Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 15 de Outubro de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 22:01

Bebê de 1 ano morre após beber querosene em Feira de Santana

Um bebê de 1 ano e 8 meses morreu na manhã deste sábado, 13, após sofrer complicações em decorrência a ingestão de querosene. A. S. d. S. S. estava internada no Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana (a 109 quilômetros de Salvador).

De acordo com informações da delegada responsável pelo caso, Danielle Mathias, ao site Acorda Cidade, a criança passou mal por volta das 17h40 desta sexta-feira, 12, enquanto brincava no quintal da casa onde residia na rua Bangu, no bairro Parque Ipê. A vítima teria enchido um brinquedo com o produto e ingerido em seguida.

Ainda de acordo com a delegada, um dos pais da menina trabalha com querosene e por isso mantinha o material em casa. Ela chegou a ser socorrida em uma Policlínica e encaminhada ao HEC, mas não resistiu.

A Tarde
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 21:16

'Semana de Tecnologia e Ciências' é realizada em Petrolina

Entre os dias 15 e 19 de outubro acontece a Semana de Tecnologia e Ciências da FTC em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Com o tema “A Ciência para Redução das Desigualdades: Caminhos, Oportunidades e Desafios”, a Semana tem como objetivo reunir a comunidade científica de diferentes áreas do conhecimento. A programação conta com palestras, apresentações e serviços para a população local, nas áreas de Psicologia, Arquitetura, Engenharias Civil e Engenharia Elétrica.

As atividades acontecem na instituição de ensino, localizada na Avenida Clementino Coelho, 714, Atrás da Banca.

Confira a Programação completa:

Ler Matéria Completa
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 21:02

Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez, sai em defesa de Bolsonaro

O ex-ator Guilherme de Pádua Thomaz, condenado a 19 anos e seis meses pelo assassinato da atriz Daniela Perez, filha da autora de novelas Glória Perez, usou as redes sociais para defender o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL). Hoje pastor, Pádua postou um vídeo na quinta-feira (11/10) que avabou ganhando repercussão a partir do domingo(14/).

"Eu vi pessoas formadas, até com mestrado, sabe, pessoas assim que poderiam ter doutorado, acreditando que o Bolsonaro vai perseguir os negros e os gays como Hitler perseguiu os judeus. É impressionante como os radicais conseguem colocar loucuras na cabeça das pessoas", diz Pádua no vídeo, que dura cerca de 1 minuto.

O ex-ator prossegue afirmando que quem for eleito vai ter que governar para os brasileiros. "Ou daqui a quatro anos, ou antes disso, o povo escolhe outro. Mas olha, é importante lembrar: quem está decidindo as eleições não são os radicais, nem de direita nem de esquerda. São os moderados, aqueles que querem um Brasil melhor, que querem um Brasil pacificado. Então, seja quem ganhar… Parece que a chance é maior do Bolsonaro", afirma.

As afirmações geraram críticas e apoio nas redes sociais. Apoiadores de Haddad compartilharam o vídeo como uma forma de desqualificar Bolsonaro. E houve eleitores do capitão reformado afirmando que o apoio de Pádua era uma estratégia da camapanha petista. 


O ator José de Abreu, que já chamou Bolsonaro de 'nazista' foi um dos que aproveitaram o vídeo para fazer campanha contra Bolsonaro. "Atores a favor do nazista: Guilherme de Pádua, matador da filha de Gloria Peres; Regina Duarte, que apoia Temer e o fim do Ministério da Cultura; Alexandre Frota, que amanhã será preso por não pagamento de pensão alimentícia… Mais algum?", escreveu no Twitter.

Estado de Minas
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 20:42

Adolescente que estava desaparecida é encontrada morta em Petrolina

Uma adolescente de 13 anos foi encontrada morta na tarde desta segunda-feira (15) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O corpo foi localizado no bairro Jardim Imperial.

De acordo com a família da vítima, Estefany Eduarda Nere de Oliveira estava desaparecida desde a sexta-feira (12). Por volta das 18 horas, a jovem saiu para ir à casa da avó, no bairro São Gonçalo. Um Boletim de Ocorrência informando o desaparecimento foi registrado no domingo (14).

O corpo da jovem foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Petrolina e passará por exames para identificar a causa da morte. A polícia suspeita de homicídio e vai investigar o caso.

G1 Foto: Andréa Meirelles/ TV Grande Rio
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 20:16

Candidato só pode ser preso em flagrante

Nenhum candidato que participará do segundo turno das eleições poderá ser detido ou preso, a partir deste sábado (13), a não ser em caso de flagrante delito.

A regra, que restringe a prisão de candidatos nos 15 dias que antecedem as eleições, está no parágrafo 1º do artigo 236 da Lei nº 4.737/1965 do Código Eleitoral. Disputarão o segundo turno, no dia 28 de outubro, os candidatos a presidente da República Jair Bolsonaro, da Coligação Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos (PSL/PRTB), e Fernando Haddad, da Coligação O Povo Feliz de Novo (PT/PC do B/PROS), além de 28 candidatos a governador em 13 estados e no Distrito Federal.

publicado em 15 de Outubro / 2018 às 20:00

PRF divulga Balanço da Operação Nossa Senhora Aparecida em Pernambuco

Entre a quinta-feira (11) e o domingo (14), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 51 acidentes nas rodovias federais de Pernambuco, que deixaram 34 feridos e duas pessoas mortas. A Operação Nossa Senhora Aparecida do ano anterior teve um dia a mais e foram verificados 75 acidentes, com 44 feridos e nove mortes. Comparando uma média das ocorrências, em 2017 foram registrados 15 acidentes por dia de operação, enquanto este ano foram verificados 12,75 acidentes por dia.

Um dos acidentes graves ocorreu na madrugada de sexta-feira (12), no quilômetro 50 da BR 101, em Abreu e Lima, no Grande Recife. O condutor de uma motocicleta acessou a contramão da pista central e colidiu de frente com um ônibus, na faixa exclusiva desse veículo. O motociclista, de 30 anos, faleceu no local e ninguém do transporte coletivo se feriu. O motorista do ônibus realizou o teste do bafômetro, cujo resultado indicou que ele não havia ingerido bebida alcoólica. A Polícia Civil esteve no local e vai investigar o caso.

Nesse período, foram fiscalizadas 1.893 pessoas e 1.635 veículos, sendo emitidas 767 autuações por diversas infrações. Entre elas, 52 pelo não uso do cinto de segurança, 34 por ultrapassagens em local proibido, nove pela falta da cadeirinha e quatro pela ausência do capacete. Além disso, foram registradas 561 imagens de veículos com excesso de velocidade por meio de radares, entre elas a de um veículo a 173 km/h, na BR 232, em Bezerros.

No combate à alcoolemia foram realizados 861 testes com o bafômetro, que resultaram em 21 autuações e quatro prisões de motoristas sob efeito de álcool. Do total de autuações, 12 foram por recusa em soprar o aparelho e nove por constatação.

Ler Matéria Completa
Ascom PRF PE
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 19:53

Pedido para retirada de postagens de Olavo de Carvalho contra Haddad é negada por Ministro do Supremo


O ministro substituto no TSE, Luís Felipe Salomão, negou nesta quinta-feira(15) um pedido para retirar postagens do escritor Olavo de Carvalho de redes sociais. O pedido foi feito pela campanha do candidato à presidência Fernando Haddad (PT) que acusa o filósofo de mentir quando diz que o candidato defende o incesto em um livro: “Estou lendo um livrinho do Haddad, onde ele defende a tese encantadora de que para implantar o socialismo é preciso derrubar primeiro o tabu do incesto. Kit gay é fichinha. Haddad quer que os meninos comam suas mães”, escreveu Olavo.
O Ministro Salomão, na sua decisão, afirmou que a publicação, apesar de apresentar teor ofensivo ou negativo, exterioriza o pensamento crítico do representado acerca de uma obra de autoria do candidato. “A liberdade de expressão no campo político-eleitoral abrange não só manifestações, opiniões e ideias majoritárias, socialmente aceitas, elogiosas, concordantes ou neutras, mas também aquelas minoritárias, contrárias às crenças estabelecidas, discordantes, críticas e incômodas”, destacou.
Na ação o candidato do PT considera a atitude do escritor de “irresponsável diante da popularidade que possui nas redes sociais para circulação de afirmações infundadas, injuriosas e difamatórias que visam, única e exclusivamente, manipular a opinião pública por meio de ilações vazias”.

Da redação Blog Geraldo José/ Foto reprodução
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 19:34

Eleições 2018: Ibope aponta Bolsonaro com 18% à frente de Haddad, neste segundo turno

A primeira pesquisa do Ibope para este segundo turno, divulgada nesta segunda-feira (15), manteve Bolsonaro na frente com diferença de 18% das intenções de voto. De acordo com o instituto, se a eleição fosse hoje o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, teria 59% dos votos válidos, contra 41% de Fernando Haddad, do PT.

O levantamento foi feito no sábado (13) e domingo (14) com 2.506 entrevistados, em 176 municípios e o nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Para o cálculo dos votos válidos são desconsiderados os votos brancos, nulos e os indecisos. A pesquisa foi registrada no TSE sob o Número BR-01112/2018.

Considerando todos os números colhidos na pesquisa o Ibope aponta os seguintes números:

  • Jair Bolsonaro  52%
  • Fernando Haddad 37%
  • Brancos e nulos  9%
  • Não sabe 2% 

No quesito rejeição Haddad (PT) chegou aos 47%, contra 35% de Bolsonaro (PSL).

Da redação Blog Geraldo José/Com informações do G1
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 19:33

Professor é preso e Reitoria emite nota sobre denúncias de assédio no Campus de Jacobina

Um professor de direito da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Jacobina, norte do estado, que é suspeito de praticar crimes sexuais, foi preso após se apresentar no 12º Batalhão da Polícai Militar (BPM/ Camaçari), na região metropolitana de Salvador.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), identificado como Thiago Oliveira Moreira, o professor estava com a prisão preventiva decretada e se apresentou na unidade policial, no sábado (13). Ele está à disposição da Justiça. Thiago ensinava direito constitucional na Uneb. Ele foi afastado do cargo na quinta-feira (11), e era procurado pela polícia.

Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), as denúncias contra Thiago de Oliveira tem como base depoimentos e provas apresentadas por mais de dez alunos e alunas, que relataram crimes de assédio sexual, ameaças e lesões corporais.

Segundo o órgão, que ofereceu denúncia contra o professor, o suspeito ainda é apontado pela prática de crimes contra a administração pública, como prevaricação e supressão de documentos públicos. Os detalhes dos crimes não foram divulgados.

Thiago, que também atua como advogado, é professor da Uneb desde 2007. Ele já ocupou o cargo de coordenador do Colegiado de Direito do Campos IV, sediado em Jacobina, e lecionava também nas cidades baianas de Irecê e Itaberaba. Atualmente, segundo MP-BA, ele é procurador jurídico do Município de Morro do Chapéu.

 

A reitoria da Uneb eviou nota. Confiram:

Ler Matéria Completa
Foto: Divulgação
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 19:02

Aposentadoria automática por idade no INSS já chega a 17,3% do total

A concessão de aposentadoria automática por idade, sem a necessidade de ir a uma agência da Previdência Social, somou 17,3% do total de pedidos desde maio. 
Há cinco meses, quem pede a aposentadoria por idade não precisa mais ir até uma agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A ideia é que a concessão saia na hora caso o segurado esteja com a documentação em dia. O problema é que nem sempre isso ocorre. As falhas no cadastro do INSS são comuns e as negativas superam os números de liberação. Em todo o país, segundo o INSS, desde maio, foram feitos 228 mil requerimentos de aposentadoria por idade, sem necessidade de agendamento.

Ler Matéria Completa
Folhapress
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 18:00

Espaço do Leitor: Campanha busca arrecadar recursos e voluntários em Petrolina.

Olá meu amigo, mais uma vez venho aqui pedir sua ajuda. O G-PAADI - Grupo de Proteção Animal e Ambiental do Distrito Industrial uma região que deveria estar ocupada por diversas empresas, mas nem tudo saiu como esperado e então o tempo passou e a Natureza, que havia sido eliminada, com o passar dos anos tomou conta dos espaços onde não houve ocupação de empreendimentos.

Das diversas áreas onde existe uma preservação ambiental, algumas precisam de atenção, outras necessitam de muuuuuita atenção e é nesse ponto que todos vocês (amigos, familiares, amigos dos amigos, entre outros) se tornaram a peça mais importante dessa engrenagem.

Ler Matéria Completa
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 17:02

Haddad volta a questionar difusão de fake news pela campanha de Bolsonaro

O candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, voltou a questionar neste domingo (14) a difusão de notícias falsas pela campanha de seu adversário Jair Bolsonaro (PSL), que chamou de caluniosa. Ele fez ainda um apelo "para eles pararem com isso".

"Aí eles dizem: 'mas eu não posso me responsabilizar'. Mas quem está pagando por tudo isso? Será que custa barato fazer essa campanha por WhatsApp?"

Ler Matéria Completa
BN
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 16:00

Projeto Infância Protegida Criança Feliz leva alegria a crianças de Casa Nova

Um Dia das Crianças diferente, inclusivo e participativo foi a determinação do Prefeito Wilker Torres para este ano de 2018. Em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio da Rede Sócio Assistencial- CRAS-PAIF, SCFV, PBF, PROGRAMA CRIANÇA FELIZ, CREAS-PAEFI, AEPETI, CMDCA, CT, CMAS idealizou e executou o Projeto "Infância Protegida- Criança Feliz", atendendo ao pedido do Prefeito Wilker Torres para este ano de 2018.

"Tornamos o Dia das Crianças, principalmente aquelas em situações de risco e vulnerabilidade social, uma data memorável", diz o Prefeito, satisfeito com o sucesso do projeto.

 "Essa iniciativa dá às crianças um espaço de diversão, alegria e encantamento" – diz a Secretaria Maria Regina – "Torna o dia das crianças, mesmo para aquelas sem condições, uma data memorável, mágica, que será recordada sempre".

A ação promoveu dois dias especiais e únicos, com inclusão social, lazer, cultura, esporte, diversão e entretenimento para nossas crianças, sendo executado no dia 10 de outubro na praça principal de Santana do Sobrado, e no dia 12 de outubro no Estádio Anastácio Antônio de Castro na sede de Casa Nova.

Os espaços ficaram pequenos para o número de crianças usuárias da rede dos serviços sócioassistenciais da sede e do interior do município, bem como toda criançada da comunidade em geral que atendeu ao convite. Muitos brinquedos infláveis, brincadeiras educativas e desportivas, guloseimas, picolé, algodão doce, kit lanches, música, pintura facial, palhaços e muita inclusão social: "Este não é apenas um espaço de alegria, é também de encontro, de socialização e reconhecimento. Uma das iniciativas mais bem-sucedidas que esta administração colocou em prática e que iremos repetir ano que vem" – garante a Secretária Maria Regina.

O Dia das Crianças realizado através do Projeto: Infância Protegida, Criança Feliz, contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação disponibilizando o transporte escolar para conduzir as crianças dos bairros mais distantes até o local do evento, garantindo assim o acesso para todos.

 

Ascom PMCN Manoel Leão
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 15:46

Profissionais de Juazeiro participam da I Semana Municipal de Experiência em Saúde Bucal

Dentro da programação da I Semana Municipal de Experiência em Saúde Bucal, nesta segunda-feira (15), os profissionais da área de odontologia que atuam na rede municipal, participaram de capacitações voltadas para o aprimoramento da prática profissional.

O evento realizado no Instituto de Pós em Odontologia do Vale do São Francisco, contou o curso de Hand's on, através do laboratório de cirurgia de Acesso Endodôntico para dentistas, atendimento à gestante, curso de teste rápido e minicurso para assistentes de saúde bucal-USB's.

A palestrante Maria Helena ministrou o curso de biossegurança na odontologia, voltado para assistentes em saúde bucal, parabenizou a gestão municipal e a coordenação de saúde bucal pela iniciativa do evento.

Ler Matéria Completa
Elinete Carvalho/ Estagiária SESAU
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 15:16

PM recupera veículo roubado em Alagoas e prende homicidas

Ontem domingo (14), na cidade de Paulo Afonso, policiais militares do 20º Batalhão prenderam uma dupla armada responsável por um homicídio e recuperaram um veículo L 200 roubado pelos dois no município de Delmiro Gouveia (AL).

A equipe da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) recebeu a denúncia de que o carro estava em Paulo Afonso e iniciou as diligências na região. Ao visualizarem a viatura na Avenida Apolônio Salles, os suspeitos tentaram fugir, mas a guarnição fez o acompanhamento e a interceptou o L200 na Avenida Beira Rio, bairro Jardim Bahia.

Durante a revista pessoal e veicular, os pms identificaram os ocupantes do carro, um alagoano de 19 anos e um baiano de 22 anos, sendo que este último estava armado com um revólver calibre 38. Eles confessaram o assalto e a PM prendeu a dupla e conduziu para a 18ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin).

Momentos antes da prisão da dupla houve um homicídio em Paulo Afonso e evidências apontam que os dois também foram responsáveis pela morte da vítima. A Polícia Civil investigará os crimes.

 

publicado em 15 de Outubro / 2018 às 15:00

Dia das crianças é comemorado na rede de atendimento à saúde de Juazeiro

Em comemoração ao Dia da Criança, a rotina do Hospital Materno Infantil de Juazeiro foi alterada na última sexta-feira (12) com as equipes médicas alegrando o ambiente, as crianças e as mães entre um atendimento. Na quinta-feira (11), a comemoração aconteceu no CAPS Infantil de Juazeiro com uma manhã especial recheada de muitas brincadeiras, presentes e muitos lanches.

As brincadeiras foram levadas até a ala superior onde as gestantes estavam aguardando ansiosas à chegada dos seus bebês. Camila Souza estava no HMIJ com o filho Pietro Souza e fala do momento que viveu na manhã do dia das crianças. "Meu bebê está internado aqui no Hospital da Criança e achei muito importante este momento com todas as crianças, pois foi um momento de animar e dar esperança", pontuou.

Outra mamãe que estava com o filho Benjamin, internado há três dias no HMIJ, foi Rayza Fernandes que, descreveu o momento de distração que o filho viveu no dia 12 de outubro. "Confesso que fiquei encantada com o entusiasmo da equipe em cuidar de todas as crianças e neste dia não podia ser diferente. Eles trouxeram alegria onde somente a tristeza tomava conta. Tenho certeza que todos vão melhorar significativamente. Agradeço à comissão organizadora e acho que este projeto deve continuar", explicou.

De acordo com a diretora do HMIJ Fabíola Leite, a manhã foi realmente para levar mais alegria às crianças. "Foi um momento único e é sempre positivo arrancar uma boa risada dos pequenos que estão aqui internados ou até mesmo tiveram um desconforto e precisaram de cuidados médicos. Preparamos esse momento para eles, as mamães e também as nossas gestantes que estavam aguardando para dar a luz", descreveu Fabíola Leite.

Débora Sousa/SESAU
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 14:30

Operação Carro Pipa do 72º Bimtz envia nota e esclarece prisão realizada no município de Santa Filomena

Neste final de semana, pipeiros foram presos, no distrito de Izacolândia, acusados de portar vários aparelhos de GPS de carros pipas contratados pela Operação Carro-Pipa/Exército para abastecer domicílios do município com água do Rio São Francisco. Os acusados estão presos e estão a disposição da Justiça Militar Federal.

A assessoria de imprensa do Exército em Petrolina envia nota e esclarece os acontecimentos. De acordo com o  Major Souza Lima, adjunto do gerente do escritório da Operação Carro Pipa do 72º BIMtz, "tem sido veiculada uma versão distorcida deste fato".

Confira aqui:
 

publicado em 15 de Outubro / 2018 às 14:00

Estradas federais e estaduais registram 55 acidentes com 10 mortes e 57 feridos durante feriado prolongado na Bahia

As rodovias federais e estaduais que cortam a Bahia registraram 55 acidentes com 10 mortes e 57 feridos durante o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida. Os balanços foram divulgados nesta segunda-feira (15) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Polícia Militar.

Um dos acidentes mais graves ocorreu entre os municípios de Itamaraju e Prado, no sul da Bahia. Uma mulher e o neto dela de 10 anos morreram após uma colisão frontal entre dois carros de passeio, na BR-489.

Apesar dos registros, nas estradas federais, quando comparado com o mesmo período do ano passado, houve uma uma redução de 37,5% no número de acidentes. Nas estradas estaduais, também houve redução do número de ocorrências em 33%.

A PRF informou que encerrou às 23h59 do domingo (14) a Operação Nossa Senhora Aparecida, realizada nas rodovias federais por conta do feriadão. Iniciada na última quinta (11), as ações buscaram combater a embriaguez ao volante e coibir as ultrapassagens indevidas e o excesso de velocidade.

A PRF informou que, no feriado de 2017, foram contabilizados 56 acidentes nas rodovias federais, enquanto esse ano foram 35.


Nos acidentes desse ano, 36 pessoas ficaram feridas, número que representa uma redução de 35,7% em relação ao ano anterior. Em 2018, 6 pessoas morreram durante o feriado nas rodovias federais baianas, redução de 25% com o mesmo período de 2017, quando oito pessoas vieram a óbito.

Das ocorrências que resultaram em mortes, três foram por atropelamento de pedestre, uma por colisão frontal, uma por colisão lateral e uma ocasionada por animal na pista.

Nos quatro dias de operação, as equipes fiscalizaram 6.681 veículos e 6.673 pessoas. Com foco nas condutas que geram mais riscos à segurança dos usuários das rodovias, os policiais envolvidos na operação realizaram 2.971 testes de alcoolemia, constatando 53 pessoas que consumiram álcool antes de dirigir.

Além da embriaguez ao volante, outra conduta grave registrada foi falta do uso do cinto de segurança. Foram efetuadas 119 autuações no período de operação, entre passageiros e condutores sem o equipamento.

As infrações mais observadas e notificadas no feriadão foram ultrapassagens indevidas, que, segundo a PRF são as que causam mais riscos de acidentes graves. Dos 2.493 autos gerados, 623 tinham relação com ultrapassagens indevidas, sejam elas forçadas, pelo acostamento ou em faixa contínua.

A colisão frontal, quase sempre causada pelas ultrapassagens proibidas, é o tipo de acidente que mais fere gravemente e mata pessoas em rodovias do país inteiro, segundo o órgão.

Também durante o período da operação, a PRF na Bahia recuperou sete sete veículos roubados e apreendeu seis com adulterações nos elementos identificadores. No primeiro dia das ações, uma mulher foi presa em Alagoinhas com quase 25 kg de cocaína dentro de um ônibus.

Nas estradas estaduais, a Polícia Militar concluiu na manhã desta segunda-feira (15) a Operação Nossa Senhora Aparecida. Dos 20 acidentes registrados, 4 tiveram vítimas fatais, 7 pessoas com ferimentos graves e 14 com ferimentos leves.

A PM disse ter abordado 7.463 pessoas e 3.655 veículos, que resultou na extração de 1.143 autos de infração, retenção de 53 veículos, recolhimento de 21 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e de 14 Certificados de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV). Não houve prisões em flagrante e nem encaminhamentos às delegacias.

A operação envolveu equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e das Companhias Independentes de Policiamento Rodoviário (Itabuna, Brumado e Barreiras), desde a última sexta-feira (12), que além das ações de fiscalização e de patrulhamento ostensivo, também realizaram abordagens educativas com o objetivo de reduzir o número de acidentes.

Foto: Itamaraju Noticias G1 Bahia
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 13:16

Ex-agente penitenciário da Bahia é preso por estelionato em Petrolina

Um ex- agente penitenciário do estado da Bahia foi preso ontem domingo (14) em Petrolina. De acordo com a Polícia Civil, Phillip Geofrey Gonçalves estava sendo investigado nas Delegacias de polícia de Afrânio, Dormentes, Santa Filomena e Petrolina por crime, principalmente, de estelionato, além de falsificação de documento público.

Ainda de acordo com a polícia, há 15 dias, phillip havia sido conduzido para 216ª circunscrição de Polícia Civil com folhas de cheque somente assinadas.

Após o cumprimento do mandado de prisão, ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Plantão de Petrolina e encaminhado para realização de exame de corpo de delito. Em seguida, foi recolhido na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes em Petrolina.

Foto: Divulgação
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 13:00

Casa Bolsa divulga lista de beneficiários que devem sacar o benefício do Programa Bolsa Família em Petrolina

Dando continuidade às ações para localizar os beneficiários do Programa Bolsa Família, a Prefeitura de Petrolina disponibilizou em seu site oficial, a relação de contemplados que ainda não estão sacando seus benefícios. A direção da Casa Bolsa informa que as famílias devem retirar o benefício nas agências da Caixa e Casas lotéricas até o próximo dia 29 de outubro. 

No município, mais de 370 famílias precisam sacar os valores referentes ao mês de julho de 2018, para que o benefício não venha a ser cancelado. Alguns desses nomes já constavam na lista divulgada anteriormente, porém ainda permanecem sem sacar seus benefícios. 

"Entre os motivos para a não retirada do dinheiro está o fato do beneficiário não ser localizado no endereço informado,como também a ausência do contato do responsável familiar com o Ministério do Desenvolvimento Social, que deve sempre consultar o benefício para checar se  foi liberado", como explica a diretora de Atenção Social, Glaucia Andrade.

A lista com a relação dos beneficiários pode ser localizada no endereço http://petrolina.pe.gov.br/secretarias/sedesdh/bolsa-familia/

 

Fotos: Divulgação/ Sedesdh
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 12:30

O Hospital Regional de Juazeiro convoca para processo seletivo AUXILIAR OPERACIONAL

O Hospital Regional de Juazeiro convoca para processo seletivo AUXILIAR OPERACIONAL dia 17/10/2018 às 14hs.

Os convocados são: Elenice Antônia de Souza, Greice Meiriangela Miranda dos Santos, José Messias Nascimento da Silva, Lidiane Cardoso da Silva, Marcelo de Souza Silva, Taize Raniele da Silva Ferreira, Washington de Souza Santos, Wilma Jamile de Jesus Gomes.

Ascom HRJ
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 12:00

Acompanhe os trabalhos da SESP para esta segunda-feira (15) em Juazeiro

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informa à população juazeirense a programação dos trabalhos relacionados à iluminação e limpeza dos espaços públicos para esta segunda-feira (15).

A equipe de mutirão de limpeza está na Orla Fluvial; as equipes de varrição atendem hoje Alto do Alencar, Castelo Branco, Terminal Rodoviário, João Paulo II, Dom José Rodrigues, Cajueiro, Camelódromo 2 de Julho, Coreia, Área Central, Santo Antônio, Praças do Boi e Pedro Pereira, Ruas 0, 01, Travessa da Maravilha e Parque Lagoa de Calu (Alto da Maravilha), Rua Cícero Feitosa (Alagadiço), Avenidas Adolfo Viana, Flaviano Guimarães e Santos Dumont.         

Em relação à iluminação pública, os bairros atendidos serão: Cajueiro, Coreia, Tancredo Neves, Residencial Mairi, Pedra do Lorde, Santo Antônio e Maringá. Já o setor de manutenção e máquinas está realizando a limpeza no canal do Macarrão (Jardim Flórida) e serviços de manutenção no cemitério do bairro João Paulo II.

Qualquer solicitação de atendimento deve ser realizada pelo telefone (74) 3612 5411, e é necessário que a pessoa forneça o endereço completo e o número do telefone para que possa ser realizado o registro de protocolo.

Ascom/SESP
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 11:00

Manuela e General Mourão: dois vices com perfis muito diferentes

A história da política brasileira mostra que a figura do vice-presidente é importante no governo do país. Desde a redemocratização, três “número 2” assumiram a vaga do presidente. O primeiro deles, José Sarney, substituiu Tancredo Neves (PDS), eleito indiretamente pelo Congresso em 1984.

O segundo foi Itamar Franco, que assumiu o cargo após o impeachment de Fernando Collor de Melo. Hoje, o presidente da República é Michel Temer (MDB), eleito como vice de Dilma Rousseff (PT) em dois mandatos. Escanteados nas campanhas do PT e do PSL ao Planalto, o general Hamilton Mourão (PSL), presente na chapa puro-sangue de Jair Bolsonaro, e a deputada estadual Manuela D’Ávila (PCdoB), aliada a Fernando Haddad, aparecem como simples figurantes às vésperas de uma eleição extremamente radicalizada e ainda imprevisível.

Hamilton Mourão e Manuela D’Ávila tiveram poucas aparições nos últimos tempos. Uma das polêmicas envolvendo o militar ocorreu quando ele deu declarações sobre o fim do 13º salário no Brasil. Na sequência, Mourão defendeu um “branqueamento da raça” ao comentar sobre a aparência do neto.

A parlamentar gaúcha foi citada em toda a imprensa durante a impugnação da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência. Dias antes, ela teria concordado em se aliar ao partido se fosse considerada como vice de Haddad numa eventual chapa de unificação da esquerda.

Na ocasião, Manuela ficou conhecida como “a vice do vice”. A aparente falta de prestígio não condiz com a responsabilidade do cargo, cuja falta cria uma necessidade de os Três Poderes se entrelaçarem. Sem o vice, quem assume o Planalto são os presidentes do Senado e da Câmara. Depois deles, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

No Brasil, mesmo sem uma missão especial, o vice-presidente eleito tem residência oficial no Palácio do Jaburu e despacha num anexo do Palácio do Planalto. Para o professor de ciência política da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Felippo Cerqueira, as previsões sobre as dificuldades orçamentárias e a impopularidade dos dois candidatos ao Planalto tornam a figura do vice ainda mais importante. “É ele que vai precisar resolver as pendências, fazer as articulações com o Congresso para um a pauta minimamente comum, buscar a união entre os partidos e combater a oposição. Sem vice, Michel Temer precisou fazer o trabalho sozinho. Não é o melhor dos mundos.”

A perspectiva de uma volta dos militares ao poder fez com que o cientista político Ivan Ervolino recapitulasse a importância da democracia e de sua composição. “A principal mensagem deste momento é que as escolhas democráticas vivem em evolução. Há coisas boas e ruins, mas a via eletiva é a melhor maneira para resolvermos os problemas”, afirma o criador da start-up de monitoramento legislativo SigaLei.

Apesar dos erros e acertos, o Congresso optou por não fazer eleições diretas após a saída de Dilma Rousseff. Michel Temer foi instituído presidente. “Quem ganhar a Presidência tem agendas muito difíceis pela frente e que não vai poder se furtar, por exemplo, de discutir reformas. No fim, o vice é o marcador da composição de chapa”, explica o analista político Creomar de Souza.


Durante a pré-campanha, o desafio de encontrar um vice-presidente chacoalhou as alianças dos atuais candidatos ao Planalto. Manuela foi a primeira opção de Haddad, mas, antes das definições sobre a saída de Lula, aceitou o convite informal do partido. Bolsonaro teve três convites recusados até fechar às pressas o acordo de uma chapa única. Um príncipe da Casa Imperial do Brasil e um astronauta foram sondados para o cargo, mas ninguém aceitou. A advogada do impeachment, Janaína Paschoal (PSL), também não foi a escolhida — e alega nunca ter sido chamada formalmente. Acabou eleita como a deputada estadual mais votada de São Paulo.

Embora o vice tenha a importância reconhecida, não é a figura central de nenhum sistema presidencialista. “Quem é eleito é o presidente. O vice vai junto. Teve um período em que o vice era votado independentemente. Jânio Quadros (PTB) foi eleito presidente e, João Goulart (PCB), vice. Não tinha uma chapa. Os candidatos ficavam isolados. Abre-se também um precedente para que o vice, em caso de desgaste do presidente eleito, faça articulações para tomar o poder. Isso acontece”, detalha Sérgio Praça, professor de ciência política da Fundação Getulio Vargas (FGV). “Todos os candidatos tiveram dificuldade em costurar o nome do vice”, conclui. 

AE Foto: Montagem
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 10:02

Prodecon diz que é importante pedir nota fiscal para trocar compras

O Dia das Crianças foi comemorado na última sexta-feira (12) e nesse período aumenta a procura por brinquedos, nos estabelecimentos comerciais, para presentear os pequenos. Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) chama a atenção dos consumidores com algumas orientações que podem prevenir problemas após as compras.

Para garantir a segurança da criança, o consumidor deve ficar atento ao selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no produto. “É preciso que os pais estejam antenados quando forem comprar no comércio, respeitando sempre a idade da criança, e vendo se [o produto] tem o selo do Inmetro, pois significa que o brinquedo passou por vários testes de segurança”, explica o diretor presidente do Prodecon de Petrolina, Dhiego Serra.

Ler Matéria Completa
G1 Foto: Reprodução TV Grande Rio
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 09:00

Petrolina Cuida: prefeitura continua com mutirões de exames e consultas especializadas

Após o sucesso dos mutirões de consultas oftalmológicas e cirurgias de catarata, a Prefeitura de Petrolina continua em ritmo acelerado para zerar as filas de espera por exames e consultas com especialistas. Através da plataforma de ações 'Petrolina Cuida', ontem domingo (14) foi marcado por mais uma ação voltada para as mulheres, dentro da campanha 'Outubro Rosa'. Desta vez, foram ofertados mais de 55 exames de ultrassonografia transvaginal, em uma clínica particular do município.

A transvaginal é um exame no qual é possível diagnosticar diferentes problemas da região pélvica, como cistos, infecções e câncer. Além disso, durante a manhã, as mulheres também participaram de palestras educativas sobre a importância do autoexame na identificação do câncer de mama.

De acordo com a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, o objetivo da gestão é continuar com esses mutirões até eliminar todas as demandas reprimidas. "Nós já tivemos um grande avanço ao zerar as filas de mamografias, exames laboratoriais, entre outros. Nesse mês de outubro estamos voltados para esse reforço à saúde da mulher. E hoje, mais uma vez, ouvimos relatos em de pessoas que estavam há mais de três anos na fila de espera e quando recebeu a ligação dos nossos profissionais pensaram que era trote", frisou.

A gestora ainda reforçou a necessidade do comparecimento aos procedimentos agendados. "Infelizmente, nós ainda temos um número muito alto de pessoas que se ausentam aos procedimentos. Nós ligamos para informar, confirmamos a disponibilidade da paciente, mas no dia eles acabam faltando e isso é muito prejudicial para andamento do trabalho, porque nos planejamos de acordo com a programação do dia, disponibilizando equipamentos e profissionais para atender a demanda prevista. Além de tirar a vaga de outra pessoa que realmente estava precisando", concluiu.

 

Ascom PMP
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.