeto de lei enviado pelo Executivo Municipal sobre a reposição salarial dos servidores da autarquia.

Consta no projeto o reajuste de 10%, sendo retroativo a maio de 2011 dos salários de todos os servidores públicos do órgão, com exceção dos cargos em comissão. De acordo com o diretor do Sindae – Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado da Bahia, Arivaldo Carvalho Alves, é uma grande conquista para a categoria resgatar todas as perdas salariais. “O sindicato estava aguardando com muita expectativa a aprovação deste projeto. Isso é um reconhecimento pelo trabalho que o SAAE vem realizando no município de Juazeiro”, falou Arivaldo.

“Todos nós que fazemos parte desta autarquia estamos muito felizes com o aumento salarial, e não somente para os efetivos, mas como também aos contratados, que contribuem para o crescimento do órgão. Isso significa a união de todos os funcionários com o Sindicato”, comemorou a chefe do setor pessoal do SAAE, Givonete Silva.     

Para o diretor do SAAE, Joaquim Neto, a administração esta trabalhando para dar qualidade aos serviços e melhores condições de trabalho. “Foi uma grande vitória para os funcionários do órgão que dedicadamente trabalham e se empenham para dá um bom andamento nos serviços prestados ao município de Juazeiro. E dado a excelente relação da diretoria do órgão com os representantes do Sindicato é que todos conseguiram mais uma conquista”, observou Neto.

Tarifa sobe 7,74% 

O diretor da SAAE também anunciou que houve reajuste na tarifa de 7,74%, a partir deste mês. “É um índice abaixo da inflação (2010/2011) e necessário para que a empresa possa manter seu equilíbrio econômico financeiro, honrar o aumento dos salários e manter os investimentos que vem fazendo”.

Por Luzete Nobre/ SAAE
publicado em 12 de Novembro / 2011 às 13:00

CURAÇÁ REALIZA SEMANA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A Prefeitura de Curaçá (BA), através da Secretaria de Educação, promoveu uma semana voltada às discussões em torno da Educação Inclusiva no Município. Os eventos começaram segunda feira (07) com a caminhada da inclusão, terça (08) houve uma noite cultural no teatro Raul Coelho com grande participação da comunidade, onde foi realizada uma oficina temática para professores “Dia de superação”. Ontem (11), ocorreu a primeira Conferência Municipal de Inclusão Social.

O objetivo do evento, segundo a Secretária municipal de Educação, Fátima Fernandes, “foi tornar cada vez mais visível os ideais para o convívio com as diferenças”. Já a primeira Conferência Municipal de Inclusão Social de Curaçá teve como finalidade propiciar a participação de diversos segmentos da sociedade, considerando as diferenças de raça, etnia, gênero e classe social avaliando e propondo Políticas Públicas de Inclusão Social no Município, bem como elaborar o Plano Municipal de Ações Integradas para Promoção da Inclusão Social e criação da Comissão Permanente para Efetivação de Políticas Públicas de Inclusão Social tendo como tema central: “Do Assistencialismo às Políticas dos Direitos”.

A primeira Conferência Municipal de Inclusão Social de Curaçá foi realizada através da ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania e Secretaria Municipal de Saúde.

Adelmir Silva (Ascom)
publicado em 12 de Novembro / 2011 às 12:00

Trabalhos da Univasf serão apresentados em congresso de Arte/Educadores

Trabalhos desenvolvidos por estudantes e professores do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco e de Educação Física serão apresentados no XXI Congresso da Federação de Arte/Educadores do Brasil (Confaeb), realizado em São Luis (MA), de 14 a 18 de novembro, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e no Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Cinco dos onze estudos da Univasf, selecionados para o evento, envolvem atividades realizadas pela disciplina ‘Metodologia Didática do Ensino da Arte’, através do projeto ‘O ensino de artes visuais em Juazeiro-BA e Petrolina-PE’, coordenado pela professora Flávia Vasconcelos. O artigo ‘Relato de Experiência: Problematizando as conceituações acerca da arte difundidas na comunidade escolar’, orientado pelos professores Euriclésio Sodré e Janedalva Gondim abordará as atividades do projeto ‘A Arte e a construção de suas percepções plásticas, coordenado pelo Prof. Eurclésio Sodré.

Os estudos intitulados ‘Dançando o bullying em Petrolina/PE sob a visão metodológica do Spiel, Musik Und Tanz’ e ‘Uma proposta de dança afro-gaúcha na educação infantil’, de autoria do professor do Colegiado de Educação Física, Marcelo Nascimento, destacam, respectivamente, ações desenvolvidas na disciplina ‘Composição’, e a experiência realizada com crianças em idade pré-escolar na escola municipal Getúlio Vargas, em 1988, na cidade de Gravataí - RS.

Raoni Santos Ascom Univasf
publicado em 12 de Novembro / 2011 às 11:00

CBPM PROSSEGUE COM AS PESQUISAS MINERAIS NO VALE DO SALITRE

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – CBPM, empresa vinculada à Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração – SICM, por meio de convênio com a CPRM – Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais, irá investigar e caracterizar as mineralizações ferriferas conhecidas. A expectativa é de que novas descobertas surjam na região do Vale do Salitre. A ação dará ênfase ao diagnostico na potencialidade mineral para ouro, cobre, chumbo, zinco, ferro e diamante, entre outros bens minerais. 

É objetivo do projeto envolver a realização de cartografia geológica em escala regional, o cadastramento das pesquisas minerais e o desenvolvimento de estudos, análises e integração de dados em porções da região selecionadas com base na reconhecida potencialidade para a exigência de depósitos minerais de interesse econômico.  (Com Informações de Antonio Cursino da França Cardoso Neto, Membro da Comissão para Estruturação de Emancipação do Salitre)

publicado em 12 de Novembro / 2011 às 09:00

Sintrab realiza Festa do Servidor Municipal da Saúde

Neste sábado, dia 12/11, a partir das 17 horas, o Sintrab (Sindicato dos Trabalhadores na área de Saúde da Prefeitura de Juazeiro) estará realizando a Quarta Festa do Servidor Municipal do setor, no Clube de Campo Cabos e Soldados.

 

Para homenagear a categoria, a diretoria do sindicato enviou a seguinte mensagem:

O Tempo na História e começo do Sintrab

Dedicamos todo conteúdo dessa história a cada Profissional de Saúde do nosso Município e em especial (In memória) de Ana Virgínia Macedo Paz.

O tempo parece não passar, o sol é árduo, mas a motivação em cada um de nós em termos uma representatividade da nossa classe trabalhista nos dá força em qualquer momento, e nunca pensamos em desistir.

Terminavam os turnos de serviços nos postos de saúde da nossa cidade, as várias áreas de profissionais se interligavam através de aparelho celular, para avisar que em “tal lugar” juntar-se-iam para promover uma reunião.

Onde?

Era a pergunta.

Não importava o lugar, mas todos lá estavam.

As praças eram cenários constantes, o terminal urbano era o ponto de encontro e de formações de opiniões.

Não tinha dia, nem hora, ou em que lugar, mas até hoje qualquer lugar serve.

Ideias, propostas e reivindicações, ecoavam de cada um, sabiam que não era tarefa fácil, mas não impossível.

Passam-se os anos e os alicerces são fundados com muita luta e humildade, passo a passo, cara a cara, nos trazendo o florescer de um novo dia, nos enchendo de esperança.

Funda-se o Sintrab, em 24 de Agosto de 2007, exatamente há quatro anos.

A luta em prol da classe continua, pois o tempo não para, e sempre teremos que lutar em busca dos nossos direitos, pois temos um grande dever para com a população como profissionais que somos.

“Que Deus abençoe a cada um de nós”.

Telma e toda equipe do  Sintrab

publicado em 12 de Novembro / 2011 às 07:00

Audiência Pública discute possibilidade de implantação de Usina Nuclear em Itacuruba-PE

Depois de receber a Caravana Anti Nuclear que percorreu cidades do sertão pernambucano no período de 29 a 31 de outubro, o município de Itacuruba, uma das cidades que recebeu a Caravana e que é indicada para instalação de uma Usina Nuclear, realizou no último dia 09 a primeira audiência pública para discutir o tema. Aproximadamente 150 pessoas compareceram à Câmara de Vereadores, local de realização da audiência que contou com forte participação da comunidade, com destaque para intervenção de jovens estudantes de escolas públicas municipais.

Estiveram presentes também representantes do Ministério Público de Pernambuco, Prefeitura Municipal, Fórum Interinstitucional de Defesa da Bacia do Rio São Francisco em Pernambuco, Diocese de Floresta, Povos Indígenas da região, Articulação Popular São Francisco Vivo, Comissão Pastoral da Terra, Irpaa, Comitê da Bacia do São Francisco, além de órgãos que tem desenvolvido estudos e pesquisas na região, a exemplo da Fundação Joaquim Nabuco. A audiência foi convocada pelo poder público local que diz ter tido conhecimento da possibilidade de instalação da Usina Nuclear em Itacuruba apenas através da imprensa. “O município ainda não foi informado, fiquei sabendo pelos jornais e pelo relatório da Eletronuclear disponível em um blog da região”, declarou o prefeito do município, Romero Magalhães Lêdo (PSB) em sua fala de abertura dos trabalhos.

Antes de abrir para debate, representantes do Fórum Interinstitucional de Defesa da Bacia do Rio São Francisco em Pernambuco – organização que reúne instituições públicas ligadas ao Meio Ambiente – apresentaram características naturais e sócio-econômicas do estado de Pernambuco e em especial dos municípios que estão situados na área que compreende o Sertão de Itaparica. Em seguida, cartazes e gritos de ordem de “Não queremos Usina Nuclear” reforçavam a fala de diversas pessoas que manifestaram a preocupação com os impactos que a instalação de uma Usina Nuclear pode trazer para Itacuruba, para o São Francisco e para o país de forma geral, tomando por referência consequências geradas a partir da geração de energia nuclear em outros países. 

Dipeta Tuxá, dos povos indígenas Tuxás de Rodelas (BA), mencionou impactos que a região já sofreu com a construção da Barragem de Itaparica, que muita gente nem acreditava que seria construída. “O governo brasileiro ainda é devedor aos povos dessa região, não devia nem cogitar a instalação de uma Usnina”, lembrou o representante indígena. Alguns questionamentos seguiram no sentido de saber até que ponto a população terá direito à voz e à voto no processo decisório, sendo registrada a proposta de realização de um plebiscito ou referendo, considerando a importância da participação popular nas decisões políticas que afetam diretamente a vida das pessoas.

Texto e Fotos: Comunicação IRPAA
publicado em 11 de Novembro / 2011 às 21:00

Programa Integração AABB Comunidade realiza exposição na praça

Este ano, o Programa Integração AABB Comunidade de Juazeiro vêm trabalhando o Projeto “EU, O MEIO AMBIENTE E O FUTURO”. Em culminância a coordenação do projeto expôs nesta quinta-feira, dia 10, na Praça da Misericórdia, todas as atividades desenvolvidas durante o ano de 2011. Durante o evento, a coordenadora Lindamar Rosene Brasil Palma, falou do histórico e objetivo do Programa, importância para as crianças e adolescentes atendidas. Houve ainda, diversas apresentações: jogral, música, capoeira e trabalhos sobre o tema do projeto anual.

 O Projeto com o tema “Eu, o Meio ambiente e o Futuro”, com um olhar sobre a sustentabilidade, pretende levar uma conscientização aos educandos, famílias e comunidade sobre as graves alterações climáticas. “A solução dos problemas ambientais tem sido considerada cada vez mais urgente para garantir o futuro da humanidade e depende da relação que se estabelece entre sociedade e natureza, tanto na dimensão coletiva como individual”, argumentou Lindamar Palma.

publicado em 11 de Novembro / 2011 às 20:30

Primeira UPA de Juazeiro em fase final de construção

A construção da primeira Unidade de ProntoAtendimento 24 horas (UPA) de Juazeiro continua em ritmo acelerado. Muitos operários já adiantam a obra prevista para ser finalizada no final de dezembro, executada numa parceria da Prefeitura e Ministério da Saúde. Segundo o encarregado da obra, José Pedro Senna, o trabalho está adiantado, com 80% das obras concluídas. “Todas as paredes já foram levantadas e rebocadas. O telhado também já foi colocado em toda a estrutura do prédio. Estamos em fase de conclusão da colocação da cerâmica e do forro e, no inicio de dezembro começamos a pintura e vamos realizar os ajustes finais”, afirmou Senna. 

Ainda de acordo com o encarregado da obra, o sistema hidráulico e de esgoto já foi finalizado e o sistema elétrico está em andamento, além da colocação das guarnições das portas e peitorios das janelas de alumínio. Também está previsto para iniciar neste mês, os serviços externos de urbanização e asfalto ao redor da unidade. De segunda a quinta-feira, das 7 às 12h e das 13h às 17h e na sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h, cerca de 32 operários trabalham para entregar o mais rápido possível o novo modelo de atendimento na saúde, que pretende desafogar as filas nos hospitais e levar mais qualidade de vida e conforto para a população.  

A UPA será mais um avanço que vai reestruturar a Rede Municipal da Saúde, reorganizando a rede de emergência e urgência do município. A unidade funcionará interligada com os hospitais, Unidades de Saúde da Família (USF) e SAMU.  A UPA vai funcionar às margens da BR 407, ao lado do 3º BPM, no bairro Castelo Branco. A unidade prestará atendimentos como procedimentos de pequenas cirurgias, nebulização, observação e medicação. Estão sendo investidos em obras R$ 1,180 milhão e R$ 820 mil em equipamentos.

Ascom PMJ
publicado em 11 de Novembro / 2011 às 19:10

Dado Dolabella Lança Revista da Feijoada do Dadau no SG do River e Portal ZAP

O Cantor e ator Dado Dolabella estará esse final de semana em Juazeiro para fazer show com sua Banda no “Mamãe Não Me Acha Especial” dessa segunda-feira (14), véspera de feriado, às 23h, no Depósito. Ele é convidado de Xexéu, que também fará show na noite especial. Antes, na parte da tarde, Dado vai circular em Juazeiro e Petrolina para lançar a Revista da Feijoada do Dadau, às 16h no Portal SG do River Shopping e às 17h no Portal ZAP Juazeiro e deve causar muito frisson.

O lançamento da Revista dará por lançado o primeiro lote promocional de vendas de Vale Abadás para a Feijoada do Dadau (Portal SG, Portal ZAP e Passaporte da Folia), que acontecerá em 05/02/12, no country Club, fechando com chave de ouro o carnaval antecipado de Juazeiro, sob o comando de Margareth Menezes, Xexéu e muitos convidados. A festa é All Inclusive, junta 5 mil pessoas no metro quadrado mais badalado do carnaval, com presenças VIPs e já se consagrou em uma grife do entretenimento.

Enfoque Comunicação
publicado em 11 de Novembro / 2011 às 18:00

Começa amanhã o 23º Encontro Baiano de Estudantes de Pedagogia

O 23º Encontro Baiano de Estudantes de Pedagogia (Ebepe) acontecerá em Juazeiro (BA) entre os dias 12 a 15 de novembro, no Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Com o tema “Politicas Públicas para a Educação e os Movimentos Sociais: Articulando uma pedagogia de possibilidades”, a proposta do evento é aprofundar a discussão sobre os vários campos de atuação da pedagogia e a contribuição da educação sistematizada para esses movimentos.

O encontro está sendo organizado pelos estudantes do curso de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), através do Departamento de Ciências Humanas. Palestras, oficinas, grupos de discussão, apresentação de trabalhos científicos e rodas de diálogo, fazem parte da programação que contará também com atrações culturais.  

Um dos destaques desta edição são as mesas de discussão que apresentam temáticas diversificadas, voltadas para a realidade da educação, como “A importância do Movimento Estudantil” ministrada pelo Prof. Mestre Moisés Almeida; “Educação Contextualizada” ministrada pelo Prof. Dr. Edmerson Reis e “As políticas de Educação à distância no ensino superior” com o Prof. Dr. Josemar Martins.

Para o estudante Iuri Lima, o evento é uma oportunidade de ampliar os saberes pedagógicos e troca de experiências. “É um momento interessante para produção do conhecimento na área, além de promover a interação dos estudantes da Bahia e de outros estados”, declara Lima. Durante os quatro dias do evento, a estimativa de público é de 700 pessoas, incluindo professores e estudantes. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.ebepe2011.com.br

Redepress Comunicação
publicado em 11 de Novembro / 2011 às 17:30

E A UNIVASF SE TINGIU DE VERDE PARA CELEBRAR A ESPERANÇA

No último dia 09 de novembro, após os resultados da consulta feita à comunidade acadêmica sobre quem deverá conduzir os destinos da instituição nos próximos quatro anos, a indicação recaiu sobre dois jovens valorosos doutores, Julianelli Tolentino, farmacêutico preocupado com a saúde dos trabalhadores e Télio Nobre, físico militante pelos direitos dos docentes através do sindicato, desencadeando naquele espaço uma onda de alegria e muita comemoração.

No meu caso, a vontade dos atores que igualmente constroem a universidade traduzida em números, explodiu a minha alma de felicidade, porque, como velha educadora freireana sempre acreditei na mudança a partir da politização, da dialogação e da construção do Ser para a autonomia e a libertação. A universidade que queremos será construída não “pelos sábios”, mas com os erros e acertos de todos, de forma partilhada. Portanto, me permitam aqui saudar este momento histórico, negado a tantos companheiros e companheiras que hoje colocam os seus saberes à disposição de outras instituições.

Peço licença a todos, para saudar a chegada da liberdade na onda verde da esperança. Esperança numa administração participativa, como pressupõe a democracia. Esperança nos princípios republicanos de bem servir a coletividade. Esperança na humanização da instituição, através da eliminação do arbítrio. Na UNIVASF dos meus sonhos, o jovem estudante aprenderá no exercício diário do convívio com o outro a ser cidadão e cidadã; a ser solidário, se engajando em projetos sociais; a respeitar as diferenças, por entender que é normal não ser igual.

Na UNIVASF dos meus sonhos, os jovens professores se preocuparão cada vez mais com a formação integral dos seus alunos e para tanto, espaço e tempo de ensinar e de aprender serão definidos a partir da realidade social apresentada. Na UNIVASF dos meus sonhos, os técnicos administrativos podem e devem colocar os seus saberes à disposição de todas as atividades que compõem o currículo escolar, na perspectiva de que todos ensinam e todos aprendem numa sociedade que se pretende plural e coletiva. Na UNIVASF dos meus sonhos, a comunidade sentir-se-á dona dos seus espaços, já que é ela que a mantêm. Os artistas e os artesãos aqui testarão a qualidade das suas produções; os escritores, poetas, cantadores, músicos, violeiros, repentistas, criadores, usarão os seus palcos para difundirem a cultura regional.

Na UNIVASF dos meus sonhos, a colaboração com órgãos municipais, estaduais, federal, organizações não governamentais, instituições internacionais, será buscada para encurtar o caminho do encontro com a inovação e o desenvolvimento sustentável. VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQÜÊNCIAS. Diante dessa crença, peço licença para dar adeus ao clientelismo e ao favorecimento. Adeus às perseguições odiosas. Adeus à ilegalidade do assédio moral. Adeus ao clientelismo e ao favorecimento aos fracos que só se mantiveram à custa da subserviência e da sua anulação enquanto seres pensantes, críticos, políticos.

Nunca mais os povos do campo terão as suas oportunidades recusadas, como ocorreu após a última eleição para Reitor, quando 50 jovens rurais deixaram de ingressar na UNIVASF através de um projeto aprovado pelo MEC e publicado em diário oficial, pela recusa da administração em assinar o convênio. Nunca mais professores comprometidos socialmente terão os seus projetos rejeitados, por serem opositores. Peço licença agora para saudar esse novo tempo, como o tempo de plantar a participação, o companheirismo, a construção coletiva, a liberdade, a diversidade, mas sobretudo, a riqueza que é o conflito de idéias.Parabéns, jovens! A UNIVASF é de VOCÊS.

Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira - Profa. Dra. Adjunta III da UNIVASF

publicado em 11 de Novembro / 2011 às 16:40

Riachão: Festa de Som Automotivo terá presença dos maiores paredões de som da BA

No próximo dia 20 de novembro o município de Riachão do Jacuipe, na região sisaleira da Bahia, vai viver um momento especial com a Festa de Som Automotivo, no Clube de Campo Mandacaru. O evento, a nível nacional, acontece a partir das 10 horas da manhã, nas áreas do estacionamento e do campo do Mandacaru. A organização é de Jorge Macambira e Breck Som.

Já estão confirmadas as presenças de som das cidades de Feira de Santana, Conceição do Coité, Salvador, Serrinha, Senhor do Bonfim, Jacobina, Pé de Serra, Valente, Retirolândia, Cansanção, Nova Fátima, entre outras cidades baianas. De Aracaju, no estado de Sergipe, Douglas Film e sua carretinha (Dik Vigarista) também já confirmou presença, além de um dos maiores profissionais do Brasil no mundo do som automotivo, Diógenes Alves, da cidade de Currais Novos, no Rio Grande do Norte.

Da cidade de Riachão do Jacuipe também vários “sons” estão se programando, o que tornará a festa ainda mais concorrida. Os organizadores afirmam que a expectativa é muito grande para a festa, praticamente a primeira do gênero na cidade.  

Evandro Matos
publicado em 11 de Novembro / 2011 às 16:10

HRJ contribui para a formação de profissionais de saúde na região

 

Tendo como missão garantir à população usuária do SUS uma assistência humanizada, de qualidade e integrada ao ensino e à pesquisa, o Hospital Regional de Juazeiro tem avançado cada vez mais na área do ensino. Contando, atualmente, com 134 estagiários das diversas áreas de saúde (enfermagem, medicina, fisioterapia e psicologia) vindos de várias universidades e cursos técnicos da região (Univasf, Uneb – campus de Senhor do Bonfim, UPE e CETEP) o HRJ constitui um importante campo de estágio na região, desempenhado um papel fundamental na formação dos futuros profissionais de saúde.

Apresentando convênios com instituições de ensino da região desde que foi fundado, em julho de 2007, o Hospital Regional de Juazeiro conta com o estágio curricular, que é obrigatório nas universidades e tem uma duração que varia de curso para curso, e o estágio extracurricular, que apresenta processo seletivo, é remunerado e tem a duração de seis meses. Além disso, vale destacar que o HRJ conta com os cursos de Residência Médica nas áreas de Cirurgia Geral e Clínica Médica, constituindo o primeiro hospital do país que teve cursos de residência aprovados antes de completar um ano de funcionamento.

Estagiário em Clínica Médica no HRJ desde o dia 24 de outubro, o estudante do 9º período do curso de medicina da Univasf, Marcelo Henrique, é um dos que valorizam a passagem pela unidade de saúde. “É importante demais. Nosso curso tem 12 semestres, oito a gente passa na sala e aula e quatro nós passamos estagiando, e isso faz toda a diferença. Na faculdade a gente aprende a parte teórica, aqui, nós aprendemos o dia-a-dia. Vemos como lidar com os pacientes, como fazer os procedimentos, os manejos. Nosso conhecimento aumenta exponencialmente quando estamos no estágio”, comenta.

De acordo com o coordenador de ensino e pesquisa do HRJ, José Antônio Bandeira, essa convivência das universidades com o hospital é uma das bandeiras do IMIP e tende a ser reforçada cada vez mais, uma vez que favorece tanto aos estudantes e à unidade de saúde, quanto à comunidade em si. “O nosso grande objetivo é formar profissionais que sejam voltados para o cuidado humanizado e estejam sempre preocupados com a atualização. Sabemos que estes estudantes um dia serão nossos profissionais. Pretendemos aumentar o número de estagiários extracurriculares e de vagas nas residências, além de criar novos programas. A ideia é sempre fortalecer o ensino, porque a gente sabe que é através do ensino, da formação de profissional que, no futuro, a gente consegue ter o retorno de qualidade para o cuidado melhor aos pacientes da região”, conclui.

Ascom Hospital Regional de Juazeiro
publicado em 11 de Novembro / 2011 às 15:40

Feira da Amizade começa hoje (11) em Juazeiro

Hoje, 11 de novembro, é dia de solidariedade. Começa logo mais à noite, na Orla Nova da cidade, a Décima Primeira Feira da Amizade organizada pela Diocese de Juazeiro, que tem como finalidade arrecadar recursos para conclusão das obras de reforma da Catedral de Nossa Senhora das Grotas.

A Feira é organizada pela Diocese e se sustenta graças à colaboração de voluntários. Durante os três dias, de hoje a domingo, proporciona aos visitantes barracas de comidas regionais, doces e salgados, área de lazer e shows musicais. Entre os artistas que vão se apresentar nos três dias da feira estão: Alan Kléber, Sérgio do Forró e Banda Mirage.

A entrada custa R$ 2,00.

publicado em 11 de Novembro / 2011 às 14:00

Vapor do Sol

 

 Extra! Extra! Extra! 

Para balançar a estrutura da nossa falta de cultura, o “Vapor do Sol” começa dia 25 de novembro, na Orla Nova de Juazeiro.

Era para ser hoje, dia 11. Faltou lenha e passageiros. Como o Vapor é politicamente correto, o nosso combustível será o sopro humano, mas o “Vapor do Sol” não pode navegar vazio.

O “Vapor do Sol” é o mais novo projeto multicultural de Juazeiro-Bahia. Terra do criador da Bossa Nova, João Gilberto, da estrela pop Ivete Sangalo, do poeta Luiz Galvão líder espiritual do lendário grupo "Os Novos Baianos" de Pedro Raymundo Rêgo, Expedito Almeida Filho, Euvaldo Macedo Filho, Pedro Diamantino, Edésio Santos. Juazeiro do mundo.

O “Vapor do Sol”, todas as sextas feiras, das 17 às 20 horas. Na orla nova de Juazeiro, ao lado do Vaporzinho.

Música, Poesia, Teatro, Dança, Cinema, Jornalismo, Literatura, "Livros andarilhos", Cerveja, Acarajé, Espetinho, Tapioca, "Brechó", Artesanato, MPB, Bossa Nova, Jazz, Pop, Rock, Samba, música de altíssima sensibilidade.

O projeto terá um roteiro e direção artísticos inspirados na  tradicional "Jam Session" do Solar do Unhão em Salvador e vai precisar do apoio de todos.

Os melhores músicos do pedaço estão na banda do “Vapor do Sol”, que receberá convidados, a cada edição.

O encontro e o encanto estão de volta. É preciso viver e sonhar. Sonhos não desistem.

O “Vapor do Sol” vai navegar!

 Apoio do Porto Seguro: TV São Francisco, Prefeitura de Juazeiro, Blog do Geraldo José, Rádio Juazeiro e iniciativa privada, mas cabe muito mais.

Carlos Maurício Dias Cordeiro (Mauriçola)

publicado em 11 de Novembro / 2011 às 13:30

RUA XV DE NOVEMBRO CELEBRA A DATA COM UMA SÉRIE DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS

A rua 15 de Novembro em Juazeiro, que leva o nome da data da Proclamação da República, feriado nacional, vai promover na próxima terça-feira, 15, um dia repleto de atividades. Logo pela manhã será realizado um grande café da manhã de confraternização, seguido de um torneio de Futsal voltado para jovens de até 16 anos de idade.

À tarde, ocorrerá a largada da Primeira Maratona XV de Novembro, às 16 horas, com saída do Matadouro Municipal e chegada à Rua XV de Novembro. A culminância das atividades esportivas e culturais se dará através de shows musicais com as bandas Donna do Groove, Whisky Rose e Samba da Gente.

Para participar dos eventos esportivos basta fazer a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis que serão doados a instituições filantrópicas de nossa cidade.

“O evento vai proporcionar a valorização da cultura de Juazeiro, através de momentos como este que buscam resgatar as tradições de nossas comemorações. Além do mais, este projeto prioriza o incentivo ao esporte e a integração da comunidade, como fator indispensável para melhoria da qualidade de vida das pessoas”, explicou Antônio Maurício, Coordenador Geral do Evento.

Toda programação tem a participação e apoio dos moradores da Rua XV de Novembro.

Antônio Maurício/ Coordenador Geral do Evento
publicado em 11 de Novembro / 2011 às 11:00

Lideranças dos distritos são recebidas pela Superintendente da Codevasf em Juazeiro

O Assessor do Deputado Federal Joseph Bandeira (PT), Josafá Mota, acompanhado de lideranças dos Distritos de Juremal, Abóbora, Pinhões e Itamotinga, foram recebidos pela Superintendente da 6ª SR (CODEVASF) de Juazeiro, Ana Angélica, onde foram feitas revindicações referentes ao Programa "Água para todos" através das adutoras da Lagoa do Boi e Serra da Madeira, como também através de poços artesiano. Segundo Josafá Mota, a Superintendente, como sempre muito receptiva, ouviu e deu as informações e encaminhamentos necessários aos pleitos das lideranças.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.