Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

ESPAÇO DO LEITOR: SOBRADINHO - DESAMOR OU DESCASO?

Caro Geraldo José,

A cidade de Sobradinho já há muito tempo encontra-se abandonada, prova se faz com a exposição das fotos acima. Trata-se da praça Geraldo Silva, que, pasmem, fica logo em frente a sede da Prefeitura Municipal. É ou não, o retrato do abandono?..

ESPAÇO DO LEITOR: LIMPEZA DE TERRENO.

Olá Geraldo,

Venho através deste blog solicitar da prefeitura a limpeza deste terreno que fica na rua do Lírio bairro Jardim Vitória, já que da última vez que a mesma esteve nele para fazer a limpeza e para notificar o dono, os agentes da prefeitura informaram a um morador do bairro que o proprietário mora em São Paulo e que assim não teria como identificá-lo...

ARTIGO – PROCURA-SE UM MÁRTIR...!

A intrigante situação política em que o Brasil se envolveu nos últimos tempos, motivada, principalmente, pela derrocada do projeto político de um partido que não soube administrar de forma competente as suas conquistas e abandonou as principais e inspiradoras lideranças numa troca inconsequente pelo culto ao personalismo de um líder que não foi fiel ao seu discurso e se deixou levar pelo fascínio que o poder oferece, terminou por implantar no seio da sociedade brasileira um crescente sentimento de desprezo pela classe política. Esta tendência foi se consolidando, progressivamente, influenciada pelo despertar de uma triste vocação voltada para tirar vantagens dos cargos públicos através do enriquecimento ilícito por parte de políticos, servidores e empresários inescrupulosos, comportamento que rouba a credibilidade e que sepulta as esperanças do cidadão por um Brasil de trabalho e crescimento honrado perante o mundo.

É difícil para qualquer analista emitir avaliações sobre uma liderança que surgiu das praças e dos movimentos reivindicatórios sindicais, fato bastante relevante, para galgar gradualmente as diversas etapas do crescimento político, ao ponto de ser consagrado pelo voto popular para o maior cargo executivo nacional, que foi a Presidência da República! Os simpatizantes mais radicais do atual sistema político dominante, optam por dirigir a pecha de direitistas, “coxinhas” ou outras coisas mais, a quantos se oponham a tudo isso que se pretende apelidar de esquerda brasileira, num flagrante desrespeito ao livre exercício do direito democrático de manifestação de cada um. Pode surpreender ao leitor, mas num instante de débil encantamento me juntei aos que cantavam o hino “Lulalá”, durante a sua campanha em 1989, época em que fui simpatizante do seu “discurso” e até votei nele...! Pode parecer incrível, mas é a pura verdade...

ARTIGO - “ESPANTALHO DE AÇO”

As marcas da Guerra de Canudos ainda estão por toda parte, como que a denunciar a terrível carnificina que se abateu sobre o sertão nordestino, no fim do século XIX, ceifando a vida de milhares de brasileiros, entre sertanejos e integrantes das forças militares. Dentre os numerosos vestígios concernentes a tal episódio, há que se destacar o famigerado canhão Withworth 32, utilizado para varrer do mapa a cidade sagrada de Antônio Conselheiro. Oriundo da indústria alemã, o Withworth 32 era uma geringonça de 1,7 tonelada, que precisava de 20 juntas de bois para ser puxada. Os sertanejos apelidaram-no de "matadeira". 

A condução dessa poderosa máquina de guerra até os sertões da Bahia afigurou-se tremendo erro de estratégia por parte dos militares, visto tratar-se a mesma de peça excessivamente pesada e, por conseguinte, inapropriada para solos acidentados, como aqueles em que se desenrolou o conflito armado entre o exército brasileiro e os adeptos de Antônio Conselheiro. Tratava-se de um artefato de uso da marinha do Brasil, que acabou incluído no rol de armamentos destinados à guerra de Canudos.

Sobre ele escreve Euclides da Cunha, em "Os sertões": “a pesada máquina, feita para a quietude das fortalezas costeiras era o entupimento dos caminhos, a redução da marcha, a perturbação das viaturas, um trambolho a qualquer deslocação vertiginosa de manobras”. E arremata: “Era preciso, porém, assustar os sertões com o monstruoso espantalho de aço.”

“Era dificílimo acertar o alvo com esse canhão. A balística exigia cálculos a cada tiro, havia mais de um engenheiro para cada canhão”, afirma o escritor Godofredo de Oliveira Neto, sobrinho neto do general Mesquita, oficial na guerra de Canudos.

No dia 29 de junho de 1897, durante intenso canhoneio, o Withworth 32 sofreu uma grande explosão, provocando a morte de dois oficiais do exército: o médico Alfredo Gama e o 2º tenente Odilon Coriolano. A peça estava posicionada no Alto da Favela, de onde tentava bombardear o povoado. Alguns historiadores defendem ter sido a explosão uma sabotagem dos canudenses, que se infiltraram nas tropas da quarta expedição, usando uniformes militares. 

Certa feita, Antônio Pajeú e Joaquim Macambira Filho formaram grupo com mais 10 combatentes para atacar o canhão. Todos foram mortos nessa heroica empreitada, restando apenas um para contar a história.

Abandonado pelas tropas no final da guerra, o Withworth 32 receberia, anos mais tarde, os cuidados do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), que o apoiou em imponente pedestal na área onde tivera lugar o conflito. Em 1940, recebeu a visita do ditador Getúlio Vargas, que cumpria agenda política na Canudos pós-conselheirista. 

Com a construção do açude  Cocorobó, nos anos sessenta, foi a lendária peça transportada para Salvador , ficando exposta no Museu do Unhão. Em 1983, foi removida para Monte Santo, onde permanece até hoje. Ali, na praça monsenhor Berênguer, divide espaço com mais dois importantes monumentos da história canudense: a estátua de Antônio Conselheiro e o busto do ministro da Guerra, marechal Carlos Machado de Bittencourt.

José Gonçalves do Nascimento
[email protected]
..

ESPAÇO DO LEITOR: MINISTRO VAI, MINISTRO VEM, PARA NÃO SE CUMPRIR A JUSTIÇA.

Caro Geraldo,

Clap! Clap! Clap! Parabéns, presidenta! Parabéns, PeTralhas!

Confirmando-se a nomeação de Lulababá, será mais um ministro investigado pela Lava Jato. Esse predicado tem que fazer parte do currículo, para o cargo, no atual (des) governo? Qual pasta ele ocupará? A mais coerente, segundo sua capacitação, será o MINISTÉRIO DA IMPUNIDADE!..

ESPAÇO DO LEITOR: DESRESPEITO AO TRÂNSITO II.

Geraldo,

Em relação ao desrespeito ao trânsito publicado ontem em seu blog, gostaria de mostrar esse outro que está acontecendo todos os dias na orla da cidade, reclamações e buzinaço por parte dos motoristas...

Artigo: CADÊ MANUCA E O 14 DE MARÇO?

"Já não somos como na chegada
Calados e magros, esperando o jantar
Na borda do prato se limita a janta
As espinhas do peixe de volta pro mar
Miserere-re nobis
Ora, ora pro nobis
É no sempre será, ô, iaiá
É no sempre, sempre serão"
De saudade eu não morro porque corro no cavalo de Zorro para Durango Kid não me pegar....

ESPAÇO DO LEITOR: COM SUSPEITA DE DENGUE, PACIENTE NÃO ENCONTRA ATENDIMENTO NO PSF DO NOVO ENCONTRO.

Geraldo,

Gostaria de relatar que há dois dias comecei a ter sintomas de dengue ou zika e ontem (10) fiquei todo empolado e com manchas vermelhas por toda a pele. Fui hoje cedo no posto de saúde do Novo Encontro, pois eu moro no Condomínio Park Centenário. Chegando lá 7h30min me disseram para eu retornar 8h30min pois a enfermeira estaria para realizar a notificação, pois bem, fiquei até 9hs e não apareceu enfermeira nenhuma, quando questionei uma atendente e ele passou a informação que a enfermeira ligou e me pediu para eu retornar na terça-feira da próxima semana, pois o posto não dispunha de formulários para a notificação...

Entrevista Sobre Ecologia Com o Papa Francisco

Roberto Malvezzi (Gogó)

Acaba de ser lançada a cartilha "Entrevista Sobre Ecologia Com o Papa Francisco". Mas, antes que alguém se engane, é apenas a divulgação da Laudato si' em forma de encontros reflexivos e oracionais para os grupos de base, sejam eles de Igrejas, ou não...

ARTIGO - O PARTIDO DO JUDICIÁRIO OU DO MORO JUSTICEIRO. LULA, PERSEGUIÇÃO SEM DÓ! COM AÉCIO TUDO VIRA PÓ...

*Gilberto Santana

Não se engane, a luta é de classes, onde a classe dominante terceiriza o ódio, hoje propagado por uma mídia golpista que alimenta uma rede de “capitalistas sem capital”. Pessoas que ocupam as redes sociais numa espécie de boca do inferno, onde o palavrão substitui o argumento, a falta de respeito e a demonização do contendor, sufoca e asfixia qualquer manifestação de inteligência...

ESPAÇO DO LEITOR: Política na região

Essa semana aqui no Blog teve destaque uma nota em que uma "leitora" revela a sua preocupação em relação a forma e condução das articulações empreendidas até aqui por parte das lideranças de oposição ao atual prefeito, com vistas as eleições municipais de outubro próximo.

Se não  revelasse tão evidente a origem da mesma ser mais uma peça do marketing "velosiano" a ficção da remansense que assina lhe asseguraria um papel de destaque na nova novela Global, VELHO CHICO...

Foto de arquivo do Blog

Artigo: Lula e o enigma a ser decifrado

Indiscutivelmente Luís Inácio Lula da Silva ascendeu à condição de maior liderança política dos últimos vinte anos, principalmente quando venceu as eleições para o maior cargo político do país, o de Presidente da República em 2002. Mas também é bom lembrar que Lula não se tornou o chefe da nação brasileira em 2002, reeleito em 2006, e surpreendentemente capaz também de eleger por mais duas vezes sua representante, Dilma Rousseff, para o mesmo e mais importante cargo político, sem que concessões fossem feitas ao sistema ideológico que sempre combatera em seu nascedouro político.

Lula tornou-se o maior líder da nação a partir do momento em que fez uma aliança política que coloca no foco e no centro das atenções de suas políticas, tanto os trabalhadores e as camadas populares, como também os representantes diretos dos interesses do capital, principalmente a classe média brasileira. Ninguém pode cair no encanto de que se não houvesse uma "Carta ao Povo Brasileiro", Lula teria vencido aquela eleição com apoio tanto popular como dos setores do capital...

Espaço do Leitor: SESP responde denúncia de leitor sobre escuridão no Parque Lagoa de Calu

Na manhã de hoje (09), a redação do Blog Geraldo José postou uma denúncia do morador João Coelho que tratava sobre a escuridão no Parque Lagoa de Calu, bairro Alto da Maravilha, em Juazeiro. Veja Aqui.

Em resposta através de nota, a secretaria de Serviços Públicos (SESP) informou que a falta de iluminação no Parque Lagoa de Calu foi devido a um curto circuito na rede subterrânea do local e que as equipes responsáveis já estiveram no local na noite desta terça-feira (8) executando serviços de manutenção. Segundo a SESP a iluminação do local já foi restabelecida. ..

PARQUE LAGOA DE CALU ESTÁ NA ESCURIDÃO RECLAMA MORADOR DO ALTO DA MARAVILHA

O morador, comerciante e comunitário do Alto da Maravilha João Coelho, enviou mensagem e vídeo ao Blog do Geraldo José reclamando da escuridão no Parque Lagoa de Calu. Confira:

..

ESPAÇO DO LEITOR: URGENTE! PERIGO COM AEDES AEGYPTI.

Caro Geraldo José,

Gostaria de usar este nobre e conceituado Blog para divulgar uma situação lamentável que está acontecendo no bairro Jardim Vitória, mais precisamente por trás do PSF (Posto de Saúde da Família), um ambiente salubre e que a qualquer momento pode passar a ser insalubre...

Espaço do Leitor: Falta de iluminação na Avenida Lauro de Freitas em Juazeiro

Prezado Geraldo José!

Solicitamos o apoio deste conceituado Blog para divulgar uma demanda realizada junto ao Setor de Iluminação, porém sem resolução até o presente momento. Na Avenida Lauro de Freitas (sentido terminal de ônibus), centro de Juazeiro, há dois postes os quais as lâmpadas não acendem. Durante o período da noite esse trecho fica às escuras e perigoso. Salientamos que registramos junto ao setor de iluminação nos dias 15/02, 17/02 e 26/02 através dos protocolos de chamados: 15021622, 17021617 e 26021601, porém até a presente data o problema não foi solucionado. ..

Poema: AMAR DE VERDADE UMA MULHER

Amar de verdade

Uma mulher..

ROMANCE É COMBUSTÍVEL PARA O SABER

Romance (do latim Romanice). “Por que vigário não casou Lolita Karoline?” é uma modesta obra literária escrita com espírito cultural; não é um livro qualquer, sim, uma composição literária contendo 420 páginas e 35 capítulos em papel especial, couchê.

Uma edição sem patrocínio público ou privado. O autor procurou trabalhar com esmero, carinho, enfim, um legado para os juazeirenses, sendo o primeiro romance escrito nesta cidade. Faz gosto volver suas folhas cor de ouro e sentir a macieza; uma construção da nova regra ortográfica...

As mulheres da minha vida

 
Talvez você saiba o nome delas, suas cores, sonhos e a intensidade que pulsa ao se levantarem da queda. Qual é a queda? A queda das mulheres da minha vida é lutar por seus direitos, lutar para nos criar, para conquistar respeito diante de uma sociedade machista e que nos mergulha em um medo proposital ao atingirem a mulher. 
 
As mulheres da minha vida não andam livremente, temem ao andar pelas ruas, não dormem enquanto os filhos estiverem em casa sob a sua proteção. As mulheres da minha vida são o que mais tenho de valor. As mulheres da minha vida foram dadas por Deus, para mostrar que o apoio, sorriso ou abraço é a minha fonte de determinação e de coragem. 
 
As mulheres da minha vida, literalmente, são a minha vida. Minhas avós, mãe, tias, irmãs, esposa e filha. Pilares do que sou hoje e serei amanhã. A fonte de energia que me recarrega, o abraço mais sublime e protetor que possuo. 
 
Obrigada por serem as mulheres da minha vida. 
 
Iuric Pires
..

Mulher

Nada pode ser comparado
Com o valor da mulher
Fruto proibido
Más, que todo homem quer
Mulher é forte,valente e guerreira
Símbolo de paz e amor
Deus a escolheu,por ser pura e verdadeira
Pra dar a luz,ao salvador
Há mulher!!!
O que seria do mundo
Sem a sua graciosidade? 
Certamente,seria monótono sem cor e sem felicidade 
Mulher amada e querida
Somos todos filhos teus 
Tens o dom de gerar a vida
A mais completa,obra de Deus
Em teus braços encontramos abrigo
Aconchego; carinho e calor
O teu ombro,é o mais amigo
És a fonte,onde jorra o amor
O ditado é mais que certo
E a prova a gente tem
Se não houvesse a mulher 
O homem seria um ninguém 

Autor.samuel Alves pereira..

Espaço do Leitor: Morador volta a reclamar de falta de iluminação na Rua Cabula no bairro Monte Castelo

Olá Geraldo!

Pessoal responsável pela Iluminação Pública de juazeiro eu estou aguardando a troca da lâmpada queimada. Já foram feitas mais de 25 ligações e nada! A lâmpada está queimada na Rua Cabula do bairro Monte Castelo. Estamos passando por muitos transtornos com os mosquitos e bandidos que rondam o local...

Mais um 8 de março

Mais um 8 de março é chegado, junto com as diversas lutas das organizações feministas, vem também a triste realidade, depois de tantos 8 de março, a sociedade não sabe o seu significado.

Talvez, pela mídia fazer dessa data, mais uma data comercial, o dia é de oferta de flores, regado de meiguices e gentilezas, poemas que exaltam a nossa beleza e a nossa importância para o mundo, que lembram que somos as mães, esposas, cunhadas, filhas, professoras, profissionais, competentes, enquanto diariamente, o mundo gira sem que a nossa vida seja merecedora de nenhum tipo de merecimento...