Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
19,6%
Atualizado em: 29/06/2015
publicidade
Variadas
30 de Junho / 2015 às 22:30 | Nenhum Comentário

Nos cinco dias do São João do Vale 2015 mais de 20 atrações musicais regionais e nacionais passaram pelo pátio de eventos Ana das Carrancas promovendo um dos maiores festejos juninos do Nordeste. A cada noite a Secretaria de Saúde de Petrolina marcou presença proporcionando maior segurança à população com ações de prevenção, fiscalização e de urgência.

Foram 120 mil preservativos distribuídos pela equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) durante todo o circuito junino. "Percebemos a boa receptividade da população em receber os preservativos e em ouvir as orientações dos profissionais. É importante que as pessoas se sensibilizem para o uso da camisinha em seu dia a dia", alertou a coordenadora do CTA Raquel Costa.

Para a direção da Vigilância Sanitária foi mais um ano de tranquilidade. "Felizmente a cada ano os ambulantes estão cientes do manuseio, acondicionamento, conservação dos alimentos e bebidas", disse o diretor-presidente da Vigilância Sanitária Jarbas Costa. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) registrou 24 ocorrências entre os dias 23 e 28, sendo, em sua maioria, relacionadas à ingestão abusiva de álcool, casos de agressão e clínicos como mal estar.

Ascom/Petrolina
Informativos
30 de Junho / 2015 às 22:02 | Nenhum Comentário

No sertão da Bahia, a Articulação Popular São Francisco Vivo, vem provocando a sociedade a se organizar e debater o Saneamento Básico, cobrando do Poder Público a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico, instrumento que irá garantir acesso a recursos federais para investir nesta área nos próximos 20 anos.

A ausência ou ineficácia dos serviços públicos de Saneamento afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas e o meio ambiente. O Rio São Francisco, por exemplo, é um dos grandes impactados, uma vez que a maior parte dos mais de cem municípios da Calha lançam esgoto sem tratamento diretamente no rio. Com o Programa de Revitalização do São Francisco, executado pelo governo federal, diversas cidades ribeirinhas foram contempladas com obras de esgotamento sanitário, porém, em boa parte deles não foram concluídas.

Além do esgoto, na maioria dos municípios brasileiros, o lixo é armazenado à céu aberto, não há drenagem correta da água da chuva e as cidades e comunidades rurais sofrem problemas de abastecimento da água potável, serviços que deveriam ser assegurados à população de forma universalizada, pois são direitos sociais previstos na Lei Nacional do Saneamento (11.445/2007).

Planos Municipais

O decreto federal nº 8.211/2014 estipula o prazo para cada município brasileiro elaborar os Planos Municipais, com base no Plano Nacional de Saneamento Básico (PNSB). De acordo com o documento, “após 31 de dezembro de 2015, a existência de plano de saneamento básico, elaborado pelo titular dos serviços, será condição para o acesso a recursos orçamentários da União ou a recursos de financiamentos geridos ou administrados por órgão ou entidade da administração pública federal, quando destinados a serviços de saneamento básico”.

Para a Articulação Popular São Francisco Vivo, este é um dos temas que precisam de uma atenção especial, pois é uma das formas de diminuir os impactos sofridos hoje pelo Velho Chico, além de ser uma luta por um direito que está garantido na legislação e que deve favorecer a população como um todo.

Em Juazeiro, foi criado o Movimento Popular de Cidadania, que conta com diversas organizações sociais, com o objetivo de lutar pela garantia do direito ao saneamento básico. Este movimento produziu recentemente o vídeo Saneamento Básico em Juazeiro, que aborda a realidade atual do saneamento no município.

Comunicação Irpaa
Variadas
30 de Junho / 2015 às 21:30 | Nenhum Comentário

Com o objetivo de apresentar a imprensa do Vale do São Francisco o que será o III Festival Internacional da Sanfona os organizadores do evento, o músico, compositor e cantor, Targino Gondim juntamente com Celso de Carvalho, leia-se Conspiradoria Projetos e Produções, realizam na próxima quarta-feira (1º) um café da manhã, no Grande Hotel de Juazeiro, às 8h.

O III Festival Internacional da Sanfona acontecerá em Juazeiro, entre os dias 14 e 18 de julho e contará com a presença de grandes instrumentistas de várias regiões do país e do exterior. Em sua terceira edição o festival que é uma realização Toca Pra Nós Dois Produções e Eventos Ltda e Conspiradoria Projetos e Produções Ltda, homenageia dois ícones do instrumento: o mestre Camarão e Dino Rocha. Durante a programação do festival serão oferecidas ao público varias atividades como: Oficinas em sanfona, work shops, exposições, concurso de sanfoneiros, shows e concertos musicais, entre outros.

"Nesta edição estamos trazendo instrumentistas de todas as regiões do Brasil e nomes internacionais de destaque na cena musical, teremos work Shops com o pessoal do Quinteto Persch e o português João Frade, oficina de sanfona com Gennaro, e o primeiro concurso de sanfoneiros do Festival, ", é o que afirma Targino Gondim. "Vamos realizar esse evento com toda a imprensa para que eles tenham uma idéia do que é o evento e nos ajudem a divulgá-lo para que seja um sucesso total", finaliza.

O III Festival Internacional da Sanfona é uma realização da Toca Pra Nós Dois Produções e Eventos Ltda e Conspiradoria Projetos e Produções Ltda, patrocinado pelo BNDES através Lei Rouanet do Ministério da Cultura e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro.

Ascom/Festival da Sanfona
Política
30 de Junho / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário

No encerramento da sessão legislativa desta segunda-feira (29), o presidente em exercício vereador Tiano Félix, vice-presidente da Casa solicitou um minuto de silêncio em sentimento à morte do médico Pedro Paulo Alcântara filho do ex-deputado Pedro Alcântara e ex-vice-prefeita de Juazeiro Gorete e irmão do vereador Pedro Filho, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro.

Na sessão desta terça-feira (01.07) os vereadores votarão uma moção de pesar conjunta pela morte prematura do médico e presidente do diretório municipal do Partido Progressista (PP).

Ascom/Câmara de Vereadores de Juazeiro
Política
30 de Junho / 2015 às 20:30 | Nenhum Comentário

Depois do sucesso do São João do Vale, que movimentou mais de 20 milhões, na economia local, a Prefeitura Municipal de Petrolina retomou as atividades administrativas nesta terça-feira (30), lançando o Plano Municipal de Educação para os próximos 10 anos.

O Plano, segundo o prefeito Julio Lossio, estabelece 20 metas e 301 estratégias para Educação de Petrolina, nas redes públicas e privadas, com duração decenal, entre 2015 e 2025. O objetivo é articular o sistema nacional, estadual e municipal em regime de colaboração, e definir ações integradas para assegurar o desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidade. "Quero parabenizar o secretário Heitor Leite e toda equipe da educação que esteve envolvida na construção do Plano. Eu tenho muitas ideias, e sei da necessidade de ter uma pessoa para concretizá-las. E foi exatamente isso que foi feito. Vocês colocaram em prática um instrumento que vai servir de norte para a educação municipal nos próximos dez anos", salientou o prefeito.

Na oportunidade, Julio Lossio, também assinou quatro Ordens de Serviço que beneficiam 29 escolas e a construção de uma nova instituição municipal de ensino, no Km 25. "Aproveitamos o momento de satisfação pelo sucesso do São João para lançar o Plano de Educação. E reafirmar nossa preocupação com os professores e gestores. Lembrando, que lugar de professor é na sala de aula. E que esses serão beneficiados na nossa gestão. Dizer também que avançamos muito nesse quesito (Educação). E agora avançamos ainda mais com esse planejamento, que estamos entregando hoje a sociedade. Não tenho dúvidas que estamos no caminho certo", finalizou.

Ascom/Petrolina
Política
30 de Junho / 2015 às 20:00 | Nenhum Comentário

Uma recente ação da gestão municipal trouxe alento ao povo de Pilão Arcado. O prefeito Joãozinho Porfírio e a Secretária de Saúde, Viviane Borges, entregaram aos munícipes a Academia da Saúde Rui Ribeiro, em parceria com o governo federal. O novo instrumento público é parte integrante da atenção básica, compondo mais um ponto da atenção à saúde, promovendo diversas atividades, garantindo assim mais qualidade de vida.

Para o prefeito a Academia da Saúde será um importante espaço para a promoção da saúde dos idosos e demais moradores. “A sua construção além de oferecer infraestrutura e equipamentos deve articular práticas que promovam modos de vida saudável, ampliando o acesso às políticas públicas de promoção da saúde”.

O Programa Academia da Saúde adota uma concepção ampliada de saúde e estabelece como ponto de partida o reconhecimento do impacto social, econômico, político e cultural sobre a saúde. Por isso, apesar do nome, o Programa não se restringe a realização de práticas corporais e atividades físicas e promoção da alimentação saudável. Mais do que isso, os polos foram concebidos como espaços voltados ao desenvolvimento de ações culturalmente inseridas e adaptadas aos territórios locais e que adotam como valores norteadores de suas atividades o desenvolvimento de autonomia, equidade, empoderamento, participação social, entre outros.

Participaram da solenidade de inauguração funcionários da Secretaria de Saúde, vereadores, secretários municipais, populares e praticantes de atividades físicas.

Da redação com informações da PMPA
Política
30 de Junho / 2015 às 19:30 | 1 Comentário

"A situação de Posto de Saúde do Mandacaru II, local onde o prefeito teve a maior parte dos votos, está abandonada", essa foi a denúncia apresentada pela vereadora Valdeci Alves (Neguinha da Santa Casa – PV), na sessão desta segunda-feira (29).

A vereadora apresentou imagens que revelam o abandono do local e acrescentou: "Não há medicamentos, não tem estrutura, ao lado o local está um matagal o que deixa o local ainda mais inseguro. Não sou só vereadora dos votos que tive, mas sim de todos os munícipes, por isso cobro melhorias. Não há condição de ter atendimento no Posto nessa situação do jeito que está", encerrou a edil.

Além disso, a vereadora citou a polêmica envolvendo o fechamento da Policlínica. "Isso é perseguição política. A secretaria de saúde está atualmente sem auditora fiscal por ela não concordar com os desmandos desse governo.

Ascom/Câmara de Vereadores de Juazeiro
Política
30 de Junho / 2015 às 19:00 | 1 Comentário

Nesta terça-feira (30), em Salvador, o prefeito Isaac Carvalho se reuniu com o gerente de habitação da Caixa Econômica Federal (CEF), Sérgio Henrique Merlo Araújo. O gestor municipal pediu agilidade na análise cadastral das primeiras 1.500 unidades do residencial do ‘Minha Casa, Minha Vida’ localizado no bairro Itaberaba, em Juazeiro, que está com a obra em fase de conclusão.  

Isaac reiterou a importância da entrega imediata das casas por conta da expectativa da população que se inscreveu no programa e anseia com a realização do sonho de conquistar a moradia própria. O gerente de habitação da CEF, Sérgio Henrique Merlo Araújo, disse que toda a equipe de habitação do banco está empenhada em finalizar o processo de análise cadastral num prazo máximo de até 60 dias. Após essa etapa, a Prefeitura de Juazeiro divulga a lista dos contemplados.  

Mediante parceria com o governo federal, nos últimos seis anos a gestão Isaac Carvalho já entregou 4 mil unidades do Programa MCMV, os residenciais São Francisco, Morada do Salitre, Praia do Rodeadouro e Brisa da Serra. Estão em construção mais 5 mil novas moradias e o próximo residencial a ser entregue é justamente essas 1.500 unidades do bairro Itaberaba. Isaac esteve acompanhado dos secretários Paulo Bomfim (Governo) e Lindsai Batista (Desenvolvimento e Igualdade Social), o assessor Flávio Luiz (Infraestrutura), Célia Regina (Projetos Sociais) e técnicos da SEDIS.

Prefeito Isaac se reúne com gerente de habitação da CEF em Salvador
Variadas
30 de Junho / 2015 às 18:32 | Nenhum Comentário

A imagem peregrina da Sagrada Família foi recepcionada pela Paróquia de Senhor do Bonfim, durante passeata da Igreja de São José Esposo à Catedral da cidade, na manhã de domingo (28). Fiéis caminharam e rezaram pela FAMÍLIA, tendo à frente a imagem que percorreu toda a Diocese de Bonfim, como preparação para o 6º Congresso Regional Nordeste 3 da Pastoral Familiar, que acontecerá de 17 a 19 de julho.

O evento será promovido pela Pastoral Familiar da Diocese de Bonfim para todos os fiéis, de todas as pastorais, movimentos e grupos, com participação da Bahia e Sergipe. Durante toda a semana, a imagem visitará comunidades da paróquia, às 19:30, onde todos estarão em oração pelas famílias e pelo congresso.

Programação:

Segunda feira – Cazumba

Terça feira – Jiboia

Quarta feira – Tijuaçu

Quinta feira – Missão do Sahy

Sexta feira – Carrapichel

Sábado – Estiva

Policial
30 de Junho / 2015 às 18:00 | 1 Comentário

A Polícia Rodoviária Federal criou um aplicativo eletrônico cujo principal objetivo é aumentar a agilidade, a comodidade e até mesmo a segurança das pessoas que se envolverem em acidentes simples, sem vítimas.  A nova ferramenta para a confecção da Declaração de Acidentes de Trânsito (e-DAT), entrou em funcionamento hoje (29/06), e está disponível aos usuários das rodovias em todo o país através do endereço eletrônico www.prf.gov.br/acidente. Com interface agradável e de fácil manuseio, essa inovação tecnológica apresenta uma série de benefícios para os cidadãos:

•          Agilidade - não há a necessidade de esperar as equipes policiais para a confecção do boletim;

•          comodidade e segurança - o usuário confecciona a Declaração em casa, sem exposição às intempéries e aos riscos à própria segurança, caso se mantivessem no local do acidente;

•          valor legal -  a e-DAT é reconhecida pelos demais órgãos e pelas seguradoras de veículos;

•          diminuição das interdições/interrupções de tráfego e das possíveis ocorrências delas decorrentes (assaltos, novos acidentes etc.).

A e-DAT objetiva o registro dos acidentes simples, aqueles acidentes típicos de colisão traseira com danos só nos para-choques, leves amassamentos, retrovisores quebrados, arranhões etc. Acidentes que, embora simples, demandam tempo operacional da PRF, tempo este que poderia ser empregado em atividades de prevenção de acidentes e na garantia da segurança coletiva.

Tal ferramenta permite ao usuário a possibilidade de registrar acidentes de trânsito sem vítima diretamente pela internet e sem a necessidade da presença da PRF no local. Essa declaração substituirá o Boletim de Acidente de Trânsito - BAT, para algumas     situações específicas, sendo elas:

•          Acidentes de trânsito ocorrido em rodovias federais;

•          não tenham como resultado pessoas feridas ou mortas;

•          envolvam até cinco (05) veículos;

•          não tenham provocado danos ao meio ambiente e/ou ao patrimônio público;

•          não estejam envolvidos veículos transportadores de produtos perigosos ou oficiais.

A PRF orienta a todos que, para os casos em que o registro do acidente seja realizado por meio da e-DAT:

- Anotem o local (BR e Km), a data e o horário da ocorrência;

- fotografem a posição dos veículos envolvidos, além dos danos aparentes;

- retirem os veículos das faixas de rolamento, cumprindo o previsto no Art. 178 do Código de Trânsito Brasileiro, pois o descumprimento se constitui em infração média, com valor de R$ 85,13, com 04 pontos aplicados na CNH do condutor infrator.

É obrigatório aos condutores declarantes disporem de uma conta de correio eletrônico (e-mail) para as comunicações entre o órgão e o cidadão serem realizadas. Em caso de ocorrências de acidentes de trânsito com vítimas em rodovias federais, há a necessidade da presença de equipe PRF no local para a confecção de Boletim de Acidente de Trânsito – BAT.

Ascom PRF BA
Política
30 de Junho / 2015 às 17:30 | Nenhum Comentário

Na sessão desta segunda-feira (29), os vereadores Valdeci Alves e José Carlos Medeiros, ambos do Partido Verde (PV), rebateram as críticas do secretário de saúde de Juazeiro, Dalmir Pedra, em entrevista a um programa de rádio local.

O vereador Medeiros iniciou o seu discurso rechaçando a entrevista dada pelo secretário de saúde. "Ele tenta negar o óbvio e tenta encobrir os absurdos que acontecem na saúde de Juazeiro. Não se pode mais negar que os Postos de Saúde não funcionam da maneira devida e que os hospitais foram fechados na atual gestão. Além disso, o Lacem perdeu um importante equipamento de ressonância e isso não pode ser desconsiderado. Espero que o secretário continue lembrando de mim porque também não esquecerei dele".

Também citada na entrevista dada por Dalmir, a vereadora Neguinha da Santa Casa declarou: "Secretário, o senhor precisa se equilibrar antes de dar entrevista e de ficar desdenhando do trabalho dos vereadores desta casa, porque estamos aqui para cobrar um bom funcionamento da saúde deste município que, há muito tempo, não tem sequer medicamentos básicos".

Ascom/Câmara de Vereadores de Juazeiro
Policial
30 de Junho / 2015 às 17:00 | Nenhum Comentário

No último dia 28, Policiais Militares da CIPE-CAATINGA, quando realizavam  patrulhamento  nas proximidades do Povoado do Pinicado, avistaram uma motocicleta HONDA FAN, cor predominante preta, placa policial ECE3028, com dois indivíduos, foi realizada abordagem e encontrado 10 papelotes de maconha em posse de JOSÉ LIMA VALOIS COUTINHO, foi perguntado onde o mesmo teria conseguido a droga,  ele informou que comprou no Povoado do Pinicado a um indivíduo conhecido como “RONI”, ao fazer averiguações no veículo foi constatado que o mesmo encontrava-se com chassi raspado e a placa era de outra motocicleta. Diante dos fatos a guarnição deslocou até a Delegacia Territorial da 19° COORPIN no município de Senhor do Bonfim – BA.

Asscom
Política
30 de Junho / 2015 às 16:30 | 6 Comentários

O Blog Geraldo José recebeu na tarde desta terça-feira (30) um comunicado da presidência do Partido Democrático Trabalhista (PDT), em Sobradinho, sobre a expulsão do prefeito Luiz Vicente Berti do partido. Segundo o PDT, o gestor agiu de infelididade partidária nas eleições presidenciais de 2014. Confira na íntegra!

Após análise sobre o comportamento infiel do ex membro do Partido Democrático Trabalhista - PDT em Sobradinho, a direção do Partido resolveu pela expulsão incondicional do atual Prefeito Luiz Vicente Berti.Sem seguir a orientação Partidária da Direção Municipal, desde a sua posse, contrária  por exemplo a prática do nepotismo, e não acomunar sobre o Ofício Circular 0061/2014 de 22 de junho de 2014, onde o gestor apoiou uma candidatura a Deputado Estadual fora da sigla Partidária e contrária não somente ao PDT, como também, a base governista na última Eleição Estadual.

A luta continua, e agora com a mais absoluta certeza que "o novo enganou o povo".

Evaristo Pereira do Nascimento Júnior
Presidente PDT / Sobradinho 

Da redação /Foto:Divulgação
Política
30 de Junho / 2015 às 16:00 | 6 Comentários

Agnaldo Meira deixa a Assessoria Especial do governo Isaac Carvalho e reassume a cadeira na Câmara Municipal, após o recesso, para o segundo período legislativo de 2015. A declaração foi confirmada pelo parlamentar licenciado durante entrevista nesta segunda-feira (29) no programa Geraldo José (Transamérica FM).

“Foi o que ficou acertado com o Partido (PCdoB) e a gente deve retomar o mandato já neste segundo período legislativo de 2015. Foi importante mais uma vez contribuir com o governo municipal, mas fomos eleitos para representar o povo na Casa Legislativa, e é isto que a gente volta a fazer ainda este ano”, declarou Agnaldo Meira.

Com o retorno de Agnaldo Meira, a atual vereadora Poliane Amorim volta à condição de suplente, a não ser que o prefeito Isaac Carvalho resolva guindá-la a uma nova função na administração municipal.

Variadas
30 de Junho / 2015 às 15:30 | Nenhum Comentário

Com o objetivo de assegurar a participação dos usuários na avaliação dos serviços oferecidos e aprimorar a qualidade do atendimento, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) realizou entre os meses de abril e maio o primeiro ciclo da Pesquisa de Satisfação dos Usuários, sob a coordenação da Ouvidoria do Hospital.

Durante a pesquisa, oito itens são avaliados, entre eles: conforto no local da recepção e das instalações na área de atendimento médico; higiene, limpeza e organização do hospital; tempo de espera pelo atendimento/internação e atendimento da recepção e da equipe de saúde. Os itens levantados são responsáveis pela composição de três índices de satisfação: infraestrutura, atendimento e avaliação geral.

Nesse primeiro ciclo, 545 entrevistas foram realizadas. O índice de satisfação de infraestrutura foi de 58,65%; a satisfação com o atendimento do Hospital atingiu 69,36% e a avaliação do atendimento em geral apresentou 75,41%. Ao serem questionados se indicariam a Instituição para algum familiar, 78,9% dos entrevistados afirmaram que sim.

A pesquisa identificou ainda que o principal ponto a aprimorar é o tempo de espera pelo atendimento ou pela internação – 60,74% dos entrevistados demonstraram insatisfação quanto ao item avaliado. Para a ouvidora do HU, Maria Emília Teles, os dados ajudam a identificar os pontos críticos e que precisam de ações mais efetivas. "O processo de avaliação será contínuo e partir dos resultados, elaboraremos um plano de ação de melhorias", afirma a ouvidora. 

Para o superintende do HU-Univasf, Ricardo Pernambuco, o resultado do levantamento é extremamente importante para todos que fazemos o HU. "Apesar de vários pontos necessitarem de correções imediatas, se levarmos em consideração que assumimos o gerenciamento do HU apenas em fevereiro, os números apresentados são bastante otimistas e apontam que estamos na direção certa", avalia o superintende.

A pesquisa de satisfação do HU segue as diretrizes do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública), que visa à promoção da gestão de excelência na administração pública, e cumpre o Decreto 6.932/2009, que assegura a participação do cidadão na avaliação dos serviços prestados pelos órgãos públicos federais.

A avaliação deve acontecer em pelo menos três ciclos durante o ano e tem como público-alvo os pacientes internos ou em atendimento ambulatorial, além dos acompanhantes. O segundo ciclo da pesquisa está programado para acontecer no período de 13 de julho a 21 de agosto.

Asscom
Policial
30 de Junho / 2015 às 15:00 | Nenhum Comentário

População e turistas aproveitaram o São Pedro de Andorinha com tranquilidade. Durante todo o mês de junho, o 6º Batalhão de Polícia Militar realizou um trabalho preventivo que resultou em uma festa sem ocorrências de gravidade.

Abordagens em locais estratégicos, rondas constantes nos arredores e patrulhas no circuito garantiram a paz dos festejos juninos de Andorinha.

Asscom
Variadas
30 de Junho / 2015 às 14:30 | Nenhum Comentário

Um núcleo de criação em dança que construiu um processo de formação de bailarinos e de público na região, a Cia. de Dança do Sesc Petrolina é hoje a principal referência da produção de dança no interior do estado, podendo ser considerada a primeira companhia a trabalhar com a linguagem contemporânea em Petrolina. 20 anos após a estreia do grupo, o Sesc Petrolina realiza a mostra comemorativa Cartografia de Uma História, de 04 à 12 de Julho, no Teatro Dona Amélia.

A “Cia. do Sesc”, como é chamada, vai apresentar cinco dos 15 espetáculos já criados por ela desde seu início, em 1995. Segundo o diretor do grupo, Jailson Lima, os trabalhos que estão na mostra foram criados em épocas diferentes, mas fazem parte do repertório do grupo até hoje. “A escolha foi a partir da ideia de que eles continuam dialogando com o tempo”, explica Lima.

O Rio de Contas, mais recente criação da equipe, abre a mostra, no próximo sábado (04/07), seguido pelo Eu Vim da Ilha, no domingo (05/07). As apresentações voltam no dia 10 com o espetáculo Bailantes Brincantes Dançantes, que há cinco anos não é apresentado aqui na cidade, e no sábado (11/07) será a vez do espetáculo Fuá na Casa de Zé Mané, que desde 2003 faz parte do repertório do grupo. A mostra se encerra com o extrovertido Tatudobrega, no dia 12, reunindo um elenco de 23 bailarinos.

As apresentações começam sempre às 20h e os ingressos custam R$ 20,00, a inteira, e R$ 10,00, a meia-entrada para estudantes e comerciários. A classificação etária é livre para os quatro primeiros espetáculos, apenas para o Tatudobrega há a recomendação para maiores de 16 anos.

Espetáculos premiados fazem parte da mostra

Entre as criações que apresentadas na mostra comemorativa Cartografia de Uma História estão os espetáculos Eu Vim da Ilha e Rio de Contas, trabalhos que deram à companhia um reconhecimento fora da região. O primeiro recebeu o Prêmio APACEPE de Teatro e Dança 2012, como Melhor Espetáculo e Melhor Trilha Sonora de Dança, no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos, em Recife-PE. O segundo participou do mesmo festival em 2015, recebendo o Prêmio pelo seu figurino, criado por Maria Agrelli.

Programação:

04/07 – Rio de Contas

05/07 – Eu Vim da Ilha

10/07 – Bailantes Brincantes Dançantes

11/07 – Fuá na Casa de Zé Mané

12/07 – Tatudobrega

 

Serviço:

Datas: 04 a 12 de Julho de 2015.

Local: Teatro Dona Amélia – Sesc Petrolina, Rua Pacífico da Luz, 618, Centro, Petrolina-PE.

Horário: 20h.

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

Informações: (87) 3866-7454.

Asscom
Variadas
30 de Junho / 2015 às 14:00 | 1 Comentário
A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou nesta terça-feira (30), no auditório do Celem, o Encontro municipal de Segurança alimentar e Nutricional, com o tema "Comida de verdade no campo e na cidade".
 
Durante o evento foram discutidas propostas de práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. Também aconteceu no encontro a eleição dos delegados municipais  do encontro municipal e definição de critérios de representação para formação do conselho municipal de segurança alimentar.

A partir desta formação, o conselho atuará na formulação, articulação e implementação de políticas, planos, programas e ações de segurança alimentar e nutricional no âmbito municipal. 

"A Segurança Alimentar e Nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente.O município de Sobradinho estabeleceu esta agenda importante de discussão que trata da garantia ao acesso a alimentos adequados e saudáveis, um direito constitucional. Toda a comunidade está convidada a participar e contribuir com a construção de políticas públicas que garantam este direito", ressaltou a Secretária Fernanda Sanjuan.
Asscom
Política
30 de Junho / 2015 às 13:30 | Nenhum Comentário
 
O prefeito de Casa Nova, Wilson Cota, recebeu na manhã desta segunda-feira, 29, a presidente da Associação de Moradores do distrito de Santana do Sobrado, Izabela Moreira, mais conhecida como Bezinha. Durante o encontro, Wilson Cota destacou a satisfação de receber a representante do maior distrito da cidade. "Conversar sempre é bom e nosso assunto foi o bem do povo de Santana. Nossa pauta foram às ações que estamos e vamos desenvolver no local", declarou o prefeito. 
 
A comunitária entregou ao prefeito solicitações dos moradores. "A contribuição de cada cidadão é fundamental, pois estas reivindicações servem para estreitar cada vez mais as ações da Prefeitura na comunidade colaborando para tornar a Administração Municipal cada vez mais transparente e participativa", destacou Wilson Cota. 
 
O prefeito listou a obra de expansão do saneamento básico que vai beneficiar mais de 200 famílias, a construção da UPA e a manutenção dos serviços públicos de limpeza, saúde, educação, esporte e cultura como ação efetiva da prefeitura na localidade. "É daqui para melhor. Estamos construindo o futuro e o povo de Santana, assim como Casa Nova, merecem nossos esforços e esse é meu compromisso", finaliza o alcaide.
Asscom
Política
30 de Junho / 2015 às 13:00 | 1 Comentário

A recuperação da estrada que dá acesso ao cemitério do bairro João Paulo II pela SESP – Secretaria de Serviços Públicos levou o vereador Antônio Tibúrcio de Souza Caffé (Pros) a se manifestar da tribuna na sessão ordinária da Câmara de Juazeiro nesta segunda-feira, dia 29.

“Há muitos anos que se fazia necessário este serviço que acontece somente agora por ação da SESP. A estrada recebeu cascalhamento melhorando significativamente o acesso das pessoas quando do sepultamento de entes-queridos. Quando faz a gente tem a obrigação de reconhecer” declarou Caffé.

“Antes do serviço os sepultamentos geralmente ocorriam passando pelo bairro, entre as quadras 27 e 28, hoje isso não é mais necessário e vamos aproveitar para colocar umas placas indicativas sinalizando o acesso do Cemitério Municipal do João Paulo II” encerrou Caffé.

Política
30 de Junho / 2015 às 12:31 | 2 Comentários

A versão final do relatório sobre a situação das elevatórias que integram o saneamento básico em Juazeiro foi entregue na sessão legislativa de ontem (29) pelo relator, o vereador Francinalvo Leopoldo do Carmo, o vereador Nalvinho (PT do B), aos outros membros da Comissão: vereador Mitonho Vargas (PT), presidente; Anderson da Iluminação (PP), vice-presidente; Sargento Bastos (PROS), membro e José Carlos Medeiros, membro. O relatório ainda será apreciado pela comissão e em seguida ser votado e aprovado.

Em março deste ano, o ex-vereador e ex-vice-prefeito de Juazeiro Antônio Carlos Chaves enviou documento à Câmara questionando a construção das elevatórias, equipamento que integra o saneamento básico. De acordo com Chaves as elevatórias não haviam sido construídas e o número que constava no projeto era insuficiente dado o crescimento habitacional dos últimos anos no município.

Uma Comissão Especial Provisória foi instalada com o prazo de 60 dias para fiscalizar e elaborar um relatório sobre a real situação das elevatórias. Durante os trabalhos além de visitas as elevatórias apontadas no projeto disponibilizado pela prefeitura de Juazeiro, a  comissão ouviu as colocações de Chaves e do engenheiro do Serviço Autônomo de Água e Esgoto-SAAE agência responsável por gerir as obras do saneamento.

Numa prévia do relatório, o vereador Nalvinho comentou a situação de ruas que ainda não foram saneadas. “Hoje sai em peregrinação visitando algumas ruas de Juazeiro e o que nos percebemos a real situação do saneamento de Juazeiro são dejetos fecais no bairro Alto da Aliança, ruas intransitáveis, com águas fétidas. Uma senhora teve sua casa invadida com essa água e essa mulher estava tão indignada se encontrasse um valor sobre a sua residência ela ia embora de Juazeiro e não olhava para trás. O sentimento é de insatisfação”, afirmou.

O relator questionou o destino dos valores do convênio através da Caixa Econômica Federal, “Até onde sabemos a Caixa, desde 2007, já depositou R$ 65 milhões, e onde está esse dinheiro?”, questionou. Nalvinho finalizou convidando a imprensa para na próxima semana terem acesso ao conteúdo do relatório.

O presidente da Comissão vereador Mitonho Vargas, informou aos presentes que conforme o regimento interno da Câmara de Juazeiro, o relatório seria apreciado pela comissão e depois apresentado ao público. “No artigo 26, do Regimento Interno da Casa, a discussão e a votação do parecer pela comissão serão realizadas na sala das sessões”, informou.

Vargas convocou os membros da comissão para nesta quarta-feira (01), a partir das 16h reunirem-se para avaliação e discussão do relatório. “lembrando que nós cumprimos nosso trabalho e a partir da leitura nesta quarta-feira, teremos o prazo para entregar à mesa diretora da Casa na penúltima sessão ordinária desse semestre que será na segunda-feira (06.07) e passaremos à mesa diretora que levará para conhecimento do plenário como processo natural confirme regimento interno da casa”, explicou.

O saneamento de Juazeiro é proveniente de um convênio com o Programa de Aceleração e Crescimento (PAC) do Governo Federal através do Ministério das Cidades com recursos liberados pela Caixa Econômica Federal. Foram liberados R$ 65 milhões para as obras e cerca de 60% dos recursos já foram utilizados. Durante a execução das obras, que inicialmente previa a construção de 10 elevatórias, sentiu-se a necessidade de aumentar o número do equipamento. Hoje estão sendo construídas 21 elevatórias como constatado pela comissão através de visitas.

Iana Lima Ascom Câmara de Juazeiro Fotos: Joselito Tavares
Política
30 de Junho / 2015 às 12:00 | 12 Comentários

A relação política e familiar dos vereadores Valdeci Alves (Neguinha da Santa Casa-PV) e Anderson Alves (Anderson da Iluminação-PP) voltou a se deteriorar na sessão ordinária desta segunda-feira (29). Tia e sobrinho novamente se desentenderam no plenário em relação a gestão do prefeito Isaac Carvalho e a discussão extrapolou o senso da civilidade, chegando ao campo pessoal.

Em dois momentos, Neguinha da Santa Casa fez severas críticas ao governo municipal, notadamente ao setor de saúde, onde aproveitou para rebater as colocações feitas pelo vereador licenciado e Secretário Municipal Dalmir Pedra, que no dia 23, na Transrio FM efetuou declarações contra a vereadora e José Carlos Medeiros, ambos da oposição e do PV.

Neguinha insistiu que o setor de saúde vai muito mal em Juazeiro. “Não melhorou absolutamente nada com a indicação de Dalmir Pedra, os postos continuam abandonados, a população sofrendo com a falta de medicamentos, além das reformas nas UBSs que começam e nunca terminam” insistiu a vereadora.

Como líder do prefeito Anderson da Iluminação subiu à tribuna e defendeu a gestão de Isaac Carvalho. “A vereadora integra o grupo do quanto pior melhor, ela deveria explicar porque mesmo na oposição sempre usou da interferência em benefício próprio na rede municipal de saúde. No campo político fez conchavos com políticos de fora e nunca trouxe uma emenda que contemplasse o povo de Juazeiro” rebateu Anderson.

Como não tinha mais direito à fala da tribuna, a discussão se estendeu pós sessão quando Neguinha proferiu a seguinte ameaça: “Quando eu acusá-lo de desonesto vereador... Saiba do que eu estou falando!” Isso na presença de inúmeras pessoas.

Variadas
30 de Junho / 2015 às 11:30 | Nenhum Comentário

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco promoverá no próximo dia 03 de julho, a entrega oficial da obra de recuperação hidroambientalna bacia do rio Ribeirão Extrema Grande, afluente da represa de Três Marias-MG, que é contribuinte do Velho Chico. As intervenções aconteceram nas cidades mineiras de Felixlândia e Três Marias, municípios do Alto São Francisco, com financiamento de quase R$ 700 mil (setecentos mil reais), de recursos da cobrança pelo uso das águas são franciscanas.

A obra consistiu em cercamento para proteção de mata ciliar, adequação de estradas rurais e construção de bacias de capitação de água da chuva (barraginhas) para contenção de sedimentos e da velocidade das águas. A solenidade ocorrerá a partir das 08:30 na sede da Associação Comunitária do Bonfim e Adjacências, localizada na BR – 040, KM 315, em Três Marias. Com a entrega, o Comitê do São Francisco completa 27 projetos hidroambientais concluídos, em todas as regiões da bacia do Velho Chico, sendo 11 na região do Alto.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.

Ascom CBHSF
Política
30 de Junho / 2015 às 11:00 | Nenhum Comentário

Petrolina dará mais um importante passo quando se trata de assuntos relacionados à Mulher. Nesta terça-feira (30/06), será realizada a cerimônia de posse da nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O Conselho da Mulher é formado por membros titulares e suplentes – representantes do poder público e da sociedade civil. A cerimônia de posse acontecerá no Espaço de Eventos da Secretaria de Cidadania, na Rua Santa Cecília , nº 35 na Vila Mocó às 17 horas. 

A secretária de Cidadania, Célia Regina Carvalho, disse que o Conselho da Mulher é uma conquista para Petrolina. “O Conselho é uma conquista das mulheres Petrolinenses e daquelas que foram adotadas por essa cidade. O Conselho terá em mãos um grande compromisso com um desafio ainda maior. A responsabilidade é fazer com que cada cidadã, participe ativamente , fortalecendo o trabalho cada vez mais”, Pontuou. 

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Petrolina (CMDMP) tem caráter permanente, prepositivo, consultivo, executivo e deliberativo. Tem a função de propor, junto à esfera pública, políticas sociais voltadas para a garantia dos Direitos da Mulher, considerando o atendimento específico dessa parte da população. 

O CMDMP foi instituído pela Lei Municipal 1.153/02 e reestruturado pela Lei Municipal de n° 2.696/2015. As atribuições do Conselho da Mulher são: formular diretrizes gerais e o plano municipal de políticas para a promoção dos direitos das mulheres; articular, junto aos órgãos governamentais e seguimentos da sociedade, a implantação do plano municipal de políticas para as mulheres e assessorar o governo municipal, acompanhando e controlando a elaboração e a execução de programas e projetos de políticas públicas para as mulheres. 

Veja a relação dos nome das novas Conselheiras que serão empossadas para o BIÊNIO 2015/2017. 

SECRETARIA EXECUTIVA DA MULHER: TITULAR: ROSEANE DE SOUZA FARIAS SUPLENTE: ROSILENE NOGUEIRA DA SILVA 

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE: TITULAR – ROSICLEIDE MARIA NAZARÉ DA SILVA SOARES SUPLENTE – VANECIA SOUSA NOGUEIRA 

SECRETARIA EXECUTIVA DE ACESSIBILIDADE: TITULAR: STFANE BARROS HIPÓLITO SUPLENTE: ROSIMARY ANDRADE NOBRE 

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO: TITULAR: MARLUCIA DAS NEVES ALVES SUPLENTE: CRISPINA MENEZES DA SILVA BENEVIDES 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: TITULAR: LUZIMAR NUNES AMARIZ SUPLENTE: MARINALVA DE ARAÚJO MARQUES 

PODER LEGISLATIVO: TITULAR: MARIA CRISTINA COSTA DE CARVALHO SUPLENTE: MARIA ELENA DE ALENCAR 

SECRETARIA SEGURANÇA CIDADÃ: TITULAR: MARIA DO SOCORRO NETO SUPLENTE: DENEVALDA CAVALCANTE AMORIM 

AGENCIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE - AMMA: TITULAR: DENISE WILLIANE DA SILVA LIMA SUPLENTE: FLÁVIA TEIXEIRA DE SOUZA 

LIONS CLUB PETROLINA CENTRO: TITULAR: LUZIA DE ASSIS BARBOSA GURGEL SUPLENTE: MARIA OSAI PINHEIRO COSTA 

FEAMUP- FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DO MUNICÍPIO DE PETROLINA: TITULAR: MARIA ELIEIDE DA SILVA SUPLENTE: IJOELCIDA PASSOS FERREIRA 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO: TITULAR: ALVANY MARIA DOS SANTOS SANTIAGO SUPLENTE: PAULA DA LUZ GALRÃO 

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS: TITULAR: LUCILENE DOS SANTOS SUPLENTE: ALDEMIRA MARIA EVANGELISTA PEREIRA 

ACOSAP- ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE PETROLINA: TITULAR: DILMA DE SOUZA ALVES SUPLENTE: DULCINETA DIAS DE OLIVEIRA 

ASSOCIAÇÃO DE MULHERES RENDEIRAS: TITULAR: CÍCERA JOSEFA RODRIGUES SUPLENTE: MÁRCIA ALVES DE OLIVEIRA UNEGRO- UNIÃO BRASILEIRA DE NEGROS: TITULAR: ANA PAULA DE LIMA SILVA SUPLENTE: TIAGO DA SILVA CARVALHO 

UBM – UNIÃO BRASILEIRA DE MULHERES TITULAR: JUSSARA BARBOSA PEREIRA SUPLENTE: VANESSA CARINE CHAVES 

Cauby Fernandes/Assessoria de Cidadania/ASCOM
Política
30 de Junho / 2015 às 10:26 | Nenhum Comentário

O Conjunto Penal de Paulo Afonso, que atende a cerca de 15 municípios do sertão baiano, recebeu mais 228 vagas, superando a demanda da região, que necessitava de cerca de 100 lugares. A ampliação foi inaugurada nesta segunda-feira (29) pelo secretário estadual de Administração Penitenciária, Nestor Duarte, e autoridades municipais.

A obra recebeu R$ 9 milhões de investimentos, com recursos próprios do Governo do Estado. “É uma obrigação nossa dar o tratamento digno para aqueles que cumprem penas ou esperam a decisão da justiça. O objetivo é retirar os presos de delegacias e acomodá-los, dentro das possibilidades, com maior comodidade", disse o governador Rui Costa. De acordo com o ele, nos próximos meses, serão entregues mais de quatro mil vagas em todo o estado. 

Com a ampliação, será possível atender também a pequenas carceragens policiais de cidades vizinhas e que pertencem à comarca de Paulo Afonso. As novas vagas estão distribuídas em três pavilhões - um deles para uma cozinha moderna e refeitório, seguindo padrões de arquitetura e engenharia prisional.

O conjunto penal, que possuía 210 vagas, agora passa a contar com 438 lugares. "O objetivo do Governo do Estado é humanizar e modernizar o sistema carcerário, ampliando a quantidade de vagas  e esvaziando as carceragens de delegacia, dando um tratamento melhor para os presos no nosso estado", explicou o secretário Nestor Duarte. 

A comarca do Conjunto Penal de Paulo Afonso atende aos municípios de Abaré, Antas, Canudos, Coronel João Sá, Chorrochó, Glória, Jeremoabo, Mucureré, Novo Triunfo, Pedro Alexandre, Rodelas, Santa Brígida e Sítio do Quinto. Durante a visita ao município, o governador também realizou a entrega de 200 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida. 

Secom Bahia Foto: Washington Luiz GOVBA
Espaço do Leitor
30 de Junho / 2015 às 10:00 | 1 Comentário
 
O leitor Paulo Faustino morador da Rua Antônio Oliveira Martins - Jardim Vitória enviou um e-mail agora pela manhã alertando as autoridades para um rompimento de cano nas proximidades do clube Sinserp. Veja abaixo na íntegra o texto:
 
 
Percebemos durante essa manhã (30/06/2015) que houve rompimento de um cano de água limpa na rua Antônio Oliveira Martins - Jardim Vitória, próximo ao Clube Sinserp. Em tempos de crise hídrica não podemos deixar que nenhuma gota de água seja desperdiçada. Pedimos o seu apoio e do blog para publicar esse comunicado, para que o órgão responsável da prefeitura tome as providências necessárias. Conforme pode ser observado nas imagens a água jorrada escorre pela rua e atravessa a avenida do Clube Sinserp.
Política
30 de Junho / 2015 às 09:30 | Nenhum Comentário
 
A Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e em parceria com Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), promoveu nessa segunda-feira, 29, no auditório da Colônia de Pescadores, a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar. O evento contou com a participação dos agentes públicos, de produtores rurais, estudantes e comunidade em geral.
 
A conferência teve como objetivo articular e mobilizar os participantes para avaliar a situação da segurança alimentar e nutricional no município, além de propor diretrizes para o aperfeiçoamento. A reunião também teve como objetivo identificar os obstáculos e avanços para a segurança alimentar e nutricional ao acesso incondicional aos alimentos saudáveis e adequados para a população.
 
"A necessidade da ampliação e do fortalecimento das políticas de promoção da soberania alimentar como forma de garantir a todos o direito a uma alimentação saudável e adequada é o grande foco que debatemos hoje. Precisamos discutir a nossa soberania alimentar e traçar essas estratégias para uma alimentação balanceada e saudável para os nosso munícipes e qualidade produzida na agricultura familiar que estamos introduzindo na nossa merenda escolar e na alimentação do sistema de saúde", comenta Cristiane Dias Mendes, secretária de Assistência Social.
Ascom Casa Nova
Política
30 de Junho / 2015 às 09:00 | 2 Comentários

Cumprindo seu papel de fiscalizador, o vereador Zé Carlos Medeiros (PV) participou na última semana da entrega da minuta do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores municipais de Juazeiro. O evento aconteceu na sede da APLB e contou com a participação dos sindicatos, da administração pública e da empresa responsável pela elaboração. 

 De acordo com o vereador, a sua presença no evento se justifica pela necessidade de acompanhar de perto as ações que interferem na vida dos munícipes. “Nosso mandato está a serviço do povo de Juazeiro e, por isso, não poderia deixar de participar desse momento que é uma vitória dos servidores. Coloco-me atento a cada parte desse projeto, pois não podemos deixar de ficar vigilantes na defesa dos direitos dos trabalhadores”, pontua. 

Medeiros afirmou que vai fazer parte de um dos grupos de trabalho para compreender melhor a proposta. “Não podemos admitir nenhuma brecha que possa ser maléfica aos trabalhadores. A minha participação no grupo de trabalho é para estudar cada item do projeto e não deixar que nenhuma ’pegadinha’ passe aos nossos olhos. Como disse, esse plano é uma vitória da classe, um avanço do servidor, não podemos deixar que ele se perca no caminho”, alerta o vereador. 

O parlamentar lembrou que a luta em favor dos servidores municipais é uma pauta presente em seu mandato. “Estou muito satisfeito com essa etapa vitoriosa. Depois de muitas batalhas, a exemplo da luta contra o projeto de contratação temporária,  em favor do  piso dos agentes de saúde e endemias e em melhores condições de trabalho e salários, vejo que estamos dando um passo importante. Minha oposição é a favor de Juazeiro. Serei contra as coisas ruins, mas defenderei tudo que for proveitoso para o servidor”, finaliza.

Ascom vereador José Carlos Medeiros Foto: Joselito Tavares
Variadas
30 de Junho / 2015 às 08:30 | Nenhum Comentário

Representantes de dois edifícios situados na Orla de Petrolina estiveram na manhã desta segunda (29), na sede da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). Em reunião com a gestora do órgão ambiental, Denise Lima, os síndicos entregaram ofício em que pedem providências imediatas em relação ao alto volume de som praticado por um dos bares da orla da cidade.

De acordo com o documento entregue à AMMA, no último fim de semana o bar utilizou equipamento eletrônico "com músicas em alto volume durante a madrugada, perturbando o sossego e impedindo que os moradores do condomínio pudessem dormir". Ainda segundo os síndicos, o barulho era perceptível até as primeiras horas da manhã do dia seguinte.

"Há que se verificar que há uma decisão judicial em curso e que está sendo desobedecida. Há cerca de um ano nós pedimos providências e esperamos alguma atitude coerente, efetiva. O que nós pretendemos é apenas garantir que os moradores não só destes condomínios mas também de casas que existem nas imediações e também assinaram abaixo-assinado que foi encaminhado ao MPPE, possam ter um mínimo de sossego", frisa uma das síndicas presente na reunião.

Há cerca de vinte dias, instituições como AMMA, Ordem Pública e Polícia Militar foram instadas a cumprirem mandato judicial relacionado ao descumprimento de normas que coíbem a poluição sonora. A determinação é a de que sejam apreendidos equipamentos que sejam fonte de ruídos sonoros em ambientes que não possuam nem licença ambiental e nem o alvará sonoro. Operações têm sido intensificadas no município.

Para a gestora da AMMA, Denise Lima, "o cumprimento da Lei municipal 2.556/2013 tanto pelos órgãos quanto pelos empreendimentos é inescusável. Dessa forma, cabe a esta Agência fazer cumprir e aos estabelecimentos funcionarem de forma regular".

Ascom/Petrolina
Política
30 de Junho / 2015 às 08:00 | 1 Comentário

Cerca de 800 moradores da cidade de Paulo Afonso, no sertão da Bahia, são beneficiados com a entrega de 200 unidades do Residencial Celidone de Deus. Durante a inauguração nesta segunda-feira (29), o governador Rui Costa visitou o condomínio e cumprimentou as famílias que vão passar a viver no empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida. Uma dessas pessoas é a dona de casa Miriana Bernardo, que vai se mudar para o conjunto com o marido, que trabalha como torneiro mecânico, e os quatro filhos - os gêmeos de 9 anos, um de 7 e o caçula, de 3. “Estou muito feliz porque há 11 anos eu vivo de aluguel, um dinheiro que faz muita diferença no orçamento da nossa família. Além de não pagar mais o valor de R$ 400, vou morar e cuidar do que é meu, da minha casa”. 

Investimento de R$ 12 milhões

O residencial recebeu investimento aproximado de R$ 12 milhões aplicados na construção das moradias e na infraestrutura completa, que inclui pavimentação, rede de água, obras de drenagem, energia elétrica, área de lazer, parque infantil, jardinagem, quadra esportiva e acessibilidade para pessoas com deficiência. O condomínio foi projetado para dar acesso a transporte público, com melhorias também na pavimentação da região. Na cerimônia de inauguração, o governador foi recebido pela quadrilha junina Império do Forró e por autoridades do município, além dos futuros moradores. Ele falou sobre a importância da estrutura e das casas entregues. “Este não é um programa habitacional apenas, mas um projeto social. Durante toda a construção são gerados novos empregos, o que muda a realidade de famílias de baixa renda, que viviam de aluguel [ou] de favor na casa de outras pessoas. Por isso eu tenho tanto prazer de entregar essas moradias, que [beneficiam] pessoas em situação vulnerável e [proporcionam] uma vida melhor”, disse Rui.

Pacto pela Educação

Ainda em Paulo Afonso, o governador esteve no Centro Territorial de Educação Profissional Wilson Pereira (Cetep) e no Centro Educacional Municipal de Paulo Afonso (Cempa). No Cetep, ele percorreu as salas e cobrou a instalação de equipamentos, que estão na instituição e continuam sem uso, e se encontrou com os alunos em sala de aula. Estão matriculados, nos três turnos de atividade do Cetep, mais de mil alunos do 1º ao 4º ano dos cursos técnicos de Alimentos, Nutrição, Agroindústria, Análises Clínicas, Gerência em Saúde e Desenho em Construção. Já, no Cempa, o governador conheceu as instalações recém-construídas com recursos da prefeitura.

A ida de Rui Costa às duas unidades de ensino, em Paulo Afonso, faz parte da série de visitas a escolas, na capital e interior do estado, com o objetivo de mobilizar a comunidade escolar - incluindo as famílias -, e envolver a sociedade na educação dos jovens baianos. Em Salvador e nos outros municípios por onde passa, o governador conversa e atende demandas dos gestores e dos alunos. Os encontros e mobilizações integram o programa estadual Educar para Tranformar - Um Pacto pela Educação, lançado no dia 30 de março deste ano. Além do Governo do Estado, a iniciativa envolve prefeituras, universidades, empresários e sociedade civil.

Secom Bahia Foto: Manu Dias/GOVBA
Variadas
30 de Junho / 2015 às 07:30 | Nenhum Comentário

A Secretária Municipal de Cidadania, Célia Regina Carvalho, visitou a Casa Abrigo Anjo da Guarda em Petrolina ,na última sexta -feira, 26 de junho. O objetivo da visita, segundo a Secretária, foi conhecer a Casa com a reforma feita recentemente, bem como, reavaliar os serviços ali prestados. A Casa Anjo da Guarda é um abrigo que acolhe crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados e que por conta disso precisam estar asseguradas para não sofrerem novos abusos. 

A prefeitura de Petrolina mantém servidores municipais que prestam serviço diretamente no auxílio às crianças, também realizam a limpeza, e serviços gerais. “Nós queremos reforçar ainda mais esse apoio à Casa Abrigo Anjo da Guarda em nossa cidade. Me dá imensa satisfação,poder observar esse trabalho de dedicação com as crianças, é esse nosso objetivo ,fazer o trabalho acontecer ”, pontuou a secretária. 

A atmosfera de acolhimento e segurança que a casa abrigo possui foi outro ponto positivo citado pela secretária. “É um local que passa tranquilidade às crianças. Além disso, precisamos sempre destacar a iniciativa do governo municipal na elaboração de políticas públicas de proteção à criança.”, finalizou Célia Regina. 

Rozinete Coelho, responsável pela Casa Anjo da Guarda, fez questão de ressaltar o trabalho em conjunto da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cidadania, da Defensoria Pública e da Coordenadoria Especial de Proteção e Defesa da Criança para que a Casa tivesse toda uma estrutura que pudesse atender de forma digna às crianças vítimas de violência. 

“Foi uma luta árdua e é preciso mencionar o trabalho e dedicação da Prefeitura ,como também da secretária Célia Regina e dos demais funcionários da Secretaria de Cidadania. Hoje, nós temos um local digno para onde encaminhar as crianças que precisam do devido apoio. Não só as crianças serão amparadas,aqui também fazemos um trabalho junto às famílias, para que o vínculo familiar não seja quebrado”, frisou Rozinete Coelho. 

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Esporte
30 de Junho / 2015 às 07:00 | Nenhum Comentário

A Liga Juazeirense de Futsal está com as inscrições abertas para a Copa Sertão de Futsal 2015. Os interessados terão até o dia 31 de Julho para inscrever suas equipes. O início da competição está previsto para o dia 18 de agosto no Ginásio de Esportes Aloísio Viana, em Juazeiro. A Copa será dividida em três categorias: SUB 15, SUB 17 e SUB 20 para Masculino e Feminino.

Para a categoria SUB 15 e SUB 17, masculino, o valor da inscrição é de R$ 350,00 e a premiação será em dinheiro + troféu e medalhas para o primeiro e segundo lugar. Já na categoria SUB 20, masculino, as inscrições custam R$ 400,00 e a premiação também será em dinheiro + troféu e medalhas para o primeiro e segundo lugar. 

Na categoria feminino as inscrições são de R$ 250,00 e a premiação será em troféus e medalhas para o primeiro e segundo lugar. O evento é promovido pela Liga Juazeirense de Futsal e Superintendência de Esportes do Município de Juazeiro. Os interessados em participar devem entrar em contato com a professora Fernanda Rocha através dos telefones (74) 8807-6936/ 9196-8033/ 8842-6696.

Da redação
Política
30 de Junho / 2015 às 06:30 | 5 Comentários

Produtores de Juazeiro estarão reunidos com o prefeito Isaac Cravalho nesta terça-feira (30) com o intuito de discutir a liberação de investimentos, dentre eles, municipais, para o enfretamento da crise hídrica na região. Na última sexta-feira (26), durante reunião com diversas autoridades e produtores rurais de Juazeiro e Petrolina-PE, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, contemplou a Bahia em 4,74 milhões de reais. Deste montante, 1,8 milhão serão destinados para os serviços de engenharia e instalação de bombas no perímetro de Curaçá. O projeto Maniçoba também receberá 1,8 milhão e o perímetro de Pedra Branca terá um investimento de 962,6 mil.

Apesar da liberação dos recursos, os produtores estão insatisfeitos e esperavam uma maior contribuição do governo federal. “A gente esperava que o Ministério agraciasse mais os perímetros irrigados da nossa região. A gente teve o apoio dos vereadores, prefeitos, deputados. Foi um momento ímpar, mas esperamos alcançar mais recursos”, afirmou o produtor Josival Barbosa, durante entrevista ao programa Geraldo José desta segunda-feira (29).

Para o vereador licenciado, Aguinaldo Meira, que também esteve participando do programa Geraldo José, houve uma falha quanto ao montante liberado para a Bahia. “Houve uma grande falha. Aqui na Bahia são vários municípios. O que conseguimos foi uma vitória, mas precisamos conquistar o outro montante. O recurso liberado não chega a 50% da necessidade. Foram liberados apenas 46%. Agora é momento de reforçarmos as agendas com o prefeito Isaac, deputados, ministros, para diminuirmos os impactos da crise hídrica. Temos que correr atrás dos 54% dos recursos que faltam para garantirmos os empregos no Vale do São Francisco”, pontuou Meira.

Na reunião com o prefeito Isaac Carvalho os produtores esperam que o gestor tenha, ao menos, uma atitude parecida com a do prefeito de Petrolina, Julio Lossio, que destinou R$ 2,5 milhões de contrapartida aos perímetros irrigados que integram o município pernambucano. “Nós esperamos que o prefeito tenha uma boa notícia para dar aos produtores não só do projeto Tourão, Curaçá, mas para todos os produtores do Vale do São Francisco”, ressaltou Josival Barbosa.

Da redação Alinne Torres/Fotos: Geraldo José
Variadas
30 de Junho / 2015 às 06:00 | Nenhum Comentário
Estão  abertas  até o dia 10 de julho as  inscrições para o Vestibular de Licenciatura em Música do câmpus Petrolina do IF Sertão-PE. No total, estão sendo ofertadas 30 vagas, destinadas a  candidatos  que realizaram  a  prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014  e  desejam  utilizar a nota  para  fins de classificação no processo seletivo. 
 
Além da nota do Enem, o candidato também deverá apresentar  um documento comprobatório de certificação musical, conforme  item 3.2.1 do Edital. Aos interessados, a  inscrição é  gratuita e deverá ser realizada presencialmente, das 8 às 20h, na  Secretaria de Controle  Acadêmico do câmpus Petrolina, localizado na BR 407, Km 08, Jardim São Paulo, Petrolina- PE.
 
A divulgação dos candidatos aprovados está prevista para o dia 15 julho e a matrícula para o dia 22. As aulas iniciarão no segundo semestre do ano letivo de 2015, no turno matutino. 
 
Acesse o Edital aqui
Asscom
Esporte
29 de Junho / 2015 às 23:00 | Nenhum Comentário

A 8ª edição da “COPA 2 DE JULHO” começa nesta 4ª feira(1º), com a participação de 40 times do Brasil. A maior competição de futebol de base do país, este ano na categoria sub-15 e contará com a participação de grandes clubes  brasileiros, como Flamengo(RJ), Palmeiras(SP), Cruzeiro(MG), Atlético(MG), Santa Cruz(PE), Sampaio Correia(MA), Moto Clube(MA), CRB(AL), Bahia e Vitória(BA) e várias outras equipes do interior do nosso estado.

São oito grupos com 05 participantes. Na primeira fase da COPA, cada equipe disputará jogos entre si, em turno único, dentro de cada grupo. Os dois melhores estarão classificados para a fase seguinte.

O COPA “2 DE JULHO” é uma competição realizada pelo governo do estado, por intermédio da Superintendência dos Desportos do Estado(SUDESB) e também Federação Baiana de Futebol (FBF), em parceria com prefeituras das cidades que cediam os jogos. As cidades são: Salvador, Mata de São João, Dias D’Ávila, Feira de Santana, Inhambupe, Rio Real, Aporá, São Francisco do Conde, Lauro de Freitas, Camaçari, Conceição do Jacuípe e Amélia Rodrigues. O grupo “D”, onde JUAZEIRO está, é composto pelos times: Galícia, Flamengo RJ), E. C. Bahia e Atlântico (Salvador). Nossa estreia será dia 02/07 (5ªfeira), contra o Bahia, no estádio de Pituaçu, às 15:00h. O JUAZEIRO, com seu time dirigido por Antônio Barbosa, é formado por atletas da Escolinha de BAÉ e Escolinha Juventude, vai a campo enfrentar essas “feras” do futebol brasileiro(SUB15). Seu último jogo por essa fase, será contra o Flamengo do Rio, dia 05.

Desejamos sorte para essa “garotada” que vai representar o futebol de base, do futuro esporte de nossa cidade.

EU PENSO ASSIM, E VOCÊ?

Por Herbet Mouze


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage