Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
18,3%
Atualizado em: 26/03/2015
Política
31 de Março / 2015 às 15:00 | Nenhum Comentário

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Juazeiro instituiu Comissão Especial Provisória com a finalidade de apurar as denúncias do ex-vereador e ex-vice-prefeito Antônio Carlos Chaves, contra o SAAE, sobre a não execução das obras de estações elevatórias, parte integrante do projeto de saneamento no município de Juazeiro.

Nesta terça-feira (30?03), foram definidos os vereadores integrantes da Comissão e seus dirigentes. Presidente: vereador Antônio dos Santos Vargas Filho (Mitonho Vargas - PT); Vice-presidente, Anderson Alves Cruz (Anderson da Iluminação - PP); Relator Francinalvo Leopoldo do Carmo (Nalvinho – PT do B), membros: José Carlos Medeiros (PV) e Adriano Amorim Bastos (Sargentos Bastos - PROS).

A Comissão terá 60 dias para elaborar seu relatório e, se for o caso, propor as ações que considerem necessárias.

O Presidente Mitonho Vargas ocupou a tribuna “para informar à sociedade juazeirense” que “nós assumiremos a presidência da Comissão Temporária” e comunicou “amanhã (31?03), a partir das 10:00 horas, aberta à imprensa e aberta ao público, na sala das comissões... esta Comissão irá se reunir para apurar denúncia aqui formulada pelo ex-vice prefeito da cidade de Juazeiro, Dr. Antônio Carlos Chaves”.

Encerrou seu comunicado enfatizando: “Temos um prazo de até 60 dias, evidentemente, espero que a gente não precise levar tanto tempo para uma informação clara à sociedade”.

Iana Lima Ascom CMJ Foto: Joselito Tavares
Variadas
31 de Março / 2015 às 14:30 | Nenhum Comentário

O programa "Música Alimento da Alma" é formado por uma gama brilhante de compositores e suas obras atemporais: Bach, Beethoven, Mozart e Luiz Gonzaga. Todos devotos da arte dos sons que enchem de orgulho e de esperança a humanidade e seus caminhos.

Amanhã (01) , a família petrolinense poderá assistir, às vésperas da Páscoa, ao Concerto Especial Música Alimento da Alma, a partir das 20 horas no Salão do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. A entrada é gratuita.
Espaço do Leitor
31 de Março / 2015 às 14:00 | Nenhum Comentário

O leitor do blog Roberto Evangelista Teles, morador do Bairro Jardim Maravilha em Petrolina, enviou e-mail à nossa redação, evidenciando um fato que vem acontecendo constantemente em sua rua: Apagão. Veja abaixo na íntegra:

"Todo petrolinense deseja noites menos quentes de temperatura mais amena para um sono mais confortável e reparador. Porém, os moradores da Rua Terra Nova no bairro Jardim Maravilha, rua esta mais conhecida por abrigar a Feira do Ouro Preto, desejam noites menos quentes por um motivo além do mencionado acima. Desde o segundo semestre do ano passado, um fato desagradável vem ocorrendo, cada vez mais frequente, em noites quentes como as recentes. Por volta das 23:00 horas, a energia elétrica começa oscilar, sendo bastante perceptível nos motores elétricos como ventiladores e geladeiras. Estes primeiros passam a operar numa rotação muito abaixo do normal, mesmo ligado na posição de velocidade máxima do aparelho. Em seguida, tudo se apaga, na verdade não totalmente, pois a corrente elétrica fica extremamente fraca, impossibilitando o funcionamento de qualquer aparelho. A rua fica na escuridão, as casas ficam na escuridão e todos nós ficamos no calor. Não dormimos direito. Acordamos cansados de uma noite sofrida, indignados e revoltados. A noite dessa segunda-feira foi a décima vez nos últimos seis meses que esse fato ocorreu. A Celpe é comunicada imediatamente sempre, mas, na maioria das vezes a equipe de prontidão só vem aparecer no dia seguinte. A paciência dos moradores está chegando ao limite. A Celpe deveria ser mais responsável e tratar melhor seus clientes que são cativos. Cativos porque não têm outra opção, afinal só existe a Celpe a fornecer energia elétrica.

Cobro uma solução para o problema e peço, através deste texto, a ajuda de autoridades para pressionar a Celpe por uma solução definitiva de melhoria da rede que não suporta a carga demandada pelas residências da rua citada. Pois vivemos noites de apreensão e medo pelos aparelhos elétricos comprados com o suor do trabalho, o risco à segurança, a humilhação de não ser atendidos, do desconforto, cansaço e risco à saúde devido ao intenso calor, a humilhação de no ser negado o direito a um item básico na atualidade que é a energia elétrica. Fica o relato de indignação e o sentimento de esperança de que a situação seja resolvida"

Política
31 de Março / 2015 às 13:30 | Nenhum Comentário

Nesta terça-feira (31), a partir das 18:00, no Plenário da Câmara, os empresários Miguel José da Silva (Miguel Cigano) e Roberto Carlos Alves de Souza (Roberto Juazeiro Gás Butano) e o artista/músico Flávio Marcelo Mendes da Silva (Flávio Baião) receberão a Comenda Pedro Borges Viana por relevantes serviços prestados à Juazeiro. A Comenda, criada por Resolução da Mesa Diretora, é a regulamentação da Lei 1.481?97, que estabeleceu o dia 19 de março, Dia Municipal do Homem.

Quem são os homenageados

O produtor rural Miguel José da Silva é morador da Fazenda Umburana no distrito de Pinhões, educou os filhos em Juazeiro, onde constituíram família e residem.

Ainda jovem, o empresário Roberto Carlos Alves de Souza (Roberto Juazeiro Gás Butano) trabalhou como vendedor em Casa Nova, município no norte da Bahia, vindo para Juazeiro e aqui tornando-se empreendedor de sucesso.

O músico Flávio Baião conhecido pelo talento com a sanfona contribuiu com diversas obras sociais com shows beneficentes além de manter uma Escola de Música que atende crianças e adolescentes.

Por Manoel Leão Ascom CMJ Foto: Joselito Tavares
Variadas
31 de Março / 2015 às 13:10 | Nenhum Comentário

O SETRANVASF informa aos usuários do Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros de Juazeiro e região que hoje, 31/03/2015 (terça feira), encerra-se o prazo para o recadastramento estudantil 2015 que iniciou-se em 21/01/2015.

O estudante que ainda não passou pelo recadastramento anual deve comparecer à sede do SETRANVASF, situado no Shopping Águas Center, loja 50, que excepcionalmente neste dia estará aberto das 08:00 às 17:30hs portando CPF, RG, 01 FOTO 3X4 RECENTE, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA, COMPROVANTE DE MATRÍCULA 2015 OU DECLARAÇÃO DA INSTITUIÇÃO, documentos originais. O serviço de recadastramento é gratuito.

O Sindicato informa ainda que o estudante que não passar pelo recadastramento, terá seu cartão bloqueado à partir de 01 de abril de 2015.

Política
31 de Março / 2015 às 13:00 | Nenhum Comentário
 
O deputado Roberto Carlos (PDT) promoveu, esta semana, uma audiência com o novo secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, para apresentar as principais necessidades das cidades de Uauá, Senhor do Bonfim, Itanagra e Pojuca.
 
Na oportunidade, os prefeitos das cidades que foram representadas no encontro apresentaram, praticamente, os mesmos anseios, bem como: ambulância, equipamentos para postos médicos, reformas de hospitais, medicamentos e mais recursos financeiros para serem investidos na saúde dos municípios.
 
O secretário garantiu analisar os pleitos para verificar a possibilidade do atendimento. “Para isso preciso que as prefeituras oficializem os pedidos, através de documentos”, concluiu Fábio Vilas Boas.
 
O deputado Roberto Carlos aproveitou, ainda, para cobrar ações que beneficiem o Hospital Regional de Juazeiro, além de analisar a situação do Pró Matre, também, no mesmo município.
Ascom Dep. Roberto Carlos
Policial
31 de Março / 2015 às 12:53 | Nenhum Comentário

Não bastasse a insegurança na zona urbana, a onda de assaltos está invadindo as estradas da região e com isso deixando o cidadão cada vez mais atormentado. Na manhã desta terça-feira (31) um carro forte da empresa PRESERVE foi atacado na BR-235, divisa Bahia/Pernambuco, no acesso à Barragem de Sobradinho. Não há informação ainda sobre o montante levado pelos bandidos, e se alguém ficou ferido na ação. O fato chegou ao conhecimento do Blog, através do leitor Wellington Ferreira, que enviou mensagem e fotos. Confira:

Geraldo,

Queria saber quando nossas autoridades vão tomar uma atitude em relação aos vários assaltos que aconteciam e voltaram a acontecer próximo ao posto da ADAB na divisa BA/PE. Geraldo uma atitude que as polícias poderiam tomar era voltar um posto da PM. Quando funcionava um posto policial na entrada de Sobradinho a região de Santana do Sobrado era bastante tranquila. Com a resposta as autoridade competentes.

Wellington Ferreira

Variadas
31 de Março / 2015 às 12:30 | Nenhum Comentário

A Associação de Amigos do Autista do Vale do São Francisco (AAMAVASF) em parceria com a Secretaria Executiva de Acessibilidade promoverão no dia 01 de abril o dia da Mobilização pela Conscientização Mundial do Autismo. Será um movimento informativo com panfletagem na Praça do Bambuzinho, no centro da cidade, das 8h às 11h. 

O objetivo da panfletagem é tornar conhecido o autismo, suas formas de se manifestar e também seu tratamento. A Diretora Presidente da AAMAVASF, Maria do Amparo Gomes Cabral, agradeceu à Secretaria de Cidadania por se vestir de azul e apoiar esse movimento. “Muitos infelizmente ainda não sabem o que é o autismo e, portanto, também não sabem como tratá-lo. Isso acarreta uma incompreensão muito grande para com as crianças portadoras do autismo, e é com isso que queremos acabar. Agradecemos à Secretaria de Cidadania por ter se vestido de azul e abraçado esse projeto, e não para por aqui. No dia 02 de abril continuaremos o movimento de conscientização, dessa vez em parceria com as escolas da cidade”, disse a Diretora.

“Ficamos muito felizes quando fomos convidados a formar essa parceria em prol dessa mobilização pela conscientização do autismo. Sem dúvida é do nosso interesse participar de projetos como esse, pois precisamos tornar nossa cidade inclusiva e acessível para todos. É nosso compromisso formar cidadãos conscientes a respeito das diferenças, capazes de compreendê-las e lidar com elas.”, declarou a Secretária Executiva de Acessibilidade, Rose Andrade. 

Autismo 

Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: inabilidade para interagir socialmente, dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos e padrão de comportamento restritivo e repetitivo. Essas características podem se manifestar em variados graus, gerando diferenciados quadros clínicos dependendo da criança. Os estudos atuais, diferentemente dos iniciais que apontavam a dinâmica familiar problemática e de condições de ordem psicológica alteradas como fatores causadores do autismo, entendem que esse transtorno pode ser causado por causas múltiplas, incluindo fatores genéticos e biológicos. 

Não existe tratamento padrão para o autismo, devido o fato de ele se manifestar em variados graus e com características diferentes em cada indivíduo, mas ter um membro da família autista em qualquer nível requer preparo de toda a família. É imprescindível buscar um meio de estabelecer comunicação com ele, e tão logo seja feito o diagnóstico, deve-se procurar uma equipe multidisciplinar que oriente a todos os que convivem com ele sobre as atividades que podem ser realizadas, se há necessidade de medicação ou não, e outras necessidades características dos portadores de autismo. Paciência, carinho e compreensão são essenciais. 
Variadas
31 de Março / 2015 às 12:00 | Nenhum Comentário

O Curso Top de Linha – Preparatório para Concursos e Vestibulares em parceria com o colégio Dom Bosco realizaram ontem (29), um grande aulão solidário voltado para área de Ciências da Natureza, que é um dos grupamentos de provas do Enem e que os estudantes apresentam muitas dificuldades. O aulão aconteceu no Centro Cultural Colégio Dom Bosco e contou com um grande público de estudantes.

Além da participação do Professor e Doutor pela Unicamp em Biologia, Adauto Neto, do Professor de Química do Curso Top de Linha e bacharelando em medicina, Arnaldo César, que também é fundador do canal cursodequimica.com (que apresenta aulas gratuitas de Química voltadas para o ENEM e o ensino médio), o aulão contou também com o Professor Ivys Urquiza, conhecido popularmente como Ninja da Física no Brasil, sucesso na internet com o site física total: www.fisicatotal.com. Natural de Pernambuco, Ivys Urquiza ensina Física há 21 anos para estudantes que desejam ingressar no Ensino Superior.

Com ritmo e descontração o conteúdo focado no Enem foi absorvido pelos alunos que não sentiram passar às 4h de aula. Para o estudante Ian Freire Varjão, o aulão lhe trouxe a possibilidade de organizar melhor seus estudos, e ter uma noção mais clara de como são as provas do ENEM. “Eu sempre acompanho as vídeos - aulas do Professor Ivys Urquiza no canal do youtube física total. Foi bastante gratificante assistir uma aula dele ao vivo, precisava deste momento para me prepara melhor. Parabéns a equipe Top de Linha”, disse.

Durante o aulão, o professor Ivys desmistificou a física e mostrou aos participantes que os cálculos e fórmulas podem ser entendidos de forma simples e clara. “O aulão trouxe conhecimentos didáticos que são cobrados na prova do Enem e nos estimulou a continuar na batalha, são através desses momentos que percebemos que vale a pena continuar na luta”, disse o estudante Daniel Macedo Ribeiro que pretende prestar vestibular para medicina.

Essa foi a terceira vez que o professor de física esteve dando dicas aos vestibulandos da região e estimulando-os ao uso de plataformas online como alternativas de aprendizagem. “É uma oportunidade muito válida para os estudantes e de forma acessível. Através do projeto Física Total que é o maior curso online de física do Brasil muitos estudantes tiram suas dúvidas e aprendem de forma mais lúdica”, afirmou o professor Ivys Urquisa.

Para o Diretor do Curso Top de Linha e Professor, Arnaldo César, o sucesso deste evento criou a possibilidade de novas edições para este ano. “O aulão solidário para o ENEM superou todas as expectativas que a gente estava prevendo, fizemos sucesso, e por isso iremos realizar outras edições. Os estudantes tem que estar bem preparado, com segurança e tranquilo na hora da prova e com aulões eles têm a possibilidade de dar uma revisada e aprender algumas dicas”, contou.

Ascom Top de Linha
Política
31 de Março / 2015 às 11:30 | Nenhum Comentário

Dessa vez, foi o resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE), do Governo Estadual, que apresentou a evolução dos números em relação aos anos anteriores,  como também a superação da média do Sistema Educacional de Petrolina, em relação aos números gerais no Sertão Médio São Francisco e no Estado de Pernambuco. Em Petrolina, a evolução dos índices internos ajudou no aumento da qualidade do ensino de Matemática e Português, disciplinas que são avaliadas pelo sistema.

A Secretária Executiva de Ensino e Gestão Escolar, Profª Lindamária Amorim, ressalta que o aumento nos números se deve ao desempenho efetivo e ao acompanhamento das turmas, enfatizando as matrizes de habilidade e a aplicação dos testes simulados nas respectivas turmas avaliadas, ou seja, do 3º, 5º e 9º anos. "A gente também destaca o empenho e a participação dos gestores e professores".

O secretário de Educação, Cel. Heitor Leite, salienta que a boa notícia é mais um incentivo para todos os que fazem a educação do sistema municipal, na busca de avanços e de qualidade no setor.  "É possível, mediante esses resultados, planejar e ampliar ainda mais as estratégias visando à melhoria dentro da sala de aula", pontua.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE) tem por objetivo produzir informações sobre o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado, além de ser uma ferramenta de monitoramento para a gestão escolar. 

Ascom Seduc
Variadas
31 de Março / 2015 às 11:00 | Nenhum Comentário

A execução corretada prática agrícola mecanizada, com foco na manutenção preventiva e perfeito uso das máquinas e implementos agrícolas. Estes foram os temas principais do Treinamento de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, que o Senar – PE realizou semana passada na Unidade da Embrapa Semiárido, em Petrolina – PE.

Segundo o instrutor Marne Cabral, o Treinamento com aulas práticas e teóricas, que aconteceu na sala de aula, oficina e área de campo da entidade, mobilizou todos os tratoristas da Unidade, destacando o empenho da turma com uma participação ativa em cada uma das tarefas propostas.

De acordo com a técnica em Segurança do Trabalho da Embrapa Semiárido, Kelly Almeida, a realização do treinamento fortalece uma parceira que cresce a cada projeto desenvolvido para o aperfeiçoamento e qualificação da mão-de-obra. “Procuramos o Senar por ter um corpo técnico qualificado e atualizado; disponibilizar material de fácil aprendizagem e de qualidade onde o instrutor alia a parte teórica e prática de forma competente, proporcionando interação e troca de conhecimentos”.

Para a coordenação do Senar PE, o profissional bem qualificado é aquele que sabe operar a máquina em qualquer situação ou finalidade e aproveitá-la satisfatoriamente, seja qual for o implemento agrícola a ela acoplado para execução de uma tarefa. O Senar PE tem marcado presença no Vale do São Francisco, principalmente no atendimento das demandas feitas pelas empresas agropecuárias da Região.

Clas Comunicação & Marketing
Política
31 de Março / 2015 às 10:28 | Nenhum Comentário

Seguindo o calendário anual de feriados e pontos facultativos, nesta quinta-feira (02) em Petrolina será ponto facultativo nos órgãos da administração pública municipal direta e indireta. No decreto, o prefeito Julio Lossio leva em consideração que muitos servidores municipais aproveitam o feriado para se confraternizar com a família, já que muitos possuem familiares fora da cidade e costumam viajar nesse período. “O objetivo desse ponto facultativo é proporcionar aos servidores municipais um momento maior de reflexão em família e resgate das tradições religiosas durante a Semana Santa”, expôs o prefeito.

O decreto nº 006/2015, ressalta que “o disposto neste Decreto não se aplica às atividades que por sua natureza são consideradas essenciais e/ou emergenciais, que se desenvolverão conforme escalas próprias definidas pelos órgãos responsáveis”. Ou seja, serviços como atendimento de urgência e emergência da Saúde e o atendimento da Guarda Municipal funcionam normalmente.

Lidiane Souza Ascom PMP
Política
31 de Março / 2015 às 10:00 | 2 Comentários

O Prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, acompanhado do secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, participaram na manhã desta segunda-feira (30), do lançamento do Programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação. O evento aconteceu no Senai/Cimatec, na Avenida Orlando Gomes, em Salvador.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, o programa objetiva melhorar o rendimento e a proficiência dos estudantes e, consequentemente, alterar positivamente os indicadores de desempenho das escolas. Ele visa a melhoria da qualidade da educação pública na Bahia, a partir da formação de uma rede de parceria com municípios, educadores, estudantes, gestores, além de instituições públicas e privadas, universidades, empresas e, principalmente, as famílias. No lançamento do Pacto, os prefeitos assinar o termo de adesão ao programa.

Para o Prefeito Isaac Carvalho, assinar o pacto é dar mais um passo favorável à educação no município de Juazeiro. “Nós já colocamos a educação como prioridade em nossa gestão, porque entendemos que só a partir dela ajudaríamos a transformar as pessoas. Então vir aqui para o lançamento do programa Educar para Transformar é dar continuidade à nossa política de valorização da educação, que tem dado ótimos resultados”. 

Para o secretário de Educação e Esportes de Juazeiro, o programa concretiza uma das premissas da LBD, que é a articulação entre os entes federados. “O município de Juazeiro já investe fortemente numa política de melhoria dos indicadores, mas a cooperação do Estado fortalece as nossas inciativas nas áreas de formação como foco na alfabetização”, ressalta Clériston.

Por Ramáiana Leal/ SEDUC
Esporte
31 de Março / 2015 às 09:26 | Nenhum Comentário

Os torcedores de Bahia, Colo Colo, Vitória da Conquista e Juazeirense já podem se preparar para as emoções da semifinal do Baianão 2015. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou a tabela com datas, horários e locais dos quatro jogos. A rodada de ida será realizada no dia 5 de abril, um domingo. Às 16h, Juazeirense e Bahia se enfrentam no Adauto Moraes e Vitória da Conquista e Colo Colo duelam no Lomanto Júnior. O jogo entre o Cancão de Fogo e o Esquadrão será transmitido ao vivo pela TV Bahia, detentora dos direitos de transmissão da competição.
 
Já a rodada de volta, quando serão conhecidos os dois finalistas do estadual acontecerá no dia 19 de abril, também um domingo. No mesmo horário, 16h, o Bahia recebe a Juazeirense na Arena Fonte Nova, enquanto que o Colo Colo enfrenta o Vitória da Conquista no Mário Pessoa. Desta vez, o confronto entre o Tigre de Ilhéus e o Bode será transmitido pela TV Bahia para todo o estado. Por terem feito melhores campanhas na fase de quartas de final, o Tricolor e o time ilheense têm a vantagem e, além de decidirem a vaga em casa, só precisam de dois resultados iguais para chegar à decisão. Na final, decidirá o título em casa e jogará por dois resultados iguais a equipe de melhor campanha em toda a competição.
 
Sub-20 - Na oportunidade, a FBF também divulgou as datas dos jogos da semifinal do Baianão Sub-20. A rodada de ida será realizada no dia 11 de abril, um sábado. Neste dia, o Vitória recebe a Juazeirense no Barradão e o Serrano enfrenta o Bahia no Agnaldo Bento do Santos, em Porto Seguro. Ambas as partidas serão iniciadas às 15h. A decisiva rodada de volta será realizada em dois dias. Em 18 de abril (sábado), Juazeirense e Vitória duelam no Adauto Moraes, às 15h. Já no dia 19 (domingo), Bahia e Serrano entram em campo na Arena Fonte Nova, às 13h30. Pela categoria de juniores, o Esquadrão e o Cancão de Fogo possuem as vantagens e jogam por dois resultados iguais para avançarem à final.
 
Confira abaixo as tabelas:
 
Tabela Baianão Profissional
 
Tabela Baianão Sub-20 

FBF
Política
31 de Março / 2015 às 09:00 | 1 Comentário

Em entrevista ao Programa Geraldo José na Rádio Transamérica FM desta segunda-feira (30), o presidente da Juventude do PSDB em Juazeiro, Gledson Azevedo defendeu o nome do vereador oposicionista Bené Marques (PSDB), como candidato a prefeito de Juazeiro nas eleições de 2016. Gledson esteve em Salvador na última semana, em reunião com os deputados do partido, Adolfo Viana (estadual) e João Gualberto (federal), para tratar deste assunto, e também o fortalecimento do PSDB local.

 “Sabemos que o PSDB é capacitado para governar o município e Bené é uma liderança forte, atuante, e tem seu trabalho reconhecido em Juazeiro. Precisamos de um líder como ele, e muitos já concordam com o nome dele. A Juventude do PSDB entende que precisa de uma candidatura própria e indica o nome de Bené para concorrer na próxima eleição”, defendeu.

Na oportunidade, Gledson comentou sobre a carta enviada na última semana, pelo membro do partido, Delmiro Bittencourt (Xibiu), ao Diretório estadual, pedindo a expulsão do vereador Alex Tanuri (PSDB), que ao invés de fazer oposição ao governo do prefeito Isaac Carvalho (PCdoB), tornou-se da base aliada. Na opinião de Gledson, o vereador Tanuri deveria integrar a oposição, ou caso contrário se afastar do PSDB.

“Nós estamos unidos em prol do partido, não queremos prejudicar Alex Tanuri, pela sua brilhante trajetória política. Discordei da divulgação da carta, pois acho que a discussão deveria ser interna. Sobre a questão do vereador Alex, quero salientar, que chegou o momento dele tomar uma posição. Se ele quer ficar no PSDB, que se integre a oposição. Se ele quer fazer parte do governo Isaac Carvalho, que peça sua desfiliação. O PSDB é oposição ao PCdoB e ao PT”, opinou.

Da redação, Itamara Costa com foto de Geraldo José
Policial
31 de Março / 2015 às 08:42 | Nenhum Comentário

Dois homens, um de 33 e outro de 40 anos, foram assassinados na rua onde moravam no Residencial  Nova Vida I, no bairro João de Deus, Zona Norte de Petrolina. Com estes crimes, o índice de mortes violentas no município subiu para 35 em 2015. As mortes aconteceram na noite da segunda-feira (30).

Segundo testemunhas, dois homens em uma motocicleta chegaram ao local atirando no morador de 40 anos. A outra vítima teria reagido contra os criminosos quando também foi atingida e morreu no local. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML). Ainda não há pistas dos assassinos.

G1 Petrolina
Política
31 de Março / 2015 às 08:26 | 5 Comentários

Acordo intermediado pelo Presidente da Câmara, Damião de Almeida Medrado, levou à aprovação, por unanimidade do Projeto de Lei que aumenta os vencimentos dos servidores municipais, incluindo os trabalhadores na área da saúde.

A retirada de pauta do projeto original, no dia 24, impossibilitaria a votação nesta segunda feira, 30, mas, acordo firmado entre sindicatos, executivo e o Presidente Damião Medrado, com o envio de uma Mensagem Substitutiva pelo prefeito, tornou possível a votação.

O substitutivo do Projeto de Lei nº 005/2015 de 16 de março de 2015, que revoga os dispositivos da Lei Municipal nº 2.437, de 17 de fevereiro de 2014 e autoriza o Executivo a reajustar o salário base de servidores públicos municipais, foi aprovado por unanimidade; excetuando-se   os trabalhadores na educação, já contemplados com reajuste este ano.

De acordo com o projeto fica estabelecido em R$ 795,00 o salário base para os servidores municipais efetivos ou estabilizados com reajuste de 6,41%. Para os servidores temporários ficou estabelecido salário base de R$ 788,00, e um reajuste de 4% para os médicos.

A sessão, acompanhada por centenas de servidores municipais, teve presença de 19 vereadores em plenário e o projeto foi votado e aprovado por unanimidade.

Por Manoel Leão Ascom CMJ Foto: Joselito Tavares
Variadas
31 de Março / 2015 às 08:01 | Nenhum Comentário

Espetáculos sacros serão encenados em Juazeiro a partir desta terça-feira (31), e segue até o sábado, dia 04 de abril, (período da Semana Santa) na sede e interior do município. Quatro projetos foram aprovados para a realização dos espetáculos, selecionados através de editais da Secretaria de Cultura e Juventude de Juazeiro (SECJU).  Segundo o secretário da pasta, Donizete Menezes, a premiação para cada projeto será de R$ 6 mil reais. 

“Desde o ano passado que a Secretaria tem realizado uma política de acesso e valorização dos artistas e da cultura em Juazeiro, através de editais voltados para a Via Sacra. Serão premiados quatro projetos este ano, na sede e no interior.Estarei acompanhando as apresentações, um importante momento para a cultura de Juazeiro”, destacou Donizete, durante participação no Programa Geraldo José na Rádio Transamérica FM, desta segunda-feira (30).

Os espetáculos acontecem em Itamotinga, Pinhões, Salitre e Juazeiro.

Nesta terça-feira (31), a partir das 19h, a Companhia Interpretes do Evangelho (IDE) realiza a primeira encenação, na Goiabeira II (Salitre). Na quarta-feira (01), o grupo IDE encena o espetáculo  no bairro Tabuleiro, em Juazeiro.  

O Grupo de Jovens Caminhando com Cristo (JOCRI) de Juazeiro também foi contemplado no edital. As apresentações do JOCRI acontecem na sexta-feira (03) e no sábado (04), no bairro Alto da Aliança. O grupo enceno o espetáculo sacro há 20 anos.

No interior do município, o tradicional espetáculo será realizado no  distrito de Itamotinga, com apresentações na quinta-feira (02) e na sexta-feira (03). Também na sexta-feira (03), a encenação acontece na comunidade de Malhada da Areia (Pinhões), com o grupo Juventude Unida Vivendo em Nome do Senhor (JUVENS), que realiza as apresentações há 12 anos no distrito.

Durante a entrevista, Donizete Menezes esteve acompanhado de Aislan Mota, representante da Companhia IDE; Daniel Sena, da JUVENS; e Gerson dos Santos, do JOCRI.

Da redação, Itamara Costa com foto de Geraldo José
Política
31 de Março / 2015 às 07:28 | 11 Comentários

Semana passada a oposição esperneou, se retirou do plenário e impediu a votação do projeto do Executivo que reajustava os salários dos servidores da Prefeitura de Juazeiro sob a argumentação de que a votação deveria ser conjunta com o projeto que concedia reajuste aos comunitários de saúde e de endemias.

Na sessão desta segunda-feira (30), cuja sessão foi presidida pelo titular da Casa, Damião Medrado, o projeto não só foi aprovado por unanimidade, inclusive, com os votos dos oposicionistas, como a bancada governista ainda impediu que a votação fosse nominal.

Nem mesmo os inúmeros cartazes dos trabalhadores da área de saúde conseguiram sensibilizar as citadas bancadas para o debate que se registrou semana passada. Como diz o velho adágio popular: “Nada como um dia, após o outro...”.

Política
31 de Março / 2015 às 07:00 | 3 Comentários

O primeiro dia de Dalmir Pedra como Secretário Municipal de Saúde nesta segunda-feira (30) foi de intensa atividade. Inicialmente, Dalmir recebeu comitiva da Câmara de Vereadores para analisar o plano de salários dos sindicalistas da área. Em seguida ele esteve reunido com todos os funcionários dando ênfase à importância do cuidado com o próximo através da Saúde. Dalmir falou também do seu papel como gestor que tem compromisso com povo de Juazeiro em fazer o melhor para seus conterrâneos e pediu a todos apoio e participação na consolidação de uma boa administração ao povo da cidade. Os trabalhadores responderam dando boas-vindas ao novo secretário.

Política
31 de Março / 2015 às 06:30 | Nenhum Comentário

Termina hoje, dia 31 de março, o prazo para a sociedade participar da consulta pública sobre Metas do Plano Estadual de Cultura, uma excelente oportunidade de todos enviarem contribuições com análises e sugestões. O Plano foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa da Bahia e, logo depois, uma comissão designada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) elaborou as metas que devem ser alcançadas nos 10 anos de vigência do Plano. Elas estão disponíveis no site da SecultBA (cultura.ba.gov.br).

A consulta pública apresenta a versão preliminar de 20 metas do Plano Estadual de Cultura. Elas definem o foco de atuação das políticas de longo prazo e possibilita que sejam combinadas com políticas de prazos curtos e médios de cada gestão de governo, viabilizando o seu alcance. Entre as metas estão, por exemplo, a consolidação do Sistema estadual com 100% dos planos setoriais e territoriais elaborados e implantados, sistemas municipais implantados em 60% dos municípios baianos, além de avanços no Sistema Estadual de Fomento e Financiamento à Cultura. Os interessados em contribuir podem discordar integralmente ou em parte e também sugerir novas metas.

A elaboração das metas está prevista na Lei Orgânica da Cultura da Bahia (Lei nº 12.365 de 22 de novembro de 2011) e parte de suas normativas para pensar em soluções, estratégias e objetivos específicos de cada área, a longo prazo.

Plano Estadual de Cultura

As prioridades estabelecidas no Plano são fruto das conferências estaduais de cultura promovidas entre os anos de 2005 e 2011 e de outros encontros, como reuniões com os membros do Conselho Estadual de Cultura e a comissão da rede de Pontos de Cultura da Bahia. O Plano contempla as mais diversas áreas e grupos culturais. As informações do documento estão divididas da seguinte forma: Diagnóstico cultural, que busca fornecer subsídios para definir ações prioritárias; Princípios e objetivos que devem orientar o Plano, de acordo com Lei Orgânica da Cultura da Bahia; e Diretrizes, estratégias e ações, que deverão ser executadas ao longo de 10 anos.

SecultBA
Informativos
31 de Março / 2015 às 06:00 | 1 Comentário

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento através da direção do Mercado do Produtor informa a população de Juazeiro, que o entreposto não irá funcionar neste dia 3 de abril, sexta-feira da Paixão. O Mercado voltará a funcionar normalmente no sábado (4), sempre das 2h às 22h.

Horário especial - A Prefeitura de Juazeiro decretou horário especial de funcionamento nos órgãos da administração municipal neste dia 2 de abril, véspera da sexta-feira da Paixão (3) que é feriado nacional. A publicação do decreto Nº 116/2015 esta no Diário Oficial do Município. A exceção será para aqueles profissionais que desempenham funções em órgãos cujos serviços não admitam paralisação, como os hospitais.

Ascom PMJ
Espaço do Leitor
30 de Março / 2015 às 23:00 | 1 Comentário

Estas fotografias são de 1987 e 1988, quando o grande ator Lucien Paulo dirigia e contracenava. Ele encenava Jesus e Dadau, o Judas, sob os cuidados e a competência de Renato Medeiros e seus efeitos especiais. O polivalente Reginado, o apóstolo, Gerluce Nossa Senhora e eu Rosy interpretava, a escrava de Pilatos, por improvisação de última hora, Maria Madalena e por vários anos, Herodíades.

Em meio a esses anos Carlos Silva (Carlão do PT), Roberto Trujilo (Ator de São Paulo) dramatizavam o Herodes.  Nessa época, percorríamos o centro da cidade, fosse na praça da igreja, nas rampas do cais, ao lado do Prédio do Correio (PMJ) conforme comprovam as fotografias, em cima de trator, em montanhas de areia e ainda corríamos pela rua do Paraíso, para chegar em tempo nas várias encenações. Tudo isso depois de passarmos o dia no sol quente decorando os cenários revestido em papel crepom, tecidos e tudo o que chegasse ao nosso alcance.  Um celeiro de artistas se desdobravam nos dias que antecediam a Paixão de Cristo.

Rosi Costa 

Política
30 de Março / 2015 às 22:31 | 5 Comentários

Cumprindo mais uma etapa do programa “Toda Sexta tem Obra”, o prefeito Isaac Carvalho inaugurou na noite da última sexta-feira (27), na Baixa do Umbuzeiro, distrito de Carnaíba do Sertão, a eletrificação rural da comunidade - uma parceria entre o poder municipal e os governos federal e estadual, através do projeto “Luz Para Todos”. Beneficiando 32 famílias que residem no povoado, a obra contou com a instalação da rede de transmissão de energia e a locação de 45 luminárias realizada posteriormente pela Secretaria de Serviços Públicos (SESP).

Para Antônio Alves dos Santos de 76 anos e proprietário do sítio Santo Antônio, a energia elétrica mudou a vida de todos que ali residem. “Hoje podemos usufruir dos benefícios que a energia oferece a exemplo da geladeira e TV. Antes usávamos a luz do candeeiro e a vida era bem difícil. Agradeço ao prefeito Isaac e ao governo do estado e federal, é uma grande felicidade”, declarou. Já Anderson Gabriel da Silva de 15 anos disse que agora não terá dificuldades em manter o celular carregado. “Antigamente quando o aparelho descarregava, ficávamos incomunicáveis, sem poder ligar para ninguém. Essa é mais uma vantagem que a energia elétrica tem nos proporcionado”, observou.  

Durante a inauguração o presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Damião Medrado, falou da satisfação em participar de um momento tão significativo. “É um prazer vivenciar algo tão importante para os moradores da Baixa do Umbuzeiro, eu participei da luta para a implantação do ‘Luz Para Todos’, e hoje me emociono com esse grande feito”, destacou. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Fernando Dantas, a obra faz parte de mais um dos projetos que estão beneficiando a população do município. “Sinto-me honrado em presenciar a chegada da energia elétrica para essa comunidade, algo de grande importância. A prefeitura tem trazido tantos benefícios para a população da sede e do interior, através de uma política popular e democrática. Todos estão de parabéns”, disse. O vice-prefeito Francisco Oliveira também declarou a satisfação “em poder está vivenciando a felicidade da comunidade agraciada com a energia elétrica”.

Finalizando os discursos o prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho agradeceu a Deus e aos governos estadual e federal pela concretização do projeto. “É mais uma conquista para a nossa população. Só no interior priorizamos inúmeros projetos de adutoras, hoje 100 mil residências recebem água tratada do rio São Francisco. A respeito da iluminação rural entramos numa força tarefa solicitando a instalação eletrifica para o interior do município. Hoje 32 residências estão sendo agraciadas. È uma grande felicidade para todos nós”, enfatizou.

Além da comunidade local, também estiveram presentes os secretários municipais Jorge Cerqueira (SEAPA), Agenor de Souza (SEMAOP), Carlos Neiva (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Jorge Barbosa (SEDUH), Agnaldo Meira (Assessoria do Gabinete), os vereadores Antônio Caffé, Fabio Luiz, Eduardo Lopes, Poliana Amorim, Jean Gomes, Sargento Bastos e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, Emerson José (Mitú).

Por Lene Radina/ASCOM PMJ
Variadas
30 de Março / 2015 às 22:00 | Nenhum Comentário

Profissionais do Hospital Dom Malan/IMIP participaram da V Semana Farmacêutica do Vale do São Francisco. O evento aconteceu de 23 a 26 de março, no auditório da biblioteca da Universidade Federal do Vale São Francisco (UNIVASF), em Petrolina (PE). A iniciativa teve como objetivo fortalecer as Ciências Farmacêuticas na região através da atuação do farmacêutico.

A cerimônia contou com uma mesa redonda, na qual foram abordados diversos assuntos relacionados à farmácia hospitalar e as perspectivas para o futuro farmacêutico da região. Durante a programação da Semana, a coordenadora da farmácia do HDM, Paula Marcula, ministrou palestra com o tema - Gerenciamento em Farmácia Hospitalar: Avanços e Desafios. Já a farmacêutica, Tâmalla Rebbleca Nery, abordou Farmácia Hospitalar no Vale do São Francisco: Avanços e Perspectivas. Ambas profissionais expuseram as atividades desenvolvidas diariamente pela farmácia da instituição. A estagiária do setor, Rita de Cássia Oliveira, na oportunidade também apresentou o trabalho com o titulo: Farmácias Satélites, Viabilidade e Benefícios na Gestão Hospitalar na modalidade oral.

Segundo Paula Marcula, o evento foi bastante proveitoso e contribuiu para a formação dos futuros farmacêuticos da região. "A participação dos estudantes foi muito grande, tivemos palestrantes de vários locais do Brasil, principalmente de universidades, no qual foram compartilhadas diversas experiências, adquirimos novos conhecimentos e desafios. Podemos perceber que a profissão farmacêutica na região vai incluir profissionais qualificados", relata.

Ascom HDM
Espaço do Leitor
30 de Março / 2015 às 21:53 | 3 Comentários

Querido amigo Geraldo José,

Sabendo de seu respaldo e comprometimento com nossa cidade, gostaria de aproveitar seu espaço para lhe pedir ajuda em nome dos moradores da Rua dos Eucaliptos, bairro Jardim Universitário.

Há mais de 15 dias estamos sem água em nossas caixas, a água da rua só chega à noite e pela manhã vai embora muito cedo, sem pressão ela não sobe para a caixa.

Isso é rotina por aqui, pra você ter ideia a caixa da minha casa são de 3 mil litros e está seca. Tomar banho, cozinhar, dar descarga, lavar, beber...É muito difícil sem água, temos que dormir muito tarde e levantar muito cedo, caso queira algumas gotinhas de água.

Vale lembrar que nossas contas estão pagas em dia. É nosso direito! Peço sua ajuda pra divulgar essa notícia.

Muito obrigada pela atenção.

Nicolli Barros

Imagem ilustrativa da Internet
Espaço do Leitor
30 de Março / 2015 às 21:30 | 6 Comentários

O compositor juazeirense Maurício Cordeiro, o Mauriçola, escreveu ao Blog Geraldo José comentando sobre as condições físicas do Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro. Confira!

Todas às vezes que Bahia e Vitória jogam no Adauto Moraes, a imprensa da capital, principalmente os comentaristas esportivos do rádio e TV "esculhambam" Juazeiro. É como se 220 mil humanos fossem todos culpados e maculados pela infâmia, por causa do péssimo piso do gramado do nosso estádio. "Ali foi feito pra corrida de bode"  " o gramado de Juazeiro não é pra futebol, é pasto de burro" " a bola não corre em Juazeiro, pula, pula", "o gramado de Juazeiro não é "bossa-nova" é "pisadinha"  e por aí a "chacota" rola solta e já começou  bem antes  do jogo entre Juazeirense e Bahia no próximo domingo.

No sábado, durante o "festejo" dos 50 anos de rádio no nosso amigo Raimundo Amarildo, levantei publicamente esta questão desgastante, indiquei que, uma parceria entre prefeitura e iniciativa privada resolveria este vexame e fui informado que o custo para remoção do piso e um novo gramado custaria uns 250 mil reais. Vamos à luta!!! Ou não?  Como dizia Nelson Rodrigues – "Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos".

Maurício Cordeiro
Política
30 de Março / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário

A equipe de praça da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana iniciou o trabalho de manutenção e limpeza da praça do bairro Cohab VI. No local são realizados os serviços de melhoria com a capina, retirada de lixo e mato, pintura de meio fio. O trabalho garante o cuidado com as áreas de lazer, uma das metas do prefeito Julio Lossio em garantir ambientes saudáveis para as comunidades.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
30 de Março / 2015 às 20:30 | 8 Comentários

A presidente do Sintrab-Saúde de Juazeiro, Telma Marineira informou, durante participação no Programa Geraldo José na Rádio Transamérica FM nesta segunda-feira (30), que o secretário de Saúde do município, Dalmir Pedra, recebe nesta terça-feira (31) os dirigentes do Sintreb-Saúde.  Na pauta, serão discutidos a campanha salarial e o reajuste dos servidores de Juazeiro.

“A área da saúde no município tem toda uma problemática, que não é só a campanha salarial, temos um plano de cargos e carreiras que tem um prazo de se cumprir agora em março, mas temos muito pouco concretizado até o momento, não temos um cronograma. Espero que Dr. Dalmir tenha poder de decisão, ele está chegando agora e que resolva nosso problema”, destacou Telma.

Nesta segunda-feira (30), Dalmir Pedra recebeu os representantes dos Trabalhadores dos Agentes de Saúde e Endemias (SINTASE) e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro (Sinserp) para tratar sobre a implantação do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e endemias.

Da redação, Itamara Costa com foto de Geraldo José
Política
30 de Março / 2015 às 20:00 | 5 Comentários

Simples, mas bastante concorrida, foi desta maneira a solenidade de posse do novo vereador juazeirense Josival Batista da Costa, popular Joca Cabeleireiro (PSB), na tarde desta segunda-feira (30) logo no início da sessão ordinária da Casa Aprígio Duarte Filho.

Além de familiares e amigos a sessão foi prestigiada pelo presidente da Câmara Municipal de Sobradinho, Cícero Ronaldo Xavier, popular Batata, e o vereador Adilson Ribeiro (PT), bem como o ex-Procurador da Prefeitura de Juazeiro Carlos Luciano, os secretários Paulo Bonfim (Governo) e Joaquim Neto (SAAE).

Cícero Ronaldo (Batata) e Adilson Ribeiro vereadores de Sobradinho.

Assim que foi aberta a sessão o presidente da Câmara Damião Medrado solicitou que uma comissão constituída pelos vereadores Anderson Alves, Poliane Amorim e Sargento Bastos fizessem adentrar ao plenário o novo vereador que em seguida prestou juramento em frente ao Pavilhão Nacional.

No seu primeiro pronunciamento Josival Batista disse estar preparado para o mandato. “Mesmo sem a investidura do cargo, o que só foi possível agora com o licenciamento do colega Dalmir, posso assegurar ao povo de Juazeiro que estou preparado e pretendo desenvolver trabalho profícuo em defesa do povo desta terra” prometeu Joca.

Política
30 de Março / 2015 às 19:30 | 3 Comentários

O novo secretário municipal de Saúde de Juazeiro, Dalmir Pedra, a comissão de negociação e o vereador Tiano, dando continuidade nas negociações, reuniram-se nesta segunda-feira (30), com os representantes dos Trabalhadores dos Agentes de Saúde e Endemias (SINTASE) e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro (Sinserp) para tratar sobre a implantação do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e endemias.

O secretário e os sindicalistas discutiram novas propostas entre a Mesa de Negociação e o SINTASE, que propôs ao governo a implantação do piso nacional e a permanência da gratificação de incentivo. A mesa apresentou a tabela de vencimentos do PCCR das duas categorias. Tendo em vista a dificuldade financeira do Município em atender a proposta do SINTASE, não foi possível chegar a um acordo. 

Ficou agendada uma nova reunião para a próxima quarta-feira, 01, juntamente com a Comissão Permanente de Negociação para avaliar os avanços na negociação.

O secretário Dalmir Pedra destacou a importância das negociações. "O objetivo deste meu primeiro contato é, além de buscar em conjunto novos avanços, manter o diálogo do Executivo com a categoria, o que já ocorre desde o inicio da gestão. Estamos à disposição dos sindicatos no que for necessário", declarou o secretário.

Ascom SESAU
Policial
30 de Março / 2015 às 19:00 | Nenhum Comentário

Policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar apresentaram mais duas motocicletas na delegacia de Polícia Civil de Senhor do Bonfim em decorrência da apreensão, na madrugada de sexta feira (27), de veículos roubados por quadrilha. Ações de policiais da 3ª Companhia e da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar resultaram na apreensão de veículos roubados e prisão por receptação, nas cidades de Jaguarari e Senhor do Bonfim, na madrugada desta sexta feira (27).

Na Cidade de Jaguarari, à 0h45, policiais da 3ª Companhia, em ronda, avistaram duas motocicletas e um automóvel Voyage. Com a aproximação da viatura para abordagem, os condutores de uma das motocicletas e do carro evadiram-se. Os policiais abordaram José Ermon Batista dos Santos, de 36 anos, cujo veículo, a motocicleta CG Fan 125, de cor preta, licença de Petrolina, possuía restrição de roubo, constatada no sistema da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Acusado e veículo foram apresentados na delegacia de Polícia Civil de Senhor do Bonfim. O condutor da outra motocicleta que havia evadido abandonou o veículo, ao se aproximar de uma barreira da Polícia Rodoviária Federal, na BR 407.

Uma guarnição da CETO encontrava-se em diligência, a partir da transmissão do alerta, após fuga na abordagem de Jaguarari, quando, às 2 horas, localizaram o veículo Voyage, de cor branca, licença de Salvador, também com restrição de roubo, estacionado em frente a uma residência, na Avenida Florestal, Bairro da Pêra, em Senhor do Bonfim.

Dentro da casa havia mais duas motocicletas, que, após levantamento, foi constatado que também eram roubadas, uma moto Yamaha de cor preta, licença de Juazeiro e uma Honda CG 125 Fan de cor vermelha, licença de Petrolina.

Um homem foi avistado na janela da casa, mas conseguiu evadir-se pelos fundos. Uma mulher, que estava dentro da casa, foi apresentada para testemunhar na delegacia de Polícia Civil. Também foram apresentados o carro e as motocicletas.

Espaço do Leitor
30 de Março / 2015 às 18:27 | 3 Comentários

VEREADOR vem de “verea”, originário do grego antigo, significando vereda, caminho. Vereador seria o que vereia, trilha, ou orienta os caminhos. Existe no idioma brasileiro o verbo verear. Vereador é o mesmo que Edil.

Muito se fala nas campanhas eleitorais, onde candidatos vêm prometendo o que, em tese, não poderão cumprir por total falta de amparo legal. Falam o que querem e o povo gosta de ouvir, praticando, por obviedade uma fraude eleitoral (promessas impossíveis de serem cumpridas).

 Os Vereadores têm quatro funções principais:

  1. Função Legislativa:  consiste em elaborar as leis que são de competência do Município, discutir e votar os projetos que serão transformados em Leis buscando organizar a vida da comunidade.
  2. Função Fiscalizadora: O Vereador tem o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidar da aplicação dos recursos, a observância do orçamento. Também fiscaliza através do pedido de informações.
  3. Função de Assessoramento ao Executivo: Esta função é aplicada as atividades parlamentares de apoio e de discussão das políticas públicas a serem implantadas por programas governamentais, via plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual(poder de emendar, participação da sociedade e a realização de audiências públicas).
  4. Função Julgadora: A Câmara tem a função de apreciação das contas públicas dos administradores e da apuração de infrações político-administrativas por parte do Prefeito e dos Vereadores.

Como podem ver, o VEREADOR é a pessoa eleita pelo povo para vigiar, ou cuidar do bem e dos negócios do povo em relação à ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, ditando as leis (normas) necessárias para esse objetivo, sem, contudo, ter nenhum poder de EXECUÇÃO ADMINISTRATIVA. Portanto, não pode prometer, já que não tem poderes para cumprir e/ou realizar obras, resolver problemas da SAÚDE, da EDUCAÇÃO, do ESPORTE, da CULTURA, do LAZER, do ASFALTO, do MEIO AMBIENTE, do TRÂNSITO, dos LOTEAMENTOS e CASAS POPULARES, etc. Poderão, todavia, somente auxiliar a Administração nesses objetivos, por meio de Indicações e/ou Requerimentos, mesmo porque, tanto o PREFEITO como o VEREADOR só podem fazer aquilo que a LEI DETERMINA, MANDA, AUTORIZA.

Perguntas e Respostas:

Quem manda mais na cidade, o Prefeito, o Vereador ou o Juiz?

Nenhum manda mais do que o outro.

Pela Constituição Federal, no artigo 2.º, diz que: “São Poderes da união, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”.

LEGISLATIVO, que vota e fiscaliza a aplicação das leis, o EXECUTIVO, que executa as leis e o orçamento votados pelos Vereadores, e oJUDICIÁRIO, que serve para resolver qualquer litígio.

Existe ainda o Ministério Público que, através de suas Promotorias, se constituem os defensores da sociedade.  Qualquer irregularidade pode ser denunciada ao Promotor de Justiça, que analisará o caso e, conforme for o seu entendimento poderá ajuizar a devida ação na defesa dos interesses coletivos que, posteriormente, será decidida pelo Poder Judiciário.

Só os Vereadores propõem as leis?

Não, tanto os Vereadores como o Prefeito podem apresentar Projetos de Lei que são encaminhados à Câmara de Vereadores para serem votados. Uma vez aprovados pelos Vereadores e sancionados pelo Prefeito, transformam-se em Lei. 

Um Projeto de Lei pode ter iniciativa popular, sendo proposto por um número mínimo de 5% dos eleitores do Município. 

Os Vereadores não podem apresentar Projetos que originem despesas em geral, criação de cargos públicos e outros cuja matéria verse sobre patrimônio. Tais projetos devem ter a iniciativa do Poder Executivo e votados pelos Vereadores.

O que é mesmo esta tal de Lei Orgânica?

As regras legais do País e do Estado estão escritas e agrupadas em suas Constituições.

Nos Municípios a “Constituição Municipal” é a chamada Lei Orgânica.

Esta Lei disciplina os assuntos de economia interna do Município, observadas as peculiaridades locais, bem como sua competência comum, estabelecendo as regras do processo legislativo e regulamentando as matérias orçamentárias.

O que é o Regimento Interno da Câmara Municipal?

É a Resolução (estatuto) que fixa e determina a constituição, estrutura, atribuições, competências e funcionamento da Câmara Municipal de Vereadores. Portanto, é um instrumento normativo produzido pelo Poder Legislativo que define as atribuições dos órgãos da Câmara, do processo legislativo, da tramitação dos documentos, sujeitos à apreciação da casa.

O que acontece depois de um Projeto de Lei ser aprovado na Câmara?

Após aprovado, o Projeto de Lei é enviado ao Prefeito para que sancione (aceite) e promulgue (a lei é declarada válida, devendo ser cumprida), assinando-a e publicando-a na forma em que determina a Lei Orgânica. Se o Prefeito não assinar em 15 dias, o Presidente da Câmara promulga o Projeto de Lei e publica, passando a valer como Lei.

O Prefeito pode não aceitar um Projeto de Lei aprovado pelos Vereadores?

O Prefeito pode vetar parte do Projeto ou todo ele. Neste caso, o Projeto retorna para a Câmara de Vereadores onde será discutido e votado o veto e as razões que levaram o Prefeito a vetá-lo.

Se o Prefeito não seguir uma Lei o que faz o Vereador?

Caso o Poder Executivo não siga uma Lei, o Vereador primeiramente deve notificar o Prefeito, através de um Pedido de Providência, para que seja normalizada a situação. Caso não haja correção do problema, o Vereador, assim como qualquer cidadão, pode encaminhar o problema para o Ministério Público para que por força judicial, obrigue ao Prefeito a fazer cumprir a Lei, sob pena de responder civil e criminalmente pelos seus atos.

Os Vereadores recebem dinheiro para ajudar as pessoas?

Não, os Vereadores recebem apenas o subsídio mensal. Eles auxiliam os necessitados e 
aqueles em situação de risco social, bem como qualquer cidadão. Fazem por solidariedade e não por obrigação. Inclusive, durante a campanha eleitoral, se um candidato a vereador pagar contas de água, luz, imposto, remédios, gás, etc. e for denunciado e comprovada a denúncia, terá seus direitos políticos cassados.

Os Vereadores podem ser convidados para reuniões em clubes, associações, etc.?

Claro, a comunidade deve utilizar-se o máximo possível daqueles que são seus representantes legítimos. Sempre que houver alguma reunião que tenha importância para a comunidade, é muito útil a presença dos Vereadores.

 Fonte:http://www.drsandro.org/duvidas/atribuicoes-dos-vereadores/

Enviado pelo leitor Alexandre Mesquita

Variadas
30 de Março / 2015 às 18:00 | 1 Comentário

Aprovado pelo segundo ano consecutivo no VII Edital “Pernambuco de Todas as Paixões”, através da Fundarpe/Secult-PE e Governo do Estado de Pernambuco, o GUTERIMA-  Grupo de teatro Imaginativo apresenta nos dias 2 e 3 de abril de 2015 (Quinta e Sexta-feira santas), A CRUCIFICAÇÃO – o mais belo espetáculo sacro do sertão pernambucano, às 20h30, com ENTRADA GRATUITA, no Parque Josepha Coelho. Como novidade nesta 37ª Temporada, será realizado um CONCERTO MUSICAL AO VIVO, com o QUINTETO MOSAICO, que entoará cânticos clássicos épicos, como “Aleluia”, de Haendell, “Ave Maria”, de Schubert, entre outros, ao término do espetáculo.

O objetivo é não perder o foco da encenação que terá ainda interprete de libras e duração de 2 horas, onde, em 9 locações, serão distribuídas 48 cenas narrando os momentos decisivos da vida de Jesus Cristo. A CRUCIFICAÇÃO 2015 tem a Coordenação Geral de Laila Ticiane; Direção Cênica de José Geraldo; Assistentes de Produção, Isaías Sabino e Pâmella Marinni.

No elenco se destacam: Wellington Pedra Linda (Jesus); Luciene Dantas (Maria); Jailson Mangabeira (Caifás) – inclusive, participou do filme Gonzaga, de Pai para Filho, juntamente com Kelly Daiane – (Salomé); Bruna Letícia (Madalena); Sérgio Murilo (João); Eraldo Rodrigues (Anás), Everaldo Rodrigues (José de Arimatéia); Geraldo Messias (Nicodemos); Valdir Barreto (Pilatos); Pâmela Marinni (Maria de Cleofas); Marleide Andrade(Verônica) entre outros. Vale lembrar que A CRUCIFICAÇÃO é um espetáculo móvel e ao ar livre e precursor deste tipo de encenação na região do São Francisco, desde 1978.   

Espaço do Leitor
30 de Março / 2015 às 17:30 | 1 Comentário

Sempre agradecido ao blog pelas oportunidades quando precisamos dizer algo sobre alguém especial, eu quero lembrar:

“Se a decisão fosse dele, ele escolheria ficar para trás para continuar servindo, ainda na carne, aos seus irmãos, para o bem maior deles e não para o próprio bem dele.”

Naquela manhã de Março já distante, atendi ao telefone na minha casa e era aquele senhor que tinha ido procurá-lo meses atrás... Dia seguinte iniciamos juntos um grande trabalho e daí ficamos amigos, e que pena ele não ter tido tempo de me ver agora seu irmão como tanto desejou...

Dr. José Luiz da Silva – Engenheiro Civil - teve uma passagem irretocável nessas duas cidades. Vindo de Recife pelas mãos de um então Prefeito de Petrolina, colaborou depois com Juazeiro, voltando para lá e de lá para uma obra muito maior: Diretor do Setor de Engenharia da sua Congregação à qual veio a dedicar sua vida de forma sempre responsável, reta, correta, digna, exemplar, e acima de tudo, com as duas mãos limpas...

Tem gente que só sabe usufruir certos momentos da vida se forem bons para ganhar, e só ganhar... Outros aproveitam esses momentos para aprender com a sabedoria daqueles que tem muito a nos ensinar, essa é minha regra de vida aprender sempre com os semeadores do bem que felizmente ainda existem, e Dr. José Luiz era essa figura que pregava a boa semeadura, fosse no local de trabalho, no seio dos amigos, familiares e irmãos na fé...

Suas obras de cimento, ferro, cal e areia, que entendia muito bem, foram bem menores do que sua busca em levar sempre uma alma à presença do Salvador, onde estivesse, com quem estivesse, sempre mencionava um ensinamento e lançava sua semente através da Palavra... Fosse através de um versículo bíblico, fosse com sua experiência de vida, fosse pela bondade de seu coração, ele sempre estava pronto para estender sua mão...

Não fez um ano que tivemos nosso último contato, e o mesmo dentre tantas coisas incentivadoras que me disse naquele e-mail, escreveu ainda: “Quero saudar você juntamente com toda tua família com a palavra de Deus, escrita por João na sua 3ª Epístola, Vers. 2, que diz: AMADO, DESEJO QUE TE VÁ BEM EM TODAS AS COISAS E QUE TENHAS SAÚDE, ASSIM COMO BEM VAI A TUA ALMA.”

Naquela manhã ainda tão recente depois de um dia anterior de muito trabalho, ao abrir a página do blog do qual sou assíduo leitor, deparo-me com aquela notícia da partida do meu amigo, e aí veio uma grande saudade ao lembrar sua imensa vontade expressa no final daquele e-mail: “Espero em Deus a oportunidade de comer uma moqueca de surubim aí em Juazeiro, com você e outros queridos amigos...” Como o tempo do Senhor não é o nosso, nosso encontro foi adiado...

Palavra final: Sempre costumo citar em meus comentários quando uma pessoa amiga se vai, dizendo que os bons estão indo embora, hoje direi: Descanse em paz na sombra do Onipotente, meu amigo! A sua bondade vai continuar aqui dando frutos cem por um como resultado ao seu legado de homem temente, e fiel permanente do Senhor...

OBRIGADO, Dr. JOSÉ LUIZ! Eu precisava lhe dizer isso...!!

Acord@dinho

Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do Blog


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage