Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 26 de Setembro de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 23:00

PETROLINA – A FORÇA DE UM POVO!

Foto:Cidade Brasil.

Dia 21 de Setembro próximo passado, Petrolina fez aniversário. 122 anos de história, e que história! Se olharmos para trás a vista não alcançará o tempo que já se vai longe, onde era uma simples Passagem para Juazeiro! Quando alguns amigos de lá se lembram disso as suas reações são sempre de incredulidade, o que não deixa de ser normal, mas, a verdade é que foram competentes e determinados, souberam se superar, e se tornar uma cidade emancipada e grandiosa, digna dos elogios de quantos por ela passam, ou acessam suas fotos mundo a fora...

Quando um amigo do Rio de Janeiro, que residiu em Petrolina nos idos de 1978, viu a foto da ilustração através da internet, assim se expressou empolgado: IM-PRES-SI-O-NAN-TE...!!!

E foi a partir dessa palavra dita com tanta ênfase, que me veio a inspiração, para escrever nesta semana em homenagem a Petrolina e o seu povo... E, para começar, lembro inicialmente de um fato interessante quando um Presidente da República, há décadas passadas, lá pernoitou na residência de um “Coronel” por demais reconhecido por todos e, às 06:00 horas o visitante foi despertado com uma batida na porta do quarto, com as seguintes palavras:“Acorda Presidente, o povo está esperando o que senhor tem a nos dizer”...

O que foi dito pelo ilustre visitante ao povo eu não sei, só sei, que pelo pouco que os conheço, certamente o prometido foi cumprido, e a prova aí está com a cidade cada dia com sua curva de desenvolvimento cada vez mais ascendente...

Ler Matéria Completa
Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 22:35

Edson Amaro: Um garoto de periferia brilhando em competições internacionais.


Como já divulgado pelo Blog Geraldo José, o juazeirense Edson Amaro, um jovem criado na Malhada da Areia, um bairro periférico de Juazeiro (BA), brilhou mais uma vez e alcançou o topo do pódio na 10ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, no Paraná, no domingo (24).

O jovem, que chegou a perder corridas por falta de um calçado adequado ou por falta de dinheiro para viajar, superou todas as adversidades, venceu desafios, provando que com determinação se alcança a vitória. Com um tempo de 2h20min59, Amaro superou atletas quenianos, argentinos, chilenos, brasileiros e de outras nacionalidades, vencendo de forma surpreendente mais uma prova internacional. Cerca de 3.000 mil atletas estavam inscritos na Maratona de Itaipu e há quatro anos um brasilleiro não conseguia chegar em primeiro.

Edson, que já havia vencido a última Maratona de São Paulo, tem mais um grande sonho a ser concretizado: representar o Brasil numa Olimpíada.

Nas imagens, divulgadas pela realizadora do evento, o Sesc Foz do Iguaçu, em parceria com a prefeitura da cidade e com apoio da Itaipu Binacional e Caixa Economica, é possível conferir os grandes momentos de Edson Amaro durante a prova, incluindo o pódio e a pose ao lado da queniana, Ednah Mukhwana, vencedora da prova feminina.

Da Redação Blog Geraldo José. Foto Divulgação Sesc Foz do Iguaçu
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 22:31

No Brasil, 45% da população ainda não têm acesso a serviço adequado de esgoto

No Brasil, 45% da população ainda não têm acesso a serviço adequado de esgoto. O dado consta no Atlas Esgotos: Despoluição de Bacias Hidrográficas divulgado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Ministério das Cidades. O estudo traz informações sobre os serviços de esgotamento sanitário no país, com foco na proteção dos recursos hídricos, no uso sustentável para diluição de efluentes e na melhor estratégia para universalização desses serviços.

O Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) considera como atendimento adequado de esgoto sanitário o uso de fossa séptica ou rede de coleta e tratamento de esgoto. Dentro desse critério, 55% dos brasileiros dispõem do serviço adequado. A publicação aponta que 43% são atendidos por sistema coletivo (rede coletora e estação de tratamento de esgotos); 12%, por fossa séptica (solução individual); 18% têm o esgoto coletado, mas não é tratado; e 27% não têm qualquer atendimento.

Foram realizadas avaliações em cada um dos 5.570 municípios do país, sempre considerando as diversidades regionais e a abordagem por bacia hidrográfica. No estudo, são consideradas exclusivamente as residências urbanas e não foi avaliada a prestação do serviço na área rural.

Andreia Verdélio- Agência Brasil
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 22:00

Prefeito Paulo Bonfim acompanha início de obras de pavimentação no bairro Argemiro

O prefeito Paulo Bonfim, juntamente com o secretario de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Anderson Alves, acompanhou nesta segunda-feira (25) o início das obras de pavimentação da Rua da Imperatriz e Travessa Mandacaru, localizadas no bairro Argemiro. O prefeito foi acompanhado dos secretários de Governo, Cleriston Andrade; Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix; e os vereadores Alex Tanuri e Gleidson Medrado.

As duas vias que integram o conjunto de obras do Projeto da Intervenção da Poligonal estão sendo beneficiadas com pavimentação asfáltica, calçadas e drenagem superficial (meio fio e linha d’água). De acordo com o engenheiro da SEDUR, Rodrigo Cid Passos, na Rua da Imperatriz estão sendo finalizados os serviços de regularização da sub base e na Travessa Mandacaru a limpeza da via.

Ler Matéria Completa
Por Gardennia Garibalde/SEDUR
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 21:00

PCdoB Mulheres-Juazeiro participa de encontro em Salvador

Nos últimos dias 22 e 23 de setembro, aconteceu na capital baiana o V Encontro estadual de Mulheres do PCdoB, convocado pela secretária estadual de Mulheres e líder de bancada no congresso, a Deputada Alice Portugal. Neste encontro, estiveram representadas várias cidades da Bahia, inclusive Juazeiro, com uma comissão formada pela secretária de Mulheres do comitê municipal do PCdoB, Quitéria Lima, a dirigente Luana Rodrigues, a membro da comissão de organização do PCdoB Queila Patricia, a membro da comissão institucional Carla Lorena e a Comunitária e sindicalista Suely Nelson.

O encontro teve como objetivo debater a tese do 14ºCongresso do PCdoB e abordar pontos de alterações do estatuto partidário, nos mais variados aspectos inovadores e inclusivos, em especial, a participação significativa das Mulheres na perspectiva da paridade de gênero nas diversas instâncias da organização e atuação partidária. O PCdoB é o partido que tem, proporcionalmente, a maior bancada feminina na câmara de deputadas/os e trava batalha árdua nas questões que dizem respeito às Mulheres no congresso. O partido tem no seu comando uma Presidenta, Luciana Santos-PE, que tem atuação firme nas questões populares e de equidade.

Ler Matéria Completa
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 20:25

Pesquisa aponta saídas para combater desigualdade no Brasil

No Brasil, os seis maiores bilionários têm a mesma riqueza e patrimônio que os 100 milhões de brasileiros mais pobres. Caso o ritmo de inclusão no mercado de trabalho prossiga da forma como foi nos últimos 20 anos, as mulheres só terão os mesmos salários dos homens no ano de 2047, e apenas em 2086 haverá equiparação entre a renda média de negros e brancos. De acordo com projeções do Banco Mundial, o país terá, até o fim de 2017, 3,6 milhões a mais de pobres.

Essas são as constatações do relatório A Distância Que Nos Une, Um Retrato das Desigualdades Brasileiras, divulgado pela Oxfam Brasil. A organização, que trabalha no combate à pobreza e à desigualdade, resolveu publicar pela primeira vez um estudo em que investiga, com base em vários dados, as raízes e soluções para um país onde se distribui de forma desigual fatores como renda, riqueza e serviços essenciais.

Agencia Brasil
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 20:00

DIA DO CONTADOR É CELEBRADO COM FESTA

Na última sexta-feira, dia 22, data em que se comemora o dia do Contador, a classe contábil se reuniu em um evento fechado, que contou com cerca de sessenta profissionais. Entre eles profissionais com muitos anos de experiência e jovens recém-formados. A ocasião serviu para apresentar a nova diretoria da ACONVASSF – Associação dos Contabilistas do Vale do São Francisco.

A ACONVASSF que foi criada em 1991 estava parada e recentemente recebeu uma reoxigenação, mudou de diretoria e está com todo gás. Por esse motivo vem tendo excelente aceitação e muito apoio. Chega mostrando que veio para ficar e com isso, toda classe contábil só tem a ganhar.

“Partindo da máxima de que a ‘união faz a força’, estamos tendo uma aceitação muito boa diante da Classe Contábil. Percebemos que havia uma carência de representação. Além disso, os novos profissionais que são lançados no mercado sentem-se amparados, tendo com quem contar no sentido de dirimir algumas dúvidas e conciliar possíveis impasses. A Associação atende também estudantes nos últimos períodos da graduação, no intuito de fornecer orientação aos futuros profissionais.” Declarou Verônica Monteiro Vice-Presidente da Associação.

Uma das propostas da Associação é conceder descontos aos associados nas mais variadas áreas. Parcerias já foram fechadas com Faculdades para cursos de graduação e especialização, Certificadoras Digital, Empresas de Software e muitas outras. Contando com cerca de 80 associados de Juazeiro e Petrolina, a Associação espera muito em breve expandir seu alcance para municípios vizinhos.

publicado em 25 de Setembro / 2017 às 19:37

Sem quorum, Câmara adia leitura da denúncia contra Temer pela 2ª vez

A Câmara dos Deputados não alcançou hoje (25) o quorum mínimo de 51 parlamentares para abertura da sessão de debates. Com isso, a leitura da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer pelos crimes de obstrução de Justiça e organização criminosa não pôde ser lida em plenário.

No horário em que a sessão estava prevista para ter início, havia apenas 22 deputados na Casa, quando são necessários pelo menos 51 presentes. Na última sexta-feira (22), o plenário também não atingiu quorum para abrir sessão e a leitura não foi feita. Nova sessão foi convocada para esta terça-feira (26), às 11h30.

O processo foi entregue pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Secretaria-Geral da Mesa da Câmara na última quinta-feira (21). A partir do protocolo na Casa, a denúncia deve ser lida em plenário. Em seguida, o presidente Temer será notificado para que apresente sua defesa perante os deputados no prazo de até dez sessões plenárias.

Ler Matéria Completa
Fonte: Agência Brasil
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 19:30

SOS VELHO CHICO DE CURAÇÁ CONTINUA COM AÇÕES EM DEFESA DO RIO SÃO FRANCISCO

O Grupo SOS Velho Chico, unidade de Curaçá no Norte da Bahia, tem se reunido semanalmente para desenvolver ações em favor da revitalização do Rio São Francisco.

Depois de várias programações de limpeza do leito e das margens do Rio, o Grupo no último final de semana promoveu a instalação de placa com a Lei que proíbe a lavagem de veículos em suas margens.

Júnior Bahia, membro do Grupo enviou foto com o amigo Emerson Leitão, que também integra a comissão de defensores do “Velho Chico”.

publicado em 25 de Setembro / 2017 às 19:00

Fiscalização municipal retira animais das vias públicas em Juazeiro

Durante o fim de semana, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano e a Guarda Civil Municipal realizaram operação de apreensão de animais na área central e bairros da cidade. Durante a ação algumas obras também foram fiscalizadas e autuadas pela ausência de alvará para construção.  

Foram retirados dos logradouros públicos 17 animais de médio e grande porte. Ao longo destes 267 dias já foram apreendidos 567 animais que, em sua maioria possuem um responsável que os deixam soltos pelas vias urbanas. Estes animais são encaminhados para o curral municipal e só são liberados mediante pagamento de multas que variam de um a cinco VRF, em espécie de R$ 120,65 à 603,25.

Nesta segunda-feira, 25, um estabelecimento foi interditado na área central da cidade depois de ser notificado várias vezes desde o primeiro semestre. O estabelecimento já havia sido autuado por três vezes e em nenhuma das vezes o responsável buscou a secretaria para realizar a defesa e nem regularizou a situação da mesma.

Ler Matéria Completa
Débora Sousa/ SEMAURB 
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 18:27

Governo Federal estuda cobrar a bandeira vermelha na conta de luz

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, diz que em outubro o governo deve passar a cobrar a bandeira vermelha na conta de luz, possivelmente na faixa dois, em razão da escassez de chuvas.

"O que podemos falar agora é de tendência. A bandeira está vinculada ao CMO (Custo Marginal de Operação), que é muito dependente de regime hidrológico e a previsão de chuva. A tendência é que estamos com um regime hidrológico muito desfavorável, com chuvas atrasadas. A tendência é despachar térmicas mais caras", disse.

Atualmente, está em vigor a tarifa amarela na cobrança da conta de luz. Esta tarifa representa um acréscimo de R$ 2,00 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Com a adoção da tarifa vermelha, o preço da tarifa de energia passa a ter um acréscimo e vai a R$ 3,00 por 100 kWh. No caso do patamar dois, esse valor seria maior: R$ 3,50 a cada 100 kWh consumidos.

Agencia Brasil
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 18:00

Uso da água para irrigação será tema de discussão nesta terça-feira (26) em Petrolina

A Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) e o Sebrae reúnem lideranças do setor agropecuário, em duas apresentações do Fórum das Secas,  nesta terça-feira (26) em Petrolina. O evento traz a palestra "Eficiência do uso da água nas águas da agricultura irrigada do Texas", ministrada pelo professor norte-americano, Glen Lorin Ritchie, da Universidade do Texas. O evento ocorrerá em um hotel Nobile na avenida Cardoso de Sá, das 19h às 21hs.

O Fórum Permanente de Convivência Produtiva com as Secas tem o objetivo de servir como um espaço de debates sobre o tema por instituições empresariais para que sejam apresentadas aos formuladores de políticas, governos e à sociedade soluções duradouras desenvolvidas para a convivência produtiva com os períodos de forte estiagem que possam ser aplicadas em Pernambuco e também no Semiárido brasileiro.

Ascom
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 17:33

O Cenário é de insegurança. Não estávamos preparados para tanto tempo sem chuva, diz presidente da Valexport

A barragem de Sobradinho está com apenas 5% de sua capacidade, nível considerado crítico. Um dos maiores polos de fruticultura, desde junho deste ano, a ANA (Agência Nacional de Águas) proibiu a captação no rio todas as quartas-feiras, deixando as plantações um dia da semana sem irrigação. Nos perímetros públicos irrigados, os produtores estão proibidos de ampliar a área de produção.

“O cenário é de insegurança geral. Não estávamos preparados para tanto tempo sem chuva”, afirma José Gualberto de Freitas, presidente da Valexport, entidade que reúne exportadores do vale do Rio São Francisco. Este é o sétimo ano seguido de seca no Nordeste –um dos motivos que explicam por que os indicadores econômicos da região têm piorado mais do que a média nacional.

Com a baixa oferta de água, parte dos agricultores deixou de lado os cultivos de ciclo curto, no qual eram produzidos melancia, melão, feijão e cebola, para concentrar-se na produção da uva, carro-chefe entre os produtores da região.mProdutor de coco e manga em um lote no perímetro de Curaçá, na região de Juazeiro (BA), Josival Barbosa afirma que custos de produção aumentaram, já que a água tem que ser bombeada de regiões cada vez mais distantes.

E o gasto com energia deve crescer ainda mais até o fim do ano, quando devem ser acionadas as bombas e flutuantes instalados em perímetros irrigados como Maniçoba, Curaçá, Salitre e Mandacaru. “Quando dependemos dos flutuantes para captar a água, nosso gasto com energia chega a crescer 50%”, afirma Josival, que também é presidente do Instituto da Fruta, entidade que congrega produtores da região.

Folha S.Paulo Fotos: Divulgação
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 17:03

Especialistas apontam falta de educação dos brasileiros no trânsito

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) completou neste final 20 anos. O código tem 341 artigos e 688 resoluções inseridas ao longo do tempo, na tentativa de se buscar uma perfeição de normas. Mesmo considerada boa por especialista, a legislação ainda não tem sido suficiente para tirar o Brasil de uma posição nada invejável no ranking mundial de mortes no trânsito: o quarto lugar, depois da China, Índia e Nigéria.

O diretor presidente da CSTT, Damião Medrado, diz que a lei é necessária e extremamente resolutiva além de ordenar  o sistema de trânsito. "O códito proporciou um conceito de educação que é fundamental para reduzir os números de acidentes e mortes", analisa Medrado.

Os dados oficiais mais recentes do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, são de 2015, quando 38.651 morreram vítimas de acidentes de trânsito. Esse número foi 11% inferior a 2014, mas ainda elevado e em ritmo lento diante do propósito de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que é reduzir as ocorrências à metade no fechamento da década, em 2020.

Os especialistas ouvidos pela Agência Brasil avaliam que, para combater a violência no trânsito, não se pode escapar do tripé: educação, engenharia (infraestrutura das vias e do transporte) e fiscalização. 

Agencia Brasil Foto: Observatório
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 16:40

SAAE retifica Edital de convocação

Na manhã desta segunda-feira (25) o Blog divulgou reclamação do leitor Cláudio Robério Amorim fazendo questionamento sobre o recente processo seletivo organizado pelo SAAE - Serviço de Água e Saneamento Ambiental. Nesta tarde, a autarquia municipal anunciou a correção e a convocação de novos aprovados. Confira:

Com relação ao Processo Seletivo, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental explica que houve um erro na convocação do Edital nº 19, entretanto já foi retificado com a publicação de novo Edital convocando, de acordo com a necessidade do SAAE, os seis primeiros colocados para o cargo de motorista de veículo leve. A segunda convocação pode ser conferida no site www.saaejuazeiro.com.br .  

Os candidatos deverão comparecer no SAAE, sede administrativa, situada à Rua José Petitinga nº 557, bairro Santo Antônio, no Setor de Recursos Humanos, em dia e horário que constam no Edital.  

CONFIRA AQUI O EDITAL

Ascom
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 16:20

SAMU tem serviço telefônico restabelecido

A Secretaria de Sáude de Juazeiro informa que o número de telefone 192, referente ao serviço do SAMU, foi restabelecido na tarde desta segunda-feira (25). A população que precisar acionar o serviço já pode entrar em contato por meio da chamada  gratuita.

Ascom/PMJ
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 16:01

Manifestantes surpreendem ministro em protesto contra privatização da Chesf

Servidores da Chesf surpreenderam o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho (PSB), na saída do Fórum Nordeste 2017, na Arcádia do Paço Alfândega, no Bairro do Recife, na manhã desta segunda-feira (25). Os manifestantes protestavam contra a privatização da Companhia, proposta pelo governo federal. 

Ao ser abordado, o auxiliar ministerial se mostrou disposto ao debate e saiu em defesa da desestatização da empresa. Fernando Filho chegou, inclusive, a propor a realização de conversa mais ampla com os funcionários na sede da Chesf. 

Contudo, ele manifestou preocupação com o uso político da discussão. “Eu topo fazer uma reunião. Quero fazer inclusive na Chesf. Uma conversa assim não tenho problemas em fazer, mas se for para meia dúzia não deixar ter diálogo na reunião, só para ter manchete no jornal, eu não vou”, disse o ministro. 

O ministro rebateu que a empresa vem acumulando prejuízo enquanto o restante do setor gera lucro. Segundo ele, o principal problema é a falta de gestão da empresa e a politização de suas decisões. O argumento do auxiliar, contudo, não foi suficiente para convencer os manifestantes. 

Eles acreditam que o Ministério de Minas e Energia está determinado a privatizar a estatal e reclamam da falta de diálogo com a pasta. Apesar da disposição do auxiliar para dialogar, os servidores ressaltam que diversas outras audiências foram marcadas e Fernando Filho não compareceu a nenhuma delas.

Durante o embate, membros do Ministério procuraram os manifestantes para tentar agendar uma data para possível reunião.

Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 15:33

Semana Nacional do Trânsito encerrada em Juazeiro e Petrolina

Palestras, blitz educativas e orientações de trânsito fizeram parte da programação da Semana Nacional do Trânsito em Juazeiro e Petrolina. A programação teve início na segunda-feira (18) e terminou nesta manhã dia 25 de setembro. Este ano, o tema é ‘Minha Escolha faz a Diferença no Trânsito’. As atividades foram abertas ao público em geral.

Na sexta-feira foi realizado em Sobradinho, no auditório da Chesf uma palestra educativa com a presença do setor de educação da Ammpla-Autarquia de Mobilidade de Petrolina. O encerramento do evento em Juazeiro ocorreu no Calçadão da Conselheiro Saraiva. Também hoje de manhã foi encerrada a programação de Petrolina, com uma blitz educativa no Centro da cidade.

Redação blog
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 15:03

ifsertão promoverá I Encontro do Sertão Filosófico

O Grupo de Pesquisas Sertão Filosófico (Cadastrado no CNPQ), fundado em Maio de 2017 e liderado pelo Professor Cristiano Dias (Campus Ouricuri) e pelo vice líder Gabriel Kafure da Rocha(Campus Petrolina Zona Rural) tem como intenção promover o primeiro encontro de filósofos, estudiosos e professores do IF Sertão. Entre os dias 30 de novembro a 02 de dezembro.

Tendo a “Carranca pensadora” como símbolo da filosofia dos povos ancestrais que habitaram o Vale do Rio São Francisco, um totem de proteção da filosofia em tempos de incertezas de políticas educacionais, convidamos a toda a comunidade filosófica para fazer parte de uma continuidade de ações inter-institucionais da filosogia na região, tem gerado uma repercussão na formação de uma rede de professores de filosofia da região com alunos do curso de Filosofia da Cead UFPI.

Nesse novo encontro do Grupo de Pesquisas Sertão Filosófico, a proposta é que o colóquio dure três dias, entre 30 de Novembro e 2 de Dezembro de 2017 e que durante esses dias, os professores da região apresentem mesas temáticas sobre suas pesquisas atuais, de pós-graduação, pibex e pibic buscando temas que sejam comuns e que contemplem questões atuais da ciência, ética, política e filosofia.

Ifsertao
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 14:33

Mais de 800 mil baianos sofrem racionamento de água

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) informou que, atualmente, mais da metade dos municípios baianos declarou situação de emergência por conta da seca. Ao todo, são 227. A superintendência disse ainda que a seca afeta diretamente 5,1 milhões de baianos.

Cerca de 40% do semiárido brasileiro está na Bahia, estado que possui a maior população do semiárido no país, com 6,4 milhões de pessoas. O estado tem 265 municípios inseridos na região e abriga 31% da população do semiárido do país.

De acordo com o meteorologista do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Aldirio Almeida, a estação chuvosa deveria começar em outubro, mas vai sofrer um atraso por causa das próprias condições climáticas. Por isso, em algumas regiões, a situação só deve se normalizar no mês de novembro - para as outras não há nem previsão.

“Em novembro deve haver regularidade do nível das chuvas com estação chuvosa de qualidade, mas apenas nas regiões Centro-Sul, Oeste, Sul e Sudoeste. As regiões Norte e Nordeste do estado não têm previsão de regularidade das chuvas até o final do ano”, informa. A Embasa divide a Bahia em Norte e Sul - e todos os municípios atingidos pelo racionamento estão no Norte.

Correio da Bahia
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 14:00

Prevenção de Acidentes do HDM/IMIP será discutida nesta segunda-feira (23)

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina acontecerá entre os dia 25 e 28 de setembro com uma vasta programação. A ação é uma das atividades obrigatórias da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e tem como objetivo promover o conhecimento e a conscientização dos funcionários e colaboradores sobre prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho. 

É também uma oportunidade para reforçar o programa de treinamento já realizado pela CIPA e Segurança do Trabalho, devendo acontecer todo ano. "Essa é a nossa sexta edição do evento e para esse ano preparamos uma programação bem especial, muito rica em palestras e momentos de integração", garante a técnica de segurança do trabalho, Carine Freitas. 

A abertura acontecerá daqui a pouco, às 15h, com uma palestra sobre prevenção, ministrada por David Ramon. O evento acontecerá nos auditórios I e II da unidade materno-infantil. A SIPAT também contará com a realização de oficinas e distribuição de brindes.

Ascom Imip
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 13:25

Prefeitura interdita empreendimento comercial por irregularidades no alvará

Nesta segunda-feira, 25, um estabelecimento (Casas Bahia) foi interditado na área central da cidade depois de ser notificado várias vezes desde o primeiro semestre. O estabelecimento já havia sido autuado por três vezes e em nenhuma das vezes o responsável buscou a secretaria para realizar a defesa e nem regularizou a situação da mesma. A ação foi realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano e a Guarda Civil Municipal. 

Mesmo com um trabalho intenso de informações, onde ao longo destes nove meses de gestão foram aplicadas mais de 2400 notificações, 12 estabelecimentos descumpriram as notificações e tiveram seus empreendidos interditados. Outro ponto que é bem relevante é que os proprietários têm conhecimentos das ações futuras e aguardam a ação fiscal de interdição para buscar a regularização dos estabelecimentos. Para o Secretário Agenor Souza o trabalho da secretaria é de regularizar empreendedorismo na cidade e tem como negativa a ação de multar e interditar empreendimentos na cidade

“Infelizmente em alguns casos, chegamos ao ponto de multa e interdição, para que os proprietários ou responsáveis possam buscar a regularidade. Todos têm conhecimento que precisam renovar o alvará anualmente. Sempre estamos buscando novos canais para facilitar a aquisição do alvará. Recentemente criamos o atendimento web que possibilita dar entrada e até receber o alvará por email, com isso é injustificável que empreendimentos funcionem sem a regularização”, explicou o Secretário.

A Secretaria dispõe do telefone 153 da Guarda Civil Municipal (ligação gratuita) para realização de denúncias e reclamações, as mesmas também podem ser realizadas pessoalmente na sede da Secretaria que fica na Rua Oscar Ribeiro, s/n, Centro. O email para informações sobre alvará é o atend.websemaurb@juazeiro.ba.gov.br, esse canal é especifico para licença de funcionamento. 

Até o momento a direção das Casa Bahia não manifestou esclarecimentos.

Débora Sousa/ SEMAURB
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 13:00

Bahia regulamenta Lei de Convivência com o Semiárido

Há mais de um ano aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia, a Lei Estadual de Convivência com o Semiárido, nº 13.572/2016, conta agora com decreto de regulamentação assinado ontem (21), pelo Governador Rui Costa (PT) em ato público no município de Jacobina. A Lei é uma conquista da população do Semiárido baiano e foi construía a partir de reivindicações da sociedade civil organizada que também participou da elaboração da mesma.

O documento trata também da composição do Fórum Estadual de Convivência com o Semiárido, colegiado paritário que será composto por 26 representantes das secretarias de Estado, conselhos e colegiados territoriais, instituições de ensino superior e organizações da sociedade civil; e do Comitê Governamental de Convivência com o Semiárido. Consta ainda no decreto o Sistema de Informações, Monitoramento e Avaliação e específica aspectos referentes à regularização fundiária, conforme informações da Secretaria de Comunicação do governo.

Ler Matéria Completa
Comunicação Irpaa / Foto:Mateus Pereira/GovBA
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 12:28

Festival gastronômico movimenta Teixeira de Freitas com apoio do Governo do Estado

A IV edição do Festival Gastronômico Sabores de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia, segue até o próximo domingo (1º). Com apoio do Governo do Estado, o tema desta edição é 'Uma Viagem pela Itália'. O festival faz parte do calendário festivo do município desde 2013. Produtos da agricultura familiar são utilizados no preparo dos pratos. 

No total, 27 estabelecimentos participantes disputam as categorias: prato principal (restaurantes); petisco (bares e botecos); lanche (lanchonetes, creperias, tapiocarias, padarias e pizzarias); e sobremesa (doceria e cafeteria). Os participantes têm o desafio de elaborar os pratos de acordo com o tema escolhido pela comissão organizadora, que normalmente são de pratos típicos do Brasil, mas, nesta edição, a comissão ousou e desafiou os empresários a buscarem referências para o cardápio na culinária italiana. 

Ler Matéria Completa
Secom Bahia
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 12:00

ESPAÇO DO LEITOR: OBRA DE CALÇAMENTO PARALISADA NO BAIRRO JARDIM VITÓRIA.

Geraldo toda obra que venha a trazer benefícios à sociedade ela é bem-vinda, porém venho através deste blog fazer uma indagação a prefeitura, pois como mostram as fotos, a obra do calçamento da rua do Lírio, Jardim Vitória, está parada na metade da rua. Segundo informações, a falta de verba é o motivo do não andamento da obra. Como assim falta de verba? Que falta de compromisso é este, em que a prefeitura simplesmente começa e não termina um empreendimento, o qual vem a satisfazer as necessidades dos moradores da referida rua. Uma tremenda falta de organização e respeito com nós moradores. E agora prefeitura, vamos esperar até quando pelo término da obra?

Pedro Araújo

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.