Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 22 de Janeiro de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 09 de Junho / 2011 às 21:40

MITONHO VARGAS JUSTIFICOU AUSÊNCIA NA SESSÃO DE QUARTA-FEIRA (08)

 
A Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Juazeiro enviou nota ao blog sobre as justificativas dos edis ausentes na sessão que deveria acontecer nesta quarta-feira (08). Diz a nota:
 
Devido a divulgação, por vários veículos de imprensa, referente a não presença de alguns vereadores na última sessão ordinária da Casa Aprígio Duarte sem justificativa, a assessoria de comunicação da Câmara de Vereadores de Juazeiro informa que o vereador Mitonho Vargas (PT) apresentou à Mesa diretora ofício justificando a sua ausência na sessão que aconteceria na última quarta-feira (8). No ofício expedito pelo gabinete do vereador e protocolado na Mesa diretora no dia na última segunda (6), o parlamentar explica que, por motivos médicos já agendados, não estaria presente. 
 
Welington Junior Ascom da CMJ
 
PS: O blog esclarece que a relação dos vereadores que justificaram: Valdeci Alves (PV), por problemas de ordem médica na família; José Carlos Medeiros (PV) que está em Salvador e Suzana Ramos (PTdoB) que foi ao enterro de pessoa próxima à saua família, foi fornecida pelo próprio presidente da Casa Legislativa, professor Nilson Barbosa.
publicado em 09 de Junho / 2011 às 21:00

Segunda-feira tem início Campanha contra Pólio e Sarampo em Juazeiro

A Secretaria de Saúde de Juazeiro inicia na próxima segunda-feira (13) a 1º etapa da Campanha contra Poliomielite (paralisia infantil) e Campanha de Seguimento contra o Sarampo 2011. A vacina contra pólio será oferecida para menores de 5 anos e a tríplice viral (contra sarampo, rubéola e cachumba) para crianças menores de 1 ano a menores de 7 anos. A imunização estará disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) das 8h às 12h e das 14h às 17h, na zona urbana e no interior das 8h às 14h. A meta é vacinar 95% do público tanto contra paralisia infantil como contra sarampo. Juazeiro possui 18,7 mil crianças menores de 5 anos e na faixa etária de 1 ano a menor de 7 anos, o município tem atualmente 21,8 mil crianças.

Esta é a 32º Campanha contra pólio no município e deve ser encerrada dia 20 de junho. A mobilização contra o sarampo está com data marcada para ser finalizada dia 22 de julho. O dia “D” da 1º etapa da Campanha contra pólio e de seguimento acontece dia 18 de junho. Segundo o diretor de Promoção e Vigilância à Saúde, Mário Machado, a campanha contra a paralisia infantil continua sendo feita pelo Ministério da Saúde para manter o Brasil protegido do vírus e contra o sarampo está sendo montada uma estratégia de eliminação da doença no país. “Desde 1990 que o Brasil está livre da poliomielite, mas ainda existem casos da doença em países no mundo e é uma forma de garantir a não reintrodução da doença no território brasileiro. Como ainda existem casos de sarampo no Brasil, a meta é alcançar a eliminação total da doença”, comentou.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, em Juazeiro nunca houve registro de sarampo. Em 2010, três estados brasileiros tiveram casos de sarampo: Pará, Rio Grande do Sul e Paraíba. Neste ano, a doença já foi registrada em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. “O Ministério da Saúde montou no país estratégia de combate ao sarampo porque ainda existem casos que estão sendo importados de localidades com surtos da doença e também devido à baixa cobertura vacinal da tríplice viral em alguns estados”, explicou Mário Machado.

Ascom Sesau
publicado em 09 de Junho / 2011 às 20:30

Obras na ponte: Número de funcionários é suficiente?

Se as obras de duplicação da ponte Presidente Dutra já causavam transtornos às comunidades de Juazeiro e Petrolina, bem como aos motoristas que precisam passar por aqui com destino a outras regiões do país, agora, com o novo ordenamento, que só permite acesso por um lado a cada 20 minutos, a situação do trânsito complicou ainda mais nas duas cidades.

O que muitos leitores do Blog têm questionado é sobre o número de funcionários que estão trabalhando na obra. Para Charles Felix, comerciante, “uma obra tão complexa e que mexe tanto com cidades do porte de Juazeiro e Petrolina, sem contar com os milhares de veículos que precisam passar com outros destinos, deveria ter pelo menos dez vezes mais o número de funcionários que se vê trabalhando”, disse.

publicado em 09 de Junho / 2011 às 19:40

Festa de Pentecostes em Juazeiro deve reunir milhares de fiéis

Neste domingo (12) católicos em todo o mundo irão recordar um dos principais mistérios de sua fé: a descida do Espírito Santo em Pentecostes. Em Juazeiro, a solenidade será celebrada com Missa festiva na Praça da Catedral, precedida por uma procissão marcada para iniciar às 17h, com concentração no bairro Centenário. “Em Pentecostes somos fortalecidos pelo Espírito de Cristo e celebramos a unidade da Igreja”, explica o padre Josemar Mota, pároco da Catedral. A festa em honra ao Espírito Santo vem sendo preparada com uma novena em todas as Paróquias da cidade. A Catedral de Juazeiro foi o local escolhido para encerrar a solenidade. “A partir desta quinta-feira (9) iniciamos um Tríduo de celebrações na Catedral. Até sábado (11) teremos Missas sempre às 19h30, preparando os fiéis para Pentecostes”, explicou o sacerdote.

No domingo os festejos se iniciam às 9h com Missa solene na Catedral. À tarde a procissão sai da rua Canafístula, no bairro Centenário. Milhares de fiéis são esperados para a caminhada religiosa que será finalizada com Missa campal. “A festa de Pentecostes já é uma tradição muito antiga em Juazeiro. E como é bonito e emocionante ver o ano inteiro a fé das pessoas quando recebem a bandeira do Espírito Santo em suas casas e comunidades se preparando para esse grande momento”, disse padre Josemar. De acordo com o sacerdote, no sábado à noite na Catedral, 40 jovens receberão o sacramento do Crisma, que atualiza justamente a vinda do Espírito Santo sobre os fiéis. As celebrações principais de Pentecostes serão presididas pelo Bispo Diocesano de Juazeiro, Dom José Geraldo da Cruz. 

Programação: Pentecostes em Juazeiro:

9, 10 e 11 de junho – Tríduo na Catedral Nossa Senhora das Grotas, Centro.
(As celebrações serão sempre às 19h30)

12 de junho – Festa de Pentecostes
9h – Missa Solene (Catedral)
17h – Procissão (saindo da rua Canafístula, bairro Centenário) finalizando com a Missa Festiva na Praça da Catedral.

Por Mirrail Menezes
publicado em 09 de Junho / 2011 às 19:10

PM DE CAMPO FORMOSO ERRADICA PLANTIO DE MACONHA

Na manhã desta quinta-feira, dia 09, foi deslocada uma Guarnição da Polícia Militar da 54ª CIPM para averiguar uma denuncia anônima, feita através de telefone 190, relatando a movimentação de pessoas estranhas em uma pequena barragem no interior de uma Fazenda que está à venda, proximo ao povoado de Campo Frio, município de Campo Formoso.

O denunciante informou que na citada fazenda não têm trabalhadores e mesmo assim pessoas estavam utilizando da água da barragem. Ao chegar ao local foi realizada uma varredura sendo localizado um giral de madeira com 05 (cinco) sacolas plástica com aproximadamente 130 (cento e trinta) mudas da erva cannabis sativa (maconha), prontas para serem plantadas. Foram apresentados 30 (trinta) pés da erva na Delegacia de Polícia Civil em Campo Formoso e o restante foi destruído no local.

publicado em 09 de Junho / 2011 às 18:40

VEREADOR SOLICITA FISCALIZAÇÃO E POLICIAMENTO NAS BARCAS QUE FAZEM A TRAVESSIA JUAZEIRO/PETROLINA

 

O vereador Alex Tanuri (PSDB) enviou ao blog cópias dos documentos que encaminhou ao Capitão Tenente Gelson José Gonçalves, comandante da Agência Fluvial de Juazeiro; ao Coronel Everaldo Mendes, comandante do Comando do Policiamento Regional Norte e ao Tenente Coronel Manoel Ferreira da Rocha, Comandante do Corpo de Bombeiros; solicitando fiscalização e policiamento ostensivo e permanente nas barcas que realizam a travessia Juazeiro e Petrolina. Alex demonstrou preocupação com o aumento do fluxo de passageiros que utilizam desse meio de transporte, em conseqüência das obras de duplicação da Ponte Presidente Dutra.

publicado em 09 de Junho / 2011 às 18:00

Avançam negociações entre Prefeitura de Casa Nova e APLB

O prefeito Orlando Xavier esteve reunido, na manhã de hoje (9), com representantes da APLB – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, para realizar negociações com a categoria. Na pauta da reunião foram discutidas questões relacionadas à Reestruturação do Plano de Cargos e Carreira, Remuneração e Estatuto do Magistério; Piso Salário Nacional, Merenda Escolar, Transporte Escolar, Funcionamento dos Conselhos de Educação, Alimentação Escolar, Fundeb, Imposto
Sindical e Consignação dos Planos de Saúde.

Participaram da reunião o prefeito Orlando Xavier, secretários de Educação, Alda Nunes, de Governo, Paulo Sérgio Brito, de Finanças Nilton Cézar Meira, Procuradora do Município, Maria Ivonete Januário,  presidente da APLB, Maria do Carmo Rocha, representante da CUT, Domingos Rocha, advogado da APLB, Rafael Amorim e professores. Durante o encontro foram definidas prioridades para reformas nas escolas municipais, Senador e Jóia de Cristo, localizadas na sede de Casa Nova, e nas Escoas de Bem Bom, Santana do Sobrado, Pau a Pique.

O prefeito destaca que sempre esteve aberto ao diálogo para as discussões e avalia de forma positiva esse início de negociações com APLB. “Estamos realizando levantamentos para que nossas decisões contemplem as solicitações da APLB. Estou apto a resolver tais questões o mais rápido possível, para o bem da educação do nosso município”, diz.

De acordo com o advogado da APLB, Rafael Amorim, estas negociações promovem melhoramento do nível da educação do município de Casa Nova. “Tivemos avanços importantes com as discussões aqui realizadas e pretendemos avançar mais ainda, para solucionar o impasse”, conclui. A próxima reunião entre prefeitura e APLB, acontecerá nesta sexta-feira (10), a partir das 16h, no Gabinete do prefeito.

Lidiane Cavalcante Ascom PMCN
publicado em 09 de Junho / 2011 às 17:30

PREFEITURA RESCINDE CONTRATO COM A TERTA E SANEAMENTO CONTINUA PARADO EM JUAZEIRO

 

Funcionários da Terta, empresa contratada para realizar as ligações domiciliares do saneamento de Juazeiro e construção das casas do programa Minha Casa, Minha Vida no Antonio Guilhermino realizaram nova manifestação na manhã desta quinta-feira (09), em frente ao Paço Municipal.

Eles alegam que foram demitidos e não receberam os direitos trabalhistas até o momento. O diretor do Sintepav (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia), José dos Santos em apoio aos trabalhadores esteve acompanhando o manifesto e informou que a entidade já entrou com ações na justiça do Trabalho, enquanto aguarda uma posição da prefeitura municipal.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano Célia Regina explicou ao blog que o contrato com a Terta está sendo rescindido nesta quinta-feira porque a empresa não cumpriu o cronograma estabelecido no contrato que era de 1.600 ligações mês. A empresa estava efetuando no máximo 240 ligações mês. Como não há uma segunda empresa concorrente, vai ser aberta nova licitação e os trabalhos devem ser retomados em 60 dias.

publicado em 09 de Junho / 2011 às 16:40

Univasf lança editais para seleção de professores temporários

Começam a partir desta sexta-feira (10), as inscrições para a seleção de professores temporários que vão atuar em diversas áreas dos cursos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Serão 36 vagas, destinadas para graduações nos campi Petrolina-Centro e Ciências Agrárias, em Pernambuco, Juazeiro na Bahia e São Raimundo Nonato, no Piauí. Os professores selecionados irão lecionar em áreas como Ciências Sociais, Farmacêuticas e Biológicas, além de Educação Física, Química, Engenharia Agrícola e Artes Visuais.

Os interessados terão até o dia 14 de junho para se inscreverem, somente pela internet. A taxa de inscrição varia entre R$40,00 e R$55,00 conforme a vaga que o candidato deseja concorrer. O processo seletivo consistirá na aplicação de prova didática e avaliação de títulos, que acontecem nos dias 21 e 22 do mesmo mês. Mais informações sobre a seleção nos editais de números 31, 32, 33 e 34/2011, disponíveis no site: http://www.concurso.univasf.edu.br/.

Raoni Santos Ascom Univasf
publicado em 09 de Junho / 2011 às 16:10

Primeiro dia de festa do São João de Petrolina

Começa hoje o São João 2011 de Petrolina. A festa vai iniciar no polo Areia Branca, um dos principais polos da festa junina. Serão três dias de shows com artistas regionais, valorizando a cultura local. Um dos bairros mais populosos de Petrolina, a Areia Branca possui mais de 30 mil moradores, que em união com os bairros Vila Eduardo, Maria Auxiliadora, Dom Malam, Cidade Jardim e Caminho do Sol formaram o “São João da União”. De acordo com o presidente da associação de moradores da Areia Branca, Nicolau César, toda a programação no polo será com artistas regionais, valorizando os artistas da terra. “Vamos valorizar aquilo que é nosso e, da forma polarizada, como a Prefeitura organizou, ficou bem melhor, mais organizado. Todos vão se divertir com o autêntico São João do Vale”, afirmou.

A escolha dos polos nos bairros aconteceu por meio de edital, um processo de seleção democrático, como afirmou o prefeito Julio Lossio. “O processo de seleção de projetos via edital é um caminho que não tem mais como voltar atrás, pois é um meio democrático e justo de distribuir recursos públicos. Daqui pra frente, a tendência é de cada vez mais utilizarmos este mecanismo na Prefeitura”, ressaltou. Cada polo recebeu da Prefeitura Municipal de Petrolina uma ajuda de custo no valor de R$ 10.000, repassado através de Convênio com a Associação de Moradores do Bairro e deverá ter, no máximo, três dias de festejos, que poderá acontecer somente das 21h às 3h. 

Eis a programação dos três dias de festas. 

09/06 
Valmir do Acordeon 
Donizete Batista e banda 
César Adriano 
10/06 
Trio Pé-de-Serra 
Sérgio do Forró 
André Mendes e Banda 
Frank Viana e banda
11/06 
Trio Pé-de-Serra 
Franciane Dias e Banda 
Banda Dom Q' xote 
Cavalo de Fogo 

Mônica Silvestre Secom PMP Foto de arquivo
publicado em 09 de Junho / 2011 às 15:40

EPTTC informa mudança no acesso à Ponte Presidente Dutra

Por determinação do Prefeito Júlio Lossio, a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) informa aos condutores que a partir desta quinta-feira (09), os veículos que trafegam na rotatória sob o viaduto (sentido Juazeiro) terão um único acesso permitido à ponte Presidente Dutra, através das faixas superiores do Viaduto Barranqueiro na Avenida Honorato Viana. 

Com o objetivo de evitar a retenção do fluxo de veículos no percurso Petrolina/Juazeiro, foi interditada a rampa de acesso a Juazeiro para melhor atender as necessidades da população em meio a problemática da ponte. “Estamos trabalhando para melhorar essa situação e dispostos a amenizar os transtornos que as obras da ponte vêm causando”, afirmou o prefeito Julio Lossio.

Clarissa Moreira Secom PMP
publicado em 09 de Junho / 2011 às 15:10

ABERTURA DA COPA ESTARIA CERTA PARA MINAS

Apesar de o Corinthians ter iniciado a construção do estádio Itaquerão para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014, a abertura da competição não deve mesmo acontecer em São Paulo, principal cidade da América Latina. Segundo informa o jornalista Juca Kfouri, em seu blog, a abertura do mundial também não acontecerá em Salvador, apesar dos esforços do Governo baiano para sediar a festa. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, teria dito ao governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), que já avisou ao senador Aécio Neves (PSDB-MG), ex-governador de Minas Gerais, de que a abertura do Mundial será no Mineirão.  A disputa abriu o racha existente dentro do PSDB, entre a ala mineira, com a qual Teixeira tem simpatia, e a paulista – o cartola não tem boa relação com José Serra (PSDB), nem com o atual governador, Geraldo Alckmin (PSDB). Ele foi foi investigado por duas CPIs no Congresso Nacional no início dos anos 2000, com o apoio do PSDB do então presidente Fernando Henrique Cardoso. 

BN
publicado em 09 de Junho / 2011 às 14:40

Desenbahia leva crédito à região de Senhor do Bonfim

Prefeitura de Senhor do Bonfim

Nesta quinta-feira (9), os empresários da região de Senhor do Bonfim recebem informações sobre as principais linhas de financiamento oferecidas pela Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia). O seminário Linhas de Crédito e Fortalecimento Empresarial no Interior da Bahia acontece às 19h, no auditório da associação comercial da cidade. A iniciativa tem o apoio da Câmara de Diretores Lojistas e Sebrae.

publicado em 09 de Junho / 2011 às 14:00

Prefeito de Petrolina empossa membros do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa

Nesta quarta-feira (08), os membros do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa de Petrolina tomaram posse no Gabinete Municipal. Com entusiasmo, o prefeito Julio Lossio saudou os membros conselheiros, confirmou o compromisso de trabalhar por mais políticas públicas para os idosos e anunciou investimentos para a terceira idade. “O Conselho junto com a Prefeitura precisam lutar em prol das políticas públicas para os idosos. Estamos com planos de promover o Clube do Bairro, em que a terceira idade será contemplada com academias voltadas para a classe, como também lançaremos um Programa que integre os serviços oferecidos pelas Secretarias Municipais para cuidar mais dos nossos idosos e da autoestima deles”, ressaltou o prefeito Julio Lossio.

Também esteve presente na cerimônia, a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia de Carvalho. Foram empossadas como Presidente do CMDI, Eva Amorim e vice-presidente, Maria Lúcia de Souza e os demais representantes do Conselho.

O CMDI é composto por representantes governamentais (Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Trabalho, de Educação, de Esportes, de Saúde, de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos, Procuradoria Geral do Município), representantes não-governamentais (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco – Sintepe, Associação dos Aposentados e Pensionistas do Vale do São Francisco, Grupo da Terceira Idade Vida Nova, Serviço Social do Comércio - SESC Petrolina, Sociedade Petrolinense de Geriatria e Gerontologia, Grupos de Idosos do Centro Social Urbano – CSU.

Luana Bernardes Secom PMP Foto: Gilson Pereira
publicado em 09 de Junho / 2011 às 13:30

DRFR DE JUAZEIRO PRENDE EX-POLICIAL COM DROGAS E VÁRIOS DOCUMENTOS FALSOS

Na tarde desta quarta-feira (08), por meio de uma denúncia anônima, policiais civis de Juazeiro realizaram diligências na rua Cícero Feitosa, Bairro Alagadiço, a fim de localizar o ex-policial militar Idário Cardoso Carlos, tendo em vista constar em seu desfavor um Mandado de Prisão em aberto no sistema INFOSEG, bem como a suspeita do seu envolvimento com tráfico de drogas e furto de veículos. 

 Segundo o Delegado Nélio Ferreira, titular da DRFR, os policiais localizaram Idário no referido bairro e em seguida se deslocaram até sua residência, no bairro Novo Encontro, onde lá se encontrava a pessoa de Efigênia Carlos Da Rocha Sousa, sendo que, após a abordagem, no interior de um dos cômodos, foram encontradas 160 (cento e sessenta) gramas de substância entorpecente, tipo cocaína, acondicionadas em sacos plásticos, juntamente com uma balança digital de precisão, momento este que foi dada voz de prisão por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas aos apresentados. 

O delegado afirma ainda que no interior da residência foram encontradas diversas xérox de documentos de terceiros, bem como várias Carteiras Nacional de Habilitação, todas falsas, além  de R$ 670,00 (seiscentos e setenta reais) em espécie. A polícia procura pelo ex-presidiario conhecido por Jota, Jovino da Rocha Cardoso, filho de Idário e companheiro de Efigênia, responsável por diversos furtos de veículos, bem como suspeito de juntamente com seu pai está comandando o tráfico naquela região onde a droga foi encontrada.

publicado em 09 de Junho / 2011 às 12:40

SEADRUMA participa do V Seminário para o desenvolvimento da Apicultura na Bahia

Representando a Prefeitura de Juazeiro, o secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Agnaldo Meira, participou nesta quarta-feira (8), no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro, do V Seminário para Desenvolvimento da Apicultura na Bahia (V Apis Expo Mel, Derivados e Equipamentos Apícolas). O evento que encerra amanhã (9) tem como objetivo ampliar o número de apicultores da região, qualificando trabalhadores e integrando produtores, órgãos e instituições ligadas ao setor.

De acordo com a Superintendente Federal da Agricultura na Bahia, Maria Delian Gomes, o evento pretende qualificar os produtores através de palestras e minicursos. “Mais de 15 temas estão sendo abordados por palestrantes experts da área apícola, sem contar nos cursos oferecidos durante todo o evento. A nossa intenção é fazer com que a cadeia se qualifique cada vez mais, e os apicultores dessa região possam comercializar seu produto para o Brasil e até para outros países”, destacou.

A V Apis Expo Mel é uma realização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e da Cooperativa de Apicultores de Campo Alegre de Lourdes; e é coordenado pela Superintendência Federal de Agricultura na Bahia (SFA/BA); Divisão de Politica, produção e Desenvolvimento Agropecuário (DPDAG) e SEBRAE. A Prefeitura de Juazeiro e mais 21 instituições e órgãos são parceiros do evento que acontece pela primeira vez na cidade e já reuniu mais de 700 pessoas, entre produtores de mel da agricultura familiar e profissionais do setor.

Lene Radina Ascom Seadruma
publicado em 09 de Junho / 2011 às 12:10

Deputados e a população de distritos se unem pela criação de novos municípios em PE

Uma comitiva formada por deputados estaduais e integrantes do movimento em defesa das emancipações dos distritos em Pernambuco desembarca quarta-feira, dia 15 em Brasília para saber do Congresso qual o posicionamento de deputados e senadores sobre a regulamentação da criação de novos municípios no país.Junto com a Assemblei Legislativa do Estado, outros parlamentos estaduais também se farão presentes.

A pauta também será pressionar deputados e senadores no Congresso Nacional a votarem o Projeto de Lei Complementar de autoria do senador Morazildo Cavalcanti (PTB/RR) que dispõe sobre a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios, regulamentando o paragrafo 4º do artigo 18 da Constituição Federal, devolvendo as Assembleias e Estado o direito de criar novas cidades. Das 31 matérias que tramitam no Congresso, o texto do senador de Roraima é o que já está em estágio mais avançado para a votação em plenário.

A decisão saiu da audiência pública sobre as emancipações no Estado realizada na tarde desta quarta-feira, dia 8, na Assembleia, durante reunião ordinária da Comissão de Negócios Municipais que é presidida pelo deputado Odacy Amorim, do PSB. “Entrei na Comissão com o intuito de caminhar com as emancipações em Pernambuco e vamos saber em Brasília quem está junto com a gente, deputados estaduais e população, nessa causa. O Congresso precisa dizer se é contra ou não. O que não pode é não se posicionar e deixar milhares de pessoas aguardando uma decisão ”, disse o parlamentar. Odacy apresentou na semana passada um projeto de lei que pretende dá a Alepe a prerrogativa de iniciar estudos de viabilidade econômica dos distritos que pleiteiam a independência das suas sedes. São 23 projetos já apresentados na Casa Joaquim Nabuco de distritos de varias regiões do Estado que buscas a emancipação.

Cinara Marques Asscom
publicado em 09 de Junho / 2011 às 11:40

80 anos de João Gilberto - Tudo pronto para a homenagem ao mais ilustre juazeirense

Nesta quinta-feira (9), a Prefeitura de Juazeiro dá início à série de homenagens aos 80 anos do mundialmente famoso João Gilberto Pereira Prado de Oliveira, considerado pela crítica especializada como um dos mais geniais músicos brasileiros da história. E para dar o tom e trazer o clima do estilo musical criado por João, o renomado maestro Aderbal Duarte estará na cidade ministrando oficina de harmonização em bossa nova, às 15 horas, e apresentando uma aula-show, às 20 horas, no Centro de Cultura João Gilberto.

Nascido no dia 10 junho de 1931, o filho de Dona Patú revolucionou a MPB ao reinventar o jeito de tocar e de cantar o samba e há mais de 50 anos é aclamado por músicos e críticos de todo o mundo. A homenagem no dia do aniversário de João continuará na sexta-feira com uma missa na Catedral, às 19 horas, culminando com shows na Orla Nova a partir das 20 horas, com destaque para a aguardada apresentação de João Bosco e banda. A paulistana Regina Benedetti e músicos locais completarão a grade musical.

Confira a programação

Quinta-feira (9) – Centro de Cultura João Gilberto

Oficina de harmonização com o maestro Aderbal Duarte – 15h
Aula-show com o maestro Aderbal Duarte – 20h

Sexta-feira (10) –

CatedralMissa em ação de graças em homenagem ao aniversário de João Gilberto – 19h

Sexta-feira (10) –

Orla Nova (Shows) – A partir das 20h
Fred Pontes e Fernanda Maia
Regina Benedetti
Aderbal Duarte
João Bosco
Xibiu‏

publicado em 09 de Junho / 2011 às 11:00

Mais de dez mil empregos serão gerados durante o São João de Petrolina

Além de muito forró, delícias típicas dos festejos juninos e uma grande animação, o ‘São João do Vale – Petrolina é uma Festa Só’, ainda deve proporcionar um considerável aquecimento no comércio local. Com a expectativa de receber 40 mil pessoas por dia, o São João promete alavancar as vendas neste período. De acordo com o diretor da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina, Valdivio Vieira, a expectativa é que só no comércio sejam criados cerca de 500 contratações neste período, além do aumento nas vendas. “Acreditamos que haja um aumento de 11% nas vendas das lojas do centro da cidade e 20% no shopping”, informou. 

O vice-prefeito Domingos Sávio revelou que a rede hoteleira também aposta em um grande número de reservas para este período. “Neste ano, faremos uma festa grandiosa, por isso, a expectativa dos hotéis é que haja uma média de 80% de ocupação para o período do nosso ‘São João do Vale”, destacou. Com a expectativa de realizar o melhor São João da história de Petrolina, além de criar mais de 10 mil empregos nos 10 polos, o prefeito Julio Lossio ressaltou antecipadamente sua alegria no sucesso da festa. “Iremos realizar uma festa bonita, com toda uma estrutura para atender os turistas e a população local, oferecendo um atendimento de qualidade aos visitantes, e muita diversão para a população. Além disso, a festa proporcionará a geração de renda com as contratações temporárias e o aquecimento das vendas no comércio”, salientou Lossio.

Mirela Costa Secom PMP
publicado em 09 de Junho / 2011 às 10:30

Obras da ponte: Professora de Juazeiro denuncia o que considera discriminação de classe

A Professora Socorro Honda, que reside na Travessa das Rosas em Juazeiro, em contato com o blog na tarde desta quarta-feira (08), denunciou o que considera uma discriminação de classe: a liberação da subida da ponte apenas para alguns tipos de profissionais.

Segundo ela, na quarta-feira(08), por volta das 15h30min, quando se deslocava para aplicar provas na escola Padre Manoel de Paiva Neto, em Petrolina, tomou a fila que dá acesso à rampa, que parecia liberada em face de veículos estarem passando pelo local, quando foi interrompida pelo guarda municipal. Depois de questionar o porquê de o carro à frente ter sido liberado e o dela não, Socorro diz que o Guarda, de forma irônica, teria questionado se ela era médica.

“Sou professora e não aceito este tipo de discriminação”, disse ao Blog. “Quer dizer que um médico indo ao Shopping, ou ao seu consultório, pode passar apresentando uma credencial de médico e uma professora indo ao trabalho, não pode? Isso é uma discriminação que fere a constituição. Somos iguais perante a lei, temos os mesmos direitos e as mesmas obrigações,” disse.

A professora, bastante indignada cobrou uma resposta por parte das autoridades de trânsito no município.

publicado em 09 de Junho / 2011 às 09:40

Aleluia diz que José Ronaldo continua no DEM

“Conversamos muito sobre política, especificamente da Bahia”, disse o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, sobre o encontro com o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), na tarde desta terça-feira (08/05).

Segundo o líder oposicionista, houve o consenso entre os dois da necessidade de manter o diálogo com todas as forças políticas baianas. “Claro que existem algumas que são mais difíceis, mas o que José Ronaldo está fazendo é exatamente conversar com todos. Ainda assim ele vai continuar no Democratas, pois não declarou nenhum interesse contrário”, afirmou.

Aleluia desmentiu os boatos de que José Ronaldo sairia do partido e estaria indo para o PP. “Pelo contrário. Ele continua conosco. É um aliado muito importante do Democratas, além de ser uma figura muito respeitada e querida”.

Ascom DEM
publicado em 09 de Junho / 2011 às 09:10

SESI JUAZEIRO REALIZA CAMPANHA DE MOBILIZAÇÃO DO PROGRAMA DE ELEVAÇÃO DE ESCOLARIDADE

O SESI Bahia estará realizando Campanha de Mobilização do Programa de Elevação de Escolaridade direcionada a trabalhadores da indústria e seus dependentes. A campanha tem como objetivo mobilizar jovens e adultos para estudar, na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos (EJA). É uma modalidade de Educação Básica, orientada a pessoas que não fizeram seus cursos na idade comumente observada nos cursos da Educação Básica (Ensino Fundamental - antigo 1º grau, de 7 a 14 anos e Ensino Médio - antigo 2º grau, de 15 a 18 anos). As pessoas interessadas devem procurar a unidade do SESI em Juazeiro, Rodovia Lomanto Junior S/N.

Maiores Informações: Glícia da Cunha Monteiro – Relações com Mercado (74)2102-7114 | (74)8824-7129 ou Willany da Cunha Reis – Analista de Processo Operacional II - Educação (74) 2102-7129 / 8819-2602; willanyc@fieb.org.br

publicado em 09 de Junho / 2011 às 08:40

Polícia prende falsos odontólogos em Exú

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou ontem (08/06), uma operação para coibir o exercício ilegal da profissão de odontólogo na cidade de Exu. Na ocasião foram presos as pessoas de Antonio Lopes de Lima, conhecido popularmente como "Antonio de Bebé" e José Ulisses Parente, conhecido por "Zé Pacu". A polícia chegou aos suspeitos após denuncia do Conselho Regional de Odontologia do Estado do Pernambuco - CROPE, afirmando que eles estavam exercendo irregularmente a profissão.

Durante a ação policial os consultórios estavam em pleno funcionamento e os dois acusados estavam realizando tratamento dentário, atividade típica de profissional que participou de curso de graduação de nível superior em odontologia, em seus pseudos consultórios odontológicos.

Nos consultórios foram encontrados, equipamento completo de atendimentos dentário, tais como cadeira odontológica, instrumentos motorizados, medicação dentária, estufas, materiais protético, além de agendas, prontuários e orçamentos dentários. Todo o material foi apreendido, e os imputados foram conduzidos a Delegacia de Polícia Exú, onde todas as medidas legais foram realizadas.

Por Jucianna Kelly Terto
publicado em 09 de Junho / 2011 às 08:10

Deputado Roberto Carlos e o prefeito de Gongogi agradecem empenho de Otto Alencar

Na última terça-feira (07), o deputado Roberto Carlos (PDT) promoveu uma audiência entre o prefeito de Gongogi, Altamirando de Jesus (Sapão) e o vice-governador e secretário de infraestrutura, Otto Alencar. Na oportunidade, o parlamentar e o prefeito agradeceram o empenho do secretário em atender o pedido de liberação da obra que vai recuperar a BA-120, principal estrada da cidade. “Estivemos como secretário no início deste ano para apresentar o pedido de reforma da BA-120 que imediatamente tomou todas as medidas para a liberação da obra. A Bahia precisa de homens como Otto, homens com vontade para trabalhar”, pontuou o deputado Roberto Carlos que teve seu discurso firmado pelo prefeito Sapão.

Lisandra Lopes Ascom
publicado em 09 de Junho / 2011 às 07:40

DIRIGENTE DA FIEBA TEM PROJETOS PARA AMPLIAR A CULTURA DA CANA

Empresário Carlos Gilberto Farias discute com Pedro Alcantara novas fronteiras do álcool na Bahia

Vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB, o empresário Carlos Gilberto Farias esteve terça-feira (7) com o chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais, Pedro Alcântara, para apresentar ao governo uma proposta de ampliação das fronteiras da cana de açúcar baiana, tendo em vista o interesse que a Petrobrás tem na produção de etanol no estado.

Farias é presidente da Agrovale, usina localizada em Juazeiro que reúne em torno de 90 por cento de tudo que é produzido em açúcar e álcool no Estado.  A empresa trabalha com agricultura irrigada, conseguindo com isso um dos maiores índices de produtividade do país, e gerando algo em torno de 4 mil e 500 empregos diretos nas suas instalações.

O chefe de gabinete da SERIN considerou pertinente a proposta de Farias, lembrando, inclusive, que a Petrobrás é hoje uma das maiores incentivadores da expansão da área plantada de cana de açúcar em território nacional, principalmente porque vem estimulando a produção de etanol até fora do país. O empresário tem projetos que apontam a região do São Francisco como caminho natural para a expansão da cultura no estado e pretende mostrar isso num encontro com o governador Jaques Wagner que já está sendo agendado.

Paulo Renan Ascom Serin
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.