Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 26 de Setembro de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 28 de Dezembro / 2010 às 06:30

ANIMAIS COM BRUCELOSE ORIUNDOS DE SENHOR DO BONFIM SÃO ABATIDOS E INCINERADOS EM JUAZEIRO

Dezenove animais bovinos com brucelose, oriundos da região de Senhor do Bonfim, foram abatidos e incinerados ontem à tarde no Abatal - Abatedouro Almeida Ltda, em Juazeiro.

A doença foi diagnosticada após dois exames de rotina no rebanho de um criador do distrito de Quicé, região produtora de leite em Senhor do Bonfim. Eles foram transferidos para Juazeiro porque em Sr. do Bonfim não há matadouro frigorífico.

O veterinário da ADAB Eliseu Ribeiro do Vale - Agência de Defesa Agropecuária da Bahia acompanhou o processo de abate e disse que se a carne ou o leite fossem colocados à venda poderiam contaminar milhares de pessoas.

Ele alertou ainda para o consumo de produtos de origem desconhecida ou de abates clandestinos. O recomendado é adquirir produtos onde há selo de inspeção.  

Eliseu Ribeiro explicou ainda que o abate assim que os animais chegaram impede qualquer risco de disseminação da doença, tendo em vista que logo após o abate, há a desinfecção do local.

publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 23:40

Datena é condenado por "discriminação homofóbica"

José Luiz Datena , um dos mais polêmicos apresentadores da televisão brasileira  contemporânea, foi condenado a uma advertência pela Secretaria da Justiça de SP, por "discriminação homofóbica".

Segundo a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo, em texto publicado desta segunda-feira (27), o processo partiu de uma reportagem no programa "Brasil Urgente" (TV Band) durante a qual o apresentador usou expressões como "travecão butinudo do caramba" ao falar de um travesti.

"Não houve discriminação. Falei sobre a agressão [depois da briga, o travesti empurrou o cinegrafista] e não sobre a opção sexual da pessoa", diz Datena, de acordo com a colunista do jornal paulista. A Defensoria vai recorrer pedindo que Datena seja multado em R$ 246 mil.

Correio
publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 23:10

Cruz de Salinas faz festa para comemorar formaturas

Uma noite de festa marcou o último sábado (25) no povoado de Cruz de Salinas, área rural de Petrolina. Professores, alunos e pais estiveram presentes na escola Municipal Antônio Pedro Rodrigues para comemorar as formaturas dos concluintes de 2010. Para o aluno Sérgio Nascimento, de 16 anos, a conclusão do 9º ano representa mais um passo importante rumo a um futuro cheio de sonhos e planos. “Os próximos três anos representarão uma nova fase de aprendizado que vou levar adiante”, disse o estudante.

Durante a solenidade, a aluna Leiane Alencar Amorim foi homenageada por ter ingressado em 10º lugar na Escola Militar de Petrolina, concorrendo com quase mil estudantes. “Sentirei saudade daqui, pois sei que a minha base educacional foi toda construída em Cruz de Salinas. Porém eu sei que a Escola Militar vai aprimorar o meu conhecimento, contribuindo para que eu possa realizar o meu sonho de ser advogada”, ressaltou a jovem de apenas 11 anos.

Representando o Prefeito Júlio Lossio, o Vice-Prefeito Domingos Sávio falou sobre a importância da educação na vida dos jovens formandos para que cada um prospere e alcance todos os objetivos traçados. “A educação para nós é uma prioridade inquestionável. A força e a perseverança dos que fazem a educação no interior nos deixa cada vez mais motivados com o futuro de Petrolina”, finalizou o Vice-Prefeito.

Texto e foto: Marcelo Cancão SECOM/PMP
publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 22:40

ESCOLA DE SAMBA É CRITICADA POR TEMA NORDESTINO

A Acadêmicos do Tucuruvi, escola de samba que desfila no grupo especial do carnaval de São Paulo, já recebeu, até a tarde desta quinta-feira (27), oito emails com ofensas pelo tema escolhido para este ano. Com o samba-enredo “Oxente, o que seria da gente sem essa gente? São Paulo: a capital do Nordeste”, a escola pretende homenagear os milhões de migrantes que partiram da região e se estabeleceram na cidade. A escolha não foi aceita por alguns indivíduos que reagiram e enviaram ofensas ao endereço eletrônico da escola. Em um dos emails, o remetente dizia: "Eu, como paulistano, tenho nojo dessa escola de samba e seu samba enredo. Assim como vários paulistas e paulistanos, repudio este enredo nojento e absurdo. Querem exaltar o Nordeste, desfilem por lá." O teor das correspondências fez com que a diretoria da escola registrasse um boletim de ocorrências na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). Informações do SPTV

publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 22:10

Daniel Alves defende abertura da Copa em Salvador

O jogador da seleção brasileira e do Barcelona Daniel Alves, baiano nascido em Juazeiro, que ganhou, na manhã de hoje, o título de cidadão soteropolitano, defendeu que a capital do estado seja a sede da abertura da Copa do Mundo de 2014. O pleito é defendido pela secretaria estadual extraordinária da Copa (Secopa), mas tem pela frente o desafio de vencer São Paulo, a grande favorita para sediar a abertura. “Acho que será um fato inusitado. Depois da última Copa, ter a Bahia e o Nordeste com a Abertura. Espero que esse sonho se torne realidade e estarei na luta para que se concretize”, disse o jogador.(Thiago Ferreira)

Foto: Luciano da Matta/ Agência A Tarde
publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 21:40

BAHIA INSTITUI CARREIRA DE PROFESSOR INDÍGENA

A Assembleia Legislativa baiana aprovou uma lei que institui a carreira de Professor Indígena no quadro do Magistério Público estadual, uma iniciativa inédita no país. A proposta, encaminhada pelo Executivo estadual, foi construída coletivamente pela Secretaria da Educação (SEC) e os movimentos indígenas. Aprovado no último dia 22, o projeto prevê a construção de uma educação diferenciada, específica e com qualidade, resultante do exercício partilhado com os índios. A linguagem, o método e formatação de ensino, direcionados especificamente para os nativos, passam a ser peças fundamentais no entendimento e preservação da cultura indígena. A Bahia possui atualmente 397 professores indígenas que atuam nas 62 escolas instaladas nas aldeias, sendo oito estaduais e 54 municipais. No total, estão matriculados 7.122 estudantes de 116 comunidades, o que atende às 14 etnias que compõem a população indígena no estado. A regulamentação do PL foi comemorada pelas lideranças. “Queremos uma educação em que o índio pode ser doutor sem deixar de ser índio”, enfatiza o cacique Lázaro Kiriri, da aldeia Mirandela, no município de Banzaê, no nordeste baiano.

BN - Foto: R7
publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 21:10

Horário de funcionamento do River Shopping neste final de ano

Através de nota, o River Shopping divulga horário de funcionamento neste final de ano. Confira abaixo:
 
DIA 31 (SEXTA-FEIRA)

Hiper Bompreço abre das 8h às 20h;
Lojas abrem das 10h às 20h;
Alimentação e PlayToy abrem das 10h às 20h. 
 
DIA 1º DE JANEIRO (SÁBADO)

Todas as operações estarão fechadas

ASCOM
publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 20:40

Oi pode ter que mudar sede do Itaigara em decorrência de incêndio

Informações dão conta de que, para efetivamente sanar o problema ocasionado pelo incêndio que destruiu suas instalações, no Itaigara em Salvador, na semana passada, causando uma pane no sistema de telefonia e de transmissão de dados, a Oi poderá ter que mudar sua sede para um outro local. É aguardar para ver.

Política Livre
publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 20:10

Petrolina terá show pirotécnico e grande festa na Virada do Ano

 
Para se despedir do ano de 2010 e dar as boas vindas a 2011, a Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos (Sedectur) realizará à meia noite do dia 31 de dezembro, na Orla I, uma grande queima de fogos. Consta também programação cultural e um DJ que fará show eletrônico na Porta do Rio, até o dia amanhecer.

O setor de logística da secretaria acertou os detalhes sobre a segurança com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU, Secretaria de Ordem Pública e outros setores parceiros do município. Para o Secretário Luis Claudio Dias, “2011 promete ser um ano de grandes conquistas e realizações e para isso é muito importante que as pessoas desfrutem de um cenário favorável organizado para a população”, afirmou.

SECOM/PMP Foto Ilustrativa Google
publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 19:40

AGROVALE RENOVA FROTA

A AGROVALE preparou uma nova etapa de venda para renovação da sua frota e coloca à disposição diversos veículos, máquinas, equipamentos e outros. Confira alguns dos itens à venda:  

SCANIA VABIS L76 111 C.M.

1965

TRATOR MASSEY F. 290

1987

CAR. VALMET 885 PCR-SANT

1996

TRATOR VALMET 1280

1994

MOTO HONDA XLR 125

2002

TOTAL-MIX  (CASALE)

1993

PLANIA NIVELADORA

1999

ROLO COMPACTADOR

-

TEODOLITO E NIVEL

-

ACESSORIO ELETRONICO PLAINA

-

BURROS

 

MULAS

 

CAVALOS

 

A lista completa e todos os detalhes do processo estão no site www.agrovale.com. As ofertas serão recebidas até o dia 21 de Janeiro de 2011, com prazo de resposta até o dia 31 de Janeiro de 2011. Qualquer dúvida, entrar em contato com Adriano Santana no telefone (74) 3612 2900, ramal 326.

Nativa Comunicação
publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 19:30

EDUARDO CAMPOS ANUNCIA NOVO SECRETARIADO E PETROLINA GANHA MAIS DOIS DEPUTADOS

O governador de Pernambuco Eduardo Campos anunciou hoje a tarde a composição da equipe de governo para o segundo mandato.

Casa Civil – Tadeu Alencar     
Governo – Maurício Rands
Fazenda – Paulo Câmara
Administração – Ricardo Dantas
Planejamento – Alexandre Rebelo
Saúde – Antonio Figueira (presidente do Imip. Vai se licenciar do cargo para comandar a pasta)
Educação – Anderson Gomes
Cidades – Danilo Cabral
Recursos Hídricos e Energia – João Bosco
Defesa Social – Wilson Damázio
Desenvolvimento Econômico (acumulando a presidência de Suape) – Geraldo Júlio
Turismo – Alberto Feitosa
Copa do Mundo 2014 – Ricardo Leitão
Esportes – Ana Cavalcanti
Cultura – Fernando Duarte
Agricultura e Reforma Agrária – Ranilson Ramos
Transportes – Isaltino Nascimento
Porto do Recife – Pedro Mendes
Articulação Regional e Social – Sileno Guedes
Procuradoria Geral do Estado – Tiago Norões
Controladoria Geral do Estado – Djalmo Leão
Casa Militar – Coronel Mário Cavalcanti
Chefia de gabinete do governador  – Renato
Desenvolvimento Social Direitos Humanos – Laura Gomes
Infância e Juventude – Raquel Lyra
Mulher – Cristina Buarque
Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo – Antônio Carlos Maranhão
Agência Reguladora – Roldão Joaquim
Imprensa – Evaldo Costa
Líder do governo na Assembleia – Waldemar Borges

O governador Eduardo Campos desmembrou a secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente. Informou, no entanto, que o nome da pasta de Meio Ambiente será anunciado posteriormente. Nos bastidores, diz-se que o governador convidou o PV para indicar o nome para o cargo.

Com a indicação da deputada estadual eleita pelo PSB, Raquel Lyra, para a secretaria de Juventude quem assume a vaga na Assembleia Legislativa é o deputado Ciro Coelho, segundo suplente.

A deputada estadual Isabel Cristina (PT) também vai continuar na Assembléia. Com a convocação de Isaltino Nascimento (PT), atual líder do governo, Cristina fica com o mandato garantido.

publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 19:10

Time da Vila Tiradentes é campeão do Interbairros 2010

Após 52 jogos, entre a fase de eliminatórias e as finais, o Interbairros foi encerrado no sábado (25) no campo do João Paulo II, na decisão entre Vila Tiradentes e Antônio Guilhermino. Jogando pelo empate por ter vencido a primeira partida pelo placar de um a zero, Vila Tiradentes começou procurando explorar os contra-ataques. Já Antônio Guilhermino só levantaria a taça se vencesse por dois gols de diferença. A repetição do placar levaria a decisão para os pênaltis.  

Apesar da pressão do time da casa, o placar não foi alterado e por ter vencido o primeiro confronto com gol do veterano atacante Gilberto, de 39 anos, Vila Tiradentes comemorou o título assim que o árbitro decretou o fim do jogo. Muita comemoração entre jogadores e torcedores, em especial com o herói da conquista, o camisa 9 Gilberto. “Estou feliz. Merecemos esse título, pois lutamos muito para isso. A Prefeitura está de parabéns pelo sucesso do Interbairros”, comemorou. 

O secretário de Cultura e Esporte, Pedro Alcântara Filho entregou as medalhas e troféus aos atletas campeões e vice-campeões juntamente com o gerente de esportes Gilberto Pacheco, e ressaltou a importância do Interbairros. “Nesta edição investimos R$ 30.000,00 e o sucesso foi comprovado com a participação de 26 bairros e mais de 800 jogadores. A Prefeitura continuará incentivando esta e outras competições para cada vez mais promovermos o esporte amador do município”.

Por Luiz Hélio/SECETLA
publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 18:40

‘Transformaram a Câmara numa churrascaria’, diz Aldo Rebelo

O deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) fez nesta segunda-feira sua crítica mais dura ao acordo de rodízio entre o PT e o PMDB para presidir a Câmara dos Deputados nos próximos quatro anos. “Transformaram a Câmara em churrascaria. Esse rodízio só serve a dois senhores: o PT e o PMDB”, disse o comunista. Cotado como candidato pelos colegas, ele nega. Apesar de negar sua candidatura ao comando da Casa, Aldo é visto como o principal articulador do lançamento de um nome da base aliada ao governo para disputar a presidência da Câmara contra Marco Maia (PT-RS). O deputado comunista disse também ao iG que já tratou do assunto com a presidenta eleita Dilma Rousseff. A conversa ocorreu na semana passada quando Aldo participou de um jantar realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio da Alvorada para os ex-ministros – Aldo foi ministro da Articulação Política (2004-2005). Segundo ele, o próprio Lula e futuro chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, participaram da conversa sobre a disputa na Câmara. “Eles vêem com preocupação a disputa na Câmara”, disse. O deputado contou que não foi questionado ou convencido a desistir da ideia. “Mas não me perguntaram nada. Fui eu que disse a eles. Falei que (a base governista) pode ter duas candidaturas”, completou Rebelo. (iG)

Foto: José Cruz/ABr
publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 18:00

BRUNO REIS, DEPUTADO ESTADUAL ELEITO, VISITA JUAZEIRO

Luciano Lustosa e Bruno Reis

O juazeirense Bruno Reis, deputado estadual eleito pelo PRB, visitou sua cidade natal nesta segunda-feira oportunidade em que concedeu a Rádio Juazeiro falando dos seus planos para o mandato que se inicia em primeiro de fevereiro de 2011.

Bruno argumentou que não fez campanha em Juazeiro, por respeito aos candidatos já existentes no município e que infelizmente não conseguiram a reeleição, com exceção de Roberto Carlos (PDT).

Num outro momento da entrevista Bruno Reis, disse que embora integre o grupo que faz oposição ao governador Jaques Wagner (PT) e conseqüentemente ao prefeito Isaac Carvalho (PCdoB), não é da turma do quanto pior, melhor. “O que eu, enquanto deputado, puder fazer por Juazeiro, vou trabalhar incansavelmente ao lado de Roberto Carlos para ajudar o governo municipal’.

“Lamento que Juazeiro tenha perdido parte da sua representatividade, mas estamos preparados para ocupar este espaço e lutar por Juazeiro e região”, concluiu Bruno Reis que estava acompanhado do amigo Luciano Lustosa Maia.

publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 17:30

TVE-BA EXIBE SHOW DE MAVIAEL MELO E JOÃO SERENO

O leitor assíduo Maviael Melo enviou o seguinte email-convite aos blogueiros de Juazeiro e Petrolina:

De volta a Salvador, depois de aproveitar esses dias de datas natalinas para recompor as energias espirituais e renascer na fé que se renovou em cada olhar, sorriso, palavras trocadas durante o ano de 2010 e que se renova sempre na esperança de um povo melhor, uma nação justa e alvissareira sempre. Agradecido por tudo, pelas conquistas e passadas traçadas sempre com muito alegria e determinação. Agradecido pelas faltas, falhas, erros e acertos, ganhos e perdas. Sempre agradecendo por ter recebido o que me foi merecido! E buscando sempre fazer por merecer! 

Aproveito pra desejar a todos um ano novo cheio de paz e alegria, trabalho, saúde, sossego, sorriso, enfim um 2011 virado na gota serena de sucesso nas nossas vidas. 

E também pra convidar a todos para logo mais a noite, Hoje dia 27/12 assistirem na TVE/BA às 21:45hs, a primeira parte do Sarau do João, que aconteceu na manhã do dia 14 de novembro no TCA, um dia marcante pela diversidade e alegria de quem no palco cantou e tocou, como também de quem sorriu conosco na platéia do Teatro Castro Alves. No dia 28/12 - terça, a TVE exibirá a segunda parte, também as 21:45hs.

Um grande abraço a todos e um bom fim de ano. 

publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 17:00

DEPUTADO JORGE KHOURY VISITA O BLOG

O deputado federal Jorge Khoury (DEM-BA) acaba de fazer uma visita de cortesia ao blog. O parlamentar que não conseguiu renovar o mandato no pleito deste ano falou sobre vários assuntos. A entrevista será veiculada logo mais. Aguarde.

publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 16:40

LULA: 'ALENCAR É MAIS DO QUE UM IRMÃO'

Para presidente Lula disse o seu vice, José Alencar, é "mais do que um irmão". "Alencar é a melhor junção do capital e trabalho. Ele foi mais do que um irmão, foi um companheiro em quem tive a mais absoluta confiança durante o governo", disse Lula, em entrevista durante um café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (27). Lula disse ainda que não será copiloto de sua sucessora, Dilma Rousseff, e que pretende se afastar de tudo por seis meses para resolver o que vai fazer no futuro. O presidente descartou voltar em 2014. "Trabalho com a ideia fixa de que Dilma será candidata. É justo e legítimo e será minha candidata em 2014. Só existe uma hipótese: ela não querer ser candidata", afirmou. Informações da Folha.

publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 16:10

Criança com problemas respiratórios graves é tratada no HDM

Um caso gravíssimo de Broncodisplasia Pulmonar tratado no Hospital Dom Malan/Gestão IMIP Hospitalar em Petrolina trouxe mais um final feliz para uma família do sertão pernambucano. O menino Cícero Felipe Rodrigues, de apenas quatro meses de vida, foi tratado pela equipe médica da pediatria do HDM, desde as suas primeiras 24 horas de vida, quando foi constatado que ele precisava de cuidados especiais em decorrência da prematuridade, e agora, já está em casa na cidade de Cabrobó. 

A mãe do menino, Cirlene Rodrigues Maciel, veio de Cabrobó para Petrolina logo após o parto e permaneceu no HDM com o filho por quatro meses, até que a criança pudesse receber alta hospitalar. Cícero foi internado na UTI neonatal do hospital com diagnóstico de uma doença crônica que gera malformação pulmonar e que tem como fatores de risco a prematuridade e baixo peso. Durante o período em que o menino permaneceu na pediatria do HDM, foi atendido numa sala equipada com aspirador e tubo de oxigênio, para que o fornecimento de oxigênio pudesse ser mantido com regularidade.

Uma vez com o quadro clínico estável, o menino pôde receber alta hospitalar assim que a secretaria de saúde de Cabrobó garantiu os equipamentos necessários. De acordo com a secretária de saúde do município, Carmem Diana Torres, foram comprados e instalados na casa da família, um aspirador e um tubo de oxigênio que a própria mãe do menino iria manusear, depois de ter recebido treinamento pela equipe do HDM.

Ascom HDM
publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 15:40

Resíduos sólidos – problema ou solução?

Caro Geraldo,

Tenho estado preocupado com a questão do lixão de Juazeiro, que se arrasta por muito tempo sem que as soluções apresentadas pelo executivo municipal em  sucessivas declarações aos meios de comunicação se materializem, quanto a projetos aprovados pelo executivo junto a CODEVASF e que solucionariam num primeiro momento em parte e depois definitivamente a questão. Resolvi elaborar um artigo para reflexão e peço ao ilustre jornalista que o publique em seu prestigioso blog.

Cordiais saudações

Resíduos sólidos – problema ou solução? 

Uma das grandes preocupações da humanidade em termos am­bientais é a crescente geração de resíduos sólidos urbanos (RSU), con­sequência do aumento populacional, da rápida industrialização e do crescimento do consumo, além disso contribuem para a crescente geração de resíduos o modelo de desenvolvimento e do padrão de consumo e estilo de vida contemporâneo disseminado pelo capital.

O lixo gerado pela sociedade humana é indubitavelmente o resultado da lógica de produção econômica dominante no mundo moderno e que precisa de gerenciamento. Aliás, vamos começar significando o que é LIXO: a palavra lixo é proveniente do latim lix, que significa cinza ou lixívia, ou do verbo lixare, que significa polir, desbastar, arrancar o supérfluo. O impacto provocado pelo lançamento dos resíduos sólidos urbanos ( industriais, domésticos e hospitalares ) resulta em riscos potenciais a saúde humana e ao ambiente.

Em todo o mundo pesquisas e formas de administração do lixo são desenvolvidas com  o intuito de mitigar e até resolver esta equação. Nos países mais desenvolvidos o lixo é de fato produto com valor econômico. No Brasil muitas experiências bem conduzidas se destacam com soluções criativas e inteligentes para os resíduos sólidos. No Rio Grande do Norte, o governo já trabalha para viabilizar o plano estadual de gestão dos resíduos sólidos com a formação de consórcios intermunicipais, que garantam o ordenamento de procedimentos que contribuam para a melhoria no gerenciamento da limpeza urbana e que resultem no compartilhamento de ações entre municípios.

Através do Programa Estadual de Resíduos Sólidos, o Governo do Estado implantará unidades de reciclagem, aterros sanitários e estações de transbordos, informa Lázaro Mangabeira. O plano prevê, ainda, a inserção social dos atuais catadores, proposição de incentivos tributários para as atividades voltadas para a reciclagem e implementação de políticas ambientalmente adequadas. O objetivo dos consórcios é definir de forma participativa com os municípios o compartilhamento das soluções para os resíduos sólidos.

A questão no atual estágio de desenvolvimento científico-tecnológico não é de falta de tecnologias, mas de falta de vontade política de encarar o lixo como séria ameaça à qualidade de vida do homem, dos animais e do ambiente com degradação da estética da paisagem e comprometimento dos recursos naturais: ar, água e solo pela disponibilização de metais pesados e substâncias orgânicas sintéticas derivadas em sua grande maioria do petróleo que além da difícil decomposição possuem largo poder residual.

O sancionamento no último dia 23 de dezembro do corrente ano, da política nacional de resíduos sólidos pelo presidente da república é um passo importante na solução, mas não a determina, pois que, sua execução é que é o problema para muitos governos municipais e estaduais, que sequer dispõem de políticas públicas locais e regionais, para a questão. Conquanto estejamos todos mais ou menos convencidos, que precisamos lidar com os resíduos sólidos de forma séria e responsável, ainda, na esmagadora maioria dos municípios brasileiros, todo o esforço é tão somente de coleta e deposição em um espaço a céu aberto designado, lixão, pela elevada carga de recepção dos resíduos sólidos que ali são depositados.

Trata-se de um local cujo ambiente é putrefato e insalubre, e depõe contra uma sociedade que se pretende civilizada no trato com seus rejeitos, e que perde a oportunidade de transformar tais materiais em produtos econômicos em escala, além de contribuir efetivamente para redução da  poluição.O que nos falta é decisão, vontade de querer ser e dar tratamento diferente à questão e  caminhar em direção a uma sociedade sustentável, onde todos sejamos responsáveis pela vida e pela gestão das externalidades negativas que geramos com a economia do consumo inconsciente. Não podemos mais, conviver com os espaços de poluição reproduzindo a indigência humana de muitos de nossos irmãos e cultivando os processos egoístas.

Existem soluções viáveis e econômicas que não necessariamente requerem elevado investimento, já em uso em muitos municípios, notadamente no sul e sudeste do país. Não há incompatibilidade entre projetos eventualmente elaborados, aprovados e até em vias de execução e a conjugação de esforços diversos com outras possibilidades tecnológicas e de gestão para a solução da coleta, destinação e tratamento dos resíduos sólidos dos municípios. O que urge é fazer algo e não assistir passivamente os dias, meses e anos passarem sem que algo de concreto seja feito a não ser retórica tola.

O hábito das pessoas, no que diz respeito ao tratamento dos resíduos gerados em suas residências, é influenciado, entre outras coisas, pela percepção que se têm do serviço de coleta de sua cidade. Suas percepções desse serviço público, se realizado de forma descompromissada, estimulam atitudes despreocupadas Por isto deve-se atentar ao fato da necessidade de investimento, por parte do Poder Público, em propaganda e educação ambiental, mobilizando a sociedade para o correto gerenciamento de seus resíduos.

A moderna abordagem do gerenciamento de resíduos prevê uma hierarquia onde deve ser dada preferência à não geração de resíduos, seguindo-se, dentro de possibilidades econômicas e tecnológicas, a minimização, o reaproveitamento (reciclagem, recu­peração e reuso) e somente após isto, o tratamento e a disposição final. A cogeração de energia a partir da incineração dos resíduos (waste-to-energy) também pode ser uma alternativa a ser con­siderada pelos tomadores de decisão.

Os cenários servem como instrumentos para o norteamento de políticas e estratégias de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos e, sendo assim, para se minimizarem erros (na consideração de in­vestimentos, por exemplo), o aperfeiçoamento das estatísticas e dos dados referentes à produção de resíduos deve ser contínuo. Para ilustrar a questão  em2009 o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), realizaram estudos sobre o cenário dos resíduos sólidos no Brasil, mostrando como o país tem gerenciado o seu lixo e também apontando soluções para melhorar as condições do setor.

Os estudos apontaram a destinação inapropriada de resíduos como  por exemplo em lixões, como um dos problemas atuais que acontece em muitos lugares. A contaminação do solo e dos lençóis freáticos, a emissão de gás metano na atmosfera e até o risco de acidentes terrestres pela queima do lixo ou aéreos causados por urubus, garças e gaivotas que sobrevoam lixões próximos a aeroportos, são alguns dos problemas que a destinação incorreta de resíduos pode gerar. Finalmente temos que encontrar saídas ou solicitar ao ministério público que exerça seu papel e faça cumprir a lei.

Jairton Fraga Araújo

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia. Foi diretor do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais - DTCS/UNEB no período de 2002 a 2004. Foi assessor da Prefeitura de Juazeiro em 2004. Ocupou a função de Secretário de Agricultura, Desenvolviemnto Rural e meio-ambiente entre janeiro de 2009 a março de 2010. É pesquisador da área de agricultura orgânica, desenvolvimento sustentável e fitotecnia de cultivos irrigados.

publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 15:10

ROUBADINHA FAZ MAIS UMA VÍTIMA NA RODOVIA LOMANTO JÚNIOR

A tentativa de roubadinha do condutor de um gol branco na rodovia Lomanto Júnior, rampa nas imediações da AABB, acabou por vitimar um motociclista na manhã desta segunda-feira (27).

O fato conseguiu reunir inúmeros curiosos que acompanharam inicialmente a assistência por parte de uma viatura da polícia militar e posteriormente de uma equipe do Samu. O gol apresentou apenas prejuízos materiais enquanto o motociclista que não foi identificado pela reportagem, sofreu inúmeras escoriações, inclusive, em uma das pernas.

A equipe da PM autuou o motorista infrator.

publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 14:40

AGROVALE É DESTAQUE NO PRÊMIO MELHORES DO AGRONEGÓCIO NA BAHIA

No último dia 21, em Salvador, empresários, agricultores, industriais e representantes do Governo da Bahia, marcaram presença no lançamento do documento “Estratégias para a agropecuária baiana”.

O documento, resultado do trabalho de 21 câmaras setoriais, define o planejamento estratégico do estado para o setor nos próximos 20 anos. Durante o evento, que contou com o apoio do grupo ATARDE, foram entregues 20 prêmios para agricultores ou pecuaristas do estado que se destacaram em 2010.

A AGROVALE, única contemplada no Vale do São Francisco, recebeu o prêmio destaque 2010 pela sua atuação no agronegócio na categoria cana de açúcar e derivados.

Nativa Comunicação
publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 14:10

BOLSA FAMÍLIA ATENDE A 12,8 MI EM 2010

O programa Bolsa Família encerrará o ano com 12,8 milhões de grupos familiares atendidos, cerca de 50 milhões de brasileiros. Principal ação social do governo Lula, a medida tem mais da metade do seu público na região Nordeste. Em 2003, ano da criação, o benefício chegou a 3,6 milhões de lares, com investimento de R$ 3,4 bilhões. Em oito anos, o volume quadriplicou, com recursos da ordem de R$ 13,4 bilhões em 2010. O pagamento varia de R$ 22 a R$ 200, para famílias com renda de até R$ 140 por pessoa, a depender do tamanho e remuneração dos integrantes. Apesar de ser criticado por ser “assistencialista” e não resolver o déficit social do país, além de ser alvo de supostos desvio de dinheiro e fraudes, de acordo com a secretária nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Lúcia Modesto, os dados devem ser comemorados. Segundo ela, houve redução da pobreza, melhora dos indicadores de educação e saúde das famílias, bem como o acesso ao sistema bancário, em que 1,7 milhão de atendidos possui contas em banco. Segundo a pasta, o analfabetismo caiu de 17% para 13% entre os beneficiados, de 2007 a 2009. Conforme o levantamento, 42 mil atendidos fizeram cursos nas áreas de turismo e construção civil em 16 regiões metropolitanas brasileiras. Informações da Agência Brasil.

BN
publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 13:30

JUAZEIRENSE DANIEL ALVES É CIDADÃO SOTEROPOLITANO

O Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador ficou pequeno para o público que compareceu para assistir a sessão solene que outorgou o título de cidadão de Salvador, ao lateral do Barcelona e da Seleção Brasileira, o juazeirense Daniel Alves.

O título de cidadão soteropolitano para Daniel Alves foi requerido pelo presidente da Câmara, o vereado Alan Sanches, do PMDB e a sessão foi transmitida vivo pela TV Câmara Salvador.

Daniel Alves, 27 anos, que nasceu em Juazeiro, começou a carreira no Juazeiro Social Clube. Aos 15 anos, acabou se transferindo para o Bahia, onde chegou ao time profissional aos 17, sendo titular do tricolor baiano. Convocado para as seleções de base do Brasil, Daniel começou a ganhar destaque internacional, sendo contratado pelo Sevilha em 2002. Em 2006, fez sua estreia na seleção principal. No Brasil, foi convocado 59 vezes, entrando em campo em 45 delas e marcando cinco gols. Em 2008, trocou o Sevilha pelo Barcelona, onde se firmou com titular de um dos times mais fortes do futebol mundial.

Durante pronunciamento na sessão solene, Daniel agradeceu o reconhecimento do legislativo soteropolitano, mas acima de tudo à família e à sua esposa pelo apoio que tem recebido ao longo dos anos. Outro momento marcante foi quando o coral que se apresentou na solenidade executou o hino do Bahia, levando Daniel e os demais presentes a cantarem juntos, o conhecido hino tricolor.

Daniel ainda fez menção a Juazeiro e ao Juazeiro Social Clube, dizendo da satisfação de representar sua terra natal, agora Salvador e o Nordeste em todo o mundo.

publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 12:40

LEITOR ELOGIA ATENDIMENTO E FAZ APÊLO À DIREÇÃO DA PRÓ-MATRE

Olá Geraldo,

O melhor presente de natal para toda a minha família é que na tarde do último dia 25, o meu pai, José Soares Félix, deixou o hospital Pró-Matre, onde foi muito bem atendido por todo o período em que lá esteve e já se encontra em casa com os seus familiares.

Portanto, aproveito para parabenizar a diretoria daquela casa de saúde pelas novas instalações e o atendimento que os funcionários prestaram aos enfermos. Isso eu observei.

Mas, quero solicitar de forma urgentíssima da diretoria da Pró-Matre em Juazeiro, que providencie urgentemente o acesso para as ambulâncias que efetuam o translado dos pacientes às dependências do hospital, pois, os mesmos são expostos ao público e ao ar livre em plena calçada, no asfalto, que funciona como estacionamento dessas unidades de socorro-médico. Peço providências urgentes.

Feliz ano novo,

Adélson Félix

publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 12:10

Amostra Científica acontece em Curaçá

Até a próxima quarta-feira (29), a Associação de Estudantes promoverá a Primeira Amostra Científica de Curaçá (AMOCC). O evento pretende expor alguns temas científicos, desenvolvidos por estudantes e profissionais nas universidades do Vale do São Francisco sobre a região do município de Curaçá, assim como, instigar o debate e a reflexão sobre assuntos referentes ao Município. No encontro estarão presentes estudantes e profissionais que farão apresentação de trabalhos acadêmicos nas áreas de educação, meio ambiente cultura, história, sociedade e ciências exatas e da natureza. O evento acontecerá sempre partir das 18h na Biblioteca Municipal José Torres.

Foto Ilustrativa de Curaçá
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.