Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Charges
20 de Dezembro / 2014 às 16:00 | Nenhum Comentário

No ano em que se comemora os 30 anos da lei que regulamentou a profissão, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) saúda os profissionais que cumprem papel essencial para a conservação, pesquisa, interpretação, exposição e difusão dos conjuntos e coleções musealizados brasileiros, assegurando a preservação das memórias e identidades do país. Nestas três décadas, o campo profissional da Museologia acumula muitas conquistas, também impulsionadas pelo lançamento da Política Nacional de Museus, em 2003, a própria criação do Dia do Museólogo, em 2004, a e a criação do Ibram, em 2009. O advento de novos cursos de Museologia – hoje são 14 cursos de graduação, três de mestrado e um de doutorado, segundo o Conselho Federal de Museologia (Cofem) –, a ampliação do mercado de trabalho para a profissão, o lançamento de editais e publicações específicos, e o aumento considerável de inscrições nos conselhos de classe da área são avanços visíveis no processo de qualificação do setor.

Para lembrar a data, 18 de de dezembro, a museóloga Landa Menezes enviou ao Blog, Carta Manifesto do Conselho Regional de Museologia 1ª Região convocando a categoria em conjunto a refletir os processos que vêm sendo desencadeados no âmbito da museologia brasileira.

CARTA MANIFESTO

Política
20 de Dezembro / 2014 às 15:00 | Nenhum Comentário

Levando em consideração a relevância e o papel da comunicação na sociedade em geral e com o intuito de mostrar os vários caminhos que ela pode desenvolver, que pessoas ligadas ao poder público municipal juntamente com o Núcleo de Comunicações local, discutiram as ações realizadas nos últimos cinco meses da nova gestão e os planos na área de comunicações para o ano de 2015.
 
Um momento de apresentar, avaliar e ouvir as contribuições que os secretários, chefes distritais, diretores e coordenadores produziram no âmbito de sua gestão via Núcleo de Comunicações, inclusive estreitar os laços de parceria direta entre o Núcleo e as secretarias do município para que a população possa visualizar através de todos os canais possíveis as ações e realizações que acontecem na cidade pelo governo.
 
Para a secretária da Assistência Social - Sandra Almeida avalia o “momento positivo, pois, para ela muitas vezes percorremos caminhos contrários com relação a comunicação, achando que podemos fazer de qualquer forma e como foi apresentado aqui não se pode fazer isso de todo jeito para dar a resposta a população, pois, as vezes podemos provocar um tumulto maior com informações distorcidas que é colocada na mídia”. Complementando a fala da secretária o Chefe Distrital dos Vermelhos - João Uilton “para mim é um momento de conhecer e me entrosar mais com os colegas de trabalho”.
 
O encontro foi um momento de integração e apresentações colocando em pauta a comunicação voltada para o público interno e externo do município, e abrindo caminhos para analisar as novas propostas implementadas pelo Núcleo de Comunicações com o apoio de toda a equipe do gabinete do Prefeito e seus secretários.

Ascom Lagoa Grande
Variadas
20 de Dezembro / 2014 às 14:00 | Nenhum Comentário
 
“O natal celebra genuinamente a vida, e dentro de um hospital é onde lutamos diariamente para que o rio da vida se sobreponha ao da morte. Aqui é onde o natal acontece todos os dias”.  Foi com essas palavras que o padre Tiago iniciou a da missa em Ação de Graças, celebrada nesta sexta-feira (19), no Hospital Regional de Juazeiro (Gestão IMIP).
 
A missa, organizada pelo Serviço de Voluntariado, além de celebrar o significado da época natalina, também teve o intuito de confraternizar com os colaboradores, pacientes, cuidadores e parceiros da instituição. A Coordenadora do Voluntariado, Maria Irmã Besen ressaltou a importância de se reconhecer a dedicação e as superações vividas no ano que esta acabando.  “Que em 2015 estejamos com o coração aberto para as novas realizações e empenhado em dar continuidade ao nosso trabalho aqui no HRJ”, disse.
 
A superintendente do HRJ, Ana Beatriz Mota Aguiar aproveitou a oportunidade  e agradeceu a presença de todos.  “Com esse evento poderemos fortalecer ainda mais nossa missão e assim retribuir à todos que acreditam em nosso trabalho e que estimam nossos serviços, mostrando nosso empenho e preocupação em oferecer atendimento de qualidade e humanizado”, agradeceu.
Ascom HRJ
Variadas
20 de Dezembro / 2014 às 13:00 | Nenhum Comentário

19 animais da espécie caititu ou pecari, mais conhecidos como porcos-do-mato, foram resgatados no interior de Sento-Sé/BA, por uma equipe do IBAMA de Juazeiro e posteriormente levados por analistas ambientais ao Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA).

O auto de infração ambiental foi registrado através de uma denúncia, e  nesta semana os animais foram resgatados, chegando aos recintos do Centro nesta quinta-feira, 18. Os caititus foram mantidos em cativeiro durante muito tempo, mas foram encontrados aparentemente em bom estado de saúde. De acordo com a veterinária Adriana Quirino, todos eles passarão por análise clínica, procedimentos profiláticos e feitura de exames. "Eram 13 animais e mais seis nasceram em cativeiro. Agora vamos examiná-los e posteriormente todos serão levados para o quarentenário, recinto para o processo de reabilitação para soltura", afirmou Adriana.

Os caititus passarão ainda por avaliação do biólogo da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e serão postos em cativeiro de campo para acompanhamento e só depois devolvidos para seu habitat, em uma área preservada no município de Salgueiro/PE.

ASCOM/CEMAFAUNA
Variadas
20 de Dezembro / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário

O recesso na rede estadual de ensino começa neste sábado (19) e continua até 4 de janeiro de 2015. O período faz parte do Calendário do Ano Letivo 2014, que chega ao fim no dia 26 de janeiro. “É bom lembrar que grande parte das escolas segue este calendário, mas na rede estadual há outras unidades que, por especificidades, possuem calendário adaptado para atender melhor aos estudantes”, explica a diretora de atendimento à rede escolar da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Eliana Carvalho. 

Os alunos e pais precisam estar atentos à matrícula, que tem início em 24 de fevereiro. Para este momento, o cronograma é divido em três fases - transferência de alunos da rede estadual, matrícula de concluintes das séries iniciais e finais do ensino fundamental das redes estadual e municipal, e matrícula de novos estudantes. O cronograma completo e os documentos necessários para a matrícula estão disponíveis no Portal da Educação. O ano letivo 2015 começa no dia 9 de março. 

Secom Bahia
Espaço do Leitor
20 de Dezembro / 2014 às 11:26 | Nenhum Comentário

Um morador do bairro Jardim Vitória enviou mensagem via whatsapp cobrando da prefeitura melhoria na rua Agrício de Brito. Confira:

Olá Geraldo,

Essa é a rua Agrício de Brito por trás do Armazém Café, no Jardim Vitória. Essa rua já é intransitável sem chuva imagina com chuva...  Já quebrei Várias vezes a suspensão do meu carro por causa da buraqueira...

Se possível chame a atenção para esse problema.

Acredito que não custa muito para a prefeitura mandar pelo menos terraplanar a rua, visto que a própria possui o maquinário necessário para esse serviço. Doado pelo governo federal no PAC 2.

Variadas
20 de Dezembro / 2014 às 11:00 | Nenhum Comentário

No dia 15 de julho de 2014, o Mercado Joca de Souza, em Juazeiro, completou 43 anos de fundação. Há muito tempo os comerciantes do local apelam para todos os líderes políticos por melhorias e reforma do entreposto comercial. Na tarde desta sexta-feira (19), o presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Joca de Souza, Alex Silva participou do Programa Geraldo José na Rádio Transamérica e informou que os comerciantes não vão desistir da tão sonhada reforma.

“Pedimos a todo mundo que ia visitar o mercado no período eleitoral, prefeito, vereadores, deputados e candidatos a deputado, entregamos documento ao governador pedindo também, não obtivemos êxito ainda, mas nosso próximo passo é entregar um documento para a presidente da República Dilma Rousseff”, disse. Segundo Alex, existe um projeto avaliado em cerca de R$ 3 milhões de reais para uma reforma geral, mas faltam recursos para tocar o projeto. 

Informativos
20 de Dezembro / 2014 às 10:00 | Nenhum Comentário

A Coelba em e-mail ao Blog informa que, por solicitação da Chesf, o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido neste domingo, dia 21/12, das 6h30 da manhã às 13h30, nas seguintes localidades rurais de Juazeiro: Povoado Sobradinho, Goiabeira, Curral Velho, Cacimba, Marruá, Aldeia, Pau Preto, Junco, Lagoa do Salitre e adjacências. 

A suspensão do fornecimento de energia será necessária para que técnicos da Chesf possam realizar, com segurança, serviços de manutenção na subestação que atende a estas cidades. Para sua segurança, reparos nas instalações ou em equipamentos elétricos internos devem ser feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas, mesmo durante o período de interrupção do fornecimento de energia.

COELBA – DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃ
Esporte
20 de Dezembro / 2014 às 09:00 | 4 Comentários

Renan, Luquine, Márcia e Suelly querem ser 'heróis'

 

Quatro nadadores locais são os candidatos mais cotados a 'heróis' na 51ª Travessia Powerade Mar Grande/Salvador, marcada para domingo, 21, às 8h. Renan dos Santos, Suelly Siqueira, Jardiel Luquine Neto e Márcia dos Santos, todos de 19 anos, são os nomes  mais lembrados por seis dos principais técnicos de natação da Bahia como principais nomes capazes de surpreender os campeões do mundo Allan do Carmo e Ana Marcela.

A missão não é impossível, diante da tradição da prova em reservar surpresas aos atletas ao longo dos seus 12 km e cerca de duas horas de competição entre a Praia do Duro, em Mar Grande, e o Porto da Barra. "A travessia não é só o nadador. Ele é 50 ou 60% responsável. O restante é o guia, e se o guia fizer uma  besteira um nadador tecnicamente superior pode perder para outro inferior", ponderou Henrique Borges, técnico de Renan.

Diante do desafio, o jovem quarteto procura colocar a responsabilidade e o favoritismo nas mãos de Allan e Ana. "No meu caso é zebra, mas não é impossível", brincou Jardiel Luquine, fazendo rirem os colegas. "Depende de muitos fatores, eu sei que é difícil",  emendou Renan. Conta muito, conforme lembraram os próprios técnicos e nadadores,  a  estratégia de cada atleta. E esta é sempre guardada a sete chaves para a travessia. "Se fosse em uma prova do Campeonato Baiano, ia ser outros 500. Na Mar Grande muita coisa pode acontecer", defendeu Márcia, que no ano passado bateu na trave e ficou em segundo lugar, atrás de Ana Marcela na classificação geral.  

Dormir na Ilha

Líder do ranking baiano e já com o terceiro título estadual confirmado, Suelly vai para a quarta travessia certa de que tudo pode acontecer quando se tem uma combinação de maré e estratégia no traçado feito pelo guia. Mas se a briga para ser 'herói' na travessia não preocupou antes, na última  semana de treinos é que não deveria, na opinião do quarteto. "Eu vou dormir na Ilha para não me preocupar com atraso de lancha e ficar nervosa", antecipou Suelly. O mesmo fará Renan e Márcia. Luquine Neto, porém, só vai seguir para Mar Grande no domingo pela manhã.

Promovida pelo Grupo A TARDE e organizada tecnicamente pela FBDA, a 51ª Travessia Powerade Mar Grande-Salvador conta com patrocínio da Powerade, Prefeitura Municipal de Salvador, Embasa, Petrobras e governo federal. O apoio da TV Aratu-SBT, Vitalmed, Shopping Iguatemi, Prefeitura Municipal de Vera Cruz, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Realização da Plural Marketing e do Grupo A TARDE. Realização Técnica: FBDA.

Por Aurélio Lima Jornal Atarde
Informativos
20 de Dezembro / 2014 às 08:28


Um feliz natal e um próspero ano novo a todos os funcionários que fazem parte da ART Construtora e Serviços Ltda.

Alberto Azevedo Gerente Administrativo
Política
20 de Dezembro / 2014 às 08:00 | Nenhum Comentário

Chegando aos poucos, os estudantes concluintes da Rede Municipal de Ensino, vindos de todos os setores da cidade, Sequeiro, Irrigado, Ribeirinho e da Sede, encontraram  um tapete vermelho e um túnel, no Iate Clube, que os levavam para o centro da festa. Era a ‘Conclusão Coletiva 2014’, promovida pela Prefeitura de Petrolina através da Secretaria de Educação, que reuniu mais de três mil pessoas na cerimônia de diplomação.

Na Conclusão Coletiva, alunos das 27 escolas incluindo estudantes do programa Jovens e Adultos (EJA) e do Núcleo de Municipal de Estudos de Línguas (NUMEL), receberam o diploma de conclusão do Ensino Fundamental pelas mãos do Prefeito Julio Lossio e do Secretário de Eduação coronel Leite.  A mesa do cerimonial foi composta por, além do Secretário e do Prefeito,  um representante dos pais,  dos alunos  e dos gestores e, como convidado de honra, o deputado Osvaldo Coelho.

“Quis proporcionar aos nossos estudantes o melhor. As universidades fazem festa de formatura para seus alunos. E nós vamos levar o melhor da festa para os nossos. Este ano a festa está muito bonita. No ano que vem, pretendemos melhorar e ampliar o espaço e o número de estudantes e de todos os seus familiares, na comemoração”, pontuou o prefeito. Já o Secretário de Educação considera que a festa é uma mostra de como foi o ano e como deve ser 2015. “É uma noite de festa, de alegria. Certamente que esta noite é um anúncio do ano vindouro que será bem promissor para nossos estudantes”, afirma.

Vestido a traje de festa, Isaias Alves, estudante da escola Dom Idilio Soares, Centro, vê, na formatura, um momento de reflexão para seus estudos, nos próximos anos. “É um marco da educação de Petrolina e mostra como nosso ano foi. Os alunos tem a oportunidade de, juntos, refletir como foi o ensino e o ano que se acaba. Achei muito legal”, conclui. Durante a solenidade de conclusão, o aluno Jullyo César Ferreira da Silva, da Escola Municipal Irmã Luiza Gomes, na Agrovila Massangando, também foi homenageado. Ele trouxe para Petrolina, a medalha de ouro na categoria Poema da Olimpíadas Nacional Escrevendo o Futuro 2014. A final aconteceu no  último dia 17, em Brasília, onde estudantes de todo o Brasil concorreram em quatro categorias: Poema, Memórias Literárias Crônicas e Artigos de Opinião, na competição nacional de Língua Portuguesa.

Ascom Prefeitura Petrolina
Espaço do Leitor
20 de Dezembro / 2014 às 07:00 | 3 Comentários

Um servidor exonerado da Prefeitura de Juazeiro enviou uma série de questionamentos sobre as demissões e o não pagamento do décimo terceiro salário dos funcionários que tiveram seus contratos rescindidos. Confira:

É verdade ou mentira o calote do décimo terceiro. Prefeitura demite funcionários e não paga décimo de demitidos. O propulsor do aquecimento do comércio de Juazeiro no final de ano é o pagamento do 13º salário, infelizmente, muita gente depende do salário da prefeitura, digo infelizmente, pois quem deve empregar e dar garantia para o trabalhador é a indústria e comercio. Enfim, a realidade em Juazeiro é outra.

Anda circulando nas redes sociais e na boca do povo que a prefeitura está realizando uma demissão em massa para evitar o pagamento do décimo terceiro salário. Estão sendo mandados para rua trabalhadores da Secretaria de Igualdade Social, Saúde e Secretaria de Obras, entre outras. Além disso, é uma tremenda covardia demitir funcionários sem aviso prévio e no final de ano, como vai ficar a vida dessas famílias? Pergunto... é verdade ou são boatos?

Gente, não podemos deixar isso acontecer, a prefeitura tem que buscar outras alternativas, sem prejudicar as famílias. Com a palavra a Prefeitura de Juazeiro.

Desde já agradeço. Um leitor assíduo do blog.

Ex-trabalhador da Prefeitura de Juazeiro

Em resposta a Secretaria de Comunicação enviou a seguinte nota:

Sobre rescisões de contratos

A Prefeitura de Juazeiro informa que não houve demissões e sim rescisões de contratos de servidores temporários cujos vínculos encerraram a vigência e não podiam mais ser renovados, conforme determina a Lei.

A Prefeitura informa ainda que todos os direitos trabalhistas destes funcionários serão integralmente quitados.

Ascom/PMJ

Esporte
19 de Dezembro / 2014 às 23:00 | 3 Comentários

No próximo domingo, às 8h, será realizada a 51° TRAVESSIA MAR GRANDE/SALVADOR, uma competição aquática que reúne centenas de atletas que buscam a gloria de conquistar pódiums. Por falar em medalhas, pódiums, troféus, um juazeirense marcou épocas nessa tradicional prova aquática. É o nosso Lourival Quirino, que registrou seu nome e o nome de JUAZEIRO na história da “MAR GRANDE/SALVADOR.”

Lourêta, como é carinhosamente tratado pelos seus amigos, ostenta, orgulhosamente o título de PENTA-CAMPEÃO da famosa TRAVESSIA MAR GRANDE/SALVADOR. Ele venceu as provas nos anos de 1989, 1990, 1992, 1994 e 1995.

Para nós, Quirino é nosso eterno campeão, um exemplo de atleta.

Mas agora, mais uma vez, a mulher juazeirense vai participar dessa TRAVESSIA. Ela tem 19anos e é da categoria junior. É a SUELLY ALINE, a conhecida “PIABINHA DE OURO”, que vai a busca do Pódium, no próximo domingo, em salvador. Ainda jovem, já carrega em seu curriculum muitas conquistas: MELHOR ATLETA FEMININA EM MARATONAS AQUATICAS, MELHOR DO ANO POR CATEGORIA, MELHOR ATLETA FEMININA DO ANO NA NATAÇÃO.

Na verdade, SUELLY está no caminho certo.

Todos nós estaremos torcendo para que ela faça bonito, domingo na TRAVESSIA MAR GRANDE/SALVADOR.

EU PENSO ASSIM, E VOCE?

Herbet Mouze
Variadas
19 de Dezembro / 2014 às 22:30 | Nenhum Comentário

Os 26 ganhadores da Mega da Virada sorteada no final de 2013 ganharam cerca de R$ 2 milhões cada, mas não parecem ter sofrido mudanças drásticas no cotidiano vivido na cidade de Teofilândia, no nordeste baiano. O prêmio de R$ 224,6 milhões foi sorteado para quatro bilhetes nas cidades de Curitiba (PR), Palotina (PR) e Maceió (AL), além do município baiano. Mas como o último foi fruto de um bolão feito por funcionários do hospital municipal Waldemar Ferreira de Araújo, os R$ 56,17 milhões foram repartidos em 26 partes iguais. Segundo um dos vencedores, ouvido pelo UOL, no início houve um certo constrangimento causado pela exposição, o que o levou a deixar a região por alguns dias. Motorista da unidade hospitalar na época, ele continuou a trabalhar em um cargo público e diz ter distribuído o salário de forma altruísta, apesar de não especificar como. "A administração pública não tá indo bem, então uso meu salário para isso. Não deixei meu compromisso com as pessoas", afirmou. Um outro beneficiado pelo sorteio também deixou o emprego no hospital, mas afirmou que, assim como ele, a maioria dos sorteados continua morando na cidade. Ele explica que poderia ter ganhado o dobro do valor, mas deu um dos bilhetes a um conhecido. "[O bolão] foi uma coisa entre amigos. Fui um cara honesto demais", conta. Hoje, ele trabalha no comércio e diz que a vida voltou à normalidade após certo tempo. "Eu sempre tive minha vida sossegada, sempre vivi de forma normal. Apenas investi uma parte, comprei uns imóveis e paguei contas. Dinheiro é tentação, se ficar com ele é problema", avalia.

BN
Variadas
19 de Dezembro / 2014 às 22:01 | Nenhum Comentário

Nos preparativos para o Carnaval de Juazeiro, que  acontece de 28 a 31 de janeiro de 2015, o Bloco Filhos da Pauta, o alternativo da Imprensa, realiza no próximo dia 16 de janeiro, um Baile à Fantasia relembrando os Antigos Carnavais. A festa, que vai também festejar os 15 anos do Bloco Recordar é Viver, acontecerá no Clube Sinserp, a partir das 21 horas, tendo como atração principal  a Banda Mirage. Os participantes serão recepcionados por uma orquestra de sopro e uma belíssima decoração carnavalesca. No espaço terá ainda uma discoteca com um DJ relembrando musicas dos carnavais dos anos 70 e 80 com muita agitação. O Bloco que é e faz noticia estará premiando a fantasia mais bonita com um brinde surpresa. Vista a sua e venha festejar conosco o Baile debutante do Recordar é Viver.

Política
19 de Dezembro / 2014 às 21:29 | Nenhum Comentário

Após a reunião, na quarta-feira (17), na gerencia regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Petrolina com os representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina (STR), a comissão de 15 trabalhadores e da empresa Agrivale, com a intermediação da gerente Raimunda Pereira, e foram nesta quinta – feira (18), até a sede da empresa para comunicar aos outros trabalhadores sobre o acordo feito entre a comissão e a direção da empresa, com: A realização de banco de horas durante a semana, de segunda a sexta-feira e que não vão trabalhar aos sábados até 30/04/2015, exceto, os dias 20 e 27 deste mês em compensação dos dias de paralisação (15 a 17/12/2014), contabilizando 14 horas de trabalho. Este acordo terá duração até o dia 30/06/2015, no entanto, no período de 02/05/15 a 30/06/15, havendo necessidade de trabalhar aos sábados (no máximo dois sábados por mês), nas atividades de colheita e packing house, essas horas trabalhadas serão compensadas no sistema de banco de horas.

Para a diretora de Política Salarial do STR, Simone Paim foi um momento decisivo, não apenas para os trabalhadores da empresa Agrivale, mas para todos os assalariados rurais do Vale, “Os trabalhadores da Agrivale tomaram uma decisão, que acarretou nesta greve, que pela primeira vez na história da empresa, os trabalhadores tomaram consciência dos seus direitos e uniram suas forças e deram o primeiro passo para mostrar a classe patronal do vale que todos devem ser tratados com dignidade, e ter melhores condições de trabalho”. contou.

Já para o presidente do STR Francisco Pascoal, o Chicôu, os trabalhadores demonstraram firmeza pela luta dos seus direitos, “muitos podem pensar que foram poucas coisas, mas para eles foram muitas, pois trabalhando no sábado, muitas donas de casas deixam de cuidar da família e dos deveres de casa.” disse. Só com a luta dos trabalhadores é que conquistamos nossos direitos. E se abre mais um canal de dialogo entre o sindicato e a empresa para resolver os problemas futuros.

Imprensa STR Petrolina
Política
19 de Dezembro / 2014 às 21:00 | 1 Comentário

Tramita na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, o Projeto de Lei do deputado Roberto Carlos (PDT) que institui assistência especial às parturientes carentes cujos filhos carentes, recém-nascidos, sejam portadores de deficiência. “Não são raros os casos de crianças nascidas com deficiências ou doença de natureza crônica, cujas mães, por absoluta falta de orientação e de recursos financeiros, não lhes dispensam os necessários cuidados” ressaltou o parlamentar.

O projeto estabelece que hospitais da rede estadual preste à atenção necessária as mães carentes de filhos com algum tipo de deficiência ou patologia crônica que implique tratamento continuado, constatada durante o período de internação para o parto.

A lei garantirá a prestação de informações por escrito à parturiente, ou a quem a represente, sobre os cuidados a serem tomados com o recém-nascido por conta de sua deficiência ou patologia, bem como no fornecimento de listagem das instituições, públicas e privadas, especializadas na assistência a portadores da deficiência ou patologia específica e ainda a distribuição de medicação gratuita específica ao recém-nascido, pelo Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde.

“A falta de atendimento específico, quase sempre, agrava as condições de saúde das crianças, com repercussões irreversíveis em suas vidas. Com a apresentação do presente projeto de lei, o que pretendemos é afastar que essas desagradáveis estatísticas continuem”, pontuou o deputado Roberto Carlos.

Lisandra Lopes Ascom Dep. Roberto Carlos
Política
19 de Dezembro / 2014 às 20:26 | Nenhum Comentário

Segundo levantamento junto à Secretaria Geral da Câmara, em 2014 os cinco deputados da Bahia mais presentes, nas sessões deliberativas da Câmara dos Deputados, foram Jutahy Magalhães (PSDB) e Amauri Teixeira (PT), que compareceram a todas às 82 sessões, ou seja, tiveram 100% de presença; Antônio Brito (PTB), com 76 presenças, Félix Mendonça Junior (PDT) e José Carlos Araújo (PSD), com 75 presenças cada um, que também tiveram assiduidade destacada.

A lista de mais assíduos, é formada por parlamentares que compareceram a todas as sessões deliberativas do plenário da Casa, nas sessões onde votados os principais projetos de lei, propostas de emenda à Constituição, medidas provisórias e outras proposições legislativas que dão origem às regras legais que regem a sociedade brasileira.

Na bancada dos mais ausentes estão os deputados Marcos Medrado e Sérgio Britto com 46 presenças cada um;Luís Argolo com 51 presenças; Jânio Natal com 52 presenças;Erivelton Santana com 54 presenças. Na legislatura de 2011, 2012, 2013 e 2014, foram realizadas 393 sessões deliberativas e o deputado da Bahia mais presente é o deputado Jutahy Magalhães com 390 presenças nesses quatro anos.

Informativos
19 de Dezembro / 2014 às 20:00 | 1 Comentário

A Secretaria de Fazenda de Juazeiro comunica que nos dias 29, 30 e 31 de dezembro, o atendimento aos contribuintes pelo Serviço de Atendimento Municipal (SAM) estará suspenso para que os técnicos possam fazer a migração dos dados do atual sistema para a versão on-line. 

O atendimento retorna no dia 5 de janeiro quando o contribuinte poderá, por exemplo, solicitar pela internet o alvará ou a certidão negativa de contribuinte ou imobiliária.

Ascom Juazeiro
Política
19 de Dezembro / 2014 às 19:33 | 4 Comentários

Após duas semanas de operação para retirada das baronesas das águas do Velho Chico, o balanço da iniciativa é positivo. Parte da Orla 1 de Petrolina já não conta mais com as plantas aquáticas, que servem como uma espécie de filtro e são indicativas do nível de poluição das águas. Por dia, uma média de trinta caçambas deixou o local com as plantas que foram retiradas. Todo o material foi encaminhado para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR). Toda a ação tem sido coordenada pela Agência do Meio Ambiente de Petrolina (AMMA), com a parceria da secretaria de Infra Estrutura, IBAMA (Prev Fogo) e Corpo de Bombeiros.

Ao todo, cerca de vinte pessoas participam da ação. O objetivo é limpar toda a área da orla, o que certamente vai amenizar o impacto visual que a grande quantidade de baronesas causava, além de facilitar a navegação tanto de passageiros quanto dos pescadores que cruzam as águas do rio diariamente. Vale salientar que a ação é apenas paliativa: esse tipo de vegetação aquática só vai deixar de proliferar no Velho Chico quando forem cessados os lançamentos de esgoto direto nas águas.

ASCOM AMMA
Variadas
19 de Dezembro / 2014 às 19:01 | 1 Comentário

Os veículos que não cumprirem a determinação serão penalizados

A partir de 1º de janeiro de 2015, todos os veículos com circulação nacional deverão utilizar os extintores de incêndio tipo ABC. Esta determinação, amparada pela Resolução 333, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) vai permitir maior segurança  a condutores e passageiros já que estes equipamentos atuam tanto no combate a princípios de incêndios provocados por líquidos inflamáveis e pane elétrica, quanto no combate a incêndios em materiais sólidos, papéis, madeiras e tecidos. Os novos extintores ainda possuem prazo de validade de cinco anos.

Os extintores ABC vão substituir os de pó químico tipo BC, que só poderão ser utilizados até 31 de dezembro de 2014. A regra é válida para carros de passeio, utilitários, camionetas, caminhonetes, caminhão, caminhão trator, ônibus, micro-ônibus e triciclos de cabine fechada. O extintor ABC custa em média R$ 60.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), quem for flagrado dirigindo veículo sem o equipamento obrigatório, ou que não esteja em bom estado, estará cometendo infração grave, cuja penalidade é o pagamento de multa no valor de R$ 127,69, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo até que a situação seja regularizada. 

Ascom Detran Bahia
Variadas
19 de Dezembro / 2014 às 18:30 | Nenhum Comentário

Nesta quinta-feira (18) os membros do Conselho Municipal de Saúde de Petrolina (CMS) aprovaram por unanimidade o projeto apresentado pela diretora de Atenção Especializada, Juliana Granja, que visa a implantação de duas unidades de acolhimento para pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas em Petrolina.

Juliana esclarece que “a proposta é implantar duas Unidades de Acolhimento, uma voltada para crianças e adolescentes e a outra para adultos, com o objetivo de oferecer acolhimento e cuidados contínuos para pessoas com vulnerabilidade social e familiar e que precisam de acompanhamento terapêutico e protetivo. Estes equipamentos com certeza vão fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial de Petrolina (RAPS)”, disse.   

A presidente do CMS, Luciana Mendes, afirma que “as unidades irão complementar a RAS no tocante ao atendimento aos usuários de drogas e, juntamente, com os serviços já existentes poderão tornar a rede mais completa com vistas à total recuperação da saúde do usuário”.

Atualmente, Petrolina conta com três Centros de Atenção Psicossocial. O CAPS Infanto-Juvenil que acolhe crianças e adolescentes com transtornos psíquicos decorrentes ou não do uso de substância psicoativa; CAPS II que atende a todos os maiores de 18 anos que têm algum transtorno de causa natural e o CAPS AD para aqueles que sofrem com algum tipo de dependência psicoativa como o álcool e outras drogas.

“Estamos em processo de adaptação do CAPS AD para funcionamento 24h com o objetivo de prestar uma assistência contínua para esses usuários em qualquer horário do dia ou da noite. A gestão Julio Lossio tem investido para o melhor desenvolvimento dos serviços de saúde mental na cidade”, acrescentou a gestora da pasta, Lucia Giesta.

ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Informativos
19 de Dezembro / 2014 às 17:54 | Nenhum Comentário

A Prefeitura de Juazeiro comunica a toda sociedade juazeirense que em razão da chuva, a inauguração da Praça Barão do Rio Branco que ocorreria no dia de hoje (19) foi transferida para a próxima terça-feira, 23 de dezembro, no mesmo horário, 17h. 

A reforma da Praça Barão do Rio Branco integra o projeto de revitalização do Centro comercial da cidade. A nova praça conta com uma área de 2.600m² de extensão e recebeu piso intertravado, bancos, luminárias e plantas ornamentais. A primeira etapa do projeto já foi concluída com a entrega do calçadão da Conselheiro Saraiva.

Ascom Juazeiro
Variadas
19 de Dezembro / 2014 às 17:30 | 1 Comentário

Para quem quer curtir o final de semana sem se preocupar com chuvas pode ficar aliviado. O final de semana, segundo o Climatempo, não terá chuvas. Bom pra uns, ruim pra outros que precisam da chuva. Porém, nesta sexta-feira, chove desde às 16 horas. É uma chuva fina, fraca, mas que molha o solo como dizem os mais antigos. Para este sábado, a mínima é de 23º com máxima de 32º. No domingo a mínima é de 23º e a máxima de 31º.

Variadas
19 de Dezembro / 2014 às 17:00 | Nenhum Comentário

De 2.020 instituições de ensino superior brasileiras avaliadas pelo Ministério da Educação, 354 receberam nota insatisfatória no ano passado. O grupo representa 18% das universidades examinadas. Os conceitos baixos podem resultar em punições, como a suspensão da participação em programas de bolsas e financiamento estudantil do governo federal e até o fechamento da instituição. Essas universidades, faculdades e centros universitários ficaram com Índice Geral de Cursos (IGC) entre 1 e 2 – em uma escala que vai até 5. A grande maioria das instituições de ensino (61%) ficou com nota 3, considerado satisfatório. Apenas 25 (1%) tiveram nota 5, a máxima, e 17% receberam nota 4. Os resultados do IGC e do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2013 foram publicados nesta quinta-feira, 18, no Diário Oficial da União. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do MEC responsável pelo processo, deve apresentar nesta sexta, 19, informações sobre as medidas futuras e não quis se posicionar sobre os dados. As punições dependem da reincidência de resultados.

O IGC é calculado pela média de desempenho dos cursos de graduação nos últimos três anos – calculado com base no CPC – em combinação com os resultados da avaliação da pós-graduação. Já o CPC é o resultado de cada curso, calculado com a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), além de avaliações de corpo docente, infraestrutura e recursos didáticos. A cada ano, o MEC avalia um conjunto de cursos, analisando as mesmas graduações a cada três anos. Em 2010, o porcentual de instituições com notas 1 e 2 foi maior: 31% das 2.176 instituições avaliadas. Entre as instituições com IGC inadequado, a maioria é privada.

Agência Estado
Política
19 de Dezembro / 2014 às 16:27 | Nenhum Comentário

O governador eleito da Bahia, Rui Costa, anunciou na manhã desta sexta-feira (19), os 11 nomes que faltavam na composição de seu secretariado.  Na lista, três mulheres e três negros, que vão comandar pastas como a Cultura, dirigida por Jorge Portugal, o Desenvolvimento Urbano, por Carlos Martins e a de Políticas para as mulheres, com Olívia Santana.   

Rui também anunciou secretários das pastas da Casa Civil, Bruno Dauster; Ciência e Tecnologia, Manoel Mendonça; Desenvolvimento Econômico, James Correia; Administração, Edelvino Góes; Agricultura, Fernanda Mendonça; Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues e Turismo, Nelson Pelegrino. Além de manter alguns secretários que já estavam no governo Wagner, o novo governador escolheu nomes de técnicos e especialistas ligados às áreas em que vão atuar.

“Buscamos compor com quadros técnicos e pessoas capacitadas. Temos mulheres, afrodescendentes e um time completo que vai atuar em equipe, com união para garantir a vitória do povo da Bahia”, disse o novo governador.

Em relação aos nomes do segundo escalão, Rui afirmou que eles serão divulgados um a um, na medida em que forem escolhidos. Alguns podem ficar para janeiro, depois que os secretários assumirem as pastas.

Na próxima semana, será realizada a primeira reunião com todo o secretariado. A ideia é iniciar o planejamento da gestão e traçar as primeiras ações de governo. “Posso antecipar que já defini um encontro com professores, pais e alunos do colégio Luís Tarquínio, para avaliar o funcionamento daquela escola. Uma vez por mês quero ir a uma unidade escolar para fazer a mesma coisa e trazer os pais para mais perto da educação dos filhos”. 

Rui também antecipou que vai construir um novo centro de convenções, já que o atual necessita de reformas e não atende mais as demandas de eventos do estado. “O nosso Centro de Convenções já deu o que tinha que dar. Aquele projeto, de uma estrutura de ferro muito próxima ao mar, fica impraticável, você da manutenção e em três meses está tudo ruim de novo”, explicou.  

Segundo Rui, existem dois novos locais em análise e quando o projeto estiver consolidado, será anunciado. A intenção é usar o antigo centro como uma área de permuta ou contrapartida, num projeto de Parceria Público Privada, cujo vencedor da licitação receba a área como pagamento pela construção do novo. “Acredito que quem comprar vai colocar o prédio abaixo e fazer um empreendimento imobiliário em contrapartida teremos um novo Centro de Convenções moderno e confortável”.

SECRETÁRIOS ESTADUAIS ANUNCIADOS HOJE

Olívia Santana – Secretária de Políticas para as Mulheres

Formada em pedagogia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, fez parte do movimento estudantil e é militante histórica do movimento negro. Foi Secretária Municipal de Educação de Salvador e vereadora da capital. Integrou o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, fez parte do Fórum das Mulheres Negras e foi  dirigente da União de Negros pela Igualdade (Unegro). Olívia ainda representou o Brasil na 3ª Conferência Mundial Contra o Racismo, ajudou a fundar a União Brasileira de Mulheres (UBN) e foi chefe de gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado.

Vera Lúcia Barbosa – Secretária de Promoção da Igualdade

Atual secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, foi dirigente nacional do Movimento dos Sem Terra - MST e coordenadora-geral do acampamento de mulheres trabalhadoras rurais da Bahia. Participou também da Via Campesina e da Coordenação Nacional dos Movimentos Sociais (CMS). Coordenou durante dez anos o encontro de trabalhadoras rurais para discutir gênero, feminismo, violência contra a mulher, feminização da pobreza, poder e sexualidade.

Fernanda Ferreira Mendonça – Secretária de Agricultura

Formada em medicina veterinária pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e pós-graduada em epidemiologia veterinária com ênfase em defesa agropecuária pela Universidade Metropolitana - Unime. Foi gerente do Centro de Controle de Zoonose da Prefeitura de Salvador, entre 1988 e 2001. No ano seguinte, por meio de concurso público, entrou na Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia - Adab, órgão vinculado a Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia - Seagri. A funcionária de carreira foi gerente técnica da Adab de Itabuna entre 2003 e 2007 e, em 2012, passou a coordenar esta unidade regional. 

Jorge Portugal - Secretaria de Cultura

Educador, poeta e compositor baiano. Filho de Santo Amaro, Jorge Portugal atua área de Cultura desde 1974. Idealizou projetos culturais e educativos inovadores, como os programas “Aprovado”, “Tô Sabendo”, “Manoel Faustino”, “Circulador Cultural”, entre outros. Compôs músicas interpretadas por vários artistas nacionais, a exemplo de Maria Betânia, Jorge Aragão Gilberto Gil e Caetano Veloso. É de sua autoria o livro “Redação: assim é fácil”. Atua ainda como articulista do jornal A Tarde.

Manoel Gomes de Mendonça Neto – Secretario de Ciência, Tecnologia e Inovação 

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia -  UFBA, mestre em Engenharia de Computação e Automação Industrial pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Maryland em College Park. Foi cientista visitante do Centro de Estudos Avançados do Laboratório da IBM, em Toronto, no Canadá. Pesquisador Doutor da Universidade de Maryland e do Centro Fraunhofer para Engenharia de Software Experimental. Foi coordenador do Núcleo de Pesquisa em Redes e Computação da UNIFACS, membro da câmara de ciência de computação da FAPESB (2005-2008) e coordenador da Comissão Especial de Engenharia de Software da SBC. Atualmente é Professor da UFBA, Diretor do Centro de Projetos Fraunhofer para Engenharia de Software e Sistemas e gerente de estratégias de TI do Senai Bahia.

Jerônimo Rodrigues - Secretário de Desenvolvimento Rural

Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, com especialização em Desenvolvimento Territorial Sustentável, pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, e mestre em Desenvolvimento Rural pela UFBA. É professor universitário da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS e foi Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (2011), Secretário Nacional do Desenvolvimento Territorial/SDT/MDA (2011/12), Secretário Executivo do Programa Proterritórios/Cumbre Ibero Americana (2011/12), Secretário Executivo do CONDRAF e Membro do Conselho Nacional de Economia Solidária (2011/12) e integrante da equipe técnica do Movimento de Organização Comunitária - MOC. Também foi assessor especial das secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e de Planejamento. Tem experiência na área de desenvolvimento territorial sustentável, com ênfase em Politica de Desenvolvimento Rural.

James Correia – Secretário de Desenvolvimento Econômico

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, especialista em Planejamento de Sistemas de Potência na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, pós-graduado em Estudos avançados sobre Sistemas de Potência, mestre e doutor na mesma área pela Escola Politécnica da USP. Trabalhou por 10 anos na Coelba, onde exerceu o cargo de gerente de Operações da Região Metropolitana de Salvador. Foi coordenador e professor do Mestrado em Energia da UNIFACS. Condecorado com a medalha comemorativa dos 110 anos da Escola Politécnica da USP, modalidade empreendedorismo, foi autor do Plano de Racionamento alternativo à crise energética de 2001. Também exerceu a função de consultor na área de gás e petróleo para diversas empresas do setor. 

Nelson Pelegrino – Secretário do Turismo

Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, Pelegrino foi deputado estadual por dois mandatos e eleito este ano, para o quarto mandato de deputado federal. Foi secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, Coordenador do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci, na Bahia.  Em 2011, foi eleito, pela terceira vez em quatro mandatos, como um dos cem parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.

Carlos Martins – Secretário de Desenvolvimento Urbano

Formado em Economia pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas (1981) e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Foi delegado Regional do Trabalho, entre 2003 e 2006, secretário da Fazenda do Estado da Bahia, entre 2007 e 2012, Diretor Presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) e é professor universitário, atuando principalmente nas seguintes áreas: administração, direito tributário, finanças públicas, tributação e crise econômica mundial.

Edelvino da Silva Góes Filho – Secretaria da Administração  

Graduação e mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia e Professor Universitário. Ingressou no serviço público federal pela UFBA em 1995 como economista da SUDENE, onde assumiu funções de chefia e coordenação tanto na Sede, em Recife, quanto no Escritório Regional em Salvador. Teve uma passagem no Ministério da Fazenda em 2001 e foi aprovado, em novo concurso público, para desempenho do cargo de analista do IBGE a partir de 2002. No ano de 2006 foi cedido ao Tribunal de Justiça da Bahia para exercício da função de Chefe de Gabinete do Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária (IPRAJ). Em janeiro de 2007 passa a ocupar o cargo de Chefe de Gabinete da Secretaria da Administração do Estado da Bahia. Em agosto de 2013, assume a Secretaria da Administração do Estado da Bahia.

Bruno Dauster – Casa Civil

Formado em economia. Foi coordenador de captação de recursos da Prefeitura de Salvador, responsável pela implantação da Secretaria de Transporte Urbano de Salvador. Atuou como diretor de desenvolvimento da OAS, foi presidente da Linha Amarela S. A, sócio-gerente da empresa Morro do Conselho, presidente da CLN, presidente da Invepar, consultor de concessão de financiamentos da Finep e coordenador de habitação do Estado da Bahia. É o atual chefe de gabinete da secretaria Estadual da Casa Civil.

Imprensa Rui Costa
Policial
19 de Dezembro / 2014 às 16:00 | Nenhum Comentário

Policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam Willian Dantas da Silva por pular o muro do Fórum da Cidade de Senhor do Bonfim e cortar fios elétricos da bomba d'água no intuito de subtraí-la, na Rua 2 de Julho, na madrugada desta sexta feira (19), à 0h50.

Uma testemunha que viu o acusado pular o muro do Fórum Edgar Simões ligou para o serviço de 190 para informar o ocorrido, em seguida, os policiais foram até o local, evitando o furto do equipamento.

O acusado foi apresentado na delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante.

Política
19 de Dezembro / 2014 às 15:34 | 3 Comentários

O prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho participa na tarde desta sexta-feira (19) do Programa Geraldo José na Rádio Transamérica FM (99,9). A pauta é a entrega da segunda etapa da requalificação do Centro Comercial de Juazeiro. Às 17h acontece o evento oficial de entrega da Praça Barão do Rio Branco.

"Convido a toda população a comparecer hoje a tarde, na área bancária de Juazeiro. Vamos mostrar a história da praça, fizemos uma obra com drenagem e calçadão. Estamos valorizando as pessoas e temos projetos para a ampliação”, disse.

Variadas
19 de Dezembro / 2014 às 15:00 | 1 Comentário

Nesta quinta-feira (18) os 125 Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Petrolina participaram de palestra sobre Chikungunya com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Silvana Mudo.  O objetivo do encontro é levar mais conhecimento acerca da doença para os profissionais que trabalham diariamente com ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e chikungunya.

“No mês passado realizamos capacitações para enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos das nossas Unidades de Saúde. E, agora, trouxemos os agentes de combate às endemias, que lidam no dia a dia com atividades para prevenir e controlar a proliferação do mosquito”, esclareceu a diretora de Vigilância em Saúde, Catarina Sulpino.

Silvana explanou sobre todos os estágios da doença – sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção – detalhando as fases aguda, subaguda e crônica e a importância da notificação. “A notificação da doença é de extrema importância para atuação da Vigilância Epidemiológica. Após o registro de um caso suspeito de imediato as ações se iniciam, não deixamos para agir só depois do resultado do exame laboratorial”, esclareceu.

Para Manoel Batista, ACE há 15 anos, o momento foi para reforçar o conhecimento. “Algumas informações eu já sabia, mas a explicação foi bem mais detalhada o que proporcionou maior conhecimento da doença e do mosquito”, afirmou.   

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
19 de Dezembro / 2014 às 14:30 | Nenhum Comentário

Com uma receita de família, a estudante de direito Fernanda Falcão decidiu iniciar um negócio inovador em Petrolina: a produção artesanal de licor de marula – fruta originária da África. A bebida – Marula do Vale – é densa e tem um sabor que fica entre as clássicas Amarula e Bailey’s.


“Em virtude das festas de fim de ano, em que bebidas quentes e doces são sempre a pedida para acompanhar os pratos típicos da ceia, decidi produzir algumas garrafas e vender entre amigos e familiares. A quantidade inicial logo se esgotou e pensei que seria um bom modelo de negócio. Já estamos comercializando no Taberna [Galeria Portinari, Centro de Petrolina] e estamos fechando parcerias com cafeterias e alguns estabelecimentos da cidade”, contou Fernanda.

A jovem contou que precisa trazer a fruta do Mercado Municipal de São Paulo e que na elaboração, dispensa conservantes. “Esse cuidado e o calor um tanto excessivo de nossa região fez com que eu estimasse a validade do produto em 4 meses, porém em casa tenho uma garrafa que já dura anos em perfeitas condições, só que mantida sob refrigeração”, contou.
 
A Marula do Vale está disponível em garrafas de 350 ml e 50 ml. Uma boa sugestão de consumo é misturar com café preto, sem açúcar, expresso ou coado. 
Blog Gastrô No Vale
Variadas
19 de Dezembro / 2014 às 14:00 | Nenhum Comentário

Os Agentes de Combate às Endemias da Secretaria de Saúde de Petrolina estarão neste domingo (21) em Rajada e localidades vizinhas para vacinar cães e gatos contra a raiva. Os profissionais realizarão a vacinação de forma itinerante a partir das 8h.

“Como os agentes vão passar pelas principais vias das localidades é importante que os proprietários dos animais que ainda não foram imunizados estejam atentos a visita dos profissionais”, alertou a diretora de Vigilância em Saúde, Catarina Sulpino. A campanha já foi realizada em 13 comunidades da área rural e 53 bairros da área urbana. Ao todo, 25.064 animais entre gatos e cães já foram vacinados, o que equivale a 67% do público-alvo imunizado.

A campanha também acontecerá nos dias 19, 20, 22 e 23, respectivamente, nos bairros Areia Branca; Maria Auxiliadora e José e Maria, este receberá as visitas nos dois últimos dias, 22 e 23/12. Somente no bairro Maria Auxiliadora a visita casa a casa será a partir das 8h, nos demais é a partir das 14h.

Texto: Gabriella Moura
Política
19 de Dezembro / 2014 às 13:30 | Nenhum Comentário

Representantes da construtora SERTENGE e da Caixa Econômica Federal se reuniram, na manhã  desta quinta-feira (18), com o Prefeito Julio Lossio e o Secretario Extraordinário de Habitação, Edinaldo Lima, com o objetivo de buscar meios para garantir o abastecimento de água para as 1.444 unidades habitacionais do Residencial Monsenhor Bernardino, empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida.

A construtora relatou que  a Compesa, que é a empresa responsável pelo serviço de abastecimento de água na cidade, já tinha  conhecimento de todo o cenário da ampliação do abastecimento e concedido uma resposta positiva para a realização do serviço. No entanto, às vésperas da entrega das casas,  a empresa informou que não haveria capacidade técnica para atender a demanda.

Diante disso, o prefeito Julio Lossio resolveu intervir para concretizar  o abastecimento de água  na conclusão desse grande empreendimento habitacional. “ Esperamos que as  famílias que mais necessitam desfrutem das novas moradias o mais rápido possível,  essa é mais uma vitória da nossa administração e vamos agilizar o andamento das obras, para que logo possamos entregar mais moradias à população de Petrolina”, comemorou o prefeito Julio. Na ocasião, o gestor do Município também discutiu as intervenções no esgotamento sanitário.

Ascom Prefeitura Petrolina
Variadas
19 de Dezembro / 2014 às 13:00 | Nenhum Comentário

As famílias que recebem o beneficio do Bolsa Familia ganharam novo prazo para fazer a Revisão Cadastral de 2014. 

Os beneficiário do Programa tem até o dia 16 de janeiro de 2015 para realizar a revisão. Aqueles que não cumprirem o novo prazo terão seus benefícios bloqueados em fevereiro. 
Vale ressaltar que para fazer a atualização do cadastro do Programa Bolsa Familia, o beneficiário poderá procurar o CRAS de sua Localidade/Bairro ou ainda a Secretaria de Cidadania que agora está em novo endereço na Rua Santa Cecília, nº 35 no Centro, bem próximo ao estádio e da Casa Geriátrica de Petrolina. 

Petrolina conta com nove (09) CRAS que estão nas localidades/bairros de: 
João de Deus Rua 12 s/n-(Próximo a  igreja católica); 

Rio Corrente Rua 11 s/nº na nova Praça de Esporte e Cultura; 

Fernando Idalino Bezerra Rua 05, Nº 70; 

Dom Avelar Rua do Sentimento,Nº 121; 

José e Maria Av. Principal S/Nº; 

Izacolandia Rua da Caixa D'agua S/N; 

Uruás Rua Principal s/n; 

Rajada Rua Vaz Filgueira, Nº 180; 

Projeto SNC N-7 Rua C , Nº 126. 

Texto: Cauby Fernandes/ASCOM- CIDADANI

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
19 de Dezembro / 2014 às 12:30 | Nenhum Comentário

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), vinculado à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), realiza a operação especial ‘Papai Noel’ desde o dia 8 último, com o objetivo de fiscalizar os estabelecimentos que comercializam brinquedos e luminárias natalinas (pisca-pisca e tipo mangueira). A ação acontece em Salvador e interior do estado, por meio das oito Agências Regionais, até esta sexta-feira (19). "A principal dica aos consumidores, no caso de brinquedos, é a atenção ao Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro, um atestado de que o produto passou por testes de qualidade e atende aos requisitos estabelecidos na regulamentação, quanto à segurança, saúde e proteção ao meio ambiente”, explica o diretor de Regulação e Mercado do Ibametro, Edson Sales. 

Em relação às luminárias, ele adverte que "devem estar em conformidade com o Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas e ostentar, na embalagem, as informações obrigatórias em língua portuguesa. É fundamental que os produtos sejam adquiridos em estabelecimentos legalizados, o que permite a nota fiscal da compra, uma garantia ao consumidor para qualquer reclamação posterior”. 

Brinquedo Seguro 

Os ensaios em brinquedos são realizados por laboratórios acreditados pelo Inmetro, com a avaliação de itens de segurança, como impacto e queda (partes cortantes e pontiagudas); mordida (partes pequenas que podem ser levadas à boca e engolidas); tração (risco de queda em ponta perigosa); químico (metais nocivos à saúde); inflamabilidade (risco de propagação do fogo); e ruído (níveis dentro dos limites estabelecidos pela legislação para a faixa etária). As luminárias natalinas devem ser fabricadas atendendo aos requisitos estabelecidos na regulamentação, incluindo a forma correta de uso.

Penalidades ao comércio 

Em relação aos produtos que não atendam aos requisitos estabelecidos na regulamentação vigente colocados no comércio, o Ibametro alerta que o comerciante estará sujeito à interdição ou apreensão do produto e aplicação de multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão. O consumidor pode denunciar estabelecimentos e produtos suspeitos para a ouvidoria do órgão pelo telefone 0800 071 1888.

Secom Bahia Imagem da Internet
Variadas
19 de Dezembro / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário

Nesta quinta-feira (18), o Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), reinaugurou a Ala de Pediatria que estava passando por reforma estrutural. Na oportunidade, em homenagem, a Unidade de Internação Pediátrica recebeu o nome o pediatra e consultor do HDM há cinco anos, Ruben Schindler Maggi. A Pediatria do HDM, além da estrutura, aumentou o número de leitos e agora possui 59. O Berçário Externo, que também faz parte da pediatria, onde são assistidas crianças prematuras, também recebeu mais leitos, passando para 15. A ocasião foi prestigiada pela Superintendência Geral  do IMIP Hospitalar, a Direção do HDM, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais da unidade.

“Gostaria de agradecer pela parceria e dedicação à humanidade que Ruben tem de tratar o próximo e aos pacientes. A gente não poderia deixar de eternizar esse nosso agradecimento com essa homenagem para que fique registrado na memória, o bem que ele trouxe para essa Unidade de Saúde”, declarou Superintendente Geral  do IMIP Hospitalar, Ana Cláudia Meirelles.

O superintendente do HDM, Marcelo Marques, destacou o ato como forma de agradecimento aos serviços prestados pelo homenageado. “Hoje é um dia de muita alegria para todos nós, porque conseguimos concluir a reforma da enfermaria pediátrica e prestarmos esta homenagem de colocar uma placa no setor com o nome do Dr. Ruben para agradecer um pouco ao muito que ele que ele vem fazendo pela instituição e pacientes”, disse.

“Agradeço tudo isso, tenho uma sensação muito especial por que vocês fazem parte da minha família, porém sobre tudo, quero destacar o esforço de todos para colocar o funcionamento do hospital de maneira qualificada e dizer que essa homenagem é para vocês que estão aqui no dia a dia lutando para o bom andamento do serviço prestado pela instituição”, pontuou o homenageado, Ruben Schindler Maggi.

Ruben Schindler Maggi

É graduado em Medicina e residência em Pediatria pela Universidade do Chile, especialização em Pediatria pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Atualmente é Pediatra do IMIP. Atua como consultor sênior de Pediatria do Hospital Dom Malan e no Ministério da Saúde consultor e médico do programa de saúde indígena.

Eudes Sampaio Ascom HDM

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage