Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Variadas
28 de Novembro / 2014 às 17:00 | Nenhum Comentário

No próximo sábado (29/11), o Lions Clube de Juazeiro promoverá a II FEIRA DE SAÚDE E CIDADANIA. O evento se realizará na Escola Estadual Agostinho Muniz, bairro Tabuleiro e contará com diversos serviços para a população totalmente de graça, confira abaixo o cartaz oficial do evento:

Policial
28 de Novembro / 2014 às 16:30 | Nenhum Comentário

Policiais da 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por estupro de uma menina de 14 anos, nesta quinta feira,na Rua Carrapichel, Bairro Alto da Maravilha, em Senhor do Bonfim. Arinelson Bastos Oliveira, 35 anos, foi apresentado na delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante.

Variadas
28 de Novembro / 2014 às 16:00 | 1 Comentário

É, ela mesma, a juazeirense Ivete Sangalo desbancou Gisele Bündchen e foi eleita a mulher mais poderosa na lista dos brasileiros mais influentes de 2014 da Forbes Brasil. A cantora ocupa a quarta colocação no ranking geral. A übermodel vem logo atrás, na 5ª posição. 

Neymar lidera a lista, deixando Pelé para trás. O 'rei' era o líder em 2013 e agora surgiu na sétima posição. Um dos queridinhos na Copa do Mundo, David Luiz é o segundo brasileiro mais poderoso do ano. Em terceiro lugar vem o escritor Paulo Coelho, que ocupava o segundo lugar no ano anterior. Outro juazeirense, Daniel Alves aparece na em sexto lugar.

Bruna Marquezine, ex-namorada do líder Neymar e uma das atrizes de maior destaque em 2014, também aparece na lista, na 24ª posição. Para definir o ranking são usados critérios como o número de aparições na mídia, o grau de prestígio e influência de cada um, longevidade da carreira, rendimentos, popularidade, assédio publicitário, prestígio internacional e número de seguidores nas redes sociais.

Veja o top 20:

1. Neymar
2. David Luiz
3. Paulo Coelho
4. Ivete Sangalo
5. Gisele Bündchen
6. Daniel Alves
7. Pelé
8. Roberto Carlos
9. Caetano Veloso
10. Luciano Huck
11. Kaká
12. Luis Felipe Scolari
13. Cláudia Leitte
14. Ronaldo Nazário
15. Gilberto Gil
16. Felipe Massa
17. Chico Buarque
18. Romário
19. Muricy Ramalho
20. Angélica

Espaço do Leitor
28 de Novembro / 2014 às 15:30 | Nenhum Comentário

Em e-mail ao Blog moradores do Alto do Cruzeiro agradecem ao Poder Executivo a construção de um novo estabelecimento de ensino em substituição à estrutura da Escola Municipal José Padilha de Souza, na comunidade. Confira:

A Escola Municipal José Padilha de Souza situada à Rua 02, Alto do Cruzeiro, foi demolida por encontrar-se insalubre, haja vista, de que a unidade de ensino fundamental não oferecia segurança aos seus alunos, professores, e demais servidores. Para não comprometer o ano letivo os alunos foram transferidos para o Colégio Municipal Paulo VI sendo que o ônibus da Secretaria de Educação os leva e traz todos os dias.  Hoje podemos nos alegrar porque no espaço físico da mesma está sendo erguida uma nova construção nos moldes de arquitetura moderna, quando almejávamos apenas uma reforma no seu estado físico e nos sobreveio o melhor: Uma escola nova com espaço físico de igual modo a uma escola particular de Excelência; climatizada com diretoria, sala de professores, secretaria, refeitório, espaço de lazer e laboratório de informática.

Foi uma luta da diretora Floriza e dos comunitários Jorge Lopes e Jailson Cunha. À duras penas, isto pelas forças vivas da necessidade, quando todavia esta escola sempre apresentou problemas de toda ordem. No ato de assinatura da ordem de serviço se fizeram presentes: Jailson Cunha, Professora Floriza e Jorge Lopes. Ambos fizeram uso da palavra tecendo agradecimentos ao Secretário da Educação, Clériston Andrade e ao Prefeito Isaac Carvalho pela conquista do novo equipamento público. Jamais podemos esquecer do Vereador Justiniano Félix (Tiano), que nos levou em audiência ao secretário, pessoa magnânima, que lutou para realização desta obra educacional edificante. Contando, é claro, com a sensibilidade do prefeito Isaac Carvalho que é quem dá aquiescência para deferimento de obras, ou seja, a palavra final. Em nome de todo corpo docente e discente, pais de alunos, moradores do bairro Alto do Cruzeiro o nosso muitíssimo obrigado.

Jailson Cunha

Variadas
28 de Novembro / 2014 às 15:00 | Nenhum Comentário

Até o dia 3 de dezembro, estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para preenchimento das vagas ociosas nos cursos de graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

São 703 vagas para Transferência Externa”, “Reintegração”, “Reingresso para Complementação de Estudos”, “Diplomado”, e “Profissional do Magistério da Educação Básica”.

A inscrição deve ser realizada no site da instituição e custa R$ 60 reais, taxa que deverá ser paga através da Guia de Recolhimento da União (GRU), em qualquer agência do Banco do Brasil. As inscrições serão avaliadas pela Comissão Gestora.

Os documentos necessários são específicos para cada modalidade, e estão informados no Edital (http://www.srca.univasf.edu.br/arquivos/PS_PVO_2014_Edital_n58_2_etapa.pdf).

A divulgação do resultado parcial deve acontecer no início de janeiro de 2015.

Mais informações:

Site da Univasf: http://www.srca.univasf.edu.br

Tel.: (87) 2101-6764/ (87) 2101-6762

Variadas
28 de Novembro / 2014 às 14:30 | Nenhum Comentário

Da tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Odacy Amorim, do PT, lamentou, nesta quinta-feira, 27, a postura de deputados federais que mantiveram esta semana o veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto de lei que define critérios para criação, emancipação e fusão de municípios. Mesmo sendo do mesmo partido da presidente, Odacy nunca mudou sua opinião e sempre foi favorável a volta da criação de municípios no País.

“É muito triste ver que pessoas ligadas aos movimentos emancipalistas no Brasil, sempre vão a Brasília, buscar informações e lutar pela causa.  Eles são recebidos pelos parlamentares na capital federal, ganham apoio, mas na hora da votação a maioria dos deputados federais vota a favor do veto e contra a essas pessoas. É um comportamento lamentável", frisou Odacy. O deputado ressalta que não se pode tratar os emancipalistas desta forma. “É preciso devolver para as Assembleias Legislativas a autonomia de discutir a questão das emancipações. O Congresso poderia fazer isso derrubando o veto da presidenta. Se precisa ser transparente com os movimentos, explicando o porquê do veto e evitando criar expectativa para depois não cumprir o prometido”, completou.

Ainda da tribuna da Alepe, na quarta-feira, 26, Odacy teceu duras críticas aos serviços das operadoras de telefonia em Petrolina, especialmente da Oi em Petrolina. “É preciso que essas empresas tenham cuidado e resolvam os problemas que têm causado em todo o estado”, disse. Odacy revelou que Petrolina tem dia que passa quase uma manhã inteira sem o sinal da Operado Oi. “A telefonia e a internet banda larga da Oi em Petrolina deixam muito a desejar. É inadmissível que a maior cidade do sertão tenha que conviver com a baixa qualidade de uma empresa com amplo mercado na região”, destacou Odacy que citou também problemas com a operadora Vivo que tem chegado as comunidades do interior, mas com um sinal ruim e ainda limitado.

“Temos que trazer de volta esse tema. É dever da Assembleia discutir e buscar uma solução para esse péssimo funcionamento da telefonia em todo o interior pernambucano”, registrou o parlamentar. Ainda na quarta, o deputado criticou também a empresa aérea Avianca  que opera em Petrolina. Conforme Odacy Amorim, a empresa vem cancelando e atrasando voos com frequência nos últimos dias. “São diversos os cancelamentos e atrasos. É um problema recorrente, por isso iremos convocar a empresa para discutir a situação numa audiência pública aqui na Assembleia Legislativa. A Avianca precisa dá uma resposta à sociedade sobre tantos transtornos”, concluiu Odacy.

Asscom
Política
28 de Novembro / 2014 às 14:00 | Nenhum Comentário

Seguindo a tendência de grandes centros e cidades desenvolvidas dentro e fora do país, o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, investe no projeto Ecomoney, que em tradução livre sigifica “dinheiro verde”. O objetivo do gestor municipal é incentivar ações empreendedoras que tenham foco na sustentabilidade e também na instalação em residências, comércio e industria de placas solares e micro aéreo, geradores de energia. 

Pensando em atrair para Petrolina este tipo de negócio e estimular o empresariado local a implantar modelos que se enquadrem neste formato, Lossio visitou na manhã desta quinta-feira (25/11) o Bododromo, local em que o empresário Jose Geraldo Quintino , proprietário do Bode Assado do Geraldo, utiliza placas solares para geração de energia no estabelecimento.

“Seremos os pioneiros na utilização do Economey no Vale do São Francisco. A aplicação desse tipo de projeto significa a possibilidade de desenvolvermos uma nova matriz energética baseada na microgeração, o que é muito importante do ponto de vista ecológico, além de atrair muitos recursos para a nossa economia”, avalia o chefe do executivo.

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
28 de Novembro / 2014 às 13:32 | 3 Comentários
 
O juiz da 2ª vara cível em Juazeiro, Cristiano Vasconcelos, arquivou nesta quinta-feira (27), o pedido de anulação da eleição do Sindicato dos Servidores da Rede Municipal de Juazeiro – Sinserp, solicitado pela oposição. De acordo com o advogado da entidade, Franklin Dean dos Santos Bahia, o processo eleitoral transcorreu de maneira transparente cumprindo todas as determinações exigidas pela própria justiça.
 
“Não tivemos receio de cumprir a nossa obrigação, pois o processo que deu andamento a anulação da assembleia e posterior a nova eleição do Sinserp foi arquivado, mostrando assim o nosso compromisso com a legislação. No entanto, esperamos dar continuidade aos trabalhos que a diretoria vem realizando”, informou.
 
A eleição foi realizada no dia 07 de novembro, onde quatro chapas concorreram o pleito, sendo que a Chapa 1, encabeça por Cícero Sales, venceu com o dobro da segunda colocada encabeçada pelo Senhora Telma Marineide da Chapa 4.
Variadas
28 de Novembro / 2014 às 13:00 | Nenhum Comentário

Um espaço que oferece lazer, recreação, atividades culturais, práticas de exercícios físicos, biblioteca, inclusão digital e assistência social já está a serviço da população de Petrolina.    Instalada no bairro Rio Corrente, a Praça dos Esportes e da Cultura (PEC), foi entregue pelo prefeito, Julio Lossio, à comunidade na noite desta quinta-feira (27/11). O equipamento público atenderá ainda os bairros São Gonçalo, Rio Claro e Jardim Guararapes.               

Equipado com telecentro, auditório, quadra coberta, pistas de skate e caminhada, área para jogos de mesa, ginástica; espaço da criança e multiuso, e uma unidade do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), a Praça acompanha o formato desenvolvido pelo governo federal e executado em outras cidades do país. Em Petrolina a obra foi realizada através de uma parceria entre os governos municipal e federal.             

Populares, vereadores e secretários acompanharam a cerimonia de entrega da Praça PEC. Ao fazer uso da palavra, o chefe do executivo ressaltou e agradeceu a participação e envolvimento do secretariado municipal. para a realização do projeto, e convidou a população a se apropriar do espaço e conserva-lo. “Estamos entregando hoje o maior equipamento cultural da cidade. Aqui tem cultura, esporte, educação e, sobretudo, cidadania. É importante a participação de vocês na conservação e cuidado do espaço, todos vocês são donos deste lugar”, ponderou o prefeito Lossio.                           

O CRAS localizado na Praça PEC atenderá o público de segunda a sexta-feira de 8h às 12h e das 13h às 17h, os demais ambientes devem ser acessados pela população das 8h às 22h.  

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Espaço do Leitor
28 de Novembro / 2014 às 12:30 | 1 Comentário

O leitor João Vagner em duas oportunidades solicitou a colocação de luminárias na rua Itapuã, bairro Monte Castelo. Atendido pelas SESP, ele fez de agradecer via Blog. Confira:

Geraldo,

Venho a público neste conceituado Blog para agradecer a SESP (Secretaria de Serviços Públicos), em especial ao Sr. Márcio, que foi pessoalmente na rua Itapuã para acompanhar o trabalho de colocação de um suporte para lâmpada e a reposição de duas lâmpadas. Falo em nome de todos os moradores desta rua no bairro Monte Castelo.

Atenciosamente,

João Vagner

Política
28 de Novembro / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário

Com o objetivo de conscientizar os homens para os cuidados básicos com a saúde e promover testagens rápidas para o HIV, Sífilis e Hepatites B e C, a secretaria de Agricultura, de Saúde e Residentes em Saúde da Família da Univasf /SESAB realizaram nesta quinta-feira (27) no Mercado do Produtor de Juazeiro, atividades educativas em prol a saúde do homem. O evento que faz parte das comemorações da campanha ‘Novembro Azul’ reuniu dezenas de comerciantes, carrinheiros, usuários e funcionários do entreposto. Durante toda manhã os profissionais de saúde (médico, enfermeiras, psicóloga, agentes comunitários de saúde, assistente social e técnico em enfermagem) fizeram um trabalho de conscientização através de palestras e distribuição de preservativos.

“O Novembro Azul é uma ação criada para atender os homens nos cuidados contra o câncer de próstata; aproveitamos esse momento para abordar outros temas, como as doenças sexualmente transmissíveis. O homem tem uma dificuldade em procurar as unidades de saúde, e por esse motivo estamos trabalhando também com aconselhamentos no consultório. Acredito que com um trabalho integral e divulgação da mídia, essa realidade possa melhorar”, enfatizou Tarcisio Augusto da Silva Menezes, médico da Unidade de Saúde do bairro Dom Tomaz.  

Mais de 200 homens foram atendidos das 8h às 13h e puderam tirar suas dúvidas com os profissionais presentes. Para o comerciante José Belo Souza Filho de 41 anos, a ação é mais que positiva. “Essa é a primeira vez que faço os exames, pois sentia receio em procurar uma unidade de saúde. Hoje percebi que estava enganado e aconselho todos os homens a procurar os serviços”, afirmou. Já o senhor Nivaldo Pereira de 68 anos informou que fez pela primeira vez os exames na ação realizada em 2013. “Depois disso pretendo participar todos os anos”, disse.

A enfermeira Regina Santos Duarte também ressaltou a importância da realização periódica de exames de saúde. “O nosso objetivo é sensibilizar os homens e alertar sobre algumas doenças inicialmente silenciosas. A dificuldade e preconceito do homem em buscar serviços de saúde têm resultado num índice de mortalidade bem maior em comparação ao das mulheres”, observou. Já o secretário de Agricultura Jorge Cerqueira, considerou a ação de fundamental importância para a população masculina do município. “A campanha novembro azul é realizada anualmente no Mercado do Produtor, uma oportunidade de conscientizar os homens que aqui trabalham. A ação conjunta entre o município e residentes da UNIVASF possibilitou a realização de exames básicos de saúde e a divulgação de como prevenir e tratar determinadas doenças. Todos estão de parabéns”, declarou.  

Por Lene Radina/SEAPA
Variadas
28 de Novembro / 2014 às 11:30 | Nenhum Comentário

A Unidade Regional de Meio Ambiente (3ª GRR/UMA) da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Petrolina/PE, com o apoio da Gerência de Meio Ambiente (AR/GMA), em Brasília, tem buscado disseminar e ampliar práticas de sustentabilidade na instituição. A iniciativa vem sendo posta em prática por meio de ações que objetivam suprir as necessidades atuais, sem comprometer as futuras gerações. Por isso a partir deste mês de novembro, a 3ª GRR/UMA lança a campanha Boas Práticas Sustentáveis, voltada para o uso consciente da água e energia elétrica nas instalações da empresa. A iniciativa além de atender orientação do Tribunal de Contas da União (TCU), reforça a atuação da 3ª GRR/UMA em implantar entre os empregados da instituição, uma cultura de ações focada numa convivência ambientalmente melhor, seja no trabalho ou no dia a dia de cada um. Já existem exemplos de várias campanhas que a unidade promove desde junho do ano passado, como a redução de desperdícios de café, copos descartáveis e papel.

“Novamente vamos utilizar o princípio dos 3R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar que é aplicado nas campanhas que buscam diminuir o consumo e desperdício, dar novo uso a materiais que já foram utilizados e valorizar resíduos para o desenvolvimento de novos produtos”, disse a chefe da 3ª GRR/UMA, Gláucia Oliveira. Conforme Gláucia  para que a sustentabilidade deixe de ser apenas um conceito teórico, é necessário que cada indivíduo reflita sobre alguns questionamentos: você já parou para pensar na quantidade de água utilizada cada vez que faz uso do banheiro em seu ambiente de trabalho? Promove a reciclagem de papel que não tem mais utilidade ou o joga diretamente no lixo? Percebe que, se continuar consumindo, de forma inapropriada, recursos naturais ou bens que os empregam, um dia irão faltar e que você e as futuras gerações serão os grandes prejudicados?

Nesta nova campanha, a 3ª GRR/UMA apresentará os resultados do que vem sendo executado na 3ª Superintendência Regional, apresentar novas iniciativas sustentáveis de convivência com o meio ambiente e inserir ainda mais os empregados nesta nova etapa de trabalho que poderão sugeri criticar e elogiar a iniciativa”, acrescentou a chefe da Gerência de Meio Ambiente da Codevasf em Petrolina. Como parte de mais uma campanha de incentivo a práticas sustentáveis, a 3ª Superintendência Regional da Codevasf deu início, em outubro de 2013, ao recolhimento de pilhas e baterias de aparelhos eletrônicos nas salas da instituição. A iniciativa é uma parceria com a Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), que fez a doação de “caixinhas” coletoras para serem colocadas sobre as estações de trabalho. Cada funcionário recebeu uma e, ao final de cada mês, os auxiliares de serviços gerais recolhem de sala em sala o material.

As pilhas arrecadadas seguem para o shopping da cidade que implantou um centro de coleta de pilhas e baterias de celular que depois são encaminhados ao seu destino final. Em um ano a 3ª GRR/UMA recolheu cerca de 500 pilhas. Os funcionários estão colaborando e atentos à campanha, a exemplo de Augusto Lucena, da Unidade de Gerenciamento de Empreendimentos de Irrigação (GRI/UGE). Ele foi um dos que mais recolheu pilha dentro da campanha iniciada em outubro do ano passado. “Ficou feliz pelo Meio Ambiente promover essa campanha de recolhimento das pilhas, até porque eu já tinha costume de juntar em casa e levar para locais que recebiam esse material. Com a campanha aqui na Codevasf, ficou mais fácil e agora trago pra cá. Na minha última colaboração na trouxe mais de 30 pilhas recolhidas”, disse o funcionário que tem o hábito de fazer a separação do lixo.

“Os catadores é que gostam, pois deixo tudo já separado e eles chegam e pegam só o que interessa”, completou Augusto que aprova e parabeniza da unidade de Meio Ambiente pela realização de campanhas ambientais na Codevasf em Petrolina. Para ele, essa é uma forma importante de conscientização dos funcionários no uso racional de vários materiais que interferem para um meio ambiente limpo e sustentável.

Ascom Codevasf 3 SR Fotos: Divulgação-Codevasf-PE
Política
28 de Novembro / 2014 às 11:00 | Nenhum Comentário

O IDEB é o índice da educação básica, criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep ligado ao Ministério da Educação) e tem o objetivo de medir a qualidade do aprendizado da educação nacional. O IDEB é um indicador, que possibilita o monitoramento da qualidade da educação por meio da taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados. A média é calculada entre 0 e 6 e a meta é que até o ano de 2021 todas as escolas do Brasil atinjam esse resultado.
 
Em Lagoa Grande, o resultado do ultimo IDEB teve um desempenho acima da meta; para 2013 a meta prevista para o município era de 3,7 pontos e a nota alcançada foi de 4,4, superando as expectativas. A escola Hélio Ferreira Maia, tinha uma meta de 3,8 e atingiu 4,8 em 2013, 1 ponto a mais do que o previsto. A vice gestora da escola, Ana Maria Ersina Nunes, atribui o bom desempenho a toda equipe da escola. A coordenadora Márcia, complementa dizendo que esse trabalho vem do fortalecimento de toda equipe, desde porteiro, até a direção. “Vem de uma gestão que se preocupa quando o aluno não vem à escola; quando o professor falta; que se preocupa com o planejamento e em fazer projetos para trazer a família para escola”, ressalta a coordenadora.
 
Os professores Sheiliane rodrigues Barbosa e Rafael Pereira Matos também falam a respeito da ideia de equipe integrada e trabalho comprometido que vem sendo realizado na escola na gestão de Dhoni Amorim. Para Sheiliane que é professora do ensino fundamental, acredita que esse resultado positivo é um espelho para os outros anos que virão e que motiva mais alunos a darem o melhor de si. “A escola tem desenvolvido um bom trabalho, os professores são bem empenhados com o desenvolvimento das suas turmas”, complementa o professor Rafael.

Núcleo de Comunicações, Relações Institucionais e Ouvidoria Lagoa Grande
Política
28 de Novembro / 2014 às 10:00 | 7 Comentários

Segundo o vereador Adilson Ribeiro (PT) a situação da educação na cidade de Sobradinho, região norte da Bahia, não é nada boa. Durante participação no Programa Geraldo José desta quinta-feira (27), na Rádio Transamérica FM, o vereador reclamou dos índices da educação e da administração do prefeito Luiz Vicente Berti (PDT).

“A atual administração ainda não conseguiu dar um rumo ao município após quase dois anos de gestão. A educação é um sinal de alerta, tem escola que em 2011 estava com índice de 3.9 e agora caiu para 2.9 no Ideb. A educação não está boa em Sobradinho. A culpa não é dos professores, faltam políticas públicas. Fui ao TCM e identificamos que não foi investido os 25% da arrecadação na educação”, disse.

Durante a entrevista, o vereador criticou ainda a atuação do prefeito Luiz Vicente Berti (PDT). Segundo ele, falta a conclusão de obras no município e família do prefeito está sendo beneficiada com empregos públicos. “O discurso do prefeito era que Sobradinho seria a estrela do território e ainda não vimos isso. A família dele é a principal beneficiada, o irmão é secretário de Finanças e a esposa responsável pela pasta de Ação Social, o pai está na prefeitura, a mãe dele é quem comanda as Secretarias, ainda não vi beneficiar o povo. Não tem compromisso com o povo, não tem uma obra terminada pelo atual gestor, a única obra terminada é um quebra-molas”, reclamou.

Essa não é a primeira vez que o vereador petista reclama da atual administração, na última semana, Adilson reclamou também no programa da Transamérica FM sobre a falta de água na terra da barragem.

Da redação, Itamara Costa
Variadas
28 de Novembro / 2014 às 09:48 | Nenhum Comentário

Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, um gol preto invadiu uma loja de conveniência em Petrolina no Posto Orla. Há suspeitas de que o motorista do carro estivesse sob efeito de álcool, e ao perder o controle enquanto estacionava, entrou com tudo dentro do estabelecimento, quebrando o vidro e dando diversos prejuízos. Veja foto abaixo:

Segundo informações, uma funcionária do estabelecimento teria sido ferida e levada ao hospital com leves escoriações. O motorista foi levado para a delegacia e alegou que  "faltou freio". Aguarde mais informações.

Informativos
28 de Novembro / 2014 às 09:30 | Nenhum Comentário

Além de atentar para a prevenção de acidentes, o consumidor deve adotar hábitos conscientes de consumo para evitar desperdícios e economizar na conta de energia

As luzes do Natal começam a tomar conta das residências e comércio das cidades. Artigos de iluminação para fachadas de imóveis e ambientes internos são um dos adornos mais procurados e comercializados nesta época do ano. Sejam novos ou reaproveitados de anos anteriores, os tradicionais piscas-piscas requerem atenção especial. Para prevenir acidentes, a Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, sugere importantes cuidados ao adquirir, instalar e manusear a decoração luminosa.

Os cuidados começam já na escolha dos produtos. Os adornos devem ser de boa qualidade e, obrigatoriamente, certificados pelo Inmetro. As embalagens dos pisca-piscas devem conter informações como potência,  tensão de alimentação  e instruções de uso. No caso das árvores de Natal, é importante procurar pela etiqueta “Resistente ao Fogo”. Essa medida preventiva pode evitar um incêndio, na eventualidade de um curto-circuito.

No caso dos enfeites luminosos, a informação sobre a potência do produto, dada em watts (W) e contida na embalagem, merece atenção, pois quanto maior a potência, maior será o consumo de energia. Um conjunto padrão de 100 micro-lâmpadas, com 50 W de potência, consome 16,5 kWh/mês, se ligado por 11 horas diárias. Neste caso, a dica é reduzir o tempo de uso. Se forem ligadas por 5 horas, das 19h à meia-noite, o consumo dessas lâmpadas cai para 7,5 kWh/mês. Outra opção de economia é dar preferência às lâmpadas de LED, que são mais eficientes, brilhantes e com maior durabilidade que as convencionais. O hábito consciente de consumo evita desperdícios e proporciona economia na conta de energia.

Leia mais.

Imagem ilustrativa da Internet
Variadas
28 de Novembro / 2014 às 08:51 | 1 Comentário
A partir da meia noite desta sexta-feira (28), começou o Black Friday em diversas lojas do mundo inteiro, sendo elas físicas ou virtuais. Na nossa região, vários estabelecimentos comerciais irão aderir à ação, e não vão faltar ofertas dos mais variados produtos.

Mas, o que é o Black Friday?
 
O Black Friday (em português, "Sexta- Feira Negra") surgiu nos Estados Unidos, e acontece sempre um dia após o Dia de Ação de Graças, data comemorativa do país, com promoções bastante atrativas de produtos “ponta de estoque”. O evento, que hoje, acontece pelo mundo inteiro, chegou ao Brasil em 2010, através de uma empresa virtual, a Busca Descontos. Inicialmente, somente lojas online participavam ação. Hoje, lojas físicas do país inteiro oferecem descontos imperdíveis, e muitas até começam a divulgar promoções alguns dias antes da sexta-feira do Black Friday.

Tanto em Petrolina, como em Juazeiro, os varejistas já estão preparados para o Black Friday, anunciando, desde já, descontos na compra dos seus produtos, que, este ano, chegarão a até 80 %. Muitas lojas já estão tentando chamar a atenção do consumidor dias antes do Black Friday, divulgando ofertas para alguns produtos. Alguns estabelecimentos também mudaram algumas coisas para aproveitar ainda mais a data, como aumento da equipe, maiores possibilidades de compra, dicas de compra para os compradores, entre outros.

No Black Friday, é possível encontrar promoções em variados produtos, como eletrodomésticos, cosméticos, materiais esportivos, eletrônicos, acessórios para casa, e até pacotes de viagens e passagens.
Parece muito bom, porém o Black Friday também traz consigo vários perigos. Fique atento ao estabelecimento em que você deseja fazer a compra e suas ofertas, pois, muitas vezes, elas podem ser enganosas. Veja abaixo algumas dicas para você não sair no prejuízo:
 
  • Próximo à data do Black Friday, acompanhe o preço do produto que deseja comprar.
  •  Veja se o site possui CNPJ, endereço físico, razão social;
  • Caso a compra for online, verifique se o site é seguro, se possui selo de segurança;
  • A empresa Reclame Aqui e Já Cotei possuem uma ferramenta de monitoramento, onde os usuários podem conferir a reputação e histórico dos preços das empresas e/ou fazer reclamações;
  • O Busca Descontos lançou o selo Black Friday Legal em 2013. O selo certifica se determinada loja segue o Código de Ética e se está comprometida em oferecer apenas descontos honestos aos consumidores.
 
Segundo o advogado João Vitor Medrado, os direitos do consumidor não mudam em decorrência das promoções oferecidas no Black Friday. "A lei garante ao consumidor, que, caso o produto apresente defeito e o problema não for resolvido pelo vendedor ou fabricante dentro de 30 dias, o consumidor poderá escolher entre três opções: exigir sua troca por outro produto em perfeitas condições de uso, a devolução integral da quantia paga, devidamente atualizada ou; o abatimento proporcional do preço", afirma.

Quanto às compras online, o consumidor pode desistir da compra. "Mesmo que a loja declare possuir uma política de troca no momento da venda, não poderá deixar de garantir o direito de arrependimento em sete dias, é o chamado prazo de reflexão", diz o advogado.

Algumas empresas costumam "maquiar" os preços, ou seja,  quando o vendedor aumenta o deliberadamente o preço de um produto e depois oferece um desconto. Neste caso, o consumidor não tem nenhuma vantagem. "Aumentar preços em um dia e oferecer desconto no dia seguinte constitui publicidade enganosa, prevista no art. 67 do Código de Defesa do Consumidor, podendo o consumidor lesado formular uma reclamação ao PROCON, órgão responsável pela fiscalização dos estabelecimentos ou propor uma ação diretamente nos Juizados Especiais Cíveis", ressalta o advogado.
Variadas
28 de Novembro / 2014 às 08:30 | 1 Comentário

Quem pretende tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é bom se apressar. A partir do dia 1º de dezembro os valores das auto-escolas ficarão mais caros, isso porque entra em vigor a resolução nº493 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que aumenta a carga horária das aulas práticas da primeira habilitação na categoria B (para carros). De 20 horas/aulas, passa para 25 horas/aulas, com isso os custos para o aluno serão elevados.

Segundo Abelardo Filho, presidente do Sindicato das Autoescolas e do Centro de Formação de Condutores, haverá um aumento nos preços nas auto-escolas, porém ainda não há uma definição desse aumento. “Nós vamos nos reunir hoje, dia 28, em Minas Gerais, com a Federação das Autoescolas, para definirmos a variação de aumento que será dado, e também pedir um prazo de 30 dias para as escolas se adequarem ao uso de simulador”, pontuou.

Política
28 de Novembro / 2014 às 08:00 | 6 Comentários

Dentro do Programa Toda sexta tem obra’ desta semana será inaugurada a 19ª quadra poliesportiva coberta, às 14h na CAJ, distrito de Itamotinga, a 72 km de Juazeiro.

“É um equipamento que vai servir a todo o distrito. Eram apenas duas e já são 19 inauguradas pelo prefeito Isaac. Com as quadras poliesportivas chegando ao município, esperamos que o esporte se desenvolva da melhor maneira e que possamos revelar grandes atletas aqui em Juazeiro, e a chegada desses equipamentos vai proporcionar isso sem dúvida”, comemora o secretário de Educação do Município, Clériston Andrade, durante participação ao Programa Geraldo José na Rádio Transamérica.

Na oportunidade, o secretário lança a campanha para preservação e cuidados com os equipamentos públicos de Juazeiro. “Pedimos para as pessoas que se responsabilizem por esses equipamentos, cada quadra dessa custa cerca de R$ 500 mil reais, e o principal aliado na preservação desses equipamentos é a comunidade. Precisamos conscientizar a população”, destacou. 

Da redação, Itamara Costa
Política
28 de Novembro / 2014 às 07:30 | Nenhum Comentário

Na última quarta-feira, dia 26, os efetivos da Rocam 26.800 e 26.801, durante realização de rondas na rua 04 do bairro Vila dos Coqueiros, próximo a AMACOCO, em Petrolina, abordaram o indivíduo Antônio da Silva Cordeiro, 38 anos, residente à rua 22, nº 1.149,  bairro João de Deus. Ao ser realizada busca pessoal, foi encontrado na cintura do mesmo, um revólver calibre 32, marca INA, nº 23481 com 05 (cinco) munições intactas do mesmo calibre. O proprietário da arma foi conduzido à 1ª DPC, sendo apresentado a Autoridade Policial Competente para as providências cabíveis ao delito.

Assessoria de Imprensa do 5º BPM - Petrolina-PE
Variadas
28 de Novembro / 2014 às 07:01 | Nenhum Comentário

O IRPAA – Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada está completando 25 anos de atuação no semiárido tendo como principal missão demonstrar a viabilidade econômica e social da região. Ao longo dos seus 25 anos, o Irpaa vem realizando trabalhos pedagógicos e práticos para as famílias de comunidades rurais e tradicionais, agentes, professores/as, escolas, nos diversos eixos temáticos: Terra, Água e Clima, Produção, Comunicação, Educação. Na tarde desta quinta-feira (27), o colaborador do IRPAA, Diego Albuquerque esteve no programa Geraldo José (Transamérica FM) quando falou sobre o eixo “terra”elencando que a convivência com o semiárido traz propostas para a vida e produção apropriada à realidade local, mostrando que é possível desenvolver vida digna e produção estável, apesar das variações climáticas.

Segundo Diego para consolidar a convivência com o semiárido é necessário ter como base: o acesso e a garantia à terra; o reconhecimento e regularização dos territórios tradicionais; considerar o tamanho apropriado da terra (a característica local - conjunto solo/subsolo/clima/ vegetação).“O Irpaa entende que o momento é de ameaça concreta à garantia e permanência das famílias nas comunidades, devido a disputa das terras e territórios pelas empresas do agronegócio, mineradoras, carvoarias, energia eólica, barragens, projetos de irrigação, especulação imobiliária e estrangerização das terras”esclareceu o entrevistado.

“Diante dessa situação intensificamos os trabalhos de formação política com a equipe técnica e com as pessoas das comunidades que atuamos. Assim como a articulação política junto ao Estado, movimentos e organizações sociais e Articulação Estadual de Fundo e Fecho de Pasto, no intuito do fortalecimento político, garantia e permanência na terra e territórios e políticas públicas. Em outubro de 2013 foi aprovada a Lei no 12.910/2013 que trata da regularização fundiária estadual das comunidades de Fundo e Fecho de Pasto e Remanescentes de Quilombos. Alguns itens da Lei desrespeitam direitos fundamentais das comunidades tradicionais e direitos históricos, contido na Convenção 169 da OIT e na Política Nacional de Povos e Comunidades tradicionais, a exemplo do estabelecimento de prazo para protocolar o auto reconhecimento, até 31 de dezembro de 2018. A prioridade da atuação do Eixo Terra, principalmente, está no acompanhamento às comunidades de Fundo e Fecho de Pasto. Uma das ações é a contribuição no processo de busca ativa de comunidades que ainda não se autoidentificaram e se reconheceram enquanto comunidades tradicionais e na luta pela regularização das áreas coletivas, considerando o tamanho apropriado a realidade local. Além disso, o Eixo contribui nas mobilizações e lutas dos movimentos e organizações sociais”concluiu Diego Albuquerque.

Comunicação Irpaa
Política
28 de Novembro / 2014 às 06:29 | 2 Comentários

Nesta quinta-feira (27), o deputado Roberto Carlos (PDT), que é presidente do time da Sociedade Desportiva Juazeirense, participou do sorteio dos grupos do Campeonato Baianão de 2015, no Quartel da Amaralina, em Salvador.

A competição terá início no dia 1º de fevereiro de 2015 e terminará no dia 03 de maio do mesmo ano. Os times que disputarão vão ser o Juazeirense, Bahia, Vitória, Galícia, Vitória da Conquista, Catuense, Serrano, Jacuipense, Feirense, Bahia de Feira, Colo-Colo e Jacobina.

De acordo com o parlamentar, a expectativa é que a Juazeirense tenha um desempenho tão bom quanto quando conquistou a terceira colocação do campeonato. “Estamos articulando o nosso corpo técnico e negociando com jogadores para realizar um campeonato ainda melhor”, ressaltou o deputado Roberto Carlos.

Ficaram no grupo 1: a Juazeirense, o Bahia, Serrano, Galícia, Bahia de Feira e Colo-Colo. Já o grupo 2, será constituído pelos times do Vitória, Vitória da Conquista, Jacuipense, Feirense, Catuense e Jacobina.

Lisandra Lopes Ascom Dep. Roberto Carlos
Política
28 de Novembro / 2014 às 06:00 | Nenhum Comentário

Nesta quinta-feira (27/11), o Tribunal de Contas dos Municípios votou pela rejeição das contas da Prefeitura de Jacobina, de responsabilidade de Rui Rei Matos Macedo, referentes ao exercício de 2013, em razão da abertura de créditos adicionais especiais sem prévia autorização legislativa e sem indicação dos recursos correspondentes, além da realização de gastos irrazoáveis com limpeza urbana.

O relator do parecer, conselheiro Raimundo Moreira, aplicou multa de R$ 5 mil e determinou o ressarcimento aos cofres municipais de R$ 889.010,94, com recursos pessoais do gestor, sendo R$ 655.166,42, em decorrência de divergência entre o valor escriturado do saldo bancário e o apurado nos extratos; R$ 211.307,09, pela saída de numerário de diversas contas bancárias sem documento de despesa correspondente; R$ 21.750,00, em razão da ausência de comprovação da despesa; e R$ 787,43, em virtude do pagamento de multas de trânsito sem o devido reembolso do condutor infrator.

O resultado da execução orçamentária importou em déficit de R$ 2.870.439,09, porquanto foram arrecadadas receitas de R$ 126.643.999,77 e realizadas despesas de R$ 131.266.072,22. Os créditos especiais abertos no montante de R$ 192.654,80, além de extrapolarem o limite autorizado na lei nº 1.128/13 (R$ 182.654,80), a fonte indicada para suporte no excesso de arrecadação dispunha apenas de R$ 124.979,64, valor inferior ao montante previsto de R$ 182.654,00 pela administração, restando, portanto, violado o quanto disposto no art. 167, V, da Constituição Federal.

O relatório técnico registrou que, no período de 90 dias, a prefeitura promoveu despesas com limpeza urbana de R$ 8.029.981,79, correspondente a 6,3% da receita arrecadada, montante considerado excessivo pelo relator. Também foi identificada a ocorrência de dispensa irregular de licitação no valor de R$ 43.210,00.

Cabe recurso da decisão.

Priscila Leite Assessoria de Comunicação / TCM-BA
Reminiscências
27 de Novembro / 2014 às 23:00 | 1 Comentário

Meu caro amigo Geraldo,

Estou te enviando uma foto do meu acervo pessoal, para você postar ai nas reminiscências. Uma foto do saudoso Ney Massagista (atchô-tchô) entrevistado por um repórter da Rádio Juazeiro.

(Mande um alô ai para mim no seu programa, sou seu ouvinte assíduo... Te admiro).

Um abraço,
 
Nivaldo dos Santos
Rua 18 c Santo Antônio

Informativos
27 de Novembro / 2014 às 22:30 | Nenhum Comentário

Até o fim do mês de dezembro. Este é o prazo que as meninas com idade compreendida entre 12 e 13 anos têm para receber a vacina contra o HPV. A partir de 1º de janeiro de 2015, segundo o Ministério da Saúde, essa imunização só estará disponível na rede pública para meninas de 9 a 11 anos, e, em 2016, só as meninas de 9 anos vão ter acesso à vacina. 

A profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), deputada estadual Graça Pimenta (PMDB), alerta pais e responsáveis sobre o prazo. "É preciso imunizar nossas meninas de 12 e 13 anos contra o HPV. A eficácia da vacina só acontece quando as três doses são tomadas. A primeira dose foi ministrada no início deste ano, mas aquelas meninas que não foram vacinadas podem procurar uma unidade de saúde. A terceira dose, de reforço, só é aplicada cinco anos depois. Então, pais e responsáveis, aproveitem a disponibilidade da vacina na rede pública e o prazo para vacinação e protejam suas filhas contra o câncer de colo de útero", afirma a parlamentar. 

A vacina contra o HPV passou a fazer parte do calendário de imunização este ano. A primeira fase da imunização atingiu 97,7% do público-alvo, mas nesta segunda fase apenas 49% das 4,9 milhões de meninas que se enquadram na faixa etária tomaram a vacina. A vacina protege contra quatro subtipos da doença, entre eles o 16 e o 18, responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero. Os subtipos 6 e 11 são responsáveis por 90% das verrugas genitais e anais.

Ascom Dep. Graça Pimenta
Variadas
27 de Novembro / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

A equipe do Proativo - Programa de Atividade Física do 6º Batalhão da Polícia Militar da Bahia, cumprindo seu papel social, participa da Semana Nacional de Doação Voluntária de Sangue.

Após doações, integrantes do programa comprometeram-se em apoiar a campanha através da conscientização da importância desse ato de solidariedade que pode salvar vidas.

"Aproveito a oportunidade para convidar demais integrantes do Proativo e sociedade em geral a assumirem sua responsabilidade social: façam sua doação", disse o Capitão Cardeal, coordenador do Proativo.

Política
27 de Novembro / 2014 às 21:31 | 1 Comentário


Nesta terça-feira, 25, foi realizada reunião ordinária do Conselho Municipal da Cidade de Petrolina (CONCIDADE),  que votou questões relativas aos critérios que serão adotados pela cidade de Petrolina para inclusão, hierarquização e indicação das famílias que serão atendidas com as unidades habitacionais construídas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial – FAR.

A abertura foi feita pelo Presidente do Conselho e também Secretário Extraordinário de Habitação,  Edinaldo Lima. Durante a votação, os conselheiros discutiram a aprovação dos critérios de seleção das famílias inscritas  para o sorteio e indicadas do PMCMV – FAR para os residenciais Vivendas Petrolina I e II.  O Presidente ainda informou que o município de Petrolina tem quatro empreendimentos com obras concluídas, o Residencial Nova Petrolina, Brasil, Monsenhor Bernardino e o Vivendas Petrolina I.  Os critérios municipais que nortearam a redação da proposta já haviam sido discutidos pelo conselho anteriormente. Dessa forma foi dada continuidade com os três critérios adicionais para a seleção da demanda.

Para que se tenha uma noção clara do aperfeiçoamento que representou a definição dos critérios municipais, convém conhecermos as regras adicionadas:Necessidade habitacional ( Morar em barraco, domicilio coabitado, moradia insalubre). Vulnerabilidade socioeconômica ( famílias com filhos até 14 anos, com renda de até um salário mínimo e meio). Tempo de moradia no município (morar no município de Petrolina nos últimos três anos, a contar da data da inscrição). Com as diretrizes federais, foram aprovados por unanimidade os critérios no âmbito da Municipalidade. Isso foi deliberado com o intuito que o processo ganhe maior eficácia e se evite qualquer possibilidade de injustiça no atendimento. 

A próxima reunião foi definida para o dia 09 de janeiro de 2015 com o objetivo de tratar do planejamento e organização da próxima conferência da cidade e de preparar a agenda de trabalhos do ano de 2015. Estavam presentes na reunião  os conselheiros André Luiz, João Bosco, Monica Nahu, Rosimere de Sá, Uberdan Alves, Givanilda dos Santos, Antônio Carlos Mendes, Ana Goretti, Paulo Cesar, Pedro Caldas, Geraldo Ferreira, Dario Lopes, Maria Auderian Ferreira e Margarida Maria, assim como representantes legais da Caixa Econômica Federal.
 

Ascom Petrolina
Política
27 de Novembro / 2014 às 21:03 | Nenhum Comentário

CMDCA e NUCA programam ações para o fim de ano

O Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Núcleo de Cidadania do Adolescente (NUCA) realizaram nesta quarta-feira (26) mais uma reunião ordinária, quando avaliaram a conquista para a sociedade que foi a conclusão e encaminhamento do Plano Municipal Decenal da Criança, além de programarem as últimas ações para o mês de dezembro. Na pauta, seleção da logomarca do NUCA e a confraternização de fim de ano. 

Os adolescentes membros do Nuca ficaram responsáveis pela divulgação em suas comunidades da seleção de uma logomarca para o Núcleo de Cidadania do Adolescente. As propostas devem ser encaminhadas para a Casa dos Conselhos na Praça Imaculada Conceição, ou através do email institucional agi.casadosconselhos@juazeiro.ba.gov.br até 6 de dezembro quando uma comissão escolherá o vencedor.

Felipe Juliano, aluno da Escola Municipal Anália Barbosa disse que já vem mantendo contatos para a criação do Grêmio da Escola. "Será um espaço de consolidação da cidadania", disse. A iniciativa do aluno  já é resultado positivo da reunião que o NUCA realizou com a presença de representantes da Seduc, da Sedis e do Diretor da Direc 15, Adailson Barbosa Gomes, para tratar do apoio a ser oferecido aos alunos para a retomada dos Grêmios Estudantis.

Mas o CMDCA/Nuca não é só agenda de trabalho. Também foi discutida a confraternização de fim de ano que vai acontecer no dia 16 de dezembro, com atrações artístico-culturais sob a responsabilidade do NUCA e a divulgação do resultado da seleção da logomarca do NUCA, além do lançamento do concurso de poesia  para os adolescentes de Juazeiro.

Por Landa Menezes/Casa dos Conselhos
Variadas
27 de Novembro / 2014 às 20:30 | Nenhum Comentário

Em Petrolina, a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo será prorrogada até o município a meta de imunizar 95% das crianças entre seis meses e menores de cinco anos. Até o momento, pouco mais de 13 mil crianças tomaram a dose contra paralisia infantil, equivalente a 52% de cobertura. Já em relação à tríplice viral (que protege contra o sarampo) 36% do público foi imunizado.  

“Pedimos que os pais levem seus filhos às unidades de saúde para tomar a dose da ‘gotinha’ que protege contra poliomielite, além da vacina contra o sarampo para as crianças de seis meses a menor de um ano. Percebemos que a procura tem sido baixa e isso é preocupante, pois a poliomielite é uma doença grave e que pode levar a óbito”, alerta a coordenadora de Imunização de Petrolina, Jeane Moraes. Após a campanha a vacina contra o sarampo estará no calendário de rotina para o público de 6 meses a menores de 2 anos.

As Unidades de Saúde funcionam de segunda a sexta-feira nas zonas urbana e rural nos horários de 8h às 17 e 7h às 14h, respectivamente. “Aqueles pais que não têm tempo durante o dia podem se dirigir a AME Gercino Coelho e AME Areia Branca, estas funcionam até 19h e 21h, respectivamente”, informa Jeane.

Asscom
Informativos
27 de Novembro / 2014 às 20:00 | 1 Comentário

A Lei Antifumo entra em vigor na próxima quarta-feira (3).  Entre outras coisas, a lei proíbe fumar em locais fechados, públicos e privados, de todo o país. A medida é comemorada por especialistas, que veem como um avanço no combate as doenças provocadas pelo hábito de fumar, que atinge os fumantes ativos (que no Brasil corresponde a 11% da população) e os fumantes passivos, que são os não fumantes expostos indiretamente aos danos do cigarro.  A informação vem reforçar as medidas de prevenção do câncer. Com a vigência da Lei 12.546, aprovada em 2011, mas regulamentada só agora 2014, fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos fica terminantemente proibido em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como hall e corredores de condomínio, restaurantes e clubes, mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou até toldo. Se os estabelecimentos comerciais desrespeitarem a norma, podem ser multados e até perder a licença de funcionamento. 

De acordo com a agência Brasil, para reforçar a importância da Lei Antifumo, a Fundação do Câncer, em parceria com a Aliança de Controle do Tabagismo, lança na próxima semana uma campanha informativa nas redes sociais que visa a conscientizar a população sobre o tema e repassar informações sobre a lei.
 
BN
Variadas
27 de Novembro / 2014 às 19:23 | 8 Comentários

O Juá Garden Shopping, um dos maiores empreendimentos comerciais da história de Juazeiro da Bahia, inaugura no dia 05 de dezembro, sexta-feira, seu estande de vendas. Localizado na Rod. BR 407, KM 6, s/n – Distrito Industrial, o imóvel servirá como um ponto de apoio comercial e visa possibilitar maior contato entre os empresários e o futuro shopping do Vale do São Francisco.

Segundo Marcelo Escobar, Gerente Comercial Regional da Tenco Shopping Centers, empresa responsável pela implantação do empreendimento, o estande será de suma importância, principalmente para agilizar as negociações. "O imóvel foi construído para receber a todos da melhor forma possível, diariamente, em horário comercial. Estamos animados com o grande número de contatos de interessados em contratar um espaço no mall, tanto pelo site, telefone e consultores comerciais que já estão na cidade. Com o estande teremos plenas condições de dar retorno ao volume de propostas que recebemos", destaca Escobar.

Os interessados em adquirir um espaço, no Juá Garden Shopping, podem visitar o estande onde a equipe especializada está pronta para atendê-los. Além do estande de vendas, há consultores prontos para esclarecer eventuais dúvidas: Carlos Alberto (74) 8136-6307 e Marcelo Escobar (31) 3286-8343.

O Juá Garden Shopping

O Juá Garden Shopping já conta com grandes marcas do varejo nacional em fase final de negociação, entre elas C&A, Cinemark, Lojas Americanas e Riachuelo.  O megacentro terá 40 mil m² de área construída dentre elas quatro lojas “âncoras”, três megalojas, quatro salas de cinemacom tecnologia 3D, seis estabelecimentos de serviços e estacionamento com mais de 1100 vagas. Outro ponto que merece destaque é a praça de alimentação, que contará com dois restaurantes e 18 opções de fast-food.

O Juá Garden Shopping receberá cerca de R$ 150 milhões em investimentos. A expectativa é de que sejam movimentados anualmente R$ 250 milhões em vendas, gerando aumento significativo na arrecadação do município. Estima-se que serão gerados cerca de cinco mil empregos diretos e indiretos, durante e após as obras.

Mais Comunicação
Política
27 de Novembro / 2014 às 19:00 | 13 Comentários

O Prefeito Isaac Carvalho determinou o corte de 20% dos salários dos secretários, assessores e comissionados, os chamados cargos políticos, dentro de um pacote de ajuste das contas para pagar a folha extra do 13° salário dos servidores. Também haverá a mesma redução no salário do Prefeito e do Vice. 

Além do corte desses salários, no mês de dezembro, também haverá redução de horas extras e gratificações, “mantendo-se o cuidado de garantir o pleno funcionamento dos serviços essenciais”, segundo informou a secretária de Administração, Maeve Melo.

A Secretária informou ainda, que o Governo Isaac Carvalho tem garantido o pagamento em dia dos salários e do 13° salário, todos os anos, mudando uma prática antiga na administração municipal.

Ascom PMJ
Espaço do Leitor
27 de Novembro / 2014 às 18:30 | 2 Comentários

Á semelhança do Rio Nilo que é dádiva da natureza para o Egito, o Rio São Francisco é uma dádiva para nossa região semiárida. Durante mais de cinco mil anos o Rio Nilo tem sido a força que movimenta a economia egípcia e o Rio São Francisco, bem aproveitado, deveria ser a força para movimentar a economia do vale.

O Rio São Francisco, no semiárido, é vítima do governo da união. A união lhe devota indiferença. Ignora a sua importância, o seu potencial. Exceção ao governo Dutra, ao período revolucionário, ao governo Sarney e Fernando Henrique. O Dutra libertou a região da malária, a usina de Paulo Afonso e a ponte Petrolina e Juazeiro. O período revolucionário ativou a navegação e a irrigação. Sarney e FHC prosseguiram com a irrigação. Em 1855 no império, o  engenheiro alemão Henrique Halfeld, foi encarregado de efetuar com vistas à navegação desde a cachoeira de Pirapora até a foz, no atlântico.

As onze barragens a serem construídas para vitalizar o caudal ficaram no papel.

O que falta no vale não é chuva. É governo. Não é governo bom. É simplesmente governo.

Enquanto isto o rio emagrece. Definha.

Tira o sono dos ribeirinhos, enquanto o governo dorme em Brasília.

O que acontece não é problema regional. É nacional.

Tem dinheiro para Cuba, para campo de futebol, para a África, para trem bala, para a corrupção. Não tem dinheiro para dar vida ao Rio São Francisco.

Um basta a tanto descaso.

O governo deve ter mil olhos, não deixar de investir para populações mais fracas.

Urge reativar a navegação. A irrigação é responsável pela inserção das nossas frutas no mercado internacional.

O potencial para a piscicultura, para a irrigação, para a navegação, para o turismo e para a energia é enorme.

Contudo hoje para o rio o que é enorme é a indiferença.

Osvaldo Coelho, 83 anos, Ex-Deputado Federal por 11 mandatos
Informativos
27 de Novembro / 2014 às 18:00 | 1 Comentário

Neste sábado (29), a equipe da Vigilância Sanitária/Ambiental da Secretaria de Saúde de Juazeiro realiza a Operação Verão na região do Rodeadouro. A ação acontece em parceria com a Associação de Barraqueiros da Ilha, a partir das 8h. 

Alguns dos objetivos da visita dos profissionais são: verificar as condições de infraestrutura das barracas, assim como, adequações às normas sanitárias, no que diz respeito ao preparo de alimentos e higienização dos utensílios, as formas de acondicionamento dos resíduos gerados pelas barracas (lixo), o cumprimento da norma de proibição da permanência de animais domésticos (cães e gatos) na ilha para evitar a transmissão de doenças, observar o funcionamento de desinfecção para a prevenção de zoonoses, aplicação de cal, irradiação de sol nas áreas úmidas cobertas pelos sombreiros e colocação de cloro nas soluções alternativas coletivas e individuais de abastecimento de água para consumo humano.

“Em dezembro começa o período de alta temporada. Juazeiro também vai realizar o carnaval em janeiro. É importante que os donos de barracas, bares, clubes e restaurantes da região da ilha, importante local turístico da cidade recebam as orientações necessárias e sejam fiscalizados para que os turistas e a comunidade local sejam melhores atendidos”, explicou o coordenador do Núcleo de Vigilância Sanitária e Ambiental do município, Éden Machado.

Por Vânia Castro/SESAU
Política
27 de Novembro / 2014 às 17:31 | 5 Comentários

Empreendimento irá gerar 2.500 empregos diretos

Nesta quinta-feira (27), o prefeito Isaac Carvalho se reuniu no Paço Municipal com representantes da empresa Tel Telemática, que atua desde 1989 na área de Call Center e conta com 07 modernos sites, estrategicamente localizados nos estados de São Paulo, Bahia, Tocantins e Distrito Federal, com 4.000 posições e 12.000 colaboradores. A empresa atua no mercado com diversos produtos que oferece, tais como SAC, Retenção, Rentabilização e Fidelização de Clientes, Vendas, Cobrança e Recuperação de Créditos, Backoffice, Monitoria da Qualidade, Auditoria, Pesquisa, dentre outros.

A TEL foi representada por Bartolomeu Brito (sócio-presidente) e Gabriel Drummond (diretor-financeiro), os quais foram acompanhados pelo superintendente da Secretaria de Industria, Comércio e Mineração da Bahia, Marcos Costa; pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, Carlos Neiva, e pelo gerente comercial da Coelba/Juazeiro, Jezer Pacheco. Também participaram da reunião os secretários Raimundo Francisco Filho (Fazenda), Agenor Souza (Meio Ambiente e Ordem Pública), Joaquim Neto (SAAE) e Paulo Bonfim (Governo).

Gabriel Drummond ressaltou que os apoios do Estado e da Prefeitura foram fundamentais para a empresa confirmar a instalação do empreendimento no município. "Além desse fator, Juazeiro vive hoje um momento maravilhoso na melhoria da infraestrutura e com ampla expansão econômica, com uma administração voltada a incentivar cada vez mais a atração de novos investimentos. Por isso a TEL não poderia ter escolhido um lugar melhor para se instalar e com isso colaborar para ainda mais esse ciclo de desenvolvimento, fazendo a cidade crescer ainda mais", explicou.

Segundo o presidente da TEL, Bartolomeu Brito, o telemarketing é o maior gerador do primeiro emprego no Brasil. "O volume de empregos gerados é muito grande em relação a outros setores e contempla basicamente os jovens estudantes que concluíram o ensino médio e estão prestes a adentrar na universidade. A TEL não só qualifica essa mão de obra, como oferece um trabalho atrativo, com turnos de apenas 6 horas/dia, além de todos os direitos trabalhistas, como pagamento até o 5º dia útil, plano de saúde e estímulo ao lazer dos colaboradores".

O Call Center irá gerar 2.500 empregos diretos e será instalado nas proximidades do Assaí. Ainda segundo os representantes da TEL, a previsão é que a obra seja iniciada até o fim do primeiro semestre de 2015. O Secretário Carlos Neiva destacou a importância dessa reunião com os sócios-proprietários da empresa na qual foi confirmada a instalação do Call Center em Juazeiro. "É a concretização de todo um processo efetivo de atração de novos investimentos que temos feito nos últimos anos. Ficamos muito felizes por ver nosso município despertando a atenção de grandes empresas do país devido a trabalho árduo da gestão em alavancar o nosso desenvolvimento", frisou Neiva.

Isaac Carvalho garantiu todo o apoio da gestão para que o empreendimento comece a funcionar e beneficie a população de Juazeiro e região. "É um empreendimento grandioso e impulsionará ainda mais a nossa economia com a geração de 2.500 empregos diretos. Tudo isso é possível graças a essa parceria com os governos estadual e federal, com os investimentos em nossa infraestrutura, como também da criação de uma secretaria municipal específica para esse fim". O prefeito aproveitou para anunciar que Juazeiro pretende, através do apoio do Estado, fazer parcerias com os municípios vizinhos para que toda a região seja beneficiada com esse ciclo de desenvolvimento.

Por Luiz Hélio/Ascom-PMJ

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage