Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Esporte
19 de Setembro / 2014 às 23:00 | Nenhum Comentário

Quando falo em “ADAUTÃO”, me vem à memória o ESTÁDIO JUAZEIRENSE das últimas seis décadas, pelo menos. Os grandes campeonatos, os grandes e inesquecíveis jogos promovidos sempre pela nossa LIGA DESPORTIVA JUAZEIRENSE – LDJ. Um luxo. Anos dourados pelos espetáculos futebolísticos onde existiam verdadeiros craques que deixo de declinar seus nomes, pois foram muitos e eu poderia cometer o erro da omissão involuntária. Muitos ainda guardam algumas recordações da nossa antiga praça de esportes. Sua fachada é a mesma, ostentava, lá em cima, o nome ESTÁDIO JUAZEIRENSE. A entrada principal era pela frente. Quem torcia pelo OLARIA, entrava e virava para a direita, onde nos clássicos contra o VENEZA, se acomodava nas arquibancadas, que eram de madeira.

Quem ia torcer para o VENEZA, ao contrário, dobrava para a esquerda. Aí era só alegria, festa, batuques e claro, dos dois lados, as provocações normais entre torcidas rivais.

Só tinha esse lance de arquibancada de madeira dividido pelas cabines de honra e de rádio.

Agora, o estádio Adauto Moraes (ADAUTÃO) ampliado, vai hoje, 20, ser palco do tradicional torneio inicio do campeonato oficial de Amadores promovido pela LDJ e o primeiro jogo, às 14:30 h, é o sempre atrativo maior clássico do futebol regional, VENEZA X OLARIA, uma boa motivação para o público ir vibrar. Na sequência teremos: 15 DE NOVEMBRO X BARRO VERMELHO / COLONIAL X AMÉRICA / CARRANCA X TOCA DO JUÁ / JUAZEIRO X VENCEDOR do 1º jogo e assim por diante até se conhecer o campeão. Serão excelentes jogos hoje à tarde no nosso “ADAUTÃO”.

Compareça e torça pelo seu time preferido.

EU PENSO ASSIM, E VOCÊ?

Herbet Mouze
Política
19 de Setembro / 2014 às 22:26 | Nenhum Comentário

A Bahia ganhou mais um reforço na luta contra a homofobia, na tarde desta sexta-feira (19). Em cerimônia realizada com a presença do governador Jaques Wagner, no salão de Atos da Governadoria, Centro Administrativo da Bahia (CAB), foram empossados os 30 integrantes do Conselho Estadual dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT). 

O conselho foi criado após a sanção da Lei Estadual nº 12.946, e tem como função formular e propor políticas públicas que garantam os interesses da população LGBT. "Com a criação do conselho, a gente estrutura melhor o acolhimento e o nosso combate a qualquer tipo de discriminação contra a população LGBT. Essa é a posição do governo de promover a igualdade e o respeito da vontade de cada um", afirmou o governador Jaques Wagner. 

O novo colegiado ficará instalado no prédio da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). "Nós somos o quinto estado a implantar conselho dessa natureza. Isso significa um marco legal histórico no avanço da luta e defesa dos direitos da população LGBT e do diálogo permanente das políticas públicas e movimentos sociais na Bahia", afirma a secretária estadual da Justiça e presidente do Conselho LGBT, Ariselma Pereira. 

Durante a cerimônia de posse, o vice-presidente do Conselho, Vinícius Alves, apresentou a primeira agenda de propostas do colegiado, elaborada durante duas convenções estaduais realizadas nos anos de 2008 e 2011.  "Apresentamos uma estruturação do Plano Bahia Sem Homofobia, além de um projeto de elaboração de um pacto de enfrentamento à violência contra nossa população, que já tem mais de 9 mil denúncias registradas. Agora nós temos um instrumento como este [conselho estadual] para o controle social e garantir a nossa segurança e direitos". 

A posse do conselho é mais uma ação importante que celebra a Semana da Diversidade LGBT, fortalecendo, inclusive, a 13ª Parada Gay de Salvador, que será realizada neste domingo (21), no Campo Grande. 

Secom GOVBA
Política
19 de Setembro / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

Para ver de perto a situação dos postos de saúde em Juazeiro, o secretário da Saúde, Cássio Garcia, reúne-se novamente com usuários, desta vez da região de Barra Bonita. O encontro aconteceu nesta quinta–feira, 18, na área da unidade de saúde do NH4, distrito de Itamotinga, com a presença de moradores da localidade e lideranças comunitárias da região.

Com esta iniciativa, o governo municipal pretende conhecer as necessidades de cada unidade, tirar as dúvidas e qualificar a assistência dada ao usuário.

Durante o encontro, o secretário Cássio Garcia falou do SUS em Juazeiro, divulgou as ações conquistadas pela gestão nos últimos anos na zona urbana e interior, explicou sobre a estrutura da Rede, a importância de conhecer melhor os serviços e a ação dos Agentes de Saúde e demais membros da Equipe de Saúde da Família (ESF).

"Estas reuniões são necessárias, pois a gestão precisa escutar as sugestões das pessoas, entender suas necessidades e dar esclarecimentos sobre os investimentos, as dificuldades que o município tem passado, tanto na área financeira como na contratação de profissionais. A prefeitura já realizou concurso, aderiu ao Mais Médicos, reestruturou a rede de urgência com a Maternidade, Hospital da Criança, UPA e ampliou os serviços, mais muito ainda precisa ser feito. Próximo ano será instalado o novo curso de Medicina no município. O governo municipal não pára", frisou. 

Segundo a apoiadora da Atenção Básica, Tatiane Malta, essas reuniões com a comunidade são ações feitas pela Atenção Básica para dar mais esclarecimentos sobre os serviços. "Com esta ação o governo visa estreitar os laços com o povo, auxiliando assim na tomada de decisões e no planejamento das atividades nas Unidades Básicas de Saúde", afirmou. 

Para concluir, a apoiadora lembrou que sempre que solicitados, os profissionais juntamente com o titular da pasta dirigem-se a unidade para buscar contribuir com a elaboração de estratégias de assistência. "A gestão acredita que os serviços devem ser disponibilizados com qualidade, mas é de suma importância a participação ativa das pessoas nas tomadas de algumas decisões. O saldo dessas reuniões é bem positivo, pois a satisfação de serem ouvidos acaba superando os problemas apresentados", encerrou Tatiane Malta.

 

Ascom SESAU
Espaço do Leitor
19 de Setembro / 2014 às 21:29 | Nenhum Comentário

Caro Geraldo,

Sou servidor contrato por uma Cooperativa de nome COOPERBA a meses não recebo meu salário e quando vou me informar quando terá pagamento dizem que vão pagar dia 10, dia 20 e nunca sai o salário, e sempre vem com uma desculpa que a Prefeitura não pagou. Mais segundo o Portal da Transferência Remanso, a Prefeitura já repassou cerca de 801 mil reais a Cooperba (http://sistemas.remanso.ba.gov.br:5020/PM/) neste últimos 03 meses. Somente na parcela de 10.09 foram quase R$ 100 mil reais (Detalhes da Liquidação).

Não sei o que fazem com o dinheiro, e nem quero saber Geraldo, na verdade hoje quero que paguem meu salário já que mensalmente a Cooperba recebe da Prefeitura e não estão pagando a nós funcionários que devemos a supermercados, contas de água e luz, já recebemos pouco uma vez que muitas vezes não vem o salario correto firmado no contrato, com desconto que nunca tem explicação do porque, e somos ameaçados quando reclamamos.

Como se não bastasse a empresa Dida Transportes também adotou não pagar pelos carros alugados, segundo o próprio site da Prefeitura já foi repassado mais de R$ 829 mil reais desde julho deste ano sendo que a ultima parcela do dia 10 recebeu mais de 108 mil (Detalhe da Liquidação²)  e tem carro com mais de 04 meses atrasado, prejudicando nossos filhos que estudam, já que estes carros são do Transporte Escolar.

Gostaria que as autoridades tomassem alguma providencia, até o próprio Prefeito Dr. Celso, pois está prejudicando o comercio e afetando toda cidade, pois não temos mais créditos, passando por constrangimento para poder pagar as contas e até mesmo fazer compras. Quero que ele vá na rádio pra falar desta situação e não de seus candidatos, e que a Prefeitura enfrenta dificuldades pois a arrecadação do municipio vêm aumentando, isso na verdade parece mal gestão do dinheiro, gastando muito com coisas banais e deixando as obrigações de lado, pois até agora o senhor não mostrou ser o representante da cidade.

Atenciosamente

Germano

Na esperança  que o Blog ajude a gestão a solucionar este problema em Remanso.

Foto: Panoramio.com
Eleições
19 de Setembro / 2014 às 21:00 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O candidato a Deputado Estadual David Lima do PTC, a convite da Faculdade do São Francisco de Juazeiro - FASJ, na última quarta-feira, dia 17, participou de importante debate com uma plateia bastante motivada e atenta na sua maioria jovens. Os alunos formularam perguntas de grande relevância para o momento político. David Lima questionado sobre a base sociológica do seu pensamento político respondeu “sou formado pela universidade da vida, me baseio na dor e no sofrimento dos empobrecidos desse país, que padecem sem saúde, segurança e recebem educação deficitária, cujos professores não são devidamente valorizados”, essa afirmativa levou a multidão presente ao delírio, gritando palavras de ordem em seu favor. No encerramento do debate o candidato a Deputado Estadual David Lima pelo PTC, foi surpreendido com o assédio dos alunos, que solicitavam as suas propagandas. David assegura que “se destacou pela sua coragem, audácia e vontade de ver uma sociedade mais justa, mais humana e mais fraterna, que mantém uma campanha política limpa com muita modéstia sem o apoio dos grandes grupos capitalistas, mesmo assim desafia aos que patrocinam e participam das injustiças contra os empobrecidos, desafia aos corruptos e corruptores”.

Política
19 de Setembro / 2014 às 20:36 | Nenhum Comentário

O publicitário, cantor e compositor Maurício Dias Cordeiro, Mauriçola, participou na tarde desta sexta-feira (19), do Programa Geraldo José (Rádio Transamérica), e comentou sua saída do Partido dos Trabalhadores (PT), o qual militou e defendeu por muitos anos, e sua recente filiação na última semana ao PCdoB. “Estou no PCdoB por um convite direto, que começou com o prefeito Isaac Carvalho e do amigo Paulo Cesar, mas foi consolidada pelo deputado federal Daniel Almeida quando fui à Brasília, há três anos, em busca de recursos para um evento cultural em Juazeiro. Me aprofundei no trabalho do deputado,na figura humana do Daniel, que me surpreendeu pela sua dedicação e pelo que ele tem feito pela Bahia como deputado federal”, declarou, Maurício.

Respondendo os vários questionamentos sobre o motivo que o fez mudar de partido, Maurício respondeu que não houve mágoas com o PT e afastou a hipóteses de problemas com dirigentes. “Me senti prestigiado e honrado pelo convite do PCdoB, pelos meus amigos e pela relação amistosa com o prefeito. Estou muito bem, estou leve por que continuo no mesmo caminho. Não me deram muito valor no PT. O prefeito Isaac já tinha me convidado para o projeto político dele na sua primeira eleição. Avaliei que não era o momento adequado pela minha longa história e para não ser mal interpretado por pessoas que me julgam ou subjugam. Sempre me senti muito valorizado pelo prefeito Isaac, já fiz peças publicitarias e fiz o CD com o Hino do Carnaval 100 anos, e aceitei”, disse, Mauriçola.

O publicitário contou ainda que está engajado na campanha de Daniel Almeida, e o defendeu de uma campanha feita por alguns candidatos que afirmam que a cidade não tem representante na Câmara Federal. “Quero dizer ao povo que está ocorrendo alguns equívocos com o comportamento de alguns candidatos aqui em Juazeiro nesta eleição. Juazeiro tem deputado federal de verdade. Daniel Almeida é o melhor que já tivemos em toda a história de Juazeiro, atuando diretamente com emendas e representando Juazeiro em Brasília. Teve 10 mil votos aqui e triplicou o empenho dele, e isso podemos ver a chegada do IFBA. O povo de Juazeiro sabe fazer justiça e sabe votar em quem realmente merece”, defendeu.

Política
19 de Setembro / 2014 às 20:01 | Nenhum Comentário

A obra para implantação e pavimentação da BR-235/BA já é uma realidade e está em ritmo acelerado. Trata-se de um empreendimento esperado com muito entusiasmo pela população diretamente beneficiada, como é o caso dos moradores de Pinhões, Uauá, Canudos, Canché, Bendegó, Jeremoabo, Cel. João Sá e Pedro Alexandre, sem falar em outros municípios que, direta ou indiretamente, também terão reflexo em suas economias, como Juazeiro e Petrolina.

Com o objetivo de minimizar os efeitos negativos à natureza, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, firmou Termo de Cooperação com a Universidade Federal de Viçosa – UFV,  que ficará responsável pelos trabalhos de Gestão Ambiental, abrangendo a Supervisão e Gerenciamento Ambiental e a execução de diversos programas voltados ao meio ambiente como o monitoramento da qualidade da água, proteção a fauna e a flora, prevenção e controle de incêndios, monitoramento da faixa de domínio, educação ambiental e comunicação social. 

A Universidade Federal de Viçosa, por meio de processo de seleção, foi escolhida pelo seu grau de excelência, por ser uma das mais respeitadas instituições de ensino no Brasil e exterior. 

Ao longo dos trabalhos de implantação e pavimentação da BR-235/BA, as comunidades diretamente afetadas, estão recebendo a visita de técnicos das mais variadas áreas do conhecimento que desenvolvem ações voltadas à conscientização da importância da preservação ambiental como fator determinante para a garantia de um futuro melhor para as novas gerações. Além do mais, a obra está sendo acompanhada por engenheiros contratados pela universidade com o objetivo de minimizar os impactos negativos ao meio ambiente através de ações de orientação e fiscalização.

Ascom DNIT/UFV
Política
19 de Setembro / 2014 às 19:38 | Nenhum Comentário

Prefeitura de Sobradinho realiza Audiência Pública de prestação de contas do 2º quadrimestre 2014

 

A Prefeitura de Sobradinho, em cumprimento ao estabelecido no Artigo  9º, parágrafo 4º da Lei Complementar 101/2000, realizou ontem, 18, no auditório do Celem, audiência pública de prestação de contas do  2º  quadrimestre de 2014. 

No evento previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal, foram expostos os balanços financeiros da arrecadação e gastos do executivo municipal, correspondentes ao exercício de maio a agosto deste ano. 

A apresentação foi conduzida pelo representante da empresa de assessoria contábil, o contador Adão de Almeida Silva Junior, que expôs os dados demonstrativos de acordo com as premissas estabelecidas nos anexos de metas fiscais. O contador realizou a leitura do relatório e comentou sobre o conceito formal dos itens e valores avaliados.

Desta forma foram esclarecidos os conceitos de resultado primário, nominal, receita fiscal, despesa fiscal, entre outros. Os valores apresentados referiram-se ao ente municipal, ou seja, abrangendo a administração direta e indireta do município( Executivo e Legislativo).

A receita corrente bruta no segundo quadrimestre foi apurada na ordem de R$ 31.846.634,64, constando 58,72% da receita prevista; sendo R$ 550.024,83 de receita de capital. 
Também foi apresentado que o município executou despesas correntes na ordem de R$ 24.212.425,64, representando uma porcentagem de 53,80%. 

As despesas de capital realizadas foram na ordem de R$ 1.320.846,46, equivalendo a 7,51%. 

Em relação as despesas com Pessoal, o art. 19 da Lei Complementar nº. 101/2000, diz que para os fins do disposto no caput do art.169 da Constituição, o município não poderá exceder os percentuais da receita corrente líquida, sendo o limite legal de 54% e o limite Prudencial de 51,3%. No município o percentual gasto com pessoal no quadrimestre ficou em 53,39%, na ordem de R$ 20.336.839,44. 

Sobradinho aplicou na manutenção e desenvolvimento do ensino, um percentual de 22,31%, o que corresponde ao montante de despesas na ordem de R$ 6.571.114,50. 

Os recursos destinados ao pagamento de remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede publica - FUNDEB, teve um percentual de 58,37%, despesas na ordem de R$ 3.562.657,52. 

Da aplicação na saúde de mínimo de 15%, o valor pago no quadrimestre correspondeu a 15,73%,despesas na ordem de R$ 3.077.595,87, gastos em ações e serviços públicos de saúde de competência do município. 

O resultado primário indica se os níveis de gastos orçamentários do município são compatíveis com a sua arrecadação, ou seja, a receita primaria capaz de suportar as despesas primarias. 

A diferença apurada entre receita fiscal liquida e a despesas fiscais liquidas. O resultado primário obtido foi na ordem de R$ 2.518.861,43.

Ascom Sobradinho
Variadas
19 de Setembro / 2014 às 19:30 | Nenhum Comentário

Dados do Boletim Epidemiológico Dinâmico da Dengue, atualizado no último dia 17, apontam que, foram informados pelas unidades de saúde e registrados no SINAN exatos 19.391 casos suspeitos de dengue no estado da Bahia até a 38ª semana epidemiológica de 2014. Destes casos, 5.528 foram classificados como dengue, 102 como dengue com sinais de alarme, 31 como dengue grave e 6.786 foram descartados. Ainda estão sem classificação 11.498 casos.

Os dez municípios com os maiores números de casos notificados até o momento são: Salvador (6.293), Feira de Santana (1.278), Itabuna (1.109), Juazeiro (650), Ilhéus (493), Barra da Estiva (490), Teixeira de Freitas (353), Jequié (292), Casa Nova (291) e Serrinha (228). A deputada estadual Graça Pimenta (PMDB), vice-presidente da comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL) e profissional de saúde, destaca para a população ações que podem contribuir significativamente para a redução do número de casos.

"Volto a frisar que a dengue é um grande problema de saúde pública no nosso estado. Então, precisamos atentar para a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti, evitando o acúmulo de água em pneus, vasos de plantas, caixas d'água, garrafas vazias e/ou em piscinas sem uso. Além disso, precisamos evitar o acúmulo de lixo e entulho, outros focos do mosquito. E nesse período do ano precisamos redobrar a atenção! Lembrem-se: dengue pode matar", salienta a parlamentar.

Ascom
Variadas
19 de Setembro / 2014 às 19:00 | Nenhum Comentário

Para iniciar o calendário oficial de palestras e ações do Outubro Rosa a Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI) realizará a palestra com o tema "Sensibilização com os médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde acerca de Câncer de Mama". O evento acontecerá dia 26 de setembro, sexta-feira, às 15h, no auditório do Sest/Senat em Petrolina. O facilitador é o médico mastologista do Centro de Oncologia Dr. Muccini (CEONCO), Jomário Macêdo. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina através das secretarias da Mulher e Saúde.

Antecedendo o principal mês de combate ao câncer de mama, durante a campanha ‘Outubro Rosa’ realizada mundialmente, a temática da palestra visa preparar seu público-alvo, ou seja, médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para que possam ser também multiplicadores das principais orientações de prevenção e sintomas sobre câncer de mama e autoexame, entre demais profissionais, em suas respectivas unidades, além de estudantes da área de saúde.

Outras informações:

CEONCO – Rua da Paz, 515, Gercino Coelho, Petrolina-PE. Tel.: (87) 3867- 9000 e 3867-9006.

Jackeline Costa
Política
19 de Setembro / 2014 às 18:35 | Nenhum Comentário

Com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Policia Militar no bairro Piranga, dando mais segurança e tranquilidade aos moradores, equipes da Gerência de Manutenção Urbana da Secretaria de Serviços Públicos deram início esta semana à reforma do Posto Policial da comunidade. O local está recebendo serviços de pintura, melhorias no balcão de atendimento, no muro, copa e ampliação da sala de descanso com a construção de cinco bancadas de apoio. A reforma do Posto é fruto de uma parceria público-privada.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Lopes, a reforma possibilitará um ambiente adequado para o alojamento dos policiais militares que ali prestam serviço, como melhorar significativamente o atendimento à população.  "É importante que a Polícia Militar receba todas as condições necessárias para executar de forma satisfatória o seu trabalho e atuar da forma como a população espera", explicou Eduardo. A reforma do Posto será de grande importância para os moradores da localidade e as melhorias irão refletir diretamente no atendimento ao público e nas condições de trabalho da Policia Militar. 

Ascom SESP
Política
19 de Setembro / 2014 às 18:00 | Nenhum Comentário

O prefeito Isaac Carvalho se reuniu nesta quinta-feira (18), no Paço Municipal, com representantes da Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal de Feira de Santana para discutir sobre o projeto para implantação de  Trabalho Técnico Social permanente nos empreendimentos do ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Juazeiro.

Participaram da reunião a secretária de Desenvolvimento Social, Célia Regina Carvalho; o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Jorge Barboza; o secretário de Meio Ambiente e Ordem Pública, Agenor Souza; o secretário de Governo, Paulo Bonfim; a coordenadora de Habitação da SEDIS, Gilnágila Barbosa e a técnica social Verônica Rodrigues.

Os residenciais São Francisco I e II, Praia do Rodeadouro e Morada do Salitre já recebem visitas periódicas de assistentes sociais, educadoras e psicólogas da SEDIS. “Desde a instalação dos empreendimentos temos feito uma intervenção sistemática junto aos moradores, mas a partir da implantação do projeto esse trabalho social será muito mais amplo e constante, com resultados bastante positivos no sentido de melhorar ainda mais a relação comunitária entre os condôminos”, explicou a secretária Célia Regina.

A Caixa Econômica Federal foi representada pelo gerente de habitação Sérgio Henrique Merlo, pela coordenadora de educação Vanessa Tosta, e pelos gerentes da CEF/Juazeiro, Pedro Emílio e Washington Borges. O projeto enviado à Caixa pela Prefeitura de Juazeiro, através da SEDIS, está sendo avaliado para posterior implantação.

Também participou da reunião o representante da Brasil Solair, Julio Martinez. A empresa produtora de energia solar assinou, em outubro de 2012, um acordo de cooperação financeira com o Fundo Socioambiental da CEF e juntos, contando com a parceria da Prefeitura, iniciaram o Projeto de Geração de Renda e Energia nos residenciais Praia do Rodeadouro e Morada do Salitre. O Projeto, de 2,1 MW, beneficia cerca de mil famílias.

Segundo Julio Martinez, o objetivo tem sido alcançado, que é de promover a organização social das famílias beneficiadas, incentivando o cooperativismo e a troca de experiências maximizando a renda da comunidade. “Agora com essa ampliação da parceria com a Prefeitura vamos melhorar ainda mais esse projeto social, investindo o lucro obtido na própria comunidade e distribuindo o excedente entre os moradores”, disse.

Julio Martinez alertou ainda sobre as invasões irregulares das áreas de uso comum, ouvindo do prefeito Isaac Carvalho que a prefeitura intensificará a fiscalização. “Antes de tudo vamos para o diálogo e a conscientização, mas não abriremos mão de fazer cumprir a lei para que a maioria da população que reside nos residenciais não seja prejudicada pelas irregularidades de uma minoria”, garantiu Isaac. 

Por Luiz Hélio/Ascom-PMJ
Informativos
19 de Setembro / 2014 às 17:29

 

O Juazeiro, árvore típica do semiárido nordestino, também é conhecido por joá, Juá, laranjeira-de-vaqueiro, juá-espinho, ziziphus ou juazeiro, é o destaque numa exposição temporária que acontece no Museu Cais do Sertão, em Recife.

Dedicado a retratar a vida e a cultura do Sertão nordestino, terra de origem e fonte de inspiração do grande Luiz Gonzaga, o museu usa a vida desse artista pernambucano como fio condutor, ao mesmo tempo em que mistura o tradicional ao moderno. O Cais do Sertão foi instalado no lugar de antigos armazéns no Porto do Recife e aproveita vários recursos tecnológicos pra possibilitar interação e diversão, sendo um dos mais modernos equipamentos culturais do Brasil e traz à beira mar da capital de Pernambuco um pouco do solo rico e generoso da cultura popular do nordeste brasileiro.

A exposição, que conta com o apoio da AGROVALE, fica em cartaz até o dia 15 de outubro e, além de fotografias, distribuição de mudas, informações sobre a planta, tem ainda como objetivo discutir questões como sustentabilidade e conscientização ambiental.

Para Leda Dias, Coordenadora de Conteúdo do Cais do Sertão, a parceria amiga da AGROVALE foi fundamental para o sucesso da ação: “Acreditamos que assim podemos fazer a diferença criando condições de vida mais sustentáveis, em respeito e harmonia com os ecossistemas que habitamos.” A Assessora de Relações Institucionais Joana Chaves complementa que “sem a Agrovale a exposição não teria o mesmo brilho”.

Na entrada do Cais do Sertão, desde a sua inauguração, uma árvore do Juazeiro é o cartão de visita para os visitantes. Na programação constam apresentações de poetas e cantores, como Jessier Quirino e Gereba, dentre outros, e ação educativa para promover o "peixamento" do Rio São Francisco, representado por uma instalação que corta o museu no formato do grande rio, um curso de água que se configura elemento vivo na nossa exposição, além de oficina de reciclagem, exposição em parceria com o Jardim Botânico e palestras.

A AGROVALE, que tem um viveiro de mudas nativas e cumpre papel fundamental na preservação das árvores nativas da região, destinando-as para replantio em áreas de preservação e para ações ambientais no Vale do São Francisco, contribuiu com a exposição e enviou 150 mudas do Juazeiro para a exposição, em Recife.

Política
19 de Setembro / 2014 às 17:00 | Nenhum Comentário

Secretaria de Cidadania participa de encontro regional sobre trabalho social com famílias em Fortaleza O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realizou na terça e quarta-feira (16 e 17/09), no Hotel Praiano, em Fortaleza, o Encontro Regional Trabalho Social com Famílias na Política Nacional de Assistência Social. Participaram do evento, gestores e profissionais das Assistência Social dos estados do Nordeste. A programação do encontro contou com mesas temáticas, grupos de trabalho e plenárias com foco em dois eixos: Princípios e diretrizes da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) no trabalho social com famílias e Trabalho Social com famílias nos territórios e as atribuições da gestão e dos serviços na articulação intersetorial. 


Petrolina foi representada no encontro pelo Diretor de Assistência social básica da Secretaria de Cidania , Everaldo Rodrigues . o Diretor participou da mesa temática “Princípios e Diretrizes da Política Nacional de Assistência Social para o trabalho social com famílias”. O evento contou também com a participação da Secretária Nacional de Assistência Social (SNAS), Denise Colin. 

O encontro teve por objetivos propiciar um espaço de reflexão e debate para o alinhamento de ideias e conceitos sobre o trabalho social com famílias; propor caminhos na perspectiva da qualificação da intervenção técnica, metodológica e ético-política; discutir sobre o trabalho social com famílias no âmbito do SUAS, considerando diversidades regionais; e avançar na compreensão do território e da intersetorialidade numa perspectiva de ampliação da capacidade protetiva da política de assistência social. 

“participar deste encontro regional ,vem fortalecer a política da assistência, ocasionando uma participação efetiva do profissional da assistência social e propor melhorias qualitativas no trabalho com as familias .Foi também o momento de consolidação das idéias de todo Nordeste” disse o Diretor. 

Organizado pela Secretaria Nacional de Assistência Social, o Encontro Regional Trabalho Social com Famílias na Política Nacional de Assistência Social faz parte do Ciclo de Debates acerca do Trabalho Social com Famílias, visando incentivar o diálogo com diferentes atores e instituições envolvidos na PNAS, no exercício da intervenção profissional e na implementação do SUAS. 

O Ciclo de Debates foi aberto pelo Encontro Nacional de Alinhamento Conceitual, continuou com os encontros regionais e será encerrado com Encontro Nacional para o fechamento das discussões, apresentando, inclusive, experiências internacionais para aprimoramento da proteção social não contributiva. 

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Informativos
19 de Setembro / 2014 às 16:30 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que devido à realização de um serviço de dedetização, o atendimento noturno não será realizado nesta sexta-feira, 19, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Argemiro.

A partir desta segunda-feira, 22, os atendimentos voltam à normalidade. O objetivo da iniciativa é garantir mais conforto e tranquilidade para população durante a assistência médica, odontológica, de prevenção, dentre outras promovidas pela Atenção Básica.

 

 

ASCOM/SAÚDE
Variadas
19 de Setembro / 2014 às 16:00 | Nenhum Comentário
No último sábado (13.09), a pediatra do Hospital Dom Malan/IMIP, Anaísa Soares, convidada pela da VII Gerencia Regional de Saúde (VII GERES), realizou uma palestra, em Salgueiro (PE), sobre Leishmaniose visceral, mais conhecida como Calazar, infecção sistêmica causada pela picada do mosquito palha (Lutzomyia). O objetivo foi capacitar os profissionais da área de saúde a diagnosticar precocemente a doença para melhorar seu prognóstico e reduzir a mortalidade.
 
Ao todo, participaram da palestra, 52 profissionais que atuam na rede Básica de saúde e hospitalar da área de cobertura da VII GERES. Durante a capacitação foram abordados o diagnóstico do Calazar e os critérios de gravidade da doença que se manifesta com febre prolongada, aumento do fígado e do baço, palidez cutânea, entre outros sintomas.
 
“A realização desta palestra tem como principal objetivo diminuir o número de óbitos por causa da transmissão da Leishmaniose Visceral. O índice de casos e a mortalidade por esta doença vêm aumentando naquela região”, relata a pediatra.
 
Recentemente, a médica participou também de uma capacitação, em Brasília (DF), convidada pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Foram convidados dois médicos de cada Estado, identificados como profissionais multiplicadores das informações. “Foram três dias de palestras e discussões de casos clínicos sobre Leishmaniose Visceral e voltamos com a missão de repassar os conhecimentos adquiridos lá. A primeira palestra que dei ao voltar foi aqui no Dom Malan e em seguida, esta em Salgueiro”, finaliza Anaísa Soares.??
Asscom
Eleições
19 de Setembro / 2014 às 15:30 | 1 Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, destacou a necessidade de reconquista da relação de confiança entre o governo e as polícias, ao ser perguntado sobre a questão da segurança pública no primeiro bloco do debate da Rádio Sociedade da Bahia, nesta manhã de sexta-feira (19).

Observando que a violência durante o governo do PT atingiu todo o estado, chegando até a zona rural, onde as pessoas não tem mais tranquilidade para dormir em suas roças e fazendas, Paulo Souto propôs ainda para solucionar o problema da segurança pública a maior integração das polícias civil e militar por meio de forças-tarefas ou grupos especiais para combater o tráfico de drogas, grupos de extermínio e assaltos a banco.

“Além disso, pretendemos aumentar e distribuir melhor o contingente policial, bem como investir em inteligência e tecnologia, adotando ainda medidas preventivas como intervenções urbanísticas para facilitar a ação do estado em áreas que hoje são dominadas pelo crime organizado”, disse Souto, acrescentando ainda que vai implantar escolas em tempo integral para os jovens.

Asscom
Variadas
19 de Setembro / 2014 às 15:00 | Nenhum Comentário

Corte de cabelo, escova, informações sobre aposentadoria, licença maternidade, afastamento por invalidez. Esses e muitos outros serviços serão disponibilizados, no próximo sábado (20), para os moradores da localidade de Izacolândia, em Petrolina, durante o projeto Compesa no Meu Bairro. Os atendimentos ocorrerão das 9h às 12h na Escola Guido Alves Cardoso.

Realizada pelo Núcleo de Responsabilidade Social da Compesa, em parceria com o Senac e o INSS, a ação social tem como objetivo aproximar a companhia da comunidade. "Estamos levando um dia diferente para os moradores, além de serviços importantes em que eles poderão tirar dúvidas sem precisar se deslocar até a área urbana, bem como resolver pendências ou solicitar serviços de forma prática e eficiente", afirma a assistente social da Compesa em Petrolina, Lucy Calazans.

Durante todo o dia, a Compesa irá repassar informações sobre os direitos e deveres com relação aos serviços de água e esgoto, além de orientações sobre a tarifa social.

asscom/COMPESA
Variadas
19 de Setembro / 2014 às 14:30 | Nenhum Comentário

Como parte do programa de ações do governo municipal, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro, está realizando esta semana a recuperação da estrada vicinal que liga o distrito de Itamotinga ao povoado Pontal. A ação que conta com o apoio de uma patrol e caminhão-pipa vai permitir a melhoria de aproximadamente 15 km de extensão, beneficiando cerca de 10 comunidades, que terão qualidade no escoamento da produção agrícola e no trânsito de veículos, principalmente do transporte escolar.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Lopes, a manutenção das estradas faz parte de uma série de ações que o governo municipal realiza para beneficiar os moradores das comunidades rurais. “A Prefeitura vem realizando permanentemente vários trabalhos que beneficiam os moradores das comunidades rurais, a partir de iniciativas que têm permitido elevar a autoestima e melhorar as condições das comunidades”, contou Eduardo.

O secretário ainda ressalta que a manutenção das estradas rurais do município visa atender as necessidades dos agricultores, tanto no que compete a proporcionar condições satisfatórias para o escoamento da safra agrícola, como para o transporte de estudantes da zona rural e para melhor circulação e seguranças dos moradores. Desde a primeira gestão do prefeito Isaac Carvalho até o momento, o trabalho de manutenção das estradas rurais já recuperou mais de mil quilômetros, beneficiando todos os distritos.

Por Elaine Barbosa/SESP Imagem Ilustrativa da Internet
Variadas
19 de Setembro / 2014 às 14:00 | Nenhum Comentário

Com a finalidade de capacitar empresários e fomentar as compras governamentais, o Sebrae realiza nos dias 22 e 23 de setembro, no auditório do Hotel Belvedere (Avenida Apolônio Sales, 457, Centro de Paulo Afonso), o Encontro Regional de Oportunidade de Negócios para Micro e Pequenas Empresas.

No primeiro dia, o encontro começa às 19h30 com a palestra ‘Como a sua empresa deve se preparar para vender para o poder público’ e a programação segue no dia seguinte com diversas oficinas. De acordo com Nadja Monteiro, analista do Sebrae, a intenção do evento é capacitar as empresas para as compras do governo, que hoje representam uma grande fatia de mercado. “As compras governamentais fomentam cadeias como alimentação, vestuário, transporte e construção civil, que são segmentos importantes na região pela competência na prestação de serviços”, frisou.

Durante o Encontro Regional, o público poderá participar das oficinas: ‘Como participar de um convite e um pregão eletrônico’, ‘Como se cadastrar no ComprasNet’, ‘Os benefícios na prática das licitações’ e ‘ Chamada Pública – credenciamento para comprador’, além da palestra ‘Incluindo a Micro e Pequena Empresa (MPE) nas Compras Públicas’.

O evento é uma realização do Sebrae e do Governo da Bahia, em parceria com o Fórum Regional Permanente de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado da Bahia. São esperados cerca de 150 participantes, entre empresários e agricultores familiares do Território de Itaparica, que abrange os municípios de Paulo Afonso, Gloria Abaré, Rodelas, Abaré, Chorrochó e Macururé.

As inscrições ainda podem ser feitas no Sebrae (Rua Amâncio Pereira, 60, Centro de Paulo Afonso) ou pelos telefones (75) 3281-4333 e 3281-4223.

Cristina Laura
Variadas
19 de Setembro / 2014 às 13:30 | 3 Comentários

A Secretaria da Cidadania através da Superintendência da Juventude receberá jovens vindos da Cidade de Padova na Itália. Lisa Gilari, Alberto Tavian e Claudia Tucci, através do Projeto BEA, farão estágios em órgão públicos que trabalham com jovens. Todos estudam no curso de Ciencias da Educação e da Formação na Universidade de Padova /Itália. 

Para Nicola Andrian, responsável pelo BEA em Petrolina, essa é a oportunidade de criar e superar preconceitos culturais existentes entre o velho mundo e países Sul-americanos. Para ele o Brasil é um celeiro de talentos e Petrolina no Nordeste é um expoente, pela sua localização e desenvolvimento. 

“Essa troca de conhecimento é sem dúvidas enriquecedora! Cada jovem que vem da Itália para Petrolina, saem daqui com uma bagagem de experiência que não se pode mensurar” Disse o responsável pelo BEA. 

Os universitários farão estágio de 03 meses em Petrolina.Claudia Gilari, escolheu o Centro da Juventude,onde fará estágio voluntariamente nesse período.Eles ainda darão aula de italiano na Faculdade de Formação de Professores de Petrolina -FFPP/UPE,como parte da grade curricular. 

Segundo o Superintende da Juventude, Robson Rocha, é um momento ímpar, em que se promove a interculturalidade. “Temos um programa social que trabalha com jovens em vulnerabilidade social. Através do Projeto Bea é possível realizar a troca de idéias entre os dois mundos e colocar outra cultura no mundo de cada jovem que freqüenta o Centro da Juventude”, frisou o superintendente. 

Programa Vida Nova - Promovido pela Superintendência da Juventude, o programa assegura o desenvolvimento pessoal e social e qualificação profissional de adolescentes e jovens na faixa etária de 16 a 28 anos, em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social, por meio de ações que promovam a inserção ou reinserção familiar ou comunitária, na escola e no mundo do trabalho. 

Texto Cauby Fernandes/ASCOM-Cidadania
Variadas
19 de Setembro / 2014 às 13:00 | Nenhum Comentário

Se você costuma utilizar produtos como leite, sucos e extratos, dentre outros, acondicionados em caixinhas, pense duas vezes antes de jogá-las no lixo após o uso do material. Uma doação destas caixas pode ajudar a resolver, pelo menos, duas questões ambientais: serão utilizadas no plantio de mudas no Viveiro Municipal e terão um descarte adequado. Com a ajuda da população, uma equipe da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) tem recolhido até cerca de 1.200 caixinhas por mês. Mas este número pode aumentar.

“A parceria da população é indispensável para que possamos arrecadar cada vez mais. Estas caixas são muito úteis e se forem reaproveitadas adequadamente, tornam-se aliadas do desenvolvimento sustentável. A caixinha é reutilizada por um período entre 8 e 12 meses a mais, tendo como resultado as plantas que nelas são produzidas e a quebra de resistência antes de mandá-las de volta para a natureza, considerando que além de ser de difícil degradação, também é de difícil reciclagem. A composição desse tipo de caixa é feita de material como alumínio e polietileno. O processo de decomposição é lento e pode degradar o meio ambiente. Quando utilizamos para o plantio, já conseguimos diminuir esse impacto", destaca o ambientalista e membro do setor de Educação Ambiental da AMMA,Vitório Rodrigues.

Qualquer pessoa pode ajudar: a dona de casa, o dono de uma padaria, escolas, clubes sociais, organizações não governamentais, enfim. Para isso, basta ligar para a AMMA e agendar o dia do recolhimento. A equipe do órgão ambiental executa essa atividade duas vezes por semana. Atualmente, quinze doadores fixos auxiliam a iniciativa do órgão municipal.

Uma vez levadas para o Viveiro, as caixinhas serão preparadas para acondicionar mudas de espécies como ipês, tamboril, aroeira, umburana, pata de vaca, dentre outras, que serão produzidas e depois encaminhadas para distribuição.

“O mais importante é a população ter a consciência de que uma atitude simples como essa já se constitui em um importante mecanismo de preservação e conservação da natureza”, destaca o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro.

Para mais informações ou agendar doações: 87 3861 4382/3866 2779.

Asscom/AMMA
Política
19 de Setembro / 2014 às 12:31 | Nenhum Comentário

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o CentreCapri- EBDA, está realizando o curso de capacitação sobre administração rural para agricultores familiares do município. Vinte e dois agricultores de várias localidades do interior estão participando desde o dia passado (18) da capacitação, que tem como objetivo aprimorar as práticas da gestão rural, profissionalizando os proprietários de pequenas propriedades rurais e produtores. A capacitação apresenta estratégias que possibilitam o aumento da capacidade gerencial do produtor e forma profissionais com perfil empreendedor para gerir empresas do agronegócio. No conteúdo programático constam noções de gestão da propriedade rural, comercialização, logística, planejamento, otimização dos recursos materiais e humanos, entre outras.  " Estamos preparando os agricultores familiares de Sobradinho para atuarem em um mundo de complexidade e de crescente transformação, causada pelas mudanças dos conceitos políticos, econômicos, sociais e administrativos. O mercado está cada vez mais competitivo e os nossos produtores devem estar preparados para se estabelecerem e prosperarem. Nossa parceria com a Prefeitura de Sobradinho vem sendo bastante produtiva. Este é o segundo curso que realizamos em menos de um mês em Sobradinho e já temos outros previstos", afirmou Édio Pinheiro Bezerril, coordenador do CentreCapri. O CentreCapri, localizado em Pilar- Jaguarari, pertence a regional da EMBA, sediada em Juazeiro e trabalha com a difusão de tecnologia. Para o mês de outubro já está agendado um curso sobre o  uso da homeopatia no tratamento das enfermidades em caprinos e ovinos.

Ascom Sobradinho
Variadas
19 de Setembro / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário

Os fatores que interferem na saúde auditiva do ser humano foram destacados na palestra de encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Codevasf – 3ª Superintendência Regional, em Petrolina.  A SIPAT 2014 foi organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA) entre terça-feira, dia 16 e esta quinta, dia 18. Conforme a médica fonoaudióloga Dizineide Carvalho, palestrante convidada para encerrar as atividades da programação, a exposição a ruídos não só no ambiente de trabalho, mas no dia a dia das pessoas pode ocasionar sérios problemas auditivos. “Hoje, qualquer pessoa está exposta a ruídos e em todo lugar, não no só trabalho. Procuramos mostrar aqui na palestra como evitar que isso interfira na saúde auditiva dos funcionários seja no ambiente interno do trabalho seja no dia a dia de cada um”, explicou a especialista, exemplificando que o uso do fone ouvido por mais de uma hora diária, já é suficiente para causar dano à saúde auditiva. 

Segundo Dizineide, no aspecto do trabalho tanto empresas como empregados devem estar atentos em seguir a legislação trabalhista que obriga os patrões a fornecerem e os empregados a usarem os equipamentos de proteção do aparelho auditivo em atividades que possam prejudicar o profissional neste aspecto. Ela informa que só após três anos é que os sintomas de problemas auditivos começam a aparecer ocasionados pela exposição a ruídos sem a devida proteção. “Equipamentos existem para proteger o aparelho auditivo, como o tampão de ouvido para quem pratica natação ou os protetores auriculares que devem ser usados constantemente quando o profissional exercer atividades que o exponha a ruídos em excesso. São itens obrigatórios de proteção a saúde do ouvido. Os equipamentos no ambiente de trabalho devem ser disponibilizados pela empresa e os empregados são obrigados a usarem, senão serão punidos a empresa que não fornecer e o funcionário que não utilizar esses equipamentos. Outro alerta é evitar o uso de cotonete”, alertou Dizineide.

O técnico de segurança do trabalho da 3ª SR da Codevasf, Idivaldo Pereira, avaliou a SIPAT 2014 como bastante positiva e frisou que a CIPA tem cumprido o seu papel de fiscalizar as condições de trabalho e de proteção da saúde do empregado da instituição. “Nos exames periódicos anuais, por exemplo, o exame de audiometria é recomendado para motoristas e operadores de estações de bombeamento da empresa, atividades onde a exposição a ruído e maior. Temos procurado fazer o nosso papel de proteção aos funcionários”, revelou.

A funcionária da Gerência Regional de Irrigação da Codevasf/Petrolina, Clesineide Almeida, participou dos três dias da SIPAT, elogiando a programação. Ela disse que foram temas bem escolhidos e abordados com muito conhecimento pelos palestrantes que vieram participar. “Foram falas esclarecedoras. A participação nos leva ao aperfeiçoamento, a exemplo da palestra sobre direção defensiva que nos alertou sobre a importância da cidadania no trânsito e hoje com a fonoaudióloga que nos auxiliou em dá dicas de proteção de nossa saúde auditiva, seja no trabalho ou em nosso dia a dia. Gostei bastante”, contou Clesineide. A SIPAT 2014 da 3ª SR contou com a parceria de órgãos como Sest/Senat, Corpo de Bombeiros de Pernambuco, Batalhão de Petrolina, e do Sesc.

Ascom Codevasf 3 SR Fotos: Codevasf Petrolina/Divulgação
Eleições
19 de Setembro / 2014 às 11:38 | 2 Comentários

O Blog do Geraldo José mais uma vez sai na frente nas ELEIÇÕES 2014 e vai proporcionar aos seus leitores o acompanhamento em tempo real da apuração eleitoral, no dia 05 de outubro.

A parceria com o Tribunal Superior Eleitoral e o trabalho dos nossos desenvolvedores e jornalistas, vai permiti ao BLOG a apresentação diferenciada na apuração, com acompanhamento em tempo real dos votos para presidente, em todo o país, governadores e senadores nos estados e o voto a voto para todos os cargos, incluindo votos para os deputados estaduais e federais na cidade de interesse do leitor.

O formato da página do BLOG e a tecnologia usada, vai facilitar o acesso rápido e exclusivo à informação sobre o voto de um determinado candidato em Juazeiro, Petrolina, Sobradinho, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Sento-Sé, ou em qualquer cidade do país.

A cobertura Jornalística não vai se resumir ao voto a voto e vai dar informações sobre candidatos eleitos, possibilidades eleitorais e notícias de interesse dos candidatos e eleitores.


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage