Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 10 de Dezembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 18 de Outubro / 2010 às 20:30

MORADORES DA PEDRA DO LORDE DENUNCIAM ABANDONO AO VEREADOR JOSÉ CARLOS MEDEIROS

 

Insatisfeitos com a falta de investimentos públicos por parte do governo municipal, moradores da Pedra do Lorde solicitaram ao vereador Zé Carlos Medeiros (PV) constatar a realidade com a qual convivem. Muitos foram os problemas verificados no bairro, entretanto, a deficiência no serviço de manutenção das ruas tem motivado, com razão, as duras críticas daquela comunidade.

A trafegabilidade totalmente comprometida se deve a muitos fatores, todos de responsabilidade do Poder Executivo. São vias tomadas por mato, lama, e pior, fendas enormes que tiram as condições de circulação naquelas adjacências. Diante da dificuldade, populares usaram gravetos e entulhos para interditar os acessos mais danificados. Como conseqüência das péssimas condições desses logradouros, a população local foi surpreendida com outro fato indevido: o trajeto oficial, que orienta o serviço de transporte público na linha que atende o entorno, deixou de ser cumprido sem mais justificativas, apenas porque os setores responsáveis não dão conta das suas demandas.

“Em muitas áreas do município, serviços e direitos devidos aos cidadãos estão sendo negligenciados sem que os domínios competentes cumpram com as suas obrigações. Nesse formato de gestão pública, perde o povo que é duramente penalizado, quando os tributos que pagam não servem aos fins a que se destinam”, denunciou Medeiros.

Segundo a Sra. Nilza, existe pendência da iluminação pública que não pode ser realizada por falta de material, conforme informação recebida de funcionário do departamento. Quanto à limpeza pública, só satisfaz o serviço de coleta, porque a varrição e capina foram substituídos pelo emprego de ciscadores, instrumentos que tiram o lixo de forma bastante superficial, deixando um rastro de imundície por onde passam os agentes de limpeza. Fabiano declarou que a Pedra do Lorde não participou do campeonato interbairros porque a comunidade não dispõe de um campo de várzea. Na oportunidade o comunitário acrescentou: “o bairro perdeu uma quadra por não contar com uma área verde que seja pública”.

Dos equipamentos públicos existentes ali, o morador conhecido como Chicola chamou a atenção para a depredação das duas praças existentes na comunidade. Sem manutenção, os brinquedos do parque infantil oferecem riscos à segurança das crianças. Existe inclusive, notificação de incidentes ocorridos no local. No que diz respeito ao restante da estrutura desses locais de lazer há a necessidade imediata de recuperação geral dos espaços. Na sua fala, foi também alvo de denúncia a privatização da margem do rio pelos empreendimentos imobiliários no formato de condomínios, que desrespeitam livremente a lei e resoluções que regulamentam o assunto. Nesse sentido, a população convoca o secretário da SEADRUMA para retomada das discussões que envolvem esse fato.

publicado em 18 de Outubro / 2010 às 19:40

Escritório da Bahia na China atrai negócios para a Copa do Mundo em Salvador

A partir de agora, o escritório de negócios da agropecuária da Bahia na China é também endereço para a atração de investimentos para a Copa do Mundo de 2014. O escritório ganhou esta nova função com a assinatura de acordo de cooperação entre a secretaria estadual da Agricultura e a secretaria extraordinária da prefeitura de Salvador para Assuntos da Copa. O documento foi assinado pelos secretários Eduardo Salles e Ney Campelo, durante a abertura do “Seminário de Oportunidades de Investimento da Bahia”, que acontece até amanhã, (19), no Howard Jonhson Plaza Hotel, Xangai. Como testemunhas assinaram o gestor da Apex na China, César Yu, o vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito, e o cônsul geral do Barsil na China, embaixador Marcos Caramuru de Paiva. 

O secretário Eduardo Salles explicou que a parceira com a prefeitura de Salvador visa a utilização do escritório baiano na China para a prospecção de oportunidades de investimentos e transferência de tecnologia junto ao governo e ao empresariado chinês voltados para a Copa do Mundo na Bahia. Outro foco do protocolo é o fomento e estímulo à utilização dos produtos da agropecuária da Bahia, como café, chocolate, cachaça, guaraná, dentre outros, durante a realização da copa na sede Salvador.

Ascom Seagri
publicado em 18 de Outubro / 2010 às 19:10

Alegria e diversão marcaram mais uma edição do projeto ‘Criança no Parque’

Brincadeiras, músicas, dança, teatro, foram algumas das atividades que marcaram o ‘Criança no Parque’, projeto que proporciona um dia de lazer gratuito as crianças de Petrolina e região. O evento foi realizado durante todo o domingo (17) no Parque Municipal Josefa Coelho o projeto é uma realização da TV Grande Rio em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrolina e empresas parceiras. De acordo com a diretora do parque, Emanuela Sena, a ocasião contou com o auxilio de 300 voluntários e reuniu cerca de 30 mil pessoas.

O prefeito Julio Lóssio, que participou do evento, falou sobre a importância de se proporcionar um dia de diversão para as crianças do município. “Estamos muito felizes por contribuir com um evento como este, sobretudo, oportunizando as crianças mais carentes um dia de lazer com muita diversão e aprendizado”, relatou. Para Emanuela Sena, além de presentear as crianças com um momento de diversão, o evento ainda possibilita que a comunidade do município possa conhecer o parque. “Precisamos trazer as pessoas para conhecer o parque municipal, muitos ainda não conhecem e não tem o hábito de freqüentá-lo. Uma ocasião como esta estimula essa interação”, ressaltou.

A estudante Renata Santos revelou sua alegria por participar do evento. “Estou muito feliz de está aqui hoje, até por que não conhecia o parque municipal e fiquei encantada, com certeza retornarei mais vezes”, informou.

Mirela Costa Ascom PMP Foto: Elka Macedo
publicado em 18 de Outubro / 2010 às 18:40

Garantia Safra entrega cartões aos agricultores contemplados

A Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEADRUMA) juntamente com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ), informam aos agricultores contemplados no programa Garantia Safra - referente à safra 2009/2010 que os cartões do programa serão entregues nesta sexta-feira (22), das 08h às 12h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, localizado na Rua da Grécia, nº 846, Bairro Maria Gorete - Juazeiro. Após receber os cartões, os agricultores poderão se dirigir a Caixa Econômica Federal ou lotéricas para receber a primeira das quatro parcelas de R$ 150,00 garantido pelo programa.

Ascom PMJ
publicado em 18 de Outubro / 2010 às 18:25

Baianos também votam pela neutralidade no segundo turno

Presentes à Convenção Nacional do Partido Verde o deputado federal e Líder Nacional da legenda, Edson Duarte, o Presidente Estadual do PV, Ivanilson Gomes, o Deputado Estadual Eleito Eures Ribeiro, a Vice-Presidente do PV Baiano Carmen Reyes e o Secretario de Finanças estadual André Fraga, tiveram direito a voto e se manifestaram pela neutralidade no segundo turno das eleições presidenciais.

Ao final da Plenária Nacional do PV, a senadora Marina Silva, ex-candidata do partido à Presidência da República, leu carta aberta destinada aos candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) para apresentar seus argumentos em defesa de um posicionamento independente no segundo turno da eleição presidencial.

“Quero afirmar que o fato de não ter optado por um alinhamento neste momento não significa neutralidade em relação aos rumos da campanha. Creio mesmo que uma posição de independência, reafirmando idéias e propostas, é a melhor forma de contribuir com o povo brasileiro”, afirmou Marina.

publicado em 18 de Outubro / 2010 às 18:10

CNBB reconhece erro ao posicionar-se contra Dilma

O Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), grupo representante das dioceses do Estado de São Paulo, reconheceu hoje ter errado em posicionar-se politicamente contra o PT e a candidata Dilma Rousseff em nota intitulada "Apelo a todos os brasileiros e brasileiras", feita pela Comissão em Defesa da Vida e endossada pela direção da seção paulista da CNBB.

"O erro foi a apresentação de sigla partidária. Esse erro realmente foi colocado, isso não poderia ter acontecido. Você pode fazer uma nota, mas a partir do momento que você cita nome, cita partido, realmente você fere as pessoas. Com humildade, as pessoas reconheceram e vamos adiante, é preciso olhar para a frente", afirmou o bispo de Limeira, d. Vilson Dias de Oliveira, responsável pela Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1.

Após a ressonância do conteúdo da nota propagada à revelia dos bispos pela internet, pelas paróquias, comunidades, igrejas e as ruas, não somente do Estado de São Paulo, os bispos católicos do Regional Sul 1 da CNBB divulgaram hoje nota oficial para esclarecer que "não indicam nem vetam candidatos ou partidos e que respeitam a decisão livre e autônoma de cada eleitor". "Agora não podemos tapar o sol com a peneira a essa altura dos fatos. O documento ("Apelo aos a todos os brasileiros e brasileiras") existiu, foi revisto, tirado do ar (internet) e, com essa nota, eliminado", afirmou d. Vilson.

A pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Polícia Federal (PF) apreendeu hoje ao menos 1 milhão de panfletos com o conteúdo produzido pela Comissão em Defesa da Vida, em uma gráfica no bairro Cambuci, em São Paulo. O material, com a logomarca da CNBB e as assinaturas do presidente, vice-presidente e secretário-geral do Regional Sul 1, recomenda aos eleitores votos somente a candidatos ou candidatas de partidos contrários à descriminalização do aborto.

Embora não citem o nome de Dilma, os panfletos apontam o PT como apoiador do terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela então ministra da Casa Civil, no qual se reafirmou a descriminalização do aborto. O material teria sido encomendado pela Diocese de Guarulhos. O bispo de Guarulhos, d. Luiz Gonzaga Bergonzini, não foi encontrado para falar sobre o assunto.

A TARDE
publicado em 18 de Outubro / 2010 às 17:30

COMERCIÁRIOS DE JUAZEIRO COMEMORAM FERIADO COM FESTA E ATIVIDADES ESPORTIVAS

Dois dias de festa. Foi o que definiu o sindicato para comemorar o data oficial do Comerciário em Juazeiro. A programação começou ontem (17), com festa animada pelo musical Matéria Prima e Sérgio do Forró no clube de campo da categoria.

Diversas competições esportivas e festa com Chamego Tropical deram andamento à programação nesta segunda-feira (18), feriado do comerciário.

Renato Rocha, presidente da entidade sindical em Juazeiro falou com entusiasmo sobre o resultado do evento “Foi uma programação participativa do comerciário, com mais de quatro mil pessoas nos dois dias de festa e de muita tranqüilidade. É resultado da credibilidade e do trabalho que a diretoria tem desenvolvido em favor da categoria”.

publicado em 18 de Outubro / 2010 às 16:40

Mineiros chilenos voltam ao local do drama para missa

Treze dos 33 mineiros resgatados na semana passada de uma mina no Chile, a 700 metros de profundidade, participaram ontem (17) de uma missa  no acampamento Esperança, para lembrar os 70 dias que durou o drama, no local onde ficaram concentradas as famílias enquanto aguardavam a operação de salvamento,

De acordo com a agência Argentina Telam, a volta dos mineiros ao acampamento foi acompanhada por uma multidão de curiosos e por trabalhadores que exigiam melhores salários. Os carabineiros (polícia chilena) tiveram que fazer a proteção dos mineiros, devido ao grande número de pessoas, incluindo jornalistas, que foram à mina San José para a cerimônia.

Ao mesmo tempo em que se realizava a missa, um grupo de trabalhadores da empresa San Esteban, responsável pela mina San José, exigiram pagamentos atrasados. Eles levavam cartazes que diziam “San Esteban, não somos 33, somos 300” e “70 dias sem dinheiro e sem trabalho. Não nos roubem”. Os trabalhadores ameaçaram ocupar o acampamento se não houver uma solução.

A empresa San Esteban está envolvida num processo judicial em que poderá arrendar seus ativos para outra mineradora com maior capacidade financeira, ou entrar em falência. Além disso, precisa  pagar os salários atrasados de mais de 300 trabalhadores que estão sem trabalho depois que foram canceladas as operações da mina, devido ao acidente que deixou os 33 mineiros soterrados até o resgate na semana passada. As informações são da Agência Brasil.

publicado em 18 de Outubro / 2010 às 16:10

Iniciada obra de pavimentação no Alto da Boa Vista

A equipe da prefeitura de Petrolina trabalha na pavimentação em paralelepípedo da principal rua do bairro Alto da Boa Vista, a rua 26, que já está em andamento. O secretário de Infraestrutura, Germano Pordeus, disse que esta é uma reivindicação antiga da comunidade. 

Os comerciantes da localidade já estão animados com o início dos trabalhos. “Essa obra é 100% benefício. O comercio, clientes e usuários do transporte coletivo serão favorecidos. A gente quer ver a obra terminada para fazermos uma festa”, expôs Maria da Gloria Barbosa, proprietária de um estabelecimento comercial. 

O secretario Germano Pordeus vê a pavimentação daquela rua como uma importante realização. “Teremos um melhor acesso aos bairros, bem como um conforto maior ao transito na avenida e evitará o alagamento na época das chuvas, uma vez que há uma drenagem”, concluiu.

Raoni Santos/Laércio Lucas (Estagiário) Foto: Secretaria de Infraestrutura
publicado em 18 de Outubro / 2010 às 15:40

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 13 milhões na quarta

Nenhum apostador acertou os números do concurso 1.223 da Mega-Sena, sorteados no sábado (16). Com o prêmio acumulado, o sorteio da próxima quarta-feira (20) deve pagar um prêmio de R$ 13 milhões para o sortudo que acertar as seis dezenas.

Hoje, os números sorteados em Cambé, no Paraná, foram: 15 - 17 - 35 - 42 - 47 - 48.

A Caixa afirma que 358 bilhetes acertaram a quina e embolsaram R$ 5.816,15 cada, enquanto outras 9.411 pessoas acertaram a quadra e levaram R$ 316,07 cada um

publicado em 18 de Outubro / 2010 às 15:10

PT de Juazeiro volta aos velhos tempos de militância

A Presidente do PT em Juazeiro, Josimeire Pinheiro fez seu partido descer do salto. Apesar da vitória de Dilma (63.638 a 15.482, acachapante. Goleada de 4 a 1), ser incontestável em Juazeiro, Meirinha está convocando os “companheiras e companheiros” para colocar a campanha de Dilma na rua.

Citando nominalmente “Suzana, Tião, Val, Flamber, Tiano, Ivânia e esposo, Dalva, Cristina, Zezinho, Jamilson, Pessoal de João Benedito do 4, Nilsão, Tãnia, Glorinha, Francisca do 8, Naldinho, Marcinho, Leopoldo, Dinoelma do PV, Lucila, Pedro, Doutor, Zé Roberto, Luiz Duarte e esposa, Joatan, Nice, Valmir das Uvas,Jailson Rego, Aex, Borginho, Rose,... e muitos outros apoiadores”, a presidente elogia a ação partido e diz que “observamos a felicidade no rosto dos companheiros e uma boa aceitação na adesivagem”.

O importante desta ação é que o Partido dos Trabalhadores de Juazeiro, fechado por anos em si mesmo, digladiando-se publicamente na disputa por cargos e postos de direção, sem entender-se na Câmara e submetendo seus filiados que ocupam cargos no governo ao fogo amigo; agora, por iniciativa de Meirinha, sai às ruas, propõe, na prática, agir em favor de sua candidatura majoritária, mesmo depois de tranquilamente instalar-se no governo da Bahia, garantindo a reeleição de Jaques Wagner.

O mérito dessa volta aos tempos de identidade com o povo, da busca ao eleitor, da discussão de propostas, pode até ter a colaboração de outros petistas, mas, independente de posições políticas, quem tem de ser aplaudida, e de pé, é Meirinha.

Tomara que esta iniciativa eleitoral não se estanque após o segundo turno, com a vitória ou não da candidata do PT.

Partidos vivem e sobrevivem quando se identificam com o povo, quando respondem aos seus anseios e independente da integridade de um ou outro filiado, afirmam-se e vão á vitória ao manter seus princípios e no PT nenhum outro princípio é mais arraigado que a militância das ruas, o protesto, a mobilização, a doação de si em prol da causa e das propostas.

Sirva de exemplo a ação de Meirinha: Sem ir às ruas, sem plantar cotidianamente nossas idéias e propostas, sejamos de situação ou oposição, nunca chegaremos à vitória.

Manoel Leão

publicado em 18 de Outubro / 2010 às 14:40

LULA JÁ NÃO TEM A ÚLTIMA PALAVRA

A coordenação de campanha da presidenciável Dilma Rousseff (PT) adotou uma nova postura em relação ao presidente Lula. Recados dele, que antes eram ordens, agora são recebidos com a consideração habitual, mas só como “sugestões”. A petista e seus coordenadores como o presidente do PT, José Eduardo Dutra, Antonio Palocci e o deputado José Eduardo Cardozo (SP), acreditam que a eleição não foi resolvida no primeiro turno em razão de erros de Lula. A nova atitude da postulante e sua equipe está na origem do conflito deles com o ministro da Propaganda, ex-jornalista Franklin Martins. A ordem para “abrir fogo” contra o candidato José Serra (PSDB) foi questionada. Acabou adotada em parte, mas sem a agressividade determinada por Lula. Com informações do site Claudio Humberto.

BN
publicado em 18 de Outubro / 2010 às 14:00

Comitê Municipal do Morador de Rua e Grupo de Trabalho Intersetorial serão instalados em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (Sedis) instala hoje (18) a partir das 15h, na Casa Messe, no bairro Cajueiro, o Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) e o Comitê Municipal de Morador de Rua. Os dois fazem parte da política de governo da atual administração que procura atender a todas às camadas da sociedade.

O GTI é resultado de um relatório produzido baseado nos planos municipais frutos das conferências municipais já realizadas no município. Já o comitê, faz parte de uma nova legislação implantada em todo o país que pretende tratar a todos de forma igualitária. "Nos dois, representantes das secretarias municipais farão estudos sobre as leis específicas e construirão a partir desse estudo uma abordagem sistematizada sobre as camadas sociais menos favorecidas", argumentou a titular da SEDIS Maria José.

Ascom PMJ
publicado em 18 de Outubro / 2010 às 13:40

Salgueiro vai disputar a Série B do campeonato Brasileiro

Em um jogo repleto de emoção, o Salgueiro conquistou o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro de 2011. Na manhã deste último domingo, o Carcará calou mais de 16 mil pessoas na Curuzu, em Belém, e venceu o Paysandu-PA, por 3 a 2, de virada, pelo jogo de volta das quartas-de-final da Série C. No jogo de ida, os times haviam ficado no empate, por 1 a 1, no agreste pernambucano. Agora, será a primeira vez do Salgueiro na Série B nacional e os jogadores irão cumprir a promessa de rasparem os cabelos, como prometido ao longo da semana.

publicado em 18 de Outubro / 2010 às 13:00

Semana da Ciência e Tecnologia discute o uso da tecnologia nas escolas

Promover a reflexão sobre as possibilidades e desafios das tecnologias da informação e da comunicação no âmbito educacional. Esse é o objetivo da “Semana de Ciência e Tecnologia – TIC´S: possibilidades e desafios”, que acontece até o dia 22 de outubro e está sendo realizado pela secretaria municipal de educação (SMEP). Participaram da abertura realizada sábado (15), no SEST/SENAT, o prefeito Julio Lóssio, a secretária de educação Célia Regina, além dos professores do município.

Durante a ocasião Célia Regina parabenizou a todos os professores pelo seu dia, enfatizou a importância da utilização da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem e informou que os trabalhos discutidos durante a semana serão aplicados nos laboratórios de informática. “É o segundo ano que essa semana acontece, acreditamos ser imprescindível que a tecnologia seja trabalhada nas escolas, por isso, até o final de 2010 estaremos concluindo a construção de mais 37 laboratórios de informática no nosso município”, informou.

O prefeito Julio Lóssio afirmou que a cidade teve uma grande conquista na implantação dos laboratórios, mas destacou que agora possui um grande desafio. “Precisamos avaliar se nossas ações estão tendo resultados. Nós conseguimos uma ação muito boa que foi a de colocar laboratório em todas as escolas, agora temos um grande desafio que é fazer com que esses laboratórios tragam resultados práticos para a vida das nossas crianças e contribuam com o seu aprendizado”, completou.

A diretora de tecnologia da SMEP, Arlete Regis, informou que durante a semana os professores e coordenadores de laboratório estarão participando das diversas oficinas oferecidas pelo evento, entre elas, Internet na rede, jogos digitais e alfabetização digital. As oficinas serão oferecidas na secretaria de educação.

Mirela Costa Ascom PMP Foto: Elka Macedo
publicado em 18 de Outubro / 2010 às 12:30

JOÃO XXIII COMEMORA DIA DAS CRIANÇAS

Geraldo,

Foi realizada neste domingo (17), numa organização da Associação de Moradores em parceria com a briosa Banda de Música da Policia Militar, uma caminhada no bairro João XXIII percorrendo as principais ruas da comunidade em comemoração ainda ao dia das crianças.

Foram distribuídos mais de 400 presentes, além de lanches, pipocas, balas, pirulitos  e  salgados  bem como uma série de brincadeiras para alegrar as crianças que estiveram presentes ao evento.

A direção da entidade comunitária, através do Presidente Carmonilton Leopoldo e Jean do Cafona (vice), agradece a Banda do 3° BPM, aos colaboradores, aos pais, amigos e a equipe da associação que desenvolveram um grande trabalho para que fosse realizado este solidário e bonito evento.

 Presidente Carmonilton Leopoldo (Ninho) e Vice Jean do Cafona

publicado em 18 de Outubro / 2010 às 11:40

CAMPANHA PRÓ-DILMA EM JUAZEIRO TEM DUAS FRENTES

A campanha pró-Dilma Roussef está com duas frentes. Uma organizada pelo prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) e os partidos aliados e a outra organizada pelo PT, sob a liderança do ex-prefeito Joseph Bandeira e da presidente Josimeire Pinheiro.

Sexta-feira (15), na sede do comitê na antiga Dijauto, grandioso evento marcou o início da campanha em Juazeiro para o segundo turno.

Sábado, os militantes petistas realizaram adesivaço e panfletagem na feira livre. Ontem, dia 17/10, a panfletagem ocorreu na feira do João Paulo II. Hoje, dia 18/10 pela manhã, a panfletagem se deu na sinaleira em frente ao prédio da prefeitura. Logo mais ás 17 horas, haverá caminhada no Alto da Aliança.

publicado em 18 de Outubro / 2010 às 11:10

Wagner incrementa campanha de Dilma em reunião com deputados federais e estaduais

 
Em mais um ato da campanha Dilma 13 para a Presidência da República, o governador reeleito Jaques Wagner reúne-se, na tarde desta segunda-feira (18), no Hotel Catussaba com deputados federais e estaduais, eleitos e reeleitos, da base de apoio do governo do estado, para discutir as ações de mobilização até o próximo dia 31. Empenhado na eleição de Dilma, com participação em eventos na Bahia e em outros estados, Wagner iniciou na sexta-feira (15), em Feira de Santana, a primeira de uma série de carreatas que realizará até o dia 29 no interior da Bahia. No sábado comandou duas outras em Jequié e Guanambi.
 
Haverá ainda carreatas em Irecê, Jacobina, Brumado, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas, Nova Viçosa, Porto Seguro, Eunápolis, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e São Desidério. No último, o governador, acompanhado de Otto, Pinheiro e Lídice, reuniu lideranças políticas e sociais, prefeitos e parlamentares na arrancada da campanha pela vitória de Dilma. Desta vez, apenas com os deputados, Wagner convocará a todos para um esforço final que assegure à candidata uma votação superior a 70% na Bahia, para ajudar na grande vitória para a presidência.
publicado em 18 de Outubro / 2010 às 11:08

Bairrismo ou vergonha?

Durante toda a última semana, o assunto no esporte da região foi o anúncio que o Juazeiro Social Clube irá mandar seus jogos no estádio Paulo Coelho em Petrolina durante a disputa do Campeonato Baiano em 2011.

A população de Juazeiro recebeu essa notícia com muito desgosto. E, não é para menos, logo quando a Rede Globo de Televisão irá transmitir os jogos do Baianão em pay-per-view, nosso time jogará na cidade vizinha. Mas, pergunto, esse sentimento é movido pelo bairrismo que infelizmente ainda há entre as duas cidades ou simplesmente pelo fato de uma chance perdida de mostrar o que Juazeiro tem de bom?

É claro que aqueles que viram o “setentão” Pelé jogar, presenciaram entre as duas cidades uma disputa maior, há quem me confidenciasse que um simples namoro anos atrás trazia diversos problemas. Homens de Juazeiro e Petrolina quando queriam namorar, corriam o risco de apanhar se atravessassem a ponte. Hoje em dia, felizmente  não chegamos mais a esse ponto, contudo, intimamente uma parte da população ainda carrega uma certa “rusga”, que na minha opinião, é uma perda de tempo, um atraso se a gente falar em desenvolvimento. Alguém aqui já imaginou se uma das duas cidades não existisse, como as dificuldades, que já enfrentamos como cidade do interior, seriam ainda maiores? Pode parecer óbvio, mas há ainda quem não tenha despertado para o quanto é importante para o crescimento da região. Deveríamos agradecer pelo fato de termos quase tudo em duplicidade. Opções em religiosidade, gastronomia, lazer, cultura, esportes, sem contar na parte da educação, que somos privilegiados pelo simples fato de sermos únicos no sentido de possuir uma universidade federal que atua em duas cidades de estados diferentes. Usufruímos de uma beleza ímpar que é o Rio São Francisco, que divide dois estados, sendo invejados por muitos que visitam à nossa terra. Juntas, as duas cidades chegam a mais de 525 mil habitantes, população que chega a ser maior que algumas capitais pelo Brasil afora.

Voltando ao assunto Juazeiro Social Clube, o que tento transparecer é que não devemos encarar o fato do Juazeiro jogar em Petrolina como bairrismo, só por que vamos dividir com ela esse momento único, e sim como vergonha, pela falta de ação do nosso poder público, que não tomou as devidas providências para que o estádio Adauto Moraes tivesse condições de jogo.

Não devemos alimentar o bairrismo, devemos alimentar o desenvolvimento, a parceria entre as duas cidades. Que nós passemos por cima desse sentimento primitivo, ao invés de dividir, vamos somar,  concorda?
 

* Bruno Lopes

publicado em 18 de Outubro / 2010 às 10:40

PREFEITOS DE JUAZEIRO E UAUÁ ASSINAM ORDEM DE SERVIÇO PARA MAIS UMA ETAPA DA BR 235

O prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho (PCdoB) estará na sede do DENIT em Salvador nesta segunda-feira (18), acompanhado do prefeito de Uauá Jorge Lobo para assinatura da ordem de serviço visando a pavimentação de mais um trecho da BR-235.

Atualmente, já estão sendo executadas as obras do trecho entre Canché (Jeremoabo) e Uauá.

A BR-235 interliga os Estados de Sergipe, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará. Quando totalmente implantada e pavimentada, promoverá a integração das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e consolidará o mais importante corredor rodoviário do Norte do Estado. Beneficiará também o pólo agroindustrial de Juazeiro e Petrolina, constituindo-se numa excelente alternativa de escoamento da produção dessa região.

publicado em 18 de Outubro / 2010 às 10:00

Workshop: Programa de Controle Genético do Mosquito Aedes aegypti

Será realizado no próximo dia (5/11), no auditório da Codevasf, em Juazeiro (BA), o “Workshop sobre o programa de controle genético do mosquito Aedes aegypti”. Durante o evento serão apresentadas as mais recentes pesquisas realizadas com Organismos Geneticamente Modificados (OGM) para supressão das populações naturais do mosquito transmissor da Dengue, desenvolvidas por especialistas brasileiros e internacionais.

O tema central do evento será o controle do mosquito transmissor da doença no Brasil, e a liberação planejada de machos de Aedes aegypti (linhagem OX513A) para estudos de dispersão em campo no Vale do São Francisco (Juazeiro, BA e Petrolina, PE), que deverá ser autorizada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Serão apresentados também os dados mais recentes da pesquisa com OGMS de Aedes na Malásia, país situado no continente asiático, onde somente neste ano 177 pessoas morreram  devido ao Aedes aegypti.  

O evento contará com a participação de especialistas renomados e autoridades, a exemplo do Ministério da Saúde; com representantes de diversos órgãos; da Superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Lorene Pinto; da pesquisadora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de São Paulo (ICB/USP), Margareth Capurro; e do Gerente Técnico de Desenvolvimento da Oxitec (U.K), Andrew McKemey. O Workshop discutirá aspectos científicos, técnicos e sociais do uso do mosquito transgênico no controle populacional do Aedes aegypti, causador dos quatro tipos de vírus da dengue.

Para combater essa doença, pesquisadores da Oxitec (U.K) e cientistas do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de São Paulo (ICB/USP), em parceria com a Moscamed, desenvolveram OGMS que carregam um gene deletério, ou seja, um gene que promove a mortalidade dos mosquitos Aedes aegypti na fase de larva ou no início da fase de pupa (estágio intermediário entre larva e adulto). Os machos produzidos em laboratório, ao copularem com as fêmeas selvagens, são capazes de transferir à prole uma cópia do gene modificado, que na ausência de tetraciclina (antibiótico) é ativado causando a morte de seus descendentes.

Ascom Moscamed Juazeiro
publicado em 18 de Outubro / 2010 às 09:30

Prefeito de Juazeiro realiza ato Pró-Dilma

O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, acompanhado do Deputado Federal Daniel Almeida (PC do B) e do Deputado Estadual Pedro Alcântara (PR) realizou na noite de sexta-feira(15) um ato Pró–Dilma, conclamando a população juazeirense a reiterar o voto na candidata para que ela se torne a primeira mulher presidente do Brasil. Dilma Roussef obteve cerca de 69% dos votos na cidade, assim como o governador reeleito pela Bahia, Jacques Wagner .

O prefeito e as demais lideranças locais e da região do Vale do São Francisco reafirmaram o compromisso de lutar pela continuidade do projeto político que mudou o país, comandado pelo governo do presidente Lula.

publicado em 18 de Outubro / 2010 às 08:40

PF APREENDE PANFLETOS CONTRA DILMA

A Polícia Federal apreendeu neste domingo (17), em uma gráfica do bairro do Cambuci, em São Paulo, panfletos que associavam a imagem da presidenciável Dilma Rousseff (PT) à defesa da descriminalização do aborto. Conforme a assessoria da PF, a operação de busca e apreensão foi solicitada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que receberá um relatório sobre o caso. O PT registrou no sábado (16) um boletim de ocorrência no 5º Distrito Policial da capital paulista e protocolou representação na Justiça Eleitoral, em pedia a apuração de um possível crime de difamação contra a sua postulante e a origem dos recursos que estariam a financiar a suposta campanha. Segundo o G1, proprietários da empresa admitiram a impressão de 2,1 milhões de peças contra Dilma, entre os quais 2 milhões só para o segundo turno, a pedido da Diocese de Guarulhos, na Grande São Paulo. A petista não quis relacionar o caso diretamente ao adversário José Serra (PSDB), mas apontou o caso como crime eleitoral. Em nota, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), apontada no episódio, disse que "não imprime nem distribui panfletos".

BN Foto: Reprodução
publicado em 18 de Outubro / 2010 às 08:10

ANTONIO CARLOS DOS SANTOS: “TODAS AS VEZES QUE A APLB PARTIU PARA O CONFRONTO, POUCO AVANÇOU”

Durante a programação festiva que comemorou o dia do professor em Juazeiro sexta-feira (15), o presidente da APLB Sindicato Antonio Carlos dos Santos, justificou que a categoria avançou nos últimos dois anos, não só na questão salarial, mas também em relação a licença prêmio, climatização das escolas que foi uma proposta da entidade sindical, entre outras conquistas.

Questionado se esses avanços seriam responsáveis pelo silêncio da APLB no momento, Antonio Carlos disse o seguinte: “O nosso silêncio é barulhento. É pena que a categoria não entenda que todas as vezes que fomos para o confronto com a ex-Secretária Edna, o ex-Secretário Joaquim foram registrados poucos avanços. No momento, a pasta de Educação é assumida por um professor que tem sido sensível aos reclames e reivindicações dos professores, através da APLB. A estratégia tem dado certo, mas não significa que somos subservientes ao sistema, muito pelo contrário, o próprio professor Plínio Amorim é testemunha dos embates que travamos em favor da classe. É assim que a APLB tem trabalhado nesses dois anos”, concluiu Antonio Carlos.

Ao final do evento, Antonio Carlos agradeceu a participação dos professores da rede municipal, estadual e particular de ensino, abrilhantando ainda mais a festa que aconteceu no Country Clube, animada pela banda Xibiu e Companhia 5.0.

publicado em 18 de Outubro / 2010 às 07:40

DEBATE DE DOMINGO NÃO DEVE MUDAR VOTOS

O debate realizado pela Rede TV! e pelo jornal Folha de S. Paulo entre os presidenciáveis, na noite deste domingo (17), não deve ser determinante para a escolha dos eleitores que assistiram a disputa. Dentro do mesmo modelo esgotado, em que não é possível discutir com profundidade os temas abordados, o debate foi o mais proveitoso até então. Sem tanta agressividade quanto o anterior, na Rede Band, a recorrente agenda religiosa foi deixada de lado. Como não houveram grandes escorregões de ambas as partes, o debate serviu mais para consolidar a preferência do eleitor do que para virar votos. Nesse sentido, foi mais últil a Dilma Rousseff (PT), à frente nas pesquisas. Os únicos momentos em que se tratou de escândalos de corrupção foram quando as perguntas surgiam dos jornalistas. José Serra (PSDB) negou que teria dito que não conhecia o ex-diretor da Dersa, o Paulo Preto. “Eu não neguei que eu o conhecia. Uma jornalista em Goiânia me perguntou sobre um Paulo Preto. Paulo Preto é um apelido que se dá e é preconceituoso e racista. Paulo Preto. Essa foi a pergunta". Serra afirmou ainda que o PT usa a tática do "pega-ladrão" para desviar as atenções. Dilma teve de responder sobre seu relacionamento com a ex-ministra da Casa Civil, Erenice Guerra. "As pessoas erram e Erenice errou", disse Dilma. "Eu tenho um compromisso de combater o nepotismo. Nós investigamos e Erenice saiu do governo. Isso significa que nós apuramos aquilo que acontece. Nós temos uma diferença em relação ao candidato Serra. Nós investigamos."

BN Foto: Terra
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.