Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 25 de Maio de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 25 de Maio / 2017 às 09:00

Caminhão Itinerante da Defensoria Pública atenderá na próxima segunda-feira (29) no bairro João Paulo II

O programa Geraldo José desta quarta-feira (24) entrevistou o Coordenador da Defensoria Pública do Estado da Bahia, em Juazeiro, Dr° André Cerqueira. Na oportunidade o coordenador deu mais informações sobre os atendimentos que serão realizados no Caminhão Itinerante da Defensoria Pública que estará instalado, na próxima segunda-feira (29), das 8h às 17h, no bairro João Paulo II.

Segundo o coordenador os moradores do bairro João Paulo II e adjacências poderão tirar dúvidas na unidade móvel da Defensoria Pública sobre atendimentos jurídicos em geral e em nível estadual; dúvidas sobre andamento de divórcios, guarda de filhos, requisição de medicamentos ao governo, entre outros.

“É uma iniciativa da atual administração da Defensoria Pública. A ideia é sairmos um pouco da nossa sede e levarmos o atendimento aos bairros. Essa também é uma reivindicação da sociedade. Toda a equipe da sede da Defensoria estará atendendo. As lideranças decidiram por bem fazer essa ação no João Paulo II, já que é um bairro que tem recorrentes ações na Defensoria”, afirmou André Cerqueira.

É importante lembrar que a unidade móvel ficará localizada em frente à Igreja Nossa Senhora de Fátima no bairro João Paulo II. No segundo semestre, outros bairros de Juazeiro poderão receber o atendimento móvel da Defensoria Pública.

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
publicado em 25 de Maio / 2017 às 08:29

Deputado Roberto Carlos participa da assinatura do contrato que vai garantir mais 3 mil quilômetros de estradas na Bahia

O deputado Roberto Carlos (PDT) participou com o governador Rui Costa, na manhã desta quarta-feira (24), no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado – Seinfra, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, da assinatura dos contratos para a recuperação de mais de 3 mil quilômetros de estradas, através de oito consórcios, formados por 126 municípios baianos.

Segundo o parlamentar, esta ação será de grande importância para o desenvolvimento do Estado, uma vez que servirá para evacuar toda a produção agrícola de diversas localidades, além de garantir viagens mais seguras aos que trafegam nas localidades.

Os oito contratos firmados foram com a Mata Atlântica; Chapada Forte; Território do Sisal; Território do São Francisco; Municípios do Oeste da Bahia; Alto Sertão; Bacia do Jacuípe e Território de Irecê.

“Tenho que parabenizar o nosso governador Rui Costa pelas importantes iniciativas em prol do nosso Estado. São obras grandiosas que vão impactar positivamente a vida dos baianos. A Bahia nunca viu tanta ação de um gestor”, disse o deputado Roberto Carlos.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 25 de Maio / 2017 às 08:00

Prefeitura de Petrolina se reúne com representantes da Agricultura Familiar de Izacolândia

Com o objetivo de abrir novas perspectivas para o fortalecimento dos pequenos agricultores, por meio da comercialização dos produtos orgânicos, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama, recebeu em seu gabinete nesta semana, representantes dos assentamentos de Izacolândia e do Sítio Coelho, zona rural de Petrolina.

Na reunião, que também contou com a presença do extensionista do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Nélio Gurgel, foram discutidas ações com vistas à viabilização de um espaço próprio para a agricultura familiar na feira livre de Izacolândia, além de incentivo a participação dos agricultores no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA).

"Viemos pedir apoio do poder público municipal para um segmento que está em constante crescimento, e um espaço é essencial para a comercialização desses produtos", comentou Nélio Gurgel. O secretário José Batista, ressaltou a importância da agricultura familiar e reforçou o apoio da secretaria ao projeto. "Vejo com muita importância a implantação de um espaço de comercialização de alimentos orgânicos na feira de Izacolândia. No que compete a secretaria vamos dar todo apoio logístico nesse processo", comenta.

Ascom/Petrolina
publicado em 25 de Maio / 2017 às 07:26

O JUAZEIRENSE, CORONEL ANSELMO BISPO, ASSUME COMANDO DO CPRN

Coronel Alfredo Nascimento.

Coronel PM Anselmo Bispo.

O Diário Oficial do Estado da Bahia datado desta quinta-feira, 25 de maio, publicou uma série de exonerações e nomeações no alto comando da Polícia Militar baiana.

Nos casos específicos da região Norte, foi anunciada a exoneração do Coronel PM Alfredo José Souza Nascimento do Comando de Policiamento da Região Norte e para o seu lugar foi nomeado o Coronel José Anselmo Moreira Bispo que estava na Academia de Polícia Militar, da estrutura da Secretaria de Segurança Pública.

O Coronel PM Anselmo Bispo é juazeirense, filho do saudoso Sargento Bispo, que além de policial militar era também músico e durante muito tempo comandou a briosa Banda de Música do 3 BPM.

Outras mudanças na região Norte apontam a nomeação do Major PM Luis Henrique para o comando da 76ª CIPM em lugar do Major Manuel Perdiz.

Quem está de volta também ao âmbito do CPRN é o Tenente Coronel PM Alexandre Motta Lima que vai assumir a Chefia do Núcleo de Gestão Administrativa e Financeira do Comando de Policiamento Regional Norte.

publicado em 25 de Maio / 2017 às 07:00

RODOVIÁRIO FAZ ALERTA SOBRE ESTRUTURA DE PONTE EM BA NO MUNICÍPIO DE JAGUARARI

O rodoviário e leitor do Blog Itamar entrou em com a redação deste noticioso para fazer um alerta ao governo da Bahia sobre a situação de uma ponte entre as comunidades de Angico e Pilar, no município de Jaguarari. “Geraldo sou rodoviário e passo direto por esse local abandonado. Essa ponte fica entre Angico e Pilar, pertencentes a Jaguarari, sem falar na entrada de Pilar e o restante da estrada. A ponte está totalmente sem a estrutura da base (oca) por onde passam carros pesados. Faço este alerta antes que uma tragédia se registre” concluiu o preocupado leitor.

publicado em 25 de Maio / 2017 às 06:28

SESAU realiza I Fórum de Saúde da População LGBT

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) realiza, nesta quinta-feira (25), o  I Fórum da Saúde da População  LGBT. O evento é gratuito e será realizado na Câmara de Vereadores, a partir das  08h. De acordo com a superintendente de Gestão de Pessoas da Sesau, Lorena Pesqueira, o Fórum faz parte da programação do Maio da Diversidade, em parceria com a Secretaria e Desenvolvimento Social, Mulher é Diversidade. "Nós vamos articular  políticas  de saúde  para essa população, no sentido de cuidar, prevenir e promover a saúde", explica.

Para compor  a mesa foram convidados: Antônio da Purificação representando a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab); Arianne Moreira, conselheira das políticas LGBTs do Estado; Rogério Leal, médico  da rede municipal; além de representantes da Sesau a da Sedis. Essa é a primeira vez que acontece, em Juazeiro, um fórum  para discutir essa temática. Esperamos contar com a participação da comunidade e dos nossos profissionais  de saúde", conclui a superintendente.

Ascom/Juazeiro
publicado em 25 de Maio / 2017 às 06:00

Prefeitura de Juazeiro vai criar programa para beneficiar pessoas com deficiência

A prefeitura Municipal de Juazeiro nesta realiza quinta-feira (25), às 9h, no Paço Municipal, ato solene onde o prefeito Paulo Bomfim assina o projeto de lei que cria o “Programa Transformar”. A ação irá beneficiar pessoas com deficiência através da reforma de sua casa, com adequações de acessibilidade nos imóveis. O programa será financiado com recursos próprios municipais.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama, o programa visa dar dignidade às pessoas com deficiência. “Temos uma parcela da população que precisa desse olhar mais humanizado e são iniciativas como esta que lhes proporcionam mais qualidade de vida. Dessa forma, a gestão municipal fortalece ainda mais as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência”, declarou.

Por Fabiana Diniz/SEDIS
publicado em 24 de Maio / 2017 às 23:55

Bahia derrota o Sport e conquista a Copa do Nordeste

O Esporte Clube Bahia é tricampeão da Copa do Nordeste. Em uma noite mágica, diante de mais de 45 mil tricolores, na Arena Fonte Nova, o Esquadrão derrotou o Sport por 2 a 0 e ratificou a melhor campanha da competição regional. Este, tão desejado e merecido pelos torcedores do Bahia, é o terceiro título do torneio desde quando passou a ser organizado pela CBF: 2001, 2002 e 2017. Quando se trata de Norte e Nordeste, em competições ainda não organizadas pela entidade nacional, esta significa a sétima conquista do Esporte Clube Bahia, superando seus rivais regionais no ranking geral. 

A decisão começou para o Bahia logo aos 4 minutos. Edigar Junio cruzou da direita e Régis, de cabeça, mandou por cima da meta. Foi a primeira oportunidade na Arena Fonte Nova. Aos 12, o Tricolor de Aço abriu o placar. Armero fez jogada individual e serviu Edigar Junio, que recebeu de costas para marcação. Ele girou, ganhou na velocidade e tocou por cobertura do goleiro Magrão: Bahia 1 a 0.

O Sport levou muito perigo ao goleiro Jean, pouco depois, aos 14 minutos. O atacante Rogério, de primeira, soltou uma bomba e tirou tinta do poste direito. O jogo era bom em Salvador. Aos 18, Eduardo viu a passagem de Régis e tocou para o meia. O camisa 20, de esquerda, carimbou a rede pelo lado de fora.

Aos 30, desta vez de bola parada, o atacante Edigar Junio carimbou a trave. Allione cruzou, Tiago desviou e o camisa 11, no segundo pau, apareceu livre e testou no poste direito de Magrão. A situação para o time visitante, minutos depois, ficou mais complicada com a expulsão do atacante Rogério. No fim da etapa inicial, aos 46 minutos, Armero tentou deixar o dele, só que o chute saiu fraco demais e saiu.

O segundo gol do Tricolor de Aço poderia ter saído, logo aos 2 minutos, mas o árbitro assinalou impedimento. Armero, após cruzamento de Edson, bateu cruzado e encontrou Edigar, caído, dentro da pequena. Ele escorou de cabeça para o fundo da meta, mas o juiz invalidou. No minuto seguinte, em outro lance construído pela direita, Edigar finalizou e o zagueiro Durval travou, evitando o segundo dele no jogo. Aos 10, em um lance despretensioso, o Esquadrão quase ampliou. Jean, da própria área, deu um chutão e a bola foi tão forte que parou em Régis, na área do Sport. O camisa 20 bateu forte e Magrão mandou para escanteio.

Allione, aos 12, chutou cruzado e a bola pegou na defesa. Edigar aproveitou a sobra e Magrão, com o pé direito, brilhou mandando para escanteio. Edigar foi personagem outra vez, aos 16 minutos. Armero o achou na área, mas Matheus Ferraz travou e mandou para escanteio na ‘HORA H’ do arremate. Os lances de ataque eram cada vez mais perigosos, como aconteceu aos 22. Zé Rafael bateu da entrada da área e o camisa 1 do Sport defendeu.

Aos 25 minutos, primeiro com Allione, o Tricolor quase marcou outro. Allione finalizou e o zagueiro do Sport, depois de Magrão, tirou. A bola voltou para Juninho, que tentou o drible e perdeu a bola dentro da área. Allione, aos 33, entrou na área e bateu cruzado para fora. Outra grande chance que o Tricolor desperdiçou na decisão. Até o apito final, com direito a uma dose de tensão no fim, o Bahia soube controlar o jogo e comemorar o terceiro título regional.

ASCOM FOTOS: FELIPE OLIVEIRA / EC BAHIA / DIVULGAÇÃO
publicado em 24 de Maio / 2017 às 23:00

Artigo: Joquinha Gonzaga: a peleja do sobrinho de Luiz Gonzaga e neto de Januário para valorizar a cultura das tradições juninas

Apesar da invasão das bandas eletrônicas nos festejos juninos ainda mais evidente neste ano de 2017, principalmente, nos contratos envolvendo prefeituras, o legítimo herdeiro musical de Luiz Gonzaga, o sobrinho Joquinha Gonzaga arruma o chapéu de couro, afina a  sanfona, zabumba e triangulo e ganha a estrada para fazer forró do bom.

A filha de Joquinha, Sara Gonzaga é a atual produtora empresária do sanfoneiro que traz a humildade e o sorriso de Luiz Gonzaga estampado  em cada abraço. Sara diz que durante todo o ano a vida do pai e sanfoneiro Joquinha Gonzaga "é andar por este Brasil, percorrendo os sertões para manter a tradição dos verdadeiros sanfoneiros".

No período das festas juninas, de maio até julho, a agenda de Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luiz Gonzaga e neto de Januário, o tocador de sanfona de 8 baixos mais afamado de todo o Nordeste até hoje, ganha outro ritmo, mais acelerado. 

"É é assim que vou pelejando! Alô Exu, meu moxotó e cariri tô chegando prá tocar ai", brinca Joquinha Gonzaga, ressaltado que "todo ano é uma peleja pra levar o verdadeiro forró prá frente e mostrar o baião e xote, forró para o povo, como pediu "meu tio Luiz Gonzaga".

Ler Matéria Completa
Por Ney Vital-Jornalista
publicado em 24 de Maio / 2017 às 22:30

Escolas do sertão baiano participam de atividade em celebração ao Maio Amarelo

Alunos, professores e funcionários de escolas municipais de Jeremoabo e Pedro Alexandre participaram das palestras oferecidas pela Gestão Ambiental da BR-235/BA em celebração ao Movimento Maio Amarelo. O objetivo da campanha é de conscientizar sobre o número elevado de mortos e feridos graves em acidentes de trânsito com a promoção de agendas educativas, em busca da prevenção dos acidentes e redução de vítimas.

Na última terça-feira (16), a equipe da Universidade Federal de Viçosa (UFV) reuniu cerca de 110 pessoas no pátio da Escola Municipal Antenor Amaro Neto, que fica no povoado Lagoa do Mato, em Jeremoabo. Além do tema segurança no trânsito, a palestra abordou sobre a sustentabilidade, apresentando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados em 2015 por membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ler Matéria Completa
publicado em 24 de Maio / 2017 às 22:00

‘Gênero e Sexualidade na Escola’ foi tema da formação de gestores e coordenadores da Rede Municipal de Juazeiro

Gestores e coordenadores das escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro participaram nessa terça-feira (23), da formação sobre ‘Gênero e Sexualidade na Escola’. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) e faz parte da programação da IV Edição do ‘Maio da Diversidade’, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDIS).

O Profº Emmanuel Victor Hugor, diretor do IFBA Juazeiro falou sobre a importância do educador repensar o seu papel enquanto agente de Educação. “O mais importante é derrubar barreiras, rever a nossa postura e entender que diversidade existe, e a escola é o lugar em que todos devem trabalhar juntos, sem excluir, ninguém é igual a ninguém, e todos têm o direito a educação de qualidade, é isso que temos que garantir. Não dá mais para fazermos uma Educação que traga consigo preconceitos na sua raiz”, ressaltou.

“Nós precisamos nos preparar mais para atender todos os alunos. A escola pode ajudar muito, inclusive junto às famílias, para que essas crianças e adolescentes sejam tratadas com respeito e dignidade, sem distinção”, avaliou a gestora da Escola de Tempo Integral, Ileane Imoto.

Ler Matéria Completa
Ascom/Juazeiro
publicado em 24 de Maio / 2017 às 21:40

Frente Brasil Popular em Petrolina repudia violência contra manifestantes em Brasília

É de forma aterrorizada que temos recebido notícias da forte violência com a qual os manifestantes em Brasília têm recebido por parte do governo do Distrito Federal e do Governo Federal.

São mais de 150.000 manifestantes que estão em Brasília por acreditarem que o Brasil pode retomar o rumo a partir de eleições diretas. Mas são várias as imagens e áudios de terror a que estes homens e mulheres estão submetidos neste momento.

Já são centenas de feridos. E os culpados são o ilegítimo Michel Temer, que agoniza em seus últimos dias de governo, e o pernambucano (infelizmente) Raul Jungmann, também ilegítimo ministro da Defesa que acaba de autorizar que o exército parta pra cima de cidadãos e cidadãs brasileiros.

Momento triste de nossa história. E mais ainda porque passado pouco mais de 1 ano do golpe instalado em nosso país, já podemos dizer que também se trata de um golpe militar.

Petrolina, 24 de maio de 2017
 
Imagem inline 1
publicado em 24 de Maio / 2017 às 21:27

Capturada quadrilha que participou de roubo à mineradoras na Bahia

Sete fuzis e mais de R$ 200 mil foram apreendidos com o grupo, que voltava de um ataque a agência bancária de Minas Gerais.

Uma operação integrada realizada pela Força-Tarefa da Secretaria da Segurança Pública com a Polícia Militar de Goiás, Polícia Federal, Batalhão de Operações Policiais Militares (BOPE) e a Companhia de Policiamento Tático do 16º Batalhão da Polícia Militar prendeu, na tarde desta quarta-feira (24), integrantes de uma das maiores quadrilhas especializadas em roubo a banco no Brasil.

O trio foi surpreendido em um estabelecimento comercial em Alexânia, Goiás, dois dias após assaltar um carro-forte no município de Unaí, em Minas Gerais. Na Bahia, o grupo composto por pernambucanos, tem participação direta nos roubos às mineradores de Jacobina e Nordestina, ocorridas outubro de 2016 e janeiro deste ano, respectivamente. Também atentaram contra instituições financeiras em Bom Jesus da Lapa e Irecê.

Com eles, que já eram monitorados pela polícia, foram apreendidos sete fuzis, dentre eles quatro calibre 7,62 e três calibre 5,56, duas pistolas, sendo uma calibre .40 e outra 9 milímetros, além de grande quantidade de munição e mais de R$ 200 mil. A polícia acredita que o dinheiro é fruto da ação ocorrida em Unaí, no início da semana.

Entre os presos na tarde de hoje estão Ricardo da Silva Torres, 35 anos, Leandro Henrique da Silva, mais conhecido como Ceará, 36, e Boaventura Medrado de Souza, 47. Eles foram apresentados na sede da Polícia Federal em Goiás. A operação continua na busca por mais integrantes do grupo, inclusive, provenientes aqui da Bahia.

Assessoria de Comunicação Secretaria da Segurança Pública da Bahia
publicado em 24 de Maio / 2017 às 21:00

Mutirão de fiscalização da SEMAURB atende bairro Castelo Branco

No segundo mutirão de fiscalização ocorrido nesta terça-feira, 23, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) e a Guarda Civil Municipal notificaram 34 estabelecimentos, cinco foram autuados por não apresentarem a licença de funcionamento. A ação ocorreu no bairro Castelo Branco.  

O mutirão é formado por fiscais de Obras, Ordenamento, Meio Ambiente e Guarda Municipal e tem como objetivo fiscalizar estabelecimentos para conferir documentação, licenças de funcionamento, uso e ocupação do solo, descarte de materiais, construções e realização de podas e apreensão de animais soltos nas vias.

A ação foi bem aceita por trabalhadores da região. O mototaxista Jaelson Maia trabalha no bairro há 10 anos e aprovou. “Positiva a ação não somente aqui no bairro como em toda a cidade, espero que vigore esse mutirão e mais lugares sejam contemplados, nossa cidade precisa ser ordenada”, opinou.

Ler Matéria Completa
Débora Sousa/PMJ 
publicado em 24 de Maio / 2017 às 20:39

"A Bahia não se deixará asfixiar pela crise", afirma Rui

"A Bahia não ficará de joelhos e não se deixará asfixiar pela crise. Nós continuaremos de pé e sendo admirados no país inteiro". A frase do governador Rui Costa foi um dos destaques do discurso realizado nesta quarta-feira (24), durante a formalização de parceria com 126 municípios baianos para a recuperação de 3 mil quilômetros de rodovias. "Muitos se perguntam como é que eu estou conseguindo fazer tanto com tão pouco e tão rápido. Não há segredo, apenas muito trabalho. Juntos nós vamos superar as dificuldades e haveremos de orgulhar muito o povo da Bahia", afirmou. 

Ainda no evento, realizado em Salvador, Rui propôs uma reunião com todos os governadores do País para discutir uma solução destinada a tirar o Brasil da crise. "Quem ama o Brasil, quem de fato está na política por amor às pessoas, não pode ter apego ao cargo. Se a eleição for antecipada, eu topo abreviar o meu mandato porque acima dos meus interesses políticos estão os interesses do povo baiano e brasileiro", acrescentou. 

Secom Bahia Foto: Manu Dias/GOVBA
publicado em 24 de Maio / 2017 às 20:27

Vereador Charles Leal (PDT) se reúne com o secretário para discutir sinalização indicativa de pontos Turísticos de Juazeiro

O vereador de Juazeiro Charles Leal observando a falta de orientação que os turistas e banhista têm quando procuram alguns pontos turísticos da região, conversou com o secretário de Turismo, Esporte e Cultura do município, Sérgio Fernandes, para analisar algumas dessas placas. Exemplo: placas indicando Rodeadouro e Cachoeira do Salitre. “As placas de indicação são uma importante ferramenta de comunicação, além de grande utilidade para a segurança das pessoas. É muito importante que esses pontos fiquem bem visíveis, pois são locais que tem grande destaque na região," disse Charles Leal. O secretário Sérgio Fernandes prontamente atendeu o pedido do vereador e colocou em sua programação de trabalho prioridade no assunto.

Ascon/Charles Leal
publicado em 24 de Maio / 2017 às 20:00

Colegiado presidido por Zó debate sobre o Território de Identidade de Vitória da Conquista

Presidindo a Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação, o deputado estadual Zó (PCdoB), na manhã desta quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA), debateu sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) impetrada pela Prefeitura de Anagé, em que revoga a Lei nº 12.564/2012, de atualização dos limites do Território de Identidade de Vitória da Conquista, em especial Caetanos e Vitória da Conquista

O deputado Zó pontuou a importância desta sessão que está comprometida em dialogar com os representantes dos municípios envolvidos. Os procuradores Marcos Sampaio e Guerta Almeida da Procuradoria Geral do Estado da Bahia, o procurador Thyers Novaes, da Procuradoria da ALBA, os representantes das prefeituras, os técnicos Manuel Lamartine e Geraldo Costa, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Walmar Batista, da Superintendência de Estudos Econômicos (SEI)contribuíram na discussão com o propósito de estabelecer o devido consenso.

Na sessão foram apresentados possíveis soluções para a atual situação do território de identidade dessa região. O procurador Marcos Sampaio considera que a Alba vem trabalhando de forma correta adequada e precisa. "É um trabalho que precisa continuar que precisa ser feito porque todo mundo reconhece a qualidade" avaliou.

Zó declara que a reunião foi muito produtiva, principalmente porque contou com a representação de todos os envolvidos na questão, mobilizou parlamentares que independente de fazerem parte do colegiado trouxeram suas contribuições, assim como as procuradorias, a SEI e o IBGE.

"A Comissão Territorial está comprometida em resolver a situação. Já é comum ouvirmos o desejo da população e os representantes dos municípios. Nós acreditamos no consenso.Temos o apoio do IBGE e da SEI, que são a nossa bússola para nos orientar nesse trabalho que desenvolvemos, e agora estamos obtendo suporte da procuradoria da Alba e do Estado para nos abastecer das informações jurídicas para tratar deste processo", relatou Zó.

Ascom/Deputado Estadual Zó
publicado em 24 de Maio / 2017 às 19:48

Janot pede ao STF retirada do nome de Jutahy de investigação da Lava Jato

O procurador geral da República, Rodrigo Janot, pediu ontem ao Supremo Tribunal Federal (STF) a retirada do nome do deputado federal baiano Jutahy Magalhães Jr. (PSDB) do âmbito da Operação Lava Jato. Ele atendeu a recurso do parlamentar, que alegou que seu processo de prestação de contas de campanha não tem nada a ver com a operação Lava Jato.

Fonte: Política Livre
publicado em 24 de Maio / 2017 às 19:24

Alepe deve apoiar buscas por assassino da menina Beatriz


INICIATIVA – Em reunião do colegiado, a família da vítima e a delegada do caso foram ouvidas por parlamentares. Foto: João Bita/Alepe

A Assembleia Legislativa vai apoiar as buscas pelo assassino da estudante Beatriz Angélica Mota, 7 anos, morta com 42 facadas dentro de uma escola em Petrolina (Sertão do São Francisco). Um vídeo sobre o caso – ocorrido em dezembro de 2015 – poderá ser produzido com apoio da Casa, que também deverá colaborar para aumentar o valor da recompensa por informações via Disque-Denúncia. A iniciativa foi anunciada durante reunião da Comissão de, nesta quarta (24), quando a família da vítima e a delegada do caso foram ouvidas a pedido do deputado Odacy Amorim (PT). “Na reunião, conseguimos ir além do escopo político do colegiado, alcançando o compromisso deste Parlamento no esclarecimento sobre esse crime”, declarou o deputado Edilson Silva (PSOL), presidente da Comissão.

A partir de sugestões do primeiro vice-presidente da Alepe,  Pastor Cleiton Collins (PP), e do líder do Governo, Isaltino Nascimento (PSB) – ambos membros titulares do grupo parlamentar –, foram debatidas formas de a Alepe atender ao apelo de ajuda da família da menina. “Acredito que o resultado da reunião foi bastante positivo na tentativa de diminuir o sofrimento dos parentes”, afirmou Odacy Amorim.

“Como integrante da Mesa Diretora, sugiro a ampliação do alcance desse caso, a partir de sua divulgação na Conferência da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), que será realizada no próximo mês, no Paraná”, destacou Collins. Já Isaltino Nascimento apontou para a importância da produção de um vídeo ancorado por profissional de renome nacional a fim de chamar atenção para o caso. “Defendo que a Assembleia dê apoio a esse material e ajude a divulgá-lo em suas redes sociais e site, como forma de nacionalizar o caso.” O parlamentar também frisou a possibilidade de a Casa incrementar os R$ 10 mil já oferecidos como recompensa pelo Disque-Denúncia.

À frente da investigação do caso há um ano, a delegada Gleide Ângelo considerou que o apoio será “muito importante para solucionar o crime”. “Foi justamente isso que viemos buscar. Precisamos dar projeção nacional ao que ocorreu em Petrolina, porque acreditamos que o assassino não está mais no nosso Estado”, destacou. O crime ocorreu durante uma festa realizada no dia 10 de dezembro de 2015, dentro do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, onde Beatriz estudava. O inquérito está no Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Além da delegada, familiares compareceram à reunião. Um protesto em frente do MPPE foi realizado ontem a tarde. “Há 531 dias, nossa vida perdeu o sentido. Há um espaço que não pode ser preenchido”, disse Sandro Romilton, pai de Beatriz. “Temos imagens de quem realizou essa brutalidade. Precisamos da ajuda de todos para que o assassino seja encontrado e impedido de destruir outras famílias”, clamou Lucinha Mota, mãe da vítima.

Fonte: Alepe
publicado em 24 de Maio / 2017 às 19:00

NA VII ROMARIA EM DEFESA DA VIDA, POPULAÇÃO ALERTA SOBRE IMPACTOS DA MINERAÇÃO

Cerca de 1.500 romeiros/as participaram, no último domingo (21), da VII Romaria em Defesa da Vida, no município de Campo Alegre de Lourdes. A Romaria, que teve como tema "Caatinga: cultivar e preservar para viver", chamou a atenção da população campo-alegrense para a defesa da natureza, dos territórios e dos povos. Nos depoimentos, os romeiros/as expressaram muita preocupação com os impactos da extração de minérios, já que 82% do município está mapeado para pesquisas em mineração.  

"A Romaria é uma oportunidade que nós temos para nos orientar, compartilhar situações. Estamos passando por momentos muito difíceis, principalmente, relacionados a empresas de mineração e a forma que elas chegam nas comunidades", disse o presidente da Associação de Fundo de Pasto de Angico dos Dias e Açu, Ednei Soares. Na comunidade de Angico dos Dias  vivem cerca de 400 famílias que passaram a enfrentar sérios problemas de saúde e conflitos de terra e água, após a chegada a de uma mineradora no local.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 24 de Maio / 2017 às 18:30

Novos pontos de coleta seletiva são ofertados aos juazeirenses

Desde que assumiu a coleta e destino final dos resíduos sólidos que o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro vem incentivando a coleta seletiva na cidade e apoiando os associados da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis – COOPERFITZ, com a colocação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e capacitação para os mesmos.

Dez novos pontos estratégicos de PEVs foram instalados, totalizando 20, contribuindo para uma cidade cada vez mais limpa. Os associados da  COOPERFITZ juntamente com as assistentes sociais do SAAE estão visitando o comércio local, mostrando a importância da coleta seletiva como contribuição para um meio ambiente mais saudável.

Os Pontos de Entrega Voluntária estão localizados em toda extensão da orla, calçadões, Ruas Oscar Ribeiro, da Apolo, Praças da Misericórdia e Sam Thiago Maior e Avenida Flaviano Guimarães.  Todo material coletado nestes pontos são conduzidos até o galpão da cooperativa, onde os associados fazem a separação e, posteriormente a comercialização do lixo reciclável.

Para o diretor do SAAE, Joaquim Neto, essa parceria, além de fortalecer o trabalho dos catadores melhora a limpeza da cidade e ajuda na conscientização da população para a necessidade de reciclar cada vez mais. “Juazeiro produz diariamente 170 toneladas de lixo e, deste volume, aproximadamente 50% pode ser reciclado. Com essa iniciativa  estamos melhorando a renda dos catadores  e dando a nossa contribuição  para o meio ambiente”, pontua Joaquim.

Antonio Pedro/SAAE
publicado em 24 de Maio / 2017 às 18:21

Prefeito de Campo Alegre de Lourdes tem audiência com o Governador Rui Costa e agenda no Distrito Federal

Esquerda para direita: Dr. Enilson, Governador Rui Costa e o Deputado Federal José Carlos Araújo.

Em mais uma semana de peregrinação em Salvador e na capital federal o prefeito da cidade de Campo Alegre de Lourdes Dr. Enilson cumpriu extensa agenda de reuniões e conferências para firmar novas parcerias e convênios para implantações de novos projetos e a busca de recursos para as obras que já estão em andamento como o asfaltamento da BR-235 e da adutora.

Na capital baiana Dr. Enilson se reuniu com o Governador Rui Costa quando entregou ao chefe do Executivo baiano um ofício requisitando duas ambulâncias sendo uma para o SAMU e outra para o Hospital Municipal. Na oportunidade solicitou ao governador apoio para garantir junto ao DNIT, o fluxo de dinheiro para o pagamento da empresa que iniciou as obras de asfaltamento da BR-235 e a intervenção junto a Codevasf e a Coelba para a celeridade das obras de conclusão da primeira etapa e início da segunda etapa da adutora. Lembrando que a primeira etapa que irá levar água para a sede do município só resta a energização elétrica que é de responsabilidade da empresa Coelba último fator para a concretização dos testes e imediata inauguração.

Ainda com o governador Rui Costa requisitou a sua participação direta junto a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia para definir o processo de mudança das Autorizações de Internação Hospitalar-AIH para o Hospital Municipal e o aval necessário para a modernização, reforma e ampliação do Hospital Municipal, a Base do SAMU e o SESP. Os recursos serão provenientes de emenda parlamentar. O Governador, Rui Costa fez questão de protocolar pessoalmente e encaminhar todos os pleitos no sentido de agilizar soluções para os mesmos.

Ler Matéria Completa
Ascom/Campo Alegre de Lourdes
publicado em 24 de Maio / 2017 às 18:00

Ex-prefeito de Curaçá é punido por irregularidades na aplicação de recursos do Fundeb

Na sessão desta quarta-feira (24/05), o Tribunal de Contas dos Municípios determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o ex-prefeito de Curaçá, Carlos Luiz Brandão Leite, para que se apure a prática de improbidade administrativa, em decorrência de diversas irregularidades verificadas na aplicação dos recursos oriundos do Fundeb, no período de 2013 a 2015. O relator do processo, conselheiro Paolo Marconi, também determinou a realização de auditoria nas contas da Prefeitura para avaliar o pagamento de R$2.894.181,52 a servidores que não teriam prestado serviço na educação básica. 

O gestor foi multado em R$15 mil e terá que ressarcir aos cofres municipais a quantia de R$64.685,51, com recursos pessoais, sendo R$50.722,84 pela realização de pagamentos indevidos para custear roteiros de transporte escolar inexistentes, R$11.271,75 pelo pagamento com transporte escolar não executado e R$ 2.690,92 em razão das despesas com tarifas bancárias.

O termo de ocorrência foi lavrado com base no relatório de fiscalização apresentado pela Coordenação Geral de Operacionalização do Fundeb – FNDE – Ministério da Educação, referente à 40ª Etapa do Programa de Fiscalização, que avaliou a aplicação dos recursos financeiros federais repassados ao município de Curaçá, no período de 01/01/2013 a 31/01/2015. 

Entre as irregularidades registradas no documento estão: pagamentos indevidos de servidores que não prestaram serviços na educação básica; pagamentos indevidos com recursos do Fundeb a servidores que não eram professores; pagamentos indevidos de servidores com recursos do Fundeb que prestaram serviços a outras secretarias municipais; e a contratação de agentes ecológicos sem concurso público, em detrimento de candidatos aprovados em concurso público.

Ao todo, foram identificados 262 supostos servidores que receberam salários com recursos oriundos do Fundeb, sem que tenham trabalhado em escolas do município ou na Secretaria da Educação. Também foram identificados 49 casos em que os servidores constantes da folha de pagamento do Fundeb sequer foram reconhecidos pelos diretores das escolas em que supostamente estavam lotados. Cabe recurso da decisão.

Ascom/TCM
publicado em 24 de Maio / 2017 às 17:47

Termina em Brasília maior manifestação contra governo Temer

Terminou no fim da tarde desta quarta-feira, 24, na Esplanada dos Ministérios, a manifestação contra as reformas e o presidente Michel Temer, que durou cerca de seis horas. Os últimos militares a deixarem o gramado foram de um grupo da cavalaria da Polícia Militar do Distrito Federal.

Homens do Corpo de Bombeiros apagavam as últimas fogueiras acessas pelos manifestantes, que foram acuados em meio a bombas e carros do choque até a rodoviária da cidade, onde, até o início da noite ainda havia grupos protestando e polícia em volta. Militares do Exército fazem, neste momento, a segurança da Esplanada e dos prédios públicos.

A manifestação pode não ter sido a mais violenta da cidade. Em 20 de julho de 2013, na onda de manifestações que surpreendeu o governo Dilma Rousseff, a polícia de Brasília deu início à tática de dispersar multidões com bombas.

Na ocasião, o prédio do Ministério das Relações Exteriores foi invadido e o do Ministério da Saúde depredado pelos manifestantes. O protesto de hoje pode também não ter sido o maior. Em 16 de março de 2016, cerca de 100 mil manifestantes, segundo números da Polícia Militar, ocuparam a Esplanada para pedir o impeachment de Dilma.

A manifestação desta quarta-feira, a maior contra Temer, foi marcada, porém, pela presença da Força Nacional de Segurança, um grupo militar que costuma não atuar na capital, e por homens do Exército e até da Marinha, que atuaram nas áreas em volta dos prédios dos ministérios.

Chamou atenção também o aparato e o clima de tensão no Palácio do Planalto. A segurança da Presidência chegou a colocar 30 homens do batalhão da guarda presidencial com escudos em cima da rampa, um símbolo da política e arquitetura da cidade.

No entanto, toda a Praça dos Três Poderes, onde fica localizado o Planalto, já estava cercada. Não haveria manifestantes próximos para justificar a presença até de cachorros na segurança do palácio presidencial.

Organizado por diferentes entidades sindicais e políticas, o protesto foi marcado ainda pela fragmentação dos discursos. Enquanto um carro de som pedia para manifestantes resistirem às ações da Polícia, outros faziam apelo para que o público recuasse diante das bombas.

A tática da polícia de dispersar a multidão foi a mesma de protestos passados, houve lançamento de bombas no grosso da multidão que estava no gramado entre os prédios do Itamaraty e do Ministério da Justiça, mais acima do gramado do Congresso. Agora, o efetivo maior da polícia se concentra na Rodoviária, área também onde helicópteros sobrevoam.

Fonte: NMB
publicado em 24 de Maio / 2017 às 17:30

Câmara aprova incentivo a servidores que combatem Chikungunya, Zika e Dengue

A Câmara de Vereadores de Juazeiro aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei Nº 3.309/2017, de autoria do Executivo Municipal, que altera a Lei Municipal 2.588/2015, de 28 de dezembro de 2015 e institui incentivo financeiro de forma complementar para qualificação das ações de prevenção e controle da Chikungunya, Zika e Dengue para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias.

Outros projetos

Foram também aprovados, o Projeto de Lei Nº 3.310, de autoria do Executivo Municipal, que altera anexos da Lei Municipal Nº 2.605, de 31 de março de 2016, referente à nomenclatura de cargos da Prefeitura Municipal de Juazeiro; o Projeto de Lei Nº 3.311/2017, de autoria do Executivo Municipal, que cria a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (CMETI) e o Projeto de Lei Nº 3.312/2017, também de autoria do Executivo Municipal, que autoriza a Prefeitura Municipal de Juazeiro a efetuar transferência de imóvel ai Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ).

Ascom - Foto: Joselito Tavares
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.