Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Variadas
23 de Agosto / 2014 às 16:00 | Nenhum Comentário

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS) em parceria com o Banco do Brasil e o SEBRAE realizaram nesta sexta-feira (22), no auditório da Câmara Municipal de Juazeiro, o ‘I Seminário PRONATEC – Empreendedorismo dentro da Qualificação’; evento que reuniu centenas de alunos concluintes e que ainda estão estudando no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, dos cursos oferecidos pelo SENAI e SENAR. Durante o seminário foram abordados assuntos referentes à linha de crédito através da palestra sobre ‘Microcrédito Produtivo Orientado’, proferida por Rodrigo Mira do Banco do Brasil; ‘O que é Empreendedorismo’ explanado pelo analista do Sebrae, Carlos Cointeiro; e ‘Empreendedorismo Social’ ministrado pelo gerente de turismo da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo, Jomar Benvindo.  “O empreendedorismo social trabalha a coletividade e o bem comum, pois nem todos têm a característica de ser um empreendedor individual. A ideia é desenvolver características de negócios com objetivos da coletividade”, explicou Jomar. 

De acordo com a secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social, Célia Regina, o Pronatec está dentro hoje do programa municipal Qualifica Juazeiro - um programa de qualificação de jovens e adultos, e que visa à inclusão dos jovens no mercado de trabalho. “Uma política pública direcionada para a juventude de Juazeiro, e que pretende inserir jovens e adultos no mercado de trabalho a partir da qualificação técnica”, informou. O Pronatec em Juazeiro já formou 1300 pessoas. Segundo a gerente de diversidade da SEDIS, Luana Rodrigues, a Prefeitura Municipal tem o papel de apresentar a demanda de jovens através do CRAS, com o levantamento do público interessado. Os cursos são ofertados através do IFBA e do FIEB (SENAI e SENAR); e liberados pelo MEC via Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). “Juazeiro foi contemplado com o programa desde 2011 e hoje estamos formando a nossa primeira turma da zona rural, realizada no projeto Mandacaru. A nossa função é dá uma orientação para esses profissionais que foram qualificados”, explicou Luana. Na ocasião os estudantes de eletricista industrial, instalador e reparador de redes, assistente de planejamento e controle de produção, fruticultura, dentre outros, receberam o certificado de conclusão.

A concluinte do curso de fruticultura, Maria Rosa dos Santos Pinto falou da satisfação em receber o certificado. “Foram dois meses de curso e hoje me sinto feliz por poder receber o meu certificado e está apta a exercer uma profissão. A minha turma composta por 29 alunos, todos do projeto Mandacaru está honrada em poder finalizar essa importante etapa”, disse. Já a concluinte Edilene Maria da Silva falou da felicidade em voltar a estudar. “Esse curso veio capacitar muitos jovens que estavam parados, assim como eu. É sempre importante ter conhecimento e para a gente é mais uma oportunidade de se inserir no mercado de trabalho”, declarou.

O coordenador do Pronatec em Juazeiro, Anderson Mota, informou que serão abertas, na próxima segunda-feira (25) e terça-feira (26), as inscrições para os cursos de mestres de obras, operador de computador, pedreiro de alvenaria, instalador e reparador de computadores. Os interessados devem procurar a partir das 8h, a antiga Casa do Bolsa Família, no Centro Integrado Social, portando duas cópias do RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade, possuir conta poupança ou conta fácil na Caixa Econômica Federal e NIS. Serão 40 vagas para cada curso. A Inscrição será por ordem de chegada, e as vagas são limitadas. Também estiveram presentes no evento representantes do SineBahia, SENAR, SENAC, IFBA, SEDETUR e CETEP-SF.

Lene Radina – ASCOM/PMJ
Eleições
23 de Agosto / 2014 às 15:00 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O juiz Francisco de Oliveira Bispo proibiu a veiculação do trecho da propaganda eleitoral no qual o candidato petista a governador, Rui Costa dos Santos, faz pedido genérico de voto para os candidatos da coligação “Mais Mudanças, Novas Conquistas”.  A determinação judicial atende representação da coligação “Unidos pela Bahia”, que alegou desrespeito à lei eleitoral.

De acordo com a advogada Lilian Reis, da coligação “Unidos pela Bahia”, a legislação é clara quando prevê que o direito de o postulante da majoritária aparecer na propaganda das candidaturas proporcionais está condicionado a que ele peça o voto apenas para quem cedeu o tempo. “Ele fez o pedido de forma genérica”, observou Lilian.

Para o presidente da coligação “Unidos pela Bahia”, José Carlos Aleluia, a intenção do petista era aparecer na vã tentativa de tornar-se conhecido. “Mais uma vez a Justiça se fez presente e impediu nova tentativa petista de burlar a lei eleitoral com o objetivo de se beneficiar. Jogaram o barro, mas não colou. Parabéns para a Justiça!”, disse Aleluia.

Ascom DEM BA
Política
23 de Agosto / 2014 às 14:00 | Nenhum Comentário

O Mutirão da Cidadania, um conjunto de ações nas vilas e quadras da cidade, com o objetivo de intensificar e garantir os serviços públicos como: limpeza, capina, retirada de entulhos e nivelamento começou pela Vila Santana, identificada como um dos locais que mais necessitavam de uma ação urgente de limpeza e organização. Na primeira etapa do mutirão, a Vila Santana passou por uma limpeza geral. Um trabalho que envolveu várias equipes de agentes de limpeza e servidores da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, responsável por esta ação.

O trabalho envolveu também as demais secretarias municipais, que participaram com ações de mobilização, conscientização sobre a participação de todos na manutenção de uma cidade limpa e distribuição de mudas. " Nossa avaliação foi muito positiva. Entregamos a Vila Santana limpa e organizada. Retiramos entulhos, capinamos toda a extensão da vila e a comunidade aprovou esta ação. Esperamos que os moradores colaborem com a limpeza pública, que é um dever de todos", falou o Secretário Cicinho. 

Desde o início da semana, o "Mutirão da Limpeza" está realizando as ações na Vila São Joaquim e vai atender a todas as quadras com retirada de entulhos, limpeza geral e alguns consertos que sejam necessários. Na S5 os serviços já foram concluídos. Até o final desta semana serão entregues, totalmente limpas, a S19 e a S21. Mais de vinte agentes de limpeza estão realizando os serviços nessa área, com o suporte de máquinas como: patrol, retroescavadeira e caçambas.

"Queremos envolver os moradores e estamos fazendo também uma campanha educativa, para que todos se sintam participantes e responsáveis pela imagem e limpeza da nossa cidade. Estamos fazendo a nossa parte e vamos entregar toda cidade limpa. Lembramos , mais uma vez, que cada morador deve fazer sua parte, recolhendo entulhos, respeitando o horário de coleta de lixo, que em Sobradinho é muito regular e não dispensando lixo nas vias públicas. "Quem ama, cuida", afirmou o Secretário

Ascom Sobradinho
Eleições
23 de Agosto / 2014 às 13:00 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

A candidata do PSB a governadora, Lídice da Mata, criticou o PT baiano por ter aberto mão de seu programa de governo para ampliar as alianças políticas, sobretudo na segunda gestão do governador Jaques Wagner, durante entrevista ao programa Sociedade Alerta, na Rádio Sociedade da Bahia, na tarde desta sexta-feira (22). “Especialmente a partir do segundo mandato, o governo foi substituindo suas marcas programáticas por alianças com maior número de partidos”, afirmou. “Isso não vou fazer no meu governo. Farei as alianças políticas necessárias para governar, mas quem quiser fazer parte da minha gestão terá que aderir ao meu programa de governo e ter compromisso com ele”, completou.

Lídice reafirmou seu compromisso com a candidatura do PSB à Presidência da República. “Tenho um forte compromisso com Marina Silva. Junto com ela, daremos seguimento ao legado de Eduardo Campos”, disse. “Chegaram a me perguntar se eu desistiria da candidatura após a morte de Eduardo, mas isso não acontecerá de forma alguma. Temos um compromisso com a Bahia”, assegurou.

Educação - A candidata socialista ressaltou a prioridade que dará à educação, caso seja eleita: “Quero fazer uma revolução na educação da Bahia. Não adianta termos muitas universidades e institutos federais, se não tivermos um grande projeto para o ensino médio”, ponderou. “Vamos criar uma forte rede de escolas em tempo integral e tornar as escolas atrativas para os alunos, diferente desse modelo atual”, garantiu.

Ela acrescentou que também investirá fortemente nas universidades estaduais, especialmente em programas de ciência e tecnologia, e sugeriu uma articulação com essas instituições para a qualificação dos servidores públicos. Na área de segurança pública, Lídice afirmou que vai criar um regime de metas para a redução da criminalidade, propor um pacto com órgãos da Justiça e valorizar as polícias Civil e Militar. Ela também se comprometeu a melhorar os serviços de saúde na capital e no interior e a atuar na interiorização do desenvolvimento por meio de investimentos nas diversas regiões do Estado.

Ascom PSB-Bahia
Eleições
23 de Agosto / 2014 às 12:11 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Depois de percorrer várias cidades da região norte da Bahia (Sento-Sé, Remanso, Casa Nova e Sobradinho) a comitiva “Pra Bahia Mudar Mais” foi recebida com uma grande festa nas ruas de Juazeiro na noite desta sexta-feira (22). Liderada pelo candidato a governador Rui Costa (PT), o evento foi finalizado com um ato político que contou com a presença do governador Jaques Wagner (PT) e demais autoridades políticas e candidatos.

Amigos, lideranças, vereadores, ex-vereadores, autoridades e populares fizeram uma bonita festa para receber a comitiva, que iniciou a sua trajetória na cidade de Sento Sé. Em Remanso, desfilou pelas ruas em carro aberto, acompanhada por centenas de pessoas que acenavam, demonstrando carinho e apoio. Já em Sobradinho, a comitiva realizou pronunciamento.

Integrando a comitiva, estava o candidato a deputado estadual Zó (PC do B). “Hoje sem dúvida é um dia de festa. Estou feliz por ter visitado as cidades e conhecer ainda mais a realidade da população. Espero poder representar cada região no meu mandato, lutando por melhorais e projetos”, finalizou.

Ascom Zó
Eleições
23 de Agosto / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário

Fernando Filho (deputado federal e candidato à reeleição) e Miguel Coelho (candidato a deputado estadual), ambos do PSB, têm mais um fim de semana intenso de campanha. Depois de percorrerem as principais ruas do bairro José e Maria na sexta-feira (22), os socialistas realizam mais duas caminhadas com suas militâncias neste sábado (23). 

A primeira acontece na Cohab Massangano, zona oeste de Petrolina. À tarde, a partir das 16h, é a vez do distrito de Rajada receber os candidatos. A caminhada sairá do posto de combustíveis localizado na entrada da comunidade. 

Por todos os bairros por onde passam, Miguel e Fernando Filho são recebidos com muito carinho pela população. No José e Maria, por exemplo, os moradores aproveitaram a visita dos socialistas para apontar algumas necessidades do bairro e confirmar o apoio a todos os candidatos da Frente Popular.

Ascom Miguel Coelho
Variadas
23 de Agosto / 2014 às 11:00 | Nenhum Comentário

Gilmar Cavalcanti participou por telefone do programa Geraldo José na Transamérica FM cobrando do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) a desobstrução da rede de esgotamento sanitário no bairro Jardim Flórida. Segundo o denunciante com a obstrução da rede ás águas fétidas do esgotamento estão escorrendo pelas sarjetas da Avenida Airton Sena provocando grande transtornos para toda população. “Nós já ligamos inúmeras vezes para o SAAE e eles prometem vir e não comparecem para tomar uma providência”, disse Gilmar.

Eleições
23 de Agosto / 2014 às 10:00 | 3 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) levou militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e representantes de sindicatos para as ruas do município de Sobradinho, no Vale do São Francisco da Bahia, durante carreata do candidato a governo Rui Costa, nesta sexta-feira (22). Junto com os outros componentes da majoritária, João Leão (vice, PP) e Otto Alencar (senador, PSD), o petista, que disputa a sucessão do governador Jaques Wagner, assumiu o compromisso público de entregar à população as rodovias BA-210 e BR-235 completamente recuperadas. “O governador Jaques Wagner construiu e recuperou mais de oito mil quilômetros de estradas em sete anos e nós vamos avançar e fazer mais”, destaca Rui.

Para Valmir, a multidão que recebeu os políticos mostra a disparidade que se enxerga nos eventos da caravana do PT com as pesquisas divulgadas. “A realidade nas ruas é outra. A população já entende que não se pode retroagir. Voltar atrás agora seria regredir os oitos anos de avanço socioeconômico. A Bahia precisa seguir em frente e eleger Rui, Otto e Dilma, além de uma robusta bancada na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. Vamos gastar a sola do sapato e caminhar até o dia da eleição para garantir mais uma vitória”, completa Assunção. A chapa majoritária liderou carreatas que passaram pelos municípios de Remanso, Sento Sé, Casa Nova, Sobradinho e Juazeiro, encerrando a agenda com comício com mais de três mil populares.

Ascom do deputado Valmir Assunção Fotos Catarine Brum
Eleições
23 de Agosto / 2014 às 09:00 | 3 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Sento Sé, Remanso, Casa Nova, Sobradinho e Juazeiro, passando por Santana do Sobrado (“que será cidade se depender de meu mandato”), foi a extensa maratona de Pedro Alcântara nesta quinta-feira, ao lado de Rui, o candidato a governador da Bahia de Wagner, Lula e Dilma; acompanhado de Oto Alencar, candidato a Senador e João Leão, candidato a vice governador. Iniciada às 8:00 da manhã, em Sento Sé, a caminhada de Pedro foi recheada de reconhecimento e agradecimento. Em Sento Sé, Juvenilson Passos, ex-prefeito e liderança inconteste, que consegue nas primeiras horas da manhã de um dia de semana reunir centenas de pessoas, o saudou “como o deputado federal que Sento Sé espera por mais de 50 anos”, “o guerreiro que enfrenta todas as dificuldades para manter vivo o rio, melhorar a saúde de nossa gente e levar água, estrada e escola para quem vive no interior”. Nas ruas de Sento Sé, saudado e abraçado, Alcântara iniciou o dia com centenas de pessoas o reconhecendo nas ruas e apoiando suas propostas em favor da saúde e da preservação do São Francisco. “Aqui em Sento Sé estou em casa” – comemorou Alcântara ao lado de Rui, Oto, Leão e Juvenilson.

De Sento Sé a Remanso, por insistência do candidato, no avião da Caravana de Rui (“Pedro, mais que nenhum outro merece estar próximo a nós. Ele é a cara, a coragem e o espírito desse povo ribeirinho” – comentou), e na cidade que lhe mereceu dezenas de indicações para a estrada, para a melhoria do abastecimento de água, regularização de terras e recursos para a saúde pública, Pedro Alcântara extravasou alegria: “Reencontro nas ruas meus amigos. Em cada canto deste município tenho marcas. Foram barreiros, água encanada, luz elétrica, postos de saúde, recursos para o desenvolvimento do esporte e escolas. Em seis mandatos de deputado pedi, briguei e reivindiquei por Remanso. Sou daqui, de Campo Alegre de Lourdes, de Remanso”.

Alcântara lembra que Remanso sempre foi referência na saúde em toda a região: “As melhores clínicas, os melhores médicos, o melhor atendimento. Vou melhorar isso. Como deputado vou propor uma integração maior com Juazeiro. Agora que temos estradas excelentes, vou propor e buscar recursos para um grande polo de saúde abrangendo todo o sertão do São Francisco e Remanso, com sua estrutura e vocação, será peça importante nesse projeto”. Em Casa Nova repetiu-se a história: Saudado nas ruas, abraçado, posando para dezenas de fotos e cobrado por mais e mais material de campanha (“Estou indo para Luiz Viana e preciso de santinhos” – diz Luiz Castro, amigo reencontrado, que lhe aguarda desde as 7 da manhã), Pedro reforça o compromisso: “Serei deputado regional. Aqui e em todas as cidades de minha região, vou melhorar a saúde, vou estar presente e juntos vamos fazer um mandato ribeirinho”.

É em Casa Nova que Alcântara lembra um detalhe importante: “O Governador Wagner transformou em roteiro turístico a visita às viniculturas do município. Vou alocar recursos para transformar as Dunas de Casa Nova em atração nacional. Casa Nova, além da produtividade na caprino ovino cultura, tem uma vocação, com diferenciais magníficos, para o turismo. O que falta é representação política”. A passagem por Santana do Sobrado, o maior distrito de Casa Nova, foi breve e intensa. Na avenida centenas de populares, ao reconhecerem Alcântara, lembraram de seu esforço pela emancipação do distrito: “Independência Santana!” e escutam sua resposta: “Vou estar na Câmara Federal e estarei aqui, antes do fim do mandato para festejarmos juntos a eleição de nosso primeiro prefeito”. Em Sobradinho, sem cansaço, Pedro Alcântara sorri: “Das outras cidades sou o filho. Em Sobradinho, me sinto como se fosse um dos pais”, lembrando que foi dele o projeto de emancipação, atendendo ao pleito dos pioneiros que queriam ver Sobradinho independente.

E nas vilas, na avenida, na praça e no palanque repetiu-se o reconhecimento das outras cidades: Sobradinho inteiro que veio ao ato político de Rui, saudou Alcântara. Candidatos a Deputado Estadual e concorrentes o reconhecem como o mais conhecedor e o mais identificado com a população da Terra da Barragem. “Não poderia ficar com outro” – é categórico o vereador Canindé, que apoia Alcântara para Deputado Federal e Tiziu como candidato a deputado estadual – “Serão os dois mais votados, não só pelo que fizeram, mas por tudo que ainda vão fazer por Sobradinho”.   

“Sobradinho é meu filho dileto. Aqui a saúde pública vai dar um salto se depender de meu mandato. Aqui a centena de alunos que temos nas Universidades de Juazeiro e Petrolina vão saltar para mais de mil, pois vou propor uma “bolsa” que financie o estudante universitário dos pequenos municípios. Em parceria com Tiziu, vamos intensificar os projetos de apoio à agricultura familiar, ao reconhecimento das áreas de fundo de pasto e a regularização de terra”. Mais uma vez, mereceu de Rui e de Oto referências elogiosas por seus mandatos, por seu compromisso com Sobradinho e por sua identidade com o povo da Barragem. A chegada a Juazeiro, subir ao palanque, apontado, abraçado e elogiado o faz desperto, alegre e disposto: “Não decepcionarei minhas amigas, meus amigos”. “Estão aqui na Rua da 28, são mais de quatro milhares” -  estima – “Aqui Rui, Oto e Dilma terão a maior vitória proporcional de todo o interior da Bahia”. Neste sábado, 23 de agosto, Pedro já está na estrada e meio dia, na missa do vaqueiro de Poço de Fora irá agradecer por todo o reconhecimento nas cinco cidades ribeirinhas.

Ascom Pedro Alcântara
Eleições
23 de Agosto / 2014 às 08:00 | 6 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Diante da maior crise de segurança da história da Bahia, o candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, anunciou a doação do helicóptero que serve ao Governador do Estado para o Grupamento Aéreo da Polícia Militar, durante o horário eleitoral da tevê, na noite de sexta-feira (22).

Comprometido, se eleito, a trabalhar de corpo e alma para diminuir os índices de violência no nosso estado, Paulo Souto quer marcar esse compromisso com a inclusão dessa importante iniciativa no programa de campanha.

“Esse helicóptero vai ser muito mais útil ajudando a combater a violência no interior do estado”, afirmou Paulo Souto, que, neste sábado, estará recepcionando o candidato à Presidência  da República, Aécio Neves,  no lançamento do Programa Nordeste Forte, no Espaço Unique, às 10 horas.

Ascom Democratas
Variadas
23 de Agosto / 2014 às 07:00 | 1 Comentário
 
As comunidades de fundo de pasto têm um prazo curto, até o final de 2018,  para informar ao governo que vivem desta forma tradicional. Isso é o que estabelece a nova lei estadual de regularização fundiária 12.910 de 2013. Em Casa Nova, as famílias camponesas de fundo de pasto estão em processo de organização para defender suas terras  frente à nova regulamentação.  
 
Nesse sentido, no último dia 21, moradores de comunidades como Algodão de Cima se reuniram para debater os procedimentos para que a área de fundo de pasto da comunidade seja garantida. Além de discutirem os procedimentos legais para a autodefinição da comunidade, os/as presentes falaram também de problemas relacionados a mineradoras. 
 
Participantes das reuniões relataram que em comunidades vizinhas há funcionários de empresas de mineração colocando variantes nas áreas das famílias sem pedir autorização. Por ameaças como estas, o processo de organização comunitária se torna cada vez mais importante.
 
Para o camponês José Souza, as reuniões têm sido importante para formação. "Através de uma reunião como essa  é que a gente vai tendo cada vez mais esclarecimentos", avaliou. No próximo dia 26, acontece em Casa Nova uma reunião da União das Associações de Fundo de Pasto. O momento servirá para dar informações às comunidades e tirar algumas dúvidas com a  assessoria jurídica de organizações populares pró campesinato. 
Comissão Pastoral da Terra Juazeiro
Espaço do Leitor
22 de Agosto / 2014 às 23:00 | 1 Comentário

O que podemos encontrar no cemitério? Somente corpos enterrados? Apenas cadáveres que jazem no esquecimento infinito? Claro que não! Lá encontramos sonhos enterrados, ideias que nunca se concretizaram, sonhos nunca realizados, objetivos nunca alcançados, planos nunca concretizados.

O que podemos encontrar naquele local silencioso e indesejado? Pais que nunca abraçaram seus filhos, mães que nunca amamentaram seus recém-nascidos, filhos que nunca disseram que amavam seus pais. Mas, o que ainda podemos encontrar ali? Grandes celebridades, artistas de renome, pessoas famosas, simples, astros de cinema, ícones do esporte, homens de verdadeira piedade, pessoas de fé, ousadia e coragem.

Nesse momento vêm à tona as sábias palavras do Rei Salomão: ”É muito melhor está numa casa de luto de que numa casa de banquete e festa”. Fazendo uma reflexão profunda dessa citação chego a seguinte conclusão: Não há como sorrir numa casa de luto. Naquele ambiente triste e doloroso, só vemos pesar e lágrimas nos olhos. Uma dor tão intensa que o melhor argumento para confortar a família, é não falar nada, porque as nossas palavras são espinhos que rasgam a pele, flechas que perfuram o interior. Além disso, o que podemos encontrar na casa enlutada? A certeza de que tudo passa, a brevidade da vida é algo permanente, o futuro é algo incerto, somos vulneráveis, a morte é um intruso, nosso maior inimigo. É impossível fugir e se esconder, não há como escapar.

Qual o maior problema na casa do banquete? Não há como ficar triste na casa de banquete, é quase impossível não se divertir na casa de festa, jamais alguém pensa na morte nesse ambiente de alegria e diversão, tampouco se pensa que as coisas são efêmeras e transitórias. Insisto ainda, o que podemos encontrar no cemitério? Pessoas que foram assassinadas injustamente, crianças que gritaram de dor até à morte, idosos indefesos que foram torturadas até perderem o fôlego de vida, vidas ceifadas precocemente que nunca conseguiram enxergar o brilho do sol e, nem a luz das estrelas, na imensidão do céu azul.

Esses entes queridos também viveram entre nós, participaram ativamente das lutas e labores da nossa vida. Portanto, enquanto tendes vida, procura fazer o bem, pratica atos de bondade, valoriza a tua família, cuida dos teus filhos, dar importância ao pouco que tens, procura ser feliz com aquilo que DEUS te agraciou, saiba viver integralmente os belos momentos da tua existência, esforça-te, encoraja-te, faz o teu melhor, dar um abraço no teu filho, diz que ama tua esposa, teu esposo, aproveita a oportunidade para dizer que teus pais são importantes e que você os ama intensamente. Finalmente, o que podemos encontrar naquele ambiente fúnebre? A verdade mais cristalina que: Ricos, pobres, afortunados ou não, religiosos e incrédulos, todos indistintamente de sua posição social e prestígio, estão em igualdade de condições perante a morte. Convido-os a repensar a vida, rever seus conceitos, ser solidário, ser desprendido e lutar arduamente pelo o tesouro escondido, achá-lo enquanto há tempo, porque o amanhã não nos pertence. Esse maior tesouro que supera todas as riquezas aqui na terra só pode ser: O Senhor Jesus Cristo!

Antonio Damião Oliveira da Silva (damis.oliver@hotmail.com)

Guarda Municipal Petrolina

Graduado em Matemática

Política
22 de Agosto / 2014 às 22:30 | 1 Comentário

Em comemoração a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que se estende até o dia 28 de agosto,  a Prefeitura de Petrolina, em conjunto com as Secretarias de Cidadania e de Saúde, realizou nesta sexta-feira (22), a entrega de 120 aparelhos 100% digital para deficientes auditivos, que esperavam a oportunidade para adquirir o equipamento e voltar a ouvir nitidamente. 

Segundo a prefeitura, já foram entregues 2.823 aparelhos auditivos. O aparelho de amplificação sonora individual (AASI) é totalmente digital, e através de um programa computarizado, os dados do usuário são implantados no equipamento, onde não há necessidade de ajustes. 

"O que mais nos gratifica é resgatar o direito de ouvir bem, de compartilhar emoções sonoras, que fazem toda a diferença. O que nos enche de alegria é a preocupação do governo municipal com os mais carentes, e isso sem dúvida é fazer as políticas públicas serem implantadas no município", disse, Rose Andrade, secretária executiva de Acessibilidade. 

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Esporte
22 de Agosto / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

Nascida de uma iniciativa do Corpo de Bombeiros, a 15ª Corrida do Fogo tem o apoio da Prefeitura de Juazeiro, através da Superintendência de Esportes e acontece no próximo domingo, dia 24, na Orla da cidade. Às 07h começará a Corrida do Foguinho, para crianças de 07 a 14 anos e por volta das 08h será dado início à Corrida do Fogo, para o público acima de 15 anos. No mesmo dia e local haverá mais um domingo com o projeto Esporte e Lazer, do programa Mais Esporte.

De acordo com informações do gerente de Esportes, José Carlos Santana, há alguns anos a corrida tem ganhado uma maior dimensão na região. “Dessa forma nós passamos a ser co-realizadores da corrida. Nós criamos também um circuito juazeirense de corrida de rua e integramos na corrida do fogo. Realizamos o circuito, sendo que uma das etapas é a Corrida do Fogo”, comenta.

A largada e a chegada serão na orla de Juazeiro. “Os participantes farão um percurso circular, saindo da orla, passando pela Avenida Raul Alves, subindo a BR 407 até o contorno da São Luiz, seguindo até o próximo contorno em direção à Avenida Adolfo Viana até chegar novamente na Orla. É um abraço na cidade”, explica Santana. Cerca de 400 competidores se inscreveram para a competição da corrida de adultos e 150 para a corrida infantil. Cada participante receberá um kit (camiseta, número e senha), que será distribuído no sábado, das 09h às 19h, no Ginásio de Esportes Aloísio Viana.

Projeto Esporte e Lazer

Simultaneamente à Corrida do Fogo, no domingo também haverá mais uma edição do Esporte e Lazer na Orla. O projeto já aconteceu também em alguns bairros da cidade. Haverá futsal para crianças, zumba e outras danças, apresentação de lutas e brinquedos armados, que farão a alegria de quem comparecer ao local para ter um domingo diferente, tendo no esporte um dia mais saudável e de entretenimento para toda a família. 

Por Ramáiana Leal/Seduc
Política
22 de Agosto / 2014 às 21:30 | Nenhum Comentário

O Tribunal de Contas dos Municípios determinou na sessão desta quinta-feira (21/08) a realização de uma auditoria na prefeitura do município de Ponto Novo, para investigar os termos de parcerias assinados pelo ex-prefeito Antônio Marques Alves da Silva com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Centro Comunitário Alto Paraíso (CECOSAP), que recebeu, ao longo de três anos, R$6.102.576,77. A suspeita é que o objetivo tenha sido mera intermediação de mão-de-obra.

A denúncia foi apresenta ao TCM pelos então vereadores Antônio da Silva, Jair da Silva, Anderson Maia, David Porcino e Miguel Santos. Os conselheiros decidiram aprovar a sugestão de realização de auditoria, apresentada pelo relator, Paolo Marconi, porque auditorias e inspeções feitas em vários outros municípios, por determinação do tribunal – muitos deles com processos já julgados pela corte – demonstraram a existência de irregularidades e ilegalidades na execução de despesas desta mesma OSCIP.

Segundo o relator, em diversos casos julgados envolvendo a CECOSAP as conclusões têm sido invariavelmente no sentido de que tal entidade vem servindo sim como mera intermediadora de mão-de-obra, como forma de fugir à promoção de concurso público para a seleção de servidores, em infligência ao art.37, inciso II, da Constituição Federal.

Íntegra do voto do relator da denúncia formulada contra prefeitua de Ponto Novo.

Do TCM
Variadas
22 de Agosto / 2014 às 21:00 | Nenhum Comentário

As oportunidades são para os cargos de cozinheiro, atendente de copa e cozinha, auxiliar de capinação e jardinagem e auxiliar de limpeza

O Sesc Pernambuco abre seleção para o preenchimento de 26 vagas para os cargos de cozinheiro, atendente de copa e cozinha, auxiliar de capinação e jardinagem, e auxiliar de limpeza. As inscrições devem ser feitas a partir da próxima segunda-feira (25), exclusivamente pelo site www.sescpe.com.br, até o dia 7 de setembro. As vagas estão distribuídas nas diversas unidades do Estado de Pernambuco e caberá ao candidato indicar, no ato da inscrição, o cargo e o local que deseja concorrer. A seleção reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência. O valor da taxa de inscrição será de R$ 20 e a efetivação da inscrição se dará com o pagamento da taxa. O candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e/ou for membro de família de baixa renda, poderá requerer isenção da taxa de inscrição até 28/08/2014.

O processo seletivo será realizado em duas etapas: prova de conhecimentos básicos e prova prática. A prova de conhecimentos, que envolve questões básicas de língua portuguesa e de matemática, será realizada no dia 21 de setembro, nas cidades de Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Bodocó, Buíque, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Petrolina, Recife, Surubim e Triunfo. O candidato realizará a avaliação na cidade em que estiver inscrito. Já a prova prática, com avaliação de aspectos técnicos de cada especialidade, será realizada a partir de 4 de outubro, nos municípios definidos no Regulamento.

 Os aprovados irão trabalhar em regime CLT e a remuneração varia entre R$ 760 e R$ 1.113,00, conforme o cargo. Entre as condições para contratação estão: apresentar a documentação comprobatória do preenchimento dos requisitos exigidos para o cargo para o qual foi aprovado, ter idade mínima de 18 anos; não ter relações de parentesco (em 1º, 2º e 3º graus) com funcionários ou dirigentes do Sesc, Senac ou Fecomércio-PE; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (para o sexo masculino). A seleção terá validade de 2 anos, podendo convocar candidatos além da quantidade de vagas descritas, respeitando a ordem e classificação do processo. O regulamento completo pode ser conferido no site do Sesc.

Ascom
Política
22 de Agosto / 2014 às 20:30 | Nenhum Comentário

Imagem Ilustrativa

A comunidade do Dom Avelar, assim como outras Unidades de Saúde, também receberá as ações voltadas para Saúde do Homem neste sábado (23). O evento acontecerá na própria AME Leonor Elisa a partir das 8h e segue até às 12h. A ação faz parte da programação especial planejada pela Secretaria de Saúde de Petrolina para sensibilizar a população masculina sobre a importância de cuidar da saúde. “Convidamos todos os homens do bairro Dom Avelar para participar do evento feito exclusivamente para eles. É um momento de adquirir conhecimento através das palestras, bem como realizar consultas e exames”, destacou a diretora da Atenção Básica Juliana Modesto.

Palestras com enfermeira e nutricionistas abordarão sobre Hipertensão, Diabetes e Alimentação Saudável; consultas médicas; vacina; teste rápido para sífilis e HIV; confecção do cartão SUS; corte de cabelo são os serviços disponíveis ao público. Além de sorteio de brindes e uma mesa de frutas preparada pela equipe da unidade AME para receber os usuários do sexo masculino. “É recomendável que todos levem seu cartão SUS para ter acesso aos serviços; já aqueles que não têm o cartão, devem levar RG, CPF, Comprovante de Residência e, se for menor de idade, certidão de nascimento para confeccionar o seu documento”, complementou Juliana.  

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
22 de Agosto / 2014 às 20:00 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS) de Juazeiro comunica que estão abertas as inscrições para os cursos ofertados pelo Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico. Para participar é preciso estar cadastrado no CadÚnico (programas do Governo Federal), e ter idades entre 18 a 59 anos. Os interessados devem comparecer no Centro Integrado de Desenvolvimento Social (Antiga Casa do Bolsa), na praça Imaculada Conceição (Praça da Catedral), a partir das 8h nos dias 25 e 26 deste mês. As vagas são limitadas e as fichas de inscrição serão entregues por ordem de chegada. 

No ato da matricula é necessário apresentar cópia (duas de cada) e original dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade, do NIS – Numero de Inscrição Social, além de ter conta na caixa econômica federal (pode ser poupança ou caixa fácil). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 74 3612- 3050 e 3066.

Acompanhe a grade de cursos:

Curso: Mestre de Obras

Turno: Vespertino

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I Incompleto

Curso: Operador de Computador

Turno: NOTURNO

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto

Curso: Pedreiro de Alvenaria

Turno: Vespertino

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I Incompleto

Curso: Instalador e reparador de Redes de computadores

Turno: Noturno                                          

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Completo

Ascom PMJ
Política
22 de Agosto / 2014 às 19:30 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) promove de maneira incisiva uma verdadeira estratégia operacional de limpeza que é planejada previamente para atender às demandas dos bairros e comunidades rurais. Trata-se do mutirão de limpeza, ação que atende ao cronograma dos serviços do município e que chegou ao Projeto Mandacaru nesta quinta-feira (21). Para atender as ações previstas, a SESP destinou 55 agentes de limpeza, retroescavadeira, caçambas e patrol.

Serviços como capinação, varrição, pintura de meio-fio, remoção de lixo e entulhos foram algumas das atribuições realizadas pelas equipes durante o mutirão. Tudo isso visando uma comunidade limpa e devidamente conservada, a fim de oferecer saúde aos moradores, além da melhoria no aspecto visual da localidade. Segundo números apresentados pela SESP, foram retiradas 82 toneladas entre lixo e entulhos das ruas do Projeto através da ação. 

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Lopes, todo esse trabalho de limpeza realizado diariamente no município visa atender à demanda de cada localidade e o bem-estar do cidadão. “Este é um trabalho que faz parte do nosso cronograma de ações para manter a cidade limpa e agradável para a população. O mutirão de limpeza atua com todos os serviços de uma vez só, proporcionando uma melhoria na comunidade. Essa também é a forma encontrada para atender com qualidade todo o município”, finalizou.

Por Elaine Barbosa/SESP
Eleições
22 de Agosto / 2014 às 19:00 | 8 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

“Quem deixou Remanso isolada foi a chapa que está do outro lado”, afirmou o prefeito do município, Dr. Celso Silva (PT), ao receber Rui Costa, candidato a governador pela coligação Pra Bahia Mudar Mais, Otto Alencar, candidato a senador, e João Leão, candidato a vice-governador, no início de mais uma Caravana 13, nesta sexta-feira (22), na Região de Juazeiro. Ao responder ao prefeito e à multidão que se juntou para recepcioná-lo, Rui disse que, se no passado o outro grupo esqueceu a região, ele assume o compromisso público de entregar à população as rodovias BA-210 e BR-235 inteiramente recuperadas. “O governador Jaques Wagner construiu e recuperou mais de oito mil quilômetros de estradas em sete anos e nós vamos avançar e fazer mais”, destacou. Rememorando como era a situação das estradas, o candidato destacou ao que era, já melhorou bastante. “Estavam intransitáveis, mas diversos trechos foram concluídos e eu vou terminar o trabalho de ponta a ponta”.

A chapa majoritária liderou carreatas que percorreram os municípios de Remanso, Sento Sé, Casa Nova, Sobradinho e Juazeiro, encerrando os eventos com comício. Em Remanso, devido à grande aglomeração, os candidatos fizeram pronunciamentos, dirigindo-se à multidão num ato improvisado, mas de grande vibração popular. João Leão, que já foi secretário de Infraestrutura do governo estadual, falou das rodovias que ajudou a recuperar na região e assegurou que Rui Costa irá fazer a estrada entre Campo Alegre de Lourdes e Remanso, obra considerada fundamental pelos moradores da área. E provocou os adversários: “ Remanso estava abandonada, quero ver se os do lado de lá vão ter coragem de vir aqui pedir o voto de vocês”.

Otto Alencar também fez referências aos trabalhos realizados pelo atual governo em favor dos municípios situados às margens do Lago de Sobradinho, especialmente as estradas. Falou do trabalho quando foi secretário de Infraestrutura estadual na gestão de Jaques Wagner e lembrou sua história de vida, como médico e político, afirmando que as duas funções ajudam a salvar vidas e visam fazer o bem às pessoas.

Em Casa Nova a receptividade do público fez com que, mais uma vez,  os candidatos improvisassem um comício. Lá, Rui destacou que seu propósito é fazer obras em todos os municípios baianos  "independente se o prefeito é da base ou não” e comentou que na gestão petista 30 comunidades da zona rural foram beneficias com abastecimento de água. Rui disse que com os alicerces construídos por Wagner ele terá condições de avanão, elevando a Bahia ao patamar de desenvolvimento e competitividade elevado. "A Bahia era uma buraqueira só, buraco nas estradas, buraco na saúde, buraco na segurança, no ensino profissionalizante. Agora Wagner entrega a Bahia em outras condições. Sobre esta base, tenho convicção que posso fazer um grande governo”.

Ascom rui Costa Foto: Mateus Pereira
Variadas
22 de Agosto / 2014 às 18:30 | Nenhum Comentário

Tudo pronto para o 3º Congresso Diocesano, com o tema: Conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz, evento da Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de Juazeiro, que acontece de hoje (22) até domingo, 24 de agosto. O evento acontecerá no espaço de eventos ViaShow, antiga Nossa Casa. Na noite desta sexta-feira, ocorrerá a Santa Missa de abertura no Santuário de Nossa Senhora das Grotas.

Segundo Raimundo Neto, um dos organizadores do evento, as inscrições serão realizadas nos Grupos de Oração, com diversos pacotes. O evento contará com a participação de Frei Cristóvão (Diretor espiritual da RCC Bahia), Umberto Alexandre Sell (RCC Santa Catarina) e Teresinha Araújo (Presidente da RCC Bahia).

 “A Diocese de Juazeiro abrange 11 municípios, e o campo de atuação da nossa renovação carismática abrande 08 municípios (Pilão Arcado, Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Sobradinho, Curaçá, Juazeiro e Uauá). Em cada local temos um grupo de oração. Teremos momentos de Oração, Pregação, Santa Missa, Confissão, Congressinho e muita alegria. Estamos aguardando a caravana desses municípios”, informou, Raimundo.

Variadas
22 de Agosto / 2014 às 18:00 | 6 Comentários

O motoqueiro Jeferson Santos da Silva, de 20 anos, sofreu um acidente de moto na tarde desta sexta-feira (22), no Centro de Juazeiro. Jeferson conseguiu se dirigir, a procura de atendimento, até o Hospital Promatre, localizado no centro da cidade. Segundo populares, o Hospital informou que o rapaz deveria aguardar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para levá-lo para outra unidade hospitalar. Enquanto isso, Jeferson na calçada do hospital, aguardava a chegada do serviço móvel. Uma enfermeira do setor de emergência da Unidade foi checar o estado de saúde do motoqueiro.

Por telefone, a coordenadora das enfermeiras do Hospital Promatre, informou que o hospital não é referência em Ortopedia e Trauma. “Atendemos o que é referência. O ideal é que o paciente vá para uma unidade com a especialidade adequada para melhor atende-lo. A enfermeira da emergência periciou o estado de saúde que ele se encontrava. Ele precisa de um cirurgião traumato-ortopédico e a emergência do nosso hospital não possui. Nossa enfermeira também ligou para o SAMU, e solicitou o encaminhamento dele para um hospital com a referência adequada, para que resolva mas rápido o problema dele”, disse.

Segundo o profissional de saúde do SAMU, Jeferson teve um “corte lactante com tecido muscular exposto”, e foi encaminhado para o Hospital Regional de Juazeiro.

Da redação, Itamara Costa
Variadas
22 de Agosto / 2014 às 17:30 | Nenhum Comentário

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado no próximo dia 29, a Secretaria Municipal de Saúde, através da AME Roza Maria - Gercino Coelho, promoverá o curso “Deixar de fumar em cinco dias” com o médico clínico Drº Josenilson Menezes, e acontecerá em dias e locais distintos. O curso é totalmente gratuito e não tem inscrição prévia.

O curso acontecerá nos dias 26 e 29 de agosto. O primeiro dia será para a comunidade atendida na AME Gercino Coelho das 13h30 às 15h30. Já no dia 29 o curso será aberto a toda população de Petrolina das 15h às 17h, no salão da Igreja Adventista do Sétimo Dia localizada na Rua Dr. José Mariano, 1196, Centro (próximo ao Colégio Geo Orla).

“Decidimos realizar dois momentos, um para os nossos usuários e o outro para toda população de Petrolina, e assim atingir o maior número de pessoas”, contou a coordenadora da unidade Célia Liberato.

A palestra motivacional abordará os malefícios que o cigarro acarreta à saúde e os benefícios em abandonar o vício. “O curso “Deixar de fumar em cinco dias” é aprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e discute sobre as questões cardiovascular, dermatológica, emocional, pulmonar, esportivo associadas ao cigarro. Os participantes devem trazer um DVDvirgem para levar, gratuitamente, o curso completo”, esclareceu o médico Josenilson Menezes.

A gestora da pasta, Lucia Giesta, parabeniza a equipe pela iniciativa e convida toda a população a participar do evento. “É uma iniciativa importante para o município, pois proporciona as pessoas mais suscetíveis a adquirir alguma doença relacionada ao cigarro, um momento de motivação para deixarem o vício e buscar uma vida saudável, viver com qualidade de vida e sem doenças é o desejo de todos”, declarou Lucia.

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
22 de Agosto / 2014 às 17:00 | Nenhum Comentário

De 25 a 30 de agosto, o distrito de Maniçoba vai acolher a campanha "Juventude Unida em favor da vida", promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, em parceria com o Conselho Municipal da Juventude - COMJU, com apoio da Assessoria de Articulação Interinstitucional/Casa dos Conselhos, além de diversas instituições federal, estadual e municipal além da sociedade civil organizada.

Erinaldo Alves, presidente do COMJU, declarou que "a motivação para a Campanha Juventude Unida em favor da Vida veio da constatação do grande número de acidentes de motocicletas vitimando jovens, na maioria das vezes pela falta de uso de equipamentos de segurança como capacetes ou pilotar sem habilitação ou por uso de bebidas alcoólicas".

Um apitaço "Basta de Violência no Trânsito" na avenida principal da comunidade marcará o lançamento da Campanha, dia 25 às 18 horas.

Exibição de filmes sobre a temática, oficinas, palestras para pais, familiares e alunos, apresentações artísticas, concursos de cartaz e de redação, além de torneio esportivo fazem parte da programação da semana.

Além da parceria com a comunidade a Campanha conta com parceiros como a Secretaria de Educação e Esportes do município, o Ministério da Saúde através da 15ª DIRES, Conselho Tutelar, Comando de Policiamento Regional Norte da Bahia, Companhia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, DETRAN, a 8ª CIRETRAN, Grupos de Jovens, NECON, Guarda Municipal, EJA, SAMU, além das Escolas Dois de Julho e Santa Inês e do Colégio Olavo.

asscom/Prefeitura Municipal de Juazeiro
Espaço do Leitor
22 de Agosto / 2014 às 16:29 | Nenhum Comentário

O morador David Moroney, residente a rua Anísio José da Silva, bairro Jardim Vitória enviou e-mail ao Blog, reclamando a constante falta de água no bairro. Em nota,  o SAAE informou que "o sistema de abastecimento de água está funcionando normalmente. Com relação à obra da Avenida Raul Alves, o órgão está realizando o conserto do Poço de Visita (PV). No último dia 13, o fornecimento foi interrompido devido à quebra da rede de água existente no local, em razão da força da água, problema esse resolvido no mesmo dia, não comprometendo o fornecimento de água", diz, a nota.

O SAAE solicita também que o morador se dirija ao setor comercial da autarquia, localizada na Rua Barão de Cotegipe, nº 01, Centro, para solicitar que a equipe técnica vá a sua residência verificar se existe algum problema no local.    

Ascom SAAE

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage