Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar

30,17%
Atualizado em: 05/05/2016
Policial
30 de Maio / 2016 às 21:00 | Nenhum Comentário

O Cel PM Anselmo Brandão, Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, representantes de órgãos relacionados a Segurança Pública no Estado da Bahia e  das Polícias Militares dos Estados que fazem divisa com a Bahia, se reunirão no dia 02 de junho de 2016, a partir das 8h30, no Grande Hotel de Juazeiro, para a retomada das ações acerca da Operação Divisa Segura.

Mesmo com os resultados apresentados pela Operação, desde a sua criação em 2011, que demonstram capacidade de se fazer frente à migração do crime organizado nas áreas limítrofes, se faz necessário o exame do planejamento estratégico de retomada da Operação Divisa Segura, como meio de aplicação do policiamento nas divisas, de forma integrada e eficaz.

O referido programa possui como participantes os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Goiás, Espírito Santo, Tocantins e Minas Gerais. O Cel PM Alfredo Nascimento - Comandante do Policiamento Regional Norte (CPRN) será o anfitrião do evento e entende que o mesmo  possui grande importância, tendo em vista que tratará de temas relacionados ao crime organizado em diversos estados brasileiros.

Ascom/CPRN
Esporte
30 de Maio / 2016 às 20:30 | Nenhum Comentário

O Campeonato de Futebol Interdistrital de Juazeiro está na terceira rodada e a vitória do Itamotinga, neste domingo (29), com o gol de Everton, consolidou a liderança isolada do campeonato com sete pontos.

Apenas dois gols foram marcados nesta rodada do Interdistrital, mas cada um representou um cenário diferente no início da competição. O gol de Laércio, da equipe de Juremal, por exemplo, acabou com um jejum que já vinha se arrastando desde o ano passado e marca os três primeiros pontos na tabela. No terceiro jogo da rodada, Abóbora e Maniçoba não saíram do zero a zero.

No próximo domingo (05), os jogos acontecem entre as equipes Carnaíba x Massaroca, no campo de Carnaíba; Juremal x Mandacaru, em Juremal e Maniçoba x Junco, em Maniçoba. Os jogos começam às 15h30.

Resultados 3ª rodada Interdistrital

Itamotinga 1 X 0 Mandacaru

Juremal 1 x 0 Massaroca

Abóbora 0 x 0 Maniçoba

Ascom/Juazeiro
Política
30 de Maio / 2016 às 20:00 | Nenhum Comentário

O grupo político do Prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) deve perder mais um aliado nos próximos dias. É que nesta segunda-feira (30), em Salvador, o vereador Dalmir Pedra foi empossado novo presidente do Partido Progressista em Juazeiro em solenidade que contou com as presenças do vice-governador João Leão, do deputado federal Mário Negromonte Jr e do deputado estadual Eduardo Salles.

Depois da saída do empresário Flávio Luiz que foi para po PMDB, o Partido Progressista em Juazeiro ficou sob o comando do vereador Anderson Alves, que atualmente é líder do prefeito Isaac Carvalho na Câmara Municipal. Os pronunciamentos de Mário Negromonte Jr, Eduardo Salles, João Leão e do próprio Dalmir Pedra reiteravam a pré-candidatura de Dalmir à prefeitura de Juazeiro.

Confirmado o rompimento de Dalmir com o grupo de Isaac resta saber como ficará a situação de Anderson Alves no PP. Segundo Dalmir, o PP deve ir para a oposição ao governo municipal em breves dias.

O Grupo do Prefeito ao longo dos dois mandatos já perdeu o apoio dos vereadores José Carlos Medeiros, Valdeci Alves, Nalvinho, Suzana Ramos, Bené Marques, do empresário Flávio Luiz, do advogado Carlos Luciano e em breve do vereador Dalmir Pedra.

VEJA O VÍDEO:

Informativos
30 de Maio / 2016 às 19:29 | Nenhum Comentário

Aumentar as vendas, garantir a satisfação e manter um bom relacionamento com os consumidores. Esse é o principal objetivo do curso Gestão Estratégica de Vendas, que está com inscrições abertas na sede do Sebrae, em Juazeiro. A capacitação será realizada entre os dias 6 e 9 de junho, das 18h às 22h, na sala de treinamento da instituição, localizada na Rua Coronel João Evangelista, 22, Centro.

Para participar, os interessados podem se inscrever na sede do Sebrae no município. O investimento é de R$ 100. Mais informações no telefone (74) 3612-0827.

Voltado para empresários e também a vendedores, que atuam diretamente com o público, o curso tem vagas limitadas. O conteúdo aborda o processo de compra e venda; planejamento e gerenciamento de equipe de vendas; e atendimento e fidelização do cliente. Serão quatro encontros em grupo, além de duas horas de consultoria individual na empresa participante.

A técnica do Sebrae, Audeni Souza, explica que a Gestão Estratégica de Vendas Na Medida é uma solução do Sebrae que possibilita, tanto os gestores de vendas quanto os vendedores, entenderem melhor os processos comerciais do seu negócio. "A competitividade do mercado exige mais que bons produtos e serviços e no curso o participante vai compreender que precisa conhecer o perfil do cliente e adotar postura personalizada. Além de aprimorar a capacidade de negociação, desenvolver a equipe para alcançar resultados e vender de forma planejada", esclarece Audeni.

Ascom/Sebrae-BA
Policial
30 de Maio / 2016 às 19:00 | Nenhum Comentário

Policiais Militares da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar – "Base Sertão" – em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública de Juazeiro, deram continuidade a operação contra poluição sonora, neste domingo (29) em Juazeiro.

Cumprindo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que visa coibir a poluição sonora, policias militares da 75ª CIPM em conjunto com fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública de Juazeiro (SEMAOP), realizaram operação em diversos locais para averiguar a documentação de estabelecimentos comerciais (Bares e Casas de Shows) e foram autuados 02 estabelecimentos que iriam efetuar eventos de forma irregular.

A 75ª CIPM informa que, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública de Juazeiro, segue intensificando as abordagens a estes estabelecimentos no intuito de interditar os que estão funcionando de forma ilegal.

Com informações da 75° CIPM
Variadas
30 de Maio / 2016 às 18:30 | Nenhum Comentário

O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, participou na tarde-noite deste domingo, 29, da procissão e missa do 89º novenário da padroeira do Distrito de Caraíba do Sertão, Santa Terezinha, quando esteve acompanhado dos secretários Carlos Neiva, Paulo Bomfim e do diretor do Saae, Joaquim Neto. O evento religioso contou com a presença do Bispo Coadjutor, Carlos Alberto, Dom Beto, que celebrou junto com os padres José Potter, pároco da comunidade, e Carlos Palastro. 

Ascom/Juazeiro
Espaço do Leitor
30 de Maio / 2016 às 18:00 | Nenhum Comentário

Comprovado está na história que os Estados Nacionais que mais se desenvolveram do ponto de vista cultural e socioeconômico, foram exatamente aqueles que tiveram a preocupação elementar em educar seu povo. Não existe paralelo na história que comprove o contrário de tal afirmação. Aonde houve movimentos nesse sentido e homens de coragem capazes de convencer aos demais para financiar a Educação Pública, a prosperidade cultural e socioeconômica se tornou na prática fato absoluto.

No Brasil durante toda a sua história sempre houve homens e mulheres que tiveram a preocupação em convencer os responsáveis pela educação promovida pelo Estado em melhorar todo esse processo, considerando exatamente isso, que o Estado somente cresce e prospera quando se educa seu povo. Não se pode apenas educar nosso povo para ser massa de manobra de alguns iluminados do mundo do trabalho, ou apenas para ser assalariado moderno que sofre os mesmos horrores do tempo da escravidão, sem o chicote e os pelourinhos.

Hoje existe muita discussão estérea em relação a quantidade ou porcentagem de recursos do Estado para a educação, sem nenhuma decisão concreta. Se de fato houvesse uma preocupação mais séria que chegasse a uma conclusão concreta sobre a quantidade de dinheiro público para educar as novas gerações, com certeza em pouco tempo estaríamos entre os países mais ricos do mundo, porque o povo brasileiro é diferente de todos os povos do mundo, é o povo mais solidário do planeta.

Educação Pública deveria ser a grande prioridade no Brasil, pois poderíamos passar aí em torno de quinze anos vivendo até em dificuldades em outros setores de responsabilidade do Estado para depois sermos o povo mais inteligente e empreendedor do mundo. Mas parece que parasitas do Estado lotados no Governo e naquele Congresso Nacional que mais parece um teatro romano de gladiadores não pensam assim. Eles querem ovelhas amestradas para serem funcionários de empresas brasileiras que dependem de capital estrangeiro e que vivem em função dos interesses exteriores, de multinacionais, e para somente compreenderem a política como se fosse coisa de apenas iluminados e dos outubros da vida.

Os homens e as mulheres de Estado precisam tomar vergonha na cara e pararem de tanta discussão sem sentido para apenas aparecer na Rede Globo de Televisão, e resolver logo de uma vez por todas esse problema. Pois colocando parte substantiva de nossos recursos abundantes para educar esses meninos e meninas que estão entrando agora na escola pública, daqui a alguns anos teremos melhores empreendedores que americanos, chineses e europeus. Se fizermos logo isso, em pouco tempo teremos mais gente com capacidade e inteligência para pensar melhor nosso Brasil.

A Educação Pública de qualidade é a única forma de deixarmos de uma vez por todas de ser esse povo eternamente colonizado culturalmente. Primeiro foram os europeus, e agora esses da bandeira listrada que querem que Michel Temer, o mordomo de filme de terror, diminua de fato os recursos públicos para educação para sermos os eternos colonizados. Me poupe com sua decisão de diminuir o dinheiro da Educação Pública no Brasil, presidente interino! isso é canalhice e escárnio com os brasileiros! O Brasil precisa reagir contra essa falta de respeito, e logo!

POR GENALDO MELO
Variadas
30 de Maio / 2016 às 17:30 | Nenhum Comentário

A partir do próximo ano (2017) o Departamento de tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, deverá ofertar mais uma modalidade de graduação, o Curso de Bacharelado em Administração com foco em Gestão de Cidades e Gestão do Agronegócio.   

O fluxograma com os componentes curriculares do curso serão apresentados em um seminário no dia 1º de junho, no Auditório Tadeu Severino (DTCS/UNEB) a partir das 09h. Com a instalação do curso a Universidade pretende atender a gestão pública municipal e o setor primário da economia regional, tendo em vista o diagnóstico de que o mercado de trabalho não dispõe de profissionais com essa formação acadêmica.  

 
Variadas
30 de Maio / 2016 às 17:00 | Nenhum Comentário

Trabalhando para levar melhorias aos bairros da cidade e qualidade de vida a seus moradores, a Prefeitura de Petrolina através da Secretaria de Infraestrutura com o Programa Pavimenta Petrolina está executando a pavimentação asfáltica de 30 ruas da cidade, em 16 bairros, que além do asfalto, contam ainda com obras de drenagem, sinalização, escavação, entre outras.

“Optamos por fazer um trabalho de qualidade, que garanta maior durabilidade e o respeito com o dinheiro público”, informou o prefeito Julio Lossio.

As obras estão em andamento, algumas em fase final, são elas: Av. 1 e 2, na Vila Eulalia; Sargento Narciso de Amorim, no José e Maria; Tartaruga, no Padre Cícero; Avenida dos Minérios, no Dom Avelar e Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio.

Segundo a secretaria de Infraestrutura, Tatyanne Lima, esta semana as obras avançaram muito, as equipes estão executando a escavação da rua 2 e 37, no Pedra Linda; além da execução do passeio e da calçada na Avenida Sargento Narciso de Amorim. Os meios – fios da Rua das Tartarugas e a base da Avenida dos Minérios.

Outras ruas possuem obras que estão em andamento, são elas: Monteiro Lobato e José Silvestre, em Izacolandia; realizado o serviço de drenagem pluvial, as ruas estão sendo asfaltadas, recebendo ainda o serviço de drenagem superficial, que corresponde à colocação de meio-fio e calçadas.

De acordo com informações da secretária da pasta, os próximas bairros que serão executados, serão Pedra Linda, Dom Avelar, Santa Luzia, Terras do Sul, Mandacaru; Padre Cícero, São Gonçalo, João de Deus, Jardim São Paulo/Quati,  Cohab Massagano e Orla.

Policial
30 de Maio / 2016 às 16:45 | Nenhum Comentário

A Polícia Civil no Rio de Janeiro afirmou, em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (30/5), que a menor vítima de estupro coletivo não apresentava indícios de violência, segundo laudo do Instituto Médico Legal. De acordo com o documento, a demora da adolescente de 16 anos em acionar a polícia foi determinante para o resultado. "O estupro está provado. O que eu quero provar agora é a dimensão desse crime", afirmou a delegada Cristina Bento, da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV). 

A polícia ainda ressaltou que o laudo não é determinante para provar o crime. De acordo com a delegada, o resultado do exame de DNA – que evidencia o material biológico dos suspeitos e encontra os agressores – depende do tempo após o estupro e do uso de preservativos ou não. "A gente está ali para acolher a vítima, ouvir e fazer todos os procedimentos legais para encaminhar as autoridades que vão investigar o fato", afirmou a delegada. 

A delegada afirma que a vítima deve ser protegida e a investigação corre em segredo de Justiça. Ela assumiu a coordenação deste inquérito policial no domingo (29/5). "O exame de corpo e delito é importante, mas não é determinante de fato. No caso desta jovem, se ela estava desacordada, não haverá indícios de violência física", diz. 

Suspeitos
Durante a coletiva, a delegada confirmou o nome dos suspeitos do estupro que estão foragidos. Sérgio Luis da Silva Júnior, Marcelo Miranto Correa, Raphael Assis Duarte Belo, Michel Brasil da Silva, Lucas Perdomo e Raí de Souza são, segundo as investigações, alguns dos responsáveis pelo crime que não se apresentaram à Justiça.

Diário de Pernambuco
Informativos
30 de Maio / 2016 às 16:30 | Nenhum Comentário

Estão abertas a partir de hoje (30) até o dia 06 de junho as inscrições para o curso profissionalizante de Alimentação Alternativa, promovido pela Central de Cursos da Prefeitura de Petrolina. São 25 vagas, e o curso terá a duração de 20h e será ministrado do dia 27 de junho a 01 de julho no turno vespertino. .
 
As inscrições podem ser feitas presencialmente na Escola de Alimentos, localizada na Av. Dr. Ulisses Guimarães, bairro Cohab Massangano, s/nº,  a partir das 08h. A idade mínima para ingressar nos cursos é de 16 anos e é necessário ter em mãos cópias do RG, CPF e comprovante de residência.

"Petrolina, atualmente, dispõe de vagas de emprego, mas não tem pessoas capacitadas.O que nossa gestão vem fazendo é simplesmente levar para a população  a cidadania através de cursos que garantem a qualificação profissional e possibilitem a entrada  no mercado de trabalho", destacou o prefeito Julio Lossio.

Ascom/Petrolina
Espaço do Leitor
30 de Maio / 2016 às 16:00 | Nenhum Comentário

Fiquei surpreso, e gostaria de não ter lido aquela noticia publicada aqui no blog (quem é assíduo leitor como eu, sabe, do que estou falando), na noite da última terça-feira (24/05), sobre a gestão atual da cidade, a pouco menos de 48 horas para a passagem por nossa terra da Tocha Olímpica vinda de tão longe...

Quem viu a Tocha? Eu vi duas vezes e posso dizer que é bem do jeito que a gente ver pela TV. Vi, também, várias pessoas homenageadas merecidamente, e outras tantas esquecidas injustamente. Só eu e algumas pessoas vimos isso, a Tocha não...

A Tocha também não viu intermináveis deficiências na saúde com pacientes mal tratados a partir da recepção, depois segue a humilhação, até mesmo na hora de uma operação, e não estou falando do setor público não! Tem acontecido isso sim... Mas a Tocha precisava ver alguns trabalhadores dessa área, que mais parecem bons samaritanos de tão bons, e isso existe também...!

A Tocha não viu certas obras inacabadas, e algumas acabadas, já precisando ser consertadas. Assim como não viu, centenas de jovens universitários prejudicados no calendário de suas formaturas e não precisa dizer o motivo. Ela, também, não viu funcionários públicos com os olhos fixos em seus whats, nos joguinhos de computador, enquanto o contribuinte espera, espera, as vezes em pé, outras vezes sentado para não cansar... Numa total falta de respeito com quem lhe paga!

A Tocha também não viu a covardia que fazem, diariamente, com o Rio São Francisco, até hoje recebendo restos e dejetos, e não venham me dizer que agora está sendo em escala menor...

A Tocha não viu a falta de celeridade de um certo Estado que tem o dever, de esclarecer à sociedade sobre um crime brutal e sem igual contra uma criança indefesa, ocorrido dentro de um ambiente de ensino particular, naquela cidade que se diz ser uma Capital, e até agora estão devendo essa resposta não a mim, mas a todo um clamor popular e familiar... Também não viu o alto índice de criminalidade aqui e lá do outro lado, nem viu certos tipos infames que se aproveitam e às vezes ainda ceifam a vida de inocentes, depois de sevícias, e outras misérias mais...

A Tocha não viu o tal uso de agrotóxicos na sanha de logo produzirem, pois o que mais importa é ganhar e não zelar pela saúde do cidadão que vai consumir, e o resultado tem sido um alto índice daquela patologia que se chama neoplasia...

Mas a Tocha viu um caminho bem preparado, maquiado, inegavelmente bem organizado para sua passagem... Viu ainda uma segurança tamanha para não deixar sua chama apagar, viu, também, pessoas emocionadas, e um Povo sofrido, bonito, trabalhador, e ao mesmo tempo sempre muito animado, bem humorado, inspirado e acolhedor... E como não poderia faltar, ainda ouviu um pouquinho de “bossa nova”...

Tenho certeza, que a Tocha se sentiu bem recebida, e quando ela acender a grande Pira dos Jogos Olímpicos naquela metrópole maravilhosa, lá estarão, efeitos e defeitos vistos e vivenciados, ao longo desses dias passados por tantas e tantas cidades. E então, ali naquela hora, restará a esperança de que aquele fogo “considerado sagrado” possa mudar o comportamento da humanidade, e assim, quem sabe, poder evitar a reedição da história de Sodoma e Gomorra...

Palavra final: Logo após a passagem da Tocha, um vendedor de pipocas comentou: “tenho 46 anos de idade e nunca imaginei que um dia ia ver um pedacinho de fogo tão importante e com tanta segurança como tudo isso que acabei de assistir...” Eu disse a ele que ia escrever sobre sua admiração, e o mesmo com ar de alguém simples e risonho me autorizou: “escreva mesmo, cidadão...” Aqui está!

Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.

Variadas
30 de Maio / 2016 às 15:30 | Nenhum Comentário

A partir do próximo ano (2017) o Departamento de tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, ofertará mais uma graduação, o Curso de Bacharelado em Administração com foco em Gestão de Cidades e Gestão do Agronegócio.  

Os componentes curriculares do curso serão apresentados em um seminário no dia 1º de julho, no Auditório Tadeu Severino do DTCS/UNEB, a partir das 09h. Com a implantação do curso a Universidade pretende atender a gestão pública municipal e o setor primário da economia regional, tendo em vista o diagnostico de que o mercado de trabalho não dispõe de profissionais com essa formação acadêmica. 

Ascom Uneb
Variadas
30 de Maio / 2016 às 15:00 | Nenhum Comentário

No total de casos de corrupção envolvendo dinheiro público no Brasil, entre 60% e 70% concentram-se nos setores de educação e saúde, segundo dados da Advocacia-Geral da União. Especialistas apontam diversas causas por trás desse quadro, mas todos concordam em um ponto: o volume de recursos e a grande quantidade de municípios favorecem o mau uso da verba e dificultam a fiscalização.

"Outro ponto é que há diversos programas que são de execução descentralizada, e por isso não podem ser acompanhados. O controle demora um certo tempo em alcançar certos municípios de difícil acesso, apesar de a controladoria sempre ir", explica o cientista político Romualdo Anselmo dos Santos. Segundo ele, convênios assinados por emenda parlamentar também deixam o poder municipal sujeito a práticas corruptivas. "Quando determinado parlamentar diz que vai levar a certo município um recurso, ele pede que seja contratada uma empresa X. O município fica nas mãos do parlamentar".

Apenas nesse mês de maio, pelo menos três prefeitos baianos foram alvos da Justiça por improbidade no setor da educação pública. A primeira foi a gestora do município de Jequié, Tânia Britto, que foi afastada pelo Tribunal de Justiça da Bahia por fraudes em licitações. Tito Eugênio Cardoso de Castro, de Riacho de Santana, foi preso pela Polícia Federal, sob suspeita de ter contratado, de forma irregular, empresas de transporte escolar. Já em Jacobina, a prefeitura teve os recursos bloqueados pelo Ministério Público Federal; a suspeita é que os repasses, destinados à educação básica, seriam empregados em outros fins.

"Os responsáveis por acompanhar a utilização dos gastos advindos do FUNDEB é o Conselho do FUNDEB, que exerce o controle social. É comum observar que na própria composição do conselho há sujeitos que são funcionários das secretarias de educação e, de certa forma, isso não é nada bom", aponta a pesquisadora da Universidade Estadual de Maringá, Jani Moreira. (TB)

Variadas
30 de Maio / 2016 às 14:30 | Nenhum Comentário

Esse sábado (28) marcou o último dia da 26ª edição da Fenagri em Petrolina. A data também foi marcante para pessoa responsável pela organização e comercialização da feira, a empresária Nelbe Freire. Figura de grande prestígio na região, atuando por mais de três décadas como assessora, Nelbe carrega consigo a marca de realizar com competência e comprometimento o evento, que envolve empresas de grande, médio e pequeno porte além de instituições governamentais.            
Em reconhecimento ao trabalho voltado para agregar à Feira um conceito que une negócios e valorização da fruticultura na região do Vale do São Francisco, o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, condecorou Nelbe com a maior honraria do município, a medalha Senador Nilo Coelho, outorgada a personalidades com notórios serviços prestados à cidade. Na sua fala o prefeito destacou a participação da empresária em momentos decisivos em sua gestão e pontuou que o comprometimento com os trabalhos que realiza resulta em excelência. “Nelbe é uma vocacionada para o que faz”, evidenciou o gestor municipal, pontuando também a força de  articulação que a pernambucana, de Ipubi, possui.

Emocionada, Nelbe lembrou que ao longo de 31 anos no mercado passou por diversas dificuldades, mas também prazer e glória e se diz realizada. A homenageada, que estava rodeada de familiares e amigos não conteve as lágrimas: “Estou muito emocionada e muito feliz, obrigada!”. 

Policial
30 de Maio / 2016 às 14:00 | 1 Comentário

Em XIQUE-XIQUE na madrugada de 27/05/2016, por voltadas 04h00,deu-se início mais uma edição da OPERAÇÃO TERRA LIMPA,desencadeada pela CIPE SEMIÁRIDO que tem como objetivo COMBATER O PLANTIO E TRÁFICO DE MACONHA NO VALE DO SÃO FRANCISCO, onde 10 Policiais se deslocaram ao POVOADO DO CAMBOEIRO, XIQUE-XIQUE, sendo percorridos 45KM de viatura e mais 20km a pé, em progressão pela caatinga fechada até chegar  na lagoa do CHAMORRA onde foram localizados três plantios de MACONHA com 84 mil pés da ERVA, medindo em torno de 1,90m de altura, pronta para colheita, além de acampamento para 10 pessoas, gênero alimentícios, sistema de irrigação com motor, canos, adubo, e defensivos agrícola. Nos palntios nenhum traficante foi encontrado e toda droga foi erradicada e incinerada pelos policiais, preservando amostra para apresentação da Delegacia de Xique - Xique.

No retorno da operação as guarnições envolvidas na missão foram aplaudidas pelas comunidades que moram nas imediações dos plantios onde sofriam ameaçadas dos traficantes, furtos de animais e cerceamento do direito de ir e vir.

Em 5 dias foram erradicados 141.600 pés de maconha, evitando que mais de 35 toneladas da droga entrassem no mercado

ASCOM
Variadas
30 de Maio / 2016 às 13:30 | Nenhum Comentário

A utilização de som em eventos em locais abertos – como ruas e praças – e até mesmo em shows, deve cumprir alguns procedimentos legais para que não se constitua em crime de poluição sonora. O produtor ou pessoa responsável por um evento tem que ter autorização prévia de órgãos públicos como secretaria de Ordem Pública, Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Corpo de Bombeiros, 5º Batalhão da PM, Vigilância Sanitária, Receita Municipal, secretaria de Eventos e Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA).

“O que gostaríamos de reforçar é que o requerente faça a solicitação com antecedência, atentando a todos os prazos estipulados de todos os órgãos. Perdendo os prazos, o realizador do evento não poderá fazê-lo na data desejada”, explica o gerente de Monitoramento e Fiscalização da AMMA, Igor Lopes.

Os procedimentos que devem ser seguidos pelo produtor de qualquer evento estão regulamentados no decreto 73/2014. O artigo 10 do decreto institui que, para eventos realizados em ambientes abertos e vias públicas, deve ser estabelecido o Termo de Ciência e Concordância (TCC). Já se for em ambiente fechado, há a necessidade do alvará sonoro. O requerimento tem que ser solicitado junto à AMMA com antecedência de 15 dias.

“Buscamos conscientizar os produtores de eventos e donos de estabelecimentos sobre essa lei, no sentido de que estas pessoas possam desenvolver suas atividades sem o prejuízo do cumprimento das normas estabelecidas em lei”, enfatiza a gestora da AMMA, Denise Lima.

No mesmo decreto, no artigo 13, são descritas as sanções previstas para quem descumpre com o que é estabelecido em Lei. “A realização de evento de diversão pública sem a devida regularização fiscal e tributária, bem como sem a devida autorização dos órgãos competentes, sujeitará o responsável e o proprietário do estabelecimento, sem prejuízo de sanções de natureza civil ou penal cabíveis, às penalidades alternativas  ou cumulativamente de notificação preliminar; lavratura de auto de infração; multa; apreensão de produtos como equipamentos e instrumentos sonoros; proibição ou interdição de atividades e cancelamento de alvará de licenciamento”.

Maiores informações podem ser obtidas através dos telefones 87 3866 2779/ 3861 4382

www.amma.petrolina.pe.gov.br

Ascom/Petrolina
Variadas
30 de Maio / 2016 às 13:00 | Nenhum Comentário

Policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por tráfico de entorpecentes, na quinta-feira (26), às 19h30, no Bairro Bonfim 2, em Senhor do Bonfim.

A guarnição perseguia Rogério Bispo dos Reis, de 42 anos, que carregava um forno micro-ondas, em atitude suspeita e empreendeu fuga, após aproximação da viatura para abordá-lo, adentrando em sua própria casa, deixando o objeto no corredor.

Com o consentimento da mãe do acusado, a guarnição entrou na residência, sendo que um policial, que ficou do lado de fora, avistou o acusado arremessando uma sacola da janela do 2º andar, contendo aproximadamente 2 quilos de maconha.

Rogério Bispo foi apresentado, juntamente com a droga, na delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante.

 

ASCOM
Variadas
30 de Maio / 2016 às 12:29 | Nenhum Comentário

"Do ponto de vista social, você está ajudando pessoas simples e evitando o desperdício. Isso é o que motiva a existência do Banco de Alimentos", diz a assistente social do Serviço Social do Comércio, Telma Calado, responsável, entre outras funções, pela garantia de  refeições para 8.746 pessoas em cinco municípios de Pernambuco e dois da Bahia.

Em um bairro mais distante e carente de Juazeiro (BA), o Nova Aliança, fica a Instituição Professora Cristina. Socorro Braga, 50, passou mais da metade da vida, 32 anos, em sala de aula. É uma das docentes que leciona na entidade. "Eu não me canso de ver vidas transformadas. Só as doações do Banco de Alimentos do Sesc nos ajudam a mudar a vida de 180 crianças e, indiretamente, a própria comunidade; principalmente porque trabalhamos com famílias violadas em seus direitos", diz a pedagoga.

O Banco de Alimentos do Serviço Social do Comércio é um programa nacional. Em Petrolina, tem 11 anos de funcionamento. A entidade possui um cadastro com 38 organizações inscritas e que recebem os donativos. "Nossas doações vêm de empresas e instituições que nos entregam os alimentos. Depois da listagem e verificação, repassamos para as entidades cadastradas no banco", conta Calado. A assistente social diz ainda que o Sesc Petrolina tem uma equipe acompanhando as pessoas beneficiadas com a ação.

Durante a 26ª edição da Fenagri, entre os dias 25 e  28 deste mês, o Banco de Alimentos do Sesc Petrolina reservou um estande para exposição dos trabalhos e promoveu uma campanha de sensibilização sobre o desperdício de alimentos e ampliação das parcerias.  A gerente estadual do programa, Isolda Braga veio com a equipe de Recife, formada por Ely Chaves (coordenadora e nutricionista), Diego Xavier (supervisor de logística) e na companhia do gerente do Sesc Petrolina, Hednilson Bezerra, recepcionou os visitantes.

De acordo com Isolda Braga, a iniciativa foi bastante proveitosa, com destaque para os contatos feitos com várias lideranças das associações de produtores locais, a exemplo de Zé Padre, da Associação de Produtores Rurais de Orocó – PE (Asprobap), Natalício Luiz de Sá, da Associação dos Criadores de Abelhas de Petrolina (Ascamp) e Isália Damacena, presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais de Petrolina (Sintraf). No estande também foram arrecadados produtos perecíveis e não perecíveis para doação a creches, associações, abrigos e centros de recuperação de dependentes químicos. Referência regional em programas de responsabilidade social, por combater a fome e o desperdício alimentar, o Banco de Alimentos do Sesc Petrolina faz parte do programa estadual da entidade, que dispõe ainda de unidades em Recife, Caruaru, Garanhuns e Arcoverde.

CLAS Comunicação & Marketing
Informativos
30 de Maio / 2016 às 12:00 | Nenhum Comentário

Nesta terça-feira (31), serão lançados os cinco minidocumentários sobre personagens da região produzidos pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da TV Caatinga, em parceria com o Globo Universidade. Também será lançada, na ocasião, a nova edição do Caderno Globo: Vozes do Velho Chico. O evento será realizado no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro (BA), a partir das 19h, e é aberto ao público. 

Para participar do lançamento, é necessário fazer a inscrição gratuita até o dia 31, por meio do site do Globo Universidade. O evento é voltado para estudantes, professores universitários, moradores da região, estagiários e parceiros da TV Caatinga, funcionários e parceiros das afiliadas Globo na região, e interessados no tema. 

Os minidocumentários foram produzidos por estudantes de Artes Visuais e estagiários de Comunicação Social da Univasf sobre personagens da região. O Caderno Globo Vozes do Velho Chico contém artigos, entrevistas e reportagens baseados pelos temas o rio, a terra e a gente. A publicação será distribuída gratuitamente e já está disponível em versão digital, com conteúdos extras. 

A gerente de Desenvolvimento Institucional da Comunicação da Rede Globo, Viridiana Bertolini, ressalta a relevância do evento de lançamento da publicação e dos minidocumentários. “É um evento importante para dar espaço para a troca de conhecimento com estudantes e moradores da região do rio São Francisco”, afirma. 

O evento será conduzido pela atriz Carol Castro e a programação será composta pela apresentação dos cinco minidocumentários, que retratam perfis de ribeirinhos ligados a dança, música, gastronomia, turismo e comunidades de fundo de pasto da região. Também farão parte da programação a apresentação do grupo Samba de Véio da Ilha do Massangano e a palestra “As várias faces do Velho Chico”, ministrada pelo filósofo Roberto Malvezzi, que abordará aspectos históricos sobre o rio e a região do Vale do São Francisco. 

A coordenadora de Programação e Jornalismo da TV Caatinga, Fabíola Moura, destaca que a apresentação dos documentários é uma oportunidade de mudar os discursos sobre o Semiárido, a partir de um olhar mais próximo dessa realidade. “A partir dos personagens escolhidos pelos próprios estudantes, estamos mostrando um Semiárido mais urbano e feminino, além de abordar temas quase não discutidos na mídia, como o fundo de pasto”, explica. 

Os documentários serão exibidos aos sábados no GRTV 1ª Edição, da TV Grande Rio, a partir deste sábado (28). O primeiro será sobre Maria Clara, menina “sambadeira” integrante do Samba de Véio da Ilha do Massangano.

Brena Souza Ascom Univasf
Policial
30 de Maio / 2016 às 11:25 | Nenhum Comentário

Em comemoração aos 131 anos da Cidade de Senhor do Bonfim, aconteceu um desfile cívico-militar, na Praça Nova do Congresso, na manhã do último sábado, dia 28 de maio, com as presenças do Dr. Edvaldo Correia, Prefeito e do Ten Cel PM Anselmo Bispo, Comandante do 6º BPM. A tropa do 6º Batalhão de Polícia Militar abrilhantou a solenidade, sendo muito aplaudida pela população.

Informativos
30 de Maio / 2016 às 11:00 | Nenhum Comentário

O Programa de Línguas e Informática (Prolinfo), em atividade há 14 anos pela Universidade de Pernambuco (UPE), abriu um novo processo seletivo de professores-estagiários. A chamada acompanha as ações de interiorização que inauguram o novo polo do programa na cidade de Palmares, Região da Zona da Mata Sul. Os selecionados deverão ministrar aulas nos cursos de inglês, espanhol, português, informática, computação gráfica e excel avançado. Existem oportunidades para atuar no Recife, em Camaragibe, na Mata Norte (na cidade de Nazaré da Mata), Agreste (na cidade de Garanhuns), Sertão (na cidade de Arcoverde) e na Região do São Francisco (em Petrolina).

A novidade para o segundo semestre é a inauguração do novo polo em Palmares. Na região da Mata Sul, a UPE - Prolinfo contará com o apoio da FAMASUL/FACIP que já oferece cursos de licenciatura em letras. Esses jovens licenciados deverão ser favorecidos com a oferta de estágio-docência no Prolinfo. "Somos o maior programa de formação de professores no estado, e agora, com o novo polo em Palmares, a população da Mata Sul terá um programa de extensão com selo de qualidade UPE", explica o professor Carlos Silva, coordenador geral do programa.

"O Prolinfo é uma excelente oportunidade de profissionalização para jovens e adultos", relata o coordenador de interiorização, Vinicius Pascoal. 

A proposta do programa é oferecer cursos livres com altíssima qualidade e baixo custo, ao mesmo tempo em que proporciona a formação de jovens docentes. A UPE - Prolinfo dispõe de uma equipe com mais de 100 integrantes em todo o estado de Pernambuco, que têm total responsabilidade sobre as turmas em que ensinam. Esses jovens docentes são acompanhados de perto por um time de coordenadores pedagógicos experientes no processo de ensino-aprendizagem de idiomas e informática. O corpo docente é renovado a cada semestre através de seleções públicas.

No atual processo de seleção os candidatos passarão primeiro por análise de currículo digital, e em seguida são convocados para entrevista, avaliação escrita, treinamento didático-pedagógico e apresentação de aula prática. Os candidatos devem estar matriculados em uma instituição de ensino superior, na condição de estudante de graduação ou de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado, MBA ou outro). Interessados devem primeiro cadastrar seus currículos no site www.prolinfo.com.br/trabalheconosco.

A equipe do PROLINFO entrará em contato com os candidatos informando mais detalhes da seleção que deve acontecer entre os meses de junho e julho. O início das atividades está previsto para a primeira semana de agosto, após imersão pedagógica com docentes veteranos.

ASCOM PROLINFO UPE
Política
30 de Maio / 2016 às 10:42 | 19 Comentários

A não citação do seu nome como pré-candidato a prefeito do grupo político do prefeito Isaac Carvalho durante ato do PCdoB semana passada parece ter azedado de vez a relação entre o titular do Executivo Municipal e o ex-secretário de Saúde Dalmir Pedra.

Durante publicação em sua página pessoal no facebook, Dalmir Pedra que retornou à condição de vereador na Casa Aprígio Duarte, fez algumas considerações que se supõem sejam destinadas ao ex-patrão alegando, inclusive, que “Juazeiro não precisa de boneco...” e argumenta que “o juazeirense quer um prefeito da terra, nascido e criado em Juazeiro”.

Veja na íntegra a mensagem de Dalmir Pedra:

Diante do trono e sob o olhar do grande arquiteto do Universo, coloco a condição de pré-candidato a Prefeito de Juazeiro da Bahia.

Com a força do povo, irmãos, colegas de trabalho, colaboradores e impulsionado pela prática do bem social coloco o meu curriculum para análise.

 JUAZEIRO quer democracia e não tirania!

 JUAZEIRO quer pluriparipartidarismo e não monopólio!

 JUAZEIRO quer jogos de idéias e não tenacidade!

 JUAZEIRO do Juazeirense nato e que também acolhe os que a procuram!

Juazeiro produz sim barranqueiros que a conhecem e a amam e por ela lutarão sempre, não precisamos montar um boneco e ofertar-lhe titularidade, a fim de ser nome ideal para dirigir a nossa Juazeiro!

Tudo em excesso é tolice, se resume a prepotência.

JUAZEIRO!!

Variadas
30 de Maio / 2016 às 10:28 | Nenhum Comentário

A Embrapa Semiárido, seguindo sua grade de treinamento do público externo, e com o objetivo de capacitar e atualizar engenheiros agrônomos, técnicos, estudantes e produtores com a prática de uso de fertilizantes via água de irrigação, realizará, no Escritório da Embrapa Semiárido - Centro de Convenções Senador Nilo Coelho - Petrolina-PE, o XX Curso de Fertirrigação, com aulas teóricas e prática, sob a coordenação do pesquisador José Maria Pinto, no período de 30/05 a 02/06/2016.

A fertirrigação é uma prática agrícola essencial ao manejo de culturas irrigadas e muito comum em sistemas agrícolas tecnificados, proporcionando, dentre outros, os seguintes benefícios:  economia de fertilizantes, devido ao maior parcelamento dos mesmos, evitando doses excessivas e perdas por lixiviação; economia de mão de obra na utilização de fertilizantes; possibilidade de colocar nutriente em qualquer fase do ciclo da cultura; melhor distribuição dos nutrientes no perfil do solo, inclusive daqueles considerados de baixa mobilidade; possibilidade de aplicação de outros produtos sistêmicos como herbicidas, fungicidas e inseticidas.

As inscrições, em número limitado, já estão abertas, podendo ser efetivadas com Mariléa Rodrigues, no Escritório de Apoio da Embrapa Semiárido, no Centro de Convenções.

Investimento: Profissionais R$ 150,00 / Estudantes R$ 75,00.

Policial
30 de Maio / 2016 às 10:02 | Nenhum Comentário

O laudo da perícia do caso do estupro da jovem de 16 anos no Rio diz que a demora da jovem em acionar a polícia e em fazer o exame foi determinante para que não fossem encontrados indícios de violência. Além do resultado do exame de corpo de delito, a polícia também fez uma perícia no vídeo que foi divulgado nas redes sociais. O Chefe de Polícia Civil, Fernando Veloso, disse que a perícia feita no vídeo traz respostas que podem contrariar o senso comum que vem sendo formado pelas pessoas sobre esse caso.

Algumas informações que estarão no laudo realizado sobre o vídeo divulgado nas redes sociais do caso de um estupro coletivo que teria ocorrido em uma comunidade na Zona Oeste do Rio. O chefe de Polícia Civil, Fernando Veloso, informou que o laudo pode trazer novas informações sobre o caso. Não há vestígios de sangue nenhum que se possa perceber pelas imagens que foram registradas. Eles [os peritos] já estão antecipando, alinhando algumas conclusões quanto ao emprego de violência, quanto à coleta de espermatozoides, quanto às práticas sexuais que possam ter sido praticadas com ela ou não. Então, o laudo vai trazer algumas respostas que, de certa forma, vão contrariar o senso comum que vem sendo formado por pessoas que sequer assistiram ao vídeo”, concluiu Veloso.

A menor de 16 anos de idade que teria sido vítima de um estupro coletivo em uma comunidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro entrou no Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes ameaçados de Morte (PPCAM), executado pela Secretaria de Direitos Humanos do Estado do RJ. A adolescente já saiu de casa e está em um local que não foi divulgado, como informou a Globo News.

Advogada dispensada

No fim da tarde deste domingo (29), a advogada Eloísa Samy Santiago informou que a família da menor, que teria sofrido violência sexual de 30 homens dispensou os seus serviços. “Hoje à tarde recebi pelo WhatsApp um aúdio da avó da adolescente me agradecendo pelo meu empenho e dedicação ao caso, mas dispensando a continuidade dos meus serviços em razão da família agora estar sob os cuidados e a proteção da Secretaria de Direitos Humanos do Estado”, afirmou Eloísa em uma postagem em uma rede social.

Neste domingo (29), toda a coordenação da investigação do caso de estupro coletivo da adolescente passará para a ser conduzida pela Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV), afirmou o chefe da Polícia Civil, Fernando Veloso: "Em razão desse elevado desgaste que o delegado [Alessandro Thiers, delegado titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI)] está tendo, a gente vai avaliar se houve falta de habilidade dele na questão do trato com a vítima, ou não. Até para tentar preservar o delegado e garantir a imparcialidade da investigação, para que a gente não tenha que enfrentar discussão sobre a investigação ser conduzida de forma imparcial", disse Veloso.

As investigações estão agora sob a responsabilidade de Cristiana Bento, delegada titular da DCAV, que já acompanhava as investigações. "Os autos estão indo para a mão dela. Estarão com ela ainda hoje. Já conversamos e ela vai se inteirar de todas as provas já colhidas e materializadas; e amanhã, a delegada irá se manifestar quanto à necessidade, ou não, de alguma medida cautelar, seja ela de prisão ou não. Mas pode ser se manifestar hoje ainda", informou o chefe de Polícia Civil. Nesta segunda-feira (30), de acordo com Veloso, a delegada Cristiana Onorato dará mais informações sobre o caso durante coletiva de imprensa. "Vamos fazer um balanço amanhã. A dra. Cristiana já vai se manifestar quanto a decisões tomadas", afirmou.

Operação na Zona Oeste

A Polícia Militar realizou na manhã deste domingo uma operação nas comunidades de São José Operário e Covanca, na Praça Seca, Zona Oeste do Rio, para, entre outros objetivos, buscar suspeitos de participação no caso da adolescente que denunciou ter sido vítima de um estupro coletivo envolvendo 33 homens. Setenta policiais participaram da ação. Veloso comentou a operação: “Quanto à operação de hoje. Ela é uma de uma série. Há interesse que sejam ouvidas quaisquer pessoas que tenham alguma relação, algum tipo de ligação com o tráfico daquela localidade. Só aconteceu daquela forma que foi descrita, que está sendo investigada, porque o tráfico de drogas, de alguma maneira, permitiu isso”.

G1
Informativos
30 de Maio / 2016 às 10:00 | Nenhum Comentário

No dia 4 de Junho( Sábado), acontecerá o brechó beneficente da ONG PROTEGER, que resgata e cuida de animais de rua e vítimas de maus tratos. Toda renda obtida no evento será destinada para a manutenção da ONG,que hoje conta com cerca de 150 animais,entre cães e gatos,sob os seus cuidados.

Entre os gastos mensais da ONG estão ração, areia higiênica, material de limpeza, medicações e veterinário. O brechó irá contar com roupas novas e semi novas com valores à partir de 2,00 e calças jeans entre 5,00 e 10,00. O ambiente do evento é climatizado e com segurança, dando mais conforto para quem for fazer suas compras.
 
Data: 4 de junho (sábado)
Local: Sociedade 21de Setembro. Rua Manoel Clementino,Centro, Petrolina-Pe. (Ao lado da Bis Burguer).
Horário: 10:00 às 14:00
Entrada Gratuita.
Espaço do Leitor
30 de Maio / 2016 às 09:55 | 1 Comentário

O grupo Anjo Amigo, que tem por finalidade ajudar pessoas carentes e entidades beneficentes, concluiu neste domingo, 29, mais uma campanha solidária e desta vez a ação beneficiou o abrigo de idosos Pedras Preciosas situado na cidade de Sobradinho.

Em mensagem ao Blog, Eliane Oliveira, uma das coordenadoras do grupo comemorou o sucesso da campanha:

“Encerramos neste domingo (29), a Campanha em prol do Abrigo Caminho das Pedras Preciosas. Obrigada a todos que contribuíram com esta ação.

Acreditamos muito que compartilhar o bem e dar exemplos de solidariedade é um dos ingredientes preciosos para alcançarmos a felicidade plena.

Garantimos seis meses de fraldas geriátricas”.

Eliane Oliveira

Variadas
30 de Maio / 2016 às 09:27 | Nenhum Comentário

Em e-mail ao Blog o leitor João Ciríaco dos Santos expressa o seu ponto vista em relação ao sistema político e atual momento do país. Confira: Nosso regime republicano está arcaico (muito antigo). Vamos mudar para parlamentarismo já, pois, na Inglaterra é um dos mais famosos exemplos de parlamentarismo do mundo. Que país é esse onde foi presidida uma sessão de impeachment (processo para cessar o mandato de uma presidenta eleita com mais de 54 milhões de votos). Sendo que, o presidente do Legislativo é acusado de corrupção. Em minha opinião na pior das hipóteses, para crise econômica e política é uma eleição geral já para todos os níveis, digo, de vereador a presidente, em outubro/2016.

João Ciríaco dos Santos 

Espaço do Leitor
30 de Maio / 2016 às 09:00 | 1 Comentário

VEJA O VÍDEO:

O economista Carlos Alberto (Cacá) enviou mensagem ao Blog denunciando a degradação da estrutura do monumento Nêgo D`água, instalado no leito do rio São Francisco, imediações do bairro Angari. Na mensagem, Carlos Alberto também propõe a concessão de um título de cidadania juazeirense e explica as razões da sugestão. Confira:

Geraldo,

Amigo, na verdade a intenção é levar a sociedade a uma reflexão; o tamanho do patrimônio imaterial que está ali. Imagem que roda o mundo, trazendo benefícios e olhares, com todos os requisitos possíveis para ser enquadrado como Cidadão, só que Imaterial. (questões filosóficas).

A Câmara de vereadores de Juazeiro, acredito que é o que há de mais ridículo, subserviente, irrelevante, e, pelos seus atos, é reconhecida como tal, apesar de ter nela, vereador votado por mim: votei no Tiano.

O Ministério da Cultura foi criado por José Sarney e através do Decreto n 3.551 de 04 de agosto de 2000, assinado por Fernando Henrique Cardoso, permite que estados e municípios criem suas Leis pertinentes a Cultura, Patrimônios, Patrimônios Materiais, Imateriais, etc.

Para o texto não ficar longo, acredito que o exemplo da Prefeitura de Belo Horizonte: criou uma Lei que define Patrimônio Cultural Imaterial Vivo(se existem os vivos existem os não vivos), e nomeia pessoas de relevância, sambistas, quituteiras, artesãos, como tal. Aqui seria Bebela; e Walter Dourado que já faleceu? Ficaria esquecido?

Em Gramado/RS, existe a Casa de Papai Noel, com a cama de Papai Noel, a cozinha de Papai Noel, os pratos de Papai Noel, a cadeira de Papai Noel: tornou-se Cidadão Riograndense e Gramadense. . .

Pensar que isso cabe na cabeça da Câmara de Vereadores de Juazeiro, é querer demais... Ela é o que é. O Nego presta serviços que somados todos os títulos dado por esta Câmara não alcançaria o Nego D'Agua; no sol, desprezado, abandonado, mas, trabalhando...

Vou pedir ao Ledo Ivo prá tomar conta do Nego dele, nego genuinamente brasileiro e sanfranciscano.

Abraços fraternos Geraldo, tenha uma boa semana e sucesso nas suas coisas...

Carlos Alberto - Cacá

Como prometido, Cacá encaminhou mensagem ao autor do monumento, o artista plástico Lêdo Ivo que também comentou o caso. Confira:

Geraldo José,

Eu recebi junto com você a petição feita por Cacá com os argumentos muito bem substanciados e as fotos do monumento Nêgo D`Água.  De fato eu já estava a par da degrada situação da obra e já tinha comunicado à Prefeitura de Juazeiro desta situação que, inclusive, foi bem na época que foram restauradas as obras de Jota Mildes. Quis acreditar que seria feita alguma intervenção de urgência na obra, o que não foi feito.  Compartilho a atenção de Cacá com esta obra e fico feliz em ver que você também se preocupa.

Atenciosamente,

Lêdo Ivo

Variadas
30 de Maio / 2016 às 08:29 | Nenhum Comentário

A Bahia terá um representante na Cúpula de Juízes sobre Tráfico de Seres Humanos e Crime Organizado, evento realizado pela Pontifícia Academia de Ciências Sociais do Vaticano nos próximos dias 3 e 4 de junho, na Itália. Procurador de Justiça do Ministério Público da Bahia e professor da UNIFACS, Rômulo Moreira aceitou o convite do Papa Francisco para o evento que reunirá magistrados do mundo inteiro que desempenham papel ativo no combate ao tráfico de pessoas, à escravidão moderna e ao crime organizado.

Com 49 anos de vida, sendo 26 deles dedicados à carreira, o baiano Rômulo Moreira é professor de Direito Processual Penal e atua em Salvador como procurador de justiça da área criminal há nove anos. Tem, entre os livros publicados, o título A Nova Lei do Crime Organizado. "É um evento que vai reunir membros da magistratura de todo o mundo para discutir a temática e partilhar experiências, sucessos e melhores práticas, criando maior consciência global sobre os problemas e soluções para essas novas emergências do mundo globalizado", explica Moreira, que pretende apresentar durante a Cúpula estatísticas atualizadas sobre o combate ao tráfico de pessoas, escravidão e crime organizado no Brasil nos últimos cinco anos.

Em entrevista concedida à Revista Época, em março desse ano, o magistrado contou que ficou bastante surpreso com o convite – recebido por e-mail – e que chegou, inclusive, a desconfiar da sua veracidade. Na mesma entrevista, Moreira declarou ainda que, apesar de ser filho de católicos, casado com uma católica e de ter formação católica, é ateu, mas guarda grande admiração pelo Papa Francisco, com quem deve se encontrar no primeiro dia de evento.

Imprensa Via Press
Variadas
30 de Maio / 2016 às 08:00 | Nenhum Comentário

Os concursados para o cargo de Escrivão da Polícia Civil da Bahia, classificados e formados dentro do número de vagas estabelecidas no edital do concurso público de 2013, receberam com temor a inexplicável notícia de convocação parcial dos mesmos no chamamento realizado no dia 14 de maio de 2016, apenas 55 (cinquenta e cinco) de um total de 100 (cem) aprovados. Em contrapartida, as vagas oferecidas no edital foram integralmente supridas para os cargos de Delegado e Investigador, inclusive abrangendo aprovados do cadastro de reserva, enquanto aprovados para Escrivão dentro do número de vagas ficaram para a excedência.

Em tempos de crise nacional, com reflexos diretos nas finanças de vários estados, a exemplo da Bahia, não se pode lançar à sorte do acaso candidatos que lograram êxito no concurso público, estabelecendo suas classificações finais dentro das vagas oferecidas no edital do certame. Neste momento, ainda que privilegiados pelo direito líquido e certo à nomeação, os candidatos ao cargo de Escrivão foram aviltados.

Isto posto, cabe destacar que os balanços orçamentários do governo apontam que o limite prudencial fora atingido, mas, a área de segurança (sem menção a distinção de cargos) é abarcada nas exceções para se nomear em épocas em que o limite prudencial tenha sido alcançado. O impacto orçamentário é idêntico entre as carreiras de Investigador e Escrivão, ambas estruturadas de forma igualitária, sem hierarquias, com salários, gratificações e demais vantagens iguais do início ao final das carreiras. Se comparado ao impacto orçamentário gerado pela nomeação de delegados, é substancialmente menor.

Assim, transformar candidatos com direito líquido e certo à condição de reserva, ao passo em que excedentes (07 delegados e 82 investigadores) são primeiramente contemplados, é um contrassenso. Não há quem preveja o futuro, e, se as finanças do estado da Bahia não se equilibrarem até a expiração do prazo de validade do referido concurso, os candidatos aprovados dentro das vagas do edital para o cargo de Escrivão ficarão a mercê do destino, com real comprometimento de seus direitos garantidos.

Ao passo em que parabenizamos a iniciativa do Exmo. Governador em nomear mais de 600 concursados da polícia civil, alertamos sobre o desprezo dado ao cargo de escrivão, cargo este que sofre de mazelas que aqui não cabe explanar, mas cujos reflexos são evidentes pelo lugar de esquecimento a que os concursados do referido cargo foram postos.

Entendemos que todos os aprovados e formados na academia para os cargos de Delegado, Escrivão e Investigador fazem jus à nomeação, mas privilegiar uns em detrimento de outros gera profundo pesar e sensação de ameaça.

Errar é humano, mas desfazer o erro é HERÓICO!

“O tempo da injustiça corrói a dignidade dos injustiçados” autores: os 46 injustiçados

Jozy Xavier Dos Santos, Diana Valleria Miranda Bittencourt, Waldir Catarino Menezes Filho, Roseanne Nunes Carneiro Rios, Maianne Moreira Vivas, Rodrigues Santana De Oliveira, Remmson Gomes Freire, Anna Mecia Passos Da Silva, Fabricio Oliveira Santos, Alisson De Santana Leite, Saulo Cerqueira Carvalho, Vania Campos Pina, Marcelo Silva Lima, Jamille De Santana Melo Adorno, Flavia Da Silva Costa, Rodrigo Pereira Fagundes, Daiane Carvalhal Santos, Camilla Gois Cavalcante, Iris Maia Nogueira, Nadimara Silva De Souza, Carla Lorena Santos Souza, Bianca Santos Brito, Julio Cezar Freire De Carvalho, Glecio Vital Dos Santos, Gabriel Skowronski Sodre, Diogo Rios Cordeiro, Emerson Luis Pinto Oliveira, Monique Rebouças Rodrigues, Adnecy Conceição Dos Santos, Marcos Dal Bello, George Almeida Barbosa, Angela Milena Marques Dos Santos, Larissa Neris De Melo Carvalho, Fernanda As Figueiredo De Nora, Felipe De Araujo Peixoto, Miucha De Freitas Isensee, Danilo Da Conceiçao Costa, Erivaldo Bonfim Brito Junior, Denilson Lima Cruz, Flavia Almeida Silva, Flavia Raiana Souza De Carvalho, Fernanda Soledade Magalhaes Alves Gama, Rosele Ferreira Xavier, Clecia Sales Costa, Daniela De Carvalho Leite E Andrea Barbedo Souza.

Respeitosamente,

Concursados do cargo de Escrivão não convocados.

Variadas
30 de Maio / 2016 às 07:28 | 1 Comentário

Pioneira no Brasil, a PPP de Diagnóstico por Imagem da Bahia iniciou suas atividades em 28 de maio de 2015, após o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), assinar contrato com a Rede Brasileira de Diagnósticos (RBD), após concorrência pública. A empresa tornou-se responsável pela gestão e operação dos Serviços de Apoio ao Diagnóstico por Imagem em 11 hospitais públicos por 11,5 anos, período em que será investido R$ 1 bilhão.

Em um ano, feito neste sábado (28), foram realizados mais de 183 mil novos exames de raios-x, tomografia, mamografia e ressonância nas unidades de bioimagem do Centro Estadual de Oncologia (Cican) e nos hospitais Ernesto Simões Filho, Octávio Mangabeira, Geral do Estado, Roberto Santos, Geral de Camaçari, Menandro de Faria (Lauro de Freitas), Regional de Guanambi, Geral de Vitória da Conquista, Luis Viana Filho (Ilhéus) e Prado Valadares (Jequié).

"Com a PPP, o Governo do Estado amplia a capacidade de atendimento à população, reduz custo, promove melhorias nos serviços prestados, como maior precisão do diagnóstico e agilidade na entrega dos resultados, além de gerar mais de 500 empregos diretos. Neste um ano de operação, os resultados são expressivos e a população é a principal beneficiada", declarou o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

Na primeira etapa do projeto, a RBD entregou aos baianos o novo Centro de Bioimagem do Cican, a nova sala de raios-x do Hospital Ernesto Simões Filho e vai inaugurar, oficialmente, ainda neste semestre, a unidade do Hospital Especializado Octávio Mangabeira. A unidade no Cican passou a oferecer aos usuários da rede pública de saúde tomografia, mamografia digital com estereotaxia (equipamento para biópsia), raios-x e equipamentos de digitalização (CR's), todos com a mais moderna tecnologia existente no setor privado.

O Hospital Ernesto Simões Filho, com mais um aparelho de raios-x, passando a contar com dois, e um equipamento de digitalização de imagens, passou a ter capacidade de realizar mais de 4.000 exames ao mês. No Hospital Octávio Mangabeira, com as reformas, ampliações e aquisição de novos equipamentos, a unidade passou a contar com recepção mais ampla, duas salas de raios-x, dois aparelhos de raios-x, uma sala de tomografia com um tomógrafo, salas de preparação e recuperação do paciente e sala de digitalização de imagem. Sob a gestão da RBD, a unidade passou a realizar mais de 23.580 exames nos últimos meses.

Para o presidente da RBD, Fernando Pereira, a assistência aos pacientes é um dos pontos diferenciais da gestão da concessionária. "Há elogios quanto à postura das equipes e reconhecimento quanto às mudanças estruturais nas unidades e no atendimento. Além disso, o tempo para realização dos exames e a entrega dos resultados diminuiu". Segundo Pereira, o paciente, a depender do exame, tem a facilidade de realizá-lo no mesmo dia da solicitação do médico e os laudos são entregues em até dois dias úteis. A PPP também vai construir uma nova Central de Laudos que, atualmente, funciona provisoriamente com médicos especialistas nas diversas áreas da radiologia: músculo esquelético, abdômen, tórax, cabeça e pescoço.

Obras iniciadas no HGRS, Camaçari e Lauro de Freitas

A PPP de diagnóstico por imagem entrou na fase de adequações, revitalizações e reformas nos hospitais: Geral Roberto Santos (HGRS), Geral de Camaçari (HGC) e Menandro de Faria (Lauro de Freitas), com obras iniciadas desde meados de abril. O Roberto Santos vai ganhar, além de um aparelho de ressonância, dois CR's (para digitalização das imagens) e um tomógrafo de 128 canais, equipamento de última geração, utilizado em hospitais de ponta do país, como o Sírio Libanês e Albert Einstein, em São Paulo. Para o Menandro de Faria, serão adquiridos dois CR's, um equipamento novo de raios-x e um tomógrafo de 16 canais, também de tecnologia avançada para diagnósticos mais precisos. Os dois raios-x do Hospital Geral de Camaçari serão substituídos por dois novos equipamentos e a unidade de bioimagem vai ganhar um tomógrafo de 16 canais e dois CR's.

Projeto entra na fase de obras no interior

No interior da Bahia, o projeto vai beneficiar os hospitais em Ilhéus, Vitória da Conquista, Guanambi e Jequié. Após as reformas, para operar os equipamentos e apoiar no atendimento, serão contratados mais 25 funcionários que serão distribuídos nas quatro unidades. Em Jequié, a unidade vai ganhar um tomógrafo de 16 canais de última geração, um aparelho de ressonância magnética e um equipamento de ressonância magnética de última geração.

Já em Vitória da Conquista, serão instalados um tomógrafo de 64 canais, em substituição ao antigo, um aparelho de ressonância magnética, dois novos equipamentos de raios-x, em substituição aos atuais, e um mamógrafo digital com estereotaxia (equipamento para biópsia). Todas as unidades do interior do Estado contarão com equipamentos de CR's para digitalizar os exames de raios-x, e para Jequié e Guanambi serão adquiridos CR's para digitalização dos exames de mamografias.

PPP aumenta eficiência em Guanambi

Com a gestão e a operação da RBD, a unidade de bioimagem do Hospital Regional de Guanambi teve aumento no número de realização de exames, passou a dispor de equipe técnica 24h e reduziu o tempo de entrega dos laudos. Atualmente, a unidade conta com um mamógrafo, um tomógrafo e um aparelho de raios-x, sendo que estes últimos serão substituídos pela RBD por equipamentos com tecnologia mais avançada. Nos últimos cinco meses foram realizados mais de 12 mil raios-x, tomografias e mamografias, todos 100% laudados pela equipe médica da concessionária. "O número de raios-x superou a meta em 20% e o aumento de mamografias foi de 35%", informa o presidente da RBD, Fernando Pereira.

Mais pessoas atendidas e entrega de resultados em menos tempo. Pereira confirma que foi reduzido de 30 para sete dias a entrega dos laudos, sendo que, em sua maioria, exames de emergência e de pacientes internados são entregues no mesmo dia. Ele acrescenta que serão feitas adequações nos espaços da unidade, com obras previstas para começar no próximo mês. "O nosso objetivo é deixar o ambiente mais agradável para os pacientes, funcional para os colaboradores e oferecer serviços e atendimentos públicos de qualidade à população baiana", conclui.

A RBD

A Rede Brasileira de Diagnósticos é uma empresa baiana, constituída por uma das principais redes de medicina diagnóstica do país, a Alliar, em conjunto com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico (FIDI), especializada na gestão de diagnósticos por imagens para hospitais públicos, e a Philips, empresa holandesa que se destaca pela tecnologia em equipamentos de saúde.

Fotos: Carla Ornelas e Manu Dias/GOVBA
Esporte
30 de Maio / 2016 às 07:00 | 3 Comentários

Lourival Quirino: o sertanejo que nadou contra a corrente para dominar águas abertas

Por Elis Bartonelli

Natural de Juazeiro, no sertão baiano, atleta que treinava no rio São Francisco para competir no mar conduz a chama dos Jogos Rio 2016 em sua terra natal

Lourival Quirino: o sertanejo que nadou contra a corrente para dominar águas abertas

Distante 511 km da capital Salvador, a cidade de Juazeiro, no interior da Bahia, é a terra natal de grandes personalidades brasileiras. Uma delas é Lourival Quirino, de 46 anos, que, mesmo nascido longe do mar, destacou-se nacionalmente como nadador de travessias em mar aberto. Cinco vezes campeão da Travessia Mar Grande Salvador, nesta quinta-feira (26), ele conduziu a tocha Olímpica pela sua cidade, sob gritos de incentivo de seus conterrâneos.

“Quando peguei a tocha, passou um filme na minha cabeça. Lembrei de quando comecei a nadar, do meu pai me ensinando, dos meus trabalhos. Vi que tudo isso valeu a pena”, conta.

A história de Lourival com as águas abertas começou bem cedo, quando ele tinha apenas 6 anos de idade. A proximidade com o rio – sua casa ficava a 50 metros do São Francisco – fez com que seu pai o ensinasse a nadar por medida de segurança. Aos poucos, ele foi tomando gosto pela natação e começou a treinar, com mais dez amigos, no próprio São Francisco.

A falta de condições financeiras para ir a um clube levou o grupo a correr atrás para aprender as técnicas e os hábitos fundamentais para se tornar um nadador profissional. Liderados por Jaílson de Souza, eles juntavam dinheiro para comprar livros que ensinavam a natação profissional. Aos 12 anos, entre uma técnica e outra usando objetos que não são próprios para o nado, Lourival já treinava força e condicionamento físico.

“Amarrávamos uma borracha no caiaque e a prendíamos com uma das pontas da corda. A outra ponta vinha para a cintura. Para fazer trabalho de braço, usávamos um pubol (acessório de natação) de isopor e uma câmara de ar. Enchíamos e a colocávamos entre as pernas. Muitos nadadores de Juazeiro ainda fazem isso”, lembra ele.

O cuidado com a alimentação também fazia parte da rotina dos adolescentes. O amigo Jaílson estudava sobre o assunto e preparava alimentos à base de leite de soja, como bolo, pão e mingau como suplemento alimentar. Treinando três horas por dia e cheio de determinação e preparo, Lourival ganhou sua primeira competição aos 15 anos, quando fez uma longa travessia do São Francisco a nado.

Em 1989, ele deu mais um importante passo na carreira: atravessou o mar grande de Salvador pela primeira vez. Foi aí que Lourival despertou a atenção do treinador Rogério Arapiraca. No ano seguinte, voltou à capital para treinar a convite dele. Mesmo acostumado com a água doce, o rapaz do sertão não estranhou o mar: “Descobrimos que, por eu ter treinado na água doce, a água do mar ficava mais leve. Isso porque no rio sempre treinávamos contra a correnteza. No mar eu fazia um tempo mais baixo do que quando nadava no rio, então levava vantagem”.

Lourival voltou a treinar no São Francisco para ganhar ainda mais fôlego. Treinava de janeiro a julho na sua cidade natal e de setembro a dezembro, em Salvador. Com as orientações de Rogério, ele foi se aperfeiçoando cada vez mais. Conquistou a travessia em mar grande novamente, nos anos 1990, 1991, 1994 e 1995, e começou a sair da Bahia para participar de campeonatos em diversos cantos do Brasil. Depois de nadar em Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, ele viajou para disputar nos Estados Unidos, na Argentina e na Europa.

Passadas as maratonas de competições, decidiu dar um tempo na natação. Ficou 15 anos sem nadar, mas nunca deixou de praticar esportes. Pedalava, corria, fazia triatlo e não perdeu o pique. No ano passado, a saudade bateu e Lourival voltou a treinar. De cara, conquistou a Copa Brasil de Natação, quando competiu com um dos atletas que mais admira: o nadador Allan do Carmo.

“Conheci o Allan quando ele era criança, sempre o admirei muito. Nos encontrávamos em Salvador, porque as equipes eram próximas. Eu dizia para o pai dele que ele ia longe. E hoje ele vai participar dos Jogos Olímpicos”, vibra ele. A vida de atleta não impediu que Lourival completasse os estudos. Ele terminou o Ensino Médio em Juazeiro, mas só agora cursa o superior. É estudante de Educação Física em Juazeiro: “ Já treino uma equipe de natação. Quero me formar e dar continuidade ao projeto”.

Política
30 de Maio / 2016 às 06:28 | Nenhum Comentário

Após a repercussão do estupro que uma menina de 16 anos sofreu no Rio de Janeiro, onde cerca de 30 homens abusaram sexualmente da adolescente desacordada, a pré-candidata à vereadora de Salvador, Lorena Brandão (PSC), repudiou, mais uma vez, os casos de violência contra a mulher. A polícia pediu a prisão preventiva de quatro acusados de envolvimento no crime.

"É um absurdo que em pleno século XXI ainda se tenha tanto preconceito, machismo e covardias. Dessa vez, uma menina de 16 anos foi a vítima. Mas por ano cerca de 45 mil mulheres sofrem este tipo de violência. Não podemos deixar isso crescer. É abominável viver em uma sociedade onde ainda se culpe a mulher por esse crime. As pessoas têm que denunciar, não podemos ficar calados diante de tanto absurdo que vivemos e sabemos em nosso país", disse Lorena Brandão.

No Piauí, mais precisamente no município de Bom Jesus, que fica a 732 km de Teresina, outro caso semelhante: cinco homens são suspeitos de agredir uma adolescente. Segundo a polícia, a menina foi encontrada em coma alcoólico, desacordada e com sinais de abuso, mas ainda aguarda exames de DNA para ter certeza se realmente se trata de um estupro.

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em seu último levantamento, 47.646 estupros são realizados no Brasil. Esse número representa algo ainda mais assustador: em média, são 11 estupros por minuto no país. Os números incluem também os estupros de vulnerável, crime cometido contra menores de 14 anos. Na Bahia, a média também é alta. São cerca de dois mil estupros por ano, sete por dia.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), em seu último levantamento divulgado, em 2015, a capital baiana, com 521, tem três vezes mais casos registrados que Feira de Santana, segunda maior cidade do Estado, que registrou, 148 casos de estupros, e mais de quatro vezes o total de casos registrados na terceira maior cidade do Estado, Vitória da Conquista, que teve 131 casos de estupros em 2014.

"Os números são altíssimos e as denuncias são baixas. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, das 5.042 tentativas de estupro, apenas 4.897 foram denunciadas em 2014. As mulheres ainda têm medo e vergonha de denunciar este tipo de violência. Temos que mudar este pensamento. O estupro é um crime covarde", pontuou Lorena. 

Ascom
Variadas
30 de Maio / 2016 às 06:00 | Nenhum Comentário

A Unipensi Vale do São Francisco se prepara para iniciar, nos dias 4 e 5 de junho, no Petrolina Palace Hotel, o curso Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL). Com duração média de 4 meses, 5 módulos e 150h/aula, encontros mensais e presenciais, a capacitação teórica e vivencial propõe estudar a subjetividade humana para alcançar excelência em qualquer campo de interesse.

"Com as ferramentas da PNL, podemos utilizar o cérebro para alcançar quaisquer resultados que desejamos, de maneira rápida e precisa. Sistêmica, tem fundamentos na linguística, psicologia, administração, política, comunicação e pedagogia. É um modelo poderoso de comunicação que traz resultados altamente positivos nos relacionamentos e na aprendizagem", elucidou Aléssia Saluára, diretora-presidente da UNIPENSI Vale do São Francisco.

A coach responsável será Márcia Muniz - pedagoga com formação em Programação Neurolinguística Sistêmica Practitioner, Master Practitioner e Trainer's Training. "Este primeiro momento é o mais importante, pois apresentaremos a programação e já iniciaremos a imersão necessária para que o curso traga resultados", complementou.

Para mais informações e inscrições, os interessados devem contatar Filipe (87) 9 96442593 / Layde (74) 9 91974223.

Serviço:

1º Módulo do Curso Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL)

4 e 5 de junho

Petrolina Palace Hotel

Inscrições: Filipe (87) 9 96442593 / Layde (74) 9 91974223.

Ascom

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage