Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 28 de Junho de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 28 de Junho / 2017 às 23:00

A LEI DA DELAÇÃO PREMIADA E O NOSSO JUDICIÁRIO

Dr. Carlos Augusto Cruz

Médico/Advogado

A Nação Brasileira está aos poucos amadurecendo. Existem muitas práticas no nosso direito posto que não passam de meras teorias. De prática mesmo, a grande maioria dos nosso Judiciário não tem nenhum conhecimento. Tomemos por exemplo a prática da Lei 12.850/2013, (Lei da Delação Premiada), que fora sancionada pela Presidenta Sra. Dilma Vânia Rousseff, quando ainda no poder, e depois, bastante criticada por ela mesma, principalmente durante a sua viagem aos Estados Unidos da América do Norte, quando chegou a afirmar que não respeitava delator, lembrando-nos que ela, mesmo sob tortura, nunca delatou ninguém. Pior ainda: resolveu evocar a sua condição de mineira para citar Joaquim Silvério dos Reis, o homem que traiu os inconfidentes. “Entendi: disse ela, vai ver João Vaccari Neto é Tiradentes; Renato Duque é Cláudio Manuel da Costa, e Nestor Cerveró, Tomás Antônio Gonzaga’.

Em suma, ao tempo em que ela fez essa afirmativa, estava vaticinando que, em última análise, a lei que, ela mesmo sancionou, prá nada serviria. Como afirmava no início, o judiciário brasileiro ainda não está acostumado a lidar com essas leis de exceção, pois elas ainda não tinham – lhes sido impostas no seu dia a dia, como parece que no momento atual, começam a sê-lo.

No Artigo 4º da citada Lei, diz, entre outras coisas, que: “O Juiz pode reduzir em até 2/3 a pena restritiva de liberdade ou substituí-la por restritiva de direitos daquele que tenha colaborado...” Aqui vai a pergunta! Será que Wesley não está gozando de prerrogativa de liberdade em demasia, somente por haver colaborado com a Justiça? Será que ele merece mesmo não experimentar, nem sequer de um só dia de cadeia, como os outros delinquentes que lá já estão e outros tantos que estão somente aguardando a sua hora? Será que a sua delação – se ela não servir para tirar do cargo o Presidente da República – justifica pagar a sua multa e das suas empresas em 25 anos? Tudo isso o nosso judiciário tem que ver, rever e responder à Nação; talvez sim, talvez não!

Ainda semana passada vimos o STF reunido no seu Pleno, discutindo e votando, exatamente, essa lei. Alguns Ministros eram a favor, outros contra, que uma revisão sobre tais “Acordos de Delação Premiada”, seja a posteriori feita pelo Juiz Natural da causa, que é o Pleno do STF, enquanto outros achavam que não: o relatoruma vez homologada a delação, era o mesmo que que se dizer: “Roma locuta est, causa finita est”. Roma falou, a causa está encerrada. Nessa exposição de ideias, cada uma mais brilhante que a outra, os Ministros não chegaram a um consenso, ficando para essa semana a continuação do debate e do embate.

Acredito no pensamento e no raciocínio do Excelentíssimo Ministro, Professor, Dr. Henrique Ricardo Lewandowski, que dentre outras coisas, pugnou por ser os membros daquele corpo, fieis defensores da Constituição Brasileira, não admitindo ele tomar, amanhã ou depois, conhecimento de um agravo à nossa Carta Magna, e não sair em sua defesa ou quedar-se impotente diante de tal fato. Este é o verdadeiro papel de todos aqueles homens e mulheres que chegaram àquela casa, verdadeiro Palácio da Justiça, onde as opiniões se divergem, mas dirigem-se a um único fim: a defesa constitucional do nosso país, das leis constitucionais e infra-constitucionais em geral.

Do jeito que esses malfeitores da sociedade se movem dentro dela, necessário se fz dormir com um olho aberto e outro fechado, não dar espaço para eles novamente voltarem a transgredir. Porque, enquanto a sociedade dorme eles aprontam seus golpes para os setores que têm maior garantia da sociedade, justamente aqueles que nós – o povão – achamos que são os mais seguros e os mais garantidos, porque mais bem guardados.

Não existe segurança para ladrão, seja ele de colarinho branco ou não. O afastamento do convívio social, a execração da sociedade; talvez isso venha a se constituir no único remédio para que esta mesma sociedade tenha paz e tranquilidade.

Não aquela poítica de mandar paa a cadeia o homem negro, de condições sociais mais precárias, analfabetos ou semi-analfabetos, desempregados, sem nenhuma condição social, isto porque, ao invés de mandarem as malas de dinheiro para a educação, andavam correndo com elas pelas ruas das grandes cidades, recheadas do dinheiro público, para roubarem-nas e entregarem como pagamento a homens a quem o povo já paga salários tão grandes, que aviltam ao trabalhador de Salário Mínimo deste país.

Nunca é tar de relembrar Antonio de Castro Alves, no seu poema “O Navio Negreiros” quando no século IXI já nos dizia que.

“Existe um povo que a Bandeira empresta

Pra cobrir tanta infâmia e conbardia

E deixa-a transformar-se nessa festa

Em manto impuro de bacante fria

Meu Deus. Meu Deus, mas que bandeira é essa

Que impudente na gávea tripudia?”

publicado em 28 de Junho / 2017 às 22:27

SESP realiza patrolamento de ruas do bairro Sol Nascente

Com um trabalho diário de manutenção, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) leva cotidianamente uma série de ações que melhoram significativamente a qualidade de vida da população. Nesta terça-feira (27), a equipe realizou o patrolamento de ruas no bairro Sol Nascente, beneficiando 30 quilômetros de extensão.

Os trabalhos objetivam deixar as vias com condições adequadas e possibilita aos motoristas e pedestres um deslocamento seguro e confortável. “É um trabalho que tem um papel importante na garantia da trafegabilidade das vias da cidade, garantido melhorar o acesso as pessoas que passam por esses locais”, enfatizou o secretário Celso Leal.

O serviço foi comemorado pelo presidente da Associação de Moradores do bairro, José Natalino. “Estamos muito felizes que a prefeitura esteja realizando esse trabalho aqui. Obrigado ao secretário Celso e ao prefeito Paulo Bomfim por atender nossos pedidos”, falou José.    

O serviço de patrolamento já beneficiou também as ruas do bairro Novo Encontro; Parque Centenário; Jardim Vitória; Pedro Raimundo; Sol Nascente; Dom Thomaz; BA-210 próximo ao Sesi; proximidades do Ginásio de Esporte, Escola Agrotécnica, e Residencial Doutor Humberto, e o Monte Castelo. 

Ascom/Juazeiro
publicado em 28 de Junho / 2017 às 22:01

Importante estrada de Petrolina recebe conservação

Atendendo antiga reivindicação dos petrolinenses, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Transportes, está realizando os serviços de conservação viária da PE-655, também conhecida como Estrada de Tapera. O trecho contemplado possui 32 quilômetros e liga o Centro Industrial de Petrolina à divisa de Pernambuco com a Bahia.

Nesta intervenção estão sendo realizados os serviços de roço, capinação, limpeza dos dispositivos de drenagem e dos acostamentos, além da operação tapa-buracos. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o final do próximo mês de julho. A iniciativa tem a finalidade de melhorar as condições de trafegabilidade na via  e garantir mais segurança aos usuários.

A Estrada de Tapera é uma importante via de conexão entre Pernambuco e Bahia, sendo assim, concentra fluxo intenso de veículos. A rodovia, além de ser o principal acesso aos povoados de Caatinga e de Tapera, atende uma área onde estão localizados vários condomínios residenciais, beneficiando uma população de cerca de 340 mil pessoas. As melhorias também facilitarão o transporte da produção agrícola irrigada daquela região do Sertão do São Francisco.

Assessoria de Comunicação do DER-PE
publicado em 28 de Junho / 2017 às 21:48

Jornalista que trabalhou em Juazeiro denuncia vazamento de fotos íntimas na web.


Pâmela denunciou vazamento de fotos íntimas no seu Instagran

Natural de Senhor do Bonfim (BA), formada na UNEB e com passagem pela TV São Francisco, em Juazeiro, a ex-primeira-dama da Paraíba, jornalista Pâmela Bório, voltou a virar notícia após divulgação nas redes sociais, de que teve fotos íntimas vazadas esta semana na web.

No Instagran Pâmela informou que as fotos teriam sido adquiridas por meio de um aparelho celular que foi hackeado entre os anos de 2013 e 2014, período em que ainda era casada com o governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB).

Pâmela informou na sua publicação que iria fazer uma denúncia de crime cibernético com base na “Lei Carolina Dieckmann”, mas a Polícia Federal, através de assessoria, disse que essa denúncia ainda não foi feita.

A jornalista ligou o vazamento das fotos íntimas à data em que teve o celular roubado na residência oficial do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, com que era casada e teve uma separação litigiosa.

Foto Reprodução/Instagran/pamela_borio
publicado em 28 de Junho / 2017 às 21:30

Agente de trânsito da Ammpla participa de reunião da Câmara Temática do Contran em Brasília

O gerente de Educação no Trânsito da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla), Jilmar Barros, esteve em Brasília (DF) para participar da reunião da Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania, vinculada ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O evento, que aconteceu entre os dias 26 e 28, teve o objetivo de estudar e oferecer sugestões e embasamento técnico sobre assuntos específicos para decisões do Contran.

"Nossa reunião serviu para discutir e analisar alguns pontos que possam nos ajudar a tomar decisões que tragam melhorias para o nosso setor. Temas como Educação para o trânsito e Cidadania; crimes de trânsito; dentre outros, estavam na pauta", comentou Jilmar Barros. As Câmaras Temáticas para o Trânsito e Cidadania  são órgãos técnicos vinculados ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e integradas por especialistas que se reúnem mensalmente em Brasília.

Cada Câmara Temática é composta por representantes de órgãos e entidades de trânsito da União, dos estados ou do Distrito Federal e dos municípios, pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), além de especialistas, representantes de diversos segmentos da sociedade relacionados ao setor.

Ascom/Petrolina
publicado em 28 de Junho / 2017 às 21:00

Reunião discute parcerias entre SESI e prefeitura

A secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama recebeu na tarde desta terça-feira (27), na sede da secretaria, o gerente do SESI Unidade Norte, Alessandro Menezes e a gerente de Qualidade de Vida, Lidice Miranda para discutirem parcerias entre a instituição e a Prefeitura Municipal.

A ideia é usar a estrutura do SESI para desenvolver atividades com crianças e adolescentes atendidos pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS de Juazeiro, entre outros projetos. “Temos um público bom e precisamos inserir nossas crianças e adolescentes em novas atividades e um espaço bem estruturado como o do SESI será muito bem vindo. Temos todo interesse em firmar essa parceria”, comentou a secretária.

O gerente do SESI Unidade Norte, Alessandro Menezes, vê no município um grande potencial para estabelecimento de projetos sociais. “Há um leque grande de oportunidades disponíveis na cidade e nossa intenção é ampliar parcerias com a prefeitura. Entendemos que somando forças será possível atender ainda melhor o públicoalvo”, afirmou o gerente Alessandro Menezes.

Também participaram da reunião a diretora de Habitação, Gilnágila Machado, a diretora de Proteção Básica, Rosângela Mesquita, a coordenadora do ACESSUAS, Miriam Bernardo e o assessor contábil, Leonardo Marcel.

Ascom/Juazeiro
publicado em 28 de Junho / 2017 às 21:00

ONG Proteger realiza Encontro Pet Junino no sábado (01) em Petrolina

Você e seu filho ou filha de quatro patas vão poder participar de mais um 'Encontro Pet Junino' da ONG Proteger, que será realizado no sábado (01), a partir das 17h, na Praça da Catedral, Zona Central de Petrolina. O encontro é aberto ao público e pretende reunir os 'pets' e seus donos em uma tarde descontraída e de interação entre os animais. No local, haverá a venda de comidas juninas com o objetivo de arrecadar fundos para a instituição.

A ONG

A Associação Proteger ou ONG Proteger é uma organização não-governamental que surgiu em 2012 e, desde então, contabiliza mais de 2 mil cães e gatos de rua resgatados das ruas das cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Atualmente, a instituição cuida de cerca de 150 cães e gatos, os quais a maioria é castrada, vacinada contra raiva e está à espera de adoção responsável. 

Doações

A ONG Proteger se sustenta por meio de doações, que podem financeiras, através da conta bancária da instituição, ou de:

- Ração para cães e gatos

- Produtos de limpeza e higiene animal

- Medicamentos veterinários

- Toalhas e lençóis velhos 

No dia do 'Encontro Pet Junino', os voluntários estarão recebendo doações e realizando o cadastro de novos associados (contribuidores). 

publicado em 28 de Junho / 2017 às 20:24

Centenária! Professora Maria de Lourdes Duarte recebe homenagem da Câmara de Juazeiro

A Câmara de Vereadores de Juazeiro realizou, na noite desta terça-feira (27.06), Sessão Solene para homenagear a educadora, professora Maria de Lourdes Duarte pelo seu centésimo aniversário e em reconhecimentos aos relevantes serviços prestados na missão de ensinar e educar crianças e jovens do município. O evento foi realizado no auditório da casa e contou com a presença de autoridades políticas, familiares, amigos, ex-alunos e dos parlamentares municipais.

Em sua fala o presidente, Alex Tanuri, enfatizou o merecimento pelos serviços prestados. "Suas lutas não foram em vão, Juazeiro hoje, através desta singela homenagem na Casa do Povo, Casa Aprígio Duarte, rende-lhe honras e louvor por tudo que, ao longo desses cem anos, nos fez receber. Obrigado professora Maria de Lourdes Duarte, por ser um verdadeiro atalaia do sertão, farol que guia os sedentos pelo saber, luz que ilumina o mais fundo de nossos corações. Deus a abençoe. Louvado seja esse século de vida", disse.

A professora e amiga de Lourdes Duarte, Antonila França Cardoso, ressaltou seu perfil de liderança. "Aprendi a admira-la porque sua presença se distinguia na comunidade a frente ou na defesa de qualquer movimento ligado a educação e ao progresso de Juazeiro".

Ler Matéria Completa
Eudes Sampaio Assessoria CMJ Fotos: Joselito Tavares
publicado em 28 de Junho / 2017 às 20:07

Temer ignora eleição e escolhe Raquel Dodge para chefia da PGR

O presidente Michel Temer indicou a subprocuradora Raquel Dodge para a chefia da Procuradoria-Geral da República, lugar hoje ocupado por Rodrigo Janot. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (28). Com a decisão, Temer ignorou a ordem de votação indicada na lista tríplice da ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República), que tinha Nicolao Dino como primeira opção. Dino é considerado como tendo o mesmo padrão de Janot. Além dos dois, Mario Bonsaglia compunha a lista entregue ao presidente. Raquel assume no dia 17 de setembro, quando termina o mandato de Janot, se tornando a primeira mulher a ocupar o cargo.

Fonte: NMB
publicado em 28 de Junho / 2017 às 20:00

SEDUC de Juazeiro divulga 6º edital de convocação dos candidatos aprovados no Processo Seletivo

A Secretaria de Educação e Juventude - SEDUC de Juazeiro divulgou nesta quarta-feira (28), no Diário Oficial do Município, o 6º Edital de Convocação dos candidatos aprovados no Processo Seletivo, realizado no ano passado, mediante avaliação curricular de títulos dos candidatos e experiência profissional dos mesmos.

Neste edital foram convocados os candidatos aprovados nos cargos de Articulador do Mais Educação,  Auxiliar de Creche, Auxiliar de Atendimento Educacional Especializado, Agente de Portaria, Secretário Escolar, Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira, Professores de Língua Portuguesa, Inglesa, Geografia, História, Matemática, Educação Física, Ciências e Educação Infantil.

Os candidatos devem entregar os documentos solicitados no edital, nos dias 04 e 05 de julho, nos horários estabelecidos no edital, no auditório da SEDUC, na Rua Antônio Pedro, 139, no Centro da cidade.

Acesse Aqui o edital

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC
publicado em 28 de Junho / 2017 às 19:19

Casa Nova: Prefeito cumpre promessa de campanha e encaminha projeto de concurso público

“Nenhuma dificuldade é maior que a do prefeito que ouve pedidos de emprego” -  comentou o Prefeito Wilker Torres na manhã desta quarta-feira (28/06), após o encerramento da votação do projeto que havia enviado à Câmara determinando a abertura de concurso público abrindo 411 vagas no quadro de servidores municipais, com uma despesa inicial, só de salários, de quase quinhentos mil reais; e completou: “Fiz um compromisso com o povo de Casa Nova: oferecer oportunidades iguais para todos e profissionalizar a prefeitura; criar condições de atração de novos investimentos e um ambiente favorável aos empreendedores, valorizar o pequeno produtor, facilitar o acesso e o transporte de nossos produtos, valorizar o turismo, a cultura e as tradições, tudo isso gera emprego e renda. Esse concurso é parte importante desse compromisso. Continuamos na batalha para alcançar todos esses objetivos”.

“A prefeitura não pode continuar sendo a grande empregadora. Nosso dever é criar condições de desenvolvimento e tudo o que fizemos desde o primeiro dia de mandato é nesse sentido: criar condições de empreendimento e capacitar os casanovenses” – Diz Wilker. O projeto de lei aprovado nesta manhã aponta inclusive para a criação de novos serviços municipais, voltados para a segurança do casanovense: a criação da Guarda Municipal e a municipalização do transporte urbano. “Contei com a inestimável contribuição e entendimento dos vereadores de Casa Nova. Quero publicamente agradecer a cada um” – completou o prefeito ao receber oficialmente das mãos do Presidente da Câmara, Vereador Paulo César, o projeto aprovado.

Confira o número inicial de vagas:

Manoel Leão Ascom PMCN
publicado em 28 de Junho / 2017 às 19:07

Operação identifica irregularidades na venda de produtos minerais em Jacobina

Seis pontos de venda de materiais de construção de Jacobina foram notificados e um deles interditado devido à existência de irregularidades ambientais constatadas durante operação conjunta deflagrada ontem, dia 27, pelo Ministério Público estadual e as Secretarias de Meio Ambiente e Tributos do Município. Ao todo, foram fiscalizados 11 pontos de venda. Entre as inconformidades encontradas, estão a comercialização de produtos minerais de origem ilícita, extintores de incêndio vencidos ou instalados em locais inadequados, aquisição de produtos minerais de origem duvidosa e ausência de alvará de funcionamento. Já a interdição de um dos pontos se deveu à realização de atividade potencialmente poluidora sem licença ambiental.

Segundo o promotor de Justiça Pablo Almeida, a operação foi realizada com o objetivo de fiscalizar lojas de materiais de construção, além de grandes obras da iniciativa privada (também foi fiscalizado um loteamento de 300 unidades habitacionais populares, onde o promotor entregou recomendação para impedir a utilização de minerais de origem ilegal). Durante a fiscalização, foi exigida dos responsáveis pelos estabelecimentos a comprovação da procedência legal dos produtos e subprodutos de origem mineral, como areia, barro, paralelepípedos, brita, granito, mármore, dentre outros, sob pena de autuação e apreensão dos materiais resultantes da prática de crimes e ilícitos ambientais. A fiscalização objetiva também identificar os fornecedores de tais minerais, com a responsabilização civil e criminal. Pablo Almeida destaca que a utilização de recursos minerais sem autorização ou em desconformidade à permissão é uma irregularidade prevista na Lei de Crimes Ambientais, com pena de detenção de seis meses a um ano e multa.

Ele lembra ainda que o art. 60 da mesma lei tipifica a conduta de “construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do território nacional, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, ou contrariando as normas legais e regulamentares pertinentes”. A pena é detenção, de um a seis meses, ou multa, ou ambas cumulativamente.

Recomendações

Pablo Almeida também informou que, em atenção a recomendações do MP, as Polícias Rodoviárias, Estadual e Federal, têm realizado, “diuturnamente”, fiscalizações nas estradas para comprovar a procedência legal dos produtos e subprodutos de origem mineral transportados, verificando a existência e conformidade da licença ambiental e a regularidade perante o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), com apreensão do material ilegal e dos veículos utilizados no transporte.

Cecom/MP
publicado em 28 de Junho / 2017 às 19:00

Sindilojas parabeniza 5º BPM pelos 48 anos de atuação na região

O Sindilojas (Sindicato do Comércio Varejista) parabeniza a todos os que integram o 5º Batalhão da Polícia Militar, pela passagem de 48 anos de atuação deste conceituado órgão não somente em Petrolina, bem como nos outros  municípios de sua abrangência: Afrânio e Dormentes. 

“Acompanhamos sistematicamente em nosso cotidiano o trabalho destes homens e  mulheres que se dedicam à segurança pública em nossa região, mesmo quando as situações são adversas. O 5º BPM é uma instituição parceira de toda Petrolina, seja no combate efetivo ao crime e violência, seja através das parcerias e ações sociais que desenvolve. Desejamos um reconhecimento cada vez maior ao trabalho de cada um que compõe esta unidade militar”, pontua o presidente do Sindilojas, Joaquim de Castro.

Vale lembrar que o Sindilojas conta sempre com o apoio do 5º BPM em demandas como policiamento e rondas no comércio da cidade, oferecendo mais segurança a transeuntes e consumidores; bem como na Operação Papai Noel, desenvolvida sempre durante o período dos festejos de fim de ano. 

Ascom
publicado em 28 de Junho / 2017 às 18:35

Governo prevê R$ 102,4 milhões para regularizar emissão de passaportes

O governo federal destinou R$ 102,4 milhões para regularizar a emissão de passaportes. Segundo o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, os agendamentos e requisições para confecção do documento estão mantidos, assim como os pedidos de agendamentos já realizados. Para liberar os recursos, o governo federal encaminha ao Congresso Nacional, nesta quarta-feira (28), o projeto de lei 150/2017, que propõe abertura de crédito suplementar para o Orçamento de 2017.

O ministério informou ainda que, em função da urgência do tema, houve um acordo com o presidente da Comissão Mista de Orçamento para votar o projeto ainda nesta semana. A abertura de crédito suplementar no orçamento só pode ser feita via projeto de lei. “Cabe informar que a abertura deste crédito não amplia os limites para as despesas primárias estabelecidos pelo Novo Regime Fiscal, nem afeta a obtenção da meta de resultado primário”, informou o ministério por meio de comunicado.

Suspensão

Os serviços de emissão de novos passaportes haviam sido suspensos temporariamente por conta de “insuficiência do orçamento” destinado às atividades de controle migratório e emissão dos documentos, segundo a Polícia Federal. Até esta terça-feira (27), a PF informou que o serviço de agendamento online continuava funcionando, assim como o atendimento nos postos da polícia e a entrega de passaportes de emergência, mas que não havia previsão para as solicitações após esta data.

Fonte: Portal Brasil
publicado em 28 de Junho / 2017 às 18:30

18º Congresso de Odontologia inscreve trabalhos até dia primeiro de julho

O prazo de inscrições para apresentar trabalhos científicos no 18º Congresso de Odontologia do Vale do São Francisco e 3º Congresso Internacional está terminando. Interessados têm até o próximo sábado (1) para enviar seus trabalhos à Associação Brasileira de Odontologia (ABO) que vai destacar os três melhores painéis com uma premiação em dinheiro. Os prêmios variam de R$ 1.000 no primeiro lugar a R$ 200 na terceira posição. Já os pacotes promocionais para inscrições nos cursos do evento terminam nesta sexta-feira (30), com descontos especiais para sócios da ABO, não sócios e estudantes.

Com o tema 'Odontologia de Alta Performance: Tecnologia e Estética Integradas', o congresso trará à Petrolina,  de 26 a 29 de julho, no Hotel Nobile Del Rio (antigo Quality Hotel) professores de renome nacional e internacional, como Renato Vasconcelos, Mário Zuolo, Ronaldo Fonseca, Ricardo Amore, Juliana Ramacciato, Daniel Cassano e o professor peruano Rony Hidalgo.

Ler Matéria Completa
Clas Comunicação
publicado em 28 de Junho / 2017 às 18:00

CRIANÇAS VISITAM SEDE DO 9° GBM EM JUAZEIRO

Um grupo de vinte crianças e adolescentes Desbravadores da igreja Adventista do Sétimo Dia visitou a sede do 9° Grupamento de Bombeiros Militar- Juazeiro/BA. Na oportunidade o grupo conheceu as viaturas operacionais da Corporação, foram apresentados aos equipamentos utilizados no resgate, salvamento e Atendimento Pré-Hospitalar (APH).

Os soldados BMs Deleisson Ariel, Rodrigo Ferreira e Laudilane Leite apresentaram as viaturas e explicaram o funcionamento prático de cada uma delas, mostrando a importância da atuação do Corpo de Bombeiros em diversos tipos de ocorrências. Foram montadas oficinas de Resgate, Salvamento, Combate a Incêndio, receberam instruções, informações e demonstração de funcionamento e utilização de materiais e equipamentos da Corporação. “É importante apresentar para os jovens como é o trabalho dos bombeiros para que eles sejam multiplicadores do conhecimento”, ressaltou a soldado Laudilane.

O Clube dos Desbravadores (semelhante aos escoteiros) também conhecidos como Clube de Desbravadores, é um departamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que trabalha especificamente com a educação cultural, social e religiosa de crianças e adolescentes situadas na faixa etária entre 10 e 15 anos.

ACS 9º GBM – Sargento BM Enio Costa
publicado em 28 de Junho / 2017 às 17:26

SINSERP INTEGRA GREVE GERAL NO PRÓXIMO DIA 30

O Sinserp - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro-BA, vai aderir a Greve Geral no próximo dia 30 (sexta-feira), e convoca a todos os servidores das secretarias e autarquias da administração pública municipal, associados e não associados a participarem dessa grande mobilização nacional. A concentração será às 09 h da manhã na Praça Antonílio da França Cardoso (em frente ao Banco do Brasil), no Centro.

Também participarão da manifestação o Sintase - Sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias; Sindae - Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia; STR - Sindicato dos Trabalhadores Rurais; AGMJ - Associação da Guarda Municipal; Assogestran - Associação dos Guardas Municipais de Juazeiro; Assogestran - Associação dos Agentes de Trânsito; e Asserfin - Associação dos Servidores do Fisco Municipal.

Além de cobrar a saída do presidente Michel Temer e a convocação de eleições diretas as entidades protestam contra as Reformas Trabalhista e da Previdência, que estão tramitando no Congresso.

Nenhum direito a menos!

#ForaTemer

#DiretasJá!

Ascom Sinserp
publicado em 28 de Junho / 2017 às 17:00

Univasf participa de Caravana Agroecológica que percorre a Bacia do São Francisco esta semana

Representantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e de outras universidades, organizações sociais e comunidades do norte da Bahia encontram-se reunidos em viagem pelos municípios da região, durante as atividades da “Caravana Agroecológica do Semiárido Baiano: nos caminhos das águas do São Francisco”. Até a próxima quinta-feira (29), os 70 participantes da Caravana irão percorrer localidades que integram a bacia hidrográfica do rio a fim de discutir sistemas agroalimentares e os impactos de diferentes modelos de desenvolvimento sobre os territórios. O retorno dos integrantes e encerramento do evento acontecerá na sexta-feira (30), no Complexo Multieventos, localizado no Campus Juazeiro (BA) da Univasf.

Os integrantes da Caravana se encontraram ontem (26), em Juazeiro, para um momento de integração e conhecimento maior sobre a iniciativa. A partir de hoje, passam a se dividir em duas rotas, com 35 pessoas cada, que percorrerão sentidos divergentes. A primeira seguirá o itinerário “Juazeiro – Campo Formoso – Jacobina – Juazeiro”, enquanto o segundo grupo passará por Sobradinho, Casa Nova, Remanso e Campo Alegre de Lourdes, até retornar ao local de partida.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 28 de Junho / 2017 às 16:30

Sindilimp volta a cobrar diálogo com as empresas terceirizadas e realiza protesto em Salvador

O Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza da Bahia (Sindilimp-BA) segue com a campanha por melhores condições salariais e volta a cobrar diálogo com as empresas terceirizadas do Governo do Estado, da prefeitura de Salvador e setor privado. Nesta terça-feira (27), os sindicalistas ocuparam momentaneamente o SAC de um shopping na capital (Bela Vista) como protesto e como uma forma de advertência à falta de negociação. Para a coordenadora-geral do Sindilimp-BA, Ana Angélica Rabello, a campanha vai seguir em outros espaços comerciais e os trabalhadores de asseio e conservação vão aderir à greve geral da sexta-feira (30).

"Estamos cobrando os direitos dos trabalhadores. Os governos estadual e municipal, além do setor privado precisam dar atenção a isso, foram eles que contrataram essas empresas caloteiras. É por isso que estamos protestando, a data base é uma pauta que vem desde novembro sendo debatida junto com a comissão de trabalhadores, mas até hoje não tivemos respostas dos patrões. Essas empresas sentam na mesa de negociação e dizem que não vão dar porcentagem alguma para os trabalhadores, isso é um absurdo", declara Ana. Ela cita algumas das empresas que não abrem negociação, são elas: Grupo MAP, CS Terceirização, Quattro Serv, Braspe e Contino.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 28 de Junho / 2017 às 16:00

Prefeitura recolhe mais de 45 toneladas de lixo durante o São João de Petrolina

Com um público médio de 70 mil pessoas por noite, o São João de Petrolina foi um sucesso. Um dos pontos que fez com que a festa fosse muito bem avaliada pelo público participante, foi a limpeza do Pátio de Eventos Ana das Carrancas, na zona norte da cidade. Durante os festejos juninos, as equipes de limpeza da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), trabalharam em dois turnos, manhã e tarde. A ideia era garantir um ambiente limpo para que todos pudessem curtir ao máximo a grande festa realizada pela Prefeitura de Petrolina. E deu certo, ao todo foram recolhidas 40,58 toneladas de lixo do local.

No dia 16, foram retiradas do pátio de eventos 1,56 toneladas de materiais. Enquanto que no dia 17 foram 1,9. Já no dia 18 foram 5,8  toneladas. Os trabalhos de limpeza no dia 19 resultaram em 2,45 toneladas de lixo removidas, bem parecido com o dia 20 quando foram 2,75 toneladas. Bem mais, 5,58 toneladas foram registradas no dia 21, enquanto que o dia 22 registrou 6,46 toneladas de lixo. O dia 23 contabilizou a maior quantidade de lixo, 9,91 toneladas. Já no dia 24 foram 3 toneladas. 3,45 foram recolhidas no dia 25 e, por fim, 2,72 foram coletadas no dia 26 de junho.

Para a realização do trabalho, as equipes de limpeza da SEDURBS contaram com uma grande estrutura. Além de 60 trabalhadores que atuaram na varrição e coleta de lixo, também estiveram à disposição 02 caminhões caçamba, 01 caminhão poliguindaste e caixa estacionária. 01 retroescavadeira, 02 caminhões pipa, utilizados na lavagem diária do pátio, 01 máquina motoniveladora e 01 caminhão compactador. Para o secretário Eduardo Carvalho, a missão São João de Petrolina foi cumprida com êxito. "Não foi fácil, mas conseguimos atender a todas as demandas do Pátio de Eventos Ana das Carrancas. Sem o excelente trabalho das nossas equipes, que merecem os parabéns, a festa não seria tão boa quanto foi. Além disso, é importante destacar, que mesmo com o serviço extra não deixamos de atender o os outros pontos da cidade que foram mantidos sempre limpos", reforça Carvalho.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Muito trabalho também para manter o Pátio de Eventos Ana das Carrancas muito bem iluminado. A equipe composta por 01 engenheiro elétrico e 03 eletricistas contou com o suporte de 01 caminhão munck com cesto. Eles estiveram de plantão todos os dias de festa entre 19h e 2h, além de prestar os serviços de manutenção ao longo do dia. Para o São João de Petrolina, foram instalados ao todo, 174 refletores, 163 luminárias, 97 postes de concreto e 02 postes de ferro. A partir de agora, parte desse material deve ser utilizado nos serviços normais de manutenção de iluminação pública e na expansão das redes que estão sendo estudadas no município. A outra parte será usada para realizar a iluminação da Jecana, festividade que encerra o calendário festivo junino oficial da cidade, marcada para ir do dia 30 de junho até 02 de julho, no povoado do Capim, zona rural de Petrolina.

Ascom/Petrolina
publicado em 28 de Junho / 2017 às 15:30

6º BPM CONDUZ HOMEM E MULHERES APÓS BRIGA EM BONFIM

Policiais da 1ª Companhia/Sr. do Bonfim, na madrugada de hoje, conduziram um homem e duas mulheres à Delegacia por vias de fato.

Por volta das 0h40, policiais da 1ª Companhia ao fazerem patrulhamento no centro, foram solicitados por uma mulher alegando ter sido agredida física e verbalmente pela ex-esposa do seu companheiro.

Os policiais conduziram todos os envolvidos na ocorrência para a Delegacia para a adoção das medidas cabíveis.

Ascom/6º BPM
publicado em 28 de Junho / 2017 às 15:01

Fachin decide enviar diretamente à Câmara denúncia contra Temer

O ministro Edson Fachin decidiu nesta quarta-feira (28) enviar imediatamente à Câmara dos Deputados a denúncia de corrupção da Procuradoria Geral da República contra o presidente Michel Temer, acusado de corrupção. A denúncia será oficialmente enviada ao presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), pela presidente do STF, ministra Carmem Lúcia.

Se a Câmara autorizar o prosseguimento, e o caso voltar ao STF, as partes serão ouvidas com 15 dias de prazo antes de o plenário do STF analisar se receberá ou não a denúncia. Na Câmara, Temer fará a defesa política. Na hipótese de os deputados autorizarem a continuidade da tramitação da denúncia, ele apresentará ao STF a defesa técnico-jurídica.

Por lei, a pessoa denunciada tem 15 dias para apresentar a defesa prévia junto à Justiça. Ao denunciar Temer, a Procuradoria Geral da República pediu que a defesa se manifestasse ao STF antes do envio da denúncia à Câmara.

Nesta terça (27), um dos advogados de Temer, Gustavo Guedes, advogado do presidente Michel Temer, Gustavo Guedes, informou que pediu a Fachin para encaminhar a denúncia à Câmara, sem a necessidade de apresentação de defesa prévia ao STF. Se a defesa fosse apresentada primeiro ao STF, como queria a PGR, o processo poderia se arrastar até meados de agosto.

G1 Foto Divulgação
publicado em 28 de Junho / 2017 às 15:00

Espaço do Leitor: Morador indignado com esgoto estourado no bairro Expedito Nascimento

Boa tarde, gostaria de saber do SAAE se a taxa de esgoto que eu pago é para garantir que o esgoto transborde na minha porta? A gente não pode nem estacionar na porta da garagem, pois se não vai andar por cima da lama, e isso não é a primeira nem segunda, terceira e por aí vai. Eles chegam aqui mexem em alguma coisa e "aparentemente" resolvem o problema, mas semanas seguintes a mesma coisa acontece! Isso está causando transtorno, sem contar o mau cheiro que fica na porta e o acúmulo de muriçocas, que por sinal já é outro problema bem antigo. Obrigado SAAE, PELO MARAVILHOSO TRABALHO QUE VOCÊS FAZEM COM O MEU DINHEIRO!

Essa rua fica na Avenida Américo Tanury, Expedito Nascimento.

Por Marcello Barbosa

publicado em 28 de Junho / 2017 às 14:30

Deputado fará visitas a Juazeiro, Curaçá, Campo Alegre de Lourdes e região

O Deputado Federal e Presidente Estadual do Partido da República (PR) José Carlos Araújo terá nesta semana uma intensa agenda de visitas às cidades de Juazeiro, Curaçá, e Campo Alegre de Lourdes, a partir da próxima sexta-feira (30).

Na rota da viagem, o deputado já garantiu que vai prestigiar as comemorações pelo aniversário de emancipação de Campo Alegre de Lourdes, as celebrações pela Festa do Vaqueiro, em Curaçá, além de rever os diversos amigos que possui em toda a região, participando, inclusive, de reuniões políticas com os aliados.

José Carlos Araújo estará acompanhado pelo titular da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), José Alves, e pelo Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Amauri Sousa Lima. 

O superintendente do Dnit vai fazer uma vistoria na estrada que liga os municípios de Remanso e Campo Alegre de Lourdes.

"É sempre uma satisfação imensa quando viajo para a região. Sou sempre muito bem recebido e tenho a oportunidade de ouvir atentamente as demandas dos prefeitos, vereadores, e demais lideranças políticas", ressalta o parlamentar.  

Ascom
publicado em 28 de Junho / 2017 às 14:00

CODEVASF VAI REGISTRAR BOLETIM DE OCORRÊNCIA NA POLÍCIA FEDERAL SOBRE OCUPAÇÃO DE ÁREA EM MANIÇOBA

A Codevasf enviou nota de esclarecimento ao Blog Geraldo José sobre a ocupação irregular que está ocorrendo no NH-1 do Distrito de Maniçoba. Confira:

Sobre a reportagem publicada neste Blog hoje pela manhã, a respeito de invasão de áreas residenciais no perímetro irrigado de Maniçoba, a superintendência regional da Codevasf em Juazeiro informa que o processo de alienação de lotes residenciais nos perímetros irrigados geridos pela companhia em Juazeiro (BA) começou pelo perímetro irrigado de Curaçá, fruto de reuniões com os produtores e moradores do referido perímetro, há aproximadamente 4 anos. Neste mesmo período foram iniciados também os levantamentos cartográficos das áreas dos Núcleos Habitacionais I e II do perímetro de irrigação de Maniçoba, visando verificar as áreas disponíveis, passíveis de serem licitadas, conforme determinação legal.

Ao publicar o Edital de Licitação dos Núcleos I, II e IV, do perímetro de Curaçá, alguns produtores recorreram ao Ministério Público Federal questionando itens dispostos no referido Edital.

Diante disso, foram realizadas reuniões com representantes do Ministério Público Federal, o qual recomendou a interrupção do processo de alienação de lotes, e se comprometeu a buscar junto aos órgãos de controle da União (CGU, TCU) uma forma legal de alienação direta aos moradores daquele perímetro.

Até o momento a superintendência regional da Codevasf em Juazeiro está aguardando o resultado da consulta do Ministério Público junto aos órgãos de controle, o que está inviabilizando a continuidade dos processos licitatórios, incluindo-se o dos lotes residenciais do perímetro de Maniçoba.

Quanto ao que está ocorrendo no Maniçoba, a superintendência regional da Codevasf em Juazeiro, como órgão público federal, tem que tomar as medidas legais cabíveis, com a abertura de um Boletim de Ocorrência junto à delegacia regional da Polícia Federal e demais medidas judiciais necessárias nesta situação, que envolve bens imóveis da União. 
 
Assessoria Regional de Comunicação e Promoção Institucional
Codevasf – 6ª SR – Juazeiro/BA

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.