Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Variadas
27 de Novembro / 2014 às 13:30 | Nenhum Comentário

Os artistas pelo Brasil afora são conhecidos por suas extravagantes exigências em seus camarins. Os badalados cantores e cantoras que vêm à nossa região não são diferentes e também tem seus caprichos. Para saber dos detalhes que nem sempre o público fica sabendo, conversamos com os assessores de comunicação das principais produtoras de evento da região, Sucesso Promoções, X-Produções e Perna-Longa Entretenimento.

Paula Toller, cantora da Kid Abelha em um dos seus shows na região

A cantora Paula Toller, do Kid Abelha, pede camarim exclusivo, espumante do mais caro e banheiro com água quente. Já Lulu Santos solicita jatinho e camarim só pra ele, além de comida fina como salmão e claro, banheiro com água quente. Outro cantor que gosta de fazer exigência é o pagodeiro Thiaguinho que faz questão de espumante, vinho e cerveja importados.

Para fazer show na região, o cantor exige jatinho particular

A nossa conterrânea Ivete Sangalo é super simples, além da comida japonesa, sempre pede um bode assado. E Xanddy do Harmonia do Samba sempre pede sucos integrais, principalmente de uva. Tem artistas que tem preferências pelo ambiente, querem camarim com espelho grande espaço para receber os fãs e para fazer reunião com a banda. Grande parte dos artistas que visitam a região não são de fazer grandes exigências a maioria pede sucos, frutas, vinho e cerveja importados.

Thiaguinho também gosta de suas exclusividades

Portal Zap
Variadas
27 de Novembro / 2014 às 13:09 | Nenhum Comentário

O show do cantor Osvaldo Montenegro, anunciado para esta quinta-feira (27) no Centro de Cultura, em Juazeiro, foi cancelado. Na sua página oficial, o cantor postou a seguinte justificativa: “Este show foi cancelado. A Companhia Aérea AVIANCA cancelou o vôo que levaria Oswaldo Montenegro, neste dia 27, para Juazeiro e não deu aos passageiros nenhuma solução para que pudessem chegar ao destino. E também não há nenhum outro vôo, por outra Companhia, que possa fazer com que o artista chegue a tempo do show”, postou.

De acordo com informações colhidas pelo Blog será mantida a apresentação da atração regional, com show de Valtinho e banda Oficina Acústica. O Show de Osvaldo Montenegro será realizado em data posterior e os ingressos adquiridos continuam valendo.

O show de amanhã, com abertura de Targino Gondim e apresentação de Renato Teixeira, está confirmado.

Foto Divulgação
Variadas
27 de Novembro / 2014 às 13:00 | Nenhum Comentário

Vai acontecer no dia 06 de dezembro em Petrolina, a próxima feira de adoção da Organização Não Governamental Proteger. A partir das 10h começa a entrega das senhas, na praça das Cidades (Antiga Praça da Sementeira), no bairro Gercino Coelho. Os cães e gatos disponíveis para adoção são castrados e vermifugados. Para adotar um dos animais é necessário ter mais de 18 anos,levar cópia e original da carteira de identidade, comprovante de residência. Menor de idade tem que estar acompanhadodos pais ou responsáveis.

Variadas
27 de Novembro / 2014 às 12:30 | Nenhum Comentário

Como transformar boas ideias em negócios viáveis? Esse foi o desafio que estudantes e professores do campus Floresta do IF Sertão-PE enfrentaram durante uma maratona de 54 horas de empreendedorismo com pessoas de diferentes lugares e formações. A primeira edição do Startup Weekend Sertão aconteceu no último final de semana, em Serra Talhada. Ao final dos dois dias de trabalho intenso, a equipe florestana conquistou o segundo e terceiro lugares da competição, com os negócios “NaRua” e “EDUdo”.

Ferramenta que transforma o boletim escolar em um mercado, no “EDUdo” as notas valem uma moeda que pode ser trocada por livros, entradas em cinema e outras atividades culturais. Já a plataforma “NaRua” possibilita às pessoas compartilhem problemas urbanos e se conectarem com outras para ajudar a solucioná-los. Para o estudante de Gestão da Tecnologia da Informação do IF Sertão-PE, Ewerton Luis, foi “incrível” a experiência de participar do Startup. “Não só pelo 2º lugar da minha equipe, mas pelas lições e conhecimentos conquistados”, destaca.

A professora do campus Floresta e gestora da Incubadora do Semiárido (ISA), Maria Gomes, recorda que o evento iniciou na noite de sexta-feira (21), com o palco aberto ao compartilhamento de ideias que inspirassem outras pessoas a se juntarem na formação das equipes. “Durante o sábado e o domingo, os times focaram em encontrar um modelo de negócios e criar um produto mínimo viável”. Cinquenta e quatro horas depois, os times apresentaram os resultados e foram premiados: QPoint (1º lugar), NaRua (2º) e EDUdo (3º).

“Os estudantes do IF Sertão-PE também participaram do desenvolvimento de outras soluções, como um site para venda de artesanato do Pajeú (Janela do Sertão), um aplicativo para comparação de preços em supermercados (Mercado Fácil) e uma plataforma para comercialização de fotos registradas por nativos visando gerar renda para comunidades locais de todo o mundo (Procriarte)”, enfatiza Gomes. Por intermédio dela e do professor Herton Vilarim, a próxima edição do Startup Weekend Sertão será realizada em Petrolina, no primeiro semestre de 2015. A perspectiva é que novos talentos da inovação, criatividade e empreendedorismo sejam revelados.  

Luis Osete Carvalho Ascom
Variadas
27 de Novembro / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário

O Casamento Civil Comunitário Edição 2014  teve sua data remarcada.Os 105 casais que aguardam com ansiedade o dia de oficializar a união terão que esperar um pouco mais. Devido a problemas com a documentação, a expedição das certidões para a realização  do Casamento Civil Comunitário, que estava prevista para acontecer no dia 28 de novembro/2014  ficou marcada para a segunda semana do mês de dezembro. Assim sendo, a  nova data estabelecida para acontecer a cerimonia será no  dia nove (09/12) de dezembro  com horário marcado para as 16hs, no salão de festas do SESI em Petrolina.

O prefeito Julio Lossio confidenciou que a nova data ficou melhor estabelecida, até porque,  desse modo, ele poderá participar do evento que, para ele, será um marco não só para os casais e as famílias que irão se unir,mas também para o municipio. “ Confesso que me deu uma grande tristeza ao saber que uma data de minha agenda de compromisso coincidia com a festa para os casais. Em surgindo essa  possibilidade de uma nova data posterior aos meus compromissos,meu coração se alegrou.Desse modo estarei presente a esse grande evento que coroa a união das famílias em petrolina” disse o prefeito. 

Oportunidade gratuita para quem não tem condições de arcar com os custos de cartório, o casamento comunitário está previsto nas leis 2.547, de 30 de maio de 2008, e 2.696, de 22 de junho de 2010. Os interessados tiveram até dia 26 de setembro/2014  para fazer a inscrição, que teve como pré –requisitos, residir em Petrolina e ter renda familiar de até dois salários mínimos.

