Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 25 de Junho de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 23 de Setembro / 2012 às 18:00

Turnê da Cantora Ana Paula Albuquerque Chega a Juazeiro

A festejada cantora baiana Ana Paula Albuquerque, que faz turnê pela Bahia, já tem data marcada para se apresentar em Juazeiro. Será no dia 27 de Setembro, quinta-feira próxima, no centro de Cultura João Gilberto, às 20h. O show lança o CD que leva o nome da cantora, que é referência na Música Popular Brasileirae baiana, jazz e música erudita.

No show, um repertório que inclui compositores baianos de diferentes gerações, como Gilberto Gil, Rosa Passos, Roberto Mendes, Capinan, Ordep Serra, Gil Vicente Tavares, Ivan Huol, Ivan Bastos e Dom Lula Nascimento. Muitas delas inéditas, a exemplo de “Melissa” (Roberto Mendes e Ordep Serra) e “Corra Lá” (Gerônimo e Carlinhos Brown). A direção artística do show é de Gil Vicente Tavares.

É um projeto que tem oCD Ana Paula Albuquerque patrocinado pela Vivo, através do Fazcultura, e a turnê de shows tem o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, das Secretarias de Cultura e da Fazenda e do Governo do Estado. Na ocasião, a cantora, que também é professora de Canto Popular na UFBA, também dará uma oficina de Voz, para 20 músicos. Acesso gratuito. Aguardem mais informações.

Enfoque Comunicação
publicado em 23 de Setembro / 2012 às 17:00

Edital de convocação das Eleições FACAPE 2012 já está disponível no site

Já está disponível para visualização e download no site da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), o Edital de convocação para as eleições, que escolherão a próxima composição da presidência, direções, coordenações de cursos e coordenação de pós-graduação pesquisa e extensão da Instituição.

Os docentes interessados devem realizar a inscrição via requerimento enviado à Comissão Eleitoral, o qual deve ser registrado na Central de Atendimento ao Discente (CAD), entre os dias 18 de setembro a 05 de outubro nos horários estabelecidos em anexo único do Edital.

Os cargos a serem ocupados são os de presidente, diretor executivo, diretor acadêmico, diretor administrativo-financeiro, coordenador de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão e oito vagas para coordenadores de cursos. Sendo todos os cargos com mandato de quatro anos. As eleições ocorrerão na Facape no dia 09 de novembro, das 8h às 12h, na sala 08 do curso de direito. A apuração acontecerá no mesmo dia.

Lícia Dantas Ascom Facape Imagem Ilustrativa da Internet
publicado em 23 de Setembro / 2012 às 10:00

Uneb de Juazeiro (BA) realiza nova turma do curso de mecanização agrícola

Nova turma do curso de Operador de Tratores Agrícolas, promovido pelo Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, será realizada de 24 de setembro a 5 de outubro no Setor de Mecanização Agrícola do campus da Universidade.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h e vai contar com a parceria de empresas do ramo de mecanização agrícola do Vale do São Francisco que vão emprestar alguns tratores para demonstração e aulas práticas.

As vagas para a nova turma que vai iniciar já estão preenchidas. Os interessados em se inscrever para a próxima turma do curso Operador de Tratores Agrícolas, que tem carga de 40 horas-aula, poderão se inscrever a partir do dia 8 de outubro, no Núcleo de Pesquisa e Extensão do DTCS.

O curso é gratuito e destinado a alunos da área das Ciências Agrárias, agricultores da região e pessoas de baixa renda.

Ascom foto: Edna Lima/DTCS/UNEB
publicado em 23 de Setembro / 2012 às 07:00

Agência Móvel da Coelba atende clientes na Avenida Irmã Dulce

Esta semana, de segunda (24) a sexta-feira (28), os moradores dos bairros Alto da Aliança e Vila Tiradentes serão beneficiados com os serviços da Agência Móvel da Coelba, que ficará instalada na Avenida Irmã Dulce. A unidade de atendimento ficará em frente à Escola Pedro Raimundo, à disposição do público das 8h30 às 16h. O objetivo é realizar atendimento especial decadastramento dos clientes na Tarifa Social de Energia, benefício do Governo Federal que concede descontos de até 65% na conta de energia.

Segundo o que determina a Lei Federal, para garantir o desconto da Tarifa Social, os consumidores precisam possuir renda familiar mensal de até meio salário mínimo, por pessoa, e apresentar o NIS (Número de Identificação Social) à Coelba. Os consumidores que não estiverem inscritos noCadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) devem primeiro procurar a prefeitura do município, visando obter o Número de Identificação Social (NIS) e então apresentá-lo à Coelba. 

Além do cadastramento, estão disponíveis serviços como pedidos de novas ligações, parcelamento de débitos, segunda via de conta de energia, religações, entre outros.A Agência Móvel é uma iniciativa que integra o Programa Coelba ao Seu Lado e tem o objetivo de facilitar a vida dos consumidores, além de aproximar concessionária e comunidade.

publicado em 22 de Setembro / 2012 às 22:00

ALUNOS DA ESCOLA CISNE COMEMORAM DIA DA ÁRVORE NA PRAÇA DEDÉ CAXIAS

A Escola do Cisne, no seu 35º ano de funcionamento, está contribuindo  para  o  desenvolvimento  da  educação  no  Vale  do  São  Francisco, desenvolvendo ao longo do ano ações socioambiental. Ontem, dia 21 de setembro, a escola comemorou o dia da árvore  juntamente com alunos e professores na praça Dedé  Caxias, praça essa adotada pela referida escola  em julho de 2011.  

O Dia da árvore foi escolhido em razão da chegada da primavera. “Nesse período podemos ver as cidades mais alegres, pois as árvores se enchem de flores de todas as cores. Mais do que tornar o ambiente bonito, as árvores mantêm a umidade do ar e ajudam a absorver o gás carbônico da queima de combustíveis, nos fornecendo mais oxigênio”, argumentou uma professora ao defender a programação em plena praça pública.

publicado em 22 de Setembro / 2012 às 20:00

Projetos sociais de Curaçá, Uauá e Canudos servem de modelo para o estado do Pará

As experiências do Governo do Estado, que promovem a segurança alimentar e nutricional dos produtores familiares baianos, por meio da inclusão socioprodutiva, vão servir de modelo para o estado do Pará. Nesta semana, os representantes da Secretaria de Assistência Social (SAS/Pará) foram recebidos pela coordenação do Projeto Semeando Renda, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), para conhecer as cadeias produtivas e os resultados positivos da iniciativa, em três municípios do semiárido - Curaçá, Uauá e Valente.

A ação, que é vinculada à Coordenação de Articulação Institucional e Apoio à Mobilização Comunitária (Caiamc), fortalece a economia dos pequenos produtores, com investimentos em capacitação, assistência técnica e financeira, além da implantação de estruturas nas cadeias produtivas do sisal, caprinocultura de leite e fruticultura. De acordo com o coordenador do projeto, Diego Caribé, “essa troca de conhecimentos sobre os programas sociais colaborou para o fortalecimento das ações de enfrentamento à extrema pobreza, que são desenvolvidas nesses estados”.

Segundo a representante da Gerência de Inclusão Socioprodutiva da SAS/Pará, Antônia Lira, “as experiências da Bahia serão aplicadas na execução do projeto de inclusão socioprodutiva, que será implantado no Pará para promover a sustentabilidade de 11.218 famílias, por meio do beneficiamento de produtos como açaí, pescado, cacau, caranguejo e a mandioca”.

Qualidade de vida

No município de Curacá, os visitantes verificaram as Unidades de Produção do Leite (caprinocultura de leite) e os bancos de forragem irrigados compostos por plantas forrageiras como a palma, cunhã, sorgo, leucena e guandu, garantindo a alimentação dos animais durante todo o ano. Em Uauá, aprenderam como a Cooperativa Agropecuária e Familiar de Uauá, Curacá e Canudos (Coopercuc) promove a melhoria da qualidade de vida de 1.950 produtores, a partir do beneficiamento e comercialização de frutas nativas como umbu, manga e a goiaba.

Secom Imagem da Internet
publicado em 22 de Setembro / 2012 às 17:00

Juazeiro sedia Encontro Territorial de Educação Integral

Juazeiro sediou nesta sexta-feira (21) a 5ª Reunião do Comitê Territorial Baiano de Educação Integral, que envolve os programas Mais Educação, Escola Aberta, Bolsa Família e Saúde Escolar. O órgão colegiado consultivo e propositivo se reúne a cada dois meses com o objetivo de fomentar, articular e colaborar com o Ministério da Educação (MEC), com a Secretaria Estadual de Educação (SEC) e as diversas Secretarias de Educação Municipais para o desenvolvimento das políticas e ações da Educação Integral/Integrada.

Durante todo o dia, representantes dos municípios presentes trocaram experiências, apreciaram as apresentações dos alunos do Mais Educação de Juazeiro, participaram de um bate papo com a mensageira do Ministério da Educação (MEC), Cláudia Cristina Pinto Santos, e realizaram rodas de conversas. “O importante desses encontros são a troca e o diálogo. O que nós queremos é unir forças para que a educação integrada possa ser expandida e fortalecida”, justificou Cláudia.

De acordo com Durval Machado, membro fundador do Comitê Territorial Baiano e coordenador do programa Mais Educação em Camaçari, por exigência do MEC devem ser criados os comitês municipais, regionais e estaduais, que tem a função de assessorar os participantes. “O nosso comitê ainda está em formação. Todos os municípios que trabalham com a educação integral podem, e devem, fazer parte dessa organização. Juazeiro participa desde o início e muitos são os avanços já alcançados aqui”, avaliou.

Para o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, é uma satisfação para o município poder sediar o encontro. “É um momento, inclusive, de avaliação e de acompanhamento de ações. Hoje o Mais Educação em Juazeiro, por exemplo, já atende 41 escolas, foi abraçado pela comunidade e já apresenta bons resultados”, acredita. O fortalecimento da educação integral passa pela intersetorialidade e pela consideração do indivíduo no seu todo. “É o futuro da educação que o nosso município já começa a desenvolver tão bem”, defendeu a coordenadora Dedilene Guerra. O próximo encontro acontecerá em novembro, no município de Santo Amaro.

publicado em 22 de Setembro / 2012 às 15:00

Terceiro dia de palestras aborda marketing e qualidade no atendimento para taxistas, mototaxistas e fretistas em Juazeir

O terceiro dia de palestras, em comemoração a semana do trânsito, realizado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Juazeiro, abordou o tema: Marketing e Qualidade no Atendimento direcionado à mototaxistas, moto-fretetistas, fretistas e taxistas. O evento, que é uma realização da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), tem como objetivo oferecer palestras aos profissionais da região, a fim de reciclar os trabalhos oferecidos.

A instrutora do SEST/SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem ao Transporte), Fabiana Rolim, durante toda manhã falou sobre as atitudes que os profissionais devem ter em relação à qualidade de seu trabalho. “Sabemos que primeiramente o profissional precisa atender bem o cliente; por essa razão, temos que disseminar a cultura de qualidade no atendimento, favorecendo a região. Hoje informamos como o profissional deve se portar no mercado de trabalho, um posicionamento que é fundamental e impositivo para a carreira de qualquer pessoa”, informou.

Fabiana destacou também a importância de se ter atitude e visão profissional no exercício do trabalho; dos cuidados com a escolha das roupas, cumprimento dos horários (disciplina) e da comunicação clara com os clientes.   “É preciso se profissionalizar, buscar cursos e aprimorar a comunicação para atender de forma efetiva o cliente. Trabalhar a simpatia e receber bem são alguns dos fatores que devem ser desenvolvidos para buscar realmente um bom atendimento”, explicou. Para o mototaxista Bruno Rafael, as informações transmitidas durante o evento foram de grande importância. “Esse tipo de dinâmica é sempre bem-vinda, pois enriquece muito os nossos conhecimentos e nos aprimora, tanto no atendimento ao cliente quanto em nossa vida pessoal e profissional”, disse.

De acordo Simone Correia de Almeida, agente de trânsito da CMTT, a intenção da Companhia ao oferecer as palestras foi a de focar o público alvo específico, para melhorar os serviços e a qualidade do trânsito na região. “No caso de hoje, nós pensamos justamente na qualidade do atendimento e marketing para esse público, porque sabemos que existe uma deficiência aqui na região, e a nossa preocupação foi a de trazer mais informações. Aparentemente todos estão dentro do padrão, mas no quesito atendimento o serviço deixa a desejar, por essa razão estamos oferecendo essas palestras, para que a qualidade do atendimento melhore”, explicou.

publicado em 22 de Setembro / 2012 às 09:00

POVOS INDÍGENAS DA BACIA DO SÃO FRANCISCO SE REÚNEM EM PETROLÂNDIA

Cerca de 100 lideranças de 20 povosindígenas da bacia do rio São Francisco se reúnem neste final de semana em Petrolândia (PE) para discutirem assuntos de interesse comum, relacionados com a vida em comunidade, a exemplo da demarcação de terras, os direitos indígenas e as questões ambientais, como o impacto das barragens sobre o rio e a perspectiva de implantação de usinas nucleares na bacia.

O II Seminário de Povos Indígenas da Bacia do Rio São Francisco começa neste sábado (22.9) e prossegue até domingo (23.9). Da programação constam palestras, debates, mesa-redonda, além da construção de um documento conclusivo. O evento acontece no hotel Pontal do Lago, localizado às margens do reservatório da barragem de Itaparica. O encontro é promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco - CBHSF, e conta com o apoio da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo - Apoinme.

Dentre os 62 membros que compõem o Comitê, dois são representantes indígenas: Marcos Avilquis Campo, o Sabaru, do povo Tingui-Botó, de Alagoas, e Mezaque da Silva de Jesus, do povo Pataxó, de Minas Gerais. O seminário foi uma reivindicação dos povos indígenas da bacia, que até então se reuniam somente a cada três anos, para elegerem, por voto direto, os representantes no colegiado. Em 2011 o Comitê realizou o I Seminário de Povos Indígenas da Bacia do Rio São Francisco na aldeia dos Tingui-Botó, no município de Feira Grande (AL), com a participação de 70 lideranças de 18 povos. O secretário executivo do CBHSF, José Maciel Nunes de Oliveira, assinala o significado do encontro anual:

“A partir do momento em que pudemos dispor dos recursos originários da cobrança pelo uso da água do rio acatamos essa demanda, porque é importante para o Comitê ouvir os povos indígenas, sentir o olhar desses povos que conhecem o rio e a bacia como ninguém. O encontro também é importante para que eles possam se inserir no processo de gestão participativa dos recursos hídricos e serem contemplados nos projetos de recuperação hidroambiental que o Comitê começa a implantar em localidades da bacia”.

A apresentação e discussão dos projetos de recuperação hidroambiental do Comitê integram a pauta do seminário. O objetivo da iniciativa é aumentar a qualidade e a quantidade de água em pequenas comunidades, inclusive as indígenas. As obras priorizam a recuperação de nascentes e a adequação de estradas, com vistas a impedir ou inibir o assoreamento de rios e córregos. De acordo com Marcos Sabaru, liderança dos Tingui-Botó, vivem atualmente na bacia 36 povos indígenas, que formam uma população de cerca de 76 mil pessoas, descendentes dos primeiros povoadores da bacia. A presença indígena ocorre em todas as regiões - Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco -, nos território de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais.

Confira abaixo a programação do seminário:

Dia 22 de setembro

8 hs - Abertura

8:30 hs - Palestra "Meio Ambiente" - Clênio Eduardo da Silva, da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil - Apib

9 hs - Debate

10 hs - Palestra "Portaria 303 da AGU - Demarcação e Direitos Indígenas no Brasil: um diálogo (in)tolerante" - Marcondes de Araujo Seadino, consultor da Fundação Joaquim Nabuco.

10:40 hs - Debate

12:30 hs - Almoço

14:30 hs - Apresentação dos projetos hidroambientes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco - CBHSF - José Maciel Nunes de Oliveira, secretário do CBHSF e Ana Cristina da Silveira, diretora da AGB Peixe Vivo.

15 hs - Debate

16 hs - Mesa-redonda "Licenciamento em Terras Indígenas" – Palestra e coordenação da Diretora de Licenciamento Ambiental da Funai, Ana Cacilda Reis.

Dia 23 de setembro

8 hs - Preparação dos documentos conclusivos

11 hs - Encaminhamentos

11:45 hs - Encerramento

12 hs - Almoço

publicado em 22 de Setembro / 2012 às 08:00

Codevasf expõe frutas na 19ª Frutal/Agroflores em Fortaleza

As frutas dos perímetros irrigados de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) serão a atração do estande da Codevasf – em conjunto com Dnocs e Ministério da Integração Nacional (MI) – na 19ª Frutal/Agroflores, que acontece de 25 a 27 de setembro em Fortaleza (CE). Aqueles que visitarem o estande poderão degustar frutas como manga, goiaba, melancia e melão, e a Codevasf apresentará amostras de novas culturas produzidas experimentalmente pela Embrapa com recursos da Codevasf como pera, caqui e cacau. Na ocasião, o secretário executivo da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação, Frederico Calazans, fará uma apresentação sobre ações para ampliar a produção nos perímetros públicos de irrigação da Codevasf.

Sobre a feira - A 19ª  Frutal/Agroflores é a única feira com frutas, flores e agroindústria realizada em uma capital do Nordeste, com a facilidade de maior número de voos, mais opções de hospedagem, com público qualificado do Ceará e de outros estados, e agora em um espaço inovador o Centro de Eventos do Ceará – segundo maior espaço de eventos da América Latina.

A Frutal é realizada desde 1994, sendo organizada pelo Instituto Frutal, promotor e realizador dos eventos desde 1999. O evento já alcançou a marca de 38 mil visitantes, estimativa de R$ 30 milhões em negócios realizados, cerca de 200 técnicos e dirigentes de órgãos/instituições envolvidos na programação técnica, e uma feira com 320 estandes de produtores com as novidades dos setores de frutas, flores, sucos e polpas. Esses números consolidam a Frutal como um dos mais importantes eventos do setor do agronegócio brasileiro.

Produção de frutas - A Codevasf produziu, em 2011, cerca de 1,3 milhão de toneladas de frutas em seus perímetros de irrigação, incluindo a produção dos perímetros do Sistema Itaparica — administrado pela Codevasf por meio de convênio com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). O valor bruto da produção nesses perímetros chega a R$ 1,2 bilhões aproximadamente. Os mais de 68 mil hectares cultivados atestam o sucesso dos  25 perímetros irrigados  sob a responsabilidade da Codevasf e mais os 10 perímetros do Sistema Itaparica. As principais frutas produzidas são banana, mamão, uva, manga, goiaba, limão, pinha, atemoia, caju, tangerina, maracujá, laranja, melancia, coco e acerola.

Ascom/Codevasf Foto: Divulgação/ Codevasf.
publicado em 21 de Setembro / 2012 às 21:30

Professor do campus de Juazeiro é eleito presidente de rede de pesquisadores

O professor da UNEB, Manoel Abílio de Queiróz, foi eleito o primeiro presidente da Rede de Recursos Genéticos Vegetais (RGV-NE), que integra cientistas de diversas instituições de pesquisa da região Nordeste, além de universidades e fundações de apoio à ciência. A rede foi criada durante o simpósio da entidade, realizado em 2011, em Juazeiro. “A RGV-NE é derivada da RGV-BA, criada em 2005, e agora ampliada para todos os estados do Nordeste”, explica Manoel, que é professor permanente do mestrado em horticultura irrigada, oferecido pelo Campus III da UNEB, em Juazeiro.

Segundo o docente, a grande maioria dos integrantes da rede é formada por ex-alunos do campus da universidade, no município. “Esses profissionais foram treinados e fizeram cursos de mestrado e doutorado. Agora integram grupos de pesquisadores e professores em diferentes universidades baianas”, destaca.

Congresso de recursos genéticos

Os membros da RGV-NE terão a oportunidade de se reunir novamente entre os dias 24 a 28 de setembro, durante a realização do 2º Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos, que acontece em Belém, Pará. De acordo com a pesquisadora da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) e integrante da rede, Semíramis Ramos, os membros da RGV-NE irão discutir os itens finais do estatuto da rede, entre outros pontos de relevância.

“A presença do maior número possível de membros da RGV-NE fortalecerá a discussão e a integração dos trabalhos desenvolvidos com os recursos genéticos vegetais na região Nordeste”, ressalta Ramos. O Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos é uma promoção da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos e uma realização da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA).

Ascom Uneb
publicado em 21 de Setembro / 2012 às 20:30

Codevasf vai recuperar a barragem de Poço de Fora, na Bahia

Atendendo um pedido da Associação de Pescadores da localidade de Poço de Fora, no município de Curaçá, no norte da Bahia, o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima, acompanhado de técnicos da companhia  e do governo do estado, visitou a barragem de Gangorra, para uma avaliação sobre as condições daquela obra. Na localidade vivem aproximadamente 32 famílias, que utilizam a água da barragem para produção agropecuária. Ela apresenta um vazamento, e desde o mês de maio está vazia.

Segundo o geólogo Antônio Luna de Alencar, para consertar a infiltração será necessário escavar o solo na parte interna da parede de contenção, e refazer a estrutura de impermeabilização da barragem. O edital para contratação de uma empresa para execução dos serviços será publicado em outubro, e deverá utilizar recursos de destaque orçamentário oriundo do Ministério da Integração Nacional. Uma vez recuperada, a barragem de Gangorra poderá acumular cerca de 450 mil m³ de água.

O Ministério da Integração Nacional, através da Codevasf, também prevê a recuperação de mais 5 barragens construídas pela companhia no norte da Bahia, em localidades como Taquarendi, no município de Mirangaba, Poço da Pedra e Honorato Viana em Casa Nova e Poções em Juazeiro. A barragem de Taquarendi atende a aproximadamente 12 mil pessoas. A de Poço da Pedra beneficiará 64 famílias. Em Juazeiro cerca de 200 famílias utilizam a água da barragem de Poções.

Combate a seca

Além de realizar a recuperação de pequenas barragens no norte do estado, a 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro já publicou edital para contratação de serviços de perfuração de 29 poços tubulares e perfuração e montagem de outros 44 poços em 16 municípios de sua área de atuação, que abrange 27 municípios. Os investimentos ultrapassam 1,6 milhões de Reais.

Outro edital já foi publicado para contratação dos serviços de desassoreamento e recuperação de aguadas, através da utilização de trator com esteira. Serão beneficiadas comunidades rurais difusas dos municípios de Remanso, Jaguarari, Santa Brígida, Campo Formoso, Mirangaba, Pedro Alexandre, Paulo Afonso, Chorrochó e Pilão Arcado. A maioria dos recursos que serão utilizados nessas obras são oriundos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC-1) e do Programa Água para Todos.

CODEVASF / Assessoria Regional de Comunicação e Promoção Institucional
publicado em 21 de Setembro / 2012 às 17:00

Bahia recebe na Semana Nacional do Trânsito, a competição ‘Melhor Motorista de Caminhão do Brasil’

O Estado da Bahia será, neste fim de semana, sede da competição que vai escolher o ‘Melhor Motorista de Caminhão do Brasil’ (MMCB). A cidade escolhida para representar a região é Vitória da Conquista. Organizado pela Scania, o evento, vai definir mais dois finalistas, um no sábado (22) e outro no domingo (23). Eles se juntarão aos outros 16 condutores classificados nas oito primeiras fases. O MMCB conta com o apoio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão que realiza a Semana Nacional do Trânsito até o dia 25 de setembro.

“Com o MMCB, a Scania tem a preocupação de incentivar os motoristas a dirigir de forma defensiva nas estradas. Um objetivo que vai ao encontro dos anseios da Semana Nacional de Trânsito”, diz Rodrigo Machado, coordenador do MMCB. A competição tem por objetivo avaliar as habilidades dos condutores, contribuir com a segurança nas rodovias, valorizar o profissional e promover uma direção que alie eficiência a redução de emissão de poluentes. Vitória da Conquista e demais municípios registraram 1.500 inscritos na edição 2012. “Superamos em quase 300% o número de inscritos no ano de 2008, última vez que uma etapa da competição foi realizada na cidade”, diz Machado. “A competição vem ganhando grande notoriedade no segmento de transportes.”

O evento será organizado pela Casa Scania Movesa, localizada na Rodovia BR 116. “A região tem uma característica comercial, sendo reconhecida como a capital do sudoeste da Bahia. Fator que estimula a instalação de diversas empresas de logística”, afirma Machado. Neste fim de semana serão realizadas as etapas 17 e 18, relativas à 9ª final regional. O MMCB vai realizar 12 desafios regionais, em 24 rodadas, duas por fim de semana, até a grande final nacional que será em São Paulo, de 25 a 27 de outubro. No total, 24 condutores disputarão o título.

Em todo o País, a empresa computou 47 mil inscrições, o maior volume da história, alta de quase 70% em relação à última edição, em 2010. A competição foi criada na Suécia, onde está localizada a matriz da Scania, em 2003. Após dois anos, a ação chegou ao Brasil. Além do perfil competitivo, a Caravana Scania do MMCB disponibilizará diversos serviços sociais de apoio aos presentes. Ginástica laboral, orientação postural, exame de glicemia, aferição de pressão e avaliação de IMC estão entre as atividades oferecidas. A Caravana Scania do MMCB já está em Vitória da Conquista. O comboio é composto por quatro caminhões: um semipesado P 310 (novo segmento de atuação da marca); um R 480; um R 440, o pesado mais econômico do segmento; e um R 620 V8, o mais potente fabricado no Brasil. Os caminhões carregam todo o material de apoio utilizado nas etapas. Os quatro veículos vão rodar aproximadamente 12 mil quilômetros pelo Brasil até a grande final.

S/A Comunicação
publicado em 21 de Setembro / 2012 às 16:30

Estudantes e profissionais do HRJ participam de palestra sobre aspiração endotraqueal

Na manhã desta quinta-feira (20), enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e estudantes que atuam como estagiários no Hospital Regional de Juazeiro (gestão IMIP) participaram da palestra “Aspiração Endotraqueal”, realizada no auditório da própria unidade de saúde. A apresentação, organizada pelos fisioterapeutas Michelle Xavier e Marco Valois (professores da Universidade de Pernambuco – UPE) em parceria com o Núcleo de Educação Permanente do HRJ, foi ministrada pelos estudantes de 9º semestre de fisioterapia da UPE, Anderson Danilo Dario e Hítalo Andrade.  

De acordo com os palestrantes, o procedimento de aspiração de secreções faz parte da terapia de higiene brônquica e tem como objetivo ajudar os pacientes a respirar melhor, diminuindo o número de infecções ocasionadas pelas secreções. O encontro teve duração de uma hora e tratou de tópicos como o que é a aspiração endotraqueal, quais as formas de se fazer este procedimento e quais as intercorrências que ela pode ocasionar. Ao final da explanação, estudantes e profissionais puderam fazer perguntas e comentários. Presente na platéia, a estudante de fisioterapia Priscilla Alencar foi uma das que aprovaram a palestra. “Essa foi uma oportunidade de partilhar com outros profissionais as experiências e informações que a gente vê na faculdade”, comenta.

Um dos idealizadores da explanação, o professor de fisioterapia Marco Valois destacou a importância de capacitações como esta serem realizadas no HRJ. “A educação não pode ser estática. Tem sempre coisas novas acontecendo, e unir a educação continuada do hospital com a academia é muito bom, todos ganham. Ganha a faculdade, que passa a ter mais um campo de atuação; ganham os profissionais, que têm a oportunidade de se capacitar mais e estarem sempre atualizados; e ganha a sociedade como um todo”, conclui.  

Daniele Valois Ascom HRJ
publicado em 21 de Setembro / 2012 às 14:30

Petrolina comemora 117 anos com desfile cívico

A 730 km de distância da capital Recife, Petrolina é uma das maiores cidades de Pernambuco, seja na economia, cultura, turismo e, sobretudo, em sua beleza. Às margens do rio São Francisco, a cidade conta com mais de 300 mil habitantes, conhecida como a 'Califórnia Sertaneja', e hoje, 21 de setembro comemora 117 anos. E para comemorar, foi realizado na cidade o desfile em homenagem ao aniversário. Veja algumas fotos:

Fotos: Francisco Lopes Filho
publicado em 21 de Setembro / 2012 às 11:30

PRIMEIRA AERONAVE NÃO TRIPULADA DA REGIÃO É DESENVOLVIDA POR PESQUISADORES DA UNIVASF

Veículo Aeromodelo não Tripulado

O uso de tecnologias para monitoramento aéreo tem se tornado cada vez mais comum no mundo, pois possibilita que diversas atividades com finalidade ambiental, civil ou militar sejam desempenhadas com maior eficácia e exatidão. Esse fato levou uma equipe de pesquisadores dos Colegiados de Engenharia de Computação e de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) a desenvolver o primeiro veículo aéreo não tripulado (VANT) da Região.

O primeiro voo da aeronave foi realizado no último mês de junho, no bairro Nova Petrolina, na cidade de Petrolina (PE). O projeto de construção do VANT envolveu a participação de cinco pesquisadores, dos quais dois professores e três alunos, levou um ano para ser concluído e foi desenvolvido em duas etapas.

A primeira delas foi elaborar a estrutura física do veículo, processo realizado pelos alunos Rodrigo Bertora e Luiz Gustavo Gonzaga, sob a orientação do professor José Bismark, do Colegiado de Engenharia Mecânica. Já os sistemas de controle da aeronave e de aquisição de dados foram desenvolvidos como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pelo estudante de Engenharia de Computação Diego Lapa, orientado pelo professor Jadsonlee Sá.

O objetivo inicial era construir um veículo aéreo capaz de colher dados por meio de um sistema embarcado em tempo real. Esse sistema permite uma comunicação sem fio entre um operador que, no solo, envia comandos através de um controle remoto e o VANT que, por sua vez, carrega internamente um chip acoplado a um rádio, responsável pelo processamento das informações.

De acordo com os pesquisadores, esse tipo de tecnologia permite que diversas ações, como medição de temperatura, filmagem e varredura das margens de rios, sejam realizadas através de dados coletados pelo sistema instalado dentro do veículo. “Espero que o projeto possa ser utilizado na telemetria das atividades agrícolas, para levantamentos topográficos e como instrumento de aquisição de dados”, disse ao MultiCiência o estudante Diego Lapa, que começou a fazer o TCC em agosto do ano passado e hoje estagia numa empresa de engenharia  de software, no Rio de Janeiro.

O projeto que resultou na estrutura física do VANTfoi financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) ecustou cerca de R$ 2,5 mil. Para o professor José Bismark, esse tipo de tecnologia é promissor para a Região e o objetivo agora é desenvolver uma plataforma de voo coordenada por um GPS. “A relevância deste projeto para o Vale do São Francisco é, sobretudo, aplicações agrícolas: monitoramento aéreo de rebanhos, plantações, queimadas, áreas degradas. Além disso, pode também vir a ser utilizado para aplicação de defensivos agrícolas, uma linha que vem ganhando força. Atividades de monitoramento de tráfego, aerofotografias e segurança pública são outras aplicações”, comentou o professor.

Já o sistema interno da aeronave, segundo Jadsonlee Sá, é composto por chips e placas de processamento voltadas para aplicações específicas como, por exemplo, comandos de direcionamento e velocidade. Os chips carregam informações programadas por um operador, que recebe os dados coletados ao mesmo tempo em que o veículo está no ar.

O VANT é abastecido por bio ethanol e, por questões de segurança, teve sua autonomia de voo limitada a 20 minutos, tempo suficiente para realização de testes. No entanto, essa autonomia pode aumentar de acordo com a quantidade de combustível abastecida no veículo. Também é possível ampliar seu tempo de voo com o uso de motores elétricos auxiliares e painéis solares para recarga de bateria. “Enquanto houver sol, os painéis captam a energia dos raios solares e a transformam em carga para a bateria”, explicou Sá.

Para os pesquisadores, é importante aplicar a tecnologia desenvolvida na universidade em projetos relevantes para o crescimento da região. E a expectativa da equipe é que o empresariado local se interesse por este trabalho e valorize a pesquisa realizada aqui. “Espero que desperte nos empresários da região o potencial que temos para desenvolver tecnologias que ajudem no desenvolvimento da região”, afirmou o estudante a respeito da importância do trabalho.

Texto: Patrícia Lais Fotos: Gisele Ramos Redação Multiciência
publicado em 21 de Setembro / 2012 às 10:00

Projeto de professor da Univasf está entre os semifinalistas do Prêmio ANA 2012

O Projeto “Os lugares como digno de proteção: a questão da preservação do patrimônio cultural de Juazeiro da Bahia” visa à preservação do patrimônio cultural da cidade.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) recebeu na semana passada, a visita do assessor e membro da comissão organizadora da Agência Nacional das Águas (ANA), Jorge Thierry Calasans que veio à região para conhecer o projeto “Os lugares como digno de proteção: a questão da preservação do patrimônio cultural de Juazeiro da Bahia” do professor do Colegiado de Engenharia Civil, Sérgio Marcelino da Motta classificado como semifinalista do prêmio ANA 2012. O estudo visa a preservação do patrimônio cultural da cidade. A pesquisa é fruto da dissertação de mestrado defendida pelo professor, no ano passado, pelo programa de Pós-Graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O projeto está concorrendo ao prêmio instituído pela ANA, na categoria Água e Patrimônio Cultural que visa incentivar os proponentes a se credenciarem para demandar ações de preservação junto aos órgãos oficiais de proteção e preservação do patrimônio cultural. “Nesse ano a gente decidiu criar um prêmio especial para a questão da água e patrimônio cultural, a proposta é que além do troféu, a ANA e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) amparem o projeto vencedor para que ele possa ser analisado e desenvolvido estudos com mais profundidade”, declarou o assessor.

A visita faz parte de uma programação da segunda etapa de seleção, durante todo o mês de setembro os demais semifinalistas serão vistoriados. Com o resultado desta fase, serão premiados os três melhores projetos em uma solenidade que ocorrerá no dia 5 de dezembro, no teatro da caixa Cultural em Brasília. Antes da visita o representante da ANA participou de reunião no Gabinete da Reitoria. Na ocasião, o reitor debateu sobre possibilidades de futuras parcerias entre a Univasf e a ANA. O professor Sérgio Motta destacou a atenção da ANA, ao estabelecer esta ligação entre os recursos hídricos com o patrimônio cultural. “Todo esse patrimônio seja ele material ou imaterial de Juazeiro é fundamentalmente ligado ao rio São Francisco, aliás, Juazeiro e toda essa região só existem por causa do rio”.

Por Karine Nascimento
publicado em 21 de Setembro / 2012 às 08:30

Prefeitura de Casa Nova entrega iluminação do campo de futebol do Bairro Vila Azul

Moradores do Bairro Vila Azul receberam na noite da última quarta-feira (19) a iluminação total do campo de futebol. As famílias casanovenses prestigiaram o evento, que além de laser, também, irá proporcionar segurança. De acordo com o secretário de Esporte, Itamar Rocha, o objetivo é incentivar a prática esportiva noturna, “os moradores do Bairro Vila Azul passaram a contar com um espaço esportivo revitalizado. A iluminação do campo de futebol é um sonho dos jovens, que garante que o local tem sido um importante espaço, não só para a prática do esporte, mas para atividades de caráter cultural e social que contribuem para integração dos moradores”, explicou.

“A Iluminação ficou perfeita os jogadores aprovaram, e agora a comunidade tem onde fazer seu lazer depois do trabalho”, disse o secretário de saúde, Solon Xavier.  “Acredito que a prática esportiva é fundamental, seja como lazer, integração entre as pessoas e uma atividade física saudável. Porque o esporte é fundamental na promoção da cidadania e inclusão social de crianças e jovens. São incalculáveis os benefícios de uma obra assim. O campo é instrumento de paz e cidadania, contra as drogas e a violência e um aliado da saúde”.

Para o jovem Jorge Luiz Rocha, a iluminação irá trazer mais segurança, permitindo que o campo seja utilizado até mais tarde. “Agora quem trabalha também pode jogar futebol, faço parte de um time de futebol que, com está iluminação, jogará aqui durante a noite. Os atletas profissionais e os jogadores mirins, enfim, todos ganham com isso”, comemora o morador. Durante a inauguração os times Central, Pirajá, Força Jovem e o time da Secretaria de Esportes, realizaram um torneio. Participaram da entrega da obra, os secretários de Governo, José Hermelino dos Santos, de Urbanismo, José Serra (Grilo), de Assistência Social, Maria do Carmo Ferreira, de Esporte, Itamar Rocha, de Saúde, Solon Xavier e moradores.

Por Lidiane Cavalcante
publicado em 21 de Setembro / 2012 às 06:30

Serin divulga resultado da primeira etapa do Processo Seletivo

A Secretaria de Relações Institucionais divulgou ontem (20), no Diário Oficial, o resultado da análise curricular do Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação de pessoal, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Os candidatos selecionados passarão para a fase de entrevistas. Para a função de motorista será realizado também um teste prático. Confira no link a relação dos candidatos selecionados.

http://www.4shared.com/office/7d2UHSJR/EDITAL_CONVOCAO_REDA_SERIN_1.html?

O Processo Seletivo tem validade de um ano, contado da data da homologação do resultado final, sendo prorrogável por igual período, a critério da administração, por ato expresso do secretário estadual de Relações Institucionais. Os selecionados serão contratados por dois anos, com possibilidade do contrato ser prorrogado por igual período.

Ascom Serin Imagem Ilustrativa
publicado em 20 de Setembro / 2012 às 22:30

Maternidade de Juazeiro realiza Curso de Neonatologia para técnicas de enfermagem

Dando continuidade ao Projeto de Educação Continuada da Maternidade de Juazeiro, foi iniciado nesta quarta-feira (19) o Curso de Neonatologia (cuidados com o recém-nascido/teórico e prático) para os técnicos de enfermagem da unidade. A programação do treinamento foi aberta pela diretora da Maternidade, Fabíola Ribeiro, e em seguida a médica pediatra e neonatologista – também da unidade – Nayara Lustosa ministrou palestra sobre Monitoração do Recém-Nascido (RN). A diretora médica Fabíola Ribeiro deu as boas-vindas aos profissionais e falou um pouco sobre a proposta de continuar atendendo bem e de forma humanizada as usuárias. “Vamos ampliar os cursos a toda equipe, para que tanto os bebês quanto as mulheres sejam assistidas com qualidade. Estamos com um grupo novo na unidade que ainda está em fase de adaptação, e para garantir melhores cuidados ao recém-nascido é necessário que todos estejam capacitados para atenderem em qualquer situação de intercorrência e problema de saúde”, destacou.  

Durante o primeiro dia da formação foram discutidos vários assuntos como: atendimento cordial; disponibilidade para ajudar as usuárias; boa prática profissional; redução da infecção hospitalar; melhor acolhimento as gestantes; administração de medicação; registro correto no uso do prontuário; alerta pós-parto; aleitamento materno, dentre outros temas. O curso segue até dia 24 de outubro e acontecerá somente nas quartas-feiras, às 17h, na própria unidade. O objetivo é formar os profissionais para que fiquem aptos a atender as urgências, como momentos de desconforto respiratório da criança, por exemplo. Na opinião da técnica de enfermagem, Dilma Gomes, 44 anos, a formação é válida para o desenvolvimento profissional. “Com o aperfeiçoamento dos serviços, teremos uma melhor habilidade com o recém-nascido e poderemos socorrer a criança de forma correta, quando necessário”, destacou.

A técnica Hildete da Silva Souza, 44 anos, parabenizou a iniciativa. “Eu trabalho na unidade desde quando inaugurou e estou muito satisfeita com o acolhimento. Participamos de muitas capacitações para melhorar os cuidados de enfermagem para as usuárias e as crianças. Isso é muito importante”, ressalta. A capacitação conta com a parceria de profissionais do Hospital Dom Malan (IMIP/HDM). Todas as técnicas de enfermagem receberão certificado.

PROGRAMAÇÃO

Dia 26/09, às 17h – Oxigenioterapia- cuidados de enfermagem - palestra com a enfermeira da Maternidade Uiara;

Dia 03/10, às 17h – Reanimação Cardiorespiratória no RN – enfermeira Suellen (IMIP/HDM);

Dia 10/10, às 17h – Terapia Intravenosa – enfermeira Irlla (IMIP/HDM);

Dia 17/10, às 17h – Alimentação Enteral – enfermeira Suellen (IMIP/HDM);

Dia 24/10, às 17h – Cuidados com os aparelhos de uso do Berçário (Incubadoras, berço aquecido, biliberço, monitor CPAP) – com o engenheiro clínico da unidade, Dr. Carlos Henrique.

publicado em 20 de Setembro / 2012 às 21:30

Salgueiro receberá shopping em breve

Será lançado no próximo dia 22 na cidade de Salgueiro, a primeira etapa do Salgueiro Shopping, uma grande opção de lazer e compras na cidade. Na oportunidade, todos conhecerão mais sobre o empreendimento.

O evento será no Spaço Fest às 20 horas.

publicado em 20 de Setembro / 2012 às 20:30

Conuni decide na próxima terça-feira (25) se aulas na Univasf reiniciam dia 1º de outubro

Após 127 dias de greve, o Sindicato dos Docentes da Univasf (Sindunivasf) anunciou, no dia 18 de setembro, a suspensão temporária da paralisação que foi votada em assembleia da categoria. No mesmo dia, à tarde, os representantes sindicais entregaram ao reitor Julianeli Tolentino de Lima, documento comunicando a decisão de retorno dos professores à sala de aula no dia 1º de outubro. A proposta teve a concordância da Reitoria, mas a decisão caberá ao Conselho Universitário (Conuni) que vai se reunir na próxima terça-feira (25), em sessão extraordinária, às 14h, em Petrolina (PE).

Conforme a Pró-reitoria de Ensino (Proen), na reunião será apresentada aos conselheiros, proposta de reintegração do calendário acadêmico. Se aprovada, de acordo com a Proen, a previsão é que o semestre 2012.1 seja concluído por volta do dia 29 de novembro deste ano, ficando para janeiro de 2013 a abertura das atividades do semestre 2012.2. A expectativa é que em 2014 todos os semestres letivos possam estar normalizados.

Durante a reunião com os membros do Sindunivasf, o reitor Julianeli Tolentino destacou que a universidade não medirá esforços para que os impactos dos dias de paralisação sejam minimizados para estudantes, professores e técnicos-administrativos. “A nossa intenção é que possamos deliberar o quanto antes a proposta de retorno às aulas e sobre o calendário acadêmico que será reestruturado. A sugestão de retorno às aulas no dia 1º de outubro é para que os colegiados e professores tenham tempo de planejarem as suas atividades para reinício do semestre letivo”, avaliou o reitor.

Klene Barreto de Aquino Ascom Univasf Fotos: Vanessa Arruda
publicado em 20 de Setembro / 2012 às 18:30

Primeiro aniversário do CAPS Infantil é comemorado com festa e brincadeiras em Petrolina

Em dois dias de brincadeiras e atividades recreativas, usuários, familiares e a equipe multiprofissional do Centro de Atenção Psicossocial Infantil – CAPSi de Petrolina festejaram o primeiro aniversário do serviço, que atende crianças e adolescentes menores de 18 anos com transtornos mentais, como psicoses, neuroses e o autismo, ou transtornos decorrentes do uso abusivo de substâncias psicoativas.

Segunda (17) e terça-feira (18), as crianças participaram de atividades lúdicas coordenadas pelos profissionais do CAPSi. Pularam na cama elástica, desenharam, pitaram o rosto e refletiram, junto com os seus pais, sobre a importância do serviço. “Minha filha é acompanhada no CAPS há 9 meses. É quase a idade do serviço. Eu agradeço muito por ter esse apoio. Aqui, além de tratar as crianças, nós aprendemos a cuidar delas no dia-a-dia”, afirmou a dona de casa Zélia Pereira Lima de Alencar.

“Esse é um momento não apenas de confraternização, mas de reflexão. É importante pensarmos sobre a importância do CAPSi na vida dos usuários e das suas famílias, e também lembrar aos pais que eles são multiplicadores, que podem orientar outros pais a procurar o CAPS, se estes precisarem de ajuda com os seus filhos”, declarou a coordenadora do Serviço, Poliana Moreira Cruz.

A festa contou também com a participação do pai e da irmã do garoto Josemário Menezes da Silva Junior, que empresta o seu nome ao CAPS Infantil. “Meu filho partiu, mas ficou essa casa que tem o nome dele para cuidar das crianças”, disse o pai Josemário Menezes da Silva. O garoto faleceu aos 4 anos de idade, vítima de um acidente, na Orla de Petrolina, há 22 anos. O projeto de uma vereadora deu ao CAPSi o nome do menino.

publicado em 20 de Setembro / 2012 às 18:00

Codevasf adquire escavadeira para obras no Perímetro Irrigado Salitre

A 6ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Juazeiro, adquiriu recentemente uma escavadeira hidráulica modelo Doosan DX225, da Renco, que será utilizada nos serviços auxiliares de limpeza da calha do Rio Salitre, bem como na manutenção dos drenos do perímetro irrigado. A máquina já está no canteiro de obras, onde se encontra a disposição da administração do Salitre.

O Superintendente Regional da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima da Silva, visitou o canteiro de obras, onde funciona a administração do perímetro,  para avaliar o novo equipamento e se informou junto aos engenheiros e técnicos da companhia sobre as principais qualidades da escavadeira, e o cronograma previsto para a realização dos trabalhos no local..

O supervisor de fiscalização do Perímetro Irrigado Salitre, José Amâncio Coelho de Jesus, garantiu que os trabalhos com a nova máquina já devem começar neste mês e que “os ribeirinhos do Salitre serão os principais beneficiados, além dos produtores do Perímetro”. Amâncio informou ainda sobre o valor da aquisição. Segundo o supervisor, a escavadeira custou R$ 368.000,00 - verbas procedentes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), referentes ao contrato de implantação do Perímetro Irrigado Salitre.

Ascom/Codevasf
publicado em 20 de Setembro / 2012 às 16:30

Prazo para concorrer a máquinas do PAC 2 é prorrogado

Municípios com até 50 mil habitantes têm até o dia 31 de outubro para concorrer a máquinas da segunda fase do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2). O prazo, que venceria no último 18, foi estendido para dar uma nova chance a mais de 500 prefeituras de municípios que se enquadram nos critérios estabelecidos pela Portaria MDA n. 43 de 15 de julho de 2012 e ainda não apresentaram propostas para receber os equipamentos. Ao todo, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) doará, nesta etapa, 3.591 retroescavadeiras e 1.330 motoniveladoras destinadas à recuperação de estradas vicinais - vias importantes para o escoamento da produção da agricultura familiar. O formulário de cadastramento está disponível no portal do MDA.

O processo de inscrição contempla três etapas principais: cadastramento, até o dia 31 de outubro; entrega de documentação e análise, de 1º a 16 de novembro; deliberação e divulgação das propostas selecionadas em 19 de novembro. O número de habitantes de cada município terá como base a mais recente estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Passo a passo

Para se cadastrar, o procedimento é simples. Basta acessar o sítio do MDA, entrar no link “cadastramento de carta-consulta”, preencher o campo usuário com o termo “município.” (com o ponto) mais o código de seis dígitos do município no IBGE (exemplo: município.123456) e informar a senha cadastrada no banco de dados do ministério.

Caso o solicitante da prefeitura ainda não tenha se cadastrado, deverá enviar um ofício digitalizado com a assinatura do prefeito para o e-mail pac2mda@mda.gov.br informando um e-mail para o qual será enviada a senha de acesso. Caso tenha cadastrado o e-mail, mas não lembra a senha, basta acessar o site e acessar a opção “Esqueceu da senha?”, para envio automático de uma nova. O início das entregas está previsto para o primeiro semestre de 2013. Confira aqui a lista dos municípios já cadastrados.

Ascom MDA
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.