Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar

30,17%
Atualizado em: 05/05/2016
Espaço do Leitor
29 de Maio / 2016 às 23:00 | Nenhum Comentário

A cada dia que passa nota-se que ganhou novo sentido a reação das pessoas diante das edições dos jornais televisivos, ao reproduzirem notícias e imagens que falam dos milhões desviados pela corrupção generalizada, insana e insaciável, sem falar nos assaltos com mortes banalizadas pelo simples prazer de matar e não dar em nada. E o resultado de tudo isso são reações de tristeza, vergonha e uma forte desesperança!

O diálogo, mesmo sem as pessoas se conhecerem, logo se encaminha para a troca de questionamentos e expressões de revolta: “cada golpe, só se fala em milhões de reais!”, "viu quanta maldade e ódio?", "onde esse nosso país vai parar?", e o desabafo final: "cadeia neles!", e tantas outras expressões!

Nesses diálogos anônimos, é interessante observar como o sentimento de solidariedade humana aproxima as pessoas, não importando, às vezes, o nível de educação e cultura de cada uma. Mesmo as pessoas simples e humildes se unem para uma manifestação de autodefesa contra esse mar de lama em que mergulharam o Brasil e ainda, tentam se vestir de pele de cordeiro quando na verdade são malfeitores e malversadores daquilo que não é seu. Melhor dizendo, são lobos maus, farejadores do dinheiro fácil.

Falar em dinheiro fácil nada entendi com relação a esses senhores e senhoras que quase não pararam de destilar veneno contra a unificação dos Ministérios da Educação e Cultura, visto que ambos sempre andaram interligados como irmãos siameses! O Ministério da Previdência Social, por exemplo, responsável pela gestão da aposentadoria de milhões de brasileiros, vai passar a ser uma Secretaria da Previdência, vinculada ao Ministério da Fazenda. Quantos ergueram a voz em protesto contra a redução da importância desse Ministério? Ninguém!

Para diminuir 10 Ministérios como é o desejo oficial e a aprovação da grande massa da população coerente, muitas incorporações desse tipo terão que acontecer. Vale lembrar que o segmento perde apenas o status de Ministério, com seus muitos Assessores e Comissionados de peso, e assume o status de Secretaria subordinada a um outro Ministério, o que resultará em notável redução de despesas. Isso em nada impede que os incentivos verdadeiros e legítimos continuem a existir, para Projetos que provem ser realmente culturais.

Mas, há algo que causa certa surpresa em todo esse contexto de frágil protesto partidário...! Onde é que está o incentivo à cultura quando o Ministério investe milhões de reais em shows de Cláudia Leite, Maria Betânia, Rita Lee, Sula Miranda, Luan Santana, Marisa Monte, Maria Rita, edição do livro de Camila Pitanga sobre a vida do seu pai, Projeto Santander Cultural (pertencente a um Banco?!), entre outros absurdos? Os shows artísticos sempre foram protegidos e estimulados, tradicionalmente, pelo patrocínio das empresas comerciais, embasados na divulgação das suas marcas e produtos, e não com recursos oficiais...! O que ficou evidente foi uma manifestação unida da classe artística em assegurar o gordo patrocínio dos recursos públicos para a realização dos seus shows, além de um compromisso camuflado na defesa de posições ideológicas. Parece pretenderem gritar bem alto: “Reduzir Ministério, sim, mas desde que não tire a minha boquinha”...! Que nacionalismo fajuto é esse?

É preciso analisar com mais sensatez e racionalidade, e entender que são outras e mais urgentes as nossas prioridades no campo da cultura, como fortalecer e criar bibliotecas públicas em todo o país, preservar e popularizar o uso dos museus históricos, investir no aperfeiçoamento e na melhor qualificação cultural dos nossos professores, em todos os níveis.

Como uma coisa tem muito a ver com a outra, os questionamentos quanto à natureza e razoabilidade do impeachment parcial e em andamento, são de responsabilidade do Congresso Nacional e dos Tribunais Superiores competentes. Mas, assim como o Deputado Valdir Maranhão foi duramente criticado por recuar ante uma decisão inconsistente e burra adotada, o povo, certamente, não vai aceitar um novo governo débil nas suas atitudes, que anuncia a tese de reduzir Ministérios e ante o primeiro protesto dos pretensamente interessados atingidos, logo volta atrás e cancela o seu projeto, numa demonstração de fragilidade e insegurança.

Como se já não bastasse tudo isso, compor a sua equipe com nomes envolvidos em investigações e denúncias de diversos matizes, dentre os quais um já sentiu o peso na consciência e pediu arrego antes que o prejuízo seja maior, parece-me um vexame inaceitável! O pior é que há outros camuflados que não resistirão por muito tempo...!

AUTOR: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público. (De Cuiabá-MT).

Policial
29 de Maio / 2016 às 22:00 | Nenhum Comentário

Por volta das 6 horas da manhã deste sábado, dia 28, Policiais Militares do Núcleo de Inteligência da Rondesp Norte, após levantamento executado no Bairro Sol Levante, solicitaram o apoio das três Guarnições Rondesp para darem cumprimento aos Mandados de Busca e Apreensão nas residências de ANTÔNIO DA SILVA PEREIRA; UALA PEDRO DA SILVA, conhecido como "UALA DO GESSO" e ANTÔNIO NUNES DA SILVA, conhecido como "TOINHO", sendo encontrado um REVÓLVER marca Rossi, calibre .32, número 23432, desmuniciado; uma munição intacta calibre 9 mm; 44 (quarenta e quatro) "trouxas" grandes de erva seca, supostamente MACONHA; uma certa quantidade de um pó branco, supostamente COCAÍNA; uma balança de precisão marca Diamond; uma pedra de CRACK e a quantia de R$3.876,00 (três mil, oitocentos e e setenta e seis reais) em espécie e R$26,20 (vinte e seis reais e vinte centavos) em moedas. Diante dos ilícitos, foi dada voz de prisão aos três indivíduos sendo conduzidos e apresentados na Delegacia, conforme ocorrência de número 5109/2016.

Fonte: RONDESP NORTE
Política
29 de Maio / 2016 às 21:00 | Nenhum Comentário

Na última sexta-feira (27/05), divulgaram o resultado de uma pesquisa relativa à preferência dos eleitores entre os pré-candidatos à prefeitura da cidade de Fátima, assinado pelo deputado Luciano Simões Filho. A suposta sondagem foi  publicada através de grosseira montagem, simulando o perfil do parlamentar na rede social Facebook.

A página dele no Facebook, no entanto, é Luciano Simões Filho (político). Qualquer outra não é de responsabilidade dele nem de sua assessoria de comunicação. O deputado Luciano Simões Filho afirma veementemente que não divulgou nenhum tipo de pesquisa sobre a corrida dos prefeituráveis na cidade. A montagem que está sendo compartilhada nas redes sociais trata-se de uma invenção para desestabilizar a política local.

Variadas
29 de Maio / 2016 às 20:00 | Nenhum Comentário
 
No calendário da saúde, a data de 29 de maio é reservada ao Dia Mundial da Saúde Digestiva. O marco tem como objetivo chamar a atenção da população sobre a importância do diagnóstico correto e precoce no tratamento das doenças do aparelho digestivo. Neste cenário, a saúde digestiva pode ser definida como a correta digestão, absorção e assimilação dos alimentos, e a eliminação do que não é aproveitado pelo organismo.
 
Distensão abdominal, constipação ou diarreia, azia ou queimação, peso no estômago após se alimentar, refluxo gástrico, gazes, dentre muitos outros sintomas desagradáveis, são os principais alertas de enfermidades como gastrite, doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), síndrome do intestino irritável, colite ou algum outro tipo de patologia do aparelho digestório. Os problemas digestivos podem causar estragos em todo o corpo, levando a alergias, artrite, doenças autoimunes, erupções cutâneas, acne, fadiga crônica, transtornos do humor, demência, câncer e muitas outras doenças.
 
Ter uma boa saúde digestiva significa mais do que simplesmente estar livre de incômodos como inchaço ou azia. É absolutamente fundamental para a saúde. "A saúde digestiva está ligada diretamente ao bem estar físico e emocional do paciente. O estresse, por exemplo, pode levar a pessoa a desenvolver problemas gástricos", afirma a gastroenteorologista da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), Renata Travassos.
 
Diante dos primeiros sintomas, a médica adverte que é preciso procurar um especialista. "Às vezes uma coisa aparentemente simples pode esconder algo mais sério. Por isso, uma investigação é sempre necessária. Através dos exames de endoscopia e colonoscopia podemos ver o sistema digestivo alto e baixo, detectando assim uma lesão precoce, a presença da bactéria Hagapilori, que pode causar úlcera, como também podemos colher material para uma biópsia. Se necessário, outros exames como ultrassom, tomografia e ressonância podem ser solicitados", esclarece Renata.
 
Pessoas com predisposição hereditária ou genética devem fazer o acompanhamento mais cedo. "Se o paciente tiver um parente de primeiro grau que tenha tido câncer no esôfago, estômago, ou intestino, por exemplo, deve fazer os exames a partir dos 40 anos. A colonoscopia é indicada a todos os pacientes acima de 50 anos, como forma de prevenção ao câncer de intestino", adverte. Se a doença estiver associada a problemas emocionais, como a síndrome do intestino irritável e a gastrite nervosa, como é comumente chamada, deve-se fazer um acompanhamento com uma equipe multiprofissional, que inclui psicólogo e nutricionista.
 
A saúde digestiva necessita de um constante processo de gerenciamento e atenção. Deve-se evitar uma dieta pobre em fibras e o uso excessivo de medicamentos que prejudicam a função digestiva ou intestinal normal, como antiácidos, anti-inflamatórios, antibióticos, esteroides, hormônios e medicamentos antidepressivos. Beber 2 litros de água por dia; comer regularmente frutas, folhas verdes e grãos; manter uma alimentação equilibrada comendo carboidratos, proteínas, lipídios (gorduras), vitaminas e minerais; praticar exercícios por pelo menos meia hora todos os dias e consultar um especialista na área, que possa auxiliar na adoção de hábitos saudáveis, também estão entre as dicas importantes.
 
Serviço
 
A UPAE de Petrolina dispõe de 4 gastroenterologistas e 4 proctologistas, que atendem no setor ambulatorial. A unidade realiza os principais exames do aparelho digestivo alto e baixo, além de cirurgias proctológicas de média complexidade. O agendamento é feito via 8ª Gerência Regional de Saúde (GERES).
Policial
29 de Maio / 2016 às 19:00 | Nenhum Comentário

Homens foram recompensados e terão oportunidade de conseguir um novo trabalho

Dois homens que recolhem material reciclável encontraram, na última sexta-feira (27), uma mochila contendo R$7.000,00 em dinheiro, talões de cheque e eletrônicos, na BR-232, em São Caetano, no Agreste de Pernambuco. O material foi entregue no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que conseguiu localizar o proprietário para reaver os pertences.

Os carroceiros estavam passando pela rodovia, quando avistaram uma bolsa escura cair de uma caminhonete em movimento. Como ninguém retornou para buscá-la, eles a colocaram dentro da carroça e seguiram para casa. No momento em que começaram a selecionar o que haviam recolhido durante o dia, abriram a bolsa e se assustaram com o que havia dentro: dinheiro, celular, tablet, óculos escuros e três talões de cheque em branco.

Diante da descoberta, eles procuraram o pastor de uma igreja, que os orientou a procurar o posto da PRF de São Caetano. Ao chegar no local, os policiais encontraram um cartão de visitas dentro da mochila e entraram em contato com o dono de uma empresa de engenharia, que descreveu tudo o que havia na bolsa. O proprietário ficou aliviado, mas como já havia seguido viagem, fez contato com um funcionário da empresa, que foi até a PRF para reaver os pertences. Os catadores foram recompensados pelo ato e o engenheiro ainda vai tentar conseguir um trabalho para eles na segunda-feira.  

Ascom PRF PE
Policial
29 de Maio / 2016 às 18:00 | Nenhum Comentário
 
Policiais Militares do 8º BPM, na noite da última quinta-feira (26), foram acionados para atender a uma ocorrência de estupro de vulnerável no Povoado Matias, zona rural de Parnamirim-PE. No local do acontecido, o policiamento tomou conhecimento de que Gilderlan Pereira de Alencar, 32 anos, morador daquela localidade, fazendo uso de uma espingarda, ameaçou duas vítimas menores, identificadas pelas iniciais M.A.L.C., 15 anos e A.M.P.A., 12 anos, levando-as para local inóspito, onde manteve à força, conjunção carnal. Uma das vítimas conseguiu fugir e suplicar por ajuda. O policiamento passou a realizar diligencias, localizando e prendendo o suspeito ainda com a arma supostamente utilizada para ameaçar as vítimas. Gilderlan, após ser reconhecido pelas vítimas, foi encaminhado para a 193ªDPC de Salgueiro, aonde foi autuado em flagrante e recolhido ao presídio. As vítimas foram acompanhadas para o Hospital de Salgueiro, aonde foram submetidas à exames para a constatação do defloramento.
Ascom 8º BPM
Variadas
29 de Maio / 2016 às 17:00 | Nenhum Comentário

Visitantes da 26ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri 2016) participaram neste sábado (28) em Petrolina - PE de seis minicursos oferecidos pelo Instituto Federal (IF- Sertão). A professora do minicurso de sorvetes regionais, Ana Júlia de Brito, disse que o perfil dos participantes é de "pessoas com interesse na elaboração artesanal desses alimentos, como forma de complementar a renda doméstica". 

Moradora de Juazeiro (BA), uma das alunas deste minicurso, Francisca Maria Andrade já trabalha há 30 anos em cozinhas industriais e agora quer ser empreendedora. "Quando fiquei sabendo dos cursos que iam ter na Fenagri eu corri logo para me inscrever. Estou buscando abrir meu próprio negócio e quero melhorar a forma com faço o sorvete, doce e todo tipo de sobremesa", disse. 

Além de ensinar a elaboração de sorvetes nativos e de polpa de frutas, a 26ª edição da Fenagri oferece ainda os minicursos de preparo de doces, geleias e licor. Todos realizados nos laboratórios de alimentos do Instituto Federal, nos campi Cidade e Zona Rural. Bruno Souza Coelho, estudante do 4º período de Engenharia Agronômica da Univasf, segue o mesmo caminho da aluna Francisca Maria. Junto com outros colegas de turma, participa de um projeto de pesquisa que busca o desenvolvimento alimentício de frutos nativos da região. Mas escolheu fazer um minicurso, num sábado, por outro motivo. "Tenho interesse em montar minha própria sorveteria. Vir e participar do curso de elaboração de sorvetes é uma forma de aprender novas técnicas e melhorar meu portfolio", conclui. 

A Fenagri 2016 começou no último dia 25 e, até sábado, apresentou uma vasta programação que incluiu ainda um seminário, Vila da Agricultura Familiar, encontro de negócios e exposições. 

CLAS Comunicação & Marketing
Espaço do Leitor
29 de Maio / 2016 às 16:00 | 2 Comentários

Por Genaldo de Melo

Deveras não se justifica o que está acontecendo no mundo político no Brasil, quando num país de mais de 200 milhões de habitantes está acontecendo um golpe de Estado sem a utilização de canhões e fuzis militares, sem baionetas e sem o uso exclusivo da força como prerrogativa para tanto. Deveras é uma verdadeira vergonha diante do mundo para um país em que as regras elementares para se assumir o Governo é a democracia e o voto, e aqui são 54 milhões de cidadãos com direito a tanto que estão sendo literalmente desrespeitados por poucos indivíduos e grupos políticos que sem condições de ganhar o poder pelo voto, utiliza-se das artimanhas maquiavélicas das regras regimentais do Congresso Nacional para assumir o poder sem voto.
 
Isso somente prova que no Brasil não pode existir Governo, pois ninguém governa sem a complacência de apenas um meio de comunicação que manda, literalmente manda no Estado rasgando a Constituição Federal a seu bel-prazer, escolhendo para governar apenas fantoches de seus interesses  e de seus donos. Num país em que apenas a Rede Globo é quem tem razão política não se pode dizer que é um país sério. Ainda não derrubaram Dilma, pois ainda tem seis meses de investigação e de estudos para sua defesa, porém quando mesmo não conseguirem as provas e ela voltar para governar, vai governar o que mesmo?
 
Os últimos fatos jornalísticos apresentados pela Rede Globo e seu Jornal Nacional já demonstram que eles não estavam interessados em colocar Michel Temer no lugar de Dilma Rousseff. Na realidade o que eles queriam mesmo era tirar Dilma do Palácio do Planalto para colocar qualquer um que coloque em pauta a agenda conservadora que eles não têm condições de colocar através do voto democrático e de direito, porque o povo mesmo sem compreender no todo o que está acontecendo não quer. Matérias do Jornal Nacional já deram o recado para Michel Temer, ou governa segundo os critérios da "Eminência Parda" que sustenta política e financeiramente a Globo, ou muitos vão parar na República de Curitiba mesmo! E para Michel governar deve colocar a agenda do fim dos direitos elementares dos trabalhadores brasileiros, a agenda dos interesses particulares e corporativos dos grandes empresários nacionais e estrangeiros, e a agenda do Estado Mínimo. É assim ou também não governa!
 
O Golpe de Estado perpetrado por forças secretas que estão além da compreensão da maioria dos brasileiros, sem canhões e fuzis militares, sem baionetas e sem o uso exclusivo da força, pode ser apresentado a partir de agora para os brasileiros de modo diferente do que foi apresentado antes da votação de 12 de maio último. Ninguém se engane se agora a Rede Globo não passar da postura antiDilma para a defesa da "coitadinha" que foi enganada e traída pelo PMDB, e enquanto isso Michel coloca em prática em seis meses a construção de um Estado que a própria Dilma pode não mais querer governar.
 
O verdadeiro golpe não está sendo a tentativa de tomar o cargo de Chefe do Governo, o verdadeiro golpe está acontecendo agora nesse exato momento com a tomada de tantas decisões políticas e administrativas que farão ali na frente sofrer a maioria do povo brasileiro. Se a sociedade brasileira não reagir, porque a maioria dos deputados e senadores não vai reagir contra interesses "ocultos" da sociedade brasileira e estrangeira, porque eles não estão ali apenas para ganhar míseros trinta e três mil reais por mês, quem vai sair perdendo mesmo vai ser a própria sociedade brasileira. Se todos reagirem, da mesma forma que fizeram os artistas contra a extinção do Ministério da Cultura, teremos o contraponto dos interesses brasileiros contra os interesses de poucos contra a sociedade brasileira.
 
Se a sociedade brasileira não reagir, pois a sociedade brasileira não é apenas formada pela parcela dos chamados mais inteligentes desse país que ridiculamente assimilou o discurso da Rede Globo de que o PT e parceiros políticos não prestam e que foram eles que inventaram a corrupção histórica e endêmica nesse país, mesmo assim Dilma Rousseff pode ainda voltar ao Palácio do Planalto, mas não para mais governar, porque não se governa sem um projeto de poder próprio, não se governa nenhuma nação administrando projetos formulados pelos outros, principalmente de adversários políticos que defendem a noção de Estado diferente.
 
A noção de Estado Mínimo não é boa nem para o Brasil, nem para a América Latina e nem para nenhuma parte do Mundo. Porque será então que os Estados Unidos da América que impõe, literalmente impõe isso ao resto do mundo, não diminui o tamanho de seu próprio Estado? Quer dizer então que o que é bom serve para eles, e o que ruim deve obrigatoriamente servir para nosso país na base de um Golpe de Estado sem canhões e fuzis militares, sem baionetas e sem o uso exclusivo da força que está nos envergonhado diante do resto do mundo!
 
A hora é de reagir politicamente senão seremos todos engolidos pelo turbilhão de coisas que não interessa ao Brasil!
Política
29 de Maio / 2016 às 15:00 | 3 Comentários

"Michel Temer acabou com o Minha Casa, Minha Vida. O fim dos subsídios aos mais pobres é a alma do programa, sem isso ele passa a ser um financiamento comum, que os mais pobres não podem arcar. Isso é um crime social, uma perversidade", afirmou o deputado estadual Marcelino Galo (PT/BA).

Sem os recursos do Tesouro Nacional, repassados pela União a fundo perdido para subsidiar as famílias enquadradas na faixa 1 (renda de até R$ 1.800) e na faixa 2 (até R$ 3.600), o programa acaba, argumenta o parlamentar, que ainda alerta para os impactos da medida no aumento do desemprego.

"Somente em 2015 foram destinados R$ 11,8 bilhões em subsídios para essas duas faixas. Sem esses subsídios as prestações sobem muito, inviabilizando tudo. Isso chega a ser criminoso. Estamos falando do direito humano à moradia digna. Temer quer tirar a dignidade do povo brasileiro, mas cairá antes", sentencia Galo.

Apenas na Bahia, nos governos da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula, foram entregues 175,39 mil unidades habitacionais pelo programa Minha Casa Minha Vida, beneficiando 701,58 mil pessoas. No Brasil, o programa, criado em 2009, beneficiou mais de 10,5 milhões de pessoas, com a entrega de 2,63 milhões de moradias nas gestões do PT.

Ascom Dep. Marcelino Galo Foto divulgação
Variadas
29 de Maio / 2016 às 14:00 | Nenhum Comentário

Na última quarta-feira (25), foi lançado no UCT – Hemoba de Juazeiro, a 2ª edição do Projeto Pedagógico “Doe sangue, receba vida”, idealizado pela professora Vilma Lúcia Salvador Cabral Lima e realizado pelo Colégio Estadual Rui Barbosa em parceria com o Hemoba de Juazeiro, a 73ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar), TV São Francisco e Marinha do Brasil. O objetivo do projeto é vivenciar uma experimentação contextualizada e interdisciplinar dos gêneros textuais através de uma campanha de doação de sangue.

Um projeto que visa não só abastecer o banco de sangue em um mês crítico, mas trabalhar a formação crítica, solidária e participativa dos alunos na sociedade juazeirense.

Cronograma de ações a serem desenvolvidas:

25/05 – Lançamento oficial do Projeto “Doe sangue, receba vida”.

Local: UCT  - Hemoba de Juazeiro – BA

25/05 a 14/07 – Período de doações de sangue

Local: UCT – Hemoba de Juazeiro – BA

03/06/ – Dia “D” de cadastramento de medula óssea e exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos para a campanha.

Local: CERB – Colégio Estadual Rui Barbosa.

17/06 – Forró do doador – Culminância do projeto.

Local: Colégio Estadual Rui Barbosa.

Política
29 de Maio / 2016 às 13:00 | Nenhum Comentário

Moradores, trabalhadores e estudantes do distrito de Brejinho das Ametistas, em Caetité, no Sudoeste da Bahia, já podem trafegar com conforto e segurança pelos quase 24 quilômetros da BA-611, que liga a localidade à BR-030. Em visita à região neste sábado (28), o governador Rui Costa entregou ainda oito viaturas para a Polícia Militar (PM), que vão beneficiar também Bom Jesus da Lapa, Macaúbas e Santa Maria da Vitória, um novo pavilhão da 94ª Companhia Independente da PM e equipamentos de câmera e videomonitoramento. Outras entregas do Governo do Estado na ocasião são uma unidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em Caetité, que vai atender aos motoristas e proprietários de veículos de diversos municípios da região, 60 barracas de feira livre, além de seis motos, um trator e 122 títulos de terras para moradores e agricultores de Brejinho das Ametistas. Rui também participou da inauguração do mercado municipal e visitou a Unidade de Educação Infantil Maria Aparecida Santos Borges.

Na ocasião, Rui informou que o investimento na recuperação da BA-611 foi de R$ 11 milhões, para melhorar o tráfego na região. "Nos próximos dias vamos assinar um contrato com o Banco Mundial, para fazer um empréstimo de mais US$ R$ 200 milhões, que serão investidos em mais estradas. A Bahia, como o Brasil, está passando por uma fase de dificuldades e esse empréstimo vem em boa hora para que possamos fazer obras como essa em outras cidades. Edvaldo de Oliveira, 53 anos, há oito morando à margem da BA-611, conta que a estrada facilitou a vida para quem vive na região. "Antes era muito buraco, atolava muito carro. Hoje nós estamos de parabéns, porque uma pista dessa a gente só tem que agradecer, é tudo de bom. Aqui nós temos a mineração onde o pessoal trabalha, passa caminhão, melhorou para todo mundo". 

Um dos trabalhadores da mineração, o motociclista Reginaldo Ramos, 38 anos, aprovou a obra. "Ficou uma beleza, porque era um sacrifício, muita buraqueira e poeira. Com essa pista, qualquer carro pode vir. Dá para prestar socorro com rapidez. Ficou também mais econômico, a gente gasta menos gasolina"

Parceria com a iniciativa privada

A ampliação da estrutura física da Companhia da Policia Militar foi feita em parceria com a iniciativa privada, que também investiu em equipamentos para videomonitoramento. "Hoje são 11 câmeras em Caetité. A participação dos empresários, dos comerciantes, é muito importante para a instalação e manutenção dos equipamentos, porque contribui com a segurança. O monitoramento com câmera nos dá racionalidade e economia. Ao invés da viatura ficar rodando, tentando adivinhar onde há algum delito, as câmeras fazem esse serviço e orientam a ação dos policiais", disse Rui. Para Valdirene de Carvalho, da empresa BW, que atua na área de energia eólica na região, colaborar com a segurança pública é fundamental. "Tornou-se prioritário abraçamos a causa de interagir com a segurança do município porque essa é uma necessidade da população". 

Detran

A coordenadora da Divisão do Interior do Departamento de Trânsito da Bahia, Mônica Castro, disse que a unidade vai regular uma frota de aproximadamente 10 mil veículos. "Vamos atender não somente a Caetité, mas Lagoa Real, Igaporã e outros municípios, trazendo acessibilidade deste serviço para o cidadão. Estamos informatizando a unidade e as pessoas não vão mais ficar na dependência de Guanambi. Agora vamos também oferecer carteira de habilitação. Temos clínicas implantadas na região, por irsso somos capazes de realizar todo o serviço pertinente à habilitação e veículo". 

Tratores e motocicletas

O presidente da Associação de Produtores Rurais de Caetité, Paulo Sérgio Vieira, afirma que são 18 mil associados beneficiados pelo trator e pelas motocicletas. "A máquina vem para apoiar uma parceria casada da associação com a Cooperativa de Assistência Técnica. Assim vamos desempenhar um bom trabalho para um grande número de agricultores, que vão ter a renda aumentada em até 100%". 

Outras ações

Ainda em Caetité, o governador afirmou que tem outras visitas programadas para a região. "Vamos inaugurar a segunda etapa da Adutora do Algodão, que está com 95% das obras concluídas, em um investimento de R$ 33 milhões. Também estamos investindo em calçamento, iluminação do estádio e procurando parceria para a implantação da unidade de oncologia, que vai atender o sudoeste inteiro".

Secom Bahia Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Informativos
29 de Maio / 2016 às 12:00 | Nenhum Comentário

A comédia "Uma noite na casa de Dete" será apresentado neste domingo (29), no Teatro do Centro de Cultura João Gilberto pelo Coletivo Abordagem Teatral. O evento traz uma proposta teatral com jogos de comédia, onde o publico vai participar tendo a liberdade de escolher os temas das cenas e das piadas.

Três atores e comediantes (Rodolfo Eller, Elder Ferrari e Mauricio Fábio) em cena, a serviço do humor e da criatividade. A primeira Noite na casa de Dete vai acontecer no Centro de Cultura João Gilberto, às 20h. Outra novidade que o projeto traz, é o "pague o quanto rir", onde o publico entra no teatro sem ingresso e ao final da apresentação, escolhe o valor que quer pagar. 

Serviço:

O quê? Uma Noite na Casa de Dete
Quando? Domingo, 29 de Maio, às 20h
Onde? Centro de Cultura João Gilberto
Quanto? Pague o quanto rir
Pra quê? Rir e se divertir.

Política
29 de Maio / 2016 às 11:00 | 10 Comentários

Governo da Presidente Dilma. O governo com o maior número de Ministras mulheres da história do país.

A violência sexual é um fenômeno universal, no qual não há restrição de sexo, idade, etnia ou classe social, que ocorreu no passado e ainda ocorre, em diferentes contextos ao longo da história da humanidade. Embora atinja homens e mulheres, estas são as principais vítimas, em qualquer período de suas vidas, porém, as mulheres jovens e adolescentes apresentam risco mais elevado de sofrer esse tipo de agressão. O Estupro é definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como, todo ato sexual ou tentativa para obter ato sexual, investidas ou comentários sexuais indesejáveis contra a sexualidade de uma pessoa usando coerção. No Brasil, é definido juridicamente como sendo o ato de “constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso”. A violência sexual tem efeitos devastadores nas esferas física e mental, por um período de curto e longo prazo. Das consequências físicas imediatas estão a gravidez, infecções do trato reprodutivo e doenças sexualmente transmissíveis (DST). Em longo prazo, essas mulheres podem desenvolver distúrbios ginecológicos e na esfera da sexualidade. Mulheres com história de violência sexual têm maior vulnerabilidade para sintomas psiquiátricos, principalmente depressão, pânico, somatização, tentativa de suicídio, abuso e dependência de substâncias psicoativas. (Fonte: Revista de Saúde Pública, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102005000300007).

Nas duas últimas décadas, a problemática da violência contra a mulher tem sido reconhecida por entidades ligadas aos direitos humanos e organismos internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) como problema de saúde pública. Diante de tantos casos de violência sexual contra as mulheres é preciso que se tenha mais atenção ao atendimento às mulheres vítimas de violência sexual, bem como a criação de serviços que atendam mulheres vítimas de violência sexual e doméstica, bem como de instrumentos jurídicos e legais que permitam um melhor atendimento.

Apesar de muitos descasos em relação às mulheres vítimas de violência sexual, só em 2003, no início do primeiro mandato do presidente Lula, foi onde se teve avanços, pois o governo federal deu a partida para a execução de uma série de políticas públicas que repercutiriam profundamente no tecido econômico e social do País pela década seguinte. Uma das mudanças foi a transferência da então Secretaria de Estado dos Direitos da Mulher, vinculada ao Ministério da Justiça, para a Presidência da República, onde foi criada a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), órgão essencial para a eliminação das desigualdades de gênero. Logo teve status de ministério, e ampliou o escopo de atuação do Estado na defesa dos direitos das mulheres e passou a trabalhar em três linhas de ação: políticas do trabalho e da autonomia econômica das mulheres; combate à violência contra a mulher; programas para as áreas de saúde, educação, cultura e ações voltadas para maior participação das mulheres nas políticas de igualdade de gênero e diversidade.

Uma das conquistas foi a Maria da Penha, doze anos depois da criação da SPM (Secretaria de Políticas para Mulheres), os resultados positivos são palpáveis. A mulher brasileira já conta, por exemplo, com a proteção da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), uma histórica reinvindicação de movimentos feministas para a implementação de um instrumento legal que assegurasse direitos e a defesa de vítimas de violência doméstica e familiar.

De acordo com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, 80% das vítimas de violência atendidas pela Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) são mães. O mais grave, aponta o ministério, é que cerca de 64% dos filhos estão presentes durante o ato de violência. Por isso, argumenta a ex-Ministra da SPM, Eleonora Menicucci, é fundamental que todo tipo de violência contra a mulher seja denunciada. “Nosso governo, sob o firme comando da presidenta Dilma teve tolerância zero com a violência que atinge as mulheres”, afirmou a ministra, em depoimento ao Portal Brasil.

(Fonte: Portal Brasil).

O Brasil , também, teve um notável crescimento profissional da mulher brasileira, seja por meio do próprio negócio ou de uma atividade com carteira assinada. As políticas públicas para a geração de novos postos formais de trabalho, aliadas a ações de inclusão social e investimentos na educação, ajudaram a reposicionar a mulher no mercado, mudando seu papel familiar. O aumento da participação feminina na economia nacional vem corrigindo distorções históricas como as desigualdades salariais entre os gêneros.

Dados do último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2010, revelam que cerca de 40,9% das mulheres contribuem para a renda das famílias do País. No campo, o índice chega a 42,4%, 51% dos quais no Nordeste. Indicadores que refletem a inclusão produtiva promovida pelo governo Petista. Ainda de acordo com o IBGE, que elaborou o estudo Estatísticas de Gênero, em 2000, as mulheres chefiavam 24,9% dos 44,8 milhões de domicílios particulares. Em 2010, 38,7% dos 57,3 milhões de domicílios registrados já eram comandados por mulheres.

Segundo a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), em mais de 42% destes lares, a mulher vive com os filhos, sem marido ou companheiro. Neste cenário de dificuldades e desafios, elas conquistaram muito, mas é preciso avançar mais. “É por isso que o governo da presidenta Dilma estimula a autonomia das mulheres”, observa a ex-Ministra da SPM, Eleonora Menicucci.

Os esforços dos governos Petistas para reduzir as desigualdades de gênero no Brasil obtiveram reconhecimento internacional. Um relatório das Nações Unidas, divulgado recentemente pela agência ONU Mulheres, aponta as múltiplas ações do governo brasileiro na última década, entre elas a valorização do salário mínimo, como essenciais para reduzir a pobreza e, consequentemente, aumentar a presença da mulher no mercado de trabalho.

Chefes de família ou solteiras, as mulheres também estão se destacando no empreendedorismo, com aumento significativo da participação no segmento. O Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas, editado pelo Sebrae, registra crescimento da mulher empreendedora nas cinco regiões do País, entre 2002 e 2012. De acordo com o estudo, o Norte lidera, com uma expansão de 78% do número de empreendedoras, seguido por Centro-Oeste (36%), Sul (21%), Nordeste (12%) e Sudeste (10%).

Outro grande avanço dos Governos Petistas com relação à valorização das mulheres que  foi a aprovação do projeto de lei que regulamenta o trabalho doméstico, que prevê benefícios trabalhistas para a categoria. A lei que amplia os direitos trabalhistas dos empregados domésticos, conhecida como PEC das Domésticas, entrou em vigor em abril de 2013 e, com isso, alguns direitos, como jornada máxima de 44 horas semanais (e não superior a 8 horas diárias); pagamento de hora extra; adicional noturno; seguro-desemprego; e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS); começaram a valer também para esta categoria. Estabeleceu, também, que a alíquota de recolhimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do empregador será de 8% e não de 12%. Foi aprovado ainda destaque que transfere para o fundo a tarefa de pagar aos empregados domésticos a multa por demissões sem justa causa. Os empregadores farão o recolhimento, em guia única, de 20% do valor do salário do empregado, em que já estarão incluídas as contribuições para o INSS, para o FGTS e para o fundo que arcará com as indenizações. Segundo dados 90% dos empregados domésticos no Brasil são mulheres e que a expectativa é que, com a regulamentação, cerca de 8 milhões de empregos sejam formalizados. (Fonte: Portal Brasil com informações da Agência Brasil ).

Apesar de tantas conquistas e avanços nas políticas para as mulheres, nos Governo Lula e Dilma. Infelizmente, hoje, após o processo do impeachment, o presidente interino Michel Temer, está acabando com essas conquistas, onde uma das primeiras medidas do mesmo foi à extinção da Secretaria de Políticas para Mulheres, como forma de retrocesso dos avanços e conquistas de uma classe tão discriminada e violentada; apesar de tantas conquistas até então concretizadas.

Diante de tantos casos de violência conta as mulheres e devido os descasos de algumas autoridades políticas, ocorridas nos últimos dias, é preciso que todas as MULHERES e todos os brasileiros, que apoiam as causas feministas, não permitam que suas conquistas sejam “violadas” e “violentadas”! As mulheres devem lutar por seus direitos e não deixar que esses direitos sejam extintos ou retirados.

“Eu só peço a Deus
Que a injustiça não me seja indiferente
Pois não posso dar a outra face
Se já fui machucado brutalmente”.

“Eu só peço a Deus
Que a mentira não me seja indiferente
Se um só traidor tem mais poder que um povo
Que este povo não esqueça facilmente”.

(Mercedes Sosa)

Paulo Enrique Galdino Santos

Presidente do PT de Juazeiro-BA

Variadas
29 de Maio / 2016 às 10:00 | Nenhum Comentário

Fernanda Lins, coordenadora da Pastoral da Mulher de Juazeiro, representará a instituição a frente do CMAS.

No último dia 24 de maio, a Pastoral da Mulher de Juazeiro, Unidade Oblata no Vale do São Francisco, foi eleita para a Presidência do Conselho de Assistência Social de Juazeiro/BA, representando a sociedade civil. A função de Presidente será assumida por Fernanda Lins, coordenadora da Pastoral da Mulher, representante do Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, da qual a instituição é vinculada. A vice-presidência será assumida por Jussara Rêgo, gerente de proteção básica do município de Juazeiro/BA.

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) é o órgão que reúne representantes do governo e da sociedade civil de composição plural e paritária, para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços sociais públicos e privados no Município. A criação dos conselhos municipais de assistência social está definida na Lei Orgânica da Assistência Social - Lei 8.742/1993, e são os principais canais de participação popular encontrada nas três instâncias de governo (federal, estadual e municipal).

"Temos claro que o CMAS está formalmente consolidado enquanto instância de controle social da política de Assistência Social, ou seja, um espaço de democracia participativa, onde a sociedade civil, cidadãos e cidadãs exercem a fiscalização sobre a esfera pública estatal. Daremos continuidade ao trabalho sério e responsável que sempre caracterizou esse Conselho, fortalecendo a participação das/os conselheiras/os na condução do acompanhamento da Política de Assistência Social", destacou Fernanda Lins.

Desta forma, mais uma etapa foi conquistada pela Pastoral da Mulher de Juazeiro, que mantém a missão de defender e garantir os direitos das mulheres em situação de prostituição, alicerçados na Missão das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor.

Fonte: AssCom
Variadas
29 de Maio / 2016 às 09:58 | 7 Comentários

O jovem Moacir Mota, morador do bairro Pedra do Lord em Juazeiro, proprietário de uma roça no Distrito de Maniçoba, faleceu em um acidente automobilístico na noite deste sábado (28), a cerca de quatro quilômetros do Posto da Polícia Rodoviária Estadual.

Foi precisamente na curva que fica nas proximidades da Fazenda Special Fruit, quando por volta das 20 horas, se registrou um acidente grave envolvendo duas motocicletas. Moacir lamentavelmente faleceu no local, enquanto o condutor da outra moto, com lesão em uma das pernas foi conduzido para uma unidade hospitalar da região.

Tem sido crescente o número de mortes envolvendo acidente de motos no interior de Juazeiro, especialmente na comunidade de Maniçoba. As autoridades municipais do trânsito devem adotar alguma posição no sentido de preservar a vida.

Esporte
29 de Maio / 2016 às 09:00 | 1 Comentário

A diretoria da Juazeirense confirma a chegada do técnico Quintino Barbosa para o restante da temporada. Barbosinha, como é conhecido, tem forte ligação com o clube, o qual, comandou em 2013, 2014 e 2105. O treinador chega a Juazeiro nesta segunda-feira (30). “Barbosinha é um grande treinador. Após uma reunião com a diretoria, entre tantos nomes que foram colocados para avaliação, optamos pelo nome dele. De certa forma é uma recompensa por tudo o que ele fez pela Juazeirense. Barbosinha nos ajudou ano passado a conquistar a inédita vaga na Copa do Nordeste. Isso pesou”, explica Roberto Carlos, presidente do Cancão e Deputado Estadual.

Além da Série D, o Cancão ainda irá disputar a Copa Governador do Estado neste segundo semestre. Para Roberto Carlos, Barbosinha acumula habilidades suficientes para levar a Juazeirense longe nas duas competições. “Ele sabe trabalhar com o elenco, motivar os jogadores. Tem uma excelente leitura de jogo e do adversário. Tenho certeza que irá nos ajudar muito, mais uma vez”, completa o presidente. De acordo com o dirigente, 90% do elenco que disputou o primeiro semestre está mantido para a Série D. Os jogadores se apresentam junto com Barbosinha nesta segunda-feira. “Vamos contratar mais uns cinco jogadores. Essas contratações serão feitas em conjunto com Barbosinha”, finaliza Roberto Carlos.   

Fonte: Agência Carlos Humberto
Variadas
29 de Maio / 2016 às 08:00 | Nenhum Comentário

Representantes de comunidades participaram de reunião com a coordenação do projeto.

A Secretaria de Cultura e Juventude de Juazeiro (SECJU) está com inscrições abertas para o Concurso de Quadrilhas Juninas, dentro do projeto “São João nas Comunidades”. As inscrições vão até odia 03 de junho, e devem ser entregues na sede da secretaria, situada à Avenida Carmela Dutra, (Orla I) Nº 683, Centro, das 8h às 12h e das 14h às 17horas.

Uma reunião realizada sexta-feira, 27, na sede da SECJU com a participação de mais de 20 comunitários, e a coordenação do projeto, que além da secretaria de Cultura e Juventude, conta também com a superintendência de Eventos e a secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública, serviu para esclarecer pontos relativos à realização do evento que já começa no dia 10 de junho.

A coordenação do “São João nas Comunidades” se colocou à disposição dos comunitários focando o apoio a cada festa, com recurso em dinheiro, estrutura física, apoio logístico, e o que cabe ao governo para a realização dos festejos juninos, além de destacar a importância da organização comunitária, “que todos os anos colabora com a gente, porque é um trabalho que precisamos da parceria constante dos comunitários”, lembrou Samuel Moraes, da coordenação.

Participaram da reunião representantes das comunidades do João XXIII, João Paulo II, Kidé, e Alto da Maravilha. Também participaram as comunidades que vão receber apoio logístico, e incentivo em dinheiro para atrações musicais, como os eventos do Alto do Alencar; Piranga II; Itaberaba; Argemiro; Alto da Aliança; Forró da Cana; Lomanto Júnior; Dom José Rodrigues; Piranga; Jardim Primavera; e as localidades do interior como Projeto Maniçoba; Lagoa do Salitre, e Massaroca.

Para o secretário de Cultura e Juventude, Donizete Menezes, é importante essa integração com as comunidades, para que os festejos juninos em Juazeiro continuem com o brilho, segurança, e diversão, que na verdade são marcas do projeto “São João nas Comunidades”. Outra reunião com os comunitários e a coordenação do projeto está agendada para a próxima quarta-feira, 1º de junho.

Por Paulo Carvalho/SECJU
Variadas
29 de Maio / 2016 às 07:00 | Nenhum Comentário

Depois de receber o certificado e selo de qualidade do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF), no ano passado, o Laboratório de Análises de Solos e Plantas (Lasp) de Petrolina vai participar do encontro anual da Embrapa Solos, no Rio de Janeiro - RJ. Pesquisadores e representantes dos 131 laboratórios que fazem parte da PAQLF se reunirão nos dias 2 e 3 de junho para se atualizarem sobre novas técnicas e métodos analíticos. Segundo a técnica responsável pelo Lasp, Michelle Rocha, o encontro será o momento ideal para intercâmbio de experiências, adquirir novos contatos e estabelecer parcerias.

“A nossa participação é importante porque os pesquisadores saem do encontro sabendo o que há de novo na cadeia produtiva do agronegócio e nos processos de pesquisas”, afirma a técnica.“Hoje, nosso laboratório é considerado uma referência nacional quando o assunto é análise de solo. o Lasp está no grupo dos 130 laboratórios que possuem o certificado e o selo de qualidade da PAQLF, que é altamente respeitado no país. A meta agora é ganhar mais credibilidade ainda e expandir nosso conhecimento na área. Então, a reunião dos laboratórios será um upgrade para a equipe e para a instituição”, reafirmou a técnica.

O Laboratório de Análises de Solos e Plantas é resultado do convênio entre Valexport, Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária (IPA) e a Embrapa Semiárido de Petrolina. De acordo com o presidente do IPA, Gabriel Maciel, a conquista do Lasp em 2015 do certificado do PAQLF e a participação este ano no encontro dos 131 mais qualificados laboratórios do Brasil resumem o momento da entidade.

“A Lasp vem apresentando resultados positivos para o desenvolvimento da atividade agrícola e rentável na região. Esse intercâmbio de conhecimentos que é a reunião da Embrapa do Rio de Janeiro eleva o laboratório a mais um degrau nos mercados nacional e internacional”, conclui.

CLAS Comunicação & Marketing
Espaço do Leitor
28 de Maio / 2016 às 23:00 | 1 Comentário

No inesquecível trilhar de minha vida pública, na fase embrionária pelas terras do cacau, também conhecido como “alimento dos deuses”  (Theobroma cacao) ou o fruto de ouro, fiz pisada duradoura no solo de Ilhéus, sede do 2º Batalhão de Polícia, cidade grapiúna cheia de encantos e magias, tradicional celeiro de mulatas tostadas pelo sol afrodisíaco que desfilam com faceirice e elegância pelo centro da cidade e nas belíssimas praias com saracoteio de “balaio roliço”, que balança mais que a proa de uma canoa em mar revolto.

Ilhéus é uma cidade que merecidamente Deus deu um cunho de beleza esculpida, além de um passado coroado de episódios, casos e fatos que marcaram sua história, narrados e citados por diversos escritores da região.

Os “coronéis do cacau”, senhores do poder de então, gravaram uma sucessão de fatos estarrecedores através de jagunços, clavinote, orgias e caxixes. Eles temiam as tocaias e os papos-amarelos, calibre 44. Fechavam o corpo para se livrar do inimigo comum por questão de terras. Faziam trabalho --- ebó --- com as respeitadas ialorixás Mãe Vandinha de Iansã e Mãe Roxalina, ambas moradoras do Alto da Conquista.

Ofertavam comida a Exu por intermédio das sacerdotisas de boa fama, fortíssimas na seita dos vodus, assim como Mãe Roxalina que, conforme se dizia à época, seus filhos eram conduzidos à  escola por um Exu assentado em seu peji que os aguardava na Ponte Eduardo Catalhão, a que liga o centro da cidade ao bairro de Vitória da Conquista da cidade de Ilhéus.

Este modesto escriba foi, na realidade, um andejo oficial constante pelas bandas da “região do fruto de ouro”, pois cumpria missão em razão de seu ofício, visto que, aos vinte e dois anos, já  ostentava a farda de tenente da briosa Polícia Militar, exercendo autoridade policial. Portanto, essas odisseias históricas nunca lhe foram estranhas.

Certa feita, na década dos anos sessenta, retornando de uma missão no extremo-sul do estado, cidade de Mucuri, fronteira com o estado do Espírito Santo, precisamente no período da quaresma, quarenta dias que vai da quarta-feira de Cinzas ao domingo de Ramos, quando a Igreja cobre os santos e o interior dos templos com pano roxo, houve um reboliço de pessoas em disparada atrás de um capiango --- gatuno --- que havia furtado nas Casas Pernambucanas, situada na Rua Dom Pedro II, hoje, Lojas Insinuante.

A Ilhéus nunca faltara casos inusitados, merecedores de registro: curiosos e funcionários das Casas Pernambucanas saíram em perseguição ao dono do alheio. Esse, contudo, era mais ligeiro que praga de padre, tendo alcançado a Praça Dom Eduardo com distância de mais de trinta metros de seus furiosos algozes e subido, como estivesse voando, às escadarias da Igreja da Catedral São Sebastião, padroeiro dos ilheense e protetor dos “meninos galãs” do Rola  Murcha – CRM.

A porta da Catedral, para quem vinha inocente ao furto julgava ser missa campal ou preparativo para procissão quaresmal. De repente, aparece o delegado de polícia que, apressado, subiu às escadarias da Igreja, de arma em punho, um revólver 44, e passa pelo terremoto formado pela agitação dos curiosos e fiéis, bastante esbaforido, já pesado de dezenas de janeiros nos quartos, fuçando o interior da Igreja, semelhante a um cão policial bem adestrado.

No entanto, ao entrar na Sacristia, todo ansioso para demonstrar serviço e o grande feito de prender o capiango, deparou-se com um corpo coberto com pano roxo dentro da Sacristia. Incontinenti, deu voz de prisão, dizendo “Saia daí, seu: - impropérios bem ultrajantes - senão crivo suas pernas de balas! Pensou que iria escapar!? Aqui é o delegado da cidade e comigo malandro não tem vez!”

Ao tentar puxar o gatilho, o sacristão M. Ambrozinal Tupinambá  segurou o revólver da autoridade e em voz alta disse-lhe que o corpo era de Jesus crucificado, que estava coberto de roxo porque estava no período da quaresma. Mesmo assim, a autoridade policial só se conformou quando o sacristão descobriu o rosto da imagem; o delegado, de logo deu um chilique, despencando tal qual jenipapo maduro sobre os paramentos de um Cura, recém-chegado da cidade de Buerarema que havia terminado uma celebração. O revolver desprendeu-se da mão da autoridade, dando sucessivas cabriolas no chão da Sacristia.

O delegado voltou à calma após ter tomado um copo com água benta e de joelho rezou um pai-nosso, suplicando perdão. O ladrão das Casas Pernambucanas jamais foi encontrado e no dia seguinte, o pecador pediu exoneração do cargo, tornando-se um baratão de igreja, assistindo às missas com freqüência. Falaram à época que ele se havia convertido, pois até então era evangélico!

Geraldo Dias de Andrade é Cel. PM/RR – Bel. em Direito – Membro da Academia Juazeirense de Letras – Escritor – Cronista – Membro da ABI/Seccional Norte.

Política
28 de Maio / 2016 às 22:00 | 1 Comentário

Uma reunião com membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade de Curaçá fez parte da agenda do pré-candidato a prefeito do município pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), Péricles Bahia, nesta sexta-feira (27). No encontro, Péricles se apresentou a categoria e discutiu os problemas enfrentados pela população curaçaense, as demandas de algumas comunidades, bem com propôs medidas que podem solucionar estes problemas.

Péricles voltará a se reunir, nos próximos dias, com o Sindicato em uma reunião mais ampla onde será feita a elaboração de um plano estratégico que possa viabilizar o desenvolvimento rural em Curaçá.

“O município de Curaçá se sustenta também a partir das atividades rurais, como a pecuária e a agricultura. Deve haver um planejamento para esses segmentos para que com isso ocorra mais renda e produtividade tanto para o agricultor rural como para os comerciantes da cidade. Curaçá precisa sair desse atraso deixado pela gestão atual”, frisou Péricles.

Ascom Péricles Bahia
Variadas
28 de Maio / 2016 às 21:00 | Nenhum Comentário

A prefeitura de Petrolina, irá inaugurar na próxima segunda-feira, 30, às 18:30, o Clube do Bairro da localidade de Izacolândia que levará o nome do ex – deputado Osvaldo Coelho que foi um grande benfeitor da comunidade. O clube fica na rua G, no bairro Cohab. A solenidade contará com a presença de secretários, líderes políticos e comunitários e população.

"Essa será a decima inauguração dos 16 Clubes do bairro que iremos entregar a população dos projetos irrigados e localidades rurais, e será muito especial porque homenagearemos um grande homem. De fato, a entrega desses novos espaços comunitários é uma ação esperada há algum tempo por toda comunidade, sendo mais um compromisso assumido e concretizado em favor das pessoas de Izacolândia e de todos os outros núcleos que também receberão o beneficio", afirmou Julio Lossio, prefeito de Petrolina.

Izacolândia será contemplada com uma praça com piso em intertravado, pista de caminhada, mesas para xadrez, brinquedos como escorregador, balanço e carrossel, 5 equipamentos de ginástica, poste de iluminação própria e totem de identificação com a logomarca Clube do Bairro, além do plantio de 8 árvores.

Ascom/Petrolina
Variadas
28 de Maio / 2016 às 20:00 | 7 Comentários

Na terceira etapa da Campanha 10 Medidas Contra a Corrupção, dez parceiros na Bahia assinam cartas com pedido de apoio expresso e público dos senadores e deputados federais à causa. A intenção é que os políticos, representantes da população baiana no Congresso Nacional, apoiem a tramitação do pacote de medidas contra a corrupção.

As cartas são assinadas pelos dirigentes da Associação Bahiana de Cirurgia Pediátrica; dos Conselhos Regionais de Medicina e de Engenharia e Agronomia da Bahia; da Fecomércio-BA, pelo Grão Mestre Estadual, Sílvio Cardim, da maçonaria baiana; por representantes dos movimentos “Nas Ruas” e “Vem Pra Rua” na Bahia; doObservatório Social de Santo Antônio de Jesus; da Ordem dos Médicos do Brasil e pelo voluntário que mais coletou assinaturas no estado, Uziel Oliveira. Na Bahia, mais de 50 entidades e órgãos apoiam as Dez Medidas.

Histórico. As 10 medidas reúnem 20 propostas de alterações legislativas que visam aprimorar a legislação brasileira de combate à corrupção. Busca-se, entre outros ajustes, a criminalização do enriquecimento ilícito; aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores; celeridade nas ações de improbidade administrativa; reforma no sistema de prescrição penal; responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa 2.

Inicialmente desenvolvido por integrantes da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, o conjunto de medidas de alterações legislativas foi aperfeiçoado e referendado por comissão de membros do Ministério Público Federal instituída pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em janeiro de 2015.

Em março do mesmo ano, as propostas de anteprojetos de lei foram apresentadas à sociedade civil e disponibilizadas no portal do MPF para críticas e sugestões. Depois de receber contribuições de especialistas e cidadãos, as medidas foram encaminhadas ao Congresso Nacional, no final de maio, pelo coordenador da Câmara de Combate à Corrupção do MPF, órgão responsável pela condução institucional do projeto.

A coleta de assinaturas em apoio às 10 Medidas, necessárias para apresentar as propostas em forma de projeto de iniciativa popular, teve início em julho de 2015. Em oito meses, mais de 1.016 instituições – entre igrejas, universidades, associações, estabelecimentos comerciais, empresas e organizações não governamentais – declararam apoio formal à ideia e mobilizaram voluntários em todo o país em prol da causa.

A meta inicial da campanha, de 1,5 milhão de assinaturas, foi atingida em fevereiro de 2016. No dia 29 de março, a Câmara de Combate à Corrupção do MPF, que atuou como depositária das fichas de apoiamento nesse período, realizou a entrega simbólica do material coletado a sua legítima portadora, que é a sociedade. Na mesma data, as assinaturas foram entregues ao Congresso Nacional.

Mais informações em www.10medidas.mpf.mp.br.

Ascom MPF-BA
Variadas
28 de Maio / 2016 às 19:00 | 1 Comentário

Mais de 10 mil alunos, professores e gestores de 42 escolas da Rede Municipal de Ensino realizaram um espetáculo olímpico durante a passagem da Tocha em Juazeiro. As ruas da cidade foram tomadas por apresentações dos estudantes, que também confeccionaram em sala de aula suas próprias tochas olímpicas, viseiras, bandeiras, camisas, o que possibilitou que a festa se transformasse, não apenas em um momento histórico para o esporte, mas também um momento da família juazeirense.

A escola Terezinha Ferreira foi a primeira a se apresentar com a Fanfarra, animando o público na concentração do percurso, no bairro Castelo Branco.  Os alunos, pais, professores e gestores das escolas Dinorah Albernaz e José Pereira também marcaram presença com suas torcidas organizadas.

Passava das 10h da manhã, quando o comboio que trazia o símbolo chegou a Juazeiro. A medida que os 30 condutores realizavam o revezamento a cada 200 metros, nos 6 km, os estudantes estavam concentrados em vários pontos realizando apresentações artísticas. As torcidas organizadas da escolas também levaram alegria e animação em todo o trajeto.

A Fanfarra do Colégio Paulo VI, a quadrilha Luar do Sertão da Escola 2 de Julho, o Balé Olímpico, da Iraci Nunes foram algumas das apresentações realizadas pelas unidades escolares. "Se eu pudesse, daria uma medalha de ouro para cada um dos mais de dez mil alunos e alunas que foram às ruas, para cada professor, funcionário, coordenadora, gestora. Cada juazeirense se sentiu um atleta olímpico, e foi carregado no orgulho daqueles que levaram a tocha pelas ruas da terra da alegria. Parabéns a toda a equipe da SEDUC, da Prefeitura, aos órgãos de Segurança e a toda a população de Juazeiro que fez uma festa linda", ressaltou o secretário de Educação e Esporte, Clériston Andrade.

A gestora da Escola Antonila da França Cardoso, Janete de Santana disse que este foi um momento único e que os alunos vestiram a camisa com o projeto 'Juazeiro na Rota das Olimpíadas Nota 10'. "Trabalhamos com o projeto desde abril, desenvolvendo diversas atividades sobre a história das Olimpíadas. E para o grande dia, preparamos nossos alunos do interior para fazer bonito na avenida, com o nosso grupo de percussão, além da representação do sertão do Nordeste, que é o vaqueiro", evidenciou Janete. A aluna Ana Vilma da Silva, vestida de vaqueira falou que nunca se imaginou em fazer parte do maior evento olímpico mundial.  "Meu coração está a mil por hora, é uma emoção muito grande poder receber a tocha olímpica na minha cidade", declarou a estudante.

Durante o trajeto, atletas e pessoas que tem uma história de superação ligadas ao esporte conduziram a tocha. A paratleta de natação, Amariles Cristiane, que disputou a primeira edição dos Jogos Parapanamericanos, no México, em 1999, foi uma das condutoras. "A emoção é a mesma de quando disputei o Parapan", afirmou. O nadador juazeirense, campeão da Copa Brasil 2015 e penta campeão da Travessia Mar Grande Salvador, Lourival Quirino, que conduziu a tocha no trecho da Avenida Adolfo Viana também demonstrava o mesmo sentimento. "Muito grande a emoção, estava contando os dias para este momento. Estou muito feliz", afirmou emocionado o atleta. 

Coube a Francisco da Silva Cardoso, o Cardozinho, encerrar o trajeto da tocha em Juazeiro. Aos 75 anos, o folclórico corredor de rua, sempre com seu chapéu de vaqueiro, também tem sua história de superação por meio do esporte. "Há 16 anos tive um tumor no fígado. As corridas me salvaram", acredita.  

Ao final do trajeto, na Orla 2, João Gilberto, o filho mais ilustre da cidade foi homenageado. Clássicos da bossa nova, muitos deles compostos pelo cantor e compositor juazeirense, embalaram o público, nas vozes dos cantores Maurício Dias, Paulo César, Rogério Leal, com os Profissionais da Bossa, além de Neto e Mundinho e Amadores Profissionais.

Ascom/Juazeiro
Variadas
28 de Maio / 2016 às 18:00 | 3 Comentários

O presidente interino, Michel Temer, divulgou nota de repúdio ao estupro de uma jovem de 16 anos, no último fim de semana, no morro São José Operário, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro. De acordo com o relato da jovem à polícia, ela teria sido violentada por 33 homens. Na mesma nota, Temer diz que irá criar um departamento na Polícia Federal para investigar crimes contra a mulher.

“É um absurdo que, em pleno século 21, tenhamos que conviver com crimes bárbaros como esse”, avaliou Temer. O comunicado destaca que o Ministério da Justiça e Cidadania convocou uma reunião para a próxima terça-feira (31) com secretários de segurança pública de todo o país em uma tentativa de combater a violência contra mulheres.

Ainda segundo Temer, será criado um departamento na Polícia Federal – semelhante à Delegacia da Mulher da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo – para agrupar informações estaduais e coordenar ações em todo país. Quando atuou como secretário de Segurança do governo de São Paulo, Michel Temer instituiu a primeira Delegacia da Mulher no Brasil.

“Nosso governo está mobilizado, juntamente à Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, para apurar as responsabilidades e punir com rigor os autores do estupro e da divulgação do ato criminoso nas redes sociais”, concluiu o presidente interino.

Mais cedo, o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, divulgou nota de repúdio ao estupro. No comunicado, o ministro afirma repudiar veementemente o que chamou de crime hediondo praticado contra a adolescente. O estupro, na avaliação de Moraes, representa a maior violência à dignidade da mulher e deve ser duramente reprimido.

EBC
Variadas
28 de Maio / 2016 às 17:00 | Nenhum Comentário

Nesta semana, os agentes de endemias e os técnicos de enfermagem iniciaram junto com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp), a construção dos Planos de Cargos Carreiras e Vencimentos (PCCV).  Os técnicos em enfermagem estiveram em assembleia e os agentes em reunião com uma comissão.

Walber Lins, presidente do Sindsemp, explica a importância da luta sindical para defender os direitos e interesses da categoria. “É uma construção da base, com total apoio do sindicato que é a representação legal. As reivindicações e lutas trabalhistas de cada classe é debate entre os pares e o sindicato está trabalhando diretamente perto, estreitando os laços e participando ativamente da luta dos direitos. Hoje falamos sobre salários, previdências e planos, nas questões de piso e carga-horaria para os técnicos de enfermagem”, comentou.

A presidente da associação agentes de endemias Marinez Monteiro, destaca a parceria do Sindsemp para a construção do plano. “Muito importante essa relação que estamos tendo com o sindicato que está de portas abertas para nos ajudar. Através de toda diretoria estamos recebendo o suporte logístico e de orientação para o melhor plano da categoria”, pontuou.

Silvanei Machado, membro da associação de agentes de endemias, também participou desse encontro para iniciar a  discussão do plano. “Momento muito importante para todos nós. Essa é a hora da construção do plano com a participação de todos”, ressaltou.

Sobre as demandas dos técnicos em enfermagem, a presidente da Associação e secretária geral do Sindsemp, Aparecida Alves, afirma que os trabalhos estão adiantados. “Precisamos correr contra o tempo e fazer a nossa parte. Já marcamos novos encontros para formular o plano e, depois, apresentar à categoria e enviar o quanto antes para a prefeitura. Nossa categoria terá um plano bem feito e que atenderá aos nossos anseios”, explicou.

Ascom/Sindsemp
Política
28 de Maio / 2016 às 16:00 | Nenhum Comentário

As mulheres entre 50 e 69 anos, moradoras de Aurelino Leal, no Sul da Bahia, têm até a próxima quinta-feira (02/06) para fazer gratuitamente o exame de mamografia. O governador Rui Costa visitou, nesta sexta-feira (27), a unidade móvel do programa Saúde sem Fronteiras de rastreamento de câncer de mama, entregou uma quadra poliesportiva para os moradores, construída com recursos estaduais, dois tratores com implementos agrícolas, e visitou uma creche e o hospital regional no município.

Rui afirmou que são entregas e visitas a equipamentos que visam melhorar a vida das pessoas. “A quadra poliesportiva é um investimento de mais de R$ 400 mil. Nós temos outro convênio para a recuperação do estádio de futebol, que está recebendo investimentos de R$ 547 mil do Estado. Quero voltar ainda este ano para inaugurá-lo”. 

O governador chamou todas as mulheres entre 50 e 69 anos, que moram em Aurelino Leal, para que façam o seu exame preventivo do câncer de mama. “É um exame que todas as mulheres têm que fazer. O nosso serviço móvel ajuda para que elas possam fazer seus exames nos municípios onde moram. A maioria dessas mulheres não vai ter nada. Mas algumas, que vão poder descobrir cedo, terão a oportunidade de tratar”. 

Sobre os tratores, Rui disse que vão ajudar os agricultores a produzir mais e melhor. Ele comentou que a Bahia é o estado brasileiro com maior número de pessoas vivendo da agricultura. São quase 700 mil famílias, cerca de 2,8 milhões de baianos. “Agricultura familiar não é mais plantar apenas com enxada, estamos mecanizando a agricultura familiar, para que o agricultor produza mais e aumente sua renda, gastando dinheiro nas cidades e aquecendo a economia. Ao cuidar do campo, ajudamos a melhorar a renda também na cidade”.

Secom Bahia Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Variadas
28 de Maio / 2016 às 15:00 | 3 Comentários

Durante a tarde desta sexta-feira (27), cerca de 25 pacientes foram atendidos pela dermatologista na Unidade de Saúde do bairro João Paulo II, seguindo o cronograma da semana do Plantão de Especialidades Médicas, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro. A dona de casa, Kátia Santos, 49  anos e seu filho, Felipe Santos, de 14, foram um dos pacientes e elogiaram a ação. "É muito bom ter a especialidade em nosso posto de saúde. Há pouco tempo recebemos a reforma da unidade e a caravana da saúde e agora o plantão. Nossa comunidade só tem a agradecer a prefeitura", disse.

Os Plantões objetivam sanar as demandas reprimidas nas Unidades de Saúde do Município em diversas especialidades. O atendimento ao usuário é feito pelo cadastro apresentado pelas Unidades de Saúde. Entre as especialidades que serão ofertadas estão: ginecologia, neurologia, otorrinolaringologia, dermatologia e oftalmologia. O plantão irá percorrer todos os postos do município.

"Estamos trabalhando para atender por mês cerca de 500 usuários, entre a sede e o interior. Essa medida foi pensada de forma a reduzir a nossa demanda na Atenção Básica, garantindo ao nosso usuário acesso a exames mais complexos e de alto custo. Aliado a essa ação, temos a Caravana da Saúde que já se aproxima dos 10 mil atendimentos", expôs o secretário de saúde, Plínio Amorim.

Apresentando uma alergia na pele, a dona de casa, Maria Aline, de 36 anos, também foi avaliada pelo profissional. "Identifiquei um problema na minha pele e a constante queda de cabelo. O atendimento foi muito bom, já sai com a receita e vou seguir direito as orientações da médica. Fico muito feliz com esse projeto que está levando mais saúde aos bairros de Juazeiro", disse satisfeita a dona de casa.

A dermatologista buscou avaliar e reconhecer nos pacientes em atendimento problemas como manchas na pele, acne, micoses, foliculite, urticária, dermatite seborréica, vitiligo, psoríase e câncer de pele. O próximo plantão será no dia 30 de maio, às 8h, na Unidade de Saúde do CSU, bairro Dom Tomaz. A especialidade ofertada para será a Otorrinolaringologia.

Ascom/Juazeiro
Variadas
28 de Maio / 2016 às 14:00 | Nenhum Comentário

Pesquisadores de pelo menos 15 países assinaram uma carta aberta para a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Comitê Olímpico Internacional (COI) na qual pedem o adiamento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro ou a troca de local do evento em nome “da saúde pública” devido à presença do vírus Zika na cidade. Segundo o documento, é desnecessário que cerca de 500 mil pessoas do mundo todo se exponham a um vírus e ainda corram o risco de levar a seus países de origem, aumentando as chances de tornar a doença endêmica em outras regiões. No Brasil, especialistas sugerem que o vírus Zika chegou em situação de alta circulação de turistas, no período da Copa do Mundo. A descoberta de que, quando o Zika infecta gestantes, pode ocasionar problemas neurológicos nos bebês e de que o vírus está relacionado ao desencadeamento da Síndrome de Guillain-Barré são motivos citados no documento para que a Olimpíada seja adiada ou disputada em outra sede. De acordo com a Agência Brasil, os cientistas ressaltam que os Jogos Olímpicos de 1916, 1940 e de 1944 foram cancelados por causa de doenças. A pesquisadora Débora Diniz, da Universidade de Brasília, é a única signatária brasileira da carta. Em resposta à carta, o Ministério da Saúde divulgou nota dizendo que o Zika está presente em 60 países e que a população brasileira representa 15% das pessoas expostas ao vírus. “Vale destacar que o período em que serão realizadas as Olimpíadas no Brasil é considerado não endêmico para transmissão de doenças causadas pelo Aedes aegypti, como Zika, dengue e chikungunya”, destaca a nota. O ministério ressalta ainda o fato de a OMS não ter feito nenhuma recomendação para restrição de viagens, exceto às grávidas. Segundo a pasta, a diretora geral da OMS, Margaret Chan, confirmou que virá aos Jogos Olímpicos, “o que deve ser interpretado como um simbolismo da segurança deste período de baixa a transmissão do vírus Zika”. Por meio da assessoria de imprensa, o COI disse que o evento ocorrerá no cronograma estabelecido e com total segurança para todas as pessoas envolvidas. De acordo com o comitê, o zika é assunto que tem sido discutido frequentemente.

Fonte: Bahia Notícias
Esporte
28 de Maio / 2016 às 13:00 | Nenhum Comentário

Em e-mail ao Blog a coordenação informa aos Gestores, Diretores, Professores e Monitores de Escolas, Colégios e Projetos Sociais envolvidos nos Jogos Escolares do Município, que, por motivo de questões logística e de melhor qualidade, foram transferidas as competições de judô da quadra Paulo Pereira de Souza, no Bairro Piranga para a Quadra Esportiva do Colégio Municipal Paulo VI", perto do Água Center no centro de Juazeiro, neste domingo, dia 29 de maio de 2016, a partir das 08h.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

08h00 - Checagem de nomes, RG (identidade) e peso; confirmação, dúvidas e reclamações.

08h30 – Clinica sobre RI, as regras e arbitragem com os representantes das escolas e árbitros.

08h45 – Clínica sobre regras e arbitragem com os competidores, no tatame, em resumo.

09h00 - Início ou Abertura da Competição (a partir desse momento, não será mais aceito os itens anteriores acima mencionados nesse informe). Previsão de finalização 12h00/13h00.

Obs: Os judocas que chegarem atrasados, fora do peso, sem RG, ficarão fora da competição. Cada judoca levar sua "garrafinha" de água e lanche ou dinheiro para comprar na porta do Colégio Paulo VI, ou Cantina.

Essa notificação foi autorizada pelo Professor Maxwel Gestor de Esportes da Seduc. (Informações do Prof. Paulo Afonso Lopes Coord. Equipe de Judô Samuraikan)

Variadas
28 de Maio / 2016 às 12:00 | Nenhum Comentário

A Polícia Civil ouviu na noite desta sexta-feira (27) um jovem que diz ser responsável pela divulgação, na internet, das imagens da adolescente que denunciou ter sido vítima de estupro coletivo no Rio. Identificado como Raí de Souza, o rapaz, de 22 anos, não estava entre os suspeitos identificados até então pela polícia como envolvidos no caso. "A versão dele aponta que ele filmou e que quando ele comenta que 'trinta passaram aqui' que estava fazendo referência a um funk", disse o delegado Alessandro Thiers, titular da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), que investiga o caso.

Raí compareceu à Cidade da Polícia juntamente com Lucas Perdomo Duarte Santos, de 20 anos, jogador de futebol que a adolescente disse à polícia ser seu namorado e com quem ela teria saído na noite anterior ao ocorrido. Segundo o delegado, Lucas negou namorar a garota e Raí foi quem assumiu ter tido relações sexuais com ela. Raí, que chegou na delegacia acenando para fotógrafos e cinegrafistas, ironizando a "fama" do amigo Lucas, não quis falar com a imprensa. Seu advogado, Claúdio Lúcio, confirmou que ele admitiu ser autor das imagens, mas negou que tenha ocorrido estupro. "Ele falou o quê, tá lá no depoimento dele, que ele realmente tinha filmado, que ele tava falando que 'é dos 30', tentando se vangloriar, mas que realmente não foi ele, que não houve estupro, houve um ato sim, permitido pela suposta vítima", disse o advogado.

O advogado que representa Lucas, Eduardo Antunes, também negou que tenha ocorrido estupro. Questionado sobre a citação no vídeo divulgado com as imagens da vítima nua e desacordada de que 30 homens teriam praticado ato sexual com ela, ele também disse se tratar de uma menção a uma música conhecida na comunidade onde o caso ocorreu. “A questão dos 30 foi que existe um rap conhecido na comunidade que exalta um dos personagens lá do local dizendo que ‘o fulano é o cara, engravidou mais de 30’. Foi isso que me foi passado, eu não conheço o teor da música”, disse Eduardo. Além de Raí e Lucas, o delegado Alessandro Thiers ouviu nesta sexta-feira uma garota que disse ter se relacionado sexualmente com Lucas na mesma noite e no mesmo local onde a adolescente e Raí mantiveram relações sexuais. O imóvel, que segundo o delegado é denominado como "abatedouro" [lugar usado para sexo], localizado na comunidade do Morro do Barão, na Zona Oeste do Rio, foi periciado após operação policial na tarde desta sexta.

Novos depoimentos na próxima semana

Segundo Thiers, mais três pessoas serão ouvidas na próxima semana para ajudar a polícia a esclarecer o caso. O delegado, no entanto, não disse qual seria o envolvimento dessas três pessoas e enfatizou o empenho das investigações para elucidar o estupro coletivo. O delegado afirmou que, por enquanto, só é possível afirmar a ocorrência do crime previsto no artigo 241 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para quem divulga imagens pornográficas envolvendo menores - a pena prevista nestes casos pode ser de até seis anos de prisão.

Em coletiva realizada no começo da tarde, no entanto, o chefe da Polícia Civil, Fernando Veloso, afirmou haver "indícios veementes" de que houve estupro. “Há indícios, veementes, de que de fato houve. Mas a polícia pode afirmar e assinar um documento dizendo que houve? Ainda não. Precisa de um resultado de um laudo, precisa do confronto do laudo com outros depoimentos que ainda não aconteceram. A presunção da polícia não se baseia em ‘ouvi dizer’. Se a polícia se baseasse nisso, três ou quatro deles já estariam mortos como foi amplamente divulgado em vários sites e redes sociais”, declarou Veloso.

Vítima prestou novo depoimento

A adolescente prestou novo depoimento à Polícia Civil na tarde desta sexta-feira (27). De acordo com a delegada Cristiana Bento, da Delegacia de Atendimento a Criança e Adolescente Vítima (DACV), a menina conversou com um psicólogo e prestou depoimento no sistema de "relato livre".

'Esse crime não ficará impune', garante ministro

O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, garantiu na noite desta sexta-feira que o estupro coletivo praticado contra a adolescente não ficará impune. Ao lado dele, o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, diz que "falta detalhe jurídico" para pedir prisão de suspeitos de envolvimento no caso. "Nós temos absoluta certeza que esse crime não ficará impune e que todos os envolvidos serão presos e condenados", afirmou Moraes após se reunir com Beltrame no Centro Integrado de Comando e Controle, no Rio.

Questionado sobre por que a Polícia Civil ainda não pediu a prisão dos envolvidos no caso que já foram identificados, Beltrame afirmou que faltam "detalhes jurídicos" para isso. "Se o delegado que preside o inquérito não pediu as prisões, podem ter certeza de que faltou algum elemento que fundamente o pedido", disse o secretário. Beltrame enfatizou o caráter criminoso de todos os envolvidos no caso. "Seja quem praticou o ato ou quem divulgou as imagens, todos são criminosos e serão presos. É preciso sempre reforçar que a adolescente é vítima", destacou. O secretário confirmou uma operação policial foi realizada na tarde desta sexta-feira na região da Praça Seca, em Jacarepaguá, ligada à busca pelos estupradores da jovem, mas não quis dar detalhes da ação.

O ministro da Justiça e Cidadania reiterou que o governo do Rio de Janeiro terá todo o apoio do governo federal para investigar o caso. "Coloquei a Polícia Federal à disposição, mas estou certo de que a Polícia Civil tem totais condições de esclarecer esse crime bárbaro, que agride a todos nós", ressaltou Alexandre de Moraes. O ministro também anunciou que se reunirá com todos os secretários estaduais de segurança na próxima terça-feira (31) para estabelecer uma agenda conjunta de combate à violência contra as mulheres e o grande número de homicídios. "Espero que na próxima terça-feira já possamos anunciar a formatação de um departamento de combate à violência contra a mulher no âmbito da Polícia Federal”, disse.

G1 (Foto: Daniel Silveira/G1)
Variadas
28 de Maio / 2016 às 11:00 | 4 Comentários

Na tarde desta sexta-feira (27), o programa Geraldo José (Transrio FM 99,9) recebeu Fabíola Araújo, candidata a síndica da chapa 2 no Residencial Morada do Salitre e Raimunda Milter, candidata da chapa 5 no Residencial Praia do Rodeadouro, respectivamente.

Como candidatas de oposição Fabíola e Milter se propuseram em caso de eleitas a trabalhar com transparência e compromisso com a comunidade. “Nossa intenção é firmar parcerias com a prefeitura e universidades da região para qualificação profissional dos moradores e projetos para melhoria dos residenciais. Transformar as residências em comunidade empreendedora, promover atividades lúdicas, educativas e esportivas para crianças e jovens da comunidade” detalhou Fabíola Araújo.

Raimunda Milter explicou que “além de trabalhar com transparência, responsabilidade e credibilidade, buscando sempre ouvir a opinião da comunidade é nosso interesse buscar junto às empresas do entorno dos residenciais programas de estágio e emprego para jovens aprendizes e adultos. Também lutar para melhor qualidade de vida e lazer de toda comunidade”.

A atual síndica do Residencial Praia do Rodeadouro Marinalva Sobreira ouviu a entrevista e fez a seguinte declaração ao blog. “Ouvi o programa com as candidatas se apresentando. Em 2012 como falei, fui síndica pela primeira vez por falta de opção é por que não tinha nenhuma chapa para concorrer. Hoje que temos o projeto fiquei surpresa com cinco chapas e feliz ao mesmo tempo, pois a comunidade vai ter opção de voto.  Esse folder mostra o que fizemos durante a nossa gestão. Sou candidata também e a minha chapa é a 01, não vou desistir dos nossos projetos, pois as mesmas que sempre criam os problemas e estão na justiça, deu para ver que o que realmente querem é o cargo de síndica. Só não sei se vai ter votos para tantas chapas, mas a comunidade é que escolhe, é que tem o poder de eleger.

A eleição será nesta segunda-feira, dia 30, na quadra poliesportiva do condomínio.

Variadas
28 de Maio / 2016 às 10:35 | 10 Comentários

Padres José Severino Gomes da Silva (Zezé), Vigário da Paróquia Santo Antônio e  Edivaldo José de Sousa, Paróquia Nossa Senhora Aparecida. (Foto Diocese de Juazeiro)

Segundo o site Paim News, nesta sexta-feira (27), durante viagem para a cidade de Campo Alegre de Lourdes para comemoração e Missa dos 50 anos da Paróquia, a cerca de 12 quilômetros da sede da cidade, dois padres de Juazeiro, sofreram acidente no veículo em que estavam, que capotou. No veículo, um Fiat Uno, viajavam o Padre José Severino (Zezé) e Padre Edivaldo Sousa. Eles receberam os primeiros socorros e foram encaminhados para o hospital de Campo Alegre de Lourdes. Sofreram apenas ferimentos leves e retornaram à Juazeiro na manhã deste sábado (28).

Variadas
28 de Maio / 2016 às 10:00 | 4 Comentários

Até o final desse ano Juazeiro terá com 95% de área saneada, índice alcançado por poucos municípios do Brasil. A afirmação é do diretor presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Juazeiro, Joaquim Neto, que nesta sexta-feira (27), na companhia do prefeito Isaac Carvalho inaugurou mais uma Estação Elevatória de Esgoto, dentro da agenda do Toda Sexta tem Obra. 

Localizada entre os bairros Dom José Rodrigues e Antonio Conselheiro, esta é a quinta estação concluída do total de 20 que estão em construção. De acordo com o engenheiro Henrique Santiago, coordenador das obras de saneamento no município, outras três estações já estão prontas para entrarem em funcionamento e, até o final de outubro todas as 20 estarão concluídas. Santiago disse ainda que as ligações domiciliares continuam sendo feitas nos bairros Jardim Flórida, Alto da Aliança, Codevasf e Tabuleiro, bem como a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que fica no bairro São Geraldo. 

Para o líder comunitário Hilário Felipe dos Santos, vice presidente da Associação de Moradores do bairro Antonio Conselheiro, esse é um sonho aguardado por todos e que agora se torna realidade. “Sabemos que saneamento é saúde e que os índices de doenças caíram significativamente onde a obra já foi realizada. Até a quantidade de muriçocas diminui com esse serviço que estamos vendo chegar também a nossa comunidade. Muito obrigado prefeito Isaac e Joaquim Neto por esse beneficio”, salientou.

O diretor do SAAE fez um balanço das ações do governo e da autarquia nos últimos anos, destacando obras importantes conseguidas, segundo Joaquim Neto, através do esforço do prefeito Isaac Carvalho e de toda equipe que compõe o governo municipal.  “Nesses quase oito anos de governo provamos que quando se trabalha com vontade e transparência a gestão pública tem jeito sim. O prefeito Isaac transpôs todas as expectativas e, para mim é um prazer fazer parte desta equipe que está transformando Juazeiro. Resolvemos o problema da falta de água que existia no município e assumimos esse novo desafio que é o saneamento. Com o apoio de toda equipe do SAAE e das secretarias que compõem essa gestão estamos tocando a obra e, teremos o prazer de no final do ano, junto com vocês, entregar Juazeiro com 95% de área saneada. Juazeiro cresceu muito nos últimos anos, mas temos que pensar a cidade para os próximos 20 anos. Baseado nisso estamos projetando uma nova estação de tratamento de água e outra de esgoto que ficarão nas proximidades do antigo porto”, revelou Joaquim.

 

Para o vereador Damião Medrado, esta é uma obra de grande importância, pois há muito que os moradores do Dom José Rodrigues reivindicavam. “A comunidade estava ansiosa, mas hoje podemos festejar a entrega desta estação elevatória que irá permitir coletar todo o esgoto do nosso bairro.  Somos gratos a esse governo que chegou para fazer a transformação e que, certamente continuará trabalhando em beneficio de todos”, disse o presidente da Câmara, que aproveitou e cobrou também o saneamento no Bairro Pedro Raimundo. 

Como sempre, o vice-prefeito Francisco Oliveira, iniciou sua fala com um hino de louvor.  Lembrou que Juazeiro é a única cidade do país que inaugura obra toda sexta-feira e  mesmo apesar da crise que se instalou no Brasil, continua abrindo novas empresas e gerando empregos, sendo a 1ª cidade nesse segmento em todo o país.  “Deus colocou Isaac no caminho e no lugar certo para fazer as políticas públicas necessárias, aplicando o dinheiro em beneficio de quem mais precisa”, resumiu. O deputado estadual Crisóstomo Lima (Zó) comemorou mais esta obra lembrando que desde 1992 o povo aguardava o saneamento.  “Vivemos um momento de transformação e temos que comemorar, pois nesse governo tudo que é feito é de qualidade pensando no bem estar da população e no Juazeiro do futuro”, pontuou.

Num rápido balanço o prefeito Isaac Carvalho destacou as novas avenidas e as BR – 235 e BA – 210,  afirmando que entrou para a política não com interesses pessoais, mas sim com a vontade de contribuir com o desenvolvimento de Juazeiro. “É claro que não podemos fazer em oito anos o que deixaram de fazer em 50, mas muito já foi feito e muito resta a fazer. Vivemos uma nova realidade e a prova disso é essa obra do saneamento que passou pelas mãos de muitos, entretanto foi abandonada e nós assumimos e estamos concluindo.  Para a realização de mais de 300 obras já entregues e mais de 100 que estão em andamento contamos com parcerias que fortalecem nossa gestão e, como já fizemos no João Paulo II, queremos até o fim do ano  deixar  a maioria dos  bairros sem esgoto nas ruas”, salientou o prefeito.

Por Antonio Pedro - SAAE
Variadas
28 de Maio / 2016 às 09:00 | Nenhum Comentário

Boa parte das atenções desta sexta-feira (27) relativas à Fenagri 2016 está voltada para o seminário 'Agroindústria no Vale – Bases Legais e Tecnológicas para Expansão de Mercado'. Entre às 8h e 18h, o auditório do SENAI Petrolina recebeu o evento, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa Semiárido), que tem o público de produtores, pesquisadores, professores e alunos ligados à agricultura.

As atenções ao Seminário, no entanto, não diz respeito a convites de celebridades da área, mas sim aos temas debatidos nas oito palestras que a 26ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri) preparou. Vanicleia Silva, professora do Instituto Federal (IF Sertão, campus Santa Maria), levou muitas dúvidas para o evento. Quis tirar todas. "Trouxeram discussões bem diferentes e pertinentes ao pequeno produtor. No momento das perguntas, aproveitei para me informar como estava a situação real da agroindústria e do pequeno produtor aqui no Vale; que foi respondido, e que gerou outras dúvidas, o que eu, como professora, sei que é positivo", afirma.

O Seminário começou com a agente da Agência de Vigilância Sanitária de Petrolina, Aionne Guimarães, que abordou alguns aspectos legais para quem deseja expandir os negócios na agroindústria regional. Outras palestras situaram os participantes quanto as preocupações que o produtor deve ter na hora da embalagem dos produtos, a necessidade dos selos sanitários e de qualidade, as maneiras de agregar valor aos serviços e as recomendações dos órgãos de controle agrícola e alimentar sobre a produção no campo.

Segunda palestrante a falar, a consultora Márcia Maria de Medeiros teve 40 minutos para discutir o tema 'Comércio e mercado dos produtos agroindustriais locais: possibilidades de mercados para agricultura familiar'. De acordo com ela, as perguntas feitas depois da palestra deram-lhe oportunidade para explicar mais sobre o funcionamento do comércio entre produtores e usuários. "Temos que levar em consideração o comportamento dos consumidores, que têm mudado de demandas. Eles estão mais exigentes, querendo produtos com mais qualidade e com certificação de onde saiu, e é isso que devemos atender", disse.

A Fenagri 2016 continua até este sábado (28) com a Vila da Agricultura Familiar, minicursos e a área de exposições. No último dia do evento, o IF Sertão promove os minicursos de elaboração de sorvetes de frutas nativas, de produção de polpa, de doces e geleias e o de licor, que começaram às 8h e seguem até às 18h.

CLAS Comunicação & Marketing
Variadas
28 de Maio / 2016 às 08:30 | Nenhum Comentário

Na última quinta-feira, dia 26, a Federação das Associações de Juazeiro realizou uma assembleia para a apresentação dos candidatos à presidência da Associação de Moradores do Bairro do Dom José Rodrigues junto à comunidade. Concorrem ao comando da referida entidade os senhores Adeilton do Verdurão e Walter Júnior. A assembleia foi presidida por Francisco Odécio (Chico Bito), presidente da Federação com a presença da comissão eleitoral, constituída por Domingos Sérgio, Carlos Ferreira, Sidnei e Joatan Carvalho juntamente com o atual presidente da entidade do bairro, o Senhor Juthay. A eleição da Associação de Moradores do Bairro Dom Jose Rodrigues acontecerá neste domingo, dia 29, das 09:00 h às 17:00 horas.


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage