Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
17,9%
Atualizado em: 04/03/2015
Política
05 de Março / 2015 às 19:00 | 2 Comentários

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) de Juazeiro informa que a Avenida Girassol, no bairro Argemiro, estará interditada em alguns trechos, deste dia 05, até a próxima semana para a realização de reparos na pavimentação asfáltica. 

O trecho a ser interditado compreende o espaço entre o Supermercado Uni-Preço até o prédio do clube da Assenco. O serviço será executado pela SVC, empresa responsável pelas obras da Intervenção Urbana.

Ascom PMJ
Política
05 de Março / 2015 às 18:30 | 3 Comentários

Ao participar da posse da nova diretoria da União de Municípios da Bahia (UPB), o governador Rui Costa anunciou que vai instalar, no Centro Administrativo (CAB), um escritório de projetos em parceria com a União de Municípios da Bahia para "auxiliar as prefeituras na captação de recursos".  Com a missão de representar e defender os municípios baianos, fortalecer o Movimento Municipalista e contribuir para a excelência da gestão municipal, os novos dirigentes foram empossados na noite desta quarta-feira (4).
 
Além de Rui Costa, estiveram presentes na cerimônia diversas autoridades, como o vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão. A solenidade aconteceu na sede da entidade, no CAB, em Salvador. Na ocasião, a presidente reeleita da UPB e prefeita do município de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes, empossou os integrantes do Conselho Consultivo da instituição.

Durante o evento, o governador disse que "vamos nos reunir com a União dos Municípios da Bahia e os consórcios para firmarmos mais uma grande parceria, que é a instalação dos consórcios municipais de saúde, onde iremos fortalecer a relação do Estado da Bahia com os municípios, tendo como intermediação estes consórcios, [o] que vai regionalizar a saúde no nosso estado".

A nova presidente da UPB explicou que o Conselho Consultivo é composto por prefeitos, os quais também presidem os consórcios públicos e associações regionais. O Conselho Consultivo, ao apresentar as demandas, irá fortalecer a entidade, afirmou Maria Quitéria. "As decisões não serão tomadas por uma diretoria de 17 integrantes, mas sim por pessoas que lidam todo dia com os problemas dos municípios e regiões".

Ascom Rui Costa
Variadas
05 de Março / 2015 às 18:00 | 9 Comentários

O Secretário Municipal da Educação e Esportes, Clériston Andrade, esteve no programa Geraldo José (Transamérica FM) na tarde desta quinta-feira (05), oportunidade em que convidou a população a participar da inauguração amanhã dentro do programa “Toda sexta tem obra” no distrito de Carnaíba do Sertão.

Nesta sexta, 6 de março, a Prefeitura de Juazeiro, através da SEDUC, entregará ao Distrito de Carnaíba, a reforma, ampliação e climatização da Escola Municipal Matilde Costa. Nos últimos seis anos, desde que iniciou a gestão do prefeito Isaac Carvalho, a SEDUC vem se destacando na administração municipal por estar à frente das inaugurações de 13 novas creches, 75 escolas climatizadas e 77 escolas reformadas e ampliadas.

“Esta é a septuagésima escola climatizada no município, sede e interior, para nossa alegria e dos alunos, pois esta ação tem se refletido na redução da evasão escolar, no aproveitamento e rendimento dos alunos, além de maior comodidade do corpo docente e discente do município” explicou Clériston Andrade.

A Escola Matilde Costa, que possui alunos do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, ganhou uma biblioteca, um laboratório de informática e uma sala de recursos, onde serão atendidas crianças com necessidade de atendimento especial. O piso do pátio foi completamente reformado, a cozinha ampliada e uma nova pintura geral foi feita. 

Da redação com foto de Geraldo José
Política
05 de Março / 2015 às 17:25 | 11 Comentários

Maior empresa produtora de componentes e aerogeradores da América do Sul, com capacidade para atender ao mercado interno, exportar, projectar, instalar, operar e prestar serviços de assistência técnica para usinas eólicas, a Wobben Windpower  está sendo instalada em Juazeiro, localizada no Distrito Industrial, e já está gerando cerca de 500 empregos, entre diretos e indiretos.

Recepcionado pelo engenheiro e diretor das fábricas Wobben no Brasil, Thomas Kraus, o prefeito Isaac visitou a obra do empreendimento na manhã desta quinta-feira (5). Na oportunidade, o gestor municipal verificou que a construção está em ritmo acelerado e em breve funcionará com toda a totalidade. Segundo o diretor da fábrica, a capacidade de produção será de cinco torres por semana.

“Além do potencial econômico, Juazeiro também está localizada numa região estratégica, no centro do Nordeste, e isso facilitará distribuirmos nossa produção para os demais estados. Temos uma estrutura que nos permite entregar o projeto pronto para produção de energia eólica, com garantia de 98% de possibilidade de geração”, explicou Thomas Kraus.

Dentro do complexo também haverá uma fábrica de produção de cimento com 3m³ por minuto para atender à demanda das torres. Além das condições criadas pelo município, através de projetos e parcerias público-privadas que têm alavancado o desenvolvimento econômico e cada vez mais atraído grandes empreendimentos, gerando emprego e renda para os juazeirenses, a vinda da fábrica de aerogeradores (torres eólicas de concreto) em Juazeiro foi uma conquista da força e prestigio político do prefeito Isaac Carvalho mediante gestão junto ao Governo do Estado.

“Com apoio da nossa base e compromisso do ex-governador Wagner, conseguimos trazer a fábrica para ser instalada em Juazeiro e a mesma vem se somar às demais empresas que aqui já chegaram, atraídas pela pujança econômica do município e grande vocação do nosso povo para o trabalho”, ressaltou Isaac, que estava acompanhado do vice-prefeito Francisco Oliveira, dos secretários Paulo Bomfim, João Pedro e Jorge Barboza, dos vereadores Eduardo Lopes, Anderson Alves, Sargento Bastos, Jean Gomes, Caffé e Anastácio, além de assessores. 

Por Luiz Hélio/Ascom-PMJ
Variadas
05 de Março / 2015 às 17:00 | Nenhum Comentário

Novas ações executadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) irão facilitar e otimizar o acesso à água para 13,8 mil moradores das comunidades rurais de Nova Descoberta, Assentamento Mansueto de Lavor e Cristália, todos na zona rural de Petrolina, sertão pernambucano. Num investimento de R$ 136 mil, a 3ª Superintendência Regional da Companhia irá promover a automação dos sistemas de abastecimento de água que vêm sendo implantados nessas comunidades.

As obras de abastecimento de Nova Descoberta e do Assentamento Mansueto de Lavor contemplam cerca de 1,4 mil famílias mediante um investimento total de R$ 3,3 milhões da Codevasf, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Já o sistema Cristália integra 29 comunidades rurais em Petrolina; ele foi concluído em 2012 e beneficia em torno de 1 mil famílias, que já recebem água nas torneiras. Segundo o gerente de revitalização de bacias hidrográficas da Codevasf em Pernambuco, Elijalma Augusto Beserra, a automação é importante e necessária para a otimização do sistema. O gerente frisa que essa também é uma das exigências da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para passar a administrar os sistemas.

“Essas intervenções servirão para tornar a operação desses sistemas mais eficiente, além de diminuir custos também com a manutenção. Outro benefício é que a automação atende à Compesa, que passará administrar o serviço”, frisou Elijalma. As obras de automação dos sistemas Cristália e Nova Descoberta, incluindo o Assentamento Mansueto de Lavor, deverão ser executadas em 120 dias. Elijalma informou que a empresa vencedora da licitação já iniciou a montagem dos canteiros de obras.

Os sistemas

Os sistemas de abastecimento d’água de Nova Descoberta e do Assentamento Mansueto de Lavor consistem na implantação de uma adutora com extensão de quatro quilômetros, mais sete quilômetros de rede de distribuição e construção da estação de tratamento, além da colocação de hidrômetros. A obra inclui também a construção da estação de tratamento, a religação das redes de distribuição e a execução dos testes do sistema. A previsão é que o sistema esteja concluído e levando água às torneiras da população ainda neste primeiro semestre de 2015.

Ascom Codevasf 3 SR Fotos: CodevasfPE/divulgação
Política
05 de Março / 2015 às 16:30 | Nenhum Comentário

A Prefeitura de Petrolina inicia o planejamento para facilitar o acesso aos serviços de saúde para os moradores dos residenciais Monsenhor Bernardino, Nova Petrolina e Vivendas Petrolina do Programa 'Minha Casa. Minha Vida'.

Nesta terça-feira, 03, o Secretário Extraordinário de Habitação, Edinaldo Lima, a Secretária de Saúde, Lucia Giesta, e a Diretora de Atenção Básica, Sátira Cavalcanti, visitaram as unidades habitacionais com o objetivo de traçar o planejamento para facilitar o acesso aos serviços de saúde para esses moradores.

Segundo Julio Lossio, Prefeito de Petrolina, a meta é implantar as unidades básicas de saúde o mais próximo possível das unidades habitacionais. “Estamos trabalhando para que além da casa própria essas famílias possam ter o acesso a saúde e educação de maneira mais facilitada, o ideal é que as unidades sejam construídas dentro do residencial,  mas se isso não for possível, que pelo menos seja nas proximidades”, declarou o prefeito.

De acordo com Edinaldo Lima a segunda versão do Programa Minha Casa Minha Vida prevê a construção de unidades básicas de saúde, escolas e centros municipais de educação infantil, que são essenciais para a qualidade de vida das pessoas que vão receber o novo empreendimento. “ Esse é um ganho que irá contribuir para que os moradores tenham suas necessidades básicas atendidas”, pontuou o secretario.

A instalação de postos de saúde nos empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida, já prevista na Lei 11.977/2009, determina que o número de unidades básicas de saúde vinculadas ao Minha Casa, Minha Vida deverá obedecer, no mínimo, ao parâmetro de cobertura populacional estabelecido pela autoridade sanitária federal. Alem desse, outros requisitos devem ser observados, como estrutura física, equipamentos, profissionais e equipes de saúde necessários, todos fixados em regulamento federal.

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Policial
05 de Março / 2015 às 16:00 | Nenhum Comentário

Policiais da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por tráfico de entorpecentes e posse ilegal de arma de fogo, à 1h20 desta quinta feira (5), no Bairro Cidade Nova I, em Senhor do Bonfim.

Ao realizar abordagens, a guarnição encontrou no interior de um veículo um revólver calibre 38 com 6 munições e 98 pedras de crack. Os ocupantes do carro, Geomar Ferreira dos Santos, Damião José dos Santos e José Thiago do Nascimento, juntamente com o material apreendido, foram apresentados na delegacia de Polícia Civil e autuados em flagrante.

Imagem ilustrativa da internet
Política
05 de Março / 2015 às 15:30 | Nenhum Comentário

Em média, Petrolina tem 50 comerciantes de pescados no município, mas apenas sete compareceram a capacitação promovida pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), um número baixíssimo que por vezes reflete na qualidade do produto vendido aos consumidores.

“Pela divulgação que foi feita através dos meios de comunicação tornando público o encontro, achamos o quantitativo presente muito baixo, mas estamos tranquilos, pois a AMVS vem cumprindo seu papel, principalmente, o educativo. Agora, vamos agendar a data do curso de manipulação de alimentos e colocar a equipe em campo. Lamentamos a ausência dos demais, porém estes não podem alegar que a PMP não está dando suporte”, afirmou o diretor-presidente da AMVS Jarbas Costa.

Há 15 anos Edmilton dos Santos, mais conhecido como Seu “Pilar”, vende pescado na Praça do Peixe, mas sabe da necessidade de sempre se atualizar. “Gostei bastante da Vigilância Sanitária ter preparado este momento anterior ao período de fiscalização, pois nos orienta melhor e erros que estejam ocorrendo sejam sanados”, ressaltou.

Durante a palestra estudantes do curso de Tecnologia em Alimentos do If-Sertão de Petrolina explanaram sobre a importância da origem do peixe, a manipulação, acondicionamento, conservação, temperatura a qual o produto é exposto, as características básicas de um peixe saudável ou não entre outros pontos.

Asscom
Política
05 de Março / 2015 às 15:00 | Nenhum Comentário

A secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, e o secretário de Ordem Pública, Jota Santos, estiveram reunidos na última terça-feira com um grupo de moradores da Rua do Juazeiro do bairro Areia Branca. O encontro objetivou a discussão do terreno onde será construído uma Unidade de Saúde Mental, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS 24h, já que os moradores desejam que a finalidade do espaço seja para a construção de uma praça.

Petrolina é um dos 100 municípios que tiveram seu projeto para implantação do serviço integral, em um universo com mais de 5 mil municípios. “Para se ter uma ideia em Pernambuco somente Recife dispõe deste serviço no estado. Em Petrolina, a área escolhida, localizada na Rua do Juazeiro que está cadastrada, atende os pré-requisitos do Ministério da Saúde dentre eles a localização central. As árvores que existem no terreno nossa ideia é transplantá-las”, explicou a gestora.

Para a aposentada Maria de Lourdes Barros, 66 anos, a conversa foi “bastante proveitosa e a secretária nos atender com muita simpatia. Estou esperançosa que vamos encontrar uma alternativa benéfica para os dois lados, pois sabemos da importância do CAPS 24h”, disse. “A priori, ouvimos os motivos da população e agora vou me reunir com o prefeito Julio Lossio e o secretário Marcelo Cavalcanti para que possamos chegar a uma solução que seja melhor para população”, concluiu Lucia. Ainda estiveram presentes na reunião os vereadores Ronaldo do Silva e Maria Helena.

Ascom Prefeitura Petrolina
Espaço do Leitor
05 de Março / 2015 às 14:30 | 14 Comentários

Leitora que não quis se identificar, enviou e-mail à nossa redação, relatando constragimento para tirar documentos no SAC de Juazeiro e ainda revela "Tráfico de Lugares". Veja abaixo na íntegra:

"Sei que já foram denunciadas aqui várias vezes a situação de constrangimento a que estão sujeitos os cidadãos juazeirenses ao se dirigirem ao SAC para tirar algum documento, mas não posso me calar com a falta de respeito a que fui submetida no referido órgão. Isso aconteceu comigo e diversas pessoas hoje pela manhã, inclusive crianças e idosos. Pessoas chegam antes da madrugada e esperam até o dia seguinte para tirar documentos e ainda se deparam com o "tráfico de lugares", isso mesmo, quando cheguei no SAC tinham 80 pessoas na minha frente (incluindo sacolas e sacos postos nos lugares para guardar vaga), fiquei tranquila pois seria atendida, uma vez que são distribuídas 100 senhas por dia, qual minha surpresa quando durante a entrega das senhas eu fiquei de fora e mais umas vintes pessoas a minha frente inclusive crianças e idosos...

Soube depois que uma pessoa pode levar mais de uma certidão de nascimento, ou seja, pode pegar várias senhas, e ainda há venda de lugar por até R$ 20,00. Não bastasse este absurdo, procurei falar com a coordenação do serviço na pessoa do Sr Marco Aurélio e novamente fui surpreendida com a notícia que o citado SERVIDOR PÚBLICO, não atende a população, pedi para ser anunciada que aguardaria para conversar com ele e vi medo e decepção no rosto das pessoas que trabalham lá e me disseram que ele não atenderia ninguém nem que esperasse o dia inteiro.

Pergunto quem paga o salário deste senhor? O que falta acontecer para que os cidadãos tomem uma atitude e exijam respeito diante de funcionários públicos que agem como se fossem donos das repartições e humilhem as pessoas? Precisamos do poder do estado para coibir a venda de lugares e garantir a segurança dos funcionários do SAC e dos usuários deste serviço. É ilegal e imoral vender e comprar lugar em filas, imagine as pessoas que vem do interior e passam a madrugada esperando. Uma vergonha esta situação".

Política
05 de Março / 2015 às 14:00 | 15 Comentários

Em meio à indefinição de prefeitos que aguardam uma regulamentação para cumprir o Piso Nacional dos Agentes de Saúde e Combate a Endemias (de R$ 1.014), o consultor jurídico do Ministério da Saúde, Fabrício Oliveira Braga, assegura que a lei – aprovada em junho do ano passado – está em vigor e o piso já deveria estar sendo pago desde julho do ano passado. Braga participou de reunião realizada no gabinete do deputado federal Jorge Solla (PT-BA) com cerca de 20 representantes de sindicatos e associações de agentes de saúde e de endemias de todo o país. “A lei, por não prever recursos financeiros novos, acabou sem dizer quem pagaria a conta (do aumento). Mas a lei está em vigor e regulamentação que faremos será apenas para realizar o cadastramento de todos os trabalhadores, mas a ausência desta regulamentação não impede o cumprimento do piso”, destacou.

O deputado Jorge Solla endossou que a lei aprovada tem de ser cumprida pelas prefeituras, sob pena de judicialização dos gestores. “Tem coisas que a gente não tem como fugir. Assim como a Lei de Responsabilidade Fiscal, o piso também é lei e têm de cumprir”, disse. Todavia, o secretário destaca que já foi secretário municipal de Saúde (em Vitória da Conquista) e reconhece a dificuldade financeira por que passam os municípios. “Estou muito preocupado com a situação crítica do financiamento de saúde. As três esferas de governo hoje vivem com constrangimentos financeiros muito fortes”, ponderou. O petista destacou que o valor repassado aos municípios hoje já paga 100% da remuneração dos agentes de saúde, cabendo ao município arcar com os encargos trabalhistas, mas destaca que marcará nova reunião com o ministro Arthur Chioro, da Saúde, para dar início a uma negociação pelo reajuste do incentivo financeiro transferido aos municípios.

Em conversa com os trabalhadores, o deputado salientou ainda haver a possibilidade de uma saída negociada com o Ministério da Saúde para em junho realizar um ajuste no piso com base na inflação do último ano.  Por fim, ficou decidido que o Ministério da Saúde irá trabalhar para induzir o fim da precarização da mão de obra na saúde, com a regulamentação das carreiras. “Na Bahia fizemos isso em 100% das cidades quando fui secretário”, recorda. Participaram do encontro o presidente da Fenasce (Federação Nacional dos Agentes de Saúde e Endemias), Fernando Nascimento, além de presidentes estaduais de sindicatos da área da saúde, e representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Ascom Dep. Jorge Solla
Variadas
05 de Março / 2015 às 13:30 | Nenhum Comentário

A partir da próxima segunda-feira, 09, as gestantes que precisam realizar a coleta de sangue para realização de exames laboratoriais deverão se dirigir a AME Roza Maria, localizada no bairro Gercino Coelho, e não mais ao Espaço Vida. O procedimento será realizado de segunda a sexta-feira às 7h. A mudança prevê um melhor acompanhamento das gestantes. “Como toda a assistência de pré-natal acontece nas unidades de saúde, agora, incorporamos e centralizamos também este serviço em uma unidade da rede de Atenção Básica para melhor condução e atendimento desse público”, esclareceu a diretora da Atenção Básica Sátira Cavalcanti.

O governo Lossio tem como foco a reestruturação da Atenção Básica e também a redução da Mortalidade Materna e Infantil e para alcançar estas metas é de suma importância garantir a qualidade da estrutura das unidades, bem como da assistência da saúde da gestante e do bebê antes, durante e depois do parto. “Todas as nossas gestantes devem realizar no mínimo seis consultas de pré-natal, e com total acesso e direito de serem realizadas quantas consultas forem necessárias durante o período gestacional, pois nosso objetivo é a saúde da mãe e da criança”, afirmou a gestora da pasta Lucia Giesta.    

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
05 de Março / 2015 às 13:00 | 3 Comentários

Poliane Amorim, Suzana Ramos e Valdeci Alves, vereadoras na Câmara de Juazeiro, se uniram para programar a solenidade de entrega da Comenda Ana Oliveira a três mulheres com serviços prestados à comunidade e que se destacaram na defesa dos direitos femininos.

A solenidade, programada para acontecer na segunda feira, a partir das 18:00 horas, dia 09 de Março, vai homenagear por indicação da Vereadora Suzana, Maria da Paixão Martins dos Santos; por indicação da Vereadora Poliane Amorim, homenageia Eva de Sena do Nascimento e por indicação da Vereadora Neguinha da Santa Casa, a homenageada será Maria de Lourdes da Conceição.

Desde 2005 a Câmara de Vereadores de Juazeiro concede a Comenda Ana Oliveira todos os anos, no mês de março, tradicionalmente dedicado à mulher, a mulheres que se destacaram na comunidade nas mais distintas ocupações e que tenham como em comum a dedicação à causa da igualdade das mulheres e a luta pela conquista de direitos iguais na sociedade.

Por Manoel Leão Ascom CMJ Foto: Joselito Tavares
Variadas
05 de Março / 2015 às 12:30 | Nenhum Comentário

As inscrições para o projeto “Artes Visuais Integradas e Exposições Temporárias”, que visa à seleção de trabalhos artísticos para ocupar temporariamente espaços da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), terminam na próxima segunda-feira (9). Podem participar da iniciativa estudantes e servidores da Univasf e artistas da região. A ação é promovida pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex). As inscrições estão sendo realizadas exclusivamente através do e-mail proex.dacc@univasf.edu.br. 

No ato da inscrição, os candidatos deverão enviar o projeto na íntegra, currículo artístico e ficha de inscrição, disponível no Anexo I do Edital Artes Visuais Integradas. Poderão ser enviados trabalhos individuais ou coletivos, contendo no máximo 34 peças em tamanho de até 90 cm x 110 cm. Os interessados podem enviar mais de um projeto, porém apenas uma proposta será selecionada pela Comissão Avaliadora. 

Os custos de produção da mostra são de responsabilidade do artista. As produções artísticas selecionadas ficarão expostas gratuitamente ao público por um período 21 dias, nos halls e pátios dos campi localizados em Petrolina (PE), Juazeiro e Senhor do Bonfim (BA), e São Raimundo Nonato (PI). O resultado da seleção será divulgado no dia 20 de março. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: proex.dacc@univasf.edu.br e pelo telefone: (87) 2101-6770. 

Edital

Tamires de Lima Ascom Univasf
Política
05 de Março / 2015 às 12:00 | 1 Comentário

Aconteceu nos dias 26 e 27 de Fevereiro no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e na Câmara Municipal de Remanso encontro de mobilização para capacitação de comissões municipais e apresentação do Projeto Cisternas nas Escolas. O projeto é uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social(MDS), e a Articulação do Semiárido (ASA). Esse projeto tem como objetivo contemplar 84 escolas com a construção de cisternas com capacidade de armazenamento 52 mil litros de água. Além da implantação dessa tecnologia para consumo de água nas escolas, o projeto prevê também a inserção da educação contextualizada nessas escolas.

Os municípios de Remanso, Pilão Arcado e Sento-Sé serão os municípios beneficiados do projeto na nossa região. Esses encontros contaram com a participação de representantes dos poderes públicos constituídos, entidades civis, professores e gestores das escolas públicas municipais, e sociedade em geral dos três municípios. Um dos participantes do encontro o sr. Juvenal presidente do sindicato dos trabalhadores rurais do município de Pilão Arcado, ressaltou a importância do projeto “Um projeto como esse é muito importante para todo cidadão brasileiro que defende uma educação melhor. É fundamental para melhorar a vida do ser humano, é de grande utilidade para o desenvolvimento moral e material. Parabenizo a todos que estão envolvidos nesse projeto”.

Outra pessoa que participou dessa reunião foi a coordenadora do setor de educação no campo da secretaria municipal de educação de Remanso, Érica, ela ressaltou” É com grande alegria que estamos contribuindo para a implantação do Projeto Cisternas nas Escolas públicas municipais de Remanso. O projeto, nos possibilitará participar de formações de oficinas de educação contextualizadas que enriquecerão a prática pedagógica dos nossos professores, ressaltando que através da construção das cisternas a comunidade escolar que não disponibilizava de sistemas de capitação de água, agora poderá armazenar as águas das chuvas para aproveita-la nos serviços de limpeza e produção da merenda escolar”.

Ascom MDS
Espaço do Leitor
05 de Março / 2015 às 11:32 | 3 Comentários

Geraldo,

Quero avisar aos moradores do bairro Jardim Primavera, especialmente das Quadras 17 e 18 que são os mais afetados com esta situação que eu e o vereador Sargento Bastos estamos tentando resolver este problema da passagem que dá acesso as mesmas. Esse acessos estão intransitáveis por conta de um enorme buraco que se abriu.  Tenho certeza de que o governo municipal irá atender mais esta reivindicação em favor do Jardim Primavera.

Léo do Jardim Primavera

Política
05 de Março / 2015 às 11:00 | Nenhum Comentário

Mais uma oportunidade para os produtores e agentes culturais da região que queiram se qualificar em desenvolvimento de projetos na área. A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Executiva de Cultura, em parceria com o Governo de Pernambuco, representado pela Fundarpe oferecem as oficinas que fazem parte do ciclo de capacitação do Edital de Funcultura Independente, para o ano 2014/2015, na próxima segunda (09) e terça-feira (10), das 18h às 22h, no auditório da Biblioteca Municipal .

O evento tem  como  objetivo a formação e qualificação  de artistas, produtores e agentes culturais para a elaboração de projetos nas seguintes áreas: dança, circo, teatro, ópera, fotografia, literatura, música, artes plásticas, gráficas e congêneres, cultura popular e tradicional. As pessoas interessadas em desenvolver projetos nas áreas de patrimônio, artesnato gastronomia, pesquisa cultural também podem se inscrever. Os interessados podem se informar através pelo telefone 087-3861-5157, ou na própria Secretaria Executiva de Cultura, no Centro de Convenções.

Ascom Petrolina
Esporte
05 de Março / 2015 às 10:30 | 1 Comentário

O representante de Juazeiro irá estrear hoje na Copa TV Grande Rio de Futsal. O Juazeiro enfrentará o time do Atrás da Banca a partir das 21h10 no Ginásio do Sesc em Petrolina. A equipe juazeirense que chegou à final da edição do ano passado conta a seu favor, a base mantida para a Copa deste ano: "Mantivemos boa parte do nosso elenco, o que facilita o entrosamento e contamos com isso para garantir as vitórias" disse o técnico Rodrigo Guimarães.

Veja mais sobre o Juazeiro Futsal aqui

Política
05 de Março / 2015 às 10:00 | Nenhum Comentário

Antes mesmo do governador Rui Costa (PT) quem vem a Juazeiro ainda este mês é o vice-governador João Leão (PP), que também assume a Secretaria de Planejamento da Bahia. No dia 25, João Leão visita inicialmente o município de Sento-Sé, às 09 horas para inauguração da Unidade de Processamento de Cebolas. Em seguida, o vice-governador se dirige à Juazeiro, onde chegará por volta das 10 e 45, no aeródromo da Agrovale, onde faz uma visita e em seguida almoça.

Na parte da tarde, João Leão participa do programa Geraldo José (Transamérica FM) e posteriormente, profere palestra de Abertura do Ano Letivo para Docentes e Discentes da UNEB – Universidade do Estado da Bahia. Visita as Instalações do Centro de Agroecologia e Energias Renováveis, visita as Instalações do DTCS – Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais e se desloca para a sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro – ACIAJ, onde ministrará palestra para empresários e comerciários de Juazeiro. Às 19 horas, o vice-governador retorna à Salvador.

Política
05 de Março / 2015 às 09:32 | 28 Comentários

Chegou a informação ao Blog de que o PT – Partido dos Trabalhadores está programando um manifesto para a sexta-feira, dia 13, intitulado “Em defesa do Brasil: Golpe nunca mais” que seria uma resposta ao movimento do dia 15, contra o impeachment da presidente Dilma ques tá sendo organizado em todo país. Não se sabe se em Juazeiro vai ocorrer alguma programação.

Informativos
05 de Março / 2015 às 09:30 | Nenhum Comentário
Em nota oficial, o Diretóriao Acadêmico da UPE informa paralisação e ato público de estudantes a partir de hoje. Veja na íntegra a nota:

O Diretório Acadêmico da Universidade de Pernambuco - campus Petrolina vem, através deste, notificar aos meios de comunicação da região do Vale do São Francisco a realização de paralisação e ato público dos estudantes a partir das 16h desta quinta-feira(05), aprovado em assembléia. Convidamos todos os meios midiáticos para cobrirem o ato e solicitamos a abertura dos espaços para exposição de nossas lutas.
 
Hoje a unidade  conta com um défice de 49 professores no quadro docente, enquanto esperamos a homologação de um concurso aprovado na assembléia para 280 vagas pra UPE, principal objetivo destas mobilizações.
Asscom
Política
05 de Março / 2015 às 09:00 | 33 Comentários

A manifestação “Fora Dilma” em Juazeiro já tem data, horário e local definidos. Vai ocorrer domingo, dia 15 de março, a partir das 09 horas, com concentração na Praça Santiago Maior, centro da cidade. A equipe de organização que envolve partidários, artistas e profissionais liberais esteve reunida nesta terça-feira (03) na Sociedade XV de Novembro, antigo Clube dos Caçadores, quando foram definidos os últimos detalhes para o evento do dia 15.

Segundo Junior Mota do setor de divulgação “milhares de juazeirenses são esperados para a grande manifestação marcada para o dia 15 de março. Inúmeras personalidades estão usando os meios de comunicação, as redes sociais para convocar seus seguidores a saírem as ruas e pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Só faltam os medalhões da política de Juazeiro que ainda não deram as caras” declarou.

Esporte
05 de Março / 2015 às 08:27 | 2 Comentários

O superintendente de Esportes da Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Juazeiro divulgou à imprensa, nesta quarta-feira (4), a publicação do edital do Projeto de Lei Bolsa Atleta. Agora os atletas interessados terão até 15 dias para enviar a documentação à Superintendência de Esportes, localizada no Ginásio de Esportes Aloísio Viana, em horário comercial.

O Bolsa Atleta é de autoria do Prefeito Isaac Carvalho e beneficia atletas com bom desempenho olímpico, mas que não têm condições de investir no talento, para disputar as competições. Através do projeto, 10 atletas de melhor ranking em suas federações receberão mensalmente R$ 1 mil cada para ajudar nos custos de treinamento e competições.

De acordo com o superintendente Gilberto Pacheco, o Projeto Bolsa Atleta é um passo significativo dessa gestão administrativa para o esporte olímpico e paraolímpico em Juazeiro. “Assim que os atletas enviarem os documentos, uma comissão julgadora – formada por profissionais ligados ao esporte – analisará e contemplará 10 atletas. 20% das bolsas serão destinadas a pessoas com deficiências. O atleta, tendo recebido a bolsa, terá de prestar conta de todo o investimento”, explica Gilberto Pacheco.

O morador do Salitre, Belzinho Almeida, parabenizou a Prefeitura Municipal pela iniciativa. “Vocês estão todos de parabéns por tomarem essa iniciativa e incentivarem o esporte em Juazeiro. Com certeza essa ajuda será muito importante para nossos atletas que têm talento, mas que não recebiam nenhuma incentivo de investimento”, afirmou.

O responsável pela Educação em Juazeiro, o secretário Clériston Andrade, também manifestou seu posicionamento sobre o assunto e disse que o Bolsa Atleta é a consolidação de uma política de incentivo ao esporte. “Juazeiro se torna referência no desenvolvimento de atletas de alto rendimento e motiva jovens e crianças a desenvolverem-se nas modalidades de suas aptidões”, concluiu.

Interbairros e Maratona Tiradentes

Ainda durante a divulgação do Bolsa Atleta, o superintendente aproveitou a oportunidade e falou sobre o Campeonato Interdistrital, que terá início no dia 12 de abril, e a 30ª Meia Maratona Tiradentes, prevista para o dia 19 de abril. “São dois grandes eventos esportivos que já fazem parte do nosso calendário. No Interdistrital nós temos a oportunidade de levar mais lazer em forma de esporte saudável às comunidades, além de fomentarmos a geração de emprego e renda, pois muitos moradores aproveitam os jogos para comercializar produtos como água e refrigerante. Já a Meia Maratona consegue mobilizar a cidade, pois a população aguarda a corrida e participa competindo e torcendo”, avalia Gilberto.

Por Ramáiana Leal/ SEDUC
Política
05 de Março / 2015 às 08:22 | 11 Comentários

O nome da presidente Dilma Rousseff (PT) foi descartado pelo Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, na lista de políticos citados em delações premiadas da Operação Lava Jato enviada ao ministro Teori Zavaski do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, desta quinta-feira (5), ainda é desconhecido o contexto em que o nome da presidente foi mencionado nos depoimentos prestados pelos delatores do esquema de corrupção na Petrobras à Policia Federal. A Procuradoria Geral da República também negou o pedido de abertura de inquérito contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Reportagem da revista "Veja" no ano passado revelou que, em depoimento, o doleiro Alberto Youssef teria dito que tanto Dilma quanto o ex-presidente Lula sabiam do esquema de desvio de dinheiro e superfaturamento de contratos que operava na estatal. Ainda segundo o jornal, o Supremo deve acatar o pedido de Janot para que nem Dilma nem Aécio sejam investigados. Ao todo, 54 políticos, com e sem foro privilégiado, estariam na lista encaminhada pelo procurador ao STF. Dentre eles o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL)

BN
Política
05 de Março / 2015 às 08:00 | 22 Comentários

O deputado Roberto Carlos (PDT) participou, nesta quarta-feira (04), da cerimônia de posse do novo diretor-geral do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (IBAMETRO), órgão delegado do INMETRO, na Bahia, e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o Dr. Randerson Leal.

O novo diretor é natural de Juazeiro, formado em Direito e pós-graduado em Direito Eleitoral, em Direito Público e Controle Municipal. Acumula experiências em atividades no serviço público, tendo sido Diretor na Secretaria de Administração Penitenciaria e Ressocialização (SEAP). Destaca-se, ainda, na consultoria prestada a prefeitos e vereadores.

Randerson Leal, que é filho do deputado e uma indicação do PDT, agradeceu a confiança no seu trabalho e falou sobre os pontos prioritários da nova gestão. “Agradeço a Deus, primeiramente, e ao Governador Rui Costa pela confiança em mim depositada. O meu objetivo é garantir um trabalho participativo com a sociedade, autoridades e outros órgãos públicos para atingirmos metas estabelecidas pelo INMETRO, além de garantir a continuidade ao que está dando certo e promover os ajustes necessários”, afirmou o novo gestor.

De acordo com o secretário James Correia, esta foi uma grande nomeação. “Acredito no projeto do dr. Randerson Leal. Sem dúvida, ele será capaz de assegurar o cumprimento da política do IBAMETRO, garantindo a qualidade de produtos e serviços, prestados pelas empresas baianas, protegendo o consumidor”, afirmou o secretário.

Segundo o deputado Carlos Ubaldino, Randerson Leal sempre se destacou no setor público. “Conheço ele há quase 10 anos e desde então, vejo a postura de um homem ético e com a garra necessária para desempenhar este cargo. Por isso, o seu nome teve o consentimento unânime dos seus correligionários e foi acatado pelo governador Rui Costa”, concluiu.

Marcaram presença no evento, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, James Correia, que representou o Governador Rui Costa, o Secretário de Agricultura, Paulo Câmera, os deputados estaduais, Euclides Fernandes (PDT), Carlos Ubaldino (PSB), Ângela Sousa (PSD), Jurandir Oliveira(PRP), o presidente da CBPM, Alexandre Brust, o prefeito de Filadélfia, Barbosa Júnior, vereadores e ex-vereadores de todo Estado, entre outros.

Ascom Dep. Roberto Carlos
Variadas
05 de Março / 2015 às 07:30 | Nenhum Comentário

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), por meio da Divisão de Eficiência Energética e Desenvolvimento Tecnológico (DEED), realiza a sua III Semana de Eficiência Energética e Água. O evento acontece nos dias 10, no Recife (PE); 12, em Sobradinho (BA) e 17, na cidade de Paulo Afonso (BA).

“O objetivo é aprofundar as discussões sobre a Eficiência Energética que é a forma econômica de uso dos recursos energéticos, através da utilização racional dos recursos naturais, contribuindo assim para um desenvolvimento sustentável”, afirma o gerente da Divisão, José Bione de Melo Filho.

Na programação, além do tema central do evento, outros assuntos desdobrados serão apresentados, analisados e debatidos como, por exemplo, a Inovação em P&D, Medição, Motores Elétricos, Iluminação, Uso Racional da Água, entre outros.  

Bione explica que “a Eficiência Energética é possível com o melhoramento do desempenho na produção de um serviço, com o menor gasto de energia, sem comprometer o resultado final. São os casos da modernização de equipamentos e processos e da aplicação de boas práticas de consumo”.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas, até a sexta-feira (6), através do e-mail: rgadelha@chesf.gov.br

Ascom Chesf
Variadas
05 de Março / 2015 às 07:00 | 3 Comentários

Vem para a Praça acontece dia 22 de março, em Juazeiro

A primeira edição do Projeto “Vem Para a Praça”, organizado pelo Movimento Juart, será no dia 22 de março, na Praça da Misericórdia, Centro de Juazeiro.  A ideia partiu de quatro jovens, que pretendem percorrer as praças da cidade, levando arte e educação nos finais de semana.

Os estudantes, Ícaro Reis, de 14 anos, Ueslei Anderson de 17 anos, Lênin Ribeiro, de 17anos, e Willian da Cunha Filho de 18 anos, estiveram nos estúdios da Transamérica FM e conversaram com o jornalista Geraldo José sobre o projeto. Eles integram o Movimento Juart, e tiveram a iniciativa de ocupar as praças de Juazeiro, para desenvolver atividades culturais, incentivo à leitura e ao artesanato.

“Vamos numa praça aos domingos e não vemos pessoas, queremos sanar isso. Temos essa vontade de mudar, de ocupar esse vazio, e pra isso, convidamos todas as pessoas para ocupar as praças. Queremos apresentar atrativos culturais e reestruturar a praça como mais um espaço de lazer para o juazeirense”, explicou Ícaro. 

O jovem Ueslei contou que a primeira ideia do grupo era transformar a Antiga Estação Ferroviária de Juazeiro em um museu e expor fotografias antigas da cidade, mas tiveram que mudar os planos, já que o local é propriedade privada. “A gente queria mostrar nossa cidade e contar a história da nossa cidade aos jovens, mas não foi possível. Agora estamos nos reunindo para realizar esse projeto da praça, um dos nossos objetivos é sentir orgulho das nossas praças e da nossa cidade”, disse. 

A convite do amigo Ícaro, o estudante Lênin também gostou da ideia e aceitou participar dos movimentos sociais e organizar o “Vem para a Praça”. “Dia 22 vamos mostrar arte e literatura na Praça da Misericórdia. Queremos passar por todas as praças de Juazeiro.  A ideia é muito boa, espero que o povo compareça. Não somos envolvidos com movimentos políticos e sim queremos   levar arte, cultura e lazer”, ressaltou o jovem. 

O quarteto tem planos para ampliar o projeto e aumentar a estrutura dos eventos que pretendem desenvolver ao longo do ano em diversas praças de Juazeiro.

 

Da redação, Itamara Costa com foto de Geraldo José
Esporte
05 de Março / 2015 às 06:29 | Nenhum Comentário

Após empatar com o Jacobina e perder para a Catuense, o técnico Quintino Barbosa analisou a situação do seu elenco e definiu o descanso como seu maior aliado para enfrentar o Vitória no próximo domingo (08) no Adauto Moraes.

“Nós tivemos uma sequência ruim, a nível de carga, em sete dias fizemos três jogos, dois fora, com viagens cansativas o que prejudicou o rendimento da equipe, então esperamos no jogo do Vitória uma equipe mais descansada com tempo maior para trabalhar”. Enquanto o adversário encarou uma partida nesta quarta-feira, pela Copa do Nordeste, o Cancâo de Fogo ganhou mais tempo para treinar, reavaliar erros e quem sabe testar uma nova formação.

Quintino ainda fez projeções sobre a partida contra o Vitória, um jogo difícil, contudo, que fará dessa semana sem jogos, momento de análise do esquema tático adversário, para em cima dessa formação montar um elenco apto a garantir mais um triunfo, e nem mesmo o auto salário mensal intimida o técnico: “se trata de uma equipe com orçamento de quase dois milhões mensais e isso não deixa de ser uma vantagem, mas futebol é jogado”.

“É um jogo bom, é um jogo difícil mas, com certeza temos uma boa condição de fazer um bom jogo e é o que vamos tentar” afirmou o comandante da Juazeirense, que espera mais um triunfo no Adauto Moraes, de preferência de casa lotada.

Ascom Juazeirense
Política
05 de Março / 2015 às 06:00 | 7 Comentários

Nesta quinta-feira (5), às 11 horas, o Prefeito Isaac Carvalho fará visita à fábrica de torres eólicas, que está sendo construída no Distrito Industrial de Juazeiro. Esta é mais uma importante obra que chega ao município para contribuir com o desenvolvimento econômico, o qual vem tendo um marcante crescimento nos últimos seis anos, fazendo de Juazeiro uma das cidades recordistas na geração de emprego e renda na Bahia.

Ascom PMJ
Espaço do Leitor
04 de Março / 2015 às 23:00 | 7 Comentários

Uma ameaça à nossa soberania ou pressão psicológica de quem se encontra em uma viela bem estreita?

Só reconhecemos o nosso Exército Brasileiro, e, o povo angustiado deste enigma temerário, espera com urgência que o EB o decifre, para tranquilizar a nação, haja vista, o movimento do impeachment da presidenta Dilma, previsto para o dia 15 deste mês de março.

Quem não se lembra das Ligas Camponesas em nosso país! As tensões “nervosas” da população quanto às forças antagônicas entre nós são evidentes. Muitos bilhões de reais que vêm sendo “misteriosos” dão o suficiente para se formar exércitos de mercenários vindos de países vizinhos e de ideologia diferente do nosso sistema democrático. Os olhos de Raios X dos países aliados, inclusive os USA, estão abertos!

Alerta!

Geraldo Dias de Andrade é Cel. PM/RR – Escritor – Bel. em Direito – Membro da ABI/Seccional Norte – Cronista – Membro da Academia Juazeirense de Letras.

Política
04 de Março / 2015 às 22:30 | Nenhum Comentário

O plenário do Senado aprovou ontem (3) o primeiro projeto relacionado à reforma política. O projeto de lei complementar (PLC) 4/2015, enviado pela Câmara dos Deputados, estabelece que partidos políticos com menos de cinco anos de criação não podem fazer fusões com outras legendas. O principal objetivo da proposta é evitar a criação de partidos políticos com o objetivo exclusivo de driblar a regra da fidelidade partidária. Também com esse objetivo, o projeto estabelece que janela de migração para novos partidos, surgidos de fusão, será de 30 dias. O texto foi aprovado sem alterações, permanecendo igual ao enviado pela Câmara dos Deputados. Lá, o relator da matéria, deputado Sandro Alex (PPS-PR), incluiu dispositivo no texto aprovado para garantir que novo partido, surgido de fusão, não levará o tempo de propaganda, no rádio e na televisão, nem os recursos do Fundo Partidário, vinculados a deputados que mudaram de legenda. A votação teve a oposição do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que reclamou da “pressa” para a aprovação da matéria, que classificou como votação de ocasião. “O problema não é o mérito. Tenho dito aqui. O problema é a circunstância, a celeridade, a pressa com que a matéria está sendo colocada para votação diante de outros temas necessários à reforma política, diante de temas indispensáveis à reforma política, como o financiamento de campanha”, reclamou.

Agência Brasil
Política
04 de Março / 2015 às 22:01 | Nenhum Comentário

Por meio do Programa Nacional de Imunização, a Secretaria de Saúde está realizando durante este mês de março nas Unidades Básicas de Saúde a vacinação quadrivalente papilomavírus humano (HPV), para prevenção do câncer do colo do útero, entre as adolescentes de 9 a 13 anos. 

O câncer do colo do útero é uma doença grave e pode ser uma ameaça à vida. No Brasil, é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres. Os subtipos HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo e estes subtipos estão incluídos na vacina quadrivalente contra HPV.

As vacinas também poderão ser aplicadas nas escolas públicas ou privadas. Para isso equipes de saúde estarão visitando durante este mês essas unidades e realizando palestras sobre o tema para as adolescentes, pais e educadores sobre a importância dessa prevenção. Para a devida prevenção as adolescentes deverão tomar 3 doses desta vacina. A 1ª dose: será ofertada para adolescentes de 09 a 13 anos de idade, nas UBS, a partir deste mês. A2ª dose: será administrada seis meses após a 1ª dose, na UBS. A 3ª dose: será administrada cinco anos após a 1ª dose, na UBS.

É importante a resalva que vacinação é gratuita e faz parte do calendário de vacinação, assim estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde durante todo o ano. Outro ponto importante, é que a vacinação das adolescentes ocorre sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. No entanto, caso o pai ou responsável não autorize a vacinação da adolescente na escola, deverá encaminhar o "Termo de Recusa", devidamente preenchido e assinado.

Ascom Lagoa Grande
Variadas
04 de Março / 2015 às 21:30 | Nenhum Comentário

Teve inicio nesta terça-feira, dia 03, em Juazeiro, na Bahia, atividade de capacitação de monitores e monitoras pedagógicos do Projeto Cisternas nas Escolas, da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A atividade acontece no Grande Hotel Juazeiro e iniciou às 14h, com mesa de abertura tendo a presença da coordenação executiva da ASA e da representante do MDS, Francisca Rocicleide. Ainda na tarde de hoje acontece uma mesa de debate que irá discutir a situação e os desafios da educação formal e as possibilidades da educação contextualizada.

A atividade segue até esta quinta-feira, dia 05, com atividades que pretendem contribuir com a formação dos monitores pedagógicos que integram a ação do projeto Cisternas nas Escolas, da ASA. Os monitores integram as equipes dos projetos como articuladores das ações nos estados. Os participantes visitarão experiências de educação contextualizada na zona rural da região e construirão a metodologia de ação no projeto.

Cisternas nas Escolas – A ASA já implementou ao longo de sua ação cerca de 850 cisternas em escolas do Semiárido brasileiro. Este ano o projeto foi retomado e levará cisternas a 2.500 escolas de 255 municípios. A meta é a construção de 5 mil tecnologias até 2016. A cisterna escolar é construída com placas de cimento e tem capacidade para armazenar 52 mil litros, o que pode garantir o acesso à água por até 8 meses.

Ascom Caatinga
Política
04 de Março / 2015 às 21:00 | 5 Comentários

Buscando atender as demandas dos municípios da região norte do estado, o deputado Zó (PC do B) participou ontem (3), ao lado de Marcos Palmeira (liderança da cidade de Remanso), de uma reunião com o diretor de Energias e Comunicações da Secretaria de Infraestrutura da Bahia – Seinfra, Celso Rodrigues. Realizada nas instalações da secretaria o encontro teve como pauta o pedido para a retomada do programa ‘Luz para Todos’ em comunidades de Remanso, Juazeiro e região.  

O programa, que já fez mais de 530 mil ligações elétricas em domicílios rurais na Bahia, é uma ação importante para o desenvolvimento de muitas comunidades do Sertão.  De acordo com Zó, a ampliação do ‘Luz para Todos’ é prioridade do seu mandato.  “Com a expansão desse programa podemos melhorar a vida das pessoas que vivem na zona rural, dando a elas mais dignidade”, afirmou.

Ascom Dep. Zó
Política
04 de Março / 2015 às 20:35 | Nenhum Comentário

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Esportes informa que as inscrições para o curso pré-vestibular do município estarão abertas na próxima segunda-feira, 09 de marco, das 19h às 21h, no Colégio Municipal Paulo VI. No ato da inscrição, o aluno deverá levar a xerox da identidade e a ficha dezenove, ou uma declaração do colégio de que ainda cursa o terceiro ano.

De acordo com informações dos Coordenadores do Prepara, os Professores Adonilson Sousa, Washington Mariano e Evaldo Dias, após a inscrição, haverá uma seleção dos alunos que apresentarem melhor desempenho para participar do curso. "A gente colhe na ficha dezenove as melhores notas de português e matemática do segundo grau. Essa média será somada a uma nota que nós iremos dar na entrevista. No final da entrevista vamos pedir que o candidato redija um pequeno texto de 10 a 15 linhas, dizendo da importância do curso preparatório para a comunidade de uma maneira geral. Da soma desses dois passos, teremos uma média e a certeza de que aquele estudante está preparado para participar do curso", explicou o Coordenador Adonilson Sousa.

O Prepara irá funcionar no Colégio Paulo VI e tem previsão de iniciar as aulas no dia 30 de março, indo até o mês de novembro, no horário de 19h às 22h, de segunda a sexta-feira. Os candidatos que forem selecionados para a matrícula serão comunicados através da Coordenação do curso. O Coordenador da área de Ciências Humanas, Washington Mariano, comentou que "esse ano o curso terá a preparação não só para o ENEM, mas também para vestibulares e concursos públicos, com Professores de Português, Matemática, Física, Química, Redação, Biologia, Inglês, Espanhol, Literatura e de todas as disciplinas que são pré-requisitos para um vestibular".

A expectativa é de que 300 alunos formem seis turmas com 50 alunos em cada. "Queremos dar uma nova roupagem ao cursinho esse ano, estar mais próximo dos estudantes, deixar o aluno preparado para os desafios do momento. Por isso o nome do curso, para dizer mesmo da nossa meta que é preparar o aluno. E ressaltamos ainda que o aluno que evadir, será substituído por outro que estará aguardando na fila de espera", completou Adonilson.

O estudante de História pela Universidade de Pernambuco – campus Petrolina, Sérgio Eduardo, garante que participar do curso preparatório do município leva ao sucesso. "Se não fosse o cursinho, provavelmente eu não teria passado no vestibular. Foi a ferramenta que me ajudou a chegar ao último período de História. Professores muito bons e bem preparados para o ensino. O município está de parabéns por isso", enfatiza Sérgio.

Ascom SEDUC Juazeiro

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage