Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 04 de Dezembro de 2016
|
Torne o Blog a sua página inicial

FAÇA DO BLOG SUA PÁGINA INICIAL

1 - Vá no ícone de lista no canto superior direito e escolha a opção Configurações.

2 - Em "Inicialização", selecione "Abre uma página específica ou um conjunto de páginas".

3 - No campo "Adicionar nova página", digite: http://www.geraldojose.com.br

Clique em Ok e pronto.

Fechar

|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 03 de Dezembro / 2016 às 07:00

SAAE informa falta de água em diversos bairros na próxima terça-feira (06)

O abastecimento de água será interrompido em diversos bairros de Juazeiro das 08h às 15h da próxima terça-feira, 06. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) comunica que será realizada a substituição de uma curva de 600 milímetros da adutora principal da Captação, localizada na beira do Rio São Francisco, no bairro Santo Antônio.

Os bairros que terão o fornecimento interrompido são: Castelo Branco, Dom Thomaz, Tancredo Neves, Alto da Aliança, Jardim São Paulo, Itaberaba, João Paulo II, Pedro Raimundo, Antônio Guilhermino, Parque Centenário, Piranga I e II, Quidé, Quidezinho, Pedra do Lord, Expedito Nascimento, Tabuleiro, Dom José Rodrigues, Parque Residencial, João XXIII, Alto do Cruzeiro, Malhada da Areia, Palmares I e II, Antônio Conselheiro, Codevasf, São Vicente, Argemiro, Alto da Alencar, Novo Encontro, Jardim Universitário, Distrito Industrial; Loteamentos Barranqueiro, Monte Castelo, Nova Fé e Sol Nascente; Condomínios Parque Centenário, Caminho das Árvores, Jardim Flórida, Country Clube, Assunção de Maria, Colina do Rio e Terra dos Sonhos; Residenciais Juazeiro I e II, Morada do Salitre, Praia do Rodeadouro e Residencial São Francisco.

Tão logo o serviço seja concluído o abastecimento voltará a sua normalidade. O SAAE lembra que os bairros mais distantes demoram mais um pouco para restabelecer. E pede a compreensão dos usuários e reafirma o compromisso em continuar trabalhando para a melhoria do sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto em todo o município.

Ascom/Saae Juazeiro
publicado em 02 de Dezembro / 2016 às 23:00

Artigo: Jamais seremos os mesmos

Escrevo para mim mesmo e alguns milhões que comungam a mesma impotência – pelo menos por hora - perante o golpe impetrado no Brasil e seus desdobramentos.

Não tivemos chance de defesa. Falo dos 54 milhões de brasileiros que tiveram seus votos sequestrados por trezentos e poucos calhordas da Câmara e depois 60 senadores. Agora, todas as mudanças constitucionais que vão sendo operadas de costas para o povo.  

Não se trata de defender os erros e até crimes do PT ou de petistas. Mas, também não se trata de cegar para a fantástica hipocrisia nacional, cabalmente demonstrada no avanço das investigações sobre outros partidos.

Agora já se questiona o resultado do golpe. A recessão econômica projetada no governo Dilma era de 3,5% do PIB. Com Temer está projetada em 7%. A indústria caiu, o agronegócio também e o desemprego saltou de 10 milhões com Dilma para 12 com Temer. Portanto, aquela promessa mágica que o golpe prometia não se realizou. Agora, até Fernando Henrique já fala em eleições diretas para dar alguma credibilidade a quem vai enfrentar o abismo que nos lançaram.

A fratura social do Brasil cravou na alma e vai durar muitas gerações. Vamos continuar nos cuspindo, nos enfrentando em manifestações de rua, restaurantes, nos ofendendo nas redes sociais, alimentando discriminações étnicas, sexistas, classistas, regionais e todas de outros naipes. Talvez nunca tenhamos sido uma nação, mas um aglomerado de pessoas que ocupam o mesmo território (Leonardo Attuch)

Quem tem fome e sede de justiça não pode aceitar um ajuste fiscal e econômico às custas da subtração de direitos e da miséria do povo.  A verdadeira reconciliação só se dá em cima da justiça e um passo a mais na misericórdia, que pressupõe a justiça. E o golpe está aprofundando todas as injustiças históricas do país. O ajuste não é apenas impopular, como diz a grande mídia, mas anti-humano.

Não se trata de nos alimentarmos de ódio. Ele paralisa e mata. Mas, da contínua indignação perante as injustiças estruturais e estruturantes que são impostas secularmente às vítimas de nossa história. A distância entre o ódio e a indignação é um piscar de olhos. 

Jamais seremos os mesmos. Essa é a frase que mais ouvi nos últimos tempos, de pessoas tão diferentes, que nem se conhecem. Ou nos reconciliamos na justiça, ou jamais nos reconciliaremos.  

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

publicado em 02 de Dezembro / 2016 às 22:30

Mulheres trabalham cinco horas a mais e ganham 76% do salário dos homens

O crescimento econômico do Brasil na última década não se refletiu em mais igualdade no mercado de trabalho. Com ou sem crise, as mulheres brasileiras continuam trabalhando mais – cinco horas a mais, em média – e recebendo menos. A renda das mulheres equivale a 76% da renda dos homens e elas continuam sem as mesmas oportunidades de assumir cargos de chefia ou direção. A dupla jornada também segue afastando muitas mulheres do mercado de trabalho, apesar de elas serem responsáveis pelo sustento de quatro em cada dez casas.

As contatações são da Síntese de Indicadores Sociais - Uma análise das condições de vida da população brasileira, divulgada hoje (2), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa estudou os indicadores entre os anos de 2005 e 2015.

As mulheres tendem a receber menos que os homens porque trabalham seis horas a menos por semana em sua ocupação remunerada. Porém, como dedicam duas vezes mais tempo que eles às atividades domésticas, trabalham, no total, cinco horas a mais que eles. Ao todo, a jornada das mulheres é de 55,1 horas por semana, contra 50,5 horas deles.

De acordo com a pesquisadora do IBGE Cristiane Soares, os homens continuam se esquivando de tarefas da casa, o que se reflete em mais horas na conta delas. "Na década, a jornada masculina com os afazeres domésticos permanece em 10 horas semanais", destacou.

Mesmo trabalhando mais horas, as mulheres têm renda menor, de 76% da remuneração dos homens. Esse número era de 71% em 2005 e reflete o fato de mulheres ganharem menos no emprego e também por não serem escolhidas para cargos de chefia e direção. Dos homens com mais de 25 anos, 6,2% ocupavam essas posições, contra 4,7% das mulheres com a mesma idade. Porém, mesmo nesses cargos, fazendo a mesma coisa, o salário delas era 68% do deles.

Apesar deste cenário, a pesquisa mostra que cresce o número de mulheres chefes de família. Considerando todos os arranjos familiares, elas são a pessoa de referência de 40% das casas. Entre aqueles arranjos formados por casais com filhos, uma em cada quatro casas é sustentada por mulheres. O percentual de homens morando sozinho com filhos é mínimo.

Agência Brasil
publicado em 02 de Dezembro / 2016 às 22:00

Bahia: Programa Primeiro Emprego já tem adesão de 96 empresas

Até novembro deste ano, 96 empresas já aderiram ao termo de adesão ao Programa Primeiro Emprego - criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e lançado esta semana pelo governador Rui Costa -, gerando um total de 1.567 novas vagas de Menor Aprendiz, Estágio e Primeiro Emprego. "A SDE tem obtido o apoio das empresas contempladas com benefícios fiscais na adesão do programa. Nosso intuito é estimular a capacitação técnico e profissional do estudante para o seu desenvolvimento", afirma o secretário Jorge Hereda.

A Bridgestone, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, foi uma das empresas a aderir ao termo em fevereiro passado, quando assinou protocolo com o Governo para ampliação da sua unidade industrial em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Na época, o diretor-presidente, Fábio Marcel Fossen, se disse animado com a conversa com o governador sobre a educação como ferramenta indutora do desenvolvimento. "Minha formação foi em escola técnica e sei da importância do estágio e do primeiro emprego. Por isso, assinamos, com muito prazer, nossa adesão ao programa estadual de estágio e estímulo ao primeiro emprego de jovens estudantes de cursos profissionalizantes. A nossa companhia vai se engajar totalmente neste programa".

A Indústria Plástica Conquista, em Vitória da Conquista (sudoeste), que deve entrar em operação no início do ano, também aderiu ao termo e já está em fase de identificação dos estudantes. A Engeflex, localizada no mesmo município e integrante do mesmo grupo, emprega 12 menores aprendizes. Valdevino Souza, diretor das duas empresas, diz que o programa dá oportunidade para os jovens serem inseridos no mercado de trabalho de forma organizada.

Quando alguém vai procurar emprego, afirma Souza, "as empresas cobram experiência. Mas se ninguém empregar, isso nunca vai existir. Além da experiência do primeiro emprego, o jovem adquire experiência técnica e profissional. Ele aprende como atuar na empresa, a se portar, e passa a entender as leis trabalhistas, seus deveres e direitos".

O Projeto Estadual de Incentivo à Concessão de Estágio e Primeira Experiência Profissional, também conhecido como Programa Primeiro Emprego, foi instituído pela Lei Estadual nº 13.459 de 10 de dezembro de 2015 e regulamentado pelo Decreto nº 16.761 de 07 de junho de 2016, sendo regido pelos princípios, objetivos, diretrizes e instrumentos estabelecidos por esta mesma lei. Seu objetivo é promover uma maior articulação entre a escola e o mundo do trabalho.

Secom
publicado em 02 de Dezembro / 2016 às 21:30

Nem-nem: cresce número de jovens que não trabalham nem estudam

O número de jovens de 15 a 29 anos que não estudavam nem trabalhavam em 2015 cresceu no Brasil, chegando a 22,5% da população dessa faixa etária. Nem mesmo procuravam trabalho 14,4% dessas pessoas. A proporção dos chamados “nem-nem” cresceu 2,5 pontos porcentuais em relação a 2014 (20%) e 2,8% comparativamente a 2005 (19,7%). O grupo de 18 a 24 anos apresentou o maior porcentual em 2015: 27,4%. Os dados são da Síntese de Indicadores Sociais, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga nesta sexta-feira, 2.

“É quase um quarto dos jovens, e os números mostram que o porcentual dos `nem-nem-nem’, que não estudam, não trabalham e não procuram trabalho, não varia mesmo em cenários diferentes”, aponta a analista do IBGE Luanda Botelho, referindo-se ao fato de os “nem-nem-nem” terem representado 12,8% dos jovens em 2005. “No caso dos `nem-nem’, a piora do mercado de trabalho influenciou o resultado. Quando a economia piora, os jovens são os mais afetados e os que mais demoram a se recuperar.”

Por conta da maternidade e da maior dedicação a afazeres domésticos, o porcentual de mulheres não estudantes e inativas em 2015 era quase o dobro do que o de homens: 29,8%, contra 15,4%. Em 2005, essas proporções eram 28,1% e 11,1%, respectivamente. Da população feminina de todas as faixas que não trabalhavam nem estudavam, 91,6% ocupava-se das tarefas da casa, incluindo aí os cuidados com os filhos.

Quando se comparam homens e mulheres que trabalham fora, a persistência da sobrecarga sobre elas quanto às atividades domésticas é evidenciada pelos dados do IBGE. De 2005 a 2015, o número de horas semanais que os homens gastaram com esse tipo de atividade não se alterou: ficou em dez horas. Já entre as mulheres o dispêndio de tempo é o dobro disso, e, somada à jornada de trabalho fora, a jornada total semanal feminina é em média cinco horas maior do que a masculina.

A Síntese é feita pelo IBGE desde 1998. Esta edição utilizou números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2015 e do Censo de 2010, entre outras publicações, e trouxe dados relativos a demografia, famílias, educação, trabalho, distribuição de renda e domicílios. O objetivo da síntese é traçar um perfil das condições de vida da população.

Revista Veja
publicado em 02 de Dezembro / 2016 às 21:00

Cantata de Natal da UPAE/IMIP de Petrolina acontecerá dia 15 de dezembro

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) informa que houve uma alteração na data da Cantata de Natal (Ano II), antes prevista para o dia 16 de dezembro. O evento foi antecipado e acontecerá no dia 15 (quinta-feira), às 19h, na própria Unidade.

Está sendo preparado um momento de muita emoção e surpresas, que contará com a apresentação do coral "Os Rouxinóis de Petrolina", além deuma montagem teatral.

"Começamos os ensaios em setembro e queremos realizar um evento ainda mais bonito do que no ano passado. Sem dúvida, sentimento e alegria não vai faltar. As crianças estão se dedicando bastante e a ansiedade já está batendo. Agora é esperar o grande dia e ajustar os últimos detalhes", releva a professora de música e voluntária do projeto, Valquíria Freitas.

Na próxima semana as crianças irão gravar um CD em estúdio e o convite oficial será feito à toda comunidade. "Assim como no ano passado, nós conseguimos um patrocínio para gravação da mídia, que auxiliará no dia da apresentação e ficará como lembrança desse momento especial", ressalta a supervisora do Serviço Social, Nazaré Cunha.

De acordo com a Coordenadora Geral, Magnilde Alves, poderão participar da Cantata os funcionários, colaboradores, familiares, usuários, imprensa, parceiros e comunidade. "Será um momento de confraternização, encantamento e fortalecimento dos laços da família IMIP", destaca.

O coral "Os Rouxinóis de Petrolina" é formado por filhos/familiares de funcionários e pelas crianças do PETRAPE. "É uma forma de interagirmos com a comunidade e de trabalhar o lado social, que também é prerrogativa de todos que fazem o IMIP", acrescenta Magnilde.

Ascom/UPAE-PE
publicado em 02 de Dezembro / 2016 às 20:30

Codevasf recebe mais uma rua totalmente pavimentada e saneada

A sexta-feira (02) começou diferente para os moradores do bairro Pe. Vicente (Codevasf). O prefeito Isaac Carvalho acompanhado do prefeito eleito Paulo Bonfim e equipe de governo inaugurou a Rua da Juventude. A obra contemplou o saneamento e a pavimentação dos 352 metros de extensão sendo a quarta via entregue pelo prefeito em menos de um mês no bairro Codevasf.

"O bairro Codevasf mudou e vai mudar ainda mais. Foi um compromisso assumido por nossa gestão e estamos trabalhando para cumprir. Todo o bairro será saneado e pavimentado, como também outros bairros da região", ressaltou Isaac. Foram entregues importantes Avenidas como as Travessas da Codevasf e da Paz, o Canal da Vergonha foi transformado em rua melhorando a mobilidade urbana da região. O prefeito anunciou que seu mandato será encerrado com a entrega na última sexta-feira do ano, de um grande volume de obras.

"Há poucos dias o programa Toda Sexta Tem Obra completou 2 aos de existência e optamos por festejar no dia 30 de dezembro, a última sexta-feira da nossa gestão com a entrega das obras. Será um dia de inaugurações em toda a cidade, mas com muitas obras aqui na região da Poligonal Urbana", acrescentou Isaac Carvalho.

A Rua da Juventude faz parte do conjunto de obras da intervenção da poligonal urbana que beneficia um total de 12 bairros em Juazeiro com obras de pavimentação, saneamento, drenagem e construção de equipamentos públicos. A via foi entregue à comunidade com os serviços de pavimentação asfáltica, drenagem superficial, meio fio, linha d'água e calçadas, além de receber toda a construção das redes condominais, e as ligações domiciliares, ficando completamente saneada.

De acordo o líder comunitário Francisco Ribeiro, morador da rua há mais de 26 anos, o projeto vem mudando a realidade de bairros que antes eram esquecidos pelos gestores. "Quando cheguei aqui nesse bairro, era só lama, lixo e buraco, para sairmos de casa tínhamos que andar calçados em um sapato e levar outro na mão para calçar quando saísse. Hoje nossa realidade é outra. Só podemos agradecer", enfatiza o morador.

Para o comerciante Josenildo Ferreira, a chegada da pavimentação na rua onde funciona a sua oficina de pintura automotiva, além de trazer mobilidade traz também valorização. "Antes os lotes aqui eram vendidos por R$ 2 mil e hoje aparecem pessoas oferecendo 30 mil. As obras estão valorizando todo o bairro, minha clientela está aumentando, dou uma nota 10 para o que o prefeito Isaac está fazendo por Juazeiro", destacou Ferreira.

Ler Matéria Completa
Ascom/Juazeiro
publicado em 02 de Dezembro / 2016 às 20:00

TERCEIRA MANHÃ DE CUIDADOS NO BAIRRO JOÃO PAULO II

O Centro de Terapias Naturais Gianni Bande – Cetgib - estará realizando uma Manhã de Cuidados e Exposição de Artesanato no dia 3 de dezembro das 8 às 12 horas no Centro Paroquial na Praça Central do bairro João Paulo II. Dirigida especialmente aos moradores do bairro João Paulo II e comunidades adjacentes atendidas pelo projeto Irmã Redenta serão oferecidas terapias naturais complementares como Massagem, Reiki, Cromoterapia, Ventosaterapia, Biomagnetismo, Avaliação dos Chakras, Yoga, entre outras.

Irmã Tereza, diretora Presidente do CETGIB disse que “através desse evento o Centro deseja renovar o seu compromisso com os moradores das comunidades mais próximas sobretudo os que mais necessitam de cuidados em relação à saúde além de partilhar saberes de prevenção e cura.  A ação faz parte da missão do Cetgib que é oportunizar um momento de atendimento gratuito às pessoas de baixa renda da comunidade e demais interessados”,finalizou.

O Centro de Terapias Naturais Gianni Bande foi fundado em 1999. Uma iniciativa das Irmãs Oblatas de São Luís Gonzaga tem como finalidade atender crianças e adolescentes em situação de risco, promover a saúde preventiva e curativa, através do método Bioenergético e das demais Terapias Holísticas. Além disso, se preocupa em orientar as pessoas na aquisição de hábitos alimentares sadios, para uma melhor qualidade de vida.  .

O êxito alcançado nos eventos realizados em 2013 e 2015 foi o indicativo para a equipe do Cetgib planejar mais uma Manhã de Cuidados dessa vez apresentando também o artesanato produzido pelas crianças e adolescentes atendidas pelo Projeto Irmã Redenta.

Katiuscia Maria da Silva, estudante de Pedagogia de Uneb e monitora do Projeto disse que o objetivo é atender as crianças da comunidade utilizando o artesanato também como uma terapia.   No momento estamos com cerca de 20 crianças e adolescentes entre 8 e 14 anos e quando terminar a exposição cada um levará para casa a seu produto.

Além dos projetos já citados o Centro de Terapias Naturais Gianni Bande mantém em funcionamento os Projetos Educação e Saúde, Educação para Cidadania, Bem Estar, Mandacaru e  Riofitness e tem parceiros na mais diversas esferas como Paróquias da Itália, familiares de Irmã Rebenta, convênio com a Prefeitura Municipal de Juazeiro através das Secretarias de Saúde e Educação.

Por Landa Menezes
publicado em 02 de Dezembro / 2016 às 19:30

Bairro Alagadiço recebe mutirão de limpeza nesta sexta-feira (02)

Na manhã desta sexta-feira (02), a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) iniciou o mutirão limpeza no bairro Alagadiço. Cerca de 20 agentes realizaram serviços de varrição, capina e recolhimento de lixo e entulho.

O Superintendente de Limpeza da SESP, Jorge Medrado, explica que as solicitações de limpeza são incluídas na programação da Secretaria e atendidas de acordo com a urgência.

O cronograma de atendimentos é divulgado diariamente na página da SESP no Facebook (www.facebook.com/sespjuazeirobahia).  As pessoas podem solicitar os serviços de limpeza e reposição de lâmpadas através do telefone (74) 3612-5411 ou através de mensagem no Facebook da secretaria.

Irislane Pacheco/SESP
publicado em 02 de Dezembro / 2016 às 19:00

Conmebol vai declarar Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana

Elenco da Chapecoense posa antes de um jogo pela Copa Sul-Americana (Foto: Giba Pace Thomaz/Chapecoense)

A Chapecoense será declarada campeã da Copa Sul-Americana 2016. A Conmebol já tomou a decisão, mas não a anuncia ainda por dois motivos. 1) Não quer tratar publicamente do assunto porque avalia que ainda não é o momento adequado para tratar de assuntos esportivos ou administrativos; 2) Precisa resolver a burocracia necessária, como submeter a decisão ao Conselho da Conmebol (antigo Comitê Executivo) que só volta a se reunir em 21 de dezembro.

Desta maneira, a Chapecoense estará automaticamente garantida na fase de grupos da Copa Libertadores de 2017, assim como na decisão da Recopa – título que vai decidir contra o Atlético Nacional de Medellín.

O clube colombiano seria o rival da Chape na decisão da Copa Sul-Americana que nunca foi disputada. O Nacional de Medellín pediu publicamente para a Conmebol declarar a Chape campeã. Será atendido.

Globo Esporte
publicado em 02 de Dezembro / 2016 às 18:30

74ª CIPM FORMA 345 ALUNOS DA TURMA 2016.2 DO PROERD

No último dia 30 (quarta-feira), às 09h, na Quadra Poliesportiva Adroaldo Muniz e Melo, a 74ª CIPM realizou a Formatura de 345 alunos da turma do 2º Semestre de 2016 do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência), instrumento primordial no combate às drogas e na construção do caráter das crianças e adolescentes, contribuindo dessa forma para um país justo e feliz.

Neste semestre foram atendidos alunos do Ensino Fundamental das Escolas Maria José Lima da Rocha, Dom José Rodrigues, Anália Barbosa de Souza, Presidente Tancredo Neves e Haydee Fonseca Falcão, de nossa área de atuação. Compareceram as autoridades convidadas, diretores, professores, e alunos acompanhados dos seus familiares.

Durante o evento, cada aluno recebeu o certificado de conclusão do Programa e também brindes pelo comportamento durante o curso se destacando dentre os alunos de cada escola, e ainda foi presenteada com uma bicicleta a aluna que confeccionou a melhor redação referente ao Proerd. Os alunos formandos ao final da solenidade, juraram perante todos os presentes a dizerem NÃO às drogas e à violência, concretizando, assim, o ensinamento ministrado pelos instrutores Proerd em sala de aula.

Ascom 74ª CIPM
publicado em 02 de Dezembro / 2016 às 18:00

Prefeito comemora ampliação de voos em Petrolina

A partir desta sexta-feira (2) os passageiros que utilizam o aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina, terão à disposição mais uma opção de voo com destino a Guarulhos, em São Paulo. O voo está sendo operado pela companhia aérea Avianca e está previsto para chegar à cidade pernambucana às 22h, quando acontecerá o batismo.

O prefeito Julio Lossio comemora a oferta de mais um voo direto para São Paulo.  Lossio foi entusiasta para que Petrolina recebesse mais opções de voo e participou de reuniões com a Aviação Civil para solicitar ampliação de destinos saindo da cidade. Entre os argumentos apresentados pelo chefe do executivo municipal, estava a relevância geográfica e econômica do município pernambucano, que recebe pessoas de vários locais do país e de fora dele, que chegam para utilizar o aeroporto, e têm necessidade de se deslocar para cidades que não estão disponíveis nos trechos atendidos pelas empresas que prestam serviço na cidade.

Ascom/Petrolina
publicado em 02 de Dezembro / 2016 às 17:30

Ministério libera recursos para prevenção de incêndios na Chapada

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretária Nacional de Defesa Civil (Sedec), liberou recursos da ordem de R$ 500 mil para ações de combate e prevenção de incêndios na Chapada Diamantina. O montante foi indicado pela senadora Lídice da Mata, por meio de emenda parlamentar e será executado pelo Governo do Estado, via Superintendência da Defesa Civil. Com a verba, serão adquiridos equipamentos de rádio para implantação de um, sistema de comunicação de voz, bem como a realização de cursos de capacitação de brigadistas voluntários, para atuar na prevenção, controle e monitoramento de queimadas irregulares e incêndios florestais  na região. 

De acordo com a senadora Lídice da Mata, a iniciativa prevê uma forte articulação entre os órgãos públicos e a sociedade civil para encontrar soluções viáveis capazes de diminuir  a incidência  dos focos de incêndios e assim combatê-los. "Mais 400 mil baianos de 24 municipios da Chapada Diamantina serão beneficiados", explicou. O superintendente estadual da Defesa Civil, Rodrigo Hita, contou que o sistema de comunicação terá dez estações de rádio VHF e dez repetidoras, o que facilitará as providências com mais agilidade.

Ascom Senadora Lídice da Mata
publicado em 02 de Dezembro / 2016 às 17:16

IPhone a Android: veja em que aparelhos WhatsApp vai parar de funcionar

Nesta sexta-feira (2), o WhatsApp anunciou que deixará de funcionar nos sistemas operacionais de ao menos seis modelos de celulares - alguns já em janeiro de 2017.

Se você tem um celular bastante antigo, provavelmente não vai poder utilizar mais o aplicativo de mensagens. O popular app não oferecerá mais suporte a celulares que rodam Android 2.1 ou 2.2, Windows Phone 7 e iPhone 3GS/iOS6, isso já em janeiro do próximo ano.

De acordo com o Uol Tecnologia, a partir de 30 de junho de 2017, o WhatsApp deixará de ser viável no Blackberry OS and Blackberry 10, Nokia S40 e Nokia Symbian S60.

"Enquanto olhamos para os próximos anos, queremos focar nossos esforços em plataformas mobile que a vasta maioria dos nossos usuários utiliza", afirmou o WhatsApp em nota.

Isso significa que se você tem algum dos aparelho citados terá que trocar por um novo para continuar conversando com amigos e familiares, se quiser seguir usando este aplicativo.

Fonte: NMB
publicado em 02 de Dezembro / 2016 às 17:00

Polícia prende grupos que ordenavam crimes de dentro de presídio em PE

Três detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foram identificados como comandantes de grupos criminosos que lideravam o tráfico de drogas e a prática de homicídios na região. Durante a 'Operação Alcateia', que desarticulou três associações criminosas, quatro pessoas foram presas e um ainda está foragido. Os detalhes da operação foram diculgados nesta sexta-feira (02), durante uma entrevista coletiva realizada pela Polícia Civil (PC).

De acordo com os delegados, Marceone Farreira, da 26ª Delegacia Seccional, e Magno Neves, da Delegacia de Homicídios, três suspeitos tiveram os mandados de prisão cumpridos no Sistema Penitenciário e agora vão responder por um novo processo. Duas pessoas foram presas em Casa Nova, na Bahia, uma em Petrolina e a quarta em São Luís, no Maranhão. Os presos foram encaminhados para 214ª Delegacia de Polícia Civil.

Ainda foram cumpridos mandados de Busca e Apreensão Domiciliar. Foram apreendidos 340 gramas de crack, 3,5 kg de cocaína, 21,5 kg de maconha, R$ 7.410 de dinheiro em espécie, quatro celulares, duas balanças de precisão, um revólver calibre 38, uma pistola calíbre 380 e 30 munições do mesmo calibre.

Ler Matéria Completa
G1 Petrolina
publicado em 02 de Dezembro / 2016 às 16:29

Tribunal Regional Federal da 5ª Região nega pedido do MPF para suspender o Enem 2016

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) indeferiu, nesta quinta-feira (1º), no Recife, o pedido de liminar requerido pelo Ministério Público Federal (MPF) para suspender os efeitos da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, realizada nos dias 5 e 6 de novembro. A decisão foi do desembargador federal Ivan Lira de Carvalho. Ele discordou do argumento do MPF, que alegou que o tema da prova da redação deste ano seria o mesmo que apareceu numa prova falsa divulgada em 2015.

Para o relator, as propostas apresentam abordagens diferentes sobre o mesmo fato, que é a intolerância religiosa. O tema da redação deste ano foi "Caminhos para combater a intolerância religiosa do Brasil", enquanto que o exame falso vazado em 2015 trazia a proposta “Intolerância religiosa no século XXI”. Ainda segundo o desembargador, o elemento surpresa necessário para a realização da prova com isonomia entre candidatos foi mantido. 

O pedido negado pelo Tribunal foi um recurso interposto pelo Ministério Público Federal na tentativa de reverter a decisão do titular da 8ª Vara Federal do Ceará, juiz federal José Vidal da Silva, que indeferiu, no dia 9 de novembro, o primeiro pedido liminar interposto pelo MPF para suspender a validade do Enem 2016, incluindo as provas objetivas.

Vazamento
No dia 7 de novembro, o Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) entrou com outra ação civil pública na Justiça Federal pedindo a nulidade da redação do Enem, desta vez, por suspeitas de vazamento. A Polícia Federal prendeu candidatos no Ceará e no Amapá flagrados com o tema da redação do Enem no domingo (6), dia em que o exame estava sendo aplicado.

G1
publicado em 02 de Dezembro / 2016 às 16:00

Comunitário do Dom José Rodrigues contesta denúncia de moradora

Geraldo,

Sobre a matéria veiculada no dia 30 de novembro, onde a Senhora Maria Madalena Soares afirma que entregou um abaixo-assinado(em mãos) ao Presidente da Associação de moradores (Valter Junior), afirmo categoricamente que essa informação é infundada e mentirosa, a cerca do buraco na  Avenida Alfa onde os ônibus não estão passando. Vale ressaltar que por várias vezes já solicitei da Sesp a MANUTENÇÃO DA REFERIDA AVENIDA.

Deixo mais uma vez bem claro que não sou Presidente do Bairro Dom José Rodrigues, e sim Presidente da Associação de Moradores.

Valter Junior - Presidente  

PS: O Blog esclarece que na matéria publicada dia 30, a denunciante Maria Madalena informa que o assunto já foi levado ao conhecimento do presidente do bairro, e entregue abaixo-assinado (em mãos) ao prefeito Isaac Carvalho, diferente do entendimento do presidente da entidade.

publicado em 02 de Dezembro / 2016 às 15:29

Urgente: SEDIS realiza sorteio de novas casas do Programa Minha Casa Minha Vida

Realizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social e Banco do Brasil o sorteio das mil novas casas dos Residenciais Dr. Humberto I e II nesta quarta-feira, 30, no Salão da Habitação que fica na Orla de Juazeiro. O sorteio contou com a presença dos futuros moradores.

O sorteio ficou sob a responsabilidade da secretaria que já possui um cadastro de mais de 10 mil pessoas de baixa renda.  De acordo com a diretora de habitação da SEDIS, Gilnágila Machado "são pessoas que já estão cadastradas no Programa Minha Casa Minha Vida. Foi um momento mais especial do que imaginávamos.", disse Gilnágila.

Neidimar Medrado da Silva estava ansiosa, não tirava o olho do telão onde apareciam os nomes dos sorteados. "Moro com minha filha e pago aluguel. Agora vai ser um alívio. Já passei por tanta coisa com minha filha e hoje ter a minha casa própria é uma alegria sem tamanho", desabafou.

Outra sorteada foi Cledisana de Sousa Soares. Desempregada, ela paga R$250 de aluguel. "Nossa renda é muita pouca e saber que não precisaremos mais pagar aluguel é maravilhoso. Nem acreditei quando fui sorteada. Agora vou é fazer um chá de casa nova!", vibrava Cledisana. O próximo passo é aguardar o Banco agendar a assinatura dos contratos o que, segundo a Diretoria de Habitação, não deve demorar a acontecer. "As listas com os nomes sorteados já estão disponíveis nos CRAS, CREAS, CIAM e terminal de ônibus", informa Gilnágila.

Segue o link com os nomes das pessoas sorteadas:

Aqui

Aqui

Ascom/Juazeiro
publicado em 02 de Dezembro / 2016 às 14:59

Presidente da OAB defende o afastamento imediato de Renan Calheiros no Senado

O presidente da Ordem Nacional dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, defendeu o afastamento imediato do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que virou réu em ação penal por peculato no Supremo Tribunal Federal, na noite desta quinta-feira (1º).

Em comunicado, Lamachia diz que "não se trata aqui de fazer juízo de valor quanto à culpabilidade do senador Renan Calheiros, uma vez que o processo que o investiga não está concluído". Segundo o presidente da OAB, o pedido de afastamento de Renan Calheiros “trata-se de zelo pelas instituições da República”.

“Com a decisão tomada pelo STF de tornar o presidente do Senado, Renan Calheiros, réu em processo sobre peculato, é necessário que ele se afaste imediatamente de suas funções de presidente do Senado e do Congresso Nacional para que possa bem exercer seu direito de defesa sem comprometer as instituições que representa.”

Presidente do Senado se torna réu pela primeira vez

Renan se tornou réu no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de peculato, que é configurado quando o agente público desvia recursos. Oito dos 11 ministros da Corte votaram pelo recebimento da denúncia contra o peemedebista, que foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em 2013. Ou seja, não há mais como reverter o placar.

Até o início da noite desta quinta-feira, votaram pelo recebimento da denúncia contra Renan Calheiros por peculato os ministros Edson Fachin, Roberto Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber, Luiz Fux, Marco Aurélio Melo e Celso de Mello, além da presidente Cármen Lúcia.Em relação ao crime de falsidade ideológica, os ministros Rosa Weber e Roberto Barroso votaram pelo recebimento da denúncia, que diz respeito à utilização de documentos falsos.

O ministro Dias Toffoli votou pela rejeição total da denúncia contra o senador, ou seja, para que não seja aberto processo por nenhum dos dois crimes. O voto foi acompanhado pelos ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes.

Último Segundo
publicado em 02 de Dezembro / 2016 às 14:28

Corpos dos jogadores da Chape e jornalistas serão repatriados hoje

Os brasileiros vítimas da tragédia com o avião da Chapecoense devem ser encaminhados ao Brasil a partir das 19h (horário de Brasília) desta sexta-feira (2). De acordo com o Diário Catarinense, está previsto que neste horário decolem três aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) que irão repatriar os corpos dos mortos no acidente. Um quarto voo comercial irá partir no mesmo horário, levando os seis jornalistas da Fox que perderam a vida no voo da LaMia.

A publicação explica que os corpos serão deslocados por comboio até o aeroporto. Antes de os caixões serem depositados no interior das aeronaves, deve haver uma cerimônia breve, organizada pelo governo colombiano para a despedida. Os caixões dos brasileiros, todos jogadores da Chapecoense, estavam cobertos com uma bandeira branca com o distintivo do clube e a inscrição: "Campeões para sempre". Os caixões não serão lacrados no translado até o Brasil.

Velório

O velório das vítimas do acidente aéreo na Colômbia está previsto para o sábado (3) em Chapecó, no oeste de SC. Espera-se que cerca de mil jornalistas de todas as partes do mundo estejam presentes para fazer a cobertura. Além disso, o UOL destaca que personalidades como o presidente da República Michel Temer e o presidente da Fifa, Gianni Infantino, são esperadas

Chapecó espera cerca de 100 mil pessoas nos arredores da Arena Condá na manhã de sábado, o que representa mais da metade da população local. Cerca de 20 mil terão acesso à parte interna do estádio. 

Fonte: NMB
publicado em 02 de Dezembro / 2016 às 14:00

SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO E ENTREGA DE MEDALHAS DAS OLIMPÍADAS ENTRE CPM JUAZEIRO E CPM PETROLINA

No dia 28 de novembro de 2016, o país chorou em silêncio, entristecido com o acidente aeronáutico que vitimou 71 pessoas entre elas a equipe completa do Clube de Futebol Chapecoense. Em 29/11 (quarta-feira), aconteceu nas instalações do Colégio da Polícia Militar – CPM em Petrolina, o encerramento das Olimpíadas entre as duas Unidades de Ensino. O intercâmbio teve início em 06 de agosto e encerrou-se em 12 de novembro. A iniciativa partiu do Diretor do CPM de Petrolina sendo prontamente aceita pelo Diretor do CPM Juazeiro.

No decorrer destes quatro meses, os dois colégios mantiveram uma competição saudável, através do enfrentamento entre diversas modalidades como futsal, handebol, voleibol, futebol, basquetebol, xadrez, natação, judô e atletismo, cujo intuito foi a troca de saberes e a prática desportiva, explorando as potencialidades dos alunos-atletas de cada Unidade envolvida.

A referida solenidade contou com a presença de oficiais, praças, professores civis e alunos das duas unidades de ensino. Além da entrega de medalhas para as equipes campeãs, o ponto culminante do evento foi o toque de silencio em homenagem à delegação Chapecoense. Ficando como ensinamento aos pequenos/jovens atletas, que o esporte serve para unir os povos e a competição é simplesmente uma motivação para alcançar os objetivos. 

A direção das duas Escolas, bem como todos os profissionais envolvidos nas Olimpíadas, vislumbram essa interação como uma maneira saudável de aproximar e estimular o gosto pelo esporte e desporto escolar. Para eles, esta é uma oportunidade de fomentar as competições desportivas entre outras unidades de ensino da região ou fora dela, reforçando a interação e a abertura para Olimpíadas entre todas as escolas da região. (Com informações de Pedro Luiz Brandão Júnior - TC PM - Diretor Geral)

publicado em 02 de Dezembro / 2016 às 13:29

Após debate com Moro, senadores apresentam substitutivo a projeto

Um grupo de sete senadores independentes apresentou ontem (1º) no Senado um substitutivo ao projeto de lei sobre o Abuso de Autoridade. O assunto foi discutido à tarde, em sessão temática no plenário da Casa, com a participação do juiz Sérgio Moro, que comanda as investigações e processos da Operação Lava Jato, e o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes.

O objetivo do novo texto, segundo eles, é afastar a possibilidade de que o projeto permita a perseguição a juízes e promotores envolvidos em investigações de corrupção. Um dos principais pontos do substitutivo é a especificação de que um juiz não poderá ser punido por erro de convicção, ou seja, por proferir uma sentença da qual esteja convicto e agindo de boa fé, ainda que posteriormente a mesma seja reformada.

Assinam o substitutivo os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Cristovam Buarque (PPS-DF), Lasier Martins (PDT-RS), José Reguffe (Sem Partido-DF), João Capiberibe (PSB-PB), Elmano Ferrer (PTB-PI) e Álvaro Dias (PV-PR).

Para os parlamentares, este não é melhor momento de o Senado discutir o tema, porque o país está enfrentando uma ofensiva contra a corrupção. No entanto, se isso for feito, eles pretendem garantir a salvaguarda a juízes, promotores e delegados envolvidos na Operação Lava Jato. “Abuso de autoridade acontece no Brasil há muito tempo. Acontece contra pobres, pretos, os mais fracos e nunca o Congresso quis debater esse projeto”, disse o senador Randolfe Rodrigues.

Segundo ele, é importante registrar que ninguém está acima da lei. “Tanto o projeto do jeito que está, no plenário do Senado, quanto o que veio da Câmara intitulado de Dez Medidas Contra a Corrupção, no nosso entender só tem um objetivo: intimidar a atuação do Ministério Público e de magistrados. Por isso nós estamos apresentando o substitutivo”, afirmou. O substitutivo mantém a punição penal comum aos membros do Ministério Público e da magistratura quando ficar caracterizado o dolo nas suas ações. E também traz a tipificação do crime de “carteirada”, quando uma autoridade se vale de sua condição para obter alguma vantagem.

Agência Brasil
publicado em 02 de Dezembro / 2016 às 13:00

LUCAS RAMOS HOMENAGEIA NADADORA ETIENE MEDEIROS COM MEDALHA LEÃO DO NORTE NA ALEPE

Eriberto Medeiros e Lucas Ramos entregam diploma a Renato Pires, primo de Etiene

A Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou nesta terça-feira (29), sessão solene para marcar a entrega da Medalha Leão do Norte 2016 a oito personalidades e entidades sociais que se destacaram na sociedade pernambucana. A homenagem contemplou os agraciados nas áreas de cultura, esportes, turismo, saúde, agropecuária, meio ambiente e educação. A cerimônia foi realizada no Palácio Joaquim Nabuco, sede do Poder Legislativo Estadual.

Entre os contemplados com a honraria, a nadadora Etiene Medeiros recebeu a medalha do Mérito Esportivo Carlos Alberto Oliveira por indicação do deputado estadual Lucas Ramos (PSB). "Etiene representa e orgulha Pernambuco nas piscinas do mundo inteiro e já foi considerada por duas vezes a melhor nadadora do Brasil. É uma atleta exemplar, que inspira muitos pernambucanos", destacou o parlamentar. A nadadora, que está se preparando no Canadá para o Campeonato Mundial de Piscina Curta que será disputado naquele país, foi representada pelo primo Renato Pires.

Acostumada a receber medalhas em pódios, Etiene comemorou a nova conquista nas redes sociais. "Como atleta sempre busquei influenciar positivamente na vida das pessoas. E receber a Medalha Leão do Norte na categoria Mérito Esportivo, que representa a coragem e a força do pernambucano, mostra que estamos no caminho certo", afirmou. "São iniciativas como essa que incentivam a prática e a dedicação não só no esporte, mas na vida", falou a nadadora sobre a indicação feita pelo deputado Lucas Ramos.

HOMENAGEADOS - Também receberam a Medalha Leão do Norte a ex-primeira dama do Estado, Renata Campos (Mulheres de Tejucupapo), a banda Fulô de Mandacaru (Mérito Cultural), o secretário de Turismo Felipe Carreras (Mérito Turismo), o médico Celerino Carriconde (Mérito Sanitário), a professora Terezinha Teixeira Coelho (Mérito Educacional), a Associação Trapeiros de Emaús (Mérito Ambiental) e o empresário Alex de Oliveira da Costa (Mérito Agropecuário). A comenda foi instituída em 2008 pela Alepe.

Ascom Dep. Lucas Ramos Foto: Ivaldo Régis.
publicado em 02 de Dezembro / 2016 às 12:29

Rui sanciona lei que cria bolsa de estímulo para professores

Professores efetivos do magistério que exercem atividades nos ensinos fundamental e médio terão direito à Bolsa de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe, de acordo com lei sancionada pelo governador Rui Costa nesta quinta-feira (1º). O projeto do Executivo foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia e a lei que institui a bolsa será publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta (2). O valor do benefício será de R$ 1.600 para o professor com carga horária de 40 horas, e de R$ 800, para aqueles com carga horária de 20 horas. 

"Ao longo de quase dois anos de gestão, tenho destacado que a educação é uma das minhas prioridades, e isso tem sido comprovado com ações concretas do Governo. Essa é mais uma ação que tem como objetivo valorizar os professores, criando condições para que eles possam prolongar sua permanência dentro das escolas. É uma contribuição a mais para a construção do futuro dos nossos jovens", comentou o governador Rui Costa. 

De acordo com a lei, o benefício será pago por dois anos, prorrogáveis por mais dois, e sobre ele não incidirá contribuição previdenciária. Também não poderá ser utilizado para cálculo de aposentadoria e pensão. Servidores que obtiverem desempenho individual satisfatório e que não possuem em seus registros funcionais mais de seis faltas injustificadas no ano letivo imediatamente anterior ao do início da percepção da vantagem poderão ser contemplados. 

O desempenho individual será aferido pelo chefe imediato do servidor interessado em perceber o benefício e comprovado mediante certidão específica. Aquele que exercer as suas atribuições em mais de uma unidade escolar da Rede Estadual de Ensino deverá ser avaliado em ambas as unidades. A percepção da bolsa não implicará na suspensão de alguma vantagem ou benefício recebido pelo servidor, a exemplo do Abono de Permanência, instituído pela Emenda Constitucional n° 41/03.

Secom Bahia
publicado em 02 de Dezembro / 2016 às 12:00

Artigo: FIDEL E O CÉU

Fidel Castro, Che Guevara, Camilo Cienfuegos, Raúl Castro: Os barbudos da Sierra Maestra que detonaram a ditadura perversa e sanguinária  de Fulgêncio Batista , então sob a batuta e o guarda-chuva do capitalismo selvagem americano. Amou esse início, leitor saudoso? Certeza que dourou? Tomém. Saudadezinhas mil de vosmecê, amigo  das letras. Fidel Castro, o chefe-mor imponente da Revolução Cubana. Che Guevara, o  guerrilheiro romântico da Revolução Cubana.

Os dois maiores ícones da maior revolução de resistência a que o planeta terráqueu  já assistiu. Cuba, uma pequenota ilha paradisíaca perdida no meio da Caribe. Mas, que servia aos americanos ricaços para lhes proporcionarem lazeres que iam da prostituição às jogatinas em hotéis e cassinos de luxo. Sem contar, logicamente que mais lógico, as intermináveis fazendas com imensas casas grandes em contraste com as funerárias senzalas ( Ai, ai, ai,ai, Helena...será que será que o sociólogo Gilberto Freire fez o seu livro Casa Grande e Senzala a partir disso ? Bem poderia ter sido.).

Fidel, apesar de ter nascido em bom berço, nunca se conformou com a escravidão e o sofrimento imposto pelo governo tirano de Fulgêncio Batista ao seu povo.O  bom e caloroso povo cubano. Daí, insurgiu-se ante a toda essa inescrupulosidade sendo preso por diversas vezes e torturado. Correu ligeirinho para as matas da Sierra Maestra, recrutou camponeses revoltados ao extremo, ajuntou os barbudos e com eles e um exército de patriotas humildes tomou a ilha e a devolveu aos cubanos. Lindo isso, pois não? Prendeu, expulsou, nacionalizou empresas,confiscou fazendões e carrões, fazendo uma revolução  histórica, bonita , humanitária.

Ler Matéria Completa
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2016. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.