Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar

24,11%
Atualizado em: 20/06/2016
Variadas
24 de Junho / 2016 às 19:00 | Nenhum Comentário

No sexto dia,  no pátio Ana das Carrancas , foi a vez de Ana Costa, Ezio Pires, Léo Magalhães, da dupla Bruno e Marrone e Toca do Vale  animarem o grande público.

Seja oriundo de Petrolina, seja visitante, a opinião é uma só: o São João  da cidade é sucesso e atrai a cada ano, mais e mais foliões para a melhor festa junina do  Vale do Francisco. Não há tempo para cansaço. A festa se consolida a cada ano, atraindo mais e mais visitantes que lotam os hotéis da cidade, além dos que são recebidos em casa de amigos e familiares.

 A  festa segue como  todos os dias, até ao amanhecer, com um público estimado entre 70 e 60 mil pessoas.  “Eu cheguei à cidade no sábado, com mais sete pessoas e estamos hospedados na casa de amigos e todos os dias a gente só arreda o pé daqui depois da última atração,” explica o jovem turista alagoano Alan Marques. “A primeira de uma série de vezes que curtiremos as festas juninas aqui,” complementou o amigo, Fausto César de Sá Júnior.  E na hora de falar o dia de voltar para casa, os dois respondem em coro,” só no domingo e se tivessem  mais festas, ficaríamos mais. “

Na quinta (23), véspera do dia de  São João mais uma vez , a programação esquentou o pátio com o Projeto Cabaré com Eduardo e o cantor Leonardo, a dupla César Menotti e Fabiano, os cantores Marcelo Portela, Irah Caldeira, Allison e também Samuel. 

Ascom Prefeitura de Petrolina
Variadas
24 de Junho / 2016 às 18:00 | Nenhum Comentário

Após impetração de Mandado de Segurança com pedido de tutela de urgência, a Caraíbas FM obteve uma liminar da justiça de Irecê ordenando que a Prefeitura Municipal permitisse que a emissora estacionasse o seu estúdio móvel na praça do São João para transmissão do evento.

Na decisão que conferiu a medida liminar, a justiça ordenou que fosse conferido espaço em frente ao palco principal, nos moldes em que a emissora vinha utilizando nos anos anteriores. A decisão determinou ainda que, em caso de descumprimento, será aplicada multa diária no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) ao Prefeito de Irecê.
 
A Caraíbas FM havia protocolado ofício dirigido à prefeitura de Irecê, com mais de um mês de antecedência, tal qual havia feito em anos anteriores, mas não obteve nenhuma posição, apesar das diversas tentativas de contato e resposta. 
 
Para Ângelo Dourado, presidente da Rede Caraíbas de Comunicação, “esta foi uma situação de profundo desrespeito com uma emissora que, ao longo dos anos, vem prestando relevante contribuição para o evento”. 
 
Ainda segundo Ângelo Dourado, “é lamentável e incompreensível que uma história de mais de 20 anos de transmissões seja manchada com este capítulo vergonhoso, onde a rádio, para ter o seu direito de transmitir o São João de Irecê garantido, precisou recorrer à Justiça”.
Por Bruno Carvalho
Variadas
24 de Junho / 2016 às 17:00 | 1 Comentário

O maior  São João do Vale do São Francisco, teve na sua sétima noite um tom de nostalgia e saudade. Os artistas que se revezaram nos palcos fizeram a alegria do público  e declararam seu amor à cidade. Segundo a organização, mais de 70 mil pessoas estavam no Pátio Ana das Carrancas. 

"O São João de Petrolina é surpreendente. E estou muito contente por estar aqui. O projeto "Cabaré" traz um tom de nostalgia e amor para corações apaixonados e coube como uma luva pra o São João do Vale. O Leonardo já conhecia a cidade e me disse de como ele é bem recebido cada vez que vem aqui. Eu fiquei encantado e surpreso com o público presente cantando as canções que marcaram época e foi maravilhoso participar dessa grande festa. Foi a nossa melhor apresentação durante esse ano", disse Eduardo Costa.

Apresentando-se mais uma vez em Petrolina, a dupla sertaneja César Menotti e Fabiano que sempre arrasta caravanas, elogiou o evento. "Nós estamos muito honrados em ter a oportunidade de participar do maior São João do Vale do São Francisco, e feliz de estar nesta cidade que amamos tanto, que faz parte das nossas vidas. Petrolina tem  muito o que ensinar ao Brasil sobre como realizar festas organizadas, com cultura e, ao mesmo tempo, com segurança para as  famílias que vem ao evento", declarou a dupla.

Há até quem diga que a cidade é uma fonte de inspiração, como foi o caso da Cantora Irah Caldeira que trouxe sua alegria contagiante ao Pátio Ana das Carrancas. "Estar aqui, é fantástico. Para mim, Petrolina é um solo frutífero de talentos. Tudo que acontece aqui dá certo. A influencia de Petrolina na música nordestina é indiscutível, e nós carregamos  tudo o que vocês fazem aqui como inspiração para o nosso trabalho. Que festa maravilhosa. Todo mundo numa vibração incrível, que público fantástico! Adoro as coisas legítimas, que, pertencem à  nossa nordestinidade, às nossas raízes. Parabéns ao prefeito Julio Lossio e sua equipe", concluiu a cantora.

Ascom Prefeitura de Petrolina
Policial
24 de Junho / 2016 às 15:49 | Nenhum Comentário

A região do Salitre, uma das mais produtivas e consequentemente mola mestre do setor econômico do município também se transformou numa zona de violência nos últimos dias.

O sexagésimo homicídio foi registrado na madrugada desta sexta-feira, dia de São João, na comunidade de Lagoa, Salitre, por volta das 03h. O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa foi informado de que teria ocorrido um assassinato e um corpo estava caído ao chão naquela comunidade.

Tratava-se da vítima Josivan Soares Ferreira, 22 anos, morto a tiros ainda por razões desconhecida. Josivan morava em Curral Novo e estava na Lagoa curtindo os festejos juninos. O IML esteve no povoado para remover o cadáver e proceder a necropsia. Com este registro chega a 60 o número de mortos em Juazeiro este ano.

Variadas
24 de Junho / 2016 às 15:00 | Nenhum Comentário

Representantes do Hospital Dom Malan e da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina  (HDM/UPAE/IMIP) participaram, esta semana (21), do primeiro fórum de debate com os gestores de saúde da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (PEBA). A iniciativa tem como objetivo discutir o serviço de urgência e emergência, desde o acesso de livre demanda à regulação.

As instituições – como SAMU, Secretaria Municipal de Saúde, Diretoria de Regulação, VIII Geres e Hospital Universitário – expuseram seus perfis de atendimento, suas fragilidades e principais demandas. “Esse primeiro encontro surge da necessidade de discutirmos o serviço que está sendo ofertado à população. Para isso, precisamos entender o perfil de cada unidade, definir os fluxos e acessos. Alguns hospitais estão sendo superlotados com atendimentos que poderiam ser referenciados ou contra-referenciados para outras unidades, por exemplo. Esse fórum acontecerá periodicamente e serão formados grupos de trabalho que irão, posteriormente, propor mudanças na rede”, pontuou a gerente da VIII Regional, Aline Jerônimo.

O diretor do Hospital Dom Malan, uma das unidades geridas pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira em Petrolina, destacou que a unidade realiza em torno de 800 partos por mês, sendo que muitos não são de gravidez de alto risco. “Os serviços acabam sendo afogados dessa maneira. A referência do Dom Malan é maternidade de alto risco, mas acabamos atendendo todos os casos que chegam à unidade. A partir do momento que repactuarmos as responsabilidades poderemos ter uma maior disponibilidade de leitos, por exemplo. Acho a iniciativa muito importante para que possamos oferecer um melhor serviço à população” defende Etiel Lins.

 A coordenadora geral da UPAE, Magnilde Alves, explicou que a unidade é intermediária entre a atenção primária e a atenção de alta complexidade; além de dispor dos serviços de ambulatório, exames e cirurgia. “O pronto atendimento trabalha o acolhimento com  a classificação de risco. Mas, não é raro recebermos uma demanda que não é nossa. São os casos classificados como azul [não urgente]. No setor ambulatorial as consultas disponibilizadas são 100% reguladas, no entanto, os pacientes chegam sem uma referência adequada, atrasando o processo de investigação e conclusão diagnóstica. Portanto, precisamos qualificar a referência e a contra-referência desses pacientes”, colocou como proposta. 

Os demais participantes também pontuaram suas demandas e ficou claro que, através de uma redefinição de papéis e responsabilidades, o sistema de saúde que compõe a rede PEBA tende a se reorganizar para oferecer um melhor serviço à população. Como deliberação do primeiro fórum foram formados dois grupos de trabalho, que terão como tema “urgência e emergência” e “cirurgias eletivas”. A primeira reunião dos GTs está sinalizada para o dia 30, onde as unidades de saúde apresentarão serviços, capacidade instalada e carta de profissionais. Posteriormente, o segundo fórum será marcado. 

Ascom HDM
Variadas
24 de Junho / 2016 às 14:00 | Nenhum Comentário

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai passar a regular um mercado considerado promissor pela indústria alimentícia: o de produtos integrais. Embora recomendados por médicos e nutricionistas, alimentos vendidos no Brasil com essa classificação muitas vezes apresentam em sua composição predominantemente ingredientes processados. A decisão de regular o tema foi aprovada na última reunião da diretoria da agência. "O consumidor tem de ter o máximo de informação para poder diferenciar alimentos e não ser enganado", afirmou o presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa.

A proposta, explicou, é trazer critérios mínimos para que produtos possam se declarar como integrais. A expectativa é de que o texto proposto traga também regras específicas para acertar as embalagens. A partir de agora, técnicos vão preparar um texto de resolução, que em uma outra etapa deverá ser colocado em consulta pública. "Produtos integrais geralmente são mais caros. Não podemos permitir que o consumidor seja induzido ao erro, gaste mais para comprar um alimento com qualidade nutricional diferente do que ele imaginava", avaliou Barbosa. A movimentação da Anvisa não é sem motivo. Uma pesquisa feita neste ano pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) com 14 biscoitos vendidos no Brasil como integrais demonstrou que apenas três continham de fato farinha de trigo ou cereal integral como principal ingrediente. O levantamento, com base na análise das tabelas nutricionais estampadas nas embalagens dos alimentos, mostrou que outros seis produtos apresentavam farinha integral, mas em uma quantidade menor do que outros ingredientes.

A análise mostrou ainda que cinco das marcas de biscoitos não apresentavam nenhum cereal integral na formulação, embora fossem vendidas como tal. Em vez disso, traziam farelo ou fibra de cereal - uma tática que não garante as mesmas qualidades que as proporções originais. "Como não há uma regulação específica, o fabricante dá o nome para o produto que quiser. Eles não cometem nenhum tipo de infração", afirmou a pesquisadora do instituto, a nutricionista Ana Paula Bortoletto. A reportagem procurou a Associação Brasileira de Indústria Alimentícia (Abia) para comentar a iniciativa da Anvisa, mas sem sucesso. Enquanto uma regulação sobre o tema não é feita no Brasil, Ana Paula recomenda que pessoas analisem as tabelas nutricionais antes de comprar produtos. "No caso de biscoitos e pães, por exemplo, o ideal é que farinha integral seja o primeiro item da lista", disse Ana Paula. Isso porque a tabela é feita de forma a destacar os produtos em ordem de proporção. O primeiro da lista é o que apresenta maior quantidade.

Variadas
24 de Junho / 2016 às 13:00 | Nenhum Comentário

Ter um negócio de sucesso, com competitividade e presença no mercado, requer alguns conhecimentos e habilidades por parte do gestor. Pensando em oferecer acesso à informação para empresários que buscam inovar, o Instituto Euvaldo Lodi em Pernambuco (IEL/PE), em parceria com o Sebrae, abriu uma turma do curso "Ferramentas e Métodos de Gestão de Negócios" em Petrolina. O curso acontece durante quatro dias (22 e 23/07 e 05 e 06/08), na sede da Fiepe em Petrolina. Os interessados podem se inscrever até o dia 1º de julho. As vagas são limitadas.

O curso possui carga horária de 36 horas/aula e vai abordar o uso do programa Microsoft Excel como ferramenta auxiliar para gestão de empresas. Os conteúdos contemplam análise de resultados operacionais e financeiros, criação de indicadores para auditoria e de relatórios para apoiar decisões. Além da teoria, haverá aulas práticas e entrega de certificado após a conclusão. As aulas serão ministradas pela professora e analista de estatísticas Cristiana Vidal Accioly.

O curso faz parte do rol de ações do IEL em prol do aceleramento da competitividade das empresas pernambucanas. Desde 2013, a instituição se lança como agente fortalecedor da inovação na economia local, oferecendo serviços de elaboração de planejamento estratégico de gestão e de consultoria de soluções inovadoras para negócios. Além disso, o Instituto organiza cursos, palestras e workshops que visam o adensamento da cadeia produtiva e de serviços da indústria.

SERVIÇO:

Curso "Ferramentas e Métodos de Gestão de Negócios - Domine o Excel como ferramenta de gestão"

Facilitadora: Cristiana Vidal Accioly

Quando: 22 e 23 de julho e 05 e 06 de agosto de 2016 (sextas e sábados)

Onde: Sede da Fiepe em Petrolina (Av. 31 de Março, s/n, térreo - Centro de Convenções)

Informações sobre inscrições e investimento: (87) 3861.8433 | petrolina@ielpe.org.br | www.ielpe.org.br

ASCOM
Política
24 de Junho / 2016 às 12:00 | 2 Comentários

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, anunciou ontem (23) a retomada das obras de 4.232 casas do Minha Casa, Minha Vida em nove cidades de sete estados diferentes, incluindo Jequié, na Bahia. A cidade baiana será beneficiada com 500 unidades.  Também serão reiniciadas obras em Rio Branco (AC), Marituba (PA), Palmares (PE), Resende e Araruama (RJ), Carazinho e Igrejinha (RS) e Americana (SP). O serviço deve custar cerca de R$ 310 milhões. O número de obras retomadas representa apenas 5,4% do total de unidades paralisadas em todo país. Em maio, pouco depois de Michel Temer assumir o Palácio do Planalto, Bruno Araújo, anunciou a revogação de duas portarias que liberavam a construção de 11.250 mil unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida. 

BN
Variadas
24 de Junho / 2016 às 11:00 | Nenhum Comentário

Milho assado, canjica, pamonha, forró e toda a alegria dos festejos juninos fizeram parte da segunda edição do São João do HU-Univasf. Na manhã de ontem (22) o hospital foi decorado com bandeirolas, varal de cordel e balões para envolver os colaboradores, pacientes e acompanhantes no clima da festa mais popular do Nordeste.

Foram servidas comidas típicas e os colaboradores organizaram uma quadrilha que circulou pelos corredores do hospital, acompanhada de um trio pé de serra, levando muito forró e animação.  O São João do HU-Univasf foi realizado através da parceria entre a Divisão de Gestão de Pessoas e a equipe Multiprofissional do hospital. O objetivo foi proporcionar alegria para os pacientes, acompanhantes e colaboradores.

“Os festejos juninos fazem parte da nossa cultura e são muito valorizados no Vale do São Francisco. Estamos muito felizes com o resultado do evento. ”, afirmou a psicóloga da Divisão de Gestão de Pessoas do HU-Univasf, Rúbia Seabra.

Para Galdisberto Cruz do Nascimento (32 anos), que está acompanhando o seu pai durante o internamento, a iniciativa animo a todos. “ Gostei muito da ideia, por que interagem com os pacientes e quem gosta fica escutando, como o meu pai que é um forrozeiro de muito tempo. Hoje ele está nessa situação, mas se Deus quiser ele vai se recuperar. Ele ficou muito contente em ouvir um forrozinho.”,  disse.

O arraiá do Hu-Univasf ainda reservou uma grata surpresa, o paciente Josean Amorim Venâncio (26 anos), do município de Casa Nova-BA, foi contagiado pela animação e resolveu entrar na brincadeira assumindo o comando do triangulo do trio pé de serra e tornando a festa ainda bonita. 

A relação de Josean com a música vem de longa data, o paciente que está internado aguardando cirurgia para tratar de uma fratura causada por um acidente, contou como um instrumento o salvou de consequências mais graves. “A sanfona salvou minha vida, eu vinha de um forró na moto com o meu pai e quando sofremos o acidente eu estava segurando uma sanfona. Ela absorveu todo o impacto, assim, fraturei apenas a perna. ”.

Ascom HU-Univasf
Política
24 de Junho / 2016 às 10:00 | 5 Comentários

O presidente interino Michel Temer (PMDB) estabeleceu prazo de 15 dias para a equipe econômica apresentar uma agenda positiva para o governo. A proposta deve incluir a diminuição das restrições para que estrangeiros comprem terras no Brasil, a profissionalização das agências reguladoras e a renovação de concessões com compromisso de novos investimentos. De acordo com a Folha, a demanda foi feita na primeira reunião que o presidente interino está chamando de seu "comitê econômico", com a reunião de ministros da Fazenda, Planejamento, Relações Exteriores, Agricultural, Comunicações, Transportes e Minas e Energia. O pedido do interino é uma tentativa, segundo a publicação, de melhorar a confiança na economia para consolidar sua posição no governo e evitar surpresas no julgamento do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT), como senadores indecisos votarem contra o afastamento definitivo da presidente.

Na reunião com seu comitê, quarta-feira (22), Temer ainda acertou a prioridade à aprovação do projeto que desobriga a Petrobras a participar de todos os leilões de campos de petróleo do pré-sal. A obrigatoriedade tem travado negócios no setor, segundo a Folha, já que a estatal está endividada e sem capacidade para investir.  O governo interino discute ainda a ideia de vender terras brasileiras a estrangeiros, sob a justificativa de impulsionar os investimentos no setor agropecuário. O minsitro Dyogo Oliveira (Planejamento), por outro lado, disse que as propostas devem ser de cunho mais regulatório e de regras estabilizadoras, que permitam maior competição e tornem as decisões econômicas mais previsíveis. 

G1
Policial
24 de Junho / 2016 às 09:00 | Nenhum Comentário

Na última quarta-feira, 22, por volta das 13h10min, Policiais Militares do 5° BPM, cumprindo determinação da Central de Operações, fizeram deslocamento até a BR-407 onde em frente a uma determinada oficina, estava o veículo Fiat Uno, cor vermelha, placa KFQ-5729, que foi furtado na madrugada do dia 21/06 no pátio de Eventos Ana das Carrancas. O proprietário foi localizado. Por volta das 21h00min esse mesmo efetivo fez deslocamento ao bairro Jardim São Paulo onde o veículo Corsa, placa JNT-4178 estava abandonado, o qual também foi furtado no pátio de Eventos do São João do Vale. Todos os veículos foram conduzidos para a Delegacia de Plantão para adoção das medidas legais cabíveis.

ASCOM
Política
24 de Junho / 2016 às 08:00 | Nenhum Comentário

 

O senador Roberto Muniz (PP/BA) defendeu a estruturação de um Fundo Agropecuário Nacional como proposta de defesa do setor, durante audiência da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, que recebeu o ministro da área, Blairo Maggi, nesta quinta-feira (23). "Os desafios para melhorar a competitividade e os ganhos da economia brasileira são inúmeros e passam pelo setor agropecuário, que necessita de mecanismos de defesa para fortalecê-lo e mantê-lo como expoente econômico do Brasil", disse o senador, que apresentará sugestão de um sistema para o setor em 30 dias, após debate com técnicos baianos e do Ministério da Agricultura. 

Ex-secretário de Agricultura da Bahia, Muniz pensa em um modelo de repasse de recursos fundo a fundo, com critérios envolvendo ações entre estados, municípios, União e os produtores. "Ainda parece ser inovador uma proposta do fundo agropecuário de defesa, pensado com técnicos quando da minha gestão na Secretaria de Agricultura da Bahia. Esse fundo, sugiro que ele seja nacional, com critérios objetivos de partilha. A proposta é estruturar um sistema que fique eternamente à disposição dos produtores e da sociedade brasileira. A estruturação deste fundo pode ser abraçada pelo Ministério como uma política pública nacional, como já temos em diversos outros setores", explicou.
 
O ministro Blairo Maggi lembrou que vários estados já têm fundos regionais e vai levar adiante a proposta com os secretários da pasta. "A forma de repasse na Agricultura ocorre através de convênios, de forma pontual. Considerando a importância da Defesa Sanitária Agropecuária, existe uma necessidade de sistematização, considerando o tamanho do rebanho, produção agrícola [safra] e outros critérios objetivos, como a extensão territorial de cada estado, porcentagem de agricultura familiar ou mesmo se o estado é exportador ou não", explicou o senador.
 
Licenciamento ambiental - O senador baiano também pediu auxílio do ministro para buscar um acordo com o Ibama e o Meio Ambiente, no sentido de intervir nas ações que estão criando empecilhos aos agricultores na Bahia: "Fizemos uma legislação local no Estado da Bahia onde você precisa apenas de uma licença ambiental para fazer a primeira produção do Estado. Queria o apoio do senhor ministro para fazer esta intervenção, após a suspenção desta inciativa. Precisamos do apoio do senhor para fazer essa intermediação junto ao Ibama".

"É um assunto que está no nosso radar. O relacionamento do MAPA [Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento] com o ministro Sarney (Meio Ambiente). Vamos tentar resolver os problemas que estão no segmento", afirmou o ministro Blairo Maggi. Gestão participativa - Muniz destacou ainda a gestão participativa do ministério e destacou os desafios apresentados pelo ministro Blairo Maggi de  desburocratização, com envolvimento dos servidores e dos representantes de todos os setores. "Nós criamos um ambiente para fazer a desburocratização – tirar aquilo que gera custo e não tem ações iguais em outros países, por exemplo", ressaltou o ministro na audiência de hoje.
 
Em 2015, enquanto o PIB total nacional retraiu 3,8%, o do agronegócio cresceu 1,8% em relação a 2014 (0,4%). Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A agropecuária também se destaca em relação a outros setores: Enquanto ela aumentou 1,8% no PIB, a indústria sofreu queda de 6,2% e os serviços, 2,7%. A média anual de crescimento do PIB agro, nos últimos 19 anos, tem sido de 3,6%. Para um ano de dificuldade econômica como o de 2015, o percentual de 1,8%, é comemorado pelo setor.

Ascom Senador Roberto Muniz
Variadas
24 de Junho / 2016 às 07:00 | Nenhum Comentário

Iniciado em junho de 2013, o Projeto Aedes Transgênico – PAT concluiu suas atividades em abril deste ano em Jacobina, região noroeste da Bahia, e no início desse mês transferiu o material do Laboratório de Emergência, Monitoramento e Informações – LEMI para a sede da Moscamed localizada em Juazeiro, região norte do estado.

O Projeto Aedes Transgênico - PAT em parceria com o Governo da Bahia, através da Secretaria de Saúde da Bahia - SESAB, foi implantado no município em 2013 com o monitoramento da população de insetos e liberações do mosquito geneticamente modificado (OGM) com o objetivo de analisar a linhagem e consequente redução do populacional do inseto.

O projeto de pesquisa foi desenvolvido com o objetivo de testar uma ferramenta de controle da população do mosquito A. aegypti liberando mosquitos modificados que ao copular com a fêmea selvagem, transmitiu um gene que eliminava a prole na fase de larva.

Em Jacobina foram liberados mais de 120 milhões de mosquitos no período de junho de 2013 a setembro de 2015 cobrindo uma área de 900.000 m². As comunidades beneficiadas foram Pedra Branca, Catuaba e Jacobina II. Os resultados preliminares demonstraram que a técnica foi eficiente na redução da população do vetor A. aegypti, com uma redução de 85% da população tratada no bairro de Pedra Branca.

O contrato de pesquisa foi finalizado no dia 29 de abril. Todos os resultados estão sendo analisados e divulgados em breve. “O projeto fechou o ciclo de avaliação e estamos aguardando as novas orientações da SESAB”, reforçou a superintendente da Biofábrica Carla Santos e completou, “Foi elaborado um grande projeto para Bahia e Pernambuco e encaminhado ao Ministério da Saúde pelos governos dos Estados”, finalizou.

Ascom
Reminiscências
23 de Junho / 2016 às 23:00 | 1 Comentário

O ex-Ministro Jarbas Passarinho que faleceu no último dia 05, aos 96 anos, já esteve visitando Juazeiro quando ocupava a pasta da Previdência durante governo militar, e era prefeito da cidade Américo Tanuri.

O ministro foi recebido pelos assessores municipais Orlando Pontes e Ermi Ferrari. O leitor que enviou a foto Francisco Lopes não soube precisar a data da foto, mas o ocorrido fará parte do quadro “Reminiscências” do Blog.

Variadas
23 de Junho / 2016 às 22:25 | Nenhum Comentário

Juazeiro sediará nos dias 04 e 05 de julho a etapa municipal da 6ª Conferência das Cidades. Convocado pela Prefeitura Municipal através do decreto nº 173, de 08 de abril de 2016, o evento acontece no Centro de Cultura João Gilberto, a partir das 18h, e já está com sua programação e eixos temáticos definidos.

Tendo como tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”, a Conferência terá ainda quatro eixos que também serão fonte de debate: habitação, saneamento básico e ambiental, mobilidade e acessibilidade urbana e planejamento e gestão territorial urbana.

De acordo com o Coordenador da Casa dos Conselhos, integrante da Comissão Preparatória da Conferência, Roosevelt Duarte, os preparativos estão sendo finalizados. Pontos chaves como: elaboração de regimento, programação, palestra, regimento foram definidos, agora o momento é de mobilização e estruturação interna.

“Entendemos que as Secretarias responsáveis pelas Políticas Públicas que integram a base desse Conselho podem e devem trabalhar de forma harmônica e integrada, ouvindo a sociedade que pode participar ativamente de planos e ações do governo atual, e dos vários governos subseqüentes, daí a necessidade da participação dos diversos setores da sociedade juazeirense”, destacou o coordenador.

Ainda acontece durante a Conferência a escolha dos nove delegados que participarão da 6ª Conferencia Estadual e a eleição das entidades que irão compor, por meio de suas representações, o Conselho Municipal da Cidade, para o período que compreenderá o triênio 2016/2018. “Aproveitamos para convidar toda a população e representantes de diversos segmentos, gestores públicos, movimentos populares, entidades sindicais, universidades, empresários e ONG´s com atuação na área do Desenvolvimento Urbano para participar deste importante evento, que irá discutir e planejar o futuro da nossa cidade”, ressalta Roosevelt Duarte.

Coordenada por uma Comissão Preparatória, também convocada através de decreto municipal, e composta por representantes das secretarias municipais SEPLAC, SEDUH, SESP, SEDIS e da sociedade civil organizada; a Conferência tem como objetivo avaliar e definir prioridades da política de desenvolvimento urbano dos municípios a serem levadas para as etapas estadual e federal.  

Mais informações sobre a Conferência você pode conferir no site da Prefeitura de Juazeiro:http://juazeiro.ba.gov.br/

PROGRAMAÇÃO

DIA 04.07.2016 (SEGUNDA-FEIRA)

18H ÀS 20H – CREDENCIAMENTO

19H ÀS 20H – MESA DE ABERTURA

20H – PALESTRA: “A FUNÇÃO SOCIAL DA CIDA DE E DA PROPRIEDADE: CIDADES INCLUSIVAS, PARTICIPATIVAS E SOCIALMENTE JUSTAS” PALESTRANTE: ADEMAR FREITAS

20H50MIN – MESA DIRETORA (LEITURA DA MINUTA DO REGIMENTO DA 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE DE JUAZEIRO-BA)

22H – ENCERRAMENTO

DIA 05.07.2016 (TERÇA-FEIRA)

07H ÀS 09H – CREDENCIAMENTO

08H ÀS 09H – DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DO REGIMENTO DA 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE DE JUAZEIRO-BA

09H – ORIENTAÇÃO PARA DISCUSSÃO NOS EIXOS:

            I – ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE;

            II – HABITAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA;

            III – SANEAMENTO BÁSICO;

IV – PLANEJAMENTO, CONSELHOS E PLANOS PARA DESENVOLVIMENTO URBANO.

10H ÀS 12H – EIXOS (DISCUSSÃO, DELIBERAÇÃO)

12H ÀS 13H30MIN – INTERVALO (ALMOÇO)

13H 30MIN – GRANDE PLENÁRIA (INSTALAÇÃO)

14H ÀS 16H – GRANDE PLENÁRIA (APRESENTAÇÃO, DEBATES E DISCUSSÃO)

16H ÀS 17H30MIN – ELEIÇÃO

            30 MIN – DELEGADOS PARA A 6ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES

            30 MIN – CONSELHO MUNICIPAL DAS CIDADES

17H30MIM – PLENÁRIA FINAL

            - APROVAÇÃO DAS PROPOSTAS

            - APRESENTAÇÃO DE DELEGADOS E CONSELHEIROS ELEITOS.

Por Gardennia Garibalde/SEPLAC
Variadas
23 de Junho / 2016 às 22:00 | Nenhum Comentário

O ramo da hotelaria tem se desenvolvido a olhos vistos em Petrolina. O motivo, o aumento do turismo na cidade, que surge como uma nova fonte de renda, tão importante quanto o comércio, serviços, e a agricultura que domina nossa região. Ciente dessa importância, o prefeito Julio Lossio concedeu a maior honraria do Poder Executivo ao ícone da hotelaria petrolinense, Célio Moura Santos, a Medalha Senador Nilo Coelho.

O empresário apaixonado pelo Rio São Francisco e seu povo afirmou que se sente muito orgulhoso por receber tal honraria, e que esse sentimento não é apenas pelo fato da Medalha ser a mais importante, mas por ter sido outorgada por um amigo. “Estou muito feliz de receber a medalha Senador Nilo Coelho. Especialmente por tê-la recebido das mãos, não do prefeito da cidade, que tanto admiro, mas do amigo Julio Lossio, que muito estimo. Aproveito para dedicá-la aos amigos que estão aqui hoje comigo, e a meus filhos que também vieram participar dessa noite tão importante para mim”, disse emocionado.

O prefeito Julio Lossio traçou no seu discurso a importância do trabalho de Célio Moura, explicando que o empresário é um fomentador do turismo em Petrolina, e mais, que o hotel, onde o mesmo é diretor-presidente, é uma fonte de renda e empregos. “Não podia escolher época melhor para entregar essa Medalha, que leva o nome de um grande petrolinense, o Senador Nilo Coelho, pois é no São João que os hotéis mais se destacam no setor econômico, pois são eles que recebem os nossos turistas que só voltam quando são bem tratados. E sem dúvidas, Célio é um exemplo de respeito e um grande colaborador para o crescimento da nossa cidade”, concluiu.

Ascom/Petrolina
Variadas
23 de Junho / 2016 às 21:30 | Nenhum Comentário

A equipe do Serviço Social da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) realizou, nesta quarta-feira (22), uma atividade educativa com os pacientes do serviço ambulatorial, que teve como objetivo orientar sobre os riscos de queimaduras durante os festejos juninos.

Além de dicas para evitar acidentes, principalmente com crianças, as pessoas foram informadas sobre o que fazer diante de uma queimadura. “É uma prática da unidade de saúde desenvolver essas ações educativas. Desse modo, buscamos trabalhar com a prevenção e a orientação”, esclarece a coordenadora do Serviço Social, Nazaré Cunha. O trabalho educativo, com palestras e entrega de panfletos, teve como base as informações abaixo:

Prevenção

Os acidentes típicos do mês de junho, que envolvem fogueiras e fogos de artifício, podem ser evitados com alguns cuidados simples como: não carregar bombinhas no bolso; nunca acender rojões próximos ao rosto; não reaproveitar bombinhas ou rojões que falharam; prender o rojão em uma armação e afastar-se na hora de acender; não associar bebida alcoólica ao uso de fogos e manter as crianças a uma distância segura das fogueiras e do disparo de fogos.

Além disso, os adultos ou responsáveis devem ficar atentos às recomendações dos fabricantes de fogos, evitando comprar os de fabricação caseira ou clandestina. Vale ressaltar que não se deve soltar fogos perto de hospitais, sob copas de árvores ou perto de fiações elétricas; como também nunca apontar para pessoas e verificar se não existem materiais combustíveis nas proximidades.

 Primeiros Socorros

 Se não for possível evitar os acidentes, mesmo com a prevenção, é importante saber que, no geral, existem três tipos de queimaduras que exigem cuidados diferenciados. Tanto no caso da de primeiro grau, em que a pele fica avermelhada, quanto na de segundo grau, em que há formação de bolhas e a dor é mais intensa, e de terceiro grau, mais grave, é aconselhável lavar a região afetada em água corrente por pelo menos cinco minutos para esfriar a pele, e, em seguida, buscar atendimento médico imediato.

O paciente queimado não deve remover, por conta própria, tecidos, pólvora, papel ou qualquer objeto que estiver grudado na pele, para não piorar a lesão. Só o médico saberá como fazer isso da melhor forma. Outras dicas importantes são: nunca furar as bolhas, não tocar a área afetada e jamais usar gelo, manteiga, pomadas, borra de café, clara de ovo, creme dental ou qualquer outro produto doméstico. Esse tipo de ação pode piorar a lesão ou causar infecções muito graves.

 Em caso de acidente grave

 Em caso de acidente grave com queimadura, deve-se entrar em contato com SAMU (192) ou Corpo de Bombeiros (193). Os serviços têm como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Funcionam 24 horas, todos os dias da semana e a ligação é gratuita.

ASCOM
Policial
23 de Junho / 2016 às 21:00 | Nenhum Comentário

Quarta-feira, dia 22, a Guarnição de policiamento PETO 76ª CIPM, após denúncias de que um grupo de pessoas suspeitas de estar realizando furtos e roubos no São João do Vale, evento que está acontecendo na cidade de Petrolina se encontravam hospedados em um “quartinho”, situado na Av. São João, s/n, Jardim Flórida, realizou abordagens em dois indivíduos que estavam na entrada do local denunciado.

Foram encontrados em poder de um deles, Thiago Aparecido da Silva Santos, 14 cartões de memórias de celular, um relógio de pulso dourado Invicta, 04 (quatro) aparelhos celulares das marcas LG e Samsung, além de R$ 764,00 em espécie, e ao consultar o Banco Nacional de Mandado de Prisão foram localizados 02 mandados de prisão em desfavor do segundo indivíduo identificado como Jean da Gloria Batista,.

Os imputados foram conduzidos a delegacia local onde se fez cumprir os referidos Mandados de Prisão oriundos da comarca de Sorocaba/SP  e Piumhi/MG, ambos por pratica de furto qualificado, tendo o primeiro citado sido incurso a priori na prática de receptação, pois, ao se fazer checagem dos cartões de memória, foi identificado ao menos duas vítimas de furto no evento supramencionado, tendo um deles comparecido a DP confirmando a veracidade do delito.

Desse modo, convoca-se vítimas de furtos e roubos no São João do Vale, na cidade de Petrolina/PE, que compareçam a Delegacia de Polícia na cidade de Juazeiro/BA, a fim de identificar a propriedade dos objetos aprendidos, bem como, os indivíduos conduzidos.

ASCOM/76ª CIPM
Variadas
23 de Junho / 2016 às 20:30 | Nenhum Comentário

Na manhã de quarta-feira (22), a Secretaria de Educação, por intermédio da equipe do Setor de Ensino- Séries Finais, promoveu uma reunião com os 20 alunos selecionados e seus responsáveis para o Intercâmbio Cultural no Canadá.

Além dos alunos, participaram da reunião as duas professoras selecionadas para o intercâmbio e a secretária adjunta, Lindamária Amorim, que irá acompanhar o grupo no Canadá. Segundo a coordenadora do Setor de Ensino- Séries Finais, Carmenlúcia da Silva, a reunião serviu para alunos, pais e professores tirarem suas dúvidas sobre o intercâmbio, "foi discutido as questões mais urgentes, sobre a documentação, datas e o curso de aperfeiçoamento da língua inglesa que os alunos foram contemplados. Passamos as orientações da viagem que está prevista para agosto", disse a coordenadora.

A Secretária de Educação, Gilmara Lacerda parabenizou os alunos selecionados da terceira edição do Intercâmbio, que já levou alunos e professores para a Europa e também Estados Unidos "Esse é um projeto tem total incentivo do Prefeito Julio Lossio e que tem dada muito certo, sendo a cada ano ampliado, beneficiando mais alunos. É um investimento da gestão que mais educa, e que busca estimular sempre o conhecimento adquirido nas escolas. É bom lembrar que os estudantes e professores selecionados terão direito a curso de aperfeiçoamento, pagamento de despesa, visto de entrada no país, traslado, e estadia", concluiu a secretária.

O estudante da Escola Municipal Julia Eliza, Murilo Coelho faz curso de línguas na Núcleo Municipal de Estudo de Línguas (Numel) está muito empolgado com o intercambio e com tudo o aprendizado adquirido durante esses dias no Canadá. Para a sua mãe a viagem é uma ótima oportunidade conquistada pelo filho "é um conhecimento a mais, que ele irá adquirir".

Ascom/Petrolina
Variadas
23 de Junho / 2016 às 20:00 | 5 Comentários

Com a proximidade das convenções partidárias que vão desenhar as eleições municipais deste ano, o Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB) articula o fortalecimento de suas bases nas cidades polos do país. Em municípios estratégicos de Pernambuco, a orientação da Nacional é que se tenha candidatura própria na disputa ao executivo municipal. 

Entre as pré-candidaturas em andamento no Estado, estão a dos deputados federais Daniel Coelho, em Recife, Betinho Gomes, na cidade de Cabo, e Raquel Lyra, em Caruaru. 

Esta orientação foi discutida dia (21/06) em uma reunião com o presidente nacional da legenda, o senador Aécio Neves, e o Deputado Federal Guilherme Coelho, que lidera o partido em Petrolina, juntamente com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB/PB) e o deputado Daniel Coelho, que também reforçaram a proposta. 

"Petrolina tem grande relevância no cenário político de Pernambuco, atende as características que o partido procura, e é mais do que natural que tenhamos uma candidatura própria na disputada da Prefeitura", destacou Daniel Coelho.  

"O PSDB reconhece que a condução do partido na cidade está a cargo do deputado Guilherme Coelho", pontuou o senador Aécio Neves ao legitimar a presidência municipal do partido ao deputado e reforçar a atuação conjunta nas eleições deste ano.

Ascom PSDB Petrolina
Variadas
23 de Junho / 2016 às 19:30 | Nenhum Comentário

A prefeitura de Petrolina, através da  Secretaria de Cidadania e  do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), realizou nesta quarta (22) um café da manhã em celebração aos festejos juninos.

O objetivo da ação foi reunir os moradores em situação de Rua  com toda a equipe do Centro POP,para  um momento de alegria e descontração , como também usar o festejo junino  como forma de atrativo para  inserção dos nomes dos  usuários do programa na rede de serviços de proteção socioassistencial e demais políticas públicas.
 
A Secretária Adjunta de Cidadania Lúcia Reis parabenizou a equipe do Centro pela iniciativa. "São momentos como esse, de comunhão e união, que comprovam que o trabalho do Centro está cumprindo com as suas metas e objetivos. O clima do São João deixa tudo ainda mais prazeroso e divertido. O Centro POP está de parabéns", frisou.
 
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) é uma unidade de referência da Proteção Social Especial que atua no atendimento especializado à essas pessoas, desenvolvendo um amplo trabalho de atendimento, apoio, orientação e acompanhamento dos moradores que vivenciam essa situação.
 
O Centro representa um espaço de referência para o convívio grupal, social e para o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Na atenção ofertada no Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, devem-se proporcionar vivências para o alcance da autonomia, estimulando, além disso, a organização, a mobilização e a participação social.

Ascom/Petrolina
Variadas
23 de Junho / 2016 às 19:00 | Nenhum Comentário

Durante as festas juninas, é comum que as pessoas acendam fogueiras, soltem fogos de artifício e consumam diversas comidas típicas à base de milho e amendoim, bem como bebidas alcoólicas de forma exagerada. Especialistas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) alertam para o aumento do número de acidentes, como as queimaduras, e orientam sobre os cuidados que devem ser tomados nesse período para preservar a saúde.

Canjica, mungunzá e arroz doce são algumas das comidas típicas consumidas durante os festejos juninos. A nutricionista dos Restaurantes Universitários (RUs) da Univasf, Marcela Henriques, ressalta que o ideal é que o consumo dos alimentos seja feito através da escolha de um prato específico por dia, substituindo os lanches entre as refeições. “As comidas de milho utilizam leite de coco e coco ralado em sua produção. Então, se deve comer moderadamente”, explica Marcela. A nutricionista destaca que podem ser feitas adaptações nas receitas a fim de diminuir seu valor calórico. “A comida pode ficar mais light se o leite comum for substituído por leite desnatado, por exemplo”, sugere.

Marcela afirma ainda que a hidratação é fundamental para a manutenção da saúde, especialmente nesta época, devido às temperaturas mais baixas registradas no mês de junho e ao consumo de bebidas alcoólicas nos festejos. “Devido ao clima, as pessoas esquecem de beber água. A hidratação é importante também para diminuir a toxicidade do álcool”, explica a nutricionista.

Outros cuidados que devem ser tomados, de acordo com o dermatologista e professor do Colegiado de Medicina da Univasf, Itamar Santos, são em relação às queimaduras. “É preciso ter cuidado com os fogos e só utilizar aqueles que tenham certificação do Inmetro. É importante não ficar muito próximo à fogueira e não utilizar álcool próximo a ela. Também não se deve fazer uma fogueira muito alta, pois ela tende a desmoronar, podendo causar acidentes”, diz. O professor ressalta ainda que é necessário lavar o rosto para retirar o excesso de fumaça, usar protetor solar e utilizar soro fisiológico para ardência nos olhos.

O médico alerta que o uso de artifícios caseiros como creme dental, manteiga ou pó de café nos ferimentos não resolve o problema e pode causar alergias. Santos explica o que deve ser feito caso aconteçam queimaduras. “A primeira coisa é lavar a queimadura com água corrente, de preferência gelada. Se fizer isso de imediato, não vai ficar vermelho nem criar bolhas. A água diminui o calor e os vasos voltam ao normal”, explica. O professor ressalta que é necessário ter cuidado com queimaduras de extensão maior do que cinco dedos, principalmente as localizadas no rosto. E em caso de dúvidas, é importante procurar o serviço médico mais próximo.

Ascom/UNIVASF
Variadas
23 de Junho / 2016 às 18:30 | Nenhum Comentário

O IV Festival Internacional da Sanfona já é em julho (de 13 a 16) e a programação deste ano traz a oficina de acordeom do professor instrumentista paraibano, Edglei Miguel, para músicos iniciantes e até os mais experientes que desejam aprimorar suas técnicas de improvisação, harmonia e fole.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site (www.festivaldasanfona.com.br) de  27 de junho a 12 de julho, até o limite de 40 vagas. As aulas acontecerão no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA, das 9h às 12h, e são baseadas no curso ‘A Sanfonada’, ministrado por Edglei Miguel na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que proporciona uma evolução rápida em curto espaço de tempo, com a obtenção de excelentes resultados.

Durante os três dias serão abordados temas relacionados à correção da postura, fortalecimento dos dedos e, o mais importante, a correção de vícios adquiridos; além de técnicas que permitem o estudo da harmonia de forma bem prática, usando exercícios pouco conhecidos. Edglei Miguel começou a tocar sanfona aos sete anos de idade, quando compôs o quadro de músicos da Orquestra Sanfônica de seu estado. Com estilo e ritmo próprios, do Forró ao Jazz, o sanfoneiro trabalhou ao lado de grandes nomes como Marinês e Jorge de Altinho.

O sanfoneiro professor ainda se apresentará no palco principal do evento, na Orla Nova de Juazeiro, e dessa vez ao lado de outros grandes instrumentistas nacionais e internacionais, a exemplo de Chico Chagas, Mestrinho, Targino Gondim (curador do evento), Oswaldinho, Renato Borghetti e o Quinteto Sanfônico da Bahia, que juntos ao americano Murl Sanders e a australiana Cathie Travers tocarão sucessos que vão de Pixinguinha, Mestre Sivuca, Villa-Lobos, Luiz Gonzaga e Dominguinhos até as melodias de Vivaldi, Tom Jobim e Piazzolla.

Para o amante do acordeom, seja iniciante ou mais experiente, que deseja participar das oficinas, Edglei Miguel também dá um conselho. “Você tem que se doar para o instrumento, para que ele ‘se doe’ a você”, diz ele ao referir-se à dedicação que a sanfona exige de quem deseja o aperfeiçoamento.

O Festival Internacional da Sanfona é uma homenagem ao instrumento que já é um dos símbolos nordestinos. Com estimativa de reunir um publico de 50 mil pessoas nos quatro dias desta edição, o evento inclui ainda workshops, shows, concertos, jam sessions e exposição. O Festival é uma realização da Toca pra Nós Dois em parceria com a Conspiradoria Projetos e Produções e tem o patrocínio do BNDES e Ministério da Cultura (Minc), através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro – BA.

Ascom
Policial
23 de Junho / 2016 às 18:21 | Nenhum Comentário

Foi iniciada hoje (23), pela Delegacia PRF 10/04, que tem como circunscrição as BRs 407 (Juazeiro x Capim Grosso) e 324 (Capim Grosso x Riachão do Jacuípe), a Operação São João, que se estenderá até o próximo domingo dia 26 de junho. Contando com reforço de PRF´s do estado do Paraná, além das delegacias de Barreiras e Simões Filho, a Del. 10/04 tem como metas principais a redução de acidentes e o combate à criminalidade na região.

Viaturas operacionais estão fazendo o patrulhamento ostensivo nas BR's 407 e 324, e estacionamento em locais estratégicos, visando dar uma maior visibilidade e automaticamente evitando que os condutores de veículos cometam infrações de trânsitos que ocasionam acidentes, como o excesso de velocidade e ultrapassagens proibidas. Para o combate a embriaguez ao volante, todas as viaturas estão com um bafômetro para que os policiais possam realizar os testes nos condutores.

A Delegacia 10/04 conta também com radares fotográficos para o combate ao excesso de velocidade; hoje no KM 164 da BR 407, um veículo foi flagrado a 195 km/h, velocidade totalmente incompatível para a segurança no trânsito, somente igualada a corridas profissionais. Para qualquer eventualidade, a PRF informa os telefones dos Postos de Sr. do Bonfim (74) 3544 2079, e Capim Grosso (74) 3651 1052, além do 191. (Com informações do Inspetor Lopes Júnior - BDCOM - Del. 10/04 - Sr. do Bonfim)

Espaço do Leitor
23 de Junho / 2016 às 18:00 | Nenhum Comentário

Tivemos ontem a divulgação de um texto do Professor Moisés Barbosa, Diretor do Campus da Universidade de Pernambuco – UPE em Petrolina, instituição vinculada ao Governo do Estado, que criticava gastos da Prefeitura com o São João do Vale.

Este evento que a Prefeitura de Petrolina realiza, com muito sucesso, foi chancelado pelas urnas em 2008 e 2012 e a cidade abraçou o evento, incorporando-o em sua tradição. A nota divulgada através das redes sociais pelo professor, mostra que, apesar da sua capacidade intelectual, não conseguiu entender que o São João do Vale é, sem dúvida, um grande evento de Petrolina que alcança, cada vez mais, fama e a condição de atrativo turístico nacional, diante da quantidade de turistas que “invadem” a cidade, criando um efeito dinâmico na economia local, porque é esse seu principal objetivo, associado ao de promover entretenimento para as pessoas.

A cada noite, circulam aproximadamente 50 mil pessoas no São João do Vale, vindas de diversos lugares. Ao final do evento, meio milhão de pessoas terá circulado pelo evento, movimentando praticamente todos os segmentos econômicos, gerando impostos, oportunidades de geração de renda e empregos.

O poder público possui a função de induzir atividades que produzam efeitos positivos diretos e indiretos, beneficiando a cidade e o Estado. É neste sentido que a Prefeitura de Petrolina tem atuado.  Da mesma forma que fazem, por exemplo, as Prefeituras de Caruaru e Campina Grande, no São João; de Recife e Olinda, no Carnaval; de Garanhuns, no seu Festival de Inverno. Nenhuma dessas cidades recebem críticas pelos seus eventos tradicionais e nem devem receber.

Além dos ganhos para a economia local e da divulgação e projeção de Petrolina no calendário de festejos juninos do Nordeste, as ações de indução ao turismo através do São João do Vale produzem efeitos positivos para o próprio Governo do Estado com a melhoria da arrecadação de impostos. Assim, este é um momento de grande entusiasmo pelo sucesso e crescimento do evento que nos levam a confirmar que realmente fizemos um planejamento e uma escolha correta na tomada de decisão.

Que Viva São João.

GERALDO FRANCISCO DA SILVA JUNIOR

Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de Petrolina e ex-professor do Curso de Turismo/FASETE (Paulo Afonso-BA) 

Informativos
23 de Junho / 2016 às 17:30 | 1 Comentário

É com profunda emoção que externamos os nossos sentimentos pela perda precoce da companheira do PT, a ex-deputada Cristina, em nossa cidade co-irma Petrolina.

Cristina deixa um legado de luta por uma sociedade mais justa, fraterna e mais democrática. Desde os tempos mais remotos, enfrentou a tirania, a oligarquia com determinação e persistência, sempre orientada pelos ideais da igualdade e da crença nos oprimidos. Fez uma opção política e foi fiel a esta opção, como militante social, professora, vereadora, vice-prefeita e deputada estadual.

Sua presença neste momento histórico era essencial para enfrentarmos aqueles que querem desconstruir a democracia e as conquistas sociais no nosso país, mas aprouve a Deus permitir a sua partida.

Nossos sentimentos de pesar à sua família, aos companheiros e companheiras de luta do PT em Pernambuco e, especial, em Petrolina e a todos que sentirão a sua falta.

Que Deus nos conforte.

FRANCISCO OLIVEIRA

Vice-prefeito de Juazeiro – PT

Variadas
23 de Junho / 2016 às 17:00 | 1 Comentário

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) iniciou esta semana ações de tapa-buraco e recapeamento asfáltico na Avenida Edésio Santos, beneficiando mais de mil metros de extensão. Equipes trabalham com serviços de esquadrejamento e imprimação, para em seguida colocar a massa asfáltica.

O superintendente da Sesp, Cristiano Sales, destaca a importância dos trabalhos de manutenção nesta avenida, no sentido de proporcionar mais mobilidade e acessibilidade a população dos bairros Pedro Raimundo e Dom José Rodrigues, além do trafego de veículos. "Os trabalhos de tapa-buraco e recapeamento irão garantir mais segurança para a população e motoristas, já que essa é uma avenida de grande importância para Juazeiro, pois fica entre os Bairros Pedro Raimundo e Dom José Rodrigues, e o movimento intenso de veículos e o clima contribuíram bastante para o desgaste do pavimento", disse Cristiano.

Os trabalhos de tapa-buraco já beneficiaram a BA 210 e os acessos à sede e aos núcleos habitacionais NH1, NH2 e CAJ do distrito de Itamotinga, bem como os distritos de Maniçoba e Mandacaru e os povoados de Jatobá, Conchas, Cachoeirinha e Mandacaru 2; a Avenida Antônio Conselheiro que dá acesso aos Residenciais Morada do Salitre, Praia do Rodeadouro e Brisa da Serra, do programa Minha Casa Minha Vida; Avenida Chefic Khoury - principal via de acesso dos bairros João Paulo II e Antônio Guilhermino. Outra via beneficiada com os trabalhos de tapa-buraco foi o acesso ao povoado do Rodeadouro.

Ascom/Juazeiro
Variadas
23 de Junho / 2016 às 16:30 | 1 Comentário

Em Juazeiro, os pesquisadores da Embrapa Caprinos e Ovinos que tem sede na cidade de Sobral-CE estão desenvolvendo um projeto de caracterização de arranjos produtivos locais e validação de tecnologias para aumentar a produção de carne de ovinos e caprinos. Coordenado pela pesquisadora Lisiane Dorneles de Lima, esse projeto esta acontecendo em consonância com o programa Bioma Caatinga. O objetivo dessa junção é aumentar os ganhos dos criadores com a produção de carne de caprinos e ovinos naquela região.

A Importância da parceria

Para o técnico do Sebrae e coordenador geral do programa Bioma Caatinga, Robério Araújo, essa parceria possibilita, que a Embrapa, junto com os técnicos contratados pelo  Bioma Caatinga, possam validar as tecnologias que estão sendo implementadas em nossa região com o foco em aumentar a produtividade e definir as tipologias de sistemas de produção aqui existentes. "Aqui no norte da Bahia, nós temos diversas regiões que tem uma certa diferenciação do como produzir o caprino e o ovino. A ideia é que os pesquisadores da Embrapa estejam aqui conosco para que essas tecnologias possam ser validadas e que a Embrapa também tenha a oportunidade de realizar o que eles chamam de pesquisas participativas, verificando como o produtor está inserido junto a essas inovações que há muito tempo estão sendo desenvolvidas" comentou Robério. Para Robério Araújo, é importante trabalhar junto a uma empresa de pesquisa como a Embrapa, porque ela contribui para que melhore ainda mais o sistema de produção dos caprinos e ovinos da região. "Vai ser muito bom ter a Embrapa Caprinos e Ovinos de forma efetiva e no dia a dia junto com o produtor. Os pesquisadores estiveram conosco na região de Itamotinga e eles puderam observar que realmente nós vivemos desses animais. Então a ideia é de que realmente a gente fortaleça a presença das duas empresas, A Embrapa Caprinos e Ovinos e o Sebrae, junto ao produtor", frisou Robério Araújo.

Por que Juazeiro foi escolhido?

O projeto da Embrapa Caprinos e Ovinos tem abrangência nacional e nesse primeiro momento vai acontecer em três polos produtivos que estão localizados nos municípios de Tauá, no Ceará, Campo Grande no estado de Mato Grosso do Sul e em Juazeiro, na Bahia. O município de Juazeiro foi escolhido por ser um polo produtivo de caprinos e ovinos e por ter um parceiro como o Sebrae que já desenvolve um projeto de melhoramento da cadeia produtiva, que é o programa Bioma Caatinga em parceira com o Banco do Brasil e Fundação banco do Brasil. Para a pesquisadora Lisiane Dorneles de Lima, a parceria do Sebrae é fundamental para o sucesso do projeto. "O objetivo é propor modelos sustentáveis específicos para cada região. Existe muita diferença em relação a clima, solos, espécies, a tipos genéticos, ao modo de criação do produtor e ao perfil do produtor. Tem o produtor pequeno e tem o produtor mais significado. Então a gente quer propor modelos de produção sustentáveis para cada perfil de sistema de produção", explicou Lisiane Dorneles. Para isso, os pesquisadores da Embrapa, juntamente com os técnicos do Programa Bioma Caatinga, vão fazer um levantamento dos sistemas de produção e após esse diagnóstico, serão definidas as tecnologias que deverão ser aplicadas nas propriedades para melhorar a produção do rebanho de cada produtor.

Melhor produção de leite e queijo de cabra

A outra parceria iniciada é entre o Sebrae e a Embrapa Semiárido, que tem sede em Petrolina-PE. Esse trabalho conjunto visa melhorar a produção de leite e queijo de Cabra. A ideia é somar os esforços que estão sendo desenvolvidas pelo o Programa Bioma Caatinga, nas comunidades de São Bento, no município de Curaçá e Cacimba do Silva, em Juazeiro, com o projeto Mais Leite, de autoria do pesquisador da Embrapa Daniel Maia Nogueira.

A pesquisa de Daniel Maia, vai atuar na parte de produção de forragem, na avaliação de dietas alimentares para aumentar o rendimento de leite e queijos de cabra, na questão sanitária e na questão custo de produção para saber quanto custa produzir um litro de leite. "O papel da Embrapa é aplicar as tecnologias para aumentar a produção do leite, orientar para que seja feita uma ordenha higiênica para melhorar a qualidade do produto e identificar doenças que estão atingindo o rebanho. Já do Sebrae esperamos apoio na capacitação dos produtores para que eles realizem um bom gerenciamento da sua propriedade e comercializem o queijo e o leite garantindo um melhor lucro", concluiu o Pesquisador da Embrapa Semiárido.

Ascom/ Bioma CAATINGA
Variadas
23 de Junho / 2016 às 16:00 | Nenhum Comentário

Há mais leitores no país. Pelo menos é o que aponta a pesquisa realizada pelo Ibope sob encomenda do Instituto Pró-Livro, que afirma que 56% dos brasileiros, ou seja, 104,7 milhões de pessoas, criaram o hábito de ler livros em 2015. Um aumento de 6% se comparado a 2011. A guinada acontece em meio a incentivos que instituições de ensino públicas e privadas vêm promovendo para habituar os jovens à leitura.  Em Petrolina, no interior de Pernambuco, a escola da Mônica contratou a empresa de capacitação e assessoria Maia Eventos Educacionais para, nesta segunda-feira (27), desenvolver com seus professores técnicas de promoção da escrita e leitura para os estudantes.

Os dados do Ibope indicam que o brasileiro lê, em média, 2,54 livros num período de três meses. De acordo com a consultora e psicopedagoga da Maia Eventos Educacionais, Eliete Araújo, uma maneira de provocar o interesse dos alunos por um livro é ter uma temática atraente e diversificada. "Temos que incentivar a prática de leitura e escrita nos estudantes através de diversos gêneros textuais, com várias temáticas, que sejam contextualizadas aos anseios do jovem. Porque isso é reconhecer que há diferença no contexto educacional de cada pessoa; o que enseja por modificar o desejo deles por um ou outro título didático ou literário", diz Araújo, mestranda em Estudos Educacionais.

Ainda de acordo com Araújo, o trabalho desenvolvido pela empresa tem obtido êxito. "As instituições de ensino que nos chamam para promover determinada ação, voltam a nos considerar para idealizar outras atividades voltadas ao aperfeiçoamento e técnicas de seus educadores", afirma. 

Clas Comunicação
Variadas
23 de Junho / 2016 às 15:30 | 1 Comentário

O Centro Integrado de Atendimento à Mulher – CIAM - realizou a II edição do Arraiá sem Violência. O evento contou com a presença das mulheres assistidas pelo Centro, além da secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social, Lindsai Amaral, e da Gerente de Diversidade, Luana Rodrigues.

Caracterizadas com roupas em estilo junino, as mulheres que frequentam o CIAM comandaram o Arraiá. Ouviram palestras, dançaram quadrilha e ainda participaram de um concurso de comidas típicas. Joana Bispo Soares foi a ganhadora do concurso. Ela fez um caldo de milho com galinha desfiada que deixou todos os presentes maravilhados. "Eu venho para o CIAM há um ano e só tenho a agradecer, porque aqui eu fui cuidada. Em um ano eu fiz exames, aula de zumba, ioga, tive atendimento com Psicóloga, perdi 12 kg e melhorei a minha auto-estima. E pra ficar melhor, ainda acertei no caldo e ganhei o concurso. A festa é só mesmo pra comemorar. Sem violência e com muita alegria", ressalta Joana.

A Coordenadora do CIAM, Erislene Costa, disse que nada era mais justo que o Centro dar continuidade ao Arraiá sem Violência, visto que é lá onde as mulheres encontram apoio. "Quando elas são acometidas pela violência, é para cá que elas vêem, é aqui que encontram apoio e são cuidadas. Então é sempre muito bom realizar eventos como esse, porque é feito especialmente para cada uma delas", disse Erislene.

A Secretária do Social ficou emocionada durante a festa, ao ouvir os depoimentos de algumas mulheres. "Foi maravilhoso ouvir todos esses depoimentos, saber do reconhecimento de todo o trabalho que é desenvolvido pelo CIAM e o quanto isso tem transformado a vida dessas mulheres. Isso só nos motiva a continuar e mostra que a gestão está no caminho certo", colocou Lindsai Amaral.  

Ascom/Juazeiro
Esporte
23 de Junho / 2016 às 15:00 | Nenhum Comentário

O Juazeiro Social Clube realizará um jogo-treino hoje, a partir das 16h, no Estádio Paulo de Souza Coelho contra a equipe do Petrolina Futebol Clube. Durante a partida, o técnico técnico Rodrigo Chagas fará mais uma avaliação dos atletas. A equipe está com foco total para a estreia na Série B contra o Atlântico, no dia 10/07, no Estádio Pituaçú em Salvador-BA. 

Com informações de Valterlino Pinguim
Variadas
23 de Junho / 2016 às 14:30 | 3 Comentários

O ex-delegado e pré-candidato a prefeito de Juazeiro (BA) pelo PPS, Charles Leão continua sua andança pela cidade. Nesta quarta-feira (22/06), ele foi ao encontro de moradores na Avenida Laudelino dos Santos, Bairro Jardim Flórida. 

No encontro, Charles Leão ouviu os anseios da população e pôde debater suas propostas para a comunidade juazeirense. 

"Agradeço toda atenção que recebi aqui dos moradores, e pude ouvir os anseios do povo. Não adianta construir ou reformar um prédio e não ter atendimento médico, não ter vacinas ou remédios. A gestão pública precisa ser voltada para todos, para as pessoas", destacou  Leão.

Durante o bate papo, a aposentada Maria de Lourdes Matos ressaltou o descaso com a saúde no município. "Procuramos médico e não conseguimos atendimento. Precisamos marcar um exame, e demora meses até conseguir. A saúde está um caos na nossa cidade", reclamou a aposentada.  Vale ressaltar que o ex-delegado Charles Leão tem intensificado sua pré-candidatura a prefeito de Juazeiro (BA) pelo grupo das oposições. 

Ascom/Charles Leão
Esporte
23 de Junho / 2016 às 14:00 | Nenhum Comentário

O JUAZEIRO se organiza e se prepara para enfrentar a sempre difícil segunda divisão do Campeonato Baiano, com especial atuação para a estreia nessa competição, dia 10 de julho. A JUAZEIRENSE, vai cumprir seu terceiro jogo pelo GRUPO  A-5, do brasileiro, série “D”, domingo, 26, aqui no Adauto Moraes. Nosso representante, acumula um empate contra o ICASA-CE, em 1 x 1, aqui no nosso estádio, deixando passar a grande oportunidade se somar três pontos.

Depois, foi a Terezina-PI, e foi goleado (4 x 0) pelo time do ALTOS que na primeira rodada já tinha  goleado (3 x 0) o MARANHÃO, nosso próximo adversário, só que esse time se recuperou e venceu o ICASA, por 2 x 1 tendo agora, três pontos positivos e assim, está na vice-liderança do GRUPO.

Espera-se que não aconteça aqui em casa, o que aconteceu no jogo contra o ICASA, empatamos.

Lembramos que quando jogamos em casa, nosso gramado, com nossa torcida presente, temos o dever de buscar a vitória, os três pontos, pontos esses, de muita importância, porque se vencermos o MARANHÃO aqui, vamos para quatro pontos, alcançamos a vice-liderança do grupo e o nosso adversário fica estagnado nos seus três pontinhos. Se perdermos, o que não desejamos, vamos segurar a “lanterna” e distante do ideal de passar para outra fase do brasileiro.

Vamos com fé. O torcedor também tem a responsabilidade de empurrar o “CANCÃO” para uma vitória importante, domingo próximo, aqui em nossa casa, contra o MARANHÃO.

VAMOS LÁ.

EU PENSO ASSIM, E VOCÊ?

Herbert Mouze

Informativos
23 de Junho / 2016 às 13:28 | Nenhum Comentário

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), informa que o trânsito no trecho em obra da Av. Giuseppe Muccini (trecho mais conhecido como Rodovia Salitre), não está liberado.

Devido as festividades juninas a empresa responsável pela execução da obra entrou em recesso, na última terça-feira (21) e retorna as atividades na próxima segunda (27). “Com o recesso, a obra para e faz com que a maioria dos motoristas não respeitem os bloqueios que interditam a obra, e essa imprudência pode não só prejudicar os serviços já executados como também causar acidentes, uma vez que é uma via sem sinalização, e iluminação”, explica o titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), Jorge Barboza.

De acordo com o engenheiro da SEDUH e responsável pelas obras, Hemerson Guimarães, a via será inaugurada em julho e está com os serviços de meio-fio, imprimação e colocação de massa asfáltica bastante avançados. Ele informa que a via está 100% imprimada, pouco mais de 35% já recebeu massa asfáltica, a implantação do calçadão está bastante adiantada, assim também como a alça de ligação da via com a Av. Nossa Sra. de Nazaré e a Rotatória na BA-210.

“Pedimos a atenção e colaboração da população nesse período de recessojunino no sentido de evitar o trânsito na via, pois mesmo com os bloqueios o pessoal tem avançado e trafegado na via, o que causa dano aos serviços já executados e consequentemente atraso ao cronograma da obra”, ressalta Hemerson Guimarães

A obra de recuperação da segunda etapa da Av. Giuseppe Muccini, faz parte do conjunto de obras do Projeto da Intervenção da Poligonal Urbana de Juazeiro que está dentro do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2. Os recursos investidos nas obras são provenientes do Ministério das Cidades e conta com contrapartida do município.

Por Gardennia Garibalde/SEDUH
Variadas
23 de Junho / 2016 às 13:00 | 1 Comentário

O público interessado em participar dos cursos de culinária oferecidos pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e pelo SENAC já pode fazer a inscrição. As aulas terão inicio na próxima segunda-feira, 27 de junho.

Para participar é necessário ter o ensino fundamental completo e ser maior de 18 anos. Os cursos são de culinária de forno e de boteco. O numero máximo de alunos por turma é de 16 participantes.

A inscrição acontece na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, situada na Av. Carmela Dutra, nº 683 – Orla I, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Mais informações pelo telefone 3611-4338.

CULINÁRIA DE FORNO

Carga horária - 20h

Valor da inscrição - R$ 40,00

Data: 27/06 a 01/07/2016

Horário: 13h às 17h

Preparação de diversos pratos, seguindo os procedimentos de boas práticas na manipulação de alimentos.

Clientela: Maiores de 18 anos, ensino fundamental completo

Locais de Trabalho: Buffet, Eventos, Lanchonetes e/ou autônomo.

COMIDA DE BOTECO

Carga horária - 20h

Valor da inscrição - R$ 40,00

Data: 27/06 a 01/07/2016

Horário:  18h às 22h

Preparação dos diversos tipos de petiscos servidos em bares e restaurantes, observando os procedimentos de boas práticas na manipulação de alimentos.

Clientela: Maiores de 18 anos. Ensino fundamental incompleto.

Locais de Trabalho: Bares, Restaurantes e em domicílios.

PREPARO DE TORTAS

Carga horária: 40h

Valor da inscrição: R$ 60,00

Data: 02 a 15 de julho

Horário: das 13h às 17h

 

Preparação dos diversos tipos de tortas doces e salgadas, seguindo os princípios de higiene e manipulação dos alimentos.

Clientela: Maiores de 18 anos. Ensino Fundamental Incompleto.

Locais de Trabalho: Buffet, Eventos, Lanchonetes e/ou autônomo.

CULINÁRIA BAIANA

Carga horária: 20h

Valor da inscrição: R$ 50,00

Data: 02 a 08 de julho

Horário: das 18h às 22h

 

Preparação de pratos à base de produtos típicos da região, atentando aos princípios de higiene na manipulação de alimentos.

Clientela: Maiores de 18 anos. Ensino Fundamental Incompleto.

Locais de Trabalho: Bares, restaurantes, cantinas e/ou em domicílio.

Ascom/Juazeiro

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage