Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 23 de Fevereiro de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 23 de Fevereiro / 2018 às 07:27

SOLENIDADE DE CONCLUSÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS DA PMPE

Nesta  sexta-feira (23),  às 09h, no Ginásio do SESC, na Avenida Fernando Goes, Centro de Petrolina, a solenidade de conclusão do Curso de Formação de Sargentos-2018 – PMPE - Polo III - Petrolina. Ao todo foram certificados 195 cabos da polícia militar que agora estarão aptos a galgarem a promoção de sargento. Os policiais militares formados fazem parte de diversas unidades da corporação na região do sertão tais como 5º BPM (Petrolina), 7º BPM (Ouricuri), 8º BPM (Salgueiro), 2ª CIPM (Cabrobó), 7ª CIPM (Santa Maria da Boa Vista), 9ª CIPM (Araripina), NIS/2ª EMG, CPM – Anexo I (Petrolina), DS – Policlínica Petrolina  (Petrolina) e Dinter II  (Petrolina). A solenidade contará com autoridades civis e militares da região.

O Curso de Formação de Sargentos 2018 Polo Petrolina funcionou no Colégio da Polícia Militar de Petrolina (Anexo I) e contou 06 (seis) turmas divididas em 02 (duas) entradas, a primeira no período de 02 a 16JAN, e a segunda de 22 a 05FEV.

O CFS funcionou nos turnos manhã e tarde, com duração de 15 dias letivos corridos (por entrada), em face da disponibilidade das estruturas físicas do mencionado colégio. O referido curso contou com diversas disciplinas tais como Procedimentos Investigatórios nas Corporações Militares – PICM, Gestão Administrativa – GA e Aspectos Técnicos de Policiamento Ostensivo – ATPO.

Todos os participantes do curso possuem mais de 20 anos de efetivo serviço prestados a sociedade pernambucana e se sentiram prestigiados e valorizados com esta oportunidade, que abriu caminho para ascensão profissional na PMPE.

Assessoria de Imprensa 5º BPM
publicado em 23 de Fevereiro / 2018 às 07:00

Núcleo de saúde leva informações sobre IST’s para jovens do Distrito de Maniçoba

Com o objetivo de levar informações a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e os cuidados relativos com o próprio corpo que a equipe do Núcleo de Núcleo de Educação e Promoção à Saúde (NEPS) realizou quarta-feira (21), uma apresentação teatral para os alunos do Colégio Estadual Olavo Neto, Distrito de Maniçoba.  

A equipe formada por profissionais da saúde conversou com alunos sobre a importância de cuidar bem da saúde e do próprio corpo, além de conhecimentos em relação às IST’s e quais as formas de prevenção do contágio. A equipe pontuou a higiene pessoal, os cuidados individuais com o corpo, a responsabilidade de hábitos saudáveis e os cuidados com a própria saúde.  

Ler Matéria Completa
Débora Sousa/ SESAU
publicado em 23 de Fevereiro / 2018 às 06:30

Marina reforça pré-candidatura de Júlio Lóssio ao Governo de Pernambuco

A pré-candidata ao Palácio do Planalto Marina Silva (Rede) seguiu uma agenda apertada na noite de ontem quinta-feira (22) em sua passagem pelo Recife para participar da filiação e do lançamento da pré-candidatura a governador de Pernambuco do ex-prefeito de Petrolina Júlio Lóssio. 

Marina e Júlio Lóssio participaram de um seminário da Rede, no Praia Hotel, no bairro do Pina, onde também foi concedida coletiva à imprensa. Entre outros temas, a presidenciável comentou que enfrentará dificuldades em relação ao guia eleitoral, no qual, de acordo com as novas regras, não poderá participar de debates e irá contar com apenas dez segundos de tempo de exibição caso se confirmem as saídas da Rede de Alexandre Molon (RJ) e Aliel Machado (PR), que negociam a ida para o PSB. "Estamos dialogando com outros parlamentares", adiantou Marina.

Ler Matéria Completa
Folha Pernambuco
publicado em 23 de Fevereiro / 2018 às 06:00

PGE inaugura novas instalações do núcleo regional em Juazeiro

Em solenidade a realizar-se noite da próxima segunda-feira (26), em Juazeiro, na Bahia, o procurador geral do Estado, Paulo Moreno Carvalho, inaugura as novas instalações do núcleo regional da Procuradoria Geral do Estado no município. O evento acontece às 18h, na Rua Coronel Aprígio Duarte, 03 - Centro e conta agora com uma área ocupada de 120,11 metros quadrados. 

A unidade, vinculada à Procuradoria do Interior, passou por uma reforma no seu espaço físico com o objetivo de reestruturar, não somente as salas de trabalho, como também a copa, banheiros e fachada. Os serviços foram executados em 90 dias em parceria com a Superintendência de Patrimônio da Secretaria de Administração do Estado da Bahia – SUPAT.

Com a obra, a unidade passou a contar com 04 postos de trabalho para procuradores do Estado, espaço para reunião, sala técnica, arquivo e 17 postos de apoio administrativo/estágio. Além da parte de infraestrutura, foram feitos investimentos também na compra de móveis e equipamentos e na ampliação da rede de internet. 

A reforma visa, dentre outros aspectos, oferecer melhores condições de trabalho aos procuradores e servidores administrativos que atuam pela PGE no município de Juazeiro e fortalecer a presença da Procuradoria no interior do Estado. 

Junto com a recém inaugurada sede em Feira de Santana e as novas dependências no município de Vitória da Conquista, a inauguração das instalações em Juazeiro faz parte de um programa que vem sendo desenvolvido pelo órgão com vistas à reestruturação dos núcleos regionais da PGE e a consolidação da Procuradoria do Interior, instituída pela Lei Complementar 43/2017. A nova sede do núcleo regional do município de Teixeira de Freitas será  inaugurada em breve.

ASCOM/PGE-BA
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 23:00

ARTIGO - A PÔPA DE QUE MESMO???

“A VIDA SEM A MÚSICA SERIA UM ERRO“. Este incólume dizer nietzscheano engloba gulosamente o real sentido para a existência (Ou Existencialismo?) humana da mais soberba e acolhida das artes. Bem antes, do alto da sua pomposidade filosófica, o platonismo vaticinava: “A MÚSICA É ELEMENTO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO”.

Pronto, saudoso Leitor de um texto cultural. Acabei de escapar do suplício de iniciar um escrito. Agora é pé na tábua e tocar em frente dedilhando sincrônicos acordes em perfeita sintonia: Caneta-inspiração-papel. Não sem antes clamar Secretapa, dileta cia, a pôr na vitrola “VIOLA ENLUARADA” de... depois “ÚLTIMO DESEJO” de... e mais adispois “AMIGO É PRA ESSAS COISAS” de... Secretapa, peraí, lembrei! Num esqueça “CONSTRUÇÃO” de... viu?

Bonito!

A cultura e a arte nacional já sofrem, mano. Dentre as suas vertentes múltiplas, sem pestanejar, a música é a mais propícia a ataques traiçoeiros, ímpios, mercadológicos, mesquinhos. A música essência leva sopapos por todos os flancos. A mais expressiva modalidade artística do país vive à beira sem eira de tornar-se apenasmente um item obsoleto, labiríntico, ridículo, descartável, nessa nossa sociedade de consumo leviano, banal, hipócrita, bestial, recheada de uma patológica filosofia feudal, nanica, capitalista, burguesa e retrógrada.

Ler Matéria Completa
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 22:30

Secretaria de Saúde leva orientações sobre febre amarela e doenças de Chagas para comunidade rural de Petrolina

Com o objetivo de esclarecer a comunidade do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho/ C1, zona rural de Petrolina, sobre febre amarela, a Secretaria de Saúde ministrou uma palestra na Escola Edison Nolasco com orientações sobre o agravo, modo de transmissão e os critérios de vacinação.

"Decidimos realizar essa palestra para informar a população que Pernambuco não é área de risco da doença, e que a vacina é disponibilizada somente para quem irá viajar para locais de risco, com a devida apresentação de comprovante de viagem. É uma forma de acalmar as pessoas, de mostrar que não é preciso ter receio ", explica  a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Além de apresentação sobre febre amarela, houve ainda orientações sobre a doença de Chagas, seus sintomas e tratamento. "Ações como essa são importantes porque levam conhecimento, principalmente à comunidade rural, que tem mais dificuldade no acesso de informações, além de aprimorar o conhecimento e os cuidados para evitar certas doenças", finalizou Marlene.

Ascom-PMP
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 22:16

Mulher denuncia ter sido estuprada por médico dentro da UPA na zona sul do Recife

A Polícia Civil investiga uma denúncia de estupro praticado durante atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. Uma mulher de 18 anos afirmou ter sido estuprada por um médico traumatologista. Segundo a vítima, após cair de uma escada dentro de casa, ela foi à unidade de saúde na manhã desta quarta-feira, onde realizou alguns procedimentos. O médico então, teria solicitado exames e, quando a paciente voltou com os resultados, ele teria apalpado e se esfregado em seu corpo, pedido que baixasse o short e ejaculado sobre a vítima.

Após o crime, a jovem foi para casa e contou o fato à mãe no final da tarde, quando então as duas procuraram a polícia. A vítima passou por exame de corpo delito e sexológico no Instituto Médico Legal (IML), sendo possível a coleta do sêmen do suspeito. À noite, a vítima foi encaminhada do IML para o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa, localizado no bairro de Casa Amarela. No local, ela foi acolhida, recebeu atendimento de uma equipe multiprofissional e tomou as medicações profiláticas contra infecções sexualmente transmissíveis (IST) e gravidez indesejada. Após receber apoio psicológico, ela recebeu alta e será acompanhada pelo serviço de referência. 

Ler Matéria Completa
Diário Pernambuco Foto: Reprodução Tv Globo
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 22:00

UNINASSAU Petrolina promove "Tira-Dúvidas FIES"

A Faculdade UNINASSAU Petrolina promove nos dias 23 e 24 de fevereiro o "Tira-Dúvidas FIES", a ação é gratuita e direcionada a população.  A ação acontece das 8h às 21h na sexta-feira (23), no sábado (24) acontecerá das 8h às 12h no laboratório de informática da Instituição, localizada na Av. Clementino Coelho, 714, bairro Atrás da Banca. 

De acordo com a diretora da UNINASSAU Petrolina, Anna Cristina, os interessados poderão se informar sobre o processo de adesão e o funcionamento do Programa de Financiamento Estudantil (FIES). "Vamos orientar sobre os procedimentos para participar do programa, como prazos, pré-requisitos, entre outros pontos. Todos que tem interesse em conhecer mais, estão convidados a comparecer ", informou. 

Outras informações podem ser obtidas através pelos telefones 87 3866-0012 e 87 3866-5800.

Ascom Uninassau
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 21:44

MST desocupa sede do Incra e atendimento será retomado normalmente

Os agricultores ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, desocuparam o final da tarde de hoje a sede do Incra em Petrolina. Confiram a nota do Incra:

"O Incra do Médio São Francisco através de seu gestor, Bruno Medrado, informa que a sede da regional está sendo desocupada pelo MST e que a partir desta sexta-feira (23) o atendimento ao público será retomado normalmente. O encaminhamento aconteceu durante reunião entre a gestão da autarquia e os dirigentes do Movimento, que aconteceu no final desta manhã, e definiu o assentado Florisvaldo de Araújo Neris como o representante a acompanhar o Superintendente na reunião com o  diretor de Obtenção de Terras da autarquia, Clóvis Figueiredo Cardoso, para tratar da liberação de recursos para aquisição de novas áreas na região".

Redação blog
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 21:39

Procurador pede rebaixamento do Vitória à Série B do Campeonato Baiano

O procurador sorteado para fazer a denúncia da confusão do último Ba-Vi, Dr. Hermes Hilarião Teixeira Neto, pede o rebaixamento do Esporte Clube Vitória do Campeonato Baiano, por na interpretação dele, dar o encerramento de forma intencional à partida.

"Na nossa avaliação, o Vitória, através do Mário Silva, do Vagner Mancini e de outros atletas, encerrou forma intencional a partida e isso gera aplicação do Artigo 205, parágrafo 2º do CBJD, porque o Vitória além de encerrar a partida, prejudicou diretamente o Jequié e o Fluminense de Feira. Por essa razão, por ter tido um prejuízo desportivo desses times que não participaram da partida, eu to pedindo a desclassificação do Vitória do Campeonato Baiano", disse em entrevista ao apresentador Márcio Martins, no Arena Transsamérica.

O procurador denunciou o Vitória no artigo 205 do CBJD, além de regulamento do Baiano, estatutos da FIFA e artigo 69 do código disciplinar, por "provocar suspensão do jogo causando prejuízo a terceiros. A pena solicitada foi de, além da desclassificação e rebaixamento, multa de até R$ 100 mil.

Também pelo lado do Rubro-Negro, o técnico Vagner Mancini foi denunciado no artigo 258 do CBJD, "por ferir a ética disciplinar e suspender jogo, com pena de uma a seis partidas de suspensão. O zagueiro Kanu foi denunciado em dois artigos, no 254-A e no 243, por agressão e ameaça. A pena, para o defensor, é de R$ 100 a R$ 100 mil e mais quatro a 12 partidas de suspensão.

Ler Matéria Completa
Fonte: galaticosonline
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 21:30

Moradores que serão beneficiados com o programa ‘Transformar’ recebem visita de equipe da SEDES

A secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama acompanhada por engenheiros e arquitetos visitou na tarde de ontem quarta-feira (21) os primeiros contemplados através do programa ‘Transformar’. As famílias beneficiadas terão suas casas adaptadas com adequações de acessibilidade. O Programa vai atuar nas áreas com população em situação de vulnerabilidade social.

A família da dona de casa Graciele Bezerra, será uma das beneficiadas. Na casa, localizada no bairro Quidé, moram 5 pessoas e 3 delas têm algum tipo de deficiência. A moradia será adaptada para atender às necessidades da família, principalmente, as do pequeno Joel de 9 anos, que tem paralisia cerebral. “Soube do programa através da equipe do CRAS do bairro e logo fizemos a inscrição. Será muito bom, por que não temos condições para fazer essas adaptações. O Joel começou a andar agora e terá mais espaço para ele e a irmã brincarem. Estamos muito felizes”, declarou.

Ler Matéria Completa
Fabiana Diniz/SEDES
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 21:00

Privatização: relator quer criar agência para cuidar do Rio São Francisco

O relator do projeto de lei da privatização da Eletrobras, deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), quer garantir a manutenção e independência do Centro de Pesquisa da Eletrobras (Cepel) e uma compensação pela exploração do Rio São Francisco, a partir da criação de uma agência exclusivamente responsável pela revitalização do rio.

O relator participou de uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, ontem quarta-feira (21), na residência oficial do presidente da Câmara, para tratar do projeto de lei de privatização da estatal. Maia já criou uma comissão especial para analisar o projeto e espera que a proposta seja votada pelo colegiado até a segunda quinzena de abril.

O relator do projeto disse que Wilson apresentou os principais pontos da proposta para Maia, que pediu celeridade para votar o projeto na comissão especial. O projeto está na lista de matérias consideradas prioritárias pela base governista depois da suspensão da reforma da Previdência.

Ler Matéria Completa
Rádio Senado
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 20:24

ESPAÇO DO LEITOR: PISCINA PROPORCIONADA PELO SAAE.

Geraldo,

Gostaria de parabenizar ao SAAE pela piscina que desde o domingo (19) se formou na frente da minha casa e demais vizinhos, na Praça Durval Barbosa Cunha, bairro Centenário. Ligamos para o serviço de esgoto deram um prazo de oito (08) dias para solucionar o problema, talvez se o SAAE gastasse menos com publicidade e investisse em equipamentos e pessoal, o tempo resposta seria satisfatório!

Obrigado ao blog por proporcionar a publicação da nossa indignação.

Pedro Araújo

publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 20:00

Mutirão de consultas de Clínica Geral e Nutrição do Hospital Regional será realizado sábado (24)

Lidar com o grande volume de atendimentos é um dos desafios do Hospital Regional de Juazeiro, (a 512 km de Salvador).  A unidade do Governo do estado da Bahia, 100% SUS, que atende a uma população estimada em quase dois milhões de habitantes, cumpre um importante papel no norte da Bahia e sertão Pernambucano, sendo referência para 53 municípios quando se trata de atendimento em média e alta complexidade .E para  otimizar os atendimentos ambulatoriais e proporcionar aos seus usuários mais comodidade no atendimento médico e multidisciplinar,  o Hospital Regional de Juazeiro realizará neste sábado (24) mais um mutirão de consultas na especialidade de Clínica Médica e consulta com Nutricionista.

Alem do atendimento nas especialidades, os pacientes poderão aferir a pressão arterial e receber encaminhamento para a realização de   exames de laboratório e de imagem. Os pacientes interessados devem comparecer ao HRJ, neste sábado (24) a partir das 7:00 horas para a realização do cadastro,  logo após a realização do cadastro os pacientes receberão atendimento. Os pacientes que precisam realizar esse tipo de atendimento devem comparecer à unidade portando o cartão SUS e documento de identidade (RG).

Ascom HRJ
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 19:30

Jornalistas são guardiões da notícia, diz o Papa Francisco

Papa Francisco está empenhado em combater as fake news e fomentar um jornalismo de paz. É o que demonstra a mensagem do Santo Padre para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado em 13 de maio de 2018. Tema atual e recorrente nos debates sobre os processos de comunicação da atualidade, tanto por parte dos veículos de imprensa como nos espaços acadêmicos.

Francisco explica de maneira clara que a expressão fake news – notícias falsas em português – se refere a informações infundadas, baseadas em fatos inexistentes ou distorcidos, com o objetivo de enganar ou até manipular os destinatários.

Muitas vezes estas falas notícias são disseminadas de maneira online, através da internet, e envolvem pessoas públicas, como políticos, artistas e formadores de opinião. Gente que rende curiosidade e cliques. Popular nas redes sociais em todo o mundo, o próprio papa Francisco já foi vítima dessas inverdades. Atuando em uma emissora de inspiração cristã, fui abordada mais de uma vez com a surpresa do telespectador com a notícia de que o Santo Padre seria submetido a uma cirurgia de risco.

Ler Matéria Completa
Giovana Leonardi-REDEVIDA de Televisão.
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 19:00

Espaço do Leitor: “Descaso público no bairro Itaberaba”.

A leitora Cristiane Lima moradora da rua 02, bairro Itaberaba, enviou mensagem e diversas fotos relatando a situação de calamidade com os esgotos estourados na comunidade. Confira: “Por favor Geraldo moro aqui quase em frente a Creche Ana Maria Morgado e tem um esgoto estourado há mais de dez (10) dias e já ligamos eu e outras vizinhas e o Saae nada resolve. Está impossível até sentar na calçada por conta do mau cheiro e a noite as muriçocas tomam de conta. Pedimos que o setor competente venha e resolva de forma que façam o serviço direito porque esse mesmo esgoto só vive assim”.

publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 18:26

MORADORA DO TABULEIRO AGRADECE AÇÃO DO SAAE

Caro Geraldo José mesmo sabendo que a limpeza urbana é umas das competências do Município previstas em lei, quero aproveitar esse espaço para externar meus agradecimentos ao SAAE, na pessoa do Sr. Jadson (Setor de Resíduos Sólidos do SAAE), pelo serviço de limpeza de terrenos baldios localizados no Bairro Tabuleiro. Vale ressaltar que a demanda foi apresentada a órgãos competentes (SESP e SEMAURB) há alguns meses, no entanto, somente ontem foi atendida.

Na oportunidade quero agradecer também pela presteza da equipe responsável pelo Portal da Transparência que tem respondido as demandas apresentadas com eficiência. Espero que outros usuários (as) possam ter acesso a esse serviço.

Espero ainda que os (as) moradores (as) das redondezas possam contribuir com a manutenção da limpeza do local.

Grata pela atenção.

Tânia Cristina da Silva - Moradora do Bairro Tabuleiro.

publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 18:00

Prefeitura reúne entidades para discutir acessibilidade nas ruas de Petrolina

Um encontro realizado nesta quarta-feira (21), em Petrolina, reuniu diversas entidades e pessoas com deficiência com um objetivo comum: ampliar os pontos de acessibilidade nas ruas da cidade. Durante toda a manhã, representantes da prefeitura ouviram as demandas de comunitários para mapear os locais de difícil acesso e assim buscar as melhorias necessárias.

Durante o encontro, as pessoas com deficiência e familiares detalharam os pontos que precisam de mais atenção e puderam dar sugestões sobre a acessibilidade. Segundo a secretária executiva da mulher e acessibilidade, Talita Andrade, a ideia é ouvir as demandas e construir um documento no qual serão estabelecidas as prioridades com relação à acessibilidade.

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 17:36

Moradores que serão beneficiados com o programa ‘Transformar’ recebem visita de equipe da SEDES

A secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama acompanhada por engenheiros e arquitetos visitou na tarde desta quarta-feira (21) os primeiros contemplados através do programa ‘Transformar’. As famílias beneficiadas terão suas casas adaptadas com adequações de acessibilidade. O Programa vai atuar nas áreas com população em situação de vulnerabilidade social.

A família da dona de casa Graciele Bezerra, será uma das beneficiadas. Na casa, localizada no bairro Quidé, moram 5 pessoas e 3 delas têm algum tipo de deficiência. A moradia será adaptada para atender às necessidades da família, principalmente, as do pequeno Joel de 9 anos, que tem paralisia cerebral. “Soube do programa através da equipe do CRAS do bairro e logo fizemos a inscrição. Será muito bom, por que não temos condições para fazer essas adaptações. O Joel começou a andar agora e terá mais espaço para ele e a irmã brincarem. Estamos muito felizes”, declarou.

Ler Matéria Completa
Por Fabiana Diniz/SEDES
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 17:18

Atividades da SEMAURB serão interrompidas nesta sexta-feira (23) em Juazeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) informa que em virtude da necessidade de dedetização da secretaria que acontecerá nesta sexta feira, (23) as atividades de atendimento ao público não poderão ser realizadas para garantir a segurança do contribuinte e do servidor. As atividades  voltam  à normalidade na segunda-feira, 26.

Ascom/SEMAURB
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 17:03

Campanha do Sintraf orienta agricultores sobre cadastramento no PAA e PNAE

O Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina (Sintraf) está realizando uma campanha de orientação para os produtores interessados em participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), executados pela prefeitura. Durante reuniões promovidas junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, na zana rural, ou na sede da própria entidade, os agricultores têm recebido esclarecimentos sobre as documentações necessárias, modelo da proposta de venda e os ritos do cadastramento.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 16:30

Operação conjunta desarticula quadrilha envolvida em assaltos a bancos

Uma grande operação das Polícias Civil, Militar e Federal foi deflagrada na noite de ontem quarta-feira (21) e prossegue nesta quinta feira (22) com o objetivo de desarticular uma quadrilha envolvida em assaltos a banco, roubo de cargas, extorsão mediante sequestro e homicídios. O grupo agia principalmente na região do sul e baixo sul de estado, em cidades como Camamú, Igrapiúna, Ibirapitanga, Ilhéus e Valença.

De acordo com o diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), Flávio Góis, a operação, que ainda está em curso, teve ações simultâneas em três cidades, Simões Filho, Capim Grosso e Ibirapitanga, localizou um dos principais integrantes da quadrilha, conhecido como "Bruno de Igrapiúna", na noite desta quarta-feira (21), no momento em que se reunia com outros suspeitos para organizar um assalto a banco, no bairro Ponto Parada, em Simões Filho.

Ler Matéria Completa
Ascom SSP/BA
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 16:09

ARTIGO: Educação e esportes como ferramentas de integração social

O esporte não é apenas uma palavra, um substantivo comum e não se define com um único conceito. A prática esportiva no contexto atual vem ganhando diversas formas, modalidades e, principalmente, sua finalidade tem sido ampliada. Vivemos hoje em uma sociedade onde, em várias áreas, os valores éticos e morais, de tradições e conceitos foram praticamente esquecidos. Sendo assim, o grande ídolo, já não é mais um escritor famoso ou um cientista, mas sim, um jogador de futebol, um cantor ou vencedor do Big Brother Brasil.

Nos últimos anos é expressivo o aumento de projetos esportivos destinados aos jovens das classes populares, financiados ou não por instituições governamentais e privadas. A prática de esportes não é apenas um símbolo de cuidado com a saúde. Os esportes têm sido, cada vez mais, uma ferramenta de integração e inclusão social. Durante a prática esportiva, crianças e jovens aprendem muito mais que as técnicas que envolvem o esporte. Aprende-se a ter respeito pelas regras e pelos outros jogadores, agregam-se o entendimento, o convívio com o coletivo, a resoluções de conflitos, o esforço e responsabilidade.

Ler Matéria Completa
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 15:39

Projeto beneficia produtores do entorno das Eólicas de Casa Nova

Por meio de uma parceria firmada entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), mais de mil produtores familiares do entorno dos parques eólicos de Casa Nova (BA) serão beneficiados, com ações que visam fortalecer a agropecuária na região.

De acordo com o coordenador do projeto Eólicas de Casa Nova, o pesquisador da Embrapa Semiárido Rebert Coelho Correia, as ações têm uma dinâmica participativa e original. “Nós construímos a proposta promovendo consultas a órgãos públicos acerca do potencial agropecuário, problemas produtivos e ambientais, e das carências técnicas no entorno da região. Nossa intenção é aproximar os processos de inovação e de participação, pois grande parte do projeto vai ser desenvolvido em pequenas áreas de demonstração ou de experimentação técnica, em propriedades de agricultores ou entidades com perfil agregador e multiplicador”, destaca.

Ler Matéria Completa
Ascom Embrapa Semiárido
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 15:06

Marcell sugere parcerias entre Governo e instituições de saúde para beneficiar animais

Enquanto o hospital público veterinário não sai do papel, o deputado Marcell Moraes (PV) apresentou uma nova proposta ao Governo do Estado para amenizar os custos de tutores de baixa renda. Trata-se da realização de parcerias com instituições públicas ou privadas prestadoras de serviços de saúde voltados para animais. De acordo com o parlamentar, os animais acabam se tornando companheiros inseparáveis e praticamente membros da família, exigindo atenção especial quando o assunto é saúde. “Temos espalhados por toda essa Bahia milhares de pessoas que acabam fazendo o papel do Estado e dando abrigo e cuidados para os animais que viviam em situação de rua.

Muitas dessas pessoas deixam de comer ou comprar os próprios remédios para cuidar desses bichos. Por isso luto tanto pela construção do Hospital Público Veterinário. Mas até que ele saia do papel, o Governo pode atuar em outras linhas para amenizar as despesas desses tutores, como já acontece em Salvador”, justificou o parlamentar. A Prefeitura de Salvador mantem convênio com clínicas privadas para a realização de castração gratuita de cães e gatos, mas o parlamentar acredita que esses serviços podem ser ampliados para cuidar desde casos simples como doenças de pele, até mesmo os mais complexos de emergência, motivados por atropelamentos ou quedas, por exemplo.

Ler Matéria Completa
Ascom
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.