Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Política
24 de Julho / 2014 às 06:29 | 5 Comentários

O candidato da coligação Pra Bahia Mudar Mais, Rui Costa, disse não acreditar nos números apresentados na pesquisa do Ibope, divulgada pela Rede Bahia, de propriedade de apoiadores do seu adversário Paulo Souto. Coincidentemente, o resultado é veiculado pela emissora justamente no dia da inauguração do comitê eleitoral do democrata. "Não esperava outro resultado. Na Bahia, o mesmo instituto foi desautorizado pelo povo nas últimas eleições, em 2006 e 2010. Pelo visto, está caminhando para uma nova desmoralização", disse Rui salientando que tem visitado municípios nas mais diversas regiões do estado. "O sentimento do povo é completamente diferente do resultado desta pesquisa".

Ascom rui Costa Foto: Mateus Pereira
Política
24 de Julho / 2014 às 06:00 | 2 Comentários

Nesta quarta-feira (23), o técnico do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Wilson Alves e os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP) entregaram em dez estabelecimentos comerciais de Juazeiro um certificado de participação no ‘Programa de instalação da Caixa de Gordura com cesta’. O objetivo da entrega foi reconhecer a contribuição da empresa na preservação do meio ambiente e na manutenção da rede coletora de esgoto, com a diminuição dos impactos ambientais sanitários gerados pela atividade.

Um bom exemplo vem da empresária Solange Humberto de Lima. Há três anos ela reformou seu restaurante e instalou duas caixas de gorduras. “As pias entupiam constantemente e a água transbordava na avenida em frente ao restaurante, ocasionando transtornos para os clientes devido ao mau cheiro. Por isso, quando reformei tomei a iniciativa de colocar imediatamente a caixa e o problema foi solucionado. O mais importante é que sei que estou contribuindo com a preservação do meio ambiente”, declarou a empresária.  

No estabelecimento que Romilson Rocha é gerente as caixas de gordura foram colocadas após a visita dos técnicos do SAAE e dos fiscais da SEMAOP. “Agradecemos a orientação que nos foi dada. Só de saber que não terei problemas com o entupimento na rede de esgoto fico aliviado e sei que os benefícios serão muitos”, disse Rocha, que tem orientado as cozinheiras para não jogarem o óleo de cozinha direto na pia e sim guardar numa garrafa pet para depois doar a alguma instituição

O técnico do SAAE, Wilson Alves, dá dicas de como proceder com a instalação. “A caixa de gordura tem que ser colocada na parte interna do estabelecimento ou áreas próximas à cozinha e instalada na tubulação que recebe água da pia que vai direto para o passeio”, explicou. Wilson alerta que não pode ser colocada na calçada e nem instalada na mesma tubulação da bacia sanitária.         

O fiscal de postura da SEMAOP, Ramson Pergentino, esclarece como o trabalho está sendo executado. “No primeiro momento realizamos a visita a diversos pontos comerciais da cidade, orientando os donos quanto a importância da instalação da caixa. Concluído essa etapa, realizamos a notificação nas empresas que não regularizaram a colocação, dando um prazo para se adaptarem. Agora estamos retornando aos estabelecimentos e caso não tenham se adaptado serão advertidos, persistindo será aplicada uma multa”, finalizou. 

Ascom SAAE
Espaço do Leitor
23 de Julho / 2014 às 23:00 | 1 Comentário

Redovagno Ribeiro - Julho de 2014

Numa sacada aventureira a humanidade chega ao mais complexo e ousado mundo. A aventura que nunca se vence inicia logo após a formação do feto por completo. A fase mais tranquila ainda é a aquela vivenciada no ventre da mãe por curtos nove meses, que de tão gostoso que é aquele período, a criança esperneia e se move sem querer deixar a barriga da mãe. Parece que ela entende que logo se encontrará com um gigante invencível e perverso.

A disposição que se tem por toda a vida é imensa e impossível de se calcular. Acreditamos que nem mesmo após a morte ela não se disfarce, pois, é bem verdade que continua a expectativa pela salvação da alma. Isso nos remete a impressão real de que não se deve abandonar a luta nem morto. Parece claro assim, que a vida corre atrás da morte, e a morte atrás da salvação. Um ciclo que parece não ter fim. Em contrapartida, tudo resulta numa busca árdua por algo melhor.

Anuncia a Bíblia que mais tarde todos serão chamados para o julgamento final, até aqueles já sepultados. Será naquela assentada como imaginamos perante o Deus todo poderoso que ocorrerá a prestação de contas de tudo aquilo que se fizera durante a vida melancólica que durou enquanto esteve neste mundo de “fogo” e de cristais.

Dureza bem maior será para os condenados, se é que haverá. Os quais segundo alguns estudos serão remetidos ao inferno. Ora, não se coloca em dúvidas a capacidade e poder do Divino Espírito Santo, mas se realmente houver essa tal condenação e essa intragável prisão, daí poderá vir a maior e a mais horrível punição que poderemos ver ou receber.

Subentendo não ser bem assim, a ideia em nada tem haver com o amor e a paixão de Cristo para com seus inseparáveis filhos. Haverá, creio, um julgamento sem o encaminhamento de quem quer que seja ao complexo do diabo. Não dar para crê nisso.  Jamais Deus dará ao seu semelhante à brusca prisão na Casa do Diabo. Digo isso porque nem mesmo se houvesse tal punição, pra lá não iria os profanos como alguns nos chamam. Razão porque o Deus que creiamos, não faz acordos com o Diabo, sequer condena alguém para a ele ser submetido.

Por relevância que é, voltemos a falar da dura passagem pelo mundo que encaramos. Fazendo com que muitas vezes achamos que a punição que merecemos, conosco ela se manteve tão somente durante a vida que logramos. É possível que esta seja a mais razoável interpretação dentro deste orgulhoso assunto. Num estilo que nem nós mesmos entendemos, o homem se joga ao mundo torturando a si mesmo. Tempos passam e logo as rugas aparecem e ele continua se achando o melhor e o maior homem entre os outros.

Nasce rico e fica pobre, depois fica rico e pobre novamente. Isso ocorre porque aquilo que se reconhece como bem material, o transforma num indivíduo que voa sem ter onde pousar e pode acabar morrendo sem saber e doendo sem sentir dor. A miserabilidade está em cada um de nós, isso porque nós mesmos planejamos a nossa derrota que nos causa consequências avassaladoras, e, nos impede de ser capazes de vencer a ignorância, a tortura, a perseguição e a fraqueza que logo culmina na morte prematura.

A pecaminosidade germina a partir da premissa de se achar invencível e superior em tudo. Daí em diante ele se abarca numa vida que mata a si e os outros, navegando num caminho inserto e sem merecer chegada, porém continua sem entender, ou porque não quer, ou porque acredita na sua própria força. Há tá! Esse caminho poderá tá te levando a sua própria morte.

A razão de si vir ao mundo é outra camarada. Podemos fazer muito, mas o progresso humano na sua conjuntura é olhar para o horizonte estendendo a vida além dele. Não há razão para viver atropelando a sua própria sombra, ela tem de ser respeitada assim como se respeita a dos outros. Ela pode ser vista como um sinal de que você não está sozinho aqui, e precisa se organizar para não esbulhar o campo que não é só seu.

O granjeio de objetos, produtos e até de dinheiro adquiridos, não podem se sobrepor a dignidade das pessoas, pois, assim sendo, envereda-se por caminhos sem sabor, e pior ainda, afetando a vida dos seus semelhantes. Conosco está a luta de viver, e, Ele, o Rei Jesus não te abandona, mas guarde consigo uma verdade, o julgamento virá e pode não ser aquilo que você espera. Naturalmente tudo é visto como bom, mas as atitudes modéstias é que nos prova que se veio pra lutar e vencer, nunca ser vencido.

Assim, já dizia Sócrates: o que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São essas as virtudes que devem formar o seu caráter. Sendo assim, não há dureza alguma ter chegado até aqui, o que falta é encarar com gratidão e lealdade a tudo e a todos. Viva essa arca construída por Deus, mais forte e mais reparativo do que a arca de Noé. Com uma condição. Se contenha. O mundo não é somente seu! Tá lembrado disso?

Informativos
23 de Julho / 2014 às 22:30 | Nenhum Comentário

Está aberta a segunda rodada de convocação dos contemplados pela edição 2014 do Programa Carteira de Habilitação Popular (CNH Popular). Mais de 12 mil pessoas estão sendo chamadas para confirmação de dados e encaminhamento para um dos Centros de Formação de Condutores credenciados junto ao DETRAN-PE com direito a realizar, gratuitamente, todas as etapas do processo de Habilitação de Condutores. Os selecionados devem acessar o site do DETRAN-PE, verificar se fazem parte desta 2ª lista de convocações e agendar online data, hora e ponto de atendimento ao qual devem comparecer para efetuar a confirmação dos dados cadastrais (validação) informados no ato de inscrição no Programa.  Só poderão realizar a confirmação de dados os convocados que, previamente, agendarem online atendimento para o CNH Popular.

Retardatários - Os convocados da 1ª rodada que ainda não compareceram ao DETRAN terão de aguardar o período que vai de 30 de agosto a 13 de setembro para fazer a confirmação de dados e dar entrada no benefício. Beneficiados - As vagas do Programa são divididas equitativamente entre Região Metropolitana e Interior do estado. No momento da validação, os contemplados pelo CNH Popular devem ter em mãos toda a documentação exigida, que varia de acordo com o segmento contemplado pelo Programa. A lista dos documentos necessários pode ser conferida no link CNH Popular, disponível no site do DETRAN-PE (www.detran.pe.gov.br).

Criado, em 2008, o CNH Popular já beneficiou mais de 70 mil pernambucanos, contribuindo para que pessoas de baixa renda tenham maior oportunidade no mercado de trabalho. O Programa favorece segmentos como o dos desempregados, beneficiários de programas assistenciais como Bolsa Família e Chapéu de Palha, alunos da rede pública de ensino, além de egressos do sistema penitenciário e socioeducandos da Fundação de Atendimento Sócioeducativo de Pernambuco (Funase). O valor de uma CNH gira entre R$ 800,00 e R$ 1.300,00. O processo é inteiramente custeado pelo Governo do Estado. Em 2013, os investimentos do CNH Popular giraram em torno dos R$ 15 Milhões. De 2008 a 2013, foram investidos mais de cem milhões de reais no Programa.

Ascom Detran-PE
Policial
23 de Julho / 2014 às 22:00 | 2 Comentários

Policiais da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam Adalberto Ferreira do Nascimento, 49 anos, por solicitação de fiscal do Conselho Regional de Odontologia, após denúncias de exercício ilegal da Odontologia, na Praça Lauro de Freitas, em Jaguarari, nesta terça feira (22).

Os policiais e o fiscal flagraram o falso dentista em atendimento a uma adolescente. Em seguida, apresentaram o acusado na delegacia de Polícia Civil de Senhor do Bonfim, onde foi autuado em flagrante.

Política
23 de Julho / 2014 às 21:30 | Nenhum Comentário

Nota de pesar

"Pernambuco chora a perda de Ariano Suassuna: O grande, mestre das palavras e do sentimento mais profundo da alma nordestina. Com a sua partida fica o vazio intelectual, mas, sobretudo, o vazio humano, pela sua imensa capacidade de entender, traduzir e amar os pernambucanos, os nordestinos, os brasileiros. Hoje é um dia muito triste para mim".

Armando Monteiro

Governador da Bahia lamenta morte do escritor Ariano Suassuna

O governador Jaques Wagner lamentou a morte do poeta, escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, aos 87 anos, ocorrida nesta quarta-feira (23), em Recife (PE). "A cultura nordestina perdeu um dos seus maiores defensores. O Auto da Compadecida, sua obra mais conhecida, foi traduzida para vários idiomas e adaptada para o cinema e a TV, levando o imaginário nordestino a públicos distantes. Com o Movimento Armorial, Suassuna buscou uma expressão erudita para as manifestações artísticas populares. Foi um pensador incansável e deixará muita saudade", disse o governador. O sepultamento do escritor será nesta quinta-feira, na capital pernambucana.
Variadas
23 de Julho / 2014 às 21:00 | 1 Comentário

Em continuidade às festividades pelos 136 anos de Juazeiro, o prefeito Isaac Carvalho e o secretário da Saúde, Cássio Garcia assinam a ordem de serviço da Ambiência da Maternidade Municipal, nesta quinta-feira (24), às 9h, no Paço.

“A reforma física da unidade faz parte da política Nacional de Humanização, onde o município foi um dos poucos contemplados”, declarou a diretora do Hospital Materno-Infantil, Fabíola Ribeiro, durante participação no programa Geraldo José (Transamérica FM) na tarde desta quarta-feira (23).

Desde agosto de 2010, abertura da unidade, a Maternidade coloca em prática está diretriz - que visa melhorar os espaços já existentes para acolher de forma mais saudável os usuários e profissionais.  Até dezembro de 2013 já foram mais de 12 mil partos humanizados e 45 mil atendimentos às gestantes.

Fabíola Ribeiro ainda convidou a população juazeirense a prestigiar o ato de assinatura da ordem de serviço, nesta quinta, às 09 h, no Paço Municipal. 

Vânia Castro/SESAU
Variadas
23 de Julho / 2014 às 20:30 | 1 Comentário

Centro de Convenções de Petrolina, em Juazeiro. Este é o local do show de Gabriel O Pensador no dia 08 de agosto. Pelo menos é assim que consta no banner de divulgação do show, publicado na página oficial do cantor no Facebook, rapidamente compartilhada pelos internautas das duas cidades.

Afinal, quem está produzindo o show e onde realmente ele será? Vamos aguardar mais detalhes do evento.

Portal Zap
Eleição 2014
23 de Julho / 2014 às 20:30 | Nenhum Comentário

“O povo quer mudança”. A justificativa do ex-prefeito de Varzedo, Del Araújo, do PP, partido da base do governo Wagner, era comum a todos os líderes políticos do interior que comunicaram apoio às candidaturas de Paulo Souto, a governador, e Geddel Vieira Lima, a senador, na manhã desta quarta-feira (23). Representantes de Ichu, Belo Campo, São Gabriel, Serrinha, Senhor do Bonfim e Varzedo estiveram no escritório político de Salvador.

Também de Varzedo, o ex-petista Elivaldo Pará acompanhava o conterrâneo na decisão de aderir à chapa majoritária oposicionista. “Está todo mundo cansado do desmando e de ver tudo à toa na Bahia”, comentou. Acompanhado pelos vereadores Pedrão e Rui Jr., o presidente Quinho, do PDT de Belo Campo, outra legenda da base governista, não hesitou em dizer que “Paulo Souto é o melhor e tem capacidade de realizar as mudanças que o estado precisa, principalmente na saúde”. 

Formada pelos vereadores Manoel Afonso (PSDB), Antonio Egberto (PHS), William Gonçalves (PSDB) e Adalberto Santiago (PHS), a comitiva de Ichu também manifestou confiança na competência de Paulo Souto para resolver o problema da regulação na saúde, além da segurança e educação. O ex-prefeito de São Gabriel, Edes Rocha, e seu ex-vice Anísio Martins, além do prefeito de Senhor do Bonfim, Dr. Correia, e do vereador Milton, também reafirmaram o apoio a Paulo Souto e Geddel, que gratos a agradeceram, comprometendo-se a trabalhar pela Bahia.

Ascom DEM BA Foto: Valter Pontes
Política
23 de Julho / 2014 às 20:00 | 6 Comentários

O prefeito Isaac Carvalho, acompanhado do vice-prefeito Francisco Oliveira e do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), Jorge Barboza, visitou nesta quarta-feira (23) a obra de pavimentação asfáltica da Avenida Irmã Dulce 2, que liga os bairros Codevasf e Malhada da Areia à BA 210, que faz parte do programa de Intervenção Urbana.

O secretário Jorge Barboza ressaltou o compromisso da gestão Isaac Carvalho em viabilizar a melhoria da infraestrutura dos bairros da cidade com o objetivo de beneficiar toda a população. “Proporcionar a esta comunidade uma maior mobilidade com ruas e avenidas pavimentadas é dar dignidade aos moradores. Esta gestão está trabalhando para que não só os moradores dos bairros Malhada da Areia e Codevasf, mas também dos adjacentes, possam usufruir desta importante via de acesso”, ressaltou o gestor da SEDUH.

O prefeito Isaac Carvalho destacou a importância desta obra para essa área da cidade e para Juazeiro como um todo, resultado do projeto de Intervenção Urbana/PAC 2. “Esta é a obra da Irmã Dulce 2, mas estamos realizando trabalhos em mais seis avenidas que irão beneficiar 12 bairros de Juazeiro. Este projeto é completo no sentido de infraestrutura, pavimentação e drenagem e trará aos moradores uma maior mobilidade urbana para acesso às faculdades, escolas, supermercados e também melhorar o trânsito da nossa cidade”, enfatizou Isaac.

Também estiveram presentes os vereadores Anastácio Assis e Damião Medrado, os secretários Paulo Bonfim (Governo), Joaquim Neto (SAAE), Juvenilson Passos (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Paulo César Carvalho (Comunicação), o assessor Plínio Amorim (Infraestrutura) e o engenheiro responsável pela obra, Hemerson Cardoso.

 
Ascom SEDUH
Política
23 de Julho / 2014 às 19:30 | 1 Comentário

Gonzaga Patriota lamentou o falecimento do escritor, dramaturgo e poeta paraibano Ariano Suassuna, que morreu nesta quarta-feira (23), aos 87 anos, no Hospital Português, em Recife. “Acabei de receber a triste notícia de que o nosso mestre Ariano Suassuna nos deixou. O Nordeste e o Brasil estão de luto. A literatura brasileira também. Obrigado mestre pelo grande legado que você nos deixou. A família, aos amigos, aos milhões de fãs, minha solidariedade nessa hora de dor. Ariano Suassuna permanecerá para sempre como uma das maiores referências da nossa cultura. Descanse em paz!”

Aline Benevides Ascom Dep. Gonzaga Patriota
Eleição 2014
23 de Julho / 2014 às 19:29 | 12 Comentários

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (23) mostra Paulo Souto (DEM) com 42% das intenções de voto para governador do estado da Bahia. Em seguida, aparecem Lídice da Mata (PSB) com 11%, Rui Costa (PT) com 8%, Da Luz (PRTB) com 2%, e Marcos Mendes (PSOL) e Renata Mallet (PSTU) empatados com 1%. A pesquisa foi encomendada pela TV Bahia. Confira abaixo os números do Ibope, segundo a pesquisa estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor

Paulo Souto (DEM): 42%
Lídice da Mata (PSB): 11%
Rui Costa (PT): 8%
Da Luz (PRTB): 2%
Marcos Mendes (PSOL): 1%
Renata Mallet (PSTU): 1%
Brancos e nulos: 18%
Indecisos: 17%

A pesquisa Ibope ouviu 1.008 eleitores entre os dias 19 e 21 de julho em 59 municípios baianos. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de três pontos para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00006/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00237/2014.

Rejeição
A pesquisa aferiu a taxa de rejeição de cada um dos candidatos, isto é, aquele em quem o eleitor diz que não votará de jeito nenhum.

Da Luz: 27%
Lídice da Mata: 20%
Paulo Souto: 18%
Rui Costa: 18%
Marcos Mendes: 13%
Renata Mallet: 13%
Não rejeitaram nenhum dos candidatos: 11%
Não souberam ou não opinaram: 25%

Classficação do governo atual
A pesquisa Ibope também perguntou como o eleitor classifica a administração do governador Jaques Wagner.

Ótima: 6%
Boa: 23%
Regular: 39%
Ruim: 10%
Péssima: 17%
Não souberam ou não opinaram: 4%

G1 Bahia Foto da Internet
Política
23 de Julho / 2014 às 19:04 | 5 Comentários

A Secretaria da Saúde (SESAU) de Juazeiro respondeu, em nota, a reclamação do leitor do Blog, Pedro Philip, na Coluna Espaço do Leitor (aqui), que reclamou sobre o atendimento dos profissionais do Setor de Zoonoses do Município. 

A SESAU informa ao Sr. Pedro Philip que em breve o atendimento da Carrocinha será normalizado. A licitação para a compra da ração e do anestésico está em andamento. Quanto ao horário de funcionamento do serviço, a situação já foi averiguada e as providências cabíveis serão tomadas.

Ascom SESAU
Política
23 de Julho / 2014 às 18:27 | 2 Comentários

A adesão à campanha do deputado estadual Adolfo Viana (PSDB) continua acontecendo. Na manhã desta quarta-feira (23), o empresário Alex Ferreira firmou compromisso com o parlamentar tucano. O candidato a governador da Bahia, Paulo Souto e Geddel Vieira Lima que concorre à vaga de senador, também terão apoio do empresário que é natural do município de Campo Alegre de Lourdes e foi candidato a prefeito da cidade nas eleições de 2012.

“Paulo Souto foi o melhor governador que já houve no estado. O deputado Adolfo Viana sempre defendeu a região do Vale do São Francisco e com o meu apoio faremos oposição à atual gestão municipal, que tem feito péssima administração. A chapa de oposição é o melhor para a Bahia”, contou, o empresário. 

O parlamentar tucano agradeceu a parceria e disse que continuará defendendo o município na Assembleia Legislativa. “Tenho compromisso com toda a região do Vale e continuarei lutando pelo melhor para a população local”, afirmou o deputado Adolfo Viana.

Ascom deputado Adolfo Viana
Variadas
23 de Julho / 2014 às 18:18 | 4 Comentários

Morreu no  Recife, nesta quarta-feira (23), o escritor, dramaturgo e poeta paraibano  Ariano Suassuna, aos 87 anos. Ele estava internado desde a noite de segunda (21) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Português, onde foi submetido a uma cirurgia na mesma noite após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico. A cirurgia durou aproximadamente uma hora e ele havia passado a noite bem, sendo transferido para a UTI neurológica. A operação foi feita para a colocação de dois drenos que controlariam a pressão intracraniana. Na noite de terça-feira (22), o quadro dele se agravou, devido a "queda da pressão arterial e pressão intracraniana muito elevada", conforme foi informado em boletim.

Em 2013, Ariano foi internado duas vezes. A primeira delas em 21 de agosto, quando sentiu-se mal após sofrer um infarto agudo do miocárdio de pequenas proporções, de acordo com os médicos, e ficou internado na unidade coronária, mas depois foi transferido para um apartamento no hospital. Recebeu alta após seis dias, com recomendação de repouso e nenhuma visita. Dias depois, um aneurisma cerebral o levou de volta ao hospital. Uma arteriografia foi feita para tratamento e ele saiu da UTI para um apartamento do hospital, de onde recebeu alta seis dias depois da internação, no dia 4 de setembro.

Ariano Suassuna nasceu em 16 de junho de 1927, em João Pessoa, e cresceu no Sertão paraibano. Mudou-se com a família para o Recife em 1942. Mesmo com os problemas na saúde, ele permanecia em plena atividade profissional. "No Sertão do Nordeste a morte tem nome, chama-se Caetana. Se ela está pensando em me levar, não pense que vai ser fácil, não. Ela vai suar! Se vier com essas besteirinhas de infarto e aneurisma no cérebro, isso eu tiro de letra", disse ele, em dezembro de 2013, durante a retomada de suas aulas-espetáculo.

Em março deste ano, Ariano foi homenageado pelo maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada.  Ele pediu que a decoração fosse feita nas cores do Sport, vermelho e preto, e ficou muito contente com a homenagem. “Eu acho o futebol uma manifestação cultural que tem muitas ligações com o carnaval”, disse, na ocasião. No mesmo mês, o escritor concedeu uma entrevista à TV Globo Nordeste sobre a finalização de seu novo livro, “O jumento sedutor”. Os manuscritos começaram a ser trabalhados há mais de trinta anos. Na última sexta-feira, Suassuna apresentou uma aula espetáculo no teatro Luiz Souto Dourado, em Garanhuns, durante o Festival de Inverno. No carnaval do próximo ano, o autor paraibano deve ser homenageado pela escola de samba Unidos de Padre Miguel, do Rio de Janeiro.

Fonte: G1
Política
23 de Julho / 2014 às 18:01 | 18 Comentários

O ex-prefeito de Sento Sé, Juvenilson Passos do Santos, foi multado pelo Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta quarta-feira (23/07), devido a irregularidade na prestação dos recursos repassados a entidades civis, durante o exercício financeiro de 2007. O conselheiro relator, Paolo Marconi, determinou que o ex-prefeito devolva ao erário o valor de R$6.200,00, além de aplicar multa de R$ 1 mil, em relação as irregularidades comprovadas no repasse à Escola Núcleo São Francisco, bem como o ressarcimento de R$3 mil e outra sanção de R$1 mil, devido as falhas identificadas nos recursos transferidos para a Escola Núcleo Vereador Luís Antônio dos Reis.

A relatoria identificou a ausência do extrato bancário original da conta das entidades, dos comprovantes de despesas realizadas, do demonstrativo financeiro e do parecer do órgão de controle interno. Cabe recurso da decisão.

Ascom TCM
Informativos
23 de Julho / 2014 às 17:28 | 4 Comentários

A fiscalização de trânsito da CSTT informa à população dos bairros Santo Antônio e adjacências que nesta quinta-feira (24), a partir das 18h, a Avenida Raul Alves ficará interditada durante toda a noite para a realização do recapeamento asfáltico. A interdição acontecerá da rampa de descida da ponte (Petrolina/Juazeiro) até as imediações do primeiro pontilhão.

A fim de que não haja dúvidas quanto ao tráfego de veículos, a CSTT orienta o condutor que estiver no sentido Country Clube a utilizar o pontilhão da AABB. E os que estiverem dirigindo no sentido do Centro devem utilizar o pontilhão da Coelba. Caso estejam na Orla, devem seguir pela Travessa Edson Ribeiro no sentido Estádio Adauto Moraes.

O recapeamento da Avenida Raul Alves – cujo asfalto está desgastado e há muito tempo não recebia reparos – é mais uma ação da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, em parceria com a Conder/BA, e também faz parte da primeira etapa de requalificação da área central da cidade.

 

 
Ascom/PMJ
Política
23 de Julho / 2014 às 17:00 | Nenhum Comentário

O jingle do candidato a deputado estadual Vilmar Capellaro, (PPS) passa a fazer parte de sua caminhada à Assembleia Legislativa a partir dessa semana. O jingle é uma criação de Valman Rivas (responsável pelo marketing da campanha do candidato) e Idalmir Oliveira que também produz a música junto com Hélio Bomfim, do HB Stúdio, no Recife.

O ritmo é um forró xoteado e a letra destaca pontos que retratam a trajetória de Vilmar em bandeiras que defende com uma agricultura forte e para todos, educação de qualidade e o desenvolvimento do Sertão de forma igual para a região. Destaca ainda o slogan de campanha de Vilmar que é A Nova Força do Sertão e qualidades do candidato como ser amigo do homem simples e do sertanejo batalhador.

Ascom
Policial
23 de Julho / 2014 às 16:30 | Nenhum Comentário

Mais de 220 litros de gasolina que estava sendo usados em comercialização ilegal em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco, foram apreendidos nesta terça-feira (22). Ela estava sendo vendida em uma residência. De acordo com a Polícia Militar, esta prática de venda ilegal de combustível configura-se como crime contra a economia popular. Na casa onde a gasolina estava sendo armazenada, a PM localizou ainda duas espingardas calibres 32 e 28, com 13 cartuchos deflagrados. A apreensão aconteceu durante uma operação conjunta entre as polícias Militar e Civil em cumprimento a mandados de prisão.

G1 Petrolina (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Política
23 de Julho / 2014 às 16:00 | 3 Comentários

Os deputados estaduais que disputam vagas em Brasília nas eleições de outubro declararam verbas mais salgadas à Assembleia Legislativa (AL-BA) no último mês de junho, tanto na comparação com o mesmo período de 2012, quanto em janeiro de 2014. De acordo com levantamento feito pelo Bahia Notícias, com base na prestação de contas dos candidatos, os gastos em divulgação da atividade parlamentar ou em consultorias e assessorias aumentaram de 2% a 966%. O maior índice de crescimento pertence à prestação do ex-deputado Capitão Tadeu (PSB), que perdeu recentemente o mandato por decisão da Justiça. De janeiro a julho deste ano, o postulante à Câmara Federal aumentou de R$ 9 mil, em janeiro deste ano, a R$ 96 mil, em junho, o pedido de indenização à Casa na categoria “Divulgação da Atividade Parlamentar”. Houve ainda incremento de 233% em relação aos gastos de junho de 2012 e o mesmo mês de 2014. Já o deputado Mário Negromonte Júnior (PP) aumentou em 99,6% as verbas em divulgação da atividade parlamentar entre junho de 2012 e o mesmo mês de 2014. O presidente estadual do DEM, Paulo Azi, tem variações de 289,4% e 461,3% nas despesas na mesma categoria, em relação a janeiro e junho do mesmo ano, ante junho de 2012 e junho de 2014, respectivamente.

Ex-secretário de Educação do município de Salvador, João Carlos Bacelar (PTN) manteve os gastos em divulgação nos meses de janeiro e junho, porém alavancou em 178% as despesas quando comparado ao mês seis de 2012, na seção de “Consultorias, Assessorias, Pesquisas e Trabalhos Técnicos”. O líder da oposição Elmar Nascimento (DEM) também manteve a média de janeiro a junho nos gastos em consultoria e assessoria, no entanto, em referência a junho de 2012 e 2014, houve uma elevação de 87%. O volume é quase a mesma porcentagem do pepista Ronaldo Carletto (80%), quando comparadas as finanças de junho de 2012 e junho de 2014 na categoria de consultorias e assessorias. Os deputados que contaram com menor variação foram o petista Yulo Oiticica e Cacá Leão (PP). O primeiro aumentou em 11,5% os gastos em junho na divulgação das atividades em relação ao mesmo mês de 2012. Já o segundo contou com um decréscimo: enquanto em junho de 2012 o parlamentar gastou R$ 25 mil em divulgação das atividades, em junho de 2014 o total foi de R$ 2,3 mil. Segundo a assessoria parlamentar do presidente do Legislativo, Marcelo Nilo (PDT), a verba indenizatória é prevista em lei e serve para a Casa ressarcir os gastos que não estão relacionados à manutenção da equipe do gabinete. O teto de custos por mês é de aproximadamente R$ 32 mil, porém pode ser acumulado se o parlamentar não gastar toda a receita prevista para o período. As despesas são recompensadas somente com apresentação de notas fiscais, após conferência na auditoria da AL-BA.  

BN
Variadas
23 de Julho / 2014 às 15:30 | Nenhum Comentário

Nesta quarta-feira (23), a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS) vai certificar mais de 300 alunos que participaram das 13 oficinas profissionalizantes oferecidas pelo Programa Municipal Qualifica Juazeiro. O evento, que faz parte da programação do aniversário da cidade, acontece às 18h, no Colégio Tableau, ao lado do Armazém Caffé.

Durante dois meses foram oferecidas as oficinas de Cuidador de Crianças, Cuidador de Idosos, Serviços Domésticos, Recepcionista, Biscuit, Artes com Tecidos, Arte com Recicláveis, Decoração para Festas, Doces e Compotas, Dança, Musicalização (flauta, violão, coral) e Percussão. Os alunos vão realizar uma amostra de todas as atividades desenvolvidas durante as oficinas, com apresentações musicais, dança e uma exposição de produtos e peças confeccionadas em sala de aula.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), Célia Regina Carvalho o objetivo do Programa é promover capacitações e gerar oportunidades de emprego e renda para os beneficiários dos Programas de Assistência Social. “Na última segunda-feira (21) certificamos também aproximadamente 300 alunos da Escola de Beleza, que também faz parte do Qualifica Juazeiro. Hoje vamos entregar mais 300 certificados das oficinas profissionalizantes, qualificando crianças, adolescentes e adultos atendidos pelos programas sociais, entre 06 a 60 anos de idade. O Governo Municipal está trabalhando para qualificar e melhorar a renda das pessoas na nossa cidade”, finalizou Célia Regina.

Por Emanuelle Lustosa/SEDIS
Política
23 de Julho / 2014 às 15:00 | Nenhum Comentário

As duas chapas concorrentes foram homologadas e disputarão a eleição dia 04 de agosto como determina termo assinado entre as partes. A comissão eleitoral se reuniu na segunda-feira, 21 de Julho, depois de analisar detalhadamente toda a documentação acostada aos pedidos das chapas. Tendo em vista que nenhuma impugnação foi apresentada, a chapa Um (01) e a chapa dois (02), foram homologadas e inscritas para concorrer ao pleito eleitoral de 2014, que será realizado no dia 04 de Agosto, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos (SINSERP), em Juazeiro.

Participaram da reunião de homologação representando a comissão eleitoral Cícero José da Silva, o atual presidente da AGMJ – Luiz Aberto S. Oliveira, representando a chapa 1 estiveram presentes Maria Luciana de Aquino Costa e Givanildo da Silva Marçal, representando a chapa 2, Valdenor Almeida Oliveira e Gilson Crisóstomo Castro. Logo em seguida o presidente da comissão eleitoral, Cícero José da Silva, entregou o termo de homologação, bem como as chapas completas aos homologados e representantes das mesmas. A comissão eleitoral, através de seu presidente, convoca a próxima reunião da comissão para o dia 29/07, as 9:00h, na sede do SINSERP.

Composição das Chapas:

Chapa 01 (Renovação, Transparência e Compromisso) - Em um só coração unidos venceremos.

Presidente: Luciana Aquino

Vice: Givanildo Marçal

1°Tesoureiro: Vagner Ferreira

2° Tesoureiro: Gilson Carvalho

1° Secretário: Marcos Aurélio

2° Secretário: Clodoaldo Pereira da Silva

Relações Públicas: Reginaldo Marçal

Esporte: Jailson da Silva Santos

Eventos: Maria Ivanilde

Conselho Fiscal

1° Membro: Edson Gomes

2° Membro: Jean Dias

3° Membro: Marcos Ferreira

1°suplente: Neuton Teixeira

2° Suplente: Lourival lopes de oliveira

3° Suplente: Carlos Alberto Leite

Chapa 02 (Juntos por uma AGMJ Transparente)

Presidente - Valdenor Almeida Oliveira

Vice - Itamar Alexandre

1° Tesoureiro - Neuza Miranda Lima Mendes

2/ Tesoureiro - Cicero Fernando dos Santos

1° Secretario - Gilson Crisóstomo Castro

2° Secretario - Josivaldo de Souza Leite

Relações Públicas - Francisco Camelo da Silva

Esporte - Lenilson Matos Brandão

Eventos - Vagner Silva Lopes

Conselho Fiscal

1° Membro - Clemens Nunes dos Santos

2° Membro - Ubaldo Laudilio Ferreira

3° Membro - Humberto do Nascimento Moura

1° Suplente - Paulo Dias Sales

2° Suplente – Cristovão Simão Gomes dos Santos

3° Suplente - Lindivaldo Cerqueira Silva.

Comissão eleitoral

Cícero José da Silva – Presidente

Raulzito Barbosa Duarte - Vice - Presidente

Marileide Barbosa Veloso - Secretária

Esporte
23 de Julho / 2014 às 14:30 | 1 Comentário

O juazeirense Jafel Filho, uma das revelações do MMA do Vale do São Francisco, continua na luta para manter a invencibilidade. O lutador já tem seu novo confronto marcado: dia 24 de agosto, a partir das 19h, ele sobe no octógono pelo Shooto 49, e a luta será transmitida ao vivo, diretamente do Rio de Janeiro.

Enquanto isso, Jafel segue a maratona de treino pesado com a equipe da Academia Nova União, ao lado de grandes feras do MMA. "O apoio da torcida de Juazeiro e da região é muito importante para mim. Esse carinho e reconhecimento me fazem criar ainda mais força para seguir em frente", disse Jafel.

Portal Zap
Política
23 de Julho / 2014 às 14:00 | Nenhum Comentário

Embora aliado político do prefeito ACM Neto (DEM), o candidato ao Senado Geddel Vieira Lima (PMDB) cobrou mais "rigor" da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom) em relação à falta de licenças do metrô de Salvador. A operadora CCR Bahia tem uma série de pendências documentais, a exemplo da falta de Habite-se das quatro estações em operação. "A prefeitura tem que ser mais rigorosa. Compreendo a tese do prefeito de que tem que colaborar com a cidade, mas a Sucom tem que tornar público o que está faltando, pedir para cumprir, dar o prazo e, se necessário, manda parar o metrô", sugeriu o peemedebista.

Ele compara situações recentes no Brasil e no mundo para solicitar que seja exigida a quitação das lacunas da operadora do transporte com o Município. "A prefeitura não pode compactuar com a incompetência da empresa e do governo do Estado. Recentemente houve um acidente grave com o metrô de Moscou. O prefeito de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, até hoje é acusado como corresponsável na tragédia da Boate Kiss por não fiscalizar o empreendimento", lembrou. Para Geddel, cabe à prefeitura não permitir a colocação em prática de um ditado popular na cidade. "O brasileiro tem mania de só fechar a porta depois de roubado. Deus nos livre e guarde, mas se acontecer alguma coisa, ninguém vai falar que o metrô funcionou por generosidade da prefeitura, mas vai dizer que a prefeitura não mandou parar", avaliou.

Foto e texto: BN
Política
23 de Julho / 2014 às 13:33 | Nenhum Comentário

O aquecimento econômico que está sendo vivenciado em Petrolina tem se tornado um dos principais motivos para a instalação de novos empreendimentos no município, favorecendo também  o aumento no número de agências bancárias na cidade.

Diante desse quadro, o Banco do Brasil inaugura nesta quinta-feira (24), a terceira agência do BB na cidade, situada na Avenida da Integração. O superintendente Regional do BB, José Medeiros, veio pessoalmente convidar o prefeito em exercício,  Osório Siqueira, que já confirmou sua presença no evento.

Ascom PMP

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage