Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 16 de Janeiro de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 11:21

Rebelião acaba após mais de 14 horas no RN; há mais de 10 mortos

A rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, do Rio Grande do Norte, acabou após mais de 14 horas. Os detentos, que se rebelaram às 17h deste sábado (14) (horário local, 18h em Brasília), se renderam às 7h20 deste domingo (15) após a Tropa de Choque da Polícia Militar entrar nos pavilhões. Segundo a Secretaria de Segurança, não houve troca de tiros. Há mais de dez mortes confirmadas durante a rebelião, informou o governo estadual do Rio Grande do Norte.

O Instituto Técnico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep) informou que será montada uma "operação de guerra" para a identificação dos corpos com a vinda de legistas do Ceará e da Paraíba para auxiliar nos trabalhos. Segundo Thiago Tadeu, chefe de gabinete do Itep, a identificação será feita através da digital, da arcada dentária e até de exame de DNA quando necessário.

A rebelião começou com uma briga entre presos dos pavilhões 4 e 5. Segundo o governo, a briga estava restrita aos dois pavilhões. O pavilhão 5 é o presídio Rogério Coutinho Madruga, que fica anexo a Alcaçuz. Há separação de presos de facções criminosas entre os dois presídios.

Um helicóptero da PM auxiliou na operação, que envolveu Choque, Bope e GOE (Grupo de Operações Especiais). Às 6h20, era possível ver fumaça negra nos pavilhões e ouvir o barulho de bombas de efeito moral do lado de fora da penitenciária.

Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal, e é o maior presídio do Rio Grande do Norte. A penitenciária possui capacidade para 620 detentos, mas abriga cerca de 1.150 presos, segundo a Sejuc, órgão responsável pelo sistema prisional do RN.

Enquanto os veículos entravam no complexo penitenciário, pessoas que estavam na porta aplaudiam e vaiavam os policiais. Havia familiares de detentos, que na noite de sábado tentaram furar o bloqueio policial, sem sucesso. Eles afirmaram que presos que não estão envolvidos na rixa entre as facções estavam pedindo socorro. Com panos brancos, eles acenaram e pediram paz.

Durante a madrugada, o tenente-coronel Marcos Vinícius, que comanda o Bope, disse ao G1, por volta das 2h, que não houve negociação entre PM e presos. O complexo ficou sem energia elétrica desde a noite de sábado. Muitos tiros foram ouvidos e era possível ver muita fumaça do lado de fora do presídio.

Na noite de sábado, o secretário estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), Wallber Virgolino, afirmou que a determinação era retomar o controle do presídio. "A ordem já foi dada: retomar o controle de Alcaçuz e evitar rebeliões em outras unidades", afirmou Virgolino, que diz ter chamado todos os agentes penitenciários que estavam de folga. O estado possui cerca de 800 agentes penitenciários.

Fonte: G1 Foto: Fred Carvalho/G1
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 11:00

Presidente Alex Tanuri participa da inauguração da Rua da Estação em Piranga

Acompanhado dos vereadores Anastácio José de Assis (Anastácio – PC do B), Benedito Marques Magalhães (Bené Marques – PSDB), Jean Charles Gomes dos Santos (Jean Gomes – PT), Charles Almeida Leal (Charles Leal – PDT), Joseilson Marcelino da Silva (Joseilson Marcelino – PTB) e Bartolomeu Cardoso dos Santos (Bertinho da Carnaíba – PR), o Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro Alex Tanuri – PSL, participou na manhã desta sexta-feira (13/01) da inauguração da Rua da Estação em Piranga.

Para Tanuri, “Piranga, tem recebido um considerável número de ações e obras estruturantes, transformando definitivamente este bairro. Participar desta inauguração, para nós, que temos inúmeros amigas e amigos nesse bairro, é uma satisfação” – disse.

Ascom Câmara de Juazeiro
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 10:00

EX-DETENTO É ASSASSINADO NO BAIRRO NOVA ESPERANÇA EM JUAZEIRO

A exemplo de Petrolina, Juazeiro chegou ao sexto homicídio neste mês de janeiro de 2017, ao registrar na noite deste sábado (14), no bairro Nova Esperança, o assassinato do jovem Francisco Gonçalves de Almeida, conhecido popularmente por "Valquírio". A informação é que ele deixou o Complexo Penal de Juazeiro há dois dias e foi morto em frente à sua residência. O modo operacional é o mesmo de outros crimes em Juazeiro e Petrolina, sem qualquer solução. Segundo populares dois homens numa moto chegaram atirando contra “Valquírio” que faleceu no local.

publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 09:42

Avião faz pouso forçado no Kuwait por ameaça de bomba

O voo EW117 da Eurowings, que seguia de Salalah, no Omã, para Colônia, na Alemanha, foi obrigado a pousar no Kuwait após a empresa ter recebido o aviso de que havia uma bomba na aeronave.

De acordo com o The Sun, 299 pessoas viajavam no airbus A330-203, que foi evacuado logo após o pouso. A polícia local vasculhou o avião em busca de algum artefato suspeito, mas nada foi encontrado.

Fonte: NMB
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 09:00

Como justificar o injustificável? Munícipe questiona prefeito de Petrolina

Caro comunicador Geraldo José, gostaria na medida do possível, que publicasse esse texto no seu tão conceituado blog.

Como justificar o injustificável?

Vou começar esse pequeno texto com uma frase do pensador Eduardo Volpato, quando diz: “Não tente justificar o injustificável pois isto só piora as coisas...”. É assim que o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, vem se comportando em relação aos pagamentos para serem efetuados junto aos servidores da educação da referida cidade, em especial ao bônus. Não entendo porque o prefeito usa da artimanha de protelar o máximo possível esse pagamento sendo que os recursos já estão garantidos na Caixa, como se pronunciou o próprio prefeito e a secretária de finanças do município e reunião com o Sindsemp. Pois bem, o prefeito Miguel Coelho disse em 06 de janeiro que pagaria esses valores em 10 dias, por questões burocráticas. Mas alguns dos assessores do prefeito agora estão dizendo em redes sociais e grupos do WhatsApp que só pagará esses valor a partir do dia 30 de janeiro, que é o penúltimo dia das férias. Aí pergunto: Como justificar o injustificável?

José Valdir da Silva

Cidadão Petrolinense

publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 08:00

DUPLO HOMICÍDIO NO BAIRRO GERCINO COELHO EM PETROLINA

Duplo homicídio no início da tarde deste sábado (14) no bairro Gercino Coelho chamou à atenção de inúmeros curiosos em Petrolina. Com esses dois crimes, Petrolina chega a seis homicídios neste primeiro mês do ano. A GT k-9 foi acionada pela Central de Operações para verificar prática de homicídio no referido bairro. Chegando ao local foi constatada a veracidade do fato, as vítimas de disparo de arma de fogo se encontravam sem os sinais vitais.

Segundo informações de populares, um indivíduo desconhecido estava aguardando as vítimas passarem pelo referido endereço, efetuou vários disparos de arma de fogo de calibre não definido contra as vítimas, uma das vítimas veio a falecer no local, a outra vítima veio a óbito tempo depois de atendida pelo SAMU.

O suspeito correu a pé até um veículo não definido de cor preta que aguardava na outra rua o malfeitor para fugir do local tomando o destino ignorado. A vítima Júlio César da Silva Araújo, 22 anos, trabalhava na oficina Polly Shine, e não foi encontrado nada nos sistemas da SDS e INFOSEG. A segunda vítima Flaviano Cavalcanti Souza, maior de idade, 26 anos, era presidiário e se encontrava usando tornozeleira eletrônica, pois estava cumprindo prisão domiciliar e iria retornar para a prisão no dia 30 de janeiro de 2017.

Segundo informações obtidas o presidiário morto é acusado de ter matado o filho de Dr. Antônio, conhecido como doutorzinho há alguns anos. A equipe policial efetuou o isolamento e a preservação do local do crime até a chegada do I.C para perícia criminal. O I. C. efetuou a perícia criminal constatando várias perfurações de arma de fogo não definidas e removeu os corpos ao IML sob os nº NIC´s 071942 e 071941.

Da redação com informações do 5º BPM
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 07:00

Sinserp promove reuniões com servidores municipais

O Sinserp - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro-BA esteve em reunião durante a última semana com os Secretários Escolares, Agentes de Segurança Escolar e Cadastradores Imobiliários para ouvir as necessidades e dificuldades dos servidores, construindo assim uma pauta de reivindicações e juntos elaborando as propostas para as negociações do reajuste salarial anual.

“Estaremos também sentando com as demais categorias para elaboração da pauta da campanha salarial 2017. Trabalhando sempre de forma democrática.” Disse Cícero Sales - Presidente do Sinserp. Nesta semana, o Sinserp estará agendando reuniões com outras categorias.

Ascom Sinserp/ Fotos: Cícero José
publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 23:00

CORTE DE PONTO DO SERVIDOR PÚBLICO NO INÍCIO DE MOVIMENTO GREVISTA: MAIS UMA INSEGURANÇA JURÍDICA PATROCINADA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

*Maraísa Santana

O Supremo Tribunal Federal (STF), existente para ser o Guardião da Constituição, tem promovido algumas decisões que deixam o cidadão brasileiro desamparado das GARANTIAS JURÍDICAS asseguradas na Constituição Federal, sobrepondo-se ao texto claro e límpido de dispositivos da nossa Carta Magna.

Um dos casos que causou grande repercussão e que ainda é motivo de discussões e debates entre os doutrinadores mais célebres do direito brasileiro é o cumprimento de pena após decisão de segundo grau, quando a Constituição Federal é taxativa ao garantir ao cidadão o direito à ampla defesa, somente podendo ser considerado culpado e, portanto, cumprir pena, após o trânsito em julgado, isto é, quando não há mais recurso, esgotando-se todas as possibilidades de defesa (Art. 5º, inciso LVII da C.F. - ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;).

O STF, ao decidir que a pessoa condenada em segundo grau deve cumprir imediatamente a pena, desconsiderou o princípio constitucional da presunção de inocência, ferindo direitos e garantias fundamentais , tal como o fez ao rejeitar o direito à desaposentação, a suspensão de processos da Justiça do Trabalho com base 4em direitos de acordos coletivos vencidos.

Mais recentemente, o STF decidiu, absurdamente, que o Poder Público pode, sim, promover o corte de ponto do servidor público no início do movimento grevista, emprestando à prática caráter de retaliação, inibindo o servidor de manifestar o seu descontentamento ante as práticas autoritárias e abusivas do Poder Público, autorizando-lhe agir ilicitamente, já que tal prática não encontra amparo legal e, consequentemente, torna desigual a relação jurídica entre trabalhador e Poder Público no momento de negociar.

O Direito de Greve do servidor público, tal como do trabalhador da iniciativa privada, está assegurado no art. 9º da Constituição Federal (É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender), sendo, portanto, autoaplicável, já que os servidores públicos não dispõe de legislação infraconstitucional própria, como dispõem os trabalhadores da iniciativa privada, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho.

Há de se considerar que o servidor público, sendo órfão de uma legislação de greve, com essa recente decisão do STF, torna-se ”viúvo da Constituição Federal”, como pontua o advogado Rodrigo Camargo  Barbosa, coordenador do Núcleo de Direito Público e Sócio Laboral do Escritório Cezar Brito & Advogados Associados, em recente artigo sobre o assunto, publicado na edição do dia3 de janeiro de 2017, da Revista Eletrônica Consultor Jurídico.

Sabe-se que somente o Poder Judiciário pode julgar se determinado movimento grevista é legal ou ilegal, não podendo o Poder Público, por si só, suspender, de imediato e automaticamente, pela via do corte de ponto, o pagamento de vencimentos de servidores que iniciarem uma greve, mormente porque se trata de uma questão disposta na Constituição e que não pode ser abalada como direito social e na condição de  direito indiscutível, pétreo, da Constituição brasileira.

Acrescente-se, mais ainda, que salário é remuneração que se reveste de caráter alimentar, indispensável, pois, à sobrevivência do servidor público, dando à decisão do STF sobre o corte imediato de ponto do servidor público em greve, roupagem de MAIS UMA INSEGURANÇA JURÍDICA patrocinada pela nossa maior corte de justiça do país, maculando o Estado Democrático de Direito que serviu de inspiração e tornou-se propósito da nossa Constituição Federal.

*Maraísa Santana é advogada, especializada em Direito Público e Controle Municipal, integrante do Escritório SANTANA ADVOCACIA, com unidades em Senhor do Bonfim (Ba), Salvador(Ba) e Brasília (D.F.).

publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 22:00

CRC – JUAZEIRO REALIZA SEMINÁRIO NO RAPPORT HOTEL

A CRC/BA - 2ª Delegacia Regional Juazeiro está convidando todos os profissionais e estudantes de contabilidade da região para o evento que acontecerá dia 27, das 14h às 18h, no auditório do RAPPORT HOTEL, situado à Av. Ulisses Guimarães, 162, Lomanto Junior, com o tema: das Áreas Contábil, Tributária e Societária e seus Impactos nos clientes e no profissional

As inscrições são gratuitas, devendo cada inscrito, contribuir apenas com a doação de uma lata de leite em pó. Todo material arrecadado será destinado a uma instituição beneficente da região.

publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 21:00

Prefeitura apresenta novidades do Carnaval de Salvador 2017 na terça (17)

O prefeito ACM Neto apresenta na próxima terça-feira (17) as novidades do Carnaval de Salvador em coletiva de imprensa realizada no Teatro Gregório de Mattos, no Centro, a partir das 10h. Também irão participar da coletiva o secretário municipal de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, e o presidente da Saltur, Isaac Edington.

SECOM - Secretaria de Comunicação
publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 20:48

Juazeirense venceu o Bahia de Feira em jogo treino

A Juazeirense venceu o Bahia de Feira em jogo treino realizado na tarde deste sábado (14) no Estádio Adauto Moraes. O placar de 3 a 1, com gols de Coité, Nem e Robert, mostrou a superioridade do Canção de Fogo. O Bahia de Feira, que se prepara para o Campeonato Baiano da primeira divisão, marcou com Eudair.

Apesar da vitória o treinador Quintino Barbosa externou algumas preocupações no desempenho da equipe. De acordo com o técnico, quesitos como posicionamento e a troca de passes ainda precisam de ajustes.

O jogo desta tarde marcou também a estreia de alguns novos contratados, a exemplo de Ávine, uma das estrelas do cancão para esta temporada.

A Jacuipense será o adversário em mais um jogo treino, no sábado, no Adauto Moraes.

Foto; Carlos Humberto/Ag CH
publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 20:00

Paulo Bomfim visita PSF e é elogiado por servidores e população no Distrito de Maniçoba

Nesta sexta-feira (13) o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim e o secretário municipal de Saúde, Plínio Amorim, estiveram no Posto de Saúde da Família do distrito Maniçoba e ouviram servidores e a população sobre as dificuldades enfrentadas pela unidade. Também estavam presentes: a vice-prefeita Dra. Dulce Ribeiro, o chefe de gabinete Vilmar Ferreira, o vereador Reinaldo de Sabino, além de lideranças locais. 

De acordo com o prefeito, investir na atenção básica será prioridade em sua gestão. "Estamos acompanhando de perto a saúde para oferecer um serviço de melhor qualidade para as pessoas. Vamos retribuir com muito trabalho a confiança que a população depositou em nosso plano de governo através do voto", garante. 

Plínio Amorim lembra que o objetivo dessas visitas de rotina é detectar as dificuldades enfrentadas pelas unidades para que, posteriormente, sejam estudadas soluções para os problemas. "Estamos conversando com todos para que esse serviço tão importante chegue com mais qualidade para o povo", explica. 

Apesar de terem sido surpreendidos, os servidores do PSF Maniçoba aprovaram a iniciativa do gestor municipal. "Isso está surtindo um efeito muito positivo na comunidade, porque as pessoas estão tendo uma oportunidade de ver, como raramente viu, o prefeito e o secretário comparecendo para visitar unidades, com objetivo de se aproximar da realidade da gente. Com essa atitude, nos sentimos mais próximos da gestão", elogia Bruna Queirós, enfermeira da unidade.

Já para o líder comunitário, Josival Nascimento, a presença do prefeito simboliza esperança e ele agradeceu em nome da comunidade. "É um sinal positivo ele estar empenhado em melhorar o bem que temos de mais precioso, a saúde. Nós temos que agradecer muito a ele por isto e desejar que ele faça um bom trabalho não somente na Maniçoba, mas em todo juazeiro", diz. 

Josival ainda salienta que a comunidade têm expectativas altas com relação ao mandato de Paulo Bomfim, graças ao legado deixado pelo ex-prefeito Isaac Carvalho. "Isaac alavancou muito a possibilidade de crescimento aqui. Essa estrutura que temos, por exemplo, é um sinal de que ele também se preocupou com a saúde", conclui.

Andréa Meireles/PMJ
publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 19:00

Mortes suspeitas por febre amarela em MG sobem para 38

O número de casos suspeitos de febre amarela em Minas passou para 133. Desse total, 20 já tiveram comprovação laboratorial para o vírus e, por isso, são considerados como prováveis. Números da Secretaria Estadual de Saúde indicam que 38 pacientes morreram. A causa do óbito continua em investigação. No entanto, 10 dos casos já são considerados como óbitos prováveis por febre amarela. Essas mortes ocorreram nos municípios de Piedade de Caratinga (3), Ladainha (3), Ubaporanga (1), Ipanema (1), Itambacuri (1) e Malacacheta (1).

Por causa do surto, o governo de Minas declarou emergência em 152 cidades. Os municípios que relatam casos suspeitos da doença, no entanto, é em número menor. Até agora, 24 trazem registros de pacientes com infecção ou casos de mortes que podem estar relacionadas à febre amarela. Em 13 cidades foi identificada morte de macacos, provavelmente provocadas também por febre amarela. Com informações do Estadão Conteúdo.

Fonte: NMB
publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 18:00

Feijão, arroz, café, açúcar, óleo de soja e manteiga tiveram forte aumento no ano de 2016

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) divulga dados da nova pesquisa, realizada pelo curso de Economia da Instituição, que avalia o Índice da Cesta Básica (ICB) na região do Vale do São Francisco. De acordo com os resultados da análise, o mês de dezembro de 2016 apontou inflação de 0,44% nos produtos comercializados em Juazeiro-BA e deflação de 1,63%, em Petrolina-PE. Considerando as duas cidades juntas, a deflação no período foi de 0,64%.

Considerando o ano de 2016, Juazeiro e Petrolina apresentaram inflação de 6,32% e 6,58%, respectivamente. Comparado com o ano de 2015, em 2016 houve uma inflação ainda alta, porém, bem menor que a do ano anterior. Em 2015, os valores foram de 16,33% em Juazeiro e 11,86% em Petrolina.

O preço médio do leite integral, feijão, arroz, café, açúcar, óleo de soja e manteiga teve forte aumento no ano de 2016. Para o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) esses aumentos estão ligados a redução da área plantada, instabilidade climática, dificuldades da produção, maiores custos de produção, aumento da demanda externa e maior demanda para produção de biocombustíveis, respectivamente.  

Apenas o tomate apresentou redução no preço médio acumulado do ano. Essa redução foi devida a grande disponibilidade do produto no mercado que fez com que os preços reduzissem em comparação com o ano anterior. Segundo oDIEESE, o custo da cesta básica aumentou em todas as capitais estudadas. A maior alta anual ocorreu em Rio Branco-AC (23,63%) e a menor em Recife-PE (4,23%). Porto Alegre-RS fechou o ano de 2016 com o maior custo da cesta básica no Brasil, R$ 459,02 e Recife-PE foi o menor encontrado, R$ 347,96. Em Juazeiro-BA, o custo no mês de dezembro foi de R$ 313,47 e em Petrolina-PE, de R$ 319,22.

Ascom/Facape
publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 17:00

PSB de Pernambuco discute recadastramento nacional dos seus filiados

Com o intuito de discutir o processo de recadastramento nacional dos seus filiados, integrantes da Executiva estadual do PSB se reuniram, na manhã desta sexta-feira (13), para alinhar ações que visam a dar mais agilidade ao processo. Durante o encontro, o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, destacou a importância da interação de toda a Executiva e dos presidentes municipais, que vão participar ativamente do processo.

O recadastramento nacional dos filiados tem início no dia 21 de janeiro e segue até 20 de março de 2017. A atualização de dados permitirá que o partido crie estratégias modernas de comunicação para a efetiva participação dos filiados nas questões de interesse da legenda, fortalecendo a comunicação intrapartidária.

"O recadastramento vai tornar o partido mais próximo dos seus filiados, que poderão receber informações com maior facilidade. Precisamos estimular os companheiros do Interior do Estado a participar desse processo. Além do apoio direto dos presidentes municipais, que serão responsáveis por conduzir o recadastramento do seu município, é fundamental o envolvimento de todos os segmentos partidários", afirmou Sileno Guedes.

O PSB de Pernambuco já deu início ao contato com os presidentes municipais para repassar informações relativas ao processo. No próximo dia 20 de janeiro, às 19h, o presidente nacional Carlos Siqueira realiza bate-papo online para esclarecer dúvidas referentes ao processo. De acordo com a resolução, o filiado que não fizer o recadastramento no período até 20 de março será suspenso de suas atividades partidárias por seis meses. Após o fim desse prazo, o integrante do partido terá sua filiação cancelada.

Ascom PSB-PE Fotos: Roberto Pereira/PSB
publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 16:00

Setor de pediatria do HDM/IMIP alerta sobre o risco de Caxumba

Esta semana, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou um boletim reforçando a importância da vacina tríplice viral como medida preventiva contra a caxumba - uma infecção viral aguda que afeta as glândulas parótidas, responsáveis pela produção da saliva e que ficam localizadas abaixo dos lóbulos das orelhas. Desde 2015 vem sendo observado em todo o país surtos da doença, com os primeiros registros em Pernambuco datados do mês de maio do ano passado. Ao longo de 2016 foram notificados 76 surtos envolvendo 836 casos no estado.

De acordo com o setor de Doenças e Agravos da SES, quanto mais rápida a comunicação, mais efetivas serão as medidas adotadas pelos municípios. Por isso, o setor de pediatria do Hospital Dom Malan (HDM/IMIP) se antecipa e busca informar à população as principais características da doença, visando assim contribuir com a prevenção. “Às vezes o que as pessoas precisam é de informação e nós não vamos pecar por essa falta de esclarecimento, até porque fazemos parte de uma rede de saúde e todos nós somos parceiros nesse sentido”, ressalta a pediatra, Dr.ª Fernanda Patrícia Novaes.

Considerada uma doença típica da infância, a caxumba também pode atingir pessoas de qualquer idade e evoluir com complicações graves como orquite (inflamação dos testículos), inflamação nos ovários, meningite viral e até uma encefalite (inflamação no cérebro). “Ela é mais comum na infância porque o sistema imunológico da criança ainda está em formação, mas ela pode acometer qualquer faixa etária. Geralmente, a caxumba provoca um aumento de volume bem característico próximo à mandíbula e ao ouvido, febre e dificuldade para mastigar. Nos casos leves e moderados, o paciente também pode apresentar dores no corpo, fadiga e perda de apetite”, acrescenta a pediatra.

Ler Matéria Completa
Ascom/HDM-IMIP
publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 15:00

Serviço de vacinas na UBS do Tabuleiro será retomado na próxima segunda-feira (16)

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que a vacinação na Unidade Básica de Saúde do bairro Tabuleiro só será regularizada na próxima segunda-feira (16). Na madrugada da última quarta-feira (11), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Tabuleiro foi invadida por vândalos que danificaram a estrutura elétrica do local.

Para a realização dos reparos necessários, a UBS não realizou atendimentos durante quinta-feira (12) retornando os atendimentos nesta sexta-feira.

Ascom/Juazeiro
publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 15:00

OIT: efeitos da recessão vão aumentar desemprego mundial em 2017

A taxa mundial de desemprego continuará subindo em 2017, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). O novo relatório divulgado pela organização estima que este ano haverá um aumento de 3,4 milhões de pessoas desempregadas.

A previsão é que o número de pessoas desempregadas no mundo inteiro chegue a aproximadamente 201 milhões. A tendência de crescimento deve se estender até 2018, ano que deve registrar aumento de 2,7 milhões de desempregados em relação a 2017.

Segundo a direção da OIT, o desemprego continuará subindo nos próximos anos porque o ritmo de aumento da força de trabalho supera o da criação de empregos. A organização alerta que o crescimento econômico mundial “segue decepcionante”, fato que inibe a criação de empregos suficientes e de qualidade.

O relatório publicado na quinta-feira (12) destaca que o desafio do desemprego é mais grave na América Latina e Caribe e na África Subsaariana, que ainda enfrentam os efeitos da recente recessão econômica de seus países. O dado, segundo alerta a OIT, pode levar ao aumento da pobreza e dos movimentos migratórios em direção aos países desenvolvidos, entre outras consequências sociais.

Situação do Brasil

Sobre o Brasil, o relatório conclui que os efeitos da recessão econômica de 2016 continuarão em 2017, o que elevará o número de desempregados brasileiros para 13,6 milhões, contra os 12,4 milhões registrados em 2016.

A taxa de desemprego no Brasil passará dos atuais 11,5% para 12,4%, o que representa um aumento de mais de um milhão de desempregados em 2017. A situação brasileira agrava o nível de desemprego na América Latina, que pode atingir a taxa de desemprego de 8,4%, índice puxado pela crise econômica e deterioração dos empregos do maior país da região, afirma o documento.

Agência Brasil
publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 14:00

Pós-Graduação em Ciências Veterinárias no Semiárido abre inscrições para processo seletivo

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias no Semiárido (PPGCVS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) abriu inscrições para o processo seletivo de estudantes para ingresso no mestrado em 2017. As inscrições serão realizadas até 23 de janeiro. Podem participar da seleção os portadores de diploma ou declaração de conclusão de curso de graduação nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde. 

São nove vagas para ampla concorrência e uma vaga exclusivamente para o ingresso de servidor da carreira Técnico-Administrativo em Educação (TAE) da Univasf. As inscrições poderão ser realizadas pessoalmente ou por procuração específica no Colegiado do PPGCVS, localizado no Campus Ciências Agrárias (Lote 543 – Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho) em Petrolina (PE). As inscrições, ainda, podem ser efetuadas via postal, conforme determina o Edital N° 22/2016, onde constam os documentos necessários para se inscrever. 

O processo seletivo acontecerá entre os dias 15 e 16 de fevereiro e será composto por prova escrita, análise do currículo e histórico, e arguição do currículo e defesa da proposta simples do projeto de dissertação. O resultado final será divulgado no dia 20 de fevereiro e as matrículas estão previstas para 6 e 7 de março. Outras informações sobre o Programa podem ser obtidas no site

Ascom/UNIVASF
publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 13:00

A importância da organização financeira para o início do ano

Início de um novo ano, momento ideal para repensar planos, estipular metas e organizar a vida financeira. Sabemos que o início do ano é uma época favorável para o planejamento financeiro. Tem os impostos e taxas como IPVA, IPTU, material escolar dos filhos, parcelas pesadas no cartão de crédito das despesas do final do ano. É necessário que haja uma organização financeira para enfrentar desafios, estabelecer metas e chegar ao final do ano com maior tranquilidade e qualidade de vida.

E nesse início de ano Petrolina e Região do Vale receberão o curso 'Programação Mental Para o Sucesso – Educação Financeira', que será ministrado pela programadora neurolinguística e coach integral sistêmico, Jena Agra. O curso tem o objetivo de criar uma mentalidade adequada e possibilitadora em relação ao dinheiro. A capacitação acontecerá no final de semana dos dias 21 e 22 desse mês de janeiro, no Quality Hotel, localizado na Orla de Petrolina.

O curso tem um formato voltado para pessoas que buscam um planejamento familiar e prosperidade, além de estudantes, recém-formados, empresários, autônomos, funcionários, servidores. É uma oportunidade para quem deseja melhorar seus resultados financeiros e administrar bem seus ganhos. De acordo com a consultora e coach, Jena Agra, quando a pessoa possui uma educação financeira pessoal, ela vai gerir bem sua vida pessoal, profissional e emocional. "Uma questão fundamental é saber quanto a pessoa precisa para viver, o que 90% dos brasileiros não sabem. É preciso entender que não se compra o que quer e sim o que se pode.", explica Agra.

Ainda segundo a administradora, o curso desmitifica riqueza e pobreza, pois todo sonho é auto realizável e nós podemos qualquer coisa, basta entendermos a nossa capacidade. "As pessoas vão sair do curso com uma crença muito forte de que, querer é poder.", destacou. Além disso, o curso ensina a lidar com o dinheiro de forma extraordinária para que se tenha uma vida próspera e com liberdade financeira.

O evento ainda contará com a participação especial da programadora neurolinguística e expert coach Barbara Dill.

Ascom
publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 12:00

Reminiscências... A Juazeiro da saudade...

1979... Meu coração pulava do cais de nunca mais... Depois, tempo depois, um M foi erguido em minha homenagem? Torpe homenagem... -Onde era um rio sobre outro rio- no rumo da sua quase finda  viagem... Hoje "inútil paisagem!".

Maurício Dias - Mauriçola

publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 11:41

Surto de febre amarela faz Sesab recomendar vacinação em 45 municípios da Bahia

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, uma nota informativa sobre o risco de ocorrência de febre amarela no estado. Após seis casos de epizootia (transmissão agente patogênico entre animais hospedeiros) em macacos no município de Coribe, no Oeste da Bahia, por prevenção, a Sesab recomendou a imunização de 100% da população de 45 cidades baianas.

O cuidado foi redobrado após a confirmação de um óbito em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, e dos recentes casos suspeitos em Minas Gerais. De acordo com Maria Aparecida de Araújo, diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, o registro de morte dos primatas é um alerta para a possível circulação do vírus causador da doença em áreas silvestres. 

“O estado sempre monitora a ocorrência de epizootias na região Oeste da Bahia. Como o vírus da febre amarela circula no meio silvestre, não podemos controlar. Se um macaco é acometido pelo vírus, ele morre. Quando isso acontece, ficamos em alerta”, explicou a diretora. Ainda segundo ela, o estado também monitora o mosquito vetor da doença, o Haemagogus. 

Maria Aparecida acrescenta que, ao saber do surto, o órgão alertou os profissionais municipais das cidades baianas que fazem fronteira com estados como Minas Gerais e Goiás, para ficarem atentos quanto a pessoas com sinais de febre e icterícia, suspeitando daqueles que vierem de locais onde há casos. 

Municípios

Conforme a nota emitida, a recomendação é de imunização de 100% da população dos municípios de Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Carinhanha, Casa Nova, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Itaguaçu da Bahia, Iuiú, Jaborandi, Luiz Eduardo Magalhães, Malhada, Mansidão, Morpará, Muquém de São Francisco, Paratinga, Pilão Arcado, Remanso, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Sobradinho, Tabocas do Brejo Velho, Wanderley, Xique-Xique.

Na nota também consta que todos os municípios da Bahia estão abastecidos com a vacina contra a febre amarela. Nas demais áreas do estado, não há indicação de cobertura completa de vacinação. Nos outros locais, serão priorizadas apenas crianças a partir de nove meses e pessoas que irão viajar para as áreas consideradas de risco. Não é recomendada a imunização de lactantes.

Febre Amarela

Segundo a Sesab, a Febre Amarela Urbana (FAU) não ocorria no país desde 1942. Ela é uma doença de grande gravidade clínica e alto potencial de disseminação. Os principais vetores dela são os mosquitos Haemagogus e Sabethes, de hábitos silvestres. O ser humano pode contrair a febre após ser picado por um desses vetores infectados. As pessoas infectadas podem servir de reservatório e passar o vírus para o mosquito Aedes Aegypti, considerado o principal vetor nas áreas urbanas.

Em contato com o Blog o Coordenador Regional de Saúde para o Norte da Bahia Pedro Alcântara de Souza informa que todas as providências nescessárias estão sendo adotadas para evitar qualquer relato nos municípios da sua jurisdição.

Fonte: Correio da Bahia
publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 11:31

Frankfurt - Rio: piloto é obrigado a retornar por falta de combustível

O voo LH 500, da Lufthansa, que faz o trajeto Frankfurt-Rio de Janeiro, deu um susto nos passageiros que saíram da Alemanha na última quinta. De acordo com o colunista Acelmo Góis, um problema na turbina do avião obrigou o piloto a voltar para o aeroporto da cidade alemã três horas após a decolagem.Segundo informações da companhia, a turbina estava consumindo muito combustível e, com isso, a aeronave não conseguiria chegar até o destino. Todos os passageiros precisaram ficar na cidade e retomaram a viagem no dia seguinte.

publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 11:00

Em inauguração de sistema de abastecimento, Miguel destaca a retomada das parcerias para trazer obras para Petrolina

O prefeito de Petrolina Miguel Coelho entregou, nesta sexta-feira (13), junto com o superintendente regional da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, um novo sistema de abastecimento de água na área ribeirinha da capital do São Francisco. A estrutura foi construída na comunidade da Agrovila Massangano e levará água para 340 famílias petrolinenses. A obra recebeu investimento de cerca R$ 1 milhão e foi viabilizada através de emenda parlamentar do ministro de Minas e Energia, Fernando Filho. 

Durante a entrega, Miguel ressaltou a importância da parceria com a Codevasf para viabilizar novas obras para a região de Petrolina num momento de dificuldade financeira. "Temos apenas 13 dias de governo, assumimos uma Prefeitura que não estava como deveria estar. Isso que estamos inaugurando é fruto de parceria. Espero contar com a ajuda de todos os órgãos, lideranças, pois eu não sou só um prefeito do PSB, mas de toda Petrolina para que possamos fazer nossa cidade voltar a crescer", destacou o prefeito ao se referir também aos deputados e senadores pernambucanos. 

O novo sistema da Agrovila Massangano é composto por flutuante com dois conjuntos motobombas que captam água no Rio São Francisco, além de uma estação de tratamento, um reservatório elevado com capacidade de 50 metros cúbicos e um reservatório apoiado com capacidade de 30 m³, adutora de água bruta e rede de distribuição de água tratada com 4,4 km de tubos. Com a entrega da Codevasf, a Prefeitura ficará responsável pelo suporte técnico junto com a Compesa para garantir o abastecimento das famílias da comunidade. 

Primeiro discurso – Durante a entrega, Miguel revelou uma curiosidade sobre o local onde ocorreu o evento. Em 2006, numa quadra ao lado da estação de tratamento inaugurada que o prefeito fez seu primeiro discurso, iniciando a carreira política. "Cerca de dez anos atrás eu fiz nesse mesmo lugar meu primeiro discurso. Agora retorno não como um menino mas como um prefeito para poder entregar água tratada nas casas das pessoas."

Junior Vilela Assessor de Imprensa do prefeito Miguel Coelho
publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 10:45

BNB VAI DESATIVAR AGÊNCIA EM JUAZEIRO

Juazeiro vai perder mais uma agência bancária. Recentemente o Banco do Brasil anunciou que a agência localizada no Shopping Águas Center vai ser transformada em Posto de Atendimento. Nesta sexta-feira (13), o Banco do Nordeste (BN) informou que vai desativar 19 agências no Brasil, algumas delas no Estado da Bahia, inclusive a de Juazeiro, localizada na Avenida Adolfo Viana. O Banco do Nordeste explicou que seu conselho de administração aprovou a desativação das 19 agências da instituição.

Em comunicado, o banco controlado pelo governo federal afirmou que a medida ocorre em “resposta a um cenário cada vez mais desafiador, no qual se exige a melhoria contínua da produtividade e da eficiência das instituições”. No último balanço divulgado pelo banco em seu site, referente a junho, o banco do Nordeste afirmava ter 307 agências.

Confira o informe oficial do BNB:

Foto Ilustrativa da Internet
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.