Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 


Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
16,9%
Atualizado em: 27/07/2015
publicidade
Variadas
30 de Julho / 2015 às 11:00 | Nenhum Comentário

Os alunos de escolas públicas de Petrolina e região, ainda podem fazer as inscrições para as oficinas de artes da XI edição do Festival Aldeia do Velho Chico. Os interessados podem procurar o Sesc Petrolina no horário comercial, com a carteirinha de estudante ou declaração da escola. As oficinas de Serigrafia Pensante, Teclado, Teatro e de Dança, vão acontecer nas dependências do Sesc Petrolina no período de 3 a 7 de agosto, no horário das 18h às 21h, com exceção da oficina de Serigrafia Pensante, que será ministrada das 9h às 12h.

Podem participar das oficinas, alunos das escolas públicas com idades a partir de 13 anos. A XI edição do Festival Aldeia do Velho Chico, que acontece de 1º a 22 de agosto, traz para os municípios de Petrolina e Lagoa Grande 147 atrações, entre artistas locais e nacionais, nas linguagens de Teatro, Dança, Música, Artes visuais, Cinema e Literatura.

O Festival, que conta ainda com exposições, performances, mostras de cinema, mercado cultural, recitais e várias atividades formativas, a exemplo de palestras, bate-papos, lançamentos de livros e oficinas de capacitação para profissionais, mobiliza cerca de 1.000 artistas, com uma expectativa de reunir um público estimado em mais de 70 mil pessoas. A programação completa do Aldeia do Velho Chico pode ser encontrada no site www.sescpe.com.br/aldeiachico e as informações sobre inscrições e compra de ingressos poderão ser obtidas pelos telefones (87) 3866-7474 ou (87) 3866-7454.

Clas Comunicação & Marketing
Espaço do Leitor
30 de Julho / 2015 às 10:30 | Nenhum Comentário

Na sombra do velho pé de juazeiro nasceu à cidade que deu nome ao município no dia 15 de julho de 1878. Nesta terra de belezas naturais, banhada pelo Rio São Francisco completa 137 anos de emancipação política.

Na área da imprensa regional, nomes conhecidos e desconhecidos contribuíram muito para escrever e registrar fatos e acontecimentos marcantes ao longo da história deste pedaço de chão que tem como herança um povo alegre, hospitaleiro e de uma cultura impar.

No ano de 1918, a cidade de Juazeiro passava por diversas transformações no campo político, econômico e social.

Nas primeiras décadas de 1900, na cidade circulou o Jornal chamado o Joazeiro, o qual abordava notícias da cidade e tinha espaço para publicação de poesias, núpcias, notas de falecimento entre outras. Já as matérias de âmbito internacional estavam vinculadas a fatos como a situação do governo de Adolf Hitler e a declaração de guerra feita pelo Brasil ao Japão. 

O fundador e proprietário do Jornal o Joazeiro se chamava Dermeval Ferreira, que nasceu a 22 de Outubro de 1890, na cidade de Pão – de – Açúcar, estado de Alagoas e era filho de Urbano Ferreira Lima e da senhora Enestina Lima.

Dermeval chegou à cidade de Juazeiro quando tinha aproximadamente 13 anos de idade. Estudou do primeiro ao terceiro ano de escola primária com o professor Luís Cursino de França Cardoso. No ano 1906, passou a estudar a noite na Associação Literária José Petitinga, época em que começou a prestar serviços tipográficos à revista “A Crisálida”. 

A família de Dermeval sempre esteve relacionada ao campo da arte. O pai, Urbano Ferreira era maestro, os quatro filhos tocavam na orquestra “As Filhas de Apolo” e Dermeval, como não podia fugir a tradição, tocavam saxofone, flauta e violão.  

Lima atuou como jornalista e escreveu diversos livros dentre eles: Ernesto, o artista, Casamento à Garrucha, Filho Regenerado, Mão Vermelha, Serrões Maçônicos e fragmentos. No campo teatral, como admirador do palco, encenou no Teatro Santana e Cine Teatro Ideal. Nesta cidade doou quatro peças dramáticas de sua autoria em beneficio de instituições locais e logo depois as editou em Opúsculo.  

Por Adzamara R. P. Amaral

Imagem ilustrativa da Internet
Variadas
30 de Julho / 2015 às 10:00 | Nenhum Comentário

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (29), na comunidade de Alfavaca, a reunião de fundação da Associação Geral de Usuários das Águas do Salitre – AGUAS do Salitrinho, que tem o objetivo de gerenciar o uso da água que hoje corre no leito do Rio Salitre no trecho que vai da comunidade de Junco até a foz. Desde 2005, cerca de 20 comunidades são beneficiadas com a água do Rio São Francisco que, através de adutoras, possibilita as/os agricultores cultivarem nas propriedades nas margens do rio.

Para regularizar o uso desta água, garantindo o acesso para fins agropecuários em quantidade e qualidade, a Codevasf irá celebrar um contrato com esta nova Associação, que por sua vez irá se responsabilizar pela arrecadação da tarifa junto aos agricultores/as e pela fiscalização das áreas irrigadas, mediante contrato com os responsáveis pelas propriedades.

Para o agricultor Nival Gomes, da comunidade de Recanto, a associação é importante para assegurar a água porque hoje, segundo ele, há risco de novos conflitos, pois “tem produtor plantando muito do lado de cima e o pequeno que tá embaixo não pode ficar sem água”, aponta. Para ele, é preciso ter critérios, regras e que possam ser colocadas em prática pela nova associação. “É o próprio agricultor fiscalizando o companheiro”, opina Nival.

Durante a reunião, que contou com a participação de em média 60 agricultores/as, foi aprovado o Estatuto Social e eleito o Conselho Administrativo e Conselho Fiscal. O presidente eleito, Roberval Amorim, reforçou a necessidade de todos os ribeirinhos fazerem parte da Associação e se comprometeu em conduzir a entidade da forma mais transparente possível, levando sempre para as assembleias gerais as demandas existentes e as que venham a surgir.

O Conselho Administrativo tem o prazo de até 90 dias para elaborar o Regimento Interno e submeter a Assembleia Geral, documento que definirá as normas de cobrança do uso da água, considerando diferentes valores para cada tipo de cultivo e sistema de irrigação adotado, bem como as formas de punição aos inadimplentes e outros itens necessários ao pleno funcionamento da AGUAS do Salitrinho.

Luta pela água no Salitre

No final da década de 1970 o Rio Salitre passou a vivenciar conflitos devido ao uso descontrolado da água para irrigação, resultando em assassinato de produtores no ano de 1984. De lá para cá muitas foram as tentativas para garantir água para produção na área considerada médio e baixo Salitre.

Há dez anos, a Codevasf vem mantendo o sistema de adutoras, po?em sem assegurar uma boa gestão desta água. Para ter um controle mínimo do uso desta água, a Codevasf mantinha um contrato com a União das Associações do Vale do Salitre – UAVS, mas esta entidade não dispunha de instrumentos legais para garantir o cumprimento da cobrança junto aos agricultores já que ela é formada por outras associações e não por usuários da água, por isso foi sugerido a criação desta nova entidade com o objetivo específico de gerenciar a água.

A atual vice-presidente da UAVS, Mineia Clara, destaca que a nova associação tem o apoio da União, que a partir de agora se propõe a assumir com mais força a luta pela água para as comunidades do Alto Salitre (trecho que não é contemplados com as adutoras I e II) e por outras necessidades como estradas, saúde, educação. “O papel da UAVS aqui é fazer com que essa nova entidade seja mais uma nova parceira nas lutas sociais no Salitre”, afirma Mineia.

Assessoria UAVS
Variadas
30 de Julho / 2015 às 09:30 | Nenhum Comentário

A população Baiana passou a ter maior acesso às ações realizadas pelo Ibametro. Desde que assumiu a direção geral do órgão, Randerson Leal tem levado informação com um programa de Educação para o consumo. O objetivo é tornar os direitos de todos uma praxe de cidadania. Por exemplo o Ibametro quer mostrar seu trabalho nas situações mais corriqueiras, como ao tomar um taxi, comprar pão, abastecer seu carro, comer num restaurante, comprar num supermercado. Em tudo isso tem o trabalho do Ibametro órgão que na Bahia representa o Inmetro.

O Ibametro está presente na fiscalização de medição e instrumentos das empresas prestadoras de serviços. Várias operações são realizadas em toda a Bahia com objetivo de proteger o cidadão.

Randerson Leal estará neste final de semana na região Norte da Bahia, cumprindo a seguinte programação: Nesta quinta-feira (30) em Paulo Afonso, Juazeiro na sexta (31) e sábado (01) na região do Sisal em Valente, divulgando esse trabalho, se colocando ao lado do cidadão.

Ascom Ibametro
Variadas
30 de Julho / 2015 às 09:00 | Nenhum Comentário

Em email ao Blog a direção da APLB informa que na terça-feira,  dia 28 de julho, os professores reunidos em Assembleia decidiram por unanimidade pelo fim da greve que chegava ao seu 14º dia, mediante aceitação da proposta da administração de conceder os 13,01% a partir de agosto e a reposição das vantagens suprimidas nos meses de novembro a dezembro de 2014 e janeiro de 2015, em 8 parcelas (em princípio, a cada dois meses). “Assim como foram retirados da folha da educação alguns contratos e analisados alguns professores que estão na folha e não estão em sala de aula. A categoria deu como vitoriosa a greve por atender a reivindicação principal, mesmo perdendo 07 meses de retroativo, o que a frustrou” explicou o coordenador da APLB em Uauá, Francisco Prolepses.

Variadas
30 de Julho / 2015 às 08:28 | Nenhum Comentário

O artista Alan Cleber está de volta e cada vez mais desafiador. Nesta sexta-feira, dia 31 de julho, Alan retorna ao espaço do Depósito Dancing, a partir das 22 h, com o show “Voz Vitoriosa”. Um show para emocionar! Canções atemporais como Mel, Álibi, Olhos nos Olhos, Depois de ter você... marcadas na voz do Brasil, a Diva, Maria Bethânia, na interpretação de Alan Cleber.

Serviço

Show "Voz vitoriosa"

Dia: 31/07/15

Depósito Dancing, às 22h

Reservas de mesas pelo tel. 74-8811-8068

Variadas
30 de Julho / 2015 às 08:00 | Nenhum Comentário

A secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e em parceria com a Associação dos Produtores Rurais do Vale do Rio Curaçá (APROVRIC) promovem a partir desta sexta-feira (31) a domingo, 02 de agosto, a 8ª Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Pinhões.

Com o objetivo de proporcionar aos produtores da região oportunidades de negócios que englobe todo o segmento comercial local, melhorando com isso a renda e a qualidade de vida dos trabalhadores, o evento acontecerá no Parque José Hugo (mais conhecido como Jorrinho), localizado às margens da BR 235, a 72 Km da sede do município.

De acordo com o coordenador do evento, José Wilson Chaves (Chaveco), a caprinovinocultura em Pinhões tem um alto potencial e é responsável pelo abastecimento de carnes para a Bahia, bem como para outros estados. Chaveco também informou que "a comercialização constitui um dos principais problemas da atividade, devido ao baixo nível de organização; principalmente entre os produtores tradicionais da agricultura familiar, cujo sistema de criação é o extensivo".

A feira já faz parte do calendário de eventos agrários da região e pretende atrair empresários da área gastronômica, donos de frigoríficos, comerciantes de carnes e futuros criadores, cuja meta é fazer com que a comercialização ocorra diretamente com os produtores. Para o secretário de Agricultura Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira "a feira visa inserir esses produtores num contexto comercial mais amplo, capaz de atingir mercados de consumo, agregar valor aos produtos da cadeia produtiva e aumentar a renda familiar e a qualidade de vida".

Mais de 70 baias e cerca de 600 animais farão do evento um marco para a caprinovinocultura do município. Palestras, concursos, exposições e serviços voltados ao setor, compõe a programação da feira que reunirá cerca de três mil pessoas diariamente. 

Confira a programação:

31/07 Sexta-feira

14h – Abertura do parque para chegada dos animais;

19h- Abertura Oficial da VIII Edição da Feira de Caprinos e Ovinos do Distrito de Pinhões;

20h – Apresentação Cultural (Escola Eliotério Soares Fonseca);

20h30min – Coquetel;

21h – Show musical com Tarcísio Maia.

01/08 Sábado

07h – Recepção dos animais;

08h – Abertura do parque ao público para visitação;

10h – Palestra sobre a Raiva nos Herbívoros (ADAB);

09h às 16h – Emissão de DAP, CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural), Contrato de Comodato e Assessoria Jurídica (STRJ);

11h - Palestra sobre a importância da na alimentação dos ruminantes (UNIVASF);

16h – Show musical com Maurício do Vanerão;

18h – Inscrições das cabras e esvaziamento dos úberes dos animais que irão participar do torneio leiteiro;

21h – Show musical com Zezinho da Ema e banda;

23h - Show musical com Forró na Telha.

02/08 Domingo

07h – Abertura do parque ao público para visitação;

08h – Seleção dos lotes das raças nativas e naturalizadas levando em consideração o sistema de criação, uniformidade dos animais, rusticidade e adaptabilidade;

09h – Torneio Leiteiro, com palestra sobre ordenha higiênica – (SEAPA);

10h - Palestra sobre "Direito Previdenciário e PRONAF" – (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro);

12h - Encerramento do evento com premiação das categorias vencedoras e distribuição de brindes para os expositores;

13h – Prova do laço;

15h – Show musical com Pisada Show;

17h30min – Show musical com Tarcísio Maia.

Ascom/Juazeiro
Espaço do Leitor
30 de Julho / 2015 às 07:35 | Nenhum Comentário

Bom dia,

Amigo Geraldo. Gentileza colocar no blog a expressão do descaso com a saúde que continua aqui no Bairro Santo Antonio. Moro na Rua Santo Antonio e fui informado que a médica estava voltando da licença maternidade e que as consultas iam normalizar. Essa informação já faz mais de 30 dias e neste dia 29-07, fui informado na UBS que consultas serão a partir do dia 07-08.

A atenção básica está funcionando assim, é como se fosse um tratamento complementar ou estético. É um luxo quem consegue uma consulta ou um exame!

Os profissionais de saúde com cargos de coordenação e direção estão fingindo que não aprenderam isso na Faculdade. Somos vidas! Somos pessoas que possuem necessidades de tratamento médico, muitas vezes, na maioria delas para evitar uma doença grave mais tarde.

Não sou idoso, mas fico pensando como estão os idosos sem acompanhamento médico. O país aumentou no número de pessoas idosas, mas com esse tipo de cuidado geriátrico, coitados! É de dar dó. Não existem projetos para humanizar o tratamento geriátrico, não existem tratamentos de acompanhamento para hipertensos, diabéticos, portadores de doenças cardíacas. Enfim, a saúde da população anda mal ou a população anda sem saúde.

Fica aqui o pedido por uma consulta na UBS do Bairro Santo Antonio.

Marcel Dantas - Morador

Informativos
30 de Julho / 2015 às 07:30 | Nenhum Comentário

Nesta sexta-feira, 31 de julho, às 09h, no Paço Municipal, o Prefeito Isaac Carvalho e o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Anselmo Brandão, assinarão o Projeto Escola Segura, uma parceria da PM com a Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Esportes. O objetivo do Projeto Escola Segura é fazer uma gestão conjunta das quadras poliesportivas, pela companhia de policia e Escolas Municipais; realizar visitas sistemáticas às unidades escolares, com veículos disponibilizados pela SEDUC; e fortalecer o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). Outra ação oriunda da parceria será o projeto Movimente-se, que irá promover atividades físicas abertas à população, na Orla II.  

Ascom/Juazeiro
Variadas
30 de Julho / 2015 às 07:00 | Nenhum Comentário

No próximo dia 08 de agosto na cidade de Antônio Gonçalves, no auditório do Colégio 5 de Julho, acontecerá o lançamento do livro Pelas Grades: Pensamento e Reflexões pelo Cativeiro, de autoria do Interno do Conjunto Penal de Juazeiro e estudante de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Carlos dos Santos Silva.

O livro faz parte de um conjunto de dez manuscritos produzidos pelo autor ao longo dos quatro anos em que permaneceu em regime fechado no Conjunto Penal. “Passei quatro anos no regime fechado e nesse tempo fiquei apenas escrevendo e fichando livros, lendo bastantes clássicos que resultaram em 10 manuscritos. Fui escrevendo poesias para minhas filhas, temas religiosos, reflexões familiares, reflexões sobre a sociedade. Esses são os conteúdos básicos desse primeiro livro”, afirmou Carlos Silva durante entrevista ao programa Geraldo José nesta quarta-feira (29).

Sobre o autor

Carlos Silva é natural de Pindobaçu e residiu na cidade até os 14 anos. Passou sua juventude na região sudeste, na cidade de Espirito Santo com sua família, vindo a se casar mais tarde. Formou-se em Teologia em Belo Horizonte-MG, onde permaneceu trabalhando como pastor e também como voluntário em uma ONG que atuava em uma favela local. Anos depois Carlos foi morar em São Paulo e concluiu o curso de mestrado na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Nesse período desfez o seu casamento e abandonou o cargo de pastor.

Após 20 anos retornou a região em que nasceu e lecionou em diversas universidades e escolas particulares e públicas. Segundo Carlos, o seu retorno foi marcado pelo início de novas amizades que o levou a outros destinos entre eles a vida carcerária. Carlos foi acusado por estupro de vulnerável e condenado a oito anos de prisão.

Apesar de já ter cumprido uma parte da pena, Carlos se diz inocente. “Eu errei com minha família, errei com a igreja. Eu era um homem bem sucedido quando retornei para minha região. As pessoas que me conhecem sabem que jamais teria coragem de cometer um crime hediondo. De repente, numa armadilha, eu já fui preso, com uma preventiva de 30 dias. Acabou que eu não tive condições de me defender. Não ouve provas contra mim”, afirmou Carlos Silva.  

A solidão e a realidade da prisão se transformaram em um trampolim para que Carlos pudesse se dá uma nova chance. Através da escrita sonha rever lugares e pessoas por onde já passou, bem como levar um pouco dos ensinamentos obtidos na prisão. “O meu segundo livro já tem o título e se chama Sombras do Inferno. Esse é um texto mais denso e eu estou enviando para uma editora em São Paulo. O meu trabalho não conta com patrocinadores, mas com a ajuda de familiares e amigos”, pontuou Carlos Silva.

Da redação/ Fotos: Geraldo José
Variadas
30 de Julho / 2015 às 06:30 | 1 Comentário

O Forró do Abrigo acontecerá nesta quinta-feira (30) no espaço Via Show, em Juazeiro. Artistas da região farão a animação da festa como Targino Gondim, Vanderley do Nordeste, Renan Mendes, Wellington Miranda e Sérgio do Forró.

O Forró do Abrigo ainda terá vendas de comidas juninas e a realização de um bingo beneficente de uma moto zero quilômetro. A cartela do bingo e o ingresso custam R$15,00. Para aqueles que não desejam participar do bingo o valor do ingresso é R$10,00. Estudantes tem direito a meia entrada.

“Nós contamos com o apoio das pessoas nesse evento. Ano passado conseguimos arrecadar R$ 42 mil. É esse dinheiro que nos dá uma sustentação financeira, dá para nos mantermos o ano todo e fazermos alguma reforma”, ressaltou uma dos coordenadoras do evento, Vanda Guerra, durante entrevista ao Programa Geraldo José nesta quarta-feira (29)

Os ingressos estão à venda no Abrigo dos Velhos ou no Passaporte da Folia. Nono Forró do Abrigo, é o Lar São Vicente de Paulo no ritmo da solidariedade.

Da redação Alinne Torres/ Fotos: Geraldo José
Variadas
30 de Julho / 2015 às 06:00 | 1 Comentário

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro iniciou esta semana às obras de revitalização da Praça João Medrado no bairro Dom José Rodrigues, local da segunda Praça da Ciência de Juazeiro. Na Praça da Avenida Flaviano Guimarães, área da primeira praça, as obras continuam. A secretaria aguarda para a primeira quinzena de agosto a chegada dos equipamentos.  

O equipamento integra o projeto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SECTI) em parceria com o Banco do Brasil, de implantar 40 praças em municípios baianos, com instalações ludo-científicas. Como contrapartida o município oferece infraestrutura e espaços onde serão instalados os brinquedos educativos, prioritariamente em praças públicas escolhidas pela Prefeitura. 

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Fernando Dantas, o piso da Praça João Medrado, está recebendo manutenção, onde irá garantir mais acessibilidade e urbanismo. Além da pintura de todo espaço, serão colocados bancos. A SESP também vai trabalhar no paisagismo do logradouro, executando serviços de poda, além de melhorias nos canteiros. 

O convênio que garante as duas Praças da Ciência para a cidade foi viabilizado pelo deputado estadual Roberto Carlos (PDT), e assinado pelo prefeito Isaac Carvalho. O secretário destacou ainda a importância da Praça da Ciência para a comunidade. "A ciência passará do âmbito da curiosidade para o cotidiano das pessoas. Os estudantes, por exemplo, poderão aproveitar o espaço para colocar em prática o que aprendem em sala de aula", explicou Fernando.

O projeto da praça tem o intuito de incentivar a curiosidade das crianças e atraí-las para o estudo mais aprofundado dos fundamentos da física, através de oito equipamentos lúdicos: Conchas acústicas; Bicicleta Geradora; Harpa de Tubos; Alavanca; Gangorra de braços diferentes; Cadeira Giratória; Balanços de comprimentos diferentes e Basquete giratório.

Ascom/Juazeiro
Espaço do Leitor
29 de Julho / 2015 às 23:00 | Nenhum Comentário

Quando, no primeiro quarto do século XIX, o naturalista alemão Carl F. P. von Martius e o cavalheiro inglês A. F. Mornay cruzaram o sertão baiano em busca do meteorito do Bendegó, Monte Santo já era uma vila de proporções apreciáveis, igualando-se a um sem-número de povoações que então despontavam no vasto território da antiga província da Bahia.

O início da povoação remonta aos tempos coloniais, sendo seu principal responsável o religioso italiano frei Apolônio de Todi que ali estivera pela primeira vez em 1785, procedente da missão capuchinha de Massacará. Ali fora a convite de moradores da região, com a incumbência de pregar, batizar e celebrar casamentos.

Situado no sopé da serra do Piquaraçá, o antigo logradouro integrava os domínios do grande Morgado da Casa da Torre, cuja extensão principiava nos arredores da cidade de Salvador e se prolongava por praticamente toda a região nordeste. Era seu proprietário o velho e poderoso clã dos Garcia D’Ávila, pródromo da aristocracia baiana e brasileira, conhecida desde sempre pela prática abominável da pilhagem, que tinha como alvos preferenciais a terra, o ouro e o índio. 

Ao alcançar o local, encanta-se o frade com a majestosa montanha. Acha-a parecida com o Calvário de Jerusalém, relatado nos textos bíblicos. E convida o público presente a escalá-la em contrita penitência. Era primeiro de novembro de 1785. 

Por ordem do religioso, cruzes de madeira foram fincadas ao longo do monte, de forma a delinear o traçado sobre o qual posteriormente seriam construídas as capelas que deram origem ao fabuloso santuário. “E sendo vontade de Deus – escreveu frei Apolônio anos depois, em carta ao conselheiro do rei – logo achei neste desabrido sertão muitos que sabiam de carapina e de pedreiro, de modo que mandei fazer cruzes grandes e no fim da missão, depois das duas horas, fiz o sermão da procissão da Penitência e daí às três horas da tarde se principiou a procissão da Penitência, indo colocando as cruzes no modo e na distância que ordenam os sumos pontífices”.

Durante o trajeto, foram os penitentes surpreendidos por fenômeno que os pôs à prova, significando, quiçá, o prenúncio de prodígios vindouros: “e quando se chegou à metade da colocação das cruzes de Nosso Senhor – continua o devotado filho de Francisco de Assis – repentinamente se levantou de uma baixa que descia do monte um furacão de vento tão violento, que não só apagou as lanternas que cada um trazia, mas foi preciso botarem-se no chão, especialmente as mulheres que vinham atrás. E assim, como todo povo ficou espantado, gritei que não temessem, mas que invocassem Nosso Senhor do Amparo, e, no mesmo instante, fazendo o sinal da cruz, sossegou e prosseguimos a procissão”.

Finda a missão, exortou o frade que tal penitência fosse repetida a cada ano, no dia de Todos os Santos; e que dito local não se chamasse mais Piquaraçá e sim Monte Santo. Tempos depois, de volta ao lugarejo, encarregou-se o religioso de pôr termo à magnífica obra, cuja fama, a essa altura, já corria os sertões, mobilizando levas de peregrinos em torno dos pés da Santa Cruz. 

Deixemos que fale o próprio frei Apolônio, a quem Euclides da Cunha classificou ora como o “apóstolo do sertão”, ora como um “modelo belíssimo” de missionário: “apenas eu de lá parti, Deus, para fazer conhecer que era obra sua e não do missionário, principiaram a aparecer na extensão das cruzes arco-íris de cinco cores, azul, amarelo, branco, roxo, e vermelho. O que vendo o povo ficou admirado e principiou a visitar as santas cruzes e chegando à cruz do Calvário e beijando-a, logo viam que ficavam bons os que estavam doentes. Espalhou-se este boato, e com isto, e com os arco-íris que apareciam, principiaram a concorrer os doentes. E logo cuidei em fazer cal para fechar os passos com uma pequena capelinha e para se fazer a igreja. Mandei fazer painéis grandes a cada passo; no Calvário a imagem de Nosso Senhor; no túmulo Nossa Senhora da Soledade e São João; na igreja matriz, Nossa Senhora da Conceição e o Santíssimo Coração de Jesus”.

Em 1790, por decreto real, foi a vila elevada à condição de freguesia, sob o patrocínio do Sagrado Coração de Jesus. O título conferia status à recém- inaugurada povoação, abrindo caminhos para conquistas futuras. 

Quase dois séculos e meio depois, a obra de frei Apolônio continua mais viva do que nunca. A cruz redentora de Cristo lá continua de braços abertos a acolher a todos quantos a ela se dirigem na esperança de alívio para as dores mais profundas. 

Debaixo do céu imenso e azulado, o Monte Santo é a testemunha mais autêntica do cotidiano sertanejo, tendo presenciado, ao longo dos séculos, histórias tristes e alegres. Histórias tristes como a da sede, do latifúndio, do analfabetismo, da exclusão social; e histórias alegres como a da comunidade de Canudos, em que os sertanejos lutaram até a morte em busca de uma terra nova, longe do jugo dos “coronéis”. 

Assim, do labor missionário de um gigante do Evangelho, teve origem a lendária e encantadora Monte Santo. Nas pedras e rochedos em que se assenta a importante meca da devoção popular, restam gravadas de forma indelével as marcas de heroísmo de um povo que lutou contra todas as adversidades que lhe foram impostas, mantendo-se firme, forte e resoluto.

José Gonçalves do Nascimento

Poeta e cronista
jotagoncalves_66@yahoo.com.br

Política
29 de Julho / 2015 às 22:30 | 1 Comentário

O Ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse nesta terça-feira (28) que o governo vai se esforçar ao máximo para derrubar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 451. Segundo ele, o texto favorece interesses econômicos contrários aos da maioria da sociedade brasileira. A PEC, que obriga empregadores a pagar planos de saúde a todos os empregados, é de autoria do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e está na Comissão de Constituição e Justiça. “Nós lutaremos como toda força para que a PEC 451, que faz um verdadeiro retrocesso em relação às conquistas que nós tivemos, ao afirmar que a saúde é um direito de todos e dever do Estado”, disse Chioro, durante a abertura do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. O projeto de Cunha obriga os empregadores a pagar planos de saúde privados a todos funcionários, urbanos, rurais, domésticos ou não.

Para justificar a proposta, o autor usa o artigo da constituição que diz que a saúde é direito de todos. Para Chioro, contudo, a aprovação do projeto leva a população a “perder a conquista que significou o sistema universal de saúde”. O diretor da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Luis Eugenio de Souza, relembrou que, antes da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), quem tinha emprego formal pagava a Previdência e tinha direito à assistência pelo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps). “Quem não tinha trabalho formal usava o sistema filantrópico, outras alternativas. Os SUS acabou com isso”, contou à Agência Brasil. “[Com a proposta], acaba o SUS”, concluiu Jarbas Barbosa, presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

BN
Variadas
29 de Julho / 2015 às 22:00 | Nenhum Comentário

Através da Superintendência de Esportes e em parceria com a Associação de Moradores do Tabuleiro, a Prefeitura de Juazeiro realiza no próximo dia 09 de agosto, o Passeio Ciclístico "Parabéns Papai", uma homenagem ao Dia dos Pais. As inscrições estarão abertas no Ginásio de Esportes Aloísio Viana e na Associação de Moradores do Bairro Tabuleiro, de 30 de julho a 07 de agosto, das 08h às 17h, gratuitamente.

De acordo com o coordenador de Esportes do município, Joaci Oliveira, o passeio ciclístico acontece já há alguns anos e para esta edição espera-se cerca de 250 participantes. "Nós largamos do bairro Tabuleiro e fazemos um percurso por algumas ruas da cidade de Juazeiro. Durante o trajeto, os pais ganham alguns brindes e água. O evento é aberto a todas as pessoas e de todas as idades. É um dia para que pais e filhos possam interagir, passear, brincar, enquanto praticam um esporte saudável", disse.

Ascom/Juazeiro
Variadas
29 de Julho / 2015 às 21:30 | Nenhum Comentário

Em um momento de muita alegria e comemoração a equipe da Secretaria de Saúde de Petrolina entregou mais 122 próteses auditivas para 65 pessoas, totalizando 3.008 próteses desde 2009. Na manhã desta quarta-feira (29) os pacientes e familiares participaram da solenidade de entrega dos aparelhos com a presença do secretário executivo de Mobilidade Urbana, Ricardo Rocha, e do vereador, Ronaldo Silva. Os novos ouvintes se emocionaram com a recuperação da audição.

A secretária de Saúde, Lucia Giesta, abriu a solenidade e trouxe as palavras do prefeito. "Este é o objetivo maior do prefeito Júlio Lossio, fazer sempre mais por Petrolina e pelos petrolinenses. A gestão tem avançado bastante, já atingimos uma meta recorde de entrega de aparelhos e, hoje, mais pessoas vão sair daqui ouvindo bem e conseguindo interagir com seus familiares e resgatando laços de convívio social", explicou a secretária.

Os pacientes começaram a chegar às 7h e foram acolhidos pela equipe e puderam verificar a Pressão Arterial (PA), a taxa de glicose, além da atividade física com o educador físico do NASF, a ideia é proporcionar ainda mais qualidade de vida para essas pessoas. 

Emocionada a autônoma, Meiriley Magalhães, expressou a satisfação em ser a segunda pessoa da família adquirir o aparelho. "Meu irmão já foi beneficiado e, agora, eu estou aqui vivendo esse momento, sou eternamente agradecida à equipe da secretaria de Saúde e do Centro Auditivo. Na rede particular o custo é alto, mas pelo SUS já tenho o meu aparelho em mãos gratuitamente", disse.

Ascom/Petrolina
Variadas
29 de Julho / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário
A Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e a coordenação do programa Bolsa Família, inaugurou, nesta terça-feira, 28, o espaço 'Estrelinhas', uma brinquedoteca na sede do programa. "Observando o grande público de mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família, que comparecem à sede com seus filhos, idealizamos um espaço para entreter e educar estas crianças durante o período de atendimento realizado", explica a coordenadora do programa, Ninha Britto.
 
No espaço, todos os brinquedos foram dispostos de forma a estimular as habilidades psicomotoras das crianças, visando o ganho de aprendizagem lúdico-pedagógico. Na brinquedoteca, totalmente decorada com temática infantil e climatizada, estão disponíveis para as crianças bonecas, carrinhos, livros, jogos pedagógicos, brincadeiras e cadernos de pintura. "O espaço é excelente. Muito legal, gostei muito e meu filho adorou", comenta Lissandra Rodrigues, mãe do pequeno Gabriel de 02 anos de idade que se divertiu no novo espaço.
 
A secretária de Assistência Social, Cristiane Dias, agradeceu o empenho de toda equipe do Bolsa Família pela realização do projeto. Presente no evento representando o prefeito que está em viagem oficial à capital do Estado, a primeira dama do Município, Joelma Cota, também elogiou o espaço. "Tudo muito lindo, bem feito. Parabéns a todos que colaboraram para esse trabalho que vai ser muito útil para as mães que precisam dos serviços".
 
"Aqui é muito legal cheio de brinquedo bom. Antes era chato, tinha que ficar esperando minha mãe ser atendida sem fazer nada, agora vou ficar aqui me divertindo", relata David Lojan de apenas 04 anos. 
Asscom
Informativos
29 de Julho / 2015 às 20:30 | Nenhum Comentário

O grupo de trabalho do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) do SAAE convoca todos os funcionários efetivos para uma assembleia nesta quinta-feira (30), no auditório do Posto de Saúde 03, próximo ao prédio da Funasa, localizado no bairro Angari, das 8h30 às 12h. Na oportunidade será discutida e elaborada a minuta do PCCR.

Ascom/SAAE
Política
29 de Julho / 2015 às 20:00 | 1 Comentário

A presidente do Sindicato da Agricultura Familiar de Petrolina – Sintraf - cobrou nesta quarta-feira, 29, a verba para a assistência técnica dos produtores familiares dos perímetros irrigados da cidade. O investimento é uma garante legal e esse direito sendo suspenso, causará grandes prejuízos aos produtores. Uma das consequências, conforme Isália, é a não concessão do certificado de origem para que as frutas locais possam ser exportadas. O combate de pragas como a mosca da fruta também será impactada com o corte da verba e ações para ter direito ao crédito rural para custeio e outras ações na produção. Também não poderão ser liberados sem o laudo da assistência técnica.

O Sintraf também alega que programas como PNAE e PAA também serão prejudicados sem o acompanhamento técnico. Os dirigentes sindicais dizem que os contratos têm cinco anos de duração e foi interrompido com um 1 ano e meio. “A suspensão foi interrompida em maio. A verba é repassada através da Codevasf e a justificativa é a contenção de despesas ocasionada do ajuste fiscal. A promessa é retomar daqui a dois anos, mas estamos brigando e não vamos deixar que os agricultores sejam prejudicados com a suspensão da assistência técnica”, enfatizou Isália.

A presidente do Sintraf lembrou que os recursos não são só de origem do Ministério da Integração Nacional a quem a Codevasf é vinculada. Ela frisa que os ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário têm obrigação de custear a assistência técnica para a agricultura. "Queremos que esses ministérios cumpram o papel que lhe é devido e vamos atrás dos representantes políticos de nossa região para buscar uma solução para essa situação”, concluiu Isália Damascena.

Asscom
Variadas
29 de Julho / 2015 às 19:30 | 2 Comentários

Comerciantes de Sobradinho esperam, com muito otimismo, o crescimento nas vendas durante os dias de realização da "13ª Festa do Vaqueiro", que acontecerá de 31 de julho a dois de agosto, com uma vasta programação cultural e religiosa. Lojas de roupas e acessórios, salões de beleza, costureiras, bares e restaurantes, supermercados,  rede hoteleira, entre outros, fizeram investimentos para aumentar o estoque e contrataram mão de obra, aguardando a movimentação no período de festa.   

"A festa do vaqueiro promove uma rotatividade no comércio, que lucra bem mais do que nós outros meses do ano. Aqui , na minha ótica, o aumento nas vendas é considerável em comparação aos outros meses.  Com a festa,  o fluxo de pessoas na cidade aumenta e há sempre a necessidade de fazer contrações temporárias. O comércio terá um retorno de conhecimento, em nível regional,  e a lucratividade elevada", declarou a empresária Socorro Oliveira.

Ana  Kelly, responsável pela Loja Atacadão Segunda Pele, afirma que  no seu comércio as vendas também aumentam. " Todo o comércio de Sobradinho ganha com a realização da festa. Eu me programo, aumento meu estoque e contrato mais funcionários", revelou a empresária.

Daniel Carvalho, dono de um deposito de Bebidas, está otimista e espera o aquecimento no seu comércio. "Só temos a agradecer pela realização da festa. A demanda será muito grande e para satisfazer os nossos clientes,  estaremos funcionando durante 24 horas. Para isso, contratamos mais funcionários", afirmou o comerciante. 

Os donos de bares e restaurantes também estão comemorando antecipadamente. Maria Selma, do Bar "Point do Saber", diz que desde o início do mês começou a fazer estoque de bebidas e melhorias no seu estabelecimento. "  Meu ponto comercial é central, fica entre as duas vilas, o movimento nesse período é bem maior. Nosso público alvo não deixa de vir aqui para beber ou comer algo, antes de ir prestigiar a festa", falou Selma.

Karine Castillho, do Hotel Lago de Sobradinho, revela que já contratou alguns serviços para garantir a comodidade dos hóspedes.  

"Lembro- me muito bem que nas festas de aniversário da cidade, evento também promovido pelo município ,  faltaram leitos para quem não fez sua reserva com antecedência. Agora nos preparamos para atender melhor os nossos clientes, porque a festa do vaqueiro, um evento de reconhecimento regional , vai atrair muitos visitantes e será um prazer recebê-los.  

Karine Dantas, gerente do Supermercado Peg Pag, diz que " A festa sempre agrega e movimenta o comércio local. Os comerciantes informais, donos de bares e restaurantes sempre optam por comprar em Supermercados da cidade. Nós fazemos promoções e todos ganhamos", declarou Karine. 

Sinoelma do Posto Vitoria, também informou que precisou contratar mais frentistas para suprir a demanda. "Nossa empresa registra um movimento de 70% a mais que em um dia convencional. A promoção desta festa é muito importante para o comércio local", garantiu a comerciante. 

Ascom Sobradinho
Variadas
29 de Julho / 2015 às 19:00 | 4 Comentários

Escola Maria José Lima da Rocha localizada no bairro João Paulo II, um dos mais populosos de Juazeiro, homenageou o artista Targino Gondim e foi brindada com a visita ilustre do forrozeiro nesta quarta-feira (29), num Café com Prosa.

Durante o primeiro semestre a Escola Municipal Maria José Lima da Rocha estudou a vida e obra do juazeirense adotado Targino Gondim e na manhã de hoje o artista foi pessoalmente agradecer as homenagens que lhe foram concedidas.

Emocionado, Targino, conquistou a todos com o seu jeito simples como tão claramente retrata o cordel escrito pela professora Edilene Soares e recitado pelos alunos dos 4° anos.

Política
29 de Julho / 2015 às 18:49 | 1 Comentário

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou com ação judicial por danos morais contra a revista Veja nesta quarta-feira (29) após a publicação da capa desta semana, que afirma que o ex-presidente da OAS, Leo Pinheiro, estaria fechando acordo de delação premiada para delatar crimes que envolveriam o petista. Segundo informação do jornal Valor, a assessoria do Instituto Lula informou que são alvos do processo os repórteres que escreveram a matéria, Robson Bonin, Adriano Ceolin e Daniel Pereira, e o diretor de redação da revista, Eurípedes Alcântara. Em entrevista ao Valor, no último dia 26, Pinheiro disse que "nunca, em nenhum momento" cogitou a "hipótese de fazer uma delação premiada". Em nota, o Instituto Lula aponta que a reportagem "repete práticas comuns a Veja: mente, faz acusações infundadas e sem provas, apresenta ilações como se fossem fatos, atribui falas e atos, não tem fontes e busca atacar, de todas as formas, a honra e a imagem do ex-presidente Lula". Na ação judicial, a defesa de Lula diz ainda que o "texto [de Veja] é repugnante, pela forma como foi escrito e pela absoluta ausência de elementos que possam lhe dar suporte".

BN
Espaço do Leitor
29 de Julho / 2015 às 18:30 | 3 Comentários

Diante dos vários acidentes que vem acontecendo de forma bastante frequente no contorno (rotatória) da BR 235, denominado de "rota do cobre" próximo da localidade de Valdemar, em Poço de Fora Curaçá, solicitamos do DNIT uma reavaliação quanto ao local que foi construído o contorno. O mesmo foi construído no início de uma rampa, pois lá, tem um grande declive, o mesmo tira boa parte da visão dos motoristas que trafegam sentido Valdemar a Pinhões.

A nossa sugestão para os técnicos, engenheiros do DNIT e ao Deputados que nos representam, é que modifiquem o formato e acesso da atual trafegabilidade, reconstruindo o contorno com acesso direto na pista com sentido único Valdemar a Pinhões sem a meia lua da rotatória.

Outro ponto muito negativo que esta causando acidentes na BR 235 é a presença de animais na pista. É de inteira responsabilidade das pessoas que utilizam os acessos ao asfalto pelas cançelas e a deixam abertas. É hora das entidades, as associações abraçarem uma campanha de conscientização pelo uso correto do equipamento que estão sendo implantados nas cercas da BR, entradas que dão acesso as fazendas etc. O governo construiu uma boa estrada para todos nós e com cercas de arames pelas duas laterais e as cançelas ficando abertas facilita o acesso de animais na pista.   

O DNIT já nos respondeu que estará enviando uma equipe para verificar in loco os problemas.

Adelson Félix
Ex- Vereador do Mun. de  Curaçá.

Política
29 de Julho / 2015 às 18:00 | Nenhum Comentário
Em viagem oficial à capital do Estado, o prefeito de Casa Nova, Wilson Cota, participou, nesta terça-feira, 28, do ato de assinatura de cessão de bens e funcionários pelo Governo do Estado, a 158 municípios integrantes de dez consórcios intermunicipais. O pessoal e o maquinário pertenciam à estrutura do Departamento de Infraestrutura e Transportes da Bahia (Derba), extinto com a reforma administrativa da atual gestão estadual.
 
Com a assinatura do termo de cooperação, estes municípios receberão máquinas como retroescavadeiras, motoniveladoras, tratores e caminhões-pipa para obras de infraestrutura urbana, rodovias e estradas vicinais.
 
Cota esteve presente pela comitiva do Consórcio do Território do São Francisco que é composto por 10 municípios: Uauá, Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho que tem o seu gestor, Luiz Vicente, como presidente da entidade.  "Será muito bom para os municípios da nossa região e em especial para Casa Nova que será beneficiada com o uso desses maquinários", comenta Wilson Cota.
 
 "Nós vamos usar essa ferramenta moderna contratando inclusive os consórcios para que eles possam fazer tanto obras nos municípios como nas nossas rodovias. Com isso ganham as prefeituras, ganha a população e ganha o governo com a manutenção a um custo menor", explicou o governador. 

Com informações e foto da Secom Bahia
Asscom
Espaço do Leitor
29 de Julho / 2015 às 17:30 | Nenhum Comentário

De acordo com Jamy Dantas, a caixa d'água de Maniçoba é um foco de dengue. A água que encontra-se acumulada neste local está cheia de larvas. Segundo moradores do Distrito, a caixa d'água da comunidade é foco do mosquito, uma ameaça à população que já vem, inclusive, apresentando diagnósticos da doença. Veja fotos enviadas pela leitora:

(Fotos: Ádamo Adriel)
Política
29 de Julho / 2015 às 17:00 | 1 Comentário

É grande a expectativa para a inauguração da Avenida Cristalina, que percorre cinco bairros de Juazeiro. Na manhã desta terça-feira, 28, o prefeito Isaac Carvalho acompanhou a etapa de finalização da obra, que será entregue nesta sexta-feira (31). A obra faz parte da poligonal da Intervenção Urbana, que atenderá a 12 bairros com pavimentação e construção de equipamentos públicos.

De acordo com o engenheiro responsável, Hemerson Guimarães, já estão sendo executados os serviços de construção de caixas coletoras e as entradas de rua, em seguida será feita a limpeza e a sinalização.  “O padrão é o mesmo, escavação, drenagem, substituição de solo e em seguida a pavimentação. As pessoas de Juazeiro já estão se acostumando com a qualidade das obras executadas na gestão do prefeito Isaac”.

Para o prefeito, é muito gratificante observar o sonho de muita gente se consolidando. “Esta era uma região muito necessitada. Sonhamos juntos com toda a população e agora estamos observando ele sendo realizado. Só aqui vamos inaugurar a terceira avenida (já foram entregues a Girassol e a Giussepe Muccini) e logo mais inauguraremos esta e mais a Travessa da Codevasf e a antiga Rua Canal. Ver a felicidade no rosto das pessoas é o que nos orgulha em ser um gestor público”, declarou Isaac Carvalho.

Os moradores mostraram-se muito satisfeitos com a obra, como Fábio Joaquim, que relembra como era a via. “Aqui antes era só buraco. Agora é essa avenida bonita. Muitos outros prefeitos já prometeram e nunca fizeram nada. Agora, Isaac fez e espero que ele ainda faça muito mais”. Edna Maria da Silva tem o seu comércio entre as avenidas Cristalina e Girassol. Ela falou da realização do sonho. “Para mim é um sonho realizado, como moradora e comerciante. Vai nos trazer muitos benefícios, nos dar opções de acesso a outros bairros. Estamos muito agradecidos pelas obras concluídas”.

Ascom Prefeitura de Juazeiro
Política
29 de Julho / 2015 às 16:30 | Nenhum Comentário

O deputado estadual Zó (PCdoB) participou nesta terça-feira (28) em Juazeiro, norte da Bahia, da abertura da 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento teve como um dos objetivos, fortalecer a política municipal para a mulher.

Agradecendo a oportunidade de debater o tema e parabenizando a iniciativa, Zó se mostrou sensível e disposto a colaborar na implantação de políticas públicas que estimulem a participação da mulher em mais discussões. Atualmente, mesmo sendo a maioria do eleitorado feminino na Bahia, ainda falta representação em cargos eletivos.

"A sociedade nos impõe barreiras milenares e precisamos quebrar. Não basta ser mulher para defender a causa, basta compreender, se preocupar e lutar", disse o deputado. Ainda de acordo com Zó, a cidade de Juazeiro vem sendo pioneira nesta discussão e o seu mandato segue à disposição para colaborar com o tema.

Durante o evento, Zó e a secretária estadual de política para mulheres, Olívia Santana,  recebeu da vereadora Poliane Amorim (PCdoB) um ofício solicitando equipamentos, móveis e veículos para o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM). Funcionando há 10 anos, o espaço oferece atendimento e apoio a vítimas dos mais variados tipos de violência.

"Vou levar para Salvador estes pleitos e vamos fazer o possível para alcançarmos. Sei da importância e reconheço o trabalho do CIAM. Também vamos solicitar para a região, a implantação da ronda Maria da Penha, medida preventiva e muito eficaz", avaliou Zó.

Além do deputado, participaram do evento o prefeito da cidade, Isaac Carvalho (PCdoB), a secretária estadual de política para mulheres, Olívia Santana, a coordenadora geral de Ações de Prevenção da Presidência da República, Terezinha Abigail, representantes de órgãos públicos e movimentos sociais.

Ascom/Deputado Estadual Zó
Variadas
29 de Julho / 2015 às 16:00 | Nenhum Comentário

Morador da Rua Irmã Dulce, número 37, bairro Novo Encontro, o leitor Marcelo José solicitou do Blog a divulgação desta informação no sentido de tentar resolver o problema. Ele alega que o esgoto tomou de conta da citada artéria e por esta razão até o vizinho não conseguiu retirar o veículo da garagem. “Esgoto a céu aberto é um atentado à saúde da população” reclama Marcelo José solicitando do SAAE a desobstrução da referida rede de esgoto.

Informativos
29 de Julho / 2015 às 15:40 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC) divulgou nessa terça-feira, 28, o edital Nº003/2015 sobre a 7ª convocação para inspeção médica, entrega de documentos e posse dos candidatos aprovados no Concurso Público de 2011, nomeados pelo Decreto nº 254/2015. Os convocados deverão se apresentar no dia 25 de agosto, no anexo da SEDUC.

Impreterivelmente às 08h, os convocados para os cargos de Secretários Escolares serão atendidos e às 13h será a vez dos Professores. Na oportunidade, os candidatos devem apresentar a documentação especificada no edital. "É importante que os convocados sejam pontuais, pois irão participar de três etapas: Perícia Médica, análise dos documentos e assinatura do termo deposse. Para a perícia, é preciso apresentar cópias e originais dos exames médicos, que deverão estar acondicionados em envelopes com nome do candidato. Não serão recebidos exames fora do prazo de validade, estabelecido pelo edital. As documentações pessoais e de comprovação de escolaridade, também devem ser trazidas original e cópia", explica a Superintendente Administrativa e de Gestão de Pessoas, Mary Adriana Santos Evangelista.

De acordo com a Superintendente, a determinação do Secretário de Educação, Clériston Andrade, é que, conforme surjam vagas remanescentes, a Secretaria realize novas chamadas de convocação, até o encerramento do prazo do certame, que é 23 de Dezembro de 2015.

Ascom/Juazeiro
Espaço do Leitor
29 de Julho / 2015 às 15:15 | Nenhum Comentário

Boa tarde Geraldo! Esse cachorrinho entrou aqui na loja Requinte Móveis, na Travessa da Maravilha, e queremos encontrar o dono. Ele parece ser filhote, não parece ser de rua. Estava sem coleira (essa é da nossa cachorrinha) e sem nenhuma identificação.

Zenilde Carvalho

Policial
29 de Julho / 2015 às 15:00 | Nenhum Comentário

Nesta quarta-feira (29) um homem foi encontrado morto na cidade de Sobradinho. O corpo foi encontrado nas imediações do Centro de Bem Estar da Criança (CEBEC). De acordo com informações que chegaram ao Blog, o homem foi morto a pedradas.

Da redação
Política
29 de Julho / 2015 às 14:30 | 20 Comentários

Representantes do Hospital SOTE se reuniram na manhã desta quarta-feira, 29, com o prefeito Isaac Carvalho, no Paço Municipal, secretário de Saúde, Procuradoria e Assessoria para renovar a parceria com a Prefeitura de Juazeiro e manutenção dos serviços.

O município de Juazeiro se comprometeu em buscar uma mediação com o Governo do Estado para que seja feita uma nova pactuação, mas continuará encaminhando os serviços de cirurgia, urgência e emergência que por ventura sejam solicitados. "A população de Juazeiro continuará sendo atendida pelo Hospital. Não nos furtaremos de cumprir nossa obrigação como gestor público em oferecer o melhor serviço possível a comunidade", declarou o prefeito.

Sócio-diretor da SOTE, o médico ortopedista Roberto de Alencar Filho mostrou-se satisfeito e confiante na manutenção da parceria. "Foi uma reunião muito importante. Um acolhimento muito satisfatório, e a gente reconhece o esforço do prefeito em manter os serviços funcionando. Graças a Deus chegamos a uma boa negociação. A população pode estar segura que os serviços serão mantidos", assegurou.

O Hospital SOTE realiza pelo Sistema Único de Saúde (SUS) 2.700 consultas e 250 cirurgias, por mês. Para o secretário Dalmir Pedra isto consolida a política de fortalecimento da rede hospitalar instituída no município, como a aquisição da Maternidade Municipal, Hospital da Criança, especialização em cardiologia, dentre outros. "O governo sempre tem demonstrado sensibilidade em garantir que a população tenha os serviços de saúde, seja na atenção básica ou na média e alta complexidade. Conseguimos solucionar a questão da SOTE com a renovação da parceria para que a comunidade juazeirense continue a ser beneficiada. Mas iremos continuar buscando recursos em níveis Estadual e Federal para que os serviços sejam melhorados e ampliados".

Ascom/Juazeiro
Variadas
29 de Julho / 2015 às 14:00 | Nenhum Comentário

Desenvolver projetos com utilidades práticas para o dia a dia tornou-se um desafio para os estudantes de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Petrolina. Nesta sexta (31), a primeira edição da Feira de Ciências do município dará oportunidade a 105 alunos e 19 professores orientadores para mostrarem seus inventos, no Centro de Convenções. A exposição é das 8h às 12h.

Os alunos/ inventores representarão as suas escolas e disputarão o primeiro, segundo e terceiro lugar da Feira. O evento é dividido em duas linhas de pesquisas – tecnologia e maio ambiente e utilidades práticas do dia a dia. Além das placas com aço inox dourada, prata e bronze, que será entregue aos campeões das duas modalidades, as escolas acumularão pontos para o Troféu Eficiência, que terá dono no fim do ano.

O coordenador da Feira de Ciência, Vitor Paulo Alves, acompanhou o processo de idealização e criação dos experimentos de cunho científico dos estudantes. Ele considera que a proposta do evento é desenvolver o interesse dos jovens pelas diversas ciências no país.

“A Feira é uma proposta inovadora na Rede [Municipal de Ensino] e visa, não apenas, instigar os alunos pelo conhecimento científico de uma área, mas por todas elas”, disse o coordenador.

De acordo com o Secretário de Educação, Cel. Heitor Leite, a partir da segunda edição, as universidades serão convidadas a participar da exposição. “O projeto é piloto e nas próximas feiras teremos a participação das universidades de Petrolina. Nós consideramos que o foco da secretaria deve ser aproximar os estudantes das ciências e, pensando mais pra frente, do ensino superior”, conclui.

Os jovens cientistas desenvolveram experimentos com a ideia de serem usados no cotidiano das comunidades. A Feira de Ciências objetiva incentivar a produção científica nas escolas.

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Policial
29 de Julho / 2015 às 13:30 | Nenhum Comentário

Policiais da 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por ameaça, na Ladeira do Capote, em Senhor do Bonfim, nesta terça feira (28), às 16h45. Ronaldo Pereira dos Santos, 46 anos, ameaçou a própria mãe, de 67, com um facão e uma foice. O acusado foi conduzido à delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante.

Asscom
Política
29 de Julho / 2015 às 13:00 | 1 Comentário

Os avanços do programa estadual Pacto pela Vida foram apresentados, nesta terça-feira (28), em seminário temático no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo (CAB), em Salvador. O secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e o coordenador do Pacto pela Vida, Cezar Lisboa, fizeram palestras para a turma de especialização de policiais militares e alunos do Curso de Oficiais da PM. 

Desde a criação do Pacto pela Vida, em 2011, o Estado formou aproximadamente 15 mil policiais e capacitou outros 55 mil. Com investimento superior a R$ 85 milhões, o governo reforçou o enfrentamento à violência adquirindo três aeronaves, 3.592 viaturas, e criando delegacias, como a de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e 11 Centros Integrados de Comunicação (Cicom). Um dos destaques apresentados no seminário foi a redução dos crimes nas áreas de cobertura das 17 bases comunitárias de segurança. 

Segundo Maurício Barbosa, no primeiro semestre de 2015, houve redução de 10% e 13% no índice de violência, em Salvador e na região metropolitana (RMS), em relação ao igual período do ano passado. “Tivemos muito sucesso com a implantação das bases comunitárias. São desenvolvidas muitas ações de inteligência que, em números, estão se mostrando eficientes”. 

Calabar

Ele citou o exemplo da Base Comunitária de Segurança do Calabar, onde nos últimos quatro anos ocorreram dois homicídios. “O dado é visto como uma melhora [uma vez] que no local a média era de 15 homicídios por ano. No Bairro da Paz, um lugar considerado violento, no último ano, nenhum homicídio foi registrado”, pontuou. 

Das 17 bases comunitárias instaladas, dez estão em Salvador, duas na RMS e outras cinco no interior. Em todas as unidades, o policiamento comunitário é uma iniciativa voltada para maior aproximação entre a polícia e a comunidade, o que tem resultando na diminuição do número de ocorrências. Aulas de música e de dança, estímulo à prática de esportes, são algumas das ações desenvolvidas pelas equipes de policiais nas unidades.

“O enfrentamento à violência é necessário e, nas bases comunitárias, ele não é feito apenas com as rondas. Lá a polícia educa e promove oportunidades para os moradores. A presença do policial em determinadas áreas garante a redução dos índices [de violência] e, sem dúvida, a sensação de segurança”, afirma o coordenador do Programa Pacto pela Vida, Cezar Lisboa. 

Secom Bahia Foto: Carla Ornelas/GOVBA

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage