Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar

33,11%
Atualizado em: 10/04/2016
Esporte
30 de Abril / 2016 às 11:00 | Nenhum Comentário

Nesta semana, a casanovense Amanda Gabriele, moradora do distrito de Santana do Sobrado, foi destaque durante o campeonato brasileiro de Jiu-Jítsu realizado pela Confederação de Jiu-Jítsu do Brasil (CJJB), na cidade de Feira de Santana. Em sua categoria, foi campeã.

Amanda agradeceu o apoio dos amigos e dos familiares nessa empreitada. "Ontem em Feira de Santana acontecia o, tive a alegria de ser CAMPEÃ na minha categoria. Agradeço, primeiramente, a Deus por essa vitória, ao meu sensei Enos Bertie por seus ensinamentos, por seus gritos, por acreditar em mim e desde o nosso primeiro contanto dizendo: 'vou te fazer campeã!', aos meus parceiros de treinos que estão sempre me ensinando passando um pouquinho do que sabem", comentou. 

A atleta teve o apoio da prefeitura municipal de Casa Nova. "Incentivar a pratica do esporte é um dos pilares do nosso governo e Amanda é um talento da nossa terra que não podíamos deixar de colaborar", ressaltou o assessor especial do governo, Uilian Pereira.

Ascom/Casa Nova
Espaço do Leitor
30 de Abril / 2016 às 10:20 | Nenhum Comentário

Para marcar o Dia Internacional da Dança, a Secretaria de Cultura e Juventude de Juazeiro (SECJU), promoveu noite passada (29), no espaço cultural do Arco da Ponte uma mostra de dança, resultado das oficinas que foram realizadas ao longo da semana em seis escolas públicas da sede e interior do município. Escolas nos bairros Argemiro; João Paulo II; Carnaíba, e Lagoa do Boi (interior), entre outras unidades de ensino, receberam as oficinas.

Mas um fato chamou à atenção de Gildério Ferreira, apreciador da cultura juazeirense, durante a exibição no centro da cidade: A falta de camarim para os alunos trocar de roupa e apenas um único banheiro para o público considerável muito bom no citado espaço cultural. Confira a reclamação do leitor:

Geraldo,

Que vergonha, as crianças não têm onde trocar de roupa, nem banheiro para as necessidades. Que vergonha para a Cultura de Juazeiro. Principalmente, o fato de um banheiro para todos. Um evento legal para juventude, mas sem estrutura nenhuma. Esse evento foi realizado no arco da Ponte com péssima iluminação ao redor. Uma grande Escola Geraldo Ponte de tradição deveria ter com ele mais respeito e organização para que ele e sua equipe realizassem um grande espetáculo” desabafou.

Gildério concluiu fazendo apelo ao setor público. “Mesmo não sendo pai de algum participante, apenas expectador e admirador da Cultura e trabalho dos artistas do evento. Pelo incentivo a arte e ao futuro dessas crianças longe da marginalização e drogas vimos ontem como nossa cidade tem potencial. Artistas e todos felizes. Foi um orgulho assistir aos espetáculos, mas solicito mais respeito e incentivo à nossa cultura”.

Variadas
30 de Abril / 2016 às 10:00 | Nenhum Comentário

Em clima de festa, pais, alunos, professores, autoridades, moradores e lideranças do bairro Jardim Flórida comemoraram com o prefeito Isaac Carvalho e o secretário de Educação e Esportes – SEDUC, Clériston Andrade a inauguração da 18ª nova creche de Juazeiro, a Maria Hozana Nunes, que vai beneficiar cerca de 240 crianças, de 6 meses até 5 anos.

“Isso aqui é a concretização de um sonho de muitos anos da nossa equipe e de toda a comunidade. Antes funcionávamos em um prédio alugado, que apesar das melhorias que foram feitas pela SEDUC, ainda faltava muita coisa. Quero dizer aos pais aqui presentes, que o trabalho que realizávamos na antiga creche com os seus filhos, vamos melhorar ainda mais com essa estrutura linda e preparada para atender com mais conforto os nossos alunos. Prefeito tenho uma admiração enorme pelo senhor, que veste a camisa da Educação e está mudando de verdade o nosso município”, afirmou a gestora da creche, Claudiana de Paula, bastante emocionada.

A mãe Cecília Oliveira, contou que seu filho Jonilson gostou muito do novo prédio. “Ele estuda na Hozana desde um ano de idade, e o ensino daqui é muito bom. Meu filho tem algumas dificuldades de aprendizagem, mas com a dedicação dos professores ele se desenvolveu muito. Estou muito feliz porque ele terá oportunidade de aproveitar este espaço lindo, que muitas escolas particulares não têm”, ressaltou Cecília.

A nova unidade foi construída com ambientes essenciais para a aprendizagem dos alunos, como: salas de aula, sala multiuso, sanitários, fraldários, berçário, recreio coberto, parque infantil, refeitório, entre outros espaços, que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço.

O prefeito Isaac destacou os avanços do seu Governo na área da Educação. “De 2009 até o momento, investimos muito na Educação da nossa cidade. Tínhamos apenas oito creches próprias, atualmente são 37 unidades, sendo 18 novas grandes creches, o que possibilitou triplicar a oferta de vagas para crianças de até 5 anos. Reformamos e climatizamos quase 100 escolas nas zonas rural e urbana, em um total de 128 unidades da Rede. Implantamos muitos projetos que estão fazendo a diferença no ensino aprendizagem dos alunos, como o ‘Juazeiro Educação Nota 10’; capacitamos professores e gestores da Rede, além da melhoria salarial e o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração – PCCR”, pontou Isaac, que também parabenizou e agradeceu ao secretário de Educação e a equipe da SEDUC pela dedicação e empenho.

“As novas creches significam uma verdadeira revolução na Educação Infantil em Juazeiro. Além desta unidade, ainda temos novas obras em execução, com recursos próprios, o que vai ampliar ainda mais a oferta de vagas para as nossas crianças”, informou o secretário da SEDUC, Clériston Andrade, aproveitando a oportunidade para fazer a entrega dos kits escolares aos alunos da creche, oferecidos pela Prefeitura a mais de 27 mil alunos da Rede Municipal, uma ação inovadora desta gestão.

Os alunos da creche fizeram uma homenagem ao prefeito com uma coreografia ao som da música tema do projeto ‘Juazeiro Educação Nota 10’. Participaram da inauguração os vereadores Anderson da Iluminação, Mitonho Vargas, Pedro Filho, Dalmir Pedra, Sargento Bastos, Tiano Félix, Jean Gomes, secretários de Governo, as equipes da SEDUC e da creche Maria Hozana Nunes.

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC
Variadas
30 de Abril / 2016 às 09:45 | Nenhum Comentário

Conforme prometido ao longo da semana, caminhoneiros da região se uniram a familiares e amigos e na manhã deste sábado (30), estão realizando um manifesto pelas ruas de Juazeiro. O ato é em favor da elucidação do crime da menina Beatriz Angélica Mota, assassinada dia 10 de dezembro no Colégio Maria Auxiliadora, em Petrolina.

O buzinaço foi iniciado às 7h, na BR-407, saindo do Posto Juazeiro. Caminhoneiros de toda a região estão presentes no protesto e as informações dão conta de que a carreata seguirá até o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Petrolina, onde será feito o encerramento do ato. O evento é organizado pelo grupo Beatriz Clama Por Justiça.

Já se passaram mais de quatro meses e nenhum suspeito de ter praticado o crime foi preso. As investigações sobre a morte de Beatriz seguem em total sigilo. Em comunicado mês passado, a Polícia Civil de Pernambuco informou que só voltará a falar sobre o caso quando as investigações forem concluídas.

Variadas
30 de Abril / 2016 às 09:00 | Nenhum Comentário

O cantor e compositor juazeirense, Maurício Dias (Mauriçola) apresentou no programa Geraldo José desta sexta-feira (29) uma canção feita em homenagem à memória da menina Beatriz Angélica Mota, assassinada em dezembro do ano passado noColégio Maria Auxiliadora em Petrolina. Hoje, já se passaram 142 dias do crime e até agora ninguém foi preso. 

O músico ressaltou que irá enviar o material para os pais da criança e que se autorizado gravará a canção em estúdio. Mauriçola frisou que tem a ideia de reunir outros artistas para gravar a canção em um único CD. Todo o dinheiro arrecadado seria destinado a instituições filantrópicas.

“Algumas amigas me pediam uma canção para Beatriz. Eu tive muito receio do que as pessoas iriam achar. É uma canção triste. Nada vai trazer Beatriz de volta, é uma monstruosidade que não tem dimensão humana.A música é um acalanto triste”, disse Mauriçola. 

"Eu gostaria, inclusive, de convidar outros amigos músicos, cantores a exemplo de Paulo César, Cida Miranda, Nilton Freitas, Wellington Miranda, Targino Gondim, Valtinho e muitos outros para integrar o grupo que vai cantar esta canção. Já vou me reunir com Soneca, Edesinho para começar a gravar a base musical. Outra coisa que eu gostaria de expressar aqui no seu programa Geraldo é dar a idéia da criação de uma ONG (Organização não governamental) que poderia administrar os recursos provenientes da vendagem do disco e com isso ajudar crianças carentes, vítimas da violência doméstica, moradoras de rua etc" prosseguiu o compositor.

"O disco poderia ainda contar com canções de João Sereno, Nilton Freitas, Wilson Duarte e muitos outros compositores e cantores de Juazeiro" expressou o artista que concluiu informando que não tem nenhum interesse financeiro na comercialização do CD. "Tudo será revertido, destinado para a ONG que deverá levar o nome da menina Beatriz".

Confira no áudio a seguir a Canção para Beatriz composta por Mauriçola.

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
Informativos
30 de Abril / 2016 às 08:00 | Nenhum Comentário

Evento exalta cooperativismo e favorece economia da região

A agricultura familiar e a economia solidária são os grandes nomes do 8º Festival Regional do Umbu de Uauá, aberto oficialmente nesta sexta-feira (29). Centenas de pessoas de várias cidades da Bahia e de outros estados estiveram presentes na cerimônia de abertura do evento, que é uma realização da COOPERCUC (Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá) em parceria com o Governo Federal, Governo do Estado, Banco do Nordeste, IRPAA, Procasur, Pró Semiárido, Embrapa, CAR, FIDA e prefeitura de Uauá.

Participaram da cerimônia, representantes dos Governos Estadual e Municipal, além de membros da Assembleia Legislativa do Estado, Câmara de Vereadores e cooperativas da região e de outras cidades do Brasil. "Esse festival vem fortalecer a cultura e a economia do Semiárido e o Governo do Estado tem dado apoio a isso. Estamos desenvolvendo um projeto para levar os produtos da agricultura familiar para as grandes redes de supermercados do país, firmando uma parceria entre elas e as cooperativas e associações. Assim vamos quebrando as barreiras entre a produção e a comercialização desses produtos", disse o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Armindo Gonzalez, um dos representantes do Governo do Estado no evento.

O presidente da Coopercuc, Adilson Ribeiro destacou a importância do trabalho da entidade para o fortalecimento da economia da região. "Temos consciência de que já alcançamos bons resultados, mas muito ainda precisa ser feito. Nosso sucesso é resultado de persistência e porque realmente acreditamos no nosso trabalho", disse durante o discurso de abertura.

O Festival do Umbu trabalha o tema: "O Ano internacional das Leguminosas" e atraiu expositores de cidades como Salvador, Ilhéus, Tucano, Capim Grosso, Caldas do Jorro, Macururé, além de Uauá. Mais de 40 Stands foram montados na feira, que reproduz um ambiente de cidade do interior logo na entrada. Estão expostos diversos produtos feitos à base de umbu, couro, sisal, licuri e mel. São doces, geleias, azeites, biscoitos, bolsas e bebidas. Um dos destaques é a cerveja artesanal de umbu, produzida pela Coopercuc e a cachaça de umbu, feita e comercializada pela Cooperbode - Cooperativa de Trabalho Agropecuário Familiar dos Criadores de Caprinos de Uauá e Região, fundada há um ano. 

Robson Gomes, presidente da cooperativa, explica que eles fazem 142 tipos de cachaça e decidiram investir também no umbu como matéria prima, para valorizar um fruto regional. "Procuramos sempre melhorar a nossa qualidade. Já estamos conseguindo comercializar para muitas cidades e a cada cachaça vendida, uma muda de umbuzeiro é plantada pela cooperativa".

Da cidade de Tucano (BA) vieram bolsas e acessórios feitos à base de couro, confeccionados pela COOPACT- Cooperativa dos Produtores de Artefatos de Couro da Comunidade do Tracupá- em Tucano (BA). Toda a produção é feita na cooperativa, que usa material comprado em Juazeiro e em outras cidades do estado. "Temos 70 tipos de produtos e é a primeira vez que participamos do Festival do Umbu. Uma ótima oportunidade pra nós", disse o representante, Adriano Ferreira.

O primeiro dia de Festival ainda contou com a exposição "A história da Coopercuc em imagens e vídeos", lançamento do livro de receitas "Mesa farta no Semiárido", da revista "Bahia Oportunidades", da cartilha e vídeo "Juventude Rural e cooperativismo" e ainda, shows musicais.

Programação Sábado

8h 30 - Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar;

Exposição: A história da COOPERCUC em imagens e vídeos;

9h - Apresentação Cultural ( RBB grupo de crianças de Curaçá; Cia Teatral de Canudos);

9h15 - Mesa redonda: Políticas Públicas de Apoio a Agricultura Familiar;

11h - Apresentação Cultural;

14h - Oficinas/ Painéis temáticos

16h - Concurso de Aboiadores;

17h -Concurso de Cordel da Juventude;

18h - Premiação e apresentação cultural;

21h - Shows Culturais

A+ Comunicação
Variadas
30 de Abril / 2016 às 07:00 | Nenhum Comentário

Propriedades rurais localizadas na região Norte da Bahia foram alvos da Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco nesta semana. A operação reuniu 25 órgãos públicos que atuaram nas áreas de meio ambiente e saúde. A cidade de Juazeiro e mais nove municípios da região do Vale do São Francisco como Remanso, Sobradinho, Uauá, Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado e Jaguarari foram vistoriadas pelos órgãos.

Para dar mais detalhes sobre as ações realizadas, o programa Geraldo José, desta sexta-feira (29), recebeu como convidada a promotora e coordenadora do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco do Ministério Público da Bahia, Luciana Khoury.

“O programa FPI busca reunir todos os órgãos para que a partir de diversos olhares, possamos compreender a realidade ambiental.  A bacia do São Francisco está castigada por muitos problemas ambientais, então, a FPI busca integrar os diversos olhares para o problema ambiental, interpretando os problemas, reparando os danos, revendo condutas, evitando outros danos. Essa é 37° etapa da fiscalização. Nós começamos em 2002 aqui em Juazeiro e Sobradinho com poucas equipes. Hoje nós temos 14 equipes trabalhando nessa região”, ressaltou a promotora.

A operação fiscalizou nos municípios problemas referentes a saneamento, abate clandestino, captura de animais silvestres, manutenção de animais em cativeiros domésticos, patrimônio cultural, vendas de agrotóxicos, entre outros. O secretário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Marciel Oliveira, também participou da entrevista e ressaltou a importância da operação. “O Comitê apoia a fiscalização de maneira direta trazendo colaboradores para a operação. Muitos processos estão sendo executados após a FPI. Não é apenas uma fiscalização. É um programa que não acaba após a fiscalização. Nós vamos dar desdobramentos durante o ano inteiro. São mais de 130 fiscais em campo. O Velho Chico precisa de ações como essa. A nossa luta é para que o Velho Chico seja cada vez mais preservado”, disse.

A equipe da FPI realizará uma capacitação sobre gestão ambiental, no dia 03 de maio, a partir das 8h, no auditório da Codevasf. Neste mesmo dia, às 15h,  haverá no Centro de Cultura João Gilberto, a Audiência Pública  sobre Patrimônio Cultural de Juazeiro com o promotor do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural ( NUDEPHAC), Edvaldo Gomes Vivas e fazedores de cultura da Bacia do São Francisco. No dia 06, às 14h acontecerá uma audiência Pública, momento em que serão apresentados os números da operação, no auditório da Codevasf.

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
Variadas
29 de Abril / 2016 às 23:54 | Nenhum Comentário

Morreu às 22h30 desta sexta-feira (27), o ex-prefeito de Senhor do Bonfim (BA), Paulo Batista Machado, de 67 anos, que estava internado no Hospital da Bahia em Salvador, desde o dia 9 de abril. O quadro clínico se agravou nos últimos dias causando a sua morte exatamente na noite desta sexta. Ate o momento o Hospital e nem familiares anunciaram a causa oficial do óbito.

Machado foi padre e possuia um currículo acadêmico/titulação invejável: licenciado em Filosofia, Teologia e História Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) Doutor em Educação (Ph. D) Université du Québec á Montréal (UQAM) Montréal – Canadá, Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia.

Atualmente era integrante do Partido Social Liberal (PSL). Paulo Machado foi prefeito da cidade, entre 2009 e 2012, casado com Neuza Dione Machado e deixa seis filhos. As primeiras informações dão conta de que o corpo será velado neste sábado (30), na Câmara dos Vereadores de Senhor do Bonfim. O horário e o local do sepultamento ainda não foram revelados pela família.

Esporte
29 de Abril / 2016 às 23:00 | 1 Comentário

A equipe do JUAZEIRENSE vem enchendo de orgulho a torcida da nossa cidade. Já há algum tempo, vem se posicionando entre os melhores clubes do estado, encostado ali, nos poderosos VITÓRIA e BAHIA.

O "CANCÃO DE FOGO" agora, entra para a historia, para o ineditismo ao passar pela fase de classificação da COPA DO BRASIL para outra etapa dessa importante competição de caráter nacional. E ai, recomeçam as emoções, de maior repercussão, crescendo a responsabilidade do Clube perante sua entusiasmada torcida.

Essa nova fase da COPA DO BRASIL, a JUAZEIRENSE já vai encarar um dos grandes clubes do futebol brasileiro, o BOTAFOGO do Rio de Janeiro.

Vai encarar? Sim, claro que sim. O alvinegro carioca é grande, nós também somos, e por isso, vamos colocar pra fora tudo que sabemos e aprendemos nas competições que participamos.

É isso aí torcedor não só  de Juazeiro como de toda região, vamos lotar o "ADAUTÃO" com nossa torcida levando o seu incentivo e seu indispensável apoio ao nosso representante na COPA DO BRASIL. Guarde esta data, 12 de maio, à noite, JUAZEIRO X BOTAFOGO em nosso estádio. Na certa, você vai prestigiar a JUAZEIRENSE, bote fé.

O segundo jogo será no Rio de Janeiro, na outra 5ªfeira,19.

Está feito o CONVITE, espero você lá.

EU PENSO ASSIM, E VOCÊ?

Por Herbet Mouze

Variadas
29 de Abril / 2016 às 22:30 | Nenhum Comentário

Qual o momento certo pra iniciar a leitura com os pequenos? Essa pergunta ainda traz muitas dúvidas entre os pais e até mesmo entre alguns professores. Especialistas afirmam que quanto mais cedo a criança recebe o incentivo à leitura, mais ela vai se interessar por livros na vida adulta, ou seja: estimular a leitura desde a primeira infância pode ser o caminho mais curto para a formação de um futuro leitor.

Essa realidade foi despertada em Petrolina no Programa Nova Semente, idealizado pelo gestor municipal, Julio Lossio com o auxílio do IAB – Instituto Alfa e Beto. Hoje um dos principais objetivos do Projeto, implantado em 2010, é estimular o hábito da leitura, através da Sementoteca, a biblioteca móvel do Nova Semente produzida em altura adaptada para criança, confeccionada em madeira, possuindo divisórias e rodinhas que permitem a organização dos livros e sua locomoção dentro das salas de aula. "Nossas crianças têm recebido o estímulo necessário e no futuro essa sementinha dará bons frutos, na educação e na vida", declarou o prefeito com entusiasmo. 

A Sementoteca de acordo com a Gestão da Programa tem como função primordial expor obras da Literatura Infantil com o objetivo de proporcionar o acesso ao universo dos livros, promovendo o desenvolvimento da linguagem, leitura e escrita. Colaborando para o enriquecendo do vocabulário, estimulando a memória e o raciocínio, bem como a imaginação e a criatividade. Hoje estão implantadas ou em implantação, Sementotecas em todas as 142 Unidades de acolhimento do Programa, cada uma contendo um kit de até 300 livros, divididos por faixa etária. "Precisamos despertar desde cedo a paixão pelos livros nos pequenos e uso da Sementoteca transforma a vida das crianças do Nova Semente, pois apresenta um universo ainda não conhecido de cenários, personagens, cores, formas, números e letras".

A Gestão do Programa Nova Semente reconhece os benefícios da utilização da Sementoteca e demonstra satisfação com a sua aplicabilidade, por ser um recurso grandioso para a promoção da aprendizagem. Com a Sementoteca as crianças interagem livremente com os livros e contam com o auxílio e o estímulo das educadoras de forma lúdica.

Ascom/Petrolina
Policial
29 de Abril / 2016 às 22:00 | Nenhum Comentário

Policiais Militares do Núcleo de Inteligência da RONDESP NORTE receberam uma denúncia anônima de que um indivíduo de nome ALEX comercializava drogas na invasão conhecida como "Suvaco da Cobra", hoje, Bairro Nossa Senhora das Grotas.

Após investigações os policiais entraram ALEX DOS SANTOS SOUZA, natural de Remanso-BA, com uma pedra de CRACK. O mesmo informou que era apenas usuário, mas após indagações dos policiais, o envolvido os levou até a residência onde foi efetuada uma busca minuciosa sendo encontrada uma pedra grande de CRACK com aproximadamente 150 gramas, além quatro relógios, três correntes, um par de brinco, um som automotivo, dois celulares, um sensor de ré de veículo, uma balança de precisão para conferir o peso da droga para a comercialização e a quantia de R$20,00.

No momento das buscas na residência, chegaram dois indivíduos dizendo ser Advogados de ALEX, sendo que um dos indivíduos estava bastante nervoso e exaltado, foi quando os policiais pediram que o mesmo se identificasse e o referido indivíduo se negou, informando que os Policiais da RONDESP não sabiam trabalhar e a todo tempo tentava obstruir o serviço dos militares. Chegando na Delegacia o suposto advogado se dirigiu aos policiais novamente  nervoso dizendo que não iria se identificar, pois só apresentaria a carteira da OAB somente para a Delegada. Com isso os Policiais Militares da RONDESP deram voz de prisão por Desacato ao suposto advogado, sendo apresentado logo após a apresentação do tráfico de drogas.

Com informações da Rondesp Norte
Variadas
29 de Abril / 2016 às 21:30 | Nenhum Comentário

Uma manhã repleta de conscientização e descobertas nesta quinta-feira, 28. Uma equipe do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) esteve presente no evento "Dia Nacional da Caatinga" promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Petrolina-PE. As atividades fazem parte do Programa Embrapa & Escola em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga.

Com um stand na Trilha Ecológica da Caatinga, a equipe do Centro expôs parte do acervo do Museu de Fauna da Caatinga, além de produtos da loja como camisas, bonés, postais, copos e publicações próprias. O que mais chamou atenção das turmas das escolas da rede estadual que participaram foram os animais taxidermizados e uma cobra viva da espécie salamanta.

Para o estudante Carlos Eduardo do sétimo ano da Escola Estadual Monteiro Lobato de Petrolina o dia foi de novidades: ele conheceu pela primeira vez alguns dos animais da caatinga em visita ao stand. "Foi a primeira vez que eu segurei uma cobra, perdi o medo e gostei muito de conhecer esses animais. Nunca tinha visto o tamanduá e nem o veado-catingueiro. Agora eu quero visitar o Cemfauna", afirmou Eduardo.

O professor do IF Sertão, campus de Santa Maria da Boa Vista-PE, Luiz Carlos Pita levou uma turma do curso técnico em Agropecuária. "Já conheço o trabalho do Cemafauna desde o seu início e venho acompanhando esse belíssimo trabalho nas várias exposições na região", disse Pita. O professor ainda comentou sobre o interesse em realizar periodicamente visitas com os estudantes do IF ao Cemafauna. "Com certeza é uma oportunidade para enriquecer o conhecimento dos alunos, mostrar para eles o rico acervo que dispomos no Centro", concluiu.

O Cemafauna ainda realizou a entrega de kits de educação ambiental com guias de aves e répteis da Caatinga para os representantes de cada escola presente na solenidade de abertura do evento.

Ascom/Cemafauna
Variadas
29 de Abril / 2016 às 21:00 | 1 Comentário

O acervo Dom José Rodrigues conta com aproximadamente 35 mil exemplares entre documentos, livros, revistas e jornais de diversas áreas como filosofia, direito, comunicação e pedagogia, ligados a Igreja e a região do vale do São Francisco. Foi doado ao DCH III/UNEB em 2013 por Dom Geraldo, atual bispo da diocese de Juazeiro.

O Profº Francisco de Assis, que é um dos responsáveis pelo projeto e pela manutenção do acervo, diz que os diversos exemplares podem ser usados em muitas áreas de ensino e pesquisa e inclusive o mesmo faz sua pesquisa de doutorado utilizando o Acervo, "Já existe pesquisadores usando o acervo como fonte de informação, e pode trazer inúmeras possibilidades em ensino, pesquisa e extensão" contou.

Foi a provado um projeto de 30 mil reais para a limpeza, climatização e manutenção do acervo, e essa semana a administradora Rita Barreto, veio ao DCH III para fazer um diagnóstico documental e orientar como proceder com a limpeza e manutenção do acervo, e alerta sobre a importância de preservar esse material de valor histórico, "os arquivos as pessoas não valorizam, mas eles são a vida de uma instituição, e estou feliz de ver que tem pessoas preocupadas com isso no campus III", disse Rita.

O bispo colecionou esse material durante muitos anos de seu trabalho na região, sendo hoje um dos maiores e mais importantes de Juazeiro, para a Diretora do departamento Márcia Guena o material tem uma importância histórica pelo volume documental e também por ter sido colecionado por Dom José que teve um participação ativa na sociedade, "Além de documentar um período importante da história nacional, é um acervo relevante que vai ser fonte de pesquisa pra muita gente. É uma grande responsabilidade ter o acervo de Dom José Rodrigues aqui na Uneb". Disse.

O Bispo

Dom José Rodrigues era conhecido como o bispo dos excluídos, foi uma figura importante na defesa dos moradores da cidade de Sobradinho, atingidos pela construção da barragem e projetos de irrigação, na criação das pastorais sociais e do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, o IRPAA, Na época da ditadura atuou em defesa da população pobre da região do vale do São Francisco.  Foi o segundo bispo da Diocese de Juazeiro.

Ascom/UNEB
Esporte
29 de Abril / 2016 às 20:31 | Nenhum Comentário

O Juazeirense Daniel Alves integra a pré-lista de 40 jogadores convocados pelo técnico Dunga para a Copa América Centenária. O jogador do Barcelona é um dos possíveis titulares da Seleção Brasileira para a competição, que será realizada no Chile.

Na lista de Dunga as novidades são as ausências de David Luiz, Thiago Silva e o lateral Marcelo, além de Neymar, que só deve ser liberado pelo Barcelona para os jogos olímpicos.

Outras novidades: A volta Paulo Henrique Ganso, Fagner, Rodrigo Caio, Douglas Santos, Wallace Luan Gabriel (Santos) e Gabriel Jesus (Palmeiras).

Confira a lista de pré convocados

Goleiro:
Alisson - Internacional
Diego Alves - Valência (ESP)
Ederson - Benfica (POR)
Marcelo Grohe - Grêmio

Lateral-direito:
Daniel Alves - Barcelona (ESP)
Fabinho - Monaco (FRA)
Fágner - Corinthians

Lateral-esquerdo:
Alex Sandro - Juventus (ITA)
Douglas Santos - Atlético Mineiro
Filípe Luís - Atlético de Madri (ESP)

Zagueiro:
Gabriel Paulista - Arsenal (ING)
Gil - Shandong Luneng (CHI)
Jemerson - Roma (ITA)
Marquinhos - Paris Saint Germain (FRA)
Miranda - Inter de Milão (ITA)

Volante:
Rodrigo Caio - São Paulo
Casemiro - Real Madrd (ESP)
Elias - Corinthians 
Fernandinho - Manchester City (ING)
Luiz Gustavo - Wolfsburg (ALE)
Walace - Grêmio

Meia:
Rafinha Alcântara - Barcelona (ESP)
Felipe Anderson - Lazio (ITA)
Kaká - Orlando City (EUA)
Lucas Lima - Santos
Lucas - Paris Saint Germain (FRA)
Oscar - Chelsea (ING)
Paulo Henrique Ganso - São Paulo
Philippe Coutinho - Liverpool (ING)
Renato Augusto - Beijing Guoan (CHI)
Willian - Chelsea (ING)
Alex Teixeira - Jiangsu Suming (CHI)
Douglas Costa - Bayern de Munique (ALE)

Atacante:
Firmino - Liverpool (ING)
Gabriel - Santos
Gabriel Jesus - Palmeiras
Hulk - Zenit (RUS)
Jonas - Benfica (POR)
Luan - Grêmio 
Ricardo Oliveira - Santos

Variadas
29 de Abril / 2016 às 20:30 | Nenhum Comentário

O juiz Josilton Antonio Silva Reis, titular da Vara da Fazenda em Petrolina, deu sentença favorável à Prefeitura em processos de reintegração de posse na área do Centro de Abastecimento de Petrolina - CEAPE. Até o momento, 11 sentenças foram expedidas e 8 delas já foram executadas.

Outras ações, movidas pela gestão municipal, ainda tramitam na justiça. Nelas o governo de Petrolina solicita a retirada dos comerciantes, que ainda resistem em permanecer na área já desativada pelo município, e onde vai funcionar o novo Centro Administrativo de Petrolina. "Convidamos todos os comerciantes para o diálogo e para que pudéssemos buscar uma solução amigável. Acionar a justiça para retirada compulsória foi nosso último recursos para iniciar as obras do Centro Administrativo", destaca o procurador-geral do município, Fábio Lima. 

Os permissionários que acordaram saída do espaço foram beneficiados com novas áreas para instalação de seus comércios. "Infelizmente não podemos arcar com a realocação dos comerciantes que perderam ações na justiça", conclui o procurador. Os permissionários que foram obrigados a deixar o local, arcam com os valores dos honorários advocatícios que variam entre R$1.000,00 e R$3.000,00.

Cerca de 20 processos ainda estão em andamento e seguem os mesmos moldes das ações já concluídas. Os comerciantes que estão sendo acionados ainda podem realizar acordos com a Prefeitura de Petrolina para a saída voluntária do CEAPE. Os acordos estão sendo intermediados pela Secretaria do Centro Administrativo, localizada na Av. Guararapes, 2288, 2° andar.

Ascom/Petrolina
Variadas
29 de Abril / 2016 às 20:00 | Nenhum Comentário

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Juazeiro iniciou nesta semana a construção de uma nova rede de água as margens da BA-210. A nova rede irá atender as Ruas 01,02 e 03 do bairro Tabuleiro. Serão colocados cerca de 400 metros de tubulação de 110 milímetros. 

Em 2015 o órgão assentou 15.510 mil metros de rede de água em toda a cidade e substituiu uma média de 1.656 metros de tubos, promovendo uma expressiva renovação das redes. "A substituição das redes também é importante porque busca evitar o desperdício, otimiza a distribuição e minimiza as perdas de água", enfatizou Fábio Rogério, supervisor do SAAE.  

A moradora Maria Helena dos Santos disse que a ação é motivo de muita comemoração. "Já tínhamos alguns meses que a água estava com dificuldade de chegar as nossas residências. Agradeço a equipe do SAAE por estar executando essa obra", falou.   

Para o diretor-presidente do SAAE, Joaquim Neto, o crescimento de Juazeiro reflete o comprometimento do prefeito Isaac Carvalho com o município, que encontra nas parcerias com os Governos Federal e Estadual as ferramentas necessárias para esses avanços. "E o SAAE, como autarquia municipal tem acompanhado esse crescimento, a exemplo da instalação de 19 novos filtros na ETA, a construção da segunda adutora de 400 mm, a substituição de todo o material dos filtros de alvenaria da ETA, entre outros", pontuou Neto.

Ascom/Juazeiro
Variadas
29 de Abril / 2016 às 19:29 | Nenhum Comentário

A Escola Municipal Laurita Coelho Ferreira (Bairro Vila Marcela) recebeu uma blitz educativa de trânsito na manhã desta sexta-feira 29, na avenida Monsenhor Angelo Sampaio. A ação faz parte do projeto Trânsito com Educação 2016, realizado pela Prefeitura de Petrolina, através da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina-AMMPLA.

Os alunos receberam as orientações e dicas importantes para ter um futuro melhor no quesito mobilidade urbana e trânsito. O diretor presidente da AMMPLA, Ryan Pedro, afirmou que a intenção é exatamente esta. "As crianças e jovens são multiplicadores das orientações sobre trânsito seguro junto à sociedade", disse Ryan.

"O que elas aprendem, repassam aos amigos, parentes e vizinhos", avalia Ryan. O coordenador de educação de trânsito da AMMPLA, Jilmar Barros afirma que o objetivo é de desenvolver atividades educativas relacionadas ao trânsito para alunos do ensino fundamental e médio.

"O tema educação no trânsito deve estar no dia a dia das crianças e é fundamental que também seja tratado nas escolas.Este ano, vamos atingir mais de 10 mil alunos que serão multiplicadores de conhecimento e vão garantir um trânsito mais seguro", definiu Jilmar Barros. A prefeitura de Petrolina através da AMMPLA iniciará na próxima segunda-feira 2, o Mês Maio Amarelo.

Ascom/Petrolina
Variadas
29 de Abril / 2016 às 19:00 | Nenhum Comentário

O Conselho Municipal da Juventude (COMJUV) de Juazeiro realizou dia 27 (quarta-feira) a sua primeira reunião ordinária na Casa dos Conselhos, com seus novos membros empossados, nove representantes da sociedade civil e seis do poder público (sendo um representante do poder legislativo). A reunião com o intuito de dar posse aos novos membros foi aberta ao público, e debateu também a importância de se dialogar com os jovens considerando toda a sua pluralidade.

Representantes de movimentos sociais, entidades religiosas ligadas à juventude, setores educacionais, entre outras organizações não governamentais foram eleitos e empossados de maneira democrática. As entidades que compõem o novo quadro do Conselho Municipal da Juventude para o biênio 2016/2018 são: A Rede; Levante Popular da Juventude; CTB; UBM; Amigos da Ilha do Fogo; UBES; UNE; Projeto Sopão, e Juventude Católica.  

Segundo Stallone Lima, gerente de Juventude, da Secretaria de Cultura e Juventude de Juazeiro (SECJU), o Conselho representa o compromisso da sociedade civil e do poder público com a juventude da sede e do interior do Município. "Trata-se de um importante instrumento de controle e participação da sociedade na gestão de políticas públicas de juventude. Através desse colegiado, notamos a importância da participação dos jovens na administração pública", afirmou. O COMJUV atua desde 2011 e está em sua terceira gestão, com reconhecida atuação na defesa e promoção dos direitos da juventude. Ao todo, conta com 15 membros.

Ascom/Juazeiro
Espaço do Leitor
29 de Abril / 2016 às 18:28 | 5 Comentários

Essa é a rua Marechal Deodoro da Fonseca onde, o povo tem que transitar na rua e os veículos ocupam a calçada (e com certeza nas ruas adjacentes também).

Essa fotografia foi de ontem, final da tarde. Falei com agentes de trânsito que alegaram que emitem a multa, mas os proprietários não estão nem aí (talvez sejam amigos de algum influente).

Aí eu lhe pergunto: Por que não guincham esses veículos infratores?

Por isso que Petrolina é o que é e Juazeiro também é o que é.

Atenciosamente,

Mateus Sousa

Variadas
29 de Abril / 2016 às 18:00 | 6 Comentários

Ministério Público Estadual, Polícia Militar e Prefeitura de Juazeiro se aliam no combate a poluição sonora no município, um problema que tem afligido e causado diversos transtornos à população. O projeto foi idealizado a partir de um intenso diálogo entre os entes públicos visando dar uma resposta eficaz e eficiente para a sociedade, considerando que a poluição sonora acarreta o desequilíbrio ambiental, além de inegáveis riscos à saúde humana e perturbação da ordem.

O marco inicial acontecerá na próxima terça-feira, 3, às 15 horas, na sede da 12ª Promotoria de Justiça da Comarca de Juazeiro/BA, e toda a imprensa está convidada, quando na oportunidade acontecerá o ato de assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pelo promotor Alexandre Lamas da Costa, pelo comandante do Policialmente Regional Norte, Coronel PM Alfredo Nascimento, pelo prefeito Isaac Carvalho e pelo secretário de Meio Ambiente e Ordem Pública, Agenor de Souza.

O TAC tem como objetivo coibir a poluição sonora em Juazeiro e resultará em diversas ações articuladas e intensivas com as participações dos fiscais de postura da Semaop, dos agentes de Trânsito da CSTT, da Guarda Municipal e da Polícia Militar no sentido de combater os ruídos sonoros produzidos por estabelecimentos comerciais, pelos equipamentos de alta potência e pelos denominados “paredões” instalados em veículos automotores em níveis superiores aos permitidos pela legislação em vigor estabelecida pelo CONAMA.

Ascom/PMJ
Variadas
29 de Abril / 2016 às 17:30 | Nenhum Comentário

As secretárias de Saúde, Mara Gonçalves, e Habitação, Edinalva Gomes, visitaram nesta quinta-feira (28) o Residencial Vivendas, em Petrolina. Durante a visita, as gestoras conversaram com moradores e discutiram maneiras de atender as demandas apresentadas pela comunidade.

"Esse é um bairro novo e bastante populoso, que surge em uma área que não era muito habitada. Mas a gestão Julio Lossio já está se estruturando para fazer com que os serviços cheguem cada vez mais perto das pessoas", pontuou a secretária sobre a oferta dos serviços de saúde para os moradores do Residencial.

Ascom/Petrolina
Esporte
29 de Abril / 2016 às 17:00 | 2 Comentários

Em ofício divulgado nesta quinta-feira (28), a Federação Bahiana de Futebol determinou os critérios para determinar a terceira vaga para o Campeonato Brasileiro da Série D 2016.

Segundo o documento, a nova vaga para a quarta divisão nacional será do clube melhor colocado da classificação geral da competição, com exceção das equipes que estejam nas séries A e B do Brasileirão (Vitória e Bahia) e das já classificadas para o certame desse ano.

Com a classificação do Flu de Feira já garantida, graças ao título da Copa Governador, agora a dúvida recai sobre a segunda vaga para a Série D 2016. Na decisão do terceiro lugar do Baianão, o Touro do Sertão almeja uma vaga para o Nordestão do próximo ano. Entretanto, se a Juazeirense escolher esta alternativa, a segunda vaga também seria do tricolor e não existe ainda uma definição do critério que será utilizado nesse caso, mesmo com o Cancão de Fogo sendo vice da Copa realizada no final de 2015.

Vale lembrar que em 2014, um caso parecido aconteceu no cenário estadual. O Conquista foi o melhor clube colocado do estadual fora da dupla Ba-Vi e cedeu a sua vaga da Copa Governador para o Jacuipense, terceiro colocado do torneio (leia aqui). Campeão da Copa, o Bahia de Feira ficou de fora da seleção por ter escolhido ao final do torneio uma vaga na Copa do Brasil, caso parecido com o que aconteceu a Juazeirense na temporada passada. Assim, é provável que o clube do Vale do São Francisco possa ficar de fora da quarta divisão desse ano. Durante a semana, o Bahia Notícias pediu explicações sobre a segunda vaga, mas não conseguiu uma definição precisa da FBF.

O clube melhor colocado do estadual, com exceção de Bahia, Vitória, Flu e Juazeirense, é o Galícia. Já na Copa Governador do último ano, a ordem de classificação ficou com Touro, Cancão e Bahia de Feira.

BN
Variadas
29 de Abril / 2016 às 16:29 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS) de Juazeiro, através da Gerência de Proteção Básica, realiza o 1º Baile da Melhor Idade e convida a todos para participar. Será nesta sexta, 29 de abril, às 18h30, no Espaço Ferrari, localizado à Rua Elizabeth Safira, e conta com a participação musical de Regys Bahia.

Ascom/Juazeiro
Informativos
29 de Abril / 2016 às 16:00 | Nenhum Comentário

Interessados em participar do projeto "Terça Cultural" têm até às 18 horas desta sexta-feira, 29, para se inscreverem. A Secretaria de Cultura e Juventude de Juazeiro prorrogou o prazo das inscrições que se encerrariam na sexta passada, dando mais oportunidade aos artistas das áreas de literatura, dança e música para garantirem participação no projeto, que visa à seleção dos trabalhos inscritos e premiação dos melhores para apresentação na Virada Cultural em homenagem ao aniversário da cidade, no mês de julho.

O Projeto Terça Cultural consiste na realização de mostras competitivas de artes integradas compostas por concurso de poesia e declamação; concurso de números de dança; concursos de bandas (modalidade livre) e concurso de bandas autorais.

De acordo com a SECJU, além de fomentar as artes no município, é também objetivo do projeto Terça Cultural, promover o intercâmbio entre grupos e o público, destacar e divulgar novos talentos e promover as produções locais em especial às produções autorais.

As primeiras apresentações do projeto "Terça Cultural" estão previstas para o dia 10 de maio próximo, no espaço cultural do Arco da Ponte. Mais informações no edital publicado no Diário Oficial do Município. Contatos com a SECJU pelo telefone (74) 3614 2652 ou pelo e-mailcultura@juazeiro.ba.gov.br.

Ascom/Juazeiro
Esporte
29 de Abril / 2016 às 15:45 | 2 Comentários

Envolvida na disputa do terceiro lugar do Campeonato Baiano com o Fluminense de Feira, a Juazeirense já está garantida no Campeonato Brasileiro da Série D deste ano independentemente de garantir vaga na Copa do Nordeste 2017 – caso seja o terceiro do estadual. A confirmação aconteceu no início da tarde desta sexta-feira (29) por parte da Federação Bahiana de Futebol (FBF), que atendeu a orientação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e vai destinar duas das três vagas que a Bahia tem direito na Série D pela ordem de classificação do Estadual 2016.

Duas por que uma já é do Fluminense de Feira, campeão da Copa Governador do Estado 2015. Assim, mesmo o Cancão de Fogo alcançando a vaga no Nordestão do ano que vem, se garante também na quarta divisão nacional por ter feito a terceira melhor campanha do Baiano. Neste cenário, como o Fluminense está previamente classificado, a vaga restante ficaria com o quinto colocado: o Galícia.

Vaga confirmada e muito comemorada pela Juazeirense, imbuído na missão de se tornar a terceira força do futebol da Bahia. “A Juazeirense não participa de nada só por participar. Temos ambições. Vamos disputar para subir. O futebol da Bahia precisa de mais um representante nas divisões superiores do futebol brasileiro”, comenta o presidente do Cancão e Deputado Estadual, Roberto Carlos.

A busca por representatividade nacional também passa pela atual campanha na Copa do Brasil, que já é histórica para um clube de Juazeiro. Pela primeira vez a cidade será representada na segunda fase do mata-mata nacional. Após eliminar o Cuiabá-MT na Arena Pantanal, o Cancão agora enfrenta o Botafogo, que eliminou o Coruripe-AL. As datas dos confrontos ainda não foram divulgadas pela CBF.

Baiano – Enquanto isso, a equipe treinada pelo técnico Evandro Guimarães se concentra totalmente na disputa do terceiro lugar do estadual, com início domingo, às 16, no estádio Eliel Matins, em Riachão do Jacuípe. Para o confronto contra o time de Feira, Evandro terá o retorno do zagueiro Emerson, recuperado de desconforto muscular. A partida de volta acontece no dia 8 de maio, no Adauto Moraes. A Juazeirense joga por dois resultados iguais para carimbar pelo segundo ano consecutivo a vaga na Copa do Nordeste.

Com informações da Juazeirense
Variadas
29 de Abril / 2016 às 15:30 | Nenhum Comentário

Uma maratona cultural com espetáculos, intervenções e shows musicais que começa às 13h e vai até 01h da madrugada. Esta é a programação de encerramento da Aldeia Vale Dançar – 9º Festival de Dança do Vale do São Francisco, neste sábado (30), no Sesc Petrolina.

E para começar o OverDança, a cantora petrolinense Camila Yasmine vai recepcionar o público no Salão, pontualmente às 13h, com  o show Samba Não Mata Ninguém. Daí em diante, um leque de atrações estará acontecendo ininterruptamente em vários espaços do Sesc. Intervenções no Salão, festival de coreografias no Palco Alternativo, Mercado Cultural no Hall e performances dançantes nos corredores do restaurante e na escada lateral do Teatro.

Os espetáculos vindos de várias partes do país estarão acontecendo em horários distintos. A dupla Rodrigo Cruz e Rodrigo Cunha, de Goiânia – GO, apresenta às 19h, no Teatro Dona Amélia, Dúplice, um diálogo corporal cênico e sonoro. Às 20h, no Ginásio de Esportes o público poderá conferir Eduardo Fukushima e a dança Homem Torto. Uma hora depois, todos são convidados ao Palco Alternativo, onde Flávia Pinheiro mostra a proposta Diafragma: Dispositivo Versão Beta.

No Teatro Dona Amélia, a atração das 22h, será o grupo Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira com a dança popular em cena, Delírio. A Cia Corpo Único (Diadema – SP) apresenta às 21h30 na Sala de Dança o espetáculo Ser Hibrido, inspirado na obra “Orlando” de Virginia Woolf. E encerrando o OverDança e o Festival que começou no último dia 11, o público vai conferir às 24h no Salão o show com o cantor, interprete, remixador, arranjador e produtor paulista Jaloo, apresentando seu primeiro álbum com música pop, eletrônica e experimental.

Serviço:

Espetáculos Teatro Dona Amélia: R$ 2 (comerciário), R$ 5 (meia) e R$ 10 (inteira).
Demais ações: Entrada Gratuita

Clas Comunicação
Política
29 de Abril / 2016 às 15:00 | 1 Comentário

Julio Lossio está em São Paulo – SP articulando novas parcerias para Petrolina. O gestor municipal participou nesta quinta-feira (28) de uma reunião com o diretor da Divisão de Educação do SESI-SP, Fernado Antonio. A entidade tem uma gama de projetos voltados para o ensino e Lossio foi em busca de apoios para fortalecer o programa, recém-lançado, Estação Saber. 

O projeto, desenvolvido em Petrolina através de parceria com as Irmãs Carmelitas, atua no reforço da disciplina de matemática para os alunos da rede municipal de ensino do 1° ao 9° ano e com idade entre 10 e 15 anos. Além da aula de matemática também serão oferecidos oficinas de informática, esportes e formação Humana e Cristã. As aulas serão ministradas no horário oposto a da rede municipal, todos os dias, de segunda a sexta, cada turma terá 10 alunos.

“O ensino é a única forma de mudar a vida das pessoas de maneira digna e todo governo que tenha responsabilidade com o futuro de sua gente precisa se voltar para a pauta da educação. É isso que estamos fazendo em Petrolina”, argumenta o prefeito Lossio.

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
29 de Abril / 2016 às 14:30 | Nenhum Comentário

Debater avanços e desafios das políticas públicas para o desenvolvimento territorial de mulheres e jovens rurais. Esse foi o principal objetivo dos seminários realizados nesta quinta-feira, dia 28, na praça principal de Uauá, no norte Baiano. O encontro reuniu  agricultores e agricultoras familiares, representantes de cooperativas da agricultura familiar de várias cidades do estado e autoridades políticas regionais . As palestras e rodadas de conversas fazem parte da programação do 8ª Festival Regional do Umbu, que terá abertura oficial nesta sexta-feira, 29.

Entre as políticas públicas para mulheres do campo foram destaques a campanha de documentação rural, a linha de crédito Pronaf Mulher, além de editais lançados exclusivamente para contratação de mulheres, em projetos de assistência técnica. A assessora de gênero, raça e etnia da Pró-Semiárido, projeto ligado ao Governo do Estado, Beth Siqueira, explicou que parte dessas iniciativas surge dos movimentos sociais e organizações não governamentais e são incorporadas pelas instituições para trabalhar a inclusão das mulheres nos espaços produtivos e incentivar o empoderamento. “As mulheres precisam ter acesso às políticas públicas para se tornarem protagonistas da própria vida, pois ao perceberem o poder que têm, deixarão de ocupar uma posição secundária, para assumirem o poder de decisão, de gestão e liderança, seja nas comunidades ou em empreendimentos”, ressalta.

A agricultora Elenita Maria de Souza é exemplo de empoderamento e mudança social. De cozinheira e feirante viu sua vida mudar ao conhecer o projeto de beneficiamento de umbu. Há dois anos, Elenita é presidente da Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia (Coproaf), na cidade de Manoel Viturino. Por lá o umbu é o carro chefe da produção, a cidade até já ganhou o título de capital do umbu. A produção anual chega a 150 toneladas de doces, geleias, nego umbu, preparado para refresco do fruto, além de maracujá da caatinga e goiaba.

“Eu e as outras 50 mulheres da cooperativa lutamos para conquistar nosso espaço. Percebi que a mulher tinha liberdade para ser o que quisesse. Tivemos que encarar o preconceito da família e da comunidade, mas hoje me sinto realizada. Voltei a estudar, fiz viagens importantes, representei meu grupo e, quero ir mais longe ainda. Minha meta é elevar ainda o nome da cooperativa e dessas mulheres, é ver que tudo valeu a pena”, frisa.

Em Uauá, a realidade das mulheres que formam a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) não é diferente. Elas representam 75% dos cooperados e são peças fundamentais no trabalho de organização e beneficiamento da matéria-prima da caatinga. “Aqui a produção anual é de 200 toneladas e os produtos são comercializados em vários estados do país e até no exterior. Essas mulheres deram uma reviravolta nas suas vidas e hoje são independentes, geram renda e são participativas em seus meios”, disse a diretora de finanças da Coopercuc, Benedita Varjão.

Asscom
Policial
29 de Abril / 2016 às 14:10 | 3 Comentários

No início desta tarde (29), na Avenida da Integração, em Petrolina, aconteceu um acidente de trânsito envolvendo um ônibus de uma empresa que faz o transporte público na cidade e um motociclista. Com o impacto da batida o homem que conduzia a motocicleta veio a óbito no local. 

O Blog Geraldo José entrou em contato com a Samu de Petrolina, mas ainda não foi revelada a identidade da vítima. O motociclista foi parar embaixo do ônibus e morreu na hora. Ele foi identificado como funcionário de uma oficina mecânica, que fica próximo ao local do acidente, e tinha saído para almoçar.

Também não há informação do que teria provocado o acidente. O Blog está buscando mais informações sobre o caso. Acompanhe em breve.

Da redação
Variadas
29 de Abril / 2016 às 14:00 | Nenhum Comentário

Numa realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura e Juventude (SECJU) em parceria com o Conselho Municipal de Cultura (CMC), será realizado na cidade o Iº Seminário do Patrimônio Cultural, no dia 03 de maio (terça-feira), das 14 às 19 horas, no Centro de Cultura João Gilberto.

De acordo com a organização do evento, o objetivo é efetivar e formalizar as discussões sobre a devida preservação do patrimônio cultural de Juazeiro seja material e/ou imaterial e o debate sobre a Ilha do Fogo, suas dependências físicas, como o galpão, e a sua função cultural para o município e a comunidade sanfranciscana.

O seminário terá como palestrantes o promotor Edivaldo Gomes Vivas, coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural do Ministério Público da Bahia; Sérgio Motta, do colegiado de Engenharia Civil UNIVASF; Márcia Guena,diretora do DCH III UNEB, e Ênio Silva, do Coletivo Amigos da Ilha do Fogo, onde irão debater junto com a sociedade civil o atual estado do patrimônio material e imaterial do município e o projeto da Ilha do Fogo.

O Iº Seminário do Patrimônio Cultural contará na abertura com a apresentação de dança da Trupe Novo Ato de Juazeiro, que mostrará para o público presente o "Samba de Véio: o antigo e o moderno", um tema que também estará em discussão no seminário como um dos patrimônios imateriais do município.

As inscrições para o seminário serão feitas a partir das 14 horas e são abertas para todo o público interessado no debate. Mais informações na sede da Secretaria de Cultura e Juventude ou pelo telefone: (74) 3614 2652.

Por Paulo Carvalho/SECJU
Variadas
29 de Abril / 2016 às 13:25 | Nenhum Comentário

A obra "Velho Chico", da artista brasiliense e funcionária da Codevasf há 12 anos, Anoushe Duarte Silveira, foi selecionada para a 13ª edição da Bienal Naïfs do Brasil. O quadro, que retrata o rio São Francisco da nascente à foz, é inspirado nos ribeirinhos, nas paisagens e na beleza do rio. O evento cultural reúne obras com temática popular de diferentes regiões do país.

Nesta edição, a Bienal analisou 948 trabalhos e selecionou 127 obras.Considerada a maior mostra de arte naïf da América do Sul, a Bienal teven como proposta valorizar a produção naïf e popular de todas as regiões do país. Esta foi a primeira vez que a artista Anoushe Duarte se inscreveu no evento. "Eu estou verdadeiramente emocionada. Eu participei de exposições aqui no Brasil, mas foi a primeira vez que inscrevi um quadro em um concurso. E justamente a Bienal. Fiquei feliz demais em ser selecionada", disse.

No vocabulário artístico, a arte Naïf significa, em geral, um tipo de arte simples, desenvolvida por artistas sem preparo e conhecimento das técnicas acadêmicas. O termo Naïf pode ser traduzido como ingênuo e inocente, por isso a compreensão simplista. De acordo com a artista brasiliense, a arte é uma maneira de demonstrar como ela enxerga a vida.

"Eu me identifiquei com o Naïf, pela ingenuidade, espontaneidade, colorido, simplicidade. A técnica é intuitiva, não há escola, mas eu tive um grande incentivador que foi o artista renomado em naïf Rocha Maia. Além de grande artista tenho orgulho de dizer que é meu amigo. Ele bateu o olho em uma de minhas primeiras obras e disse. "Você é naïf!". Agradeço muito ao incentivo dele e de toda a família e amigos", ressalta.

Bienal Naïfs - Este ano, a mostra acontece de 19 de agosto a 27 de novembro de 2016, no Sesc Piracicaba (SP). A Bienal Naïfs do Brasil constitui-se em um evento cultural de grande amplitude e expressiva repercussão em todo o país. Realizada pelo Sesc São Paulo desde 1992, o evento foi criado com o intuito de privilegiar a participação de artistas que as obras são fortemente marcadas por elementos que caracterizam a cultura popular brasileira e criadas, em sua maioria, de forma autodidata.

Perfil - Anoushe Duarte Silveira é brasiliense e jornalista, pós graduada em documentário – com especialização em roteiros. Possui textos publicados em jornais e revistas e nos blogs

Variadas
29 de Abril / 2016 às 13:22 | 4 Comentários

O coordenador de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde Klinger Farias confirmou ao radialista Geraldo José no RJ Notícias (Rádio Juazeiro) desta sexta-feira (29) que faleceu ontem no Hospital Regional de Juazeiro uma senhora com suspeita de H1N1.

“Na verdade este é mais um caso suspeito de quatro outros que nós investigamos. Não se pode precisar ainda porque estamos aguardando o resultado dos exames. Três dos quatro casos suspeitos são de cidades do entorno de Juazeiro” explicou Klinger.

O representante da Secretaria de Saúde ainda informou que o dia “D” da campanha de vacinação contra H1N1 foi adiada deste sábado para uma data ainda a ser definida porque houve um atraso na remessa das vacinas por parte do Ministério da Saúde.

“Não há motivo para alarde, mas a população deve continuar com as atitudes de prevenção, especialmente na questão higiênica e evitar contato frontal com quem está gripado” concluiu Klinger Farias.

Variadas
29 de Abril / 2016 às 13:00 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Saúde de Sobradinho está se mobilizando para o dia "D" da campanha de vacinação contra a gripe influenza e H1N1, que acontecerá neste sábado(30), das 8h às 17h , em todas as unidades de PSF. Desde o último dia 18, quando iniciou a campanha,  já foram vacinadas 265 crianças, 70 gestantes, 19 puérperas, 105 trabalhadores da saúde, 344 idosos e 181 pessoas com doenças crônicas. A campanha vai continuar até o dia 20 de maio e  para o próximo sábado serão disponibilizadas mil doses. A Secretaria de Saúde se programou para imunizar mais pessoas, mas o Estado não mandou estoque suficiente para atender a demanda total do município de Sobradinho e dos demais municípios baianos.

" Até agora recebemos 1600 doses de vacinas, que foram utilizadas no período de 18 a 27 de abril.  Para o sábado , recebemos mais 1000 doses que serão ofertadas em todas as unidades de saúde até às cinco horas da tarde ou até acabar esse estoque. Poderíamos ter optado por não realizar o dia "D", mas há uma expectativa da comunidade e decidimos manter a vacinação. Já fomos informados que o Estado enviará mais doses para cumprimos a meta de vacinação no município", informou Jailson, Secretário de Saúde. 

Para se vacinar, é preciso levar a carteira de identidade e cartão de vacinação. No caso de portador de doença crônica, é necessário levar um documento que comprove a doença. Podem se vacinar idosos a partir 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz há até 45 dias, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e povos indígenas.

Ascom Sobradinho
Variadas
29 de Abril / 2016 às 12:30 | Nenhum Comentário

A Prefeitura de Petrolina abre, a partir da próxima segunda-feira (02/05), inscrições para os cursos gratuitos de Fabricação de bolos, tortas  e Lancheteria. A ação é coordenada pela Secretaria-Executiva de Juventude e Qualificação Profissional.

Os cursos terão duração de 60 horas e serão oferecidos para pessoas que possuem número de Inscrição Social (NIS). Os documentos necessários para a inscrição são: Cópias de RG, CPF e comprovante de residência. A idade mínima exigida para ingressar nos cursos é 16 anos. As inscrições serão efetuadas  na  Escola de Alimentos , localizada no bairro da COHAB Massangano.

Os  cursos de bolos, tortas e Lancheteria  serão  ministrados na própria escola ,  em dois períodos (manhã/tarde) o inicio das aulas está marcado para o dia 09 de maio tendo seu término no dia 30 do mesmo mês . As vagas permanecerão abertas até o preenchimento da totalidade.

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
29 de Abril / 2016 às 12:00 | Nenhum Comentário

O Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp) vai realizar no próximo domingo, 1º de maio, a tradicional Festa do Trabalhador. O evento acontecerá no Clube de Campo do Sindsemp, a partir das 9h.

Segundo a diretoria, encontro tem como objetivo proporcionar um dia de lazer para os trabalhadores, mas, também, de reflexão da categoria sobre a data e os pontos de luta. “É um grande momento para todos nós. Celebrar o dia do trabalhador é uma imensa satisfação, mas não podemos esquecer e ficar atentos na defesa dos nossos direitos e da nossa valorização”, pontua Walber Lins, presidente do sindicato.

As atividades começam com um torneio de futsal, e em seguida, a animação musical ficará por conta do grupo Samba Xote e a voz e violão de Domicio Filho.  O Sindsemp também disponibilizará um ônibus, que sairá da Praça 21 de Setembro, a partir das 9h.

Ascom Sindsemp

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage