Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 23 de Janeiro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 17 de Julho / 2011 às 10:00

13ª Festa do Pescador movimentou Sobradinho

Sobradinho teve dia bastante movimentado neste sábado, 16, com as comemorações do Dia do Pescador. A festa, na sua 13ª edição, contou com a presença de caravanas de praticamente todas as colônias de pescadores do Vale do São Francisco. A comunidade do Rodeadouro, em Juazeiro, marcou presença levando quase uma centena de pessoas em barca muito animada e ao som do “Samba de Véio.”

A programação, que se iniciou com missa celebrada na igreja local, culminou com atividades às margens do Rio São Francisco, com competições, apresentação do “Samba de Véio” e muito forró, à noite, com o sanfoneiro Flávio Baião.

publicado em 17 de Julho / 2011 às 09:00

Bodocó realiza 24º edição dos Jogos Escolares

“Bodocó, orgulho de um povo que pratica esportes e elege campeões”, sob este slogan a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza a 24ª edição dos Jogos Escolares de Bodocó (Joesbo). Quatorze escolas, entre elas, duas estaduais, duas da rede privada e doze municipais, participarão das atividades que buscam incentivar cada vez mais a prática de esportes no município.

A solenidade de abertura do evento será realizada na próxima segunda-feira (18), às 19 horas, na Quadra Poliesportiva Francisco Rodrigues Cunha, localizada no bairro São Francisco. Na ocasião, haverá composição de mesa das autoridades, apresentação das delegações, entrada do fogo simbólico dos Jogos Escolares, juramento do atleta, além de apresentações culturais. Futsal, handebol, voleibol, basquete, futebol, provas de atletismo, natação e xadrez integram as modalidades desta edição.

Para o secretário municipal de Educação, Ronaldo Menezes, os Jogos Escolares proporcionam a integração entre os jovens e crianças do município e estimulam a prática saudável de esportes. “Os Jogos Escolares proporcionam a integração entre os nossos jovens e crianças, que, unidos pela prática saudável de esportes, mostram ainda o bom desempenho. É através dos jogos municipais, que os nossos futuros atletas se desenvolvem, podendo representar, de forma bastante positiva, o município de Bodocó em outras cidades e regiões”, disse Ronaldo.

Os Joesbo acontecem até o final da manhã do sábado (23). O encerramento será realizado no mesmo local da solenidade de abertura, às 19 horas, com a entrega de premiação aos atletas vencedores. Logo após, haverá som mecânico. 

Ascom Bodocó
publicado em 17 de Julho / 2011 às 08:00

Sustentabilidade agrícola em pauta no Perímetro Nilo Coelho

A agricultura sustentável foi o tema da Semana do Meio Ambiente 2011 promovida pela Codevasf e a Plantec, empresa responsável pela assistência técnica e extensão rural nos perímetros de irrigação Senador Nilo Coelho e Bebedouro em Petrolina. O evento, realizado quinta-feira (14) no Nilo Coelho, também contou com o apoio do Banco do Nordeste, Embrapa Semiárido, Consea Orgânico, SEBRAE, os Distritos de Irrigação d Nilo e Bebedouro (DINC e DIPIB) e lojas de insumos agroecológicos da região.

Cerca de 300 produtores freqüentaram as estações onde participaram e palestras e assistiram às demonstrações práticas sobre caldas orgânicas, compostagem e coquetéis. Estreante numa Semana do Meio Ambiente, o agricultor Jacinto Pereira Lima, do N6, relata que vai aprofundar os conhecimentos para exercitar práticas sustentáveis no seu lote agrícola, onde já coco, banana e goiaba. Segundo o gerente de Irrigação da Codevasf em Pernambuco, Luiz Manoel de Santana, o cenário contemporâneo tem exigido cada vez mais a produção e comercialização de alimentos mais saudáveis. “Além da redução de gastos, por exemplo, a agricultura sustentável também gera bons indicadores socioambientais com a preservação dos recursos naturais”, destaca Santana.

Ascom Codevasf 3 SR
publicado em 17 de Julho / 2011 às 07:00

Petrolina: Capacitação do Banco do Empreendedor iniciará nesta segunda-feira

Potencializar os beneficiários do Bolsa Família para a geração de renda é o objetivo com que o Banco do Empreendedor inicia a capacitação sobre Educação Financeira entre os dias 18 e 21 de julho, das 14h às 17h, no Centro de Referência de Assistencial Social (CRAS) Dom Avelar, localizado na Avenida da Harmonia, nº 17. Com 50 vagas, o curso terá aulas teóricas e práticas de economia e será ministrado pela instrutora Cléa Pulsa. A capacitação é direcionada para os beneficiários dos bairros atendidos pelos CRAS São Jorge e Dom Avelar: Santa Luzia, Lagoa Seca, Antônio Cassimiro, Vila Eulália, Km 2, Dom Malan, Areia Branca, Vila Aparecida, Terra do Sol, São Jorge, Dom Avelar, IPSEP, Vila Rotary, Padre Cícero, Mandacaru, Loteamento Recife, Vila Marcela, Projetos N6, N7, N8, N9, N10, N11, N12 e Projeto Maria Tereza. 

Lançado no final do mês de abril, o Programa Banco do Empreendedor de Petrolina é o primeiro no estado de Pernambuco e tem como finalidade oportunizar micro e pequenos empreendedores do município a terem acesso a empréstimos sem burocracia e de forma acessível. O Programa é uma iniciativa da Prefeitura de Petrolina em parceria com a Agência de Crédito, que é habilitada pelo Ministério do Trabalho. Os interessados em mais informações podem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), pelo telefone 87 3867-4164. A sede da Sedest está localizada na Rua Valério Pereira, 515, Centro.

Natália Carneiro Secom PMP
publicado em 16 de Julho / 2011 às 22:00

CONTRA A MORTALIDADE INFANTIL E MATERNA SENHOR DO BONFIM INSTITUI CÂMARA TÉCNICA DE INVESTIGAÇÃO DE ÓBITOS

Com a finalidade de desenvolver ações que reduzam o índice de mortalidade infantil em Senhor do Bonfim, foi instituído esta semana a Câmara Técnica Municipal de Investigação de Óbitos Infantil, Fetal, Mulheres em Idade Fértil – MIF e Maternos.

A cerimônia ocorreu na Câmara de Vereadores. Na oportunidade, o secretário de Saúde do município, Francisco Lustiago empossou os membros da 1ª Diretoria da entidade, formada por representantes, titulares e suplentes oriundos da Saúde, tais como: Vigilância epidemiológica, Área técnica de saúde da mulher e da criança, Atenção básica, Programa Saúde da Família, Programa Agente Comunitário de Saúde, Atenção hospitalar, Informação em saúde, Auditoria e Regulação, Núcleo de Educação Permanente e médicos obstetra, pediatra e clínico.

“Todos aqui são profissionais e tem a missão de cuidar da saúde das pessoas desde o seu nascimento até a sua morte. Por isso, peço ainda mais empenho e dedicação a cada um de vocês nessa nova empreitada e que o numero de óbitos infantis reduza cada vez mais” – falou Francisco Lustiago durante a posse da Diretoria.

A Câmara Técnica (portaria nº 001/2011) segue os preceitos determinados pelo Ministério da Saúde e da Secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), cuja política prioriza a redução da mortalidade infantil e materna na região.

Ascom Bonfim
publicado em 16 de Julho / 2011 às 20:00

Alunos de Engenharia Elétrica lançam livro de Eletrônica Analógica

Os alunos do 8º período do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Vale do São Francisco- Univasf, Vital Pereira Batista Junior e Quelle Gomes dos Santos lançaram esta semana o livro “Experimentos de Eletrônica Analógica - Diodos, Transistores e Amplificadores Operacionais”. A publicação trata de experimentos de eletrônica analógica realizados no Laboratório de Eletrônica Digital da universidade, sob a orientação do professor Isnaldo Coelho.

O livro é o resultado de simulações desenvolvidas durante a disciplina Eletrônica Analógica, ministrada no 6º período do curso. São oito capítulos com experimentos que verificam a aplicação prática dos componentes estudados. A estudante Quelle dos Santos, uma das autoras da obra, sente um misto de satisfação e dever cumprido ao ver o trabalho publicado. “Quando a gente percebe que tudo que estuda na disciplina pode ser aplicado na prática, o aprendizado aumenta”, complementou Quelle.

Este é o segundo livro publicado pelos estudantes. Em Abril deste ano, Quelle, Vital e mais outros dois alunos do Engenharia Elétrica, Lucas Pires e Rafael Lima, lançaram “Experimentos e Sistemas de Controle”. O trabalho também foi desenvolvido em uma disciplina do 6º período do curso, neste caso, Laboratório de Controle I, com a orientação do professor Eduard Montgomery. Para o estudante Vital Pereira, as publicações representam uma importante contribuição para a formação dos profissionais da área. “O Brasil tem muitos bons livros teóricos de engenharia elétrica, mas a área de experimentos ainda é pobre. Com estes trabalhos, nós decidimos compartilhar as informações para colaborar no desenvolvimento dos estudos práticos de estudantes de todo o país”, concluiu Vital. “Experimentos de Eletrônica Analógica - Diodos, Transistores e Amplificadores Operacionais” pode ser adquirido através do link abaixo.
 

Por Fabíola Moura
publicado em 16 de Julho / 2011 às 19:00

Teatro de fantoches homenageia o ECA no HDM

Em comemoração aos 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o serviço social e a terapia ocupacional do HDM realizaram quinta-feira, apresentações de teatro de fantoches abordando temas ligados à violência física, psicológica, sexual e a negligência contra a criança e o adolescente.

A peça teatral foi dividida em quatro cenas que mostraram de forma lúdica  situações do cotidiano de violência contra a criança e adolescente. “É muito importante que a temática da violência seja abordada em espaços diversos, inclusive dentro do hospital onde os profissionais de saúde precisam identificar situações de violência e notificar”, explicou a coordenadora de Serviço Social do Hospital Dom Malan, Carla Theóphilo.

A apresentação aconteceu na brinquedoteca do Hospital e foi apreciada por crianças internadas na pediatria e seus acompanhantes. “Achei importante o que foi mostrado com os bonecos, porque abriu nossa mente para muita coisa. A partir de agora, vou ficar mais atenta a tudo que acontece em minha casa e com meus filhos”, avaliou a dona de casa Maria Joelma da Silva moradora de Juazeiro que acompanhava o filho de seis anos.

Ascom HDM
publicado em 16 de Julho / 2011 às 17:00

Idosos apresentam resultados de Conferência em Lago Grande

Cento e sessenta participantes, entre representantes do poder público, sociedade civil e convidados, compareceram quinta-feira (14) à Escola Santa Maria para a I Conferência Municipal do Idoso de Lagoa Grande (Sertão do São Francisco/PE). Os trabalhos foram coordenados pela secretária municipal de Assistência Social e presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Mônica Pereira. Entre os resultados do encontro, foram propostos políticas intersetoriais de atenção ao idoso com a presença do Município, Estado e União bem como o fortalecimento do Conselho do Idoso no município. 

Outros eixos apresentados foram a elaboração de um projeto de formação continuada e de alfabetização para quem já passou de 60 anos no município, além da realização de cursos diversos voltados para ampliar o conhecimento e manter o idoso em constante atividade. Mônica revela que na questão da saúde, foi proposto que as unidades de saúde do município passem a ter profissionais voltados para este publico especifico, com geriatras, psicólogos, enfermeiros preparados para atender o idoso e a idosa. 

A Conferência também sugeriu a construção de novos espaços destinados à terceira idade e que bancos, comércios, entre outros segmentos, atuem com mais respeito aos idosos. “Outro problema que eles pediram atenção nessa nova política voltada para o idoso como um todo foi que o Governo Federal e o INSS interfiram com mais força na questão da concessão dos empréstimos consignados através das aposentadorias. Muitos revelaram que tem aposentado no município com mais de 50% da renda comprometida com esse desconto direto no beneficio. Pedem uma mudança para protegê-los dessas armadilhas”, comentou a titular da pasta de Assistência Social em Lagoa Grande. 

Foi abordada também a ampliação da gratuidade dos idosos nos ônibus que hoje está restrito a dois lugares apenas. “É um número que não atende aos idosos e muitos deixam de viajar, rever parentes, por não terem condições de pagar passagem e a gratuidade ajuda. É uma discussão que será feita com as empresas”, declarou Mônica. A prefeita do município, Rose Garziera, também esteve presente no debate. “Esta é a nossa primeira conferência e juntos vamos apresentar o que Lagoa Grande precisa para oferecer uma vida melhor, com serviços, ações e projetos, destinados aos nossos idosos. Temos feitos a nossa parte, mas se precisa muito mais nesta questão. Juntos vamos colocar em prática a política ideal para quem tem mais de 60 anos em nossa Lagoa Grande”, declarou a prefeita.

SEDETE-ASS. DE IMPRENSA FOTO ISAEL DIAS - DIVULGAÇÃO
publicado em 16 de Julho / 2011 às 13:00

Vitivinicultura e enoturismo são temas de seminário na Fenagri 2011

Considerado o segundo pólo vitivinicultor do Brasil, com uma produção anual de oito milhões de litros de vinhos finos, o setor do agronegócio voltado à vitivinicultura do Vale do São Francisco será debatido durante a 22ª edição da Feira Nacional de Agricultura Irrigada - Fenagri 2011. O Seminário Regional da Vitivinicultura e Enoturismo será realizado pelo Sebrae em parceria com a prefeitura de Juazeiro no dia 29/07, a partir das 17h, no estande do Sebrae -  pátio externo da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, em Juazeiro-BA,  com acesso livre ao público. 

Durante o seminário será abordada a agenda estratégica da viticultura, vinhos e derivados, o programa de desenvolvimento da cadeia produtiva de vinhos, sucos e espumantes e o diagnóstico de enoturismo no Brasil com enfoque no Vale do São Francisco.Estão sendo esperados, entre outros especialistas no segmento, o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani e a coordenadora dos projetos de fruticultura e vitivinicultura do Sebrae, Lea Maria Lagares. 

Para o coordenador da Fenagri 2011 e secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro, Carlos Neiva, que fará uma explanação sobre a vitivinicultura e o enoturismo na região, estas duas cadeias produtivas são exemplos claros dos Novos Tempos do Agronegócio, o tema desta edição da Fenagri. “Esse é o momento de mostrarmos as potencialidades do setor, já que o Vale do São Francisco vivencia a expansão do enoturismo com a chegada de novas vinícolas e iniciativas como o Vapor do Vinho, passeio turístico que inclui a eclusagem na Barragem de Sobradinho, visita à vinícola Ouro Verde, em Casa Nova-BA, onde os visitantes conhecem o ciclo vegetativo das uvas, o processo de elaboração de vinhos e espumantes e participam de um minicurso de degustação”, enfatiza Carlos Neiva. 

A Fenagri 2011 acontece de 27 a 30/07, nos campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco -  Univasf  e Universidade do Estado da Bahia - Uneb/ Juazeiro - BA. A solenidade de abertura será às 19h no Complexo Multieventos da Univasf e  o acesso à área de exposição será livre para o público a partir das 20h. Nos demais dias, o horário é das 17h às 22h. Outras informações sobre minicursos, seminários, rodada de negócios, palestra e a programação completa estão disponíveis no site: www.fenagri2011.com ou através do telefone: (74) 3061-4210. 

Clas Comunicação
publicado em 16 de Julho / 2011 às 11:00

EMPOSSADA NOVA DIRETORIA DO SINDICATO RURAL DE CURAÇÁ

A posse da nova diretoria e conselho fiscal do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curaçá – STR - aconteceu ontem (15), na sede da Sociedade dos Vaqueiros, logo após a leitura do Termo de Posse, feita pela advogada da Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia – FETAG, Thaís Elislaglei. Ela presidiu a Junta Governativa que estava gerenciando o STR durante parte do processo Eleitoral, que começou em julho do ano passado e teve algumas intervenções da Justiça, as quais terminaram atrasando muito a eleição realizada no último dia 10 (domingo passado). 

“Foi um processo eleitoral conturbado, mas eu vim como o compromisso da FETAG em organizá-lo, evitando mais ações na Justiça. Proponho à nova diretoria que se faça uma reforma no estatuto, pois muitas brechas dele favoreceram estes problemas no processo eleitoral”, frisou a advogada. Estavam presentes no evento muitos trabalhadores rurais de Curaçá, além de alguns vereadores, representantes sindicais do Município e também de Juazeiro. 

À mesa, além dos recém empossados, estiveram e fizeram uso da palavra: os vereadores César Mendonça e Theodomiro Mendes, Iracema Martins, diretora da APLB Local, Rogério Bahia, advogado do STR, o produtor rural Carlinhos Brandão, o ambientalista Seo Waldemar da Ilha Redonda e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro.  A nova diretoria do Sindicato ficou com a seguinte composição: 

Walek Sandra Oliveira da Silva – presidenta
Sivaldo Manoel da Silva – Secretário
Reinalda Batista de Almeida – Tesoureira 
Suplentes da Diretoria Executiva: Josivaldo Batista de Almeida, Marineuza do Nascimento e Luzineves Varjão dos Santos. 
Conselho Fiscal Titular: Jackson Aquino Freire, Elizangela Pereira Dias e Edneuza Flor de Barros. 
Suplentes: João Barbosa dos Santos, Barnabé Oliveira de Araújo e Simonia Souza Marques.

O mandato dos empossados é de quatro anos e o maior desafio, segundo a recém-empossada presidenta do Sindicato, “é recuperar a credibilidade da Instituição junto a seus sócios e dar maior atenção às bases”, resumiu Sandra. 

Por Maurízio Bim Revista Cura’Saae e Blog asscurralvelho.blogspot.com
publicado em 16 de Julho / 2011 às 10:00

Centros Sociais Urbanos fortalecerão ações sociais

Coordenadores dos 32 Centros Sociais Urbanos da Bahia (CSU) e do Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente (CIAC) estarão reunidos, nesta segunda-feira (18), para discutir as novas diretrizes de trabalho que devem ser adotadas nos Centros. O encontro, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), acontecerá no CSU de Narandiba, das 8h às 18h, e contará com a presença do secretário Carlos Brasileiro.

A reunião tem como objetivos: iniciar os processos de definição da identidade dos CSUs diante das agendas do Governo Estadual, mostrando como os Centros podem fortalecer o cumprimento dos programas de combate à pobreza, Pacto Pela Vida e Todos Pela Alfabetização – TOPA, e reordenar e qualificar os serviços já oferecidos por esses equipamentos, como atenção ao idoso, cursos de qualificação profissional e práticas esportivas.

Outra meta da reunião é articular as áreas da Sedes com as coordenações dos CSUs, mobilizando e motivando os seus coordenadores para a efetivação do trabalho desenvolvido nos Centros. “Quem ganha com essa requalificação dos Centros Sociais Urbanos é a sociedade, que terá maior acesso aos programas e mais qualidade no serviço. Serviço este que promove a integração social, a inclusão produtiva e a elevação da escolaridade”, afirmou a superintendente de Assistência Social, Ângela Gonçalves. (Ascom Sedes)

publicado em 16 de Julho / 2011 às 09:00

JAGUARARI INAUGURA BASE DO SAMU 192

O prefeito de Jaguarari, Antonio Nascimento, através da Secretaria de Saúde, promove na manhã deste sábado (16), a partir das 10 horas, a inauguração da BASE DO SAMU 192. A base do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência fica próximo ao posto de saúde da sede e estará integrado  à rede do Território Piemonte Norte do Itapicuru que reúne ainda os municípios de Senhor do Bonfim, Pindobaçu, Itiúba, Antônio Gonçalves, Ponto Novo, Andorinha e Campo Formoso. A solenidade presidida pelo prefeito contará ainda com a presença de vereadores, autoridades civis e militares, secretários municipais e populares.

publicado em 16 de Julho / 2011 às 08:00

Lancha Escolar e escola climatizada serão entregues neste final de semana

Neste sábado (16), ainda em comemoração ao aniversário da cidade, a Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) entregará a comunidade uma Lancha Escolar. A nova aquisição é fruto de uma parceria com o Governo Federal, através do programa Caminho da Escola, que já beneficiou no ano passado o município com 7 ônibus escolares, os primeiros da história da cidade. A lancha, que atenderá a comunidade da Ilha de Nossa Senhora e Quipar, é fabricada pela Marinha do Brasil, construída em alumínio naval, possui 7,3m de comprimento e capacidade para 20 alunos. A entrega será realizada às 9h, no Ponto das Barquinhas. E amanhã, domingo (17), também às 9h, a comunidade de Campos receberá uma escola totalmente climatizada, que proporcionará conforto para o desenvolvimento de uma educação de qualidade. A unidade escolar beneficiada é a Manoel Luiz.

Ascom Seduc
publicado em 16 de Julho / 2011 às 07:00

72° BI PARTICIPA DA 1ª VIRADA MULTICULTURAL DE JUAZEIRO

Logo mais às 8 horas, na Orla Nova, como parte das comemorações dos 133 anos de Juazeiro começa a 1ª Virada MultiCultural. Iniciativa da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura da Prefeitura Municipal o evento promete congregar mais de trezentos artistas das mais variadas vertentes até a manhã deste domingo, dia 17.

Dois palcos, praça de alimentação, stands e tendas para exibição dos trabalhos dos artistas, feiras de livros, de artesanato e de culinária foram montados no local. Para o público infantil serão oferecidas oficinas e revoadas de pipas, espetáculos circenses, barca das artes e muitas outras brincadeiras.

Além dos shows musicais o público que comparecer a orla de Juazeiro terá a oportunidade de acompanhar estande do 72° Batalhão de Infantaria Motorizado de Petrolina, exibição que foi definida dia passado pelo Secretário de Cultura, Crisóstomo Lima em contato com o Tenente-Coronel Helvétius Marques, Comandante do Batalhão.

publicado em 15 de Julho / 2011 às 22:40

MOMENTO ENCANTADO EM BONFIM COMEMORA OS 21 ANOS DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Desde a sua concepção, há 21 anos, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) vem determinando linhas de ação e conduta que a sociedade brasileira, em diversas esferas, deve adotar em benefício da população infanto-juvenil. Para comemorar essas duas décadas de existência do ECA e de seus desdobramentos, a Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveram nesta quinta-feira (14), na Praça Nova do Congresso, um evento lúdico, voltado para os estudantes da rede de ensino público do município.

O Momento Encantado, como foi intitulado, fez jus ao nome e ofereceu para as crianças presentes um mundo mágico de brincadeiras, palhaços e guloseimas. O prefeito Paulo Machado esteve na Praça Nova e ao lado do vice-prefeito Aurélio Soares e da secretária de Educação e Cultura Maria das Neves conversou animadamente com os pequenos estudantes que reagiram com risos aos gracejos do gestor.  

“Meus parabéns, vocês estão muito bonitos hoje. Na verdade as meninas estão muito mais bonitas do que os meninos, a gente tem que ser justo”. E falando sério, Paulo Machado acrescentou: “Vocês sabem que são muito importantes, não é? Nas suas casas e nas suas escolas têm muita gente de olho, ajudando vocês a caminharem e isso é muito bom, é muito importante. Vocês não estão sozinhos, o governo do município também está preocupado em caminhar junto. A preocupação com a criança e com o adolescente é sempre necessária”. 

Ascom Bonfim
publicado em 15 de Julho / 2011 às 21:00

Implantação do Projeto Lindú é discutida em reunião

O secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Agnaldo Meira, participou na última quarta-feira (13), de reunião na Codevasf - Juazeiro para tratar da implantação do Projeto Lindú, que pretende beneficiar os pequenos agricultores do Baixo Salitre. A Prefeitura juntamente com a Codevasf, União das Associações do Vale do Salitre (UAVS) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais conscientes da situação dos pequenos produtores que historicamente cultivavam na calha do rio e que agora estariam sujeitos a certa precariedade fundiária; decidiram pela criação de um projeto agrícola que contemple esses ribeirinhos, permitindo condições básicas para seu desenvolvimento. 

“O Projeto pretende respeitar e manter a cultura histórica regional, valorizando e fixando o produtor no entorno do Projeto Salitre como forma de mitigação dos impactos sociais gerados pela sua implantação”, informou o secretário Agnaldo Meira. O convênio assinado pela Prefeitura e Codevasf tem por objetivo promover a criação do projeto através da aquisição de áreas continuas e contíguas visando contemplar os pequenos agricultores locais. 

Durante a reunião ficou definido a criação da Comissão de Aquisição de Terras do Projeto Lindú composta por representantes da Secretaria de Agricultura. O grupo ficará responsável em acompanhar o levantamento da área; cadastramento dos moradores e a topografia local. Na oportunidade também foi concedido pela SEADRUMA, através da Gerência de Meio Ambiente, autorização ambiental para serviços de desassoreamento da calha do rio Salitre, no trecho compreendido entre os povoados do Junco e Campo dos Cavalos. “A ação irá permitir aos agricultores da região uma produção contínua utilizando a área e possibilitando o desenvolvimento sustentável local”, observou Agnaldo. O serviço compreende uma área de 20,350km de extensão, e o orçamento do projeto básico para a implantação está estimado em R$ 876.823,78. 

Lene Radina Ascom Seadruma
publicado em 15 de Julho / 2011 às 18:40

Casa Nova realiza o 5º Enduro das Dunas da Copa Sertão de Enduro

A Prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte, realiza hoje (15) e amanhã (16) o 5º Enduro das Dunas, da 3ª e 4º etapa da Copa Sertão de Enduro de Regularidade 2011. O evento motociclístico tipo rally acontece nas trilhas da região de Casa Nova, no sentido cidade às Dunas do Velho Chico, sob a supervisão da Federação Baiana de Motociclismo. 

De acordo com o secretário de Esportes, Itamar Rocha, enduro é uma modalidade fora de estrada de motociclístico. “É uma prova de regularidade que realiza-se num percurso de veredas, pistas ou estradas abertas à circulação normal”, diz. “Integradas ao percurso, encontram-se várias provas classificatórias, organizadas em locais fechados ao tráfego normal, sob quaisquer condições do tempo, na qual o desempenho do piloto é determinante para sua classificação no enduro”, explica o secretário de Urbanismo e organizador da prova, Fernando Marins. 

“Os pilotos realizarão as provas através de uma planilha de navegação, sendo que, cada um realizará a competição portando GPS. O percurso das Dunas é dotado de capina e riacho seco”,pondera Marins. As inscrições e o sorteio de largada acontecem desde às 18 horas, desta sexta-feira (15), na Loja Rio Vale Motos, na BR 235. A largada será realizada a partir das 9 horas, do sábado, 16, saindo do Restaurante e Pizzaria Nossa Casa na BR 235 e a chegada acontece no mesmo restaurante.

Lidiane Cavalcante Ascom PMCN
publicado em 15 de Julho / 2011 às 17:30

1ª Virada Multicultural de Juazeiro é amanhã (16)

A cidade continua em festa pelos 133 anos de Juazeiro e neste sábado, 16 de julho, a partir das 8h, na Orla Nova da Cidade, tem a 1ª Virada MultiCultura. O inédito evento promovido pela Prefeitura de Juazeiro, mediante ação da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc) irá reunir cerca de trezentos artistas das mais variadas vertentes até a manhã do dia 17.

Um grande complexo com dois palcos, praça de alimentação, stands e tendas para exibição dos trabalhos dos artistas, feiras de livros, de artesanato e de culinária esta sendo montado no local. Para o público infantil serão oferecidas oficinas e revoadas de pipas, espetáculos circenses, contos de histórias na “Barca das Artes” e muitas outras brincadeiras.

O público adulto poderá conferir shows musicais de MPB, Samba, Forró, Rock, Pop e Reggae, além apresentações teatrais, de dança, performances e recitais, repente e cordel, tenda eletrônica, exibições de curtas-metragens, exposições de artes plásticas e shows de humor. Em conversa com o blog, o titular da Seiasc, Crisóstomo Lima aproveitou para convidar toda população juazeirense a participar das atividades da "1ª Virada Multicultural de Juazeiro” . Acompanhe a programação:

Dias 16 e 17 de Julho (sábado e domingo) na Orla Nova

08h - Quarteto Sommus
- Orquestra de Câmara do São Francisco
- Oficina de Pipa com revoada (com o professor Parlim)
- Oficina de bonecas de pano (com a artesã Analda)
- Brincadeiras (com a Cia de Teatro Biruta)
- Contação de histórias (com a professora Vanderlea Andrade)
- Barca do Teatro: apresentação da peça “A barca poética”
(embarque próximo ao Vaporzinho - público limitado por senhas)
09h – Números circenses e oficinas de brincadeiras (com o grupo do NAEND’A)
- Grafitagem artística na Orla (com grupos de grafiteiros da cidade)
11h - Espetáculo de Dança “Brincar” (com a Entrepassos Cia de Dança)
12h – Show musical com Neto & Mundinho (estilo variado)
13h – Barca das Artes: Companhia Biruta de Teatro
(embarque próximo ao Vaporzinho - público limitado por senhas)
14h - Hip Hop e Street Dance (com o grupo de jovens do Projovem/Seiasc)
15h – Apresentação da peça “Dorotéia Vai à Guerra” (com a Cia do Riso)
15h40 – Show musical com Paulo Soares e a Terceira Cidade (rock e raiz)
16h40 – Apresentação da peça “Faroeste Caboclo” (com a Trupi Zupi Cia)
17h40 – Show musical: Xibiu e banda 5.0 (estilo variado)
18h – Exibições de Filmes (curtas-metragens da Uneb, Univasf)
18h40 – Apresentação de dança: Evolução da Humanidade (Grupo ProJovem Adolescente Tabuleiro – direção Magda Bouchat)
- Samba de Veio do Rodeadouro
- Dança de Salão (Companhia de Dança Canuto – direção Marcos Canuto)
19h20 – Show musical com Maurício Dias (MPB e bossa nova)
20h20 – Stand-up: humor com Rodolfo Eller
21h - Apresentação do espetáculo “Fuá na Casa de Zé Mané” (com a Cia de Dança do Sesc)
21h50 – Show musical com a banda “Apocalipse” (reggae)
- Tenda Eletrônica (com o DJ Jocélio Jagunço no Galpão da FRANAVE)
22h50 – Show musical com a banda “Seca Budega” (pop-rock)
23h50 – Show musical com João Sereno, Maviael Melo, o sanfoneiro Renan e participação performática de Manuca Almeida
01h50 – Show musical com a banda “Mirage” (revivendo os grandes sucessos)
02h50 – Show musical com a banda “Rukha” (rock e reggae)
03h50 – Show musical com a banda “Sentido Horário” (rock)
04h50 – Show musical com a banda “Carrancudos” (pop-rock)

(Com informações de Luiz Hélio Ascom Seiasc)
publicado em 15 de Julho / 2011 às 16:10

Rejeitadas as contas de Água e Esgoto de Sobradinho

Na sessão desta quinta-feira (14/07), o Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou as contas da EMSAE – Empresa Municipal de Serviços da Água e Esgoto, de Soibradinho, sob a responsabilidade Ednaldo José Soares da Silva, em função de irregularidades na utilização dos recursos municipais,no exercício de 2010.

O relator, Conselheiro Substituto Evânio Antunes Cardoso, imputou multa no valor de R$ 5 mil e recolhimento aos cofres públicos municipais a importância de R$ 3.735,48, referente desincorporação irregular do saldo de caixa.

A relatoria constatou irregularidades nas consignações no Relatório Anual, na contabilização e utilização de créditos adicionais suplementares sem o correspondente Decreto Executivo de abertura, indo de encontro ao art. 42 da Lei Federal 4.320/64; na apresentação de balanços e demonstrativos contábeis; no relatório de controle interno, que não atende às exigências legalmente dispostas na Constituição Estadual e na reincidência de várias impropriedades.

Fonte: TCM
publicado em 15 de Julho / 2011 às 15:40

Inaugurado o Hospital Municipal da Criança em Juazeiro

Juazeiro completou 133 anos nesta sexta-feira (15) e quem ganhou o primeiro presente foram as crianças do município com a entrega do Hospital da Criança de Juazeiro, antiga Só Baby, a partir de agora administrada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde. A solenidade aconteceu durante a manhã na unidade hospitalar e reuniu, além do prefeito Isaac Carvalho e o secretário de saúde, Ubiratan Pedrosa, autoridades militares, presidentes de partidos, vereadores, equipe do governo e comunidade em geral.  

“Desafio maior será garantir um atendimento digno a população infantil. Este é o único hospital da criança na cidade e não pode ser fechado. Vamos continuar os serviços, mas com outro nível de qualidade, para manter uma estrutura moderna e com mais investimentos”, informou Ubiratana Pedrosa. O secretário de saúde completa as informações destacando a importância e a integralidade das ações do SUS e os avanços alcançados nestes quase 3 anos de administração. “São atendimentos ofertados para milhões de usuários com o propósito de melhorar e ampliar a assistência no país. Em Juazeiro o SUS tem avançado muito. Se compararmos com 2008 já podemos ver mudanças. Não vemos filas em hospitais, falta de leitos, atualmente fazemos mais de três milhões de procedimentos ao ano, desde as visitas domiciliares dos agentes de saúde aos atendimentos médicos, todas as unidades de saúde estão sendo substituídas por unidades próprias com mais conforto, espaço e as devidas qualidades técnicas, dentre outros”, ressaltou. 

Conpletando as palavras do secretário de saúde, o sub-secretário de relações institucionais da Bahia, representando o governo do estado, Pedro Alcântara, fala do resgate aos atendimentos infantis e da confiança na mudança. “A saúde estava agonizando e agora estamos saindo da UTI e entregando para população de Juazeiro melhores serviços na área da saúde, além de outras benfeitorias. Hoje, por exemplo, já podemos ir a Pinhões em menos de 1 hora, muitas ruas estão sendo calçadas e pavimentadas e creches e unidades construídas, marcando uma fase histórica em Juazeiro”, disse. 

“Estamos construindo a grande mudança tão sonhada pelos juazeirenses. Vamos superar cada desafio e contribuir para a transformação de Juazeiro. As mudanças na área da saúde já podem ser vistas e a tarefa não é fácil, pois gerir a Saúde é difícil. Vamos continuar reformando, ampliando e lutando para que o município possa oferecer mais qualidade de vida para as pessoas. O município vai continuar tocando este trabalho feito pela Só Baby, mas agora com o Hospital da Criança”, argumentou o prefeito Isaac Carvalho, que finalizou parabenizando mais uma conquista na saúde com a liberação do recurso para construção das 15 Unidades de Saúde da Família.  

O Hospital da Criança de Juazeiro continua realizando apenas os atendimentos de urgência 24 horas para a população infantil. Os atendimentos simples permanecem sendo ofertados na rede básica, através das Unidades de Saúde da Família. Os profissionais do Hospital da Criança já estão atendendo seguindo um Fluxograma da Classificação de Risco da Emergência em Pediatria, respeitando os casos que possuem prioridade máxima de urgência (criança com risco de vida) até as consultas de baixa complexidade, quando os atendimentos são feitos de acordo com a hora de chegada e, se necessário, encaminhados para a Atenção Básica. Durante este mês de julho, enfermeiros e técnicos do Hospital da Criança receberam treinamento em Classificação de Risco na Secretaria de Saúde para garantir a otimização nos atendimentos.

Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU
publicado em 15 de Julho / 2011 às 13:30

Estado convoca 2.353 candidatos aprovados no concurso da Educação

O Diário Oficial do Estado publicou, nesta sexta-feira (15), a convocação de 2.353 candidatos aprovados no concurso público para o cargo de professor do ensino fundamental e médio da rede estadual. Do total, 477 profissionais irão atuar em Salvador e região metropolitana. Os demais, 1.876 candidatos, serão distribuídos entre as 32 Diretorias Regionais de Educação (Direc) lotadas no interior da Bahia.

A convocação para provimento de vagas irá obedecer à ordem de classificação por Direc/Pólo e Disciplina. Nesta etapa, os 2.353 convocados deverão realizar os exames pré-admissionais, a cargo da Junta Médica do Estado, e apresentar na Secretaria da Educação (SEC) toda a documentação necessária para investidura no cargo, como está listado no capítulo 5 do Edital de Abertura.

Esta é a primeira convocatória realizada para o certame, que aprovou o total de cinco mil candidatos após a realização das provas discursivas e objetivas, além da avaliação de títulos. Os aprovados no concurso que excederem o número de vagas disponíveis irão integrar o cadastro de reserva.

O certame, realizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UNB), sob a coordenação da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), é para o provimento de 3,2 mil vagas para o cargo de Professor Padrão P – Grau 1. Os profissionais terão carga horária de 20 horas semanais.

publicado em 15 de Julho / 2011 às 12:10

13ª Festa dos Pescadores de Sobradinho

A cidade de Sobradinho já vive a expectativa para a realização da 13ª Festa dos Pescadores que acontecerá neste sábado, dia 16, numa realização da Colônia Z - 026. Na programação que se inicia com uma missa de ação de graças às 08 horas na sede da colônia, estão previstos caminhada até o porto do Chico Periquito, passeios e competições de barcos envolvendo pescadores. Ainda nas margens do rio, acontecerão apresentações culturais e entrega de prêmios aos competidores. À noite, haverá festa dançante animada pela a Banda Os Caboclos e o Sanfoneiro Flávio Baião, na sede da entidade. 

A Festa dos Pescadores de Sobradinho já é uma tradição que se confirma como um dos mais animados eventos populares da cidade. Idealizada pelo saudoso Valdicio Rodrigues, falecido em janeiro 2010, a festa é considerada como um momento de entretenimento e de integração entre os pescadores e a comunidade, que nesse dia, lembra dos desafios enfrentados pelos profissionais da pesca que tanto contribuem com o desenvolvimento socioeconômico da Terra da Barragem. O presidente da Colônia de Sobradinho, Adolfo Pinheirio, se mostra animado em realizar, mesmo com algumas dificuldades, a festa que homenageia os pescadores, que junto com a Colônia, celebram com alegria esse importante momento que faz parte da história de Sobradinho.

Por Raimundo Fábio
publicado em 15 de Julho / 2011 às 11:00

POVO E AUTORIDADES PARTICIPAM DAS COMEMORAÇÕES DOS 133 ANOS DE JUAZEIRO

Bonita solenidade na manhã desta sexta-feira (15), em frente ao Paço Municipal, marcou o início das comemorações dos 133 anos de Juazeiro à elevação da categoria de cidade.

O hasteamento do pavilhão nacional e das bandeiras da Bahia e do Município, sob os acordes do Hino Brasileiro executado pela banda do 3° BPM, aconteceu com as presenças do prefeito Isaac Carvalho, do Tenente-Coronel Helvétius Marques e do Major PM Sampaio, sub-comandante do Batalhão Sertanejo.

A vice-prefeita Maria Gorete, a primeira Dama Ivana Carvalho, Chefe de Gabinete da Secretaria de Relações Institucionais, Pedro Alcântara; secretários municipais e populares acompanharam o evento que contou ainda com a presença do Exército Brasileiro, através de um grupamento do 72 BI, de Petrolina.

Após a solenidade, o prefeito e demais autoridades saíram numa caminhada cívica em direção ao Hospital Infantil de Juazeiro (antiga Só Baby), localizado à rua José Petitinga, bairro Santo Antonio, que foi reinaugurado nesta sexta-feira.

publicado em 15 de Julho / 2011 às 10:30

UNEB promove “Hora do Conto”

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através do Departamento de Ciências Humanas (DCH) e do Colegiado de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), realiza no próximo sábado (16) a “Hora do Conto” – uma atividade lúdica de estímulo a leitura e a escrita de crianças e adolescentes do Bairro São Geraldo e circunvizinhos.

Desenvolvida há cerca de dez anos, a “Hora do Conto” é uma meta do projeto de extensão Grupos de Estudos em Educação Infantil. A atividade é coordenada pela professora Selma Maria Campos Santos e realizada em parceria com alunos do curso de Pedagogia e voluntários interessados em escrita, leitura e brincadeiras voltadas para o público infanto-juvenil. 

A “Hora do Conto” acontece nesse sábado, no espaço “Canto de Tudo” da UNEB, das 16:30 às 18:00 horas, abordando a temática Juazeiro - em homenagem e comemoração aos 133 anos de emancipação do município baiano. Ações como essa já foram promovidas pela Universidade em outros espaços, a exemplo de escolas e de hospitais do município. (Com informações de Sheila Gomes Ascom Uneb - As fotos são arquivo de outros momentos da Hora do Conto em 2010)
 

publicado em 15 de Julho / 2011 às 08:10

ZEZÉ DO GRUPO MATÉRIA PRIMA CONTINUA FORAGIDO

O delegado titular da Polícia Civil em Juazeiro, Flávio Martins, disse ao blog que continua foragido da justiça, José Carlos Alves dos Santos, conhecido como Zezé do grupo musical Matéria Prima. O mesmo assassinou a tiros no dia 28 de maio deste ano, Francisco José de Assis em um bar localizado na avenida principal do bairro Alto do Cruzeiro.

Decretada a prisão preventiva pelo Juiz de direito substituto da 1º vara crime, policiais civis após a decretação do mandado fizeram diligências, mas não conseguiram localizar o homicida que é considerado foragido da justiça. O delegado informou ainda que qualquer informação do seu paradeiro pode ser dada pelos telefones 197 ou 74-3613-8220, que funcionam 24 horas.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.