Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Política
23 de Novembro / 2014 às 20:00 | Nenhum Comentário

A presidente Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil, teria recebido um email do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, no qual a alertava sobre irregularidades em obras da estatal, segundo reportagem da revista Veja deste fim de semana. Na mensagem, Costa teria informado à Dilma que o Tribunal de Contas da União (TCU) havia recomendado ao Congresso a paralisação imediata de três obras da companhia: a da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, e a de Getúlio Vargas, no Paraná; além do terminal do Porto da Barra do Riacho, no Espírito Santo. O email foi enviado no dia 29 de setembro de 2009 e foi encontrado em um dos computadores do Palácio do Planalto pela Polícia Federal, diz Veja. A Secretaria de Imprensa da Presidência da República emitiu nota neste sábado (22) em que afirma que a revista elabora “mais um episódio de manipulação jornalística que marca a publicação nos últimos anos” e nega que tenha tomado conhecimento de irregularidades por meio de Costa. “Em 2009, a Casa Civil era responsável pela coordenação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Assim, relatórios e acórdãos do TCU relativos às obras deste programa eram sistematicamente enviados pelo próprio tribunal para conhecimento da Casa Civil”, diz o comunicado,que informa ainda que apesar de dizer que teria “provas factuais” do envio do email, não enviou cópia da mensagem. Sobre as recomendações do TCU, a Presidência afirma que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia decidido dar continuidade às obras, por acreditar que as pendências apontadas pelo órgão eram “regularizáveis”. A nota também menciona que a paralisação das atividades também foi vetada pelo governador de Pernambuco na época, Eduardo Campos, que morreu em agosto deste ano em um acidente aéreo.

BN
Variadas
23 de Novembro / 2014 às 19:00 | Nenhum Comentário

Através de e-mail ao Blog o Sinserp (Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Juazeiro) convida todas as entidades representativas de classe dos servidores da administração municipal SINTASE, APLB, AGMJ, ASSOGESTRAN, SINDAE e IPJ, a participarem de importante reunião, que acontecerá nesta segunda-feira, dia 24, às 15:00 hora, no auditório da APLB - Sindicato, para tratar da seguinte Pauta:  IPJ, CAMPANHA SALARIAL 2015, PCCV e o que ocorrer.

Esporte
23 de Novembro / 2014 às 18:09 | Nenhum Comentário

A contagem regressiva chegou ao fim. A torcida do Cruzeiro, que viu o clube liderar o Brasileirão desde o início do campeonato, finalmente soltou o grito de campeão, neste domingo, no Mineirão. Assim como em toda a competição, o time de Marcelo Oliveira passou por cima das adversidades em um duelo muito disputado e foi superior ao Goiás na vitória por 2 a 1. Debaixo de muita chuva e com doses de tensão e emoção, o triunfo do tetra foi construído pelos pés das estrelas do time. Ricardo Goulart e Everton Ribeiro marcaram os gols estrelados e levaram à loucura a torcida azul, que superlotou as arquibancadas do Gigante da Pampulha. Samuel anotou o tento dos visitantes.

A tempestade que assolou a Pampulha durante toda a tarde deu ares que poderia atrapalhar a festa cruzeirense. O gramado do Mineirão ficou completamente alagado, prejudicando o futebol de toque de bola do time de Marcelo Oliveira. Mas, se dentro de campo a chuva atrapalhou o espetáculo, fora dele ela parecia ser um combustível a mais para a torcida. Em êxtase desde o início da tarde, os cruzeirenses cantaram e fizeram o Mineirão literalmente balançar durante vários momentos do jogo. No embalo da torcida, o Cruzeiro começou a partida tentando pressionar. Como a bola não rolava no gramado, o jeito era tentar pelo alto, e foram assim as principais chances da Raposa no início do duelo.

Até os sete minutos, o time estrelado já tinha chegado com perigo ao ataque em pelo menos três oportunidades. A mais perigosa delas com Ricardo Goulart, que cabeceou na rede pelo lado de fora. Aos 12 minutos, porém, a bola estufou as redes pelo lado certo. Everton Ribeiro fez grande jogada pela esquerda, driblou seu marcador e tocou para Mayke. O lateral-direito cruzou na cabeça de Goulart, que marcou seu 15º gol no Campeonato Brasileiro. A alegria cruzeirense durou pouco. Dez minutos depois, o Goiás chegou ao empate em jogada de bola parada. David cobrou falta pelo alto, a bola passou nas costas da zaga e encontrou o atacante Samuel livre para dominar e empatar.

No fim do primeiro tempo, outro grito de gol em falso da torcida celeste. Everton Ribeiro cobrou escanteio e Leo cabeceou no ângulo. A bola foi na rede pelo lado de fora e caiu rente ao gol, dando a impressão que tinha entrado. Na etapa final, o Cruzeiro voltou disposto a definir sua situação no Brasileirão. O time pressionou o Goiás desde o primeiro minuto e acabou mais exposto, levando contra-ataques perigosos. A pressão celeste deu resultado aos 17 minutos. Willian fez jogada individual pela esquerda e cruzou na cabeça de Everton Ribeiro, que colocou o clube celeste na frente novamente. O estádio voltou a balançar.

Depois do gol, o Goiás pressionou e assustou em vários lances, deixando a torcida apreensiva, até os 48 minutos, quando o árbitro Paulo Henrique Godoy Bezerra soprou o apito que colocou fim à angústia celeste e fez o Mineirão explodir pelo tetracampeonato. A festa pelo tetracampeonato fez o Mineirão explodir e foi contagiante, mas a temporada celeste ainda não terminou. Agora, o Cruzeiro volta suas as atenções para a Copa do Brasil, embalado pelo título brasileiro. Na quarta-feira, às 22h, a equipe tem outro duelo decisivo, desta vez contra o Atlético, no Mineirão. Para conquistar a Tríplice Coroa pela segunda vez, o Cruzeiro precisa derrotar o Galo por três gols de diferença.

Superesportes
Esporte
23 de Novembro / 2014 às 18:00 | Nenhum Comentário

Daniel Alves pode não ser incluído na próxima temporada do Barcelona. Segundo o jornal Mundo Deportivo, a diretoria do clube fez uma reunião nesta semana e decidiu não renovar o contrato do lateral. Assim, o baiano deve encerrar os jogos pelo Barcelona no meio do próximo ano, quando acaba seu atual contrato. O desempenho de Daniel Alves não estaria agradando os cartolas e sua vaga como titular poderia estar tirando a chance de outros jogadores da posição se destacarem. Segundo o presidente do time, Josep Maria Bartomeu, o reserva Montoya deve virar titular e será dado mais espaço a Douglas, que seria "um jogador ótimo para o estilo ofensivo que o técnico Luis Enrique deseja para seus laterais".

Antes disso, desde o término da temporada passada, Daniel já era dúvida para o futuro e, após os rumores de que não renovariam seu contrato, o jogador afirmou que deve rumar para o futebol inglês no próximo ano.

Recentemente, Montoya pediu para ser negociado, pois estava descontente com a reserva. Enquanto Douglas atuou por apenas 73 minutos, desde que foi contratado, e ainda não agradou.

Correio
Variadas
23 de Novembro / 2014 às 17:00 | Nenhum Comentário

Aconteceu na manhã deste sábado, dia 22/11, no parque de vaquejada de  Remanso, a entrega de rebanho de ovinos e caprinos para várias  comunidades da zona rural do município. Na primeira etapa, as comunidades foram beneficiadas com 1000 matrizes  de ovinos. Desta vez foram entregues 35 reprodutores ovinos PO (puro  de origem) da raça Santa Inês e 500 matrizes de caprinos.

As comunidades beneficiadas com reprodutores ovinos foram as  seguintes: Lagoa Grande, Pimenteira, Lagoa dos Camelos, Jatobazinho,  Ponta da Serra II, Fazenda Santo Antônio e Lagoa D’Água, sendo que  cada comunidade recebeu 5 reprodutores. Já as comunidades que foram beneficiadas com matrizes de caprinos  foram as seguintes: Salinas Grandes, Roça Nova, Cacimba Nova, Induema  e Caititu, sendo que cada uma recebeu 100 matrizes.

Segundo o Secretário de Agricultura, Alair Rodrigues, na terceira  etapa serão entregues 25 reprodutores de caprinos, uma máquina  forrageira e 500 mudas de palmas para cada comunidade. Além do secretário de Agricultura Alair Rodrigues, estiveram presentes  na entrega o vereador João Neto, vários agricultores familiares e  representantes das comunidades beneficiadas.

A iniciativa faz parte do Programa Vida Melhor, do Governo do Estado  em parceria com a Prefeitura Municipal de Remanso juntamente com a  Secretaria de Agricultura. O secretário Alair Rodrigues aproveitou a oportunidade e relembrou aos  agricultores familiares que estará entregando os boletos do Garantia  Safra no valor de R$ 7,45 até o dia 02 dezembro das 8h às 13h na sede  da Secretaria de Agricultura.

Remanso Online
Política
23 de Novembro / 2014 às 16:00 | Nenhum Comentário

A presidente Dilma Rousseff recebeu pedidos da esquerda do PT e de representantes dos movimentos sociais para recuar no convite feito à senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) para que assuma o Ministério da Agricultura e pode realmente desistir da escolha. Os recados transmitidos a Dilma carregam apelos do tipo "quem foi para rua lutar por sua eleição não foi Kátia Abreu". Oriunda do DEM, quando fez forte oposição ao governo do PT, Kátia Abreu se transferiu para o PSD de Gilberto Kassab e, depois, para o PMDB. Mas entre os peemedebistas ela ainda é vista como uma estranha no partido e os principais dirigentes da legenda não apoiam a sua indicação. De acordo com informação de um peemedebista, o partido não ficará nem um pouco chateado se Dilma desistir do convite à senadora.

Estadão
Variadas
23 de Novembro / 2014 às 15:00 | Nenhum Comentário

Nesse sábado, dia 22 de novembro a Associação da Comunidade Quilombola de Nova Jatobá realizou a 14ª Festa de Zumbi dos Palmares. O Festejo cultural é uma homenagem a Francisco (Zumbi), negro que lutou pela liberdade dos escravos brasileiros em Palmares, nos anos de 1600. Centenas de pessoas prestigiaram o Evento em Nova Jatobá, que fica a 10 km de Curaçá. Além de Nova Jatobá, fazem parte da Comunidade também as localidades de: Rompedor, Primavera, Rompedor, Caraíbas e Sombra Quixaba. Participaram também do Evento: a Secretária de Educação, Valdelina Aquino; o Diretor de Cultura, Sérgio Ramos; a Cerimonialista do Município, Ângela Costa; a Representante Local, Maria Lúcia; os vereadores Deroaldo Júnior e Beto Araújo; Elieuzina Rodrigues, representando a Secretaria de Ação Social e Cidadania, assim como lideranças locais a exemplo de Maria Isabel e Valério Gonçalves.

O Evento teve início pela manhã com o desfile dos alunos da escola local, Aparecida do Norte, que prestaram diversas homenagens ao herói de Palmares e também à Comunidade. Logo após, aconteceu uma amistosa partida de futebol, onde se enfrentaram as equipes Jatobá e Curaçá. O time de Curaçá teve o reforço do jogador Bibiu, profissional que atualmente joga no futebol da Bélgica. Mesmo assim, o Jatobá levou a melhor e venceu com o placar de 3x1.

À tarde, na sede da Associação aconteceram as apresentações. O prédio ficou ornamentado com tambores artesanais do comunicador Zé Íris (Programa Reggae Natureza da rádio Curaçá FM), esculturas de representações negras feitas pelos artistas plásticos Rivonete Cavalera e Rosevaldo Ferreira. Um mosaico com fotos e pequenos textos foi exposto elaborado pelos jovens que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV Jovem de Curaçá. Logo após, o SCFV – Terceira Idade apresentou uma encenação do trabalho com mandioca para produção de farinha e também cantigas de roda, acompanhados pelo cantor Fernandinho Ferreira. Logo após, Roque França, Bosco Araújo e o músico Robinho, fizeram uma benção à Festa de Zumbi. Roque leu um trecho da Bíblia Sagrada a respeito da necessidade dar continuidade a uma luta. "Toda luta do povo de Deus começa e deve continuar. Essa luta começou com Zumbi também. Ele não conseguiu tudo o que os negros almejavam, mas cabe a nós darmos continuidade a essa luta e conquistar mais coisas", proferiu Roque. A jovem Érica Pereira, recitou a poesia "A cruz da estrada" de Castro Alves. "Essa festa representa a libertação de uma raça que lutou por isso", disse Érica. Após houve um ato público em que falaram Sérgio Ramos, Elieuzina, os quais exaltaram e Festa, da sua importância para a cultura de Curaçá; e falaram da parceria da Prefeitura. Então, Edilson Pereira, Presidente da Associação de Nova Jatobá, fez um emocionante discurso. "Todos aqui tem a obrigação de vir pra cá fazer essa homenagem a Zumbi, pois foi ele que lutou para que quebrássemos as algemas que nos botavam. A gente era tratados como animal e Zumbi liderou nossa liberdade, nossos direitos. Nós, que somos negros, precisamos valorizar isso e tirar a nova algema que é o negro que não se reconhece como negro, não se alegra com sua cor maravilhosa e não valoriza sua cultura, sendo que muitos morreram para que ela existisse. Nós precisamos soltar as algemas da nossa ignorância", disse o Presidente que agradeceu a todos que contribuíram para a Festa e ainda fez menção a antigos líderes da Comunidade, a exemplo de: Waldemar, Zué, Quizin, Jota e Manu. Após, houve uma encenação teatral de uma peça de Sérgio Ramos, que a dirigiu juntamente com Jane Oliveira. A encenação feita por membros da Capoeira Redimidos pautou a história de Zumbi e arrancou muitos aplausos dos presentes. Eles ainda fizeram uma roda de capoeira. O coral do Grupo de Dança da Escola Caminhos da Cidadania – CDECC também fez apresentação. Foram duas canções: o Hino da África e uma homenagem do Professor Sérgio Souto (in memorian) ao povo africano. Depois, um grupo da Fazenda Caraíbas fez cantigas de rodas com rimas da tradição local. Por fim, à noite, houve show musical com o cantor Cassiano Ricardo.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Curaçá forneceu água potável aos presentes; O Governo Municipal disponibilizou transporte, carro de som, carro de apoio e enfermeiro; e deu apoio na organização e condução da Festa. A Polícia Militar garantiu a segurança do Evento.

Ascom PMJ
Variadas
23 de Novembro / 2014 às 14:00 | Nenhum Comentário
 
Concluintes de cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo de todo Brasil devem fazer neste domingo (23) o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A expectativa é que 483,5 mil estudantes matriculados em 1,48 mil instituições de educação superior façam o exame. Os estudantes têm até amanhã para preencher o questionário do estudante, usado para subsidiar a construção do perfil socioeconômico dos participantes. O preenchimento é obrigatório e o universitário deve se identificar por meio do CPF, pelo nome ou pelo curso. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aqueles que não responderem ao questionário estarão em situação irregular com o Enade e poderão ficar impedidos de colar grau e receber o diploma, mesmo que façam o exame. Os portões dos locais de prova abrem às 12h (horário de Brasília) e as provas começam às 13h. Os estudantes terão quatro horas para responder ao exame e têm de permanecer no local da prova por pelo menos uma hora para poder assinar a lista de presença. As informações são da Agência Brasil. 
Agência Brasil
Charges
23 de Novembro / 2014 às 13:00 | Nenhum Comentário

Pela segunda vez, a primeira foi em 2011 debaixo de muita chuva, o cantor e compositor Fábio Júnior participou do projeto Gold Friends em Juazeiro, comemorativo do décimo primeiro ano. O show foi “íntimo” que marca o 25º álbum do artista.

Milhares de pessoas de todas as idades lotaram o espaço da Via Show, antiga Nossa Casa e interagiram o tempo com o artista que foi bem simpático o tempo todo.

O show "Íntimo" apresentou várias composições próprias e algumas releituras de outros artistas, como "Dias Melhores", de Jota Quest, e ainda "Do Fundo do Meu Coração", de Roberto e Erasmo Carlos.

Foi um show à altura do público e dos empresários que anualmente bancam o “Gold Friendes”, ou seja, inesquecível.

Variadas
23 de Novembro / 2014 às 12:00 | 5 Comentários

Sem distinção partidária políticos de todas as matizes, empresários, líderes comunitários, clubes de serviços e representantes das diversas organizações da sociedade civil compareceram à sessão solene de entrega do título de cidadão juazeirense ao empresário, secretário e político Carlos Neiva na noite desta sexta-feira (21/11), no teatro João Gilberto.

Com um vídeo em que alternaram depoimentos dos mais diversos, entre eles o de Paulo César Carvalho, relembrando o apoio que recebeu do então estudante de agronomia Carlos Neiva enquanto vereador; do atual presidente da Associação Comercial de Juazeiro, Paulo Henrique, da sobrinha, do prefeito Isaac Carvalho, do advogado Jaime Badeca, Vice Presidente do PSOL e de vários outros, sempre relembrando apoios, incentivo, ressaltando a figura ímpar de Neiva, a solenidade marcou pela importância das presenças e pelo entusiasmo da recepção ao homenageado.

Estiveram presentes o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho; secretários, o jornalista Carlos Brito, A SOAMAR representada por João Tosta, o Presidente do PSDB em Juazeiro, Sales; a ex-secretária de Educação Walquiria Brito, a Diretora da Rádio Juazeiro, Margarida Benevides; o ex-prefeito Rivadávio Ramos, o coronel e escritor Geraldo Dias de Andrade; o poeta, musico e publicitário Mauriçola; demonstrando a diversidade e a amplitude da amizade e reconhecimento que Carlos Neiva conseguiu ao longo dos anos em Juazeiro.

Para o autor da proposta, Vereador Damião Medrado, ressaltando que a proposta lhe foi sugerida pelo Professor Eurico Serafim: “Mais do que Justiça nós vereadores lhe concedemos um título que você já tem no coração, que é filho de Juazeiro”.

Estiveram presentes à sessão solene, os vereadores Pedro Alcântara Filho, Agnaldo Meira, Sargento Bastos, Zó, Tiano Felix, Neguinha da Santa Casa, Caffé do Oito, Bené Marques, Anderson da Iluminação e Suzana Ramos. Além das presenças diversas mensagens foram recebidas e lidas, entre elas a do deputado Federal Daniel Almeida e de Edilson Nogueira, Vice Presidente da FIEB.

Emocionado Carlos Neiva, nascido em Conceição do Almeida, em Juazeiro desde 1985, Engenheiro Agrônomo pela FAMESF, atual UNEB, casado, empresário e político, agradeceu as homenagens, as presenças, aos vereadores, relembrou sua caminhada e resumiu: “A vida me trouxe a Juazeiro. Ficar aqui, constituir família, empreender, foi escolha da alma. Contribuir com esta cidade é um dever que faço e farei com alegria e entusiasmadamente para retribuir tudo o que recebi”.

Por Manoel Leão da Ascom CMJ Foto: Joselito Tavares
Política
23 de Novembro / 2014 às 11:00 | Nenhum Comentário

Os agricultores familiares de Sento-Sé, inscritos no Programa Garantia Safra 2014/2015, referente à safra de verão, têm até o dia 30 de novembro para pagar o boleto nas agências da Caixa Econômica Federal ou casas lotéricas.

O Garantia Safra é um seguro para garantir condições de sobrevivência a agricultores que tiverem perda de, no mínimo, 50% da lavoura nas localidades atingidas por seca ou excesso de chuva. O boleto no valor de R$ 6,35 deve ser retirado na secretaria municipal da agricultura, no horário que compreende das 08:00 hs às 14:00 hs. Esse ano o seguro Garantia Safra pagou cinco parcelas de R$ 170,00, que totalizaram uma renda de R$ 850,00, por produtor.

De acordo com o secretario da Agricultura de Sento-Sé, Catarino Reis, o município conta hoje com quase três mil trabalhadores cadastrados e beneficiados. Catarino lembra que até 2008, o município não pagava o aporte financeiro e os agricultores não recebiam o beneficio.

Ascom Sento-sé
Variadas
23 de Novembro / 2014 às 10:00 | 1 Comentário

A Literatura de Juazeiro e Petrolina em provocação. É a partir deste tema, que o Sesc Petrolina dá início, nesta segunda-feira (24), às 15h, no Teatro Dona Amélia, ao projeto Entre Margens: encontro com a literatura. Para a mesa de abertura, foram convidadas a mestre em Teoria Literária Elisabet Moreira e a historiadora Odamaria Macedo, com mediação da poeta Cida Pedrosa. Na seqüência, às 20h, o Núcleo de Teatro do Sesc apresenta o recital Palavras Andantes.

Daí em diante, a programação segue com recitais, mesas redondas, intervenções, lançamentos, relançamentos de obras literárias e a presença de nomes importantes da literatura nacional, a exemplo da jornalista, pintora e escritora com mais de 50 livros publicados, Marina Colassanti, que fará uma palestra às 20h, na terça-feira (25), também no Teatro Dona Amélia.

Ainda na terça-feira, a partir das 15h, uma mesa com os poetas Bruno Liberal e Cida Pedrosa vai tratar do tema: Correntezas do Século XXI.  A mediação ficará por conta do gerente de cultura do Sesc Pernambuco José Manoel Sobrinho. Logo depois, às 18h, todos serão convidados à Porta do Rio (na Orla 1), onde vai acontecer a intervenção Palavras Andantes.

Pedras ao Infinito

Neste encontro dedicado à arte da palavra, o tema da mesa da quarta-feira (26), será O autor local perspectivas de uso em sala de aula, com a atriz e escritora Cátia Cardoso, o poeta e professor Pinzoh (Josemar Martins), o professor Genivaldo Nascimento e a mediação da professora Edneide Torres. Às 18h, a Porta do Rio recebe novamente a intervenção Palavras Andantes e os escritores Klébia Peixinho e Tito Souza lançam o livro Pedras ao Infinito às 19h no Terraço da Galeria de Artes Ana das Carrancas. Para concluir a programação da quarta-feira, os atores Antonio Pablo e Fernanda Luz mostram às 20h, no teatro Dona Amélia o recital Lembranças de Pedras, sobre a obra do poeta José Raulino Sampaio.

Para discutir o tema da quinta-feira (27) - Auto publicação possibilidades de navegar, foram convidados ao palco do Teatro Dona Amélia a professora e escritora Socorro Lacerda, os poetas Luiz Hélio Alves e Virgilio Siqueira, com mediação do poeta e jornalista Carlos Laerte.

Na seqüência, a Porta do Rio volta a apresentar a intervenção Palavras Andantes, às 18h e às 19h, o público será convidado ao terraço Galeria de Artes Ana das Carrancas para o relançamento de vários livros de autores regionais. O poeta Virgilio Siqueira e o músico Davi Siqueira apresentam às 20h, no teatro Dona Amélia o recital O menino e o poeta.

E encerrando o encontro, na sexta-feira (28), o projeto Sonora Brasil apresenta às 20h, no teatro Dona Amélia o espetáculo Quinteto Brasília – um dos principais grupos de câmara da região Centro-Oeste e um dos poucos quintetos clássicos de sopro em atividade no país.

CLAS Comunicação & Marketing
Policial
23 de Novembro / 2014 às 09:00 | 3 Comentários
 
Foi-se o tempo em que morar em cidades do interior era sinônimo de tranquilidade. Hoje em dia, assustados, muitos temem pela própria vida e estão abandonando o reduto interiorano para morar nas grandes metrópoles. A criminalidade sempre existiu, mas hoje está migrando com mais força para essas localidades, onde o desenvolvimento ainda nem chegou. Os ataques a bancos já estão entre os crimes mais praticados no interior do Brasil, e os ingredientes são sempre os mesmos: explosões, reféns, tiros, roubos e mortes. Esse tipo de crime já virou rotina em todo o País, porém, um dos estados mais atingidos por essa "febre" chama-se Bahia.

Aproveitando o número reduzido de policiais, os bandidos invadem os pequenos municípios e roubam dinheiro dos caixas e cofres utilizando explosivos. As autoridades, se quisessem, já poderiam ter tomado providências, visto que a tática é sempre a mesma. Parte da quadrilha se desloca para os pontos estratégicos das cidades, outros elementos encurralam policiais nas delegacias, atirando sem parar e danificando as viaturas e as instalações. Ao mesmo tempo, outra parte do bando segue para as agências e postos bancários, coloca explosivos nos caixas eletrônicos ou nos cofres e provocam a detonação.

Números

Segundo dados do Sindicato dos Bancários do estado, ocorreram neste ano 207 ataques a bancos, sendo apenas 28 em Salvador e 179 no interior, principalmente em cidades com menos de 25 mil habitantes. Dos bancos, o do Brasil e o Bradesco são os alvos favoritos, com 94 e 68 ocorrências, respectivamente. A pior parte sempre sobra para o cidadão, que fica refém da própria sorte, esperando a próxima explosão.

Por José de Oliveira, jornalista
Variadas
23 de Novembro / 2014 às 08:00 | Nenhum Comentário

Neste domingo chegam a região os professores Amit Bhattacharyya, Doutor em História pela Universidade de Calcutá na Índia e Victor Onésimo Martin Martin Doutor em Geografia, Professor titular de Análises Geográfica Regional do Departamento de Geografia da Universidad de La Laguna na Espanha. Os professores são atualmente os maiores teóricos sobre a vertente marxista do Capitalismo Burocrático no mundo. Eles vêm participar do V SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE CAPITALISMO BUROCRÁTICO NA EXPLICAÇÃO DO SUBDESENVOLVIMENTO E DO ATRASO SOCIAL: BRASIL, ESPANHA E ÍNDIA.  O professor Amit fará conferência de abertura na segunda feira, dia 24 às 19 h,  com o tema “O capitalismo burocrático na Índia” e o professor Martin Martin além de ministrar o minicurso sobre o Capitalismo Burocrático, também proferirá conferência com o tema “A semifeudalidade na Espanha”, na quarta feira, dia 26 às 19 h. O evento será realizado no auditório da FACAPE de 15 às 22 h, com intervalo para o jantar e as inscrições estão abertas ao  público presencialmente na UPE Campus Petrolina ou pelo sitehttp://vseminariocb6.webnode.com//.

Variadas
23 de Novembro / 2014 às 07:00 | Nenhum Comentário

Foi prorrogado até a próxima quarta-feira, 26, o prazo de votação na eleição do Conselho Estadual de Cultura. A ampliação do calendário foi uma decisão da comissão eleitoral que organiza o pleito. Para votar, os eleitores cadastrados devem acessar a plataforma de votação (http://cec.plataformavirtualdevotacao.com.br/) munidos de CPF e da senha. Os 20 conselheiros eleitos (10 suplentes e 10 titulares) serão membros da sociedade civil, que ocuparão cadeiras destinadas aos representantes dos segmentos culturais e processos do fazer cultural da Bahia. Mais informações estão disponíveis no site do Conselho de Cultura (http://conselho.cultura.ba.gov.br/)

Comunicado

Charges
22 de Novembro / 2014 às 23:00 | 1 Comentário

Por Valmir Assunção*

O mês de novembro é todo dedicado a manifestações, homenagens e protestos ligados aos temas defendidos pelo povo negro do Brasil. Cotas raciais no ensino e no serviço público, estatuto da igualdade racial e intolerância religiosa, além do fomento direcionado para editais, programas e projetos culturais e de lazer voltados para os negros são alguns exemplos de avanços nos governos do PT. E vamos dar prosseguimento aos embates envolvendo setores de produção, segurança pública, educação, lazer e reparação social, porque é importante reparar os danos causados em séculos de direitos negados. O povo negro e todos os povos tradicionais neste país sabem que agora têm e terão espaço e voz no Brasil. Nossa presidenta Dilma segue esse debate, iniciado pelo ex-presidente Lula, e para ampliar as ações sancionou a lei de cotas no serviço público, o que, por si só, já a deixa à frente dos governantes anteriores.

O fato de Dilma ter afirmado em campanha que depois dela o governo olha especialmente para os negros deixou evidente a necessidade de ampliar os debates de casos como o fim dos autos de resistência e, consequentemente, do extermínio da juventude negra, que assistimos diariamente nos jornais, na TV e na internet. É importante lembrar que essa abertura de diálogo foi mantida e precisa ser canalizada para os estados. Na Bahia, o governador sancionou o Estatuto da Igualdade Racial e Combate a Intolerância Religiosa, que elaborei junto com o movimento negro e o povo de santo, ainda como deputado estadual. Essa peça é uma das mais importantes, abrangentes e avançadas ferramentas para a nossa luta.

Já disse anteriormente, em outro artigo, que viver no estado que tem o primeiro estatuto deste tipo no país é uma honra. Fazer parte desse processo me torna ainda mais seguro de que esse instrumento, fruto da luta do povo negro, é reparador de uma ferida que penamos para cicatrizar. E isso é apenas o início de algo grandioso e ainda mais denso, que envolve nossos jovens negros, que infelizmente continuam sendo assassinados dia a dia. Vamos erradicar de uma vez esse ciclo de violência, para que nossos filhos possam viver sem serem discriminados. Não é uma batalha fácil e requer a atenção de todo o movimento negro, mais unido e ainda mais forte. Esta tem que ser ainda uma luta de toda nossa sociedade.

41 anos do Ilê Aiyê

Em novembro, duas datas estão entre as mais importantes do mês: o dia 1º e o dia 20, aniversário do primeiro bloco afro do Brasil, Ilê Aiyê, que completou 41 anos, e a data celebre da Consciência Negra. Em discurso na Câmara Federal, falei da grande festa que foi realizada no Curuzu, na Senzala do Barro Preto, em Salvador, onde estive com tantos companheiros e companheiras. Saúdo o Vovô do Ilê, líder do bloco, que cumpre o importante papel de representar a preservação, a valorização e a expansão da cultura afrobrasileira.

O aniversário de criação do bloco coincide com o início do Mês da Consciência Negra, quando as atenções do povo negro, do povo de santo, das religiões de matriz africana e de todos os que lutam contra o racismo, a intolerância e o preconceito se voltam para as diversas manifestações culturais que acontecem em diversos bairros de Salvador, e mais particularmente no Curuzu, na Senzala do Barro Preto, sede do Ilê, na Liberdade, onde se concentra grande parte da população negra da capital baiana.

O aniversário do Ilê também foi um momento de lembrar Mãe Hilda, que conduziu a matriz religiosa de todo o grupo que se organiza através do Ilê. São fatos que fizeram a própria história da Bahia e do seu povo, e que tornam do Ilê um dos principais referenciais do movimento negro em Salvador, na Bahia e no Brasil.

Consciência Negra

Já o dia 20 de novembro no Brasil é o que podemos chamar de data magna dedicada à reflexão sobre a luta do povo negro na sociedade brasileira. É o dia da morte de Zumbi dos Palmares, que aconteceu no ano de 1695. É para sempre ser lembrado com todo o respeito, ele foi e é o nosso maior símbolo da resistência do povo negro à escravidão em sua época, e a escravidão travestida que ainda existe hoje. O movimento negro celebra a data com eventos culturais, educativos e reivindicatórios. Temas como o fim dos autos de resistência, a inserção do negro no mercado de trabalho, bem como a sua equiparação com os brancos no que se refere à posição de trabalho e salário, cotas raciais no ensino e no serviço público, afirmação das etnias, e valorização da beleza negra são assuntos importantes para o fim do preconceito no país e por mais igualdade.

Homenagem a Mário Gusmão

Considerado como o idealizador dos movimentos negros de Ilhéus e de Itabuna pelos militantes dos municípios, Mário Gusmão também merece toda a honra neste mês de novembro. O artista viveu seus 68 anos com intensa produção, participou de dezenas de peças de teatro, novelas e seriados da televisão brasileira, assim como atuou em dezesseis filmes, além de inúmeros espetáculos de dança. Gusmão ganhou destaque no cinema por meio dos filmes de Glauber Rocha, no período de maior efervescência cultural do Brasil. É mais um exemplo de que a luta deve ser contínua neste país.

Violência contra negros

Os dados da Anistia Internacional mostram que ainda vivemos uma realidade perversa, apesar de termos uma população predominantemente negra em diversos estados, como a Bahia, por exemplo. O Brasil está entre os países onde mais se mata no mundo, superando países em situação de guerra. Em 2012, foram 56 mil jovens entre 15 e 29 anos vítimas de homicídios. E, desse total, 77% eram negros. São dados que não podem ser ignorados e a realidade é que não se pode sofrer com a indiferença de boa parte da sociedade brasileira. Esse é um dos grandes desafios que devem ser enfrentados. Esses dados não são apenas um alerta, mas sim um grito de socorro.

Precisamos da realização concreta das políticas sociais de inclusão que os negros, os pobres e os menos assistidos tanto almejam. É por essas razões que é preciso avançar na luta contra o extermínio do povo negro. Saúdo a resistência e atuação política de movimentos tão importantes, como o Reaja ou Será Morto, a Coordenação das Entidades Negras (CEN), o Movimento Negro Unificado, Coordenação Nacional de Entidades Negras na Bahia (Conen), Fórum de Entidades Negras, todos os terreiros que expressam a religião de matriz africana, todos os territórios quilombolas que guardam a nossa memória de negros e negras.

*Valmir Assunção é deputado federal do Partido dos Trabalhadores

Esporte
22 de Novembro / 2014 às 22:33 | Nenhum Comentário

O torcedor vascaíno sofreu ao acompanhar as inúmeras derrapadas do time na Série B, imaginou o pior, mas finalmente respirou aliviado. E o momento mais importante do ano não poderia ter outro desfecho. Com mais uma atuação irregular e debaixo de vaias ao apito final, o Cruzmaltino empatou com o Icasa por 1 a 1 - gols de Kleber e Nilson - e confirmou o retorno à elite em um Maracanã lotado neste sábado.

A campanha recheada de tropeços fez a possibilidade de título se esvair rodadas atrás. Mas os 63 pontos conquistados e o 3º lugar na tabela foram suficientes para garantir a tímida festa no palco que sediou por tantas vezes títulos históricos. Entre lágrimas e canções exaltando a história centenária, ficou uma certeza aos torcedores que acompanharam a segunda disputa de Série B desde 2009: o desejo de retomar a trajetória de vitórias e jamais vivenciar novamente drama semelhante.

Fases do jogo: O Vasco partiu com tudo para cima do Icasa logo no início do jogo. No ritmo da arquibancada, o time enfileirou três oportunidades de gol antes mesmo dos 5min. As chances viraram combustível para a torcida e empolgaram a equipe. Mesmo assim, o cuidado com os contragolpes dos visitantes era imprescindível.

Aos 11min, Douglas acertou um belo voleio. Busatto espalmou. Aos 19min, novo lance de perigo em arremate de Maxi Rodríguez e conclusão precipitada de Douglas. O Icasa respondeu aos 22min. Mauri puxou contra-ataque e cruzou rasteiro. Nilson chegou atrasado e a bola passou quase por cima da linha. Aos 23min, Martin Silva fez defesa espetacular em chute de Mauri.

A angústia cruzmaltina terminou aos 34min. Depois de tanto insistir e deixar a torcida aflita, Douglas cobrou falta e Kleber testou livre para o fundo gol. O Maracanã explodiu ao som de "Vamos subir, Vasco". A partir daí, a expectativa pelo apito final cresceu ainda mais. Porém, ainda era necessário aguardar todo o segundo tempo.

Uol Esporte
Política
22 de Novembro / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

O prefeito Julio Lossio está em Recife, com o diretor Presidente do Porto Digital, Francisco Saboya dando mais um passo para a implantação do “Armazém da Criatividade” em Petrolina. O objetivo da reunião é criar meios para estruturar o armazém no município. Imagine um local onde você encontra pessoas diferenciadas, com perfis e backgrounds profissionais distintos, mas unidas por um sentimento em comum: a criatividade e a vontade de criar uma empresa inovadora. Essa é a idéia do Armazém de Ideias.

Outro ponto que chama também a atenção, segundo o prefeito Julio Lossio, é o espaço  que será criado. “no mesmo lugar iremos ver o empreendedorismo inovador, composto por um ambiente colaborativo, uma aceleradora de empreendimentos com estações de trabalho, salas de reunião e um mini auditório. A iniciativa conta também com um portal de desenvolvimento de soluções tecnológicas para grandes desafios empresariais dos setores: público e privado”, expôs.

O diretor Presidente do Porto Digital, Francisco Saboya explicou que no Armazém, serão desenvolvidas três tipos de atividades nas áreas de informática, economia criativa e agricultura, concentrará sete funções integradas espacialmente, funcionalmente e operacionalmente. “Haverá espaços de empreendedorismo, eventos, crédito, experimentação, showroom, educação, além de um espaço empresarial para que a empresa, uma vez constituída, possa desenvolver seu negócio lá dentro”, explicou.

Lidiane Souza Ascom PMP
Variadas
22 de Novembro / 2014 às 21:00 | Nenhum Comentário
 
Da barraca de praia à creperia. Os estabelecimentos mais charmosos da cidade de Itacaré se preparam para receber o I Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré”, que acontece entre os dias 11 a 21 de dezembro. Os proprietários se organizam para apresentar as delícias da culinária e mostrar o que Itacaré tem de melhor quando o assunto é gastronomia, pois o destino já que o destino é famoso pelas belezas naturais.
 
Na sua primeira edição, o Festival Gastronômico reúne 36 estabelecimentos, dentre eles: bares, restaurantes, pizzaria, doceria, barracas de praia, creperia, lanchonete, panificadora, burgeria, sorveteria e cafeterias. O Festival Gastronômico classificará quatro categorias - prato principal, petisco, lanche e sobremesa. Durante os dez dias, o público poderá degustar os pratos inscritos a preços promocionais. Com o tema “Riquezas do Mar e da Terra”, as receitas dos pratos apresentados devem ter como ingredientes principais os produtos tradicionais da região cacaueira cultivados pela agricultura familiar. O objetivo do evento é firmar uma identidade gastronômica através da culinária sustentável e da valorização dos produtos locais e regionais.
 
A cidade de Itacaré receberá nove renomados chefs de cozinha que irão apresentar aulas-show, rodas de conversas e oficinas gastronômicas aberta ao público. Entre eles, estão Rosa Gonçalves (chef curadora do Festival), Paulinho Martins, Clodomiro Tavares, Osmane Silva, Don Fabrizio Abbate, João Telles, Maria Darckneider, Jamilton Rodrigues e Josenice Guimarães. Na programação do festival haverá uma visita técnica a uma fazenda na Zona Rural de Itacaré e a Corrida dos Garçons. A cultura e a música também terão espaço garantido no Festival. Manifestações culturais como Capoeira, “Bicho Caçador, “Volta da Jibóia”, samba-reggae, bandas locais e regionais se apresentarão no palco que será montado na Praça da Mangueira, na Rua da Pituba - avenida mais movimentada da cidade. 
 
Segundo o prefeito de Itacaré, Jarbas Barros, o Festival Gastronômico se trata de um grande evento, pois a partir dele os visitantes que ainda não tiveram chance de conhecer os sabores de Itacaré terão uma oportunidade de usufruir a culinária local, que é extremamente saborosa. “O evento torna Itacaré um destino turístico completo com atrativos naturais, culturais, e também gastronômicos”, afirma o prefeito. O I Festival Sabores de Itacaré é uma realização da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Escola de Culinária Rosa Gonçalves, e conta com o apoio da Abrasel e Senac. O evento é patrocinado pela Secretaria de Turismo da Bahia e Sebrae. 
LK Comunicação
Política
22 de Novembro / 2014 às 20:00 | 1 Comentário

Depois de dois dias de intensos debates e conferências, encerrou ontem, 21 de novembro, em Maceió, a XXVI Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco - CBHSF, realizada no Hotel Meridiano, na Praia de Pajuçara, na capital alagoana. Com o tema central “A agonia do São Francisco: a escassez de governança”, a plenária reuniu cerca de cem participantes, entre pesquisadores brasileiros sobre recursos hídricos, gestores públicos e ativistas ambientais, além dos membros do comitê que representam a diversidade dos usuários da bacia do rio São Francisco. A gravidade da crise hídrica atual, os conflitos nos usos múltiplos das águas, as fiscalizações preventivas na bacia realizadas pelo Ministério Público, o projeto de transposição do rio São Francisco foram alguns dos temas debatidos. 

Em sua fala final, o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, aproveitou para cobrar dos governos federal e estaduais mais apoio aos comitês de bacia. Ele considerou que esse é o caminho para encontrar alternativas viáveis para garantir o abastecimento humano. Ainda em seu pronunciamento, Miranda convocou a todos para participarem do XVI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que acontece entre os dias 23 e 28 de novembro, também em Maceió.       Durante a sessão final da plenária, os participantes escolheram a cidade de Petrolina, em Pernambuco, região do Submédio São Francisco, para receber a próxima plenária do CBHSF, que acontecerá ainda no primeiro semestre de 2015.

ENCOB – Durante o XVI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), representantes de comitês de rios de todo o país debaterão com estudiosos, ambientalistas e gestores de órgãos nacionais de recursos hídricos do país, como a Agência Nacional das Águas – ANA, Conselho Nacional de Recursos Hídricos-CNRH, além dos Ministérios do Meio Ambiente e da Integração Nacional. O Encob 2014 acontece no Centro Cultural e de Convenções Ruth Cardoso, Rua Celso Piatti, S/N ,Jaraguá, Maceió – AL.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. Para tanto, o governo federal lhe conferiu atribuições normativas, deliberativas e consultivas. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil. 

Ascom CBHSF
Política
22 de Novembro / 2014 às 19:00 | Nenhum Comentário

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-Secção Bahia (OAB-Ba), Luiz Viana Queiróz, acompanhado de diretores e conselheiros da entidade, apresentou ao presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, em visita quinta-feira (20/11), um memorial com decisões do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça que respaldam, segundo ele, a posição da OAB em defesa da inexigibilidade de licitação para a contratação de advogados por parte das prefeituras municipais. O assunto – admitiu o presidente da ordem -, é polêmico e não há um entendimento firmado entre os conselheiros do TCM. “Por isso queremos estreitar o diálogo com os conselheiros de contas, de modo que haja segurança jurídica e a prestação de serviço por parte dos advogados não seja criminalizada”, disse.

Entende a OAB, segundo Luiz Viana Queiróz, que não cabe licitação para a contratação de escritórios de advocacia pelos prefeitos porque a concorrência fere o próprio código de ética da OAB, que não permite a “mercantilização” da prestação de serviços jurídicos. Embora não haja jurisprudência firmada a respeito, ele garantiu que “são inúmeras as decisões do STF e no STJ que respaldam o entendimento da OAB contra a concorrência pública para contratação de advogados pelas prefeituras”.

Luiz Viana Queiróz frisou que a OAB defende e luta pelo princípio, não trata de casos específicos, e acrescentou que a ordem está aberta, inclusive a apurar eventuais denúncias de ilícitos porventura praticados pelos advogados na prestação de serviços às prefeituras. “Não vamos compactuar com abusos e ilícitos que venham a ser cometidos por advogados, isto é fora de questão. O que queremos é garantir o direito do agente público de escolher o advogado da sua preferência, da sua confiança, o que julga mais preparado para defender os interesses do município.”

O presidente do TCM, Francisco Andrade Netto, disse que irá analisar o memorial apresentado e distribuir com os demais conselheiros para aprofundar o debate sobre a questão que, frisou, é controversa não apenas na corte de contas da Bahia, mas em todo o país. Isto porque a lei estabelece que só é inexigível a licitação nos casos em que se cumpra os requisitos de “notória singularidade do objeto, notória especialização do prestador e justificativa de preço”. 

Fonte: TCM
Variadas
22 de Novembro / 2014 às 18:00 | 2 Comentários

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) bateu o recorde de inscrições para o vestibular 2015.1. Ao todo, foram 2.782 candidatos inscritos no processo seletivo para oito cursos da autarquia. O curso mais concorrido é o de Direito. Segundo a organização do vestibular, desde 2009 o número de inscritos aumenta a cada semestre. No fim do ano passado, 2.500 feras concorreram a uma vaga na instituição. Para o coordenador do vestibular, professor Pedro Norberto, esse aumento se deve à diversidade dos cursos que contemplam diferentes áreas do conhecimento e à confiança dos estudantes na Facape.

“Podemos atribuir esse número maior de inscritos no vestibular à variedade de cursos e à credibilidade da Facape. Ao longo dos anos, a instituição vem se destacando pela qualidade dos cursos e o comprometimento do corpo acadêmico. Todos esses fatores contribuem para uma procura maior”, comentou.

A Facape oferece mais de 700 vagas distribuídas nos cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Comércio Exterior, Serviço Social e Gestão da Tecnologia da Informação (TI). As provas do vestibular estão marcadas para o dia 30 deste mês. A previsão é de que o resultado seja divulgado no dia 22 de dezembro, às 20h.

Ascom Facape
Variadas
22 de Novembro / 2014 às 17:00 | Nenhum Comentário

O ambientalista Roberto Malvezzi (Gogó) ministrou palestra sobre o rio São Francisco, na tarde do dia 18/11 para os internos do Conjunto Penal de Juazeiro. Não é a primeira vez que Roberto Malvezzi ministra palestra para internos do CPJ. Para o ambientalista o rio sofre com o processo de degradação e pela ausência de políticas públicas de preservação. Por isso todos podem contribuir nos seus espaços de convivência para o uso racional da água, ter noções sobre o lançamento de dejetos inatura no velho Chico entre outras questões abordadas durante a palestra. Para os internos as palestras proferidas por Gogó são sempre uma oportunidade de aprender mais sobre a natureza e sobre o meio ambiente.

Política
22 de Novembro / 2014 às 16:00 | 1 Comentário

Empossado como novo membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram) para o biênio 2015/2016, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) destacou a importância do colegiado para a defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável na Bahia. O petista tomou posse nesta sexta-feira (21) junto com outros 98 conselheiros, entre titulares (33) e suplentes (66), no auditório da Secretaria do Planejamento, no Centro Administrativo da Bahia.

“É uma honra compor o Conselho Estadual do Meio Ambiente. Acredito que assim como na Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, da qual sou o presidente, o Cepram é um espaço privilegiado de defesa do meio ambiente. Temos questões importantes a serem discutidas, a exemplo dos efeitos dos agrotóxicos, a implementação do Código Florestal e da Política Estadual de Resíduos Sólidos e a preservação das nascentes e dos rios”, afirmou Galo, que na Assembleia Legislativa também ocupa a vice-presidência da Comissão de Meio Ambiente , Seca e Recursos Hídricos.

O Conselho Estadual do Meio Ambiente conta com assentos para as universidades, municípios, biomas, Assembleia Legislativa e poder público federal, além de representantes de entidades de classes e organizações que atuam na defesa do meio ambiente. Desde 2012, com a nova Política Ambiental do Estado (Lei 12. 377/2011), houve a ampliação para os três segmentos - poder público, sociedade civil e setor produtivo. O Cepram é o mais antigo conselho ambiental do país. Vinculado à estrutura da Secretaria do Meio Ambiente, tem como finalidade deliberar sobre diretrizes, políticas, normas e padrões para a preservação e a conservação dos recursos ambientais no estado.

Ascom Fotos divulgação / Daniel Ferreira
Esporte
22 de Novembro / 2014 às 15:00 | Nenhum Comentário

A aluna do 2º ano do Ensino Médio Integrado de Agropecuária do campus Ouricuri do IF Sertão - PE, Lúcia Maria Linhares, vai disputar os 5 km da 5ª etapa do Circuito de Corridas e Caminhada do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc - CE), que terá largada  às 7h, deste domingo (23), na Avenida Governador Parsifal Barroso,  em Fortaleza.

Será a 3º corrida de 5 km que Lúcia fará neste ano de 2014. Ela venceu a 3º Corrida do Cobre , em Jaguarari, Bahia e  foi vice-campeã da Corrida Salesiana, no Recife, Pernambuco, por isso, Lúcia Maria acredita mais preparada para  participar do evento esportivo. “Tenho boas perspectivas para a prova e já estou mais experiente  em corridas de 5 km”, disse a aluna.

Lúcia treina com o professor Washington Rocha da Associação Atlética Voluntários do Araripe (AAVA) e é supervisionada pelo coordenador de Esportes do campus Ouricuri, o educador físico Noberto Freire. 

Irmãs - As irmãs de Lúcia Maria Linhares, Cibele Linhares e Patrícia Linhares, vão correr os 10 km da mesma prova em Fortaleza. O técnico Washington Rocha está com boas perspectivas sobre a participação das três irmãs.

Por Felipe Piauilino Campus Ouricuri
Espaço do Leitor
22 de Novembro / 2014 às 14:00 | 6 Comentários

Olá boa tarde!

Caro Sr. Geraldo José,

Venho através deste respeitado Blog pedir uma ajuda de divulgação, para que torne-se público o descaso que Sento-Sé está enfrentando. Muitas obras que nunca terminam e uma delas está na minha rua, onde se começou uma calçamento e agora não terminou. Eu não vou deixar de frisar que ia até bem, onde a rua de minha sogra não se passava nem animal, mas hoje graças a Deus passa tudo que é a rua Tenente Mario Alves, por meio do seu blog que sei que é lido por muitas pessoas quero pedir aos responsáveis que continuem as que faltam para terminar pois o período da chuva está ai, e nós pobres é que vamos ser prejudicados. Não quero aqui prejudicar ninguém, como frisei, tudo ia bem.

Em nome de vários moradores das ruas citadas.

Cristina Pereira Sobral

Imagem ilustrativa da Internet
Política
22 de Novembro / 2014 às 13:00 | 1 Comentário

Ontem o Blog veiculou denúncia da vereadora Edneuza Lafayete, do PTB de Lagoa Grande sobre uma viagem dos idosos à Maceió, capital alagoana, por meio de um programa da secretaria de assistência social que segundo a denúncia, tinha uma comitiva de 150 pessoas, e tudo bancado com recursos públicos municipais. Em resposta a assessoria de governo enviou a seguinte nota:

A maledicência, a mentira e o desejo de tentar torcer os fatos sem fundamentos parece ser uma obstinação daqueles que não tem o que apresentar e nem o fizeram quando tiveram a oportunidade. A estes só restam lamentações e calúnias. Mas a máxima se aplica perfeitamente neste contexto: “contra fatos não há argumentos”. Seguindo rigorosamente o que preconiza a Lei 10.741/93, Estatuto do Idoso, em seu art.3º, onde está escrito: “É obrigação do poder público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao lazer, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”. Isso é compromisso com o cidadão e respeito com as pessoas.

Idosos “farreiam” em forró super animado.

Ano passado, 65 idosos se divertiram na Praia de Tamandaré no Recife, desta vez o refúgio escolhido foi a Praia do Francês – Maceió e, no ano que vem um passeio ainda muito mais sofisticado já está sendo pensado pela equipe da secretaria de assistência social. Conforme declarou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Maria Ramos Coelho de Amorim. “É obrigação do poder público garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade. Uma viagem com quase 100 idosos é de grande responsabilidade, pois exigem diversos cuidados, por isso a equipe de apoio está sempre atenta. Agradecemos muito a este governo pelo apoio” ressalta a presidente do CMI.

Como funciona o Conselho do Idoso.

O Conselho do Idoso é órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo, controlador e fiscalizador das políticas da pessoa idosa, responsável pela execução das políticas da pessoa Idosa e sem o aval deste nada seria feito. A composição do Conselho Municipal de Direitos do Idoso é paritária e, os conselheiros não são remunerados. Em Lagoa Grande são no total: 12 conselheiros, sendo 03 representantes do poder público e 03 da sociedade civil sendo: Associação de moradores Comunidade da Rocinha; Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato dos Fruticultores – Siditri. Cada conselheiro titular tem um suplente. Todas as ações são passadas pela aprovação dos Conselheiros. 

A coordenadora do Programa de Fortalecimento de vínculos do município, Antônia Caldas de Oliveira Souza, informa que todos os recursos usados para custeio das viagens são oriundos do repasse do Índice de Gestão Descentralizada – IGD, que o município recebe por pactuar e garantir maior número de assistidos e beneficiados pelo Programa Bolsa Família – PBF.“Parte deste recurso é direcionado para este programa: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV que atende hoje quase 200 idosos em sua rede de atendimento sendo: 80 na Sede, 40 em Vermelhos, 35 em Jutaí, entre outros de diversas partes da cidade. É muito perceptível á emoção de todos eles em participar deste programa”comemora a coordenadora. 

Para o Conselheiro de Assistência Social, Sr. Ivando Avelino, “Minha função aqui nesta viagem é acima de tudo ver e conferir de perto, fiscalizar, o tratamento que os idosos estão recebendo na viagem e depois reportar para os demais conselheiros em reunião. Não assinamos um documento no Conselho sem que tenhamos a certeza de sua finalidade. Estamos muito felizes não só com a secretária de assistência social, mas também com a sensibilidade do Prefeito, que mesmo diante das críticas sempre está olhando por nós” agradece o Sr. Ivando. Para os que insistem nos ataques fica o recado: "As intrigas sempre foram as armas dos fracos e incompetentes". Neste momento, aqui em Maceió, todos estão saboreando um delicioso café colonial e depois seguirão para atividades físicas á beira mar. 

Fotos e Matéria: Núcleo de Comunicações, Relações Institucionais e Ouvidoria Lagoa Grande
Variadas
22 de Novembro / 2014 às 12:49 | 1 Comentário

Joaquim dos Santos Rodrigues, conhecido como "Seu Lunga", morreu às 9h30 da manhã deste sábado, 22, na cidade de Barbalha, no Interior do Ceará. Seu Lunga foi internado na última quarta-feira, 19, por complicações no sistema digestivo. O quadro piorou na sexta-feira, levando ao falecimento do poeta. Seu Lunga tinha 87 anos e estava internado no Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha, onde tratava de um câncer de esôfago.

De acordo com Demontier Tenório, primo em segundo grau do sucateiro, há cerca de seis meses ele foi submetido a uma cirurgia no esôfago, mas se recuperava bem. A missa de corpo presente deverá acontecer às 15h deste sábado, na Capela do Socorro, no Juazeiro do Norte. A sepultação deve acontecer no Cemitério do Socorro.

Seu Lunga era um poeta, vendedor de sucata e repentista do Juazeiro do Norte, que ganhou notoriedade pelo seu temperamento forte, tornando-se um personagem do folclore nordestino. Seu apelido veio de uma vizinha que lhe chamava de Calunga, devido a sua loja. Com os passar dos anos ficou apenas Lunga.

Biografia

Nascido em 18 de agosto de 1927 no município de Caririaçu, Joaquim dos Santos Rodrigues passou a infância com os pais e sete irmãos no município de Assaré. Voltou a Juazeiro do Norte aos 20 anos, em 1947, onde casou-se e teve 13 filhos - três homens e 10 mulheres. Em entrevista ao Jornal O POVO, em novembro de 2009, seu Lunga, como é conhecido desde “menino novo”, fez questão de negar a autoria das piadas grosseiras atribuídas a ele. Os cordelistas eram o principal alvo da mágoa de seu Lunga. “Eles ficam falando da minha pessoa, dizendo o que eu não sou”, lamenta. Durante a conversa com a reportagem, seu Joaquim falou sobre sua devoção a Padre Cícero, distribuiu sorrisos e até recitou poesias. “Nenhuma dessas histórias (contadas nos cordéis) é verdade. É tudo inventado”, se queixou seu Lunga, na época.

Indenização

 Em 2011, a Justiça acatou uma ação movida por Seu Lunga, proibindo um cordelista do Juazeiro do Norte, Abraão Bezerra Batista, de utilizar a expressão "seu Lunga" em suas publicações. O descumprimento da determinação  implicaria no pagamento de uma multa diária de R$ 1.000. O cordelista, na ocasião, havia escrito dois volumes intitulados ''As Histórias de seu Lunga, o Homem mais Zangado do Mundo''.  Joaquim Santos Rodrigues entrou com o pedido de liminar na Justiça por considerar que os cordéis publicados por Abraão contribuíram para consolidar a imagem negativa de “grosseirão dotado de incomum rudez”, conforme os autos do processo.

 Piadas atribuídas a seu Lunga

- Seu Lunga estava em sua casa, com sede. E manda seu sobrinho lhe trazer um pouco de leite. Daí o pobre do garoto pergunta: “No copo?” “Não. Bota no chão e vem empurrando com o rodo”.

- Seu Lunga estava no mercado com uma caixa de ovos. Daí perguntaram a ele: “Comprando ovos seu Lunga?” E ele responde: “Não, jogando um por um no chão. É traque de massa”. E joga os ovos no chão.

- Seu Lunga estava passeando na calçada com o cachorrinho. E lhe perguntam: “passeando com o cachorrinho, seu Lunga?” E Seu Lunga respondeu. “Não. É meu passarinho”, pegando o pobre poodle pela coleira e o fazendo voar.

- Seu Lunga vai saindo da farmácia, quando alguém pergunta: “Tá doente, seu Lunga”? E ele responde: “Quer dizer que se eu fosse saindo do cemitério eu tava morto?”

- O funcionário do banco veio avisar: “Seu Lunga, a promissória venceu”. E ele respondeu: “Meu filho, pra mim podia ter perdido ou empatado. Não torço por nenhuma promissória”.

- Um rapaz entrou em sua loja e disse: “Seu Lunga, tem pregos tamanho pequeno?”. E ele respondeu: “Tá aí no meio”, aponta para a caixa. E o rapaz procura, procura e não acha. Seu lunga resolve procurar e acha o prego tamanho pequeno. E o rapaz diz: “Obrigado”. E ele responde: “Nada disso. Agora você vai ter que procurar”, e devolve o prego à caixa.

Com informações do site o Povo Foto da Internet
Variadas
22 de Novembro / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário

A expectativa de movimentar negócios da ordem de R$ 30 milhões e atrair um público de 2.500 pessoas, marcou a abertura do I Salão Imobiliário de Petrolina, na tarde desta sexta-feira (21), no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. Promovido pela Rio Forte Empreendimentos e Jotanunes Construtora com apoio da Caixa Econômica Federal e da Prefeitura de Petrolina, o evento foi aberto pelo gerente regional da CAIXA, Martoni Sobral, que se mostrou bastante entusiasmado com a iniciativa.

“O I Salão Imobiliário de Petrolina é um evento de mix completo para a moradia de qualidade, pois dispõe, num mesmo espaço, a possibilidade de adquirir e financiar a casa própria, fazer projeto arquitetônico, mobiliar e ainda colocar um carro novo na garagem, isso com o financiamento da CAIXA e uma equipe que tem os melhores consultores e profissionais do mercado imobiliário regional”, adiantou Martoni Sobral.

Após a solenidade de início dos trabalhos, onde falaram também o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Petrolina, Geraldo Junior e o presidente do Sindmóveis – PE, Paulo Santos, os visitantes puderam conhecer a estrutura do Salão, que dispõe de 04 construtoras, 07 imobiliárias, 01 loja de móveis, 01 concessionária de veículos e 01 escritório de arquitetura.

O evento, que vai até este domingo (23), oferecendo mais de mil opções em imóveis residenciais, comerciais e lotes urbanizados, terá acesso gratuito ficando aberto na sexta-feira (21), até às 21h, no sábado, de 13h às 22h e no domingo (23), de 10h às 16h. Mais informações: (87) 3862-1892 - nelbe@nelbe.com.

Clas Comunicação & Marketing
Espaço do Leitor
22 de Novembro / 2014 às 11:00 | 6 Comentários

É verdade que o município de Juazeiro não elegeu os candidatos dos seus sonhos, tanto para câmara federal quanto estadual mas, como que sinalizando uma nova tomada de posição, a população eleitora garantiu vaga na assembleia legislativa do estado a dois candidatos que podemos acreditar ser Juazeiro o seu maior reduto eleitoral portanto o espaço de maior compromisso eletivo.

Roberto Carlos, deputado de carreira, experiente e diversas vezes eleito e, pelos fatos conferidos durante os seus mandatos conquistou a confiança de todos os eleitores necessários para garantir seus mandatos na Bahia o que o torna um dos mais populares políticos de Juazeiro e da Bahia.

Crisóstomo Lima, O ZÓ, primeira eleição para deputado, votação expressiva, surpresa para uns e consolidação de um trabalho dedicado e inteligente para muitos.

É verdade que todo político de primeiro mandato terá que passar, obrigatoriamente, pela experiência do aprendizado, principalmente em conviver com as adversidades do jogo político que insiste em dar pouca visibilidade aos novos e ratificar as ações das velhas raposas em plenário. O Zó não terá muitas dificuldades em estabelecer um mandato firme e participativo visto que alem de ter no seu partido um porto seguro aprendeu ao longo de três mandatos como vereador, presidente da Câmara e secretário do governo municipal (Ação Social e Cultura), principalmente pelo convívio tanto com o executivo municipal quanto com a assembleia legislativa do estado em diversas situações, logo, o mandato do deputado Crisóstomo Lima pode ser um dos grandes mandatos a serviço do desenvolvimento de Juazeiro e região; é claro que o apoio do seu partido e do governo de Rui Costa, também seu aliado, será de importância fundamental para que o deputado possa alcançar os objetivos traçados para o seu futuro político.

Acreditar no Zó é uma necessidade, apostar na qualidade do seu trabalho é imperativo ajuda-lo no cumprimento das suas ações, sugerindo, acompanhando e criticando é da maior importância para o alcance dos objetivos.

Não temos dúvidas que, com esses apoios, crédito, confiança e, principalmente pelo seu compromisso com a região poderemos esta presenciando o surgimento de uma grande liderança a caminho de um grande futuro.

É trabalhar pra conferir.

Lucien Paulo

Espaço do Leitor
22 de Novembro / 2014 às 10:00 | 15 Comentários

Depois de grande investimento na estação da juventude, o essencial novamente não foi lembrado.

O Prédio em que atualmente funciona a Biblioteca Municipal de Juazeiro, pertence, desde sua fundação em 21/05/1893, ao Clube Comercial de Juazeiro, local que foi palco das principais manifestações políticas e sociais da cidade nesse mais de um século de existência, além de ser o detentor de um precioso acervo literário e jornalístico, com obras que remontam ao fim do século XVIII.

Uma parceria que já dura 22 anos, permitiu que o prédio fosse disponibilizado para uso público, agregando hoje uma grande quantidade de estudantes em seus mais variados propósitos. Uma parceria sempre marcada por distúrbios, mas que agora chegou ao mais trágico limite.

Numa atitude impensada, a chamada Estação da Juventude passou a funcionar no mesmo prédio, junto com a direção da Biblioteca e do Clube Comercial. Um suposto investimento teria sido feito para reforma do prédio como requisito da introdução da Estação. A realidade constatada foi: Internet sem funcionamento devido, computadores que, depois da inauguração, começaram a ser recolhidos, Ar-condicionado de segunda-mão e algumas pinturas na parede.

Após as chuvas do Domingo, 16, o que pôde ser presenciado no interior do prédio é lamentável. Forro desabado, acervo parcialmente danificado, paredes em estado de diluição, linhas e caibros do teto totalmente comprometidos. A pergunta que fica é: e o investimento feito? E a promessa do poder público de zelar por um dos mais antigos tesouros históricos de Juazeiro? Gostaríamos que o Prefeito Isaac, o Secretário Donizete e, principalmente, o senhor Stallone Lima (que tanta promessa fez a respeito) explicassem tamanho descaso. Como fica o local de recolhimento de centenas de estudantes? E como explicar o desastre e a violência com o patrimônio cultural e histórico da cidade?

Eduardo Balzac, Estudante.

Variadas
22 de Novembro / 2014 às 09:00 | Nenhum Comentário

Bancário de profissão e músico por paixão, o bonfinense, e praticamente juazeirense, Daniel Gomes apresenta seu primeiro CD, ‘Janela do Tempo’, com 12 canções autorais. O trabalho de Daniel é bastante versátil, ele canta samba, pop, xote e bolero nesse novo trabalho.

“Estou muito feliz em poder divulgar esse trabalho, que dedico a minha família, inclusive, a música Janela do Tempo é uma composição em homenagem ao meu neto Cauã, de dois anos”, comemora o artista, que foi um dos entrevistados desta sexta-feira (21) do Programa Geraldo José na Rádio Transamérica FM.

Daniel é natural de Senhor do Bonfim, mas mora em Juazeiro há 15 anos, e se divide entre as duas cidades. O cantor já trabalhou muito nas noites de Juazeiro e Petrolina, cantando nos finais de tarde nos barzinhos da região.

Durante a entrevista, Daniel contou como realizou o projeto de gravar seu primeiro CD, produzido e gravado em Salvador, após conhecer o Produtor Musical Marcelo Alves.

“Ia à Salvador em busca de editais da Secult/BA e não conseguia ser contemplado. Conheci Marcelo, era músico da Banda Eva, mostrei pra ele a ideia do CD, e ele gostou e pensou nos arranjos. Tinha toda a ideia de produção e topou fazer. Foi uma oportunidade, Marcelo me ajudou muito na concepção desse trabalho, ele tinha uma gama de músicos que toparam gravar. Cheguei na hora certa e no momento certo. Foi um custo elevado com um resultado satisfatório”, avalia.

O artista ainda não tem pontos de vendas na região, os interessados em adquirir o CD Janela do Tempo podem acessar o facebook/danielgomescantor, o e-mail: danmusica.poesia@gmail.com; ou pelos telefones: (071) 9205-8667 / (074) 8838-1548.

Da redação, Itamara Costa
Espaço do Leitor
22 de Novembro / 2014 às 08:00 | 3 Comentários

Números que mostram a administração de Sobradinho são alarmantes em comparação a outros municípios. Observem o print screen e vejam que na administração a cidade de Sobradinho em comparação com outros municípios gasta o montante de 45.2% da receita, enquanto outros municípios gastam 3X menos, girando em torno de 13.2%. Na educação a média geral é 33.48%, Sobradinho gasta 29.17%.

Agora vem a explicação drástica da saúde, a média geral é de 24.44%, Sobradinho gasta menos da metade que é de 12.41% da receita do município. É bom lembrar que as maiores verbas são direcionadas a EDUCAÇÃO E SAÚDE. Então senhor prefeito aqui vão perguntinhas básicas.

Porque esse gasto absurdo em administração se todo ano os contratados trabalham em média 5 meses, divididos pelos semestres do ano? Se no seu governo os veículos velhos (quase sucatas) é plotado e pintado? Se vossas reformas são "gambiarras" e reaproveitamento de materiais? Se o SANEAMENTO BÁSICO está sendo feito pelos garis, pois até agora ninguém sabe qual é a empresa que assume essa "obra"?

Porque a saúde que tem uma das maiores rendas oriundas do governo federal, e menos da metade é investida no atendimento médico/hospitalar?
Porque que com esse percentual investido na educação, Sobradinho teve o pior IDEB dos últimos tempos?

Esperamos uma resposta sincera se por acaso o senhor tiver coragem de esclarecer!

Segue link do site, e, por favor, gente, percam um pouquinho do tempo dos senhores e façam simulações colocando as cidades da região como Sento Sé, Casa Nova e Juazeiro, e observem o quanto é IRRESPONSÁVEL a gestão!
http://www.meumunicipio.org.br/meumunicip.../municipio/293077...

Lena Oliveira

A Prefeitura de Sobradinho respondeu nos seguintes termos às denúncias:

Inicialmente é preciso frisar que os números apresentados não correspondem à realidade e que a fonte em si não é confiável já que não temos como saber de onde foram extraídos os dados apresentados.

Além disso, no campo "administração", pelo que é possível entender, já que desconhecemos a metodologia de cálculo, estão incluídas ações tão diversas que, apenas alguém irresponsável, poderia colocar em um mesmo campo, pois ali se encontram desde os gastos com o custeio da administração municipal, passando pelos gastos sociais realizados pela SEADS, que mantém diversos programas assistenciais, além dos gastos com a limpeza e conservação de ruas, praças e prédios públicos, realizada pela SIESP.

Então, quando se afirma que 45,02% dos recursos municipais são gastos com a administração, é preciso saber que ali estão incluídas todas as ações que não se enquadram nas rubricas "saúde" e "educação", únicos setores que obedecem a valores mínimos a serem observados, no caso, 15% para a saúde e 25% para a educação.

E cabe fazer mais uma ressalva aos dados apresentados, pois o município de Sobradinho está cumprindo o limite mínimo de gastos com saúde. Na verdade, como é de costume, a autora do "estudo" apenas lança dados falsos e incompletos no seu texto e, ao mesmo tempo, faz uma interpretação intencionalmente equivocada dos números para chamar atenção. No entanto, nada melhor do que ter o amparo legal. 

Não precisamos falsear números e informações. A obra do saneamento, por exemplo, está em andamento, executada com recursos próprios, na modalidade "administração direta". Assim realizaremos um antigo sonho da comunidade e, garantiremos uma melhor qualidade de vida a população. 

Cumprimos o estabelecido no Artigo  9º, parágrafo 4º da Lei Complementar 101/2000, realizando audiência pública de prestação de contas do  2º quadrimestre de 2014. 

No evento previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal, foram expostos os balanços financeiros da arrecadação e gastos do executivo municipal, correspondentes ao exercício de maio a agosto deste ano, com dados demonstrativos de acordo com as premissas estabelecidas nos anexos de metas fiscais. .

Desta forma foram esclarecidos os conceitos de resultado primário, nominal, receita fiscal, despesa fiscal, entre outros. Os valores apresentados referiram-se ao ente municipal, ou seja, abrangendo a administração direta e indireta do município( Executivo e Legislativo). Estes são dados OFICIAIS e apresentados ao Tribunal de Contas dos Municípios. Eis:

A receita corrente bruta no segundo quadrimestre foi apurada na ordem de R$ 31.846.634,64, constando 58,72% da receita prevista; sendo R$ 550.024,83 de receita de capital. 
Também foi apresentado que o município executou despesas correntes na ordem de R$ 24.212.425,64, representando uma porcentagem de 53,80%. 

As despesas de capital realizadas foram na ordem de R$ 1.320.846,46, equivalendo a 7,51%. 

Em relação as despesas com Pessoal, o art. 19 da Lei Complementar nº. 101/2000, diz que para os fins do disposto no caput do art.169 da Constituição, o município não poderá exceder os percentuais da receita corrente líquida, sendo o limite legal de 54% e o limite Prudencial de 51,3%. No município o percentual gasto com pessoal no quadrimestre ficou em 53,39%, na ordem de R$ 20.336.839,44. 

Sobradinho aplicou na manutenção e desenvolvimento do ensino, um percentual de 22,31%, o que corresponde ao montante de despesas na ordem de R$ 6.571.114,50. 

Os recursos destinados ao pagamento de remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede publica - FUNDEB, teve um percentual de 58,37%, despesas na ordem de R$ 3.562.657,52. 

Da aplicação na saúde de mínimo de 15%, o valor pago no quadrimestre correspondeu a 15,73%,despesas na ordem de R$ 3.077.595,87, gastos em ações e serviços públicos de saúde de competência do município. 

O resultado primário indica se os níveis de gastos orçamentários do município são compatíveis com a sua arrecadação, ou seja, a receita primaria capaz de suportar as despesas primarias. 

A diferença apurada entre receita fiscal liquida e a despesas fiscais liquidas. O resultado primário obtido foi na ordem de R$ 2.518.861,43.

A Prefeitura de Sobradinho, prima pela transparência e cumpre , rigorosamente, a legislação.

Hélder Moreira

Procurador

Espaço do Leitor
22 de Novembro / 2014 às 07:00 | 3 Comentários

Um juazeirense que reside atualmente em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, de férias resolveu passear pela sua cidade natal e encontra-se hospedado na casa da irmã no bairro João XXIII. O esgotamento estourado e os dejetos fecais espalhados pela rua Riachuelo não deixaram uma boa impressão para este visitante. Em mensagem ao blog via whatsapp ele expressou a sua insatisfação: “Resido em São Paulo, estou de férias passeando na casa da minha irmã. Essa que está na cadeira de roda é minha mãe. Temos que ficar no quintal porque não dá para resistir muito tempo na garagem. O cheiro é muito forte, os voluntários é que estão limpando a rua. Teriam que vir duas equipes uma para tirar o grosso e outra para lavar. Valeu, um abraço fica com Deus” expressou o leitor.

Variadas
22 de Novembro / 2014 às 06:00 | 1 Comentário

Para marcar o encerramento do Ano Santo Diocesano em Petrolina acontece neste sábado (22), um grande show de Davidson Silva. Você não pode ficar de fora! Vai ser logo mais, às 18h, na Concha Acústica, após a Santa Missa.


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage