Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
20,2%
Atualizado em: 10/02/2016
Variadas
10 de Fevereiro / 2016 às 17:00 | Nenhum Comentário

As autoridades sanitárias chinesas confirmaram o primeiro caso de infeção pelo vírus Zika no país, em um homem de 34 anos que esteve na Venezuela e regressou à China em 5 de fevereiro, informou hoje (10) a imprensa oficial. O infectado está hospitalizado e em quarentena, mas já em recuperação, segundo as autoridades. O homem, natural da província de Jiangxi, no Sudeste da China, apresentou sintomas como febre, tonturas e dores de cabeça no dia 28 de janeiro, quando ainda estava na Venezuela, e regressou à China em 5 de fevereiro, depois de ter feito escala em Hong Kong. O risco de difusão do vírus é “extremamente baixo” devido às temperaturas frias nesta época do ano na região, garantem as autoridades de Saúde chinesas.

Variadas
10 de Fevereiro / 2016 às 16:30 | 2 Comentários

Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde aponta que as mulheres lideram os atendimentos por alcoolemia no Carnaval de Salvador. De acordo com a pasta, do total de 545 ocorrência registradas até esta terça-feira (9), 57% dos pacientes atendidos foram do sexo feminino. Segundo o G1, no geral, houve um decréscimo de 12% do número total desse tipo de ocorrência quando comparado ao mesmo período do ano passado. Uma das razões para isso, segundo a secretaria, foi a intensificação da fiscalização sobre bebidas que são proibidas pela presença de alucinógenos nas fórmulas (substâncias capazes de provocar alucinações).

Informativos
10 de Fevereiro / 2016 às 16:00 | 3 Comentários

Na manhã desta quarta-feira (10), o Blog Geraldo José postou uma matéria em que relatava a situação crítica que os moradores do bairro Itaberaba e dos residenciais Juazeiro I e II vem enfrentando, nos últimos dias, com a falta de coleta de lixo. (Veja Aqui).

Nesta tarde, a secretaria de Serviços Públicos do município enviou uma nota a nossa redação explicando que o atraso da coleta de lixo aconteceu devido as chuvas que caíram na cidade, provocando danos em algumas ruas. Confira a nota na íntegra!

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) esclarece que as fortes chuvas que caíram na região em Janeiro, provocaram transtornos no trabalho da coleta de lixo em alguns bairros, dificultando o acesso dos caminhões compactadores em algumas ruas. Essa situação também se agravou diante da paralisação na semana passada dos funcionários da empresa ART, contratada pelo município para prestação do serviço de coleta, mesmo a Prefeitura de Juazeiro estando absolutamente em dia com pagamento da referida empresa.

A Secretaria informa que vem regularizando o serviço de coleta e comunica que esta semana os trabalhos voltarão a sua normalidade. A Sesp ressalta ainda que como já estava programado, as equipes trabalham no recolhimento de lixo desde o início da manhã desta quarta-feira (10) nos Residenciais Juazeiro I e II no Itaberaba. Já na Rua Princesa Isabel os serviços serão executados ainda hoje.

Variadas
10 de Fevereiro / 2016 às 15:30 | Nenhum Comentário

As forças de segurança estaduais deram por mais um ano a prova de que talvez seja a única polícia no mundo capaz de controlar dois milhões de foliões por dia nos três circuitos do Carnaval de Salvador - Dodô, Osmar e Batatinha -, além das festas em bairros e em cidades de grande porte do interior da Bahia.

O esquema de segurança pública para o Carnaval deste ano registrou diminuições de 16,7% nas tentativas de homicídios (cinco em 2016 e seis em 2015), de 6,9% nas lesões corporais (176 registros neste ano contra 189 em 2015) e de 3,5% nos roubos numa comparação com a festa de 2015 (110 casos em 2016, contra 114 no ano anterior). Os dados são relativos ao período das 19h de quinta-feira (4) às 7h desta quarta (10). 

Os homicídios ficaram sem variação, sendo dois registros em 2016 e a mesma quantidade no ano passado. No Carnaval encerrado na manhã desta quarta-feira (10) foram computados dois casos envolvendo catadores de lata. As duas vítimas tinham passagens pela polícia e, em menos de 24 horas, a polícia identificou e prendeu os autores. O número de furtos teve aumento de 9%.

A produtividade policial é outro índice que traduz o êxito do trabalho das forças de segurança do estado no Carnaval. Nos seis dias de festa foram conduzidas 3.309 pessoas (aumento de 44,7%), entre elas, algumas por uso ou tráfico de drogas. No total, foram autuados em flagrante 110 criminosos, alguns com mandados de prisão expedidos pela Justiça.

A presença de cerca de 26 mil policiais e o uso da tecnologia, além da utilização de 48 portais de abordagem, garantiram mais segurança para baianos e turistas que aproveitaram a nossa festa. O Governo do Estado investiu mais de R$ 42 milhões para garantir tranquilidade aos foliões. 

Portais de segurança

Com a inovação dos portais de segurança, cerca de 20 mil pessoas foram abordadas por hora, número expressivo para a quantidade destas estruturas instaladas e de pessoas que participaram da festa. Nos portais, a PM apreendeu duas armas de fogo, 64 armas brancas (ocorrências que configuram intenção de cometimento de crime) e 354 objetos recolhidos com potencial de arma branca. Também foram conduzidas 42 pessoas às delegacias, sendo 13 presas em flagrante. Os policiais apreenderam ainda cinco adolescentes e registraram 24 crimes de menor potencial ofensivo, além de 55 ocorrências com drogas.

Outra novidade foi a Operação Ronda Maria da Penha que atuou pela primeira vez no Carnaval de Salvador em parceria com a Secretaria de Política para as Mulheres do Estado (SPM) com atenção especial às ocorrências de violência contra a mulher. Ao todo, a Ronda atendeu 39 ocorrências e prendeu duas pessoas em flagrante que foram conduzidas para a delegacia. Neste período, a Ronda realizou ainda 98 visitas e 93 palestras.

Folia e Paz

A Operação Folia e Paz intensificou o policiamento no entorno dos grandes circuitos, estações de transbordo e principais corredores de tráfego, oferecendo mais segurança ao folião na ida para a festa e na volta para casa. Desde o início do Carnaval foram abordadas 32.198 pessoas e 3.735 veículos (carros e motos), 778 taxis, 826 coletivos e 1.234 pontos de ônibus, resultando na condução de 45 pessoas às delegacias, 11 flagrantes lavrados e cinco adolescentes apreendidos. Ao todo, 1.249 policiais atuaram com o apoio de 346 viaturas.

Para oferecer mais segurança ao visitante, a Polícia Militar disponibilizou um serviço 24 horas de acompanhamento de turistas. Ao todo, 941 acompanhamentos foram realizados do aeroporto aos hotéis instalados nos circuitos e aos que ficam situados no litoral norte, resultando no acompanhamento de 697 grupos nacionais e 244 grupos estrangeiros.

Secom Bahia Foto: Pedro Moraes/GOVBA
Espaço do Leitor
10 de Fevereiro / 2016 às 15:00 | 3 Comentários

A leitora Maria Silva enviou para o blog, uma nota falando do descaso com a praça da Misericórida em Juazeiro, veja:

Passando pela Praça da Misericórdia no dia 09, e me chamou a atenção o total descaso da praça, cheia de água suja, e abandonada, ainda com águas de chuvas, acredito eu, porque a grama ainda verde, então prefeito como fica?

Variadas
10 de Fevereiro / 2016 às 14:30 | Nenhum Comentário

A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2016 será lançada, oficialmente, nesta quarta-feira (10). O tema da Campanha é "Casa Comum, nossa responsabilidade". O lema bíblico é "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca".

O objetivo é chamar atenção para a questão do direito ao saneamento básico para todas as pessoas, buscando fortalecer o empenho, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da Casa Comum, ou seja, do planeta Terra.

Na Diocese de Juazeiro, os católicos celebram a "Quarta-feira de Cinzas", que dá início ao período da Quaresmal. Como de costume, haverá missas especiais nas paróquias e comunidades da Diocese e no Santuário Catedral Nossa Senhora das Grotas, a missa acontece às 19h30.

Durante as celebrações do dia, será feita a tradicional imposição das cinzas sobre a cabeça dos fiéis.

O que é a Quarta-feira de Cinzas?

É o primeiro dia da Quaresma, ou seja, dos 40 dias nos quais a Igreja chama os fiéis a converter-se e a preparar-se verdadeiramente para viver os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo durante a Semana Santa.

A tradição de impor a cinza é da Igreja primitiva. Naquela época, as pessoas colocavam as cinzas na cabeça e se apresentavam ante a comunidade com um "hábito penitencial" para receber o Sacramento da Reconciliação na Quinta-feira Santa.

A Quaresma adquiriu um sentido penitencial para todos os cristãos quase 400 anos d.C. e, a partir do século XI, a Igreja de Roma impõe as cinzas no início deste tempo.

Para o vigário geral da Diocese de Juazeiro, Josemar Mota, "Quaresma é tempo de graça, tempo de conversão, tempo de escuta da Palavra de Deus, onde somos interpelados a vivermos o testemunho da fé.  Este tempo nos é propicio para nos deixarmos ser questionados pela palavra de Deus, diante de tantos acontecimentos que contradizem a vontade do Senhor".

Asscom
Espaço do Leitor
10 de Fevereiro / 2016 às 14:00 | Nenhum Comentário

Por Gonzaga Patriota

Em agradecimento aos deuses pelas chuvas e fertilidade do solo que lhes davam os produtos alimentícios oriundos da terra, os gregos realizavam seus cultos que originaram o carnaval, 600 anos a.C. Essa comemoração somente passou a ser adotada pela Igreja Católica em 590 depois de Cristo. Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. Essa festa carnavalesca a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra “carnaval” está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne, marcado pela expressão “carnis valles”, que, acabou por formar a palavra “carnaval”, sendo que “carnis” em latim significa carne e “valles” significa prazeres.

O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo, inspirando essa cultura para cidades como Nice, Nova Orlean, Toronto e a nossa Capital do samba, o Rio de Janeiro, que criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras importantes cidades do mundo, como Tóquio e Helsinque, capital da Filândia, além da nossa São Paulo, hoje sua concorrente nos grandes desfiles. Em geral, o carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta–feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação. Estes dias são chamados “gordos”, em especial a terça-feira (terça-feira gorda). O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessanta dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias, de 17 a 23 de dezembro, nas ruas, praças e casas da Antiga Roma.

 O entrudo está na origem do português, onde, no passado, as pessoas jogavam umas nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval. O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem europeia.

No Brasil, o primeiro carnaval surgiu em 1641, promovido pelo governador Salvador Correia de Sá e Benevides, em homenagem ao rei Dom João IV, restaurador do trono de Portugal, mas, somente no final do século XIX é que começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos “corsos”. Estes últimos tornaram-se mais populares no começo do século XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais. No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado. A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar, criada pelo sambista carioca Ismael Silva. Deixa Falar transformou-se depois na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato, com o surgimento de novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada. O carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book como o melhor carnaval do mundo e Galo da Madrugada, do Recife, o maior bloco de carnaval  do mundo, também no Guinness.

 O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem às ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu. Os desfiles de bonecos gigantes, em Olinda e Recife, são uma das principais atrações dessas cidades durante o carnaval. Já em Salvador, também no Nordeste, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi. Em que pese não ser mais uma festa popular como era no século XIX, que envolvia mais da metade da população do país na folia, hoje envolvendo menos de 10% dos brasileiros, o carnaval no Brasil ainda é considerado um dos melhores do mundo, seja pelos turistas estrangeiros, como por boa parte dos brasileiros, principalmente o público jovem que não alcançou a glória do carnaval verdadeiramente popular.

 O carnaval de hoje é de desfile, carnaval assistido, paga-se para ver. O carnaval, digamos, do início do século XX era compartilhado, dançado, pulado, gritado, catucado, quando se usava fantasias e máscaras, em todo o Brasil, isso ficou nos anos setenta. Agora não tem mais nada disso. O confete e a serpentina jogados pelos ocupantes dos carros alegóricos.  O lança-perfume também era usado em profusão, enquanto a confraternização com os pedestres se ampliava não só através dos jatos de lança-perfume — o que abria caminho para conhecimentos mais íntimos, beijocas, namoricos e mais coisas, etc.

 Com a oficialização dos desfiles carnavalescos, a partir de 1935, as escolas de samba do Rio de janeiro passam a receber subsídios da prefeitura da capital carioca, transformando-se, a partir de 1952, em sociedades civis, com regulamento e diretoria. Até 1935, quando foi organizado o primeiro desfile, as escolas de samba do Rio de Janeiro se limitavam a percorrer livremente as ruas da Capital. Esse modelo se estendeu a quase todas as capitais brasileiras, excetuando-se duas: Salvador na Bahia, que contagia outros estados e cidades, com seus belíssimos trios elétricos equipados com poderosos alto-falantes que reproduzem continuamente as composições carnavalescas gravadas e o conjunto Recife/Olinda, em Pernambuco. O carnaval nessas duas cidades pernambucanas é um dos mais animados do país, e essa característica cresceu paralelamente à extinção do carnaval de rua na maior parte das cidades brasileiras, por causa dos desfiles das escolas de samba. As principais atrações do carnaval pernambucano — cujos bailes também são os mais animados — são, na rua, o frevo, agora patrimônio da humanidade, o maracatu, as agremiações de caboclinhos, a imensa participação popular nos blocos (reminiscências modernizadas dos antigos “cordões”) e os clubes de frevo. Em Recife e Olinda os foliões cantam e dançam, às vezes mesmo sem uniformes ou fantasias, só ao som das orquestras e bandas que fazem a festa. Os conjuntos de frevo mais animados são os: Vassourinhas, Toureiros, Lenhadores dentre outros, sem contar com o Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo.

Muitas outras cidades pernambucanas promovem seus carnavais á sua moda. Bezerros, com os tradicionais papangús. Arcoverde com o seu carnaval moderno, organizado e à moda carioca. Sertânia e Afogados da Ingazeira, com as virgens e blocos de ruas à moda antiga. Triunfo com os caretas. Salgueiro o melhor carnaval do sertão, também à moda antiga, com carros alegóricos, blocos fantasiados e a bicharada do Mestre Jaime, com seus quase 100 anos de idade, ainda desfilando pelas principais ruas da Encruzilhada do Progresso. Belém do São Francisco, cidade que inventou os bonecos gigantes, adotados depois por Olinda e Recife, dentre muitas outras.

Gonzaga Patriota é Contador, Advogado, Administrador de Empresas e jornalista. Pós-graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutor em Direito Civil, pela Universidade Federal de Buenos Aires – Argentina. É Deputado desde 1982.

Política
10 de Fevereiro / 2016 às 13:30 | 1 Comentário

O governador Rui Costa enfatizou o clima de paz do Carnaval baiano ao participar, nesta terça-feira (9), do desfile de entidades culturais e trios elétricos em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. "O excelente trabalho da polícia e a aposta nas atrações sem cordas devolvem o Carnaval ao povo que, afinal, foi quem inventou esta festa maravilhosa", disse, do alto do trio de Amanda Santiago, um dos mais animados do circuito. Ele estava acompanhado da primeira dama Aline Peixoto.

Rui lembrou que o Governo do Estado não investiu apenas no Carnaval de Salvador. "Estivemos presentes em diversas regiões da Bahia, como aqui em Porto Seguro. É bom observar o crescimento da festa na cidade e ver que, juntos aos baianos, brincam em paz foliões vindos de São Paulo, Rio, Minas e muitos outros estados, gerando renda e empregos na nossa terra".

"No ano que vem faremos uma festa ainda melhor, sempre incentivando a participação popular", explicou.

Política
10 de Fevereiro / 2016 às 13:00 | 1 Comentário

“Combinando alegria e ordem, o prefeito ACM Neto dá a receita do sucesso do Carnaval de Salvador 2016”, diz o deputado federal José Carlos Aleluia sobre a organização da folia, que repercutiu além das fronteiras brasileiras. “Por onde estive, as notícias que chegavam sempre foram positivas sobre a grande festa de nossa capital”, afirma o presidente estadual do Democratas, que viaja com a família pelo exterior.

Segundo Aleluia, o prefeito ACM Neto é um folião desde garoto e tem paixão pela festa carnavalesca. “Quando se faz o que gosta, o resultado é sempre o melhor. Ninguém mais do que Neto está capacitado para realizar o Carnaval de Salvador. Sob a sua liderança, a folia está passando por um necessário e bem-sucedido processo de inovações”.

O líder democrata destaca novidades como o “Furdunço” e o “Fuzuê” que deram ainda mais espontaneidade à festa, novos espaços criados como o “Terreiro do Samba”, além dos “Carnavais nos Bairros” com grandes atrações. “ACM Neto e sua equipe, da qual tive a honra de fazer parte, não estão só promovendo grandes carnavais, eles estão fazendo uma Salvador cada vez melhor para todos. Não é por outro motivo que a sua gestão é a mais bem avaliada do Brasil”.

Asscom
Espaço do Leitor
10 de Fevereiro / 2016 às 12:30 | 31 Comentários

Caro Geraldo,

Tenho sido acusado de arrogância, prepotência, e outras bobagens, que não respondo; primeiro porque os que me acusam não respondem aos fatos que relato sobre a roubalheira de que somos vítimas, pelos PeTralhas e os demais partidos, que se locupletam, e os apoiam, e para não dar vez a quem não tem, afinal como dizia Ibrahim Sued: “Os cães ladram e a caravana passa”.

Mas agora, tenho que “carregar a mão”, contra esse Sr., que se diz professor, Otoniel Gondim, com seu artigo Salve-se quem puder, publicado no Blog. Poucas vezes vi tantas heresias, sandices, idiotices e o auto elogio, o ode ao alter ego, que lhe é peculiar, e não podia faltar.

Já disse, repito, e repetirei sempre: sou evangélico há 50 anos, sem ser teólogo, apenas consagrado Presbítero, pela Conframadeb (http://www.conframadeb.com.br/ ), congrego, com muito orgulho, na 2ª Igreja Evangélica Congregacional, em Juazeiro, e nunca admiti, não admito, e não admitirei que ninguém diga, da Trindade Santa, coisas como esse Sr., que dizendo-se professor (profissão das mais nobres e edificantes), dever-se-ia dar ao respeito, falou usando os nomes de DEUS e JESUS CRISTO.

Todos têm o direito de professar a religião que quiser, ou nenhuma; afinal, como ele mesmo afirma, citando a Bíblia, DEUS deu o livre arbítrio a todos, permitindo a cada um acreditar, ou não, no próprio e único DEUS, ou na entidade que quiser, mas todos têm que respeitar a religião alheia, pensar duas vezes antes de falar e, principalmente, escrever a respeito de algo que toca tão profundamente o ser humano, como é a religião.

Há pouco tempo, os terroristas muçulmanos do Estado Islâmico atacaram o jornal humorístico francês Charlie Hebdo, matando 12 pessoas e ferindo outras 11, por causa de charges detratoras de Maomé. Não apoio o terrorismo, muito menos a morte de um semelhante, mas eles plantaram o que colheram. Há trilhões de motivos para se fazer troças, charges, piadas e crônicas, mesmo as péssimas (não é, Sr. Otávio Gondim,?), mas por que tem que ser com o Sagrado?

O referido Sr. coloca em cheque a Onisciência, Onipotência e Onipresença de DEUS, ao citar: “Estava às voltas, repetidamente, com incomensuráveis perguntas a si mesmo e aos seus borbotões” (quando “se pergunta”, é ao seus botões, porque borbotões significa golfadas, jorros) e “Meu Deus que sou Eu, tomara que dê certo”, resmungou reticente.; ou seja, estava com dúvidas... E quem é o “sapiente” Sr. Otávio Gondim, para afirmar que DEUS,  o Todo-Poderoso estava com dúvidas?

Heresias, sandices e idiotices..!

Para seu conhecimento, professor, Isaías viveu quase 150 anos antes de Daniel, daí esse último não poder ter vindo antes do “Profeta maior”... Leia a Bíblia, antes de escrever a respeito, Sr. Gondim. Além disso, não teria sentido Daniel, profeta de DEUS, que enfrentou o poderoso rei Nabucodonosor, não se curvou diante dele, procurar “Lulababá”, o ladrão dos pobres.

JESUS CRISTO, Sr. Gondim, foi, é, e sempre será Perfeito! Nunca pecou, embora tenha sido tentado, e deu a vida por nós, todos, inclusive o Sr., que se presta a escrever tamanhas asneiras a Seu respeito: “ Frequentou oráculos, terreiros”;  Assim foi que surgiu o gosto pelo chope gelado, que o apresentou à senhora cachacinha”; “Um empolgado Jesus Cristo conheceu a cultura baiana, os baianos e os passinhos afoitos atrás dos trios elétricos”e, asneiras das asneiras, heresia: “Jesus Cristo se achou em casa”. A casa de JESUS CRISTO é o Reino de DEUS, (Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. - Colossenses 3:1 ), nada parecida com esse mundo, “que jaz no maligno” (I João 5:19b), especialmente no carnaval, quando se entregam as chaves das cidades ao rei Momo (Mamom, divindade pagã, demoníaca) e tudo fica “como o diabo gosta”. Definitivamente, o reino de DEUS não é nada parecido com isso, professor, e JESUS “não se sentiria em casa”, mas repudiaria tudo, veementemente.

Quanto à “cachacinha e ao chope gelado”, creio que não foi Ele que tomou gosto e se apegou a ambos, mas quem, talvez sob o efeito dos mesmos, deu-se ao desfrute de escrever tanta bobagem junta, sem nexo e sem plexo, característicos da “inspiração etílica”.

Ah, professor! Bíblia, escreve-se com B, maiúsculo, quanto aos inúmeros outros erros de grafia e gramática, volto a recomendar-lhe: procure escrever sóbrio, e um professor de português para revisar seus textos, tão auto elogiados, antes de publicá-los, pois o vernáculo, eu já disse, e reafirmo peremptoriamente, não é seu forte.

Ademais, Sr. Gondim, se o Sr. nunca leu o livro do Êxodo, aí vai o 7º mandamento: Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. - Êxodo 20:7.

Mas, para seu consolo, JESUS CRISTO, de quem o Sr. tripudiou, disse: E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazemLucas 23:34a.

Zoroastro Cedro – Zoró.

Químico, aposentado, evangélico, pronto a repreender as heresias.

Espaço do Leitor
10 de Fevereiro / 2016 às 12:00 | 6 Comentários

Bom dia Geraldo,

Sou um seguidor do seu blog que leva informações sérias a todos. Gostaria de fazer um apelo para que nos ajude a cobrar da Prefeitura uma limpeza e planear as ruas nos bairros Monte Castelo/Barranqueiro, Alto dos Mulungus e adjacência. A situação aqui é precária

Grato,

Josivaldo - Funcionário da Coelba

Variadas
10 de Fevereiro / 2016 às 11:25 | 2 Comentários

A Chesf, mesmo com toda precipitação de janeiro, está mantendo a operação defluente de 150 m3/s (Três Marias-MG) e 800 m3/s (Sobradinho-BA). As chuvas que caíram em janeiro por toda a bacia hidrográfica vão garantir que a barragem mineira alcance nos próximos dias 38% do seu volume útil e a usina baiana chegará a 27% da sua capacidade hídrica, segundo indicam especialistas do NOS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). Confira:

Espaço do Leitor
10 de Fevereiro / 2016 às 11:00 | 17 Comentários

Geraldo José,

Venho através desta nota pedir a sua ajuda e a divulgação neste que é o veículo de comunicação mais acessado no Vale do São Francisco. Meus apelos que também são de muitos moradores de alugueis em Juazeiro e que no momento veem o sonho da casa própria distante devido uma lei que não permite a construção de casas com frente de 5 metros e assim não emite as certidões para que o proprietário possa da entrada no seu banco financiador.

No meu caso foi dado entrada e protocolado junto a Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública - SEMAOP desde de dezembro e até o momento não foi obtido êxito. O secretario ao ser procurado comunicou que aguarda a aprovação do projeto de lei que tramita no legislativo da câmara de vereadores, ou seja para que muitas vidas se resolva, estamos na mão de nosso vereadores, espero encarecidamente conscientiza-los que a aprovação deste projeto de lei gera receita R$ a sociedade, pois com o embargo destas obras os construtores ficam limitados de pagar aos seus fornecedores de matérias primas para a construção das casas, e de seus operários que trabalharam na construção.

Constantemente ouvimos falar que Petrolina o desenvolvimento é muito maior do que Juazeiro, principalmente na área de construção civil, de fato seus políticos trabalham e contribuem para isso, enquanto aqui em Juazeiro são impostas leis que nos impossibilitam ao crescimento, consequentemente a cidade.

Adevaldo Rodrigues

Informativos
10 de Fevereiro / 2016 às 10:30 | 1 Comentário

Por orientação da presidente Dilma Rousseff, o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, receberá colegas de outras pastas nesta Quarta-feira de Cinzas (10) para debater novas medidas que o governo pode tomar no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e do chikungunya. A reunião terá a participação dos ministros peemedebistas Marcelo Castro (Saúde) e Celso Pansera (Ciência e Tecnologia da Saúde). Em conjunto, as duas pastas desenvolveram um projeto que será apresentado com uma série de medidas relacionadas ao surto da doença. Além de estudos que tratam de possíveis vacinas, o projeto prevê, por exemplo, propostas de assistência para as famílias com crianças com microcefalia. 

A presidente Dilma não deve participar da reunião. A ideia é que os ministros acertem os detalhes do projeto antes de apresentá-lo a Dilma. Durante o feriado de carnaval, a presidente pediu que todos os ministros ficassem de sobreaviso para possíveis reuniões. Ela foi a Porto Alegre, mas retornou no domingo e manteve sua rotina de exercícios diários. Nesta quarta (10), a previsão é que a presidente mantenha uma agenda com compromissos ligados ao combate da doença. À tarde, Dilma vai receber representante do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic). Assim como tem feito com órgãos federais, como os Correios, Dilma tem apelado para que entidades ajudem na campanha de prevenção e erradicação do mosquito. Na semana passada, ela recebeu em seu gabinete o presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Sérgio da Rocha. Em uma demonstração de como está atenta à questão, Dilma deve participar pessoalmente da campanha de conscientização das Forças Armadas no próximo dia 13. A ideia é que a presidente vá a algumas casas conversar com moradores sobre as medidas que devem ser tomadas para eliminar o mosquito. Ela deverá participar da visita a residências no Rio, cidade que está no centro das preocupações do governo por causa das Olimpíadas.

Policial
10 de Fevereiro / 2016 às 10:23 | Nenhum Comentário

Um jovem, de 21 anos, morreu após ser atingido com um golpe de faca no abdômen na madrugada desta quarta-feira (10) no bairro Jardim Amazonas, na Zona Norte de Petrolina, Sertão pernambucano. Ele entrou na casa de seu pai pedindo socorro, mas não resistiu aos ferimentos.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e fez os primeiros socorros na vítima, que morreu em seguida. O pai não soube informar quem teria matado seu filho. O corpo foi removido para o Instituto de Medicina Legal (IML).

Com informações do G1 Petrolina Foto Whatsapp
Espaço do Leitor
10 de Fevereiro / 2016 às 10:00 | 5 Comentários

Quarta de cinzas começa a Quaresma. Vem de quarenta, isto é, o povo de Deus 40 anos no deserto, Jesus 40 dias no deserto antes de começar sua pregação.

O deserto é o lugar do nada, onde você está só com você e você só. Então, pode ser que aí, absolutamente desamparado, você se lembre de Deus. Portanto, biblicamente, deserto não é só um lugar geográfico, mas um lugar teológico. Você pode estar no meio de uma multidão e se sentir no deserto.

As Campanhas da Fraternidade sempre nos trazem temáticas de interesse maior do que a Igreja Católica ou outras Igrejas. Essa campanha é ecumênica (várias Igrejas), macro ecumênica (outras religiões) e para todas as pessoas de boa vontade (toda sociedade, mesmo os ateus com fome e sede de justiça). Para as Igrejas está no contexto maior do cuidado com a criação.

A proposta fundamental está no saneamento básico, que segundo a legislação brasileira compreende: abastecimento de água; coleta e tratamento de esgotos; manejo dos resíduos sólidos e drenagem das águas de chuva.

Só a Bahia tem um item a mais, que agora se revela fundamental, isto é, o controle de vetores, esses bichinhos que espalham doenças como mosquitos, baratas, ratos, helmintos, etc.

O Brasil já teve a SUCAM. Brincávamos que nos lugares mais remotos só íamos nós – pastorais sociais – e a SUCAM. Com esse organismo de saúde pública, tínhamos posto sob controle grande parte das doenças transmitidas por vetores como chagas, dengue, malária, etc. Foi só abandonar o campo de luta que elas voltaram com toda intensidade.

O Prof. Moraes, da UFBA, que esteve conosco na elaboração dos fundamentos do texto base da Campanha, escreveu em outro livro que há um século 45% de nossas mortes eram por doenças infectocontagiosas como varíola, malária, etc. Hoje correspondem a apenas 5%. Mas, se o descuido e descaso continuarem, sabemos que voltarão a ser de grande porte. Afinal, àquela época éramos 40 milhões de brasileiros, 80% vivendo no meio rural e nossa média de vida era de 35 anos de idade. Hoje somos 200 milhões, 80% nas cidades e nossa média de vida está em torno de 75 anos da idade.

O bom é que hoje temos um Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB), uma legislação e uma política de saneamento, além do que cada município deve elaborar seu Plano Municipal de Saneamento (PMSB) se quiser receber dinheiro público para aplicar em seu território. A proposta federal é investir aproximadamente 500 bilhões de reais em 20 anos e, nesse prazo, sanearmos o Brasil. Será que dessa vez sairemos da insalubridade?

O plano deve ser integral (todas as dimensões) e universal (meio urbano e rural).

Pergunta chave: seu município elaborou esse plano municipal? O prazo de entrega era o final de 2015, agora prorrogado para final de 2017. Portanto, chamem os vereadores, os prefeitos, o Ministério Público, mobilizem as comunidades, a mídia, façam o plano municipal acontecer.

Essa é a tarefa básica das pessoas, comunidades e do país inteiro. Não adianta ficarmos nos problemas, temos que avançar nas soluções.

Um país sem saneamento não é civilizado, multiplica as doenças e passa vergonha internacional. Os Estados Unidos liberaram os atletas olímpicos que não quiserem vir ao Brasil por medo do Zika vírus.

Roberto Malvezzi (Gogó)
Variadas
10 de Fevereiro / 2016 às 09:29 | 8 Comentários

Há cerca de uma semana o Secretário de Governo da Prefeitura de Juazeiro Paulo Bonfim anunciou em contato com o Blog de que o problema entre os trabalhadores da ART tinha sido sanado pela direção da empresa e com isso o serviço de coleta de lixo seria imediatamente regularizado na cidade.

Não é o que relatam os moradores dos diversos bairros de Juazeiro que tem mantido contato com a redação deste noticioso dando conta de que o problema persiste.

Na rua Princesa Isabel, bairro Itaberaba, a população alega que a coleta não é feita desde sábado, dia 30 de janeiro, e por isso as portas das residências estão tomadas pelo lixo.  

Em frente aos residenciais Juazeiro I e II, a situação é semelhante comom revelam as fotos encaminhadas ao Blog.

Policial
10 de Fevereiro / 2016 às 09:00 | Nenhum Comentário

Segunda-feira (08/02), por volta das 17h, após cometimento de ato infracional do menor de inicias H.L.R., 17 anos, residente no bairro João de Deus de ter colidido com o carro em uma residência a equipe da MALHAS DA LEI/5° BPM, cumpriu Mandado de Busca e Apreensão em aberto pela comarca de Afrânio em desfavor do menor citado, mandado este relacionado a dano qualificado realizado pelo imputado.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO 5º BPM - PETROLINA - PE
Informativos
10 de Fevereiro / 2016 às 08:30 | Nenhum Comentário

A congregação da Assembléia de Deus, na pessoa do seu Pastor – Presidente Wolmar Alcântara, representada pelo presbítero Isaías Alves, dirigente da Congregação do Juazeiro Velho, convida toda a comunidade do bairro São Geraldo e bairros vizinhos a participarem do 3º aniversário da congregação à rua São Francisco, bairro São Geraldo, a realizar-se dia 13, a partir das 19hs.

Confira a programação:

Policial
10 de Fevereiro / 2016 às 08:27 | Nenhum Comentário

O Governo do Estado apresenta o balanço do Carnaval 2016 no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no Largo dos Aflitos, às 10h desta quarta-feira (10). Participam da reunião destinada à imprensa, os secretários e gestores dos órgãos estaduais envolvidos na operação da festa, incluindo a cúpula da segurança pública. Os gestores estarão à disposição para entrevista ao final da breve apresentação dos números do Carnaval.

Secom Bahia Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Variadas
10 de Fevereiro / 2016 às 08:00 | 6 Comentários

O leitor Acácio que reside no Projeto Mandacaru enviou mensagem via whatsapp ao Blog solicitando a recuperação da BA-210, proximidades do bairro Itaberaba. Segundo o leitor desde as chuvas no final de janeiro que houve um afundamento na pista e nunca foi registrada uma movimentação da prefeitura no sentido de recuperá-la, ou de solicitar do órgão competente do governo do Estado para promover a sua recuperação.

Para Acácio o buraco enorme, mesmo que sinalizado, permanece oferecendo riscos aos condutores de veículos naquela área. Ele esclarece também que a mesma rodovia, só que no sentido Juazeiro/Sobradinho, está bastante esburacada e os produtores do Salitre já estão se mobilizando para fazer uma grande manifestação. Ainda não tem data marcada.

Política
10 de Fevereiro / 2016 às 07:30 | 3 Comentários

Cotado para assumir o segundo posto de comando do PMDB a partir de março, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), ex-líder no Senado dos governos Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT), considera que o processo de impeachment de Dilma não perdeu força. Em entrevista ao Estado, Jucá ressaltou que em política nada está morto e os desdobramentos de um possível afastamento da presidente serão consequência de uma conjuntura.

Um dos articuladores do acordo de “união” realizado entre a bancada do PMDB do Senado e o vice-presidente Michel Temer, Jucá defende que o partido marque suas diferenças com o PT. Para ele, o PMDB não pode se limitar a ser “o partido governabilidade” e deve investir em bandeiras que estejam articuladas com a realidade. Em relação aos avanços no Congresso de propostas polêmicas com a recriação da CPMF, o peemedebista ressalta que a discussão da criação de impostos não pode ser separada da de corte de despesas pelo governo. Sobre a Lava Jato, na qual é alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal, diz que seus efeitos serão perceptíveis nas eleições municipais deste ano, mas que a operação não deve servir de base para as negociações políticas. Ele é investigado na operação por lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e corrupção passiva, acusações das quais ele nega envolvimento.

Estadão
Variadas
10 de Fevereiro / 2016 às 07:00 | Nenhum Comentário

Dia 26 de janeiro na cidade turística de Prado, aconteceu o lançamento do livro/romance "Por que Vigário não casou Lolita Karoline?" de autoria do Coronel PM da Reserva Geraldo Dias de Andrade na sede do Sindicato Rural. O evento foi prestigiado por autoridades, sindicalistas e populares.

Dia 02 de fevereiro Coronel Geraldo participou e carregou o andor da padroeira do Prado Nossa Senhora da Purificação. Dia 05 de fevereiro, na cidade de Ilhéus, ao lado da estátua do escritor baiano Jorge Amado, Coronel Geraldo quis saber se o mesmo sabe por que o “Vigário não casou Lolita Karoline”.

De volta à Juazeiro, Coronel Geraldo esteve no Blog e disse da satisfação de ter participado de todas essas programações em Prado e Ilhéus.

Variadas
10 de Fevereiro / 2016 às 06:30 | Nenhum Comentário

A Agência Europeia do Medicamento anunciou segunda-feira (8) a criação de um grupo de peritos sobre o vírus Zika para acelerar o desenvolvimento de vacinas contra o vírus. "Não existe atualmente qualquer vacina ou tratamento capaz de proteger ou tratar a infeção pelo vírus, seja aprovado [pelas autoridades sanitárias] ou em fase de ensaios clínicos", informou em comunicado. O objetivo do grupo, segundo a Agência Brasil, é permitir a pesquisa de medicamentos contra o vírus Zika, por meio de pareceres sobre as questões científicas e regulamentares. A agência vai contatar as sociedades farmacêuticas que já começaram a trabalhar em tratamentos ou vacinas e rever todos os novos dados sobre o vírus para permitir uma reação rápida à crise de saúde pública. O Brasil atualmente é o país mais atingido pela epidemia de zika no mundo, com 1,5 milhão de infectados, seguindo-se a Colômbia, com 22.600 casos.

BN
Espaço do Leitor
10 de Fevereiro / 2016 às 06:00 | 15 Comentários

Os moradores da praça Ivo Braga (Praça do Boi) e adjacências em Juazeiro, vivem um verdadeiro inferno com o "som alto" de veículos  parados em um bar chamado "petiscos de Uauá". Senhoras idosas que gostavam de paz em tardes de sábados e domingos vivem ligando para  190 da polícia que apenas toma nota e  nada acontece. Uma árvore frondosa já foi decepada por moradores, para tirar uma sombra dos clientes deste bar e não adiantou. Quando acontecer algo mais grave o poder aparece? Prefeitura e Polícia???? 

Márcia Novys - Cidadã juazeirense amedrontada e afrontada

Variadas
10 de Fevereiro / 2016 às 01:09 | 2 Comentários

O príncipe do guetho, Igor Kannario, não foi bem recebido pelos fãs de Claudia Leitte, no último dia de Carnaval, durante a passagem do bloco Largadinho, na Barra.

Parceiros na música Patricinha do Ghetto, Claudinha convidou Igor para subir ao trio, que logo foi rejeitado pelos fãs da loira. Os foliões pediam que ele descesse. Ainda que com a cena constrangedora, Claudinha conseguiu manter a participação dele.

Provocado por jornalistas, Kannário rebateu: "nem Jesus Cristo agradou a todos". Em seguida, Claudia Leitte emendou: "ele não veio ao mundo para agradar as pessoas [...] somos todos iguais".

Espaço do Leitor
09 de Fevereiro / 2016 às 23:00 | 11 Comentários

Quando se institucionalizou a formação, organização e manutenção do Estado chamado Brasil, o direcionaram, o seu funcionamento dos seus aparatos para privilegiar aos donos da estrutura patrimonial, financeira, econômica, assim como, a expansão desse poderio entre pessoas da mesma classe social!... Às instituições republicanas ligadas aos poderes, com destaque para o Executivo e o Judiciário, têm sido vítimas dessa equivocada lógica: os exemplos do uso do Estado em favor dos que podem mais foram ficando espalhados (...), a criação de estruturas de propriedades particulares ligadas a Educação e a Saúde, como exemplo, selecionou pessoas a serem atendidas por terem melhor condição financeira – ainda têm as leis criadas para garantir a entrada de dinheiro público – mesmo que a busca de lucro financeiro não combina com Saúde e Educação pública de qualidade; Decisões encaminhadas na Justiça, ou deixadas de ser encaminhadas, mostra que seres humanos concursados agiram e/ou omitiram a determinadas situações, como se a importantíssima instituição pudesse ser como “nariz de cera, que se coloca para o lado que se quer”; Há décadas que se vê, ler e ouve falar de uso do Ministério das Comunicações para “favorecer” a famílias com emissoras de Rádio, TV, e, outros meios de comunicação – o Estado da Bahia é exemplo cristalino desse engodo. A crítica ao equivoco na criação do Estado, vale a nível federal, estadual e municipal!

Essa lógica insana de criação do nosso amado Estado, obedeceu a um receituário internacional da ideologia capitalista selvagem, liderado pelos Estados Unidos das Américas – que tem significado resumido e claro nos bons dicionários da Língua Portuguesa!... Porque e como o seu conjunto de ideias, a sua posição política científica é de direita, o que é ser de direita e esquerda, onde e como se definiu o que ser de direita e de esquerda, e, como a genética define isso, basta pedir informação ao Google, ou, perguntar a um “bom” professor de história.

O Sistema Político do nosso País, com economia e cultura capitalista, vem dando sinais de falência: a relação candidato com o eleitorado; a busca de maiorias no Poder Legislativo pelos governos dos entes federados; a divisão dos espaços nos Poderes Executivos – têm apontado casos ilegais e amorais que fazem muitas e graves denuncias, onde parcela significativa dos/as cidadãos comuns não ficam de fora, lamentavelmente.

O engenheiro carioca Antonio Ribeiro, pode ainda ser da Vale do Rio Doce e sindicalista autêntico, então diretor do SINDIMINA/RJ, proferia, extraordinária, palestra sobre a Criação do Estado e a injustiça de coloca-lo para privilegiar a uma minoria – eu assistir duas delas em Seminário Nacional em senhor do Bonfim/BA e Criciúma/SC.

Tenho observado, de Sento-Sé a Brasília, o comportamento de certas pessoas que representam órgãos federais, estaduais e municipais, como atropelam as leis, deixam de fazer cumprir leis, omite a determinadas realidades – jornalistas sérios, professores de direito, juristas, cientistas políticos respeitáveis, vêm batendo nesses absurdos, e, me fazendo não esquecer nunca do nobre palestrante Antonio Ribeiro.

Os fatos recentes e atuais, tratados pela imprensa Nacional, com possíveis exceções, mostram claro viés político/partidário/ideológico, e, absoluto aspecto de má intenção, ou, descompromisso com a verdade verdadeira, e, numa atenuação contundente com a lógica alienada da criação do Estado, sem olhar para todos.

Laurenço Aguiar – Cidadão Comum e Militante Social.

Informativos
09 de Fevereiro / 2016 às 22:00 | Nenhum Comentário

Estão abertas até o dia 11 de fevereiro, as inscrições para o processo seletivo para o Programa de Formação em Idioma Estrangeiro do semestre 2016.1. Estão disponíveis 540 vagas para cursos de inglês, francês, espanhol e alemão. As vagas são distribuídas entre os campi Petrolina Sede, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso, na Bahia e em São Raimundo Nonato, no Piauí.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, pelo site de Processos Seletivos (PS) da Univasf. Para os cursos ofertados em Petrolina e Senhor do Bonfim, podem se inscrever estudantes, servidores da Univasf e candidatos já graduados ou que estejam regularmente matriculados em curso de graduação em qualquer área, em instituição de ensino oficial reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Estão disponíveis para o campus Petrolina, 90 vagas para o curso de Inglês básico, Intermediário e Avançado. Enquanto que os cursos dos campi São Raimundo Nonato e Paulo Afonso, as vagas são exclusivos para estudantes e servidores da Univasf.

Os cursos oferecidos são de inglês nível básico, intermediário e avançado; francês nível básico e intermediário; alemão nível básico e espanhol nível básico, intermediário e avançado. A seleção vai considerar a ordem do horário da inscrição. O resultado dos candidatos classificados será divulgado no site da Proex no dia 17 de fevereiro. As matrículas serão de 18 a 25 de fevereiro. Já as aulas iniciam no dia 1º de março.

Ascom Univasf
Variadas
09 de Fevereiro / 2016 às 21:11 | 12 Comentários

Acontecerá no próximo dia 11 na praça da Catedral em Petrolina, às 18h30, mais um manifesto pela paz e pela cobrança de respostas do assassinato da garota Beatriz, morta no dia 10 de dezembro do ano passado no colégio Auxiliadora, quando participava de uma festa de formatura.

Sua mãe, Lucinha Mota, falou com nossa equipe e pede a ajuda da população para que outros casos como esse não aconteçam mais: “Convido às famílias para nos unirmos ao manifesto em favor da paz. Compareçam e nos ajudem a lutar para que outras famílias não passem pela dor que estamos passando hoje” disse ela.

OUÇA ACIMA, O AÚDIO DE LUCINHA MOTA, MÃE DA MENINA BEATRIZ

A família também pede a quem tiver informações sobre esse brutal assassinato que entre em contato para o disk denúncia. Qualquer informação pode ser muito útil para achar o culpado. O número para entrar em contato é 081 – 3719 4545.

Variadas
09 de Fevereiro / 2016 às 21:00 | 4 Comentários

Nos dias normais as queixas são várias contra as agências da Caixa Econômica Federal em Juazeiro na Praça Barão do Rio Branco e na Avenida Adolfo Viana por correntistas e servidores públicos municipais. Quando chega o final de semana ou em feriados como o que estamos vivenciando de carnaval oficial, as reclamações aumentam consideravelmente.

O professor Chiquinho, servidor municipal enviou a seguinte mensagem: “Geraldo já é histórico os caixas eletrônicos da caixa econômica não funcionarem aos finais de semana e feriados, sábado (07) para não faltar com a verdade, tem um funcionando, que emite cédulas de cinco reais, e é limitado em quinze reais para cada saque.  É mole ou quer molho!”.

Prof.  Chiquinho

Variadas
09 de Fevereiro / 2016 às 20:00 | Nenhum Comentário

O Governo do Estado está atento para qualquer tipo de agressão de gênero, seja ela física, moral ou psicológica. Não apenas no Carnaval, são realizadas diversas ações de enfrentamento à violência contra as mulheres por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) em conjunto com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

Durante a folia as atividades são potencializadas com a participação de profissionais da Deam nas unidades móveis da SPM, onde as vítimas podem prestar queixas e receber orientações verbais e através de materiais informativos. Além disso, em todos os postos de policiamento há policiais mulheres para atender e acolher as vítimas.

O atendimento às mulheres também foi reforçado com a atuação de órgãos estaduais como a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Tribunal da Justiça do Estado da Bahia. Eles atuam em conjunto no enfrentamento à violência contra as mulheres na maior festa de rua do planeta.

"O Carnaval é importante pela alegria e diversão, mas também é um momento oportuno para a conscientização. A nossa campanha é para garantir o respeito pela mulher. Todo mundo pode namorar, beijar e curtir, desde que seja com o consentimento. A gente quer que a lei seja respeitada e a mulher protegida", destaca a secretária de Políticas para Mulheres do Estado, Olívia Santana.

No contexto do Carnaval, diversas atitudes, como o beijo forçado, são consideradas agressões e podem ser denunciadas nos postos de apoio. "Eu era agredida pelo meu ex-marido e não denunciava com medo do que poderia acontecer. Quando tomei coragem, busquei ajuda e consegui acabar com aquela situação. Até hoje tenho apoio das assistentes sociais e das psicólogas que fazem o acompanhamento das vítimas", revela a agente de saúde, Katiane Lopes.

Asscom
Variadas
09 de Fevereiro / 2016 às 19:00 | 10 Comentários

Silvio Muniz, Geter Ferreira e demais dirigentes do partido PRTB, comemoraram no último dia 07, o feriado de carnaval na praça central de Sento-Sé, ao lado de amigos e correligionários. Tempo em que fortalecem a união e compromisso do grupo com a população sentoseense. veja o registro:

Asscom
Variadas
09 de Fevereiro / 2016 às 18:00 | 1 Comentário

O Pelourinho vai fazer uma grande homenagem aos 50 anos da Tropicália no Carnaval 2017. Em seu perfil oficial no Twitter (@costa_rui), o governador Rui Costa anunciou que este será o tema da festa no Centro Histórico de Salvador no ano que vem: "Que baiano não se sente honrado ao ver que nossos artistas marcaram para sempre a cultura do nosso País? Como é bom ter nascido na terra - mãe de mudanças, de poesia, inteligência, de liberdade. Por tudo isso e muito mais, vamos fazer uma linda homenagem à Tropicália no Carnaval do Pelô em 2017", disse Rui na rede social. 

Segundo o governador Rui Costa, a meta para 2017 é firmar ainda mais parcerias e também ampliar o número de atrações sem corda nos circuitos Dodô e Osmar. "Queremos mostrar às empresas que, além da brincadeira de Carnaval, isso aqui é um bom negócio para apresentar suas marcas". Ainda conforme Rui, há a intenção de "multiplicar os espaços onde o folião não precise estar dentro de uma corda para poder brincar". Neste ano, o Carnaval do Pelô está homenageando o samba, que nasceu na Bahia e teve a primeira música gravada há 100 anos. 

Secom Bahia
Variadas
09 de Fevereiro / 2016 às 17:04 | Nenhum Comentário

A Império de Casa Verde conquistou seu terceiro título do carnaval de SP, depois de um jejum de 10 anos. A escola também foi campeã em 2005 e 2006. Com um enredo abstrato sobre os mistérios da vida, a Império de Casa Verde foi eleita a campeã do Carnaval 2016 de São Paulo. O resultado foi anunciado durante a apuração das notas, na tarde desta terça-feira (9). É o terceiro título da agremiação no Grupo Especial.

Até o final da leitura do quarto quesito, samba-enredo, a Mocidade Alegre era a única escola com apenas notas 10 de todos os jurados – a agremiação "gabaritou" também mestre-sala e porta-bandeira, enredo e alegoria. A Império assumiu o topo da apuração na categoria bateria e se manteve em primeiro lugar até o final da leitura das notas.

Confusão na apuração

A apuração foi marcada por confusão, empurra-empurra e reclamações de integrantes das escolas, especialmente da Vila Maria, que teve um representante detido pela Polícia Civil. A confusão começou na leitura das notas de evolução, depois que um dos jurados deixou de dar nota à Império de Casa Verde, que acabou ficando com duas notas 10 no quesito.

Nova revolta ocorreu quando outro jurado, desta vez no quesito harmonia, deixou de atribuir nota à escola Dragões da Real no quesito. Foi quando policias tiveram de intervir e houve detenção de um representante da Vila Maria. 

Nenhuma escola foi penalizada antes do início da leitura dos votos. O quesito fantasia foi definido como critério de desempate caso duas escolas de samba ficassem empatadas com o mesmo número de pontos ao final da apuração (veja o placar completo com todas as notas)

Fonte: Uol
Policial
09 de Fevereiro / 2016 às 17:00 | Nenhum Comentário

Nesta segunda-feira (08/02), por volta das 01h10min, Policiais Militares da ROCAM/5°BPM ao realizarem rondas no Polo Carnavalesco da Cohab VI em Petrolina, receberam a informação que havia um indivíduo armado no local festivo. Imediatamente foram nas imediações onde o suspeito poderia estar e efetuaram abordagens em várias pessoas até que foi encontrado na cintura de Erisvan Magalhães da Silva Purificação, 20 anos, residente no bairro São Gonçalo 01 (um) revólver calibre 32, nº de série 295410, com 03 (três) munições calibre 32 intactas. O imputado juntamente com o material apreendido foi conduzido à Delegacia de Plantão onde foi autuado em Flagrante Delito.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO 5º BPM - PETROLINA -PE

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage