Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 


Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
12,5%
Atualizado em: 31/08/2015
publicidade
Espaço do Leitor
04 de Setembro / 2015 às 23:00 | Nenhum Comentário

Na república do reinado de Avilã coisas inacreditáveis estão acontecendo sob a expectação da plateia atônita. A Babel institucionalizada no desgoverno da ex-presidente, após passar a faixa para o vice Michel Temeroso de afundar junto no terreno minado, morde e assopra aguardando o naufrágio do Titanic.

A sociedade esparvalhada atônita sem rumo se desespera a cada dia com as incertezas já presentes e ameaçadoras, desemprego, violência, inflação, descrédito internacional, rebaixamento, calotes até nas embaixadas no exterior, juventude ver esvair-se a esperança. Os FIÉIS que o digam. A sociedade no estertor do estertor, já demonstra impaciência.

Cuidado detentores de algum poder, não esqueçam que todo o poder emana do voto e em seu nome será exercido. Acordem enquanto é cedo amanhã pode ser muito tarde, ou estão esperando o circo pegar fogo. Amanhã pode ser um lindo dia, esperança e fé dependem de nós.

Por Davi Lima 

Comunitário Juazeirense 

Variadas
04 de Setembro / 2015 às 22:32 | Nenhum Comentário

Durante três dias os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência de Petrolina (SAMU-192) participaram de treinamento em Urgências e Emergência Pediátricas com uso da simulação realística no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

“A capacitação vai melhorar no atendimento às urgências pediátricas como febre, convulsão, queimadura, trauma, por meio de manobras e procedimentos de urgência. A equipe do Núcleo de Educação em Urgência está sendo qualificada e, posteriormente passará os conhecimentos para os demais”, afirmou o coordenador do SAMU Tiago Acioli.

A secretária de Saúde, Lucia Giesta, pontua a importância da qualificação permanente dos servidores. “A gestão sempre busca oportunizar momentos de atualização e conhecimentos de novas técnicas e estratégias. Nosso objetivo é sempre prestar um serviço de qualidade e resolutivo à população”, finalizou. 

Ascom/Petrolina
Variadas
04 de Setembro / 2015 às 22:00 | Nenhum Comentário

A equipe do CRAS Itaberaba realizou na quarta-feira (02) diversas atividades, com direito a produção cinematográfica, para trabalhar com as crianças e adolescentes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos –SCFV, a temática do medo.

A coordenadora, psicóloga, assistente social, os educadores e monitores se caracterizaram de personagens de filmes de terror, como a Múmia, a Noiva Cadáver, Vampiros, entre outros, para dar mais realidade e diversão durante as atividades desenvolvidas. O medo foi trabalhado através da visão, com os monstros caracterizados; a audição, utilizando a sonoplastia do ranger de portas, gritos, barulhos de ventania e murmúrios; do tato, onde as crianças tentavam adivinhar os objetos utilizando as mãos; e o paladar, através de guloseimas em formatos inusitados.

De acordo com a psicóloga, Candice Aquino a ideia para trabalhar a temática surgiu após a equipe desenvolver atividades sobre as lendas folclóricas, onde se percebeu que muitas crianças sentiam medo destes personagens. "Uma criança não nasce com o sentimento do medo, ele é adquirido de acordo coma vivência de cada uma, e muitas vezes os medos são transferidos pelos pais, irmãos, avós e parentes. O medo do escuro, por exemplo, tem como origem o mito criado pelos adultos, onde situações tiradas de suas crenças pessoais conceituaram a escuridão como um atributo de coisa ruim, então esse mesmo medo é passado para a criança", explicou à psicóloga. 

A estudante Caline de Jesus, de 8 anos disse que sentiu muito medo da Noiva Cadáver. "Nem parecia que era a tia que brinca com a gente todo o dia, eu pensei que era um mostro de verdade". Já o estudante, Edijael Samariano afirmou que não sentiu medo de nada. "Isso aqui é tudo de mentira, nunca tive medo, nem do escuro. Gostei muito das brincadeiras e das tias vestidas de monstros, foi divertido", pontuou o estudante.

A coordenadora do CRAS, Risete Aguiar explicou que a proposta é trabalhar os medos das crianças com a orientação das psicólogas, e que durante o ano, a equipe desenvolve atividades socioeducativas com diversos temas. "Abordamos temas como Direitos Humanos, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho, Cultura, Esporte e Lazer, além de oficinas, passeios e comemorações de datas cívicas", concluiu a coordenadora.

Ascom/Juazeiro
Informativos
04 de Setembro / 2015 às 21:32 | Nenhum Comentário

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Hu-Univasf), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu entre os dias 2 e 3 de setembro 18 novos empregados concursados para atuação nas áreas médica, assistencial e administrativa do hospital.

Em dois de integração, os novos funcionários receberam informações sobre a estrutura e o funcionamento da Ebserh e do Hospital, além de orientações quanto às iniciativas de saúde ocupacional; segurança do trabalho; controle e prevenção de infecção hospitalar; interfaces na humanização dos serviços; qualidade no atendimento e nas relações de trabalho.

Na ocasião, o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino, reforçou a importância do HU para a formação dos futuros profissionais de saúde na região e a consequente melhoria da qualidade dos serviços prestados à população. “Pretendemos ampliar o número de profissionais formados no ambiente do HU-Univasf, favorecendo o desenvolvimento da universidade e da própria região”, afirmou o reitor.

Participaram também da solenidade de recepção aos novos colaboradores os gerentes de atenção à saúde, Haroldo Pereira; de ensino e pesquisa, Ricardo Lima; administrativo, Ronald Mendes, e as chefes das Divisões de Gestão de Pessoas, Katiane Coelho, Administrativa Financeira, Sileide Neves, de Enfermagem, Vanicleide Nunes.

O HU-Univasf é a unidade de referência em traumato-ortopedia e neurocirurgia para os 53 municípios da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Médio do Vale do São Francisco, cuja população ultrapassa os dois milhões de habitantes. 

Ascom/Juazeiro
Informativos
04 de Setembro / 2015 às 21:02 | Nenhum Comentário

O trânsito na área central de Petrolina será interditado na próxima segunda-feira 7, motivado pelo desfile cívico alusivo às comemorações do Dia da Independência do Brasil que será realizado na Avenida Guararapes.

A Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo-EPTTC, iinforma que toda a área que compreende a Avenida Guararapes, trecho entre a Rotatória do Viaduto até o Monumento da Integração será interditado a partir das 6h da manhã. O esquema abrange a Avenida Souza Filho, Rua dom Vital e Rua Souza Filho.

Já a rota dos ônibus que circulam por estes corredores sofrem mudanças e voltam a funcionar normalmente ao término do desfile. A equipe da EPTTC estará em todos os pontos da área central onde haverá desvios para disciplinar as mudanças de rota de ônibus e orientar a população.

Ascom/Petrolina
Policial
04 de Setembro / 2015 às 20:30 | Nenhum Comentário

Na madrugada do dia 03, Policiais Militares da CIPE-CAATINGA faziam abordagens entre as Cidades de Chorrochó e Abaré-BA, quando ordenaram que o veículo corola de cor branca licenciado de Natal-RN parasse, o condutor desconsiderou a ordem legal empreendendo fuga no sentido do distrito de Ibó. Neste momento foi acionada outra Guarnição da Especializada para fechar o acesso da BR-116, mesmo assim o condutor do veículo, mais uma vez desconsiderou o bloqueio policial momento em que foi feito acompanhamento do citado veículo que foi interceptado na altura do posto de combustível Juazeiro IV, no Km 02 da BR-116. Na abordagem ao veículo, foram encontradas em um compartimento entre os dois bancos do carro os seguintes objetos: 01(uma) PISTOLA de marca GLOCK modelo G25, calibre 380, número de série MXT 952, com 02 (dois) carregadores contendo 30 (trinta) munições intactas do mesmo calibre e 01 (uma) PISTOLA marca GLOCK modelo G22, calibre .40, número de série AAMV 317, com 02 (dois) carregadores contendo 31 (trinta e uma) munições intactas do mesmo calibre; R$ 842,55(oitocentos e quarenta e dois reais e cinquenta e cinco centavos), U$ 3,00(três dólares) e 09 (nove) telefones celulares, além de diversos materiais pessoais.

Diante do exposto foi dada voz de prisão em flagrante delito ao nacional GEORGE ALGUSTO DA SILVA por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e NEY ROBSON CARLOS pelo crime de uso ilegal de arma de fogo de uso restrito. Os acusados e o material apreendido foram conduzidos para Delegacia de Polícia Civil de Abaré-Ba, onde foram apresentados ao Delegado de Policia Civil, Bel Marco Antonio Alves Pereira, que ratificou a voz de prisão dos imputados e lavrou o Auto de Prisão em Flagrante Delito. 

Policial
04 de Setembro / 2015 às 20:00 | Nenhum Comentário

No início da tarde desta quinta-feira (2) o efetivo da Guarda Municipal, que realizava abordagem rotineira aos usuários e frequentadores da Ilha do Fogo, encontrou em posse de William Douglas Rodriguês Siqueira, 18 anos, 18 gramas de uma substância, que aparentemente era maconha. Os GM de serviço no local conduziram o usuário a Delegacia de Polícia para as devidas providências.

Para garantir a segurança do local, a Prefeitura de Petrolina passou a limitar o acesso à Ilha do Fogo e está contando com a parceria de outras instituições para realizar ações de revitalização no espaço. Essas ações, de médio e longo prazo, vão continuar sendo discutidas com a prefeitura de Juazeiro, a Univasf, o coletivo amigos da ilha, a Associação de Pescadores e também outros projetos que queiram participar da revitalização da Ilha do Fogo.

A Guarda Municipal está com efetivo fixo todos os dias durante o período diurno e a noite realizando patrulha. E os portões da ilha ficam abertos das 6h até as 19h. Além do fator segurança, a Prefeitura Municipal pretende realizar ações de revitalização na Ilha.

Com o objetivo de intervir em áreas de maior consumo de drogas da cidade, os GM estão sendo submetidos a capacitação para o programa'Crack, é Possível Vencer', projeto que vem sendo gerido pelas Secretarias de Segurança Cidadã (Eixo Autoridade), Cidadania e Saúde (Eixo Cuidado), e Educação (Eixo Prevenção), com a coordenação em nível nacional do Ministério da Justiça.

Ascom/Petrolina
Variadas
04 de Setembro / 2015 às 19:30 | Nenhum Comentário


O que encheu a quadra da escola Dr. José Araújo, em Santana do Sobrado, distrito de Casa Nova, na noite desta quinta-feira, 03, foi à alegria e a emoção de realizar o sonho da casa própria de centenas de famílias. O gol foi de satisfação.  
 
Os beneficiados do programa Minha Casa, Minha Vida, participaram do sorteio dos seus endereços. São 500 famílias contempladas que deram o primeiro passo para a independência do aluguel. "Uma alegria muito grande, estou super feliz. Agora é hora de arrumar as coisas e me mudar o mais breve possível. É muita felicidade, paz e sossego, pois agora eu vou morar num cantinho que é só meu", comemora José Rocha Santos, um dos contemplados mais sorridentes da quadra.
 
Para o prefeito Wilson Cota, o momento é de muito orgulho para os que fazem esta gestão. "Mais uma vez, estamos aqui fazendo o nosso papel de levar uma melhor condição de vida a essas famílias mais carentes. É um sentimento que palavra alguma pode expressar. Mesmo com todas as dificuldades que estamos passando, fomos à busca desse empreendimento que vai beneficiar muitos. Essas famílias vão morar em suas residências pagando uma taxa ínfima, que varia entre R$ 25 e R$ 80 por mês", pontua.
 
O sorteio foi realizado na presença de vereadores, secretários e representantes do Banco do Brasil. O gerente da unidade local, Emerson Tiago, informou que em até 40 dias as famílias já estarão em baixo do seu teto. "É uma imensa alegria para nós compartilhar esse momento muito importante para o povo. Vamos para as etapas de vistorias e assinatura de contrato", ressalta.
 
O prefeito Wilson Cota aproveitou a oportunidade para informar os beneficiados que já desapropriou um terreno no Nov bairro para a construção de uma escola e reafirmou ao ovo de Santana seus compromissos. "Anda no meu governo vou entregar a UPA, concluir a creche. Em breve vamos inaugurar essas quadras e, a partir da próxima quarta-feira, já solicitei ao secretário de Saúde que o posto, recém-inaugurado, funcione até as 22 horas ".

Ascom/Casa Nova
Política
04 de Setembro / 2015 às 19:00 | Nenhum Comentário

O Democratas (DEM) de Juazeiro realiza no próximo dia 25/09 a sua convenção que vai homologar a nova direção municipal da legenda e traçar as estratégias do partido para as eleições municipais de 2016. No evento, que vai acontecer no espaço Cais do Porto Angary, a partir das 18h, o candidato a prefeito em 2012 pelo campo das oposições, Márcio Jandir, fará o ato público de filiação à agremiação junto com outras lideranças.

A convenção contará com a presença do presidente estadual do DEM, deputado federal José Carlos Aleluia, do ex- deputado e prefeito, Jorge Khoury, vereadores, além de deputados estaduais e outras lideranças regionais. Para Márcio Jandir, a convenção será a oportunidade de apresentar aos filiados, simpatizantes e toda a sociedade o novo momento da legenda. “Queremos trabalhar por um novo futuro com a força das novas idéias. Como disse ao presidente Aleluia, ao nosso líder Jorge Khoury, e ao prefeito de Salvador, ACM Neto, chego ao DEM para ser um militante, para colaborar na organização da legenda”, comenta. Um dos objetivos de Márcio no partido é colaborar na organização dos setoriais de juventude e mulheres. 

Sobre a participação da legenda no processo eleitoral do próximo ano, Márcio Jandir ressaltou que o Democratas tem, em seu nome, a figura de pré-candidato, mas que vai trabalhar pela unidade de todas as forças políticas do campo das oposições. “Nossa posição visa construir a unidade. O Democratas está oferecendo meu nome às oposições, mas temos a responsabilidade e a humildade de construir com todos um novo caminho para Juazeiro”, pontua.

Márcio reforça convite para a convenção. “No próximo dia 25, no dia do número da nossa legenda, no espaço Cais do Porto Angary, a partir das 18 horas, vamos fazer uma grande festa. Convido a todos os filiados, simpatizantes, amigos e aqueles que querem construir um novo projeto para nossa cidade.” 

Ascom/Democratas
Variadas
04 de Setembro / 2015 às 18:29 | Nenhum Comentário

Começa hoje, logo mais às 20 horas, no Ginásio de Esportes Aluísio Viana, a abertura da 4ª Festa dos Vaqueiros de Juazeiro. A cidade está recebendo para participar da grande festa comitivas de vários municípios do Vale do São Francisco, como Uauá; Curaçá; Sobradinho; Petrolina; Jaguarari; Belém do São Francisco, entre outros. De acordo com Adilson Souza, presidente da Federação de Vaquejada e Desenvolvimento Cultural Baiano (FEVABA) está sendo esperada pela Federação, 250 vaqueiros que estarão em desfile pelas principais ruas da cidade, com a imagem da Padroeira Nossa Senhora das Grotas, na manhã deste sábado, dia 05 de setembro.   

Ainda segundo o presidente, uma vasta programação envolvendo todos os vaqueiros de Juazeiro e região vai movimentar o dia em homenagem a este herói do sertão, que além de um dia nacional também ganhou um dia municipal, celebrado a cada ano no primeiro sábado de setembro. Um projeto de iniciativa do ex-vereador e agora deputado estadual Crisóstomo Lima, “Zó” (PCdoB). “A ideia é mobilizar todos esses vaqueiros em desfile e também a confraternização entre eles, fortalecer o vínculo de amizade e o trabalho das associações junto à federação”, disse Adilson, reforçando que é preciso defender essa cultura no Vale do São Francisco, “esse é o nosso grande objetivo”, conclui.

Toda a estrutura da festa está pronta para receber as comitivas de várias cidades da região do São Francisco. Algumas já se encontram no local, a exemplo dos vaqueiros da Fazenda Santa Luzia, como Lauro Daniel da França, e Maria Angélica Araújo Silva, 18 anos, a única mulher vaqueira da comitiva da Fazenda. Para Maria, uma satisfação enorme participar mais uma vez da Festa dos Vaqueiros, juntamente com o seu pai e amigos da Fazenda Santa Luzia.

“Participo há 4 anos, e a expectativa é das melhores. Me sinto muito feliz por essa homenagem aos vaqueiros, eu que venho de família de vaqueiro, me sinto homenageada também”, disse, seguida das palavras do Lauro, que a acompanha em muitas vaquejadas. “Na verdade, somos três parceiros, a Maria, o pai dela e eu, todos da Fazenda Santa Luzia”.

Para Lauro Daniel, a homenagem aos vaqueiros do sertão do São Francisco, com o Dia Municipal do Vaqueiro é de grande importância para o trabalho do vaqueiro. “A gente nem esperava esse reconhecimento, é uma homenagem linda, nos sentimos prestigiados”, disse agradecido. O vaqueiro e também aboiador, Raimundo Nonato Macêdo, “Mundinho da Carnaíba” animado com o início da Festa dos Vaqueiros, lembrou de sua história e família. Há 10 anos participando de festas de vaqueiros na região, está presente em toda festa como aboiador do sertão. “Isso é coisa de família, lembro dos meus pais,  meu pai aboiava, meu tio aboiava e eu achava bonito, fazia também”, disse, saudoso.

Para o padre Josemar Mota da Silva, pároco da Diocese de Juazeiro, a história do vaqueiro é também a história da padroeira da cidade. Tem uma ligação muito forte, diz o próprio hino da nossa padroeira, Nossa Senhora das Grotas”. Segundo o padre, essa história é datada de 1706. “São 309 anos, e a cultura do vaqueiro é um resgate de sua história, resistência e luta com dignidade”, pontuou o padre, que é natural de Remanso e tem identidade com o São Francisco. 

A 4ª Festa dos Vaqueiros é uma realização da FEVABA - Federação de Vaquejada e Desenvolvimento Cultural Baiano, com o apoio de diversas secretarias da Prefeitura Municipal, como a Secretaria de Cultura e Juventude, e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; também conta com o apoio da Polícia Militar e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro. A Festa terá como atrações Zezão e Banda Boi no Laço; Mazinho Nunes & Jhowzinho do Forró; Matheus, e Tinho do Acordeon, e muito forró pé-de-serra. 

Programação  

Sexta-feira, dia 04

20:00 h - Abertura oficial e recepção aos vaqueiros

21:00 h - Roda de conversas, aboios e toadas

Sábado, dia 05

07:00 h - Café dos vaqueiros

09:00 h - Desfile Cívico

11:00 h - Missa dos Vaqueiros

12:00 h - Almoço

13:00 h - Corrida de Argolinhas Tradicional com Russiano e Japonês

Encerramento - Forró dos Vaqueiros 

Por Paulo Carvalho/SECJU
Política
04 de Setembro / 2015 às 18:00 | Nenhum Comentário

O deputado estadual Roberto Carlos (PDT) negou que vá assumir a presidência do seu partido na Bahia. De acordo com o parlamentar, existiu a possibilidade dele se tornar presidente da agremiação, mas ela foi sepultada após a batida de martelo do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) de que deixará o partido. “A presidência está com o deputado federal Félix Júnior e ele não vai se afastar, mas existia um pedido de todos os deputados para que eu assumisse para acabar com essa briga entre ele e Nilo. Encaminhamos um documento neste sentido para o presidente nacional do PDT (Carlos Lupi), mas ele demorou de responder e Nilo disse que sairia de qualquer forma”, contou nesta sexta-feira (4). Ainda segundo Roberto Carlos, “há um desconforto” nessa relação ambígua do PDT com a prefeitura de Salvador. O partido ocupa uma secretaria municipal e, no governo do Estado, está com duas pastas e dois órgãos. “Há, sim, um desconforto. Mas está definido, internamente, que o PDT está com o governador Rui Costa. Tanto é que, na AL-BA, compomos a base e temos cargos”, indicou.

BN
Política
04 de Setembro / 2015 às 17:30 | Nenhum Comentário

O governo federal publicou nesta sexta-feira, 4, no Diário Oficial da União (DOU) decreto que formaliza o pagamento antecipado da primeira metade do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS em setembro. O texto ainda reafirma que a segunda metade do abono anual será paga em novembro.”A primeira parcela corresponderá a até cinquenta por cento do valor do benefício correspondente ao mês de setembro e será paga juntamente com os benefícios correspondentes a esse mês; e a segunda parcela corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada e será paga juntamente com os benefícios correspondentes ao mês de novembro” determina o decreto.Neste ano, em meio à deterioração dos indicadores econômicos e com queda na arrecadação, o governo federal não antecipou o pagamento em agosto, como vinha sendo feito desde 2006.

Mas, por causa da repercussão negativa do não adiantamento, a presidente Dilma Rousseff decidiu fazer o pagamento aos aposentados em duas parcelas, uma em setembro e uma em novembro. A decisão final sobre o assunto foi anunciada pelo Palácio do Planalto no fim de agosto. Antes, o Ministério da Fazenda havia defendido o pagamento da primeira metade do 13º em duas parcelas a primeira em setembro e a segunda em outubro, ou seja, se a proposta tivesse sido acatada, o 13º dos beneficiários do INSS seria pago em três vezes.

Asscom
Variadas
04 de Setembro / 2015 às 17:00 | Nenhum Comentário

Com o objetivo de discutir assuntos voltados para as mulheres, que são assistidas no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD), a equipe da unidade criou um grupo semanal. A iniciativa também visa que as mulheres que ainda não são acompanhadas pelo serviço, mas fazem uso de substância psicoativa, participem.

"A gente sabe que muitas mulheres pensam que o CAPS AD é um serviço só para homens, mas através desses encontros queremos sensibilizar e mostrar que o CAPS AD é um espaço de cuidado, assistência e tratamento para o público feminino também", frisou a coordenadora da unidade Marianna Almeida.

O grupo acontece toda sexta-feira a partir das 14h30 na sede do CAPS AD que fica na Rua Bahia, 119, Centro (Atrás do Estádio). "Toda e qualquer mulher que faz uso de substância psicoativa pode participar", acrescentou Marianna.

Asscom
Variadas
04 de Setembro / 2015 às 16:30 | Nenhum Comentário

O aumento do salário mínimo em 2016, previsto para R$ 865, deve onerar a folha de pagamentos das prefeituras baianas em cerca de R$ 270 milhões em encargos. A estimativa é da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Em todo país, o gasto será de R$ 2,2 bilhões, o que envolve encargos patronais, 13° salário e férias. Só de encargos trabalhistas a previsão é de R$ 305,6 milhões por ano. De acordo com a CNM, o gasto pode ser ainda maior. No cálculo, não estão incluídos o pagamento de servidores municipais aposentados e as contratações feitas de 2013 até a presente data. A estimativa da CNM considera a quantidade de servidores que recebem até um salário mínimo e meio. A confederação explica que o impacto ocorre porque todas as aposentadorias e benefícios sociais têm como piso o salário mínimo. Prefeituras de menor porte podem ser as mais impactadas por conta de contratarem número expressivo de funcionários com até um e meio salário mínimo.

Policial
04 de Setembro / 2015 às 16:00 | Nenhum Comentário

O 6º Batalhão de Polícia Militar, através de sua Ouvidoria, presta à população de Senhor do Bonfim o serviço gratuito de recuperação de documentos perdidos. A Ouvidoria PM localiza-se no SAC, no Central Shopping, Praça Nova do Congresso, onde diversos documentos encontrados nas ruas e entregues a policiais ou na Ouvidoria são cadastrados e podem ser entregues aos respectivos donos, mediante comprovação.

Clique aqui e veja a relação atualizada

Política
04 de Setembro / 2015 às 15:30 | Nenhum Comentário

Os agricultores de Caruaru acenaram seus chapéus para agradecer ao Governo do Estado pelos 1330 reservatórios entregues nesta quinta-feira (3) e pelas 3.433 cisternas  de consumo humano que serão implantadas na zona rural, universalizando o acesso à água potável no município. Assinaram a ordem de serviço o governador Paulo Câmara, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, e o prefeito da cidade, José Queiroz.

Na mesma solenidade, o chefe do Executivo ainda assinou o decreto que desburocratiza o registro para agroindústria  e  a autorização para implantação de dois sistemas de abastecimento de água. Todos os projetos totalizam investimentos de aproximadamente R$ 17 milhões. " Novecentas cisternas de consumo humano já estão em execução, entregamos hoje mais 1030 e com a conclusão dos novos equipamentos vamos garantir a oferta de água de qualidade para toda população rural do município" comemorou Câmara, que também entregou outras 300 de caráter produtivo e para consumo animal.

O fortalecimento da segurança hídrica na região também foi potencializado com a assinatura de outra ordem de serviço, cujo objeto é a construção de dois sistemas de abastecimento de água simplificados, a serem instalados nas comunidades de Lajedo do Cedro e Japecanga, também em Caruaru. O secretário Nilton Mota ressaltou a importância das parcerias para a execução de obras estruturadoras. Segundo ele, "Pernambuco hoje é exemplo de administração para o país, graças à liderança e garra do governador Paulo Câmara". 

A oficialização da entrega dos equipamentos foi realizada na casa de uma das contempladas, a camponesa Josineide Bezerra. Casada há 27 anos com agricultor Alberto Alves e mãe de um casal, D. Neide, como é conhecida, comemorou a chegada das cisternas de placa e calçadão na sua propriedade. "Tenho muitos planos e sonhos que só poderão se tornar realidade a partir de agora. Desde a gestão de Eduardo Campos Pernambuco e Caruaru não param de crescer. Agora, com Paulo, vejo que ainda vamos avançar muito mais" explicou.

Asscom
Variadas
04 de Setembro / 2015 às 15:00 | Nenhum Comentário

Ex-alunas do Ensino Médio Integrado do campus Ouricuri do IF Sertão – PE, Dafne Freitas e Vanderlândia Costa, declararam o porquê de prestar o Processo Seletivo (PS) 2016 do campus Ouricuri do IF Sertão – PE estudar na instituição de ensino que teve o melhor resultado na prova do Exame Nacional do Ensino Médio do ano de 2014 no Sertão do Araripe de Pernambuco. O PS 2016 está com inscrições abertas até o dia 30 de setembro.

Dafne Freitas, 19 anos, foi aluna da primeira turma do Ensino Médio Integrado de Edificações e, hoje, depois de concluir o curso, ela conseguiu o emprego almejado. " O curso médio integrado em técnico em edificações é muito bom, muito amplo, minha escolha veio por duas razões: o mercado de trabalho e a abrangência de conhecimento. Sempre tive admiração por desenhos e construções . Agradeço muito por o IF ter se instalado na cidade de Ouricuri ofertando oportunidades grandiosas para a população ouricuriense assim como tbm a região. Graças a Deus através do meu esforço e a oportunidade que chegou na porta da minha casa, hoje qualificada e empregada. Estou muito feliz", disse a jovem.

Vanderlândia Costa, 20 anos, fez parte da turma pioneira do Ensino Médio Integrado de Informática. Ao concluir o curso, ela trabalha de forma autonoma construindo sites e prestando serviços de manutenção de computadores. " Os cursos do IF são de excelente qualidade. O técnico em Informática integrado ao Ensino Médio pôde me proporcionar além de muito conhecimento nas matérias básicas como Português, Física, Química, Matemática, História, entre outras, uma especialização em Informática. Foi um curso que me preparou não só para o mercado de trabalho bem como para a vida" contou Vanderlândia Costa.

Recentemente, o programa Bom Dia Brasil da Rede Globo de Televisão trouxe uma reportagem que informava sobre a fartura de vagas na área de Informática e a dificuldade para encontrar profissionais capacitados (veja no link).

O campus Ouricuri do IF Sertão – PE está localizado na Estrada do Tamboril, sem número, e está oferecendo 180 vagas no Processo Seletivo 2016,sendo 60 para o Ensino Médio Integrado e 120 para o Subsequente. O interessado em se inscrever no Ensino Médio Integrado deve estar concluindo o nono ano do Ensino Fundamental em 2015 e vai concorrer a 30 vagas para o curso de Edificações e outras 30 para o curso de Informática. Já o Subsequente é para quem está concluindo o terceiro ano do Ensino Médio em 2015 ou já terminou em anos anteriores . Nesta modalidade, estão abertas 60 vagas para Agropecuária, 30 para Agroindústria e 30 para Informática, sendo os dois últimos ofertados no período noturno. Os cursos Subsequente têm a duração de 2 anos.

O campus Ouricuri do IF Sertão – PE abrange os munícipios de Ouricuri, Araripina, Exu, Santa Cruz, Santa Filomena, Granito, Moreilândia, Ipubi, Trindade e Bodocó. Faça como a Dafne Freitas e Vanderlândia Costa, venha fazer parte dessa turma que mais aprova nos vestibulares no Araripe Pernambucano. Além do campus Ouricuri, os campi de Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada estão com inscrições abertas. Informações pelo e-mailco.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br, pelo site https://www.ifsertao-pe.edu.br/ e pelo telefone (87) 9 8122-2215.

Ascom IF Sertão
Política
04 de Setembro / 2015 às 14:30 | Nenhum Comentário

A 8ª edição da Vinhuva Fest que acontece em Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, entre os dias 8 e 11 de outubro, vem se destacando cada vez mais no cenário nacional e chamando atenção de empresários, associações, políticos, investidores e admiradores da uva e do vinho. 

O evento que já garantiu a presença do cônsul geral dos Estados Unidos para o Nordeste do Brasil, Richard Reiter na festa de lançamento; já conseguiu confirmar a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente do Complexo de Suape, Thiago Norões, na programação; agora foi pauta de uma reunião extraordinária da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil), em Brasília. Na ocasião, discutiram a participação da Apex-Brasil, da Câmara de Comércio de outros países e de novos patrocinadores na 8ª edição da Vinhuva Fest.

O prefeito de Lagoa Grande, Dhoni Amorim, acompanhado do secretário municipal de Governo e organizador da feira, Williams Bartolomeu, esteve em Brasília no início de agosto para apresentar a proposta do evento para a Apex-Brasil, onde se reuniu com  a assessora  de gabinete da presidência da Apex,  Sophia Costa. 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Ascom Lagoa Grande
Variadas
04 de Setembro / 2015 às 14:00 | Nenhum Comentário

 

A AIESEC Vale do São Francisco está oferecendo curso de conversação em inglês no mês de setembro, através do Projeto TALK. O curso é gerido por jovens universitários que estão fazendo intercâmbio pela Região. 

Serão duas turmas com aulas nas segundas e quartas-feiras, com horários a partir das 16h. Os interessados devem se inscrever pelo site bit.ly/TALKSF2015-4R até o dia 18 de setembro. Para a realização do projeto é cobrada uma taxa de R$ 40,00, porém a casadinha está de R$ 60,00. As aulas começarão dia 23 de setembro e tem duração de quatro semanas. 

O Talk é um projeto da AIESEC, que proporciona a prática de línguas estrangeiras através de grupos de conversação direcionados por intercambistas. O curso acontecerá na Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), campus Petrolina. 

A AIESEC é uma Organização Não Governamental que desenvolve liderança em jovens através de intercâmbios sociais há mais de 60 anos. A AIESEC do Vale do São Francisco existe desde 2013 e vem promovendo ações sociais na região juntamente com intercambistas do mundo todo. 

O que: Aulas de conversação em inglês (TALK Project)
Onde: Univasf Petrolina
Quando: De 23 de Setembro a 14 de Outubro 
Incrições pelo site:
bit.ly/TALKSF2015-4R até 18 de Setembro. 

Política
04 de Setembro / 2015 às 13:30 | Nenhum Comentário

O Ministério Público em parceria com a Secretaria de Cidadania, através da gestão do Bolsa Família do município de Petrolina, promoveu uma audiência com pais de alunos atendidos pelo programa nesta quinta-feira (03/09). O evento teve por finalidade alertar os beneficiários sobre a necessidade da permanência na escola e do cumprimento da agenda escolar para a manutenção do benefício. Além disso, foi destacada também a responsabilidade dos pais no acompanhamento escolar dos filhos. 

Na audiência, o Juiz da Vara da Infância e da Juventude, Marcos Franco Bacelar, destacou a responsabilidade e autoridade dos pais em relação aos filhos, lembrando que podem e devem acompanhar o desempenho escolar. Segundo a diretora do Programa Bolsa Família na Educação, Nara Itla, cerca de 80% dos pais convidados compareceu ao evento. “Convocamos pais de 40 escolas do município, e as gestoras das escolas tiveram papel importante na mobilização de todos eles”, avaliou. 

A diretora reforçou que os índices de frequência exigidos pelo programa são de 85% para os menores de 16 anos e de 75% para os maiores de 16 anos. As famílias que tiverem os filhos com a Assiduidade escolar abaixo da média exigida recebem advertências, suspensões, bloqueios e podem sofrer penas como o desligamento do Bolsa Família. 

A baixa frequência em relação ao total de alunos matriculados atualmente é pequena no município. “Os números demonstram a eficiência do programa, e o trabalho incansável dos Pais e dos Gestores em manter o numero da frequência dos alunos sempre em dia ”, ressaltou Yanara Sobreira, Diretora do Bolsa Família no município. Além da equipe do Bolsa Família, participaram da audiência representantes de diversas entidades, dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e da Secretaria Municipal de Educação. 

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
04 de Setembro / 2015 às 13:00 | 1 Comentário

A UES – União dos Estudantes do Sertão, entidade que representa os alunos de cursinho pré-vestibular, escola pública ou escola privada do sertão, vai realizar nesta sexta-feira (4), a partir das 19h, no auditório do *Bios Petrolina, o 1º Fórum de Acesso à Univasf.

Durante o encontro, que também vai reunir os pais do Comitê de Apoio à UES, diretores de escolas públicas e privadas, imprensa e demais autoridades do polo Petrolina- Juazeiro, será discutida a temática do ingresso na Univasf via ENEM/SISU.

De acordo com o representante do grupo de articulação da UES Igor Henrique Cardoso, ao final do Fórum será elaborado um documento para ser entregue ao Conselho da Univasf. Dentre os pontos principais, o documento vai solicitar a adoção de bônus à nota do ENEM para acesso à Univasf, que é permitido pela legislação do SISU/MEC e já é adotado por várias universidades, a exemplo da UFPE, UFRPE, UFPA e UNB, entre outras.

"O nosso propósito é conseguir um bônus, de pelo menos 10% da nota do Enem para os alunos que querem ingressar na Univasf e que tenham concluído o Ensino Médio na área de abrangência da Univasf, composta por mais de 250 municípios sertanejos", lembrou Igor Henrique Cardoso, afirmando ainda que o bônus trará benefícios para os estudantes e para a população local.

"O estudante filho da terra poderá estudar em sua cidade natal, perto da família, e, após concluir o curso, irá permanecer para trabalhar na cidade. A implantação do bônus pela Univasf reduzirá o déficit de médicos, engenheiros, enfermeiros e demais profissionais que a sociedade sertaneja precisa. O Conselho da Univasf tem completa autonomia para implantar o bônus, que já existe em várias universidades", finalizou o representante da UES.

A UES é uma união não partidária e não é representada por nenhum cursinho ou escola. A entidade começou com cerca de 20 membros articulando sobre a temática  através das redes sociais e hoje, tem mais de 750 membros. Além dos estudantes, hoje, há um grupo de pais de alunos também integrando a causa.

Clas Comunicação & Marketing
Variadas
04 de Setembro / 2015 às 12:29 | 1 Comentário

A Embrapa e o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) promovem, no próximo dia 10 (quinta-feira), às 19h, no Hotel Petrolina Palace, em Petrolina – PE, o lançamento da maior Feira da Agricultura Familiar do Nordeste brasileiro: a SemiáridoShow. O evento vai reunir agricultores/as, representantes de órgãos públicos federal, estadual e municipal, além da imprensa regional.

Na solenidade será apresentada a proposta da Feira que, nesta sexta edição, irá pôr em evidência tecnologias, experiências agrícolas e políticas públicas necessárias para a convivência com o clima semiárido. O conjunto de soluções em exposição estará reunido sob o tema definido pelo Irpaa e Embrapa: “Territórios, água e agroecologia: bases para a vida no Semiárido". Durante o lançamento, haverá também coletiva de imprensa.

Para o Coordenador Geral do Irpaa, Cícero Félix, é importante destacar a preocupação em pautar e dar visibilidade nesta edição à transição agroecológica, que significa “sair desse modelo de uso de insumos e defensivos químicos e venenos pra um jeito de produzir alimentos mais saudáveis”. Cícero reforça ainda a relevância da parceria com a Embrapa no sentindo de aliar duas forças necessárias para a construção e união do conhecimento e práticas de agricultores/as e organizações populares com as pesquisas científicas.

O Chefe Geral da Embrapa Semiárido, Pedro Carlos Gama da Silva, afirma que, a cada edição, a feira aprimora um formato de integração entre a área pública e a sociedade civil, cujo resultado é a disseminação de inovações entre os sistemas produtivos, a valorização do Bioma Caatinga e a melhoria das condições de vida dos/as agricultores/as.

A SemiáridoShow, que será realizada de 20 a 23 de outubro, tem gerado muitas expectativas junto aos organizadores e especialmente ao público-alvo da Feira - agricultores/as, pesquisadores/as, técnicos/as, estudantes. Os seminários, minicursos, as áreas de exposição e de demonstração de tecnologias irão enfatizar práticas e produtos que se mostraram adaptados ao Semiárido. A Feira é aberta ao público e acontece durante o dia na área da Embrapa Produtos e Mercados, a 48 Km da cidade de Petrolina.

Ascom SemiáridoShow 2015
Espaço do Leitor
04 de Setembro / 2015 às 12:00 | 1 Comentário

Geraldo, 

Esta é a situação da calçada de minha casa. Este problema dura aproximadamente seis meses. Acontece que as solicitações feitas ao SAAE (empresa responsável pelo sistema de água e esgoto aqui do município de Juazeiro) vêm sendo realizadas também ha seis meses e nenhuma medida é tomada para solucionar este problema.

É triste ter que pagar todos os meses R$ 12,12 de taxa de esgoto e ter que ver o esgoto produzido por minha residência ser despejado na porta de entrada de minha casa. 

Eu e meus vizinhos convivemos com a sujeira, o mau cheiro e o risco de adquirir doenças. Um pequeno detalhe, vizinho a minha casa tem uma companhia de policia militar e o fluxo de viaturas é intenso durante todo o dia. Deste modo o esgoto de espalha por toda a rua.
Solicito aos órgãos competentes que tomem providências.

Meu endereço: Rua Dr. Elizeu Santos, 753, Country Clube. Juazeiro-BA.

Atenciosamente,

Rafael Andrade

Variadas
04 de Setembro / 2015 às 11:30 | Nenhum Comentário

O Programa Mais Cultura nas Escolas é um projeto do Ministério da Educação, cujo objetivo é reconhecer a escola como espaço de circulação e produção da diversidade cultural brasileira. Algumas escolas municipais de Juazeiro, durante toda a semana, realizaram atividades do programa e receberam visitas de alunos-pesquisadores do projeto de monitoramento do Programa. Nesta quarta-feira, 02, alunos-pesquisadores, representantes da Universidade Federal de São Paulo, estiveram nas Escolas Dois de Julho e Judith Leal Costa para verificar o andamento do programa. 

Taís Guabiraba e Vanessa Nascimento são estudantes do curso de História da Arte, bolsistas do Projeto Mais Cultura nas Escolas, dentro da UNIFESP, e explicam a dinâmica das visitas. “Conversamos com a escola, com o parceiro e com os alunos e a partir de um formulário vamos conhecendo como o projeto foi desenvolvido naquela escola. Já iniciamos no Rio Grande do Norte, em Pernambuco e agora na Bahia”, diz Taís Guabiraba.

Os alunos da Escola Judith Leal Costa desenvolveram, dentro do programa e nesse mês alusivo ao folclore, o projeto ‘Contando e Encantando com as Lendas’. As apresentações foram ensaiadas e desenvolvidas com a iniciativa cultural do Mais Cultura e apresentadas aos visitantes. “Foi tudo muito lindo, rico. É diferente vir para outro ambiente, outra realidade da que a gente vive lá em São Paulo. Está sendo muito importante, principalmente para essa parte de pesquisa. Das escolas que visitamos a maioria dos temas é sobre cultura afro com integração da comunidade. Percebemos que o projeto, e desejamos que continue, que seja efetivo, que mude tanto a realidade da comunidade escolar, quanto do entorno”, afirma a Professora da UNIFESP, Elane Dias.

Para a Gestora do Judith, as visitas dão a oportunidade de mostrar o que realmente está sendo feito dentro da escola. “Mesmo o objetivo da visita sendo um trabalho específico da universidade, eu vejo a oportunidade de realizar algo como uma prestação de contas. Podemos mostrar à comunidade que participamos do Mais Cultura e estamos praticando as atividades, os alunos estão vivenciando a cultura com mais propriedade e conhecimento. É o nosso retorno”, salienta Josefa Cristina Evangelista.

Outra aluna-pesquisadora, Vanessa Nascimento acredita que o trabalho das escolas são resultados muito positivos. “Queremos só destacar o quanto esse projeto tem de fato uma relação entre a cultura local e os conteúdos pedagógicos das escolas. Ou seja, existe uma integração que reúne esses objetivos e a gente tem visto os resultados, que são muito efetivos no sentido não só de um aprendizado dos alunos, mas de um conhecimento artístico da comunidade local, na ampliação de formação dos professores que integram esses saberes dos parceiros nas suas próprias disciplinas”, ressalta.

Por Ramáiana Leal/ SEDUC
Espaço do Leitor
04 de Setembro / 2015 às 11:00 | 10 Comentários

Olá Geraldo José,

Nós moradores dos bairros do lado "B" de Juazeiro que abrange as comunidades do Novo Encontro, Parque Centenário, Lomanto Jr, Monte Castelo, Monte Serrat, Barranqueiros 1 e2, Tabuleiro, São Geraldo etc. queremos cobrar do Governo Municipal mais ações em prol desses bairros que estão esquecidos pela prefeitura.

Nessas comunidades falta pavimentação, quadras, construção e reforma de praças, médicos e medicamentos nos postos de saúde, combate as muriçocas, saneamento básico, iluminação pública e limpeza.

Geraldo os moradores dos bairros Piranga e adjacências estão de parabéns, pois, reivindicaram com protestos e conseguiram alguns benefícios, porém eles necessitam de muito mais, e o prefeito e seus secretários devem olhar para os moradores dos outros bairros que foram citados.

Muito obrigado e fica com Deus.

Luciano Medrado

Espaço do Leitor
04 de Setembro / 2015 às 10:30 | 2 Comentários

A capacidade instalada no Brasil levando em conta todos os tipos de usinas que produzem energia elétrica é da ordem de 132 gigawatts (GW). Deste total menos de 0,0008% é produzida com sistemas solares fotovoltaicos (transformam diretamente a luz do Sol em energia elétrica). Só este dado nos faz refletir sobre as causas que levam nosso país a tão baixa utilização desta fonte energética tão abundante, e com características únicas.

O Brasil é um dos poucos países no mundo, que recebe uma insolação (numero de horas de brilho do Sol) superior a 3000 horas por ano. E que na região Nordeste conta com uma incidência média diária anual entre 4,5 a 6 kWh. Por si só estes números colocam o pais em destaque no que se refere ao potencial solar. 

Diante desta abundância, então porque persistimos em negar tão grande potencial? Por dezenas de anos, os gestores do sistema elétrico (praticamente os mesmos) insistiram na tecla de que a fonte solar é cara, portanto inviável economicamente quando comparadas com as tradicionais. Até a "Velhinha de Taubaté" (personagem do magistral Luis Fernando Veríssimo), que ficou conhecida nacionalmente por ser a última pessoa no Brasil que ainda acreditava no governo, sabe que o preço e a viabilidade de uma dada fonte energética dependem muito da implementação de políticas públicas, de incentivos, de crédito com baixos juros, de redução de impostos. Enfim, de vontade política para fazer acontecer.

O que precisa ser dito claramente para entender o porquê da baixa utilização da energia solar fotovoltaica no país é que ela não tem apoio, estímulo nem neste, e nem teve nos governos passados. A política energética na área da geração simplesmente relega esta fonte energética de produção de energia elétrica. Daí, em pleno século XXI, a contribuição da eletricidade solar na matriz elétrica brasileira é pífia, praticamente inexiste.

Mesmo com a realização de dois leilões exclusivos para esta fonte energética, claramente ficou demonstrado que não basta simplesmente realizar os leilões é necessário que o preço final seja competitivo para garantir a viabilidade das instalações. O primeiro leilão realizado a nível nacional em outubro de 2014, resultou na contratação de 890 MW, e o valor final atingiu R$ 215,12/MWh. O segundo realizado em agosto de 2015 terminou com a contratação de 833,80 MW, a um valor médio de R$ 301,79/MWh. Ainda em 2015, em novembro próximo será realizado um terceiro leilão especifico para a fonte solar.

Por outro lado à geração descentralizada, aquela gerada pelos sistemas instalados nos telhados das residências praticamente não recebem nenhum apoio e consideração governamental. Apesar do enorme interesse que desperta, segundo pesquisas de opinião realizadas junto à população.

Mesmo a entrada em vigor em janeiro de 2013 da Norma Resolutiva 482/2012 da Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que estabeleceu regras para a micro (até 100 kW) e a mini geração (entre 100 kW e 1.000 kW), permitindo assim que consumidores possam gerar sua própria energia, e trocar o excedente por créditos, que dão desconto em futuras contas de luz; não alavancou o uso desta fonte energética. Os dados estão ai.  

Segundo a própria Aneel, a evolução acumulativa do numero destes sistemas implantados foi: de jan/mar 2013 - 8 sistemas instalados, de abr/jun - 17 sistemas, de jul/set - 43, de out/dez -75, de jan/mar 2014 - 122, de abr/jun - 189, de jul/set - 292, de out/dez - 417, de jan/mar2015 - 541 e de abr/jun - 725 sistemas estavam instalados (deste total 681 são sistemas fotovoltaicos, 4 biogás, 1 biomassa, 11 solar/eólica, 1 hidráulico, 27 eólico). Números insignificantes quando comparado, por exemplo, com a Alemanha que dispõe de mais de um milhão de sistemas instalados nos telhados das residências.

Fica mais que evidente que obstáculos persistem para o crescimento, e uma maior participação da eletricidade solar na matriz elétrica. O que depende para transpor os obstáculos são políticas públicas voltadas ao incentivo da energia solar. Por exemplo, a criação pelos bancos oficiais de linhas de credito para financiamento com juros baixos, a redução de impostos tanto para os equipamentos como para a energia gerada, a possibilidade de ser utilizado o FGTS para a compra dos equipamentos, e mais informação através de propaganda institucional sobre os benefícios e as vantagens da tecnologia solar. 

Mas o que também dificulta enormemente, no que concerne a geração descentralizada é as distribuidoras, que administram todo o processo deste a análise do projeto inicial de engenharia até a conexão a rede elétrica. Cabe às distribuidoras efetuarem a ligação na rede elétrica, depois de um burocrático e longo processo administrativo realizado pelo consumidor junto à companhia. 

E convenhamos, aquelas empresas que negociam com energia (compram das geradoras e revendem aos consumidores) não estão nada interessadas em promover um negócio que, mais cedo ou mais tarde afetará seus lucros. Isto porque o grande sonho de consumo do consumidor brasileiro é ficar livre, não depender das distribuidoras com relação à energia que consome. O consumidor deseja é gerar sua própria energia. 

Ai está o "nó" do problema que o governo não quer enfrentar. O lobby das empresas concessionárias, 100% privadas, dificulta o processo através de uma burocracia infernal, que nem todos que querem instalar um sistema solar estão dispostos a enfrentar. Enquanto que em dois dias você instala os equipamentos na sua residência, tem que aguardar quatro meses para estar conectado na rede elétrica.

O diagnóstico dos problemas encontrados é quase unânime. Só não "enxerga" quem não quer. E não "enxergando", os obstáculos não serão suplantados. Assim o país continuará patinando, mergulhado em um discurso governamental completamente deslocado da realidade. 

Acorda "ilustres planejadores" da política energética, pois a sociedade não aceita mais pagarem pelos erros cometidos por "vossas excelências". Exige-se mais democracia, mais participação, mais transparência em um setor estratégico, que insiste em não discutir com a sociedade as decisões que toma.

Heitor Scalambrini Costa,

Professor da Universidade Federal de Pernambuco

Variadas
04 de Setembro / 2015 às 10:00 | 2 Comentários

A Chefe de Departamento de Ensino do IFBA - Campus Juazeiro, Professora Adriana Pinheiro e o Secretário de Segurança e Transportes, Fábio Assis, estiveram reunidos na última terça-feira (01/09). Neste encontro, estiveram presentes representações estudantis e dos servidores do Campus, assim como o Gerente de Transportes, Francisco Paulo. A reunião teve o objetivo de alinhar uma proposta de fornecimento de transporte coletivo para o IFBA que possibilite de fato o acesso pela comunidade acadêmica e sociedade em geral. Algumas iniciativas nesse sentido já vinham sendo implementadas, mas não têm sido eficientes o suficiente para atender à demanda de forma satisfatória.

Os alunos e servidores presentes puderam expor a sua experiência como usuários dos transportes, o que foi fundamental para a compreensão das reais demandas. Segundo Ana Maria, aluna do Módulo IV de Segurança do Trabalho, além da revisão dos horários de disponibilização dos ônibus, é preciso que os motoristas cumpram as determinações, pois, comumente, eles se recusam a fazer o roteiro até o Instituto, deixando estudantes, servidores e visitantes há mais um quilômetro de distância para se dirigirem a pé ao Campus. Vale ressaltar que o trajeto de deslocamento está situado numa região erma, sem policiamento nem iluminação, além da pista não ter acostamento, fatores que expõem a integridade física das pessoas a uma situação de total vulnerabilidade.

A servidora Técnica em Assuntos Educacionais, Selma Maria Rodrigues, destacou que o Instituto está ofertando um curso de Informática para idosos, e esses idosos enfrentam as mesmas dificuldades com os motoristas, "Ontem um senhor de 70 anos de idade teve que saltar dentro do Residencial São Francisco e ir a pé até o IFBA porque o motorista se recusou a cumprir um roteiro previamente estabelecido". Nesse sentido, todos foram enfáticos: tem sido comum o desrespeito por parte dos motoristas, principalmente da linha do Residencial São Francisco. A aluna Ana Maria fez questão de colocar como uma das principais reivindicações o tratamento dado pelos motoristas e cobradores aos passageiros: "acima de tudo, queremos ser tratados com respeito, pois somos estudantes, trabalhadores, cidadãos que estamos pagando por um serviço e temos direito a um tratamento respeitoso".

O secretário e gerente de transportes escutaram atentamente às demandas apresentadas, e deram os seguintes encaminhamentos às questões apresentadas:

Desenvolver um estudo para ampliar a oferta de ônibus para o IFBA de modo que se possa contemplar as diversas demandas que atingem públicos específicos do Alto da Aliança/Piranga e bairros do Alencar, Castelo Branco e adjacências;

Instituir a parada no IFBA de forma definitiva no roteiro das linhas do Residencial São Francisco, à exceção apenas para os horários de 5:00 da manhã e 23:00, uma vez que já não há demanda nestes horários;

Autuar a empresa de transportes pelo descumprimento do acordo firmado cada vez que houver uma recusa de passagem pelo IFBA;

Fazer obra de infraestrutura para assegurar a iluminação da Rodovia BA 210, no trecho onde se encontra o IFBA;

Colocar cobertura do ponto de ônibus já existente do lado da pista onde se encontra o IFBA;

Fazer recuo na pista, do lado oposto, e instalação de ponto de ônibus no local com a devida sinalização de parada dos ônibus;

Demarcar faixa de pedestres;

Mediar contato com a ANTT, empresa rodoviária que faz a linha Petrolina x Sobradinho para incluir a parada dos ônibus no IFBA no roteiro.

A Professora Adriana Pinheiro ofereceu a possibilidade de desenvolver um curso de "Atendimento" voltado para motoristas e cobradores, no IFBA, com o intuito de capacitar os trabalhadores do setor de transportes a lidar com o seu público de usuários através de um atendimento de excelência. A reunião terminou com saldo positivo e os estudantes que participaram do encontro demonstraram satisfação na escuta e encaminhamentos obtidos.

Ainda na tarde do mesmo dia, o Secretário de Transportes juntamente com o Secretario de Infraestrutura, Fernando Dantas, estiveram no Campus com uma equipe de trabalho para verificar a situação do local para as obras de infraestrutura. A implementação das mudanças de roteiro será realizada, de forma definitiva, a partir do dia 09/09 e as obras para implantação do ponto de ônibus deverão iniciar em aproximadamente quinze dias, uma vez que as máquinas estão em uso de obras de localidades mais distantes do município.

“É importante, no entanto, que todos mantenham o estado de vigilância e registrem cada infração e ou descumprimento do acordo cometido para que os órgãos públicos tomem as providências necessárias. Assim, esperamos que nossas solicitações sejam atendidas e que a população de Juazeiro e cidades circunvizinhas possa desfrutar deste espaço educacional que é, por excelência e direito, uma conquista do povo” concluiu a professora Adriana Pinheiro.

Ascom IFBA
Variadas
04 de Setembro / 2015 às 09:00 | 2 Comentários

Pesquisadores de oito universidades federais brasileiras estarão reunidos até esta sexta-feira, 04/09, em Salvador, para discutir formas de cooperação em estudos científicos sobre o rio São Francisco, em um encontro promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). O objetivo da reunião, além de possibilitar a troca de conhecimentos e temas de interesse, é viabilizar a formalização de parcerias entre as instituições de ensino superior e o Comitê e outros órgãos ambientais, como o Ibama, Inema, Embasa e a Agência Nacional das Águas (ANA), que também participam do evento.

“Com esse encontro queremos estimular o processo de diálogo e cooperação entre as instituições de ensino e pesquisa, tendo como foco a bacia do rio São Francisco, onde essas universidades estão inseridas. Serve como troca de informações e conhecimentos sobre a problemática do rio, sua população e diversidade ambiental”, destacou o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda.

Durante a reunião, estão sendo discutidos temas que relacionam as pesquisas acadêmicas com as demandas levantadas pelo Comitê em defesa do rio São Francisco, como crise hídrica, situação dos reservatórios, qualidade da água, geração de energia e a necessidade de revitalização da bacia. “O Comitê de Bacia fomenta discussões sobre conflitos e a universidade também trabalha no foco em análise e discussões de conflitos. Nossas pesquisas já iniciam com a formulação de um problema. Por isso, o ambiente da universidade e o ambiente do Comitê se associam”, defendeu a professora doutora Yvonilde Medeiros, pesquisadora da Universidade Federal da Bahia, que atua ativamente do Comitê, inclusive já tendo assumido o posto de secretária-geral do colegiado. 

Participam desta reunião os representantes das seguintes instituições de ensino: Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal do Vale do São Francisco – (UNIVASF), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – (UFRB).

“O Comitê da Bacia do Rio São Francisco está proporcionando um espaço de troca entre as universidades, superando o isolamento das pesquisas acadêmicas e possibilitando a sinergia que traga consequências práticas e imediatas para as demandas por vitalidade do rio São Francisco”, destacou Célio Costa Pinto, superintendente do Ibama na Bahia. 

Ascom CBHSF
Política
04 de Setembro / 2015 às 08:30 | 2 Comentários

O deputado Roberto Carlos (PDT) que cobrou agilidade na solução dos casos de assassinato do médico de Juazeiro, Márcio Sousa Espínola, e do prefeito de Itagimirim, Rielson Santos, comemorou a iniciativa do Governo do Estado em oferecer aos policiais baianos técnicas investigativas norte-americanas para elucidar um crime de forma rápida e eficiente, através do Curso de Investigação de Homicídio que está sendo realizado na sede da Coordenadoria de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil, em Salvador, com a presença de agentes de investigação dos Estados Unidos.

Segundo o parlamentar, a agilidade na investigação é o que espera a população quando tem conhecimento de crimes brutais. “O caso do médico de Juazeiro já foi solucionado, mas com a polícia mais capacitada a solução poderá ser concluída em um espaço menor de tempo. É muito importante que policias do mundo troquem experiências”, disse o deputado Roberto Carlos.

O curso segue até esta sexta-feira (04) e é fruto da parceira do Governo Federal e a Embaixada Norte-Americana.

Ascom Dep. Roberto Carlos
Política
04 de Setembro / 2015 às 08:12 | Nenhum Comentário

O prefeito Olímpio Cardoso Filho (PDT), gestor da cidade de Uauá, no Sertão do São Francisco, um dos 10 políticos que permanecem com os bens bloqueados pela justiça após a Operação “Águia de Haia”, encaminhou nota na tarde desta quinta-feira (3) informando não ser correta a acusação de irregularidade. Segundo o texto, o administrador afirmou que “a empresa KBM INFORMATICA (Kells B. Mendes ME) não recebeu nenhum centavo da prefeitura, visto que o Secretário de Educação, ao saber que a empresa possuía processos na justiça”, cancelou a licitação. Ainda de acordo com a prefeitura, a procuradoria do município já solicitou o desbloqueio das contas do prefeito, mas devido à greve do judiciário, a decisão se mantém inalterada. Ele confirma que os documentos foram todos apresentados à Polícia Federal durante as investigações.

BN Foto de arquivo do blog
Variadas
04 de Setembro / 2015 às 08:00 | 2 Comentários

A Prefeitura de Petrolina iniciou as obras de recapeamento e pavimentação e com este trabalho a Avenida Guararapes ganha modernização e mais mobilidade.  A novidade é que o Prefeito Julio Lossio garantiu a partir do dia 8 de dezembro o uso da faixa exclusiva para transporte coletivo em toda extensão da Avenida Guararapes. Em Petrolina a frota de carro de acordo com o Detran ultrapassa os 120 mil carros. Os ônibus cadastrados são mais de 500.

"Estamos trabalhando prioritariamente no anel central da cidade, que concentra grande parte das linhas do transporte coletivo. A faixa exclusiva é uma garantia para o usuário de que ele terá um tempo menor de percurso", disse o prefeito Julio Lossio. As faixas terão a função de recuperar a média de velocidade dos deslocamentos dos ônibus na cidade. A expectativa é que haja uma diminuição no tempo dos deslocamentos do transporte coletivo que passam pelas faixas.

Outra novidade é que a faixa exclusiva será também utilizada como ciclovia em horários determinados compreendendo o período de segunda-feira a sábado, das 20hs às 6hs da manhã. Domingos e feriados a faixa exclusiva para o transporte coletivo será para os ciclistas. "Vale salientar que além da mobilidade a cada dia esse esporte vem se difundindo em todo o mundo e devido ao grande número de pessoas que atualmente praticam ciclismo resolvemos liberar com segurança a avenida Guararapes", finalizou Paula Lopes, engenheira de trânsito da EPTTC.

Ascom/Petrolina
Espaço do Leitor
04 de Setembro / 2015 às 07:28 | 3 Comentários

A população brasileira sabe que o país está passando por uma grande crise econômica e financeira, em vários setores da sociedade. Mesmo vivendo uma circunstância adversa, não podemos deixar de trabalhar arduamente e incansavelmente, ir à faculdade ou a escola, cumprir com as nossas responsabilidades como cidadã e cidadãos, as instituições não podem parar, ou seja, tudo deve seguir seu curso naturalmente como deve ser.

Infelizmente, tudo de ruim que está acontecendo como o povo, tem reflexos negativos na família de cada pessoa. Venho colocar de público a minha insatisfação com os serviços prestados por parte da gerência dos correios de nossa cidade Juazeiro-BA, concernente a entrega de correspondências e faturas. Chegarem atrasadas é um fato, mas não serem entregue de forma alguma não estando em período de greve, é um ato gravoso e desrespeitoso às pessoas do bairro de Dom José Rodrigues.

A justificativa que estão dando sem fundamento, é que não existe carteiro para essa localidade e, em função disso, centenas de cartas se acumulam na agência sem serem entregues. Apenas está sendo entregue encomendas que necessita à assinatura do destinatário, então, os demais serviços ficam sem solução simplesmente por um problema de ingerência dos correios. Desde o mês passado que não chega a minha residência faturas e correspondências, estranhei não chegar mesmo com atraso.

Eu gostaria de saber se existe um instrumento legal que exija da gerência central a prestação desses serviços. O que não pode é sermos penalizados por um problema interno administrativo dos correios. Por favor, que façam um agendamento, um plano alternativo para resolver esse impasse porque esse descaso incomoda muito e deixa-nos indignados. Então, o correio vai deixar de funcionar porque existe carência de funcionários? Claro que não!  Está acontecendo isso no dia a dia, obviamente, quando for instalada uma greve o caos será completo e desastroso. Àqueles que se sentem prejudicados que se posicionem da mesma maneira.

Antonio Damião Oliveira da Silva

Variadas
04 de Setembro / 2015 às 07:00 | 1 Comentário

Há quatro anos os comunitários Ednalva Braz e Arlindo Braz realizam o Dia das Crianças no bairro Malhada da Areia. O evento além de contar a distribuição de brinquedos, doces e lanche, é animado com um torneio de futebol. Em 2014 mais de 800 crianças de vários bairros da cidade participaram do encontro.

“Começa com um torneio para as crianças e depois tem a distribuição do lanche, refrigerante e brinquedos. O ano passado fizemos 800 cachorros quentes e todos foram servidos. Participaram crianças de várias comunidades. Esse ano o público de crianças será maior”, comentou Ednalva Braz.

O torneio de futebol acontece em parceria com a escolinha de futebol criada por Arlindo Braz há 10 anos no bairro Malhada da Areia. O comunitário conta como o trabalho voluntário tem transformado a vida de muitas crianças juazeirenses. “Há 10 anos nós fazemos esse trabalho com as crianças no bairro Malhada da Areia. As pessoas tem nos ajudado muito e eu espero contar com o apoio de todas as pessoas neste ano. O prazer de fazer esse trabalho com as crianças é que uma das exigências para participar da escolinha de futebol é ter boas novas e não brigar na rua. O rendimento o escolar das crianças tem melhorado”, disse.

A Campanha do Dia das Crianças acontece através de doações. Os interessados em participar devem entrar em contato com os organizadores através do telefone 74-8807-7704 ou 74-8837-8005.

“As doações podem ser balas, bombons, doces, carne moída, salsinha, brinquedos. A gente pede uma lembrancinha simbólica para que todos recebam igualmente”, ressaltou Ednalva.

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
Variadas
04 de Setembro / 2015 às 06:30 | Nenhum Comentário

Aproximadamente 30 agentes da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) executaram esta semana ações de varrição, recolhimento de lixo e capina no Loteamento Prolar, onde foram recolhidas 50 toneladas de lixo das vias da comunidade. Os trabalhos de limpeza no município são realizados com base num cronograma elaborado pela Secretaria para distribuir de forma abrangente as equipes nos pontos de maior necessidade.

De acordo com o gerente de Limpeza da SESP, Jorge Medrado, a execução dos serviços vai proporcionar uma melhor qualidade de vida para quem mora e frequenta o Loteamento. "Por isso é importante à colaboração dos moradores para que mantenham o seu bairro limpo. O poder público tem realizado sua parte, e a população precisa nos ajudar para manter as ruas conservadas. Dessa maneira, todos poderão usufruir de uma cidade muito mais agradável", destacou Jorge.

Jorge ainda informa que a coleta domiciliar é feita regularmente no Loteamento, porém é importante que a população faça a sua parte e observe os dias e horários da operação. Os serviços são feitos no bairro três vezes por semana – segundas/quartas e sextas.

Ascom/Juazeiro
Variadas
04 de Setembro / 2015 às 06:00 | 5 Comentários

O programa Geraldo José desta quinta-feira (03) recebeu como convidado o Gerente de Iluminação do município, Eliseu Ferreira.

Durante a entrevista, o gerente ressaltou os trabalhos de iluminação desenvolvidos pela cidade. “Nos últimos dias iluminamos o bairro Jardim das Acácias. Hoje os moradores estão muito felizes porque a qualquer hora podem sair de suas casas e não se deparam com a escuridão. Infelizmente não podemos fazer os trabalhos de uma só vez, mas a Avenida Irmã Dulce já está no roteiro”, ressaltou Eliseu Ferreira.

Eliseu também frisou os problemas que causam prejuízos no setor de energia em Juazeiro. “Tem acontecido com muita frequência, não só dos danos causados como quebra de lâmpadas, mas a retirada de fios e o desvio de energia. Hoje nós estamos buscando orientar as pessoas sobre o risco que elas correm quando praticam o desvio de energia. Elas podem provocar a morte de alguém. Se há necessidade de energia que se busque os meios legais”, pontuou. 

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage