Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
17,9%
Atualizado em: 04/03/2015
Informativos
06 de Março / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário

Começou nesta sexta-feira, 6, a 7ª edição do Festival Regional do Umbu, no município de Uauá, a 120 quilômetros de Juazeiro, Norte da Bahia. O evento segue até sábado, 7, na Praça São João Batista, e conta com uma série de atividades que demonstram as vivências do semiárido e os resultados das tecnologias sociais desenvolvidas e aplicadas nas comunidades rurais, bem como fomentam o empreendedorismo no campo e a preservação do meio ambiente.

O Sebrae Juazeiro é um dos parceiros na realização do evento e vai contribuir com capacitações de 200 pessoas, entre agricultores familiares e membros de associações e cooperativas rurais. Hoje, às 19h, será ministrada a oficina “Da elaboração a Degustação de novos produtos - Sucos (Néctar) de Umbu e Maracujá da caatinga", que vai apresentar aos participantes os novos produtos que estão sendo desenvolvidos pelos agricultores familiares da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), em parceira com o Sebrae.

No sábado, 7, às 9h, será realizada a oficina de “Boas Práticas de fabricação para uma agroindústria de processamento de doces e sucos”, que visa passar para as lideranças e gestores de minifábricas da região a importância da manipulação, gestão de processos e produtos de uma unidade agroindustrial, além de difundir a padronização dos produtos fabricados pelas 14 unidades da Coopercuc, localizadas nos municípios de Uauá, Curaçá e Canudos. Em seguida, os agricultores familiares passam a se informar sobre o tema “O ambiente de trabalho: como evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais”.

A oficina é destinada aos participantes que exercem atividades distintas em pequenas agroindústrias rurais e buscam conhecimento de medidas preventivas no ambiente de trabalho; e incentiva o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), manuseio de produtos e condução de máquinas e aparelhamentos; ações que vão resultar na redução dos índices de acidentes nos postos de trabalho.

As atividades têm duração de 2h e as inscrições podem ser feitas no local do evento. Segundo o analista técnico do Sebrae, Rinaldo Moraes, cerca de 200 pessoas, entre empresários da região, produtores e representantes das associações e cooperativas rurais, pesquisadores, técnicos e autoridades de instituições públicas e privadas, terão acesso às capacitações, gratuitamente. “Por meio das oficinas, o Sebrae apresenta suas soluções de inovação e tecnologia, promovendo a disseminação de conhecimento e sua aplicabilidade no campo. É um momento de compartilhar informações, divulgar e fortalecer a agricultura familiar e incentivar os empreendedores e potenciais empresários possibilidades de novos negócios”, destaca.
A expectativa é que durante os dois dias cerca de 40 mil pessoas participem do evento promovido pela Coopercuc. Para o presidente da cooperativa, Adilson Ribeiro, o principal objetivo do festival é promover ao mesmo espaço, troca de saberes, apresentação das experiências exitosas dos agricultores, somada a promoção da articulação das cadeias produtivas, divulgação e estímulo para o consumo dos produtos da agricultura familiar e conquista de novos mercados.

Durante o Festival, acontecerá ainda a Feira da Economia Solidária onde serão expostos os produtos dos empreendimentos solidários, a tradicional linha de produtos Gravetero, da Coopercuc e lançados novos produtos, como a Saison Umbu, cerveja á base de umbu, feita em parceria com a Experimento Beer, cervejaria artesanal, localizada em Minas Gerais. Exibição de filmes e vídeos, apresentações artísticas e atrações musicais encerram a programação do evento.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (74) 3673-1428, nos dias do evento.

Asscom
Variadas
06 de Março / 2015 às 20:30 | Nenhum Comentário

Profissionais e estudantes das áreas de saúde e educação, vão se encontrar no próximo dia 21 de março no Complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro – BA, durante a realização do 1º Fórum de Terapia Cognitivo Comportamental do Vale do São Francisco.

O encontro, que acontece das 8h da manhã até às 18h, será aberto com o tema TCC: Mitos, preconceitos e novas perspectivas, apresentado pela especialista em Terapia Cognitivo Comportamental Benéria Yace e a mestre em Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento Laila Kurtinaitis. Às 10h30, a segunda mesa traz propostas de intervenção clínica e social acerca do assunto Autismo: da infância e vida adulta.  A neuropsicóloga e especialista em Desenvolvimento Humano Ana Paula Rios e o Doutor em Teoria e Pesquisa do Comportamento Christian Vichi vão falar respectivamente das experiências vividas no Espaço Trate Autismo, da Prefeitura de Arapiraca – AL e do Laboratório de Análise do Comportamento da Univasf.

No turno da tarde, a relação entre as funções do cérebro e as habilidades para a vida, serão discutidas a partir das 14h, pelo Doutor em Psicologia Cognitiva e Pós-doutorado pela Harvard Graduate School of Education, Leonardo Sampaio e Benéria Yace, com o tema Neurociências e Aprendizagem: uma perspectiva cognitivista. Logo em seguida, o público poderá conferir os Avanços e perspectivas no tratamento da ansiedade, numa mesa que reúne a Médica Neurologista Luciene Seixas, o Médico Psiquiatra Antonio Plauto e Laila Kurtinaitis.

O evento, que será encerrado com o sorteio de brindes dos patrocinadores e apresentações culturais, é uma realização da Psicocenter com apoio da Associação de Terapias Cognitivas do Estado de Pernambuco - ATC- PE e a Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC. O público participante também poderá contar com uma feira, na área externa, onde estarão em exposição e venda, livros técnicos e instrumentos de avaliação psicológica, psicopedagógica e fonoaudiológica.

As inscrições custam R$ 15,00 para estudantes e R$ 40,00 para profissionais. Os associados da ATC-PE e FBTC, em dia com a anuidade do corrente ano terão 10% de descontos (mediante comprovação). Maiores informações: (74) 8814.5268. HTTP://forumtccvale.blogspot.com.br.  forum.tccvale@gmail.com.

Clas Comunicação & Marketing
Variadas
06 de Março / 2015 às 20:00 | Nenhum Comentário

Em resposta ao post do dia 05 por uma usuária do SAC (Veja aqui), o servidor Marcos Nogueira enviou ao Blog a seguinte nota de contestação. Confira:

Senhores e senhoras leitores, Meu nome é Marcos Nogueira, sou servidor de carreira exercendo a função de Perito Técnico de Polícia, especializado em Dactiloscopia e Identificação Civil pela SSP/DPT/IIPM atuando como coordenador técnico no setor de identificação civil do SAC de Juazeiro.

Tão logo me identifiquei, desejo esclarecer qual é minha função enquanto coordenador técnico: Analisar, instruir, esclarecer, propor meios de correção de toda a documentação inerente ao processo de identificação, emissão da carteira de identidade, sou responsável por conferir todas as certidões e documentos congêneres que são entregues por seus titulares, para só então, esses tais documentos serem utilizados pelos demais servidores para dar entrada no processo de identificação, e após essa primeira fase quando o cidadão ainda está presente no posto de identificação, ainda tenho a incumbência de atentar para a análise das impressões digitais de todos os processos de identificação que são efetuados cotidianamente na unidade. Essa é minha competência, esse é meu rol de atuação, e jamais me negarei em atender qualquer cidadão que tenha dúvidas quanto a essa fase do processo de identificação.

O que vem ocorrendo nesta e em outras situações é: O cidadão chega cedo à unidade (o que ocorre toda vez que a demanda é superior à oferta em qualquer que seja o seguimento, não estou afirmando que concordo com isso, mas, esta é a realidade em nosso setor de trabalho!), e quando não é atendido procura alguém para esclarecer o motivo, eu sou o imediato a disposição, porém, quando tomo o conhecimento que se trata de emissão de senhas, solicito que o cidadão seja encaminhado à administração da unidade, que é a responsável pelo controle da emissão das senhas, que são entregues em quantitativo definido pelas limitações estruturais e técnicas do setor, ou seja, se temos a disposição toda a estrutura necessária, vamos atender o máximo de identificações possíveis, porém, se existem problemas, esse quantitativo será diminuído proporcionalmente com vistas a manter um padrão mínimo de qualidade e segurança na emissão do documento. Expus os parâmetros técnicos de meu cotidiano laboral, agora vou falar como cidadão…

Acho muito justo e útil a exposição neste meio de comunicação das situações impostas ao cidadão que requer atendimento, temos que falar sobre o que está errado sim, não podemos nos calar diante do infortúnio, diante da negativa em ser atendido em um serviço que usa o título de “público” (não somente, no SAC, mas, em qualquer que seja o serviço pretendido!), porém, o que não acho justo é, sem a devida ciência concreta dos fatos, sem o devido conhecimento de causa, alguém, mesmo que em um momento de fragilidade ao qual foi exposto, se propor a personificar toda uma estrutura privativa de estado, atribuindo todo ônus do fato a um único servidor. Não sou assim, não sou omisso, não sou relapso, pelo contrário, e sem falsa modéstia, sou muito comprometido e sinto prazer no que faço, a ciência papiloscópica me fascina e cotidianamente acordo às 5h30min, para chegar ao setor e iniciar a atividade às 7h por prazer, mas, infelizmente, para mim e para o cidadão que não consegue ser atendido pelos motivos já expostos, não temos condições de atender toda a demanda que chega ao SAC.

Não é comum um servidor público expor sua realidade em resposta a uma denúncia em um meio de comunicação como este, isto, por diversos motivos, dentre os quais, a manipulação do que ele diz em seu próprio desfavor, porém, vos afirmo que sou cidadão e com os mesmos anseios igual a todo mundo, portanto, não posso ficar inerte diante de uma acusação desta natureza… Precisamos desenvolver nossa consciência social e política, a ponto de compreendermos que expor a vida, a carreira de um único servidor tal como foi feito, não vai resolver o problema de toda a estrutura do serviço público, em querer apontar um nome a título de satisfazer a sede por “justiça” indicando alguém para ser sacrificado com bode expiatório, não trará solução a este e nem a qualquer outro problema social, pois, em sendo assim, todo o ciclo será reiniciado com apenas mais outro nome a ser acusado, julgado e condenado sumariamente, porém, o problema persistirá. Vos reafirmo, não sou responsável pela emissão de senhas, não sou responsável pela situação à qual o cidadão vem sendo exposto, e uma vez que o direito de resposta me é conferido, estou fazendo uso do mesmo aqui neste espaço e através dos demais meios que couber, inclusive por ver meu nome envolvido de forma direta com atos criminosos como a situação de vendas de senhas.

Sou servidor público, algo conseguido através de muitos sacrifícios pessoais, de meus familiares e de todos os amigos que tem participação direta em meu cotidiano laboral e pessoal, e não me omitirei diante de uma situação como esta, desabonadora de meu caráter e de minha reputação. Permaneço a disposição em meu local de trabalho, localizado no SAC de Juazeiro para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.

Marcos Nogueira. Perito Técnico de Polícia. Coordenador SSP/DPT/IIPM SAC Juazeiro Leitor assíduo do Blog.

PS: O Blog esclarece que a colocação da leitora em relação à venda de fichas em nenhum momento foi atribuída a qualquer servidor do SAC, pelo contrário, ela pede a intervenção do Estado, no sentido de impedir este ato que traz enormes danos aos que necessitam dos serviços. 

Variadas
06 de Março / 2015 às 19:30 | Nenhum Comentário

Na última quarta-feira (04), foi realizada a segunda reunião do Comitê Ambiental das obras de Implantação e Pavimentação da BR-235/BA. O encontro, realizado no auditório da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Juazeiro, discutiu assuntos referentes aos lotes 2, 4 e 5, que têm como responsável o fiscal do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), Necivaldo Pereira Silva.

O encontro tem o objetivo de aprimorar a comunicação entre os atores envolvidos no empreendimento, além de dar mais celeridade à solução dos problemas apontados pelas supervisoras ambiental e de obras, como questões relacionadas a sinalização da via e propostas de melhora ao meio ambiente local.

Estavam presentes ainda representantes das construtoras que cuidam dos lotes 2, 4 e 5, a Paviservice, CBV e TOP Engenharia, além das empresas supervisoras de obra, Direção, JDS e Engesur, da responsável pela desapropriação, Alta Engenharia, e da Gestão Ambiental da rodovia, executada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). 

O Lote 2, de responsabilidade da empresa baiana TOP Engenharia, tem 77,60 km e liga Jeremoabo a Canché. Já o quarto lote, de responsabilidade do Consórcio CBV/PAVICERVICE, tem 51 km e liga Uauá ao distrito de Pinhões. E o lote 5 está a cargo do Consórcio PAVISERVICE/SVC, tem 75,40 km e liga o distrito de Pinhões à Juazeiro.

O Comitê Ambiental é uma iniciativa Gestão Ambiental da BR-235/BA, executada pela UFV devido ao Termo de Cooperação firmado com o DNIT. O próximo encontro será para discutir assuntos relacionados ao Lote 1, a cargo do Consórcio EMPA/CCM/CCL, que tem 79,30 km e começa na divisa dos estados da BA/SE até a cidade de Jeremoabo-BA.

Fonte: Gestão Ambiental da BR-235/BA – www.br235.com.br
Variadas
06 de Março / 2015 às 19:00 | Nenhum Comentário

Já pensou se aquele cafezinho do meio da tarde fosse substituído por uma cerveja? Ou se, em vez de beber um refrigerante ou suco, você degustasse uma cerveja artesanal durante uma reunião? Na agência de comunicação Notícia Expressa, em São Paulo, os funcionários podem beber a qualquer hora. "Desde que esses hábitos foram acrescentados à rotina da agência, coisas maravilhosas tem acontecido. Os colaboradores estão mais soltos, muito mais criativos e empenhados em traçar estratégias para colocar nossos clientes na mídia. Claro que não existem excessos. Cada um sabe de seus limites, e nunca houve nenhum problema quanto a isso. Tudo é feito com moderação", explica a proprietária da agência que é especializada em assessoria de imprensa, Miriam Matos.

Criada há dez anos, a empresa atende clientes ligados ao mundo da cerveja.

"Com a crescente chegada de rótulos importados ao país e o nascimento de várias cervejarias artesanais, resolvi me especializar no setor e comprei livros e livros sobre cervejas a fim de entender esse grandioso universo", lembra Miriam Matos. Para que os textos tivessem a essência das cervejas, ela resolveu encher o frigobar do escritório com dezenas de rótulos dos clientes e, desde então, todas as reuniões internas são acompanhadas de cervejas. "Meus colaboradores também têm minha autorização para degustarem as bebidas quando bem quiserem e em qualquer horário", diz. O objetivo é que cada um realize sua própria percepção sobre cada rótulo, e tenham ferramentas para escrever e divulgar de forma mais completa.

Extra
Política
06 de Março / 2015 às 18:30 | Nenhum Comentário

O presidente da Coopercuc, Adilson Ribeiro, esteve reunido na manhã de hoje (06), com o secretario estadual Jerônimo Rodrigues, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que veio representando o Governador da Bahia, Rui Costa, Eugênio Spengler da Secretaria de Meio Ambiente e demais autoridades estaduais e federais que vieram prestigiar o 7º Festival do Umbu, em Uauá.

Na ocasião, a comitiva visitou as instalações da Agroindústria de Beneficiamento do Umbu que já está em fase de conclusão, para verificar de que forma, dentro de suas especificidades cada secretaria, poderia contribuir com o empreendimento e no fortalecimento da agricultura familiar de forma geral. Jerônimo destacou que o compromisso do governo em promover a transformação econômica na zona rural e destacou a importância do Festival. “A intenção do governador Rui Costa é que a SDR, criada nesse governo, seja uma secretaria que promova a elevação de renda e desenvolvimento econômico do homem do campo. Uma agroindústria, por exemplo, pode melhorar a qualidade de vida, segurar a juventude no campo.  O Festival do Umbu traz um conjunto de experiências de produção, de beneficiamento e comercialização que pode ser utilizada não apenas com o umbu, mas com outras cadeias produtivas”, afirmou Jerônimo.

Por sua vez, o secretario Eugênio Spendler ressaltou o trabalho sustentável que a Coopercuc realiza e falou das projetos alternativos a serem implantados na Agroindústria. “A nossa preocupação com esse empreendimento é com a sustentabilidade. Temos como alternativas para esse empreendimento as placas solares, no que tange ao consumo de água, temos a reutilização da água e o aproveitamento da água de chuva. Nosso trabalho é para garantir um impacto positivo para o meio ambiente e para a agroindústria”, destacou o secretário.

Para o presidente da Coopercuc, Adilson Ribeiro, essa é uma oportunidade de firmação de parcerias. “É através do Estado que são feitas as políticas públicas que contemplam o desenvolvimento da agricultura familiar. Essas parcerias são necessárias. Temos grandes conquistas e precisamos avançar mais,” afirmou o presidente. O deputado federal Afonso Florence (PT) também participou dessa agenda e discorreu sobre a importância de uma agroindústria para a Coopercuc. “Esse novo equipamento agroindustrial vai contribuir para a Cooperativa incrementar suas atividades de agrocomercialização e industrialização”, afirmou o deputado.

Fizeram parte ainda desta reunião, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O 7º Festival do Umbu segue até amanhã (07), na praça São João Batista, em Uauá, com palestras, oficinas, apresentações culturais durante o dia e shows musicais à noite. A entrada é gratuita.

Ascom 7º Festival do Umbu
Política
06 de Março / 2015 às 18:00 | Nenhum Comentário

O deputado Roberto Carlos (PDT) promoveu uma audiência entre o novo presidente da Bahia Pesca, recém-empossado, Dernival Oliveira, e lideranças políticas de Sobradinho, bem como o presidente do PDT do município, Evaristo Pereira, o gerente da Bahia Pesca da cidade, Raimundo Nonato, e o pescador Gilberto da Silva, que representou a comunidade pesqueira de Sobradinho.

Na oportunidade, o parlamentar apresentou a necessidade de expandir ações que garantam a fomentação da aqüicultura e da pesca. “É de grande importância que Sobradinho amplie, através de projetos sustentáveis, ações no setor que possam contribuir para economia da cidade”, disse o deputado Roberto Carlos.

O presidente da Bahia Pesca disse que é seu dever oferecer medidas que impulsione a pesca na Bahia e vai buscar medidas de expansão neste setor para cidade com a intenção de ampliar a economia, beneficiado a população.

Ascom Dep. Roberto Carlos
Política
06 de Março / 2015 às 17:33 | 1 Comentário

O programa Toda Sexta tem Obra da Prefeitura de Juazeiro entregou nesta sexta-feira, 6 de março, mais uma escola, desta vez à comunidade de Carnaíba de Dentro, distrito de Carnaíba. A Escola Municipal Matilde Costa Medrado ganhou uma biblioteca, ar condicionado na salas, um laboratório de informática e uma sala de recursos. O piso do pátio foi completamente reformado, a cozinha ampliada e uma nova pintura geral foi feita. Todas essas mudanças chamaram a atenção do aluno Arlison Alexandre da Silva, de 6 anos. Ao lado da mãe, ele falou sobre o que mais gostou: “O pátio agora tem piso e a escola está colorida, bonita!”. Para a mãe, Fabiênia Ambrósia da Silva, a reforma só trará benefícios aos alunos. “Ficou muito bonita, tem ar-condicionado nas salas”.   

A entrega foi oficializada pelo prefeito Isaac Carvalho, pelo vice-prefeito Irmão Francisco, pelo secretário Clériston Andrade, professores, comunitários e também contou com a presença de secretários de governo, vereadores, do deputado Estadual, Crisóstomo Lima (Zó) e da equipe da Secretaria de Educação e Esportes. A solenidade teve a participação das professoras Carmelita, primeira educadora da escola, e Nilsa, filha da homenageada. A Escola Matilde Costa irá atender a 114 alunos do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano. Essa foi a primeira grande reforma que a escola sofreu em 31 anos de existência. A Matilde Costa é a 77ª escola reforma e ampliada e a 75ª climatizada pela atual gestão. 

Para o corpo docente da Escola, as intervenções representam a consolidação de muito trabalho e de um sonho de toda a comunidade. “Vivo uma grande emoção nesse momento porque percebo que faço parte de uma equipe, de uma gestão que tem a educação como prioridade e que investe no que é mais importante para a construção de uma sociedade mais justa”, externou a coordenadora Terezinha. Ao lado da mãe, Marcos Felipe de 5 anos disse ter adorado a nova escola e que não vê a hora de começar as aulas. Letícia de Souza acredita que a reforma trará conforto para seu filho e para seus colegas. “A escola climatizada irá ajudar muito no aprendizado deles”, disse a mãe do aluno Marcos. 

A obra da Matilde Costa Medrado foi realizada pela própria equipe de Manutenção da Secretaria de Educação e Esportes, sendo bastante elogiada e parabenizada pelo secretário Clériston Andrade. Ainda durante o pronunciamento, o secretário fez questão de relembrar o número de obras entregues somente na Educação nesses 6 anos: 13 novas creches próprias, antes o município tinha apenas oito; 20 novas quadras, até 2008 Juazeiro tinha apenas duas e que hoje o município é o segundo no Estado a pagar acima do piso nacional, segundo a APLB, ficando atrás de Feira de Santana. “Temos que continuar desejando mais e melhor, desejando aquilo que ainda não temos, mas sem perder de vista o que já alcançamos. Temos um gestor que se dedica diuturnamente a trabalhar pelo melhor para o seu povo e que priorizou o que é prioridade para as pessoas, que é a Educação”, encerrou Clériston Andrade. 

O prefeito Isaac reiterou as palavras do secretário da pasta, agradecendo a toda equipe da Secretaria de Educação, aos professores e coordenadores da Escola Matilde Costa. “Não basta um bom prefeito se não tiver uma boa equipe. Espero que até o final de 2016 possamos entregar mais obras. Para isso estamos trabalhando, administrando os recursos com responsabilidade para honramos o nosso compromisso com o povo de Juazeiro e com a educação porque será através dela que iremos transformar a nossa cidade”.

Ascom Prefeitura de Juazeiro
Variadas
06 de Março / 2015 às 17:00 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará, nesta segunda-feira (9), as matrículas dos candidatos classificados no 1º Remanejamento do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação (PS-ICG/2015). Os candidatos convocados irão preencher vagas abertas nos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Engenharia Agronômica, Engenharia Mecânica, Medicina (Campus Petrolina Sede), Medicina Veterinária e Psicologia. 

Os candidatos que estão sendo convocados participaram das Reuniões de Chamada Pública, realizadas de 19 a 23 de fevereiro, e estavam na lista de remanejáveis, conforme opção de concorrência por curso e modalidade, como consta na Portaria N° 3/2015. A matrícula deverá ser realizada, presencialmente ou por meio de procuração, no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h, no miniauditório 2 do Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA). Outras informações estão disponíveis no site da SRCA. 

Ascom Univasf
Política
06 de Março / 2015 às 16:30 | Nenhum Comentário

O governador Rui Costa entrega, às 9h30 deste sábado (7), em Cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo Baiano, a restauração e pavimentação da BA-491, que liga o município à BR-101, no entroncamento com Governador Mangabeira. A obra teve um investimento de mais de R$ 10 milhões e vai beneficiar a população de diversas cidades da região, como Cruz das Almas, Muritiba e Santo Estevão. Dando continuidade às visitas que tem feito às escolas públicas, Rui irá à Escola Estadual Alberico Gomes de Santana, às 11h30, e à Escola Municipal Edivaldo Machado Boaventura, às 12h30, ambas na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu.

Secom Bahia
Política
06 de Março / 2015 às 16:00 | 1 Comentário

O município de Sobradinho esteve representado em uma reunião que aconteceu na capital baiana, entre integrantes do Fórum Baiano de , Sobradinho, Consórcios Públicos Territoriais e o  secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues e equipe. O encontro teve como objetivo a apresentação das ações e planejamento estratégico da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e apresentação das demandas do Fórum Baiano.

O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância da parceria com os consórcios públicos territoriais e apresentou temas importantes para o desenvolvimento rural da Bahia, a exemplo do acesso à água, com a implantação de tecnologias de água para produção, regularização fundiária e ambiental, sementes para a agricultura familiar, habitação rural e Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

“Para que possamos fortalecer a agricultura familiar, promover o desenvolvimento e combater a pobreza rural será necessária a parceria com outras secretarias do governo estadual, consórcios públicos, prefeituras, universidades, instituições de pesquisa e entidades da sociedade civil”, afirmou.

Luiz Vicente Berti , representou o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Sertão do São Francisco- CONTESF, como presidente da entidade e apresentou as demandas dos dez municípios que integram o Consórcio. O Gestor aproveitou o contato com os diversos representantes de órgãos estaduais, a exemplo da  Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), para reivindicar ações no município  referentes ao acesso à água, habitação e descarte de resíduos sólidos,  demandas que também já integram as metas da secretaria.

Durante o encontro, o chefe de gabinete da SDR, Ivan Fontes, apresentou o planejamento estratégico 2015/2018 e a estrutura da secretaria, que conta com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, Coordenação executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (CEPEX), Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), Superintendência de Reforma Agrária e Política Territorial (SUTRAG), Bahiater, Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) e CAR.

A implantação do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), que responderá pelo conjunto de políticas públicas nos territórios e o Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF), estavam entre as ações apresentadas durante reunião. Essas unidades irão possibilitar a celeridade da execução dos projetos e políticas públicas em todos os municípios baianos.

Entre as demandas do Fórum Baiano de Consórcios Públicos estavam a proposta de construir uma pauta conjunta com a secretaria, além do fortalecimento e ampliação das ações para outros consórcios baianos.

Estavam presentes no evento, representantes da Seplan, prefeitos baianos e consórcios do Portal do Sertão, Sisal, Bacia do Jacuípe, Litoral Sul, Alto Sertão, Ciapra, Litoral Norte, Costa das Baleias, Sertão do São Francisco, Piemonte Norte do Itapicuru, Vale do Jequiriçá e Médio Rio de Contas.

Política
06 de Março / 2015 às 15:30 | 1 Comentário

Os deputados estaduais da Comissão de Agricultura e Política Rural, da ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia), aprovaram convite a um representante da diretoria da 6ª Região da CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vale do São Francisco e do Parnaíba) para audiência pública no dia 17 de março, às 09h, na Casa. O encontro vai debater os territórios irrigados pelo rio São Francisco, mais especificamente os distritos de irrigação de Juazeiro e municípios do entorno.

Ex-secretário estadual de Agricultura e engenheiro agrônomo com mestrado em irrigação, o deputado estadual Eduardo Salles (PP) votou favorável à audiência e comentou a importância do encontro. “Temos diversos problemas importantíssimos discutidos em relação à sustentabilidade da agricultura irrigada no Vale do São Francisco”, disse. 

Eduardo Salles chama a atenção para a importância de práticas adequadas para recuperar os recursos hídricos, fundamentais para o consumo humano e à economia. “Os custos da irrigação, por exemplo, podem comprometer nossa competitividade na produção de frutas”, alertou o parlamentar.

ASCOM – Deputado Estadual Eduardo Salles
Política
06 de Março / 2015 às 15:00 | Nenhum Comentário

Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

O deputado estadual Paulo Rangel (PT) pode ser indicado pelo partido para disputar a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado que pertencia a Zezeu Ribeiro. O bate-chapa seria contra o técnico Marcos Presídio, apadrinhado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA), Marcelo Nilo (PDT). De acordo com o jornal A Tarde, o governador Rui Costa (PT) vai se reunir com os membros da bancada da sigla para almoçar nesta sexta-feira (6), quando discutirão o lançamento de Rangel ou se apoiam a indicação de Nilo - que acredita que Presídio será candidato único.

BN
Variadas
06 de Março / 2015 às 14:29 | Nenhum Comentário

As vantagens competitivas da internacionalização serão discutidas durante o curso Como se preparar para o mercado internacional?, que será promovido pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), no município de Juazeiro, no próximo dia 11 de março. A capacitação trará orientações para ajudar as empresas industriais a explorar as potencialidades de negócios no exterior. Empresários, dirigentes e gestores de Marketing e Vendas da região podem participar do curso, que será ministrado pela Especialista em internacionalização de empresas e mestre em Administração, Lucimara Trevejo.

A capacitação é gratuita, mas tem vagas limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3343-1479 ou pelo e-mailcapacitacaosindical@fieb.org.br. O curso foi formulado em conjunto com a Rede de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), que apoia o processo de internacionalização de micro, pequenas e médias empresas industriais brasileiras. 

A capacitação integra as ações do Programa de Desenvolvimento Associativo, uma parceria da FIEB com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que visa fortalecer a representação empresarial e estimular o associativismo.

Serviço:

O que: Como se preparar para o mercado internacional?
Quando: 11 de março | 8h às 18h
Onde: Auditório do Opara Palace Hotel (Praça Dr. José Inácio da Silva, Centro, Juazeiro)

Variadas
06 de Março / 2015 às 14:00 | Nenhum Comentário

O artista plástico Cleuton César Ferreira, o Kekê de Bela, apresenta nova exposição nos dias 12 e 13 de março, ao lado do Paço Municipal, no Centro da Cidade. O homenageado desta vez é o apresentador e escritor Jô Soares.

Em entrevista ao jornalista Geraldo José na Transamérica FM nesta quinta-feira (05), Cleiton contou que já tinha planos de homenagear o Jô, e contou com a ajuda do amigo e jornalista Raphael Leal  para escolher o nome da exposição, que será intitulada “Um beijo no Jô”. “Há muito tempo queria fazer essa exposição, era um plano meu e de Raphael. Falei com ele na quarta-feira, e ele que mandou o título da exposição. Quero envolver todo mundo, quero levar o nome da minha cidade Curaçá e de Juazeiro para o mundo”, contou.

O artista plástico já homenageou Chorão, Jota Quest, Jorge e Mateus, Zezé e Luciano e Lulu Santos.

Política
06 de Março / 2015 às 13:30 | Nenhum Comentário

Na tarde da última quarta-feira (04), membros da Saneando, empresa responsável pela elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Juazeiro, estiveram reunidos com o secretário João Pedro da Silva Neto, da Secretaria de Planejamento e Aceleração do Crescimento (SEPLAC) e com o Diretor de Planejamento, Antônio Pedrosa.

Durante a reunião foi entregue a versão final do segundo produto do Plano, que corresponde ao diagnóstico. O parecer é resultado das plenárias públicas realizadas em abril de 2014. Em dezembro do ano passado, a Saneando enviou o diagnóstico para apreciação do Comitê Organizador e Executivo do PMSB.

Ainda durante a reunião, foi elaborado o novo cronograma de trabalho do PMSB, previsto para ser concluído em outubro deste ano.

Por Irislane Pacheco/SEPLAC
Variadas
06 de Março / 2015 às 13:00 | Nenhum Comentário

Estão abertas até o dia 16 de março as inscrições para o processo seletivo do Núcleo de Línguas (Nucli) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que visa à contratação de dois professores bolsistas de língua inglesa para atuar no programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). As inscrições estão sendo realizadas na Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Univasf, localizada no 2º andar da Reitoria, Campus Sede, em Petrolina (PE), das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h. 

De acordo com o Edital nº 02/2015, podem concorrer às vagas candidatos licenciados ou licenciandos na área de Letras-Inglês. No ato da inscrição os candidatos deverão apresentar os documentos solicitados no Edital. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas pelo candidato ou por procurador. 

Os candidatos selecionados irão acompanhar os estudantes matriculados no My English Online (MEO), desenvolver material didático, ministrar cursos presenciais de inglês, entre outras atividades. O processo seletivo é composto por duas etapas: análise documental e avaliação didática. O resultado final da seleção está previsto para o dia 31 de março. 

Ascom Univasf
Esporte
06 de Março / 2015 às 12:24 | Nenhum Comentário

Buscando a manutenção do bom momento da Juazeirense no Campeonato Baiano de 2015, o presidente Roberto Carlos, alerta para a importância desse jogo diante do Esporte Clube Vitória, e convoca a torcida do Cancão de Fogo a lotar o Adauto Moraes e mostrar à Bahia a força do povo juazeirense. 

“Torcedores, chegou o momento da cidade de Juazeiro se reunir em prol do seu único representante na elite do futebol baiano, nada melhor do que um jogo contra o Vitória, que será televisionado para que sejamos reconhecido e respeitado. É extremamente importante que o torcedor compareça ao Adauto Moraes e incentive o elenco, que vocês sejam o 12° jogador. Esperamos todos vocês lá! ”

O confronto acontecerá nesse domingo (08) às 16:00 no Adauto Moraes, pela sexta rodada do Baianão, e tem tudo tem tudo para ser um espetáculo para os presentes. A venda de ingressos teve início nessa quinta-feira e está sendo feita nas bilheterias do Estádio Adauto Moraes, das 8 às 18 horas com valor promocional de R$15,00 até sábado. Não perca tempo torcedor e convoque todos os seus amigos para essa grande batalha e juntos vamos fazer uma Juazeirense cada vez mais forte!

Ascom Juazeirense
Política
06 de Março / 2015 às 12:00 | 1 Comentário

O Médico e Vereador Dr. Pérsio Antunes que é o Vice-Presidente do Diretório do PMDB em Petrolina, esteve no dia 27 de fevereiro em audiência com o Vice- Governador Raul Henry em Recife. Dr. Pérsio que foi líder do Prefeito Julio Lóssio por 04 anos, tomou uma decisão de não acompanhar o Executivo Municipal na última eleição para Governador, causando um fato político naquele momento de grande repercussão no estado.

Aliado do Vice-Governador Raul Henry, esteve em Audiência dia 27 de fevereiro oportunidade que aproveitou para fazer várias solicitações para a população. A FACAPE hoje com um orçamento da ordem de aproximadamente 3.000.000,00 (três milhões) mensal, tem uma contrapartida do Governo do Estado da ordem de 10% (300.000,00) mensal, para estimular o Programa de Bolsa de estudo através do PROUPE (Programa Universidade para todos em Pernambuco).

O vereador que recentemente provocou o Reitor da UNIVASF, Prof. Dr. Julianeli Tolentino de Lima, quando pediu um bônus de 10% na nota do ENEM para alunos do Vale do São Francisco, fez gestão junto ao Governador Paulo Câmara para ampliar os recursos para 50% do programa para FACAPE, reduzindo pela metade o valor da mensalidade em todos os cursos da Autarquia.

Importante lembrar que o vereador que é Presidente da Comissão de Justiça e Redação e Relator da Comissão de Finanças e Orçamento, entende da dificuldade que tem o governo de estadualizar a autarquia por obstáculos jurídicos, então fez a justa reivindicação ao Vice-Governador.

Solicitou ainda, a intervenção de Raul Henry para que seja solucionada com urgência a problemática da água dos Projetos Irrigados, de forma a reduzir a incidência de doenças veiculadas através do líquido mais precioso que é a água. Aguarda, portanto, que os seus pleitos sejam atendidos pelo Governador.

Ascom Vereador Pérsio Antunes
Política
06 de Março / 2015 às 11:30 | Nenhum Comentário

O deputado estadual Odacy Amorim (PT-PE) apresentou indicação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), solicitando ao governador Paulo Câmara, do PSB, autorização para a realização de concurso público de professores nos campi da Universidade de Pernambuco (UPE) em todo o estado. Odacy informou que esteve recentemente com o diretor do campus da instituição em Petrolina, professor Moisés Almeida, que apresentou o quadro de carência de docentes da Universidade, situação semelhante vivida em outros campi da UPE no estado. "O problema da falta de professores da UPE é de Petrolina e dos outros campi da Universidade, por isso demos entrada na indicação que será publicada no Diário Oficial acredito que desta sexta-feira, dia 6. Peço ao governador Paulo Câmara a realização do concurso para o corpo docente da instituição”, ressalta.

O parlamentar revela que esse assunto também foi tema da reunião da bancada de oposição ao governo na Alepe, na noite desta quarta-feira, dia 4 de março. Odacy também solicitou à deputada Teresa Leitão, do PT, presidente da Comissão de Educação da Assembleia para levar o problema da falta de professores da UPE para o âmbito da Comissão. "A deputada Teresa Leitão ficou de agendar em breve uma audiência pública para tratar esse assunto. Me coloco à disposição dos estudantes e de toda a instituição para buscarmos o caminho mais rápido de resolver esse problema”, registrou Odacy Amorim.

Segundo a indicação apresentada pelo deputado Odacy Amorim, a carência de professores na UPE vem se constituindo num problema crucial, prejudicando alunos e a instituição como um todo. O texto revela que até o ano passado, essa carência vinha sendo suprida com a contratação temporária de professores. Mas, a partir de 2015, os contratos temporários para docentes universitários foram proibidos por lei, sendo a única forma de ingresso do professor na instituição, a realização do concurso público.

"Portanto, espero sensibilizar o governo do estado para definir pela realização do concurso aqui solicitado nesta indicação”, argumentou o deputado estadual Odacy Amorim ao encaminhar sua solicitação a Paulo Câmara dando ciência também ao reitor da UPE, professor Pedro Henrique Falcão.

Ascom Dep. Odacy Amorim
Policial
06 de Março / 2015 às 11:01 | Nenhum Comentário

A exatos 12 dias do assalto, ocorrido na agência do Banco do Brasil de Campo Alegre de Lourdes, na manhã desta sexta-feira, dia 6, foi  a vez da agência dos correios da cidade. Segundo as primeiras informações colhida no local, um homem dentro da agência dos correios anunciou o assalto, enquanto um outro em uma moto aguardava do lado de fora da agência. Não foi informado os valores levados pelos assaltantes.

A agência dos correios era a única alternativa para os usuários dos serviços do Banco do Brasil, fechado devido ao último assalto, no entanto, as dificuldades e transtornos para estes clientes e usuários irão aumentar ainda mais. Grande parte destes usuários já estavam procurando outros agências de cidades vizinhas (uma à 72 km e outra a 105 km), agora será preciso todos se deslocarem para estas agências.

Com informações e foto do Blog Lucas Nunes
Variadas
06 de Março / 2015 às 11:00 | Nenhum Comentário


 

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) divulgou ontem (5), por meio da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA), a segunda convocação da Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2015 para preenchimento das vagas remanescentes nos cursos de graduação presenciais. Nesta segunda relação de convocados, estão os candidatos aos cursos com primeira entrada. Todos os convocados devem comparecer à 2ª Reunião de Chamada Pública, pessoalmente ou por meio de procuração, que será realizada na próxima quinta-feira (12), a partir das 9h (horário local). 

Os locais onde as reuniões serão realizadas constam no Anexo 1 da Portaria de convocação da SRCA e os convocados devem comparecer ao local com no mínimo uma hora de antecedência. A participação na Reunião de Chamada Pública é obrigatória para que o candidato garanta o seu direito de permanecer concorrendo às vagas remanescentes. Aqueles que mesmo sendo convocados não comparecerem à reunião do seu curso perderão esse direito. Os candidatos presentes às reuniões serão classificados por ordem decrescente de nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 até que todas as vagas disponíveis sejam preenchidas ou que não haja mais candidatos aptos. 

Os candidatos convocados para os grupos L1 e L2 (renda inferior a 1,5 salário mínimo per capita) devem preencher o questionário socioeconômico, através do endereço eletrônico do Sistema de Avaliação Socioeconômica (Sase) e postar os documentos comprobatórios até 12 de março. Consulte Nota da SRCA sobre o procedimento. Mais informações podem ser obtidas no site da SRCA, pelo telefone: (87) 2101-6764 e pelo e-mail: srca@univasf.edu.br. 

Ascom Univasf
Variadas
06 de Março / 2015 às 10:27 | Nenhum Comentário

O 7º Festival do Umbu começa nesta sexta-feira (06), no município de Uauá, localizado a 438 km de Salvador. Desde ontem já era possível perceber uma intensa movimentação na cidade.  Centenas de pessoas de outras regiões da Bahia, inclusive de outros estados, participarão do Festival.

O evento, realizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos Uauá e Curaçá (Coopercuc), tem como objetivo dar visibilidade as iniciativas da agricultura familiar, com enfoque na comercialização e sustentabilidade. O Festival também é uma oportunidade para associações e cooperativas reunirem-se para expor e negociar diversos produtos da agricultura familiar na Feira da Economia Solidária que acontece dentro do Festival.

Além dos negócios e contatos realizados, o Festival também contempla a formação dos participantes. Para isso a programação conta com diversas oficinas, palestras, mesas redondas e exibição de vídeos, que abordarão temas como: agroecologia, consumo sustentável dos recursos naturais, empreendedorismo, entre outros. Alguns patrocinadores como: Sebrae, Procasur, Irpaa e SUAF participarão destes momentos. A sétima edição do Festival do Umbu, também em a CAR e as secretarias estaduais SDR e SJDHDS, como patrocinadores.

O Festival do Umbu ocupa dimensões maiores a cada ano, trazendo participantes de outros países. Assim, resolveu impulsionar o assunto suscitado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (ONU/FAO) que declarou 2015 como “O Ano dos Solos” e fez deste o tema da festa. Buscando aproximar o debate sobre a importância da utilização sustentável dos solos para a agricultura e consequentemente para a vida humana.

A VII edição do festival contará com presença de diversas autoridades, dos poderes executivo e legislativo das esferas municipal, estadual e federal. No evento também acontecerão apresentações culturais e, durante à noite, shows musicais de Maviael Melo, Carla Visi e artistas locais, animarão o público. O evento termina no sábado (07). A organização estima que aproximadamente 40 mil pessoas, entre expositores, agricultores familiares, representantes de organizações e população em geral, visitem o Festival durante os dois dias.

Ascom 7º festival do Umbu
Política
06 de Março / 2015 às 10:00 | 10 Comentários

O ex-vereador e ex-vice-prefeito de Juazeiro Antonio Carlos Chaves procurou a nossa reportagem para externar a sua preocupação em relação aos diversos canais que cortam a cidade de Juazeiro. “Eles eram intermitentes funcionavam apenas quando chovia, mas agora não, se tornaram permanentes para escoamento de dejetos fecais e isso pode provocar um prejuízo enorme para a saúde da população. Para todo canto que se ande em Juazeiro a gente está rodeado de fezes”, denunciou Chaves.

Para tentar minimizar a situação Chaves encaminhou ofício ao presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Damião Medrado (PSD), com a finalidade da instalação de uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito com vistas a descobrir porque não foram construídas as vinte elevatórias durante o saneamento da cidade. Justificou: “Diante do anúncio da construção de 20 elevatórias para bombeamento de dejetos humanos para locais de tratamento que afinal não aconteceu. Assim sendo, como não houve explicação para não construção das referidas elevatórias por parte do SAAE, que é uma caixa preta, isto é, não tem transparência, solicito a criação de uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito para elucidar o mistério”.

Outra queixa de Chaves é em relação às lagoas de decantação. “Não houve a construção de nenhuma nova lagoa para receber os dejetos e promover o seu tratamento, embora a cidade tenha recebido várias empresas e diversos loteamentos e residenciais”, lamentou.

Variadas
06 de Março / 2015 às 09:30 | Nenhum Comentário

Os Brincantes da RDB (Rua de Baixo - Curaçá-BA), fazem parte de um projeto voluntário de fomento da cultura popular local que atualmente agrega mais de 50 crianças e adolescentes. Em janeiro deste ano os integrantes apresentaram-se com o Reisado Mirim em cerca de 20 residências, no carnaval animaram a festa momesca com o Bloco Afro-percussivo e se preparam para encenar a Paixão de Cristo no final de março e início de abril de 2015. Além dos eventos pontuais, a clientela é estimulada à não violência, ao respeito para com os idosos, respeito ao meio ambiente, respeito aos semelhantes, frequência e o bom desempenho escolar, além de uma relação mais próxima entre pais, filhos e famílias.

Mais uma vez a GALETA PRODUÇÕES eleva o nome de Curaçá-BA! Neste sábado dia 07 de março de 2015, os Brincantes da RDB (Rua de Baixo- Curaçá-BA) que já se compõe de mais de 50 crianças e adolescentes, estarão representando o município de Curaçá, quando apresentarão o Reisado Mirim e o Bloco AFro-percussivo No 7º Festival do Umbu a ocorrer na cidade de Uauá-BA. Agradecemos o apoio a: Prefeitura de Curaçá, Diretoria de Cultura do Município de Uauá-BA, Rádio Comunitária Curaçá FM e também aos pais e mães dos componentes que viajarão conosco.

Demis Santana (Ademir Santana Silva)

Fernadinho (Fernando Ferreira)

Wilson Sena

Adailton Sena

Esporte
06 de Março / 2015 às 08:58 | 1 Comentário

A equipe do Juazeiro Futsal estreou ontem (05) no Ginásio do SESC em Petrolina pela Copa TV Grande Rio de Futsal contra o "Atrás da Banca" de Petrolina e conseguiu um belíssimo resultado.

Equipe posando para nossas lentes antes da partida

Num jogo bastante disputado, prevaleceu a categoria e o entrosamento dos jogadores baianos que venceram a partida por 6 a 4.  Ewerton, que chegou de Caruaru para a competição marcou três gols, sendo o destaque da partida. Além dele, Ramón, Edmílson e um gol contra deram a vitória ao Juazeiro. Para Jeferson Bartolomeu, diretor técnico da equipe, a vitória deu confiança: "Tiramos o peso da estreia e vencemos também a ansiedade e expectativas" finalizou.

Ewerton, destaque do jogo com três gols

O próximo jogo do Juazeiro será no dia 14, as 19:h30 no SESC Petrolina. 

A torcida gritou o jogo inteiro...

VEJA MAIS FOTOS AQUI

CONHEÇA AQUI TODOS OS JOGADORES DO ELENCO

Variadas
06 de Março / 2015 às 08:29 | Nenhum Comentário

A Paróquia São João Batista, localizada no bairro João de Deus, na cidade de Petrolina, estará realizando hoje, dia 07 de março às 18:30, um Festival de Prêmios em prol a construção da Nova Igreja Católica do referido bairro. O mesmo será realizado ao lado da Igreja, e contará com a animação de Voz e Violão de Manoel Eufrásio, terá um mini parque para as crianças e algumas barracas com lanches.

A premiação será a seguinte: 1 moto ou R$5.000,00, 02 bicicletas, 01 TV, 01 liquidificador, 01 ventilador, 01 sanduicheira, 01 ferro, 01 panela de pressão e alguns brindes extras.

“O evento é importante porque a comunidade está ansiosa pela construção da nossa Igreja. A atual não comporta mais a quantidade de pessoas nas missas. E por isso queremos uma Igreja maior e moderna. São as primeiras iniciativas que estamos fazendo para que se concretize esse sonho”, conta o padre da paróquia, Pe. Evandro Santos.

O valor do bilhete é de R$10,00, e estão sendo vendidos de segunda a sexta, das 8hs às 12hs, na Igreja Católica do João de Deus, e também nas Igrejas das comunidades do N1, N2, N3, Vila Nova do N3, C1, Assentamentos Mandacarú e Terra da Liberdade, e também no dia do evento estarão sendo vendidos.

Participe, compre seu bilhete para ajudar nessa grande construção da Casa de Deus!

Fonte: Ascom - Paróquia São João Batista
Variadas
06 de Março / 2015 às 08:00 | Nenhum Comentário

A Ponte Audiovisual, em parceria com o Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI, Secretária de Cultura do Estado da Bahia, Governo do Estado da Bahia, e com apoio da UNIVASF e da Prefeitura Municipal de Juazeiro, realizará no dia 07 de março a exibição do curta-metragem “Dançando e cantando na rua”.

O curta-metragem foi rodado acompanhando a peregrinação dos “Congos de Nossa Senhora do Rosário” e visa abordar o passado dessa manifestação cultural presente em vários locais do território brasileiro, além de mostrar que a prática dessa manifestação demonstra a existência de um catolicismo popular que exercita uma identidade negra.

O evento exibirá, além deste curta-metragem, Movimento dos Barcos, um documentário de Sérgio Ferro gravado na cidade de Xique-Xique e a mostra de um Cordão fotográfico, com Fotografia de Laysa Delmondes,  retratando olhares sobre  a manifestação da cultura popular que percorre as ruas de Juazeiro Cantando e Dançando no dia de Nossa Senhora do Rosário.

A projeção acontecerá na Praça da Bandeira, em Juazeiro-BA, a partir das 20:00 horas.

Variadas
06 de Março / 2015 às 07:24 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher - CMDDM realiza neste sábado (07), a partir das 7h, a tradicional ‘Caminhada da Mulher’, que este ano presta uma homenagem aos 10 anos do CIAM, pelos serviços prestados as mulheres que sofrem  violência no município.

A Caminhada sairá da Lagoa de Calú, em direção a Praça Imaculada Conceição, e contará com a participação dos professores de Zumba, Cíntia e Felício, e as mulheres do grupo Baque Opará, que vão animar os participantes, e celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

De acordo com a gerente de Diversidade da SEDIS, Luana Rodrigues, as pessoas que vão participar da caminhada devem chegar mais cedo na concentração para receberem as camisas do evento. “Convidamos as mulheres e a população de Juazeiro para prestigiar a Caminhada e comemorar os 10 anos do CIAM, que em 2014 atendeu mais de 500 mulheres que sofreram algum tipo de violência, e realizou mais de 1500 consultas médicas”, ressaltou a gerente. Luana informou que até o final do mês vão ser realizadas palestras com temas direcionados as mulheres, dia de beleza, entre outros eventos.

Por Emanuelle Lustosa/SEDIS
Policial
06 de Março / 2015 às 07:00 | Nenhum Comentário

Policiais Militares da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar – “Base Sertão” – prenderam por volta das 10h, do dia 04 de março, traficante que vendia drogas para o próprio irmão, no bairro Tabuleiro.

Ao realizar rondas ostensivas no bairro Tabuleiro, a Guarnição da PETO 75ª CIPM observou um homem deslocando-se em velocidade quando percebeu a presença da viatura. Ao ser interceptado, o acusado identificou-se como Francisco de Assis Gomes dos Santos Filho e disse que estava fugindo da PM por que é viciado e no momento portava certa quantidade de droga, dispensada pelo caminho. Quando questionado sobre o local que adquiriu a droga, Francisco de Assis informou que comprou na casa de sua irmã Sammara Neury Gomes dos Santos.

Em seguida, a PETO 75 deslocou-se até a Travessa da Rua 15 do Tabuleiro, onde localizou a acusada, com 15 “dolões” de uma erva seca, provavelmente maconha, cinco celulares, R$ 46,90 em moeda e R$ 104,00 em cédulas, na residência dela.

Após a prisão da irmã, Francisco de Assis disse que a droga não era da irmã dele, mas pertencia sim a seu cunhado Erlanderson do Nascimento Santos, o “Boquinha”, que não se encontrava no local. Os acusados encontrados e os objetos apreendidos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil para as devidas providências, conforme ocorrência policial nº 1.525.  

Assessoria de Comunicação Social da 75ª CIPM
Variadas
06 de Março / 2015 às 06:32 | Nenhum Comentário

Nesta sexta-feira (07), durante o lançamento do Programa Terra pronta do governo estadual, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina (STR), do Conselho de desenvolvimento rural sustentável e das Associações de agricultores familiares, ambos de Petrolina, solicitarão a liberação das horas máquina do Programa e as sementes para o plantio, destinados aos agricultores familiares da área de sequeiro da cidade. Com um período de chuvas curto, os agricultores esperam ser atendidos o quanto antes. Estarão presentes o secretário estadual de Agricultura e Reforma agrária Nilton Mota, o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco Gabriel Alves Maciel entre outras lideranças. O lançamento acontece na sede do STR Petrolina às 14:30 horas.

Assessoria de Comunicação do STR Petrolina Foto: internet
Política
06 de Março / 2015 às 06:00 | 4 Comentários

Ao participar do programa Geraldo José (Transamérica FM) na tarde desta quinta-feira (05), o prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho (PCdoB) informou que na próxima semana (segunda e terça), dias 09 e 10, vai participar de audiências no DENIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) e Justiça Federal em Salvador com vistas a decidir sobre o terreno na Orla 2 onde seria construído o prédio sede da Justiça Federal na cidade.

Segundo Isaac, a Justiça Federal que já se encontra com os recursos para construção da nova sede teria aceitado a indicação do Poder Executivo no sentido de transferir a edificação do novo prédio nas imediações da Estação Ferroviária no João XXIII, ou na sede da antiga CAJ, no Distrito Industrial, cuja área ainda tem pendências com a Justiça.

“A boa notícia é que a Justiça Federal entendeu as nossas justificativas e há grandes possibilidades de um entendimento que possa satisfazer a todos. Espero que ao final de todo esse agendamento a gente confirme para o povo de Juazeiro essa informação e que a área da orla seja finalmente transformada numa área de lazer e entretenimento para nossa sociedade”, declarou Isaac.

Da redação com foto de Geraldo José
Esporte
05 de Março / 2015 às 23:00 | Nenhum Comentário

No próximo domingo, será realizada a última rodada (6ª), da fase de classificação do campeonato baiano, 1ª divisão/2015.

É uma rodada de muita importância no que diz respeito a classificação. Vai definir as posições dos oito clubes que passarão para as quartas de final. Vai mostrar os quatro times que vão disputar o quadrangular da morte, que indica as duas equipes que serão rebaixadas para a segunda divisão.

Dois clubes que estão ali, juntos com a JUAZEIRENSE, nas primeiras colocações, jogaram ontem (04), pelo NORDESTÃO e pela COPA BRASIL. O CONQUISTA, líder do “BAIANÃO”, com 11 pontos, recebeu em casa, o Palmeiras de São Paulo. Não se deu bem, foi goleado por 4x1 e eliminado da competição.

Agora, o “bode” volta suas vistas para o campeonato baiano, domingo, vai jogar no seu campo, contra o COLO-COLO que está também em cima na classificação, com oito pontos, os mesmos que a JUAZEIRENSE tem.

Já o Vitória, vice-líder, com nove pontos ganhos, na quarta feira (04) à noite foi a NATAL-RN, enfrentar o AMÉRICA, pela COPA DO NORDESTE e alcançou um bom resultado fora de casa, vencendo por 3x1.

Esse resultado, dá ao rubro-negro baiano uma motivação maior para o jogo do próximo domingo, aqui, contra a SOCIEDADE DESPORTIVA JUAZEIRENSE, que também está muito motivada, sabendo que um bom resultado frente ao VITÓRIA, leva o time, com ALTO ASTRAL, para as quartas de final, para isso, toda sua diretoria está ministrando para seus atletas, uma mentalidade positiva de boas perspectivas, para levar seus jogadores a um bom desempenho no jogo de domingo, contra o VITÓRIA no Adauto Moraes. O torcedor, também é peça muito importante nesse jogo.

Deve ir ao estádio, levando todo seu entusiasmo e incentivo aos nossos atletas que foram durante a semana, trabalhados técnica e psicologicamente, para esse compromisso. Para finalizar, uma noa noticia para o torcedor. Quem comprar sei ingresso até o sábado (07), vai pagar apenas R$15,00. No domingo, o valor da entrada vai ser R$30,00. Domingo, dia 08, é Dia Internacional da Mulher. Leve sua esposa, mãe, noiva, namorada, amiga, irmã, e todas as mulheres de sua família – Faça sua homenagem a mulher, no seu dia.

Então, vamos ao estádio, torcer por um bom resultado do JUAZEIRENSE, nosso representante no “BAIANÃO”.

EU PENSO ASSIM, E VOCÊ?

Herbet Mouze
Política
05 de Março / 2015 às 22:30 | Nenhum Comentário

Integrantes do Fórum Baiano de Consórcios Públicos Territoriais reuniram-se com o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues e equipe, no auditório da Seplan, no Centro Administrativo da Bahia. O encontro teve como objetivo a apresentação das ações e planejamento estratégico da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e apresentação das demandas do Fórum Baiano. O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância da parceria com os consórcios públicos territoriais e apresentou temas importantes para o desenvolvimento rural da Bahia, a exemplo do acesso à água, com a implantação de tecnologias de água para produção, regularização fundiária e ambiental, sementes para a agricultura familiar, habitação rural e Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). 

“Para que possamos fortalecer a agricultura familiar, promover o desenvolvimento e combater a pobreza rural será necessária a parceria com outras secretarias do governo estadual, consórcios públicos, prefeituras, universidades, instituições de pesquisa e entidades da sociedade civil”, afirmou. O diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, apresentou ações da companhia, entre elas, dois projetos importantes, o Bahia Produtiva e o Pró-Semiárido, que terão suas ações iniciadas ainda esse ano de 2015, com um total de 2.500 projetos, e poderão ser acessados através de edital ou demandas espontâneas. “Precisamos estar mais próximos das pessoas que mais precisam, com ações efetivas, na implantação de políticas públicas que possam garantir a melhoria das condições de vida e a renda dessas famílias”, salientou. 

Durante o encontro, o chefe de gabinete da SDR, Ivan Fontes, apresentou o planejamento estratégico 2015/2018 , estrutura da secretaria e a implantação do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), que responderá pelo conjunto de políticas públicas nos territórios e o Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF). Essas unidades irão possibilitar a celeridade da execução dos projetos e políticas públicas em todos os municípios baianos. A SDR, que tem como missão formular, articular e executar políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável, tem como principais eixos estratégicos a infraestrutura rural, agroindustrialização e comercialização, abordagem territorial do desenvolvimento, assistência técnica e extensão rural, reforma agrária e regularização fundiária e o fomento à produção.

Entre as demandas do Fórum Baiano de Consórcios Públicos estavam a proposta de construir uma pauta conjunta com a secretaria, além do fortalecimento e ampliação das ações para outros consórcios baianos. Foram apresentadas ainda demandas como o acesso à água, habitação e descarte de resíduos sólidos que já integram as metas da secretaria. Estavam presentes no evento, representantes da Seplan, prefeitos baianos e consórcios do Portal do Sertão, Sisal, Bacia do Jacuípe, Litoral Sul, Alto Sertão, Ciapra, Litoral Norte, Costa das Baleias, Sertão do São Francisco, Piemonte Norte do Itapicuru, Vale do Jequiriçá e Médio Rio de Contas.

Ascom SDR
Policial
05 de Março / 2015 às 22:00 | Nenhum Comentário

Quem passar neste sábado (07) pela Avenida Souza Filho, nas proximidades da Praça do Bambuzinho vai perceber uma movimentação diferente. A partir das 9h30, Agentes de Trânsito estarão no local realizando Blitz Educativa que tem como foco além de conscientizar, homenagear as "motoristas" pelo seu dia. Conforme o diretor presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro, a maioria mulheres estarão abordando os carros nesta blitz. "Será uma ação diferenciada desenvolvida pela coordenação de Educação para o Trânsito", comenta Paulo.

Nesta operação as mulheres motoristas receberão materiais educativos referente ao trânsito, ainda uma lembrança pela passagem pelo "Dia Internacional da Mulher". Dados indicam que os homens abusam mais da velocidade e conduzem o veículo sem os documentos de porte obrigatório. As mulheres falam mais ao celular e estacionam em locais proibidos. Apesar de estarem pouco envolvidas em acidentes, elas devem estar atentas na hora de pegar o carro e enfrentar o trânsito.

Especialistas indicam que as mulheres são mais atentas ao volante, menos agressivas e se arriscam menos. Outro motivo é que muitas dirigem com crianças no automóvel, fator que aumenta a cautela feminina. Os acidentes com veículos de duas rodas também têm alto risco para o sexo feminino: 66% das indenizações por invalidez permanente foram pagas em acidentes envolvendo motocicletas. Já nos casos de indenizações por morte, 57% foram pagas por ocorrências envolvendo automóveis. 

Ascom EPTTC

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage