Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 


Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Variadas
30 de Outubro / 2014 às 14:00 | Nenhum Comentário

Com o intuito de continuar ampliando o abastecimento de água por todo o município, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro (SAAE) desta vez realizou a recuperação da bomba submersa de 1.0 cv dos sistemas simplificados de água das comunidades de Gangorra e Alegre, na região do Salitre.

A produtora rural Marlene da Silva Ferreira Bonfim, que reside há 17 anos na comunidade de Gangorra, comenta da satisfação de ter água. “Melhorou e muito a nossa vida aqui na localidade. Antigamente acordávamos de madrugada para poder lavar as nossas roupas na beira do rio só que com a seca prolongada o mesmo secou, mas agora com a recuperação da bomba não precisamos mais passar por isso. Agradeço imensamente ao SAAE pelo o serviço realizado”, falou Marlene.

O morador da localidade de Alegre, Josanias Soares da Silva, que vive há 50 anos na região, relata a importância da bomba para a comunidade. “Estamos todos muito felizes e satisfeitos porque já passamos por muito sufoco. Primeiro porque sempre dependíamos da ajuda de carros pipas e que muitas vezes não davam para abastecer todas as residências, deixando muitas pessoas sem água. Agora a nossa realidade mudou, temos água todos os dias em casa. Não tem coisa melhor do que abrir a torneira e ver o líquido precioso”, agradeceu Josanias.

Na localidade de Alegre 12 famílias e 3.000 animais estão sendo beneficiados com o sistema simplificado de água. Já na Gangorra são 70 famílias e 5.000 animais. “Onde houver energia elétrica e água subterrânea estamos recuperando todas as bombas submersas. E neste ano perfuramos 50 poços tubulares por diversos distritos do município, recuperamos cataventos, construímos adutoras, entre outros serviços e tudo isso para dá conforto e qualidade de vida para o homem do campo”, enfatizou o supervisor de área do SAAE, Ismael Carlos.

Por Luzete Nobre/ SAAE
Variadas
30 de Outubro / 2014 às 13:30 | Nenhum Comentário

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai autorizar até o final do ano o uso de equipamentos eletrônicos a bordo, desde que em "modo avião", em todas as fases do voo. O modo limita a transmissão de sinal e a conexão à internet. A nova norma será publicada nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial da União. Os passageiros atualmente precisam desligar os aparelhos durante a decolagem e pouso. Os equipamentos são liberados para ser reativados assim que a aeronave atinge 3.048 metros ou 10 mil pés. Outra novidade é a autorização para que os passageiros possam usar o celular logo após o pouso. De acordo com a regra vigente, o telefone tem de ser mantido desligado até o avião parar. Informações da Folha.

Política
30 de Outubro / 2014 às 13:00 | Nenhum Comentário

Nesta quarta-feira (29) o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, esteve em Brasilia em reunião com o vice-presidente, Michel Temer.                 

Durante o encontro, Temer abordou os desafios da gestão da presidente Dilma Rousseff  para os próximos quatro anos e reafirmou o compromisso do governo federal com ações que promovam ainda mais o desenvolvimento de Petrolina.   

Asscom
Política
30 de Outubro / 2014 às 12:30 | Nenhum Comentário

Acontece nesta sexta-feira (31/10) a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Garanhuns. A sessão acontece no Plenário da Casa Raimundo de Morais, a partir das 10h. O processo eleitoral, que vai eleger o novo presidente e demais integrantes da direção da casa, para o mandato no biênio 2015/2016, foi iniciado pela Mesa Diretora no dia 10 de outubro, através do Ato Nº 005/2014, assinado pelo Presidente, vereador Audálio Ramos Machado Filho. Os registros de candidaturas para os cargos de Presidente, Vice-Presidente, 1º e 2º Secretários, de forma individual ou em chapa completa, terão que ser entregues ao Protocolo da Gerência de Processo Legislativo, até às 13:00h de hoje, quinta-feira (30/10).

ASCOM CMVG
Variadas
30 de Outubro / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário

Agricultores e agricultoras do município de Uauá, que fazem parte do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) BNDES, participaram de um dia de campo diferente, animado e rico em troca de experiências durante o Intercâmbio Intermunicipal, que aconteceu nos dias 23 e 24, no interior de Canudos e Chorrochó. A primeira experiência conhecida foi a de Dona Lúcia Maria de Jesus, na comunidade de Raso, em Canudos. A agricultora apresentou seu quintal produtivo, falou do cuidado com o chiqueiro, galinheiro e o quando as tecnologias sociais e a assessoria técnica vêm contribuindo para a melhoria de vida de sua família. Além disso, ressaltou a necessidade de gerenciar o uso da água, para garantir o líquido no período de estiagem. “Minha cisterna nunca recebeu água do carro pipa, é só economizar” relata D. Lúcia, que possuiu a cisterna de produção há cinco anos.

As/os visitantes também puderam conhecer um pouco mais da história de Antônio Conselheiro, visitando o Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC), sendo uma oportunidade de apreciar a partir de novo olhar, esse capítulo da história popular do Brasil, que não é contada nos livros e no ambiente escolar. No segundo dia de Intercâmbio, as experiências de mais duas mulheres guerreiras do Semiárido foram visitadas, agora no município de Chorrochó. A agricultora D. Isabel Alves dos Santos, 83 anos, que todos os dias acorda cinco horas da manhã, para cuidar da sua horta e os animais. “Eu sempre trabalhei, o melhor da vida é a pessoa trabalhar”, diz D. Isabel, que dedicou sua vida ao trabalho no campo, para garantir o sustento de sua família.

Outra experiência exitosa visitada foi o do cultivo de mandacaru a partir das sementes,prática realizada por D. Iraci Orcelina dos Santos. Para diminuir a distância de buscar os alimentos dos animais no período de estiagem, D. Iraci resolveu cultivar um viveiro da planta no quintal de casa. Com essa experiência, a agricultora pode comprovar que mandacaru nascido da semente se desenvolve mais rápido e um único fruto germina centenas de pés de mandacaru.

Conhecer essas experiências e poder vê a dedicação dessas mulheres com o cuidado com a natureza foi um momento muito enriquecedor para a agricultora Maria José, da comunidade de Fidelis, interior de Uauá. Para ela, esse momento de Intercâmbio é: “muito melhor do que participar das reuniões que acontecem nas fazendas como a gente participa ...quando a gente vai no campo a gente aprende mais, vê o trabalho que tem e melhor para aprendizagem nossa” , pontua Maria José.

Outro elemento que chamou a atenção do visitante José Carlos Coelho, foi que todas as experiências conhecidas são apresentadas e gerenciadas por mulheres. “Nessas três comunidades que nós passamos, quem tá na frente do projeto é a mulher, nem é o agricultor, é a mulher que tá como agricultora ... mostrando que elas são mais que os homens para a sociedade”, relata José, que também ficou impressionado e admirado pela força de D. Isabel em relação a sua idade, 83 anos. As experiências apresentadas demonstra o quanto é importante o papel da mulher para o fortalecimento da agricultura familiar e necessário que elas tenham seus trabalhos valorizados para que mais mulheres se tornem autônomas e protagonistas de suas histórias. 

Comunicação Irpaa
Política
30 de Outubro / 2014 às 11:30 | Nenhum Comentário

O deputado estadual eleito Lucas Ramos participou da escolha da chapa executiva estadual do PSB, realizada na noite da terça-feira (28), no Recife. João Campos, filho mais velho de Eduardo Campos, agora integra a Executiva como secretário de organização. O jovem, que se engajou efetivamente na campanha estadual, afirmou que o legado político de Eduardo Campos é do povo. “Estamos aqui para fortalecer a luta de Eduardo. É um erro dizer que o legado desse partido é de uma família. É um legado do povo de Pernambuco”, pontuou. Os eventos de campanha que tiveram a presença de João Campos, inclusive em Petrolina e em Cabrobó, contaram com uma efetiva participação popular.

O presidente Sileno Guedes continua no comando da legenda até 2017. Tadeu Alencar é o 1º presidente, seguido por Fernando Bezerra Coelho, como 2º presidente, e Felipe Carreras, como 3º presidente. Isaltino Nascimento ocupa o cargo de secretário de Articulação Social; e Aldo Santos, de Política Agrária. A chapa executiva estadual do PSB foi eleita por unanimidade. “Entre as metas do PSB está o crescimento da legenda, mas mantendo a unidade partidária. O nosso principal compromisso é com o povo de Pernambuco. Vamos trabalhar juntos para levar a melhoria da qualidade de vida a todos os lugares do estado”, destacou Lucas Ramos.

Ascom Lucas Ramos
Policial
30 de Outubro / 2014 às 11:11 | 2 Comentários

De acordo com informações chegadas nesse momento em nossa redação, os bandidos que levaram quatro reféns da agência do Banco do Brasil de Uauá depois de assaltarem o banco, liberaram todos eles numa estrada próxima a cidade. Ainda de acordo com informações não foi o gerente sequestrado e sim, o sub-gerente e mais três pessoas.

As manchas de sangue vistas nas fotos não foram devido a tiro e sim, estilhaços de vidro que machucaram o guarda da agência. Policiais da região estão em busca dos assaltantes que fugiram no sentido da cidade de Canudos.

Policial
30 de Outubro / 2014 às 11:07 | 2 Comentários

Uma câmera localizada próximo a Agência do Banco do Brasil em Uauá flagrou o momento em que os assaltantes fugiam do local do crime. No carro, aparentemente teriam dois bandidos na parte exterior da pick-up e mais dois dentro, um dirigindo e outro no banco de passageiro, todos fortemente armados.

Observa-se também que há reféns em cima do veículo, quatro no total, três sem camisa.

Variadas
30 de Outubro / 2014 às 11:00 | Nenhum Comentário

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sento-Sé realizou no último sábado, dia 25 de outubro, a 2ª Festa do Servidor, uma confraternização em homenagem e comemoração ao dia 28 de outubro, dia do Servidor. A 2ª Festa do Servidor contou com filiados e seus familiares num total de mais de 450 pessoas. Também estiveram presentes e compuseram a mesa os vereadores Julliano Afonso do PT, Uemison Almeida do PHS, Rudval Caitano do PHS, Ernei Nunes presidente da Associação da Guarda Municipal e o Enfermeiro Moises juntamente com os Diretores do Sinsersb José Carlos Presidente, Marcos Salles Vice-Presidente, Francelino Carvalho Tesoureiro, José Paulo Secretário.

Para Francelino Carvalho, a 2ª Festa do Servidor além de ser uma confraternização entre os servidores, o momento poderia ser também de comemoração se o gestor estivesse cumprindo o Plano de Cargos e Salários que foi aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado em 2011: “Gostaria de estar aqui comemorando junto com vocês o nosso Plano de Cargos e Salários que já se faz três anos de assinado e não vem sendo cumprido” relatou Carvalho.

O vereador Uemison Almeida parabenizou a Diretoria do Sindicato por organizar tão bem a 2ª Festa do Servidor e para os servidores presentes afirmou o compromisso de defender os servidores na Câmara. Almeida disse ainda que: “Mesmo fazendo parte da base do governo, sou contra a posição do poder executivo de não cumprir o seu dever, o dever de um bom gestor é cumprir o plano do servidor público, é uma luta minha, é um sonho nosso, eu sei que o sonho de cada um de vocês é o meu também”. Julliano Afonso, também vereador, agradeceu por mais uma vez ter sido convidado para as festividades promovidas pelo SINSERSB. Disse que acredita que o Plano de Cargos e Salários vai ser cumprido e destacou que o Sindicato tem sido atuante na busca por melhorias para os servidores.

José Carlos, presidente do Sindicato, fez um relato mostrando a necessidade da Gestão Municipal em valorizar o servidor, assim como o Sindicato tem dado a devida atenção aos mesmos. Falou também da unidade que sua gestão a frente da entidade tem conseguido fazer em prol dos servidores e citou um lema: “Sinsersb de mãos dadas com o servidor” destacando que é prioridade de sua gestão a busca por melhorias e valorização da categoria que ele representa. Agradeceu aos vereadores Julliano Afonso, Uemison Almeida e Rudval Caitano e lamentou a ausência dos demais vereadores, informou que a todos foram enviados convites e que apenas Denis Almeida justificou que não podia participar do evento. Pediu a todos os servidores que aproveitassem a festa para descontrair e confraternizar-se com os demais servidores, que a organização do evento preparou tudo para que os servidores se sentissem bem, que aproveitassem o Musical Anjos da Noite atração do evento, o churrasco e os sorteios de brindes. Desejou aos servidores um Feliz dia do Servidor!

Na 2ª Festa do Servidor foram contempladas por sorteios mais de 60 servidores com diversos prêmios: kits de perfumes, relógios, liquidificadores, pen-drives, batedeiras, entre outros. Foi realizado ainda um bingo de uma Bicicleta e um micro-ondas. 

Ascom Sinsersb
Policial
30 de Outubro / 2014 às 10:52 | Nenhum Comentário

De acordo com um áudio da polícia que vazou, os assaltantes, que seriam de 10 a 15 homens fortemente armados com fuzis, fugiram do local em duas pick-ups Strada, uma branca e uma prata, sendo uma delas, segundo esse áudio, teria placa de Ilhéus. Os meliantes teriam fugido sentido estrada Patamuté.

Policial
30 de Outubro / 2014 às 10:45 | Nenhum Comentário

Veja abaixo mais fotos que chegaram à nossa redação do assalto que ocorreu agora a pouco na cidade de Uauá na agência do Banco do Brasil, que segundo informações, ainda desencontradas, os meliantes teriam levado 12 pessoas como refens. Estamos colhendo todas as informações nesse momento.

Informativos
30 de Outubro / 2014 às 10:30 | Nenhum Comentário

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) prorrogou até esta sexta-feira (31) o prazo de inscrições para a seleção de professores temporários. As vagas são para o curso de pós-graduação lato sensu em Psicologia Jurídica.

Os interessados deverão acessar o edital e fazer as inscrições na página eletrônica da Facape (www.facape.br, no link ‘Concursos’). O processo seletivo será realizado em etapa única, constituída de avaliação curricular de títulos. A previsão é de que o resultado final seja divulgado no dia 7 de novembro.

Ascom Facape
Policial
30 de Outubro / 2014 às 10:25 | Nenhum Comentário

Foto abaixo mostra como ficou a agência do Banco do Brasil de Uauá depois que os bandidos saíram e teriam levado com eles o gerente. Veja marcas de sangue no chão mostrando que alguém foi baleado, que segundo informações, teria sido um guarda da agência e mais duas pessoas não identificadas ainda. Na hora do assalto, tinham cerca de 15 pessoas na agência e os assaltantes mandaram todos retirarem suas camisas.

Continuamos em busca de mais informações.

Policial
30 de Outubro / 2014 às 10:19 | 1 Comentário

Mais informações chegam a nossa redação. Segundo contato na cidade, Cerca de oito bandidos teriam deixado a agência bancária sentido Euclides da Cunha levando o gerente de refém. Os meliantes estão armados com fuzis e pistolas.

Segundo relato, os bandidos jogaram pra cima, uma bolsa cheia de notas de cinco reais. O blog está colhendo novas informações

Policial
30 de Outubro / 2014 às 10:04 | 1 Comentário

Ano passado, agência de Uauá foi alvo de bandidos que explodiram os caixas eletrônicos

Segundo informações preliminares que chegam em nossa redação, é que o Banco do Brasil da cidade de Uauá está sendo assaltado nesse momento. Ainda de acordo com informações, bandidos mantém funcionários dentro da agência e escuta-se muitos tiros nas redondezas. Por conta disso, comerciantes perto da agência em questão estão trancados esperando mais policiais no local. 

Ainda não há informações precisas, mas o blog está acompanhando de perto o caso e dentro de instantes trará mais detalhes.

Política
30 de Outubro / 2014 às 10:01 | 1 Comentário

Francisco Arnóbio e o vice Javan Reis

No próximo dia 07 de novembro acontecerá a escolha da nova diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro (Sinserp), e as chapas concorrentes já estão em campanha. Na tarde desta quarta-feira (29), a Chapa 03 – “Da Mudança”, encabeçada por Francisco Arnóbio de Menezes (presidente) e Javan Reis (vice-presidente), apresentou suas propostas durante participação no Programa Geraldo José na Rádio Transamérica FM.

“Na minha administração, farei do Sinserp um sindicato para as famílias, precisamos atrair as pessoas mais uma vez. O servidor fugiu do Sinserp, precisamos reorganizar a entidade e buscarei meios para atrair novamente o servidor para o clube de campo”, garantiu, o candidato a presidente da entidade.

Ao lado de Francisco Arnóbio, o candidato a vice na Chapa 03, Javan Reis garantiu que trabalhará muito em defesa dos servidores municipais.

“Nós teremos um pleito muito difícil, mas com a força do servidor nós lograremos êxito. Podemos associar muito mais gente ao Sinserp, temos muitos projetos e iremos lutar muito para termos um sindicato que sirva ao servidor. O Sinserp terá uma equipe de guerreiros”, disse.

Na eleição da nova diretoria, apenas servidores municipais estatutários e sindicalizados têm direito a voto.

Variadas
30 de Outubro / 2014 às 09:30 | Nenhum Comentário

O Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPED) do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus IV, em Jacobina, realiza o I Seminário Internacional de Formação: pesquisa aplicada em educação e seus impactos na educação básica.

O evento, que acontece entre os dias 3 e 6 de novembro, na unidade, tem como objetivo principal promover a discussão teórica e metodológica das pesquisas em educação e diversidade.

programação reserva palestras, debates e oficina formativa. Destaque para a palestra Pesquisa Educacional – pressupostos epistemológicos e metodológicos, que será proferida pela professora Marta Anadon, da Universite du Quebec à Chicoutimi (UQAC). O seminário é aberto ao público externo.

Ascom Uneb
Variadas
30 de Outubro / 2014 às 09:00 | Nenhum Comentário

Quem freqüenta o Parque Josepha Coelho pode observar que as mudas de espécies nativas da Caatinga que foram implantadas no local já começam a ganhar ‘corpo’. O desenvolvimento das plantas – acompanhado diariamente- tem sido satisfatório e a expectativa é de que no prazo máximo de dois anos, as árvores possam conferir mais beleza ao local, além de funcionarem como uma espécie de ‘pulmão’ da área central de Petrolina. Toda esta iniciativa é coordenada pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA).

São espécies como: aroeira, pau ferro, caraibeira, umburana de cheiro, ipê roxo, todas nativas do bioma Caatinga. As plantas foram colocadas no local há quase um ano, após um minucioso estudo de solo, espaçamento, dentre outros aspectos. Para melhor atender ao plantio, foi colocado o sistema de irrigação por gotejamento.

“Um de nossos principais compromissos é implementarmos espaços de Petrolina, tornando-os áreas verdes da cidade, no sentido de agregar maior qualidade de vida aos nossos cidadãos; e o Parque Josepha Coelho faz parte desta estratégia. As mudas que foram colocadas como resultado de um processo de compensação ambiental, quando estiverem devidamente desenvolvidas, vão proporcionar um aspecto positivo, quer seja no impacto visual do equipamento público, quer seja no que diz respeito à melhor qualidade do ar, do clima”, frisa o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro.

ASCOM AMMA/Roseanne Albuquerque Foto: Gilson Pereira
Variadas
30 de Outubro / 2014 às 08:30 | 2 Comentários

Está tudo pronto e acontece nesta sexta-feira (31), a partir das 11 horas, no Clube de Campo, a festa organizada pelo Sinserp (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Prefeitura de Juazeiro), comemorativa do Dia do Servidor Público. Comemorado em 28 de outubro, a data do Servidor Público foi adiada para esta sexta-feira para seguir o Decreto do Governo da Bahia que transferiu o feriado para a mesma data. Reginaldo Marçal, presidente da Junta Governativa, que atualmente administra o Sinserp esteve conversando com o radialista Geraldo José na Transamérica FM na tarde desta quarta-feira (29), quando aproveitou para convidar todos os associados. “Apesar do pouco tempo à frente da entidade nos empenhamos para realizar uma festa à altura do nosso associado. Vai ser um grande evento com as presenças do Grupo Musical Nosso Samba a partir das 11h, logo em seguida será servido o churrasco; posteriormente teremos o sorteio de brindes. A partir das 13 e 30hs, Manoel Cordeiro e Amigos retomam os shows musicais, na sequência teremos sorteio de novos brindes e a programação culminará com Stillu's.com”, declarou Marçal.

Política
30 de Outubro / 2014 às 08:00 | 23 Comentários

É inegável o acúmulo de vitórias do prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) e do seu grupo políticos ao longo dos últimos anos. Isaac foi eleito prefeito de Juazeiro em 2008 e de lá para cá foram sucessivas as vitórias nas urnas do seu grupo político que em 2010 venceu com a reeleição de Jaques Wagner, da presidente Dilma Rousseff e concedeu a maior votação para um deputado federal que não é natural do município, Daniel Almeida com mais de 10 mil votos.

Em 2012, foi reeleito com a maior diferença em relação ao segundo colocado já registrada na história política deste município. Elegeu também a maior bancada na Câmara Municipal, 16 dos 21 parlamentares que compõem a Casa Aprígio Duarte.

Nas eleições deste ano, não foi diferente, e em Juazeiro, o grupo liderado pelo prefeito elegeu o governador Rui Costa, o Senador Otto Alencar, o deputado Daniel Almeida ampliou sua votação na cidade para 13 mil votos e o vereador Crisóstomo Lima foi eleito para a Assembleia Legislativa com mais de 33 mil votos. No segundo turno, o grupo mais uma vez assegurou a maior votação para a presidente Dilma Rousseff reeleita com 74% de aprovação em Juazeiro.

Motivados por estas sucessivas vitórias, correligionários do prefeito começaram a defender o seu nome para concorrer ao governo do Estado no pleito de 2018, ou quem sabe, para uma cadeira no Senado Federal, tendo em vista que no próximo pleito serão disputadas duas vagas. É aguardar para ver o que acontece.

Em recente entrevista na Transamérica FM, Isaac explicou que a hora é de “trabalhar, trabalhar e trabalhar. 2016 a gente discute em 2016. Nosso projeto está sendo aprovado pelo povo em razão do trabalho”, justificou.

Da redação com foto de Geraldo José
Política
30 de Outubro / 2014 às 07:30 | 2 Comentários

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) apresentou, nesta quarta-feira (29), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para implementar a reforma eleitoral do sistema representativo nos poderes Executivo e Legislativo dos três níveis de Governo. A PEC estabelece a coincidência das eleições, proíbe a reeleição para cargos do Poder Executivo, dispõe sobre o acesso ao fundo partidário e estabelece regras de transição. As mudanças somente valerão, porém, se aprovadas em referendo popular. Segundo a proposta, ficam inelegíveis no período imediatamente subsequente ao seu mandato o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido ou substituído nos seis meses anteriores ao pleito. Assim, para voltar a exercer o mesmo cargo, será preciso aguardar um intervalo de pelo menos cinco anos.

A PEC propõe, ainda, para viabilizar o fim da reeleição para cargos do Executivo e a coincidência das eleições, que os mandatos de todos os dirigentes e parlamentares passem a ser de cinco anos, em lugar de quatro. Assim, Presidente, Governadores, Prefeitos, Senadores, Deputados Federais, Estaduais e Distritais e vereadores terão mandatos de cinco anos. As novas regras, porém, somente serão aplicáveis nas eleições para Presidente da República, Governadores, Senadores, Deputados Federais, Estaduais e Distritais a ocorrer em 2018. A realização do referendo popular que será condição para a validação da PEC ocorrerá em 29 de outubro de 2016, ou seja, dois anos antes da realização da primeira eleição a ser afetada pelas novas regras. A data da posse dos eleitos para os cargos do Poder Executivo será também alterada, deixando de ocorrer em 1º de janeiro, feriado nacional. A nova data passa a ser o primeiro dia útil subsequente.

Com essa proposta, Pinheiro pretende colocar em debate com o Congresso e a sociedade brasileira um tema de enorme relevância para o sistema representativo e em sintonia com as demandas da sociedade por mudanças. Outros temas, como o financiamento público de campanha, a proporcionalidade do voto e as próprias composições das Casas do Congresso Nacional, porém, não são objeto dessa PEC. “Trata-se de redefinir questões essenciais e estruturantes para a maior eficiência do sistema político e para a própria governabilidade do país”, ressalta o senador. Para Pinheiro, “a coincidência dos mandatos, além de reduzir os custos do processo eleitoral, assegurara maior sintonia entre as opções políticas da sociedade nos três níveis de governo, e maior legitimidade aos eleitos. A fixação de regras mais rígidas para o funcionamento dos partidos e acesso aos recursos públicos contribuirá para sua maior representatividade, caráter programático e capacidade de atuação na arena decisória, evitando a proliferação de legendas de aluguel ou criadas com características oportunistas”.

O fim da reeleição foi tema de grande importância no recém findo debate eleitoral. “Depois de cinco eleições presidenciais a partir da sua introdução, esse sistema persiste sendo visto como espúrio, e gerador de desigualdades no processo eleitoral. Mas não basta extinguir a reeleição sem avaliar a própria duração do mandato presidencial ou dos governadores e prefeitos”, aponta o senador. Ainda de acordo com Pinheiro, a iniciativa visa, assim, “colocar na ordem do dia do Senado Federal, em curto prazo, soluções eficazes para o aperfeiçoamento do sistema eleitoral brasileiro, visando o fortalecimento da democracia, da representatividade dos partidos e a eficiência do processo político eleitoral, e que serão, em última análise, submetidas ao crivo dos próprios eleitores mediante referendo,” concluiu. 

Senado

Os Senadores eleitos em 2014 (um por Estado), e cujo mandato se encerraria em 2022, terão seus mandatos de 8 anos preservados, e ainda prorrogados até 31 de janeiro de 2024, assegurando, assim, a coincidência dos mandatos a partir da eleição que ocorrerá em 2023. Os senadores eleitos em 2018 teriam mandatos de somente cinco anos. Dessa forma, partir da eleição de 2023, a renovação do Senado Federal dar-se-á integralmente a cada cinco anos, assim como na Câmara dos Deputados, e não mais como ocorre hoje, onde a eleição renova, alternadamente, um terço e dois terços da composição do Senado.

Prefeitos e Vereadores

Quanto aos Prefeitos e Vereadores, cujas eleições ocorrerão em 2016 e 2020, a PEC estabelece que os eleitos em 2020 terão mandatos de três anos. Assim, somente na eleição de 2023 a regra terá sua aplicação plena para todos os cargos eletivos.

Mesas Diretoras dos Legislativos

Em consequência da alteração para 5 anos, os mandatos das mesas diretoras dos legislativos terão duração diferenciada. Mantida a posse dos parlamentares em 2 de fevereiro, as Casas elegerão as respectivas mesas para mandatos de 3 anos e, dois anos depois, para mandato de 2 anos. Quem houver exercido o mandato de 2 anos poderá, como ocorre atualmente, ser reconduzido para o primeiro período da legislatura seguinte.

Fundo e propaganda partidária

Quanto ao fundo partidário, somente terão direito aos recursos, bem como ao acesso à propaganda eleitoral gratuita, os partidos que tenham obtido, na última eleição para a Câmara dos Deputados, pelo menos 5% dos votos apurados, não computados os em branco e os nulos, distribuídos em, pelo menos, um terço dos Estados, com um mínimo de 3% do total de cada um deles, e que tenham eleito pelo menos um representante para a Câmara dos Deputados ou Senado Federal na eleição imediatamente anterior. Assim, partidos que não tenham pelo menos um representante, ou que, mesmo tendo eleito representantes para qualquer das Casas do Congresso, não tenham atingido esses percentuais dos votos apurados, não poderão ter acesso aos recursos públicos. Trata-se de uma “cláusula de barreira” que visa inibir a pulverização do sistema partidário e do acesso a esses recursos.

Como regra de transição, nas duas eleições gerais subsequentes à entrada em vigor da PEC, fica assegurado o direito aos recursos do fundo partidário e ao horário eleitoral gratuito aos partidos que tenham obtido, na eleição para a Câmara dos Deputados, três e quatro por cento dos votos válidos apurados, respectivamente, nas eleições de 2018 e 2023, distribuídos em, pelo menos, um terço dos Estados, com um mínimo de três por cento do total de cada um deles.

Diretórios regionais

A PEC define, ainda, como requisito para o funcionamento dos partidos, o registro de diretórios regionais em metade mais um dos Estados. A Lei Eleitoral em vigor exige, para caracterização do caráter nacional dos partidos, apenas que o seu pedido de registro tenha o apoiamento de eleitores em número correspondente a, pelo menos, 0,5% dos votos válidos dados na última eleição geral para a Câmara dos Deputados, distribuído em pelo menos um terço, ou mais, dos Estados, e em cada um deles deve haver apoiamento de 0,1% dos eleitores que tenham votado. Assim, além desses requisitos, que não serão afastados, o partido deverá também comprovar o seu regular funcionamento em pelo menos 14 Estados, em lugar dos 11 atualmente previstos na legislação ordinária.

Infográfico sobre o cronograma eleitoral proposto na PEC:

Assessoria de Comunicação do senador Walter Pinheiro (PT-BA)
Variadas
30 de Outubro / 2014 às 07:00 | Nenhum Comentário

Hoje e amanhã, dias 30 e 31, os pretendentes ao Cadastro de Adoção participam de curso promovido pela Vara da Infância de Juventude de Petrolina. A formação terá carga horária de 12 horas e será ministrada para 30 pessoas que já estão com o procedimento em andamento na unidade judiciária. O evento tem início às 8h no auditório do SEBRAE, Av. 31, s/n, no Centro de Convenções da cidade. No curso serão abordados temas como o perfil dos adotantes e das crianças que são disponibilizadas no cadastro, além de tratar os aspectos psicológicos, pedagógicos, sociais e jurídicos. Pessoas que já adotaram também prestarão depoimentos sobre a vivência de todo o procedimento de adoção.

Em Petrolina, atualmente, não existem crianças para serem adotadas, no entanto, os nomes adotantes são disponibilizados no Cadastro Nacional de Adoção. Além do curso, todos os pretendentes passam por avaliação psicossocial e entrega de documentos. Finalizado o curso, o juiz da Vara da Infância e Juventude, Marcos Bacelar, aprova a inclusão no Cadastro. De acordo com a psicóloga do núcleo psicossocial, Prisciany Ramos, o curso é importante para socializar informações sobre a adoção e desmistificar alguns preconceitos sobre o tema. “Iremos permitir a expressão das angústias e medos de quem deseja tornar-se pai e/ou mãe adotivos. Além disso, objetivamos que os futuros pais possam trocar experiências por meio de depoimento com pessoas que já concretizaram adoções”, explica a psicóloga.

Participarão como palestrantes: a Defensora Pública, Carolina Izidoro; as psicólogas Prisciany Ramos e Andrea Alcântara; a pedagoga, Joana Dark e a assistente social, Ana Paula Maciel. Os interessados em efetuar o cadastro podem procurar o Núcleo Psicossocial da Vara, munidos dos documentos pessoais para preencher o requerimento padronizado. Também devem ser apresentados no ato de inscrição: certidão negativa criminal e cível, atestado de sanidade, foto da família, comprovante de renda e de residência.

Política
30 de Outubro / 2014 às 06:25 | Nenhum Comentário

O Tribunal de Contas dos Municípios multou a prefeita de Riachão do Jacuípe, Tânia Regina Alves de Matos, em R$ 4.500,00 por irregularidades na contratação da Banda Limão com Mel para os festejos juninos de 2013.

A denúncia formulada por Hugo Francisco da Silva Melo, cidadão do município, questionou o preço de R$ 90.000,00 ajustado com o empresário da banda, que na mesma noite e em horário “mais nobre” se apresentou no município de Pé de Serra por R$ 75.000,00, distante apenas 20 quilômetros de Riachão do Jacuípe, alegando que nesses festejos juninos foram gastos R$ 1.435.000,00, sendo que desde o início do exercício a Administração cortou os salários dos professores, sob alegação de que faltavam recursos para esses profissionais.

A gestora apresentou defesa justificando que a decretação de emergência decorreu da situação administrativa calamitosa com que se deparou tão logo assumiu a Chefia do Executivo, e não em razão da seca, e que o contrato firmado com a Banda Limão com Mel se deu em janeiro de 2013, sendo esta responsável por toda a produção e apresentação, daí porque o valor foi mais elevado e que além disso o show teve início às 23:00 horas, com duração de três horas, enquanto que em Pé de Serra a apresentação foi de apenas duas horas.

O relator do processo, conselheiro Paolo Marconi, concluiu que nenhum documento comprobatório ou ao menos evidências do informado foi agregado pela prefeita às suas razões de defesa, não sendo possível comprovar a legalidade dos atos praticados. Cabe recurso da decisão.

Do TCM / Foto: Calila Notícias
Variadas
30 de Outubro / 2014 às 06:00 | Nenhum Comentário

Muitas pessoas aproveitaram esta quarta-feira, 29, Dia Mundial de Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral) para ir a Praça Santiago Maior conferir de perto alguns serviços e orientações oferecidas pela equipe da Secretaria da Saúde de Juazeiro. A população pôde aferir a pressão, receber orientações nutricionais, dicas sobre atividades físicas, fazer avaliação antropométrica (peso e altura), além de conferir a presença animada e educativa da equipe do Núcleo de Comunicação e Educação em Saúde (NECOM), que de forma bem descontraída passou para a população mensagens sobre os males que o cigarro causa para a saúde, através de entrevistas com a repórter palhaçada e palhacinho.

Para a pescadora Marilene Ferreira Santos, 35 anos, a iniciativa está de parabéns. “Estava meio tonta e aproveitei a oportunidade para aferir a pressão e receber informações. Hoje tem muita gente ainda sem conhecimento da doença e é importante se prevenir”, disse. Na opinião da merendeira Maria Soledade Gonzaga, 58 anos, moradora do bairro Tancredo Neves, a vigilância a saúde é muito importante. “Pela a minha idade fico ainda mais atenta com os devidos cuidados para mais tarde não ter problema. O momento é esse. Adorei o trabalho da prefeitura”, comentou.

O antigo operador de máquinas, aposentado por invalidez quando teve AVC em 2005, Ariston José de Lima, 38 anos, fala da importância de se prevenir. “Estou com o lado esquerdo do corpo imobilizado porque não me cuidei direito. Fiz fisioterapia desde quando sofri AVC e faço até hoje, mas bebia muito, não me exercitava, nem me alimentava direito. Estou aqui para aprender um pouquinho mais”, argumentou. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), sete pessoas que são consideradas fumantes passivas morrem por dia, por estarem em ambientes de fumantes. De acordo com a Rede Brasil AVC, a cada cinco minutos um brasileiro morre em decorrência do problema.

Seis em cada dez mortes de AVC ocorre em mulheres, segundo a OMS. Os principais fatores de risco para o AVC ocorrem mais frequentemente em mulheres: hipertensão, fibrilação arterial, diabetes, enxaqueca com aura visual, depressão, obesidade, dentre outros.  A fisioterapeuta Samila Duarte fala da importância da recuperação dos movimentos. “O tratamento deve iniciar seis meses depois de ocorrido o AVC para que reduzam as possibilidades de sequelas maiores. A recuperação do paciente depende do grau da lesão neurológica e do reconhecimento rapidamente dos sintomas, para que seja iniciado logo os exercícios”, falou.

O coordenador médico da UPA, Fábio Freire, explica o que é o AVC e fala como o paciente deve agir na presença de alguns sintomas. “O AVC é uma doença que acomete os vasos sanguíneos do cérebro e é conhecido popularmente como derrame cerebral. O problema ocorre com o rompimento ou obstrução dos vasos, gerando um déficit neurológico. Os principais sintomas são: alternância visual, dificuldade para falar, mover as pernas, boca torta e perda de força. O paciente deve agir rápido e ligar para o SAMU (192) ou ser levado a um hospital”, comentou. Fábio Freire acrescenta que quanto mais rápido o diagnóstico e o tratamento, maiores as chances de recuperação e da pessoa não ter sequelas. O evento contou com o apoio do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS-BA), que firmou parceria com a Rede Brasil AVC, organização que vem se movimentando a partir do diálogo com entidades e associações da área médica no combate aos problemas de saúde evitáveis do AVC.

Por Vânia Castro/SESAU
Espaço do Leitor
29 de Outubro / 2014 às 23:00 | 82 Comentários

 

AOS PERDEDORES ... VELÓRIOS!

** MEU SAUDÁVEL E SAUDOSO LEITOR-ELEITOR, NECAS DE MENTIRAS ...  VAMOS EM QUAIS?!?

Vê-se, é só querer enxergar, dois quadros expostos nas paredes políticas de Juazeiro- BA. Um claramente colorido, com gente reluzente e sorridente. Outro opacamente cinzento, com gente obscura e melancólica. As eleições a deputado estadual, federal, senador e governador no estado e a presidente do país, deixaram e deixarão, d’agora em diante, marcas profundas nos futuros rostos de muitos políticos antigos e novos.  Leitor, cá pra nós, ficou feliz com os seus votos e os resultados? A regra é clara: Onde têm grandes Perdedores, têm grandalhões Vencedores! Gostou ...  Amou?

A quem interessar possa, vamo que vamo... Quem, quais, são os políticos que mais lucraram, galgaram degraus, sorriem, hoje, pelos quatro cantos da cidade? Quem, quais, são os políticos que mais se lascaram, descambaram degraus, choram, hoje, pelos quatro cantos da cidade? Olha só as análises do povão (do povão sim, senhor! ) e do papaizinho  aqui. Ganhadores e Perdedores, ‘’nem que a vaca tussa’’, escrevinhemo-los.                                   

GANHADORES

Prefeito Isaac Carvalho --- Impressionante o tamanho de sua larga vitória. Praticamente 100%. Incansável, Isaac arregaçou as mangas, deixou de lado a sua auto blindagem, resolveu dormir tarde e acordar cedo na captura incessante de votos e mais votos aos seus aliados e, principalmente (Aí o Dr. Pedro Alcântara foi prejudicado na sua candidatura.), para os candidatos do seu partido a deputado estadual (Zó) e a deputado federal (Daniel Almeida). Com Daniel Almeida já praticamente eleito no estado fora a fora, Isaac bem poderia forçar um pouco a barra, dar maior fôlego, um pouquinho mais de atenção, substanciar e turbinar a candidatura do fiel escudeiro de outras campanhas, Pedro Alcântara. Coisas de partido. Pena que enxergou isso tardiamente. Um erro solitário e sem o querer, a meu ver.  Está perdoado por essa. Afinal, Pedro Alcântara sobreviverá a isso, pois, será sempre um importante aliado, persistente e se espera que tenha   sobrevida a nível municipal e estadual. Isaac, leitor, conseguiu um verdadeiro milagre, no entanto:  Eleger Crisóstomo Lima (o Zó) a deputado estadual. Não deve ter sido tarefas das mais fáceis, mesmo sendo Zó um dos últimos colocados na lista dos eleitos. Mas, conseguiu e parabéns. O prefeito Isaac Carvalho para tanto sucesso nas urnas, fez o que? Simples: Juntou, coordenou, comandou, mandou e orientou toda a cambada na campanha: secretários, assessores, funcionários públicos, privados, colegas, amigos, simpatizantes, admiradores, lançando-os aos ringues das disputas nas arenas eleitorais. Chamou para si a missão e a responsabilidade dos resultados, assegurando um êxito logradouro de causar muita inveja e dorzinha de cotovelo aqui e alhures.  Vitória avassaladora e, no horizonte político que se vislumbra, conquistou a cadeira cativa de maior líder político de Juazeiro e região.

Isaac, agora num se ache não, deixe o salto alto e vá por mim, cara:  Saque da sua equipe, imediatamente, alguns truculentos, bajuladores, oportunistas e incompetentes assessores e secretários. Substitua-os, imediatamente, por figuras mais alegres, humanistas, competentes, repletas de boas ideias e de ideais convictos. Juazeiro baterá mais palmas e mais palmas.  Vale uma apostinha?

Por isso tudo e por ter, PENSE NUMA OBRA MARAVILHOSA FOI ESSA DO SEU GOVERNO! lançado nas chamas do inferno os políticos anti-povo que ainda restavam na cidade, num verdadeiro adeus com direito a   velórios. Beleza de Creuza, prefeito e grupo. Leitor e Isaac Carvalho, tô ou num tô certo?

Crisóstomo Lima ( Zó ) ----   A duras penas , eleito deputado estadual. Mesmo assim uma coisa passou ao eleitor: Nunca desistiu. É um bravo lutador quando entra em uma batalha. Acredita, não tem medo e vai como costuma falar: No peito e na Raça! Além disso, embora não o veja ainda como um político empenhado no que diz e promete, o PC do B (Partido que mostrou ter nas mãos, pois, verdade seja dita, sempre esteve nele e com ele) o acolhe, o denga, o mima e o ama... O futuro, Zó, dirá a sua consistência como político popular engajado nas lutas sociais e democráticas que tanto alardeia defender. Até gostaria que o fosse. Comece tentando mudar alguns critérios arrogantes, vingativos, ter mais humildade e a orientar os seus rumos não somente com ideologias, mas, com práticas socialistas levadas a sério. Parabéns e ao futuro, então. Leitor e Zó, tô ou num tô certo?

Roberto Carlos ---- Deputado estadual reeleito para o quarto mandato. O por que toda a Bahia é sabedora, pois, pela segunda vez consecutiva, foi o único candidato a ter votação em todos os municípios do estado. Se bem que encolheu os votos, entretanto, foi reeleito com sobras. Assistencialismo, fisiologismo, nepotismo e emendas populares fazem do Deputado Roberto Carlos, uma figura com potencial aglutinante de votos. Tem portas abertas com o executivo, é um articulador nato e está mais sabido e experiente. Precisa é sair urgente de um processo que tramita contra ele na Polícia Federal e que vem lhe trazendo inumeráveis dissabores e   estragos de credibilidade. Sanando e explicando direitinho isso ao povo, poderá voltar a acalentar o velho sonho de disputar pau a pau o governo municipal em 2016.  Até lá a cidade segue teimando em perguntar: Já que Roberto e Isaac vão comungar e comer do mesmo prato estadual e federal, com Dilma e Ruy, um acordo político não seria o melhor para ambos, visando, também para ambos, um futuro mais cimentado de vitórias? Agora, Roberto Carlos, chega de patetice por que está mais que na hora de largar e se livrar do encosto Joseph Bandeira. Que tenha um melhor mandato, deputado. Leitor e Roberto Carlos, tô  ou num tô certo?

PERDEDORES

Joseph Bandeira ---- Possivelmente, e muito probabilisticamente, cavou de uma vez por todas e com as próprias mãos e unhas a sua funda cova política. O acho correto de ter saído com mágoas pela maneira (Sempre condenarei esse ato sacana do PT) ardilosa, covarde e nojenta com que o PT o alijou e o enxotou em eleições passadas. Só que, caro Bandeira, todos os seus passos após essa saída, transformaram-se em um calvário de ré- pra- traz, de retrocesso – retrógrado, o deixando raivoso e odiento ao extremo. Nunca, será? nem procurou ao seu próprio umbigo de mestre e cientista-poeta-intelectual-culto, qual seria o melhor remédio e caminho para um heroico ressuscitar e reviravolta por cima na busca de retorno ao poder. Perdeu, nessa rotina paranoica, tempo e espaço e abocanhou muito desgaste político. Ô Dr. Joseph Bandeira, o seu viés carlista já tinha até sido esquecido pelo seu grande eleitorado juazeirense. Por que, então, voltar, já no fim de carreira política, a alinhar-se ao ultra direitismo alienante, reacionário, comandado agora pelo ACM Neto? Pena, muita pena. Ai, ai, ai, ai, Helena. Será difícil, Bandeira, ficou pior ficou, de emergir da sua funda cova política cavada por si mesmo. Talvez, já não haja mais tempo e taças para tin-tins, como antes...

Leitor e Joseph Bandeira, tô  ou num tô certo?

Jorge Khoury  e Edson Duarte ----  Já estavam  até esquecidos por quase toda a população.. Entretanto, a vida fácil, glamorosa, dos poderes e dos salutares abastados cargos públicos (Que os brindam sempre “de boa”), não os deixam em paz, e versa-vice. Resolveram, será que combinados? voltarem aos áureos tempos d’outrora pelos mesmos caminhos. Se deram mal, muito mal. Humilhantemente derrotados no plano político nacional, estadual e municipal. Um baque difícil de digerir. Dr. John khoury, um político respeitável por ter sido sempre carlista de carteirinha e jamais negar as suas origens, é um gentleman pessoal, educado, fino mesmo que de direita, tido como competente e não tão voraz e ganancioso como outros que o seguem e tentam, agora, usá-lo sem que se aperceba disso. Edson Duarte, nem tanto gentleman, nem tanto fino, nem tanto educado, nega as origens políticas de antes e, até que enfim, teve um fim político municipal, sendo que há muito Juazeiro não lhe dar louvores (O engraçado é que a reciprocidade é verdadeira). Juntinhos, Jorge e Edson (ex-deputados por muitos mandatos) pensarão 700 X 700 vezes, desembarcarem como candidatos a algo ou apoiando alguém por essas paragens. Isso, acho eu e toda a torcida do Flamengo e Corinthians. Leitor, Jorge Khoury e Edson Duarte, tô  ou num tô certo?

Márcio Jandir e Wank Medrado ---- Pela juventude, trabalhos profissionais, discursos metidos a modernos e parecidos, os dois advogados e políticos tentaram de início caminharem abraçados pelos mesmos ideais reacionários, oportunistas, populistas e anti-socialistas. No entanto, pum! terminaram o namoro muito cedo. Será por vaidades ou ciumeiras, leitor perguntador? Aí, resolvem brigar pelo mesmo espaço nos apoios a deputado estadual e federal distintos e no partidinho de aluguel que os abrigam:  o famigerado PV. Falam bocas e goelas por aí em acordos espúrios beneficientes a cada um, por “robustos” candidatos de fora. Na verdade e a bem da verdade, disso somente eles  sabem e têm a palavra do sim e do não. O que importa, invocado leitor, é que terão de suarem  bastantes oceanos  para esconderem , entenderem e explicarem as derrotas que tiveram  no pleito  eleitoreiro no município, no estado e na nação. Ainda mais que, mesmos um pouco menos siameses, foram mais uma vez tratorados e esmagados por ninguém menos que o arqui-inimigo político Prefeito Isaac Carvalho e o seu grupo. Dor de dar dor, rapazes. Dura história, hein, Dr. Márcio  e  Dr. Wank.... Dura história. Leitor,  Márcio Jandir e . Wank Medrado, tô  ou num tô certo?

Vereadores ---- Câmara de perfil sórdido, a maioria dos edis juazeirenses (raríssimas exceções e, por serem exceções, tornaram-se honrosos vereadores), vão colher o que plantaram, plantam, por vício, e hão sempre de plantar: A INCREDULIDADE E INCREDIBILIDADE POLÍTICA!  O que foi visto nestas eleições foi uma completa e safada falta de vergonha da maioria dos vereadores de Juazeiro da Bahia. Uns caras-pálidas sem os menores escrúpulos e compromissos com os seus habitantes e eleitores, leiloando na maior caríssima de pau (Isso eles têm de sobra para dar e, principalmente, ...) apoios políticos escusos, vis, por debaixo dos panos. Leitor incrédulo, observe e acredite sim!  Em caso de dúvida, vá a primeira esquina, a mais pertinha, indague um transeunte e peça, de zero a dez, a nota que daria à maioria dos vereadores de Juazeiro. Foi lá, curiosinho leitor ... Já voltou... Qual resposta recebeu? ZERÔÔÕÕÕ...!  Não houve da parte deles, amigo, o mínimo de postura nos campos da moral, da ética e da ideologia durante as eleições. É uma análise que merece e carece uma crônica ampla, abrangente e investigativa. Que não se demore a danada da prometida crônica ao Blog e a você! Leitor e Vereadores, tô  ou num tô certo?

** Em tempo: LEITOR, VAMOS EM QUAIS, NECAS DE MENTIRAS, ÀS FESTAS OU AOS VELÓRIOS?

Otoniel Gondim --- Professor, Escritor e Compositor.

Variadas
29 de Outubro / 2014 às 22:30 | Nenhum Comentário

O Cemitério Central de Juazeiro está sendo preparado para receber um grande número de pessoas no Dia de Finados, 2 de novembro. Para garantir a tranquilidade aos amigos e familiares dos entes sepultados, a Secretaria de Serviços Públicos, iniciou esta semana às ações de Mutirão de Limpeza que contemplam varrição, capina, recolhimento de lixo e entulho, além da limpeza de ruas no entorno do cemitério. Para atender às demandas previstas, a SESP destinou 86 agentes de limpeza.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Lopes, o objetivo dos trabalhos é oferecer maior comodidade as pessoas que visitam o Cemitério, além de preservar ainda mais a estrutura da área. “Todos os anos preparamos o local para que os visitantes que vêm homenagear seus familiares ou amigos que já faleceram possam ter conforto neste momento especial”, contou Eduardo.

Como parte das ações de manutenção, o Cemitério Central passou por algumas reformas com a finalidade de receber o público. No local foi construído um almoxarifado, além de ter recebido melhorias na Capela, banheiros, serviços de pintura e reparos na iluminação. Quanto ao Cemitério localizado no bairro João Paulo II, a SESP se antecipou e realizou as ações do Mutirão no inicio de agosto. O local que está pronto para receber a população recebeu reforma no Cruzeiro e pintura. Esta semana, a Secretaria também está executando melhorias na rua que dá acesso ao local com serviços de patrolamento.

Por Elaine Barbosa/SESP
Informativos
29 de Outubro / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE), de Petrolina (PE), através do setor de Serviço Social, está encerrando o cronograma de atividades do Outubro Rosa. Até a próxima sexta-feira (31), pela manhã e pela tarde, os ?usuários que aguardam consultas e exames estão recebendo palestras sobre a prevenção do Câncer de Mama. 

Segundo a coordenadora do Serviço Social da instituição, Maria de Nazaré Cunha, o objetivo é lembrar ao público a seriedade de cuidar da saúde, principalmente neste caso específico do câncer de mama. “Durante todo o mês de outubro trabalhamos engajados nessa campanha do Outubro Rosa para fazer essa conscientização com os nossos pacientes. Ressaltar a importância do autoexame da mama, da mamografia e da detecção precoce do câncer”, pontua. “O câncer de mama atinge 57 mil mulheres por ano no Brasil. Então, é importante sempre fazer esse trabalho de conscientização e promoção do tema”, alerta a assistente social. 

A profissional também fez um balanço das atividades desenvolvidas. “As ações do Outubro Rosa na UPAE foram muito positivas. Conseguimos alcançar um grande público. Esclarecemos as principais dúvidas como, por exemplo, sobre a importância da alimentação, de evitar o estresse do dia a dia, além de outros aspectos que podem ajudar a manter a qualidade de vida de cada pessoa”, comemorou Maria de Nazaré Cunha.

Anne Santana? Assessoria de Comunicação UPA24h/UPAE - Petrolina
Política
29 de Outubro / 2014 às 21:00 | 2 Comentários

O deputado Roberto Carlos (PDT) recebeu, nesta quarta-feira (28), o grupo político 'Não Há Barreiras', liderado por Celso Miranda, do município de Simões Filho, que parabenizou a reeleição do parlamentar, além de firmar parceria para garantir ações que deverão resultar em mais desenvolvimento para o município.

Na oportunidade, o parlamentar aproveitou para agradecer a população de Simões Filho, através dos representantes que estiveram em seu gabinete, pela votação que obteve no município. “Quero agradecer a todos que apostaram em nossa continuidade no parlamento baiano, contribuindo de forma consciente para a minha reeleição. Essa confiança que me foi depositada, pela população de Simões Filho, me estimula a trabalhar mais pela cidade. Cumprirei com honra o meu compromisso com Simões Filho e com toda a Bahia que acreditou na continuidade do nosso trabalho”, disse o deputado Roberto Carlos que foi votado em todas as cidades da Bahia.

Lisandra Lopes Ascom Dep. Roberto Carlos
Política
29 de Outubro / 2014 às 20:30 | Nenhum Comentário

O deputado estadual Odacy Amorim, do PT-PE, tem visitado neste começo de semana, os veículos de comunicação de Petrolina, no Sertão do São Francisco, para falar sobre a reeleição da presidente Dilma Rousseff, do PT, no último domingo, dia 26. Um dos nomes fortes do partido no estado e que se consolidou ainda mais após a sua reeleição para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, Odacy frisou que o povo brasileiro renovou o mandato da presidente, confiou nas suas propostas de avançar nas mudanças e que agora é hora de trabalhar. “Foi uma vitória bonita. Saí de Petrolina eleito, com a maior votação que um deputado estadual já teve no município. Isso me traz forte motivação para trabalhar e fazer a diferença na vida da população. A presidenta Dilma também venceu com folga em nossa região, o que abre espaço para buscarmos mais apoio e recursos para o desenvolvimento de Petrolina”, disse o deputado.

Odacy tocou num aspecto que chamou a atenção neste segundo turno que foi o envolvimento da juventude na defesa de Dilma. “A juventude voltou a defender o projeto que tem como foco a redução das desigualdades e isso também ajudou na reeleição da presidenta Dilma. Vamos avançar nesse projeto, fazer as mudanças já cobradas pela sociedade e promover ainda mais a inclusão social de todos os brasileiros e brasileiras”, ressaltou o petista durante entrevista nesta terça, dia 28, no programa Nossa Voz, Rádio Grande Rio FM. Odacy disse ainda que acredita que o Nordeste e, sobretudo Pernambuco, continuará tendo os investimentos que fizeram o estado crescer e ampliar o seu desenvolvimento desde o governo Lula. Dilma conquistou no estado mais de 70% dos votos. “A presidenta sabe que o Nordeste reconhece as ações do governo federal na região e na eleição isso ficou ainda mais evidente. Em Pernambuco isso não é diferente. Ela continuará a trabalhar de forma igual da mesma forma e em todo o estado”, pontuou Odacy.

Odacy falou que uma de suas bandeiras que sabe que contará com o governo de Dilma é a duplicação da BR-428 entre Petrolina e Lagoa Grande. Esse é um dos seus principais projetos para o segundo mandato como deputado majoritário de Petrolina. “Falam muito em ampliar a duplicação da BR-232 de Caruaru á Arcoverde que acho importante, mas também existe já a real necessidade de promover a duplicação desse trecho da BR-428 até Lagoa Grande, onde no final da tarde recebe um fluxo intenso de caminhões e veículos de maior porte, onde também muitas pessoas se deslocam vindo pra cá para Petrolina ou vice versa. Temos que nos antecipar a futuros transtornos e duplicar essa rodovia”, atestou o parlamentar. Odacy foi perguntado ainda sobre o comando da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Petrolina, João Bosco Lacerda de Alencar e defendeu a permanêcia do atual comando. "João Bosco foi uma escolha do senador Humberto Costa e que contou com todo o nosso apoio e respaldo. Já me sinto contemplado neste aspecto", explicou. 

Sobre 2016, Odacy falou que caso seja convocado para mais uma vez disputar a Prefeitura de Petrolina, não irá fugir da missão. Em 2012 o deputado disputou o pleito pelo PT e ficou em terceiro lugar com quase 30 mil votos. Ele também respondeu sobre se essa candidatura contaria com o apoio do prefeito Julio Lóssio, indicando um vice na chapa. “Todos sabem do sonho que tenho em concluir aquilo que comecei como prefeito em dois anos e não pude disputar a reeleição. Se for da vontade de Deus e de acordo com os entendimentos, estarei disputando, mas esse assunto ainda não foi tratado nem dentro do partido nem com os aliados que defenderam as bandeiras de Dilma em nossa cidade. O momento agora é de trabalhar pelo fortalecimento do PT no estado e de buscar cada vez mais as melhorias para o nosso Brasil com a reeleição de Dilma”, concluiu Odacy Amorim que ainda esteve nas rádios Ponte FM, Petrolina FM, Grande Rio AM e Rádio Jornal Petrolina.

Ascom Dep. Odacy Amorim
Variadas
29 de Outubro / 2014 às 20:00 | Nenhum Comentário

A Biofábrica Moscamed Brasil deu o primeiro passo para o registro de um pacote tecnológico para combate às moscas-das-frutas, junto ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), neste mês de outubro. Trata-se dos parasitoides Diachasmimorpha longicaudata e Fopius arisanus, usados em vários países para controle biológico de moscas-das-frutas dos gêneros Anastrepha, Bactrocera e Ceratitis. A proposta da Moscamed é multiplicar os parasitóides em laboratório, liberá-los em campo para reduzir as populações das moscas-das-frutas. A tecnologia ‘limpa’ poderá ser utilizada em plantações comerciais e também por agricultores que desenvolvem a produção de frutos orgânicos no Vale do São Francisco (VSF), que por não fazerem uso do controle químico, os pomares podem funcionar como repositórios para a praga.

Os parasitóides, popularmente conhecidos como vespas, são inimigos naturais das moscas-das-frutas. Com o Diachasmimorpha longicaudata o processo acontece quando a fêmea da vespa introduz o ovipositor no interior do fruto e coloca seus ovos dentro do corpo da larva da mosca, surgindo uma  nova vespa, que elimina a praga. Já as fêmeas do Fopius arisanus, detectam os ovos de moscas-das-frutas no interior dos frutos, dentro dos quais depositam seus ovos, de onde sairá também um novo parasitóide.  

As moscas-das-frutas são consideradas uma das maiores pragas agrícolas no mundo. A praga tem preocupado os produtores do VSF, pois existe na região uma variedade de culturas hospedeiras dos insetos, que provoca perdas diretas em campo e o aumento no custo da produção. Os prejuízos somam 120 milhões de dólares por ano para a fruticultura brasileira e mais de 2 bilhões de dólares para a fruticultura mundial. O Presidente da Moscamed Brasil, Jair Virgínio, explica que recentemente os governos baiano e pernambucano liberaram recursos financeiros para conduzir um programa de área ampla, empregando medidas para supressão da praga. Ele informa ainda que para o programa ter sucesso, é fundamental que haja tecnologias que contribuam para o controle da mosca-das-frutas em sistemas de produção orgânico.

A Moscamed considera que as vespas poderão ser usadas igualmente na região norte do Brasil, em programas fitossanitários de combate a mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae). A mosca que afeta a carambola é uma praga quarentenária, ou seja, está presente em outros países ou regiões e mesmo sob controle permanente, constitui ameaça a economia agrícola do país ou região importadora. De acordo com Virgínio, a nova tecnologia vem somar na luta contra os insetos. “Conjugados ao uso de machos estéreis, já registrados pela Moscamed, os parasitoides podem se tornar ferramentas importantes para o manejo de moscas-das-frutas em todo o Brasil, contribuindo para reduzir a pressão provocada por essa praga”, concluiu Virginio. O Projeto de registro, produção e comercialização das vespas é uma parceria entre a Moscamed e a Agropec.

Parasitoides

A pesquisa sobre a Diachasmimorpha longicaudata foi iniciada em 1994 em um projeto coordenado pelo Dr. Antônio Souza do Nascimento, da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, em Cruz das Almas, BA. Já o parasitoide Fopius arisanus foi introduzido em 2012, em projeto coordenado pela Dra. Beatriz Paranhos, da Embrapa Semiárido, em Petrolina, PE.

Ascom Moscamed
Política
29 de Outubro / 2014 às 19:30 | 1 Comentário

Desde a semana passada, moradores do bairro Argemiro em Juazeiro reclamam que a Empresa SVC Construções teria abandonado as obras de pavimentação da Avenida Girassol e da Avenida Cristalina. No final do Programa Geraldo José desta terça-feira (28), na Rádio Transamérica, Adeilma Fonsêca, moradora do bairro, questionou sobre a saída das máquinas e funcionários do local, sem a conclusão dos serviços nas avenidas. “Parece que a empresa está indo embora. Já demitiram os funcionários e as máquinas já foram embora. Gostaria de uma posição do Poder Público Municipal, porque a empresa foi embora sem terminar as obras”, indagou, a moradora.

Já na tarde desta quarta-feira (29), o Assessor de Comunicação da Prefeitura de Juazeiro, Paulo César de Carvalho, por telefone, negou que a obra está parada, e garantiu que o serviço reiniciará na próxima semana. “O prefeito anunciou esta obra há anos, são obras do PAC II e essa empresa ganhou a licitação. Se houve algum contratempo, nosso pessoal da Engenharia está observando e fiscalizando. Eles continuam na próxima semana. O recursos existem, já foram repassados e a empresa tem a obrigação de entregar a obra, com qualidade”, garantiu, o assessor.

Segundo ele, a SVC Construções irá emitir nota de esclarecimento sobre o andamento das obras realizadas na comunidade. “Não vai parar. A empresa tem compromisso e vai cumprir, se ocorrer algum problema de base ou de asfalto eles vão recompor, como vai acontecer com a Avenida Irmã Dulce I. Pois a Prefeitura quer receber a obra com qualidade”, esclareceu.

Da redação, Itamara Costa com foto de Geraldo José
Policial
29 de Outubro / 2014 às 19:30 | Nenhum Comentário

Rachas e ultrapassagens forçadas serão penalizados com multas 10 vezes maior: Foi publicado no Diário Oficial da União de 12/05, a Lei 12.971/2014 que modifica 11 dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A maioria das mudanças, que passará a vigorar em novembro deste ano, está relacionada ao endurecimento de penalidades. Essa medida faz parte do pacote de alterações legislativas propostas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) para diminuir as mortes no trânsito em 50% entre os anos de 2011 e 2020.

Em todo o país as ultrapassagens irregulares são responsáveis pela maioria dos acidentes em que centenas de pessoas perdem suas vidas ou se sofrem lesões graves e/ou incapacitantes todos os anos no trânsito brasileiro. Trazendo para a realidade da Bahia, trouxemos alguns dados de acidentes entre os anos de 2010 e 2014, cuja causa presumível foi a ultrapassagem irregular, mediante uma colisão frontal.

Quantidade de acidentes entre 2010 e 2014

colisão frontal – causa presumível ultrapassagem

Ano

Acidentes

Feridos leves

Feridos graves

mortos

2010

91

103

107

56

Variadas
29 de Outubro / 2014 às 19:00 | 1 Comentário

O Sest Senat de Petrolina, concluiu recentemente a primeira turma e já abriu inscrições para a formação dos novos alunos do curso de qualificação para taxistas. O curso de qualificação, previsto pela Lei federal de 12.468 de 2011 - Resolução 456/13 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) - que determina a outorga de autorizações para o serviço de táxi no município, é obrigatório e tem a duração de 28 horas. Durante uma semana de estudos, os taxistas aprendem conceitos sobre relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica de automóveis e atitudes de segurança no trânsito. De acordo com o diretor da unidade do Sest Senat em Petrolina, Marcílio Cavalcanti a meta é atender todos os taxistas do município até o final do ano.

“Alguns profissionais ainda não sabem dessa determinação da legislação federal. As autorizações para o serviço se efetivarão mediante a classificação dos taxistas, levando-se em conta a soma do maior número de pontos na avaliação a ser aplicada ao final do curso”, adiantou Marcílio Cavalcanti. Segundo o diretor presidente da EPTTC – Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo, Paulo Valgueiro, a oferta do curso de qualificação para taxistas no município vem garantir a qualidade do serviço e a segurança dos usuários. “Petrolina se destaca pela qualidade da nossa frota de veículos, hoje com aproximadamente 230 taxistas e, a partir desta qualificação, vamos melhorar consideravelmente o atendimento com profissionalismo e presteza, trajes adequados, veículos em boa condição e devidamente documentados”, afirmou Paulo Valgueiro.

Para o taxista José Pedro, um dos 30 alunos da primeira turma, o curso de qualificação foi importante pelo estímulo e o conteúdo programático. “Há dois anos trabalho no aeroporto de Petrolina e já fiz outros cursos, mas este valeu demais pelo aprendizado. Hoje me sinto mais preparado para atender os mais diversos tipos de público, conhecendo melhor o meu veículo e principalmente dirigindo com mais segurança e respeito ao próximo”, concluiu José Pedro. As inscrições para o curso de qualificação para taxistas podem ser feitas no Sest Senat de Petrolina (Rua Zito de Souza Leão, nº. 10, Km 02), das 8h às 21h. Informações: (87) 3866-8300.

Clas Comunicação & Marketing
Política
29 de Outubro / 2014 às 18:30 | 1 Comentário

O plenário do Senado aprovou por unanimidade, na tarde desta terça-feira (28), a Medida Provisória 650/2014 que concede reajuste salarial de 15,8% aos agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal. Também terão direito ao aumento os peritos federais agrários. Em Plenário, o  senador Walter Pinheiro (PT/BA) defendeu a MP e cobrou uma proposta que promova a reestruturação da carreira no serviço público.

“E correto reestruturar do ponto de vista salarial, mas, principalmente, é preciso trabalhar pela aprovação de um projeto de reestruturação de carreira em todo o serviço público. Essa é a posição que sustentei quando líder da oposição ao governo FHC e hoje mantenho minha posição como membro da base aliada ao Governo”, apontou Pinheiro que foi aplaudido por membros da polícia que lotaram as galerias do Plenário do Senado.

Os efeitos da MP expirariam hoje, o que inviabilizaria aos servidores o reajuste de 15,8% concedido a diversas carreiras do setor público. Assim que foi divulgada a aprovação, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), promulgou a Lei 13.034, garantindo o reajuste. As assinaturas dos senadores ratificando a votação e a aprovação serão encaminhadas para a Presidência da República e posterior publicação no Diário Oficial da União (DOU).

O impacto orçamentário do reajuste salarial aos servidores da PF corresponderá a R$ 180,2 milhões neste ano e a R$ 383,4 milhões em 2015. Já o impacto do reajuste aos peritos federais agrários será de R$ 12,4 milhões neste ano e de R$ 31,7 milhões no ano que vem. “Outra iniciativa importante é que a MP atualiza a legislação para classificar os cargos de agente, escrivão e papiloscopistas como categorias de nível superior”, disse o relator da matéria, senador José Pimentel (PT-CE).

Ascom Senador Walter Pinheiro
Política
29 de Outubro / 2014 às 18:01 | Nenhum Comentário

Na última sexta-feira (24), o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro, Carlos Neiva, recebeu em seu gabinete Marcelo Rupolo e Fábio Moraes, sócios e representantes na região da P&W. A empresa com escritórios na China, Portugal, Espanha e Brasil, trabalha no desenvolvimento e fabricação de painel para a construção civil.

Durante a conversa que contou também com a presença do gerente de negócios do Desenbahia para a região Norte, Roberto Parish, o secretário Neiva apresentou um panorama do crescimento do município nos últimos seis anos, principalmente para o Distrito Industrial com a chegada de mais de 100 empresas; e a geração de empregos que colocou Juazeiro por dois anos consecutivos como a cidade que mais gera emprego no interior do Estado. “Trabalhamos nesses anos o fortalecimento do comércio local, o que incluiu agora o projeto de requalificação do Centro que está em andamento, o setor empresarial também está fortalecido, agora vamos buscar atrair indústrias para a nossa cidade porque entendemos que Juazeiro que é economicamente forte na produção e exportação agrícola, possa ser referencia também para o setor industrial”, externou Carlos Neiva. 

Há dois meses na região, os sócios da P&W expuseram suas intenções e coloram suas necessidades para instalação da industria no município, como uma área de 20 mil/m². A empresa irá trabalhar a produção de placas premoldadas para a construção civil. “A região, pelo que pudemos perceber, tem totais condições de abrigar uma indústria como a nossa. O governo se mostrou bastante interessado, com uma política positiva para a atração de novos empreendimentos que nos deixou bastante interessados”, disse Marcelo Rupolo.

Ascom PMJ

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage