Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 26 de Junho de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 25 de Junho / 2017 às 09:55

SUPERINTENDENTE DE CULTURA E TURISMO CONFIRMA RECURSOS PARA REFORMA DO MERCADO JOCA DE SOUZA OLIVEIRA

Nas redes sociais o Superintendente de Cultura e Turismo de Juazeiro Carlos Maurício Dias Cordeiro (Mauriçola) ratificou a informação de que a Prefeitura de Juazeiro aprovou junto ao Ministério da Integração Nacional, recursos de quase 02 milhões de reais para a reforma e requalificação do Mercado Municipal Joca de Souza Oliveira. Confira:

“45 ANOS DEPOIS... (Quase todos os domingos, vou ao mercado comer bode com cuscuz no ponto de dona Francisca, meu pai me levou pela primeira vez nos anos 60. Hoje foi bem melhor e dona Francisca abriu um Largo sorriso...

A Prefeitura de Juazeiro, por meio de um projeto elaborado pela Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano, aprovou junto ao Ministério da Integração Nacional, através de concorrência em chamada pública, recursos de quase R$ 2 milhões para a reforma e requalificação do Mercado Municipal Joca de Souza Oliveira, um dos mais históricos e tradicionais centros de comércio popular da cidade. A intervenção do local é uma antiga reivindicação dos permissionários que comercializam no mercado”.

publicado em 25 de Junho / 2017 às 09:00

HOMEM É ASSASSINADO NA VILA EULÁLIA EM PETROLINA

Na noite deste sábado, dia 24, uma viatura foi acionada pela Central de Operações do 5° BPM a fim de se certificar da entrada de uma vítima no Hospital Universitário atingida por disparos de arma de fogo. Ao chegarem a unidade hospitalar os policiais mantiveram contato com o pai da vítima, o qual informou que quando ia passando em seu veículo com seu filho na Rua 33, s/nº, Vila Eulália, em Petrolina, foi surpreendido por vários disparos de arma de fogo, sendo que de imediato se abaixou e não conseguiu identificar quem havia feito os disparos, momento que notou que seu filho havia sido atingido por dois tiros, sendo um no tórax e o outro na perna direita. De imediato socorreu o mesmo para o hospital, o qual deu entrada no centro cirúrgico. Por volta das 23h50, os militares tomaram conhecimento através do policial de serviço hospital que a vítima não resistiu aos ferimentos e veio a óbito naquele nosocômio. A vítima foi identificada como José Cláudio Ferreira de Siqueira, 41 anos de idade.

Da redação com informações do 5° BPM
publicado em 25 de Junho / 2017 às 08:30

Fabio Assunção é liberado após pagar fiança de dez salários mínimos

O ator Fábio Assunção foi liberado em audiência de custódia realizada no Fórum de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, após pagar uma fiança de dez salários mínimos - equivalente a R$ 9.370 - arbitrada pelo juiz Thiago Pacheco. O plantonista analisou o flagrante feito na Delegacia de Polícia da 156ª Circunscrição de Arcoverde, para onde o ator foi levado por militares após se envolver em confusão, e decidiu que, após pagar o valor, Assunção poderia responder em liberdade pelos crimes de dano qualificado ao patrimônio público, desacato a autoridade, desobediência e resistência à prisão.

De acordo com a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), o ator paulista de 45 anos teria se envolvido em confusões no pátio de eventos da cidade e no Hospital Memorial Arcoverde. "Ao tentar levar as partes para esclarecer os fatos na delegacia, Fábio Assunção ficou agressivo e se negou a entrar na viatura, sendo necessário o uso de algemas para levá-lo. Ao ser colocado no xadrez da viatura ele ficou ainda mais violento, e quebrou o vidro traseiro do veículo", informou a nota oficial emitida pela corporação.

Após a realização dos procedimentos legais conduzidos pela delegada Cristina Gomes, o ator foi autuado em flagrante. Como o total das penas soma mais que três anos de reclusão, não coube, no caso, o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Por isso, o ator foi apresentado na audiência de custódia, onde foi arbitrada fiança.

Fábio Assunção chegou por volta das 16h para audiência de custódia, acompanhado da namorada, a atriz pernambucana Pally Siqueira, do advogado e de policiais militares.

"Tribunal da internet"

Com celulares, populares registraram a prisão do ator. A informação se alastrou rapidamente e os vídeos de Fábio Assunção após a festa de São João de Arcoverde viralizaram nas redes sociais e motivaram um debate sobre o uso de álcool e outras drogas, já que é de conhecimento público a luta do ator contra a dependência química. Muitos internautas defenderam Fábio e questionaram o "tribunal da internet".

Comunicado

Em suas redes sociais, o ator disse que lamentava “muitíssimo” o ocorrido e disse que será responsável por todos os danos causados. “Peço a todos sinceras desculpas. Não é fácil, mas reconhecer meus erros e procurar sempre aprender com eles é o que eu desejo”, afirmou.

Ele também agradeceu as manifestações de carinho que recebeu e garantiu que não fez uso de nenhuma droga ilícita. "Errei ao me exceder. Não fiz uso de nenhuma droga ilícita - o que será comprovado pelo exame toxicológico que eu mesmo pedi para ser feito. Serei responsável pelos danos causados. Agora estou bem”, ressaltou.

Fonte: Folhape
publicado em 25 de Junho / 2017 às 08:00

MAIS DOIS HOMICÍDIOS NO BAIRRO SOL NASCENTE EM JUAZEIRO

Na noite de São João, neste sábado dia 24 de junho, mais dois homicídios foram registrados em Juazeiro. Segundo relato de populares duas pessoas foram esfaqueadas no bairro Sol Nascente, sendo que uma delas, uma mulher identificada como Jéssica da Silva Ferreira, 25 anos, veio a óbito no local, enquanto o homem identificado como Luís Carlos Gonçalves da Silva, 52 anos, foi socorrido para uma unidade hospitalar da região, mas faleceu em seguida durante atendimento no Hospital de Traumas em Petrolina. A polícia militar fez diligências pelo bairro, mas não conseguiu localizar o autor do crime. A equipe IML foi ao local e promoveu a remoção do cadáver. Autor e motivação do crime ainda são desconhecidos da polícia.

Imagem Ilustrativa da internet
publicado em 25 de Junho / 2017 às 07:25

PREFEITO AGENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA COM JUIZ DE DIREITO EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

O prefeito Enilson Rodrigues esteve sexta-feira (23), em Remanso, oportunidade em que agendou com o Dr. Dário - Juiz de Direito da Comarca de Remanso, a ida à Campo Alegre de Lourdes, no dia 29/06, para uma audiência pública com o prefeito, as Polícias militar e civil, advogados, vereadores e sociedade Civil, com o objetivo de discutir os problemas do município, principalmente na área da segurança pública.

Também definiram ida do Juiz e do Promotor para mutirão a ser realizado nos dias 10, 17 e 24 de julho/2017, em Campo Alegre de Lourdes, acompanhados de servidores do judiciário para sanar todas as pendências de processos existentes no Cartório (retificações e restaurações de registros de nascimento e casamento; anotações dos atos nos respectivos livros e, outras demandas administrativas e judiciais existentes no município).

 Visitou também o canteiro de obras da VGL, onde foi informado que muito em breve começará o asfalto da BR-235. O proprietário da empresa falou está aguardando a brita chegar de Petrolina. “Estamos muito próximo do começo do asfaltamento” expressou o prefeito.

Ascom Campo Alegre de Lourdes
publicado em 25 de Junho / 2017 às 07:00

6º BPM NA SEGURANÇA DO TÍPICO ARRASTA-PÉ

Para quem gosta do forró pé-de-serra, apreciar uma boa quadrilha, trios nordestinos, entre outras manifestações culturais, pode conferir o típico São João do Nordeste, no espaço alternativo Assis do Acordeon, no centro de Senhor do Bonfim, onde moradores e turistas arrastam o pé, com a segurança, é claro, do 6º Batalhão de Polícia Militar.

Seção de Comunicação Social 6 BPM
publicado em 25 de Junho / 2017 às 06:00

BR-235: Serviços em Pontes entre Juazeiro e Pinhões estão em andamento

O Consórcio responsável pelas obras de pavimentação asfáltica no trecho entre Juazeiro e Pinhões, continua executando serviços na rodovia, que já tem quase sua totalidade com pavimentação asfáltica concluída, trabalhando agora em trechos que necessitam de interligação com pontes.

Quem trafegou na estrada nos últimos dias pode observar homens e máquinas trabalhando nas pontes localizadas na comunidade de Lagoa do Boi, um dos pontos críticos da estrada em épocas chuvosas.

Dos 75,4 quilômetros entre Juazeiro e Pinhões, que faz divisa com Poço de Fora, em Curaçá, 68 quilômetros já receberam pavimentação asfáltica, faltando ligação com as pontes, já concretadas.

Um trecho de aproximadamente 8 Km, a partir do portão principal da Agrovale, no sentido Pinhões,  continua aguardando a pavimentação asfáltica e não há sinais de serviços no local.

publicado em 24 de Junho / 2017 às 23:00

ESPAÇO DO LEITOR: O MERCADO DO PRODUTOR E SUAS MAZELAS

Caro Geraldo,

Ontem, ao entrar no Mercado do Produtor de Juazeiro, fui surpreendido com um aumento de 100 %, isso mesmo, 100%, no valor da tarifa de entrada. Aplica-se tal aumento escorchante, como se fosse a coisa mais natural do mundo. E nossos representantes, os Vereadores, continuam assinando embaixo de tudo que o Executivo aplica. E o povo... que se exploda! 

Mas o caos, as mazelas, daquele importante centro distribuidor, continuam inalteradas, como a sujeira, desorganização e falta de fiscalização.
Vejam-se as fotos, anexas, das barracas de varejo de frutas e verduras: os permissionários não só invadiram a calçada, como a própria via, na saída do Mercado, impedindo que seus próprios clientes e fornecedores estacionem sem dificultar a saída de veículos, inclusive caminhões e carretas que por ali transitam.

Já falei com os responsáveis pelo setor inúmeras vezes, com todos eles prometendo que "os permissionários já foram notificados e, na semana que vem, removeremos os obstáculos e poremos ordem no local". Mas a "invasão" continua lá, incólume e "imexível". O usuário, mesmo o cliente, que paga caro para entrar, que se vire.

Quando a autoridade não impõe a ordem, não faz cumprir as regras, a coisa vira desordem, bagunça, com cada um fazendo que lhe apeteça; infelizmente, é o que acontece no Mercado do Produtor, a despeito do "pequeno" reajuste de 100% na tarifa de entrada.

Zoroastro Cedro - Zoró. - Cansado de ser espoliado.

publicado em 24 de Junho / 2017 às 22:00

PM GARANTE ORDEM PÚBLICA EM MANIFESTAÇÃO DOS ESPADEIROS

Sob o comando do Tenente Coronel PM Soares, policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar se fizeram presentes para manter a ordem pública, com apoio de guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado - CIPE Caatinga, durante manifestação dos espadeiros contra a decisão judicial de proibir a tradicional guerra de espadas de Senhor do Bonfim, no final da tarde desta sexta-feira (23).

Seção de Comunicação Social 6 BPM
publicado em 24 de Junho / 2017 às 21:00

Centrais sindicais divergem e desistem de greve geral no dia 30

Enfrentando divergências internas após intervenção do governo Temer, as centrais sindicais desistiram, nesta sexta (23), da convocar uma greve geral para o dia 30, como anteriormente anunciado. Após três horas de reunião, dirigentes de nove centrais divulgaram nota em que apresentam um calendário de mobilizações, mas sem usar a expressão greve geral.

Dirigentes de Força Sindical, UGT, Nova Central e CSB deverão se reunir na semana que vem com o presidente Michel Temer. CUT e CTB poderão ser convidadas. "Vamos parar o Brasil", diz a nota. Pesou para a decisão a constatação de que os trabalhadores da área de transportes, especialmente os de São Paulo, não parariam no dia 30. Os metroviários resistiram sob argumento de que foram punidos com perda de quatro dias de salário em decorrência da greve do dia 28 de abril.

Mas não foi só. A Força Sindical recuou após forte articulação do governo Temer. Nesta semana, dirigentes de Força, UGT, Nova Central e CSB foram convidados para uma reunião com o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. Ficou acertada uma audiência com o presidente. Segundo participantes, o ministro manifestou o temor de que o dia fosse marcado pelo "Fora Temer"e acenou com a possibilidade de manutenção da contribuição sindical e a extinção gradativa do imposto.

A CUT (Central Única dos Trabalhadores) admite a suspensão da contribuição. A Força Sindical reivindica sua permanência. Diante da possibilidade de negociação, a Força passou a defender que o dia 30 tivesse o caráter de dia nacional de mobilização e paralisação. O secretário-geral da Força, João Carlos Gonçalves, o "Juruna", afirma que o "governo sinalizou com o diálogo" ao admitir a hipótese de veto ou edição de uma MP sobre o tema. E acrescenta: "Não é greve geral. É paralisação nacional, de acordo com a força de cada central".

O recuo expõe rachas entre as diferentes centrais. Os bancários, filiados à CUT, defendiam adesão à greve. Metroviários, não. As divergências foram expressas na quinta-feira (22), nas notas divulgadas pela Força Sindical e CUT. Pela manhã, a Força Sindical divulgou um comunicado orientando seus filiados a realizarem "atos, manifestações e paralisações em suas bases" na próxima sexta-feira (30). À tarde, a CUT divulgou uma nota cujo título diz reforçar "greve do dia 30 contra as reformas de Temer". Com informações da Folhapress.

publicado em 24 de Junho / 2017 às 20:00

Prefeitura de Sento-Sé faz ações em todo município para instalação lâmpadas

A Prefeitura de Sento-Sé vem colocando iluminação pública na sede e no interior do município. A proposta é reduzir a escuridão que a nova gestão encontrou a cidade quando assumiu e consequentemente melhorar a segurança para a população.  Essa ação já beneficiou as comunidades do Brejo da Martinha, Bazoá, Capeado, Tombador de Cima, Volta Serra, Ponta D'água, Campo Largo, Quixaba, Riacho dos Paes, Junco, Cajuí, Retiro de Cima, Retiro de Baixo e o Distrito do Pirí.

A gestora colocou uma equipe de eletricistas para fazer uma avaliação da quantidade de lâmpadas apagadas, na sede e em todo interior. No levantamento foi constatado que o município tem 2479 luminárias, sendo que 1081 luzes estavam apagadas há muito tempo. Além da instalação de lâmpadas, reatores e fotocélulas ainda encontraram a maioria dos prédios públicos com problemas nas instalações elétricas e sem iluminação.

O Secretário de Obras e Serviços Públicos, falou das instalações de luzes nas avenidas, ruas e praças. "A entrada principal da cidade estava com todas as lâmpadas apagadas e com problemas nas estações. Além das luminárias apagadas ainda existe uma grande quantidade de reatores antigos e com problemas. Já colocamos lâmpadas em boa parte da cidade, nas torres das praças, na entrada da cidade, no ginásio de esporte, em várias escolas e a equipe de iluminação continua nas ruas fazendo a reposição de lâmpadas, reatores e braços". Explica Jackson Coelho.

Morador do bairro Santa Terezinha, Lucimar Rodrigues de Sousa, 35, pedreiro, falou sobre como a chegada da luz melhorou a rotina dos moradores, "a iluminação está ótima, há alguns meses estávamos no escuro, mas depois a iluminação pública passou aí e colocou lâmpadas em todos os postes. As crianças agora já podem brincar no meio da rua em segurança. Com a volta das aulas os pais ou irmão mais velho precisavam ir buscar as meninas na escola, agora com tudo iluminado elas podem voltar só, pois está tudo claro", disse Sousa.A Prefeita, ressaltou o seu compromisso com a população, "estamos trabalhando para fazer sempre mais pelo povo de Sento-Sé, estou nessa função pública para cuidar da população e vou trabalhar todos os dias para executar o meu compromisso", afirmou Ana Passos.

Tâmara Tárcia/Ascom PMSSE Fotos: Leonardo Costa
publicado em 24 de Junho / 2017 às 19:00

Doleiro aliado a Cunha prometeu 'acabar' com Temer em delação

O doleiro Lúcio Bolonha Funaro, apontado como operador de propinas do ex-deputado Eduardo Cunha, teria prometido "acabar" com o presidente Michel Temer em discussão com o advogado do peemedebista, Antonio Mariz. “Se eu delatar, vou acabar com o seu chefe”, teria dito Funaro, em conversa que ocorreu antes de ele ser preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

As informações são da coluna Radar On-Line, do site da revista Veja, deste sábado (24). Apesar da ameaça de fazer delação premiada, Funaro ainda não fechou acordo de colaboração com o Ministério Público. No entanto, de acordo com a coluna, ele vem sendo incentivado pelo ex-senador Luiz Estevão, colega de cela do doleiro.

Fonte: NMB
publicado em 24 de Junho / 2017 às 18:00

Núcleo de Línguas da Univasf abre inscrições para cursos de inglês

O Núcleo de Línguas (NucLi) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lança os primeiros cursos de inglês de 2017, destinados a estudantes e servidores da instituição. Há três cursos disponíveis, cada um com 25 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 4 de julho. Os cursos são ofertados por meio do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), do Ministério da Educação (MEC).

As inscrições devem ser feitas online pelo site do IsF. Podem se inscrever discentes de graduação presencial e a distância e de pós-graduação Stricto sensu da Univasf; docentes e técnicos com Siape ativo há no mínimo seis meses. É necessário ter resultado de TOEFL-ITP válido, isto é, que tenha sido realizado nos últimos dois anos, ou estar ativo no curso My English Online (MEO).

Os cursos têm carga horária de 16h e as aulas serão ministradas por professores do NucLi. Estão disponíveis os cursos de “Compreensão oral: estratégias”, “Produção Escrita: abstracts” e “Comunicação Intercultural”. Mais detalhes podem ser obtidos no site do IsF na Univasf. As aulas terão início em 11 de julho e término em 3 de agosto e serão ministradas na sala do NucLi, localizada no prédio de Colegiados, 1º andar, Campus Juazeiro (BA). Ao final do curso, serão emitidos certificados para os alunos que tiverem boa frequência e notas suficientes.

Ler Matéria Completa
Ascom/Univasf
publicado em 24 de Junho / 2017 às 17:00

"Governo precariza cada vez mais a saúde na Bahia", denuncia Alan Sanches

Ao apontar sérios problemas na gestão de saúde, a exemplo de atraso de pagamento de três meses de médicos que atuam até mesmo na UTI e fechamentos de Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), o deputado estadual, Alan Sanches (DEM), que é vice-presidente da comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa, destaca que o Governo do Estado precariza cada vez mais o setor na Bahia. "E a população paga alto preço pelo descaso". Conforme Alan Sanches faz questão de pontuar, as dificuldades são inúmeras, mas deixar de pagar os profissionais que já atuam em instalações ruins e até mesmo sem material para atendimento, já passa de descaso.

"Recentemente denunciei que os profissionais do Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus (HRSAJ) estavam há três meses sem receber salários e dias depois médicos contratados através de Pessoa Jurídica ou cooperativa  da UTI Geral do Hospital Roberto Santos, demonstraram insatisfação através de um abaixo assinado também pelo mesmo motivo, ameaçando, inclusive, uma mobilização radicalizada. Deixando claro que o executivo estadual ignora que receber os salários em dia é um direito básico de todo trabalhador e condição mínima para que o mesmo exerça as suas funções com a tranquilidade que a profissão exige e que esta forma, o desrespeito ao médico significa também desrespeito a população assistida pelo SUS".  

Aliado a isso, o deputado frisa que, após fechar importantes UPAs como a de Escada, no Subúrbio e a de São Caetano, a Sesab vive no faz de conta de que estas decisões não estão provocando sobrecarga na rede de atendimento de Salvador, que também já é precária.   "E quem constatou isso não fui eu, mas sim o Ministério Público da Bahia (MP-BA) após abertura de um Inquérito Civil para apurar uma eventual desassistência à população por conta do encerramento das atividades da unidade de São Caetano, por exemplo. De acordo com o MP-BA, as investigações apontam que, por conta da sobrecarga, a capacidade de absorção da demanda das unidades de saúde foi prejudicada "em termos qualitativos e quantitativos e se fizermos uma varredura muitos outros casos entrariam no mesmo rol. "Porque, infelizmente, a saúde na Bahia foi banalizada", lamentou, cobrando providências, de forma que os baianos sejam melhor atendidos num direito que lhes são constituído por lei.

Ascom Dep. Alan Sanches
publicado em 24 de Junho / 2017 às 16:00

Banco de Leite do HDM atende bebês de Petrolina, da Bahia e até do Piauí e do Ceará

Todo recém-nascido com baixo peso ou prematuro, cuja mãe não produz leite suficiente para amamentação, recebe o alimento fornecido pelo Banco de Leite Materno do Hospital Dom Malan (HDM). "É uma ação muito importante que deve sempre contar com o apoio das pessoas porque o leite que doamos é recebido de mulheres que produzem mais do que seus filhos precisam', explica Flávia Guimaraes, coordenadora da unidade, esclarecendo que também são atendidos bebês que, por qualquer razão, não conseguem mamar adequadamente".

O Banco de Leite Materno é uma ação da Secretaria de Saúde do Governo de Pernambuco e está presente em Petrolina e em mais 11 municípios do Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana.  Mas não são apenas pernambucanos que recebem assistência. Segundo Flávia Guimaraes, crianças da Bahia e até do Piauí e do Ceará acabam também sendo beneficiadas.

Atualmente está sendo um esforço para aumentar o número de doações na cidade. Até maio deste ano, foram doados 147 litros de leite ao Hospital Dom Malan/IMIP, mas segundo a coordenadoria do banco, o volume ideal seria de 294 litros.

Ler Matéria Completa
Clas Comunicação
publicado em 24 de Junho / 2017 às 15:00

Análise Internacional Independente sobre o Processo Penal de Lula (IIRLP)

Grupo de especialistas vai fazer Análise Internacional Independente sobre Processo Penal de Lula. A Análise é constituída por renomados professores de Direito que avaliam todas as provas apresentadas nos autos em relação a Lula. O relatório deverá analisar se a acusação agiu de maneira imparcial e independente.

O relatório independente terá quatro objetivos:

   1. avaliar as provas apresentadas contra e a favor de Lula;

   2. examinar as ações de acusação atual e se o Estado de Direito tem sido observado;

   3. avaliar os impactos da cobertura e dos comentários da mídia sobre o julgamento, e

   4. tornar pública suas conclusões e recomendações à população brasileira em agosto de 2017.

A análise é independente e será realizada pelos seguintes Professores de Direito:

Roberta Bortone – Roma, Itália

Günter Frankenberg – Frankfurt, Alemanha

Javier Garcia Oliva - Oxford, Reino Unido

A administração da Análise Internacional é feita por um Secretário-Geral independente, Rafael Valim, estabelecido em São Paulo.  A análise deverá solicitar o acesso a toda documentação, bem como o envio de informações e comunicações às partes interessadas. 

publicado em 24 de Junho / 2017 às 14:00

Univasf: Matrículas de convocados no 6º Remanejamento do Sisu 2017 serão realizadas nesta quarta-feira (28)

A Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará, nesta quarta-feira (28), as matrículas dos candidatos convocados no 6º Remanejamento do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação (PS-ICG 2017). Os convocados irão preencher vagas abertas nos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Sociais (Bacharelado), Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Medicina (Campi Sede e Paulo Afonso), Medicina Veterinária, Psicologia, Arqueologia e Preservação Patrimonial, Ciências da Natureza (Campi Serra da Capivara e Senhor do Bonfim), Química e Geografia.

As matrículas serão realizadas, presencialmente ou por meio de procuração, no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h. Os candidatos remanejados para os cursos dos campi Sede, Ciências Agrárias, em Petrolina, e do Campus Juazeiro farão o procedimento na sala da SRCA, no 1º andar do Prédio Administrativo da Reitoria, no Campus Centro, localizado na Av. José de Sá Maniçoba, S/N, Centro – Petrolina (PE).

Ler Matéria Completa
Ascom Univasf
publicado em 24 de Junho / 2017 às 13:39

Espadeiros descumprem decisão da justiça e realizam Guerra de espadas em Senhor do Bonfim

A suspensão da guerra de espadas em Senhor do Bonfim continua repercutindo nas redes sociais e foi o “prato” mais degustado nas redes sociais, rodadas de conversas e movimentos e manifestos em defesa da bonfinenese.

Ontem várias manifestações foram realizadas na cidade, incluindo uma caminhada que saiu da Praça do Congresso e passou pelas principais ruas da cidade. De acordo com informações colhidas pelo BLOG GERALDO JOSÉ a manifestação foi acompanhada de perto pela Polícia Militar, o que não impediu que espadeiros descumprissem a determinação judicial que proibia o uso do artefato e travassem confrontos de espada.

A Associação dos Espadeiros de senhor do Bonfim, segundo informações, teria entrado com liminar no final da tarde para derrubar a decisão judicial que proibia a Guerra de Espadas, mas não houve nenhuma publicação da justiça sobre esse tipo de recurso.

De acordo com a recomendação do Ministério Público, acatada pela Juíza Telma Almeida de Oliveira, o descumprimento da decisão implicaria em pena de 3 a 6 anos de prisão e pagamento de multa estipulada em R$10 mil.

Em que pese o descumprimento da decisão, de acordo com informações, ninguém teria sido preso na noite de ontem em senhor do Bonfim.

Foto:redes sociais
publicado em 24 de Junho / 2017 às 13:00

Meirelles confirma que governo estuda usar FGTS no lugar do seguro-desemprego

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, confirmou nesta sexta-feira (23) que o governo estuda utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para substituir o pagamento do seguro-desemprego. A medida foi divulgada pelo jornal O Globo e, segundo Meirellegundo a reportagem, o governo pretende usar o saldo do FGTS e a multa de 40%, paga nos casos de demissão sem justa causa, para repassar três parcelas ao trabalhador, substituindo o seguro-desemprego. O valor mensal seria equivalente ao último salário recebido pelo empregado. Após esse período, se permanecer sem colocação, o trabalhador poderia dar entrada no seguro-desemprego e receber o restante do saldo do FGTS.

“Existem discussões na área econômica do governo, seja no Ministério da Fazenda, seja no Ministério do Planejamento, seja em outras áreas em diversos níveis, sobre diversas coisas que possam induzir o país a voltar a crescer” disse Meirelles ao ser perguntado sobre o assunto após participar de um evento promovido pela Câmara Americana de Comércio (Amcham) em São Paulo.

O ministro também comentou a suspensão das importações de carne bovina fresca brasileira pelos Estados Unidos, anunciada ontem (22), e disse que o Brasil prestará os esclarecimentos necessários para reverter a decisão norte-americana.

“Compete à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos [Apex] fazer o trabalho no sentido de assegurar que as dúvidas e preocupações dos outros países sejam resolvidas, e o país volte a exportar normalmente”, declarou.

Reforma Trabalhista

Durante o evento, o ministro recebeu um manifesto da Amcham em apoio às reformas trabalhista, previdenciária e tributária. Apesar da rejeição da proposta de reforma trabalhista do governo na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, Meirelles mostrou otimismo com a votação do texto no plenário.

“Um senador que perdeu o voo, outro que teve uma questão de partido, outro com uma questão familiar. Então, tiveram diversas questões que fizeram com que isso, ocasionalmente, ocorresse. Agora, nós acreditamos que a reforma deve ser aprovada e deve ser implantada.”es, está em “fase embrionária”.

Agência Brasil
publicado em 24 de Junho / 2017 às 12:00

O melhor São João do Brasil: rede hoteleira de Petrolina registra 100% de ocupação em 2017

O São João de Petrolina está chegando ao fim com um impacto cultural e econômico que entra para a história. Depois do ministro do Turismo, Marx Beltrão, declarar que a festa local é a melhor do Brasil, mais um fato confirma o sucesso do evento: a rede hoteleira está completamente lotada por conta dos festejos.

A procura foi tanta que até mesmo os hotéis da vizinha cidade de Juazeiro (BA), sentiram os impactos positivos da demanda. Desde o último dia 16, o pátio Ana das Carrancas vem registrando um público de mais de 70 mil pessoas por noite, muitas delas, vêm de outras cidades o que impulsiona a economia local.

De acordo com a gerente do Petrolina Palace Hotel, Glaucineide Ferreira, a grande novidade de 2017 é que a ocupação total dos leitos foi registrada não apenas na véspera do Dia de São João, mas durante todo o período junino.

"Em outros anos tínhamos ocupação apenas na véspera e no Dia de São João, mas este ano fomos surpreendidos com a ocupação total durante toda a semana que antecede o Dia de São João. Para se ter uma ideia, estamos com a capacidade máxima de atendimento, ou seja, temos casais que não haviam feito reserva para todos os dias, mas decidiram ficar e para atender a todos temos quartos com seis pessoas, por exemplo", informou  a gerente.

Ler Matéria Completa
Ascom/ Petrolina
publicado em 24 de Junho / 2017 às 11:35

Petrolina celebra véspera de São João em penúltima noite de festa no Pátio de Eventos Ana das Carrancas

A noite de 23 de junho para a maioria dos nordestinos é de comemorar a principal manifestação religiosa, artística e cultural de um povo. Para muitos, a véspera do dia de São João, santo símbolo de uma das maiores festas do Brasil, é uma data especial. Em Petrolina, além das comemorações em casa, ou na roça, junto com a família e amigos, a noite também foi de grandes shows no Pátio de Eventos Ana das Carrancas.

Presente em todas as noites, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, aproveitou para avaliar o evento que, segundo ele, mostrou ser de fato o melhor São João do Brasil. "O São João de Petrolina nunca teve tanta projeção em nível nacional como neste ano. E vale ressaltar que conseguimos isso gastando menos do que nas edições passadas. Portanto, o balanço que fazemos é bastante positivo, e a expectativa que fica é que no ano que vem faremos uma festa ainda melhor", comemorou Miguel.

No palco, Andréa Vitoria, Wilson & Welson e Pedrinho Pegação, além de Luan Santana e Bruno & Marrone, animaram o público com um repertório variado, apresentando o melhor do forró e do sertanejo nacional. "Viemos pra cá no intuito de fazer um showzaço. Já viemos aqui em Petrolina várias vezes, mas é sempre bom renovar esse carinho, principalmente agora que a cidade está realizando uma festa deste tamanho. A gente aproveita pra agradecer ao prefeito por esse convite, porque é sempre uma honra tocar pra esse povo", comentou Bruno.

Já era madrugada do dia 24 de junho quando uma das atrações mais aguardadas, Luan Santana, fez uma apresentação para lá de especial. Cantando para um público apaixonado e fiel, o cantor, que tem um dos maiores fã-clubes do país, falou sobre o sucesso da música "Arcordando o Prédio", que está sendo uma das mais tocadas no São João de Petrolina, e vem liderando a enquete realizada pela prefeitura para escolher a música do São João 2017.

"Eu só tenho a agradecer o carinho dos meus fãs e de todos que fazem com que nosso trabalho seja bem reconhecido. Eu estou muito feliz de estar aqui com vocês, festejando, trazendo a minha música pra esse que é, sem dúvidas, o melhor São João do Brasil. Me chamem sempre, porque eu estou pronto pra voltar", agradeceu Luan.

O São João de Petrolina se encerra nesse sábado (24), com os shows de Fabiana Santiago, Flávio Leandro, Toca do Vale e Guilherme Dantas, que se apresentam no pátio de Eventos. Também como parte da programação da festa, acontece o tradicional Forró da Espora. A festa, que está de volta ao Estádio Paulo de Souza Coelho, começa partir das 21h, com as bandas Novo Esquema, Visão Musical e o forrozeiro Sérgio do Forró.

Equipe de Imprensa do São João de Petrolina
publicado em 24 de Junho / 2017 às 11:00

Plataforma de educação promove aula grátis das principais disciplinas de engenharia neste sábado

Me Salva! abordará as matérias de cálculo I e II, equações diferenciais, álgebra linear, eletromagnetismo e mecânica

Neste sábado, 24, às 13h, a plataforma de ensino Me Salva!, que já alcançou 28 milhões de estudantes, dará uma aula ao vivo e gratuita esclarecendo dúvidas de matérias abordadas em um semestre, dos cursos de engenharia. O objetivo é ajudar e, literalmente, salvar os alunos que estão enfrentando as provas finais.

As matérias abordadas serão equações diferenciais, álgebra linear, eletromagnetismo, mecânica e cálculo I e II. "Queremos ser parceiros dos estudantes de engenharia para garantir que eles consigam passar nas disciplinas do semestre e se aproximem do seu objetivo de se formar em engenharia", diz Miguel Andorffy, fundador do Me Salva!.

O Me Salva! foi criado em 2011, quando Miguel Andorffy era estudante de engenharia e decidiu postar um vídeo no YouTube ensinando cálculo, disciplina que ele tinha facilidade e que era um terror para os outros estudantes. Seis anos depois, o Me Salva! se transformou em uma plataforma, hoje com aulas para ENEM, vestibulares, reforço para ensino médio e superior, com cerca de 142 milhões de aulas assistidas.

Para participar da aula ao vivo e gratuita, basta se inscrever aqui.

Ascom
publicado em 24 de Junho / 2017 às 10:00

JUIZ SANFONEIRO É HOMENAGEADO PELO POVOADO DE ROÇADO EM PETROLINA

O Juiz Sanfoneiro, Dr. Ednaldo Fonseca, que recentemente promoveu o lançamento do seu novo álbum, o quarto da carreira musical intitulado Dançando Xote, está sendo homenageado neste São João pela comunidade de Roçado, que fica localizada às margens da estrada da Tapera, em Petrolina.

Ontem (23), Dr. Ednaldo participou mais uma vez do Forró da RJ na Transrio FM oportunidade em que expressou ao radialista Geraldo José o prazer de tocar e fazer feliz as pessoas que o rodeiam. “A música me realiza, fico feliz porque faço o que gosto e ainda por cima alegro os que me acompanham” declarou.

Como das outras vezes, a presença de Ednaldo Fonseca na Transrio FM rendeu inúmeras participações pelo whatsapp e Skype, bem como diversos convites para participar de festejos juninos em Juazeiro e região.

A programação festiva em Homenagem ao Juiz Sanfoneiro começou ontem, dia 23 de junho, com Gilmar do Acordeon, direto da Paraíba e Ednaldo Fonseca.

Hoje (sábado), dia 24 de junho, tem Claudio Zezo e banda Swing Mania, encerrando no domingo, dia 25 de, com Ageu e banda e Ednaldo Fonseca.  

O evento acontece na quadra da associação do Povoado do Roçado, estrada da Tapera em Petrolina.

Da redação Fotos: Geraldo José
publicado em 24 de Junho / 2017 às 09:00

Município e produtores discutem à possibilidade de implantação de uma unidade mista de forragens irrigadas

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Maraiza Carvalho acompanhada do diretor de Pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves estiveram nesta semana, na sede da associação comunitária de Laginha, distrito de Carnaíba, participando de reunião para discutir futuras parcerias, visando à implantação de uma unidade mista de forragens irrigadas na localidade.

O encontro contou com a presença de fruticultores, produtores de caprinos e ovinos, representantes da mini fábrica de sequilhos e do gerente de desenvolvimento do Banco do Nordeste de Juazeiro, Jorge Murilo (membro do grupo gestor de forragens irrigadas). “Já temos um projeto de implantação de palma forrageira nas comunidades da área de sequeiro na zona rural. Agora, buscando diversificar a alimentação dos rebanhos, foi criado um grupo gestor de forragens irrigadas, para ser implantado em comunidades que possuem pontos de água confiável”, explicou Maraiza Carvalho.

Ler Matéria Completa
Ascom/ Juazeiro
publicado em 24 de Junho / 2017 às 08:00

Comissão conclui relatório sobre processo de expansão da Univasf

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio de uma comissão interna, instituída pela Portaria 266, apresentou na terça-feira (20), ao Conselho Universitário (Conuni), o relatório final sobre projeto do Ministério da Educação (MEC) que visa à implantação do sétimo campus da Univasf. A proposta foi formalizada pelo MEC no dia 24 de março deste ano e no dia 31, apresentada em sessão ordinária do Conuni. No mês seguinte, a Reitoria promoveu debates junto à comunidade acadêmica de todos os campi, entidades de base da instituição e instâncias consultivas, entre as quais, Fórum dos Técnicos e o Fórum de Coordenadores que agrega representantes dos Colegiados Acadêmicos.

A pauta que retornaria ao Conuni para votação no dia 26 de maio passado, conforme cronograma inicial, foi novamente discutida pelos conselheiros que, na ocasião, propuseram instituir a Comissão Expansão Salgueiro com a finalidade de subsidiar a análise das estimativas de investimento para infraestrutura física, manutenção dos cursos propostos, quantitativo de vagas para docentes e técnicos e fomento às futuras demandas relacionadas às ações de assistência estudantil.

A comissão foi constituída por dois Grupos de Trabalho (GTs), incumbidos de avaliar a proposta original do MEC e sugerir possíveis adequações ao projeto. Os dados coletados que compõem o relatório final englobam, ainda, análise sobre fatores de viabilidade para implantação do campus no município de Salgueiro, com indicadores sobre  densidade populacional, localização estratégica e capacidade de fixação dos estudantes.

“Disponibilizamos aos membros do nosso Conselho Universitário um importante subsídio, uma avaliação objetiva sobre as vocações do município de Salgueiro, a capacidade local de absorver este investimento, potencializar e capilarizar recursos para cidades do entorno, numa área de abrangência que consideramos significativa”. Além disso, formalizamos parecer criterioso sobre recursos e orçamento propostos, com base em processo de expansão anterior.  Somamos a este relatório documentos com registros da interlocução da Univasf com o MEC e outras referências para análise, enfatiza o vice-reitor da Univasf e presidente da Comissão, Telio Leite. 

Conforme o reitor Julianeli Tolentino de Lima, a proposta de expansão da Univasf recebeu manifestação de apoio de parlamentares da bancada de Pernambuco. Ele ressalta a audiência que participou no Senado, da Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), no último mês de maio, para debate com os respectivos membros e representantes de outras instituições convidadas.

Ler Matéria Completa
Ascom/Univasf
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.