Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 22 de Fevereiro de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 11:00

Univasf seleciona professor de Português como Língua Estrangeira/Adicional

O programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para seleção de um professor bolsista de Português como Língua Estrangeira/Adicional (PLE/PLA). O docente selecionado irá atuar no Núcleo de Línguas (NucLi) da Univasf no âmbito do IsF – Português. As inscrições podem ser realizadas até 16 de março.

Podem participar do processo seletivo simplificado alunos de Licenciatura ou Bacharelado em Letras – Português, pós-graduandos em Letras, Linguística ou Linguística Aplicada que possuam graduação em Letras – Português, assim como profissionais licenciados ou bacharéis na mesma área. Para se inscrever, é necessário comparecer, das 9h às 11h ou das 15h às 17h, à Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Univasf, localizada no segundo andar do prédio da Reitoria, no Campus Sede, em Petrolina (PE).

Ler Matéria Completa
Ascom Univasf
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 10:30

Profissionais do HDM/IMIP discutem "ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL DE QUALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DOS ÓBITOS INFANTIS"

Na tarde desta terça-feira (21) aconteceu – dentro da programação do I Fórum Perinatal da VIII Região de Saúde de Pernambuco – a mesa redonda com o tema "ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL DE QUALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DOS ÓBITOS INFANTIS"; da qual participaram representando o Hospital Dom Malan/IMIP, o médico coordenador do setor de Alto Risco, Marcelo Marques, e o médico coordenador da UTI Obstétrica, Álvaro Pacheco.

Também compuseram a mesa a docente do curso de enfermagem da UPE, Luciana Pessoa, e a diretora geral de gestão do cuidado e das políticas estratégicas da Secretaria Estadual de Saúde, Flávia Magno, que enriqueceram o debate. O tema foi bastante esmiuçado e foram avaliados os diversos componentes envolvidos, passando pelo papel da atenção básica, secundária e terciária; função da gestão, instituições e profissionais; articulação da rede de saúde; humanização; políticas públicas; falhas no pré-natal que se tornam um fator de risco à gestação e principais causas da mortalidade materna e perinatal.

Ler Matéria Completa
Anna Monteiro-Ascom
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 10:00

Paulo Rubem abre diálogo com Psol para filiação de Ednaldo Lima no partido

Aos 40 anos, Edinaldo Lima ex-candidato a prefeito de Petrolina, ex-vereador e ex-secretário-executivo de Habitação da Prefeitura, está alicerçando a filiação ao PSOL. Ednaldo já foi filiado ao PT e PDT, e atualmente tem a filiação junto ao PMDB, legenda que o abrigou na candidato a prefeito.

A presidência do Psol Petrolina recebeu "insinuações" do ex-deputado federal, Paulo Rubem, que vem "costurando a possibilidade de Ednaldo Lima ser filiado ao partido e assim disputar uma candidatura a deputado estadual pelo partido.

Em conversa com este Blog, o secretário do PSOL de Petrolina e coordenador do Conselho Popular Rosalvo Antonio, disse que antes da possibilidade de filiação é "necessário um processo de análise dentro partido e um diálago com os atuais filiados".

Rosalvo disse que "não houve conversa com Ednaldo Lima e sim com Paulo Rubem que comunicou o desejo de filiação ". 

Paulo Rubem é filiado ao PSOL desde o ano passado. Ele foi um dos fundadores do PT de Pernambuco e já passou pelo PDT. “O PSol, apresenta alternativas consistentes para a conjuntura política do Brasil. O partido se posiciona de maneira coerente em defesa dos direitos do povo”, defendeu Paulo Rubem, que exerceu o último mandato até dezembro de 2014, quando deixou a Câmara Federal. Naquele ano, foi candidato a vice na chapa encabeçada por Armando Monteiro (PTB) ao governo do estado, quando perdeu para Paulo Câmara (PSB).

Redação blog
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 09:46

IMPRENSA DE JUAZEIRO E PETROLINA VOLTA A SE REUNIR EM JOGO DE CONFRATERNIZAÇÃO

Os jogos de futebol, famosos “babas”, realizados ao final de cada ano para confraternização da imprensa de Juazeiro e Petrolina, tradicionais na década de 80, estão sendo retomados neste início de 2018 numa iniciativa dos radialistas Nildo Gomes e Adailton Costa.

Intitulado “I Encontro da Imprensa do Vale – Futebol & Happy Hour” acontecerá neste sábado, dia 24, a partir das 17 horas, no Estádio Paulo de Souza Coelho, reunindo a nata da comunicação nas duas cidades e demais municípios da região Norte da Bahia e Sertão de Pernambuco.

Pelo fato de não acontecer há muito tempo, a partida tem gerado enorme expectativa e disputas internas, entre “atletas” que não batem uma pelada há séculos.

A organização tem que tomar o cuidado de solicitar pelos menos duas ambulâncias do SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência de cada cidade para ficar às margens do campo.

Nomes consagrados na comunicação do Vale do São Francisco: Jean Rego, Guanair Athanásio, Carlos Brito, Edevaldo Alves, Wuinston Monteclaro, Nildo Gomes, Adailton Costa, Toany Martins, Beto Lupy, Marcos Bastos, Waldiney Passos, entre outros já confirmaram suas presenças.

Ler Matéria Completa
Da redação
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 09:19

SAAE comunica falta de água no Dom José Rodrigues

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro comunica aos moradores do Bairro Dom José Rodrigues que o fornecimento de água será interrompido nessa sexta-feira (23) das 9h às 12h para a troca do rolamento do motor que abastece aquela comunidade. Tão logo o serviço seja concluído o abastecimento voltará à normalidade.

Ascom/SAAE
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 09:00

ARTISTAS DE JUAZEIRO RETOMAM ESPETÁCULO DA VIA SACRA

Quatro artistas consagrados de Juazeiro: Devilles Sena, Hértz Félix, Edvaldo Franciolli e Reginaldo Duarte por uma provocação do Deputado Estadual Roberto Carlos (PDT) resolveram unir seus talentos e resgatar o espetáculo “Via Sacra – Paixão de Cristo”, evento que não acontece na cidade há 17 anos.

“É um recomeço e como todo recomeço vem carregado de responsabilidades e desafios, mas estamos motivados e acreditamos que será um grande espetáculo como sempre aconteceu em Juazeiro” expressou Devilles Sena que ficou responsável pela Direção de Elenco.

Edvaldo Franciolli cuja missão será a de arrecadar recursos para garantir a estrutura do espetáculo era só sorrisos durante a entrevista concedida nesta quarta-feira (21) ao Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM). “Estamos felizes porque fizemos parte do início do espetáculo e presenciar o seu renascimento é uma alegria que não tem tamanho” declarou.

Devilles explicou que a iniciativa partiu do PDT Cultural e os recursos serão assegurados por meio de uma emenda do Deputado Roberto Carlos, através da Secretaria de Cultura da Bahia.

As inscrições para artistas, figurantes, técnicos e demais profissionais estão abertas no Centro de Cultura João Gilberto. O espetáculo ainda com data a ser definida acontecerá no espaço da Orla II, em Juazeiro. A Direção Artística ficará a cargo de Hértz Félix e a cenografia e vestimenta sob a responsabilidade de Reginaldo Duarte. Os ensaios começam dia 06 de março.

Da Redação Foto Geraldo José
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 08:30

Casa Nova: Sábado (24) é o dia D para a febre amarela

Listado pelo Ministério da Saúde entre os municípios da Bahia que precisam de atenção quanto à febre amarela, Casa Nova, terá nesse sábado o Dia D de Vacinação. Quem tem as informações e reitera o convite à população alvo é a Secretária de Saúde de Casa Nova: "A vacina é destinada a crianças a partir de 9 meses; a adultos com até 59 anos, 11 meses e 29 dias e a pessoas que farão viagens a áreas de risco ou para fora do País e que necessitam do certificado do certificado de vacinação. A vacina também pode ser aplicada em pessoas que nunca se vacinaram".

"Vamos ter vacinas suficientes para a população que desejar. Estaremos com equipes nas unidades de saúde Jefferson e Euclides, localizados no Distrito de Santana do Sobrado, Vilas São José, Azul e Massú, no Centro de Saúde e nos postos de Pau a Pique e Bem Bom". "Quero lembrar que a vacina contra a febre amarela é vitalícia, ou seja, só se toma uma vez na vida. Então é necessário a carteira de vacinação" – esclarece Maria de Lourdes – "A vacina que vamos disponibilizar não é a fracionada, tem eficácia comprovada e haverá doses suficientes para todos".


O Ministério da Saúde dividiu os municípios brasileiros em três categorias quando à necessidade de vacina contra a febre amarela: Área com recomendação de vacina (ACRV); Área sem recomendação da vacina (ASRV) e Área com Recomendação Parcial de Vacinação (ACRP). Na Bahia 160 municípios foram considerados ACRV, entre eles Casa Nova e Sento Sé na região e os restantes ASRV. Não há municípios na Bahia com ACRP.

"Estamos em área de fronteira e vulneráveis quanto à vinda de pessoas infectadas, por isso esse cuidado com a vacinação, mesmo que até agora não tenhamos nenhum caso detectado" – explica Maria de Lourdes – "Portanto, queremos insistir com a população para prevenir-se".

Manoel Leão Ascom PMCN
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 08:16

Lava Jato deflagra 48ª fase e mira desvios em concessão de rodovias

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (22), a 48ª fase da Operação Lava Jato. Batizada de Integração, a nova fase mira a a apuração de casos de corrupção ligados aos procedimentos de concessão de rodovias federais no Paraná que fazem parte do chamado anel da integração.

Policiais federais, servidores da Receita Federal e membros do Ministério Público Federal executam 50 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão temporária para apurar crimes de corrupção, fraude a licitações e lavagem de dinheiro. A ação é realizada simultaneamente nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo.

Segundo a Polícia Federal, as investigações detectaram suspeita do uso das estruturas de lavagem de dinheiro reveladas na Operação Lava Jato para operacionalizar os recursos ilícitos pagos a agentes públicos, principalmente através dos operadores financeiros Adir Assad e Rodrigo Tacla Duran, ambos já investigados pela operação.

As investigações da Polícia Federal também apontam que uma das concessionárias teria se utilizado dos serviços de Adir Assad e Rodrigo Tacla Duran para operacionalizar, ocultar e dissimular valores oriundos de atos de corrupção.

Agencia Brasil
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 08:00

COMUNITÁRIO COBRA CUMPRIMENTO DE DECISÃO JUDICIAL IMPEDINDO COBRANÇA DA TAXA DE LIXO NA TARIFA DE ÁGUA

O comunitário David Lima de Souza, um dos responsáveis pela Ação na Justiça que determinou que o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro, interrompa a cobrança da taxa de coleta e remoção de lixo junto com o serviço de água, desvinculando as cobranças na mesma fatura esteve no Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) cobrando o cumprimento da decisão judicial.

“Recebemos inúmeras ligações de pessoas da comunidade informando que o SAAE efetuou a cobrança no mês de fevereiro e as contas do mês de março já estão chegando ainda com a cobrança. Ou seja, a administração está desmoralizando a justiça quando não cumpre a decisão judicial” pontuou David.

Segundo a promotora de Justiça Andrea Mendonça Costa, autora da ação civil pública ajuizada contra o Saae, “a cobrança conjunta do serviço prestado de água com taxa de coleta de lixo representa uma nítida violação ao interesse coletivo dos consumidores”.

O juiz José Goes Silva Filho determinou ainda ao Saae que somente vincule o pagamento da taxa de coleta de lixo na mesma fatura em que é cobrado o serviço de água e esgoto dos consumidores que autorizarem tal cobrança. O projeto de lei que autorizou essa cobrança conjunta foi aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito de Juazeiro em dezembro de 2016. A cobrança começou a ser feita em março de 2017.

“Dr. Góes seu comando foi desacatado de acordo com as contas que estão sendo emitidas pelo SAAE. A sociedade anseia por uma posição da justiça” concluiu David Lima.

Da Redação Foto Geraldo José
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 07:24

Toda Sexta tem Obra entrega adutora no Distrito de Carnaíba

O Governo Municipal por meio do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE entrega nesta sexta-feira (23) no Distrito de Carnaíba, a nova adutora com extensão de nove quilômetros ampliando o abastecimento de água naquela comunidade. Além da adutora com tubos de 150 milímetros, foram colocados mais de mil metros de extensão de rede nas ruas São Geraldo, Vermelha e do Comercio. 

Com recursos próprios o SAAE fez também a reforma na Estação de Tratamento de Água e melhorou o sistema de captação com a instalação de mais uma bomba. A inauguração que faz parte do Programa Toda Sexta tem Obra será às 9 horas com as presenças do prefeito Paulo Bomfim, do diretor do SAAE, Joaquim Neto e demais autoridades.

Ascom/SAAE
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 07:00

INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DE ESPETÁCULOS SACROS DE JUAZEIRO SE ENCERRAM DIA 09 DE MARÇO

Continuam abertas até o dia 09 de março as inscrições para o Concurso Público cujo objetivo é a seleção de espetáculos denominados ‘Via Sacra’ ou ‘Espetáculos Sacros’ organizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes.

O Coordenador Técnico Cultural da Seculte Márcio Ângelo concedeu entrevista à nossa reportagem quando informou que os grupos interessados devem preencher formulário disponível no site http://www.juazeiro.ba.gov.br e entregar na SECULTE (Praça da Bandeira, Nº 20, Centro), das 8h às 12h e das 14h às 17h, até o dia 09 de março. A inscrição é gratuita e aberta a pessoas físicas e pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos, necessariamente de natureza cultural.

Ainda segundo Márcio Ângelo, para efetuar a inscrição o proponente deverá entregar formulário de apresentação das propostas, currículo do artista/grupo, release, declaração de não plágio ou autoplágio, informando que detém os direitos autorais e patrimoniais referentes ao trabalho em questão, respondendo por sua autenticidade. “Além disso, deve apresentar cópia autenticada de RG, CPF e comprovante de residência, tudo em envelope lacrado e endereçado ao Edital dos Espetáculos Sacros 2018. O Concurso premiará cinco projetos, a serem executados na sede e no interior do Município, no valor de R$ 6 mil cada. O total de recurso previsto para o objeto é de R$ 30 mil”, explicou.

Márcio concluiu lembrando que não será possível a participação de servidores do município, assim como pessoa jurídica, de Juazeiro e membros da Comissão de Seleção, bem como de seus respectivos cônjuges, companheiros ou parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive. A Comissão de Seleção será composta por cinco representantes, sendo dois da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes e três representantes da Sociedade Civil de notório saber artístico-cultural.

Da Redação Foto Geraldo José
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 06:28

Prefeito Paulo Bomfim articula liberação de recursos em Brasília

Nesta quarta-feira, 21, o Prefeito Paulo Bomfim esteve em Brasília, acompanhado do Chefe de Gabinete Vilmar Ferreira, articulando liberação de recursos para início de obras em Juazeiro. O Prefeito visitou o Ministério dos Esportes e Ministério dos Transportes Terrestres e Aquaviário, além do Gabinete do Senador Hélio José. O Deputado Federal Daniel Almeida e a Senadora Lidice da Matta acompanharam Paulo Bomfim durante as visitas.

No Ministério dos Esportes, o Prefeito teve audiência com o Secretário Nacional Leandro Cruz Froés e solicitou liberação de recursos para o projeto do Centro de Iniciação ao Esporte. "O CIE vai funcionar na área externa do Ginásio de Esportes Aloísio Viana. A obra foi aprovada ainda na gestão de Dilma e já está licitada, inclusive com a empresa executora de contrato assinado. Saindo a primeira parcela dos recursos, a obra já pode ser iniciada. Ela tem valor previsto em mais de R$3 milhões e vai construir uma série de equipamentos esportivos para que possa pegar os talentos de alto rendimento e fazer a iniciação propriamente dita aos esportes de competição", explica Paulo Bomfim.

No Ministério dos Transportes Terrestres e Aquaviário, Paulo Bomfim esteve com o Secretário Nacional Luciano Castro buscando recursos para finalização de obra na BR 235. "Precisamos terminar os 4km restantes da BR 235, no trecho entre Juazeiro e Pinhões e viemos tratar disso. O Secretário Luciano Castro foi atencioso ao nosso pedido e acreditamos que logo a obra volta a acontecer", disse.

Travessia Urbana

"Com o Senador Hélio José nós discutimos o retorno da obra da Travessia Urbana e a inclusão dos recursos em seu orçamento, para licitação dos viadutos. Essa vinda a Brasília foi de extrema importância, pois em todos os lugares onde estivemos buscando melhorias para Juazeiro, recebemos respostas positivas. Inclusive, sobre a Travessia Urbana temos certeza da liberação, pois a nossa parte já está tudo pronto. Essa é a nossa forma de trabalhar, buscando parcerias, para continuar a melhorar a vida das pessoas.", conclui Paulo Bomfim.

Por Ramáiana Leal/ ASCOM
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 06:00

MASSAROCA É PALCO NESTE SÁBADO (24) DO “1° CARNA RURAL”

Neste sábado, dia 24, o Distrito de Massaroca, será palco do “1° Carna Rural” organizado pelo Comitê das Associações de Massaroca e Grupo de Jovens da comunidade.

Ana Lúcia presidente do Comitê e Ana Carla do Grupo de Jovens estiveram no Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) convidando os juazeirenses e filhos de Massaroca a prestigiarem esse primeiro evento cuja concentração se dará no sábado, às 16 horas, em frente ao Raios Bar e logo depois um mini-trio animado pela Banda Cheirinho de Chiqueiro fará a puxada em direção ao Parque do Comitê onde a alegria tem andamento sob a regência do DJ Édipo.

A partir das 20 horas, a festa prossegue com a Banda de “Jonas e os Dominados” do Núcleo Habitacional de Pilar. A festa é de camisa e os abadás estão sendo comercializados ao valor de R$ 20,00 lá mesmo em Massaroca. O evento tem o apoio da Prefeitura de Juazeiro, através da ADEAP e Seculte.

Da Redação Foto Geraldo José
publicado em 21 de Fevereiro / 2018 às 23:00

EU PENSO ASSIM...INIMIGOS DA PAZ

A mídia mundial registrou aqueles acontecimentos, no domingo passado (18), no BARRADÃO. Momentos vergonhosos, um exemplo repudiado por todos, quando era um jogo que estava sendo preconizado como o “BA-VI DA PAZ”.

Todo mundo viu. Jogadores dos dois clubes, viraram a página esperada da PAZ, e mostraram a todos a indisciplina, a falta de educação esportiva. O desrespeito aos torcedores que estavam todos vibrando juntos. Uma página negra no futebol dos dois mais populares clubes da Bahia. São os INIMIGOS DA PAZ.

Punição, é agora, a palavra mais esperada por todos que ficaram decepcionados com aquele espetáculo ridículo, pífio. Que os culpados paguem pelos seus erros e que espetáculos vergonhosos como esse do BAVI de domingo passado, não venham mais acontecer.

O bom de tudo isso, é o time que representa o nosso futebol, o futebol de nossa cidade, a JUAZEIRENSE, é o líder invicto do campeonato, com 16 pontos ganhos, tendo com vice-líder o BAHIA que conforme o julgamento da súmula do BA-VI, ganhou três pontos e agora está com onze. VITÓRIA e FLU de Feira têm 10 pontos cada.

Pela 7ª rodada, no próximo domingo (25), poderemos carimbar nossa classificação, em Feira de Santana, às quatro da tarde, contra o FLUMINENSE.

Aí, só ficam faltando dois jogos nessa fase, dia 4 de março, aqui, enfrentaremos o E.C.BAHIA e depois, na última rodada, 07/03, em Salvador, à noite jogaremos contra o ATLÂNTICO que hoje é o último colocado.

Vamos em frente, que atrás vem gente.

EU PENSO ASSIM, E VOCÊ?

Ler Matéria Completa
Herbet Mouze
publicado em 21 de Fevereiro / 2018 às 22:30

Ouvidoria Nacional apresenta relatório das atividades de 2017

O conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público e ouvidor nacional do Ministério Público, Erick Venâncio (foto), apresentou nesta terça-feira, 20 de fevereiro, durante a 2ª Sessão Ordinária de 2018 do CNMP, o relatório das atividades realizadas pela Ouvidoria Nacional em 2017.

O relatório foi elaborado com base nos dados coletados ao longo do ano de 2017, de acordo com as informações prestadas pelos solicitantes no preenchimento do formulário eletrônico, disponibilizado na página da Ouvidoria no sítio oficial do CNMP; nos atendimentos presenciais, realizados na sala da Ouvidoria; nos atendimentos telefônicos recebidos diariamente e nos atendimentos realizados na mídia social Facebook.

O documento descreve também as principais atividades desenvolvidas pela Ouvidoria Nacional e sintetiza os dados estatísticos das ouvidorias ministeriais, encaminhados trimestralmente ao CNMP, conforme prevê o artigo 4, VIII, da Resolução CNMP nº 95/2013 (alterada pela Resolução CNMP nº 153/2016).

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 21 de Fevereiro / 2018 às 22:00

SAAE disponibiliza telefone 0800 para solicitação de serviços

A partir dessa quarta feira (21) já está disponível o telefone 0800 0719 800 para qualquer solicitação junto ao Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro. Para o devido atendimento, após o 0800 o usuário deve discar 1 para o Setor de Esgoto, 2 para o Comercial e 3 para o Administrativo/financeiro.

O numero pode ser ligado do telefone fixo, orelhão ou celular.  O atendimento será feito em horário comercial. Para o diretor do SAAE, Joaquim Neto, “este é mais um canal  que o SAAE disponibiliza para seus usuários visando melhorar cada vez mais os nossos serviços”.

Ascom/SAAE
publicado em 21 de Fevereiro / 2018 às 21:30

II SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MOTRICIDADE HUMANA

Com o tema Implicações Tecnológicas na Motricidade: Saúde, Escola e Esportes o Vale do São Francisco receberá o II SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MOTRICIDADE HUMANA.  O conhecimento dos aspectos da motricidade humana no âmbito da saúde, educação e esportes é essencial para organização de métodos adequados de intervenção. Nesta perspectiva, o avanço tecnológico tem contribuído para novos olhares, interpretações e abordagens do movimento humano. Sob este contexto convidamos profissionais e acadêmicos para o II Simpósio Brasileiro de Motricidade Humana. O evento contará com os principais profissionais  

O evento está sendo organizado pelo Grupo de Pesquisa em Plasticidade Neuromotora (GPPN - UNIVASF) e será realizado na cidade de Juazeiro/BA no complexo de eventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). O evento ocorrerá no período de 27/04/2018 a 28/04/2018 e contará com palestrantes da região Sul, Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil. As inscrições custam 110,00 e 165,00 para estudante e profissional até 30/03 e de 165,00 e 220 após 30/03/2018, respectivamente, e poderão ser realizadas através do site: www.sbmh2018.com.br.

Ascom Univasf
publicado em 21 de Fevereiro / 2018 às 21:00

Simpósio de Judicialização da Saúde acontecerá em Petrolina

O direito da saúde estará no centro das discussões do I Simpósio de Judicialização da Saúde – A Bioética em Foco, que será promovido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), no dia 23 de fevereiro. O simpósio será realizado no auditório do Senac Petrolina, das 8h às 11h30, e está direcionado a estudantes, profissionais e pesquisadores das áreas jurídica e de saúde.

O evento visa aprofundar o debate sobre a temática, enfocando sua relação com a formação em saúde e em direito e áreas correlatas, desde a graduação. Organizado por meio do Colegiado de Medicina (CMED) da Univasf e do Colegiado de Direito da Facape, o simpósio também conta com a participação dos estudantes dos dois cursos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Diretório Acadêmico de Medicina e no CMED, localizado no prédio de Colegiados do Campus Sede da Univasf, em Petrolina, na Facape e no dia do evento. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 para estudantes e R$ 50,00 para profissionais.

Ler Matéria Completa
Ascom Univasf
publicado em 21 de Fevereiro / 2018 às 20:30

Menos de um terço dos municípios no estado têm aterro sanitário

Por dia são depositados a céu aberto no estado 4,4 toneladas de lixo. O levantamento feito em 2017 pelo Tribunal de Contas de Pernambuco aponta que 114 municípios ainda não se adequaram à legislação que trata da destinação correta dos resíduos sólidos. O prazo final da Lei 12.305/10 foi em agosto de 2014. Desse período até o dia 20 de fevereiro de 2018 já foram despejados no meio ambiente 5,7 milhões de toneladas de lixo, o suficiente para ocupar mil campos de futebol, segundo estimativas dos auditores do TCE. Para pressionar os gestores municipais, o órgão vai encaminhar, pela primeira vez, o relatório com informações detalhadas dos municípios, que não estão cumprindo a lei, ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). As sanções aos gestores vão de multa à detenção de um a três anos.

Dos 184 municípios, somente 51 estão cumprindo a legislação com a destinação correta do lixo em aterros sanitários. Atualmente existem cinco aterros sanitários privados e oito públicos. "Um aterro pode atender a mais de um município. O sistema pode ser feito por convênio ou consórcio para dividir as despesas. A distância é um fator importante e o recomendável é de no máximo 35km para não encarecer o transporte", explicou Pedro Teixeira, auditor de controle externo de obras.

Ler Matéria Completa
Diário Pernambuco
publicado em 21 de Fevereiro / 2018 às 20:25

Ponto SAC de Curaçá interrompe atendimento para reforma

Unidade já estará fechada nesta quinta (22). Documentos serão entregues na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social 

O Ponto SAC de Curaçá, no norte do estado, passará por uma reforma a partir desta quinta-feira (22). A melhoria nas instalações interrompe o funcionamento da unidade por aproximadamente um mês, período em que os documentos já emitidos pelo Ponto serão entregues na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, localizada na Praça Bom Jesus Boa Morte, nº 311, no Centro.

Para mais informações sobre os serviços prestados pela Rede SAC, a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) disponibiliza o site da Rede SAC (www.sac.ba.gov.br), o telefone 0800 071 5353 e aplicativo SAC Mobile, disponível para Android e iOs.

Secom Bahia
publicado em 21 de Fevereiro / 2018 às 20:00

TV Caatinga/Univasf se prepara para o mês de junho com gravação do Programa Sou o Forró

Junho vem ai e com ele a expectativa da batida da zabumba, o tilintar do triângulo e o ritmo da sanfona. A TV Caantiga/Univasf, preparando para  um imponente programa, o ritmo de uma das maiores paixões do nordestino: o forró.

A história desse gênero musical, os ritmos, as danças, a cadeia produtiva e, claro, a vida e obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião e seus parceiros a exemplo de Antonio Barros e Ceceu, Flávio José, seguidores como Targino Gondim e Quinteto Sanfonio do Brasil,  poderão ser vistos este ano com a edição do programa "Sou Forró" da TV Caatinga, fruto de uma parceria entre emissoras educativas.

Este Blog com exclusividade captou o encontro de Targino Gondim, Antonio Barros e Ceceu e Quinteto Sanfonico do Brasil. A data dos episódios serem veículados ainda não foram divulgados e terá participação de Flávio Jose, Jorge de Altinho e Alcymar Monteiro.

Redação blog
publicado em 21 de Fevereiro / 2018 às 19:30

6º BPM REALIZA PRISÃO POR PORTE DE ARMA DE FOGO

Na Cidade de Jaguarari, na Avenida Clemente Cunha, nesta terça-feira (20), às 9 horas, policiais da 3ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por porte ilegal de arma de fogo. Em abordagem, os policiais encontraram com o condutor de uma motocicleta Honda CG 125 Fan um revólver calibre 32 com 10 munições. O homem de 55 anos, juntamente com a arma, foi apresentado na delegacia de Polícia Civil e autuado em flagrante.

Ascom/6º BPM
publicado em 21 de Fevereiro / 2018 às 19:00

Os moradores do Sertão lamentam os atrasos nas obras da transposição do rio São Francisco

A água da transposição do rio São Francisco renovou as esperanças dos agricultores do povoado de Algodões, no município de Cabrobó, Sertão de Pernambuco. Após nove anos, o açude encheu, dando condições para o plantio. No entanto, a água que vem do eixo norte, que deveria beneficiar 17 municípios, ainda não passou de Cabrobó, onde funciona o sistema de capitação.

O Governo Federal é responsável por entregar a água do rio São Francisco aos pontos de captação. E os governos estaduais devem fazer as intervenções necessárias para que a água chegue aos municípios. A Companhia Estadual de Abastecimento disse que aguarda a conclusão das obras federais para fazer a parte dela.

Os moradores do Sertão de Pernambuco lamentam os atrasos nas obras da transposição do rio São Francisco e o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, alerta que é preciso ter cuidado na retirada de água do Rio São Francisco para a Transposição, pois o Velho Chico já enfrenta uma baixa vazão histórica.

Ascom CBHSF
publicado em 21 de Fevereiro / 2018 às 18:36

BANDIDOS EXPLODIRAM CARRO FORTE NA TARDE DESTA QUARTA-FEIRA (21) ENTRE SANTA MARIA DA BOA VISTA E LAGOA GRANDE

Informações que acabam de chegar à redação do Blog Geraldo José dão conta de que na tarde desta quarta-feira (21) bandidos explodiram um carro-forte na BR-428, entre as cidades de Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande, no sertão de Pernambuco.

Segundo informações de populares os bandidos após o crime fugiram numa Hilux de cor preta. Ainda não se sabe o valor levado pelos criminosos e nem se há feridos na ação delituosa.

Da Redação
publicado em 21 de Fevereiro / 2018 às 18:32

Justiça suspende decisão da Câmara de Jaguarari e mantém prefeito no cargo

Medida foi tomada porque vereadores descumpriram mais uma decisão da justiça que determinava oitiva de testemunha de defesa. 

O Tribunal de Justiça da Bahia concedeu liminar e anulou a decisão da Câmara Municipal de Jaguarari, que nesta quarta-feira (21), afastou do cargo o prefeito Everton Rocha. A decisão foi tomada pelo desembargador Roberto Maynard Frank, que determinou "a suspensão do processamento da Comissão Processante para que se efetive a garantia do direito de oitiva da testemunha, na forma do quanto já decidido anteriormente", diz o trecho da liminar. 

A decisão do magistrado levou em consideração o descumprimento de medida liminar proferida por ele no dia 7 de fevereiro que determinava que a Comissão Parlamentar Processante (CPP) da Câmara de Jaguarari ouvisse a testemunha de defesa, Heliodoro Lucas Duarte Dourado. Medida essa que não foi cumprida pelos vereadores, mesmo tendo a testemunha se apresentado a CPP no dia 14 de fevereiro.  "Na petição juntada hoje às 13h36m, o agravante noticia que a referida testemunha compareceu para ser ouvida, mas tal oitiva foi indeferida, o que acarretaria descumprimento da decisão liminar.", diz o juiz em outro trecho da decisão proferida nesta quarta-feira (21).

Pedro Castro Teia Comunicação
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.