Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
16,9%
Atualizado em: 07/02/2016
Policial
09 de Fevereiro / 2016 às 10:00 | Nenhum Comentário

O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, Anselmo Brandão, afirmou que o Carnaval no Pelourinho é um Carnaval "muito seguro, tranquilo", que reúne família e amigos, e os policiais atuando para promover a paz.

Assista ao vídeo:

Variadas
09 de Fevereiro / 2016 às 09:00 | Nenhum Comentário

Este carnaval será de bastante folia, mas também de trabalho. Durante todos os dias, equipes da Secretaria de Infraestrutura estarão nos polos 21 de Setembro e Orla, com mutirões para a retirada de entulhos e lixo das vias públicas, além de serviços manuais e mecanizados, incluindo varrição, catação e coleta..

Os mutirões são realizados sempre no período matutino e fazem parte dos serviços complementares à coleta do lixo domiciliar, que ocorre diariamente. De acordo com Julio Lossio, prefeito de Petrolina a ação é bastante importante, já que mantém a cidade limpa e retira resíduos que foram descartados inadequadamente em vias públicas.

A Seinfram mantém um canal de comunicação aberto à população, onde é possível solicitar serviços, tirar dúvidas sobre dias de coleta ou locais de descarte de resíduos especiais, além de denunciar o descarte inadequado. Para isso, o cidadão deve entrar em contato pelo número 3864-9003.

Ascom/Petrolina
Policial
09 de Fevereiro / 2016 às 08:26 | Nenhum Comentário

Na madrugada desta terça-feira, (09), uma quadrilha de assaltantes arrombou o Banco do Brasil de Jacobina pelos fundos. A ação durou quase duas horas e os elementos efetuaram disparos de fuzis em vários pontos da cidade, aterrorizando a população. Segundo informações do site Augusto Urgente, o bando fugiu em três caminhonetes levando reféns, libertando-os próximo ao povoado de Palmeirinha na BR-324.

O pai de um dos reféns relatou a angústia vivida ao avistar seu filho mantido sob domínio dos bandidos embaixo de uma árvore com outras pessoas atrás da antiga Câmara Municipal.

Segundo o cidadão, havia homens com fuzis nas esquinas enquanto outros arrombavam o banco. O bando deixou a cidade atirando seguindo pelo Bairro da Bananeira e acabou jogando grampos na BR-324, para dificultar a perseguição por parte da polícia. Um caminhão que passou pelo trecho teve pneus furados. Os elementos teriam conseguido explodir o cofre, mas não há informações sobre a quantia levada.

Fonte: Augusto Urgente
Variadas
09 de Fevereiro / 2016 às 08:00 | 1 Comentário

A população da Vila Nossa Senhora da Penha e bairros adjacentes participará nesta terça-feira (09), a partir do meio-dia da programação carnavalesca organizada pelo comunitário Raimundo Nonato, conhecido popularmente por Mundeco.

“Além de carro de som, teremos shows de amigos do bairro que estarão dando uma canja e mantendo o evento que já ocorre há mais de dez anos” expressou Mundeco nesta segunda-feira no programa Geraldo José (Transrio FM).

“A participação se dá da seguinte forma, o colaborador leva um fardo de cerveja ganha a caneca e participa conosco do carnaval da integração na Penha” explicou Mundeco que estendeu o convite a toda sociedade juazeirense.

Variadas
09 de Fevereiro / 2016 às 07:00 | 7 Comentários

Na tarde desta segunda-feira (08), o Secretário Municipal de Educação e Esportes Clériston Andrade participou do programa Geraldo José (Transrio FM) quando confirmou que antes mesmo da abertura do ano letivo na segunda-feira, dia 15, haverá a Jornada Pedagógica quinta-feira (11), a partir das 08 horas, no Ginásio de Esportes do Colégio Municipal Paulo VI e deve reunir aproximadamente duas mil pessoas.

Este ano, a jornada pedagógica terá na sua programação palestras, rodadas de debates, além de novidades que serão anunciadas pelo próprio titular da Seduc Clériston Andrade.

“Graças ao empenho de toda equipe da Seduc (Secretaria de Educação e Esportes) nós teremos o ano letivo recheado de inovações que alcançarão professores e alunos. A jornada é um momento de reencontro e também uma boa ocasião para prestar contas do nosso trabalho, explanando também sobre as perspectivas do ano letivo”, ressaltou o secretário Clériston Andrade.

Na jornada pedagógica deste ano, as cinco escolas que se destacaram na Edição 2015 do Projeto Juazeiro Educação Nota 10, serão reconhecidas e premiadas. A iniciativa, desenvolvida a partir do ano passado, objetiva mobilizar a sociedade para reduzir ainda mais e, por fim, zerar os índices de evasão escolar na Rede Municipal. Desde 2009, o município de Juazeiro baixou de 6,2% para 2,1% as taxas de abandono - uma das menores do Nordeste.

“Cada uma das escolas selecionadas receberá um cheque de cinco mil reais. Ao todo, serão 25 mil reais em premiação. A destinação deste valor será decidida pela equipe escolar e o recurso pode ser investido em participação em congressos, aquisição de livros, compra de equipamentos, etc. Os alunos também serão beneficiários diretos do projeto. Nas escolas destaques, escolhidas por etapa do ensino, cada estudante terá um tablet à disposição. A Prefeitura de Juazeiro investiu mais de 250 mil reais na compra dos equipamentos projetados pelo FNDE, através da Positivo Informática” explicou Clériston.

“Durante a jornada vamos anunciar uma iniciativa inovadora que alcançará mais de 27 mil dos 33 mil alunos matriculados para este ano na rede municipal” concluiu.

ESTÁDIO ADAUTO MORAES

“A falta de uma certidão negativa da empresa vencedora da licitação acabou por atrasar em 30 dias a obra do gramado do Estádio Adauto Moraes, mas estamos empenhados em entregar a nossa praça de esportes aos desportistas antes mesmo da segunda partida da Juazeirense pela Copa do Nordeste. Além das emendas parlamentares responsáveis pela maioria dos investimentos no estádio, a municipalidade também ofereceu uma contrapartida e ampliamos a reforma com pintura geral das arquibancadas e dos novos setores construídos: módulo policial, bares e lanchonetes. Um novo sistema de descargas elétricas (para-raios) já foi implantado. Também com recursos municipais, as cabines de imprensa passam por reformas e serão climatizadas, assim como os vestiários de jogadores e árbitros” justificou o secretário.

NO FACEBOOK

Uma postagem do Secretário do Facebook sobre o aumento salarial dos professores a ser anunciado na próxima quinta (11) provocou algumas reações que Clériston atribui a “oportunistas”. Confira:

COLOCANDO AS COISAS NO DEVIDO CONTEXTO

Nem bem divulgamos que faremos o anúncio do reajuste dos professores e já apareceram oportunistas que fazem questão de esquecer a realidade para destilar seu veneno, torcida contrária, vontade que dê errado e a tradicional e conveniente falta de memória.

Mas os fatos não mentem, ainda que façam malabarismo para manipular números e retirá-los do contexto.

Só para reascender lembranças: em 2008, um professor da Rede Municipal, com 40 horas semanais, ganhava 850 reais por mês.

Em um passado não tão distante, gestões anteriores atrasaram os salários dos docentes por até três meses. Houve também quem tivesse as contas rejeitadas por não cumprir os percentuais do FUNDEB!

Aos interessadamente desavisados, uma sugestão: professor pode deixar de ser tudo, menos pesquisador. Não tente enganá-lo só porque você se acha sabido!

Sabe qual foi o percentual de reajuste do Valor Aluno Ano em 2016 (que define qual a receita do município)? Apenas 7,41%.

Sabe quanto da receita do FUNDEB Juazeiro destina aos professores? 70%, quando bastavam 60% para cumprir a lei.

Dia 11, faremos o anúncio do reajuste 2016. Depois disso, comece a observar e veja quantos municípios e estados farão o mesmo.

Portanto, antes de "verborragir" falas infundadas, lembre-se: professor estuda, lê, tem memória e sabe quem, de fato, o valoriza.

Ahhh, aproveita e dá uma olhada nessas manchetes.

Se sente prazer em ficar torcendo contra, um conselho: melhore!

Espaço do Leitor
08 de Fevereiro / 2016 às 23:00 | 7 Comentários

O gosto musical do brasileiro, em especial do baiano, não é mais o mesmo, infelizmente isso é fato e a cada carnaval fica mais evidente está triste realidade. Uma verdadeira decadência. Para a folia momesca músicas chamadas de "baianas" estão sendo produzidas com o falso propósito de estimular a dança e esquecer o estresse, mas na verdade estão conseguindo mesmo é alienar mentes, incitar a imoralidade e deturpando condutas, flertando todo o tempo com a pornografia, quiçá igual ou pior que o Funk do estado do Rio de Janeiro, ao seguir na mesma linha de "musicalidade".

Em um contexto geral a música popular brasileira tem passado por uma revolução de estilos, com ritmos, harmonias e melodias que vão do luxo ao lixo. O padrão musical é algo que há algum tempo já não se observa mais. Não é necessário citar nomes de cantores ou conjuntos musicais, basta apenas sintonizar uma emissora de rádio ou assistir programas de auditórios exibidos geralmente aos sábado e domingos à tarde na televisão. Geralmente a música que a mídia passa e está na moda é ruim. É impressionante como pessoas conseguem desenvolver gostos tão medíocres para certas combinações de sons que chamam de música.

De volta à Bahia. A maioria das letras do 'pagode baiano' traz uma conotação sexual muito forte e em muitas delas colocam a mulher numa situação um tanto quanto vulgar. São usadas expressões chulas e palavrões que são reproduzidos por crianças, adolescentes e jovens, e que empobrecem a cultura musical da Bahia, estado referência por apresentar para o Brasil e para o mundo artistas como João Gilberto, Dorival Caymmi, Maria Betânia, Gal Gosta, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Raul Seixas, Xangai, Elomar Figueira e tantos outros.

No artigo "Crime, violência e o pagode da Bahia", o oficial da Polícia Militar da Bahia, Danillo Ferreira, integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, critica e chama a atenção para músicas que influenciam jovens a se tornarem autores de violência e apologias ao sexo e às drogas. Em um dos trechos o policial retrata que "na Bahia, um dos elementos culturais que parece ter se inserido como fortalecedor da sanha pelo enfrentamento violento é a música conhecida, sem muito rigor teórico-musical, por pagode ou pagodão, uma espécie de derivação da Axé Music com bastante apelo a batidas percussivas e letras geralmente incitadoras de algum tipo de violência, inclusive sexual, principalmente degradadora da condição feminina".

Ao se referir aos cantores Caetano Veloso e Gal Costa, o médico, empresário e escritor goiano elogia: "Esse povo da Bahia é mesmo arretado. Rebolar é pra quem quer; cantar é pra quem pode. E nem precisa trio elétrico, bumbum pra fora...".

Segundo pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra O gosto musical de uma pessoa pode dar pistas sobre a maneira como ela pensa, e vice-versa. O estudo apontou que pessoas empáticas, com maior capacidade de se identificar com outra pessoa, preferiram músicas mais suaves, de baixa energia. Já aquelas classificadas como "sistemáticas" - pessoas que procuram analisar padrões no mundo - optaram por punk, heavy metal e músicas em geral mais complexas.

Outro estudo aponta que uma das principais estratégias de corrupção da infância, para tornar as crianças propícias ao sexo e à exploração sexual, é habituá-las á pornografia e ao erotismo.  A criança exposta a este tipo de música será abusivamente induzida a um comportamento sexual incompatível com sua idade, e, até mesmo, à prática sexual precoce.

Para este carnaval de 2016, a "Paredão Metralhadora", da até então desconhecida e inexistente banda Vingadora, é apontada como principal música da folia. A música revela barulho de tiros e uma metralhadora sendo disparada. Já a sua coreografia, tanto quanto o hit, é uma clara banalização da violência. No Brasil de Anita, Luan Santana, Tati Quebra Barraco, Valesca Popozuda ..., pode se esperar tudo.

No ano em que se comemora 100 anos do Samba no Brasil, nossa homenagem aos sambistas e sambadores, pois "quem não gosta de samba, bom sujeito não é, é ruim da cabeça e doente do pé".

"Deuses!

Divindade infinita do universo

Predominante

Esquema Mitológico

A ênfase do espírito original

Shu!

Formará no Éden um novo cósmico" - Faraó Divindade do Egito – Margareth Menezes

Por Gervásio Lima Jornalista e Historiador

Informativos
08 de Fevereiro / 2016 às 22:00 | Nenhum Comentário

A Prefeitura de Petrolina, através da AMMPLA-Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina, através do setor de Educação, realizou no sábado e domingo de carnaval a Campanha Educativa Trânsito Seguro, no Polo da Avenida Joaquim Nabuco. A campanha teve o objetivo de levar a conscientização dos motoristas sobre os cuidados necessários para evitar acidentes durante o feriado de Carnaval. 

A ação contou com  orientações aos motoristas sobre segurança no trânsito. Foram distribuídos folhetos com dicas de atenção e concentração ao volante, manutenção preventiva dos veículos, além de orientações específicas para motociclistas. O diretor presidente da AMMPLA, Paulo Valgueiro apontou que todos os orgãos, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, unidos, trabalham para diminuir os índices de acidentes durante o período de carnaval e contam com a colaboração da população.

Dicas da AMMPLA para um Carnaval mais alegre e seguro:

Respeite a lei. Não existe dose segura de ingestão de bebida alcoólica. O consumo de qualquer quantidade está proibido a quem dirige.

Respeite a vida. Das vítimas fatais de acidentes de trânsito, 59% estavam alcoolizadas.

Não vá de carona com quem bebeu. Nessa hora, os mais confiantes são os que correm maiores riscos;

Os acidentes de trânsito ocorrem na maior parte com pessoas na faixa etária entre 20 e 35 anos, e são hoje uma das principais causas de morte no Brasil.

Não deixe que o prazer de alguns minutos comprometa o resto de sua vida. Para cada pessoa que morre, outras quinze ficam com lesões permanenteS.

Dirigir exige toda a atenção e concentração. Se você consumir bebidas alcoólicas, procure outra alternativa de transporte: pegue carona (com quem não bebeu) ou vá de ônibus, mototaxi ou de táxi.

Ascom/Petrolina
Variadas
08 de Fevereiro / 2016 às 21:00 | Nenhum Comentário
 
A atuação policial no carnaval de Salvador cresce à medida que um maior número de abordagens resulta em uma maior quantidade de conduções de pessoas por uso ou tráfico de drogas. Somente em 2016 já foram conduzidas 2151 pessoas para postos integrados e delegacias de área, um número 41,1% maior do que no ano passado, quando foram 1524. Por tráfico de drogas, foram 1164 conduzidos e presas este ano, contra 798 de 2015, um aumento de 45,9%, enquanto no interior houve redução de 80% em crimes de lesão corporal de 5 para 1 e nenhum homicídio doloso. Os dados foram apresentados durante o balanço do quarto dia de operação do Carnaval 2016, realizado na sede do Quartel da Polícia Militar, nos Aflitos, na manhã desta segunda-feira (8).
 
Todas as manhãs, equipes envolvidas na segurança pública da festa, entre representantes da Secretária de Segurança Pública (SSP), Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, além de Defesa Civil, Departamento de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e outras organizações, discutem os dados e a produtividade das ações de segurança da festa. Nesta segunda ainda foram apresentadas armas brancas apreendidas durante festa, entre facas, facões, e outros objetos perfuro-cortantes.
 
Além disso, a Polícia Militar, cumpriu dois mandados de prisão no Mirante dos Aflitos e na Avenida Oceânica, na Orla da Barra e realizou ações preventivas através do projeto Folia em Paz. Uma das novidades deste ano foi a estreia do Batalhão de Policiamento Turístico (Beptur) que tem atendido baianos e turistas, além de receptivos em parceria Secretaria de Turismo (Setur).
 
As ações também se estendem para o interior do estado, em cidades como Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Ilhéus, e outras cidades. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, nas cidades do interior foram registradas 138 ocorrências, entre elas a queda de um ônibus de um viaduto, que mobilizou equipes de resgate para as vítimas do acidente. Somente na última madrugada em Salvador, os atendimentos dos bombeiros foram principalmente de orientação para banhistas (149), desmaio (18), e embriaguez (16).
Secom Bahia Foto: Amanda Oliveira/ GOVBA
Espaço do Leitor
08 de Fevereiro / 2016 às 20:00 | 13 Comentários

Geraldo.

Em primeiro lugar não queria que divulgasse meu nome, mas o que estou lhe enviando é concreto, só quero despertar mais os guardas de trânsito de Juazeiro.

Venho por esse meio de comunicação perguntar porque os guardas de transito de Juazeiro fazem vistas grossas para os motoqueiros. Olha esse absurdo. Há muito tempo eles estacionam em local proibido. Espaço dos carros, atrás dos carros, ultrapassagens pelo lado direito, enfrente as farmácias, onde só podem estacionar carro.

Cadê os guardas de transito. Respondo. Na secretaria, em frente ao Paço Municipal, sempre em grupos.

Fiscalização no transito nada, orientado os carros na faixa de pedestre nada.

Isso que é ganhar dinheiro no mole.

Essas fotos dizem tudo que tenho a escrever.

Será que os chefes desses guardas não andam na cidade?

Agora vamos a Petrolina se não é cada um em seu lugar, guardas de transito em seus pontos estratégicos, com suas fardas alinhadas. Tem guardas de transito em Juazeiro até com barba. Imagine aí. 

Faça aqui seu comentário.

Um juazeirense preocupado com a cidade

Variadas
08 de Fevereiro / 2016 às 20:00 | Nenhum Comentário

Nesta segunda-feira (08), de Carnaval Oficial em todo o País, o comércio de Juazeiro funcionou parcialmente. Algumas lojas funcionaram normalmente, enquanto outras se quer abriram e algumas funcionaram pela manhã, mas não abriram as portas no período vespertino.

Mesmo com a orientação de que esta terça-feira (09) não é feriado na cidade que já vivenciou o seu carnaval antecipado, raramente os lojistas a seguem porque os bancos não funcionam e a segurança tem uma diminuição no número de policiais nas ruas, dado o reforço que as unidades da PM realizam ao carnaval da capital.

O Blog deu um giro nas ruas centrais de Juazeiro e constatou que o comércio esteve aberto parcialmente como revela a foto.

Informativos
08 de Fevereiro / 2016 às 18:58 | Nenhum Comentário

A Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado do Município de SOBRADINHO, seguindo as disposições do Edital nº 001/2016 e seguintes, que regulamentam a seleção pública simplificada, destinado à seleção de pessoal para o preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva para atender necessidade excepcional de interesse público, para o provimento de vagas temporárias nos cargos da EDUCAÇÃO do quadro de servidores municipais, sob o Regime Especial de Direito Administrativo - REDA, resolve tornar público o resultado preliminar definitivo para os cargos de APOIO À EDUCAÇÃO e convocar os classificados neste cargo para a ENTREVISTA TÉCNICA.

Confira os documentos publicados em relação ao processo seletivo simplificado - REDA:

DECRETO 010 / 2016 - REDA

REDA - SERVIÇOS GERAIS - POS RECURSO

REDA - NUTRICIONISTA- POS RECURSO

REDA - MERENDEIRA - POS RECURSO

REDA - GUARDA PATROMONIAL - POS RECURSO

REDA - AUX DISCIPLINA POS RECURSO

Ascom Sobradinho
Política
08 de Fevereiro / 2016 às 18:00 | Nenhum Comentário

A tradicional Mudança do Garcia reuniu sindicatos, movimentos sociais e partidos políticos, no Campo Grande, na tarde desta segunda-feira(8), com o objetivo de promover um desfile no circuito carnavalesco com a tônica dos protestos e reivindicações. O Partido Socialismo e Liberdade participou da histórica Mudança do Garcia e protestou contra o exclusividade do grupo Schincariol  imposta pelo prefeito ACM Neto e a renovação do contrato do Camarote Salvador, localizado em Ondina.

A monopolização da cerveja SCHIN no carnaval, devido à proibição feita pela  prefeitura na qual impede que os ambulantes e bares do circuito comercializem outras cervejas,  foi criticada  pelo pré-candidato a prefeito de Salvador do PSOL, Fábio Nogueira. "Estamos presenciando um verdadeiro atentado à liberdade de escolha, uma política do monopólio que exclui a participação da sociedade civil do debate sobre os critérios utilizados no processo de financiamento do carnaval", enfatizou.   

Segundo o Presidente Estadual do PSOL na Bahia, Ronaldo Santos, a atitude do prefeito de impor  aos baianos o consumo de apenas uma marca de cerveja demonstra que a gestão do DEM é voltada aos interesses privados em detrimento dos direitos dos cidadãos soteropolitanos. " ACM Neto adotou uma postura extremamente ditatorial! Defendo a liberdade individual de consumo e o prazer do cidadão em curtir o carnaval de acordo com suas escolhas", enfatizou Santos, afirmando que existem interesses eleitorais nessa exclusividade e, provavelmente, a Shinkariol irá financiar diversas candidaturas dos aliados de  Neto.

 Outro assunto abordado pelo pré-candidato a prefeito do PSOL, Fábio Nogueira, foi a renovação do contrato  entre a prefeitura  e o   Camarote Salvador, por mais cinco anos, de propriedade do primo de ACM Neto, Luís Eduardo Magalhães Filho, localizado na praça de Ondina. Para Nogueira, essa renovação com o Camarote Salvador comprova que  Neto é herdeiro de uma lógica patrimonialista que confunde os interesses públicos e privados. " É necessário uma discussão com a sociedade civil, empresários e movimentos sociais para debatermos sobre  a privatização dos espaços públicos durante o carnaval" , pontuou o Presidente do Diretório Municipal do PSOL.

 O psolista destacou que a "contrapartida" do Camarote Salvador  deveria ser proporcional ao lucro obtido pelo empreendimento. Para ele, o critério da contrapartida também deve ser discutido com a sociedade com o objetivo de evitar o famoso " cala boca"  implementado pela gestão de Neto. " As atividades esportivas e o repasse de  R$ 720 mil não são equivalentes ao lucro que será obtido com o negócio", frisou Nogueira. O Vereador Hilton Coelho esteve presente e participou dos protestos promovidos durante a   Mudança do Garcia.

ASCOM PSOL BA Jaqueline Barreto
Variadas
08 de Fevereiro / 2016 às 17:25 | 2 Comentários

Os polos carnavalescos de Petrolina ficaram completamente lotados neste domingo (07), segundo dia da festa momesca na cidade. Mais cedo, às 18h, o bloco "Os Melecados" reuniu um grande público na Avenida São Francisco, no bairro Areia Branca, e foi o ponto de partida para a folia de mais um dia de Carnaval. 

O bloco Opará animou as ruas do Centro antes das atrações principais começarem. A Orquestra Skala, subiu no palco do Coreto em ritmo de frevo e comandou a multidão da Praça 21 de Setembro ao som de muitos sucessos. 

A voz  potente da cantora Fabiana Santiago, foi a primeira atração que comandou a festa no palco principal da Orla. Em seguida, a Banda Miragem sacudiu a multidão que ocupava a Avenida Joaquim Nabuco. "Foi um sucesso, não esperava tanta gente", disse o folião, Hélio Macedo. A Orquestra Fernando Junior subiu no palco para levantar a galera e finalizar as apresentações desse domingo de carnaval. 

O prefeito Julio Lossio define o Carnaval de Petrolina como uma festa genuinamente multicultural, com atrações da cidade, valorizando a cultura local, com atrações pernambucanas e baianas. "Movimentando a economia nos seus mais diversos setores, tenho certeza que esta bela festa está trazendo alegria, com muita paz e segurança à toda população", afirmou. 

E nesta segunda, a partir das 20h, o frevo continua tocando na cidade. Além das orquestras e Blocos da 21 de setembro, no palco principal quem comanda a folia é a Banda Nosso Harém, o cantor Elisson Castro & Banda Pega Leve, e mais uma vez a Orquestra Fernando Júnior. 

Janaina Paiva - Ascom/PMP
Variadas
08 de Fevereiro / 2016 às 17:00 | 1 Comentário

Ambulantes fazem protesto e bloqueiam passagem de trios no circuito Barra-Ondina no 6° dia de Carnaval em Salvador. Os manifestantes queimam objetos na via após alguns vendedores terem seus produtos apreendidos. O protesto acontece em dois pontos, incluindo na área de concentração dos trios, próximo ao Farol da Barra. (Uol)

Policial
08 de Fevereiro / 2016 às 16:30 | Nenhum Comentário

Um morador de rua foi preso no domingo (7), depois de matar um catador de latas com pauladas e pedradas no Morro do Cristo, no bairro da Barra. Railson Rodrigues dos Santos, 19 anos, foi encontrado na Avenida Oceânica e confessou o crime. Ele afirmou que conheceu a vítima no circuito Dodô. O catador de latas teria chamado o morador de rua para usar cocaína no Morro do Cristo, mas o autor do crime alega que foi vítima de uma tentativa de estupro ao chegar no local. Sob efeito de cocaína e álcool, Railson agrediu o homem com um pedaço de pau e fugiu do local. Cerca de meia hora depois ele retornou e deu mais golpes na vítima. Por volta de 15h, o criminoso voltou à cena do crime, percebeu que o catador de latas ainda respirava e o acertou com uma pedra até se certificar que ele havia morrido. Railson foi autuado por homicídio e foi encaminhado para o Núcleo de Prisão em Flagrante (NPF), no Complexo Penitenciário da Mata Escura.

BN
Espaço do Leitor
08 de Fevereiro / 2016 às 16:00 | 1 Comentário

Geraldo,

Sou morador do Bairro Alto do Cruzeiro, onde o PSF CSU nos cobre e onde há mais de um ano está lá a placa dizendo que o posto foi reformado, só que até agora nada.

Na placa tem início de obra e fim  como também o seu valor, sendo que também há mais de dois anos que não tem atendimento odontológico nesta área e o dentista está lá todos os dias e falta de materiais há mais de dois anos.

Geraldo investigue esse descaso e outra pergunta: Por que isso? Pode ir lá no posto. O endereço é Avenida Américo Tanury S/N Bairro Alto do Alencar.

Geraldo outra dúvida no último concurso da saúde em Juazeiro foram ofertadas 166 vagas para Técnico em Enfermagem na ocasião foram aprovados e nomeados 98 Técnicos em Enfermagem. Minha pergunta é: E as outras vagas? Não era para ter outro concurso para suprir as vagas do edital.

PS: Provocou o leitor e morador do Alto do Cruzeiro que não quis se identificar temendo represália.

Espaço do Leitor
08 de Fevereiro / 2016 às 15:30 | 1 Comentário

Manhã de sábado 06.02.2016...

Enquanto existem por aí centenas de lugares preocupados no combate a uma praga que está incomodando inclusive os grandes países do mundo, e quando digo preocupado é porque a primeira atitude é com limpeza e cuidados com águas paradas, constatamos no dia e horário acima essa situação numa das Praças mais tradicionais da cidade.

Será que essa água que se vê na foto não pode vir a ser uma cama para o mosquito mais famoso do momento?

Algumas pessoas têm parado por lá e ficam intrigadas com o que estão vendo. Falei com um senhor que estava olhando aquilo indignado e prometi enviar o assunto ao blog do GeraldoJosé que também chamo de Blog do Povo, e ele disse: “ah, então agora vão resolver...”

Caso já tenham resolvido favor desconsiderar essa observação.

Depois das férias voltando de leve...

Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.

Variadas
08 de Fevereiro / 2016 às 15:00 | Nenhum Comentário
 
Em meio à crise, o Camarote Skol Beats Spirit superou as expectativas e vendeu todos os ingressos para domingo e segunda de carnaval. Com uma mega estrutura de mais de 4 mil metros quadrados, cenografia inspirada numa balada noturna em uma floresta e diversos diferenciais, como a presença de dois palcos e de uma tirolesa, o Camarote Skol Beats Spirit tem feito sucesso entre os foliões que disputam os ingressos, mesmo em tempos de recessão econômica.  
 
No domingo (7), se apresentaram no palco principal as bandas Seu Maxixe e Timbalada, e no palco do mirante os djs Enrico Masiero e Miss Cady. Na banda Timbalada, Denny chamou para a dança a gerente de marketing regional da Skol. Denny e Gabriella Esper dançaram coladinhos ao som de “Beija Flor” arrancando aplausos do público do camarote. 
 
Na segunda (8), penúltimo dia de carnaval, com ingressos também esgotados, se apresentam no espaço o cantor Dan Valente e a banda Harmonia do Samba. Já o acesso para o último dia de carnaval ainda está disponível, mas é bom o folião garantir porque restam poucos ingressos. A terça (9) será dedicada ao Green Valley, eleito o melhor club de música eletrônica do mundo. O Camarote Skol Beats Spirit vai virar uma grande balada eletrônica com a presença dos djs Ftampa, Doozie e Tropkillaz, além de trazer ainda o cantor Tuca Fernandes.
LK Comunicações
Variadas
08 de Fevereiro / 2016 às 14:29 | Nenhum Comentário

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decretou hoje (27/01) a portabilidade extraordinária de carências para os beneficiários da Viva Planos de Saúde. A medida foi tomada em função de anormalidades assistenciais graves detectadas pela ANS na operadora, que vem sendo monitorada pelo órgão regulador. Os consumidores têm 60 dias para optar por um novo plano, sem cumprir carência ou cobertura parcial temporária. A Viva Saúde possui quase 8 mil beneficiários em planos de assistência médica e odontológica; cerca de 6,8 mil estão em Pernambuco e 1,1 mil na Bahia distribuídos entre as cidades de Juazeiro, Uauá, Casa Nova, Curaçá, Sobradinho, Senhor do Bonfim, Jaguarari, Campo Formoso e Sento Sé. É o fim de uma luta travada entre beneficiários do plano e o SINDIHOSPE – Sindicatos dos Hospitais de Pernambuco por mais de um ano. "Na região do Vale do São Francisco a Operadora enfrenta diversos problemas tais quais descredenciamentos de profissionais entre médicos, profissionais de saúde, hospitais e laboratórios de análises clínicas. Os beneficiários sentem-se aliviados com a decisão" disse um usuário em mensagem ao Blog.

Para fazer a portabilidade, o beneficiário deve se dirigir à operadora escolhida, que deverá aceitá-lo imediatamente se estiver com a documentação necessária: identidade, CPF, comprovante de residência e pelo menos quatro boletos pagos na operadora de origem, referentes ao período dos últimos seis meses. A portabilidade pode ser exercida por todos os clientes da Viva, independentemente do tipo de contratação e da data de assinatura dos contratos. Quem estiver cumprindo carência ou cobertura parcial temporária na operadora pode exercer a portabilidade sujeitando-se aos respectivos períodos remanescentes. Em caso de dúvida, os beneficiários podem entrar em contato pelo Disque ANS (0800 701 9656), pela Central de Atendimento no portal da Agência (www.ans.gov.br) ou pessoalmente, nos Núcleos da ANS nos estados (confira aqui os endereços).

A ANS monitora de forma permanente o desempenho econômico-financeiro do mercado, orientando e tomando as medidas necessárias em caso de detecção de desequilíbrios. No ano passado, a Agência decretou a alienação compulsória de carteira da Viva Planos de Saúde em função de anormalidades assistenciais graves verificadas, mas a medida foi suspensa por uma liminar da segunda vara federal da seção judiciária do Recife. A portabilidade extraordinária determinada nesta quarta-feira constitui medida regulatória de natureza diversa da alienação de carteira, e considera o relevante interesse público e o risco de dano irreversível à saúde dos consumidores. A ANS irá comunicar a justiça sobre a medida, explicando que a mesma objetiva garantir o direito dos consumidores de buscar outra operadora em condições favoráveis.

Clique aqui para acessar a publicação.

Espaço do Leitor
08 de Fevereiro / 2016 às 14:00 | 4 Comentários

Geraldo,

Como em outros bairros também fomos afetados com alguns transtornos pós o período chuvoso. Enquanto morador do Bairro Lomanto Junior e Presidente da Associação desse bairro venho tornar publico nosso apelo às autoridades competentes.

Em ofício encaminhado à Secretaria de Serviços Públicos no mês de Janeiro fizemos solicitação de podas de árvores na Praça João Macário de Oliveira que, inclusive, apresentam risco de queda, deixando os moradores apreensivos. O serviço de poda foi iniciado, mas inacabado deixando os moradores agora além de apreensivos, insatisfeitos, visto que uma árvore caiu e o tronco encontra-se em via publica.

Outro ponto crítico e que demanda urgência é a situação do pontilhão que liga o Bairro Lomanto Junior ao Alto do Cruzeiro. Fato constatado, inclusive, na manhã de terça-feira (02) pelo Secretário de Serviços Públicos, Fernando Dantas. Esse encontra-se totalmente interditado e apresenta um mau cheiro insuportável a quem transita naquelas intermediações e aos moradores vizinhos, sendo, em virtude de toda água acumulada deposito para insetos transmissores de vírus, conforme as fotos encaminhadas ao Blog.

Paulo Viana Vargas

Presidente da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Lomanto Junior

Variadas
08 de Fevereiro / 2016 às 13:30 | Nenhum Comentário
 
O jogador Ronaldinho Gaúcho curtiu tanto a noite de sábado que resolveu voltar neste domingo (7) ao camarote Skol Beats Spirit. “Gostei tanto que acho que fui o último a deixar o camarote. Saí às 5h da manhã, praticamente expulso”, brincou o ex-jogador do Barcelona e da Seleção Brasileira, que roubou novamente a cena ao retornar com os amigos ao espaço vip. 
 
Ronaldinho Gaúcho foi homenageado por diversos artistas que passaram pela avenida, enquanto curtia do mirante do Camarote Skol Beats Spirit os trios do circuito Barra/Ondina. O atleta, que atualmente está sem clube, seguiu depois para o palco principal, para curtir o show da sambista Ju Moraes. “Esse é o melhor camarote do carnaval. Não é a toa que escolhi voltar hoje para cá”, revelou. 
 
A noite deve realmente ter sido boa para o jogador. Além de ter ficado até amanhecer o dia no espaço, ele passou a noite na companhia de uma loira desconhecida. Solteiro e com fama de baladeiro, Ronaldinho Gaúcho já havia sido flagrado na primeira noite de carnaval com outra mulher, desta vez, uma morena. Esta é a terceira vez que o atleta vai curtir o carnaval de Salvador. Ele revelou que é apaixonado pelo Carnaval de Salvador e que pretende curtir os seis dias de festa.
LK Comunicações
Espaço do Leitor
08 de Fevereiro / 2016 às 13:00 | 3 Comentários

Eu não vou dizer que Juazeiro não respeita cultura, não respeita seus artistas, ou que não há uma preservação da memória e do patrimônio cultural. Eu não vou dizer essas coisas. Pois existem sim, em Juazeiro, muita gente (muita gente mesmo) antenada com a importância da cultura, com amplo respeito aos artistas daqui. Gente bacana que brinda a memória e os patrimônios culturais, e fazem disso “um combustível de fé” em dias mais civilizados e produtivos, mais repletos da atmosfera de progresso existencial, vivencial e humano & recheados de arte como elemento essencial ao viver.

A essas pessoas peço (ou apelo) que reflitam sobre um ato recorrente e descuidado que está acontecendo em Juazeiro: Ruy Carvalho é artista plástico, juazeirense, radicado há muito tempo em Salvador. Ruy é comemorado no mundo todo. Vejam aí:http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/perfil-conheca-o-artista-plastico-ruy-carvalho/?cHash=05152900f4a62ed9862bccc1924d7219 .

Eis que Ruy presenteia silenciosamente a cidade de Juazeiro, com seu grafite na parede abaixo da rampinha que dá acesso a Petrolina (que dias antes foi ‘meme’ à exaustão do ridículo, por conta de outro ato abrupto). Eis que Ruy, ali, faz sua arte – um desenho enchendo a cidade de alegria. Mas algum colador de cartaz desavisado (em 21/01/2016 – foto 1) cobriu parte do desenho. Depois (em 30/01/2016 – foto 2) colaram outros cartazes,  cobrindo ainda mais o desenho. Em resumo, pelos meus cálculos: no final de fevereiro deste ano, a obra de Ruy Carvalho, seu presente a Juazeiro, será apenas uma lembrança, pois estará coberta por cartazes de eventos de festas.

Eu não quero fazer uma caça as bruxas. Pois além de não achar necessário, acredito que tudo não passou de um grande equívoco de quem colou o cartaz (por não conhecer Ruy Carvalho, nem a importância dele para as artes plásticas contemporâneas, nem seu amor pela sua terra natal). Como acredito que Juazeiro tem gente antenada e civilizada, acredito que os produtores dos eventos (donos dos cartazes) providenciarão a retirada deles. Ou até mesmo os artistas que estão com os rostos estampados lá, cobrindo a obra de arte, farão isso. Pois meu pedido (ou apelo) é só esse: fazer este texto chegar ao pessoal que colou (por descuido, teimo nessa crença) os cartazes lá. Pedir a retirada sem danificar o desenho. Fazer este texto chegar a todos os produtores de eventos (patrões dos coladores de cartazes) para que saibam que aquele desenho é uma obra de arte, um presente de um filho ilustre à cidade de Juazeiro. O povo da minha cidade é inteligente, antenado, civilizado. Eu não vou dizer o contrário nunca. Eu acredito na grandeza de espírito das pessoas da minha terra. Eu também sou Juazeirense.

Angelo Roncalli, 39, escritor. Sócio da Orbitais Negócios Integrados e da Rádio Webwww.ridefm.com.br

Variadas
08 de Fevereiro / 2016 às 12:30 | Nenhum Comentário

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), seguindo o que já fez nos últimos anos, montou um posto especial de atendimento ao cidadão durante o Carnaval 2016. A estrutura principal fica na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, funcionando 24 horas por dia até terça-feira (9), em um dos principais circuitos da festa, o Barra-Ondina. Além de informações e orientações referentes ao comportamento no trânsito, são oferecidos aos foliões serviços para solicitação de segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Segundo o diretor do Detran, Maurício Bacelar, as atividades específicas do Carnaval foram iniciadas ante da festa começar.  "O Detran [atua] fiscalizando e educando. Nosso trabalho começou antes do Carnaval quando fizemos vistoria de trios e capacitação de motoristas". De acordo com ele, durante a folia, o trabalho começa bem cedo, fazendo inspeção para tirar veículos do circuito.

Grande procura

Coordenando os trabalhos no posto de atendimento, Maria Rosane ressalta a importância do serviço itinerante neste período. "É bom que as pessoas nos procurem para que, no momento de blitz, não sejam autuadas. A procura do posto está sendo grande e é importante que estejamos assim perto da festa". O motociclista Gilmar Miranda procurou o posto do Detran para solicitar a segunda vida da Carteira de Habilitação e foi orientado sobre a melhor forma de obter o novo documento. "Eu perdi a minha habilitação e vou solicitar pelo site, é mais rápido. Esse posto [ajudou a] resolver meu problema", disse.

'De boa no trânsito'

Para o período de folia, o Detran preparou a campanha 'Fique de boa no Carnaval - Se beber, não dirija', realiza ações educativas nos principais circuitos da festa. Uma das novidades das ações é o etilômetro educativo. Foliões são convidados a soprarem o equipamento apenas para verificar o consumo de bebida alcoólica e reforçar que não devem combinar a ingestão de bebida alcoólica com direção de veículo.

O diretor do Detran explica que o trabalho do departamento durante o Carnaval não fica restrito aos circuitos. "Nossas equipes estão em toda a cidade, fiscalizando para que retiremos de circulação veículos e motoristas que não estejam devidamente habilitados, tudo para que tenhamos um Carnaval 'numa' boa".

Nas blitzes realizadas durante a folia, assim como nos demais períodos do ano, são feitas análises da documentação de veículos e de condutores, além da verificação dos equipamentos de segurança e condições do carro. Em dias de Carnaval, as infrações mais frequentes são excesso de passageiros, crianças sem a cadeirinha de segurança, motociclistas usando sandálias e recusa em fazer o teste do etilômetro.

Secom Bahia Fotos: Camila Souza/GOVBA
Variadas
08 de Fevereiro / 2016 às 12:00 | Nenhum Comentário

A Proatec, empresa contratada pela Secretaria de Habitação de Petrolina, responsável pela execução do trabalho técnico social no Residencial Nova Petrolina, convoca todos os condôminos dos "Parque dos Coqueiros, Parque das Mangueiras, Parque das Goiabeiras e Parque das Videiras", para participarem da Eleição para sindico, subsíndico e membros do conselho, que será realizada no dia 14 de fevereiro de 2016 - Domingo, nos quiosques de cada residencial, situado no residencial– Petrolina(PE), das 10:00h até 16:00 h.

A nota da Proatec informa também que é permitido aos condôminos se fazerem representar nas eleições ora convocada por procuradores, desde que munidos com procurações específicas ou certidão de casamento. O modelo de procuração estará disponível com a equipe da Proatec durante os plantões sociais e também durante as eleições. Cada família terá direito a um voto por unidade habitacional.

Ascom Prefeitura de Petrolina
Espaço do Leitor
08 de Fevereiro / 2016 às 11:29 | Nenhum Comentário

Querido Geraldo,

Estou mandando essas fotos de um esgoto totalmente quebrado no bairro Jardim Vitória, via Quidé, com água parada entrando no meu terreno ao lado onde se tem crianças e tem o risco de contaminação.

Pedimos o conserto desse esgoto e também da rede, porque geralmente ela quebra, vários moradores ligam frequentemente e o SAAE não providência uma solução.

Precisamos que os políticos olhem mais para a saúde pública porque isso é uma falta de respeito com os moradores.

Eduardo Pereira

Variadas
08 de Fevereiro / 2016 às 11:00 | Nenhum Comentário

Em virtude da alteração do horário de atendimento da Policlínica de Pilar e preocupada com o atendimento à população, a Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, na última semana, uma reunião com a Mineração Caraíba e a direção da Policlínica Vale do Curaçá, visando medidas emergenciais para que a população não fique desassistida.

Durante a reunião, foi discutida a cessão de um imóvel por parte da Mineração Caraíba, ficando a cargo da gestão municipal os custos operacionais para o funcionamento (equipamentos e folha dos profissionais). A unidade funcionará ainda como Sala de Estabilização para urgências e emergências, com regulação direta para a Rede Peba (Petrolina e Juazeiro). Na reunião, estavam presentes a Secretária de Saúde, Izabela Priscilla, o Secretário de Infraestrutura, Antônio Carlos Xavier, os senhores Welington Carneiro e Hamilton Soares, representantes da Mineração Caraíba, e a Diretora da Policlínica Vale do Curaçá, Nilza.

De acordo com a Secretária de Saúde, Izabela Priscilla, a secretaria está fechando a proposta da Mineração Caraíba para que se chegue a um consenso, quanto ao imóvel, para que em poucas semanas a unidade esteja em pleno funcionamento. "Após o início das atividades, a população do maior distrito de Jaguarari terá acesso, maior segurança e qualidade no atendimento de saúde, visto que passarão a ter à disposição o Atendimento Emergencial todas as noites e aos fins de semana".

A secretaria também colocou dois carros de apoios, para transferência de pacientes para o Hospital Municipal, na sede. Para informações falar com Median (74) 99997-3799 ou Nildete (74) 99977-0203.

Ascom Jaguarari
Política
08 de Fevereiro / 2016 às 10:30 | 4 Comentários

Com a garantia do senador Otto Alencar presidente do PSD da Bahia, de que terá legenda para concorrer à prefeitura de Remanso, O ex-prefeito Zé filho assinou a ficha de filiação ao PSD. Zé Filho que era filiado à legenda do PTN, esta agora no partido do senador Otto Alencar (PSD) Bahia.

"Zé Filho falou que a chegada ao PSD foi com muita alegria por poder ter essa recepção e demonstração de carinho. Zé filho Reafirmou o compromisso de continuar lutando por uma Remanso melhor, e que vai permanecer com a mesma força e a mesma dedicação, mas com mais apoio e novas perspectivas", afirmou Zé Filho.

O senador Otto Alencar presidente do PSD da Bahia, Garantiu que "a partir de agora Zé Filho comandará o PSD no município de Remanso". E mais do que isso, já entra como Pré-candidato a Prefeito da Cidade. Digo isso por conta da sua experiência e sua credibilidade. Então está de parabéns o PSD e a vinda de Zé Filho é motivo de festa para o nosso partido "disse".

Ascom Por Souza Filho
Política
08 de Fevereiro / 2016 às 10:00 | 30 Comentários
 
O drama dos moradores da Itaberaba, bairro de trabalhadores da nossa Cidade, já dura mais de duas semanas, estive andando nas áreas mais afetadas, ouvindo pessoas, verificando o caminho das águas e lanço um questionamento simples: de quem é a responsabilidade ?
 
Advogado de profissão e homem público por devoção, já fui Procurador do Município e enfrentei grandes chuvas, sempre ao lado da comunidade assistindo as pessoas, tendo defendido em certa ocasião o cancelamento de um carnaval. 
 
O gestor público não pode pensar em eleição, deve pensar no povo. Isso sei é teoria, a regra dos políticos que se assentam no poder é projetar-se em pesquisas de opinião pública e mandar as necessidades reais para o espaço. 
 
De uma coisa fiquem certos, no que puder irei dizer ao povo da Itaberaba dos seus direitos, a visualização mais simples do caso impõe uma investigação pelos órgãos da justiça. 
 
O riacho do mulungú está com o seu leito comprometido, desde as obras nas imediações do shopping center até a parte mais nova do Conjunto Residencial Juazeiro I,  aquele mesmo que a quadra desabou, passando pela ocupação irregular inclusive com plantações. 
 
A quem cabe fiscalizar o leito dos riachos e assegurar a passagem das águas ?
 
Lembrem-se, as águas de março ainda não chegaram, estou fazendo uma advertência de muita valia. 
 
Voltando à minha análise, na altura do Conjunto Residencial Juazeiro I, quem danado colocou tubos de 60 centímetros, fazendo passar por cima a pista de acesso ? Ali só uma ponte resolve, qualquer um dos competentes engenheiros da Prefeitura (conheço todos e sei da qualidade) podem atestar o que estou dizendo. 
No local onde foram colocados os tubos a pista ficou retorcida, a natureza respondeu com sua força. 
Improvisaram a passagem, deixaram o leito comprometido com plantações, invasões, e por enquanto não vou falar da Barragem de São Geraldo que necessita de uma urgente ampliação, para não dizer reconstrução. 
De quem foi o prejuízo ? Antonio, Maria, Cícero, Tico e tanta gente humilde da Itaberaba. Vi os produtos que Antonio comercializava, tudo perdido, o carro de Cícero que foi coberto pela água, os animais mortos, até pato morreu afogado, os móveis de  Dona Maria, as crianças correndo entre moscas e mosquitos, definitivamente mundo desigual, de um lado aquele carnaval. 
Sim e de quem é a responsabilidade ? Vamos exigir uma investigação, um riacho foi obstruído, a força da natureza imperou sobre a irresponsabilidade, pena que o sofrimento bateu às portas de pessoas já sofridas pela própria condição social.
 
Por Márcio Jandir, advogado e vice-presidente municipal do Democrata
Variadas
08 de Fevereiro / 2016 às 09:27 | 2 Comentários

Bell Marques dá boas-vindas a Antônio Calloni (Foto: Veri Lopes / Ag FPontes)

Cantando sua proposta de música para o carnaval “Cabelo de Chapinha”, Bell dá as boas-vindas ao ator Antônio Calloni, ao parar em frente do Camarote Bar Brahma, e dispara “Se minha música não ganhar tem alguma coisa de errado. Não é possível que essa música não ganhe como a do carnaval. Está na boca do povo”.

Após dois anos de carreira solo, o cantor Bell Marques continua emplacando músicas de sucesso e concorrentes ao prêmio de música do carnaval. Esse ano a “Cabelo de Chapinha” tem uma adversária de peso, o hit “metralhadora”.

Ponto de encontro entre as celebridades, o Camarote Bar Brahma dá início a quarta noite de Carnaval. Entre os vips previstos estão: A modelo Nicole Balhs com o namorado Marcelo Bimbi, o ator Luís Fernando Guimarães e o casal de ex-BBBs Flávia Vieira e Fernando Bacalow.

LK Comunicações
Espaço do Leitor
08 de Fevereiro / 2016 às 09:00 | 1 Comentário

Carlos Augusto Cruz

Médico e Advogado

“Sonhei um sonho”! No qual me encontrava vivendo num determinado país onde tudo era diferente.

Naquela nação o povo era muito bem tratado no tocante a sua saúde e a sua educação. Não havia desvio de verbas dessas duas áreas, por parte dos governantes. Na saúde, nem se fala, era tudo uma maravilha. Corrupção, quando surgia algum caso, de cem em cem anos, os culpados, uma vez sendo réus confessos ou delatores, eram punidos imediatamente e, se fossem com o seu gesto comprometer o nome e a grandeza do país, eles teriam morte sumária. O que para o governo significava um serviço para com a saúde pública do país.

O povo era muito bem atendido nos seus direitos. O sistema de saúde daquele país tinha um nome curioso, chamava-se SUSE. Era uma espécie de Sistema Único de Saúde Espetacular, onde na sua constituição estava escrito que: “Saúde e educação eram direitos dos cidadãos e dever do Estado”.  Disso ninguém tinha dúvidas e, se era prá ser assim, era assim que era!

No país dos meus sonhos a saúde e a educação não estavam na UTI. Não se criavam meios fantasiosos e inexplicáveis para selecionar mais e mais os alunos que entrariam nas Universidades, e nem se falsificavam os índices de educação do país dizendo que o seu IDR aumentava a cada ano, quando o que se observava na prática, era o aumento do número de crianças em idade escolar, fora das escolas, bem como o aumento do número do trabalho infantil. Não era como os outros países, onde até o próprio governo, também praticava o trabalho escravo – oficialmente – apoderando-se de parte do salário de alguns trabalhadores médicos que ele mesmo, importava de outros países para, no país dos meus sonhos prestar serviços e, por mera ideologia política, retinha a maior parte dos salários desses trabalhadores, não repassando para eles, que trabalharam, mas sim aos governos dos seus países de origem.

Hospitais bem equipados, nele não faltavam. Condições de trabalho para os médicos, também não. Salários à altura dos três poderes eram comuns. Tanto fazia ser funcionário do poder executivo, quanto do legislativo ou do judiciário, era sempre a mesma coisa, ganhava-se sempre igual. A harmonia entre os poderes se evidenciava até nisso – nos salários. Faculdades de Medicina tinha-se aos montes, de Norte a Sul; de Este a Oeste, e lá, pasmem os senhores, não havia falta de médicos. Tempos atrás tinham inventado até um certo FIES, que serviria para os alunos de curso superior pagar seus estudos numa das muitas e bem equipadas Faculdades Médicas. Mas isso teve que ser reduzido drasticamente, porque as Escolas de Medicina daquele país, principalmente as particulares, começaram a cobrar um preço tal nas mensalidades que, na sua grande maioria cobravam acima das dez mil patacas, que era a moeda do país, apenas por uma mensalidade, e o que era pior os cidadãos daquele país eram obrigados a pagarem os doze meses do ano de mensalidades, para que as escolas particulares tivessem um lucro maior ainda. Isso também se acabou, pois descobriram que se estava cobrindo um santo, enquanto o outro ficava a descoberto.

Quando o governo se apercebeu disso proibiu, peremptoriamente, a tal cobrança das doze mensalidades.

Em se tratando da saúde para a população daquele país não existiam filas para se marcar consultas, para ser submetido a um tratamento médico, qualquer que fosse.

Chamar uma pessoa para fazer uma consulta médica depois de onze meses que aquela pessoa já havia falecido (tamanha era a fila), nem pensar. Médicos surtando nos locais de trabalho, por falta de condições de exercer sua profissão com dignidade, sem agüentar a pressão popular, isso era coisa prá mudança de Ministro e de ministério, não tinha prá onde correr!

Eleições naquele país, tinha-se a cada dois anos, porém quando chegava-se no tempo das eleições, o povo, principalmente o proletariado, nem ligava pros candidatos: eram os candidatos que tinham que ligar para o povo.

Brigar por candidatos a Prefeitos e a Vereadores, ninguém nunca viu tal barbaridade. Votar por um milheiro de telhas, ou de tijolos, por sacos de cimento, comprar votos, vender votos, isso era algo de abominável para aquele povo.

Aquele país tinha mesmo um povo politizado e bem esclarecido.

Corrupção, inclusive envolvendo os altos graus da hierarquia governamental, era algo de impensável.

Assim vivia aquele país numa situação de bonança e, de crescimento célere, ano após ano.

Mas como tudo que é bom se acaba, o meu sonho também chegou ao fim. O pior é que quando acordei, estava eu na terrinha de Cabral. Que decepção!!!

Variadas
08 de Fevereiro / 2016 às 08:29 | 2 Comentários

"Precisamos aportar recursos para que os blocos afros continuem sendo referências importantes para a cultura baiana e brasileira. Tanto a prefeitura de Salvador quanto o governo da Bahia precisam avaliar essa questão para que em 2017 seja mantida a estrutura, com o mesmo brilho de sempre aqui no Ilê Aiyê e em muitos outros blocos tradicionais do povo negro". A declaração é do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que esteve na saída do Ilê, neste sábado (6), junto com o governador Rui Costa (PT), representantes do movimento negro e de luta pela terra, como o dirigente nacional do MST, João Paulo Rodrigues, além de secretários de estado e diretores do bloco afro.

O petista ainda defendeu o financiamento de empresas públicas para o fortalecimento da tradição carnavalesca, como o governo da Bahia fez com a Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) investindo recursos no Ilê. "Com a Petrobras envolvida em denúncias e com toda a situação que a afeta, não há outra empresa estatal que faça o papel que ela fazia antes, quando abria editais voltados para essa finalidade", frisa Assunção, ao lado da secretária de Promoção da Igualdade Racial, Vera Lúcia Barbosa, e dos representantes do movimento negro Ailton Ferreira e Raimundo Bujão. Valmir ainda esteve com o ator Lázaro Ramos, que marcou presença na saída do Ilê, na Ladeira do Curuzu, no bairro da Liberdade.

Assunção também destacou os 42 anos de existência do bloco e sua atenção para a beleza e os aspectos étnico e culturais da Bahia. Essa atenção foi refletida no tema do bloco deste ano, onde reverenciou uma das regiões mais efervescentes da cultura negra no estado, o recôncavo. "Trazer o tema 'Recôncavo Baiano é Afrodescendente' é reconhecer sua existência como um dos polos culturais da cultura afro. Temos de seguir valorizando essa cultura e fortalecer os laços institucionais para que investimentos ajudem a não só manter a tradição no carnaval, mas também manter como marco cultural do nosso estado".

Ascom do deputado Valmir Assunção
Variadas
08 de Fevereiro / 2016 às 08:00 | 1 Comentário

Além da distribuição de mapas da cidade pelos estabelecimentos turísticos, a Secretaria aplicará pesquisa de fluxo direcionada aos turistas. Será questionado o destino de origem, dias de estadia, meio de transporte utilizado e os pontos turísticos visitados e quais mais chamaram a atenção do visitante.

Em conjunto com algumas empresas privadas do ramo turístico, a secretaria de Turismo teve acesso ao perfil de alguns turistas que sempre escolhem Petrolina como destino de viajem na época do carnaval. Tânia Nogueira, diretora da agência Flor de Cactus Turismo, apresenta 10 roteiros solicitados e que apresentam trajetos integrados e regionalizados do Vale do São Francisco. Os percursos mostram o contraste da cultura irrigada entre a caatinga – bioma predominante do Nordeste – e o enoturismo que é mais requerido no carnaval.

“A maioria dos turistas que procuram a minha empresa estão na faixa da terceira idade e escolhem roteiros que incluem visitas em vinícolas, ilhas da região e eclusagem na barragem de Sobradinho. Há o turista que quer a calmaria neste período de carnaval e acabam encontrando-a no Vale do São Francisco e se encantam com os pontos turísticos” explica a empresária Tânia Nogueira.

O diretor da agência de turismo Rota das Águas aos Vinhos, Rogério Pereira, específica que os turistas que optam por fugir da folia das grandes cidades para descansar estão ente 30 a 50 anos e selecionam roteiros enoturistícos. “Há muitos turistas que escolhem desfrutar das belezas do Vale do Rio São Francisco, visitam as nossas ilhas, como as Ilhas do Fogo e do Maroto, e voltam. Neste período carnavalesco, os turistas abraçam o Vale e sempre voltam’’, diz o empresário Rogério Pereira.

Para o secretário de Turismo de Petrolina, Iuric Pires, o reconhecimento da beleza proporcionada pelo Vale do São Francisco por excursionista é muito importante. “Com o turismo integrado quebramos os estereótipos de que há apenas seca e calor em nossa terra. Junto com o prefeito, Julio Lossio,  sempre procuramos recursos para incrementar o setor de turismo e  fazer o nosso melhor para que estes turistas voltem sempre que puderem” declara o secretário Iuric Pires.

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
08 de Fevereiro / 2016 às 07:30 | Nenhum Comentário

Já é tradicional, na segunda-feira de Carnaval, o destaque da presença das entidades beneficiadas pelo programa Ouro Negro nos três circuitos do Carnaval de Salvador. As entidades de matriz africana levam para o Centro Histórico, Campo Grande e Barra os toques e danças oriundos da cultura afro. No circuito Batatinha, a partir das 16h, os arrastões de samba levarão música e animação para as ruas do Centro Histórico. O bloco Mangue é o primeiro a sair e este ano homenageará os 50 anos de música do compositor Nelson Rufino. Outros blocos que desfilarão são o Não Deixe o Samba Acabar, Carnapêlo e o tradicional Filhos de Korin Efan.

Perto dali, no Campo Grande, o Blocão da Liberdade, Mundo Negro e Jaké levarão para o Carnaval os resultados dos trabalhos comunitários realizados durante todo ano em seus bairros. Por lá também passarão os blocos que desfilam no contra fluxo: Filhos de Ogun de Ronda, Filhos de Omolú, Aspiral do Reggae e Ókambi. Porém, é no cenário turístico da Barra que o Ouro Negro se destaca no penúltimo dia de festa. Por lá passarão os Filhos de Gandhy, as Filhas de Gandhy – lideradas pela cantora Savannah Lima – e os tambores do Muzenza e Malê Debalê.

Secom Bahia
Variadas
08 de Fevereiro / 2016 às 07:00 | Nenhum Comentário

Com o objetivo de apresentar à comunidade acadêmica temas e trabalhos desenvolvidos por professores e por profissionais, o Colegiado de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) dará início, na próxima quinta-feira (11), ao projeto Tempos de Produção. A primeira palestra será ministrada pelo professor Abdinardo Moreira Barreto de Oliveira sobre o tema "Mercado de Futuros para a Fruticultura Exportadora: Oportunidades e Desafios para o Vale do São Francisco" e acontecerá no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA), a partir das 8h.

O evento é aberto à participação de toda a comunidade. O projeto Tempos de Produção deverá promover uma palestra por mês durante todo o ano de 2016. Segundo o coordenador do projeto, professor Paulo José Pereira, serão abordadas diversas áreas de atuação do Engenheiro de Produção. “O Tempos de Produção mostrará o que estamos produzindo e quais os temas que os alunos podem trabalhar quando se formar”, destaca.

Ascom Univasf
Política
08 de Fevereiro / 2016 às 06:28 | 21 Comentários

Amigos e familiares estão preocupados com o ex-presidente Lula, que caiu em estado depressivo desde as revelações que desmontam sua versão sobre a suspeita de que são de sua propriedade o apartamento tríplex na praia de Guarujá e o sítio em Atibaia, ambos em São Paulo. Abatido, ele nem sequer tem orientado as notas do Instituto Lula para responder as denúncias. E já mencionou o temor até de ser preso.

Amigos de Lula o convenceram de que ele jamais seria alvo de investigações, e que ele não passaria de “testemunha” ou “informante”.Além de responder a acusações de ocultação de patrimônio, Lula é investigado também no caso da venda de medidas provisórias. A denúncia de tráfico de influência a serviço da Odebrecht, investigada pelo Ministério Público Federal, também ajudou a “derrubar” Lula.

Fonte: Cláudio Humberto Foto Doug Patrício AE

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage