Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 22 de Abril de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 20 de Abril / 2018 às 21:30

Comissão de Agentes de Endemias é recebida na Secretaria Municipal de Saúde

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde receberam na tarde da última quarta-feira (18), na sede da secretaria, uma Comissão de Agentes de Endemias com o objetivo de ouvir as solicitações da categoria acerca da Lei Municipal nº 2.684/2017, que prevê pagamento de incentivo financeiro aos profissionais.

Durante a reunião com a comissão, foi esclarecido mais uma vez que a referida Lei institui o pagamento de um bônus para qualificação das ações de prevenção e controle das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, porém o mesmo só pode acontecer quando os recursos financeiros forem disponibilizados através do repasse realizado pelo Fundo Nacional ou Estadual de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde.

Ler Matéria Completa
Fabiana Diniz/SESAU
publicado em 20 de Abril / 2018 às 21:00

Lei da Zabumba: Deputado Zó debateu as Matrizes do Forró em seminário

Nesta quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), auditório Jorge Calmon, o deputado estadual Zó (PCdoB) fez a abertura do seminário "Em defesa das Matrizes do Forró". O evento foi uma parceria da deputada estadual Fátima Nunes (PT), com os deputados Zó (PCdoB), Aderbal Caldas (PP) e Bira Corôa (PT), além do Colegiado da Bahia que representa o forró, representado por Rozania Macedo. O evento contou com a participação dos artistas do forró, representantes de instituições e órgãos legislativos.

"Hoje é um dia de celebração! Promovemos na assembleia um seminário de grande relevância ao povo do sertão que valoriza a sua cultura. Vamos lutar para conseguir registrar as matrizes do forró como patrimônio Cultural Imaterial junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) garantiremos o reconhecimento do gênero musical da nossa gente, isso se chama preservação da nossa história. Além disso, estamos destacando os artistas do forró. Temos músicos incríveis na nossa Bahia, e isso precisa ser reconhecido no Brasil", destacou Zó.

Ler Matéria Completa
Ascom Deputado Zó
publicado em 20 de Abril / 2018 às 20:30

Secretaria de Saúde realiza capacitação para enfermeiros e técnicos em enfermagem do Hospital Materno Infantil de Juazeiro

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na quarta-feira (18) no Hospital Materno Infantil de Juazeiro uma capacitação envolvendo 49 profissionais, entre enfermeiros e técnicos em enfermagem, nos turnos manhã e noite. O objetivo foi fortalecer o acolhimento através da Política de Humanização com foco na qualificação e na relação com o usuário.

Para os organizadores, o acolhimento é um dos principais responsáveis pela garantia da resolutividade dos atendimentos, já que neste momento é feita a classificação de risco. A capacitação passou para os profissionais a importância da agilidade no atendimento a partir da análise do grau de sofrimento e da necessidade do usuário, baseado em protocolo com a atenção necessária, centralizada no nível de complexidade e não mais na ordem de chegada.

Ler Matéria Completa
Fabiana Diniz/SESAU
publicado em 20 de Abril / 2018 às 20:00

75ª CIPM REALIZA PÁSCOA DOS MILITARES EM JUAZEIRO

Como parte da Politica Institucional da PMBA e CPRN, de aproximação com a comunidade, foi levado a efeito ontem, dia 19, às 19:30h, na sede da Igreja Evangélica O trono da Graça, no bairro Itaberaba, a celebração da Páscoa dos Militares. O evento de natureza ecumênica, contou com a participação como palestrantes, além do Pastor Dejarde, com a relevante contribuição do Padre Graciomar e da Espírita Josenilde Barbosa, sendo ainda abrilhantado pelos cancionistas, Maria Cristina, Ryan e pelo Sgt PM Rubenildo.

Fizeram-se presentes também além da representação evangélica, católica e espirita, Oficiais e Praças da OPM, autoridades militares como o Major PM Luis Henrique, Presidente da Federação dos Conselhos Comunitários, Germanos Oliveira e representantes do CPRN, 17ªCOORPIN, RONDESP, CPM, 73ª, 74ª e 76ªCIPM, além de entidades comunitárias.

Ler Matéria Completa
Ascom PMBA
publicado em 20 de Abril / 2018 às 19:25

Recife: Cais do Sertão lança projeto "Cais do Sertão nos bairros"

O Cais do Sertão vai levar informações e  histórias da cultura sertaneja e de Luiz Gonzaga para a população dos bairros do Recife. O lançamento do projeto itinerante "Cais do Sertão nos bairros" acontece neste domingo (22), no bairro do Ibura, zona sul do Recife, das 14 às 17h, durante o Recife de Coração nos bairros - ação promovida pela Prefeitura do Recife. 

A ação constitui em um cubo de madeira com lona, intitulado "Cubo Sertanejo", onde as pessoas serão convidadas a entrar e terão a experiência de vivenciar o Cais do Sertão por meio da visão e audição. Óculos 360° de realidade virtual mostrarão o interior do museu ao som das músicas de Luiz Gonzaga.  

"Nosso objetivo é disseminar o Cais do Sertão para os recifenses. Queremos que as pessoas conheçam o equipamento, que apresenta as raízes da cultura nordestina, a vida sertaneja e a história do mestre Gonzaga. A ação do "Cubo Sertanejo" vai apresentar, de uma forma tecnológica, as belezas e encantos do museu", comenta o vice-presidente da Empetur, Ciro Couceiro.

Ascom
publicado em 20 de Abril / 2018 às 19:00

Partido Verde, Fernando Bezerra e Armando Monteiro Neto em encontro hoje no Recife

O presidente nacional do Partido Verde, José Luiz Penna, desembarca no Recife nesta sexta-feira (20). Ele tem encontro agendado com o presidente estadual da legenda, Carlos Augusto Costa, membros da Executiva do Partido e com os pré-candidatos a deputados. Na agenda, está previsto um encontro com os senadores Armando Monteiro Neto, às 19h, e Fernando Bezerra Coelho, às 21h. A reunião será no Hotel Manibu, em Boa Viagem. Na pauta, eleições e possíveis alianças.

Ascom PV
publicado em 20 de Abril / 2018 às 18:28

CSTT realiza mudança de via na área central

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa aos condutores de Juazeiro que a partir dessa sexta-feira (20) a Rua da Síria, no bairro Coreia, tornou-se mão única (sentido Av. Adolfo Viana/Rua da Síria) até o cruzamento com a Rua do Cisne. O restante da rua continua mão dupla.  

A via já foi devidamente sinalizada e a CSTT pede atenção aos condutores para a nova sinalização. De acordo com gerente do setor de Engenharia de Tráfego, Abner Vasconcelos, a inversão do sentido da via foi necessária. “Como existe um semáforo nas proximidades, o veículo que vinha da Rua da Síria para a Avenida Adolfo Viana tinha dificuldades de acesso a Rua Castro Alves por isso, transformamos a Rua da Síria em uma via drenosa ao invés de uma via estranguladora”, destacou Abner.  

“Os condutores terão uma semana de adaptação, mas após esse período, quem for flagrado desrespeitando a sinalização será autuado”, afirma o diretor operacional da CSTT, Marcos Cardoso.

Irislane Pacheco/CSTT
publicado em 20 de Abril / 2018 às 18:00

FRENTE BRASIL POPULAR DE SOBRADINHO-BA

Frente Brasil Popular de Sobradinho realiza ato de rua em defesa da democracia e por Lula Livre neste sábado (21). Sobradinho em resistência por si mesma, pela democracia e por #LulaLivre.

Sobradinho é pequena, mas é muito importante para a Bahia, e ela está vendo o retorno de pedintes nas casas e o aumento da violência. A cidade sofre também pelo o que vem ocorrendo no país com os golpes das elites, que impediram a presidente Dilma Rousseff de seguir com o projeto que vinha dando certo, tentam acabar com as conquistas promovidas no governo Lula, aumentando o desemprego nas grandes cidades, trazendo de volta os filhos da terra que trabalhavam por lá, acabando com sonhos, realizações e perspectivas.

Ler Matéria Completa
publicado em 20 de Abril / 2018 às 17:44

HDM/IMIP de Petrolina realiza missa em ação de graças ao seu padroeiro, Santo Expedito

Ontem quinta-feira (19),  foi realizada uma programação religiosa na capela de Santo Expedito, localizada no Hospital Dom Malan/IMIP, em comemoração ao dia do padroeiro da unidade materno-infantil. Com o tema "Santo Expedito, uma luz no caminho da Paz", o Tríduo e Festa do santo das causas justas e urgentes teve uma vasta programação em Petrolina, encerrando com uma procissão, missa solene e festa.  

A celebração do Hospital Dom Malan contou com a presença de usuários, colaboradores, funcionários e público externo.

Durante o ato de fé, evocou-se a paz, solidariedade e amor ao próximo. Também foi enfatizado o poder da oração e da fé em Cristo para o reestabelecimento da saúde e enfrentamento do adoecimento. Através de cânticos, todos puderam festejar o momento.

Ascom Anna Monteiro
publicado em 20 de Abril / 2018 às 17:30

Deputado Marcell Moraes salienta a importância do seu projeto que libera a entrada de animais em hospitais

O deputado estadual Marcell Moraes (PSDB), cobra a aprovação do seu projeto de lei nº (22.144/17), que dispõe sobre a liberação de visita de animais domésticos a  pacientes internados em hospitais no estado da Bahia. “Os animais são verdadeiros remédios, uma ótima terapia. Eles ajudam fazendo parte do processo de melhora  de quem se encontra naquele local, o contato deles com as pessoas ali vai além do que muita gente imagina, é uma verdadeira terapia ao ser humano, diminuindo a  solidão, a dor, a ansiedade, melhora a capacidade emotiva, traz motivação e aumenta as habilidades de socialização, principalmente em crianças e idoso que estão  presentes”, explica o Marcell.

Ainda segundo o parlamentar, recentemente diversas pesquisas já comprovaram a eficácia da presença do animal como fator terapêutico “Os especialistas estão cada vez  mais convictos do potencial dos anjos de quatro patas como um auxílio importante no processo de tratamento para os pacientes ali presentes sendo estímulos poderosos,  é uma prática que já vem sendo utilizada em alguns locais e sendo bastante eficaz constatando ótimos resultados, por isso estou cobrando para que a gente consiga mais  esse benefício aqui na Bahia”, comenta Moraes.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 20 de Abril / 2018 às 17:03

Marina Silva se defende de apoio a Aécio em 2014

Em sua segunda viagem à capital mineira em menos de 10 dias, a pré-candidata da Rede Sustentabilidade ao Palácio do Planalto, Marina Silva, se defendeu nesta quinta-feira, 19, do apoio que deu ao senador Aécio Neves (PSDB-MG), no segundo turno das eleições para o governo federal em 2014.O tucano é réu em processos por corrupção passiva e obstrução da Justiça no Supremo Tribunal Federal (STF). Marina ficou em terceiro lugar nas eleições de 2014, que teve Dilma Rousseff (PT) e Aécio no segundo turno. A petista venceu e, em 2016, sofreu impeachment.”Fui a pessoa que sugeriu que levasse o senador Aécio Neves ao Conselho de Ética do Senado. E defendo que não se tenha dois pesos e duas medidas. Na época em que foi declarado o apoio, ninguém sabia o que o Aécio e a Dilma fizeram. A maioria de vocês aqui (disse, se dirigindo a repórteres) votou em um dos candidatos do segundo turno. Aposto que não sabiam. Se soubessem, com certeza não votariam. Então, a mesma coisa fui eu”, afirmou.Marina Silva esteve em Belo Horizonte para encontro com o prefeito da cidade, Alexandre Kalil (PHS), que tem como vice Paulo Lamac, do mesmo partido da pré-candidato.

Ler Matéria Completa
Estadão
publicado em 20 de Abril / 2018 às 16:30

Rui autoriza obras de policlínica para região de Paulo Afonso

Acesso facilitado a serviços de saúde de alta e média complexidade para moradores do Vale São-Franciscano da Bahia. Nesta sexta-feira (20), o governador Rui Costa autorizou o início imediato das obras de construção da Policlínica Regional de Saúde que vai atender a região de Paulo Afonso. O equipamento receberá investimento de R$ 22 milhões, em obras, equipamentos, mobiliário e aquisição de micro-ônibus para o transporte de pacientes que moram nos outros municípios integrantes do consórcio público de saúde.

Rui também autorizou a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) a celebrar convênio com a prefeitura de Paulo Afonso, no valor de R$ 2,9 milhões, para a implantação de 10 leitos de Terapia Intensiva (UTI) no hospital municipal. "Estou cumprindo o meu compromisso com o povo da região de Paulo Afonso, trazendo a policlínica regional, que começa as obras a partir de hoje, e trazendo também as UTIs. Nós vamos fazer a obra de ampliação e adequação do hospital para implantar a UTI. Em breve, volto para inaugurar a policlínica e a UTI", afirmou o governador, que ainda entregou três ambulâncias para os municípios de Banzaê, Paulo Afonso e Santa Brígida.

Ler Matéria Completa
Ascom Gov Bahia Foto: Mateus Pereira
publicado em 20 de Abril / 2018 às 16:02

Programa Novo Mais Educação é adotado nas escolas municipais de Andorinha

Foi apresentado na última terça-feira, 17, na escola municipal São José, as atividades do Programa Novo Mais Educação do Plano Nacional de Educação (PNE).

O programa visa ampliar a jornada escolar com a complementação da carga horária, melhorar a qualidade do fluxo escolar e a aprendizagem das escolas públicas do município. As atividades são desenvolvidas com o auxílio de coordenadores, articuladores, mediadores de aprendizagem e facilitadores.

Nesse primeiro momento, o programa vai atender os alunos da Escola São José e da Escola Municipal de Vila Medrado. "Nestas unidades escolares o programa vai proporciona o enriquecimento e o complemento ao currículo desenvolvido nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa e atividades complementares no campo das artes, cultura, esporte e lazer", destacou a secretária de Educação, Lurdinéia Guimarães.

Ler Matéria Completa
Ascom Andorinha
publicado em 20 de Abril / 2018 às 15:34

Ação da Uninassau permite maior conhecimento da atuação profissional dos futuros profissionais de Educação Física

Os alunos dos cursos de Educação Física da Faculdade UNINASSAU Petrolina realizaram, nesta quarta-feira (18), visita técnica a uma academia de ginástica da região. O objetivo da atividade de campo é promover o conhecimento prático, além de possibilitar trocar de experiências entre estudantes e profissionais.

A professora do curso, Micaely Maia, pontuou o desenvolvimento da atividade. "No primeiro momento, os discentes aplicaram questionário entre os profissionais do local com questões relacionadas em relação à importância e satisfação com a profissão. Numa segunda etapa, aconteceu a visita técnica para que os estudantes pudessem conhecer o espaço, a função dos aparelhos, a rotina produtiva e a interação entre profissional e os alunos da academia".

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 20 de Abril / 2018 às 15:00

Ponte Presidente Dutra engarrafada no início da tarde desta sexta-feira (20); carros parados atingem ruas de Juazeiro e Petrolina

Desde o início da tarde um congestionamento atinge a Ponte Presidente Dutra. O transtorno é dos dois lados da ponte. Motoristas enfrentam trânsito lento nas ruas de Juazeiro e Petrolina. A Polícia Rodoviária Federal não informou o motivo do engarrafamento.

Redação Blog
publicado em 20 de Abril / 2018 às 14:32

Campanha de Reivindicação dos Agentes de Combate às Endemias de Petrolina tem mais uma Assembleia no SINDSEMP

A Associação dos Agentes de Combate às Endemias de Petrolina (AACEP), realizou na manhã desta quinta-feira (19), na sede do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (SINDSEMP), mais uma Assembleia da Categoria, como ponto de pauta da Campanha de Reivindicações dos ACE’s.

Mais uma vez a Secretária de Saúde Magnilde Albuquerque não compareceu à Assembleia, justificando a sua ausência em decorrência de uma audiência no Ministério Público, e em  resposta ao ofício 002/2018, encaminhado à Secretária, pelo Presidente da AACEP, Charles de Oliveira, pelo Diretor executivo do SINDACS/PE, Wellington Hipólito, pelo Diretor sindical da AACEP e pelo Presidente do SINDSEMP, Walber Lins, Magnilde informou que em relação ao incentivo adicional, já houve a reunião com o Prefeito Miguel Coelho, e que estão construindo o fechamento da proposta, para apresentarem aos sindicatos e à associação, assim como a conclusão da análise pela área técnica, sobre a implantação da gratificação por meta.

Ler Matéria Completa
Ascom Sindsemp
publicado em 20 de Abril / 2018 às 14:00

Eletrobras/Chesf: Deputado Zó conclama parlamentares para defender estatal de possível privatização

Em discurso inflamado, o deputado estadual Zó (PCdoB) usou a tribuna do plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, nesta quarta-feira (18), para mais uma vez convocar parlamentares da oposição e situação para lutar contra o Projeto de Lei nº 9463, de 2018, do Poder Executivo, que "dispõe sobre a desestatização das Centrais Elétricas Brasileiras S.A. -Eletrobras".

De acordo com o parlamentar, o projeto é uma vergonha nacional e espera que o relator apresente parecer contrário, para isso é preciso dialogar independente de partido para que o resultado atenda a nação que já se posicionou contra a desestatização da Eletrobras.

"Deus salve a nossa Eletrobras/Chesf! É preciso maior resistência. Quero agradecer aos deputados que fazem parte do Governo Temer e que são contra esse crime que estão cometendo com o nosso Rio São Francisco, com o nosso povo e com a nossa estatal. 70% da população é contra a privatização", assegurou Zó.

Ascom Dep. Zó
publicado em 20 de Abril / 2018 às 13:30

Em audiência pública, prefeitura inicia processo para reestruturar transporte coletivo de Petrolina

Pela primeira vez na história de Petrolina, a prefeitura fará um processo licitatório para reestruturar o sistema de transporte coletivo do município. Ônibus novos e com ar-condicionado são apenas algumas das exigências do contrato a ser firmado entre a gestão e a empresa que assumirá o serviço na cidade. Estas novas exigências foram discutidas durante uma audiência pública realizada na Câmara Municipal, na manhã desta sexta-feira (20).

O encontro realizado pela Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA) dá início ao processo histórico que deve assegurar à reestruturação. Durante mais de quatro horas, representantes da prefeitura apresentaram os requisitos da nova licitação e também ouviram às demandas dos usuários que sofrem há anos, principalmente, com o sucateamento da frota.

Ler Matéria Completa
Ascom PMP Magnolia Costa Foto: Jonas Santos
publicado em 20 de Abril / 2018 às 13:00

Semana de Conscientização do Autismo será realizada na UNINASSAU

Com o objetivo de ampliar e fortalecer o diálogo sobre o autismo, os alunos do curso de Psicologia da Faculdade UNINASSAU Petrolina vão realizar a Semana de Conscientização do Autismo. O evento, que é aberto ao público, acontecerá entre os dias 23 e 27 de abril na instituição. 

Na programação estão previstas apresentação de filme, palestras, rodas de conversa, distribuição de laços e exposição de cartazes. A aluna do curso de Psicologia, Luiza Fernanda, explica que "a intenção principal é discutir sobre o autismo na fase adulta. Na infância há todo um cuidado, mas quando a criança cresce é preciso adapta-la ao mercado de trabalho e faculdade". 

Ler Matéria Completa
Ascom Uninassau
publicado em 20 de Abril / 2018 às 12:59

Exclusivo: Zaluar fala em desgastes na relação com a diretoria da Juazeirense e agradece apoio que recebeu em Juazeiro

Treinador Zaluar deixou a Juazeirense

Em entrevista concedia ao radialista Wilson Duarte e ao Blog Geraldo José, nesta quinta-feira (20), o treinador Luiz Antonio Zaluar, demitido esta semana da Juazeirense, esclareceu  como se deu o seu desligamento, confirmando que já havia, segundo o treinador, um desgaste em função de cobranças que vinham sendo feitas junto à diretoria, principalmente em relação a “coisas que aconteciam fora de campo”.

Mostrando um certo descontentamento com a forma como se deu o seu desligamento, sem sequer conversar com o presidente do clube, Zaluar disse que foi informado da sua saída pelo gerente de futebol, Sérgio Fernandes, mas admitiu que já havia um certo desgaste na relação.“Toda relação tem desgastes, tem algumas coisa na Juazeirense que eu não concordava, principalmente fora de campo, fiz vários questionamentos à diretoria após o Campeonato Baiano, que na minha concepção não se pode fazer uma série C, juntamente com uma Pré-Copa do Nordeste, com a mesma estrutura de um Campeonato Baiano, não fui ouvido, infelizmente, no que pedi em termos de reforços, de estrutura, eu mesmo já estava cansado de ficar cobrando coisas fora de campo, que não são da minha competência e acho que houve esse desgaste”, esclareceu.

Para Zaluar a sua saída não tem haver com aspectos técnicos, já que a equipe foi bem no Campeonato Baiano, garantiu vaga na Copa do Brasil de 2019, pode ganhar a vaga para a Copa do Nordeste e, em que pese não ter conseguido os resultados, fez ótimas partidas contra o Confiança e o Salgueiro: “Esses dois jogos que a gente fez, contra o Confiança e o salgueiro, talvez, as duas melhores partidas que a Juazeirense fez esse ano, apesar do resultado não vir a gente fez ótimos jogos, a bola não entrou, quem foi ao estádio viu, e acho que a Juazeirense tem que pensar muita coisa antes de se aventurar em voos maiores, como a série C”, disse. 

O treinador agradeceu o apoio que teve, dos jogadores, da imprensa e da torcida e disse “que tem horas que é preciso seguir outros caminhos: “Tem horas que realmente a gente tem que seguir nosso caminho, agradeço a recepção que tive aqui em Juazeiro, uma cidade fantástica, fiz muitos amigos, profissionais da imprensa como vocês, que sempre foram totalmente imparciais, fica meu obrigado a meus jogadores, que foram fantásticos, é um grupo pequeno, sem salários altos, que se desdobra para representar bem a camisa, um grande abraço a toda a torcida, desejo que a Juazeirense continue essa trajetória vitoriosa. Eu vou seguir minha vida, semana que vem estarei no Rio de Janeiro e, em breve, a gente anuncia o novo clube que estaremos trabalhando”, finalizou.

Confira a entrevista exclusiva:

Da redação Blog Geraldo José
publicado em 20 de Abril / 2018 às 12:28

Prefeito Paulo Bomfim entrega certificados do Inova Jovem em Juazeiro

Nesta quinta-feira (19), o prefeito Paulo Bomfim entregou, em seu gabinete, os certificados dos jovens do curso de empreendedorismo do Projeto Inova Jovem, uma parceria entre a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ). O prefeito parabenizou os jovens empreendedores e falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo Municipal, atendendo a juventude juazeirense. “Estamos oferecendo cada dia mais oportunidades para os jovens ingressarem no mercado de trabalho.

O programa Qualifica Mais tem oferecido uma variedade de cursos profissionalizantes, além da parceria com IEL, com a contratação de centenas de jovens para estágios em quase todos os setores do Governo. E agora o Inova Jovem é mais uma ferramenta para incentivar a juventude a montar seu próprio negócio e proporcionar geração de renda. Quero parabenizar a secretária Lucinete  e aos jovens empreendedores de sucesso”, ressaltou Paulo Bomfim.

Ler Matéria Completa
Por Emanuelle Lustosa/SEDUC
publicado em 20 de Abril / 2018 às 12:01

Superlotação e caos nos hospitais de Juazeiro e Petrolina provocam revolta nos familiares das gestantes

Após denúncias de más condições no atendimento e falta de vagas nas salas de parto, a reportagem deste Blog visitou o Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina. As 6 horas da manhã o desespero, olhares de dor pedindo ajuda. Mulheres gestantes na sala da recepção suspiram as dores da esperança. É o único sentimento que resta. A revolta silencia em soluços. "Nos ajudem em nome de Deus. Minha esposa tá sofrendo com dores de parto", diz Antonio José, morador de Santa Maria da Boa Vista, Pernambuco.

Damiana da Silva é de Sobradinho, Bahia. A irmã aguarda há três dias o atendimento. José Henrique é de Cabrobó lamenta que a esposa aguarda a hora do parto e não tem vagas. Pelos corredores do hospital gestantes estão em locais não adequados. Algumas estão sentadas em cadeiras. Para gravar e fotografar fomos informados que era necessário uma autorização da diretoria do Hospital. Sem ligar o gravador conversamos com familiares dos pacientes e  eles confirmam. "é grande o desespero".

"Estamos numa situação de desespero. Não temos dinheiro para pagar o atendimento privado e a cada minuto que não somos atendidos é mais preocupante, não deixa de chegar mais gestantes no hospital", diz Damiana.

Através de uma nota, ontem, a assessoria informou que o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina, assim como os demais serviços de saúde de referência da região, encontra-se superlotado. Em muitos momentos, tem atuado com 150% da sua capacidade. Ainda de acordo com a nota, o hospital,  contudo, busca oferecer, dentro das limitações do serviço público, um atendimento de qualidade, humanizado e resolutivo à população de toda a Rede PEBA, composta de mais de 50 municípios e 2 milhões de pessoas. Por mês, o HDM/IMIP realiza mais de 600 partos.

Em Juazeiro os moradores também reclamam da superlotação da Maternidade e Hospital da Criança do município. A unidade não está suportando a demanda de pacientes do município e de outras 52 cidades baianas e de Pernambuco. A Secretaria de Saúde Municipal também admitiu a superlotação e diz que é resultado de uma limitação física da unidade.

Redação blog Foto: Ney Vital-Dom Malan
publicado em 20 de Abril / 2018 às 11:32

Campanha de vacinação contra gripe começa no dia 23 de abril

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe terá início no dia 23 de abril e vai até 1° de junho. A informação foi dada pelo Ministério da Saúde em Brasília. Segundo o órgão, a imunização vai assegurar proteção contra os três subtipos do vírus de maior incidência: H1N1, H3N2 e Influenza B. A meta é vacinar 54 milhões de pessoas. Para tanto, foram adquiridas cerca de 60 milhões de vacinas. A campanha começou antes na região metropolitana de Goiânia. O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, explicou que essa medida se deve ao fato de ter sido identificado um surto na área. 

O Dia D, quando há maior mobilização para vacinação, está marcado para 12 de maio. A projeção do governo federal é que as vacinas estejam disponíveis em 65 mil postos do país. Em 2017, a cobertura foi de 87,7%. O objetivo é atuar no período de maior propagação do vírus: na transição entre o outono e o inverno. A iniciativa será voltada principalmente para idosos, gestantes, crianças com idades entre seis meses e 5 anos, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, puérperas (mulheres cujo parto ocorreu há até 45 dias) adolescentes e adultos privados de liberdade.

Ler Matéria Completa
Agencia Brasil
publicado em 20 de Abril / 2018 às 11:00

Nova patrulha mecanizada da Prefeitura de Petrolina reforça ações de melhorias nas estradas rurais

As novas máquinas da Prefeitura de Petrolina já estão em campo trabalhando a todo vapor na recuperação e manutenção das estradas rurais do município. A frota é composta por uma patrol, uma pá mecânica, uma retroescavadeira e uma caçamba. Os serviços, coordenados pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, vêm seguindo um cronograma de trabalho para atender com celeridade todas as comunidades do interior.  

"Conseguimos montar quatro frentes de trabalho, a primeira na região de Satisfeito I e II, a segunda em Lajedo, a terceira na estrada que liga Caititú a Uruás e outra equipe já se deslocou para executar os serviços de tapa-buraco na região de Bom Jardim. É importante dizer que a recuperação das estradas rurais é uma das prioridades da gestão municipal e estamos executando os serviços principalmente nas vias de grande fluxo", disse o secretário da pasta, José Batista da Gama. 

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 20 de Abril / 2018 às 10:46

Joesley diz que pagou mesada de R$ 50 mil para Aécio por dois anos

Em declaração à Procuradoria-Geral da República, o empresário Joesley Batista que pagou R$ 50 mil por mês a Aécio Neves (PSDB-MG), ao longo de dois anos. Os repasses foram feitos por meio de uma rádio da qual o senador era sócio. Segundo Joesley, o tucano solicitou os pagamentos durante um encontro no Rio e teria dito que usaria o dinheiro para "custeio mensal de suas despesas". 
 
De acordo com a reportagem da Folha de S. Paulo, o dono da JBS apresentou 16 notas fiscais emitidas entre 2015 e 2017 pela Rádio Arco Íris, afiliada da Jovem Pan em Belo Horizonte. Os comprovantes citam a prestação de "serviço de publicidade" e trazem a descrição de que o valor mensal era de "patrocínio do Jornal da Manhã", um dos programas da rádio.

No total, a JBS pagou à rádio da família de Aécio R$ 864 mil.

Ler Matéria Completa
Fonte: NMB
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.