Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
21,4%
Atualizado em: 17/05/2015
publicidade
Variadas
21 de Maio / 2015 às 10:00 | Nenhum Comentário

O programa Geraldo José (Transrio FM) já está em ritmo de São João,  e nesta quarta-feira (20) contou com a participação da cantora Jaidete Varjão e do repentista Valdir Lemos. Nos próximos dias a cantora e forrozeira Jaidete, natural de Poço de Fora em Curaçá, estará lançando o seu novo álbum intitulado de Jogo da Paixão. São 12 faixas com músicas autorais de Ednaldo Mota e Benício de Arcênio.

O CD conta ainda com a participação do juiz sanfoneiro, Dr. Ednaldo Fonseca. "Esse será o meu trabalho para essa temporada junina. É um CD belíssimo e que traz o autêntico forró pé-de-serra. Será de apaixonar todos os públicos", disse  Jaidete que ainda espera participar da programação junina nos municípios vizinhos e repetir a participação no Forró da Sombra do Juazeiro no distrito de Poço de Fora, em Curaçá.

Da redação Alinne Torres/Fotos: Geraldo José
Variadas
21 de Maio / 2015 às 09:59 | Nenhum Comentário

Publicado ontem no blog e enviado pela moradora Maria José do Alto da Aliança sobre o descaso no PSF da localidade (VEJA AQUI), a prefeitura de Juazeiro através da secretaria de Saúde de Juazeiro informa à comunitária que os serviços de manutenção onde funciona o posto da comunidade já foram solicitados e a previsão é de que até a próxima semana a varrição, capina e limpeza sejam realizados.

Ascom/Prefeitura Municipal de Juazeiro
Variadas
21 de Maio / 2015 às 09:30 | Nenhum Comentário

A Turnê Brasil da Orquestra Criança Cidadã chegará nesta sexta-feira (22) a Petrolina. O concerto essencialmente popular será realizado em Petrolina, na Igreja Matriz Nossa Senhora Rainha dos Anjos, às 20h. A entrada é gratuita. O maestro Nilson Galvão Jr. conduz 40 adolescentes de nível avançado na execução de clássicos de Gustav Holst e de Benjamin Britten, ao lado de peças populares de Clóvis Pereira, Ary Barroso, Pixinguinha, Guerra-Peixe e Dominguinhos. Primeiro projeto de circulação nacional do grupo pernambucano, a turnê é patrocinada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet.

Fundada em 2006, a Orquestra Cidadã é um programa da organização não governamental Associação Beneficente Criança Cidadã. O projeto, que busca promover a inclusão social e a profissionalização por meio do ensino da música clássica, atende a 230 crianças e jovens com idades entre 5 e 21 anos, oriundos da comunidade do Coque, uma das mais violentas e de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Recife. No sábado (23), a performance acontece em Salgueiro, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, às 19h. 

Papa Francisco – Realizando a sua primeira turnê nacional, a Orquestra já acumula experiência fora do Brasil. Em outubro último, promoveu uma série de apresentações durante a 16ª Conferência Internacional da Fraternidade Católica, na Itália, incluindo um concerto privado para o Papa Francisco na Sala Paulo VI, no Vaticano. Ainda na Europa, o grupo apresentou-se, em novembro, para o primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho.

Ascom Orquestra Cidadã
Política
21 de Maio / 2015 às 09:00 | 7 Comentários

Nesta sexta-feira (22) será realizada na Câmara de Vereadores de Juazeiro uma audiência pública para debater a implantação de um sistema de bônus que possa ser ofertado a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de estudantes egressos de escolas públicas ou particulares que moram na região. A ideia é diminuir a quantidade de alunos que precisam estudar em outras localidades.

A audiência será liderada pelo vereador Sargento Bastos e contará com a presença de representantes estudantis da Univasf, autoridades e a sociedade civil.

“O Nordeste teve um avanço na educação, mas nós perdemos muito no acesso. Nós temos uma única Universidade Federal e a distribuição feita pelo SISU não está atendendo a demanda da nossa região. Nós queremos os médicos que a Univasf está formando atendendo aqui. Não é só Juazeiro e Petrolina, outras cidades também almejam a presença desses profissionais”, afirmou o vereador Sargento Bastos durante entrevista ao programa Geraldo José nesta quarta-feira (20).

O vereador disse ainda que espera que o sistema de bônus seja implantado até as próximas provas do Enem que serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. “Nós estamos na luta para tentarmos convencer o conselho universitário a essa adesão. Em Petrolina já houve a mesma audiência e agora trazemos para Juazeiro para mostrarmos que também estamos envolvidos come essa causa”, frisou Sargento Bastos.

Sistema de Bônus

O sistema de bônus regional já acontece na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Caruaru e Vitória de Santo Antão e também na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Caicó. Nestas instituições a bonificação está em vigor, sendo 10% na UFPE e 20% na UFRN.

Da redação Alinne Torres/Fotos: Geraldo José
Esporte
21 de Maio / 2015 às 08:30 | Nenhum Comentário

A superintendência de Esportes do Município, levará o projeto Esporte e Lazer ao Distrito de Massaroca no próximo domingo, 24 de maio, a partir das 7h30, na Escola Atanilia Luz Araújo. O objetivo do projeto é oferecer atividades esportivas, gratuitamente, à comunidade, interagindo práticas saudáveis com entretenimento. Esse ano está dentro do calendário esportivo levar o programa às comunidades mais distantes da sede.

Haverá apresentação com participação do público nas atividades de MuayThai, Capoeira, Judô, Basquete de Rua, Zumba, Futsal e jogos populares para crianças e adolescentes.

Para o Superintendente de Esportes, Gilberto Pacheco, será mais um evento de sucesso. "As comunidades costumam se envolver nesses eventos esportivos, pois têm a possibilidade de realizar práticas saudáveis acompanhadas por profissionais competentes. Além disso, garantimos um bom entretenimento a toda a comunidade. Esperamos todos lá no domingo, será mais um dia de muita alegria", ressalta Gilberto.

Ascom/Juazeiro
Variadas
21 de Maio / 2015 às 08:00 | 1 Comentário

Está aberto a toda a sociedade o prazo para inscrição de projetos do FAZCULTURA, que é uma ação de incentivo à cultura na Bahia. O FAZCULTURA é uma parceria da Secretaria de Cultura do Estado – SECULT e da Secretaria da Fazenda – SEFAZ. 

São aceitos projetos estipulados em um valor de R$ 800 mil. De acordo com o representante Territorial de Cultura do Sertão do São Francisco, Alan Alves, durante entrevista ao programa Geraldo José nesta quarta-feira (20), podem ser inscritas atividades que contemplem todas as esferas culturais, como teatro, música, gravação de CD e DVD, lançamento de livro, realização de festivais, entre outros.

As inscrições do FAZCULTURA podem ser feitas através do site http://www.cultura.ba.gov.br/ até o dia 02 de dezembro de 2015. Os interessados que precisarem de mais detalhes sobre o assunto devem se dirigir até o Centro de Cultura João Gilberto.

" Os candidatos podem fazer com calma as inscrições. O FAZCULTURA tem esse diferencial de possibilitar um prazo maior de inscrição diferentemente dos editais culturais que também são oferecidos em curto tempo e são mais concorridos. Não há gastos com o envio do projeto. Todo o processo é feito pelo site do FAZCULTURA", pontuou Alan Alves.

Da redação Alinne Torres/Fotos: Geraldo José
Política
21 de Maio / 2015 às 07:30 | 1 Comentário

A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro lançará amanhã (22), no auditório Multieventos da UNIVASF, o projeto "Juazeiro: Educação Nota 10, Toda Criança na Escola!". O projeto surgiu de uma preocupação da gestão do Prefeito Isaac, através do secretário Clériston Andrade e equipe da SEDUC, de melhorar ainda mais os indicadores da educação no município.

A ideia do projeto é envolver a comunidade e construir uma rede de proteção para que todas as crianças tenham acesso à escola, permaneçam nela e consigam aprender com qualidade. "De 2009 para cá nós temos avançado muito nos indicadores da educação do município, inclusive com redução da evasão escolar. Mas queremos avançar ainda mais para zerar esse índice", comenta a Superintendente de Gestão, Lucinete Alves.

O Secretário de Educação explica que para a prática do projeto é formado um comitê no núcleo de escolas próximas. No Quidé, por exemplo, há o comitê composto pelas escolas Leopoldina Leal, Guiomar Lustosa e Raimundo Medrado Primo com participação dos presidentes de Associações de Moradores, das lideranças e dos vereadores das localidades, das instituições religiosas, dos empresários, pais de alunos e professores.

"Esse comitê tem reunião quinzenal e vai observar os problemas que levam o aluno à falta de aula sem justificativa e faz a visita para tentar fazê-los retornar. Caso não o comitê não obtenha êxito, então o Conselho Tutelar e o Ministério Público entram em ação. Bimestralmente o comitê trará à SEDUC o relatório com os indicadores das escolas, nós os analisamos e buscamos resolver os problemas identificados", exemplifica Clériston Andrade.

A superintendente de Gestão convida a população para estar presente ao evento. "Precisamos envolver a sociedade nesse projeto, pois essas crianças são o futuro dessa cidade. Vamos precisar de todo mundo para fazer as articulações necessárias e garantir um direito da criança que é estar na escola. No lançamento desta sexta-feira faremos homenagens às escolas que na primeira unidade já conseguiram cumprir as metas dos indicadores da redução da evasão escolar e de redução da reprovação", conclui Lucinete Alves. 

Ascom/Juazeiro
Informativos
21 de Maio / 2015 às 07:00 | Nenhum Comentário

O Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, convoca todos os aprovados em primeira chamada no Vestibular 2015, com entrada para o segundo semestre letivo, para efetuarem matrícula no período de 26, 27 e 28 de maio, na Secretaria Acadêmica do Departamento.

Os cursos com matrículas abertas para o segundo semestre letivo são Engenharia Agronômica e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Os aprovados devem se dirigir à Secretaria Acadêmica, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, munidos de todos os documentos exigidos no edital de convocação.

No ato da matrícula, o  candidato aprovado  deve apresentar documentação legível, sem rasura ou dilaceração. O não comparecimento no local, na data e nos horários estabelecidos acarretará na perda do direito à vaga. 

Ascom/ Uneb-DTCS
Variadas
21 de Maio / 2015 às 06:30 | Nenhum Comentário

Qual o diferencial das empresas que inovam? Será que a inovação realmente pode trazer ganhos aos negócios? O Instituto Euvaldo Lodi (IEL/PE) esclarece essa e outras dúvidas de empresários do Sertão na palestra gratuita "Inovação é um bom Negócio", que acontece em Petrolina Palace, na próxima terça-feira, 26 de maio, às 17h.

A palestra apresenta todo o processo de inovação aos empresários, desde conceitos a exemplos bem sucedidos do cotidiano. "Queremos mostrar que Inovação é um processo de cultura, de analisar e repensar hábitos e atitudes para se ter os melhores resultados no mercado", afirma Gelisa Bosi, coordenadora da Unidade de Competitividade do IEL/PE.

Para sensibilizar o público, o evento promoverá também uma dinâmica de grupo que mostra a importância da Inovação. Através de técnicas de design, o JOIN - jogo da inovação ajuda os jogadores a fundamentarem ideias inovadoras. "O jogo nos mostra como pensar fora da zona de conforto pode ser bom, técnica que facilmente se aplica ao ambiente corporativo", explica Gelisa.

Os temas serão detalhados por Ana Pires, coordenadora de desenvolvimento e difusão da tecnologia JOIN na Bahia. Atualmente, a técnica está sendo usada em mais de 40 empresas baianas, alcançando bons resultados no fomento de ideias e gestão inovadora de negócios.

A palestra faz parte do evento "Café com Inovação", realizado pelo Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI), sob coordenação do IEL/PE. Para participar, basta se inscrever pelo site www.ielpe.org.br. Mais informações: (81) 3334.7016/(87) 3861-8433 ou nucleoinovape@ielpe.org.br.

SERVIÇO:

Café com Inovação - Palestra "Inovação é um bom negócio"

Quando: 26 de maio de 2015, terça-feira

Onde: Hotel Petrolina Palace (Av. Cardoso de Sá, 845, Centro - Petrolina/PE)

Horário: das 17h às 21h.

Entrada gratuita, mediante inscrição prévia.

Asscom
Política
21 de Maio / 2015 às 06:00 | 6 Comentários

Nesta sexta-feira (22), a partir das 8h, na Escola de Formação da Rede Municipal dos Professores de Juazeiro (EFEJ), acontecerá uma reunião para discutir a regularização da documentação das residências do bairro João Paulo II. O encontro é liderado pelo deputado estadual Crisóstomo Lima (PCdoB), popular Zó, e contará com a presença do superintendente da empresa URBIS, Marcos Coim, representantes da Diocese de Juazeiro, Juizado de Pequenas Causas, Prefeitura Municipal de Juazeiro, Câmara Municipal de Vereadores, associação de moradores e a comunidade no geral.

Durante entrevista ao programa Geraldo José, nesta quarta-feira (20), Zó afirmou que a prioridade, a princípio, é a conquista das escrituras das casas do bairro João Paulo II, mas que o projeto deverá se estender a outros bairro que estão sem regularização. “Esse problema já dura mais de 30 anos e as pessoas precisam ter suas escrituras para poderem ter posse do terreno. A gente não pode mais perder tempo e eu me comprometi durante a campanha a lutar por essas escrituras”, afirmou o parlamentar.

O vereador de Juazeiro Antônio de Souza Caffé (PROS), que também participou da entrevista ao programa Geraldo José, explicou porque é contra a proposta apresentada pela Diocese de Juazeiro quanto a regularização dos terrenos do João Paulo II. “A Diocese fez uma proposta e nós não concordamos com o que foi apresentado. Ela propôs que todos que tenham algum comércio no bairro paguem pelo que tem lucrado. Se o bairro cresceu é porque lá chegaram pessoas que fizeram com que o bairro progredisse. Esse é um problema que vivenciamos desde 1984. Tudo isso que estamos fazendo é em prol da comunidade do João Paulo II. Tenho certeza que dessa vez sairemos com uma resposta para os moradores”, pontuou.

Da redação Alinne Torres/Fotos: Geraldo José
Espaço do Leitor
20 de Maio / 2015 às 23:00 | 1 Comentário

Maurício Antônio Lopes, Presidente da EMBRAPA

A água é mistério e dádiva. Mistério porque a ciência ainda não conseguiu desvendar de onde ela veio. Alguns acreditam que a água chegou ao nosso planeta por meio de corpos celestes que aqui caíram ao longo de milhões de anos. Nada comprovado, o mistério permanece. E a água é uma das maiores dádivas que o planeta nos concede. 

O precioso líquido cumpre variadas e complexas funções, sendo a mais nobre, prover condições para a realização da enormidade de reações químicas e processos biológicos que sustentam a teia da vida. Além disso, a água é componente fundamental da paisagem e do meio ambiente, com impactos sobre o bem-estar espiritual e físico. São inúmeras as utilidades para a sociedade: abastecimento doméstico e industrial, produção de alimento e fibras, dessedentação de animais, geração e energia, transporte de pessoas e cargas, recreação, turismo e preservação da biodiversidade. Além da função essencial de limpar corpo, casas e cidades dos resíduos que geramos. 

A água faz parte de uma rede de interdependências nem sempre percebida ou valorizada. Sua escassez impacta a oferta de alimentos, de energia, de saúde e de mobilidade, como se vê no noticiário. E como é recurso finito, preocupações relacionadas à competição pelo seu uso crescerão de forma proporcional ao aumento da demanda pela sociedade. Apesar de abrigar 12% das reservas de água doce do planeta, o Brasil convive com situações preocupantes de escassez. A seca que penaliza o semiárido nordestino há décadas e o severo déficit de precipitações que no momento aflige a Região Sudeste nos impõem um desafio – de aprimorar o manejo e uso sustentável dos recursos hídricos em lugar de nos conformarmos com a escassez ou acirramento da competição pelo seu uso no futuro. A primeira urgência é a ampliação da comunicação em busca do diálogo e do entendimento sobre as melhores práticas na gestão dos recursos hídricos.

A agricultura tem sido apontada como uma das vilãs da crise hídrica, suposta consumidora de 70% das reservas de água. Crítica injusta, pois o percentual, bastante usado internacionalmente, não encontra sustentação na realidade brasileira. A nossa agricultura não compete com as cidades por água tratada. Ela apenas toma emprestada da natureza a água da chuva, que iria a rios e oceanos, e a devolve limpa, com a evaporação, a transpiração e a infiltração no solo. É claro que cidades e fazendas podem melhorar a eficiência no uso das águas. 

Mas demonizar a produção de alimentos só nos trará mais problemas. Outra urgência é aumentar a capacidade de armazenagem de água na abundância de chuvas e garantir a oferta nos períodos de escassez. Com mais reservatórios em pontos estratégicos, poderíamos ampliar a prática da irrigação, ainda pouco utilizada no Brasil. Além de impulsionar a produção de alimentos, a irrigação pode cumprir outro nobre papel – reduzir o nível das reservas ao longo do período seco, fazendo das represas, açudes e lagos bateria de amortecedores para mitigar os efeitos das enchentes, que tanto dano têm causado com o aumento de eventos climáticos extremos. Precisamos, ainda, mobilizar o arsenal tecnológico disponível para harmonização da relação água-energia-alimento. 

A Embrapa tem disseminado tecnologias de baixo custo de construção de pequenas barragens para captação d enxurradas, que promovem a infiltração da água no solo, reduzindo a erosão e elevando o lençol freático. E precisamos ampliar a adoção de sistemas de irrigação que otimizem o uso de água e energia, além de práticas de conservação que protejam o solo e reduzam a evaporação. Florestas plantadas, cultivos e pastagens bem manejados podem contribuir para a conservação da água, pelo solo, mitigando os efeitos negativos decorrentes da grande dispersão entre precipitações das estações chuvosas e secas. Por fim, é preciso superar o mito da abundância. 

Cerca de 80% da água doce do Brasil está na Região Amazônica; os outros 20% abastecem larga extensão do território brasileiro ode habitam 95% da população. O avanço do processo de urbanização nos força a discutir o impacto das cidades na poluição dos recursos hídricos e na ampliação do uso insensato da água. Descarregar esgoto não tratado nos rios ou lavar carros e calçadas com água tratada precisa se tornar coisa do passado. A crescente escassez hídrica indica que não estamos diante de desafio trivial. O aumento da consciência coletiva se tornou questão de sobrevivência.

Publicado por Cleberlito Santos
Política
20 de Maio / 2015 às 22:30 | 2 Comentários

Uma das incumbências da equipe de Monitoramento e Fiscalização da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina diz respeito à apuração das denúncias que chegam ao órgão ambiental, através de ligações telefônicas, do setor de Ouvidoria da prefeitura (156) ou presencialmente através dos próprios cidadãos. As reclamações costumam ser variadas e abrangem desde a questão de desmatamento até a poluição sonora.  Tão logo recebe a denúncia, a equipe se desloca para fazer averiguação. Por questão de segurança, em algumas situações, o trabalho tem que contar com o apoio de órgãos como a Guarda Municipal, agentes da Ordem Pública e Polícia Militar.

"Temos o dever de apurar as informações que nos chegam e responder todas as denúncias. Com isso, também, queremos estimular àquelas pessoas que presenciam situações que potencialmente caracterizem crimes ambientais, a fazerem sua parte e denunciar. Todo órgão público precisa dessa parceria com a comunidade para poder avançar cada vez mais", destaca a gestora da AMMA, Denise Lima.

Somente nestes quatro primeiro meses de 2015, a equipe de Fiscalização apurou uma média de 80 denúncias. Destas, todas tiveram encaminhamento. "Sempre verificamos as denúncias que chegam. Na prática, vemos que a algumas são infundadas, outras precisam apenas de uma notificação, de um trabalho mais educativo. A depender do caso, são aplicadas multas. Os técnicos da Fiscalização agem com base no que prevê a Lei Ambiental, e colocam sanções coerentes com cada situação", acrescenta Denise.

Das reclamações que chegam a AMMA, a maioria diz respeito à poluição sonora. Ainda integram a lista de denúncias questões como empreendimentos sem licenciamento ambiental, corte de árvores em logradouros públicos, extração mineral sem autorização, lançamento de efluentes em locais inapropriados, dentre outros. Para fazer qualquer denúncia ou tirar dúvidas, o cidadão pode acionar os seguintes números: 3861 4382/3866 2779. Há também o telefone da Ouvidoria Municipal: 156.

Ascom/Petrolina
Política
20 de Maio / 2015 às 22:00 | Nenhum Comentário

Na manhã desta quarta-feira (20) o Secretário de Mobilidade de Petrolina esteve acompanhado de sua equipe no bairro Jardim Petrópolis e São Gonçalo junto ao líder comunitário Geronildo Santos onde apresentou o projeto de pavimentação para os acessos da comunidade.

No local, com autorização do prefeito Julio Lossio será realizada a obra de pavimentação de todo o trecho compreendido entre a Rua Projetada 15 e a Rua Oscar Brasileiro de Souza realizando a ligação entre os dois bairros. O município vai executar ao mesmo tempo a obra dos acessos melhorando a mobilidade também ao bairro Vila Lions.

Com as obras de mobilidade a comunidade terá mais conforto e segurança ao transitar pelas vias que também são as de maior circulação devido a linha de ônibus coletivo e a construção de novos loteamentos com o condomínio Park São Gonçalo 1, 2, 3 e 4; o que deve aumentar consideravelmente o fluxo pelos trechos em obra.

"Estamos trazendo para a comunidade o resultado de uma solicitação já feita pela liderança de bairro e com visitas realizadas anteriormente nos comprometemos em fazer melhorias definitiva nesse trecho, trazendo mais conforto para os moradores. Logo as obras serão iniciadas", afirmou o Secretário de Mobilidade Urbana Ricardo Rocha. 

Ascom/Petrolina
Policial
20 de Maio / 2015 às 21:30 | Nenhum Comentário

Primeira turma de formação da Guarda Municipal de Senhor do Bonfim conclui o curso de 476 hs/aula, ministrada pela Empresa Libri Consultoria, teve o total de 44 agentes da Guarda Municipal e ainda ao final de todo o processo de formação terá um total de 180 guardas municipais formados em quatro turmas até o final deste ano.

Esta primeira turma iniciou a formação no dia 2 de março e finalizou no último dia 13 de maio, e a segunda turma iniciou as sua formação nesta segunda, dia 18 de maio. O processo de licitação para aquisição de fardamento e demais equipamentos esta em andamento e em breve todos estarão devidamente fardados e identificados, desenvolvendo as atividades da Guarda Municipal em todo o território do município de Senhor do Bonfim.

Por Alan Braga
Política
20 de Maio / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário

O Deputado Adalberto Cavalcanti acompanhado do Ministro Armando Monteiro, foi recebido nesta terça-feira(19), pelo Ministro da Integração Nacional Gilberto Occhi.

No encontro, Adalberto entregou ao Ministro um oficio com seus pleitos, pedindo que fossem bem avaliados até porque ele precisa dar respostas ao seus eleitores do sertão de Pernambuco.

Entre as solicitações, o Deputado Petrolinense discutiu com Gilberto Occhi o seguinte:

  1. Carro Pipa – Pediu que a indicação dos carros pipas fossem feitas pelas lideranças da região e fiscalizadas pelo Exercito
  2. Pediu a instalação dos flutuantes em Sobradinho-BA, por conta da crise hídrica, para melhorar a captação de água para os projetos, inclusive para o Projeto Maria Tereza onde a água é captada para a adutora Maria Coelho Cavalcanti que abastece as cidades de Afrânio e Dormentes
  3. Indicação do Superintendente da 3ª. Diretora da Codevasf em Petrolina. Sugeriu o Deputado, que a indicação seja de um servidor técnico da própria empresa
  4. Projeto Pontal – Solicitou a imediata operação do projeto que já tem mais de dez anos pronto e ainda não entrou em operação e contestou as PPs. Pediu também que o Ministério avalie a manutenção dos técnicos agrícolas para dar assistência aos pequenos produtores.
  5. Projetos Fulgêncio, Caraíba e Itaparica – Pediu providencias urgentes para a recuperação desses projetos que estão passando por muitas dificuldades em relação assistência técnica, produção e outros.

Estavam presentes na reunião, Oswaldo Garcia – Secretário do Ministério, General Adriano Pereira – Exército, responsável pela programa de carros pipas e José Solon – Secretário do Ministerio e  o Ministro Armando Monteiro, além dos deputados federais Ricardo Teobaldo, Zeca Cavalcanti e Jorge Corte Real.

O Deputado Adalberto Cavalcanti comentou que foi muito propositivo o encontro com o Ministro da Integração Nacional e espera que as propostas e sugestões deixadas com o Ministro possam ser executadas.

Ascom Dep. Adalberto Cavalcanti
Política
20 de Maio / 2015 às 20:30 | 6 Comentários

O deputado estadual Adolfo Viana (PSDB) sai em defesa do Centro de Cultura João Gilberto e sugere que o governo do estado doe o espaço para o município de Juazeiro. Trata-se de uma área de 11.486m², onde funciona a Ebal e um centro cultural, local de grande utilidade para a população juazeirense que tem no espaço uma área de lazer e fomento à cultura.

A notícia de que o terreno será leiloado pelo governo baiano, provocou preocupação não apenas aos moradores da cidade e redondeza, pois o parlamentar tucano sabe da importância do centro cultural para a cidade que, provavelmente deixará de existir.

 “O governo do estado precisa ter sensibilidade. É muito mais sensato que o terreno seja doado ao município para ampliação do Centro de Cultura, garantindo o direito da coletividade. Não podemos admitir a privatização de uma área tão bem utilizada pela população da cidade de Juazeiro”, defende Adolfo Viana.

Ascom Dep. Adolfo Viana
Política
20 de Maio / 2015 às 20:00 | 5 Comentários

Atendendo pedido do Ministério Público Federal, a Juíza federal da Subsessão judiciária de Juazeiro – BA, Dra. Andrea Márcia Vieira de Almeida, deferiu a suspensão imediata da reintegração de posse dos lotes do Projeto Salitre em Juazeiro, ocupado por 487 famílias do acampamento Abril Vermelho e dos lotes do Projeto Nilo Coelho, na cidade de Casa Nova, ocupados por 240 famílias que formam o Acampamento Irani de Souza.

A reintegração de posse, estava prevista para ser realizada pela Polícia Militar da Bahia, ontem (19) e hoje (20), razão que levou a Coordenação do MST Regional Norte realizar amplas assembleias com os trabalhadores e trabalhadoras acampadas, durante toda essa terça-feira, 19 de maio, com o objetivo de trazer esclarecimentos do processo judicial e manter a mobilização das famílias acampadas.

Para o coordenador do MST Regional Norte, Paulo Cesar de Souza, a vitória foi importante, mas é apenas parcial: "Conseguimos evitar a reintegração de posse pela CODEVASF e ainda obtivemos por parte da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo, a recomendação para que a CODEVASF e o INCRA bisquem uma solução definitiva para essas famílias que é o processo de assentamento, mas o processo na justiça continua, portanto permanece a ameaça ea tensão entre as famílias".

O coordenador do MST Regional Norte estava acompanhado do vereador Tiano Felix – PT de Juazeiro, do Diretor de Agricultura de Juazeiro, Jailzon Sena, popular "Cobra" e do assessor da CAR, Ademilson Rocha "Tiziu", que colaboraram na articulação política, com o apoio em Brasília da Casa Civil do Governo do Estado da Bahia e do Gabinete do Deputado Federal Valmir Assunção – PT.

A Justiça federal baseou sua decisão na eminente possibilidade de confronto, o que poderia colocar em risco a segurança de trabalhadores rurais e agentes públicos envolvidos, uma vez que há uma grande produção nos acampamentos e as famílias não estão dispostas a perder tudo. Como exemplo disso, só no Acampamento Abril Vermelho, no Salitre, mais de 980 hectares estão plantados com diversas culturas, como cebola, melão, mamão, goiaba, melancia, entre outras culturas, além da criação de galinhas, ovinos e caprinos.

Ascom/Vereador Tiano Félix
Variadas
20 de Maio / 2015 às 19:30 | Nenhum Comentário

Segunda-feira, 18, a secretaria de Infraestrutura de Petrolina juntamente com a secretaria de Desenvolvimento Econômico realizaram reunião para discutir o projeto de  pavimentação definitiva do Pátio de Eventos Ana das Carrancas. O encontro teve como objetivo traçar metas de execução do projeto aprovado pela Caixa Econômica Federal  e que já teve o edital de licitação publicado.

Ficou definido ajustes de iluminação e estrutura do Pátio de Eventos, o empreendimento tem previsão de inicio, após a finalização dos festejos juninos de 2015. De acordo com a secretária de Infraestrutura, Tatyanne Lima,  o município busca melhorias na estruturação do Pátio. “Queremos entregar essa importante obra ainda em 2015 e, dessa forma, transformar Petrolina em uma referência nacional em organização e realização de eventos”, destacou Tatyanne.

Por sua vez, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge assunção, ressaltou a importância do projeto para os futuros eventos. “  As melhorias do Pátio serão um diferencial do produto turístico local, visando estimular a sua competitividade, envolver a comunidade empreendedora e viabilizar o desenvolvimento de eventos culturais”.

Na visão do prefeito Julio lossio,  a reestruturação do Pátio de Eventos faz parte  de uma gestão marcada pelo planejamento que objetiva o crescimento econômico e cultural de Petrolina. “Assim, devemos pensar e realizar, o evento como uma verdadeira cadeia produtiva destinada a se desenvolver, gerando equilíbrio financeiro ao nosso São João e, ao mesmo tempo, valorizado o nosso lado cultural”, afirmou.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
20 de Maio / 2015 às 19:00 | 7 Comentários

Em e-mail enviado ao Blog o diretor do Centro de Cultura João Gilberto, João Leopoldo Viana Vargas, encaminha nota da EBAL contestando a denúncia do vereador José Carlos Medeiros (PV) de que o terreno a ser leiloado dia 27, tenha a ver com o centro cultural do município. Confira:

Nota à imprensa

Após a divulgação na mídia local de Juazeiro referente a supostos rumores de que a Empresa Baiana de Alimentos S.A. realizará leilão de área pertencente a um centro cultural localizado na cidade, viemos através desta esclarecer que o leilão agendado para acontecer no dia 27 de maio tem um imóvel pertencente à Ebal como objeto de audição, sendo que o mesmo não tem qualquer relação com a área do centro cultural supracitado.

Sem mais.

Empresa Baiana de Alimentos S.A. – Ebal

Política
20 de Maio / 2015 às 18:30 | Nenhum Comentário

Na semana passada (16) um seminário regional reuniu diversas autoridades na cidade de Sobradinho para discutir e construir alternativas visando minimizar os impactos negativos da baixa do lago.  Para o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro (SAAE), Joaquim Neto, que esteve acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Agenor Amaral Filho, o momento é de unir forças e combater o desperdício através de medidas e ações educativas nas áreas domésticas e produtivas. 

Na segunda-feira (18) Joaquim Neto foi um dos palestrantes na audiência pública promovida na Câmara de Vereadores de Juazeiro, que teve como tema a crise hídrica: "Falta água ou gestão?". Em sua fala, Joaquim lembrou que essa crise foi anunciada e citou exemplos de países que enfrentaram situações bem mais graves de déficit hídrico tirando lições, superando a crise com um nível maior de consciência. "É preciso que unamos forças para acabar com a cultura do desperdício e usar os recursos da melhor forma possível buscando alternativas para economizar sem causar prejuízos ao consumo humano e a agricultura irrigada, o carro chefe da economia regional".

Neto reconheceu problemas à frente do SAAE, entretanto enumerou uma série de ações estruturantes que melhoraram significativamente o abastecimento de água e coleta de esgoto na sede e no interior do município. O diretor respondeu ainda inúmeros questionamentos feitos pela plateia, destacando sempre o compromisso do governo municipal em continuar trabalhando na melhoria de todo o sistema, priorizando o combate ao desperdício através da hidrometria, troca de redes, construção de reservatórios e combate as ligações clandestinas. 

Ascom Saae
Policial
20 de Maio / 2015 às 18:00 | 21 Comentários

Nesta terça-feira (19), por volta das 23 horas, uma guarnição da CIPE CAATINGA comandada pelo sargento PM Adelmo em abordagens entre os bairros Dom José Rodrigues e João Paulo II, prendeu Eduardo da Conceição Ferreira Lima, Guarda Municipal de Juazeiro. O mesmo estava a bordo de uma motocicleta Yamaha, cor vermelha, placa NYT 2978 e se encontrava de posse de duas armas de fogo sendo um revólver marca Rossi, calibre 38 com cinco munições intactas e uma pistola Taurus, 02 carregadores e 39 munições, além de um colete balístico. Segundo boletim policial, o conduzido é suspeito de participar do homicídio que aconteceu no dia 14/05/15 próximo à Câmara de Vereadores de Juazeiro que teve como vítima Ismael de Souza Duarte. 

Política
20 de Maio / 2015 às 17:30 | Nenhum Comentário

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) de Juazeiro realizará a partir da próxima sexta feira (22) o primeiro mapeamento da cidade com o objetivo de identificar os espaços de oportunidades que tem como público adolescentes de 12 a 17 anos. 

Rozinéia Rodrigues, vice presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e representante da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, coordenou a reunião realizada nesta quarta-feira (20) na Casa dos Conselhos. Ela declarou que foi constituída uma comissão formada pelos adolescentes que definiram os bairros a serem mapeados e se responsabilizaram  pela aplicação dos formulários. Os bairros selecionados para essa primeira etapa foram: Quidé, Centro, Santo Antonio, Castelo Branco, Tancredo Neves, João XXIII, Piranga, Jardim Vitória, Penha, Residencial Praia do Rodeadouro, Maria Gorete, Olaria, Coréia e Alto da Maravilha.

Patriciane Moraes, Yrla Alves, Amanda Coelho e Maria Julia Sampaio, adolescentes que irão participar do mapeamento consideraram importante o encontro, pois entendem ser um projeto social que vai alcançar toda a comunidade. "A falta de orientação e de oportunidades acaba levando os jovens para o mundo das drogas, da violência. Essa iniciativa é importante para conscientizar o adolescente", disse Maria Julia. A primeira etapa do mapeamento deverá ser concluída até 27 de maio.

Ascom/Juazeiro
Variadas
20 de Maio / 2015 às 17:00 | Nenhum Comentário

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) convida os veículos de imprensa de Petrolina, Juazeiro e demais cidades do Vale São Francisco para uma Coletiva que acontecerá no dia 20 de maio, às 19h, no Hotel Quality em Petrolina. Na oportunidade, serão anunciadas as ações previstas para o dia 03 de junho – Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, além do lançamento do Prêmio Carranca de Jornalismo, que tem como objetivo fomentar a produção pela imprensa de matérias jornalísticas que abordem a realidade da bacia do Rio São Francisco, suas problemáticas e desafios. 

Campanha - Pelo segundo ano consecutivo, o CBHSF realiza uma intensa campanha de mobilização nacional que visa chamar a atenção da sociedade para a necessidade de revitalização do Velho Chico.  O 'Rio da Integração Nacional' passa por uma séria crise, que compromete o futuro das suas águas e de cerca de 15,5 milhões de brasileiros (8,5% da população do país) que dependem do rio para viver e trabalhar, além da sua rica biodiversidade. A intenção da campanha Eu viro Carranca para defender o Velho Chico é conclamar a todos a participarem das atividades que acontecerão no dia 3 de junho e marcam o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico.

Plenária - A coletiva acontece às vésperas da XXVII Reunião Plenária do CBHSF, que terá como tema central a "crise hídrica" e reunirá, nos dias 21 e 22 de maio, no mesmo Hotel Quality, em Petrolina, todos os 62 membros do colegiado. Além dos membros titulares (ou dos suplentes, em casos de necessidade de substituição), a plenária do CBHSF sempre reúne autoridades e especialistas ligados à gestão de recursos hídricos e ao meio ambiente, como pesquisadores de universidades localizadas na bacia e representantes do Ministério Público. Para a conferência de abertura, por exemplo, que acontece no dia 21 de maio, às 10h, e destaca o tema central da plenária, serão convidados representantes da Agência Nacional das Águas (ANA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Articulação São Francisco Vivo. Confira a programação completa no site www.cbhsaofrancisco.org.br.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.

Asscom
Espaço do Leitor
20 de Maio / 2015 às 16:30 | Nenhum Comentário

Olá Geraldo José,

Publique no seu blog o descaso, sujeira e abandono do Posto de Saúde do bairro Alto da Aliança. Confira as fotos.

Maria José Alto Aliança - Nora do saudoso Seu Dedé

Veja todas as fotos AQUI

Política
20 de Maio / 2015 às 15:30 | Nenhum Comentário

Em passagem pela Europa, para participar da canonização da Santa Jeanne Emilie, em Roma, no último domingo, o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, recebeu convite da empresa Croata, Koncar, instalada na capital do país, a cidade de Zagreb e fabricante de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), para uma conversa com executivos da fábrica e para conhecer o processo de produção dos equipamentos. O momento foi de ampliar o intercâmbio com a empresa, que é referência mundial no segmento.         

Zagreb possui 700 mil habitantes e conta com 110km de VLT.  A cidade é um bom exemplo de Mobilidade Urbana, podendo ser considerada a capital dos VLT, veículos utilizado como transporte público, silenciosos, confortáveis, ágeis e com baixo impacto ambiental.        

De acordo com o prefeito Lossio, o projeto para instalação do VLT em Petrolina está em fase avançada. 

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Espaço do Leitor
20 de Maio / 2015 às 15:30 | 1 Comentário

Geraldo,

A obra de reforma e ampliação da Creche Gentil Damásio Nascimento, iniciada há pouco mais de um mês continua em ritmo acelerado. Orçada em R$ 265.572,91 é uma obra que vai atender uma demanda do Alto da Aliança e beneficiar outras comunidades a exemplo do Jardim das Acácias e adjacência. Continuado assim, acreditamos que irá atender todo cronograma, anunciado pela gestão municipal.

Cícero José

Morador do Alto da Aliança

Espaço do Leitor
20 de Maio / 2015 às 15:00 | 1 Comentário

Na manhã de hoje (20), o Blog Geraldo José publicou uma denuncia enviada por um leitor quanto ao descarte incorreto de lixo no Mercado do Produtor de Juazeiro. A nossa redação, nesta tarde, recebeu uma nota enviada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) respondendo aos questionamentos quanto a limpeza do local. Confira!

A respeito da matéria publicada hoje (20) no espaço do leitor a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), através da direção do Mercado do Produtor de Juazeiro informa que são retirados diariamente do entreposto 200 toneladas de resíduos.

Em relação as fotos postadas na referida matéria, a direção informa que as mesmas foram tiradas antes da limpeza diária e que alguns permissionários não contribuem com a limpeza do entreposto, descartando os resíduos de forma inadequada.

Vale destacar que 30 funcionários realizam de segunda a sábado das 13h às 19h os serviços de limpeza no entreposto e conta com o auxilio de uma máquina retroescavadeira e uma caçamba.

Da Redação com informações da Ascom/Juazeiro
Variadas
20 de Maio / 2015 às 14:30 | Nenhum Comentário

Estão abertas até esta quarta-feira (20) as inscrições para o I Seminário (IM) pertinente Verdade e Processo do no Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, Norte do Estado. O evento será realizado nesta quinta (21) e sexta – feira (22), no Auditório Antônio Carlos Magalhães do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), a partir das 18h30.

O Seminário contará com palestras que serão ministradas por: o juiz de Direito do Tribunal da Justiça de Pernambuco e professor da Uneb, Iure Pedroza; o juiz de Direito do Tribunal da Justiça da Bahia, Roberto Paranhos; o professor da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Mateus Pereira; e o juiz de Direito do Tribunal da Justiça de Pernambuco, Pierre Solto Maior. 

No primeiro dia serão ministradas as palestras “Verdade e Processo” e “Verdade e |Processo com ênfase no pensamento de Michele Taruffo”. Já no segundo dia, a discussão vai girar em torno dos temas “Verdade e Decisão de Pronúncia” e “Gestão da Prova e a Reconstrução dos Fatos no Processo Penal”. 

Podem participar estudantes, professores e profissionais da área do Direito. As inscrições estão sendo realizadas por meio de um link disponível no Blog do DTCS. Não será cobrada taxa de inscrição, porém, os interessados deverão levar um quilo de alimento não perecível, preferencialmente leite em pó, no ato do credenciamento que terá início no dia 21 de maio,  a partir das 18h.

Os alimentos arrecadados serão doados para a Fundação Lar Feliz de Juazeiro. Os participantes receberão certificados com creditação de 8 horas-aula correspondente a Atividades Complementares Acadêmicas (ACC). 

Para efetuar a inscrição acesse: 

https://docs.google.com/forms/d/15D2ypyaPlvm

XaciPP1aFn5UDZzNveHxrau6Zkpsbc3k/viewform

Asscom
Variadas
20 de Maio / 2015 às 14:00 | 1 Comentário

Quem utiliza a estrada do Lote 1 da BR-235/BA consegue agora se locomover com mais segurança. Isso graças a obra de implantação e pavimentação da rodovia, executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). Entre a divisa dos estados da Bahia com Sergipe até o povoado baiano de Poço de Adonias, são 13 quilômetros de terra já com asfalto, dando mais rapidez ao motoristas que trafegam pela região.

Funcionários do consórcio EMPA/CCM/CCL, responsável pela execução da obra no Lote, estão em fase final dos serviços de meio fio e drenagem neste trecho asfaltado. O motorista que trafegar pela estrada, deve redobrar a atenção com as placas de sinalizações e desvios. O Lote 1, que tem 79,30 quilômetros e começa na divisa do estado da Bahia com Sergipe até a cidade baiana de Jeremoabo, está com obras concentradas de Carira até Coronel João Sá. Quem tiver dúvida ou sugestão sobre a BR-235/BA, pode ligar para o 0800 6420 235 ou registrar através do e-mail ouvidoria@br235.com.br, além do site www.br235.com.br.

O trecho em obras da BR-235/BA liga os estados de Sergipe a Pernambuco, passando pelos municípios baianos de Coronel João Sá, Pedro Alexandre, Jeremoabo, Canché, Canudos e Uauá até chegar a Juazeiro. Com a pavimentação da BR-235/BA, haverá incremento no transporte de cargas e pessoas, além do turismo histórico e ecológico que também devem aumentar. A expectativa é de que cerca de 600 mil pessoas sejam beneficiadas diretamente com a obra. São quatro trechos de pavimentação, totalizando 283,3 quilômetros.       

A obra implantação e pavimentação da BR -235/BA representa um investimento de R$ 420 milhões e é acompanhada pela Gestão Ambiental da BR-235/BA, executada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Os serviços realizados na obra obedecem aos preceitos do desenvolvimento sustentável e princípios estabelecidos na Política Ambiental do Ministério dos Transportes, bem como à legislação e às normas ambientais vigentes.

Fonte: Gestão Ambiental da BR-235/BA – www.br235.com.br
Política
20 de Maio / 2015 às 13:30 | 1 Comentário

Atendendo a solicitação dos movimentos sociais que vem discutindo a crise hídrica na região, o vereador Adilson Ribeiro (PT) foi o proponente da Audiência Pública realizada nesta terça (19) na Câmara de Vereadores de Sobradinho com o tema “Crise hídrica: falta água ou gestão?”. A intenção, de acordo com o proponente da Audiência, é abrir espaço para as organizações sociais exporem suas dificuldades e proposições acerca do acesso à água no município e ao mesmo tempo ter a oportunidade de ouvir os órgãos competentes apontarem as ações que vem sendo realizadas e, principalmente, que podem ser acatadas a partir da discussão.

Os representantes das entidades de Sobradinho mencionaram alguns problemas como a ausência de um apoio maior a agricultura familiar da área irrigada, bem como o abastecimento das comunidades. O representante do Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco - CBHSF, Almacks Luiz, provocou o município a pensar sobre qual o percentual de água do Lago hoje reservado para Sobradinho, já que existem diversas obras de retirada de água ao longo da represa e as áreas irrigadas do município já enfrentam dificuldades na captação.

Presente na mesa, a Chesf, através de sua gerência regional, explicou o papel da empresa, especificando as três competências que se limita a gerar, transmitir e comercializar energia. Sobre a Crise Hídrica, manifestou que a empresa não está nesse momento preocupada em garantir água para gerar energia, pois hoje existem outras formas de geração de energia mais viáveis que a fonte hídrica.  Já a Codevasf explicou qual tem sido sua atuação, que, segundo a empresa, vai além da irrigação, e frisou a importância de sistematizar as demandas locais e enviar a empresa.

Ao final da Audiência, foi aprovado um documento que elenca uma série de demandas destinadas aos poderes municipal, estadual e federal, o que será enviado pela Câmara aos órgãos competentes. Outro encaminhamento foi a constituição de uma comissão para tratar das diversas outras proposições e cobranças mencionadas na Audiência, a exemplo da gestão dos canais de irrigação e investimentos federais no município. A Comissão contará com representação da Câmara, Prefeitura, entidades civis, Codevasf, Chesf e governo do estado.

Estiveram presentes no evento representando a sociedade civil, José Neto Costa, das Associações de Fundo de Pasto, Josivan Santos, da Associação de Crédito Fundiário, José Souza, da Associação Terra Nossa, João Gnadingler, do Irpaa. E dos poderes públicos compareceram Joselito Macedo, representando a Prefeitura de Sobradinho, Ademilson da Rocha (Tiziu), representando a CAR/SDR, Priscila Martinez e Carlos Cavalcante em nome da Codevasf, Edson Gonçalves, gerente da Chesf, Almacks Luiz, do CBHSF, além de vereadores da Câmara de Curaçá, os vereadores de Sobradinho Cícero Ronaldo, Wilson José, Manoel Messias, Francisco Canindé, Jarques Canturil e Olivar Rodrigues, além do requerente da audiência Adilson Ribeiro.

Ascom Vereador Adilson Ribeiro
Política
20 de Maio / 2015 às 13:00 | Nenhum Comentário

A Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) iniciou nesta semana a pintura das faixas de pedestres. O diretor presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro, assegura que a prioridade neste primeiro momento será a pintura de faixas de pedestres localizadas nas escolas. A Escola Municipal Santa Terezinha, do Bairro Dom Avelar, foi a primeira a receber o benefício.

A demarcação viária horizontal (faixas de pedestres, linhas divisão fluxo, pintura meio fio), depois de atender o período de treinamento, será feita por uma máquina que usará tinta a base de resina acrílica emulsionada em água, com secagem rápida e excelente resistência.

Ascom/Petrolina
Política
20 de Maio / 2015 às 12:30 | 1 Comentário

A Prefeitura de Petrolina passou a utilizar como matéria prima para compostagem todo o material produzido durante as podas e erradicações de árvores realizadas pela Secretaria de Infraestrutura. O trabalho é realizado no CTR (Central de Tratamento de Resíduos Sólidos), em parceria com a ECOVALE. "O serviço consiste na separação dos galhos maiores para o uso como lenha e o restante  do material é colocado no triturador para a fabricação do composto orgânico", explica a secretária de Infraestrutura, Tatyanne Lima. "O material produzido na compostagem é utilizado como adubo nas praças, jardins da cidade e hortas comunitárias", completa. Para o prefeito Julio Lossio, por meio dessa tarefa é possível reaproveitar os resíduos orgânicos, dando oportunidade para muitas pessoas trabalharem. "Com esse serviço, conseguimos dar um destino mais nobre aos restos de vegetação resultantes das podas e erradicações realizadas na cidade", destacou.

Poda 

A Secretaria de Infraestrutura de Petrolina possui um número de telefone pelo qual a população pode solicitar a poda e corte de árvores em vias públicas. Os interessados devem ligar para o número (87)3864-9003 e informar o endereço. Uma equipe da secretaria visitará o local para avaliar a necessidade de realização do serviço. A partir daí, o atendimento será agendado de acordo com o grau de risco que a árvore oferece para os moradores. Os interessados no composto produzido para adubação podem ligar para: (87)3031-8843 ou se dirigir ao endereço: Av. Fernando Farias – 140 – Pedra Linda, ou ainda, enviar email para: www.ong.ecovale@hotmai.com. A Prefeitura de Petrolina lembra ainda que a erradicação de árvores em vias públicas sem a autorização prévia é crime e pode ser denunciada pelo número (87) 3861-4382 ou 3866-2779.

Ascom/Petrolina
Política
20 de Maio / 2015 às 12:00 | 1 Comentário

A vereadora Valdeci Alves, Neguinha da Santa Casa (PV), denunciou à Câmara que o atendimento que deveria ser realizado no Posto de Saúde do bairro São Geraldo, em Juazeiro será deslocado para outra comunidade. “Há muito tempo o Governo Municipal iniciou uma reforma no Posto de Saúde. Estive lá e constatei que estava tudo parado, em total abandono. Depois de denúncia, agora vão querer tirar o Posto da Comunidade? Não é justo. Nós, enquanto vereadores, temos que nos engajar porque a comunidade já está se mobilizando para o Posto permaneça na comunidade”, declarou Neguinha.

De acordo com a vereadora, a comunidade será atendida no Centro de Saúde III, que funciona no bairro Angari. A edil solicitou ainda que a Comissão de Saúde da Casa visite o local se manifeste para convocar o secretário de saúde a prestar contas sobre essa mudança. Pela denúncia, Neguinha da Santa Casa deixa evidente que a comunidade do São Geraldo está prestes a perder o atendimento na própria comunidade passando a ter que se deslocar até outro bairro.

Por Laiza Campos Fotos: Joselito Tavares
Informativos
20 de Maio / 2015 às 11:30 | Nenhum Comentário

Para ampliar o acesso dos usuários do TFD de Petrolina aos serviços e cuidado a saúde das pessoas que precisam se deslocar ate a capital para realizar exames ou qualquer procedimento, a secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará realizando, nesta sexta-feira (22), um mutirão de recadastramento dos pacientes do Tratamento Fora de Domicílio, a iniciativa busca atender a um número maior de pessoas, com mais agilidade e praticidade.

O mutirão vai acontecer das 8h às 13h, na sede da própria secretaria de saúde,  para realizar o recadastramento é preciso que usuário leve apenas cópia do comprovante de residência atualizado, RG e cartão SUS do paciente e do acompanhante.

A coordenadora do TFD de Petrolina, Wanicleide Passos explica que o recadastramento é importante pois atualiza as informações básica e os laudos dos pacientes. "Realizando essa atualização cada paciente pode ficar tranquilo quanto aos seus procedimentos e dados que serão encaminhados ao Recife, precisamos que todos os pacientes do TFD de Petrolina façam esse recadastramento, é um momento rápido, importante e totalmente gratuito a todas as pessoas", finalizou Passos.

Ascom/Juazeiro
Policial
20 de Maio / 2015 às 11:00 | 5 Comentários

Em mais uma operação de combate à criminalidade, foi abordado na área do Posto PRF de Capim Grosso, às 18:45h desta terça-feira (19/05), o veículo Fiat/Strada, de placa policial JPW-3449, que estava sendo conduzido por E.S.S.  Na averiguação no citado veículo, foram encontrados em sua carroceria aberta, aproximadamente 100 KGs de queijo e manteiga, sem nota fiscal nem o devido acondicionamento. Diante do fato, o material foi apreendido e encaminhado para ADAB a fim de serem tomadas as providências cabíveis.   (Com informações do Inspetor Lopes Júnior - Chefe do Posto PRF Capim Grosso-BA)


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage