Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

CIDADE DOS MORTOS ESTÁ ABANDONADA EM JUAZEIRO

A leitora e colaboradora do Blog Aurileide Varjão enviou mensagem via whatsapp questionando o descaso do Poder Público em relação ao abandono do cemitério e contra os ente queridos dos munícipes. Confira:

Geraldo,..

Espaço do Leitor: Winston não quis - o jeito é Joseph Bandeira?

A minha geração fica cada vez mais decepcionada (eu tenho 32 anos) e porque não dizer dizer envergonhada, com esta política da nossa terra.

Não conheço o radialista Winston Monteclaro, ouço às vezes o seu programa quando ando por alguns trechos da cidade, no rádio de alguma vizinha, sei que ele tem muita audiência e  foi muito elegante na recusa do convite do deputado do PDT Roberto Carlos e o seu grupo, para ser candidato ao cargo de prefeito de Juazeiro pelo partido - segundo o próprio deputado, o Joseph Bandeira não será porque tem inúmeros problemas jurídicos? Eu acredito que o Roberto Carlos, Marcio Jandir, Flávio Luiz, Wank Medrado - todos querem a bandeira do Bandeira "arriada"? 
 
O sr. Winston é um profissional radialista, sabe o seu lugar, não se deixou levar pela vaidade e pelo desejo desses nossos políticos que aparecem sempre sorridentes em fotos nos "blogs", achando que podem submeter ao voto popular do seu agrado, qualquer pessoa conhecida e o povo que aceite- ou não?
 
E o sr. Joseph Bandeira, ex-prefeito de dois mandatos, foi também deputado federal suplente, dito maior líder popular da terra  e agora chorando no canto do PDT, partido super-dividido entre o governador Rui Costa e o prefeito ACM Neto. Joseph que agora declara ódio ao PT e foi para o PDT? Não deveria  o sr. Bandeira dirigir um grande partido? Ele que se diz muito senhor de si mesmo, condutor  do seu próprio destino e no entanto submete-se ao  desejo  do deputado estadual que, convida abertamente uma outra pessoa popular e diz claramente que o suposto candidato do seu partido tem "inúmeros problemas jurídicos" e não poderá ser.  
 
"To be or not to be" - em  minha terra todo mundo pensa poder ser o que não é, uns sabem que nunca serão, outros se acham sendo e nós o que será que será?
 
Ainda bem que, para compensar esta pobreza triste da nossa política, temos artistas como Ivete Sangalo, João Gilberto e atletas como Daniel Alves, Luiz Pereira.... eles brilham por nós no mundo.
 
Eu pessoalmente lamento muito o sumiço de Jorge Khoury, Edson Duarte, Prof. Rivas, Alberto Gaspar.
 
Acorda Joseph Bandeira! Desperta povo de Juazeiro!
 
Márcia Dourado Novys - juazeirense
..

ARTIGO – O BRASIL PEDE RESPEITO

Em entrevista concedida dias atrás, um importante empresário fez uma declaração de viva voz que me deixou estarrecido, quando declarou: “estamos trabalhando pensando em 2017, porque 2016 já acabou, morreu”! Ora, e o ano apenas começou...! Semelhante afirmação, partindo de um segmento empresarial que nunca entrega os pontos e está sempre acreditando no sucesso e na virada, passou-me uma sensação de total desencanto quanto à possibilidade de uma reviravolta no quadro de inércia, desconfiança e descrédito que o país está atravessando. Em paralelo a depoimentos desse tipo, o que se ouviu, nesta semana, e entristece, foi o anúncio de que a última “Agência Internacional de Classificação de Risco” que restava rebaixou o último selo de “bom pagador” do Brasil, o que só aumenta a retração na demanda de novos investimentos externos e amplia a evasão dos que aqui estavam, que partem à procura de segurança e países mais confiáveis. A falta de estabilidade política e a inexistência de um projeto de recuperação econômica determinam esse perfil negativo. O país está no SPC/SERASA, internacional... Lamentável!

A Presidente Dilma ao substituir o Ministro da Fazenda pelo seu Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, imaginava-se que ele traria a solução com um novo projeto a ser tirado da cartola e nada disso aconteceu. Pelo contrário, as teses acadêmicas foram as mesmas, as providências que dependiam do próprio Poder Executivo continuaram inertes, nada avançou em termos de redução da máquina administrativa, o que acarreta um extraordinário volume de despesas, e aquilo que teria de ser feito logo, foi adiado para o mês de março próximo ou quem sabe quando... Redução do número de Ministérios? Não passa de mera retórica de palanque, pois significa a simples transferência de estrutura e funcionários para um outro Ministério assumir as obrigações... Falta firmeza e coragem para mexer com os apadrinhados de deputados e senadores que estão pendurados nos diversos órgãos federais, de Ministérios, Agências e Autarquias, às vezes em assessorias fantasmas que só aparecem nas folhas e muitos, nem sequer comparecem em Brasília! Exatamente agora que se discutem propostas de impeachment e ajuste fiscal, assumir posturas que podem atingir interesses dos senhores parlamentares? Jamais! Eles, certamente, acham que o Brasil pode esperar...! Nesse processo de estagnação, o Congresso Nacional tem corresponsabilidade na obrigação de tirar o país do fundo do poço em que se encontra e serão cobrados por isso...

Espaço do Leitor: Sobradinho - Mais um aniversário, o que comemorar?

Sobradinho, 27 anos de emancipação política. No auge de sua juventude, com muitos potenciais, com um povo trabalhador e esperançoso, mas infelizmente com pouco a comemorar.

No ensejo do aniversário da cidade é preciso que cada sobradinhense possa se questionar: por que tanto atraso diante de tantas potencialidades que possuímos? Temos a natureza ao nosso favor, estamos às margens do Rio São Francisco e temos uma rica Caatinga. Somos fruto da geração de energia, nascemos por conta da hidrelétrica e hoje os ventos geram energia eólica. Fornecemos energia para o país! Temos um forte potencial para a agricultura e nossas comunidades de sequeiro provam a viabilidade da pecuária. A pesca e o turismo também são tesouros que não estão sendo bem aproveitados...

ESPAÇO DO LEITOR: MOROSIDADE DO PODER JUDICIÁRIO.

Como dizia o ilustre Osvaldo Lopes Ribeiro

Quando iniciante na profissão, e ainda convicto de que as lições da Faculdade (lindas, por sinal) seriam apenas o início para vir efetivada a justiça, deparei-me com o cidadão Osvaldo Lopes Ribeiro, no Cartório Cível da Comarca de Sento-Sé, Bahia, e, com sabedoria, ele afirmou: “ meu filho, no Brasil a Justiça pensa que a gente não morre nem fica velho, pois os processos não chegam ao fim”...

Imagem Ilustrativa da Internet

Dona Dindá completa 104 anos

Neste domingo Dona DIndá está completando 104 anos. O que dizer para alguém que atravessou um século inteiro, cuidando dos filhos, do marido, dos netos e de quem chegasse para se tornar família? O que presentear a alguém que, durante o tempo que enxergou, viu tudo que havia para ver e para quem a felicidade é saber que “os seus” estão felizes?

Dona Dindá, Idália Araújo Oliveira, 104 anos, lúcida, com 5 filhos, 17 netos, 23 bisnetos, 1 tataraneto, mora em Juazeiro. É parte da história desta cidade; vai à missa nesse domingo para festejar idade nova,..

Por Manoel Leão

Artigo: A síndrome do preconceito na academia

Um repugnante ato preconceituoso revoltou discentes e docentes do Campus IV, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Jacobina. Depois de tomarem conhecimento de uma denúncia anônima feita à Ouvidoria da instituição de que uma garotinha com deficiência, filha de um casal que trabalha no local estaria 'incomodando' o ambiente, alunos, professores e demais servidores resolveram fazer um manifesto para repudiar a atitude considerada covarde e hostil.

Com uma escrita que não condiz com alguém que frequenta uma instituição acadêmica, a denunciante textualizou: "... a um tempos andamos incomodados com uma situação desagradável. Uma filha de uma funcionaria de uma empresa terceirizada que prestam um bom trabalho na limpeza do CAMPUS, a mesma e portadora de uma SÍNDROME a menina ja e uma moça de aproximadamente 18 a 19 anos não sei o certo (...) o problema e que ela grita muito, bate portas entras em todos os setores deste CAMPUS, e estamos sentadas no pátio ela manda sair..."...

Espaço do Leitor: A situação do PT.

A respeito da entrevista do presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores Paulo Henrique Galdino, quinta-feira (25) na Transrio FM e replicada no Blog, o ouvinte e leitor Manoel Delmir emitiu a seguinte opinião. Confira:

Amigo Geraldo,..

ESPAÇO DO LEITOR: COXINHAS X ACARAJÉ.

Caro Geraldo,

Os PeTralhas chamam a todos os contras, cidadãos honestos, que não concordam com a quadrilha estabelecida no país, para depená-lo (palavras de um Ministro do STF), de coxinhas; inclusive vários se referiram a mim, com esse termo, nos comentários sobre meus textos publicados no Blog...

ESPAÇO DO LEITOR: NÃO SEI O QUE ACONTECE NA CÂMARA DE VEREADORES.

Geraldo,

A cidade está abandonada depois dessas fortes chuvas e se esqueceram de tudo, os esgotos estão chorando fezes, a cidade com muito lixo, além disso, toda esburacada. A saúde não existe e parece que estão dormindo...

Artigo: Saneamento e a escassez qualitativa da água

Quando Pero Vaz de Caminha chegou ao litoral brasileiro, além da admiração pelos índios e índias, pela exuberância da floresta litorânea, ele fica deslumbrado com a quantidade de águas. Vai escrever ao rei:  "águas são muitas; infinitas. Em tal maneira graciosa (a terra) que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das aguas que tem! ". Frase que depois, falsificada, fica reduzida a "nesse país em se plantando tudo dá".

Quando o Brasil elaborou seu Primeiro Plano Nacional de Recursos Hídricos, participei com poucas pessoas do Nordeste para inserir no Plano a captação da água de chuva. Juntando várias fontes o Plano concluía que temos aproximadamente 13,8% das águas doces mundiais em território brasileiro...

ARTIGO - O GOLPE DA CRISE E A CRISE DO GOLPE

O sindicalista Gilberto Santana, é mais um articulista que passa a compor o Blog a partir desta quinta-feira (25). Em nome de toda equipe queremos dar as boas vindas e desejar uma participação duradoura deste que sempre foi leitor e colaborador deste noticioso.

*Gilberto Santana..

Espaço do Leitor: PARQUE CENTENÁRIO - 17 ANOS DE ESQUECIMENTO

Geraldo José,

Vemos nos meios de comunicação regional que "Toda Sexta tem Obra" realizada pela Prefeitura de Juazeiro. Eu nao sabia é que Juazeiro era tão grande assim ou que 8 anos tinham tão poucas sextas-feiras, pois nesses dois mandatos do Governo Izaac o bairro Parque Centenário continuou esquecido e não aconteceu se quer uma obra de infraestrutura ou urbanização...

Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública responde denúncia de leitora sobre maus tratos contra animal na BR-407

 
A fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública já se dirigiu ao local para efetuar a apreensão do animal que se encontra próximo à Lagoa do Calu. Maus tratos a animal é crime, se o  o proprietário quiser retirar o animal terá que pagar uma multa no valor de R$ 102,19. A população pode fazer reclamações e denúncias a SEMAOP pelo telefone (74) 3612 3574. 
..

ESPAÇO DO LEITOR: ELEIÇÕES 2016 - OPOSIÇÃO SEM POSIÇÃO.

Sou um mero expectador e nesta qualidade percebo que entramos, em Juazeiro, no aguardado ano eleitoral. Os burburinhos começam a ser ouvidos nas esquinas, a cidade começa a tomar contornos diferentes.

O prefeito, sem muita credibilidade popular, se gaba de ser imbatível e de ter alcançado o status de liderança maior após sucessivas vitorias eleitorais, podendo até se dar ao luxo de escolher o seu candidato no apagar das luzes do prazo fatal e mesmo assim ganhar as eleições sem muito esforço...

LEITORA DENUNCIA SUSPEITA DE MAUS TRATOS CONTRA UM ANIMAL NA BR-407

A leitora Luciana Andrade manteve contato com o Blog com o fito de denunciar uma situação que no mínimo gera a suspeita de maus-tratos com um animal. Confira:

“Tem um cavalo amarrado na BR-407, em frente à Lagoa do Calu. Tem três dias que esse animal está lá, debaixo do sol e sem água. Já liguei para vários órgãos e nada. É muita malvadeza. Ajude-me. Tirei essa foto quando estava vindo para o trabalho” ressaltou a leitora...

MULHER BRASILEIRA CONQUISTA DIREITO AO VOTO EM 24 DE FEVEREIRO DE 1932

Há exatamente 84 anos, após muitas lutas, as mulheres conquistaram no Brasil o direito ao voto. Em 24 de fevereiro de 1932 foi efetivado o decreto 21.076, através do Código Eleitoral Provisório, mas, especificamente, somente as mulheres casadas, viúvas e as solteiras que comprovassem renda tiveram o direito de exercer sua cidadania.

Dois anos depois foram excluídas algumas restrições sobre o voto feminino, passando este somente em 1946 a ser obrigatoriedade. No entanto, já em 1927, o Estado do Rio Grande do Norte foi o primeiro a sancionar a Lei que estabelece a igualdade entre homens e mulheres no direito ao voto. Sabe-se que a primeira mulher que votou no Brasil, com a autorização do marido, foi Celina Guimarães Viana, na cidade de Mossoró-RN...

Oh, Sobradinho!

* Por Paulo Carvalho

 ..

PARABÉNS SOBRADINHO!

Parabéns a nossa cidade maravilhosa que hoje completa 27 anos!!! Sobradinho, cidade acolhedora, de belezas, encantos e de um aconchego sem igual. Minha cidade querida e muito amada por todos nós…

Temos que olhar para trás com gratidão, e reconhecimento com aqueles que lutaram para que hoje ela fosse emancipada e livre. Não podemos esquecer pessoas como Geraldo Silva, José Balbino, Noé, Seu Guilherme Tomaz, Zefinha, Cícero Carí e outros, que tanto contribuíram para que hoje nossa cidade tomasse um caminho de desenvolvimento. Pena que uma família que administra durante doze anos não tenha tornado isso uma realidade. Mas temos que olhar para frente com fé e muita determinação. Sobradinho merece muito mais...

TERRENO ABANDONADO PROVOCA INCÔMODOS NO BAIRRO ITABERABA

Bom dia Geraldo,

Sou grande admiradora do seu trabalho e venho lhe pedir uma ajuda para denunciar um terreno próximo ao Ceasa de Juazeiro. Atrás de um prédio abandonado existe muito lixo, foco do mosquito da dengue, animais, inclusive, já vi alguns garis da prefeitura de Juazeiro descartando material (lixo) nesse terreno, e por conta das chuvas aí que a situação que já não era boa ficou pior...

ESPAÇO DO LEITOR: EM PRETO E BRANCO, NOSSA CIDADE OITO ANOS DEPOIS.

Recentemente a imprensa com destaque noticiou um convite da centenária Associação Comercial da Bahia a Prefeitura de Juazeiro para apresentar as nossas potencialidades ao empresariado soteropolitano. Num primeiro olhar reconhecemos tratar-se de uma oportunidade ímpar para promover e divulgar a nossa cidade como um polo importante de desenvolvimento no Estado e tentar nesse momento de crise atrair novos prováveis investidores. A nossa alegria e otimismo se esgota quando nos debruçamos com a nossa triste realidade e numa forma simples de traduzir essa nossa preocupação não seria impertinente fazermos uma analogia ao comportamento de uma dona de casa quando surpreendida por visitas inesperadas, está com a sua residência virada de cabeça para baixo, totalmente suja e desarrumada.

Leitores amigos, vejamos se tenho razão e para tanto os convido para fazermos um passeio pela JUAZEIRO DA MUDANÇA oito anos após acreditarmos nas propostas de um empresário até então aparentemente bem sucedido que se escondia por trás da caricatura de um falso aboiador, ainda sem gibão e chapéu de couro; se chegarmos a Juazeiro pela BR 407 somos inicialmente surpreendidos por uma imponente edificação que pelo formato arquitetônico logo nos remete a um SHOPPING CENTER prestes a ser inaugurado, a primeira boa impressão fica por aí, se tiver chovido nesse dia veremos a imponente construção ilhada e o que fica evidente é que  houve erro de engenharia na sua implantação erguendo-o numa cota inferior as principais vias de acesso ou é a natural falta de infraestrutura de drenagem em toda área do seu entorno. Seguimos em frente, já na segunda rotatória imaginamos estar diante de um condomínio favelizado e aí se estendermos as nossas curiosidades além dos muros sem rebocos, do gradil enferrujado e retorcido logo perceberemos tratar-se de um mercado, um entreposto de comercialização de frutas e outros produtos agrícolas. Mesmo decepcionados com o visual sabemos que graças a pujança da nossa atividade agrícola, em meio aquele ambiente degradado, sujo e malcheiroso funciona um dos maiores centros de abastecimento hortifrutícolas do Brasil, o nosso MERCADO DO PRODUTOR e que apesar de movimentar milhões de reais em negócios, as taxas e tributos ali recolhidos fazem parte dos muitos negócios sombrios e mal explicados da municipalidade...

Marizalda Alves - Cidadã juazeirense e de olho na política de Juazeiro

ESPAÇO DO LEITOR: Moradora dos Palmares II reclama da coleta de lixo em seu bairro.

A moradora do Palmares 2 em Juazeiro está muito chateada com a situação do lixo em seu bairro. Veja abaixo na íntegra o desabafo de Laysce Fernandes:

..