Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 25 de Novembro de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 23:00

EU PENSO ASSIM... UMA JUVENTUDE NO CAMINHO DO BEM.

Há poucos dias, falei sobre as atividades da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E JUVENTUDE, através da sua SUPERINTENDÊNCIA DE JUVENTUDE E EDUCAÇÃO ESPORTIVA. O professor JOACIR OLIVEIRA, gerente de Educação Esportiva, fez um balanço sobre a sua Secretaria, que tem a administração da professora Lucinete Alves.

Nota divulgada: “Neste ano de 2017, a cidade de Juazeiro, através da Prefeitura Municipal, oportunizou através do ESPORTE ESTUDANTIL, mais de cinco mil crianças e adolescentes a vivência da prática esportiva, com participação em diversas competições a nível municipal, estadual e nacional, levando assim, o nome de nossa cidade, como um potencial de atletas, tendo como principal objetivo, a prática do esporte para uma melhor qualidade de vida em nossa sociedade”.           

A Secretaria divulgou a seguinte NOTA DE AGRADECIMENTO: “Atletas da rede pública de Juazeiro se destacam nos jogos escolares da juventude etapa nacional de 15 a 17 anos na cidade de Brasília D.F, de 15 a 19 de novembro em diversas modalidades esportivas, onde os mesmos representaram a nossa Bahia além de Salvador, Juazeiro e Jaguarari, a delegação das modalidades individuais é composta por estudantes de Paulo Afonso, Itacaré (Taboquinhas), Vitória da Conquista, Canavieiras, Camaçari e Lauro de Freitas.

Ler Matéria Completa
Por Herbet Mouze
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 22:57

Rui anuncia antecipação de repasse do ICMS para Municípios

O governador Rui Costa anunciou, após inauguração de Policlínica em Guanambi nesta sexta-feira (24), que vai antecipar a última parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 2017 aos 417 municípios baianos. A parcela que seria repassada apenas em janeiro de 2018 será paga no mês de dezembro deste ano, atendendo a um pleito dos prefeitos baianos.

A medida, que possibilita às prefeituras baianas o fechamento de suas contas públicas, também foi adotada pelo governador nos últimos dois anos.

publicado em 24 de Novembro / 2017 às 22:33

Ex-Capitão Cafu terá participação no sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2018

A Fifa anunciou oficialmente nesta terça-feira, 21, sete de oito nomes de peso da história do futebol que participação como assistentes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2018, no próximo dia 1º de dezembro, em Moscou. Um deles será o ex-lateral Cafu, duas vezes campeão mundial pelo Brasil, em 1994 e 2002, sendo a última delas como capitão do penta conquistado pelo time nacional. Maradona, vencedor e grande nome do Mundial de 1986 pela Argentina, também foi confirmado para desempenhar este papel na cerimônia da entidade na qual hoje possui o cargo de embaixador.

Ao falar sobre o assunto, Cafu comemorou o fato de ter sido novamente escolhido para participar deste grande evento. "O sorteio é o momento quando todo o planeta se une em entusiasmo e expectativa, então isso me faz feliz por fazer parte dele mais uma vez", afirmou o ex-lateral, em declarações reproduzidas nesta terça pela Fifa. "Tive sorte de vir à Rússia várias vezes ao longo deste ciclo da Copa do Mundo e tenho certeza de que o país vai entregar outro evento fantástico em Moscou", completou.

Estadão
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 22:27

Bispos vão enviar nota as igrejas informando a situação dramática do Rio São Francisco

A situação dramática do Velho Chico está preocupando os bispos da região da Bacia do São Francisco. Nesta semana, os líderes religiosos da Igreja católica no território que engloba o norte de Minas Gerais, boa parte da Bahia e de Sergipe, reuniram-se no Santuário de Bom Jesus da Lapa, para discutir o processo de morte do rio e o que pode ser feito. O encontro dará origem a uma Nota que será lida em todas as igrejas da região no próximo dia 03 de dezembro.

A Diocese da Lapa foi escolhida pela influência do Santuário do Bom Jesus da Lapa que fica às margens do Rio São Francisco, reunindo todos os anos milhares de romeiros, grande parte deles ribeirinhos que vivem e dependem das águas do rio da integração nacional.

O evento contou com a presença de Dom João Santos Cardoso - Bom Jesus da Lapa/BA , Dom José Moreira da Silva - Januária/MG, Dom Guido Zendron - Paulo Afonso/BA, Dom Luiz Cappio – Barra/BA, Dom José Roberto Silva Carvalho – Caetité/BA, Dom Beto Breis OFM - Juazeiro/BA, Dom Josafá M. da Silva – Barreiras/BA, Dom Gabriel - Floresta/PE, Dom Vitor de Menezes - Propriá/SE, Pe. Antônio Malan de Carvalho (Administrador diocesano de Petrolina/PE).

Segundo Dom Beto Breis, bispo da Diocese de Juazeiro/BA, a teologia e orientação pastoral da Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, repercutiram no encontro. "O Papa Francisco tem nos chamado à uma "conversão ecológica", ao cuidado com a casa comum e à ética da responsabilidade ambiental".

Na conclusão do encontro, alguns encaminhamentos foram apresentados, como: (1) Lançamento da Carta do Bom Jesus da Lapa no Primeiro Domingo do Advento; (2) Ações de sensibilização e educação junto às comunidades e ao povo para o cuidado, defesa e revitalização do São Francisco; (3) Ações junto às autoridades e aos governos para responder ao SOS do São Francisco.

Ascom Diocese Juazeiro
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 22:00

Ana das Carrancas e Zé Vicente: a síntese do amor pela arte de produzir através do barro

"Ana Leopoldina Santos Lima era o nome dela. Isso muito antes de o barro moldar seu destino lhe dando por amor um homem que não tinha olhos para enxergá-la. Os monstros gerados pelas mãos de Ana eram cegos como o companheiro de sua vida. Com um golpe rápido, certeiro, ela vazava os olhos de suas criaturas com a ponta de um pedaço de pau. Com Ana era assim, a desgraça virava épico". 

Ana "partiu para o sertão da eternidade" numa quarta-feira dia primeiro de outubro de 2008, aos 85 anos, a maior carranqueira do São Francisco voltou ao barro que a fez. E deixou Zé dos Barros, pela primeira vez, na escuridão.

Ela era uma mulher de solenidades. Não falava, entoava. “Minha vida é extensa...”, Era a frase com que iniciava a narrativa. Analfabeta, fazia literatura pela boca. E mesmo limitada por uma seqüência de derrames, parte dos dedos com que tocava a lama do mundo paralisados, Ana era grande. Carregava nos gestos uma largura de alma. E o rio era seu espelho em mais de um sentido. A mulher que moldava o barro do chão só pisava o reflexo do céu. 

Ana das Carrancas costumava dizer que sua arte era a síntese de seu amor por um cego que via o mundo mas não era visto por ele. Entre ela e Zé dos Barros nunca se soube quem era criador, quem era criatura. Ela já veio ao mundo retirante, na cidade pernambucana de Santa Filomena. Mas diferente de quase todos, nunca lamentou a terra estéril sob seus pés. A estirpe de mulheres da qual era continuidade moldava pratos, panelas, vasos. Ana aprendeu com a mãe, e antes dela a avó, que do barro se arranca tudo, até a vida.

Ler Matéria Completa
Fonte: Eliane Brum-Jornalista
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 21:28

Caminhada em defesa da Paz e da preservação do Rio São Francisco acontece sábado (25) em Juazeiro

Com o tema: “Vou fazer correr a paz como um rio”, a Diocese de Juazeiro realiza neste sábado (25) a 11ª edição da Caminhada da Paz, às 17h. A saída da caminhada será do Parque Lagoa de Calú, até a Orla de Juazeiro, encerrando com a missa presidida pelo bispo Dom Beto.

A caminhada terá a participação cantor Zé Vicente. Párticipam do evento diversas caravanas das paróquias e comunidades da Diocese de Juazeiro. A caminhada este ano é um ato simbólico em defesa da paz e do rio São Francisco. 

Redação blog
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 21:00

II mutirão de olho no diabetes será realizado em Petrolina

Será realizado em Petrolina no sábado (25), o II Mutirão “De Olho no Diabetes”. A ação começa às 8hs e  pretende alertar os cuidados, prevenir as complicações e tratar alterações oculares causadas pela doença.

A ação faz parte das comemorações do Dia Mundial de Combate ao Diabetes, celebrado no mês de Novembro.

O mutirão será realizado na Rua Doutor Júlio de Melo, Centro de Petrolina. Serão distribuídas 500 fichas para o atendimento gratuito de pacientes Diabéticos.

Redação blog
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 20:33

Tribunal de Contas divulga novo estudo sobre descumprimento da LRF

O Tribunal de Contas de Pernambuco divulgou novo estudo sobre o descumprimento, por parte dos municípios pernambucanos, dos limites com despesa de pessoal, estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O trabalho, feito pela equipe da Coordenadoria de Controle Externo do Tribunal, é baseado nos relatórios de Gestão Fiscal enviados pelos municípios à Secretaria do Tesouro Nacional, por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), sendo, portanto, dados não auditados pelo TCE.

A LRF estabelece um percentual de 54% da Receita Corrente Líquida para gastos com folha de pagamento de pessoal. O levantamento mostra que metade dos 184 municípios de Pernambuco, ou seja, 92 deles, descumpriu esse limite em 2017. 

Ler Matéria Completa
Rádio Nacional-MEC
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 20:00

Cada dia a gente ouve a voz do rio São Francisco mais baixo, diz pescador

Emocionado ao falar da eminente morte do Rio São Francisco, o pescador sergipano e militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Damião Rodrigues desabafa: “cada dia a gente ouve a voz do rio mais baixo, a gente não vê ele cantar nem mais ouve a sua voz a conversar com a gente da forma que conversava antes e, com isso, a gente vai lamentando e vai morrendo junto com ele. Mas a gente vai continuar lutando pra um dia ver o rio voltar a falar alto, ouvir mais forte o barulho das suas águas, porque o sangue que corre no rio São Francisco é o mesmo que corre em nossas veias”.

A possibilidade de ver o rio que há anos alimenta gerações e faz parte da vida e do imaginário popular morrer aterroriza comunidades ribeirinhas de pescadores, indígenas e vazanteiros. Isso porque a ação nociva dos homens tem contribuído para que, além de mudar o seu curso, o rio mingue por conta do desmatamento, poluição e extração irregular de suas águas seja para irrigação, mineração ou geração de energia.

“Eu nem quero pensar no rio morrer porque quando a gente pensa tem até sonho ruim. Mas eu acredito muito em Deus e sei que ele não vai esquecer da gente e nós ainda vamos ver ele com água”, diz emocionada a pescadora Alice Borges que mora na cidade de Juazeiro (BA), no médio São Francisco.

Sobre o assunto, o ecológo vegetal e professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), José Siqueira, alerta: “Há um blackout histórico em Sobradinho que já não está funcionando nenhuma turbina. A gente está no auge do período seco. A previsão de entrar em dezembro num volume morto de Sobradinho, como nunca se viu na história”. 

Ao longo do percurso de 2.800 quilômetros em que atravessa os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, o rio São Francisco tem sido vítima de diversos crimes ambientais. No Alto São Francisco, que vai das cabeceiras até Pirapora (MG), a extração de água por mineradoras tem secado nascentes e córregos. O rio Paracatu, um dos principais afluentes do Velho Chico, está com o leito seco e é atingido pelo derramamento de arsênio - material tóxico liberado na extração de ouro. Segundo moradores da região, os efeitos no metal liberado na mineração é o aumento no número de casos de câncer.

Elka Macedo - ASACom João Ripper, André Fosseti
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 19:30

Governo da Bahia vai implantar cursos técnicos da área cultural em escolas

Todas as escolas culturais da Bahia terão uma escola técnica para a cadeia produtiva da cultura. O anúncio foi realizado pelo governador Rui Costa durante o lançamento do Projeto Escolas Culturais no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Guanambi, no sudoeste do estado. "Serão cursos para produtores, iluminadores, cenógrafos, entre outros, para que os alunos possam no futuro trabalhar nos grandes shows e nas grandes produções", afirmou Rui. 

O governador acrescentou que o objetivo é "transformar a vida das pessoas. Educação não é apenas português, matemática, história e geografia. Arte e cultura também são educação". 

O projeto, que faz parte do Programa Educar para Transformar, é uma iniciativa conjunta das secretarias estaduais da Educação, de Cultura (Secult), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e da Casa Civil. A iniciativa tem o objetivo de promover o protagonismo estudantil, além de reconhecer e requalificar a escola como um espaço de circulação e produção da diversidade cultural do Território de Identidade onde está inserida.

No total, 85 unidades escolares da rede estadual vão receber o projeto. Esses colégios estão focados no fortalecimento e na dinamização do ambiente escolar, visando potencializar os projetos estruturantes artístico-culturais que desenvolvem, além de fomentar atividades voltadas para o perfil da unidade.

 

Secom Bahia Foto: Manu Dias/GOVBA
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 19:00

Tarifa de embarque sobe 7,8% nos terminais rodoviários de passageiros

Quem for viajar vai pagar mais caro. Foi reajustado em 7,85%, a tarifa de embarque de seis terminais rodoviários em Pernambuco. O novo valor será cobrado a partir do dia 26 deste mês. O reajuste é para percursos acima de 100 quilômetros.

O preço na tarifa sobe nos terminais rodoviários de Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Recife e Serra Talhada. De acordo com a Arpe, o reajuste acontece para compensar os efeitos da inflação dos períodos de 1º de outubro de 2008 a 31 de outubro de 2009; e de 1º de junho de 2016 a 30 de setembro de 2017.

Redação Blog
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 18:48

Juiz autoriza transferência de Garotinho para segurança máxima

O juiz eleitoral Ralph Machado Manhães Junior autorizou a transferência do ex-governador Anthony Garotinho (PR) para um presídio de segurança máxima. Nesta sexta-feira, 24, Garotinho alegou ter sido agredido a golpes de porrete na cadeia de Benfica, no Rio, para onde foi levado na quarta-feira, 22, na Operação Caixa D'Água, por suspeita de propina de R$ 3 milhões da JBS.

"Fica autorizada ao juízo da Vara de Execuções Penais, em sintonia com o Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, a transferência imediata do réu em tela para um Presídio de Segurança Máxima, visando assim garantir a integridade física do acusado e evitar novos questionamentos duvidosos, sendo este também um pleito da defesa ao que me parece, ficando, inclusive, desde já, autorizada por este juízo a transferência do preso para presídios federal, se assim entender o juízo da VEP-RJ", decidiu o juiz.

Ler Matéria Completa
Fonte: NMB
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 18:28

Salvador é a cidade no Nordeste onde a mulher mais sofre violência doméstica física e emocional

Salvador é a cidade do Nordeste onde a mulher mais sofre violência doméstica física. Isso dá uma em cada cinco mulheres soteropolitanas vítima de algum tipo de violência doméstica ao longo da vida. Salvador, Natal e Fortaleza lideram, com prevalência de 19,76%, 19,37% e 18,97%, respectivamente. Os dados são da pesquisa Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, realizada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pelo Institute for Advanced Study in Toulouse e o Instituto Maria da Penha.

De acordo com o estudo, 3 em cada 10 mulheres nordestinas (27%), com idades entre 15 e 49 anos, já foram vítimas de violência doméstica ao longo da vida e uma em cada 10 nordestinas (17%) foi agredida fisicamente pelo menos uma vez na vida. As mulheres foram questionadas sobre a ocorrência de violência emocional, física e sexual, tanto ao longo da vida como nos últimos 12 meses.

Para a pesquisadora Márcia Tavares, do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (Neim) e coordenadora do Observatório da Lei Maria da Penha, a posição de Salvador é resultado de uma combinação de fatores, como os traços patriarcais fortes na cultura soteropolitana e o reflexo disso nas instituições que deveriam proteger as mulheres da violência. “Existe uma rede de proteção precária e fragmentada no estado. Isso contribui para a impunidade de homens que agridem parceiras e ex-parceiras”, diz ela.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que o combate à violência doméstica deve ter início com a educação das crianças e ressaltou a criação  da Operação Ronda Maria da Penha. “No período apresentado na pesquisa, mais de R$ 8 milhões foram investidos em construção, reformas, estruturas e contratações direcionadas à prevenção e ao combate à violência  doméstica.”

Instituto Maria da Penha/UFCE
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 18:00

PROJETO PEDRA BRANCA ABANDONADO PELA CHESF E CODEVASF

O projeto Pedra Branca completa 30 anos no mês de março e vem passando por diversas dificuldades com os serviços de O&M – Operação e Manutenção que são de responsabilidade da CHESF e CODEVASF há muito tempo.

Com a omissão da CHESF/CODEVASF em disponibilizar água suficiente para irrigação há cerca de dois anos os prejuízos acumulados são incalculáveis e os produtores já não conseguem produzir com qualidade, uma vez que a perda da produção já chega em torno de 70%.

No início do mês de outubro os próprios produtores com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curaçá e Abaré fizeram uma força tarefa na estação de Bombeamento para a melhoria da irrigação, com isso no último dia 26 de outubro os reassentados receberam do governo do Estado um novo flutuante através de uma emenda parlamentar do Deputado Estadual Ângelo Almeida que com esse novo equipamento os agricultores tinham a esperança de minimizar os prejuízos causados, mas com a falta de compromisso da Codevasf o mesmo ainda não foi estalado por conta do transformador que sua capacidade não é suficiente e a mesma não troca.

Segundo o Sr. Hélio Santos representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curaçá várias tentativas foram feitas junto à codevasf para solucionar os problemas. Na última reunião com a Superintendente interina da 6ª SR de Juazeiro e gestor dos contratos de Operação e Manutenção o Sr. Laercio ficou acordado que o transformador seria trocado num prazo de 10 dias e já está chegando aos 40 dias e até agora nada acontece.

Eu mesmo tentei buscar soluções ligando e mandando mensagens de whatsapp para o Diretor da Codevasf o Dr. Napoleão e não obtive êxito com isso a empresa SENHA que presta os serviços de O&M responsável pelo sistema de bombeamento já entregou os avisos prévios aos seus funcionários.

A situação que o Projeto Pedra Branca se encontra hoje é um estado de calamidade e abandono por parte dos governos Municipal, Estadual e Federal.

Hélio Santos Delegado de Base do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curaçá

publicado em 24 de Novembro / 2017 às 17:45

Dodge pede ao Supremo condenação de Gleisi e reparação de R$ 4 milhões

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) a condenação da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), de seu marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, e de um empresário pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, além do pagamento de R$ 4 milhões como reparação de danos morais e materiais.

Dodge entregou nesta sexta-feira (24) as alegações finais no âmbito de uma ação penal derivada da Operação Lava Jato. Essa é a última etapa do processo, sob relatoria do ministro Edson Fachin, antes da sentença.

Segundo a procuradora-geral, o esquema de corrupção na Petrobras viabilizou R$ 1 milhão para a campanha de Gleisi ao Senado em 2010. O valor, de acordo com a PGR, saiu de empresas que tinham contratos com a estatal e era arrecadado pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa, que se tornou delator.

Ler Matéria Completa
Com informações da Folhapress. 
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 17:34

População brasileira é formada basicamente de pardos e brancos, mostra IBGE

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) 2016, divulgada hoje (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que, no critério de declaração de cor ou raça, a maior parte da população brasileira residente é parda: são 95,9 milhões de pessoas, representando 46,7% do total. Em 2012, início da Pnad Contínua, esse percentual era 45,3%. O contingente de cor branca representava 44,2% do total populacional do país em 2016, com 90,9 milhões de pessoas. Em 2012, esse índice era de 46,6%. Mais 8,2% se declararam de cor preta, um total de 16,8 milhões de pessoas, no ano passado. Em 2012, eram 7,4%. Entre as grandes regiões do país, 76,8% da população do Sul se declaravam branca, 18,7%, parda e 3,8%, preta. Na Região Norte, 72,3% da população eram parda, 19,5%, branca e 7%, preta. Na Região Sudeste, a que tem a maior proporção de população residente, 52,2% disseram ser brancos, 37,6%, pardos e 9%, pretos. No Brasil, no ano passado, a população residente foi estimada em 205,5 milhões de pessoas.

Ler Matéria Completa
Agência Brasil
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 17:00

CARRO DO LIXO ATOLA NO RESIDENCIAL HUMBERTO PEREIRA

Não bastasse a falta de equipamentos tipo escola, creche, posto policial, abrigo para os usuários dos transportes coletivos motivos que levaram os moradores a um protesto na manhã desta sexta-feira (24) eles ainda têm que conviver com a ameaça da falta de coleta do lixo. Um carro coletor atolou em plena avenida nesta sexta conforme flagrante do radialista Waltermário Pimentel que enviou as fotos ao Blog Geraldo José.

Da Redação
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 16:30

TSE homologa resolução que extingue 400 zonas eleitorais no país

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) homologou nesta quinta-feira (23) uma resolução que extingue 400 zonas eleitorais em todo o país. O objetivo é economizar recursos públicos, mas a corte afirma que os eleitores não serão prejudicados. "Representa uma significativa economia. E acreditamos que isto não ocorreu em prejuízo dos serviços da Justiça Eleitoral. Em alguns estados — eu acompanhei isto na Bahia, em Salvador —, estamos fazendo conexão com os próprios serviços, que são tradicionais hoje em vários estados — cada um tem um nome, como Poupatempo. Esses serviços multifuncionais que estados e municípios colocam à disposição da população para a obtenção de documentos e quitações e tudo o mais. Também estamos nos inserindo nesse contexto, permitindo então que estejamos mais perto do eleitor”, afirmou o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes. O presidente da Corte Eleitoral ainda diz que a proposta de rezoneamento já era antiga. Ele lembrou que a cidade de São Paulo tinha a metade das zonas eleitorais do Rio de Janeiro, “e esse talvez seja o caso emblemático”. São Paulo tinha, na proporção, uma zona eleitoral para 150 mil eleitores, enquanto o Rio de Janeiro possuía uma para 75 mil eleitores. Gilmar Mendes reforçou que ao deixar de sede de zona eleitoral, ainda haverá representação eleitoral. “Mas haverá, certamente, o deslocamento de servidores, redistribuição de funções, aquilo que é, de fato, inevitável”, pontuou.

publicado em 24 de Novembro / 2017 às 16:01

Intervenção impede que esgoto da Orla 1 caia no Rio São Francisco

Está sendo realizada na Orla I da cidade, uma obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário. A ação é resultado de um estudo feito pela Prefeitura de Petrolina, em que foi diagnosticado que a rede de esgoto, por conta das ligações clandestinas, não suportava mais a demanda e, com isso, precisava de uma ampliação.

O diretor-presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Rafael Oliveira, explica que o diagnóstico faz parte do projeto Orla Nossa. "Essa é uma medida realizada para que o sistema possa receber as ligações que eram desviadas clandestinamente para vias pluviais e caiam diretamente no rio. É uma das ações do Programa de Revitalização de Áreas Degradadas, o PRAD", disse. 

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 15:43

Exames TOEFL-ITP serão realizados na Univasf em dezembro

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá mais uma oferta do exame TOEFL-ITP este ano. A prova, que é gratuita e direcionada para discentes e servidores da Univasf, vai acontecer nos dias 4 e 6 de dezembro, no Campus Juazeiro. São ofertadas 100 vagas, que serão divididas nos dois dias de prova. O TOEFL-ITP (Test of English as a Foreign Language) é um teste de proficiência em inglês, que tem como objetivo diagnosticar o nível de conhecimento do idioma.

As inscrições podem ser feitas no site do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) até três dias antes da realização do teste. Podem fazer o TOEFL-ITP estudantes de graduação e pós-graduação regularmente matriculados em cursos presenciais e a distância da Univasf e servidores com Siape ativo há no mínimo seis meses.

Ler Matéria Completa
Ascom Univasf
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 15:27

Seminário discutiu A VIOLÊNCIA SOFRIDA POR MULHERES QUE EXERCEM A PROSTITUIÇÃO

Centenas de mulheres estiveram reunidas em juazeiro participando de um debate sobre a violência que atinge as mulheres que trabalham como prostitutas na cidade. O seminário com o tema violência no exercício da prostituição: invisibilidades e contradições, foi realizado na noite da última quarta-feira (22) e durante todo o dia de ontem (23) no Centro de Cultura João Gilberto.

A iniciativa foi da Pastoral da Mulher da Diocese de Juazeiro, com o objetivo de sensibilizar e dialogar com a sociedade sobre a violência sofrida pelas mulheres que exercem a prostituição. Durante o seminário foi exibido um vídeo documentário produzido pela pastoral com depoimentos de quem passou por violência no exercício dessa profissão.

Entre as palestrantes participaram a advogada feminista Laina Crisóstomo Souza de Queiroz, coordenadora da ONG Tamo Juntas, que presta assistência à mulheres que sofrem violência na cidade de Salvador; a coordenadora do grupo de estudos feministas da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Elbênia Neris; a delegada da mulher de Juazeiro, Rosineide Motta Medrado; a delegada regional de Juazeiro, Lígia Nunes de Sá e a representante da marcha mundial de mulheres Tainá de Menezes.

Para a coordenadora da Pastoral da Mulher, Fernanda Lins, o objetivo de tirar essa temática da invisibilidade foi alcançado. "Ressalto que ainda é necessário continuar na luta por uma sociedade mais igualitária para as mulheres e onde seus direitos sejam garantidos. E destaco a importância do trabalho conjunto e em rede para o enfrentamento desse problema", frisou Fernanda.

Josenaldo Rodrigues Fotos: Pastoral da Mulher
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 15:00

Juazeiro: Rua Raimundo Dias de Miranda recebe pavimentação

Localizada no bairro Jardim Flórida, a Rua Raimundo Dias de Miranda começou a receber nessa quinta-feira (23) a pavimentação em paralelepípedo granítico. A obra de pavimentação da primeira etapa, iniciada há pouco mais de 20 dias, já passou por todo o processo de terraplanagem. A intervenção é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) e faz parte do programa Pavimenta Mais.

A obra tem como objetivo superar o déficit estrutural que Juazeiro possui de pavimentação. Uma extensão de aproximadamente 410 m está sendo beneficiada com pavimentação em paralelepípedo granítico, drenagem superficial (meio fio e linha d’água), calçadas e saneamento básico. “Concluímos toda a regularização da base e sub-base da via, a equipe do SAAE continua trabalhando com o rebaixamento da rede de água, limpeza da rede de esgoto e executando as ligações das condominiais, e estamos executando simultaneamente o meio fio e o pavimento em paralelepípedo granítico”, explica a engenheira da SEDUR, Lays Mary.

Ler Matéria Completa
Por Gardennia Garibalde/SEDUR
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 14:59

Explosão em mesquita deixa mais de 235 mortos no Egito

Uma explosão ocorreu em uma mesquita no Egito, mais especificamente ao Norte da península Sinai, matando pelo menos 235 pessoas, nesta sexta-feira (24). O jornal egípcio Al-Ahram comunicou que o número de feridos chega a 125. O governo egípcio trata a explosão como atentado terrorista. Até o momento, no entanto, nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque. 
 
As informações são de que o templo de Al Rawdah, fica em Bir al-Abed, no Sinai do Norte, segundo o canal Sky News Arabia. De acordo com a CNN, que cita fontes do serviço de segurança do país, terroristas teriam detonado pelo menos duas bombas durante oração da sexta-feira. E que, enquanto os fiéis tentavam fugir, começaram a atirar.  

Presidente egípcio, Abdel Fattah al Sisi declarou luto oficial de três dias e já convocou uma reunião de emergência para criar estratégias para aumentar a segurança. A motivação do ataque é desconhecida, mas o exército egípicio enfrenta o Estado Islâmico no norte do Sinai. Conforme a SkyNews, a Força Aérea do Egito destruiu dois veículos que seguiam com supostos atiradores armados. Não há informações se as mortes dos 30 atiradores está relacionada à explosão da Mesquita. 

Fonte: NMB
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 14:45

Prefeitura de Juazeiro participa do I Fórum BNB G20+20 de Cidades Médias em Fortaleza

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Tiano Felix, acompanhado do assessor de governo da prefeitura Carlos Neiva, participaram nestés dia 23 e 24, do I Fórum BNB G20+20 de Cidades Médias, realizado na cidade de Fortaleza, Ceará.

O objetivo do encontro foi criar uma plataforma de negócios e governança que estimule parcerias entre os 40 municípios indicados e a iniciativa privada, bancos de desenvolvimento, organismos financeiros internacionais, instituições de pesquisa e órgãos governamentais. Três foram os eixos de abordagem: troca de experiências e práticas bem-sucedidas, viabilização de capacitações técnicas, tecnológicas e gerenciais e criação de ambiente de estruturação de negócios, com ênfase em parcerias público-privadas voltadas, principalmente, para o setor de infraestrutura.

Vale destacar que a partir do Fórum BNB G20+20, será esboçado o perfil socioeconômico de cada município, além de possibilitar a adesão a um programa de monitoramento de desenvolvimento, inovação e gestão do município através do BNB.

“Esse programa é para nortear as ações governamentais de investimento bem como as de financiamento para o município, além de possibilitar a participação no Programa de Certificação de Boa Gestão em 2018. Na realidade, aqui é um espaço de negociação, onde os municípios estão pautando suas demandas e o BNB juntamente com a iniciativa privada, apoia o desenvolvimento de projetos em busca de soluções”, observou o assessor de governo de Juazeiro, Carlos Neiva.

Lene Radina/ASCOM PMJ
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 14:43

Acompanhe os trabalhos da SESP para esta sexta-feira (24) em Juazeiro

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informa à população juazeirense a programação dos trabalhos relacionados à iluminação e limpeza dos espaços públicos para esta sexta-feira (24).

A equipe de mutirão de limpeza está na avenida principal do bairro Alto do Cruzeiro; as equipes de varrição atendem hoje área da SAMU e UPA, Centenário, Cajueiro, Dom José Rodrigues, João Paulo II, Piranga, Maringá e Country Clube.

Em relação à iluminação pública os bairros atendidos serão Alto do Alencar, Jardim Vitória, Padre Vicente, Quidé, Santo Antônio, Nova Esperança, Lomanto Júnior, Maringá, São Geraldo e Jardim Flórida. Qualquer solicitação de atendimento deve ser realizada pelo telefone (74) 3612 5411, e é necessário que a pessoa forneça o endereço completo e o número do telefone para que possa ser realizado o registro de protocolo.

Luzete Nobre/SESP
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.