Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 10 de Dezembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 01 de Maio / 2012 às 20:00

Instituto Alfa Brasil inscreve para Curso de Relações Humanas e Ética

Serão encerradas nesta quinta-feira, dia 03 de maio, as inscrições para o Curso de Relações Humanas e Ética que começa no sábado, 05 de maio, promovido pelo Instituto Alfa Brasil. O curso é destinado a pessoas interessadas em construir bons relacionamentos interpessoais e desenvolver suas potencialidades profissionais. Os interessados devem manter contato pelo telefone: (74) 3612-0194 ( falar com Rosilda) ou na sede da instituto à rua José Petitinga, bairro Santo Antonio

publicado em 01 de Maio / 2012 às 19:00

Google é acusado de espionar população pelo Street View

O Google está sendo acusado pelo governo dos Estados Unidos de usar o Street View para coletar dados da população através do sinal Wi-Fi, de acordo com matéria do New York Times repercutida pela Folha de S.Paulo. A companhia justificou que tratava-se de uma falha, ocorrida por conta de um único engenheiro, embora os supervisores do Google tivessem conhecimento do projeto em questão. O Google também disse que não houve ilegalidade e que não usou os dados em seus produtos. Apesar disso, a Federal Communications Commission - que investigou o assunto por 17 meses - multou a empresa em US$ 25 mil por obstrução. A coleta secreta aconteceu entre 2007 e 2010.

Adnews
publicado em 01 de Maio / 2012 às 18:00

Diretor do SAAE participa de reunião na Serra dos Espinhos

A convite da Associação dos Moradores da Serra dos Espinhos (região de Carnaíba do Sertão), o diretor do SAAE, Joaquim Neto participou na tarde do último domingo (29), de uma reunião para discutir melhorias de abastecimento de água na localidade.

Joaquim Neto (foto) apresentou algumas ações realizadas pelo órgão na comunidade, entre elas, a reforma de dois motores bomba elétrico em dois poços artesianos, que antes funcionavam através de catavento. “Fico muito agradecido pelo convite, e é meu dever estar aqui para ouvir de perto as dificuldades em relação ao abastecimento de água. Irei com a minha equipe encontrar uma solução para que a água não falte nesta região”, falou Neto.

Na oportunidade, os moradores pediram o apoio do diretor, junto a Codevasf para a construção de uma barragem que atenda a comunidade.

Por Luzete Nobre/ SAAE
publicado em 01 de Maio / 2012 às 17:00

Sebrae realiza ação entre docentes de Petrolina

Nesta quinta-feira (dia 03), o Sebrae em Pernambuco promove o Desafio Professores. A ação irá acontecer na sede do SEST/SENAT de Petrolina e terá a participação de diversas instituições de ensino superior do município. A experiência é uma forma de aproximar os professores da competição, tornando-os multiplicadores do Desafio Sebrae entre seus alunos.

A ação irá acontecer das 8h às 18h. Maior jogo empresarial do Brasil, o Desafio Sebrae já está com as inscrições abertas para sua edição 2012. Podem participar estudantes universitários de todo o País, independentemente da graduação que estejam cursando.

Nesta edição, o tema do jogo são frutas tropicais. Dessa maneira, ao longo de mais de seis meses, os participantes terão que simular a administração das diversas etapas de um negócio, da produção das frutas à venda de alimentos com valor agregado, a exemplo de sorvetes, polpas e sucos.

A competição já conta com mais de 20 mil inscritos de todo o País. Entre os estados, Pernambuco encontra-se em segundo lugar no número de inscritos, sendo seguido de perto por São Paulo. O primeiro lugar está com o Ceará.

publicado em 01 de Maio / 2012 às 16:00

Governo de Bonfim realiza o primeiro faxinaço de combate a dengue no Alto da Maravilha

A Prefeitura de Senhor do Bonfim, através da Secretaria da Saúde e a Coordenação de Endemias realizou sexta-feira (27), o primeiro faxinaço para o combate e prevenção ao mosquito da dengue no bairro do Alto da Maravilha e imediações. A ação de combate a dengue partiu do PSF do Alto da Maravilha, percorreu as principais ruas do bairro, sendo concluída com seu retorno ao posto de saúde. O cronograma de faxinaços faz parte do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue, organizado pelo governo municipal e de todas as secretarias municipais.

Cerca de 50 agentes (entre eles, de endemias, de saúde e de limpeza), alunos do Projovem e da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima participaram da ação. Foram distribuídos sacos de lixo e material educativo, salientando a importância do papel da população para a prevenção e combate ao mosquito. A localidade é considerada área de risco por conta do acúmulo de lixo e de objetos que concentram água e por isso geram muitos focos do mosquito da dengue.  Agentes que visitaram algumas ruas encontraram quatro focos da doença. Pneus e baldes já apresentavam larvas.

Próximos passos

Após esta etapa, a equipe seguirá para o bairro Santos Dumontno próximo dia 03 de maio, e seguirá o seguinte cronograma: 11/05 (sexta-feira) no bairro São Jorge, 18/05 (sexta-feira) no bairro dos Pebinhas e 25/05 (sexta-feira) no bairro do Bonfim III.

Ascom
publicado em 01 de Maio / 2012 às 13:00

REPORTAGEM DO FANTÁSTICO MOSTRA QUE SALVADOR TEM AS PIORES CALÇADAS DO BRASIL. JUAZEIRO PODE TER A MENOR DO MUNDO.

As piores calçadas do Brasil estão em Salvador, é o que diz o estudo inédito intitulado ‘Levantamento Calçadas do Brasil’, realizado pelo movimento Mobilize Brasil. A pesquisa identificou as melhores e piores calçadas do país e analisou as condições das calçadas em 12 capitais brasileiras, são elas: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília, Salvador, Fortaleza, Natal, Recife e Manaus.

Para o estudo, as quatro piores calçadas estão na capital baiana. A calçada da Arena Fonte Nova foi considerada a pior entre as capitais pesquisadas, com uma média de 0,25. As outras piores calçadas da capital baiana são: Rua Regis Pacheco, no Uruguai, com avaliação de 0,63 e as calçadas dos bairros da Vasco da Gama e da Avenida Afrânio Peixoto, que receberam respectivamente 1,13 e 1,25.

Levantamento

O levantamento foi realizado entre fevereiro e abril deste ano e escolheu via de áreas de grande circulação de pedestres. Na Bahia, 13 áreas foram analisadas: Corredor da Vitória, Avenida Suburbana, Avenida Joana Angélica, Ladeira da Fonte, Rua Conselheiro Junqueira Ayres, Calçadão da Barra, Largo da Calçada, Orla de São Tomé de Paripe, Avenida Vasco da Gama, Ladeira dos Barris, Rua Benjamim de Souza, Rua do Hospital Geral do Estado e Rua Régis Pacheco. Dentre as calçadas analisadas em Salvador, o Calçadão da Barra ganhou nota 10.

Aproveitando o estudo o cantor e compositor juazeirense, Carlos Maurício Dias Cordeiro (Mauriçola) enviou email ao blog com fotos para registrar a menor calçada da cidade, quem sabe a menor do Estado ou do Brasil. A mesma está localizada na Avenida Adolfo Viana, a mais larga de Juazeiro.

Com informações do G1
publicado em 01 de Maio / 2012 às 11:00

Professores da rede estadual em Uauá decidem manter greve

Os professores da rede estadual em Uauá estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (30/04), na sede da APLB, com a finalidade de discutir os rumos do movimento grevista na cidade. “O encontro contou com a presença do advogado da APLB Sindicato, Italmar, que esclareceu as dúvidas da categoria em relação à greve e ao corte de ponto arbitrário feito pelo Governador Jaques Wagner”, argumentou Prolepses, coordenador local da entidade sindica. Diante de todas as informações e de um debate produtivo a categoria decidiu continuar com a greve até que haja um acordo entre estado e professores.

publicado em 01 de Maio / 2012 às 08:00

Museu Regional do São Francisco abriga exposição sobre a cultura negra

A Fundação Museu Regional do São Francisco está emitindo convite à sociedade regional para participar de uma exposição sobre a cultura Negra dia 11 de maio, às 18 horas, no espaço do museu. “Será uma noite cheia de boas energias. Contaremos com a presença dos quilombolas de Lajes dos Negros (Teatro), um professor da Univasf proferirá palestra sobre os costumes africanos, mães de santo dos vários terreiros de Juazeiro estarão presentes e caracterizadas, e também uma baiana, na entrada do Museu vendendo acarajé, e de contra peso, será servido mugunzá. Estamos confirmando também a presença dos quilombolas de Tijuaçú. O famoso samba de Lata. Não perca! Sua presença muito nos alegrará”, ressalta Rosy Costa, diretora da Fundação Museu Regional do São Francisco.

publicado em 01 de Maio / 2012 às 06:00

1ª PEDALADA PELA UNIVERSIDADE DIGNA NO VALE ACONTECE HOJE (01) EM PETROLINA

O Sindunivasf (Seção Sindical dos professores da Univasf – Universidade Federal do Vale do São Francisco) promove nesta terça-feira, Primeiro de Maio, no Parque Josefa Coelho em Petrolina, a partir das 8h da manhã, um momento de confraternização: A 1ª PEDALADA PELA UNIVERSIDADE DIGNA NO VALE.

“De bicicleta ou caminhando, vamos nos encontrar na entrada do parque. É um convite a professores, técnicos, estudantes e todos que apoiam os professores em sua campanha pelo reajuste salarial, reestruturação da carreira e defesa do direito à educação pública em todos os níveis” diz a coordenação organizadora do evento.

“Solicitamos aos participantes que não deixem de levar: Água; de usar protetor solar; de levar um lanche e de usar uma fita preta em sinal de protesto ao tratamento que recebemos. De preto como sinal de luto e de luta”, destacou Nilton de Almeida, da Diretoria de Movimentos Sociais do Sindunivasf.

A próxima assembleia dos professores acontecerá dia 15 de maio tendo como pauta: decretação de greve por tempo indeterminado.

Imagem Ilustrativa da Internet
publicado em 30 de Abril / 2012 às 23:00

Dica de Saúde: O Ronco e apnéia do sono, aparelho oral é uma opção de tratamento.

O Ronco e a Síndrome da Apnéia do sono têm sido muito discutidos no Brasil e no mundo na atualidade. Este problema, além dos transtornos sociais e psicológicos, trás consequências físicas para o paciente (hipertensão, arritmias cardíacas e AVC). A Apnéia do sono é a obstrução das vias aéreas por alguns momentos durante a noite, pela flacidez dos tecidos da garganta, impedindo a respiração por alguns segundos, várias vezes por noite, e o ronco é a vibração dos tecidos da garganta quando o ar passa.

Esses problemas são frequentes no homem a partir dos 30 anos e nas mulheres a partir da menopausa. Recentemente o tratamento através de aparelhos orais, tem ganhado importância no tratamento desses problemas, pela facilidade de adaptação e eficácia dos aparelhos, que vem ganhando espaço como uma das principais formas de tratamento para estes problemas.

Estes aparelhos são construídos de modo a posicionar a mandíbula mais para frente, possibilitando que a passagem do ar na garganta fique desobstruída. Existem algumas limitações que precisam ser avaliadas, muitas vezes com o auxílio do médico de sono e da polissonografia, que é um exame onde a pessoa dorme na clínica uma noite, sendo monitorada em todos os aspectos do seu sono.

Os principais sintomas da apnéia do sono são o ronco e a sonolência diurna excessiva. O ronco é um também um fator de desagregação familiar, muitas vezes levando a pessoa que ronca a dormir em quarto separado, bem como torna a pessoa que ronca motivo de piadas entre companheiros de trabalho, de pescarias ou acampamentos, ou quando tem que dividir quarto de hotel, etc...

1. Qualquer pessoa pode usar este aparelho?

Não, existem algumas limitações para o uso do aparelho que podem ser:

• Impossibilidade de reter o aparelho na boca. Pacientes que têm poucos dentes ou usam próteses extensas, principalmente dentaduras ou próteses removíveis, podem ter dificuldade em reter o aparelho na boca, devendo o caso ser bem avaliado antes de se indicar o aparelho.

Pessoas com problemas periodontais severos, em que os dentes apresentam mobilidade acentuada, e pessoas portadoras de prótese total inferior não têm condições de usar o aparelho, pois nesses casos é impossível reter o aparelho na boca.

• Casos em que a perspectiva de bons resultados é pequena. Pacientes muito obesos ou com índice de apnéia muito acentuado (acima de 40) precisam ser bem avaliados pois a perspectiva de resultados é mais pobre, devendo-se optar por outro tipo de tratamento, ficando o aparelho como uma segunda opção ou para ser usado em conjunto com outros tratamentos.

• Nos casos em que o paciente tem problemas na Articulação (ATM) da mandíbula (dor, estalos ou desvios), pois o aparelho pode agravar estes problemas.

2. Como devo proceder para fazer o aparelho?

Em primeiro lugar é preciso marcar uma consulta de avaliação, onde veremos as condições para a colocação do aparelho, se é necessário fazer alguns exames complementares, como a polissonografia, radiografias ou exame com o médico de sono ou otorrinolaringologista, também é avaliada a condição dentária onde verificamos possíveis problemas que precisem ser tratados antes da colocação do aparelho. Após está consulta que iremos então dar início à confecção do aparelho.

3. Como o aparelho funciona?

O aparelho funciona avançando a mandíbula e mantendo a mandíbula firmemente nessa posição. O avanço da mandíbula faz com que os tecidos da garganta se “estiquem” aumentando a abertura para a passagem do ar, também o avanço mandibular estimula um reflexo que faz a musculatura da faringe e arredores ficar mais tensa, mais firme, evitando o ronco. Mantendo a mandíbula presa ao aparelho, ele não permite que ela “caia”

durante o sono, abrindo a boca, pois esse movimento de abertura geralmente é seguido de um reflexo que faz a língua ir para traz obstruindo a passagem do ar.

4. O uso do aparelho “cura” o ronco e a apnéia?

Não, o aparelho não produz nenhuma mudança física no paciente, resolvendo o problema apenas enquanto estiver sendo usado, é mais ou menos como os óculos, que corrigem a visão mas não modificam o olho.

5. Porque é precisamos nos preocupar com a apnéia?

Apesar do ronco ser o problema mais incômodo, a apnéia do sono é o problema mais importante e precisamos nos preocupar com ela, pois ela afeta vários órgãos do nosso corpo, principalmente o coração, onde aumenta em até 30% a possibilidade de desenvolver arritmias, hipertensão, infarto e derrame cerebral

6. Posso morrer sufocado numa crise de apnéia?

Não, pois o cérebro controla o nível de oxigênio e gás carbônico no sangue e quando eles se alteram a pessoa acorda e volta a respirar. A apnéia não mata, mas aumenta muito a chance de desenvolver doenças que matam como o infarto do coração e os derrames cerebrais.

7. Porque é preciso fazer a polissonografia e o que é esse exame?

A polissonografia é o exame que é feito na clínica de sono, onde o paciente dorme uma noite e é monitorado em vários aspectos do seu sono, contrações musculares, problemas respiratórios e cardíacos entre outros, é necessário para se detectar a apnéia do sono. É através da polissonografia que se pode medir se o paciente tem uma apnéia leve, moderada ou grave, também podemos verificar se existem outros distúrbios do sono que tem sintomas parecidos com a apnéia, mas tratamentos diferentes, também para que possamos avaliar os resultados do tratamento fazendo uma antes e uma depois para comparar os resultados.

Clinica Odontológica Central do Dente

Dr.Israel melo CRO 8887-BA

publicado em 30 de Abril / 2012 às 22:30

Prefeitura de Petrolina adquire máquina Patrol

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, adquiriu uma máquina patrol para o município. A máquina chegou à cidade na última sexta-feira (27), com o objetivo de trabalhar nas estradas do interior da cidade, especialmente, nas estradas onde trafegam transportes escolares, a fim de beneficiar a população.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Raimundo Nonato, frisou que a máquina deve começar a trabalhar de imediato. “O uso da patrol deve começar de imediato. A máquina será usada na manutenção das estradas do interior do município, com o foco para as estradas de transporte de alunos”, afirmou. 

A patrol foi obtida por meio do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima). O Fundo tem intuito de assegurar recursos para os projetos e financiamentos de empreendimentos que visem remediar os impactos ambientais nocivos causados pela mudança do clima e por sua adaptação e efeitos.

Gabriella Moura (Estagiária de Comunicação) Secom PMP
publicado em 30 de Abril / 2012 às 21:30

Posse dos novos convocados da Educação acontecerá dia 02 de maio

Nesta quarta-feira (02 de maio), acontecerá o cerimonial de posse dos convocados na 2ª e 3ª chamada do Concurso Público 2011 da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro. O evento acontecerá às 10 horas, no auditório da secretaria, e a solenidade contará com a presença do prefeito Isaac Carvalho e do titular da pasta, Clériston Andrade.

Foram chamados novos classificados para atender à demanda proveniente das vagas remanescentes de desistências e exonerações. Com esse ato, as 392 vagas disponibilizadas em edital ficam preenchidas.

Ascom PMJ
publicado em 30 de Abril / 2012 às 19:30

Estudantes da UFBA visitam Mercado do Produtor de Juazeiro

Estudantes do quarto período do curso de Geografia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), estiveram neste domingo (29), visitando as dependências do Mercado do Produtor de Juazeiro para conhecer de perto a realidade da quarta maior CEASA do país.

O coordenador de estatística e controle de qualidade do entreposto, Carlonito Dias dos Santos, recebeu os estudantes e explicou a importância do processo comercial realizado no Mercado. “É um momento oportuno para vivenciar a produção, comercialização e qualificação dos produtos, numa central que chega a comercializar 80 mil toneladas de produtos por mês. Acredito que proporcionar aos estudantes uma integração com o setor produtivo e principalmente informar sobre a importância do entreposto contribuirá muito para a formação desses jovens”, observou.

A visita permitiu aos alunos conhecer a dimensão do Mercado, além do contato maior com o dia a dia dos trabalhadores. “O Mercado do Produtor é um espaço onde eles visualizam a dinâmica de comercialização das matérias primas que aqui chegam. A intenção é tentar mostrar aos estudantes que a agricultura é viável, que existem canais de escoamento, bem como mostrar a dimensão do entreposto em aspectos comerciais”, disse o professor adjunto do curso, Antonio Ângelo da Fonseca.

Lene Radina – Assessoria de Comunicação/SEADRUMA
publicado em 30 de Abril / 2012 às 19:00

Unidade Móvel de Atendimento Médico iniciará nova rodada de atendimentos nesta quarta-feira em Petrolina

Dando continuidade aos atendimentos prestados nas áreas mais distantes de Petrolina, a Unidade Móvel de Atendimento Médico iniciará, na próxima quarta-feira (02), um novo cronograma de visitas às comunidades rurais do município. Uma equipe, composta por médico e técnico de enfermagem, realiza o acolhimento, consulta médica, verifica a pressão arterial dos pacientes, dispensa medicamentos e solicita os exames necessários. Tudo isso dentro de uma Unidade Móvel, equipada com consultório médico.

A iniciativa da Prefeitura Municipal de Petrolina busca ampliar o acesso da população de Petrolina aos serviços de saúde, possibilitando o atendimento médico às pessoas que têm dificuldades para se deslocar até uma Unidade Básica de Saúde. Para se consultar, o paciente deve ir ao encontro da Unidade Móvel de Atendimento Médico na sua comunidade e não precisa realizar o agendamento.

Entre os dias 02 e 31 de maio, a Unidade passará por Uruás, Cristália, Porto da Palha, Porto da Ilha, Picos I e II, e pelos Assentamentos Lindolfo Silva, Maria Gorete, São Francisco, Rio Pontal, Mansueto de Lavor e Água Viva I e II.

CRONOGRAMA UNIDADE MÓVEL DE ATENDIMENTO MÉDICO

02/05 - URUÁS

03/05 - ASSENTAMENTO LINDOLFO SILVA

07/05 - CRISTÁLIA

09/05 - ASSENTAMENTO MARIA GORETE

10/05 - ASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO

16/05 - ASSENTAMENTO RIO PONTAL

17/05 - ASSENTAMENTO MANSUETO DE LAVOR

21/05 - PORTO DA PALHA

23/05 - PORTO DA ILHA

24/05 - PICOS I

28/05 - PICOS II

30/05 - ASSENTAMENTO ÁGUA VIVA I

31/05 - ASSENTAMENTO ÁGUA VIVA II

secom/pmp
publicado em 30 de Abril / 2012 às 18:30

Obstetra do HDM alerta para os riscos da gravidez na adolescência

A gravidez na adolescência é uma preocupação de saúde pública no Brasil e em nossa região. Geralmente está associada ao início cada vez mais precoce da atividade sexual que tem ocorrido na vida das jovens. O Hospital Dom Malan, referência em atendimento materno infantil na região realiza cerca de 500 partos por mês e desses, 12% em média são feitos em adolescentes. A unidade recebe usuárias de mais de 55 municípios, atendendo de forma interdisciplinar a adolescente gestante e não gestante prestando relevante serviço na assistência no planejamento familiar bem como na prevenção e tratamento dos  problemas ginecológicos.

De acordo com o ginecologista e obstetra Euclides Marinho as principais consequências de uma gestação na adolescência são a hipertensão na gestação, anemia, infecção urinária ou vaginal e o parto prematuro. "O corpo de uma adolescente na verdade ainda não está pronto para a maternidade e uma gestação nesse período da vida traz sérios riscos à vida da menina", disse o médico que completou: "Geralmente esse tipo de gestação leva a paciente para a UTI obstétrica, onde ela precisa receber cuidados especiais".

As adolescentes grávidas atendidas no HDM recebem apoio psicológico e orientação do Serviço Social da Unidade. Foi o que aconteceu com a adolescente J.R.S de 17 anos que teve a sua primeira filha no HDM e recebeu apoio das profissionais da instituição. "Minha gravidez não foi planejada, foi um susto e agora minha vida toda mudou", declarou

Ascom HDM
publicado em 30 de Abril / 2012 às 17:30

ARTIGO - CORRUPÇAO À PORTUGUESA, COM CERTEZA.

Imagino que seja uma emoção incomensurável para qualquer brasileiro ao pisar o solo português, e diante da contemplação da Torre de Belém relembrar que dali partiram os navios da expedição de Pedro Álvares Cabral que, por acidente ou não, veio a descobrir essa terra maravilhosa e quase continental que recebeu o nome de Brasil. E como bom brasileiro senti agora essa emoção com grande intensidade ao revisitar este solo e ver o quanto está linda a cidade de Lisboa. Não somente empolgou-me a organização urbana da cidade, com seus evidentes traços da civilização europeia, com suas avenidas belíssimas e uma atividade turística bastante profissional, mas, sobretudo, a atenção no trato e a cortesia dos portugueses, como se houvesse uma espontânea e natural empatia com os brasileiros. Subitamente me pus a pensar porque não ha um entrelaçamento natural e mais intenso nas relações entre os dois povos, visto os laços profundos de afinidade histórica existente?

De todo esse universo de pensamentos e reflexões, resolvo comprar um jornal local (Diário de Noticias, Lisboa, sexta-feira, 27/04/12), com o fim de ampliar os meus conhecimentos quanto ao cotidiano da cidade de Lisboa, sentir a cultura de sua gente e ate mesmo identificar os seus problemas. 

Para a minha grande surpresa deparo-me diante da manchete de primeira pagina: "Ex-chefe das secretas e presidente da Ongoing suspeitos de corrupção" (órgão do Estado). Logo procurei confirmar se havia comprado um jornal português ou brasileiro, dado o tema tão familiar e que domina as paginas dos nossos jornais diários, para concluir que estava mesmo em Portugal e o jornal era português, e constatar, com tristeza, que a corrupção é uma praga universal.

O outro lado da questão era descobrir se nesse contexto o Brasil era aluno ou professor, importador ou exportador dessa virose tão avassaladora que é a corrupção.

Da leitura do texto tomo conhecimento de que o modus operandi português é muito semelhante ao brasileiro, em que o tráfico de influencia na esfera governamental envolvendo muito dinheiro em troca de cargos estratégicos e que resultam, como consequência, em contratos milionários que manipulam os recursos públicos, muito em evidencia atualmente no Brasil com o episodio do Carlinhos Cachoeira, empresa Delta, etc.

Assim, concluo que, nem viajando 6.500 km de distancia, nem voando a 12.300m de altura, em busca de novas experiências e enriquecimento cultural, é possível distanciar-me de praga tão nefasta quanto destruidora, e que parece está institucionalizada nos princípios e costumes das nações, o que confirma o adágio popular, no caso particular de Portugal e Brasil, de que se trata de uma "herança que passa de pai para filho": A CORRUPÇÃO!

Agenor Santos, de Lisboa, Portugal.

publicado em 30 de Abril / 2012 às 17:00

Oficinas, cursos e shows vão movimentar a Feincartes de 04 a 13 de maio

Aprender a fazer pintura em cerâmica e madeira, reciclagem de pet e tricô de dedo são apenas três das inúmeras atrações que o público regional vai poder conferir durante aFeincartes – Feira Internacional de Artesanato e Decoração, que acontece no Centro de Convenções de Petrolina, de 04 a 13 de maio. Além de visitar praticamente o mundo inteiro sem sair de Petrolina – estão sendo montados 100 estandes para a exposição do trabalho de artesãos e artistas de 13 paises, 10 estados brasileiros e a produção do artesanato de Petrolina, o visitante da Feincartes poderá participar gratuitamente de uma série de oficinas, cursos e várias apresentações artísticas que estão sendo programadas pela Secretaria de Cultura do município. As oficinas começam no sábado (05), com As Flores de Escama de Peixe, a partir das 16h30, sendo oferecidas ainda até às 19h30, as oficinas de Porta Lápis em Fibra de Bananeira e Porta Latinhas de Sisal.

No domingo, começando também às 16h30, o público pode participar das oficinas, Tricô de Dedo, Anjos em Fibra de Bananeira e pintura em cerâmica. Monitoradas por profissionais especializados em artesanato de várias partes do país, as oficinas, que também serão destinadas para a reciclagem dos profissionais que já atuam no segmento, prosseguem até o sábado (12), sempre a partir das 16h30, com intercessão de designers, que vão ensinar como adequar o produto a realidade atual do mercado.

Realizada pela Mathias Feiras e Eventos com apoio da Prefeitura de Petrolina, a Feincartes já passou por diversas cidades brasileiras, a exemplo de Salvador, Curitiba e Rio de Janeiro. Segundo a coordenadora do evento, Maria Mathias o visitante será surpreendido com uma oficina de gastronomia ministrada pelo chef marroquino Moulai idri Oudhi. Num clima de amizade entre os povos, poderá também conferir a oferta de produtos, a exemplo de peças étnicas, esculturas, pinturas e artigos de moda, oriundos de paises como, Marrocos, África do Sul, Itália, Turquia, Índia, entre outros. “A Feincartes já faz parte do calendário nacional de grandes eventos de artesanato e representa uma ótima oportunidade de negócios, divulgação e intercâmbio cultural, além de gerar  trabalho e renda para os artesãos locais eincrementar o turismo, movimentando as redes hoteleira e gastronômica.

Serviço

Feincartes – Feira Internacional de Artesanato e Decoração

Onde: Centro de Convenções Senador Nilo Coelho

Quando: 04 a 13 de Maio

Horário: Todos os dias das 15h às 22 h

Ingresso: R$ 5,00 (pessoas com 60 anos ou mais pagam meia entrada | crianças com até 12 anos e acompanhadas não pagam)

Informações: www.feincartes.com.br

FONES: (87)  8834 - 5072 (27)  9228 1511/ 8115 6914

Clas Comunicação e Marketing
publicado em 30 de Abril / 2012 às 16:30

I Encontro Interestadual da Imprensa do Semiárido levará participantes à roteiro enoturístico pela região

Petrolina sediará, nos dias 01 e 02 de maio, o I Encontro Interestadual da Imprensa do Semiárido em Pernambuco e Bahia. O evento reunirá profissionais de comunicação dos dois estados e traz na programação, entre outras coisas, palestras sobre temas como a 'Liberdade de Expressão e o Desafio da Imprensa no Sertão'.

Outro atrativo do Encontro é o roteiro turístico que conta com o apoio da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Turismo. A programação ocorrerá a partir das 9h, amanhã (01). O intuito é apresentar aos participantes do evento o roteiro enoturístico denominado “Vapor do Vinho”, que inclui visitas a Fazenda Ouro Verde (com degustação de vinhos) em Casa Nova-BA e a Fazenda Fortaleza (com degustação de uva e manga). O “Vapor do Vinho” é realizado no Vale do São Francisco desde abril de 2011 e leva os visitantes a um passeio pelas águas do Velho Chico e do lago da represa de Sobradinho/BA, onde é feita a eclusa.

Segundo informações da secretária de Turismo de Petrolina, Nadja Batista, o roteiro enoturístico é um um atrativo a mais para o turismo da região, sendo o único do tipo na América Latina. “O Vapor do Vinho é único na América Latina por integrar aspectos naturais, através das belezas do Rio São Francisco, técnicos, com a realização da eclusa em Sobradinho e enoculturais, propiciados pelas visitas às vinícolas. O roteiro tem atraído turistas de outras nacionalidades e a demanda que era de 200 pessoas, inicialmente, hoje já atende cerca de 3.200 por fim de semana. E tudo isso é positivo não só para o turismo em si, já que consequentemente movimenta a economia local”, ressaltou.

Patrícia Pinheiro (Estagiária de Comunicação) Secom PMP
publicado em 30 de Abril / 2012 às 15:30

Concurso cultural promovido pelo Sebrae inscreve até esta segunda-feira (30)

Fotógrafos, pintores e artistas populares têm somente até esta segunda-feira (dia 30) para se inscrever no concurso cultural Pernambuco, uma paixão por futebol, promovido pelo Sebrae em Pernambuco. A iniciativa, prevista entre as ações que serão realizadas dentro do projeto Sebrae 2014, foi criada com a proposta de premiar trabalhos inspirados naquela que é a paixão nacional, o futebol.

De quebra, vem para incentivar e difundir a produção artística pernambucana e celebrar o futebol como uma realização da criatividade e técnicas locais. Serão premiadas criações na área das artes visuais, a exemplo de fotografia, pintura, gravura, desenho e escultura. Podem participar ainda produções artísticas tradicionais, também chamadas de “arte popular”: modelagem em barro, entalhe sobre madeira e xilogravura, entre outras.

Para participar é preciso ter 18 anos completos, considerando-se a data da inscrição no concurso, e ser brasileiro nato – ou estrangeiro com situação de permanência legalizada e que comprove residência no estado. Cada autor pode inscrever até duas obras diferentes e inéditas mediante preenchimento de formulário de inscrição disponível na sede do Sebrae em Pernambuco. O documento também pode ser encontrado no endereço: www.sebrae.com.br/uf/pernambuco/downloads/estudos-e-pesquisas. As inscrições são gratuitas.

Os trabalhos inscritos serão avaliados por meio de uma comissão especializada designada pelo Sebrae em Pernambuco. Serão escolhidas ainda três obras para a categoria “Menção Honrosa”, cujos autores serão agraciados com diploma. Os demais selecionados irão receber declaração de participação e suas obras, junto com as dos vencedores, poderão ser vistas pelo público na exposição Pernambuco, uma paixão por futebol, com data e local a serem determinados. Os trabalhos serão selecionados conforme critérios museográficos adequados à natureza de cada obra.

 

publicado em 30 de Abril / 2012 às 13:30

Lançamento do São João de Petrolina lota casa de show em Salvador

A Prefeitura Municipal de Petrolina divulgou na última sexta-feira (27), na capital baiana,  algumas atrações confirmadas para o São João 2012. O lançamento da programação aconteceu na casa de shows Café Bahia Hall. Nomes como Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Jorge de Altinho, Flávio Baião, Targino Gondim, Garota Safada, Joquinha Gonzaga, Flávio Leandro, Mastruz Com Leite, Limão com Mel, Paula Fernandes, Victor e Leo, dentre outros, devem passar pela cidade entre os dias 15 e 30 de junho.

O vice-prefeito Domingos Sávio Guimarães representou o prefeito Julio Lossio no evento. O evento recebeu um público recorde de pessoas que foram prestigiar o evento. “Estamos discutindo também a possibilidade de fazer o lançamento em São Paulo, a sugestão foi  do vice-presidente da República, Michel Temer, esperamos que sua agenda permita-lhe conhecer o São João que é uma festa tradicional no Nordeste”, enfatizou o prefeito Julio Lossio.

Os festejos juninos do município sertanejo, neste ano, serão alusivos ao centenário de Luiz Gonzaga. Segundo o prefeito Julio Lossio, os lançamentos realizados em algumas capitais têm como objetivo criar expectativa e possibilitar a captação de recursos. “Pretendemos fazer parcerias com quem queira participar, iremos também em busca da iniciativa privada, por isso, o lançamento antecipado”, reforçou.

O prefeito destacou a importância da realização do festejo que movimenta a economia local. "Petrolina vai realizar o maior e melhor São João da região, destacando, sobretudo, a geração de emprego e renda. Os hotéis já se preparam para as demandas. Queremos valorizar a cultura das quadrilhas, fortalecer o centenário de Luiz Gonzaga. Será uma festa com muita paz, tranquilidade e harmonia", finalizou Julio Lossio.

Secom PMP
publicado em 30 de Abril / 2012 às 12:00

Juazeirense Mário Pires em busca de novos projetos

O juazeirense, Mário Pires, compositor e poeta está dando um passo para novos projetos. Ele se encontra em Recife (PE) participando de oficina profissionalizante de roteiro, com o Jornalista, escritor e roteirista José Roberto Torero - que por oitos anos foi roteirista do quadro "Retrato Falado" - exibido na Globo , com a atriz Denise Fraga.

Torero foi roteirista também do curta "Uma história de futebol" que ganhou vários prêmios no Brasil e foi indicado ao Oscar de melhor curta em 2001. O curso acontece na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

publicado em 30 de Abril / 2012 às 09:00

Filme Esquina do Badú é projeto de artista do interior

O artista Juazeirense Alcides Cunha, Cidinho da Jurema como é carinhosamente conhecido, não perde a esperança e mantém vivo o sonho de levar para o cinema o espetáculo “Esquina do Badú”, baseado em livro do escritor José Guilherme da Cunha, que conta histórias e causos vividos por pessoas de Juremal, distrito de Juazeiro.

“Vamos buscar apoio para trazer atores de fora e de Juazeiro, muitos da própria “Jurema” para não deixar a nossa cultura morrer. Temos o Reis de Boi, Terno dos Ciganos, Roda de Terreiro, ainda se rouba santo para chover...(acho que não roubaram este ano...) e o grande projeto da volta da via sacra de juremal”, enfatizou Alcides na sua página, no Facebook. No texto publicado Alcides não esqueceu de mencionar "a falta de apoio aos projetos culturais, principalmente no interior".

Fotos: Parlim
publicado em 30 de Abril / 2012 às 08:30

2º Passeio Ciclístico da EREMCC movimenta as ruas de Petrolina

Gritos de guerra, animação e muita agitação durante o 2º Passeio Ciclístico da Escola de Referência em Ensino Médio Clementino Coelho (EREMCC), que movimentou as principais ruas de Petrolina sábado, 28/04, para reivindicar o combate à corrupção, a não blindagem do ENEM no ingresso à UNIVASF e incentivar o uso da bicicleta como transporte ecológico.

Com a participação dos estudantes, professores e comunidade, o passeio iniciou na lateral da EREMCC, percorrendo as Avenidas da Integração, das Nações (da Academia das Cidades até o prédio da antiga estação ferroviária), Travessa Barão do Rio Branco e Rua Dom Vital, até as Avenidas Souza Filho e Guararapes, encerrando na Concha Acústica, no Centro de Petrolina.

De acordo com o professor Roberto Remígio, a avaliação do evento é positiva, “o público veio, a escola compareceu em peso, chamamos a atenção da sociedade para as nossas causas, que são, principalmente, mostrar a escola para a sociedade, que é uma escola boa, pública e de qualidade e lutar contra a corrupção”, afirma Remígio.

IMPULSO APOIA O 2º PASSEIO CICLÍSTICO

O Impulso Pré-vestibular e Concursos, parceiro do evento, através do sócio-diretor Benevides Almeida, esteve presente para abraçar a causa e apoiar o movimento. Para ele, a participação do Impulso em eventos como esse é de fundamental importância para o desenvolvimento da cidadania através do incentivo à prática de esportes, ciclismo e caminhada, além de estarmos engajados na luta contra a corrupção, que infelizmente assola o nosso país.

Ascom Impulso
publicado em 29 de Abril / 2012 às 23:20

Artigo - Colégio Modelo: Escola Pública de Qualidade Existe!

Prezado Geraldo José,
 
Nós que fazemos o Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães em Juazeiro, em comemoração aos 13 anos de serviço prestado a comunidade Juazeirense,  realizamos no Espaço multieventos da UNIVASF um aulão inaugural do Projeto Aulão Modelo - Um elo entre a Escola Pública e a Universidade no último dia 17. Nesta oportunidade contamos com a presença de vários artistas da região e do Profº Jorge Portugal que apos conhecer a realidade das conquistas alcançadas pelos alunos oriundos de uma ESCOLA PÙBLICA DE QUALIDADE, publicou no inicio desta semana , no Jornal A Tarde, um texto reconhecendo o valor da Instituição.
 
Por acreditar que o seu Blog é uma espaço de ampla divulgação do que ocorre na região e também por perceber que há interesse em publicar, não somente as mazelas da educação, mas também o sucesso de uma escola pública, que com esforço e seriedade consegue que uma média de150 alunos sejam aprovados, por ano, nos vestibulares mais concorridos da região é que encaminhamos fotos, o texto publicado por Jorge Portugal e texto da diretora Normeide Almeida Carvalho, com o intuito de que você publique para conhecimento das pessoas de nossa região.
 
Antecipadamente agradecemos.
 
Equipe Modelo - Juazeiro - através da gestora: Normeide Almeida Carvalho.

Escola Pública de Qualidade Existe!

A luta dos brasileiros por uma escola pública de qualidade tem ganhado novos contornos na atualidade, não só pela crescente democratização das relações sociais no país, mas, também, pelas exigências do mundo do trabalho - cada vez mais competitivo - e pela conscientização da sociedade quanto ao ingresso da humanidade na era do conhecimento - onde a educação constitui um dos principais instrumentos de rompimento com a exclusão social.

Se, por um lado, ainda não é possível afirmar que a educação pública básica do Brasil garante, a todos os brasileiros e brasileiras, um nível de aprendizado capaz de igualar as condições de acesso de seus estudantes às universidades públicas e às vagas de empregos mais concorridas; por outro, a organização dos trabalhadores e da comunidade escolar tem pressionado mudanças no sentido de reverter essa realidade, bem como de garantir uma educação humanística, voltada à construção de uma sociedade justa e solidária.

A educação pública de qualidade é uma obra da sociedade. O grande problema do Brasil é a desigualdade. Não aprendemos a ensinar a todos.

A ideia de que todas as escolas públicas do país são ruins e precárias é completamente equivocada, ultrapassada. Existem excelentes escolas públicas em todos os estados brasileiros. No entanto, elas dificilmente aparecem porque é muito mais fácil para a imprensa ou órgãos de pesquisa perceber as falhas do que os acertos.

Parece feio mostrar que uma escola pública do interior do Estado da Bahia tem professores muito bem qualificados, coordenação eficaz, tem uma gestão democrática ou um grupo significativo de alunos foi aprovado nas melhores Universidades Públicas do país. Não deve ter graça, por isso, ninguém mostra. Mas ridicularizar os erros dos alunos no vestibular e instituir ranking para escolas todo mundo faz.

É para mostrar o contrário disso que estamos aqui, vamos comemorar o nosso aniversário em alto estilo, tornaremos ainda mais público que escola pública de qualidade existe e aqui em Juazeiro este nome é Modelo.

Para Rubem Alves há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. As gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo, já as escolas que são asas cultivam os pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

E é por isso e para isso que o Colégio Modelo existe, para encorajar o voo alto de todos os pássaros que pousam por lá. É lutando pela garantia de um nível de aprendizado capaz de igualar as condições de acesso de seus estudantes às universidades e às vagas de empregos que fazemos efetivamente educação pública de qualidade.

De modo especial e honorável agradeço carinhosamente a todos os alunos, professores, coordenadores e funcionários que fazem o colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães existir, e de modo muito particular, provar que ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE EXISTE!

Normeide Almeida Carvalho - Gestora

publicado em 29 de Abril / 2012 às 18:00

Caatinga (Conjuntura Ambiental)

! A Mata Branca...

À sombra da mais rubra flor amarela em brilho

Rugindo em fogo por soar em terra

Ao seco eco candente em pó

Das águas fluidas que lampejam ao som           

Emana vida ao proferir da época

Quando consequente for do tempo estar

A transparecer em essência o colorir em traço

À bruta pedra a se brotar em seiva

Fazendo-se em cor ascender ao tom

Por quanto se quiseras verde estiveras cinza

Por tanto se estiveras cinza fizeras verde

Emoldurando-se num cenário de superação

Força, vivacidade e beleza.

Emanoel Ferreira da Silva -  { manollo ferreira }

Pedagogo – Professor – Escritor...

Pós Graduando em: Educação Contextualizada Para Convivência Com o Semiárido Brasileiro.

www.manolloferreira.blogspot.com

Juazeiro/Sobradinho-Ba

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.