Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
19,6%
Atualizado em: 29/06/2015
publicidade
Variadas
03 de Julho / 2015 às 12:30 | Nenhum Comentário

Atendendo há mais cinco anos crianças com câncer da cidade e região, o Centro de Oncologia/Apami em Petrolina realizou a contratação de um médico cirurgião pediátrico, passando a compor a equipe da Unidade de Oncologia Infantil. A iniciativa possibilita que todas as fases do tratamento da criança sejam realizadas no próprio município.

A unidade oncológica infantil, que preza pela realização do diagnóstico precoce e tratamento mais eficaz, passa a ganhar uma importante ferramenta com a realização de cirurgias de pequeno a grande porte de tumores sólidos. Deste modo, todas as etapas do tratamento são possíveis em Petrolina pelo CEONCO/APAMI diminuindo custos, tempo e desgastes físicos e emocionais do paciente e de sua família.

O médico cirurgião pediátrico Marcelo Vieira reforça a importância de se prestar atenção a qualquer sinal incomum que apareça no corpo da criança, como um caroço endurecido. “Com a disponibilidade do atendimento pediátrico oncológico, o conselho é que ao menor sinal de tumoração endurecida percebida na criança, a família procure imediatamente atendimento na Apami, com encaminhamento ou não. O atendimento não depende de outros médicos. Aqui no Centro de Oncologia temos toda uma equipe preparada para realizar a investigação, o diagnóstico, o tratamento, e agora a cirurgia, caso seja necessária”, explicou o médico.

Segundo o cirurgião, quando descobertos no início, os tumores no abdome, tórax, e região cervical, têm mais de 80% de chance de cura. A equipe médica para cirurgia é composta também por anestesistas e auxiliares.

Juciana Cavalcante Assessoria de Imprensa APAMI
Política
03 de Julho / 2015 às 12:00 | Nenhum Comentário

Recentemente a CGU – Controladoria Geral da União recomendou a vários municípios pernambucanos a devolução de valores do Programa de Transporte Escolar – PNATE que não foram usados por alguns gestores indevidamente. Em Lagoa Grande no Sertão Pernambucano – PE, os repasses foram bloqueados desde dezembro 2014 e já chega ao sétimo mês do ano sem receber nenhum repasse devido de responsabilidade do governo federal, via FNDE, para o transporte escolar e, mesmo assim a empresa que presta o serviço tem recebidos os pagamentos mesmo com atraso.

A alegação oficial do FNDE é a de que, devido as contas de 2009 da gestora municipal ex prefeita Rose Garziera, terem sido reprovadas os recursos foram bloqueados. O jurídico da prefeitura de Lagoa Grande já entrou com um recurso liminar judicial solicitando o desbloqueio imediato dos recursos por se tratar de serviço prioritário no município.  Lagoa Grande hoje transporta diariamente, além dos alunos dos 2.500 da rede municipal, alunos da rede estadual e universitários que fazem faculdade em outras cidades da região. 

O custo mensal da prefeitura via secretaria de educação com este serviço é de aproximadamente 220 mil reais. Em todo este período de 06 meses o governo estadual al repassou apenas 45 mil. Somados os 06 meses o montante que a prefeitura precisa receber é de 1.320.000 (um milhão trezentos e vinte mil reais).

Além de ter eliminado totalmente o pau-de-arara em todo o município a prefeitura mantém com seus recursos próprios todos os custos do transporte dos alunos da rede municipal com uma frota de 08 ônibus próprios além 35 ônibus terceirados com 62 rotas para este fim específico com conforto, segurança e pontualidade. Isto é um compromisso da gestão do prefeito Dhoni Amorim com a população desde o início de sua gestão.

Ascom Lagoa Grande
Espaço do Leitor
03 de Julho / 2015 às 11:15 | Nenhum Comentário

O leitor Nilton Santos enviou para nossa redação, um e-mail solicitando uma ajuda na divulgação de seu caso. Segundo ele, sua mãe de 79 anos está com uma guia para marcar consulta e até hoje não conseguiu. Veja abaixo na íntegra:

"Bom dia, como sabemos que este blog é a solução nos dias de hoje nesta cidade de Juazeiro venho por meio do mesmo solicitar a Secretaria de Saúde que providencie médicos ANGIOLOGISTAS para nossa cidade, pois, minha mãe que graças Deus hoje tem 79 anos de vida, está a mais de 5 meses com uma guia para marcação de consulta no posto de saúde e sempre que vamos a procurar  temos a mesma resposta: que não esta abrindo vaga para a mesma. Por ser uma pessoa idosa, Dona Letícia dos Santos sofre muito com câimbras, sei que não é culpa da atendente, mas a resposta sempre é a mesma: São cortes. É muita falta de responsabilidade do poder público com o cidadão".

Nilson Santos

Bairro: Santo Antonio

Juazeiro-Bahia

Policial
03 de Julho / 2015 às 11:06 | Nenhum Comentário

Nesta sexta (03) por volta das duas da manhã, um bando invadiu as agências do Banco do Brasil e Bradesco e explodiu várias máquinas na cidade baiana de Filadelfia. Não se sabe ainda qual o montante levado pelos bandidos. O posto policial também foi alvejado, veja fotos:

Variadas
03 de Julho / 2015 às 11:00 | Nenhum Comentário

O grupo de rap do Vale do São Francisco, P1 Rappers, lança o clipe "Quase todo mundo já foi vagabundo um dia".  A produção foi realizada pelo DJ Werson e pela MIDSTúDIO, com o apoio da Voz do Brasil, Norte-Ba Crew, Levante Popular da Juventude e do IRPAA (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada).

O rap "Quase todo mundo já foi vagabundo um dia" é a versão remix do primeiro álbum do P1 e retrata o cotidiano de jovens da periferia que sofrem com o preconceito, a desigualdade social e com a imposição estética que a sociedade propõe - julgando pela etnia, pelas vestimentas e pelos acessórios utilizados. E além de promover a reflexão, mostra que a ideia de "vagabundo" é passageira, e que pode ser superada quando se recorre à educação e à formação política. Assim, a música enfatiza:

"O cara é grafiteiro, MC, anda de skate

Diz que o cara é vagabundo só porque ele dança break

Mas essa molecada é o futuro do Brasil

Vagabundo ergue a cabeça, sou da Norte-Ba Crew

Que incentiva a pivetada a não usar as drogas

Que sempre está falando que o futuro é a escola

Que o cara não é nada se ele não sabe ler

Pois até pra criticar, mano,

Tu "tem" que saber"

E para assisti o clipe é só acessar o link: http://www.youtube.com/watch?v=XIZKxnrCVoU

P1 Rappers
Variadas
03 de Julho / 2015 às 10:30 | Nenhum Comentário

Lançado há um ano, o livro “Caboclo, Marcas do Tempo”, chega aos EUA através da Promotora Cultural do Rio de Janeiro, Ângela Abrão, que irá compor as 10 maiores bibliotecas de Universidades americanas. Também o “Velho Chico, uma viagem pictórica” foi selecionado. Ambos são trabalhos temáticos do artista Otoniel Fernandes Neto, com pinturas, fotografias e textos produzidos pela Otoniel Arte Brasil, idealizados por Cosme Cavalcanti. Os livros poderão ser encontrados na Tenda, Museu Pai Chico e hotéis de Petrolina, tendo renda destinada às obras de revitalização do Caboclo, município de Afrânio-PE (Informações de Cosme Cavalcanti Presidente da CRC)

Informativos
03 de Julho / 2015 às 10:00 | Nenhum Comentário

O programa "Toda Sexta tem Obra", da Prefeitura de Juazeiro, inaugura nesta sexta-feira (03), às 17h na Fazenda Tanquinho, distrito de Itamotinga, mais dois poços tubulares. Os poços irão atender as comunidades de Sítio Itamarajá – Rodeador.  

Dos 70 poços perfurados, 30 já foram entregues. Os poços fornecem água para o consumo animal e para pequenas plantações de capim e palma forrageira. Em algumas localidades a água captada tem sido de boa qualidade, servindo também para o consumo humano.

Ascom/Juazeiro
Variadas
03 de Julho / 2015 às 09:30 | Nenhum Comentário

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) encerrou mais uma turma da Faculdade Aberta a Terceira Idade (FATI). A solenidade de encerramento aconteceu dia (1º) no auditório principal da instituição. O evento, que contou com a presença dos familiares dos estudantes, foi marcado por apresentações dos alunos e colaboradores do projeto de extensão da autarquia. O presidente da Facape, Rinaldo Remígio; o diretor da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Petrolina, Moisés Almeida; e a coordenadora da FATI, Thereza Christina, deram início à cerimônia e parabenizaram todos os alunos, monitores e docentes que fizeram parte desta 6ª edição do projeto.

A professora Thereza Christina destacou ainda a importância da parceria entre Facape e UPE. “Essa união com a UPE só fortaleceu o nosso projeto e a expectativa é oferecer novos cursos, como pedagogia e geografia. É uma parceria muito gratificante e que contribui para a inserção dos nossos idosos no ambiente universitário”, disse. A solenidade prosseguiu com a apresentação de músicas, poemas e homenagens dos monitores aos alunos. A turma de Noções de Empreendedorismo também apresentou a empresa ‘Pizza Manolla’, um empreendimento construído durante as aulas.

O evento foi encerrado com a entrega dos certificados. O projeto oferece aulas gratuitas em diversas áreas para as pessoas com mais de 60 anos. As aulas são ministradas por discentes da Facape e UPE, sob a orientação dos professores. A previsão é de que o próximo edital seja divulgado na primeira quinzena de agosto.

Ascom Facape
Política
03 de Julho / 2015 às 09:25 | Nenhum Comentário

A presidente Dilma Rousseff foi alvo de protestos durante sua passagem pelos Estados Unidos da América, esta semana. De acordo com vídeo que circula nas redes sociais, a petistas é hostilizada por um homem que teria se "infiltrado na comitiva presidencial". Aos berros, o homem chama Dilma de "assassina" e "comunista". Durante o ato, o homem é repreendido pelo ex-governador da Bahia e ministro da Defesa, Jaques Wagner. "E aí, tá com muito dinheiro de papai no bolso?", perguntou o ministro. Apesar das agressões, a presidente nada fez e preferiu ignorar o homem.

Veja o Link AQUI

BN
Variadas
03 de Julho / 2015 às 09:00 | Nenhum Comentário

A construção de cisternas, barragens subterrâneas, hidroestesia, criação em áreas de Fundo de Pasto, foram algumas das experiências socializadas durante o Simpósio Internacional de Captação de Água de Chuva, realizado em Addis Abeba, capital da Etiópia, na África, no período de 01 a 12 de junho. Com a intenção de contribuir com a discussão acerca da importância da água da chuva para Convivência com o Semiárido brasileiro e sobre a política da água, o colaborador João Gnadlinger participou do Simpósio que contou tanto com atividades na capital quanto em cidades na região leste e norte do país.

Na primeira semana na capital de Addis Abeba foi tratado sobre a política da captação e manejo de água de chuva, onde se discutiu como fazer de experiências isoladas um programa mais abranjente. Na África, mais pobre que o Brasil, não se pode contar com o apoio do governo como acontece no Semiárido brasileiro, por isso organizações vão tentar conseguir um projeto de fundo rotativo de 1 bilhão de dólares para vários países em conjunto com recursos do Banco Mundial e/ou de doações particulares, onde os beneficiários de cisternas e outras tecnologias podem conseguir um micro-crédito que depois vão devolver a este fundo.

Na segunda semana, um grupo de 150 pessoas de países como Sudão, Sudão do Sul, Quênia, Malawi, Níger, Mali, Burkina Faso, Uganda, além da Etiópia, se deslocou para a cidade de Dire Dawa, a 700 km de Addis Abeba, na região leste, cujo clima é quente e seco. A partir das visitas de campo, apresentações e discussões, foram debatidos temas como a captação de água de chuva numa paisagem semiárida, manejo de rios temporários no Semiárido, captação de água de chuva em estradas e pontes, captação de água de chuva para agricultura, etc. “As visitas no campo deram também a oportunidade para conhecer um pouco a vida do povo. A maior parte são criadores de animais, eles plantam um cereal chamado 'tef' adaptado ao clima semiárido que só se conhece na Etiópia. Este país nunca foi colonizado”, relata João. A Etiópia é o berço da humanidade e tem experiências de captação de água de chuva há milênios. O mosteiro de Debro Damo fica em cima de uma rocha quase inacessível e os monjes vivem da água de chuva captada em caxios e caldeirões há 1.500 anos. Hoje a Etiópia, principalmente por causa de políticas desastrosas das últimas décadas, é um país bastante pobre, mas está se recuperando. Ainda não tem programas sociais e também não conta com financiamentos governamentais para obras como construção de cisternas como hoje acontece no Brasil. As organizações estão iniciando a constução de cisternas de água de beber e para a agricultura e estão buscando conhecer experiências para optar pela melhor tecnologia.

Após o Simpósio, o representante do Irpaa foi convidado para conhecer a Ong Helvetas que, há cerca de 10 anos, começou a trabalhar na Etiópia numa época de grande seca e fome e hoje tem um trabalho de convivência com o clima e meio ambiente semelhante às Ong's do Semiárido brasileiro. João Gnadingler orientou a Ong na escolha da tecnologia mais apropriada para um programa de cisternas de larga escala. Além disso, conheceu comunidades de Fundo de Pasto que melhoram sua situação de vida: as famílias criadores de cabras e ovelhas recuperam terraços abandonados onde podem plantar cereais e verduras, vendem as frutas da palma na cidade e na capital, plantam erva sal e misturam com palma para dar aos animais, também enfrentam problemas de acesso à terra devido a ação de mineradoras, etc. O Irpaa fez esta viagem a convite da Rainfoundation e de AFRHINET e foi uma visita de retrobuição, uma vez que um grupo do Quênia e da Somália participou do 9º Simpósio de Captação e Manejo de Água de Chuva, em Feira de Santana, BA, em 2014, e tem como objetivo a troca de experiências entre as diferentes regiões semiáridas do mundo.

Comunicação Irpaa
Política
03 de Julho / 2015 às 08:28 | Nenhum Comentário

A gestão Julio Lossio em Petrolina, segue avançando com novas conquistas na área da saúde, e na próxima terça-feira, 07, o prefeito Julio Lossio e a secretária de Saúde, Lucia Giesta, participarão de dois momentos importantes para o município. Às 9h será realizada a entrega da Unidade de Saúde da localidade do Projeto C1 totalmente reformada e às 10h30, no auditório do SEST SENAT, a entrega dos Kits com novos fardamentos para os 132 Agentes de Combate às Endemias (ACE).

“A reforma de unidades também faz parte da estratégia para reestruturar a Atenção Básica, que hoje possui uma cobertura recorde de 83,60% de nossa população. Conseguimos adquirir também kits com novos fardamentos para nossos Agentes de Endemias, que são compostos por duas calças, duas blusas, 1 par de botas, boné, bandeira e uma bolsa para transporte de instrumentos de trabalho que vão melhorar o desenvolvimento das ações. Nossos agentes têm a importante função de prevenir e orientar a população sobre o mosquito Aedes aegypti”, frisou a secretária Lucia.

Ao todo, já foram reformadas cinco Unidades de Saúde e inauguradas 11 AMEs, resultando em uma melhor estrutura física, com qualidade e mais adequada para realizar os atendimentos. E a próxima inauguração será da AME do Antonio Cassimiro ainda no mês de julho.

Gabriella Moura Ascom PMP
Variadas
03 de Julho / 2015 às 08:13 | Nenhum Comentário

A Cataedral-Santuário Nossa Senhora das Grotas esteve superlotada na noite desta quinta-feira, 02 de julho, para a Missa de Sétimo Dia em sufrágio da alma do médico juazeirense Pedro Paulo Alcântara de Souza, que faleceu sexta-feira passada em Salvador.

Pedro Paulo, filho do ex-deputado Pedro Alcântara e da ex-vice-prefeita Maria Gorete, irmão de Pedro Filho, passou os últimos anos da sua vida lutando contra um câncer que inicialmente surgiu na pele e posteriormente, apresentou-se no estômago e depois propagou-se por outras partes do organismo.

Familiares e amigos compareceram em peso à missa e mais uma vez abraçaram o casal amigo que tenta superar tamanha dor.

Policial
03 de Julho / 2015 às 08:00 | Nenhum Comentário

Dia 01, por volta das 13h00, Policiais Militares da CIPE-CAATINGA, após denúncia anônima, se deslocaram ao povoado Pedra Branca, Agrovila 01, pertencente ao município de Curaçá. Chegando ao referido local, em meio a uma plantação de bananeira, encontraram um rancho onde elementos acampavam para cultivar uma plantação de Cannabis Sativa. Entretanto, os indivíduos fugiram do local ao perceberem a chegada da guarnição que encontrou um plantio com aproximadamente 7 (sete) mil pés da erva Cannabis Sativa (maconha), e mais 170 kg (cento e setenta) quilos de erva seca, pronta para o consumo, distribuída em 12 (doze) sacos de nylon; 1 (uma) bomba, utilizada para aplicar defensivo. O plantio foi incinerado no local, sendo preservadas amostras, as quais, juntamente com os sacos contendo a erva pronta, foram apresentados ao delegado plantonista Reginaldo César Cabral de Lima, matrícula 20.373.651-3, na delegacia de Juazeiro – BA, 17ª CORRPIN, conforme ocorrência registrada sob número 05733/2015.

Variadas
03 de Julho / 2015 às 07:30 | Nenhum Comentário

Endodontia contemporânea, ajuste oclusal em implantes e dentes naturais (Oclusão em 3D) e o credenciamento do Sistema Art Aligner de alinhadores invisíveis. Estes são alguns dos temas que serão debatidos durante o XVII Congresso de Odontologia e II Congresso Internacional do Vale do São Francisco, que a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) Regional Petrolina realiza, de 23 a 25 de julho, no Quality Hotel, em Petrolina.

O evento, que tem como slogan, “A inovação científica em busca da excelência clínica” será aberto às 20h, do dia 22 (quarta-feira), com uma breve solenidade seguida da entrega, pelo prefeito do município Julio Lóssio, da medalha Senador Nilo Coelho aos cirurgiões-dentistas Alba Elizabeth Gomes, João Paulo Lócio e Marcelo Soares.

Direcionada a um público de cirurgiões-dentistas, estudantes, técnicos em prótese dental e auxiliares de saúde bucal (ASB), a programação científica do encontro começa na quinta-feira, às 8h30, com o professor José Márcio do Amaral (São Paulo), ministrando o curso de Implantodontia: Setor anterior – Um desafio multidisciplinar. No turno da tarde, o curso de Prótese com o tema Odontologia de alta performance, tem início às 14h30, e será apresentado pelo professor Alfredo Mikail Mesquita, também de São Paulo.

No segundo dia, quem abre os trabalhos, às 8h30, é o professor Gustavo De-Deus (Rio de Janeiro), com o curso a Endodontia contemporânea com o advento dos equipamentos e limas reciprocantes. E a partir das 14h30, o professor espanhol Vicente Jiménez ministra o curso de Oclusão com o tema Ajuste oclusal em implantes e dentes naturais – Oclusão em 3D. Os participantes terão como tradutora a professora Sandra Sayão (Recife).            

Durante o dia 25 (sábado), os congressistas terão um dia inteiro para o curso de Ortodontia - Credenciamento do Sistema Art Aligner de alinhadores invisíveis, ministrado pelo professor Andrade Neto (Fortaleza), com início às 8h30. Obedecendo ao metódo “Hands on”  (teórico e prático), este curso será com vagas limitadas. Também ocupando os dois turnos, com início às 8h, o professor Paulo Quagliatto (São Paulo), vai oferecer o curso de Dentística – Resoluções estéticas em dentes anteriores – do clareamento dental às técnicas restauradoras diretas e indiretas.

Evolução

A programação do encontro oferece ainda o curso para Auxiliar de Saúde Bucal (ASB): Excelência no Atendimento – uma visão ampliada da atuação da ASB, com os professores Catarina Brasil (Petrolina) e Waldemir Borba (Recife), na tarde da sexta-feira e manhã do sábado. E a partir das 14h30, o professor Jooh Nakano (João Pessoa) encerra o evento, ministrando o curso para protéticos – Conceito do gesso à cerâmica dental.

De acordo com a presidente do XVII Congresso de Odontologia e II Congresso Internacional do Vale do São Francisco, Izabel Cristina Freitas, o encontro vai contar também com uma feira  de equipamentos e produtos odontológicos, além da  exposição de painéis com premiação dos três primeiros lugares e publicação na revista do CRO – PE. Para o presidente da ABO Petrolina César Durando, esta realização vem aprimorar e atualizar o trabalho da classe odontológica regional. “A evolução da odontologia em todo mundo exige que os profissionais estejam sempre revendo conceitos e aprendendo novas técnicas. Este encontro, inclusive com a participação de professores de renome internacional, certamente vai auxiliar nossos profissionais para a oferta de um melhor serviço à população”, finalizou César Durando.

Inscrições e informações: (87) 3864-3295  / abopetrolina@hotmail.com

Clas Comunicação & Marketing
Política
03 de Julho / 2015 às 07:00 | 3 Comentários

O prefeito Isaac Carvalho se reuniu com a equipe responsável pela execução das obras de saneamento básico em Juazeiro. O objetivo é obter informações sobre o andamento da construção das elevatórias, além de outros serviços que estão em execução.

O projeto de saneamento em Juazeiro já passou por diversos problemas. Desde recursos obtidos e não aplicados, o que endividou o município e até gerou investigação da Polícia Federal devido a irregularidades na gestão anterior à de Isaac Carvalho. Agora, um novo projeto foi elaborado e serão instaladas 19 novas elevatórias, o que vai beneficiar mais de 90% da cidade. De acordo com o engenheiro do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (Saae), Henrique Santiago, 12 elevatórias já estão praticamente prontas, sendo três aptas para funcionamento.

Isaac Carvalho agradeceu o empenho da equipe e disse se esforçar para solucionar qualquer entrave que surja. “A nossa orientação é que tudo seja solucionado para que o município tenha um saneamento básico decente, pois a população merece e não tolera mais ficar sem este benefício”, assegurou.

Raphael Leal/PMJ
Política
03 de Julho / 2015 às 06:26 | Nenhum Comentário

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) informou, nesta quinta-feira (02), que destinou emenda de R$ 200 mil para a construção de um novo posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Salgueiro.

O parlamentar fez um veemente discurso no inicio de junho solicitando a reabertura do Posto da Polícia Rodoviária Federal, que está fechado há cinco anos, localizado no cruzamento das rodovias Brs 232 e 116 e apresentou várias matérias jornalísticas que relatam os constantes acidentes que acontecem nessas rodovias, com várias vitimas fatais.

Além de se encontrar abandonada, a unidade ainda serve de abrigo de moradores de rua; ponto de consumo de drogas e bebidas alcoólicas. Desde a desativação do posto, aumentaram as ocorrências de acidentes no local.

Sobre o Posto da PRF de Petrolina, localizado na Serra da Santa, BR-428; Gonzaga Patriota explicou que já fez o pedido para reativação do posto e só depois disso poderá destinar alguma emenda para reparação das instalações que estão se deteriorando a cada dia.

Ascom Dep. Gonzaga Patriota Imagem da Internet
Variadas
03 de Julho / 2015 às 06:00 | Nenhum Comentário

É embalado ainda pelo clima das festas juninas, que o Conselho Regional Espírita Norte – Juazeiro (BA) vai realizar neste sábado (04), o forró solidário. O objetivo do evento é arrecadar fundos para a realização do XXIII Simpósio de Cultura Espírita do Vale do São Francisco, em agosto. O forró solidário vai ser realizado no espaço de festas Di Carmem, no bairro Centenário em Juazeiro a partir das 20h. A festa será animada pela Banda Forró Parente.

Para o presidente do Conselho Espírita, Wilson Alves, a participação da sociedade neste evento fará toda a diferença para a realização de um evento ainda maior, o Simpósio. “Além das pessoas irem se divertir, a participação de quem for ao forró será de grande valia para a realização do simpósio. Deste modo, a gente acredita que as pessoas vão se divertir e vão colaborar com a gente”, destacou.  

Os ingressos podem ser adquiridos em qualquer Casa Espírita de Juazeiro pelo valor de R$ 5,00. Haverá ainda a venda de comidas e bebidas típicas das festividades juninas. Vale lembrar que não haverá venda de bebida alcoólica. Toda a renda adquirida com a venda de comidas, bebidas e ingressos será revertida para a realização do XXIII Simpósio de Cultura Espírita do Vale do São Francisco.

O SIMPÓSIO

O Simpósio de Cultura Espírita do Vale do São Francisco é um seminário que vem sendo realizado há 23 anos no Vale do São Francisco, com a intenção de discutir, à luz do espiritismo, temas relevantes para a sociedade.

Espaço do Leitor
02 de Julho / 2015 às 23:00 | Nenhum Comentário

2 de julho de 1823, tropas portuguesas são derrotadas na Bahia. O episódio, além de marcar as lutas de independência do Brasil, motivou a criação de um feriado onde se comemora a Independência da Bahia.

Fatos históricos servem para quebrar o paradigma de que o baiano é um povo sossegado. Os levantes e outros tantos significativos episódios de luta que ocorreram em diversos momentos na história da Bahia, principalmente os que aconteceram entre os séculos XVI e XX, apresenta o Estado com o maior número de acontecimentos em prol das liberdades. Entre os movimentos estão, a Revolução Liberal de 1821, que exigia uma Constituição para o país, Levante dos índios Tupinambás, que ocorreu entre 1617 e 1621, durante o Período Colonial, quando os indígenas lutaram contra a escravização por parte de brasileiros e lusitanos e a Revolta dos Malês, uma mobilização de escravos de origem muçulmana, na cidade de Salvador, em 1835, onde os escravos africanos, de religião islâmica se organizaram em torno de propostas radicais para libertação dos demais escravos africanos que fossem muçulmanos. "Malê" é o termo que se utilizava para referir-se aos escravos muçulmanos.

Por tanto, a Bahia não se resume em festas e músicas com letras que abusam de vogais. O Estado contribuiu e ainda contribui, muito, com o Brasil, tendo sido um dos mais combativos da história, desde o período colonial. Na Bahia a luta pela Independência veio antes da brasileira, mas só se concretizou quase um ano depois do 7 de setembro de 1822.

Ao contrário do grito às margens do Ipiranga, que ocorreu de forma pacífica, na Bahia ocorreu muito derramamento de sangue na tentativa da província se ver livre do domínio português. Foi no município de Cachoeira, no recôncavo baiano que ocorreram os primeiros passos para a consolidação da independência do Brasil em relação a Portugal. Durante o século XIX, em 25 de junho de 1922, a cidade se projetou para a história política do país, com as lutas contra as tropas canhoneiras portuguesas que tentavam sitiar a vila com o objetivo de sufocar a mobilização popular contra a dominação colonial. Assim, os moradores de Cachoeira decidiram pela a proclamação do príncipe Dom Pedro I como regente. O movimento foi considerado um marco para a verdadeira Independência do Brasil, que teria ocorrido no dia 2 de julho de 1823 e não em 7 de Setembro.

Os feriados significam algo mais do que apenas um dia de folga, mas a maioria das pessoas desconhece o significado das datas e sobre as suas importâncias para a história e até mesmo para suas vidas. O Brasil possui diversas datas comemorativas, algumas justas e outras consideradas injustas. Nos municípios brasileiros predominam os feriados santos, principalmente dos seus padroeiros ou padroeiras, mas, também, em quase que em sua totalidade, as cidades decretam feriado nas datas que marcam suas emancipações políticas, dia considerado, e de fato é, o momento que se concretiza a "Independência Municipal".

O feriado é muito mais que um dia inútil, ele tem o objetivo, além do descanso, de lembrar a sociedade o motivo da homenagem; é um dia para reflexão.

Por Gervásio Lima

Jornalista e historiador

Charges
02 de Julho / 2015 às 22:00 | Nenhum Comentário

Wilson Mattos, Governador Assistente 2015-2016 do Distrito 4390 do Rotary, em contato com o Blog passou a informação de que a revista BRASIL ROTÁRIO, maio 2015 ano 90 No. 1115, de propriedade da Cooperativa Editora Brasil Rotário, traz na página 16 dessa edição, o Edital do Concurso Universitário Nacional, com o tema "ÁGUA: NOVAS IDEIAS".

O Concurso é promovido pela Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública em parceria com o Instituto Vital Brazil e tem o apoio da Cooperativa Editora Brasil Rotário e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras/CRUB. Wilson destaca que Recursos Hídricos e Saneamento é uma das seis áreas de enfoque do Rotary e da Fundação Rotária.

Variadas
02 de Julho / 2015 às 21:00 | 9 Comentários

Nesses dias 1°, 02 e 03 de julho, educadoras e educadores ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estão reunidos no Assentamento Luiz Nunes, no município de Casa Nova para o XII Encontro de Educadores/as da Regional Norte do MST. Tendo como eixo norteador a temática: “A educação do MST: Espaço de construção e formação social”, o encontro reúne educadoras do movimento e/ou que lecionam em assentamentos e acampamentos nos municípios de Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho, Remanso, Senhor do Bonfim e Curaçá.

Na abertura dos trabalhos, na manhã de ontem (1°), uma mesa inicial contou com a participação de Adailson Barbosa, da NRE 10 da Secretaria de Educação do Governo da Bahia, Maria Carmelita da Secretaria de Educação de Casa Nova, da assistente social Areta Borges, do coordenador da Regional Norte do MST, Paulo César e do vereador Tiano Felix – PT, de Juazeiro.

Após a plenária inicial, o vereador Tiano Felix proferiu uma palestra sobre a atual conjuntura política brasileira, debatendo temas como a relação entre o Governo Federal e o Congresso Nacional, lutas de classes e o Brasil no cenário político internacional. Para ele, mais do que a luta contra o latifúndio, “é preciso estar atento aos diversos inimigos dos movimentos sociais, presentes no congresso, em setores do governo, no judiciário e principalmente nas grandes corporações midiáticas”.

Após o debate mais essencialmente político, a educadora da RESAB (rede de Educação do Semiárido Brasileiro) Elileuza Silva assumiu os trabalhos com uma discussão focada na educação brasileira e educação do campo, com temas como índices educacionais, Plano Nacional de Educação e sistemas de avaliação. Até amanhã (03), as educadoras e educadores ainda irão debater a trajetória da educação do MST na Bahia, participar de grupos de trabalho sobre infância, adolescência e juventude Sem Terra, além de um GT sobre Adultos e Idosos Sem Terra, culminando com encaminhamentos para o Encontro Estadual de Educadores do MST Bahia.

Ascom
Política
02 de Julho / 2015 às 20:00 | Nenhum Comentário
 
O Governo do Estado destinou R$ 300 mil para a romaria em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, e faz o intermédio para que o governo federal também contribua. A romaria é uma tradição para fiéis baianos e de outros estados, sendo considerada a terceira maior do País. O pedido foi feito pelo representante do Governo da Bahia, Jonas Paulo, durante audiência com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, nesta quarta-feira (1º), em Brasília.
 
"A romaria é um patrimônio da Bahia", disse Jonas, ressaltando que a prefeitura entrará com pedido para que o Ministério da Cultura (MinC) reconheça o evento como patrimônio cultural imaterial - algo que será inovador, se aprovado pelo MinC. O prefeito Eures explicou ao ministro sobre a necessidade de chegar aos R$ 800 mil. Além dos R$ 300 mil garantidos pelo Governo do Estado e dos R$ 200 mil que a prefeitura vai destinar para a romaria, outros R$ 300 mil estão pendentes. 
 
Na audiência, Juca Ferreira afirmou que o ministério contribuirá com um montante, mas o valor ainda não foi definido. Sobre o reconhecimento da romaria como patrimônio imaterial, o ministro orientou o prefeito a dar entrada no pedido de maneira oficial. Eures aproveitou a oportunidade para pedir a construção de um centro cultural da população ribeirinha do São Francisco em Bom Jesus da Lapa, pleito que será avaliado pelo ministério. 
Secom Bahia Foto: Divulgação
Variadas
02 de Julho / 2015 às 19:00 | Nenhum Comentário

Potencializando o cuidado a saúde e possibilitado que trabalhadores e trabalhadoras tenham ainda mais conhecimento sobre os serviços do CEREST, a equipe da Secretaria de Saúde de Petrolina visitou mais uma comunidade de trabalhadores do campo, dessa vez as atividade se deram na Fazenda Muranaka, a 2 (dois) Km da comunidade do João de Deus.

O evento aconteceu terça-feira (30) e contou com a participação dos principais setores profissionais da fazenda, todos foram ao encontro dos profissionais vigilantes para ouvir e esclarecer duvidas sobre a saúde do trabalhador, questões jurídicas e principalmente compreender como funciona o CEREST.

A coordenadora do serviço de referencia, Jordana Fernandes, explica que é sempre importante o CEREST esta cada vez mais in loco as áreas de atuação profissional. "A Prefeitura de Petrolina é parceira das nossas atividades de promoção e vigilância a saúde das pessoas em seus locais de trabalho", explicou.

Há dois anos trabalhando com carteira assinada na fazenda, Francisca Olegário, disse já ter usado os serviços do CEREST outras vezes, a satisfação em ter sido muito bem orientada sobre seus direitos e novas condições de trabalho ajudou na sua reabilitação profissional.

"Cai de cima de um pé de manga e fiquei com um inchaço no meu braço, minha prima me informou sobre esse serviço da Secretaria de Saúde de Petrolina eu tratei logo de buscar essa equipe, que prontamente esteve disposta a me ajudar com médico, fisioterapeuta, e muita conversa sobre meus direitos de trabalhadora," declarou.

Ascom/Petrolina
Informativos
02 de Julho / 2015 às 18:00 | Nenhum Comentário

Nesta quarta-feira (01), o gerente do Banco do Brasil de Campo Alegre de Lourdes, Jun Sasa, anunciou a reabertura total da agência, que até então estava funcionando de forma limitada devido ao último assalto. O anúncio foi feito durante um coquetel realizado na própria agência do BB que contou com a presença da prefeita de Campo Alegre de Lourdes, Delaneide Borges Dias, juntamente com sua comitiva. Também estavam presentes o Comandante a Polícia Militar, Luiz Carlos Barbosa de Sá e alguns comerciantes que se mostraram bastante satisfeitos com a notícia, já que essa reabertura melhorará significativamente a circulação de dinheiro no comércio local. 

"Aproveito a ocasião para ressaltar meu empenho em atender todas as reivindicações exigidas pela Superintendência Regional do Banco do Brasil, para a reabertura total da agência aqui no município", salientou a prefeita Delaneide Borges Dias. O gerente da agência agradeceu o empenho do executivo municipal, que até o presente momento, vem atendendo aos pedidos e o trabalhando em parceria para que o Bando do Brasil de Campo Alegre de Lourdes possa oferecer um melhor serviço à população.

Ascom/Campo Alegre de Lourdes
Política
02 de Julho / 2015 às 17:00 | Nenhum Comentário

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) conclamou o Congresso Nacional nesta quarta-feira (1º), durante pronunciamento, para que o Aeroporto Internacional de Salvador volte a se chamar Dois de Julho. O apelo foi feito durante discurso feito no Senado sobre a Data Magna da Bahia, que representa a consolidação da Independência do Brasil.

"Acredito que o ex-deputado federal Luiz Eduardo Magalhães teve uma grande participação na vida pública, mas nem ele e nem ninguém podem substituir os baianos que protagonizaram aquela luta que garantiu a independência do nosso país da Coroa Portuguesa", disse em plenário.

A senadora também ressaltou a importância de heróis baianos do passado como Maria Quitéria, Maria Felipa, Ana Neri e Soledade, bem como de personagens como a ex-presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia, Consuelo Pondé de Sena, que morreu no primeiro semestre deste ano.

Documentário -  Lídice da Mata também requisitou do presidente do Senado, Renan Calheiros, a produção de um documentário sobre o Dois de Julho para que os brasileiros tenham acesso a esse importante capítulo da história do país que ainda é pouco conhecido em outros estados. 

Ascom/Senadora Lídice da Mata
Política
02 de Julho / 2015 às 16:00 | 5 Comentários

O prefeito Isaac Carvalho se reuniu nesta quarta-feira (1) com a Comissão de Infraestrutura para tratar das obras da Intervenção Urbana do município, que segue o cronograma de execução dentro do planejamento. Como parte do projeto do PAC 2, que beneficiará 12 bairros da poligonal, a Prefeitura já recuperou as avenidas Irmã Dulce I (Alto da Aliança) e Girassol (Argemiro). E para comemorar os 137 anos de elevação de Juazeiro à categoria de cidade, durante este mês de Julho serão entregues à população mais três avenidas, uma recuperada e duas novas construídas: Giuseppe Muccini; Cristalina e Irmã Dulce 2.

Os moradores do bairro Piranga há muito tempo ansiavam pela recuperação da Giuseppe Muccini e agora vão poder comemorar a recuperação dessa importante via, que foi contemplada com substituição de solo, drenagem, pavimentação asfástica, linha d’água, meio fio e calçada.

Com as novas avenidas Cristalina e Irmão Dulce II – que respectivamente atravessam os bairros Piranga I, Antônio Conselheiro e Malhada da Areia – Juazeiro ganha mais duas alternativas no sentido de melhorar a mobilidade urbana e de facilitar o tráfego de veículos leves e pesados, interligando o Centro e os bairros à BA 210. Além disso, mediante gestão de Isaac junto ao Governador Rui Costa, esta semana foi lançado o Edital da obra da Avenida Manoel Borges, localizada no bairro Parque Residencial, e a mesma será reiniciada tão logo seja concluída essa nova licitação.

Em parceria com o Governo do Estado, com recursos próprios e através de emendas parlamentares, a Prefeitura de Juazeiro também recuperou as avenidas Chefic Khoury, no João Paulo II, as avenidas da Estação e São João, em Piranga, e a Nossa Senhora de Nazaré, no Quidé. 

Luiz Hélio/PMJ
Policial
02 de Julho / 2015 às 15:53 | 4 Comentários

A escalada da criminalidade continua a crescer em Juazeiro. Por volta das 15 horas desta quinta-feira (02), mais um homicídio foi registrado na cidade. O jovem Michel Bruno Gomes da Costa, 19 anos, conhecido popularmente por “Buchada”, residente à Rua da Primavera, segundo o policial militar Luciano Medrado, foi assassinado na Avenida Principal do Quidé, a Avenida Nossa Senhora de Nazaré, com vários disparos de arma de fogo na cabeça.

A equipe da Polícia Técnica está no local para conduzir o corpo para perícia no IML – Instituto Médico Legal. A Polícia ainda não tem informações sobre o autor ou autores do fato. Este é o quarto homicídio em pouco mais de 24 horas, o sexagésimo sétimo (67°) deste ano em Juazeiro.

Política
02 de Julho / 2015 às 15:00 | 2 Comentários

Suplente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) fez questão de participar, nesta quarta (1º), da deliberação do Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 86/2015, que institui normas para a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. “A aprovação deste projeto se soma ao esforço do governo brasileiro no sentido de liderar a agenda ambiental a nível global”, observou Fernando Bezerra, em referência ao destaque dado à questão ambiental na visita oficial da presidenta Dilma Rousseff aos Estados Unidos.

Proposto pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA) e relatado pelo senador Humberto Costa (PT-PE), o PLS 86 foi aprovado pela CDR e seguiu para análise da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado. Entre outros objetivos, o projeto prevê o aumento e o uso racional da oferta hídrica, a ampliação da área de cobertura vegetal de Unidades de Conservação e de Preservação Permanente, a expansão da prestação dos serviços de saneamento básico e a promoção da sustentabilidade no desenvolvimento de atividades econômicas que interfiram nestes recursos hídricos.

“A revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é uma medida necessária e urgente”, afirmou o senador Fernando Bezerra. “Nós precisamos cuidar melhor do nosso rio, proteger as nascentes, reflorestar as matas ciliares e ampliar a reservação dos tributários do São Francisco para que a gente possa afastar qualquer possibilidade de vivenciarmos, no futuro, crises hídricas piores do que estas que estamos vivenciando atualmente”, completou o senador.

COP 21 – Presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional, Fernando Bezerra observou, durante a votação do PLS 86/2015, que Dilma Rousseff antecipou, na viagem aos EUA, as metas brasileiras para a COP 21, em Paris (França). Além de assumir o compromisso do “desmatamento zero” até o ano de 2030, a presidente anunciou a disposição de o Brasil, com o apoio da iniciativa privada, promover um programa de reflorestamento de 12 milhões de hectares e o compromisso de que entre 20% e 30% da geração de energia no Brasil possa ser de energia limpa, como a solar, a eólica e a de biomassa.

“Estamos vivendo, claramente, um momento importante para o nosso país, que, a exemplo de outras nações, se prepara para a COP 21”, ressaltou Fernando Bezerra Coelho. “Pior isso, tenho defendido que o Brasil seja ousado nas propostas que apresentaremos na conferência de Paris; especialmente, em relação ao desmatamento e ao uso de fontes de energia prejudiciais ao meio ambiente”, acrescentou o senador. A COP 21 será realizada, na capital francesa, entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro deste ano.

Ascom Senador FBC
Variadas
02 de Julho / 2015 às 14:00 | 1 Comentário

Primeira etapa contempla a cidade de Juazeiro, de 02 à 05 de junho, nas Praça da Bandeira, na Orla do Antigo Vaporzinho e no Centro de Cultura João Gilberto

Em sua primeira edição, o projeto “Doses de Dança”, idealizado pelo artista João Rafael Neto, propõe a circulação de seis trabalhos de criadores e pesquisadores em dança pelo estado da Bahia. Nessa edição, as cidades contempladas são a de Jequié, Juazeiro e Jacobina.  O festival engloba seis linhas de pesquisa e movimentação em dança, entre o hip hop, o pagode baiano, o samba de roda, contemporâneo, capoeira e os esportes radicais. Além dos espetáculos de dança, a comunidade é convidada a realizar oficinas e vivências sobre as pesquisas de cada trabalho. Todas as atividades serão de forma gratuita.

Os trabalhos são: “Bolero de 4”, de João Rafael Neto, “Pé no Chão?!” de Inah Irenam, “CRU” de Giovanni Luquini, “70porcento ou Studying Water”, de Neemias Santana, “A coisa ou a pessoa”, de Melissa Figueiredo e “Pout Pourri”, de Marvan Carlos. Com o intuito de criar redes e dialogar com as diversas expressões de dança, as ações do projeto ocupam as praças e ruas de cada cidade e o Centro de Cultura, transformando-a em um polo de efervescência artística.

Serão quatros dias intensos de dança, de fazeres artísticos e aprendizados. Pesquisando, conhecendo, vivenciando a rotina de uma comunidade. Atento aos olhares e gestos. A forma como se movimentar e como movimentar esse espaço urbano. O projeto Doses de Dança foi contemplado no Edital Setorial de Dança 2014 da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através de recursos financeiros do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). 

Toda a programação é gratuita!

Ficha Técnica

Artistas: Ana Brandão, Giovanni Luquini, Inah Irenam, João Rafael Neto, Leonardo Muniz, Marvan Carlos, Melissa Figueiredo, Neemias Santana, Nefertiti Altan, Ramon Moura.

Coordenação Técnica: Ana Antar

Fotografia: Hilda Lopes Pontes e André Negreiros

Produção: Inah Irenam e João Rafael Neto

Produção Local: Júnior Oliveira, Dijma Matos

Design Gráfico: Adriano Big

Variadas
02 de Julho / 2015 às 13:00 | 1 Comentário

O 2 de Julho, a data que marca a independência da Bahia das forças portuguesas que queriam manter a província como colônia, ocorrida somente em 2 de julho de 1823, quase um ano após ter sido concretizada a independência do país, ocorrida em 7 de setembro de 1822, não passou despercebida em Juazeiro.

Na manhã desta quinta-feira (02), diversos colégios da rede estadual puxados pelas suas fanfarras e bandas marciais promoveram desfile cívico que percorreu a Avenida Adolfo Viana e orla da cidade.

Veja o vídeo enviado pelos leitores através do whatsapp:

Política
02 de Julho / 2015 às 12:08 | Nenhum Comentário

Apenas 24 horas após o plenário rejeitar a redução da maioridade para crimes graves, a Câmara dos Deputados colocou novamente o tema em votação e aprovou na madrugada desta quinta-feira (2) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz de 18 para 16 anos a idade penal para crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. A manobra do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), revoltou deputados contrários à mudança constitucional, gerando intensas discussões. Para virar lei, o texto ainda precisa ser apreciado mais uma vez na Casa e, depois, ser votado em outros dois turnos no Senado.

A votação da madrugada desta quinta se deu com 323 votos favoráveis, 155 contrários e 2 abstenções. Eram necessários ao menos 308 votos a favor para a matéria seguir tramitando. De acordo com o presidente da Câmara, a votação em segundo turno deverá ocorrer após o recesso parlamentar de julho, já que é preciso cumprir prazo de cinco sessões antes da próxima votação. Pelo texto, os jovens de 16 e 17 anos terão que cumprir a pena em estabelecimento penal separado dos menores de 16 e maiores de 18. Ao final da votação, deputados favoráveis à mudança constitucional seguraram cartazes na tribuna em defesa da proposta e comemoraram com gritos em plenário (veja vídeo acima).

MAIORIDADE PENAL

A aprovação da PEC ocorre depois de a Casa derrubar, na madrugada da última quarta-feira (1º), texto semelhante, que estabelecia a redução da maioridade a casos de crimes cometidos com violência ou grave ameaça, crimes hediondos (como estupro), homicídio doloso, lesão corporal grave ou lesão corporal seguida de morte, tráfico de drogas e roubo qualificado. Após a rejeição na noite anterior, Cunha afirmou que a Casa ainda teria que votar o texto principal, mas ressaltou que isso só ocorreria após o recesso parlamentar de julho. No entanto, após reunião com parlamentares favoráveis à redução da maioridade penal, ele decidiu retomar a análise do tema nesta quarta e apreciar um texto parecido com a proposta rejeitada.

Sem protestos

Jovens da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) não esperavam a retomada da votação e, por isso, não conseguiram fazer protestos como os mobilizados na noite anterior. Cunha também não permitiu a entrada dos poucos estudantes que foram à Câmara para defender a derrubada da proposta, alegando que os manifestantes fizeram tumulto na noite anterior. Não queremos jovem infrator na rua, mas queremos lugares decentes para que eles sejam punidos. [...] O que está em jogo é o futuro dessas gerações". A decisão do presidente da Câmara de votar um texto semelhante ao derrotado de madrugada também gerou bate-boca e questionamentos por parte de deputados contrários ao texto, mas o peemedebista conseguiu prosseguir com a votação.

Como foi a votação

Durante a sessão, deputados do PT, do PSOL e do PCdoB defenderam a derrubada da PEC. O governo defende alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente e ampliar o tempo máximo de internação de 3 para 8 anos. “Todos nós queremos resolver a questão da violência, da criminalidade, queremos evitar que crimes bárbaros terminem. Mas precisamos, de forma madura e responsável, encontrar qual a alternativa real para resolver o problema. E a alternativa real é alterarmos o Estatuto da Criança e do Adolescente. Os efeitos colaterais dessa redução da maioridade penal são maiores que os alegados benefícios”, disse o deputado Henrique Fontana (PT-RS).

G1
Política
02 de Julho / 2015 às 12:00 | 1 Comentário

Na próxima segunda-feira (06) os servidores municipais da prefeitura de Juazeiro darão início as discussões sobre as minutas do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) entregues pelo prefeito Isaac Carvalho na semana passada. “Esse é um trabalho construído há 9 meses com a Fundação Getúlio Vargas e a Prefeitura Municipal. Agora vamos para a parte mais minuciosa que a discussão em GTs. O SINSERP celebrará 30 anos e somente em 2015 tivemos a oportunidade de discutir o Plano de Cargos e Carreiras da categoria”, afirmou o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINSERP), Cícero Sales, durante entrevista ao programa Geraldo José nesta quarta-feira (01).

Após as discussões nos GTs, os servidores se encontrarão no dia 18, das 08h às 17h, no auditório do Colégio Paulo VI, para uma conferência. No dia 20 haverá reunião para confecção do documento final e no dia 27 será finalizada a documentação para ser entregue a FGV. A Procuradoria Geral do Município será responsável pela escrita do projeto que será encaminhado a Câmara Municipal. “A gente precisa chamar a atenção do trabalhador para esse plano. Vamos nos dedicar ao máximo para fazer um trabalho de qualidade”, afirmou Sales.

Data

Dia da Semana

Horário

Ação

06/07/2015

Segunda-feira

09:00 h

Reunião de Articulação e Estudo da Minuta

08/07/2015

Quarta-feira

09:00 h

Reunião de Articulação e Estudo da Minuta

13/07/2015

Segunda-feira

09:00 h

Reunião de Articulação e Estudo da Minuta

15/07/2015

Quarta-feira

09:00 h

Reunião de Articulação e Estudo da Minuta

18/07/2015

Sábado

A partir de 08:00 h

Conferência com a participação de todos os servidores no Colégio Paulo VI

20/07/2015

Segunda-feira

09:00 h

Reunião para confecção do documento final com as propostas definidas na conferência

22/07/2015

Quarta-feira

09:00 h

Reunião par confecção do documento final com as propostas definidas na conferência

27/07/2025

Segunda-feira

09:00 h

Elaboração final e fechamento do documento

As reuniões acontecerão no Clube de Campo Sinserp

Fazem parte do Grupo de Trabalho:

Coordenador do Grupo: Gilberto Gonçalves Bonfim de Souza

Cícero Francisco de Sales- SINSERP

Halisson Almeida Ferreira- SINSERP

Claudio Willian Escobar Vieira- SEDUC

Francisco de Assis de Souza- Saúde

Mayana Isabel da Silva Santos- SEFAZ

E mais quatro integrantes do Grupo Técnico.

Da redação Alinne Torres/Fotos: Geraldo José
Variadas
02 de Julho / 2015 às 11:09 | 3 Comentários

Informações que acabam de chegar ao Blog dão conta de que na manhã desta quinta-feira (02), foi registrado um incêndio numa das casas do programa federal Minha Casa Minha Vida, Quadra J, bloco 03, do Residencial Brisa da Serra.

Dois vídeos que foram enviados à nossa redação mostram o início do sinistro e a contenção do fogo por parte da ação rápida do 9° GBM (Grupamento de Bombeiro Militar). Não houve feridos, mas o fato despertou a ação de vários curiosos. Veja os vídeos:

Política
02 de Julho / 2015 às 11:00 | 15 Comentários

Após o período regimental de 60 dias, o vereador relator da Comissão Especial Provisória que investigou os possíveis desvios de recursos das obras do saneamento na cidade, Nalvinho (PTdoB), apresentou, na reunião desta quarta-feira, 01, suas conclusões dos trabalhos. O documento indicou que para uma ‘melhor’ investigação fosse instaurada na Câmara uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Durante a votação, o relatório obteve o voto favorável do vereador Zé Carlos Medeiros (PV) e do próprio relator. Contrários, os parlamentares Anderson Alves (PP), Sargento Bastos (PROS) e Mitonho Vargas (PT) rejeitaram a proposta e a encaminharam para o arquivamento. De acordo com o petista, que presidiu a comissão, “a possibilidade de uma CPI não existe e não era essa a função dos trabalhos. (...) Faltou um fato concreto”.

Rebatendo os argumentos dos governistas, o vereador Medeiros pontuou que ‘o arquivamento é uma derrota para a sociedade de Juazeiro que sofre com os problemas do saneamento’. “Os vereadores Mitonho Vargas, Anderson Alves e Sargento Bastos votaram contra a instalação da CPI. Acredito que essa ação seria muito importante para esclarecer todas as questões sombrias referentes ao setor. Defendo que tudo seja apurado e os culpados punidos. Com coragem, continuarei na defesa do povo de nossa terra”, comenta.

Para cumprir o regimento, que reza a elaboração de um novo documento, pois o primeiro foi derrotado e não aprovado, o vereador Sargento Bastos foi nomeado relator e, em apenas 30 minutos, apresentou novas conclusões sobre o trabalho da comissão. No documento, o governista propõe a criação de uma nova comissão provisória para seguir com os trabalhos concluídos pela atual comissão.  Os governistas aprovaram o novo relatório. Os vereadores Medeiros e Nalvinho votaram contra. 

Rechaçando o novo relatório, Medeiros disparou: “Isso é uma palhaçada, uma brincadeira. Poderia afirmar que esse relatório é uma clara demonstração de subserviência ao Executivo. Percebemos a intenção dos vereadores Mitonho Vargas, Anderson Alves e Sargento Bastos em derrubar o relatório do colega Nalvinho que pedia uma CPI. Essa peça criada em 30 minutos não tem a consistência do primeiro relatório que foi construído com o tempo necessário. Essa postura é vergonhosa. Penso que poderia ser entregue, aqui, uma grande pizza”. 

Ascom vereador José Carlos Medeiros
Política
02 de Julho / 2015 às 10:27 | Nenhum Comentário
 
O hasteamento das bandeiras nacional, estadual, de Salvador e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) abriu os festejos pelos 192 anos das lutas pela Independência do Brasil na Bahia, nesta quinta-feira (2), na capital baiana. O governador Rui Costa participou da solenidade em frente ao panteão, no Largo da Lapinha, onde depositou flores no busto do general Labatut.
 
"É a data que simboliza a raça, a determinação, a coragem, o desejo de liberdade do povo baiano, e aqui se materializou a Independência do Brasil, não só da Bahia. Espero que não muito longe haja um reconhecimento nacional dessa data", disse Rui Costa. Em seguida, ele acompanha o cortejo dos carros com as imagens do Caboclo e da Cabocla até o Pelourinho.
 
Neste ano, com o tema 'Guerreiras da Independência', o tradicional desfile homenageia as heroínas Maria Quitéria, Joana Angélica, Maria Felipa e todas as mulheres que lutaram pela liberdade do País. À tarde, o governador será condecorado pela Marinha com a medalha do Grau de Grande Oficial do Quadro Suplementar da Ordem do Mérito Naval. A solenidade está marcada para 13h30, no 2º Distrito Naval, no Comércio.
 
Em seguida, Rui Costa participa das atividades finais da festa, no Campo Grande, com hasteamento das bandeiras, colocação da coroa de flores no monumento ao Dois de Julho, execução do Hino ao Dois de Julho e acendimento da pira, que será realizado pela atleta Marily dos Santos. Depois, ele lança o novo site da Biblioteca Virtual 2 de Julho, que receberá novo nome em homenagem a Consuelo Pondé de Sena - uma das maiores estudiosas da História da Bahia, que morreu este ano. O evento começa às 17h, no Palácio Rio Branco, na Praça Municipal.
Secom Bahia Fotos: Mateus Pereira e Manu Dias/GOVBA
Variadas
02 de Julho / 2015 às 10:00 | 2 Comentários

O Instituto Ivete Sangalo, em Juazeiro, está realizando um bazar solidário a fim de arrecadar fundos para a instituição que cuida de pacientes com câncer de mama. O bazar oferece 50 mil produtos novos oriundos da empresa AVON. Dentre os produtos expostos estão calças jeans, sapatos, brincos, utensílios domésticos, perfumes, relógios, entre outros. O Bazar está funcionando na Avenida Adolfo Viana de Castro, n° 102.

“O trabalho que nós estamos fazendo contra o câncer de mama é bastante significativo para a Bahia e os números refletem isso. Esperamos que nos ajudem a fazermos um projeto maior. São produtos novos e a baixo preço. Espero contar com o apoio de todas as mulheres”, frisou o médico Adriano Bonafin durante entrevista ao programa Geraldo José nesta quarta-feira (01).

O médico ressaltou ainda que o Instituto é mantido pelo Hospital de Câncer de Barretos através de doações. "Nós temos um gasto de R$ 70 mil por mês que é repassado pelo Hospital de Câncer de Barretos. O valor arrecadado com o bazar será para ajudar na reformar e ampliação do Instituto para que possamos atender melhor e dar desenvoltura no trabalho do dia-a-dia", pontuou Bonafin.

O bazar funcionará até acabar o estoque. Após a participação de Adriano na Transrio nesta quarta-feira (01) até fila se formou para adentrar o espaço na Adolfo Viana

Da redação Alinne Torres/Fotos: Geraldo José

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage