Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Política
30 de Julho / 2014 às 06:00 | Nenhum Comentário

A Prefeitura de Juazeiro e o SAAE entregam nesta quarta-feira (30), às 10h, na comunidade do Periquito, distrito de Itamotinga, mais um sistema de abastecimento de água. A adutora do Periquito tem extensão de 36 mil metros de tubulação e atenderá as comunidades de Olho D’água, Croa, Periquito, Lagoa do Atalho, Riacho da Puba, Baraúna, Curaçá Pequeno, Buracão e Barra Grande. A obra que vai fornecer água tratada para as comunidades tem a parceria da Codevasf, através do Programa Água para Todos.

Ascom SAAE
Espaço do Leitor
29 de Julho / 2014 às 23:00 | Nenhum Comentário

Por Jorge Galego

Responder esta pergunta num ano de processo eleitoral pode até parecer estranho. Puxa vida, o povo vai às urnas em “Eleições Gerais” em outubro! Presidente, 1/3 dos senadores, os deputados federais, governadores e deputados estaduais serão eleitos. Afinal, vivemos numa dita “democracia” representativa. Contudo, a solidez democrática não se configura apenas na possibilidade de “escolha” de nossa forma republicana de governo.

Votar em nosso país, para mim não significa cidadania, pois o brasileiro não o faz como direito, mas como obrigação. Além disso, qualquer representante do Executivo nacional não Governa, apenas administra os conchavos do processo eleitoral. Os legisladores de nossos parlamentos, na sua grande maioria, nem sabem para que foram eleitos e nem exercem o poder que tem. O nosso judiciário quando não é pirotécnico (prerrogativa corriqueira também nos demais poderes) é inerte. Na maioria das vezes, mais parece uma “tartaruga” cega, ou pelo contrário, de olhos tão abertos que tapa-os, só para não ver as ilegalidades.

Então, se “democracia” significa governo do povo, o povo de nosso Brasil vive numa sólida democracia?

A resposta é simples. Não. E me parece algo histórico, pois talvez em nenhum momento de nossa história tivemos essa experiência. O Estado brasileiro nasceu com D. Pedro I, um príncipe português que para se tornar Imperador teve que brigar e pagar a seu pai por nossa “Real Independência”. O Período Regencial foi um fracasso, por pouco o Brasil não se despedaçou. Com a “maioridade” de D. Pedro II, os ânimos políticos e revolucionários se acalmaram um pouco. No entanto, quando a Democracia Constitucional poderia ter sido testada, não houve a sucessão para D. Isabel, a “Redentora”. Talvez por ser mulher, casada com um conde francês ou por ela ter assinado a Lei Áurea, libertando os negros escravizados. Tudo pode ser considerado, mas libertar os negros sem indenizar seus “donos” foi uma pancada no orgulho dos fazendeiros e elite política da época.

Eis que surge a República, através de um golpe de alguns monarquistas da extrema confiança de D. Pedro II influenciados por alguns poucos republicanos. Regime este que depois de quase 125 anos (completa em 15 de novembro) ainda não se consolidou. De lá pra cá quanto sangue derramado? Quantos golpes? Quantas ditaduras? Da última, em 1964, o Brasil ainda não se recuperou. Mas enfim temos uma Constituição Federal mais cidadã, múltipla e livre. Mas até que ponto? O presidente é um “reizinho” por 4 ou 8 anos. Contudo não rege, mas em tese Governa e exerce também o poder de Chefe de Estado – coisa de monarquia absolutista. O Parlamento quando não baixa a cabeça para o executivo precisa ser pago para baixá-la. Grande parte do povo continua subempregado, quando não em situação de desemprego, nosso sistema de saúde é ineficaz, nossa Economia é forte, mas continua desigual, Educação e Culturas desvalorizadas social e politicamente. Só o povo é demasiadamente bom.

Por isso tudo, como mencionei no início deste texto, votar, tão somente, não é sinônimo de plena democracia. O incrível é que há mundo uma explosão de “Repúblicas”, mas no último estudo da ONU, dos 10 melhores países para se viver, 7 são Monarquias Constitucionais, onde o Monarca rege e um parlamento encabeçado pelo Primeiro Ministro governa. Sempre há governo, pois o povo soberano escolhe o partido ou a coalizão de partidos a governar e acompanha de perto as ações.  A estabilidade destes governos é impressionante. Nisso, eu fico imaginando (e se em vez de República, o povo brasileiro, tivesse no decorrer desses anos aperfeiçoado a Monarquia Constitucional que tínhamos. Estive lendo num dos muitos sites pró-monarquia que D. Pedro II, antes da Expulsão e Banimento, mandou ao Congresso uma Reforma Política, onde povo e parlamento teria mais poder).

Até hoje nunca se fez uma reforma daquela natureza, mas a cada eleição se fala em Reforma Política. Entretanto, o Brasil precisa mesmo é de Reforma de Estado. Olhemos para o presente e comparemos com um passado recente, desde a Nova República em 1985. A conclusão que tenho é que a “República” não é forma ideal para o exercício pleno da democracia. A história mostra o contrário nas novas monarquias ou nas antigas que se adaptaram, onde a participação cidadã é muito mais consistente. Particularmente não confio, aliás, passei a odiar o “ilegal” Regime Republicano Brasileiro, tornado legal, depois de mais de 104 anos de enrolação, em 1993. Até quando vai durar essa farsa? Só o povo dirá, pois é quem detém o poder, em se tratando de República ou de Monarquia.

Jornalista Graduado pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB – DRT/BA 4456 e Especializando em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro na referida Universidade.

Variadas
29 de Julho / 2014 às 22:30 | Nenhum Comentário

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) está com inscrições abertas para a seleção de professores. Os aprovados irão ministrar aulas nos cursos de pós-graduação lato sensu da faculdade. Há vagas para as disciplinas de 'Assessoria de comunicação esportiva', 'Projetos em assessoria de comunicação e novas tecnologias de informação' e 'Assessoria de comunicação e mídias sociais'. O processo seletivo será realizado em etapa única, constituída de avaliação curricular de títulos.

Os interessados devem se inscrever até o dia 8 de agosto, das 15h às 21h, na Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Facape. A previsão é de que o resultado final seja divulgado no dia 15 de agosto. Outras informações estão disponíveis no site da Facape (www.facape.br), no link concursos.

Ascom Facape
Política
29 de Julho / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

A candidata ao governo pelo PSB Lídice da Mata afirmou, nesta terça-feira, em entrevista à TV Aratu que fará uma gestão de Segurança Pública diferente dos dois governos anteriores - o do PT, com Jaques Wagner, e do DEM, com Paulo Souto. Ela fez críticas ao modelo das duas gestões e sugeriu uma nova concepção para a Segurança, baseada na proteção ao cidadão.

 "A violência começou a crescer ainda no governo Paulo Souto. E um dos erros de Wagner foi manter o paradigma de combate à criminalidade da politica de segurança do governo Paulo Souto", que, segundo ela, não deve se basear apenas no aumento do efetivo policial, na compra de mais equipamentos e mais armamentos, coletes à prova de balas e munição. Lídice falou da experiência de estados e municípios internacionais, como o caso de algumas localidades da Colômbia, que utilizou uma política diferente. "Cidades que diminuíram a criminalidade mundo afora o fizeram com a criação de uma forte rede de proteção social e com a integração entre o Poder Judiciário, Poder Legislativo, Defensoria, Ministério Público e sociedade organizada. 

Demagogia

Na entrevista, Lídice também criticou a demagogia de adversários que apresentam propostas "que não terão condições de executar". "Eu não vim aqui para ficar fazendo demagogia de última hora, para dizer que vou acabar com a criminalidade na Bahia. Posso dizer que vou diminuir a criminalidade", disse. Ela também afirmou que não tem interesse em uma disputa de ataque aos adversários, cenário que tem se desenhado entre os candidatos Rui Costa (PT) e Paulo Souto (DEM).  "Quem sai melhor no debate não é quem fica brigando com o outro, falando mal do outro. O bom politico é aquele que apresenta sua proposta, que deixa claro o que pensa para a população", completou.
Ascom PSB-Bahia
Política
29 de Julho / 2014 às 21:26 | Nenhum Comentário

O deputado Roberto Carlos (PDT) participou, nesta terça-feira (29), da comemoração dos 101 anos de emancipação política do município de Pojuca. O evento começou com o hasteamento da bandeira na Câmara de Vereadores e foi finalizada com a celebração da missa na igreja Bom Jesus da Passagem, onde estiveram presentes o prefeito, Dr. Toinho, a presidente da Câmara de Vereadores, Cristina Nunes, diversos vereadores, entre outras autoridades.

Na companhia do prefeito, o deputado parabenizou a cidade, ressaltando a honra de representar o município no parlamento. “É muito bom poder defender esta cidade que tem a frente um excelente administrador, o prefeito Dr. Toinho, um homem trabalhador que está sempre buscando garantir mais qualidade de vida aos pojucanos. Tenho sido testemunha dos avanços que a cidade conquistou. Juntos vamos trabalhar para garantir, ainda mais, qualidade de vida a população de Pojuca”, disse o deputado Roberto Carlos.

O prefeito, Dr. Toinho, representando todas as lideranças políticas do deputado Roberto Carlos, na região, aproveitou a oportunidade para agradecer ao parlamentar pelos importantes serviços prestados a Pojuca como, a liberação de $700 mil para o recapeamento asfáltico, ônibus escolar, ambulância, ampliação do 'Programa Minha Casa, Minha Vida' e muito mais. “Roberto Carlos esteve com o seu gabinete sempre disponível para nos receber, encaminhado todas as nossas necessidades ao governo do Estado, garantindo importantes ações para a nossa cidade. Por isso, quero ver a continuidade do seu trabalho, não só por Pojuca, como por toda a Bahia”, disse o prefeito.

Lisandra Lopes Ascom Dep. Roberto Carlos
Variadas
29 de Julho / 2014 às 21:01 | 1 Comentário

 

Neste final de semana, representantes de comunidades da região do Salitre, em Juazeiro (BA), debateram a necessidade de mudar o atual sistema político, que favorece a hegemonia de forças conservadoras em eleições dominadas pelo poder econômico.  A ideia é criar pelo menos 10 novos comitês e garantir a participação do maior número possível de pessoas na votação, marcada para o período de 1º a 7 de setembro deste ano. No sábado (26), foram lançados dois comitês, em Alfavaca e Recanto, abrangendo também as comunidades de Bebidas e Santa Terezinha. Já no domingo (27) aconteceu uma reunião com 15 associações da União das Associações do Vale do Salitre, com debate e exibição de vídeos da campanha do Plebiscito Popular, que tem a proposta de reformar o sistema eleitoral e fortalecer a democracia direta e participativa. A perspectiva é que, além das comunidades que já aderiram à campanha, novos comitês sejam criados em Pau Preto, Sobradinho, Curral Novo, Pateiro, Manga, Gangorra e Passagem do Sargento, no Vale do Salitre. Neste domingo (3), às 9h, será lançado o Comitê Popular na comunidade de Baraúna.

Ascom Plebiscito do Vale
Política
29 de Julho / 2014 às 20:27 | 7 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Em plena campanha o candidato a deputado federal pelo PSB Joseph Bandeira foi recebido com muita alegria pela comunidade do distrito de Massaroca na festa da padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, domingo passado, dia 27/07. Joseph participou da programação religiosa e posteriormente manteve contato direto com o eleitor durante todo o dia na sede do distrito. “Me sinto renovado a cada contato com a população de Massaroca que sempre demonstrou um carinho enorme para com a minha pessoa”, declarou Bandeira.

Ascom Joseph Bandeira
Política
29 de Julho / 2014 às 20:00 | Nenhum Comentário

Sobradinho se prepara para obter o selo UNICEF, um reconhecimento internacional ao esforço do município no cumprimento de políticas públicas voltas para as crianças e adolescentes. O "Programa Selo UNICEF Município Aprovado” ocorre por meio de ações de mobilização, diálogo e troca de experiências que possibilitam a construção conjunta de ideias, propostas e ações que melhorem as condições sociais do município, refletindo assim, na qualidade de vida e de oportunidades para o público infanto-juvenil.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Município formou uma comissão pró-selo com o objetivo de realizar as ações importantes e atender as prerrogativas para essa conquista, tais como: reuniões com técnicos e gestores das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e Educação; participação em encontros fora do município da articuladora - membro do CMDCA; Reunião com representantes do Ministério Público, Polícia Militar e Conselho Tutelar.

Nesta quarta-feira (30), a partir das 8h, no auditório da Colônia de Pescadores, será criado o “Nuca” -  Núcleo de cidadania dos adolescentes, uma ação obrigatória para que o município obtenha uma avaliação positiva na conquista do selo. O evento vai reunir os atores sociais envolvidos neste processo, articuladores, CMDCA, Ministério Público, agentes de segurança e os diversos segmentos da sociedade de Sobradinho.

Na próxima terça- feira, dia 5, a partir das 8h acontecerá o 1º Fórum Comunitário Pró Selo Unicef no Centro Educacional Luís Eduardo Magalhães. O objetivo do Fórum é ampliar e qualificar a participação social dos cidadãos no acompanhamento e controle social, destinados à infância e a adolescência. 

Durante o evento será elaborado um diagnóstico da situação deste público no município para, a partir daí, trabalhar no fortalecimento das políticas públicas de proteção as crianças e adolescentes que residem em Sobradinho.

"Estamos otimistas e confiantes de que nosso município é merecedor desta importante conquista. O Selo- Unicef vai possibilitar a construção de propostas e políticas públicas significantes para a melhoria das condições sociais do município e, neste sentido, proporcionar mais avanços na qualidade de vida, mais educação e conquista de direitos. Toda equipe da SEADS está empenhada na aquisição deste selo, que vai nos trazer para Sobradinho ganhos reais nos indicadores sociais", esclareceu Fernanda Sanjuan, Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Sobradinho.

 

Ascom Sobradinho
Política
29 de Julho / 2014 às 19:33 | Nenhum Comentário

A Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) promoveu neste mês de julho reunião com técnicos e enfermeiros da zona urbana e rural para discutir a implantação da vacina da Hepatite A no Calendário de Vacinação. O encontro aconteceu no auditório da Sesau e no Centro de Saúde III. A partir do dia 04 de agosto, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão disponibilizando a imunização para o publico infantil a partir de 1 ano até menores de dois anos (1 ano, 11 meses, 29 dias).

“Durante o treinamento os profissionais foram orientados a manusear o novo imunobiológico (Hepatite A), que até então não estava inserido no calendário básico de vacinação. Aproveitamos para repassar a agenda das campanhas e das vacinas de rotina do segundo semestre”, explicou a coordenadora do setor de Imunização do município (Rede de Frio), Renata Moreira.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a Hepatite A é uma doença benigna e de incidência frequente nas populações de baixa renda que vivem em más condições de saneamento básico. “A principal via de contágio é a fecal-oral (grande quantidade presente nas fezes dos indivíduos infectados), através de contatos entre os humanos ou por meio de água e alimentos contaminados. A prevenção é a medida mais importante para o controle desta doença, por isso a importância da vacinação”, afirmou Renata Moreira.

Por Vânia Castro/SESAU
Espaço do Leitor
29 de Julho / 2014 às 19:00 | 5 Comentários

Envergonho-me de ser juazeirense Geraldo José, mais uma vez peço as autoridades juazeirenses que olhem para os moradores da Rua Cícero Feitosa e da Rua Mestre Lula, localizadas no Centro de Juazeiro. No local existe este lixão por falta de competência dos nossos políticos principalmente do prefeito Isaac Carvalho com os seus secretários e vereadores que não tem capacidade de governar uma cidade.  Já reclamamos várias vezes e a prefeitura limpa e população continua jogando lixo neste terreno, como morador sugiro que a prefeitura notifique o dono do terreno que está abandonado há vários anos.

Não podemos mais viver com as muriçocas, mosquitos da dengue, mosca, baratas, ratos, entre outros. Mais uma vez queremos que tomem providências, caso contrário iremos interditar as Ruas que ficam próximo ao Fórum, Grupo Escolar Cecílio Mattos e a Feira Livre.

Chega de conviver com estes desgastes. Juazeiro uma cidade de mais 200 mil habitantes e em pleno século XXI somos obrigados a conviver com isso. Sabemos que não podemos educar a todos, mas existe a lei que proíbe este tipo de desordem.

Agradeço em nome dos moradores,

Joaquim de Mattos

Variadas
29 de Julho / 2014 às 18:30 | Nenhum Comentário
 
No último dia 27 (domingo), foi comemorado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Para lembrar a data, o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), do Hospital Dom Malan/IMIP, organizou diversas ações para funcionários da Unidade de Saúde. De 21 a 25 de julho foram realizadas atividades de pratica de relaxamento corporal, massagem e aferição de pressão arterial com o objetivo combater o cansaço físico, estresse e lesão por esforço repetitivo (LER) e controle dos níveis tesnionais. Já na segunda, 28, os funcionários receberam tratamento de pele com análise, limpeza, hidratação e rejuvenescimento.  
 
A nutricionista do HDM, Morgana Almeida, elogiou a iniciativa e aprovou a utilização dos equipamentos e o tratamento de beleza. "Adorei o resultado dos equipamentos de massagem, em alguns minutos traz muito relaxamento aos músculos. Estava com dores nas costas, e após a massagem, melhorou consideravelmente. Portanto, trabalhei bem melhor", descreve.
 
Já a assistente administrativa, Fábricia Xavier, realizou todos os exercícios e o tratamento de beleza. "Os equipamentos são excelentes, promovem bem-estar. Voltei ao trabalho completamente relaxada e com um tratamento de pele excelente", pontua. Segundo o técnico em segurança do Trabalho do HDM, Gilmar Batista,"Além de comemorar a data, nós realizamos essas ações pensando na saúde e segurança dos colaboradores. Uma semana de massagens e relaxamento corporal eleva a autoestima dos profissionais e proporciona um ambiente de trabalho ainda mais saudável", finaliza.
Eudes Sampaio Ascom HDM
Espaço do Leitor
29 de Julho / 2014 às 18:00 | 7 Comentários

O lindo pôr do sol em Juazeiro, tendo como pano de fundo a imagem do Nêgo D`água e a Ponte Presidente Dutra, é uma foto de autoria do professor Edi Santana que a enviou ao Blog e a gente compartilha com os nossos leitores. A imagem só nos dá cada vez mais a certeza de que o nosso potencial turístico ainda é tacanhamente explorado.

Podem se deleitar! É de graça. 

Política
29 de Julho / 2014 às 17:30 | Nenhum Comentário

O setor de fiscalização de obras da Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP) tem realizado continuamente as ações de retomada de áreas invadidas na cidade. Os responsáveis pelas construções irregulares que não respeitam o prazo de defesa do código de obras do município, de notificação e embargo, estão sujeitos a essa medida.

Os fiscais de obras e também do setor de postura têm realizado rondas diárias a fim de identificar áreas invadidas do município, tudo para manter a ordem em meio ao crescimento acelerado da cidade, como o que foi identificado no Loteamento Mulungu no bairro Dom Tomaz. Ao serem identificadas construções irregulares no local, os fiscais realizaram o procedimento de notificação para que os responsáveis apresentassem os documentos de propriedade e de projeto num prazo máximo de 15 dias. Como os responsáveis não atenderam a regularização, as construções foram embargadas e de imediato o município liberou a área na última semana com ajuda de máquinas, retomando a invasão que foi comprovada pela falta da documentação.

Como proceder?

A equipe do setor de obras da SEMAOP tem atuado na orientação e fiscalização de novas construções com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da documentação necessária da obra antes que se inicie o processo de construção. Ao iniciar uma construção é preciso dar entrada no projeto com quatro plantas em mãos neste setor da secretaria juntamente com a quitação do IPTU. Os fiscais de obras analisarão o projeto, o alvará de construção e identificarão o responsável técnico (ART). A partir daí com tudo documentado, a construção estará legalizada para o avanço da obra.

Por Clarissa Moreira/SEMAOP
Política
29 de Julho / 2014 às 17:00 | Nenhum Comentário

Ontem (28), a Secretaria de Serviços Públicos (SESP), deu sequência às ações de limpeza oferecidas diariamente à população. A SESP realizou mutirão de limpeza nos bairros Piranga, Coréia, Vila Tiradentes, Palmares I, Alagadiço e Contorno do Lomanto Junior. A ação acontece em logradouros públicos através de um planejamento que observa a necessidade dos bairros e também pontos específicos, como avenidas de grande fluxo de veículos e pedestres, além do atendimento de demandas da população que apresenta suas necessidades através dos canais de comunicação da Secretaria. As solicitações chegam via atendimento telefônico (3612-3555), e também via ofício, encaminhado a secretaria, localizada na Rua Oscar Ribeiro, s/n, Centro. 

Também nesta segunda, receberam os serviços de varrição diária as ruas José Petitinga, Princesa Isabel e Rua do Paraíso, além dos Bairros Castelo Branco, Tancredo Neves, em torno do CEASA, Residencial São Francisco, Dom José Rodrigues e João Paulo II. Também recebeu os cuidados de conservação e limpeza as Avenidas Flaviano Guimarães, Adolfo Viana, Santos Dumont, Raul Alves, Travessa da Maravilha, além do Parque Lagoa do Calu, Orla Fluvial, área central e as Feiras dos bairros Alto do Alencar, Alto da Maravilha e João Paulo II. 

O secretário Eduardo Lopes, lembra que a população pode ajudar a manter a cidade limpa com gestos simples, como não jogar lixo nas ruas e dispor os resíduos na frente de casa no dia da coleta domiciliar.

Por Elaine Barbosa/SESP
Política
29 de Julho / 2014 às 16:30 | Nenhum Comentário

Análise comparativa realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) a partir de números das quatro últimas eleições aponta a ausência nas urnas é maior nas eleições gerais, como a que acontecerá esse ano em outubro e elegerá deputados estaduais e federais, senador, governador e presidente. Em 2010, deixaram de votar 2.057.633 eleitores em toda a Bahia, ou seja, 21,55% dos 9.544.368 aptos a comparecerem às urnas naquele ano. Já em 2012, quando as eleições foram municipais, o percentual de ausência caiu para 18,27%, mesmo com o número de eleitores maior: 10.110.122 pessoas. O coordenador de eleições do TRE-BA, Maurício Amaral, estima que o índice de abstenção nas eleições gerais é em média 4% maior do que nas eleições municipais. “Em um eleitorado de pouco mais de dez milhões, como é o caso da Bahia, isso representa mais que todos os eleitores de Feira de Santana (387.768 pessoas) ou quase duas vezes os de Vitória da Conquista (224.637)”, compara.

Ele justifica que o eleitor se identifica mais com a disputa municipal, onde são trazidas demandas locais e compreender uma realidade mais imediata. “Na eleição geral, você muitas vezes nunca viu o candidato, só o conhece pela TV. Por outro lado, uma eleição para governador e presidente tem um impacto tão profundo para a vida do cidadão quanto a de prefeito”, afirma.

Agência Brasil
Variadas
29 de Julho / 2014 às 16:00 | Nenhum Comentário

O grupo juazeirense “P1 Rappers” lança no próximo sábado (02), o CD “Nosso Corre”. O lançamento será realizado no Garden Eventos, a partir das 20h, no Bairro Jardim Flórida. A entrada custa R$5,00 e contará com a participação do DJ Werson, Ferozes MC’s e MC Juninho. Os destaques do CD são as canções Juazeiro e Petrolina, Fábrica de Manequins e Abram os olhos. O principal conteúdo do CD “Nosso Corre” é a rua, porque quando a RUA vira música, a rima vira RAP e as palavras subversão. É a “rua” que contesta o periférico, a margem, a exclusão, a desigualdade.

Todos esses temas reunidos a partir de crônicas da vida real. Crônicas de dor, de esperança, de contestação. Contestação do sistema, das diferenças, do preconceito e da opressão. Mostrando que a periferia também sabe “dizer” sobre ela, com conhecimento, poesia e consciência. Consciência que a “rua” também pensa, cria, produz arte, ler e interpreta.

E como a “margem” nem sempre é dor e lamentação, Nosso Corre também fala de amor, amizade e contemplação. Os “rappers” contemplam o Nordeste, o semiárido. Ser Nordestino também da rima, poesia e satisfação.  Porque não é de sede que morre os nordestinos: é dos mesmos problemas sociais que passam as outras regiões. E é através da palavra rimada que os quatro Jovens do grupo P1 desabafam, cantam: 4M’s – Mais Manos Mudando o Mundo. “Nosso Corre” é assim, rima com tudo que assusta, incomoda e emociona. É por isso que surpreende, desestabiliza e insiste: “Fazer RAP por fazer não vai mudar a cena”, (P1).

Ascom P1 Rappers
Esporte
29 de Julho / 2014 às 15:30 | Nenhum Comentário

A inauguração do Centro Panamericano de Judô, em Lauro de Freitas, nesta segunda-feira (28), coloca a Bahia dentro do ambiente das Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro. “É um equipamento super moderno, são três prédios contendo ginásio climatizado com oito áreas oficiais para treinamento e quatro para competição e capacidade para duas mil pessoas. Esse equipamento é inédito no Brasil e na América Latina e a gente sai na frente, a Bahia sai na frente”, comemora Jaques Wagner em seu programa de rádio semanal.

No ‘Conversa com o Governador’ desta semana Wagner fala também sobre o I Seminário Internacional para Preservação do Patrimônio Cultural Compartilhado Brasil-Nigéria, que acontece em Salvador, e sobre sua agenda para o interior do Estado com visitas aos municípios Rio do Antônio, na região sudoeste, e Pedrão, no centro norte. Ele abre o programa falando sobre o Centro Panamericano de Judô, a importância desse equipamento não só para o esporte mas também para o social, com o apoio a atletas profissionais e iniciantes:

“É um grande equipamento que a gente está inaugurando com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a presença do secretário [do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte] Nilton Vasconcelos, o Centro Panamericano de Judô, um investimento de R$ 40 milhões em Lauro de Freitas, no terreno do antigo Kartódromo, que foi uma negociação feita com a Prefeitura [de Lauro de Freitas] e com a Igreja, que é a proprietária dessa área, e com a Federação Brasileira de Judô. E isso nos equipa muito, principalmente visando às Olimpíadas de 2016”.

“É um equipamento super moderno, são três prédios contendo ginásio climatizado com oito áreas oficiais para treinamento e quatro para competição e capacidade para cerca de duas mil pessoas. Então, esse equipamento é inédito no Brasil e na América Latina e a gente sai na frente, a Bahia sai na frente conquistando um equipamento dentro do ambiente das Olimpíadas de 2016 que se realizarão no Rio de Janeiro”, comemora.

Secom Bahia
Variadas
29 de Julho / 2014 às 15:00 | Nenhum Comentário
Candidatos da lista de espera do IF Sertão-PE no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) deverão comparecer à reunião de confirmação de matrícula nesta quinta-feira (31), às 9h30, no respectivo campus do curso escolhido e apresentar a documentação exigida. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 250 vagas em nove cursos. 

As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de classificação dos candidatos na lista de espera e presentes à reunião. Em caso de vagas remanescentes, estas serão ofertadas aos candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 e realizarem o cadastramento conforme cronograma definido no edital. 

O edital de convocação e a lista de espera do Sisu 2014.2 estão disponíveis em http://www.ifsertao-pe.edu.br/reitoria/.

Asscom
Espaço do Leitor
29 de Julho / 2014 às 14:30 | Nenhum Comentário
Foto ilustrativa
 
O leitor Luis Carlos Alencar enviou um e-mail ao blog, falando sobre a falta do medicamento Betainterferona 1B 300mg. De acordo com Luis, o remédio não está chegando há mais de um mês na 15ª Dires em Juazeiro, confira na íntegra abaixo o texto:
 
"Venho aqui externar minha indignação pelo caos na saúde que acomete o estado da Bahia.Minha mãe é portadora de esclerose múltipla, diagnosticada a mais de 10 anos, onde desde então faz tratamento na capital do estado pelo SUS, fazendo uso da medicação BETAINTERFERONA 1B 300mg. Essa medicação é enviada todos os meses para a 15ª DIRES em Juazeiro-Ba para que o tratamento possa ter continuidade. O problema é que a mais de um mês essa medicação não é entregue, interrompendo o tratamento e fazendo com que a paciente esteja sentindo os efeitos dessa interrupção. Será que o estado de saúde de minha mãe vai ter piorar mais ainda para uma providencia ser tomada? 
 
Conto com sua colaboração para que essa situação seja resolvida, pois outros pacientes estão passando pelo mesmo problema".
Policial
29 de Julho / 2014 às 14:00 | Nenhum Comentário

Nesta segunda feira (28), policiais da 3ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar conduziram uma estudante à delegacia por agredir uma colega, na Rua das Flores, na Cidade de Jaguarari.

Maiara Elvira Santos e Santos, de 18 anos, após discussão, depois que saíram da escola, utilizou uma lâmina gilete para agredir uma colega de 16 anos.

Os policiais foram informados do fato quando a adolescente deu entrada no hospital com ferimentos no rosto, pescoço e pulsos, em seguida, localizaram a autora, que foi conduzida à delegacia de Polícia Civil de Senhor do Bonfim, juntamente com a vítima, após atendimento médico.

Variadas
29 de Julho / 2014 às 13:30 | Nenhum Comentário

Falta pouco para a praça 21 de Setembro apresentar uma nova ‘roupagem’. O tradicional equipamento público, situado na área central da cidade, está recebendo melhorias promovidas pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). A idéia é deixar o espaço com um aspecto paisagístico melhor, ecologicamente planejado. Mudas de pingo de ouro e grama foram implantadas no local. Para facilitar a irrigação, que deverá acontecer de maneira permanente, um sistema foi implantado. A água vem direto do rio São Francisco.

Além desta, outras duas praças do município já receberam uma atenção especial dos técnicos da AMMA: Maria Auxiliadora,cartão postal da cidade; e a do Monumento da Integração. Esta última, trabalha com um sistema de irrigação automatizado, que molha a grama a cada meia hora, em um intervalo de quatro horas. O aparo da grama e a limpeza do local são feitos a cada quinze dias. Já a praça Maria Auxiliadora recebeu um reservatório com capacidade de 35 mil litros, que recebe água diretamente do rio. Os canteiros foram recuperados e espécies como ipês e caraibeiras, além de grama esmeralda, implantadas no local. A manutenção do local é feita por técnicos da AMMA.

O próximo passo agora é promover uma reforma na praça do Centenário, que fica ao lado da Igreja Matriz. Além desta, está projetado o início de uma reforma no canteiro central da Avenida Souza Filho, região central da cidade. “Procuramos fazer o melhor no que diz respeito à manutenção de nossas praças. O objetivo é sermos exemplo e estimularmos a comunidade a também nos auxiliar nesse processo”, pontua o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro.

Texto: ASCOM AMMA
Eleições
29 de Julho / 2014 às 13:00 | 2 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Nesta segunda-feira (28), Tiziu, candidato a deputado estadual pelo PT, reuniu-se com líderes do sindicato rural de Baixa Grande, município do Território da Bacia do Jacuípe. O objetivo do encontro foi discutir política, melhorias direcionadas à agricultura familiar e Convivência com o Semiárido. Tiziu, um filho de agricultores que sempre militou nestas áreas, também apresentou as suas propostas, que consistem em consolidar o conjunto de políticas públicas já aplicadas por várias instituições em todo o Estado da Bahia, com implantação de cisternas, barragens subterrâneas, dentre outras tecnologias sociais, além da educação contextualizada, que propõe um novo olhar para esta região. “Eu reafirmo o meu compromisso de melhorar a vida das pessoas. Muitos já conhecem o meu trabalho, mas agora é hora de lutar em outras frentes, no caso a Assembleia Legislativa da Bahia, onde certamente irei representar os movimentos populares, pois eu fui criado neste ambiente”, enfatizou.

Ascom Tiziu
Esporte
29 de Julho / 2014 às 12:30 | 4 Comentários

Não sou Dunga, não sou vidente, não tenho queda pra ser profeta, nem visão sobrenatural. Sem esses poderes, mas baseado no que eu vejo e no que ouço, começo a pensar com os meus botões e o que a mídia vem dizendo, vislumbro um craque nascido e formado aqui em Juazeiro, pode estar, pela trajetória e evolução técnica, a caminho da seleção brasileira. Ele é o garoto Petros, que com 17 anos, atuando pelo time de juniors do JUAZEIRO SOCIAL CLUBE, foi visto pelo Vitória da Capital que o levou. De lá, foi defender o DEMOCRATA de MINAS GERAIS. Esteve também no Fluminense de Feira de Santana. Foi jogar no BOA ESPORTE de Varginha-MG onde também teve ótimo destaque em duas temporadas, de lá foi para o PENAPOLENSE, de Penápolis (SP) e diante de seu crescente desempenho, visto pela imprensa e pelo empresariado esportivo do pais, foi contratado pelo CORINTHIANS.

O “Timão” paulista, sem duvidas é uma das grandes vitrines do futebol brasileiro e lá, ele o Petros, vem mostrando em campo, um ótimo comportamento disciplinar técnico e tático de alto agrado da sua comissão técnica e aplaudido pela “FIEL” torcida corintiana. Mesmo jogando do meio de campo pra frente, não tendo especificamente a função de um centroavante, ele vem marcando gols, como fez nos clássicos com o SÃO PAULO, SANTOS e agora, domingo, 27, contra o “hiper-rival”, o PALMEIRAS. Realizou um sonho de vencer esse clássico do futebol paulista e ainda fazer um gol e “tirou o chapéu para a torcida”.

Como já disse, não sou nenhum “ADVINHÃO”. Sou otimista e torço pelo sucesso daqueles que aqui nasceram e se criaram para o futebol, chegando à nossa seleção como LUIZ PEREIRA, NUNES, DANIEL ALVES.

As evidências mostram que sua potencialidade aflora para a mídia nacional que prenuncia uma possível convocação para os amistosos da seleção.

Não posso, nem estou convocando ninguém para a seleção brasileira. Não sou DUNGA, mas fico, como todos nós do Juazeiro, torcendo pelo crescente sucesso do nosso conterrâneo PETROS.

EU PENSO ASSIM, E VOCÊ?

Herbet Mouze Foto: gazetaesportiva.net
Variadas
29 de Julho / 2014 às 11:54 | 10 Comentários

A Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) começou esta semana o trabalho de combate à muriçoca com inseticida. A ação visa atender toda a cidade, seguindo o ciclo de proliferação do mosquito. O objetivo é promover mais qualidade de vida para população.

O Superintendente de Promoção à Saúde, Mário Machado dá algumas orientações. “Estamos trabalhando com inseticida que não é prejudicial à saúde, mas é importante que a comunidade siga algumas dicas e fique atenta. É necessário que durante o trabalho, as pessoas abram as portas e janelas para que o resultado seja positivo. Também é essencial que os pais evitem que as crianças fiquem brincando próximo ao carro que estará passando com o inseticida”, ressaltou.

Já foram atendidos: o canal do Alto do Cruzeiro, dia 26, último sábado e nesta segunda, 28, as duas equipes técnicas trabalharam nos bairros Castelo Branco e Dom Tomaz. Segue abaixo a programação desta semana:

PROGRAMAÇÃO

Alto do Alencar, Monte Castelo, Lomanto

29/07/2014

18h às 20h30

Alto do cruzeiro

     30/07/2014

        18h às 20h30

Novo Encontro e Tancredo Neves

31/07/2014

18h às 20h30

João XXIII

01/08/2014

18h às 20h30

Novo Encontro (Canal)

02/08/2014

7h30 às 9h30

Por Vânia Castro/SESAU
Espaço do Leitor
29 de Julho / 2014 às 11:25 | 3 Comentários

Geraldo,

Eu estive no último final de semana, para saborear um delicioso caldo de feijão, em um bar bastante conhecido no bairro XXIII. Quando sentei à mesa percebi algo muito inusitado, pois em cada mesa tinha além de maionese, catchup, pimenta etc. a presença de um repelente à disposição do cliente. Achei muito interessante a preocupação do dono do bar com as muriçocas picando os seus clientes.

Jhony Gama


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage