Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 19 de Abril de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 12 de Outubro / 2011 às 21:00

Secretaria de Ordem Pública de Petrolina orienta moradores do Loteamento Terras do Sul

No intuito de garantir o sucesso do processo de regularização fundiária pelo qual está passando o Loteamento Terras do Sul, a Secretaria de Ordem Pública de Petrolina orienta os moradores da localidade a não comprar, vender ou trocar qualquer imóvel localizado na região. Apesar da área já ter sido desapropriada e ser oficialmente de posse da Prefeitura Municipal, os moradores ainda não possuem a escritura de seus lotes.

De acordo com o Secretário de Ordem Pública, Marcelo Cavalcanti, a negociação das casas ou terrenos prejudica o processo regularização e todos os imóveis adquiridos recentemente serão ignorados. “Nos últimos dois meses, a equipe da Secretaria de Ordem Pública e da Superintendência de Habitação da Secretaria de Planejamento e Urbanismo tem trabalhado incansavelmente na realização de um levantamento cadastral, dos registros necessários de toda a área e do cadastro social das famílias, a fim de identificar os novos traços das ruas e lotes, bem como numero de moradores de cada casa, tempo de residência e situação socioeconômica”, relatou. Nos próximos dias, a Prefeitura encaminhará para a Câmara de Vereadores um projeto de Lei Municipal, autorizando a doação dos lotes do Terras do Sul aos seus efetivos moradores.

Eneida Trindade Secom PMP
publicado em 12 de Outubro / 2011 às 20:30

Moradores de Bendegó e Canudos prometem paralisar as BRs 116 e 235 nesta quinta-feira (13)

Moradores de Bendegó e Canudos Velho prometem paralisar as BR116 e BR 235 no trecho Bendegó. O motivo, segundo moradores e líderes comunitários, é a falta de atenção com as políticas públicas nas referidas comunidades.

Um movimento de interdição das BRs está marcado para esta quinta-feira (13), a partir das 07 horas. A outra informação, segundo líderes comunitários, é que o prefeito por questões políticas não quer assinar o documento de uso das terras para dar início a obra da adutora de Canudos Velho - Bendegó, onde irá levar água tratada e encanada para todas as casas desses distritos, o dinheiro já esta na conta do DNOCS, mas depende do prefeito.

O dinheiro é oriundo do Ministério da Integração Nacional e a prefeitura não irá arcar com nada, pelo contrário, irá receber R$ 70.000,00 de ISS (Imposto Sobre Serviços).

Com informações do Umbuzada.com
publicado em 12 de Outubro / 2011 às 19:40

Secretaria da Educação nomeia 1.559 professores aprovados em concurso deste ano

Os dois anos do SAC Educação foram comemorados nesta terça-feira (11) com o anúncio da nomeação de 1.559 professores aprovados no concurso público, realizado pela Secretaria da Educação do Estado em janeiro deste ano. No total, 3.200 docentes foram selecionados e a previsão é que até o início do ano letivo de 2012 todos estejam ensinando em uma das 1.470 unidades da rede pública estadual de ensino. Também foi anunciada a implantação de serviço de sonorização nas salas de aulas, a partir de 2012. Com isso, os professores da rede estadual contarão com microfone e amplificador a fim de reduzir o desgaste vocal dos docentes.

Os novos professores se somam aos quase 40 mil docentes da rede estadual de ensino. De acordo com o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, a convocação dos docentes será publicada na próxima sexta-feira (14) no Diário Oficial do Estado. Os profissionais serão nomeados de imediato e assumindo as salas de aulas. “Nosso objetivo é estabilizar e qualificar o quadro de professores da rede estadual de ensino. A contratação por meio de concurso representa um aporte importante para a melhoria do ensino”.

Quem está ansiosa para começar a ensinar é a professora de Educação Física, Clarice Silva Ribeiro, 25 anos, que ministrará aulas no Subúrbio Ferroviário. Graduada em licenciatura há dois anos, esta será a sua primeira experiência em sala de aula. Filha de professores, ela afirma que a carreira de docente sempre esteve em seus planos como profissional. Além da estabilidade oferecida pelo serviço público, o que contou também para a jovem foi sua ligação com a rede pública estadual, onde estudou. “Quero que o meu trabalho tenha um significado para os meus alunos. Além disso, tenho uma história com a escola pública, e retornar, agora na condição de professora, é também uma maneira de agradecer por tudo que os meus professores fizeram por mim. Desta forma estou devolvendo à sociedade tudo que me foi ofertado”, enfatizou Clarice.

Agecom Foto: Mateus Pereira
publicado em 12 de Outubro / 2011 às 19:10

Dilma nomeia prima do prefeito Julio Losso para o cargo de ministra do TSE

A presidente Dilma Rousseff nomeou, nesta terça-feira (11/10), a advogada Luciana Lóssio para o cargo de ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral. Luciana será a primeira mulher a ocupar a cadeira em uma das vagas destinadas a advogados na Corte Eleitoral. Antes disso, foi a primeira mulher a compor uma lista de indicações. O pai da nova ministra, o médico já falecido Joao Lossio é irmão de Lucia Lossio, mãe do prefeito de Petrolina Julio Lossio (PMDB) e foi a grande inspiração do então jovem Julio Lossio quando decidiu seguir a carreira de médico. A nomeação será publicada na quinta-feira (13/10) no Diário Oficial da União.

A expectativa em torno da escolha era grande entre os advogados eleitorais. A lista com três nomes foi enviada pelo Supremo Tribunal Federal à Presidência da República em fevereiro. Desde então, a segunda vaga de ministro substituto estava vazia, já que o mandato de Joelson Dias, o último advogado a ocupar o cargo, terminou em março.

O prefeito Julio Lossio, que governa a maior cidade do sertão Pernambucano, conta com apenas dois vereadores aliados, sem o apoio de deputados estaduais,federais, do governador Eduardo Campos, e sem apoio formal de nenhum senador.
Ascom PMDB Petrolina
publicado em 12 de Outubro / 2011 às 18:40

Justiça diz que aumento concedido pela Embasa é ilegal

Em julgamento de um mandado de segurança interposto pelo DEM, o juiz Ricardo D’ Ávila (5ª Vara da Fazenda Pública) reconheceu esta semana a ilegalidade do reajuste de 13,64% nas contas da Embasa, em vigor desde maio último. “Como é um julgamento de mérito, a Embasa tem de suspender imediatamente a cobrança do reajuste até que aconteça uma decisão contrária da Justiça, o que não acredito, porque o aumento é mesmo abusivo”, disse o deputado Bruno Reis, líder do bloco parlamentar DEM/PRP na Assembleia Legislativa.

Em maio, Reis conseguiu uma liminar suspendendo o reajuste. No mês seguinte, a desembargadora Telma Brito, presidente do TJ-BA, acatou pedido do governo de suspensão da liminar. “Agora, depois de muita luta, restabelecemos a verdade. O aumento é vergonhoso porque a legislação prevê que o aumento tarifário não pode ser utilizado para custeio da ampliação dos serviços da Embasa”, disse o advogado Sandro Moreno, que ingressou com a ação na Justiça.

O deputado Bruno Reis lembrou que, entre janeiro de 2007 e dezembro de 2010, os reajustes promovidos pela Embasa oscilaram entre 51,1% e 131,2%. No mesmo período, o IPCA, índice que mede a inflação oficial, foi de 22,21%. “A Embasa quer usar o dinheiro da população não apenas para pagar suas obras, mas, principalmente, para bancar shows particulares e dar mimos para os seus funcionários”, afirmou Bruno Reis.

Foto: Marcello Cazuquel
publicado em 12 de Outubro / 2011 às 18:00

TIO ZÉ BÁ E APOCALYPSE REGGAE: PALCOS E CONEXÕES

Dos sons de uma banda de lata ao apuramento musical da Tio Zé Bá e Apocalypse Reggae são 15 anos de dedicação, estudo musical, engajamento político e um bocadinho de ousadia. Não por acaso, a banda Tio Zé Bá e Apocalypse Reggae tem se firmado como referência do cenário musical das cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA. Das ruas do bairro José e Maria para os palcos do mundo, a banda tem levado seu reggae para vários cantos do Brasil. O último deles, o do II Festival Latino Americano das Juventudes em Fortaleza, que aconteceu entre os dias 08 e 11 deste mês e se propôs pensar a música como instrumento revolucionário.

Sem tempo para desarrumar as malas, o baterista da banda Lenilson Barboza ministrou, nesta terça-feira (11/10), uma oficina de percussão para participantes do VII EREP (Encontro Regional de Estudantes de Psicologia do Norte e do Nordeste), que está acontecendo na Ilha do Massangano desde o dia 08. Mas a semana está apenas começando, sexta-feira (14/10) é dia de representar a região na última seletiva da Etapa Juazeiro do festival Conexão Vivo. Mobilizando artistas e produtores dos estados baiano e pernambucano, o festival Conexão Vivo tem contribuído para o desenvolvimento sustentável das carreiras musicais da região. Algo que a banda Tio Zé Bá e Apocalypse Reggae almeja desde o nascedouro.

Das nove bandas que passaram e vão passar pela seleção do júri especializado e do voto popular através do site http://www.conexaovivo.com.br, quatro voltarão ao palco do Conexão, nos dias 28 e 29 de outubro, na finalíssima do festival. Esperamos que a banda Tio Zé Bá e Apocalypse Reggae com sua musicalidade e pulsar ribeirinhos seja uma delas.

Por Quercia Oliveira Foto de Leonardo Carvalho - Festival da Primavera de Petrolina (2011)
publicado em 12 de Outubro / 2011 às 17:30

Biblioteca da Câmara de Juazeiro comemora Semana das Crianças

 
Muita alegria e conhecimento. Esses são alguns dos ingredientes das comemorações da Semana da Criança na biblioteca Olavo Balbino da Câmara de Vereadores de Juazeiro.
 
Em parceria com o Clube Comercial de Juazeiro e com a gerência de cultura da prefeitura, a Câmara abre as portas da biblioteca para receber as crianças das creches Lar Feliz, do bairro Malhada da Areia, e da creche Gentil Damásio da Avenida Irmã Dulce. Até a próxima quinta-feira (13), mais de 230 crianças, entre sete e nove anos, terão a oportunidade de conhecer as instalações do setor infantil da biblioteca que conta com livros infantis e brinquedos lúdicos. Além da visita, a criançada será animada pelo palhaço Xeretinha com muita música, jogos e brincadeiras.
 
De acordo com Ruth Oliveira, presidente do Clube Comercial, a aproximação das crianças com a biblioteca colabora no processo de aprendizagem. “Uma criança que começa a se apaixonar pelos livros cedo será um adulto mais crítico e consciente. O que estamos fazendo aqui é isso. Trazer essas crianças para biblioteca para desmistificar idéia de um espaço sem graça”, explica.
Welington Junior Ascom CMJ
publicado em 12 de Outubro / 2011 às 16:40

O Apanhador de Sonhos

 

Paulo Carvalho (SPO) 

Ah, se estivesse aqui, poderia voltar a sonhar!

Você que andou nos trilhos de minha dor,

Você traçou plano dentro do meu ser, inventou amor,

Criou raízes em uma geração, revolucionou!

Trouxe a paz dos anjos, carta de um peregrino,

Até sonhou como meninas e meninos.

 

Sim, Renato, pra mim o sonho não acabou!

Mesmo que John tenha subido a escada para o além,

E tenha reinventado seus sonhos em outros sonhos,

Você nos mostrou a vida como um bem,

Mas você também chorou dentro dos seus sonhos,

Inventou amores, colheu flores, amou alguém!

 

Não morra dentro de mim, poeta! Viva eternamente,

Nas letras loucas e cheias de verdade, perfeição!

 

Não roube as estrelas, a trilha do trem,

Do outro cancioneiro que você amava,

Cazuza, o poeta ébrio que seguiu estrelas,

Te abraça na linha do horizonte, te beija,

E te distrai, mas não te trai, traz a alma navegante,

Amante, cantante e vibrante, defronte o cais!

 

Ah, Renato, o tempo nunca é perdido para

Um faroeste caboclo das sete cidades,

Seus índios ainda são os mesmos, não mais do mesmo,

E seus sonhos de metal contra as nuvens,

É uma tempestade de giz, onde a perfeição é ser feliz! 

11 de outubro de 2011.

POEMA EM HOMENAGEM A RENATO RUSSO (15 ANOS APÓS SUA MORTE)

publicado em 12 de Outubro / 2011 às 16:10

Prefeito de Candeal tem contas rejeitadas e representação ao MP

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (11/10), rejeitou as contas da Prefeitura de Candeal, na gestão de José Rufino Ribeiro Tavares Bisneto, relativas ao exercício de 2010. O relator, conselheiro Fernando Vita, solicitou a formulação de representação ao Ministério Público e determinou o ressarcimento de R$ 1.566,10 ao erário municipal, referente a despesas com tarifas, taxas e multas decorrentes da emissão de cheques sem provisão de fundos.

O gestor ainda foi multado em R$ 18 mil, pelas irregularidades remanescentes no parecer, e em R$ 27.900,00, correspondente a 30% dos seus vencimentos anuais, em razão de ter publicado fora do prazo os relatórios referentes ao 1º, 2º e 3º quadrimestres, em descumprimento ao art. 55 da Lei de Responsabilidade Fiscal. Ainda cabe recurso da decisão. As prestações de contas dos exercícios de 2006, 2008 e 2009, da responsabilidade deste mesmo prefeito, já foram objeto de manifestação deste Tribunal pela rejeição, em razão das diversas improbidades praticadas.

O Município apresentou uma receita arrecadada de R$ 9.526.259,48 e uma despesa executada de R$ 11.395.966,08, demonstrando um déficit orçamentário de execução de R$ 1.869.706,60. A administração municipal descumpriu o art. 212 da Constituição Federal, vez que aplicou na manutenção e desenvolvimento do ensino o total de R$ 2.202.955,61, alcançando o percentual de apenas 17,92%, quando a exigência legal é de 25%.

Da mesma forma, o pronunciamento técnico registrou que dos recursos recebidos do FUNDEB foram aplicados apenas R$ 1.191.922,30 no pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública, correspondendo a 45,05%, inobservando, assim, a obrigação legal que determina o mínimo de 60%. No acompanhamento da execução orçamentária, a Inspetoria Regional de Controle Externo, sediada em Serrinha, identificou irregularidades cometidas pelo gestor, entre elas, a emissão de 253 cheques sem provisão de fundos, durante todo o exercício, e casos de ausência de processo licitatório, como também de irregularidades nestes procedimentos.

Fonte: TCM
publicado em 12 de Outubro / 2011 às 15:40

SESP dá continuidade ao serviço de limpeza no centro de Juazeiro

A Equipe de Limpeza Pública da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) realiza mutirão no centro da cidade de Juazeiro. De acordo com a programação, a equipe estará passando pela Orla, Angaris até a Rua Cesário da Silva.

O serviço de capina, pintura de meio fio e retirada de entulho são feitos diariamente pela SESP de forma programada e também a pedidos de moradores. Além do centro da cidade, outra equipe está finalizando o serviço de limpeza no bairro Codevasf.

“A programação feita simultaneamente faz parte de uma análise dos bairros. E temos também o que chamamos de serviços especiais, quando realizamos a limpeza do local, atendendo a algum evento ou feriado festivo”, afirmou o secretário Paulo Bonfim.

Ascom SESP
publicado em 12 de Outubro / 2011 às 15:10

MULHER É PRESA COM MACONHA E COCAÍNA EM JUAZEIRO

Por volta das 15 e 30 desta terça-feira (11) a guarnição da SME da 75ª CIPM, juntamente com Policiais Militares da referida companhia e da 73º CIPM apreenderam em Juazeiro com a pessoa de Marisa Muniz da Silva, 22 trouxas de erva seca, supostamente maconha, totalizando 233 gramas e mais 03 petecas de pó branco, provavelmente cocaína, totalizando 03 gramas; um aparelho celular e a quantia de R$ 15,00 em espécie.

Ela foi conduzida à delegacia de polícia de Juazeiro para as medidas cabíveis.

Fonte: 75ª CIPM
publicado em 12 de Outubro / 2011 às 14:40

FERIADO, DIA DAS CRIANÇAS OU PADROEIRA DO BRASIL?

Para a criançada hoje é dia de sombra de água fresca, mas afinal, o feriado na verdade é por conta de ser o Dia da Criança mesmo ou o Dia da Padroeira? Cresci pensando que o feriado era referente ao Dia da Criança, mas na verdade é referente ao dia da Padroeira do Brasil: Nossa Senhora Aparecida.

DIA DA CRIANÇA

Quando chega o mês de Outubro, sempre vemos campanhas e mais campanhas para fazer uma criança feliz, pena que muitos só são solidários nesta época do ano, toda criança merece todo apoio e incentivo durante toda vida.

Hoje em dia as coisas mudaram e muito, lembro-me que nos meus tempos de criança, esperava sempre por esse dia para receber um presente, quando recebia era muito bom, um carrinho, um pião, gudes e outras coisas. Quando não recebia fazia com os meus irmãos carrinhos com lata de óleo, lata de leite e outras coisas artesanais, mas éramos muitos felizes.

A tecnologia chegou e com ela, as coisas mudaram as crianças não querem mais os presentes citados acima, as crianças almejam jogos eletrônicos, celulares, computadores etc. Lembro-me também das brincadeiras sadias que brincávamos na escola, nas calçadas de nossas casas, hoje em dia não se vê mais isso, as diversões das crianças são em shoppings, viagens.

Reflitam todos vocês e transmitam para seus filhos seus tempos de crianças, com certeza termos muitas coisas para rir e relembrar.

ENOOC EVANGELISTA - PROFESSOR DE MATEMÁTICA

publicado em 12 de Outubro / 2011 às 14:00

Targino Machado: “O Secretario de Saúde do Estado é um embusteiro”

Em seu discurso na tarde desta terça-feira, dia 11, no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Targino Machado, líder do bloco independente PSC/PTN, comentou sobre o relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que aponta uma série de supostas irregularidades na Secretaria de Saúde (Sesab), pasta comandada pelo secretário Jorge Solla. Nesta auditoria do órgão são apresentados problemas graves como o desaparecimento de bens públicos, seja equipamento médico e até uma ambulância, contratos irregulares, endividamento das instituições e a falta de um controle na frequência dos médicos.

Para o parlamentar, as malfeitorias precisam ser apuradas. “Agora, estamos acompanhando tantas irregularidades encontradas no TCE em visitas aos hospitais do estado e, para minha tristeza, os entes que ontem defendiam a apuração pelos Tribunais de Contas, do município e do estado, das contas públicas, hoje defendem o estado e suas malfeitorias. Dilma criou um neologismo para definir corrupção: gatunagem não é mais gatunagem, e sim malfeito. Malfeito é o que fazem as criancinhas quando acontece algo de errado. Quem rouba o dinheiro público é corrupto e criminoso. Quem chama corrupção de malfeito, é corrupto de algum modo, querendo arranjar um jeito mais elegante e fácil de se auto-rotular”, afirmou.

Targino ainda adiantou que apresentará na ALBA durante a próxima semana as provas que Solla não merece estar no cargo que ocupa. “Quero trazer na próxima semana as provas inequívocas que o Secretario de Saúde do Estado é um embusteiro, que o governador e o líder da maioria também são de igual modo. Os dados, que não são meus, estão no site do Ministério da Saúde, confirmam que os números na época do governador Paulo Souto avançaram muito mais do que neste atual governo. Mas os mequetrefes do atual governo defendem Jorge Solla, que assola a saúde da Bahia. Estão roubando ambulância, imaginem como não estão desviando o dinheiro do estado? Infelizmente esses malfeitos são patrocinados pelos gatos de hotel, que sempre estão famintos. Apresentarei aqui as provas que o governador e o secretário de saúde são embusteiros”, concluiu.

publicado em 12 de Outubro / 2011 às 13:30

Juazeiro: 180 cisternas prontas para receber água de chuva

Outubro começou com muita expectativa para 180 famílias do interior de Juazeiro, que agora aguardam apenas a chuva chegar para então poder sentir o prazer de beber água pura, armazenada na cisterna de 16 mil litros, construída ali “no pé da casa”. As últimas cisternas de Juazeiro foram construídas pela SAET (Sociedade de Ações Educativas Sociais e Tecnológicas) em setembro e já agora foram emplacas. Essa é a última etapa onde a família é envolvida diretamente. É nesse momento que, além de fixar a placa na cisterna, o animador fotografa a família e oficializa a entrega do reservatório através da coleta da assinatura no termo de recebimento da cisterna. Os termos contendo as assinaturas das famílias e fotografias, dentre outras informações, são enviados para os financiadores (MDS - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e SEDES – Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza).

Para concluir essa etapa a SAET disponibilizou dois animadores de comunidade, que contaram ainda com a valiosa atuação de Leonice Rocha (integrante da Comissão Municipal de Águas), que acompanhou todo processo desde o início do projeto. Segundo Leonice as famílias estão, por um lado ansiosas, por outro satisfeitas, “porque estão vendo a preparação para a chuva aqui na região. O pessoal está satisfeito com a cisterna e ansioso esperando a chuva chegar para colher a água na sua cisterna”, explica. Dona Leonice também está com muita expectativa: “é um final de ano que promete ter chuva aqui na região”, prevê empolgada.

Trabalho em grupo – de acordo com Leonice Rocha o emplacamento das cisternas foi desenvolvido em menos da metade do tempo. Ela atribui a agilidade desse processo ao trabalho em grupo. Seguindo essa linha de pensamento o animador Izael Torres diz que “quando a gente trabalha em conjunto adianta muito mais o trabalho. Foi muito boa a ajuda que a gente teve de dona Leonice, pois o município de Juazeiro é muito grande”, reforça. Capacitação de ACS – para concluir todas as etapas do projeto no município de Juazeiro a SAET só precisa realizar a capacitação de ACS (Agente Comunitário de Saúde) que deve acontecer ainda no mês de outubro.

Por Álvaro Luiz Foto: Anderson Fabiano
publicado em 12 de Outubro / 2011 às 12:40

ESPAÇO DO LEITOR: PROFESSOR QUER ESCLARECIMENTOS SOBRE EDITAL DE CONCURSO DA PREFEITURA DE JUAZEIRO

Geraldo José,
 
Venho através desse blog fazer um revindicação sobre o concurso da Prefeitura de Juazeiro elaborado pela Secretaria da Educação e Esporte 2011. Desde que o concurso abriu envio um e-mail para a empresa responsável pelo concurso AOCP CONCURSOS PÚBLICOS, mas não tenho retorno.
 
Estava lendo o edital do concurso e me interessei pelo curso de Articulador de Laboratório, mas ficaram umas dúvidas que não consigo ver no edital sobre os conhecimento básicos e que podem caracterizar possíveis brechas para indicações política, e nós "povo comum" não ser escolhido por méritos, mesmo sendo aprovado.
 
A primeira é essa.  No edital eles pedem: a) Windows (Word, Excel, Power Point): 40 horas.
 
Da forma que está escrito (word, excel e power point) o conteúdo deve estar introduzido no sistema operacionais WINDOWS. AS 40 HORAS SÃO PARA O CURSO DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS OU SOMENTE DESSES PROGRAMAS (WORD, EXCEL E POWER POINT)?
 
Faço essa pergunta porque se apresento meu certificado do windows e eles me excluírem alegando que cada um deve conter 40 horas.
 
Sobre o Linux: B) Linux (Writer, Calc, Impress): 40 horas; a dúvida é a mesma: AS 40 HORAS SÃO DO SISTEMA OPERACIONAL LINUX OU SOMENTE DOS 3 PROGRAMAS?
 
A última sobre: C) INTERNET 40 HORAS. Aqui eles não especifica se posso juntar dois certificados: Um de INTRODUÇÃO A INTERNET (com 30 horas) e SEGURANÇA DA INTERNET (35 horas) que atingem a carga horária pedida. Isso por ter um simples certificado e a impunidade reinar.. temo que entre quem possua um Q.I pela sua determinação e pelo seus conhecimentos educacionais, e não, os que tenham Q.I de Quem Indica.
 
Espero que o Secretário da Educação peça uma retificação nesse edital.

José Roberto Barbosa Feitosa - Professor Licenciado em História, Pós Graduado em História Geral, Cultura e Patrimônio
publicado em 12 de Outubro / 2011 às 12:10

SESP instala Torre de Iluminação no Residencial São Francisco

A Equipe de Iluminação da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) iniciou a colocação de lâmpadas no Residencial São Francisco (Minha Casa Minha Vida), instalando uma torre de 12 metros de altura e com quatro lâmpadas na entrada do residencial.

A torre com 2 lâmpadas de 400w e 2 de 250w terá a função não só de iluminar a entrada do condomínio como também o ponto de ônibus que fica ao lado. “O intuito é trazer mais segurança aos moradores. A idéia de colocar lâmpadas mais potentes é de fazer o trabalho bem feito, garantindo qualidade por muito mais tempo. Mais iluminação chegará ao local”, afirmou Paulo Bonfim, secretário de Serviços Públicos.

Ascom PMJ
publicado em 12 de Outubro / 2011 às 11:40

A SOBERBA BELEZA E O MÁGICO ENCANTO DA SERRA DO MULATO

POR JOHN CASPER BRANNER 

Geograficamente, a elevação mais proeminente, vista de Juazeiro, é a Serra do Mulato, a cerca de 51km na direção sudoeste do Município de Juazeiro – BA. Segundo J. C. Branner – Geólogo Norte Americano, que pesquisou na região, junto a Serra do Mulato no ano de 1909, “subindo à encosta da Serra do Mulato, em sua face norte, as primeiras rochas encontradas são alguns xistos cristalinos de coloração escura.

Deste ponto até os rochedos despidos de vegetação, que circundam a montanha, não existem trilhas e os declives são cobertos por uma caatinga densa e cactos, difíceis de penetrar mesmo sob as circunstancias mais favoráveis. Na encosta da montanha, em certos lugares, é coberto com enormes quantidades de blocos grandes de pedras, soltos e algo desgastados por água e ventos”.

Esses matacões são principalmente de arenitos e quartzitos que formam o rebordo resistente que capeia o topo da montanha. Esta faixa de matacões sugere a possibilidade de um antigo nível de água.  Do alto da serra possibilita uma boa vista das duas montanhas que ficam a leste. É a Serra do Boqueirão, que fica depois da Serra da Cruz, ainda mais a leste. Descreve J. C. Branner, “vista daqui, a estrutura geológica destas duas montanhas e suas relações com a Serra do Mulato são claras e simples., os quartzitos horizontais que capeiam a Serra do Mulato podem ser acompanhados com a vista ao longo de seus afloramentos, até essas montanhas vizinhas, que são capeadas pela mesma série de sedimentos.

A Serra do Boqueirão é pouco mais baixa que a Serra do Mulato, da qual é simplesmente uma projeção. O vale que separa estes dois pontos é uma anticlinal baixa, erodita. A Serra do Boqueirão é uma sinclinal suspensa, enquanto entre esta e a Serra da Cruz existe outro vale anticlinal. As dobras que formam estes vales e cristas são suaves e claramente definidas e todas as três montanhas são simplesmente projeções notáveis de uma região elevada que fica a sul”. A altitude do topo da montanha, acima do nível do mar, é de 865m; a espessura das camadas horizontais de quartzito que capeiam o cume é pouco acima de 125m; a altura do topo da montanha, acima da antiga planície de inundação da sua base é de 465m.

A imponência da majestade da Serra do Mulato, com sua soberba beleza e o seu mágico encanto da sua grandeza encravada no semi-árido baiano, no Vale do Salitre. 

Texto enviado por Antonio Cursino e Antonio Carlos Chaves membros da Comissão de Estruturação para Emancipação do Salitre

publicado em 12 de Outubro / 2011 às 11:00

Dia 14 Sinserp se reúne com executivo municipal

Está marcada para o próximo dia 14 reunião entre os representantes dos servidores municipais e o secretario de relações instituições, Fernando Dantas. Na oportunidade a entidade de classe apresentará ao executivo municipal proposta do Plano de Cargos, Salários e Carreira dos funcionários públicos. Desde o mês de agosto, os servidores de Juazeiro se preparam para apresentar a proposta.

Em Assembleia Geral Extraordinária, ocorrida na última quarta (05), no Clube de Campo, o Sindicato dos Servidores Municipais (Sinserp) de Juazeiro, se reuniu com os servidores do Sintrab-Saúde (Sindicato dos Trabalhadores da Saúde) e com a Associação dos Guardas Municipais para a elaboração do Plano. Além de servidores estavam presentes os representantes legais das categorias de classe, Cícero José (Guarda), Telma Marineide (Saúde) e Cícero Sales do Sinserp. Hoje pela manhã a categoria também se reuniu com os representantes de cada classe para definir a proposta.

Na assembleia geral, eles destacaram a importância da participação conjunta de todos os trabalhadores das diversas categorias. “É preciso se organizar e lutar para que a votação do Plano de Cargos, Carreira e Salários seja votado ainda este ano”, pontuou Cícero Sales. Também foram definidos os representantes de cada classe trabalhadora que deverão se reunir no dia 10, a partir das 8h, na sede do sindicato, para mais uma discussão do Plano, interação de sugestões e ideias e definição de propostas.

Mônia Ramos Ascom Sinserp
publicado em 12 de Outubro / 2011 às 10:30

PT REJEITA PERMANECER NO GOVERNO E ENTREGA CARGOS DA PREFEITURA DE SENHOR DO BONFIM

A informação de que o prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado, deixou o PT e filiou-se ao PP para concorrer a releição em 2012, deixou membros do Partidos dos Trabalhadores indignados. A posterior informação de que o Chefe do Executivo bonfinsense iria convidar o partido para continuar na base de sustentação ao governo, irritou ainda mais a militância petista. Nessa queda de braço, a direção do PT encaminou a seguinte correspondência ao prefeito Paulo Machado:

Senhor do Bonfim, 06 de outubro de 2011.

Ao:

Exmº Sr Paulo Batista Machado
M.D. Prefeito do município de Senhor do Bonfim – Bahia
Exmº Prefeito,

Diante do cenário político municipal atual, onde o Partido dos Trabalhadores – PT, mais uma vez aparece como centro do debate, consideramos salutar e necessária uma posição transparente e coerente com os nossos princípios que nos fizeram ocupar o poder político em todas as esferas do país através da confiança e vontade do povo.

Inicialmente, diante do que temos presenciado não nos parece pertinente apontarmos dedos ou assumirmos discursos depreciativos acusatórios que nos fazem lembrar as clássicas e imortalizadas cenas na história da civilização quando se trata de disputa pelo poder, a exemplo da expressão usada por Júlio César (44 a.c) diante da cena de traição que o levou a morte: Tu quoque, Brute, filii mei! ("Tu também, Bruto, meu filho!"), ou a expressão mais atual “Até tu, Bruto?”, usada por Shakespeare.

Entendemos que este tipo de discurso ainda se aplica quando nos entregamos incondicionalmente a um projeto que acreditamos e elegemos com a mesma confiança os companheiros que estarão ao nosso lado, defendendo uma causa cujos interesses coletivos se sobrepõem aos interesses individuais e sofremos decepções. É necessário então relembrá-lo que a aceitação do seu nome como companheiro no PT, como companheiro de luta por princípios e ideais históricos e que honram a nossa trajetória, nunca foi consensual! Antes mesmo da oficialização da sua mobilidade partidária já havia dúvidas em torno do perfil do novo filiado que estaríamos acolhendo e elegendo como par.

A desconfiança sobre a identidade partidária do novo filiado, para além dos interesses políticos do momento, sempre estiveram no centro da pauta. Mesmo quando tivemos que sensibilizar a militância para a luta a fim de defender um projeto de sociedade que apaixonadamente nos identifica e aproxima, o nosso grito parecia se esvair na descrença e descrédito ao “novo companheiro” que iria assumir a liderança naquela nova etapa de concretização. Definitivamente, a surpresa da ruptura, da desfiliação, da decepção expressada com discursos resgatados no estilo “Tu quoque, Brute, filii mei!” não se aplica nas nossas compreensões e representações sobre o fato, Senhor Prefeito!

Infelizmente a desconfiança de alguns fazia sentido, até porque não podemos apagar o que a história nos conta. Mesmo acreditando na permeabilidade dos nossos conceitos, das nossas posições, na processualidade, na mudança e no constante devir, algumas marcas do que somos permanecem e nos identificam para sempre! Basta também relembrarmos de fatos concretos que ilustram a sua

trajetória política e que preferimos compreendê-las, na época, como “estigmas”. Ora, o Senhor tinha demonstrado ser aliado – muitas vezes manifestando publicamente o discurso de aprendiz da gestão séria e competente que foi implantada durante os 08 anos de gestão municipal do Partido dos Trabalhadores, sob liderança do companheiro Carlos Brasileiro! Além disso, a sua bagagem intelectual e as idéias progressistas que perpassavam o seu discurso acadêmico estavam muito acima do que as marcas desprestigiosas e conservadoras anteriormente apontavam.

Foi assim que, naquele momento, a maioria dos companheiros acreditou verdadeiramente que o Senhor poderia dar continuidade ao trabalho vitorioso e aprovado pelo povo que foi iniciado pelo PT no Município de Senhor do Bonfim. Ledo engano! Hoje sabemos a distância que há do seu papel de co-participação no trabalho na gestão pública municipal que foi implantado, para o seu papel na liderança dos trabalhos. Um líder democrático assume a sua liderança sem abrir mão da possibilidade de deixar-se ser avaliado pelos companheiros que, com suor e luta, trabalharam em prol da sua eleição, acreditando na possibilidade da continuidade de um projeto político que por décadas foi sonhado, pensado, estruturado e aplicado com sucesso. De forma abrupta, o que foi construído ficou estagnado ou foi enfraquecido em seu governo. Mais uma vez, lamentavelmente, temos que sucumbir ao que a história revelou: só “idéias não correspondem aos fatos”. Um companheiro petista, com “alma” petista e companheiro de luta e ideal partidários nunca abandonaria o barco porque não quer ser submetido ao que nossos princípios históricos apontam e norteiam!

Entendemos, então, que o Senhor não está deixando o partido! O Senhor está saindo de um lugar, de uma posição em que nunca se adaptaria e deveria estar! Essa não é a sua essência partidária. O Senhor está voltando para a posição em que sempre esteve! Respeitamos a sua escolha, mas de concreto queremos afirmar que estamos falando em escolhas e de lugares absolutamente diferentes! Nos equivocamos na escolha, na confiança, quando generosamente nos colocamos enquanto companheiros na linha de frente da luta e batalhas para elegê-lo e o colocarmos no cargo que agora ocupa. Mas sabemos também que os legados dos trabalhos desenvolvidos pelo PT no município, são demarcadores de épocas como modelo de gestão pública. Isso representa a nossa marca partidária e ela não será jamais esquecida!

Por isto mesmo estamos colocando à disposição de V. Excelência, os cargos que correspondem ao espaço dado no seu governo ao Partido dos Trabalhadores. Não há sentido a nossa permanência quando estamos tratando de ideais e valores políticos que se opõem!

Rita de Cássia Braz Conceição Melo - Presidente PT/DM – Senhor do Bonfim – Ba.

publicado em 12 de Outubro / 2011 às 09:40

CERPRIS presenteia crianças com brincadeiras, palestras e aumenta profissionais qualificando os atendimentos

Misturando cultura, aprendizado e animação, o Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (CERPRIS) de Juazeiro promoveu na manhã desta terça-feira (11) comemoração ao Dia das Crianças (12 de outubro) e ao Dia Internacional das pessoas com Deficiência (03 de outubro). As crianças (usuárias do CERPRIS) e os familiares iniciaram as festividades recendo novas informações para promover saúde e bem-estar. Alunos de Fisioterapia da UPE deram dicas para os familiares cuidarem dos pacientes em casa, ensinando a massagem de conforto e orientando sobre a prevenção de lesões, causadas em pacientes por conta da imobilidade. O público também assistiu palestra sobre escovação e orientações para cuidar melhor da boca e dos dentes.  

Durante o evento, a equipe do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (Necom) divertiu a turminha com apresentações de teatros e brincadeiras. “Gostei de tudo”, disse animado Lucas Rodrigo de Jesus, 8 anos, após pegar o microfone e cantar para os colegas. Sua mãe Ana Lúcia de Jesus, afirmou estar muito satisfeita com a festa e os atendimentos. “Meu filho faz tratamento no Cerpris há 4 anos e já vejo muitos resultados. Ele já fala com menos dificuldade e anda melhor”, comentou. Também foram disponibilizados vários serviços, como: aferição de pressão, teste de glicemia, orientação nutricional, distribuição de preservativos, vacinação e corte de cabelo, além de brindes, sorteio de cestas básicas e café da manhã saudável.

Vânia Castro Ascom Sesau
publicado em 12 de Outubro / 2011 às 09:10

Dicas de Saúde: Sensibilidade dentária

Quem nunca deu aquela mordida no sorvete, picolé, água gelada e teve a sensação de uma dor terrível, um doce mordido e a sensibilidade logo aparece, ou mesmo o ar que respiramos pela boca causando dores e incômodos desagradáveis. São esses e outros os causadores da hipersensibilidade dentária.

A dentina é o tecido mineralizado que forma o corpo do dente. Está recoberta pelo esmalte na coroa e pelo cemento na porção radicular. Essa proteção de esmalte pode ser removida por escovação vigorosa com escova dura associada ou não à técnica inadequada.

O uso constante de creme dental muito abrasivo, a retração gengival, a cárie na coroa ou na raiz, o consumo de alimentos muito ácidos ou refluxo gástrico frequente, o desgaste dos dentes por má oclusão, hábito de ranger os dentes, interpor ou morder objetos duros também podem danificar o esmalte ou cemento,  causando a sensibilidade dentinária.

O clareamento dental também pode causar sensibilidade. Para evitar o aparecimento de sensibilidade dentinária, devemos manter as barreiras protetoras dos dentes intactas. Escovando bem os dentes, utilizando a técnica adequada e com força controlada. Isso manterá o esmalte livre das cáries e a gengiva saudável. Evitar consumo de bebidas e alimentos muito ácidos constantemente. Procure um médico caso sofra de refluxo e vômitos freqüentes. Procure um ortodontista se a sua oclusão estiver comprometida, a sobrecarga em alguns dentes poderá levar a perda de material dentário excessiva.

Alguns cremes dentais poderão auxiliar no alívio do problema. A aplicação de flúor também pode ajudar bastante. Restaurações e aplicações de selante também podem ser recomendáveis, consulte seu dentista. Alguns estudos mostraram a efetividade da terapia a laser no selamento dentinário, com conseqüente obliteração dos canalículos dentinários e redução da sensibilidade.

Para previnir ou atenuar a sensibilidade dentária ,pergunte ao seu dentista como se escovam os dentes, há várias técnicas de escovação. Após observar sua boca o dentista irá lhe explicar a técnica mais correta. Utilize uma escova de dentes macia.Utilize pastas de dentes próprias para a sensibilidade. Evite pastas muito abrasivas.

Consulte seu dentista sobre enxagua tórios  bucais, flúor. Há no mercado excelentes produtos para sensibilidade dentária. Laserterapia também pode ser utilizada pelo seu dentista para diminuir a sensibilidade nos dentes.

Dr israel Melo CRO 8887-Ba   melo.israel@gmail.com

publicado em 12 de Outubro / 2011 às 08:40

POLÍCIA CIVIL DE JUAZEIRO PRENDE FORAGIDOS DA JUSTIÇA BAIANA

Investigadores de Polícia da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Juazeiro prenderam sob o comando do Bacharel Nélio Ferreira Neves, Delegado de Polícia, na tarde desta terça-feira (11/10), dois foragidos da Justiça Baiana, identificados como Rael Conceição Oliveira e Rafael Conceição Oliveira, os quais tinham mandados de Prisão Preventiva decretados pelas comarcas de Ilhéus e Itabuna, onde respondiam processos pelos crimes de roubo, furto e homicídio. Ambos foram conduzidos ao Presídio de Juazeiro, onde aguardarão a recondução às comarcas de origem.

publicado em 12 de Outubro / 2011 às 08:10

OPOSIÇÃO COBRA ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA SEDE E ZONA RURAL DE JUAZEIRO

Os vereadores da oposição José Carlos Medeiros (PV), Alex Tanuri (PSDB) e Ronaldo Campina (PTB) durante a sessão ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira (11) dirigiram críticas ao governo municipal, mais especificamente à falta de água na sede e zona rural de Juazeiro.

Segundo Medeiros, a comunidade de Marruá está há vários dias sem água porque funcionários da prefeitura retiram dois pinos da bomba que abastece a comunidade e até hoje não conseguiram repor. “Se é por falta de dinheiro assumam que eu sou capaz de retirar do meu salário para garantir o conserto. Não é cabível é a comunidade ficar sem água todo esse tempo. Esta situação também se registra em Alegre, Campestre e Pau-Preto”, denunciou o parlamentar do PV.

Alex Tanuri foi à tribuna com dois copos com água parodiando a propaganda do SAAE – Serviço Autônoma de Água e Esgotos de Juazeiro que tem um copo cheio retratando os investimentos feitos nos últimos anos aumentando em 40% a oferta de água em toda Juazeiro, e um outro pela metade, insinuando o descaso das gestões anteriores. “Onde está a água que a gente não vê. Nesta terça-feira, por exemplo, não tinha água no Castelo Branco, Alto do Alencar, Alto da Aliança e inúmeros bairros da cidade. E o prefeito ainda comete crime eleitoral em posar ao lado da presidente Dilma, convidando o povo para se filiar no PCdoB. Dilma é do PT e o prefeito do desgoverno vem prometendo 18 creches, anel viário, quadras poliesportivas que não saem do papel. A gestão deveria era sanar o problema do distrito de Itamotinga que continua consumido água poluída”, concluiu Alex.

Ronaldo Campina informou em tom de denúncia que metade da população de Itamotinga só tem água após às 21 horas. “Em 2009, durante o programa Prefeitura nas Comunidades o prefeito anunciou a ampliação do sistema de abastecimento de água do distrito e até hoje nada. Mas a situação é ainda pior nos povoados de Vereda do Meio, Bargado, Passarinho, Lagoa do João,Cacimba do Silva e outros nas regiões de Itamotinga e Maniçoba”.

publicado em 12 de Outubro / 2011 às 07:40

Paróquia de Sobradinho realiza VIII Romaria das Águas

A Paróquia São Francisco de Assis de Sobradinho realiza nos dias 13, 14 e 15 de outubro a VIII Romaria das Águas com o tema: “Água é Vida! A morte do Velho Chico é a morte do seu Povo”. O evento organizado pela Paróquia em parceria com organizações da Sociedade Civil visa fazer uma discussão a cerca da situação do Rio São Francisco.

De acordo com Paulo Macêdo, um dos organizadores do evento, “a Romaria neste ano tem como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade urgente de preservação das águas e dos ecossistemas do Semiárido brasileiro em todos os seus valores (religioso, econômico, social, lazer e cultural), para garantia da continuidade da vida”. A programação do evento é composta de diversas atividades (celebração eucarística, caminhada, noite cultural, etc.), o que deve chamar a atenção de um público variado, advindo de todos os municípios do Território Sertão do São Francisco.

Programação:

Dia 13 – quinta-feira

19h – Sessão Solene na Câmara Municipal

Dia 14 – sexta-feira

09h – Seminário: “Água é Vida! A morte do Velho Chico é a morte do seu Povo”.

19h – Espaço Cultural Sext’arte Especial de Romaria das Águas

Dia 15 – Sábado

07h – Celebração Eucarística na Igreja São Francisco

19h – Caminhada até as margens do Velho Chico.

A caminhada será animada pela Banda Fé e Axé de Sobradinho, no Trio Explosão.

Por Álvaro Luiz
publicado em 12 de Outubro / 2011 às 07:00

CÂMARA MUNICIPAL HOMENAGEIA O PR. MANOEL MARQUES

O Pastor Manoel Marques da Igreja Assembléia de Deus que faleceu no último final de semana e foi sepultado na última segunda-feira (10) recebeu inúmeras homenagens na sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores na sessão ordinária desta terça-feira (11).

José Carlos Medeiros (PV) e Mitonho Vargas (PT) fizeram pronunciamentos destacando a vida do líder religioso que foi dedicada a ajudar os mais necessitados.

A pedido de Medeiros e do vereador Damião Medrado (PSD), foi registrado um minuto de silêncio para homenagear o pastor, bem como, a Senhora Maria Conceição, genitora do funcionário da Câmara, Roselmário que também faleceu recentemente.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.