Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 28 de Abril de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 28 de Abril / 2017 às 08:23

ESPAÇO DO LEITOR: SAAE PRATICA DESCASO COM O DINHEIRO PÚBLICO.

Olá, Geraldo José,

Meu nome é André venho por meio deste email fazer uma denúncia quanto ao descaso que o SAAE tem feito com relação a água tratada na região do Salitre.

Essa foto que mando em anexo é um "mar" de água tratada que é jogada fora todos os dias, mais especificamente na fazenda São Gonçalo. A questão é que a caixa d'água do SAAE enche e simplesmente começa a derramar pela via e entra na casa dos moradores da região.

Esse descaso já faz  mais de ano, todos os dias é isso, um absurdo, os moradores já reclamaram ao funcionários do SAAE aqui no Salitre mais de dez vezes e nunca foi solucionado, parece que estão fazendo de pirraça. A comunidade já está se organizando para ir até o Ministério Público, quem sabe assim vai se tomar uma providência.

Dessa forma estamos recorrendo a você para nos ajudar divulgando no seu blog que é tão conceituado essa situação a fim de que possa ser solucionada.

Desde já agradeço a atenção!

André D. Santos

publicado em 28 de Abril / 2017 às 08:00

GREVE GERAL: TRABALHADORES DA ÁREA DE LIMPEZA JÁ ESTÃO NAS RUAS DE JUAZEIRO

Diante do movimento Greve Geral que acontece nesta sexta-feira (28) em todo o Brasil, alguns atendimentos foram interrompidos em Juazeiro. Conforme prometeu o Sindlimp está participando da manifestação e por esta razão não haverá coleta de lixo nesta sexta na cidade.

Sob a liderança do Sindlimp, os trabalhadores da área de limpeza foram os primeiros a chegar às ruas de Juazeiro. A Greve Geral é uma mobilização organizada pelas centrais sindicais do pais que são contra as reformas trabalhistas e previdenciária do Governo Michel Temer.

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) anunciou as categorias que deverão parar os serviços em toda a Bahia durante a Greve Geral. São eles:

Policiais civis

Professores da rede pública de ensino

Trabalhadores em saúde da rede pública

Rodoviários de Salvador e Região Metropolitana

Comerciários de Salvador, Irecê, Itabuna e Ilhéus

Bancários de todas as bases sindicais da Bahia

Metalúrgicos

Servidores do Judiciário estadual e federal

Trabalhadores da construção civil

Técnicos administrativos das universidades federais

Servidores públicos municipais de Itabuna

Petroleiros

Servidores públicos estaduais.

publicado em 28 de Abril / 2017 às 07:52

Secretaria de Saúde de Petrolina reafirma parceria com a Univasf e número de médicos será ampliado nas unidades

Ao contrário do que foi divulgado na imprensa, a Secretaria de Saúde de Petrolina reafirmou, durante reunião na tarde de ontem (27), a parceria com o Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade (PRMFC) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A nova proposta aumenta o número de residentes de 16 para 25, dando nova oportunidade de capacitação aos profissionais e ampliando o atendimento médico, qualificado e voltado para o modelo de saúde da família, nas unidades de saúde. 

A reunião contou com a presença do reitor da universidade, Julianelli Tolentino; da secretária municipal de Saúde, Magnilde Albuquerque, além dos representantes das procuradorias do município, da Univasf e da residência médica, que agora irão formalizar o novo termo que amplia a parceria. 

Os profissionais são devidamente acompanhados pelos seus preceptores nas unidades de saúde. A secretária Magnilde Albuquerque ressaltou a importância do programa para o município e reafirmou a continuidade da parceria. “Nessa reunião, foram discutidas as peculiaridades do programa, reforçando que o município tem todo o interesse em continuar com a residência médica, já que, compreendemos que com a qualificação profissional a população é beneficiada. A reunião foi muito proveitosa e, mais uma vez, foi ratificada a grande parceria entre a universidade e a Secretaria de Saúde”, ressaltou.

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde
publicado em 28 de Abril / 2017 às 07:27

UNEB inicia curso para higienização e limpeza do acervo Dom José Rodrigues

A Comissão do Acervo bibliográfico Dom José Rodrigues promove na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus III,  durante os meses de abril e maio, o Curso e Treinamento de Higienização e Cuidados Básicos de Conservação de Livros. O curso  teve início em 25/04 e reuniu  técnicos e discentes. Neste primeiro momento foram abordados, o contexto histórico do acervo, sua contribuição nos estudos da história de Juazeiro e algumas técnicas de limpeza  para iniciantes.

O curso é idealizado e ministrado pelo professor Francisco de Assis Silva, doutorando em Comunicação (Dinter USP/UNEB) e a coordenadora da biblioteca do campus, Gerlúcia Guimarães. Com carga horária de 40h distribuídas em atividades teóricas e práticas, o curso tratará ainda das técnicas de higienização de acervo e limpeza de materiais.

A gestão do acervo Dom José Rodrigues está sob os  cuidados do Departamento de Ciências Humanas (DCH), com a contribuição do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) do Campus. Uma comissão formada por cinco organizadores, entre professores e técnicos estão encaminhando todos os trabalhos  de higienização, reorganização e reabertura do acervo para comunidade.

Pesquisador do acervo, Prof. Francisco de Assis  relata como a educomunicação estava inserida no diretório de comunicação da igreja católica "O acervo tem documentações e um material riquíssimo de como se dava a gestão da comunicação na igreja.". O professor acrescenta que além do interesse em dar visibilidade aos materiais que tratam de educação e assuntos das pastorais, com o conjunto do acervo é possível ainda, organizar informações, sobre Dom José Rodrigues que possam ser, futuramente publicadas.

Até o final de 2017 o acervo estará disponível para toda comunidade.

Com informações do Núcleo de Assessoria de Comunicação - NAC
publicado em 28 de Abril / 2017 às 07:00

VI Ano da Hora da Graça será celebrado no próximo sábado (29) em Juazeiro

Fiéis católicos da Diocese de Juazeiro estarão reunidos neste sábado (29) na casa de Eventos Via Show, às 19h30, para a celebração do VI Ano da Hora da Graça. A Hora da Graça acontece todas as quintas-feiras, ao meio-dia, na Catedral Diocesana, quando a comunidade se reúne para adorar Jesus no Santíssimo Sacramento.

O Pároco da Catedral, Pe. Josemar Mota, em entrevista ao programa Geraldo José desta quinta-feira (27) ressaltou como a Hora da Graça se tornou um sucesso na comunidade católica juazeirense. “O que mais chama atenção da Hora da Graça é a participação de pessoas que não participam ativamente da igreja, mas que naquele momento a Palavra os faz refletir. Por ser uma celebração de louvor, bastante animada, as pessoas se sentem mais envolvidas com a celebração. As pessoas que participam conseguem levar outras pessoas para aquele momento”, disse.

Neste ano cada participante é convidado a levar 1 kg de alimento não perecível. Todo o material será distribuído para duas instituições sociais do Município. O Pe.Josemar também convidou a todos e todas a se fazerem presentes na celebração. “Convidamos a toda comunidade a participar desse momento de fé conosco”.

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
publicado em 28 de Abril / 2017 às 06:30

Série de concertos no Parque Municipal de Petrolina sofre alteração de datas

O projeto Parque Sonoro, que iniciaria hoje (28) uma série de concertos no Parque Municipal Josepha Coelho, em Petrolina, sofreu mudança nas datas de realização. A primeira apresentação, que estava prevista para esta sexta-feira (28), precisou ser remarcada, já que a Escola Municipal Eliete Araújo Souza, cujos alunos fariam parte da apresentação, aderiu à greve geral. 

Com a mudança, a primeira apresentação da série fica remarcada para o dia 07 de Maio. As apresentações seguem com concerto didático com escolas municipais nos dias 12 e 14/05 quando a regência fará uma homenagem ao Dia das Mães.

Para encerrar a ação, no dia 21/05, o Projeto levará ao Parque Municipal um repertório diversificado com vários estilos musicais. O projeto ‘Parque Sonoro’ é promovido pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes. Os concertos são executados pela Philarmônica 21 de Setembro e pela Orquestra e Coro Novos Talentos.  A programação é gratuita e todas as apresentações acontecem a partir das 10h.

Ascom/PETROLINA
publicado em 28 de Abril / 2017 às 06:00

Ex-alunos do SENAI em Juazeiro cobram entrega de diploma

Estudantes oriundos do Senai em Juazeiro participaram do Programa Geraldo José nesta quinta-feira (27). Segundo os alunos a instituição não está realizando a entrega dos diplomas das turmas do curso Técnico em Segurança do Trabalho. Alguns estudantes esperam pelo diploma há mais de um ano.

“Nós queremos compromisso. Compreensão já tivemos demais. Estou precisando de uma resposta urgente. Estou há mais de um ano esperando uma resposta”, disse a estudante Carla Danielle.

De acordo com os alunos, eles tem procurado constantemente uma explicação junto ao Senai, mas são informados de que a instituição em Juazeiro está subordinada ao Senai de Feira de Santana e por isso a demora na entrega dos diplomas.

“Eu não consigo entender essa demora para entregar um diploma. O prazo estipulado eram três meses, 90 dias, e já se passaram muito mais tempo. Eu já tive oportunidade para três empregos e infelizmente não pude atuar porque não tenho o registro. Se eu não tenho o diploma eu fico impedido”, declarou o estudante  Magno Ramon.

O estudante Luan Lima também criticou o posicionamento do Senai. “O que acontece é que no Senai estão ocorrendo muitas mudanças e uns ficam passando as responsabilidades para os outros. A gente liga para Feira de Santana e eles dizem que a responsabilidade é do Senai de Juazeiro. A gente quer saber o que está acontecendo”, pontuou. (Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José)

NOTA DA DIREÇÃO DO SENAI EM JUAZEIRO

Geraldo, ontem ficamos sabemos da participação de alunos do Senai no seu programa, na oportunidade eles reclamaram da dificuldade  para recebimento dos diplomas, após finalização do seu curso. Gostaria de esclarecer que essa é uma situação pontual, fruto de um problema ocorrido na geração da turma no sistema, e estamos com todos os esforços direcionados para solução deste problema. Já levantamos todas os casos que estão na mesma situação e o tratamento está sendo dado.Na próxima terça teremos uma reunião com os alunos, para alinhamento sobre o cronograma de execução e prazo pra regularização dos diplomas.

O Senai preza pela formação de qualidade e nosso maior interessa é colocar mão de obra qualificada no mercado. Para isso trabalhamos diariamente, infelizmente não estamos isentos de enfrentar percalços, pois lidamos com pessoas e sistemas, somos falhos, porém temos a responsabilidade e compromisso com a satisfação dos nossos clientes. Estamos à disposição para sanar qualquer dúvida, através do telefone 74 3614-0823  ou presencialmente, das 08 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas.

Amanda Góes - Coordenadora do Senai Juazeiro

publicado em 27 de Abril / 2017 às 23:00

ESPAÇO DO LEITOR: O GRANDE SALTO DE JUAZEIRO.

LEITOR, QUE SAUDADES! 

Antes de tudo que virá abaixo, algumas críticas justificáveis farei ao governo municipal. Como aceitar e apoiar o aumento exorbitante nos salários dos vereadores, secretários e executivos? E olha que decidiram isso ao apagar das luzes do governo anterior. Outro grande erro foi impor, sem ouvir a população, a cota de lixo para a conta de água . Fosse-me euzinho, voltaria atrás e buscaria menos prejudiciais aos juazeirenses desde o do Centro ao da Malhada D’areia ( Nosso Oiapoque ao Chuí. Taí, amei e dorei isso. Tomém, amigo leitor?). 

No entanto, está sendo um grande governo.Tem obras importantes sendo tocadas e promessas cumpridas, além de uma certa democracia lulista em franco crescimento. Para piração dos reaças e coxinhas. 

Gil, o Gilberto genial, disse-me cantando um dia: ANDAR COM FÉ EU VOU E A FÉ NÃO COSTUMA FAIÁ!..Né bonito , leitor? Que jamé percamos a fé! (Só pra rimar. Rsrsrsrsr. ). E tem mais ... 

Diz a lenda que mestre Caetano ,quando aqui no Festival da AUJ, afirmou ser Juazeiro a cidade mais parecida com Salvador ( Palavras que Mauriçola me confidenciou). É abençoada pelo Velho Chico e por um povo alegre e receptivo, apesar dos percalços sociais e políticos. 

Ainda bem, que a velharia política que governou a cidade por mais de vinte anos, praticamente afundou-se na própria incompetência. Só sobrou Joseph Bandeira que pelo mito populista tem chances claras de ser eleito Deputado Estadual. O resto, evaporou-se. Culpa ( E tome uma bela culpa saudável! ) de Isaac Carvalho e do seu grupo político invicto em todas eleições que disputou. Isaac , sem dúvidas a pairar , foi muito feliz nos oito anos de governo. Fez muito pela cidade e, de longe bem distante, foi quem mais chegou juntos ao povão e aos bairros carentes. Somente não enxerga tamanha façanha , quem é cego por que não quer ver. 

Ler Matéria Completa
Otoniel Gondim --- Professor, Escritor e Compositor. 
publicado em 27 de Abril / 2017 às 22:30

PRF Bahia prepara Operação Dia do Trabalho

A Superintendência de Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia volta a intensificar a fiscalização e o policiamento das estradas e rodovias federais do estado a partir da 0h desta sexta-feira (28) e o esquema especial se estenderá até às 23:59 da segunda (01).

A Operação Dia do Trabalho visa intensificar esforços para garantir a segurança, o conforto e a fluidez do trânsito aos usuários neste feriado prolongado. Durante os quatro dias de operação equipes estarão dispostas nos pontos onde há maior incidência de acidentes e realizarão atividades para minimizar ocorrências relacionadas ao excesso de velocidade, à alcoolemia ao volante e às ultrapassagens indevidas. Fatores que são os maiores causadores de acidentes graves, ou seja, acidentes fatais ou com vítimas feridas gravemente.

A fiscalização a motocicletas, ao uso do cinto de segurança e ao transporte seguro de crianças também será intensificada. Os esforços que serão empregados têm o objetivo de diminuir o número e a letalidade dos acidentes A programação da PRF nesta Operação Dia do Trabalho levou em consideração a análise de dados estatísticos com foco no comportamento dos motoristas e nas características dos acidentes graves. A análise permitiu a otimização dos recursos humanos e materiais da instituição, focando a fiscalização em pontos e horários críticos para coibir comportamentos de risco. Também serão realizadas ações operacionais direcionadas ao combate à criminalidade.

A Bahia recebeu o reforço de policiais vindos dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Tocantins, Alagoas, Roraima e Sergipe. Este reforço ocorreu nas três operações deflagradas pela PRF em abril, decorrentes dos feriados da Sexta-Feira da Paixão, Tiradentes e agora o 1º de Maio, todos caíram em uma sexta ou segunda-feira, prolongando os fins de semana. Dessa maneira, os locais que receberão especial atenção na Bahia são a BR 110, entre Catu e Alagoinhas; a BR 101, nos trechos dos municípios de Alagoinhas, Entre Rios, Humildes, Santo Antônio de Jesus, São Gonçalo, Cachoeira, Conceição da Feira, Muritiba, Itabuna, Eunápolis, e Teixeira de Freitas; o Anel Viário de Feira de Santana e os trechos dos municípios de Santa Bárbara e Tanquinho da BR 324.

Com informações da PRF-BA
publicado em 27 de Abril / 2017 às 22:00

Deputado quer cotas para estágio em empresas que recebem incentivos fiscais do Estado

Assim como acontece no ingresso às universidades públicas, o deputado estadual Sandro Régis (DEM) quer instituir cotas para vagas de estágio remunerado para alunos da rede pública estadual de ensino. Segundo a proposta, publicada na edição de terça-feira (25) do Diário Oficial da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a reserva seria de 50% e teria que ser adota por empresas que recebem benefícios ou isenções fiscais do Estado da Bahia, além também de concessionárias públicas. “Ao estabelecer reservas de vagas para estagiários oriundos da rede pública estadual de ensino, visamos garantir que empresas beneficiadas pelo governo baiano oportunizem o desenvolvimento profissional destes alunos. A proposta não impõe a criação de novas vagas, mas reserva uma parcela definida dentro das vagas já disponibilizadas”, sustenta o parlamentar na justificativa do projeto. Em entrevista ao Bahia Notícias, o democrata afirma que a proposta é uma forma de diminuir as dificuldades financeiras enfrentadas por pessoas de baixa renda. “É uma forma de criar inclusão e dar oportunidade a todos. Já que essas empresas recebem incentivos ou isenções fiscais, elas precisam retribuir isso para a sociedade”, defendeu. O projeto precisa passar agora por apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. Caso a matéria receba parecer favorável no colegiado, será votada no plenário.

BN
publicado em 27 de Abril / 2017 às 21:30

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão profissionais do HDM e UPAE fazem alerta

O Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial (26 de abril) é um marco de luta contra a doença que mata 300 mil brasileiros por ano (820 mortes por dia, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos). A data sugere um alerta e propõe um momento de conscientização, visto que na última década o número de pessoas com hipertensão no país cresceu 14,2%. 

De acordo com o coordenador médico da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina, Elson Marques, é crescente também o número de pessoas que procuram as urgências e emergências por conta das síndromes hipertensivas descontroladas. 

“Percebemos isso no nosso dia a dia, pois a hipertensão é uma doença silenciosa e que se apresenta muitas vezes com os sintomas de dor de cabeça, cansaço, tonturas e sangramento nasal. E esse quadro, muitas vezes, leva o paciente a procurar o serviço de saúde. Isso sem falar das situações mais graves, pois as consequências mais importantes da pressão alta estão relacionadas ao risco de infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral”, esclarece. 

Ler Matéria Completa
publicado em 27 de Abril / 2017 às 21:00

AMMPLA promove blitz educativa para prevenir acidentes com motos

Com o objetivo de reduzir o número de acidentes com motociclistas na região da Agrovila Massangano, a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) realizou, na tarde desta quarta-feira (26.04), uma blitz educativa de prevenção e conscientização para uma direção responsável dos condutores de moto. Na ocasião, os agentes também fiscalizaram o trânsito na PE 655. A ação foi uma solicitação dos vereadores Cristina Costa, Edilsão do Trânsito e Gabriel Menezes devido à grande incidência de acidentes com motos no local.

Segundo o coordenador de Educação e Trânsito, o agente Franklin Alves, a blitz promoveu a conscientização para a pilotagem segura, estimulando o respeito às normas de circulação, com utilização correta dos equipamentos de segurança, itens indispensáveis para evitar acidentes. Durante a ação, os motociclistas receberam dicas sobre medidas preventivas para um tráfego seguro e responsável. Os agentes de trânsito também verificaram a documentação das motocicletas e dos condutores a fim de regularizar a situação dos que estão circulando de forma inadequada.

Ascom/Petrolina
publicado em 27 de Abril / 2017 às 20:29

Cerest de Juazeiro realiza ato em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho

A data 28 de abril é lembrada como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. Por esse motivo, na manhã desta quinta-feira (27), quem passou pelo sinal que fica na Rua 15 de Julho, no Centro de Juazeiro, foi surpreendido por uma ação de promoção à prevenção desse tipo de acidente. O ato foi realizado em parceria com a Secretaria de Saúde do município, por meio da equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.

Na ocasião, a equipe do Cerest distribuiu material informativo para motoristas e pedestres, com o intuito de chamar a atenção da população para a importância desse tema. De acordo com a gerente do Cerest, Tânia Bonifácio, a prevenção é a melhor forma de evitar acidentes de trabalho. "Os trabalhadores e as empresas devem sempre estar atentos às normas de proteção e ao uso do Equipamento de Proteção Individual", afirma.

São considerados acidentes de trabalho as doenças relacionadas ou desencadeadas pelo exercício de uma determinada profissão, acidentes sofridos no horário e local de trabalho, devido a agressões e sabotagens provocadas por colegas, além dos acidentes sofridos fora do local de trabalho, desde que o profissional esteja executando ordens a serviço do empregador.

Para Iraildes de Sena (56), pedestre que passava pelo local, a iniciativa serve de alerta para a população. "Nunca sofri acidente de trabalho, mas sempre fico sabendo de acidentes de outras pessoas e até de doenças contraídas pela falta de proteção, principalmente no setor da agricultura. Essa ação é boa para chamar a atenção do trabalhador", argumenta. 

Ascom/Juazeiro
publicado em 27 de Abril / 2017 às 20:11

Campo Alegre de Lourdes: Água, um sonho que se torna realidade

Campo Alegre de Lourdes é um município no extremo norte da Bahia. Com mais de 2.700 quilômetros de área territorial e em torno de 30 mil habitantes, calor o ano inteiro, Campo Alegre, já foi Peixe e Catita nos tempos em que era distrito de Remanso. Se não lhe faltavam nomes; nunca do agrado dos que lá nascem e vivem, sempre faltou água.

Ao longo de 70 anos, desde o reconhecimento como vila em 1938, inúmeros políticos faturaram votos e liderança com duas promessas básicas ao povo de Campo Alegre: Estrada e Água. Poucos levaram a sério as promessas, que apesar do esforço de alguns, nunca saíram do papel.

Esta realidade começou a mudar em 2012. Gean Antunes, Presidente da Associação Popular Campo Alegrense em Prol da Adutora do Rio São Francisco, com a colaboração dos Agentes Comunitários de Saúde, recolheu 7.649 assinaturas e, com o abaixo assinado em baixo dos braços, caminhou por todos os órgãos estaduais e federais reivindicando a construção da adutora a partir do Rio São Francisco, a menos de 100 quilômetros.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 27 de Abril / 2017 às 20:00

Secretário de Obras Recebe Título Emérito de Colaborador da CIPE/Caatinga

Em comemoração aos 16 anos da CIPE/Caatinga (Companhia Independente de Policiamento Especializado – Caatinga/PM-BA), e ao Dia Nacional da Caatinga, comemorados respectivamente nos dias 17 e 28 de abril, o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Anderson Alves foi homenageado pela Corporação com a entrega do título Emérito de Colaborador da CIPE/Caatinga. A entrega do título, emitido pelo Comandante da corporação, o Major da PM Wildon Teixeira dos Reis, aconteceu nesta quinta-feira (27), no gabinete do secretário e foi efetuado pela Cabo Sandra Souza e o Sargento Claudio Aguiar.

De acordo com a Cabo Sandra Souza, somente dois títulos foram entregues este ano, e um deles foi conferido ao Secretário Anderson Alves por sua incondicional colaboração prestada à Companhia e principalmente pelos serviços prestados ao Exército Brasileiro enquanto um Guerreiro da Caatinga. “Essa é a forma encontrada pelo Major para homenagear os parceiros e colaboradores que sempre estão conosco. Escolhemos a data de hoje para entregar o título por estarmos na semana da caatinga, e o secretário é um combatente de Caatinga, serviu muitos anos ao Exercito Brasileiro, então é uma homenagem mais do que justa”, ressaltou.

Para o Secretário Anderson Alves os serviços prestados, seja à Corporação, ao Exercito ou a comunidade enquanto secretário, vereador, ou mesmo como cidadão são atividades que realiza com prazer. “Para mim é uma honra receber uma homenagem como essa. Desde muito cedo tive uma criação voltada para ajudar o próximo, e sigo até hoje. E é num momento como esse que vejo que minhas ações estão no caminho certo. Só posso agradecer a toda a equipe da CIPE/Caatinga na pessoa do Major Wildon por essa grande homenagem”. Pontuou Anderson Alves.

Por Gardennia Garibalde/SEDUR
publicado em 27 de Abril / 2017 às 19:25

DIRETOR DA APLB CONVIDA PARA GREVE GERAL E CRITICA GESTÃO PAULO BOMFIM

O presidente do Núcleo Regional da A APLB/Sindicato em Juazeiro Professor Gilmar Nery participou do programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta quinta-feira (27) para convidar os trabalhadores do setor educacional a participarem do Dia Nacional de Mobilização Nacional com Paralisação, nesta sexta-feira (28). Segundo Gilmar, o movimento terá concentração às 8h da manhã, na sede da APLB de Juazeiro, localizada à Rua Cícero Feitosa, nº 166, bairro Alagadiço.

Gilmar defendeu a unidade de todas as classes trabalhadoras contra as reformas implementadas pelo governo Temer. “Primeiro que esse governo não tem legitimidade, segundo que todas as ações favorecem aos empresários e ferem frontalmente os direitos dos trabalhadores. Depois do congelamento dos gastos públicos em saúde e educação, da terceirização, das reformas da previdência e trabalhista, o que mais podemos esperar?” Ressaltou o dirigente sindical.

“Trabalhador tem que entender que a paralisação é no sentido de demonstrar força, então não se pode parar e ficar em casa em frente à televisão, viajar ou passear no shopping. As reformas afetam a todos nós com isso o trabalhador tem que estar nas ruas porque todas as nossas conquistas só foram alcançadas com luta” pontuou Gilmar Nery.

Ao final da entrevista o presidente da APLB ainda teceu críticas ao governo municipal, gestão do prefeito Paulo Bomfim. “A parceria se deu nos últimos oito anos porque estivemos sempre de acordo com os interesses dos professores, no entanto, o governo da continuidade não tem se posicionado da mesma forma. Sentamos com representantes do governo, definimos alguns avanços de interesse da categoria, mas nada chegou a ser implementado até hoje, ou seja, a responsabilidade com os compromissos assumidos não é mais a mesma” disse Gilmar Nery.

Da redação Fotos: Geraldo José
publicado em 27 de Abril / 2017 às 19:17

ACIDENTE VOLTA A PROVOCAR ENGARRAFAMENTO NA PONTE PRESIDENTE DUTRA

Trafegar na Ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra, entre Juazeiro e Petrolina, no horário de pico, virou um suplício. Quase todos os dias, pela manhã, meio-dia e no início da noite tem sido um tormento para os condutores de veículos chegar ao seu destino no horário estabelecido.

Basta um veículo quebrar, ou se registrar um acidente para o trânsito nas duas cidades se transformar num verdadeiro caos. Foi assim ontem à noite quando um veículo pesado quebrou ao adentrar a ponte provocando enorme congestionamento.

Neste momento, o trânsito engarrafou mais uma vez, por conta, segundo informações iniciais, de um acidente envolvendo três veículos. Motoristas vão precisar novamente de paciência para suportar tamanho desconforto.

publicado em 27 de Abril / 2017 às 19:00

Trabalhadores do campo e da cidade aderem a greve geral do dia 28 e realizam ato público em Uauá

O povo brasileiro insatisfeito com a derrubada de direitos promovidos pelo governo realiza neste dia 28 de abril uma greve geral, e vai as ruas dizer não às reformas trabalhista e previdenciária.

Diversas manifestações acontecerão em milhares de municípios brasileiros em repúdio ao governo que aprovou o ajuste dos gastos públicos, a terceirização ampla e tramita em regime de urgência, as reformas trabalhista e previdenciária, como mais um atentado aos direitos do povo brasileiro.

Uauá vai parar neste dia 28 de abril e as suas ruas serão tomadas por caravanas de diversos municípios da região que aderiram à greve e dizem não ao governo e toda sua política contra os trabalhadores e trabalhadoras do semiárido.

O ato público vai percorrer as ruas da cidade, a partir das às 8h, saindo do Ginásio de esporte da cidade. A manifestação é realizada pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), Central das Associações integradas de Uauá (Cachiu), Sindicato dos Trabalhadores de Uauá (STR), Articulação Estadual das Comunidades Tradicionais de Fundo e Fecho de Pasto, agricultores familiares do Território Sertão do São Francisco. Outras categorias de trabalhadores e sindicatos também confirmaram participação no ato.

Ascom
publicado em 27 de Abril / 2017 às 18:30

Executivo não apresenta proposta salarial, para servidores de leis específicas, no município de Petrolina

Mais uma vez a reunião do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina – SINDSEMP, e Associações das categorias de leis específicas, com representantes do Executivo, agendada no último encontro, com boas expectativas, termina sem nenhuma proposta para os servidores que não foram contemplados com reajuste salarial.

Na discussão dessa quarta-feira, (26), foram apresentadas a concretização de receitas, sob forma de fonte documental, e os impactos financeiros mês a mês de cada categoria, e segundo o presidente do SINDSEMP, Walber Lins, tendo em vista todo o exposto, não existe uma proposição da gestão, em resolver a situação. “O Executivo não trouxe nenhuma proposta, pelo contrário, trouxe justificativa de que não haveria viabilidade econômica no momento, então se não havia essa viabilidade, ela já foi estudada a mais tempo e teria como trazer essa possibilidade no período da negociação, bem anteriormente, o que não aconteceu”, afirma o presidente, que reconhece a dificuldade de avanço para o segundo semestre, quando foi sinalizada a próxima tentativa de negociação.

Ler Matéria Completa
Ascom Sindsemp
publicado em 27 de Abril / 2017 às 18:00

Prefeitura apóia Campeonato de Futebol da Liga Primeiro de Maio na próxima segunda

Na próxima segunda-feira, 01, às 08h30, no campo da Liga Primeiro de Maio (localizado atrás do Hospital Regional), haverá o Campeonato de Futebol da Liga Primeiro de Maio - uma homenagem ao Dia do Trabalhador, e a Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, está dando apoio logístico ao evento.

De acordo com o presidente da Liga, José Mendes do Carmo, a expectativa é de que esse seja o resgate do campeonato que tem história na cidade. “Há algum tempo não organizávamos o campeonato como pretendemos fazer agora. Tivemos apoio de algumas pessoas, mas o da Prefeitura foi essencial e isso só mostra o interesse em oferecer entretenimento e investir em saúde, porque esporte é saúde. Queremos agradecer à SECULTE e convidar as pessoas para prestigiar o evento, que é nosso. A Liga Primeiro de Maio é pioneira nos campeonatos de futebol”, disse.

Ler Matéria Completa
Por Ramáiana Leal/SECULTE
publicado em 27 de Abril / 2017 às 17:28

Bahia e Sergipe: Zó apresenta projeto que define limites no Estado

Visando discutir e acordar a redefinição dos limites da Bahia que fazem divisa entre os municípios de Sergipe, o deputado estadual Zó (PCdoB) e o deputado Bira Corôa (PT), presidente e membro da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação respectivamente, estiveram nesta quarta-feira (26), na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, apresentando em reunião ampliada, um novo traçado que põe fim a conflitos históricos, entre as cidades de Santa Brígida (BA) e Canindé do São Francisco (SE); Pedro Alexandre (BA) e Monte Alegre de Sergipe (SE), Paripiranga (BA) e Pinhão (SE); Coronel João Sá (BA) e Carira (SE).

Além dos parlamentares da Bahia, compareceram a sessão alguns parlamentares de Sergipe, os prefeitos dos municípios em questão, representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE) da Bahia e de Sergipe, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística da Bahia (IBGE), Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo de Sergipe (SEPLAG).

Para Zó, o objetivo é acordar a definição dos limites baianos que fazem divisa com os municípios Sergipanos. Houve a aprovação por parte dos parlamentares de Sergipe e das instituições presentes na sessão. De acordo com o procurador geral da Bahia, Paulo Moreno "é necessário criar elementos e sistematizar ações que garantam transparência e segurança jurídica ao processo".

Uma nova reunião será realizada em Salvador, no dia 23 de maio para a apreciação do termo de acordo entre as duas Casas Legislativas.

Ler Matéria Completa
Ascom/Deputado Estadual Zó
publicado em 27 de Abril / 2017 às 17:00

Número de trabalhadoras domésticas com carteira assinada cai 14% em um ano

O número de trabalhadoras domésticas com carteira assinada caiu 14,2% em um ano. De acordo com o eSocial, sistema que reúne dados cadastrais e emite guia única para as contribuiçõs fiscais, trabalhistas e previdenciárias devidas pelos empregadores, registrou redução de mais de 200 mil postos de trabalho. Em março, havia 1,2 milhão de empregadas contratadas, ante 1,4 milhão no mesmo período do ano passado. Em entrevista ao Globo, o presidente do Instituto Doméstica Legal, Mário Avelino, afirmou que a redução de postos formais de trabalho pode estar associada À recessão econômica. "Voltamos praticamente aos mesmos números de agosto em 2015, dois meses após a sanção da Lei Complementar 150", explicou. Nesta quinta-feira (27) é comemorado o Dia da Doméstica. 

BN
publicado em 27 de Abril / 2017 às 16:30

Sebrae inicia programa para levar inovação a empresas do Norte baiano

Empresários que atuam nos setores de comércio e indústria em Juazeiro e Paulo Afonso agora contam com o programa Agentes Locais de Inovação (ALI), uma iniciativa do Sebrae e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que visa promover práticas de inovação na gestão de pequenos negócios, por meio de orientação contínua, gratuita e personalizada. A expectativa é atender 100 empresas nos dois municípios

Durante dois anos e meio, o programa prevê o desenvolvimento de produtos e processos, ações de marketing e estrutura organizacional das empresas. Essas necessidades serão identificadas pelo agente local de inovação, profissional que foi selecionado e capacitado pelo Sebrae para acompanhar os empresários na empresa, desde a sensibilização e adesão deles ao programa, aplicação de diagnóstico empresarial para medir pontos fortes e fragilidades na gestão e implementação da cultura de inovação, por meio de soluções do Sebrae, como Sebraetec, MEDE e outros, que serão aplicadas via plano de trabalho.

O gerente regional do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, explica que o programa tem abrangência nacional e atua como estratégia de inovação e diferencial competitivo para as empresas de pequeno porte. A expectativa é que em até 30 meses de acompanhamento, as mudanças gerem impacto na gestão empresarial, melhoria de produtos e serviços e na identificação de novos nichos de mercado. “O ALI incentiva a adoção da cultura de inovação, a fim de desenvolver ações que tragam melhores resultados financeiros para as empresas”, frisou.

Carlos destaca que o programa também cria um ambiente propicio a novas ideias, fomenta a participação de colaboradores nos processos de criação e prepara os empresários para enxergar a inovação como uma rotina nos negócios.

Ler Matéria Completa
Ascom/Sebrae-BA
publicado em 27 de Abril / 2017 às 16:00

Prefeitura  de Andorinha realiza ações em alusão ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão

Na quarta-feira, 26 de abril, Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família de Andorinha (NASF) , realizou uma ação   com objetivo de alertar as pessoas sobre a doença que é conhecida  popularmente como pressão alta.  

O público-alvo foi os idosos, contudo todas as pessoas hipertensas da comunidade puderam participar das atividades. O atendimento dos profissionais aconteceu no Posto de Saúde da Família da Rua do Tanque. No local, foi realizado testes de pressão, diabetes e atividades físicas.

Segundo o Prefeito Renato Brandão que estava acompanhado do ex-prefeito Zé Branco, a ação pretendeu conscientizar as pessoas sobre a doença e a prevenção para uma vida mais saudável.

Ler Matéria Completa
Ascom/ Andorinha
publicado em 27 de Abril / 2017 às 15:29

SSP confirma policiamento normal em toda a Bahia nesta sexta-feira

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Comando-Geral da Polícia Militar da Bahia reforçam que o policiamento em toda a Bahia será mantido nesta sexta-feira (28). Ressalta ainda que a mensagem que circula nas redes sociais apontando uma possível paralisação, atribuída à Associação de Praças da Polícia Militar (APPM), é falsa, mediante confirmação com a própria entidade.

A SSP enfatiza que será garantido o direito democrático dos baianos protestarem. Havendo bloqueio de rodovias, estradas, ou qualquer tipo de via, serão adotados os protocolos para liberação do trânsito, pois é preciso garantir também o direito de ir e vir do cidadão que não aderiu ao movimento. Por fim, a SSP espera que as manifestações transcorram de maneira pacífica.

Ascom/SSP
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.