Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Policial
19 de Setembro / 2014 às 10:30 | Nenhum Comentário

Nesta quinta-feira, dia 18, policiais militares da CIPE-CAATINGA, após, levantamento realizado pela Sessão de Missões Especiais (SME) da CIPE - Caatinga, 01 (uma) Guarnição da CIPE juntamente com policiais da 18ª CORPIN/Chorrochó – BA, ao dar cumprimento a mandado judicial de busca e apreensão, expedido pelo Juiz de Direito, Matheus Martins Moitinho, substituto da Vara Criminal da Comarca de Chorrochó, prenderam em flagrante, por prática do crime de “Posse Irregular de Arma de fogo e Munição” (Art.12, lei 10.826/2003), no Povoado São José, a pessoa de Washington Bispo dos Santos, residente no Povoado São José, em Chorrochó.

Na residência do imputado foram encontrados 01 (um) Revolver, marca Taurus cal 38, com numeração 202849, com 05 (cinco) cartuchos do mesmo calibre intactos, mais 03 (três) cartelas, sendo 02(duas), com o total de 20 (vinte) cartuchos do mesmo calibre, e mais 01 (uma) cartela com 10 (dez) cartuchos de calibre. 380, e 01 (uma) Espingarda de fabricação caseira. O acusado foi Preso em Flagrante Delito juntamente com as armas e munições apreendidas e devidamente apresentados a Delegada Lucinalva Carvalho na Delegacia de Polícia Civil da cidade de Chorrochó – BA. 

Eleições
19 de Setembro / 2014 às 09:50 | 2 Comentários

O candidato a deputado federal Joseph Bandeira (PSB) reagiu com naturalidade na manhã desta sexta-feira (19) a informação de que o Procurador Geral Eleitoral, Eugênio José Guilherme de Aragão, recorreu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para impedir a sua candidatura. “Eu sou candidatíssimo, o Ministério Público recorrer é natural, mas tenho que ressaltar que fui absolvido no Tribunal Regional Eleitoral por unanimidade e tá lá no site do TSE a minha foto e o termo deferido, porque os processos prescreveram e isso não é minha culpa. Isso é obra dos meus adversários que querem me eleger somente com os votos de Juazeiro”, declarou hoje cedo ao radialista Geraldo José, no RJ Notícias da Rádio Juazeiro.

Sobre quem estaria por trás das maquinações para impedir a sua participação no processo eleitoral deste ano, Joseph foi taxativo: “Quem recorreu contra mim foi Pedro Alcântara e deve ter sido a mando de Isaac porque essa guerra contra a minha candidatura parece uma orquestração nacional, estadual e municipal. Eu não estou dizendo que serei candidato a prefeito de Juazeiro em 2016, mas já que estão querendo me colocar na briga, aceito o desafio e posso sim ser candidato a prefeito daqui a dois anos”, expressou Bandeira.

O ex-prefeito destacou ainda que vai conversar com as demais lideranças e partidos aliados. “Só não vou conversar com o PT, onde estiver o 13, eu estarei do lado contrário. Sou candidato e se por acaso morrer, todo mundo pode ser assassinado, não estou dizendo que estão querendo me assassinar! Eu peço ao povo de Juazeiro que só não vote em Pedro Alcântara, nem no candidato do prefeito para estadual, federal, governador, senador e nem presidente da República” concluiu Joseph Bandeira.

Variadas
19 de Setembro / 2014 às 09:30 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Educação de Petrolina já está com tudo pronto para o desfile de aniversário de 119 de Petrolina, no próximo dia 21 de setembro, no domingo. As escolas públicas municipais e estaduais e também as escolas particulares da cidade estão se preparando com apresentações, fanfarras, carros alegóricos  e  bandas marciais homenageando Petrolina com o tema Artesão e Artesanato Petrolinense. 

Como todos os anos, a banda Philarmônica 21 de setembro fará a alvorada festiva pelas ruas de Petrolina saudando todos os seus moradores no dia maior de sua cidade.  A concentração das escolas para o desfile  está marcado, impreterivelmente  para as 7 horas da manhã, na praça Kennedy, próximo à  praça das Algarobas. Mais de cinquenta pelotões desfilarão pela Avenida Guararapes.

  O hasteamento da Bandeira acontecerá às 8 horas em frente à sede da prefeitura municipal de Petrolina. A partir das 8:30 horas, começa o grande desfile das escolas , bandas de instituições públicas e privadas e associações. No final, os ônibus escolares da rede municipal também passarão pela avenida conduzindo mais estudantes.

Ascom Seduc Petrolina
Espaço do Leitor
19 de Setembro / 2014 às 09:00 | 3 Comentários

Meu nome é Geísa Fernandes dos Santos, sou moradora do bairro de piranga há 25 anos, e nunca vi o mesmo nessas condições.

Como o próprio título diz, o nosso querido bairro clama por socorro, são ruas esburacadas, falta de iluminação, falta de segurança e praças sem manutenções.

A obra da Rodovia Salitre parece que nunca vai ter fim, apenas "jogaram" areia em cima do grande buraco que ali foi aberto, deixando assim a mesma totalmente esburacada, e a tendência é piorar, devido ao grande tráfego de veículos, e quando chover esse local vai virar uma grande piscina, sem falar na grande quantidade de terra que foi deixada nesse local, causando muitas dores de cabeça a nós moradores.

A praça Santa Terezinha, local para proporcionar diversão para nossos filhos, está totalmente abandonada, sem iluminação, sem manutenção e acima de tudo sem segurança, local ideal para os marginais que andam aterrorizando os moradores.

A nossa querida estação de trem, virou hotel de drogados, as nossas paradas de ônibus (principalmente a da estação), viraram alvo para assaltos constantes.

O posto policial da rua do riso só não está totalmente deteriorado porque alguns moradores fazem sua manutenção, "obrigação" essa dos nossos "governantes”.

Bem se fosse enumerar os nossos problemas, escreveria umas 10 páginas, não queremos só quadra bonitas (como a do colégio Pedro Rego), pois a mesma não terá serventia se os outros problemas continuarem.

Essa não é uma indignação só minha, mais sim de uma comunidade toda. O NOSSO BAIRRO CLAMA POR AJUDA!

Geísa Fernandes dos Santos

Variadas
19 de Setembro / 2014 às 08:28 | Nenhum Comentário

O Sesc Petrolina, encerra a programação da 6ª Mostra de Música Leão do Norte neste final de semana, com uma série de apresentações, oficinas, exposição, intervenções musicais e um grande encontro de cultura popular. O leque de opções gratuitas se abre às 9h da manhã desta sexta-feira (19), na Sala de Música do Sesc, com a oficina Vozes em Conjunto, onde o professor Sueldo Fernandes trata a voz em formações, estilos e estéticas diversas e suas combinações, com embasamento teórico e experimentação prática.

Às 20h, o Teatro Dona Amélia recebe os violeiros instrumentistas  pernambucanos Eduardo Buarque e Rodrigo Veras, apresentando um repertório que mescla diversas culturas expressivas da região. E completando a noite de sexta-feira, a partir das 21h30, As Noites Brasileiras - uma das novidades desta edição, que propõe um diálogo entre grupos locais e de outras cidades, leva ao Espaço Alternativo do Sesc o grupo de Recife – PE Cena Vocal e a cantora petrolinense Camila Yasmim.

Sábado

No sábado (20), a programação começa com a oficina Vozes em Conjunto, das 9h às 13h, e à noite continua com as apresentações no Teatro Dona Amélia. Às 20h, o público poderá conferir um verdadeiro passeio pela música nordestina e a cultura musical da Península Ibérica através dos violões do grupo Sertão Ibérico. Na seqüência, a Philarmônica 21 de Setembro, fundada em 1910 na cidade de Petrolina, vai executar obras de Tonhé Dantas. A proposta Noites Brasileiras completa o programa convidando para o Espaço Alternativo, onde se apresentam, a partir das 21h30, o grupo Cena Vocal e a cantora  Joyce Guirra com o espetáculo Afrobrasilidades.

Domingo

Na programação do domingo (21), o aniversário de 119 anos de Petrolina será lembrado a partir das 10h da manhã com uma intervenção musical no centro da cidade. O  repertorio do grupo Cena Vocal promete arranjos diferenciados para obras de compositores e interpretes consagrados. E das 15h às 19h, as atenções se voltam para a Ilha do Massangano. Encerrando a 6ª Mostra de Música Leão do Norte, o Projeto Conversa de Comadre apresenta as mestres da tradição oral, Dona Glorinha, Dona Selma do Coco, Aurinha do Coco, Irmãs Baracho, Lia de Itamaracá e Dona Amélia do Samba de Véio da Ilha do Massangano. Um grande encontro da cultura popular que culmina com a exibição do vídeo Conversa de Comadre.

Clas Comunicação & Marketing
Eleições
19 de Setembro / 2014 às 08:00 | 3 Comentários

Nesta quinta-feira (18), o vereador Tiano Felix (PT) frisou seu apoio aos candidatos a deputado estadual, Paulo Rangel (PT), e a federal, Valmir Assunção (PT), em Juazeiro. “Tenho uma caminhada de 12 anos juntos com o Rangel, e acredito muito como ele conduz suas propostas políticas. Optei em apoiar Valmir, que tem uma militância muito parecida com a minha, no movimento social, da agricultura familiar, em defesa da terra e da reforma agrária. É dessa forma que vamos construir com os companheiros para continuar trabalhando em prol da cidade, junto com a presidente Dilma, com Rui governador e Otto no Senado”, declarou, Tiano, em entrevista ao radialista Geraldo José, na Rádio Transamérica.

O vereador ressaltou que o compromisso firmado com os deputados está pautado na defesa de políticas públicas para Juazeiro. “Tenho raízes nas feiras e mercados e uma identidade forte com a agricultura familiar. Nossa parceria com Paulo Rangel e com Valmir Assunção se dá na defesa dessas políticas, na defesa do semiárido, dos investimentos para o homem do campo, e está focado nas feiras e mercados. Nosso compromisso com Valmir, é a afinidade que ele tem junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, e atrair recursos para que consigamos melhorar o Mercado Municipal Joca de Souza”, destacou.

Da redação, Itamara Costa
Eleições
19 de Setembro / 2014 às 07:30 | 5 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

A noite de quarta-feira (17) foi marcada por uma grande festa no bairro do Quidé, em Juazeiro, onde o deputado Roberto Carlos (PDT) foi recebido, para a super caminhada, com euforia por mais de 300 pessoas que saíram de suas casas para prestigiar o evento.

Na oportunidade, o parlamentar, visivelmente emocionado, agradeceu o carinho de todos e garantiu dar continuidade a luta por uma Juazeiro melhor. “É esse apoio que recebo todos os dias dos juazeirenses que me incentiva a continuar trabalhando, mais e melhor, por nossa cidade, garantindo obras como a reforma do Hospital Regional, pavimentação de ruas, instalação de novas indústrias e muito mais. Meu muito obrigado!”, disse o deputado Roberto Carlos.

Nesta quinta-feira (18), seguindo a agenda de campanha, Roberto Carlos, que está crescendo em diversas cidades da Bahia, reuniu-se com lideranças políticas dos municípios de Jequié, Água Fria e Itiúba.

Lisandra Lopes Ascom Dep. Roberto Carlos
Política
19 de Setembro / 2014 às 07:00 | 1 Comentário

Conforme determinou o Juiz Cristiano Vasconcelos da 2ª Vara Cível da Comarca de Juazeiro semana passada o Sinserp - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro – Ba, por meio do seu presidente Cícero Sales, baixou Edital convocando os associados em gozo de seus direitos sindicais, a participarem de Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada no dia 22 de setembro de 2014, às 09:00 horas no Campo Clube do Sinserp, em primeira convocação. Uma hora depois com qualquer número de associados presentes, ocorrerá a segunda convocação para deliberarem sobre o parecer judicial de nº 0302363-31.2014.8.05.0146, e designar uma Junta Governativa Provisória de acordo com o artigos 31 e 77 do Estatuto, para que no prazo máximo de 10 dias, sejam convocadas novas eleições sindicais, com a estrita obediência aos ditames dos artigos 27 e seguintes do Estatuto Social.

Edital

Eleições
19 de Setembro / 2014 às 06:30 | 17 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Esta semana em entrevista na Transamérica ao radialista Geraldo José, Joseph Bandeira declarou que não havia mais qualquer impedimento à sua candidatura à deputado federal, no entanto, nesta mesma semana, o Procurador Geral, Eugênio José Guilherme de Aragão, argumentou que o ex-prefeito ainda não devolveu aos cofres públicos os recursos de vários processos pendentes na Justiça. No seu parecer, o Procurador informa ao TSE que Bandeira conseguiu registrar candidatura junto TRE/BA, alegando que a pena já prescreveu (passou do tempo) mas, falta o ressarcimento dos recursos, na opinião do Procurador, fato que pode impedir Joseph de disputar a eleição. No parecer, o Procurador Geral analisa os fatos delituosos praticados pelo candidato e baseando-se na decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, que manteve sua candidatura por  “prescrição da pretensão punitiva”, lembra que se houvesse prescrição executória aí sim ele poderia ser candidato;  porém a “prescrição da pretensão punitiva não gera qualquer efeito sobre o acusado”, ou, em outras palavras, obedecendo-se à Lei  da Ficha Limpa,  LC 64/90, Joseph é inelegível, não pode ser candidato.

O parecer, com sete páginas detalha os atos de improbidade administrativa praticados por Joseph, destacando três processos em que ele foi condenado, sem mais possibilidades de apelação: O primeiro do Ministério do Meio Ambiente, em que R$ 337.103,99 sumiram sem demonstrar “nexo de causalidade entre os recursos repassados e as despesas realizadas”; o segundo da CODEVASF em que ele,  além de ser multado em R$ 2.000,00, é condenado a devolver mais de 25 mil reais, pois “não comprovou a correta aplicação de recursos públicos”;  e o terceiro  processo, da SEAGRI – Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia. Neste processo Wallace Faria é condenado a devolver R$ 11.292,83 por “ausência da comprovação da realização de licitação”. De forma contundente o Procurador, depois de elencar os atos delituosos e sua condenação, “pois o recorrido, mesmo após citado para tanto, quedou-se inerte”, encerra opinando pela inegibilidade de Wallace ao Ministro Gilmar Mendes: “Constata-se, portanto, o equívoco da Corte Regional (TRE-BA) ao afastar a incidência da causa de inegibilidade em apreço, pois todas as decisões proferidas pelos Tribunais de Contas, acima analisadas conduzem à inegibilidade do recorrido (Faria)”.

Joseph Bandeira, apesar de se saber condenado em diversos processos por improbidade administrativa, assim como fez em 2010, pediu o registro de candidatura a deputado federal. O TRE da Bahia, o listou entre os fichas sujas. Bandeira recorreu, argumentando que os processos estavam prescritos; passara o tempo da punição. O TRE acatou seu pedido e deferiu a candidatura. O Ministério Público Eleitoral da Bahia não se conformou, pois já argumentava à época que mesmo prescrevendo a intenção punitiva ainda resta a punição executória, ou seja, ele ainda tem a obrigação de devolver o que foi constatado como desvio de dinheiro público. O MPE recorreu ao TSE, que sorteou um Ministro Relator, no Caso Gilmar Mendes, que encaminha o processo à PGE e esta emite um parecer, acima transcrito. O parecer opina pela inegibilidade de Joseph Bandeira.

Há poucos registros da discordância do Ministro com o parecer emitido pela PGE. Sempre que a Procuradoria pede a inegibilidade o Ministro segue o parecer e deixa o pretenso candidato inelegível, mesmo quando o pedido é feito por adversários políticos. Neste caso é mais concreta a possibilidade do Ministro seguir o parecer da PGE, pois a inegibilidade foi pedida pelo Ministério Público Eleitoral, o guardião da lei eleitoral. Bandeira pode recorrer da decisão do Ministro e entrar com um recurso pedindo o julgamento em Plenário do TSE. Negado, pede ao STJ, ao final se perder os seus votos não são computados. Mesmo durante o andamento do processo, qualquer interessado pode pedir a suspensão de sua diplomação ou posse se vier a ser eleito. Os votos, independente de eleito ou não, se requerido por um interessado, em razão do processo de inegibilidade em andamento, podem não ser computados. Basta pedir para que os votos dados a Bandeira não entrem na contagem enquanto não houver a decisão do processo de forma irrecorrível. Pelo que se conhece de Joseph ele deverá desafiar as decisões dos diferentes Tribunais e ir ao Supremo, como já o fez em 2010. E aguardar para ver como fica.

PARECER PGE

Variadas
19 de Setembro / 2014 às 06:00 | Nenhum Comentário

Tendo em vista a repercussão social sobre a possível “demolição de templos de igrejas” na cidade de Petrolina/PE, a 17.ª Vara Federal vem apresentar as seguintes INFORMAÇÕES: "A União Federal ajuizou nesta vara o processo n.º 0001310-50.2012.4.05.8308 em desfavor da Igreja Missionária Pentecostal Tabernáculo do Deus Vivo e do Município de Petrolina objetivando reivindicar imóvel de sua propriedade.

Durante a ação, comprovou-se que, originariamente, a área referente ao “antigo aeroporto” pertencia ao Município de Petrolina, e, posteriormente, por meio do Decreto n.º 82.721, de 23/11/1978, sua propriedade passou a ser da União Federal. Em 1984, a União celebrou contrato com o Município de Petrolina permitindo o uso da área (sem transferência de propriedade), que deveria se destinar exclusivamente à formação de reserva ecológica, implantação de áreas de lazer ou de sistema viário.

Entretanto, nos anos seguintes, mesmo sem ser proprietário, o Município doou partes da área para órgãos públicos e para particulares, entre eles a Igreja Missionária Pentecostal Tabernáculo do Deus Vivo.

Em razão da irregularidade das doações, em 19/01/2012, a Superintendência do Patrimônio da União em Pernambuco declarou nulo o contrato de cessão firmado em 1984 e determinou a regularização da ocupação da área.

Nessas circunstâncias, foi deferida liminar autorizando a posse da União sobre o bem, determinando que a Igreja Missionária Pentecostal Tabernáculo do Deus Vivo não mais utilizasse o templo nem realizasse qualquer construção na área, até o deslinde da demanda. Em sucessivo, reconhecida a nulidade da doação, foi proferida sentença de procedência do pedido, com confirmação da decisão.

A mencionada sentença foi integralmente mantida pelo Tribunal Regional Federal da 5.ª Região e, em razão da interposição de recurso especial, o processo se encontra, atualmente, no Superior Tribunal de Justiça.

No entanto, como a igreja não só ergueu um telhado como realizou eventos no imóvel, descumprindo a decisão liminar, foi proposta execução provisória da sentença (processo n.º 0000326-32.2013.4.05.8308), tendo sido agendado o dia 24/09/2014 para efetiva ocupação do bem pela União.

Portanto, as medidas judiciais pleiteadas pela União tiveram como pressuposto dispositivos legais que fundamentaram a legítima atuação do Judiciário, inexistindo qualquer vinculação ideológica, religiosa ou política".

SENTENÇA

Setor de Comunicação da 17.ª Vara Federal
Espaço do Leitor
18 de Setembro / 2014 às 23:00 | 2 Comentários

Geraldo,

Juazeiro vai ganhar um espaço "Cult" Gourmet com um ambiente com ar e outro aberto no "cais" da cidade, especializado em "frutos do mar" "sushi" & cia.

Clássicos da "MPB", bossa-nova, Jazz, música instrumental. Pouco tráfego de veículos e esta visão aí.

Em outubro!

Carlos Maurício (Mauriçola)

Eleições
18 de Setembro / 2014 às 22:30 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Os moradores do Núcleo 8 (N-8) do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho, na zona rural de Petrolina, abraçaram as ideias e propostas dos candidatos Miguel Coelho (a deputado estadual) e Fernando Filho (deputado federal e candidato à reeleição), ambos do PSB. A comunidade parou para ouvir os socialistas na noite de ontem (17).

Acompanhados da militância, os candidatos fizeram uma grande caminhada e visitaram os moradores de porta em porta. As pessoas abriam suas casas e declaravam o apoio aos irmãos pelo espírito jovem de cada um e a trajetória política da família.

Após a caminhada, uma multidão se reuniu para conversar com Miguel e Fernando Filho. Eles apresentaram suas principais bandeiras e destacaram as ideias para melhorar a vida de quem sobrevive da agricultura familiar ou mora em áreas rurais no Estado. 

Ascom Miguel Coelho
Variadas
18 de Setembro / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

"Me emocionei porque  tenho a exata noção do que significa a irrigação como instrumento gerador de prosperidade e do desenvolvimento de uma nação."

Ascom Osvaldo Coelho
Eleições
18 de Setembro / 2014 às 21:27 | 5 Comentários
 
O candidato a deputado estadual, Tiziu (PT-BA), esteve no interior de Uauá reunido com mais de 800 pessoas, entre agricultores familiares e lideranças de várias comunidades e associações que foram manifestar apoio e fortalecer ainda mais a candidatura que está em ascensão. Tiziu chegou ao município na terça-feira (16), onde passou dois dias e visitou oito comunidades acompanhado pelo vereador Miroval Marques (PT) e correligionários. 

A cada reunião, mais pessoas compareciam e aprovavam as propostas de mandato defendidas pelo candidato que já é conhecido por muitos na região. Tiziu tem muitos serviços prestados nas comunidades, a exemplo da implantação de cisternas, barreiros e demais tecnologias de convivência com o semiárido, assim como a organização das entidades comunitárias. Todos esses trabalhos foram realizados pelo candidato através das entidades em que ele trabalhou, a exemplo do Irpaa e da ASA.

Diante de toda a trajetória de luta de Tiziu, sobretudo pela melhoria da qualidade de vida das pessoas do interior, muitos se identificaram com sua história e sentem confiança neste projeto defendido pelo candidato. “Eu voto em Tiziu porque ele m representa e sei que o mandato dele, também será nosso. Acredito que Tiziu na Assembleia Legislativa será uma janela no governo para que as associações tenham políticas públicas consolidadas direcionadas para o desenvolvimento das organizações comunitárias”, afirmou Wilian Randhal, assessor da Central das Associações Integradas de Uauá (Cachiu). A entidade abarca mais de 35 associações comunitárias do município.

Ao final das reuniões, Tiziu saiu em carreata pelas comunidades mais próximas e foi levando uma multidão de pessoas que o acompanhou até o povoado de São Paulinho. Na comunidade, ele finalizou as atividades com um comício à noite, onde centenas de pessoas reafirmaram o compromisso de apoiar o candidato rumo à Assembleia Legislativa. 

Ascom Tiziu
Variadas
18 de Setembro / 2014 às 21:00 | 2 Comentários

Garantir o saneamento público e sua universalização foi o tema do I Seminário sobre Saneamento Básico em Juazeiro, que aconteceu na última segunda-feira (15) no Centro de Cultura João Gilberto. Promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente – SINDAE, SINDURB e SINERGIA, o seminário trouxe como palestrante o professor e engenheiro sanitarista Luiz Roberto Santos Moraes, que discorreu sobre o financiamento do saneamento básico no Brasil, abrindo um amplo debate com os demais participantes. Do alto da experiência de 46 anos de atuação como engenheiro, Alberto Gaspar ressaltou que somente agora as coisas estão acontecendo em Juazeiro, referindo-se ao saneamento básico. “É preciso remover as dificuldades e buscar as possibilidades como está sendo feito neste governo”, lembrou.

Já o engenheiro ambiental André Loyola, afirmou ser um absurdo ainda existirem cidades no país sem o saneamento básico, tão necessário à saúde humana.  Ele lamentou também a poluição no Rio São Francisco, mas se disse confiante nas propostas abordadas durante o encontro. Representando a Codevasf, o engenheiro Antônio Carlos Chaves sugeriu a interlocução dos organizadores do seminário com os prefeitos da região, no sentido de cobrarem mais orçamento para a Codevasf que, em sua opinião, vem dando uma grande contribuição com ações voltadas para a melhoria das cidades assistidas pela entidade. Chaves disse ainda, que o Rio São Francisco agoniza por falta de uma politica efetiva do governo federal na revitalização do mesmo e defendeu a transposição a partir da bacia do Tocantins, antes de tirar água do São Francisco para outros estados do Nordeste.

Outro que abordou a poluição do rio São Francisco foi o representante do IRPPA, João Inaldo, destacando também a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico  que está em curso no município de Juazeiro. Para o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Juazeiro, Joaquim Neto, eventos como esses fortalecem a luta daqueles que querem uma cidade onde todos possam viver com dignidade e qualidade de vida.  Joaquim elencou as ações desenvolvidas pelo SAAE na melhoria do sistema de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, destacando que, após a conclusão das obras de saneamento, prevista para 12 meses, a cidade ficará com 90% da área saneada.

“É notório o crescimento de Juazeiro nos últimos cinco anos e isso nos leva a novos investimentos, buscando sempre atender a demanda da população de acordo com as prioridades. Já avançamos muito, mas ainda há muito a ser feito e, para isso, contamos com a confiança do prefeito Isaac Carvalho e com o apoio de uma equipe técnica  comprometida com esses avanços”, pontuou Joaquim, que participou amplamente do debate e respondeu a perguntas feitas pela plateia. Para o palestrante Luiz Moraes, saneamento básico é muito mais do que a obra física, representa, em sua opinião, um direito social que deve ser estendido a todos. Moraes abordou temas como o financiamento para obras de saneamento, aproveitamento das águas de chuva, Plano Municipal de Saneamento, reuso das águas e definição de saneamento. O professor parabenizou Juazeiro pela implantação do aterro sanitário e pela elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, enfatizando que, caso Juazeiro venha a atingir os 90% de saneamento, será considerada igual as cidades de primeiro mundo.

Por Antonio Pedro/SAAE
Eleições
18 de Setembro / 2014 às 20:30 | 1 Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Professores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS),  Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) paralisaram as atividades nesta semana em protesto ao corte de R$ 7 milhões do Governo de Jacques Wagner, correspondente ao orçamento de custeio e investimento, que seria injetado em 2015.

Desde quarta-feira, cerca de cem docentes ocupam em frente à Assembleia Legislativa com barracas de lona, colchões e mantimentos. Nesta sexta-feira(19) está previsto um ato público com carro de som e panfletagem na Praça da Piedade.  Condições precárias de trabalho, infraestrutura deficitária, excesso de aluno por professor e falta de financiamento aos projetos de pesquisa e extensão, são algumas das reclamações dos docentes.   

Para o candidato ao Governo do Estado pelo PSOL, Marcos Mendes, o dinheiro público deve ser destinado a financiar a educação pública. Entretanto, Mendes salienta que na gestão do PT as instituições privadas são privilegiadas, beneficiando os “tubarões do ensino” e promovendo verdadeiras fábricas de diplomas. “As universidades públicas devem ser a prioridade de qualquer administração governamental. Vamos lutar arduamente pela ensino superior público e de qualidade”, frisou.

Ascom Psol Bahia
Variadas
18 de Setembro / 2014 às 20:00 | 2 Comentários

O leitor Wellington Ferreira pelo Whatsapp elogiou dia passado no programa Geraldo José (Transamérica FM) a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação pelo trabalho de patrolamento iniciado em diversas ruas do bairro Alto da Aliança. Nesta quinta-feira (18), pelo mesmo modo de interação, Wellington, lamentou o fato de que as máquinas sumiram da comunidade deixando o serviço inacabado. “Depois eu soube que parte do serviço foi feito por conta da passagem do prefeito e seus candidatos”, declarou o leitor que ainda encaminhou fotos com o acúmulo de entulhos no bairro. O vereador Tiano Félix (PT) que também participava do programa esclareceu que na verdade “as máquinas foram transferidas para o interior do município em razão de uma programação que vai ocorrer no final de semana em Pontal. Na segunda-feira (22), o trabalho será retomado no Alto da Aliança”, informou Tiano.

Eleições
18 de Setembro / 2014 às 19:30 | 4 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, disse ontem que a candidata do partido ao Palácio do Planalto, Marina Silva, já está no 2º turno, motivo pelo qual vai começar, agora, a costurar as alianças para enfrentar a presidente Dilma Rousseff (PT). “Nosso objetivo era chegar ao 2º turno. Isso está consolidado. A próxima fase será aumentar a frente de apoio a Marina”, afirmou Amaral ao Estado. O PSB e os partidos da coligação de Marina vão dar início nos próximos dias a conversas com dirigentes de outras legendas para propor a formação de uma ampla frente de oposição.

A avaliação no comitês da campanha é a de que a ex-ministra do Meio Ambiente de Luiz Inácio Lula da Silva resistiu aos ataques sofridos por parte das campanhas da candidata petista e do candidato tucano ao Planalto, Aécio Neves, mantendo-se na casa dos 30% da preferência dos eleitores, de acordo com a pesquisa do Ibope divulgada na terça-feira passada. O deputado Márcio França, candidato a vice-governador de São Paulo na chapa do tucano Geraldo Alckmin, fará o contato com o PSDB com o objetivo de atrair eleitores de Aécio. O deputado Júlio Delgado, presidente do PSB mineiro, também foi escalado para manter a ponte com partidos de oposição. Um dos responsáveis pela aliança que hoje apoia Marina Silva, o presidente do PPS, Roberto Freire, afirmou que a formação de uma frente de oposição será muito importante para a campanha de Marina no 2º turno.

Agência Estado
Eleições
18 de Setembro / 2014 às 19:00 | 13 Comentários

O candidato a Deputado Estadual David Lima do PTC encontrou recentemente com o candidato a Governador da Bahia Paulo Souto e o Secretário de Educação de Salvador e ex Prefeito de Juazeiro, Jorge Koury. Na oportunidade, fez a reivindicação para que o futuro Governador se dedique e dê atenção especial na manutenção do Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública.

Davi Lima ainda acentuou que na qualidade de Coordenador do Comitê Estadual 9840 Contra Corrupção pela ética e dignidade na Política constatou que o Poder Judiciário padece de falta de estrutura para desempenhar o seu desiderato.

Ascom David Lima
Política
18 de Setembro / 2014 às 18:30 | 2 Comentários

Foi em meio a muita festa e diversão que o prefeito Isaac Carvalho inaugurou a 14ª quadra poliesportiva pública de Juazeiro, nesta quinta-feira, 18. A Escola Municipal de Educação Infantil Dr. José de Araújo, no bairro Piranga, foi a contemplada, mas a quadra irá beneficiar outras escolas próximas, assim como à comunidade. Acompanhando o prefeito, Assessores, Secretários Municipais, os vereadores Agnaldo Meira, Sargento Bastos e Dalmir Pedra e o Secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, e o Presidente da Associação de Moradores, Marcelo Vidal, chegaram à quadra e se depararam com crianças em estado de alegria. Eram alunos das Escolas Municipais Educandário João XXIII e Dr. José de Araújo que se preparavam para inaugurar a nova quadra.

Antes de iniciar a inauguração as duas escolas se enfrentaram em um maravilhoso jogo de Futsal infantil, que terminou empatado. Os dois times receberam medalhas pela participação, assim como os técnicos, professores do Mais Educação. Logo após, o coral da EMEI Dr. José de Araújo apresentou o hino da cidade. Foram momentos que refletiam, em forma de alegria, o agradecimento daqueles que acabavam de ganhar um equipamento esportivo que lhes levaria mais lazer, esporte e entretenimento. Leonardo de Sousa Silva, estudante da EMEI Dr. José de Araújo, estuda no 3º ano e não cabia em si de tanta felicidade. Ele também participou da partida de futsal. “É que antes a gente não tinha uma quadra de esporte e agora vai ser diferente. Agora a gente pode brincar aqui e fazer as atividades com o professor”, disse Leonardo.

Para o titular da pasta da educação, não havia outra forma de se sentir naquele momento, que não fosse com alegria. “É com muita alegria que estamos aqui hoje, inaugurando a 14ª quadra poliesportiva inaugurada pelo prefeito Isaac. Antes, havia apenas duas quadras municipais e nós chegaremos ao número 25. É uma verdadeira revolução que acontece na educação e no esporte de Juazeiro. Essa quadra chega para a EMEI Dr. José de Araújo, mas chega também para toda comunidade do Bairro de Piranga fazer uso dela, quando for possível”, acrescentou Clériston. O Presidente da Associação de Moradores, Marcelo Vidal, agradeceu e lembrou que “as quadras poliesportivas conquistadas pelo município fazem parte de um pacote de 15 que o Prefeito Isaac Carvalho conseguiu com os Governos Federal e Estadual”. 

Homenagem

O nome da quadra, Paulo Pereira de Sousa, mais conhecido como Binho, é uma homenagem ao desportista juazeirense que jogou no time do Quinze de Novembro e teve sua vida ceifada quando defendia o esporte do bairro. Seu filho, Marcos Paulo de Sousa, visivelmente emocionado, agradeceu em nome da família, que estava toda presente. “A gente sempre esperou uma homenagem a meu pai, pelo legado que foi deixado por ele, mas não imaginava que seria agora e que seria em uma quadra como essa. Recebemos essa homenagem com alegria e ficamos agradecidos. É uma homenagem justa. Uma estrutura muito boa, bonita. Isso aqui está dentro do legado de meu pai, com o amor dele pelo esporte. Ele acreditava que o esporte era importante na construção do cidadão e isso aqui irá contribuir para isso”, expressou-se. O Prefeito Isaac Carvalho, rodeado por crianças, falou de sua satisfação em ver mais um equipamento sendo entregue à comunidade. “Eu quero parabenizar toda a equipe que se empenhou para que mais esse equipamento esportivo pudesse ser entregue. Podemos ver aqui, pela alegria e participação dessas crianças, essas crianças que serão o nosso futuro, que estamos investindo no caminho certo e contribuindo para o desenvolvimento de nosso município”, concluiu o prefeito.

Por Ramáiana Leal/ SEDUC
Variadas
18 de Setembro / 2014 às 18:00 | Nenhum Comentário

Acontece na manhã desta sexta-feira (19/09), um café da manhã para apresentação do Desafio Universitário Empreendedor que promove  o envolvimento dos estudantes universitários em disputas e experiências virtuais. A apresentação será no Opara Hotel a partir das 8h. O convite se estende aos coordenadores, professores das áreas afins, alunos de destaque e/ou representantes de sala. O Opara Hotel está localizado na Praça Dr. José Inácio, nº 23, Juazeiro. Serão sorteados brindes educativos aos participantes.

O Desafio Universitário Empreendedor é uma competição nacional de caráter educacional desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE. O objetivo principal é estimular atitudes empreendedoras e preparar jovens universitários para os desafios do mercado, capacitando, desenvolvendo e aprimorando habilidades corporativas nos participantes.

Na última edição do ''Desafio'', tivemos como representante da Bahia na competição a nível nacional, um acadêmico da UNIVASF, sendo que o aluno e a universidade foram premiados na etapa estadual, tanto com prêmios quanto com reconhecimento. É fundamental o incentivo da Universidade/Faculdade perante os alunos, pois é uma competição que une desde a Instituição de Ensino, o professor e o acadêmico.

Sendo assim, convidamos os senhores coordenadores, professores das áreas afins, alunos de destaque e/ou representantes de sala, para um café da manhã no dia 19/09, no OPARA PALACE HOTEL, localizado na Praça Dr. José Inácio, nº 23. Serão sorteados brindes educativos aos participantes.

Cristina Laura Agência Sebrae de Notícias
Política
18 de Setembro / 2014 às 17:20 | 7 Comentários

Plínio Amorim e Ellen Barbosa vão se dedicar à coordenação das campanhas dos aliados da base do Governo

O Prefeito Isaac Carvalho exonerou hoje os Assessores Plínio Amorim e Ellen Barbosa. O Professor Plínio deixa temporariamente a Assessoria de Infraestrutura para se dedicar à coordenação das campanhas dos aliados da base do Governo, federais Daniel Almeida e Pedro Alcântara e estadual Crisóstomo Lima, Zó. Plínio vai atuar junto aos setores de política e mobilização. Já a advogada Ellen Barbosa vai atuar junto ao comitê jurídico da coligação. O Professor Plínio Amorim ressaltou que o trabalho político nesta reta final de campanha "é fundamental e precisamos ter dedicação exclusiva".

Informações: Ascom Prefeitura de Juazeiro
Variadas
18 de Setembro / 2014 às 16:59 | Nenhum Comentário

Na manhã da última terça-feira (16), foram iniciados os ensaios dos estudantes da rede pública estadual de ensino, que irão concorrer na finalíssima regional dos Festivais Estudantis, marcada para o dia 19, sexta.  Ao todo, 30 obras disputarão os prêmios, em dois projetos: TAL (Tempos de Arte Literária), que engloba as produções poéticas dos estudantes, e o FACE (Festival Anual da Canção Estudantil), que consiste na composição de letras e interpretação musical. Este último teve os três primeiros candidatos ensaiando no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, com a banda base. Mádara Bitencourt, 16, do Colégio Codefas, defenderá a canção "Liberdade". Para ela, sua composição pretende despertar o senso de responsabilidade, sobretudo nos jovens: "Para se ter liberdade, tem que ter responsabilidade e limite. Ser livre não significa fazer o que dá na telha e sim pensar nas consequências dos nossos atos", explica. Filha de músico, Mádara confessa que o envolvimento com as artes vem de berço: "Meu pai é músico, por isso desde pequena tenho contato com esse meio. Isso foi despertando o interesse em mim. Mas esta será a primeira vez que pego no microfone para participar de um evento dessa proporção".

Maria Xavier da Silva, 35, do Colégio Lomanto Júnior, concorrerá com a canção "Hipocrisia e Fúria". Para ela, é uma maneira de fazer com que as pessoas reflitam sobre os problemas sociais, principalmente num ano de eleições: "É uma música totalmente voltada para a realidade do país. Hoje em dia é tanta corrupção na política, que a gente fica sem saber em quem confiar. Por isso eu procurei transmitir esse sentimento de revolta com tanta hipocrisia dos poderosos", frisa.

Seguindo a mesma linha, Rogério Sousa, 25, do Colégio Dom Avelar, subirá ao palco para interpretar a música "Utopia". Ele busca fazer uma espécie de denúncia sobre as mazelas sociais do Brasil: "Muita gente se sente impotente, de mãos atadas com os inúmeros problemas que a sociedade vem enfrentando. Então a canção é um grito de basta", pontua.

Na etapa final dos Festivais Regionais de 2014, que acontece nesta sexta-feira (19), concorrem 15 músicas e 15 obras literárias produzidas por estudantes da rede pública estadual de ensino, sob jurisdição da DIREC-15. Na oportunidade, serão expostas e avaliadas as obras desenvolvidas nas modalidades Artes Visuais Estudantis (AVE), Produção de Vídeos Estudantis (PROVE) e Educação Patrimonial e Artística (EPA).

Confira a programação:

19 de setembro (sexta-feira)

8h:30 - Abertura oficial do Festival Regional 2014

9 às 12h - Apreciação dos álbuns inscritos no EPA

8h:45 - Exibição dos vídeos inscritos no PROVE

12h - Encerramento das atividades da manhã

13h - Abertura das atividades da tarde com contação de história

13h:30 - Apresentação de obras literárias pré-selecionadas para a final do TAL

16h - Encerramento das atividades da tarde

19h - Abertura das atividades da noite com apresentação musical da banda Fogo no Munturo

19 às 22h - Apreciação das obras inscritas no AVE

19h:30 - Apresentações das canções pré-selecionadas para a final do FACE

22h - Divulgação dos resultados com premiação dos primeiros colocados

22h:20 - Encerramento com apresentação musical de Renan Mendes

Ascom
Eleições
18 de Setembro / 2014 às 16:32 | 3 Comentários

O deputado federal e candidato à reeleição pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB), o ex-pugilista Acelino Popó destacou sua atuação enquanto parlamentar nesse seu primeiro mandato e falou das dificuldades em destinar suas emendas para os municípios baianos. Ele está em Juazeiro, onde participou do Programa Geraldo José, Rádio Transamérica, na tarde desta quinta-feira (18).

“Levei para Bahia R$ 40 milhões em emendas, nesse período apresentei três projetos de lei. Estou fazendo meu trabalho. Nossa bandeira é o esporte como inclusão social”, disse.

O deputado informou que está na cidade buscando parcerias e pretende colaborar para a formação de novas lideranças locais. Popó ressaltou as verbas destinadas para a Bahia nesse período que esteve no Congresso, e que tem R$ 15 milhões em emendas ainda sem destinos. 

“Sou o deputado que mais mandou emendas para Salvador, cerca de R$ 7 milhões. Agora no mês de novembro, tenho R$ 15 milhões em emendas para a Bahia e não tenho para onde mandar. Como não tenho prefeitos, vereadores e não tenho essa ligação com deputados, não mandei emendas para Juazeiro, pois nenhum representante nunca nos procurou. Os prefeitos e vereadores, por causa da fidelidade partidária, preferem solicitar emendas de deputados do partido. Não sou partidário e posso ajudar”, concluiu.

Da redação, Itamara Costa
Eleições
18 de Setembro / 2014 às 16:00 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Um almoço nesta quarta-feira (17) selou o apoio dos trabalhadores rurais de Petrolina a Miguel Coelho (candidato a deputado estadual) e Fernando Filho (deputado federal e candidato à reeleição), do PSB. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade (STR), Francisco Pascoal, mais conhecido como 'Chicôu', confirmou oficialmente que marchará ao lado dos socialistas nestas eleições.

O evento foi organizado pelo próprio Chicôu para que Miguel e Fernando Filho falassem um pouco de suas bandeiras e propostas à categoria. De acordo com ele, os irmãos, assim como o pai Fernando Bezerra Coelho (PSB), sempre acompanharam e defenderam a luta dos trabalhadores rurais da região.

"Quem está acostumado a acompanhar nossos movimentos sociais sempre viu a presença desses jovens. Ora acompanhados do pai Fernando Bezerra, ora caminhando sozinhos ao nosso lado. Sei de seus compromissos e acredito que serão nossos parceiros nas diversas batalhas que ainda iremos travar", comentou Chicôu. 

Ascom Dep. Fernando Filho

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage