Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

Novas eleições e velhos vezeiros

(Qualquer semelhança é mera coincidência) 

'Sicrano afundou sua carreira política, não ganha mais uma eleição nem para síndico de prédio. Vai ser ruim assim lá na casa da bexiga sô. Agora é a vez de fulano voltar; não tem pra ninguém nesta eleição'...

Espaço do Leitor: Crime ambiental no Riacho do Mulungu em Juazeiro

Foi constatado no dia 30 um crime ambiental no Riacho do Mulungu que corta o loteamento Monte Castelo e Barranqueiro 2. Uma máquina a serviço do dono do loteamento Monte Castelo estava mudando o curso do riacho sem licença ambiental, com o intuito de aumentar uma pequena área que fica localizada no bairro para comercializar esses terrenos. O ato foi um crime ambiental, já que não respeitou a Lei n.º 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 (Lei de Crimes Ambientais).

A população ligou vàrias vezes para a secretaria de Meio Ambiente e não foi tomada nenhuma medida cabível. Os impactos dessa ação destrutiva causarão prejuízos e transtornos aos moradores do loteamento Barranqueiro 2, pois o riacho ficará próximo as casas e poderão sofrer com infiltrações e rachaduras em suas casas. Não  é  a primeira vez que o dono do loteamento tenta fazer isso...

Artigo - Agroecologia: pra não comer veneno

*Por Marcelino Galo

Já pensou naquela verdura, fruta ou legume que você comprou na feira ou no mercado? Pois é, ela, provavelmente, continha veneno, e você não sabia. 70% dos alimentos in natura consumidos no Brasil estão contaminados por agrotóxicos, aponta o estudo “Dossiê Abrasco, um alerta sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde”. Desses, segundo a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), 28% contêm substâncias não autorizadas para serem usadas no Brasil.

O brasileiro consome em média 7,3 litros de agrotóxicos por ano, segundo dados de 2014. Essas substâncias venenosas usadas indiscriminadamente na produção de alimentos são responsáveis por causar infertilidade, desregulação hormonal, má formação de fetos, problemas neurológicos, no sistema imunológico e surgimento de doenças como câncer, além de contaminarem o solo, rios e o lençol freático. Até as abelhas, rainhas da polinização e essenciais à biodiversidade, são afetadas e correm riscos.

Mais da metade dos agrotóxicos usados em território brasileiro não podem ser comercializados em seus países de origem. O Brasil é líder mundial, desde 2008, no uso de agrotóxicos. A Bahia ocupa a 7ª posição no país no uso desses produtos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 500 mil pessoas são contaminadas por ano por conta do uso de agrotóxicos. Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), revelam que o Brasil aumentou em 190% o comércio desses produtos entre os anos de 2000 e 2010. Apenas em 2010 o mercado nacional de agrotóxicos movimentou US$ 7,3 bilhões. Em 2014, o valor saltou para US$ 12 bilhões. Nosso país é o maior, consumidor, contrabandeador (descaminho) e importador dessas substâncias.

Alguns desses princípios ativos eram usados na guerra, como a 2,4D - um dos ingredientes do chamado ‘agente laranja’, que foi pulverizado pelos Estados Unidos durante a Guerra do Vietnã. Até hoje crianças nascem deformadas, sem braços e pernas, no país. Em outubro de 2010 a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) revelou que 36% das amostras analisadas de frutas, verduras, legumes e cereais estavam impróprias para o consumo humano no Brasil.

Não tem como não afirmar que, ante o quadro colocado, estamos diante de uma catástrofe ambiental, social e de saúde pública que precisa ser debatida. É nesse sentido que surge o Projeto de Lei, de minha autoria, que institui a Política Estadual da Agroecologia e Produção Orgânica. O PL º 21.916/2016 tem como objetivo dotar a Bahia de mecanismos legais de planejamento e ordenamento que possibilitem a promoção da soberania alimentar e nutricional, além de assegurar o direito humano à alimentação adequada e saudável, usando de forma sustentável os recursos naturais, conservando e recompondo os ecossistemas, reduzindo os resíduos poluentes e a dependência de insumos externos na produção de alimentos...

ESPAÇO DO LEITOR: DESRESPEITO DOS CORREIOS.

Há anos a população de Juazeiro tem reclamado do descaso dos correios na falta da entrega das correspondências nas residências, bem como do horário apertado para recebe-las na central de distribuição da estatal na rua José Petitinga, bairro Santo Antônio. Eis a reclamação do leitor Joselito Monteiro:

Geraldo,..

ARTIGO - A OBRIGAÇÃO DE GANHAR E O MEDO DE PERDER

É, amigo leitor-eleitor. Agora é nóis... De novo. E sem medo.

Delineou-se um dos lados na disputa municipal em Juazeiro-BA: O do Isaaquismo. O prefeito Isaac Carvalho, judiou dos bichin né pai? Após deixar por tempos os três postulantes pré-candidatos Joaquim Neto, Carlos Neiva, Paulo Bonfim, do seu time na sofrência, insônia, dúvida cruel, esperança, desespero, sono, pesadelo, coragem, medo, roendo unha, finalmente bateu o martelo na cabeça de dois e alisou suavemente os cabelos de um. O ululante da obviedade imperou e, euzinho Gondim aqui sei os motivos, o coro pró-vaqueiro já pode entoar o refrão..

VIDA LONGA PROFESSORA LOURDES DUARTE!

Geraldo,

A professora Lourdes Duarte completa 99 anos. É uma história viva de Juazeiro, repleta de luz e memória...

ESPAÇO DO LEITOR: O CONCURSO E AS SUAS ORGANIZAÇÕES.

Geraldo,

Veja só uma prefeitura do estado do Piauí fez um concurso muito parecido com o que foi feito aqui na nossa cidade, a diferença é a organização, a exemplo de que para o ingressar no cargo eles terão de seguir o que rege a lei federal, como: Prova objetiva, teste físico, teste psicológico, investigação de conduta social e curso de formação. No edital do tal concurso daqui não vi todos esses requisitos e outra coisa que me chamou atenção foi o total DE VAGAS ERAM 50 E O PREFEITO CHAMOU OS 207 CLASSIFICADOS...

ESPAÇO DO LEITOR: INSTITUIÇÕES NÃO DEVEM PENSAR!

É sim, as instituições não devem pensar, devem seguir os seus estatutos!

É muito comum nos trabalhos oferecidos pelas instituições ocorrer fortes tendências ao descaso e má prestação dos serviços obrigatórios a serem realizados por estas...

ESPAÇO DO LEITOR: DEMISSÃO DE PSIQUIATRA PELA SECRETARIA DE SAÚDE.

Caro Geraldo,

É lamentável a atitude da Secretaria de Saúde de Juazeiro, demitindo a médica, Dra. Viviane Duque Porto, psiquiatra, bem conceituada no eixo Juazeiro/Petrolina, especialmente pelos clientes atendidos por ela, em nossa cidade. 

Fui cliente dela, logo após a tragédia de minha filha, minha esposa (que ouvia os comentários dos pacientes a respeito da médica, enquanto a aguardava) ainda o é, pelo mesmo motivo, tratou de uma cunhada e trata de outra, daí eu poder falar da mesma, com conhecimento de causa.

O mais estranho é o fato do atual Secretário de Saúde ter assumido e, em menos de 15 dias, demitir a médica, em tão exíguo tempo no cargo. Será que, em meio a tantos problemas, carências e deficiências da pasta, ele teve tempo de avaliar o desempenho daquela profissional? 

Enquanto isso, o contribuinte, que paga a conta (inclusive o salário dos médicos e do Secretário de Saúde), fica passando a falta da médica a que estava acostumado, torcendo para que seu substituto seja logo nomeado, e que este  "acerte a mão" ao receitar os medicamentos que o ajudem a superar seus problemas. Mas isso "não é problema do Secretário", o contribuinte que se vire... Ou que se exploda..!

Zoroastro Cedro - Zoró.
Químico, aposentado, que está atento ao que acontece em sua cidade.
..

Artigo: A Transposição e o Golpe

Roberto Malvezzi (Gogó)

Sabíamos, desde o início, que muitas águas turvas rolariam na obra da Transposição de Águas do São Francisco para o chamado Nordeste Setentrional.  Aos poucos elas vão se revelando, incluindo até mortes...

Espaço do Leitor: Jardim Flórida e a ausências dos poderes constituídos.

Geraldo, 

Amigo, aí está a realidade do Jardim Florida, sem fantasias. A propaganda enganosa não pode tomar o espaço da realidade social que vivem as comunidade de Juazeiro. A cidade foi favelizada por inteiro; tanto faz ser Country Club, Malhada da Areia, Alto do Cruzeiro, são os mesmos problemas: a incapacidade administrativa, abandono, desprezo.
 
Fotos tiradas no sábado, dia 25/06/2016.
 
Abraços fraternos e votos de estima,
 
Carlos Alberto - Cacá
..

ESPAÇO DO LEITOR: PODER PÚBLICO E O DESCASO COM O BAIRRO NOVA ESPERANÇA.

Olá meus amigos leitores venho mais uma vez denunciar o abandono do nosso bairro por parte do poder público em especial do SAAE. Há dias no nosso bairro Nova Esperança vem sofrendo com o entupimento da rede de esgoto nas ruas Sete de Setembro e Belo Jardim. Como prova do descaso estou enviando algumas fotos. E mais na rua Belo jardim tem um buraco no asfalto no entorno do PV (Poço de Visita).

Amigos o descaso não é só por parte do SAAE, a Coelba também virou as costas para aquele povo. Na rua Belo Jardim tem um poste que está colocando em risco as famílias e os transeuntes que por ali trafegam...

Artigo: Juazeiro e a transparência nos gastos públicos

O que explica uma cidade no porte do município de Juazeiro, com 218.324 habitantes (população estimada em 2015, segundo dados do IBGE), apresentar uma posição tão baixa no Ranking Nacional de Transparência?

O município apresentou na primeira avaliação a posição estadual de número 157, alcançando a nota 4,1 e, na segunda avaliação, a nota baixou para 1,7, passando a ocupar a posição estadual número 321 (mais informações disponíveis no site: http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/ranking/pontuacao/ranking/o-projeto-new)...

ARTIGO: Edinaldo Lima, Petrolina e o seu Tempo

E o tempo finalmente venceu a ansiedade. A escolha pelo Prefeito Júlio Lóssio do nome de Edinaldo Lima como seu pré-candidato a sucessão municipal, com a missão de dar continuidade ao seu legado representa algo muito maior do que uma simples escolha.

O nome de Edinaldo Lima tornou-se forte devido justamente ao que significou o conjunto do governo Julio Lóssio com ações na área de habitação popular, regularização fundiária, Programa Nova Semente, implantação dos Clubes de Bairros, Programa de Campos Iluminados, implantação das AME’s, enfim, conceitualmente um conjunto de ações muito mais voltadas para a melhoria da vida das pessoas...

ASSCOM

ESPAÇO DO LEITOR: DE ONDE VEM ESSA DINHEIRAMA?

Hoje eu quero falar com “Seu” João e perguntar a ele de onde vem essa dinheirama para comemorar essa festa que leva seu nome. Lembro muito bem e não faz muito tempo que sua festa era na base do quentão, da fogueira e do rojão e, de repente, tudo mudou para uma forma megalomaníaca sem igual, onde a fogueira apagou, o quentão ninguém quer mais, e o rojão ninguém mais ouve...

Explique-me “Seu” João, de onde vem essa dinheirama para pagar todo esse espetáculo para animar o velho e bom São João, pois, não existe nos anais da história desde lá onde surgiu nada que se pareça, com essa esperteza dos tempos atuais.....

SESP responde denúncia de leitor sobre poda de árvores na Avenida Raul Alves

Nesta manhã (27), a redação do Blog postou a denúncia do leitor Getúlio Viana de Sá sobre a falta de poda de árvores na Avenida Raul Alves, centro de Juazeiro. O leitor reclamava que os galhos das árvores estavam impedindo a visibilidade do semáforo para pedestres. A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) enviou a nossa redação uma nota explicando que a poda na Avenida Raul Alves já está na programação da Diretoria de Manutenção Urbana.  Atualmente a Sesp atende com os serviços de poda o bairro São Geraldo.  ..

ESPAÇO DO LEITOR: ÁRVORES COBREM SINALIZAÇÃO DA AVENIDA RAUL ALVES.

Geraldo,

Como morador do centro de Juazeiro costumeiramente faço minhas compras do dia-a-dia no GB Barbosa, localizado na Avenida Raul Alves. Ocorre que nos últimos dias, todas as vezes que tenho que atravessar a faixa de pedestres para pegar o meu veículo na área de estacionamento do outro lado da avenida não consigo visualizar o sinal do semáforo, pois está tomado pelos galhos das árvores ali existentes...

ESPAÇO DO LEITOR: AÇÃO POPULAR PARA CORRIGIR DISTORÇÕES.

Quando ingressamos na justiça visando restabelecer a transparência e a razoabilidade na implantação do Projeto Zona Azul na cidade de Juazeiro-BA, ouvimos reclames da população desde os proprietários de veículos aos moradores das áreas residenciais prejudicadas, na localização de motos e carros.

A dimensão das vagas que não cabiam veículos do tipo: Pick up, S-10 cabine dupla, Mitsubsh, L 200 dentre outros. Estes proprietarios estariam proibidos de estacionar no zona azul?..

ARTIGO – O FORRÓ E O “ARRAIÁ LAVA-JATO”

Não se sabe a quem atribuir a ideia singular de estabelecer uma simbiose entre escândalos e festas, no Brasil. Parece uma coincidência até pacífica, porque sempre que o país está atormentado pelo anúncio explosivo de novos crimes contra a honra nacional, em que os cofres públicos são assaltados de maneira violenta e desavergonhada, logo em seguida o calendário sinaliza a chegada providencial de uma grande festa, que tem o poder de amenizar os impactos causados e mesmo conduzir ao esquecimento dos fatos revelados, temporariamente. Louve-se a Operação Lava-Jato que tem superado todas as expectativas e tem sobrevivido às articulações dos políticos - os principais atingidos por sua ação demolidora -, e mesmo judiciais, para impedir e desmoralizar o trabalho corretivo desses jovens juízes e procuradores.

A propósito, muito se fala nessa Operação e o leitor talvez não saiba a razão de ter sido atribuído esse nome às investigações. É que tudo começou num Posto de Gasolina, em 17 de março de 2014, no Paraná, quando a suspeita da existência de um “esquema de desvio e “lavagem” de dinheiro envolvendo a Petrobrás, deflagrou investigações iniciais sobre o doleiro Alberto Youssef, antes preso nove vezes por contrabando de eletrônicos do Paraguai, e em seguida o Paulo Roberto Costa, Diretor da Petrobrás” (Folha de São Paulo). Na sequência, como um rolo compressor, foram arrolados nomes de diretores da empresa, ex-ministros, políticos e empresários envolvidos, atingindo mais de uma centena de mandados de busca e apreensão, de prisão temporária, de prisão preventiva e de prisão coercitiva, cujo suposto montante desviado de 40 bilhões está longe de ser localizado e devolvido aos cofres assaltados! Tenho ouvido das pessoas, a seguinte indagação a cada nova prisão: “E essas penitenciárias ainda cabem tanto político e empresário assim”?..

Espaço do Leitor: Falta de poda.

Geraldo José

Domingo passado sentei na orla, próximo ao bairro Angary, precisamente em frente a casa de Dr. Dewilson e observei a falta de poda nas árvores na parte de baixo às margens do rio, impedindo a visão das águas do Velho Chico que era um único atrativo para sentarmos nos bares da orla, pois os preços são "diferenciados" bem mais caros, comparando com os demais bares.
 
A Secretaria responsável deveria ter a sensibilidade de observar, pois qualquer pessoal que passar na orla, percebe. 
 
Fica o lembrete para a Prefeitura de Juazeiro.
 
Atenciosamente,
 
..

Artigo - CPT, aquela que não deveria existir

Roberto Malvezzi (Gogó)

Por que um país que diz ter mais de 500 anos ainda arrasta ao longo da história seu pecado original, sem redenção?..

ESPAÇO DO LEITOR: PV (POÇO DE VISITA) ENTUPIDO NO PARQUE RESIDENCIAL.

Caro amigo Geraldo José,

Esse PV (Poço de Visita) tem mais de 20 dias que está jogando água do saneamento do Parque Residencial e este faz uma estrada de muito fedor e desconforto aos moradores além de causar problemas, pois ele passa em frente à creche do bairro, e as crianças quando veem a água, já sabe, querem brincar...