Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
21,5%
Atualizado em: 24/05/2015
publicidade
Variadas
25 de Maio / 2015 às 23:00 | Nenhum Comentário

E quem se importa ?

Talvez seja apenas mais um lamento, mas não me contive, devo  falar, um Rio chamado de Santo, das vidas tantas de seus caminhos distantes, de suas gentes ribeirinhas, de tantas lavadeiras, boiadeiros, barqueiros, meninos, pescadores.

Há tanta poesia, crescemos embalados por elas, há tanta música que hoje ainda nos fazem tanger a alma em frio contido, de saudade extrema, da meiguice serena, mas TEM UM RIO MORRENDO.

Conheci um historiador, barqueiro, barranqueiro, Juazeiro, Ermi Ferrari, tive a honra de ouvi-lo falar do Rio, das suas embarcações, lendas e histórias do seu povo. Ermi se foi e há mais de trinta anos Ermi falava de um Rio que morria.

O que fizemos ?

Ermi se foi, deixou suas palavras, e hoje não mais entre nós, na presença do Pai Celestial, se põe triste ao ver morrer o Rio que tanto amou e alertou para a destruição que avistava da proa do seu barco.  

Com a ameaça à economia regional, baseada no uso da água, para a agricultura ou produção de energia, ouve-se lamentos de todos os lados, agricultores querem flutuantes, quase todas as turbinas já estão desligadas, um colapso se avizinha.

O que é preciso fazer ?  Quase impotente me pergunto.

Escrevi há alguns anos um texto quando da greve de fome do Bispo Dom Cappio. Permaneço contra a transposição do Rio.

A estupidez da matriz meramente econômica nos reserva além da transposição do Rio para outras regiões do Nordeste, projetos compensatórios tratados igualmente como eleitoreiros, a exemplo do Projeto defendido pelo Governador do Estado  como a transposição do Eixo Sul do Rio São Francisco, chamada de  ‘Canal do Sertão’, sendo o trecho inicial de 20 quilômetros, saindo de Juazeiro em direção a Senhor do Bonfim.

Não houve medida de proteção ao Rio São Francisco tomada de modo efetivo, sendo temerário todo e qualquer projeto que vise tirar uma gota sequer de água do nosso Rio.

Construíram tantas casas, de onde tiraram a areia ? tem tanta areia no leito do Rio, por que não reflorestaram ?  tem tanta árvore querendo nascer. O mundo sustentável que defendemos exige do Governo o pensamento lógico em defesa das matrizes naturais.

A riqueza pode ser gerada compartilhando a preservação do ambiente;  temos uma obrigação com as gerações futuras e uma dívida com o Criador que tudo nos deu, e quer de nós o amor e a proteção.

O Rio São Francisco é patrimônio da Humanidade, é do Povo Brasileiro, é o nosso Velho Chico, tão Juazeiro, tão eu, tão você.

É hora de parar tudo.

O Rio que nos deu vida, nos fez cidade (s), precisa de cada um de nós. Quando menino ouvia Ermi Ferrari dizendo e eu pensava que era impossível.

Está na hora de defender o Rio São Francisco, toda a sociedade deve incluir a discussão na Pauta, os nossos clubes de serviço, Rotary e Lions, as Maçonarias, a Igreja Católica, os Evangélicos, os Espíritas e demais religiosos, os sindicatos, as Associações, precisamos incluir o Rio em nossas orações.

Tem um Rio morrendo, e nós precisamos nos levantar agora, que já é tarde, mas ainda nos resta esperança.

Márcio Jandir - Advogado e Juazeirense

Variadas
25 de Maio / 2015 às 22:30 | Nenhum Comentário

Em um ambiente hospitalar a segurança é um dos fatores primordiais e os cuidados com a vida são extremamente necessários para que seja mantido um ambiente de bem-estar e credibilidade. Recentemente, o setor de Segurança do Trabalho do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), realizou treinamentos com seus funcionários para formação de brigadista.

O objetivo do curso é capacitar os colaboradores para combaterem um princípio de incêndio e, caso ocorra uma situação de risco, ajudar a evacuar os pacientes com segurança. A capacitação teórica foi realizada no auditório do hospital e a parte prática na área externa, através de uma simulação de incêndio.

Durante o curso foram abordados temas como, evacuação de área, primeiros socorros e demais agravamentos que podem ocorrer durante um incêndio. Além disso, os participantes foram orientados sobre a maneira eficiente do acionamento do Corpo de Bombeiros e cuidados com procedimentos de transporte de vítimas às unidades de saúde.

Segundo a técnica em segurança do trabalho do HDM, Rosângela Xavier, é importante que todos os funcionários do hospital sejam capacitados para lidar em casos de um incêndio. "Considerando a extensão do hospital e o número de pacientes e visitantes, é importante que todos os colaboradores tenham capacidade para saber atuar em caso de incêndio. Assim, atenderemos as exigências da Norma Regulamentadora (NR-23) de proteção contra incêndio, e, tornamos pessoas leigas em brigadistas” frisou. 

Ascom IMIP
Charges
25 de Maio / 2015 às 22:23 | Nenhum Comentário

Uma reunião da diretoria do Flamengo na noite desta segunda-feira (25) definiu pela demissão do técnico Wanderley Luxembrgo.

A insatisfação da diretoria do clube carioca com o desempenho da equipe e atitudes do treinador não estava agradando a cúpula rubro-negra.

Nesta etapa de Luxa no Flamengo ele  comandou o time por 59 jogos, obtendo 34 vitórias, 11 empates e 14 derrotas.Também devem deixar o clube o auxiliar técnico Deivid e o preparador físico Antonio Mello.

Jayme de Almeida deve dirigir a equipe, interinamente, até a chegada de um novo treinador.

Foto: Gazzeta Press
Política
25 de Maio / 2015 às 22:00 | Nenhum Comentário

O último final de semana foi de agenda cheia para o deputado federal Fernando Filho (PSB). Além de prestigiar a 10ª Caprishow de Dormentes, o socialista passou por mais dois municípios do Sertão pernambucano. Em Exu, ele se reuniu com o ex-prefeito Jailson Bento e com os vereadores Orlando, João Bento, Chico de Dedé e Miguel. O principal assunto debatido foi a seca que assola a região e gera prejuízos aos produtores da bacia leiteira do Sertão do Araripe. 

Já em Bodocó, Fernando Filho participou da entrega de um trator agrícola, fruto de uma emenda individual sua, para a Associação dos Pequenos Produtores e Moradores do Sítio Serra Nova, representada pelo presidente Hermes Mariano. O parlamentar esteve acompanhado do ex-prefeito Brivaldo e dos vereadores Chico Bolim, Jorginho, Dário Brito e várias lideranças comunitárias.

Asscom
Esporte
25 de Maio / 2015 às 21:30 | Nenhum Comentário

Este domingo (24) foi marcado por gols, esporte e lazer em alguns distritos do município de Juazeiro. A Superintendência de Esportes, realizou a 7ª rodada do Campeonato Interdistrital em Junco e Abóbora, assim como uma edição do projeto Esporte e Lazer em Massaroca.

No período pela manhã, no distrito de Massaroca, na Escola Atanilia Luz Araújo, o projeto Esporte e Lazer realizou oficinas de origami e atividades esportivas como muay thai, basquete de rua, handebol e futsal. Para o superintendente de Esportes, Gilberto Pacheco a interação com o público foi efetiva. "Muito bacana a participação de crianças, adolescentes e pais. E esse projeto tem a finalidade mesmo de ampliar e redemocratizar as ações esportivas e de lazer".

A gestora da Escola Atanilia Luz Araújo, Eliete Enelcina da Silva, se disse encantada com a iniciativa. "Foi um momento muito interesse porque as crianças se interessam muito pelo esporte, mas antes não conheciam outras modalidades além do futebol. As crianças ficaram muito empolgadas em participar, nós vimos os olhos delas brilhando e percebemos o quanto estavam felizes por viverem esse momento".

Campeonato Interdistrital

Já no período da tarde aconteceu a 7ª rodada do Campeonato Interdistrital. No Junco, o dono da casa venceu a partida contra o Maniçoba por 1 x 0. Quem fez o gol fdo Junco foi o meia atacante Valmir.

O representante da superintendência de Esportes, Frederico Miranda, destacou a quantidade pessoas no jogo. "Cerca de 800 pessoas estavam presentes ao e com isso tivemos a participação efetiva da comunidade. Exemplo da torcida do Junco, que estava bem organizada".

No distrito de Abóbora os donos da casa enfrentaram o time do Juremal, revivendo todo o clima de rivalidade entre as duas equipes desde os duelos de 2014. "Fizemos um reunião e houve o entendimento entre atletas e comissões técnicas e por isso a partida transcorreu em clima de paz e todos puderam presenciar uma grande exibição, evidenciando os valores promovidos pelo esporte", ressalto o superintendente de Esportes, Gilberto Pacheco.

O time de Abóbora venceu o Juremal por 3x0, com dois gols do meio de campo Henrique e um gol do atacante Josivan. Com esse placar, o Juremal está fora do campeonato. 

Ascom/Juazeiro
Esporte
25 de Maio / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário

A Administração dos Programas de Incentivo ao Esporte de Pilar e Surubim desenvolvidos pela Mineração Caraíba informa as comunidades locais que as aulas serão retomas nessa terça feira, dia 26/05/2015, após 15 dias de reestruturação. Os mais de 400 alunos voltarão a ter a sua disposição assessoria esportiva especializada com profissionais de educação física, bem como orientação pedagógica.

“O projeto está passando por um importante período de mudança que trará a Pilar, Poço de Fora e Pinhões ainda mais esporte e desenvolvimento humano”, afirma Rafael Cerqueira, Analista de Comunicação da Mineração Caraíba, Coordenador dos Projetos. O novo parceiro escolhido pela Empresa para tocar o projeto é o Clube Pilar, instituição sem fins lucrativos que tem experiência de mais de 20 anos na promoção de eventos e projetos sociais. “Para esse novo momento intensificaremos as competições e promoveremos ainda mais interfaces entre os dois Projetos (PIES e PIEP). Contaremos ainda com o apoio da Escolinha de Atletismo do Flamengo liderada pelo admirável Professor Ferreirinha, que proporcionará às crianças uma nobre experiência de vida”, conclui Rafael.

Portanto, convocamos todos os pais, responsáveis e alunos a comparecerem às atividades conforme programação. Aguardamos vocês!

Política
25 de Maio / 2015 às 20:30 | Nenhum Comentário

O prefeito, Julio Lossio, reassumiu, nesta segunda (25) a Prefeitura de Petrolina, após período de viagem, autorizado pela Câmara de Vereadores e iniciou a semana cumprindo agenda de reuniões. Em foco estavam deliberações e articulações sobre questões importantes para o desenvolvimento da cidade.

Saúde

O prefeito recebeu em seu gabinete a assessora especial, Raimunda Sol Posto, que apresentou proposta do Projeto de Laqueadura Tubária (cirurgia para a esterilização voluntária definitiva) para atender mulheres carentes. Raimunda tratou também sobre a possibilidade de instalar em Petrolina o Hospital do Coração, para beneficiar pacientes, com problemas cardíacos, que se deslocam até a capital, Recife, para realizar tratamentos. O prefeito ouviu atentamente os pleitos de sua assessora e garantiu que irá estudar a viabilidade de aplicação das propostas.

Habitação

A instalação de novas moradias, viabilizadas pelo programa Minha Casa Minha Vida, também foi pauta de reunião do prefeito nesta tarde. O chefe do executivo recebeu em seu gabinete o secretário extraordinário de Habitação, Edinaldo Lima, e juntos trataram sobre projeto que vai oferecer casas para comunidades das áreas irrigadas e Ilha do Massangano. Petrolina é o município de Pernambuco com maior número de beneficiados pelo programa Minha Casa Minha Vida, já foram 13.720 famílias contempladas.

Visita

O prefeito, Julio Lossio, também esteve durante esta tarde com o ex-vereador José Crispiniano Coelho, o Dedé da Simpatia, que cumpriu diversos mandatos na Casa Plínio Amorim. Dedé se mantém ativo na vida política, mesmo sem cumprir mandato, e levou ao conhecimento do prefeito algumas petições de comunitários da localidade que representa. Julio Lossio assegurou que dará atenção aos requerimentos do ex – vereador.

Ascom Prefeitura de Petrolina
Variadas
25 de Maio / 2015 às 20:00 | Nenhum Comentário

A secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS) e o Centro Integrado de Desenvolvimento Social (CIDS), realizam nesta terça-feira (26), o 2º Casamento Coletivo, às 19h, no Centro de Cultura João Gilberto.

A secretária da SEDIS, Célia Regina Carvalho, disse que uma das metas da Assistência Social é fortalecer os vínculos familiares dos beneficiários. "Esta ação do Governo Isaac Carvalho proporciona o fortalecimento de dezenas de famílias. No ano passado oficializamos a união de mais de 60 casais. Muitas pessoas não têm condições financeiras para casar, então a secretaria, em parceria com o 1º Cartório de Registro Civil de Juazeiro, através da tabeliã Cláudia Araújo, e a Procuradoria Municipal não mediram esforços para realizar o sonho de mais casais no nosso município", afirmou a secretária.

Este ano, o Casamento Coletivo irá celebrar a união de 75 casais, beneficiários do Programa Bolsa Família, que vão poder realizar o sonho de oficializar o enlace matrimonial.

Ascom/Juazeiro
Esporte
25 de Maio / 2015 às 19:30 | Nenhum Comentário

A Prefeitura, em parceira com o Petrolina Social Futebol Clube – PSFC, dá início ao Projeto "Feras do Amanhã", que visa a inclusão social e capacitação profissional de garotos de 16 a 23 anos.

O Projeto consiste no desenvolvimento físico, técnico e psicológico dos meninos para formação de atletas profissionais de futebol, direcionados para o mercado de trabalho nacional e internacional e para composição de uma equipe de base do PSFC. Os garotos que apresentarem alto potencial de desenvolvimento já serão aproveitados para participar do grupo de profissionais do clube, que disputará em agosto a série A2 do Campeonato Pernambuco 2015.

As inscrições, para seleção do 1º grupo de beneficiados, iniciam-se na próxima quarta-feira (27) e seguem até a sexta-feira (29). Os interessados devem procurar o Sr. Fernando Costa (Nando Gol) das 08h às 11h e das 14h às 17h, no Estádio Paulo Coelho. Mais informações através dos números (87) 8817-4541 ou 9631-8832.

Ascom Petrolina
Variadas
25 de Maio / 2015 às 18:59 | Nenhum Comentário

Servidores da Educação Municipal de Afrânio, voltam a paralisar as escolas. O descaso está sendo total em relação a classe que reivindica seus direitos. Não queremos nada que não seja nosso, mas chega a ser deprimente a forma como o Poder Executivo nos olha. Sabemos que o diálogo resolve tudo, quer seja de uma forma ou de outra, mas nem isso eles querem.

Ficou acertado junto a reportagem da TV Grande Rio, no dia 06 de maio, que seria resolvido o problema e a palavra não foi cumprida.

Gostaríamos que essa matéria fosse postada no seu Blog para contribuir e fortalecer assim, a nossa paralisação. Não são apenas os nossos direitos que eles estão travando, mas sim o direito do aluno em relação ao ano letivo que precisa ter 200 dias no calendário escolar, uma vez que é assegurado dentro da lei.

Iremos fazer uma manifestação no aniversário dos 51 anos de Emancipação Política do Município em relação a esse descaso no próximo dia 30 (sábado), a partir das 9h30. Gostaríamos que você fizesse essa divulgação no vosso Blog.

Portanto, esperamos antecipadamente, a divulgação dessa nota.

Obrigada pelo apoio.

Agradecemos e reiteramos votos de estima e consideração

SINTEPE Núcleo Municipal de Afrânio

Política
25 de Maio / 2015 às 18:30 | Nenhum Comentário

Para atender às comunidades que vivem em pequenas localidades e no meio rural disperso, a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), empresa da Secretaria Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), construiu 51 de sistemas simplificados de abastecimento de água, onde foram investidos R$ 6 milhões, oriundos do Governo da Bahia, em parceria com o Ministério da Integração e Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird). A ação beneficiará 8,1mil habitantes. Os sistemas serão entregues pela Cerb, por meio de termo de transferência, às prefeituras de cada município para operação e manutenção. Segundo o presidente Marcus Vinícius Bulhões, o Governo do Estado tem se destacado, via Programa Água para Todos, em ações permanentes que vem desenvolvendo, em especial na região semiárida. “A nossa meta é atender essas comunidades dispersas, onde a água é um recurso valioso para sua sobrevivência e o abastecimento é feito de forma bastante precária”.

Em muitos lugares do estado, a água existe, mas não é adequada para o consumo humano devido a grande quantidade de sal, como é o caso de 16 localidades, onde os moradores sofriam por não terem acesso à água potável. A Cerb encontrou a solução, construindo sistemas simplificados de abastecimento de água com dessalinizador, equipamento que transforma água salobra em potável e de boa qualidade. A Cerb também realiza um trabalho social de pré e pós empreendimentos, com objetivo de verificar as condições dos sistemas e ainda o grau de satisfação das comunidades beneficiadas. Os sistemas são construídos em localidades de pequeno porte da zona rural e englobam captação, adução, reservação, tratamento e distribuição. As captações, em sua maioria, são feitas a partir de poços tubulares profundos, perfurados pela Cerb, para o aproveitamento do lençol subterrâneo. Em alguns casos também são aproveitadas água superficiais. 

Localidades beneficiadas:

Lagoa Grande (município de Aracatu); Tamboril (Licínio de Almeida); Salina do Angico (Candiba); Batalha e Lagoa da Pedra das Analinas (Presidente Jânio Quadros); Balão de Baixo, Balão de Cima, Batalha, Engenho Velho e Queimada do Jacó (Guajeru); Cabaceira (Nova Ibiá); Lagoa Seca (Santa Terezinha); Juçara(Teolândia); Sucupira (Água Fria); Alto Covão, Cercado, Mangues, Ouricuri, Riacho Fundo-Antiga Alto Alegre (Morro do Chapéu); Caboré (Euclides da Cunha); Araticum/Velame e Velame de Cima (Heliópolis); Tapera (Ribeira do Pombal); Sítio Novo(Ibotirama); Anha, Barracão e Cabaças (Jaguarari); Queimada do Gui (Ourolândia); Monte Azul (Jucuruçu); Patos (Anagé); Lagoão (Boa Nova); Nogueira (Nova Canaã); Colônia, Neblina e Sítio (Tremedal).

Localidades beneficiadas com sistema mais dessalinizador:

Tanquinho de Aroeira e Tigre (Caetité); Pau Preto (Guanambi); Lagoa do José Onório (Iuiu); Dinarte (Pindaí); Tapera do Clóvis (Cordeiros); Miranda (Mundo Novo); Carrapicho de Aparício (Ipupiara); Rocinha (Jaguarari); Jardim Dois e Serra dos Pombos (Anagé); Pancada (Boa Nova); Santo Antônio (Caetanos); Tamanduá (Maracás); Caraibinha e Lagoa Nova (Tremedal).

Secom Bahia
Informativos
25 de Maio / 2015 às 18:00 | Nenhum Comentário

A Secretaria Municipal da Saúde (Sesau) continua o trabalho de controle das muriçocas em Juazeiro. A atuação do fumacê já foi redobrada em quase todos os bairros, como Castelo Branco, Santo Antônio, Tancredo Neves, Coréia, São Geraldo, João XXIII, Malhada Areia, Piranga, Tabuleiro, Alto do Cruzeiro, Alto da Aliança, Jardim Vitória.

Nesta segunda-feira (25) a equipe técnica visita o bairro Argemiro, na terça (26), o bairro Piranga I recebe a passagem do carro, na quarta (27), Piranga II, na quinta (28), no bairro Palmares, na sexta-feira (29), segue para o bairro Maringá e o trabalho da semana será encerrado no sábado (30), passando pelo bairro Novo Encontro.

As equipes trabalham com o fumacê das 18h às 20h30. O Programa de Controle do inseto segue até 30 de maio, quando outros bairros receberão a visita novamente. A Secretaria de Saúde orienta que quando o carro fumacê estiver passando os moradores mantenham janelas e portas abertas para que o serviço de controle do inseto tenha resultado eficaz. Confira o cronograma dos próximos combates aos focos de muriçoca e dengue.

Confira a programação:

Argemiro 25/05 18 às 20h30
Piranga I 26/05 18 às 20h30
Piranga II 27/05 18 às 20h30
Palmares 28/05 18 às 20h30
Maringá 29/05 18 às 20h30
Novo Encontro 30/05 18 às 20h30
Ascom/Juazeiro
Variadas
25 de Maio / 2015 às 17:30 | Nenhum Comentário

A Prefeitura Municipal de Petrolina lança oficialmente a programação da maior festa do município, o São João do Vale, edição 2015. A festa, como anunciado anteriormente, acontece entre os dias 23 e 27 de junho, no Espaço de Eventos Ana das Carrancas. Serão cinco noites de programação, incluindo o fechamento com o tradicional Forró da Espora.

As atrações do São João do Vale são bastante diversificadas e atendem a vários estilos.  Entre os tocadores do forró tradicional, estão o sanfoneiro Flávio José e Targino Gondim. Representando o estilo sertanejo, estão na programação as duplas Bruno e Marrone, César Menotti e Fabiano, Henrique e Juliano e o cantor Gusttavo Lima.  No ritmo do arrocha, a principal atração é o cantor Leo Magalhões. E o forró universitário também invade o São João do Vale, pelas bandas Garota Safada e Aviões do Forró.

Ascom/Petrolina
Espaço do Leitor
25 de Maio / 2015 às 17:00 | Nenhum Comentário

Na tarde desse domingo (24) o Blog Geraldo José postou uma denuncia de um leitor sobre os problemas que os moradores dos bairros Palmares, Quidezinho e Pedra do Lord estavam enfrentando devido a um esgoto estourado. Nesta segunda-feira (25) o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) enviou uma nota a nossa redação informando que nesta manhã as equipes do SAAE foram até o local para realizar o serviço de desobstrução da rede. Confira na íntegra!

O SAAE informa que a equipe do setor de esgoto esteve na manhã desta segunda-feira (25) no local para realizar a desobstrução da rede. A autarquia lembra que qualquer problema deve ser informado ao Setor de Atendimento pelos telefones (74) 3614-9800 ou 8824-1005. O fornecimento do número de matrícula é necessário para que o SAAE possa registrar o atendimento no sistema.

Da redação
Política
25 de Maio / 2015 às 16:30 | 2 Comentários

A Avenida Giuseppe Muccini, que liga a BA-210 à BR-235, já conta com 700 metros já pavimentados, de um total de 1,7Km. Na manhã desta segunda-feira, 25, o prefeito Isaac Carvalho, equipe de governo e vereadores acompanharam as execuções dos trabalhos em uma das maiores avenidas de Juazeiro.

O prefeito Isaac tem acompanhado rotineiramente a execução da obra. "É sempre bom vir aqui e ver uma novidade. A cada dia os moradores da região melhoram a sua autoestima ao perceberem que a obra avança. Vamos continuar com essa rotina de fiscalizar, fazer gestão da obra para que ela não sofra nenhuma interrupção", assegurou.

O engenheiro da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), Hemerson Guimarães, destacou que toda a obra comporta vários fases.  "Nós temos várias etapas num trecho só. Além deste trecho de 700 metros pavimentados, já com os serviços de acabamento, com construção de sarjeta, passeio e meio-fio, temos um trecho que estamos fazendo a escavação para substituição do solo e em seguida a base e subbase. Num outro trecho, temos ainda uma necessidade de retirar um poste, mas já está tudo encaminhado. Nós dividimos a obra porque em alguns trechos há mais casas, comércios, é mais populoso, um trânsito maior. Está tudo dentro do planejado", esclareceu o engenheiro ainda ressaltou que já foram executados 800m² de passeio.

De acordo com Jorge Barbosa, secretário da SEDUH, a maior dificuldade para a realização da obra tem sido o acesso às residências, devido ao desnível das calçadas, mas que uma equipe do serviço social vem trabalhando a conscientização dos moradores visando minimizar os transtornos. "Sabemos que uma obra deste porte traz alguns desconfortos para os moradores da área, entretanto os benefícios serão maiores e logo estaremos festejando mais essa conquista. Com esse trecho, o asfalto já chega à Avenida São João e estamos trabalhando na colocação de um colchão de areia de 60 centímetros nas proximidades do Codefas, próxima etapa  que será pavimentada", adiantou Jorge. Segundo ainda o secretário, o serviço de rebaixamento  e desvio de redes de água e esgoto realizado pelas equipes do SAAE tem sido fundamental para o bom andamento da obra. 

Ascom Juazeiro
Espaço do Leitor
25 de Maio / 2015 às 16:00 | 8 Comentários
O leitor Luciano, do bairro Jardim Vitória enviou ao blog e está indignado com a falta de respeito com os moradores do bairro. Segundo ele, o clube SINSERP simplesmente faz festas aos domingos sem respeitar o horário, passando da meia noite, isso não  era pra existir. Cadê a fiscalização de postura que não vê isso. É um absurdo no dia de domingo uma festa passar da meia noite, as leis que são para nos protegermos não são cumpridas em juazeiro.
Informativos
25 de Maio / 2015 às 15:30 | Nenhum Comentário

Entre os dias 12 e 13 de junho, acontecerá, no câmpus Petrolina do IF Sertão-PE, o 1º Workshop Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade nos Territórios Semiáridos. O  evento tem por objetivo fomentar as discussões voltadas para as questões ambientais e o  convívio sustentável nos territórios semiáridos. Além disso, busca  contribuir com a formação profissional e tecnológica regional.

O evento contará com uma programação extensa que envolverá, palestras, mesas-redondas, minicursos, visitas técnicas e atrações culturais. Serão debatidos temas como políticas públicas,  sustentabilidade,crimes ambientais, educação contextualizada no ambiente semiárido, entre outros. O Workshop é gratuito e aberto a comunidade em geral. Para se inscrever, o interessado deverá preencher até o dia  10 de junho o formulário online disponível aqui

O evento está sendo realizado pelo  Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Meio Ambiente (GRIMA) do IF Sertão-PE, com a coordenação das professoras Clecia Pacheco e Germana Carvalho.

Confira a programação completa aqui

Ascom/IF Sertão
Política
25 de Maio / 2015 às 15:00 | Nenhum Comentário

Foi assinada na última sexta-feira, 22, em Casa Nova, a ordem de serviços para construção de um Pátio de Eventos, com espaço para realização de atividades culturais e um auditório para 900 pessoas.

Dos recursos, para construção do centro cultural e pavimentação de avenidas no entorno, orçados em cerca de R$ 9 milhões, já estão disponibilizados para início das obras cerca de R$ 3 milhões.

A assinatura da ordem de serviços, que contou com a presença de representantes da Silva e Costa, empresa que vai executar a obra do centro cultural, foi muito concorrida e movimentou o local da obra, criando uma expectativa positiva na comunidade.

O prefeito Wilson Cota, ressaltou a importância da conquista e agradeceu o empenho do deputado federal Lúcio Vieira Lima, autor da emenda parlamentar. “Essa é uma obra grandiosa e marca um tempo novo, de inaugurações e conquistas para o nosso município.  Queremos agradecer ao deputado Lúcio Viera Lima, autor da emenda, e ao governo federal, através do Ministério do Turismo, que nos permitiram ganhar uma obra tão importante”, ressaltou.

As obras, que tem uma contrapartida do município, da ordem de aproximadamente R$ 700 mil, devem ser iniciadas imediatamente.

Ascom Casa Nova
Esporte
25 de Maio / 2015 às 14:30 | Nenhum Comentário

Os atletas da Associação Petrolinense de Atletismo (APA) tiveram importante desempenho no I Festival de Atletismo do Vale do São Francisco realizado em parceria com o SESI-Petrolina, Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Estado de Pernambuco e a promoção da Secretaria de Cidadania Executiva de Acessibilidade de Petrolina, durante todo o sábado (23).

No total, participaram cerca de 300 atletas da região, além de competidores de Recife, Jaboatão, Bodocó, Manaus, Santa Maria da Boa Vista, Jaguarari, Caém e distrito do Flamengo. Entre os competidores estiveram atletas de renome nacional como Gil recordista nacional e campeão pernambucano nos 100m, além de Edson Amaro, destaque em competições nacionais.

Para o coordenador técnico de corridas da APA, Marciano Barros, “o evento foi positivo, pois é a primeira vez em que se inclui os deficientes de uma forma igual. Não existiam categorias próprias pra eles, mostraram o real potencial que possuem e brigaram por medalhas. Os resultados foram inéditos e muitos positivos pois na prova dos 100m houve 25 competidores. Na prova dos mil metros, 29 atletas; e na dos 5 mil houve adesão até de 70 anos. Assim, a sensação é de dever cumprido”.

Outra equipe campeã no Festival em todas as provas foi a do distrito do Flamengo, com atletas se destacando em todas as modalidades, em especial nas provas de base. Para o treinador da Escola de Atletismo do Flamengo, Ferreirinha, “participamos com 40 atletas mirim e adulto em todas as provas e com bons resultados. Isso é fruto de muito trabalho e dedicação de toda a equipe”.

Asscom
Política
25 de Maio / 2015 às 14:00 | Nenhum Comentário
Defensor incondicional da profissionalização e melhoria das condições de trabalho e de mercado para os criadores de caprinos e ovinos no sertão pernambucano, o deputado estadual Odacy Amorim, líder do PT na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), reforçou seu compromisso em apolar a certificação da raça Berganês, originária de Dormentes. A cidade recebeu na sexta-feira, 22, a Comissão da Agricultura da Alepe para debater os gargalos e as soluções para o rebanho caprinovinocultor da região sertaneja.

“O Berganês é criado na região há mais de 20 anos, mas sem organização. No início de 2014, reunimos a Comissão de Negócios Municipais da Alepe, universidades e a associação nacional dos criadores para discutir o assunto. Conseguimos a aprovação de um projeto no valor de R$ 300 mil para o estudo dessa raça”, ressaltou o deputado que tem sido parceiro de primeira hora dos criadores de Dormentes no caminho desse reconhecimento do Barganês.

A audiência pública foi solicitada pelos criadores da cidade considerada hoje a principal em número de rebanho caprino e ovino pernambucano. O debate integrou a programação oficial da décima edição da Caprishow – Feira da Caprinovinocultura de Dormentes, encerrada neste domingo, 24. Um dos pontos levantados e cobrados pelos criadores durante a audiência pública foi também a construção de um abatedouro na cidade, item recorrente entre as cobranças de Odacy Amorim às autoridades estaduais.

“Tenho me colocado favorável a construção desse abatedouro para Dormentes, cobrança que faço desde o nosso primeiro mandato", frisou p parlamentar. 

Quanto a Caprishow, a feira tem uma grande importância para o fortalecimento do rebanho caprino e ovino no estado e diante disso, passou a integrar o calendário oficial de eventos de Pernambuco por meio de uma lei de autoria de Odacy aprovada no seu primeiro mandato. “Mais um gesto nosso no apoio a esta importante e necessária cadeia produtiva de nossa região”, finalizou o deputado. 

A audiência pública contou com forte participação dos criadores, do prefeito de Dormentes, Roniere Reis (PSB), vereadores, convidados e outros parlamentares, como o autor da discussão, o presidente da Comissão de Agricultura da Alepe, deputado Miguel Coelho (PSB).

Asscom
Espaço do Leitor
25 de Maio / 2015 às 13:30 | Nenhum Comentário

Caro Geraldo José,

Por meio do seu blog venho aqui mostrar a situação da rua Bela Vista, no bairro Nova Esperança. O esgoto encontra-se estourado desde o dia 08 deste mês, ligamos para o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Juazeiro), mas nada até agora foi resolvido. Estamos indignados com essa situação, pois pagamos nossos impostos.

Ricardo Santos Serafim

Espaço do Leitor
25 de Maio / 2015 às 13:00 | 5 Comentários

O Smartphone está na “moda”, o acesso a estes recursos estão bem mais fáceis, um aparelho tão versátil, tão útil no dia a dia, e com ele o perigo quase que imperceptível. Quem nunca instalou um aplicativo? Quem não quer usar o aplicativo que está na “mídia”? Hoje em dia até necessitamos de determinados aplicativos, minha pergunta aos leitores é, você está protegido mesmo?

Quando o poder é grande, a responsabilidade é ainda maior. Você presta atenção nas permissões que os aplicativos exigem antes de instalá-los?

Todo smartphone vendido atualmente conta com um sistema de permissão destinado aos aplicativos. Nós temos a chave, mas somos proprietários displicentes. Raramente atentamos para as permissões que um aplicativo solicita e, nessa, acabamos abrindo a “porta de casa” para qualquer um. Um jogo gratuito precisa mesmo saber a minha localização? Por que uma rede social quer saber meu histórico de ligações, ou ficar aberta o tempo todo em segundo plano? E esse aplicativo de piadas, quer minha lista de contatos para quê?

As permissões de aplicativos são meio como a EULA do Windows, ou os termos de uso das redes sociais: a maioria aceita sem ler. Nem o fato de serem compostas por poucas linhas anima o usuário médio a prestar atenção nos privilégios que ele concede sempre que instala um aplicativo. O que é um perigo.

Este é um assunto importante. Ler aquelas poucas linhas e tentar entender por que um aplicativo pede certas permissões é um esforço válido, você evitando assim a coleta das informações contidas no smartphone. Na próxima vez que fizer uma parada no Google Play ou na Loja de Apps do Windows Phone, ou que um app no iOS começar a pedir muita coisa, abra o olho, questione.

Deivson Aisllan

Analista de TI – Esp. Segurança da Informação

Informativos
25 de Maio / 2015 às 12:28 | Nenhum Comentário

Em e-mail ao Blog a diretoria do Sinserp, Sintase, Agmj e Assogestran informam edital de convocação para assembleia geral ordinária. Confira:

Os Presidentes dos SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE JUAZEIRO-BA, no uso de suas atribuições que lhes conferem os Estatutos Sociais, convocam os Trabalhadores deste Município em gozo de seus direitos, para participarem de ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA, a ser realizada no dia 29 de Maio de 2015, com 1ª convocação às 08:30 h e 2ª convocação às 09:00 h no Clube 15 de Novembro (CLUBE DOS CAÇADORES), localizado AV. Adolfo Viana, em primeira convocação ou uma hora após com qualquer número de associados presentes, para deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:

1-Restituição IPJ;

2-PCCR – Plano de Cargo Carreira e Remuneração;

3-O quer ocorrer.

Cícero Francisco de Sales - Presidente do SINSERP - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro-BA

Jorge Ferreira Brandão - Presidente do SINTASE- Sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias

Maria Luciana de Aquino - Presidente da AGMJ- Associação da Guarda Municipal de Juazeiro

Emerson de Assis - Presidente da ASSOGESTRAN- Associação dos Agentes de Trânsito

Espaço do Leitor
25 de Maio / 2015 às 12:00 | 4 Comentários

Caro senhor Geraldo José,

Estamos em meio a um tiroteio às escuras na cidade de Sento-Sé. Aqui o caos na política intriga o desenvolvimento da cidade, aqui ninguém sabe o que é saúde, pois nos postos não tem a medicação básica, não tem medicamento no Caps, não temos exames de laboratório, enfim, estamos jogados.

Os vereadores que deveriam cobrar e fiscalizar, estão fazendo vistas grossas, sabem de tudo que acontece mais não são capazes de cumprir com suas responsabilidades. Elegemos esse tipo de gente para ajudar a população e eles terminam não fazendo nada, pois existe como todo mundo sabe um interesse adicional para os que estão do lado do prefeito, a nossa população tem sofrido com falta de atendimento adequado na saúde.

Para ter uma ideia o laboratório do hospital está fechado há quase um ano, a sala de Raio X também não funciona, o centro cirúrgico está desativado por falta de manutenção e pessoas qualificadas.

Existe uma sala dentro do hospital que está no cadeado com duas travas onde fica guardada um monte de equipamentos hospitalares que poderiam estar ajudando a nossa população.

Os postos de saúde se quer tem os medicamentos de hipertensão e diabetes, não é justo que a população mais carente pague por um sistema que temos direito. Quem tem condições vai para Remanso ou Juazeiro e quem não tem vai para onde? 

Não se encontra o vice-prefeito na cidade, e quando o prefeito está se esconde da população nas roças. Até quando vamos ficar nesse mar sem um barco? Até quando o ministério público vai estar aqui vendo de perto esse descasco.

Esses vereadores toda quinta-feira vestem o paletó, parecem uns pinguins de geladeira, para fazer nada e não resolvem nada, pois tem medo do prefeito. Cada um de carro novo e esbanjando riquezas e os pobres que elegeram eles sofrendo com a falta de serviços básicos que temos direito como saúde, educação e segurança nada disso existe na nossa cidade.

Se as verbas que vem para Sento-Sé fossem aplicadas adequadamente nossa cidade era uma cidade modelo. Porque verba vem só não sabemos onde está entrando tanto dinheiro, pois a cidade está um abandono só, ninguém vê prefeito e vice-prefeito fazer nada junto com vereadores de baixa qualidade.

Fica aqui Geraldo meu apelo e meu desabafo de quem já foi vitima duas vezes da falta de saúde na cidade.

Francisco Soriano de Almeida

Variadas
25 de Maio / 2015 às 11:30 | 1 Comentário

O Comitê da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco (CBHSF) contratou por meio de sua Entidade Delegatária, a AGB Peixe Vivo, uma empresa para realizar a atualização do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco. A vencedora do certame licitatório foi a Empresa NEMUS, sediada em Portugal. Os trabalhos foram iniciados em novembro de 2014 e têm uma previsão de dezoito meses de duração para sua conclusão. Atualmente o comitê está na etapa de realização de consultas públicas. A Consulta Pública em Juazeiro acontece nesta segunda-feira (26) com a seguinte programação:

Local: Centro de Cultura João Gilberto, Rua José Petitinga, s/nº, Santo Antônio.

Data: 25 de Maio de 2015 (Segunda-feira)

Horário: 14h

Encerramento: 18h

Policial
25 de Maio / 2015 às 11:00 | Nenhum Comentário

Há pelo menos três pontos que preocupam a sociedade brasileira: Saúde, educação e segurança pública. Especificamente vamos no deter no último, devido ao alto consumo de drogas e a proliferação dos crimes que estão ligados à própria droga em si. Num contexto mais amplo esse assunto tem sido debatido e repercutido mundialmente como a maior preocupação dos governos e autoridades militares em promover a segurança das pessoas e resolução dos conflitos em convivência social. Percebemos que os números de homicídios principalmente em nossa região, nas vizinhas cidades Petrolina e Juazeiro, crescem em larga escala. Diariamente somos assaltados com fatos que nos deixa estarrecidos e com a engenhosa capacidade do ser humano em disseminar o mal com práticas monstruosas e hostilidades sem limites.

É fato, as organizações criminosas estão usando as modernas ferramentas das novas tecnologias para fraudarem nossas instituições, enriquecem ilicitamente e, quando essas ações são descobertas os somatórios desviados são exorbitantes.  Milhões e milhões sendo direcionados para o bolso de quadrilhas especializadas nesse negócio tão lucrativo. O que fazer para coibir ou neutralizar tanta ousadia dos marginais? Qual o papel do Estado e como ele pode reagir ao banditismo crescente? Temos ferramentas adequadas para o enfrentamento dessa situação que causa medo, terror e insegurança ao cidadão? O que fazer para prevenir e dificultar o envolvimento dos jovens em tão precoce idade com os entorpecentes?

Tudo o que vier para agregar e somar aos demais órgãos de segurança pública de nosso país no combate à criminalidade é bem vindo. Nesse aspecto destaco o papel das Guardas Municipais que estão tendo mais oportunidade, credibilidade, visibilidade e reconhecimento como uma força auxiliar imprescindível no gerenciamento de conflitos nos limites do seu município. Nesse cenário que se desenha a Guarda Municipal de Petrolina está apta e preparada para agir dentro dos limites e atribuições do preceito constitucional. Ao longo dos 21 anos de existência a mesma tem conquistado algumas coisas importantes, tais como: Aumento do efetivo e atualização profissional com base na matriz curricular nacional para formação dos guardas municipais em segurança pública-SENASP. Convênio com o Ministério da Justiça para concessão de verbas objetivando atualização profissional e aquisição de duas viaturas e duas motos. Convênio entre o Município de Petrolina e a Superintendência de Polícia Federal para concessão de porte de arma de fogo para todos os integrantes da instituição, dentro da legalidade.  Em nível de nordeste, a Guarda Municipal de Petrolina foi pioneira em conseguir tal grandeza. Doação de arma de fogo pela própria Superintendência de Polícia Federal. Gratificação de Regime Especial de Trabalho- GRET, inerente à função. O grande sonho de ter sua sede própria, pois, durante esses anos a Guarda Municipal não tinha um local fixo, vivia como nômade, e hoje, a mesma pode usufruir de seu espaço para desenvolver seus trabalhos e missões. Gratificação de Trabalho Ostensivo-GTO, muita luta fora travada para conseguir tal êxito. Mais recentemente fora recebida do Ministério da Justiça dois Voyagens para o programa “Crack é possível vencer”, duas motos, um micro-ônibus. Além disso, apoio ao projeto Guarda Mirim com aquisição de duas viaturas.  Os pequeninos recebem instruções e orientações para melhoria do seu caráter transformando-os em bons cidadãos para a sociedade, auxiliando dessa forma os pais na educação dos filhos.  

Ademais, os gestores anteriores contribuíram para identidade e formação da Guarda Municipal de Petrolina, entretanto, o prefeito atual Dr. Júlio Lossio tem dado mais consistência as ações da guarda, valorizando a categoria em termos salariais, inclusive a conquista da inauguração da sede própria como já foi dito anteriormente, e a questão da GTO, um sonho antigo, sendo equiparada ao Guarda de Trânsito. Nem precisa rasgar elogios ao prefeito apenas enxergar seus grandiosos gestos com os Guardas Municipais e demais servidores do município. Quando foi que alguém do próprio quadro da Guarda Municipal fora colocado como secretário da pasta?  Creio que daqui para frente muita coisa virá da parte do governo federal porque as Guardas Municipais no país estão em fase de ascensão e pode desempenhar um papel fundamental na defesa dos interesses do país concernente à segurança pública. Sem dúvidas, as Guardas de todo o Brasil terão mais investimentos e maior abrangência em suas atribuições em face da atual conjuntura e crise do momento.

No próximo artigo falaremos dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela Guarda Municipal de Petrolina.

Antonio Damião Oliveira da Silva (damis.oliver@hotmail.com) Guarda Municipal Petrolina-PE Graduado
Variadas
25 de Maio / 2015 às 10:30 | Nenhum Comentário

Chegou a hora de reconhecer os melhores transformistas do Vale do São Francisco, premiando as categorias de melhor fantasia, melhor vestido de noite, miss simpatia e o primeiro, segundo e terceiro lugares. Já está tudo pronto para o 16º Concurso de Beleza e Teatro de Revista Victor – Victória, que vai acontecer no Centro de Cultura João Gilberto no próximo dia 29 (sexta-feira).

O evento, que começa às 20h, volta à cena depois de uma pausa de nove anos, com as apresentações especiais dos famosos transformistas Dica Rios (transexual de Salvador – BA), a miss Europa Ornela Muth, a drag queen Lazaro Dumont e a estrela Andrea Gasparelli, couver da cantora Gal Costa e integrante do cast de shows da Rogéria. Segundo o coordenador do evento, o artista, bailarino, coreógrafo e pedagogo Geraldo Pontes, o Victor – Victória 2015, vai premiar o melhor transformista do Vale com o valor de R$ 500,00, mais uma viagem de turismo em excursão para o Morro de São Paulo.

“Dos candidatos inscritos de Juazeiro, Petrolina, Sento Sé e Sobradinho, oito concorrem ao título de Miss. O Victor Victória já revelou diversos artistas e premiou os melhores atores transformistas da região ao longo de 15 edições bem resolvidas. Agora, com novos cenários e belíssimos figurinos, teremos dois momentos com o concurso da melhor fantasia, onde o candidato tem a liberdade de escolher o tema e em seguida serão avaliados o melhor vestido da noite, vestido de gala e traje fino”, concluiu Geraldo Pontes.

Com participações marcantes ao longo destas 15 edições, o Victor – Victória guarda momentos inesquecíveis, a exemplo das apresentações de Rogéria, Jane Di Castro, Isabelita dos Patins, Valéria, Elke Maravilha e a humorista Marlene Casanova. De Salvador – BA, já vieram Bagagerry Spilberg, Pamela Raia, Ornela Muth, Dica Rios, entre tantos, que fizeram parte deste espetáculo alegre e irreverente. Os ingressos custam R$20,00 (antecipado), nos pontos de venda: Escola de Ballet Geraldo Pontes (Rua Mello 213 – Centro Juazeiro –BA/ (74) 3612-0531/ 8805-6071), Salão Adonilson Souza e Centro de Cultura João Gilberto. No dia do evento, o preço será  R$ 40,00. 

Clas Comunicação & Marketing
Variadas
25 de Maio / 2015 às 10:14 | Nenhum Comentário

A rebelião ocorrida no Conjunto Penal de Feira de Santana, no Portal do Sertão, foi encerrada na manhã desta segunda-feira (25). Por volta das 8h, os detentos começaram a rendição. Segundo o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, que acompanhou as negociações, houve mais um óbito de um detento na madrugada desta segunda-feira (25) dentro do presídio. “Infelizmente houve esse óbito, mas a situação está sob controle”, disse o secretário em entrevista ao Bahia Notícias. Ainda segundo Nestor Duarte, não houve problemas com os reféns. As negociações foram comandadas pelo Coronel da PM Adelmário Xavier, com apoio do também Coronel Paulo César, do Major Júlio César, e do Capitão Martins. Duarte também informou que nos próximos oito dias, o Conjunto Penal de Feira, superlotado com 823 presos a mais detidos, deve receber 1.016 vagas, além de reformas em áreas, como cozinha, lavanderia e caixa d´água. 

BN Foto: Ed Santos / Acorda Cidade
Espaço do Leitor
25 de Maio / 2015 às 10:00 | 2 Comentários

O pior é que a piada não tem graça. Até o ano passado a Seduc de Juazeiro dizia que estava implementando uma proposta de educação contextualizada. Lembro que uma parceria foi formada com o IRPAA, inclusive, para implementação de um livro nas escolas da rede.

Hoje o senhor secretário fala de indicadores, mas não diz como são construídos tais indicadores. Ora, esse ano tem avaliação SAEB, que é feita a partir de uma metodologia que pouco ou nada dialoga com a educação que se queira contextualizada.

O projeto nota dez não se preocupa com as identidades, com os sujeitos da escola. Não se quer entender a evasão escolar nas suas questões mais profundas. Não se quer pensar uma escola que seja acolhedora e libertária. Não se quer que seus sujeitos sejam criadores de suas formas de ser no mundo.

Politica de educação escolar compulsória, esse devia ser o nome do programa.

Programa de castramento da criatividade pedagógica. Programa da desumanização algoritma. Programa de tabulação dos espíritos. Programa do silenciamento das melodias humanas não numéricas.

Antônio Carvalho dos Santos Junior (Educador, Professor de História, Docente da UPE-Petrolina, militante por uma Educação Descolonizadora, filiado ao PT, Filho de Juazeiro/Salitre e cidadão do mundo)  

Informativos
25 de Maio / 2015 às 09:28 | Nenhum Comentário

Diante de algumas matérias jornalísticas publicadas nos últimos dias por setores da imprensa Juazeirense, a Associação de Guardas Municipais local, vem a público esclarecer alguns pontos relacionados acerca da relevância social da Guarda Municipal.

Em Juazeiro, a Guarda foi instituída em Abril de 2003, destinada, inicialmente, à proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do Município.

Com a entrada em vigor da Lei nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), a função da Guarda foi aumentada, atentem-nos aos princípios e competências da Guarda:

Importante esclarecer que a Guarda Municipal, valendo-se de seus prepostos, visa atuar lado a lado com todos os outros órgãos de segurança pública, porém necessita de mais respaldo, tanto da população em geral, quanto dos demais órgãos de segurança pública.

Essa semana ocorreu uma situação que foi um fato isolado, acompanhado pela população Juazerense.  Fato isolado esse que não tem o que desabonar a integridade da corporação "guarda municipal". E que a acusação que foi divulgada não existe prova contra o mesmo. Sendo o mesmo já liberado pela justiça. Vivemos uma época de grande violência em nossa cidade e que a guarda municipal tem desempenhado seu papel para contribuir dentro de suas limitações para reduzir a violência em nossa cidade. Solicitamos ao governo municipal que seja vista toda a necessidade administrativa de nossa corporação, para então cumprirmos nosso papel e contribuir para o bem estar em nossa cidade e de seus moradores. E que tal situação requer certa urgência e mais atenção, não podemos ficar de olhos fechados aos acontecimentos e ao crescimento da guarda municipal em todo Brasil. Somos uma corporação séria e não podemos julgar uma corporação diante de fatos isolados e sem provas, e que outras corporações também da segurança pública tem apresentado fatos divulgados a nível nacional que só temos a lamentar pela péssima conduta desses que deveriam está a serviço da população na segurança.

Somos guardas municipais com orgulho e antes disso somos cidadãos, pais de famílias e acima de tudo uma corporação que quer contribuir para o bem estar de nossa cidade.

Conclui-se, portanto, que atualmente a atividade da Guarda Municipal não é restringida meramente à proteção de bens Municipais, como antanho. Hodiernamente, a sua área de atuação é bem maior que outrora, não só por causa do seu novo Estatuto Geral, mas, sobretudo, pela proximidade que essa mantém com os Munícipes. 

 Juazeiro – Bahia, 25 de maio de 2015.

 Presidente AGMJ – GCM Luciana Aquino

Asscom
Espaço do Leitor
25 de Maio / 2015 às 09:08 | Nenhum Comentário

A prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos informa ao morador Cosme do Nascimento que enviou uma reclamação ao blog, (VEJA AQUI) que todo o bairro Nova Esperança foi atendido com serviços de manutenção na iluminação, mas comunica que diante da solicitação irá inserir a Rua Novo Horizonte, nº 389, na programação da Gerência de Iluminação. A SESP ainda esclarece que toda semana uma nova programação de serviços é realizada conforme ocorrências registradas na Secretaria.

Ascom/Prefeitura Municipal de Juazeiro
Policial
25 de Maio / 2015 às 09:00 | Nenhum Comentário

Policiais civis lotados no SI da 17°COORPIN, prenderam na manhã da última sexta-feira, dia 22, por volta das 10h, a pessoa de João Evangelista dos Santos, residente à rua 04, n° 66, bairro Jardim Brasília, por ter em seu desfavor um mandado de prisão da comarca de Juazeiro, sob acusação de tráfico de drogas.

Política
25 de Maio / 2015 às 08:21 | 26 Comentários

Por mais que o prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) diga publicamente nos meios de comunicação ou nos discursos de inauguração que a sua sucessão só vai ser tratada em 2016, a prática mostra exatamente o contrário. Uma fonte bastante fidedigna informou ao blog que na última quinta-feira (21), o prefeito esteve reunido com representantes dos partidos da base aliada e o compromisso de unidade foi novamente assegurado para o pleito do próximo ano. Foi selada a união dos partidos: PCdoB, PT, PSD, PP, PR, PSB e PROS.

No encontro estiveram presentes o prefeito Isaac Carvalho, o presidente do PSB, Carlos Luciano; o vereador Sargento Bastos (Pros); Vereador Anderson Alves (PP); vereador Pedro Alcântara Filho (PP), vereador Joca (PSB), o presidente local do PT, Paulo Henrique Galdino (PT); vereador Jean Gomes (PT); Paulo Bonfim, secretário de Governo; Damião Medrado, presidente da Câmara Municipal e Gledson Medrado, presidente do PSD-Juazeiro.

Agora fica a expectativa de quem será o candidato do grupo. Entre os mais cogitados, estão: Flávio Luis (PP), Joaquim Neto (SAAE), Carlos Neiva (Desenvolvimento Econômico), Paulo Bonfim (Governo), Clériston Andrade (Educação) e Dalmir Pedra (Saúde).

Para ser candidato no próximo ano o ex-prefeito Joseph Bandeira, recém-filiado ao PSB, vai ter que buscar uma nova legenda, haja vista, que o partido assumiu compromisso com o grupo de Isaac Carvalho. Fala-se que Joseph pode ir para o PMDB ou PSDB.

Variadas
25 de Maio / 2015 às 08:20 | 1 Comentário

Cerca de 200 funcionários da empresa de ônibus Viva Petrolina, paralisaram as atividades desde às 5h desta segunda-feira (25). Eles impediram que os 33 ônibus da empresa saíssem da garagem. A reivindicação principal é o pagamento das quinzenas dos meses de abril, maio e dois meses de ticket alimentação. De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários e Transporte de Petrolina (Sinttrop), Jaime Pessoa, além dos motoristas e cobradores, os trabalhadores da oficina também pararam. “Esta não é uma greve ainda, mas uma paralisação de advertência”, explicou o diretor sindical.

Jaime Pessoa disse que a explicação da empresa é que não há dinheiro para o pagamento dos funcionários. “Iremos às 9h no Ministério Público do Trabalho (MPT) para tentar o intermédio com a empresa. Dependendo da mediação feita pelo Ministério, os trabalhadores poderão decretar uma greve ou não”, explicou o diretor do Sinttrop.

O diretor-presidente da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Paulo Valgueiro, afirmou que não houve notificação prévia para a paralisação dos funcionários. “Fomos pegos de surpresa”, disse Paulo Valgueiro. A EPTTC afirmou ainda que já entrou em contato com as duas outras empresas que fazem transporte no município para disponibilizar os veículos reservas que atendam a população dos bairros de responsabilidade da Viva Petrolina: Cohab 6, Jardim Guanabara, São Gonçalo, João de Deus, Cosme e Damião, IF Sertão-PE e Jardim Amazonas.

Com informações do G1 e foto: Marco Aurélio/Rádio Jornal)
Variadas
25 de Maio / 2015 às 08:00 | 3 Comentários

Os agricultores familiares assentados em projetos de reforma agrária e os beneficiários do crédito fundiário que são devedores de parcelas ou de operações de crédito rural dos Grupos “A” e “A/C” do Pronaf, de custeio e investimento, contratadas até 31 de dezembro de 2010, que estavam em situação de inadimplência em 30 de dezembro de 2013, podem liquidar,  encerrar, se verem livres das dívidas,  até 30 de junho de 2015 com rebate de 80% (oitenta por cento) sobre o saldo devedor.  Ou seja, se pagarem 20% do valor que receberam dos Bancos do Brasil, Banco do Nordeste ou do Banco da Amazônia, ficarão sem dívidas com os Grupos “A” e “A/C” do Pronaf.

Existe ainda a possibilidade de renegociação dessas operações. Para isso, o agricultor que tem dívidas de financiamentos dos Grupos “A” e “A/C” devem pagar até 30 de junho de 2015, no mínimo 5% (cinco por cento) do valor que devem. As demais parcelas deverão ser reembolsadas em até dez anos em parcelas anuais, com vencimento da primeira parcela em 2015. Nesse caso o agricultor pagará juros de 0,5% a.a.

Os agricultores assentados em projetos do INCRA devem buscar mais informações com os técnicos do INCRA e da assistência técnica. Os do crédito fundiário devem solicitar orientação da assistência técnica e da unidade técnica estadual do crédito fundiário. Severino Vieira - coordenador estadual do movimento social - FTL (Frente dos Trabalhadores Livres) esteve em contato com o Blog oportunidade em que fez convite aos agricultores familiares de Juazeiro e região.


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage