Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 


Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Variadas
02 de Setembro / 2014 às 23:00 | Nenhum Comentário

 ** Daniel Almeida, Joseph Bandeira, Pedro Alcântara, Jane, Jean Gomes, Ricardo Penalva, Roberto Carlos, Tiziu, Wank, Zó, entre outros...Quem ganhará as eleições????

Não vai ser fácil, quase nunca o é.  Nem até, leitor-eleitor saudoso, para quem vive no mundo das ideias filosóficas, das artes, dos saberes, dos conhecimentos. É tão somente fazer uma análise e autoanálise para sentir o quanto é ardente e árdua a tarefa do votar. Como proceder de modo a não ser passado para trás, levar um chute na bunda ou sair engabelado? A quem confiar o voto? Porque? Vem no bojo das perguntas, as incertezas, os desconfiômetros e os medos. Calminha nessa hora, amado leitor-eleitor, é preciso conscientizar-se ante ao voto, pois, nem tudo está perdido. No calabouço úmido dos olhos, haverá sempre nas retinas e íris, alegrias nos fins dos túneis. Quem sabe, né véi?, passarinhos verdes. Eu, cá com os meus zíperes, acredito no otimismo do voto certo. Naquele voto ideológico, sincero de esperanças, paixão, amor e ...essencialmente calcado na razão: O VOTO CONSCIENTE! Nada, carismático leitor-eleitor, poderá superar a determinação da consciência.

Pois bem, pois bem, pois bem. Em nossa Juazeiro do Norte da Bahia (precisava mesmo desse ‘do Norte’?) as peças políticas encontram-se montadas no tabuleiro. Hora do jogo. Que ergam-se os panos, abram-se as cortinas, liberem-se os palcos: O espetáculo, enfim, começou. Candidatos mil, em banda de lata, de tudo o que é jeito e trejeito, de tudo o que é sorriso, de tudo o que é discurso. Pois bem, pois bem, pois bem. De antemão meto o pé pela mão e já vou retado discordando e até vociferando feroz com esse preconceito ariano-hitlerista-político de “Só voto em candidato da casa”, “Não dê o seu voto a forasteiro”, tal e etecétera. Pura maldade, apartheid, discriminação. Hostilidade fútil e otária. Afinal, sabidinhos da titia, somos ou não somos federativos, laicos, um só? E que ninguém ouse dizer que estou errado. Ah tô, né Zé Mané? Então, assim sendo, na sua familiazinha sionista prima só casa com primo? Quer dizer, bonitinho, que ninguém de fora nuca “primou “uma prima sua? Ufa, acho que expliquei e saí foi bem. Ufa.

O voto, leitor-eleitor exigente, deve ter o candidato que sempre estiver melhor por   merecê-lo. Que sempre melhor trabalha. Que sempre melhor agradece. Que sempre melhor melhor. Então, a matemática é simples: Quem quiser ser eleito, conterrâneo ou não, que busquerebusque fazer e fazer mais por essa terra. Quem fez mais? Quem está fazendo mais? Quem fará mais? Na pontinha fina da língua: QUEM A ESSA TERRA AMAR MAIS!!!

Se temos, pois, o imenso poder de escolher o melhor, por que não o fazê-lo Deputado Estadual ou Deputado Federal? Existem, infelizmente é a banda larga da coisa, os sanguinários, os sanguessugas, os predadores, os nefastos, os vagaus, na política de Juazeiro.  Mas, quem são eles?  Só que também existem, na contrapartida, muito embora em minoria bem mirim, os sensatos, os coerentes, os humanos, na política de Juazeiro. Mas, quem são eles? Quer um conselho, amigão? Cabeça no travesseiro, leitura e bate-papo certo, pesquisa precisa sobre todos a nível de passado político, presente, ideais, propostas dignas de apreço, companhias. E, aí, meu caríssimo, VOTE!

A bem da verdade e sem mal da maldade, a cidade clama urgente por renovação em todos os setores: Culturais, intelectuais, morais, éticos e políticos. Para isso acontecer de acontecer (ficou bacaninha isso) é imperativo imperar o império (diabos de novelinha chata, sô) da revolução: ESPÍRITO, ALMA, MENTE, O VIVER.  A cidade anda morna, meio morta, mendiga sacolejos, sobressaltos, energéticos, sacarídeos de raspadura, um forró daqueles, uma boa cachaça e cuscuz com buchada. Nada como uma boa eleição para deixá-la bem nutrida, fazer nascer o novo, bem desenvolvê-lo e, depois, propagá-lo aos quatro ventos Maravilha. Tem que ser extirpado o podre e incentivado o que está-se fazendo bem feito... Quer saber d’uma coisa, vou perguntar: Político, nada a ver com a idade cronológica, das antigas e ultrapassados, freados no tempo e no espaço, esteticamente, ideologicamente e filosoficamente, conseguem de verdade mudar os seus conceitos, moldá-los,   acompanhando as  transformações   e as modernidades, de uma hora para outra ou da última eleição para essa d’agora?  E se, às custas de ganâncias de poder e oportunismos monetários, assim o fizerem, são confiáveis?  E políticos que se auto intitulam jovens, fashions, mas, de cabeças ocas sem tocas, são confiáveis? Portanto cara, tá ligado?, eu   disse no início do texto que o votar é uma tarefa ardente e árdua....

Prepare-se, muita politicalha safada já está em voga e vindo mais por aí. Em cima de promessas vãs, de mentiras débeis e enganos vis.  E pode, ô se pode mainha, vir rebustida de “Nova política”, “Nova ideologia”, de religião (muito cuidado com estes), de educação, de esporte, de sindicalismo, de classismo, de  comunitarismo, de entretenimento, de um  Deus e, o mais avarento e sutil,  de um cão.

Esteja, arregale os olhos leitor-eleitor, a postos 24 horas por dia, se vigiando, desconfiando, cabreiro, orelhas de pé, a resguardar a sete chaves o seu coração, a sua mente, a sua alma e, na hora ‘H’ do exercício sublime da cidadania,a sua maior arma perante os incautos e safados da moléstia: O VOTO!!!! Mate-os, leitor-eleitor, com o VOTO CONSCIENTE!!!   E dê vitórias e louros aos merecedores.

                            "Ai, ai, ai, ai, Helena

                            Parabéns tão somente

                             Ao voto consciente

                             Helena, prometa nunca votar em animal

                             Travestido de gente".

Otoniel Gondim

Professor, escritor e compositor.  

** Em tempo: O meu próximo artigo, será analisando, de um por um, todos os candidatos  a Deputado Estadual e Deputado Federal com representatividade em Juazeiro – BA. Até lá.   

Eleições
02 de Setembro / 2014 às 22:38 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Marina Silva (PSB) cresceu 4 pontos em uma semana e chegou a 39% das intenções de voto no Estado de São Paulo, aumentando sua vantagem sobre Dilma Rousseff (PT), que permanece com 23% entre os paulistas. É o que mostra nova pesquisa Ibope feita entre sábado e segunda-feira, para o Estado e a Rede Globo, sobre as disputas pelos governo estadual e presidencial em São Paulo.O crescimento de Marina no eleitorado paulista se deu pelo menos em parte às custas de Aécio Neves (PSDB). O tucano foi de 19% para 17%. Outros dois pontos vieram dos eleitores que pretendem anular ou votar em branco (foram de 9% para 7%). Há também 10% de eleitores indecisos, e 4% se dividem entre os nanicos.

O resultado da corrida presidencial em São Paulo é especialmente importante porque trata-se do maior colégio eleitoral do país, com 22% do total de eleitores. Para se eleger presidente, um candidato não precisa necessariamente ganhar no Estado, mas não pode ir mal. Esta é a primeira eleição presidencial desde a redemocratização sem que haja um paulista entre os favoritos. A maior vantagem de Marina sobre seus adversários em São Paulo está no eleitorado evangélico. A candidata do PSB tem 49% dos votos dos eleitores dessa fé, contra 20% de Dilma e 9% de Aécio. Já entre os católicos a disputa é bem mais parelha: 36% para Marina contra 25% de Dilma e 19% de Aécio.

O voto mais comum em São Paulo, neste momento, é o “Geraldina”: 43% dos eleitores de Geraldo Alckmin (PSDB) declaram preferir também Marina, contra apenas 26% que votam no governador tucano e no candidato de seu partido, Aécio, para presidente. Dilma está tecnicamente empatada com o rival no eleitorado de Alckmin, com 23% das preferências. Marina tem 51% dos eleitores de Paulo Skaf (PMDB) e 16% dos de Alexandre Padilha (PT).

A pesquisa Ibope foi feita entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, em 87 municípios do Estado de São Paulo. Foram feitas 1.806 entrevistas face a face. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TRE-SP com o número de protocolo SP-00021/2014, e no TSE como BR-00492/2014.

José Patrício/Estadão
Eleições
02 de Setembro / 2014 às 22:26 | Nenhum Comentário

O candidato ao Governo do Estado pelo PSOL, Marcos Mendes, da coligação "Por Uma Bahia Livre e Justa" foi o único postulante ao Palácio de Ondina que prestigiou a sessão especial sobre plataforma  ambiental, realizada pela  Frente Parlamentar Ambientalista, no Plenarinho da Assembleia Legislativa da Bahia, na manhã desta segunda-feira (01).

Durante o evento, foi discutida a carta "Desenvolvimento para sempre – Uma agenda para os candidatos nas eleições 2014", elaborada pela Fundação SOS Mata Atlântica. O documento apresenta uma agenda com 14 metas a serem atingidas durante o próximo mandato aos candidatos à Presidência da República, ao governo do Estado e aos cargos legislativos, em três eixos: florestas, mar e cidades.

Marcos Mendes aproveitou a oportunidade para apresentar uma  proposta do Programa de Governo do PSOL  na qual pretende criar o "Instituto Baiano de Estudo do Semiárido". Para Mendes, o Instituto visa fazer uma pesquisa aprofundada sobre os problemas que rondam a seca na Bahia com o objetivo de traçar um planejamento de médio a longo prazo relativo a disponibilidade hídrica do Estado. O socialista lembrou que o Ceará possui cerca de 144 açudes e, os vinte maiores, tem uma disponibilidade hídrica de 19 bilhões metros cúbicos, dezenove vezes maior que a Bahia. 

O candidato do PSOL disse que o Instituto visa multiplicar  em vinte vezes a disponibilidade hídrica do semiárido; otimizar o achado das águas subterrâneas, elevar em 80% a perfuração dos poços artesianos através da Geologia e da Geofísica e obter aumento significativo na quantidade de barragens subterrâneas. Como exemplo, Mendes enfatizou que 250 barragens irregulares foram descobertas pelo INGÁ, na bacia do Salitre. "Foi constatado a irregularidade envolvendo as barragens e, mesmo assim, nada foi feito! No Nosso Governo o semiárido irá ter acesso às políticas públicas de amenização da seca", pontuou.

De acordo com Mendes, o Instituto irá propor sistemas humanizados de cooperativas ligadas a agricultura orgânica e baseadas na agroecologia. " Vamos fortalecer o cultivo de biomassa voltada para a produção dos biocombustíveis", garantiu. 

ASCOM PSOL BA
Eleições
02 de Setembro / 2014 às 22:01 | 1 Comentário

O candidato a deputado estadual Zó (PC do B), realizou na manhã de hoje (2), uma visita ao comércio do centro de Juazeiro. Acompanhado da militância e líderes comunitários, Zó percorreu algumas ruas saudando as pessoas, recebendo apoio e levando propostas para a melhoria da população.  

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a Bahia continua líder na geração de empregos na região Nordeste (2013). "Temos que continuar trabalhando para crescer mais. Vamos trabalhar por saúde, educação, segurança, mas vamos trabalhar principalmente pela geração de emprego para os jovens", destacou.

Nesta terça, Zó participou de reuniões nos distritos de Campos e NH3.

Ascom
Eleições
02 de Setembro / 2014 às 21:25 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O deputado estadual e candidato à reeleição, Odacy Amorim, do PT-PE, repudia qualquer notícia que coloque em dúvida o seu compromisso assumido com a candidatura a deputado federal do seu colega de Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Adalberto Cavalcanti, do PTB.  Para o deputado, são boatos de coligações de candidatos que parecem que já estão desesperados, vendo a derrota cada vez mais próxima, e ai se valem de uma boataria para tentar uma sobrevida. Mas Odacy já está vacinado contra este tipo de comportamento em eleição e reitera sua parceria política com Adalberto. Odacy ressalta que fará do petebista um dos candidatos com maior votação de uma candidatura para a Câmara Federal que Petrolina já teve.

A nota de Odacy vem em função da matéria encaminhada pela assessoria do candidato Guilherme Coelho hoje de que o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, teria declarado ontem (01/09) em grande reunião o seu apoio casado às candidaturas de Guilherme Coelho, que disputa o mandato de deputado federal, e a Odacy Amorim, candidato a deputado estadual (Veja aqui).

Ascom Dep. Odacy Amorim
Política
02 de Setembro / 2014 às 21:01 | Nenhum Comentário

 

O Prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, participou no último domingo, 31, em Camaçari- Ba de uma cerimônia realizada pela União dos Prefeitos da Bahia - UPB, para entrega do prêmio "Educação - Iniciativas que transformam". A entrega aconteceu durante o 3º Encontro de Prefeitos, quando 44 trabalhos foram premiados. Sobradinho se destacou por ter implantado na gestão da educação, uma prática de promoção a saúde, com a inclusão do pescado na merenda escolar da rede municipal, uma ação que trouxe ganhos reais no rendimento escolar, na qualidade do ensino e saúde dos estudantes, além de fomentar a atividade pesqueira no município. 
Segundo a Secretária de Educação, Dulcilene Kestering, os hábitos alimentares da comunidade escolar, são determinantes para o bom aprendizado. "A escola precisa oferecer programas de educação para a saúde que tornem esse ambiente saudável em todos os sentidos. O município de Sobradinho já desenvolve programas de saúde nas escolas, a exemplo do "Sorriso Aberto", programa municipal, que cuida da saúde bucal, do Olhar Brasil, parceria com o Governo Federal e a inclusão do pescado na merenda escolar, que trouxe um ganho real na nutrição dos nossos alunos, o que já tem tido reflexos positivos no rendimento escolar", destacou a Secretária.

O Prefeito Luiz Vicente Berti, ressaltou a importância o Projeto municipal "Sobradinho Sustentável", que vem sendo espelho para outros municípios interessados em implantar ações inovadoras e eficazes nas suas comunidades. "O Sobradinho Sustentável" já nos rendeu a indicação ao Prêmio Prefeito Empreendedor do SEBRAE e deu uma enorme visibilidade ao nosso município. Somos, constantemente, procurados por outros gestores interessados em conhecer o funcionamento do nosso programa que incluiu o pescado na merenda escolar desde 2013. E ao falar da alimentação escolar, faz-se necessário mencionar a relação desta com agricultura familiar que, por meio da Lei 11.947 de 16 de junho de 2009, tornou obrigatória a utilização de no mínimo 30% do valor enviado pelo PNAE na aquisição de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural. Sobradinho ultrapassa esse índice, movimentando a agricultura familiar, a atividade pesqueira e melhorando significativamente a qualidade da educação e da saúde dos nossos alunos. Estamos muito felizes com mais esse reconhecimento da UPB", esclareceu Luiz Vicente Berti.

Na implantação do programa, a Secretaria de Educação de Sobradinho realizou um teste de aceitabilidade do pescado no cardápio da merenda escolar e resultado foi surpreendente: mais de 95% de aceitação com as receitas planejadas para a degustação dos alunos. Entre as receitas estavam: Filé de Tilápia ao Molho, Moqueca de Tilápia, Almôndegas de Tilápia, Caldo Concentrado de Peixe, Hambúrguer de Tilápia que foram feitas pelas Merendeiras após curso de beneficiamento da Associação dos Criadores e Agricultores de Boa Vista e das orientações do Nutricionista.

Atualmente o Município de Sobradinho compra, mensalmente, mais de 2 mil quilos de Peixe para a alimentação escolar.

Ascom / Foto: UPB
Política
02 de Setembro / 2014 às 20:30 | 1 Comentário

As ações de beneficiamento na melhoria do abastecimento de água no interior do município continuam e nesta quarta-feira (3), a Prefeitura de Juazeiro, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), inaugura mais três poços tubulares no povoado de Açude da Rancharia, distrito de Pinhões. A solenidade será às 16h na sede da Associação de Moradores. Até o momento, 15 poços tubulares já foram entregues pela gestão, dos 50 perfurados.

Ascom PMJ
Variadas
02 de Setembro / 2014 às 20:01 | Nenhum Comentário

Consternado com o falecimento da senhora Lúcia Maria dos Santos, mãe da vereadora Luciana da Farmácia (PCdoB), ocorrido por volta das 16h10min, desta terça-feira (02), no Hospital São Marcos, em Recife-PE, o presidente da Câmara Municipal de Petrolina, vereador Osório Siqueira (PSB), suspendeu a sessão plenária da Casa Plínio Amorim em solidariedade à colega parlamentar e seus familiares pela irreparável perda. 

Dona Lúcia Maria dos Santos tinha 59 anos de idade e vinha lutando contra um câncer de pulmão. De acordo com informações de familiares o corpo será transladado do Recife para Petrolina ainda esta noite e o velório ocorrerá em sua residência, na Rua Rio Ipanema, 21, José e Maria. O horário e local do sepultamento será comunicado posteriormente.

ASCOM/CMP Waldiney Passos
Variadas
02 de Setembro / 2014 às 19:30 | Nenhum Comentário

A Prefeitura de Juazeiro, através das Secretarias da Saúde, Serviços Públicos e SAAE, continua com o trabalho de controle das muriçocas. Nesta segunda-feira (01), das 18h às 20h30, a equipe técnica visitará o bairro Tabuleiro e até próxima sexta-feira, 05, passará pelos seguintes locais: Sol Nascente, Sol Levante, Centenário, Cajueiro, Jardim São Paulo, Argemiro, Padre Vicente e Água Bela. 

A Secretaria da Saúde começou no final de julho o trabalho de combate à muriçoca com inseticida. Já foram atendidas mais de 45 localidades. Neste segundo ciclo novos bairros serão beneficiados e o trabalho será novamente reforçado nos locais do primeiro ciclo, realizado de julho a agosto.

Segue abaixo a programação desta semana:

03

Tabuleiro  

Brr:

01/09

18h00 às 20h30

04

Sol Nascente e Sol Levante

Brr:

02/09

    18h00 às 20h30

05

Centenário e Cajueiro

Brr:

03/09

18h00 às 20h30

06

Jardim São Paulo e Argemiro

Brr:

04/09

18h00 às 20h30

07

Padre Vicente e Água Bela

Brr:

05/09

18h00 às 20h30

Por Vânia Castro/SESAU
Espaço do Leitor
02 de Setembro / 2014 às 19:00 | Nenhum Comentário

Caro Geraldo,

Estou enviando estas fotos para contestar a atitude de pessoas que trabalham no setor de limpeza da SESP (Secretaria de Serviços Públicos) de Juazeiro, que ao invés de fazer o seu papel, que é trabalhar pelo bem estar das comunidades, ficam pegando carona nos serviços que a Associação de Moradores vem fazendo (solicitando via ofício).

Seguem cópias das solicitações feitas pelo Presidente desta entidade (Ofício de nº. 008/13 solicitando o reinício do mutirão de limpeza na nossa comunidade, entregue dia 23/09/13 e Ofício de nº. 042/14 solicitando a limpeza de dois terrenos, entregue dia 17/06/14) e fotos de algumas ruas do nosso bairro, e peço a quem for do setor que procure trabalhar e não se aproveitar dos serviços que a Associação de Moradores do Alto da Aliança tem feito.

Atenciosamente,

Juranildo Araújo Lopes  (Ticôu)  

Eleições
02 de Setembro / 2014 às 18:30 | 1 Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Entusiasmado com a aprovação popular que recebeu após o término do debate entre os candidatos a deputado federal realizado na quinta-feira(29/08), pela Rádio Juazeiro, Pedro Alcântara participou neste fim de semana de inúmeras atividades com populares e lideranças políticas. Sábado (30/08), foi a Salvador onde reuniu-se com juazeirenses e soteropolitanos, recebendo de todos os presentes no evento o apoio a sua candidatura.

Na manhã de Domingo (31/08), visitou União, povoado de Carnaíba do Sertão – Juazeiro (BA). A comunidade realizou um café da manhã, em comemoração ao dia dos pais, na associação de moradores. Durante o encontro, Pedro Alcântara falou suas propostas e escutou reivindicações dos moradores. Marinalva da Silva, pediu assistência médica por 24 horas: “médico aqui só uma vez por semana, temos que ir até o distrito”.  Alcântara se dispôs levar os pleitos do povoado.

Saindo do povoado direto para a fazenda Campo Largo, interior de Casa Nova, onde estava acontecendo uma corrida de argolinhas, festividade organizada por José Wilson, representante local, que acompanhou Alcântara por entre as mesas. Reconhecido pelos moradores, o candidato falou suas propostas e como irá conduzir seu mandato quando for eleito. “No meu alcance ou não, irei sempre lutar pela minha região”. No final do dia participou na procissão no distrito de Itamotinga. A procissão se encerrou na igreja onde foi celebrada a missa em homenagem ao distrito e os cidadãos presente.

ASCOM Pedro Alcântara
Eleições
02 de Setembro / 2014 às 18:00 | 5 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Dr. Correia, prefeito do município de Senhor do Bonfim, reuniu todas as suas lideranças políticas para oficializar o apoio ao deputado Roberto Carlos. Segundo o prefeito, seria uma grande injustiça apoiar outro candidato.

“Roberto Carlos garantiu importantes obras para a nossa cidade. Um exemplo foi a liberação de R$ 1 milhão para pavimentação de diversas obras, fruto de sua Emenda Parlamentar. Não seria coerente apoiar outro candidato, uma vez que Roberto Carlos é um dos poucos que trabalha para levar obras para Senhor do Bonfim”, disse Dr. Correia.

De acordo, ainda, com o prefeito de Senhor do Bonfim, muitos deputados tiveram a oportunidade de trabalhar pela cidade, mas foi Roberto Carlos quem garantiu, efetivamente, importantes obras para Senhor do Bonfim, por esse motivo reafirmou seu apoio à reeleição do parlamentar.

Lisandra Lopes Ascom Dep. Roberto Carlos
Variadas
02 de Setembro / 2014 às 17:30 | 2 Comentários

Com 27 votos favoráveis, dois contra e uma abstenção, membros do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) votaram a criação do Refúgio de Vida Silvestre Tatu Bola (Parque Tatu Bola), que terá uma área de mais de 100 mil hectares e compreenderá os municípios de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista. A votação aconteceu durante reunião ordinária do Conselho, no último fim de semana, nas dependências da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Petrolina foi representada pelo diretor presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Gleidson Castro, que também é membro do Consema.

O Parque representa um esforço conjunto de várias instituições, a exemplo das prefeituras dos três municípios envolvidos; Universidade Federal do Vale do São Francisco, Governo de Pernambuco, dentre outras. Uma minuta do decreto deverá ser encaminhada para avaliação do governador, João Lyra Neto. Após a assinatura, o próximo passo é a publicação no Diário Oficial.

Um dos principais objetivos do projeto é permitir a conservação e preservação não somente do Tatu Bola- mascote da Copa e animal que corre risco de extinção- mas como da fauna e flora típicos da Caatinga. “Quando se fala em unidade de conservação, a gente logo pensa no desenvolvimento sustentável, que permite com que o homem possa ter emprego e renda advindos de fontes naturais sem, contudo, destruir o que está à sua volta. A criação do Parque Tatu Bola segue esse princípio e , sem dúvida alguma, é um importante passo que damos no sentido de conservarmos o nosso ecossistema”, pontua o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro.

Texto e fotos: ASCOM AMMA/Roseanne Albuquerque
Variadas
02 de Setembro / 2014 às 17:00 | Nenhum Comentário

No final de semana (30 e 31 de agosto), o Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina , realizou mais um Mutirão de Cirurgias Eletivas Pediátricas de fimose e hérnia.  Ao todo, foram beneficiadas 76 crianças. Cirurgias eletivas são procedimentos que não são emergenciais e podem ser agendadas. O objetivo da ação é otimizar o atendimento e serviços aos pacientes da unidade que estão na fila de espera.

Para o superintendente do HDM. Marcelo Marques, a importância da realização do mutirão é de “essencialmente otimizar e resolver a demanda regional para essas cirurgias em curto espaço de tempo e com qualidade. A Secretaria de saúde de Pernambuco em conjunto com o IMIP viabilizaram os recursos humanos e materiais necessários para essa importante ação.”

A agricultora da cidade de Santa Maria da Boa Vista (PE), Alenice Maria da Silva Santos, ressalta os benefícios que a cirurgia vai proporcionar ao seu filho de 11 anos. “Ele operou de fimose, gostei bastante por que foi muito rápido e vai melhorar muito a qualidade de vida dele”, disse. A dona de casa, Gleiciana Silva de Souza, que mora em Petrolina, também comemora a realização do procedimento cirúrgico para retirada de hérnia em seu filho. “Para mim, (a cirurgia) foi ótima, pois já estava há algum tempo na espera, me ligaram, viemos pra cá e foi tranquilo” pontuou.

Eudes Sampaio Ascom HDM
Policial
02 de Setembro / 2014 às 16:45 | 2 Comentários

Policiais da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar conduziram à delegacia Carlos Henrique da Silva Santos, 35 anos,  por ameaçar policiais, nesta segunda feira (1º), às 12h10, no CIRETRAN de Senhor do Bonfim.

O acusado estava no CIRETRAN tentando reaver uma motocicleta que havia sido apreendida por irregularidades, há alguns dias, na Cidade de Itiúba. Como não estava conseguindo resgatar o veículo, começou a ameaçar os policiais da guarnição que realizou a apreensão e seus familiares. Funcionários que presenciaram as ameaças acionaram a Polícia Militar.

Na delegacia, Carlos Henrique Santos, com seu celular, tirou fotos de um policial e continuou com as ameaças, escrevendo mensagem no aparelho.

Política
02 de Setembro / 2014 às 16:30 | Nenhum Comentário

A lista de aprovados para a seleção de estagiários da Prefeitura Municipal de Petrolina foi divulgada e pode ser acessada, no endereço eletrônico www.facape.br e no Diário Oficial do Municipio, http://doem.org.br/pe/petrolina . Foram oferecidas 328 vagas, que serão preenchidas de acordo com os términos dos contratos vigentes.

A coordenadora de Estágios, Julia Mirtes, informa que a Central de Estágios entrará em contado com os classificados, assim que as vagas forem surgindo as vagas”. Acrescentando ainda que o estágio contribui com a formação dos novos profissionais. “Os estagiários terão a oportunidade de muita aprendizagem o que certamente contribuirá com o desempenho dos futuros profissionais”, disse.
 
O estagiário receberá uma pagamento mensal de Bolsa Auxílio no valor de R$ 410,00 (quatrocentos e dez reais) para nível superior e R$ 364,00 (trezentos e sessenta e quatro reais) para nível técnico ou médio, mais uma bolsa de R$ 90,00 para vale transporte.

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Eleições
02 de Setembro / 2014 às 16:00 | Nenhum Comentário

Dezenas de moradores do bairro Alto da Aliança receberam o candidato a deputado estadual, Tiziu (PT- BA), que foi convidado pelas lideranças para apresentar suas propostas de mandato e realizar uma caminhada na noite de ontem (01). Tiziu foi recebido com manifestações de carinho e apoio por crianças, jovens, adultos e idosos que o acompanharam pelas ruas do bairro, carregando bandeiras e cantando.

Para Ailton Batista, líder comunitário, Tiziu será a representação do povo na Assembleia Legislativa. "Tiziu conhece a realidade da populaç?o e tem uma história de luta e de comprometimento com o povo. Tenho certeza que na Assembleia Legislativa ele defenderá os nossos direitos", afirmou.

No final da caminhada, um dos moradores mais antigos do bairro, Oscar Brasiliano, agradeceu ao candidato por estar atento aos problemas da comunidade. Em retribuição, Tiziu se comprometeu em lutar pelo saneamento básico. "O saneamento básico é essencial não apenas por uma questão de saúde, mas também de meio ambiente, pois todo esse esgoto é jogado no rio São Francisco. No nosso mandato esses temas serão prioridade", concluiu Tiziu.

Ascom Tiziu
Espaço do Leitor
02 de Setembro / 2014 às 15:45 | 8 Comentários

Um leitor do Blog, Alisson Martins constatou, nesta terça-feira (02), movimentação na área onde será construído o Juá Garden Shopping de Juazeiro, próximo ao DISF – Distrito Industrial do São Francisco. Máquinas estão fazendo a limpeza do terreno, onde será construido o primeiro grande shopping da cidade. Depois de muitas expectativas, depois de três lançamentos e mudanças de placas de publicidade, o que tudo indica é que a empresa responsável pelo empreendimento, a Tenco, encontrou o caminho de Juazeiro. Vamos aguardar.

Fotos: Alisson Martins
Eleições
02 de Setembro / 2014 às 15:30 | 1 Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Os apoios à chapa oposicionista, formada pelos candidatos a governador, Paulo Souto, a vice, Joaci Góes, e a senador, Geddel Vieira Lima, se multiplicam na reta final da campanha. A insatisfação popular com a atual administração petista se reflete na grande adesão de lideranças de diferentes partidos e municípios baianos. Comitivas com representantes de 24 cidades foram a Salvador para anunciar que estão compromissados com o projeto da coligação “Unidos pela Bahia”, nessa segunda-feira (1º). Reforçaram a aliança da oposição lideranças de Manoel Vitorino, Conde, Jitaúna, Gongogi, Jeremoabo, Ubaitaba, Ituaçu, Barra da Estiva, Uibaí, Itamaraju, Camamu, Ribeira do Pombal, Nilo Peçanha, Itapitanga, Barro Alto, Valente, Dom Macedo Costa, Ibipeba, Laje, Paripiranga, Bom Jesus da Lapa, Serra Dourada, Serrolândia e Cocos.

De acordo com o ex-prefeito de Manoel Vitorino, Heleno Vilar (PTB), o povo baiano precisa de homens de trabalho e atitude, como Paulo Souto e Geddel. “Nossa região recebia atenção do governo na época de Souto”, disse. Para a vereadora do município, Marlene Costa (PC do B), Souto tem promessas realizáveis, nas quais ela pode confiar. “Acredito nas metas para a Bahia estabelecidas por este grupo, e não concordo com o plano de governo do PT”, assinalou. Conforme o vereador Ailton Nascimento (PC do B), o PT frustrou a população de Manoel Vitorino. “Souto é o mais preparado. Ele, sim, trabalhou pelo agricultor, o pequeno produtor. Eu sou presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade, que tem quatro mil e quinhentos sócios, e ninguém tem apoio do governo. Só nos procuram nas eleições, na hora de votar”, afirmou Nascimento, com o assentimento dos vereadores Antonio Venâncio (PR) e Marcelo Vilar (PTB).

Para a liderança de Conde, Wilson Martins, o PT é árvore que não dá mais fruto. “Estamos cansados de tantos desmandos na Bahia”, criticou, ao lado do ex-prefeito José Vieira Leite do Carmo e dos líderes Zezé Lins, Antonio Carlos Batista e Geraldo Faria. “A Bahia está precisando de gente que saiba e goste de trabalhar. Souto é sério e dinâmico. E Geddel será um grande representante do povo no Senado”, assinalou o ex-prefeito de Jitaúna, Edísio, acompanhado dos vereadores Chico, Carlito e Anselmo. “A Bahia precisa de renovação”, disse a liderança política de Gongogi, Kaçulo (PTC), que reafirmou o apoio à chapa oposicionista junto com os vereadores Adriano Mendonça (PHC), Moisés Jesus da Silva (PP) e Neto Quirino (PT do B). “Acredito na política acolhedora de Souto, que prioriza o progresso e valoriza as potencialidades regionais, trabalhando para superar as dificuldades de cada localidade”, afirmou o também vereador Beto Leite (PC do B).

Segundo o vereador de Ubaitaba, Binho Bonifácio (PDT), a comparação da Bahia de hoje com a de oito anos atrás só faz crescer a vontade do retorno de Paulo Souto ao governo. “Sentíamos, na época de Souto, que a Bahia andava nos trilhos”, disse, ao lado da vereadora Suca Carneiro (DEM) e da liderança Jailton Araújo. “Tenho afinidade com políticos que trabalham”, frisou o vereador de Ituaçu, Sinvaldinho (PR), diante dos colegas de Câmara, Dr. Augusto (PR) e Adenilton Teixeira (PSD), ao justificar o apoio dado a Souto e Geddel. A secretária de Finanças de Itamaraju, Lucilene Curvelo, ex-militante do PT, também aproveitou para reafirmar seu apoio a Paulo Souto e Geddel. “Sei que estou ao lado do melhor projeto para fortalecer a Bahia, retomando o crescimento do nosso estado e atendendo às necessidades do povo baiano”, informou, destacando que decidiu abandonar o antigo partido, após 18 anos de dedicação, porque não aceitava as contradições e as distorções existentes entre o discurso e a prática política do PT.

Ascom DEM BA Foto: Valter Pontes
Variadas
02 de Setembro / 2014 às 15:00 | 1 Comentário

A Secretaria de Cidadania através da Secretaria Executiva da Mulher realiza dia 05/09 (sexta-feira), das 08h as 12h, no Auditório do SEBRAE / Centro de Convenções programação alusiva ao dia da visibilidade lésbica. A data é séria e fala de combate a toda espécie de preconceito de gênero, da luta contra a discriminação e a opressão. Vários eventos estão acontecendo pelo Brasil para discutir políticas de direitos humanos, fortalecer a promoção de igualdade e a valorização da diversidade. 

O evento visa divulgar os direitos como também repudiar os atos homofóbicos e preconceituosos que acontecem na cidade. A programação conta com o apoio da Associação Movimento da Parada da Diversidade Sexual. "Estaremos atentos a qualquer gesto de homofobia, tanto na sociedade como em redes sociais na internet, esclarecer e buscar justiça para essas atitudes" disse o Presidente da Associação Alzyr Saadehr. 

O 1º Seminário Nacional de Lésbicas, organizado em 1996 pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro (Colerj), teve um resultado simbólico: a letra L, de lésbicas, passou a fazer parte da sigla LGBT, firmando o compromisso do movimento homossexual com a pauta das lésbica. Programação de evento

Sessão de cinema / palestra 

tema: "visibilidade, participação política e espaço de poder" 

Data: 05/09 local: auditório do SEBRAE centro de convenções Petrolina/Pe horário: 08:00h 

08:00hs – acolhida Alzyr Antônio de Sá Brasileiro Diretor de Cultura 

08:10 – Sessão de cinema com o filme " flores raras" 

10:10 – Coffee break 

10:25 – fala: Paula da luz Galvão Profª. De Sociologia – Univasf tema: visibilidade e poder 

11:05 – fala: Drª roseane de souza farias secretária executiva da mulher tema: participação política 

11:15 – debate 

12:00 - agradecimentos (encerramento) Célia Regina Carvalho Secretária Municipal de Cidadania 

Texto cauby fernandes/ascom

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
02 de Setembro / 2014 às 14:33 | Nenhum Comentário

Durante os dias 18 e 21 de setembro, a I Feira do Livro do Vale do São Francisco movimentará a cidade de Petrolina com uma variada estrutura e diversas atividades, segundo a organização do evento, que tem como foco a construção de personagens entre os autores brasileiros. Realizada pela Secretaria de Educação de Prefeitura e pela Cia. de Eventos, a iniciativa agregará ambientes diferenciados e uma programação variada para crianças e adultos que poderão conferir exposição e venda de livros e acompanhar lançamentos e autógrafos de obras. “Nesta 1ª Feira do Livro do Vale do São Francisco, que acontece de 18 a 21 de setembro, a ideia foi focar um pouco na relação entre o escritor e a criatura. Vamos abordar o que muitos escritores criam quando criam um personagem, e este é um dos focos desta semente que estamos plantando nesta primeira edição do evento em Petrolina”, destaca o seu curador Schneider Carppeggiani.

O evento acontecerá no Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções Nilo Coelho, sempre das 15h às 21h, com apoio da Petrobrás, Sesi e Sebrae-PE, que organiza com os realizadores um espaço para painéis de debates sobre literatura e produção editorial para os interessados em se aprofundar neste segmento cultural. Inclusive, na programação haverá palestras e mesas redondas e lançamento de projetos de novos realizadores pernambucanos e em especial da região, selecionados pelo escritor Bruno Liberal, vencedor do Prêmio Pernambuco de Literatura com o livro de contos “Olho morto amarelo” pela CEPE. “Contaremos com a presença de alguns dos principais escritores brasileiros em atividade”, ressalta o jornalista.

Para seleção dos trabalhos a serem apresentados na I Feira do Livro do Vale do São Francisco podem se inscrever todos os escritores que tenham interesse em lançar ou relançar seu livro ao público. Para isto, basta entrar no site do evento (http://www.feiradolivropetrolina.com.br/), esse cadastrar na aba inscrição de obras, preenchendo o formulário com nome, endereço, email, telefone, título da obra e resumo. Serão selecionadas 24 obras e os escolhidos terão direito a uma hora na plataforma de lançamentos.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
02 de Setembro / 2014 às 14:00 | Nenhum Comentário

Ocorreu nesta segunda-feira, 1º de setembro, reunião do Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF CODEVASF JUAZEIRO) com o conselho do Distrito de Irrigação de Mandacaru (DIMAND). Participaram do encontro o Presidente do SINPAF, João Coimbra Neto, o vice-presidente, Hercules Silva de Moraes, o presidente do conselho do DINAMD, Deusival Saraiva, os conselheiros José Sá e Pedro Bernardino, além do gestor Wanderlan Quezado. Considerando a recente filiação dos empregados do DIMAND ao SINPAF, nesta primeira reunião solicitada pelo sindicato foram abordados diversos itens, como a adequação funcional e salarial dos empregados, a concessão de diversos benefícios (vale refeição, anuenio, etc), questões relacionadas a periculosidade e insalubridade, além dos benefícios relacionados a Lei nº 12.997, de 18 junho de 2014 (que acrescenta § 4o ao art. 193 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, para considerar perigosas as atividades de trabalhador em motocicleta), entre outros benefícios. Ficou acordada uma próxima reunião para outubro. “A reunião ocorreu em um clima de excelente cordialidade, o que favorece as negociações e os futuros benefícios, tanto para o DIMAND quanto para os trabalhadores”, assevera o presidente do SINPAF CODEVASF Juazeiro, João Coimbra Neto.

Variadas
02 de Setembro / 2014 às 13:30 | Nenhum Comentário

Rosinéia Oliveira e  Roosevelt Duarte 

Com o objetivo de reduzir o índice de morte por acidentes de motos na comunidade de Maniçoba, em Juazeiro, o Conselho de Criança e Adolescente junto com o Conselho da Juventude estão desenvolvendo o Projeto Juventude Viva, uma ação educativa cujo objetivo é discutir e integrar com a comunidade sobre a temática.

“Juazeiro está no ranking nacional como a cidade em que os jovens, entre 14 e 29 anos, perdem a vida facilmente, combinando álcool e direção perigosa. Há informações em Maniçoba de jovens que perderam a vida, e depoimentos de pessoas que se acidentaram e tiveram sequelas graves. Nosso objetivo é trazer essa discussão para a comunidade. As programações começaram nas escolas, e serão feitas com os pais também. Não é uma questão meramente  do adolescente, envolve também a família”, explicou Roosevelt Duarte, da Assessoria de Articulação Interinstitucional de Juazeiro, um dos responsáveis pela implantação do Projeto ao radialista Geraldo José na Transamérica FM.

Para Rosinéia Oliveira, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, nesta primeira etapa foram realizadas ações educativas com apoio de entidades, na tentativa de sensibilizar a comunidade e resulte na diminuição do índices.

“Esse problema chegou até o Conselho, e não podíamos deixar passar. Articulamos com as entidades e conversamos com alguns comunitários de Maniçoba e com diretores das escolas. Fizemos reuniões com a comunidade e nas escolas, para informar a programação de atividades, que resultou em um apitaço para chamar a atenção. Dentro da programação, realizamos um cinemateca para os jovens, com filmes educativos, e oficinas. Esperamos que possa trazer bons resultados. Queremos salvar as vidas, estamos fazendo a nossa parte”, contou, a presidente.

Nessa primeira fase, o projeto recebeu o apoio da Polícia Militar, Detran, CSTT, Seduc, Guarda Municipal, Samu, Dires e Conselhos Municipais de Juazeiro.

Da redação, Itamara Costa
Variadas
02 de Setembro / 2014 às 13:00 | Nenhum Comentário

O leitor do Blog e usuário do SAAE, Cristian, enviou e-mail à nossa redação solicitando que o Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Juazeiro envie uma equipe à rua Floriano Peixoto, número 103, onde um esgoto encontra-se estourado há vários dias. Ela alega que já ligou para a autarquia municipal “e a atendente fala que vai passa para o carro que já está na rua e nada mais, só funciona quando solicito em seu programa. Geraldo os moradores é que estão tentando resolver”, concluiu.

Policial
02 de Setembro / 2014 às 12:15 | 1 Comentário

O Blog recebeu na manhã desta terça-feira (02) a informação de que o funcionário do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Juazeiro), Antônio Danilo, de 34 anos, foi assassinado com vários disparos de arma de fogo no bairro Sol Levante.

De imediato, a nossa reportagem manteve contato com a Assessoria de Imprensa da Autarquia Municipal que confirmou o ocorrido. Antônio Danilo faz parte da equipe de corte e religações do SAAE e estava de serviço na hora em que foi executado.

A polícia está investigando se o autor ou autores do homicídio teriam agido por vingança ou em razão da ação da equipe de cortes do SAAE no bairro Sol Levante. Danilo estava acompanhado de vários colegas da equipe do SAAE, mas só ele foi atingido.

Imagem ilustrativa da Internet

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage