Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar

30,17%
Atualizado em: 05/05/2016
Espaço do Leitor
24 de Maio / 2016 às 23:00 | Nenhum Comentário

Fui convidado por alguns amigos a prestigiar um evento do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em Juazeiro-BA, ocasião onde seriam apresentados à comunidade os pré-candidatos ao cargo de chefe do Executivo Municipal. Estava eu sem fazer nada, resolvi participar desse momento importante para os rumos da minha cidade.

O fato é que estava indo tudo normal, seguindo o protocolo. A militância seguia ativa como sempre, a plateia – um misto de políticos, funcionários, amigos, familiares, curiosos, entusiastas, gente contra e a favor do governo – parecia aquelas de festival de música: muita animação, gritos e aplausos, principalmente no momento da fala do pré-candidato preferido de cada grupo.

Carlos Neiva, Joaquim Neto e Paulo Bonfim tiveram a oportunidade de explanar sobre sua relação com a cidade e, sobretudo, um pouco de suas experiências na política. Isso tudo em contados 10 minutos para cada.

Enfim, seria mais um evento comum em um ano de acirrada competição entre os partidos de situação e de oposição em busca do poder no âmbito municipal. Mas, eis que surge uma aberração entre os partidos que farão parte da base aliada do governo. Eis que surge em pleno seio do plantel comunista local, o Partido Social Cristão (PSC), representado pelo médico e empresário Paganini Nobre Mota, dono do único jornal impresso de Juazeiro.

Aberração porque nem é necessário saber muito a respeito das ideologias dos dois partidos, para concluir que os dois estão em lados opostos no que se refere a bandeiras de luta. No entanto, na manhã seguinte, dediquei um tempo a uma breve pesquisa sobre históricos, ideologias e projetos políticos de ambos os partidos.

A comparação entre esses dois partidos antagonistas historicamente, mas que vão dividir o mesmo palanque aqui em Juazeiro, só reforçou o sentimento que eu tive quando vi aquela cena dantesca. Dentre as informações colhidas nos sites oficiais de cada partido, destaca-se o trecho onde o PCdoB declara o que ele chama de "O desafio da contemporaneidade":

"O desafio, na atualidade, é conduzir o processo político a um patamar mais promissor. O Brasil precisa e tem condições de efetivar um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento (NPND) com realizações arrojadas. Este projeto é chamado a suplantar os impasses e deformações resultantes das vicissitudes da sua história política e socioeconômica (...) As contradições estruturais e fundamentais da realidade brasileira exigem como resposta consequente superar: (...) a condição de Estado conservador, sob controle dos círculos financeiros. Em defesa do Estado democrático, laico, inovador, que garanta ampla liberdade para o povo e sua participação política na gestão do Estado.

Em contrapartida, o Partido Social Cristão, aquele que faz da religião e da política uma simbiose de absurdos e opressões contra minorias e direitos conquistados a duras penas, conta no seu histórico que, "Assim nascia o Partido Social Cristão, sustentado na Doutrina Social Cristã, inspirado nos valores e propósitos do Cristianismo, em busca de uma sociedade justa, solidária e fraterna. (...) O PSC foi criado para ser um partido diferente no cenário político brasileiro, que procura de maneira altiva novos rumos para a nacionalidade, defendendo a conservação do meio ambiente, o desenvolvimento sustentável, o bem-estar dos idosos e aposentados, a segurança no trânsito e os níveis estáveis de emprego".

Diante do exposto, resolvi parar minha ligeira pesquisa por aí. No entanto, essa aliança entre comunistas e conservadores serviu também para abrir os meus olhos sobre a coligação que se apresenta para unir forças em prol do programa encabeçado pelo PCdoB.

E foi aí que eu percebi que o buraco era mais embaixo. Que o problema não era só a anomálica parceria entre comunistas e conservadores. Se formos analisar o cenário político em nível nacional e se trouxermos à discussão aquilo que despertou o Brasil para o debate político, o impeachment, veremos que essa coligação trata-se, na verdade, de uma união entre partidos favoráveis e contrários ao processo que afastou do cargo a presidenta Dilma Rousseff.

Aliás, dos dez partidos que integram a tal base aliada do governo Isaac Carvalho, PCdoB, PT, PROS, PRB, PSC, PR, PP, PSL, PSD e PTB, apenas o PCdoB (partido do prefeito) e o PT (partido da presidenta) votaram contra o processo de impeachment de Dilma. O percentual dos votos nos demais partidos ficou da seguinte forma:

Partido

Percentual de deputados que votaram SIM

PSL

100%

PRB

100%

PSC

100%

PP

84,4%

PSD

78,4%

PTB

70%

PROS

66,7%

PR

65%

 
Alguém vai dizer que não dá para comparar os cenários dos níveis nacional e municipal, macro e micro. Podem até dizer que aqui a realidade é outra (se é, eu não sei). Mas isso não me convence. O que eu vi foi que nem o atual prefeito, nem o presidente do diretório municipal do PCdoB, Gilson Araújo, nem a plateia, nem mesmo a militância demonstraram algum desconforto em estar dividindo o palanque com o que tem de mais conservador no cenário político nacional.

Nenhum desconforto em estar ao lado daquilo que representa a possibilidade de um retrocesso no que diz respeito aos avanços sociais, sobretudo no âmbito dos grupos considerados minorias, como os LGBTs, mulheres, negros, indígenas, ou ainda retrocessos nas discussões a respeito da descriminalização da maconha, do aborto, e tudo aquilo que os conservadores acusam de afronta à moral, aos bons costumes e à tradicional família brasileira.

Contrariando a máxima de que se conselho fosse bom não se dava, se vendia, segue o apelo: Comunistas de Juazeiro, revejam essa anomalia que futuramente, caso os partidos coloquem em prática suas "ideologias", pode macular a história do PCdoB aqui em nossa cidade. Ainda há tempo!

Por Danilo Duarte - Jornalista

Foto: Zelito Rodrigues

Mais informações em:

 http://www.pcdob.org.br/documento.php?id_documento_arquivo=1

http://www.psc.org.br/site/partido-social-cristao/historico.html

http://www.ebc.com.br/noticias/2016/04/saiba-quem-votou-contra-a-favor-impeachment-dilma-na-camara-deputados

http://g1.globo.com/politica/processo-de-impeachment-de-dilma/noticia/2016/04/veja-estados-e-partidos-que-mais-votaram-pelo-impeachment-na-camara.html

Variadas
24 de Maio / 2016 às 22:26 | Nenhum Comentário

Representantes do Comitê Olímpico Rio 2016 estiveram no último domingo (22), no Paço Municipal para fazer a entrega dos uniformes dos alunos vencedores do concurso de redação "O Brasil e os Jogos Olímpicos", que vão receber a tocha no início do percurso, na próxima quinta-feira (26), em Juazeiro.

O superintendente de eventos da Prefeitura, Samuel Morares e a diretora da Secretaria de Educação e Esportes - SEDUC, Renata Araújo receberam os três uniformes especiais #‎SomosTodosBrasil (composto por bermuda e camiseta), que devem ser usados pelos anfitriões no dia da passagem do Revezamento da Tocha Olímpica pelos alunos vencedores do concurso, Ana Beatriz de Carvalho, Patriciane Moraes e Ananda Coelho, do Colégio da Policia Militar Alfredo Viana (CPM).

"O objetivo do concurso foi estimular e fortalecer nas escolas os valores olímpicos de respeito, amizade e excelência e valores como: determinação, coragem, igualdade e inspiração, por meio da livre expressão dos estudantes de escolas públicas. Quero parabenizar as alunas vencedoras que vão participar deste momento histórico para o esporte da nossa cidade", ressaltou a diretora da SEDUC, Renata Araújo.

Além da participação dos alunos premiados, cerca de 10 mil alunos da Rede Municipal de Ensino farão a festa por todo o percurso da tocha. A equipe da SEDUC vai montar estruturas em vários pontos da cidade para que os alunos possam interagir com os condutores da tocha e realizar várias apresentações, como dança olímpica, as fanfarras das escolas, demonstração dos atletas mirins, entre outras atrações. 

Depois da entrega dos uniformes os representantes do Comitê fizeram a rota da tocha olímpica e confirmaram todas as atrações que a Prefeitura Municipal está preparando para o dia do evento.

Os condutores sairão da Rodovia Lomanto Júnior (passando pelas entradas dos bairros Castelo Branco, Alto do Cruzeiro e Lomanto Júnior), Avenida Adolfo Viana, Orla 1, Bairro Santo Antônio, até a chegada na Orla 2, nas proximidades do Vaporzinho, onde será montada a Praça de Celebração, que contará com apresentações culturais envolvendo escolas da rede municipal de ensino, grupos e artistas locais.

"Juazeiro está preparando uma grande festa para a próxima quinta-feira, dia 26, feriado de Corpus Christi. Serão 6 km percorridos por 30 condutores. Vamos fazer bonito e mostrarmos a alegria do nosso povo e a riqueza cultural da nossa cidade para o mundo. Quero convidar toda a população a se fazer presente neste momento histórico do esporte de Juazeiro", finalizou Samuel Moraes.

Ascom/Juazeiro
Variadas
24 de Maio / 2016 às 22:00 | Nenhum Comentário

Nesta segunda-feira (23) aconteceu em Curaçá uma audiência pública que teve como pauta a situação do matadouro da sede do município, interditado desde o fim do mês de abril, e ainda dos que estão localizados no Distrito de Riacho e no Povoado de Pedra Branca. O Evento foi realizado na Câmara Municipal (CM), reunindo representes dos poderes executivo e legislativo, marchantes e sociedade civil como um todo, além de representantes de instituições: Associação de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB); Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e do Matadouro Campo Gado de Juazeiro.

O Chefe de Departamento Pecuária da SMDR, Marcos Vinícius Borges, apresentou, por meio de slide, a realidade atual do matadouro de Curaçá e a necessidade de adequação, diante das exigências impostas pelas fiscalizações. Anselmo Vital (Inema) ressaltou que os matadouros de Curaçá estão localizados em Áreas de Preservação Permanente (APP), próximos ao Rio São Francisco, sugerindo a viabilização, junto aos deputados, de emendas para a construção de um matadouro que atenda as demandas do Município.

Valtércio Leal da ADAB sugeriu que o abate fosse realizado por empresas privadas. Gustavo Machado, Abatedouro Frigorífico - Campo Gado de Juazeiro, exemplificou os preços para se abater animais em Juazeiro e convidou os marchantes para visitarem o matadouro Campo Gado, bem como destacou que cederia uma câmara fria para o armazenamento das carcaças dos animais.

"É inviável o abate em Juazeiro, pois as carnes vão ficar com preços altíssimos, mesmo que a Prefeitura arque com custo de transporte, como foi apresentada essa possibilidade", disse o Vereador Beto. Os marchantes também discordaram da possibilidade. "Não temos como arcar com o transporte desses animais dos distritos para Juazeiro", destacou João Ventura. O Técnico Agrícola Ticiano Félix também se posicionou contra a privatização de parte do serviço. "Precisamos pensar em uma maneira mais viável para construir o nosso matadouro, nem que seja com uma planta mais simples", comentou. Wilson Costa, filho de marchante, da Fazenda Cerca de Pedra, lembrou que é preciso zelar pela sanidade do animal e da carne comercializada. "Multas serão aplicadas ao produtor que descumprir as determinações". Januário Ferreira e Beto Araújo também defenderam a construção de um matadouro.

Ainda durante o Evento, os vereadores sugeriram a formação de uma comissão composta por marchantes, produtores rurais e membros dos poderes Executivo e Legislativo (representado por Flamber Feitosa), com o objetivo de realizar reunião no gabinete do Prefeito Carlinhos Brandão. A Comissão foi recepcionada pelo Gestor Municipal. Na oportunidade, foi sugerida uma reunião com o Ministério Público para discutir um possível Termo de Ajuste de Conduta (TAC), de acordo com as condições do Município, até que o problema seja solucionado.

Com informações da Ascom/Curaçá
Política
24 de Maio / 2016 às 21:24 | Nenhum Comentário

Parques renováveis viabilizarão mais de meio bilhão de reais em investimentos para Juazeiro

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro, Carlos Neiva, consultou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a respeito da instalação de quatro usinas solares no município, cujo leilão ocorreu em novembro de 2015 em São Paulo. A Aneel esclareceu que “as minutas das outorgas estão no MME (Ministério de Minas e Energia)”. Os documentos foram encaminhados em abril deste ano para fins de emissão e publicação da respectiva portaria.   

Tão logo a outorga seja publicada, o consórcio Sunedison Brasil, vencedor do leilão, terá 25 dias úteis para assinar o contrato de comercialização. Os quatro parques energéticos de Juazeiro, licitados no Governo Dilma, viabilizarão R$ 488 milhões de investimentos. “Juazeiro entrou, de fato, no mapa do desenvolvimento sustentável gerando a energia do futuro, limpa, usando o Sol como combustível”, frisou Neiva.

Ainda de acordo com a Aneel, a data de início de suprimento, ou seja, quando a usina deverá estar pronta e iniciando a operação comercial, é primeiro de novembro de 2018. A Agência pontuou, no entanto, que “o cronograma de implantação, inclusive início de obras, varia de acordo com o empreendimento, e é informado no respectivo ato de outorga”.

Energia dos Ventos

A usina Pedra do Reino IV, de energia eólica (a partir da força dos ventos), teve sua outorga emitida no último dia 12 de maio. A portaria ministerial (MME 181) estabelece que a implantação do canteiro de obras em Juazeiro ocorra até 1º de abril de 2018 por parte da Gestamp. Somando as cinco usinas (a Pedra do Reino e as quatro solares) o montante investido com energias renováveis passa de meio bilhão de reais para Juazeiro.

Por Claus Oliveira/Sedetur
Variadas
24 de Maio / 2016 às 21:00 | Nenhum Comentário

Nesta quarta-feira (25) mais de 3 mil cidades em 20 países vão participar da 22ª edição do Dia do Desafio, competição mundial que visa o incentivo da prática de atividades físicas. A Secretaria de Saúde de Petrolina adere, mais uma vez, à mobilização e durante todo o dia 25 realizará atividades físicas nas Unidades de Saúde.

"A equipe do NASF estará distribuída nas Unidades de Saúde com o objetivo de estimular as pessoas a se exercitarem pelo menos 15 min no dia. O grande objetivo é despertar as pessoas para a importância da atividade física e a gestão do prefeito Julio Lossio trabalha firmemente para promover saúde, bem estar e qualidade de vida", explicou a coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Rebeca Santana.

Petrolina disputará com a cidade cubana Holguin e vencerá a que registrar mais participações entre 00h às 21h, através do número 0800 321 1688. "É importante que realizem 15 minutos de atividade física e registrem. Em 2015, Petrolina venceu a cidade de Bauru (SP) com 45,95% contra 23,11%", acrescentou Rebeca.

Ascom/Petrolina
Variadas
24 de Maio / 2016 às 20:25 | Nenhum Comentário

A Casa de Farinha Produções e os Grupo de Espadeiros de Senhor do Bonfim apresentam no dia 01 de junho a Mostra Audiovisual sobre a Guerra de Espadas de Senhor do Bonfim: "Também Sou Guerreiro". Serão lançados o curta-metragem (documentário) de Guto Peixinho "No rastro do Fogo", uma realização Peixinho Produções, e o média-metragem documentário de Biel Fagundes "Guerra de Espadas: tradição não se apaga", da Chapow produções.

No mesmo dia estará aberta ao público a exposição fotográfica "Brincando com Fogo", do Antropólogo Rodrigo Gomes Wanderley, que retrata o dia da Guerra de Espadas, um breve ensaio de Antropologia Visual sobre a manifestação da Cultura Popular que acontece no dia 23 de junho em homenagem a São João. A exibição será realizada no Centro Cultural Cecíliano de Carvalho, em Senhor do Bonfim. O número de vagas é limitado a 300 pessoas.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

18:30 - Exposição Brincando com Fogo , Rodrigo Pezão Wanderley;
20:00 - Curta-Metragem (Doc) 23min: "No Rastro do Fogo", Dir. Guto Peixinho.
20:23 - Longa metragem (Doc) 70 min: Guerra de Espadas: tradição não se apaga. Dir. Biel Fagundes

Será realizado recolhimento de alimentos não-perecíveis que serão doados a instituições filantrópicas.

Política
24 de Maio / 2016 às 20:03 | 2 Comentários

Em resposta a matéria postada às 18:05h a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Juazeiro explica que o prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho contesta a informação do Tribunal de Justiça de que teria praticado desvio de verba, e alega que houve apenas um erro de publicação da Lei Orçamentária. Confira a nota oficial da Prefeitura:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O prefeito Isaac Carvalho informa que não houve qualquer desvio de verba pública, pois o ato se deu por conta de um erro de publicação da lei orçamentária, e que irá recorrer da decisão.

Ascom Prefeitura de Juazeiro

Variadas
24 de Maio / 2016 às 20:00 | Nenhum Comentário

Na próxima sexta-feira, 27, a Prefeitura de Juazeiro e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) inauguram mais uma etapa da obra de esgotamento sanitário do município. Às 11h será entregue à população a quinta Estação Elevatória, localizada no bairro Dom José Rodrigues, atendendo ao referido  bairro, ao Residencial São Francisco e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA. 

De acordo com o engenheiro civil do SAAE, encarregado pelas obras do saneamento, Henrique Santiago, até o final do ano serão construídas 20 elevatórias. Quatro já estão em funcionamento, outras quatro encontram-se aptas para operar. 

Henrique Santiago relatou ainda que o projeto do esgotamento sanitário do município contempla também a construção de ramais condominiais e as ligações domiciliares e intradomiciliares. Esta semana os trabalhos concentram-se nos bairros Alto da Aliança, nas ruas Bento Gonçalves, Frei Fernandes e Eurico Gaspar Dutra; no Tabuleiro, nas ruas 01, 02, e 03; na Codevasf, nas ruas Vegetação, Juventude, do Estudante, Alegria e Fraternidade; além dos bairros Jardim Flórida e Jardim Vitória. Até o momento a autarquia já executou a construção de 15.281,04 metros de redes condominiais, 964 ligações intradomiciliares e 2.010 ligações domiciliares. 

Um fato relevante exposto pelo engenheiro foi a necessidade de incluir no projeto a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto. "O crescimento da cidade e o grande número de ligações domiciliares e intradomiciliares nos obrigou a incluir no projeto a construção de uma nova estação já pensando o futuro, evitando com isso que tenhamos que corrigir problemas desnecessários. Ao final da obra Juazeiro estará entre as poucas cidades do Brasil 95% saneada". 

Entre os mais de 20 bairros da cidade que serão beneficiados pela obra do saneamento está o João Paulo II, onde o SAAE já concluiu os trabalhos que atenderam a construção da estação elevatória de esgoto de número 08, uma rede coletora de esgoto no Distrito Industrial, e 1.742 ligações domiciliares e intradomiciliares. 

Os demais bairros beneficiados pelo esgotamento sanitário realizado pela Prefeitura de Juazeiro e o SAAE são: Antonio Guilhermino, Distrito Industrial, Alto da Aliança, Vila Tiradentes, Argemiro, Codevasf, Malhada da Areia, Residencial São Francisco, Residencial Brisa da Serra, Residencial Rodeadouro, Residencial Mairi, Piranga, Jardim Flórida, Jardim Vitória, Quidé, Pedra do Lord, Palmares, Jardim São Paulo, Novo Encontro, São Geraldo e Tabuleiro.

Ascom/Juazeiro
Política
24 de Maio / 2016 às 19:25 | 1 Comentário

Atendendo o pleito do vereador de Jaguarari, Lourival Ameida (Louri), o deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, esteve no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra, para pedir o embargo do leilão da Fazenda Mariad-1, em Juazeiro, com o objetivo de utilizar a propriedade para desenvolver política de reforma agrária.

Segundo o parlamentar, na fazenda funciona a Associação do Movimento dos Colonos Excluídos, que existe desde 2012, conta com 70 associados e cerca de 40 famílias residem no local. “Precisamos desenvolver políticas que garantam o assentamento rural, possibilitando a sustentabilidade e viabilidade econômica. Na Fazenda Mariad-1, as famílias vivem da agricultura familiar, chegando a comercializar alguns dos produtos produzidos na fazenda, como goiaba, melão, maracujá, cebola e alface, no Mercado Produtor, em Juazeiro”, disse o deputado Roberto Carlos.

O Incra, atendendo o pedido do deputado, embargou o leilão, objetivando garantir instrumentos fundiários adequados aos associados do Movimento dos Colonos Excluídos, gerando trabalho e produzindo alimentos.

Ascom Dep. Roberto Carlos
Esporte
24 de Maio / 2016 às 18:45 | Nenhum Comentário

Na próxima quinta-feira (26) as cidades de Juazeiro e Petrolina irão receber, pela primeira vez, a Tocha Olímpica, um dos símbolos tradicionais dos Jogos Olímpicos.

Toda uma estrutura já está sendo preparada para a passagem da Tocha em Juazeiro, desde a segurança, organização do trânsito, limpeza de vias, apresentações artísticas e culturais. O símbolo Olímpico irá chegar às 10h em Juazeiro e o seu trajeto terá o seguinte roteiro: Rodovia Lomanto Júnior (passando pelas entradas dos bairros Castelo Branco, Alto do Cruzeiro e Lomanto Júnior), Avenida Adolfo Viana, Orla 1, Bairro Santo Antônio, até a chegada na Orla 2, nas proximidades do Vaporzinho.

Entre os atletas que irão fazer o reversamento da Tocha durante o percurso está Francisco da Silva Cardoso, o Cardozinho, Lourival Quirino e Amariles da Silva Alho Cristiane Oliveira. Enquanto a Tocha passa pelas ruas e bairros de Juazeiro, uma programação artistica e musical acontecerá na Orla 2 com a apresentação da Quadrilha Luar Do Sertão, Samba de Veio, Neto e Mundinho, Balé Olímpico da Escola Maria José Lima da Rocha, Maurício Dias e os Profissionais da Bossa (Homenagem a João Gilberto) e Amadores Profissionais – Encerramento em ritmo de carnaval.

Na cidade vizinha, em Petrolina, a Tocha está marcada para chegar às 15h20 e será recepcionada por estudantes do Colégio da Polícia Militar e do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), que venceram um concurso de redação. O Fogo Olímpico passará em 17 bairros da cidade e terá 110 condutores durante o percurso que começará na BR 407, próximo ao bairro Quati, e terminará na Orla, no Portal do Rio, às 19h10. 

A partir das 17h30, na Orla, apresentações musicais irão festejar a passagem da Tocha Olímpica no município pernambucano. Entre as atrações estão: Matingueiros, Dorgival Dantas, Andréa Vitória, Dan Valente, banda Santa Dose além de apresentações culturais.

A abertura dos Jogos Olímpicos será no dia 05 de agosto no Rio de Janairo e o encerramento será no dia 21 do mesmo mês.

Confira nos mapas a seguir todo o trajeto da Tocha Olímpica no Vale do São Francisco.

Da redação Alinne Torres
Variadas
24 de Maio / 2016 às 18:30 | Nenhum Comentário

A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 segue até o próximo dia 27 em Juazeiro. Dados da Secretaria de Saúde informam que mais de 36 mil pessoas, 83% do público alvo já foram imunizados até o dia 23 de maio. 

Nesta fase serão atendidos três grupos prioritários: gestantes, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) e idosos com 60 anos ou mais. A meta é vacinar no mínimo 80% das 44 mil pessoas que pertencem aos grupos. A vacina está disponível nas unidades básicas de saúde das 8h às 12h e das 14h às 17h, na zona urbana e na zona rural, das 7h30 às 13h.

O superintendente de Humanização, Klynger Farias, orientou que esses grupos procurem os postos de saúde. "Nossas unidades estão preparadas, a vacinação contra a Influenza é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da gripe H1N1 e suas complicações", explicou Klynger.

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos que, após contato com a superfície recém contaminada por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Ascom/Juazeiro
Política
24 de Maio / 2016 às 18:05 | 32 Comentários

O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB), foi condenado pela Justiça há um ano, 11 meses e 10 dias de prisão, por cometer ilegalidades com recursos públicos. Ao longo de 2010, o gestor remanejou ilegalmente recursos orçamentários, mediante emissão de decretos de abertura ilícita de créditos adicionais suplementares, cujo montante chega a aproximadamente R$ 112 milhões.

Porém, os desembargadores substituíram a prisão pela perda do cargo e inelegibilidade e inabilitação para o exercício de função pública durante cinco anos, além do pagamento de multa e prestação de serviços à comunidade. Nesta eleição, o comunista não será prejudicado, já que não tentará a reeleição.

Em março deste ano, o mesmo prefeito foi multado Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) pela prática de nepotismo com sua companheira, Zane Ellen Barbosa Nunes, para o cargo de assessora executiva e de Angelita Carvalho, sua irmã, para o cargo de chefe de gabinete. Ainda foram nomeados primos, esposas de primos e cunhada.

Fonte: Bocão News Foto de arquivo do blog
Informativos
24 de Maio / 2016 às 18:00 | Nenhum Comentário

O Hospital Regional de Juazeiro (Gestão APMI) continuará realizando, no próximo sábado (28), um mutirão de pequenas cirurgias. Serão ofertados 120 procedimentos durante todo o dia. Pacientes que necessitarem de procedimento de Cirurgia Geral, como por exemplo, retirada de pequenos tumores benignos e pequenos sinais de pele, retirada de cistos, verrugas, cantoplastia, entre outros, podem procurar o ambulatório do HRJ.

Os interessados devem comparecer ao local portando Cartão SUS e documento de identidade (RG). Os procedimentos realizados durante o mutirão não precisam de encaminhamento médico, a triagem será realizada pelo Cirurgião Geral na própria unidade.

Maiores informações através do telefone 3614-8350.

Ascom/Hospital Regional
Variadas
24 de Maio / 2016 às 17:30 | Nenhum Comentário

A Escola representa o lugar ideal para o desenvolvimento de programas que visam a promoção da saúde, pois quando desenvolvidos nas escolas, os programas passam a atingir alunos, pais professores e comunidade em geral . A partir da preocupação desses hábitos saudáveis com a alimentação, que a escola municipal Julia Elisa Coelho, localizada no bairro Alto Cocar, realizou a V Mostra Interdisciplinar: Escola sustentável e qualidade de vida.

A V Mostra Interdisciplinar apresentou um stand relacionado à alimentação saudável. A nutricionista da Seduc, Sílvia carvalho, participou do evento esclarecendo dúvidas relacionadas a uma alimentação saudável e também referente à Alimentação Escola. Segundo a nutricionista, o espaço de convivência escolar torna-se relevante para mudanças de hábitos alimentares. "Estamos participando na construção do conhecimento do indivíduo estimulando-o a assumir atitudes mais saudáveis para viver hoje e no futuro, "concluiu.

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
24 de Maio / 2016 às 17:00 | Nenhum Comentário

Nesta terça-feira (24/05) acontece no Departamento de Ciência Humanas (DCH) – Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), debates e ações de mobilização durante a parada nacional em protesto ao Projeto de Lei da Presidência da República - PLP 257/2016.

O projeto faz parte do pacote de ajuste fiscal proposto pelo governo interino de Michel Temer com a finalidade de ajustar as contas públicas e amenizar as dívidas de estados e municípios com a união.

Para o funcionalismo público em geral (municipal, estadual e federal) este projeto acarreta grandes prejuízos, pois dentre outros aspectos prevê o congelamento de salários, o não pagamento de vantagens como progressão ou gratificações de desempenho, o aumento na contribuição previdenciária e cria espaço para demissões dos servidores. Porém, não são apenas os servidores públicos estarão com seus direitos em xeque, pois o PLP 257/2016 prevê também a suspensão dos concursos públicos e a extinção da atual política de reajuste do salário mínimo.

No DCH III, Professores, Analistas e Técnicos, Estudantes estão se mobilizando em protesto contra este projeto. A comunidade acadêmica e externa se reunirá às 16h e às 19h no Auditório Multimídia para um debate sobre o referido projeto de lei e análise da conjuntura política nacional. Outros encaminhamentos serão: criação de um calendário de mobilização permanente com a realização de aulas públicas; criação de um observatório do Governo Interino de Michel Temer; formulação de um documento a ser apresentado ao Conselho Superior da Universidade do Estado da Bahia e preparação de material para um protesto durante a passagem da tocha pela cidade de Juazeiro (BA).

Esta mobilização é parte das ações de diversos sindicatos no Brasil dos mais variados segmentos de trabalhadores da educação superior e básica na Semana de Luta Unificada do Setor das Instituições de Ensino Estaduais e Municipais que iniciou nesta segunda-feira, 23 de maio e se estende até esta sexta-feira, 27 de maio, em todo Brasil. 

Ascom/UNEB
Informativos
24 de Maio / 2016 às 16:45 | 1 Comentário

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do nosso amigo da Guarda Escolar da Escola Municipal Aprígio Duarte e secretário da Associação de Moradores e Amigos do bairro Coreia, Antônio dos Santos Sobrinho, o nosso querido Toinho. Segundo informações que chegaram ao Blog, Toinho sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e não resistiu. Toinho também foi comunitário da Vila Jacaré.

Nós do Blog Geraldo José externamos nossos sentimentos a família e amigos.

Política
24 de Maio / 2016 às 16:30 | Nenhum Comentário

O ministro da Educação, Mendonça Filho, informou que irá garantir novas inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) a partir de junho - e não mais para o fim do ano, conforme previsão inicial revelada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" nesta segunda-feira (23). Mendonça afirma que encontrou o programa sem recursos, mas que conseguiu negociar com o Ministério do Planejamento orçamento para novas candidaturas. "Com a garantia de recursos, a equipe técnica do MEC está trabalhando para, até o final de junho, anunciar o processo das novas inscrições do Fies", disse o ministério, em nota. O jornal apurou que o novo ministro assumiu compromisso de dar continuidade aos programas educativos iniciados ou fortalecidos na Era PT (Fies, ProUni e Pronatec), mas que novas vagas dependeriam exclusivamente de um balanço financeiro que, segundo interlocutores do MEC, não seria otimista para este ano. Mendonça confirma, por exemplo, que o orçamento do Pronatec já está zerado para 2016. Porém, afirmou que o programa não será interrompido. "O MEC está buscando outra solução junto ao Sistema S, o que vai assegurar as novas vagas do Pronatec", disse a nota.

Estadão
Variadas
24 de Maio / 2016 às 16:00 | 1 Comentário

O secretário Josias Gomes (Relações Institucionais) recebeu em audiência na Serin o deputado estadual Crisóstomo Lima (Zó), integrante do PC do B. Também participou da reunião o chefe de Gabinete do deputado, Aury Castro. O deputado reivindicou várias ações do Estado na região de Juazeiro, município localizado na região norte da Bahia.

O deputado Zó pediu a recuperação asfáltica da rodovia BA-210 no trecho de 120 km que liga os municípios de Curaçá e Abaré. Na mesma estrada reivindicou nova pavimentação no trecho de 47 km que liga os povoados de Piçarrão a Quixaba, localizados no município de Sento Sé.

“Também solicitei uma reunião conjunta com representantes da Serin, Casa Civil, Recursos Hídricos, e SDR para discutir um novo modelo de administração – gestão compartilhada - para a Adutora Mineração Caraíba”, diz o deputado Zó.

O parlamentar do PC do B informa, ainda, que solicitou uma reunião com a Secretaria de Recursos Hídricos e a Secretaria de Desenvolvimento Regional para discutir a situação dos agricultores instalados na borda do Lago de Sobradinho. “Reivindico a construção de canais de aproximação para levar a água até as propriedades daqueles agricultores”, explica o deputado Zó.

Ascom/Deputado Estadual Zó
Variadas
24 de Maio / 2016 às 15:45 | 1 Comentário

Na sessão desta segunda-feira (23), o vereador de Juazeiro Antônio Tibúrcio de Souza Caffé (PROS) cobrou da gestão municipal a conclusão das obras nas estradas vicinais nas comunidades rurais de Malhada da Areia, Angico, Serra dos Badecas. 

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) enviou nota ao Blog Geraldo José e esclareceu que "trabalha na recuperação das estradas vicinais no interior de Juazeiro com três frentes: conclusão do trabalho no distrito de Maniçoba, distrito de Abóbora e na região do distrito de Pinhões, beneficiando as comunidades de Lagoa do Boi, Malhada da Areia, Angico, Serra dos Badecas, Juramento, Juvenal e Açude da Rancharia e uma outra frente de trabalho atua na região de Tanque Novo, Jaramataia, Baraúna até Cacimba do Silva".

A Sesp informou ainda que os equipamentos que estavam sendo usados em Maniçoba, Abóbora e na região do distrito de Pinhões entre Lagoa do Boi e Açude da Rancharia tiveram problemas e encontram-se em manutenção. Tão logo os equipamentos estejam recuperados os serviços serão retomados.

Espaço do Leitor
24 de Maio / 2016 às 15:30 | 3 Comentários

Vejo hoje várias matérias em vários meios de comunicação brasileiros que a ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, quer que a presidente afastada "politicamente", Dilma Rousseff, ofereça obrigatoriamente explicações sobre seu discurso de que foi vítima política de golpe. Ou seja, ela deve explicar o que significa a palavra "golpe" que sofreu dos puros e dos santos 367 deputados federais que desrespeitando quase 54 milhões de cidadãos brasileiros, que escolheram deixar Dilma governar democraticamente por mais quatro anos, afastaram ela antes mesmo de qualquer julgamento de contas da parte do Tribunal de Contas da União.

Fiquei extremamente preocupado! Mas pode ser que minha preocupação seja resultado de minha própria ignorância do papel que deve exercer o judiciário brasileiro em relação ao direito da liberdade de expressão como garante a Constituição Federal. Pode ser realmente que eu seja um ignorante e esteja aqui omitindo opinião resultado da minha própria ignorância, mas não posso compreender como uma ministra da mais Alta Corte brasileira ouvindo um grupo de deputados que não gostam de ser chamados exatamente do são, golpistas, ignora e viola o inciso IV do artigo 5º. da Constituição de 1988, de acordo com o qual "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato".

Pelo que sei Dilma é brasileira, não vive no anonimato, e nem mesmo está cometendo um crime ao dizer que está sofrendo um "golpe" político, por que mesmo os mais mesquinhos intelectualmente falando, exatamente aqueles que cegamente acreditam em Rede Globo e outros em Papai Noel, sabem que contra Dilma não foi provado nenhum tipo de crime, enquanto que a maioria daqueles que não gostam do dedo apontado em seus rostos como mentores do golpe político, estão envolvidos em processos "marrons" pelos mais variados crimes contra a coisa pública.

Minha preocupação é que a partir desse ato e desses pormenores contra uma Presidente da República eleita diretamente pelas prerrogativas da democracia plena, isso possa servir de discurso, e de punitiva multiplicação contra qualquer pessoa que omita opinião sadia, respeitando as convenções sociais e dentro das regras que garantem a Constituição Brasileira. Ou seja, minha preocupação é que daqui a pouco correremos todos o risco de não podermos mais omitir nossas opiniões, ou mesmo não podermos mais manifestar indignação sadia contra o sistema de "coisas em si" que não concordamos como nos garante as regras de nossa democracia.

Se um chargista pode ser condenado porque fez uma charge indignado com certos advogados, se um grupo de estudantes não podem se manifestar numa universidade, se uma Presidente da República, que por enquanto somente está afastada "politicamente" não pode falar a palavra golpe que está sofrendo, imagine o que não pode acontecer com um jornalista independente ou mesmo com um blogueiro qualquer que apenas omitem suas opiniões em seus espaços de atuação! Considero necessário, literalmente necessário, a existência dos guardiões da Constituição Brasileira, bem como das leis que regem nosso país, mas considero mais necessário ainda que estes de fato cumpram também o está escrito como regras para todos os brasileiros.

Por Genaldo de Melo
Policial
24 de Maio / 2016 às 15:00 | Nenhum Comentário

Policiais Militares da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar – "Base Sertão" – apresentaram uma mulher na Delegacia de Polícia Civil que estava mantendo idoso de 72 anos em cárcere privado, em Juazeiro-BA, por volta das 15h30, no dia 23 de maio de 2016.

Depois de várias denúncias de que havia uma pessoa sofrendo de maus tratos, a  jornalista Cibele Fonseca, responsável pelo site Preto no Branco, pediu apoio a 75ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar) para ir ver a veracidade das denúncias, a VTR 7501 foi ao local e constatou a veracidade dos fatos e assim chegou a pessoa de MARIA AURIZETE DOS SANTOS, na rua Gaspar Dutra, nº 91, no bairro Alto da Aliança, Juazeiro-BA .

 Foi encontrado na residência da acusada, no quarto dos fundos, o senhor de nome LOURIVAL PEREIRA DE JESUS abandonado e o local todo sujo e com um odor insuportável.

Ambos foram encaminhados ao órgão competente para serem tomadas as medidas cabíveis ao caso no tocante a vítima por estar muito debilitado foi levado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Ascom 75ª CIPM
Policial
24 de Maio / 2016 às 14:30 | Nenhum Comentário

Policiais da 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar conduziram à delegacia de Polícia Civil Rodrigo Erlan de Souza Castro, 28 anos, por ameaçar o próprio pai, de 45, com 2 pedras nas mãos, nesta segunda-feira (23), às 13h20, na Rua Francisco Jacinto, Bairro Alto do Cemitério, em Senhor do Bonfim.

Asscom
Política
24 de Maio / 2016 às 14:15 | Nenhum Comentário

Mais uma reviravolta na 3° Superintendência da CODEVASF, em Petrolina. No final da manhã de hoje (24), Emílio Duarte de Souza e Silva, que havia tomado posse nesta segunda-feira (23), foi exonerado do cargo de superintendente da CODEVASF.

Emílio Duarte foi indicado ao cargo pelo Partido Progressista através do deputado federal Eduardo da Fonte.

Até a próxima sexta-feira (27) a 3° Superintendência da CODEVASF estará sob os comandos de Expedito Filho, que estava anteriormente a frente do cargo indicado pelo deputado federal Adalberto Cavalcanti (PTB).

Na sexta-feira deverá também sair a indicação do novo superintendente pelo partido PSB, comandado na região pelo senado Fernando Bezerra Coelho.

Da redação
Variadas
24 de Maio / 2016 às 14:00 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Saúde de Petrolina informa que a Unidade de Saúde do bairro Santa Luzia passará por reforma a partir da próxima segunda-feira (30), nesse período a equipe atenderá em novo espaço localizado na Rua 07, 71 B, Santa Luzia. Dessa forma, a unidade estará fechada na quarta-feira, 25, para mudança e organização dos equipamentos.

Devido à necessidade de estrutura adequada, os serviços de vacinação, curativos e pequenos procedimentos estarão disponíveis na AME José e Maria e UBS Terras do Sul.  Os demais serviços, como consultas médica, de enfermagem e dispensação de medicamentos, funcionarão normalmente no espaço temporário. 

Variadas
24 de Maio / 2016 às 13:30 | Nenhum Comentário

A exposição fotográfica "Educomunicando com o olhar"  fruto do projeto "Praticas Educomunicativas com o celular: o olhar fotográfico de jovens de Petrolina-PE e idosos de Juazeiro-BA”,  realizado entre os meses de fevereiro e abril deste ano,  com estudantes da Escola Professor Simão Amorim Durando em Petrolina-PE e idosos da UATI em Juazeiro-BA será aberta nesta quarta-feira, 25, na UNEB.

O acervo que consta com 40 fotos produzidas,  exclusivamente,  com celulares smarthphones, resultado do TCC das acadêmicas de Comunicação Social Jornalismo em Multimeios da UNEB,  Débora Sousa e Eliane Simões. 

A mostra reflete um novo olhar fotográfico sobre locais antigos das  cidades de Juazeiro e Petrolina e instiga a democratização das mídias móveis com a proposta de novos registros históricos.

"A implementação de projetos que visem instigar ao público a pensar sobre os Meios de Comunicação e a criar seu próprio conteúdo,  revolucionando o ato de comunicar,  e suas funções no mundo, são essenciais para a democratização da mídia. Diante desse contexto,  entendemos ter contribuído para a sociedade são franciscana,  ajudando esses jovens e idosos a lidar melhor com a câmera do celular,  entendendo o poder transformador da fotografia",  pontuam as curadoras e idealizadoras do Projeto, Débora e Eliane. 

A exposição será lançada nesta quarta-feira, 25, às 17 h na sala da UATI, na UNEB - Bairro São Geraldo em Juazeiro-BA.  

Asscom
Informativos
24 de Maio / 2016 às 13:00 | Nenhum Comentário

O Hospital Veterinário Universitário (HVU) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) deu início, ontem (23), às inscrições para a seleção de um estagiário do curso de Medicina Veterinária. O estagiário cumprirá a carga horária de 20 horas semanais e receberá bolsa mensal no valor de R$ 364,00 e auxílio transporte de R$ 132,00. As inscrições podem ser realizadas até sexta-feira (27). 

Para participar da seleção, o interessado deve estar matriculado no curso de Medicina Veterinária, já ter cursado ou estar cursando as disciplinas de Farmacologia, Semiologia Veterinária, Diagnóstico por Imagem, Patologia Especial e Patologia Clínica. Para se inscrever, os estudantes devem enviar para o e-mail hvet@univasf.edu.br a ficha de inscrição (disponível no Edital Nº 1/2016), comprovante de matrícula do semestre 2016.1 e histórico escolar da graduação atualizado. 

O processo seletivo será composto por prova teórica e entrevista individual, que serão realizadas nos dia 13 de junho. Durante a entrevista, serão considerados os conhecimentos e habilidades em semiologia veterinária, farmacologia, diagnóstico por imagem, patologia especial e clínica, cálculos de doses de fármacos e fluidoterapia e solicitação de exames complementares, bem como desenvoltura na entrevista e clareza na exposição. O local e horário da entrevista serão divulgados no dia 30 de maio aos candidatos inscritos por e-mail. O resultado final está previsto para ser divulgado em 15 de junho. 

Cronograma: 
Inscrições – até 27 de maio
Divulgação do local e horário das entrevistas e prova teórica – 30 de maio
Realização da prova teórica – 13 de junho
Entrevista – 13 de junho 
Resultado Final – 15 de junho
Apresentação dos documentos – 17 de junho
Início das atividades – 20 de junho

EDITAL

Brena Souza Ascom Univasf
Informativos
24 de Maio / 2016 às 12:30 | Nenhum Comentário

Nesta quinta-feira, 26, a cidade de Juazeiro receberá a Tocha Olímpica, com isso a Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) informa aos condutores que a partir das 22h de quarta-feira (25) até às 15h de quinta-feira (26) ficará proibido o estacionamento de veículos nas seguintes vias: Avenida Adolfo Viana, Orla I e II, Rua Princesa Isabel e Rua do Paraíso. 

O veículo que for encontrado nessas vias a partir do horário de proibição será notificado e removido para o pátio da CSTT, na Rua Oscar Ribeiro. “A interdição esta sendo realizada em todas as cidades que estão recebendo a Tocha Olímpica, e, após análise do setor técnico, tornou-se necessária a referida interdição para o ordenamento e a segurança dos corredores que vão conduzir a Tocha, além dos populares que irão acompanhar o ato na cidade”, esclareceu Vilmar Ferreira, Diretor Presidente da CSTT.

Por Débora Sousa/CSTT
Informativos
24 de Maio / 2016 às 12:00 | Nenhum Comentário

Devido à paralisação com fechamento dos portões, anunciada pela Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia, ADUNEB, a matrícula dos candidatos aprovados na 2ª chamada do Vestibular 2016 não poderá ser realizada nesta terça-feira, 24/05. Assim, a matrícula destes candidatos deverá acontecer somente no dia 25/05/2016 (quarta-feira).

Ascom Uneb
Variadas
24 de Maio / 2016 às 11:25 | 2 Comentários

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - subsecção Petrolina, realizou, na última semana, de uma campanha de proteção à gripe H1N1. Cem advogados foram imunizados contra o vírus. A campanha de vacinação promovida pela Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE) teve como objetivo, segundo Davison Alves represente do órgão na subsecção, oferecer aos advogados a oportunidade de receber, gratuitamente, a vacina dentro de um trabalho de prevenção à saúde. “Conseguimos com muita luta essa quantidade de doses e fizemos um agendamento prévio com os colegas adimplentes com a ordem. Nossa intenção é promover atividades que garantam aos colegas mais qualidade de vida”, explicou. 

O advogado Anilson Escobar, comentou a ação da OAB. “Com a imunização, estamos livres de possíveis danos À saúde que podem atrapalhar o advogado no exercício da sua função evitando que tenhamos os efeitos maléficos dessa gripe”, destacou. A advogada Ramayana Loura também participou da ação e foi imunizada. “Aproveitei a oportunidade e tomei a vacina para evitar contrair a doença”, contou. Para o presidente local da OAB, Alexandre Torres, a ação da CAAPE é muito importante. “Vamos continuar seguindo com nossa atuação permanente no zelo e cuidado com o advogado, pois a prevenção é um serviço essencial”, pontuou.                                                                                                  

A Gripe é uma doença infecciosa causada pelo vírus Influenza e que acomete as vias respiratórias. Entre os sintomas, é comum o aparecimento de febre alta, dor de cabeça e prostração. A transmissão do vírus da gripe acontece por via respiratória, geralmente, pela inalação partículas de saliva e secreção infectada em suspensão no ar. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Com a vacinação, é possível impedir que o vírus da gripe evolua para formas mais graves como pneumonia, por exemplo, entre outras complicações.

Ascom OAB Petrolina - WJr. Assessoria
Variadas
24 de Maio / 2016 às 11:00 | 1 Comentário

A quantidade de pessoas que compareceu ao Sarau do Bosque no Quintal do Poeta, provou, mais uma vez a força da produção cultural no Vale do São Francisco...
Foi mais um evento cheio de energia positiva, sorrisos e encanto. A Manuca Almeida e Lú Almeida, gratidão, essa parceria foi uma experiência muito rica e carregada de significados, obrigado por nos permitir sonhar.

Um abraço especial em cada músico e artista plástico, que acreditou na ideia, seja o "Los Ogros" e "Cabrón" com as guitarras distorcidas, "Douglas Cândido" e "Flávius Barbarossa" com as pinturas em nanquim sobre papel, "Silas França" com seu forró raiz contemporâneo, "Shuá" e "Kekê de Bela" com traços realisticamente psicodélicos, ou Cézar Fatel e Victória Duarte com uma experimentação ousada de guitarra, percussão, violino e talento, TODXS, fizeram apresentações memoráveis.

As intervenções poéticas e cênicas feitas pelo Clã VIRÁ, Manuquinha e Fernandinha Almeida encharcaram todxs de poesia. Aquele salve pra galera que subiu no palco e encarou a multidão pra recitar, rolou Maiakovski, Augusto dos Anjos e mais algumas pedradas, vocês "butaram" quente!

O sucesso do Sarau do Bosque no Quintal do Poeta nos motiva ainda mais para continuarmos na luta, na busca de recursos afim de conseguir executar tudo o que sonhamos e planejamos. A todo público que compareceu ao último Sarau, a Plataforma das Artes, as últimas 04 (quatro) festas no Bosque, só temos a agradecer pela confiança e garantir que mais produções com a marca do Bosque Coletivo, irão rolar por essas bandas muito em breve.

"O Bosque é um universo de possibilidades"

#saraudobosque #quintaldopoeta #bosquecoletivo #produzindonovale

Atenciosamente,

Produção Bosque Coletivo

Foto: Júnior Barbosa
Variadas
24 de Maio / 2016 às 10:46 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Educação de Petrolina tem feito um trabalho educativo junto com as comunidades escolares de preservação e cuidados com os bens públicos. Visto que ainda é grande o vandalismo, o que acarreta enormes prejuízos para a população. Nos últimos dias, cerca de dez ônibus que fazem a linha escolar das comunidades Nova Petrolina e Monsenhor Bernardino atendendo os alunos foram depredados prejudicando o atendimento dos alunos.

Mesmo com a Prefeitura de Petrolina investindo fortemente nas ações de reaparelhamento das escolas para dar mais dignidade e conforto aos alunos, a população vem sofrendo os danos e prejuízos da ação de vândalos que vão de encontro aos interesses da comunidade. Foram rasgados bancos, danificados janelas e pára-brisas, entre outras avarias.

Com 59 ônibus, 57 vans e sete lanchas, a SEDUC chega em 2015 com 140 linhas escolares, que percorrem cerca de 30 mil Km ao dia. As linhas são distribuídas no interior da cidade e comunidades da Sede, Monsenhor Bernardino e Nova Petrolina.

Ascom Seduc Petrolina
Variadas
24 de Maio / 2016 às 10:29 | 4 Comentários

Iniciada na manhã desta segunda-feira (23) a instalação dos equipamentos das duas Praças das Ciências construídas em Juazeiro. Uma equipe de técnicos da empresa Know How, responsável pela instalação dos equipamentos por meio de licitação, chegou ao município hoje e deve concluir a instalação dos equipamentos até a próxima quarta-feira. 

A implantação das duas praças em Juazeiro, uma na Praça João Medrado (no bairro Dom José Rodrigues) e a outra na Avenida Flaviano Guimarães (Centro) é fruto de um convênio da Prefeitura com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SECTI/BA) em parceria com o Banco do Brasil, viabilizado pelo deputado estadual Roberto Carlos (PDT/BA). 

Segundo a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, a praça tem o intuito de incentivar a curiosidade das crianças e atraí-las para o estudo mais aprofundado dos fundamentos da física, através de oito equipamentos lúdicos: Conchas acústicas; Bicicleta Geradora; Harpa de Tubos; Alavanca; Gangorra de braços diferentes; Cadeira Giratória; Balanços de comprimentos diferentes e Basquete giratório. 

“40 praças foram disponibilizadas para os municípios baianos e Juazeiro está recebendo duas. Num primeiro momento a Secretaria de Serviços Públicos fez toda a adequação das praças e agora a SEDUH está acompanhando a reta final que é a instalação dos equipamentos e sinalização”, explica o titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) Jorge Barboza, atual responsável pelas praças. 

Ainda de acordo com Jorge Barboza, assim que todo o processo de implantação de equipamento e placas de sinalização for concluído nas praças as mesmas devem ser entregues a Secretaria de Educação e Esportes do município (SEDUC), “para o desenvolvimento de projetos pedagógicos para o aproveitamento ideal dos espaços”, finaliza o gestor.

Por Gardennia Garibalde/SEDUH
Variadas
24 de Maio / 2016 às 10:00 | Nenhum Comentário

A propriedade do senhor Manoel e dona Isabel, em Tanque do Tibério, região de Massaroca, no interior de Juazeiro, serviu de cenário para as gravações das últimas cenas do filme "Uma Aventura no Semiárido" que vem sendo rodado em vários municípios da região desde janeiro deste ano. A equipe de gravação que já havia aprovado o local para as filmagens, aproveitou bastante os plantios, a área de caatinga, os animais e até um barreiro construído recentemente na propriedade. Todo esse cenário tornou-se bem sugestivo para as gravações conforme observou o diretor de fotografia do filme, Arielson de Carvalho.

O filme que tem a direção de Marcos Velasch e caracterização de Roberto da Hora, narra a saga de dois bruxos (Horrizimbo e Malagueta), vindos de outro mundo e que acabam aterrizando em plano sertão nordestino. No meio da caatinga e passando por várias comunidades, esses dois seres estranhos se encantam com a culinária, a cultura, os animais e com as formas de vida e produção apropriadas às condições naturais do Semiárido experimentadas pelo povo da região. "Há muitos cenas simplesmente inusitadas nesse produção, especialmente quando os dois personagens dialogam com as plantas e animais da caatinga ", diz o autor do texto o ator e arte educador Antonio Ivo,  que trabalha no Eixo de Educação do Irpaa, entidade que apoia toda a produção do filme.

Com todas as gravações concluídas e com o processo de edição já bem adiantado. Uma Aventura no Semiárido tem previsão de estreia para o mês de julho deste ano, provavelmente no Centro de Cultura João Gilberto. Sem dúvida, será mais uma produção que vem enriquecer ainda  mais o cinema regional que recentemente vem despontando com muita força a partir de boas produções que valorizam atores e cenários de nossa região.

IRPAA
Política
24 de Maio / 2016 às 09:33 | 1 Comentário

O vereador Antônio Tibúrcio de Souza Caffé (PROS) fez pronunciamento da tribuna da Câmara na sessão desta segunda-feira (23) oportunidade em que relatou que esteve no final de semana visitando as comunidades rurais de Malhada da Areia, Angico, Serra dos Badecas e novamente foi interpelado porque a gestão municipal não concluiu a recuperação das estradas vicinais.

“Há muito tempo nós apresentados uma indicação, as equipes de governo iniciaram os serviços, inclusive, de Tanque Novo até Jaramataia e não concluíram os serviços. Por esta razão as pessoas estão deixando de ir até Serra dos Badecas por conta das péssimas condições da estrada” alertou Caffé que endossou pedido ao governo municipal.

O parlamentar do PROS também cobrou da administração municipal a recuperação da estrada entre Barra Bonita e Boa Sorte, passando por Pau D’arco, Serra da Madeira, Bargado, Vermelh, Boa Sorte até chegar na Mina.

Ascom Vereador Caffé
Variadas
24 de Maio / 2016 às 09:25 | 1 Comentário

Para agradecer o trabalho dos profissionais da limpeza pública de Juazeiro, tão importantes para as ações de conservação e manutenção do município, a Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) preparou uma grande festa em comemoração ao Dia do Gari, celebrado anualmente no dia 16 de maio. O evento, realizado no último sábado (21), na sede da AML Serviços e Empreendimentos, contou com almoço, sorteio de brindes e grupos musicais. 

Há 20 anos trabalhando como agente de limpeza,  José Ferreira Filho, não deixou escapar a emoção da festa. "Passei por muitas barreiras e obstáculos, mas tive perseverança e hoje me sinto feliz em participar dessa festa ao lado dos colegas. São muitos desafios, mas precisamos agir com humildade e dedicação para que o nosso trabalho seja feito da melhor maneira possível", disse José. 

A agente de limpeza, Francisca Correia conta que trabalha a cerca de 8 anos limpando as ruas de Juazeiro e compartilha o orgulho pelo trabalho que desempenha. "É um serviço que exige muito esforço, já que passamos boa parte do dia limpando ruas e grandes avenidas. Fiquei muito feliz ao ser recebida com essa festa e pela Prefeitura sempre reconhecer o nosso trabalho", contou Francisca.

Representando o prefeito Isaac Carvalho, o secretário de Governo, Paulo Bomfim, elogiou o trabalho dos agentes de limpeza. "Esses profissionais são responsáveis por tornar o nosso município um lugar mais aprazível, mais limpo, que resultam em bem estar à população. Por isso, em nome do prefeito Isaac agradeço e parabenizo os garis pelos valorosos serviços prestados a Juazeiro".

O diretor de Limpeza, Jorge Medrado, ressaltou o papel social dos garis para a cidade e agradeceu a dedicação com que eles cuidam da limpeza. "Essa é uma forma singela de agradecermos àqueles que de forma muito decisiva colaboram com a limpeza pública do município. Os garis representam muito para a sociedade, pois eles contribuem para reduzir o impacto ambiental causado pelo lixo e os riscos à saúde pública", destacou Jorge.

Estiveram presentes no evento de comemoração pelo Dia do Gari o presidente da Câmara de Vereadores, Damião Medrado, o vereador Anderson Alves, o superintendente de Serviços Públicos Cristiano Gonçalves, e equipe do Governo Municipal.

Ascom/Juazeiro

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage