Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 26 de Abril de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 24 de Outubro / 2011 às 23:20

SERVIDORES PÚBLICOS DA BAHIA CONTINUAM LUTANDO PELAS ‘URVs’ DE CORREÇÕES SALARIAIS

A sigla URV é bem conhecida do servidor público brasileiro de qualquer esfera de Poder e em qualquer Estado e no Distrito Federal. Mas, apesar do espaço obtido na mídia geral do país, grande parte da população não sabe do que se trata, sabendo apenas que se refere a um direito pecuniário relativo a perdas salariais, reclamado pelos servidores públicos.

Para facilitar a compreensão do leitor, vamos relembrar o que seja URV e a sua finalidade na economia do país, enquanto esteve em vigor.

Pois bem, a URV (Unidade Real de Valor) foi um indexador lançado pelo Ministério da Fazenda, em 1994, quando era Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, no Governo Itamar Franco e foi lançada como um dos pilares de sustentação do Plano Real, que viria a ser o plano  responsável pela estabilidade econômica do país.

A URV vigorou entre março e junho de 1994, como elemento de transição entre a saída do modelo monetário em vigor com a moeda CRUZEIRO REAL e a implantação do novo modelo monetário que entrou em vigor a partir de 1º de julho de 1994, com a moeda REAL e que continua em vigor até os dias atuais, apurando uma inflação naquele período de apenas 3% (três por cento), enquanto o CRUZEIRO REAL, por mês, apresentava inflação de 190% (cento e noventa por cento), chegando ao percentual anual de 5.153,50% (cinco mil, cento e cinqüenta e três, vírgula cinqüenta por cento).

Na condição de indexador da economia, a URV tinha os seus valores publicados diariamente e servia para operacionalizar, obrigatoriamente, as conversões de todas as transações realizadas na moeda da época (CRUZEIRO REAL), numa espécie de preparação da população para a implantação definitiva da nova moeda, o REAL.

Naquele período de vigência da URV, os salários dos servidores públicos brasileiros sofreram estagnação, isto é, sofreram congelamento, como diziam os economistas, ocasionando, evidentemente, perdas salariais, ou seja, os salários dos servidores públicos sofreram desvalorizações que não foram corrigidas depois da estabilidade da economia, levando a questão para discussão no âmbito da Justiça.

Na Bahia, os servidores públicos do Estado ajuizaram ações através de suas entidades representativas (AFAEB-Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia foi a primeira entidade a ingressar na Justiça, em 2002, e APLB-Sindicato ingressou depois), obtendo vitórias em todas as instâncias judiciais, mas, apesar disso, desde o Governo Paulo Souto, o Estado vem desrespeitando as decisões da Justiça e não paga as correções da URV e mais o percentual de 11,98% (onze vírgula noventa e oito por cento) de reajustes, que ganharam estatus de DIREITOS ADQUIRIDOS dos servidores públicos estaduais.

Significa, portanto, que o Estado da Bahia é devedor e vai ter que pagar esses direitos adquiridos aos seus servidores, o que, aliás, já o fez com os servidores do Poder Legislativo (deputados e servidores da Assembléia Legislativa da Bahia), do Poder Judiciário (desembargadores, juízes e serventuários do Tribunal de Justiça da Bahia), do Ministério Público Estadual (promotores, procuradores de Justiça e servidores ), do TCE-Tribunal de Contas do Estado (conselheiros e servidores) e TCM-Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (conselheiros e servidores) e uns poucos servidores do Poder Executivo (apenas alguns policiais militares já receberam), tendo sido suspenso o pagamento por ordem do atual Governador, que surpreendeu os servidores com ajuizamento de Recurso Extraordinárino no STF-Supremo Tribunal Federal, alegando que o caso é de REPERCUSSÃO GERAL e deve ser julgado junto com casos iguais de outros Estados, em tramitação naquela Corte Suprema de Justiça, tendo como relator o Ministro Luiz Fux.

Essa decisão do Governador Jaques Wagner é vista pelos servidores como atitude protelatória, para escapar da negociação que vinha sendo feita com eles para viabilizar o pagamento, chegando ao ponto de desativar, sem nenhuma explicação, a Mesa de Negociação, instalada no início do seu primeiro mandato.

Diante dessa situação, o certo é que os servidores estão ganhando todas as ações ajuizadas pelas diferentes entidades representativas (AFAEB, APLB-SINDICATO, SINDSAÚDE e outras), o que deve ser confirmado pelo STF ao julgar a REPERCUSSÃO GERAL dos casos em tramitação naquela Corte Suprema de Justiça e que vai obrigar os Estados devedores (em particular o Estado da Bahia) a pagarem os direitos adquiridos dos seus servidores públicos (na Bahia, do Poder Executivo, o que já fez em favor  de titulares de alto escalão e de servidores de outros Poderes e de instituições estatais).

Enfim, o pagamento da URV é uma questão de tempo, o que leva  as entidades representativas a manterem suas lutas ativas, para não dar trégua ao Governo da Bahia.

Josemar Santana é jornalista e advogado
publicado em 24 de Outubro / 2011 às 22:40

Sérgio Brito se filia ao PSD com o abono de Otto Alencar

O deputado federal Sérgio Brito se filiou hoje (24/10) ao Partido Social Democrático (PSD). A ficha de filiação foi abonada pelo vice-governador Otto Alencar, presidente estadual da legenda na Bahia, de quem é amigo de muitos anos. Com a ida do parlamentar para o novo partido, Brito pretende ajudar mais os municípios de sua base eleitoral, que diga-se passagem, boa parte é petista.

A desfiliação do Partido Social Cristão (PSC) já foi iniciada pela assessoria jurídica. Sérgio Brito aproveita a ocasião para ressaltar a boa relação com o PSC durante todo o período esteve no grupo político evangélico. “Nada tenho do que me queixar. Fiz grandes amigos, sempre fui respeitado e sempre busquei contribuir para o crescimento do partido. Inclusive, acredito que o PSC fará mais prefeitos e mais vereadores nas próximas eleições devido ao trabalho de base eleitoral que desenvolvi no interior da Bahia”, disse o deputado.
 

Por sair do PSC, o deputado Sérgio Brito não mais será presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara Federal. “Ela é do partido (PSC), então é justo que eu a devolva”.

publicado em 24 de Outubro / 2011 às 22:10

I Congresso de Saúde Integral do Vale do Médio São Francisco foi um sucesso

Mais de 100 palestrantes, com reconhecimento nacional e internacional e 800 congressistas, ocuparam as dependências do Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf – em Juazeiro, durante a realização do 1º Congresso IMIP de Saúde Integral do Vale do Médio São Francisco, que foi considerado um sucesso de crítica, principalmente por parte dos participantes na enquete realizada através de formulários, no último dia. Palestras simultâneas em 5 auditórios, conferências, simpósios satélites,  cursos, além da exposição de 180 trabalhos científicos, que mostraram experiências exitosas na área de saúde, fizeram profissionais e estudantes das áreas de saúde de todo o país voltarem os olhos para o Vale do São Francisco nos últimos dias 20, 21 e 22 de outubro. 

O evento lembrou os 80 anos de João Gilberto e contou com a participação dos Secretários de Saúde da Bahia e Pernambuco, respectivamente Dr. Jorge Sola e Dr. Antonio Figueira. O Congresso teve uma rica programação cultural e social, além de uma exposição paralela de novidades tecnológicas para o setor de saúde. “Para nós, foi uma grata surpresa, primeiro porque acertamos em apostar num evento em sua primeira edição e segundo porque fizemos excelentes negócios. Foi muito acima da nossa expectativa”, declarou Demóstenes Freire, diretor de novos negócios da Bahia Medical. 

A primeira edição do Congresso na região abordou temas como: a violência contra a mulher, síndrome coronariana aguda, insuficiência renal, avanços no diagnóstico e tratamento das hepatites B e C, diabetes e hipertensão na gravidez, estado atual do tratamento do câncer gástrico, câncer do reto, da próstata e da tireóide e muitos outros temas de interesse dos profissionais e estudantes das áreas de ginecologia e obstetrícia, pediatria, cirurgia geral, clínica médica, enfermagem, fisioterapia, serviço social, nutrição, psicologia e farmácia. A organização e operacionalização foi da Enfoque Comunicação Marketing e Eventos.

Enfoque Comunicação
publicado em 24 de Outubro / 2011 às 21:40

Centro de estudos do HDM completa um ano

O Centro Acadêmico Dr. Alírio Brandão comemorou no último mês de agosto, um ano de funcionamento no Hospital Dom Malan, o local é um centro de estudos, responsável por todas as atividades acadêmicas da unidade hospitalar. O acervo é acessado em geral por estudantes, médicos residentes e demais profissionais de saúde que atuam no HDM visando o aprimoramento profissional no exercício de suas funções. “O Centro Acadêmico faz parte das iniciativas de implantação da nova política de saúde que prioriza a relação ensino/serviço”, explica a diretora de ensino e pesquisa do HDM, Angélica Guimarães.

“Aqui é um espaço bom para nos atualizarmos. Temos acesso tanto a livros didáticos como a artigos científicos e também à internet e isso nos ajuda”, disse a estudante de medicina Juliana Gama, que faz estágio no HDM e freqüenta periodicamente o local. “É um local destinado ao estudo, onde todos os profissionais da instituição têm à sua disposição materiais didáticos e um terminal de internet com possibilidade de acesso às bibliotecas virtuais oferecendo conhecimentos atualizados. Nosso objetivo e proporcionar uma melhoria na qualidade da assistência prestada à nossa população”, completou Angélica Guimarães. O Centro Acadêmico conta ainda com dois dormitórios e sala de estudos com biblioteca. Funciona de 2ª a 6ª feira, das 07h às 12h e das 13h às 17h.

Ascom HDM
publicado em 24 de Outubro / 2011 às 21:00

Polícia Civil prende acusados de homicídio em Exu

Policiais civis e Militares da cidade de Exu prenderam na tarde da ultima sexta-feira (21), Geusivan Vieira do Nascimento, o “Galego”, de 34 anos, e Francisco Everaldo Gomes da Silva, conhecido por “Guéga”, de 24 anos. Eles foram presos por força de mandado de prisão expedido pela comarca do município pelo homicídio de Cícero Josenilson Barbosa Gomes, ocorrido em maio deste ano.

De acordo com as investigações, a vítima se negou a participar de furtos em estabelecimentos comerciais da cidade, além de saber do envolvimento “Galego” e “Guéga” em vários crimes da região. Geusivan Vieira do e Francisco Everaldo não esboçaram reação no momento da prisão e foram conduzidos a Cadeia Pública do Município de Moreilandia onde permanecem à disposição da Justiça.

Jucianna Kelly Terto Ascom Gerencia de Polícia do Sertão - II
publicado em 24 de Outubro / 2011 às 20:30

ECOVale divulga programação de conferências e mesas-redondas

 
Jornalistas, pesquisadores e historiadores se reunirão para discutir a trajetória dos 200 anos da imprensa na Bahia, durante o II Encontro de Comunicação do Vale (II ECOVale), nos dias 16 a 19 de novembro, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus III, em Juazeiro - BA. Durante os quatro dias de evento, os profissionais irão relatar suas experiências acadêmicas e tendências na área da comunicação. No primeiro dia, às 19h, a professora Doutora em Ciências da Comunicação, Maria Immacolata Vassalo de Lopes, da Universidade de São Paulo (USP), faz conferência sobre a pesquisa em comunicação no Brasil.

Na mesa-redonda sobre os "200 anos de imprensa na Bahia", que se realizará no dia 17 de novembro às 17h, participam o professor Doutor Luis Guilherme Dias Tavares, do Centro Universitário da Bahia e diretor de Cultura da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), a professora e radialista Marta Luz, que criou programas de rádio na região como "E nós para onde vamos?", veiculado na Rádio Juazeiro, e o poeta e jornalista, Florisvaldo Mattos, membro da Academia de Letras da Bahia.

O pesquisador James Gorgen, coordenador do site "Os donos da Midia", a doutora em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Suzy Santos, e Emiliano José, autor do livro Marighela: o inimigo número um da ditadura, se reúnem para debater as relações entre mídia e poder, no dia 18 de novembro, às 16:30h. A comunicação em redes, a distribuição e transmissão das informações será discutida na mesa “Tecnologias da Informação”, às 19h pelo professor da UNEB, Luiz Adolfo Andrade, o Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, e André Holanda, criador e Editor executivo do Folha Salvador.

No último dia do evento (19), serão discutidas as “As imagens e o jornalismo ao longo da história”, às 14h, pelo fotógrafo Evandro Teixeira e o professor da Faculdade de Comunicação pela UFBA, Washington José de Souza Filho. Para debater a convergência dos meios de comunicação e interatividade, o coordenador dos cursos de Comunicação Social da Faculdade Jorge Amado (FJA) Bernardo Carvalho e o jornalista e o Editor do Grupo A TARDE, Ricardo Mendes coordenam a mesa “As novas linguagens em ambiente de convergência de mídias”, às 17h.

O Encontro de Comunicação do Vale do São Francisco visa estimular a pesquisa entre doutorandos, mestrandos e estudantes de graduação, a divulgação de ações de extensão e contribuir para o e entendimento da história da imprensa na esfera local e no Estado, já que este ano se comemora os 200 anos de imprensa na Bahia. No Ecovale, serão realizados sessões temáticas, exposições, lançamento de livros e minicursos. As inscrições para os minicursos podem ser feitas até o próximo domingo. Informações no endereço http://www.uneb.brecovale. (Por Karine Nascimento)
publicado em 24 de Outubro / 2011 às 19:40

Inscrições para o minicurso sobre Integralidade em Saúde terminam quarta (26)

Terminam na próxima quarta-feira (26) as inscrições gratuitas para o minicurso “Introdução à pesquisa e extensão sobre práticas de integralidade em saúde”, realizado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco e a Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro-BA em parceria com o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis), do Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Estão sendo oferecidas 20 vagas para profissionais envolvidos diretamente com assistência, gestão, tutores e preceptores (profissionais da rede) do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), residentes e coordenadores de Projetos de Extensão da Univasf.

O mini-curso será ministrado pela professora Roseni Pinheiro, coordenadora do Lappis da Uerj, com a colaboração do médico e pesquisador do Lappis, Bruno Pereira Stelet. A capacitação terá carga horária de 16h e será realizada de 23 a 25.11 no campus da Univasf em Petrolina. Os interessados deverão se inscrever na Secretaria de Saúde de Juazeiro, na rua XV de Julho, 32, no Centro.

publicado em 24 de Outubro / 2011 às 19:10

Agnaldo Meira participa de Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente em Brasília

O secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Juazeiro, Agnaldo Meira, participa nestes dias 25 e 26, em Brasília, na Câmara dos Deputados; do Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente, que irá tratar de Articulação Política pela Sustentabilidade. O evento contará com debates sobre a proposta de novo Código Florestal; saneamento básico e tratamento de resíduos sólidos; simplificação do licenciamento ambiental; Rio+20 – ação global pela sustentabilidade; e agenda de sustentabilidade das grandes competições esportivas. 

A palestra de abertura será feita pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, abordando os desafios e perspectivas para o setor. Além da ministra do Meio Ambiente, serão palestrantes os ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Gilberto Carvalho (Secretária-Geral da Presidência da República), Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Mário Negromonte (Cidades).

O evento é promovido pelo Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade da Academia Brasileira de Filosofia, em parceria com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a Eco.X - Distribuindo Sustentabilidade e a AP.ecos - Agência de Promoção Eco Sustentável.

Lene Radina - Ascom Seadruma
publicado em 24 de Outubro / 2011 às 18:40

Prefeitura de Casa Nova retoma obras do Saneamento Básico

A prefeitura de Casa Nova retomou as obras do Saneamento Básico, que estão sendo executadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, com contrapartida do Município. O projeto estava suspenso desde 2010 quando a empresa que realizava a obra abandonou o projeto após solicitar aumento de aditivos, junto à prefeitura de Casa Nova. Após realização de nova licitação o saneamento será concluído em aproximadamente seis meses. 

De acordo com o secretário municipal de Obras, Vanderlin Carvalho, o projeto abrange os bairros Vila Azul, Vila São Jerônimo, Vila São José e Vila Papelão. “Estão sendo construídas também, três lagoas de estabilização para tratamento dos dejetos”, afirma. O prefeito Orlando Xavier lembrou a importância de uma obra desta magnitude. “Investir em saneamento não é uma questão apenas de poluição ou de estética da cidade, mas é fundamental para a saúde de toda a população”, destaca.

Lidiane Cavalcante Ascom PMCN
publicado em 24 de Outubro / 2011 às 18:00

Reunião entre Prefeitura de Petrolina, Sebrae e proprietários de Restaurantes define a data do Festival Gastronômico ‘Sabores do Vale’

Aromas, cores e sabores são alguns dos principais atrativos do Festival Gastronômico ‘Sabores do Vale’, realizado pelo Sebrae e restaurantes da região, em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrolina através da Secretaria de Turismo, Cultura e Eventos. O evento acontecerá no período de 24 de novembro a 14 de dezembro em Petrolina e reunirá a culinária de toda a região do Vale do São Francisco, a qual vem atraindo, a cada ano, paladares do Brasil e do exterior. O lançamento acontecerá no dia 24 de novembro.

“O Festival tem a finalidade de promover os restaurantes, valorizar os chefs e a culinária regional, desenvolvendo assim um dos segmentos mais eminentes do mundo – o Turismo Gastronômico, consolidando assim o Roteiro Gastronômico do Vale”, ressaltou a Superintendente de Turismo, Nadja Batista. Além da promoção dos restaurantes, oito Chefs de renome nacional e internacional, virão para fazer consultorias e capacitações. “Um dos nossos objetivos é aprimorar o processo de elaboração, apresentação dos pratos e auxiliar no desenvolvimento de novos sabores”, explicou o Consultor do Sebrae, Helder Freitas.

Durante a reunião, foram apresentados outros parceiros do evento, a exemplo do Instituto do Vinho do Vale do São Francisco – Vinhovasf, representado pelo enólogo Francisco Amorim, que observou a dinâmica do festival e a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, que disponibilizará os profissionais que trarão requinte à gastronomia regional. Em sua 4ª edição, o Festival Gastronômico “Sabores do Vale” pretende reunir cerca de 25 restaurantes da região, que irão apresentar em seus estabelecimentos, pratos criados especialmente para o período.

Iana Lima/Secom PMP
publicado em 24 de Outubro / 2011 às 17:30

João Bosco Gonçalves é reeleito presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Uauá

A eleição para composição da nova diretoria executiva do Sindicato dos trabalhadores rurais de Uauá foi realizada no último domingo (23), com seções na sede e interior do município. Cada chapa contava com um fiscal por seção. Segundo Carlos Rogério, membro da Comissão Eleitoral, o STR conta atualmente com 3.624 sócios em dia e aptos para votação. Compareceram às urnas 2.068 trabalhadores rurais sindicalizados. João Bosco Gonçalves da Silva – Chapa 1 obteve 1.925 votos, sendo reeleito, enquanto José Catarino de Almeida Martins – Chapa 2, que tinha o apoio do prefeito municipal Jorge Lobo, recebeu apenas 101 votos. Confira o resultado:

Chapa1: 1.925 votos (93,7%)
Chapa2: 101 votos (4,90%)
Brancos: 33 votos (1,60%)

Com informaçõe Natelaeventos.com Foto: Tiago Macedo
publicado em 24 de Outubro / 2011 às 16:40

Nagem inaugura loja em Petrolina

A Nagem inaugurou, nesta segunda-feira (24), uma loja de 479 m² no Shopping de Petrolina. Há mais de 20 anos no mercado, a Nagem é uma empresa com experiência no mercado de produtos de alta tecnologia, escritório e papelaria. O foco é comercializar produtos das melhores marcas, indo desde equipamentos e suprimentos de informática e tecnologia, passando por softwares, material de escritório e papelaria. 

A qualidade e variedade dos produtos, agilidade na entrega, infra-estrutura e equipe profissional preparada consagraram a marca como uma das maiores empresas do Brasil no seu segmento. A loja do Vale do São Francisco é a mais nova loja da rede em Pernambuco, além disto ela está presente também nos estados da Paraíba, Bahia, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe e em São Paulo.

publicado em 24 de Outubro / 2011 às 16:10

“A candidatura de Fernando é legítima”

Em viagem desde o domingo aos municípios de Sairé, Arcoverde e Flores, no Sertão de Pernambuco, o senador Armando Monteiro (PTB) concedeu entrevista na manhã desta segunda-feira (24) ao programa de Geraldo Freire, na Rádio Jornal. Ele falou sobre a sucessão municipal no Recife, sobre a intenção do ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB) de se lançar na cidade e reafirmou seus compromissos com a Frente Popular.  

“Nós (PTB) temos uma posição cômoda, porque saímos do governo João da Costa. Então, temos autoridade para tomar o nosso rumo. Acho que, diante do cenário que está posto na sucessão do Recife, nós devemos considerar a possibilidade de múltiplas candidaturas no nosso campo. Eu vejo isso com naturalidade”, ressaltou. 

Ao avaliar candidaturas alternativas, como a do ministro Fernando Bezerra, Armando disse que o PTB está aberto ao diálogo, caso não decida lançar um nome próprio. “Se essa candidatura própria do PTB for afastada, nós temos aí duas hipóteses: ou a hipótese de um nome do PT que pudesse reunir, justificar todo o apoio dessa frente, o que parece que está difícil de acontecer, ou então o apoio a uma candidatura alternativa, o que também eu não afasto, em princípio. Portanto, vamos deixar o quadro evoluir, temos aí muita coisa pela frente, vamos ver se há uma fixação dessas outras candidaturas e o PTB está aberto para discutir, está muito à vontade porque não se sente embaraçado em função de ter saído do governo João da Costa”.

Foto: Miguel Ângelo/divulgação
publicado em 24 de Outubro / 2011 às 15:40

TROTE SOLIDÁRIO: CALOUROS DE ENGENHARIA AGRONÔMICA DOAM SANGUE NA HEMOBA

Como ocorre em todos os semestres, desde 2008, mais uma vez foi realizado o Trote Solidário na Unidade Hemoba de Juazeiro. Na última sexta-feira (21), calouros e veteranos do Curso de Engenharia Agronômica da UNEB foram recepcionados pelos funcionários da instituição num clima de alegria e descontração, unindo brincadeiras a uma ação social importante, como a doação de sangue. Para a realização da campanha foram desencadeadas ações de sensibilização com os novos universitários para a adoção de postura favorável à doação voluntária de sangue, como fenômeno inerente ao ser social solidário.

A Hemoba agradece aos estudantes, a Coordenação do Curso de Agronomia e ao aluno veterano Jaime, conhecido no meio acadêmico como Djavan, pelo apoio, participação e envolvimento no processo de mobilização e organização do Trote.

Cislene Bandeira - Assistente Social Hemoba
publicado em 24 de Outubro / 2011 às 15:10

Barro Vermelho: VI jogos esportivos escolares foram um sucesso

Sábado (22), aconteceu a sexta edição dos jogos esportivos escolares de Barro Vermelho (CURAÇÁ – BA), coordenado pelos professores da escola Eurico Gaspar Dutra e contou com atletas das escolas das localidades de Patamuté, Sitio de Alexandre, Brandão, Pôço de Fora, São Bento e Mundo Novo com as modalidades ciclismo, revezamento 4x100, corrida com carrinho de mão, 100 metros rasos, maratona, cabo de guerra, salto em distância, arremesso de peso, futsal, voleibol e futebol de campo masculino.

O evento que teve o apoio da secretaria municipal de educação, departamento de esporte e sindicato dos trabalhadores rurais de Curaçá contou com centenas de jovens das localidades participantes e moradores da região. Na oportunidade a secretária de educação do município de Curaçá Fátima Fernandes entregou o kit esportivo para a escola Eurico Gaspar Dutra e disse da importância que esses jogos trazem para os jogos na interação, entretenimento e na diversidade.

A secretária anunciou também a implantação do programa criança boa de bola nota 10 na escola, além disso, outra novidade que deixou a população contente foi o anúncio pelo diretor de cultura do município o músico Fernando Antônio Ferreira (Fernandinho) do resgate da filarmônica nova geração de Barro Vermelho já com inicio das aulas no dia 05 de novembro. Ficarão responsáveis pela filarmônica Célio e Djiane com o apoio da Associação de Moradores de Barro Vermelho.

Durante a noite, na praça de eventos de Curaçá, a prefeitura municipal realizou uma festa em uma tenda eletrônica para recepcionar os atletas curaçaenses campeões nos jogos estudantis da Bahia onde os mesmos saíram vencedores no xadrez masculino campeão, xadrez feminino vice-campeã, natação feminino campeã e voleibol feminino campeã.

Adelmir Silva/Ascom
publicado em 24 de Outubro / 2011 às 14:40

Aleluia sugere suspensão de pedágio na BR-324

“Os pedágios da BR-324 devem ser suspensos até que a rodovia apresente condições reais de segurança e trafegabilidade”, propõe o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia. Indignado com a falta de respeito ao povo baiano, que já foi sitiado por pedágios na Região Metropolitana de Salvador e paga para usar estradas esburacadas, ele cobra ação do Ministério Público e uma atitude do governador Jaques Wagner. 

Para Aleluia, com todo o prestígio que diz ter com a presidente Dilma, Wagner já deveria ter cobrado uma providência dela, já que a BR-324 é uma rodovia federal. “O governo do PT sabe cobrar pedágio, mas não sabe exigir um bom serviço para a população. Recém-privatizada pela Via Bahia, com a promessa de investimentos na melhoria e conservação da pista para oferecer mais segurança e trafegabilidade, a BR-324 está uma buraqueira só para desespero dos baianos que transitam na rodovia”, denuncia Aleluia. 

De acordo com o líder oposicionista, em nenhum lugar do mundo se permitiria cobrar pedágio de uma rodovia no estado deplorável em que se encontra a BR-324. “O cidadão paga para transitar numa pista de qualidade que lhe ofereça segurança, mas, logo depois da praça do pedágio, o que encontra é um monte de buracos e prejuízos com pneus furados e avarias na suspensão do carro, se não ocorrer o pior: o infortúnio de um acidente grave. Lamentável”.

publicado em 24 de Outubro / 2011 às 14:00

Representante do Equador visita o Salitre

O capitão da Marinha equatoriana, Jorge Oswaldo Mora Calero, esteve visitando recentemente o Projeto Salitre em Juazeiro (BA).  O objetivo foi conhecer os detalhes do Projeto, e discutir a possibilidade de firmar um acordo de cooperação técnica entre a Codevasf, o governo brasileiro e o Equador para implantação de perímetros públicos de irrigação naquele país. Jorge Calero é chefe da segurança pessoal do presidente Rafael Vicente Delgado e comandante da guarda presidencial equatoriana.

No Salitre ele foi acompanhado pelo técnico da Codevasf, João Santana Tosta, e pelo representante da empresa Projetec, Fábio Chaffin. Ele conheceu as estações de bombeamento, canais e alguns lotes em produção. No canteiro de obras Jorge Calero assistiu a uma apresentação técnica sobre o Salitre. Na visita que durou dois dias, o equatoriano aproveitou para conhecer também algumas localidades do vale do São Francisco.

Segundo João Tosta, da 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro, o visitante ficou impressionado com o potencial do vale, e prometeu providenciar os contatos iniciais para a celebração do acordo de cooperação técnica entre os dois governos.

Zilton César Ascom Codevasf 6 SR
publicado em 24 de Outubro / 2011 às 13:30

ESPAÇO DO LEITOR: CUIDAR DA CIDADE TAMBÉM É NOSSO DEVER

Somos ótimos para reclamar e cobrar quando algo não sai como nós desejamos. Quando se fala de política, a coisa mais fácil é criticar seja lá quem for. Mas será que nós sempre fazemos a nossa parte?

Em fevereiro deste mesmo ano, eu escrevi uma crítica à falta de educação dos Juazeirenses, principalmente quando o assunto é limpeza pública. Volto agora a criticar a falta de zelo e o vandalismo com o patrimônio público de nossa cidade.

Estava eu semana passada em visita a Lagoa de Calu com a minha família (por sinal, fazia tempo que não andava lá), quando de repente, me deparei com algumas surpresas muito desagradáveis. A pista para caminhadas e corridas que estava em manutenção, se encontrava tristemente danificada após a recuperação executada pela Prefeitura. Ao que tudo indica, após a recolocação da pista em determinados pontos, vândalos aproveitavam o concreto (não sei ao certo) ainda fresco, e pisoteavam indiscriminadamente o local, além de desenharem e escreverem banalidades no chão.

É bem verdade que quem executou a obra poderia ter tido um pouco mais de cuidado na fiscalização, pelo menos até que a pista estivesse completamente seca. Mas isso de maneira nenhuma exime a responsabilidade dos vândalos que contribuíram para a depredação desta que é uma das poucas áreas de lazer da cidade. Lastimável!

Fica o apelo à Prefeitura para que reveja essa situação no intuito de recuperar os danos causados, mas principalmente aos cidadãos dessa cidade, que zelem por Juazeiro e por qualquer tipo de benfeitoria feita aqui, afinal, esse é o comportamento que se espera de qualquer povo civilizado!

Júnior Silveira
publicado em 24 de Outubro / 2011 às 12:40

Dez municípios reúnem mulheres em Salvador para debate sobre políticas públicas

Políticas públicas voltadas à igualdade de direitos entre mulheres e homens, fortalecimento da autonomia feminina, erradicação da extrema pobreza, combate às formas de violência, são temas que estarão em debate na capital, durante a Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres, nesta segunda (24) e terça (25). O evento acontece no Hotel Sol Bahia (Patamares), e reúne dez cidades da região, numa parceria entre a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) e municípios. 

A discussão deve levantar propostas prioritárias para o III Plano Estadual de Políticas para as Mulheres (PEPM), a ser executado nos próximos anos. Entre os desafios que cercam a Bahia está a redução dos altos índices de agressão às mulheres. Somente entre janeiro de 2009 e dezembro de 2010, mais de 65 mil foram ameaçadas; mais de 38 mil mulheres sofreram algum tipo de lesão corporal dolosa; 750 sofreram tentativa de homicídio. Também foram registrados 815 estupros e 474 casos de mulheres vítimas de homicídio doloso. 

Sobre a SPM/BA- A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SMP/BA) foi criada em maio deste ano, na perspectiva de ampliar e consolidar ações para o segmento. Foram estabelecidos dois eixos de ação: Autonomia das Mulheres e Enfrentamento da Violência Contra a Mulher, temáticas determinantes para a melhoria da qualidade de vida das mulheres baianas.

publicado em 24 de Outubro / 2011 às 12:10

Começa amanhã (25) Simpósio sobre mudanças climáticas e desertificação no Semiárido

O III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido começa amanhã, dia 25 e se estende até o dia 27, no Complexo Multieventos da Univasf em Juazeiro. O evento reunirá pesquisadores e professores, e será aberto também à participação de estudantes, produtores e outros interessados em entender o tema e conhecer as pesquisas que têm sido feitas na área. Durante os três dias do simpósio serão realizadas conferências, mesas redondas, e uma novidade nesta edição, que é a apresentação de posters. Entre os temas discutidos estão: Políticas públicas para redução da emissão de CO2; Ações de combate à desertificação; Potencialidades do bioma Caatinga frente às mudanças climáticas; Manejo, Estoque e dinâmica no fluxo de carbono no Bioma Caatinga; Agricultura de baixo carbono e Tecnologias de adaptação às Mudanças Climáticas.

No terceiro dia do evento (27) também acontece o III Simpósio de Engenharia Agrícola e Ambiental. Serão oferecidos 4 minicursos, nas áreas de fertirrigação, avaliação e perícia de imóveis rurais, sensoriamento remoto e máquinas agrícolas.  O debate sobre o tema mudanças climáticas tem sido recorrente em todo o mundo, em função da elevação da temperatura global e da aceleração dos processos de desertificação. No Semiárido brasileiro, o assunto é particularmente importante por se tratar de uma região de grande vulnerabilidade aos efeitos dessas mudanças. O III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido pretende, a partir das experiências de mitigação e adaptação existentes nas instituições, consolidar as bases científicas e tecnológicas que possam contribuir para a melhoria da competitividade da agricultura e promover o desenvolvimento sustentável do Semiárido brasileiro.

O evento traz este ano uma nova proposta. Segundo a pesquisadora da Embrapa Semiárido Francislene Angelotti, o primeiro simpósio, realizado em 2008, teve a intenção de balizar conecimentos, na tentativa de entender o que pode acontecer futuramente na região. O segundo, em 2009, buscou formar redes de pesquisa ou fortalecer as que já existiam. “O que queremos com esse terceiro é mostrar que já existem iniciativas para mitigar os seus efeitos, se eles forem negativos, e para nos adaptar a um novo cenário climático, visto que estamos atentos aos problemas e vulnerabilidades da região”, explica a pesquisadora.

Ascom Embrapa
publicado em 24 de Outubro / 2011 às 11:40

Prefeitura de Petrolina completa limpeza em 20km de canais

No intuito de garantir a tranquilidade da população para o período de chuva, a Prefeitura de Petrolina já completou a limpeza de mais de 20 km de canais, ação que vem sendo realizada desde o início do ano. A última intervenção aconteceu no canal que corta a orla da cidade no trecho Avenida da Integração via Iate Clube. Sob o auxílio de máquinas, o trabalho deu conta da desobstrução e retirada de mato.

Com uma ação intensa dentro do cronograma do Tudo Limpo, os canais são constantemente limpos com o trabalho de retirada de mato e lixo. Uma parceria ainda a ser firmada com a comunidade é o que ajudará no sentido de evitar jogar lixo nos córregos. A conscientização é o fator buscado diariamente pela Secretaria de Infraestrutura que auxiliará na manutenção da limpeza e nos cuidados com o meio ambiente.

“A comunidade de Petrolina já pode ver os resultados do trabalho da Prefeitura Municipal e no desejo de elevar o município à se tornar a cidade mais limpa do Brasil. Isso proporcionará mais saúde, segurança e bem-estar a todos”,salientou o Secretário de Infraestrutura, Ricardo Rocha.

Juciana Cavalcante Secom PMP
publicado em 24 de Outubro / 2011 às 11:00

DOM JOSÉ RODRIGUES REALIZA 1º FESTIVAL DA PRIMAVERA

Aconteceu semana passada o 1º Festival da Primavera do bairro Dom José Rodrigues que reuniu mais de 10 mil pessoas. O diretor do departamento de Cultura da Associação, Valter Júnior em email ao blog agradece a todos que visitaram o bairro e aos que colaboraram direta ou indiretamente na realização do evento, entre eles, a Polícia Militar que não deu chance de alguém pensar em destruir o evento com 100% de paz, a prefeitura de Juazeiro, aos vereadores Damião Medrado, Pedro Alcântara Filho e Zé Carlos Medeiros, ao comércio local, ao advogado Márcio Jandir e principalmente, a comunidade que participou ativamente da festa.

Valter Junior reconhece também que o sucesso se deveu às atrações musicais que passaram no palco da Primeira Festa da Primavera: Matéria Prima, Samba De Mezza, Grupo da Cor do Pecado, Banda Novo Destaque, Banda Chamego Tropical, Banda Mega Show, Zezinho E Banda, Beg Night, Grupo Scorpions, Forró Capim Canela, e Dudu e Cia.

publicado em 24 de Outubro / 2011 às 10:30

ESPAÇO DO LEITOR: DESABAFO

Geraldo,

É assustador o número de denúncias publicadas em seu blog em referência ao poder público, e você não vê se quer um comentário, não vou falar aqui dos senhores vereadores (omissos e submissos), pois estamos cansados de saber que esta turma só olha para o próprio umbigo, mas o que fico pensando com meus botões é sobre esta legião de pretendentes a ocupar o Paço Municipal.

Até parece que as denúncias, todas fundamentadas na verdade, não são de Juazeiro ou no mínimo não interessam a estes senhores. Será que boa parte destes pretendentes tem medo de defender a verdade junto com o povo, ou pretendem agir da mesma forma do atual gestor? Ou, algum deles almeja ser apoiado a fazer parte em conchavos com o atual governo?

Estes senhores pensam que o povo é idiota e vai cair no velho e manjado jeito tupiniquim de fazer política, com promessas enganosas, bravatas em palanques etc.

Senhores mostrem a cara, não queiram ganhar uma eleição com acordos nebulosos feitos na calada da noite, façam acordos com o povo, se desnudem da hipocrisia política, nós povo, estamos exaustos desta forma leviana de se fazer política.

Como dizia o grande Cazuza “mostre a sua cara”, antes de dizer que vai fazer, faça. É fácil subir em um palanque e dizer que vai mudar o mundo, mude agora, abrace as causas dos mais necessitados, das Marias e dos Josés que precisam de uma dose insulina para não morrer, das crianças que estão cansadas de brincar nos esgotos que correm a céu aberto em nossa cidade, do pai de família que chora seu filho morto por falta de segurança.

Chega de hipocrisia senhores, nós povo, estamos cansados de tudo isto, queremos e vamos mudar o rumo desta historia.

Peço desculpas ao blog e seus leitores por este desabafo, mas a cada dia que passa não dá para acreditar que dentro desta classe de políticos tenha alguém que pense, e acima de tudo que aja em prol da sociedade.

Júlio Almeida

publicado em 24 de Outubro / 2011 às 09:40

I Semana da Criança de Bodocó foi encerrada sábado (22)

A Prefeitura de Bodocó, através da Secretaria Municipal de Cultura, Juventude, Esporte e Segurança Comunitária realizou com sucesso a I Semana da Criança. As atividades que começaram na última terça-feira (18) foram encerradas no sábado (22). Durante todos os dias as crianças desfrutaram de piscina de bolinhas; oficinas de dança; tobogã; pula-pula; dama gigante; amarelinha; pula corda; além de muitas brincadeiras e pipoca.

No sábado, além da programação com as atividades e brincadeiras, houve apresentação da dupla cover Patati Patatá e a participação do Poupancinha Clown Magic. O prefeito Brivaldo Alves participou das atividades e presenciou a alegria de centenas de crianças assistidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que tiveram uma programação especial inserida na Semana da Criança.

De acordo com o prefeito, a Semana da Criança proporcionou alegria e diversão a milhares de crianças do município. “Valorizamos as nossas crianças e continuaremos tentando fazer o melhor para elas. É através do bem estar e da educação que conseguiremos proporcionar às nossas crianças um futuro melhor,” afirmou. A Semana da Criança contou com apoio da Secretaria de Educação, da Secretaria de Desenvolvimento Social, da Mulher e da Igualdade Racial e do Comitê Pró-Selo UNICEF.

Ascom Bodocó
publicado em 24 de Outubro / 2011 às 09:10

ESPAÇO DO LEITOR: CULTURA "RUSGADA"

É lamentável o que está acontecendo com os que dirigem e fazem uma suposta e imaginária agenda cultural em Juazeiro. Na verdade não existe respeito nem compromisso com este segmento que deveria ser muito importante para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo, mas é tudo "politicagem" suja e fajuta que tantos praticam por ai.

Este novo fato envolvendo o Secretário de Cultura e um músico, só vem alimentar esta pobreza cultural em que vivemos. O que aconteceu este ano em Juazeiro? Aquela homenagem aos 80 anos do celebrado João Gilberto? Que nada, tudo bem que o show do João Bosco foi ótimo, uma noite bonita e só.

Pois é juazeirenses, enquanto estas "rusgas" pobres e politiqueiras invadem o rádio e os blogs a cultura morre em cada esquina e Juazeiro vive mesmo querendo ser Petrolina.

José Carlos Carvalho

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.