Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
21,3%
Atualizado em: 16/04/2015
Policial
20 de Abril / 2015 às 08:30 | 2 Comentários

O final de semana prolongado com o feriado desta terça-feira, 21, dedicado às homenagens a José Joaquim da Silva Xavier (Tiradentes), mártir da inconfidência mineira, está sendo de extrema violência na sede e zonal rural de Juazeiro. Como já noticiado pelo blog ontem (19) foi morto às 05 da manhã deste domingo Cleber Carvalho de Oliveira residente à Travessa Veneza, bairro Alagadiço. Segundo informações de populares dois homens em uma moto atiraram contra a vítima que faleceu no local.

Às 20 horas, o plantão da Polícia Civil foi informado pelo Sicom de que na rua 11 do bairro Antônio Guilhermino ocorreu um homicídio. Uma equipe deslocou-se até a comunidade e lá comprovou o fato sendo que a vítima foi identificada como Renato da Silva Santos. Ele foi alvejado por seis disparos de arma de fogo.

Ainda no domingo, dia 19, às 22 e 20h, o plantão da Polícia Civil foi comunicado que a pessoa de Cláudio Honório da Mota foi assassinado no interior do seu veículo Golf, cor preta, placa JQO-4620, vítima de disparos de arma de fogo. Mais duas pessoas Edimar dos Santos Barbosa e Liliane Alves dos Santos foram lesionadas e transferidas para o Hospital de Traumas em Petrolina. Outra pessoa conhecida como Tainá de Tal não chegou a ser ferida, embora estivesse também no veículo. A autoria do homicídio ainda é desconhecida.

Por volta das 22 e 30h, no Residencial Brisa da Serra, a pessoa identificada apenas por Patrick Negão que reside no bairro Dom José Rodrigues, foi alvejada por um disparo de arma de fogo. Patrick foi socorrido para uma unidade hospitalar de Juazeiro.

Política
20 de Abril / 2015 às 08:26 | 1 Comentário

O deputado estadual Adolfo Viana (PSDB) iniciou uma série de visitas, que fará com parlamentares da Comissão de Meio Ambiente, a alguns dos rios que banham o estado da Bahia. A ideia é fazer um levantamento e apresentar à Secretaria de Meio Ambiente para que crie soluções e minimize os danos causados aos recursos hídricos da Bahia. Os próximos rios a serem visitados são: Praguaçu e São Francisco. Na última sexta-feira (17) Integrantes da comissão, representantes da ONG Rio Limpo e técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) visitaram o rio Joanes, o principal de uma bacia responsável por 40% do abastecimento de água de Salvador, que está totalmente poluído e com 98% do pescado reduzido.

"E o que resta não temos certeza da qualidade. Saio deste encontro satisfeito e com muita esperança, pois nunca tivemos essa equipe aqui preocupada em fazer algo pelo rio. São centenas de marisqueiras e pescadores que tiravam o sustento daí e hoje estão impossibilitados de trabalhar", destacou o presidente da Colônia de Pescadores do Município de Lauro de Freitas, Jonas Thomaz dos Santos.

O deputado Adolfo Viana idealizador da visita, disse que a comissão vai elaborar um documento para apresentar ao secretário de Meio Ambiente, Eugênio Spengler. "No momento em que o mundo discute a questão da falta de água, nos unimos para contribuir. Vamos visitar outros rios e tentar solucionar um problema que aflige o mundo inteiro", pontuou Viana. O parlamentar tucano acrescentou ainda que essas visitas, não têm o objetivo de fazer política partidária e sim proporcionar benefícios aos rios. "Vamos sugerir ao governo melhorias, apontar soluções, esse é o objetivo principal", completou.

Ascom/AdoldoViana
Política
20 de Abril / 2015 às 08:00 | Nenhum Comentário

A fim de interagir e orientar a comunidade nas atividades funcionais, a Secretaria de Saúde de Remanso realizou, sábado (18), uma ação de incentivo no cuidado de práticas esportivas. A iniciativa reuniu cerca de 200 pessoas na Prainha de Amaralina, onde muitos remansenses costumam fazer atividades físicas.

Quem esteve no local pôde fazer avaliação física, exames de glicemia e triglicerídeos, medir altura e peso, aferir pressão, doar sangue, receber orientação durante os exercícios e provar um café da manhã nutritivo. Segundo o secretário de Saúde, Cristiano Marques, a ação se originou devido ao aumento da procura de atividades físicas na cidade. “Percebemos que muitas pessoas estão fazendo exercícios diariamente no município, porém, algumas não praticam da maneira correta. Pensando nisso, promovemos essa busca ativa para orientar e analisar a saúde da comunidade”, afirma Marques.

O prefeito de Remanso, Dr. Celso, que participou de toda a programação, ressalta que a ação faz parte do compromisso da gestão em incentivar saúde, esporte e lazer. “Desde o início da gestão, incentivamos a população ao esporte e a vida saudável. A ação é uma prova disso. Continuaremos suando a camisa”. Durante uma corrida na Prainha, a autônoma Rose Mari Ferreira fez exames, avaliação física e aprovou a ação da prefeitura. “Adorei a iniciativa, é algo diferente que estávamos precisando em Remanso. Todo mundo gostou e espero que isso prevaleça”, conta.

Ascom Remanso Fotos: Tovinho Régis
Variadas
20 de Abril / 2015 às 07:27 | 5 Comentários

Em e-mail ao Blog a direção da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas reclama de um novo lixão que está se tornando a rua onde está localizada a sede da referida entidade que congrega os comerciantes de Juazeiro. Confira:

Geraldo,

Vivenciamos diuturnamente em frente à Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro - CDL a imagem de lixo e entulho (na calçada do Colégio Estadual Hildete Lomanto). Anos a fio, essa é uma prática comum de alguns moradores que residem nas ruas próximas ao logradouro onde se encontra a entidade que representa o varejo de Juazeiro. Sabemos que isso passa por educação e bons hábitos, entretanto algumas pessoas ainda não assumiram a responsabilidade pelo lixo da sua casa, quando deveriam deixá-lo à sua porta nos dias de coleta, com embalagem adequada.

Em razão disso urge por parte do poder público municipal averiguar tais comportamentos, que são cotidianos e sistemáticos para, em defesa da coletividade, inibir essa ação que contraria os bons hábitos de cidadãos civilizados, torna a rua feia e com odores insuportáveis, além de ser material propício para entupimento de "bocas de lobo" que ficam nas imediações, fato corriqueiro em dias de chuva.

No local, como se vê, há uma identificação que tenta inibir o comportamento dessas pessoas, mas sem sucesso. Insistimos no apoio conscientizador da Secretaria de Serviços Públicos, cujos representantes já foram, em data transata, informados pessoalmente acerca dessa situação.

Frequentemente, recebemos lojistas associados, usuários do SPC e autoridades em geral para eventos no auditório da CDL, porém esse visual desagradável permanece como um sinistro cartão postal. É preciso agir. É imperioso que haja ações educativas no local para expurgar esse mal hábito e debelar de vez essa imagem desabonadora, que destoa do comportamento da maioria dos moradores desse bairro, que é educada, ordeira e higiênica.

Obs.: O LIXO NAS IMAGENS ACIMA SE REFEREM AO DIA 26 DE MARÇO DE 2015.

VEJA A IMAGEM DO DIA 18 DE ABRIL DE 2015 (SÁBADO):

ASCOM / ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

CDL JUAZEIRO

Espaço do Leitor
20 de Abril / 2015 às 07:00 | 1 Comentário

O Banco do Brasil se instalou em Sento-Sé no início da década de 80 como Posto Avançado, e alguns anos depois passou à condição de agencia. Desde a sua implantação o banco foi assaltado em torno de oito ou nove vezes. Só no ano de 2001 o banco foi assaltado duas vezes.

A superintendência tomou várias providencias para tentar evitar os constantes assaltos, entre eles, colocou bloqueios com correntes no meio da rua de acesso ao banco, mesmo assim não impediu os constantes assaltos. Fui obrigado a ingressar com umas ações no Ministério Público para que as correntes fossem retiradas já que estavam prejudicando o acesso da população ao centro da cidade e até mesmo porque não impedia as ações ousadas dos assaltantes.   

Agora como se não bastasse a instituição financeira resolve publicar e fixar na porta de entrada do banco o seguinte aviso "O BANCO DO BRASIL informa que, a partir do dia 02/03/2015, por motivos de segurança, a sala de autoatendimento desta agência terá novo horário de atendimento de segunda a sexta feira: das 08 às 16 horas, aos sábados, domingos e feriados esta sala estará fechada".

Esta atitude do banco infringe dispositivos da Lei 8.078/90, o Código de Defesa do Consumidor, a lei que trata das relações de consumo em todas as esferas: civil, definindo as responsabilidades e os mecanismos para a reparação de danos causados; administrativa, definindo os mecanismos para o poder público atuar nas relações de consumo; e penal, estabelecendo novos tipos de crimes e as punições para os mesmos, conforme previsto no artigo 22 da mesma lei.

Art. 22. Os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos.

Parágrafo único. Nos casos de descumprimento, total ou parcial, das obrigações referidas neste artigo, serão as pessoas jurídicas compelidas a cumpri-las e a reparar os danos causados, na forma prevista neste código

O banco do Brasil é um prestador de serviço público e ganha muito bem por esta prestação de serviço, cobrado através de altas taxas da população.

O que é serviço público? 

"É todo aquele prestado pela administração ou por seus delegados, sob normas e controles estatais, para satisfazer necessidades essenciais ou secundarias da coletividade, ou simples conveniências do Estado".

Esta decisão vem causando muitos prejuízos e transtornos àqueles que necessitam constantemente dos serviços que são prestados pelo Banco do Brasil.

A população já sofre pela humilhação e o péssimo serviço prestado pela única casa lotérica da cidade, que forma filas intermináveis no meio da rua, (foto anexa) para  atender sem nenhuma estrutura mais de 12.000 beneficiários dos programas sociais e seguro pesca todos os anos, obrigando uma boa parte da nossa gente a procurar estes serviços em outros municípios como Juazeiro, Sobradinho, Itaguaçú da Bahia, Xique Xique, Irecê, Jussara, Umburanas, Campo Formoso e fazendo a perigosa travessia de barca para Remanso e Pilão Arcado,  deixando um rombo na economia do município.

Faço este breve comentário para mostrar o tamanho do prejuízo à nossa população e justificar o pedido de providencia por parte das nossas autoridades, principalmente do ministério público.

Assalto existiu e sempre vai existir, a questão da marginalidade está disseminada em todo país, não é uma decisão desta que vai inibir os assaltos e resolver o problema. 

Faço aqui um apelo como homem público, cidadão de Sento-Sé e cliente deste banco deste março de 1982, à Superintendência do Banco do Brasil, Secretaria de Segurança Pública do estado, Ministério Público, prefeito municipal e vereadores deste município para tomarem uma providência urgente para que esta agencia volte ao seu funcionamento normal o mais breve possível.

Espero uma providência urgente.

Jackson Coelho de Souza

Espaço do Leitor
20 de Abril / 2015 às 06:30 | 4 Comentários

Vejamos o que essa imagem pode nos dizer: Moramos em uma cidade onde as leis parecem ser feitas apenas para gastar tempo e papel. Temos na Constituição Federal nossa Carta maior, que deveria nortear normas de conduta sociais. Já em esferas que vão além do direito constitucional estudado em faculdades e cursos, temos como norma o código de trânsito CONTRAN, que é claro na maioria de seus artigos ao legislar e normatizar algumas regras que, em cidades que possuem o mínimo de organização e talvez vergonha na cara, deveriam ser cumpridas à luz da lei.

Juazeiro segundo dados do Detran, parece ter por volta de 90.000 veículos, fruto do consumo patrocinado pela vasta oferta de crédito, que nos dá a falsa impressão de poder real de compra. Quem gestou ou gesta essa SODÔMICA cidade, estava pouco se importando se um dia teríamos uma frota demasiadamente alta para ruas e vias que como diria Paulo Oliveira, ”nos levam do nada ao lugar nenhum”... Aqui se inaugura 1Km de pista, estando mesmo ates já esburacado, e como se não bastasse, esse mesmo 1Km, liga mesmo o nada a lugar nenhum.

Vejamos: O trecho do fogo ou da Faixa de Gaza, da BA-210 está caótico e desavergonhadamente esburacado e enquanto isso, Zó e Roberto estão mandando suas “abobrinhas” de cada dia para os blog e rádios. Como essa BA está nesse estado, é prudente que trafeguemos pela recém asfaltada via que passa pela malhada da areia, porém, esse caminho tem uma iluminação de boate, e os 500m de rua que ligam essa avenida com a via da competente câmara, nem se quer tem pavimentação! Perceberam o porquê da expressão: “do nada a lugar nenhum”?  

E o que dizer das atrocidades cometidas na área central da cidade, debaixo das barbas de quem deveria coibi-las? Quantos agentes tem a extraordinária e competente CSTT? Quantos concursos essa gestão fez ao longo desses intermináveis anos? A imagem acima colocada nos diz na verdade, que os condutores retratados nessa foto estão dizendo que não há quem os impeça de cometer tais atos! De que estamos entregues ao deus dará! Eu estava, ao tirar essa foto, querendo descer com meu filho em frente a uma farmácia que fica nos fundos do Paço Municipal e que, como em muitos lugares dessa cidade, tem uma placa que deveria regulamentar a parada de 15 minutos em frete do citado comércio. Mas como a própria foto mostra... Isaac, moralizando nosso transito doa a quem doer, o Senhor até poderia perder alguns votos, já que é o que realmente lhe interessa há 7 anos, porém, ganharia muitos outros de quem tem vergonha na cara e quer andar correto, como manda a lei. Pensem nisso...

Mauro Henrique Cavalcanti

Política
20 de Abril / 2015 às 06:00 | Nenhum Comentário
 
Secretaria de Infraestrutura e mobilidade urbana informa que serão mantidos  durante toda esta segunda-feira (20), os serviços de limpeza pública nas principais vias da cidade. As equipes realizarão os trabalhos de capina, varrição e pintura de meio fio no  Parque  Municipal Josefa  Coelho, Av. Monsenhor Ângelo Sampaio, Orla, Antônio Cassimiro e Canal João de Deus. O trabalho se estenderá durante toda semana, com exceção da terça-feira, (21), dia do feriado nacional de Tiradentes.
 
“Devido à grande demanda do feriado, estamos agindo em vários pontos da cidade com os serviços de limpeza pública. Além disso, é importante que a população colabore com a limpeza  e observe os dias e horários em que o caminhão de lixo passa pelos bairros”, ressalta a secretária de Infraestrutura, Tatyanne Lima.
 
Segundo o prefeito Julio Lossio, os serviços essenciais estarão acontecendo normalmente durante todo o feriado, " Neste período a população poderá contar com atendimentos de urgência e emergência da saúde, guarda municipal, coleta de lixo, entre outros", declarou  o chefe do executivo. O trabalho que a prefeitura de Petrolina  realiza em diversos pontos da cidade já mostra resultados e garante uma cidade mais limpa e com qualidade de vida para os moradores.
Ascom Prefeitura Petrolina
Espaço do Leitor
19 de Abril / 2015 às 23:00 | 5 Comentários

Recebi sugestão de um leitor, poucos dias atrás, para que selecionasse como tema central de uma crônica, o fascinante assunto sobre o Presidencialismo e o Parlamentarismo, fazendo ele, na oportunidade, o seguinte desabafo para expressar o seu desencanto: Vamos batalhar pelo Parlamentarismo...O presidencialismo, no Brasil, já se esgotou por completo!”. Embora seja sugestiva a ideia, ainda não será hoje que o atenderei. Contudo, há de se convir que a grande instabilidade nas atitudes políticas ora presenciadas no país, onde se vive constitucionalmente num sistema Presidencialista concebido para a convivência harmoniosa entre os três Poderes da República, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, conduzem ao entendimento de que temos, atualmente, um Poder Legislativo com postura e desempenho de inspiração visivelmente Parlamentarista. É grande a ascendência da Câmara dos Deputados sobre o Poder Executivo, após a presidência de Eduardo Cunha, superioridade que vem debilitando a autoridade presidencial do governo.

O povo brasileiro tem sido quase que esmagado por uma explosiva avalanche de fatos e escândalos que mal dá tempo de digerir e recuperar o fôlego, e logo outro se apresenta, maior ainda. Parece que alguém descobriu, neste país, que nada melhor para esquecer um grande escândalo do que trazer a público um outro, pinçado do submundo da relação perniciosa entre administração pública e empresas. São tantos os registros antigos e recentes, de grandezas tão diferenciadas que até o Ministro Gilmar Mendes, do STF, estabeleceu uma comparação: “Diante do petrolão, o mensalão seria julgado em ‘pequenas causas’!”.

Antes mesmo de concluída a Operação Lava Jato, da qual ainda se esperam muitas novidades e as condenações na exata medida dos crimes apurados, eis que a Polícia Federal apresenta ao conhecimento público outra “Operação Zelotes”, agora envolvendo auditores do CARF-Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, órgão do Ministério da Fazenda, criado com a visão de ser reconhecido pela excelência no julgamento dos litígios tributários, agora denunciado por fraudes nos julgamentos de processos de empresas junto à Receita Federal, envolvendo milhões de reais, e praticadas por uma quadrilha de auditores internos. Pode não ter um valor monetário desviado superior ao Petrolão, mas o episódio abala o conceito, o respeito e a dignidade que a Receita Federal sempre representou perante a sociedade. É o fim da picada! Não escapa nem a Receita Federal...! Mas não fique surpreso, caro leitor, porque já estão tirando mais um do estoque de escândalos: o da ELETRONORTE de Rondônia, subsidiária da ELETROBRÁS, isto se não estourar antes o do BNDES ou dos Fundos de Pensão! Mama mia...

Em pronunciamento feito nesta semana, a Presidente Dilma tentou levantar o moral abatido da tropa e dos brasileiros, diante do mar de lama a que conduziram a nossa Petrobrás, afirmando que a empresa "limpou o que tinha de limpar [...] e já deu a volta por cima". Ora, respeita-se o esforço e a tentativa da presidência em passar otimismo, mas é brincar com a inteligência alheia tentar cobrir o sol com a peneira...! Ou a “Operação” de limpeza foi tão a jato que o povo não percebeu que tudo já passou?

Mas, diante de Parlamentarismo, Mensalão, Operação Lava Jato e Operação Zelotes, um fato ocorrido esta semana, divulgado e comentado na internet, tem uma magnitude significativa por afetar os princípios de ética, moralidade e honestidade, além de colocar em dúvida o caráter da relação de respeito que se espera entre os membros de uma mesma agremiação partidária. Visto que o ex-presidente Lula vem caindo nas pesquisas de avaliação do seu governo passado, de 71% para 50%, segundo o Datafolha, o que o partido atribui às influências negativas da má gestão da Presidente Dilma, pondo em risco o seu projeto de retorno em 2018, dentre outras ações que querem adotar, vazou uma frase que evidencia que ela não conta com o apoio do seu partido para superar as dificuldades  atuais de recuperação do país: “SE NÃO SACRIFICARMOS DILMA AGORA, NÃO TEM LULA EM 2018” (Fonte: site poderonline, em 14/04/15). Uma tremenda traição! Se não for verdade, que o partido venha a público fazer o desmentido.

Não tenho nenhuma pretensão em defender a Presidente Dilma, mas não posso conceber que o projeto de poder de um candidato, seu correligionário, mentor e padrinho político, movido por radical ambição pessoal de voltar ao governo para o terceiro mandato e estimulado por extremistas fisiológicos que estão ao seu lado, seja capaz de colocar à margem os interesses nacionais num grave momento em que o país atravessa, de estagnação econômica, volta da inflação e do desemprego, além de um deprimente conceito internacional.

Para concluir, mas não sem antes voltar o olhar à imagem que ilustra esse artigo, não temo afirmar que: “quem tem amigos assim, não precisa de inimigos...”

Autor:   Adm.  Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador – BA.

Policial
19 de Abril / 2015 às 22:00 | Nenhum Comentário

Policiais Rodoviários Federais prenderam um homem e apreenderam um revolver calibre 38, municiado, em  Ponto Novo/BA. A ação aconteceu por volta de 16h00 da última sext-feira (17), no KM 172 da BR 407, durante abordagem a um veículo VW/ PARATI. Ao solicitar a documentação para fiscalização, os policiais desconfiaram do condutor que tentou manipular algo no assoalho do veículo, sob seus pés. Foi então dada a ordem para que o motorista levantasse as mãos e saísse do veículo. Feita a revista, os PRFs encontraram um revólver TAURUS, cal.38, com  numeração raspada  e com 06 munições. O condutor, natural de Feira de Santana, com 28 anos, a arma, as munições e o veículo, foram encaminhados à delegacia de polícia judiciária em Senhor do Bonfim/BA.

Política
19 de Abril / 2015 às 21:00 | 1 Comentário
 
Entre os dias 6 e 15 de abril, os servidores públicos do Estado trabalharam em regime de compensação de horas em decorrência da suspensão do expediente na próxima segunda-feira (20), véspera do feriado de Tiradentes. As regras para a compensação foram estipuladas pela Instrução Normativa n° 008/2015 publicada no Diário Oficial do Estado, no último dia 1º. Apenas serviços essenciais e de emergência ligados ao Estado serão mantidos, inclusive no feriado.
 
Praticamente todos os postos da Rede SAC da capital, interior e pontos cidadãos, vão funcionar normalmente na segunda (20), com suspensão das atividades apenas na terça (21) em função do feriado. As exceções são os postos SAC Servidor, em Salvador, o SAC Candeias e os Pontos Cidadãos dos municípios de Central, Cruz das Almas, Curaçá e Mucugê, que não funcionam na segunda (20).
 
Para mais informações sobre os locais e horários de atendimento na capital e interior, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site da Rede SAC e os números 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).
Secom Bahia Imagem da Internet
Política
19 de Abril / 2015 às 20:00 | Nenhum Comentário

A Prefeitura de Petrolina realizou, na ultima semana, o serviço de patrolamento da Rua 12 no bairro Mandacaru, outros bairros próximos também foram beneficiados, tais como Santa Luzia e Antônio Cassimiro.  

 A ação de patrolamento das ruas da cidade tem como objetivo a melhoria das condições de tráfego, além de serem recolhidos entulhos e lixo jogados em terrenos baldios às margens da via e junção do lixo espalhado nos terrenos baldios para recolhimento e destinação final correta.

“ É importante frisar a necessidade da população, o nosso trabalho objetiva o  conforto e segurança de quem mora em Petrolina. Além de manter a cidade limpa, buscamos sempre, em conjunto com os moradores, viabilizar soluções para que essa seja a melhor cidade de se morar. Essa é a meta do prefeito Julio Lossio que traz sempre a preocupação de atender bem a comunidade”, reforçou a secretária de Infraestrutura, Tatyanne Lima.

Ascom Prefeitura Petrolina
Política
19 de Abril / 2015 às 19:00 | Nenhum Comentário

O deputado estadual, Odacy Amorim (PT-PE), lamentou como todos os companheiros de partido, a morte neste domingo, 19, do colega de Assembleia Legislativa, deputado estadual Manoel Santos, líder do PT na Alepe. “Perdemos um grande homem público, respeitado e amado pelo povo pernambucano”, postou Odacy em suas redes sociais. Manoel Santos lutava desde do ano passado contra um câncer de esôfago. Estava em tratamento em São Paulo e teve complicações após passar por uma cirurgia. Manoel era natural de Serra Talhada, sertão do Pajeú. Iniciou a vida pública como liderança sindical dos trabalhadores rurais no estado. Era casado e tinha 4 filhos. Estava no segundo mandato como deputado estadual. Confira a postagem completa de Odacy sobre o falecimento de Manoel Santos: ”Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do companheiro e amigo deputado Manoel Santos. Perdemos um grande homem público, respeitado e amado pelo povo pernambucano. Que Deus console os familiares e a todos que tinham na figura de Manoel, um amigo verdadeiro e um defensor”.

Ascom Dep. Odacy Amorim
Esporte
19 de Abril / 2015 às 18:26 | 5 Comentários

A Sociedade Desportiva Juazeirense esteve muito próxima de chegar à decisão do Campeonato Baiano de 2015, pelo menos no primeiro tempo quando o “Cancão de Fogo” saiu na frente vencendo por 2 a 0, com gols de Serginho e Sassá. Na etapa final o tricolor de aço voltou muito melhor e garantiu a reação virando o jogo para 3 a 2. O Bahia marcou com Maxi Biancucchi, Souza e Zé Roberto e vai decidir o certame com o Vitória da Conquista que empatou em 1 a 1 com o Colo-Colo no Estádio Mário Pessoa em Ilhéus. Os gols foram marcados por Jussimar, para o tigre e Tatu, para o Bode. Na primeira partida Conquista venceu por 3 a 0, no Estádio Lomanto Júnior.

FICHA TÉCNICA:

Campeonato Baiano - Semifinal (2º jogo)

Bahia x Juazeirense

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)

Data: 19/04/2015

Horário: 16h

Árbitro: Diego Pombo Lopez

Auxiliares: Jucimar dos Santos Dias e Paulo de Tarso Bregalda Gussen

Cartões Amarelos: Kieza, Jean, Zé Roberto (Bahia) / Sassá, Willian, Júnior (Juazeirense)

Cartões Vermelhos: Adriano Chuva (Juazeirense)

Gols: Maxi, Souza, Zé Roberto (Bahia) /   Juninho, Sassá (Juazeirense)

Bahia: Jean; Tony, Thales Tite e Bruno Paulista; Pittoni, Souza (Tchô), Tiago Real e Maxi Biancucchi (Willians Santana); Kieza e Léo Gamalho (Zé Roberto). Técnico: Sérgio Soares.

Juazeirense: Tigre; Maicon, Josemar Fabiano e Adriano Chuva; Waguinho, Naldo, Juninho; Willian (Daniel) (Nen), Sassá (Yerien) e Júnior. Técnico: Quintino Barbosa.

Foto site do Bahia
Variadas
19 de Abril / 2015 às 18:00 | 1 Comentário

Até que as medidas sejam tomadas, a prefeitura deve suspender o processo de seleção dos beneficiários do empreendimento Lagoa Dourada II.

O Ministério Público Federal (MPF) em Campo Formoso (BA) recomendou à Prefeitura de Jacobina (BA) e à Secretaria de Assistência Social do município que realizem uma série de medidas para dar publicidade aos critérios de escolha dos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Até que as medidas sejam tomadas, a prefeitura deve suspender o processo de seleção e contemplação dos beneficiários do empreendimento Lagoa Dourada II.

De acordo com o procurador Elton Luiz Freitas Moreira, existem informações de possíveis irregularidades em alguns inquéritos civis sobre o PMCMV no município de Jacobina, exemplo e uma das causas disso é a falta de publicidade no cadastro e nos critérios de escolha das famílias para o programa.

É o que aconteceu, por exemplo, na publicação da lista de pré-selecionados do Minha Casa Minha Vida – Lagoa Dourada II. O município não discriminou, nas listas publicadas, os critérios preenchidos por cada um dos cidadãos pré-selecionados, dificultando a fiscalização pública e eventuais questionamentos de outros cadastrados que se sintam preteridos indevidamente na seleção. Além disso, a lista com todos os candidatos inscritos no cadastro do PMCMV no Município não está disponível no site da prefeitura (www.jacobina.ba.gov.br).

Medidas a serem adotadas - A prefeitura de Jacobina deve publicar lista com todos os candidatos cadastrados em qualquer modalidade do PMCMV, com a data do cadastramento e da última atualização; a classificação e os respectivos critérios nacionais e adicionais por eles preenchidos, bem como os critérios utilizados pelo município para a formação da lista. Os candidatos pré-selecionados para projetos futuros e os que já foram beneficiados também devem ser listados nos mesmos moldes.

O Município também deve entregar a cada cidadão que teve seu cadastro considerado irregular pelo programa, pela Caixa Econômica Federal ou pelo município de Jacobina a justificativa por escrito, no prazo máximo de 15 dias, independentemente de solicitação do interessado, devendo, ainda, em caso de solicitação verbal ou escrita dos interessados, fornecer de imediato protocolo de recebimento da reclamação, com data e assinatura do responsável.

O procurador afirma que a moradia é um direito social expressamente reconhecido pela Constituição, bem como é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios promover programas de construção de moradias, mas também é preciso lembrar que os programas vinculados à União devem ter total publicidade: “os entes deverão publicar por meio de ato administrativo específico, no prazo máximo de 15 dias após ser comunicado, a relação dos candidatos aptos a serem beneficiários do PMCMV”, afirma Moreira.

Informativos
19 de Abril / 2015 às 17:00 | Nenhum Comentário

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começa na próxima quarta-feira, 22, em Petrolina.  Ao todo, 59.435 pessoas fazem parte do grupo prioritário para receber a dose da vacina contra gripe e a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina tem a meta de imunizar 80% desse público-alvo. O dia D da campanha será no dia 9 de Maio.  

Idosos, gestantes, crianças de 6 meses a menores 5 anos, trabalhadores da saúde, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional devem ser vacinados.

A vacina protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B e a coordenadora de Imunização de Petrolina, Jeane Moraes, alerta sobre a importância da vacinação. "É importante que estas pessoas se vacinem, a fim de reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. O período de frio está se aproximando, época com mais chances de contrair a doença e é necessário administrar a vacina agora para que a resposta imunológica seja processada antes desse período", informou Jeane. 

Na campanha de 2014 a meta foi alcançada atingindo mais de 80%, porém os idosos é a população que menos procura as Unidades de Saúde. "Em 2014, todos os grupos ultrapassaram a faixa de 80% e, somente, 70% dos idosos se vacinaram. É necessário que eles entendam que a vacina não faz mal e só traz benefícios para sua saúde", alertou a coordenadora.

A população pode se dirigir às Unidades de Saúde de segunda a sexta-feira das 8h às 17h (zona urbana) e das 7h às 14h (zona rural). Nas AME's Areia Branca e Gercino Coelho as salas de vacina ficam abertas até às 21h e 19h, respectivamente.

Ascom/Petrolina
Variadas
19 de Abril / 2015 às 16:00 | Nenhum Comentário

Trinca-ferro, azulão, pássaro preto, coleirinho, cabeça-vermelha e sofrê e outras diversas espécies, além de uma fêmea jovem de cachorro-do-mato que estavam sob cuidados no Centro de Triagem de Animais Silvestres do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) voltaram à vida livre quinta-feira, 16. A médica veterinária Gabriela Felix acompanhada pelo engenheiro florestal Josemário Matos, da unidade regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) em Juazeiro-BA realizaram mais uma missão de soltura.

A unidade de conservação escolhida foi o Parque Estadual das Sete Passagens em Miguel Calmon - BA, que conta com uma área de 2.821 hectares de vasta beleza e rico bioma da caatinga e um remanescente de mata atlântica. As aves são de procedência de apreensões de órgãos fiscalizadores e a fêmea de cachorro-do-mato chegou ao Centro ainda filhote, em fevereiro de 2014, trazido por técnicos do Projeto Ararinha Azul em Curaçá-BA.

Ascom/CEMAFAUNA
Variadas
19 de Abril / 2015 às 15:00 | Nenhum Comentário

As Unidades de Conservação da Caatinga (UCCA´s), desenvolvidas na zona rural de Petrolina através da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) deverão receber um incremento a mais em 2015. É que os produtores inscritos no programa serão estimulados a potencializarem a criação de abelhas nativas, como Mandaçaia, Manduri e Cupira. Além de estarem contribuindo para a proliferação das espécies- que correm riscos de extinção-  os membros do programa de Conservação da Caatinga também poderão obter uma fonte extra de renda. É que das abelhas podem surgir diversos derivados, a exemplo do mel, geleias, sem contar na venda de enxames para recria e aluguel de colmeias para polinização.

Diversos cursos e palestras evidenciando a importância e as novidades da meliponicultura serão desenvolvidos ao longo do ano junto aos produtores rurais. Lembrando que nas áreas de UCCA`s, as abelhas a serem adquiridas deverão vir de áreas de desmatamento legal, com a devida autorização de órgãos competentes. “A meliponicultura pede investimento de baixo custo e pode dar um bom retorno financeiro ao produtor. Há que se destacar também que as abelhas têm um importante papel na polinização de espécies vegetais. A criação de abelhas sem ferrão tem um manejo mais simples e possibilita com que o produtor possa agregar produtos em termos de beneficiamento, melhorando assim sua renda”, pontua o assessor técnico da AMMA, Clefson Sena. 

Uma das vantagens para o produtor rural ao criar abelhas nativas diz respeito ao manejo. “Não é preciso que haja a utilização efetiva de equipamentos de segurança. Além disso, o mel tem mais valor agregado, financeiramente falando, é o mais caro hoje no mercado nacional”, aponta Sena.

Para a gestora da AMMA, Denise Lima, o incentivo a criação de abelhas nas unidades de conservação integra o rol de ações que levam à preservação e conservação do ecossistema Caatinga. “O objetivo do programa da Prefeitura de Petrolina é justamente fazer com que o homem do interior incremente sua renda, mantendo e conservando a fauna e flora típicas do sertão. É uma maneira de sustentabilidade importantíssima”, destaca.

ASCOM AMMA
Política
19 de Abril / 2015 às 14:00 | Nenhum Comentário

“Construindo a Política de Convivência com o Semiárido”. Esse foi o tema da Mesa Política que contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues. A iniciativa integrou a Semana de Celebração dos 25 anos do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), que teve como tema “Trabalhando pela Convivência com o Semiárido”.

O evento, que ocorreu no período de 14 a 18 de abril, no Centro Cultural João Gilberto, no município de Juazeiro, localizado no Território Sertão do São Francisco, contou com uma programação rica em atrações culturais regionais, além da Feira de Saberes e Sabores.

O titular da SDR, em sua participação no evento, destacou a importância do IRPAA nesses 25 anos de existência do instituto e apresentou o mapa do Semiárido brasileiro e baiano que ocupa 41% da área do Semiárido brasileiro, totalizando 265 municípios. Rodrigues apresentou ainda as principais ações da política e o sistema estadual de convivência com o Semiárido.

“O IRPAA, nesses 25 anos, vem se destacando nas questões de valorização do campo, gestão da propriedade, cooperação, rede de solidariedade e renovação de lideranças. O instituto vem evoluindo também no tema da gestão administrativa e da propriedade, além de ser um importante agente de desenvolvimento do Semiárido, nos propondo sempre o desafio de pensar em questões como a terra, a água e educação”, ressaltou.

O encontro abrangeu ainda o debate de temas como a Produção Agroecológica Apropriada, Comunicação no Semiárido, Conservação Ambiental do Semiárido, Clima e Água no Semiárido, Experiências Concretas de Convivência no Semiárido, Educação Contextualizada, e Política de Convivência com Semiárido, entre outros.

A iniciativa contou com a participação de diversas entidades locais, nacionais e internacionais como a Univasf, INSA, ASA, UFAL, Resab, Sasop, Cáritas Brasil, Universidade de Veneza/Itália, Sesan/SAF/MDA, MTE/Senaes e Embrapa Semiárido.

Fórum GLOB

Durante a realização da Semana de celebração dos 25 anos foi realizado o Fórum Internacional de Governança Local para a Biodiversidade. O evento, que reuniu representantes da sociedade civil e de parceiros do Projeto GLOB, é realizado por meio de uma parceria entre o Governo da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), Cooperazione per lo Sviluppo dei Paesi Emergent (COSPE), Regione del Vêneto, Fundazione di Venezia, Fundação Slow Food e União Europeia.

O Projeto GLOB atua na formulação e implementação de políticas, programas e intervenções para a promoção do desenvolvimento sustentável e preservação e valorização da agrobiodiversidade, está sendo executada no Brasil, Angola e Moçambique, e vem estimulando a cooperação internacional, a partir de práticas de desenvolvimento local. Na Bahia, o projeto é executado no Território Sertão do São Francisco.

Ascom/SDR
Espaço do Leitor
19 de Abril / 2015 às 13:00 | 1 Comentário

Não pode ser

Só o poder pelo poder

O partido

A vaidade, vingança

Desesperança - dinheiro

O ódio  ressentido

O tempo perdido

E o verdadeiro amor esquecido

E preciso saber da

Simples pessoa – da história

Respeitar a memória

Porque não pode mais ser

O que tem sido

No passado de outrora

E no presente de agora

Pelo o futuro sonhado

Por todos prometido

E assim uma tristeza pletora

Mas vou dizer aos senhores

Desta hora

Que o tempo passa

E o amanhã não demora

Um poema – canção - teorema

São apenas duras penas

Do coração que hoje chora

Se derrama – implora

Por uma certa atenção

Pela mão estendida

Pela razão merecida

Da terra quase estranha

Sem mais o sentimento

Daquela  alegria também

Quase perdida.

Sórdida esta política

De sacrilégios, sortilégios

Abrindo feridas – fechando saídas

Por onde não se tem mais

Aonde ir

E sem ter ido com medo da ida

Da “Hidra”

Vamos ficando ainda mais

Por  aqui:

O lugar perfeito com todos os defeitos

É o meu lugar

Do muito que ainda precisa ser feito

Para vê-lo sempre melhorar

Muito mais é preciso de um jeito

Limpo e direito

Sabê-lo amar!

Maurício Dias Cordeiro (Mauriçola)

Compositor

PS: São Tiago Maior é uma obra em "bronze-clássico" do escultor Deocleciano Martins, doada ao povo de Juazeiro nos anos 60, foi logomarca de uma gestão pública municipal idealizada por Paulo César Andrade e desenvolvida por mim e um "designer". Continua sendo do povo,no entanto é a nossa maior e mais bonita escultura escondida, quase no chão de uma "pracinha".

Policial
19 de Abril / 2015 às 12:00 | Nenhum Comentário

Equipes da Cipe-Caatinga erradicaram dois plantios de maconha que estavam sendo cultivados às margens do Riacho Poção, no Distrito de Maniçoba, município de Juazeiro. No local foram incinerados cerca de seis mil pés de maconha e aproximadamente onze mil mudas. Algumas amostras da planta foram apresentadas na 17ª COORPIN em Juazeiro. Os policiais se deslocaram ao distrito, após levantamento realizado pelo Setor de Missões Especiais da unidade especializada, e, ao chegarem ao local, encontraram os pés de maconha em ponto de colheita e as mudas, que eram irrigados com a água do Riacho Poção por um sistema de motor-bomba. O plantio foi erradicado e incinerado no local, sendo colhida uma amostra e apresentada na 17ª Coordenadoria Regional de Polícia (Coorpín) do município de Juazeiro. A ação aconteceu nesse sábado (18). 

da redação com informações da CIPE-CAATINGA
Policial
19 de Abril / 2015 às 11:00 | 3 Comentários

Informação policial detalha que neste domingo (19), por volta das 5h da manhã, um homem foi morto na sede antiga das Estação Ferroviária do bairro João XXIII com mais ou menos 3 tiros de 380. Um na perna, um na cabeça e um no pescoço. A vítima foi identificada como Cléber Carvalho de Oliveira, 38 anos, que tinha passagem pela delegacia de polícia. Este é o quadragésimo segundo homicídio registrado em Juazeiro este ano.

Esporte
19 de Abril / 2015 às 10:00 | Nenhum Comentário

Terça-feira, dia 21 de abril no bairro Vila Tiradentes a comunidade vai comemorar os 39 anos de fundação com o XIV Torneio de Vôlei reunindo vários atletas da região, cidades circunvizinhas e até da capital. Logo mais às 19 horas, a comissão organizadora do torneio vai promover o sorteio das duplas para definir a tabela da competição.

Variadas
19 de Abril / 2015 às 09:00 | Nenhum Comentário

Uma concorrida solenidade, marcou sexta-feira (17), em Petrolina, a formatura de 130 novos aprendizes do Programa de Aprendizagem Rural - uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego ( Lei 10.097/00), que objetiva a capacitação e preparação de jovens, entre 14 e 24 anos, para o mercado de trabalho. Coordenado pelo Senar PE, com aulas ministradas na sede do Sindicato Rural de Petrolina e no Distrito de Vermelhos - município de Lagoa Grande, o programa apresentou um alto índice de aceitação, tanto pelos aprendizes como pelas 11 empresas agropecuárias envolvidas nesta fase.

O Programa é aplicado durante 800 horas, entre prática profissional e teórica, e dividido em três etapas: o núcleo básico, onde são trabalhadas as competências de formação geral do trabalhador; o módulo específico, com o estudo das competências técnicas da área e no terceiro módulo, os aprendizes têm a oportunidade de conviver, na prática, com as tarefas pertinentes à ocupação.

De acordo com a coordenadora do Senar nacional, Fabiana Rezende, que veio ao Vale exclusivamente para participar da conclusão das turmas de Petrolina e Lagoa Grande, a maior satisfação da entidade qualificadora é com os resultados alcançados. "Somente para se ter uma ideia, de uma turma com 26 aprendizes, 17 já terminam o programa contratados pelas empresas envolvidas e com tudo que tem direito", comemora Fabiana Rezende.

Para o auditor fiscal e representante do Ministério do Trabalho e Emprego, Luiz Felipe, que acompanha o Programa desde a sua implantação no Vale do São Francisco, a iniciativa vem mudando a realidade social da juventude rural contemplada. "A metodologia e encaminhamentos adotados pelo Senar PE, são extremamente produtivos e de boa aceitação, o que resulta em aprendizes bem preparados e com plenas condições para concorrer no mercado competitivo de trabalho regional".

Segundo a formanda Janiely Rodrigues, foram 10 meses de muito aprendizado e descobertas. "Este Programa foi muito importante para mim, tanto na vida profissional como pessoal. Descobri muitas coisas novas com os instrutores e colegas. Agora, aguardo o passo mais  significativo, depois de um estágio bastante produtivo, que é a minha contratação pela fazenda Labrunier ( Vale das Uvas)", destacou a jovem aprendiz que pretende no futuro cursar Agronomia e Nutrição.

Ascom/Programa de Aprendizagem Rural
Espaço do Leitor
19 de Abril / 2015 às 08:00 | 1 Comentário

O Blog Geraldo José recebeu a denuncia de que no bairro Morada do Rio há ruas sem iluminação, o que tem provocado muitos transtornos aos moradores. Confira!

Bom dia Geraldo José!

Venho através desta pedir a atenção da Prefeitura Municipal de Juazeiro para com o bairro Morada do Rio. A escuridão tomou conta da avenida e quadra H. A lâmpada de um poste na esquina da APAE queimou e está muito arriscado chegar a noite por ali. 

Grata,

Adriana Rodrigues

Variadas
19 de Abril / 2015 às 07:00 | Nenhum Comentário

A Escola Dinorah Albernaz, localizada no Bairro Itaberaba vai ganhar uma nova quadra poliesportiva, que já está em fase de acabamento. Neste dia 15 (terça-feira) o Secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade foi pessoalmente verificar o andamento da obra, que tem previsão de inauguração no dia 8 de maio.

Acompanhado da arquiteta da SEDUC, Marie Mendes, e do diretor de Infraestrutura e Logística, Alfredo Gonçalves, o secretário disse que o Ministério da Educação financiou a cobertura da quadra e o município fará a reforma do piso e a reestruturação do entorno. "Essa quadra servirá à escola, aos alunos. Será um espaço para utilizarem no lazer e em atividades esportivas/educacionais. Ela tem um padrão diferenciado, porque não possui vestiários e arquibancadas", comenta Clériston Andrade.

Durante a visita, a equipe da SEDUC viu algumas alterações que precisarão ser feitas na Escola Dinorah, como nova pintura da fachada, restauração da grade de segurança e limpeza. "Nós vamos fazer uma reforma para colocar a escola no mesmo padrão das que já receberam reforma e ampliação. Futuramente vamos, junto com os recursos da escola, através do PROAF, fazermos maiores intervenções, como a climatização das salas", ressalta a arquiteta Marie.

Por Ramáiana Leal/ SEDUC
Esporte
19 de Abril / 2015 às 06:00 | Nenhum Comentário

O Vitória, dono da melhor campanha, ampliou a sua vantagem no primeiro jogo com uma goleada por 5 a 0, no Barradão. Porém, apesar do excelente resultado dentro de casa, os garotos do rubro-negro passaram sufoco para garantir presença em mais uma final do Campeonato Baiano sub-20. No Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, o Vitória foi goleado por 4 a 0 pela Juazeirense, mas ainda assim está classificado para final do estadual júnior. Na decisão, o leão enfrenta o Bahia ou Serrano. Pelos números, caso o tricolor avance, o Vitória realiza o primeiro jogo no Barradão e terá que desbancar a vantagem do principal. No entanto, se o adversário foi o Serrano, o direito de decidir em casa será do rubro-negro.

BN
Espaço do Leitor
18 de Abril / 2015 às 23:00 | 1 Comentário

Maurício Costa Romão

Tendo acompanhado os debates sobre a reforma eleitoral na legislatura passada e participado agora como palestrante-convidado da Comissão Especial da Reforma Política, da audiência pública do dia 9 de abril deste ano, na Câmara Federal, penso já haver elementos para tirar algumas conclusões.

A primeira é a de que as tratativas concernentes ao bloco de temas pontuais (financiamento de campanhas, fim das coligações proporcionais, reeleição, coincidência de eleições, suplência de senadores, cláusula de desempenho, voto facultativo, etc.) evoluíram bastante, a ponto de alguns desses itens alcançarem consenso no âmbito da Comissão.

O fim das coligações proporcionais merece destaque à parte. Embora a propositura seja de agrado da maioria da Comissão, terá muita dificuldade de aprovação em plenário, se tramitar como ponto isolado, mantido o atual sistema de lista aberta, simplesmente porque decreta a inviabilidade eleitoral de boa parte dos partidos menores.

Um tópico deste bloco, todavia, está longe de amealhar entendimento: o financiamento de campanha. É consensual, todavia, que o sistema misto de financiamento que vigora atualmente não pode mais ser mantido, devido à escalada de gastos, a abertura para os ilícitos de toda ordem e à prevalência do poder econômico.

A adesão ao financiamento público exclusivo, por seu turno, é muito baixa, principalmente por conta da canalização de recursos governamentais, que poderiam ser usados em áreas prioritárias, para campanhas eleitorais, numa quadra de crise econômica e descrédito da política.

Pode-se dizer ainda que há convergência de opiniões quanto à limitação de gastos de campanha e estabelecimento de teto de doações para pessoas físicas (em torno de um salário mínimo). Mas permanece o impasse quanto à doação de pessoas jurídicas, o que emperra os trabalhos da Comissão neste tópico. 

No núcleo central da reforma, representado pelo bloco de sistemas eleitorais, a definição de um modelo de voto não progrediu no seio da Comissão, o que suscita alta probabilidade de que qualquer proposta lançada em plenário não obtenha aprovação.

É de justiça dizer-se, contudo, que o Distritão, modelo patrocinado pela cúpula do PMDB, e cuja aceitação foi pequena na legislatura passada, agora está angariando muitas adesões na Casa em razão da redobrada força do partido na presente conjuntura e da simplicidade do mecanismo.

O problema é que a sugestão peemedebista envolve mudança constitucional, o que requer quorum qualificado de 308 votos, quantum difícil de ser atingido.

Em função desses impasses sugeri aos parlamentares presentes na audiência uma espécie de concertación: tratar a reforma como um processo, desdobrado em duas vertentes.

A primeira, partindo do princípio de que os sistemas eleitorais se equivalem, no sentido de que todos têm vantagens e desvantagens, méritos e deméritos, é não mais se cogitar, nesta legislatura, trocar o modelo de voto em uso no Brasil.

Assim, todos os esforços seriam direcionados para aperfeiçoá-lo, particularmente naquelas deformações mais gritantes (transbordamento de votos do “puxador de votos”, impossibilidade de todos os partidos participarem da distribuição de sobras eleitorais, ausência de proporcionalidade nas coligações, etc.).

A grande vantagem desta medida é que as melhorias no sistema atual requerem apenas modificações tópicas na Lei Eleitoral, o que exigiria tão somente maioria simples para aprovação no Congresso.

A segunda variante, é trabalhar em cima das disfunções do sistema político-eleitoral, em especial sobre o bloco de temas pontuais, com ênfase na questão do financiamento de campanha.

Sobre o financiamento, aliás, sugeri à Comissão outra concertación: adotar-se um modelo misto, com os pontos consensuados (limitação de gastos e teto para pessoa física), mas abrindo espaço para as pessoas jurídicas mediante um teto em valor fixo, e não proporcional ao faturamento das empresas como ocorre hoje.

Nesta metodologia de pacto, ocorreriam as eleições de 2016 e 2018 e na próxima legislatura far-se-ia uma avaliação dos resultados.

Maurício Costa Romão, Ph.D. em economia, é consultor da Cenário Inteligência e do Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau. http://mauricioromao.blog.br. mauricio-romao@uol.com.br

Informativos
18 de Abril / 2015 às 22:00 | Nenhum Comentário

A partir da próxima quinta (23), a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) passa a funcionar em um novo endereço: na Rua Crispim Amorim, 303, centro de Petrolina. O horário de atendimento ao público permanece o mesmo: 7h às 13h, de segunda a sexta.

O órgão municipal é responsável pela emissão de Licenças Ambientais, fiscalizações, projetos de Educação Ambiental, distribuição de mudas, dentre outras funções. De acordo com a direção da AMMA, a escolha do novo espaço se deu em prol de um atendimento melhor e mais confortável para a população. 

ASCOM AMMA
Política
18 de Abril / 2015 às 21:00 | 3 Comentários

Em virtude do feriado nacional, na próxima terça-feira (21), em homenagem a Tiradentes, a Câmara de Vereadores de Juazeiro enviou um comunicado ao Blog Geraldo José informando que não realizará Sessão Legislativa Ordinária e expediente na segunda-feira (20). 

Da redação
Política
18 de Abril / 2015 às 20:00 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Cidadania de Petrolina informa aos usuários do Programa Bolsa Família e demais programas que, em virtude do ponto facultativo decretado pela prefeitura de Petrolina , como também o feriado de Tiradentes, o atendimento ao público com as atividades de cadastro, recadastro e outros serviços retornarão normalmente na quarta –feira (22). 

O município atende a 35 mil famílias , o que significa uma cobertura de mais de 10% da população. Além do Bolsa Família, a Gestora comandará o Cadastro Único em Petrolina que inclui 23 programas sociais do Governo Federal, que favorecem a população com outros benefícios , a exemplo da tarifa social da energia elétrica, taxa de isenção de concurso público, entre outros. 

Para fazer o cadastramento o beneficiário deve procurar os Centro de Referencia e Assistência Social (CRAS) ou ainda a Secretaria de Cidadania em Petrolina. É necessário comparecer com os documentos pessoais e dos demais integrantes da família. A revisão é um processo obrigatório e de rotina, realizado todos os anos. Os ocumentação necessários são: RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, última folha de pagamento, certidão de casamento ou divórcio, contrato de estágio ou outros vínculos empregatício e comprovante de residência de agosto 2014. Para menores de 18 anos é preciso apresentar certidão de nascimento, atestado de freqüência escolar/2015. 

Ascom/Petrolina
Política
18 de Abril / 2015 às 19:00 | Nenhum Comentário

O Vereador Jarques Canturil esteve em Brasília participando de uma audiência no Ministério da Integração Nacional, que também contou com a presença do Presidente e técnicos da Codevasf, para encaminhar uma pauta de reivindicações para o município de Sobradinho. 

A pauta foi construída, conjuntamente, com o Prefeito Luiz Vicente Berti e apresentou aos representantes do Governo Federal, importantes demandas do município, a exemplo da inclusão de Sobradinho nas discussões que buscam soluções para os problemas causados pela baixa do Lago de Sobradinho, reivindicações das doze Associações de Crédito Fundiário e intervenções no leito do Riacho do Tatauí, umas das principais fontes de água dos produtores do interior do município.

" Fomos designados pelo Prefeito Luiz Vicente Berti, para levar nossas reivindicações e propostas ao Ministério da Integração Nacional e Codevasf e contamos com o apoio dos Deputados Mário Negromonte e Eduardo Sales, ambos do PP. Fizemos um relato das dificuldades que o nosso município vem passando com a baixa do Lago, que já está afetando até o consumo humano. Solicitamos que a captação do Canal Serra da Batateira seja incluída no rol dos projetos da Codevasf , que já sinaliza uma ação nos 25 perímetros irrigados do Vale do São Francisco. Entendemos que Sobradinho , a cidade do lago, não pode ficar excluída desta intervenção da Codevasf , porque somos os maiores prejudicados com essa crise hídrica", esclareceu o vereador.

Segundo Jarques Canturil, o Ministro da Integração Nacional Gilberto Occhi e o Presidente da Codevasf Elmo Vaz, foram bastante receptivos e garantiram que a proposta de Sobradinho será incluída nas discussões que se referem a busca de soluções para o acesso a água e ações de sustentabilidade para o Rio São Francisco.

"Construímos um diálogo com o Governo Federal que se mostrou sensível as nossa reivindicações. Entregamos também uma solicitação para a construção de captações de água para as doze associações de crédito fundiário de Sobradinho, limpeza do leito do Riacho Tataui e modernização do seu sistema de irrigação", revelou Jarques Canturil. 

Ascom/Sobradinho
Variadas
18 de Abril / 2015 às 18:00 | Nenhum Comentário

Apicultores do município de Campo Alegre de Lourdes, região norte da Bahia, foram recebidos pelo Superintendente Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) - 6ª SR, em Juazeiro, Alaor Grangeon de Siqueira. O encontro ocorreu na manhã de quinta-feira (16) e foi intermediado pelo Centro Público de Economia Solidária – Cesol Sertão do São Francisco. Os apicultores estão preocupados com a crise hídrica na região, provocada estiagem prolongada no nordeste. Eles temem que a produção do mel seja afetada e consequentemente a economia do município.

O superintendente da CODEVASF em Juazeiro, Alaor Siqueira destacou a importância da apicultura para o município de Campo Alegre de Lourdes, e relatou que a CODEVASF está atualmente sem recursos para dar andamento a alguns projetos. "Sabemos da importância que a cidade ocupa na cadeia produtiva do mel, e nós aqui valorizamos os produtores rurais que trabalham em suas terras. O investimento que o governo federal destina pode ser pouco para alguns, mas é grandioso para eles. Neste momento a CODEVASF está sem recursos para alguns projetos, já demonstramos nossa situação ao ministro da Integração. No que pudermos ajudar, vamos ajudar dentro de nossa capacidade e limitações", frisou o superintendente.

Após contato com o superintendente, os apicultores se reuniram com a gerente de Regional de Revitalização da 6ª/ GRR/UDT, Priscila Martinez e com os analistas em Desenvolvimento Regional Everaldo Cavalcanti e Luciano Gomes.

"Saímos às 3h da manhã de Campo Alegre de Lourdes, viajamos por seis horas para esse encontro na CODEVASF. Sabemos das dificuldades no país, mas nossa situação é difícil, por isso viemos entregar nossas solicitações. Os produtores rurais e associações precisam de apoio para a apicultura, viemos aqui solicitar unidade de beneficiamento do mel, equipamentos apícolas, e a perfuração de poços tubulares para nosso município", relatou Valdeci Batista da Silva, conhecida como Dona Bia, da Associação de Apicultores de Lagoa do Arroz.

A gerente de Desenvolvimento Priscila Martinez ressaltou os investimentos feitos pela Codevasf nos municípios de Pilão Arcado, Remanso e Campo Alegre de Lourdes para o desenvolvimento das atividades de apicultura e geração de emprego e renda. Famílias rurais receberam kits composto por 20 colmeias, cada uma contendo um ninho, duas melgueiras, uma tampa e um fundo; 20 suportes de ferro para colmeias; 20 kg de cera de abelha pura alveolada; duas indumentárias completas; um formão de apicultor; uma carretilha apícola e um fumigador. Cada família recebeu um kit produtivo, com valor unitário de R$ 4.964,94.

"A Codevasf tem prestado apoio à implantação de kits de produção, foram desenvolvidas cinco etapas para incentivar a atividade, e nossos analistas técnicos estão em campo avaliando os municípios que receberam os kits. Será feito repasse de alguns kit, mas temos um limite pequeno, e infelizmente não temos recursos para atender todas as solicitações. Nosso esforço é grande para fazer os repasses e continuar o trabalho de capacitação, estamos fazendo o máximo para resolver as solicitações e atender as demandas", destacou Priscila.

Para o engenheiro agrônomo Linderson Batista, técnico em Gestão do Cesol-SSF, o apoio da Codevasf é fundamental para ajudar os apicultores a enfrentar o problema. "A região de Campo Alegre de Lourdes tem um grande número de associações que desenvolvem a apicultura, e o apoio da Codevasf é fundamental para as associações continuar promovendo essa atividade produtiva, gerando emprego e renda nesta região. Nós do Cesol agradecemos esse contato e recepção, e esperamos que a Codevasf possa avaliar e atender as solicitações dos produtores", disse Linderson.

Ascom/CESOL SSF
Política
18 de Abril / 2015 às 17:00 | 13 Comentários

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP), após concluir a recuperação da pavimentação do bairro Alto da Maravilha, iniciou nesta semana a manutenção de ruas com paralelepípedo do bairro Piranga. 

O objetivo da ação, que começou pela Rua Imaculada Conceição, é contribuir com a fluidez do trânsito, e proporcionar um deslocamento seguro e confortável aos moradores e condutores de veículos que transitam pelas vias.

Os serviços estão sendo executados inicialmente em ruas com tráfego intenso de veículos pesados, para depois seguir com os trabalhos em todas as outras vias. O secretário de Serviços Públicos, Fernando Dantas, aponta que a recuperação de ruas faz parte de um planejamento estratégico da SESP que inclui aspectos da infraestrutura e mobilidade urbana.

"Para minimizar a falta de investimentos nos últimos 20 anos e os danos provocados pelo trafego intenso de veículos, a administração municipal trabalha na recuperação de vias. Essas ações demonstram o compromisso do poder público municipal em garantir que motoristas e transeuntes possam trafegar com mais segurança", disse Fernando.

O secretário ainda explica que em virtude do reinicio das obras de recuperação da Avenida Giuseppe Muccini a SESP está executando a recuperação de ruas próximas a esta via, como forma de criar alternativas de acessibilidade e mobilidade no bairro. Esta semana, a Secretaria também atuou com uma frente de serviço na sede do distrito de Pinhões, onde recuperou o calçamento ao redor da Praça Honório Soares da Fonseca.

Ascom/Juazeiro
Variadas
18 de Abril / 2015 às 16:00 | Nenhum Comentário

Segunda-feira, dia 20, véspera de feriado, será realizada a nona edição da 2° Sem Lei, evento beneficente que além de reunir amigos, familiares, ajuda instituições filantrópicas do município de Juazeiro.

Nesta sexta-feira (17) o programa Geraldo José recebeu como convidados os coordenadores da 2° Sem Lei, Humberto Alves e Paulo Vidal, que faloaram sobre a importância da realização do evento. “A nossa festa não tem bilheteria, pois a ideia é juntar realmente os amigos solidários que são os responsáveis pelo sucesso do evento. A 2° Sem Lei além de um encontro de pessoas amigas é um momento de solidariedade”, frisou Humberto Alves.

A edição desse ano terá como atrações o cantor Valtinho, Raimundinho do Acordeon e Alan Cleber. As camisas custam R$50,00 e podem ser adquiridas na Condutec, na Travessa da Maravilha, Bar Sombra Real, na Avenida Adolfo Viana e na UTI Celular. A 2° Sem Lei acontecerá na casa de eventos Via Show a partir das 18h.

"Mais do que um encontro de amigos, tem o lado solidário. E este ano a gente volta a colaborar com o Abrigo São Vicente de Paulo, o conhecido abrigo dos velhos, o que para nós da organização é motivo de muita satisfação" destacou Paulo Vital.

A 2° Lei Sem 2015 irá beneficiar o Abrigo São Vicente de Paulo, mas conhecido na cidade como Abrigo dos Velhos.

Da redação Alinne Torres/Fotos: Geraldo José
Política
18 de Abril / 2015 às 15:00 | Nenhum Comentário


O Governo de Pernambuco e a Prefeitura de Petrolina devem firmar uma parceria para elaborar o projeto de manutenção e ampliação da Rodovia Perimetral Avenida Transnordestina, importante eixo viário de conexão entre três rodovias federais - as BRs 407 e 428 – que cortam o perímetro urbano de Petrolina, no Sertão pernambucano. Esse foi o principal encaminhamento da audiência pública realizada nessa semana na Câmara de Vereadores de Petrolina pela Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa de Pernambuco. 

O deputado estadual Lucas Ramos, que propôs e presidiu a audiência, avaliou positivamente a reunião. "Como vice-líder do governo na Alepe, vou apresentar a sugestão ao governador Paulo Câmara de que a elaboração do projeto mantenha os mesmos moldes da Perimetral recentemente instalada em Araripina, que é duplicada, possui asfalto de qualidade, iluminação e ciclovia", comentou. 

A audiência contou com a participação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), da Secretaria Estadual de Transportes, da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), do Ministério Público de Petrolina, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Rodoviária Estadual, além dos vereadores de Petrolina.

"Se essa intenção de convênio for formalizada pela Prefeitura de Petrolina, responsável pela rodovia, há sim uma disposição do Governo do Estado para resolver essa questão. Certamente, depois dessa audiência e com a intervenção dos parlamentares, inclusive do deputado Lucas Ramos, vamos conseguir chegar a um acordo", afirmou Luiz Alberto de Araújo, secretário executivo de Transportes de Pernambuco.

Vários líderes comunitários tiveram participação efetiva na audiência. "Perdi um filho vítima de um acidente na Perimetral. Tenho um neto de doze anos que perdeu o pai aos dois", lamentou a presidente da Federação das Associações do município de Petrolina (Feamupe), Socorro Neto. "Fico muito feliz com os encaminhamentos dessa audiência", concluiu. Pedro Caldas, da Central Única dos Bairros de Petrolina (Cubape) , também comemorou o resultado da reunião. "É muito importante sair daqui com essa decisão", afirmou.

Para o deputado Lucas Ramos, a audiência cumpriu seu papel. "Estamos saindo da Câmara Municipal com o sentimento de dever cumprido. É isso que queremos, aproximar o Legislativo do povo e promover soluções", finalizou. 

Ascom/Deputado Lucas Ramos

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage