Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 23 de Setembro de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 23 de Setembro / 2017 às 15:00

Concurso de poesia fará parte das comemorações pelo Dia do Idoso em Juazeiro

Os idosos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos CRAS do município irão festejar no próximo dia 28 de setembro, no Clube de Sargentos de Juazeiro, a partir das 14h, o Dia Nacional do Idoso. Uma gincana com competições culturais, danças e jogos esportivos fará parte da programação que vai envolver cerca de 300 idosos dos bairros da cidade.

Uma das atividades culturais proposta pela equipe organizadora foi a elaboração de poesias. Os idosos se dedicaram à tarefa e o resultado foi 5 textos que expressam bem a realidade dos participantes. “Tivemos uma grata surpresa com as obras que recebemos, eles estavam bastante inspirados e foi difícil selecionar apenas cinco”, afirmou a diretora de Proteção Social Básica, Rosângela Mesquita.

Agora toda comunidade vai poder participar da escolha da melhor poesia. Os cinco textos ficarão disponíveis para votação na página da prefeitura no facebook (https://www.facebook.com/prefeiturajua/) até o dia 27. O autor da poesia mais votada será anunciado durante a festa do idoso que acontece na quinta-feira.

Conheça as poesias e autores participantes e vote:

Ler Matéria Completa
Por Fabiana Diniz/SEDES
publicado em 23 de Setembro / 2017 às 14:00

Rui entrega conjunto habitacional no subúrbio ferroviário

O subúrbio ferroviário receberá, neste domingo (24), às 9h, o governador Rui Costa, que entregará mais uma obra realizada pelo governo baiano, por meio da Conder – Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, na comunidade de São Bartolomeu.

Trata-se do novo conjunto habitacional com 136 moradias e toda infraestrutura urbana em que foram investidos R$ 16,5 milhões, oriundos do Funcep - Fundo Estadual de Erradicação e Combate à Pobreza. A entrega corresponde à última etapa do projeto de requalificação do Parque São Bartolomeu, um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica em área urbana do Brasil.

No total, só a área do Parque São Bartolomeu recebeu nos últimos anos um investimento significativo do Governo do Estado, da ordem de R$ 116 milhões, que contemplou ainda os bairros de Pirajá, Plataforma, Ilha Amarela e Rio Sena. Só na área habitacional, entre novas unidades (473) e reformas (200), a marca alcançada é de 673 moradias.

Ler Matéria Completa
Secom Bahia
publicado em 23 de Setembro / 2017 às 13:00

Mercado do Produtor de Juazeiro recebe 1ª feira de saúde com serviços gratuitos aos trabalhadores

A Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA em parceria com a Unidade Básica de Saúde do bairro Itaberaba realiza na próxima segunda-feira (25), a primeira Feira da Saúde no Mercado do Produtor de Juazeiro. O evento acontecerá no prédio da administração do entreposto, a partir das 9h e tem como objetivo promover saúde aos usuários do Ceasa.

Dentre os serviços que serão ofertados estão: testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite, vacinação para trabalhadores, consulta odontológica e médica, além de medição de glicemia e diversas palestras com orientações aos trabalhadores. Em parceria com Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) haverá também a ‘Estação Cidadania’ oferecendo serviços como recadastramento e atualização de dados do Bolsa Família.

Ler Matéria Completa
Daniela Duarte/AMA
publicado em 23 de Setembro / 2017 às 12:00

ESPAÇO DO LEITOR: SERVIDOR RECLAMA QUE GESTÃO ESTÁ DESCONTANDO E NÃO REPASSANDO PARCELAS DO EMPRÉSTIMO CONSIGNADO EM JUAZEIRO.

Geraldo,

Gostaria de usar esse meio de comunicação para expor minha revolta com a Gestão Municipal de Juazeiro-BA.

Vamos ao fato: Tenho um empréstimo consignado com convênio entre prefeitura e Caixa Econômica Federal, e há alguns meses venho recebendo cobranças da CEF, alegando o não pagamento das parcelas do empréstimo. Isso me traz um grande constrangimento, até porque vem sendo descontado mensalmente em minha folha de pagamento.

Procurei a Caixa Econômica, passei 3:30h (três horas e trinta minutos) para ser atendido, chegando até o atendente fui informado que não foi feito o repasse pele Prefeitura, e que meu nome poderia ser incluso no SERASA ou SPC.

Se o desconto está sendo feito por que não estão repassando? Será que o servidor tem que estar passando por esse constrangimento? 

Outro fato que vem acontecendo é o bloqueio do empréstimo consignado junto ao Banco Bradesco, a instituição oferece grande facilidade para empréstimo, mas sempre o sistema está bloqueado por falta do repasse que essa Gestão insiste em atrasar.

Queria apenas uma resposta da Gestão, se o dinheiro está sendo descontado frequentemente do servidor, por que não fazer o repasse?
Grato pelo espaço.

Carlos Antônio - Estatutário Prefeitura Municipal de Juazeiro

publicado em 23 de Setembro / 2017 às 11:00

COPA PETROLINA DE VOLEY 4X4 É NESTE DOMINGO (24), EM COMEMORACAO AO ANIVERSARIO DA CIDADE

Será neste domingo (24), na Orla de Petrolina, ao lado da Pizzaria Francesco, o maior evento de Vôlei 4x4 masculino e feminino já realizado na região. Corram para garantir a sua vaga. Informações com o organizador Eduardo. “É importante que aconteçam estes eventos esportivos aqui na nossa dessa magnitude não só para permitir o intercâmbio entre atletas, mas também para mostrar ao restante do país o potencial de nossos atletas” expressou o organizador. Estão sendo esperadas equipes de várias cidades da região, entre elas, equipes de Juazeiro, Senhor do Bonfim, Petrolina, Afrânio, Casa Nova e Uauá.

publicado em 23 de Setembro / 2017 às 10:43

Forte réplica de 6,2 de magnitude atinge Cidade do México

Uma forte réplica atingiu a Cidade do México neste sábado (23), segundo informações da agência Associated Press. Moradores sentiram os prédios tremerem. Sismólogos norte-americanos afirmam que novo sismo no Sul de Oaxaca foi de 6,2 de magnitude. Na última terça-feira, o país sofreu com um terremoto de 7,1 graus que matou mais de 230 pessoas - entre elas, mais de 20 crianças.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos localizou o epicentro do terremoto no estado de Oaxaca, em um ponto a 19,3 quilômetros da cidade de Matías Romero. O chefe dos serviços de emergência do México, Luis Felipe Puente, afirmou que o tremor também foi sentido em Guerrero, Chiapas e Veracruz.

Fonte: NMB
publicado em 23 de Setembro / 2017 às 10:00

Noite de louvor reúne fiéis para comemorar o aniversário de Petrolina

Com hinos marcantes, palavras de fé e esperança, católicos e evangélicos se uniram na noite desta sexta-feira (22), na concha acústica, para celebrar a passagem dos 122 anos de Petrolina.  A programação contou com apresentação de duas bandas da região. A primeira apresentação, ficou por conta da banda Dukarmu, da paróquia Sagrada Família, do Bairro José e Maria, que subiu ao palco e cantou todos os louvores, contagiando o público presente. 

"Essa foi uma ideia incrível da Prefeitura de Petrolina em trazer para o centro da cidade um evento ecumênico, onde todos pudessem participar em torno de um propósito religioso. É gratificante cantar para pessoas de vertentes diferentes e poder levar a mensagem de que todos nós somos irmãos e podemos sim caminhar e rezar juntos pela nossa cidade", falou Adriano Pereira, vocalista da banda Dukarmu. 

Já passava das 22h quando a batida inconfundível do forró tomou conta do palco e fez todo mundo cantar e dançar ao som da banda Forro na Benção, da Igreja Nazareno, do Bairro Maria Auxiliadora. "Espero que tenhamos outros eventos como esse. Quero dizer que todos estão de parabéns por realizar um momento tão bonito e importante que uniu as religiões para adorar a um só Deus", comemorava a estudante universitária Evelyn Olinda da Silva. 

Na plateia, o secretário Executivo de Cultura Turismo e Esportes, Cássio Lucena, acompanhou atentamente aos shows, "Essa noite de louvor na Concha atende a uma preocupação da gestão do Prefeito Miguel Coelho em contemplar de forma democrática e igualitária todos os segmentos musicais. No olhar da Secretaria de Cultura Turismo e Esportes e no olhar do novo tempo, pensamos em conjunto em dar esse presente ao povo de Petrolina", relatou Cássio.

Neste sábado (23) o Rock vai invadir a Concha Acústica, a partir das 19h, com apresentações de Temir e Marcelo Novaes; Rafael Waladares e Sóda Solta e Rogério Pilé.

Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 23 de Setembro / 2017 às 09:00

Reunião entre Ceasa de Juazeiro e do Rio de Janeiro discute melhorias para o Mercado do Produtor

A direção da AMA nesta quinta-feira (21), com o gestor financeiro do Ceasa do Rio de Janeiro, Lelio Bastos e a Secretária da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) Cida Gama, com o objetivo discutir propostas de melhorias para o Mercado do Produtor de Juazeiro. Entre os assuntos conversados estão Banco de Alimentos, melhoria no sistema de portaria da Ceasa, assim como sistemas tecnológicos modernizados que facilita o trabalho de cotação e portaria.   

O diretor executivo da AMA, Mitonho Vargas ressaltou a importância da troca de experiência com a Ceasa. “O Mercado do Produtor de Juazeiro tem recebido representantes de Ceasas de todo o país. Ficamos felizes em poder trocar experiência e aprender sobre outros modelos de gestão. Nosso Ceasa tem vários pontos que merecem atenção especial e temos trabalhado na reestruturação do quinto maior Ceasa em volume do país”, pontuou.

Ler Matéria Completa
Daniela Duarte
publicado em 23 de Setembro / 2017 às 08:00

Deputado Roberto Carlos reivindica o recapeamento asfáltico no trecho Piatã/sede ao distrito de Inúbia

O deputado Roberto Carlos (PDT) promoveu uma audiência entre o prefeito de Piatã, Edwilson Oliveira (Ed), o Secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e o diretor-geral do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia – Derba, Saulo Pontes, para solicitar a liberação de recursos para a realização do recapeamento asfáltico no trecho de 30 quilômetros, que liga a sede ao distrito de Inúbia, que é o maior do município, com aproximadamente 7 mil habitantes. Na oportunidade, o secretário solicitou a superintendente que fizesse levantamento técnico para fazer orçamento.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 23 de Setembro / 2017 às 07:00

Terceiro sorteio da campanha IPTU dá Sorte acontece neste sábado

Acontece neste sábado (23/09), pela Loteria Federal, o terceiro sorteio da campanha IPTU dá Sorte. Podem concorrer ao prêmio de R$ 10 mil, os contribuintes que quitaram o seu Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana (IPTU) por meio da cota única ou que parcelaram o imposto, desde que estejam em dia com o pagamento das parcelas. A campanha é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria da Fazenda.

“Nosso objetivo é estimular o pagamento do tributo, pois isso significa mais obras para a população. O contribuinte concorre aos prêmios com o número de inscrição do imóvel registrado no Cadastro Imobiliário do Município e deve ficar atento ao regulamento da campanha, disponível no site da Prefeitura”, explica o secretário da Fazenda, Oswaldo Silberschmidt Junior.

Até dezembro, a Campanha prevê a distribuição de R$ 200 mil em prêmios para quem estiver com o IPTU em dia. São 3 sorteios de R$ 10 mil, de setembro a novembro, e mais dois prêmios de R$ 50 mil, em dezembro. Os números sorteados podem ser consultados no site da Caixa Econômica Federal.

Ler Matéria Completa
Eneida Trindade/SEFAZ
publicado em 22 de Setembro / 2017 às 23:00

Artigo - O mal nunca vencerá o bem

Iminência de um confronto nuclear, guerra no Rio de Janeiro, enxurradas de denúncias de corrupção na política e no esporte, terremotos no México e no Brasil (isso mesmo, no Brasil), furacões no Continente Americano, Bahia e Vitória na zona crítica da tabela do Campeonato Brasileiro de Futebol... Ops! Que tanta notícia desagradável, sendo esta última considerada a mais grave. Misericórdia.

"Eu quero ver o mar pegar fogo para eu comer peixe frito com azeite de ouricuri, pois peixe assado tem o trabalho de espetar". Quem nunca ouviu algo similar em algum momento?

Infelizmente o povo brasileiro prefere apostar na resiliência do que fazer o papel do cidadão que contribui dentro das suas possibilidades e limitações para a construção de transformações que resultarão inevitavelmente na qualidade de, e da, vida da sociedade, a partir de um mundo mais justo e igualitário. A participação popular nas discussões de interesses coletivos tem sido sucumbida por conta dos descréditos com as instituições, a falência do Estado.

A desconstrução de tudo o que a didática apresentou, ou tentou apresentar, ao longo dos anos nas escolas, mas precisamente no jovem período pós Ditadura Militar, tem baratinado a cabeça do mais dedicado e estudioso aluno ao menos comprometido com a história do Brasil. O golpe institucional orquestrado por uma trupe composta com o que existe, comprovadamente, de mais sujo na política brasileira, tem trazido consequências desastrosas ao Estado de direito. Recessão, desemprego, injustiça social e a  violência desenfreada são algumas situações vividas pela população; entre outras tantas geradas em consequências dessas.

Forte é o povo. Somente a mobilização popular poderá intimidar as malvadezas que retornam para infernizar a vida daqueles que querem apenas dignidade e garantias dos seus direitos preservados; dos que querem ter o direito de ir vir sem ser assaltado ou vítima de bala perdida, dos que precisam do acesso à educação e à saúde pública, dos que precisam de uma alimentação de qualidade...

Não é permitido que aqueles que foram confiados os preciosos votos utilizem do momento eletivo para ir de encontro ao que os inócuos eleitores do bem esperam: uma representação voltada para o coletivo, sem intolerâncias e divisões de classe. Existe mal que vem para o bem, pois na luta para sair de uma situação ruim sempre se aprende e descobre outras oportunidades de melhoras. Os erros servem para mostrar os caminhos dos acertos. O mal nunca vencerá o bem.

Por Gervásio Lima

Jornalista e historiador

publicado em 22 de Setembro / 2017 às 22:25

Sesab promove ações de combate à sífilis congênita

Neste sábado (23), Dia Estadual de Combate à Sífilis Congênita, maternidades estaduais da capital e do interior vão realizar ações de conscientização, prevenção e testagem para o diagnóstico da sífilis em homens e mulheres. O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, acompanhará as atividades no Hospital Geral Menandro de Faria, em Lauro de Freitas, a partir das 9h, e na Maternidade Albert Sabin, em Salvador, às 10h30. 

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano, surgem cerca de 12 milhões de novos casos de sífilis no mundo, sendo que a doença durante a gestação é responsável por 29% de óbitos perinatal, 11% de óbitos neonatais e 26% de natimortos. Transmitida sexualmente, a doença infecciosa tem tratamento e cura.

Ler Matéria Completa
Secom Bahia
publicado em 22 de Setembro / 2017 às 22:00

IV Seminário do BPC na Escola comemora Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Foi realizado na quinta-feira (21) na quadra da Faculdade Anhanguera em Juazeiro, o IV Seminário do BPC na Escola. O evento idealizado através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) teve como tema ‘A arte como ferramenta da inclusão’ e fez parte das comemorações pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. No mesmo local, foram entregues cadeiras de rodas adquiridas através do Projeto ‘Mobilize-se’ do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), além de apresentações culturais com alunos do ‘Supera PCD’ e exposições artísticas de alunos da Educação Inclusiva da rede municipal.

O coordenador do BPC, Josewilson Souza, trouxe dados sobre as conquistas em Políticas Públicas voltadas para as pessoas com deficiência em Juazeiro, destacando o Transformar, o BPC na Escola e o Supera PCD. Ele falou ainda sobre a importância do dia 21 de Setembro. “A prefeitura e a SEDES não poderiam deixar esse dia tão significativo passar em branco e o seminário traz a pessoa com deficiência como protagonista para ressaltar ainda mais a data”, disse. O evento contou com a tradução simultânea de uma intérprete de Libras.

Ler Matéria Completa
Por Fabiana Diniz/SEDES
publicado em 22 de Setembro / 2017 às 21:25

Univasf: União da Juventude Socialista promoverá encontro LGBTI

A União da Juventude Socialista (UJS), União de Estudantes da Bahia (UEB) e a Nacional LGBT realizarão neste sábado (23) o 1º Encontro LGBTI da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), às 14h, no Anfiteatro do campus de Juazeiro.

Com o tema ‘Construindo Politicas Públicas para a Comunidade LGBTI na Universidade’, o evento tem como objetivo iniciar uma agenda coletiva de construção de uma universidade que compreenda a sua diversidade e pluralidade, superando cotidianamente o machismo como cultura e opressão.

Ascom
publicado em 22 de Setembro / 2017 às 21:00

Petrolina: Fórum das Secas apresenta modelo de uso da água na agricultura irrigada do Texas

A Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) e o Sebrae reúnem lideranças do setor agropecuário, em duas apresentações do Fórum das Secas, nas próximas segunda-feira  (25) no Recife, e terça-feira (26) em Petrolina. O evento traz a palestra “Eficiência do uso da água nas águas da agricultura irrigada do Texas”, ministrada pelo professor norte-americano, Glen Lorin Ritchie, da Universidade do Texas.

De acordo com Pio Guerra, presidente da Faepe, o uso de aquíferos, como provedores de água para irrigação, será o mote das apresentações. “Essa alternativa se deve a redução das águas disponíveis e a necessidade de se contar com métodos que ensejem economia no uso do recurso hídrico”, esclarece Guerra.

O especialista Glen Lorin Ritchie chama a atenção para o uso de modelagem, técnica praticada em vários países de clima seco, a exemplo da Austrália, para estimar a água disponível nos aquíferos, a capacidade de recarga e o desenvolvimento de tecnologias de irrigação que induzam a sustentabilidade das áreas irrigadas.  

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 22 de Setembro / 2017 às 20:25

Campanha de Vacinação Antirrábica Animal começa neste sábado (23)

A partir deste sábado (23), começa a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal para a vacinação de gatos e cachorros em Juazeiro. Os interessados em vacinar seus animais de estimação podem levá-los à sede do Núcleo de Combate às Endemias. As vacinas também serão realizadas por meio de visitas domiciliares. Neste fim de semana, os agentes de endemia estarão em Pinhões e Lagoa do Boi para vacinar os animais do local.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, a meta é vacinar cerca de 40 mil animais, sendo 33.038 cães e 7.268 gatos. “O principal objetivo da campanha é eliminar os casos de raiva humana que são oriundos da doença em cães e gatos. Temos a intenção de vacinar pelo menos 80% desses animais no município”, explica.

Todos os sábados, agentes de combate às endemias estarão nos distritos do município, realizando visitas domiciliares, já durante a semana, serão contemplados os bairros de Juazeiro. De 25 a 29 os agentes estarão nos Residenciais: Praia do Rodeadouro e Brisa da Serra, Parque Residencial, João Paulo II e Antônio Guilhermino. A sede do Núcleo de Combate às Endemias, posto fixo de vacinação, fica na Rua Visconde do Rio Branco, nº 06, no Centro de Juazeiro. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 08h às 12h e das 14h às 17h.

Andréa Meireles/PMJ
publicado em 22 de Setembro / 2017 às 19:59

Geomarco Coelho será sepultado em Dormentes no sábado (23)

O prefeito de Dormentes, Pernambuco, Geomarco Coelho (PSB), de 51 anos, morreu no início da noite de ontem quinta-feira (21), em Recife. O sepultamento ocorrerá amanha sábado (23), às 8hs. De acordo com familiares, o prefeito morreu durante uma cirurgia cardíaca, realizada no Real Hospital Português. Geomarco Coelho de Sousa nasceu em 4 de março de 1966, em Dormentes. Era filho de José de Sousa Neto e Maria Coelho de Sousa. Casado com Maria do Socorro Coelho de Sousa, deixa três filhos, Maria Luiza, Geomarco Filho e Fátima Vitória. Graduado em História pela Universidade de Pernambuco (UPE), o político assumiu a prefeitura pela quarta vez, em janeiro deste ano. Geomarco também foi vereador por Petrolina. O prefeito decretou luto oficial.

Assessoria Imprensa Foto Ascom
publicado em 22 de Setembro / 2017 às 19:32

IDENTIFICADA VÍTIMA DE ARMA BRANCA NO DISTRITO DE MANIÇOBA

Foi identificada como Ailton Marcelo Souza da Silva, 32 anos, residente na Fazenda Erlande, a vítima de arma branca tarde passada no Distrito de Maniçoba em Juazeiro.

Segundo informações colhidas no local, Ailton foi assassinado com golpes de arma branca. Ele chegou a ser socorrido para uma unidade hospitalar de Petrolina, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Da redação
publicado em 22 de Setembro / 2017 às 19:26

Governador empossa nova secretária de Desenvolvimento Urbano

Responsável por áreas importantes como habitação e mobilidade urbana, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur) já tem uma nova titular. Na tarde desta sexta-feira (22), a ex-prefeita de Barreiras Jusmari Oliveira tomou posse junto à Sedur, em cerimônia realizada no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A nova secretária de Estado ocupa a vaga deixada por Fernando Torres, que entregou ao governador Rui Costa uma carta de exoneração, após pedir para voltar à Brasília, onde reassume o mandato de deputado federal. 

A escolha de Jusmari para função fortalece a representatividade do interior na gestão estadual. “É a mulher do oeste no secretariado do Estado. Isso nos orgulha e engrandece. Ela vai trabalhar e nos ajudar muito pela Sedur. Esse ato tem a simbologia de abraçar e integrar o oeste ao Estado da Bahia”, afirmou Rui. Produtora rural e formada em letras pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a paranaense de 54 anos terá a missão de liderar um órgão responsável por grandes obras - a exemplo do metrô da capital, que chega ao Aeroporto até dezembro deste ano.

Ler Matéria Completa
Secom Bahia Foto: Paula Fróes/GOVBA
publicado em 22 de Setembro / 2017 às 19:14

APLB: PROFESSORES DE CAMPO ALEGRE DE LOURDES GANHAM NA JUSTIÇA O DIREITO DE 40 HORAS

Em fevereiro de 2016, alguns professores da rede municipal de ensino de Campo Alegre de Lourdes tiveram seus proventos e carga horária reduzidos pela prefeitura. Sem nenhuma justificativa, a prefeita (na ocasião), Delaneide Borges Dias, pagou somente o equivalente às 20h semanais para esses professores.

Infelizmente, poucos dos prejudicados procuraram a APLB, apenas 08 (oito) solicitaram auxílio ao sindicato que, de imediato ingressou com o pedido de Mandado de Segurança. O tempo passou e para a alegria da categoria a justiça foi feita: dia 19 de setembro de 2017, ou seja, um ano e meio depois, foi concedida a segurança- "Hoje é dia de comemorarmos uma vitória!"- Disse o Coordenador da APLB, Hélio Mangueira.

Ler Matéria Completa
Com informações da APLB CAL
publicado em 22 de Setembro / 2017 às 19:07

Bahia é o 2º maior produtor de frutas do Brasil e Juazeiro é destaque, aponta pesquisa do IBGE

Os principais polos produtores continuam sendo o norte do estado. Juazeiro duplicou a produção de manga e subiu da 4ª para a 2ª posição no ranking nacional. Já Bom Jesus da Lapa manteve a liderança nacional na produção de banana.

A produção de laranja também fez a diferença. Agricultores de Rio Real e Inhambupe, apesar da queda na safra no ano anterior, produziram 961,2 mil toneladas de laranja no ano passado. A pesquisa do IGBE também registrou uma queda na produção de frutas em São Desidério, no oeste da Bahia, da 1ª para a 11ª posição no ranking.

Pesquisadores, representantes do setor e da Federação de Agricultura e Pecuária da Bahia e acompanharam a divulgação do resultado da pesquisa. "A Bahia hoje é o principal estado da região em termos de produção agropecuária, não só pela sua extensão como por sua diversidade de produção", destaca o coordenador de agropecuária do IGBE, Octávio Costa de Oliveira.

"O governo também utiliza [os dados] para ver a concentração das áreas onde tem produção e onde não tem, até para polanejamento do desenvolvimento do setor", destaca a coordenadora nacional da pesquisa Larissa Souza.

IBGE Foto: Codevasf
publicado em 22 de Setembro / 2017 às 18:32

Prefeitura de Juazeiro entrega mais uma rua pavimentada

A Prefeitura Municipal de Juazeiro inaugurou nesta sexta-feira (22) a 29ª rua pavimentada no município pela atual administração. Foi a Rua Viradouro, no Bairro João XXIII. Com aproximadamente 300 metros de calçamento em paralelepípedos, a via foi entregue à população completamente saneada, pavimentada, com os serviços de drenagem superficial (meio fio e linha d’água) e calçadas.

“É com muita alegria que entregamos mais uma rua pavimentada à população juazeirense. Hoje estamos aqui no João XXII inaugurando a pavimentação da Rua Viradouro e temos outras obras de pavimentação em andamento em bairros como Jardim São Paulo, Piranga, Antônio Conselheiro. Esse foi o compromisso de campanha do prefeito Paulo Bomfim de trabalhar para fazer mais e melhor, que está sendo cumprido com muito trabalho de toda a equipe de governo”, destacou o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Anderson Alves.

Ler Matéria Completa
Por Gardennia Garibalde/SEDUR
publicado em 22 de Setembro / 2017 às 18:23

Aeroporto de Petrolina recebe certificação operacional

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a emissão, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da certificação operacional do Aeroporto de Petrolina/Senador Nilo Coelho. A certificação atesta a capacidade operacional do terminal e seu funcionamento de acordo com os ditames de segurança e excelência estabelecidos pelos órgãos da aviação civil nacional e internacional.

A publicação do documento também viabiliza em Petrolina a continuidade e ampliações das operações da maior aeronave cargueira em atividade no Brasil, o B746-800, utilizado pela empresa Cargolux em sua frequência cargueira regular no terminal.

Este novo contexto poderá, no médio e longo prazo, estimular o aumento dos números de exportação de frutas como manga, mamão papaya, uva e outros produtos agrícolas da região, aquecendo a economia no submédio do São do Francisco em Pernambuco.

Infraero Foto: Divulgação
publicado em 22 de Setembro / 2017 às 17:49

Funcionários da Chesf fazem protesto no aeroporto de Petrolina durante visita de Ministros e senador. Veja o vídeo

A visita do Ministro dos Transporte, Portos e Aviação, Mauricio Quintela na manhã dessa sexta-feira 22, com a presença do prefeito de Petrolina Miguel Coelho, Ministro das Minas e Energia, Fernando Filho e o senador Fernando Bezerra, além de outras lideranças foi marcado com protestos de funcionários da Chesf, Sindicatos e movimentos sociais. 

Os protestantes pediram uma posição do Governo Federal em relação ao debate sobre a privatização da Chesf e a defesa do rio São Francisco. De acordo com os sindicalistas uma 'forte segurança impediu que eles chegassem perto das autoridades". A manifestação ocorreu no Aeroporto de Petrolina.

Confira o Vídeo:

Redação Blog Foto: Sindicato
publicado em 22 de Setembro / 2017 às 17:30

Fernando Bezerra quer regulamentação em todo o País do transporte remunerado privado UBER

O vice-líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE) pediu, que tramitem em regime de urgência no Senado as propostas que tratam da regulamentação em todo o País do transporte remunerado privado de passageiros e de aplicativos relacionados a este tipo de serviço, como o Uber e os taxis convencionais, por exemplo.

“Não queremos parar a utilização dos aplicativos e plataformas. Muito pelo contrário. As tecnologias são bem-vindas. Mas é necessário avançarmos na regulamentação deste serviço, tanto sob o aspecto das condições de trabalho dos motoristas quanto em relação à segurança dos usuários”, defendeu o vice-líder do governo no Senado. Bezerra Coelho entende que o transporte privado de passageiros deve ser tratado como um serviço público e para o qual é preciso, entre outras exigências técnicas, a contratação de seguro, como estão obrigados os taxistas (convencionais) e as empresas que fazem transporte coletivo, como ônibus e vans.

Ler Matéria Completa
Ascom-Senado
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.