Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 27 de Fevereiro de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 25 de Fevereiro / 2017 às 20:00

Agnaldo Meira participa de entrega de tecnologias de capitação de água para famílias do interior de Juazeiro

O acesso água na área rural é uma das prioridades do novo mandato do vereador Agnaldo Meira (PC do B), que na manhã desta sexta-feira (24), participou, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ), do encontro de encerramento da primeira etapa do projeto que beneficiou centenas de famílias na zona rural da cidade, com a construção de tecnologias para o armazenamento de água.

Cerca de 2000 pessoas dos distritos de Pinhões, Itamotinga, Massaroca e Salitre foram beneficiadas com as tecnologias. De acordo com o técnico do Centro de Assessoria de Assuruá (CAA), Tiago Bezerra Gomes, o encontro no STRJ consistiu em um momento para a socialização das experiências de como foi o processo de construção das cisternas e barreiros e culminou com a entrega das tecnologias às famílias.  

O encontro também contou com a presença do presidente do STRJ, Emerson José da Silva (Mitú), do prefeito da cidade de Canudos e presidente do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (CONSTESF), Genaro Rabelo, do coordenador geral do CONSTESF, Marcos de Macedo e com o representante da Prefeitura Municipal de juazeiro, Inaldo Loiola.

Segundo o vereador Agnaldo Meira, uma das principais metas do seu novo mandato é lutar pelo acesso a água no interior, e segundo o parlamentar, não irá medir esforços para a conquista desse direito essencial. “O acesso a essas tecnologias é uma das prioridades da nossa luta. A conquista de cisternas  e barreiros para o interior vai mudar a vida das famílias que dependem desse projeto”, afirmou.

BENEFICIÁRIOS:  A agricultora Jaqueline Ferreira mora no povoado de Lagoa das Pedras, que fica no distrito de Pinhões. Ele lutou incansavelmente ao lado do sindicato e do vereador Agnaldo Meira para a conquista dessas tecnologias para sua localidade. De acordo com a agricultora, o distrito de Pinhões foi beneficiado com 43 barreiros. “ O acesso a água em nossa localidade é complicado e os barreiros irá facilitar muito a vida da gente”, pontuou a agricultora. As obras de construção de tecnologias para a captação de água consistem em uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Juazeiro em parceria com o STRJ, o SAAE, a CONSTESF e o CAA.

Ascom Agnaldo Meira
publicado em 25 de Fevereiro / 2017 às 19:00

PM intensifica policiamento para receber turistas estrangeiros no Carnaval

O Batalhão Especializado de Policiamento Turístico (Beptur) atua há quase dois anos com acompanhamento e atendimento ao turista na capital baiana. Para o Carnaval o trabalho foi intensificado com policiamento nos principais pontos turísticos, bem como nas entradas da cidade, aeroporto e porto.

Segundo o comandante do Beptur, tenente coronel PM Josehilton Mascarenhas, o trabalho é realizado 24h com 39 policiais bilíngues que falam francês, inglês, espanhol, italiano e russo. "O policiamento foi reforçado na Cidade Baixa principalmente no Centro Histórico. Também estamos realizando escolta para turistas que desembarcam no aeroporto com sentido aos principais pontos da cidade," explicou.

Pela primeira vez na Bahia, o casal de australianos Maik e Karol disseram que gostaram da receptividade dos policiais por serem gentis e amigos, durante um bate-papo com o tenente bilíngue Salatiel. Professor de inglês por 10 anos, o tenente Salatiel afirma que o conhecimento de uma língua estrangeira facilita a comunicação da tropa e permite, por exemplo, que os policiais possam identificar o autor de um delito de forma mais ágil.

Este ano o Batalhão inovou com uma viatura padronizada que serve como base de apoio, com um ambiente climatizado e capacidade para 10 policiais. O Beptur atende por meio uma central que funciona 24h através do 3204-1210.

Ascom PM-BA
publicado em 25 de Fevereiro / 2017 às 18:00

Política: Edna França ocupa Coordenadoria de Políticas Temáticas para Mulheres da Prefeitura de Salvador

Após quatro anos como Gerente de Articulação Institucional da Superintendencia de Politicas Publicas para as Mulheres da cidade de Salvador, capital da Bahia, a juazeirense Edna França, do Partido Verde, foi nomeada pelo prefeito ACM Neto para o cargo de Coordenadora de Políticas Temáticas para Mulheres, Infância e Juventude do município. 

Da redação
publicado em 25 de Fevereiro / 2017 às 17:00

ESCURIDÃO GERA INSEGURANÇA NA ORLA NOVA DE JUAZEIRO

A escuridão reinante tem gerado insegurança na Orla Nova em Juazeiro por onde diariamente centenas de pessoas praticam suas caminhadas buscando um pouco mais de saúde. O leitor do Blog Alisson Carvalho enviou mensagem ao facebook do Blog reclamando desta situação e pedindo providências por parte do setor competente na gestão do prefeito Paulo Bomfim: “Geraldo, o descaso com a orla nova está muito grande. Se já não bastasse a buraqueira, agora a escuridão é quase total. Um prato cheio para vagabundagem fazer a festa. Autoridades favor tomar providências” declarou o leitor.

publicado em 25 de Fevereiro / 2017 às 16:00

Bloco do Galo homenageia Tropicália e Revolução Russa na Mudança do Garcia

Em seu oitavo ano na Mudança do Garcia, o Bloco do Galo homenageia, neste carnaval, os 50 anos da Tropicália e os 100 anos da Revolução Russa. Liderado pelo deputado Marcelino Galo (PT), o carnavalesco reúne tradicionalmente foliões da esquerda baiana ao som de marchinhas que marcaram época. No desfile, que acontece nesta segunda-feira (27) às 10 horas, não pode faltar muita irreverência e protesto político.  São aguardados, segundo estimativas de Galo, mais de 2,5 mil foliões no bloco. "Levamos muita alegria, muito acúmulo da cultura e da política, mas também nosso protesto contra esse governo usurpador, contra a retirada de direitos, contra as reformas da previdência e trabalhista e contra o uso indiscriminado de agrotóxicos na produção de alimentos", adianta o patrono do bloco. "Também vamos à rua para defender novas eleições diretas, mais investimento na cultura e nos jovens, e, claro, também para se divertir", acrescenta o deputado Marcelino Galo.

Ascom Dep. Marcelino Galo
publicado em 25 de Fevereiro / 2017 às 15:35

Carro pega fogo no Bairro Santo Antônio, em Juazeiro

No início da tarde deste sábado de carnaval (25) um automóvel pegou fogo na Rua Princesa Isabel, no bairro Santo Antônio, em Juazeiro. Por sorte, populares que transitavam no momento da ocorrência ajudaram o motorista a apagar o fogo. Ninguém ficou ferido, houve apenas danos materiais.

Da redação Blog Geraldo Jose
publicado em 25 de Fevereiro / 2017 às 15:00

Tudo pronto para a Operação Carnaval Seguro, da Guarda Municipal de Petrolina

Ao mesmo tempo em que a expectativa dos foliões é de muita festa e alegria no Carnaval de Petrolina, a Guarda Municipal já sabe que os quatro dias de folia vão ser de muito trabalho. A missão dada pelo prefeito Miguel Coelho é garantir a segurança e o ordenamento público nos pólos carnavalescos, a fim de que a população da cidade e os turistas tenham uma única preocupação: aproveitar os festejos. Dessa forma, um forte esquema de segurança foi montado pela secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, que resultou na Operação Carnaval Seguro. O trabalho começa neste sábado (25) e segue até a terça-feira de carnaval, no próximo dia 28.

Durante os quatro dias de carnaval em Petrolina, a Guarda Municipal irá atuar com efetivo diário de 35 guardas em parceria com 05 fiscais de postura e 22 agentes do Grupamento de Segurança Patrimonial (GASP). Além disso, o planejamento definiu a realização de patrulhas ostensivas à pé no interior e entorno dos pólos Orla e Praça 21 de Setembro, no centro da cidade. Esse serviço vai contar ainda com o apoio de 03 Guarnições Ordinárias (viaturas) e o Grupo Tático Motorizado (GTM), formado por um trio com motos, além de um trailer que será colocado em ponto estratégico. Uma central de operações será montada no prédio da Prefeitura. Enquanto isso, nos polos não-oficiais e tradicionais localizados nos bairros Areia Branca e Cohab VI/Rio Corrente, 04 guardas a bordo de 1 viatura vão fazer a segurança em cada ponto. Além da Guarda Municipal, o Carnaval de Petrolina também vai contar com a presença das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), SAMU, Agência Municipal de Vigilância Sanitária e agentes de proteção do Poder Judiciário.

A FESTA

Petrolina será um dos polos oficiais do Carnaval de Pernambuco. O ciclo carnavalesco da cidade vai priorizar os artistas da região do Vale do São Francisco e orquestras de frevo. Para a realização do evento, a Prefeitura investirá cerca de R$ 300 mil, valor semelhante ao aplicado pelo Governo do Estado. Patrocinadores ainda irão garantir cerca de R$ 100 mil de apoio cultural. A programação do Carnaval de Petrolina - Sou o Novo Carnaval pode ser vista no site www.petrolina.pe.gov.br.

Ascom/Petrolina
publicado em 25 de Fevereiro / 2017 às 14:00

Integração do São Francisco: água chega à penúltima estação do Eixo Leste

As águas do ‘Velho Chico’ chegaram, nesta sexta-feira (24), à quinta e penúltima estação de bombeamento (EBV-5) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em Sertânia (PE). Com este avanço, faltam apenas 53,5 quilômetros para que este Eixo cumpra um dos seus objetivos: levar a água do rio até o açude Poções, em Monteiro (PB), para atender a população paraibana. Depois, a água seguirá pelo rio Paraíba até o reservatório Boqueirão, para reforçar o abastecimento em Campina Grande (PB).

A previsão é beneficiar o município de Monteiro já no mês de março. A quinta estação elevatória (EBV-5) vai bombear a água do ‘Velho Chico’ em mais 41 metros de altura, o equivalente a um edifício de 13 andares. Depois, por gravidade, as águas seguem até a última estação (EBV-6) do Eixo Leste. Antes de chegar ao seu destino final, no açude Poções, em Monteiro, passam por mais dois reservatórios (Campos e Barro Branco), um túnel e uma adutora.

O Eixo Leste do projeto vai beneficiar os estados de Pernambuco e Paraíba. O trecho capta água do ‘Velho Chico’ no reservatório de Itaparica, em Floresta (PE), e atravessa três municípios pernambucanos: Betânia, Custódia e Sertânia.

Executado pelo Governo Federal, o Projeto de Integração do Rio São Francisco é a maior obra de infraestrutura hídrica do País. O empreendimento vai garantir abastecimento regular de água a 390 municípios do Nordeste, que sofrem com a irregularidade de chuvas e enfrentam longos períodos de estiagem e seca. Serão beneficiadas 12 milhões nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Ascom/Ministério da Integração Nacional
publicado em 25 de Fevereiro / 2017 às 13:00

Nota APAMI

Devido às comemorações do período carnavalesco e o feriado da próxima semana, a coordenação da Apami informa que estará fechada nos dias 27, 28 de fevereiro e 01 de março. Todas as unidades voltarão o atendimento normal no próximo dia 02 de março.

Ascom/Apami
publicado em 25 de Fevereiro / 2017 às 12:08

SEDUC DE JUAZEIRO DIVULGA LISTA FINAL DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

Nesta sexta-feira (24), a Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro divulgou o resultado final de classificados no Processo Seletivo Simplificado, de acordo com Edital nº04/2016 e alterações, destinado a cadastro reserva, nos cargos de nível fundamental, médio e superior, em setores e serviços da SEDUC. O resultado está disponível no site da Prefeitura Municipal de Juazeiro.

Além do resultado final, a SEDUC divulgou também o resultado do julgamento dos recursos interpostos em face do Resultado Preliminar do Processo Seletivo Público Simplificado da SEDUC.

O edital prevê a formação de um cadastro reserva e a convocação será feita de acordo com as necessidades da instituição. O Processo Seletivo foi realizado mediante avaliação curricular de títulos dos candidatos e experiência profissional dos mesmos. Os salários variam de R$ 888,00 a R$ 2.122,64.

Resultado Final - SEDUC

Resultado Julgamento Recurso - SEDUC

Ascom/SEDUC
publicado em 25 de Fevereiro / 2017 às 12:00

Comunidade, Codevasf e SAAE se unem em defesa do Rio Salitre

Solo fértil e água em abundancia transformaram o Vale do Salitre, anos atrás, no principal abastecedor de frutas e verduras de Juazeiro.  A falta de cuidados, o uso indiscriminado da água e a proliferação de algarobas acabaram por deixar o rio praticamente sem água.

"É triste ver hoje nosso rio nessa situação.  Lugares que antes tomávamos banho com até três metros de profundidade, hoje não existe nem 20 centímetros de água. Tudo isso é lamentável.  Antes os próprios moradores cuidavam da limpeza do rio, mas a quantidade de óleo despejado, o uso irracional e a proliferação das algarobas estão acabando com o rio", revela o agricultor  Manoel Antonio Junior.

Para minimizar a situação, a pedido da comunidade, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Serviço de Água e Saneamento Ambiental iniciaram essa semana a limpeza da calha do rio, no trecho de Goiabeiras I e II, com uma potente máquina.  Com a retirada da lama no leito do rio a água voltou a minar para alegria de Dona Angélica Lemos. "Já não sabia mais o que fazer. Estava comprando água para não ver meus bichos morrerem de sede. Agora com essa ação já podemos ficar mais tranqüilos", disse.

Para o diretor do SAAE, Joaquim Neto, esse é o tipo de parceria que beneficia a todos. "Sabemos o que é viver sem água e o nosso compromisso é o de atender a todas as comunidades. Junto com a Codevasf estamos levando um pouco mais de alegria ao povo sofrido do Salitre", pontuou. 

Ascom/Juazeiro
publicado em 25 de Fevereiro / 2017 às 11:00

Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina , SINDSEMP, Comunica aos Servidores horários de atendimentos na Sede Administrativa

Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina , SINDSEMP, Comunica aos Servidores horários de atendimentos na Sede Administrativa e Clube de Campo, nos dias de Carnaval.

O Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina, SINDSEMP, comunica aos seus associados, que em virtude do feriado de carnaval,  a Sede Administrativa só voltará com seu expediente normal na quinta- feira, dia 02 de Março. Todos os anos a diretoria do Sindicato fecha a Sede Administrativa, por conta dos setores públicos também não realizarem atendimento no período de carnaval. Uma boa atitude da Diretoria, que tem como objetivo,  oportunizar aos seus funcionários, momentos de descanso e lazer com sua família, no feriado prolongado.

Já o clube de campo do SINDSEMP, cumpre o seu regimento, funcionando normalmente para seus associados e associadas, aos sábados, domingos e feriados. Portanto, informamos que o clube funcionará neste Sábado e Domingo de Carnaval , assim como na terça-feira, feriado de Carnaval.

O funcionamento do Clube e das 09 horas da manhã até às 17 horas.

Ascom/Sindsemp
publicado em 25 de Fevereiro / 2017 às 10:32

MPF abre investigação contra Bolsonaro e Lula por vídeos na web

O Ministério Público Federal abriu investigação sobre diversos vídeos atribuídos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Em um deles, Lula é mostrado ao som do verso “eu estou voltando”, cantado por Simone. Já Bolsonaro é investigado por cinco vídeos. As informações são da coluna Radar On-Line, do site da revista Veja, desta sexta-feira (24).

Em ambos os casos, o material apresenta tom de campanha para 2018, o que é proibido antes do período eleitoral de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Agora, o MPF quer descobrir se foram os próprios políticos que produziram os vídeos. Caso sejam condenados, eles podem ter de pagar multa de até R$ 25 mil, ou equivalente ao custo da propaganda se o gasto for superior a esse montante.

Fonte: NMB
publicado em 25 de Fevereiro / 2017 às 10:00

Enquanto a chuva dá trégua, trabalho para diminuir transtornos continua em Petrolina

Mesmo depois de alguns dias de céu firme em Petrolina, a preocupação da Prefeitura em diminuir os transtornos causados pelas chuvas recentes não diminuiu. Além das intervenções emergenciais já divulgadas, como o nivelamento das ruas 26 e 29 do Jardim Petrópolis, zona oeste da cidade e a interdição do trecho do canal do Cacheado que cedeu perto da AME do bairro, outras ações também estão sendo realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade a fim de prevenir possíveis problemas.

As equipes da secretaria executiva de Serviços Públicos já limparam as bocas de lobo das imediações do Viaduto dos Barranqueiros, no centro da cidade. Elas ainda estão atuando na manutenção de iluminação pública que têm apresentado problemas depois das chuvas. Enquanto isso, nos bairros São Jorge e Mandacaru, na zona norte e também no Dom Avelar, na zona leste, escavadeiras hidráulicas trabalham na limpeza dos canais que cortam as localidades. Todas essas ações estão sendo realizadas a fim de facilitar o escoamento das águas pluviais para que elas não provoquem transtornos, como o alagamento de ruas.

O secretário executivo de Serviços Públicos, Fred Machado, tranquiliza a população em relação às demandas. "Como a cidade não possui estrutura adequada para receber um volume maior de chuva, os transtornos sempre ocorrem. Diante disso, nosso papel é buscar atender cada comunidade o mais rápido possível e, sem dúvidas, seguir com o trabalho de prevenção de ocorrências", destaca Fred. De acordo com informações do instituto Climatempo, existe previsão de que volte a chover em Petrolina a partir da na próxima segunda-feira (27).

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 25 de Fevereiro / 2017 às 09:00

COMERCIANTES RECLAMAM DA SUJEIRA NO MERCADO DO PRODUTOR DE JUAZEIRO

Comerciantes do Mercado do Produtor de Juazeiro entraram em contato com a redação do Blog Geraldo José na manhã deste sábado (25) para reclamar da sujeira e do mau cheiro no quarto maior entreposto do país em termos de comercialização.

“Geraldo olha a gestão de Mitonho Vargas, o diretor de comércio do Mercado do Produtor de Juazeiro, abandonado pelos seus gestores, uma falta de vergonha para gente que paga caro” reclamou um dos denunciantes.

“Eu trabalho do lado disso aí. Tá aqui esgoto a céu aberto já tem semanas. Tá muito sujo aqui um mau cheiro terrível” disse outro.

Esta semana é a segunda reclamação de comerciantes sobre esse estado de sujeira no Mercado do Produtor de Juazeiro.

publicado em 25 de Fevereiro / 2017 às 08:00

Em Juazeiro, 150 famílias são beneficiadas com primeira etapa do Projeto Cisternas do Constesf

Em um momento que representou a conquista de direitos, o Consórcio Sustentável de Território do São Francisco (Constesf) realizou o encerramento da primeira etapa do Projeto Cisternas em Juazeiro, nesta sexta-feira (24). Nesta primeira etapa, o Constesf, junto com o Centro de Assessoria do Assuruá (CAA) e em parceria com a prefeitura municipal de Juazeiro, finalizou cerca de 150 tecnologias sociais de captação e armazenamento de chuva. 

Além das famílias beneficiadas, estiveram presentes no evento o presidente do Constesf e Prefeito de Canudos, Genário Rabelo; o Coordenador geral de campo do Projeto Cisternas, Mauro Macêdo; o diretor de projetos do Constesf, Frank Chaves; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, Emerson José; o vereador Agnaldo Meira; técnicos do CAA e, representando a Prefeitura de Juazeiro, Inaldo Loiola, assessor de relações institucionais do SAAE. 

Ler Matéria Completa
Ascom/CONSTESF
publicado em 25 de Fevereiro / 2017 às 07:00

HRJ abre inscrições para processo seletivo

No período de 01 a 03 de março de 2017, O Hospital Regional de Juazeiro abrirá inscrições do processo seletivo, para cadastro reserva, nas áreas de assistência à saúde e administrativo, assim como de profissionais do nível técnico e de nível superior a título de Primeiro Emprego, conforme requisitos especificados nos Editais 001/2017 e 002/2017. O edital contempla também vagas Imediatas nas para Portadores de Necessidades Especiais (PNE).

As inscrições são gratuitas, mediante entrega de currículos, na Recepção Central do Hospital Regional de Juazeiro/Bahia,  no período de 01.03.17 até 03.03.17, das 08h às 16h. Após essa data, todos os currículos enviados não mais serão cadastrados. A direção ressalta ainda que é de suma importância que o candidato indique no currículo a área pretendida.

Ascom HRJ
publicado em 24 de Fevereiro / 2017 às 23:00

ESPAÇO DO LEITOR: JUAZEIRO EM AÇÃO!

Geraldo José,

Há cinco anos resido na cidade de Juazeiro, sou jacobinense e, é notório o desenvolvimento que Juazeiro alcançou nesses últimos quatro anos. Parabenizo o ex-prefeito Isaac Carvalho por ter confiado a Carlos Neiva, pois, o que parecia ser uma missão impossível: fomentar o desenvolvimento comercial e industrial de Juazeiro, tornou-se realidade.

Aproveito o ensejo para desejar muito sucesso à nova Secretária de Desenvolvimento e, se ela seguir a linha anteriormente projetada pela gestão passada, com certeza a cidade terá um “bum” desenvolvimentista que, contrariará as estatísticas e os mais pessimistas.

Um forte abraço e obrigado pela oportunidade!

Mateus Almeida

Foto de arquivo do Blog
publicado em 24 de Fevereiro / 2017 às 22:29

Ruas da Vila Tiradentes começam a receber imprimação

Quatro Ruas (Ruas 02, 03, 04 e 05) que estão sendo beneficiadas com pavimentação asfáltica, na Vila Tiradentes, em Juazeiro, começaram a receber imprimação nesta sexta-feira (24). A intervenção faz parte do conjunto de obras do Projeto da Intervenção da Poligonal Urbana, uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) e está dentro do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2.

Iniciadas a pouco mais de 30 dias as obras na Vila Tiradentes vão levar aproximadamente 2 Km de pavimentação asfáltica e saneamento a 11 ruas do bairro. “Dentro do cronograma da obra está previsto a última etapa da pavimentação asfáltica para a próxima semana nas ruas imprimadas hoje. Concluídas essas ruas iniciaremos a pavimentação das outras do bairro”, explica o engenheiro da SEDUR, Rodrigo Cid Passos.

“È com muita alegria que vemos uma obra como essa chegar à nossa comunidade, pois vai melhorar a infra-estrutura, a qualidade de vida, valorizar os nossos imóveis. São melhorias para os nossos filhos e netos, o bairro vai passar a ser visto com outros olhos”, destaca o morador do bairro há mais de 30 anos Wellington Luiz Costa.

Segundo o secretário de Obras, Anderson Alves, o Projeto da Intervenção da Poligonal Urbana hoje está com frentes de serviços em vários bairros. “Hoje o projeto é responsável pelo maior volume de obras em andamento na nossa cidade temos frentes de serviço concluindo a drenagem e também a pavimentação no bairro Piranga, Piranga II, Nova Esperança, temos equipe no Alto da Aliança, Vila Tiradentes, nos Canais Malhada da Areia e CAIC , entre outros”. Finaliza o secretário.

Ascom/Juazeiro
publicado em 24 de Fevereiro / 2017 às 22:00

Secretaria de Saúde de Petrolina alerta para cuidados redobrados com a dengue após as chuvas

As chuvas que ocorreram no município de Petrolina nos últimos dias trouxeram alívio e esperança a população em relação ao forte calor e uma estiagem intensa dos últimos anos. Contudo, é exatamente nestes períodos que os cuidados com o Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica, responsável pela causa da microcefalia em bebês, devem ser redobrados.

A Secretaria de Saúde de Petrolina, através da vigilância epidemiológica, reforça que está intensificando as ações, porém, é importante contar com o apoio da população. Entre as recomendações estão: manter fechadas caixas d'água, tonéis e tanques. As garrafas e recipientes devem ser armazenados de cabeça para baixo e os pneus mantidos sempre cobertos.

É importante também verificar os vasos de plantas, lavar corretamente e colocar areia nestes locais. O lixo doméstico também merece uma atenção especial: deve ser colocado em sacos plásticos e as lixeiras devem ficar sempre bem fechadas. Não jogue lixo na rua ou em terrenos baldios.

"Em menos de 10 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada, ambiente propício para a reprodução do Aedes aegypti. Precisamos da ajuda de cada cidadão, cada um é responsável por combater o mosquito na sua casa e ainda alertar o vizinho. Se todos participarem, vamos ter sucesso", destacou a gerente do setor de endemias Aynoanne Barbosa.

Campanha "Sexta sem Aedes"

Todas as sextas-feiras, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde, realizam a campanha "Sexta sem Aedes". O objetivo é reforçar a conscientização da população quanto à gravidade e à responsabilidade do cidadão no combate ao mosquito. Nesta sexta-feira (24), a ação está sendo realizada no bairro São Gonçalo.

Os agentes de endemias fazem buscas em residências, escolas e órgãos públicos para eliminar possíveis criadouros do mosquito. É realizado também um trabalho de educação, através de panfletos, orientando os moradores sobre a prevenção e os prejuízos que a picada do Aedes pode trazer para a saúde humana.

A ação, que começou no mês de janeiro, utiliza dados do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) dando prioridade as localidades com os índices mais elevados.

DADOS DOS ANOS 2015/2016/2017

NOTIFICADOS

CONFIRMADOS

DENGUE

3.430

1.792

CHIKUNGUNYA

401

140

ZICA

125

0

Ascom/Petrolina
publicado em 24 de Fevereiro / 2017 às 21:29

Palestra leva orientação ambiental a moradores do Brisa da Serra

A equipe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano – SEMAURB ministrou palestra nesta quinta-feira (23) para os moradores do Residencial Brisa da Serra. A ação foi uma parceria com a empresa  Empresa de Pesquisas Técnicas EIRELI - Plantão Social, a pedido da própria comunidade que levou alguns problemas existentes no Residencial como o uso correto da água, descarte de lixos e entulhos, arborização, criação de animais e poluição sonora. 

De acordo com a técnica social, Sônia Tavares essa intervenção se faz necessária porque as famílias vêm de inúmeros bairros com realidades diferentes de habitação. “Temos aqui 1500 famílias com muitas diferenças. Essa intervenção visa encontrar soluções para esses problemas tão comuns e também para mostrar a eles como é viver em condomínio”.

Entre as sugestões apresentadas pela equipe técnica no que diz respeito ao meio ambiente é a participação dos moradores, a orientação é para que eles possam, por conta própria realizar coleta de material reciclável a partir de sua própria casa e fazer a doação dessas matérias começando primeiro de casa, com a separação dos resíduos. “Inúmeras famílias sobrevivem da reciclagem e nós podemos ajudar fazendo a separação em nossa residência e esse momento teve como proposta trazer esse conhecimento para os moradores, já que cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos", explicou Hudson Duarte, gerente ambiental. 

Finalizando a palestra, a equipe ambiental fez doação de mudas ornamentais.  A dona de casa, Maria Dina de Souza, tem 64 anos e há 40 anos é moradora de Juazeiro. "Eu amei a presença do pessoal do meio ambiente e depois das informações que eles passaram de como plantar e cuidar eu quero mais plantinhas para minha casa" destacou.

Ascom/Juazeiro
publicado em 24 de Fevereiro / 2017 às 21:00

RONDESP NORTE PRENDE TRAFICANTE NO BAIRRO ALTO DA MARAVILHA

Nesta quinta-feira (23) equipes da RONDESP NORTE receberam denúncias anônimas de que um homem conhecido como "PEDRÃO", estaria vendendo drogas em sua residência no bairro Alto da Maravilha, Juazeiro. Os Rondespianos seguiram em diligência até o local informado onde localizaram um homem que estava em frente ao imóvel suspeito, ele informou que se encontrava ali para comprar droga a um indivíduo vulgo "PEDRÃO". Este último, PEDRO DA SILVA FERREIRA, foi abordado em via pública e confirmou que vendia maconha. Disse ainda que tinha comprado 900g da droga na ilha do fogo, desse total já teria vendido 200g  por R$ 350,00 e que o restante da droga estaria escondida em sua casa. Com a permissão de "PEDRÃO", o efetivo entrou em sua residência e encontrou os seguintes materiais:

• Aproximadamente 700g de maconha (acondicionada em uma embalagem plástica);

• 03 aparelhos celulares;

• R$ 210,00 em espécie. 

O acusado foi encaminhado à delegacia, juntamente com o material apreendido.

Com informações da Rondesp Norte
publicado em 24 de Fevereiro / 2017 às 20:30

Prefeitura de Uauá realizou com sucesso Jornada Pedagógica 2017

A Prefeitura de Uauá, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou de 20 a 22 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 'Educação com Pé no Chão do Sertão'.  O evento reuniu professores, coordenadores e gestores da Rede Municipal de Ensino e contou com mesas de diálogo e minicursos, envolvendo professores de instituição de ensino superior (Institutos Federais e Universidades), bem como membros de organizações não governamentais.

Temas como cultura, trabalho, currículo, educação libertadora, bem como o papel da pesquisa na educação infantil e no ensino fundamental, enriqueceram a formação dos professores que participaram com afinco das atividades.

De acordo com a secretária de educação, professora Jussara Dantas, a Jornada Pedagógica,  retoma do debate da Proposta Político-pedagógica Municipal, visando fortalecer os vínculos da educação com as comunidades e com o processo de desenvolvimento local.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 24 de Fevereiro / 2017 às 20:21

Goleiro Bruno deixa prisão em Minas Gerais

O goleiro Bruno Fernandes, de 32 anos, ganhou liberdade na noite desta sexta-feira (24). O ex-atleta do Flamengo deixou a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) de Santa Luzia, que fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), pela porta da frente.

De acordo com o Estado de Minas, por volta das 19h08, Bruno começou a recolher seus pertences na Apac. Ele foi autorizado a deixar a penitenciária após um oficial de Justiça entregar o alvará de soltura no local. Lúcio Adolfo, advogado do atleta, acompanhou o procedimento, assim como alguns familiares do jogador.

A prisão do jogador já foi revogada no sistema do Tribunal de Justiça de Minas Gerais ainda na tarde de hoje. Ele foi autorizado a deixar a prisão após o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, conceder um habeas corpus.

Fonte: NMB
publicado em 24 de Fevereiro / 2017 às 20:00

Guarda Municipal recupera moto roubada no centro de Petrolina

A equipe do Grupamento Tático Motorizado (GTM) da Guarda Civil Municipal de Petrolina localizou na noite da última quinta-feira (23) uma moto roubada. O veículo FAN ES 125 de cor preta, com placa KKB-7841, foi encontrado nas proximidades da igreja Matriz, no centro da cidade. Depois da apreensão, o veículo foi conduzido até a delegacia de Roubos e Furtos da Polícia Civil, localizada no bairro Ouro Preto, onde foi constatada a existência de queixa de roubo por parte do proprietário da moto e ainda o uso do veículo em assaltos na cidade.

Para o comandante da Guarda Municipal de Petrolina, Inspetor Luiz Diniz, a ação de ontem reforça o trabalho da corporação no combate à criminalidade em Petrolina. "Depois da informação de um assalto ocorrido ontem a tarde em uma casa lotérica, nossos homens saíram em busca dos criminosos. Como encontramos a moto ainda com a chave na ignição, significa que estivemos muito perto de alcançá-los. Não foi possível, mas agora a moto será um recurso a menos à serviço dos bandidos", celebra Diniz.

Ascom/Petrolina
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.