Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 23 de Abril de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 04 de Agosto / 2010 às 15:30

Seminário sobre Educação Infantil reúne 12 municípios vizinhos

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) realizará na próxima segunda-feira (09), no Espaço Multieventos da Univasf, o seminário “Novos tempos, novos desafios na Educação Infantil”. Participarão do evento 400 professores, coordenadores pedagógicos e gestores dos Centros de Educação Infantil, de 12 municípios convidados, além de educadores de escolas privadas e estudantes universitários.
 
O encontro tem como objetivo debater o novo cenário para a Educação Infantil, que traz consigo possibilidades e desafios. Será um espaço aberto que permitirá reflexões acerca dos diversos aspectos que vão desde o financiamento público à formação do professor. A programação conta com mesa redonda composta por professores das universidades locais, além de representantes do Conselho Municipal de Educação de Salvador. A doutora em Educação, Ordália Alves de Almeida, fará a palestra principal do seminário.
 
Segundo a gerente de Educação Infantil da SEDUC, Miranery Amorim, até o ano de 2000 as creches estavam vinculadas à assistência social, e a Educação Infantil não era entendida como um direito, ocupando espaços periféricos nas políticas públicas educacionais.

asscom
publicado em 04 de Agosto / 2010 às 14:41

Deputado baiano está entre os mais faltosos e mesmo assim vai disputar reeleição

Ser eleito com voto popular para um cargo e não o exercer devidamente. Essa imperdoável falta, bastante comum na pomposa vida dos deputados que enchem o Congresso Nacional, foi tema de um novo levantamento feito pelo site Congresso em Foco. A pesquisa revelou o nome dos 10 deputados federais mais faltosos no primeiro semestre de 2010 – dentre eles, que juntos somaram 433 faltas nas 59 sessões deliberativas realizadas entre fevereiro e julho deste ano, seis são candidatos à reeleição e um, a uma vaga no Senado. Eleito pela Bahia, o deputado pemedebista Severiano Alves é um deles.

Mesmo estando presente em apenas 15 sessões, Severiano vai sair candidato a reeleição. Como justificativa, a assessoria do parlamentar alegou que o deputado passou por uma intervenção cirúrgica e ficou um período de licença no período de 3 de março até 1º de maio de 2010 (60 dias).

O famoso Ciro Gomes (PSB-CE), com 43 faltas, até tentou sair candidato à presidência, mas foi barrado pelo próprio partido, que pertence à base aliada à candidata Dilma Rousseff (PT). Ele ocupa o sétimo lugar na lista, com 34 ausências. Confira a lista dos maiores caras de pau da Câmara Federal.

Nublog
publicado em 04 de Agosto / 2010 às 14:00

PROMOTOR ELEITORAL REPRESENTA CONTRAS OS CANDIDATOS "SUJÕES" EM JUAZEIRO

 

O Ministério Público Eleitoral de Juazeiro detectou, nos últimos dias, diversas propaganda em imóveis, tipo pinturas, em desacordo com a legislação eleitoral. Neste sentido, o promotor eleitoral Márcio Henrique Pereira de Oliveira, está notificando os candidatos e requerendo a retirada das propagandas irregulares num prazo de 48 horas. Segundo o promotor, a representação deve ser remetida posteriormente à Procuradoria Regional Eleitoral, para a respectiva representação junto ao TRE, o qual é competente para a aplicação de multa, que varia de dois a oito mil reais.

“Saliento que, durante todo o período eleitoral o Ministério Público vai está atento as eventuais violações à legislação eleitoral”, explicou o promotor Márcio Henrique.

“A legislação estabelece um espaço de quatro metros quadrados para publicidade em imóvel particular. A desobediência vai resultar em sanção aos candidatos, bem como em punição para os proprietários dos imóveis. Neste aspecto, quero ressaltar que quase todos os postulantes nas eleições deste ano em Juazeiro ferem a legislação”, concluiu o representante do Ministério Público em Juazeiro.

publicado em 04 de Agosto / 2010 às 13:30

Programa “Juventude e Cidadania” abre inscrições para cursos profissionalizantes

Escola aberta nos finais de semana, destinando aos jovens atividades que possibilitem o crescimento pessoal e profissional. Esta é o objetivo do Programa ‘Juventude e Cidadania’, que faz parte dos projetos de qualificação profissional da Prefeitura Municipal de Petrolina. O prefeito Julio Lóssio reforçou a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), oferecendo 300 vagas em diversas áreas.

De acordo com o Secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), Cleiton Paz, as inscrições começaram nesta segunda-feira (02) e vão até a próxima sexta (06). “Serão oferecidos cursos de eletricista instalador industrial, pedreiro, assistente administrativo, mecânica de manutenção em motocicletas, operador de processos nas indústrias de alimentos-frutas, torneiro mecânico, eletricista de automóveis, mecânica de manutenção e instalação de aparelhos de climatização e refrigeração doméstica”, informou.

Mirela Costa Ascom PMP Foto: Joselito Tavares
publicado em 04 de Agosto / 2010 às 13:00

Paulo Souto pretende ampliar Projeto Tucano

 

“Vamos continuar e ampliar o Projeto Tucano, aproveitando o potencial hídrico subterrâneo da região, para aumentar a oferta de água para abastecimento humano e animal, estimulando a ovinocaprinocultura e pequenos projetos de irrigação”, anunciou o candidato ao governo estadual pela coligação “A Bahia Merece Mais” (DEM/PSDB), Paulo Souto, durante comício, em Euclides da Cunha, nesta terça-feira (03/08).

O candidato democrata lamentou que o Projeto Tucano, iniciado em seu governo, tenha sido praticamente paralisado na administração atual. “Só agora no segundo semestre deste ano, o projeto teve as obras reiniciadas, com a instalação de um canteiro de obras. É mais uma demonstração que a estratégia do governo é fingir que trabalha, quando se aproximam as eleições”, afirmou Souto.

O ex-governador lembrou que teve a felicidade de ter trabalhado muito por Euclides da Cunha, principalmente no setor de abastecimento de água. “Aqui fizemos um dos grandes programas de abastecimento de água para a zona rural na comunidade de Monte Alegre”, destacou, ressaltando ainda que Monte Alegre é o exemplo do que pretende, em caso de eleito, fazer em toda região.

publicado em 04 de Agosto / 2010 às 12:30

PRODUTORES JÁ ESTÃO TRABALHANDO NO SALITRE

Os primeiros agricultores contemplados na etapa inicial de implantação do Projeto Salitre já estão trabalhando em seus lotes. Alguns já estão há mais de três meses na área, preparando a terra para o cultivo. Um deles é o filho de agricultor, natural da região do Salitre, José dos Santos Ribeiro, de 52 anos. Ele está otimista com sua propriedade de 6,3 ha. Com recursos próprios já preparou a terra, e pretende irrigar por gotejamento uma área de 3 ha, onde vai plantar Manga, Tomate e Cebola.

Sobre as dificuldades para adquirir o lote, José Ribeiro afirma que “demorou um pouco a papelada, mas nós nunca deixamos de confiar que desse certo. Agora que estou aqui, é só trabalhar. Já estou construindo nossa casinha, e não pretendo mais sair daqui”. Quando o assunto é comercialização, o pequeno produtor é enfático; “Já encomendei minhas mudas certificadas lá no viveiro da UNEB (Universidade do Estado da Bahia), e quero produzir para exportação”.

No lote vizinho, que pertence ao agricultor João Carlos, os trabalhadores já semearam 1,5 ha de Melão, e em aproximadamente 90 dias as primeiras frutas já serão colhidas. Além disso, 7,9 ha serão semeados com Manga, Banana e Maracujá nos próximos meses. O sistema de irrigação por gotejamento já está funcionando, e a propriedade possui uma moradia para os trabalhadores rurais.

Caso semelhante é o do agricultor Orlando Carlos Pereira, que possui um lote com 11 ha, sendo parte dele em área de sequeiro, onde o solo possui características diferenciadas. Ele já construiu duas casas para as famílias dos trabalhadores e dois galpões para armazenar implementos e insumos agrícolas. Neste lote, segundo os trabalhadores, serão plantados principalmente Manga e Maracujá.

IMPLANTAÇÃO EM RITMO NORMAL 

Segundo a superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Ana Angélica Almeida Lima, “até agora 69 lotes foram regularizados. Além disso, toda a documentação de 48 lotes de pequenos produtores e 8 lotes empresariais já foi encaminhada ao INCRA para regularização. Pretendemos em até 90 dias encaminhar o restante da documentação dos demais lotes”. A superintendente acrescenta que “temos procurado atender a todas as exigências legais no sentido de entregar o quanto antes a titulação definitiva dos 255 lotes dessa primeira etapa. Somos constantemente fiscalizados, e procuramos cumprir com todas as determinações para que a implantação do Salitre não sofra paralisações”.

Um escritório de fiscalização e atendimento foi montado no canteiro de obras do Perímetro com o objetivo de orientar os produtores contemplados na primeira etapa sobre o andamento dos processos. O Projeto Salitre compreende 5 etapas de implantação, que abrange aproximadamente 31.305 ha de área irrigada. A expectativa é que haja a geração de 30 mil empregos diretos e 60 mil indiretos. Espera-se que mais de 180 mil pessoas sejam beneficiadas com a implantação do Salitre, que deverá ser o maior Perímetro Irrigado da região do Vale do São Francisco.

Zilton César Ascom Codevasf 6 SR
publicado em 04 de Agosto / 2010 às 12:00

Assembleia aprova fim da assinatura da conta telefônica

Finalmente, acabou com resposta positiva o lenga-lenga do projeto que prevê o fim da assinatura da conta telefônica. Aprovado em segundo turno na Assembleia Legislativa da Bahia nesta terça (3), o projeto do deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB) já passou pelas Comissões de Constituição e Justiça; Defesa do Consumidor e Orçamento e Finanças. A proposta deve ser sancionada nos próximos 15 dias pelo governador da Bahia, Jaques Wagner (PT).

A expectativa era que a apreciação da proposta, aprovada em primeiro turno por unanimidade no dia 1° de junho, ocorresse no mesmo dia da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), mas foi antecipada por acordo.

Entre as polêmicas em torno do projeto, está a do secretário estadual da Fazenda, Carlos Martins, que se diz preocupado com a queda de arrecadação do Estado. A verdade é que o deputado Álvaro Gomes se armou, porque vai ficar bem na fita com o eleitor. Quem se armou também, é claro, foi o consumidor, sobrecarregado com as cobranças abusivas sobre os serviços prestados pelas companhias telefônicas.

publicado em 04 de Agosto / 2010 às 11:41

Deputado João Almeida visita Uauá

O Deputado Federal João Almeida, esteve em Uauá segunda-feira, dia (02), para inaugurar comitê político e participar de reuniões com alguns correligionários. Em companhia do candidato a deputado estadual, Bruno Reis, Almeida andou pela feira livre de Uauá onde fez campanha corpo a corpo.

O líder do PSDB destacou o seu trabalho na região e disparou criticas contra o governo estadual na atual administração petista. Para Almeida, a Bahia bem como a região, precisam de mais investimentos para garantir o crescimento real e sustentável, "o governo tem muita publicidade e pouco trabalho".

Vitor Lobo Umbuzada.com
publicado em 04 de Agosto / 2010 às 11:00

BC: Bahia lidera expansão econômica no Nordeste

O Boletim Regional do Banco Central, divulgado nesta terça-feira (3), revela que a Bahia está na liderança da expansão econômica do Nordeste, com um crescimento no primeiro trimestre de 9,5% do Produto Interno Bruto (PIB), que é soma de todos os bens e serviços produzidos no período. O crescimento do PIB baiano foi superior seis décimos percentuais do PIB do Ceará (8,9%) e quase dois pontos percentuais acima do de Pernambuco (7,8%).

De acordo com o relatório do BC, a economia nordestina “seguiu a tendência observada em nível nacional apresentando expansão vigorosa, comparativamente ao mesmo período do ano anterior”. Nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste houve redução no ritmo de crescimento, e no Norte há continuidade de recuperação.

 “A evolução dos principais indicadores da atividade econômica sinalizou a continuidade desse desempenho no trimestre encerrado em maio”, informa o relatório. De acordo com a Agência Brasil, o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-NE), calculado pelo BC, apresentou expansão de 3,3%. No trimestre encerrado em fevereiro, em relação ao finalizado em novembro, o crescimento havia sido de 2,2%.

publicado em 04 de Agosto / 2010 às 10:30

Centro de Cultura recebe o Projeto Organograma Circulando nessa quinta (05/08)

 

Oficinas variadas e um espetáculo de dança marcam a passagem do Projeto Organograma Circulando em Juazeiro, na próxima quinta-feira, dia 05, no Centro de Cultura João Gilberto, depois de passar por Lauro de Freitas e Camaçari. Será um dia inteiro de oficinas e duas sessões do espetáculo “Organograma Plano”. Tudo gratuito.

Pela manhã acontecem as oficinas que contemplam Pilates, Origami, teatro e Dança, distribuídos nos seguintes horários: 

09:00h Sala A – Pilates (Bárbara Bárbara) Sala B – Origami (Sérgio Diaz) 

10:30h Sala A – Teatro  (Ricardo Fagundes) Sala B – Dança Contemporâneas para Crianças (Marina Gottschalk eJorge Oliveira) Sala C – Organograma Plano (Leandro de Oliveira) 

A tarde é hora do espetáculo de dança, que terá uma sessão as 16 e outra as 19 horas, com classificação de 12 anos e é formado por cinco coreografias, com duração total de 50 minutos. São elas: “Partida” e “ Um Minuto para Não Pensar”, de Bárbara Barbará; “X Posições”, de Sérgio Diaz; “O Mais no Entendido”, de Leandro de Oliveira e “Despedidas”, de Ricardo Fagundes.

Em todos estes trabalhos são abordadas questões inerentes ao processo criativo como: adaptação, estrutura de comunicação, relacionamento interpessoal e também questões trazidas pelos coreógrafos como,  despedidas, recomeço e partidas. No final das apresentações será realizada uma conversa informal com a platéia, especialmente com os grupos de dança, teatro e de outras expressões artísticas. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no centro de Cultura João Gilberto. Para o diretor João Leopoldo, a proposta do projeto é interativa. Os artistas envolvidos no Projeto Organograma Circulando, com as oficinas, pretendem contribuir com a formação dos artistas onde o grupo se apresenta.  “O projeto tem esse viés provocador, que não quer apenas exibir espetáculos; quer fazer formação e mostrar um trabalho profissional, que não deixa de ser um laboratório para quem assiste”, disse Leopoldo.

publicado em 04 de Agosto / 2010 às 09:40

Hospital de Traumas/Univasf e Coas oferecerão exames gratuitos para o diagnóstico da Hepatite C

Uma parceria entre o Centro de Orientação e Apoio Sorológico (COAS) e o Hospital de Urgências e Traumas/Univasf, proporcionará a população acesso gratuito ao diagnóstico da Hepatite C, através da campanha “Cuide-C, a Hepatite pode pegar você”, que acontecerá na próxima sexta-feira (06/08). A campanha é Coordenada pelo Médico Hepatologista Dr. Ricardo Pernambuco e pela Coordenadora do Coas Petrolina Elizângela Araújo Costa.

O Hepatologista explica que a intenção da campanha é realizar cerca de 1.800 diagnósticos, através de um exame simples e rápido, que apresentará o resultado em menos de 5 minutos. O objetivo é intensificar a divulgação de informações sobre as causas, sintomas e formas de prevenção da doença, evitando assim o surgimento de novos casos, indicando o tratamento correto aos portadores da doença. “Nossa maior preocupação é porque a doença é silenciosa e raramente apresenta sintomas. Por isso muitas pessoas podem ter hepatite C,  e não sabem.” Alertou.

Dados do Ministério da Saúde mostram que a Hepatite C, é uma das principais causas de transplante de fígado em todo o país. A doença é caracterizada por uma inflamação no fígado. Dependendo da intensidade e do tempo para diagnóstico, a hepatite pode levar à cirrose e até ao câncer de fígado. A transmissão ocorre através do contato com sangue contaminado, seja por transfusão, compartilhamento de seringas e materiais de uso das drogas injetáveis e inaláveis, objetos cortantes, tatuagem e colocação de piercing sem os devidos cuidados. Em poucos casos, pode haver o contágio por meio da relação sexual.

Diferentemente das hepatites A e B, a maioria dos casos de Hepatite C não apresenta sintomas na fase aguda ou, se ocorrem, é muito leve e semelhante aos de uma gripe. Isso faz com que as pessoas infectadas demorem a diagnosticar a presença do vírus, só descobrindo na fase crônica. Os pacientes que apresentarem diagnóstico positivo para a doença, durante a campanha, serão encaminhados para o tratamento na Unidade de Fígado do Hut/Univasf, e terão acompanhamento do Coas. A campanha vai acontecer das 8h00 às 17h00 na Praça do Bambuzinho, Centro de Petrolina.

 Quem deve fazer o teste de hepatite C:

Pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993

Quem usou drogas injetáveis ou inaladas (mesmo que uma só vez)

Apresentou a taxa de enzimas transaminases elevadas

Possui algum familiar infectado com alguma das hepatites virais B ou C

Quem faz Hemodiálise é hemofílico ou HIV positivo

Possui alguma doença sexualmente transmissível

Possui alguma tatuagem ou piercing

Quem recebeu qualquer tipo de transplante de órgãos ou tecidos.

Emanuela Teixeira Ascom HUT/UNIVASF
publicado em 04 de Agosto / 2010 às 09:00

Mulheres inauguram comitê pró-Geddel

 
Lideranças de instituições femininas e dos partidos que formam a coligação “A Bahia Tem Pressa” inauguram nesta quarta-feira (04), às 17h, o comitê em apoio ao candidato ao Governo do Estado, Geddel Vieira Lima e aos seus companheiros de chapa, o senador César Borges, que concorre à reeleição, o vice-prefeito da capital, Edvaldo Brito, também candidato ao Senado, e o candidato a vice-governador, Edmundo Pereira.
 
Intitulado “Força da Mulher, Força do Coração”, o comitê feminino vai funcionar na sede do Comitê Central da Coligação A Bahia Tem Pressa, em Salvador, na Avenida Manoel Dias da Silva, 760, Pituba. Coordenadora do Comitê Feminino, Alessandra Vieira Lima, esposa do candidato ao Governo do Estado, ressalta que a atuação das lideranças femininas na campanha será no sentido de contribuir com propostas para o programa de governo e levar a mensagem do candidato às eleitoras baianas.
 
“A violência contra a mulher, a insegurança que hoje atinge a todos os baianos, a incerteza em relação à saúde, tudo isso nos uniu em torno de uma proposta que vai mudar a Bahia”, disse Alessandra Lima. O comitê terá também entre as suas integrantes, a ex-primeira dama e candidata suplente ao Senado, Tércia Borges.
publicado em 04 de Agosto / 2010 às 08:30

VEÍCULOS PESADOS ATRAPALHAM TRÂNSITO NA ORLA DA CIDADE

É inegável a falta de fiscalização na área comercial, especialmente na orla da cidade. Por acreditarem na impunidade, veículos pesados estacionam em horário inadequado e complicam ainda mais o já caótico trânsito de Juazeiro.

É raro o dia em que um, dois ou mais caminhões estacionam na referida área, às vezes em fila dupla, irritando quem trafega ou busca o setor para realizar as suas compras. Os mesmos comerciantes que autorizam a carga e descarga no horário comercial nem sabem que estão perdendo clientes, dada a irritação de quem tenta estacionar na orla de Juazeiro.

Fica o alerta.

publicado em 04 de Agosto / 2010 às 07:40

Cientista político diz que momento é de escassez do voto de opinião

Ao participar da inauguração do comitê político de Bete Wagner em Salvador, candidata a deputada estadual pelo PV, o cientista político Paulo Fábio disse ser  este um “momento de extrema escassez da opinião no voto”. Para ele, “o  poder de opinião do voto transferiu-se para as campanhas majoritárias".

Segundo Paulo Fábio, o fato de  Bete Wagner ter adotado como slogan o “voto de opinião”, compreende uma “estratégia  de identidade, com o eleitor consciente, e é acima de tudo um desafio”.  Porque, para ele, “poucos candidatos têm a capacidade de enfrentar essa  lógica, a de que a falta de opinião é que gerou os políticos profissionais”. Bete Wagner, segundo Paulo Fábio, "continua agregando bem mais do que, institucionalmente, é o  seu papel”.

publicado em 04 de Agosto / 2010 às 07:00

Petrolina organiza Semana da Pessoa com Deficiência

Petrolina vai vivenciar a Semana da Pessoa com Deficiência, no período de 25 a 27 de agosto. Para tanto, o Conselho Municipal, através da presidente Sirlene Caxias, elaborou extensa programação com objetivo de oportunizar para a sociedade um novo olhar em relação à pessoa com deficiência, destacando as suas potencialidades no desenvolvimento de um projeto de vida.

Confira a programação

Dia 25/08 - Quarta–feira

08h às 12h- Seminário – “Inclusão Social: Responsabilidade de Todos” - Palestrante: Profº Geraldo Feitosa - Local: SENAI

15h às 17h30 - Oficina -“Práticas da Vida Independente” Oficineiros: Alcina Gonçalves, Givaneide Maria e Marta Alves - Local: Centro de Reabilitação Visual–CRV

Dia 26/08 - Quinta–feira

08h às 10h - Palestra: “Acessibilidade para o Lazer” - Local: Centro de convenções - Realização: SEAD

10h às 12h - Oficina – “Transformando Cidadão” Oficineiro: Profº Paulo César - Local: Centro de Convenções

15h às 17h - Oficina – “Conhecendo a Realidade” Oficineiras: Professoras Sirlene Caxias, Janeide Moreira, Socorro Freitas e Joyce Alencar - Local: UNIVASF

Dia 27/08 - Sexta–feira

09h às 12h - Oficinas de Braille e Libras Oficineiros: Érika Alves, Francisco Eudes - Local: GRE

09h às 12h - Visita à Universidade do Vale do São Francisco – UNIVASF       

Puxada acessível - Horário: 16hàs 18h - Saída: Praça do Galo - Chegada: Orla de Petrolina

publicado em 04 de Agosto / 2010 às 06:30

ESPAÇO DO LEITOR (A): S.O.S RIO SALITRE!

Olá Geraldo,

Conforme relatei durante a visita do governador Jaques Wagner no aniversário da cidade, eis a situação do Rio Salitre. 

Há mais de 30 anos persistem três realidades distintas enfrentadas pelos produtores rurais do Vale do Salitre. Todas elas envolvem a problemática da falta de água do rio, que já é de conhecimento de todos os “órgãos competentes”.

 

Na foto 1, vemos o rio ainda com água disponível para os produtores na região de Goiabeira.

Na foto 2, temos outra realidade: a água que chega mal dá para os animais beberem, e para que ela chegue até à localidade é necessário impedir que os produtores da área acima irriguem, danificando a rede elétrica. Essa região compreende desde Marruá até a comunidade de Cruz.

Na foto 3, vemos a imagem mais triste de todas: a água do rio não chega nessa região devido as várias captações das comunidades que ficam acima, compreendendo o trecho de Pateiros a Juá. Como alternativa, os criadores de animais utilizam a prática de abertura de cacimbão na calha do rio para obter água para seu rebanho. 

Sabemos que a revitalização do Rio Salitre, agregado ao gerenciamento da água de forma racional, solucionaria por definitivo o nosso problema. E por que nada tem sido feito? Um olhar mais direcionado para o povo desta região é necessidade emergencial. 

S.O.S. RIO SALITRE!

Vivendo o hoje de maneira sustentável, preservamos a vida para as futuras gerações. Pensem nisso! 

Josemario Gonçalves (Bubu) 

publicado em 03 de Agosto / 2010 às 23:20

Reminiscência...

Desfile do Clube 28 de Setembro durante o carnaval de Juazeiro na década de 60.

Colaboração Walter César.
publicado em 03 de Agosto / 2010 às 22:40

Bassuma (PV) reclama por não ser convidado para debate

Convicto de que ganhará votos quando chegar aos olhos e ouvidos da população, o candidato ao governo da Bahia pelo Partido Verde, Luiz Bassuma, quer soltar a voz nos debates, mas teve uma decepção. Diz estar surpreso por não ter sido convidado para o ciclo de debates realizado pela Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb), o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba) e Federação Baiana de Saúde (Febase).

O candidato verde não perdeu tempo e alfinetou os adversários: considerou que os três convidados para o debate têm posicionamentos praticamente iguais para a área de Saúde. A assessoria do deputado Bassuma divulgou que ele pretende, nos debates “apresentar à população baiana toda a coerência de ações que exerce”.

Nesta terça, 3, às 12h, o candidato é entrevistado por Raimundo Varela, no programa Balanço Geral, na TV Itapoan.

Nublog
publicado em 03 de Agosto / 2010 às 22:00

ALEX TANURI ASSUME DENÚNCIA CONTRA SECRETÁRIO FLÁVIO LUIS

Geraldo José,

Surpreendido com uma nota, quase confissão, assinada por Flávio Luiz Ribeiro Silva, postada em seu blog na tarde desta terça feira, 03/07, em que, como de costume nesta administração, ele “antecipadamente”, sem nenhuma vergonha, certo da impunidade, assume mais uma falcatrua do desgoverno da mudança contra os cofres públicos; antecipo para a opinião pública de Juazeiro as denúncias que farei da tribuna, encaminharei ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas dos Municípios e a OAB.

Vamos primeiro às “coincidências”:

O “escritório de advocacia de Salvador, de que meu filho Daniel faz parte” é uma empresa fundada em 05 de março de 2010.  Uma das testemunhas no Contrato que criou o “escritório”, coincidência! é Flávio Luiz Ribeiro Silva.

Os “especialistas” em matéria tributária, Daniel Ribeiro Silva, o filho de Flávio; Marcelo Cardoso de Almeida Machado e Humberto Borges Chaves Filho, que, (outra “feliz coincidência”!) foi coordenador jurídico da campanha do prefeito Isaac,  criaram um escritório em março e em maio recebem  dois contratos:  de um milhão e quatrocentos e quarenta mil e o outro de trezentos e sessenta mil reais, segundo o zeloso pai, “após comparativo de preços, inclusive com empresas , de outros Estados”.

Tem mais “coincidências”, mas agora vamos às mentiras:

Contrato “de risco”, diz o papai. Aos “especialistas” foi pago cento e cinqüenta e sete mil, seiscentos e cinqüenta e quatro reais e cinqüenta e seis centavos no dia 31 de maio. Quinze dias depois da assinatura do contrato os “especialistas”, se fossemos acreditar em Flávio Luiz, já teriam recuperado créditos no valor de quase um milhão de reais em processos. Ah! Só o prefeito e Flávio Luiz e seus “especialistas” para fazerem a Justiça andar com esta rapidez no Brasil! Nem preciso dizer que é mentira!

Diz a voz do dono que “a proposta foi selecionada após comparativo de preços, inclusive com empresas de outros Estados”. Mente! Está lá na publicação:  Diário Oficial de 22.06.2010: Inexigibilidade de Licitação. Não houve licitação! É uma escolha do prefeito! Não houve contrato de risco, que são proibidos pelo Tribunal de Contas!

Só há verdade em dois parágrafos deste e-mail do zeloso papai:

  1. “A vida pública, meu amigo, nos coloca, às vezes, nas trincheiras dos pequenos, que só sabem se projetar nas costas de alguém”. Verdade. São pais oferecendo as costas largas como “escadas” para os filhos, alegres e faceiros, até porque o dinheiro para a construção destas “escadas” vem do seu bolso amigo, vem da falta de medicamentos nos postos de saúde e do lixo não recolhido nas ruas.
  2. “Nem eu nem essa Administração temos medo ou receio de denúncias”. Verdade! O sentimento de impunidade, a falta de respeito à ética, o silêncio forçado e comprado, o medo que causam e a prepotência, lhe dão motivos para não temer a Justiça, desafiar as leis e zombar da inteligência do povo.

Ao fim, sem nenhuma ameaça, sem rancor, apenas com o sentimento de que é urgente a justa revolta de nossa gente contra tanta desfaçatez, comunico-lhe e à população de Juazeiro que encaminharei esta denúncia a) ao Tribunal de Contas dos Municípios, porque é proibido contratos de risco com a administração pública; b) Ao Ministério Público, porque lá os “especialistas” e o prefeito explicarão como realizaram o milagre de recuperar créditos, na Justiça, em 15 dias; c) A OAB, porque lá o zeloso papai, o prefeito e os “especialistas”, um deles anteriormente especialista em direito eleitoral, poderão comprovar o notório conhecimento em matéria tributária que levou à dispensa de licitação.

Lembro que desviar recursos públicos e criar empresas laranjas,   ainda  é crime no Brasil.

Não tenho denúncias “veladas”; não tenho medo da verdade, não minto para a população. Não me envergonho da história de minha família, não me aproveito da influência de quem quer que seja para me locupletar.

Atenciosamente 

Alex Tanuri

Vereador

publicado em 03 de Agosto / 2010 às 21:30

GRANDE FESTA DA PADROEIRA DE PETROLINA

Começam, dia 5 deste mês, as festividades em comemoração a Nossa Senhora Rainha dos Anjos, Padroeira de Petrolina.

Todas as noites, de 5 a 13 de agosto, acontecerão novenas na Igreja Catedral, sempre às 19h, com vários noiteiros e pregadores. Serão nomes como Dom João Costa, Bispo da Diocese de Iguatu, no Ceará, que falará sobre o tema: Com Maria, cantar as maravilhas do Senhor; Dom Paulo Cardoso, Bispo da nossa Diocese, que pregará sobre  o tema Maria, mãe do “Emanuel Deus conosco”; Dom José Geraldo, Bispo da Diocese de Juazeiro, BA, que falará sobre o tema Guardar no coração Aquele que se vai anunciar. Também falarão outros sacerdotes da nossa Diocese. As noites de novena serão animadas por diversos corais.

De 7 a 11, acontecerão quermesses com shows musicais e feira de artesanato. No dia 14, véspera da grande festa, acontecerá a COMEMORAÇÃO DA IGREJA CATEDRAL E GRANDE VIGÍLIA “A Dormição de Maria”. E no dia 15, acontecerá grande procissão que sairá da Igreja Matriz, passando pela rua Aristarco Lopes, Av. Joaquim Nabuco, Av. Cardoso de Sá (Orla), rua Zélia Matias, Av. da Integração e Av. Guararapes, até a Igreja Catedral.

Francisco Lopes
publicado em 03 de Agosto / 2010 às 20:40

TJ-BA MANTEM LIMINAR DO MP CONTRA A COELBA

A liminar que o Ministério Público Estadual conquistou na Justiça que obriga a Coelba a suspender a cobrança das contas de energia elétrica dos consumidores de todo o estado emitidas por média de consumo foi mantida pelas desembargadoras do Tribunal de Justiça Telma Britto e Maria do Socorro Santiago. Esta foi a segunda vez que a concessionária de energia teve um recurso negado pelas instâncias judiciais. Assim, a determinação de proibição de cobrança destas contas permanece.

Foto: Evilásio Jr.
publicado em 03 de Agosto / 2010 às 20:00

Juazeiro recebe estagiários do SUS e apresenta a Rede Municipal

Estudantes da Bahia de diversas áreas de saúde estão em Juazeiro para inicio do Estágio de Vivência SUS, iniciativa que tem a parceria da Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Humanização e Educação Permanente, com a Escola Estadual de Saúde Pública.

Através de rodas de conversas e debates, gestores e a equipe da atenção básica apresentaram aos estagiários, nesta segunda-feira (02), o projeto de Vivência SUS, a contextualização do SUS, o Plano Municipal de Saúde e explanaram todos os serviços existentes na rede municipal.
 
Os estudantes vão permanecer na cidade até dia 8 deste mês, e durante este período estarão vivenciando na prática o cotidiano das unidades de saúde em todos os níveis de atenção: Básica, Média e Alta Complexidade, envolvendo ainda gestão e controle social.

Os profissionais de saúde estão participando do “Viver SUS” apresentando aos estudantes os serviços, fluxos de atendimento e processo de trabalho. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), o Estágio Vivência no SUS é fruto da articulação entre a Escola Estadual de Saúde Pública e estudantes da área da saúde no Estado, visando à construção de estratégias que orientem novas práticas pedagógicas e de saúde. Nesta quarta-feira (04), os alunos estarão visitando as unidades de nível secundário. Das 8h às 12h, os estagiários conhecerão o CAPS II, CAPS AD e o CERPRIS. Durante a tarde, das 14h às 17h, estarão nas unidades CEO, Policlínica e LACEN. 

publicado em 03 de Agosto / 2010 às 19:30

72º BI envia nota ao blog

O 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, coordenador do Programa de Distribuição Emergencial de Água Potável no Médio São Francisco, informa à população que o Ministério da Integração Nacional, por intermédio da Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC), ainda não repassou ao Comando do Exército, até a presente data, os recursos necessários à continuidade do atendimento para o mês de agosto.
 
Contudo, o 72BI contratará previamente nesta quarta-feira (4), os concorrentes para as vagas de Juazeiro; e na quinta-feira (5), os concorrentes para as vagas de Petrolina.  Os interessados em participar do programa deverão comparecer ao Batalhão para a inspeção dos veículos e respectiva documentação. Ainda será inspecionado a estanqueidade e capacidade do pipa, razão pela qual todos os caminhões devem comparecer com os tanques cheios, bem como da documentação pessoal do profissional autônomo concorrente. Os portões serão abertos às 6h e fechados às 9h. Dentre os aprovados na verificação, terão prioridade aqueles cujos veículos se apresentarem em melhor estado de conservação.
 
Vale destacar que, em virtude da não liberação dos recursos necessários até a presente data, os contratados apenas irão iniciar os trabalhos de entrega de água quando os créditos forem disponibilizados. Desta forma, logo que haja disponibilidade de recursos, o reinício da operação será imediato.

publicado em 03 de Agosto / 2010 às 18:40

Unimed VSF participa do programa Criança com todos seus Direitos

Aproximadamente mil crianças foram atendidas no último sábado, dia 31 de julho no bairro João de Deus, em Petrolina, durante a 1ª Feira Temática da Primeira Infância, como parte do Programa Criança com todos os seus direitos, realizada pela  Save the Children através da Associação Civil de Articulação para a Cidadania – Acari. Durante a programação, que começou pela manhã no Centro Municipal de Educação Infantil João Paulo I, as crianças do bairro e de comunidades vizinhas, tiveram um encontro marcado com contadores de histórias, exibição de curtas infantis, oficinas de frevo e teatro.

A Unimed Vale do São Francisco, participou de tudo com uma equipe de assistentes sociais e enfermeiras super afinada com a criançada e também com os papais e familiares, realizando serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e massagem nos bebês com a técnica Shantala, além do serviço de ambulância com os primeiros socorros. A partir das 16 horas, as atenções se voltaram para as principais ruas do bairro, onde uma caminhada com os bebês, uniu pessoas de todas as idades em um só propósito: afirmar os direitos da criança relativos à educação, saúde, proteção, nutrição, lazer, arte e cultura.

O programa Criança com todos seus direitos tem como meta beneficiar mais de 50 mil crianças em 36 municípios do semiárido de Pernambuco e da Bahia, e mais de duas mil crianças em quatro distritos do Peru. De acordo com o coordenador da Acari, Sérgio Murilo, a primeira Feira Temática da Primeira Infância foi extremamente positiva, tanto em relação a oferta de serviços de saúde e cidadania às crianças e a  população em geral, como pela realização da caminhada com os bebês.

publicado em 03 de Agosto / 2010 às 18:00

Médicos anunciam apoio a Geddel

 
Lideranças médicas baianas formalizaram na noite desta segunda-feira (02) o apoio ao candidato a governador do Estado, Geddel Vieira Lima, da coligação “A Bahia Tem Pressa”. No encontro, realizado no Restaurante Amado, Geddel se comprometeu a enviar, já no início do governo, o projeto criando a carreira dos profissionais de saúde na rede estadual, a formalização de parcerias com a iniciativa privada e hospitais filantrópicos, para garantir assistência de qualidade a todos os baianos e a “desideologização” da Secretaria de Saúde. “A Secretaria de Saúde não é lugar para a prática de ideologias políticas e sim da meritocracia, do compromisso pela vida das pessoas”, ressaltou.
 
Entre os presentes, diretores e ex-diretores das principais entidades médicas e hospitais da Bahia e o secretário de Saúde de Salvador, José Carlos Brito. O ex-presidente da Associação Baiana de Medicina, Roque Andrade, em nome dos profissionais de medicina da Bahia fez um diagnóstico da situação enfrentada pelo setor no Estado, ao justificar o apoio que estava sendo manifestado a Geddel.
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.