Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 19 de Agosto de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 08 de Março / 2012 às 12:34

Juazeiro ganha novo espaço cultural nesta quinta-feira (08)

Hoje, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, Juazeiro ganha um novo espaço cultural. Logo mais às 17 horas, na rua Eduardo Brito, centro da cidade, será inaugurado o Grupo Multicultural “Mãe da Mata”.

Necy Nascimento, que durante dois anos dirigiu a Casa do Artesão está liderando este novo projeto que já congrega em torno de vinte artista da cidade e tem como objetivo fortalecer o turismo na região.

publicado em 08 de Março / 2012 às 07:40

A Mulher que planta o Amor

E Deus criou a mulher! Para perpetuar a espécie, para ocupar um lugar indisputável em nossos corações. Sim, a mulher é a mãe, que dá à luz, que dá vida e dá A vida. Por essas qualidades já temos de venerá-las. Mas algumas mulheres, ainda mais especiais, transcendem a esses papéis maravilhosos e conseguem ir além, muito além...são amigas, solidárias, espécie de mãe de todos.......verdadeiros espíritos de luz que estão aqui para plantar o amor.

Há pessoas que estão neste mundo com a missão de fazer o bem, de vivenciar a solidariedade. Esta é a verdadeira face do Amor verdadeiro... é aquele sentimento de doação, de entrega, de realização pessoal e de felicidade por trabalhar pela satisfação do outro, para fazer alguém feliz.

O Amor verdadeiro não espera recompensa, agradecimento, reconhecimento ou retorno. É sentimento de grandeza de alma, como ensinou o Mestre...prova de amor maior não há...que doar a vida pelo irmão.   

Às vezes nós convivemos com pessoas assim e nem percebemos o impacto, a força da ação que desenvolvem, sobretudo no amparo e no acolhimento aos que mais precisam.

Imagine uma mulher que passa vários dias mobilizando pessoas até conseguir comprar uma cadeira de rodas especial, e muito cara, para uma criança especial. Uma criança que ela nem conhecia.

Imagine uma mulher que sai arrecadando bonecas com defeitos, já não usadas pelas crianças, para recuperar essas bonecas. E ela recupera centenas de bonecas e vai às comunidades pobres, fazendo o natal feliz para crianças que estavam tristes. Este tipo de trabalho ela faz todo dia, todos os anos....E tudo feito com simplicidade, com dedicação, com pureza de alma.

Neste 8 de março, dia Internacional da Mulher, façamos uma justíssima homenagem a Margarida Benevides, a Mulher que Planta e Irriga o Amor neste fértil, ensolarado e mágico Vale do São Francisco.

Fernando Veloso, Jornalista. 

publicado em 07 de Março / 2012 às 23:20

DESCUBRA A LUZ QUE TEM DENTRO DE VOCÊ MULHER

O que será que eu tenho que eu sinto meu Deus, que me diz. Vem dentro de mim e planta por dentro, mexe vira e remexe, sabe que eu sinto e é forte, não tem limites nem medo da morte, faz chorar, faz sorrir, faz até se despir, mais faz. O que será que dá que me aborrece e me entristece me enlouquece, mas não me deixa abandonada. Penso que não para, quando sinto fome, já é hora de jantar, daí como, sacio e durmo e até sonho.  

Olho pro espelho e me vejo, vejo que é dia, que é claro, que a minha sombra sou eu. Sou eu bonita, sou eu descabelada, mas sou eu. Sou eu mulher. Mãe, esposa, filha, companheira, chata, brincalhona, desembestada, mas sou eu mulher. A mulher humana, a mulher boneca, a mulher errada, a mulher exagerada, mas sou eu. A mulher bacana, arrumada, cheirosa, elegante e menina, sou eu também, a amante da vida, ah! Essa sou eu.

A mulher que erra querendo acertar, a mulher que acerta errando, porque quem pensa demais também erra. A mulher que enfrenta preconceitos, mas não desisti de lutar porque leva a força de ser mulher. Cozinho, faço faxina, trabalho, estudo, amo. Amo a vida, as pessoas, amo o difícil, amo o mundo. Tenho até medo de ser eu, porque sei que me descubro a cada dia, sei que eu posso, devo e vou ser mulher. Não consigo parar, até sofro por tentar, mas não posso voltar porque tem uma luz no meu caminho me dizendo que eu sou é mulher.

Descobri uma coisa minha, tenho segredos e chaves secretas, mas tenho dono. O meu dono é minha feminilidade que diz através dos olhos que me vêem que não sou só mais uma, sou guerreira e esperançosa, trago a força de ser uma verdadeira mulher.

Enquanto isso eu sigo a luz da pupila aí meu caminho é incerto, mas e daí? O importante é que eu sinto que eu quero acertar, e que eu sou mulher...

Carla Lorena Pesqueira 

Discente 8º período do Curso de Psicologia da UNIVASF

publicado em 07 de Março / 2012 às 22:10

Juazeiro comemora Dia Mundial do Rim com atividade na praça

“Rins em Defesa da Vida”. Esse é o slogan da campanha que a Sociedade Brasileira de Nefrologia realiza nesta quinta-feira, dia 8 de março, Dia Mundial do Rim. As doenças renais não costumam provocar nenhum grande sintoma durante suas fases iniciais e, por isso, as pessoas só costumam saber que estão doentes quando o caso já está em fase avançada, o que torna a cura mais difícil.

Para se ter uma ideia, estima-se que, no Brasil, 10 milhões de pessoas tenham algum problema nos rins, mas a maioria não sabe. Em Juazeiro, para tentar conscientizar a população, a Clinefro - Clínica de Nefrologia vai realizar um dia de saúde na praça Antonílio da França Cardoso, em frente ao Banco do Brasil, das 07 às 16 horas, com aferição de pressão e presenças de médicos, nutricionistas e realização de alguns exames.

publicado em 07 de Março / 2012 às 21:40

Novo equipamento dá agilidade aos procedimentos cirúrgicos realizados no HUT

Os procedimentos de Cirurgia Geral realizados no Hospital de Urgências e Traumas de Petrolina (HUT) ganharam mais agilidade com a utilização do aparelho de vídeolaparoscopia. Desde o ano passado, cirurgias e exames estão sendo realizados com o novo equipamento e a expectativa é que cerca de 10 cirurgias sejam realizadas por semana.

Segundo o coordenador de Cirurgia Geral do HUT, Hugo Alessi, a utilização do equipamento além de otimizar os procedimentos, coloca Petrolina em situação de igualdade com os grandes centros. “O HUT é o único hospital do Sertão Pernambucano que realiza cirurgia e outros  tipo de procedimento com equipamento de vídeolaparoscopia  pelo Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando pacientes não só de Pernambuco, como também de outras cidades  da macroregião do Vale do São Francisco”, ressalta.

A Vídeolaparoscopia é uma técnica moderna, sendo os procedimentos mais comuns realizados com este equipamento as cirurgias de vesícula, fígado, pâncreas e demais órgãos do aparelho digestivo. Ainda segundo o cirurgião, podem ser realizados ainda exames de diagnostico e biopsias de várias moléstias intra-abdominais: “A grande vantagem desse tipo de cirurgia é que são feitas pequenas incisões (cortes) por onde passam os instrumentos cirúrgicos. A visualização é feita através de uma microcâmera de vídeo que mostrará as imagens da cavidade abdominal em um monitor de televisão”, explica Hugo. “Por ser um procedimentominimamente invasivo,há uma menor agressão ao paciente, abreviando o tempo da realização da cirurgia e a internação, além de reduzir o índice de infecção e o tempo para o paciente voltar as suas atividades de rotina”, esclareceu.

com informações da asscom/HUT
publicado em 07 de Março / 2012 às 16:40

Hora da Graça na catedral de Juazeiro completa um ano, atraindo milhares de fiéis

Sol à pino, meio-dia. Em plena quinta-feira a Catedral de Juazeiro está lotada. Centenas de pessoas se comprimem no templo católico – entre cantos, orações e lágrimas, o que os une é a fé em Cristo presente na Eucaristia. Há aproximadamente um ano essa cena se repete semanalmente em Juazeiro durante a realização da Hora da Graça. Uma celebração especial nesta quinta (8) festejará o ano de graças alcançadas.

A ideia que tem conquistado o coração de milhares de católicos juazeirenses veio do pároco da Catedral, padre Josemar Mota. Ele diz que a Hora da Graça surgiu do desejo de que as pessoas adorassem Jesus presente na hóstia sagrada. “Todas as quintas temos o dia inteiro de adoração a Jesus aqui na Catedral. Às 9h da manha fazemos a exposição do Santíssimo Sacramento e às 17h30 o recolhemos, para dar início a Santa Missa às 18h. Mas o momento da benção solene é das 12h às 13h, intitulada Hora da Graça”, explicou.

O sacerdote não arrisca um número com relação à participação semanal de fiéis, mas garante que muitos chegam com bastante antecedência para encontrar onde sentar. “Ha pessoas que infelizmente não conseguem entrar e ficam nas portas da Catedral, como também ha aquelas que sobem para as tribunas... Já recebi muitas pessoas que afirmam ter recebido inúmeras graças e bênçãos através desses momentos de adoração”.

O universitário Bruno Lima, 19 anos, é uma dessas pessoas. Para o estudante de agronomia a Hora da Graça é um momento de renovação da fé. “Tem sido um presente de fé e motivação dado a cada um de nós. É muito bonito ver a fé das pessoas que choram, cantam com a alma e com o coração. Muitos estão ali não somente para pedir graças, mas para agradecer por tudo que Jesus Cristo tem realizado na vida delas”, relatou.

Segundo padre Josemar, a Hora da Graça nesta quinta-feira (8) será especial. “Queremos fazer uma oração de agradecimento a Deus por todas as graças derramadas nos corações e na vida das pessoas durante este ano. O maior mérito da Hora da Graça são as pessoas que tendo ouvido a Palavra de Deus se deixam iluminar por esta palavra e transformam suas vidas”.

A Hora da Graça de nesta quinta-feira seguirá a programação habitual começando ao meio-dia e finalizando às 13h. O público é composto em grande parte por pessoas que trabalham no comércio juazeirense, que aproveitando o tempo livre para almoço vão à Catedral em busca de conforto espiritual e da benção divina.

Ascom - Mirrail Menezes
publicado em 07 de Março / 2012 às 15:10

Água para Todos chega ao norte da Bahia

Uma equipe da Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro iniciou semana passada, na cidade de Chorrochó, no norte da Bahia, as ações do programa Água para Todos, que faz parte do Plano Brasil sem Miséria, criado com o objetivo de garantir o amplo acesso à água para populações rurais dispersas e em situação de extrema pobreza. O governo federal, através do Ministério da Integração Nacional e da Codevasf, deve colocar naquele município cerca de 207 cisternas de polietileno, com capacidade de armazenamento de 16 mil litros cada uma.

Os trabalhos para implantação do benefício nas propriedades começam com a formação de um Comitê Gestor Municipal, que deverá gerir todas as ações do programa no município, sugerir e selecionar as localidades onde serão colocadas as cisternas. No caso de Chorrochó foi formado um comitê com dez representantes de entidades como associações comunitárias, EBDA, sindicato de trabalhadores rurais, pastoral rural, Funasa e associações de pequenos produtores locais. Entre as atividades do grupo estão a de promover reuniões nas comunidades que serão beneficiadas, ajudar na realização de cursos sobre a gestão da água e acompanhar de perto a execução do programa nas localidades.

A primeira comunidade que recebeu cisternas foi a de Caraíbas, a 20 km da sede do município de Chorrochó. Lá o abastecimento de água é feito por carro pipa. Trinta famílias foram selecionadas para contarem inicialmente com o benefício. Os trabalhos serão acompanhados por uma Comissão Comunitária, formada por três moradores locais, escolhidos durante uma reunião promovida esta semana pela Codevasf na comunidade. A seleção foi realizada após uma palestra ministrada pela representante da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Valquíria Dias Fonseca, acompanhada pela representante da Codevasf em Brasília, Lucianita Ribeiro Dayrell e pelo coordenador regional do programa, o técnico da Codevasf em Juazeiro, Joselito Menezes.

Ascom Codevasf
publicado em 07 de Março / 2012 às 13:30

Igreja Evangélica Assembleia de Deus Conservadora será inaugurada em Juazeiro

Será inaugurada no bairro Jardim Florida, em Juazeiro, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus Conservadora e, para comemorar esse novo ministério, os membros da nova congregação estão organizando uma grande festividade.
 
Nos próximos dias 9 e 10 (sexta e sábado), às 19h, na sede da congregação, localizada na Avenida São João, nº 10, serão realizados dois cultos com o tema: “Eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar” (Apocalipse 3,8).  Para falar sobre o tema, estão convidados o cantor da cidade de Ponto Novo, Bahia, Adailton Souza e o pregador evangelista Adriano vindo de São Paulo.
 
A expectativa do pastor da congregação, Dácio Dias da Silva, para a inauguração é enorme. De acordo com o líder religioso, “o novo ministério vai continuar na perseverança da palavra de Deus e na doutrina dos apóstolos e seguindo os bons princípios morais que a Assembleia de Deus sempre pregou”.
Wellington Junior
publicado em 07 de Março / 2012 às 10:04

Mulheres são homenageadas na Câmara de Vereadores de Juazeiro

 
Na tarde desta terça-feira (6), foi realizada da Câmara Municipal de Juazeiro uma sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo dia 8 de março. Com o auditório lotado de mulheres da sede e do interior, a sessão foi aberta pelo presidente, Nilson Barbosa, e, logo em seguida, transferida para as vereadoras Valdeci Alves (PV), vice-presidente da Câmara, Susana Ramos (PTdoB) e Janeleide Pereira (PSL).
 
A sessão começou com a leitura de uma crônica sobre a deputada Ana Oliveira, que nomeia a comenda entregue as homenageadas, lida pela professora Maria Vilma Rosa Dias de Andrade. Ana Oliveira foi a primeira vereadora e de deputada estadual eleita por Juazeiro. Depois, cada uma das parlamentares entregou a comenda e presentes a suas homenageadas.A vereadora Suzana Ramos disse que escolheu a senhora Nilze da Cruz Muniz, membro do conselho administrativo da  Pró Matre, pelo grande trabalho desenvolvido para a comunidade  de Juazeiro e por ser uma ‘mulher cheia de força e coragem’.  Janeleide Pereira rendeu homenagem à pastora Mirinalva Cerqueira Melo da Iº Igreja Batista de Juazeiro. Segundo a parlamentar, a indicação se justifica pelo destaque que Mirinalva tem dentro do segmento evangélico. “Nestes anos como vereadora já entreguei a comenda a mulheres do interior e da cidade que sempre se destacam em suas comunidades ou segmentos de trabalhos, mas, este ano, Deus tocou no meu coração pelo nome da pastora”, explica.
 
A presidente da sessão, Valdeci Alves, Neguinha da Santa Casa, entregou a comenda a líder comunitária da comunidade do Mulungu, senhora Izabel Generosa Conceição. Neguinha encheu de elogios a sua homenageada. “Durante toda minha vida, muitas pessoas passaram por mim, mas somente algumas delas ficaram em minha memória. E essas são chamadas de amigas e Dona Isabel é uma delas”. A parlamentar relatou a vida dura e sofrida da líder comunitária de 67 anos. “Ela criou os filhos com muita coragem. Na comunidade ela é enfermeira, advogada, assistente social (...). Ela é um grande exemplo de vida”. Com um sorriso no rosto, Izabel, que é muito respeitada pela sua comunidade, agradeceu muito a homenagem.
Cada vereador da Casa expressou, mediante mensagem, sua admiração pelas mulheres juazeirense. Representando o prefeito Isaac Carvalho, a gerente de Proteção e Cidadania da prefeitura, Marly Carvalho, falou sobre a luta das mulheres pelos seus direitos e convidou todos os presentes para participarem da caminhada em homenagem a mulher na próxima quinta-feira (8).
 
Encerrando a sessão, o vereador Nilson entregou para as vereadoras e convidadas um presente em homenagem ao dia da mulher. “Nossas parlamentares representam muito bem as mulheres de Juazeiro”.
Ascom CMJ
publicado em 06 de Março / 2012 às 22:40

Abertas inscrições para o curso de Alimentação Escolar

Como ação inicial do Programa Formação pela Escola, o NTE de Juazeiro disponibiliza 40 vagas para o curso Programa de Alimentação Escolar – Pnae. Faça sua  inscrição Aqui. Após homologação dos inscritos pela SEC, será divulgada a data do início do curso.


CONTEÚDO DO PROGRAMA

Carga horária: 40 horas

Período de duração: mínimo 30 dias e máximo 45 dias.

Unidade I – Alimentação escolar: um dos fundamentos para uma educação de qualidade

Ampliar sua compreensão sobre a finalidade social e política da alimentação escolar como direito humano; Conhecer os princípios e diretrizes do Pnae.

Unidade II – Conhecendo melhor o Pnae

Conhecer a evolução das ações de alimentação escolar no país; Ampliar sua compreensão sobre os objetivos, as diretrizes e a abrangência do Pnae; Identificar quem são os responsáveis pela execução do Programa

Unidade III - Alimentação e nutrição

Compreender a importância do cardápio no contexto do Pnae e as responsabilidades exigidas quanto à sua elaboração; Conhecer o papel do nutricionista do Pnae na elaboração do cardápio de alimentação escolar; Conhecer as responsabilidades das EE quanto à qualidade dos alimentos adquiridos, bem como a armazenagem desses alimentos e os cuidados de higiene na sua preparação.

Unidade IV - Gestão e operacionalização do Pnae

Conhecer as formas de gestão e operacionalização do Pnae, bem como os procedimentos de responsabilidades das entidades executoras; Entender como é feito o cálculo do valor dos recursos a serem repassados, à conta do Programa, para as entidades executoras; Conhecer os principais passos do processo de aquisição dos alimentos no âmbito do Programa.

Unidade V – Agricultura Familiar

Enfatizar a importância da Agricultura Familiar no Brasil em conformidade com a Lei 11.326 de 24/07/2006. Conhecer os aspectos econômicos, sociais e ambientais que perpassam pela agricultura familiar. Conhecer a interface entre o Programa Nacional de Alimentação Escolar e a Agricultura Familiar de acordo com a Lei 11.947 de 16/06/2009 e a Resolução CD/FNDE nº 38 de 16/07/2009

Unidade VI – A prestação de contas no âmbito do Pnae 

Compreender a importância da prestação de contas no Pnae; Entender como é realizada a prestação de contas; Identificar os responsáveis pela prestação de contas

Unidade VII – Conselho de Alimentação Escolar (CAE)

Compreender a importância do CAE para o controle social do Programa de alimentação escolar; Conhecer os motivos pelos quais o CAE foi criado, sua finalidade e suas atribuições, assim como os critérios para indicação dos seus membros.

Ascom APLB
publicado em 06 de Março / 2012 às 20:30

Juazeirense Ivete é vetada por artistas globais em "Gabriela"

O interesse da Globo em colocar Ivete Sangalo em um papel importante da próxima novela das onze, “Gabriela”, não encontra apoio entre atores da própria Globo, informou o clunista Flávio Ricco do UOL. Entende-se que com a sua carreira totalmente voltada para a música, ela estará ocupando o lugar de uma atriz, alguém que se preparou e depende desta profissão. A palavra final sobre assuntos relativos ao elenco é sempre do diretor Roberto Talma.

publicado em 06 de Março / 2012 às 17:30

Revitalização do Rio São Francisco é tema de encontro na Codevasf

A Revitalização do Rio São Francisco foi o assunto principal da Reunião Funcional de Capitães dos Portos do Grupo Hidrovias 2012, realizada hoje (06), no auditório da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), em Juazeiro/BA. No evento, que prossegue até amanhã (07), também será tratado tema como a segurança da navegação nas principais hidrovias brasileiras e promovido Workshop sobre “A Hidrovia do São Francisco: alternativa dentro do transporte intermodal e indutor do crescimento socioeconômico".

O Secretário da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia, Carlos Costa (foto), falou sobre a importância da reunião dos capitães de portos. “Nós do Governo da Bahia temos lutado pelo projeto de Revitalização do Rio São Francisco e abrimos uma frente de trabalho, juntamente com a Codevasf, para começar o processo tão falado, tão cantarolado e, portanto, tão esperado pelo povo daquela região”. Costa ministrou a palestra principal do evento, onde também destacou informações a respeito da revitalização deste grande modal: “Podemos dizer que esse processo (revitalização) já está acontecendo e por essas razões julgamos próprio o momento desta reunião aonde contamos com a presença de renomadas autoridades envolvidas na logística fluvial”, pontuou o Secretário.

Na oportunidade, o vice-almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, falou sobre a necessidade de fortalecer a segurança marítima. “Temos que seguir as normas internacionais de navegação e, sobretudo, conscientizarmos todos os setores, sejam poder executivo ou sociedade civil organizada”. A Reunião Funcional entre as Capitanias dos Portos possui como área de atuação principal as hidrovias brasileiras, tendo como propósito padronização de procedimentos comuns as mesmas.

CODEVASF

A parceria com a Codevasf, por meio da Gerência Regional de Revitalização (GRR), consiste na melhoria da Hidrovia São Francisco, inicialmente no trecho Ibotirama/Juazeiro e em etapa posterior, no trecho Pirapora/Ibotirama. Conforme Hélio Silvio Barros, gerente de Revitalização da 6ª Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro/BA, esta ação tem como meta atingir 320 km de hidrovia navegável com investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da ordem de R$ 100 milhões. “Além disso, também há estudos, construção e monitoramento utilizando técnicas de contenção dos processos de erosão das margens, dragagens, derrocamentos e recomposição das matas ciliares”.

E, ainda, dentro desta linha de atuação, há o Projeto Campo de Provas, onde campo experimental será implantado visando conhecer a situação hidrodinâmica e morfológica do Rio São Francisco e definir metodologias a serem aplicadas na recuperação da navegabilidade. Participaram do evento o Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Carlos Autran de Oliveira Amaral, o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, os Capitães dos Portos das Capitanias Fluviais do Rio Paraná, Pantanal, Tietê Paraná, Araguaia Tocantins, Brasília, Rio São Francisco e autoridades convidadas.

Zilton César Ascom Codevasf 6 SR
publicado em 06 de Março / 2012 às 16:40

Monumento ‘A Bíblia’ será instalado em Petrolina

Quem passar pela Avenida Clementino Coelho em Petrolina irá se deparar com o mais novo monumento que está sendo erguido na cidade: ‘A Bíblia’. Esculpida pelo artista plástico Lêdo Ivo, a obra tem como objetivo enviar uma mensagem de fé e paz através da simbologia do livro sagrado. Na obra, haverá um versículo do Velho Testamento que ainda está sendo decidido junto às representações evangélicas e católicas da cidade.

O prefeito Julio Lossio esteve visitando a obra, na manhã da última sexta-feira (02), juntamente com Lêdo Ivo. Ele considera que o monumento é uma forma de transmitir uma mensagem que contemple todas as religiões. “Este trecho está sendo ocupado com residências e também é bastante transitado por motoristas e pedestres, portanto pensamos em algo que transmita uma mensagem bonita, de paz, de proteção. Uma forma que encontramos para homenagear todos os cristãos”, disse.

O artista plástico Ledo Ivo é natural de Juazeiro e é bastante conhecido na região por suas obras. A mais importante delas, ‘O Nego d’água’, encontra-se no Rio São Francisco do lado de Juazeiro. A obra também será tema de um longa-metragem brasileiro, além de inúmeras esculturas espalhadas por vários lugares. A Bíblia’ será inaugurada no dia 15 de março.

Cíntia Sacramento Secom PMP
publicado em 06 de Março / 2012 às 16:10

Imagem Peregrina de N. Sra. das Grotas vai para o interior de Juazeiro

A imagem peregrina de Nossa Senhora das Grotas está visitando a paróquia de Santa Teresinha, que tem sua igreja matriz localizada no bairro de Piranga, em Juazeiro. A peregrinação já acontece desde o dia 21 de fevereiro. E, durante esse final de semana, no dia 02 de março, a imagem peregrina visitou as comunidades de Carnaíba do Sertão, Carnaíba de Dentro, Altaneira e Carneiros, no interior da cidade. 
 
Já no último sábado (03), a imagem peregrina de Nossa Senhora das Grotas chegou à comunidade de Laginha, onde foi recepcionada com queima de fogos e com o canto de muitos benditos dedicados a Nossa Senhora. Houve ainda rezas do terço e do ofício de Nossa Senhora. Juntaram-se para homenagear Nossa Senhora das Grotas as comunidades de Lages e da Boa Esperança.

Assim, Nossa Senhora das Grotas proporciou grande alegria para parte do interior da paróquia que por hora visita. Reavivando a devoção daquele povo que é sinceramente grato por tão grande amor maternal.

publicado em 06 de Março / 2012 às 15:10

Promotorias de Juazeiro, Serrinha e Itapetinga abrem seleção para estágio

As Promotorias de Justiça Regionais dos municípios de Itapetinga, Juazeiro e Serrinha abriram hoje, dia 05, concurso para o preenchimento de quatro vagas de estágio e cadastro reserva para estudantes do curso de Direito. Os editais foram publicados no Diário de Justiça Eletrônico, da última sexta-feira, dia 02. Para realizar a inscrição, o candidato deverá apresentar cópia autenticada do documento de identidade, duas fotos 3x4 iguais e recentes e comprovante de recolhimento autenticado pelo banco no valor de R$ 30,00, em nome do Ministério Público do Estado da Bahia (MP). Ao candidato inscrito no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), será concedida, isenção da taxa de inscrição.

Para concorrer às vagas, o candidato deverá estar cursando a partir do quinto semestre. Os estudantes de Direito serão submetidos à prova objetiva com 50 questões, sendo 39 de conhecimentos jurídicos (Direito Penal e Processual Penal, Civil e Processual Civil, Constitucional, Legislação Especial) e 11 questões de conhecimentos de língua portuguesa.

Juazeiro - As inscrições para a seleção da única vaga destinada à Promotoria de Justiça de Juazeiro poderão ser realizadas até 16 de março, das 8h às 12h e das 14h às 17h30, na sede da Promotoria de Justiça, situada na Rua Cícero Feitosa, n°352, Edf. Maria Madalena, Alagadiço. As provas acontecerão no dia 23 de março (sexta-feira), das 8h às 11h, no Auditório Tadeu Severino Pires, localizado na Av. Edgar Chastinet, S/N, no bairro São Geraldo. Além de Juazeiro, o MP também destinou vagas para cadastro reserva para os municípios de Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho.

publicado em 06 de Março / 2012 às 08:40

Inscrições para aulas de hidroginástica em Juazeiro encerram nesta terça(06)

As inscrições para as aulas de hidroginástica do Programa de Atividades Físicas do município de Juazeiro encerram nesta terça-feira (06). Estão sendo oferecidas pela Secretaria da Saúde 40 novas vagas. Os interessados devem comparecer no Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (Necom), situado no Centro de Saúde III, bairro Angari, das 14h às 17h.

Para se inscrever é necessário fazer parte do Programa de Hipertensão e Diabetes da Unidade de Saúde da Família do seu bairro, sendo obrigatório levar o documento de identidade e o laudo médico comprovando ser portador de hipertensão, diabetes, obesidade ou doenças respiratórias.

Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU
publicado em 05 de Março / 2012 às 22:40

Associações de produtores recebem ovinos e caprinos para melhoramento genético de rebanho

Proporcionar um rebanho de qualidade aos pequenos produtores do município é o objetivo do Programa de Melhoramento Genético de Caprinos e Ovinos, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural de Petrolina, em parceria com a Fundação Mais. Ontem (04), o prefeito Julio Lossio visitou as localidades de Uruás e Caititu, para entregar os primeiros animais do Programa aos representantes de 17 associações de pequenos produtores e agricultores.

Os carneiros da raça Dorper e os bodes da raça Boer foram emprestados às associações, para que a partir de um sistema de rodízio, os animais possam melhorar o rebanho de todos os pequenos produtores na área de atuação dessas associações, que serão responsáveis por manter o animal em boas condições de reprodução. A Secretaria de Desenvolvimento Rural e a Fundação Mais acompanharão o desenvolvimento dos animais, através de visitas periódicas, realizadas por técnicos e por um veterinário.

Foram contempladas nessa primeira entrega do Programa, as Associações de Pequenos Produtores Rurais de Vira-Beiju, Amargosa, Uruás, Caititu, Sítio Baixa do Tatu, Baixa do Mundo Novo, Volta do Riacho, Aranzel, Atalho, Baixa Alegre, Carretão, Ico Ne Gomes, Sítio Alagadiço do Meio, Lagoa dos Mendes e Caroá. Ao todo serão entregues, com o Programa, 48 animais, em diversas comunidades rurais, beneficiando cerca de 5 mil famílias.

Secom PMP
publicado em 05 de Março / 2012 às 21:40

Morre nos Estados Unidos, sanfoneiro que foi atração da segunda edição do Festival da Sanfona

O artista Frank Marocco, que participou da segunda edição do Festival Internacional da Sanfona faleceu sábado nos Estados Unidos. O sanfoneiro Targino Gondim, curador do evento em que Frank se apresentou como convidado, lamentou profundamente a morte do amigo: " Perdemos, sem dúvida, um grande acordeonista!" disse Targino.

Sobre Frank Marocco

Foi um dos mais respeitados acordeonistas dos EUA. Frank nasceu em Illinois no dia 2 de janeiro de 1931 e passou a infância num subúrbio de Chicago. Foi por lá que, aos sete anos de idade, iniciou os estudos do instrumento. Durante nove anos, além de tocar na banda escolar, foi instruído por George Stefani, sua primeira importante fonte de inspiração. Mais tarde, estudaria com o consagrado acordeonista Andy Rizzo, um dos mais influentes acordeonistas norte-americanos. Com dezessete anos, Frank vence um concurso nacional de acordeão, fato que o encorajaria a dedicar-se integralmente à música.

publicado em 05 de Março / 2012 às 15:40

Mortalidade materna cai 19% no Brasil em 2011

A presidente Dilma Rousseff anunciou uma queda de 19% na mortalidade materna no país em 2011, em comparação ao ano de 2010, e atribuiu os dados ao desempenho de projetos do governo que tratam da saúde da mulher, como a Rede Cegonha, criada há um ano para oferecer tratamento para mães e bebês. “A Rede Cegonha já chegou a quase 1,7 mil municípios brasileiros, em 23 estados, e vai alcançando mais de 900 mil gestantes”, afirmou a presidente nesta segunda-feira (5), durante o programa de rádio “Café com a presidenta”. Em abril, segundo Dilma, as gestantes receberão R$ 50 para pagar a passagem de ônibus e não perder as consultas do pré-natal no Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento e prevenção de câncer nas mulheres também foram citados pela presidente. Em 2011, segundo dados do governo, o SUS realizou 11,3 milhões de exames preventivos contra o câncer de colo de útero. “Também foram feitos mais 3,4 milhões mamografias, um aumento de 13% nesse tipo de exame em relação ao ano de 2010”, destacou.

BN
publicado em 05 de Março / 2012 às 12:40

Penitentes de Juazeiro pode se tornar Patrimônio Imaterial da Bahia

A tradição secular dos Penitentes de Juazeiro, realizada a 111 anos na cidade de Juazeiro, a 500 km de Salvador, pode receber a chancela de manifestação cultural reconhecida oficialmente como patrimônio imaterial da Bahia. Para isso, o primeiro passo é a criação de um dossiê que reúna documentos, entrevistas, imagens, dados técnicos e análises de especialistas para mostrar e comprovar a importância dessa manifestação cultural para o Estado.
 
Os trabalhos já estão sendo finalizados pela equipe multidisciplinar do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) – vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult) – integrada por sociólogos, historiadores, fotógrafos, videomakers, entre profissionais de outras áreas do conhecimento. Segundo o Gerente de Patrimônio Imaterial do IPAC, Roberto Pellegrino, o bem cultural imaterial pode ser protegido pelos poderes públicos, sendo citado, inclusive, na Constituição Brasileira de 1988, no artigo 23, III. “O artigo faz ‘referência a identidade, a ação, a memória dos diferentes grupos formadores da sociedade’ características que são imprescindíveis a uma nação”, explica Pellegrino.
 
Os trabalhos que o IPAC faz para produzir um dossiê incluem histórico da manifestação e da região com pesquisa qualitativa, estudos antropológicos e documentais, bibliografia, entrevistas com integrantes da manifestação e estudiosos, iconografia, estudos de economia da cultura e suportes físicos, como impressos e audiovisuais.
 
Após finalizado, o dossiê é enviado para a análise do Conselho Estadual de Cultura (CEC), que pode acatar ou não a sugestão de registro de bem intangível do IPAC. Depois, o processo segue para o secretário de Cultura e, por fim, chega ao governador, que terá a decisão final. Caso se decida pelo decreto, o bem imaterial é inscrito no Livro do Registro Especial dos Eventos e Celebrações da Bahia. Ao se tornar Patrimônio Imaterial, uma manifestação cultural passa a ter prioridade nas linhas de financiamento público, sejam elas municipais, estaduais, federais ou até internacionais.
 
Qualquer pessoa pode solicitar o registro de um bem imaterial, mas, terá muito mais respaldo, se mostrar a representatividade e importância que a comunidade confere àquela manifestação cultural. “Recebemos muitas demandas de registro das universidades, prefeituras, associações e outras representações da sociedade”, diz Pellegrino. Os interessados devem fazer um ofício esclarecendo o pleito endereçado ao diretor-geral do IPAC – dados no site www.ipac.ba.gov.br – reunindo o maior número possível de material sobre a manifestação.
 
No caso dos Penitentes de Juazeiro, o IPAC optou pela pesquisa qualitativa na caracterização de um conjunto de diferentes técnicas que permitiram a interpretação dos fenômenos, a atribuição de significados e possibilitaram descrever e decodificar que dão sentido ao objeto estudado. Também foi feito um corte temporal do final do século XIX aos dias atuais e corte espacial da cidade de Juazeiro e seu entorno. A legislação que rege o registro de bens culturais intangíveis é a lei estadual nº8895/2003 e regulamentação no Decreto nº10.039/2006. Pelo governo federal existe o Decreto nº3.551/2000.

Geraldo Moniz Ascom IPAC Fotos: Elias Mascarenhas
publicado em 05 de Março / 2012 às 12:10

Agricultores ocupam sede da Codevasf em Petrolina

Agricultores e familiares reassentados nos Projetos de Irrigação de Itaparica dos estados de Pernambuco e Bahia ocuparam, na manhã desta segunda-feira (05), a sede da Codevasf, em Petrolina. Os cerca de sete mil manifestantes prometem permanecer no local até que sejam ouvidos pelo governo federal sobre a situação do reassentamento.

Eles pedem que o polo sindical dos trabalhadores rurais do submédio São Francisco seja o interlocutor legítimo do Reassentamento de Itaparica junto ao Governo Federal, Chesf e Codevasf, para a rediscussão do Programa de Transferência da gestão dos perímetros de Itaparica. Segundo os agricultores, o convênio que deve ser encerrado este mês, não teve muitas de suas ações previstas implementadas.

O protesto conta com o apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco. Eraldo Souza, membro do MAB e da Fetag-PE, declarou: “Nós governos de Fernando Henrique Cardoso a gente tinha diálogo, conversação e agora com um governo que nós constituímos com Lula e Dilma, não podemos enfrentar esse tipo de distanciamento”. (Com informações do Pernambuco.com)

publicado em 05 de Março / 2012 às 11:00

Comemoração do Dia Internacional das Mulheres na Fazenda Barro em Senhor do Bonfim

Os moradores da Fazenda Barro participarão nesta terça-feira, 8 de março, de evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento começará a partir das 8h, na sede da Associação Comunitária dos Moradores do Barro, próximo à escola municipal da localidade. Durante as comemorações serão oferecidos às mulheres diversos serviços, disponibilizados por Agentes Comunitários de Saúde do PSF de Missão do Sahy; pelo 6º BPM; Pastoral da Criança; Centro de Triagem e Acompanhamento (CTA); Centro de Referência da Mulher – Mãe Sulinha e Secretarias de Assistência Social (Semas), de Educação e Esporte (Semec) e Cultura (Secult). Palestras, sorteios de brindes e apresentações culturais com o Samba de Lata de Tijuaçu também congregarão o evento.

publicado em 05 de Março / 2012 às 09:10

75ª CIPM prestigia posse do presidente reeleito da Associação de Moradores do Bairro Jardim Primavera

O Aspirante Bastos representando o Comandante da 75ª CIPM participou na noite da última sexta-feira (02), na Quadra poliesportiva, prestigiando a posse do presidente reeleito Geraldo Silva da Associação de Moradores do Bairro Jardim Primavera, prestando conta de suas atividades naquele Bairro e agradecendo o apoio recebido dos moradores e autoridades presentes.

Esteve presente, o Sr. Renato representando o Executivo, a Vereadora Jane representando o Legislativo, Sargento Bastos representando o Conselho Comunitário da área da 75ª CIPM dentre outras autoridades. Na oportunidade a o Aspirante Bastos falou da alegria de estar participando de um momento tão importante para o bairro, reafirmando o compromisso de melhor servir a esta comunidade e circunvizinhança.

publicado em 05 de Março / 2012 às 08:10

Cisternas de plástico derretem ao sol

Roberto Malvezzi (Gogó)

As imagens, divulgadas pela ASACOM (Assessoria de Comunicação da ASA), são impressionantes. As cisternas de plástico, que o governo garantiu duração de 15 anos, não resistiram três meses sob o sol e as chuvas do sertão, particularmente em Cedro, Ceará.

O dinheiro público (Cinco mil reais cada), os resíduos, a decepção das famílias, tudo faz parte do lixo despejado pelo governo federal no semiárido. Quem será responsabilizado?

Antes se dizia que no Brasil não há memória. Mas, hoje, cada celular é uma câmara fotográfica e a rede de internet põe no mundo o que se quer. Portanto, a vigilância será permanente.

 

É verdade que o governo recuou e comprometeu-se a refazer o contrato com a ASA para continuar a convivência com o semiárido da sociedade civil. Recuou também de 300 mil cisternas de plástico para 60 mil. Mesmo assim, diante do que salta aos olhos, ainda vai despejar 60 mil peças de lixo plástico na cabeça dos nordestinos.

Merecemos mais respeito.

publicado em 05 de Março / 2012 às 07:40

Estudantes da UNEB realizam exposição sobre Mídia e Cultura do Vale do São Francisco

Os estudantes da disciplina de Mídia e Cultura, do curso de Comunicação Social – Jornalismo Multimeios, da Universidade do Estado da Bahia irão promover a exposição “Mídia e Cultura: Quem se apropria de quem? Há perdedor, vencedor ou interdependência nessa relação?”, na próxima sexta-feira (09), no “Canto de Tudo” na UNEB, em Juazeiro (BA).

A exposição irá demonstrar a potencialização dessa estratégia complexa que suscita uma nova concepção na forma de criar, distribuir e multiplicar produtos culturais e midiáticos. O que se demonstra pertinente tendo em vista o estágio de maior aperfeiçoamento da Indústria Cultural ao longo dos últimos 70 anos, desde que os pesquisadores da Escola de Frankfurt iniciaram seus estudos sobre essa temática. Já do ponto de vista regional, essas reproduções estão em menor escala, e apontam para uma inter-relação midiático-cultural cujos resultados estão atrelados mais a fatores de ordem mercantil e mercadológica.

No evento o espectador irá se deparar com símbolos, ícones e modelos que retratam de forma real as ações de Mídia e Cultura no Vale do São Francisco, por meio de manifestações artísticas das comunidades locais e das produções midiáticas que tenham como motivos essas para amostras culturais.

Lembrando que a exposição “Mídia e Cultura: quem se apropria de quem? Há perdedor, vencedor ou interdependência nessa relação?” terá seu início na sexta-feira (09/03), no horário das 14h às 18h e ficará exposta até a próxima terça-feira (13/03). Na abertura além da exposição dos materiais “midi-culturais” teremos apresentações artísticas e falas de pessoas ligadas aos temas propostos.

Por Ascom/Exposição
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.