Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 22 de Janeiro de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 22 de Janeiro / 2018 às 09:00

COMITÊ SOLICITA INDICAÇÃO DE MAIS JUÍZES PARA COMARCA DE JUAZEIRO

Juazeiro, 19 de Janeiro de 2018.

Comitê 9840 encaminha Abaixo Assinado da comunidade para o novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia Dr. Gesivaldo Nascimento

Agradecidos pela grande obra de reforma do Fórum Conselheiro Luís Viana a Comunidade Juazeirense vem mui respeitosamente solicitar de sua Excelência a implantação da 2ª Vara da Fazenda Pública considerando a grande demanda de ações judiciais que tramitam nesse Fórum, e pede mais que sejam designados mais juízes, dezenas e dezenas de processos tramitam há mais de oito anos sem deslinde causando prejuízos aos jurisdicionais.

David Lima de Sousa

Coordenador Estadual do Comitê 9840

publicado em 22 de Janeiro / 2018 às 08:30

NASA informa sobre passagem de asteroide potencialmente perigoso

Um "asteroide potencialmente perigoso" se dirige para a Terra a uma velocidade de mais de 122.000 quilômetros por hora, informou a NASA. O asteroide 2002 AJ129 passará, no dia 4 de fevereiro, a mais de 4,2 milhões de quilômetros de distância do planeta. Apesar da distância, o corpo celeste é classificado como um "asteroide potencialmente perigoso" (PHA, na sigla em inglês). A agência espacial norte-americana esclareceu, no entanto, que o 2002 AJ129 não representa uma ameaça real de colisão contra a Terra em um futuro previsível. 

"Nós estivemos acompanhando este asteroide por mais de 14 anos e conhecemos a sua órbita com muita precisão […] os nossos cálculos indicam que o asteroide 2002 AJ129 não tem qualquer possibilidade de colidir com a Terra, em 4 de fevereiro ou em qualquer momento durante os próximos 100 anos", afirmou Paul Chodas, especialista do centro de estudos de objetos próximos da Terra do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

O 2002 AJ129 é um asteroide de tamanho médio. Alguns meios de comunicação referem que o corpo celeste supera em tamanho o edifício mais alto do mundo, o arranha-céu Burj Khalifa. O 2002 AJ129, cujo diâmetro é de 0,5-1,2 quilômetros, foi descoberto em 15 de janeiro de 2002, no quadro do antigo projeto de rastreamento de asteroides próximos da Terra, financiado pela NASA, do Observatório de Haleakala, no Havaí (EUA). 

Fonte: NMB
publicado em 22 de Janeiro / 2018 às 08:00

Carnaval 2018: SEDES abre inscrição para acesso de pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção aos camarotes

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) inicia nesta segunda, dia 22, as inscrições para pessoas com deficiência física e dificuldade de locomoção terem acesso aos camarotes nos dias de carnaval antecipado da cidade. Serão 10 vagas por noite.

Os inscritos terão direito a um acompanhante. As inscrições poderão ser feitas até o dia 25/01 na sede da secretaria, localizada à Praça da Imaculada Conceição, das 8h às 12h e das 14h às 18h. É necessário estar portando documentos pessoais e número do NIS.

Ascom/PMJ
publicado em 22 de Janeiro / 2018 às 07:24

Governo convoca Assembleia de Eleição para Fórum de Convivência com o Semiárido

Com o objetivo de compor o Fórum Estadual de Convivência com o Semiárido, para a gestão 2017 a 2019, o Governo da Bahia, através da Secretaria da Casa Civil, convoca representantes de instituições de ensino e pesquisa, de entidades privadas sem fins lucrativos e de outras organizações da sociedade civil para participarem da Assembleia de Eleição.

O Fórum Estadual de Convivência com o Semiárido, criado através da Lei n° 13.572, de 30 de agosto de 2016, tem funções propositiva, consultiva e de acompanhamento da Política Estadual de Convivência com o Semiárido.

As organizações que tiverem interesse em participar do processo de seleção, precisam ter atuação reconhecida no Semiárido há mais de 3 anos e deverão se apresentar no dia 21 de fevereiro de 2018, às 14h30, no Auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A inscrição deve ser realizada no momento da Assembleia, com indicação do segmento da instituição, de acordo com o próprio estatuto.

Para maiores informações, os interessados devem entrar em contato com Coordenação de Políticas de Inclusão Socioprodutiva e Sustentabilidade (COPIS) da Casa Civil, através do telefone (71)3115-9207 ou do endereço eletrônico andre.silva@casacivil.ba.gov.br. Acesse no site da Casa Civil a Portaria Nº 5, que foi publicada do Diário Oficial do Estado no dia 18 de janeiro de 2018.
 

Fonte: Ascom/ Casa Civil
publicado em 22 de Janeiro / 2018 às 07:10

POLÍCIAS CIVIL E MILITAM IMPEDEM TENTATIVA DE FUGA DE PRESOS EM CAMPO FORMOSO

Uma tentativa de fuga foi frustrada neste domingo (21), e provocou reação dos presos do Complexo Policial da Cidade de Campo Formoso, Norte da Bahia culminando com uma rebelião controlada após negociações que duraram todo o dia. Cinco celas ficaram destruídas.

Logo depois das oito horas da manhã, um policial civil notou que uma corda improvisada, conhecida no linguajar policial como “Tereza”, estava sendo usada por um dos presos para promover a fuga. Houve alerta e logo foram acionados militares da 54ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), que conseguiram impedir a fuga.

Sabendo que o preso que tentava escapar tinha sido contido, os outros 27 presos começaram uma rebelião, com a queima de colchões e outros objetos, além da destruição de cinco das sete celas do complexo prisional. A rebelião, de acordo com os presos, foi uma forma de exigir melhor qualidade da alimentação servida e exigência de cumprimento, pela justiça, das normas de progressão das penas de alguns já julgados e condenados.

Diante da insistência dos presos e da ameaça de seguirem destruindo o complexo, a Polícia Militar, em acordo com a direção da Polícia Civil e da direção do complexo, decidiu, já no fim da tarde, intervir com rigor invadindo o local, obrigando os presos a voltar para as celas.

No interior do complexo, os militares puderam conferir a destruição das cinco entre as sete celas existentes. Depois dessa intervenção, a rebelião chegou ao fim, segundo o comandante da 54ª CIPM, Major Edson Mascarenhas, sem nenhum ferido. O Corpo de Bombeiros também esteve no local fazendo o trabalho de rescaldo, logo após ter apagado as chamas.

Fonte: Agora na Bahia
publicado em 22 de Janeiro / 2018 às 07:00

IX Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste acontecerá na Univasf em março

Com a temática “Filosofia Lean como Estratégia de Excelência Organizacional”, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará o IX Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste (SEPRONE) e o VIII Simpósio de Engenharia de Produção do Vale do São Francisco (SEPVASF), de 7 a 9 de março. O evento acontecerá no Complexo Multieventos da Univasf, no Campus Juazeiro. As inscrições para submissão de trabalhos podem ser feitas até 26 de janeiro.

As inscrições são feitas através do site até o dia do evento. Os valores variam de acordo com o lote da inscrição e com a formação do participante, com descontos para grupos. É possível submeter resumos para apresentação oral ou em formato de pôster, que se enquadrem dentro das 11 áreas de atuação do engenheiro de produção. No site, foi disponibilizado o template que deve ser seguido e enviado em formato .doc, tendo, no máximo 2mb e cinco autores. Os valores das inscrições, as normas de submissão e o modelo de resumo estão disponíveis no site.

Ler Matéria Completa
Ascom Univasf
publicado em 22 de Janeiro / 2018 às 06:26

Temer torce por derrota de Lula nas urnas, não na Justiça

Entre a derrota de Lula na Justiça ou nas urnas, o presidente Michel Temer (PMDB) parece preferir a segunda opção, que o ex-presidente petista seja "derrotado politicamente". Com a proximidade do julgamento do líder pernambucano pelo Tribunal Regional Federal Nº4 (TRF4) de Porto Alegre, que nesta quarta-feira (24) vai decidir se confirma a sua condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, determinada pelo juiz Sérgio Moro. 
 
"Convenhamos, se (Lula) fosse derrotado politicamente, é melhor do que ser derrotado (na Justiça) porque foi vitimizado. A vitimização não é boa para o país e para um ex-presidente", comentou o presidente em entrevista publicada na edição do sábado (20), no jornal Folha de São Paulo. Na sentença ditada pelo magistrado de Curitiba em julho do ano passado, Lula foi condenado a nove anos e meio de prisão.

Caso a condenação seja confirmada em segunda instância, o líder de 72 anos, que lidera as intenções de voto para as próximas eleições presidenciais de outubro, poderá ficar mais próximo não apenas da prisão, mas do impedimento da sua possível candidatura. "Acho que, se o Lula participar, será uma coisa democrática. O povo vai dizer se quer, ou não", concluiu Michel Temer na mesma entrevista.

Fonte: NMB
publicado em 22 de Janeiro / 2018 às 06:00

CONHEÇA O TEMA DO CARNAVAL DE JUAZEIRO 2018

Juazeiro já respira carnaval. Com a Feijoada do Dadau dia passado (21) a cidade volta todas as atenções para a festa mais popular de Juazeiro que começa oficialmente na próxima sexta-feira, dia 26, e se estende até o domingo, 28.

A música tema do Carnaval de autoria do compositor nativo Carlos Maurício Dias Cordeiro (Mauriçola) além de refletir o “brilho da nossa gente” faz uma viagem com canções consagradas de artistas locais e que ganharam o mundo. Participaram da gravação os músicos: Edesinho (Guitarras), Soneca Martins (Teclados), Nandinho (filho de Panchito-Bateria), Marcos Brasil (Baixo), Aislan (Percussão), Lícia Macedo (Back-vocal) e Mauriçola. A gravação aconteceu no Porto do Som Estúdio. Confira:

"O brilho da nossa" em Juazeiro alegria é semente... o Carnaval da Bahia começa aqui

Foi no "bim -bom" "oba-lá-lá" que a bossa nova começou

Estava" esperando na janela "Preta -pretinha" me chamou

Erva-doce - eu e ela

"Meu caminhar é lento "

Mas "quando menino pulei cerca" só pra fazer amor"

"Corre um boato na beira do rio" o carnaval chegou!

A rainha é gêmea - mamãe

E "avisou, avisou, avisou "!!

Em Juazeiro alegria é semente - no mundo inteiro o "brilho da nossa gente"

Pode chegar

Se misturar

Fique à vontade

Venha sentir

O carnaval da Bahia

Começa aqui!

Ouça a canção:

Da Redação Foto Geraldo José
publicado em 22 de Janeiro / 2018 às 05:00

Cármen Lúcia suspende posse de Cristiane Brasil

Em uma nova derrota para o Palácio do Planalto, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, decidiu suspender temporariamente a posse da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) como ministra do Trabalho, que estava marcada para ocorrer às 9 horas desta segunda-feira, 22. A decisão da presidente do STF foi feita no âmbito de um processo movido por um grupo de advogados trabalhistas. 
 
Cármen alegou em sua decisão que os princípios constitucionais da segurança jurídica e da efetividade da jurisdição "seriam comprometidos com o ato de posse antes de se poder examinar a suspensão das decisões de primeira e de segunda instâncias que a impediam neste momento". "Defiro parcialmente a providência liminar para a suspensão do ato de posse até que, juntadas as informações, incluído o inteiro teor do ato reclamado, seja possível a análise dos pedidos formulados na presente reclamação, sem prejuízo de reexame desta decisão precária e urgente", escreveu Cármen Lúcia em trecho de decisão publicada na madrugada desta segunda-feira no site do STF.

Ler Matéria Completa
publicado em 21 de Janeiro / 2018 às 23:00

ARTIGO – TEMOS VAGAS DE EMPREGO PARA: MINISTROS!

A nação brasileira vive um momento inusitado em sua história, caracterizado pelos atropelos e traumas do Governo Federal ao requisitar na sociedade nomes dignos para compor a sua equipe. O fato surpreende e parece atípico até para os mais antigos que, certamente, não se recordam de ter visto no passado tamanha dificuldade e escassez. Tem sido um vexame inominável, para não dizer vergonhoso, que o Governo faça inúmeras tentativas para preencher vagas eventuais em seus Ministérios e dos nomes indicados pelos Partidos, nos últimos tempos, poucos resistem a uma triagem da Polícia Federal ou uma consulta aos investigados da Operação Lava-Jato.

O impasse que ora se testemunha para nomear algum Ministro, conduz qualquer mortal a algumas tristes conjecturas interrogativas: a) a sociedade estaria órfã de nomes íntegros e livres de comprometimento com a sujeira que aí está? b) os nomes detentores de Ficha Limpa estariam se recusando a participar de práticas pouco ortodoxas de governança? c) para o governo o que importa, apenas, é quantos votos os Partidos lhe garantem no Congresso, e não o cadastro decente dos indicados para os cargos? O cidadão comum aprovado num concurso, e que tenha qualquer pendência com o seu nome, vai ver o que lhe acontece! Mas, quando o assunto é do interesse deles, a regra do jogo logo muda, como sempre.

Ler Matéria Completa
publicado em 21 de Janeiro / 2018 às 22:00

Principais pontos da Reforma da Previdência serão discutidos em congresso de agricultores em Petrolina, PE

A polêmica Reforma da Previdência, que vai ser discutida pela Câmara dos Deputados no dia 19 de fevereiro, será explicada e debatida em uma palestra na próxima sexta-feira (26), em Petrolina (PE). O evento faz parte da programação do 1º Congresso Municipal dos Agricultores Familiares, promovido pelo sindicato da categoria (Sintraf), e deve esclarecer os principais pontos da reforma, sob a ótica do homem do campo.

De acordo com a equipe organizadora do congresso, a palestra vai ser ministrada por um especialista ligado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Durante o encontro, serão abordadas questões como fator previdenciário, aposentadoria rural, pensão por morte, obrigatoriedade na contribuição, dentre outros.

Ler Matéria Completa
Ascom Sintraf
publicado em 21 de Janeiro / 2018 às 21:00

Vem Pra Rua fará atos em defesa da Justiça em 42 cidades brasileiras

Movimento que levou às ruas mais de 6 milhões de pessoas contra a corrupção, promoverá atos no dia 23/1, às 18h 

O movimento Vem Pra Rua convoca mais uma vez a sociedade brasileira para ir às ruas em defesa da Justiça. Os atos acontecerão em todo o País no dia 23 de janeiro, às 18h, véspera do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF-4). Lideranças do Vem Pra Rua em mais de 40 cidades brasileiras já confirmaram os locais onde irão ocorrer as manifestações.

Movimento Vem Pra Rua

O Vem Pra Rua é a favor da democracia, da ética na política e de um Estado eficiente e desinchado. É contra qualquer tipo de violência, condena todos os tipos de extremismo (separatismo, intervenção militar, golpe de Estado), e não compactua com governos autoritários. Não está associado nem é patrocinado por nenhum partido político e trabalha por um Brasil ético, justo, próspero e com oportunidades iguais para todos.

Movimento Vem Pra Rua
publicado em 21 de Janeiro / 2018 às 20:23

Futebol: Juazeirense empata com o Vitória por 2x2, no Barradão

O time da Juazeirense empatou com o Vitória por 2x2, na partida deste domingo (21) em Salvador, no Estádio Barradão. O Vitória é o atual bicampeão estadual. A Juazeirense vencia a partida até os 43 minutos do 2º tempo e levou o gol de empate.

Na próxima quarta-feira (24), o rubro-negro visita o Vitória da Conquista, no estádio Lomanto Júnior. Já a Juazeirense joga contra o Jacobina, no Adauto Moraes.

A temporada 2018 não começou bem para o rival Bahia. Na tarde deste domingo, o tricolor perdeu a segunda partida em dois jogos ao ser derrotado pelo Bahia de Feira, por 1x0, no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, na estreia do Baianão. Antes, havia perdido na estreia da Copa do Nordeste para o Botafogo-PB, por 1x0.

Dez clubes disputam o troféu 2018. Além dos três campeões da década, entram na briga Atlântico, Fluminense de Feira, Jacobina, Jacuipense, Juazeirense, Vitória da Conquista e Jequié, promovido da segunda divisão.

Redação blog
publicado em 21 de Janeiro / 2018 às 20:00

Guarda Civil Municipal prende homem suspeito de tráfico de drogas em Petrolina

Abordagem foi realizada na Avenida Marechal Hermes da Fonseca, conhecida como estrada da Banana, no bairro São Gonçalo.

Durante patrulhamento de rotina, realizado por uma unidade da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) da Guarda Civil Municipal de Petrolina (GCM) prendeu um homem acusado de tráfico de drogas depois que ele foi abordado na Avenida Marechal Hermes da Fonseca, conhecida como Estrada da Banana, no bairro São Gonçalo, na zona norte da cidade. 

O homem, identificado como Jeferson Rodrigues Pereira, de 21 anos, foi avistado em atitude suspeita quando estava na companhia de outras pessoas. Após revista pessoal foram encontrados com ele seis petecas de cocaína e quatro pedras de crack. Imediatamente recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Delegacia da 213ª Circunscrição da Polícia Civil de Petrolina, que fica no bairro Ouro Preto. No local, Jeferson foi apresentado para a autoridade policial de plantão para que fossem tomadas as medidas necessárias diante do caso. A prisão foi registrada por volta das 23h da última sexta-feira (19).

Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 21 de Janeiro / 2018 às 19:00

TJBA inaugura fórum em São Gonçalo dos Campos nesta terça-feira (23)

Inauguração em Porto Seguro.

A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, inaugura nesta terça-feira (23) as novas instalações do fórum João Mendes, em São Gonçalo dos Campos, na Região Metropolitana de Salvador. A reforma e a ampliação contemplaram, em uma área de 513,56 m², a construção de um salão do júri no andar térreo e dois novos pavimentos.

Também foram reformulados os ambientes internos e revisadas e saneadas as instalações elétricas, hidráulicas e de telecomunicações, além de construído sanitário para portadores de necessidades especiais. É o segundo fórum inaugurado em um espaço de seis dias. Na quinta-feira (18), a presidente esteve em Porto Seguro, no Extremo Sul do Estado, para entregar à população o prédio que traz uma proposta sustentável. Ainda estão previstas até o dia 31 de janeiro, última dia da atual gestão, as inaugurações dos fóruns de Itabuna, Nazaré, Vera Cruz e Camaçari, além do lançamento da pedra fundamental do fórum de Ilhéus.

Ascom TJ-BA
publicado em 21 de Janeiro / 2018 às 18:00

Pernambucanos fraudam viagens para receber imunização contra a febre amarela

O medo causado pela febre amarela tem levado algumas pessoas atitudes desesperadas e atos ilícitos. Denúncias foram feitas à Secretaria Estadual de Saúde sobre cidadãos que estão fraudando documentos para comprovar viagens e serem imunizados. Especialistas alertam que o pânico é desnecessário, já que Pernambuco não tem registro de circulação do vírus e não é território com recomendação de vacinação para residentes. Além disso, a vacina pode desencadear efeitos colaterais.

Para comprovar a necessidade de imunização, é preciso apresentar passagem ou reserva de hospedagem para áreas de risco, ou seja, locais onde o vírus, hospedeiros e vetores ocorrem naturalmente. No Brasil, as regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e parte da Sul, além do Oeste do Piauí e o Sul da Bahia, compõem esse mapa. Somente para São Paulo, estado com mais óbitos, são realizadas, do Recife, 24 decolagens diárias, de acordo com a Infraero.

Ler Matéria Completa
Diario de Pernambuco
publicado em 21 de Janeiro / 2018 às 17:00

Gonzaga Patriota visita o município de Bonito ao lado do Governador Paulo Câmara

Em visita ao município de Bonito, sexta-feira (19), o deputado federal Gonzaga Patriota esteve ao lado do governador Paulo Câmara no lançamento da pedra fundamental de duas importantes instituições: a Companhia de Polícia Militar e o Batalhão do Corpo de Bombeiros do município. As obras são fruto de esforços conjuntos do prefeito Gustavo Adolfo, do deputado estadual Clodoaldo Magalhães e do deputado federal Gonzaga Patriota. Os terrenos, instalações e mobiliários foram doados pelo ex-prefeito Ruy Barbosa. 

Na oportunidade, a comitiva também visitou outras importantes obras, como o teleférico, investimento do governo do estado e que conta com R$ 1 milhão de emenda parlamentar do deputado Gonzaga Patriota. O equipamento que será inaugurado no próximo mês de fevereiro, incentivará o turismo e fortalecerá o comércio local, estimulando a geração de emprego e renda na região.

Ascom Dep. Gonzaga Patriota
publicado em 21 de Janeiro / 2018 às 16:00

Rui entrega restauração da Fortaleza do Morro de São Paulo e recebe título de cidadão de Cairu

Belíssimo e concorrido destino turístico do estado, Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé, em Cairú, faz parte da história do país. Descoberto em 1531, foi palco da Segunda Guerra Mundial, onde nazistas naufragaram navios. Neste sábado (20), o governador Rui Costa participou da solenidade de entrega da restauração da Fortaleza de Morro de São Paulo, construída em 1630 para proteger o povoado das invasões na barra falsa da Baía de Todos os Santos. Importante atrativo local, o monumento é procurado, inclusive, por quem quer apreciar o por do sol. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938, a obra teve investimento total de R$ 14,4 milhões.

"Esse patrimônio soma-se a toda uma história e está vinculado, assim como outros equipamentos na Bahia, à independência do país. É importante que a gente destaque esses equipamentos, que, ao longo da existência e da consolidação do Brasil como nação, serviram como nossa defesa. E foi isso que fizemos aqui na Fortaleza de Morro de São Paulo. E ainda vamos elaborar um plano de uso e gestão, para que ele seja auto-sustentável, como acontece em outros lugares do mundo", revelou Rui.

Ler Matéria Completa
Secom Bahia Foto: Manu Dias/GOVBA
publicado em 21 de Janeiro / 2018 às 15:00

Casa Nova: Prefeito surpreende ao orientar cidadão a fiscalizar atos e cobrar melhorias do gestor

Em um gesto surpreendente o prefeito de Casa Nova, Wilker Torres (PSB), utilizou-se das redes sociais, grupos de WhatsApp, Instagram e Facebook para compartilhar um cartaz publicitário elaborado pela CGU – Controladoria Geral da União, que recomenda: “Acompanhe o mandato de seu prefeito, fiscalize os gastos e cobre melhorias! ” E completa ‘Todo cidadão pode ser fiscal das contas públicas! ”.

A postagem foi aplaudida, comentada, merecendo de dezenas de usuários dos grupos da cidade comentários e compartilhamentos. Um deles diz: “Em tempos de políticos se escondendo do povo e fazendo questão de também esconder contas, o prefeito Wilker vai na direção contrária”

E comentários: “Quem não teme...” ou “Esse prefeito é top, é diferente. Parabéns” e centenas de outros comentários, a maioria aprovando e se espantando com a atitude do prefeito.

Perguntado sobre o que o levou a compartilhar a campanha da CGU o prefeito Wilker demonstra estranheza pelo “sucesso” da postagem: “Não há nada de estranho em fiscalizar os gastos e a aplicação dos recursos públicos em obras. Não imaginei que iria ter essa repercussão toda. Fiz o que todo cidadão deve fazer: incentivar a fiscalização, a cobrança e o respeito com o uso do dinheiro público. Normal”.

Por Manoel Leão Ascom PMCN
publicado em 21 de Janeiro / 2018 às 14:00

PGE-PE altera datas das provas do concurso para procurador do Estado

A Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) alterou a data de aplicação das provas do concurso para preenchimento de dez vagas de procurador do Estado e formação de cadastro de reserva. As provas objetiva e discursiva serão aplicadas nos dias 24 e 25 de março, respectivamente. Portaria conjunta da PGE e Secretaria de Administração (SAD)  determinando a publicação do edital e a alteração das datas das provas foi publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco neste sábado (20) e está disponível no siteda PGE-PE.

A instituição decidiu adiar em uma semana as provas para evitar que o exame, inicialmente marcado para 17 e 18 de março, coincidisse com a segunda fase do concurso para o cargo de defensor público do Estado de Pernambuco, o que impediria muitos candidatos de participar dos dois certames.

Ler Matéria Completa
Ascom PGE-PE
publicado em 21 de Janeiro / 2018 às 13:00

ESPAÇO DO LEITOR: JUIZ DA 1ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA DETERMINA QUE A PREFEITURA NOMEEI 93 GUARDAS.

Amigo, Geraldo venho através deste importante meio de comunicação mostrar a nossa indignação com a prefeitura de Juazeiro pois, o Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Primeira Vara da Fazenda Pública da Comarca de Juazeiro Dr. José Góes através de uma ação movida pela Associação dos Excedentes do Concurso para Guarda Municipal do Município de Juazeiro – AECGMJ deferiu o pleito liminar  determinando ao Município de Juazeiro a proceder com a imediata nomeação dos próximos 93 (noventa e três) classificados para o Concurso de Guarda Municipal que ocorreu em 2016, na época chamando apenas 10 Guardas uma quantidade insuficiente para suprir as necessidades da administração.

Gente porque o prefeito está descumprindo essa decisão? O que nos revolta é saber que o prefeito paga mais de R$ 5.590.945,69 (mais de cinco milhões) aos seus cargos temporários e mais de 3.000.000,00 (mais de três milhões aos 822 cargos comissionados) e segundo o sr. prefeito Paulo Bomfim diz que não tem dinheiro para pagar aos 93 novos Guardas, ou seja, para os contratados e comissionados tem? A justiça, através do Ministério Público e do Dr. juiz de Direito José Góes Silva Filho, já sinalizou para que a prefeitura nomeie os próximos 93 guardas. Confiamos plenamente na justiça, pois através dela que temos a esperança de ser nomeados porque se depender da prefeitura nada disso ocorrerá. O cabide de emprego fala mais alto.

FAÇO PARTE DA ASSOCIAÇÃO, MAS NÃO QUERO ME IDENTIFICA.

publicado em 21 de Janeiro / 2018 às 12:00

Salvador terá atos em defesa da democracia e pelo direito de Lula ser candidato

Em reunião realizada sexta-feira (19/01), em Salvador, o 'Comitê em Defesa da Democracia e pelo Direito de Lula ser Candidato' discutiu as ações para o início da semana que vem, que culminam com a data do julgamento do ex-presidente, na quarta-feira, dia 24/01. Abaixo, a lista: 

22/01 - Plenária Geral, às 9h, no Sindipetro, localizado no Jardim Baiano.  A idéia é aglutinar os diversos movimentos sociais e coletivizar as ações gerais e específicas que estão programadas.

23/01 - Júri Popular, às 15h, no Campo da Pólvora. Organizado pelos Juristas pela Democracia e centrais sindicais, o ato vai fazer o julgamento simbólico do presidente Lula e provar que, além de inocente, ele é vítima de perseguição jurídica e midiática.

 24/01 - 8h30 - Passeata/Vigília. Faremos uma concentração em frente ao Fórum Ruy Barbosa para acompanhar o julgamento e de lá sair em passeata para o centro da cidade.

 24/01 - 9h - Passeata em Cajazeiras, saindo da Rótula de Cajazeiras 11, seguindo para a feirinha. 

O Comitê orienta que todas as cidades do interior, especialmente as 10 maiores, realizem alguma forma de manifestação no dia 24/01 (vigílias, atos públicos, passeatas, panfletagens etc). 

Comitê em Defesa da Democracia e pelo Direito de Lula ser Candidato

Assessoria de Comunicação do PCdoB-BA
publicado em 21 de Janeiro / 2018 às 11:00

Daniel Almeida comenta a importância do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Autor do projeto que criou a Lei Federal 11.635/2007, o deputado federal Daniel Almeida fala sobre o aumento dos crimes de ódio, perseguição e discriminação. Dados do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela sobre o aumento nos registros de casos de intolerância religiosa no Brasil e no estado ressaltam o declínio da garantia aos direitos sociais no cenário atual.

No ano passado foram 63 notificações de agressões por racismo e discriminação contra as pessoas e grupos de diferentes crenças e religiões. Desde que o Centro foi implantado, em 2013, são 336 casos registrados, sendo 230 de racismo e 106 de intolerância. 

O deputado federal Daniel Almeida, autor da Lei 11.635/2007, que instituiu o dia 21 de janeiro como o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, relembra os motivos de criação do projeto de lei, em vigor há 10 anos. "A ideia surgiu como uma homenagem à Iyalorixá Mãe Gilda, vítima de infarto, depois de ter sido acusada de charlatanismo e ter o seu terreiro depredado. É imprescindível respeitarmos todas as religiões e denominações religiosas sem distinção e com igualdade", argumentou. 

Ler Matéria Completa
Ascom Deputado Federal Daniel Almeida (PCdoB)
publicado em 21 de Janeiro / 2018 às 10:00

JUAZEIRO VACINA CONTRA FEBRE AMARELA POLICIAIS QUE VÃO TRABALHAR NO CARNAVAL

O coordenador do Núcleo Regional de Saúde do Norte, em Juazeiro, Pedro Alcântara de Souza confirmou ao Blog Geraldo José que o órgão estadual está disponibilizando 500 doses de vacina contra a Febre Amarela para vacinar os policiais que irão trabalhar no carnaval de Juazeiro e de Salvador.

“Também vamos aplicar o fumacê protegendo todo o circuito do carnaval de Juazeiro do mosquito Aedes Aegypti.  O nosso Núcleo de Saúde estará de plantão todos os dias do nosso carnaval. A aplicação da vacina ficará à cargo da secretaria de Saúde do Município” explicou Pedro.

“A iniciativa é do nosso Núcleo, mesmo Juazeiro não integrando a área de risco. As vacinas já estão com a Secretaria de Saúde do município que começa a vacinação nesta segunda-feira, dia 22, na UBS, próximo a Upa” concluiu.

Da Redação
publicado em 21 de Janeiro / 2018 às 09:03

Planalto marca para segunda (22), posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho

O Palácio do Planalto informou há pouco que a posse da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) como ministra do Trabalho será na próxima segunda-feira (22), às 9h. No início da tarde deste sábado (20), Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu a decisão da 4ª Vara Federal de Niterói que impedia a posse de Cristiane como ministra. A decisão foi tomada pelo vice-presidente do tribunal, ministro Humberto Martins.

Por meio de nota, o STJ informou que, ao analisar o caso durante o recesso forense, o ministro Humberto Martins concordou com os argumentos da Advocacia-Geral da União (AGU) “no sentido de que condenações em processos trabalhistas não impedem a deputada de assumir o cargo, já que não há nenhum dispositivo legal com essa determinação”.

De acordo com o ministro, não existe no ordenamento jurídico norma que vede a nomeação de qualquer cidadão para exercer o cargo de ministro do Trabalho em razão de ter sofrido condenação trabalhista.

Agencia Brasil
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.