Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
18,6%
Atualizado em: 30/03/2015
Esporte
31 de Março / 2015 às 23:00 | Nenhum Comentário

Está se aproximando o dia 05 em que a cidade de Juazeiro, seus adeptos do futebol, estarão prestes a viver, reviver, as inesquecíveis e emocionantes lembranças de uma disputa final do campeonato baiano da primeira divisão, aqui no Adauto Moraes. 

Todas ainda nos recordamos, contra esse mesmo BAHIA que vamos enfrentar no próximo domingo, perdemos por 3x1 aqui em nosso campo, numa disputa de final de campeonato. Muita coisa se falou. Comentários os mais diversos. Perplexos, o inexplicável tentávamos explicar. Futebol é assim, nem sempre quem se apresenta melhor é o vencedor, argumentavam alguns mais apaixonados torcedores.

Foi 3x1. Já foi, já passou.

Mas, com certeza o nosso Adauto Moraes foi palco de uma decisão do campeonato, o que provocou muita emoção, e para nossa terra, para o nosso futebol, uma glória, uma honra, ser palco de uma decisão estadual.

No próximo domingo, ainda não é decisão do campeonato, mas é a semifinal. O BAHIA volta ao “ADAUTÃO”, para jogar contra a JUAZEIRENSE, a primeira partida pelas semifinais do certame, o segundo jogo vai ser em Salvador. Por falar em Salvador, o nosso técnico Quintino Barbosa foi lá assistir ao vivo, o jogo do nosso adversário contra o CAMPINENSE, pela COPA DO NORDESTE. Não quis revelar detalhes, mas disse: “Só há favoritismo antes do jogo. A partida só se define quando as duas equipes entram em campo”.

Pois é, JUAZEIRENSE X BAHIA e COLO-COLO X CONQUISTA, são jogos de ida e volta que vão apontar os dois clubes, as duas cidades, que vão para a grande final do campeonato baiano da 1°DIVISÃO/2015. COLO-COLO ou CONQUISTA, qual dos dois vai para a final? São dois times interioranos. O outro do interior é o JUAZEIRENSE. CONQUISTA ou COLO-COLO quem vai enfrentar a JUAZEIRENSE para a decisão do BAIANÃO? Faremos um clássico do interior? E o BAHIA? Sei lá!

EU TAMBÉM PENSO ASSIM, E VOCÊ ?

Herbet Mouze
Variadas
31 de Março / 2015 às 22:30 | Nenhum Comentário

A Assessoria de Comunicação Social (Ascom) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas a partir de hoje (31) para estágio em Jornalismo. Estão sendo ofertadas duas vagas, uma delas, para atuar também na Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae). Os candidatos devem estar cursando entre o 6º e o 8º períodos do curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições para seleção vão até o dia 8 de abril. 

Os interessados devem realizar a inscrição enviando para o e-mail ascom@univasf.edu.br os seguintes documentos anexados em formato PDF: ficha de inscrição preenchida (Anexo I do Edital 01/2015), disponível abaixo; comprovante de matrícula do semestre 2015.1; currículo e histórico escolar de graduação atualizado. Entre os pré-requisitos para participar da seleção, é necessário que o aluno tenha cursado e sido aprovado nas disciplinas de Redação Jornalística 1 e Fotojornalismo. 

Será cumprida uma jornada de estágio de 20 horas semanais, no horário compatível ao curso de graduação do candidato, com duração de um ano. Um dos selecionados irá atuar na Ascom e o outro irá atuar dois dias na Ascom e três dias na Proae. Os estagiários receberão uma bolsa de R$ 364,00 e auxílio transporte de R$ 132,00. 

O processo seletivo será realizado em três etapas: análise de currículo, entrevista individual e avaliação de uma notícia produzida pelos candidatos. O tema da notícia será enviado aos candidatos no dia 9 de abril e deverá ser entregue no dia 13 de abril, quando serão realizadas as entrevistas individuais. O local e o horário serão informados posteriormente por e-mail. O resultado final será divulgado no dia 14 de abril. 

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones da Ascom: (87) 2101-6848/6849. 

Cronograma: 
Inscrições – 31 de março a 8 de abril
Envio do tema da notícia – 9 de abril
Realização das entrevistas e entrega da notícia – 13 de abril
Resultado final – 14 de abril

Ascom Univasf
Política
31 de Março / 2015 às 22:00 | Nenhum Comentário

Na manhã desta terça-feira (31), em Brasília, o Prefeito Isaac Carvalho teve reunião com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e com o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, onde pleiteou urgência para a instalação de flutuantes com motobombas no rio São Francisco visando garantir a atividade dos irrigantes.

Acompanhado dos representantes dos produtores rurais e irrigantes, Valter Matias (diretor de irrigação do Projeto Maniçoba) e de Josival Barbosa (vice presidente do Instituto da Fruta), o prefeito de Juazeiro pontuou que a situação emergencial se faz necessário tendo em vista que a Chesf já anunciou uma nova diminuição da vazão da barragem de Sobradinho, o que reduzirá ainda mais o volume de água e impossibilitará a captação das bombas dos projetos de irrigação.

Isaac solicitou ainda que os flutuantes instalados fiquem de maneira permanente e não apenas emergencial para que se possa salvar os projetos irrigados e manter forte uma das mais importantes atividades econômicas da região. Além disso, solicitou a modernização dos projetos de irrigação Maniçoba e Curaçá.

O ministro Occhi foi sensível às reivindicações e de imediato agendou uma nova reunião em seu gabinete para o dia 14 de abril quando a Codevasf apresentará os custos e prazos de implantação das solicitações feitas pelo prefeito de Juazeiro. 

Luiz Hélio/PMJ
Política
31 de Março / 2015 às 21:29 | Nenhum Comentário

A Carreta Móvel do SENAC, uma parceria de sucesso com a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR), desde 2012 vem contribuindo significativamente para a qualificação profissional dos juazeirenses, oportunizando a melhoria de renda para os 2.300 alunos capacitados nos mais de 20 cursos oferecidos.

Nesta segunda-feira (30) o gestor da SEDETUR, Carlos Neiva, ao lado da técnica do SEBRAE, Carla Priscila, se reuniu com uma parcela dos alunos já capacitados para tratar dos certificados que ainda faltam ser entregues, do programa Empreendedor Individual, ouvir sugestões de novos cursos e também definir a data de um evento para a certificação, no qual haverá ainda uma mostra degustativa dos trabalhos dos participantes.

Aluna dos cursos de "salgados para coquetéis" e de "sobremesa", a pedagoga Elisabet Andrade se especializou numa área que já começa a lhe trazer benefícios. "Além de me tornar uma profissional do ramo, aprendendo a lidar com os materiais e produtos utilizados, com esses cursos eu comecei a aumentar a minha renda através de pedidos de parentes e vizinhos", destacou.

Segundo a autônoma Miralva Ribeiro, os cursos da Carreta do SENAC contribuíram muito mais do que para a questão financeira. "Posso dizer que praticamente salvou meu casamento, pois não tinha nenhuma prática ou talento para a culinária e agora aprendi a fazer pratos deliciosos e ainda poderei conseguir uma renda extra", explicou.

A técnica do SEBRAE, Carla Priscila, falou sobre a importância de o profissional especializado também se capacitar para se tornar um empreendedor. "Esse programa do governo federal, o Empreendedor Individual, foi criado para facilitar a vida do trabalhador informal e além de ajudá-lo a lidar com questões financeiras e melhores formas de investimentos, ainda garante isenção de impostos tributários. O SEBRAE está aberto a todos esses alunos capacitados pelo SENAC e Prefeitura".

Para o secretário Carlos Neiva, a qualificação profissional de 2.300 juazeirenses dimensionam a importância da parceria da Prefeitura com a Carreta do SENAC. "O trabalho realizado pela gestão Isaac Carvalho nessa área, visando melhorar a qualidade de vida da população, vem obtendo grandes resultados. Não é à toa que Juazeiro tem sido continuamente a cidade do interior da Bahia que mais gera emprego formal. E experiências como a desses cursos vêm contribuir ainda mais para o desenvolvimento econômico do município", avaliou positivamente Carlos Neiva.

Com a anuência de todos os presentes na reunião, ficou decidido que os certificados serão entregues em evento a ser realizado no dia 23 de abril, às 17 horas, na Praça da Misericórdia. Na oportunidade os visitantes poderão degustar as delícias produzidas pelos novos profissionais de culinária.

Ascom PMJ
Política
31 de Março / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário

Reforçando o trabalho de manutenção nos canais da cidade, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana que já havia iniciado na última semana o trabalho de limpeza manual no canal que corta o bairro Antonio Cassimiro ganhou reforço essa semana. No local uma máquina hidráulica realiza o serviço de retirada de vegetação da parte interna. Com o apoio da máquina o serviço será feito de maneira mais rápida atendendo a comunidade do entorno e liberando o fluxo de águas, evitando alagamentos. Além do bairro Antonio Cassimiro, também essa semana foi iniciado o trabalho manual do canal no bairro Loteamento Recife. "O serviço de manutenção de canais não é uma ação isolada ou feita só no período de chuva, atendendo o Prefeito Julio Lossio, essa é uma preocupação diária do município em manter seus canais limpos", afirmou a Secretária de Infraestrutura e Mobilidade Urbana Tatyanne Lima.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Informativos
31 de Março / 2015 às 20:50

O colégio Objetivo, em Juazeiro, inaugurou na noite desta terça-feira (31) a sua nova biblioteca, entregando ainda a pais e alunos, uma estrutura completamente reformada para melhor atender a todos. Além da estrutura física, que ganhou cores vibrantes, a escola oferece ainda salas totalmente climatizadas, oficinas de robótica, música e muito esporte.

“O espaço de convivência ficou bem agradável com o intuito de atrair os pais para o convívio escolar, reforçando um conceito já praticado pela escola que é a participação efetiva dos pais no processo educativo dos filhos”, informou Alessandra do Nascimento, Coordenadora do Ensino Médio.

 “Nossas reuniões de pais e alunos serão mais constantes e estamos criando espaços de convivência com muitos atrativos para incentivar a participação da família nesse processo”, reforçou Lidiane Soares, Coordenadora do Ensino Fundamental.

No evento promovido hoje pelo Colégio Objetivo os pais puderam usufruir de vários serviços, a exemplo de medição de pressão arterial e glicemia, limpeza de pele, estética, massagens e se deliciaram com sucos e chás.

O Colégio Objetivo, que atende alunos da 6ª série do fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, também tem se destacado no esporte, com equipes vencedoras em diversas modalidades a exemplo do Judô, natação, Futsal, Vôlei, Tênis de Mesa, dentre outras modalidades.

Em outubro deste ano a escola sediará o Encontro Nacional dos Colégios Objetivos, reunindo em Juazeiro, representação de escolas de todo o Brasil. 

Informativo
Variadas
31 de Março / 2015 às 20:30 | Nenhum Comentário

 
Na manhã desta segunda-feira (30.03), o Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), realizou a II Mostra Científica da Residência de Enfermagem da instituição. A iniciativa teve como objetivo apresentar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do Programa nas áreas de Saúde da Criança e Saúde da Mulher. O tema dessa edição foi A Percepção do Processo Saúde-doença sob a Ótica dos Pacientes na Área Materno-infantil. O evento aconteceu no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
 
A programação contou com temas amplos e bastante desenvolvidos na unidade. A residente, Taysa Vieira de Almeida, apresentou o tema Convivência com a pré-eclâmpsia: desvelando olhares de Puérperas. Já Bianca de Macêdo abordou A Experiência de Gestar na Presença do Risco e da Hospitalização, ambas na especialidade em saúde da mulher. Na área de saúde da criança, a enfermeira, Sara Soares dos Santos, falou sobre Abuso Sexual em Crianças e Adolescentes sob a Ótica Fenomenológica.
 
Para Bianca de Macêdo, a realização da residência no HDM contribuiu significantemente para sua formação. "A experiência de fazer a residência de enfermagem em Saúde da mulher no HDM foi fundamental para minha formação profissional e crescimento pessoal, pois através rotinas diárias no hospital puderam aprimorar e desenvolver os conhecimentos e habilidades próprias da minha especialidade”, descreve.
 
O coordenador do evento, Ramon Morais, fez uma avaliação positiva dos trabalhos desenvolvidos na II edição da Mostra Científica. "Estamos contentes com as apresentações e honrados pela participação da comunidade acadêmica da região, assim como os residentes do HDM. É um evento de extrema importância, pois é um momento onde apresentamos os trabalhos realizados no hospital para a comunidade acadêmica. Então, de forma bem positiva, vem sempre a somar, no sentido de que as produções vão acontecendo e sendo publicadas. É um ganho para o sertão pernambucano. Estamos satisfeitos e parabenizo a todos envolvidos", pontua.
 
Durante ao evento, também, foram apresentados os TCCs da Pós-graduação de Enfermagem Neonatal e Pediátrica da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) realizada no HDM, através exposição de banners.
Ascom HDM
Política
31 de Março / 2015 às 20:00 | Nenhum Comentário

 
Dando seguimento ao programa de atendimento aos bairros com a retirada de vegetação de áreas não edificadas públicas, para tranquilizar as comunidades, a Prefeitura iniciou nessa segunda-feira (30) o serviço de roço mecânico no bairro Loteamento Recife.
 
A ação pretende com a retirada de mato, melhorar a circulação pelas comunidades, ao mesmo tempo em que contribui com a segurança dos moradores. O trabalho que faz parte das ações do programa Tudo Limpo idealizado pelo Prefeito Julio Lossio em 2009, deve atender todas as áreas públicas do bairro.
asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
31 de Março / 2015 às 19:30 | Nenhum Comentário

Quem passou nas imediações da sede do Núcleo de Apoio à Juventude do bairro Quati, na manhã do último sábado, deparou-se com uma cena bem diferente: centenas de mudas de plantas nativas da Caatinga estavam sendo doadas para a população, através de uma iniciativa da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). Moradores não somente do Quati, como de localidades adjacentes, aceitaram o chamado e compareceram para buscar espécies como Mulungu, Caraibeira, Aroeira, dentre outras. Idosos, jovens e até crianças puderam ter acesso, também, a informações sobre o plantio, como manejar e manter as plantas.

Mais de 500 mudas produzidas no Viveiro Municipal foram doadas. Para a dona de casa Eliane Carvalho, residente na rua 02 do Quati, a iniciativa recebeu total aprovação da comunidade. “É a primeira vez que vejo esta ação aqui no bairro. É muito válido porque a gente sabe que vai estar contribuindo para tornar a cidade mais arborizada. É mais qualidade de vida para a gente e para as gerações futuras”, disse.

Para a comunitária Angelita Ferreira, do Núcleo de Apoio à Juventude, que solicitou a doação das mudas, outras instituições da cidade devem estimular o plantio de árvores na cidade. “Talvez seja cômodo cobrar apenas da prefeitura, mas acredito que cada um pode fazer sua parte, sendo também um agente de proteção e conservação do Meio Ambiente. Nesta ação que estamos desenvolvendo aqui, cada um pega sua muda e vai cuidar desta planta, fazendo com que a cidade tenha mais árvores, melhore a qualidade do nosso ar e ainda conserve as espécies do nosso bioma Caatinga”, pontuou.

Toda a equipe da AMMA compareceu ao local para ajudar na distribuição. Outras ações como esta serão programadas ao longo dos próximos meses. Vale salientar que associações de bairro, instituições públicas e privadas, bem como a população de uma maneira geral, podem solicitar mudas à AMMA. Para isso, basta que encaminhem um ofício explicitando o quantitativo e o local onde serão implantadas. Informações adicionais podem ser obtidas através dos telefones 87 3866 2779/3861 4382.

Ascom AMMA
Política
31 de Março / 2015 às 19:01 | 1 Comentário
Foi com muita emoção e alegria que a comunidade de São Pedro, em Sobradinho, viu água jorrar de um poço artesiano aberto pela Prefeitura ontem, 30 de março, em meio a muita expectativa dos moradores da localidade que sonhavam com este momento.
Através de um convênio com o Governo do Estado, a Prefeitura conseguiu levar para o município uma máquina de perfuração de poços que vai atender a cinco comunidades castigadas, durante anos, com a falta de água.
 
Na comunidade de São Pedro, os moradores acompanharam o trabalho de perfuração e não esconderam a emoção quando viram um antigo sonho virar realidade - água abundante e cristalina jorrando de um poço de 36 metros de profundidade e vazão de 12 mil litros por hora. " Só quem passa pelo sofrimento de não ter água é que sabe a emoção deste momento. A seca castiga as famílias do interior por muitos anos. Água representa vida, prosperidade, dignidade para o homem e a mulher do campo. O que jorrou aqui foi vida e esperança de dias melhores. Nunca houve uma ação deste tipo aqui no povoado e em outros que também serão atendidos. Esta é uma prova da sensibilidade  do nosso gestor para com as famílias rurais, tão sofridas e impossibilitadas e ter uma melhor qualidade de vida. Estamos muito agradecidos e felizes", confessou Enivalto Alves Lima, um dos líderes do MST em Sobradinho. 
 
A máquina vai atender ainda as localidades de: Santa Maria I e II, São Gonçalo da Serra e Serrote Pelado, beneficiando inúmeras famílias e alavancando a economia rural.
 
" Promessa cumprida. Nos empenhamos para trazer esta ação para o interior de Sobradinho, porque conhecemos, de perto, a realidade destas famílias tão castigadas pela seca, que limita o crescimento e a qualidade de vida. Ver uma cena desta nos comove e também aumenta ainda mais nosso compromisso com o interior do município. Através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, estamos realizando, também neste momento, outra ação forte no interior - o desassoreamento, abertura e limpeza de canais que está beneficiando centenas de outras famílias rurais.  E agora com a abertura de poços artesianos desenvolvemos a nossa política de inclusão e cumprimos o dever do município de garantir o acesso a água. Estou muito feliz e realizado. Vamos avançar mais", declarou o Prefeito Luiz Vicente Berti, que esteve presente na abertura do poço artesiano de São Pedro.
Espaço do Leitor
31 de Março / 2015 às 19:00 | 7 Comentários

Geraldo,

Percebe-se claramente que a secretária Célia Regina está brincando com os usuários do Restaurante Popular de Juazeiro.

Passando pelas imediações do Restaurante Popular que funcionava na rua Oscar Ribeiro pude constatar de que  nunca fizeram reforma alguma, pelo contrário, o referido restaurante encontra-se efetivamente às moscas e abandonado com os vidros das janelas quebrados, a estrutura física sucateada e o lixo tomando conta ao redor do antigo restaurante.

Isso Geraldo, é brincar de administrar. Em outras palavras é incompetência, egocentrismo e preocupação apenas consigo mesma. Enquanto isso na rua Antonio Pedro onde funciona o novo restaurante popular em um imóvel alugado pelo município, que diga se de passagem , funciona em uma casa pequena, espaço restrito, sem sistema de ventilação, mesas de reeleição insuficientes para atender aos usuários do restaurante.

Isso é muito desumano e confesso sinceramente a você e a todos os leitores do blog que eu nunca vi em toda a minha vida tanta maldade e descaso por parte desse governo municipal, sobretudo, no que diz respeito a secretária Célia Regina.

Obrigado pelo espaço em poder relatar esse descaso.

Do amigo e admirador Anderson Levy - Bairro Jardim são Paulo

Variadas
31 de Março / 2015 às 18:30 | 4 Comentários

Foi nos enviado um e-mail contando sobre a ação do senhor Manoel Gomes, que após 30 anos, resolveu por conta própria, tapar um bueiro no bairro Matatu. Veja a história contada pela leitora do blog Rivania Gomes:

"Foram três dias de trabalho puxado, sob um sol escaldante que seu Manoel Gomes, conhecido como seu Beleu, deu um fim ao tormento dos moradores próximos e transeuntes. Pois, além dos carros que saiam danificados quando não era possível desviar e subir na calçada próxima, que também fora danificada, e o perigo eminente de pessoas caírem, mas também, os danos causados pelo mau cheiro que fazia as pessoas atravessarem a rua tampando a respiração.

Então, cansado de esperar pela iniciativa dos poderes públicos desde gestões anteriores, o aposentado assalariado, por sua conta e risco, executou sozinho e Deus uma obra em que fora feita uma cobertura do bueiro com uma cobertura de madeira, que segundo ele, suporta cargas pesadas, a desobstrução do canal por onde passam os dejetos de casas próximas e a reconstrução do calçamento ao redor.

Uma ação que certamente beneficiará muitos moradores e motoristas que trafegam a localidade na Travessa Matatu, bairro Matatu, dando acesso à feira livre de Juazeiro da Bahia. O fato inusitado chamou a atenção das pessoas, inclusive de outras localidades".

Política
31 de Março / 2015 às 18:00 | Nenhum Comentário

O Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Juazeiro, Jorge Cerqueira, participou na última quinta-feira (26), na sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília, das discussões realizadas no segundo dia do Encontro Nacional da ABRACEN. O evento que aconteceu nos dias 25 e 26 de março teve como objetivo reunir presidentes de todas as centrais de abastecimento do Brasil para debater problemas e encontrar soluções para o setor de hortigranjeiro.

Durante o evento o presidente da Abracen, Mário Maurici apresentou a mesa que comandou a reunião, composta por Reginaldo Moreira, 1º vice-presidente da Abracen, Newton Araujo, representante da Conab, Waldir Lemos, da Brastece e da Conab, e Bianca Piedade, nova diretora da Ceasa Pará.

Reginaldo Moreira que também presidente a Federação Latinoamericana de Mercados de Abastecimentos (FLAMA), explicou o papel do setor de abastecimento para o Brasil: “Nós colaboramos para a saúde do Brasil. São as Ceasas que garantem a segurança alimentar do país”, afirmou. Durante o primeiro dia do encontro foi eleita a nova diretoria da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen). Na ocasião o presidente, das Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa/ CE) foi reeleito, por mais dois anos, o 1º vice-presidente da Abracen.

O secretário de Agricultura de Juazeiro, Jorge Cerqueira falou da importância em participar do evento e discutir melhorias para as centrais de todo Brasil. “Juazeiro possui uma das maiores Ceasas do país, mas enfrentamos os mesmos problemas das demais. O encontro foi de grande importância porque dentre todos os assuntos abordados, a organização enfatizou o aprimoramento das relações institucionais entre os entrepostos e os permissionários”, destacou. 

Lene Radina/ASCOM SEAPA
Política
31 de Março / 2015 às 17:27 | Nenhum Comentário

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados acaba de aprovar o voto em separado do deputado Marcos Rogério (PDT-RO), favorável à admissibilidade da PEC 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. Foram 42 votos a favor e 17 contra.

Antes, havia sido rejeitado o relatório do Luiz Couto (PT-PB), que era contrário à proposta. Couto argumentou que a proposta fere cláusula pétrea da Constituição, o que a tornaria inconstitucional.

No parecer vencedor, Marcos Rogério afirma que a redução da maioridade penal “tem como objetivo evitar que jovens cometam crimes na certeza da impunidade”. Já o deputado Alessandro Molon (PT-RJ) lamentou o resultado: “Estamos decidindo mandar para um sistema falido, com altíssimas taxas de reincidência, adolescentes que a sociedade quer supostamente recuperar. É um enorme contrassenso.”

Tramitação

No exame da admissibilidade, a CCJ analisa apenas a constitucionalidade, a legalidade e a técnica legislativa da PEC. Agora, a Câmara criará uma comissão especial para examinar o conteúdo da proposta.

A comissão especial terá o prazo de 40 sessões do Plenário para dar seu parecer. Depois, a PEC deverá ser votada pelo Plenário da Câmara em dois turnos. Para ser aprovada, precisa de pelo menos 308 votos (3/5 dos deputados) em cada uma das votações.

Depois de aprovada na Câmara, a PEC seguirá para o Senado, onde será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e depois pelo Plenário, onde precisa ser votada novamente em dois turnos.

Se o Senado aprovar o texto como o recebeu da Câmara, a emenda é promulgada pelas Mesas da Câmara e do Senado. Se o texto for alterado, volta para a Câmara, para ser votado novamente.

Agência Câmara Notícias
Política
31 de Março / 2015 às 17:00 | Nenhum Comentário

Policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por estupro, nesta segunda feira (30), às 11h20, na Rua Otavio Mangabeira, centro de Senhor do Bonfim.

Os policiais foram até o local de onde populares ouviram gritos e solicitaram a polícia. Dois homens estupravam uma mulher de 40 anos, atrás de uma escola, quando a guarnição chegou e prendeu Sergio Silva da Silva e Erasmo da Silva Souza. Os acusados foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil, onde foram autuados em flagrante. A vítima foi socorrida ao hospital, medicada e, após ser liberada, prestou depoimento na delegacia.

Política
31 de Março / 2015 às 16:30 | 1 Comentário

Na manhã desta terça-feira (31) o procurador-geral do município, Eduardo Fernandes, representando a Prefeitura de Juazeiro, participou de uma audiência conciliatória na Vara Pública, realizada no Fórum Conselheiro Luiz Viana, sobre o processo da área do camelódromo.

A outra parte requerente da área, a Casal Imobiliária, representada por seu advogado legal, propôs um acordo. O município, no entanto, solicitou ao juiz José Góes da Silva Filho um prazo de 45 dias para estudo da proposta e debate com setores da comunidade.

Eduardo Fernandes esclareceu ainda que qualquer eventual acordo deverá estar condicionado ao zelo pelo interesse público. "Inclusive, queremos garantir a não concorrência com as atividades produtoras já desenvolvidas naquela área do camelódromo, preservando intocáveis os interesses dos permissionários", ressaltou o procurador-geral.

Ao fim da audiência o juiz concedeu o prazo solicitado pelo município. 

Ascom PMJ
Política
31 de Março / 2015 às 16:00 | 7 Comentários

Ao tomar conhecimento de que o Tribunal de Contas dos Municípios pagou R$ 21.649,95 para comprar sete tablets o coordenador estadual do Comitê 9.840 Contra a Corrupção David Lima de Souza compareceu ao Blog e defendeu a extinção do TCM e do TCE (Tribunal de Contas do Estado). “Isto envergonha a sociedade baiana. Esses tribunais não tem razão de ser. Os pareceres técnicos elaborados pelos conselheiros não tem qualquer valia porque as Câmaras Municipais e Assembleia Legislativa da Bahia por conotação política fazem prevalecer à vontade dos governantes em detrimento dos interesses populares” argumentou David.

A negociação do TCM foi objeto de licitação para aquisição de equipamentos de informática, cujo critério de julgamento foi menor preço. Cada item saiu por R$ 3.092,85 - mais caro do que o tablet última geração da marca Samsung, com 32GB, Wi-Fi, rede 4G e processador Quad-core, encontrado na loja virtual Submarino por R$ 3.055,23. Nas Lojas Americanas, o tablet mais caro é o Sony Xperia Z2, à prova d'Água, com TV Digital, 16Gb de memória, W-Fi e rede 4G, custando R$ 2.599. A publicação no Diário Oficial de segunda-feira (30) não diz as especificações do tablet comprado pelo TCM na loja Pontual Comercial Ltda - EPP. Segundo o site Bahia Notícias o tablet disponível no mercado cujo valor mais se aproxima daquele pago pelo TCM é o iPAD Air 2, com Wi-Fi e rede 4G, a R$ 3.099 na loja virtual da Apple.

“Que moral o TCM vai ter para corrigir gestões com irregularidades se a sua posição promove uma série de dúvidas de lisura. Vou encaminhar documento ao governador, à Câmara dos deputados e outros organismos defendendo o fim dos tribunais de contas”, concluiu.

Policial
31 de Março / 2015 às 15:30 | Nenhum Comentário

Policiais da 3a Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por tentativa de homicídio, nesta segunda feira (30), às 16 horas, na Rua Dr. Marcolino de Barros, centro de Jaguarari.

Após discussão, Michele Ferreira Bonfim, de 29 anos, desferiu um golpe de canivete contra outra mulher, atingindo-a no abdômen. A acusada foi conduzida à delegacia de Polícia Civil, onde foi autuada em flagrante. A vítima foi socorrida ao hospital municipal e não se encontra em risco de morte.

Asscom
Política
31 de Março / 2015 às 15:30 | Nenhum Comentário

Nessa segunda-feira (30) uma máquina retro escavadeira iniciou o trabalho de limpeza no entorno da lagoa de estabilização do bairro Cohab VI. O serviço atende uma demanda dos moradores com a retirada de lixo e entulho despejado irregularmente no local. 

Pós concluir o trabalho, a máquina ainda fará atendimento ao campo de futebol da comunidade, retirando também lixo e entulho. O trabalho deve ser concluído até essa quarta-feira (01.04). 
Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
31 de Março / 2015 às 15:00 | 5 Comentários

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Juazeiro instituiu Comissão Especial Provisória com a finalidade de apurar as denúncias do ex-vereador e ex-vice-prefeito Antônio Carlos Chaves, contra o SAAE, sobre a não execução das obras de estações elevatórias, parte integrante do projeto de saneamento no município de Juazeiro.

Nesta terça-feira (30?03), foram definidos os vereadores integrantes da Comissão e seus dirigentes. Presidente: vereador Antônio dos Santos Vargas Filho (Mitonho Vargas - PT); Vice-presidente, Anderson Alves Cruz (Anderson da Iluminação - PP); Relator Francinalvo Leopoldo do Carmo (Nalvinho – PT do B), membros: José Carlos Medeiros (PV) e Adriano Amorim Bastos (Sargentos Bastos - PROS).

A Comissão terá 60 dias para elaborar seu relatório e, se for o caso, propor as ações que considerem necessárias.

O Presidente Mitonho Vargas ocupou a tribuna “para informar à sociedade juazeirense” que “nós assumiremos a presidência da Comissão Temporária” e comunicou “amanhã (31?03), a partir das 10:00 horas, aberta à imprensa e aberta ao público, na sala das comissões... esta Comissão irá se reunir para apurar denúncia aqui formulada pelo ex-vice prefeito da cidade de Juazeiro, Dr. Antônio Carlos Chaves”.

Encerrou seu comunicado enfatizando: “Temos um prazo de até 60 dias, evidentemente, espero que a gente não precise levar tanto tempo para uma informação clara à sociedade”.

Iana Lima Ascom CMJ Foto: Joselito Tavares
Variadas
31 de Março / 2015 às 14:30 | Nenhum Comentário

O programa "Música Alimento da Alma" é formado por uma gama brilhante de compositores e suas obras atemporais: Bach, Beethoven, Mozart e Luiz Gonzaga. Todos devotos da arte dos sons que enchem de orgulho e de esperança a humanidade e seus caminhos.

Amanhã (01) , a família petrolinense poderá assistir, às vésperas da Páscoa, ao Concerto Especial Música Alimento da Alma, a partir das 20 horas no Salão do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. A entrada é gratuita.
Espaço do Leitor
31 de Março / 2015 às 14:00 | Nenhum Comentário

O leitor do blog Roberto Evangelista Teles, morador do Bairro Jardim Maravilha em Petrolina, enviou e-mail à nossa redação, evidenciando um fato que vem acontecendo constantemente em sua rua: Apagão. Veja abaixo na íntegra:

"Todo petrolinense deseja noites menos quentes de temperatura mais amena para um sono mais confortável e reparador. Porém, os moradores da Rua Terra Nova no bairro Jardim Maravilha, rua esta mais conhecida por abrigar a Feira do Ouro Preto, desejam noites menos quentes por um motivo além do mencionado acima. Desde o segundo semestre do ano passado, um fato desagradável vem ocorrendo, cada vez mais frequente, em noites quentes como as recentes. Por volta das 23:00 horas, a energia elétrica começa oscilar, sendo bastante perceptível nos motores elétricos como ventiladores e geladeiras. Estes primeiros passam a operar numa rotação muito abaixo do normal, mesmo ligado na posição de velocidade máxima do aparelho. Em seguida, tudo se apaga, na verdade não totalmente, pois a corrente elétrica fica extremamente fraca, impossibilitando o funcionamento de qualquer aparelho. A rua fica na escuridão, as casas ficam na escuridão e todos nós ficamos no calor. Não dormimos direito. Acordamos cansados de uma noite sofrida, indignados e revoltados. A noite dessa segunda-feira foi a décima vez nos últimos seis meses que esse fato ocorreu. A Celpe é comunicada imediatamente sempre, mas, na maioria das vezes a equipe de prontidão só vem aparecer no dia seguinte. A paciência dos moradores está chegando ao limite. A Celpe deveria ser mais responsável e tratar melhor seus clientes que são cativos. Cativos porque não têm outra opção, afinal só existe a Celpe a fornecer energia elétrica.

Cobro uma solução para o problema e peço, através deste texto, a ajuda de autoridades para pressionar a Celpe por uma solução definitiva de melhoria da rede que não suporta a carga demandada pelas residências da rua citada. Pois vivemos noites de apreensão e medo pelos aparelhos elétricos comprados com o suor do trabalho, o risco à segurança, a humilhação de não ser atendidos, do desconforto, cansaço e risco à saúde devido ao intenso calor, a humilhação de no ser negado o direito a um item básico na atualidade que é a energia elétrica. Fica o relato de indignação e o sentimento de esperança de que a situação seja resolvida"

Política
31 de Março / 2015 às 13:30 | Nenhum Comentário

Nesta terça-feira (31), a partir das 18:00, no Plenário da Câmara, os empresários Miguel José da Silva (Miguel Cigano) e Roberto Carlos Alves de Souza (Roberto Juazeiro Gás Butano) e o artista/músico Flávio Marcelo Mendes da Silva (Flávio Baião) receberão a Comenda Pedro Borges Viana por relevantes serviços prestados à Juazeiro. A Comenda, criada por Resolução da Mesa Diretora, é a regulamentação da Lei 1.481?97, que estabeleceu o dia 19 de março, Dia Municipal do Homem.

Quem são os homenageados

O produtor rural Miguel José da Silva é morador da Fazenda Umburana no distrito de Pinhões, educou os filhos em Juazeiro, onde constituíram família e residem.

Ainda jovem, o empresário Roberto Carlos Alves de Souza (Roberto Juazeiro Gás Butano) trabalhou como vendedor em Casa Nova, município no norte da Bahia, vindo para Juazeiro e aqui tornando-se empreendedor de sucesso.

O músico Flávio Baião conhecido pelo talento com a sanfona contribuiu com diversas obras sociais com shows beneficentes além de manter uma Escola de Música que atende crianças e adolescentes.

Por Manoel Leão Ascom CMJ Foto: Joselito Tavares
Variadas
31 de Março / 2015 às 13:10 | Nenhum Comentário

O SETRANVASF informa aos usuários do Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros de Juazeiro e região que hoje, 31/03/2015 (terça feira), encerra-se o prazo para o recadastramento estudantil 2015 que iniciou-se em 21/01/2015.

O estudante que ainda não passou pelo recadastramento anual deve comparecer à sede do SETRANVASF, situado no Shopping Águas Center, loja 50, que excepcionalmente neste dia estará aberto das 08:00 às 17:30hs portando CPF, RG, 01 FOTO 3X4 RECENTE, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA, COMPROVANTE DE MATRÍCULA 2015 OU DECLARAÇÃO DA INSTITUIÇÃO, documentos originais. O serviço de recadastramento é gratuito.

O Sindicato informa ainda que o estudante que não passar pelo recadastramento, terá seu cartão bloqueado à partir de 01 de abril de 2015.

Política
31 de Março / 2015 às 13:00 | 1 Comentário
 
O deputado Roberto Carlos (PDT) promoveu, esta semana, uma audiência com o novo secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, para apresentar as principais necessidades das cidades de Uauá, Senhor do Bonfim, Itanagra e Pojuca.
 
Na oportunidade, os prefeitos das cidades que foram representadas no encontro apresentaram, praticamente, os mesmos anseios, bem como: ambulância, equipamentos para postos médicos, reformas de hospitais, medicamentos e mais recursos financeiros para serem investidos na saúde dos municípios.
 
O secretário garantiu analisar os pleitos para verificar a possibilidade do atendimento. “Para isso preciso que as prefeituras oficializem os pedidos, através de documentos”, concluiu Fábio Vilas Boas.
 
O deputado Roberto Carlos aproveitou, ainda, para cobrar ações que beneficiem o Hospital Regional de Juazeiro, além de analisar a situação do Pró Matre, também, no mesmo município.
Ascom Dep. Roberto Carlos
Policial
31 de Março / 2015 às 12:53 | 2 Comentários

Não bastasse a insegurança na zona urbana, a onda de assaltos está invadindo as estradas da região e com isso deixando o cidadão cada vez mais atormentado. Na manhã desta terça-feira (31) um carro forte da empresa PRESERVE foi atacado na BR-235, divisa Bahia/Pernambuco, no acesso à Barragem de Sobradinho. Não há informação ainda sobre o montante levado pelos bandidos, e se alguém ficou ferido na ação. O fato chegou ao conhecimento do Blog, através do leitor Wellington Ferreira, que enviou mensagem e fotos. Confira:

Geraldo,

Queria saber quando nossas autoridades vão tomar uma atitude em relação aos vários assaltos que aconteciam e voltaram a acontecer próximo ao posto da ADAB na divisa BA/PE. Geraldo uma atitude que as polícias poderiam tomar era voltar um posto da PM. Quando funcionava um posto policial na entrada de Sobradinho a região de Santana do Sobrado era bastante tranquila. Com a resposta as autoridade competentes.

Wellington Ferreira

Variadas
31 de Março / 2015 às 12:30 | Nenhum Comentário

A Associação de Amigos do Autista do Vale do São Francisco (AAMAVASF) em parceria com a Secretaria Executiva de Acessibilidade promoverão no dia 01 de abril o dia da Mobilização pela Conscientização Mundial do Autismo. Será um movimento informativo com panfletagem na Praça do Bambuzinho, no centro da cidade, das 8h às 11h. 

O objetivo da panfletagem é tornar conhecido o autismo, suas formas de se manifestar e também seu tratamento. A Diretora Presidente da AAMAVASF, Maria do Amparo Gomes Cabral, agradeceu à Secretaria de Cidadania por se vestir de azul e apoiar esse movimento. “Muitos infelizmente ainda não sabem o que é o autismo e, portanto, também não sabem como tratá-lo. Isso acarreta uma incompreensão muito grande para com as crianças portadoras do autismo, e é com isso que queremos acabar. Agradecemos à Secretaria de Cidadania por ter se vestido de azul e abraçado esse projeto, e não para por aqui. No dia 02 de abril continuaremos o movimento de conscientização, dessa vez em parceria com as escolas da cidade”, disse a Diretora.

“Ficamos muito felizes quando fomos convidados a formar essa parceria em prol dessa mobilização pela conscientização do autismo. Sem dúvida é do nosso interesse participar de projetos como esse, pois precisamos tornar nossa cidade inclusiva e acessível para todos. É nosso compromisso formar cidadãos conscientes a respeito das diferenças, capazes de compreendê-las e lidar com elas.”, declarou a Secretária Executiva de Acessibilidade, Rose Andrade. 

Autismo 

Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: inabilidade para interagir socialmente, dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos e padrão de comportamento restritivo e repetitivo. Essas características podem se manifestar em variados graus, gerando diferenciados quadros clínicos dependendo da criança. Os estudos atuais, diferentemente dos iniciais que apontavam a dinâmica familiar problemática e de condições de ordem psicológica alteradas como fatores causadores do autismo, entendem que esse transtorno pode ser causado por causas múltiplas, incluindo fatores genéticos e biológicos. 

Não existe tratamento padrão para o autismo, devido o fato de ele se manifestar em variados graus e com características diferentes em cada indivíduo, mas ter um membro da família autista em qualquer nível requer preparo de toda a família. É imprescindível buscar um meio de estabelecer comunicação com ele, e tão logo seja feito o diagnóstico, deve-se procurar uma equipe multidisciplinar que oriente a todos os que convivem com ele sobre as atividades que podem ser realizadas, se há necessidade de medicação ou não, e outras necessidades características dos portadores de autismo. Paciência, carinho e compreensão são essenciais. 
Variadas
31 de Março / 2015 às 12:00 | Nenhum Comentário

O Curso Top de Linha – Preparatório para Concursos e Vestibulares em parceria com o colégio Dom Bosco realizaram ontem (29), um grande aulão solidário voltado para área de Ciências da Natureza, que é um dos grupamentos de provas do Enem e que os estudantes apresentam muitas dificuldades. O aulão aconteceu no Centro Cultural Colégio Dom Bosco e contou com um grande público de estudantes.

Além da participação do Professor e Doutor pela Unicamp em Biologia, Adauto Neto, do Professor de Química do Curso Top de Linha e bacharelando em medicina, Arnaldo César, que também é fundador do canal cursodequimica.com (que apresenta aulas gratuitas de Química voltadas para o ENEM e o ensino médio), o aulão contou também com o Professor Ivys Urquiza, conhecido popularmente como Ninja da Física no Brasil, sucesso na internet com o site física total: www.fisicatotal.com. Natural de Pernambuco, Ivys Urquiza ensina Física há 21 anos para estudantes que desejam ingressar no Ensino Superior.

Com ritmo e descontração o conteúdo focado no Enem foi absorvido pelos alunos que não sentiram passar às 4h de aula. Para o estudante Ian Freire Varjão, o aulão lhe trouxe a possibilidade de organizar melhor seus estudos, e ter uma noção mais clara de como são as provas do ENEM. “Eu sempre acompanho as vídeos - aulas do Professor Ivys Urquiza no canal do youtube física total. Foi bastante gratificante assistir uma aula dele ao vivo, precisava deste momento para me prepara melhor. Parabéns a equipe Top de Linha”, disse.

Durante o aulão, o professor Ivys desmistificou a física e mostrou aos participantes que os cálculos e fórmulas podem ser entendidos de forma simples e clara. “O aulão trouxe conhecimentos didáticos que são cobrados na prova do Enem e nos estimulou a continuar na batalha, são através desses momentos que percebemos que vale a pena continuar na luta”, disse o estudante Daniel Macedo Ribeiro que pretende prestar vestibular para medicina.

Essa foi a terceira vez que o professor de física esteve dando dicas aos vestibulandos da região e estimulando-os ao uso de plataformas online como alternativas de aprendizagem. “É uma oportunidade muito válida para os estudantes e de forma acessível. Através do projeto Física Total que é o maior curso online de física do Brasil muitos estudantes tiram suas dúvidas e aprendem de forma mais lúdica”, afirmou o professor Ivys Urquisa.

Para o Diretor do Curso Top de Linha e Professor, Arnaldo César, o sucesso deste evento criou a possibilidade de novas edições para este ano. “O aulão solidário para o ENEM superou todas as expectativas que a gente estava prevendo, fizemos sucesso, e por isso iremos realizar outras edições. Os estudantes tem que estar bem preparado, com segurança e tranquilo na hora da prova e com aulões eles têm a possibilidade de dar uma revisada e aprender algumas dicas”, contou.

Ascom Top de Linha
Política
31 de Março / 2015 às 11:30 | Nenhum Comentário

Dessa vez, foi o resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE), do Governo Estadual, que apresentou a evolução dos números em relação aos anos anteriores,  como também a superação da média do Sistema Educacional de Petrolina, em relação aos números gerais no Sertão Médio São Francisco e no Estado de Pernambuco. Em Petrolina, a evolução dos índices internos ajudou no aumento da qualidade do ensino de Matemática e Português, disciplinas que são avaliadas pelo sistema.

A Secretária Executiva de Ensino e Gestão Escolar, Profª Lindamária Amorim, ressalta que o aumento nos números se deve ao desempenho efetivo e ao acompanhamento das turmas, enfatizando as matrizes de habilidade e a aplicação dos testes simulados nas respectivas turmas avaliadas, ou seja, do 3º, 5º e 9º anos. "A gente também destaca o empenho e a participação dos gestores e professores".

O secretário de Educação, Cel. Heitor Leite, salienta que a boa notícia é mais um incentivo para todos os que fazem a educação do sistema municipal, na busca de avanços e de qualidade no setor.  "É possível, mediante esses resultados, planejar e ampliar ainda mais as estratégias visando à melhoria dentro da sala de aula", pontua.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE) tem por objetivo produzir informações sobre o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado, além de ser uma ferramenta de monitoramento para a gestão escolar. 

Ascom Seduc
Variadas
31 de Março / 2015 às 11:00 | Nenhum Comentário

A execução corretada prática agrícola mecanizada, com foco na manutenção preventiva e perfeito uso das máquinas e implementos agrícolas. Estes foram os temas principais do Treinamento de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, que o Senar – PE realizou semana passada na Unidade da Embrapa Semiárido, em Petrolina – PE.

Segundo o instrutor Marne Cabral, o Treinamento com aulas práticas e teóricas, que aconteceu na sala de aula, oficina e área de campo da entidade, mobilizou todos os tratoristas da Unidade, destacando o empenho da turma com uma participação ativa em cada uma das tarefas propostas.

De acordo com a técnica em Segurança do Trabalho da Embrapa Semiárido, Kelly Almeida, a realização do treinamento fortalece uma parceira que cresce a cada projeto desenvolvido para o aperfeiçoamento e qualificação da mão-de-obra. “Procuramos o Senar por ter um corpo técnico qualificado e atualizado; disponibilizar material de fácil aprendizagem e de qualidade onde o instrutor alia a parte teórica e prática de forma competente, proporcionando interação e troca de conhecimentos”.

Para a coordenação do Senar PE, o profissional bem qualificado é aquele que sabe operar a máquina em qualquer situação ou finalidade e aproveitá-la satisfatoriamente, seja qual for o implemento agrícola a ela acoplado para execução de uma tarefa. O Senar PE tem marcado presença no Vale do São Francisco, principalmente no atendimento das demandas feitas pelas empresas agropecuárias da Região.

Clas Comunicação & Marketing
Política
31 de Março / 2015 às 10:28 | Nenhum Comentário

Seguindo o calendário anual de feriados e pontos facultativos, nesta quinta-feira (02) em Petrolina será ponto facultativo nos órgãos da administração pública municipal direta e indireta. No decreto, o prefeito Julio Lossio leva em consideração que muitos servidores municipais aproveitam o feriado para se confraternizar com a família, já que muitos possuem familiares fora da cidade e costumam viajar nesse período. “O objetivo desse ponto facultativo é proporcionar aos servidores municipais um momento maior de reflexão em família e resgate das tradições religiosas durante a Semana Santa”, expôs o prefeito.

O decreto nº 006/2015, ressalta que “o disposto neste Decreto não se aplica às atividades que por sua natureza são consideradas essenciais e/ou emergenciais, que se desenvolverão conforme escalas próprias definidas pelos órgãos responsáveis”. Ou seja, serviços como atendimento de urgência e emergência da Saúde e o atendimento da Guarda Municipal funcionam normalmente.

Lidiane Souza Ascom PMP
Política
31 de Março / 2015 às 10:00 | 3 Comentários

O Prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, acompanhado do secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, participaram na manhã desta segunda-feira (30), do lançamento do Programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação. O evento aconteceu no Senai/Cimatec, na Avenida Orlando Gomes, em Salvador.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, o programa objetiva melhorar o rendimento e a proficiência dos estudantes e, consequentemente, alterar positivamente os indicadores de desempenho das escolas. Ele visa a melhoria da qualidade da educação pública na Bahia, a partir da formação de uma rede de parceria com municípios, educadores, estudantes, gestores, além de instituições públicas e privadas, universidades, empresas e, principalmente, as famílias. No lançamento do Pacto, os prefeitos assinar o termo de adesão ao programa.

Para o Prefeito Isaac Carvalho, assinar o pacto é dar mais um passo favorável à educação no município de Juazeiro. “Nós já colocamos a educação como prioridade em nossa gestão, porque entendemos que só a partir dela ajudaríamos a transformar as pessoas. Então vir aqui para o lançamento do programa Educar para Transformar é dar continuidade à nossa política de valorização da educação, que tem dado ótimos resultados”. 

Para o secretário de Educação e Esportes de Juazeiro, o programa concretiza uma das premissas da LBD, que é a articulação entre os entes federados. “O município de Juazeiro já investe fortemente numa política de melhoria dos indicadores, mas a cooperação do Estado fortalece as nossas inciativas nas áreas de formação como foco na alfabetização”, ressalta Clériston.

Por Ramáiana Leal/ SEDUC
Esporte
31 de Março / 2015 às 09:26 | Nenhum Comentário

Os torcedores de Bahia, Colo Colo, Vitória da Conquista e Juazeirense já podem se preparar para as emoções da semifinal do Baianão 2015. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou a tabela com datas, horários e locais dos quatro jogos. A rodada de ida será realizada no dia 5 de abril, um domingo. Às 16h, Juazeirense e Bahia se enfrentam no Adauto Moraes e Vitória da Conquista e Colo Colo duelam no Lomanto Júnior. O jogo entre o Cancão de Fogo e o Esquadrão será transmitido ao vivo pela TV Bahia, detentora dos direitos de transmissão da competição.
 
Já a rodada de volta, quando serão conhecidos os dois finalistas do estadual acontecerá no dia 19 de abril, também um domingo. No mesmo horário, 16h, o Bahia recebe a Juazeirense na Arena Fonte Nova, enquanto que o Colo Colo enfrenta o Vitória da Conquista no Mário Pessoa. Desta vez, o confronto entre o Tigre de Ilhéus e o Bode será transmitido pela TV Bahia para todo o estado. Por terem feito melhores campanhas na fase de quartas de final, o Tricolor e o time ilheense têm a vantagem e, além de decidirem a vaga em casa, só precisam de dois resultados iguais para chegar à decisão. Na final, decidirá o título em casa e jogará por dois resultados iguais a equipe de melhor campanha em toda a competição.
 
Sub-20 - Na oportunidade, a FBF também divulgou as datas dos jogos da semifinal do Baianão Sub-20. A rodada de ida será realizada no dia 11 de abril, um sábado. Neste dia, o Vitória recebe a Juazeirense no Barradão e o Serrano enfrenta o Bahia no Agnaldo Bento do Santos, em Porto Seguro. Ambas as partidas serão iniciadas às 15h. A decisiva rodada de volta será realizada em dois dias. Em 18 de abril (sábado), Juazeirense e Vitória duelam no Adauto Moraes, às 15h. Já no dia 19 (domingo), Bahia e Serrano entram em campo na Arena Fonte Nova, às 13h30. Pela categoria de juniores, o Esquadrão e o Cancão de Fogo possuem as vantagens e jogam por dois resultados iguais para avançarem à final.
 
Confira abaixo as tabelas:
 
Tabela Baianão Profissional
 
Tabela Baianão Sub-20 

FBF
Política
31 de Março / 2015 às 09:00 | 6 Comentários

Em entrevista ao Programa Geraldo José na Rádio Transamérica FM desta segunda-feira (30), o presidente da Juventude do PSDB em Juazeiro, Gledson Azevedo defendeu o nome do vereador oposicionista Bené Marques (PSDB), como candidato a prefeito de Juazeiro nas eleições de 2016. Gledson esteve em Salvador na última semana, em reunião com os deputados do partido, Adolfo Viana (estadual) e João Gualberto (federal), para tratar deste assunto, e também o fortalecimento do PSDB local.

 “Sabemos que o PSDB é capacitado para governar o município e Bené é uma liderança forte, atuante, e tem seu trabalho reconhecido em Juazeiro. Precisamos de um líder como ele, e muitos já concordam com o nome dele. A Juventude do PSDB entende que precisa de uma candidatura própria e indica o nome de Bené para concorrer na próxima eleição”, defendeu.

Na oportunidade, Gledson comentou sobre a carta enviada na última semana, pelo membro do partido, Delmiro Bittencourt (Xibiu), ao Diretório estadual, pedindo a expulsão do vereador Alex Tanuri (PSDB), que ao invés de fazer oposição ao governo do prefeito Isaac Carvalho (PCdoB), tornou-se da base aliada. Na opinião de Gledson, o vereador Tanuri deveria integrar a oposição, ou caso contrário se afastar do PSDB.

“Nós estamos unidos em prol do partido, não queremos prejudicar Alex Tanuri, pela sua brilhante trajetória política. Discordei da divulgação da carta, pois acho que a discussão deveria ser interna. Sobre a questão do vereador Alex, quero salientar, que chegou o momento dele tomar uma posição. Se ele quer ficar no PSDB, que se integre a oposição. Se ele quer fazer parte do governo Isaac Carvalho, que peça sua desfiliação. O PSDB é oposição ao PCdoB e ao PT”, opinou.

Da redação, Itamara Costa com foto de Geraldo José
Policial
31 de Março / 2015 às 08:42 | Nenhum Comentário

Dois homens, um de 33 e outro de 40 anos, foram assassinados na rua onde moravam no Residencial  Nova Vida I, no bairro João de Deus, Zona Norte de Petrolina. Com estes crimes, o índice de mortes violentas no município subiu para 35 em 2015. As mortes aconteceram na noite da segunda-feira (30).

Segundo testemunhas, dois homens em uma motocicleta chegaram ao local atirando no morador de 40 anos. A outra vítima teria reagido contra os criminosos quando também foi atingida e morreu no local. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML). Ainda não há pistas dos assassinos.

G1 Petrolina

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage