Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Variadas
20 de Outubro / 2014 às 08:00 | Nenhum Comentário

Lícia, Prof. Dr. Jose Osmã, Jose Ferreira(Del), Major Tarcísio e Sargento Enio.

Torna-se oportuno o curso de capacitação e aperfeiçoamento de técnicas que viabilizem a eficiência da captura, resgate e/ou remoção das abelhas em zona urbana. A capacitação, está programada para o dia 31 de outubro de 2014, no auditório Antonio Carlos Magalhães da Universidade do Estado da Bahia, no horário das 09:00 às 17:00, com o objetivo de capacitar bombeiros, apicultores e agentes ambientais. A idéia é direcionar as demandas que o 9º Grupamento de Bombeiros Militar recebe diariamente da população, para os órgãos ambientais, associações de apicultores e assim garantir a proteção da população e preservação das espécies.

A abelha e outros insetos estão presentes na história da humanidade. A abelha como inseto útil e benéfico, se alia a sustentabilidade da agricultura na produção de alimentos - aumento da produtividade contribui com a economia local e regional. São importantes indicadores biológicos dos ecossistemas em função de serem agentes polinizadores. Neste contexto, deve-se observar e tornar visível a importância desse animal que requer manejo adequado principalmente em áreas de adensamento populacional.

Durante o período de estiagem e em áreas desmatadas, as abelhas perdem seu habitat e migram para a área urbana em busca de locais apropriados para se instalarem em telhados, móveis velhos abandonados, jardins, caixas de inspeção, etc. Com a migração para a área urbana, a população fica vulnerável aos ataques, na tentativa de afastar o enxame, as pessoas atiram objetos nas abelhas, deste modo elas ficam mais agressivas, propensas ao ataque, pois é uma maneira que encontram de se defenderem da ação humana. Isso acontece por falta de informação e orientação adequada dos órgãos ambientais.

Para não se aproximar do enxame e nem tentar retirá-lo é necessário adotar medidas de proteção, para que não ocasione a morte de pessoas, o ideal é chamar profissionais capacitados para capturar de forma segura e com manejo correto. Demanda também, legislação de competência municipal que contemple a preservação e conservação das espécies meliponicultura (abelha nativa) e appis melífera (abelha introduzida no Brasil) como também a responsabilidade pela gestão ambiental por parte dos órgãos Municipal, Estadual e Federal.

 Vale ressaltar aqui, as parcerias firmadas para a realização deste evento, Universidade do Estado da Bahia - UNEB – Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais – Campus III, representantes: Professor Jairton Fraga – Diretor, Professor Dr. Jose Osmã Teles Moreira, Jose Ferreira (Del do mel) – Apicultor, representando Círculo Operário de Juazeiro-BA, Lícia Lopes, Secretária Executiva, participando também, o 9º Grupamento de Bombeiros Militar – representado por Tenente Coronel Anselmo Luiz Correia Leal – Comandante. 

As instituições envolvidas tem o interesse em levar informação a população que envolva a captura de abelhas em área urbana, procurando minimizar acidentes e riscos. Com isso, sugerimos aos órgãos ambientais, a criação de um banco de dados de apicultores, agricultores familiares, produtores, comprometidos com a preservação da biodiversidade.

Agradecimento:

Agenor A. Souza Filho – Secretário Municipal de Meio Ambiente e Ordem Pública

SEDIS / Banco de Alimentos

Texto: Lícia Lopes – Graduada em Secretariado Executivo e Pós Graduada em Gestão de Pessoas.

Colaboração: Crislaine Palmeira – Graduanda do Curso Zootecnia – UNIVASF.

Lidiane Lopes – Graduanda do Curso de Comunicação Social – Jornalismo em Multimeios - UNEB

Eleições
20 de Outubro / 2014 às 07:30 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

A campanha do presidenciável Aécio Neves na Bahia não despreza o corpo a corpo. O prefeito ACM Neto participou da caminhada dos médicos na Barra, neste domingo (19), e não perdeu a oportunidade de divulgar a candidatura tucana. No sábado, ele esteve em Juazeiro, levando ao Norte do estado a mensagem do “Muda Brasil”.

“Aproximar e elevar a qualidade da saúde pública é uma das prioridades do nosso candidato Aécio Neves, que também pretende fazer um governo com muita atenção para a nossa região, o Nordeste”, disse ACM Neto, lembrando que a Bahia vai ter todo apoio do governo tucano. “Então, vamos trabalhar para eleger Aécio, presidente do Brasil”, convocou.  

O ex-governador Paulo Souto e o presidente estadual do Democratas, deputado federal eleito José Carlos Aleluia, estão no Extremo Sul desde sábado (18), quando estiveram em contato direto com a população em Teixeira de Freitas, fazendo campanha para Aécio Neves. Neste domingo (19), eles cumprem a mesma missão no bairro do Baianão, em Porto Seguro.

“O contato direto com o eleitor é imprescindível ao político. É a oportunidade de falar olho no olho e sentir os anseios da população”, observou Aleluia, destacando a boa receptividade das pessoas à candidatura de Aécio Neves. “O Brasil quer mudança. E a mudança é Aécio”, comentou o deputado eleito. Para Paulo Souto, a Bahia não vai ficar de fora do movimento “Muda Brasil”, que contagiou todos os brasileiros.

Ascom DEM BA Foto: Valter Pontes
Informativos
20 de Outubro / 2014 às 07:00 | Nenhum Comentário

O SineBahia divulgou as vagas de emprego válidas para esta segunda-feira (17), no município de  Juazeiro,. Os interessado devem comparecer à unidade da cidade instalada no SAC, Shopping Águas Center:

Confira as vagas:

Assistente administrativo - exclusivo para portadores de necessidades especiais
Sexo: indiferente
Ensino médio incompleto
Experiência não exigida
02 vagas

Chefe de cozinha
Sexo: indiferente
Ensino médio incompleto
Experiência mínima de 06 meses na carteira
01 vaga

Cozinheiro Geral
Sexo: indiferente
Ensino médio incompleto
Experiência mínima de 06 meses na carteira
01 vaga

Faturista
Sexo: indiferente
Ensino superior incompleto
Experiência mínima de 06 meses na carteira
02 vagas

Instalador de Linhas Telefônicas
sexo: masculino
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses
02 vagas

Mecânico industrial
Sexo: masculino
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira
01 vaga

Servente de obras – exclusiva para portadores de necessidades especiais
sexo: indiferente
Ensino fundamental incompleto
Experiência mínima de 06 meses
05 vagas

Trabalhador da Cultura da Uva
Sexo: Masculino
Ensino fundamental incompleto
Experiência mínima de 06 meses na carteira
40 vagas

Trabalhador agrícola polivalente - exclusiva para portadores de necessidades especiais
Sexo: Masculino
Ensino fundamental incompleto
Experiência não exigida
05 vagas

Vendedor pracista
Sexo: indiferente
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses
07 vagas

Eleições
20 de Outubro / 2014 às 06:32 | Nenhum Comentário
 Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José
 
A sete dias da eleição presidencial, o novo governador da Bahia, Rui Costa (PT), fez campanha no município de Camaçari, onde iniciou a vida política. Uma grande carreata movimentou a cidade e levou o nome de Dilma Rousseff aos eleitores. Rui estava acompanhado de seu vice, João Leão, e do senador eleito Otto Alencar. O prefeito Ademar Delgado e lideranças políticas da cidade também estavam presentes. Em Camaçari, Dilma conquistou 45% dos votos válidos, superando com folga o seu opositor Aécio Neves, que não chegou aos 20%.
 
Durante todo o percurso, Rui recebeu manifestações de apoio de camaçarienses que vão às urnas no próximo domingo (26) para “escolher o Brasil que querem”, lembrou o novo governador. Ele pediu para que cada um reflita sobre a Camaçari de hoje, comparando-a com a de 12 anos atrás. “A cidade é outra e vai se transformar ainda mais a partir da integração que vamos fazer em toda a Região Metropolitana de Salvador”. O projeto de integração compreende a implantação de Veículo Leve Sobre Trilhos, o chamado VLT. “O VLT vai sair de Paripe, em Salvador, com destino a Simões Filho, Candeias, Dias D’Ávila, chegando a Camaçari”. Para a intervenção, Rui contará com investimentos do governo federal. O equipamento será integrado ao metrô da capital baiana, cuja obra está em curso.
 
Nesta semana, Rui Costa deve completar as visitas aos maiores colégios eleitorais da Bahia. Nos últimos dias, as cidades de Vitória da Conquista, Feira de Santana, Bom Jesus da Lapa, Ilhéus e Itabuna receberam o novo governador, que está empenhado na reeleição da presidente Dilma Rousseff.
Ascom Rui Costa Foto: Mateus Pereira
Policial
20 de Outubro / 2014 às 06:00 | Nenhum Comentário

Na tarde deste domingo, dia 19, aproximadamente às 16:50hs, policiais militares do 5º BPM prenderam, no bairro João de Deus, em Petrolina, Domingos Francisco dos Santos, 28 anos, natural de Serra Talhada, sob a acusação de haver desferido os dois golpes de faca que vitimaram Paulo Gomes Bezerra, de 44 anos.

O crime ocorreu duas horas antes de sua prisão, na Rua 26, nº 52, do bairro Pedro Raimundo. Segundo informações preliminares, a vítima e o acusado estariam ingerindo bebidas alcoólicas desde a manhã do domingo e, já sob efeito de álcool, se desentenderam vindo a entrar em luta corporal momento em que a vítima foi esfaqueada. O acusado foi reconhecido pela esposa da vítima.

Domingos Francisco foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais. Ainda segundo informações do próprio acusado, o mesmo encontrava-se preso na Cadeia Pública de Serra Talhada pelo crime de porte ilegal de arma de fogo e havia sido liberado na semana passada.

Assessoria de Imprensa do 5º BPM - Petrolina-PE
Eleições
20 de Outubro / 2014 às 02:29 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O debate da TV Record deste domingo (19) entre os candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), elevou o nível da discussão, deixou de lado os ataques pessoais dos últimos encontros e privilegiou as propostas de governo do País para os próximos quatro anos.

Os casos de corrupção na Petrobras, o comportamento da inflação do País e o programa de educação profissional do governo federal (Pronatec), porém, persistiram no debate transmitido pelo R7. Sobre a Petrobras, Dilma Rousseff voltou a admitir que “há indícios de desvio de dinheiro, mas ninguém sabe quanto foi e quem foi”.

— Isso é muito importante porque a parte que o senhor devia me cumprimentar você esqueceu. Eu disse que eu ia investigar [...]. Sou a favor da punição, doa a quem doer. E sou contra arquivamento. Em seguida, a presidente provocou Aécio ao dizer que supostos casos de corrupção do governo do PSDB nunca foram investigados e destacou que, em seu governo, mandou apurar as denúncias de desvio de dinheiro. Como resposta, Aécio falou de governança e criticou a postura de Dilma.

— Quero voltar a governança. Como essas coisas podiam acontecer de forma tão sistêmica? Isso é grave [...]. Mais uma vez a senhora não mandou investigar. Isso pode acontecer em alguns países, mas não no Brasil. Quem investiga são as instituições. São elas que investigam.

Em relação ao Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), uma das principais bandeiras da presidente para chegar à reeleição, Aécio disse que o projeto “não vem sendo administrado como deveria”. — As pessoas se matriculam, saem alguns dias depois, mas continuam nas estatísticas de seu governo.

Poucos minutos antes, a presidente disse que sentia “orgulho” do programa, já que ergueu 218 escolas técnicas além das 214 construídas no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e disparou contra o tucano: “Vocês proibiram o governo federal de construir escolas técnicas, o que foi revogado pelo Lula”.

A declaração de Aécio sobre o Pronatec teve origem depois de reportagem do jornal Folha de S.Paulo deste domingo, que, com base em relatório da CGU (Controladoria-Geral da União), aponta falhas no acompanhamento dos alunos matriculados no programa. Segundo a reportagem, não é possível precisar quantos são os estudantes desistentes e se o repasse de recursos continua sendo feito às instituições parceiras. Mais cedo, a presidente afirmou que o relatório mostra apenas que é preciso “aperfeiçoar a fiscalização”.

Infraestrutura

Dilma destacou as obras de infraestrutura que o País vem tocando, como as usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau e a ampliação de linhas de transmissão de eletricidade. A presidente disse que "nos meus quatro anos, eu fiz o mesmo que vocês fizeram em oito no governo FHC e duas vezes mais do que vocês fizeram em linha de transmissão". — Esse é um dos motivos que a gente não tem racionamento de energia.

Aécio, por outro lado, criticou o andamento dos empreendimentos do governo Dilma: "Infelizmente, os nordestinos não receberam uma gota d’água da transposição [do rio São Francisco] que deveria ter ficado pronta quatro anos atrás. A Transnordestina está no meio do caminho, basta andar pelo Brasil. O marco regulatório do setor ferroviário sequer foi aprovado. As hidrovias anunciadas estão paralisadas, no papel. A senhora anunciou o famoso trem-bala e gastou cerca de R$ 2 bilhões do dinheiro dos brasileiros e ninguém sabe onde foi nem para onde foi". — A maioria das obras do seu governo está no meio do caminho e, mais grave, com sobrepreço.

Considerações finais

Nas considerações finais, os candidatos destacaram que há dois projetos para governar o Brasil e cada um defendeu suas candidaturas. Dilma Rousseff, a primeira a falar, destacou o que fez pelo País e pediu o voto dos eleitores. — Quero te dizer que nós estaremos juntos fazendo com que o Brasil cresça mais. Humildemente, eu peço seu voto.

Aécio Neves, que chegou a ser vaiado pela plateia antes de começar a falar, declarou que a atual presidente se contenta em comparar o presente com o passado e disse que sua proposta é pensar no futuro do País. — Sou candidato para mudar de verdade o Brasil e não apenas em um slogan. Assumo as responsabilidades de assumir essas mudanças.

R7
Espaço do Leitor
19 de Outubro / 2014 às 23:00 | 4 Comentários

Com todos os percalços e aborrecimentos que um período eleitoral possa causar, com horários políticos cansativos – precisam ser reformatados, com urgência! - e que às vezes nada acrescentam de informação sobre o programa de governo de cada candidato ou ainda devido aos milhares de cartazes que emporcalham as ruas das cidades, mesmo assim as Eleições são um acontecimento maravilhoso facultado pelo regime democrático. Se os candidatos e os marqueteiros pensassem melhor, trocariam o enorme volume de acusações aos adversários pelo que deixaram de fazer quando no desempenho dos seus mandatos anteriores e mais um arrazoado de mentiras sobre a vida pessoal e particular de cada um por propostas responsáveis e concretas contidas em programas de governo a serem executados, seja para construir um Brasil novo, seja para reconduzir um Brasil que está caminhando a passos largos na direção contrária à sua história.

Nenhum governo é tão incompetente que não deixe ao longo de quatro ou oito anos algumas realizações úteis ao cidadão e que sejam lembradas pela maioria da população, ainda que os opositores profissionais e de carteirinha batam o pé firme em não querer reconhecê-las. Justiça e reconhecimento são devidos, ainda que não se comungue das ideias políticas do Gestor ou do grupo que o acompanha. Mas, assim como se usa dizer que não se deve dar realce ao comportamento de um indivíduo pelo fato de ser honesto, porque ser honesto é obrigação inerente ao caráter das pessoas”, também não há mérito tão especial assim que mereça a “louvação” exagerada a certas obras públicas deixadas por esse ou aquele administrador, porque este não fez mais do que a sua obrigação em gerenciar bem e corretamente os recursos públicos em benefício da sociedade, e em qualquer parte do Brasil. Para isso foram eleitos.

Fazer obras públicas voltadas à mobilidade urbana, hospitais, escolas, criar e instalar Faculdades, estruturar e equipar os órgãos encarregados da segurança da população, não significa nada de especial senão o cumprimento de uma obrigação daqueles que recorreram aos eleitores, com tanta ansiedade, para que lhes outorgassem a missão de administrar o Município, o Estado ou a Nação. Ressalte-se que, para o desempenho honrado dessa tarefa, os Estados e o Governo Federal, principalmente, têm à disposição um notável orçamento financeiro resultante dos impostos que esses mesmos eleitores pagam. A arrecadação federal estimada para 2014 é de R$1.173,0 (UM TRILHÃO, CENTO E SETENTA E TRÊS BILHÕES DE REAIS)! Valor tão alto e incomum na linguagem diária, que nem mesmo a população mais informada pode avaliar a sua expressão monetária, tudo isso resultante da maior carga tributária do mundo (36,27%, em 2012)!

Assim, criar Programas Sociais em benefício da população, não deveria ter qualquer importância em saber qual a paternidade ou o “DNA” do criador do Programa Bolsa Família, que UNIFICOU outros Programas Sociais pré-existentes como Bolsa Escola, Bolsa Alimentação e Cartão Alimentação – vide Decreto 5.209, de 17/09/2004, que regulamentou a Lei 10.836, de 09/01/2004. Nada disso representa um favor, um manjar dos deuses ou o seu idealizador merece endeusamento pelo povo, senão na medida certa o aplauso e o reconhecimento da sociedade e da história.

Inversamente, o que não deveria ocorrer, mas vem se tornando uma tônica deplorável, é a exibição do lado sujo da face de determinados gestores públicos que, com comportamentos nada honestos, desonram a classe política e envergonham aqueles que os elegeram. Não adianta justificar que, pessoalmente, não rouba o dinheiro público, mas fecha os olhos e permite que o seu Partido monte um governo paralelo e manipule as verbas oriundas do Tesouro Nacional para Projetos Sociais e de Investimentos Públicos, ou destrói a maior estatal brasileira, rebaixando-a de 12ª. maior do mundo para o vergonhoso posto de 112ª. na classificação geral! A Polícia Federal investiga e prende, sim, mas os padrinhos lutam nos bastidores dos tribunais e consegue soltá-los. Diante desse quadro é que, quando colocados frente a frente em debates públicos ou nos horários políticos, não sobra espaço para a abordagem dos propósitos e objetivos a serem alcançados pelo candidato, pois o tempo é consumido, exaustivamente, na lavagem da roupa suja, numa luta quase inglória para a conquista do voto daquele eleitor que, sentado à frente do televisor, está com a cabeça a mil estudando qual será a melhor opção entre os candidatos!

Não se trata de um ou outro escândalo, o que, certamente, o eleitor perdoaria e atribuiria a uma “falha humana”, coisas que acontecem! Mas são centenas e mais centenas de episódios de descaramento e assalto vergonhoso ao patrimônio público, cujo volume de dinheiro cresceu tanto que não mais pode ser transportado numa simples cueca e hoje passou a utilizar carros e aviões, como ocorreu durante o 1º. Turno das Eleições 2014.

Conquanto o assunto seja de uma insofismável seriedade, o autor se permitiu encontrar um pouco de inspiração nas respostas sempre inteligentes do folclórico e irreverente personagem “Joãozinho”, que, na charge da ilustração, desabafou aquilo que todo cidadão gostaria de gritar em alto e bom tom: “PERDEMOS A VERGONHA NA CARA!...”.

Autor:  Adm. Agenor Santos,  Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público –  de Salvador-BA.

Variadas
19 de Outubro / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

Caruaru, no Agreste Pernambuco, realizará no dia 15 de novembro um grande encontro com os maiores estudiosos e/ou especialistas sobre o eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga – os ‘gonzagueanos’, como também são conhecidos. O evento acontecerá no Espaço Cultural Asa Branca do Agreste, Bairro Kennedy, e é coordenado pelo pesquisador Luiz Ferreira.

Na ocasião 11 homenageados receberão o troféu ‘Luiz Gonzaga – Orgulho de Caruaru’ (criado em 2012). Entre eles está o jornalista Ney Vital (foto). Grande conhecedor da vida e obra de Gonzagão, Ney é natural de Areia (Paraíba), mas atua como assessor da Prefeitura de Petrolina e também apresenta um programa na Rádio Cidade AM, chamado ‘Nas Asas da Asa Branca’, no qual toca canções e conta detalhes e curiosidades sobre o artista.

A lista de homenageados é a seguinte:

1º – Alexandre Valença: Músico e compositor de pesqueira e filho do saudoso Nelson Valença, de quem Luiz Gonzaga gravou 12 músicas.

2º – Fafá de Alagoas: Presidente da ASSCDUC (Maceió-AL) e promotora de eventos em Maceió, está prestes a ser secretária de Cultura de Alagoas a partir de janeiro de 2015.

3º – Gilvan Neves: Sanfoneiro, cantor e compositor, o qual já tem feito arranjos musicais para muitos cantores nordestinos.

4º – Israel Filho: É cantor, filho de Caruaru, gravou a música ‘Saudade do Forró de Gonzagão’, uma homenagem a Luiz Gonzaga e ao mesmo tempo um agradecimento ao Rei do Baião por ter lhe apresentado em público como um dos seus seguidores.

5º – Jurannir Clementino: Jornalista e escritor natural de Várzea Alegre (CE), mas radicado em Campina Grande (PB), Jurandir é primo do poeta José Clementino, de quem Luiz Gonzaga gravou 8 músicas. Jurandir é autor do livro que conta a história do poeta José Clementino, editado em 2013.

6º – Kydelmir Dantas: De Mossoró (RN) funcionário da Petrobras, escritor e historiador, é autor do livro ‘Luiz Gonzaga e o Rio Grande do Norte’, editado em 2013.

7º – 7º Ney Vital: Nascido em Areia PB. Reside em Petrolina onde atua como  jornalista e radialista. Assessor de imprensa. É produtor e apresentador na Rádio Cidade am 870, do  Programa Nas Asas da Asa Branca-Viva Luiz Gonzaga. Foi produtor e editor de jornalismo afiliadas Globo/Nordeste. Pó-graduado em comunicação social é especialista na obra e vida de Luiz Gonzaga.

8º – Osvaldo Augusto: É de Caruaru, músico é filho do saudoso Maestro Joaquim Augusto, de quem Luiz Gonzaga gravou 6 músicas (de 1957 a 1961).

9º – Oseas Lopes: É de Mossoró (RN), foi produtor de discos de Luiz Gonzaga, que nos anos 80 produziu 5 LPs do Rei do Baião. Tem também o nome artístico de Carlos André. É autor da música ‘Eu hoje quebro essa mesa’, gravada em 1974 e que foi o seu maior sucesso.

10º – Paulo Correia: De Aracaju (SE), onde é secretário de Cultura. Paulo Correia foi quem descobriu que a música ‘Renascença’, de autoria de Onildo Almeida, é gravada por Luiz Gonzaga. Há muitos anos na RCA, nunca teria sido lançada, sugerindo ao diretor da revivendo que a lançasse em 2007.

11º – Valdir Geraldo: É músico e compositor de Exu (PE) e de quem Luiz Gonzaga gravou a música ‘Nessa Estrada da Vida’ em 1984, no LP “Danado de Bom”.

Policial
19 de Outubro / 2014 às 21:00 | Nenhum Comentário

Neste sábado, dia 18, policiais militares da CIPE-CAATINGA, em cumprimento ao mandado de busca e apreensão em desfavor de Everaldo Evangelista dos Santos, natural de Chorrochó-Ba, RG. 0732006031 SSP/BA, foi feito o cerco à residência do mesmo, no endereço: Vila Formosa, quadra 02 S/N na cidade de Abaré, ao sair da residência foi surpreendido pelos policiais que apresentaram o mandado e realizaram busca minuciosa no local onde foi encontrada enterrada no quintal 01 (uma) arma de fogo cal. 12 de fabricação caseira, diante do fato foi dada voz de prisão em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, quando perguntado se havia outras armas em sua residência o mesmo confessou que teria outra arma de fogo na residência do seu filho Vandelson Evangelista dos Santos, de 22 anos, natural de Abaré. Os policiais se deslocaram até o endereço citado na Travessa Novo Horizonte S/N, centro da cidade de Abaré, onde foi apreendida mais 01 (uma) arma de fogo tipo revolver calibre 38, marca Rossi, de numeração J168815, cabo emborrachado e cano de duas polegadas com capacidade para 06 (seis) cartuchos e ainda 19 (dezenove) munições intactas. Foi dada voz de prisão também por posse ilegal de arma de fogo, segundo informações esses indivíduos estavam praticando diversos assaltos próximos ao lixão da cidade de Abaré. Ele foram conduzidos juntamente com as armas de fogo e munições, e apresentados ao Delegado de Polícia Civil Marco Antônio Alves Pereira em Abaré.

Esporte
19 de Outubro / 2014 às 20:00 | Nenhum Comentário

Em entrevista ao canal espanhol Neox, o agente Fifa Francois Gallardo revelou que o lateral brasileiro Daniel Alves já assinou um contrato de mudança para o Manchester United. "O jogador vai deixar o Barcelona na próxima temporada. Ele já assinou um compromisso preliminar com o Manchester United", garantiu o empresário. segundo a imprensa inglesa, Chelsea e Liverpool também têm interesse na contratação do atleta.

O contrato de Daniel Alves com o Barcelona termina na metade de 2015. A partir de janeiro, de acordo com as regras da Fifa, o brasileiro já estará liberado para assinar um pré-contrato com qualquer outro clube. Assim, daniel Alves poderia deixar o Barcelona de graça, e o compromisso que teria sido assinado pelo atleta só teria valor legal para a entidade a partir desta data.

Gallardo não é empresário direto de Alves. No início da semana, Dinorah Santana, ex-mulher e procuradora do lateral, já havia afirmado que o Barcelona não o procurou para renovação e, assim, o jogador pensava em decidir seu futuro no máximo até janeiro.

Variadas
19 de Outubro / 2014 às 19:25 | Nenhum Comentário

Na madrugada deste domingo (19) um veículo Gol Branco capotou na nova Avenida Irmã Dulce, proximidades do bairro Jardim das Acácias e da Marvale, parando em cima de uma residência. Moradores da comunidade informaram que a empresa colocou um redutor de velocidade e não sinalizou corretamente o que provocou o acidente. Não houve feridos com gravidade.

Variadas
19 de Outubro / 2014 às 19:00 | Nenhum Comentário

Entidade também oferece aulas de natação e futebol society na cidade

O Serviço Social da Indústria em Pernambuco (SESI/PE) inaugurou sua academia de ginástica em Petrolina. Com isso, a entidade triplica a oferta de práticas esportivas para os trabalhadores industriais e seus dependentes na localidade. Agora, além de futebol society e natação, eles passam a contar com 480 novas vagas de musculação. Pessoas da comunidade também podem participar. Mais informações: (87) 3861-1369.

A academia dispõe de professores qualificados e equipamentos de última geração. O horário de funcionamento é das 6h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, no sábado. Podem se inscrever pessoas a partir de 14 anos.

As crianças e os jovens de 5 a 17 anos também tem a oportunidade de fazer a escolinha de futebol society, que possui 60 vagas distribuídas em duas turmas, sendo uma na segunda e quarta-feira, das 17h às 18h, e outra na terça e quinta, de 18h às 19h. Já os adultos também podem se inscrever nas já consagradas aulas de natação, que além de ensinar as bases do esporte levou seus alunos a conquistar várias medalhas em competições pelo país a fora. 

Ascom SESI
Política
19 de Outubro / 2014 às 18:00 | 1 Comentário

Entre 2002 e 2012 os gastos das assembleias legislativas e dos tribunais de contas dos estados cresceram 47%. Somadas, as despesas totais desses órgãos alcançaram a marca de R$ 14,5 bilhões em 2013, de acordo com o Tesouro Nacional. Fixar um limite máximo para esses gastos é o objetivo da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 30/2014, que aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A PEC estabelece o ano de 2013 como teto que não pode ser ultrapassado pelos orçamentos das Assembleias Legislativas, da Câmara Legislativa do Distrito Federal e dos tribunais de contas estaduais. A proposta permite apenas que os valores gastos naquele ano sejam corrigidos conforme a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). “Acredito que suas despesas, hoje já inchadas, devem crescer, no máximo, no mesmo ritmo da variação dos preços. Daí porque sugiro um limite igual ao gasto de 2013, permitindo-se a correção pela inflação nos anos seguintes”, justifica o senador João Capiberibe (PSB-AP), primeiro signatário da proposta. Reunidos, os tribunais de contas e as assembleias dos estados já custam anualmente R$ 5,3 bilhões a mais que a Câmara dos Deputados, o Senado e o TCU juntos, compara Capiberibe. Para o senador, nada explica um aumento tão elevado dos custos. Além de limitar os gastos das assembleias e tribunais de contas, a PEC define que o governador que efetuar repasse superior ao limite definido incorrerá em crime de responsabilidade. O presidente da assembleia e os demais membros da Mesa Diretora também responderão por despesas que ultrapassem a determinação legal. Informações da Agência Senado.

Informativos
19 de Outubro / 2014 às 17:00 | Nenhum Comentário

A paralisação acontecerá nesta segunda-feira, dia 20 de outubro, uma vez que, segundo a entidade, a prefeitura municipal não se propõe a receber o sindicato- APLB-Sindicato e a cada dia comete mais desmandos.

A pauta de reivindicações da categoria é a seguinte:
- Regularização do pagamento dos professores e demais trabalhadores em educação em dia;
- Merenda Escolar em quantidade e com qualidade;
- Pagamento dos Transportes Escolares;
- Reforma e ampliação das escolas;
- Realização de Concursos Público para professores e Funcionários;
- Calendário Letivo: respeito aos dias letivos.

Na oportunidade haverá uma assembleia às 14h no Auditório do Centro Educacional Antonio Honorato. Portanto, segunda-feira, dia 20 de outubro, haverá paralisação das escolas da Rede Municipal de Ensino de Casa nova e assembleia com a categoria. "Participem e contribuam com a qualidade da educação de nosso município, pois somente com participação, conseguimos garantir os nossos direitos", encerra o email da APLB encaminhado ao Blog.

Eleições
19 de Outubro / 2014 às 15:00 | 5 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O governador eleito da Bahia, Rui Costa (PT), visitou nesse sábado (18) as cidades de Vitória da Conquista, na região Sudoeste, e Bom Jesus da Lapa, no Oeste. Acompanhado de deputados, prefeitos e da senadora Lídice da Mata, que declarou apoio a presidenta Dilma no segundo turno das eleições, ele agradeceu e pediu votos. "Dilma gosta de trabalhar pelas pessoas simples, pelo Nordeste e pela Bahia. Os baianos já mostraram que querem ela para presidente e vamos aumentar a vantagem sobre nosso adversário nesse segundo turno", disse.

Em Vitória da Conquista, onde fez uma caminhada pelo centro, Rui reafirmou o compromisso com obras estruturantes, como o novo aeroporto, os viadutos do anel de contorno e a duplicação da BR-116. "Também faremos investimentos em saúde e educação. A presidenta Dilma já assumiu o compromisso com a Universidade Federal do Sudoeste". A senadora Lídice, também pediu voto para Dilma. Ela explicou que passou os oito anos do governo do PSDB na oposição. "Não vejo mudança para adotar outra postura agora. Voto em Dilma, que é o melhor para a Bahia e para o Brasil."

De Conquista, a comitiva seguiu para Bom Jesus da Lapa, onde realizou uma carreata do aeroporto até as casas populares, bairro que tem 1,1 mil unidades habitacionais construídas dentro do programa Minha Casa, Minha Vida e que beneficiaram famílias com renda mensal de até três salários mínimos. "O povo brasileiro nunca foi tão bem tratado, moradia é direito básico e aqui são casas de qualidade, com infraestrutura, praça, quadra de esportes. É isso que faz da nossa presidenta a melhor opção. Vamos continuar avançando", disse Rui.

Ascom Rui Costa Foto: Mateus Pereira
Variadas
19 de Outubro / 2014 às 15:00 | Nenhum Comentário

O Hospital Dom Malan/IMIP prorrogou as inscrições para processo seletivo de estágio extracurricular para acadêmicos de dos cursos de medicina, enfermagem e fisioterapia. Agora, os candidatos podem se inscrever até o próximo dia 24. As provas acontecerão em 27 de outubro. O resultado será anunciado no dia 30 do mesmo mês.

Ao todo, na área de medicina são disponibilizadas 27 vagas distribuídas igualmente para os setores de obstetrícia, neonatologia e pediatria. Para os acadêmicos de enfermagem são 18 vagas, também oferecidas igualmente para as áreas de Saúde da Mulher e Saúde da criança. Já para os fisioterapeutas são ofertadas 02 vagas com rodízios nos setores da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, UTI Obstétrica, Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), Enfermaria Pediatria e Berçário Externo.

As inscrições poderão ser realizadas no Centro Acadêmico, Dr. Alírio Brandão, no HDM/IMIP de segunda a sexta-feira. Das 7h às 12h e das 14h Às 17h. No ato, é necessário apresentar documento escolar ou documento similar oficial constando a média atual das disciplinas exigidas para o ingresso no concurso, com assinatura e carimbo da Instituição de Ensino, cópia do RG, CPF, comprovante de residência atualizado e 02 fotos.  O valor da taxa de inscrição é R$ 30,00.

Ascom HDM/IMIP
Variadas
19 de Outubro / 2014 às 14:00 | 7 Comentários

Chegou a vez da Avenida Adolfo Vianna passar pela recuperação asfáltica que vem ocorrendo em Juazeiro. Vários homens estiveram recuperando a avenida neste sábado (18)

Política
19 de Outubro / 2014 às 13:00 | 1 Comentário

Representantes da SUAF – Superintendência de Agricultura Familiar, órgão integrante da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia, estiveram em Sobradinho para entregarem parte dos equipamentos da primeira Unidade de Beneficiamento de Frutas do município. Chegará nos próximos dias outra carreta com o restante dos materiais e os dois caminhões constantes no projeto estão em fase de licitação. Num primeiro momento aconteceu uma reunião na Câmara Municipal, onde participaram uma grande quantidade de agricultores familiares, lideranças comunitárias e autoridades do município.

A fábrica será instalada na região do canal da Batateira e é uma conquista de todas as associações de crédito fundiário para o município de Sobradinho. A mesma não abrangerá somente a terra da barragem, mas também os outros municípios do norte da Bahia que desenvolvem a atividade da fruticultura, ajudando na regulação dos preços, agregando valor à produção e gerando renda para os agricultores. Também foi assinado o convênio para implantação do Viveiro de Mudas, que atenderá os produtores parceiros do projeto, visando incentivar o aumento da área plantada com fruticultura no município de Sobradinho.

Para complementar a ação, os interessados se dirigiram até a comunidade de Novo São Gonçalo, onde se encontrava o galpão escolhido para abrigar os equipamentos. O presidente da Associação Vale do Paraíso, Josivan Santos, agradeceu a todos que contribuíram para a realização deste empreendimento, dentre eles o deputado federal Josias Gomes e o ex-prefeito Genilson Silva. “Finalmente podemos ver o sonho dessa gente se concretizando. A luta foi árdua, nada foi fácil até aqui, mas com a mesma garra que os agricultores se empenharam para conseguir a fábrica, eles a colocarão pra funcionar, com uma gestão compartilhada, dinâmica e responsável”, concluiu o presidente.

Ascom vereador Nino
Variadas
19 de Outubro / 2014 às 12:36 | Nenhum Comentário

O último eclipse solar do ano ocorre no domingo (19), sendo parcial na maior parte do mundo, incluindo Portugal, onde ocorre de magnitude muito pequena, e total na África Equatorial, informou o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL). O eclipse solar é um fenômeno que ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e o planeta, fazendo com que esse perca a iluminação dada pelo Sol. Ao contrário desse, ocorre a eclipse lunar quando o planeta se coloca em linha reta sobre o Sol e a Lua.

Os eclipses podem ocorrer de forma total quando toda a luz solar é bloqueada, de forma parcial quando somente uma parte da luz solar é bloqueada e ainda anular quando uma pequena faixa de luz se faz visível ao redor do eclipse. Para que os eclipses ocorram, a Lua deve estar na fase cheia ou nova, fase em que o Sol se mantém na Linha dos Nodos, linha de intersecção entre o plano da órbita lunar e a órbita solar.

Em Juazeiro, o eclipse é observado na sua forma intensa e virou o assunto do momemto nas redes sociais. O Blog registrou alguns desses momentos. 

Política
19 de Outubro / 2014 às 12:00 | 6 Comentários

A presidente e candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, admitiu neste sábado, 18, que "houve desvio" na Petrobras, conforme denúncias do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa. Foi a primeira vez que a presidente confirmou a existência de desvio. A confirmação pela candidata ocorreu durante entrevista coletiva no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. "Se houve desvio de dinheiro público queremos ele de volta. Se houve não, houve, viu?", afirmou. Dilma afirmou também que o governo pretende pedir o ressarcimento de todos os recursos desviados pelo esquema comandado por Costa, com recursos desviados por meio de construtoras para financiar partidos políticos - entre eles, o PT, o PMDB e o PP. "Eu tomarei todas as medidas para ressarcir tudo e todos", disse. "Farei todo o possível para ressarcir o País."A presidente, contudo, disse que ainda não foi informada sobre valores que poderiam voltar para a estatal em razão da recusa do Supremo Tribunal Federal (STF) de permitir o acesso do governo a detalhes da delação premiada de Costa. "Ninguém sabe o que tem para ser ressarcido, porque os dados mais importantes da delação premiada não foram entregues a nós", disse. Ao ser questionada sobre se o pagamento de R$ 10 milhões por Costa ao ex-presidente do PSDB, Sérgio Guerra, morto no início deste ano, tiraria dos tucanos a bandeira da ética, ela afirmou que "ninguém está acima de suspeita". "Não acho que ninguém no País tenha a primazia da bandeira da ética. Até o retrospecto do PSDB não lhe dá essa condição. Acho que não dá a partido nenhum", comentou. "Acho que ninguém está acima de qualquer suspeita no Brasil."

BN
Espaço do Leitor
19 de Outubro / 2014 às 11:00 | 6 Comentários

A OUTRA FACE DOS FATOS

No mês de setembro (data desconhecida), no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), da UNEB de Juazeiro, Campus III, os alunos do segundo período de Engenharia Agronômica, Marcus Vinícius Reis, Ana Gardênia Sampaio de Oliveira e Antônio Bruno de Oliveira, ao fim das aulas matinais, conversavam no corredor próximo a sala de funcionários. Cumprindo o seu papel, uma colaboradora pediu para que Marcus se retirasse da mesa na qual estava sentado. Ao levantar-se da mesa, o aluno, em tom de brincadeira, como de costume, fala algo como “Eu tenho direito de sentar na mesa. Deve estar em algum lugar dos direitos humanos”. A colaboradora se retirou levando a mesa.

Como normalmente acontece em qualquer conversa, de uma coisa levar à outra, a frase proferida deu espaço a discussão sobre direitos humanos; o grupo acabou questionando as declarações racistas dadas pelo pastor Marco Feliciano, e como alguém com ideias tão preconceituosas alcançou um cargo de Presidente da comissão de Direitos Humanos. Enquanto os alunos conversavam, a colaboradora, que deve ter ouvido algum trecho da conversa, comentou algo como “isso pode dar cadeia”. Os Alunos, percebendo que ela interpretara de forma equivocada, esclareceram que estavam falando sobre o pastor Feliciano. A colaboradora então se retirou e o grupo, dando o assunto por encerrado, voltou a sua rotina normalmente.

Porém, no dia 02/09/2014, numa quinta-feira, ao chegarem na universidade, se depararam com cartazes anônimos, com conteúdo difamatório, acompanhado de fotos dos alunos Marcus Vinícius Reis e Ana Gardênia Sampaio de Oliveira. Os cartazes acusavam os dois de racismo, apresentando uma versão deturpada dos fatos acima narrados.

Contextualizando a vida dos acusados, não houve e não há histórico de desrespeito a qualquer pessoa, seja funcionário, aluno ou qualquer outro cidadão.  Assim como racismo é crime, tendo na lei nº 7716, homologada em 05 de janeiro de 1989 garantida a punição aos que o cometem, calúnia e difamação também o são, como consta na lei 2.848 de 07 de dezembro de 1940 no Art. 138 e Art. 139, respectivamente.

Ca.lú.ni.a. 1. Acusação falsa que fere a honra ou a reputação. 2. Mentira, invenção, embuste.

Di.fa.ma.ção. 1. Ato ou efeito de difamar, 2. Imputação que implica descrédito, 3. Perda de boa fama.

Esses significados não são capazes de alcançar o quão agressivo e prejudicial é um ato desses a vida dessas pessoas e de qualquer outra que venha a sofrê-la algum dia. Sábias eram as palavras de Martin Luther King, que em 1963 ao pregar a igualde entre os homens, sem violência, nem ódio. Será que hoje, precisaremos regredir, depois de tantas conquistas, para que possamos entender que igualdade se conquista através da não violência e da verdade moral, não com ódio, injustiça e discurso extremista que não enxerga o outro? Será que hoje, nós homens e mulheres só deveremos ser vistos como ameaças às ideologias e interesses de uns, enquanto nossos sentimentos, história de vida e nossas verdades deverão ser esquecidas?

Anna Charlotte Coelho Reis de Souza

Política
19 de Outubro / 2014 às 10:00 | Nenhum Comentário

Os moradores do bairro Morada Nova, em Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, ganharão um novo posto de saúde. O PSF (Programa Saúde da Família) está sendo construído com recursos próprios do município. Segundo o secretário de Saúde da cidade, Carlinhos Ramos, a obra estava paralisada desde a última gestão e foi retomada pelo prefeito Dhoni Amorim.

O prazo é de que o posto seja entregue à população em até 30 dias. “Graças à economia que o município vem fazendo, estamos dando continuidade à obra com recursos próprios. Em aproximadamente 30 dias, a comunidade estará com uma nova estrutura de atendimento no bairro”, explicou.

Atualmente, o PSF da comunidade funciona em uma casa alugada. Com a finalização das obras, todos os equipamentos serão transferidos para o novo espaço próprio, que também contará com mais uma equipe de saúde da família e outra de saúde bucal.

Ascom Lagoa Grande
Variadas
19 de Outubro / 2014 às 09:00 | Nenhum Comentário

Está em fase final de implantação o projeto de desenvolvimento de um sistema de videoconferência que fará a comunicação virtual entre a coordenação do Núcleo da Mata Atlântica (Numa) e as seis bases ambientais que abrigam as Promotorias Regionais Especializadas em Meio Ambiente do Ministério Público estadual com atuação no Bioma Mata Atlântica. Desenvolvido pelo Numa e a Diretoria de Tecnologia da Informação do MP (DTI), o projeto já passou por duas das três etapas de implementação: instalação de ambiente de teste e o levantamento do número de hardware, software e licenciamento. Agora, está em andamento a terceira e última fase de aquisição das licenças de uso dos programas e dos equipamentos (câmeras USB, televisores, microfones, headsets com microfone e fone de ouvido). A expectativa é que o sistema comece a funcionar ainda este ano.

O objetivo do projeto é que com o sistema de comunicação virtual seja permitida a troca de experiência entre os promotores de Justiça, a realização de reuniões de planejamento e avaliação das metas finalísticas e estruturais, e de oficinas para discussão e debate jurídicos, de forma que se economize em despesas com deslocamentos e viagens nos próximos orçamentos. Estarão interligas as bases de Teixeira de Freitas, Valença, Amargosa, Porto Seguro, Mata de João/Praia do Forte e Ilhéus/Itabuna. Segundo o promotor de Justiça Yuri Melo, coordenador do Numa, “o sistema estará disponível não apenas para a defesa da atuação de defesa do meio ambiente, mas permitirá a integração de qualquer das áreas de atuação do MP nas cidades em que as bases estão sediadas, além de representar um modelo para integrar os escritórios das Promotorias Regionais”. O projeto faz parte do Plano de Estruturação do Numa 2014.

O sistema utilizará a ferramenta Lync, fornecida pela Microsoft, e com isso permitirá a integração remota por áudio e vídeo entre membros e servidores dentro da rede do MP, como também a participação de representantes de outras instituições, parceiros e ou cidadãos, já que poderão participam da reunião mesmo quem não tenha a ferramenta instalada. O Lync também possibilita mobilidade, com recursos que podem ser utilizadas por meio de smartphones. O uso da ferramenta foi indicada pela Unidade de Infraestrutura Tecnológica (Uitec), vinculada à DTI, que foi responsável pelo diagnóstico e apresentação da solução tecnológica adequada á concepção do projeto. Participaram do desenvolvimento do projeto o promotor de Justiça Yuri Mello; Evelyne Pacheco Barreto, coordenadora administrativa do Numa; Larrissa Brito Gama e Gabriel Pereira Torres, servidores do núcleo; Frederico Silveira Soares, diretor de Tecnologia da Informação; Bruno Guimarães Souza e José Rangel Filho, respectivamente analista e gerente de Infraestrutura Tecnológica.

Cecom/MP Imagem da Internet
Política
19 de Outubro / 2014 às 08:00 | 1 Comentário

 

O deputado federal Gonzaga Patriota participou, sexta-feira (17), em Petrolina, de uma grande carreata em prol da eleição do candidato tucano Aécio Neves para a presidência da República. O evento também serviu para agradecer ao eleitorado petrolinense à votação que obtiveram no município. O comboio, que contou com mais de 300 carros, além de várias motos, saiu do Aeroporto Internacional Senador Nilo Coelho e percorreu diversos bairros de Petrolina. A carreata começou por volta das 15h30 e terminou somente às 17h30.

De cima de um carro, Paulo Câmara, Fernando Bezerra, Gonzaga Patriota, Fernando Filho, Miguel Coelho, Lucas Ramos e vários prefeitos da região acenavam e cumprimentavam a população. Por alguns momentos a quantidade de carros era tamanha que as ruas ficaram pequenas e a carreata parecia não ter fim; os veículos se cruzavam a todo momento.

Agora no segundo turno, o PSB promete trabalhar para interiorizar a campanha presidencial Aécio Neves (PSDB). Além de Petrolina, o PSB prepara carreatas e comícios pedindo votos para o tucano em Arcoverde, no Sertão do Moxotó; e em Caruaru, no Agreste. Os atos ocorrerão neste final de semana. Patriota avaliou positivamente o evento e revelou que ficou satisfeito com a boa receptividade dos petrolinenses em relação ao nome de Aécio Neves

“Fizemos em Petrolina algo inusitado que foi juntar aqui os deputados com mandatos e os deputados eleitos de Petrolina da Frente Popular e fazer uma das maiores carreatas que a cidade já viu. A gente cruzou as quatro regiões: Norte, Sul, Leste e Oeste em mais de duas horas de carreata. Acompanhado do governador eleito Paulo Câmara, a gente viu não apenas manifestações favoráveis a nossa proposta de apoiar Aécio Neves como a alegria no rosto do povo. O evento de hoje pareceu com aquelas carreatas de final de campanha de primeiro turno. Aproveitamos também nessa carreata em prol de Aécio para agradecer os votos recebidos”, disse.

Aline Benevides Ascom Dep. Gonzaga Patriota
Eleições
19 de Outubro / 2014 às 07:00 | 15 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Depois da apoteótica vinda de Aécio Neves a Salvador, quando dezenas de milhares de pessoas lotaram o Largo do Pelourinho sexta (17), engajadas no "Muda Brasil", a campanha do candidato tucano à Presidência da República se intensifica pelo interior do estado. O prefeito ACM Neto e o ex-governador Paulo Souto estiveram ainda na noite de sexta-feira (17), em Alagoinhas, participando de evento, organizado pelo deputado federal eleito, Paulo Azi (DEM).

"Nesta reta final do segundo turno da eleição presidencial, mais do que nunca cada um de nós precisa arregaçar as mangas pela vitória de Aécio Neves, trabalhando na conquista do voto daqueles que ainda estão indecisos", orientou ACM Neto, em Alagoinhas. Na manhã deste sábado, o prefeito de Salvador já esteve mobilizando a população de Juazeiro e, à tarde, em Campo Formoso. 

Diante da proximidade da eleição, no dia 26 de outubro, os aliados baianos de Aécio Neves estão se dividindo nas mobilizações pelo estado, onde 32 núcleos em cidades polos disseminam a campanha, com distribuição de material de propaganda e realização de eventos. O presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, e o ex-governador Paulo Souto estiveram em Teixeira de Freitas, neste sábado (18) e, hoje, em Porto Seguro. 

"Não temos temos tempo a perder. O Brasil quer mudança e a Bahia não poder perder o bonde da história. Fora PT! Agora é Aécio", afirmou Aleluia, destacando que a maciça presença dos baianos no ato público do candidato tucano em Salvador demonstrou a força que Aécio ganha na Bahia na reta final da campanha.

Asscom
Espaço do Leitor
18 de Outubro / 2014 às 23:00 | 3 Comentários

Na condição de cidadão e pai de um graduado em Enfermagem, Anderson da Silva Candeia, pela UNIVASF-UNIVERSIDADE DO VALE DO SÃO FRANCISCO, que já está trabalhando e sempre afirmo que formou-se no terreiro de casa, venho externar de público o sentimento e a obrigação de agradecer primeiramente a Deus e ao Presidente Lula, que colocou a criação de Universidades Públicas como prioridade do seu Governo e também a Presidente Dilma que continua esta agenda alocando recursos para o sucesso real desta Universidade.

Nestes 10 anos de seu aniversário, parabenizo o seu corpo docente e discente e toda sua Gestão, muito sucesso na construção da educação do Brasil, gerando com certeza bons profissionais, fazendo um Brasil mais justo, com oportunidades para todos e diminuindo a desigualdade social.

PARABÉNS UNIVASF!!!!!!PARABÉNS UNIVASF!!!!!!PARABÉNS UNIVASF!!!!!!

PARABÉNS UNIVASF!!!!!!PARABÉNS UNIVASF!!!!!!PARABÉNS UNIVASF!!!!!!

Engenheiro Eletricista Ailton Candeia de Lima

Juazeiro-Ba

Eleições
18 de Outubro / 2014 às 22:00 | 1 Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Desde a confirmação dos nomes de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) como adversários no segundo turno das eleições presidenciais, declararam apoio à petista 16 dos 28 candidatos aos governos de estados onde haverá segundo turno; dez manifestaram apoio ao tucano e dois se declararam neutros. Ao todo, 13 estados e o Distrito Federal terão eleições para governador no próximo dia 26, mesma data em que a população escolherá o presidente do país. Em quatro estados (Amapá, Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte), Dilma conta com o apoio dos dois candidatos que disputam o segundo turno. No Distrito Federal, Aécio  é apoiado pelos dois rivais.

No Rio de Janeiro, um dos principais colégios eleitorais do país, Dilma recebe o apoio do atual governador e candidato à reeleição, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e do seu adversário, Marcelo Crivella (PRB). No Amapá, os candidatos Waldez (PDT) e Camilo Capiberibe (PSB) declararam apoio à petista. Nacionalmente, o PSB, de Capiberibe, declarou apoio a candidatura de Aécio Neves na última semana. O tucano não tem palanque no Ceará, onde Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) manifestaram apoio à candidatura de Dilma; e no Rio Grande do Norte, estado em que concorrem ao governo o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Henrique Eduardo Alves, e Robson Faria (PSD).

Aécio também fica sem palanque no Amazonas, onde Eduardo Braga (PMDB) é aliado de Dilma e José Mello (PROS) ficou neutro. No Distrito Federal, é Dilma quem não tem apoio de nenhum dos candidatos ao governo distrital. Os adversários Rodrigo Rollemberg (PSB) e Jofran Frejat (PR) manifestaram estão com Aécio Neves no segundo turno. Ela também não tem apoio em Roraima, onde Chico Rodrigues (PSB) ficou ao lado de Aécio e Suely Campos (PP) ficou neutra.

Dos 28 candidatos aos governos estaduais, somente José Mello (PROS), que concorre ao governo de Amazonas contra Eduardo Braga (PMDB), e Suely Campos (PP), que rivaliza com Chico Rodrigues (PSB) em Roraima, não manifestaram apoio público a nenhum dos presidenciáveis. Em todos os outros sete estados onde há disputa para o governo local, um candidato apoia Dilma e o outro, Aécio. Isso acontece nos estados do Acre, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rondônia e Rio Grande do Sul. No Rio Grande do Sul, o candidado do PMDB, Ivo Sartori, manifestou voto em Aécio Neves, embora isso contrarie a posição nacional da legenda, que faz integra a coligação de Dilma. No primeiro turno, Sartori apoiou a candidata do PSB, Marina Silva. O adversário do candidato do PMDB, o governador Tarso Genro (PT), apoia Dilma Rousseff.

Confira os apoios dos candidatos a governador dos estados onde haverá segundo turno:

Dilma Rousseff

Tião Viana (PT-AC);

Eduardo Braga (PMDB-AM)

Waldez (PDT-AP)

Camilo Capiberibe (PSB-AP)

Camilo Santana (PT-CE)

Eunício Oliveira (PMDB-CE)

Iris Rezende (PMDB-GO)

Delcídio do Amaral (PT-MS)

Helder Barbalho (PMDB-PA)

Ricardo Coutinho (PSB-PB)

Luiz Fernando Pezão (PMDB-RJ)

Marcelo Crivella (PRB-RJ)

Henrique Alves (PMDB-RN)

Robson Faria (PSD-RN)

Confúcio Moura (PMDB-RO)

Tarso Genro (PT-RS)

Aécio Neves

Márcio Bittar (PSDB-AC)

Rodrigo Rollemberg (PSB-DF)

Jofran Frejat (PR-DF)

Marconi Perillo (PSDB-GO)

Reinaldo Azambuja (PSDB-MS)

Simão Jatene (PSDB-PA)

Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)

Expedito Jr. (PSDB-RO)

Chico Rodrigues (PSB-RR)

Ivo Sartori (PMDB-RS)

Neutros

José Mello (PROS-AM)

Suely Campos (PP-RR)

G1
Policial
18 de Outubro / 2014 às 21:00 | 6 Comentários

No Diário Oficial do dia 16 de outubro, foram publicadas várias promoções de Oficiais da Polícia Militar da Bahia. Dentre os agraciados, o Tenente PM José Edson Cardeal Magalhães Carvalho foi promovido ao posto de Capitão. O Capitão Cardeal é bonfinense, graduado e especializado na área de Educação Física, atualmente, chefia a Seção de Acompanhamento Operacional, Avaliação e Estatística e coordena o PROATIVO - Programa de Atividade Física do 6º BPM.  O Comando do 6º BPM parabeniza o Cap PM Cardeal, desejando-lhe felicidades na sua nova função.

Na mesma publicação foi divulgada a promoção do Capitão Tarcísio Ribeiro do Vale, elevado à condição de Major PM. Tarcísio está lotado no 9° Grupamento de Bombeiro Militar em Juazeiro onde tem desenvolvido relevantes serviços à comunidade. O Major recebeu votos de congratulações de toda família miliciana.

Política
18 de Outubro / 2014 às 20:00 | 2 Comentários

A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana a Medida Provisória 651/2014, que dá incentivos tributários a vários setores e renegocia dívidas. Dentre as emendas aprovadas, está a que isenta do Imposto Territorial Rural (ITR) os imóveis oficialmente reconhecidos como áreas remanescentes de quilombos. A proposta é dos parlamentares federais Valmir Assunção (PT-BA) e Luci Choinacki (PT-SC).

“A Lei 9393 de 1996 já prevê a isenção deste imposto para pequenas glebas rurais em condições determinadas pela legislação. Agora, incluímos os quilombolas nestas determinações para facilitar a preservação destas comunidades sem que se gere uma situação de iniquidade fiscal”, explica Valmir. A proposta segue para o Senado e precisa ser votada até o dia 6 de novembro.

Ascom do deputado Valmir Assunção
Política
18 de Outubro / 2014 às 19:00 | Nenhum Comentário

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte de Lagoa Grande (PE), José Figueiredo (foto), já está em João Pessoa para uma prazerosa missão: apresentar aos dirigentes e secretários de turismo de todo país os potenciais turísticos da cidade sertaneja. Na bagagem, folders, vídeos, fotos e documentários que retratam as belezas do município.

A programação do encontro, que acontece este fim de semana, envolve debates, palestras, apresentação de ‘cases de sucesso’ e visitas técnicas. Segundo o secretário, a ideia também é incentivar a realização de grandes eventos no Vale do São Francisco. “Neste encontro, que é de grande importância para projetar a nossa cidade, vou ministrar a palestra ‘Lagoa Grande, Vale do São Francisco, o 2º maior destino turístico de Pernambuco: Surpreenda-se’”, disse.

De acordo com José Figueiredo, que além de secretário municipal é integrante da Associação de Secretários de Turismo de Pernambuco (ASTUR), os envolvidos na área estão elaborando um roteiro turístico de toda região na tentativa de conseguir uma significativa parcela dos mais de R$ 40 bilhões que são movimentados anualmente no turismo no país. “O turismo no Brasil gera cerca de três milhões de empregos diretos, indiretos e terceirizados. Atualmente, o setor responde por muitos investimentos e cresce, em média, 12% ao ano”, informou.

Ascom Lagoa Grande
Variadas
18 de Outubro / 2014 às 18:00 | 1 Comentário

Por suspeita de dengue, a cantora Ivete Sangalo cancelou duas apresentações que faria neste fim de semana, nas cidades de Juiz de Fora (Minas Gerais) e Tanguá (Rio de Janeiro). A informação foi confirmada pela assessoria da artista.

Em comunicado postado no perfil oficial da cantora em uma rede social, o show em Tanguá será realizado em uma nova data, enquanto a apresentação em Juiz  Fora está cancelada.

Variadas
18 de Outubro / 2014 às 17:00 | Nenhum Comentário

Profissionais da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE), de Petrolina (PE), receberam durante os dias 07 a 17 de outubro, capacitação e treinamentos sobre Segregação do Lixo Hospitalar. O objetivo foi de conscientizar e orientar todos os profissionais quanto à separação correta de cada resíduo, tanto para proteção da saúde como do meio ambiente.

A ação foi realizada pelo Núcleo de Educação Permanente e pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). “A segregação de lixo consiste na separação dos resíduos no momento e local de sua geração, de acordo com as características físicas, químicas, biológicas e riscos envolvidos, garantindo a proteção da saúde e do meio ambiente”, afirma a enfermeira gerente do Núcleo de Educação Permanente, Martapolyana Torres.

Todo o processo visa acondicionar resíduo em um local previamente determinado, isso porque cada um tem características que necessitam de cuidados específicos. “Na UPAE de Petrolina, dispomos de lixeiras pretas para resíduo comum, lixeiras brancas para resíduo contaminado, lixeiras azuis para soro e caixas para materiais perfurocortante”, complementa. 

Todo material hospitalar que tenha entrado em contato com o paciente deve ser acondicionado de modo diferenciado. Para evitar a mistura dos resíduos infectantes com o lixo comum. “Os profissionais precisam ser orientados constantemente sobre o descarte adequado, impedindo assim acidentes de trabalho com material pérfurocortante e a contaminação do meio ambiente”, finaliza Martapolyana.

Assessoria de Comunicação UPA24h/UPAE - Petrolina
Variadas
18 de Outubro / 2014 às 16:00 | 1 Comentário

O horário de verão começa a valer à meia-noite de hoje, quando os relógios devem ser adiantados em uma hora nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, incluindo o Distrito Federal. O estado da Bahia está fora da lista. Os moradores dessas regiões precisam ficar atentos, porque a antecipação da rotina em uma hora pode levar a indisposições e sonolência. A alteração na quantidade de luz diária provoca alterações hormonais, o que pode criar mal-estar, diz a endocrinologista Jane Feudman. Segundo ela, o corpo tem hormônios cuja concentração varia de acordo com os horários e a luz do dia. "Quando há alteração da rotina, você sofre um estresse, pois muda o momento do pico desses hormônios", diz. O sono desregulado pode provocar irritabilidade, estresse e baixa produtividade, até o aumento da instabilidade vascular. Para evitar o problema, especialistas recomendam dormir de 15 a 20 minutos mais cedo nos dias que antecedem a mudança de horário. Para as crianças, que sentem mais a diferença, a recomendação é ir para a cama mais cedo. Elas também podem amenizar a irritabilidade tirando pequenos cochilos durante o dia. "Eu e meu filho (de 8 anos) detestamos o horário de verão. Sinto que roubaram uma hora do meu dia, fico completamente atordoada", afirma a publicitária Tatiana Dolacio, de 39 anos. "Já eu, adoro. Gosto muito do verão", rebate o marido dela, o engenheiro Antônio Dolacio, de 43 anos. Já o casal Ana Luiza Oliveira, de 36 anos, e André Pannunzio, de 43, está sintonizado: "Nós adoramos quando chega esta época. Somos conscientes do consumo de energia dentro de casa e esse horário ajuda a economizar ainda mais", explica Pannunzio. Neste ano, a medida terá uma semana a mais de duração, por causa do carnaval - o horário especial acaba no dia 22 de fevereiro. Apesar disso, a previsão do Ministério de Minas e Energia é de que a economia por causa do horário de verão seja de R$ 278 milhões em eletricidade, bem menor do que os R$ 405 milhões do verão passado. Isso se deve principalmente ao uso mais intenso das termelétricas em 2014. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Imagem ilustrativa da Internet
Variadas
18 de Outubro / 2014 às 15:00 | 2 Comentários

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) comunica que a Avenida Travessa da Maravilha, no bairro Alto da Maravilha, estará interditada a partir das 8 horas deste domingo (19) para serviços de recapeamento asfáltico. O trecho interditado começa da entrada da Rua Oscar Ribeiro e segue no sentido da Feira Livre. Essa é mais uma ação da administração municipal para desenvolver ações de melhoria da infraestrutura urbana de Juazeiro.

Ascom PMJ Foto Google Earth
Eleições
18 de Outubro / 2014 às 14:00 | 7 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Os dados da pesquisa Istoé/Sensus, divulgados nesta sexta-feira (17), mostram uma diferença de cerca de 13% entre os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Segundo o levantamento, o tucano aparece com 56,4% dos votos válidos, contra 43,6% da presidente Dilma. A diferença de 12,8% representa, aproximadamente, 19,5 milhões de votos. O certame mostrou ainda que a presidente é conhecida por 94,4% dos 2.000 entrevistados, enquanto Aécio é de 93,3%. “Com os candidatos mais conhecidos, a tendência é a de que o voto fique mais consolidado”, afirma Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus. O levantamento aconteceu em 24 estados e está registrado sob nº BR-01094/2014. Apesar de divulgado pela Istoé, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o próprio Sensus aparece como contratante da pesquisa.

BN

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage