Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 24 de Julho de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 08 de Outubro / 2010 às 07:40

LEITURA DAS URNAS (02)

 

Em conversa com o blog dia passado (07), o deputado estadual Pedro Alcântara (PR), ao fazer uma leitura mais detalhada das urnas nas eleições deste ano em Juazeiro informou que não tem razões nenhuma para se sentir enfraquecido. Ele explicou que obteve votação acima de quase todos os candidatos, entre eles o seu principal oponente Misael Aguilar, o único deputado eleito de Juazeiro, Roberto Carlos; do presidenciável José Serra, do candidato ao governo da Bahia Paulo Souto, bem como dos deputados federais Jorge Khoury e Daniel Almeida. “Só perdi para Joseph Bandeira, para o governador Jaques Wagner e para os candidatos ao Senado cuja estrutura de campanha era bem superior a minha”, justificou o parlamentar. Confira a comparação feira por Alcântara:

Pedro Alcântara 17.240 20,36 %

Misael Aguilar 16.750 19,78%

Roberto Carlos 15.514 18,32 %

José Serra 15.482  16,375

Paulo Souto 12.986 14,32 %

Daniel Almeida 10.156 10.80%

Jorge Khoury 14.304 15,21 %

Ao final da conversa Pedro informou que foi convidado pelo governador reeleito Jacques Wagner para participar de um evento pró Dilma Roussef nesta sexta-feira (08) no Hotel Fiesta em Salvador e também de um reunião de articulação política para a campanha do segundo turno. O evento contará com as presença de Dilma Rouseff, do governador Jacques Wagner, dos senadores eleitos Walter Pinheiro (PT), Lídice da Mata (PSB), além de várias lideranças políticas do cenário estadual e federal. “Fico feliz em ser convidado pelo governador, para esse grande evento. Junto com o prefeito Isaac daremos nossa contribuição nesse segundo turno”, pontua Alcântara. O prefeito de Juazeiro também foi convidado pelo governador e estará presente neste encontro.

publicado em 08 de Outubro / 2010 às 07:10

Inscrições para o vestibular da UNEB terminam nesta sexta (08)

Terminam nesta sexta-feira (08/10) as inscrições para o Processo Seletivo 2011 da Universidade do Estado da Bahia, maior instituição pública de ensino superior do estado. As inscrições devem ser realizadas via internet através do site http://www.vestibular.uneb.br/.

Neste vestibular, a universidade estará disponibilizando 4.301 vagas em 27 cursos na modalidade presencial, sediados nos 24 campi e mais 450 vagas para o bacharelado em Administração Pública na modalidade à distância, implantados em oito pólos de ensino localizados em microrregiões da Bahia. Em juazeiro-BA, o campus III oferecerá um total de 194 vagas, sendo 40 para os cursos de Direito (vespertino), 64 de Pedagogia (noturno e vespertino), 58 de Agronomia (diurno) e 32 vagas para o curso de Jornalismo em Multimeios (vespertino).

Os interessados devem fazer a inscrição exclusivamente no site http://www.vestibular.uneb.br/. A taxa, para os que não conseguiram a isenção, é de R$ 85,00 e deve ser paga preferencialmente nas agências do Banco do Brasil. O pagamento poderá ser efetuado até o dia 11 de outubro (Segunda-feira). As provas do vestibular 2011 serão realizadas nos dias 05 e 06 de dezembro de 2010.

Por Juliane Peixinho/ Agência Multiciência
publicado em 08 de Outubro / 2010 às 07:00

SEBRAE APRESENTA ASSISTÊNCIA GERENCIAL E TECNOLÓGICA PARA PRODUTORES DE JUAZEIRO

 

O SEBRAE/BA em parceria com a FAEB - Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, SENAR e a EMBRAPA Caprinos e Ovinos, estão selecionando produtores de caprinos e ovinos em Juazeiro interessados em ampliar seus conhecimentos na área de tecnologia e gestão do negócio. O objetivo é capacitar continuadamente produtores em condições de melhorar seus rendimentos e expandir seus negócios, que não fazem esse aproveitamento por falta de conhecimento técnico e gerencial. A meta é capacitar continuadamente 160 Produtores Rurais durante três anos na região de Juazeiro.

Para chegar a esse objetivo, a instituição construiu uma metodologia chamada AGETEC - Assistência Gerencial e Tecnológica, que tem como objetivo promover a educação do homem do campo, através da consultoria técnica e gerencial, proporcionando o desenvolvimento de seu negócio e o crescimento econômico, estendendo seus benefícios a toda cadeia produtiva. A AGETEC É um modelo de orientação gerencial e tecnológica, contínua e intensiva, direcionado a grupos de produtores rurais com a mesma atividade produtiva e vinculados a uma agroindústria e no nosso caso estamos com a parceria dos Frigoríficos LAMM e ABATAL. 

Os produtores interessados participarão de uma reunião de apresentação da metodologia e para a adesão de produtores rurais da sede de Juazeiro, que acontecerá na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro - ACIAJ, nesta sexta-feira,08, às 19h30.

publicado em 08 de Outubro / 2010 às 06:27

ONG realiza mapeamento sociocultural da Ilha do Massangano

Cerca de 10 nativos da Ilha do Massangano, em Petrolina, com maior conhecimento sobre a história e costumes locais, se reúnem nesta sexta-feira (08) com dois técnicos do Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) para realização de um mapeamento sociocultural da comunidade. A ação faz parte do programa “Criança com Todos os Seus Direitos”, coordenada pela ONG internacional Save The Children. 

“Faremos uma caminhada pelo território da Ilha a partir das 8h e visitas às casas dos moradores, culminando, à noite, com a apresentação dos registros que fizermos para toda comunidade”, informou um dos técnicos facilitadores, Rodrigo Tavares. Além de fazer o mapeamento, a ideia é subsidiar os futuros debates sobre a educação e os direitos voltados para as crianças de 0 a 5 anos, temas centrais do “Criança com Todos os seus Direitos”. 

De acordo com Rodrigo, a iniciativa deverá garantir que estas discussões considerem elementos que fazem parte da organização social da Ilha do Massangano; suas representações, suas formas de se relacionar com o ambiente da ilha, suas brincadeiras tradicionais, calendário cultural, festejos, entre outros. “Assim, discutiremos o que é educação, direitos e infância a partir do que pensa a comunidade da Ilha”, complementou Roberto, que será acompanhado por André Araripe neste trabalho. 

Criança com Todos os seus Direitos 

Lançado no mês de maio de 2010 em Petrolina, o projeto “Criança com Todos os seus Direitos” visa a contribuir para a melhoria das condições de vida de crianças menores de 5 anos de populações excluídas. O programa conta com apoio financeiro da União Europeia e nos próximos cinco anos irá promover diversas ações em 36 municípios do semiárido nos Estados de Pernambuco e Bahia, envolvendo de forma integrada as áreas de saúde, educação, nutrição, proteção à criança e fortalecimento dos laços familiares. A meta é beneficiar 50,4 mil crianças ao longo de todo o projeto. O mesmo projeto também está sendo implementado no Peru, na região de Cusco e deverá beneficiar duas mil crianças peruanas e suas famílias.

Por Paula Theotonio Assessoria de Imprensa em Petrolina Foto: Google
publicado em 07 de Outubro / 2010 às 23:20

Marina,... você se pintou?

O blog recebeu dos jornalistas Raphael Leal e Fabiana Diniz, cópia do texto de Maurício Abdalla professor de filosofia da UFES, autor de Iara e a Arca da Filosofia (Mercuryo Jovem), dentre outros livros, que avalia o crescimento da candidatura Marina Silva no primeiro turno das eleições presidenciais.  

  Maurício Abdalla [1]  

“Marina, morena Marina, você se pintou?” diz a canção de Caymmi. Mas é provável, Marina, que pintaram você. Era a candidata ideal: mulher, militante, ecológica e socialmente comprometida com o “grito da Terra e o grito dos pobres”, como diz Leonardo.

Dizem que escolheu o partido errado. Pode ser. Mas, por outro lado, o que é certo neste confuso tempo de partidos gelatinosos, de alianças surreais e de pragmatismo hiperbólico? Quem pode atirar a primeira pedra no que diz respeito a escolhas partidárias?

Mas ainda assim, Marina, sua candidatura estava fadada a não decolar. Não pela causa que defende, não pela grandeza de sua figura. Mas pelo fato de que as verdadeiras causas que afetam a população do Brasil não interessam aos financiadores de campanha, às elites e aos seus meios de comunicação. A batalha não era para ser sua. Era de Dilma contra Serra. Do governo Lula contra o governo do PSDB/DEM. Assim decidiram as famílias que controlam a informação no país. E elas não só decidiram quem iria duelar, mas também quiseram definir o vencedor. O Estadão disse: Serra deve ser eleito.

Mas a estratégia de reconduzir ao poder a velha aliança PSDB/DEM estava fazendo água. O povo insistia em confirmar não a sua preferência por Dilma, mas seu apreço pelo Lula. O que, é claro, se revertia em intenção de voto em sua candidata. Mas “os filhos das trevas são mais espertos do que os filhos da luz”. Sacaram da manga um ás escondido. Usar a Marina como trampolim para levar o tucano para o segundo turno e ganhar tempo para a guerra suja.

Marina, você, cujo coração é vermelho e verde, foi pintada de azul. “Azul tucano”. Deram-lhe o espaço que sua causa nunca teve, que sua luta junto aos seringueiros e contra as elites rurais jamais alcançaria nos grandes meios de comunicação. A Globo nunca esteve ao seu lado. A Veja, a FSP, o Estadão jamais se preocuparam com a ecologia profunda. Eles sempre foram, e ainda são, seus e nossos inimigos viscerais.

Mas a estratégia deu certo. Serra foi para o segundo turno, e a mídia não cansa de propagar a “vitória da Marina”. Não aceite esse presente de grego. Hão de descartá-la assim que você falar qual é exatamente a sua luta e contra quem ela se dirige.

“Marina, você faça tudo, mas faça o favor”: não deixe que a pintem de azul tucano. Sua história não permite isso. E não deixe que seus eleitores se iludam acreditando que você está mais perto de Serra do que de Dilma. Que não pensem que sua luta pode torná-la neutra ou que pensem que para você “tanto faz”. Que os percalços e dificuldades que você teve no Governo Lula não a façam esquecer os 8 anos de FHC e os 500 anos de domínio absoluto da Casagrande no país cuja maioria vive na senzala. Não deixe que pintem “esse rosto que o povo gosta, que gosta e é só dele”.

Dilma, admitamos, não é a candidata de nossos sonhos. Mas Serra o é de nossos mais terríveis pesadelos. Ajude-nos a enfrentá-lo. Você não precisa dos paparicos da elite brasileira e de seus meios de comunicação. “Marina, você já é bonita com o que Deus lhe deu”.

 [1] Professor de filosofia da UFES, autor de Iara e a Arca da Filosofia (Mercuryo Jovem), dentre outros.

publicado em 07 de Outubro / 2010 às 22:40

Aulão Show 2010 é realizado com sucesso

 

Educação e solidariedade deram um show no Aulão 2010 realizado na noite desta quarta-feira (06), no Teatro de Arena do Centro de Cultura João Gilberto. Promovido pela Prefeitura de Juazeiro, em parceria com o Curso Pré-vestibular do município, professor Paulo Oliveira e Univasf, o evento teve como objetivo revisar conteúdos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontecerá em novembro, e promover filantropia. Os mais de 400 participantes de escolas públicas e particulares trocaram brinquedos, que serão doados no Dia das Crianças, por ingressos. Os professores abordaram temas e questões de forma interdisciplinar e a banda A5 animou a noite.
 
Um dos idealizadores do Aulão Show, o professor Paulo Oliveira, explicou que o evento trabalhou em cima de três perspectivas: aprendizagem – com foco no ENEM; cultural – com músicas como acompanhamento; e filantrópico – com a doação de brinquedos. “Para encher um espaço grande como esse de adolescentes e jovens para assistir aula, no mínimo temos que torná-la atraente. E foi isso que tentamos fazer, unindo conhecimento com música e interatividade. Esse evento também tem um sentido motivacional e esperamos ter oportunizado uma visão mais ampla sobre a interdisciplinaridade, que é foco do ENEM”, afirmou.
 
O estudante Luiz Souza aprovou a metodologia, “assim prestamos mais atenção e é mais fácil de lembrar. Gostei muito e com certeza saio daqui me sentindo mais preparado para encarar a prova”. Daniela dos Santos, que está indecisa entre as carreiras de Direito e Comunicação, afirmou ter gostado do Aulão, “essa é uma oportunidade muito boa para nós que estamos tentando entrar em uma universidade. Estou mais animada e confiante, os assuntos foram abordados de forma interessante, e foi ótimo poder tirar dúvidas e aprender macetes”.
 
Segundo a coordenadora do curso, Dilma Masceno, o resultado foi muito positivo. “Esse é o segundo ano que a nossa equipe realiza o Aulão e podemos notar a satisfação dos estudantes. É um momento importante, pois todos estão na reta final, e uma questão a mais fará diferença na hora da aprovação. Estamos confiantes de que teremos muito mais jovens na universidade. O curso pré-vestibular promovido pela Prefeitura tem feito a diferença em Juazeiro. Os brinquedos que foram arrecadados serão doados na semana das crianças e com certeza deixaremos muito mais gente feliz”. 

asscom
publicado em 07 de Outubro / 2010 às 22:10

MPF em Campo Formoso (BA) também convoca instituições de ensino para firmar convênio de estágio

O Ministério Público Federal (MPF) em Campo Formoso (BA) instituiu prazo de 15 dias para que as instituições de ensino superior na área de Direito e instituições de ensino médio, públicas ou privadas, manifestem interesse em celebrar convênio para realização de estágios no órgão. Para participar, é necessário que as instituições estejam devidamente registradas nos órgãos competentes.

As instituições de ensino interessadas deverão enviar representante para a sede do MPF em Campo Formoso portando dados referentes ao nome da Instituição de Ensino, CNPJ, endereço completo e nome do responsável legal pela celebração do convênio. Conforme os editais nº 1 e nº 2, de 4 de outubro de 2010, caso o representante enviado não tenha autoridade legal para assinar o termo de convênio, este lhe será entregue para devolução com assinatura à sede do MPF em Campo Formoso, no prazo de três dias úteis.

A Procuradoria da República em Campo Formoso, unidade do MPF na cidade, está localizada na Praça da Bandeira, nº 95, 3º andar, Centro, Campo Formoso (BA).

publicado em 07 de Outubro / 2010 às 21:40

Prefeitura entrega mais uma USF reformada no interior de Juazeiro

O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, e o secretário de saúde, Ubiratan Pedrosa, inauguram neste sábado (09/10), as novas instalações da Unidade de Saúde da Família de Pontal, região de Itamotinga. Esta é a sétima unidade que será entregue no interior do município em totais condições de funcionamento e dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde. Em Juazeiro, esta é a 14º unidade que está sendo reformada pela atual gestão. A unidade será entregue para a comunidade, às 18h, com estrutura de qualidade, novas salas e espaço adequado para realização dos atendimentos.
 
O posto de saúde foi encontrado pelo governo, em janeiro de 2009, desestruturado e atendendo aos moradores do povoado de forma precária, forçando desta forma o governo a fechar a unidade no final do ano passado. “Continuaremos trabalhando em prol de uma saúde melhor, principalmente no interior de Juazeiro. A nova USF de Pontal vai facilitar a vida de muita gente, pois colocará a Equipe de Saúde da Família (ESF) mais perto da população, amenizando assim o sofrimento e levando mais qualidade de vida para estas pessoas. A unidade será entregue com nova estrutura, salas confortáveis e mais arejadas, além de serviços humanizados”, declarou o secretário de saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa.

ASCOM
publicado em 07 de Outubro / 2010 às 21:00

Esforço conjunto garante o direito de votar aos presos provisórios da Bahia

Pela primeira vez no Estado da Bahia, a exemplo do que aconteceu no restante do Brasil, os presos exerceram o direito de votar. Nas eleições do último domingo, dia 3, em clima de tranquilidade, 702 internos votaram nas seções especiais que foram instaladas no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, e nos municípios de Paulo Afonso, Esplanada, Serrinha, Feira de Santana, Teixeira de Freitas, Juazeiro e Vitória da Conquista.

Conforme destacou o titular da 1ª Promotoria de Execução Penal de Salvador, promotor de Justiça Geder Gomes, dos 457 internos que votariam nas unidades de Salvador, 449 votaram e outras 11 pessoas que já haviam recebido alvará de soltura retornaram às unidades de onde saíram para votar.

De acordo com Geder Gomes – que preside o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) e acompanhou a votação no Complexo da Mata Escura junto com o juiz Gilberto Bahia e o promotor Antonio Faustino (ambos com atribuição eleitoral) –, esta realidade já poderia estar ocorrendo há muito mais tempo, conforme determina a Constituição Federal de 1988, que assegura o direito do voto a todos os presos provisórios, ou seja, àqueles que estão respondendo a processo e ainda não foram considerados culpados por decisão condenatória definitiva. Só os já condenados é que são proibidos de exercer o direito do voto enquanto estiverem cumprindo a sua pena, acrescentou Geder Gomes.

MP-BA
publicado em 07 de Outubro / 2010 às 20:40

VITÓRIA DE UMA TÁTICA ELEITORAL JUSTA

 Pela vontade dos cidadãos e cidadãs, constata-se, nessas eleições, em Juazeiro, importante vitória do grupo político liderado pelo prefeito Isaac Carvalho, do PCdoB, apesar da (lamentável) diminuição de nossa representação nos parlamentos estadual e federal. Eleito para abrir um novo caminho político e administrativo, o prefeito de Juazeiro inaugurou um jeito novo de lidar com os aliados, criando condições para que todas as correntes pudessem ocupar seus legítimos espaços políticos. Hoje, a coesão das forças que compõem o governo municipal está maior do que antes de domingo, 3 de outubro.

Os números são eloqüentes, falam por si e dizem o quanto a população tem acreditado no projeto político do governo da mudança, votando em seus candidatos: Daniel Almeida cravou mais de 10 mil votos, tornando-se, por decisão dos eleitores, o deputado federal de Juazeiro; Pedro Alcântara, o estadual mais votado no município, derrotou o candidato direitista, Misael Aguilar; Gustavo Miranda atingiu mais de 4 mil votos, mostrando sua força. Além disso, outros candidatos apoiados por lideranças e partidos da base do governo municipal alcançaram votação expressiva, como os federais Valmir Assunção, Zezéu Ribeiro, Pelegrino e Rui Costa (todos do PT), Edson Pimenta e Alice Portugal (ambos do PCdoB), João Almeida (PSDB) e Roberto Brito (PP); os estaduais Yulo Oiticica (PT), Ronaldo Carletto (PP), Marcelino Galo (PT) e Álvaro Gomes (PCdoB).

Certamente, sob a liderança de Isaac Carvalho, as forças políticas que fazem parte do governo municipal sentem-se valorizadas e respeitadas pelo prefeito cujo potencial derivado das urnas lhe dá melhores condições políticas para continuar o seu projeto. Com um leque maior de deputados comprometidos com a mudança, o prefeito seguramente aprofundará a captação junto aos governos federal e estadual de recursos, programas, obras e ações para melhorar as condições de vida da população mais carente. Sua participação na campanha do governador Wagner e dos candidatos ao senado, Pinheiro e Lídice, juntamente com os demais apoiadores, foi decisiva para a retumbante votação alcançada pelos três e pela candidata à presidência Dilma Rousseff. Isso aumentará a força de Juazeiro no âmbito federal e estadual.

Em um ano e nove meses de administração e já tendo viabilizado importantes ações como a reabertura da Santa Casa de Misericórdia; a recuperação de estradas de acesso a distritos; a construção de cinco novas creches; a recuperação de prédios escolares e de postos de saúde, entre tantas outras, o governo da mudança preparou o terreno para o início de um ciclo virtuoso que recuperará o tempo perdido nos últimos 20 anos, período marcado por disputas menores que prejudicaram o desenvolvimento da cidade. Os eleitores de Juazeiro entenderam a mensagem de Isaac em 2008, apostaram, e agora reacendem a chama da esperança, alumiando o caminho de uma Juazeiro mais humana, igual e próspera. Palmo a palmo estamos consolidando o rumo da mudança.

Egberto Magno - bacharel em História pela UCSal e  dirigente estadual do PCdoB/BA

publicado em 07 de Outubro / 2010 às 20:10

Seihasp realiza recuperação asfáltica no Alto da Maravilha‏

A Gerência de Máquinas e Equipamentos Públicos da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (Seihasp) iniciou esta semana serviços de recomposição asfáltica nas Ruas Paulo Afonso e 01 do bairro Alto da Maravilha. Para a execução do tapa buraco foi necessário interditar parcialmente o trânsito nas vias e, após a conclusão dos trabalhos prevista para esta semana, o tráfego será imediatamente liberado. As equipes da Seihasp também vão iniciar nesta sexta-feira (08), serviço de recomposição asfáltica na Rua 0 nas proximidades da Travessa do Alto da Maravilha. A Gerência de Máquinas e Equipamentos Públicos do município já realizou serviços de recomposição de calçamento nos bairros Piranga, João Paulo II e está concluindo ação semelhante no bairro João XXIII.

Ascom PMJ
publicado em 07 de Outubro / 2010 às 19:40

CENSO PREJUDICADO: SETECENTAS CASAS FECHADAS EM SENHOR DO BONFIM

Em visita à coordenação do Censo 2010 de Senhor do Bonfim, o Prefeito Paulo Machado foi informado de que, faltando recensear apenas 9% da população os recenseadores encontraram 700 casas fechadas o que impossibilitou o recenseamento dessas residências. Essas residências localizam-se em bairros da classe A, a exemplo do bairro Maristas.  O não recenseamento dessas casas poderá deixar de fora mais de 2.000 bonfinenses.

O trabalho de convencimento da mídia passa a ser fundamental nesta hora. A prefeitura, por sua vez, colocou dois  carros à disposição do censo em vista à reversão desse quadro preocupante.

publicado em 07 de Outubro / 2010 às 19:00

César Borges fecha apoio a Dilma Roussef no segundo turno

O senador César Borges (PR) fechou hoje seu apoio à candidatura da presidenciável do PT, Dilma Roussef, durante reunião em Brasília com ela e o senador e presidente da legenda, Alfredo Nascimento. Borges lembrou ter anunciado que conversaria primeiro com a legenda para definir seu posicionamento e afirmou que decidiu continuar com a petista porque esta é a posição nacional do partido. “Vou manter o apoio, até para cumprir o compromisso que ela (Dilma) tem com a legenda”, completou Borges, que disse ter expressado à candidata, “sem mágoa”, sua avaliação sobre o que ocorreu na campanha baiana, onde o presidente Lula e ela, rompendo acordo que foi firmado em conjunto com o PMDB, apoiaram abertamente os candidatos ao governo e ao Senado do PT e PSB.

“Tive o melhor tratamento possível da candidata em reconhecimento à minha figura pessoal e política”, disse. O senador Alfredo Nascimento disse que o partido resolveu interferir na conversa entre o senador baiano e Dilma por entender que, em decorrência da campanha, Borges tinha razões suficientes para não apoiá-la na Bahia. “Mas ele (Borges) é partidário e vai acompanhar a recomendação do partido de apoio a Dilma”, declarou, acrescentando que o senador cedeu a seus apelos. Também afirmou que o caso da Bahia foi o único em que houve problemas do PR com a candidata. Nascimento disse também que na conversa não se discutiu participação do PR no governo, embora o tema mereça uma discussão mais à frente, posteriormente à eventual vitória da candidata.

Ele acrescentou que a legenda ampliou sua representação na Câmara dos Deputados de 25 para 41 deputados nestas eleições. Ontem, o ex-candidato do PMDB a governador, Geddel Vieira Lima, na chapa de quem Borges concorreu ao Senado, também anunciou apoio a Dilma.

Política Livre
publicado em 07 de Outubro / 2010 às 18:30

Lançamento do 4º Festival Gastronômico Sabores do Vale amanhã em Petrolina

O Sebrae, A Abrasel e a Prefeitura de Petrolina promovem amanhã, dia 8, às 19 horas, no restaurante Maria do Peixe o lançamento do 4° Festival Gastronômico Sabores do Vale. A combinação entre os vinhos jovens, frutados e refrescantes do Vale e os alimentos típicos da região, como a carne e o queijo de caprinos, a manga, a uva e os peixes do São Francisco, levou a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes- Abrasel-PE e a Unidade de Negócios do Sebrae Sertão do São Francisco a promoverem o 4º Festival Gastronômico Sabores do Vale, já consolidado na região.

publicado em 07 de Outubro / 2010 às 17:40

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O FESTIVAL DE POESIAS DE CASA NOVA

Continuam abertas até o dia 25 de outubro, as inscrições para o X Festival de Poesias de Casa Nova, Troféu Elmar Herculano e homenagem especial a professora Nívea, que acontecera no dia 13 de novembro.

As inscrições são gratuitas e abertas a todos que se interessarem e podem ser feitas na coordenação de cultura e turismo da prefeitura municipal, localizada na avenida principal,  farmácia cidade, na quadra 10, ou através  do portalcasanova.com.

Premiação:

1º Lugar: R$1.000,00 e Troféu Elmar Herculano;  

2º lugar:  R$   500,00 e Troféu-Elmar Herculano;   

3º lugar:  R$   300,00 e Troféu-Elmar Herculano; 

Melhore Intérprete: R$ 400,00 e Troféu Professora Nívia.

Informações pelos telefones: 74-8804-7284, 8811-1137, 8119-3297 E 3536-2783.

REALIZAÇÃO: GRUPO DE TEATRO ESPELHO DA VIDA

APOIO: MICRO-PROJETOS MAIS CULTURA DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA

publicado em 07 de Outubro / 2010 às 17:10

Ministro pede férias para dar apoio a Dilma

O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, está de férias a partir de hoje para reforçar a campanha de Dilma Rousseff (PT). A liberação foi pedida ao presidente Lula pelo comando da campanha. Com a experiência de três anos no Palácio do Planalto, ele cuidará da articulação da campanha com prefeitos, governadores e parlamentares aliados. Antes de assumir o ministério, ele era o subchefe de Assuntos Federativos e tratava diretamente com os prefeitos e os governadores do país. Foi Padilha que, em 2009, promoveu o polêmico encontro de prefeitos, com a participação de todos os ministros, do presidente e de Dilma, quando foram anunciadas medidas de ajuda aos municípios. Neste ano, o ministro usou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social para percorrer o país, em reuniões com prefeitos, empresários e entidades — muitas delas coincidiram com agenda de campanha de Dilma. (O Globo)

publicado em 07 de Outubro / 2010 às 16:40

REVOLTADA LEITORA CULPA ISAAC CARVALHO POR DERROTA DE LIDERANÇAS POLÍTICAS DE JUAZEIRO

DERROTA DE JUAZEIRO

Caro Geraldo,

Juazeiro mais uma vez demonstra inconsequência, imaturidade e insensibilidade política na direção de seus destinos. Misturamos, ao nosso sabor, ranços políticos com interesses partidários.

Isaac Carvalho, nosso prefeito, é o maior responsável pela decadência política em nossa região. Quando sai do posto de gestor e assume o posto de partidário, traz para Juazeiro um deputado de fora, esforça-se para lhe dar votos e quando abocanha 11 ou 12 mil votos, deleita-se de dar uma grande votação ao seu candidato e tira, diretamente, a possibilidade de candidatos da terra de se elegerem.

Perdemos Joseph e Jorge Khoury como deputados federais. Pela primeira vez após 20 anos Juazeiro nao terá um deputado federal. Pedro Alcântara, alimentado pelo desejo interno de vingança do prefeito, ganhou para Misael aqui dentro mas perderam, ambos, a possibilidade de representar Juazeiro na Assembleia, banhando-se na mediocridade provinciana. O prefeito caminhava com Gustavo Miranda e Pedro Alcântara ao mesmo tempo e a votação de Gustavo em Juazeiro tornaria Pedro Alcântara eleito.

Juazeiro regride a 40 anos atrás, quando tinha somente um deputado estadual. Falar que Isaac saiu vitorioso é assumir de vez a crueldade, burrice e insensatez deste cidadão que, a pretexto de se idolatrar, mata dia a dia a nossa cidade em todos os seus termos.

Parabéns a Edson Duarte, massacrado pelo prefeito, que preferiu acompanhar outros candidatos a senador de fora para agradar e ser servil ao governador esquecendo-se de Juazeiro; parabéns a Joseph e Jorge Khoury, derrotados por Isaac em Juazeiro quando deu as sua expensas votos a um tal de Daniel Almeida, tirando nossa cidade do mapa político federal.

Parabéns a Pedro Alcantara, que teve sua eleição tirada em Juazeiro por Gustavo Miranda do PCdo B, bancado por partidários do prefeito.

Parabéns a Juazeiro que, enfim, com Isaac Carvalho, conseguiu encontrar o verdadeiro sentido de decadência politica, moral e histórica, caminhando a passos largos para um triste e lamentável fim.

Marla C.C. dos Santos - Contabilista - Quadra H 10 Castelo Branco

publicado em 07 de Outubro / 2010 às 16:10

Oportunidade de trabalho na construção civil

A Prefeitura de Juazeiro encaminhou nota ao blog informando que há vagas de trabalho para profissionais da construção nas obras de ligações domiciliares e intradomiciliares que estão sendo executadas no município. A Construtora Terta, executora da obra, está disponibilizando cerca de 100 vagas sendo 40 para pedreiros, 50 para ajudantes e 10 vagas para encanadores. Os interessados devem se dirigir, em horário comercial, ao canteiro de obras da construtora que fica na Rua Cajueiro 653, bairro Kidé. É necessário apresentar a carteira de trabalho e documentos pessoais como RG e CPF.

publicado em 07 de Outubro / 2010 às 15:40

PRÊMIO DA MEGA-SENA SAI PARA RIO GRANDE DO SUL

Um gaúcho é o mais novo milionário brasileiro. Saiu para a cidade de Fontoura Xavier, no Rio Grande do Sul, o prêmio da Mega-Sena sorteado na noite desta quarta-feira (6), no concurso 1.220. O apostador levou sozinho a bolada de R$ 119 milhões, depois de acertar as seis dezenas sorteadas (05 – 15 – 43 – 48 – 52 – 55). Na poupança, a quantia deve render cerca de R$ 595 mil por mês. Outros 377 bilhetes levaram a quinta (R$ 28.258,54 cada um) e 30.478 pessoas dividirão a quadra (R$ 499,35 cada).

publicado em 07 de Outubro / 2010 às 15:10

Jorge Khoury participa de evento que marca a arrancada de Serra no segundo turno‏

O deputado Jorge Khoury (DEM BA) participou nesta quarta-feira (06), em Brasília, do encontro "Todos com Serra, Todos pelo Brasil", que reuniu tucanos e democratas para reforçar o apoio ao candidato do PSDB, José Serra, neste segundo turno das eleições presidenciais. O evento contou com a presença de parlamentares, governadores e demais lideranças partidárias, como o ex-governador e senador eleito Aécio Neves (PSDB MG). Considerado como uma força política nacional, Aécio defendeu o legado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. “Devemos defendê-lo com toda a altivez. Não haveria governo Lula sem governo FH”, criticou. O senador eleito lembrou que as diretrizes econômicas do País foram implantadas durante o mandato de Fernando Henrique.

Para o deputado Jorge Khoury, a hora é de mudança."Vamos continuar a nossa luta e, com alegria e entusiasmo, eleger José Serra presidente do Brasil. A campanha no segundo turno será mais participativa. Estamos confiantes na vitória", afirmou. Em seu discurso, José Serra lembrou que o Brasil atual começou a nascer 25 anos atrás, com as lutas pela  sua redemocratização e com a eleição de Tancredo Neves para a Presidência, em 1985.

O candidato destacou que o SUS foi implantado quando Itamar Franco era o presidente. Foi também durante a administração do agora senador eleito por Minas, que Fernando Henrique foi nomeado para o Ministério da Fazenda. “O Plano Real – destacou – foi obra de Itamar e Fernando Henrique. Foi Itamar também que colocou o Brasil nos trilhos. Ironizando o comportamento do presidente Lula durante a atual campanha, Serra recordou que, em 2002, Fernando Henrique se comportou como chefe de Estado nas eleições daquele ano. Serra também respondeu a Lula, que sempre criticou o acordo do Brasil com o FMI em 2002: “Esse empréstimo foi para garantir a estabilidade do governo que viria a seguir”.

Serra também ironizou as críticas do PT às privatizações: “Apesar de criticarem muito, mantiveram as privatizações que fizemos. Quero lembrar que fui do tempo em que quem tinha telefone era obrigado a declarar ao Imposto de Renda. Hoje, existem no país 200 milhões de telefones”. O candidato também ironizou os desmentidos de Dilma Rousseff sobre o aborto:  “Não vou dizer que sou a favor pois sou contra. Só tenho uma cara.” E lembrou que, agora, o PT discute como tirar essa questão do seu programa. “Vale a pena respeitar as pessoas e suas instituições. Vale a pena ser decente, ser honesto. É o que fica”, encerrou Serra conclamando a todos para sair do encontro com o desejo de lutar pela democracia brasileira.

Enfoque Comunicação
publicado em 07 de Outubro / 2010 às 14:40

Esporte amador movimentará mês de outubro em Juazeiro

Atual campeão na categoria sub20 em 2009, o que garantiu a participação no Brasileiro de Seleções (no Tocantins) e na Taça Brasil de Clubes (em Fortaleza), o Juazeiro atualmente é a maior força do futsal da Bahia. Contando com um elenco que tem uma idade média de 17 anos, o time juazeirense é comandado pelo experiente técnico Josiel Brandão e totalmente mantido pela Prefeitura de Juazeiro, através da gerência de esportes da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (SECETLA).

A equipe jogará no próximo sábado (09), às 16h30, no Ginásio Aloísio Viana, pela segunda rodada da semifinal contra o São Francisco do Conde. Na primeira partida, mesmo jogando na casa do adversário, o Juazeiro se impôs e venceu pelo placar de 6 a 2, praticamente garantindo a vaga para a final pelo segundo ano consecutivo. A outra semifinal está sendo disputada pelas equipes da UNEB e da AABB, ambas de Salvador.

No caso de confirmar o favoritismo e levantar a taça novamente, o Juazeiro será mais uma vez o representante baiano no Campeonato Brasileiro de Seleções de Futsal Sub20 da primeira divisão. Nesta sábado não será cobrado ingresso do jogo para o torcedor poder prestigiar e vibrar com mais um vitória do futsal juazeirense.

Por Luiz Hélio/SECETLA
publicado em 07 de Outubro / 2010 às 14:00

Luiz Caetano critica Bassuma por tentar apressar apoio a Serra

 
O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, que foi o coordenador político da campanha de Wagner, disse nesta quarta-feira (6) que o deputado Bassuma deixou cair a máscara porque prega uma coisa e faz outra. “Quando ele estava no PT vivia reclamando que decisões eram tomadas sem que o coletivo fosse ouvido. Agora, sem ouvir ninguém se ofereceu para apoiar Serra com os parcos 3% que Marina lhe deu na Bahia, porque ele nunca tinha passado de 1% nas pesquisas”, declarou Caetano, acrescentando que a decisão de Bassuma levou diversos setores do PV a desautorizar o deputado, afirmando não ter ele autoridade para falar em nome do PV. O partido ainda vai se reunir para decidir o caminho a tomar.
publicado em 07 de Outubro / 2010 às 13:30

COMUNITÁRIO DE JUAZEIRO SE INSCREVE NO BBB 11

Depois de Anamara Juazeiro pode ter novo participante no Big Brother Brasil 11 no próximo ano. Em apenas três dias de vídeo postado no you tube, foram registrados mais de 600 acessos para conferir a inscrição do comunitário Flávio Henrique Fonseca para a casa do BBB 11. A fim de representar Juazeiro, Flávio Henrique, pernambucano da cidade do Recife, promete ser a alegria da casa, representar os 18% da população fofinha do país. Ele acredita que pode ser classificado e até mesmo ganhar o jogo, não pretende fazer amigos na casa, apenas lhe interessa o jogo e a premiação. Sua meta é conquistar o povo brasileiro com alegria e irreverência.

Flávio Henrique é ator, diretor, produtor de eventos, cineasta, presidente da Associação de Moradores do bairro Dom José Rodrigues e coordenador de eventos da Secretaria de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer. Tem 33 anos, mora no bairro Dom José Rodrigues há 23, deste 20 anos dedicado as causas sociais e culturais daquela comunidade. Flávio diz no orkut que já conta com a torcida de Fausto Silva.

Confira o vídeo de inscrição de Flávio Henrique postado no youtube:

publicado em 07 de Outubro / 2010 às 12:40

Uauá receberá o Juizado Especial Federal itinerante

No dia 11 de outubro, às 11h, ocorrerá a abertura dos trabalhos do I Juizado Especial Federal Itinerante da cidade de Uauá, na Bahia. A Câmara Municipal de Vereadores sediará o evento, que terá a presença do presidente do Tribunal, Olindo Menezes, do coordenador dos JEFs da 1.ª Região, Tourinho Neto, da diretora do foro da Seccional da Bahia, Cynthia Araújo, do coordenador do JEF/BA, Iran Esmeraldo, e do diretor da Subseção Judiciária de Juazeiro, Agliberto Gomes.
 

Ascom Tribunal Regional Federal da 1.ª Região
publicado em 07 de Outubro / 2010 às 12:10

CENTRO E BAIRROS DE JUAZEIRO SEM ÁGUA NESTA QUINTA-FEIRA (07)

 
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE em nota enviada ao blog esclarece aos usuários do Parque Residencial que nesta sexta-feira (8) faltará água das 8 às 12 horas. O SAAE já havia realizado uma interrupção para fazer a manutenção da rede de água que abastece a caixa do Parque, agora o órgão fará a substituição do eixo, que está desgastado e derramando bastante água. Tão logo o serviço seja concluído o abastecimento voltará a normalidade.
 
Por outro lado, os bairros Santo Antonio, Country Clube, Maringá, Itaberaba, Condomínio Paulo VI, Jardim Vitória, Vila da Penha, Piranga, Lomanto Junior e outras comunidades adjascentes estão sem água nesta quinta-feira (07), por conta da rede que rompeu na avenida Raul Alves. Uma equipe está trabalhando desde cedo (foto) para restabelecer o sistema e consequentemente o abastecimento do centro da cidade.
 
Segundo a assessoria do órgão, o abastecimento desses bairros deve ser retomado por volta das 16 horas.
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.