Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 22 de Setembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 27 de Setembro / 2010 às 22:40

Movimento Marina Silva acontece em Juazeiro

A coordenação do movimento Marina Silva da Bahia realizará neste sábado uma grande caminhada em Juazeiro. Já confirmaram presença os movimentos estudantis, igrejas evangélicas de Juazeiro e Petrolina e caravanas de Sobradinho, Uauá, Casa Nova, dentre outros. O candidato ao senado pelo PV, Edson Duarte fará parte da caminhada. O Movimento Marina Silva começa às 08:00 saindo do Shopping Águas Center.

ASCOM
publicado em 27 de Setembro / 2010 às 22:10

Analista político diz que Roberto Carlos será reeleito

O publicitário e analista político Ary Carlos fez uma análise sobre as chances de vitória dos candidatos na eleição deste ano e de acordo com o seu estudo, os partidos governistas devem eleger entre 28 e 30 deputados estaduais. Sua pesquisa afirma que, Roberto Carlos (PDT) será reeleito, devido ao trabalho desempenhado e suas alianças políticas. Ele aparece como um dos nomes para ocupar o cargo de deputado estadual, na Assembleia Legislativa da Bahia.

Ascom Roberto Carlos
publicado em 27 de Setembro / 2010 às 21:40

Ciro Coelho: Final de semana no interior

No último final de semana que antecede às eleições, o deputado estadual e candidato à reeleição Ciro Coelho (PSB), cumpriu agenda no interior de Dormentes. Ciro foi muito bem recebido nas comunidades as quais visitou. Acompanhado do prefeito da cidade Geomarco Coelho e da vereadora Paizinha e do vereador Avelar, ele pôde ouvir e explanar as suas ideias de governo. O final de semana terminou com uma carreata pela ruas da cidade de Petrolina promovida pelo governador e também candidato à reeleição Eduardo Campos (PSB) e que contou com a presença do deputado federal e candidato à reeleição Fernando Filho (PSB) e dos candidatos ao senado Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro (PTB).

publicado em 27 de Setembro / 2010 às 21:10

Pedro Alcântara é ovacionado no bairro de Cajazeiras em Salvador

O deputado e candidato à reeleição Pedro Alcântara, realizou ontem pela manhã (26) uma grande carreata no bairro de Cajazeiras na capital baiana. Mais de 300 veículos, entre motos e carros percorreram ruas e avenidas da comunidade, colhendo a simpatia, aplausos, acenos e apoio da população. Gente de todas as idades foi para as ruas saudar Pedro Alcântara autor do projeto que anistiou cerca de 100 mil mutuários da URBIS. No bairro de Cajazeiras milhares de família conquistaram o direito de ter sua casa própria devido ao projeto do deputado. 

A professora aposentada Sônia Campos moradora das Cajazeiras XI, foi ao encontro do deputado agradecer pela anistia de sua casa “Não tenho nem adjetivos para descrever a atuação parlamentar de Pedro Alcântara. Não conseguia nem dormir direito, pensando nos boletos com as altas parcelas que todo mês chegavam. E Pedro teve a coragem e a sensibilidade de acabar com aflição de milhares de mutuários que passavam pelo mesmo problema. Hoje temos nossa casa, sem ameaça e com escritura na mão”, disse. 

Emocionado com o apoio recebido nas ruas, Alcântara agradeceu aos moradores pela excelente receptividade. “O povo participa com muito entusiasmo, cada sorriso, cada aceno, nos empurra a lutar por uma Bahia melhor. Fico muito feliz com a receptividade das pessoas, pois é um reconhecimento de nossa atuação. É esse o sentimento por onde ando, seja aqui na capital ou no interior”, concluiu Alcântara.  Depois da carreata, o deputado se deslocou até Juazeiro, onde participou na parte da noite de uma caminhada no projeto Mandacaru, com o prefeito Isaac Carvalho e o deputado Daniel Almeida.

Ascom Pedro Alcântara Fotos: Glauber Guerra
publicado em 27 de Setembro / 2010 às 20:40

1º Fórum Comunitário do Selo Unicef mapeará a situação de crianças e adolescentes no município

O 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, que será realizado em Juazeiro no dia 29 deste mês, tem como objetivo discutir com a comunidade as ações que estão sendo implementadas no município, que concorre à aprovação do Selo, edição 2009/2012. Diversos segmentos governamentais, da sociedade civil e setor privados estão sendo convidados a participar.

O evento é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura Municipal, e conta com o apoio de algumas empresas da região como a AGROVALE. As ações acontecerão no auditório da UNEB, das 8 às 12h, e serão formados núcleos de discussão com temas como a saúde, educação, proteção social, habitação, segurança, entre outros. Também participará do encontro, a coordenadora do Unicef na Bahia, Vilma Cabral.

Nesta primeira edição do Fórum, o público presente será convidado a contribuir para a elaboração de dois importantes instrumentos de garantia de direitos da infância e adolescência: um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do município, feito a partir do levantamento e análise de indicadores sociais e do mapeamento dos serviços de atendimento à população de até 17 anos; e um Plano Municipal de Ação, com o detalhamento do que precisa ser feito para melhorar a qualidade de vida das meninas e dos meninos.

Segundo a comissão de organização, a expectativa é de que haja uma grande participação da comunidade para tornar o debate enriquecedor. “Estão todos convidados. Cuidar das crianças e adolescentes é dever de todos nós. Se cada um fizer sua parte, com certeza teremos um cenário futuro muito mais promissor”, afirmou a coordenadora municipal da comissão Pró-Selo Unicef, Luana Rodrigues.

publicado em 27 de Setembro / 2010 às 20:10

Osvaldo Coelho realiza grande carreata em Petrolina

O candidato a deputado federal Osvaldo Coelho (DEM) realizou no último sábado (26) uma grande carreata em Petrolina acompanhado do candidato a deputado estadual Vilmar Cappellaro (PPS) e dos candidatos ao senado, Raul Jungmann (PPS) e Marco Maciel (DEM). Osvaldo Coelho foi recebido com carinho e manifestações de apoio durante o trajeto, que percorreu os principais bairros e avenidas da cidade. O evento contou com a presença do prefeito Julio Lóssio, a vereadora Raimunda Sol Posto e o vereador Pérsio Antunes. 

Na oportunidade Osvaldo Coelho agradeceu o carinho e o apoio pessoas e destacou que o crescimento de Petrolina se deve aos governantes que muito trabalharam para o seu desenvolvimento. “Petrolina recentemente foi apresentada como uma das cidades de médio porte que mais cresce e esse desenvolvimento se deve aos homens públicos competentes que os eleitores escolheram, entre eles Nilo Coelho, José Coelho, Simão Durando, Geraldo Coelho, Luis Augusto e Guilherme Coelho. Vejam que todos foram homens competentes. Nós agora temos que escolher os nossos governantes, precisamos ter a consciência de escolher também pessoas competentes”, enfatizou. 

O candidato ao senado Raul Jungmann pediu que todos refletissem sobre o voto, lembrando as pessoas da responsabilidade do futuro das próximas gerações.  Osvaldo Coelho falou da importância de eleger Jarbas para governador do estado e José Serra como o novo Presidente da Republica. “Jarbas tem as mãos cheias de trabalho, levou água de Petrolina para Dormentes e Afrânio, fez a estrada que liga os dois municípios é um homem competente. José Serra já foi prefeito por duas vezes de uma das maiores cidades da América Latina, foi governador do maior estado do Brasil, São Paulo, e o melhor ministro da saúde, então o considero o mais preparado para assumir tal responsabilidade”, informou. 

O senador Marco Maciel falou sobre a dedicação de Osvaldo Coelho ao sertão de Pernambuco. “Este homem participou do processo de crescimento de Petrolina em diferentes oportunidades, exercendo com dignidade e espírito público, funções como secretário da fazenda, deputado estadual, federal, entre outros”, finalizou.  

Ascom Osvaldo Coelho
publicado em 27 de Setembro / 2010 às 19:40

CENSO: 79% JÁ RESPONDERAM A PESQUISA

Desde o dia 1º de agosto que 190 mil pesquisadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão nas ruas para que brasileiros respondam o questionário do Censo 2010. Desde então já foram 56,6 milhões de domicílios visitados, o que resulta em 79% da população nacional, ou cerca de 151,4 milhões de pessoas.  Até o dia 31 de outubro, data de encerramento das pesquisas, os recenseadores ainda vão visitar 58 milhões de domicílios nos 5.565 mil municípios brasileiros.

BN
publicado em 27 de Setembro / 2010 às 19:10

Juazeiro vai ganhar empreendimento imobiliário de grande porte

O prefeito Isaac Carvalho recebeu na tarde desta segunda-feira (27) em seu gabinete no Paço Municipal representantes da Conic Souza Filho e da Campos 10, empresas responsáveis pela vinda de mais um empreendimento para Juazeiro. O Condomínio Club Primavera será construído nas proximidades da Univasf e o lançamento oficial acontece no próximo dia 28 de outubro. 

O empreendimento imobiliário será o primeiro condomínio club da região e disponibilizará 164 apartamentos, sendo 4 por andar e 13 itens de lazer, entre eles, academia, parques infantis e campo de futebol. Segundo o representante da Conic Souza Filho, Leonardo Albuquerque, a empresa tem a preocupação de empreender e construir com segurança buscando sempre a satisfação de clientes e parceiros. “Investimos no Vale do São Francisco por que a região tem crescido acima da média do Nordeste e acreditamos que vai crescer ainda mais. Encontramos apoio da prefeitura e sentimos receptividade da administração”, destacou Albuquerque. 

A empresa que construiu em Recife um dos maiores edifícios residenciais do Brasil, premiada na área imobiliária nacional e internacional, se uniu a uma construtora local da área da construção civil. Para o representante da Campos 10, Carlos Alberto, na atualidade é oportuno investir no município. “Esse é um excelente momento para se instalar em Juazeiro, já que hoje o município tem um governo dinâmico”, afirmou o empresário. 

O prefeito Isaac Carvalho ressaltou a importância dessas parcerias. “Queremos parceiros como esses que apostam no nosso desenvolvimento. A tendência é que com todas as obras que já temos garantidas mais investimentos venham para a cidade. Agradeço a confiança no município, que hoje do ponto de vista da atração de investimento, é destaque”, enfatizou o prefeito completado pelo assessor de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Carlos Neiva. “O modelo administrativo implantado pelo prefeito dá segurança aos investidores que sentem firmeza na forma como ele conduz o município. Hoje vivemos um momento muito bom, com vários investimentos garantidos o que atrai cada vez mais empreendimentos”, finalizou Neiva.

Ascom PMJ
publicado em 27 de Setembro / 2010 às 18:40

Geddel recebe apoio de prefeito Tucano e anuncia estrada em Sento Sé

 
A recuperação da estrada que liga Sento Sé a Sobradinho, já no primeiro ano do governo, foi anunciada pelo candidato da coligação A Bahia Tem Pressa, ao governo do Estado, Geddel Vieira Lima, em comício na cidade que lotou a Praça Coronel João Nuno. Ao lado do prefeito Ednaldo Barros (PSDB), o peemedebista citou o abandono das estradas baianas como exemplo do descaso do atual governo do estado em buscar soluções para os principais problemas enfrentados pelos baianos e recebeu o apoio do prefeito.
 
“Vamos recuperar essa estrada de verdade, e não ficar fazendo propaganda enganosa como o atual governador tem feito”, disse o peemedebista que cumpriu agenda de visitas na região norte do estado, que se estendeu até o final da noite de domingo, incluindo além de Sento Sé, as cidades de Pilão Arcado e Campo Formoso, onde recebeu o apoio do também tucano, o ex-prefeito José Santana.
 
Geddel e o senador e candidato à reeleição, César Borges (PR), foram recebidos em Sento Sé por milhares de pessoas, seguindo em carreata até o local de realização do comício. No trajeto, a comitiva foi parada diversas vezes pelos moradores, que saíram das suas casas para saudar, cumprimentar e até tirar fotos ao lado do carro que levava os candidatos da coligação A Bahia Tem Pressa.
 
As mesmas manifestações de apoio Geddel e César receberam em Pilão Arcado, a primeira cidade visitada. Lá, o sol escaldante não evitou que as pessoas saíssem de suas casas para receber os candidatos, que seguiram em carreata pelas principais ruas. Na Praça Padre Cícero, onde a manifestação foi encerrada, o peemedebista recusou subir ao coreto, para falar mais próximo do povo, em agradecimento à recepção carinhosa que ele e César tiveram. O prefeito João Ubiratan (PMDB) agradeceu as obras de esgotamento sanitário e abastecimento de água em 14 comunidades rurais, viabilizadas por Geddel como ministro da Integração Nacional. A previsão é de que até o final do ano, as obras estejam concluídas.
publicado em 27 de Setembro / 2010 às 18:10

DENÚNCIA: CRIME AMBIENTAL EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO

Entre os dias 08 e 20 de setembro, quando esteve fora da propriedade ministrando cursos de Preservação Ambiental e Agricultura Orgânica, colocaram fogo na propriedade Roça Dunas, do senhor Joás Alves Mendes, localizada às margens do rio São Francisco, na rodovia Riacho Seco – Jatobá, Curaçá/BA. A área desenvolve a prática de agricultura orgânica há doze (12) anos, possuindo, inclusive, selo internacional de certificação orgânica. Seu Joás declara preocupação: “corro o risco de perder a certificação por conta da destruição de parte da propriedade, que, diga-se de passagem, integra a mata ciliar do rio sendo destinada à reserva legal e Preservação Permanente (APP).

Provavelmente o crime ambiental é resultado de perseguição, pelo fato de a propriedade ser referência na prática da agricultura orgânica na região do Vale do São Francisco. Seu Joás foi um dos pioneiros no Sertão Nordestino a obter o selo internacional de manga orgânica, tendo artigo publicado na Revista Oficial do Instituto de Biodiversidade Agrária e Desenvolvimento Rural (IBADER), pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.

ASCOM IRPAA
publicado em 27 de Setembro / 2010 às 17:40

Obras de saneamento básico atendem ruas do distrito de Pinhões

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro – SAAE está concluindo os serviços de instalação de uma rede coletora de esgoto no distrito de Pinhões, distante 72 km da sede. O trabalho iniciado neste mês atenderá, nesta primeira etapa, as principais avenidas da localidade: Oliveira Brito, João José e a Praça Onório Soares. Mais de 700 metros de tubulação estão sendo colocados pelo órgão.  

De acordo com o chefe de divisão do interior, Manoel Evangelista (Didi), a realidade vivida pelos moradores do distrito antes da obra era de água suja nas portas, mosquito e um mal cheiro muito grande. “A construção desta rede coletora de esgoto vem a contribuir positivamente para a saúde de todas as pessoas que moram nestas ruas. Mas o nosso trabalho não pára por aqui. A nossa meta é buscar as condições necessárias para atender todo o distrito”, explicou Didi.

Residente a Praça Onório Soares, Elias Santiago, há 28 anos morador de Pinhões, fala da situação do distrito antes do início do trabalho do SAAE, neste ano. “A situação aqui era insuportável, o acúmulo de água era muito grande nas portas das residências. É um sonho antigo de todos os moradores que estas ruas fossem saneadas. Com esta construção, sei que irão diminuir os mosquitos, pernilongos e o mau cheiro, evitando que crianças e adultos peguem doenças com os esgotos a céu aberto”, falou. 

Além de Pinhões, Juremal e Massaroca também foram beneficiadas com a implantação de rede coletora de esgoto em algumas ruas de suas localidades. Dentro da programação, O SAAE espera iniciar mais um serviço no distrito de Itamotinga.

publicado em 27 de Setembro / 2010 às 17:10

ASSESSORIA DE CÉSAR DISPARA E-MAIL CONTRA IBOPE

A assessoria do senador César Borges, candidato à reeleição pelo PR, disparou e-mail a toda a imprensa baiana, em que um especialista descredencia o resultado da última pesquisa do Ibope. O estudo aponta que Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB) teriam superado as intenções de voto do republicano. Conforme o comunicado do parlamentar, o contador Fábio Oliveira, perito em estatística e coordenador do Movimento Nacional de Suplentes de Vereadores, constatou que a planilha do exame indica que o instituto “não segue protocolos que permitam sua validação científica”, além de colocar em xeque a sua credibilidade. “tem o claro interesse político de beneficiar e inflacionar os índices de preferência pelos candidatos do PT ao Senado na Bahia. Em cidades administradas pelo PT, o instituto entrevistou um maior número de eleitores. (...)No município de Jequié, que tem 93 mil eleitores, cidade natal de César Borges, o Ibope fez 14 entrevistas. Já em Nova Fátima, administrada pelo PT, com apenas 6.129 eleitores, o Ibope entrevistou também 14 pessoas”, analisa Oliveira. Curioso é que em 7 de agosto, quando o instituto alvo de suspeição o colocava como líder da pesquisa, com 38% de indicações, Borges regozijava-se: “Resultado do Ibope é estímulo para trabalhar ainda mais”. 

publicado em 27 de Setembro / 2010 às 16:40

Gabinete de Gestão Integrada se reúne em Petrolina

 

Nesta segunda-feira (27) no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho aconteceu mais uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM). O encontro foi promovido pela Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Segurança Cidadã, onde foi discutidos investimentos em programa sociais como o ‘Projeto Protejo’. 

Participaram da reunião o secretário de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira, a secretária de Saúde, Lúcia Giesta, a secretária de Mulher, Maria dos Anjos, representantes do Conselho Municipal da Mulher, da Secretaria Municipal de Esportes, do 5º BPM, da Guarda Municipal e da Facape, além da gestora do Projeto Protejo, Jussara Soares. O andamento desse programa foi um dos assuntos abordados no encontro.  

O ‘Protejo” atenderá jovens de 15 a 24 anos em situação de risco ou vítimas da criminalidade e à egressos do sistema prisional em cumprimento de medidas sócio-educativas ou de penas alternativas. No programa é priorizada a formação sócio-cultural e cidadã, bem como a qualificação para o trabalho, visando à pacificação social e ao fortalecimento da cidadania.

publicado em 27 de Setembro / 2010 às 16:10

Vereador denuncia que Jardim São Paulo está desassistido pelo setor de limpeza pública

O vereador José Carlos Medeiros (PV) em email enviado ao blog diz que o bairro  existe há 34 anos e conta com em sua área de abrangência com oito ruas, das quais a maioria precisa de serviços e manutenção.  "Na adjacência falta urbanização dos acessos, uma vez que só existe uma entrada com respectiva saída, já que outra rua poderia funcionar também como alternativa de acesso não fosse o solo irregular e obstrução da via por entulhos e lama. Lixos e restos de construções são mais um problema dos tantos que atormentam moradores. Espalhados em muitos espaços, a partir da segunda rua em diante, o acúmulo de diferentes resíduos em lugares impróprios se alastram sem controle e trazem  prejuízos diversos àquela população", denuncia Medeiros.

"Incluem-se aos serviços necessários, mas  sem realizações por parte do setor competente, melhorias estruturais da praça defronte à igreja, cujo espaço é apenas uma área aberta sem nenhuma benfeitoria. Ao caminhar pelo bairro deparamo-nos com pavimentações que precisam de manutenção com urgência. Nessa realidade notam-se inúmeros buracos e algumas barreiras com vigas de meio-fio ao longo de vias. Quanto a Rua da Linha do Trem transitar por ali é um desafio haja vista total falta de estrutura para tal. O mato também tem domínio garantido por lá. Prolifera-se nos arredores do canal, em áreas abertas, nos caminhos mais afastados da avenida principal, até mesmo em moradias abandonadas. Na Rua Cardeal Arco Verde existe um terreno, vizinho ao imóvel de nº 168,  servindo como depósito de escombros e conservação de matagal, sem que o proprietário seja notificado e dessa forma deixe de proporcionar tantos incômodos à vizinhança, que de tão  prejudicada com essa situação já ateou fogo no lugar promovendo um principio de incêndio", continuou o vereador do PV.

 "O descrédito nas instâncias responsáveis é fato. Só mesmo apontando as ocorrências acompanhadas das imagens para se ter assegurado serviços e obras nessa comunidade abandonada pelo poder  público, irritando os moradores. Conforme populares, o fornecimento de água não ocorre dentro dos padrões estabelecidos, entretanto, as cobranças emitidas pelo SAAE ignoram o caso e praticam tarifas correspondentes a serviços de qualidade – como se assim fossem.Pelo exposto, levamos o problema ao conhecimento de toda a sociedade juazeirense, esperando a tomada das devidas providências por parte do poder público no combate ao desleixo verificado no setor", concluiu Medeiros.

publicado em 27 de Setembro / 2010 às 15:40

Mais de 500 pessoas atendidas na feira de saúde do Castelo Branco

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) promoveu no último final de semana mais uma ação em prol da saúde local. Através da Equipe de Saúde da Família (ESF) e com o tema “Todos juntos cuidando da saúde”, mais uma feira de serviços aconteceu no bairro Castelo Branco, em frente à Unidade de Saúde da Família (USF), durante a manhã do sábado (25), com atendimentos gratuitos e variados para crianças, jovens e adultos.  

Foram ofertados: vacinação, assistência farmacêutica, palestras educativas sobre higiene da boca e dos dentes, avaliação nutricional, teste de glicemia, aferição de pressão, verificação de peso, altura, Índice de Massa Corpórea (IMC), consultas ginecológicas, distribuição de kits de higiene bucal, dentre outros. Somente na manhã, foram promovidos mais de 500 atendimentos.  

Segundo a enfermeira da unidade, Fátima Araújo, a feira de saúde tem como objetivo integrar a comunidade com os profissionais. “A união das famílias com a equipe é de suma importância. A presença constante dos pacientes na unidade ajuda no acompanhamento e em melhores resultados nos tratamentos, além de ser uma forma de cuidado democrático. A comunidade é que tem que dizer as necessidades e participar junto com a gestão do alinhamento da saúde e na conquista de melhores atendimentos. A feira também facilita a vida daqueles que não têm tempo durante a semana para ir aos postos de saúde”, frisou.

Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU
publicado em 27 de Setembro / 2010 às 15:10

PREFEITO É ACUSADO DE TROCAR VOTOS POR DONATIVOS

A casa do prefeito Eloi da Silva (PSC), da cidade de Santana do Mundaú, a 95km de Maceió (AL), foi alvo de uma ação neste domingo (26), por suspeita de crime eleitoral. Lá, a Polícia Civil de Alagoas apreendeu produtos que foram doados às vítimas das enchentes que atingiram o estado em julho. Há a suspeita de que os donativos fossem utilizados em troca de votos. A sede da prefeitura também sofreu devassa, em que foram captados documentos e computadores, uma vez que o Município também é acusado de superfaturamento em obras e desvio de recursos públicos. Ao todo, a Operação Palmares empenhou 80 policiais para cumprir 20 mandados de busca e apreensão. De acordo com o UOL, um assessor do prefeito argumentou que os materiais eram guardados na residência do alcaide por falta de prédios públicos na cidade.

BN
publicado em 27 de Setembro / 2010 às 14:40

ACONTECE EM PETROLINA A I MOSTRA INTEGRATIVA DE FOTOS UNIVERSITÁRIAS DO VALE DO SÃO FRANCISCO

 

A I MOSTRA INTEGRATIVA DE FOTOS UNIVERSITARIAS DO VALE DO SÃO FRANCISCO que tem como objetivo reunir e exibir produções fotográficas de estudantes e profissionais de instituições superiores, incentivando a produção cultural, a ciência e a arte acontecerá no início do próximo mês em Petrolina.

Essa edição ocorrerá durante o IV Festival de Vídeos Universitários do Vale do São Francisco, nos dias 4, 5 e 6 de novembro de 2010, na Biblioteca da UNIVASF, centro da vizinha cidade.

Mais informações no Edital:  www.festvideodovale.com

publicado em 27 de Setembro / 2010 às 14:10

Paulo Souto bota o pé na estrada na reta final da campanha

O candidato ao governo do estado pela coligação “A Bahia Merece Mais” (DEM/PSDB), Paulo Souto, intensificou o corpo a corpo pelo interior neste domingo (26/09).  Depois de participar de evento político em Lauro de Freitas pela manhã, à tarde, ao lado dos postulantes ao Senado Federal, Aleluia e José Ronaldo, foi aclamado pelo povo nas ruas, durante carreata que percorreu as cidades de Camacan, Mascote, Santa Luzia e Una.

“Estou nesta disputa eleitoral, porque, como tantos outros milhões de baianos, eu não me conformo com a trágica situação da segurança pública da Bahia, onde aconteceram 18 mil assassinatos durante a gestão Wagner, que fez de nosso estado um dos mais violentos do Brasil”, disse Souto em comício, à noite, em Canavieiras. Nesta segunda-feira (27/09), o candidato democrata continua com o pé na estrada. Pela manhã foi a Campo Formoso e Antonio Gonçalves. Depois, fez carreata em Pindobaçu. À tarde, realiza carreata em Saúde, Caém e Jacobina.

 Na maratona pelo interior, Paulo Souto tem lamentado a paralisação de programas de apoio aos produtores rurais. “Programas de êxito implantados no meu governo como o Cabra Forte, o Nossa Raiz, o Nossa Fibra, o Bahia Citrus e o Flores da Bahia foram abandonados, demonstrando claramente que Wagner não tem nenhum interesse em dar apoio à agricultura familiar e ao homem do campo”.

Para Paulo Souto, o caráter mesquinho do atual governo se revela também quando não reconhece ações desenvolvidas por sua gestão, como o programa de habitação implantado por ele. “As 23 mil casas que esse governo disse que inaugurou foram todas iniciadas e deixadas com financiamento garantido pelo meu governo. Mas tem uma diferença. Nas habitações que eu fiz a população não precisava pagar prestação alguma para obtê-las porque o governo garantia os recursos para que as pessoas humildes pudessem receber a sua casa de graça e ter um patrimônio para o resto de suas vidas”.

ASSCOM
publicado em 27 de Setembro / 2010 às 13:40

Petrolina mostra apoio à Frente Popular

A Frente Popular de Pernambuco realizou neste domingo (26), em Petrolina, uma das maiores mobilizações políticas do interior do Estado nestas eleições. A carreata da vitória, como ficou conhecida por onde passou a interminável fila de carros e motos, começou ainda no aeroporto com a chegada do governador e candidato à reeleição Eduardo Campos (PSB), juntamente com os candidatos ao Senado Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT).

Na companhia dos candidatos regionais à Assembléia Legislativa e à Câmara dos Deputados, a comitiva passou pela Cohab Massangano, cruzou os bairros Ouro Preto e Jardim Maravilha, dobrou de tamanho na Avenida da Integração e quando chegou ao José e Maria, o bairro mais populoso, teve que parar inúmeras vezes com as pessoas fazendo questão de apertar a mão de Eduardo Campos e dos dois futuros senadores.

Já no Bodódromo, o ponto alto da manifestação popular, uma verdadeira multidão ocupou todos os espaços da Avenida São Francisco e aplaudiu bastante quando o governador falou da necessidade de votar na chapa completa, com Dilma para presidente, Eduardo Campos para governador, Armando Monteiro e Humberto Campos para senadores e nos candidatos a deputado estadual e federal da Frente Popular de Pernambuco.

Armando Monteiro agradeceu a confiança do povo pernambucano e lembrou a sua situação nas pesquisas quando da última visita a Petrolina, afirmando o que hoje revelam todos os institutos de pesquisa. “Ainda no início de setembro estávamos em terceiro lugar. Hoje, todas as pesquisas confirmam o que o povo do Sertão, Agreste e Litoral já consagrou: os novos senadores de Pernambuco serão Humberto Costa e Armando Monteiro”.

Clas Comunicação
publicado em 27 de Setembro / 2010 às 13:10

Heraldo Rocha: Pesquisa não é ultrassonografia

“Pesquisa eleitoral não é ultrassonografia”, afirma o deputado estadual Heraldo Rocha (DEM). Médico com especialização em pediatria, o líder da oposição na Assembléia Legislativa observa que, com o advento da ultrassonografia tornou-se possível antecipar o sexo do bebê antes do parto, mas as pesquisas não conseguem revelar com antecedência os resultados das urnas.

“Embora tenha muita gente querendo cantar vitória antes da hora, o fato é que são freqüentes os erros nas pesquisas eleitorais. Afinal, qual delas indicou com antecedência a vitória de Jaques Wagner no primeiro turno em 2006 e a presença de João Henrique no segundo turno do pleito municipal em 2008?”, indaga o deputado democrata.  

Para Heraldo Rocha, ao contrário do aspecto positivo que a ultrassonografia trouxe de, ao antecipar o conhecimento do sexo, possibilitar aos pais preparar o enxoval do bebê de acordo com a necessidade, as pesquisas, quando apresentadas como verdade absoluta e não como uma tendência do eleitorado, causam um efeito negativo à política, pois estimulam a cooptação em vez do embate de ideias e propostas.

ASSCOM
publicado em 27 de Setembro / 2010 às 12:40

NA RETA FINAL DE CAMPANHA, ROSALVO DO PSOL INTENSIFICA AÇÕES

No último sábado 25, a caminhada do candidato a deputado federal, Rosalvo do PSOL, contemplou uma agenda de fé. Ele, dentre outras atividades, participou do 10º Seminário de Vida do Espírito Santo que aconteceu no PETRAPE, bairro Gercino Coelho e em seguida foi até a Concha Acústica no Centro de Petrolina, onde participou das  comemorações do  350º aniversário de morte de São Vicente de Paulo e santa Luisa de Marillac, que teve a animação do artista popular, cantor e  compositor Zé Vicente.

Ontem, 26, pela manhã, Rosalvo do PSOL recebeu amigos em sua residência, manteve contatos políticos pelo telefone e pela internet. À tarde participou de atividade política na COHAB VI e Rio Corrente.

Hoje, dia 27, pela manhã acompanhou entrevista do candidato a governador de Pernambuco pelo seu Partido/PSOL, Edilson Silva, na Emissora Rural com o jornalista Marcelo Damasceno. 

publicado em 27 de Setembro / 2010 às 12:10

Recuperação da Barragem do Tigre beneficia 350 famílias em Uauá

O secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Edmon Lucas, disse ontem (26) que saiu satisfeito da visita que fez ao canteiro de obras de recuperação da Barragem do Tigre, no município de Uauá, que vai beneficiar 350 famílias da zona rural. As obras em fase final de execução, são realizadas para atender à necessidade premente da população do povoado do Tigre e vizinhança por se tratar de única fonte de abastecimento hídrico para os habitantes da área.

Na obra de recuperação foram investidos R$ 330 mil, fruto de convênio com o Ministério da Integração, Caixa Econômica e governo estadual. Acompanhado de técnicos estaduais, do Banco do Nordeste e da Caixa, o secretário visitou também comunidades rurais nos municípios de Uauá, Curaçá e Canudos nas quais foi conhecer projetos de qualificação de rebanhos caprinos e ovinos, piscicultura e de lavouras irrigadas. Edmon Lucas avaliou demandas de associações de agricultores familiares no tocante à construção de cisternas, barragens, mecanização agrícola e energia elétrica.

Foto: Mateus Pereira
publicado em 27 de Setembro / 2010 às 11:45

QUARTO BLOCO: CONSIDERAÇÕES FINAIS

No quarto e último bloco do debate organizado pela RJ, os candidatos Daniel Almeida (PCdoB), Rose Bassuma (PV) e Cabo Tanuri (PT) emitiram as considerações finais agradecendo a emissora pela oportunidade de externar as propostas enquanto postulantes à Câmara Federal e se comprometeram em estabelecer luta constante em favor de Juazeiro e região.

Na saída da RJ, correligionários dos três candidatos fizeram uma verdadeira festa registrada pela equipe do blog.

publicado em 27 de Setembro / 2010 às 11:30

TERCEIRO BLOCO: QUESTIONAMENTOS DOS OUVINTES

Osvaldo Bispo do bairro São Geraldo a Cabo Tanuri: A PEC 300 de alguma maneira beneficia o pessoal da reserva?

R- “É a uniformização dos salários dos policiais com os PMs de Brasília, até 2012 no mínimo R$ 6.000,00. Infelizmente não contempla o pessoal da reserva. Vamos buscar uma representação mais forte para promover alterações na citada proposta”.

Elton Batista do bairro Santo Antonio: Cabo Tanuri Já foi candidato várias vezes e nunca ganhou, porque insiste em ser candidato?

R- “Meu projeto maior não é apenas ser eleito e sim buscar a politização da sociedade. Em cada lugar que ando aumento o nível de amizades e consequentemente, de aumentar a conscientização da população. O legado que vou deixar para o nosso Estado é garantir uma melhor segurança”.

Paulo Carvalho a Rose Bassuma: Como analisa o fato de que parte do partido em Juazeiro apoia candidatos do DEM em Juazeiro?

R-“Pela primeira vez o PV disputa uma eleição majoritária. Quando saiu a decisão de disputar o pleito, alguns militantes já tinham definidos seus apoios a postulantes de outras legendas”.

Antonio Carlos Xavier da Malhada da Areia: PV defende tanto a natureza e aceita um vice para Marina que é rico, empresário e acusado de agredir o meio ambiente em vários de seus patrimônios?

R-“O fato de ser rico não significa que tenha que agredir o meio-ambiente. Desconheço a informação que o mesmo por criar gado tenha desmatado ou agredido o meio ambiente”.

Adalberto Rodrigues do João Paulo II: Qual a proposta para centros de recuperações de dependentes químicos e condição de risco dos vigilantes?

R-“Não é só a questão de gratificação que vai melhorar a vida desta e de outras categorias. Defendo de maneira generalizada uma melhor remuneração, mas também condições de trabalho com a qualificação e promoção da estrutura adequada ao profissional”.

Ronaldo Souza do Salitre: Qual a sua proposta para melhorar a a situação do Vale e do Projeto Salitre?

R-“É minha pretensão proteger os salitreiros para que eles continuem trabalhando e produzindo. Não somos contra os projetos de irrigação e sim que as oportunidades sejam estendidas a todos. Participei de várias reuniões na Codevasf em Brasília para acelerar o processo de implementação do citado projeto e assim vamos continuar trabalhando pela posse dos novos colonos nas demais etapas do Salitrão”.

publicado em 27 de Setembro / 2010 às 11:10

Osvaldo Coelho:“A irrigação é o motor da nossa prosperidade”

 

O candidato a deputado federal Osvaldo Coelho vem participando de uma série de entrevistas realizadas pelas rádios dos municípios que compõem o sertão pernambucano. Semana passada, o candidato esteve nas rádios Lagoa Grande FM, Floresta FM e Ponte FM. Na oportunidade, Osvaldo Coelho continuou defendendo a irrigação e a melhoria da educação básica na região.

Durante a entrevista na rádio Lagoa Grande FM o candidato enfatizou que a região possui grande potencial a ser explorado. “Nós temos 11 ilhas no São Francisco que já possui energia, sistematização, drenagem e muitas delas já tem até o acesso através de balsa para fazer a ligação da ilha com a ponte. Então só está faltando estradas pavimentadas ao longo delas. O governo Jarbas fez um estudo executivo sobre as ilhas, inclusive uma delas já possui estrada pavimentada, a ilha de Assunção, que é a maior de todas, possui cinco mil hectares irrigáveis. Essas estradas facilitam a agricultura moderna que é a irrigação”, ressaltou.

Osvaldo coelho falou também sobre a experiência em outros países que transformaram suas áreas desertas em áreas irrigadas. Em entrevista a rádio Floresta FM, o candidato recordou de velhos amigos do município, como Aldemar Ferraz, Antonio Novaes e Manoel Novaes, que também foram seus companheiros na assembléia legislativa e no congresso nacional. Também em Floresta, Osvaldo Coelho salientou a importância de projetos de irrigação que estão parados há oito anos. “Temos aqui perto um projeto chamado Poço da Cruz, com capacidade de irrigar oito mil hectares, e apenas mil hectares foram irrigados, isso se chama indiferença a nossa sorte. Floresta tem uma mancha irrigável chamada Mandante, de 16 mil hectares e ninguém fala mais nisso. Por isso eu venho em nome de uma nova era que temos que celebrar”, desabafou.

A ouvinte da rádio Ponte FM, Carla Kelly, questionou o candidato sobre a adesão da Univasf ao Enem, já que segundo ela, esse critério distanciou o seu sonho de cursar medicina. Osvaldo Coelho afirmou que concorda plenamente com a ouvinte, uma vez que ele também entende que esse método de avaliação distancia os jovens sertanejos da universidade. “Essa adesão ao Enem é algo que vem de cima para baixo, muitas universidades do Sul e Sudeste não aderiram a esse critério. A Univasf tem que ser  para os estudantes do Vale do São Francisco e não para toda federação. Isso é uma perversidade para os nossos jovens”, finalizou.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.