Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 24 de Janeiro de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 24 de Janeiro / 2017 às 22:00

Governo e municípios discutem estratégias de controle da febre amarela na Bahia

Prefeitos e secretários de saúde de diversos municípios baianos, localizados nas regiões oeste, sudoeste e extremo sul, se reuniram nesta terça-feira (24), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, para discutir estratégias de prevenção e controle da febre amarela. A reunião foi convocada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), com foco nas 67 cidades que já intensificaram a vacinação contra a doença por conta da proximidade com estados que registraram casos recentes de febre amarela.

O encontro foi coordenado pelo secretário estadual da saúde, Fabio Vilas-Boas, que destacou a importância do empenho coletivo para proteger a Bahia da doença. "Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, o Governo do Estado está trabalhando com todos os municípios que já tinham recomendação histórica de vacinação. Por uma conclusão nossa, do risco aumentado que há devido ao fluxo migratório nessa época do ano, inclusive de mineiros, nós solicitamos autorização para que fosse feita uma extensão dessa vacinação para os municípios do extremo sul. É fundamental se criar um cinturão de proteção vacinal", afirma Vilas-Boas. 

Em 2017, até 23 de janeiro, foram notificados sete casos suspeitos de febre amarela em três municípios da Bahia - dois em Teixeira de Freitas, quatro em Coribe e um em Itiúba. Das notificações, seis estão em investigação e uma foi descartada por exame laboratorial. Outros dois casos investigados são considerados 'importados', pois o local da provável infecção dos pacientes é Minas Gerais, como aconteceu com um paciente que trabalhava em Minas e foi a óbito na cidade baiana de Cândido Sales.

Ler Matéria Completa
Secom Bahia Fotos: Mateus Pereira/GOV/BA
publicado em 24 de Janeiro / 2017 às 21:30

Associação e Município discutem ações de melhorias para o Distrito Industrial de Juazeiro

Representantes da Associação de Empresas do Distrito Industrial do São Francisco (AEDISF) estiveram nesta segunda-feira (23), no gabinete da secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho, solicitando ações conjuntas com o poder público municipal, em benefício do empresariado local. O presidente da AEDISF, Nilton Sampaio explicou o funcionamento e trabalhos desenvolvidos pelo setor.

“A associação conta com a participação de empresas do município e tem o objetivo de fortalecer os empreendimentos em geral. Hoje viemos dar as boas-vindas a nova secretária e garantir a manutenção dessa importante parceria”, afirmou. Na ocasião o vice-presidente da associação, Carlos Neiva, falou das necessidades do distrito e solicitou ajuda do município para realizar um trabalho de revitalização naquela localidade.

“Hoje temos cerca de 76 empresas locadas no Distrito Industrial de Juazeiro, queremos realizar um trabalho conjunto para buscar fortalecer e desenvolver cada vez mais o local. Temos algumas demandas a exemplo da iluminação pública, segurança e coleta de lixo, mas acredito que esse problema já está sendo solucionado”, observou. A secretária Maraiza Carvalho observou que o dialogo com os setores geradores de economia da cidade permitem conhecer as necessidades e parcerias para desenvolver trabalhos específicos que contemple o município como um todo.

“Nesse primeiro momento estamos realizando um diagnóstico e observando as potencialidades de cada área que iremos atuar. Daremos continuidade as ações iniciadas e iremos aprimorar novos projetos para o setor empresarial e demais setores. Juazeiro é a terceira cidade brasileira que mais gerou emprego de carteira assinada em 2016, esse é um grande feito que pretendemos fortalecer ainda mais”, frisou.

Também estiveram presentes no encontro o diretor financeiro da AEDISF, Rafael de Souza, o assistente técnico Richardson Max, a diretora de desenvolvimento econômico da Secretaria Lilian Koshiyama e a supervisora da secretaria Gleidiane Borges. 

Ascom/Juazeiro
publicado em 24 de Janeiro / 2017 às 21:00

SEMAO autua e interdita estabelecimentos no distrito de Juazeiro

Durante o fim de semana, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAO) realizou fiscalização de rotina em estabelecimentos localizados no distrito de Carnaíba do Sertão. Um estabelecimento foi autuado pelo descumprimento das normativas à ordem e sossego público e o outro pelo funcionamento sem licença do município. 

Um dos estabelecimentos (Bar do Titinho) utilizava uma caixa de som amplificada e foi autuado, o outro (Bar Point do Carcará) já havia sido notificado por funcionar sem alvará e, como o responsável não apresentou documentação quando solicitada, a fiscalização resolveu interditar o ponto – medida que será mantida até que seja regularizada a situação do estabelecimento.

A SEMAO informa que as atividades sonoras que são autorizadas pelo município em estabelecimentos ficam limitadas apenas a som Voz e Violão, quaisquer outras atividades sonoras ficam proibidas. O proprietário foi autuado em 20 VRF.

Como está descrito no Art.463 a interdição ‘dar-se-á nos casos de violação às normas previstas no Código de Polícia Administrativa, especialmente relacionadas à saúde, sossego, higiene, defesa ambiental, transporte, segurança e quando o interesse público exigir’.

O secretário da SEMAO, Agenor Sousa, informa que, “toda e qualquer atividade que o cidadão ou cidadã deseja exercer na cidade, deve procurar o órgão para legalização. Com isso, asseguraremos para a população que vai consumir, seja alimento ou bebida, um espaço adequado e a certeza de uma fiscalização. Estamos trabalhando diuturnamente para garantir a toda população o ordenamento da cidade".

Ascom/Juazeiro
publicado em 24 de Janeiro / 2017 às 20:34

Boletim Médico: Marisa Letícia seguirá em tratamento por tempo indeterminado

A ex-primeira-dama Marisa Letícia, que sofreu um AVC hemorrágico nesta terça-feira (24) e foi submetida a um procedimento cirúrgico para estancar o sangramento, seguirá em tratamento intensivo por tempo indeterminado, informou o hospital Sírio-Libanês, onde ela está internada.

O boletim médico do hospital, no entanto, não informa o estado de saúde de Marisa Letícia. Segundo o boletim, a esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma hemorragia cerebral após a ruptura causada por um aneurisma.

Ela, então, foi imediatamente submetida a um atendimento de emergência, seguido de cirurgia endovascular (embolização) e oclusão (fechamento) do aneurisma.

O hospital afirmou também que as equipes médias que acompanham são coordenadas pelos médicos Roberto Kalil Filho, Milberto Scaff, Marcos Stávale e José Guilherme Caldas. Kalil é médico da família de Lula.

Fonte: Estadão Conteúdo
publicado em 24 de Janeiro / 2017 às 20:28

Sento-Sé: Ana Passos começa a negociar dívidas da gestão anterior

Na manhã desta segunda-feira, 23, a prefeita Ana Passos se reuniu com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB) e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sento-Sé/Bahia (SINSERSB) para discutir sobre o pagamento do salário atrasado do mês de dezembro de 2016. Na ocasião, a gestora se comprometeu a resolver a situação o mais rápido possível.

O Secretário de Administração do Município, Juvenilson Passos, também presente na reunião, mostrou aos presentes a difícil situação financeira em que receberam a prefeitura. A instituição deve aos servidores de todos os setores do município mais de R$ 2.100.000.00 (dois milhões e cem mil reais) referente à folha completa do mês de dezembro de 2016.

Ana Passos ressalta que "venho conversando com os servidores do município sobre essa dívida, sou solidária aos problemas dos nossos funcionários. Estamos trabalhando para fazer o pagamento do mês de dezembro o mais rápido possível", finalizou.

Para o Presidente do SINSERSB, José Carlos, a reunião com a prefeita tem o objetivo de solucionar a problemática dos salários atrasados dos meses de novembro e dezembro deixado pelo gestor anterior. A dívida do mês de novembro a prefeita já pagou e agora trabalha para quitar dezembro.

José Carlos, fez uma avaliação positiva do encontro, "pois em menos de um mês de governo os sindicatos já tiveram mais atendimento do que 8 anos do ex gestor. Além de perceber que Ana e Juvenilson são sensíveis as necessidades dos sindicatos, ao ponto de solicitarem das instituições pedido de ajuda nas demandas das políticas públicas. Até agora, sai das reuniões muito satisfeito e com perspectiva de crescimento; me senti um servidor público valorizado. Teremos dias melhores", finalizou.

Ascom/Ana Passos
publicado em 24 de Janeiro / 2017 às 20:00

Secretário de Obras dialoga com a vereadora Valdeci Alves

Cumprindo mais uma agenda de trabalho o titular da pasta de Obras e Desenvolvimento Urbano, Anderson Alves, recebeu na manhã desta terça-feira (24) a vereadora Valdeci Alves, popularmente conhecida como Neguinha da Santa Casa. Entre as pautas estavam melhorias para a comunidade do bairro São Geraldo e também o funcionamento da SEDUR depois reestruturação.

"Viemos solicitar a priori, a reforma da Praça do bairro São Geraldo, um anseio antigo da nossa comunidade, aproveitamos também para conhecer o funcionamento da nova estrutura da secretaria depois que absorveu a antiga secretaria de planejamento e alguns serviços que ficavam com a SESP, como a questão das praças", ressalta a vereadora.

Fabiano Dantas, morador da Piranga II também participou da reunião e aproveitou para solicitar ao secretário a pavimentação das avenidas principais de acesso ao bairro. "Nosso bairro é pequeno e como toda área está em obra, vim saber do secretário se o acesso principal vai ser pavimentado", declarou o morador.

De acordo com Anderson parte da sua rotina é atender a população para esclarecer dúvidas relacionadas às obras em andamento na cidade e também demandas e necessidades de intervenções. "Estamos em um governo de continuidade, mas temos ciência de que ainda há muito para ser feito. Estamos com muitas obras em andamento e colocando uma equipe em campo para levantamento de demandas para que possamos atender e melhorar cada vez mais a infraestrutura da nossa cidade", explicou o secretário.

Ler Matéria Completa
Ascom/Juazeiro
publicado em 24 de Janeiro / 2017 às 19:28

Univasf oferta 1.530 vagas pelo Sisu 2017, cujas inscrições acontecem até sexta-feira (27)

O Ministério da Educação (MEC) deu início hoje (24) ao período de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para os cursos presenciais de graduação em 131 Instituições de Ensino Superior, entre as quais a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Este ano, a Univasf tem 1.530 vagas disponíveis em 28 cursos, que são ofertados nos seis campi, localizados nos municípios de Petrolina, em Pernambuco; Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso, na Bahia; e São Raimundo Nonato, no Piauí. 

O Edital N° 1/2017 do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação (PS-ICG) 2017 da Univasf, lançado ontem (23), contém todas as informações necessárias para auxiliar o candidato na hora da escolha do curso e da modalidade de concorrência. A novidade este ano é o curso de Licenciatura em Química, que será ofertado no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), e tem 40 vagas com ingresso no segundo semestre letivo de 2017. O curso será noturno e terá duração de quatro anos. 

As inscrições no Sisu poderão ser realizadas até as 23h59 desta sexta-feira (27) por candidatos que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e não tenham tirado zero na prova de Redação. Nesta primeira edição do ano do Sisu, a Univasf irá preencher todas as vagas ofertadas para os dois semestres letivos de 2017. Podem concorrer às vagas candidatos que já concluíram ou irão concluir o ensino médio até a data prevista para entrega dos documentos exigidos para efetivação da matrícula. Confira no site do Sisu o cronograma completo. 

Para os candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas a Univasf reserva 50% das vagas de cada curso de graduação para atender ao disposto na Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Já os candidatos que cursaram o Ensino Médio nas demais instituições de ensino participarão por meio da Ampla Concorrência. 

Como consta no edital, todos os candidatos classificados dentro do número de vagas deverão realizar os procedimentos de matrícula presencial, sob pena de perder o direito à vaga. Somente no caso de impedimento do candidato realizar a matrícula um representante legal deverá ser instituído por meio de procuração simples com firma reconhecida. Mais informações podem ser obtidas através do Edital Nº 1/2017 ou conferidas na página do processo seletivo disponível no Portal de Processo Seletivo de Ingresso Discente. 

Políticas Afirmativas – Conforme a Lei de Cotas (Lei 12.711 de 29 de agosto de 2012), regulamentada pelo Decreto 7.824/2012, e a Portaria Normativa nº 18/2012 do Ministério da Educação (MEC), que regulamentam a implantação do sistema de cotas nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), a Univasf reserva 50% das vagas de graduação para cotistas. A lei abrange estudantes de escolas públicas, e entre estes, aqueles com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio; negros, pardos e indígenas. 

Cursos - No site institucional, os candidatos podem encontrar informações sobre os cursos da Univasf, ao acessar as páginas dos colegiados acadêmicos no link Ensino. Para conhecer mais sobre os cursos ofertados pela Universidade, o candidato também pode assistir ao Quero Ser, uma série de programas produzida pela TV Caatinga, WebTV da instituição, com o objetivo de auxiliar os interessados na escolha por uma profissão. São 25 programas que trazem informações sobre os cursos e discute aspectos da profissão. Os programas contam com a participação de professores e estudantes de cada área. 

Ascom/UNIVASF
publicado em 24 de Janeiro / 2017 às 19:16

Polícia recaptura cem presos que haviam fugido de presídio em Bauru

Até o início da tarde desta terça-feira, 24, a polícia havia recapturado 79 presos que fugiram durante uma rebelião no Centro de Progressão Penitenciária (CPP3), em Bauru, no interior de São Paulo.

A unidade estava com quase 1,5 mil detentos. Mesmo assim, ainda eram feitas buscas por outros fugitivos na área urbana e na zona rural da cidade, onde fica o presídio. Os presos atearam fogo em colchões, pneus e instalações do prédio, atingindo os três pavilhões do conjunto prisional. A Tropa de Choque invadiu o presídio para conter os revoltosos.

Às 13 horas, o tenente coronel Flavio Kazume, comandante da PM, informou que a situação estava sob controle no interior da unidade, que ficou bastante avariada pelo incêndio. Segundo ele, a maioria dos detentos que havia fugido em direção à cidade tinha sido recapturada. As buscas se concentravam na zona rural, com apoio de forças policiais de outras cidades da região. Informações divulgadas pela manhã davam conta de que ao menos 200 presos haviam escapado.

A fuga em massa deixou a cidade em pânico. Alguns detentos roubaram carros para escapar e houve perseguição. De manhã, moradores relataram tiros disparados durante o cerco aos fugitivos, mas a PM informou que não houve feridos com gravidade. As empresas das imediações do CPP fecharam os portões e ao menos 60% das lojas do centro da cidade baixaram as portas. Taxistas abandonaram os pontos, temendo serem rendidos. A unidade do Poupatempo fechou a entrada principal, reaberta horas depois, e a Câmara de Vereadores encerrou o expediente às 11 horas, sob a alegação de falta de segurança.

No início da tarde, os presos continuavam no pátio, enquanto as condições do prédio eram avaliadas. O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Gilson Pimentel, contou que o motim teve início depois que funcionários viram um preso usando um celular e tentaram apreender o aparelho. Os outros detentos começaram a gritar palavras de ordem e o tumulto se espalhou. Segundo ele, ao espalhar o fogo pelas instalações, alguns presos ficaram feridos.

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que o tumulto teve início durante uma revista aos re-educandos do CPP3. "O incidente aconteceu após um agente de segurança penitenciária ter cumprido o seu dever profissional, ou seja, surpreendeu um preso se comunicando através de celular."

Segundo a SAP, a situação foi controlada e o Grupo de Intervenção Rápida (GIR), formado por agentes penitenciários, conclui com a PM a recontagem dos presos. A pasta não informou quantos presos fugiram e lembrou que, unidades do regime semiaberto, não têm muralhas e são cercadas por alambrados. Segundo a SAP, os recapturados seriam levados para o Centro de Detenção Provisória de Bauru. Com informações do Estadão Conteúdo.

publicado em 24 de Janeiro / 2017 às 18:42

SESAB E DIREÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL DE JUAZEIRO SE MANIFESTAM SOBRE GREVE DOS TRABALHADORES

A redação do Blog Geraldo José, na tarde desta terça-feira (24), entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia a fim de solicitar informações sobre a falta de pagamento dos salários dos médicos e funcionários do Hospital Regional de Juazeiro que declararam que irão entrar em greve a partir de amanhã (25).

Em nota a SESAB disse que o pagamento dos salários é de responsabilidade da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI) e que a secretaria só se manifestará após o início da greve. Confira!

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que os salários dos funcionários do hospital é necessário apurar junto à empresa gestora - Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI). Quanto à greve, esta secretaria só se pronunciará se realmente ocorrer”.

O Blog Geraldo José também buscou informações sobre a situação dos profissionais junto a diretoria do Hospital Regional. Por meio de nota, a diretoria tranquilizou a população sobre o atendimento e os exames de responsabilidade da unidade que seguem funcionando. No entanto, não comentou sobre o atraso dos salários dos trabalhadores e negociações com a classe. Leia na íntegra a nota enviada pelo Hospital Regional.

A direção do Hospital Regional de Juazeiro (Gestão APMI) esclarece que todos os serviços oferecidos pela unidade estão funcionando normalmente. Os Serviços de consulta ambulatorial, realização de exames de imagem e laboratoriais, assim como a realização de Cirurgias Eletivas (agendadas) estão normalizados, assim como os atendimentos de Emergência e Internação Hospitalar.

O HRJ entende seu papel na construção da rede e busca garantir atendimento digno e de qualidade é oferecido por uma equipe altamente comprometida com o usuário do SUS e com o modelo assistencial da Associação de Amparo à Maternidade e a Infância (APMI). O Hospital Regional de Juazeiro é referência, para 52 municípios do Norte da Bahia e Sertão de Pernambuco, abrangendo uma população de aproximadamente 1.800.000 habitantes, nos Serviços de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Cirurgia Plástica Reparadora, Queimados e Oncologia”.

Da redação Blog Geraldo José
publicado em 24 de Janeiro / 2017 às 18:30

Guardas Municipais concursados participam de curso de formação

Começou nesta segunda-feira (23) o curso de formação para os novos Guardas Civis Municipais (GCM) que tomaram posse na última quinta-feira (19). O curso, que terá 476h de aulas teóricas e práticas, terminará dia 21 de abril. O conteúdo foi dividido em quatro módulos e segue a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Neste primeiro dia, os novos guardas foram apresentados a equipe e realizaram uma avaliação diagnóstica sobre Segurança Pública e Direitos Humanos. O objetivo é analisar o conhecimento prévio desses assuntos por parte dos novatos e, assim, direcionar melhor o conteúdo das aulas. Também foi entregue fardamento para os novos guardas.

Curso de Formação de Guardas Civis Municipais de Juazeiro

MÓDULO

CONTEÚDO

CARGA HORÁRIA

Módulo I

O papel das Guardas Municipais e a Gestão Integrada da Segurança Pública em nível municipal – funções e atribuições das guardas municipais

140h

Módulo II

O uso legal e progressivo da força, de equipamentos não letal e defesa pessoal

138h

Módulo III

Legislação

126h

 

Módulo IV

Estágio supervisionado

72h

Irislane Pacheco/CSTT
publicado em 24 de Janeiro / 2017 às 18:00

Bahia Produtiva deve injetar R$ 800 milhões na economia estadual até 2021

Nos últimos dois anos, 13.284 famílias baianas estão sendo beneficiadas com o Projeto Bahia Produtiva, que está investindo em ideias socioambientais e incentivando cadeias produtivas no interior do estado. Desde que foram lançados os cinco primeiros editais do projeto, entre 2015 e 2016, foram 398 empreendimentos contemplados e mais de R$ 127 milhões em recursos para promover o desenvolvimento da população que vive do que produz. Nestes, foram incluídas apicultura, meliponicultura, bovinocultura do leite, caprinovinocultura, aqüicultura e pesca.

Nos primeiros meses deste ano, novos editais, totalizando R$ 39 milhões em investimentos, vão beneficiar a cadeia produtiva da mandioca, fruticultura e oleaginosas, principalmente o licuri. Até 2021, o Bahia Produtiva prevê inserir cerca de R$ 800 milhões na economia baiana através do incentivo à produção, financiando obras, equipamentos, assistência técnica, treinamento, estudos e diagnósticos de gestão, entre outras iniciativas. Os recursos são de empréstimo junto ao Banco Interamericano Reconstrução de Desenvolvimento (Banco Mundial) e a execução fica sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 24 de Janeiro / 2017 às 17:30

Setor de panificação e confeitaria de Juazeiro planeja ações para 2017

Comitê Gestor de Panificação e Massas Alimentícias investe em qualificação e busca a adesão de novos empresários

Empresários do ramo de panificação e confeitaria, representantes sindicais e técnicos do Sebrae se reuniram na última sexta-feira, 19, no auditório do Sebrae, em Juazeiro. O grupo, que integra o Projeto de Panificação e Massas Alimentícias, planejou as atividades que serão desenvolvidas durante o ano pelos empreendedores, buscando fortalecimento do setor por meio da união e qualificação dos pequenos negócios da região.

Na pauta, foram apresentadas e discutidas propostas e ações como a organização do segmento, qualificação dos empresários e da mão de obra, adesão de novas empresas e missões empresariais em outras regiões do país. Também foi tema do encontro a oferta de cursos e treinamentos em parceria com o Sebrae e o Sindicato Intermunicipal da Indústria, de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia (SIPACEB), que já tem representação em Juazeiro.

Para o vice-presidente do SIPACEB, João Baptista Ferreira, o segredo é unir esforços para prosperar. "Os panificadores buscam oferecer os melhores atendimento e produtos à população e, para isso, precisam estar juntos, para acessar capacitações com custos menores, realizar intercâmbios empresariais e investir na melhoria da gestão da empresa, mão de obra e produção", disse.

No ano passado, diversas ações foram implementadas no segmento, em parceria com o Sebrae Juazeiro. O empresário Laércio Solano aderiu a algumas na sua padaria, participando de capacitações como o Método de Melhoria do Desempenho Empresarial (MEDE), ferramenta do Sebrae que aponta necessidades e propõe melhorias gerenciais na empresa, e do Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação (Propan), que atua junto às empresas oferecendo treinamentos e consultorias."Percebi o quanto é importante buscar conhecimento e se preparar para inovar em serviços, capacitar toda equipe e conquistar novos públicos. Comecei as mudanças pela área financeira e isso ajudou a equilibrar e ter domínio da gestão do meu negócio", revelou Laércio.

De acordo com o técnico do Sebrae Juazeiro, Rinaldo Moraes, a primeira reunião do comitê levou em consideração debates e avaliações de ações já realizadas."Com planejamento será possível estruturar a sequência de trabalhos a ser desenvolvida, visando à análise, melhoria dos processos e promoção de atividades de forma responsável pelas partes envolvidas", ressaltou.

Os interessados em participar do Comitê Gestor De Panificação e Massas Alimentícias devem procurar o Sebrae Juazeiro, na Rua Coronel João Evangelista, 22 – Centro, ou pelo telefone (74) 3612-0827.

Agência Sebrae de Notícias Bahia Imagem Ilustrativa
publicado em 24 de Janeiro / 2017 às 17:00

Associações LGBT se reúnem com representantes da prefeitura de Juazeiro

Representantes da Associação Sertão LGBT Vale do São Francisco, da União Nacional LGBT (UNA), da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDIS) e da Secretaria de Saúde de Juazeiro se reuniram nesta segunda-feira (23) para discutirem a programação do Dia Nacional da Visibilidade Trans, que acontece no próximo dia 29 de Janeiro.

Para o presidente da Associação Sertão LGBT, Eduardo Rocha, é necessário discutir o tema. “Precisamos falar sobre o assunto, muitas pessoas ainda sofrem diariamente por conta de sua orientação sexual, o preconceito ainda é forte. Queremos parcerias, espaço”, destacou.

Ler Matéria Completa
Por Fabiana Diniz/PMJ
publicado em 24 de Janeiro / 2017 às 16:45

ESPAÇO DO LEITOR: SESP responde reclamação de morador do Jardim Flórida

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informa ao morador Ricardo Rodrigues, que a Rua 9, do bairro Jardim Flórida será atendida nesta semana com serviços de iluminação seguindo o cronograma definido antecipadamente pela secretaria. Qualquer reclamação o usuário deve ligar para o número de atendimento 074 3612 5411.

publicado em 24 de Janeiro / 2017 às 16:29

ESPAÇO DO LEITOR: SEDUR responde morador do bairro Codevasf sobre entulho acumulado na Rua Progresso

A Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) informa que já entrou em contato com a empresa executora da obra para que seja retirado o entulho citado pelo leitor.  A equipe da secretaria pede desculpa aos moradores por todo e qualquer transtorno causado pelas obras, mas lembra que os transtornos de agora são para melhorias futuras e em caso de novas reclamações podem entrar em contato com a secretaria através do telefone (74) 3612- 5429.

publicado em 24 de Janeiro / 2017 às 16:00

Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social acompanha funcionamento dos restaurantes populares de Juazeiro

Funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDIS) visitaram na manhã desta segunda-feira (23) os dois restaurantes populares do município, localizados respectivamente, no bairro João Paulo II e Centro para acompanhar o trabalho que já vem sendo feito e identificar onde podem ser feitas outras melhorias nas unidades.

A diretora de Vigilância Socioassistencial, Eliete Castro, afirmou que “o município vai continuar garantindo uma refeição de qualidade, seguindo padrões nutricionais em espaços humanizados e com acompanhamento de profissionais capacitados”, destacou. Para ela, as unidades atendem o papel social do município. “A unidade do centro foi totalmente reformada o ano passado e hoje, os dois restaurantes populares conseguem atingir a todos os públicos e, principalmente, à população mais carente, nosso foco principal”, afirmou.

Ler Matéria Completa
Por Fabiana Diniz
publicado em 24 de Janeiro / 2017 às 15:40

Marisa Letícia sofre AVC e é internada no Sírio-Libanês, em SP

A ex-primeira dama Marisa Letícia, de 66 anos, mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico e foi internada no Hospital Sírio-Libanês, no Centro de São Paulo. Após saber do AVC, o ex-presidente Lula foi para o hospital.

De acordo com o hospital, ela deu entrada às 15h30. Ela chegou consciente e foi levada diretamente para a sala de cateterismo, onde os médicos tentarão estancar a hemorragia.

O cateterismo é procedimento utilizado para detectar a existência, localização e gravidade de obstruções em artérias. Por meio dele é possível acessar áreas difíceis do corpo sem a necessidade de procedimentos mais invasivos.

G1
publicado em 24 de Janeiro / 2017 às 15:28

CSTT alerta sobre semáforo desligado na Avenida Girassol no bairro Argemiro

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) informa aos condutores para terem mais atenção no cruzamento da Avenida Girassol no bairro Argemiro com a Avenida Cristalina no bairro Malhada da Areia, pois o semáforo neste local teve um problema técnico e está desligado. O setor de trânsito da CSTT já informou à empresa responsável, que já está providenciando a substituição.

Ascom/Juazeiro
publicado em 24 de Janeiro / 2017 às 15:00

RONDESP NORTE APREENDE ARMA DE FOGO NO DISTRITO INDUSTRIAL DE JUAZEIRO

Por volta das 11h30min do dia 22.01.2017 uma equipe da RONDESP Norte fazia rondas na periferia de Juazeiro quando ao passar pelo Distrito Industrial da cidade avistou dois homens a bordo de uma motocicleta tipo cinquentinha de cor preta, placa KGE 6953 de Petrolina-PE. Os Rondespianos resolveram abordar a dupla,  sendo que o carona ao perceber a aproximação da viatura dispensou uma arma de fogo ao chão, a qual foi recuperada, tratando-se de uma pistola de dois canos, sem munição, calibre 32, sem numeração e sem marca aparente.

Os ocupantes da motocicleta foram identificados e segundo o carona eles estavam indo até a casa de uma pessoa que teria furtado o galo de briga do piloto durante a madrugada para dá-lhe um susto com a arma, que segundo ele pertencia a um homem de prenome LUCAS 2, residente no bairro Malhada da Areia. Os acusados foram encaminhados à delegacia juntamente com a arma apreendida.

Ascom
publicado em 24 de Janeiro / 2017 às 14:15

TRABALHADORES DO HOSPITAL REGIONAL DEFLAGRAM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO NESTA QUARTA-FEIRA (25)

O diretor do Sindsaúde - Sindicato dos Trabalhadores em Saúde da Bahia, diretoria Regional Norte do Estado, Geraldo Miranda, em contato com o Blog Geraldo José na tarde desta terça-feira (24) informou que a partir de amanhã (25) os trabalhadores do Hospital Regional de Juazeiro deflagram greve por tempo indeterminado.

Administrado pela Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Castro Alves (APMICA), o hospital é procurado por comunidades de 53 municípios da rede PEBA (Pernambuco e Bahia), porém o governo do Estado não tem repassado os recursos em tempo hábil e a empresa consequentemente não paga aos servidores gerando essa situação que atinge a população desde a gestão passada.

Segundo Geraldo Miranda “a situação está insustentável. Os trabalhadores ainda não receberam os salários de dezembro e com isso resolveram parar, agora por tempo indeterminado”.

Parada semelhante foi deflagrada pelos médicos em junho de 2016, que durou 23 dias e em dezembro passado que alcançou 13 dias. Agora a paralisação é de todo corpo funcional e sem prazo para retornar ao trabalho explicou o diretor sindical.

publicado em 24 de Janeiro / 2017 às 14:00

Prefeito de Curaçá, encaminha ao Ministério Público Federal e Estadual relato com todos os descasos feitos pela a ex-gestão

Desde os primeiros dias de gestão, o Prefeito Pedro Oliveira em conjunto com os Secretários e Procuradores Municipais, estão empenhados em analisar e elaborar relatórios que retratam a situação atual do município em todas as áreas. Através dessa auditoria minuciosa, sobre os bens públicos de Curaçá que será entregue ao Ministério Público, será exposto os desmandos e os graves problemas que o município está enfrentando, atualmente.

A princípio, a dificuldade em efetuar o pagamento dos servidores públicos, referente ao mês de dezembro de 2016, que ainda não foi efetuado devido à falta de informação acerca dos Restos a pagar bem como, por não ter sido encontrado nenhum documento no setor contábil, documentos importantes para que esse pagamento seja realizado. Isso sem falar que em alguns computadores não foram encontrados o HD, (mecanismo que armazena dados no computador) aumentando ainda mais o problema.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura Municipal de Curaçá
publicado em 24 de Janeiro / 2017 às 13:30

ESPAÇO DO LEITOR: FALTA DE RESPEITO COM O CIDADÃO.

Olá Geraldo,

Mais uma vez venho demonstrar minha indignação com o setor de iluminação pública. Há tempos venho ligando e solicitando a iluminação da rua 9 do bairro Jardim Flórida que ainda se encontra às escuras. Já tenho vários protocolos e nada ainda foi feito, gostaria de saber da secretaria se é alguma perseguição com nós moradores dessa rua? Somos eleitores e pagadores de imposto assim como os outros tantos da cidade. Sempre informam que está na programação, e que programação é essa que já perdura dois anos?

Fica aqui o meu desabafo. Obrigado pelo espaço.

Ricardo Rodrigues

publicado em 24 de Janeiro / 2017 às 13:00

MORADOR DO SÃO GERALDO REIVINDICA REDUTOR DE VELOCIDADE NA AVENIDA PAULO RIOS CAMPELO

Em e-mail ao Blog Geraldo José o leitor Alex Santos reitera apelo no sentido de que a Prefeitura Municipal coloque os redutores de velocidade na Avenida Paulo Rios Campelo, bairro São Geraldo, prometidos há mais de um ano. “Geraldo Vê se se pode fazer alguma reclamação sobre essa Avenida Paulo Rios Campelo bairro São Geraldo. Vieram colocar as placas e já tem mais de três meses e nada. Até hoje sem resposta. Acidente constante só promessa de fazer lombada e nada” concluiu Alex Santos.

publicado em 24 de Janeiro / 2017 às 12:30

Mutirão de limpeza da SESP chega ao bairro Pedra do Lord

Com o objetivo de manter as ruas da cidade sempre limpas e conservadas, a Prefeitura de Juazeiro continua realizando mutirões de limpeza em diversas áreas do município por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP). Nesta segunda-feira (23), as ações de varrição, capina, recolhimento do lixo e pintura de meio-fio chegou ao bairro Pedra do Lord.

O mutirão de limpeza vem funcionando desde a gestão Isaac Carvalho e tem sido uma forma de trabalho adotada pela secretaria no sentido de agilizar os serviços e atender com maior frequência as necessidades da população. Para o novo secretário da SESP, Celso Leal, a ideia é acompanhar e fiscalizar os trabalhos dos agentes de limpeza. "Essa é a melhor maneira de conseguirmos atender toda população com serviço de qualidade", comentou Celso.

A ação acontece em logradouros públicos através de um planejamento que observa a necessidade dos bairros e também pontos específicos, como avenidas de grande fluxo de veículos e pedestres, além do atendimento de demandas da população que apresenta suas necessidades através dos canais de comunicação da Secretaria.

Moradora do bairro Pedra do Lord, Maria Fátima Souza, destacou que os serviços são importantes não só pela estética do bairro, mas pela saúde dos moradores, pois evita a proliferação do mosquito transmissor da dengue. "Peço também a compreensão dos outros moradores para não jogar lixo em qualquer lugar. É preciso entender que jogar o lixo em locais inapropriados o resultado é o pior possível para moradores e para o meio ambiente", enfatizou.

As solicitações chegam via atendimento telefônico 3612-5411, e também via ofício, encaminhado à SESP, localizada na Quadra H, nº 14, Distrito Industrial do São Francisco. Para o secretário, Celso Leal, é muito importante que além da Prefeitura, os moradores de cada bairro, se preocupem em manter e preservar a cidade. "É fundamental que essa obrigação não seja somente da Prefeitura. Todo cidadão deve conservar e cuidar do local onde mora" finalizou.

Luzete Nobre/ SESP
publicado em 24 de Janeiro / 2017 às 12:00

RENASCER 2017: Alegria do Carnaval em Cristo invadirá Petrolina

O Brasil, em 2017, está celebrando, dentro da Igreja Católica, os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, instituindo, a comemoração do Ano Nacional Mariano. E é na felicidade deste "Sim", na saudação de alegria do anjo a Maria, o qual repercute também em cada um de nós, que a Comunidade Católica Shalom, Missão Petrolina, tem a satisfação de convidar a todos para viverem, no próximo mês, durante os festejos carnavalescos (26 a 28/02), a experiência do Cristo Ressuscitado que Passou pela Cruz, no Renascer 2017, em Petrolina (PE).

O evento que tem a proposta de ser um carnaval diferente, cuja alegria não acaba na Quarta-feira de Cinzas, conta como o tema "Alegra-te (Lc 1,28)". E acontecerá na quadra do Colégio Dom Bosco, localizado na Rua Coronel Amorim, Centro, como nos explica um dos Coordenadores do Renascer Petrolina 2007, e o Discípulo da Comunidade de Aliança, Francisco Chagas de Oliveira. "O Renascer é uma grande oportunidade de fazermos a experiência com a alegria de sermos reconhecidos como filhos autênticos de Deus."

Para quem deseja participar, em especial, aos papais e as mamães, o evento não apenas promove, para os adultos, a graça de ter este encontro com Deus, a Verdadeira felicidade. A Comunidade também promove o Renascer Kids, uma versão do evento voltado exclusivamente para as crianças.

A programação conta com artes, dança, livraria, lanchonete, palestras, cursos, Seminário de Vida no Espírito Santo e atrações musicais. No retiro ainda terá padres para confissão, além de ministros de oração e aconselhamento. O esforço é para que cada vez mais pessoas possam participar dessa felicidade.

Alegra-te! E venha participar conosco junto com Maria do Renascer 2017.

Serviço:

Evento: "Alegra-te" (Lc 1,28)/Renascer Petrolina 2017

Quando: 26 a 28 de fevereiro

Onde: Na quadra do Colégio Dom Bosco, localizado na Rua Coronel Amorim, Centro, Petrolina.

Entrada: Gratuita

Por Emaísa Lima Jornalista
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.