Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
18,8%
Atualizado em: 29/01/2015
Policial
30 de Janeiro / 2015 às 08:26 | 2 Comentários

Em apenas trinta dias de 2015, Juazeiro chega ao décimo terceiro homicídio, cuja estatística antever que este ano pode ser mais violento que 2014.

Na madrugada da quarta-feira (28), na rua Veneza, bairro Alagadiço, o casal Kiko e Patrícia, foi assassinado em um quartinho alugado onde moravam por vários disparos de arma de fogo, cuja autoria ainda permanece não identificada.

Às 20 horas desta quinta-feira (29), no bairro Malhada da Areia, uma mulher ainda não identificada, foi alvejada por vários disparos de arma de fogo por elementos não identificados que estavam em duas motos. A vítima que também portava capacete faleceu no local e o corpo foi transferido para o IML – Instituto Médico Legal.

A vítima pode ter sido alvo do que na gíria policial é chamado de o “cheiro do queijo”. Ela foi conduzida ao local por pessoas conhecidas, onde posteriormente foi eliminada com vários tiros. A Polícia Civil já iniciou as investigações no sentido de descobrir os autores.

Fotos do Celular
Política
30 de Janeiro / 2015 às 08:00 | 26 Comentários

O ex-Coordenador Regional da 17ª Coordenadoria de Polícia do Interior em Juazeiro e atual Delegado Especializado em Crimes Cibernéticos em Salvador, Charles Leão, participou na tarde desta quinta-feira (29) do Programa Geraldo José na Rádio Transamérica FM. Charles falou da visita à Juazeiro e sobre a possibilidade de candidatar-se a um cargo eletivo nas próximas eleições em 2016, em Juazeiro.

“Estou em Juazeiro revendo amigos, sempre que possa visito à região. É um casamento com Juazeiro que está durando. O que está havendo é que grupos políticos estão me sondando para que me filie a um partido político. Há sim essa possibilidade, desde que eu tenha a aceitação do povo. Se o povo quiser, e havendo uma composição de lideranças políticas que tenha uma projeção, e um cenário político adequado, não há por que não ser candidato à prefeito. Se o povo me aceitar de volta na qualidade de prefeito de Juazeiro, me candidataria sim”, expôs o Delegado, que nunca disputou um cargo eletivo mas afirmou que existe a vontade política.

Atualmente Charles Leão é o único delegado especializado no estado da Bahia na área de crimes cibernéticos. Em Juazeiro, Charles fazia enfrentamento ao crime e falou da mudança após a saída da cidade.

“Foi uma diferença muito grande, daqui fui para uma cidade bem menor chamada Amélia Rodrigues, muito me honrou e fiquei satisfeito. Com a mudança do Secretário de Segurança, me reaproveitaram e me colocaram como delegado titular da Delegacia de Estelionato em Salvador, foi um aprendizado, um desafio. Depois passei para a área de crimes cibernéticos, aprendi a instalar computadores e fiz cursos na área de inteligência. É uma oportunidade, estou aproveitando e já ministrei aulas sobre o tema”, contou. 

Da redação, Itamara Costa com foto de Geraldo José
Variadas
30 de Janeiro / 2015 às 07:00 | Nenhum Comentário


 

Terão início hoje (30) as matrículas dos aprovados na Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2015. Os candidatos aprovados para a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) devem ficar atentos aos locais de matrícula, que serão realizadas em quatro campi da Univasf (Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso, na Bahia; e São Raimundo Nonato, no Piauí), de acordo com relação disposta abaixo. 

As matrículas serão presenciais e prosseguem nos dias 2 e 3 de fevereiro, no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h. A documentação exigida consta no Edital do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação (PS-ICG) 2015.  Os candidatos que concorreram às vagas reservadas para pessoas com renda per capita de até 1,5 salário mínimo (Grupos L1 e L2), a comprovação de renda é obrigatória e deve ser realizada online, através do Sistema de Avaliação Socioeconômica (Sase), até a próxima segunda-feira (2). Nesse sistema, o candidato deve preencher um questionário socioeconômico e postar os documentos comprobatórios. Consulte Nota da SRCA sobre o procedimento. 

Locais de Matrícula

Aprovados para os cursos ofertados nos Campi Sede e Ciências Agrárias, em Petrolina (PE); e Juazeiro (BA) – (Administração, Artes Visuais, Ciências Sociais – Bacharelado e Licenciatura, Ciências Biológicas, Ciências Farmacêuticas, Educação Física – Bacharelado e Licenciatura, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia e Zootecnia) - Matrículas serão realizadas no Complexo Multieventos, localizado na Avenida Antonio Carlos Magalhães, 510, bairro Santo Antônio, no Campus Juazeiro (BA); 

Aprovados para o curso de Ciências da Natureza, ofertado no Campus Senhor do Bonfim (BA) – Matrículas serão realizadas no Campus Senhor do Bonfim, situado na R. Tomaz Guimarães, S/N, bairro Santos Dumont. Aprovados para o curso de Medicina, ofertado no Campus Paulo Afonso (BA) – Matrículas serão realizadas no Campus Paulo Afonso, no Centro de Formação Profissional de Paulo Afonso (CFPPA), localizado na R. da Aurora, S/N, Quadra 27, Lote 3 - Bairro Alves de Souza. 

Aprovados para os cursos de Arqueologia e Preservação Patrimonial e Ciências da Natureza ofertados no Campus São Raimundo Nonato (PI) – Matrículas serão realizadas no Campus São Raimundo Nonato, localizado na R. João Ferreira dos Santos, S/N, bairro Campestre. Outras informações sobre o processo seletivo da Univasf podem ser consultadas no Edital do PS-ICG 2015, disponível no site da SRCA, ou podem ser obtidas pelo telefone: (87) 2101-6764 e pelo e-mail: srca@univasf.edu.br. 

Ascom Univasf
Variadas
30 de Janeiro / 2015 às 01:10 | 1 Comentário

Edson Gomes, atração mais esperada da noite acaba de subir ao palco animando uma multidão que veio curtir o melhor do reggae music.

O músico esteve em Juazeiro no Carnaval do ano passado e foi considerado por muitos como um dos melhores shows da programação, por este motivo reuniu milhares de fãs que aguardavam ansiosos para o show de hoje.

Esta segunda noite de folia está sendo marcada pela mistura de ritmos que começou com o partido alto do Swing Samba, passou pela mistura do forró com axé e sertanejo da Banda Desejo de Menina, que foi a surpresa da noite com seu repertório especial e eclético, o reggae de Edson Gomes e por último a revelação de Juazeiro, Novo Destak.

 

Variadas
30 de Janeiro / 2015 às 00:31 | 1 Comentário

O coordenador do Carnaval, Samuel Morais fez avaliações sobre a segunda noite da festa e se mostrou surpreso com o número de pessoas que está vindo prestigiar “imaginávamos que ia lotar, mas estamos surpreendidos porque sabemos que ainda vai chegar muita gente e a Orla II já está repleta de gente. Edson Gomes já está a caminho e daqui a pouco começa a grande atração da noite”.

Samuel também justificou a inclusão da banda Novo Destak de última hora, “como amanhã é feriado, decidimos esticar um pouco mais a festa acrescentando mais uma atração”.

O maior questionamento do público na região costuma ser pelo horário em que o carnaval é iniciado e o organizador justificou: “ Temos trabalhado pra ter um equilíbrio, unir o carnaval de quem gosta da noite e do dia, mas nossa região é muito quente e não temos o costume de festa ao meio dia.” Ele também enfatizou a aceitação do público nas redes sociais, que tem sido positiva.

Variadas
29 de Janeiro / 2015 às 23:56 | Nenhum Comentário

A Banda Desejo de Menina continua animando o folião na Orla II, agora retomando a homenagem ao Axé, depois de cantar diversos forrós românticos. “Raiz de todo bem” de Saulo Fernandes, destaque do carnaval de 2014, está sendo executada pela banda juazeirense.

Grande público já está em frente ao palco nesse momento acompanhando Desejo de Menina e no aguardo da grande atração da noite, Edson Gomes que deve começar às 0h40. Novo Destak encerra a programação desta quinta, já na madrugada da sexta-feira.

Variadas
29 de Janeiro / 2015 às 23:17 | Nenhum Comentário

A Rádio Transamérica com uma transmissão impecável durante o Carnaval de Juazeiro deste ano tem recebido o carinho e atenção das atrações ao longo dos shows no Polo João Gilberto, Orla II da cidade. A intenção é brilhar da mesma forma na programação de sexta e sábado no Polo Ivete Sangalo quando os trios percorrerão o circuito entre o Shopping Águas Center e a Orla I.

Orlandão, Marco Aurélio, Kássio Lima, Washington Martini, Flávio Henrique, Carlos Henrique, Alex Lima, Luan Oliveira e Rogério Piscina, equipe constituída por locutores, técnicos e produtores sob o comando de Max Andrei e Patriciana de parabéns pela qualidade e informações prestadas ao longo das transmissões.

Em entrevista à Transamérica agora à pouco o Delegado Regional da Polícia Civil, Fábio Cândido, contou aos ouvintes que até o momento houve poucos incidentes, sendo possível registrar um roubo e duas agressões, tudo isso na noite de ontem (28), abertura do Carnaval.

Esporte
29 de Janeiro / 2015 às 23:00 | 1 Comentário

Nossa última crônica, teve o titulo “CANCÃO QUER FAZER JACU DANÇAR NO CARNAVAL”. Esse pensamento, impera nas cabeças dos nossos craques, que em pleno nosso carnaval, que começou nesta quarta feira (28), viajaram ontem às 22:00h com destino à capital baiana, para enfrentar no sábado (31) a forte equipe da JACUIPENSE no estádio de Pituaçu. O time de juniores segue junto com o time principal. Os meninos jogam no mesmo dia, às 15:30h, contra o “JACU”, no CT do Barradão.

  A direção da SOCIEDADE DESPORTIVA JUAZEIRENSE, na última quarta-feira divulgou a lista dos atletas que compõem o seu elenco.

  São dez jogadores que já pertenciam ao clube. Cinco da base, quatro do Ceará, um de Santa Catarina, um de São Paulo, um do Paraná. Tem também jogador da Catuense e do Botafogo de Salvador. Time ainda conta com atletas de Petrolina, Jacobina e Guanambí.

  O grupo está bem diversificado. São três goleiros, três laterias direitos, dois da lateral esquerda. Zagueiros são cinco. Volantes também são cinco. Três meias-atacantes e sete atacantes.

  A direção do clube, não descarta outras contratações. Devemos destacar que no time ainda tem um nigeriano.

  Como já disse, a JUAZEIRENSE viajou ontem a noite para seu primeiro compromisso, sábado contra a JACUIPENSE. Houve boa programação de treinamentos. O técnico Barbosinha e toda sua comissão técnica estão muito confiantes no bom desempenho da sua equipe. Nós também.

  No sábado, 31, termina o nosso carnaval. No rítmo forte, no embalo da nossa alegria, nossos jogadores vestem o abadá verde-vermelho-amarelo e na certa, pensando em representar bem a nossa cidade, entrarão em campo para que o “CANCÃO” faça o “JACÚ” “dançar” no nosso carnaval. BOA SORTE!

 

EU PENSO ASSIM, E VOCÊ?

Herbet Mouze
Reminiscências
29 de Janeiro / 2015 às 22:30 | Nenhum Comentário

Carnaval de Clubes. Década de 1950. (Autor desconhecido).

Carnaval de Clubes. Máscaras, fantasias, confetes e serpentinas. (Autor e data desconhecidos).

Carnaval de Clube - Apolo JuazeirenseMáscaras, fantasias, confetes e serpentinas. (Autor e data desconhecidos).

Fonte: Comunidade Reminiscências de Juazeiro 

Variadas
29 de Janeiro / 2015 às 22:08 | 1 Comentário

Patrocínio - Carnaval 2015 - Blog do Geraldo José

Para quem espera apenas forró durante a apresentação da Banda Desejo de Menina nesta quinta-feira no Carnaval de Juazeiro vai receber uma bela surpresa, o grupo que está na estrada há muito tempo, pretende tocar seus principais sucessos e numa homenagem aos 30 anos do Axé, fazer um repertório especial o que deve agradar e muito ao público.

Yara Tchê, ao lado de Annie Barbie, recebeu a reportagem do blog no camarote e externou que “a banda é muito eclética e vai entrar no clima do carnaval. Temos certeza que os nossos fãs vão se surpreender e adorar”.

Patrocínio - Carnaval 2015 - Blog do Geraldo José

A conhecida banda mais romântica do Brasil já se apresenta neste momento no palco da Orla II.

Variadas
29 de Janeiro / 2015 às 21:47 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Carnaval 2015 - Blog do Geraldo José

Um dos melhores grupos do gênero da região: Swing Samba, já anima os foliões juazeirenses e visitantes na segunda noite do Carnaval de Juazeiro, no palco da Orla II (Polo João Gilberto).

Swing Samba é a única Banda de Petrolina participando do carnaval de Juazeiro e ganhou notoriedade depois de várias participações na Feijoada do Dadau.

O grupo prima por samba de qualidade, mas em alguns momentos faz uma viagem pelo Pop, MPB e outros ritmos musicais com a levada do samba. 

O público começa a chegar a Orla II.

Política
29 de Janeiro / 2015 às 21:36 | 5 Comentários

No Programa Geraldo José desta quinta-feira (29), a vereadora Valdeci Alves, a Neguinha da Santa Casa (PV) demonstrou mais uma vez sua preocupação com a situação da Saúde em Juazeiro, mais especificamente com o impasse entre a Prefeitura e o Hospital Prómatre.

“A saúde de Juazeiro deixa a desejar. Ninguém entende como o pessoal da Prefeitura trabalha. Não há respeito como a população. A Prómatre é o único hospital que sobreviveu a truculência da Prefeitura de Juazeiro, pois a Santa Casa, a SEMEC e a SOBABY fecharam. A SOTE está quase fechando. Não sei como Dr. Pedro e a SOTE estão aguentando até hoje”, externou.

A vereadora voltar a falar sobre a situação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro, que segundo ela, pacientes estão em situações precárias sem conseguir transferência para a Prómatre. “Voltei a visitar a UPA e pude observar que os pacientes estão deitados no colchão sem cobertor, as muriçocas tomando conta e há um mau-cheiro. Ali não tem a humanização. As pacientes estão reclamando e não tem como transferir, temos a Prómatre que pode receber esses pacientes. Por causa de uma briga entre Secretaria de Saúde e Prómatre, ai vemos pacientes serem transferidos para Barbalha e não ter atendimento. Isso é brincar com vidas”, disse a vereadora.

Valdeci é vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Juazeiro, ela informou que tenta há mais de dois meses marcar reunião como o secretário municipal de Saúde, Cassio Garcia, sem sucesso. E disse ainda que a Comissão não recebeu comunicado sobre a visita do secretário do Estado da Bahia (SASAB), Fábio Vilas-Boas na última terça-feira (27).

Da redação, Itamara Costa com foto de Geraldo José
Variadas
29 de Janeiro / 2015 às 21:25 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Carnaval 2015 - Blog do Geraldo José

A movimentação já é intensa no Polo João Gilberto, Orla II, para a segunda noite do carnaval antecipado de Juazeiro. A Escola de Samba Cacumbu, uma das mais tradicionais de Juazeiro, promove ensaio neste momento no palco da folia animando antigos componentes e despertando a curiosidade de alguns jovens.

Uma mudança de última hora aconteceu na grade da programação do Reinado de Momo em Juazeiro. A banda Novo Destak foi incluída e deverá começar sua apresentação por volta das 23 horas. Também se apresentarão nesta quinta-feira: Swing Samba, Desejo de Menina e Edson Gomes. Novo Destak que foi a grande revelação do carnaval ano passado, irá se apresentar também amanhã (30) no trio pelo percurso oficial do Polo Ivete Sangalo.

BANDA MIRAGE

A outra mudança ficou por conta da apresentação da Banda Mirage que ao invés de se apresentar no palco da rua da 28, Polo Luiz Galvão, sábado (31) estará no trio elétrico a partir das 23 horas.

Variadas
29 de Janeiro / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário

Acontecem amanhã (30), as matrículas para a nova creche do Proinfância, no Jardim São Paulo, das 8h às 13h, no prédio da nova sede.  A nova unidade foi construída pela Prefeitura Municipal de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o MEC e  vai atender 400 crianças, de quatro e cinco anos, nos dois turnos. A nova unidade será inaugurada nos próximos dias. As aulas começarão em fevereiro. 

Mais  outras duas creches do ProInfância estão sendo previstas para ser entregues no primeiro semestre deste ano. Uma localizada no bairro  Vale do Grande Rio e a outra, no  Rio Corrente,  totalizando 1200 crianças atendidas nas três unidades, ainda este ano.  A construção das creches é baseada no modelo nacional do programa de reestruturação e aquisição de equipamentos para a rede escolar de educação infantil.  Cada uma tem área de no mínimo 2.800 m. O método de construção é de metodologia inovadora, uma nova tecnologia que requer menos tempo para execução,  adotada em todo país, sendo que Petrolina é uma das  pioneiras na adoção do método, em todo o Nordeste.

O prefeito de Petrolina Julio Lossio informou que a sua luta é, e sempre será, garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil do Município. Ele considera que a construção das unidades, bem como a aquisição de equipamentos físicos para as escolas são indispensáveis para que a cidade continue avançando na educação.

Lossio ainda ressaltou que as creches foram construídas pensando no processo de aprendizagem dos estudantes, com: salas de aula, sala de informática, bibliotecas, sanitários, sala de repouso, pátio coberto, parque, refeitório, entre outros ambientes. O Secretário de Educação, Coronel Leite, acompanha de perto todo o processo de construção das creches, desde a escolha do terreno. “Temos que pensar sempre na mobilidade e acesso das pessoas nas comunidades a esses equipamentos, objetivando a visão de logística e dimensão de benefícios dos projetos educacionais”, pontua o secretário. 

Ascom Prefeitura Petrolina
Espaço do Leitor
29 de Janeiro / 2015 às 20:32 | Nenhum Comentário

Caro Geraldo,

Gostaria de reclamar sobre o atraso dos Correios na Vila Santo Agostinho, na cidade de Remanso. A cidade, com aproximadamente 25 bairros, encontra-se na mesma situação que grandes centros que crescem e crescem, com ruas que ainda não são atendidas pelos Correios, causando grandes transtornos aos moradores da Vila Santo Agostinho, Quadra 12, Vila Santana, Área Industrial, Vila Matilde, Quadra 14 e outros que devem se dirigir a agência localizada no Centro da cidade, onde muitas vezes, mal são atendidos.

Mesmo tendo todos os requisitos para que os correios entregue conforme a Portaria 311/98, o Bairro tem nome oficializado pela prefeitura, várias ruas já tem placas identificando o nome das ruas e as casa com numeração.

Várias vezes nos manifestamos junto a Câmara para que se tomem uma providências, foi protocolado abaixo assinado, pedidos feitos aos próprios vereadores, na Prefeitura junto aos Secretários, mas parece que não estão nem ai, muita falta de delicadeza, sem compromisso com o povo. Somos cidadãos e merecemos ter respeito das instituições e devemos nos beneficiar dos serviços como por exemplo ser atendidos pelos Correios.

Atenciosamente,

Wesley Nascimento Ribeiro

Variadas
29 de Janeiro / 2015 às 20:00 | Nenhum Comentário

O campus Ouricuri do IF Sertão-PE lançou, nesta segunda-feira (19), o Edital nº 02/2015, referente ao processo seletivo simplificado para a contratação de professores substitutos. Ao todo, estão sendo oferecidas seis vagas para profissionais de diferentes áreas do conhecimento. As inscrições estão abertas e prosseguem até o dia 10 de fevereiro.

De acordo com o edital, os candidatos às vagas disponíveis devem se inscrever na Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP), que está localizada na sede do campus na Estrada do Tamboril, sem número. Informações sobre procedimentos e documentos necessários, assim como a ficha de inscrição, podem ser consultadas no edital. A taxa de inscrição custa R$ 60.

As vagas ofertadas são destinadas às áreas de Agroindústria, Engenharia Civil, Informática, Matemática, Química e Sociologia. A seleção constará de provas de desempenho didático e avaliação de títulos, sendo realizada câmpus Ouricuri. O resultado do processo seletivo terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado uma vez por igual período a critério da instituição. Outras informações no link: http://migre.me/oorcw

Ascom IF-Sertão Campus Ouricuri
Variadas
29 de Janeiro / 2015 às 19:30 | Nenhum Comentário

A partir do próximo dia 02 de fevereiro, proprietários de veículos de todo Estado da Bahia vão poder consultar novamente informações sobre veículos na página eletrônica do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), – www.detran.ba.gov.br. É o que garante o diretor geral do órgão Maurício Bacelar, que desde a sua posse vem trabalhando incessantemente no sentido de solucionar todos os problemas que possam comprometer a qualidade dos serviços prestados pelo órgão aos usuários.

O serviço, que está fora do ar devido a um processo de manutenção do site, o que inclui melhorias na qualidade das informações prestadas e atualização dos dados para 2015, será restabelecido para que o proprietário tenha acesso aos valores e datas para pagamento de licenciamento, IPVA, Seguro Obrigatório (DPVAT) e multas (se houver). 

A novidade este ano é que a Carta de Licenciamento, enviada anualmente para o endereço dos proprietários de veículos ganhará uma versão em PDF, que poderá ser impressa a qualquer momento através do site do Detran-Ba. O processo vai garantir maior celeridade à consulta das informações. É importante lembrar que no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz), – www.sefaz.ba.gov.br – a consulta também pode ser realizada.

Ascom Detran
Variadas
29 de Janeiro / 2015 às 19:00 | Nenhum Comentário

Vagas para estudantes de  Artes Visuais ou Jornalismo em Multimeios, e Engenharia de Computação ou Tecnologia da Informação

A Coordenação Institucional da Universidade Aberta do SUS (CIUNA-SUS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) deu início, nesta quinta-feira (28), às inscrições para o processo seletivo que visa à contratação de dois estagiários. As vagas são destinadas a estudantes que estejam regularmente matriculados a partir do terceiro período dos cursos de Artes Visuais ou Jornalismo em Multimeios e Engenharia de Computação ou Tecnologia da Informação. A jornada de trabalho é de 20 horas semanais. Os candidatos selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 364,00, mais auxílio transporte no valor de R$ 132,00. 

As inscrições permanecerão abertas até 4 de fevereiro e devem ser realizadas exclusivamente através do e-mail unasus@univasf.edu.br. Segundo o Edital Nº 1/2015 (disponível no link abaixo) o e-mail deve estar intitulado com a vaga que o candidato deseja concorrer. Devem ser anexados, em formato PDF, os seguintes documentos: ficha de inscrição (ANEXO I) devidamente preenchida; comprovante de matrícula do semestre 2014.2; histórico escolar obtido do SIG@; currículo atualizado. 

O processo seletivo dos candidatos se dará por meio de duas fases: análise curricular e entrevista individual. A entrevista será realizada no dia 6 de fevereiro em local e horário a serem divulgados posteriormente. Já o resultado final está previsto para 10 de fevereiro.

Cronograma: 

Inscrição: até dia 4 de fevereiro 
Análise curricular: 5 de fevereiro
Entrevista: 6 de fevereiro
Resultado parcial: 6 de fevereiro
Prazo para entrega de recursos: até 9 de fevereiro
Resultado final: 10 de fevereiro
Convocação do estudante para apresentação dos documentos: 10 de fevereiro 
Mayra Coelho

Ascom Univasf
Política
29 de Janeiro / 2015 às 18:30 | 1 Comentário

Em sessão realizada no próximo domingo (1º de fevereiro), às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães, Paulo Magalhães, do Partido Social Democrático (PSD) na Bahia, assume o seu quinto mandato como deputado federal. O deputado Miro Teixeira (Pros-RJ), o mais idoso entre os com maior número de mandatos, proclamará o nome dos eleitos e tomará deles o compromisso de “defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

O evento deve receber pouco mais de 2500 convidados, entre autoridades e convidados, que poderão acompanhar a cerimônia em telões espalhados por diversos pontos da Casa, como o auditório Nereu Ramos e os plenários das comissões. Paulo Magalhães ressalta que este será um momento muito importante para sua carreira política. “A posse do dia 1º de fevereiro representa o início do meu quinto mandato como deputado federal. Acredito que em mais quatro anos poderei realizar mais pela Bahia e baianos”, afirmou o parlamentar.

Entre os principais projetos de lei, de autoria de Magalhães e que estão em tramitação na Câmara dos Deputados; pode-se destacar o PL nº 3024/11 que regulamenta a Vaquejada como modalidade esportiva e o de nº 3.7769/12, cuja função é criar o Programa Nacional de Regularização dos Imóveis Urbanos (Pronarim), com a finalidade de regularizar os imóveis urbanos que não dispõem de registros públicos.

Logo após a cerimônia de posse, os deputados terão até as 13h30 para registrarem a formação de blocos parlamentares na Secretaria-Geral da Mesa Diretora (SGM). Às 14h30, ocorre a primeira reunião de líderes para definir quais partidos ou blocos ocuparão quais cargos na Mesa Diretora, que é composta pela Presidência da Câmara dos Deputados, duas vice-presidências, quatro secretarias e igual número de suplências. Todos têm mandato de dois anos.

No dia seguinte à posse de deputados e senadores, está prevista uma sessão conjunta do Congresso Nacional, para a abertura do ano legislativo, com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff.

Fonte: Ascom do deputado federal Paulo Magalhães (PSD) | Foto: Leonardo Prado
Espaço do Leitor
29 de Janeiro / 2015 às 18:00 | 5 Comentários

Caro Geraldo,

Confesso que, ao ler a nota no Blog sobre a sessão extraordinária (lá vai mais dinheiro do povo...!) e a festa do PCdoB, com saída e entrada de novos vereadores, meu sentimento foi de tristeza, e me veio à mente um trecho da letra da música Nordeste Independente, de Ivanildo Vilanova e Bráulio Tavares, cantada por Elba Ramalho:

Entra ano, sai ano, nada vem, E o sertão continua ao DEUS dará... Podemos, infeliz e perfeitamente, adaptar a letra para... E Juazeiro continua ao DEUS dará, pois retrata a realidade de nossa cidade, onde os políticos fazem festa (Vide nota, no Blog, QUADRÚPEDES, OU ELEITORES, de Mauro Henrique Cavalcanti) às nossas custas, e o povo se lamenta, chora, clama, reclama, mas ninguém ouve, ninguém atende...Só promessas e mais promessas, que não foram, não são, nem serão cumpridas.

Como já citei aqui, conheci Juazeiro em 1975, 40 (QUARENTA) ANOS ATRÁS, mas os problemas daquela época são os mesmos de hoje, ou vice-versa: saneamento, pavimentação, lama, poeira, muriçocas, saúde, educação, denominação (e, hoje, Cep) de ruas, buracos, alagamentos, etc. QUARENTA ANOS são muito tempo para tão pouca mudança/melhoria. Melhorou o abastecimento de água, justiça seja feita, mas e o demais?

Prefeitos e vereadores entram e saem, alguns se perpetuam no poder, mas nem se constrangem em não fazer, nem deixar nada relevante, nenhum projeto que beneficie a população. Como dizia o personagem, Deputado Justo Veríssimo, do saudoso Chico Anísio: O povo que se exploda! Mudam-se as moscas ea m... continua a mesma.

Mas, como diz o ditado: ao povo brasileiro basta pão, cachaça e circo, aí está o carnaval, onde muitos vão se esbaldar, botar o bloco na rua, como o diabo gosta (mesmo que não saibam o que isso, realmente, significa); nem se lembram de que virá a "segunda-feira de cinzas", o que importa é curtir!

Enquanto isso, uma cidade aqui, bem "pertim" de nós, está crescendo, pujante, quilômetros à nossa frente, inclusive no reconhecimento a nível nacional, elegeu três deputados estaduais, três deputados federais e um senador, que trabalham, fazem projetos, reivindicam, cobram resultados, enquanto nós... bem, deixa pra lá!

Que DEUS tenha misericórdia de nós e de nossa sofrida e depenada Juazeiro.

Zoroastro Cedro - Zoró.

Política
29 de Janeiro / 2015 às 17:24 | 1 Comentário
 
O dia 28 de janeiro de 2015 agora tem um significado especial para os petrolinenses com a entrega de mais de 214 apartamentos do condomínio Monsenhor Bernardino, do programa 'Minha Casa Minha Vida', realizada nesta quarta-feira em Petrolina. Na solenidade, cada morador recebeu a chave da nova moradia. Ao todo, o empreendimento habitacional avaliado em 90 milhões de reais, abrigará aproximadamente seis mil pessoas, proporcionando qualidade de vida aos beneficiados da politica habitacional do município de Petrolina.
 
Esse conjunto habitacional esta sendo entregue por etapas. São 361 prédios, com 4 apartamentos de 42 metros quadrados cada, composto de sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço.  Além disso, o condomínio possui área de lazer com parque infantil, estacionamentos, áreas de convivência  e estação de tratamento de esgoto próprio para todo o condomínio interligado à infraestrutura de drenagem e pavimentação que complementam a construção, dando dignidade à comunidade.
 
 Durante a cerimônia de entrega das chaves, o prefeito Julio Lossio, discursou e parabenizou os moradores pela conquista do imóvel,ressaltando o compromisso com os cidadãos. “Quero parabenizar a todos pela conquista, gostaria de pedir que vocês cuidem com carinho de todo residencial. A tarefa de vocês agora é conservar o patrimônio que é de todos os moradores”,  frisou o prefeito.
 
A noite foi tomada de muita emoção. Pessoas que pagavam aluguéis caros e viam como uma possibilidade distante o sonho da casa própria, puderam contemplar o desejo sendo realizado. O secretário de Habitação, Edinaldo lima ressaltou o compromisso com o programa. "É com grande alegria que hoje fazemos a entrega das primeiras 256 unidades.  Na verdade isso não é um favor, é um direito de cada um que está aqui. As pessoas que estão aqui recebendo esses apartamentos fizeram parte de um cadastro criterioso, técnico e avaliado, então são merecedores de estarem recebendo essas unidades”, finalizou o secretario.
 
A solenidade de entrega das chaves foi acompanhada pelo  gerente regional de governo da CEF, Jonathan Valença, representantes da construtora Sertenge,  secretários municipais e beneficiários do novo residencial da cidade.
Ascom Prefeitura Petrolina
Policial
29 de Janeiro / 2015 às 16:57 | Nenhum Comentário

Por volta das 14h50min desta quarta-feira, dia 28, Policiais da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar  em Senhor do Bonfim conduziram à delegacia de Polícia Civil de Sr. do Bonfim, Elenildo Barbosa, 32 anos, por ter furtado uma bicicleta de Eliton José Lopes Gama, 53 anos, na Praça Lopes de Freitas em Sr. do Bonfim.        

Policiais do 6º BPM conduz à delegacia usuários de entorpecentes

Por volta das 21h00min, Policiais da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar  em Senhor do Bonfim conduziram à delegacia de Polícia Civil de Sr. do Bonfim, quatro menores de idades entre 14 e 16 anos, que estavam de posse de 04 (quatro) dolões de maconha no Monte Alegre II.

Variadas
29 de Janeiro / 2015 às 16:23 | 4 Comentários

Tudo começou com um convite mais do que especial do empresário Dadau Barbosa feito a Alan Cleber para relembrar e homenagear os 30 anos do axé na Feijoada do Dadau que acontece neste domingo (01) em Juazeiro.

De lá pra cá, o que se vê é um Alan super empolgado com essa oportunidade: “Ele me deu um nó pra desatar. Fazer um show em homenagem aos 30 anos de axé não é tarefa fácil, mas que dá um prazer incrível” disse o cantor à nossa redação. De acordo com ele, desde o convite, pesquisas são feitas para que não falte nenhuma canção na apresentação: “Fui pesquisando, alinhavando a origem das composições, os artistas, ou seja, coisa de doido, mas acho que conseguimos chegar na essência” confessou.

Sobre as canções, Alan já está com o repertório pronto e passou as últimas semanas ensaiando muito para levar ao público o melhor do axé music nas últimas três décadas: “Levarei para o palco canções imortais e atemporais que até hoje emocionam” disse o artista que aproveitará o show para brindar com chave de ouro e iniciar as comemorações de seus 18 anos de carreira.

ensaioalan

Ensaios de Alan Cleber com seus convidados

Quem acompanha o cantor, sabe dos convites que o mesmo fez a artistas da região que marcaram época dentro da música baiana. Ed Carlos (Mirage), Pedrinho (Banda Astral), Marli (Mirage), Bruno Reyner (Astral) e Caffé (Pagodança) vão participar do show, trazendo os hits que embalaram muitas e muitas festas em Juazeiro e Petrolina: “Está sendo um presente pra mim levar esses nomes ao palco junto comigo” completa Alan que ainda convidou uma promessa da música regional, Cairo Silva.

Uma coisa é certa, ninguém pode perder essa Feijoada do Dadau, que está repleta de ingredientes que farão a alegria de todos os presentes. A Feijoada do Dadau acontece domingo, dia 1 de fevereiro na Chácara Bougainville com Harmonia do Samba e participações de Xexéu, Ninha e Sarajane, além de Alan Cleber e todos seus convidados.

Bruno Lopes
Política
29 de Janeiro / 2015 às 16:02 | Nenhum Comentário

Foto: Reprodução

A Bahia já conta com 165 usinas de energia eólica, 33 delas em operação. Nesta sexta-feira (30), a cidade de Jacobina, no centro-sul baiano, ganha mais uma fábrica do setor, a Torres Eólicas do Nordeste (TEN), com investimentos de cerca de 30 milhões de euros, resultado da união entre o grupo francês Alstom e a brasileira Andrade Gutierrez.
A inauguração da TEN, localizada na Serra do Tombador, será às 14h e contará com as presenças do governador Rui Costa, do presidente da Alstom Brasil, Marcos Costa, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, James Correia. Com a nova fábrica, serão criados 250 empregos diretos e mais 600 indiretos em Jacobina e região. A planta industrial da TEN, instalada em uma área de 140 mil m², terá capacidade para produzir 200 torres de aço para aerogeradores por ano.
Encontros
Antes da inauguração da TEN, às 9h50, Rui Costa, acompanhado do secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, visita o sistema de macrodrenagem no bairro da Grotinha, que integra as obras de reurbanização do local e beneficiarão os moradores com mais infraestrutura e segurança.
Em seguida, às 10h, o governador Rui Costa e o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, visitam o Colégio Estadual Deocleciano Barbosa de Castro, localizado no bairro Bananeira, onde se reúnem com a toda comunidade escolar do município. Participarão também representantes dos colégios Frei José, Modelo, Padre Alfredo, Professora Felicidade e CENEB. O encontro visa aprimorar o processo de ensino e de aprendizagem no estado, através do Pacto para a Educação na Bahia.
 

Secom Bahia
Variadas
29 de Janeiro / 2015 às 16:00 | Nenhum Comentário

Será inaugurada em Petrolina A Escola Municipal de Couro. As instalações serão destinadas a confecção de bolsas, roupas e outros artigos, além de estimular o empreendedorismo. As aulas terão inicio dia 04 de fevereiro, com carga horária de 60h, para cinco turmas com 15 alunos. Toda a matéria-prima já foi comprada pela Prefeitura. Segundo o secretário-executivo da Juventude e qualificação Profissional, Robson Rocha, as inscrições já estão abertas e aulas serão ministradas três dias na semana, terça, quarta e quinta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, onde os alunos poderão aprender não apenas técnicas de desenho, corte e acabamento, mas também a operar as máquinas. O Curso oferece também aulas voltadas para o empreendedorismo, visando o objetivo de que os alunos, além de serem qualificados profissionalmente, também possam aprender a vender a sua produção, tornando o novo aprendizado rentável . 

“A expectativa para inauguração foi grande em fase de compra de material como ferragens, couro, matéria-prima que não havia em Petrolina, mas agora é realidade e certamente é mais uma conquista para o povo Petrolinense. Somos Gratos ao Sest/Senat que é parceiro primordial nessa conquista ”, afirma o secretário-executivo. 

Kamila Coelho, instrutora do curso e designer de moda afirma que a Escola do Couro já possui estrutura física e maquinário. São onze máquinas industriais para corte e costura. “Os alunos irão aprender a confeccionar acessórios de moda. Bolsas, carteiras, sandálias, cintos. Eles aprenderão desde o corte das peças até o acabamento, o manuseio de todas as máquinas e noções de empreendedorismo”, explica a instrutora do curso. Inicialmente o curso terá duração de dez dias. Serão quatro horas de aula diariamente. Poderão participar pessoas com idade acima dos 18 anos e com ensino fundamental completo. Com o curso, os alunos poderão trabalhar por conta própria ou em empresas do ramo. 

“É uma atividade rentável, que agrega valores para o cidadão.Essa cidade merece empreendimentos de alto nível e a Escola de Couro traz esse mote,de ser bom para Petrolina”, destacou o Prefeito Julio Lossio. As inscrições abertas . Outras informações podem ser obtidas através do telefone (87) 3862-9153. A Escola do Couro fica na Rua das Pedrinhas, na Vila Eduardo ou ainda na Secretaria Executiva de Juventude e qualificação profissional que fica no Parque Josefa Coelho. 

Ascom
Política
29 de Janeiro / 2015 às 15:30 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Carnaval 2015 - Blog do Geraldo José

As escolas de samba já tradicionais do Carnaval de Juazeiro vão desfilar neste sábado (31), a partir das 20h, no Circuito Ivete Sangalo e prometem levar para avenida muita animação, bateria afinada, enredo, alas diversas, passistas e muito samba. As escolas Unidos da Ponte, Regimento do Samba, Mocidade Independente e Cacumbú realizam ontem (28) e posseguem nesta quinta-feira (29) os ensaios finais para esquentar as baterias e fazer bonito no Carnaval de Juazeiro.

A Unidos da Ponte que sai na avenida com sua batucada e estandarte, contará com a presença de 25 ritmistas, comissão de frente, baianas, passistas, porta-bandeira e mestre-sala, um total de 60 componentes. Segundo José Ferreira, diretor da escola, “a Unidos surgiu 1985 em Petrolina, e se apresenta em Juazeiro desde 1989, bem como em Pirapora-MG e Trindade-PE”, declarou.

Outra escola que promete grande animação é a Regimento do Samba (Maringá), com uma bateria de 40 ritmistas, porta-bandeira, mestre-sala, e alas com fantasias. São mais de 60 integrantes que vão mostrar no Circuito Ivete Sangalo o seu carnaval. Segundo o seu dirigente, Sigmundo Pereira (Caçote), a escola vai apresentar o enredo “Juazeiro Multicultural”, composição de João Carlos Cunha.

Já a Mocidade Independente, escola existente desde 1997, tem espaço garantido no percurso do carnaval. Segundo o seu carnavalesco Amarildo Mendes Ferreira, a escola sai com 30 ritmistas na bateria, seis baianas, mestre-sala e porta-bandeira, rainha da bateria, e carro com 4 destaques. A escola vem com um enredo, “A Paz da Mocidade”, composição de Manoel Luiz.

O carnaval também será agraciado com a apresentação da escola de samba Cacumbú, a mais antiga do carnaval de Juazeiro, existe desde 1946, na Vila Euza. Com 25 ritmistas na bateria, diversas alas, 8 baianas, e o bailarino Geraldo Pontes como destaque, a escola terá como enredo “A Lua Clareou”, composição de Carlos Dias. A comissão de frente vai homenagear os antigos carnavalescos da escola e seus fundadores já falecidos. 

Paulo Carvalho ASCOM/SECJU
Variadas
29 de Janeiro / 2015 às 15:00 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Carnaval 2015 - Blog do Geraldo José

O Carnaval de Juazeiro 2015 prossegue nesta quinta-feira (29), com a seguunda noite a partir das 20 horas, no Polo João Gilberto, quando haverá  ensaio das escolas de samba, apresentação do grupo Swing Samba, o forró elétrico de Desejo de Menina e Edson Gomes grande atração e encerrando a programação já na madrugada de sexta. Nos intervalos tem apresentação da Orquestra de Sopro Sapupara. Espera-se novamente um grande público na Orla II da cidade.

Política
29 de Janeiro / 2015 às 14:29 | Nenhum Comentário

Exatos 242 novos casos de HIV foram registrados no ano passado, em Feira de Santana, pelo Programa Municipal DST/HIV/Aids. Em 2013 foram diagnosticadas com a doença 230 pessoas. O programa realizou, durante a campanha “Dezembro Vermelho”, mais de 400 testes rápidos, dos quais sete foram positivos.

Preocupada com as informações, a deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) alerta população sobre importância do uso da camisinha. “O uso de preservativos nas relações sexuais é de extrema importância para o combate às doenças sexualmente transmissíveis, a exemplo da Aids. O sexo sem proteção é um perigo! Quando a dúvida existe, é melhor realizar um teste rápido que identifica o HIV, pois a identificação na fase inicial da doença é sinônimo de tratamento com maiores chances de sucesso. A Aids não tem cara, nem cor, nem idade e nem sexo. Por isso, todo cuidado é pouco. O carnaval está chegando. Previnam-se!”, afirma a parlamentar.

Aids é uma deficiência no sistema imunológico, associada à infecção pelo vírus da imunodeficiência humana HIV – (Human Immunodeficiency Virus), provocando aumento na susceptibilidade a infecções e câncer. O vírus HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno; nas relações homossexuais ou heterossexuais, com penetração vaginal, oral ou anal, sem proteção da camisinha; através do compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis; na transfusão de sangue contaminado; com o uso de instrumentos que cortam ou furam não esterilizados, e da mãe infectada para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação.

Ascom Dep Graça Pimenta
Policial
29 de Janeiro / 2015 às 14:00 | Nenhum Comentário

Faro dos cães também detectou 15 gramas de maconha em uma mochila

Uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal, realizada na madrugada desta quarta-feira (28), culminou na apreensão de três quilos de cocaína e 15 gramas de maconha, na BR 428, em Cabrobó, no sertão de Pernambuco. O Grupo de Operações com Cães da PRF auxiliou os policiais a localizar os entorpecentes, durante a abordagem a dois veículos de transporte de passageiros que transitavam pela rodovia. Durante a revista às bagagens, os cães localizaram a cocaína dentro de uma mochila com roupas que pertencia ao passageiro de uma van fretada, que fazia o itinerário de Petrolina até Paulo Afonso, na Bahia.

Já a maconha foi encontrada junto com apetrechos para o uso da droga na bagagem do passageiro de um ônibus, que seguia de Petrolina até Recife. Apesar da pouca quantidade, o cão treinado conseguiu identificar o odor da substância. De acordo com avaliações preliminares, o entorpecente é de origem paraguaia. Os dois homens foram encaminhados junto com as drogas para a Delegacia de Polícia Civil local.

Mandado de prisão

Em outra abordagem, na BR 428, no município de Belém de São Francisco, os policiais do Núcleo de Operações Especiais também prenderam um foragido da justiça com mandado de prisão em aberto, por tentativa de homicídio. Ele era passageiro de outro ônibus que seguia de Juazeiro, na Bahia, até Recife. O homem foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil da região.

Ascom PRF PE
Esporte
29 de Janeiro / 2015 às 13:30 | Nenhum Comentário

A Prefeitura Municipal de Juazeiro informa que a emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) para pagamento da Taxa de Localização e Funcionamento 2015 (alvará de funcionamento), já está disponível na internet, através do site da prefeitura (www2.juazeiro.ba.gov.br), no link 'Cidadão'.  Vale salientar, que a validade dos alvarás de todos os estabelecimentos se encerra no dia 31 de janeiro, portanto a partir do dia 1° os mesmos deverão ser renovados. 

Ascom PMJ
Política
29 de Janeiro / 2015 às 13:00 | Nenhum Comentário

Milhares de turistas e baianos que utilizam embarcações na Baía de Todos-os-Santos têm, durante o verão, o reforço na segurança proporcionado pelo Pelotão da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental da Bahia (Coppa), sediado na Ilha dos Frades, distrito de Loreto, em Salvador, próximo ao município de Madre de Deus. O pelotão, que fiscaliza cerca de 32 quilômetros por dia, cobrindo diversas ilhas e mais de 30 municípios, tem efetivo de 18 policias, nove motos aquáticas, três lanchas de 21 pés, um bote e quatro quadriciclos, entregues em dezembro de 2014. 

O barqueiro Antônio Mário Santana, 69 anos, há 50 trabalha nas águas da Baía de Todos-os-Santos e faz o transporte de passageiros, com ponto no píer de Madre de Deus. Ele destacou a importância da ação da Polícia Militar na região, principalmente nesta época, quando o fluxo de passageiros é maior. “Nós nos sentimos mais seguros. Hoje a marginalidade tem medo do policiamento naval e não vem aqui. Nós vemos a PM passando toda hora. É uma tranquilidade para os marítimos e para os terminais de passageiros”. 

Qualificação

Segundo o comandante da Coppa, tenente-coronel Nilton Cézar Machado, os policiais passaram por qualificação para exercer as atividades no mar. “O efetivo do pelotão foi capacitado junto à Marinha do Brasil, ao Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis], o que proporciona bons resultados no combate aos crimes ambientais e também aos crimes comuns”.

Ele disse que “estamos no mar para coibir principalmente crimes ambientais, mas somos policiais e trabalhamos para combater qualquer tipo de crime, como tráfico de drogas, contrabando e assaltos”. No ano passado, foram feitas quatro mil abordagens em embarcações e apreendidos 24 explosivos (bombas) utilizados em pesca ilegal. 

Secom Bahia Foto: Camila Souza/GOVBA
Política
29 de Janeiro / 2015 às 12:30 | 1 Comentário

O homem do interior do município de Juazeiro, no Norte da Bahia, já não sofre tanto os efeitos da seca como antes. Graças às ações implementadas pela Prefeitura Municipal e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, as condições de vida no campo melhoraram consideravelmente nos últimos seis anos. A perfuração de 50 poços artesianos em diversas localidades do interior chamou à atenção da empresa de capital Japonês IHARA, com atuação no Brasil, que está completando 50 anos de atividades no ramo de defensivos agrícolas.  Com uma série de ações sociais para festejar a data, a empresa decidiu perfurar 50 poços em cidades nordestinas, destes, 20 foram destinados ao município de Juazeiro. Na quarta-feira (28) representantes da IHARA acompanharam a perfuração de um dos poços na Fazenda Fortaleza, Distrito de Maçaroca, que vai beneficiar cerca de 12 famílias.

Segundo Alessandro Amorim, representante regional da IHARA, o modelo adotado pelo SAAE foi determinante para a empresa, que tem como crenças e valores, o respeito aos recursos naturais na busca pela produtividade. “Essa é uma região com grande participação comercial dos nossos produtos e, essa parceria, visa fortalecer o homem do campo para que ele permaneça nas suas terras, bem como despertar em outras empresas o mesmo interesse. Foi um desejo da diretoria da empresa comemorar esses 50 anos com ações sociais desse porte e, o trabalho desenvolvido pelo SAAE servirá de piloto para outros municípios”, exemplificou Amorim, que estava acompanhado de André Sobral e Kléssius Barros, do Verdão, empresa que representa a IHARA em Juazeiro e região.

O modelo que o SAAE adotou para a perfuração dos poços foi baseado nas necessidades de cada comunidade, quantidade de carros pipa fornecidos, numero de animais e fundo de pasto.

O morador mais antigo da Fazenda Fortaleza, Nivaldo Cassimiro dos Santos (seu Patu) relatou que já são três anos de seca e que muitos moradores da localidade já foram embora por falta de condições de sobrevivência. “Eu sou um resistente que acreditei que um dia ia melhorar. Agora vendo a água jorrar acredito que esse dia chegou. Só tenho que agradecer a todos que  trouxeram essa alegria”, festejou seu Patu. De acordo com o Diretor de Divisão do Interior, Inaldo Nascimento, a parceria da IHARA com o SAAE fortalece o trabalho do governo municipal em apoio ao homem do interior. A meta, segundo ele, é chegar aos 100 poços perfurados e instalados em todo o município para que o pequeno produtor possa plantar palma forrageira e assim recuperar seu rebanho.  

Antonio Pedro ASCOM/SAAE
Espaço do Leitor
29 de Janeiro / 2015 às 12:00 | 6 Comentários

Diz a música: “Oh, tristeza, me desculpe, estou de malas prontas, hoje a poesia veio ao meu encontro, já raiou o dia vamos viajar...”

Confesso que quando vi a imagem dessa ilustração, lembrei-me das palavras poéticas acima e despertei para fazer desse texto algo dedicado à juventude a quem jamais me cansarei de escrever, pelo futuro que representa, pela esperança, motivação e inspiração... E até porque as mãos que seguram essa mala são de uma jovem linda, que optei deixar você com aquela pontinha de curiosidade, mas sabendo que a mesma é alguém que resolveu encarar a vida e está partindo...

Portanto, por favor, não vamos confundir nem associar segurar essa mala com aquela máxima e velha conhecida “de segurar vela” que todos sabem o significado... A história aqui é bem diferente...

A imagem nos leva mais longe do que pensamos...

Nos leva a uma viagem positiva até porque não pode ser diferente, pois, aqui não tem espaço para aquilo que não seja acreditar que a felicidade está em algum lugar quer seja ali ou alhures não importa, e que, portanto, precisamos partir ao seu encontro... Ou na linguagem net: #partirparaserfeliz...

Tem um ensinamento que cai bem aqui: “Pior que a angustia da busca é a paz de quem se acomoda”. Então não podemos jamais nos acomodar com as noticias desanimadoras que lemos, e ouvimos dizer, ou mesmo, aquelas que até podemos ver, ou seja, não podemos conforme nos ensina a lição jamais arrefecer, frear, desanimar, cair, desistir, ou mesmo sucumbir, quando a vida nos convida a seguir...

Temos que pegar a mala e partir para buscar nosso lugar ao sol... Ou você é do tipo que fica aguardando ele brilhar, e nem se dá ao trabalho de esperá-lo todas as manhas...? Deixe lhe dá uma dica meu amigo, minha amiga: precisamos sair do comodismo daquele quarto onde muitos ficam de lá para a cozinha na hora de almoçar e depois na hora do jantar... É preciso ir buscar um simples estágio onde quase sempre você desperta para a vida, ganha conhecimentos e experiências, e aqui minha admiração, por todos aqueles jovens que recentemente postaram uma publicação aqui no blog, sobre as dificuldades que estão enfrentando num lugar onde deveriam ter todo o respeito com o cidadão... Precisamos fazer os Concursos que, justiça seja feita, foram ampliados nesses últimos tempos, mas, fazer para passar, para ser bem aprovado e logo convocado...

Precisamos partir deixando a tristeza para trás e correr para os braços da alegria que vive em sintonia com a felicidade, e isso só é possível acontecer através da sua coragem de vencer, e fiz questão de fazer rimar esse parágrafo porque eu quero o melhor para VOCÊ...

Pegue firme sua mala, levante bem alto sua cabeça e diga mais alto ainda para dentro de si próprio que “esperar não é saber...”, “quem sabe faz a hora”... E lhe digo mais: vá meu querido, minha querida, não se acomode com menos se você tem capacidade de ser mais, ser maior, e ser melhor... Não fique aí acomodado naquela mesa com tampo de vidro numa “chefia” passageira, e que, portanto, não é sua...

Olhe comigo essa ilustração novamente e me ouça: eu quero saber de você amanhã como alguém graduado e que não cansa de se especializar de PÓS a MBA, e quanto mais títulos houverem, você está lá fazendo, defendendo teses, deixando seu nome marcado pelo seu grande valor... 

Deixe lhe confidenciar algo antes de finalizar: não me pergunte como conseguir chegar até aqui apenas olhando essa figura segurando essa mala simplória, mas algo foi movendo as teclas comigo e me dizendo, que alguém precisava primeiro receber essa palavra, depois pegar a mala, partir e nunca mais olhar para trás...

Se VOCÊ é esse alguém não se demore, sua hora é agora...!!!

Palavra final: Feliz Carnaval Juazeiro!

Acord@dinho. Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog

Política
29 de Janeiro / 2015 às 11:26 | Nenhum Comentário

Entre os 27 estados brasileiros, a Bahia é o terceiro pior em desigualdade de renda, segundo a Revista Exame. O Distrito Federal lidera o ranking da desigualdade seguido por Sergipe. O ranking foi elaborado através do índice de Gini (que mede a concentração de renda em uma dada população) e varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de zero, menor a desigualdade de renda.
 
Levou-se em conta os rendimentos conquistados pela população em idade ativa, com base nos dados da Pesquisa Nacional de Domicílios (Pnad 2013), do IBGE. A Bahia melhorou sua posição no Índice de Gini em 2013, atingindo 0,537, quando em 2012 estava em 0,517.  Mas a posição do Estado ainda é muito inferior a Santa Catarina, que ocupa o posto de estado mais igualitário do Brasil, com 0,438 no índice de Gini.
 
Segundo o levantamento da Revista Exame, a Bahia tem 9,90%  da sua população abaixo da linha de pobreza, o segundo maior índice do país. O Maranhão tem o pior desempenho nesse quesito com 17,1% de sua população abaixo da linha de pobreza. 

Veja  quais são os 10 estados brasileiros mais desiguais.
 
1º - Distrito Federal
2º - Sergipe
3º - Bahia
4º - Rio Grande do Norte
5º - Piauí
6º - Maranhão
7º - Paraíba
8º - Rio de Janeiro
9º -Tocantins
10º - Roraima

Bahia Econômica
Política
29 de Janeiro / 2015 às 11:00 | Nenhum Comentário

Atendendo à exigência da Lei Eleitoral, o Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Vereador Damião Medrado, determinou nesta quarta-feira (28/01), a publicação do ato oficial de renúncia do vereador Crisóstomo Antônio Lima (Zó do PC do B) proferido na sessão extraordinária do dia 27/01.

Veja a integra do Edital

Por Manoel Leão Ascom CMJ Foto: Joselito Tavares

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage