Blog do Geraldo José - Eleições
Vale do São Francisco - 21 de Janeiro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Eleições

publicado em 22 de Julho / 2014 às 20:00

Paulo Souto e Geddel inauguram comitê em Salvador

O comitê central da coligação “Unidos pela Bahia”, formada pelos candidatos Paulo Souto (governador), Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador), será inaugurado nesta quarta-feira (23), às 20 horas, em Salvador. Localizado na Avenida ACM, nº 3305, o espaço tem 1,5 mil metros quadrados de área construída e vai concentrar as atividades de campanha da chapa majoritária oposicionista. A inauguração vai contar com a presença do prefeito ACM Neto, de Salvador, além de políticos, lideranças e militantes dos 15 partidos que formam a coligação "Unidos pela Bahia". No comitê central, vão funcionar sete coordenações: geral, administrativo-financeira, interior, mobilização, eventos, transporte/material e propaganda de rua. 

Para o coordenador geral de Salvador, Léo Prates, o comitê foi planejado desde a sua localização para dar o máximo de agilidade e dinâmica às atividades de campanha, fazendo chegar à população, com eficiência e facilidade, o material dos candidatos da chapa majoritária. Prates destaca ainda a utilização do comitê móvel, experiência bem sucedida na campanha de ACM Neto, em 2012, que estará sendo replicada agora. O comitê móvel consiste numa van, com som, e uma equipe que circula pelos bairros da cidade distribuindo material de propaganda e divulgando as propostas dos candidatos.

A coordenação do interior ficará sob o comando de Marcelo Neves e Vitor Azevedo. Segundo Neves, da capital será feito o acompanhamento dos comitês localizados nas 20 principais regiões da Bahia, onde precursores estarão encarregados da preparação de eventos, fiscalização e distribuição de material de campanha por todos os municípios desses territórios.

Ascom DEM BA Foto: Valter Pontes
publicado em 22 de Julho / 2014 às 17:00

Eleição 2014: Rui quer regionalizar saúde, com atendimento de qualidade mais perto da população

 
Criar e fortalecer uma rede de atendimento hospitalar regionalizada na Bahia, garantindo o acesso aos serviços de saúde com eficiência, qualidade e cobertura na capital e no interior é o propósito de Rui Costa, candidato a governador da Bahia pela coligação “Pra Bahia Mudar Mais”. Ele insiste na proposta em encontros com políticos, lideranças e nas entrevistas para imprensa, ressaltando que o objetivo é trabalhar em parceria com os municípios, entidades filantrópicas, universidades e iniciativa privada, aproximando os serviços da população para dar atendimento digno à clientela do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
“Vou levar atendimento em diversas especialidades médicas para perto da casa das pessoas”, disse, ao garantir que nenhum paciente do interior deveria ter que se deslocar para os grandes centros urbanos para fazer consultas com especialistas e para procedimentos de média e alta complexidade, em áreas como cardiologia, oncologia e ortopedia, por exemplo. “Os baianos não vão mais precisar viajar 500, 600 quilômetros para ter atendimento especializado e de boa qualidade. Poderão ser atendidos mais perto de casa, acompanhados por pessoas da família, pra ter conforto e apoio num momento difícil”, sinalizou Rui Costa.
 
Confiante no sucesso do Programa Mais Médicos, realizado em parceria com o governo federal, que levou 1,4 mil profissionais  a  378 municípios baianos, com atendimento básico e prevenção de doenças, Rui pretende ampliar e estruturar a rede hospitalar pública, envolvendo pelo menos mais oito hospitais. Ele antecipa que “novos hospitais serão entregues, a exemplo do Hospital Metropolitano, Hospital da Costa do Cacau, no eixo Ilhéus-Itabuna, novo Hospital Regional de Feira de Santana, novo Hospital Couto Maia, Hospital de Seabra, um hospital para atender a população da Região Oeste e dos territórios Piemonte Norte do Itapicuru e Piemonte da Diamantina e Hospital do Sisal e Nordeste, com destaque para o funcionamento do Hospital de Caetité voltado ao atendimento  de Oncologia, no qual já existe a infraestrutura”.
 
O candidato petista destaca que o governador Jaques Wagner avançou muito na área, pois há sete anos a Bahia tinha apenas um hospital geral (HGE) em Salvador. Agora com mais cinco novos (Hospital do Subúrbio em Salvador, Hospital Estadual da Criança em Feira de Santana, Hospital Regional de Juazeiro, Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, Hospital Regional de Irecê), já existem seis no estado. E celebra: “Na semana passada o governador inaugurou uma unidade em Cristópolis, no Oeste, onde investiu R$ 600 mil na implantação e repassará R$ 1,7 milhão por ano, através de contrato entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e o Fundo Municipal de Saúde, para garantir o bom funcionamento da unidade”.
Ascom rui Costa Foto: Mateus Pereira
publicado em 22 de Julho / 2014 às 12:30

Vereadores de Pesqueira garantem apoio a Armando e João Paulo

No mesmo dia em que recebeu o apoio de 20 vereadores das cidades de Jaboatão dos Guararapes, Escada, Joaquim Nabuco e Palmares, o candidato ao governo Armando Monteiro reforçou seu palanque no Agreste. Nesta segunda-feira (21), oito representantes da população de Pesqueira confirmaram que estão com Armando Monteiro, Paulo Rubem (vice) e João Paulo (PT) ao Senado.

Os oito vereadores são maioria na Casa Anísio Galvão, como é denominada a sede do Legislativo de Pesqueira. Os parlamentares que firmaram a aliança com Armando são: Sil (PT), Severino Índio (PT), Wagner Cordeiro (PV), Lenivaldo Soares (DEM), João Galindo (PSD), Naldo Paes (PCdoB), Biá (PSC) e Paulinho Marchante (Pros).

Armando já tinha participado, na noite de 27 de junho, de uma reunião com os vereadores, em Pesqueira. Na ocasião, o petebista falou sobre a importância de reposicionar Pesqueira no cenário econômico pernambucano. "Infelizmente, Pesqueira perdeu o dinamismo que a marcou. Temos o desafio de reinserir a cidade no cenário econômico", destacou Armando, reforçando a estratégia de investimento em educação e infraestrutura hídrica e de rodovias para alavancas a interiorização do desenvolvimento.

Ascom Foto: Léo Caldas/Divulgação
publicado em 22 de Julho / 2014 às 10:27

Rui quer dobrar matrículas de educação profissional na Bahia

 
O compromisso de aprofundar a qualidade da educação na Bahia foi destacado por Rui Costa, candidato a governador pela coligação ‘Pra Bahia Mudar Mais’, em entrevista à BandNews FM, nesta segunda (21). Propostas como universalizar o ensino médio e dobrar o número de matrículas no sistema estadual de educação profissional constam entre as prioridades no Programa de Governo Participativo (PGP) construído durante os últimos seis meses, por mais de 50 mil pessoas. “Uma das minhas metas é atingir 150 mil matrículas em cursos técnicos de nível médio”, garantiu.
 
No primeiro semestre deste ano, 70.754 alunos foram matriculados (dados SGE/SEC), número alcançado pelo governo Jaques Wagner, após ter recebido de Paulo Souto com menos de 5 mil matrículas. Hoje a Bahia tem a segunda maior rede estadual de educação profissional no país. “Quando eu era adolescente, os jovens baianos tinham que vir pra Salvador pra fazer curso profissional, pois só tinha aqui. Hoje a Bahia tem 25 campi federais, três núcleos IFs, além de 68 centros estaduais de educação profissional, atingindo 123 municípios”, compara Rui.
 
O candidato petista também pretende trazer mais três universidades federais para o estado, em ação articulada com o governo federal. “A Bahia passou anos tendo apenas uma universidade federal, e hoje tem seis, graças a Lula, Dilma e Wagner. Vou buscar mais recursos, pois precisamos ter nove, dez universidades”, avalia Rui. Avançar com a educação integral em mais 20% das escolas estaduais e criar uma política de assistência estudantil para estudantes das universidades públicas baianas também estão entre as principais proposições de Rui para o próximo governo. “Vamos trabalhar em parceria com municípios, consórcios municipais e colegiados territoriais e instituições de ensino superior, tanto para a educação básica, profissional e ensino superior, como para a educação do campo, especial e educação de jovens e adultos”, sintetiza.
Ascom rui Costa Foto: Mateus Pereira
publicado em 21 de Julho / 2014 às 21:27

Paulo Souto vai e Rui foge de debate sobre violência à mulher

O candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, manifestou total interesse de, no caso de eleito, desenvolver políticas publicas para mudar o negativo cenário da violência à mulher no estado. “Não podemos nos omitir diante da situação atual, em que a Bahia possui a segunda maior taxa de homicídios femininos do país. Muito menos ficarmos passivos com o aumento de 168% no número de estupros, nos últimos anos, em nosso estado”, afirmou ao participar do Encontro das Mulheres com Candidatos ao Governo do Estado.

Ao contrário do candidato petista Rui Costa, que mais uma vez se ausentou de um debate público sobre a violência, Paulo Souto participou do evento, promovido pela Rede de Atenção a Mulheres em Situação de Violência, na Defensoria Pública, na manhã desta segunda-feira (19). “É preciso ter coragem para enfrentar este problema e o candidato do atual governador mais uma vez se ausentou de um debate sobre a violência, numa clara demonstração de incapacidade de tratar uma questão que aflige diretamente a vida de baianas e baianos”, comentou.

No encontro desta segunda-feira, que contou com a participação das candidatas Lídice da Mata (PSB), Renata Mallet (PSTU), Da Luz (PRTB), e de uma representante de Marcos Mendes, do PSOL, o que foi motivo de protestos dos outros participantes, a Rede expôs dados da violência à mulher na Bahia e apresentou um documento com 10 propostas de políticas públicas para a avaliação dos debatedores.

Lembrando que criou o Conselho Estadual de Defesa do Direito da Mulher, quando governador, Paulo Souto concordou com as propostas apresentadas de fortalecimento e manutenção da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres, do aumento de recursos públicos para o combate à violência contra a mulher, interiorização e ampliação do número de delegacias especializadas e serviços de saúde para vítimas da violência, bem como intensificar a articulação do governo com o poder judiciário, defensoria pública e ministério público.Para o candidato da coligação “Unidos pela Bahia”, a Lei Maria da Penha foi um grande avanço na proteção à mulher. “Mas a sua eficácia é reduzida, por causa da insuficiência de instrumentos que possibilitem a sua efetivação”, disse, assinalando ter o propósito, se eleito, de contribuir no que for possível para tornar a legislação mais eficaz.

Ascom DEM BA Foto: Valter Pontes
publicado em 21 de Julho / 2014 às 19:00

Roberto Carlos e Joseph Bandeira fazem dobradinha em Juazeiro

No evento que reuniu as lideranças políticas de Juazeiro, o deputado estadual Roberto Carlos e o ex-deputado federal Joseph Bandeira firmaram parceria para as próximas eleições. Joseph e Roberto Carlos mantêm uma amizade antiga e um histórico político em prol da população da região norte do Estado, sobretudo, Juazeiro.

"Roberto Carlos é o nosso Lulinha. Ele sabe quanto custa um pedaço de pão pra comer. Foi camelô e venceu na vida com dignidade, decência e lealdade ao seu povo. Hoje, é um deputado respeitado, admirado e amado por todos nós. Ele teve quase 80 mil votos na eleição passada e nessa vai ter, com toda certeza, mais de 100 mil, em reconhecimento ao trabalho sério e comprometido por nossa região", disse Joseph.

Roberto Carlos agradeceu e falou que vota em Joseph desde 1988. “Sinto-me honrado com essa parceria, durante todo esse tempo, pois conheço o seu caráter, o seu respeito e carinho por nosso povo. Na eleição passada, para prefeito, o apoiei até o fim, quando muitos o abandonaram. Agora, vamos continuar mais uma vez esta parceria, em Juazeiro, para deputado federal e estadual", finalizou o deputado Roberto Carlos.

Entre as autoridades presentes no evento, estavam a vereadora de Juazeiro, Suzana, o vice-prefeito de Casa Nova, Maninho, o presidente do PDT de Sobradinho, Evaristo Pereira, o ex-vereador de Juazeiro, Leonardo Bandeira, o suplente de vereador, Assis da Pólo, a ex-presidente do PT, Meirinha, o suplente de vereador, Josafá Mota, o ex-presidente da Câmara de Juazeiro, Florêncio Galdino, entre diversas lideranças políticas que lotaram o espaço.

Lisandra Lopes Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 21 de Julho / 2014 às 15:00

VILSON MATIAS CONFIRMA CANDIDATURA A ESTADUAL PELO PEN

Surpreendentemente, o PEN – Partido Ecológico Nacional, fundado há dois anos, terá dois candidatos a deputado estadual por Juazeiro no pleito deste ano: O policial militar Edmar Santos, popular Piu do João XXIII e o advogado, Vilson Matias.

Vilson, inclusive, esteve em plena campanha no último sábado (19) durante as festividades do dia do Colono em Maniçoba, ocasião em que concedeu entrevista ao Blog.

“Sou apaixonado por Juazeiro e é hora de dar uma contribuição maior em favor da nossa cidade. Peço aos juazeirenses que deem preferência aos candidatos da região e assim a gente coloca nosso nome para apreciação com fé em Deus, acreditando sair vitorioso”, declarou Vilson.

Vilson argumentou que cidades menores, a exemplo de Campo Formoso, se uniram e consolidaram o projeto de ter uma boa representação na Assembleia Legislativa e também na Câmara Federal. “Espero que o eleitor juazeirense entenda essa necessidade de ter uma boa representatividade, por isso defendo a votação nos filhos da Terra”. Vilson concluiu argumentando que além de várias bandeiras, pretende se eleito, trabalhar em defesa do Rio São Francisco e contra os efeitos da seca no Norte da Bahia.

publicado em 21 de Julho / 2014 às 14:00

AMADEUS DO PSL E EMANOEL LIMA DO PSB BUSCAM APOIO DE COLONOS

Com a candidatura a deputado federal registrada Amadeus dos Santos Silva (PSL) aguarda apenas o deferimento por parte da Justiça Eleitoral. Ele, no entanto, esteve no último sábado na Festa do Colono em Maniçoba quando declarou ao Blog que a candidatura é prá valer. “Fui convidado pela entidade que congrega os colonos e estou para prestigiar a festa e no caso de eleito pretendo usar toda minha representatividade em favor dos colonos, especialmente em Maniçoba onde também tenho raízes”.

Ex-superintendete da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima, vai concorrer a deputado estadual pelo PSB e na Festa do Colono sábado em Maniçoba disse que se sentia como se estivesse em casa. “Esta é uma festa que desde minha primeira vinda aqui eu prestigiei, pois se trata da confraternização dos colonos do perímetro irrigado de Maniçoba que é um exemplo na América Latina, Walter tem dado um exemplo de administração, principalmente no zelo do dinheiro público. Hoje resido em Juazeiro, mas você tem me visto muito pouco porque tenho viajado bastante porque é hora de cair em campo, pois não costumo contratar liderança que vai em busca do voto e nem vou olhar na cara do sujeito que vai votar em mim. As pessoas que vão votar em Emanoel são pessoas que me conhecem”, concluiu.

publicado em 21 de Julho / 2014 às 11:24

WANK MEDRADO CONTESTA MAIS UMA VEZ QUALQUER IMPEDIMENTO Á SUA CANDIDATURA

Para o advogado e candidato a deputado estadual Wank Medrado disse ao Blog no sábado durante a Festa do Colono em Maniçoba que há uma campanha dissimulada de algumas pessoas com a finalidade de tentar desestabilizar a sua postulação à Assembleia Legislativa. “Eu digo que o bom da política é que quando a gente surge num horizonte competitivo começam a inventar as mentiras que nós temos ouvido. Eu quando disputei a eleição anterior, disputei com a consciência plena de que poderia ser candidato porque não havia nenhum tipo de problema, agora uma questão jurídica que não tem nada a haver com inelegibilidade fica muito difícil de transmitir para as pessoas leigas. Sempre tive convicção como tenho agora de que serei candidato, os prazos para impugnação já foram superados e se eu não tive a minha candidatura impugnada é porque não há nada a impugnar. A gente fica triste por um lado pela falta de honestidade dos oponentes que ao invés de tentar conquistar o voto apresentando uma plataforma ou um projeto que possa melhorar a vida das pessoas se apegam a coisas que não interessam ao povo de uma maneira em geral para tentar diminuir a nossa projeção política” relatou Wank.

publicado em 21 de Julho / 2014 às 11:00

Adalberto Cavalcanti ganha a rua na campanha para deputado federal

 
O deputado estadual e candidato a federal, Adalberto Cavalcanti, do PTB, botou literalmente o bloco na rua neste final de semana, No Sanado, dia19, e domingo, 20,a agenda do petebista foi bastante movimentada. Odacy Amor, do PT, companheiro de chapa de Adalberto, só esteve na programação a partir do sábado a noite pela questão da religião. Acompanhado da militância, de simpatizantes a sua cozinhada a Câmara dos Deputados e da sua esposa, a prefeita de Afranio, Lúcia Mariano, Adalberto visitou sábado de manhã a feira da Cohab Massangano. O deputado conversou com os feirantes e freqüentadores, apresentando seu projeto para trabalhar por Petrolina, pelo Sertão, por Pernambuco e pelo Brasil,
 
"Foi um começo positivo da nossa campanha de rua", frisou Adalberto. Ainda no sanado, Adalberto foi com sua comitiva prestigiar a Vaquejada de Cristalia, distrito de Petrolina. A noite com a presença de Odacy e sua mitancia, a dupla caminhou pelo bairro São Gonçalo, "Sentimos a grande receptividade das pessoas que acreditam em nossa trajetória e experiência para promover ações voltadas pAra a maioria da população. Eu e Odacy sentimos o carinho das pessoas", avaliou petebista. A agenda de Adalberto  com Odacy continuou neste domingo com caminhada pela feiura do Ouro Preto de manhã, seguida pela visita ao bairro João de Deus que encerrou sua semana de aniversário e no final da tarde o destino foi o bairro Vila Marcela.
Ascom Dep. Adalberto cavalcanti
publicado em 21 de Julho / 2014 às 10:24

MÁRCIO JANDIR CUMPRE PALAVRA E NÃO DISPUTA ELEIÇÃO DE 2014

O advogado e candidato a prefeito na última eleição em Juazeiro, Márcio Jandir, era um dos mais entusiasmados na Festa do Colono sábado em Maniçoba. Parecia até reviver a disputa eleitoral em 2012 onde foi um dos protagonistas da disputa com o atual prefeito Isaac Carvalho.

Márcio disse que estava acompanhando os amigos que lhe prestaram apoio na eleição municipal. “Eu recebi o apoio de Joseph, Wank, Roberto Carlos, Adolfo Neto de tantas pessoas que eu tenho que estar aqui hoje para de forma recíproca apoiá-los nas eleições deste ano. Nós estamos juntos num projeto que é maior do que qualquer projeto individual, trata-se de um projeto para Juazeiro porque não é só ser deputado ou prefeito, nós temos que mudar o perfil de Juazeiro”.

“Eu estou cumprindo minha palavra. Assim que terminou a eleição de 2012 sugeriram que eu me candidatasse a deputado estadual para dobrar com Joseph e nós faríamos uma chapa grande. Mas eu tinha um compromisso com Wank Medrado que eu estou honrando. Tinha um compromisso com Adolfo Neto que também nos apoiou e estou do lado de Joseph, porque é o povo de Juazeiro. Ninguém mais tem a alma de Juazeiro como Joseph Bandeira. Não tenho apenas um voto, eu represento um conjunto de pessoas, um grupo e eu tenho obrigação com todos eles”, concluiu Jandir.

publicado em 21 de Julho / 2014 às 09:00

ROBERTO CARLOS, ADOLFO VIANA E JOSEPH BANDEIRA EM PLENA CAMPANHA NA FESTA DO COLONO EM MANIÇOBA

Juntos e misturados ao povo os candidatos Joseph Bandeira (Federal), Roberto Carlos e Adolfo Viana Neto (Estaduais) caminharam entre os colonos, populares e frequentadores da Festa do Colono em Maniçoba onde foram muito bem recebidos.

Roberto disse ao Blog que recentemente a Coelba não renovou convênio com a Secretaria Estadual da Fazenda o que poderia acarretar grande prejuízo aos colonos. “Fomos até a secretaria e conseguimos a renovação do convênio e estamos prontos para atender todas as vezes que formos acionados pelos colonos”, explicou Roberto. Aos que não acreditam na sua reeleição Roberto declarou: “Nossa vida inteirar foi constituída de desafios, na eleição passada fui o único deputado votado nos 417 municípios baianos com mais de 75 mil votos e contava apenas com três prefeitos. Hoje nós temos o apoio de 12 prefeitos, 11 vice-prefeitos, e seis candidatos a prefeito que ficaram em segundo lugar. Enfim, tô trabalhando para me eleger se possível com uma votação superior à da eleição passada”.

Entusiasmado com o carinho popular Joseph argumentou que não consegue explicar o sentimento do povo à sua pessoa. “Rapaz o povo gosta muito de mim, eu não sei o que é isso não. Eu estava naquela fila em carro aberto, era palma, beijos, abraços e o carinho do povo. Agora só depende de Deus, se Deus quiser que eu seja candidato, eu serei. Eu acho que tô candidato forte, que vou passar por todos os problemas e que desta vez vamos chegar na Câmara Federal com uma votação expressiva para representar bem Juazeiro e região”.

Participando da festa pela terceira vez o deputado Adolfo Viana disse que tomou gosto pelo evento que só cresce a cada ano. “Participei pela primeira vez na eleição de 2012, voltei ano passado e hoje fui homenageado por uma carreata organizada pelos amigos e fomos muito bem recebidos. Estou feliz, inclusive, por ter a oportunidade de caminhar ao lado de Joseph Bandeira, Roberto Carlos, Leur Lomanto, Lúcio Vieira Lima e outros candidatos. João Gualberto não pode vir, mas mandou um grande abraços aos colonos e a todos juazeirenses”.

publicado em 21 de Julho / 2014 às 08:00

Prefeito Isaac e os candidatos Pedro Alcântara e Zó participam da Festa do Colono em Maniçoba

O grupo do prefeito Isaac Carvalho, integrado ainda pelos candidatos Pedro Alcântara (Federal) e Crisóstomo Lima, Zó (Estadual), foi também recepcionado com simpatia pelos colonos e organizadores da Festa do Colono em Maniçoba. “O destino me reservou esta oportunidade e eu estou muito feliz. Sou técnico agrícola e aqui tenho encontrado muitos amigos produtores, da área do futebol, da cultura e por esta razão me sinto como se estivesse em casa”, declarou que concluiu “Sou muito ponderado em campanha, e também sei que Juazeiro nunca elegeu ninguém com votos locais, assim a gente tem buscado outros apoios fora do município e estou muito confiante numa votação que possa nos assegurar este mandato na Assembleia Legislativa”.

Pedro Alcântara prestigiou quase toda programação, oportunidade em que conheceu um pouco da história de um dos mais velhos colonos de Maniçoba, o senhor Raimundo Lima Machado, 79 anos, que afirma ter chegado a localidade com outros 44 colonos por volta de 1981, ou seja, com mais de trinta anos dedicados a agricultura. Presente em todas as edições da festa Pedro Alcântara comentou a grandeza do evento que cresce a cada ano: “Quando Deputado Estadual por seis mandatos procurei dar minha parcela de contribuição aos perímetros irrigados, então conseguimos o asfaltamento para todos eles oferecendo melhores condições de escoamento de seus produtos para o consumidor. Aqui se planta esperança e se colhe desenvolvimento, a força de nosso povo nasce do trabalho dos colonos, venho trazer o meu abraço fraterno à todos eles”, finalizou.

Filho de colono o prefeito Isaac Carvalho argumentou que se sente extremamente feliz em participar todos os anos da Festa do Colono em Maniçoba “Considero a festa bastante positiva e assim aproveito e parabenizo a todos pela organização. Estou aqui na Vila I e daqui à pouco participarei da festa na Vila II, porque entendo que é muito importante confraternizar o sucesso dos nossos colonos e acima de tudo promover os nossos perímetros irrigados e a nossa região. Sou produtor aqui em Maniçoba, começamos no Mandacaru, mas no início da década de 90 compramos uma propriedade aqui e até hoje continuo produtor. Então é motivo de orgulho estar aqui no meio dos produtores, ser filho de produtor, produtor e contribuir para o desenvolvimento da região”.

O vereador Antônio Tibúrcio de Souza Caffé acompanhou a comitiva do prefeito Isaac Carvalho e como prometeu da tribuna da Câmara vai mesmo apoiar a candidatura de Zó. “Eu dou sustentação ao governo do prefeito Isaac Carvalho, mas como homem de palavra, eu expliquei que para federal vou votar no presidente do meu partido Maurício Trindade e para Estadual em Zó. Pela primeira vez desde 86, não vou votar em Pedro Alcântara, mas continuo integrando um projeto maior para Juazeiro. Eu não vou enganar Pedro, eu jogo limpo”, declarou.

publicado em 21 de Julho / 2014 às 07:00

LÚCIO VIEIRA LIMA: “FILHO DA TERRA NÃO É GARANTIA DE SER BOM PARLAMENTAR”

Diversos grupos da política baiana e regional participaram no último sábado (19) da 34ª Festa do Colono em Maniçoba. Acompanhados do presidente do PMDB em Juazeiro, Osanah Setúval e do vice João de Manelão, os deputados Lúcio Vieira Lima (Federal) e Leur Lomanto Jr (Estadual) foram recebidos por moradores e colonos do perímetro irrigado de Maniçoba e participaram ativamente das festividades. “Satisfação de participar dessa festa tão tradicional e ser bem recebido como fomos ao lado de Osanah, Zé Couro e João de Manelão. Aproveito e parabenizo aos colonos pela data e a festa tão bem organizada”, disse Leur Lomanto.

Para Lúcio Vieira Lima já é um costume seu participar da festa dos colonos em Maniçoba. “Tem que valorizar esses homens que produzem e ajudam o município, a Bahia e o Brasil a crescer”. Lúcio ainda contestou a campanha que estão tentando introduzir em Juazeiro no sentido de se votar apenas no candidato da terra. “O fato de ser candidato da terra não é garantia de que será um bom parlamentar. Vocês vejam Geddel, foi candidato a Senador e muito bem votado em Juazeiro porque tem trabalho aqui e ama essa terra. Enquanto Ministro da Integração, Geddel fez a pressurização do Projeto Tourão, implantou a primeira etapa do Projeto Salitre, o aterro sanitário de Juazeiro que foi melhorado, ou seja, obras e obras que foram implementadas. Então entendo que Geddel representou Juazeiro com tanta dignidade como faria um filho da terra. E desta maneira que a gente quer trabalhar por Juazeiro e região”, prometeu Lúcio.

O presidente do PMDB Osanah Setúval e o vice João de Manelão também concederam entrevista ao Blog e asseguraram que os representantes do partido foram muito recepcionados e há uma perspectiva de serem bem votados no município, notadamente no distrito de Maniçoba.

publicado em 19 de Julho / 2014 às 12:00

Joseph Bandeira comenta sua declaração de bens: "é a mesma há 35 anos"

Na tarde desta sexta-feira (18),  o candidato a deputado federal e ex-prefeito de Juazeiro, por dois mandatos, Joseph Bandeira (PSB) comentou, durante entrevista ao Programa Geraldo José sobre sua declaração de bens patrimoniais, apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no ato de registro de candidatura. De acordo com o TSE, Bandeira ainda não saiu do zero no que diz respeito aos bens patrimoniais.

“Minha declaração de bens é verdadeira. Faço um desafio a qualquer juazeirense. Olhe minha declaração de bens quando fui candidato a vice-prefeito de Arnaldo Vieira, isso tem mais de 35 anos. É a mesma declaração de bens até hoje. Claro que ganhei algum dinheiro, sou advogado e professor universitário, tenho escritório de advocacia, a gente trabalha. Podem vasculhar a minha vida e dos meus familiares, consanguíneos e por afinidade. Minha vida é um livro aberto”, disse, Bandeira.

Da redação, Itamara Costa
publicado em 19 de Julho / 2014 às 07:00

Carlos Brasileiro lança candidatura à reeleição neste domingo (20)

O deputado estadual Carlos Brasileiro (PT) lança neste domingo (20) sua candidatura à reeleição. O ato, que acontecerá no Campo Clube de Senhor do Bonfim, a partir das 9h, contará com as presenças de lideranças de vários municípios, vereadores, prefeitos, deputados federais, militantes e a população em geral.

“Renovo o desejo de continuar na vida pública e apresento mais uma vez o meu nome como candidato a deputado estadual. Continuo acreditando que a esperança é o principal alimento da vida. Ela nos dá força para enfrentar de cabeça erguida as dificuldades e também para lutar e defender o nosso povo”, afirmou Brasileiro.

O deputado citou que muitas foram as conquistas obtidas. Mas, segundo ele, todos sabem que ainda há muita luta para tornar realidade outros sonhos, muitos deles próximos de ser concretizados, como a construção do novo Hospital do Piemonte Norte do Itapicuru, já autorizado pelo governador Jaques Wagner e garantido pelo futuro governador Rui Costa para ter início em 2015. “Temos ainda o Canal de Transposição do São Francisco, que beneficiará boa parte do Semiárido baiano; o Laticínio Regional, cuja construção foi iniciada; além da expansão das redes de abastecimento de água, da implantação de sistemas de energia, da construção de novas cisternas, de obras de esgotamento sanitário e de tantas outras ações que proporcionem o desenvolvimento do campo e da cidade”, citou.

Brasileiro disse que a presença firme e cotidiana de um representante na Assembleia é importante para continuar lutando pela concretização dos anseios da população, defendendo uma educação de qualidade, com ampliação da interiorização das universidades públicas; a garantia da assistência social aos mais carentes, e o desenvolvimento regional, com especial atenção para o semiárido, proporcionando a garantia de água de qualidade. “E é por isso que quero continuar no Legislativo baiano pra defender a nossa gente”, destacou.

Ascom Carlos Brasileiro
publicado em 18 de Julho / 2014 às 19:26

Joseph Bandeira reafirma candidatura a deputado e não descarta disputar a prefeitura em 2016

Após ter a candidatura de deputado federal impugnada pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), por enquadramento na Lei da Ficha Limpa (aqui), o ex-prefeito de Juazeiro, Joseph Bandeira (PSB) voltou à imprensa, nesta sexta-feira (18), para explicar as condenações no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e confirmar que ainda está no páreo na eleição de 2014.

 “O TRE pede que todos os candidatos apresentem certidões criminais. O Tribunal de Justiça da Bahia me deu a certidão que não constava nenhum processo na justiça. Entreguei os documentos e agora estou sendo impugnado pelo próprio Tribunal que não reconhece a certidão que me dá. Não há nenhum processo. A certidão é negativa”, disse Bandeira em entrevista ao Programa Geraldo José (Transamérica FM), reafirmando que é candidato a uma vaga na Câmara Federal.

Bandeira aproveitou a oportunidade e rebateu os boatos de que não teria apoio do seu atual partido. “O PSB me deu a palavra que iria me apoiar. Se não me apoiar, eu não apoio. Se o PSB perdesse o apoio de um certo eleitorado em Juazeiro, que insiste em acreditar em mim, quem perde é Eduardo e Lídice. Sou do PSB por que fiz uma escolha. Não adianta tentar criar dificuldade ou criar boatos. Ninguém pense que o fato de criarem caso pra mim, ou tentar me perseguir, que vão me tirar do jogo. Vou passar por essa impugnação em direção a outra eleição. Já estou nesse jogo”, avisou.

Por fim, Joseph Bandeira mandou um recado para os que acreditam em sua candidatura e também para os adversários: “Não tenham medo, não estou enganando ninguém. Detesto mentira estou dizendo que sou candidato e sou oposição municipal. Vou fazer campanha como sempre fiz. Não me escolheram pra ser adversário contra minha vontade? Então vão encontrar um adversário à altura. Mantendo um clima de respeito e elegância cordial. O povo que julgue”.

Da redação, Itamara Costa
publicado em 17 de Julho / 2014 às 17:00

Eleições: Impugnações de candidaturas chegam a 1.818 em todo país

O número de impugnações em 24 estados e no Distrito Federal chegou a 1.818, segundo levantamento parcial divulgado pela Procuradoria Geral da República, nesta quarta-feira (17), com base nos dados enviados pelas unidades regionais (PREs) de todo o país. Já são 360 impugnações em decorrência da Lei da Ficha Limpa. Minas Gerais até agora registrou o maior número de ações (1.141), 60% do total, a maioria por falta de apresentação dos documentos exigidos pela Lei das Eleições. Na Bahia, foram 30 impugnações de candidaturas a deputado federal e estadual, grande parte por reprovação nos Tribunais de Contas. Três deles rebateram as ações, em comunicado ao Bahia Notícias. Além das PREs, qualquer candidato, partido político ou coligação podem contestar os registros. Os postulantes que tiveram suas candidaturas impugnadas têm sete dias para contestar. Cabe à Justiça Eleitoral julgar os pedidos e decidir pelo deferimento ou não dos registros. Quem tiver a candidatura indeferida ainda poderá recorrer da decisão. 

BN
publicado em 17 de Julho / 2014 às 09:00

candidato a deputado federal, Messias Aparecido explica valor estimado para gastos de campanha “Não tenho R$ 2 Milhões de reais"

O candidato a Deputado Federal pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC), Messias Aparecido, explicou ao Programa Geraldo José na Rádio Transamérica, na tarde desta quarta-feira (16), o valor estimado para gastar na campanha de 2014, declarado por ele no Divulgacand da Justiça Eleitoral. Segundo o site, Messias pretende gastar a quantia de R$ 2 Milhões de reais durante sua campanha.

“Na verdade eu não disponho desse valor para a campanha. Esse valor é apenas uma estimativa que pretendo arrecadar, mesmo sabendo que não irei arrecadar. Esse valor é teto que posso arrecadar e gastar, isso não quer dizer que tenho R$ 2 Milhões em conta. Não tenho um tostão para gastar na eleição, o que tenho é criatividade e não me falta ajuda”, explicou, Messias.

Por fim, Messias disse acreditar que será eleito e que pretende levantar o debate da sua proposta que para ser político, o candidato deveria ter no mínimo o nível superior. “Meu trabalho vem sendo construído ao longo dos anos. Messias Aparecido é uma marca. Se perguntar quem é, todo mundo sabe.  Estou chegando com propostas interessantes, inclusive, uma que defendo que só pode ser candidato aquele que tiver nível superior. Tem que ter critérios. Se possível uma redação textual para avaliação dos postulantes. É um contraditório incentivar um filho a estudar e um deputado não ter nenhuma formação. Por fim, Geraldo, mesmo com todas as dificuldades, acredito que serei eleito”, disse.

Da redação, Itamara Costa
publicado em 17 de Julho / 2014 às 08:00

TIZIU RECEBE APOIO DE VEREADORES RUMO À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Aniversariante do dia, Tiziu recebe flores de correligionária e ao lado de vereadores que o apoiam.

O coordenador licenciado do Irpaa , Ademilson da Rocha - Tiziu (PT),  recebeu,  para sua primeira candidatura a deputado estadual nas eleições de 2014,  o apoio de 10 vereadores de municípios do Sertão do São Francisco  e cerca de 30 vereadores em toda a Bahia . Nesta quarta-feira (16), durante entrevista ao Radialista Geraldo José na Rádio Transamérica, o  petista destacou a importância do apoio e garantiu que dará atenção especial para o movimento social.

“Nossa candidatura é abraçada por um conjunto de tendências dentro do Partido dos Trabalhadores. Quero agradecer aos vereadores e lideranças que abraçaram nossa causa e nosso projeto. Tenho 18 anos de movimento social e de convivência com o semi-árido,  e é desse espaço que nasce nosso projeto de candidatura.  Temos o anseio de atingir muitos grupos da nossa região e a ideia do mandato é que as comunidades e movimentos populares sintam-se representados na Assembleia Legislativa da Bahia”, disse.

O candidato informou que já está em campanha pelo estado, em busca de fortalecer sua candidatura. “Pretendemos atingir o máximo de municípios da Bahia e trabalhar para fortalecer nosso projeto na região, por tudo que ela representa. Temos uma boa relação com os municípios do território do Sertão do são Francisco. Nossa responsabilidade só aumenta”, destacou.

Acompanharam Tiziu durante a entrevista os vereadores  Adilson Ribeiro  e Canindé (Sobradinho), Flamber (Curaçá) e Mirovaldo (Uauá).

publicado em 17 de Julho / 2014 às 07:00

ELEIÇÕES 2014 - ENTRE OS FEDERAIS POR JUAZEIRO, JOSEPH É O POBRE E REINALDO, O RICO.

O ex-prefeito de Juazeiro, por dois mandatos, advogado e professor universitário há algumas décadas, o candidato a deputado federal, Joseph Bandeira, do PSB, de acordo com sua declaração de bens ao TSE, ainda não saiu do zero no que diz respeito aos bens patrimoniais. É um dos poucos, entre os que solicitaram registro de candidatura no TSE, a declarar que nada possui. Em eleições anteriores a declaração patrimonial de Joseph também apontou para inexistência de bens.

Já o candidato Pedro Alcântara, do PR, médico e ex-deputado estadual, declarou bens no valor de R$ 214 mil, onde consta 01 apartamento em Salvador, 01 casa em Juazeiro e 01 veículo Toyota Hillux, ano 2009. 

Messias Aparecido, do PTC, não declarou bens patrimoniais, mas anotou na sua declaração possuir R$ 2.000 em espécie.

Amadeus dos Santos, do PSL, tem um patrimônio, segundo sua declaração de bens, de R$ 5.200, investidos em duas motos.

Dr. Márcio Feitosa, do PSOL, tem patrimônio avaliado em aproximadamente R$ 958 mil reais, distribuídos entre bens imóveis, veículo e ações.

Reinaldo da Gráfica é o candidato mais abonado entre os postulantes locais, declarando bens no valor de R$ 1,5 milhão, aplicados em prédio comercial, casa, chácara, terreno e propriedades na região Salitre, em Juazeiro. 

Fonte: TSE
publicado em 17 de Julho / 2014 às 07:00

Carlos Brasileiro confirma candidatura e garante regularidade ao TRE-Ba

O deputado estadual Carlos Brasileiro (PT) garantiu regularidade na sua candidatura à reeleição. Segundo ele, toda a documentação necessária será enviada à Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) e ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-Ba), comprovando que não há qualquer impedimento e que há equívoco na inclusão de seu nome na lista de candidaturas passíveis de impugnação. Brasileiro esclareceu que, em relação ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Promotoria Pública já havia arquivado a resolução do processo de contas de 2008, apontando que não houve qualquer caso de improbidade administrativa.

A decisão do Ministério Público, inclusive, foi acatada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que já havia ratificado a candidatura de Brasileiro tanto em 2010 quanto em 2012. O TCE refere-se à prestação de contas de uma verba de R$ 8.594, aplicada na Comunidade Kolping em Senhor do Bonfim. Ocorreu uma pendência de envio de comprovante de despesas pela Comunidade, o que foi prontamente providenciado. Com isso, o Ministério Público julgou pelo arquivamento do procedimento. O parecer expedido pelo referido promotor foi julgado e aprovado pelo Conselho Superior do Ministério Público, e acatado pelo Tribunal Regional Eleitoral e também pelo Tribunal Superior Eleitoral na época.

TCM - Em relação ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o caso refere-se à votação, pela Câmara Municipal, da prestação de contas referente a 2001, quando Carlos Brasileiro também era prefeito de Senhor do Bonfim. No início de julho deste ano, a juíza da 2ª Vara da Comarca de Senhor do Bonfim, Dra. Lídia Isabela Carvalho, em decisão interlocutória, suspendeu os efeitos da sessão de julgamento das contas do Legislativo Municipal, ocorrida em 2012. A justiça acatou a ação movida por Brasileiro, em função de vários erros de natureza processual cometidos na condução dos procedimentos da Comissão Especial da Câmara Municipal que elaborou o parecer sobre as contas, entre elas o direito de defesa de Carlos Brasileiro.  Para se ter uma ideia, nem Brasileiro e nenhuma das 12 testemunhas apresentadas foram ouvidos pela Comissão. Não foi oportunizado o direito de produzir prova no curso da instrução do processo. Além disso, a assessoria jurídica ainda aponta prescrição no caso.

As falhas apontadas no parecer prévio do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) não trouxeram qualquer tipo de prejuízo ao erário, não representaram desvio de recursos, falta de transferência, malversação ou qualquer outro ato que desabone a conduta do então gestor ou resulte em desvio de finalidade. O TCM apontou que a Prefeitura, na época, não teria cumprido o mínimo de investimento na saúde. Isto ocorreu, no entanto, porque o Tribunal não contabilizou o direcionamento de recursos para o Hospital Regional como sendo da área de saúde. “Isto mostra que, por duas vezes, incluindo a primeira votação em 2003, houve um julgamento político por parte da maioria da Câmara”, citou o deputado. Brasileiro tranquilizou a população, sobretudo seus eleitores.  “Está tudo dentro da regularidade e a nossa candidatura está garantida. Apresentaremos à PRE e ao TRE os documentos necessários no tempo necessário. Quero reafirmar a lisura e a seriedade que caracterizam a minha postura de homem público e cidadão”, afirmou.

Ascom Carlos Brasileiro
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.