Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 15 de Agosto de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 22:00

Univasf: Projeto Cena na Serra exibirá documentário sobre trajetória do artista piauiense Torquato Neto

O “Cena na Serra – Cinema em Ação”, projeto de extensão vinculado ao Colegiado de Antropologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará nesta quarta-feira (14), a segunda mostra do mês de agosto. Será exibido o documentário “Torquato Neto - Todas as horas do fim”, com direção de Eduardo Ades e Marcus Fernando. A apresentação será realizada às 19h, no Núcleo de Extensão da Univasf, em São Raimundo Nonato (PI). O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

Lançado em março de 2018, o filme mostra a trajetória do piauiense Torquato Neto. Ele atuou em várias frentes como cinema, música e jornalismo. O poeta participou da revolução que mudou os rumos da cultura brasileira nos anos 1960 e 1970. Foi um dos pensadores e letristas do movimento Tropicália, parceiro de Gilberto Gil e Caetano Veloso. Torquato suicidou-se no dia do seu aniversário, quando completaria 28 anos. A exibição do documentário “Torquato Neto - Todas as horas do fim” faz parte da programação do 2º Canteiro de Antropologia: Jornadas da Caatinga, evento também promovido pelo Colegiado de Antropologia, do Campus Serra da Capivara da Univasf.

Ascom Univasf
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 21:26

PGR protocola pedido de impugnação da candidatura de Lula

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, apresentou no início da noite desta quarta-feira (15) impugnação (questionamento) ao registro de candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de presidente da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Em petição encaminhada ao relator do caso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, Dodge afirma que o requerente não é elegível. Em janeiro de 2018, o ex-presidente foi condenado criminalmente em segunda instância, no âmbito da operação Lava Jato. Segundo a Lei da Ficha Limpa, esse fato retirou dele a capacidade eleitoral passiva.

No documento, a procuradora-geral apresenta certidão emitida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que confirmou a condenação determinada em primeira instância, e aumentou a pena para 12 anos e 1 mês de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Com essa decisão, a situação do ex-presidente enquadra-se na lista de condicionantes de inelegibilidade prevista na Lei Complementar 64/1990, considerando a redação dada pela Lei da Ficha Limpa (135/2010). Segundo o texto legal, não podem se candidatar condenados em decisão proferida por órgão judicial colegiado por crimes de lavagem de dinheiro e corrupção.

Ler Matéria Completa
Fonte: NMB
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 21:00

Juazeiro vence América e lidera o grupo B do Campeonato Juazeirense

Na abertura da terceira rodada do campeonato municipal, o Juazeiro Esporte Clube venceu o estreante América de Sobradinho no Estádio Adauto Moraes e assumiu a liderança isolada do grupo B com quatro pontos. O placar foi construído na primeira fase quando Belinho, nos acréscimos, marcou o único gol da partida, chutando de fora da área.

O jogo foi interrompido aos 36 minutos do segundo pelo tempo pelo árbitro João Batista da Silva, que aplicou nove cartões vermelhos nos jogadores das duas equipes, além dos treinadores João Bala e Guanair Athanásio. Penalizado com cinco expulsões, o time da Barragem ficou sem o mínimo de sete atletas regulamentares para continuar a partida, obrigando o árbitro a encerrar o jogo prematuramente.

Ler Matéria Completa
Ascom/PMJ
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 20:30

Propaganda eleitoral começa nesta quinta-feira (16)

Nesta quinta-feira (16) começa a propaganda eleitoral em comício, carreata, distribuição de material impresso e propaganda na internet, desde que não paga, como sites próprios. Pela legislação, o uso de auto-falantes e equipamentos de som só pode ocorrer das 8h às 20h. No rádio e na TV, a propaganda só começa dia 31 de agosto, após a elaboração de plano de mídia por parte dos partidos, da Justiça Eleitoral e das emissoras de TV.

Redação Blog
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 20:11

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PEDE A IMPUGNAÇÃO DA CANDIDATURA DE ISAAC CARVALHO

O Ministério Público Federal, por meio do Procurador Regional Eleitoral no Estado da Bahia, Cláudio Gusmão, com amparo no artigo 3º da Lei Complementar número 64/90 e 38 da Resolução TSE número 23.548/2017, ofereceu nesta terça-feira, dia 14, pedido de IMPUGNAÇÃO AO REGISTRO DE CANDIDATURA para o cargo de deputado federal formulado em favor de ISAAC CAVALCANTE DE CARVALHO, já qualificado nos autos, pelos motivos a seguir expendidos: Sucede que, como revela a anexa documentação, extraída do sítio eletrônico do Tribunal de Justiça da Bahia, o ora impugnado, na qualidade de ex-prefeito do Município de Juazeiro, foi condenado por aquele órgão colegiado, nos termos do acórdão lavrado nos autos da Ação Penal n.º 000039878.2013.8.05.0000, datado de 24 de maio de 2016, pela prática de crime contra a administração pública, objeto de tipificação no artigo 1º, III, do Decreto-Lei nº 2016/67 – cenário que atrai a incidência da causa de inelegibilidade descrita no artigo 1º, inciso I, alínea “e”, item 1, da Lei Complementar n. 64/90.

No documento protocolado pelo MPF no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, o órgão federal comete um ato falho que foi o de classificar Isaac Carvalho como candidato a Deputado Estadual, quando na verdade ele se inscreveu para concorrer a Deputado Federal como revela a foto do DivulgaCand do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Confira a petição do MPF-BA AQUI

PCDOB REAFIRMA CONVICÇÃO NO DEFERIMENTO DA CANDIDATURA DE ISAAC

Diante da notícia de que o Ministério Público Federal ingressou na justiça eleitoral alegando inelegibilidade de Isaac Carvalho, o PCdoB de Juazeiro afirmou que ajuizamento de ações por parte do MPF é um procedimento comum quando da existência de julgamentos proferidos, após registro de candidaturas. No entanto, há convicção de que o TRE irá confirmar o registro.

O processo é objeto de recurso interposto por Isaac Carvalho, estando em fase de conclusão. “Como se trata de um erro de origem burocrática, que nasceu em razão de um erro de publicação por parte da Procuradoria Municipal à época, sem malversação do recurso público, temos ampla segurança da revisão da sentença”, declarou o vice-presidente do PCdoB, Gilson Araújo.

Da Redação
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 20:00

Secretaria de Saúde de Sobradinho intensifica vacinação contra Poliomielite e Sarampo 

A Secretaria de Saúde de Sobradinho realizará no próximo sábado (18), o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e também contra o Sarampo, com o objetivo de intensificar a imunização e alcançar uma ampla cobertura. No sábado as equipes estarão ofertando as duas vacinas em todas as UBS , que funcionarão das 8 às 17 horas, exclusivamente para a imunização. Haverá vacinação também no Centro de Saúde. A Campanha que foi iniciada no último dia 6, vai até 31 de agosto.

A vacina contra Pólio é indicada para crianças menores de 1 ano em 3 doses: a primeira aos 2 meses, seguidas de outras duas, aos 4 e 6 meses, todas elas injetáveis. A proteção é completada com dois reforços da vacina oral, aos 15 meses e aos 4 anos. Em relação ao sarampo, a proteção ocorre por meio da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), indicada no calendário básico quando a criança completa 1 ano. Aos 15 meses, ela é complementada com a vacina tetraviral, que protege contra as mesmas três da tríplice viral acrescida da varicela (ou catapora).

Ler Matéria Completa
ASCOM  PMS
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 19:55

TSE recebe primeiros questionamentos à candidatura de Lula ao Planalto

O candidato a deputado e ativista Kim Kataguiri, do MBL, e o ator Alexandre Frota contestaram o registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. Foram os primeiros pedidos de cassação depois que a candidatura foi oficializada perante a Justiça, nesta quarta (15).

De acordo com a assessoria de imprensa do TSE, a resolução que trata de prazos para contestações estipula que "cabe a qualquer candidato, partido político, coligação ou ao Ministério Público, no prazo de 5 (cinco) dias, contados da publicação do edital relativo ao pedido de registro, impugná-lo em petição fundamentada". O edital ainda não foi publicado pelo TSE.

O PT registrou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na tarde desta quarta-feira (15), a candidatura do ex-presidente Lula. O registro foi protocolado pessoalmente no balcão do TSE por dirigentes do partido. 

Com informações da Folhapress
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 19:29

POLÍCIA CIVIL ELUCIDA AUTORIA DE HOMICÍDIO PRATICADO COM REQUINTES DE CRUELDADE NO MORRÃO EM JUAZEIRO (BA)

Nesta quarta-feira, dia 15, após receber denúncia por meio do expediente n° 36522 dando conta da localização dos autores do homicídio que vitimou Wesley Ferreira de Oliveira, de 33 anos de idade, ocorrido no último sábado, dia 11, no João Paulo II, próximo ao Morrão, a equipe da Delegacia de Homicídios de Juazeiro foi averiguar e chegando ao local constatou a presença das pessoas de Júlio César Pesqueira da Silva, conhecido como (Alemão); Fábio Lima Bispo e da adolescente I.T.S.J, de 17 anos de idade, sendo encontrados no interior do imóvel, localizado à Rua N, Bairro Dom José Rodrigues, nesta cidade, 59 dolões de maconha. Também foi apreendido o seguinte material: 01 Saco plástico contendo Maconha; 04 Aparelhos celulares; 01 Balança de precisão; 02 munições cal. 380; 04 munições cal. 32/20; 01 faca tipo peixeira; 01 adaptador de cartão de memória; 04 petecas de cocaína; 01 volume de substância semelhante a cocaína e 12 petecas de cocaína.

No local, foram verificadas manchas de sangue e a presença de um carrinho de mão, havendo vestígios de ter sido usado para transportar o corpo ao local em que foi desovado.  Segundo colhido, a vítima era usuária de drogas e conhecida dos autuados, além de ter o costume de andar naquela residência, fato confirmado pelos presos.

Ler Matéria Completa
Fonte: Delegacia de Homicídios de Juazeiro
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 19:28

Carlos Neiva cobra independência do legislativo e fiscalização da zona azul

Nesta terça-feira (14) o pré-candidato a Deputado Estadual Carlos Neiva, e os empresários Alessandro Aelio Bacelar e Antonio Carlos Freitas (Kaka da BêCardan), acompanhados de mais de vinte cidadãos que já assinaram o abaixo-assinado requerendo prestação de contas da Prefeitura Municipal sobre o dinheiro da Zona Azul, estiveram na Câmara de Vereadores de Juazeiro em busca de respostas para a solicitação de audiência pública sobre o serviço prestado em Juazeiro.

O debate do tema, que deveria ser com uma postura ética e sóbria, surpreendeu a comissão de cidadãos, que encontrou no local a falta de interesse da Presidência da Câmara por essa pauta que tanto incomoda o povo de Juazeiro, que vem sofrendo com a cobrança abusiva de um serviço que não funciona, que não é feito para facilitar a vida das pessoas e que vem se caracterizando como mero expediente para arrecadar dinheiro.

Ler Matéria Completa
Ascom Carlos Neiva
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 19:00

Ponte Presidente Dutra tem 67 anos de inaugurada e debate sobre manutenção é necessário

O desabamento da ponte no Norte da Itália, ontem terça-feira (14), que resultou na morte de 39 pessoas, além de dezenas de feridos, reacende o debate sobre a manutenção correta desse tipo de estrutura viária.

Voce que trafega pela Ponte Presidente Dutra, entre Juazeiro da Bahia e Petrolina, Pernambuco já imaginou em que data foi realizado uma manuntenção? O engenheiro Tibério Andrade, professor do departamento de engenharia civil da UFPE e especialista em concreto, explica que, no Brasil, ainda não existe a cultura de se pensar previamente na manutenção de pontes, o que evitaria custos mais altos voltados para obras emergenciais.

Leitores questionam as autoridades sobre a ponte Presidente Dutra. Passa por manutenções?  O correto seria passar por avaliações periodicamente, já que transita um grande número de carros todos os dias?” De acordo dados (enciclopedia livre) o tráfego diário corresponde a mais de 40 mil veículos na extensão de  801 metros sobre o Rio São Francisco.

Ler Matéria Completa
Redação Blog Foto Ney Vital
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 18:32

Casa Nova: Dia dos Pais é lembrado no SCFV

O SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, criado como complemento ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral _as Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e indivíduos (PAEFI), ofereceu ontem (13/08), às famílias que dele participam, em especial aos pais, um almoço na sede do CRAS.

O que é

"O SCFV tem como objetivo estimular os usuários na reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares. Buscamos integrar no SCFV pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, Entre estas pessoas, pais que estão buscando essa reconstrução social. O almoço foi um desafio para nossa equipe e para os participantes. Reunir estas pessoas, trabalhar pela ressocialização, fazer com que interajam entre si e com seus familiares" – explica a Secretária de Ação Social de Casa Nova, Maria Regina.

Ascom
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 18:00

Agricultores de Petrolina receberão parcelas atrasadas do Garantia -Safra

Uma boa notícia aos 147 agricultores familiares de Petrolina que estavam sem receber o Garantia- Safra relativo ao período 2016/2017: a prefeitura  informa que as parcelas do seguro, que estavam em atraso devido a um problema cadastral,  serão liberadas a partir do dia 20 de agosto, conforme portaria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O pagamento do benefício será feito através da Caixa Econômica Federal ou correspondente bancário. 21 agricultores receberão o valor de R$ 1. 700 (o que compreende a safra de 2016/2017) e os outros 126 agricultores vão receber R$ 850 referentes à safra de 2017. O Garantia-Safra é uma ação voltada para agricultores familiares que se encontram em municípios sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 17:36

Petrolina apresenta a primeira edição do FliSertão

Lançamento de livros, apresentações musicais, teatro, espaço geek, concurso de cosplays, gincana, atividades multiculturais e esportivas no parque e contação de histórias. Essas são algumas das atividades da 1° edição do Festival de Literatura do Sertão do São Francisco, FliSertão, que acontecerá de 29 de agosto a 2 de setembro.

O Festival foi lançado nesta terça-feira (14), no Parque Josepha Coelho e prestigiado por alunos, professores e escritores. O evento contou com o lançamento do livro, contação de história, show musical, atividades da gincana e ações da oficina de grafitagem. Para Matheus Jorge, autor que lançou a obra ‘Uma Janela para o Coração’, a oportunidade foi muito boa. “Lutamos sempre por um espaço que valorizasse a nossa arte, literatura e o FliSertão é fruto dessa nossa resistência. Estou muito feliz”, pontuou.  

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 17:02

Jaguarari: Carro bate em cavalo e duas crianças ficam feridas no acidente

Duas crianças ficaram feridas após o veiculo em que estavam colidir com um cavalo, nas proximidades do povoado de Catuaba, trecho da BR 407, em Jaguarari. O acidente aconteceu ontem terça-feira (14/08). Quatro pessoas, entre elas, uma criança de 08 anos, outra de 09 meses, a mãe de 32 anos e a avó de 65, todos residentes no povoado de Varzinha, zona rural de Jaguarari estavam no veículo. As duas crianças foram socorridas pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para o Hospital Municipal de Jaguarari com leves escoriações.

Portal Jaguarari
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 17:00

Comissão do Congresso aprova relatório de Fernando Bezerra sobre MP que dá descontos para liquidação de dívidas da agricultura familiar

A comissão mista do Congresso Nacional responsável pela Medida Provisória 842/2018, que concede descontos para a liquidação de operações de crédito rural – principalmente, no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) – votou e aprovou por unanimidade, na noite desta terça-feira (14), relatório do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) favorável à matéria. O texto seguirá à análise da Câmara dos Deputados sob a forma de projeto de lei de conversão. 

Publicada no último dia 25 de junho, a MP perde validade no próximo dia 9 de setembro. Por conta disso, a expectativa da comissão mista – presidida pelo deputado Cleber Verde (PRB-MA) – é que a matéria seja apreciada e votada pelos plenários da Câmara e do Senado durante o esforço concentrado do Congresso (antes das eleições de outubro). 

Ler Matéria Completa
Ascom Senador FBC
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 16:44

SESAU: UBS do Argemiro suspende atendimento devido manutenção elétrica

A Secretaria Municipal da Saúde informa que nesta quinta-feira, 16, os atendimentos na Unidade Básica  de Saúde do Bairro Argemiro serão suspensos devido a manutenção na rede de energia por parte da Coelba. Com isso, a SESAU informa que os atendimentos voltam  à sua normalidade na sexta-feira, 17.

Ascom PMJ
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 16:30

Radialista Evanílson Barbosa, o “Cancãozinho” sofre infarto, realiza cirurgia e está em observação médica

Após sentir dores fortes no peito na manhã de terça-feira (14), o radialista Evanílson Barbosa, o “Cancãozinho” foi levado para uma unidade hospitalar de Petrolina. Por volta das 16h, os médicos confirmaram que ele estava infartando e às 19h foi transferido para a UTI do Hospital Memorial. Foram realizados novos exames e na manhã desta quarta-feira (15) foi realizada uma angioplastia. Este tipo de cirurgia não é considerado de risco, já que não é preciso expor o coração, sendo apenas passado um pequeno tubo flexível, conhecido como cateter, desde uma artéria na virilha ou do braço até à artéria do coração. Assim, o coração está funcionando normalmente durante todo o procedimento. “Cancãozinho” permanece em observação na UTI, passa bem, e a princípio está fora de perigo. Evanílson Barbosa apresenta o programa policial “Rota 98”, na Petrolina FM de segunda a sexta-feira das 10h às 11h.

Blog Edenevaldo Alves
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 16:00

Isaac Carvalho faz avaliação positiva sobre encontros com a população durante pré-campanha a Dep. Federal

Consolidado como um dos maiores líderes políticos do interior da Bahia, Isaac Carvalho encerrou segunda-feira (13) mais uma etapa de sua agenda de reuniões políticas com moradores e lideranças comunitárias, denominada "Encontro Com Isaac Trabalho". Ao longo da pré-campanha, Isaac percorreu diversas cidades, ouvindo as principais demandas de cada localidade, onde conseguiu significativos apoios que o tornam um dos favoritos à Câmara Federal.

"As coisas se constroem com estratégia, planejamento e trabalho. Estou muito feliz e confiante com o resultado dos nossos encontros, e o nosso sentimento é de que estamos no caminho certo, ouvindo a população, porque quem sabe o que mais precisa em uma comunidade são os próprios moradores. Agora é preparar para mais uma fase da nossa caminhada rumo ao desenvolvimento regional, através de um mandato que represente verdadeiramente o nosso povo", comemorou Isaac.

Ler Matéria Completa
Ascom Isaac Carvalho
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 15:46

Presidenciáveis declaram patrimônio ao Tribunal Superior Eleitoral

Termina nesta quarta-feira (15/8) o prazo para o registro de candidaturas para as eleições deste ano. Até a tarde desta terça, oito interessados em disputar a Presidência da República haviam oficializado sua situação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com o registro, os candidatos também precisam declarar os bens que possuem. Entre os sete que já o fizeram, João Amoêdo (Novo) é o mais rico e Cabo Daciolo (Patriota) aparece na lanterna.

Engenheiro de formação, Amoêdo declarou um patrimônio de mais de R$ 425 milhões. Mais da metade deste valor (R$ 217 milhões) está em aplicações de renda fixa. Há ainda, entre outras coisas, cinco veículos, seis apartamentos, uma casa, quatro salas ou conjuntos e um barco de mais de R$ 4 milhões.

Ler Matéria Completa
Correio Braziliense
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 15:30

Prefeitura de Andorinha retoma obras de construção da creche Proinfancia em Vila Peixe

A Prefeitura de Andorinha retomou as obras de construção da Creche Proinfância Tipo 1, localizada no bairro Vila Peixe. O equipamento tem um investimento na ordem de R$ 1.947.591,49.

 Os recursos são provenientes do Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação / FNDE - termo de compromisso Nº PAC2 6934/2013.A empresa responsável pela finalização da obra é a Z Barbosa do Brasil Ltda.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 15:12

Prefeito de Juazeiro e Bispo Diocesano firmam parceria para regulamentar processo de regularização fundiária

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim e sua equipe se reuniram nesta quarta-feira (15), no Paço Municipal, com o Bispo Diocesano Dom Beto Breis e equipe jurídica, para tratar dos novos modos de regularização fundiária de imóveis que agora terão amparo jurídico e transparência. Estiveram presentes na reunião os secretários Agenor Souza (Semaurb), Georgeano dos Santos (Administração), Clériston Andrade (Governo), Vilmar Ferreira (Chefia de Gabinete), Oswaldo Silberschimidt (Fazenda) e o Procurador Geral do Município, Eduardo Fernandes.

Após decretos, Diocese e Município de Juazeiro, ambos interessados na regularização fundiária, iniciam um diálogo para solucionar e clarear os processos, bem como esclarecer dúvidas sobre temas pendentes e definição dos deveres de cada parte. Para o prefeito, população e empreendedores agradecem a postura de Dom Beto. "Nós tínhamos interesse em colaborar com os juazeirenses interessados em realizar sua regularização fundiária. Estamos criando este canal de diálogo e agora o povo terá mais clareza e com certeza sairá satisfeito com os novos processos", declarou Paulo Bomfim.

Ler Matéria Completa
Raphael Leal/Ascom
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 15:04

Governo da Bahia viabiliza investimentos de UTI para hospital universitário em Paulo Afonso

Um acordo assinado na noite de ontem (14), em Brasília, entre o Governo da Bahia, a prefeitura de Paulo Afonso e três entidades do governo federal viabilizou o investimento de R$ 45 milhões na reforma e ampliação do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), que ganhará 30 leitos de Terapia Intensiva (UTI), novo centro cirúrgico, emergência, dentre outras intervenções.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, que participou da negociação ao lado do reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Jiulianeli Tolentino, a unidade que é referência para 800 mil habitantes e abrange áreas dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco encontra-se em processo de federalização e transformação em hospital universitário. Atualmente ainda é mantido pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), mas desde 2015 foi transferida a titularidade para a  Univasf a fim de que a progressivamente a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), assuma a gestão.

Ler Matéria Completa
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 14:33

Atividade inclusivas serão destaque na Semana da Pessoa com Deficiência em Petrolina

A Semana da Pessoa com Deficiência será celebrada em Petrolina com diversas atividades inclusivas entre os dias 20 e 24 de agosto. Uma programação variada foi desenvolvida pela prefeitura para marcar a data. As ações englobam seminários; atividades de educação no trânsito; oficinas; festival cultural, entre outras atividades que têm o objetivo de promover a igualdade e o respeito às diferenças. 

A programação já começa na próxima segunda-feira (20), com uma oficina de Libras, onde será necessária uma inscrição prévia na sede da Secretaria da Mulher e Acessibilidade. Já na terça feira (21), acontecerá um seminário com o tema: "Nada sobre nós, sem nós: Igualdade é o respeito ás diferenças", que será aberto ao público. 

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 14:02

Menor é preso com 18 pedras de crack em Juazeiro

Equipe PETO/75ªCIPM prendeu um menor na Rua da Glória no Dom Tomás (Vila sapo). Os policiais receberam denuncias que havia dois elementos traficando entorpecentes.

O menor de 17 anos estava com uma sacolinha plástica contendo 18 pedras de crack. Em poder do menor foi apreendido também à importância de R$17,00 (dezessete reais) em espécie.

O menor infrator foi apresentado no complexo policial na presença de um parente adulto para adoções de medidas cabíveis.

Ascom PETO
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 13:36

Petrolina: Projeto 'Amigos do SAMU' conscientiza estudantes sobre perigos de trotes ao 192

Diante do grande número de trotes recebidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Petrolina, o órgão decidiu iniciar um projeto educativo em parceria com escolas: trata-se dos “Amigos do SAMU”, que, através de palestras e orientações visa conscientizar os estudantes sobre os malefícios que as chamadas falsas causam ao atendimento à população. A ação teve início nesta terça-feira (14), na Escola Municipal Atanásio Gonzaga da Cruz, no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho – Núcleo 09.

Além da palestra sobre as chamadas falsas, a equipe do SAMU também deu orientações sobre primeiros socorros, o que fazer em caso de acidentes, engasgos e desmaios. Alguns alunos participaram das demonstrações e até vestiram a roupa de socorrista para entrar no ‘clima’ do trabalho realizado pelo SAMU, percebendo a importância de prestar um serviço rápido na hora de salvar vidas. As crianças do Fundamental I ainda puderam conhecer a estrutura de uma ambulância por dentro.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.