Publicidade
Blog do Geraldo José
 


 
Enquete

Enquete

Loading...

 
Links Úteis
- Accossf
- Blog Cego as Avessas
- Blog do Carlos Britto
- Blog do Cleber Vieira
- Blog do Meireles
- Blog do Willames Costa
- Blog Salão Juazeiro
- Campo Formoso Notícias
- Centro de Cultura João Gilberto
- Coelba
- Consepjua
- Elba Galindo
- Francisco Evangelista
- Instituto Idesa
- Jaguarari Acontece
- Liderança da Oposição BA
- Nas Ondas do Saber
- O Divã Dellas
- O Serventuário
- Portal Zap
- Portalsb
- Pref. Juazeiro
- Pref. Petrolina
- Rádio Web Juazeiro
- Rotina do Vale
- Sento-Sé Notícias
 
Redes Sociais
FacebookFeed RSSTwitter
 

  Blog do Geraldo José - Notícia com credibilidade e imparcialidade! ( Home )
:: DESTAQUES DA SEMANA
 

24/04
quinta-feira
Variadas às 23:00
Homenagem: Galvão 77 anos em plena evidência...

Luiz Galvão e Kaká (Foto de arquivo do Blog).

Natural de Juazeiro, o poeta e compositor Luís Dias Galvão, mais conhecido como Luís Galvão (nascido em 22/10/1937), na última terça-feira completou 77 anos e como a cidade tem sido madrasta com alguns dos nossos artistas nada se falou sobre este artista cujo valor é reconhecido nacionalmente.

No ano de 68, em Salvador, Galvão conheceu Moraes Moreira e Paulinho Boca de Cantor, com os quais criou o conjunto Novos Baianos. Segundo a Wikipédia Galvão conhecia João Gilberto desde a adolescência em Juazeiro, o que permitiu que, quando os Novos Baianos fossem para o Rio de Janeiro após realizarem É Ferro na Boneca (1970) em São Paulo, ele contatasse o pai da bossa nova e este influenciasse todo o grupo, culminando no álbum mais aclamado deles, Acabou Chorare (1972).

Sua trajetória na música popular brasileira é extensa. Em 1968, Galvão participou do V Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record (SP), com a canção De Vera (em parceria com Moraes Moreira), interpretada pelo grupo Novos Baianos.

Nos anos 70, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde passou a viver comunitariamente com todos os músicos do grupo, em um sítio localizado em Vargem Grande, onde gravaram Acabou Chorare, comunicando-se constantemente com Gilberto.

Escreveu a maioria das canções gravadas pelo conjunto, musicadas por Moraes Moreira, entre elas "Acabou Chorare", "Preta Pretinha" e "Mistério do Planeta". O grupo se desfez em 1978, voltando a se reunir no final do século passado, para a gravação do CD ao vivo Infinito Circular.

Publicou, em 1997, o livro Anos 70: Novos e Baianos, lançado pela Editora 34 (SP), relatando a trajetória do grupo. Hoje em dia mora em Salvador e tem dois cd's de poesias inéditas, lançados de forma independente. Parabéns grande Galvão, para que seu aniversário não passe em branco.

[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog

24/04
quinta-feira
Policial às 22:30
Ministério da Justiça lança aplicativo para identificar procurados pela Justiça

Com um aplicativo gratuito instalado no celular, qualquer cidadão poderá identificar pessoas procuradas pela Justiça. O novo módulo do aplicativo Sinesp Cidadão foi lançado hoje (24) pelo Ministério da Justiça e permite a consulta a um cadastro nacional de 352 mil mandados de prisão. Quem identificar alguém nessa condição pode acionar a polícia para que a ordem judicial de prisão seja cumprida.

Para checar se a pessoa tem condenação na Justiça ou se há ordem judicial de prisão contra ela, basta digitar dados como nome completo ou número de algum documento de identificação, entre eles identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e passaporte. Quando um registro de mandado de prisão é localizado, aparecem também outros dados disponibilizados por órgãos do Poder Judiciário. No caso de haver nomes iguais ou semelhantes, é possível checar no aplicativo mais dados, como nome da mãe ou data de nascimento, por exemplo. Outra opção é refinar a busca com detalhes como órgão expedidor do documento ou número do processo ou mandado.

Ao lançar o aplicativo, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ressaltou que, quando uma política de segurança pública integra a sociedade, é possível alcança bons resultados. “Essa interação da sociedade com a segurança publica tem um valor inestimável. Sem informação e sem integração não se faz nada em segurança pública”, disse. Cardozo lembrou que, além dos cidadãos, os policiais também poderão ter acesso rápido aos mandados.

A busca lançada é um novo módulo do aplicativo Sinesp Cidadão que, atualmente, permite a consulta de veículos roubados. Com o aplicativo instalado no celular, basta escolher o módulo de consulta a mandados. O novo módulo está disponível para Android e, em 10 dias, estará disponível para Apple.

Agência Brasil
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog

24/04
quinta-feira
Política às 22:00
Projeto de Lei amplia a proibição de produto fumígeno em locais de grande circulação de pessoas

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) apresentou um Projeto de Lei nº 7444/2014 que proíbe o uso de qualquer produto fumígeno nas portarias de órgãos públicos e de escolas, nas paradas de ônibus e em locais de aglomeração de pessoas. De acordo com o parlamentar, os malefícios dos cigarros, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, não se restringem a afetar apenas a saúde dos fumantes. As pessoas que os rodeiam são afetadas da mesma forma. Apenas o que muda é a intensidade da exposição aos agentes nocivos.

Patriota explica que o chamado “fumante passivo” é aquele indivíduo que não fuma, mas acaba respirando a fumaça dos cigarros fumados ao seu redor. Além de estar exposto a substâncias perigosas, o fumante passivo pode apresentar alergias, ataques de asma e bronquite, irritação nos olhos e nas vias respiratórias. A fumaça respirada pelo fumante passivo é uma combinação de mais de 400 substâncias químicas, na forma de partículas e gases como o cianeto de hidrogênio, dióxido de enxofre, o monóxido de carbono, a amônia e a nicotina.

Com isso, o presente Projeto de Lei objetiva ampliar a proibição do uso das substâncias fumígenas em locais de grande circulação de pessoas, como a portaria dos órgãos públicos e das escolas e as paradas de ônibus. O socialista afirma que “quem não fuma não é obrigado a respirar a fumaça dos outros”. Para Gonzaga Patriota, essa alteração na Lei é fundamental para o controle de doenças que têm o tabagismo como fator de risco.

Aline Benevides Ascom Dep. Gonzaga Patriota
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog

24/04
quinta-feira
Política às 21:30
Eleição 2014: Eleitores que moram fora do seu local de domicílio têm até o dia 07 de maio para fazer o pedido de transferência de título eleitoral

O cidadão tem até o dia 7 de maio para fazer a inscrição eleitoral, pedir a transferência do título de eleitor ou ainda solicitar a transferência para votar em uma seção eleitoral especial nas Eleições Gerais de 2014, é o que informa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O interessado deve procurar um cartório eleitoral, ou acessar o site do (TSE) para fazer o pré-atendimento e agilizar a retirada ou a transferência do título. 

Para solicitar o título de eleitor, é necessário apresentar o documento oficial de identificação com foto e o comprovante de residência, além do certificado de quitação do serviço militar obrigatório para pessoas do sexo masculino, maiores de 18 anos. Já para fazer o pedido de transferência do domicílio eleitoral nos casos em que eleitor muda de município, estado ou país, é preciso apresentar o documento de identificação com foto, o título de eleitor e um comprovante de residência. O requerente também deverá estar quite com a Justiça Eleitoral, ter obtido o primeiro título ou feito a última transferência há pelo menos um ano e residir no novo domicílio há, no mínimo, três meses.

Todas as solicitações via internet deverão ser feitas até o dia 2 de maio. Após essa data, o pré-atendimento não estará mais disponível e o cidadão deverá comparecer em um cartório eleitoral até o dia 7 de maio para solicitar o serviço desejado. Também termina no dia 7 de maio o prazo para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar a transferência do local de votação para uma Seção Eleitoral Especial. Os procedimentos previstos na Resolução TSE nº 21.008, aprovada em 2002, determinam que os locais especiais de votação sejam de fácil acesso, com estacionamento próprio e instalações que atendam às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

TSE
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
24/04
quinta-feira
Política às 21:00
"Tem pessoas que ficam fazendo um ´desserviço` à nossa sociedade, inventando calúnias, inventando mentiras, querendo confundir a cabeça da população. O Hospital da Criança é um fato", Isaac Carvalho

O prefeito Isaac Carvalho participou, por telefone, do programa Geraldo José (rádio Transamérica) na tarde desta quinta-feira (24), para falar de sua visita às novas instalações do Hospital da Criança, que funciona no prédio da Maternidade Municipal de Juazeiro (aqui). O prefeito aproveitou e rebateu as informações sobre o fechamento do Hospital infantil, que funcionava na antiga Só Baby. Segundo ele, a mudança para o novo prédio será para melhorar a qualidade do serviço, e que os pacientes estão satisfeitos com o atendimento que está sendo prestado no novo espaço.

“A gente comprou o prédio da Clise e implantou lá a Maternidade Municipal e levamos o Hospital da Criança, a antiga Só baby. Transferimos para o mesmo prédio, que é próprio, para otimizar custos e serviços. Nós temos plantonistas que pode servir para os dois hospitais, e assim a gente melhora a qualidade do serviço. Já teve no passado pessoas fazendo denúncias e colocações mentirosas dizendo que o governo tinha fechado o Hospital da Criança, isso e uma mentira. Estive visitando sala por sala, e os pacientes estão satisfeitos com o atendimento que está sendo prestado no Hospital da Criança. Isso é o que nos interessa, é prestar o melhor serviço. Tem pessoas que ficam fazendo um ‘desserviço’ à nossa sociedade, inventando calúnias, inventando mentiras, querendo confundir a cabeça da população. O Hospital da Criança é um fato.

Isaac aproveitou o espaço para reiterar que recebeu o município com dificuldades e que está arcando com prejuízos deixados pela antiga administração. “Quando recebi o município, os hospitais estavam fechando. Recebi do governo anterior com muita dificuldade o município, contas aprovadas e desvio de recursos do FUNDEB, uma série de dificuldades. Inclusive negociamos com a APLB o recurso do salário do professor (que foi desviado), para que a gente possa fazer justiça. Estamos recuperando um prejuízo que o ex-gestor deixou para os professores. Estou fazendo essa observação porque tem pessoas divulgando, inclusive na imprensa, que o município tinha fechado o hospital da Criança, ao contrário, nós fizemos abertura de hospitais, como a Maternidade, a Policlínica (Antiga Santa Casa) com serviços ampliados; a primeira UPA do Vale do São Francisco, o Hospital Regional, que foi inaugurado pelo Governo do Estado e teve articulação nossa; e ampliação dos serviços como a cardiologia que não existia em Juazeiro.

O prefeito encerrou sua participação justificando o repasse supostamente recebido pelo Instituto de Hematologia do São Francisco – Hemasf que já não funciona mais em Juazeiro. “Isso não existe, não teve pagamento para o Hemasf, se teve algum pagamento, é pagamento anterior, de quando o Hemasf ainda existia. Pode até ter sido pago alguma coisa após o fechamento, se tivesse algum crédito ainda a receber. Desde quando parou de prestar serviços, não existe fatura e não existe pagamento, isso fiz questão de checar. Não procede essa informação”, garantiu Isaac Carvalho.

[ 1 ] comentário ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
24/04
quinta-feira
Policial às 20:30
PM convoca 595 candidatos aprovados para o Curso de Formação de Soldados

A Polícia Militar da Bahia convoca, nesta sexta-feira (25), 595 candidatos aprovados no concurso para o Curso de Formação de Soldados (CFS) realizado em 2012. A lista, que será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), traz o nome dos candidatos habilitados para a fase de exames pré-admissionais. Com esta nova convocação - a primeira aconteceu em novembro de 2013, com o chamamento de 1.405 candidatos - o Governo totaliza as duas mil vagas previstas no Edital de Abertura de Inscrições Saeb/1/2012, de 2 de outubro de 2012. Os primeiros convocados foram considerados aptos para matrícula e iniciaram o curso em janeiro deste ano. 

Os convocados desta sexta-feira terão como próximas etapas a entrega de documentos, a realização de exames médicos, avaliação psicológica, teste de aptidão física e investigação social. O certame de 2012 será prorrogado por mais um ano, de acordo com portaria conjunta entre as secretarias da Administração (Saeb) e Segurança Pública (SSP), que também será publicada no DOE desta sexta (25). Os futuros soldados bombeiros e policiais militares da PMBA passarão pelo Curso de Formação de Soldados durante nove meses e a partir de 2015 já estarão nas ruas.

Secom Bahia Imagem da Internet
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
24/04
quinta-feira
Variadas às 20:00
Aniversário do bairro Itaberaba motiva comunitário a dar testemunho de fé e recuperação das drogas

O que era para ser apenas uma entrevista sobre a programação festiva do aniversário do bairro Itaberaba se transformou na tarde desta quinta-feira (24) no programa Geraldo José, num grande testemunho de fé e recuperação do cidadão, depois de demorada caminhada pelo mundo das drogas. André Nilton, atual presidente da Associação dos moradores do Bairro Itaberaba e fiscal de postura da Prefeitura Municipal esteve na Transamérica FM quando divulgou a programação da festa cujo tema é “Que ocupação é a tua”, com início neste sábado (26).

A programação será aberta com um culto festivo contando com a presença do pastor Vagner Araújo. André Nilton informou ainda que durante todos os dias do evento a comunidade arrecadará alimentos não perecíveis que serão doados para instituições filantrópicas de Juazeiro. Durante a programação se apresentarão vários grupos culturais e bandas locais como André Mendes, Forrozão Aspecto e Matéria prima.

Ainda de acordo com André Nilton a arrecadação dos alimentos tem como objetivo ajudar os diversos centros de recuperação instalados em Juazeiro que trabalham junto aos jovens viciados em drogas. “E faço isso porque eu sei o que passei durante os quinze anos eu que estive envolvido com as drogas. Hoje, liberto graças ao apoio da minha família, trabalho para ajudar as pessoas a deixar este caminho de escuridão”, discorreu André que ainda admitiu publicamente as humilhações que sofreu e dos perigos que correu. “Eu acordava para usar droga e dormia drogado. Quantas vezes não tive que roubar, traficar para manter o vício. Hoje as pessoas dizem que me escondo atrás da Bíblia, mas eu não ligo eu sei o quanto foi importante a igreja, o evangelho e a minha família para que eu me livrasse deste mal”, declarou o comunitário.

André concluiu esclarecendo que ainda hoje é alvo do preconceito de alguns que o chamam de “ex-viciado”. “Mas o que importa é que eu estou bem comigo mesmo” diz talvez embalado com a letra da música de Gonzaguinha que revela “Viver e não ter a vergonha de ser feliz”. Inúmeros ouvintes participaram e parabenizaram a coragem e testemunho de André Nilton.

[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
24/04
quinta-feira
Policial às 19:30
Polícia identifica suspeitos de matar a engenheira civil em Irecê

Polícia identifica suspeitos de matar a jovem Erika Medrado em Irecê

Foto: Divulgada da Polícia

Foram identificados nesta quinta-feira (24) os suspeitos de assassinar a engenheira civil, Erika Medrado Ferreira, de 29 anos, durante um assalto na última terça-feira (22), em Irecê. Segundo a delegada Lúcia Janssen, coordenadora Regional da Polícia Civil, que chegou aos suspeitos numa operação conjunta das polícias Civil, Militar e Caesa, e com a ajuda de testemunhas, a dupla foi identificada como Adalberto Ribeiro Lélis, conhecido como 'Betinho", de 22 anos, e B.G. de 16 anos, que teria deflagrado os tiros contra a vítima. 

Erika Medrado foi morta na terça-feira após uma tentativa de assalto

De acordo com as investigações, o caso foi um latrocínio, roubo seguido de morte. Lúcia Janssen informou ainda que esteve juntamente com policiais no local onde os dois suspeitos estavam, mas ao chegar a dupla conseguiu fugir. A delegada pede ajuda da sociedade para chegar aos criminosos. “A ajuda de todos será importante para chegarmos aos autores desse delito, a identidade será preservada”, disse ela, passando os contatos da delegacia: 74.3641.8565; 8566 e 8567. 

Irecê Repórter
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
24/04
quinta-feira
Política às 19:00
Começa em Juazeiro a segunda etapa do Curso de Educação Popular em Saúde

Começou em Juazeiro nesta quinta-feira, 24, a segunda etapa do Curso de ‘Educação Popular em Saúde’, mais uma realização das Secretarias da Saúde de Juazeiro (Sesau) e da Bahia (Sesab) em parceria com o Ministério da Saúde. A abertura do curso aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc) e é direcionado para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Endemias (ACE) do município e da região.

“É uma nova oportunidade de agregar conhecimentos e motivar os profissionais a aplicarem a cultura popular na rotina diária do trabalho, isso através de cada vivência local. É uma saúde alicerçada nos saberes populares, de forma que contribua para qualificação dos atendimentos e melhorias da saúde da população. A ideia é estimular os profissionais a serem os protagonistas de uma nova história da saúde de Juazeiro”, enfatizou a mediadora do curso, Jakiline Vargas.

A mediadora informa que nesta etapa, o curso tem um diferencial. “Nesta segunda etapa o curso foi estendido também aos profissionais que compõem as Equipes de Saúde da Família e demais militantes da saúde. Em breve será aberto e divulgado o terceiro momento no site da Prefeitura de Juazeiro www.juazeiro.ba.gov.br e no site da FioCruz”, informou”, Vargas. O curso também foi ministrado pela mediadora Perpétua Almeida e a educadora popular Naiady Miranda. O objetivo é fortalecer a saúde no município e região através da educação Popular em Saúde que se tornou através de lei uma política nacional que fomenta práticas educativas populares para prevenção de doenças e promoção a saúde, para fortalecimento do SUS.

Para o agente educador em saúde, Newington Santos, o curso pretende estimular o conhecimento na área de Educação Popular em Saúde, dando aos profissionais orientações necessárias para atuar na área. “Com o exercício contínuo da prática popular os profissionais vão contribuir para uma saúde melhor em cada localidade. O curso será relevante porque cada agente saberá como exercer seu papel, valorizando a cultura local. O curso dará os instrumentos necessários para o desempenho do nosso trabalho”, disse. O Curso de Educação Popular em Saúde vai até dia 08 de maio. A primeira etapa ocorreu em dezembro do ano passado.

Ascom/Prefeitura Municipal de Juazeiro
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
24/04
quinta-feira
Política às 18:29
Prateleiras vazias. Faltam medicamentos no Almoxarifado da secretária de Saúde de Juazeiro, aponta Medeiros

“Para onde está indo o dinheiro da Saúde de Juazeiro?”, questiona, mais uma vez, o vereador Zé Carlos Medeiros (PV) após visita ao almoxarifado central da Secretária de Saúde na última quarta-feira, 23. “Recebi informações de que a falta de medicamentos nos postos de saúde básica é a mesma no Almoxarifado. Depois de tentarem me barrar e, assim, impedir o exercício da minha função, constatei um espaço mal cuidado, desorganizado e com muitas prateleiras vazias. No local onde deveriam estar a medicação a ser enviada aos postos, só tinha poeira”, conta o parlamentar.

 “As unidades de saúde da nossa cidade estão com cadeiras quebradas, lâmpadas queimadas, banheiros entupidos, portas destruídas, ar – condicionados quebrados, muitas guias sem marcação, falta de medicamentos e material de limpeza e expediente. Infelizmente, essa é uma realidade constatada em vários postos da cidade, a exemplo do Novo Encontro, Tabuleiro, São Geraldo, Vila Jacaré, Alto do Cruzeiro, João XXIII, Mussambê. Além do fechamento da SEMEC , da Santa Casa, do Hospital da Criança e  da espera interminável pela marcação de exames” relata o edil.

De acordo com Medeiros, essa ‘falta de gestão e cuidado com  a saúde do povo de Juazeiro’  é marca do governo Isaac Carvalho e fez com que o Ministério Público Federal iniciasse uma investigação  acerca da aplicação dos recursos do setor. “A prefeitura tentou descaracterizar essa informação, mas é fato. Acatando uma denuncia nossa, o Ministério Público está cobrando explicações do prefeito, através do secretário Cássio Garcia, sobre a precária situação do sistema, como prova a ata do depoimento de Cássio (em anexo)”, aponta.

Ascom Vereador José Carlos Medeiros
[ 4 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
24/04
quinta-feira
Política às 18:00
Prefeito Isaac visitou nesta quinta-feira as obras das novas instalações do Hospital da Criança

Na manhã desta quinta-feira (24), acompanhado do Secretário de Saúde, Cássio Garcia, e do secretário de Governo, Paulo Bonfim, o prefeito Isaac Carvalho visitou a obra das novas instalações do Hospital da Criança, que atendendo a uma orientação do Ministério e da Secretaria Estadual da Saúde, atualmente está funcionando no prédio da Maternidade Municipal.

Além de melhorar o atendimento à saúde infantil com uma estrutura mais adequada, o equipamento também está ganhando uma entrada exclusiva para facilitar o fluxo dos pacientes e  acompanhantes. O novo acesso do Hospital Infantil será pela Rua Nova Amazonas, localizada ao lado do prédio da Maternidade Municipal.

O Hospital da Criança é um equipamento de urgência e emergência que realiza em média 70 atendimentos/dia a crianças de 0 a 14 anos. Já a Maternidade, que está prestes a ganhar UTI e UCI neonatais, atende por dia uma média de 60 mulheres em situação de parto e abortamento.

Luiz Hélio/PMJ
[ 3 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
24/04
quinta-feira
Política às 17:30
Prefeitura responde sobre obra de reforma da Avenida Engenheiro Manoel Borges no João Paulo

Em e-mail ao Blog a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Juazeiro prestou esclarecimentos sobre o questionamento do leitor Murilo Ricardo a respeito da obra na Avenida Engenheiro Manoel Borges no João Paulo II que está parada publicada hoje (veja aqui) no Blog. Confira:

Nota - resposta sobre a matéria do blog de Geraldo José

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) informa que a obra na Avenida Engenheiro Manoel Borges será retomada nesta sexta-feira (25). A mesma foi paralisada em decorrência da chuva no inicio do mês. Sobre o acúmulo de água, o SAAE já realizou a ligação dos esgotos e a substituição dos Poços de Visitas desde a semana passada.

Ascom PMJ

[ 1 ] comentário ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
24/04
quinta-feira
Política às 17:00
No programa Geraldo José, Márcio Jandir esclarece sobre repasse ao Hemasf de Juazeiro

O advogado Márcio Jandir, candidato a prefeito nas últimas eleições municipais voltou a conceder entrevista ao radialista Geraldo José na tarde desta quinta-feira (24), na Transamérica FM, inclusive, transmitida ao vivo pelo grupo “Pensar Juazeiro” do Whatsapp onde travou debate com os ouvintes sobre a situação estrutural da cidade e o excesso de contratações e assessorias no âmbito da prefeitura municipal.

Tal discussão motivou a participação do vereador governista Anderson Alves (PP) que o questionou sobre o fato de ter reunido tantas lideranças ao longo da sua campanha em 2012 que até hoje não teve nenhum reflexo positivo para o município. “Os deputados e lideranças que o apoiaram nunca destinaram uma emenda que pudesse favorecer Juazeiro. Porque Márcio não faz uma oposição propositiva com ideias que possam ajudar a cidade?”, indagou Anderson.

Em resposta Jandir esclareceu que diferente do que pensa Anderson Jorge Khoury foi o responsável pela emenda da reforma da Avenida Sheffic Khoury, no João Paulo II e Edson Duarte destinou emenda para construção da Adutora Angico/Angical. “Eu mesmo ajudei a eleger Isaac e durante dois anos dei a minha contribuição ao governo. Agora não dá para ajudar quem não quer ser ajudado. Por isso eu tô convocando um debate público com o Prefeito, seu mentor, é no sentido de ajudar. Vamos discutir por exemplo vereador quantas pessoas estão na folha da prefeitura? Vamos discutir os gastos que são feitos com assessorias indevidas cujo dinheiro poderia ser gasto com obras básicas de nossa cidade?”.

Outro momento que o debate rendeu foi sobre o repasse para o Hemasf que está fechado desde o ano passado.

“Dinheiro foi repassado e Hemasf não recebeu aquele dinheiro”, informa Márcio Jandir

 “O Hemasf já tomou as providências que deveria tomar, nunca recebeu nenhum dos valores que está no Portal da Transparência, nós encaminhamos uma notificação ao Ministério Público da União, até para prevenir que  nosso cliente seja prejudicado na questão tributária, por que se está lá dito que o cliente recebeu, pode-se cobrar imposto de renda do cliente, quando na verdade nosso cliente não prestou o serviço e não recebeu aquele dinheiro que está lá”, informou Márcio Jandir, Advogado do Hemasf em Juazeiro, em entrevista ao Programa Geraldo José, na tarde desta quinta-feira (24).

O advogado informou ainda que solicita do MPU informações sobre o repasse do dinheiro. “Indagamos ao MPU se aquele dinheiro foi pago, e que seja declarado a quem foi pago. Desde que Dr. Ronaldo, o proprietário, tomou ciência dessa situação, ele veio de São Paulo à Juazeiro, e imediatamente encaminhamos uma notificação ao MPU para que tomasse ciência que o Hemasf não recebeu esse valor que está declarado no Portal”.

Após a entrevista de Márcio Jandir o prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho (PCdoB) por telefone afirmou categoricamente que já houve repasses no passado quando o Hemasf ainda funcionava “mas asseguro que atualmente nada foi pago. Não houve qualquer empenho nesse sentido” declarou.

[ 17 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
24/04
quinta-feira
Política às 16:30
Paulo Souto destaca necessidade de reequilibrar finanças da Bahia

O pré-candidato ao governo, Paulo Souto, destacou a necessidade de organizar as contas do estado para que seja possível melhorar a qualidade dos serviços públicos. “Sem reequilibrar as finanças públicas do estado da Bahia, tudo mais é promessa vazia”, afirmou em entrevista pelo telefone ao programa Primeira Página da Rádio Povo de Jaguaquara, na manhã desta quinta-feira (24).

Segundo Souto, para atingir o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos essenciais de segurança, saúde e educação tão reclamados pela população é imprescindível corrigir o descalabro em que se encontram as finanças do estado sob a gestão do governador Jaques Wagner.

“Em todo momento, é noticiado que um serviço de saúde ou uma escola é paralisado em razão do não pagamento de fornecedores. A situação de desequilíbrio que ocorria episodicamente se tornou crônica. Atualmente o atraso na quitação das despesas é frequente”, explicou o pré-candidato oposicionista.

Para Paulo Souto, quem vencer as eleições governamentais deste ano vai precisar realizar uma gestão de austeridade com a redução dos gastos supérfluos para reequilibrar as finanças do estado.

Ao lado dos companheiros de chapa, Geddel Vieira Lima e Joaci Góes, Souto visita a Tribuna da Bahia nesta manhã e, depois, dá entrevista ao programa Que Venha ao Povo, na TV Aratu. À tarde, vai à Associação Comercial da Bahia.

Asscom
[ 3 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
24/04
quinta-feira
Informativos às 16:00
Petrolina inicia Campanha contra gripe neste sábado

A partir deste sábado, 26, Petrolina dá início a Campanha Nacional contra Influenza que segue até o dia 09 de maio com a meta de vacinar 80% do público alvo, que corresponde a 46. 936 pessoas.

Neste primeiro dia de campanha serão disponibilizados 12 postos volantes que estarão em locais estratégicos da cidade, que funcionarão das 8h às 17h. As unidades de saúde também vão estar abertas neste sábado, das 8h às 17h na zona urbana e das 8h às 14h na zona rural: “É importante que todas as pessoas que estão inclusas no grupo prioritário da campanha procurem um dos postos volantes ou a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Nosso intuito é que toda a população alvo seja imunizada”, afirmou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Jeane Moraes.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra gripe é destinada a crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas privadas de liberdade, pessoas com 60 anos ou mais e pessoas com doenças crônicas e condições clinicas especiais. A imunização, que é via injeção, protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B.

“É válido lembrar que quem não conseguir se vacina neste sábado, que é dia D da campanha, não precisa se preocupar, pois até o dia 09/05 a vacina estará disponível em todas as unidades de saúde do município”, complementou Jeane.

Relação dos postos volantes

·         Colégio Pio XI

·         Creche Dona Duzinha

·         Igreja Católica do KM2 

·         Associação de Moradores da Vila Eduardo

·         Creche Dona Dulcinéia

·         Liga dos Acadêmicos da Integração no São Jose

·         G. Barbosa

·         River Shopping 

·         Farmácia do Bompreço (atrás da banca)

·         Centro de Saúde Isaias Coelho

·         CRAS Idalino Bezerra

-         Escola Municipal Laurita Coelho 

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
24/04
quinta-feira
Política às 15:45
Odacy repercute aprovação do Marco Civil da Internet
 
A importância da aprovação do Marco Civil da Internet no Senado Federal ganhou registro do deputado Odacy Amorim, do PT, nesta quarta (23) na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O petista ressaltou a coragem e a determinação da presidente Dilma Rousseff, que já sancionou a matéria.  Segundo Odacy, a presidente se empenhou pessoalmente no processo para criar limites ao uso de bancos de dados na rede mundial de computadores. “Essa é uma medida é importante para preservar o direito à privacidade das pessoas. O Governo do Brasil foi o primeiro a repudiar as denúncias de espionagem internacional na web”, frisou o parlamentar. O petista afirmou que não se trata de uma medida de retaliação a outras nações, mas é uma iniciativa importante para proteger os interesses nacionais. 
Ascom Dep. Odacy Amorim
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
24/04
quinta-feira
Política às 15:30
Projeto das Unidades de Conservação da Caatinga será apresentado em localidades do município

Acontece nesta quinta (24), na localidade de Ponta da Serra, a cerca de 30 quilômetros da sede de Petrolina, uma reunião coordenada pela Agência  Municipal do Meio Ambiente (AMMA) junto aos moradores da região. O objetivo é mostrar o projeto da Unidade de Conservação da Caatinga: como vai funcionar, a participação da comunidade, critérios de participação. O encontro está marcado para às 19h, na sede da Associação de Moradores da localidade. No próximo sábado (26), reunião com o mesmo conteúdo será ministrada em Lagoa dos Cavalos.

As  Unidades de Conservação da Caatinga fazem parte do Programa Municipal de Proteção à Caatinga, instituído pela lei de número 2.575, de setembro de 2013. A gestão do programa é de responsabilidade da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). Cada Unidade deverá ter o mínimo de cinco hectares de vegetação nativa ou reflorestada com plantas típicas do bioma caatinga. 

ASCOM AMMA
[ 1 ] comentário ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
24/04
quinta-feira
Política às 15:00
SAAE responde sobre publicação "Malhada da Areia é o retrato do abandono na periferia de Juazeiro"

Após publicação da matéria "Malhada da Areia é o retrato do abandono na periferia de Juazeiro" (aqui), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE de Juazeiro enviou nota de resposta. Confira:

"Juazeiro será uma das poucas cidades no país a ter 95% de área saneada, após a conclusão do saneamento que está em andamento, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal. Lamentavelmente, em governos passados bairros da cidade foram contemplados com recursos para o saneamento, mas a obra não saiu do papel ou foi mal executada. 

Algumas ruas do Bairro Malhada da Areia, a exemplo da Rua das Flores, ainda não possuem saneamento, mas estão contempladas nesse projeto do PAC 2. Para minimizar a situação, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Juazeiro tem trabalhado diuturnamente na desobstrução de redes, principalmente após as ultimas chuvas que agravaram a situação em alguns bairros da cidade. O setor de esgoto já programou a ida de uma equipe à Rua das Flores para buscar solucionar o problema exposto pela moradora. 

A Prefeitura de Juazeiro continua reunindo as comunidades da sede e do interior para discutir o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e reforça a necessidade de participação dos moradores para que possam identificar os problemas da sua comunidade e ajudar na construção desse documento tão importante para o nosso município".

Antonio Pedro - SAAE

[ 7 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
24/04
quinta-feira
Política às 14:30
Audiência Pública discute precariedade da saúde pública em Juazeiro

O deputado estadual Adolfo Viana (PSDB) protocolou na Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, um pedido de Audiência Pública para discutir os problemas da saúde pública ocorridos em Juazeiro, região norte da Bahia. De acordo com o parlamentar, a situação do atendimento à saúde de Juazeiro é preocupante, pois, além do fechamento do Hospital da Criança, os postos de saúde funcionam de forma precária devido à falta de medicamentos. “É inadmissível que os postos de saúde atendam a população dessa maneira, com cadeiras quebradas, ar condicionado sem manutenção, lâmpadas queimadas, sem água e com os salários dos servidores atrasados. Não podemos conceber que a saúde das pessoas seja tratada com descaso”, pontuou Adolfo Viana.

Ascom deputado Adolfo Viana
[ 3 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
24/04
quinta-feira
Variadas às 14:00
Ações educativas contra a hipertensão serão promovidas neste sábado (26) em Petrolina
Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial, comemorado no dia 26 de abril, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá promover neste sábado (26) a campanha “S.O.S. Coração - Hipertensão se Combate com Educação”. O evento, gratuito e aberto à comunidade, será realizado no Parque Municipal Josepha Coelho, em Petrolina (PE), das 9h às 14h. A iniciativa integra as atividades do projeto de extensão “Atenção Farmacêutica a Usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus: Ações Intersetoriais Educativas e Acompanhamento Farmacoterapêutico no Município de Petrolina (PE)”. 

Serão cinco horas de programação com orientações e serviços de saúde preventiva, que visam conscientizar a população sobre a importância de se manter hábitos saudáveis de vida. Também tem o intuito de reforçar entre os participantes a importância da adesão ao tratamento médico adequado. De acordo com a coordenadora do projeto de extensão e do evento, Talita Gonçalves, professora do Colegiado de Farmácia, o objetivo principal do evento é promover a educação e a saúde. “Forneceremos orientação à população sobre as formas de prevenção e controle da hipertensão”, esclarece. 

Entre as ações previstas para o evento, destacam-se aferição de pressão arterial, medida de glicemia capilar, pregas cutâneas, peso, altura. As atividades serão coordenadas por docentes da Univasf e da Universidade de Pernambuco (UPE), além contarem com a participação de técnicos da área de saúde. O evento também terá a participação de alunos dos cursos de Farmácia, Enfermagem e Educação Física da Univasf. A ação conta ainda com o apoio da Secretaria de Saúde de Petrolina. A coordenação do evento receberá doações de alimentos não perecíveis, que serão encaminhados a uma instituição beneficente de Petrolina. 

Karine Nascimento Ascom Univasf
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
24/04
quinta-feira
Espaço do Leitor às 13:30
Espaço do Leitor: Obra de reforma da Avenida Engenheiro Manoel Borges no João Paulo II está parada.

Geraldo

Estive nesta quarta-feira (23) na avenida Engenheiro Manoel Borges que liga o João Paulo II ao Parque Residencial para ver o andamento da obra de reforma daquela avenida, infelizmente me deparei com a mesma parada, abandonada pelo poder publico e o que estava ruim ficou pior, pois além dos buracos agora a avenida está com duas poças com águas fétidas.

É incrível como essa gestão não consegue iniciar e concluir uma obra nesta cidade de forma contínua sem paralisações e abandonadas pelas empresas que estão gerindo os serviços.

Esperamos que seja reiniciada logo esta obra.

Murilo Ricardo Rocha Silva - João Paulo II

[ 10 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
24/04
quinta-feira
Política às 13:00
O deputado Roberto Carlos comemora a inauguração de mais uma indústria de laticínio na região de Senhor do Bonfim

Foi com muita alegria que o deputado Roberto Carlos (PDT) comemorou a inauguração da indústria de Laticínio Casa Grande, de produtos derivados do leite, no distrito de Riacho da Onça, no município de Santa Luz. Estiveram presentes no evento os prefeitos de Santa Luz e de Queimadas, vereadores, o diretor da ADAB Paulo Emílio, o diretor de inspeção Adriano de Sá, o gerente técnico da ADAB de Juazeiro, Fábio Sedraz e do Coordenador Regional da ADAB, Carlos Kleber.

De acordo com os empresários da indústria, o deputado Roberto Carlos teve grande importância para a regularização da indústria, solicitando mais prazo à ADAB. “através da sensibilidade do deputado, a ADAB nos ajudou com a orientação do projeto e mais prazo. Antes eram processados 2 mil litros por dia, agora são mais de 10 mil litros. Gerávamos 5 empregos diretos e 20 indiretos, agora são 22 empregos diretos e mais de 100 indiretos”.

O parlamentar disse que o principal objetivo é qualificar a produção leiteira de pequenos produtores baianos e evitar a produção de alimentos clandestinos, através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB, que tem como premissa orientar os produtores deste setor.

“Esta obra vai beneficiar cerca de 150 famílias da região, que dependem desta atividade de extração do leite, através do investimento de R$ 1 milhão, da iniciativa privada”, afirmou o gerente técnico da ADAB, Fábio Sedraz. Agora a Laticínio Casa Grande de laticíniovai produzir com as orientações higiênico-sanitárias determinadas em lei terão o selo do Serviço de Inspeção Estadual (S.I.E) e passarão a integrar também Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi).

Lisandra Lopes Ascom Dep. Roberto Carlos
[ 1 ] comentário ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
24/04
quinta-feira
Espaço do Leitor às 12:30
Espaço do Leitor: Juazeiro, uma cidade que a cada dia nos envergonha.

Aonde vamos chegar com a qualidade desses ônibus da Joalina? As peças podem estar se arrastando no chão, muitas vezes por falta de manutenção e os donos ainda deixam circular pela cidade, cadê o poder público que não enxerga isso? Onde estão os responsáveis pela segurança e comodidade das pessoas? Onde vamos parar com tanto descaso? Pagamos impostos e não vemos nenhuma melhoria relacionada a um transporte público de qualidade, será que não é perceptível que a população juazeirense está crescendo? A cada dia, vejo pessoas se espremerem dentro dos ônibus, nos horários de pico, querendo dividir um espaço, tentando chegar mais cedo em casa. Passou da hora de novas empresas chegarem à cidade, e as duas que já existem, crescer em número de frota. Vale ressaltar que essas empresas deveriam investir mais na preparação/treinamento dos seus funcionários, pois é grande a falta de respeito com as pessoas, principalmente com os idosos; muitas vezes pedimos uma informação e os mesmos nos respondem com arrogância, e se é que respondem. Deveria haver fiscalização frequente no cumprimento dos horários e nas paradas de ônibus, afinal nós também temos os nossos compromissos. Para complicar ainda mais a situação, são ruas e avenidas repletas de buracos, senão até verdadeiras crateras, quando a prefeitura resolve mostrar serviço é asfaltando as avenidas principais com produtos de má conservação, que parecem ser uma maquiagem barata, viu água, desmanchou. Na tentativa de desviar dos buracos os motoristas de carro, ônibus, caminhão e até os motociclistas vão para cima das calçadas, deixando as pessoas inseguras, sem o direito de ir e vir com segurança. Muitos por aí dizem que o VALE ACORDOU, só que na minha concepção, vejo que isso não passa de uma “MAROLINHA”, porque nada mudou, nada saiu do lugar, infelizmente.

Gessé Britto, morador do bairro Piranga II, sonhando por uma Juazeiro de HONRA!

Foto site da GRFM
[ 6 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
24/04
quinta-feira
Variadas às 12:00
População exige serviço definitivo no bairro Tabuleiro

Nas últimas chuvas moradores das ruas 5-A e 6-A do bairro Tabuleiro foram obrigados a romper parte da avenida ao lado do canal para escoamento das águas que estavam invadindo as residências. Eles alegam que as manilhas colocadas não estão dando a vazão exata e com isso provocando a inundação na comunidade. Trabalhadores e máquinas da prefeitura compareceram na tarde desta quarta-feira para executar o serviço de tamponamento dos buracos, mas foram impedidos pela população. Em contato com o Blog eles explicaram que embora tenham sido bem tratados pelo Secretário Eduardo Lopes, titular da SESP, a comunidade exige um serviço definitivo e não apenas um paliativo que se repetirá nas próximas chuvas. As fotos retratam o matagal que toma conta das citadas artérias e a valeta aberta pela própria população do Tabuleiro.

[ 1 ] comentário ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
24/04
quinta-feira
Policial às 11:30
Aspra Regional adia Ato Público pela liberdade de Marco Prisco

Um problema de saúde com um parente do coordenador regional da Aspra - Associação de Policiais e Bombeiros e seus Familiares do Estado da Bahia acabou por suspender o Ato público pacífico e ordeiro dos amigos, de entidades de classe e demais admiradores do vereador soldado Marco Prisco em protesto contra a prisão do mesmo que estava programado para esta quinta-feira, dia 24/04. A concentração que deveria ocorrer em frente a sede da ASPRA, situada à rua Cicero Feitosa, em frente ao prédio do Ministério Público Estadual foi adiada para uma outra oportunidade sem data ainda definida. Ênio Silva, um dos membros da Aspra Regional, disse ao Blog que apesar da suspensão do Ato Público a categoria vai continuar mobilizada, inclusive, solicitando dos vereadores militares pronunciamentos contra a prisão de Prisco que teve o pedido de liberdade negado dia passado pelo STF.

[ 1 ] comentário ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
 
PUBLICIDADE













BLOG DO GERALDO JOSÉ

COLABORADOR

BUSCA DE NOTÍCIA AVANÇADA