Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 20 de Maio de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 08 de Novembro / 2011 às 09:10

DIREÇÃO DO COLÉGIO GUIOMAR BARRETO E ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO PARQUE RESIDENCIAL APOIAM O NATAL SEM FOME

Juntos, Colégio Guiomar Barreto e Associação de Moradores do bairro Parque residencial resolveram apoiar a Campanha Natal sem Fome, realizada pela ONG Ação da Cidadania. A iniciativa tem como objetivo arrecadar alimentos que serão doados às famílias do bairro.

Em 2010 foram arrecadados aproximadamente 14 toneladas de alimentos que beneficiaram muitas famílias de todo município. Este ano, a coordenação espera arrecadar a mesma quantidade de alimentos além de brinquedos, para distribuição. “É necessário que se diga que o sucesso da campanha, depende inteiramente da participação e mobilização da sociedade”, afirma Carlos Ribeiro coordenador da Campanha em Juazeiro.

 Segundo a Diretora do Colégio Guiomar Barreto, Dinoelma da Silva Moura, “uma das funções da escola é mudar a realidade local, fortalecendo a cidadania”.

publicado em 08 de Novembro / 2011 às 08:40

PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ESTRUTURAÇÂO PARA EMANCIPAÇÃO DO SALITRE DENUNCIA CODEVASF‏

Gernilson Pereira da Silva, presidente da Comissão de Estruturação para Emancipação do Salitre e também tesoureiro da UAVES - União das Associações do Vale do Salitre em email ao blog informa que enviou oficio à Superintendente da CODEVASF em Juazeiro, Ana Angélica Almeida Lima, reclamando da morosidade dos serviços de drenagem do leito do Rio Salitre entre as localidades de Junco/Recanto.

“Acho que o serviço de drenagem realizado é de péssima qualidade. Interessante é que a Superintendente Ana Angélica se quer deu resposta ao meu ofício e não tenho conhecimento do retorno da empresa para melhorar os serviços. Para mim a drenagem deveria ser mais profunda e todo material escavado deveria ser retirado para não correr risco de ser carreado novamente para o leito rio com as chuvas que se aproximam. Assim acontecendo, os R$ 800.000,00 mil reais empregados não servirão para nada. Lamento que algumas obras feitas pela CODEVASF no Salitre sejam de qualidade duvidosa, como a drenagem do Rio e estrada de rodagem Rodeador/Lagoa do Salitre”, denunciou Gernilson Pereira da Silva.

publicado em 08 de Novembro / 2011 às 08:10

AÇÃO DE CIDADANIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA AJUDA A MANTER LIMPA A ILHA DO RODEADOURO

Alunos dos Cursos de Serviço Social, Gestão Pública, Logística, Pedagogia, Letras, Marketing e Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera-Uniderp Pólo de Juazeiro estiveram participando de uma atividade extra-curricular no último domingo (06) na disciplina responsabilidade social e meio-ambiente.

Com apoio da Associação dos Barqueiros do Povoado da Ilha do Rodeadouro, os estudantes passaram o dia recolhendo garrafas peti, sacos plásticos e outros produtos que foram separados e serão doados para Associação dos Catadores que ocupavam o antigo lixão de Juazeiro.

O professor Durjandir Borges disse ao blog que a atividade de cidadania e conscientização ambiental foi muito bem recebida pelos moradores e frequentadores da ilha.

“Esta é apenas mais uma das várias ações de cidadania que a Universidade Anhanguera Uniderp/Juazeiro têm realizado nos últimos meses. A participação efetiva dos alunos e os resultados alcançados nos motivam a realizar novas programações”, concluiu Durjandir.

publicado em 08 de Novembro / 2011 às 07:40

ITIÚBA: TRIBUNAL DO JÚRI VAI JULGAR, NESTA QUARTA-FEIRA (09), ACUSADO DE HOMICÍDIO

O Tribunal Popular do Júri, da Comarca de Itiúba, Bahia, reúne-se nesta quarta-feira, dia 09.11, a partir das 09:00 horas, para Sessão de Julgamento que tem como acusado de homicídio, a pessoa de Lauro Gonçalves de Oliveira, de apelido “Zazá”.

O homicídio ocorreu no dia 05 de junho de 1994, na Fazenda Periperi, no Município de Itiúba, por volta das 7h30 m da manhã, quando “Zazá” desentendeu-se com o vizinho Nivaldo Pereira da Silva, conhecido popularmente por “Mãezinha”, desferindo-lhe um golpe de foice na perna esquerda, rompendo a “artéria poplitea”, causando-lhe hemorragia e conseqüente anemia aguda, levando a vítima  a óbito.

A desavença entre o acusado e a vítima se deu por causa de uma cerca construída pelo acusado para proteger a sua pequena lavoura de batata e de fruteiras, que era constantemente invadida pelas filhas da vítima, o que levou o acusado a bloquear a passagem com “garranchos de árvores”, provocando a ira da vítima que foi até o local para desobstruir a passagem, sendo flagrado pelo acusado, que foi atingido xingado com palavras de baixo calão e atingido com um “cacête” pela vítima, revidando o ataque com o golpe de foice.

A Sessão do Júri será presidida pela Juíza da Comarca de Itiúba, Dra. Dione Cerqueira, atuando na acusação o Promotor de Justiça da Comarca, Dr. Samuel de Oliveira Luna e na Defesa, o advogado bonfinense Josemar Santana, que completará 90 (noventa) atuações no Tribunal do Júri.

publicado em 08 de Novembro / 2011 às 06:25

ACIDENTE EM PESQUEIRA-PE TEM DUAS VÍTIMAS DE JUAZEIRO, MORADORES DO ALTO DA ALIANÇA

Um grave acidente aconteceu na manhã do último domingo (06), por volta das 05 horas envolvendo dois caminhões que trafegavam na BR 232, em Pesqueira-PE. Neste acidente duas pessoas um homem e uma mulher não identificados ficaram feridos e estavam no veículo Mercedes Bens de placa JKZ 2456 de Juazeiro da Bahia que trafegava sentido Caruaru ao Sertão (carregado de Doces e Catchup’s, latas de ervilhas e outros). Eles foram socorridos por uma equipe do SAMU e encaminhados ao Hospital Dr. Lídio Paraíba e posteriormente transferidos para o H.R. de Caruraru.

Os ocupantes do caminhão de placa JOM 6724 de Arcoverde que estava carregado de batata lisa e seguia de Arcoverde a Recife, morreram no local. O Corpo de Bombeiro teve muito trabalho na retirada dos corpos presos nas ferragens. As vítimas fatais foram identificadas como Edinei de Menezes Santos, de 26 anos natural de Xique-Xique/Bahia e Neilton da Silva Ferreira, 24 anos, natural de Belém de São Francisco.

Um enorme congestionamento se formou nas duas vias a Polícia Militar esteve no local e após a chegada da Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal os corpos foram liberados e encaminhados ao IML de Caruaru. Muitos curiosos estavam no local, uma retro escavadeira foi acionada para auxiliar na limpeza da pista e remover os veículos que ainda estavam tomando parte da via.  A Polícia Rodoviária Federal irá investigar as causas do acidente. (Com informações e fotos do site Pesqueira em Foco)

publicado em 07 de Novembro / 2011 às 23:20

Qual o seu alvo?

Conta-se que um certo viajante ao entrar em um vilarejo ficou surpreso com a quantidade de flechas fincadas bem no centro de alvos espalhados por todos os lugares. Comentando com os habitantes do lugar de que ali havia alguém que era muito certeiro, foi informado que na verdade tratava-se de um morador que tinha o costume de primeiro lançar a flecha e depois calmamente pintava o alvo.

Infelizmente essa é a realidade de muitos de nós. Andamos sem rumo, deixando "a vida nos levar".

Não sabemos onde queremos chegar, não temos metas a alcançar. Temos a filosofia de que o que der deu.

Muitos de nós colocamos na cabeça que é culpa do destino e, nos conformamos. Ou então colocamos a culpa em Deus e aceitamos passivamente uma vida totalmente "desplanaviada", como diria minha bisavó.

Jesus Cristo em seus ensinos disse certa vez que, antes de construirmos uma torre ou irmos à uma guerra, devemos antes sentar, fazer cálculos, analisar os prós e os contras.

Se cada um de nós estabelecermos objetivos, metas, alvos a alcançar, e definirmos estratégias de ação, analisando nossas fraquezas e nossas virtudes, observando o cenário favorável ou contrário, com certeza teremos mais chance de êxito em nossa vida, que é tão curta aqui na terra.

E isso vale pra todas as áreas de nossa vida, seja sentimental, acadêmica, profissional, financeira e até espiritual.

Precisamos parar de dar murros no ar. Temos que tomar cuidados pois não temos muitos cartuchos assim pra estarmos desperdiçando.

O resultado de uma vida sem propósitos, sem planos, sem metas, é que vamos acumulando frustrações, angustias, decepções, sentimento de inutilidade.

O que você pensa em fazer nesta semana que começa hoje?
Qual suas intenções para os próximos 30 dias?
Qual sua pretensão pra daqui a 12 meses?
Onde você quer estar daqui a 10 anos?
Onde você passará a eternidade?
Onde estará após à morte?

Faça seu projeto de vida, e lhe sugiro que Deus esteja incluido em seus planos, pois você está nos planos dEle!

Deus nos abençoe!

Por Francisco Evangelista

publicado em 07 de Novembro / 2011 às 20:30

CENTRO DE CULTURA RECEBE NOVOS EQUIPAMENTOS

Os artistas e pessoas interessadas em locar o Centro de Cultura João Gilberto terão mais opções em equipamentos de iluminação cênica, aparelhos multimídia e linóleo para o palco. Depois da troca do equipamento de som do teatro depois de 24 anos,  chegou a vez do Centro de Cultura receber da SECULTA/BA, 24 novos refletores, sendo 12 PC, 04 sets light, 08 Fresnel, linóleo 1,60 x 4,80 mts, aparelho de DVD (nova tecnologia/ Blu Ray Player), mais um novo Data Show (projetor multimídia). Através de novas parcerias o Centro de Cultura também já comprou as novas cortinas, que em breve serão instaladas e fez pequenos reparos na parte física do espaço cultural. 

"Muita coisa ainda precisa ser feita, mas já existem perspectivas de que o Centro de Cultura João Gilberto seja totalmente revitalizado nos próximos anos. Com isso poderemos acolher as produções culturais de Juazeiro, região e até de outros estados do Brasil, além do publico que freqüenta o João Gilberto de forma mais satisfatória", informou o diretor João Leopoldo.

Enfoque Comunicação
publicado em 07 de Novembro / 2011 às 18:40

Receita libera na 4ª feira mais um lote multiexercício

A Receita Federal (RF) vai liberar na próxima quarta-feira, dia 9, às 9 horas, consulta ao lote multiexercício do Imposto  sobre a Renda da Pessoa Física (exercícios 2011, 2010, 2009 e 2008).

As restituições serão depositadas no dia 16 a um total de 1.219.136 contribuintes, totalizando R$ 1.5 bilhão. As restituições relativas ao exercício de 2011 serão corrigidas em 6,81% relativos à taxa Selic no período de maio a novembro deste ano.

Os interessados devem acessar a página da Receita na Internet (http://www.receita.fazenda.gov.br), ou ligar para o Receitafone, no número 146.

Agência Estado
publicado em 07 de Novembro / 2011 às 16:40

Banda larga vai ficar mais rápida para o consumidor

Hoje quem precisa contratar o serviço de internet banda larga no país tem que assinar um contrato em que a empresa se compromete a oferecer apenas 10% da velocidade contratada. Esse cenário mudou com a regulamentação lançada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na semana passada. Dentre as mudanças, as companhias terão que oferecer, no mínimo, 60% da velocidade média mensal contratada. Em 2013, este índice passará para 70% e alcançará os 80% em 2014.

Como esta mudança irá requerer um alto investimento das empresas em infraestrutura e tecnologia, a Anatel deu um prazo de um ano para elas se adequarem. Sendo assim, as mudanças entrarão em vigor a partir de novembro de 2012 para todas as empresas que atendem mais de 50 mil assinantes. Na Bahia, Embratel, GVT, Net e Oi terão de cumprir as medidas.

Outra meta da Anatel estabelece um percentual para a velocidade instantânea, ou seja, aquela que o usuário obtém no momento em que mede o serviço. Neste caso, a velocidade da conexão não pode ser menor do que 20% do que foi contratado em 95% de todas as medições feitas durante um mês de uso. Esse percentual também aumentará, passando para 30% (2013) e 40% (2014).

Correio
publicado em 07 de Novembro / 2011 às 16:10

Consórcio deverá gerenciar águas da transposição. Proposta está na Casa Civil

O Governo Federal analisa proposta do Ministério da Integração Nacional para que a gestão das águas da transposição do Rio São Francisco fique a cargo de um consório privado formado por empresas públicas.

A informação foi passada aos jornalistas na manhã desta segunda-feira, no Recife, pelo ministro Fernando Bezerra Coelho, da Integração nacional. Ele disse que o assunto já foi discutido com os governadores dos estados beneficiados com a transposição - Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Empresas estaduais desses quatro estados entrariam com 49% de participação, enquanto os 51% ficariam com Chesf e Codevasf.

A proposta está análise na Casa Civil e uma decisão sobre o assunto deve sair até o final deste ano.

JC
publicado em 07 de Novembro / 2011 às 15:40

Mais de 40% das crianças alfabetizadas no Brasil não sabem ler e escrever

A Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização, conhecida como Prova ABC, revela que 43,9% das crianças brasileiras que concluíram o 3º ano do ensino fundamental não atingiram o nível de leitura esperado e 46,6% delas não aprenderam a escrever de forma adequada ao nível de ensino. A prova, realizada pela primeira vez em todas as capitais do país, foi aplicada em escolas públicas e privadas no 1º semestre deste ano e mostrou que mesmo nas particulares nem todos os alunos atingem 100% de aproveitamento, apesar do melhor desempenho. Na rede particular, o percentual alcançado pelos estudantes foi de 79% de leitura e 86,2% de escrita. “Nenhuma criança pode concluir esse período, chamado de ciclo de alfabetização, sem estar plenamente alfabetizada. O que a prova mostra é que estamos ampliando a desigualdade educacional, já que muitos alunos não têm as ferramentas básicas para os anos seguintes”, concluiu Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educação, que realizou o exame em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Informações do jornal O Globo.

publicado em 07 de Novembro / 2011 às 15:10

Obras de revitalização levam mais qualidade de vida às populações

Criado em 2003, o Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas dos Rios São Francisco e Parnaíba,executado pelo Ministério da Integração Nacional por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tem proporcionado mais qualidade de vida às populações que vivem nas regiões atendidas. As ações envolvem obras de melhoria da navegabilidade, combate à erosão, recuperação e proteção de nascentes dos afluentes, além de investimentos na área de qualidade e saneamento ambiental, com obras de implantação de sistema de abastecimento de água; de tratamento de resíduos sólidos urbanos e de esgotamento sanitário.

O foco das ações relacionadas à qualidade de vida da população dizem respeito a implantação de sistemas de abastecimentos de água, tratamento de resíduos sólidos urbanos e de esgotamento sanitário. Com a eliminação de fontes poluidoras, a Codevasf objetiva melhorar a qualidade da água para consumo humano e animal, diminuindo o índice de doenças. Na área de esgotamento sanitário, estão sendo beneficiados municípios nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Piauí e Maranhão, que correspondem à área de atuação da Codevasf. Os recursos envolvidos são da ordem de R$ 669 milhões.

Com a aplicação desses recursos, a Companhia espera contribuir com uma redução significativa dos gastos públicos voltados para a saúde. Estima-se que a cada R$ 1 gasto em obras de saneamento básico, economiza-se R$ 4 que seriam gastos com remediação de doenças relacionadas a problemas de qualidade da água, como diarreia, disenteria, giardíase, amebíase, esquistosomosse e outras.

Segundo o diretor interino da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, Guilherme Almeida Gonçalves de Oliveira, a atuação da Companhia já chegou a cerca de 195 cidades. “As obras estão em andamento. Cerca de 40% das cidades já estão com o saneamento concluído. Estamos agora mudando um pouco a roupagem do projeto, buscando como parceiras as empresas de saneamento estaduais, passando a elas o acompanhamento das obras. Também estamos formalizando convênios para que essas empresas façam as ligações intradomiciliares para população de baixa renda, garantindo com isso o atendimento de saneamento para toda a população”, afirma. 

Para o PAC 2, Guilherme Almeida explica que se encontra em fase final de aprovação a carteira de cidades que vão ser beneficiadas com essas obras. “Temos o limite de cerca de R$ 1,7 bilhão para atendimento a essa demanda. Com isso, teremos praticamente todas as cidades às margens do São Francisco e do Parnaíba com o processo de saneamento integral universalizado”, conclui.

Zilton César Ascom Codevasf 6 SR
publicado em 07 de Novembro / 2011 às 14:40

Número de pessoas interessadas em adotar no Brasil é superior ao de crianças disponíveis

O Cadastro Nacional de Adoção (CNA) de outubro mostra que o número de pessoas interessadas em adotar crianças no Brasil é superior ao número disponível para adoção. O CNA também revela que o sudeste é a maior região interessada em adoção.

Para o Conselho Nacional de Justiça, responsável pelo CNA, o maior empecilho para recolocação das crianças e adolescentes em novos lares são as exigências dos cadastrados. Apenas 33,79% dos interessados aceitam crianças negras, que correspondem a 18,96% das crianças cadastradas para adoção. Os pretendentes também se recusam a adotar grupos de irmãos, correspondendo a 82,94% do interesse dos cadastrados. Eles querem adotar apenas uma criança. Outra grande restrição é quanto à idade das crianças. Crianças com mais de seis anos tem apenas 3% de chance de serem adotadas. As informações do CNA darão subsídios para criação de políticas públicas para área e agilizar os processos judiciais de adoção. Atualmente, a depender do perfil desejado da criança, o processo de adoção pode levar até cinco anos.

BN
publicado em 07 de Novembro / 2011 às 13:30

Condôminos do Residencial São Francisco realizam manifesto em frente à Coelba

Moradores do Condomínio Residencial São Francisco do programa federal Minha Casa, Minha Vida realizaram manifesto em frente ao prédio da Coelba na manhã desta segunda-feira (07).

A revolta dos moradores foi motivada pelo valor cobrado pela empresa no segundo recibo emitido semana passada. O síndico do condomínio Rogério Santos explicou a reportagem que os moradores foram surpreendidos com o valor cobrado de mais de R$ 200,00 quando o valor do primeiro recibo foi de apenas R$ 16,00.

Alegando que a maioria dos moradores não tem condições de arcar com esse valor resolveram pelo manifesto. O gerente regional da Coelba, Jezer Pacheco, em viagem a Curaçá, se comprometeu em receber uma comissão na manhã desta terça-feira (08) para tentar resolver o impasse.

O diretor regional do Sinergia, Gabriel Arcanjo, declarou apoio aos manifestantes, justificando os consumidores é que pagam os salários dos funcionários da empresa e que portanto necessitam de um melhor atendimento por parte da Coelba.

publicado em 07 de Novembro / 2011 às 08:40

Wilson Duarte comemora aniversário na Ilha do Rodeadouro

O radialista, publicitário e humorista Wilson Duarte, com apoio total da família, recebeu amigos e convidados neste domingo (06) para comemorar mais um aniversário em sua casa na ilha do Rodeadouro.

A festa foi animada por Jervilson e Valtinho com participações especiais de Cida Miranda e Lucien Paulo. Alegre por natureza, Wilson Duarte disse estar muito feliz com a presença dos amigos e pela vitória do Flamengo que virou em cima do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro por 5 a 1.

publicado em 07 de Novembro / 2011 às 08:10

Juazeiro: Secretaria de Educação convoca candidatos à Prova de Títulos

A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC) informa aos candidatos que tiveram suas inscrições deferidas, que estes deverão participar da Prova de Títulos, conforme previsto no edital de abertura. Estão convocados os candidatos relacionados no edital nº 03/2011, que está disponível no site da empresa AOCP Concursos Públicos www.aocp.com.br.

Os concurseiros deverão, no período das 8h deste sábado (05), até às 23h59 do dia 15 de novembro (horário de Brasília), preencher o Requerimento de Cadastro de Títulos, disponível no endereço eletrônico citado. Após o preenchimento, o candidato deverá imprimir duas vias do comprovante, retendo uma para si.

A segunda via, juntamente com os documentos comprobatórios dos títulos relacionados deverão ser postados até o dia 16/11/2011 (será observada a data de postagem) para o endereço informado abaixo:

DESTINATÁRIO: AOCP – Concursos Públicos
Concurso Público da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro
(PROVA DE TÍTULOS)
NOME DO CANDIDATO: XXXXXXXXXXXX
CARGO: XXXXXXXXXXXX
NÚMERO DE INSCRIÇÃO: XXXXXXXXXXXXXXXX
CAIXA POSTAL 131
CEP: 87.001-970 - Maringá/PR

Confira no link abaixo o edital de convocação para provas de títulos

Edital

publicado em 06 de Novembro / 2011 às 20:00

Controladores Internos Municipais terão entidade

Contando com o apoio do Tribunal de Contas dos Municípios, será realizado nesta segunda-feira (07/11), no auditório da UPB –União dos Municípios da Bahia, no Centro Administrativo, em Salvador, o I Fórum de Controladores Internos do Estado da Bahia (UCIB), com a finalidade pioneira e inovadora de constituir a União das Controladorias Internas dos municípios baianos. O evento marcará a Assembleia Geral Extraordinária, que promoverá a discussão e aprovação do estatuto social da UCIB, definindo o valor de contribuição, além de realizar a eleição dos membros dos órgãos de administração para o biênio 01/01/2012 a 31/12/2013.

O presidente do TCM-BA, conselheiro Paulo Maracajá Pereira, o diretor da CAM –Coordenadoria de Assistência aos Municípios, Antônio Dourado Vasconcelos, o presidente da UPB, prefeito de Camaçari Luiz Carlos Caetano, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, presidente da Associação Nacional de Municípios Produtores e vice-presidente da Associação Brasileira de Municípios, devem integrar a mesa da abertura dos trabalhos, que serão realizados entre as 08;30h às 17:00h.

Entre as diversas finalidades da nova entidade (UCIB) estão a promoção de ações para garantir o pleno funcionamento das Controladorias Internas nos municípios, com estrutura física e de pessoal condizentes com a importância do órgão; discutir política pública voltada para o aperfeiçoamento do controle dos gastos dos recursos públicos; articular com os órgãos de controle externo e fiscalização no sentido de padronizar procedimentos e discutir assuntos institucionais; incentivar mecanismos de transparência, criando site oficial, além de divulgar ações no Diário Oficial; contribuir na assistência técnica aos associados; promover pesquisa, ensino e desenvolvimento institucional, assistência social e representar os Controladores e Técnicos do sistema de controle interno dos municípios em todos os níveis. Os controladores baianos, que já participaram de Oficinas do TCM, em Salvador, Itabuna, Feira de Santana, Juazeiro e Irecê – e que ainda terão eventos similares em Vitória da Conquista (28/11 a 02/12) e Barreiras (12 a 16/12) – integram os poderes executivo e legislativo dos municípios.

publicado em 06 de Novembro / 2011 às 17:00

Processo seletivo para agentes de leitura acontece este mês em Casa Nova

O processo seletivo para formação de Agentes de Leitura acontece no próximo dia 20, em Casa Nova. O programa é desenvolvido pela Secretaria de Cultura da Bahia, através da Fundação Pedro Calmon, em parceria com o Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura – Min e da prefeitura Municipal. As provas orais e escritas acontecerão na Escola Municipal Alano Viana de Araújo das 8h às 13h. 

A prova escrita será composta de questões discursivas de interpretação de texto e uma redação. A prova oral consistirá na leitura de um texto pelo candidato entre poesia, conto ou crônica. Os candidatos deverão comparecer ao local das provas com documento de identificação original com foto, caneta azul ou preta esferográfica. Não podem levar para sala das prova aparelhos eletrônicos, como celular. O Projeto Agentes de Leitura é destinado a formação de agentes de leitura com ensino médio completo e idade entre 18 e 29 anos, para atuarem na democratização do acesso ao livro e formação leitora, por meio de visitas domiciliares, empréstimos de livros, rodas de leitura, criação de clubes de leitura e saraus literários abertos para as comunidades.  

Benefício 

Cada agente de leitura receberá um kit contendo 100 livros, uma mochila, uniforme, uma bicicleta e uma bolsa complementação de renda no valor mensal de R$ 350,00 (trezentos e cinqüenta reais) durante o período de um ano, além da capacitação de 196 horas/aulas. Com dedicação de 25 horas semanais, atendendo a 25 famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, desenvolvendo atividades de mediadores literários, os agentes de leitura estarão integrados às bibliotecas públicas municipais, escolares, bem como aos Pontos de Leitura e Pontos de Cultura.  

As bolsas serão prioritariamente destinadas às pessoas que estejam enquadradas abaixo da linha de pobreza. O processo seletivo consiste análise documental de caráter eliminatório, prova escrita e oral de caráter eliminatório e classificatório, análise curricular e entrevista de caráter classificatório. Da região Norte, fazem parte do projeto: Casa Nova, Curaçá, Capim Grosso, Jaguarari e Paulo Afonso.

Lidiane Cavalcante Ascom Casa Nova
publicado em 06 de Novembro / 2011 às 14:00

Mais de 384 mil estudantes baianos farão a Prova Brasil e o Saeb

De 7 a 18 de novembro, 5.211 escolas da Bahia estarão mobilizadas para a realização das avaliações da Prova Brasil e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Serão 384.136 estudantes da 4ª série (5º ano), da 8ª série (9º ano) do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio que terão suas habilidades avaliadas em língua portuguesa, com ênfase em leitura, e em matemática, com foco na resolução de problemas.

As provas desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

publicado em 06 de Novembro / 2011 às 10:00

CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO COMPLETA 25 ANOS COM INTENSA PROGRAMAÇÃO FESTIVA

O Centro de Cultura João Gilberto, completa 25 anos de intensa produção cultural em Juazeiro. As margens do Velho Chico, o rio da integração nacional, o Centro de Cultura João Gilberto tem muito que o comemorar, afinal, são 25 anos de historia dedicadas a cultura dessa região, exatamente no ano em que João Gilberto, o Papa da Bossa Nova completou 80 anos.

Desde a sua fundação o CCJG, cumpre a sua missão primordial que é acolher e apoiar as mais diversas manifestações artisitico-cultural, sendo um equipamento estratégico para o desenvolvimento e suporte das produções culturais. Nesse espaço os artistas contam com quatro salas polivalentes; uma sala principal com trezentos e sete lugares, com palco, dois amplos camarins, central de ar-condicionado, iluminação cênica e sonorização; um anfiteatro com estrutura de palco, banheiros e arquibancada com capacidade para mil e quinhentas pessoas.

Para comemorar o Jubileu de Prata neste mês de novembro, mais precisamente de 06 a 30 nas dependências do Centro de Cultura João Gilberto, diversas manifestações artísticas com exposições coletivas e individuais, espetáculos de teatro e dança, shows musicais, apresentações folclóricas, debates, exposição de artesanato entre outras atrações foram definidas pela direção daquela casa cultural para todos os gostos, Targino Gondin, Nilton Freitas, entre outros artistas locais, o Festival Umbuzada Sonora, oficinas de Teatro, debates, espetáculo de dança e sarau com a região serão gratuitos.

publicado em 06 de Novembro / 2011 às 08:00

Petrolina pode sediar Bienal Internacional do Livro

O Movimento Petrolina Literária em parceria com Rogério Robalinho, Produtor Cultural e Sócio-diretor da Cia de Eventos (realizadora da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco) se unem para construir a edição da Bienal Internacional do Livro em Petrolina. O evento deve acontecer em maio de 2012 com o apoio da Prefeitura de Petrolina. Para isso, Rogério Robalinho estará em visita à cidade para construir a agenda com o município e dialogar com escritores, poetas, educadores e os principais articuladores do tecido cultural na região. A visita acontecerá no dia 08 de novembro, onde o produtor prestigiará a 1ª Reunião do Conselho Municipal de Cultura que retoma seus trabalhos para fortalecer a atuação das políticas públicas de cultura e o fortalecimento do setor no município.

A VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, aconteceu entre setembro e outubro deste ano, onde os educadores da rede municipal e estadual de ensino de Petrolina estiveram em Recife para prestigiar o evento e entrar em contato com a atmosfera do que é uma Bienal de Livros. A consolidação de um evento desse porte em Petrolina é uma oportunidade de crescimento para o setor literário, e apoio aos envolvidos com o livro, a leitura e literatura devido ao fato da cidade ser pólo educacional, cultural e econômico da região. Um bom motivo também está na infra-estrutura do município para receber a proposta, pois há capacidade instalada nos equipamentos culturais e compromisso com o desenvolvimento econômico, social e humano com a região do São Francisco.

“A Bienal Internacional do Livro de Pernambuco – Edição Petrolina é um elemento fundamental para a inserção da região no circuito nacional de feiras literárias, com a capacidade de se integrar às políticas voltadas para o livro, dar ênfase à política pública municipal de cultura e ampliar as possibilidades de interação e visibilidade para a atividade literária local, sem contar com o fortalecimento e reconhecimento da produção intelectual dos artistas e pensadores do Vale do São Francisco”, afirma Rogério Robalinho.

Com informações do Movimento Petrolina Literária
publicado em 06 de Novembro / 2011 às 07:00

CHAVES PROVA QUE JÁ EXISTEM ESTUDOS PRELIMINARES PARA LEVAR ÁGUA DO SÃO FRANCISCO PARA REGIÃO DE SENHOR DO BONFIM

Revoltado com o descrédito de alguns juazeirenses em relação às suas proposições e da ironia de alguns comentaristas que veem neste debate interesse em concorrer a algum cargo eletivo, o Engenheiro Agrônomo e ex-vice prefeito de Juazeiro, Antonio Carlos Chaves enviou o seguinte texto ao blog:

Em 04 de Julho de l999, o Jornal "A TARDE" publicou uma matéria intitulada: PROPOSTA PODERÁ AMENIZAR OS EFEITOS DA SECA NO SERTÃO. Então vejamos: Um sistema de canais em nível com 1.070 km de extensão, em diferentes patamares, localizado no nordeste baiano, à margem direita do São Francisco, poderá irrigar 140.000 hectares e fornecer água para todos os fins, derivada do Lago de Sobradinho.

Trata-se do Projeto BAHIA NORTE, dentro da moldura mais abrangente da proposta de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio São Francisco e do Semiárido Nordestino, concebido pela CODEVASF.

O objetivo do projeto como um todo "é eliminar a pobreza crônica do povo do semiárido, através de uma estratégia integrada que compreenderá, a partir do aumento da oferta hídrica do São Francisco, o desenvolvimento sustentável, com ações na área de gerenciamento de recursos hídricos, meio ambiente, agricultura, pecuária, transporte, energia, educação, saúde, saneamento e preparar o técnico do homem para a modernização do Nordeste brasileiro.

Este projeto, além de outros, que mencionaremos posteriormente, foi idealizado pelo Coordenador de Planos e Programas da CODEVASF, Ruy Junqueira, apresentado no I Fórum sobre Perenização do Rio Vaza-Barris, realizado em 27 e Maio de 1999, em Canudos-Bahia.

Está projetada uma tomada de água saindo do Lago de Sobradinho abastecer o Projeto Bahia Norte, representado pelas áreas situadas nesta região, em altitude de 500 metros, beneficiando também Canudos e Jeremoabo e outros Municípios da Bacia do Rio Vaza-Barris, além de Tucano, Ribeira do Pombal, Senhor do Bonfim, chegando até as imediações de Caldeirão Grande e Mirangaba. Num traçado mais apurado outros Municípios devem ser incorporados.

Engenheiro Agrônomo Antonio Carlos Chaves

publicado em 06 de Novembro / 2011 às 06:30

Sarau e Show musical incrementam programação comemorativa aos 25 anos do Centro de Cultura João Gilberto

As comemorações do aniversário de 25 anos do Centro de Cultura João Gilberto já começaram e muito mais ainda vem por aí. Integrando a rica e diversificada programação que conta com espetáculos, debates, festival, oficinas, entre outros, acontece nos dias 08 e 09 de novembro um Sarau e um grande show com artistas regionais.

“As comemorações acontecerão durante todo o mês de novembro e estamos aproveitando à disponibilidade dos artistas, que colocaram de forma carinhosa os seus melhores espetáculos a disposição do CCJG, como forma de presentear todo o público da região que de alguma forma fez e faz parte desses 25 anos de história”, explica o gestor do CCLG, João Leopoldo Vargas.

De acordo com Vargas, o Sarau conta com a participação de várias representações culturais de municípios como: Senhor do Bonfim, Sento Sé, Remanso, Sobradinho, entre outros, e tem como objetivo, além de mostrar um pouco da produção cultural regional, promover uma discussão sobre a cultura na região.

“A programação do Sarau começa a partir das 17h do dia 08 de novembro e estamos trazendo o superintendente de Cultura do estado, Adalberto Santos, para participar desse bate papo. No dia 09 o show com os artistas regionais, começa a partir das 19h e conta com nomes como: Targino Gondim, Alan Cleber, Nilton Freitas, Maviael Melo e muitos outros. Convocamos toda a comunidade regional à participar dessa comemoração”, finalizou o gestor, acrescentando que toda programação é gratuita.

Enfoque Comunicação
publicado em 05 de Novembro / 2011 às 22:00

Bahia é um dos principais indutores da Ciência, Tecnologia e Inovação no Nordeste

Estado com o maior número de mestres e doutores do Nordeste, a Bahia sediou, ontem (4), no auditório da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), em Salvador, um seminário de debate para garantir mais recursos destinados à Ciência, Tecnologia e Inovação para a região. Além do ministro da pasta, Aloísio Mercadante, participaram do evento secretários dos demais estados nordestinos e representantes de universidades e outros órgãos de pesquisas.

Durante o seminário foi entregue ao ministro um termo de referência para a construção de um Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico destinado ao Nordeste, elaborado pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, juntamente com a bancada de deputados nordestinos.

“Tem muita coisa acontecendo na Bahia. São vários projetos de pesquisa coordenados a partir do estado como a ciência do mar. Um dos equipamentos que queremos dar prioridade é um radar tecnológico, porque a Bahia precisa ter uma cobertura melhor das chuvas e prevenção mais eficiente contra os desastres naturais”, afirmou Mercadante. Outro ponto que qualifica o estado, segundo o ministro, é o Parque Tecnológico, com inauguração prevista para este ano e “que vai começar já com oito empresas importantes”.

Agecom Foto: Alberto Coutinho
publicado em 05 de Novembro / 2011 às 21:00

Alunos da UNIVASF disputam etapa regional do Projeto Baja SAE Brasil

 
Juntando trabalho em equipe, bom humor e persistência, os representantes do Projeto Baajatinga Baja SAE, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), com Campus Juazeiro (BA), dos cursos de Engenharia Mecânica, Computação e Elétrica, estão em Camaçari, no intuito de disputar a Etapa Nordeste do Campeonato Baja SAE 2011. A equipe Baajatinga Baja SAE é um projeto que foi institucionalizado na UNIVASF, no ano de 2008, devido ao interesse dos alunos em possuir um projeto deste nível, e escolha de seu nome é em homenagem ao bioma exclusivamente brasileiro e abundante na região Nordeste, a caatinga.
 
Além disso, exprimindo perseverança e obstinência, sob condições adversas, tem como seu mascote, um animal forte e abundante na caatinga nordestina, o bode. E com o “Bodão”, nome do carro universitário, os alunos-projetistas estão disputando a etapa regional da competição, conhecida como Etapa Nordeste 2011, que começou na sexta-feira e irá até o próximo domingo (06).
 
Esta fase serve para que a equipe, que representa o Vale do São Francisco, garanta uma vaga no Projeto Baja SAE Brasil, fase nacional da competição, na qual eles disputarão com 70 equipes, oriundas dos cursos superiores de todas as regiões do país, de Engenharia Mecânica, na cidade de Piracicaba (SP), as provas de apresentação de projeto, segurança e conforto, teste de estatística e dinâmica, como a de tração, e a principal da competição, o enduro.
 
No ano passado, o desempenho da equipe Baajatinga Baja SAE na XVII Competição nacional, na cidade de Piracicaba (SP) foi obtendo a 29ª colocação geral entre 67 carros e como a 3ª equipe do Nordeste mais bem colocada na Prova de Enduro de resistência e 15º lugar no SAE Brasil. E no ano de 2009, conseguiu o 1º lugar na prova de Tração e 32º na classificação geral, dentre a quantidade de 66 carros. O evento encerra-se com uma corrida final entre os carrinhos universitários, aprovados na seleção por conforto e resistência e devem resistir a um tempo de 4 horas, de pura adrenalina e força, num circuito de pista de terra fechada, na a Prova de Enduro.
 
PROJETO BAJA SAE
 
A competição instituída no Brasil, no ano de 1995, pela filial brasileira da Society of Automotive Engineers (SAE International) e é uma competição que desafia todos os estudantes do curso superior de Engenharia Mecânica do Brasil, através da simulação de um caso real de desenvolvimento de um projeto, um protótipo off-road. Isto é, os futuros engenheiros mecânicos, devem construir, projetar, planejar, testar, promover e competir com veículo produzido de acordo com o regulamento da competição. Além de também conseguir o suporte para o projeto, visando a comercialização do mesmo. Lembrando que toda equipe compete simulando a aceitação de seu projeto por um possível fabricante, além de serem os responsáveis diretos por colocar em prática aplicação dos conteúdos apreendidos por eles em sala de aula.
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.