Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 16 de Janeiro de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 16 de Janeiro / 2017 às 11:28

MAIS UM POSTO DE SAÚDE FOI ARROMBADO EM JUAZEIRO E O GOVERNO NÃO CHAMA OS GUARDAS EXCEDENTES

Meus caros, mais um Posto de Saúde foi alvo dos vândalos na cidade de Juazeiro-Ba. Desta vez foi o Posto do Tabuleiro. O motivo todos já sabem a falta de segurança, não entendemos o porquê o prefeito não chama os excedentes da Guarda Municipal do último concurso pois, foi dito que chamaria se houvesse a necessidade. Não é de agora que existe a tal necessidade pois, o último concurso foi feito em 2003 e de lá para cá a categoria ficou defasada. Atualmente conta com o seu efetivo de 163 guardas concursados. Obs: Não entendemos a atitude da prefeitura em fazer esse REDA para área de agente de portaria, pois, a referida função do agente de portaria tem uma função nobre, e um profissional que não exerce a função de vigilante armado, ora os arrombamentos acontecem a noite é claro. Será que o prefeito irá colocar esses agentes de portaria para trabalhar a noite sem eles ter a devida segurança até com as suas próprias vidas? Sem contar que o prefeito burla a lei do concurso com esse REDA para área de segurança. Sr. Prefeito de Juazeiro comece a sua gestão fazendo o que é certo, pois a população está vendo isso, e principalmente os excedentes que são muitos não queremos fazer oposição queremos dialogo.

Precisamos que o prefeito reveja isso.

Atenciosamente,

EXCEDENTE DA GUADA MUNICIPAL DE JUAZEIRO-BA

publicado em 16 de Janeiro / 2017 às 11:00

SEMAO adia pré inscrição de ambulantes para o carnaval de Juazeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano/SEMAO informa que devido a problemas técnicos detectados no Sistema de Cadastros para ambulantes que irão trabalhar durante o carnaval,  as pré-inscrições que começariam nesta segunda-feira (16) foram adiadas. Desta forma, a capacitação, que ficará a cargo da Vigilância Sanitária, também foi adiada.

Os adiamentos se fizeram necessários para evitar transtornos aos profissionais que oferecem serviços de alimentação e bebidas durante a folia momesca. A SEMAO divulgará em breve as novas datas.

Ascom/PMJ
publicado em 16 de Janeiro / 2017 às 10:28

ILHA DO FOGO LOTADA SEM GUARDA-VIDAS NESTE DOMINGO (15)

Calor intenso em pleno verão no Norte da Bahia e Sertão de Pernambuco com isso os munícipes aproveitam para curtir as ilhas ao longo do Rio São Francisco.

É exatamente neste período que é registrada a maioria dos afogamentos. Na Ilha do Fogo muitas crianças e adultos aproveitam as férias para fugir do calor nas águas do Velho Chico. Só que a água calma pode esconder perigos e é preciso ficar em alerta e seguir dicas de segurança.

No facebook do Blog a leitora Francisca Carvalho expressou indignação porque a ilha do fogo esteve desprotegida neste domingo, dia 15. “Ilha do fogo lotada por banhistas e nem um bombeiro ou guarda vidas” disse a leitora.

publicado em 16 de Janeiro / 2017 às 10:00

Prefeitura de Petrolina comenta sobre bônus financeiro para professores, veja abaixo na íntegra:

Em atenção à matéria divulgada pelo veiculo de comunicação sobre o bônus financeiro para professores em regência, fruto do rateio das sobras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a prefeitura informa que o valor será creditado na conta dos servidores até o próximo dia 20, como acordado com o sindicato da categoria. A gestão municipal reafirma seu compromisso em honrar todas as suas obrigações, a exemplo do pagamento dos servidores da saúde nesta quinta-feira, 12, como acordado. Vale salientar que a demora na quitação da bonificação deu-se por conta de problemas gerados pela antiga gestão.

Ascom/Petrolina
publicado em 16 de Janeiro / 2017 às 09:30

JUAZEIRO E PETROLINA PERDEM AGÊNCIAS DO BANCO DO NORDESTE

Conforme o Blog antecipou no último sábado, dia 14, (Veja aqui), Dezenove agências do Banco do Nordeste serão desativadas. O anúncio foi comunicado pela própria instituição, na sexta-feira (13).

Algumas destas agências estão localizadas no Estado da Bahia, inclusive a de Juazeiro, localizada na Avenida Adolfo Viana. O Banco do Nordeste explicou que seu conselho de administração aprovou a desativação das 19 agências da instituição.

Em comunicado, o banco controlado pelo governo federal afirmou que a medida ocorre em “resposta a um cenário cada vez mais desafiador, no qual se exige a melhoria contínua da produtividade e da eficiência das instituições”. No último balanço divulgado pelo banco em seu site, referente a junho, o banco do Nordeste afirmava ter 307 agências.

Petrolina também perde a agência da Rua Tobias Barreto, no centro da cidade. Juazeiro ficará com a agência da Praça Barão do Rio Branco, onde estão as demais instituições financeiras da cidade.

publicado em 16 de Janeiro / 2017 às 08:58

Juazeiro está fora da Série B do Baianão

Embora oficialmente não tenha sido divulgada a relação de clubes inscritos para participar do Campeonato Baiano da Série B 2017 (Segunda Divisão), fontes do clube e da Federação Baiana de Futebol confirmaram que o Juazeiro Social Clube não disputará o acesso à Série A.

Segundo as mesmas fontes, o presidente Rafael Campelo estaria em Salvador desde sexta-feira 13 e nos próximos dias deverá divulgar um comunicado à imprensa justificando a decisão.

O desfecho agora anunciado, não surpreendeu os meios esportivos da região. Nas entrevistas concedidas dias antes do prazo final para as inscrições, o cartola deixava claro nas entrelinhas que ele, pessoalmente, não teria como arcar com os custos da temporada e colocava, inclusive, seu cargo à disposição do Conselho Deliberativo. Este, por sinal, se assemelha ao lendário monstro do Lago Ness, que dizem que existe mas ninguém tem provas.

A expectativa maior agora é no tocante às penalidades que podem recair sobre o clube. A nossa reportagem tentou, por telefone, falar com o diretor do Departamento Jurídico da FBF, mas não obteve êxito.

O poeta Mazinho, em seus devaneios, se refere em versos que “O Juazeiro Social Clube é um clube que precisa de amor e carinho”. Poderia ele acrescentar que precisa, mais do que nunca, de dirigentes competentes.

Agência CH
publicado em 16 de Janeiro / 2017 às 08:28

Iphan promove concurso para seleção do Emblema do Patrimônio Cultural Brasileiro

Em 2017 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) completa 80 anos de atuação e, como parte das comemorações, lança no dia 13 de janeiro o edital do concurso nacional para a escolha do Emblema do Patrimônio Cultural Brasileiro. O objetivo da seleção é criar uma identidade visual para os bens do Patrimônio Cultural Brasileiro, valorizando sua condição especial e apoiando sua promoção. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre 16 de janeiro a 02 de março de 2017. O prêmio para o trabalho vencedor será de R$ 30 mil.

Além do emblema, o vencedor deverá desenvolver um Manual de Identidade Visual e Aplicação. As regras e definições para participação estão disponíveis no edital do concurso. Poderão participar do concurso apenas pessoas físicas, individualmente, com apenas uma proposta inédita por participante.

Cada participante poderá inscrever apenas uma proposta, a ser enviada uma única vez e sem possibilidade de alteração. A ficha de inscrição, bem como o edital, estão disponíveis no portal do Iphan (www.iphan.gov.br) e o interessado deverá enviá-la para o e-mail emblema.patrimonio@iphan.gov.br, juntamente com os arquivos digitalizados (jpg ou pdf): carteira de identidade e CPF (frente e verso); certidão de quitação eleitoral emitida pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE); a sugestão da marca do Patrimônio Cultural Brasileiro, conforme os requisitos estabelecidos no edital; Termo de Cessão de Direitos Autorais (Anexo II do edital), devidamente preenchido e assinado; e Declaração (Anexo III do edital), preenchida e assinada, informando que o design não caracteriza, no todo ou em parte, plágio ou autoplágio.

As propostas serão avaliadas por uma comissão julgadora, que será constituída por até nove membros nomeados pela presidente do Iphan. O resultado preliminar do concurso será divulgado no portal do Iphan em meados de maio de 2017 e o lançamento oficial do Emblema está previsto 17 de agosto de 2017, dia nacional do Patrimônio no Brasil.

Ler Matéria Completa
publicado em 16 de Janeiro / 2017 às 08:00

ESPAÇO DO LEITOR: POR QUÊ PAROU?

A Prefeitura de Juazeiro estava realizando um ótimo trabalho de limpeza e poda de árvores no cais da cidade. Tomei conhecimento através deste "blog" e fui conferir; realmente o trabalho estava dando uma nova cara ao nosso cais, cheio de sujeira e mata fechada que só serve mesmo para esconder usuários de "crack" entre essas feias algarobas, planta invasora que não permite nem o crescimento da "mata ciliar" do rio! Para minha decepção, fui informada que o trabalho havia parado e umas pessoas próximas que também elogiavam estavam achando que foi o "Ibama"... Será possível? Será que este órgão protege sujeira e árvores danosas ao nosso rio?

O Carnaval se aproxima e estava ficando bonito e com muitos elogios esta limpeza do nosso cais, parou logo em frente aos nosso "cais do porto" pizzaria, por quê?  Prefeito, nos responda?

Joana Barreto (Joaba)

publicado em 16 de Janeiro / 2017 às 07:25

Bahia: Diretor e diretor adjunto da Cadeia Pública são exonerados

O governador Rui Costa determinou ao secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, a exoneração do diretor da Cadeia Pública do Estado da Bahia, capitão da PM Pablo Fagner Araújo Carvalho, e do diretor adjunto, Paulo Cesar Gonçalves Sacramento.

Além da exoneração, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), por meio da Corregedoria, abriu uma sindicância para investigar os procedimentos de segurança da cadeia e todas as circunstâncias da fuga ocorrida sexta (13). 

Secom Bahia
publicado em 16 de Janeiro / 2017 às 07:00

Polo Teatral abre diálogo com grupos de teatros de Juazeiro e região

Após incursão em Ilhéus e região, a comitiva da 2ª Edição do Polo Teatral – Festival de Teatro do Interior da Bahia parte para a cidade de Juazeiro. Entre os dias 16 e 18 de janeiro, o curador Fernando Marinho e os produtores executivos Jorge Albuquerque e Rafael Pimenta visitam a cidade para conhecer espaços públicos e dialogar com produtores e grupos de teatro locais. As apresentações das peças selecionadas no extremo norte baiano acontecerão entre os dias 07 e 12 de março, em Juazeiro. A programação do segundo Festival de Teatro do Interior da Bahia contempla ainda temporadas nas cidades de Ilhéus e Camaçari, com abertura oficial em fevereiro.  

Em parceria com o Prêmio Braskem de Teatro, a iniciativa tem como proposta fomentar a produção teatral em municípios do interior baiano. O projeto tem o patrocínio da Braskem através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização da Polo Cultural e Ministério da Cultura - Governo Federal. Dentre as 12 montagens selecionadas para integrar a programação do Festival, as cinco melhores serão indicadas ao Prêmio Braskem de Teatro, onde disputarão na categoria Espetáculo do Interior.  

“Esse é o único Festival de Teatro voltado estritamente às variadas produções dessa área do interior baiano, promovendo a partir daí a criação de uma categoria específica no Prêmio Braskem de Teatro. Nosso desejo é reconhecer a participação do maior número de territórios de identidade possível nessa segunda edição, para que tenhamos um processo de seleção bem abrangente e máxima representação das diferentes regiões de nosso Estado”, afirma o ator, diretor e artista visual Fernando Marinho, curador do Festival.

Polo Teatral – Lançada em 2015, a primeira edição do Festival de Teatro do Interior da Bahia foi realizada nas cidades de Camaçari e Dias D’Ávila. Doze espetáculos foram escolhidos por uma Comissão de Seleção composta por três integrantes de reconhecido mérito nas artes cênicas. As cinco melhores montagens indicadas ao Prêmio Braskem de Teatro, na categoria especial Espetáculo do Interior da Bahia, foram Algaravias – O Marujeiro da Lua (Jequié), Exu, a Boca do Universo (Alagoinhas), Gonzaga – Do nascente à Foz (Paulo Afonso), Maria Minhoca (Feira de Santana) e O Circo Soleinildo (Vitória da Conquista). O Algaravias – O Marujeiro da Lua conquistou o prêmio da categoria. Além de apresentações gratuitas, o evento também promove mesas redondas, palestras, oficinas e máster classe.

Ascom
publicado em 16 de Janeiro / 2017 às 06:24

Hospital da Mulher atende pacientes encaminhadas pelos municípios a partir desta segunda-feira (16)

As primeiras pacientes do Hospital da Mulher começam a ser atendidas a partir desta segunda-feira (16). Todas elas foram encaminhadas pelas secretarias de saúde dos seus municípios de origem, após atendimento inicial em uma unidade básica de saúde. Até o momento, 145 pacientes de 27 cidades baianas já estão com consulta agendada no novo hospital do Governo do Estado, procedimento que pode ser feito apenas com a intermediação das prefeituras.  

Entre os municípios que cadastraram as pacientes destacam-se Conceição do Coité (45), Cansanção (10), Salvador (8), Barra do Mendes (7), Bom Jesus da Serra (5) e Itaberaba (4). O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, ressalta que o agendamento dos procedimentos ambulatoriais é simples, mas cabe às Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou às Secretarias Municipais de Saúde (SMS). 

"O Estado desenvolveu um sistema chamado Lista Única, na qual concentra a demanda dos 417 municípios por um serviço especializado. Todos os procedimentos são agendados pelos gestores municipais, o que significa que as mulheres não precisam se dirigir ao hospital para marcar consultas e exames", esclarece o secretário.

As eventuais dúvidas sobre os serviços ofertados no hospital podem ser esclarecidas pelo telefone 0800-071-4000, que atende de segunda a sexta, das 8h às 18h. "Uma novidade é que as pacientes serão avisadas por SMS do agendamento da sua consulta ou procedimento, a fim de que compareçam ao dia e horário marcado", acrescenta Vilas-Boas.

Estrutura e especialidades 

A unidade, que foi inaugurada nesta semana pelo governador Rui Costa, recebeu investimento superior a R$ 40 milhões entre obras e equipamentos, sendo o maior hospital especializado no atendimento à saúde da mulher do Norte-Nordeste e considerado um centro de referência estadual.

A unidade possui dez salas cirúrgicas e 136 leitos, sendo 97 destinados à internação, 10 para terapia intensiva (UTI) e 29 leitos para hospital-dia. O centro de diagnóstico está equipado com tomógrafo computadorizado, mamógrafo, ultrassom, doppler scan, raio-X e laboratório 24 horas. O hospital tem capacidade para realizar 9 mil consultas e mil procedimentos cirúrgicos mensais.

O Hospital da Mulher prestará assistência nas áreas de ginecologia e mastologia, além do atendimento na área de reprodução humana, oncologia e situações relacionadas à violência sexual. A unidade também dispõe de um serviço de urgência e emergência ginecológica, com funcionamento 24 horas. 

Secom Bahia Fotos: Carol Garcia/GOVBA
publicado em 16 de Janeiro / 2017 às 06:00

CONDUTOR JUAZEIRENSE SE QUEIXA DA FALTA DE PLACAS INDICANDO VELOCIDADE NA AVENIDA ADOLFO VIANA

Placas no início da Avenida Adolfo Viana

Placas em fente ao Emanuella Palace Hotel.

Gabriel, leitor do Blog, entrou em contato com a nossa redação este final de semana para relatar e chamar à atenção dos condutores de veículos que trafegam pela Avenida Adolfo Viana.

Ele argumenta que foi pagar o emplacamento de 2017 do seu veículo quando foi surpreendido com multas que chegam ao valor de R$ 574,00 (quinhentos e setenta e quatro reais) todas elas por velocidade excessiva na Avenida Adolfo Viana.

O leitor explicou que a participação no Blog é no sentido de colocar mais placas informativas ao longo da avenida. “É porque não tem nenhuma placa orientando o condutor que a gente tem que andar a 40Km. Isso tudo é meio de ... Estão transformando o trânsito de Juazeiro numa maneira de querer ganhar dinheiro” expressou Gabriel.

Placas em frente ao INSS.

Placas em frente ao Senai.

Com a provocação do leitor o Blog foi obrigado a dar um giro na Avenida Adolfo Viana neste domingo (15) e confirmou que existe sinalização sim. São quatro placas na pista da direita (sentido Lomanto Junior/Centro) e mais quatro na pista da esquerda (sentido centro/Lomanto Junior).

Além das placas indicativas foram colocados mais dois sensores em ambas as vias da principal avenida da cidade. Portanto, condutores fiquem atentos.

Só o Blog postou duas matérias sobre o assunto. Confira:

CSTT INFORMA NOVA DATA PARA INÍCIO DE FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA

CSTT ALERTA CONDUTORES PARA O ALTO ÍNDICE DE INFRAÇÕES EM JUAZEIRO

Placas na Avenida Raul Alves.

publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 23:00

ARTIGO – TRANSPARÊNCIA ou APARÊNCIA?

É muito estimulante quando alguém, além de ler a crônica e comentar, ainda oferece ao autor o desafio para abordar um tema da sua preferência. Assim é que o leitor Carlos Fernando, num comentário, solicitou: “Numa próxima crônica, sugiro tratar da transparência, termo usado com ênfase pelos gestores em passados. Falar em transparência é fácil, a forma de ser transparente na gestão é que interessa à sociedade”. A afirmativa é autêntica, visto que reflete comportamento muito comum no universo político, quase sempre recheado de distorções na prática.

Com a devida vênia do Acordadinho, copiarei a sua boa prática de buscar a definição etimológica para certas palavras, a fim de facilitar o prévio entendimento.

Transparência – (Figurado) Particularidade do que não possui duplo sentido; que se apresenta com clareza; limpidez.

Transparência – (Política) Preceito através do qual se impõe à administração pública a prestação de contas de suas ações, através da utilização de meios de comunicação.

A Administração Pública Direta e Indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, Distrito Federal e dos Municípios, deve estimular a sua relação com o cidadão através da ampla divulgação dos seus atos, visto que essa obrigação já está contida na própria Constituição Federal de 1988, no art. 37, onde se lê que: “[...] obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, PUBLICIDADE e eficiência”.

Ainda que a composição do título desta crônica ofereça a possibilidade de dupla variação para a palavra TRANSPARÊNCIA, na definição dada para o seu sentido “figurado” já se vê que ela “não possui duplo sentido” e, assim, ao passar informações usando os artifícios da fraude, da ocultação da verdade e da falsidade dos números, o ato se caracteriza como uma violência torpe e indesejável. A palavra, no seu sentido “político” fundamenta a obrigação moral daqueles que exercem a administração pública de darem divulgação dos seus atos de gestão, prestando contas à sociedade com lançamentos contábeis legítimos e verdadeiros, e não maquiando valores e passando índices falsos, como, costumeiramente, temos assistido por uns e outros que andam por aí, e todos nós sabemos que eles existem!

É uma verdade incontestável que a violação desses princípios tem raízes fincadas ao longo da nossa História. É como se o mal exemplo estivesse passando de pai para filho. Os recalcitrantes se defendem dos seus desvios, no que convencem os seus seguidores mais sectários, justificando que os graves erros recentes e atuais não são únicos porque outros governos também praticaram tais ilícitos no passado. Essas ponderações apenas nos remetem ao ditado “é o sujo falando do mal lavado”, o que é inaceitável.    

A dimensão da grave crise econômica que ora o país atravessa é exatamente o resultado da falsa pujança de uma economia forjada em dados mentirosos, com o intuito de dar continuidade a um projeto político sem coerência com os interesses da nação. Embora não veja o atual Governo com competência e credibilidade para retirar o país do fosso em que se encontra, principalmente pelo fato da maioria dos membros que integram a sua equipe se achar comprometida com os mesmos desvios de moralidade política que, no conjunto, inspiraram a deposição do governo anterior, estou convencido de que a grave situação herdada não encontrará solução num passe de mágica. Fala-se em antecipar as eleições, e logo surge a pergunta inquietante: Para eleger quem?

Apesar de todo esse contexto, reconheço a necessidade de reacender a chama do otimismo e voltar a acreditar no país, fatores fundamentais para a construção de um novo cenário nacional. Vai ser preciso, porém, que o cidadão utilize com muito critério a lupa que vai lhe mostrar a “clareza e limpidez” dos Relatórios de Gestão Fiscal dos administradores das Instituições Públicas, bem como para enxergar com mais profundidade o caráter do político à sua frente, o que o ajudará a identificar entre a TRANSPARÊNCIA real e a APARÊNCIA enganadora de suas atitudes e ações. E como bem afirmou o leitor, “a forma de ser transparente na gestão é que interessa à sociedade”.

Chega de falsidades e mentiras!

AUTOR: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público (Salvador-BA).

publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 22:00

Paulo Henrique Amorim defende “aliança do centro para a esquerda”; Boff quer mudança de consciência

Uma mesa inusitada marcou o primeiro dia de debates do Encontro Estadual da Esquerda Popular Socialista (EPS), tendência interna do PT, na Faculdade de Arquitetura da Ufba, em Salvador, com a presença do jornalista Paulo Henrique Amorim (PHA) e do teólogo Leonardo Boff. Quebrando o protocolo e chamando para compor a mesa, o comunicólogo uniu dois distintos discursos interligados pela dinâmica socialista em um evento com representantes de cerca de 100 municípios da Bahia. PHA salientou a importância do encontro com a participação de Boff para a esquerda brasileira e apontou a saída para vencer o golpe, a crise política e restaurar a democracia. “A saída é montar uma aliança do centro para a esquerda, que reúna toda a sociedade num trabalho que tenha o interesse do povo em primeiro lugar, no centro do problema e lutar de modo que isso se concretize na campanha presidencial do Lula, que é quem tem as condições para liderar esse movimento”.

Conhecido pelo jargão ‘Olá, tudo bem?’, PHA não poupou críticas e apontou para a importância da mídia nas tomadas decisivas do país e como ela influência a opinião pública. “O jornalismo da Globo é mais poderoso que a Câmara, o Senado, o Palácio do Planalto e cada um dos 11 membros do STF [Supremo Tribunal Federal]. O que derrubou a Dilma foi a Lava Jato, cujo o objetivo ainda é impedir a eleição do ex-presidente Lula”. O jornalista ainda diz que: “A Lava Jato não teria esse poder destruidor se ela não tivesse se tornado uma extensão da programação da Globo no horário nobre. Posso dizer agora, com muita clareza que, na minha modestíssima opinião, como autor de um livro sobre o quarto poder, ou seja, sobre a imprensa, que o maior erro dos governos do PT, eu me refiro ao de Lula e Dilma, foi não ter enfrentado a Rede Globo”.

Já o teólogo Leonardo Boff, com explanação sobre a existência, conceito de socialismo, defesa da unidade como início de um processo de revitalização, fez uma profunda análise da situação atual e defendeu que todas as políticas tenham que incluir um momento ecológico. “Porque se não tem a terra que produz vida, não adianta as igrejas, não adianta os partidos, não adianta a nossa civilização, vamos desaparecer. Eu acho que a gente tem que manter isso como horizonte, não é que a gente vá deixar de trabalhar no concreto, fazer nossas políticas necessárias, nós temos que tomar consciência da nova responsabilidade dos seres humanos e que as políticas verdadeiras têm que incluir formas de educação para uma nova consciência, como sempre acentua o deputado Valmir [Assunção], uma nova mente um novo coração, para captar essa realidade e dar a nossa contribuição para evitar esta catástrofe”, sintetiza Boff.

Ascom do deputado Valmir Assunção
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 21:00

AÇÃO DE LUCAS RAMOS PROMOVE SERVIÇO DE SANEAMENTO EM PETROLINA E LAGOA GRANDE

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realiza neste fim de semana uma ação de desobstrução da rede de esgoto no distrito de Izacolândia, em Petrolina. Graças a uma ação conjunta do deputado estadual Lucas Ramos (PSB) ao lado do vereador Domingos de Cristália (PMDB), dois caminhões limpam as tubulações e retiram resíduos e detritos que estavam impedindo o escoamento e ocasionando transbordo em algumas localidades. Após o trabalho em Izacolândia, os veículos seguem para o município de Lagoa Grande.

"O prefeito Vilmar Capellaro e o secretário de Infraestrutura, Ademar Nonato, nos procuraram já no primeiro dia de trabalho para que o serviço pudesse ser realizado em Lagoa Grande. Viabilizamos junto à Compesa para que o trabalho fosse feito o quanto antes", detalhou o deputado. "Em Izacolândia, o vereador Domingos de Cristália cobrou a ação, fundamental para melhorar a qualidade de vida da população", declarou Lucas.

De acordo com o parlamentar, ações de saneamento básico precisam ser realizadas com agilidade. "Os moradores de Izacolândia e Lagoa Grande estavam sendo prejudicados pelos pontos de entupimento e a ação da Compesa vem para corrigir, melhorar o serviço e evitar problemas maiores", afirmou Lucas. "Realizar esta ação garante avanços no saneamento que vão ser refletidos na saúde e na qualidade de vida das pessoas", concluiu.

Ascom Dep. Lucas Ramos
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 20:00

Parceria entre Governo de PE e prefeitura de Surubim vai viabilizar instalação de unidade dos Bombeiros no município

Uma parceria firmada entre o Governo do Estado e a prefeitura de Surubim, no Agreste Setentrional, vai viabilizar uma importante ação para beneficiar não apenas o município, como também outras dez cidades da região. A instalação de um posto avançado do Corpo de Bombeiros será no antigo terminal rodoviário do município, na PE-90, atendendo a uma reivindicação da população.

Na última sexta-feira (13), o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, o deputado federal Danilo Cabral, a prefeita Ana Célia e o vice-prefeito Guilherme Nóbrega integraram comitiva que visitou o local. Na ocasião, dirigentes da corporação realizaram uma inspeção técnica, coordenada pelo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Francisco Cunha.

A unidade vai trazer melhorias na execução do socorro público, uma vez que o Agreste Setentrional só dispõe de um pequeno posto de Bombeiros em Santa Cruz do Capibaribe para atender a região. Surubim foi escolhido por ser considerado estratégico por sua localização para a implantação da unidade.

"Esta é a primeira parceria firmada pela gestão municipal e o Governo do Estado, resultado de esforços conjuntos e fruto da determinação do governador Paulo Câmara em honrar os compromissos assumidos", afirmou o secretário Nilton Mota. Acompanharam a inspeção técnica o ex-prefeito Flavio Nóbrega o subcomandante Marcílio Rossini; o secretário de Defesa Social do município, cel Jose Lopes, vereadores, demais secretários e lideranças da região.

Ascom Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de PE
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 19:00

Deputado Guilherme Coelho cobra celeridade do BB na renegociação de dívidas rurais

O Deputado Federal Guilherme Coelho (PSDB/PE) aproveita o recesso parlamentar do Congresso para percorrer setores importantes de Brasília. Quinta-feira (12), o Deputado convidou o colega parlamentar Júlio César (PSD/PI) para se reunir com a diretoria do Banco do Brasil e cobrar mais celeridade no processo de renegociação de dívidas rurais.

A Lei, sancionada em setembro do ano passado, já foi regulamentada pela Fazenda Nacional, e está normatizada pelo Banco do Nordeste, que já iniciou as renegociações com os produtores da região. Porém, o Banco do Brasil ainda não está oferecendo os descontos.

"Muitos agricultores que têm dívidas no Banco do Brasil já estão procurando a instituição para renegociar os débitos. O que nós acordamos hoje é que enquanto o Banco não estiver operando, esses agricultores não podem ser inscritos no Serasa, no SPC e Cadin pelos débitos atrasados que a lei ampara", comentou Guilherme sobre os resultados da reunião.  

O diretor de Agronegócios Álvaro Tosetto e o gerente de relacionamento do banco, Fernando Conde, esclareceram que o sistema informatizado da Rede ainda não está preparado para realizar os cálculos de acordo com a nova Lei, mas o setor técnico do Banco já está providenciando os ajustes necessários.             

Ricardo Alves Ascom Dep. Guilherme Coelho
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 18:00

Encontro da EPS: Wagner pede que a população tome as ruas para voltar a respirar democracia

Em momento de análise interna, o que não faltou foram debates no encontro estadual da Esquerda Popular Socialista (EPS), na Faculdade de Arquitetura da Ufba, que reforçou o nome do ex-presidente Lula como pré-candidato para o pleito de 2018 e defendeu a unidade como ponto crucial para o partido se reestruturar. O ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, por exemplo, um dos palestrantes deste sábado, disse para o público formado de representantes de 98 municípios da Bahia, que vai ser preciso ir às ruas defender a democracia e apoiar a candidatura de Lula. Junto com prefeitos, vereadores, a senadora Lídice da Mata, deputados federais como Valmir Assunção, Luiz Caetano, Nelson Pelegrino e Carlos Zarattini, esse último líder do PT na Câmara, Wagner lembrou que o PT precisa resgatar suas origens e voltar a dialogar diretamente com os movimentos sociais, sindicais e populares.

Fazendo uma comparação entre o crescimento da direita em outros países e no Brasil, com o impedimento da presidente Dilma Rousseff, o ex-governador petista reconheceu que o partido errou em não fazer uma reforma geral no sistema político. “Ou a gente muda o sistema político ou não teremos projetos de esquerda para o país. Vão derrubar todos que derem força ao povo”, frisa. Wagner apontou que a situação com o governo Dilma foi muito difícil, mas que pior está sendo conviver com uma pauta permanente de retirada de direitos, e por isso a esquerda deve se fortalecer. “A responsabilidade é coletiva, se a gente quer garantir 2018, pode esquentar os tamborins e aprimorar a capoeira, eu acho que daqui para 2018, muito provavelmente, se a gente quer respirar a democracia, nós vamos ter que ir para as ruas de qualquer maneira. Não é só o jogo eleitoral”.

Crise, meios de sair dela, o papel da mídia no golpe, políticas sociais e o empoderamento do povo foram alguns dos temas deste sábado no encontro da tendência petista. Com nomes como o jornalista Paulo Henrique Amorim e o teólogo Leonardo Boff, o encontro se tornou uma aula para todos que acompanharam de perto as explanações. Para o deputado federal Valmir Assunção, anfitrião do evento, a ideia foi levar ainda mais conhecimento de dois gênios da literatura nacional para a militância da sigla. “Estamos diante de dois escritores e pensadores da nossa contemporaneidade. Ambos os palestrantes defenderam o mesmo que pensamos: a unidade da esquerda e a retomada da democracia. E isso só virá com uma eleição direta com Lula sendo reconduzido à presidência. O governo Temer não se sustenta se o povo for para as ruas”, avalia Valmir.

Ascom do deputado Valmir Assunção
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 17:47

Governo do RN confirma 26 mortos na Penitenciária de Alcaçuz

No final da tarde deste domingo (15), o Governo do Rio Grande do Norte confirmou que vinte e seis presos morreram na rebelião da Penitenciária de Alcaçuz: a mais violenta da história do estado.

De acordo com fontes oficiais, os corpos foram encaminhados para o Instituto de Técnico-Científico de Polícia (Itep) para que seja feita a identificação de todos os presos mortos no motim.

Legistas do Ceará e da Paraíba foram deslocados para ajudar no trabalho de identificação, que contou com um caminhão frigorífico para armanezar os corpos enquanto não acontece a liberação para os sepultamentos.

Segundo informações do titular da Sejuc, Wallber Virgolino, a rebelião começou quando presos do pavilhão 5 invadiram o pavilhão 4. Há separação entre presos de facções criminosas entre os dois presídios.

"Em termos de número de mortes essa é a maior rebelião da história do Rio Grande do Norte", disse.

Fonte: G1 (Foto: Adriano Abreu/Tribuna do Norte)
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 17:00

Polícia recupera um dos quatro fugitivos da delegacia de Remanso

As polícias Militar e Civil em suas investigações encontraram Bruno dos Santos Oliveira, popular Zaroinho, um dos quatro presos que fugiram da Delegacia de Remanso na manhã deste domingo, dia 15. Zaroinho foi encontrado na localidade de Pimenteira, localizada na zona rural de Remanso.

As polícias Militar e Civil continuam as investigações e perseguições para encontrar os outros três presos que fugiram por volta das 06 da manhã. São eles: Robson Alves Costa, popular Bob, Cleiton Silva Paixão e Anderson Almeida dos Santos. A Polícia Técnica esteve na delegacia fazendo a perícia da fuga.

Fonte: Remanso Notícias
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 16:00

Projeto de lei que cria Fundo Penitenciário será encaminhado à Assembleia em fevereiro, diz Nestor Duarte

No início de fevereiro, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) vai encaminhar à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) o projeto de lei que cria o Fundo Penitenciário Estadual. "Nós já estamos com a proposta do Fundo Penitenciário pronta", afirmou o secretário da Seap, Nestor Duarte, nesta quinta-feira (12), durante a caminhada ao Bonfim. 

A aprovação da lei de criação do Fundo é necessária para que o Governo do Estado receba os R$ 44 milhões em recursos federais,  provenientes do Fundo Penitenciário Nacional, para a construção de penitenciárias e modernização do sistema prisional brasileiro. O montante faz parte do repasse de R$ 1,2 bilhão autorizado pelo governo federal aos estados no dia 28 de dezembro do ano passado. 

De acordo com Nestor, os recursos serão empregados na construção de um novo presídio, orçado em R$ 33 milhões, e o restante, aproximadamente R$ 14 milhões, destinados à aquisição de veículos e equipamentos de segurança para os agentes penitenciários. Apesar da crise do sistema prisional brasileiro, a Bahia se destaca como o estado que mais investiu nessa área, lembra Duarte. 

"A Bahia fez o dever de casa, criando vagas para humanizar o sistema. Nós, hoje, estamos numa situação privilegiada em relação ao Brasil. Nos últimos cinco anos a gente vem construindo unidades, fazendo ressocialização, concursos para agentes penitenciários e mais penas alternativas", destacou o secretário da Seap.

Secom Bahia Foto: Camila Souza/GOVBA
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 15:00

Cardiologista da UPAE/IMIP de Petrolina ressalta a importância da avaliação médica para o início das atividades físicas

Para muitas pessoas janeiro também é o mês propício para o início/reinício da prática de atividades físicas e para retomar hábitos saudáveis após as confraternizações de final de ano. Os planos traçados começam a ser colocados em prática e manter a forma e a saúde estão entre as metas de boa parte dos brasileiros. Por isso, o cardiologista da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), Dr. Alysson Cavalcanti, alerta que antes do início de qualquer atividade física/esportiva, competitiva/recreativa é preciso uma avaliação médica.

Nessa avaliação o médico irá solicitar exames de acordo com a necessidade do paciente. Nos casos mais simples, além da avaliação clínica inicial, são realizados eletrocardiograma, hemograma completo, glicemia de jejum, ureia e creatinina, lipidograma completo e ácido úrico. Já os exames funcionais, como o teste de esforço, ecocardiograma de estresse e cintilografia, podem ser indicados para atletas, pessoas com mais de 60 anos de idade, ou que tenham histórico de cardiopatias familiar e fatores de risco.

“O ideal é que todos passem por uma avaliação médica. Se o acesso ao cardiologista for difícil, a pessoa deve procurar um clínico geral ou médico da sua confiança, que irá fazer o encaminhamento ao especialista, se necessário. Às vezes, mesmo a pessoa jovem e aparentemente saudável por ter uma cardiopatia desconhecida. Fatores como hipertensão, histórico de infarto, casos na família de cardiopatia precoce, tabagismo, falta de ar, cansaço ao mínimo esforço, arritmia, dor no peito, desmaio e mal estar relacionado à atividade física devem ser bem avaliados para que o desfecho não seja negativo”, ressalta o profissional.

Ler Matéria Completa
Ascom/UPAE-PE
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 14:00

Manifestação de terceirizados na quarta-feira, 18, em frente Secretaria Estadual de Educação (SEC) no CAB

Ana Angélica Rabello, coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza da Bahia (Sindilimp-BA) informa que nesta quarta-feira, 18, às 8h na Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), os trabalhadores terceirizados realizarão uma concentração exigindo informações precisas sobre as providências tomadas pelo governo estadual junto às empresas a respeito dos salários dos meses de junho, agosto e setembro de 2016. A SEC ficou de depositar na conta das trabalhadoras e trabalhadores e até o momento nada de concreto aconteceu.

"A categoria exige respeito. As empresas e o governo estadual firmaram um pacto na mediação feita no Ministério Público do Trabalho (MPT) e exigimos que seja cumprido. Não é possível que os principais interessados, os trabalhadores e trabalhadoras terceirizados, fiquem sem informações sobre o não pagamento de salários devidos e não pagos. Uma vergonha! Nossa ida organizada para a SEC, no CAB, visa, como sempre, assegurar os direitos da categoria", afirma a sindicalista.

"Nesta quarta-feira (18), às 8h, na Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), faremos uma grande manifestação e aguardamos a presença de todas e todos. Já passou da hora de respeitarem aqueles que trabalham e querem a contrapartida que é o pagamento do que é devido. Aguardamos a presença de todas e todos".

Ascom Sindilimp-BA
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 13:00

Prefeito de Andorinha esteve com representantes da empresa que irá construir aterro sanitário e usina de geração de combustível em Senhor do Bonfim

O Prefeito de Andorinha, Renato Brandão, foi recebido na quinta-feira (12), pelos diretores do Centro de Tratamento e Coleta de Resíduos Norte da Bahia (Cetren).  A Cetren Ambiental compõe o grupo EXA, responsável pela construção e administração do aterro sanitário de Itiúba.  O objetivo do encontro foi conhecer o projeto que a empresa que está anunciando para os próximos meses, a construção de um moderno aterro sanitário e uma usina para produção de combustível solido em Senhor do Bonfim.

Em funcionamento, o projeto da Cetren vai possibilitar a todos os municípios do Território do Piemonte Norte do Itapicuru, a possibilidade de um descarte do lixo urbano sólido de forma adequada e ambientalmente correta. Além da produção de combustível para uso industrial. 

“ O Lixão é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, entrando em decomposição, você tem chorume, você tem gases, e isso se torna um ambiente extremamente nocivo e poluidor para o solo, para a água subterrânea, para os rios próximos e também para a atmosfera. Muito interessante esse projeto de receber e tratar o lixo da Cetren Ambiental ”. Disse Renato Brandão, prefeito de Andorinha.

A empresa está anunciando um investimento de mais de R$ 30 milhões de reais, e a geração de dezenas de empregos no empreendimento que obedece todas as normas ambientais vigentes no Brasil. O composto que produzirá o combustível mineral levará 30% de resíduos provenientes do lixo e os 70% restantes, será composto por resíduos produzidos por diversas indústrias.

Uma lei federal prorrogou até agosto de 2018 para que todos os municípios brasileiros se adequem às regras de gerenciamento de resíduos sólidos. A política Nacional de Resíduos Sólidos foi aprovada em 2010 e determina que todos os lixões do país deveriam ter sido fechado até 2 de agosto de 2014.

Ascom Andorinha
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 12:00

"Marcelo Nilo está blefando", afirma Luiz Augusto sobre votos para presidência da Alba

A disputa pela presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) está gerando grande repercussão. O deputado estadual Luiz Augusto (PP), que junto com Angelo Coronel (PSD) também postula a vaga de presidente, afirmou que o que Marcelo Nilo (PSL), atual ocupante do cargo, tem divulgado não é verdade.

"Marcelo Nilo está blefando. Ele não tem 30 votos. Eu e o deputado Angelo Coronel temos, juntos, 39 votos garantidos, que nos foram dados de forma livre e democrática. E temos perspectiva de conquistar um total de 45 votos", garantiu. Os dois parlamentares têm um acordo para que haja mudança na presidência da Casa e, em breve, serão definidos os critérios para decidir quem irá concorrer com Nilo.

Luiz Augusto também fez questão de relembrar que Marcelo Nilo já foi presidente cinco vezes e agora almeja o cargo pela sexta vez. "Só ele tem capacidade para presidir a Assembleia Legislativa? Isso é um desrespeito com os demais parlamentares e com os eleitores. A alternância de poder é saudável e fundamental para a democracia", enfatizou.

Fonte: Ascom do deputado estadual Luiz Augusto (PP)
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.