Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Variadas
21 de Setembro / 2014 às 23:00 | Nenhum Comentário

Assim como eu, certamente um elevado número de leitores deste Blog foi, também, contemporâneo nos tempos da Guerra Fria, iniciada após a 2ª. Guerra Mundial e que durou todo o período de 1949 a 1989. Mal a guerra acabou no ano de 1945, depois de ter trucidado mais de 50 milhões de vidas, e já os principais parceiros que se uniram e comandaram as forças militares contra o nazismo alemão de Adolf Hitlher, logo começaram uma nova disputa pelo poder: RÚSSIA e ESTADOS UNIDOS. Os russos, após a Revolução de 1917, invadiram alguns territórios do antigo Império Russo e ajudaram os comunistas a conquistarem o poder, formando, a partir daí, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. O Império Socialista se corporificou em torno do partido único ou Partido Comunista, sem democracia e uma economia sob o comando total do Estado. Enquanto isso, do lado oposto, e com políticas totalmente divergentes, estava a nação americana como defensora de uma economia de mercado, sistema democrático e a defesa da propriedade privada. A polarização desses princípios entre as duas potências gerou a luta permanente pela hegemonia política, econômica e militar no mundo.

Todas as nações que participaram da guerra mundial, inclusive o Brasil, sentiram dolorosamente as suas consequências e, obviamente, conviviam com um estado de dependência que inspirava a necessidade de estar do lado das potências capazes de oferecer segurança, principalmente pelo poderio militar que evidenciavam. Assim é que dois blocos militares foram formados, sendo que os Estados Unidos e os países da Europa Ocidental se uniram (1949) em torno da OTAN-Organização do Tratado do Atlântico Norte (integrado por Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, França, Espanha, BélgicaDinamarca, Alemanha Ocidental, Suécia, Holanda, Áustria e Grécia), enquanto o Leste Europeu criou (1955) o PACTO DE VARSÓVIA (formado pela Rússia, e mais os aliados ChinaCoreia do NorteRomênia, Alemanha Oriental, Albânia, Polônia e Tchecoslováquia, além de Cuba). O confronto militar, conquanto sempre esperado, deu lugar a uma guerra mais psicológica em que cada qual procurava exibir o seu potencial bélico e impressionar os seus aliados. A prova mais contundente nessa batalha pelo poder, ficou evidenciada na divisão do troféu herdado na vitória sobre Hitler, quando dividiram a Alemanha, inicialmente em quatro partes, ficando três com os Estados Unidos, Grã-Bretanha e França, com o nome de Alemanha Ocidental - posteriormente unificadas numa só - e a outra parte com a Rússia, à qual foi dado o nome de Alemanha Oriental.

Com a tendência de fuga dos alemães orientais para o lado ocidental, onde encontravam amparo e proteção, a Rússia resolveu construir um obstáculo que impedisse essa demanda e dividiu a cidade de Berlim com a construção do chamado Muro de Berlim, com 164 Km de extensão, em 1961. Cerca de 150 alemães foram mortos na tentativa de ultrapassar esse paredão, que separava famílias e envergonhava o mundo. Felizmente, esse símbolo da Guerra Fria foi derrubado em 1989, após 28 anos de sofrimento para o povo alemão.

Todo esse breve périplo sobre acontecimentos tão distantes e já esquecidos por muitos, tem a intenção de despertar na memória daqueles contemporâneos mencionados no início do texto a lembrança das tragédias da 2ª. Guerra Mundial e as preocupações que angustiavam a todos durante a Guerra Fria, em cujo momento desenvolveu-se o regime socialista patrocinado pela Rússia e o sistema democrático/capitalista capitaneado no mundo ocidental pelos Estados Unidos da América. Mas os tempos evoluíram e se modernizaram. Com o declínio do comunismo e do socialismo a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas deixou de existir e voltou a ser a Rússia, e os países que integravam essa União conquistaram a sua autonomia política.

Em outra configuração, o mundo político passou a girar em torno de uma nova linguagem, apelidada de Esquerda e Direita, conceito político originado quando da Revolução Francesa em 1789 e o  Império de Napoleão Bonaparte, mas que no desenrolar da história as relações entre as partes nunca foram nada amistosas e as posições políticas pessoais sempre conhecidas pelo total radicalismo. Esse era um tempo em que a Esquerda era Esquerda e a Direita era Direita. Disfarçadamente, alguns se identificavam como Centro-Esquerda e Centro-Direita para ficarem bem na fita. Alianças para chegar ao Poder, nem pensar, visto que eram consideradas ideias espúrias e imperdoáveis. Todavia, como toda modernidade trás grandes inovações que às vezes surpreendem e, como se diz popularmente, deixa a gente de queixo caído”, não é que a esquerda brasileira se travestiu e “se mudou de mala e cuia para os braços da direita e vice e versa...!”. Se não, vejamos: a) No plano federal Lula e Dilma se jogaram nos braços de Sarney, Collor de Melo, Paulo Maluf, Renan Calheiros e mais uma centena de direitistas, os quais, ao que parece, são aliados mais fiéis que os de esquerda e os petistas! b) Na Bahia, o PT está de braços dados com os ex-carlistas Otto Alencar (Vice-Governador e candidato ao Senado); Jairo Carneiro (atual Secretário de Agricultura); Dr. Pedro Alcântara, ex-líder do Governo do PFL, Chefe de Gabinete da SERIN no governo Jaques Wagner, até recentemente; César Borges, Governador do PFL no Carlismo e ex-ministro dos Transportes de Dilma Rousseff, o qual ainda faz parte do seu governo!  É um verdadeiro Vale-Tudo que só eles entendem!

Concluindo, a inspiração inicial do tema para esse artigo se originou numa inteligente verdade dita pelo sempre presente leitor deste Blog, o DAVID LIMA, em resposta ao comentário de outro leitor, postado em 08/09/14: “ESQUERDA E DIREITA HOJE É SINAL DE TRÂNSITO, MEU AMIGO; QUEM VOTA, VOTA NO NOME”, no que concordo plenamente, DAVID!

Autor:  Adm. Agenor Santos,  Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público –  de Salvador-BA.

Política
21 de Setembro / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

A cidade de Petrolina completa 119 anos e comemora com um dos maiores contratos para a execução do programa federal Minha Casa, Minha Vida do norte nordeste  que já garantiu a construção e a entrega de 2.579 unidades habitacionais em áreas como Cacheado, Pedra Linda, João de Deus entre outras. Onde está instalado o empreendimento, as obras já começam a mudar o perfil da cidade, e seguem dentro do cronograma. As ações promovidas pelo Governo Municipal em parceria com o Governo federal, por meio da Secretaria de Habitação, estão em ritmo acelerado e a previsão de entrega é de mais 10. 454 unidades a partir de novembro de 2014.

É importante salientar que o prefeito Julio Lossio, em sua gestão, prioriza a construção de moradias para população, garantindo uma vida mais digna aos que mais precisam. O governo federal investiu R$ 550 milhões na construção das habitações. O Vila Real e o Vila Verde  tem  496 apartamentos cada, os apartamentos contam com dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço, com 42 metros quadrados. Ainda serão construídos mais 7 conjuntos habitacionais.

O empreendimento é destinado às famílias com renda entre zero e R$ 1.600,00 e está enquadrado nas novas determinações do Ministério das Cidades, que preveem a destinação de 3% das moradias a idosos com mais de 60 anos e 3% a portadores de necessidades especiais. Em Petrolina em especial, decretou –se 10% para deficientes.bA compensação ambiental é regra permanente no programa federal, é realizada para reduzir a poluição gerada durante a construção. As mudas são plantadas em locais estratégicos, de acordo com a legislação ambiental.

Janaina Paiva Ascom PMP Foto: Gilson Pereira
Eleições
21 de Setembro / 2014 às 21:00 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Após citar alguns dos benefícios que seu governo propiciou a Bom Jesus da Lapa e às áreas próximas ao município, o governador Jaques Wagner disse, em comício na naquela cidade, que não estaria ali, numa praça pública lotada, pedindo o voto para Rui Costa se ele não fosse o candidato mais preparado para governador a Bahia e fazer o Estado avançar mais. Rui Costa, depois de lembrar que a Lapa tem uma energia e uma espiritualidade diferente, convidou o povo baiano a fazer uma comparação com a situação que a população pobre vive hoje e a que enfrentava anteriormente: “Antes de Lula, Dilma e Wagner os governos não enxergavam as pessoas mais simples. Não tinha universidade no interior do nordeste brasileiro. A luz ia embora com o por do sol”. E acrescentou: “Há 12 anos, o Bolsa Família, o Luz para Todos, o Água para Todos passaram a mudar a vida de quem vivia excluído dos seus direitos. O Topa ensinou gerações a ler e a escrever e 1,3 milhão de baianos foram alfabetizados”.

Jaques Wagner foi direto ao ponto: “Venho pedir o voto não de mãos vazias, mas com o que nós trouxemos. Peço o voto para esse jovem, que é o candidato mais preparado e me ajudou a fazer pela Bahia, peço o voto pra Otto, um amigo que tive ao lado, um amigo que construí na política. E peço o voto para a presidente Dilma, que com muita seriedade e trabalho vem conduzindo o Brasil”. O comício em Bom Jesus da Lapa encerrou a programação da chapa majoritária da coligação Pra Bahia Mudar Mais sexta-feira (19), que começou com carreatas pelas cidades de Correntina, Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe.

Ante a multidão presente, o prefeito Eures Ribeiro, que é do PV, partido da base aliada da oposição, explicou porque não seguiu a orientação de sua legenda: “Eu seria um mal agradecido se não estivesse ao lado de Jaques Wagner, de Rui Costa e de Otto Alencar. Hoje aqui temos a UPA, temos SAMU, 1.300 casas do Minha Casa, Minha Vida, temos mais mil casas em construção, o matadouro também está em construção, temos as obras do centro policial. Por isto estamos aqui, do lado do trabalho e dos resultados”. Para João Leão, candidato a vice-governador, um bom exemplo do trabalho realizado pelo governo Wagner é a situação das estradas e observou que pavimentar rodovias também é uma forma de fortalecer o turismo em locais como Bom Jesus da Lapa.

Otto Alencar, candidato ao Senado que foi classificado pelo governador Wagner como o senador municipalista, em razão do seu profundo conhecimento da realidade dos municípios, garantiu que Rui Costa, como próximo governador, vai fazer o que falta para que as estradas da região fiquem todas de primeira qualidade. E reafirmou sua com fiança na vitória, destacando que em todas as cidades visitadas pela chapa majoritária, a receptividade é igual à que estava acontecendo em Bom Jesus da Lapa,, criticando a oposição “que precisou tirar fotos de evento religioso para dizer que o comício deles estava cheio”.

Ascom Rui Costa Foto: Mateus Pereira
Eleições
21 de Setembro / 2014 às 20:00 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Num encontro realizado em uma casa de eventos no bairro São Geraldo, próximo à UNEB, na última semana, o vereador Anderson Alves, o Anderson da Iluminação (PP), e demais lideranças da legenda em Juazeiro, formalizaram apoio à candidatura de Mário Negromonte Júnior, a deputado federal, e Eduardo Sales, a deputado estadual.

Cerca de mil pessoas compareceram ao evento, entre correligionários, suplentes de vereadores e simpatizantes do Partido Progressista (PP), em Juazeiro e região. A mesa foi composta, além do vereador Anderson, pelo presidente do PP em Juazeiro, vereador Dalmir Pedra; pelos secretários municipais Edvan Gonçalves (Finanças) e Flávio Luis (Projetos Estruturantes); prefeito de Curaçá, Carlinho Brandão; vereador de Curaçá, Beto (PP); coordenador regional da ADAB, Carlos Kleber e o presidente da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos, Dr. Juvêncio Lustosa.

Na oportunidade, o ex-secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, que busca uma vaga na Assembleia Legislativa pelo PP e o deputado estadual de mandato e candidato a uma cadeira na Câmara Federal, Mário Negromonte Junior, lembraram investimentos e serviços prestados pela legenda e suas lideranças em Juazeiro e região e agradeceram a acolhida.

Em seu pronunciamento, o vereador Anderson da Iluminação agradeceu aos presentes e falou da importância do PP eleger seus candidatos, para o fortalecimento da legenda no Brasil, na Bahia e especialmente em Juazeiro. “O PP e sua coligação elegeram o maior número de vereadores em Juazeiro e agora vamos nos fortalecer na Assembleia e no Congresso Nacional”, finalizou o vereador Anderson.

Ascom – Vereador Anderson da Iluminação (PP)
Esporte
21 de Setembro / 2014 às 19:00 | Nenhum Comentário

A quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas, aconteceu hoje (21/09) no Lago Paranoá em Brasília. Reuniu os dois líderes do ranking mundial da Copa do Mundo da FINA, Ana Marcela Cunha já matematicamente tri campeã e Allan do Carmo no caminho para um título inédito para as maratonas aquáticas do país.

A prova dos 10 quilômetros reuniu o que há de melhor do esporte no país e alguns dos melhores do mundo. Um plantel de ouro que precisa ser preservado e valorizado. A temporada deste ano também inclui a Copa Brasil de Águas Abertas. Um evento novo, reunindo nadadores principiantes, masters e outros fãs das maratonas. Uma proposta que deu certo e a tendência é crescer cada vez mais.

A Copa Brasil, um circuito nacional de desenvolvimento, com exclusivamente cinco quilômetros. Os nadadores acumularão pontos apenas dentro de suas faixas etárias. Em Brasília, pela Copa Brasil, disputada paralelamente ao Campeonato Brasileiro, Luiz Lima, do Gladiadores, venceu no masculino. No feminino, a primeira colocada foi Suelly Aline Siqueira, da Aceb/BA

 

Eleições
21 de Setembro / 2014 às 18:00 | 3 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Em comício na noite deste sábado (20) em Salvador (BA), a candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, disse que o vermelho e o azul, em uma referência ao Partido dos Trabalhadores (PT) e ao PSDB, seus principais concorrentes nas eleições deste ano, "estão juntos na mesma artilharia pesada".  "Estão criticando nosso programa. Criticam porque não fizeram programa. A Dilma [Rousseff, presidente da República e candidata do PT] não fez, o Aécio [Neves, representante do PSDB] não fez e ficam jogando uma cortina de fumaça. Tentando confundir nosso povo. Pela primeira vez o azul e o vermelho estão juntos na mesma artilharia pesada, combatendo a gente a ferro e a fogo", declarou Marina.

Segundo ela, seus oponentes se juntaram para "tentar destruir o projeto da mudança, pela briga do poder pelo poder" "Nós estamos aqui para dizer que não vale tudo para ganhar o poder. Não vale tudo para chegar a um determinado lugar. Por isso eu tenho dito que quem vai ganhar essas eleições não são as velhas estruturas do dinheiro, do tempo de televisão, de se juntar alhos com bugalhos", afirmou a candidata. Marina Silva disse ainda que seus oponentes são como "macacos no mesmo galho". "O PT combatia o Collor, o Renan, o Sarney, o Maluf e o Jader Barbalho. Agora estão todos juntos. Macaco no mesmo galho. Olha só o que faz a luta do poder pelo poder", declarou.

A candidata do PSB afirmou não ter muito tempo no programa eleitoral na televisão, e acrescentou que seus oponentes usam parte do seu tempo para atacá-la. "Olha se tem cabimento. Eles dizem que eu vou acabar com o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Mais Médicos, transposição do rio São Francisco, Transnordestina, pre-sal, Banco do Brasil e a Caixa Econômica. Se nós tivermos no país uma pessoa que pode destruir um país inteiro, estão subestimando a inteligência do povo brasileiro. Isso é conversa de marqueteiro", concluiu Marina Silva.

G1 Bahia Foto da Internet
Política
21 de Setembro / 2014 às 17:00 | Nenhum Comentário

O senador Walter Pinheiro (PT) detonou o seu próprio partido e condenou o PT por tê-lo atirado em um “clássico esquema de caixa dois eleitoral”. Seu nome foi apontado pela presidente do Instituto Brasil, Dalva Sele Paiva, como beneficiário de desvio de dinheiro público para levantar fundos que teriam ido para sua campanha 2008, para prefeito de Salvador. “Essa mulher (Dalva) pertencia às correntes do PT, as mesmas correntes que nacionalmente viviam se estapeando comigo por causa do negócio do mensalão. Ela não veio para a minha campanha pelas minhas mãos, ela veio a partir das relações delas dentro do PT”, disse Pinheiro à revista Veja. Ele afirmou, ainda, que Dalva já prestava serviço ao Estado quando ele chegou para a campanha de 2008. “Nunca aceitei sentar para negociar com ninguém nada a respeito do que essa mulher fez ou deixou de fazer. Pelo que eu entendi, essa mulher utilizava esse negócio de campanha para traficar as coisas dela”, disse. Ele afirmou desconhecer que o carro alugado pelo partido era suspeito de ser pago com dinheiro de caixa dois. 

BN
Esporte
21 de Setembro / 2014 às 16:00 | Nenhum Comentário

Foi um espetáculo lindo, organizado e como o próprio nome já diz, de muita integração. Setenta e duas comunidades no futebol de campo, 44 no futsal,11 no handebol, 10 no voleibol e 7 no basquete, totalizando cerca de 5 mil atletas, representando as 4 áreas ribeirinha, sequeiro, irrigada e urbana de Petrolina. A cerimônia de abertura foi comandada pelo secretário de Educação, Coronel Leite, representando o prefeito Julio Lossio, no estádio Paulo Coelho.

Promovido pela Prefeitura de Petrolina, através da secretaria de executiva de Esportes, os Jogos da Integração já fazem parte do calendário esportivo de Petrolina. " O evento já se consolidou como o maior evento esportivo da região São Fransciscana, comemora o secretário de Esportes, Brito Júnior.

Já o secretário de educação, Heitor Leite ressalta a importância que o governo municipal dá ao evento.  "A prefeitura de Petrolina está sempre contribuindo para o fomento e com a prática de atividades físicas para a comunidade. Para isso, já foram construídas na gestão Julio Lossio, 30 campos iluminados, 15 quadras poliesportivas na área irrigada, 07 academias das cidades, além do apoio que aos torneios, equipes e aos desportivas e vem mais, muito mais, “ressalta Leite. Os primeiros jogos começaram ontem mesmo no estádio Paulo Coelho e seguem até o mês de novembro.

Ascom Prefeitura Petrolina
Eleições
21 de Setembro / 2014 às 15:00 | 2 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

"Depois das denúncias da presidente do Instituto Brasil, Dalva Sele, à revista Veja, Rui Costa não tem mais condição ética e moral de manter a sua candidatura ao governo da Bahia, muito menos exercer daqui por diante qualquer cargo público", afirma o deputado estadual Carlos Gaban (DEM). O parlamentar democrata lembra que a bancada da oposição na Assembleia Legislativa já denunciara, em 2009, o esquema de desvio de recursos públicos pelo Instituto Brasil em representações feitas ao Ministério Público (MP) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

"Diante da farta documentação de irregularidades apresentada por nós, o Ministério Público avocou pra si e impetrou ação na Justiça. Nós, da oposição, também entramos com outro processo, requerendo a indisponibilidade de bens dos envolvidos", explica Gaban, na expectativa do veredito judicial. Na reportagem "A arte de roubar dos pobres, publicada pela Veja (http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/pt-da-bahia-desviou-milhoes-de-programa-habitacional), a presidente do Instituto Brasil, Dalva Sele, conta como funcionava o esquema que desviou mais de R$ 6 milhões do Fundo de Combate à Pobreza para as campanhas eleitorais do PT, por meio de recursos de convênios para a construção de casas populares, que não eram feitas.

O candidato do PT ao governo, Rui Costa, teve o nome relacionado entre os beneficiados do partido com o desvio dos recursos públicos, estimado em mais de R$ 50 milhões nos últimos 10 anos. Com ele, estão também o senador Walter Pinheiro, o deputado federal Nélson Pelegrino e o ex-ministro do governo Dilma, Afonso Florence, atual deputado federal.

Ascom
Variadas
21 de Setembro / 2014 às 14:00 | 1 Comentário

Estudantes do Colégio da Policia Militar em Petrolina, no sertão pernambucano, foram os convidados especiais da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), 3ª Superintendência Regional, para realizar um peixamento no rio São Francisco. A atividade foi realizada pelo órgão na manhã da sexta-feira, dia 19, na Orla 1, as margens do Velho Chico, por meio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura do Bebedouro (3º CIB), numa forma de presentear Petrolina nos seus 119 anos comemorados dia 21 de setembro. Cerca de 40 mil alevinos das espécies nativas: piau, curimatã e tacamã, foram jogados no rio. Os estudantes foram bastante participativos e demonstraram satisfação e integrar a atividade. A aluna Camila Cristina, da 6ª série do Colégio Militar, disse que essa foi uma das melhores experiênciais que já teve na vida. “Nunca tinha feito isso e só em saber que estamos devolvendo vida ao rio, já valeu à pena. Fiquei muito feliz”, contou.

A colega de Cristina, a estudante Maria Eduarda, reiterou a importância da ação. “É importante participar para saber que essa é uma forma de preservação da natureza. Volto quantas vezes me chamar”, completou. Luiz dos Santos, também um dos alunos presentes, lembrou que a poluição matou quase todos os peixes nativos do rio e que ao repovoar, o Velho Chico volta a ser preservado. “Temos que realizar o peixamento. A poluição tem matado quase todos os peixes aqui e quando devolvemos as espécies nativas ao rio, outros peixes serão gerados e voltam a gerar vida também”, ressaltou o aluno também da 6ª série. Além da Codevasf, outros órgãos estiveram presentes fortalecendo a ação ambiental de preservação do rio São Francisco. O ibama, diretoria regional que fica em Juazeiro-BA, tem acompanhado a atividade para respaldar o trabalho que a Companhia realiza em favor do Velho Chico.

“Esse papel desempenhado pela Codevasf é importante porque ela envolve as crianças nesse trabalho de repovoamento do rio. Cabe ao Ibama, estar fazendo junto com outros órgãos ambientais locais, a fiscalização e a conscientização das pessoas que pescam para que evitem pescar esses peixes com malha miúda, porque dessa forma, apenas 10% desses peixes conseguem sobreviver”, revelou Miton Gomes, encarregado de fiscalização do Ibama na região. O superintendente da Codevasf em Petrolina, João Bosco Lacerda de Alencar, lembrou que a devolução das espécies nativas ao rio São Francisco é uma ação continua da instituição federal, numa área em que praticamente não se encontram mais as espécies nativas do rio.

“Temos procurado fazer esse repovoamento e devolver os peixes ao rio. Fazemos isso em vários momentos durante o ano”, contou. O chefe do CIB, o engenheiro de pesca Rozzano Figueiredo, avaliou a importância da presença das crianças na atividade. “Sempre que podemos envolvemos as crianças nesta ação, porque elas são mais fáceis conscientizar e entender a importância que são para rio as suas espécies nativas”, concluiu Rozzano.

Ascom Codevasf 3 SR Fotos: Divulgação-Codevasf-PE
Eleições
21 de Setembro / 2014 às 13:00 | 1 Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Ao comemorar o fato de que já no próximo dia 29 o município de Teixeira de Freitas terá o voo inaugural da Azul Linhas Aéreas, Rui Costa, candidato a governador pela coligação Pra Bahia Mudar Mais, garantiu que em seu programa de governo uma das prioridades é o fortalecimento da aviação regional, com a recuperação de pelo menos mais 20 aeroportos em todo o Estado. Ao lado da ministra dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti, e do candidato a senador Otto Alencar, Rui festejou o crescimento contínuo de sua campanha e garantiu quem nesta reta final as visitas às diversas regiões da Bahia sertão intensificadas: “A campanha está explodindo, por onde a gente passa é aceno positivo”, afirmou, em Porto Seguro, onde a Caravana 13 teve uma grande recepção, liderada pela prefeita Cláudia Oliveira (PSD).

E o candidato acrescentou: “Este povo nas ruas mostra que a Bahia não quer voltar para esta turma do atraso. Aqui em Porto Seguro, ao lado da nossa prefeita Cláudia vamos garantir a vitória para Dilma, para o governo e para o nosso senador Otto Alencar”, observando que os adversários já estão começando a entrar em desespero porque sabem que a realidade das ruas é bem diferente daquela mostrada pelas pesquisas de institutos aliados da oposição. A ministra Ideli Salvatti participou da carreta em Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Itamaraju, afirmando-se entusiasmada pela forma calorosa com que os candidatos da chapa majoritária foram recebidos em todas as cidades.

Em Teixeira de Freitas, Otto Alencar destacou o fato de ali já contar com uma unidade da Universidade Federal do Sul da Bahia, uma conquista para a região, que chegou graças aos esforços do governador Jaques Wagner e da bancada federal da base aliada do governo da Presidente Dilma Rousseff. Neste domingo, a chapa da coligação Pra Bahia Mudar Mais volta ao interior, desta vez na região do semiárido, fazendo carreatas em Nordestina, Cansanção, Monte Santo, Tucano e Quijingue, encerrando a programação com um comício em Euclides da Cunha.

Asscom
Informativos
21 de Setembro / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário

O Sr. Antônio Inácio Sobrinho, conhecido popularmente como “Toinho” eue sofre de problemas mentais, desapareceu neste sábado do Alto da Aliança. Segundo familiares estas são as características do desaparecido: Ele está vestindo uma calça preta, camisa verde escuro e barbudo. Quem o econtrar entre em contato com a família pelos números:

74- 88333856/8825-7880

74- 88257880

74- 91510896.

Variadas
21 de Setembro / 2014 às 11:00 | 2 Comentários

CARTA ABERTA

 Juazeiro/BA, 20.09.2014

Segundo dados do IBGE (2014) Juazeiro/BA tem uma população estimada em 216.588 mil habitantes, distribuídos entre sede e distritos, situada na região do semiárido Brasileiro, sofre com as consequências da seca, por isso a situação de SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL neste município requer um olhar diferenciado.

No Brasil as lutas em relação a garantia do Direito a Alimentação Adequada e Saudável vem sendo travadas desde a década de 30. Nas ultimas décadas muitos avanços foram dados neste sentido como, por exemplo, a criação dos CONSEAS, que são órgãos de assessoramento direto dos Governos (Municipal, Estadual ou Federal) pois cabe a eles propor as diretrizes e prioridades da Política e do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional , considerando as deliberações das Conferências  de Segurança Alimentar e Nutricional, além de acompanhar, articular e monitorar a convergência de ações destinadas a assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável. Alem da realização das Conferencias que acontecem nos três níveis de governo, um grande passo que o Brasil tem dado nesta área é a busca pela criação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e a efetivação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PSAN), porem para que isso aconteça é necessário que todo o País esteja articulado nesta direção.

O município de Juazeiro/BA já realizou quase todas as etapas deste processo: Fez a solicitação de adesão ao SISAN, através de documento assinado pelo prefeito, instituiu o COMSEA e o CAISAN municipal articulando 09 secretarias, além do termo de compromisso para elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Porém falta um elemento chave que é a aprovação na Câmara de Vereadores da Lei municipal sobre a criação dos componentes do SISAN sem esta lei todos estes passos serão em vão e voltaremos à estaca zero, é ai que o município esbarra num problema que deixa a sua SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL ameaçada.

A lei já está na Câmara e deveria ter sido aprovada desde a  ultima segunda-feira 15.09.2014 porem por uma estratégia de alguns vereadores a plenária foi esvaziada adiando esta aprovação, é necessário entender que esta lei não tem nada haver com este ou aquele Partido Político, é uma lei de efetivação das Políticas Públicas que vem para a população independente deste ou daquele Parido a final todos precisam de alimento adequado e saudável independente de raça, religião, poder aquisitivo etc, E é por isso que estamos enviando esta CARTA ABERTA  no intuito de sensibilizar nosso vereadores (independente da facção partidária) a comparecerem na Câmara  nesta segunda-feira (22.09.2014) e aprovarem esta Lei pois o Governo Federal  colocou um prazo de  entrega da documentação de adesão dos Municípios ao Sistema ate o dia 30.09.2014, por isso neste momento esta aprovação é PRIORITARIA e URGENTE, e ai nos permitimos perguntar aos senhores vereadores deste município: “SERÁ QUE JUAZEIRO/BA, VAI FICAR DE FORA DESTE IMPORTANTE  PROCESSO NACIONAL E COM ISSO PERDER O ACESSO A TODOS OS BENEFÍCIOS QUE ESTA ADESÃO POSSIBILITA? POR CAUSA DE BRIGAS PARTIDÁRIAS?

Afinal a população Juazeirense vai sofrer as consequências por causa de brigas pequenas entre uns e outros que foram eleitos por esta mesma população, para independente das brigas partidárias lutar pela efetivação de leis que beneficiem os cidadãos do município?

Eis um questionamento a ser feito, eis uma pergunta que cada eleitor (a) deveria fazer neste momento ao vereador em que depositou sua confiança na última eleição, o que é mais importante: a garantia da SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL do município ou suas questões partidárias? É por isso que convoco neste momento todos os cidadãos conscientes do nosso município e que merecem respeito por parte dos que foram eleitos por eles a se posicionarem e pressionarem a Câmara de vereadores para que não percamos um beneficio tão importante, pois como dizem por ai: ‘NÓS SOMOS, OU NÃO O QUE COMEMOS.”

Ioná Pereira da Silva

(Makota Yalomifa)

Presidenta do COMSEA-Juazeiro/BA

Política
21 de Setembro / 2014 às 10:00 | 18 Comentários

O presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, declarou que seu partido, exercendo o dever de oposição, há anos vem denunciando as maracutaias do Instituto Brasil com o PT na Bahia. “Agora com a delação da presidente do instituto, Dalva Sele, publicada pela revista Veja desta semana, o escândalo ganha repercussão nacional e todo o país toma conhecimento dos envolvidos no esquema de desvio de recursos do Fundo de Combate à Pobreza, entre eles, o candidato petista a governador, Rui Costa”.  

Na reportagem “A arte de roubar os pobres, publicada pela Veja (http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/pt-da-bahia-desviou-milhoes-de-programa-habitacional), a presidente do Instituto Brasil, Dalva Sele, conta como funcionava o esquema quedesviou mais de R$ 6 milhões do Fundo de Combate à Pobreza para as campanhas eleitorais do PT, por meio de recursos de convênios para a construção de casas populares, que não eram feitas. Entre os beneficiados do PT estão o atual candidato a governador da Bahia, Rui Costa, o senador Walter Pinheiro, os deputados federais Nélson Pelegrino e Zezéu Ribeiro, e o ex-ministro do governo Dilma, Afonso Florence.

Ascom DEM BA Foto: Valter Pontes
Política
21 de Setembro / 2014 às 09:00 | 3 Comentários

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) de Juazeiro realizará atividades em comemoração a Semana Nacional do Trânsito a partir da próxima segunda-feira (22) até a sexta (26) que terá como tema "DÉCADA MUNDIAL DE AÇÕES PARA O TRÂNSITO – CIDADE PARA AS PESSOAS: PROTEÇAO E PRIORIDADE AO PEDESTRE".

Com o objetivo de conscientizar condutores, pedestres e motociclistas através de ações educativas, a equipe de educação para o trânsito da CSTT atuará em diferentes locais. Vestindo a camisa da Campanha, distribuirão adesivos e panfletos, e com o teatro popular nas faixas de pedestre simularão as situações que acontecem no trânsito, com o intuito de demonstrar de uma forma interativa a importância do papel de cada um com a direção defensiva e o bom comportamento. Para isso, a CSTT seguirá a programação abaixo: 

22/09 – ABERTURA – PEÇA TEATRAL – TRÂNSITO MALUCO

LOCAL: CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO

PÚBLICO: ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS

HORÁRIO: 8H30 ÀS 9H30 / 10H ÀS 11H (DOIS ESPETÁCULOS) 

TEATRO POPULAR NAS FAIXAS DE PEDESTRE

23/09 – DE 10H ÀS 12H – FAIXA DE PEDESTRE DA PRAÇA BARÃO DO RIO BRANCO

24/09 – DE 10H ÀS 12H – FAIXA DE PEDESTRE DA PRAÇA PEDRO PEREIRA PRIMO (PRÓXIMO A VANESSA MÓVEIS) / PRAÇA DEDÉ CAXIAS.

25/09/2014 – DE 10H ÀS 12H –  AVENIDA ADOLFO VIANA

26/09 – DE 10H ÀS 12H –  AVENIDA RAUL ALVES – (PRÓXIMO AS LOJAS AMERICANAS)

Ascom CSTT
Variadas
21 de Setembro / 2014 às 08:00 | 1 Comentário

O estudante de Direito da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Phablo Freire, lançou esta semana o livro ‘O Sexto Dia: Diálogos filosóficos sobre um cristianismo desnudo’. A obra traz uma profunda reflexão sobre as contradições do pensamento cristão e da própria existência humana. 

Duas palestras na Facape marcaram o lançamento do livro. A professora Francisca Tenório - coordenadora do Colegiado de Direito - fez uma pequena introdução instigando os presentes à leitura da obra e até para produção de novos trabalhos. De acordo com ela, Phablo é o primeiro aluno da região a lançar um livro com a temática cristã.

“Estamos em uma fase em que a faculdade incentiva, apoia e divulga os trabalhos feitos pelos nossos alunos. Phablo é o primeiro estudante da região a mergulhar nesse tema e já está produzindo sua segunda obra”, disse.

Antes da discussão, o escritor apresentou um vídeo com o objetivo de provocar algumas inquietações naqueles que estavam presentes. “É uma forma de prepará-los para os possíveis choques que eles irão ter ao ler o livro”, comentou.

Na obra, o autor reconta e redescobre os mitos em torno da existência humana, indo de encontro daquilo que se tinha como inquestionável, como a criação do homem e da mulher, o pecado e a punição eterna. De acordo com Phablo, o livro foi escrito para aqueles que creem na mensagem do cristianismo, que perdura há mais de dois mil anos, mas que não conseguem conviver com algumas ‘afirmações’ sem questioná-las por meio da razão.

‘O Sexto Sentido’ está à venda em algumas livrarias e sites, como Cultura e Saraiva.

Ascom Facape ?
Variadas
21 de Setembro / 2014 às 07:00 | Nenhum Comentário

2ª SIEPEX recebe Ismar de Oliveira, pesquisador da USP referência em educomunicação

O Campus III da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, vai receber durante a programação da segunda edição da Semana de Integração de Ensino, Pesquisa e Extensão (II SIEPEX) o presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação (ABPEducom), Ismar de Oliveira.

Ismar participará da mesa "O ensino em comunicação e educação e seus reflexos na prática extensionista" no segundo dia do evento (23), às 14 horas, no auditório Antonio Carlos Magalhães da Uneb. Além de Ismar, também comporá essa mesa Luciano Simões da Cipó Comunicação Interativa. As inscrições são gratuitas e os interessados em participar como ouvintes ainda podem se inscrever até o dia 21 de setembro pelo endereço eletrônico http://www.uneb.br/juazeiro/dch/ii-siepex ou presencialmente no primeiro dia do evento.

O evento acontece entre os dias 22 e 26 de setembro e é voltado a estudantes e egressos dos cursos de graduação e pós-graduação da Uneb. Estudantes de outras instituições de ensino superior e demais interessados em conhecer o que está sendo produzido pela Uneb no campo do ensino, da pesquisa e da extensão podem participar da programação como ouvinte. A programação completa do evento e outras informações podem ser acessadas através da página www.uneb.br/juazeiro/dch/ii-siepex.

Comissão de divulgação da 2ª SIEPEX
Variadas
20 de Setembro / 2014 às 23:00 | 4 Comentários

Eleições
20 de Setembro / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Faltando apenas duas semanas para as eleições, o candidato a Deputado Federal por Pernambuco, Guilherme Coelho (PSDB), concentra as ações de campanha nas áreas de Petrolina e redondezas.

Neste sábado (20/9), Guilherme iniciou as atividades num grande encontro com educadores de Petrolina, na residência de seu pai, Osvaldo Coelho, que contou com a presença do secretário municipal de educação, Cel. Heitor Leite. Na oportunidade, o candidato destacou a papel do educador na sociedade e ressaltou a importância de valorizar os profissionais “que formam os cidadãos”.

Seguindo a programação, Guilherme Coelho participou também de uma Roda de São Gonçalo, na comunidade de Cruz de Salinas. Na parte da tarde, Guilherme esteve em um grande arrastão pelas áreas ribeirinhas de Petrolina. 

Ascom Guilherme Coelho
Eleições
20 de Setembro / 2014 às 21:00 | 7 Comentários
Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José
 
Habitação rural, assistência técnica para os trabalhadores, construção de cisternas comuns, implantação de rede de água e mais de 60 cisternas de produção são algumas das ações do governo Wagner que transformaram a zona rural de Feira de Santana, garantindo mais qualidade de vida para o homem e a mulher do campo. As informações são do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, Zé Grande.
 
Segundo ele, a população rural da região nunca foi tão assistida como nos últimos oito anos. “Ganhamos em todos os segmentos. Além da assistência que tivemos para combater a seca, garantir moradia para boa parte dos nossos trabalhadores, também fomos beneficiados na segurança, educação e saúde. Para se ter uma ideia, no governo de Paulo Souto, em nenhum distrito havia viaturas ou qualquer policiamento. Hoje, em praticamente todos os distritos tem viatura e tem policial”, diz.
 
São 1.500 cisternas comuns, 60 cisternas de produção, mais de 70 quilômetros de rede de água, barragem subterrânea, distribuição de 300 mil mudas de palma e o programa de garantia à safra. Ações que permitiram amenizar o sofrimento das 25 mil famílias que fazem parte da zona rural de Feira de Santana,  em época de seca. “É por tudo isso que queremos Rui Costa governador da Bahia. Não podemos permitir o atraso”, diz Zé Grande.
 
O sindicalista garante que os trabalhadores rurais de Feira de Santana estão com Rui Costa pelo projeto que ele representa. “É bom deixar claro que apoiamos, principalmente, o projeto do candidato. Temos certeza que só Rui vai continuar avançando na zona rural”. Ele lembra que o prefeito de Feira, José Ronaldo, DEM, principal cabo eleitoral de Paulo Souto, “não faz nada pelo trabalhador rural, por que seu aliado faria?”, questiona.
Ascom Rui Costa Foto: Mateus Pereira
Eleições
20 de Setembro / 2014 às 20:00 | 4 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

A noite desta sexta-feira (20) foi marcada por uma grande festa na cidade de Gongogi, localizada no sul da Bahia, onde centenas de pessoas lotaram o evento, demonstrando, com frases de incentivo, o carinho pelo o deputado Roberto Carlos (PDT), que conta com o apoio do prefeito da cidade, Altamirando de Jesus (Sapão).

Segundo o prefeito, Roberto Carlos, além de ser um grande amigo, é um homem público que trabalha para garantir mais qualidade de vida à população que mais precisa, seja apresentando Projetos de Lei ou através da indicação de obras que beneficiam a população de toda a Bahia.

“Só para Gongogi, Roberto Carlos garantiu a ampliação do sistema de energia elétrica, duas viaturas, duas ambulâncias, ônibus escolar, recuperação da BA-120, que liga Gongogi a Ubatã, calçamento da sede e dos distritos de Nova Palma e Tapirama, ampliação de quatros Postos de Saúde da Família – PSFs, Cessão de maquinário para manutenção de estradas vicinais e muito mais”, afirmou o prefeito Sapão reiterando o apoio ao deputado Roberto Carlos. “Por isso estamos com ele”, concluiu.

Lisandra Lopes Ascom Dep. Roberto Carlos
Política
20 de Setembro / 2014 às 19:30 | 2 Comentários

O líder da bancada da oposição na Assembleia Legislativa Elmar Nascimento (DEM) confirmou neste sábado (20) que entrará com um requerimento de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Casa para apurar as denúncias de um “mensalão baiano” do PT. As acusações teriam fruto nos documentos utilizados pela revista Veja para embasar matéria sobre irregularidade do Instituto Brasil quanto a um desvio milionário de verba pública. Nascimento afirmou que já foi provado pelo Ministério Público (MP-BA) e pelo julgamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) o desvio de dinheiro para o financiamento de campanhas do atual senado Walter Pinheiro (PT), quando foi candidato a prefeito em 2008, e do atual postulante da chapa petista Rui Costa para o governo de estado. “A denuncia é feita por uma pessoa do PT. Dalva é do PT, não somos nós que estamos denunciando. Se o desvio foi feito, a gente investigou e provou. Agora é saber quem foi o principal beneficiado”, disse o parlamentar. Os deputados da oposição também estariam elaborando um pedido de Comissão no Congresso Nacional para apurar as supostas irregularidades, e tentarão entrar com representação na Procuradoria Geral e no Ministério da Justiça. “O Instituto Brasil é uma grande encruzilhada para desvio de verbas e rendas para o PT”, concluiu o líder da oposição.   

BN
Espaço do Leitor
20 de Setembro / 2014 às 19:00 | 2 Comentários

Petrolina, Petrolina, a princesinha do Sertão, cidade linda e querida, que mora no meu coração. Com essas simples palavras poéticas, o que falar de Petrolina nos seus 119 anos de emancipação política? Homens e mulheres contribuíram grandemente para o crescimento e desenvolvimento desse município. Diariamente muitas pessoas são atraídas para esse lugar, e nesse vai e vem, a população cresceu consideravelmente. Aqui é um pedacinho do Brasil, quem sabe no futuro consiga o status de ser a capital do São Francisco. Sem sombra de dúvidas é uma das mais importantes do Sertão de Pernambuco. A mesma se destaca no aspecto econômico, político, social e potencial agrário.

Muitos lugares do país vivem uma situação de retrocesso e obscuridade. Aqui não é a Califórnia brasileira, nem um paraíso tropical, existem problemas sociais que fogem à responsabilidade do gestor, mas, ainda é uma alternativa viável para fixar residência e educar os filhos. Como a educação cresceu e deu um salto de qualidade! Quem quiser estudar pode optar pelo o ensino do município, que por sinal alcançou um alto índice de reconhecimento do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), mostrando a seriedade e o compromisso por parte do prefeito Dr. Júlio Lossio no setor educacional. A implantação da UNIVASF foi á realização de um grande sonho vez que muitos estudantes tiveram que dá continuidade aos seus estudos na capital do estado ou em outras regiões. Todavia, muitos deles tiveram que interromper e sepultar suas esperanças, porque não tiveram condições financeiras de se locomoverem de igual modo.   

Melhor que construir arquiteturas prediais e obras fenomenais é cuidar do futuro das crianças, pois, o que é feito de ferro, brita e aço, se deteriora com o tempo, são estruturas inanimadas. Entretanto aumentar o número de creches e alimentar as crianças cuidando-as diariamente está sendo um grande empreendimento humanitário. Não existe preço de gratidão para uma mãe que sai da sua casa em busca dos meios de subsistência da família e tem a segurança de que seu filho está sendo cuidado e protegido. Concordo plenamente com as palavras de uma beneficiária da Nova Semente que disse ao prefeito Júlio Lossio: “A mãe que busca seu filho numa creche, dificilmente vai buscá-lo no presídio”.

Concluo com as palavras proféticas de Dom Antônio Maria Malan, 1º Bispo conceituadíssimo da Diocese de Petrolina que disse: “Façamos à casa de Deus e tudo crescerá ao redor!” Era uma referência a construção da Catedral da cidade, localizada na Praça Dom Malan. De fato quanto progresso surgiu após a conclusão do templo, certamente prosperará ainda mais. Que Deus abençoe essa prazerosa terra e os seus moradores. Parabéns Petrolina!

Antonio Damião Oliveira da Silva (damis.oliver@hotmail.com)

Guarda Municipal Petrolina

Graduado em Matemática 

Eleições
20 de Setembro / 2014 às 18:00 | 11 Comentários

"A Bahia tem jeito. Quem não tem jeito é o PT", afirmou o candidato a governador, Paulo Souto, da coligação "Unidos pela Bahia", que, na noite desta  ontem (19), participou de comícios em São Sebastião do Passé e Dias D'Ávila. Para Souto, o PT só sabe fazer propaganda e, nos últimos oito anos, não fez nada para evitar o caos da saúde, a tragédia da segurança pública e a decadência da educação baiana. "No próximo dia cinco de outubro, vamos acabar com este pesadelo petista".

Tanto em São Sebastião do Passé quanto em Dias D'Ávila, as populações vibraram com Paulo Souto, seus companheiros Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador), e os prefeitos ACM Neto, de Salvador, e José Ronaldo, de Feira de Santana. Neste sábado (20), a jornada da chapa da oposição continua em Carinhanha, Malhada, Iuiú, Urandi, Pindaí, Candiba e Guanambi.

"O descompromisso do PT com a verdade chega ao cúmulo de divulgarem que alfabetizaram 1,3 milhão de baianos, quando o IBGE, órgão do governo federal, informa que, no período petista (2007 a 2013), apenas 170 mil pessoas deixaram de ser analfabetas. A propaganda do PT cansou. O povo da Bahia quer mudança", disse Paulo Souto.

Para o candidato oposicionista a governador, não é mais possível conviver com a desumanidade e a insensibilidade do governo petista, que assiste passivamente às mortes de pacientes sem atendimento nas portas dos hospitais estaduais e ao assassinato de mais de 37 mil baianos. "Para piorar, o futuro da juventude baiana está sendo sepultado por causa do descaso petista com a educação".

O prefeito ACM Neto lembrou que sua vitória em 2002 foi o recado da mudança do povo para o PT. "Eles tentaram, como fazem agora, impor o medo e a chantagem. Mas, nas urnas, o espírito de liberdade do povo prevaleceu. Foi o primeiro passo para transformar o futuro de nosso estado. Agora vamos eleger Paulo Souto, governador, e Geddel, senador, para construir uma nova Bahia".

Ascom DEM BA Foto: Valter Pontes
Espaço do Leitor
20 de Setembro / 2014 às 17:00 | Nenhum Comentário

Na cidade de Curaçá existe um bairro chamado Vila da Paz, é um bairro novo que vem crescendo diariamente em numero de residências e habitantes, porém, o novo bairro está crescendo órfão, desprovido totalmente de benfeitorias públicas. Nas ruas não há postes e conseqüentemente não há energia elétrica. Não há também água disponível para as residências. Eu moro neste bairro e juntamente com meus visinhos solicitei o cumprimento desses “Direitos Comuns” para que possamos ter uma vida mais digna. Segue imagens do bairro e um abaixo assinado solicitando ao SAAE de Curaçá uma extensão da rede de água em 21 de Outubro de 2013 e até o momento não houve atendimento. Esta solicitação foi feita tendo em vista que esse tipo de benfeitoria compete ao poder público municipal.

Como podemos ter a Garantia dos Direitos Fundamentais como rege a constituição brasileira? Solicitamos ao órgão competente que, por favor, nos ajude a viver com dignidade.

Wilson Sena Martins


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage