Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Política
18 de Dezembro / 2014 às 07:07 | Nenhum Comentário

A Prefeitura de Petrolina efetua nesta sexta-feira (19) o pagamento dos salários dos servidores públicos municipais referentes ao mês de Novembro juntamente com a segunda parcela do décimo terceiro salário. O pagamento dentro do mês vigente faz parte das ações de valorização do funcionalismo executadas pela administração do prefeito Julio Lossio. A data também está contida no calendário anual de pagamento dos servidores do município de Petrolina.

O calendário é uma iniciativa da administração municipal que visa beneficiar os funcionários públicos Petrolinenses, auxiliá-los em suas programações financeiras e contribuir, ainda, com a movimentação da economia da cidade. Nele constam, além das parcelas do 13º salário, os dias exatos de cada mês nos quais os funcionários tiveram, ao longo deste ano, os seus vencimentos depositados em suas respectivas contas bancárias, pagamento este que, desde do inicio da gestão do Prefeito julio Lossio, é feito rigorosamente em dia e sempre dentro do mês vigente.

Dessa forma, os servidores municipais poderão programar com tranquilidade seus orçamentos para as datas festivas de Natal e Réveillon. Além disso, a economia local ganha com o pagamento do décimo terceiro antes do Natal somado ao salário do mês. A ação é resultado do planejamento executado pela Prefeitura e ainda da valorização do servidor.

Janaina Paiva Foto: Arquivo Ascom/PMP
Política
18 de Dezembro / 2014 às 06:31 | Nenhum Comentário

A alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide na gasolina sofrerá aumento de 3% a partir de abril de 2015. O projeto, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado na Assembleia Legislativa no início da noite desta quarta-feira (17/12), com votos contra da oposição. “Votei contra esse projeto, pois quero estar com a consciência tranquila, de que não coloquei nesse aumento as minhas impressões digitais”, afirmou o deputado estadual Carlos Geilson (PTN).

Após o governador sancionar esse aumento, a alíquota do ICMS vai subir de 27% para 30%, e a Bahia será, juntamente com o Rio de Janeiro, o estado que mais tributa no país. Atualmente de cada litro de gasolina comprado, 0,85 centavos é de ICMS. “O povo da Bahia não suporta mais tanto imposto, a carga tributária é perversa. Senhor Rui Costa, em sua campanha era pregado que a Bahia desfrutava de saúde financeira, mas não é isso que estamos percebendo. Não é isso que estamos sentindo no bolso. A máscara caiu, esse aumento é a verdadeira prova do buraco que se criou nas contas do Estado”, criticou.

Segundo Geilson, o aumento dos combustíveis resulta num efeito cascata, atinge dos mais favorecidos aos mais carentes. Ele ainda protestou sobre a forma de encaminhamento do projeto ao plenário. “Um projeto dessa importância não pode chegar ao plenário sem passar pelas comissões. De que adianta o funcionamento das comissões, se o governador faz pouco caso delas e joga os projetos diretamente para o plenário, sem que sejam discutidos?”, questionou o deputado.

Ascom Dep. Carlos Geilson
Política
18 de Dezembro / 2014 às 06:00 | Nenhum Comentário

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove nesta quinta-feira, dia 18, um Grande Expediente Especial para discutir a Revitalização e Preservação do Rio São Francisco. O debate tem como autor o deputado estadual Odacy Amorim, do PT/PE. A reunião começa a partir das 10h, no plenário principal da Assembleia que fica no Palácio Joaquim Nabuco.

Odacy convidou representantes de órgãos, do poder público, instituições, ambientalistas, entre outras autoridades, para a discussão que foi proposta pelo parlamentar quando de sua presença numa audiência pública sobre o mesmo tema realizada na Câmara de Vereadores de Petrolina, no sertão do São Francisco. A audiência promovida no mês passado foi de autoria do vereador José Batista da Gama (PDT).

“Convocamos o debate para a Assembleia por entender que a preservação do rio São Francisco, uma das maiores riquezas do nosso estado, deve ser tratada por todos os pernambucanos. Vamos apresentar ações já em execução e buscar novas saídas para a proteção e revitalização do nosso Velho Chico”, justificou Odacy Amorim.

Já confirmaram presenças neste Grande Expediente Especial o diretor-presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente de Petrolina (AMMA), Gleidson Castro que representará o prefeito da cidade, Júlio Lóssio, do PMDB; o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares e os representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Pernambuco, Marcelo Teixeira, responsável pelo escritório do órgão no Recife, e Elijalma Augusto Beserra, gerente regional de revitalização de bacias do rio São Francisco que estará representando na discussão o presidente da Codevasf, Elmo Vaz e o superintendente do órgão no estado, João Bosco Lacerda de Alencar.

Ascom Dep. Odacy Amorim Foto: divulgação/Alepe
Espaço do Leitor
17 de Dezembro / 2014 às 23:00 | Nenhum Comentário

O Natal de Senhor do Bonfim tinha um sabor bem diferente do que tentamos sentir nos dias de hoje. Claro que os tempos mudaram, a história é outra, mas não há como, os de minha geração, não lembrarmos da Missa do Galo, catedral cheia, gente da cidade e gente simples vinda do interior, nas rodas do eterno trem da grota... Da “feira-chic”, com as cestinhas de castanha;  os refrescos coloridos em garrafas de refrigerante Fratelli-vita;  as mesas de doces, as casinhas do preá e o sonho de ganhar prêmios... O Papai-Noel do velho Mourão, no Beco do Bazar; os Armarinhos brilhantes e convidativos do Ferreirinha... A loja diferenciada “Variedades”, de Sr. Coconio e Dona Florzinha... Sem esquecermos, é claro, as seguidas sessões de cinema, sempre a repetirem o mesmo filme, cada natal, e sempre a quebrar no meio da projeção...

Mas quero referir-me de forma especial ao saudoso homem de teatro Professor Fernando Dantas, que nos encantou vários natais com o seu “O Natal do Pobrezinho”. Nós, crianças pobres, nos misturávamos ao personagem da peça, e não sabíamos se chorávamos ou se ríamos ao ver os nossos dramas retomados pela arte, no auditório do outrora bem cuidado Colégio Maristas.

Este sentimento de nostalgia, que me fala de um menino, filho de um carteiro do antigo Departamento de Correios e Telégrafos (DCT), que passava longa hora diante da vitrine de Sr. Cocônio, sonhando com uma galinha de plástico amarela, que se comprimida, colocava três ovos bem alvos. E que a cada natal regressava para casa, na esperança de que Papai Noel levasse a tal ave plástica ao sapato colocado na janela, do lado de fora, “para não dar muito trabalho a Papai Noel”. Ledo engano, tristes esperas... Era na verdade o “Natal do Pobrezinho”.

Esta sensação de passado ainda não resolvido, levou-me á agência local dos Correios, em busca das cartas que as crianças sempre enviam para Papai Noel. Postei-me a um canto, e lágrimas teimosas corriam em minha face diante de singelos pedidos: “Papai Noel, eu quero um carrinho...”  “Papai Noel, não se esqueça de mim, eu quero uma boneca da estrela”; “Papai Noel, eu queria ganhar uma boneca”. E, acreditem: “Papai Noel, eu quero ganhar um pannetone”.

Minha primeira tentação foi levar tudo pra casa e atender aos pedidos que vieram do Alto da Maravilha, da Rua José Coelho na Olaria, do Bonfim III, do Buriá. Contive-me e trouxe comigo quatro cartas, todas da mesma família, pensando com os meus botões: “Vai que alguém atende uma criança desta e as outras irmãs ou irmãos nada recebem... Seria terrível!” Assim, fiz meu compromisso com as crianças de uma mesma casa.

Mas o natal está chegando e antes do dia 23, o carteiro irá entregar os nossos presentes em alguns endereços de nossos bairros.  Mas hoje mesmo vi que lá continuam ainda algumas cartas, à espera do Papai Noel. Quem sabe você  que diante do presépio cantará “Noite feliz, Noite feliz...” poderá de fato tornar feliz a noite de natal de um pobrezinho? – Nossa agência dos correios nos aguarda! E nossas crianças também!

Paulo Machado - Senhor do Bonfim, 17-12-2014

Política
17 de Dezembro / 2014 às 22:30 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Cidadania de Petrolina através da Central de Cursos - Secretaria Executiva de Juventude e Qualificação profissional em Petrolina está oferecendo 99 vagas para 05 cursos técnicos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). As inscrições para os cursos estarão abertas até dia 21 de dezembro/2014. As pré-inscrições podem ser feitas no Parque Josefa Coelho no espaço Petrolina Cidadã, das 8h às 13h. 

Confira a documentação necessária: *CPF; *RG; *NÚMERO DO NIS INDIVIDUAL; *COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA; *COMPROVANTE DE ESCOLARIDADE(FICHA 18 OU 19/DECLARAÇÃO QUE ESTÁ CURSANDO). (ORIGINAIS PARA A PRÉ-MATRÍCULA; XEROX + FOTO PARA CONFIRMAÇÃO DA MATRÍCULA NA UNIDADE OFERTANTE. Para maiores informações sobre os cursos o telefone é o 3862-9153 ramal 03.

Ascom Petrolina
Informativos
17 de Dezembro / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC) de Juazeiro anuncia à comunidade juazeirense que as matrículas para o novo ano letivo terá inicio no próximo dia 22, encerrando dia 31 de dezembro, para alunos da casa. De 8 a 9 de janeiro será a vez dos novos alunos. Os responsáveis deverão comparecer às unidades de ensino portando duas fotos 3x4, comprovante de residência, certidão de nascimento e, havendo a necessidade de transferência, histórico escolar, além de xerox do cartão de vacina para crianças de até cinco anos.

De acordo com a Superintendência de Gestão do município, a disponibilidade de matrículas para o ano de 2015 foi ampliada em virtude da inauguração de sete novas creches, além das reformas, ampliações e climatizações de outras escolas. "Quem tiver dificuldade de achar vaga, pode procurar o núcleo de inspeção da SEDUC no número (74) 3612-3354", completa a Superintendente, Lucinete Alves.

Ascom SEDUC
Política
17 de Dezembro / 2014 às 21:30 | 1 Comentário

O deputado federal eleito e ex-prefeito de Mata de São João João Gualberto (PSDB) responde na justiça a um pedido de cassação do registro e do diploma após a Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia (PRE-BA) ajuizar ação contra o tucano, o atual prefeito de Mata de São João, Otávio Oliveira, e o então candidato a deputado estadual Fernando Pereira.

Segundo a PRE-BA, dez veículos alugados pela prefeitura foram flagrados com plotagem de propagandas eleitorais de João Gualberto e Pereira. Dos dez automóveis, averiguou-se que ao menos oito eram abastecidos com recursos municipais e um servia, também, como carro de som, de acordo com a procuradoria. De acordo com o procurador eleitoral auxiliar André Batista, autor da representação, o prefeito valeu-se do controle da Prefeitura Municipal de Mata de São João para promover a candidatura dos outros dois representados.

Do BN
Variadas
17 de Dezembro / 2014 às 21:00 | 1 Comentário

Na noite desta terça-feira (16) a população juazeirense usuária do transporte público foi pega de surpresa com um cartaz indicando o aumento de R$ 0,25 na tarifa de ônibus, um reajuste de 10,5%, passando de R$ 2,35 para R$ 2,60 na área urbana, e de R$ 2,80 para R$ 3,20 para o Rodeadouro e o Jardim Primavera. Na tarde desta quarta-feira (17), integrantes dos movimentos: União da Juventude Socialista (UJS); Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e Conselho Municipal da Juventude de Juazeiro participaram do Programa Geraldo José, na Rádio Transamérica FM, e protestaram contra a medida.

“A gente quer saber cadê a concessão pública? Aproveitou o período de férias para fazer esse aumento. Nenhum trabalhador teve 10% de aumento salarial. É abusivo. Lembrando ainda que em junho de 2013 o município desonerou o valor da tarifa, reduzindo em R$ 0,15 e abrindo mão de impostos para beneficiar a população, e eles colocaram esse aumento”, ressaltou o presidente do Conselho Municipal de Juventude Orlando Freire

Os representantes das entidades sociais solicitaram uma audiência na Vara da Fazenda Pública para tratar do assunto e informar ao juiz, que concedeu a liminar, a real situação da frota de ônibus de Juazeiro. “Vamos até Vara da Fazenda para uma audiência com o juiz, para passar a visão da sociedade. Temos a percepção que os ônibus estão velhos, com 15 anos na frota, sem segurança e sem conforto e com uma tarifa cara”, completou.

O presidente da UJS, José Manoel disse que a as entidades estão se mobilizando para recorrer desta decisão. “Fomos pegos de surpresa e isso mobiliza a sociedade contra o aumento. Repudiamos essa atitude e apoiamos a iniciativa do governo municipal e a Procuradoria de Juazeiro que pediu a suspensão da liminar”.

Lembrando que apenas nove capitais brasileiras tem a tarifa de ônibus maior que a de Juazeiro. São elas: Salvador, Goiânia, Belo Horizonte, Manaus, Cuiabá, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Na tarde desta quarta-feira, as entidades se reuniram no Terminal de ônibus de Juazeiro para debater o assunto e mobilizar a população.

Da redação, Itamara Costa Imagem de arquivo
Política
17 de Dezembro / 2014 às 20:25 | 1 Comentário

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) aumentos salariais para a presidente da República, ministros de Estado, parlamentares, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e o procurador-geral da República (PGR), em 2015. Os projetos ainda precisam passar por votação no Senado Federal. Pelos textos chancelados pela Câmara, o salário da presidente Dilma Rousseff e de ministros do governo será de R$ 30,9 mil, enquanto senadores, deputados, magistrados do STF e o procurador-geral receberão R$ 33,7 mil por mês. Atualmente, o presidente da República recebe o mesmo subsídio dos parlamentares (R$ 26,7 mil) e menos que ministros da Suprema Corte, cuja remuneração é de R$ 29,4 mil.

Portanto, a partir do ano que vem Dilma passará a receber menos que um deputado federal. Os reajustes salariais do STF e do procurador-geral estão previstos em dois projetos de lei que seguirão para sanção presidencial depois de aprovados pelo Senado. Os aumentos para parlamentares, presidente da República e ministros de Estado estão em dois projetos de decreto legislativo que serão promulgados pelo presidente do Congresso depois de aprovados pelo Senado. Durante a votação, o único a discursar na tribuna contra os aumentos salariais foi o deputado Glauber Braga (PSB-RJ).  “Não houve uma defesa de corte de gastos? Os parlamentares que fizeram essa defesa têm agora a oportunidade de dar exemplo. Terão oportunidade de fazer isso com os próprios rendimentos”, disse.

Um parlamentar chegou a gritar no meio do plenário: “Quem não quiser o aumento, devolve”. Os demais deputados não se manifestaram na tribuna sobre os reajustes. O acordo sobre os valores foi negociado pelo presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), diretamente com Executivo, Judiciário e Ministério Público, em reuniões com Aloizio Mercadante (ministro da Casa Civil), Ricardo Berzoini (ministro de Relações Institucionais), Ricardo Lewandowski (presidente do STF) e Rodrigo Janot (procurador-geral da República). Nesta terça (16), o acerto foi chancelado em reunião de líderes partidários na Câmara.

G1 Imagem da Internet
Variadas
17 de Dezembro / 2014 às 20:03 | Nenhum Comentário

Show pelo Vozes do Brasil será realizado no Centro de Cultura João Gilberto, com ingressos a R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)

Após ter o show adiado devido ao cancelamento do voo que o traria a Juazeiro no dia 28 de novembro, Oswaldo Montenegro se apresenta em Juazeiro, nesta quinta-feira (18), a partir das 22h pelo projeto Vozes do Brasil. Quem abre a noite é o cantor Valtinho. Empunhando a viola de 12, de 6 e piano, Oswaldo Montenegro sobe ao palco para encantar os fãs de Juazeiro e região com seu show “Canção Nua. O projeto foi criado para a internet, mas o sucesso foi tão grande que virou show. No repertório, não faltarão clássicos como “Metade”, “Bandolins” e “Lua e Flor”. A turnê Vozes do Brasil encerra a turnê 2014. O projeto passou por Salvador, Alagoinhas, Vitória da Conquista, Ilhéus e Porto Seguro. O show acontece no Centro de Cultura João Gilberto, com ingressos a R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).

Projeto Vozes do Brasil em Juazeiro
Shows: 18 de dezembro – Valtinho e Oswaldo Montenegro
Horário: 22h
Local: Centro de Cultura João Gilberto
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Vendas: No local do evento

Variadas
17 de Dezembro / 2014 às 19:23 | Nenhum Comentário

Em mensagem ao Blog via whatsapp o comerciante Cleisson Dantas reclama do abandono do bairro Piranga II. “Veja Geraldo, como estão as ruas do bairro! Isso não é água de chuva não, é esgoto em frente a um mercadinho do qual eu sou proprietário” declarou Cleisson.

Variadas
17 de Dezembro / 2014 às 18:48 | 3 Comentários

NOTA DE PESAR

Com profundo pesar e tristeza que a Direção e toda a comunidade acadêmica do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, lamenta o falecimento do estudante do curso de Engenharia Agronômica Saullo André de Souza Leite Melo, ocorrido na manhã desta quarta-feira, dia 17 de dezembro de 2014. Toda a comunidade acadêmica comovida e enlutada se solidariza, estendendo o seu apoio a toda a família e amigos neste momento de dor. O velório está acontecendo na Primeira Igreja Presbiteriana do Bairro Santo Antônio do município, localizada na Rua Paulo Souto, nº 22, em Juazeiro, Bahia.

Saullo André de Souza Leite Melo nasceu em 1993, na cidade de Serra Talhada (PE). Desde 2012 era estudante do curso de Engenharia Agronômica na UNEB de Juazeiro, onde teve importante participação como aluno bolsista no Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (Caerdes) da UNEB. Atuava em um projeto de extensão do DTCS que desenvolve atividades pedagógicas em instituições de ensino de Juazeiro e região com o objetivo de tornar mais acessível as leis de proteção ao meio ambiente.No âmbito da pesquisa, colaborou com a execução de estudos feitos com produções orgânicas. (Mensagem encaminhada pelo Núcleo de Assessoria de Comunicação Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais Universidade do Estado da Bahia)

Política
17 de Dezembro / 2014 às 18:25 | Nenhum Comentário

As contas do prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos Pereira, referentes ao exercício de 2013, foram aprovadas com ressalvas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta quarta-feira (17/12), com imputação de multa no valor de R$ 10 mil e restituição aos cofres municipais de R$ 52.743,29, com recursos pessoais, pela não comprovação da publicação de matéria institucional e pagamento de subsídios a maior a secretários municipais.

O conselheiro Mário Negromonte, relator do processo, determinou a realização de auditoria rigorosa na contratação de funcionários temporários do município, para que se apure eventuais irregularidades praticadas, inclusive, a ausência de prévio processo seletivo simplificado para a contratação de servidores por tempo determinado, que envolve o expressivo montante de R$ 52.743.432,54.

No exercício, a receita arrecadada alcançou a quantia de R$ 204.476.759,33, superando a previsão orçamentária de R$ 203.000.000,00, e as despesas realizadas importaram em R$ 204.327.867,63, resultando em superávit de R$ 148.891,70. O relatório técnico ressaltou apenas a ausência de remessa pelo Sistema SIGA de dados e informações da gestão pública municipal e o não envio de contratos de prestação de serviços ao TCM, prejudicando a análise da matéria. Cabe recurso da decisão.

Do TCM
Variadas
17 de Dezembro / 2014 às 18:00 | Nenhum Comentário

Agora ex-aluno da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Sandro Marques de Carvalho tem motivo de sobra para comemorar: além de concluir o curso de Ciência da Computação, o estudante e servidor público foi aprovado na seleção de Mestrado Profissional em Ciência da Computação pelo Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Neste semestre, Sandro é o terceiro aluno da Facape a ser aprovado em uma pós-graduação stricto sensu ainda na faculdade – os outros dois são do curso de Economia. O processo seletivo da UFPE foi composto por duas etapas: pré-projeto/defesa da proposta e avaliação curricular. Sandro, que concluiu o curso no último mês, ainda sonha mais alto.

“Não quero parar de estudar mesmo após a conclusão do mestrado. A ideia é aprimorar meus conhecimentos e ir para a sala de aula agora como professor”, disse. Para ele, os docentes da Facape se tornaram uma referência. “Além de enriquecer as aulas, o professor mestre, doutor ou PHD, é uma espécie de espelho para seus alunos. Assim aconteceu durante todos os anos em que estive na Facape”, destacou.

E as conquistas também se deram ao longo de sua vida acadêmica. Ainda no primeiro período, o estudante foi aprovado em 1º lugar no concurso público do IF Sertão-PE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano) para o cargo de técnico em Tecnologia da Informação (TI). Sandro também apresentou artigos em eventos nacionais e ganhou o prêmio Professor Ênio Márcio de Talentos como melhor aluno do curso de Ciência da Computação da Facape. Agora, de malas prontas para o mestrado, ele comemora. “Foi o melhor presente de fim de ano”, ressaltou.

Ascom Facape
Policial
17 de Dezembro / 2014 às 17:34 | 6 Comentários

A comandante da Guarda Municipal de Juazeiro, Josilene Lins, informou na tarde desta quarta-feira (17), que a Guarda atuou preventivamente para proteger o patrimônio público e impedir a tentativa de invasão ao Paço Municipal. A confusão começou após manifesto dos ambulantes da área bancária, na manhã desta quarta-feira. Segundo Josilene, os manifestante enfrentaram os guardas.

“A Guarda Municipal está atuando para defender o patrimônio público. A partir do momento de uma manifestação desordeira, não respeitando o espaço público e querendo invadir o Paço Municipal, a guarda atuou preventivamente, fez seu papel, mesmo assim não respeitaram a presença da guarda e tentaram invadir o Paço, e a guarda teve que agir preventivamente”, disse, por telefone, ao radialista Geraldo José na Rádio Transamérica FM.

A comandante confirmou que houve o uso do spray de pimenta para tentar conter os manifestantes na tentativa de invasão. “Temos as câmeras do vídeo monitoramento que filmou toda a ação. Houve confronto e acidentalmente aconteceu o fato. Não teve nenhuma atitude ilegal ou imoral”, concluiu.

O fato foi registrado na Delegacia de Polícia.

Ambulante nega tentativa de invasão

Ao final do pronunciamento da comandante da Guarda Municipal durante o Programa Geraldo José, um ambulante chamado Marcos rebateu a informação e negou a tentativa de invasão ao Paço.

“Nada disso que foi dito é verdade. A gente estava do lado dos bancos quando eles vieram para agredir a gente, em momento algum tentamos invadir o patrimônio público. A guarda municipal nos agrediu e tem gente machucada. Temos um vídeo que prova isso. Estamos na Delegacia para prestar queixa”, disse o ambulante.

Da redação, Itamara Costa
Política
17 de Dezembro / 2014 às 17:00 | Nenhum Comentário
 
Os beneficiários do Residencial Nova Petrolina assinaram nesta terça – feira,  (16) contratos dos imóveis.  Das 1.200 mil  famílias contempladas com a moradia do programa Minha Casa, Minha Vida, 600 foram atendidas. Nesta quarta-feira (17) as outras 600 famílias foram atendidas no Pavilhão de Eventos do Centro de Convenções. A Secretaria Extraordinária de Habitação e representantes do Banco do Brasil  reuniram essas famílias, a fim de esclarecer as normas do programa, bem como critérios de seleção e valores do financiamento. 
 
O Secretario de Habitação, Edinaldo Lima, relatou a importância do planejamento do governo municipal, que de forma contínua vem priorizando ações voltadas à habitação, a fim de amenizar o déficit habitacional do município. O prefeito Julio Lossio, parabenizou as famílias contempladas, enfatizando a importância do programa para que as pessoas tenham uma moradia digna. O chefe do executivo  disse que novos projetos e investimentos nesta área deverão continuar acontecendo. “É para isso que trabalhamos e continuaremos para que mais famílias tenham esta oportunidade de moradia com dignidade.” Finalizou.
Janaina Paiva Foto: Gilson Pereira ASCOM/PMP
Informativos
17 de Dezembro / 2014 às 16:28 | Nenhum Comentário

Variadas
17 de Dezembro / 2014 às 16:00 | 1 Comentário
 
A Articulação Popular São Francisco Vivo protocolou, no dia 4 de dezembro, uma carta direcionada à presidenta da República, Dilma Rousseff, solicitando a retomada do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, bem como a suspensão de novas atividades ao longo do leito do Rio.
 
Na carta, a SFVivo diz: “solicitamos de V. Ex.a apoio para a Moratória São Francisco Vivo e suas postulações e a retomada do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, aperfeiçoando-o com participação das entidades sociais afins e dando lhe prioridade sobre outros investimentos públicos federais na Bacia”.
 
De acordo com o gabinete da presidência, a carta foi encaminhada aos Ministérios de Minas e Energia e da Integração Nacional, no dia 8 de dezembro.
 
Política
17 de Dezembro / 2014 às 15:30 | Nenhum Comentário

O deputado estadual Carlos Gaban (DEM) recebeu na tarde desta terça-feira (16), o prêmio de “Parlamentar Destaque de 2014”. A premiação é dada pelo Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa da Bahia, cuja função é eleger quatro deputados que mais se destacaram durante o ano. A cerimônia aconteceu no saguão Nestor Duarte, na Alba, às 17h30. 

Considerado uma voz marcante da oposição, e sempre atuante no plenário, o deputado defendeu projetos com iniciativas importantes durante seu mandato; entre eles, a cobrança de ações do governo em diversas situações, como a intervenção no Hospital Espanhol, a alteração da LOB (Lei de Organização Básica da Polícia Militar) e a prestação de contas sobre irregularidades da Sesab (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia).

“Agradeço imensamente a todos que me apoiaram até aqui. Sinto-me lisonjeado pelo reconhecimento da imprensa que cobre a Assembleia. Tenho certeza de que encerro o meu mandato com responsabilidade e que realizei uma oposição consciente. Ressalto ainda, que, em algumas oportunidades, contribui para que o governo do estado desse bom andamento a atual gestão”, concluiu o parlamentar.

Fonte: Ascom do deputado Carlos Gaban (DEM) | Foto: Nathalia Cazuquel
Variadas
17 de Dezembro / 2014 às 15:07 | 5 Comentários

Diante do comunicado oficial dos blocos da ABTJ (Batata, Rural, Amigos & Cia, Pimentinha...) de não participar do Carnaval 2015, o blog foi atrás do coordenador do evento, Samuel Moraes, para saber como a Prefeitura recebeu a notícia.

De acordo com Samuel, "a desistência dos blocos da ABTJ estimulou a procura por parte de blocos alternativos e até mesmo o surgimento de novos blocos. São agremiações formadas por classes trabalhadoras, estudantes e outros segmentos sociais. As atrações da prefeitura estão garantidas e toda a programação será divulgada até o final do ano". disse ele.

Ainda segundo o coordenador, tudo foi feito para que o carnaval fosse realizado como todos os anos: "Fizemos de tudo para que os blocos saíssem, e não escondemos nossa surpresa com a decisão tomada. Entendemos a dificuldade que este segmento empresarial vem enfrentando, mas o carnaval foi pensado para beneficiar a todos, e não apenas a um grupo privado" finalizou.

O carnaval de Juazeiro 2015 será realizado entre os dias 28 e 31 de janeiro, sendo divididos da seguinte forma: 2 dias trios na avenida e 2 dias em palco na orla nova. 

Redação Portal Zap
Policial
17 de Dezembro / 2014 às 15:00 | Nenhum Comentário

Sábado, dia 13, durante abordagens na Rua Princesa Izabel, bairro Itaberaba, foram conduzidos e apresentados na delegacia, pela prática de jogo de azar, Luciano dos Santos Bezerra, 37 anos, residente na Av. Alfa, nº 204, bairro Dom José Rodrigues, proprietário do estabelecimento e as seguintes pessoas que se encontravam no local: José Rodrigues de Melo, 51 anos, residente na Rua 01, nº 136, bairro Nova Fé; Jailson Dias da Silva, 25 anos, residente na Rua 02, nº 50, bairro Itaberaba; Valmir Soares Lopes, 39 anos, residente no Sabiá 02, Salitre; Marcelo de Sá Pereira, 24 anos, residente na Rua Imperatriz, bairro Dom Thomaz; Silas da Silva Camandaroba, 28 anos, residente na Trav. da Rua 03, nº 776, bairro Itaberaba; José Soares Rodrigues Leite, 36 anos, residente na Trav. da Rua 02, s/nº, bairro Itaberaba. Juntamente com o proprietário foram apreendidos: 01(um) globo giratório com bolas numeradas; 130 cartelas; 73 senhas e R$493,00 em espécie.

Política
17 de Dezembro / 2014 às 14:30 | Nenhum Comentário

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) usou a tribuna, nesta terça-feira (16), em Brasília, para parabenizar Paulo Câmara e Rodrigo Rollemberg pela escolha do novo secretariado. “Dentre os governadores eleitos que anunciaram ontem os seus secretários e demais membros do governo, gostaria de parabenizar dois: Paulo Câmara e Rodrigo Rollemberg que tiveram a felicidade de indicar seus secretários. A gente fica feliz em ver essa relação de pessoas competentes, trabalhadoras para que possam ajudar Rollemberg, no Distrito Federal, e Paulo Câmara em Pernambuco”, disse.

Na ocasião, Patriota desejou a todos um Feliz Natal e fez uma reflexão sobre esta data comemorativa. “Desejo a todo povo pernambucano e brasileiro um Natal muito feliz com união nas famílias, perdão, conciliação e um ótimo Ano Novo. Gostaria de terminar esse pronunciamento com a bênção da maravilhosa promessa contida no livro do grande profeta Isaías para reflexão de toda a família cristã brasileira: porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; a soberania repousa sobre seus ombros, e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz. Que Deus ilumine a todos”, concluiu.

Ascom Dep. Gonzaga Patriota
Espaço do Leitor
17 de Dezembro / 2014 às 14:00 | 1 Comentário

A associação do Icó e adjacência vêm por meio desta nota agradecer à prefeitura de Curaçá pela importância de manter as estradas vicinais do município trafegáveis, tendo em vista que havia estradas há mais de 40 anos sem manutenção.

Assina Laete Valentim (associado)

Política
17 de Dezembro / 2014 às 13:35 | Nenhum Comentário

Agentes de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro seguem durante esta semana com Mutirão de Limpeza no bairro Alto da Aliança. Os trabalhos que contam com o auxilio de uma caçamba, retroescavadeira e a mão de obra de 48 agentes, contemplam recolhimento de lixo e entulho, capinação e varrição. "O intuito dos trabalhos é promover o bem-estar da população e a conservação da área, por meio de um ambiente mais limpo", explica o gerente de Limpeza, Jorge Medrado.

Ainda de acordo com o gerente, a SESP trabalha cotidianamente com ações de Mutirão, porém um dos desafios encontrados é a falta de colaboração de parte da população, que segue a descartar o lixo em locais inapropriados e de maneira irresponsável.

“Semanalmente são recolhidas 750 toneladas de lixo e entulho em mais de 50 pontos clandestinos em todo o município. Mesmo com a realização da limpeza, os resíduos voltam a ser colocados nas avenidas, ruas e terrenos baldios. Boa parte do material espalhado é deixada pelos carroceiros que são contratados para transportar restos de construção. Esta ação pode causar muitos problemas para a população, além disso, percebemos que além da irresponsabilidade de quem joga lixo na rua, o descuido de terrenos baldios por parte dos proprietários também contribui para a formação desses pontos”, finalizou Jorge.

Por Elaine Barbosa/SESP
Variadas
17 de Dezembro / 2014 às 13:00 | 1 Comentário

Banda Desejo de Menina realizará ação solidária em Juazeiro e Petrolina

Enfim chegou o fim do ano e o clima do Natal já tomou conta de todo o mundo. As pessoas ficam mais sensibilizadas e uma atmosfera de união e paz paira sobre todos. Com os membros da Desejo de Menina não é diferente. Toda a equipe da banda, músicos, técnicos, empresários, produtores e vocalistas, estão unindo forças para realizar a ação solidária "Meu Desejo de Natal" e levar nosso abraço e carinho às famílias carentes do Vale do São Francisco.

Serão escolhidos dois bairros, os mais carentes de Juazeiro e Petrolina, onde no dia 22 de dezembro donativos serão distribuídos por todos que fazem parte da família Desejo de Menina. "Já levamos alegria com nossas músicas por todo o Brasil, agora queremos dividir com a nossa comunidade, principalmente as crianças um momento de diversão e felicidade. É um gesto gratificante e prazeroso participar de uma ação solidária tão significativa” contam Ivan Silva e Antonio Soares, empresários da banda e idealizadores da campanha "Meu Desejo de Natal".

Fãs, empresas e membros da sociedade civil podem colaborar com a campanha. As doações de alimentos não perecíveis, roupas, brinquedos e material escolar podem ser feitas nos pontos de coleta, em Petrolina: Rua do Concreto, 230 – Bairro São José Fone: (87) 3862-3612 ou (87) 9999-9999 (Júnior) e em Juazeiro-BA SOARES PNEUS Praça Pedro P.primo, 100 em frente ao Mercado Popular de Juazeiro - BA, 48904-125, (74) 3611-6893 com TELMA.

Assessoria de Imprensa – Desejo de Menina
Política
17 de Dezembro / 2014 às 12:28 | Nenhum Comentário

A Prefeitura Municipal de Jaguarari, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, iniciou as obras de construção do novo cemitério municipal, que ocupará uma área localizada próximo ao atual. Ali, serão investidos aproximadamente R$ 100 mil reais, que serão integralmente custeados por recursos próprios do município. O novo cemitério contará com 240 urnas funerárias e o espaço permitirá, futuramente, a construção de mais túmulos e uma melhor organização do local. De acordo com o Secretário de Infraestrutura, Antônio Carlos Xavier, a construção do novo cemitério se faz necessária diante do número pequeno de vagas do atual cemitério.

Ascom Jaguarari
Política
17 de Dezembro / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário

A Campanha Natal Feliz-Natal Amigo, realizada em Petrolina (Sertão do São Francisco), ganhou o reforço do deputado estadual Odacy Amorim (PT-PE). Segundo Fernando Silva, estudante universitário e um dos coordenadores do projeto, "é de fundamental importância um parlamentar como Odacy, representante da Assembleia Legislativa do nosso estado, apoiar uma causa tão justa e nobre".

Fernando parabeniza Odacy por ajudar os mais pobres de Petrolina, doando cestas básicas. "Assim as famílias terão um Natal mais feliz com os alimentos que iremos doar e assim aproveitar melhor essa data com seus familiares", ressaltou o idealizador da campanha.

Odacy parabenizou Fernando pela iniciativa e disse que sempre estará à disposição dos jovens universitários para eventos desse porte. "É nosso dever colaborar e sempre que for possível, estarei prestigiando os estudantes em gestos importantes de solidariedade destinados àqueles que mais precisam", disse o parlamentar.

Ascom Dep. Odacy Amorim
Variadas
17 de Dezembro / 2014 às 11:24 | Nenhum Comentário

Com a chegada das chuvas, aumenta o risco de acidentes com animais peçonhentos, como escorpiões e aranhas. Os escorpiões são os responsáveis pela maior ocorrência destes acidentes no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), quase metade das notificações relacionadas a acidentes com animais peçonhentos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, é devido a estes animais. O Hospital Regional de Juazeiro, o Hospital Dom Malan e a Unidade Pronto Atendimento e Atenção Especializada, em Petrolina (PE), registraram um aumento das notificações e orienta as vitimas quais os procedimentos e formas de prevenção.

No HDM foram registrados 22 atendimentos por picada de escorpião de janeiro a novembro deste ano. Segundo a enfermeira do Núcleo de Epidemiologia e Informações Hospitalares (Nepi) da Unidade, Janaina Carvalho, ao ser atacado por escorpião, o indivíduo deve ir à unidade de saúde para avaliação do grau do acidente e devido tratamento. “Alguns dos sintomas, podem ser, além da dor no local da picada, hipo ou hipertermia, náuseas, vômitos, diarreia, agitação, sonolência, confusão mental, hipertonia e tremores”, explica.

No HRJ, o Nepi notificou 25 casos de acidentes com escorpião em 2014. Nestes casos, após a vítima procurar atendimento. Segundo a enfermeira, Mariana Mendonça, após o atendimento, o profissional médico avalia da necessidade de aplicação de soro antiescorpiônico. “No momento do atendimento, é importante informar ao profissional de saúde o máximo possível de características do animal, como espécie, cor e tamanho. Se possível, o animal que provocou a picada deve ser levado ao serviço de saúde para identificação”, explica.

De abril a novembro deste ano, foram 12 atendimentos a pacientes vítimas de picada por escorpião na UPAE. Ao chegar à unidade, o paciente é atendido na classificação de risco da emergência onde é notificado e atendido pelo médico. “Para diminuir a incidência de animais peçonhentos é preciso manter limpos quintais, jardins, não acumular folhas secas, não jogar lixo em terrenos baldios, evitar a formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões, como por exemplo, obras de construção civil que possam deixar entulho, remover folhagens junto às paredes externas, muros e não realizar queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões”, ressalta a gerente de epidemiologia da UPAE, Isadora Rodrigues.

Ascom UPA24h/UPAE - Petrolina Imagem Ilustrativa da Internet
Variadas
17 de Dezembro / 2014 às 11:03 | Nenhum Comentário

O palácio da reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no bairro do Canela, em Salvador, foi ocupado por estudantes da universidade nesta terça-feira (16). A ação ocorreu, segundo os estudantes, por conta da questão da assistência estudantil, tendo como estopim o alagamento da Residência Universitária 1, localizada no Corredor da Vitória. “Após o alagamento, por causa da chuva forte de ontem [segunda-feira], nossa permanência lá ficou inviável”, relata Lucas dos Anjos, estudante de Saúde Coletiva e morador da casa. “A reitoria nos ofereceu a quadra do Centro de Esportes como alternativa até os reparos serem efetuados. Nós não aceitamos, pedimos um lugar com condições mínimas. Como eles não providenciaram, decidimos dormir na reitoria”, completa Lucas.

Nesta terça-feira, em assembleia, com a presença de estudantes de todas as residências, assistidos pela universidade, representantes de CAs e DCE, foi decidido que a reitoria ficará ocupada até pelo menos sexta-feira (19), quando há sessão do Conselho Universitário e espera-se que o assunto seja resolvido. “Além do problema da residência, a Ufba está com vários problemas na assistência estudantil, como atraso de bolsas e até cortaram a luz de uma residência na semana passada. A reitoria precisa tomar medidas e parar com esse descaso”, relata Rafael Borges, estudante de Educação Física e também morador da residência.

Os estudantes ocupados utilizarão os próximos dias para detalhar a pauta e negociar com a reitoria. “Precisamos de respostas para as questões emergenciais, mas também queremos um projeto de longo prazo para a assistência estudantil. Não dá pra ficar sempre apagando incêndio”, finaliza estudante de direito e coordenadora-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE-Ufba), Lorena Pacheco.

As informações são do DCE da Ufba
Espaço do Leitor
17 de Dezembro / 2014 às 10:30 | Nenhum Comentário

No último dia 14, o Distrito de Itamotinga viveu um momento histórico. No centro da Caatinga, embaixo de uma latada feita de palha de coco, sustentada por varas de marmeleiro e estacas de catingueira, agricultores, pecuaristas, ONGs e órgãos governamentais, reuniram-se a convite da AAFAM-CAATINGA, para discutir os problemas da região e traçar metas, objetivando amenizar e ate mesmo resolver problemas, alguns deles seculares, como falta de água, energia e ate mesmo, pasmem senhores leitores, falta de banheiro em algumas casas destes agricultores.

Neste momento ímpar, mais de 30 famílias de catingueiros estavam reunidas, alem deles, fizeram-se presentes, entidades como a Cooperativa da Cacimba do Silva (Marcio Irivan, e Adailto Almeida), alem do representante do SINTAP (Jomar Benvindo) que deram uma grande contribuição nos trabalhos, falando sobre a organização social, e as dificuldades e obstáculos que precisamos superar. Por Falar em obstáculos, vários órgãos dos governos Federal, Estadual e Municipal, foram convidados, porem só se fizeram presentes os Técnicos da ADAB, que deram um aporte extremamente importante explanando sobre como o agricultor familiar, deve proceder para comercializar seus produtos de maneira correta e eficiente. A reunião foi muito produtiva, tendo os seguintes encaminhamentos:

* A partir de agora a AAFAM – CAATINGA, em parceria com o SINTAP e outra ONGs, irão trabalhar para construir uma rede de entidades não governamentais, com o objetivo de discutir os nossos direitos (que culminara, em um grande seminário), e a partir daí,  exigirmos que eles sejam cumpridos, como rege  a  constituição Federal, atribuindo a execução destas demandas  aos devidos órgãos responsáveis;

*Foi criada uma comissão de 06 Sócios da AAFAM – CAATINGA, com o objetivo de visitar os órgãos governamentais, (municipal, estadual e federal) que foram convidados e não compareceram, nem mandaram representantes, para que sejam informados dos encaminhamentos e demandas da reunião;

*O terceiro encaminhamento, foi listar os problemas, apontando soluções e caminhos para que consigamos alcançar nossas metas;

Finalizando a Reunião, ficou decidido que de Janeiro a Abril a AAFAM – CAATINGA Junto com as entidades citadas e outras que serão convidadas a participar, vão elaborar um projeto voltado para um planejamento estratégico, focando as oportunidades que a caatinga oferece ao nosso município, no sentido de auxiliar os poderes executivos na elaboração e execução de projetos que garantam os direitos deste povo.

Uma próxima reunião acontecerá no dia 09 de Janeiro de 2015 na Fazenda Manoel Rodrigues, a partir das 19 horas da noite, que será iluminada por um lampião a gás, pois a mesma fica a 2 quilômetros da rede de energia, mas ate hoje não possui este bem tão precioso, porem este problema não é um empecilho ao andamento das atividades, pelo contrario, estes problemas estão deixando nossos sócios ainda mais unidos e com vontade de superar estas adversidades.

Juazeiro 16 de dezembro de 2014

Atenciosamente!

Cassiano Juracy Pereira da Silva

Presidente AAFAM - CAATINGA

Política
17 de Dezembro / 2014 às 10:00 | 18 Comentários

Acompanhados de familiares, inclusive, alguns menores os ambulantes da área bancária organizaram um manifesto na manhã desta quarta-feira (17)m em frente ao Paço Municipal com objetivo de interditar a passagem dos veículos oriundos da orla fluvial. Com a chegada de membros da Guarda Municipal houve uma tentativa de enfrentamento quando os manifestantes colocavam pedras na avenida e uma guarda disparou o spray de pimenta nos olhos de dois menores aumentando ainda mais a revolta dos manifestantes.

O camelô Anderson da Silva disse ao Blog que “a manifestação transcorria de forma pacífica quando um membro da guarda disparou o spray de pimenta provocando a revolta da maioria. Eles são uns despreparados. A prefeitura tem que realizar cursos com este pessoal da Guarda, mas a culpa é do prefeito que se comprometeu em não mexer com a gente e hoje age desta maneira. Antes da eleição o prefeito soube nos procurar, pedir o nosso apoio e hoje se quer nos recebe. Eita prefeito sem palavra” desabafou.

José Cícero de Jesus conversou com o subcomandante da Guarda Municipal e os ânimos foram apaziguados. Os manifestantes retiraram as pedras e foram liberados pela Guarda para continuar com o manifesto. “Enquanto isso cadê os vereadores do prefeito Tiano, Anderson que se propuseram a resolver nosso problema” reclamou. O manifesto foi organizado porque os ambulantes estão desde a segunda-feira (15) impedidos de se instalarem na área bancária por conta do projeto de requalificação comercial.

Variadas
17 de Dezembro / 2014 às 09:31 | 2 Comentários

Egressos de diferentes turmas se reuniram no DTCS para comemorar os 54 anos do curso

O coordenador do evento José Humberto Felix. Para ele o encontro de ex-alunos é importante por possibilitar a oportunidade de rever colegas de curso

O ex- aluno da primeira turma da Famesf Bartolomeu Venâncio dos Santos relembra o processo de fundação do curso de Agronomia

Egresso da turma de 1969 Aecio Neves que passeou pelos corredores do primeiro ônibus da Famesf

Ex- aluno em exposição de fotos da Famesf

Relembrar histórias e momentos vividos por ex-alunos, professores e funcionários da antiga Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco. Foi nesse clima saudosista que os egressos da Famesf comemoraram no último sábado(14),  os 54 anos de história da Instituição. O encontro aconteceu no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro interior do Sertão baiano e reuniu egressos de diferentes turmas que compartilharam experiências vividas na primeira escola de Agronomia da região.

Na solenidade comemorativa, egressos e atuais alunos relembraram momentos marcantes da Faculdade de Agronomia como a participação de alunos e professores na época da ditadura militar e também a criação, na década de 1960, da primeira representação estudantil cujo nome era Diretório Acadêmico Manoel Novaes. Ainda durante o evento, foi realizado o Segundo Encontro dos Profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA- BA) que apresentaram as ações fiscalizadoras da entidade na bacia do São Francisco.

Para o coordenador do encontro, o ex-aluno da Famesf e professor da Uneb José Humberto Félix a realização do encontro é importante por possibilitar aos ex-alunos a oportunidade de rever colegas de curso. “Essa integração e troca de experiências entre os egressos se constitui em um marco que contribui para a valorização da Famesf”, destacou.

MEMÓRIAS-  Bartolomeu Venâncio dos Santos foi aluno da primeira turma de agronomia da Uneb, que se formou em 1965. Ao falar da história da Famesf o ex-aluno se emociona e relembra com carinho os momentos vividos em sala de aula, a luta pelo reconhecimento da Instituição e dos colegas falecidos. “A Famesf saiu das minhas mãos por isso, ela significa tudo para mim. Ao chegar aqui lembrei dos meus amigos do peito. Eu deixava de dormir em casa para estudar com eles à noite. Na época  trabalhava e estudava e pensei em desistir, mas meus amigos não deixaram levar essa ideia adiante. Eles me ajudavam. Tinhamos uma relação de grande companheirismo”, relembra o ex-aluno.

EXPOSIÇÃO: Os egressos também tiveram a oportunidade de visitar uma exposição de fotos antigas que aconteceu no prédio da Uneb, ao lado do primeiro ônibus da Universidade, conhecido como Belo Antônio pelas turmas de agronomia da década de 1960 e bororó pelos egressos da década  de 1970. Aécio Neves é ex-aluno da turma de 1969 e aos risos relembrou o trajeto realizado pelo ônibus em Juazeiro. “Tenho boas lembranças do Belo Antônio. Na época eu trabalhava e todo dia pegava o ônibus em frente ao correio, próximo a Prefeitura Municipal para chegar até a Famesf”, destacou Aécio.

BLUE ANGEL’S- O 5º Encontro de ex-alunos da Famesf  foi animado pelo grupo musical Blue Angel’s, criado em1965 por seis ex- alunos da Faculdade de Agronomia. No período de seu lançamento, a banda fazia shows na região e também em todo o nordeste do país. O integrante e ex-aluno de Famesf, Ebis Dias explicou que após o témino do curso, o grupo se separou. Alguns viajaram para fora do país. Outros permaneceram na região. Anos depois os integrantes voltaram a morar em Juazeiro e Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e retornaram aos trabalhos artísticos.

O grupo faz shows com músicas da Jovem Guarda além de sucessos de Elvis Presley e Beatles. “ Tocar nos encontros da Famesf é importante porque é o dia para reviver os bons momentos que tivemos aqui na Faculdade”, afirmou Ebis Dias.

PIONEIRISMO- O curso de Engenharia Agronômica da Uneb já formou 1837 profissionais desde o ano de sua fundação e reconhecimento no Vale do São Francisco. “São 54 anos de história responsável pela graduação de muitos profissionais que fazem as principais instituições públicas e privadas da região, responsável pelo amplo desenvolvimento da agricultura irrigada no Vale do São Francisco”, enfatizou o diretor do DTCS da Uneb Jairton Fraga Araújo.

Sheila Feitosa Fotos: Luna Layse Núcleo de Assessoria de Comunicação do DTCS/UNEB
Variadas
17 de Dezembro / 2014 às 09:00 | Nenhum Comentário

Os bibliotecários da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Lucídio Alencar, Jaqueline Souza e Ana Paula Silva tiveram um trabalho premiado no XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU 2014), realizado em Belo Horizonte (MG), no mês de novembro. Outros seis servidores do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) dos campi Petrolina Sede (PE), Juazeiro (BA), Senhor do Bonfim (BA), Paulo Afonso (BA) e São Raimundo Nonato (PI) também participaram do evento e apresentaram mais três trabalhos nas modalidades de pôster e apresentação oral. 

O artigo intitulado “Núcleo de Extensão do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Vale do São Francisco: Uma Proposta para a Educação a Distância” foi escolhido como o melhor trabalho apresentado no eixo Tecnologia. No artigo, é proposta a criação de um projeto de extensão em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (Sead) da Univasf visando à promoção de cursos aos usuários do Sibi. Os cursos serão oferecidos através da ferramenta Moodle, software livre utilizado como ambiente de aprendizagem em cursos a distância. 

A bibliotecária Jaqueline Souza, que apresentou o trabalho, comenta que a proposta do projeto é que ele seja desenvolvido em quatro etapas: diagnóstico das necessidades de informação dos usuários do Sibi, elaboração dos programas de treinamento a distância, execução através da ferramenta Moodle e avaliação. “O projeto destaca-se pela utilização da plataforma de ensino a distância para o treinamento dos usuários do Sibi”, ressalta a servidora. Segundo o diretor do Sibi, Lucídio Alencar, a previsão é que o projeto seja posto em prática no próximo ano.

Juliana Magalhães Ascom Univasf
Política
17 de Dezembro / 2014 às 08:23 | 8 Comentários

Por determinação do Prefeito Isaac Carvalho, a Procuradoria Geral do Município ingressou com pedido, no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, de suspensão de liminar concedida pelo Juiz da Vara Pública à empresa Contravasf para aumento da  tarifa do transporte coletivo de Juazeiro. Com a liminar as passagens sofreram reajuste de 10,5%, passando de R$ 2,35 para R$ 2,60 na área urbana, e de R$ 2,80 para R$ 3,20 para o Rodeadouro e o Jardim Primavera. O Município alega que pelas características próprias dos serviços, não cabe à Empresa invocar o princípio da equivalência e do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos e assim sendo o aumento se caracteriza uma decisão unilateral e abusiva.

A Procuradoria do Município informa que a revisão da tarifa só poderá ser feita dentro das condições impostas pela Administração, que controla o serviço e fixa as tarifas, “nunca no interesse secundário e financeiro da permissionária”. Além disso, a decisão também não foi levada para discussão junto ao Conselho Municipal de Transportes Coletivos. A ação do Prefeito Isaac ganhou ressonância nos movimentos sociais, que já manifestaram repúdio ao aumento e estão encaminhando solicitação de audiência com o Juiz para revogação do aumento e também para discutir a qualidade do transporte urbano no município, além dos projetos do “Bilhete Único” e do “Passe Livre”.

Aderiram ao movimento as seguintes entidades: União da Juventude Socialista (UJS); Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STR); Sindicato dos Bancários; União Brasileira de Mulheres (UBM); Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); Fundação Projeto Sopão; Conselho Municipal da Juventude, e a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES). 

Luiz Hélio/Ascom/PMJ
Política
17 de Dezembro / 2014 às 08:01 | 2 Comentários

Os projetos de lei 3119/2014, 3120/2014 e 3123/2014, retirados de pauta na sessão do dia 15 de dezembro voltaram à pauta nesta terça-feira (16) e foram aprovados. Foram votados e aprovados: O projeto de lei 3119/2014, de autoria do vereador Bené Marques, denominando Rua da Juventude um logradouro público localizado no Bairro Alto da Aliança; o projeto de lei 3120/2014, de autoria do vereador Nalvinho, instituindo no calendário oficial do município o “Dia Municipal do Samba”, a ser comemorado anualmente no dia 02 de dezembro e Projeto de Lei 3123/2014, de autoria do vereador Sargento Bastos,  tornando de utilidade pública a Associação dos Produtores de Agricultura Familiar de Maniçoba.

Entrega de Título de cidadão a Padre Josemar é adiado

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Juazeiro decidiu, em razão de comunicado do homenageado, adiar a solenidade de entrega de Título de Cidadão Juazeirense ao Padre Josemar Mota da Silva, outorgado pelo Vereador Zó, marcada para o dia 18 de dezembro. Padre Josemar solicitou à Mesa Diretora da Câmara, que em razão de enfermidade da sua avó, adiasse a entrega do título; sendo atendido. A nova data não foi definida. 

Por Manoel Leão Ascom CMJ Foto: Joselito Tavares

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage