Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 23 de Julho de 2016
|
Torne o Blog a sua página inicial

FAÇA DO BLOG SUA PÁGINA INICIAL

1 - Vá no ícone de lista no canto superior direito e escolha a opção Configurações.

2 - Em "Inicialização", selecione "Abre uma página específica ou um conjunto de páginas".

3 - No campo "Adicionar nova página", digite: http://www.geraldojose.com.br

Clique em Ok e pronto.

Fechar

|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 22 de Julho / 2016 às 23:00

“Ironia do Destino”?! “Vingança da História”?! “A verdade tarda Mais Chega”?!

Diferente de tantas outras vezes, faço essa reflexão, exclusiva para o Blog do Geraldo José, movido pela chamada “paz de espírito”, que vivo, depois das discussões que travamos aqui - eu e pessoas aliadas ao político senhor Ednaldo Barros, principalmente as que evitaram identificar-se, que eu os criticava e os “acusava” de terem vergonha por muitas coisas que diziam ou por saberem que não estavam falando sério.

A verdade é que é enorme a quantidade de pessoas que saíram do grupo do prefeito Ednaldo Barros para o grupo de Juvenilson Passos, passando-os a serem meus aliados políticos circunstanciais, e, isso me deixa satisfeito por duas razões: fortalece eleitoralmente ao grupo político que pertenço; e mostra que os comentários que me opunha, nunca teve razão ao me criticar e ao elogiar o líder da extrema direita local (...).

“Ironia do Destino” é uma expressão popular que os mais velhos usaram quando uma informação desfazia de uma outra que alguém tentou impor como verdade. “Vingança da História” foi um questionamento e afirmação irônica que o saudoso Bispo Dom José Rodrigues fez ao receber um Título de Cidadania de Sento-Sé, no Fórum da Comarca onde havia sido xingado em um Júri Popular do famoso crime de um caso de grilagem de terra. “A Verdade Tarda Mais Chega” sempre foi uma expressão popular usada por quem precisou insistir bastante na defesa da verdade e no combate à mentira.

Portanto, eu não tenho como saber quantas pessoas que me opuseram aqui nesse debate, nem quantas passaram para o lado de cá, mas, não tenho qualquer receio de parabenizar aos que decidiram estarem aqui ao meu lado!... Espero que verdadeiramente eu possa dizer - sejam bem vindos “companheiros e companheiras”. Tem uma expressão filosófica histórica e estrangeira que diz: “A história condena e/ou absorve”!                                                                         

Laurenço Aguiar – Militante Socialista.

publicado em 22 de Julho / 2016 às 22:30

CURAÇÁ: COLÉGIO ESTADUAL JOÃO MATOS PARTICIPA DE ETAPA DOS JOGOS ESCOLARES DA BAHIA

O Colégio Estadual João Matos, da cidade de Curaçá, estará participando, neste sábado (23), na cidade de Simões Filho, da Etapa Estadual dos Jogos Escolares Brasileiro. O evento é uma realização do Comitê Olímpico Brasileiro – COB, em parceria com a Superintendência Desportiva da Bahia - SUDESB.

A delegação do Colégio João Matos contará com 20 atletas que competirão nas seguintes modalidades: Atletismo, Natação, Tênis de Mesa e Xadrez, nos naipes masculino e feminino. Segundo o Professor de Educação Física, José Carlos Santana, esta vai ser uma importante experiência para os alunos, pois os mesmos vão poder competir com adversários de diversas escolas da Bahia e ainda ter oportunidade de obter índices para a Etapa Nacional dos Jogos Escolares.

“O objetivo desta participação é desenvolver o intercâmbio social e desportivo entre os estudantes e incentivar as boas relações entre professores e alunos, além da busca de resultados técnicos” afirmou o Professor José Carlos Santana. As competições ocorrerão na Vila Olímpica do SESI, na cidade de Simões Filho. 

publicado em 22 de Julho / 2016 às 22:00

HU-Univasf participa de projeto que leva atendimento de saúde a bairros de Juazeiro

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), através do projeto Consultórios Itinerantes, participou de mais uma edição do Caravanas da Saúde, programa da Secretária Municipal de Saúde de Juazeiro-BA que leva serviços de saúde aos bairros e aos distritos. Os moradores do Projeto NH2 foram atendidos na manhã de ontem (21).

A Gerência de Ensino e Pesquisa do HU-Univasf firmou uma parceria com a Prefeitura de Juazeiro e desde o início do ano de 2016 a equipe dos Consultórios Itinerantes vem participando das ações da Caravana. Somente no mês de junho, foram realizadas 182 consultas oftalmológicas, 125 odontológicas e 135 atendimentos de escovação supervisionada com flúor.

Ler Matéria Completa
Ascom/HU-Univasf
publicado em 22 de Julho / 2016 às 21:30

Metade dos jovens depende de programas do governo para cursar universidade

Pesquisa apresentada nesta semana pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) mostra que 50,5% dos jovens que pretendem ingressar em curso superior de universidade não têm condições de pagar as mensalidades e precisam da ajuda de programas de financiamento do governo. O percentual de 37,3% informou que poderia pagar as mensalidades e 12,2% disseram que talvez tenham condições de pagar. O estudo ouviu mil brasileiros com idade entre 18 e 30 anos, com ensino médio completo.

Ao serem questionados sobre o interesse em pleitear uma bolsa pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) – que concede bolsas parciais e integrais, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – 57,9% tentariam ingressar no programa, 38,1% não têm interesse no auxílio e 4% não souberam responder.

Sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), 50,3% dos entrevistados tentariam essa modalidade, 41,4% não tentariam e 8,3% não souberam responder. O Fies é um empréstimo para custear graduação em instituição privada de ensino a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O percentual de custeio varia conforme a renda familiar mensal.

Ler Matéria Completa
Agência Brasil
publicado em 22 de Julho / 2016 às 21:00

Inscrições para o X Workshop da National Mango Board em Petrolina (PE) começam na segunda-feira (25)

Estão abertas, a partir da próxima segunda-feira (25), as inscrições para o X Workshop da National Mango Board (NMB), que acontecerá nos dias 3 e 4 de agosto, no Quality Hotel em Petrolina (PE). O evento é destinado a produtores de manga, exportadores, fornecedores, logística, gerentes de packing house e profissionais de segurança alimentar. As vagas são limitadas.

A edição deste ano traz o israelense Adolfo Levin, especialista em irrigação de manga, para ministrar uma palestra que aborda os efeitos da irrigação na produção, quantidade e tamanho do fruto durante as etapas fenológicas da manga. A participação de Levin acontece entre às 10h e 12h da quarta-feira (3). Em seguida, o engenheiro agrônomo, Diógenes Batista, e o economista, João Ricardo de Lima, ambos da Embrapa Semiárido, abordam temas como 'Bioecologia, danos e desafios' e 'Desafios da sustentabilidade da mangicultura no Vale do São Francisco', respectivamente.

Na programação deste ano, algumas novidades ingressam na grade do evento. Além do minicurso sobre análise de solo e recomendação de adubação, que será ministrado por professores da Univasf e do Laboratório de Análises de Solo e Planta (LASP), uma visita de campo (com foco na identificação de problemas técnicos na produção de manga), a entrega de troféus e as homenagens aos principais participantes, compõem a 10ª edição.

O X workshop Internacional é promovido pela National Mango Board, organização responsável pelo programa de marketing do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, que age em parceria com a Valexport (Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco) para realização da iniciativa na região. O Gerente Executivo da Valexport, Tássio Lustoza Gomes, e o Diretor de Pesquisa da NMB, Leonardo Ortega, darão as boas vindas ao público.

Inscrições

Os interessados podem se inscrever através do email da Valexport (secretaria@valexport.com.br) a partir desta segunda-feira (25). Mais informações  podem ser obtidas pelo telefone (87) 3863-6000 ou pela fanpage.

Clas Comunicação
publicado em 22 de Julho / 2016 às 21:00

UPAE/IMIP de Petrolina já realizou mais de 15 mil cirurgias eletivas

No próximo dia 29 a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMP) completará 3 anos de funcionamento e, para celebrar a data,  a instituição apresenta seus resultados. Com relação ao número de cirurgias eletivas, por exemplo, a Unidade já realizou mais de 15 mil, entre procedimentos de pequena e média complexidade compatíveis com Hospital Dia (com alta em até 24h).  “Esses dados representam o empenho de toda a equipe e a alta resolutividade da Unidade. Apresentá-los significa prestar contas à sociedade do serviço que ofertamos e uma forma de comemorar o nosso 3º aniversário”, ressalta a coordenadora geral, Magnilde Alves.

De acordo com a enfermeira assistencial do bloco cirúrgico, Camila da Silva, a procura maior tem sido pelas cirurgias gerais, dermatológicas e oftalmológicas para retirada de sinais, correção de hérnias, biópsia de lesão, remoção de catarata e retirada de pterígio. A demanda para retirada de varizes também é grande. Só no primeiro semestre desse ano, as cirurgias gerais corresponderam a 32,5% do número total de 3.289, dermatológicas (17,3%) e oftalmológicas (16,83). 

Ler Matéria Completa
ASCOM
publicado em 22 de Julho / 2016 às 20:30

PROS E DEM SE UNEM PARA CONCORRER À PREFEITURA DE SENHOR DO BONFIM

O diretório municipal do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) de Senhor do Bonfim decidiu marchar junto com os Democratas na eleição municipal de 2016. Em reunião realizada nesta quinta-feira (21) na sede do PROS Bahia, a aliança foi formada, em apoio ao pré-candidato Alcides da Silva Araújo, o Alcidão, com aval do presidente estadual, Fabrício Figueredo. 

O critério adotado pelo PROS para abraçar a pré-candidatura dos Democratas foi a inclusão de suas ideias e propostas no projeto de gestão, que terá a participação de quadros do partido. Conforme a assessoria do PROS, as conversas continuam para detalhar a aliança, ao passo em que os Democratas continuam conversando com outras forças partidárias, visando a formação de uma chapa robusta.

 Bahia Economica
publicado em 22 de Julho / 2016 às 20:00

Planejamento extingue 101 cargos e funções comissionadas

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão publicou hoje (22), no Diário Oficial da União, decreto extinguindo 101 cargos e funções comissionadas. Desses, 67 são cargos de direção e assessoramento superior (DAS) e 34 funções gratificadas.

Além disso, o decreto transformou 441 DAS em funções comissionadas do Poder Executivo. Essas funções terão os mesmos níveis dos cargos DAS extintos e só poderão ser ocupadas por servidores efetivos.

Também houve um redesenho das estruturas do ministério. A Assessoria Econômica teve parte das atribuições remanejadas para a recém-criada Secretaria de Planejamento e Assuntos Econômicos, que assumiu ainda competências da antiga Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos.

A Secretaria do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi extinta e suas funções, atribuídas à nova Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura. Foi criada ainda a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, resultado da ampliação do antigo Departamento de Coordenação e Governança das Estatais (Dest).

Outro decreto publicado nesta sexta-feira estabelece a possibilidade de os dirigentes dos órgãos e autarquias fazerem permuta entre DAS e funções comissionadas do Poder Executivo dentro de suas próprias unidades. Segundo o Planejamento, o objetivo da medida é flexibilizar a alocação das funções e evitar o engessamento da estrutura administrativa.

Em novembro do ano passado, o Planejamento já havia suprimido 208 cargos comissionados. No início de junho, o governo do presidente interino Michel Temer anunciou meta de redução de 4.307 funções e cargos comissionados na estrutura do governo federal.

Agência Brasil
publicado em 22 de Julho / 2016 às 19:30

Utilidade Pública: Mulher desaparecida

Uma senhora de 51 anos, que atende pelo nome de Maria Benedita, está desaparecida. Trata-se de uma pessoa com transtornos mentais. Sua filha, Fernanda, com a ajuda do Centro Especializado Para População em Situação de Rua – Centro POP – realizou buscas ativas pelos bairros Quati II e João de Deus em Petrolina-PE, onde, segundo informações, Maria Benedita foi vista pela última vez. Porém, Maria Benedita não foi localizada. Quaisquer informações entrar em contato com:

(87) 3861.3334 - Centro POP – Petrolina-PE

(87) 9.8849.6200 – Luiz Carlos (coordenador Centro POP)

(87) 9.9150.6848 – Michele (vizinha de Fernanda)

publicado em 22 de Julho / 2016 às 19:00

Programa de Governo Participativo no bairro Novo Encontro confirma adesão popular à pré-candidatura de Paulo Bomfim

A cada plenária, mais pessoas participam dos encontro do Programa de Governo Participativo da pré-campanha a prefeito de Juazeiro de Paulo Bomfim, pelo PCdoB. Na noite desta quinta-feira, 21, centenas de populares prestigiaram a quinta edição, que aconteceu no espaço Zumba, com moradores dos bairros Centenário, Parque Centenário, Novo Encontro, Jardim Universitário, São Geraldo, Lomanto Junior e Cajueiro. O prefeito Isaac e o deputado estadual Zó também participaram do evento, onde a comunidade pode apontar as suas sugestões para a elaboração do plano de gestão. Nesta sexta-feira, 22, será no Distrito de Itamotinga, no Clube Adecom.

Na ocasião, surgiram temas como educação, segurança, saneamento, saúde, esporte, lazer e demandas da diversidade direcionada à questão de gênero e público LGBT. Também foi relatado pelos presentes a situação caótica encontrada pelo prefeito Isaac, ainda em 2009, quando assumiu a prefeitura de Juazeiro. Hoje, Juazeiro é referência em educação na Bahia, é destaque nacional no desenvolvimento econômico como a cidade que mais gera emprego de carteira assinada  e possui o maior programa de habitação da sua história, com 11 mil casas populares para mais de 50 mil pessoas que não tinham residência própria ou moravam de aluguel.

Ler Matéria Completa
Ascom/Paulo Bomfim
publicado em 22 de Julho / 2016 às 18:49

SEM SALÁRIOS DE JUNHO, MÉDICOS DO HOSPITAL REGIONAL DE JUAZEIRO DECRETAM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO

Os médicos do Hospital Regional de Juazeiro estão novamente sem salários, desta vez os de junho, e decretaram greve após tentativas de entendimento com os gestores. O atraso salarial atinge todo o quadro de funcionários, sendo 74 médicos que a partir desta sexta-feira (22) só atendem casos de emergência, em sinal de protesto.

Referência regional no atendimento em clínica médica e clínica cirúrgica, o hospital é procurado por comunidades de 53 municípios da rede PEBA (Pernambuco e Bahia).  É administrado pela Associação Proteção à Maternidade e à Infância de Castro Alves (APMICA), sendo o único da rede estadual que mantém carteira assinada em lugar da famigerada 'pejotização'.

Outra grave queixa é sobre a carência de insumos em geral, o que gera forte descontentamento também no público atendido. O clínico José Carlos Tanure Júnior, delegado do Sindimed na região, lamenta que a Sesab ainda não tenha atendido o pleito dos medicos. A categoria fez uma paralisação de advertência nos dias 14 e 15 de junho na tentativa de pressionar a Sesab a apresentar um cronograma de atendimento das necessidades. 

Após ameaçarem nova greve no dia 28 daquele mês, os médicos receberam uma comunicação da APMICA informando que a secretaria apresentou uma proposta de reestruturação do hospital. Eles aí decidiram apostar na promessa, mas se decepcionaram novamente. Outro motivo de descontentamento é a demora na aquisição de um tomógrafo para o hospital.

Para a aquisição do equipamento por parte do governo do estado, uma ação civil pública foi proposta pela promotora de Justiça Rita de Cássia Rodrigues de Souza. A ACP determinou que o governo baiano destinasse R$ 600 mil da verba de publicidade para a compra do aparelho, mas, segundo Tanure Júnior, ainda não há perspectiva de recebimento.

Com informações do Sindimed Bahia
publicado em 22 de Julho / 2016 às 18:29

Petrolina: Dulcicleide Amorim se desfilia do PP

A professora Dulcicleide Amorim protocolou nesta sexta-feira, 22, sua desfiliação do Partido Progressista - PP - na justiça eleitoral de Petrolina. Com isso, Dulcicleide que é esposa do deputado estadual Odacy Amorim, PT, não poderá ser candidata a nenhum cargo nesta eleição.

A desfiliação também deverá por fim a todos os rumores e boatos que venham aparecer sobre desistência da pré-candidatura do deputado Odacy Amorim a prefeito de Petrolina. O deputado vem sendo um dos líderes nas pesquisas de opinião feita por institutos diversos para saber a preferência do eleitorado peetrolinense neste período de pré-campanha.

"Essa é mais uma prova que nossa pré-candidatura está cada dia mais firme e consolidada. A partir de agora, esperamos que os comentários sobre Dulcicleide ser vice de alguém, deixem de existir", concluiu Odacy.

Ascom Dep. Odacy Amorim
publicado em 22 de Julho / 2016 às 18:00

Ministério Público ajuiza ação para que HU de Petrolina contrate médicos

A falta de médicos no Hospital Universitário em Petrolina, no Sertão pernambucano, fez com que o Ministério Público Federal (MPF) entrasse com uma Ação Civil Pública para que a unidade de saúde contratasse os profissionais aprovados no concurso público deste ano. Na ação, tanto a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) quanto a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) foram citadas.

O pedido de liminar à Justiça Federal solicita contratação imediata dos profissonais para suprir o déficit de médicos na unidade e foi motivada, segundo o MPF, pela redução de plantões e carência de plantonistas, principalmente os com especialização em anestesiologia, no HU. A Ação Civil Pública é de responsabilizade da procuradoras Ticiana Nogueira, Mara Elisa de Oliveira e Polireda de Medeiros.

De acordo com o MPF, a EBSERH e o HU já tinham recebido as recomendações para convocar os aprovados no concurso, mas não deram resposta à solicitação. O entendimento do Ministério Público Federal é que a contratação destes profissionais diminuirá os problemas de falta de médico na unidade que “está prestes a paralisar as suas atividades por conta do encerramento de contratos temporários de médicos”, segundo a nota.

Porém, no caso de ainda existirem vagas não preenchidas pelos concursados, o MPF recomenda que seja realizada uma seleção simplificada antes da organização de um novo concurso. A Ação Civil Pública ainda pede que a EBSERH pague indenização de R$ 2 milhões por danos morais coletivos e, caso a Justiça Federal acate a liminar, é solicitado ainda que, tanto a Univasf quanto a  EBSERH paguem multa de R$ 100 mil por dia, em caso de descumprimento.

De acordo com a assessoria de comunicação do HU-Univasf, desde a homologação do resultado do concurso público, o hospital tem solicitado, através de memorandos, e-mails e telefonemas semanais, a contratação imediata dos candidatos aprovados. A nota informou ainda que “o HU-Univasf aguarda as providências da EBSERH para, junto à sede, dar início ao processo de admissão dos profissionais classificados no processo seletivo.”

Com informações do G1 Petrolina
publicado em 22 de Julho / 2016 às 17:32

REGISTRO DE CANDIDATURAS E PRESTAÇÃO DE CONTAS ELEITORAIS ELEIÇÕES 2016

AOS PARTIDOS POLÍTICOS E CANDIDATOS. REGISTRO DE CANDIDATURAS E PRESTAÇÃO DE CONTAS É COM O ARMAZÉM DE DADOS. COM A MARCA DA COMPETÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE ELEIÇÕES ANTERIORES.

TÉCNICOS: NEGÃO DO EDSON E PAULO PASSOS.  ATUALIZADOS COM A NOVA LEI ELEITORAL. RUA SANTA LUZIA 85, EM FRENTE A IGREJA DE SANTO ANTONIO, JUAZEIRO-BA. (74) 98818-6992.

publicado em 22 de Julho / 2016 às 17:30

PSOL vai apoiar Paulo Bomfim

Será  anunciado, às nove horas da manhã, na próxima segunda-feira, 25, na sede do PCdoB, bairro Angari, numa coletiva à imprensa, o apoio do PSOL à pré-candidatura de Paulo Bomfim à prefeito de Juazeiro. O momento vai contar com a presença dos dirigentes partidários Paulo José e Jaime Badeca, que retiram as suas pré-candidaturas e unem-se ao projeto do pré-candidato Paulo Bomfim.

Ascom/Paulo Bomfim
publicado em 22 de Julho / 2016 às 17:01

Fiscalização eletrônica mais efetiva com radares em Juazeiro

A Companhia de Segurança Trânsito e Transportes informa que está implantando na Rua Raul Alves o sistema de fiscalização eletrônica "radar" com três modalidades: avanço de sinal, velocidade (permitida na via de 40km/h) e paradas em cima da faixa de pedestre. Por enquanto ainda estão em fase de testes. Durante 15 dias, fiscais de trânsito estarão orientando os condutores. A próxima instalação será na Avenida Adolfo Viana. A CSTT alerta os condutores a respeitarem as sinalizações e leis de trânsito para evitarem multas e apreensões. 

Ascom/Juazeiro
publicado em 22 de Julho / 2016 às 16:30

Major é primeira mulher a comandar companhia independente da PM na Bahia

A major PM Milanezi é a primeira mulher a comandar uma Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) na Bahia. A policial foi nomeada na última sexta-feira (15) e assume o comando da 12ª CIPM, responsável pela área do Rio vermelho e Ondina, nesta sexta (22). Milanezi tem 46 anos e está na polícia há 26, sendo uma das primeiras mulheres a chegar ao posto de major. A cerimônia de passagem de comando ocorrerá em um hotel na Rua Fonte do Boi. O ex-comandante, major André Ricardo, será o subcomandante do Batalhão de Polícia de Reforço Operacional (BPRO).

publicado em 22 de Julho / 2016 às 16:00

IFBA: Abertas inscrições para Processo Seletivo 2017

Hoje, 22 de julho, foram abertas as inscrições do Processo Seletivo 2017, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) aqui. São oferecidas 3.943 vagas dos cursos técnicos nas formas integrada e subsequente, disponíveis em 19 cidades da Bahia: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença, Vitória da Conquista.

Para o campus Juazeiro estão sendo oferecidas vagas para o curso técnico em Administração na forma integrada ao ensino médio(70) e técnico em Segurança do Trabalho na forma subsequente(50).Para ingressar nos cursos técnicos integrados, com formação de três a quatro anos, os candidatos precisam ter o ensino fundamental concluído ou estarem em vias de conclusão até a data de matrícula no IFBA. Todas as vagas terão aplicação de prova de questões objetivas (geografia, história, língua portuguesa e matemática) e redação.

Em relação aos cursos técnicos subsequentes, com duração média de dois anos, os candidatos devem ter concluído o ensino médio ou estarem em vias de conclusão até a data de matrícula no IFBA. Nessa forma, 50% das vagas têm aplicação de prova de questões objetivas (biologia, física, geografia, história, inglês ou espanhol, língua portuguesa, matemática e química) e redação, e 50% das vagas pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As inscrições devem ser realizadas até 15 de setembro, exclusivamente pelo site, de acordo com as instruções estabelecidas nos editais. O valor da taxa de inscrição é R$ 30,00, que deve ser paga até o prazo estabelecido no boleto bancário. Caso o candidato seja egresso de escola pública, é possível solicitar a isenção parcial da taxa de inscrição no período de 22 de julho a 18 de agosto e o valor pode ser reduzido em 90%, passando para R$ 3. A data para aplicação da prova será no dia 20 de novembro, das 8h às 12h30.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail selecao2017@ifba.edu.br e telefone (74) 3612-5878.

Reserva de vagas

Como prevê a Lei nº 12.711/12, é possível que os egressos de escolas públicas concorram à reserva de 50% das vagas. Dentro dessa porcentagem, 50% são destinados aos que comprovarem renda bruta familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Há ainda oportunidades pelas cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total. Nesses casos, é necessário entregar a documentação de acordo com as especificações do edital e do calendário.

Cursos superiores

Os candidatos interessados em concorrem a uma vaga dos cursos superiores do IFBA precisam participar do Enem e se inscrever através do Sistema de Seleção Unificada (SISU).

publicado em 22 de Julho / 2016 às 15:30

Sertão do São Francisco: Ação apreende quase meia tonelada de peixe

Cerca de 450 quilos de peixe pescado de forma irregular foram apreendidos por uma ação realizada pelo Ibama, em conjunto com a Marinha, Cipe Caatinga e secretarias de Meio Ambiente de Sento Sé e Remanso, no Sertão do São Francisco. A operação, que se encerrou nesta quinta-feira (21), apreendeu ainda quase 18 mil metros de rede de pesca. Conforme o engenheiro de pesca e analista ambiental do órgão, Wanderley Pinheiro, o material apreendido não atendia as normas para exercício da pesca. Entre os itens irregulares, estão o tamanho dos peixes, inadequado para captura; e as redes, que não seguiam o comprimento padrão. A soma das multas pode chegar a R$ 18 mil. De acordo com o G1, os peixes apreendidos foram doados a duas instituições sem fins lucrativos de Sento Sé.

publicado em 22 de Julho / 2016 às 14:45

Internacional: Tiroteio em shopping deixa mortos e feridos em Munique; polícia procura atirador

A polícia alemã afirmou nesta sexta-feira (22) que um tiroteio foi registrado no shopping center Olympia-Einkaufszentrum, em Munique. Segundo a agência DPA e outros veículos alemães, a polícia confirmou que há "vários mortos e feridos" na ação, que pode ter envolvido mais de um atirador.

Pelo Twitter, a polícia alemã pediu à população que evitasse lugares públicos na cidade e disse que está em busca do atirador. Segundo a CNN, houve mais de um tiroteio em Munique, em mais de um local.

Vários agentes rodearam o centro comercial e helicópteros sobrevoaram a região. O shopping foi evacuado. 

A Bayerischer Rundfunk, emissora pública de Munique, informou que testemunhas disseram ter visto um homem abrindo fogo contra um café e na estação de metrô que fica abaixo do shopping.

A Alemanha está em estado de alerta desde que um jovem de 17 anos invadiu um trem em Wurzburg e atacou com um machado os passageiros na última segunda-feira (18). No episódio, quatro pessoas ficaram feridas e o atacante, que teria jurado lealdade ao grupo terrorista Estado Islâmico, foi morto pelos policiais. (Com agências internacionais).

Uol Notícias
publicado em 22 de Julho / 2016 às 14:30

5º BPM PRENDE HOMEM DE ALTA PERICULOSIDADE QUE ESTAVA FORAGIDO EM PETROLINA-PE

No dia (21/07), por volta das 15h40min, Policiais Militares do GATI e Patrulha Rural do 5ºBPM em conjunto com o núcleo de inteligência dos Agentes da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, se deslocaram até a roça do Alemão, no povoado de Nova Descoberta, onde através de denúncia detiveram Roberto Gonçalves da Silva, 36 anos, por haver em seu desfavor, mandado de prisão, expedido pelo Juízo da 2ª Vara da Comarca de Petrolina-PE. O imputado responde a mais de 10 homicídios, e havia quebrado o regime semiaberto ficando um ano foragido. Diante do fato o envolvido foi conduzido para a Delegacia de Plantão.

ASCOM
publicado em 22 de Julho / 2016 às 14:00

Divulgada lista de autores da Plataforma de Lançamentos da III Feira do Livro do Vale do São Francisco em agosto

Foi apresentada na última sexta (15) a relação dos autores que apresentam seus trabalhos na Plataforma de Lançamentos da III Feira do Livro do Vale do São Francisco, que ocorre entre 04 e 07 de agosto, em Petrolina, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, sempre das 14 as 21h. Coordenada pelo poeta de Juazeiro João Gilberto Guimarães Sobrinho, foram selecionados cerca de 25 trabalhos diferenciados de proeminentes produtores de conteúdo da região, que podem ser conferidos no site do evento:http://www.feiradovale.com.br/. "A principal preocupação foi com a diversidade da plataforma. Tentei incluir veteranos e iniciantes, considerando que este é também um espaço para a promoção de novos autores e autores desconhecidos do grande público. Poetas pernambucanos e baianos, poesia marginal, também a literatura de cordel, impressões sobre jornalismo, memórias, pesquisas e trabalhos acadêmicos são alguns dos elementos que compõem o roteiro da plataforma deste ano", diz João Gilberto Guimarães Sobrinho.

Entre os nomes que se destacam na iniciativa do festival de literatura da região estão artista e poeta de Lagoa Grande, Francinaldo Borges, com  "Raízes do Coração", obra literária de cordel, inspirado primeiramente nas histórias da comunidade quilombola da qual é remanescente e também nas histórias do sertão. A escritora Ana R Costa de Petrolina lança o trabalho "De Volta Pra Casa" que enfoca família e espiritualidade, que faz com que o leitor tenha um encontro consigo mesmo e descubra qual o real propósito de sua vida, e desta forma possa ter vida em abundância. Outro projeto que mostra toda força da literatura do Vale é o livro "O Pequeno Príncipe em Cordel" de Josué Limeira da Silva Júnior, uma adaptação da obra consagrada mundialmente do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), com ilustrações de Vladimir Barros. E o trabalho iniciado aos 13 anos de Ronilde Gonçalves chega na forma de versos que cantam amores, vida e amigos em "Poetizando", livro na qual a poetiza Lagoagrandense enfatiza toda sua inspiração (a beleza das diversas poesias que costumava ler, o sol, a noite, o amanhecer, os sonhos, a saudade e o querer).

Ler Matéria Completa
ASCOM
publicado em 22 de Julho / 2016 às 13:30

FIEPE do Sertão do São Francisco abre inscrições para oficina de liderança de alta performance

Em tempos de crise, passar por uma capacitação profissional pode ajudar o líder a encontrar saídas. Principalmente quando a empresa necessita de equipes motivadas. Por isso, a Unidade Regional  do Sertão do São Francisco (URSF) da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), em Petrolina (PE), abriu  as inscrições para a oficina ‘Líderes de Alta Performance’, que acontecerá das 8h às 17h, no dia 10 de agosto, e cujo objetivo é aprimorar as habilidades e competências das pessoas que ocupam cargos de liderança.

De acordo com o gerente regional da FIEPE, Ricardo Miranda, as inscrições estarão abertas até completarem as vagas. Segundo ele, as oficinas se baseiam nos princípios de liderança estratégica, estilo do líder, habilidade de gerência, tomada de decisão, delegação e criatividade. A perspectiva é beneficiar o profissional, mostrando as várias maneiras de aprender e desenvolver a liderança de forma a gerar impactos positivos para obtenção de resultados da equipe.

Empreendedores, gestores, analistas, prestadores de serviços, consultores, comerciários, estudantes e todos os profissionais interessados podem se inscrever. O investimento é de R$ 170, podendo ser dividido em 3x nos cartões Visa e Master. Para garantir a vaga, o interessado deve procurar a sede da FIEPE - URSF em Petrolina, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho ou entrar em contato pelos telefones (87) 3861 0554 e (87) 99108 9888 ou através do email:regionalsaofrancisco@fiepe.org.br para consultar as políticas de desconto da Federação pernambucana.

 

Clas Comunicação
publicado em 22 de Julho / 2016 às 13:00

Odacy se mobiliza para evitar colapso no atendimento do HU de Petrolina

O deputado estadual Odacy Amorim, PT, pré-candidato a prefeito de Petrolina, recebeu quarta-feira, 20, um telefonema do professor Kleber Morais, presidente da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) em resposta ao contato que o parlamentar havia feito mais cedo para tratar da situação do Hospital Universitário de Petrolina (HU, ex Hospital de Traumas). Durante o dia, Odacy vinha se mobilizando para evitar um colapso do atendimento de urgência e emergência do hospital, devido a iminência de demissão em massa de 23 médicos que estariam com seus contratos de prestação de serviço à unidade finalizando até o fim de semana.

"Falei da minha preocupação com a Urgência e Emergência do Hospital Universitário de Petrolina, pois se os contratos dos médicos não forem renovados até esse final de semana, serão 23 médicos demitidos e isso pode provocar um caos no hospital. O professor Kleber me falou que mais de 30 hospitais da EBSERH também estão com esse problema e que está sensível a essa situação", assinalou o parlamentar.

Num vídeo postado em suas redes sociais, Odacy Amorim revela toda a sua preocupação com o HU e frisa que tem atuado fortemente, como integrante da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco, no sentindo de buscar saídas para melhorar as condições de atendimento na principal emergência do interior do Nordeste.

"Estive há 15 dias numa reunião com a diretoria do HU que me passou esse problema do fim dos contratos. Entrei em contato com a assessoria do Ministro da Educação, Mendonça Filho, no mesmo dia e aguardei uma posição. Mas o prazo termina agora e volto a cobrar e acreditar na sensibilidade do ministro em resolver essa questão dos contratos dos médicos do HU. Estamos atentos", assinalou Odacy. Os recursos para o HU de Petrolina vêm através da Univasf que recebe do MEC e repassa para a EBSERH administrar a unidade.

Ascom Odacy Amorim
publicado em 22 de Julho / 2016 às 12:24

Bahia é o estado que mais tirou pessoas da pobreza, destaca Rui

"Nós temos obtido êxito com projetos que [...] são de implementação complexa e permanente. Nossa estratégia é a transversalidade [para] garantir que todas as secretarias [do Estado] atuem em temas diferentes, com o mesmo foco e a mesma prioridade. Isso faz com que a Bahia se destaque como o estado que mais tirou pessoas da linha da pobreza".

A declaração foi feita pelo governador Rui Costa, durante reunião, nesta quinta-feira (21), com o presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Kanayo Nwanze, na Governadoria, em Salvador. De acordo com o governador, a Bahia foi o estado brasileiro que mais retirou a população das faixas da pobreza e da extrema-pobreza, seja em números absolutos ou proporcionalmente.

O Fida é um órgão de cooperação internacional, ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), para a redução da pobreza com ênfase no desenvolvimento das populações rurais. "O nosso sonho é que, se hoje são necessários na Bahia programas sociais como o Bolsa Família, que coloca na nossa economia R$ 3,6 bilhões, no futuro não tenhamos mais essas pessoas na linha da pobreza", disse Rui.

Pró-Semiárido

Na reunião, o governador informou que esteve na quarta-feira (20), em Manoel Vitorino, no centro sul baiano, e "hoje [quinta] fechamos um ciclo em Uauá [região nordeste], com a entrega de uma obra [agroindústria] de R$ 5 milhões, que inova em tecnologia e elevou a capacidade de produção de 100 para 800 toneladas. Eles [os agricultores] ainda terão acompanhamento e apoio para a gestão".

A agroindústria entregue em Uauá é o primeiro investimento concluído no âmbito do Pró-Semiárido, programa desenvolvido com recursos do Fida. Segundo Kanayo Nwanze, a Bahia é o estado que mais recebe verbas da instituição. "O Brasil tem feito enorme progresso, nos últimos 30 anos, e a maioria dos pobres está localizada no Nordeste, especialmente na Bahia, onde vocês têm esse bioma do semiárido, muito seco. Já temos melhorias, é preciso sair de Salvador e ir ao interior para conhecer".

Segundo o presidente do Fida, "as comunidades que receberam investimentos e suporte do governo agora têm acesso a serviços sociais e estão começando a investir em si mesmos. O governador falou que quer investir mais em água, em educação e escolas, em trabalho para os jovens. O Fida veio encontrar estes parceiros que estão compromissados com a redução da pobreza".

Secom Bahia Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2016. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.