Cauby Fernandes/ASCOM-CIDADANIA
Esporte
27 de Novembro / 2014 às 11:29 | Nenhum Comentário

A final do Campeonato Juazeirense de Futebol acontecerá nesta sexta-feira (28), às 19h45, no Estádio Adauto Moraes, quando as equipes XV de Novembro e Juazeiro se enfrentarão. O Campeonato Juazeirense de Futebol é uma realização da Liga Desportiva Juazeirense em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Esportes.

O Campeonato acontece desde 1923, quando a LDJ foi fundada. Este ano participaram as equipes Carranca, América, Juazeiro, Colonial, Veneza, Olaria, Juá Esporte, XV de Novembro e Barro Vermelho. Na partida final a equipe do XV de Novembro poderá perder até com um gol de diferença para ser o campeão.

De acordo com o Presidente da LDJ, JoacirOliveira, os campeões serão premiados com troféus, medalhas e R$ 2 mil para o campeão e R$ 1 mil para o vice. “Nós iremos homenagear Antonio Barbosa, o nosso Baé, com o troféu de campeão e Claudemir Ferreira – o Cocada – com o troféu de vice. Acreditamos que eles merecem essa homenagem por terem se dedicado ao futebol amador de Juazeiro durante suas vidas. Quero aproveitar e convidar a população para prestigiar esse evento e torcer para os seus times”, ressalta Joacir.

Por Ramáiana Leal/ SEDUC
Policial
27 de Novembro / 2014 às 11:11 | 1 Comentário

Acaba de chegar a nossa redação a informação via whatsapp, por um leitor, de que mais um jovem foi assassinado agora a pouco no bairro Alto do Cruzeiro, às margens da BR-407. A vítima, identificada apenas por Roberto do Ceasa, morava no bairro Itaberaba, e foi alvo de vários disparos de arma de fogo, na cabeça. O blog está colhendo mais informações junto aos organismos de segurança. A Polícia Militar já está no local aguardando a polícia técnica. O fato despertou à atenção de inúmeros curiosos, provocando desta forma lentidão no trânsito da citada rodovia.

Política
27 de Novembro / 2014 às 11:00 | Nenhum Comentário

A Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira (26) a entrega da medalha Mérito Legislativo a 47 personalidades e entidades que prestaram serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil. A cerimônia aconteceu no Salão Negro no Congresso Nacional. Entre os agraciados desta edição, estão a Fundação Altino Ventura, que foi representada por Dr. Marcelo Ventura, vice-presidente da Instituição e a Banda da Polícia Militar de Pernambuco, representada pelo Capitão Albuquerque. A homenagem foi proposta pelo deputado federal Gonzaga Patriota (PSB).

Também foram agraciados este ano personalidades do mundo artístico, como o cantor Almir Sater; do universo jurídico, como o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa; do jornalismo, como Milton Coelho da Graça; e da política, como o prefeito de Recife Geraldo Júlio e o governador eleito de Pernambuco, Paulo Câmara, além da esposa do ex-governador Eduardo Campos, Renata Campos. Entre as instituições contempladas com a medalha, estão a Associação de Pessoas com Doença Falciforme e Talassemia de Belo Horizonte (Dreminas), o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) e o Jornal Pequeno.

Criada em 1983, a medalha Mérito Legislativo é a mais alta distinção concedida pela Câmara dos Deputados. A indicação dos agraciados é realizada pelo presidente da Câmara, pelos membros da Mesa Diretora e pelos líderes de partidos políticos com representação na Casa. Cada líder partidário pode fazer uma indicação e cada membro da Mesa Diretora, duas. As indicações são encaminhadas à Segunda-Secretaria, órgão responsável pela manutenção dos registros e arquivos relativos à medalha, concedida anualmente.

Ascom Dep. Gonzaga Patriota
Espaço do Leitor
27 de Novembro / 2014 às 10:30 | 2 Comentários

Prezado Geraldo,

Bom dia.
 
Inicialmente, insta salientar, que o serviço de telefonia prestado pela OI no município de Juazeiro, está cada vez mais precário, uma vez que desde o dia 16/11 houve a interrupção do serviço de telefonia e internet no Bairro Santo Antonio, sem qualquer providência a ser tomada no sentido do restabelecimento.
 
Impende frisar ainda, que sempre que as pessoas entram em contato com a operadora, sempre surge um prazo novo para a resolução, o que caracteriza imenso descaso aos usuários.
 
Dessa forma, com base nos argumentos esposados, espero que a operadora em tela incline-se a resolver esse impasse da maneira mais célere possível, na medida em que as pessoas estão sofrendo prejuízos de grande magnitude em decorrência da prestação de serviço manifestamente negligente.
 
Atenciosamente,
 
Gustavo Gavíria
Imagem ilustrativa da Internet
Variadas
27 de Novembro / 2014 às 10:00 | 1 Comentário

Os Conselhos de Segurança Pública têm se constituído como importante ferramenta para consolidação da Polícia Comunitária nas áreas aonde são implantados. Os moradores dos bairros João Paulo II, Antônio Guilhermino, Parque Residencial, Pedro Raimundo e Dom José Rodrigues, pertencentes a área de responsabilidade da 74ª CIPM, em Juazeiro, contam com a atuação do Conselho Comunitário de Segurança – CONSEP Juá I e II.

Fundado em agosto de 2010, o CONSEP JUÁ I e II, entidade sem fins lucrativos, atua como canal de comunicação entre a sociedade e os órgãos de segurança pública.

Nesta quarta-feira (26), o presidente da entidade, Robson Vieira Pereira (Irmão Robson), participou do Programa Geraldo José na Rádio Transamérica FM, para esclarecer a atuação do CONSEP.

“Nosso intuito é mostrar para a sociedade a função do conselho de segurança pública na nossa região, que é ouvir a população e aproximar a comunidade da polícia, além de absorver os problemas, e buscar soluções para a comunidade”, declarou.

O CONSEP age naqueles fatores que causam algum tipo de insegurança para a comunidade, e desenvolve ações preventivas, também voltadas para a segurança das comunidades.

“Vamos tentar corrigir aquilo que gera insegurança para os moradores, como por exemplo, a falta de iluminação e ruas intransitáveis no nosso bairro. Ouvimos as reclamações e sugestões dos moradores e dialogamos com nossos parceiros, a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Guarda Municipal e a sociedade civil”, disse.

Para informações, sugestões e reclamações pelo e-mail: consepjua@hotmail.com, Site: www.consepjua.comou pelo telefone (074) 8812-7471

Política
27 de Novembro / 2014 às 09:30 | 1 Comentário

A equipe dos fiscais de ordenamento urbano (postura) da Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP) está ampliando os dias de fiscalização noturna, que antes acontecia de quinta a domingo, e agora acontecerá ininterruptamente de domingo a domingo, com o intuito de averiguar as atividades de bares e restaurantes que possam estar realizando shows sem a devida licença. A atuação serve ainda para verificar a ocupação dos espaços públicos pelos ambulantes ou mesmo pelos estabelecimentos que estendem o posicionamento das mesas na via pública.

A ampliação do serviço tem o objetivo de regulamentar a ação desses estabelecimentos proporcionando o ordenamento e, por consequência, conscientizá-los a atuarem adequadamente realizando o procedimento necessário no setor de postura da secretaria para realização de atividade paralela nesses espaços. Os interessados devem solicitar na SEMAOP a autorização para o evento com 20 dias de antecedência. Após requerimento e cadastro no setor a equipe fará uma pesquisa de impacto na vizinhança para que seja constatado se haverá transtornos aos moradores ou não.                                      

Os eventos das sextas-feiras até os domingos referentes a área de predominância residencial só serão liberados após o procedimento da equipe e apenas para voz e violão. O morador que se sentir incomodado quando bares e casas de shows excederem na questão sonora deve denunciar através do telefone 3612 3574, registrando a reclamação sem necessariamente se identificar. “A secretaria está aberta a questionamentos da população seja por informações que estão fora do nosso conhecimento sobre alguma área ou relacionadas a aplicação de leis vigentes”, disse o secretário de meio ambiente e ordem pública, Agenor Souza.

Por Clarissa Moreira/SEMAOP
Política
27 de Novembro / 2014 às 09:03 | 1 Comentário

No próximo sábado, dia 29, o Sindicato dos Vigilantes da Bahia (Sindvigilantes/BA) realizará no Rapport Hotel das 08 às 16h, o 1º Encontro de Valorização e Fortalecimento das Conquistas e Lutas dos trabalhadores de Juazeiro e região. Na tarde desta quarta-feira (26), no programa Geraldo José (Transamérica FM), o delegado regional do Sindvigilantes, Alberto Ferreira, declarou que o evento além de discutir ações como a luta pelo piso nacional de R$ 3 mil, pretende confraternizar todos os profissionais de Juazeiro e Norte da Bahia, inclusive, com a participação de familiares.

Da redação com foto de Geraldo José
Policial
27 de Novembro / 2014 às 08:30 | Nenhum Comentário

O PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, é um programa realizado pela Polícia Militar da Bahia, e que tem caráter social e preventivo, ministrado por policiais militares devidamente selecionados e capacitados, realizando as aulas duas vezes por semana. O 3º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Juazeiro (Ba), realizará nessa sexta feira (28), às 08h, na área cívica do quartel, a cerimônia de formatura de 450 (quatrocentos e cinquenta) crianças inseridas na Rede Municipal, Estadual e Particular de ensino. O evento contará com a presença de autoridades civis e militares, gestores e equipes escolares, além da comunidade.

O PROERD é desenvolvido por policiais militares devidamente fardados e desarmados, que possuem perfil acadêmico; as aulas do curso foram ministradas durante o 2º semestre do ano letivo, em sala de aula, para os alunos do 5º ao 7º ano, com idade entre 9 a 12 anos. Durante a formação as crianças aprendem vários conteúdos, como por exemplo: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), relações interpessoais, orientações no combate às drogas ilicitas e licitas e à violência. Os formandos fazem parte das escolas: Cristal do Sol (rede particular), Municipal Aprigio Duarte, Municipal Ludugero de Souza Costa, CAIC e Escola Estadual Pedro Raimundo Rêgo, além de todas as crianças que fazem parte do projeto Polícia Mirim, desenvolvido pelo próprio Batalhão.  

COMUNICAÇÃO SOCIAL E CERIMONIAL 3º BPM/JUAZEIRO
Policial
27 de Novembro / 2014 às 08:00 | Nenhum Comentário

Neste dia 26, quarta-feira, uma guarnição da 54ª CIPM, lotada no 4º Pelotão em Antônio Gonçalves, deslocou-se ao posto de combustível Solon, na BA-131, para averiguar um veículo Skania P340, cor branca, placa NVX0609, reboque placa OGL8134, Licença da cidade de Aparecida de Goiânia/GO. O referido veículo estava estacionado no pátio do citado posto desde sábado (22/nov/14), com a chave na ignição, o veículo pertence a Company Transportes ltda, situada também na  cidade de Aparecida de Goiânia. Ao ser averiguado pelo sistema M.O.P. (Mobilidade em Operações Policiais), foi constatada restrição de Furto/Roubo, fato ocorrido no dia 21 de novembro de 2014, na cidade de Feira de Santana/BA. A Scania foi conduzida a Delegacia de Policia Civil em Antônio Gonçalves, onde foi apresentada a autoridade competente, para tomada das medidas cabíveis. 

Política
27 de Novembro / 2014 às 07:30 | Nenhum Comentário

Regionalização da saúde, recursos hídricos e infraestrutura; essas áreas devem receber o maior volume de recursos provenientes das emendas da bancada baiana na Câmara. A informação foi anunciada pelo deputado federal e governador eleito da Bahia, Rui Costa, após participar de reunião, nesta quarta-feira (26), em Brasília, com o conjunto de parlamentares. A definição das prioridades partiu do próprio governador eleito, que ainda solicitou aos parlamentares que pactuassem a aplicação de suas emendas individuais nessas três importantes áreas, “de forma vinculada ao planejamento do Estado, atendendo às necessidades regionais”, defendeu.

Na saúde, Rui disse que pretende construir novos centros de excelência de combate ao câncer no estado, além de ampliar o número de hospitais. Esta área será o principal foco da futura gestão. Sobre a reforma administrativa, ele comunicou à bancada que anunciará a nova estrutura na próxima segunda-feira, na Assembleia Legislativa, e que o novo secretariado só será anunciado após o dia 10 de dezembro. “O foco da reforma da estrutura do Estado é melhorar a eficiência e aumentar resultados. Podemos fazer melhor com um custo menor”.

Ao final da reunião, o coordenador da bancada, deputado José Carlos Araújo (PSD/BA), convocou uma nova reunião para a próxima quarta-feira, quando deve sair a lista das emendas, levando em consideração as prioridades definidas pelo governador eleito.

Ascom Rui Costa Foto: Mateus Pereira
Variadas
27 de Novembro / 2014 às 07:00 | Nenhum Comentário

Entre as opções dos nomes estão Leara, Catarina e Zulinha. A imagem da mascote vai ser usada em campanhas educacionais e publicitárias realizadas pela Gestão Ambiental da rodovia. A enquete é realizada na internet e em escolas. Os usuários da BR-235/BA têm até o próximo domingo (31) para votar no nome da mascote da rodovia. A enquete é realizada no site www.br235.com.br e em 25 escolas localizadas às margens da rodovia. O resultado será divulgado no portal e nas redes sociais da BR-235/BA.

A Arara-azul-de-lear foi escolhida como a mascote da BR-235/BA por ser peculiar da região e extremamente ameaçada de extinção. O público tem à disposição três nomes para votar. São eles: Catarina – por viver na região do Raso da Catarina; Leara – por causa da nomenclatura Lear; e Zulinha – pela coloração azul. A votação é promovida pela Gestão Ambiental da rodovia, executada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em razão do Termo de Cooperação firmado com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT).

Fonte: Gestão Ambiental da BR-235/BA – www.br235.com.br
Política
27 de Novembro / 2014 às 06:27 | 1 Comentário

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) de Juazeiro informa que a Avenida da Estação do bairro Piranga será interditada nesta quinta-feira (27), a partir das 9 horas, para serviços de drenagem da Avenida Giuseppe Muccini, à qual será interligada ao Canal do Macarrão,  localizado próximo ao Supermercado Assaí com o objetivo de coletar as águas da chuva. O trecho interditado será da entrada da Avenida Giuseppe Muccini até o Posto BR e os motoristas que transitam por esta Avenida deverão trafegar pelo desvio que fica próximo à Estação Ferroviária da Leste.

Ascom/PMJ imagem Google Earth
Política
27 de Novembro / 2014 às 06:00 | 1 Comentário

A Câmara Municipal de Curaçá, neste sábado (29), às 19h, vai conceder o Título de Cidadão Curaçaense ao deputado Roberto Carlos (PDT). Esta honraria é fruto da proposição do vereador José Henrique Ferreira de Souza – Dedé (PDT), que foi aprovado por unanimidade.

Segundo o Vereador Dedé, o critério para a aprovação da proposição é o serviço que o cidadão prestou ao município. “O deputado Roberto Carlos se enquadra perfeitamente nesse critério, pois ele nos garantiu importantes obras como a extensão do ensino médio nos distritos de Pedra Branca e Mundo Novo, o calçamento de diversas ruas da sede, instalação do Ponto Cidadão, ajudou a garantir a construção da Adutora do Forró, construção de quadra poliesportiva no distrito de Pedra Branca, construção de poços artesianos, viatura para Polícia Militar, ambulância, tratores, ônibus escolar, recuperação da rodovia BA - 210 e muito mais”, disse Dedé.

O deputado Roberto Carlos agradeceu a população de Curaçá, através do vereador Dedé, destacando que continuará o trabalho ao longo de sua vida pública, pois entende que é “servidor do povo” e que tem que honrar toda a Bahia. “Sinto-me honrado por representar Curaçá, uma cidade de um povo humilde e trabalhador. Agora, a minha responsabilidade é maior porque somos todos conterrâneos”, concluiu o mais novo Curaçaense: o deputado Roberto Carlos.

Lisandra Lopes Ascom Dep. Roberto Carlos
Esporte
26 de Novembro / 2014 às 23:01 | 1 Comentário

Com gol de Diego Tardeli aos 47 minutos do primeiro tempo o Atlético Mineiro venceu o Cruzeiro por 1 a 0 e confirmou o título da Copa do Brasil de 2014. Na primeira partida o galo já tinha vencido o bicampeão brasileiro por 2 a 0 e ratificou o título nesta quarta-feira (26) com novo triunfo.

O técnico Levir Culpi declarou após o jogo que este foi o título mais justo que ele já observou ao longo de toda sua vida futebolística. “Nós passamos pelo Corinthians, Flamengo e agora pelo nosso maior rival com duas vitórias. Então, foi justo, muito justo” desabafou após o jogo.

O galo também carimbou seu passaporte para a Taça Libertadores de 22015.

Reminiscências
26 de Novembro / 2014 às 23:00 | 1 Comentário

Estação Ferroviária de Juazeiro (BA)
Autor: Alfredo José Porto Domingues, Tibor Jablonsky. Ano: 1957. Fonte: IBGE

Enviado pela leitora Laís Lino
Política
26 de Novembro / 2014 às 22:29 | Nenhum Comentário

Com objetivo de amenizar problemas de escoamento das águas pluviais, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro (SAAE), realizou nesta quarta-feira (26) a limpeza e manutenção na drenagem da Travessa Edson Ribeiro. O diretor de água e esgoto da autarquia, Paulo Rúber, ressalta que é preciso a consciência das pessoas de não jogar entulhos, lixo, vegetais e outros dejetos que obstruem a rede de drenagem. "Normalmente os sacos de supermercados são acondicionados de forma inadequada, o lixo doméstico acaba sendo levado diretamente para as bocas de lobo, entupindo as galerias pluviais da cidade. Essa atitude compromete a vazão da água e assim provocando alagamentos", falou. 

Paulo explicou ainda que um sistema de drenagem limpo pode proporcionar uma série de benefícios, a exemplo de redução de gastos com manutenção de vias públicas, escoamento rápido das águas superficiais, facilitando o tráfego por ocasião das chuvas, eliminação da presença de águas estagnadas e lamaçais, focos de doenças.

Ascom SAAE
Variadas
26 de Novembro / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

Os agricultores familiares da região de Jacobina, no centro norte baiano, estão descobrindo, na produção de flores, uma alternativa de renda. Umn exemplo é o agricultor João Nunes, da comunidade dos Bagres, município de Miguel Calmon, que, atualmente, produz cerca de 300 dúzias de rosas por semana. Segundo técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), as condições de solo e clima da região são favoráveis à produção de variedades de flores. 

Com o trabalho de assistência técnica e capacitação, a EBDA, que é vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), espera contribuir para que a produção de flores seja uma das principais fontes de renda para a agricultura familiar. Na região, é possível cultivar rosas, dálias, crisântemos, palma-de-santa-rita e outras variedades de flores. “Desde o início do meu plantio, recebo assistência e até hoje conto com os técnicos da empresa para qualquer coisa que preciso”, enfatizou o agricultor João Nunes. Ele disse que recebe assistência técnica tanto na área de produção quanto na de comercialização. 

Segundo o gerente regional da EBDA de Jacobina, Renato Coelho Filho, o foco do trabalho é fortalecer a cadeia produtiva na região, visando a geração de emprego e renda para os agricultores familiares. “Realizamos assessoria técnica para produtores de rosas na Chapada Diamantina, tendo como atividade principal o intercâmbio para troca de experiências, alimentando, assim, a rede de produtores da Chapada”.

Incentivo 

A produção e comercialização de flores, na região de Jacobina, recebe o incentivo dos programas Flores da Bahia, Cadeia Produtiva das Flores e Projetos Comunitários. De acordo com Renato Coelho Filho, nos últimos meses, a equipe da gerência elaborou quatro projetos para fomento da atividade. Ele destaca dois - o primeiro, junto ao Proinf (Ação de Apoio a Projetos de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais), financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), busca apoiar a estruturação da Cadeia Produtiva de Flores da Agricultura Familiar, no Território Piemonte da Diamantina. O outro é o Projeto de Investimento no Cultivo de Flores na Comunidade de Fedegosos, no município de Morro do Chapéu. “As ações da EBDA envolvem elaboração de projetos e assistência técnica continuada aos beneficiários, oferecendo um norteamento diante das atividades propostas”, observa a técnica Louise Silva. Ela afirma que a cadeia produtiva de floricultura, na região, é promissora. “Só nesses dois projetos são mais de 120 agricultores assistidos, sendo que a grande maioria é de mulheres”. 

Atendimento 

Outras áreas atendidas pela Gerência de Jacobina são a Comunidade de Jenipapo, no município de Saúde, e Comunidade dos Bagres, em Miguel Calmon, esta se estendendo a alguns municípios que não fazem parte da jurisdição da Gerência de Jacobina, mas que necessitam de apoio técnico, a exemplo da Associação de Floricultores Reassentados de São José, em Ponto Novo, onde estão em fase inicial das atividades.

Secom Bahia Foto: Robson Mendes/GOVBA
Variadas
26 de Novembro / 2014 às 21:32 | Nenhum Comentário

Durante os dias 24 de novembro a 7 de dezembro, várias cidades baianas receberão mais de 100 apresentações e 35 espetáculos culturais através do projeto Temporada Verão Cênico, realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia. Em Juazeiro, a Temporada tem início no próximo sábado (29), no Centro de Cultura João Gilberto, às 20h, com a apresentação de "Solo Almodóvar". A peça, inspirada no cineasta Pedro Almodóvar, promove reflexões sobre as paixões humanas, questões de gênero e sexualidade.

No domingo (30), o palco do Verão Cênico recebe a Companhia 1º Ato para a apresentação de "Joana". Dirigida por Devilles, a montagem é inspirada no texto da peça "Gota d'água", de Chico Buarque e Paulo Pontes, que faz uma releitura da tragédia grega "Medeia" no contexto do Rio de Janeiro da década de 1970. "Joana" também traz elementos da cultura brasileira, como o samba.

A programação da Temporada Verão Cênico em Juazeiro segue no dia 4 de dezembro, quinta-feira, com as apresentações de "Amor Marginal", performance de teatro-dança que conta a história de um casal misterioso, e "Cartografia do Abismo", na qual o ator Caio Rodrigo faz uma viagem pelo pensamento da obra de "Antonin Artaud". No dia 5 de dezembro, também haverá a apresentação de "Amor Marginal" e de "A Mágica do Amor", espetáculo de linguagem circense que alia poesia à improvisação da arte clownesca, através do personagem do palhaço Espiga.

Para encerrar a Temporada em Juazeiro, no dia 7 de dezembro, o palco do Verão Cênico receberá "A Ave". Inspirado no poema homônimo de Jorge de Lima, o espetáculo conta a viagem de um jovem escritor pelo mundo e seu encontro com o corpo de uma criatura antropomorfa em uma praia. Todas as apresentações serão realizadas no Centro de Cultura João Gilberto, a partir das 20h. Os ingressos custam R$ 2 a inteira e R$1 a meia. Conheça mais sobre os espetáculos e o projeto no site do Verão Cênico.

Assessoria Verão Cênico/Juazeiro
Política
26 de Novembro / 2014 às 21:00 | Nenhum Comentário

Em reunião extraordinária realizada segunda-feira (24), na Casa dos Conselhos, dezoito cidadãos voluntários finalizaram e aprovaram para encaminhamento aos órgãos competentes, o Plano Municipal Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente. Durante seis meses as comissões de Articulação do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente e de Elaboração de Planos em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA – discutiram e elaboraram  o Plano Municipal Decenal  que está constituído de 4 eixos temáticos apresentando propostas setoriais para os segmentos do social, da cultura, de saúde e de educação, englobando ainda o esporte, o lazer e o meio ambiente. 

O professor Roosevelt Duarte Motta, assessor de Articulação Interinstitucional e responsável pela Casa dos Conselhos, ressaltou a importância desse plano para o enfrentamento das questões de violência contra as crianças e adolescentes do município e outros relativos à promoção da saúde, da educação, da assistência social e da cultura. Nesta terça-feira (25) o Plano Municipal Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente de Juazeiro está sendo encaminhado à Procuradoria do Município para chancela do órgão e em seguida, enviado ao Gabinete do Prefeito Isaac Carvalho que, através de mensagem enviará à Câmara de Vereadores para apreciação e possível aprovação.

Por Landa Menezes/Casa dos Conselhos
Espaço do Leitor
26 de Novembro / 2014 às 20:29 | 2 Comentários

Geraldo,

Venho te pedir encarecidamente que poste no blog a situação em que se encontra o bairro Jardim São Paulo esquecido de fato pela gestão Isaac Carvalho. 

Já foram abertos diversos pedidos a prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Serviços Públicos e nenhuma providência foi tomada nesse sentido.

É importante lembrar Geraldo, que há anos a Prefeitura de Juazeiro não realiza um mutirão de limpeza no referido bairro. Ruas cheias de buracos e muita lama quando chove, ninguém aguenta tanta poeira quando reina o sol e falta de iluminação na rua do murão do referido bairro.

Situações de precariedade, sobretudo no que diz respeito na higienização do bairro. Esta semana fiquei muito indignado ao ver moradores com uma idade avançada fazerem a limpeza da rua por não acreditarem mais em nenhuma ação por parte do governo municipal e olha que o IPTU desses moradores está em dia. 

Cheguei à conclusão meu caro que só pode ser uma perseguição do governo municipal à minha pessoa por ser da família do vereador Nalvinho o qual o prefeito persegue constantemente, agora não acho justo os moradores pagarem por isso, que a meu ver é um comportamento muito infantil por parte do gestor.

Anderson Levy - Bairro Jardim São Paulo

SECRETARIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS RESPONDE

A Secretaria de Serviços Públicos informa ao morador Anderson Levi que o bairro Jardim São Paulo já foi beneficiado com Mutirão de Limpeza este ano e destaca que os trabalhos serão realizados novamente a partir do dia 8 de dezembro.  A SESP também informa que os Mutirões de Limpeza seguem um planejamento que leva em consideração a necessidade de cada localidade e contempla todo o município.

Assessoria de Comunicação/SESP

Variadas
26 de Novembro / 2014 às 20:00 | 1 Comentário

Na sexta será a vez de Renato Teixeira e Targino Gondim animarem o Centro de Cultura   

O palco do Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro recebe grandes cantores da Música Popular Brasileira dentro da turnê Vozes do Brasil. Nesta quinta-feira, dia 27/11 Oswaldo Montenegro e Valtinho se apresentam no Centro de Cultura.  Já na sexta, dia 28/11, será a vez de Renato Teixeira e a abertura do shows fica por conta do sanfoneiro Targino Gondim. A abertura será às 19h e o segundo show às 20h15.

“É um projeto, que além de querer prestigiar nossos artistas locais, tem o objetivo de levar música de qualidade a um preço razoável para a população. Um grande oportunidade para Juazeiro o show desses dois grandes nomes da MPB. A gente conta com a participação do público nos dois dias”, informou Mônica Franco, da organização da Turnê, durante entrevista ao Programa Geraldo José, na Rádio Transamérica.

Mônica sugere que o público opine após a realização dos show no site:http://www.ibahia.com/vozesdobrasil/, e também pode sugerir nomes para próximas edição do Projeto.

A turnê Vozes do Brasil já percorreu as cidades de Salvador, Alagoinhas, Vitória da Conquista, Ilhéus e Porto Seguro, e encerra sua segunda edição em Juazeiro, região norte da Bahia. O projeto é realizado pela Icontent e com patrocínio exclusivo da Petrobras.

Atrações

Oswaldo Montenegro - Empunhando a viola de 12, de 6 e piano, o cantor sobe ao palco do Centro de Cultura para apresentar o show “Canção Nua”. O projeto foi criado para a internet, mas o sucesso foi tão grande que virou show. No repertório, não faltarão clássicos como “Metade”, “Bandolins” e “Lua e Flor”.

Renato Teixeira –O cantor traz um show mais intimista com versões acústicas e novas roupagens para clássicos como “Tocando Em Frente”, “Romaria”, “Amanheceu, Peguei a Viola”, “Cuitelinho”, entre muitas outras.

Serviço:
Projeto Vozes do Brasil em Juazeiro
Shows: 27 de novembro – Valtinho e Oswaldo Montenegro
28 de novembro – Targino Gondim e Renato Teixeira
Horário: 18h30
Local: Centro de Cultura João Gilberto
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Vendas: No local do evento

Da redação, Itamara Costa
Variadas
26 de Novembro / 2014 às 19:25 | Nenhum Comentário

A manifestação afro-brasileira conhecida como "Roda de Capoeira" recebeu na manhã desta quarta-feira (26), por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Considerada internacionalmente como uma prática cultural multifacetada e multidimensional - que se manifesta como luta, dança, esporte e arte -, a "Roda de Capoeira" teve a inscrição para recebimento do título aprovada durante a 9ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda, que é realizada na sede da Unesco, em Paris. O evento começou na quarta-feira (24) e chega ao fim na sexta (28). Com o recebimento do título, a "Roda de Capoeira" se junta ao Samba de Roda do Recôncavo Baiano (BA), à Arte Kusiwa- Pintura Corporal (AP), ao Frevo (PE), e ao Círio de Nazaré (PA), já reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade no Brasil.

Acompanharam o evento, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado; a Diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI-Iphan), Célia Corsino; além de capoeiristas brasileiros como os mestres Cobra Mansa, Pirta, Peter, Paulão Kikongo, Sabiá e a Mestra Janja. Em nota, a presidente do Iphan, Jurema Machado, disse que a aprovação da inscrição irá  promover o aumento da visibilidade da Roda de Capoeira e de outros bens culturais relacionados aos movimentos de luta contra a opressão, sobretudo àqueles pertencentes às comunidades afrodescendentes. "A roda de capoeira expressa a história de resistência negra no Brasil, durante e após a escravidão. Seu reconhecimento como patrimônio demarca a conscientização sobre o valor da herança cultural africana, que, no passado, foi reprimida e discriminada", disse Jurema Machado.

Roda de Capoeira

Originada no século XVII, em pleno período escravista, a "Roda de Capoeira" desenvolveu-se como forma de sociabilidade e solidariedade entre os africanos escravizados, estratégia para lidarem com o controle e a violência. De acordo com o Iphan, a prática cultural é um dos maiores símbolos da identidade brasileira e está presente em todo território nacional, sendo praticada em mais de 160 países, em todos os continentes. A Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestres de Capoeira foram reconhecidos como patrimônio cultural brasileiro pelo Iphan em 2008, e estão inscritos no Livro de Registro das Formas de Expressão e no Livro de Registro dos Saberes, respectivamente.

G1 Imagem da Internet
Política
26 de Novembro / 2014 às 19:00 | 3 Comentários

Dando continuidade ao Programa "Toda Sexta-Feira tem Obras", o prefeito Isaac Carvalho e diretor do SAAE, Joaquim Neto, entregam nesta sexta-feira (28), às 16 horas, na Estação de Tratamento de Água da comunidade de Barrinha do Cambão, Projeto Mandacaru, mais um Sistema de Abastecimento de Água. A obra que fornece água tratada para as comunidades é uma parceria da Codevasf, através do Programa Água para Todos. A adutora conhecida como Mandacaru/Ilha Grande possui mais de 15 mil metros de extensão e contempla as localidades de Barrinha do Cambão, Projeto Mandacaru, Vila Juca Viana, Porto de Pedra, Ilha Grande, Lagoa da Areia e Ponta D'água. 

Ascom SAAE
Política
26 de Novembro / 2014 às 18:30 | Nenhum Comentário

Exemplo de boas práticas de Desenvolvimento Regional. Este foi um dos principais motivos para que o município de Petrolina fosse convidado a participar do Evento internacional de troca de Boas Práticas de cidades intermediárias, que acontece durante esta semana na cidade Cuenca, no Equador. Para representar o município, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Jorge Assunção, participa do encontro, juntamente com representantes de mais 30 cidades da Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Costa Rica, México e Brasil, além de municípios Alemães.

O encontro propõe um intercâmbio de Boas Práticas de Gestão entre os vários municípios, ações que possam ser replicadas visando o desenvolvimento urbano sustentável. O secretário Jorge Assunção faz uma avaliação positiva da participação de Petrolina.  “Espero  ao final do evento levar para nossa gestão mais experiência e conhecimentos para multiplicar boas práticas de gestão com nossa equipe e melhor atender as necessidades da nossa cidade”, destacou.

O secretário municipal optou em apresentar no encontro as ações de qualificação profissional através da parceria do município com o Governo Federal (Pronatec),  com as entidades do sistema "S" e Instituto Federal,  enfatizando a importância da Central de Cursos (CC) – Projeto da Secretaria de Cidadania coordenado pela secretária Célia Regina em parceria com a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, para convocação, inscrição, encaminhamento  e acompanhamento dos alunas às entidades de ensino – além de destacar ações de grande importância do governo municipal do prefeito Julio Lossio.  

Apenas duas cidades brasileiras foram selecionadas para o encontro, por atenderem ao perfil econômico sugerido: Petrolina e Jundiaí-SP. Cidades intermediárias são mais bem equipadas, possuem grandes empresas e um setor de agronegócio importante. Também são polos de atração de trabalhadores migrantes e de pequenos negócios no comércio e nos serviços.

Ascom Prefeitura de Petrolina
Variadas
26 de Novembro / 2014 às 18:02 | 1 Comentário

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, através da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Submédio São Francisco, realiza a sua sexta reunião – última do ano – nos dias 02 e 03 de dezembro na Câmara Municipal de Salgueiro (PE), situada na Rua Urbano de Sá, nº 14, Centro. No primeiro dia, está prevista uma visita técnica ao canal de transposição do São Francisco no trecho que liga as cidades de Cabrobó e Salgueiro, ambas localizadas no estado de Pernambuco.

Já no dia 03, acontece uma discussão sobre os resultados da reunião com o setor elétrico, ocorrida no ultimo mês de outubro, em Salvador (BA) e sobre os projetos do governo federal para construção de barragens no Submédio São Francisco. Além disso, será definido o calendário de atividades da CCR Submédio para o ano de 2015. A programação dos dois dias está marcada para ter início às 8 horas.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil. 

Imprensa do CBHSF
Variadas
26 de Novembro / 2014 às 17:30 | 1 Comentário

Em resposta a publicação da Coluna ESPAÇO DO LEITOR: O QUE HOUVE COM O PRÉDIO DO IFBA JUAZEIRO?, no dia 12 de novembro, o leitor questiona o período da inauguração do Campus do IFBA no município e o o processo para admissão dos funcionários. Nesta quarta-feira (26), a Coordenação de Comunicação Institucional do IFBA - Campus Juazeiro esclarece que a obra nas instalações do Campus Juazeiro está em fase de conclusão e a equipe gestora do campus tem trabalhado diretamente para organizar sua inauguração. Confira a nota:

Acerca do andamento da obra esclarece que: Toda obra de saneamento em câmpus de Instituto Federal fica a cargo das prefeituras municipais, com a estrutura interna cabendo aos Institutos - conforme previsto em legislação federal. No caso do câmpus Juazeiro, a obra interna, que é responsabilidade do IFBA, está pronta.
Em outubro, o IFBA foi comunicado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro que não teria como arcar com a obra da rede de esgoto devido a dificuldades financeiras. Assim, o IFBA assumiu a responsabilidade da obra. Essa responsabilidade consta no termo de aditivo de contrato e a obra já está sendo executada.

Quanto ao quadro de servidores: Os concursos e nomeações seguem o previsto na Lei nº 8.112/90. Para a implantação do câmpus, estão previstas a contratação de 70 professores e 40 técnicos administrativos, no horizonte de 5 anos que corresponde ao período de implantação da unidade - conforme demanda dos cursos ofertados. Até o momento, 20 professores e 10 técnicos administrativos foram nomeados e estão realizando estudos de demanda, trabalhando na elaboração de planos de novos cursos, atuando em salas de aula e na reformulação dos cursos técnicos subsequentes em Comércio e Segurança do Trabalho – que são ofertados pelo câmpus de Paulo Afonso em Juazeiro, desde o ano de 2010. 

Já o corpo técnico administrativo tem trabalhado no processo de aquisições de equipamentos e mobiliário, além de atendimento às demandas internas e externas. Em 2015 há previsão da realização de concurso público para docentes e a nomeação de outros 14 servidores técnicos administrativos. A partir de Janeiro de 2015, há, também, a previsão de contratação de mão-de-obra terceirizada para prestação de serviços de limpeza, conservação e segurança.

Os primeiros móveis e equipamentos já foram adquiridos e devem ser entregues e montados a partir do dia 15 de dezembro. 

Quanto à oferta de cursos, será realizada, no dia 7 de dezembro, a prova do Processo Seletivo 2015 com vagas para o curso técnico subsequente em Segurança do Trabalho. 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Juazeiro

Variadas
26 de Novembro / 2014 às 17:00 | Nenhum Comentário

Até a primeira quinzena de novembro, esse foi o quantitativo distribuído pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). Essas mudas foram doadas para instituições como escolas, unidades de saúde, prédios públicos, além da comunidade. Espécies como umburana de cheiro, mulungu, ingazeira, caraibeiras, ipês, dentre outras, devem ganhar forma nos próximos anos e contribuir, desta forma, com o processo de arborização da cidade sertaneja.

Com capacidade para produzir até dez mil mudas, o viveiro municipal- que está situado na escola Miguel Arraes, no bairro Henrique Leite – contabiliza hoje a existência de aproximadamente 5.800 mudas de espécies típicas da Caatinga e também das que são  adaptáveis ao nosso ecossistema. No Viveiro há produção de Aroeira, Pereiro, Tamburil, Flamboyant, dentre outras. No início do ano, o espaço passou por uma reforma que permite com que hoje se produzam as mudas com maior celeridade e qualidade.

“As mudas são solicitadas através de ofícios e até mesmo de pessoas que se dirigem à sede da AMMA e demonstram interesse em adotar uma espécie. Nós buscamos dar toda orientação para que a pessoa ou instituição que receba a doação saiba como cuidar daquela espécie, o tempo de maturação, de crescimento, enfim, as informações técnicas para que a planta possa crescer e cumprir com seu papel dentro do ecossistema”, explica o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro.

O gestor do órgão ambiental salienta ainda a importância do Viveiro como espaço de Educação Ambiental “Escolas nos enviam ofícios solicitando uma visita ao local. A equipe de Educação Ambiental da AMMA acompanha e explica sobre as espécies, além de abordar sobre a importância da preservação e conservação da Caatinga”, complementa Castro.

Vale salientar que a equipe da Educação Ambiental , em atividades de campo, também faz coleta se sementes de espécies da Caatinga, nas Unidades de Conservação da Caatinga(UCCA´s), com a finalidade de produção no Viveiro.

“A gente sabe que é recorrente a idéia de que a cidade tem que se arborizar cada vez mais. E nesse sentido, o Viveiro Municipal tem cumprido com seu papel, ao servir como espaço de educação, ao produzir e distribuir as mudas. No entanto, é sempre bom enfatizar que a participação de todos é fundamental dentro desse processo. Não basta só a gente distribuir. As pessoas e instituições que recebem estas espécies devem se comprometer em cuidar e possibilitar com que estas plantas possam se desenvolver e, consequentemente, contribuir para que a população tenha uma melhor qualidade de vida”, destaca Gleidson Castro.

A população de Petrolina também pode ajudar no processo de produção de mudas, de uma maneira muito simples: basta juntar caixas vazias que serão utilizadas como recipientes que abrigarão as plantas. Para o ambientalista Vitório Rodrigues, ao adotar essa atitude, o cidadão ajuda a natureza de várias formas. “Esse tipo de caixa, quando vazia, normalmente vai parar no lixo e se constituir em um sério problema ambiental por ser de difícil biodegradação. Sendo reaproveitada, pode se transformar em um importante elemento aliado da natureza. A caixinha é reutilizada por um período entre 8 e 12 meses a mais, tendo como resultado as plantas que nelas são produzidas e a quebra de resistência antes de mandá-las de volta para a natureza, considerando que além de ser de difícil degradação, também é de difícil reciclagem. A composição desse tipo de caixa é feita de material como alumínio e polietileno. O processo de decomposição é lento e pode degradar o meio ambiente. Quando utilizamos para o plantio, já conseguimos diminuir esse impacto".

Empresas ou cidadãos que queiram doar as caixas vazias podem deixar diretamente na sede da AMMA, no centro de Petrolina, ou ligar para os telefones 87 3866 2779/3861 4382, para agendar a coleta.

ASCOM AMMA
Política
26 de Novembro / 2014 às 16:30 | 4 Comentários

Na manhã do dia 24/11, a Articulação Sindical Rural do Lago de Sobradinho, realizou audiência pública onde apresentou empreendimento que prevê construção de cisternas nos municípios de Remanso e Pilão Arcado. Após a apresentação, as pessoas da plenária fizeram perguntas e puderam tirar as suas dúvidas.

Banco do Nordeste agência de Casa Nova, SASOP, IRPPA, Câmara de Vereadores de Remanso, Secretarias Municipais de Serviço Social e Agricultura e Pesca além de diversos representantes de Associações de Moradores do interior do município de Remanso estiveram representadas e algumas fizeram uso da palavra.

O Vereador João Neto se emocionou ao lembrar o saudoso Bispo Emérito da Diocese de Juazeiro D. José Rodrigues, um dos incentivadores da construção desse tipo de equipamento na região.

Será investido um total de R$5.402.535,80 (Cinco milhões quatrocentos e dois mil quinhentos e trinta e cinco reais e sessenta centavos), beneficiando 1.947 (mil novecentas e quarenta e sete famílias), no município de Remanso e Pilão Arcado.

Remanso Online
Espaço do Leitor
26 de Novembro / 2014 às 16:00 | 1 Comentário

Por Genaldo De Melo

Definitivamente não conseguimos mais uma vez melhorar o quadro no Congresso Nacional, pois na sua configuração além do mesmo apresentar-se ainda mais conservador em 2015, ainda teremos uma esmagadora bancada de deputados que representam interesses de nada mais nada menos que 10 grandes empresas do mercado nacional. Simplesmente os dez maiores doadores de campanha nas ultimas eleições participaram financeiramente da campanha com 360 deputados eleitos, ou seja, as dez empresas que mais doaram dinheiro elegeram 70% dos futuros deputados.

Não seremos inocentes ao ponto de achar que os interesses do povo serão mais importantes do que os interesses de quem financeiramente apoiou a grande maioria dos deputados no Congresso Nacional. Quando um indivíduo ou um grupo econômico gasta tanto dinheiro para eleger um deputado ou grupo de deputados, o que se espera destes é que os mesmos façam o papel de representar os interesses daqueles outros, principalmente na articulação para participação elementar em licitações públicas.

É constrangedor observar que homens e mulheres que são sérios e querem contribuir politicamente com o desenvolvimento de nossa sociedade nunca conseguem se eleger para de fato representar os interesses de uma sociedade para todos, porque não tem dinheiro para gastar nas campanhas eleitorais. Enquanto isso, lobistas profissionais são financiados pelo setor privado para representar não os interesses do povo, mas interesses particulares.

Entre os financiadores de campanha formam-se na nova Câmara dos Deputados várias bancadas de interesses. Destacam-se entre as bancadas empresariais a bancada do bife, a bancada dos bancos, a bancada da construção civil e a bancada da mineração. Interessante nisso tudo, é que a bancada que sempre representou e brigou naquela que em tese deveria ser chamada de casa da cidadania, pelos direitos dos trabalhadores/as brasileiros diminuiu quase pela metade. Nisso se deduz que a força dos empresários aumentou, enquanto que a força do povo diminuiu.

A maior bancada presente na próxima legislatura é a chamada bancada do bife, representada pelas empresas do grupo JBS, ou seja, aquelas empresas que são proprietárias dos maiores frigoríficos do país, e que tem em seu quadro os mesmos sócios. Esse grupo representou em doações R$ 62,2 milhões para 21 dos 28 partidos que terão representação em 2015 na Câmara dos Deputados, ou seja, 162 deputados dos que foram eleitos em outubro último tiveram em suas campanhas dinheiro do grupo JBS.

Os bancos também não ficaram de fora do processo eleitoral, pois formam a segunda maior bancada empresarial. O grupo Bradesco apoiou 113 deputados eleitos de 16 partidos políticos diferentes, doando R$ 20,3 milhões. Ficando à frente do banco Itaú que contribuiu para a eleição de 84 novos deputados também de 16 partidos políticos, gastando menos com R$ 6,5 milhões. Ambos os bancos aqui citados financiaram 42 deputados ao mesmo tempo, sendo que enquanto o Bradesco privilegiou as direções partidárias o banco Itaú preferiu apoiar diretamente os candidatos eleitos.

O grupo Vale tornou-se na Câmara dos Deputados a terceira maior bancada empresarial da Casa. Foram 85 deputados eleitos, de 19 partidos políticos que receberam nada mais nada menos do que R$ 17,7 milhões. Um fato curioso das doações da empresa nessas eleições foi os R$ 800 mil reais doados ao candidato Luís Fernando Faria reeleito pelo Partido Progressista de Minas Gerais, que já foi o presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara. Deputado este privilegiado por doações de sete das dez grandes empresas campeãs em doações nas últimas eleições.

Outra bancada de destaque na próxima legislatura é a da construção civil, que teve como destaque em doações a OAS, a Andrade Gutierrez, a Odeblecht, a UTC Engenharia e a Queiroz Galvão. A OAS ajudou financeiramente com R$ 13 milhões para eleger 79 deputados de 17 partidos políticos diferentes, como por exemplo, o PT, o PSDB e o PMDB. A Andrade Gutierrez gastou o mesmo valor para contribuir com a eleição de 68 deputados, enquanto a Odebrecht R$ 6,5 milhões para eleger 62 deputados, a UTC Engenharia doou R$ 7,2 milhões para ajudar 61 dos deputados eleitos, e a Queiroz Galvão deu R$ 7,5 milhões para ajudar a eleger 57 deputados. Aqui é bom lembrar que os deputados que receberam doações são de vários partidos diferentes e de ideologias também diferentes, considerando ainda as sobreposições.

Não podemos deixar de registrar que a AMBEV (proprietária das marcas Antártica, Brahma, entre outras) que também como a JBS lidera o mercado de produtos de consumo popular no Brasil contribuiu financeiramente com nada mais nada menos do que R$ 11,7 milhões para ajudar a eleger 76 deputados de 19 partidos políticos diferentes. A chamada bancada do churrasco com está sendo considerada para a próxima legislatura que recebeu dinheiro tanto dos frigoríficos como das cervejarias somam 25 nobres deputados federais.

Inferindo sobre esses fatos, por mais que formadores de opinião queiram apresentar-se como contrários a idéia de uma Câmara dos Deputados atrelada ao jogo de interesses dos grandes financiadores das campanhas eleitorais de outubro último, os fatos apresentados, e incontestáveis, por si só serão sempre o contraponto. E contra fatos não existem argumentos plausíveis!

Desse modo, precisamos sim, discutir nesse país a reforma política, porque senão jamais teremos poderes independentes. Assim continuaremos sempre tendo um Estado em função de poucos, não cumprindo nunca a esperança de um Estado Nacional para todos os brasileiros.

Variadas
26 de Novembro / 2014 às 15:30 | Nenhum Comentário

O Voluntariado do Hospital Regional de Juazeiro (Gestão IMIP) celebrou cinco anos de atividade na última semana. A programação de aniversário ocorreu durante toda a semana e foram promovidas diversas atividades com pacientes internos da instituição, como por exemplo, cortes de cabelo, artesanato, visitas com animações e distribuição de flores com grupo de canto nos setores da Unidade de Saúde.

A comemoração foi finalizada com uma grande confraternização. “Hoje concluímos com muita alegria as atividades. Houve um café da manhã e uma celebração ecumênica com representantes das religiões católica e evangélica em ação de graças a Deus que nos dá força para levarmos esse projeto adiante. Essa ação é um renovo para nós e anima nosso astral”, disse a coordenadora do Voluntariado do HRJ, Irmã Maria Besen.

“É um prazer para nós estarmos aqui em Juazeiro participando do aniversário do Voluntariado do HRJ. São cinco anos de experiência de dedicação e amor deste grupo ao hospital, isto para a região é realmente de suma importância. É uma prova de que existem pessoas ainda com amor e dedicação ao próximo, sendo solidário, humanizando o hospital”, pontuou a coordenadora geral do Voluntariado do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, (IMIP/Recife), Rejane Leão.

A voluntária, Nilda Guilhermina Bispo, que faz parte há quatro anos do setor, ressalta os benefícios de suas atividades semanais no HRJ. “É muito gratificante. Eu saio muito feliz depois de ter passado algumas horas da minha vida ajudando aquelas pessoas tão carentes. Agente vê também que elas ficam muito gratas de uma maneira muito especial. O trabalho do Voluntariado é muito interessante por isso. Às vezes a pessoa necessita de uma palavra, de alguém que escute um desabafo e estamos ali para ajudar no que for preciso”, disse a veterana.

A ocasião também contou com uma palestra sobre a atuação e papel da pessoa voluntária que foi ministrada pela coordenadora de treinamento de voluntários do IMIP, Sandra Ramos. Atualmente o Voluntariado do HRJ conta com 40 membros.

Asscom

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage