Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 20 de Junho de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 24 de Maio / 2010 às 22:30

Unimed VSF realiza curso de Emergências Pediátricas

Reanimação cárdio-pulmonar, traumatismo cranio-encefálico e choque hipovolêmico. Estes foram alguns dos temas discutidos no final de semana, na sede da Unimed Vale do São Francisco, em Petrolina durante a realização do Curso de Treinamento em Emergências Pediátricas. Certificado pela Sociedade Baiana de Pediatria - Sobape, o curso que teve a duração de 16 horas, trouxe à região, instrutores de renome a exemplo de Lara Torreão (Coordenadora da UTI Pediátrica do Hospital Aliança –Salvador-BA e professora de Pediatria da Universidade Federal da Bahia), Vinicius Cruz Intensivista da UTI Pediátrica do Hospital Jorge Valente –Salvador-BA e Paula Azi Intensivista da UTI Pediátrica dos Hospitais Aliança e São Rafael- Salvador-BA.

Durante o evento, os módulos teóricos e as estações práticas trataram ainda de assuntos como, cardiogênico e sépitco, arritmias, cetoacidose diabética, insuficiência respiratória, síndrome convulsiva, cardiopata no pronto atendimento, acesso venoso e intra-ósseo, asma e bronquiolite. De acordo com as coordenadoras do Serviço Próprio Unimed Infantil, as pediatras Nayara Lustosa e Rosana Brasil, os resultados do curso foram muito positivos para um bom público de médicos pediatras cooperados e não cooperados da Unimed VSF. “Tivemos um grande esclarecimento nas aulas teóricas e o treinamento feito com bonecos também mostrou na prática, informações novas e reveladoras. Após a conclusão, fizemos uma avaliação, onde ficou constatado que a maioria dos participantes obteve um rendimento excepcional e alguns, o aproveitamento de até 100% dos conteúdos aplicados”, adiantou Nayara Lustosa.

Clas Comunicação
publicado em 24 de Maio / 2010 às 21:40

Água do Velho Chico nas torneiras de Caraibeira

Desde ontem (23), mais de 7 mil moradores do distrito de Caraibeiras no município de Tacaratu, sertão de Itaparica em Pernambuco, começaram a concretizar um sonho antigo: beber água tratada vinda do Rio São Francisco. Tudo isso por conta do sistema de abastecimento de água implantado por meio do trabalho conjunto da Codevasf em Petrolina e o Governo de Pernambuco.

A obra, cujo valor aproxima-se dos R$ 10 milhões saídos do PAC, foi dividida em três trechos: do reservatório de distribuição, no município de Jatobá, ao povoado de Caraibeira (já concluído e em funcionamento); o segundo ponto vai de Caraibeira à sede de Tacaratu; e o outro trecho sai de Caraibeira até o povoado de Olho D'água do Bruno, também em Tacaratu. O trabalho envolve a construção de cinco trechos de adutoras de água com 60 km de extensão, três reservatórios e duas estações de tratamento.

Segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o fornecimento de água no município de Tacaratu é feito por meio de cinco poços tubulares que disponibilizam uma vazão insuficiente para abastecer toda a população, principalmente no verão quando aumenta o consumo de água.

De acordo com o superintendente da Codevasf, Luís Frota, que esteve na última quinta (20) em Caraibeira vistoriando a obra, com o sistema adutor em construção pela Codevasf, a quantidade de água fornecida no município será duplicada. “Regularizaremos o abastecimento para mais de 20 mil pessoas que enfrentam racionamento de água”, disse Frota ao ouvir de um morador que existem casas em Caraibeira que passam cerca de dois meses sem água nas torneiras.

Claudemar Oliveira CP Codevasf/PE
publicado em 24 de Maio / 2010 às 21:00

Univasf realiza Semana Universitária de Artes

A Univasf  vai realizar de 07 a 11 de junho, com programações nos Campus de Juazeiro e no Centro de Cultura João Gilberto,  Semana Universitária de Artes "Sua Univasf" com oficinas de artes, mesa redonda para discussões de Arte/educação e produções artísticas, palestras e apresentações de teatro, dança, exibição de vídeos e mostra do resultado das oficinas.

INSCRIÇÕES DAS OFICINAS 

Colegiado de Artes Visuais na UNIVASF de Juazeiro

Das 15 às 21h (1Kg de alimento não perecível)

publicado em 24 de Maio / 2010 às 20:30

Programa Saúde Bucal nas escolas municipais de educação de Casa Nova

Para contribuir com a instituição de uma prática preventiva aos problemas voltada a saúde bucal, a Secretaria Municipal de Saúde de Casa Nova lançou o “Programa Saúde Bucal nas Escolas Municipais”. O projeto, que realiza atendimento dois dias por semana nas escolas da rede municipal de ensino, acontece através da realização de palestras, distribuição de kits de higiene bucal e orientação para a realização da escovação, além de executar restaurações, pequenas cirurgias e aplicação de flúor. “É um momento voltado à prevenção, ao debate, ao tratamento e a conscientização da importância do trato com a boca”, explica o coordenador do programa, Jorge Luiz.
 
O coordenador destaca que a educação é fundamental para despertar nas pessoas o interesse em manter a saúde, porém de um modo geral, a mesma ainda é muito negligenciada. Ele diz que é importante a introdução da educação em saúde e cuidados com a higiene bucal nos primeiros anos de vida escolar. Para isso é preciso motivar a criança para que ela se conscientize de sua participação no processo de promoção de saúde, pois o aprendizado só se realiza a partir do desencadeamento de forças motivadoras. “Geralmente essas crianças não vão ao dentista com regularidade, porque não gostam de dentistas, ou por questões financeiras, por tanto através deste projeto o dentista vai até a criança, no meio que ela convive que é a escola”.
 
De acordo com a diretora da Escola Municipal Solon Xavier, Elisabete Santos, a iniciativa da Secretaria de Saúde está dando certo e tem uma grande aceitação por parte dos alunos. “De forma lúdica, a equipe apresenta as formas de prevenção e higienização para as crianças e durante o tratamento elas ficam mais a vontade”. Para a realização do atendimento odontológico, os pais devem assinar uma declaração autorizando o tratamento. A dona de Casa, Tatiana Matos, comemora as pequenas cirurgias realizadas na filha de oito anos, aluna da escola Solon Xavier.

Lidiane Cavalcante - ASCOM/PMCN
publicado em 24 de Maio / 2010 às 20:00

ACM Neto diz que Serra vai crescer nos debates

O deputado ACM Neto (DEM) disse hoje (24), em entrevista à Mário Kertész, na Rádio Metrópole, acreditar que o pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, vai voltar a abrir vantagem em relação à petista Dilma Rousseff após as inserções tucanas na televisão, que começam a ser exibidas essa semana. Ele considerou natural o resultado da última pesquisa Datafolha, que apontou um empate entre os presidenciáveis, ambos com 37% das intenções de voto.

“O presidente Lula tem feito campanha aberta e ilegal para Dilma há dois anos. Serra só lançou sua candidatura no dia 10 de abril deste ano. Mas acredito que o tucano abrirá uma vantagem, que não será nada extraordinária, a partir dessas inserções. Essa vantagem vai crescer mesmo após os debates do período eleitoral, quando a população poderá comparar e ver que Serra é o nome mais preparado para governar o Brasil”, disse Neto.

publicado em 24 de Maio / 2010 às 19:30

Khoury prestigia o lançamento do livro Paradigmas – A Escola como Ponto de Partida

Deputado Federal Jorge Khoury prestigia lançamento do livro ‘Paradigmas – A Escola como Ponto de Partida’ de Joselino Oliveira, que aconteceu na última sexta (21), no Auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, com a presença de educadores e representantes sociais da comunidade regional.

‘Paradigmas – A Escola como Ponto de Partida fala da inserção do negro nas Américas, da Educação como vetor de desenvolvimento e de cotas universitárias para os excluídos, onde o autor faz reflexão sobre racismo, substanciado em fatos históricos, relatando a luta dos negros para quebrar as amarras impostas pela segregação do país até a conquista dos objetivos e a ascensão social.

De acordo com Joselino de Oliveira, o livro traz também depoimentos de pessoas que “partiram do zero, cursaram universidade e conseguiram um lugar ao Sol”. Além de reafirmar os valores da educação “para conquistar o devido espaço no âmbito da sociedade brasileira”, frisa.

Paradigmas, lançado pela Editora Sanfranciscana, é publicado por intermédio da Fundação Juazeirense para o Desenvolvimento Científico (Fundesf), com o apoio do deputado federal Jorge Khoury, que oportunamente ressaltou dois vetores para a evolução social. “Joselino nos presenteou com mais uma obra para reavivar a cultura que Juazeiro sempre teve. Esta obra, assim como ‘Do Alto Falante a TV’(primeiro livro do autor) traz várias reminiscências do passado e por certo fazem parte da memória da nossa terra. Já o ‘Paradigmas’ retrata histórias sociais importantes. É uma felicidade participar de mais uma conquista cultural de nossa Juazeiro”, observa.  

Joselino de Oliveira é membro efetivo da Academia Baiana de Letras e da Academia Argentina de Letras, com sede em Buenos Aires. Seu primeiro trabalho foi ‘Do alto-falante à TV', livro que conta a trajetória da mídia em Juazeiro.

Enfoque Comunicação
publicado em 24 de Maio / 2010 às 18:39

Seminário aponta propostas para Educação Contextualizada no Território Sertão do São Francisco

A educação no campo na perspectiva da educação contextualizada foi a tônica dos debates do I Seminário sobre Educação no Campo e Desenvolvimento Territorial, realizado pelo Fórum Territorial Sertão do São Francisco, através da Câmara Temática de Educação, que conta atualmente com a coordenação do IDESAB.
 
Fortalecer a implementação das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo nos dez municípios do Território Sertão do São Francisco, foi o objetivo do evento que contou com cerca de 80 pessoas, entre educadores das redes públicas, educadores populares, conselheiros, representantes dos poderes executivo e legislativo municipais, gestores escolares, professores e estudantes universitários, militantes de organizações e movimentos sociais.
 
Um dos resultados do seminário foi a elaboração de uma carta discutida e aprovada ao final da programação decorrida durante os dias 19 e 20 de maio, na UNEB e Colégio Polivalente, em Juazeiro. O documento, apresenta propostas construídas a partir dos debates em plenária e em grupos e da socialização de experiências já existentes, sobretudo nos municípios de Curaçá, Sento Sé e Uauá.
Fonte: Idesab
publicado em 24 de Maio / 2010 às 18:17

PSDB VOLTA A PRESSIONAR PARA AÉCIO SER VICE

A coordenação de campanha do pré-candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, se reúne nesta segunda-feira (24) para rediscutir a estratégia e agenda a ser adotada, devido ao empate com a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, em pesquisa Datafolha divulgada no sábado (22). O partido pretende fazer uma nova investida sobre Aécio Neves, que volta nesta terça (25), após 25 dias fora do país, para que o mineiro aceite ser vice na chapa. De acordo com o comando da campanha, com Aécio, Serra somaria mais 2 milhões de votos, ao menos. Na semana passada, o secretário-geral do PSDB-MG, Lafayette de Andrada, expressou o desejo de que Aécio tope a empreitada. Foi a primeira vez que um dirigente tucano em MG admitiu a chapa puro-sangue. "Vou conversar com ele, sem ansiedade para que seja vice, mas para que trabalhe de corpo e alma na campanha", disse o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Informações da Folha.

BN
publicado em 24 de Maio / 2010 às 18:00

Juazeiro já tem Rei Momo e Rainha para o carnaval 2010

Uma verdadeira campanha nas rádios, internet e nas ruas da cidade ocorreu nas últimas semanas em nome do casal Flávio Henrique e Gliêda Mendes para o mandato de Rei Momo e Rainha do Carnaval 2010 de Juazeiro. A festa que acontece de 27 a 30 deste mês homenageia a cantora e filha de Juazeiro Ivete Sangalo que completa na quinta-feira idade nova. 
 
Carisma, simpatia, alegria, irreverência e personalidade sem dúvida foram adjetivos preponderantes à escolha dos representantes da corte. Atendendo ao que diz o ditado popular - A voz do povo é a voz de Deus – não restou dúvidas à coordenação do carnaval se não oficializar escolha. Flávio e Gliêda terão a tarefa de levar toda harmonia e alegria aos juazeirenses, visitantes e aos mais de 40 artistas durante os quatro dias da festa momesca. 
 
Natural do Recife, Flávio aos 33 anos fala com emoção sobre o momento. “Representar o município para mim é e será uma grande honra. Receber o carinho das amigas e amigos que estiveram à frente desta campanha para que o meu sonho fosse real. Ser mudança no governo da mudança, em um carnaval de mudança é sem dúvidas para mim um prazer inesquecível. Pretendo superar as expectativas das comunidades que se farão presentes na folia momesca. Agradeço a minha mãe, ao meu criador Deus e a todos que sentem neste momento a mesma satisfação que sinto”, colocou o Rei Momo.
 
Para Gliêda, Guigui para os íntimos, a tarefa de representar todas as mulheres rainhas do carnaval será muito prazeroso. “Nunca pensei em ser rainha do carnaval e quando começaram os boatos, os amigos vieram me dar apoio, me incentivar a aceitar o convite. Fiquei feliz confesso, mas ansiosa. Afinal não é fácil porque você se expõe muito, mas acredito que tudo dará certo e ao lado do Rei Momo que é uma figura alegre não tenho dúvidas que teremos uma festa muito bonita. Tenho certeza que não iremos desapontar a nenhum dos nossos súditos”, brinca Gliêda.
 
PERFIL
 
REI MOMO

 
NOME COMPLETO: FLÁVIO HENRIQUE FONSECA MARTINS
NASCIMENTO: 30/01/1977
NATURALIDADE: RECIFE/PE (VEIO MORAR EM JUAZEIRO QUANDO TINHA 5 ANOS DE IDADE)
PAI: DOURIVAL GONÇALVES MARTINS (in memorian)
MÃE: VITÓRIA RÉGIA FONSECA MARTINS - A QUEM CHAMA CARINHOSAMENTE DE VIVI

FORMAÇÃO: ARTES CÊNICAS PELA UNIVERSIDADE DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO) 
PROFISSÃO: ATOR, DIRETOR, PRODUTOR EM EVENTOS, LOCUTOR DE RÁDIO FM, CINEASTA
COR PREFERIDA: AMARELO E LARANJA
PRATO PREDILETO: ADORO A CULINARIA BAIANA EM ESPECIAL CARNE DE BODE
RELIGIÃO: ESPÍRITA 
 
RAINHA
 
NOME: GLIÊDA MENDES FERREIRA (GUIGUI)
MÃE: MARIA DE LOURDES MENDES SILVA (LULÚ)
PAI: IVAN FERREIRA DA SILVA (JOÃO SERENO)
NASCIMENTO: 01/01/1983
SIGNO: CAPRICÓRNIO
PROFISSÃO: ESTUDANTE DO 9º PERÍODO DE ENGª AGRONÔMICA; CONSULTORA DE VENDAS E FOTÓGRAFA.
PAIXÕES: FAMÍLIA, TRABALHO, FLAMENGO, NAMORADO (RAFAEL FILHO) E MEUS CACHORROS (TROY E KIKA) E GATOS (KATITA, DADO E DALVA).
ESPORTE: NADAR, TOCAR VIOLÃO, FAZER CAMINHADAS PELA ORLA
MÚSICA: BOA MÚSICA. AFINAL EU VENHO DE UMA FAMÍLIA DE MÚSICOS
FILME: AVIDA DE AIGO; A VIDA É BELA; QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO.
MEU LEMA É: SER FELIZ!!!!

Ascom PMJ
publicado em 24 de Maio / 2010 às 18:00

Prefeitura esclarece corte no abastecimento de água em prédios municipais

Em nota enviada ao blog a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Finanças, esclarece sobre o corte no fornecimento de água de prédios pertencentes ao município. O abastecimento foi interrompido na última sexta-feira (20). Na ocasião, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) alegou que a Prefeitura estava em débito com a Companhia e não havia cumprindo com acordos feitos anteriormente.

O secretário de Finanças, Alvanilson Pires, reconhece que atualmente existe uma fatura em aberto com a Compesa no valor de R$ 1,2 milhão, mas ressalta que a Companhia tem uma dívida com o município de R$ 1,4 milhão, em função da contrapartida do município e convênios de obras realizadas. “Nós lamentamos este tipo de prática, principalmente porque foi feito sem nenhum aviso prévio, atrapalhando e causando prejuízo nos serviços oferecidos pelos locais onde o fornecimento foi cortado”, esclarece.

Alvanilson ainda lembrou que uma reunião realizada com a participação do diretor de operações da Compesa, Roberto Tavares, do gerente regional da Compesa, Itamar Fernandes e com o diretor presidente da Agência Reguladora do Município de Petrolina, Antônio Melo Júnior, onde além de cobrar agilidade da empresa na conclusão das obras realizadas na cidade, também foi discutido o parcelamento da divida, com valores que a Compesa deveria pagar. “Sugerimos que o débito fosse abatido nas contas de água da Prefeitura, uma vez que o valor que a empresa precisa repassar ao município é superior.”

Segundo o secretário, a Prefeitura já está tomando as medidas cabíveis, juntamente com a Procuradoria Geral do Município, para que o abastecimento de água nos prédios da Secretaria Municipal de Saúde, Samu e Centro de Controle de Zoonose, locais afetados, voltem a normalidade ainda nesta segunda-feira (24).

Taisa Alencar Ascom PMP
publicado em 24 de Maio / 2010 às 17:40

3º BPM CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO EM CONJUNTO COM A POLÍCIA CIVIL

Na última sexta-feira (21), em cumprimento a mandados judiciais expedidos pela Vara Crime de Juazeiro, policiais militares do 3º BPM em conjunto com Policiais Civis, empreenderam busca e apreensão na Vila Nossa Senhora da Penha, em Juazeiro.

Foram apreendidos dois veículos motocicletas, placas KHR-4865, de Petrolina, JRT-4022  de Juazeiro. Em posse dos veículos, foram conduzidos por suspeita de tráfico, NATAE RODRIGUES DA SILVA, vulgo NATAL, 47 anos de idade, natural de Mauá, São Paulo, e BRUNA CAUANE PINHEIRO DOS SANTOS, vulgo BRUNINHA, 20 anos de idade, natural de Juazeiro-Ba.

Em posse de BRUNINHA foi apreendida uma moto POP 100, de cor preta, suspeita de ser utilizada em homicídios praticados na Cidade.

Com informações do setor de comunicação do 3 BPM
publicado em 24 de Maio / 2010 às 17:00

Valorização profissional

Procurando se aperfeiçoar profissionalmente, o radialista Luiz Villas Boas iniciou este final de semana, em Salvador, especialização em Administração e Marketing Esportivo, curso ministrado pela Universidade Gama Filho, uma das mais respeitadas do país.
 
O curso será ministrado em 14 encontros, sempre em um final de semana por mês.
 
Luiz Villas Boas é graduado em Pedagogia pela UPE e Educação Física pela Faculdade Montenegro, além de estar concluindo a pós graduação em Psicopedagogia Clinica e Institucional pelo Uniesb. 

publicado em 24 de Maio / 2010 às 16:30

WAGNER VÊ “MÉTODO” CARLISTA EM GEDDEL

O governador Jaques Wagner (PT) avaliou que os “métodos” do PMDB baiano “são muito similares” aos utilizados pelo senador Antônio Carlos Magalhães, em participação ao programa Canal Livre, da Band, exibido na noite deste domingo (23). Para o petista, o legado eleitoral carlista está vinculado ao ex-governador Paulo Souto, ao senador ACM Jr. e ao deputado federal ACM Neto. “A identidade do senador está no DEM, e o método está com o PMDB baiano”, definiu. Sem citar o nome do deputado Geddel Vieira Lima (PMDB), Wagner comparou a sua “forma de fazer política” com a do ex-ministro. “Faço obras em todas as prefeituras. Já o ministério comandado pelo PMDB segrega muito, exige fidelidade eleitoral. São métodos que assemelham muito (com o carlismo). É uma forma de fazer política mais do constrangimento”. Ele recordou ainda que o PMDB baiano já apoiou o PFL no passado, e que Geddel “passou 4 anos batendo no presidente Lula”, quando era líder da oposição na Câmara Federal. “Sem tirar o mérito” do trabalho de Geddel, Wagner ressaltou que “ele virou ministro com recomendação nossa. Eu recomendei”. No final da entrevista, Wagner voltar a criticar os “métodos" de Geddel: “Para ele só se faz para os amigos. Ele nem fala do presidente Lula, ele fala ele: ‘Eu é que estou trazendo”.

BN
publicado em 24 de Maio / 2010 às 15:46

MAIS CELEBRIDADES NA FEIJOADA DO DADAU

A jornalista Wanda Chase, da Rede Bahia de Televisão, afiliada da Globo é presença confirmadíssima na Feijoada do Dadau. A apresentadora, que comanda um quadro de bastidores da música baiana na Emissora Global, irá fazer presença no espaço VIP reservado para patrocinadores e colunistas sociais, ao lado da BBB Anamara e socialites baianas.

A Feijoada do Dadau é no próximo domingo, a partir de meio dia em toda a Ilha do Country Club, com pagodes de fundo de quintal nas pontas das ilhas e Alan Cleber no placo principal com o show axé das antigas.

Espaço gourmet com buffet renovado a cada 20 minutos, 3 bares Nova Schin, 4 tendas de caipiroscas da Smirnoff e Pitu, uma adega da Vinibrasil com vinhos e espumantes, petiscaria Gigo com produtos São Braz, Petiscaria Oliveira com produtos sadia prontos na hora e pelaggio fazendo massas finas com  molhos especiais, Chocolates e chá Nestlé, energéticos Hiro, Coca Cola em estande estratégico, acarajé; além da variedade de serviços como lan house da VIVO com sorteios de aparelho por bluetooth, tendas de massagens e customização de roupas e o tradicional feijão Imperial, assinado pela expert Solange Macaxeira. 

Enfoque Comunicação
publicado em 24 de Maio / 2010 às 15:05

Pinhões encerrou plenária do programa Prefeitura nas Comunidades

Acompanhado de secretários, assessores e do deputado estadual Pedro Alcântara, o prefeito Isaac Carvalho se reuniu com moradores e lideranças de Pinhões no Centro Comunitário do distrito para ouvir opiniões, sugestões e críticas na última plenária do programa Prefeituras nas Comunidades.

Um dos primeiros a falar na plenária foi o professor Jorge Cerqueira, que tem origem e leciona no distrito. Após solicitar melhorias no trecho da estrada nas proximidades do riacho da localidade, o professor elogiou as ações já realizadas, como a retirada do lixão e a implantação da coleta de lixo, como também as eleições diretas para diretores das escolas municipais. Também parabenizou o prefeito pela iniciativa de ouvir as comunidades, além de criticar com veemência os opositores do governo municipal. “As viúvas dos prefeitos anteriores que pouco fizeram, ficam tentando atrapalhar uma administração que já trabalhou muito mais em menos de dois anos de governo”, enfatizou. Essa foi a tônica da plenária, com os comunitários solicitando melhorias, mas também elogiando e parabenizando o prefeito pelas intervenções já realizadas.

Agricultores, produtores rurais, donas de casa e estudantes lotaram a sessão da plenária participando ativamente do programa. Após ouvir uma a uma das reinvidicações, o prefeito Isaac Carvalho mostrou-se entusiasmado com o resultado de todas as plenárias e destacou que a partir desse completo diagnóstico dos problemas de todo o município, a prefeitura terá um planejamento mais eficaz para implementar as medidas estruturantes em Juazeiro. “Apesar de todas as dificuldades em momento algum cruzamos os braços. Pelo contrário, procuramos ouvir toda a população da sede e do interior para sabermos quais as prioridades do município e estamos com várias obras em processo de licitação. Agora com mais empenho ainda de toda a equipe de governo vamos iniciar essas ações tão importantes para a melhoria da infraestrutura de nossa cidade”.

publicado em 24 de Maio / 2010 às 14:30

TOPA realiza formação de coordenadores de turma e alfabetizadores em Uauá

De 18 a 23 deste mês, os coordenadores de turma e alfabetizadores do TOPA participaram do curso de formação para a etapa que se inicia esta semana, em todo o município de Uauá.

A UNEB é a entidade formadora, responsável pela realização do curso de 40 horas. Participaram do curso os coordenadores e alfabetizadores inscritos no programa, tanto os vinculados à Prefeitura/Secretaria Municipal da Educação como os vinculados às entidades credenciadas: Clube de Mães de Uauá, ISAAC, Associação dos moradores das Populares, além da APAE e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A meta de alfabetizados para este ano, segundo informações da Secretaria Municipal da Educação, é de 80% do total dos alfabetizandos inscritos. A Prefeitura de Uauá, através da SME, em parceria com o Governo do Estado e Governo Federal, tem como meta erradicar o analfabetismo no município. Atingindo a meta pleiteada, receberá, ao final do programa, o Selo “Município Alfabetizador”, que será concedido pelo Governo Estadual.

O Prefeito de Uauá, Jorge Lobo, e a Secretária Municipal da Educação, Profa. Fátima Ribeiro, estiveram no CEAC, onde se realizou o curso, levando sua mensagem de incentivo e agradecimento pela participação no programa, chamando a atenção para a responsabilidade de todos na realização de suas atividades para atingir os melhores resultados e a meta proposta.

publicado em 24 de Maio / 2010 às 13:45

Facape abre inscrições para o vestibular 2010.2

Desde o ultimo dia 17 de maio foi lançado o edital de abertura das inscrições para o vestibular 2010.2 da Facape. As inscrições podem ser realizadas através do site da instituição www.facape.br ou de forma presencial na Sala de Concursos da AEVSF/FACAPE, localizada no Campus Universitário, s/n, Vila Eduardo, Petrolina/PE, nos dias úteis no horário das 09h às 12h e das 15h às 21h. O prazo vai até o dia 4 de maio e a prova está marcada para o dia 13 de junho.

O processo seletivo contempla os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Comércio Exterior, Direito e Economia referente ao 2º semestre com entrada em agosto. De acordo com a Comissão de Vestibular e Concursos da Facape, há duas novidades neste vestibular, “Os cursos de Comércio Exterior e Economia serão deslocados para a noite, dando oportunidade de graduação também às pessoas que já atuam na área”, informou a Profª Caliane Borges, membro da Comissão.

Outra novidade é referente ao peso das provas, “O candidato tem que acertar mais de 25% da prova ou não será classificado mesmo que tenha vaga no curso pretendido”, completou. Os cursos de Secretariado Executivo e Turismo passam a ter entrada anual, e participam do vestibular com entrada em janeiro de 2011. Para maiores informações, o Manual do Candidato também se encontra disponível no site da IES com informações e horário de cada curso. 

Iana Lima Ascom Facape
publicado em 24 de Maio / 2010 às 13:00

Novo Coordenador quer sede da Ride na Ilha do Fogo

O Curaçaense e ex-chefe de gabinete da administração Odacy Amorim em Petrolina, Omar Torres, popular Babá, é o novo coordenador regional da RIDE - Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Vale do São Francisco. Em contato com o blog Babá informou que foi publicada, dia 18, no Diário oficial da União a portaria nº 369 do Ministério da Integração Regional que o designou para o cargo.

Integram a Ride os municípios de Juazeiro, Curaçá, Sobradinho e Casa Nova (Bahia) e Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Orocó (Pernambuco).

Omar Torres informou que ainda hoje tem reunião com os prefeitos Isaac Carvalho (Juazeiro) e Júlio Lóssio (Petrolina), com a finalidade de estabelecer o compromisso de parcerias. Num outro momento, conversará com os dirigentes dos demais municípios que fazem parte da Ride.

Por último, Omar Torres disse que como a coordenação da Ride sempre ficou em Petrolina e isso causou certo ciúme de Juazeiro, vai trabalhar para instalar a sede da Ride, no espaço abandonado da Franave na Ilha do Fogo, acabando de vez com essas diferenças.

publicado em 24 de Maio / 2010 às 12:30

César Borges pede a construção da estrada Xique-Xique-Sento Sé

Durante encontro regional do PMDB neste domingo (23), o senador César Borges pediu a Geddel Vieira Lima uma obra capaz de alavancar a economia de toda a região. “Eu peço a você Geddel que, quando eleito, realize um sonho meu e de toda essa gente. Construa a estrada Xique-xique – Sento Sé, para facilitar o escoamento da produção daqui de Xique, do Salitre, de Juazeiro, de toda essa região. Com isso vamos gerar mais renda, mais emprego para essa população”. 

César Borges lembrou que desde que foi secretário do ex-governador Antônio Carlos Magalhães tem trabalhado para a região. “Eu me recordo ainda da alegria que senti ao ver a adutora do feijão se tornar realidade”, declarou o senador. Borges declarou ainda que  um dos seus maiores orgulhos foi ter construído, em Xique-xique, o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. E lamentou o fato de não ver mais no estado nenhum grande investimento em educação. “Eu pergunto a todos vocês: quantas escolas, quantas salas de aula foram construídas por este governo aqui em Xique-xique ou em toda redondeza?”. A resposta veio em coro uníssono: “Nenhuma!”.

publicado em 24 de Maio / 2010 às 11:38

Deputado Roberto Carlos convida sociedade a discutir: Pré-Sal o Futuro da Bahia

A segunda independência do Brasil. Foi assim que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu a  descoberta das reservas de petróleo na camada pré-sal do Brasil. Na Bahia, apesar das afirmações positivas em relação a existência de uma grande reserva de óleo e gás que triplicaria a extração, ainda se fala pouco dessa grande riqueza que proporcionará um enorme desenvolvimento social, econômico e político para o estado.

Atento a isso, o deputado Roberto Carlos (PDT) propôs e foi acatada pela Casa, uma sessão especial para discutir o assunto, do ponto de vista político, social e econômico.

Para participar da sessão, o deputado Roberto Carlos convidou autoridades de governo, empresários da área, estudantes, sindicalistas. A ideia é  assegurar que os royalties, (recursos oriundos da extração de óleo e gás) sejam repartidos entre os estados e municípios onde localizam-se as áreas de exploração, sobretudo as novas.” Nós temos uma preocupação com a geração de empregos e renda, por consequência  com o desenvolvimento do estado da Bahia, isso é marca registrada no PDT. Assim como o presidente Lula afirma que o Pré-Sal é a segunda independência do Brasil, seria o pré-Sal baiano, a segunda independência da Bahia, que triplicaria a produção de petróleo e gás, passando a ser  o terceiro do país”.

Para a sessão, estão sendo confirmadas as presenças de várias autoridades ligadas ao setor e lideranças, empresários. Da faculdade Estácio de Sá, cerca de 300 estudantes de tecnologia em exploração de petróleo e gás já fizeram suas inscrições.

A Sessão Especial acontece, próximo dia 27.05 às 14:30 horas, no plenário Luiz Eduardo Magalhães na ALBA. Maiores informações e inscrições: www.al.ba.gov.br.

publicado em 24 de Maio / 2010 às 11:00

Deputado Heraldo Rocha pede demissão de Solla

“Publicada na edição deste domingo do jornal A Tarde, a reportagem dos jornalistas Regina Bochicchio, Thaís Rocha e Felipe Dieder sobre fraudes nos casos de dispensas de licitações na Secretária Estadual de Saúde (Sesab) deveria ser a gota d’água para a demissão do secretário Jorge Solla”, afirma o deputado estadual Heraldo Rocha (DEM).

Para o líder oposicionista na Assembléia Legislativa, diante de tantas evidências de irregularidades na gestão da Sesab, levantadas pela oposição e pelo Ministério Público nos últimos 3,5 anos, não cabe outra atitude ao governador Jaques Wagner senão exonerar Jorge Solla do cargo de secretário da saúde. “De outra forma, estará o governador assumindo a responsabilidade por tudo de irregular que vem ocorrendo na secretaria de seu governo”, vaticina Heraldo Rocha.  

publicado em 24 de Maio / 2010 às 10:29

Água e Luz Para Todos não contemplam a comunidade de Santa Tereza, zona rural de Sobradinho

A equipe do blog esteve no último sábado na comunidade de Santa Tereza, zona rural de Sobradinho e foi recebida pelo casal Antonio Baixinho e D. Chica.

Eles residem à apenas 24 km da sede do município, conseqüentemente de um dos maiores lagos artificiais do mundo e da barragem de Sobradinho, mas não dispõem de água encanada e muito menos de energia elétrica.

Os programas federais Luz e Água Para Todos nunca chegaram àquela região. Mesmo assim sobrevivem felizes à luz de candeeiro e do abastecimento de água efetuado por carro-pipa. Quando questionado porque da não utilização de energia solar que também se disseminou bastante no Nordeste Antonio Baixinho ironiza “Além de fraquinha energia só lá (Sobradinho)”.

Antonio e outros amigos que trabalham na região se reúnem socialmente todos os sábados para colocar o papo em dia. Eles praticam a cultura de sequeiro (cultura agrícola que cresce sem a necessidade de adição de água ao solo por meio de irrigação), bem como, criam caprinos e ovinos.

Entre uma golada e outra de raizada, Antonio explicava que acorda às cinco e meia da manhã, todos os dias, faça chuva ou faça sol, para acompanhar o desenvolvimento das criações e das plantações que são molhadas por intermédio de uma cisterna ou através das chuvas.

“Estou com sessenta anos, mas ainda tenho esperanças de contar com energia elétrica e água potável em Santa Tereza. Nossa vida iria mudar consideravelmente Geraldo”, concluiu o agricultor familiar.

publicado em 24 de Maio / 2010 às 09:40

Policia erradica 28.000 mil pés de maconha em Curaçá

A Policia civil sob comando do delegado regional de Senhor do Bonfim Felipe Neri, localizou e erradicou, neste domingo 23 de maio, 28.000 mil pés de maconha. A droga foi encontrada na Fazenda Estreito município de Curaçá, na divisa com o município de Uauá, a fazenda pertence ao senhor Gregório Pereira Oliveira que foi preso e encaminhado a DEPOL de Uauá. Segundo informações da própria polícia, a droga pertencia ao filho de Gregório, a quantidade erradicada ultrapassa a das três roças encontradas semana passada na região do Vitorino em Uauá. Segundo ainda o Delegado Felipe Neri foram encontrados 93 kg prontos para o consumo e sementes da erva. Os 28.000 mil pés depois de preparados e prensados contabilizaria aproximadamente 5.700 kg de maconha.

Com as apreensões das últimas semanas a polícia conseguiu tirar de circulação aproximadamente 9.200 kg da droga.

Umbuzada.com
publicado em 24 de Maio / 2010 às 09:00

Ministério Público denuncia Marina Silva ao TSE por propaganda antecipada

O Ministério Público Eleitoral entrou com uma representação  contra a pré-candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, por propaganda eleitoral antecipada. Segundo a acusação apresentada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marina teria promovido sua candidatura no encontro do Instituto Democracia e Sustentabilidade, realizado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte no último dia 11. 

A vice-procuradora-geral Eleitoral, Sandra Cureau, responsável pela denúncia, diz que a faixa contendo o rosto de Marina, ao lado da frase “Marina Silva é a cara do Brasil”, caracteriza propaganda eleitoral subliminar. Segundo o texto, a frase “é uma clara mensagem no sentido de que a representada é a pessoa ideal para ocupar o cargo efetivo máximo deste país”. O próprio Ministério Público reconhece, no entanto, que não houve menção explícita às eleições ou à candidatura de Marina. Caso a representação seja aceita, o TSE pode multar a candidata entre R$ 5 mil e R$ 25 mil.

Pura política
publicado em 24 de Maio / 2010 às 08:30

Plano para segurança no carnaval será apresentado pela PM nesta terça-feira (25)

O 3º BPM reúne a imprensa nesta terça-feira(25), às 09 horas, no Grande Hotel, quando apresentará o Plano Operacional de Segurança da Polícia Militar para o Carnaval de Juazeiro 2010.

No plano, o 3º BPM prevê o emprego de 1.112 policiais militares, cerca de 650 PMs trabalhando por dia em diversas modalidades de policiamento, como 76 patrulhas por dia no circuito principal e 04 no circuito alternativo no bairro João Paulo II, policiamento a pé em barreiras nas vias de acesso ao local da festa, policiamento ostensivo no terminal de coletivos e no ônibus corujões, apoio ao Juizado da Infância e Juventude, câmeras de segurança, serviço de inteligência, Grupo Tático Móvel-GTM do 3º BPM e CIPE-Caatinga acompanhando as principais atrações e nas estradas de acesso a Cidade, além do reforço dos 6º e 20º Batalhões e das 24ª, 25ª, 45ª e 54ª Companhias Independentes da Polícia Militar. 

Com informações do setor de comunicação do 3 BPM
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.