Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 18 de Fevereiro de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 18 de Julho / 2011 às 09:10

Site de entretenimento Portal Zap é homenageado no Baile das Personalidades 2011.

O já tradicional evento Baile das Personalidades promovido pelo colunista social Gileno Dias, aconteceu neste sábado (16) na Chácara Bougainville. Diversas personalidades de vários segmentos receberam o prêmio que reconhece o trabalho dos mesmos em suas áreas, o Portal Zap marcou presença e também foi homenageado no evento. "É muito importante ser reconhecido, ainda mais por pessoas que nós sabemos que fazem a diferença na região, que estão sempre antenados que é o caso do Gileno. Esse prêmio dá um gás ainda maior para continuarmos nessa crescente e trazer sempre mais diversão para o nosso público." disse Bruno Lopes, diretor do Portal que representou todos da equipe do site.

Bruno Lopes recebendo o certificado das mãos de Gileno Dias

Confira a galeria com todas as fotos no site www.portalzap.com

publicado em 18 de Julho / 2011 às 08:40

Projeto prevê aumento da fiscalização popular nos gastos da gestão pública

Está em análise na Câmara um projeto de Lei do deputado Reguffe (PDT-DF) que visa aumentar a transparência nos gastos da gestão pública. O texto defendea liberação de informações sobre a execução orçamentária e financeira de acordo com as regras da Lei de Responsabilidade Fiscal, porém com a inclusão de valores unitários pagos por cada bem ou serviço. Segundo o deputado, o projeto permitirá que a população exerça a fiscalização dos gastos públicos, já que possibilitará a verificação e o controle da aquisição de bens e serviços pelos menores valores do mercado. “Toda a população saberá se o poder público está prezando pela economia de seus gastos, ao se comparar com os valores dos bens e serviços praticados no mercado”, afirma. (Cláudio Humberto Foto: Beto Oliveira)

publicado em 18 de Julho / 2011 às 08:10

Compesa realiza novas interligações no bairro Vila Eduardo em Petrolina

Com o objetivo de reforçar o abastecimento e regularizar as pressões da área a Compesa estará nesta terça feira (19), a partir das 8 horas, realizando intervenções no bairro Vila Eduardo. No local serão executados os serviços de interligação na rede de 300 milímetros de diâmetro da Rua da Imperatriz. Durante a realização dos serviços o abastecimento será paralisado nos bairros: Vila Eduardo, Nova York, Alto Cheiroso, Vila dos Imbiras, Vila dos Ingás, Condomínios Iate Clube, Água Viva e Sol Nascente, Vila dos Oficiais, Jatobá, Fernando Idalino e Henrique Leite. A previsão é de que o sistema seja reativado a partir das 18h, quando será iniciado o processo de regularização do abastecimento. A companhia estabelece um prazo de 48 horas para que o sistema seja totalmente normalizado.

Ascom Compesa Foto Ilustrativa
publicado em 18 de Julho / 2011 às 07:40

AURÉLIO CAVALCANTE DEIXA PREFEITURA DE JUAZEIRO

O executivo Aurélio Cavalcante, que estava atuando na Assessoria de Gabinete do Prefeito Isaac Carvalho não mais faz parte da equipe da Prefeitura Municipal de Juazeiro. Aurélio pediu demissão semana passada sem explicar as razões que o levaram a deixar o cargo. Ao comunicar o seu afastamento, Aurélio informou ao Prefeito que está voltando para a iniciativa privada e agradeceu a confiança depositada nele pelo prefeito e por toda equipe de Governo.

Ele foi convidado para Secretaria de Serviços Públicos (SESP) e após inúmeras ações que contemplaram os diversos bairros periféricos da cidade, estranhamente foi convidado para assumir Assessoria Especial no gabinete do prefeito. Agora também de forma surpreendente e sem maiores explicações, deixa o governo com a mesma rapidez com que entrou.

publicado em 18 de Julho / 2011 às 07:00

Sobradinho: Conferência Municipal de Saúde reúne gestores, lideranças e profissionais para construir novas propostas para o SUS

Visando reafirmar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizaram, durante os dias 14 e 15, a III Conferência Municipal de Saúde. A abertura do evento ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores. Participaram do evento as autoridades locais, profissionais de saúde, agentes comunitários, professores, sindicatos, organizações não governamentais e usuários. Neste ano, o encontro teve como tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública e Patrimônio do Povo Brasileiro”, com palestras, mesas de debates, apresentações de trabalhos sobre a realidade da saúdeno município. A Conferência reuniu cerca de 140 pessoas que participaram de discussões e deliberações sobre políticas públicas de saúde do município, com o propósito de melhorar a qualidade dos serviços de saúde disponibilizados na cidade.

A secretária de Saúde, Nadja Maria destacou sua satisfação em estar envolvida com a saúde pública em Sobradinho e de participar da Conferência Municipal de Saúde, para a discussão de diretrizes das ações e propostas para melhorias no setor. “Esse é um espaço democrático e todos vocês devem participar. O prefeito Genilson Silva (PT), tem investido na saúde desde o início da sua gestão, avançamos muitos, mas temos que fazer muito mais”, disse. Por sua vez, o vereador Manoel Messias saudou a mesa e agradeceu a presença de todas as pessoas que estavam presentes. “Que bom ter vocês aqui, nesse momento nos teremos a oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre os trabalhos desenvolvidos pelo SUS, esse é um momento oportuno e de tirar as nossas dúvidas. Aproveitem”.

Na oportunidade a responsável pelo projeto mobiliza SUS, Maria de Lurdes de Oliveira Dias leu textos e fez comparações com relação aos atendimentos feitos pelo SUS. “Estou muito feliz em participar desse evento, aqui será avaliado o que nos temos com relação ao SUS, em seguida iremos ver o que podemos melhorar no trabalho que vendo realizado aqui em Sobradinho. Boa conferência a todos”, falou. O chefe de Gabinete, Raimundo Nonato de Oliveira, representando o Prefeito Genilson Silva deu boas vindas e parabenizou todos os profissionais que estavam presentes. “Parabenizo a todos os profissionais de saúde pelo belíssimo trabalho que vem sendo executado no município a frente da Secretária de Saúde e em especial a nossa Secretária Nadja. A saúde de Sobradinho hoje tem índice positivos que significam acima de tudo a responsabilidade plena desse governo, mas também a capacidade dos profissionais de saúde no atendimento a população”.

Ascom Sobradinho/ Thalita Bezerra
publicado em 18 de Julho / 2011 às 06:30

Unimed VSF oferece palestra e exames no Dia Internacional do Homem

Para comemorar o Dia Internacional do Homem, sexta-feira (15), a Unimed Vale do São Francisco ofereceu aos seus colaboradores uma palestra sobre a saúde do homem, realizada no auditório Dr. Alírio Brandão – sede da cooperativa médica. Durante o evento os funcionários também puderam aferir a pressão arterial e verificar a taxa de glicemia e a circunferência abdominal. Com o tema: Reflexões sobre a saúde masculina, o clínico infectologista, Luiz Gustavo, falou sobre as causas mais frequentes de morte dos homens, desde a infância até a senilidade. “Algumas pesquisas afirmam que o organismo do homem é mais frágil, por isso, na infância, por exemplo, os meninos são menos resistentes às doenças infectocontagiosas, assim como os idosos sofrem mais com a incidência de cânceres”, comenta. 

Dados do Ministério da Saúde mostram que a expectativa de vida do homem é, em média, oito anos menor que a da mulher. “Os homens morrem mais porque vão menos ao médico e abusam dos maus hábitos como o tabagismo e o sedentarismo. Além disso, também verificamos a incidência de fatores externos como acidentes e a violência”, explica Luiz Gustavo. De acordo com a pesquisa só em 2009, no Brasil morreram 471.389 mil mulheres e 631.225 mil homens e as principais causas da mortalidade masculina são as doenças isquêmicas do coração, as cerebrovasculares e os homicídios.

Na ocasião, o médico também apontou sugestões para melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade masculina. Como evitar o excesso de sal, bebidas alcoólicas, gorduras e doces; praticar atividade física de três a cinco vezes por semana; consumir mais frutas, verduras e grão diariamente; beber três litros de água por dia; dedicar um tempo ao lazer e visitar o médico pelo menos uma vez ao ano.

Clas Comunicação
publicado em 17 de Julho / 2011 às 23:00

O mergulho fatal

Vou diversificar um pouco o tema e retornar ao cotidiano, sempre muito rico em histórias que quebram a rigidez das notícias e fatos diários, principalmente quando os últimos noticiários nos remetem a mensurar qual Ministro que sai é mais corrupto que o outro. Este tema merece retorno em outra ocasião.

Assim, resolvi rebuscar os arquivos da mente e eis que retornou à lembrança o sucedido a um caro amigo e que me fez dar boas risadas. Sabe-se que nos bate-papos das rodas de amigos, principalmente naqueles instantes em que as substâncias energéticas da cevada, do delicioso vinho do Vale do São Francisco ou o destilado do malte escocês começam a fazer o efeito estimulador da imaginação dos mais ecléticos contadores de casos, ouvimos histórias verdadeiras e aquelas fruto da pura criatividade, sempre com ênfase nas narrativas com forte dose de humor. Quase sempre o contador dos casos elege alguém como personagem principal do teatro que se desenrola naquele momento, provocando explosão de risos dos integrantes do grupo e motivando ainda mais o consumo etílico.

É nessas ocasiões que nos contam casos absurdos e esdrúxulos, indicando que circunstâncias e situações imprevisíveis pregam verdadeiras peças nas pessoas, às vezes deixando marcas profundas e difíceis de serem apagadas. Foi assim que durante a Exposição de Caprinos e Ovinos de Uauá, em momento de grande descontração e reencontro de pessoas amigas conhecidas em eventos anteriores, ouvi a narrativa que inspirou o tema desta crônica, contada com muito humor por um jornalista visitante, cujo fato envolve um amigo comum.

Luizão Dagoméia (nome fictício), o personagem, participava de uma agradável farra em determinada Expo-FENAGRO da Capital, degustando um bode assado regado a certo líquido que “desce redondo”, quando o dito sentiu aquela vontade incontrolável de esvaziar a pipa e se dirigiu ao banheiro. Como sempre acontece nessas horas de aperto, o inevitável aconteceu. Banheiro lotado e reduzida capacidade de tolerância para esperar. Como o baiano tem sempre a solução imediata para esse tipo de problema, como nenhum outro povo, acostumado que é à mijadinha pública sem qualquer cerimônia – prática hoje condenada como crime por nova lei do município de Salvador - o Dagoméia circundou as instalações mais próximas, à procura de um pouco de penumbra ou mesmo escuridão total, para assim descarregar as inutilidades que havia ingerido.

Enquanto estava fora, o celular e sua pasta de trabalho foram guardados pelos amigos de farra e somente três horas depois os objetos foram lembrados pelo mijão, que tentou localizá-los através de uma chamada desesperada. Questionado pelos amigos do por que do seu desaparecimento, o fujão passou a contar a sua tragédia.

        - Vocês nem imaginam o que me aconteceu! Como o sanitário estava cheio, circulei em volta à procura de um lugar seguro para o descarrego desejado, foi quando vislumbrei uma réstia de luar entre duas paredes indicando que ali adiante havia uma laje de cimento que brilhava, certamente um porto seguro de apoio para o tão esperado alívio.

        - E o que isso tem a ver com o seu desaparecimento por tão longo tempo?

        - Aí é que está o problema! Comecei a descer o éclair da calça com sofreguidão e, ao invés do alívio esperado, de repente me senti como se afogasse num profundo mergulho em águas poluídas, pura fedentina, em meio a dejetos meio sólidos!... Que tragédia!... Que merda!... Acabara de cair de corpo inteiro numa fossa que estava aberta! Submergi até o último fio de cabelo!

- E aí parceiro, como se saiu dessa?

- Literalmente, tive de aprender a nadar na merda! Ao sair, imundo, caminhei em direção ao carro, deixando os rastros no solo por onde passava. Entrei no meu veículo que ficou inutilizado com tamanha imundície e me dirigi a casa. Sem celular, nada pude comunicar à família e assim a escuridão da noite me trouxe a proteção para chegar até o chuveiro situado nos fundos da casa. Que alívio!

O leitor pode imaginar como foi difícil concluir esta crônica, elaborada sob risos intensos, imaginando a figura do Luizão Dagoméia lutando para se ver livre de tão indesejáveis excrementos.

Agenor Santos - Bacharel em Administração de Empresas – agenor_santos@ig.com.br

publicado em 17 de Julho / 2011 às 22:00

PSDB priorizará projetos sociais e esclarecimento de denúncias de corrupção

Duarte Nogueira (SP) e Vanderlei Macris (SP)

O esclarecimento das denúncias de corrupção envolvendo ministros do governo Dilma Rousseff e a aprovação de projetos de interesse da sociedade brasileira serão bandeiras do PSDB no segundo semestre. Essa é a avaliação do líder tucano na Câmara, Duarte Nogueira (SP), e do deputado Vanderlei Macris (SP). Os parlamentares reprovaram a administração da presidente nesse primeiro semestre e garantem que o partido impedirá que o Executivo retire a prerrogativa do Congresso de legislar, como aconteceu com a enxurrada de medidas provisórias editadas pela petista, muitas prejudiciais ao Brasil.

Entre os prováveis temas de votação, estão a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 300/08), que institui piso salarial nacional para policiais e bombeiros, e a regulamentação da Emenda 29, que destina novos recursos para a saúde. O líder defende a apreciação da proposta que amplia o Supersimples, o regime especial de tributação para micro e pequenas empresas (PLP 591/10), e o projeto do Vale Cultura. O benefício de R$ 50 por mês incentivaria o acesso a produções culturais, podendo inserir R$ 7 bilhões no setor em até dez anos.

publicado em 17 de Julho / 2011 às 21:00

Ranilson Ramos visita Bodocó e se reúne com produtores de queijo locais

O prefeito do município de Bodocó, Brivaldo Alves, recebeu a visita do secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, Ranilson Ramos, no domingo (10) para assinatura de um convênio destinando recursos para a terceira edição da Expoleite. Hoje (17), o secretário visitou novamente a cidade, desta vez, acompanhado da gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo, para uma reunião com todos os produtores de queijo de Bodocó. A reunião aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos (CCI).  Logo após, eles visitaram duas fábricas de queijo, além de conhecer a implantação do Programa Balde Cheio no município. Ranilson elegeu como prioridade realizar a reunião em Bodocó antes mesmo da Audiência Pública, que acontecerá no próximo dia 20 na Câmara de Vereadores de Petrolina, com a presença do Ministério Público, onde serão tratados os problemas relacionados à comercialização de queijos em Petrolina.

publicado em 17 de Julho / 2011 às 20:00

PREFEITO DE PETROLINA VAI RECEBER COMISSÃO DE EMANCIPAÇÃO DE IZACOLANDIA

A comissão que busca a emancipação de Izacolândia vai ser recebida pelo prefeito de Petrolina Julio Lóssio, na primeira semana de agosto, para tratar da criação da nova cidade. Apesar de não ter ainda o território demarcado, a população clama pela criação de um novo município, entendendo ser a saída para que a população envolvida tenha mais oportunidade na investida do poder público.

A comissão já percorreu outros estados fortalecendo as lutas na defesa da regulamentação do Artigo 18, parágrafo 4º da Constituição Federal que ainda permanece sem a edição da lei complementar federal requisitada pela emenda 15/96 que tirou dos estados brasileiros o direito de legislar sobre o tema. A comissão já esteve em duas oportunidades em Recife, duas vezes em Brasília, e por ultimo na câmara de vereadores de Petrolina, onde obteve apoio dos edis, sendo aprovada uma moção que pede uma frente parlamentar para tratar da criação do município de Izacolandia.

A comissão, através do presidente Júlio César que também representa os demais distritos de Pernambuco e faz parte da comissão nacional que defende as emancipações, realiza estudos técnicos ao quesito população definido pela proposta do governo, pois o entendimento é que o país tenha critérios objetivos para assim evitar a farra da criação de municípios. A comissão do Distrito espera que o desejo da maioria seja respaldado pelo prefeito de Petrolina, pois a demarcação do território é um ponto chave para estabelecer a região da nova cidade.

publicado em 17 de Julho / 2011 às 19:30

BRASIL ESTÁ FORA DA COPA AMERICA E JAPÃO VENCE MUNDIAL FEMININO DE FUTEBOL

COPA AMÉRICA

Brasil perde nos pênaltis para o Paraguai e está fora da Copa América. Os pentacampeões mundiais exageram nos erros de finalização e consagraram o goleiro Justo Villar, enquanto a bola rolou, neste domingo em La Plata. Após o 0 a 0, os paraguaios levaram a melhor na disputa por pênaltis e ganharam por 2 a 0, eliminando o Brasil da Copa América nas quartas de final.

O time de Mano Menezes obteve a proeza de errar as quatro cobranças de pênalti, sendo três delas para fora, em chutes grotescos de Elano, André Santos e Fred. Thiago Silva parou em Villar. Já o Paraguai, diante da pontaria bisonha do rival sul-americano, só precisou colocar duas bolas na rede.

MUNDIAL FEMININO

Em uma final inédita, o Japão mostrou superação para vencer os EUA nos pênaltis depois de estar por duas vezes atrás no placar durante o empate por 2 a 2 no tempo regulamentar e na prorrogação. As experientes jogadoras norte-americanas sentiram a pressão e erraram três cobranças, enquanto o Japão errou apenas uma.

Foi o primeiro título conquistado pelo Japão e os EUA perderam a chance de confirmar a hegemonia na modalidade. Com a derrota, a seleção norte-americana está empatada com a Alemanha, com dois títulos mundiais cada. (Com informações do Uol Fotos: AFP)

publicado em 17 de Julho / 2011 às 19:00

Passos beneficiou empreiteiras que fizeram doações milionárias ao PR

Foto
PASSOS: OBRAS NA LISTA DAS IRREGULARES

 

A revista IstoÉ desta semana publica reportagem de Claudio Dantas Sequeira e Lucio Vaz revelando que empreiteiras beneficiadas pelo ministro Paulo Sérgio Passos (Transportes) na liberação de R$ 78 milhões para obras irregulares, doaram mais de R$ 5 milhões a candidatos do PR nas eleições do ano passado. Segundo a revista Os empreendimentos constavam da lista de irregularidades graves do Tribunal de Contas da União, que identificou pagamentos antecipados, ausência de projeto executivo, fiscalização omissa e, é claro, superfaturamento. (Com informações de Cláudio Humberto)

publicado em 17 de Julho / 2011 às 18:00

14 personalidades receberam o título de cidadania uauaense sexta (15)

A Câmara de Vereadores realizou sexta-feira (15), sessão solene para a entrega de títulos de cidadania uauense a diversas personalidades. A solenidade aconteceu, no Plenário Pedro Ferreira Sobrinho, na sede do Poder Legislativo Municipal, localizado na Praça São João Batista. Os Vereadores destacaram a importância de cada título concebido aos filhos adotivos de Uauá. O prefeito Jorge Lôbo e o vice Pepé, prestigiaram a solenidade. Os novos cidadãos uauaenses homenageados usaram a tribuna e agradeceram a comenda. O acontecimento foi encerrado com as palavras do Presidente da Câmara, Vereador João Alves, que agradeceu a todos pela presença e colaboração.

Homenageados:

Alex dos Santos Andrade
Antônio Carlos Santos Moura
Cosme Alves dos Reis
Domingos Caetano da Silva Neto
Dr. André Andrade vieira
Edson Lopes do Couto
Gildemar Sena de Oliveira
Hélio Alves Cardoso de Assis
Jeová de Santana Almeida
Josivan bezerra de Araújo
Miguel Andrade de Jesus
Orlando mota Sampaio
Prof. Roberto Nunes Dantas
Prof. Manoel Antônio dos Santos Neto

Informações e Fotos: Ferinha/do umbuzada.com
publicado em 17 de Julho / 2011 às 17:00

Curaçá e sua Câmara

Com o título "Curaçá e sua Câmara", o jornalista e colunista do jornal Correio da Bahia Emmerson José divulgou a seguinte matéria neste sábado (16) com o seguinte teor: O ex-presidente da Câmara Municipal de Curaçá, no Norte da Bahia, está na mira do Ministério Público Estadual e do Tribunal de Contas dos Municípios, segundo vereadores da cidade. Os parlamentares curaçaenses formaram uma comissão, liderada pelo novo presidente, Valberto Matos (PSDB), e acusam o ex-presidente, Reginaldo Monteiro (PTC), de descontar a contribuição previdenciária nos salários dos servidores da Câmara e não repassar os valores recolhidos nos meses de junho a dezembro do ano passado ao INSS.

A acusação levada ao MP é de apropriação indébita. “A cidade é muito pobre e isso não pode ficar assim. O rombo pode chegar a R$ 146 mil”, reclama um dos parlamentares, afirmando que também não houve uma série de pagamentos de outras contas na gestão de Reginaldo, a exemplo de luz, Correios e telefone. Com a palavra, o ex-presidente. (Correio)

publicado em 17 de Julho / 2011 às 16:00

Acidente com ônibus da banda 14 Bis mata uma pessoa em MG

Um acidente com o ônibus da banda 14 Bis matou uma pessoa na manhã deste domingo (17) na BR-381 em Caeté, na Região Central de Minas Gerais. O Corpo de Bombeiros não soube informar se os cantores do conjunto estavam no veículo.

De acordo com os bombeiros, outras três pessoas foram atendidas no local e levadas para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte. Ainda segundo os bombeiros, o motorista do ônibus perdeu o controle do veículo e caiu em uma ribanceira.

G1 (Foto: Sylvio Coutinho/14bis.com.br)
publicado em 17 de Julho / 2011 às 15:00

133 ANOS DE JUAZEIRO

O meu nome é Lucien Paulo, sou de uma cidade, às margens direita do rio São Francisco, no interior da Bahia, chamada Juazeiro. Eu já estava cansado de ouvir falar que a melhor coisa de minha cidade era a vista de outra com seus prédios altos. Não suportava mais ouvir nos veículos de comunicação o quanto a vizinha pernambucana era perfeita, suas avenidas largas, seu shopping majestoso, seus políticos dedicados.

Cansei de ouvir: O River é o shopping, o Águas Center é o Junior. Olhava para o rosto do povo do outro lado e via neles tanto ou mais progresso do que na face de nós juazeirenses. Centro de Convenções, suntuosos viadutos, biblioteca futurística, belíssima orla, avenidas lindas, enormes projetos de irrigação, aeroporto internacional, universidade de medicina, além de outras, e para completar um são joão monumental.

Juazeirense visceral, resolvi passar uns dias nessa quase metrópole para ver de perto essa desigualdade que tanto nos incomoda. Pensei até em me mudar para o torrão pernambucano. Peguei a barquinha e fiz a minha travessia quase turística, desembarquei na casa de um amigo, na Avenida Souza Filho. Era uma segunda-feira e passei o dia caminhando pelas ruas cheias de gente que eu não conhecia, me senti um anônimo veneziano.

 Durante a semana visitei a maioria das suntuosas obras que tanto enaltece a grande cidade, percebi que a noite era uma tortura, depois das 22 horas, era um deserto. Onde estaria o povo que faz dessa cidade uma das mais populosas do Pernambuco?

Na sexta-feira cheguei à orla quase as cinco da tarde e percebi que o por do sol era diferente, olhei para Juazeiro e o meu coração ficou aos pulos, não conseguia entender que angústia me tomava e comecei a enxergar uma Juazeiro que poucas pessoas conhecem, mas que involuntariamente mora na minha alma senti arrepios.

Como vou viver sem meus amigos? Sem as pessoas que me cumprimentam? Sem as lembranças de Gustavinho e as tiradas de João Doido? Sem o acarajé de Neidinha, sem os freqüentadores de plantão do Bar de Manelão, sem a efervescência da orla, sem os acordes de Xibiu e seu 5.0. Como viver sem a alegria do Armazém Café, e o por do sol no Buraco de Calú? Como viver sem as brigas políticas e o Hino de Nossa Senhora das Grotas? Sem a Ilha do Rodeadoro e as peripécias de Seu Né e Zé Nilton? Como iria viver sem os comentários maliciosos de desafetos no Blog do Geraldo José? Sem as matérias do Jornal de Paganini, do Ação Popular e da Folha do São Francisco? Não poderia viver sem o povo mais bonito e mais alegre do País? Em Juazeiro as ruas são feitas de gente e não de concreto, em Juazeiro a terra produziu filhos em outros lugares, em três décadas a minha terra mandou três grandes desportistas para o mundo (Luiz Pereira, Nunes e Daniel Alves), e aqui continuam brilhando em todas as constelações as estrelas de Dozinho, Artur Lima, Caboclinho, Feijão, Damião, Baé, Carlitão e o maestro da bola, Bengalinha que deram vida ao nosso estádio AdautoMorais.

Foi saindo de Juazeiro que Ivete deu acordes de magia à música do mundo, e João criou a bossa, como vou viver sem ouvir Mauriçola em parceria com Assunção cantar que É Imperativo Amar, mesmo a Preta Pretinha de Luiz Galvão. Sem O forró de Sérgio, Raimundinho, Tinho, Wanderlei e Flávio Baião.

Onde vou encontrar a inteligência de tantos jovens que derramam saber? Como suportarei a ausência de um carnaval que iguala todos os homens na crítica e na alegria? Ainda sinto o vibrar dos tambores e repiques da Cacumbú, Voz do São Francisco, Piratas Rei do Samba, Pirados do Alto e Imperatriz Juazeirense, nos intervalos desfile dos blocos, Os Inofensivos, Pacíficos da Vila, Tombantes, Turma do Bêco da Porrada e Se Cair Fica.

Revolvo as cinzas e encontro a irreverência de Mato Grosso, Nêgo Dedê, Hilton Bolão e seu Sax, além dos carros alegóricos que faziam de Juazeiro o quinto carnaval do Brasil.

Como viver sem os questionamentos com Negão do Edson, Adalberto Mariano, Geraldo José e Cida, Wilson Duarte (O Brocoió) na orla sob o olhar distante do  Nêgo D’agua, edificado pelo artista juazeirense Lêdo Ivo?

Não é possível, viver sem os acordes de Targino, a poesia de Manuca, o Grupo Juá multicultural, o teatro de Hertz Felix e Devilles! Nem pensar. Não agüentaria deixar de discutir com meus pares a lembrança de Orlando Pontes meu quase pai, Ermi Ferrari, Edilberto Trigueiros, Edson Ribeiro, Jorge Duarte, Zé Custódio, Gilberto Bandeira, Ultanor Biquiba Guarani, Raimundo Medrado Primo, Saul Rosa, Pedro Raimundo, Chico Romão, Agostinho Muniz, Edésio Santos sinônimo de Amor e Canção, José Mauricio (Diadorim) e saber que eles e outros continuam vivos nas nossas discussões.

Esses poetas, escritores, professores e compositores orgulharam e orgulham a história de todos os juazeirenses. Viver sem a lembrança dos festivais da AUJ não é viver. Sem as Carrancas, os congos, o Reis de Boi, O Auto da Liberdade a Paixão de Cristo, Penitentes, o Samba de Veio, os Ternos da Professora Dinorá, as apresentações no Centro de Cultura João Gilberto, a genialidade de Neto e Mundinho e o cantar de João Sereno entre tantas outras manifestações que fizeram e fazem de Juazeiro um manancial inesgotável de crenças e cultura.

Não poderia viver sem estar perto do meu Colégio Rui Barbosa onde tanto aprendi com Eusébio Medrado, Edilson Monteiro, Valni, Professora Perpetinha e Wanda Guerra, Alberto Mariano entre tantos mestres do saber, sem passar quase todos os dias pelas calçadas do Colégio Dr. Edson Ribeiro e também reverenciar o Paulo VI e a sua fanfarra magistral, como viveria sem a presença de Antonilio e Antogildo, principalmente de Bebela filha e mãe da educação e cultura da minha terra?

Viver sem a proteção das Carrancas e a visão do Vaporzinho, não é viver. Então senti que vivo no melhor pedaço do Brasil.

A FLOR QUANDO CAI DO GALHO, MORRE DE SAUDADE DA RAIZ. 

Entendi o porquê da minha angustia e enxugando lágrimas de alegria, entrei na barquinha e voltei para Juazeiro, o grande amor da minha vida. Comemorarei todos os dias o seu aniversário até o último dos meus dias.

Lucien Paulo

publicado em 17 de Julho / 2011 às 14:00

CORRIDA ELEITORAL MOVIMENTA MUITOS SEGMENTOS EM JUAZEIRO

Se numa prova caísse essa pergunta: O que estaria motivando tanta gente a se lançar candidato a prefeito nas próximas eleições em Juazeiro?. Qual opção você marcaria? O desejo de servir a terra? O vácuo político com a saída dos caciques? A experiência de Isaac, um novato que chegou ao poder? Ou todas as respostas estão corretas?

Este ano um detalhe parece muito claro: as movimentações estão ocorrendo fora do âmbito dos partidos, com os postulantes ou seus aliados, colocando o nome na praça pra sentir a repercussão.

Nessa balada já surgiram diversos: Wank Medrado, Márcio Jandir, Gilmar Gomes, Dalmir Pedra, Assunção de Castro, Jesus Sangalo e mais recentemente o Produtor de eventos Leonardo Lustosa, o Léo do Pernalonga, que ao que parece pretende disputar com Edson Tanury um possível apoio de Misael Aguilar.

Seguramente esta lista vai aumentar quando os políticos de plantão, e de profissão, começarem a brigar para garantir o seu quinhão. Quem viver verá.

publicado em 17 de Julho / 2011 às 13:00

Casal é preso por matar filha e esconder o corpo em Juazeiro

Um casal foi preso acusado de matar e esconder o corpo da filha, uma criança de cerca de 2 anos, em Juazeiro, segundo informações da polícia local. A prisão aconteceu no início da noite da sexta-feira (15). O corpo da menina Shauane, que teria hoje 2 anos, foi encontrado enterrado próximo ao muro da antiga casa em que os pais viviam depois que Célio Araújo Cruz, 32 anos, pai da criança, confessou o crime. A polícia acredita que o crime tenha acontecido há cerca de um ano.

O crime foi descoberto depois que a Polícia Militar foi até a residência atual do casal, no bairro do Argemiro, após uma denúncia anônima de que havia uma mulher sendo mantida em cárcere privado e que esta estaria tentando se matar. No local, o 3º Batalhão da Polícia Militar encontrou Suzy Pereira, 31 anos, que disse que se mantinha em casa por vontade própria. Neste momento, Célio chegou e a polícia começou a desconfiar do compartamento do casal, que parecia suspeito.

Os dois foram conduzidos até a delegacia, onde acabaram confessando que a filha Shauane estava morta e que eles tinham escondido o corpo da criança no muro da casa onde viviam anteriormente, no bairro do Codevasf. Segundo Célio, que está desempregado, ele não tinha dinheiro para alimentar a família e um dia, em desespero, espancou a mulher e jogou a filha no chão várias vezes, o que teria matado a menina. Depois, Célio escondeu o corpo em uma gaveta do guarda-roupa e posteriormente o casal colocou o cadáver em um buraco perto do muro da casa.

Os dois diziam aos familiares que a menina estava com algum parente do outro lado da família, para tentar disfarçar seu desaparecimento, mas vizinhos também estranhavam o sumiço da criança e o comportamento do casal. Uma perícia irá determinar a exata causa da morte. O casal está no Conjunto Penal de Juazeiro, à disposição da Justiça, e irá responder por lesão corporal seguida de morte e ocultação de cadáver.

publicado em 17 de Julho / 2011 às 12:00

INDIVÍDUOS TOMBAM EM TROCA DE TIROS COM GUARNIÇÃO DA CIPE- CAATINGA EM ABARÉ

Neste sábado, dia 16, por volta das 03h00, Policiais Militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado – Caatinga, realizavam abordagem e patrulhamento na BA-210, quando nas proximidades da cidade de Abaré-BA avistaram um veículo se aproximando, a guarnição desembarcou para efetuar a abordagem, no momento que as luzes do giroflex foram ligadas, identificando a guarnição o referido parou bruscamente e dois elementos saltaram correndo e atirando contra os policiais militares, houve revide e os dois foram baleados. Os suspeitos identificados como Luis Elias Filho e José Ivan Constante Aprígio foram encaminhados ao Hospital da cidade de Abaré e não resistiram aos ferimentos, confirmando-se o óbito de ambos.

Com os elementos foram apreendidas as seguintes armas de fogo: 01 (um) revólver calibre .32 marca INA, oxidado, com capacidade para 6 cartuchos, n° de série 6396, com 2 estojos, 2 cartuchos pinados e dois intactos; 01 (um) revólver calibre .38, marca TAURUS, oxidado, com capacidade para 05 catuchos, nº de série 258493, com 2 estojos e 3 cartuchos intactos; 01 (uma) espingarda de fabricação caseira de grosso calibre.

Os indivíduos estavam no veículo UNO MILLE FIRE prata, modelo 2008, ano de fabricação 2007, placa KJF 1555 de Águas Belas – PE, o documento do veículo em nome de Ivanir Bezerra dos Santos. No interior do veículo havia documentos de outras pessoas, inclusive cartões de banco e talões de cheque e documentos de outros veículos, também foram localizados 03 cartuchos intactos no calibre .32. Todo material apreendido foi apresentado ao Agente de Polícia Civil Flávio Luiz Alves da Silva na delegacia de Polícia Civil de Abaré. Oc. 193-2011.

publicado em 17 de Julho / 2011 às 11:00

WAGNER ABRE MÃO DO SENADO EM 2014

O governador Jaques Wagner (PT) admitiu, em entrevista ao Jornal A Tarde, da edição deste domingo (17), que não disputará o Senado em 2014. “Abro mão de ser senador para manter o grupo unido e seguir com o nosso projeto político”, revelou. Nos planos traçados pelo petista, contudo, está a possibilidade de vir a disputar uma vaga na Câmara Federal, para aglutinar o maior número de apoiadores à eleição do seu sucessor e à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Wagner acredita que ajudará muito mais o seu grupo político como cabo eleitoral nas proporcionais, do que se disputar como senador. Até porque, ressaltou, haverá uma única vaga para o cargo no partido, que certamente pleiteará a cabeça de chapa. “Posso sair deputado federal, porque isso ajudaria meu objetivo central. Se a gente chegar em 2014 bem, e tiver uma possibilidade de eu estar em uma coligação federal, as pessoas vão entender que esta coligação é forte, e, portanto, despertará interesse e me ajudaria a ter elementos para convencer os outros a estar nesta coligação”, revela.

publicado em 17 de Julho / 2011 às 10:00

13ª Festa do Pescador movimentou Sobradinho

Sobradinho teve dia bastante movimentado neste sábado, 16, com as comemorações do Dia do Pescador. A festa, na sua 13ª edição, contou com a presença de caravanas de praticamente todas as colônias de pescadores do Vale do São Francisco. A comunidade do Rodeadouro, em Juazeiro, marcou presença levando quase uma centena de pessoas em barca muito animada e ao som do “Samba de Véio.”

A programação, que se iniciou com missa celebrada na igreja local, culminou com atividades às margens do Rio São Francisco, com competições, apresentação do “Samba de Véio” e muito forró, à noite, com o sanfoneiro Flávio Baião.

publicado em 17 de Julho / 2011 às 09:00

Bodocó realiza 24º edição dos Jogos Escolares

“Bodocó, orgulho de um povo que pratica esportes e elege campeões”, sob este slogan a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza a 24ª edição dos Jogos Escolares de Bodocó (Joesbo). Quatorze escolas, entre elas, duas estaduais, duas da rede privada e doze municipais, participarão das atividades que buscam incentivar cada vez mais a prática de esportes no município.

A solenidade de abertura do evento será realizada na próxima segunda-feira (18), às 19 horas, na Quadra Poliesportiva Francisco Rodrigues Cunha, localizada no bairro São Francisco. Na ocasião, haverá composição de mesa das autoridades, apresentação das delegações, entrada do fogo simbólico dos Jogos Escolares, juramento do atleta, além de apresentações culturais. Futsal, handebol, voleibol, basquete, futebol, provas de atletismo, natação e xadrez integram as modalidades desta edição.

Para o secretário municipal de Educação, Ronaldo Menezes, os Jogos Escolares proporcionam a integração entre os jovens e crianças do município e estimulam a prática saudável de esportes. “Os Jogos Escolares proporcionam a integração entre os nossos jovens e crianças, que, unidos pela prática saudável de esportes, mostram ainda o bom desempenho. É através dos jogos municipais, que os nossos futuros atletas se desenvolvem, podendo representar, de forma bastante positiva, o município de Bodocó em outras cidades e regiões”, disse Ronaldo.

Os Joesbo acontecem até o final da manhã do sábado (23). O encerramento será realizado no mesmo local da solenidade de abertura, às 19 horas, com a entrega de premiação aos atletas vencedores. Logo após, haverá som mecânico. 

Ascom Bodocó
publicado em 17 de Julho / 2011 às 08:00

Sustentabilidade agrícola em pauta no Perímetro Nilo Coelho

A agricultura sustentável foi o tema da Semana do Meio Ambiente 2011 promovida pela Codevasf e a Plantec, empresa responsável pela assistência técnica e extensão rural nos perímetros de irrigação Senador Nilo Coelho e Bebedouro em Petrolina. O evento, realizado quinta-feira (14) no Nilo Coelho, também contou com o apoio do Banco do Nordeste, Embrapa Semiárido, Consea Orgânico, SEBRAE, os Distritos de Irrigação d Nilo e Bebedouro (DINC e DIPIB) e lojas de insumos agroecológicos da região.

Cerca de 300 produtores freqüentaram as estações onde participaram e palestras e assistiram às demonstrações práticas sobre caldas orgânicas, compostagem e coquetéis. Estreante numa Semana do Meio Ambiente, o agricultor Jacinto Pereira Lima, do N6, relata que vai aprofundar os conhecimentos para exercitar práticas sustentáveis no seu lote agrícola, onde já coco, banana e goiaba. Segundo o gerente de Irrigação da Codevasf em Pernambuco, Luiz Manoel de Santana, o cenário contemporâneo tem exigido cada vez mais a produção e comercialização de alimentos mais saudáveis. “Além da redução de gastos, por exemplo, a agricultura sustentável também gera bons indicadores socioambientais com a preservação dos recursos naturais”, destaca Santana.

Ascom Codevasf 3 SR
publicado em 17 de Julho / 2011 às 07:00

Petrolina: Capacitação do Banco do Empreendedor iniciará nesta segunda-feira

Potencializar os beneficiários do Bolsa Família para a geração de renda é o objetivo com que o Banco do Empreendedor inicia a capacitação sobre Educação Financeira entre os dias 18 e 21 de julho, das 14h às 17h, no Centro de Referência de Assistencial Social (CRAS) Dom Avelar, localizado na Avenida da Harmonia, nº 17. Com 50 vagas, o curso terá aulas teóricas e práticas de economia e será ministrado pela instrutora Cléa Pulsa. A capacitação é direcionada para os beneficiários dos bairros atendidos pelos CRAS São Jorge e Dom Avelar: Santa Luzia, Lagoa Seca, Antônio Cassimiro, Vila Eulália, Km 2, Dom Malan, Areia Branca, Vila Aparecida, Terra do Sol, São Jorge, Dom Avelar, IPSEP, Vila Rotary, Padre Cícero, Mandacaru, Loteamento Recife, Vila Marcela, Projetos N6, N7, N8, N9, N10, N11, N12 e Projeto Maria Tereza. 

Lançado no final do mês de abril, o Programa Banco do Empreendedor de Petrolina é o primeiro no estado de Pernambuco e tem como finalidade oportunizar micro e pequenos empreendedores do município a terem acesso a empréstimos sem burocracia e de forma acessível. O Programa é uma iniciativa da Prefeitura de Petrolina em parceria com a Agência de Crédito, que é habilitada pelo Ministério do Trabalho. Os interessados em mais informações podem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), pelo telefone 87 3867-4164. A sede da Sedest está localizada na Rua Valério Pereira, 515, Centro.

Natália Carneiro Secom PMP
publicado em 16 de Julho / 2011 às 23:00

ARTIGO: BRASILEIROS ENDIVIDADOS

Mais de 40% das famílias brasileiras declararam não ter condições de quitar as suas contas atrasadas. Estão endividadas e sem confiança. O encarecimento do crédito e a inflação alta provocando aumento dos juros pelo Banco Central estão deixando muitos brasileiros cada vez mais pessimistas com relação ao atual cenário sócio econômico do país e à capacidade de pagar suas dívidas.

As taxas de inadimplências registraram alta pelo quinto mês consecutivo, ultrapassando o mesmo período de 2010, em quase 10%. Segundo o SPC/Brasil, a inadimplência em 2011 já acumula alta de quase 4%, fatos que inibem a economia de curto prazo, refletida principalmente nas compras de itens de supermercado. A insegurança com relação ao emprego também colabora com a mudança de humor dos domicílios, muita gente perdeu o emprego depois da posse da Presidente Dilma Rousseff que suspendeu a liberação de recursos para muitas obras importantes, a exemplo da Transposição do Rio São Francisco, da Ferrovia Transnordestina e, ainda, recursos do Orçamento Geral da União, referentes a emendas parlamentares.

Apesar desses sinais negativos, as autoridades do governo animam o comércio com informações de que neste segundo semestre que começou agora, vai ter dinheiro do Tesouro para reiniciar todas as obras do Programa de Aceleração do Crescimento, bem como dos restos a pagar, até o mês de setembro.

Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB-PE)

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.