Foram encontrados 327 registros para a palavra: barragem

Nível da Barragem de Sobradinho atinge volume útil 47,72% e pescadores comemoram: assim é bem melhor

O reservatório Sobradinho, Bahia vem se recuperando das severas secas dos últimos anos e atinge neste mês de junho o volume útil de 47, 72% do seu volume  útil. Este índice não era alcançado desde o período chuvoso de 2011-2012 e demonstra que a política de gestão adotada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Agência Nacional de Águas (ANA) está no caminho certo. O nível do Rio São Francisco agora traz esperança para quem depende do Velho Chico, que há mais de cinco anos sofre com a crise hídrica.

O pescador e ex-presidente da Associação dos Pescadores Profissionais da Ilha do Fogo, Tadeu Reis da Costa, disse que a Semana do Meio Ambiente, entra trazendo esperança de melhoras. "O nível do Rio São Francisco subiu e assim é bem melhor. O mato já estava tomando conta e agora com o nivel do rio subindo a tendência é melhorar a situação que estava ficando insustentável", avaliou Tadeu. ..

Hidrelétrica de Três Marias atinge 81% de volume útil e garante regulação do rio São Francisco e da barragem de Sobradinho

A importância da Usina Hidrelétrica de Três Marias, na região Central de Minas Gerais, vai além da geração de energia, pois seu reservatório é o principal responsável pelo abastecimento de água para os municípios, além de aquecer a economia e o turismo da região. Este ano, nos cinco primeiros meses, o reservatório se recuperou das severas secas dos últimos anos, chegando a 81% do seu volume  útil. Este índice não era alcançado desde o período chuvoso de 2011-2012 e demonstra que a política de gestão adotada pela Cemig, Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Agência Nacional de Águas (ANA) está no caminho certo. 

A operação de Três Marias é fundamental para a regulação do Rio São Francisco, no trecho entre a barragem e a Usina de Sobradinho, na Bahia. “Os reservatórios do setor elétrico são operados sob a ótica dos múltiplos usos, desde o advento da lei nº 994/2000, que criou  a Agência Nacional de Águas. Assim, durante os últimos anos da persistente crise hídrica, ainda no início do período seco de cada ano, tem sido fundamental a elevação da vazão defluente da usina de modo a garantir todos os usos a jusante”, afirma o gerente de Planejamento Energético da Cemig, Marcelo de Deus Melo. ..

Ministro de Minas e Energia diz que não há barragem segura no Brasil 

O ministro de Minas e Energia, Beto Albuquerque, disse hoje (23), que não há barragem segura no país. Em depoimento na Comissão de Meio Ambiente do Senado, sobre segurança de barragens, o ministro disse que "não tem barragem segura. Esse conceito não existe”. Albuquerque explicou que a probabilidade de rompimento de barragens construídas à montante, como foi o caso de Mariana, Brumadinho e agora de Gongo Soco, todas em Minas Gerais, é muito superior às demais.

“O monitoramento é diuturno e ininterrupto. Tudo está sendo monitorado minuto a minuto e as informações estão sendo passadas às pessoas que têm responsabilidade, competência para tomar as ações e medidas, especialmente para não perdermos vidas humanas”, destacou. Bento Albuquerque disse que em razão do grande número de barragens, cerca de 2 mil, entre elas as que não são só de rejeitos de mineração, o ministério faz pareceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) para a fiscalização...

Rio São Francisco: Volume útil da barragem Sobradinho atinge 48,76%, armazenamento é animador

Começou a valer desde quarta (01) novas diretrizes para a operação do Sistema Hídrico do Rio São Francisco, que é formado pelos reservatórios de Três Marias (MG), Sobradinho (BA), Itaparica (BA/PE), Moxotó (AL), Paulo Afonso I, II, III e IV (BA) e Xingó (AL/SE). Com isso, após anos de menor defluência e volume útil de armazenamento por conta da estiagem, a barragem de Sobradinho, volta a operar como no período pré-seca, favorecendo o Vale do São Francisco. A mudança na vazão foi possível em virtude da recuperação no armazenamento das barragens. 

Em Sobradinho, a vazão diária hoje é de 800 metros cúbicos por segundo, 250 a mais que no período mais severo de seca. O aumento é acompanhado de um crescimento no volume útil da barragem, que fez até a sala de crise da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) se transformar em uma sala de acompanhamento...

Investimentos garantem 100% da capacidade da Barragem de Ponto Novo

A barragem de Ponto Novo, no centro norte da Bahia, atingiu 100% da capacidade com o último período de chuva na região. O cenário foi possível por conta do investimento de R$ 14,2 milhões no município, realizado pelo Governo do Estado, por meio do projeto Pró-Semiárido, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), mediante acordo de empréstimo entre o Governo da Bahia e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Do total de recursos, R$ 7,5 milhões foram destinados à implantação do sistema fusegate, um dispositivo de tecnologia francesa, instalado no vertedouro da barragem, elevando-o em 1,20 m, e que aumentou a capacidade do reservatório de água em cerca de 24%, com acréscimo de 9,34 milhões de metros cúbicos. A ação, com parceria da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), tem a finalidade de garantir a segurança hídrica e o desenvolvimento rural da região...

Barragem de Pinhões não corre risco de rompimento, diz coordenadoria do DNOCS. VEJA O VÍDEO

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), por meio da Coordenadoria estadual do órgão (CEST/BA), descartou a possibilidade de rompimento da barragem de Pinhões, em Juazeiro. A declaração foi feita durante audiência pública para discutir a situação das barragens na Bahia sob responsabilidade do órgão, realizada pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira 27.

Apesar de constar no relatório dos reservatórios que correm o risco de rompimento, produzido pela ANA (Agência Nacional das Águas), o engenheiro Raimundo Goethe, chefe do setor técnico da coordenadoria estadual do órgão (CEST/BA), tranquilizou os parlamentares...

Alerta máximo: barragem de Barão de Cocais pode atingir mais cidades

Mais duas cidades, e não apenas Barão de Cocais, podem ser atingidas pela lama de rejeitos da Barragem Sul Superior da mina de Gongo Soco, da Vale, caso a estrutura se rompa. Na última sexta-feira, 22, o nível de alerta da represa subiu para 3, que significa ruptura iminente ou em andamento.

Segundo o tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, as cidades de Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo também seriam atingidas pela lama. Neste domingo (24), a Defesa Civil, em novo levantamento, disse que o total de moradores de Barão de Cocais a serem evacuados é de 6.054, em vez dos 9 mil anunciados anteriormente...

CE: famílias são retiradas de casa por risco de rompimento de barragem

Na noite de sábado (16), os moradores do entorno da barragem Granjeiro, em Ubajara, no Ceará, foram retiradas de casa em prevenção para o risco de rompimento da represa, alertado pela Defesa Civil no dia 11 de março. Por conta das fortes chuvas na região, uma parede do reservatório cedeu, gerando uma cratera e o risco de rompimento total. O trabalho foi conduzido com a ajuda de agentes voluntários e do Corpo de Bombeiros.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito da cidade, Rene Vasconcelos, afirmou que o risco de rompimento é mínimo. "Queremos trabalhar com 0% de risco e, para isso acontecer, todos os cidadãos devem obedecer à ordem da Defesa Civil e da Agência Nacional das Águas", ressaltou o prefeito, referindo-se à ordem de evacuação...

Com apoio da Prefeitura judocas Sobradinhenses representam a Terra da Barragem no Circuito Baiano de Judô

No próximo Sábado (16), dois judocas de Sobradinho participarão da 1ª etapa do Circuito Baiano de Judô na cidade de Lauro de Freitas-BA. Wiliam Dias e George Wellington são da escola de Judô Dojo Judokan de Sobradinho e integrarão a equipe da escola Samuraikan de Juazeiro. Eles participarão da competição nas categorias, iniciante, sênior pesado, sub 21 e master peso médio. A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, garantiu apoio logístico para que os atletas pudessem participar da competição, representando o município no evento que reunirá participantes de todo estado da Bahia.

O Professor da escola Dojo Judokan, Laudivan Freitas, destacou a importância do apoio da gestão municipal na participação dos atletas no Circuito Baiano de Judô. "Sobradinho tem artistas marciais muito bons, de nível nacional e até mesmo internacional. Desde já agradeço o apoio da gestão municipal, que irá contribuir não apenas com o desenvolvimento dos atletas, mas também dando este estímulo, que vai melhorar ainda mais a autoestima dos sobradinhenses. Vamos torcer muito, para que eles tenham um ótimo desempenho", afirmou Laudivan.

De acordo com o Secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Luiz Nery, a orientação do Prefeito Luiz Vicente Berti é apoiar os atletas das diversas modalidades, como uma forma de fomentar o esporte e estimular os talentos locais. " É uma prática da gestão municipal, apoiar o esporte em nosso município, garantindo condições para que os atletas possam desenvolver-se dentro das modalidades que atuam. Já apoiamos equipe de handebol, realização de copas de futebol, futsal, ciclismo, entre outras competições. Agora estamos garantindo o apoio aos atletas do judô e isso é muito importante, porque irá fortalecer ainda mais o esporte em nossa cidade. São dois atletas que tem grandes chances de trazerem medalhas. Vamos incentivá-los para que representem bem o nome de Sobradinho", afirmou Luiz Nery...

Rio São Francisco: Barragem Sobradinho apresenta 39% de armazenamento do seu volume útil

A Agência Nacional de Águas (ANA) discutiu na segunda-feira (11 de março) questões relevantes para a operação dos reservatórios de água do Velho Chico, mas o problema mais recente e preocupante em relação ao Rio Paraopeba, afluente do São Francisco, ficou de fora. Durante as duas últimas reuniões, o problema originado em Brumadinho foi debatido pelos participantes, dentre os quais, usuários diversos, a exemplo do poder público, irrigantes, Ministério Público Federal, governos estaduais, Marinha, entre outros.

Durante a videoconferência transmitida para os estados banhados pelo chamado rio da integração nacional, também foi discutida a implementação da resolução elaborada no ano de 2018 em conjunto com os diversos usuários das águas do São Francisco, através da qual foi estabelecida nova vazão mínima para o rio. De acordo com o documento, a defluência mínima no Baixo São Francisco, por exemplo, não deve ficar abaixo dos 700 metros cúbicos por segundo (m³/s). Mas, pelo fato de o rio iniciar o período seco a partir do próximo mês, alguns segmentos defendem a redução desse patamar...

Comissão Especial quer vistoriar barragem de Pinhões, ela está na lista das que correm risco de rompimento

Conforme este Blog Geraldo José mostrou em novembro do ano passado a barragem de Pinhões deve ser vistoriada. Em novembro a redação do Blog fez contato com moradores do distrito de Pinhões, localizado a cerca de 50 Km da sede do município, e obteve relatos da necessidade de um "olhar mais técnico e profissional principalmente no sangradouro da Barragem de Pinhoes".

Na época foi divulgado o Relatório de Segurança de Barragens, relativo a 2017, publicado pela Agência Nacional de Águas (ANA) apontando que das 24.092 barragens espalhadas pelo Brasil, 723 foram classificadas nas categorias de risco ou com algum dano potencial...

Debate sobre causas e desdobramentos do rompimento da barragem de Brumadinho acontecerá hoje (22) na Univasf

Com o tema "Rio São Francisco: Causas e Desdobramentos do Rompimento da Barragem de Brumadinho/MG”, será realizada hoje (22) uma mesa de debates na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O debate acontecerá das 19h às 21h, no auditório da biblioteca, no Campus Sede, em Petrolina (PE). O evento é aberto à participação de toda a comunidade.

Promovido pelo Diretório Acadêmico (DA) de Ciências Biológicas, o evento conta com apoio das Pró-Reitorias de Ensino (Proen) e de Extensão (Proex) da Univasf, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e da Frente Brasil Popular. O debate visa chamar a atenção da sociedade da região do Vale do São Francisco para as consequências do rompimento da barragem de Brumadinho. Haverá emissão de certificados aos participantes...

Jacobina: Moradores são treinados para saber o que fazer caso barragem venha a romper

Um simulado foi realizado na manhã desta sexta-feira (22), em Jacobina, no norte da Bahia, para treinar moradores e integrantes de órgãos públicos sobre o que fazer caso haja rompimento da barragem da cidade, que é de rejeitos, e parecida com a que rompeu em Brumadinho, em Minas Gerais, no dia 25 de janeiro deste ano.

Pelo menos 400 moradores de povoados próximos à barragem, além de integrantes da polícia, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e funcionários da mineradora responsável pela barragem participam do simulado. A atividade foi realizada especialmente, com os moradores dos povoados de Canavieiras, Itapicuru, Pontilhão, Pontilhão de Canavieiras e Couro Velho...

Bombeiros evacuam 200 pessoas que moram perto de barragem da Vale em Nova Lima

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou que irá evacuar na noite deste sábado, dia 16, uma área de risco das barragens B3/B4 da Mina de Mar Azul, da Vale, no município de Nova Lima (MG). Entre 170 e 200 pessoas terão que ser retiradas do local, que abrange cerca de 49 edificações, entre residências e estabelecimentos comerciais. Procurada, a Vale informou que acionou na noite deste sábado o nível 2 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) para a barragem B3/B4 da mina Mar Azul, em Nova Lima (MG).

De acordo com a empresa, a medida, preventiva, foi tomada “por segurança”. “A decisão é uma medida preventiva e se dá após a revisão dos dados dos relatórios de análise de empresas especializadas contratadas para assessorar a Vale. Cabe ressaltar que a estrutura está inativa e essa iniciativa tem caráter preventivo” frisou a empresa em nota enviada por sua assessoria de imprensa. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a auditoria se negou a atestar segurança da estrutura, o que motivou a evacuação preventiva. As barragens têm cerca de 3 milhões de metros cúbicos de rejeito em alteamento à montante. Ou seja, foi construída com o mesmo tipo de estrutura da Barragem I da Mina de Córrego do Feijão, em Brumadinho, que rompeu no fim de janeiro, em uma tragédia que caminha para ter mais de 300 mortos...

Alcolumbre: CPI deve ser criada para apurar rompimento de barragem

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), informou nesta segunda-feira, 11, que irá adiar a leitura do pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Casa com o objetivo de apurar as causas do rompimento da barragem da companhia, em Brumadinho (MG). A leitura estava prevista para a sessão desta terça-feira, 12. De acordo com ele, há uma articulação com a Câmara dos Deputados para que seja criada uma CPI mista. "Se está buscando um entendimento para que a gente possa fazer uma investigação da Câmara e do Senado, em que o presidente ou o relator será um deputado ou um senador, para se dar celeridade às investigações da tragédia de Brumadinho", disse o presidente da Casa.

Na última semana, 194 deputados assinaram o requerimento para a instalação de uma CPI na Câmara. No Senado, o pedido contou com a assinatura 42 senadores, mais da metade da Casa. Uma CPI tem os mesmos poderes de investigação das autoridades judiciais e seus integrantes podem realizar diligências, convocar ministros, tomar depoimentos, inquirir testemunhas e requisitar informações. A comissão pode ser criada tanto na Câmara como no Senado, por meio de requerimento de um terço dos senadores (27) e um terço dos deputados (171)...

Rio São Francisco: Com falta de chuvas barragem de Sobradinho está com 36,21% de volume útil

A agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), na qual são analisadas as condições hidrológicas da bacia do Rio São Francisco apresentou informações sobre a precipitação hídrica na bacia do Rio São Francisco. De acordo com a apresentação feita pela equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o mês de janeiro apresentou uma precipitação considerada crítica e a tendência durante este mês de fevereiro e março deve ser de alerta. 

Diante desse cenário, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou as premissas de operação dos reservatórios instalados na bacia do São Francisco. De acordo com os estudos, a vazão defluente em Três Marias (MG) deve se manter em 150 metros cúbicos por segundo (m³/s); de 844m³/s em Sobradinho, na Bahia, e reduzida em Xingó (AL), do patamar atual, de 800m³/s para 700 m³/s. ..

Falta de manutenção no Açude de Pinhões e outros riscos voltam a preocupar moradores do Distrito

Relatórios divulgados no final de 2018, pela Agência Nacional de Águas (ANA), apontaram quase 50 barragens no País com algum risco ou preocupação, sendo que dentre estas pelo menos 10 estariam na Bahia. De acordo com o relatório as barragens que apresentavam algum nível de preocupação seriam as de Afligidos (em São Gonçalo dos Campos), Apertado (Mucugê), Araci (Arací), Cipó (Mirante), Luiz Vieira (Rio de Contas), RS1 e RS2 (Camaçari), Tabua II (Ibiassucê), Zabumbão (Paramirim) e Pinhões (Juazeiro).

De acordo com trecho do relatório da ANA “A maioria se deve a problemas de baixo nível de conservação da barragem, mas existem outros motivos como insuficiência do vertedor e falta de comprovação documental da estabilidade da barragem”. À época, em nota, o governo da Bahia informou que cumpriu metas de fiscalização e vistoria de barragens e que seria “o único a atender integralmente ao que foi previsto e pactuado com a ANA”, divulgou...

Esclarecimentos sobre a barragem de Rejeito da Mineração Caraíba

..

Ainda não é possível afirmar que os rejeitos do rompimento da barragem irão impactar usuários do Rio São Francisco, diz nota da ANA

A água com rejeitos do rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), avançou pouco mais de 130 quilômetrose está a cerca de 200 quilômetros do reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Marias. A informação consta de nota divulgada hoje (7) pela Agência Nacional de Águas (ANA), que diz ainda não haver certeza se os rejeitos chegarão ao Rio São Francisco, onde está o reservatório de Três Marias.

"Ainda não é possível afirmar, neste momento, as consequências que advirão ou que os rejeitos provenientes do rompimento da barragem irão atingir o reservatório de Três Marias e impactar usuários de recursos hídricos localizados no Rio São Francisco", diz a nota...

Ministério Público participa de simulado de emergência em barragem da Jacobina Mineração

O Ministério Público do Estado da Bahia participa, no próximo dia 22, do simulado de emergência da barragem de rejeitos da Jacobina Mineração e Comércio (JMC), que acontece no município de Jacobina, localizado no norte do estado. A atividade será acompanhada pelo promotor de Justiça Pablo Almeida. Segundo ele, “o MP irá avaliar, juntamente com a empresa e os demais órgãos públicos, as oportunidades de melhorias para atendimento de eventuais emergências”. 

Este será o primeiro simulado de barragens no estado. No dia anterior ao simulado (21), o promotor de Justiça participa de um treinamento realizado pela JMC com instituições e representantes da comunidade. O simulado estava agendado para ocorrer em dezembro, mas foi suspenso em razão das chuvas e da decretação de situação de emergência pelo Município. ..